Renascer Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Renascer desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Renascer e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Renascer

◘ Período de exibição: 08/03/1993 – 14/11/1993
◘ Horário: 20h30
◘ Nº de capítulos: 213
◘ Autoria: Benedito Ruy Barbosa
◘ Colaboração: Edmara Barbosa e Edilene Barbosa
◘ Direção: Luiz Fernando Carvalho, Emílio di Biasi e Mauro Mendonça Filho
◘ Direção-geral: Luiz Fernando Carvalho

A novela é dividida em duas fases. Na primeira – os quatro capítulos iniciais –, José Inocêncio (Leonardo Vieira) chega às roças de cacau de Ilhéus, na Bahia, e finca seu facão ao pé de um jequitibá , fazendo uma promessa: não morrer. A árvore passa a representar sua sorte, força e existência, acompanhando a trajetória do personagem ao longo de toda a narrativa. Enquanto o facão estiver fincado na terra, ele terá o corpo fechado e não morrerá, nem de “morte matada” nem de “morte morrida”.

Com o passar dos anos, valente, trabalhador e obstinado, José Inocêncio constrói um verdadeiro império do cacau, e se casa com a doce e ingênua Maria Santa (Patrícia França), por quem devota um amor incondicional. Ela lhe dá quatro filhos, mas morre ao dar à luz João Pedro, rejeitado desde então pelo pai, que o culpa pela morte de seu grande amor.

Na segunda fase da novela, o coronel José Inocêncio (Antonio Fagundes) é um contador de histórias, que mantém uma aura mística a seu redor. Um dos episódios que não cansa de contar é que seu amigo, o turco Rachid (Luiz Carlos Arutin), costurou sua pele com linha e agulha depois de ela ter sido arrancada por um bando de jagunços assim que chegou à região. José Inocêncio é um homem reconhecido pelo senso de justiça, e querido pelos empregados, que lhe são inteiramente fiéis. Como Deocleciano (Leonardo Brício na primeira fase e Roberto Bomfim na segunda), amigo e companheiro inseparável, casado com Morena (Regina Dourado) – ambos trabalham e vivem na fazenda de cacau, e são adorados por João Pedro (Marcos Palmeira), de quem cuidaram desde criança –; e a fiel Inácia (Chica Xavier), empregada da fazenda, que ajudou na criação dos meninos e tem grande devoção ao patrão. É uma mulher simples e sensível, que costuma ter visões e prever o destino das pessoas.

Os filhos José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho) e José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) moram e trabalham na cidade grande. Já o caçula João Pedro (Marcos Palmeira), que nunca deixou a fazenda, mantém-se ao lado do pai, mesmo sofrendo com sua indiferença. A desavença do fazendeiro com o filho mais novo rege diversas tramas paralelas da história. A relação dos dois piora com a chegada de Mariana (Adriana Esteves), por quem João Pedro se apaixona. Ele a leva para trabalhar na fazenda do pai sem saber que a jovem é neta de Belarmino (José Wilker), inimigo de José Inocêncio morto na primeira fase da novela, e que sua intenção é se aproximar da família somente para se vingar. Ela não contava, no entanto, que se apaixonaria pelo coronel, a quem chama carinhosamente de “painho”.

Depois de anos viúvo e sofrendo com a perda de Maria Santa, José Inocêncio se apaixona por Mariana e decide se casar com a moça, num duro golpe para João Pedro, que se vê obrigado a sufocar o amor que sente pela jovem. A notícia do casamento faz com que José Augusto, José Bento e José Venâncio exijam que o pai divida seus bens entre os filhos. Interessados na herança, os três, liderados por José Bento, acham que Mariana é uma aproveitadora, de olho apenas na fortuna do coronel. Eles chegam à fazenda do pai dispostos a enfrentá-lo, e diversas tramas se desenrolam a partir daí.

O primogênito, José Augusto, escolheu a profissão de médico para agradar ao pai, não tem nenhuma vocação para a medicina. Solteiro, ele é simpático, mas mentiroso, e tem dificuldade em gerir a própria vida. José Bento é formado em direito, e é tão mimado quanto seus irmãos, acostumados desde pequenos a receber tudo de mão beijada. Ele vive com Valquíria (Cláudia Lira) no Rio de Janeiro, mas os dois mantêm uma relação sem amor. O terceiro filho de José Inocêncio, José Venâncio, trabalha como engenheiro, mas também é sustentado pelo pai. No início da história, está casado com Eliana (Patrícia Pillar), com quem não é feliz. Fria e oportunista, Eliana não quer ter filhos – a principal desavença do casal –, temendo que a gravidez estrague seu corpo. Desiludido com seu casamento, José Venâncio conhece a doce e feminina Buba (Maria Luisa Mendonça), que o leva a romper o relacionamento com Eliana. José Venâncio sabe que Buba é hermafrodita. Só não tem coragem de revelar à família. O rapaz vai para a fazenda do pai na Bahia, mas acaba morto em uma tocaia preparada para atingir José Inocêncio. Posteriormente, Buba se envolve com José Augusto e, incentivada por este, faz uma cirurgia e deixa de ser hermafrodita.

Outro personagem importante na trajetória de José Inocêncio (Antonio Fagundes) é Teodoro (Herson Capri), vizinho de sua propriedade, que vive de olho em suas terras. Autoritário e mau-caráter, Teodoro é casado com Yolanda (Eliane Giardini), a quem chama de Dona Patroa, uma mulher submissa que finge não saber das traições do marido. Os dois têm uma filha, Sandra (Luciana Braga). A certa altura, Yolanda dá uma reviravolta em sua vida e abandona Teodoro em busca de sua felicidade. Ele, por sua vez, casa-se com a interesseira Eliana (Patrícia Pillar). O inescrupuloso fazendeiro foi o responsável pela morte de José Venâncio, e é assassinado durante a trama. O crime levanta suspeitas sobre alguns personagens da novela, entre eles José Inocêncio, João Pedro (Marcos Palmeira) e o matador Damião (Jackson Antunes). Damião havia sido contratado por Teodoro para acabar com a vida de José Inocêncio, mas acaba virando empregado e fiel seguidor do homem que deveria matar. No fim, descobre-se que Teodoro foi morto por Mariana.

A mágoa de José Inocêncio com João Pedro só é superada no leito de morte, no capítulo final da trama. José Inocêncio, cansado e com a saúde debilitada, vai à cidade sozinho e sofre um acidente na volta para a fazenda. Com muita dificuldade, consegue voltar para casa, mas se recusa a receber medicação e agoniza. João Pedro, não querendo ver o pai sofrer, desenterra o facão para libertá-lo, ajudando-o a morrer. João retira o facão do pai dos pés do jequitibá e põe o seu no mesmo lugar, repetindo o gesto de Zé Inocêncio de anos atrás. João entrega o facão ao pai. José Inocêncio, então, pede um abraço ao filho como perdão por tantos anos de indiferença. A cena é uma das mais emocionantes da novela. Após a reconciliação, José Inocêncio morre e é recebido por Maria Santa. João Pedro consegue finalmente esquecer Mariana e termina a novela ao lado de Sandra, com quem tem uma filha. Mariana, sozinha, deixa a fazenda de cacau.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Renascer

Capítulo 1: José Inocêncio chega às terras baianas, vê um belo jequitibá e finca um facão na árvore, fazendo uma promessa: não morrer. Neste momento, surgem jagunços que penduram José Inocêncio em uma árvore e arrancam a sua pele. Turco Rachid passa por um caminho próximo e é assaltado. Ouvindo os gritos do “coronelzinho”, ele vai ver o que está acontecendo. Vendo o estado de Inocêncio, Rachid decide recolher a pele espalhada pelo chão e costurá-la no corpo de Inocêncio. “Bumba- meu boi”, festa tradicional da região, é preparada por José Venâncio, que não quer deixar a filha Maria Santa participar da procissão, com medo que seja conquistada por algum homem. Pela primeira vez, a festa segue até as terras de José Inocêncio que fica encantado ao ver Maria Santa. Belarmino, seu vizinho manda matá-lo. Inocêncio escapa da tocaia e mata os bandidos. O “coronelzinho” quer pedir Maria em casamento e vai falar com o pai dela. Ele não está. Zé Inocêncio conversa com Maria Santa e, na hora de ir embora, lhe dá um beijo. Belarmino incentiva Venâncio a matar José Inocêncio.

Capítulo 2: Maria Santa fica enjoada e acha que está grávida. Fala para a sua mãe o que está acontecendo. Quitéria resolve contar tudo para Venâncio. Para não ser espancada pelo pai, Maria Santa resolve sair de casa. Seu pai decide levá-la para o bordel de Jacutinga. Os pais de Maria Santa partem. Padre Santo leva a cabeça de boi a José Inocêncio e diz que foi a única coisa que sobrou na casa de Venâncio. Jacutinga acolhe Santinha, achando que ela está grávida. José Inocêncio acreditaque a moça também tenha ido embora e fica desolado. Após uma conversa, Morena descobre que a moça não está esperando bebê. Jacutinga explica a Maria Santa porque ela não pode estar grávida e diz que fará dela uma grande mulher. À noite, a moça estréia no salão da cafetina. Belarmino a encontra. Belarmino pergunta qual é o preço da menina à Jacutinga. A cafetina disfarça e não responde. Quitéria pede a Venâncio para ir buscar a filha. Ele nega. Passam seis meses. Jacutinga diz que é hora de Maria Santa se entregar a um homem. A menina concorda. Belarmino assedia Maria Santa, que o rejeita. Ele encontra José Inocêncio e, depois de chantageá-lo com a venda do cacau, conta que Santinha está no bordel. Lá, o coronel pede a moça em casamento. Ela aceita. Belarmino atira em José Inocêncio e pensa que conseguiu matá-lo.

Capítulo 3: O tiro atingiu o braço de José Inocêncio.O coronel manda Deocleciano avisar a Belarmino que está morto. Santinha acredita que o noivo foi assassinado. Belarmino chega na fazenda para o velório e, sozinho, se aproxima do “defunto” assumindo, em voz alta, a autoria do crime. José Inocêncio não se mexe. No dia seguinte, Belarmino vai à fazenda e encontra José Inocêncio. Os dois discutem e, por fim, o primeiro se vê obrigado a vender as terras para o coronel. Na volta, Belarmino é assassinado. Inocêncio vai ao velório e dá dinheiro para Nena dizendo que Belarmino vendeu terras a ele. Inocêncio e Santinha se casam.

Capítulo 4: Deocleciano e Morena, Jupará e Flor se casam também. Zé Inocêncio dá uma santa para a mulher. Ele ainda compra uma garrafa com um diabinho dentro. Maria Santa diz que está grávida. Jacutinga faz o parto de Maria Santa. Nasce José Augusto. O tempo passa. O casal já tem três filhos. Maria Santa sofre para ter o quarto bebê. Inácia vai acordar a patroa, mas ela está morta. Maria Santa é enterrada. Inocêncio rejeita o filho e Morena cuida da criança. Os três filhos mais velhos de Inocêncio vão estudar na capital.

Capítulo 5: João Pedro diz que quer ir embora de casa. José Inocência conversa com o menino e o faz desistir da idéia. Os anos passam. João Pedro, já rapaz, passeia de carro com Zinho, filho de Jupará. Os dois passam na casa de Jacutinga. João vê Mariana, menina órfã que pediu moradia para Jacutinga. Ele fica interessado e decide levá-la ia para trabalhar na fazenda. À noite, Zé Inocêncio vê Mariana acendendo uma vela para a Virgem e lembra de Maria Santa. Na manhã seguinte, Mariana diz para Inocêncio que é neta de Belarmino.

Capítulo 6: Zé Inocêncio fica impressionado com o fato de Mariana ser neta de Belarmino. Ele, então, explica para ela a sua versão sobre a morte do avô dela. Inocêncio deixa Mariana continuar na fazenda. João Pedro beija Mariana apaixonadamente mas ela foge. Zé Inocêncio vê Mariana com uma camisola de Maria Santa e fica encantado. Buba e José Venâncio comemoram dois anos de relacionamento Zé Venâncio vai para casa e encontra a mulher Eliana deitada na cama com uma mancha vermelha no peito. Ela parece estar morta.

Capítulo 7: José Venâncio encontra Eliana estirada na cama, com o peito aparentemente ensangüentado. Ele fica desesperado mas, ao tocá-la, percebe que é catchup. Os dois discutem. Ele propõe a separação. Ela pede perdão e diz que vai engravidar. João Pedro diz para Mariana que vai contar para Zé Inocêncio que eles estão apaixonados. Ela, porém, pede para ele se afastar. Zé Venâncio rompe com Buba para ter um filho com Eliana. Zé Inocêncio vai para Ilhéus e leva Mariana. Na volta, ela se insinua e diz que quer dormir com ele.

Capítulo 8: Zé Inocêncio volta para casa, deixa Mariana no caminho e manda João Pedro procurar a menina. Mariana pede desculpas à Inocêncio e diz que confundiu as coisas. Ela decide ir embora. Inácia conta para Inocêncio que João Pedro está apaixonado por Mariana. Zé Inocêncio diz para João Pedro que não quer que ele se envolva com Mariana. Mariana entra na sala para desejar boa noite. Ela senta no colo do coronel e lhe dá um beijo. Zé Inocêncio leva a menina para o seu quarto. Na manhã seguinte, ele pede um tempo para pensar.

Capítulo 9: Zé Inocêncio avisa a João Pedro que Mariana vai ficar na fazenda. João Pedro diz a Mariana que quer fugir com ela. Mariana, porém, confessa que está apaixonada por Zé Inocêncio. Zé Bento, Kika, Zé Venâncio e Eliana almoçam juntos. Zé Bento propõe a Zé Venâncio fazer a partilha das terras. Zé Inocêncio manda um telegrama para os filhos, chamando-os para ir até a fazenda. Zé Venâncio e Eliana discutem. Ele procura Buba. Venâncio volta para casa e encontra Eliana bêbada. Ela diz que é estéril.

Capítulo 10: Zé Venâncio sai perturbado e procura Buba. Ele diz que vai se separar de Eliana e que se mudará para a casa dela. No dia seguinte, Venâncio volta em casa para fazer as malas. Neste momento, recebe o telegrama do pai. Ele mostra para Buba o telegrama e diz que vai levá-la para a Bahia. Eliana entra no apartamento e percebe que Zé Venâncio foi embora. Os filhos chegam na fazenda. Zé Inocêncio janta com os filhos, as noras e Mariana. O coronel conta para os filhos que vai se casar com Mariana. Zé Bento fica revoltado.

Capítulo 11: Kika, Mariana e Buba saem para passear enquanto Zé Inocêncio conversa com os filhos. Zé Bento propõe ao pai a divisão das terras. Ofendido, Inocêncio discute com os rapazes mas acaba concordando com a partilha. Mais tarde, Zé Inocêncio confessa para os filhos que está magoado. Buba diz para Zé Venâncio que tem medo que o coronel descubra o seu segredo. João Pedro fica revoltado com a proposta dos irmãos e diz para o pai que vai embora se houver partilha. Zé Inocêncio não quer ninguém no casamento.

Capítulo 12: José Inocêncio analisa com os filhos o mapa de suas terras. João Pedro pede para ficar com a fazenda de Belarmino. José Inocêncio e Buba conversam sobre netos. Buba fica assustada. José Inocêncio diz para Marina que acha que os filhos não sabem cuidar de suas terras. José Venâncio e José Bento visitam as plantações de cacau. Padre Santo chega na cidade com seu substituto, padre Lívio. Padre Lívio pergunta a padre Santo se ele tem um punhado de filhos no sertão.

Capítulo 13: Um altar é montado em frente da fazenda para o casamento de José Inocêncio e Mariana. Zé Bento pergunta a João Pedro se é verdade que ele gosta de Mariana. João Pedro fica irritado e ameaça bater no irmão. Deocleciano e Zinho vão comprar cerveja na venda de Norberto e descobrem que a casa de Jacutinga foi fechada. João Pedro vai pescar e se nega a ir ao casamento do pai. Padre Santo celebra o casamento e João Pedro assiste à cerimônia escondido. Mariana vê que João Pedro está se escondendo e fica triste.

Capítulo 14: João Pedro volta a pescar no lago. Zé Inocêncio e Mariana viajam para Ilhéus. Zé Venâncio, Buba, Zé Bento e Kika vão embora. Buba propõe a Zé Venâncio adotar uma criança. Zé Venâncio vai até o seu apartamento e encontra com Eliana. Ele pede a separação e diz que Buba está grávida. Eliana contrata um detetive para descobrir quem é a amante de seu marido. Buba vai à Casa da Mãe Solteira para saber sobre adoção de crianças. A diretora da instituição pede o nome dela e ela se identifica como Eliana Inocêncio.

Capítulo 15: A diretora da instituição mostra as crianças para Buba. Zé Venâncio chega de carro em casa e o detetive o observa. Durante o almoço, Buba conta para Venâncio que foi à Casa da Mãe Solteira e que deu o nome de Eliana para a diretora da instituição. Ele fica furioso e sai. O detetive diz para Eliana que o dono do apartamento onde Zé Venâncio está pertence a um homem. Zé Inocêncio e Mariana chegam de viagem. Zé Augusto liga para Zé Bento e diz que estava viajando. O detetive vê Zé Venâncio saindo do prédio com Buba.

Capítulo 16: O detetive conta para Eliana o que descobriu. Zé Augusto vai para a fazenda do pai e fica impressionado com a beleza de Mariana. Ele conversa com Zé Inocêncio e diz que vendeu o consultório e quer trabalhar no exterior. Damião, um matador, chega no vilarejo. Tião decide largar a vida de caçador de caranguejos e sai da sua cidade com a mulher e os filhos. Tião pede carona na estrada. Padre Santo e padre Lívio param o seu jipe e dão carona para a família de Tião. Damião pede emprego na casa de Deocleciano.

Capítulo 17: Os padres levam Tião e a família para a fazenda de Teodoro e conseguem emprego para ele na lavoura do coronel. Buba conta para Zé Venâncio que há uma menina grávida na Casa da Mãe Solteira e que eles poderão adotar a criança. Ele, porém, não quer. Eliana vai até a casa de Buba. As duas conversam e Eliana diz que quer separação amigável. Buba conhece Teca na Casa da Mãe Solteira e leva a menina para a sua casa. João Pedro contrata Damião para catar as pragas das plantações. Damião conhece Ritinha.

Capítulo 18: Buba mostra a casa para Teca, que fica encantada. Damião e Zinho botam fogo nos pés de cacau para acabar com as pragas. Zé Venâncio chega em casa e vê Teca. Ele discute com Buba. José Inocêncio e Deocleciano vão para Ilhéus. Mariana acha a garrafa com o diabo dentro e põe em cima da mesa de trabalho de Zé lnocêncio. Damião faz multas perguntas para Zinho sobre o coronel e o garoto fica desconfiado. Mariana vê o vulto de João Pedro, que está sentado na cadeira do pai. Ela acha que é o coronel corre para ele.

Capítulo 19: João Pedro vai dormir. José Inocêncio e Deocleciano chegam à Ilhéus e param na venda de Norberto. O coronel pergunta para Norberto se ele conhece Damião. Zé Venâncio quer que Buba devolva Teca para a instituição onde ela vivia. Teodoro rouba um vestido molhado de Joana e obriga a mulher a usá-lo. A mulher de Teodoro pergunta quem é a dona da roupa e ele conta que o vestido é de Joana. Ritinha leva comida para Damião e os dois conversam. Eliana vai até a casa de Buba, vê Teca e pergunta quem é a menina.

Capítulo 20: Zé Venâncio diz que Teca é sobrinha de Buba e pede a Eliana que vá embora. Os dois combinam de almoçar juntos. Eliana quer saber qual o nome de Buba. Zé Venâncio não responde. Ao chegar em casa, Zé Venâncio pergunta para Buba qual é o seu nome. Nervosa, ela diz que é Alcides. João Pedro vê Zé Inocêncio e Mariana fazendo amor no meio da plantação de cacau. Ele, então, decide ir embora. Zé Augusto vai visitar Zé Venâncio. Buba dizpara Teca que Zé Augusto terá que dormir no quarto dela. A menina não aceita.

Capítulo 21: Bêbado, Zé Augusto diz para o irmão que não matou Jupará. Teca vai dormir na cama de Buba e Zé Venâncio. Ele não gosta da idéia. João Pedro comunica ao pai que vai embora e deixa Zé lnocêncio fica chateado. Teodoro rouba uma calcinha de Joana e manda sua mulher vestir. Ela não aceita. Teca diz para Buba que gostaria de ficar com ela depois que o bebê nascer. Mariana pede para João Pedro ficar. Tião diz para Teodoro que alguém está roubando as roupas de Joana. João Pedro decide ficar na fazenda.

Capítulo 22: João Pedro vai para o quarto. Padre Santo e Padre Lívio chegam na fazenda com Lu, uma professora. José Inocêncio decide contratá4a para trabalhar na escola de sua fazenda. Teodoro rouba outro vestido de Joana. Ele vê Tião no meio do caminho e joga a roupa no mato. Os dois conversam e ele conta para Tião que Zé Inocêncio cria um diabo dentro de uma garrafa. Tião resolve que tem que fazer um pacto com o diabo para ter as suas próprias terras. Zé Venâncio pergunta para Buba o que acontecerá com Teca depois que ela tiver o filho.

Capítulo 23: Zé lnocêncio sai a cavalo pela fazenda, vê Damião e manda ele passar na fazenda. João Pedro mostra a escola para Lu. Tião quer descobrir onde Zé Inocêncio vive. Zé lnocêncio pergunta a Damião onde ele escondeu a arma. Damião confessa que foi contratado para matá-lo, mas não revela o nome do mandante. O matador diz que só entregará a arma se puder ficar na fazenda. Damião diz para Ritinha que admira Zé Inocêncio. João Pedro sai para matar Damião, mas quando entra no quarto do matador ele já está esperando por ele.

Capítulo 24: Damião ameaça atirar em João Pedro. Zé lnocêncio entra no quarto e termina com a briga. Damião diz quer casar com Ritinha. Teodoro conversa com um homem e pergunta se Damião já fez o serviço. Zé Venâncio se encontra com Eliana e os dois dormem juntos. Egberto ouve uma conversa de Buba com Teca e descobre que menina está grávida. Teodoro põe de volta o vestido no varal e Joana vê. Tião pede a Teodoro para visitar Zé Inocêncio. O detetive diz para Eliana que Teca está grávida e que José Venâncio é o pai.

Capítulo 25: Eliana não acredita que o filho de Teca é de Zé Venâncio. Lu, a professora, começa na escola da fazenda de Zé lnocêncio. Eliana diz para Zé Venâncio que só dará o divórcio se ele provar que Buba está grávida. Tião procura Zé Inocêncio. O coronel diz que, ao fazer um pacto com o capeta, ele tem que dar em troca a mulher ou um dos filhos. Zé explica para Tião como criar um diabo dentro de uma garrafa. Damião pede Ritinha em casamento. Zé Venâncio conta para Buba que Eliana sabe que ela não está grávida.

Capítulo 26: Zé Venâncio pergunta para Buba se eles vão registrar a criança como filha de Alcides. Ritinha e Damião se casam mas, no fim da cerimônia, o pai dela morre. Zé Bento e Zé Venâncio recebem um telegrama do pai convocando-os para a assinatura da partilha das terras. Teca diz para Buba que ouviu Zé Venâncio chamando-a de Alcides. Egberto se declara para Eliana. Mariana vai acender uma vela para a santa e vê João Pedro sentado na cadeira do pai. Ela foge para o quarto. Zé Inocêncio acha a mulher nervosa e vai até à sala.

Capítulo 27: Mariana conta para Zé Inocêncio que João Pedro estava na sala. O coronel fica com ciúmes. Os filhos de Zé Inocêncio assinam a partilha das terras. Tião decide dormir com a galinha preta dentro do quarto. Zé Venâncio e Zé Bento propõem a João Pedro que ele cuide, temporariamente, de todas as terras. Ele aceita. Sem dinheiro, João Pedro propõe aos tabaréus que eles tenham participação nos lucros da safra. Zé lnocêncio não concorda com a idéia do filho. Os tabaréus apelidam Tião de “Tião galinha”.

Capítulo 28: Teodoro conversa com Tião e diz que se ele não voltar a trabalhar, vai interná-lo em um hospício. Damião procura o intermediário que o contratou para matar Zé Inocêncio e pergunta quem é o mandante do assassinato. O homem não responde e Damião mata. Ritinha diz para Inácia que está grávida. Damião conta para Zé Inocêncio o que fez. Teodoro diz para Padre Santo que acha que Zé lnocêncio tem a ver com morte do homem. O padre conta esta história para Inocêncio, que fica furioso.

Capítulo 29: Zé Inocêncio vai armado até a fazenda de Teodoro. Teodoro diz para lnocêncio que o padre entendeu mal o que ele falou. Inocêncio decide aceitar o argumento do outro coronel e vai embora. Morena conta para Deocleciano, Zinho e João Pedro que Damião é o assassino do intermediário. Teca ouve Zé Venâncio dizendo para Buba que ela é hermafrodita. Sandra, filha de Teodoro e de Dona Patroa, chega na fazenda. Zé Bento diz para Kika que está tentando um empréstimo bancário. Buba e Zé Venâncio não encontram Teca em casa.

Capítulo 30: Buba fica nervosa com o sumiço de Teca e passa mal. Egberto diz para Teca que é da polícia e a leva ao encontro de Eliana. Os dois pressionam a menina. Ela, porém, consegue fugir. João Pedro encontra Sandra tentando montar em um cavalo. Ele vai ajudá-la mas quando descobre que ela é filha de Teodoro vai embora. Teca chega em casa e Buba pergunta o que aconteceu. Ela não responde nada. Egberto diz para Eliana que acha que Buba é um travesti. Zé Augusto chega na fazenda e avisa que decidiu morar definitivamente no campo.

Capítulo 31: Inácia começa a confundir o passado com o presente e chama Mariana de Maria Santa , que fica, então, nervosa. Zé Augusto diz para o pai que Inácia está ficando esclerosada e que deve ser internada. Zé Inocêncio não concorda com a idéia. Neno e Pitoco, amigos de Teca, vão ao apartamento de Buba e comem tudo que está na geladeira. Neno pergunta para Teça se ela disse para Buba que o pai do seu filho é negro. Teodoro se declara para Joaninha. Sandra decide ir à fazenda de Zé Inocêncio para conhecer o coronel.

Capítulo 32: Sandra se apresenta para Inocêncio, deixa um recado para João Pedro e vai embora. Teodoro diz para Tião que quer Joana ajudando a sua mulher na fazenda mas esta não quer ir. Eliane pergunta para Zé Inocêncio se Buba é um travesti. Ele fica furioso. Eliana diz que está grávida. Zé Venâncio diz para Buba que voltou a dormir com Eliana. Inácia põe açúcar no feijão e Mariana a proíbe de cozinhar. Zé Inocêncio e Mariana fazem amor e ele a chama de Santinha. Mariana fica chateada. João Pedro encontra Sandra na estrada.

Capítulo 33: Sandra marca um outro encontro com João Pedro. Ritinha diz para Mariana que Zé Augusto a olha de um jeito esquisito. Sandra chama João de bocó mas pede um beijo. Ele, porém, levanta e vai embora. Zé Venâncio diz a Buba que não acredita na gravidez de Eliana. Zé Venâncio revela para Eliana que é estéril e que Buba não está grávida. Ele diz que Teca é que está grávida e que eles adotarão a criança. Nemo e Pitoco voltam a visitar Teca e levam toda a comida da geladeira. Kika pede a separação para Zé Bento.

Capítulo 34: Zé Inocêncio, Padre Santo, Padre Lívio, Mariana e Zé Augusto conversam. Zé Augusto fala emocionado de sua desilusão com a medicina. Padre Lívio e Zé Inocêncio discutem por causa de posições políticas diferentes. Zé Venâncio diz para Buba que vai pedir demissão do emprego. Teodoro manda Joana arrumar as trouxas porque vai levá-la para trabalhar na sua casa. João Pedro leva Zé Augusto para assinar a partilha das terras em Ilhéus. Os dois contam para o pai que Zé Augusto vendeu as suas terras para o irmão.

Capítulo 35: Zé Inocêncio quer saber onde João Pedro arranjou dinheiro e o acusa de ter desviado o dinheiro do cacau. Zé Bento compra um apartamento no nome de Kika com o empréstimo que fez no banco. Zé Inocêncio vai até o banco em Ilhéus para ver a conta de João Pedro, mas não consegue nada por causa do sigilo bancário. Sandra e João Pedro se encontram. João Pedro decide sair de casa. Sandra pergunta para Joana se Teodoro roubava as suas roupas. Zé Venâncio chega em casa e vê Neno e Pitoco mexendo na geladeira.

Capítulo 36: Zé Venâncio decide conversar com Neno e Pitoco. Buba chega em casa e encontra todos na cozinha. Os meninos vão embora. Deocleciano fala para Zé Inocêncio que ele está sendo injusto com João Pedro e diz que vai ficar ao lado do filho. Os tabaréus decidem ficar trabalhando só com Zé Inocêncio. Buba chega da rua e não encontra Teca em casa. Zé Venâncio entra em um restaurante, vê Eliana e Egberto almoçando e fica com ciúmes. Inácia volta para a fazenda de Zé Inocêncio. João Pedro e Sandra se encontram novamente.

Capítulo 37: Sandra e João Pedro se amam. João Pedro diz para Sandra que nunca vai se apaixonar por ninguém. Com raiva, ela vai embora. Dona Patroa dispensa os serviços de Joaninha. Buba fica triste porque Teca fugiu de casa. Zé Venâncio pensa em vender as terras para montar seu próprio negócio. Sandra diz para Teodoro que conheceu João Pedro. Turco Rachid chega na venda de Norberto e pergunta por Zé Inocêncio. Inácia diz para Mariana que Inocêncio matou Belarmino. Norberto leva Rachid para a fazenda de Inocêncio.

Capítulo 38: Zé Inocêncio recebe Rachid com alegria. João Pedro e Sandra se encontram outra vez. Morena pergunta para Lu se ela está apaixonada por João Pedro. Ela responde que não. Padre Lívio e Padre Santo estão andando de Jipe. Padre Lívio olha para o lado e vê que Padre Santo está morto. Rachid pergunta para Inácia sobre a família de Maria Santa. Inácia fica desconfiada. Rachid faz uma oferta a Norberto por sua venda. Deocleciano diz para Zinho que vai contar para Zé Inocêncio que João Pedro está saindo com a filha de Teodoro.

Capítulo 39: Sandra almoça na fazenda de Belarmino. Teodoro pergunta por Sandra e Dona Patroa diz que não sabe onde está a filha. Irritado, Teodoro decide por um empregado para seguir Sandra. Eliana diz para Zé Venâncio que começou a fazer análise. Egberto chega e Venâncio fica com ciúmes. Zé Venâncio atende um telefonema e reconhece a voz de Teca. Ela desliga. Deocleciano conta para Inocêncio que João Pedro está saindo com Sandra. Mariana ouve a conversa e fica com ciúmes. Zé Inocêncio sonha com Maria Santa.

Capítulo 40: Mariana percebe que Inocêncio sonhou com Santinha e fica enciumada. Inocêncio briga com Zé Augusto por causa de Ritinha. Zé Augusto vai dormir na venda de Norberto. João Pedro leva Sandra até a fazenda. Teodoro vê os dois chegando juntos, discute com a filha e a tranca no quarto. João Pedro se encontra com Mariana e ela se insinua para o rapaz. Kika diz para José Bento que arranjou um emprego novo em São Paulo e vai para casa de Eliana. Teca volta para casa de Buba. Dona Patroa não encontra Sandra no quarto.

Capítulo 41: Sandra procura João Pedro. Teodoro fica furioso com a fuga da filha. Sandra dorme no quarto de João. Teodoro vai até à fazenda de Inocêncio procurar Sandra. Os dois coronéis discutem e Teodoro acusa Inocêncio de matar Belarmino. Mariana ouve e acredita. Inocêncio descobre onde está Sandra e resolve conversar com João Pedro. João Pedro diz para o pai que vai casar com a moça. Teodoro vai até a fazenda de Belarmino. Deocleciano diz que Sandra não está lá. João Pedro aparece e ameaça atirar no coronel.

Capítulo 42: Zé Augusto chega na fazenda do pai junto com Rachid. Inocêncio reclama que ele dormiu fora de casa. Ela diz que está dormindo com João Pedro e o pai, ofendido, vai embora. Zé Inocêncio pede desculpas a João por tê-lo chamado de ladrão e pede que ele deixe Sandra. João não aceita e vai embora. Teodoro aparece na fazenda de Inocêncio e diz que quer o casamento de João Pedro e Sandra porque o rapaz “desgraçou” a sua filha. Rachid diz que Inocêncio deve matar Teodoro.

Capítulo 43: Zé lnocêncio diz para Rachid que não quer matar Teodoro. Rachid pergunta se ele matou Belarmino lnocêncio nega. Mariana ou vê a conversa, não acredita e fica com raiva Eliana chega na fazenda de Zé Inocêncio. Zé Venâncio vai procurar Eliana e descobre que ela foi para Ilhéus. Eliana diz para Inocêncio que apanhou de Venâncio Sandra e João discutem Zé Venâncio diz para Buba que tem medo de que Eliana fale para Inocêncio que ela é um travesti. Zé Inocêncio pergunta para João se ele foi o primeiro homem de Sandra.

Capítulo 44: João Pedro diz para o pai que não foi o primeiro homem de Sandra mas que mesmo assim vai ficar vivendo com ela. Buba fica triste porque Zé Venâncio foi para Ilhéus. Eliana pede a Damião que ele mostre as terras de Inocêncio para ela Zé Venâncio fala para o pai que nunca bateu na mulher e diz ainda que Eliana só está interessada nas terras. Ritinha fica com ciúmes porque Damião saiu com Eliana. Eliana pede parte das terras de Venâncio e ameaça contar para Inocêncio que Buba é um travesti.

Capítulo 45: Zé Venâncio aceita negociar suas terras com a ex-mulher. Damião diz para Zinho que está encantado por Eliana, Zé Augusto aconselha Venâncio vender suas terras Eliana diz para lnocêncio que decidiu morar na fazenda. Zé Bento vai para Ilhéus achando que Kika está lá com Eliana Teodoro pede a padre Lívio para celebrar o casamento de Sandra e João Pedro. Padre Lívio conta a sua conversa com Teodoro para Zé Inocêncio, Inocêncio diz que não haverá casamento.

Capítulo 46: Eliana pede a Damião sair com ela novamente. Teca pergunta para Buba se ela é um travesti Buba conta vara Teca que é hermafrodita. Zé Venâncio diz para Zé Augusto que Buba é hermafrodita. Padre Lívio conta para Teodoro que não haverá casamento. O coronel fica inconformado. Teodoro oferece Cr$ 20 milhões pela galinha de Tião e pede em troca que ele faça um “servicinho’”. João Pedro vende o seu cacau por um preço baixo. Tião conta para Joaninha que Teodoro quer que ele mate Zé lnocêncio. Eliana pede a Damião para ir até as barcaças Mariana vê os dois saindo juntos.

Capítulo 47: Eliana e Damião conversam nas barcaças. Tião diz para Teodoro que sua galinha não está a venda. Zé Venâncio oferece as suas terras para João Pedro. Damião beija Eliana. Ela lhe dá um tapa no rosto e foge. Zé Bento pede a João o dinheiro da venda do cacau. Joana diz para Tião que quer sair da fazenda de Teodoro. Zé Inocêncio fala para Sandra que ela deve voltar para a casa do pai. João Pedro discute com Sandra e ela decide voltar para a fazenda do pai. Teodoro fala para Sandra que não quer mais que ela more na sua casa.

Capítulo 48: Sandra diz para o pai que vai voltar para Salvador. Eliana se encontra com Damião nas barcaças. Teodoro tenta esbofetear a filha. Teodoro deixa Sandra perto da venda de Norberto para pegar um ônibus. Sandra descobre que Norberto é dono da casa de Jacutinga. Sandra quer alugar a casa mas Norberto não aceita. Rachid compra a casa de Jacutinga. Teodoro diz para a mulher que vai mandar Tião e família embora. Damião entra no quarto de Eliana. Inocêncio manda Ritinha chamar Eliana para o jantar.

Capítulo 49: Ritinha bate na porta do quarto de Eliana. Damião foge pela janela Teodoro diz para Joaninha que terá que despedir Tião se ela não dormir com ele. Joaninha conta para Dona Patroa a proposta de Teodoro. João Pedro fala para Zé Bento que não vai mais cuidar das terras do irmão. Dona Patroa diz para Teodoro que quer ir para cama com ele vestida com uma roupa de Joaninha e que ele bote uma cueca de Tião. Dona Patroa pede ainda que ele não despeça Tião. Zé Augusto elogia Ritinha e Damião ouve.

Capítulo 50: Ritinha convence Damião de que Zé Augusto não estava falando nada demais. Zinho vê Eliana e Damião se beijando nas barcaças Zinho comenta com Damião o que viu, Teodoro rouba roupas de Joaninha e Tião do varal. Kika diz para Zé Bento que não quer continuar vivendo com ele. Zé Inocêncio vai para a sala e sonha com Maria Santa Enciumada, Mariana diz que não quer mais a santa na sala. Mariana foge para o campo e encontra com João Pedro. Ela se insinua para ele e diz que vai largar Inocêncio.

Capítulo 51: Mariana diz para João que quer fazer amor com ele. João foge. Mariana vê Eliana e Damião se beijando. Zinho, Deocleciano e João Pedro encontram com Eliana na roça e ficam desconfiados. Mariana exige que Inocêncio retire a santa de casa, Ela diz que vai embora Teca fala para Buba que deseja que seu filho seja um fazendeiro de cacau. Mariana faz as malas e vai para a fazenda que era do seu avô Belarmino Zé Augusto apanha Lu na escola. Mariana conta para João Pedro que largou Inocêncio.

Capítulo 52: João Pedro diz para Mariana que ela deve voltar para casa, mas ela não concorda. João decide, então, ir embora Morena convence João a desistir desta idéia, Mariana diz para Morena e Lu que a alma de Maria Santa vive na imagem. Zé Inocêncio sonha novamente com a ex-mulher. Ela pede que ele não retire a santinha da casa e manda ele procurar Zé Bento. Inocêncio decide ir até Ilhéus para telefonar para o filho João Pedro leva Mariana de volta para casa. Inácia conta para Inocêncio que Mariana voltou.

Capítulo 53: Deocleciano diz para João que Inocêncio deveria saber do caso de Damião e Eliana, Inocêncio fica na sala enquanto Mariana está no quarto. Cansada de esperar, ela dorme. Mariana sonha que está fazendo amor com João Pedro e que Inocêncio vê a cena. Assustada, ela corre para sala. Ela percebe que o coronel está sonhando com Maria Santa e fica com raiva. Mariana e Eliana fazem confidências uma para a outra José Bento hipoteca as suas terras. Mariana trata Inocêncio com muita cerimônia e ele estranha seu comportamento.

Capítulo 54: José Augusto e Eliana conversam e ela diz que não voltará mais para Zé Venâncio. Rachid pergunta para Sandra porque ela quer alugar a casa de Jacutinga. Ela responde que vai reabrir o bordel. Eliana não vai jantar esperando por Damião, que não aparece. Mariana trata José Inocêncio com frieza. Irritado, ele decide ir dormir na sala. Morena conta para João que Sandra vai reabrir o bordel, João Pedro fala para Deocleciano e Zinho que acha que Teodoro vai culpá-lo pelo o que aconteceu com Sandra.

Capítulo 55: Teodoro agarra Joaninha, ela o ameaça com uma faca e conta que Sandra está no bordel de Jacutinga. Irado, ele promete à Dona Patroa matará a filha. Morena conta a Lu que Teodoro era freguês assíduo do prostíbulo. Damião e Eliana se encontram no quarto dela. Rachid vai morar no bordel. Mariana conta a Inocêncio Eliana esta transando com Damião. O coronel toma satisfações com a nora e diz que Buba é travesti. Inocêncio decide ir a São Paulo tirar a limpo essa história. Dona Patroa procura no bordel.

Capítulo 56: Jose Inocêncio pergunta a José Augusto se Buba é travesti. Sandra pede á mãe para morar com ela ou voltar à fazenda. Zé Augusto avisa a Buba sobre a viagem de Inocêncio. Dona Patroa conta a Teodoro que a filha está mesmo morando no bordel. Buba põe uma barriga falsa, o que alivia Zé Inocêncio. Teodoro vai ao bordel, tenta dar uma surra em Sandra, mas João Pedro e Zé Augusto a defendem. Eliana diz à Kika que esta apaixonada por Damião. O matador diz a Zé Augusto que ele pode acabar com Teodoro.

Capítulo 57: José Augusto convence Damião de que ele não deve matar Teodoro. Teca fica escondida durante a visita de Inocêncio. Teodoro entra armado no bordel, mas encontra Damião, que o informa sobre a chegada das novas quengas, brevemente. Zé Inocêncio volta para a fazenda. Rachid conta a Norberto que ele é viúvo de uma mulher da família de Santinha. Zé Venâncio diz a Buba que vai contar a verdade sobre a falsa gravidez a painho. Inocêncio pede a Mariana que não o rejeite mais e os dois acabam se beijando.

Capítulo 58: Buba diz a Teca que não vai adotar seu filho. Zé Venâncio propõe a Buba devolver Teca a Casa da Mãe do Céu, onde ela morava. Zé Inocêncio briga com os filhos ao saber que enfrentaram Teodoro por causa de Sandra. Teca diz a Buba que tem a impressão de já conhecer Inocêncio. Rachid conta ao coronel que foi casado com Marianinha. Mariana pede ao marido que tire a santa da sala. Eliana diz a Kika que quer sua parte na fazenda para ficar perto de Damião. Venâncio resolve ir a fazenda falar com painho.

Capítulo 59: Tião quer que Joaninha tire os santos de casa para que o diabo fertilize sua galinha. Ela não concorda. Rachid mostra a Inocêncio a carta que Marianinha deixou para Santinha, mas não o deixa ler. João Pedro encontra Venâncio no aeroporto e leva até a fazenda. No meio do caminho, os irmãos sofrem um atentado. Suspeita-se que Teodoro foi quem matou um dos filhos de Zé Inocêncio. Inocêncio diz a Norberto que a bala era para ele. Padre Lívio avisa a Teodoro sobre as suspeitas de Inocêncio. O coronel avisa a Mariana mandará buscar Buba.

Capítulo 60: Zé Augusto conta a Buba sobre a morte de José Venâncio. Zé Bento avisa a Kika e ela informa Eliana. Zé Bento volta à fazenda. Inocêncio sonha com Maria Santa. Ela diz que o filho morto esta bem. Ritinha ouve Inocêncio contar a Zé Bento que Damião estava de caso com Eliana. Zé Augusto sugere a Buba que faça uma cirurgia. Teodoro confessa à Dona Patroa que matou Zé Venâncio pensado que era o pai dele. José Inocêncio diz a João Pedro que Zé Augusto vai trazer Buba para morar na fazenda.

Capítulo 61: Zé Augusto conversa com Teca sobre sua vida nas ruas. Zé Inocêncio pede a carta a Rachid e ele não entrega. Zé Augusto volta è fazenda sozinho. Sandra diz a Rachid que não conseguiu moça alguma para trabalhar no bordel. O turco comenta que corre um boato na cidade de que foi Teodoro quem matou Venâncio. Joaninha e Tião brigam porque ele quer tirar os santos de casa. Ela se nega. José Bento elogia Lu e João Pedro não gosta. Inocêncio manda Zé Augusto voltar a São Paulo e cuidar de Buba. Eliana procura Buba.

Capítulo 62: Eliana diz a Buba quer as terras do marido. Zé Inocêncio pede a Norberto que pegue a carta com Rachid e ele não entrega. João Pedro vai visitar Sandra. Zé Augusto diz a Buba que a única saída é dizer que o filho de Teca é de Zé Venâncio. Inocêncio diz a Mariana que vai exigir que Buba tique morando com eles na fazenda. Zé Augusto convence a menina a mentir para painho e diz que vai levá-la para Ilhéus. Tião não dorme com Joaninha por causa das imagens dos santos e ela resolve transar com ele fora de casa.

Capítulo 63: Eliana chega à fazenda e o coronel tenta expulsá-la. Só que ela conta que Buba não está grávida e Zé Bento confirma a história. Eliana conta, ainda, sobre a existência de Teca. Inocêncio deixa a nora ficar. João Pedro diz que não vai cuidar das terras de Venâncio que ficaram para a cunhada. Eliana diz a lnocêncio que Buba é travesti. O coronel afirma que, se for verdade, dá as terras a ela. Eliana encontra com Damião. Norberto oferece sua venda a Rachid em troca da carta. Zé Augusto chega à fazenda com Buba e Teca.

Capítulo 64: José Inocêncio diz a Zé Augusto que já sabe de toda a verdade sobre Buba. O médico conta que o filho de Teca é de Venâncio. O coronel conversa com a menina, acredita na história que ela inventa e manda Eliana embora da fazenda. Inocêncio simpatiza com Teca. João Pedro leva a cunhada no seu jipe e, no meio do caminho, ela o chama de capacho. Irritado, o rapaz a deixa a pé. Teca diz a Inácia que gostou muito dela. Eliana chega na vila bate na casa de Jacutinga e pede pousada à Sandra. Ela consente.

Capítulo 65: Teca diz a Venâncio que está muito feliz ali. Mariana morre de ciúmes da menina. Buba avisa à Teca para ter cuidado com Mariana. Eliana conta a Sandra que Buba é travesti. Teca começa a chamar lnocêncio de “voinho”. Damião diz a Zinho que Eliane é um sonho que um dia acabará. Mariana pergunta a Buba se ela é homem. Para provar que não é, Buba a chama para ir a seu quarto. Mariana se recusa. Teca diz ao coronel que parece já conhecer a fazenda. Mariana faz fofoca com o marido sobre a proposta de Buba. Buba diz a lnocêncio que se ele tiver dúvidas sobre o seu sexo deve perguntar Zé Augusto.

Capítulo 66: João Pedro conta na casa de Deocleciano que Teca espera um filho de Venâncio. Mariana hostiliza Buba. José Augusto conta ao pai tudo sobre o hermafroditismo de Buba. Morena fica emocionada com Teca. José Bento e Padre Lívio discutem política. José Bento garante a Lu que vai pedir a painho a formação de uma classe de alfabetização para adultos. José Inocêncio apresenta Teca a Padre Lívio para que ele a abençoe.

Capítulo 67: Sandra diz a Rachid que não quer mais reativar o bordel. Tião afirma a Joaninha que continua do lado de fora, enquanto ela não tirar os santos da casa. Padre Lívio conta a lnocêncio o drama de Tião e o coronel diz que vai esclarecer a história do diabinho. O padre conta a verdade a Tião. Mariana encontra João Pedro conversando com Teca e morre de ciúmes. Depois vê o marido de prosa com a menina e fica ainda mais irritada. Lu confessa a Zé Bento que está apaixonada por João. Zé Augusto beija Buba.

Capítulo 68: Buba foge de Zé Augusto. Morena e Deocleciano estão cada vez mais apaixonados por Teca. Tião resolve falar com Inocêncio. Teodoro dá uma arma ao tabaréu para ele se vingar de Inocêncio. Buba diz a Teca que quer ir embora. Os filhos de lnocêncio ficam apreensivos com a visita de Tião. Joaninha sofre um novo assédio e ameaça jogar água fervendo em Teodoro. Padre Lívio, Deocleciano Zinho e os filhos de Inocêncio ficam escondidos porque o coronel faz questão de receber Tião Galinha sozinho. O tabaréu chega à fazenda.

Capítulo 69: Inocêncio passa uma descompostura em Tião Galinha e ele sai humilhado. Buba garante á Teca que elas vão embora no dia seguinte. A menina diz que não sai da fazenda. Lu comenta com Zé Bento que está a fim de ir embora. Damião acaba contando a Inocêncio que anda vendo Eliana. O coronel acha que esse relacionamento pode ser útil no futuro. Rachid propõe a Sandra transformar o bordel em casa de forró. Egberto se declara à Kika. Inocêncio diz aos filhos que eles vão ter que trabalhar se quiserem ficar na fazenda.

Capítulo 70: Morena diz a Lu que só um amor sincero e paciente fará João Pedro esquecer Mariana. Inocêncio faz Zé Bento e Zé Augusto pisarem o cacau. Buba afirma a Teca que a deixará sozinha na fazenda. Nem isso demove a menina da idéia de ficar. Humilhados e com os pés em carne viva, os filhos do coronel voltam para casa. Tião Galinha toma banho, faz a barba e diz que não desistirá de “enricar”. Inocêncio faz os dois filhos trabalharem na roça.

Capítulo 71: Damião chega de manhã em casa e Ritinha o espera com um facão na mão. Inácia consegue desarmar Ritinha. João vai buscar Lu na escola e ela confessa que gosta dele. Tião diz ao padre que vai procurar outros meios para ‘enricar’. Padre Lívio diz a Inocêncio que os fazendeiros da região estão se reunindo para combater a vassoura de bruxa. Zé Bento diz ao pai que quer ser político. Teodoro assedia Joaninha e quando Dona Patroa aparece, ele se esconde debaixo da cama. Ela percebe e joga um balde d’água no marido. Inocêncio pergunta ao padre quanto custa eleger um deputado.

Capítulo 72: Zé Bento fica todo animado com a idéia do pai financiar sua candidatura. Dona Patroa pergunta o porquê das roupas molhadas a Teodoro e ele fica irritado. Norberto instala o som no forró. Damião e Ritinha voltam às boas. Zé Augusto diz que se Buba for embora, ele vai junto. Zé Bento resolve capitalizar em votos o trabalho nas roças de cacau. Inocêncio percebe as armações do filho e desiste de financiar a candidatura dele. João procura Sandra no bordel. Lu flagra os dois. Mais tarde, Teodoro vai até o bordel.

Capítulo 73: Teodoro volta ao bordel e tenta levar Sandra, mas Rachid e Damião, armados, não deixam. José Inocêncio e Mariana vão a Ilhéus. Ela faz compras. Teodoro briga com Dona Patroa e ela diz que vai embora. Sandra comenta com Eliana que pode estar grávida de João Pedro. Dona Patroa sai de casa e vai para o bordel. Deocleciano, Morena, Zinho e João Pedro se aprontam para ir ao forró. Zé Bento fala novamente com Inocêncio sobre sua candidatura o pai se mostra mais propenso a ajudá-lo. O forró e inaugurado.

Capítulo 74: Eliana e Damião ficam no quarto enquanto rola o forró. Rachid dança com Dona Patroa, apesar do Constrangimento dela. No dia seguinte, Lu diz a Morena que esta pensando em ir embora por causa do descaso de João. Padre Lívio recita uma poesia na missa pela alma de Venâncio. Inocêncio consente que Lu forme a turma de alfabetização para adultos. João Pedro diz a Lu que, da próxima vez, vai levá-la ao forró. Ela decide ficar. Seu Rachid elogia Dona Patroa e ela fica emocionada. Teodoro vai ate a vila procurar a mulher.

Capítulo 75: Teodoro vai buscar Dona Patroa no bordel mas ela se recusa a voltar para casa. Depois, ele pede a Joaninha que cozinhe para ele. Sandra comenta com a mãe sua desconfiança sobre a gravidez. Zé Augusto conta a Zé Bento que teve seus direitos de clinicar cassados. Padre Lívio vai consolar Dona Patroa. Buba está triste com a ingratidão de Teca, quando Mariana diz que quer ser sua amiga. Kika e Egberto se beijam. Zé Augusto decide ir com Buba para São Paulo. Padre Lívio pede a carta de Marianinha a Rachid.

Capítulo 76: Rachid se nega a entregar a carta Teca e Zé Augusto vão para São Paulo. Inocêncio diz a Deocleciano que vai investir a safra de cacau de Zé Bento na candidatura dele. Teca descobre que Du, o pai do filho de Teca, está vivo. Teodoro tem um pesadelo com Joaninha, Tião e Dona Patroa. Tião percebe que Teodoro dá em cima de Joana e resolve ir embora da fazenda. Zé Bento pede ao pai que o apresente ao Prefeito de Ilhéus. Teodoro diz a Tião que, para ir embora, tem que pagar tudo o que consumiu nas suas terras.

Capítulo 77: Tião conta a Joaninha a conversa que teve com Teodoro e ela fica arrasada. Morena cede sua casa para as aulas noturnas de Lu. Eliana diz a Sandra que vai chegar a hora em que Damião terá que escolher entre ela e Ritinha. Neno e Pitoco falam com Buba e depois pensam procurar Teca sabendo apenas que ela está na Bahia. João Pedro e Damião resolvem esperar alguns dias: se Inocêncio não mandar eles vão matar Teodoro. Zé Augusto diz a Buba que gostaria de dormir com ela sem tocar num fio sequer do seu cabelo.

Capítulo 78: Buba não aceita dormir com Zé Augusto. Deocleciano Rachid no conta a Inocêncio que João Pedro quer acertar as contas com Teodoro. Dona Patroa pede a Padre Lívio dê conselhos a Sandra. Inocêncio briga com João e o rapaz chora. O Coronel pede a Damião que passe a trabalhar com ele e os filhos, como uma espécie de segurança. Sandra conta a João sua suspeita de gravidez. Ele fica confuso. Ela diz que vai ter o filho de qualquer maneira. Zé Augusto marca uma consulta para Buba num especialista em hermafroditismo.

Capítulo 79: Zé Bento volta de Ilhéus e diz ao pai que assinou a ficha de inscrição no partido. Deocleciano conta e Lu que João Pedro vai ser pai. Sandra diz a Eliana que não quer nada de Inocêncio. Inácia diz a Teca que teve um sonho que o filho da menina seria um mulatinho. Buba e Zé Augusto transam. João Pedro conta da gravidez de Sandra a Zé Inocêncio e ele diz que não reconhecerá a criança como neta. Teodoro vai à casa de Sandra.

Capítulo 80: Teodoro pede à Dona Patroa que volte, mas ela se recusa. Mariana diz a Inácia que Inocêncio não vai deixar João casar com Sandra. João comenta com Deocleciano que vai pedir Sandra em casamento. Inocêncio pergunta a Teca se o filho que ela está esperando é de Venâncio mesmo. Teodoro vai jantar na casa de Tião. João pede Sandra em casamento. Tião diz a Joana que passará a cobrar a comida que dá a Teodoro. Eliana começa a fazer cobranças a Damião e ele diz que não volta mais. João diz ao pai que vai casar com Sandra.

Capítulo 81: Inocêncio diz que se João casar com Sandra, não o reconhecerá mais como filho. Lu comenta com João Pedro que o admira ainda mais por causa de sua atitude em relação à Sandra. Mariana pede a Inocêncio que não deixe o filho se casar. Sandra chama Rachid e Eliana para padrinhos. João pede a Padre Lívio que celebre o casamento no ex-bordel. Inocêncio diz ao padre que não aceita o casamento e o manda falar com Teodoro. Damião comenta com João que precisa matar Teodoro antes que o coronel acabe com o rapaz.

Capítulo 82: Padre Lívio conta a Teodoro que Sandra esta grávida e vai se casar. O coronel gosta da novidade. Zé Bento diz a Inocêncio que ele deveria pedir um dote de Sandra. Teodoro procura a mulher e a filha, dizendo que quer a reconciliação. Eliana manda Damião escolher entre ela e Ritinha. Dona Patroa resolve voltar para casa. João diz a Sandra que não quer Teodoro no casamento. Joaninha ameaça Teodoro de contar a todos que ele incitou Tião a matar lnocêncio.

Capítulo 83: Tião pede mantimentos fiados a Norberto e Rachid paga a compra. Teca diz a Inácia que Mariana não gosta do seu avô e sim de João Pedro. Buba pede a Zé Augusto mais tempo para se definir pela operação. Rachid elogia Dona Patroa e propõe que fiquem juntos. Ela se ofende e decide voltar para Teodoro. José Bento se oferece falar com Teodoro sobre o dote. Dona Patroa volta para casa. José Bento vai à casa de Teodoro e ele não aceita a proposta dos Inocêncio. Sandra diz a João que não vai casar vestida de noiva.

Capítulo 84: Teodoro diz a Dona Patroa que não vai passar as roças para o nome de Sandra e que irá ao casamento. Rachid afirma a Eliana que ela não tem direito sobre as terras de Venâncio. Neno e Pitoco deixam outro bilhete para Teca, dizendo que Du estava com eles. Durante o jantar, Teca comenta que Mariana gosta de João Pedro e fica um clima constrangedor. Inocêncio diz que se Mariana quer João, deve ir atrás dele. Inocêncio bebe demais e fica esperando Maria Santa aparecer na sala. Enciumada, Mariana afirma que vai deixá-lo.

Capítulo 85: Inocêncio diz que Mariana pode ir embora, mas ela volta atrás João Pedro diz a Zinho que está gostando de Sandra. Rachid conta a Sandra que não assumiu o primeiro filho de Marianinha. Ritinha garante a Damião que vai acertar as contas com Eliana. Inocêncio observa a Inácia que Mariana tem ciúmes de João. Joaninha conta a Dona Patroa que Teodoro está fazendo cobranças.

Capítulo 86: Damião diz a Eliana que já se decidiu. Norberto conta a Teodoro que Rachid pagou o fiado de Tião. lnocêncio chega na venda.Inocêncio e Teodoro discutem na venda. Damião pede que Eliana vá embora de Ilhéus. Teodoro briga com Tião e o tabaréu diz que não quer mais depender do patrão. Eliana diz a Sandra que volta para lutar por seus direitos. Mariana diz a Teca que quer ser amiga dela. Buba decide pela cirurgia. Teca diz que quer ir embora e lnocêncio não deixa. Teodoro pede a Dona Patroa para fingir que é quenga. Eliana volta para São Paulo e encontra Kika e Egberto na sua cama. Inácia pergunta novamente a Teca quem é Du.

Capítulo 87: Inácia diz a lnocêncio que Teca pode fugir da fazenda. Neno, Pitoco e Du vão até a casa de Buba, mas não encontram ninguém. Eliana diz a Kika e Egberto que quer um bom advogado. Inocêncio comenta com Teca que seu filho será “rei” daquele pedaço de chão. Zé Bento está desestimulado com a candidatura. Rachid diz a Norberto que está com saudades de Dona Patroa.

Capítulo 88: João Pedro leva Sandra para almoçar na casa dos padrinhos. Zé Bento diz ao pai que está gostando de Lu para valer pensando até em se casar.Teca diz a Lu que queria morar com Morena até o bebê nascer. Ritinha comenta tom Damião que ele poderia ter aulas com Lu. Egberto indica um advogado para Eliana. Buba faz a cirurgia e dá tudo certo. Teodoro propõe a Joaninha lhe dar Cr$ 20 milhões para que ela durma com ele e que, depois, pode ir embora da fazenda. Ela fica tentada pela idéia. Eliana descobre que não tem direito à herança. Mariana pede a Teca para não pensar mais em ir embora. Inácia diz a Teca que toda noite sonha com um menino pretinho .

Capítulo 89: Buba pede a Zé Augusto que escolha um novo nome para ela. Enciumada, Inácia não deixa Morena se aproximar de Teca. Teodoro diz a Tião que vai mandá-lo embora e pagará seus direitos trabalhistas. Depois, manda Dona Patroa fazer compras em Ilhéus. Lu vai a Ilhéus com Zé Bento. Ela compra tintas para pintar a escola e ele fica Intrigado como ela tem tanto dinheiro. Nono e Pitoco dizem a Buba que Du quer falar com ela.

Capítulo 90: Dona Patroa encontra Joaninha falando sozinha e pergunta à moça o que está acontecendo. Joaninha conta tudo sobre a proposta indecente a Dona Patroa. José Bento diz ao pai que está se dando um tempo para pensar se quer mesmo ser político. Padre Lívio e Inocêncio falam sobre um novo método contra “vassoura de bruxa”. Mariana leva Teca até a casa de Morena e a menina pede para morar lá. Neno diz a Buba que Du está sendo procurado pela policia. José Augusto pede que eles tragam Du à casa de Teca. Joaninha conta a proposta a Tião. Dona Patroa aceita a viagem a Ilhéus, Tião diz a Joaninha que vai embora.

Capítulo 91: Joana desfaz a trouxa de Tião. Mariana e Teca dormem na casa de Morena. Inocêncio pergunta a Zé Bento como tirar João do testamento. Teca diz a Morena que quer morar lá. Mariana e João Pedro fazem as pazes. Teca dorme no quarto de João. Inácia sonha de novo com o filho mulato de Teca e desconfia dela. Buba e Zé Augusto falam sobre Du. Mariana diz a Lu que Zé Bento gosta dela. E deseja que João e Sandra sejam felizes. Dona Patroa diz a Teodoro que vai para Ilhéus, mas fica na vila.

Capítulo 92: Tião pede Cr$ 20 milhões a Teodoro. Teodoro dá o dinheiro para Tião e espera por Joana na cama. Ela tenta ganhar tempo. Tião e Dona Patroa chegam a tempo de ver Teodoro de cuecas. Teca confessa a Inácia que o filho pode ser de Du, que era negro. Joana, Tião e Dona Patroa deixam a fazenda de Teodoro.

Capítulo 93: Sandra acolhe a mãe e a família de Tião. Eliana diz a Kika que está na miséria. Pitoco e Neno contam a Zé Augusto que Du foi preso novamente. Inácia diz a Teca que guardará segredo. Tião diz a Norberto que quer comprar uma roça.Norberto e Rachid dizem a Tião que o dinheiro não dá para comprar a terra. Sandra acomoda Joana e os filhos. Sandra mostra o vestido de noiva a Dona Patroa. Tião diz a Joana que vai procurar trabalho. João diz a Zinho que não pensa mais em Mariana. Teca lembra que o filho pode ser de Beto.

Capítulo 94: Teca volta de Ilhéus sem gesso. Inocêncio compra uma televisão. Lu e Zé Bento serão os padrinhos do noivo. Zé Augusto chama Buba de Isabela. Kika e Egberto se despedem de Eliana. Buba e Zé Augusto chegam à fazenda. Teca abraça Buba. Morena alerta Lu sobre Zé Bento. Eliana diz a Sandra que não tem direito à herança de Venâncio. Deocleciano se impressiona com Joana. Zé Augusto conta ao pai que Buba fez a operação. Buba conta a novidade a Teca. Rachid contrata Joana como cozinheira. Tião diz a Norberto que pensa em tentar a vida em outro lugar. Mariana e Buba ficam amigas. Zé Augusto chama Buba de Isabela. Zé Bento se declara para Lu. Eliana se faz de vítima e pede o apartamento a Inocêncio. Ele cede. Damião vai ver Eliana.

Capítulo 95: Damião e Eliana dormem juntos. Inácia diz a Ritinha que Eliana voltou. Tião está triste com o desemprego. Inocêncio diz a Zé Augusto que quer abrir um posto de saúde. Inácia e Teca decidem ir ao casamento de João. Padre Lívio diz a Dona Patroa que Teodoro pensa em vender a fazenda. Rachid quer comprar as roças de Teodoro. Tião pensa em invadir as terras. Zé Augusto conta ao pai que teve o diploma cassado. Inocêncio fica arrasado. Buba consola Zé Augusto. Zé Bento fica bêbado. Inocêncio decide ir ao casamento de João.

Capítulo 96: Padre Lívio diz a Inocêncio que Teodoro quer vender a fazenda. Eliana diz a Zé Bento que Kika tem outro. Lu ouve Zé Bento falar que hipotecou sua roça. Inocêncio desiste de ir ao casamento e diz que vai deserdar João. Inácia diz a Inocêncio que sabe quem matou Belarmino. Teca diz a Inocêncio que vai ao casamento. Zinho quer matar Teodoro e Damião vai ensiná-lo a atirar. Teodoro põe duas meninas para trabalhar em casa. Rachid se declara a Dona Patroa.

Capítulo 97: Norberto não vende as balas para Zinho. Dona Patroa diz a Sandra que quer nada com Rachid. Eliana ignora Damião. Inocêncio ainda quer deserdar João. Teca diz que Inocêncio ia matar Teodoro como matou o outro. Mariana pergunta a Inácia se Teca falava de seu avô. Inocêncio vai armado ao casamento. Eliana e Sandra trocam confidências. Lu diz a Morena que não confia em Zé Bento. Inocêncio quer ser sócio de Rachid na compra da fazenda de Teodoro. Norberto diz a Teodoro que tem comprador para sua terra.

Capítulo 98: Teodoro quer saber quem quer comprar a fazenda. Inocêncio cobra satisfações de Zinho. Os noivos comemoram o casamento no civil com um almoço. Inocêncio se ressente com o casamento. Norberto conta a Rachid que Teodoro ficou desconfiado. Tião vai fazer o altar para o casório. Padre Lívio discute questões sociais com Tião. Lu diz a João que Mariana e Inocêncio vão ao casamento. João diz a Zinho que só vai se casar com Sandra por causa do filho. Mariana se arruma para o casamento. Sandra escolhe Rachid para levá-la ao altar. Começa a cerimônia.

Capítulo 99: Inocêncio relembra seu casamento com Maria Santa. Mariana esconde a emoção. Sandra e João dançam a valsa. Mariana se imagina no lugar da noiva. Teodoro se embriaga em casa. Inocêncio, bêbado, chama Mariana de Maria Santa. Mariana diz que queria ser a quenga de João. Norberto chora, com saudades de Jacutinga. Dona Patroa e Sandra se despedem comovidas. Teca diz a Inácia que sonha com um boi dançando no meio de muita gente.

Capítulo 100: Zé Bento suplica um beijo a Lu. Sandra e João dormem no quarto de Morena. Dona Patroa e Eliana se sentem sozinhas. Ritinha e Damião se amam. Eliana decide esquecer Damião. Lu conta a Morena que é rica. Norberto acorda de ressaca. Inocêncio diz a Zé Bento que quer jogar Dona Patroa contra Teodoro. Zé Bento vai ao Rio vender o apartamento. Sandra e João visitam Inocêncio. João diz a Sandra que renegará o pai se ele não aceitar seu filho. Zé Augusto pensa em montar o pronto-socorro na casa de Rachid.

Capítulo 101: Dona Patroa e Eliana viram confidentes. Rachid vai a Ilhéus. Teodoro acorda de ressaca. Deocleciano diz a Padre Lívio que Inocêncio casou com Mariana para castigar João. Inocêncio pede desculpas a Padre Lívio. Eliana rejeita Damião. Tião diz a Joana que vai embora. Rachid pintou os cabelos. Sandra diz a Dona Patroa que Inocêncio não gosta dela. Padre Lívio promete a Bíblia a Tião.. Inocêncio desconfia de Zé Bento. João quer pagar a hipoteca do irmão e ficar com as roças dele. Dona Patroa reencontra Rachid.

Capítulo 102: Dona Patroa fica surpresa com a aparência de Rachid. Tião lê a Bíblia. João conta ao padrinho que Zé Bento hipotecou suas roças. Zé Augusto pede a Rachid para montar o pronto-socorro no casarão. Ele nega. Mariana diz a Teca que quer engravidar. Neco e Pitoco vão de caminhão para a Bahia. Sandra diz a João que Eliana gosta mesmo de Damião. Damião rejeita Ritinha. Eliana pensa em Damião. Dona Patroa dança com Rachid. Inácia fala com Buba sobre Du. Lu é irônica com Zé Bento. Damião vai ver Eliana.

Capítulo 103: Damião diz que mata Eliana e quem mexer com ela. Ritinha diz que mata Damião se ele a largar. Mariana vê lnocêncio limpando o rifle. Inocêncio se imagina matando Teodoro e levando um tiro no peito. Zé Bento diz a Zé Augusto que está endividado. Lu se queixa de Zé Bento para Morena. Eliana está com medo de Damião. Zé Bento incita Dona Patroa a reclamar sua parte nas terras. Padre Lívio toma a Bíblia de Tião. Inocêncio quer jogar Dona Patroa contra Teodoro. Neno e Pitoco pegam a estrada para a Bahia

Capítulo 104: Zé Bento diz a Lu que não quer defender Dona Patroa. Ele tenta beijá-la e ela se ofende. Inocêncio intima Zé Bento a ser advogado de Dona Patroa. Inácia tem um mau pressentimento com Zé Bento. Buba diz a Teca que Du está vivo. Buba quer engravidar. Teodoro expulsa Zé Bento de casa. Inocêncio nega o apartamento à Eliana. Zé Bento está com medo de Teodoro. Zé Augusto tenta dissuadir João de querer comprar as roças de Zé Bento. Na estrada, Zé Bento tenta atirar. Ele reclama com o pai que não lhe ensinaram a manejar a arma.

Capítulo 105: Inocêncio ensina Zé Bento a atirar. Damião não quer ver Ritinha. Teodoro vai ver Dona Patroa. Zinho continua revoltado com Zé Augusto por causa da morte do pai. Eliana ignora Damião. Damião pergunta a Tião o paradeiro de Eliana em São Paulo. Na casa de lnocêncio todos vêem TV. Damião surpreende Eliana no quarto e ela acaba cedendo. Ritinha se queixa com Inácia. Damião diz a Ritinha que vai com Eliana para São Paulo. Ritinha fica desconsolada. Deocleciano maneja o rifle de Damião. Eliana se despede de Sandra.

Capítulo 106: Damião e Eliana viajam para São Paulo. Rachid esta cada vez mais apaixonado por Dona Patroa. Zé Bento é frio com Lu. Inocêncio é informado sobre os testes para acabar com as “vassouras de bruxa”. Inocêncio usa Norberto como testa-de-ferro para comprar a fazenda de Teodoro e este o trata mal. Ritinha se insinua para Zé Augusto. Damião e Eliana comem pizza e assistem a um bang-bang na TV. Inácia sonha que Teca teve uma menina branquinha. Neno e Pitoco, na estrada, lembram o nome de Zé Venâncio.

Capítulo 107: Lu diz a Morena que não se importa com a frieza de Zé Bento. Teodoro chama Joana para viver com ele. Teca esta feliz com o sonho de Inácia. Neno e Pitoco passam por lnocêncio na estrada. Tião se sente humilhado ao ver a mulher empregada. Norberto fala com Zé Augusto sobre os testes nas plantações. Damião veste roupa social. Inocêncio ficou impressionado com os testes. Rachid não deixa Dona Patroa fazer negócio com lnocêncio, que quer assegurar metade das terras de Teodoro por um preço baixo. Sandra passa mal.

Capítulo 108: Morena faz um chá para Sandra. Zé Augusto fala com Zé Bento sobre os testes nas plantações. Inocêncio conta aos filhos que o pai de Teodoro invadiu suas terras no passado. Rachid abre o olho de Dona Patroa sobre a intenção de Inocêncio. Lu briga com Zé Bento. João leva Sandra ao médico. Eliana fala com Damião sobre o vexame que ele deu no restaurante. Depois, cozinha para ele. Ritinha está triste. Zé Augusto vai falar com Zinho sobre a morte de Jupará. Padre Lívio leva Neno e Pitoco para a casa de Inocêncio.

Capítulo 109: Zé Bento pinta a escola com a ajuda de Tião. Zé Augusto volta para casa desolado após tentar conversar com Zinho. Padre Lívio, Neno e Pitoco chegam à casa de Inocêncio. Teca, emocionada, abraça os amigos. As crianças ajudam a pintar a escola. Norberto dá ideias para a campanha política de Zé Bento. Teca diz que os amigos vieram para ficar. Buba e Zé Augusto estão apreensivos. Lu se emociona ao ver que Zé Bento pintou a escola. Inocêncio pergunta aos meninos onde eles conheceram Zé Venâncio. Lu beija Zé Bento. Inocêncio pergunta a Neno e Pitoco se Teca tinha um namorado. Sandra e João voltam felizes do médico. Teodoro procura Dona Patroa.

Capítulo 110: Padre Lívio, Zé Augusto e Inocêncio discutem problemas sociais. Neno e Pitoco contam a Teca que Du está vivo. Inocêncio diz a Padre Lívio que ele escolheu a profissão errada. Inácia fica cúmplice dos meninos. Inocêncio não gosta de saber que Zé Bento passou o dia pintando a escola. Inácia diz a Teca que Inocêncio deveria saber de Du. Teca ameaça ir embora. Inácia promete a Teca não contar nada sobre Du a Inocêncio. Padre Lívio, Neno e Pitoco pisam o cacau.

Capítulo 111: Tião se queixa da vida para Norberto. Neno e Pitoco dizem a Teca que não querem ir embora da fazenda. Damião dá vexame no restaurante. Eliana lhe diz que foi um erro tê-lo levado para São Paulo. Ritinha sente falta de Damião. Este junta suas coisas para voltar à fazenda de Inocêncio. Eliana lhe propõe ser sua amante. Tião pede à professora para deixar seus filhos estudarem na escola. Zé Bento tenta agarrar Lu no carro.

Capítulo 112: Lu diz a Zé Bento que é virgem. Morena diz a Sandra que João está gostando dela. Buba diz a Teca para tomar cuidado. Ritinha se impressiona com a mudança de Mariana. Inocêncio quer levar Teca para fazer a ultrassonografia e ela recua. Zé Augusto desconfia de Teca. Damião volta a Ilhéus. Neno e Pitoco convidam Teca para passear de charrete. Zé Bento observa Lu dar uma aula. Zé Bento pede desculpas a Lu. Damião aparece para Ritinha. Teca e os meninos chegam à casa onde morou Maria Santa.

Capítulo 113: Teca incorpora Marianinha e diz que Belarmino foi quem a engravidou. Rachid confirma a Sandra que seu avô mandou escalpelar Inocêncio. Teca diz a Neno e Pitoco que era Marianinha. Ritinha perdoa Damião. Teca diz aos amigos que foi tudo brincadeira e pede para eles não contarem nada. Sandra conta a Morena que o filho de Marianinha sumiu no mundo. Inocêncio dá uma bronca em Damião. Teca conta a Inácia que foi à casa do Pai Boi. Zé Bento decide voltar a ser frio com Lu. Norberto quer contratar Lurdinha como cozinheira.

Capítulo 114: Padre Lívio incentiva Lurdinha a trabalhar para Norberto. Eliana diz a Dona Patroa e a Rachid que voltou a Ilhéus para ficar. Ela pensa em arranjar um coronel rico. Tião continua sonhando com uma terrinha. Morena diz a Zinho que acha que Lu vai embora. Ritinha e Damião matam a saudade. Teca conta a Inácia o que aconteceu na casa do Pai Boi. Morena está encafifada com Teca. Teca diz que viu quem matou Belarmino. Norberto está satisfeito com Lurdinha. Eliana se insinua para Teodoro e diz que ele é um homem bonito.

Capítulo 115: Teodoro volta feliz da vida para casa, pensando em Eliana. Rachid abre uma caderneta de poupança para Joana. Depois, compra meias para Dona Patroa. Zé Bento diz a Zé Augusto que Lu é virgem. Padre Lívio diz a lnocêncio que Lu quer ir embora. Sandra e Morena tentam fazer Lu muda de ideia. Teca pede a Mariana para falar de Belarmino. Mariana dá uma bronca em Inácia. Zinho se impressiona com Lurdinha.

Capítulo 116: Neno e Pitoco estão contando a Teca que voltaram à casa do Pai Boi e lnocêncio ouve o fim da conversa. Neno e Pitoco despistam Inocêncio. Dona Patroa pensa em se entregar a Rachid. Ela diz a Eliana que não quer mais saber de Teodoro. Joana fica feliz com a caderneta de poupança. Zinho diz que gostou de Lurdinha. Deocleciano fala com João sobre a cura da “vassoura de bruxa”. Inocêncio reclama dos filhos. Teodoro leva Eliana à sua casa, diz que não matou Venâncio e lhe faz confidências.

Capítulo 117: Dona Patroa e Joana ficam furiosas com Eliana. Lurdinha faz comida árabe para Rachid. Eliana enfrenta Dona Patroa e está feliz com seus planos. Damião relata aos tabaréus sua viagem a São Paulo. Ritinha está nas nuvens. Zé Augusto instala um decodificador na TV. Buba fica furiosa com ele. lnocêncio pisa o cacau com Damião e pergunta sobre suas mortes.

Capítulo 118(v1): Lurdinha serve Zinho, João e Deocleciano. Inocêncio cobra de Zé Bento o dinheiro da venda do apartamento. João levanta o dinheiro para ajudar Zé Bento, em troca da hipoteca. Lu está decidida a ir embora. Eliana conversa com Dona Patroa sobre Teodoro. Norberto diz a Padre Lívio que ele está cutucando os coronéis com vara curta.

Capítulo 118(v2): Teca sente as dores, mas são gases. João quer saldar a dívida da hipoteca. Rachid está com ciúmes de Dona Patroa. Eliana e Dona Patroa fazem as pazes. Teca diz à Buba que não quer Inocêncio na maternidade. Buba desconfia. Neno e Pitoco pensam em ajudar Teca a ter o filho longe da fazenda. Teodoro chama Eliana para viver com ele. Buba e Zé Augusto vão contar a Inocêncio a verdade sobre Teca. Santinha aparece para Teca.

Capítulo 119: Inocêncio sai à procura de Teca. Teodoro beija Eliana. Inocêncio briga com Teca. Neno e Pitoco estão tristes porque sabem que vão ter de ir embora. Deocleciano leva os dois para sua casa. Teca diz a Inácia que quer ter o filho na casa do Pai Boi. Zinho paquera Lurdinha. Tião fica constrangido por estar desempregado. Morena dá comida para Neno e Pitoco.

Capítulo 120: Teca conta a Inácia sobre a aparição de Santinha. Inácia pensa em ir à casa do Pai Boi com Teca. Eliana se muda para a casa de Teodoro. Dona Patroa fica magoada. Joana se arrepende de não ter aceitado viver com ele. Damião fala sobre São Paulo com Ritinha. Eliana e Teodoro têm a primeira noite de amor. Rachid conforta Dona Patroa e ela diz que queria cair nos seus braços.

Capítulo 121: Padre Lívio fala contra o celibato. Lu vai para casa rever a família. Zé Bento vai forçar um acordo com Teodoro. Eliana pede a Teodoro que acerte tudo com Dona Patroa. Zé Bento quer que Tião e Joana testemunhem contra Teodoro. Inácia vai á casa do Pai Boi e encontra Quitéria. Esta lhe diz que está chegando a hora de Inocêncio e que Neno ou Pitoco é o filho reencarnado de Morena. Buba e Zé Augusto vão se casar e querem adotar Teca. Lu chega à mansão dos seus pais.

Capítulo 122: Inácia conta a Morena sobre a visão. Inocêncio se irrita com a ausência de Inácia, Sandra ajuda Morena a se recuperar do choque. Inácia diz a Teca que seu filho nascerá preto. Teca foge. Morena conta a revelação para, Deocleciano. Todos se preocupam com a fuga de Teca. Teca sente as dores do parto. Inocêncio procura Teca na casa de Morena.

Capítulo 123(v1): Maria Santa leva Teca para a casa de Morena. Sandra e Morena se preparam para fazer o parto. Deocleciano olha para Neno e Pitoco e pensa qual dos dois pode ser seu filho. Inácia aparece para ajudar Teca. Inocêncio vai atrás. Zé Augusto diz a Buba que o filho de Teca deve ser negro. Maria Santa incentiva Teca a ter o filho. Nasce o bebê. Maria Santa diz a Inocêncio que ele é mais do que seu neto. Morena chama Inocêncio para entrar no quarto.

Capítulo 123(v2): Morena diz que é um menino. Inácia diz a Teca que ele é rosadinho. Morena diz que Neno se parece com Deocleciano. Maria Santa diz a lnocêncio que só volta para buscá-lo. Ela pede que a santa vá para a capela. Inácia conta a Padre Lívio que o bebê é mulatinho. Zinho vai ver Lurdinha. Inocêncio pede a Padre Lívio para ver o bebê. Inácia repreende Inocêncio por ele enjeitar o filho de João. Padre Lívio manda Teca batizar a criança.

Capítulo 124: Zé Bento diz a Norberto que hipotecou as roças. Inocêncio leva o neto para casa. Padre Lívio quer fazer uma novena para a santa. Inocêncio chega com o neto. Inocêncio se lembra da chegada da santa. Padre Lívio encabeça a procissão que leva a santa da casa de Inocêncio. Morena não deixa Neno e Pitoco irem embora. Dona Patroa está em paz porque Teodoro não a importuna mais. Zinho briga com Norberto.

Capítulo 125(v1): Pitoco e Neno se vestem como fazendeiros. Inocêncio sai para batizar o neto. Tião conta a história do nascimento de Cristo para as crianças. Eliana encontra Damião e os dois se amam. Damião reclama da vida para Ritinha.

Capítulo 125(v2): Teodoro e Eliana se amam. Lu volta de São Paulo. Neno e Pitoco visitam Teca. Inocêncio entrega a certidão de nascimento para Teca. Lu diz a Inocêncio que continua a dar aula. Zinho briga com João. Padre Lívio desconfia do interesse de Norberto por Lurdinha. Inocêncio está contente com o preço do cacau. João vai colher o cacau das roças de Zé Bento. Morena conta a João a revelação de Inácia. Inocêncio vai para a sala, à espera de Maria Santa. Mariana fica arrasada. Ele vai atrás dela no quarto. Ritinha diz a Inácia que Damião quer ir embora.

Capítulo 126: Inocêncio é carinhoso com Mariana. Buba e Zé Augusto vão a Ilhéus para se casar. Zé Bento vai vender as roças para João. Mariana e Buba fazem compras. Lu está com pena de Zé Bento. Inácia diz a Teca que ela é neta de Marianinha, filha do filho que ela esperava quando casou com Rachid. Teodoro se sente inseguro com Eliana. Rachid dá uma rosa a Dona Patroa. Tião diz que vai catar ouro. Padre Lívio bebe e diz que não quer ser mais padre. Teca dá um chocolate para Inocêncio.

Capítulo 127: Teca pergunta a Inocêncio se ele gosta de Mariana. Norberto não deixa João contratar Lurdinha. Zé Bento diz a Zé Augusto que vendeu as roças para João. Zé Bento conta ao pai que vendeu as roças porque estava nas mãos de João. Inocêncio manda Zé Augusto chamar João. Este manda dizer que o negócio está fechado. Joana pede a Lurdinha para lhe ensinar a fazer comida árabe. Zé Bento não consegue convencer João a voltar atrás e diz que vai embora. Tião fala em voltar ao mangue. Inocêncio resolve procurar João.

Capítulo 128: João enfrenta o pai. Inocêncio manda Zé Bento assinar a escritura. Este e Zé Augusto decidem ir embora. Inocêncio busca consolo no neto. Morena diz que Neno e Pitoco foram embora. Eliana cansa Teodoro de tanto fazer amor. Zé Augusto quer saber o que aconteceu com seu diploma. João emprega Tião. Teca diz a Mariana para não tomar as dores de João. Zé Bento entrega a escritura para João e diz que não é mais seu irmão. Inácia diz que Inocêncio será enterrado quando o facão ao pé do jequitibá for engolido pela terra.

Capítulo 129: Zé Bento não acredita nas histórias de Inácia. Mariana defende João. Teca receia que Neno e Pitoco tenham ido buscar Du. Teodoro acorda pintado de palhaço. Damião tem ciúmes de Teodoro. Joana não quer largar o emprego de cozinheira. Lu tem pena de Zé Bento ao saber que ele está trabalhando na roça. Deocleciano deixa de trabalhar para Inocêncio e fica arrasado. Ritinha quer convencer Damião a não ir embora. Tião está feliz com o emprego. Zé Bento pede desculpas ao pai e diz que ele está defendendo o filho errado.

Capítulo 130: Deocleciano toma um porre. Tião e Joana voltam a ficar mais íntimos. Inocêncio vai para a lida. Mariana se pergunta como pode gostar de dois homens ao mesmo tempo. Padre Lívio diz á Morena que Neno e Pitoco foram para Salvador. Depois, vai cobrar de Inácia a historia sobre o filho reencarnado. Teodoro diz á Dona Patroa que ela só tem direito a uma pensão. Lu e Sandra confortam Morena. Eliana diz a Teodoro que não quer se casar com ele. Zé Augusto descobre que seu diploma não foi cassado.

Capítulo 131: Inocêncio fica feliz ao saber que Zé Augusto não teve o diploma cassado. Buba e Zé Augusto se casam no civil. Padre Lívio batiza o filho de Teca na capela. Deocleciano lamenta não ter sido convidado para as cerimônias. Dona Patroa cobra satisfações de Zé Bento. Este é agressivo com ela. Damião visita Eliana e os dois se amam. Ele fala em matar Teodoro. João demite Tião. Este desaparece. Teodoro volta com um presente para Eliana. Inocêncio dá uma bronca em Damião. Morena sente a falta de Neno e Pitoco. Teca vê na TV que Du foi assassinado em matança de menores.

Capítulo 132: Inácia consola Teca. Tião chega em casa e conta para Joana que dormiu no mato. Lu diz para Morena que não quer saber de Zé Bento. Mariana comenta com Inácia que acha que Netinho está ficando escurinho e Inocêncio, desconfiado. Tião some de casa. Rachid anuncia que vai embora. Eliana fala para Teodoro que quer casar de papel passado.

Capítulo 133: Iolanda e Rachid se amam. Teodoro pede a Eliana para se vestir como Dona Patroa. Ela se nega, mas aceita pôr uma roupa de Joana. Iolanda confessa para Rachid nunca foi tão feliz. Tião cata caranguejos no mangue. João quer que Sandra faça o parto em Salvador, para não morrer como Maria Santa. Iolanda conta para Sandra que está vivendo com Rachid. Padre Lívio consola Joaninha e se sente atraído por ela. Eliana expulsa Damião de sua casa para que Teodoro não o veja. Rachid e Dona Patroa vão visitar Inocêncio.

Capítulo 134: O coronel avisa o libanês para tomar cuidado com Teodoro. Teodoro diz a Eliana que matará Rachid se estiver vivendo com Iolanda. Rachid diz a Iolanda que vai mandar matar Teodoro. Iolanda diz para Rachid que não quer perdê-lo. Padre Lívio tenta falar sobre João Pedro com Zé Inocêncio, mas ele se recusa. Inácia diz para Teca que se ela for embora irá junto. Padre Lívio conversa com José Inocêncio e indaga se foi ele mesmo que matou Belarmino. Teca conta para Inácia que viu Inocêncio matando Belarmino. Mariana ouve e desmaia. Padre Lívio pergunta a Inocêncio se ele ama Mariana e ele responde que nunca esqueceu Maria Santa. Damião vai visitar Eliana e os dois vão para o quarto. Teodoro chega na fazenda. Inocêncio diz para Padre Lívio que ele está apaixonado. Mariana foge de casa.

Capítulo 135: Inocêncio diz que não vai atrás de Mariana. Padre Lívio vai procurar por Mariana na casa de Deocleciano. Eliana e Teodoro conversam enquanto Damião está escondido debaixo da cama. Eliana leva Teodoro para tomar banho e Damião foge. Sandra pede a João Pedro para ir para Salvador. Padre Lívio encontra Mariana na estrada e a leva para a casa de Jacutinga. Padre Lívio conta que encontrou Mariana, mas Inocêncio diz que não vai procurar a mulher. Inácia diz para Ritinha que Mariana é a terceira tocaia do coronel.

Capítulo 136: Morena conta a Lu que Sandra decidiu ir com João a Salvador para afastá-lo de Mariana. Norberto diz que a fuga de Mariana vai cair na boca do povo. Inocêncio não deixa ninguém ir atrás de Mariana. Deocleciano vai visitar Inocêncio e este o expulsa. Mariana diz a Padre Lívio que se casou com no Inocêncio por ódio. Inocêncio diz a Padre Lívio que matou Belarmino. Zinho diz a Deocleciano que João é capaz de botar chifre no pai. Mariana fala com Joana sobre o diabo da garrafa.

Capítulo 137: Inocêncio pensa em dar o capeta a alguém. Buba, Zé Augusto e Zé Bento falam sobre a amargura de Inocêncio. Inácia diz a Teca que Mariana ouviu a conversa sobre Belarmino. Mariana pensa em vingança. Inocêncio não quer que a família tenha pena dele. Zinho diz a Lu que Lurdinha já foi professora. Teodoro diz a Eliana que Mariana deixou Inocêncio. Tião volta do manguezal. Teca não quer ser adotada por Buba. Eliana procura Mariana. Padre Lívio não convence Inocêncio a buscar Mariana. Mariana vai falar com Teodoro sobre a morte de seu avô Belarmino.

Capítulo 138: Inocêncio pede a carta de Marianinha a Rachid. Teodoro conta sua versão a Mariana. Inocêncio leva Tião para a fazenda. Joaninha é afetuosa com Padre Lívio. Inocêncio dá o diabinho da garrafa a Tião em troca da carta de Rachid. Este começa a sonhar. Zé Bento reclama com Inocêncio por ele ter dado um burro a Tião. Tião esconde o cramulhão. Inácia diz a Inocência que o boi está voltando para lhe buscar. Tião diz a Padre Lívio que vai enricar. Teca vê Inocêncio ensanguentado. Ele aparece e ela o abraça.

Capítulo 139: Teca conta a Inocêncio que o viu matando Belarmino. Joana se sente atraída por Padre Lívio. Padre Lívio reza para resistir. Tião conversa com o cramulhão. Damião diz a Inocêncio que Mariana tem ido à casa de Teodoro e diz que ele não tem mais o corpo fechado porque o diabinho saiu de casa. Sandra vai para a maternidade. Lu diz a Zé Bento que podia ter lhe emprestado o dinheiro para saldar as dividas. Este lamenta ter perdido Lu. Nasce a filha de João. Eliana diz a Mariana que Damião pode matar Teodoro e Inocêncio.

Capítulo 140: Sandra e João chegam com a filha. João tem esperanças de reatar com o pai. Damião conta a Inácia que a menina nasceu. Tião diz a Inocêncio que não achou a carta e este ameaça pegar o diabinho de volta. Deocleciano relembra o nascimento de seu filho. João escolhe Deocleciano e Morena para padrinhos de sua filha. Zé Bento diz a Inocêncio que Lu é rica. Teca conta que Sandra teve uma menina. Inocêncio não quer ouvir falar da menina. Joana ameaça deixar Tião se ele roubar a carta de Rachid. Dona Patroa vai ver a neta.

Capítulo 141: Inocêncio volta a expulsar Deocleciano. Eliana busca Mariana para fazer compras em Ilhéus. Rachid vai falar com Inocêncio sobre a neta e este o destrata. Padre Lívio elogia Joana. Esta o convida para almoçar e ele recusa. Zinho conta a todos que o povo está desconfiado da cor de Netinho. Inocêncio pergunta a Teca se ela não se envolveu com outro homem. Ela finge ficar ofendida. Inocêncio está encafifado com a cor da criança e pede que Maria Santa lhe apareça de novo. Padre Lívio decide falar com Inocêncio sobre sua neta.

Capítulo 142: Inocêncio não deixa Padre Lívio falar sobre a neta. Dona Patroa conta a Teodoro que Sandra teve uma menina, mas ele desdenha. Zinho namora Lurdinha. Joana diz que Padre Lívio tem cara de Jesus Cristo. Ele se diz apaixonado. Rachid nota que mexeram em seu armário. Teodoro pensa em mandar matar Rachid. João diz a Zinho que está com pena de Mariana. Inocêncio não quer saber dela. Teca diz a Buba que Inocêncio está desconfiado do neto. João quer registrar a filha com o nome de Maria Santa Inocêncio.

Capítulo 143: Joana briga com Tião porque ele mexeu no armário de Rachid. João vai a Ilhéus registrar a filha e Mariana vai com ele. Inocêncio continua desconfiado da cor do neto. Mariana e João se beijam. Zinho conta a Zé Bento que o povo anda falando sobre a cor de Netinho. Mariana pede a João para fazer amor com ela, mas ele se recusa e a deixa na estrada. Zé Bento conta ao pai a prosa com Zinho. Inocêncio dá uma prensa em Inácia, manda chamar Teca e demite Ritinha. Padre Lívio diz a Inocêncio que o menino é mulato.

Capítulo 144: Inocêncio fica furioso ao descobrir a verdade sobre o neto. Teca, nervosa, espera por Buba. Dona Patroa lembra a Mariana que João é casado. Padre Lívio vai à casa de Morena e fala sobre o neto de Inocêncio. Eliana quer fazer uma visita a Sandra. João volta com a certidão da filha e Deocleciano fala sobre netinho. Dona Patroa pede a Rachid para mandar Mariana embora. João diz a Sandra que não vai deixá-la nunca. João tem pena do pai. Padre Lívio pede pousada a Joana. Inocêncio chama Teca e Buba para conversar.

Capítulo 145: Buba conta a verdade para Inocêncio. Este se sente enganado e fica magoado com a farsa. Buba diz a Teca que está aliviada. Inocêncio diz a Teca que não quer deixá-la desamparada. Inocêncio manda chamar Ritinha de volta e fica indiferente com todos. Inácia diz a Teca que Inocêncio nunca amou Mariana. Mariana pede outro beijo a João e ele vai embora. Lurdinha quer casar com Zinho. Morena alerta Sandra sobre Mariana. Eliana chama Mariana para fazer uma visita a Sandra.

Capítulo 146: Padre Lívio encontra Joana. Joana e Padre Lívio despistam a emoção. Ela diz que está cansada dessa vida. Inocêncio puxa a arma para Teodoro. Teodoro fica sabendo que Eliana se encontra com Damião. Mariana e Eliana vão à casa de João e ele as manda embora. Inocêncio conta a Damião o encontro com Teodoro. Damião entende a conversa como uma ordem para matar Teodoro. Teodoro sonda Eliana sobre Damião e ela diz que o matador está interessado em Mariana.

Capítulo 147: Joana acha o cramulhão e quebra a garrafa. Inocêncio sente uma dor no peito. Inácia faz um chá para Inocêncio. Zé Bento lhe diz para fazer exames, mas ele resiste. Tião inventa uma história para explicar a Inocêncio o sumiço do diabinho. As galinhas comem os restos do cramulhão. Joana manda Padre Lívio embora. Sandra diz a Morena que João não a ama. Inocêncio desculpa Tião, que volta a sonhar com um pedaço de chão.

Capítulo 148: Dona Patroa abre uma conta no banco. Tião diz que vai correr o mundo e confia Joana a Padre Lívio. Sandra pergunta a João sobre Mariana. Ele desconversa. Teodoro é paternal com Mariana. Damião decide matar Teodoro. Teca diz para Inocêncio que ele não quer mais saber do netinho. Teodoro leva mariana de volta para a casa de Jacutinga. Mariana diz para Rachid que se precisar, vira uma quenga. Zé Bento tenta abrir o cofre de Inocêncio enquanto ele anda por suas terras e pensa em sua vida e no seu futuro.

Capítulo 149: Zé Bento consegue abrir o cofre e encontra escrituras de casas na Bahia e Prédios em São Paulo e no Rio. Deocleciano diz para João que ele alerte Zé Bento. Zé Augusto e Zé Bento ficam preocupados com as atitudes de Inocêncio. Sandra desconfia da ausência de João. Lurdinha e Zinho informam Norberto sobre o namoro, mas ele não recebe bem a notícia. João vai à casa de Jacutinga e encontra Mariana. Norberto e Lurdinha conversam e ele diz que deixa todas as suas posses para ela caso se case com ele.

Capítulo 150: Dona Yolanda alerta Mariana sobre Teodoro. Padre Lívio resolver dormir mais uma vez na casa de Jacutinga e conversa com Tião. Inocêncio retorna à fazenda e anuncia que pretende viajar. Zé Bento e Zé Augusto informam ao pai que Mariana está saindo com Teodoro. Inocêncio não recebe bem a informação e manda chamar Damião. Eliana chama Mariana para dar uma volta e diz que João estará esperando por ela. Teodoro procura Eliana e Mariana por suas terras. João e Mariana se encontram.

Capítulo 151: João tenta resistir, mas acaba cedendo e beija Mariana. Depois, se sente culpado e foge. Enquanto isso, Inocêncio encontra Teodoro em suas terras e o expulsa de lá, mas antes que ele pudesse sair, Eliana e Mariana aparecem e os três partem juntos. Inocêncio e Padre Lívio conversam. Durante a conversa, Inocêncio diz ter errado ao casar com Mariana e admite não conseguir esquecer Maria Santa. Ele ainda pede que o padre seja testemunha de seu testamento.

Capítulo 152: Zé Augusto e Zé Bento se desentendem. Sandra desconfia da traição de João e quer deixa-lo, levando consigo sua filha. Tião discursa para os tabaréus. Ao saber disso, Norberto conta o fato para padre Lívio e diz que os coronéis podem não gostar disso. Enquanto isso, Sandra diz para João que já sabe de tudo. Ele tenta conversar com ela, mas a vontade dela de partir é muito grande.

Capítulo 153: Lourdinha confessa para Zinho que seu Norberto ofereceu deixar tudo para ela caso ela aceite ser sua esposa. Teodoro se insinua para Mariana e Eliana se ofende. Enquanto isso, Rachid diz para Dona Yolanda que sente muita pena de Mariana e que acha que Zé Inocêncio está ficando meio “Lélé da cuca”. Padre Lívio vê Joana no meio da noite e diz que ela deve seguir seu coração, mas sabendo que é pecado, ele se imagina como Jesus sendo crucificado por seus pecados.

Capítulo 154: Inocêncio comunica que vai viajar, mas não diz seu rumo. Ele deixa Zé Bento responsável pelas funções da fazenda e pede que Inácia cuide de seu neto. Sandra continua desconfiando de João. Teodoro chama Damião para conversar em sua fazenda. O coronel oferece um serviço para o matador e pergunta qual seria seu preço. Ele aceita e diz que só fará o serviço se receber parte do pagamento adiantado. Após a conversa, Damião conta toda a história para Deocleciano e os dois pensam num plano para se vingar do coronel. Tião é espancado a mando de Teodoro.

Capítulo 155: Padre Lívio diz para Joana que está em pecado por cobiçar a mulher do próximo. Ele confessa que já pediu a seus superiores que o troquem de localidade. Dona Yolanda diz para Sandra que ela não deve mais se preocupar com Mariana, pois ela a expulsou da casa de Jacutinga. O caminhão de João quebra na estrada e Mariana oferece ajuda. Os dois acabam indo juntos para um hotel.

Capítulo 156: Mariana se sente sozinha e assustada no hotel. Ela pede para dormir nos braços de João para que possa se sentir segura. Zé Bento é repreendido por Inácia por tentar se passar pelo pai em sua ausência. Damião e Deocleciano preparam a tocaia para Teodoro. Deocleciano atira. Teodoro fica largado no chão sangrando, mas se levanta e consegue voltar ao seu carro. Morena desconfia que Deocleciano esteja lhe escondendo algo.

Capítulo 157: Teodoro chega ao hospital e é levado para a mesa de operação. Zé Augusto é quem fará a cirurgia, mas quando está prestes a começar, ele lembra que o coronel é o principal suspeito de matar seu irmão. Após a operação, Zé Augusto vai dar a notícia para Dona Yolanda, Sandra e os demais. João conta para Sandra que ele dormiu num hotel com Mariana e Sandra fica furiosa.

Capítulo 158: Zé Bento pergunta se Damião teve alguma culpa no atentado ao coronel Teodoro. Damião nega, mas o patrãozinho acha que ele deve ir embora da fazenda. As suspeitas do atendado caem sobre Tião e ele é levado de casa pela polícia, mas padre Lívio e Rachid vão à delegacia para solta-lo. Zé Bento diz que todos devem ter cuidado caso Teodoro sobreviva. Padre Lívio conversa com Joana.

Capítulo 159: Tião está envergonhado por ter sido levado algemado. Padre Lívio conversa com ele para acalma-lo. Depois, os dois conversam sobre as terras e Joana escuta de longe. Teodoro sai do hospital e volta para sua fazenda. Mariana tenta se desculpar com Zé Augusto. Um delegado faz perguntas para Zé Bento sobre seu pai. Depois, o delegado vai ter a mesma conversa com João Pedro e com Norberto. Nesta última conversa, o delegado revela que soube sobre o dia em que Inocêncio puxou uma arma para Teodoro.

Capítulo 160: O delegado continua seu roteiro de interrogatórios e vai conversar com Rachid e Dona Yolanda. Teodoro pede explicações a Damião sobre o acontecido na estrada e o clima fica tenso entre os dois. Zé Bento acusa João de ter dormido com Mariana e ele parte para briga, mas Zé Augusto impede o confronto. Sandra diz que não desconfia mais de João. Deocleciano conta a verdade para Morena. Deocleciano se justifica para Morena e diz que Teodoro quer matar José Inocêncio. Zê Augusto se arrepende de ter operado Teodoro. Damião diz a Ritinha que tem de terminar o serviço. Netinho tem febre e Zé Augusto lembra que ele não foi vacinado.

Capítulo 161: Deocleciano e Damião conversam sobre como terminarão o serviço. Inocêncio, em Goiás, quer comprar a fazenda da viúva Aurora. O delegado interroga Teodoro e ele pede providências. Inocêncio chama Aurora para jantar. Eliana diz a Mariana que Inocêncio deve pagar pela morte de Belarmino. Mariana discute com Eliana. Aurora está impressionada com Inocêncio. Zé Augusto diz a Buba que desconfia do pai. Aurora e Inocêncio se amam.

Capítulo 162: Buba cozinha para Zé Augusto. Zé Bento resolve dispensar alguns funcionários do pai em sua ausência. Norberto diz a Rachid que Padre Lívio está estranho. Tião conta ao padre como matou o sujeito que mexeu com Joana. Padre Lívio diz que também seria capaz de matar ou morrer se tivesse uma Joana. Joana se confidencia à Dona Patroa. Aurora diz que vende a fazenda se Inocêncio ficar com ela ou a levar para Ilhéus. Inocêncio só quer falar de negócios. O gerente do banco diz a Rachid que Inocêncio está negociando em Goiás. Inocêncio compra a fazenda. Zé Augusto e Zé Bento falam sobre a viagem do pai. Deocleciano conta a novidade a João. Teodoro é informado dos negócios de Inocêncio. Damião e Deocleciano decidem esperar mais um tempo para matar Teodoro.

Capítulo 163: Zé Bento acha que Inocêncio quer se mudar para Goiás. Padre Lívio decide ir embora. Norberto descobre a razão da fuga do padre. Lu recebe uma carta e fica feliz. Joana se desespera com a atitude do padre. Dona Patroa diz a Norberto para ele não espalhar nada. Inocêncio se muda do hotel para a fazenda. Ele negociou com Aurora seu apartamento do Rio. João paga a Zé Bento o restante da compra das roças.

Capítulo 164: Zé Bento quer investir em boiada. Norberto flagra Zinho e Lurdinha na cama. Joana está triste. Norberto perdoa Lurdinha e deixa ela ir com Zinho. Inocêncio e Aurora vão para a cama. Aurora se diz apaixonada. Zinho apresenta Lurdinha a Morena. Teodoro sai em busca de Eliana. Eliana e Damião estão na cama de Ritinha. Teodoro procura por ela. Lu quer passar um teste para Lurdinha. Ritinha flagra Damião e Eliana, mas não deixa que eles a vejam. Inácia descobre que Padre Lívio está apaixonado. Teodoro vê Tião fazer um sermão para seus empregados e o expulsa.

Capítulo 165: Ritinha conta o que viu para Inácia. Norberto diz a Tião que o padre foi embora. Teodoro faz queixa de Tião ao delegado. Ritinha se insinua para Zé Bento. Morena e Sandra dizem que Lu está vivendo seu primeiro amor. Lu incentiva Lurdinha e Zinho a estudar. Damião se preocupa com a demora de Ritinha. Esta recebe Zé Bento no antigo quarto de Inácia. Deocleciano e João dizem a Zinho que ele tem de casar com Lurdinha.

Capítulo 166: Ritinha e Zé Bento fingem que nada aconteceu. Joana continua infeliz com a ausência do padre. Inocêncio chega de viagem e procura o delegado. Este diz que ele está sob suspeita. Inocêncio cobra dos filhos o atentado contra Teodoro. Inocêncio procura João e Sandra aparece na sala com Santinha no colo. Inocêncio rejeita a neta. Damião diz a Inocêncio que atirou em Teodoro e conta que o coronel o contratou para matá-lo. Inocêncio diz a Zé Augusto e a Zé Bento que comprou uma fazenda em Goiás. Damião vai buscar Ritinha, mas ela não vai. Damião diz a Deocleciano para alertar Zé Bento, que pode sofrer um atentado por andar dormindo com as meninas da roça. Lu escreve um soneto para Inocêncio.

Capítulo 167: Inácia flagra Ritinha e Zé Bento juntos. João e Deocleciano pensam em se entregar ao delegado para inocentar José Inocêncio. Inácia dá uma bronca em Ritinha. Tião fala em voltar ao mangue. Deocleciano conta a João que atirou em Teodoro. Zé Bento discute com o delegado. Damião procura Eliana. Deocleciano conta a João que, no passado, Inocêncio se recusou a dormir com Morena por lealdade a ele. Inocêncio manda Zé Bento se encontrar com Aurora para lhe passar a escritura do apartamento. Ritinha diz a Damião que o flagrou com Eliana.

Capítulo 168: Deocleciano diz ao delegado que atirou em Teodoro e João diz que foi o mandante. João e Deocleciano assinam a confissão de culpa. O delegado dá a noticia a Inocêncio. Lurdinha e Zinho estudam com Lu. Inocêncio conta à Sandra e Morena que os dois estão presos. Morena diz que Deocleciano atirou em Teodoro e elas pensam que foi a mando de João. Teodoro diz ao delegado que João o parou no caminho. Deocleciano diz a João que vai entregar Damião. Inocêncio pensa em ajudar João. Teca vê Teodoro matando Venâncio. Mariana sofre por João. Inácia diz a Inocêncio que sonhou com Maria Santa.

Capítulo 169: Inocêncio propõe ao delegado fazer a reconstituição do crime. O delegado diz a Teodoro que Deocleciano e João não se acertaram sobre o local do crime e leva ele e Mariana para indicar o local. Deocleciano diz a João que mostrou o lugar errado. Damião chama Eliana para viver com ele e ela recusa. Mariana diz ao delegado que estava deitada com João na hora do crime. Deocleciano e João são soltos. Teodoro quer afastar Sandra de João. Inocêncio propõe sociedade a Rachid em troca da carta. Joaninha vê Padre Lívio.

Capítulo 170: Tião surge da sombra e deixa Joaninha desconcertada. Tião desconfia dela. Padre Lívio volta e comenta com Norberto que retornou por fraqueza. Ritinha e Zé Bento se amam novamente. Damião diz à Ritinha que não quer mais Eliana, mas esta também o rejeita. Eliana diz à Mariana que está com medo de Damião e que se cansou do seu cheiro de suor. Damião pensa em se vingar de Eliana. Dona Patroa conta à Joaninha que Padre Lívio voltou. Teodoro vai visitar Sandra e ela o recebe com a neta nos braços.

Capítulo 171: Teodoro conhece a neta e Sandra gosta. Depois diz à filha que Mariana se deitou com João. Deocleciano e Damião contam a Inocêncio a verdade sobre o atentado. Eliana diz a Mariana que Sandra pediu ao pai para mandá-la embora de casa. Sandra decide ir embora. Inocêncio não gosta de saber que Teodoro visitou a neta. Sandra discute com João. Inocêncio pega a neta e a leva para sua casa. Teca fica enciumada.

Capítulo 172: Padre Lívio comenta com Rachid que quer largar a batina e confessa seu amor por Joana. Tião reclama com Rachid que Padre Lívio esta estranho. Sandra discute com João e diz que vai buscar sua filha. Inocêncio pensa que João dormiu com Mariana. Teodoro não conta ao delegado quem lhe parou na estrada. Sandra aceita morar com a filha na casa de Inocêncio. Teca tem ciúmes de Santinha. Mariana diz ao delegado que Inocêncio matou seu avô Belarmino, acusa Inocêncio de ter atirado em Teodoro e diz que Tião parou o carro na estrada. O delegado prende Tião Galinha e ele se enforca na cela.

Capítulo 173: O delegado lê o que Tião deixou escrito. Inocêncio é carinhoso com Sandra e Santinha. Ritinha não quer voltar para casa. João não quer buscar Sandra e Zé Augusto conta a Inocêncio que Tião se enforcou. O delegado dá a noticia Joaninha e ela fica histérica. lnocêncio sente remorsos da morte de Tião. Dona Patroa conforta Joaninha no velório e Inocêncio diz ao delegado que quem parou o carro de Teodoro na estrada foi um agregado seu contratado por Teodoro para matá-lo. Padre Lívio encomenda a alma de Tião.

Capítulo 174: O delegado conta a Teodoro que Tião se enforcou. Teodoro desmente que tenha contratado alguém para matar lnocêncio. Os tabaréus carregam o caixão de Tião. O delegado diz a lnocêncio que vai encerrar o caso. Joaninha fica triste. Zé Bento volta de viagem. Morena e Lu visitam Sandra. Teta tem ciúmes de Santinha. Eliana termina com Damião. João diz a Mariana para esquecê-lo. Damião ameaça contar a verdade ao delegado. Teodoro desconfia de Eliana. João conta que terminou com Mariana. Padre Lívio visita Joaninha.

Capítulo 175: Padre Lívio diz a Joaninha que sentiu muito a morte de Tião e se coloca a disposição. Teodoro e Eliana discutem. Zé Bento e Ritinha se encontram as escondidas. Teca é indelicada com Sandra. Rachid quer levar Dona Patroa para o Líbano. Zé Augusto percebe que há algo entre Ritinha e Zé Bento. Teca diz a lnocêncio que ele pode ter um neto mulato e o manda vigiar Zé Bento. Damião decide buscar Ritinha a força. Inácia lembra ao patrão que Netinho tem o sangue de Marra Santa e o desafia a ir à tapera onde viu Quitéria.

Capítulo 176: Padre Lívio se abre para Norberto e este o aconselha a se amigar com Joana. Rachid aumenta o ordenado de Joana. Teta provoca Sandra. João decide procurar Inocêncio para esclarecer que não dormiu com Mariana. Dona Patroa visita a filha e lhe cobra valentia. João fala com Sandra e os dois fazem as pazes. Padre Lívio procura Joaninha. Damião vai buscar Ritinha e ela lhe diz que ele não é o único homem no mundo. Sandra volta para casa. Eliana diz a Mariana que está grávida e vai se casar com Teodoro. Eliana diz a Mariana que está determinada a ter seu filho mesmo se for de Damião. Padre Lívio diz a Joana que eles devem renunciar ao amor e lhe propõe que vivam juntos com as crianças. Rachid observa Teca e percebe que ela é parecida com o filho de Marianinha. Teca conta que seu pai se chamava Kalil, como o enteado de Rachid. Ele e Inocêncio acham tudo uma grande coincidência. Inocêncio tira a carta de Rachid, deixando-o magoado.

Capítulo 177: Teca receia que lnocêncio tire seu nome de Netinho. Inocêncio abre o envelope. Inocêncio não lê a carta e a entrega a Rachid. Rachid queima a carta e deixa Inocêncio furioso. Ritinha continua se encontrando com Zé Bento. Teodoro pensa em deixar suas terras para o filho. João e Sandra estão numa boa. Inocêncio diz a Inácia que viu um cavaleiro com uma espada lhe chamando e ela diz que é a morte.

Capítulo 178: Inocêncio quer que Deocleciano se mude para Goiás para tomar conta de sua fazenda, e leve Teca e o neto com ele. Morena acha que seria uma safadeza com João e diz que larga Deocleciano se ele for. Deocleciano diz a Morena que Inocêncio quer que ele leve Teca e Netinho para Goiás e ela fica pensativa. Joana diz a Padre Lívio que não vai morar com ele. Damião quer levar Ritinha para Goiás. João diz que não abre mão de Deocleciano. Lu quer preparar Lurdinha para substituí-la na escola. Joana diz a Dona Patroa que Padre Lívio quer morar com ela. Inocêncio conversa com Padre Livio sobre as visões de Teca e lnácia.

Capítulo 179: Ritinha volta para casa. Teodoro diz a Dona Patroa que Eliana esta grávida. Ritinha não deixa Damião tocá-la. Eliana acha que o filho lhe dará estabilidade. Teodoro diz a Norberto que não pensa mais em vingança contra Inocêncio. Morena diz a Lu que não quer deixar a fazenda. Inocêncio diz ao padre que matou Belarmino. Os dois decidem ir à casa do pai-boi em busca de revelações. Ritinha diz a Inácia que se apaixonou por Zé Bento. Damião anima Deocleciano a largar Morena e ir para Goiás.

Capítulo 180: Inocêncio e Padre Lívio saem decepcionados do casebre. Padre Lívio acha que é tudo invenção de Inácia e pede para falar com Teca. Padre Lívio pede à Teca para ela contar suas visões. Lu quer ajudar Lurdinha a preparar uma aula. João está magoado com Deocleciano. Teca vê Padre Santo ao lado de Padre Lívio e diz que Padre Santo está triste porque Padre Lívio pensa em deixar de ser padre. Padre Lívio fica abismado. Ritinha diz a Zé Bento que não quer ficar com Damião. Damião quer matar Eliana e Teodoro. Eliana vai ao médico. Padre Lívio lembra de como se tornou padre e Inocêncio debocha.

Capítulo 181: Mariana diz a Damião que Eliana está grávida de Teodoro. Mariana diz a Damião que o filho é dele. Ritinha reclama de Damião para Inácia. Zé Augusto alerta Zé Bento. Buba quer levar Teca e Netinho para Ilhéus. João destrata Morena. Norberto diz Inocêncio que Eliana está grávida. Mariana diz à Eliana que contou a verdade a Damião. Damião quer fazer amor com Ritinha e ela aponta o rifle para ele. Zé Augusto conta a Inocêncio que Zé Bento anda dormindo com Ritinha. Inocêncio discute com Zé Bento. Ritinha chega com sua trouxa na casa de Inocêncio e diz que Damião lhe bateu.

Capítulo 182: Ritinha diz que atirou em Damião, mas não acertou. Inocêncio pergunta sobre Zé Bento e ela desconversa. Teca diz a Inácia que viu Buba grávida. Buba e Zé Augusto se amam. Deocleciano e Zinho desistem de ir para Goiás e João fica contente. Lu resolve procurar Inocêncio. Padre Lívio observa as lavadeiras. Inocêncio vai tomar satisfações de Damião. Pitoco reencontra Teca na cachoeira e os dois se beijam. Inocêncio propõe a Lu que ela se case com Zé Bento. Ritinha conta a Zé Bento que está grávida dele.

Capítulo 183: Lu fica brava com Inocêncio. Pitoco diz que Neno entrou numa fria. Ritinha diz a Inocêncio que não dormiu com Zé Bento. Padre Lívio leva Teca e Pitoco para a fazenda. Inocêncio não aceita Pitoco. Teca diz a Buba que gosta de Pitoco e Buba a manda esquece-lo. Zé Bento diz à Ritinha que ela deve abortar a criança. Eliana diz a Damião que seu filho será dono das roças de Teodoro. Morena abraça Pitoco. Zé Bento pede ajuda a Zé Augusto para acabar com a gravidez de Ritinha. Lurdinha assiste Lu dar uma aula. Zé Bento procura Lu.

Capítulo 184: Zé Bento diz a Lu que a ama e ela diz que ele não se respeita. As crianças rejeitam Lurdinha. Zé Bento tenta achar uma solução para a gravidez de Ritinha. Morena pergunta sobre Neno e Pitoco desconversa. Teca conta à Inácia que beijou Pitoco. Eliana sugere a Mariana que ela volte para Inocêncio. Zé Augusto diz a Zé Bento que ele deve falar com Ritinha para que ela diga que o filho é de Damião. Lu incentiva Lurdinha a ser professora. Norberto relembra quando Jacutinga foi embora e incentiva Padre Lívio a procurar Joana.

Capítulo 185: Deocleciano, Zinho e João Pedro encontram Pitoco. Inocêncio diz à Inácia que quer Pitoco longe de Teca. Teca se encontra com Pitoco. Inocêncio visita a neta. Inocêncio diz a Morena que tem outros planos para Teca e pede para ela mandar Pitoco embora. Buba pensa em ensinar Teca a tomar pílula. Zé Augusto diz a Zé Bento para ele assumir o filho. Mariana pede ajuda à Dona Patroa para voltar para Inocêncio. Eliana diz a Teodoro que mandou Mariana embora. Ritinha não perdoa Damião e diz que está grávida. Damião fica feliz ao saber que vai ser pai de duas crianças. Mariana diz a Joana que foi Teodoro quem incriminou Tião.

Capítulo 186: Rachid diz a Inocêncio que Mariana quer vê-lo. Dona Patroa diz à Joana para ela esquecer Padre Lívio. Este inicia uma greve de fome para pedir ajuda a Deus. Inocêncio recebe Mariana e ela diz que o perdoou por ele ter matado seu avô. Teca diz a Buba que ela ficará grávida. Mariana volta desolada para a casa de Rachid. Lu recebe outra carta. Damião aconselha Inocêncio a matar Teodoro.

Capítulo 187: Inocêncio visita Teodoro e propõe a paz. Lu conta a Lurdinha que seu primeiro amor está voltando. João se irrita ao saber que Inocêncio convidou Teodoro para almoçar. Inácia faz o almoço. Norberto tenta dissuadir Padre Lívio da greve de fome. Rachid fala com Joana e Dona Patroa sobre a atitude do padre. Os tabaréus chamam o padre de santo. Inocêncio recebe Teodoro e diz que os dois devem se unir para acabar com as vassouras de bruxa. Zé Bento se recusa a almoçar com Teodoro. Padre Lívio sofre.

Capítulo 188: Morena e Sandra comemoram a atitude de Inocêncio. Pitoco diz que se encontrou com Teca. Zé Bento diz a Damião para voltar para Ritinha. Inocêncio pede a Teodoro para transferir metade de suas terras para Sandra e diz que desistiu de deserdar João. Ritinha fala mal de Eliana para Buba. Teodoro diz a Eliana que as roças já são de seu futuro filho. Norberto comenta que só Joaninha poderá tirar o padre do retiro e ela se desespera. Zé Bento conta o que está acontecendo com o padre e Inocêncio decide ir vê-lo.

Capítulo 189: Buba apóia o romance de Joaninha com padre Lívio. Mariana incentiva Joaninha a procurar Padre Lívio. Os tabaréus rezam pelo padre e ele se sente incomodado. Inocêncio tenta tirar padre Lívio de seu retiro, mas ele não cede. Inocêncio e Norberto condenam a atitude do padre. Joana quer voltar para o mangue. Inocêncio diz a Norberto que quer que o povo saiba que ele fez as pazes com Teodoro. Eliana ignora Mariana e diz que seu filho é de Teodoro. Teodoro contrata um jagunço. Rafael desembarca em Ilhéus.

Capítulo 190: Rafael diz que veio buscar Lu. Joaninha pensa em ajudar Padre Lívio. O jagunço diz ao motorista de Teodoro que tem um jeito de matar Inocêncio. Rafael reencontra Lu e se hospeda na casa de Morena. Teca pede à Buba que a ensine a evitar a gravidez. Pitoco diz a Deocleciano que foge com Teca se Inocêncio matriculá-la em um colégio. João Pedro, Deocleciano e Zinho gostam de Rafael. Padre Lívio continua com sua greve de fome e o povo o vê como santo. Rafael quer saber quem é o filho de fazendeiro que deu em cima de Lu.

Capítulo 191: Lu diz que não vai embora enquanto não acabar o ano letivo. Rafael fica sabendo de Zé Bento e Zinho prevê um confronto. Zé Augusto conta a Zé Bento sobre Rafael. Mariana diz à Dona Patroa que não quer mais saber de homem nenhum. Rachid e Norberto tomam um porre. Rachid briga com dona Patroa. Rafael pede Lu em casamento. Joana pensa em viver com o padre. Padre Lívio espanta a procissão.

Capítulo 192: Lu se recusa a dormir com Rafael. Rita volta a dormir com Zé Bento. A tabaroa leva uma fruta para Padre Lívio benzer. Um tabaréu diz ao povo que as frutas abençoadas por Padre Lívio curam tudo. Rafael ouve as histórias de Norberto e diz que conta “causos”. Rachid pede desculpas a Dona Patroa. Inocêncio volta a falar com o Padre, mas ele não cede.

Capítulo 193: Lu diz aos alunos que ficará até o final do ano. Zé Bento conhece Rafael. Alguém atira em Inocêncio enquanto Inácia tem um pressentimento, mas erram o tiro. Rafael desafia Zé Bento. Este fica com ciúmes de Lu. Pitoco se despede de Morena. Inácia descobre que Teca fugiu. Inocêncio conta a Deocleciano sobre a tocaia e diz que desconfia de Teodoro. Depois, pede a ele que alerte João. Buba diz a Inocêncio que Teca fugiu. Buba procura Teca na casa e Morena e esta diz que Pitoco foi embora. Deocleciano conta a João que atiraram em Inocêncio.

Capítulo 194: Sandra acha que não foi seu pai. Rafael conhece o cacau. Buba assume Netinho. O jagunço conta que errou os tiros. Joana quer tirar Padre Lívio do retiro. Padre Lívio espera sinal de Deus. Ele faz sermão para afastar os taubaréus. Zé Augusto tenta tirar o padre de lá. Zé Augusto diz a Inocêncio que o padre não quer sair de lá. Joaninha decide ver padre Lívio. O jagunço diz a Teodoro que vai matar Inocêncio na faca. João diz a Inocêncio que larga Sandra se Teodoro for autor da tocaia.

Capítulo 195: Sandra diz a Morena que ficará ao lado de João. Eliana flagra Teodoro carregando o rifle. Inocêncio, pensando, diz que não matou o pai de Teodoro. Joaninha dá água e comida a Padre Lívio e diz que vai viver com ele um amor sem pecado. Mariana se impressiona com Rafael. Damião quer matar Teodoro.

Capítulo 196: Dona Yolanda diz que Joana deve manter a promessa que fez ao padre. Joana e Padre Lívio conversam. Teodoro fica preocupado com a gravidez de Eliana. Eliana o vê saindo armado da fazenda. Inocêncio desarma o jagunço e este dá um nome falso para o mandante da tocaia.

Capítulo 197: Inocêncio amarra o homem e o leva com ele. Inácia tem um mau pressentimento. Na estrada, alguém mata o jagunço e dá quatro tiros em Inocêncio. Buba, Zé Augusto e João socorrem Inocêncio. Norberto avisa Deocleciano e Zé Bento que Inocêncio está ferido. Inocêncio vai para a sala de cirurgia. Rachid diz que não queimou a carta de Marianinha e vai entregá-la a Inocêncio se ele viver. Zé Augusto diz a João que Inocêncio ficou paralítico.

Capítulo 198: Zé Augusto diz que Inocêncio foi baleado na coluna. João dá a notícia a Deocleciano, Zinho e Rafael. Zé Bento, comovido, conta a verdade a Inácia. Rafael diz que quem atirou em Inocêncio também matou o jagunço. Teodoro mata seu motorista. João conta ao pai que não existe nenhum Aristides em Camacã. Zé Augusto diz a lnocêncio que ele não pode mais andar. Inocêncio chega em casa. Mariana quer voltar para Inocêncio. Inocêncio pensa em vingança. Norberto conta a novidade a Teodoro. O coronel finge não saber de nada, mas fica apavorado quando Norberto diz que o capanga revelou a verdade a Inocêncio antes de ser morto.

Capítulo 199: Mariana fica com pena de Inocêncio. Rachid visita Inocêncio. Teodoro diz a Norberto que vai visitá-lo. A tabaroa diz a Eliana que seu marido, o motorista, sumiu. Buba conversa com Inácia e diz que lnocêncio precisa saber que não andará nunca mais. Inácia ajuda Inocêncio a ir ao banheiro. Teodoro mente para Eliana e diz que não sabe o paradeiro do motorista. Eliana desconfia de Teodoro. O delegado diz a Inocêncio que seu caso é irreversível. Zé Augusto pensa em contar a verdade ao pai. Zé Bento provoca Rafael. Rafa dá um soco em Zé Bento.

Capítulo 200: Rafael gosta de saber que Lu ainda é virgem. Teodoro visita Inocêncio. Rafa pede desculpas a João por ter batido em Zé Bento. Zé Bento pede a Damião que dê uma surra em Rafa. Rachid conta a Padre Lívio o que aconteceu com Inocêncio. Mariana quer visitar o marido em companhia do padre. Aurora chega na casa de Inocêncio. Teodoro mente para Sandra. Joana hesita em viver com Padre Lívio “o amor sem pecado”. Inocêncio diz a Zé Augusto que preferia ouvir de seu médico a verdade sobre seu caso.

Capítulo 201: Zé Augusto diz a Inocêncio que só um milagre pode fazê-lo andar de novo. Inácia fala com Aurora sobre o atentado. Damião quer matar Teodoro. Aurora tem pena de Inocêncio. Mariana provoca Padre Lívio e fala sobre o amor de Joana. Joana tem ciúmes de Mariana. Inocêncio deixa Mariana ficar em sua casa. Mariana quer ajudar Inocêncio a voltar a andar. Ritinha fica sabendo da briga de Rafa e Zé Bento. Mariana quer trazer a imagem da santa de volta para casa. Eliana pergunta a Teodoro sobre o motorista e ele se trai.

Capítulo 202: Inocêncio reclama com Padre Lívio por ele ter chegado com Mariana. Teodoro volta a dizer à Eliana que não sabe do motorista e ela pergunta onde ele o enterrou. Mariana pede a Inocêncio para trazer a santa de volta para a sala. Sandra fica sabendo que Mariana voltou. João está arrasado. Zé Bento tenta impressionar Aurora. Inocêncio, Padre Lívio e Zé Bento falam sobre política. Zé Augusto tenta dar força ao pai. Mariana se deita com Inocêncio. Inocêncio flagra Zé Bento e Ritinha falando sobre o filho que vai nascer.

Capítulo 203: Ritinha conta a verdade a Inocêncio. Damião ouve a história e decide perdoar Zé Bento se ele se casar com Ritinha. Inocêncio obriga Zé Bento a assumir Ritinha e o filho. Rachid diz a João Pedro que vai provar que ele é seu sobrinho. João combina um plano com Damião para enganar Teodoro: Damião vai atirar em João e este se fingirá de morto, como painho fez no passado. Rafael ouve as histórias de Rachid e Norberto. Teodoro está satisfeito com a situação de Inocêncio e não pensa mais em vingança.

Capítulo 204: Zé Bento pensa em encarar Damião. Lu propõe a Rafael que eles se casem lá mesmo. Ritinha discute com Zé Bento. Mariana diz à Inácia que não vai atrapalhar a vida de João. Morena lamenta a perda de seu filho. Deocleciano tenta dissuadir João de armar seu plano contra Teodoro. Damião procura Teodoro para propor o acordo — botar preço em todos os Inocêncio — e ele recusa. Inocêncio tenta se levantar e Zé Augusto diz que não há esperanças. Padre Lívio está mais seguro. Teodoro fala com Inocêncio sobre a proposta de Damião e depois é morto na estrada.

Capítulo 205: Inocêncio reúne os filhos para falar sobre a conversa com Teodoro e João conta seu plano. Damião chega com a notícia de que Teodoro foi morto. Norberto e Rachid veem os tabaréus carregando o corpo de Teodoro. Damião e João negam a autoria do atentado. Sandra fica arrasada. Rachid dá a noticia à Dona Patroa. Eliana começa a dar ordens na fazenda. Joana faz uma velada declaração de amor ao padre. Sandra e Dona Patroa vão ao velório. Inocêncio chega com Zé Augusto e pede uma pinga para beber o morto.

Capítulo 206: Deocleciano conta para Rafael como Inocêncio se fingiu de morto. Os tabaréus festejam a morte de Teodoro. Morena diz a Sandra para acreditar na inocência de João. Joaninha fala em ir embora. Eliana assume as rédeas da fazenda. Eliana e Damião se acusam pela morte de Teodoro. Aurora é gentil com Mariana. Padre Lívio não quer deixar Joaninha ir embora. Damião diz a lnocêncio que não matou Teodoro. Rafael e Lu pedem a Inocêncio que ceda a capela da fazenda para o casamento. Lurdinha substituirá Lu na escola.

Capítulo 207: Sandra desconfia de João e discute com ele. Eliana procura Dona Patroa para fazer acordo sobre a divisão das terras de Teodoro. João não quer que Sandra herde nada do pai. Inocêncio desconfia de João. Damião diz que andaram mexendo em seu rifle. Mariana e Aurora tornam-se amigas. Zé Bento ignora Ritinha. João garante para Zé Augusto que não matou Teodoro. Inocêncio faz as pazes com Eliana. Joana conta que o povo acusa Eliana de ter matado o marido. Eliana diz a Inocêncio que Teodoro atirou nele e matou Zé Venâncio.

Capítulo 208: Eliana conta Inocêncio que Teodoro falava enquanto dormia e, assim ela descobriu que ele matou o motorista e o jagunço que tocaiou o coronel na frente da venda. Rafael desconfia de Zinho e este lhe diz que matou Teodoro antes que João o fizesse. Mariana garante a Inácia que não vai mais procurar João e que descobriu que ama Painho. Sandra trata mal João, porque acha que é o assassino do pai, e ele diz a Inocêncio que vai embora. Damião avisa a Eliana que vai assumir a autoria do crime e dizer que foi a mando dela.

Capítulo 209: Eliana faz Damião mudar de ideia e lhe diz que, depois que o filho nascer, os dois vão voltar a se encontrar e ele será seu capataz. Sandra fica sabendo que João está pensando em ir e comenta com Morena que não vai fazer nada. Aurora se despede. Zinho revela a João e Sandra que matou Teodoro e que Mariana estava com ele. Mariana procura Sandra e confessa que matou seu pai. Depois ela vai falar com Painho, que desconfia. Para provar, ela atira com o rifle dele.

Capítulo 210: Após atirar, Mariana pede que painho conte as balas restantes no rifle. José Inocêncio se certifica de que foi mesmo Mariana quem atirou em Teodoro. Ela explica que Zinho tremeu na hora de atirar. Lu se prepara para o casamento. Inocêncio diz a Mariana que acha melhor ela ir embora, mas ela prefere ficar e pede que ele ponha a santa de volta na sala. Padre Lívio chega ao vilarejo para rezar o casamento. Rachid entrega a carta de Marianinha a Inocêncio e os dois descobrem que o filho dela era do Pai Boi e não de Belarmino. Rachid e Dona Patroa viajam para o Líbano. Joaninha vai embora com os filhos.

Capítulo 211: Começa o casamento de Lu. Enquanto reza, Padre Lívio imagina estar se casando com Joaninha. Depois, ele vai atrás de Joaninha, mas não a encontra. Passam-se alguns meses e Joaninha está na praia dos caranguejos. Inocêncio conta a Norberto que vendeu a fazenda de Goiás.

Capítulo 212: Padre Lívio se encontra com Joaninha, diz que largou a batina e que deseja viver com ela. Os dois se beijam pela primeira vez. Ritinha dá à luz. José Bento se rende e pega o menino no colo. Inocêncio sai sozinho na cadeira de rodas para visitar Norberto e reclama do cansaço. Eliana chega à venda com Damião, que leva a lista de compras, e é chamada de ‘coronela’. lnocêncio deixa claro que sabe que Damião é o pai de seu filho. Mariana se preocupa com o sumiço de Painho. João Pedro, Deocleciano e Zinho saem à procura do coronel.

Capítulo 213: Na volta para casa, Inocêncio pega um atalho, mas perde o controle e cai da cadeira. Ele tenta subir, mas a cadeira rola ribanceira abaixo. Começa a chover forte. João Pedro decide pegar o caminhão e ir atrás do pai. No dia seguinte, Inocêncio aparece em casa, coberto de barro, e desmaia. A imagem da santa volta para a sala da fazenda. Inocêncio agoniza e se recusa a receber medicação. João Pedro encontra o facão que o pai fincou aos pés do jequitibá e põe o seu no mesmo lugar. João o entrega para o pai que pede perdão por nunca ter lhe dito o quanto o amava. Ele morre e Maria Santa vem buscá-lo. Todos bebem o defunto. Mariana vai embora. João Pedro tem uma visão de Inocêncio.

Elenco / Personagens

JOSE INOCÊNCIO (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes) – Nada se sabe sobre sua origem, nem ele conta. Sua vida parece começar quando chega às roças de cacau e finca um facão que representa sua existência num frondoso jequitibá. Valente, obstinado, sonhador, o trabalho árduo lhe rende frutos ao longo dos anos. Uma de suas principais características é ser bom de papo e gostar de contar histórias. Outra é a de ser justo. Muito querido pelos empregados, que lhe são totalmente fiéis. De natureza apaixonada, não resiste aos encantos de Maria Santa (Patrícia França), com quem se casa e tem quatro filhos. A história deste patriarca é o fio condutor de Renascer.

TURCO RACHID (Luis Carlos Arutin) É o mascate que, segundo a história contada por José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes), costurou sua pele com linha e agulha, depois de ele ter sido completamente atacado por um bando de jagunços. Realidade ou fantasia?

MARIA SANTA (Patrícia França) Foi criada com extremo rigor pelo pai porque a irmã mais velha engravidou prematuramente e foi expulsa de casa. Quando conhece José Inocêncio (Leonardo Vieira) e é pela primeira vez beijada por um homem, em sua inocência e ingenuidade pensa que vai ficar grávida. Depois disto, Santinha é também abandonada pelo pai, que se muda com a mãe do vilarejo, deixando a filha no bordel de Jacutinga (Fernanda Monentegro). O casamento com Zé Inocêncio é perfeito, até que a morte os separa depois do quarto parto.

VENÂNCIO (Cacá Carvalho) Marido de Quitéria (Ana Lúcia Torre), pai de Maria Santa (Patrícia França). Seu maior orgulho é ser a cabeça do boi na festa do Bumba. É aí que ele pode extravasar toda sua violência, como faz quando percebe os olhares que José Inocêncio lança à sua filha Maria Santa.

QUITÉRIA (Ana Lúcia Torre) Mulher de Venâncio (Cacá Carvalho), mãe de Maria Santa (Patrícia França). Triste figura, que não consegue se livrar do jugo do marido. Por causa disto, ela perde o que a vida lhe deu de melhor: as duas filhas.

MARIANA (Adriana Esteves) Neta de Belarmino (José Wilker) e Nena (Beth Erthal), que se aproxima de José Inocêncio (Antonio Fagundes) com sede de vingança, pois a avó sempre o acusou de ter sido o mandante da morte do marido. Mas a mocinha sucumbe ao charme do fazendeiro, aumentando o abismo que o separa do filho caçula, João Pedro (Marcos Palmeira), já que o rapaz também se apaixona por ela.

JOSÉ AUGUSTO (Marco Ricca) Filho primogênito de José Inocêncio (Antonio Fagundes). Médico, escolheu a profissão para agradar ao pai, sem ter vocação. Acostumado desde pequeno a receber tudo de mão beijada, não consegue gerir a própria vida adequadamente. Quando a história começa, ele está pensando em sair do Brasil, mas não sabe se vai para Lisboa ou Miami. É simpático, um tipo agradável, mas muito mentiroso.

JOSÉ BENTO (Tarcísio Filho) Segundo filho de José Inocêncio (Antonio Fagundes), tão mimado quanto o primeiro e o terceiro. Formando em Direito, mora no Rio com uma antagonista dos tempos de vida universitária, quando vivia como nababo e se dizia de esquerda. É dele a iniciativa de propor a divisão das terras entre os irmãos, logo depois do casamento do pai com Mariana (Adriana Esteves).

VALQUÍRIA/KIKA (Cláudia Lira) Vive com José Bento (Tarcísio Filho) sem ser casada e sem muito amor.

JOSÉ VENÂNCIO (Taumaturgo Ferreira) Terceiro filho de José Inocêncio (Antonio Fagundes). Está casado com Eliana (Patrícia Pillar) quando a história começa, mas é muito infeliz. Conhece Buba (Maria Luisa Mendonça) e acaba indo morar com ela, apesar de viver um conflito por conta da condição sexual da nova mulher. Morre numa tocaia planejada para matar seu pai.

ELIANA (Patrícia Pular) Mulher de José Venâncio (Taumaturgo Ferreira). Uma oportunista, não quer ter filhos o sonho de José Venâncio para não estragar o corpo. Ao ser trocada pelo marido, não descansa enquanto não desvenda o mistério de Buba (Maria Luisa Mendonça).

EGBERTO (José de Abreu) Detetive contratado por Eliana (Patrícia Pillar) para descobrir com quem o marido a trai.

BUBA/spanLCEBÍADES (Maria Luisa Mendonça) Começa a namorar José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) sem revelar que é hermafrodita. Quando ele descobre, o susto é tão grande que ele volta para Eliana (Patrícia Pillar). Mas o rapaz não resiste à doçura e à feminilidade daquela pessoa que é o oposto de sua mulher. Até um filho Buba está disposta a adotar para formar uma família perfeita. Após a morte de José Venâncio, envolve-se com José Augusto (Marco Ricca).

TECA (Paloma Duarte) Menina de rua, grávida, que Buba (Maria Luisa Mendonça) leva para casa, a fim de adotar seu bebê quando nascer.

JOÃO PEDRO (Marcos Palmeira) – Quarto filho de José Inocêncio (Antonio Fagundes), é rejeitado pelo pai porque Maria Santa (Patrícia França) morreu em consequência de complicações durante o seu parto. Não foi mandado para estudar na cidade grande como os irmãos, mas isto não diminuiu sua inteligência e sua capacidade de trabalho. É ele quem preserva a obra de Inocêncio, a quem ama e idolatra, apesar de ter todos os motivos para odiá-lo. Inclusive pelo fato de ter sido ele quem, apaixonado, levou Mariana (Adriana Esteves) para dentro de casa, perdendo-a para o pai.

BELARMINO (José Wilker) Marido de Nena (Beth Erthal), avô de Mariana (Adriana Esteves). Um José Inocêncio (Antonio Fagundes) menos habilidoso e mais ambicioso. Vizinho dele no início da história, quer tomar-lhe as terras e, para isto, contrata os serviços de dois jagunços, cuja missão acaba invertida. O próprio Belarmino acaba vítima de uma tocaia, não se sabe a mando de quem.

NENA (Beth Erthal) Mulher de Belarmino (José Wilker), avó de Mariana (Adriana Esteves). Ao contrário do marido, não tem ambições financeiras nem é invejosa. Seu ideal é dar aos filhos uma boa educação. Quando fica viúva, parte do local para nunca mais voltar.

TEODORO (Herson Capri) – Como Belarmino (José Wilker) no passado, tem inveja desmedida de José Inocêncio (Antonio Fagundes). A pedido de Padre Santo (Jofre Soares), emprega Sebastião (Tião Galinha) em sua fazenda, e acaba se apaixonando pela mulher dele, Joaninha (Teresa Seiblitz). Marido de D. Patroa (Eliane Giardini) e pai de Sandra (Luciana Braga). Ao longo da história, envolve-se com Eliana (Patrícia Pillar).

D. PATROA (Eliane Giardini) Mulher de Teodoro (Herson Capri), mãe de Sandra (Luciana Braga). Passa poucas e boas com o marido por causa dos relacionamentos dele com outras mulheres.

SANDRA (Luciana Braga) Filha de Teodoro (Herson Capri) e D. Patroa (Eliane Giardini), forma um triângulo amoroso com João Pedro (Marcos Palmeira) e Mariana (Adriana Esteves).

SEBASTIÃO / TIÃO GALINHA (Osmar Prado) Catador de caranguejos, casado com Joaninha (Teresa Seiblitz), com quem tem dois filhos. Ao ouvir as lendas que correm a respeito de José Inocêncio (Antonio Fagundes), dentre elas a de que ele teria um diabinho de estimação numa garrafa, responsável pela sua riqueza, resolve usar o mesmo recurso para sair da vida miserável que leva com a família. Crédulo, resolve seguir à risca a receita dada pelo coronel bem-sucedido.

JOANINHA (Teresa Seiblitz) Mulher de Tião Galinha (Osmar Prado), com quem tem dois filhos. Enquanto o marido leva a sério a criação de um diabinho, ela é assediada pelo patrão Teodoro (Herson Capri). Ao longo da história, apaixona-se pelo padre Lívio (Jackyson Costa).

INÁCIA (Solange Couto/Chica Xavier) É a empregada que cuida da casa de José Inocêncio (Antonio Fagundes) durante toda sua vida. É subserviente porque idolatra o patrão. Supersticiosa, se benze toda quando vê a garrafa onde Inocêncio guarda seu diabinho de estimação. Ajudou a criar os quatro filhos do viúvo como se fossem seus.

DEOCLECIANO (Leonardo Brício/Roberto Bomfim) Primeiro empregado contratado por José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes) assim que ele chega por aquelas paragens. Acredita piamente nas histórias contadas pelo patrão, e é um de seus melhores divulgadores. Casa-se com Morena (Cyria Coentro/Regina Dourado), uma das moças da casa de Jacutinga (Fernanda Montenegro), mas o casal não é feliz.

MORENA (Cyria Coentro/Regina Dourado) Mulher que Deocleciano (Leonardo Brício/Roberto Bomfim) tira do bordel de Jacutinga (Fernanda Montenegro), e com quem se casa. Mas ela não é feliz porque não realiza seu maior desejo: ser mãe.

JUPARÁ (Gésio Amadeu) Tem o nome dos bichos que durante o dia dormem e à noite saem para se alimentar das amêndoas de cacau. Não que seja preguiçoso, ao contrário, é esperto e expedito. Com Deocleciano (Leonardo Brício/Roberto Bomfim), forma a dupla que é capaz de “matar ou morrer” pelo patrão. Casa-se com Flor (Rita Santana), também da casa de Jacutinga (Fernanda Montenegro), mas morre prematuramente. Assume seu lugar o filho Zinho Jupará (Cosme dos Santos).

FLOR (Rita Santana) – Apesar de também ter sido tirada da casa de Jacutinga (Fernanda Montenegro) por Jupará (Gésio Amadeu), ela era virgem e fazia os serviços domésticos. Quando fica viúva, vai embora com os filhos, deixando na fazenda apenas Zinho Jupará (Cosme dos Santos).

ZINHO JUPARÁ (Cosme dos Santos) Filho de Flor (Rita Santana) e Jupará (Gésio Amadeu), melhor amigo de João Pedro (Marcos Palmeira). Como o pai, é capaz de dar sua vida pelo “patrãozinho”. Não se conforma com a morte do pai, que atribui à incapacidade de José Augusto (Marco Ricca), o filho médico de José Inocêncio (Antonio Fagundes), que o atendeu.

DAMIÃO (Jackson Antunes) Contratado não se sabe por quem para matar José Inocêncio (Antonio Fagundes), logo depois de seu casamento com Mariana (Adriana Esteves), ele se encanta pelo coronel e se torna mais um de seus fiéis empregados. Casa-se com Ritinha (Isabel Fillardis).

RITINHA (Isabel Fillardis) A bela que seduz e é seduzida por Damião (Jackson Antunes), e se casa com ele. Ao longo da trama, envolve-se com José Bento (Tarcísio Filho).

JACUTINGA (Fernanda Montenegro) – A dona do bordel local que acolhe Maria Santa (Patrícia França) como filha. Admirável personalidade, sábia, é quem faz os partos da mulher de Inocêncio (Antonio Fagundes), inclusive o último. É também da casa dela que Mariana (Adriana Esteves) surge na vida do coronel.

PADRE SANTO (Jofre Soares) Está sempre viajando para atender às necessidades das fazendas da região. Apesar de conservador, realiza a cerimônia do casamento de José Inocêncio (Leonardo Vieira) com Maria Santa (Patrícia França) no bordel de Jacutinga (Fernanda Montenegro). Está presente nos momentos importantes da vida do fazendeiro.

NORBERTO (Nelson Xavier) O dono da venda onde todos param para fazer uma compra, tomar uma bebida ou dar um dedo de prosa.

PADRE LÍVIO (Jackson Costa) Chega para auxiliar Padre Santo (Jofre Soares) em suas peregrinações pelo interior da zona cacaueira. Jovem e contestador, vive um conflito ao se apaixonar por Joaninha (Teresa Seiblitz), tendo de optar entre o amor ou a vocação religiosa.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Volume 1

Dito e Feito – Tema de Dona Patroa
Compositores: Altay Veloso
Intérprete: Roberto Carlos

Ai que Saudade de Ocê – Tema de Damião e Ritinha
Compositores: Vital Farias
Intérprete: Fábio Jr.

Lindeza – Tema de Maria Santa
Compositores: Caetano Veloso
Intérprete: Caetano Veloso

Só pra te Mostrar – Tema de Buba
Compositores: Herbert Vianna
Intérprete: Daniela Mercury (Partic. especial Herbert Vianna)

O Lado Prático do Amor – Tema de Eliana
Compositores: Guilherme Arantes
Intérprete: Guilherme Arantes

Sport Time
Compositores:
Intérprete: Sunshine Orchestra

Confins – Tema de abertura
Compositores: Aldir Blanc/ Ivan Lins/ Vitor Martins
Intérprete: Batacotô (Partic. especial Ivan Lin)

Lua Soberana – Tema de locação – Bahia
Compositores: Ivan Lins/ Vitor Martins
Intérprete: Sérgio Mendes

Me Diz
Compositores: Fagner
Intérprete: Fagner

Parabolicamará – Tema de locação – Bahia
Compositores: Gilberto Gil
Intérprete: Gilberto Gil

De Volta ao Começo – Tema das terras de José Inocêncio
Compositores: Gonzaguinha
Intérprete: Roupa Nova

Mentiras – Tema de Mariana
Compositores: Adriana Calcanhotto
Intérprete: Adriana Calcanhoto

Em Nome do Amor – Tema de Rachid
Compositores: Glorinha Gadelha
Intérprete: Agnaldo Rayol

To Aim
Compositores: Franco Perini
Intérprete: Franco Perini

Volume 2:
Além da Última Estrela – Tema de Sandra
Compositores: Dominguinhos/ Fausto Nilo
Intérprete: Maria Bethânia

Cheiro de Saudade – Tema de Morena
Compositores: Alceu Valença
Intérprete: Ney Matogrosso

Eu Quero meu Amor
Compositores: Assisão
Intérprete: Elba Ramalho

Romance – Tema das terras de José Inocêncio
Compositores: Flávio Venturini/ Juca Filho
Intérprete: 14 Bis

Lavrador – Tema de Damião
Compositores: Luiz Paiva/ Moraes Moreira
Intérprete: Moraes Moreira

Memórias (Patch Memory)
Compositores: Franco Perini
Intérprete: Franco Perini

Essa Tal Felicidade – Tema de Zé Augusto
Compositores: Tim Maia
Intérprete: Tim Maia

Sete Desejos – Tema de Damião e Eliana
Compositores: Alceu Valença
Intérprete: Alceu Valença

Dois Corações – Tema de João Pedro
Compositores: André Sperling/ Ronaldo Bastos
Intérprete: Nana Caymmi

Palavra Acesa – Tema de Tião Galinha
Compositores: Fernando Filizola/ Zé Chagas
Intérprete: Quinteto Violado

Joaninha – Tema de Joaninha
Compositores: André Sperling
Intérprete: Ithamara Koorax

Renascer (Protection)
Compositores: Franco Perini
Intérprete: Franco Perini

Comentário para: “Renascer Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jacques Arlindo dos Santos

    Ouvi falar mas nunca tinha visto. Adorei a trama embora por vezes monótona. Da trilha sonora, entre muitas músicas linhas destaco a que acompanha Tião Galinha e Joana e sobretudo o Mbirim mbirim, um clássico angolano na primeira fase da novela. Eu sou angolano, daí a minha sensibilidade.