Roda de Fogo Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Roda de Fogo desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Roda de Fogo e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Roda de Fogo

◘ Período de exibição: 25/08/1986 – 21/03/1987
◘ Horário: 20h30
◘ Nº de capítulos: 179
◘ Autoria: Lauro César Muniz
◘ Colaboração: Marcílio Moraes
◘ Direção: Dennis Carvalho e Ricardo Waddington
◘ Direção geral: Dennis Carvalho
◘ Direção executiva I: Paulo Ubiratan
◘ Supervisão: Daniel Filho

Ambientada no Rio de Janeiro, Roda de Fogo narra a história de Renato Villar (Tarcísio Meira), um homem que se transforma quando se vê diante da morte. Renato Villar é um empresário bem-sucedido e inescrupuloso, capaz de qualquer coisa por poder. Ele mantém um casamento de aparências com Carolina (Renata Sorrah), uma mulher fria e ambiciosa, que sonha ver o marido na Presidência da República.

Nos capítulos iniciais, um dossiê com irregularidades numa das empresas de Renato Villar é revelado, provocando um escândalo no meio empresarial. A empresa aplicava ilegalmente dinheiro no exterior com a conivência de Benson (Carlos Kroeber), diretor de um poderoso banco. A denúncia é feita pelo empresário Celso Resende (Paulo José), que envia da Europa uma série de documentos para o juiz Labanca (Paulo Goulart). Celso acaba morrendo misteriosamente. Para sair da enrascada, Renato conta com a ajuda de seu advogado e braço direito Mário Liberato (Cecil Thiré), um profissional corrupto capaz de qualquer artimanha para livrar seus clientes. Outra personagem que cruza o caminho de Renato é Lúcia Brandão (Bruna Lombardi), juíza que assume o caso do empresário. Enquanto Mário é um advogado corrupto, Lúcia é uma profissional íntegra e de rígidos princípios morais. Renato pretende subornar a juíza para livrar-se das acusações, mas os dois acabam se apaixonando, e ela passa a viver um grande conflito: como julgar o homem que ama?

A novela dá uma reviravolta quando Renato descobre que tem um tumor no cérebro, que lhe causa fortes dores de cabeça. Ao saber que só tem, no máximo, mais seis meses de vida, Renato transforma-se inteiramente. No plano pessoal, termina o casamento com Carolina para viver seu amor por Lúcia. No profissional, decide destinar parte dos lucros de sua empresa a uma fundação, e afasta todos os executivos que o traíam no alto escalão de seu grupo financeiro. As atitudes desagradam a família e os sócios, que passam a lutar por sua destruição, liderados pelo advogado Mário e pelo sócio Paulo Costa (Hugo Carvana). Mário Liberato torna-se o grande vilão da história. Em sua luta pelo poder, que envolve uma série de assassinatos, ele conta com a ajuda do criado Jacinto (Cláudio Curi), que foi torturador durante o regime militar.

Outro objetivo da vida de Renato é reconquistar o amor do filho Pedro (Felipe Camargo), fruto de uma relação do empresário com a ex-guerrilheira Maura Garcez (Eva Wilma).

No último capítulo de Roda de Fogo, Renato morre nos braços de Lúcia.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Roda de Fogo

** Resumo ainda não divulgado

Renato Villar é um rico empresário, ambicioso e sem escrúpulos, que faz qualquer coisa pelo poder. Após haver remetido dólares para o exterior e participado do assassinato do seu amigo Celso Rezende que punha em risco sua reputação, Renato descobre um dossiê de irregularidades numa de suas firmas. Renato tenta resolver o problema junto com o advogado Mário Liberato, e se aproxima de Lúcia Brandão, uma juíza incorruptível designada para julgar seu caso, com a intenção de suborná-la. Mas, os dois acabam se apaixonando, e Lúcia, que sempre fora íntegra e honesta, passa a viver um grande conflito: “como julgar o homem que ama?”

Quando Renato descobre que tem um tumor no cérebro, há uma reviravolta em sua vida. Modifica radicalmente o seu comportamento e abandona sua esposa, Carolina, para viver um grande amor com Lúcia. Renato também começa a destinar parte dos lucros de suas empresas para uma instituição do terceiro setor e, impulsionar maquiavelicamente a eliminação de todos os “cabeças” que compunham o alto escalão do seu grupo financeiro, que o traíram. A partir daí, tem início uma história intensa de assassinatos e interesses particulares, e uma permanente luta pelo poder, envolvendo pessoas até mesmo do antigo regime militar.

Outro objetivo na vida de Renato é reconquistar o amor do filho Pedro, que nasceu de uma relação do empresário com a ex-guerrilheira Maura Garcez, uma mulher que, na juventude, sofreu com a repressão da ditadura militar nos anos de chumbo.

A trama de Roda de Fogo foi desenvolvida a partir de uma sinopse criada por um grupo de autores da Casa de Criação Janete Clair – Dias Gomes, Ferreira Gullar, Euclydes Marinho, Luiz Gleiser, Joaquim Assis, Marília Garcia e Antônio Mercado. A Casa de Criação Janete Clair foi criada em 1985, por Dias Gomes. O objetivo era selecionar e elaborar roteiros para as produções da emissora.

Roda de Fogo foi o primeiro trabalho de Lauro César Muniz em que ele contou com a colaboração de outro autor, no caso Marcílio Moraes. Na época, a dinâmica de criação e produção de novelas já apontava para a necessidade de os autores passarem a formar equipes de colaboradores.

Segundo o autor Lauro César Muniz, toda a trama da novela foi desenvolvida a partir de uma ideia simples: a história de um empresário que descobria ter os dias contados e, a partir daí, fazia uma revisão de sua vida. O que seria um exercício despretensioso de criação se transformou em um projeto concreto quando o diretor Daniel Filho viu-se às voltas com a necessidade urgente de ter uma trama para entrar no horário das 20h.

O vilão arrependido Renato Villar (Tarcísio Meira) conquistou a simpatia do telespectador, que o perdoou e passou a torcer pelo sucesso do personagem. Muitos escreveram à TV Globo pedindo que ele continuasse vivo, o que não aconteceu. Em reunião entre os autores e a direção da emissora, o vice-presidente de operações da TV Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, teria profetizado que o público não só entenderia como aceitaria o final. Dito e feito: de acordo com Lauro César, uma pesquisa realizada após a exibição do último capítulo confirmou o prognóstico.

O ator Paulo Goulart, intérprete do juiz Labanca – o antagonista do vilão Renato Villar (Tarcísio Meira) – lembra que, à medida que o protagonista foi se regenerando na trama, por meio do amor que sentia pela juíza Lúcia (Bruna Lombardi), e passou de vilão a mocinho, seu personagem, apesar de estar do lado da lei, começou a ser um pouco mal visto pelo público, que não queria que ele atrapalhasse o romance do casal.

Hugo Carvana, que viveu o personagem Paulo Costa, conta que a novela fez muito sucesso, e recorda o alvoroço causado em uma churrascaria do Rio no dia em que ele, Cecil Thiré e Carlos Kroeber – todos intérpretes de personagens corruptos e ambiciosos na trama – encontraram-se para jantar.

Roda de Fogo marcou a volta de Osmar Prado à TV Globo após um período afastado da emissora.

A novela foi vendida para cerca de 40 países, entres eles Alemanha, Canadá, França, Itália, Marrocos, Romênia, Rússia, Cingapura e Suíça.

A novela foi reapresentada entre 21/05 e 06/07/1990, em Vale a Pena Ver de Novo.

A reprise sofreu um corte de 144 capítulos: dos 179 da apresentação original, foram exibidos apenas 35.

Tabaco e suas mulheres
A trama do personagem Tabaco (Osmar Prado) também se destaca em Roda de Fogo. Motorista de Renato Villar (Tarcísio Meira), Tabaco não esconde o orgulho que tem de dirigir a limusine do patrão. Mulherengo, ele namora três mulheres ao mesmo tempo: a sensual Patativa (Claudia Alencar), a telefonista Bel (Inês Galvão) e a ingênua Marlene (Carla Daniel). Apaixonado pelas três, o motorista não consegue se decidir por apenas uma. A cena em que as três mulheres esperam por Tabaco no altar da igreja foi um dos momentos altos. O personagem fez tanto sucesso com o público que sua trama ganhou maior destaque na novela.

Elenco:
Adelaide Palete – Cozinheira do bar
Adriana Figueiredo – Elizabeth
Alene Alves – Empregada do General Hélio (Percy Ayres)
Antonio Vianna – Oficial de Justiça
Beth Berardo – Nazareth
Bruna Lombardi – Lúcia Brandão
Carla Daniel – Marlene
Carlos Kroeber – Werner Benson
Carlos Vergueiro – Fernando Brandão
Cássio Gabus Mendes – Junior
Cecil Thiré – Mário Liberato
Claudia Alencar – Patativa
Cláudia Magno – Vera
Claudio Curi – Jacinto Donato
Cristina Sano – Fátima Pires
Danton Jardim – Alcir
Denis Derkian – Luiz Otávio
Denny Perrier – editor do jornal
Ely Reis – Frequentador do bar
Esmeralda Hannah – Secretária do Fórum
Eva Wilma – Maura Garcez
Felipe Camargo – Pedro Garcez
Gilberto Martinho – Gilson
Hugo Carvana – Paulo Costa
Inês Galvão – Bel
Isabela Garcia – Ana Maria
Ivan Cândido – Anselmo
Jayme Periard – Roberto
Joana Fomm – Thelma Rezende
José de Abreu – Adauto
Leônidas Aguiar – Guarda da mansão
Lúcia Veríssimo – Laís Brandão
Luciene Sant’Anna – Telefonista
Mário Lago – Antonio Villar
Martha Overbeck – Dra. Beatriz
Mayara Magri – Helena
Nelson Dantas – Dr. Moysés
Norival Chaves – Segurança
Osmar Prado – Tabaco
Paulo Castelli – Felipe
Paulo Goulart – Labanca
Paulo José – Celso Rezende
Percy Aires – General Hélio D’Ávila
Regina Macedo – Angelina
Renata Sorrah – Carolina Villar
Renato Coutinho – Dr. Spilman
Renato Firmo – Frequentador do bar
Rodolfo Bottino – Gilberto
Sylvia Bandeira – Alice
Tarcísio Meira – Renato Villar
Tati Alves – Empregada de Telma (Joana Fomm)
Waldir Rodrigues – Segurança
Walter Mattesco – Milton, mordomo da casa de Renato (Tarcísio Meira)
Yara Cortes – Joana

Elenco / Personagens

RENATO VILLAR (Tarcísio Meira) – Bonito, charmoso e elegante, de extraordinária vitalidade. Um vitorioso. Sua fortuna, calculada em vários milhões de dólares, teve início com seu pai, Antonio Villar (Mário Lago). Mas o grande salto veio após o casamento com Carolina (Renata Sorrah), filha de ricos proprietários de terras. Dono de um império, Renato preside uma holding de várias empresas companhias agropecuárias, mineração, financeira, rede de lojas etc , dirigidas por membros de sua família e de Carolina. É um líder empresarial, conhecido nacionalmente. Sua projeção originou propostas para que ingresse na política, o que é muito bem visto pela família e pelos associados. Renato é um homem frio, implacável na realização de seus objetivos. Orgulhoso, prepotente e arrogante, sabe exercer grande fascínio sobre os outros, quando quer. Gosta do poder, e o trabalho é a única coisa que o satisfaz. Também gosta de conquistar e seduzir as mulheres, uma forma de afirmar seu poder mas não se entrega a nenhuma delas. Com Carolina, mantém uma relação burocrática; não há amor entre os dois. No passado, quando se conheceram, houve muita atração, que o tempo se incumbiu de dissipar. Restaram apenas o interesse econômico de ambas as partes e as conveniências sociais.

CAROLINA VILLAR (Renata Sorrah) – Vem de uma tradicionalíssima família de barões do império, e é muito ciosa do nome que ostenta e do status que possui. A maior parte de sua herança são terras, hoje administradas por uma empresa agropecuária que integra a holding de Renato. É uma mulher que cultiva as aparências, dedicando-se a chás beneficentes e atividades afins. Tem uma grande roda de conhecidos, mas não costuma aprofundar amizades. A família supre esta parte, sendo para ela a coisa mais importante a preservar. Seu maior sonho é ser primeira-dama do país.

HELENA VILLAR (Mayara Magri) – Filha de Renato (Tarcísio Meira) e Carolina (Renata Sorrah), estudante de comunicação. Tem um relacionamento difícil com os pais, cuja visão de mundo contesta. Renato se sente na obrigação de transmitir à filha uma moral que recebeu dos pais; e Carolina tem grandes planos para ela, com os quais a jovem nem sempre concorda.

ANTONIO VILLAR (Mário Lago)– Pai de Renato (Tarcísio Meira). Empresário que saiu do nada e construiu a base do sucesso de Renato.

LÚCIA BRANDÃO (Bruna Lombardi)– Bonita e inteligente, preza sua liberdade e inteligência acima de tudo. Advogada bem-sucedida, trocou a advocacia pela magistratura para fazer prevalecer sua visão extremada da lei e da justiça. Fez concurso, foi aprovada com brilho e empossada como juíza substituta. Acredita na lei e na justiça, e vive um grande conflito quando seu caminho cruza com o de Renato Villar (Tarcísio Meira).

FERNANDO BRANDÃO (Carlos Vergueiro)– Pai de Lúcia (Bruna Lombardi) e Laiz (Lúcia Veríssimo). Após um derrame e uma série de problemas, vive em casa, preocupado com as filhas.

LAIZ BRANDÃO (Lúcia Veríssimo) –Irmã de Lúcia (Bruna Lombardi), filha de Fernando (Carlos Vergueiro). Linda e deslumbrante, muito ambiciosa, sonha em ser uma personalidade do jet set nacional. Quer aparecer, acontecer.

MAURA GARCEZ (Eva Wilma)– Por volta de 1960, ela teve um romance com Renato (Tarcísio Meira). Os dois foram muito apaixonados, e da relação nasceu Pedro (Felipe Camargo). Renato não o queria, e assim começou o desentendimento entre eles, que se acentuou cada vez mais, até ambos seguirem caminhos opostos. Ela optou pela participação política na esquerda; ele, em construir sua grande fortuna. Em 1970 foi presa, e Renato conseguiu tirá-la do país, mas os sofrimentos na prisão levaram-na ao desequilíbrio psicológico, culminando na sua internação numa clínica em Roma. Aparece por volta do capítulo 30.

PEDRO GARCEZ (Felipe Camargo)– Filho de Renato (Tarcísio Meira) e Maura (Eva Wilma). A ausência do pai e, em seguida, da mãe, exilada, transformou-o num rapaz revoltado, de temperamento difícil. Faz tudo para incomodar e agredir o pai, até mesmo na forma de se vestir: suas roupas são extravagantes e agressivas. É fortemente rejeitado pelas famílias de Carolina (Renata Sorrah) e Renato.

JOANA GARCEZ (Yara Cortes)– Mãe de Maura (Eva Wilma), viúva, criou Pedro (Felipe Camargo). É dona de um bar. Seu pai era um imigrante espanhol e anarquista, cujas ideias foram a única herança que lhe deixou. É uma pessoa fortemente emotiva, estourada, com rompantes melodramáticos.

MÁRIO LIBERATO (Cecil Thiré) –Advogado de Renato (Tarcísio Meira). É um solteirão, que aprecia coisas exóticas: comidas, roupas e objetos. Quanto a mulheres, não se tem notícia de que tenha tido uma relação mais profunda. Frio, controlado, profissional extremamente competente, mas reservado. Não é homem de grandes embates nos tribunais. Seu trabalho é encontrar as brechas da lei e fazer a fundamentação jurídica. Tem um lado estranho da sua personalidade que o faz identificar-se muito com as mulheres a tão decantada porção feminina. Um observador malicioso poderia achá-lo um tanto afetado. Em contraponto, é capaz de chegar a explosões de violência e requintes de sadismo assustadores.

WERNER BENSON (Carlos Kroeber)– Representante de um conglomerado financeiro no Brasil. Descendente de ingleses e alemães, não considera povos subdesenvolvidos como gente, embora seja grande apreciador de mulatas. Frio, capaz de qualquer coisa para defender os seus interesses e os do conglomerado.

PAULO COSTA (Hugo Carvana)– Primo de Carolina (Renata Sorrah), diretor de uma das empresas da holding. Governista na época da ditadura, sonha voltar à política. Candidato à Constituinte. É quem arranja as mulatas para Benson (Carlos Kroeber), pois também as aprecia. Quer fazer de Renato (Tarcísio Meira) o presidente da República.

MARCOS LABANCA (Paulo Goulart)– Juiz de muito prestígio, titular da vara onde Lúcia (Bruna Lombardi) é substituta. Tem o poder de decisão num processo contra Benson (Carlos Kroeber). Homem de muita integridade e firmeza. Um ídolo para Lúcia.

ROBERTO LABANCA (Jayme Périard)– Filho do juiz Labanca (Paulo Goulart). Paralítico, tem uma ligação muito forte com o pai. Interessa-se por Lúcia (Bruna Lombardi).

GENERAL HÉLIO D´ÁVILA (Percy Ayres)– Tio de Carolina (Renata Sorrah), muito interessado em preservar a moral familiar. Une-se à sobrinha para fazer de Renato (Tarcísio Meira) o presidente da República.

FELIPE D’ÁVILA (Paulo Castelli) – Neto do General Hélio D’Ávila (Percy Ayres), com quem mora. Diretor de uma das empresas da holding de Renato (Tarcísio Meira). Envolve-se com Laiz (Lúcia Veríssimo), causando um tumulto na família.

ANA D’ÁVILA (Isabela Garcia) – Neta do general Hélio D’Ávila (Percy Ayres) e irmã de Felipe (Paulo Castelli). Jovem bonita, supercontrolada pelo avô, balança as estruturas familiares quando se envolve com Pedro (Felipe Camargo).

CELSO REZENDE (Paulo José) – Diretor financeiro do grupo de Benson (Carlos Kroeber), é quem denuncia negociatas que envolvem Renato (Tarcísio Meira). Morre em seguida. Participação em dois capítulos.

TELMA REZENDE (Joana Fomm) – Mulher de Celso (Paulo José). Bonita, charmosa, com grande penetração nas altas esferas políticas e empresariais. Seu casamento está em crise há muito tempo. É amante de Paulo (Hugo Carvana).

JUNIOR (Cássio Gabus Mendes)-Filho de Telma (Joana Fomm) e Celso (Paulo José). Estudava nos EUA e vem para o Brasil com a morte do pai. Não aceita a versão oficial do acidente, assumindo um comportamento excêntrico.

TABACO (Osmar Prado) – Motorista de Renato (Tarcísio Meira) e homem de sua confiança. Tem várias mulheres, o que exige malabarismos para que uma não descubra a existência da outra.

PATATIVA (Claudia Alencar) – Uma das mulheres de Tabaco (Osmar Prado). Aderecista profissional de escolas de samba, também faz lindos e disputados vestidos de noiva, mas nunca vestiu nenhum.

BEL (Inês Galvão) – Telefonista de um hotel, uma das mulheres de Tabaco (Osmar Prado).

MARLENE (Carla Daniel) – Empregada na casa de Carolina (Renata Sorrah) e Renato (Tarcísio Meira), uma das mulheres de Tabaco (Osmar Prado).

ANSELMO SANTOS (Ivan Cândido) – Espécie de capataz e capanga de Renato (Tarcísio Meira) nas suas fazendas. Quando precisa, vem fazer algum “serviço” na cidade. Foi policial no passado.

VERA SANTOS (Cláudia Magno )-Filha de Anselmo (Ivan Cândido). Estudante, bonita, não tem consciência da atividade do pai. Começa a trabalhar no escritório de Paulo (Hugo Carvana) e passa a se relacionar com Junior (Cássio Gabus Mendes).

GUSTAVO (Rodolfo Bottino) – Jornalista encarregado de fazer uma matéria sobre a holding de Renato (Tarcísio Meira). Quer a todo custo entrevistá-lo. Namora Laiz (Lúcia Veríssimo) e, posteriormente, Helena.

GILSON GÓES (Gilberto Martinho) – Frequentador do bar de Joana (Yara Cortes), por quem é apaixonado. Ex-jogador de futebol, guarda um álbum sobre as suas glórias no esporte.

ALICE (Sylvia Bandeira) – Amiga de Carolina (Renata Sorrah), no passado teve um relacionamento com Renato (Tarcísio Meira), de quem quer se vingar.

NAZARÉ (Betty Berardo) – Secretária de Renato (Tarcísio Meira). Mulher muito séria, compenetrada e romântica.

FÁTIMA PIRES (Cristina Sano) – Trabalha no bar de Joana (Yara Cortes), onde se liga a Tabaco (Osmar Prado).

JACINTO MEIRELLES (Cláudio Curi) – Mordomo, copeiro e chofer de Mário (Cecil Thiré), mas se considera seu secretário particular. Muito fino e educado, é o único empregado em quem Mário confia. No decorrer da trama, fica implícita uma relação homossexual entre Jacinto e Mário.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
Em Flor (Too Young) – tema de Maura
Compositores: Ronaldo Bastos/ Sid Lippman/ Sylvia Dee
Intérprete: Simone

Você – Tema de Laís
Compositores: Tim Maia
Intérprete: Paralamas do Sucesso

Tema de Anamaria
Compositores:
Intérprete: Clock

Você Se Esconde – Tema de Pedro
Compositores: Lee Marcucci/ Mauricio Gasperini/ Wander Taffo
Intérprete: Rádio Táxi

Viver é Deixar Rolar o Sentimento – Tema de Júnior e Vera
Compositores: Heitor Valente/ Prêntice
Intérprete: Wando

Pra Começar – Tema de abertura
Compositores: Antonio Cícero/ Marina
Intérprete: Marina

Transas – Tema de Renato Villar e Lúcia Brandão
Compositores: Nico Resende/ Paulinho Lima
Intérprete: Ritchie

Alguém – Tema de Tabaco
Compositores: Kiko Zambianchi
Intérprete: Kiko Zambianchi

Facho de Esperança – Tema de Gilson e Joana
Compositores: Julinho/ Moysés Sant’Anna/ Sereno
Intérprete: Marçal

Segredo – Tema de Telma
Compositores: Djavan
Intérprete: Djavan

Nem Um Toque – Tema de Helena
Compositores: Michael Sullivan/ Paulo Massadas
Intérprete: Rosana

Música Urbana – Tema geral
Compositores: André Petrorios/ Flávio Lemos/ Fê Lemos/ Renato Russo
Intérprete: Capital Inicial

Internacional:
Sweet Freedom
Compositores: Rod Temperton
Intérprete: Michael McDonald

With You All The Way
Compositores: Carl Wurtz
Intérprete: New Edition

Invisible Touch
Compositores: Mike Rutherford/ Phil Collins/ Tony Banks
Intérprete: Genesis

Colors on My Blues
Compositores:
Intérprete: Reno Scott

New York, Rio, Tokyo
Compositores: Oliver Heuss
Intérprete: Trio Rio

You Can’t Get Out Of My Heart – Tema de Renato Villar e Lúcia Brandão
Compositores: Mike Francis
Intérprete: Mike Francis

Sledgehammer
Compositores: Peter Gabriel
Intérprete: Peter Gabriel

Holding Back the Years
Compositores: Mick Hucknall, Neil Moss
Intérprete: Simply Red

The Finest
Compositores: James Harris III/ Terry Lewis
Intérprete: The S.O.S. Band

Ancora Con Te – Tema de Maura
Compositores: Isolda/ Sergio Bardotti
Intérprete: Pepino Di Capri

Sahara Night
Compositores: Robert Fitoussi/ Silvano Fossati
Intérprete: F. R. David

Why Worry – Tema de Anamaria e Pedro
Compositores: Mark Knopfler
Intérprete: Dire Straits

It Won’t Be the Same Old Place
Compositores: Andy Davis/ James Warren
Intérprete: James Warren

If Looks Could Kill
Compositores: Beau Garrett/ Jack Conrad
Intérprete: Heart

0 Comentário para: “Roda de Fogo Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *