Preciosa Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Preciosa desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Preciosa e de todas as novelas do SBT.

Sobre a Novela Preciosa

  • Título Original: Preciosa
  • Período de exibição (Original/México): 27/04 a 28/08/1998
  • Nº de capítulos (Original/México): 90
  • Autoria: Olga Ruilópez
  • Direção: Pedro Damián
  • País de origem: México
  • Título no Brasil: Preciosa
  • Período da 1ª exibição (SBT): 22/10/2001 a 04/02/2002
  • Horário (SBT): 17h15
  • Nº de capítulos (SBT): 76

A trama conta a história da bela e doce Preciosa Ruiz, de 18 anos. Ela é uma jovem simples, com problemas físicos, que mora e trabalha num circo e sonha ser uma famosa trapezista, assim como foi sua mãe.

No elenco estão Iran Castillo, Mauricio Islas, Francisco Gattorno, Nailea Norvind, Roberto Ballesteros, Luiz Bayardo, Alfonso Iturralde, Felicia Mercado, Ingrid Martz, entre outros. A autoria da novela é de Olga Ruilópez.

A história, de autoria de Olga Ruilópez, é centrada na bela e doce Preciosa Ruiz, de 18 anos. Mesmo aleijada de uma perna, ela, que mora e trabalha num circo, sonha ser uma famosa trapezista, assim como foi sua mãe.

Ao lado do avô Tito, que é um dos palhaços do circo, Preciosa leva uma vida bastante humilde. No dia-a-dia, ela cuida dos animais e suporta em silêncio as humilhações feitas por Sandro, o malvado dono do circo.

A vida de Preciosa vai se cruzar com a do rico e famoso médico ortopedista Luiz Fernando Santander. Jovem de bom coração, ele presta serviços num hospital para pessoas carentes, mesmo com a oposição de sua família.

Logo surgirá um grande amor entre Luiz Fernando e Preciosa. Mas para ficarem juntos eles vão enfrentar um série de intrigas. Será feito de tudo para separar o casal que vive realidades bem distintas.

Mesmo com todas as dificuldades, Preciosa não desistirá de lutar por seu grande amor e de transformar seu sonho de ser uma artista circense em realidade.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Preciosa

Resumo da novela Preciosa conforme divulgado pelo SBT na primeira exibição de 22/10/2001 a 04/02/2002 (total de 76 capítulos). Preciosa Resúmenes – Summaries.

  1. Capítulo

  2. (22/10) – Estrela trabalha como trapezista num circo e vive com o avô e a filha. Sandro, o dono do circo, assedia a jovem. Estrela cai do trapézio e morre. Dezoito anos depois, Sandro é agressivo com Preciosa, a filha de Estrela. A jovem sonha ser trapezista, mas um defeito na perna a impede. Eduarda do Vale tenta convencer o sobrinho, Luiz Fernando, a se casar com Valéria. Roberto lembra de Estrela. Felina é atacada por um leopardo. Precisa quase é atropelada por Luiz Fernando.

  3. Capítulo

  4. (23/10) – A pedido de Preciosa, Luiz Fernando atende Felina. Luiz Fernando volta a trabalhar no hospital municipal, contrariando a vontade da tia. Dr. Álvaro, amigo de Luiz Fernando, se impressiona com Preciosa. Preciosa pede a Luiz Fernando que opere sua perna. Roberto pensa em Estrela e na filha que os dois tiveram. Álvaro comenta com Preciosa que é irmão de Valéria e que em breve ela e Luiz Fernando vão se casar. Valéria encontra a foto de Estrela na gaveta de seu pai.

  5. Capítulo

  6. (24/10) – Roberto sonha reencontrar Estrela e a filha. Luiz Fernando diz a Tito que pretende ajudar Preciosa. Álvaro previne o amigo de que vai se apaixonar por ela. Alan diz a Lorena que vai roubar Valéria de Luiz Fernando. Preciosa aparece na casa de Luiz Fernando acompanhada por um elefante. Luiz Fernando desiste de viajar com Valéria para operar Preciosa. Valéria diz ao Luiz Fernando que sua tia sofre de fortes dores de cabeça.

  7. Capítulo

  8. (25/10) – Álvaro confessa a Luiz Fernando que está gostando de Preciosa. No hospital, Eduarda diz a Preciosa não vai operá-la pois a cirurgia é muito cara. Preciosa volta arrasada para o circo. Roberto é flagrado pela esposa com a foto de Estrela. Indignada, Henriqueta diz que fará de tudo para encontrar sua filha e destrui-la. Preciosa diz a Álvaro que Luiz Fernando não quer operá-la porque é pobre. Revoltado, Álvaro vai ao consultório de Luiz Fernando e lhe dá uma bofetada.

  9. Capítulo

  10. (26/10) – Henriqueta diz ao marido que não quer que seus filhos descubram que o pai tem uma filha fora do casamento. Álvaro vai embora sem explicar a Luiz Fernando o motivo da agressão. Preciosa descobre que roubaram suas economias. Claudia desconfia de Sandro. Preciosa flagra Luiz Fernando beijando Valéria. Roberto vai ao circo procurar Estrela e é informado que ela está morta. Ainda entristecida, Preciosa reencontra Luiz Fernando.

  11. Capítulo

  12. (29/10) – Roberto tenta conversar com o pai de Estrela mas o Sr. Tito o expulsa do circo e garante que a menina está morta. Luiz Fernando descobre o que sua tia disse à Preciosa e garante que vai operá-la sem cobrar nada. Preciosa confessa a Felina que está apaixonada por Doutor Luiz. Preciosa vai ao hospital para dar início aos exames pré-operatórios. Roberto volta ao circo e pergunta ao Tito onde Estrela e Preciosa estão enterradas.

  13. Capítulo

  14. (30/10) – Tito dá um suposto endereço. Luiz Fernando garante a Preciosa que sua perna vai ficar perfeita. Álvaro confessa a Luiz Fernando que está apaixonado por Preciosa. Tito fica muito nervoso quando a neta volta a perguntar pelo pai. Valéria pressiona Luiz Fernando para marcar a data do casamento. Ele diz que não pensa em se casar tão cedo e pede a ela que o acompanhe até o circo. Valéria entra no trailler de Preciosa e rasga sua roupa de palhaça.

  15. Capítulo

  16. (31/10) – Minutos antes do espetáculo, Preciosa encontra sua fantasia de palhaça toda rasgada. Roberto sonha com Estrella e Henriqueta joga água nele. Depois do espetáculo, Luiz Fernando quer saber por que Preciosa não se apresentou e Valéria aproveita para dizer que eles vão se casar. A garota não esconde sua decepção e confessa a Claudia que está apaixonada por Dr. Luiz Fernando. Roberto vai ao cemitério e descobre que só Estrela está enterrada lá.

  17. Capítulo

  18. (01/11) – Roberto deduz que sua filha esteja viva. Alma e Simão se confessam apaixonados. Álvaro convida Preciosa para sair. Roberto promete, diante do túmulo de Estrela, que vai cuidar de Preciosa pois tem certeza de que ela está viva. Patrício vai visitar Felina e pede a reconciliação. Álvaro confessa a Preciosa que gosta dela. Eduarda diz a Valéria que fará de tudo para que o sobrinho não opere Preciosa. Álvaro diz a mãe que está apaixonado por Preciosa.

  19. Capítulo

  20. (02/11) – Henriqueta diz ao filho que não vai permitir que ele se case com uma moça pobre. O garotinho Pirulo acaba de perder a mãe e Luiz Fernando o leva para casa. Ele diz a Valéria que quer adotar o menino, mas Eduarda acha que ele deve abandonar o garoto. Heriberto diz a Valéria que pretende roubar toda a fortuna de Eduarda e pede a sua ajuda. Roberto volta ao circo, diz ao Sr. Tito que sabe que sua filha não está morta e pede que lhe diga onde está Preciosa.

  21. Capítulo

  22. (05/11) – Sandro relembra o dia que cortou a corda do trapézio. Roberto exige que Tito lhe diga onde está Preciosa. Luiz Fernando avisa Preciosa de que vai operá-la na próxima semana. A garota não cabe em si de felicidade. Tito mente mais uma vez e garante a Roberto que entregou a neta para uma família muito rica e que não sabe como localizá-la. Valéria ameaça matar Heriberto. Sandro expulsa Felina do Circo e diz a Preciosa que a odeia.

  23. Capítulo

  24. (06/11) – Sandro diz a Preciosa que a odeia tanto quanto amou sua mãe. Preciosa diz a Luiz Fernando que está apaixonada mas não diz por quem. Valéria comenta com Preciosa que ela se parece muito com a moça da foto que seu pai guarda à sete chaves. Alvaro pede Preciosa em namoro e ela confessa que está apaixonada por Luiz Fernando. Pirilo quer convencer Luiz Fernando a se casar com Preciosa. Valéria pede ao pai para ver a foto que ela rasgou.

  25. Capítulo

  26. (07/11) – Roberto diz a Valéria que jogou a foto fora e fica intrigado com o interesse da filha. Valéria comenta com a mãe que a pessoa da foto se parece com a Preciosa. Heriberto comenta com Brás que pode destruir Valéria a qualquer momento. Henriqueta descobre que a filha de Roberto com a outra mulher chama-se Preciosa. Valéria se sente ameaçada e planeja matar Heriberto. Luiz Fernando diz a Preciosa que chegou o momento da operação.

  27. Capítulo

  28. (08/11) – Luiz Fernando diz a Preciosa que nunca sentiu tanto carinho por uma paciente. Henriqueta contrata um detetive para investigar Preciosa. Luiz Fernando comunica ao avô de Preciosa que a operação foi um sucesso. Sandro culpa Tito pela morte da filha e o acusa de obrigá-la a trabalhar no trapézio. Alvaro faz uma surpresa para Preciosa e enche seu quarto de flores. Luiz Fernando diz a Preciosa que Alvaro tem um interesse especial pelo seu caso.

  29. Capítulo

  30. (09/11) – Entusiasmado com a recuperação da neta, Tito pede a Sandro que dê a ela a chance de virar trapezista. Álvaro sonha em se casar com Preciosa. Henriqueta, furiosa, esbofeteia Alma. Luiz Fernando pergunta a Preciosa se ela pensa em Álvaro. Sem entender a pergunta, a garota fala que sim. Álvaro diz a Luiz Fernando que Preciosa está sofrendo por ele. Luiz Fernando diz a Preciosa que, infelizmente, a operação não foi bem sucedida.

  31. Capítulo

  32. (12/11) – Apesar da notícia, Preciosa diz a Bianca que tem esperança de que vai ficar curada. Luiz Fernando, ao contrário, sente-se culpado. Valéria o encontra bêbado no bar e o leva para um hotel. Henriqueta tranca a filha no quarto para impedi-la de ver o namorado, mas Alma escapa e vai ao encontro de Simão. Felina pede a Luiz Fernando que deixe Pirilo passar uns dias em sua casa. Valéria diz a Preciosa que Luiz Fernando passou a noite com ela.

  33. Capítulo

  34. (13/11) – Lorena descobre que Rangel trabalha no circo e quer usar o rapaz para se vingar de Preciosa. Luiz Fernando oferece a Preciosa um emprego de secretária no seu consultório. Henriqueta descobre que a garota é realmente a filha de Roberto. Valéria ouve e se revolta. Tito pede à neta que volte para o circo. Ela cede. Luiz Fernando diz à Valéria que gostaria que ela e Preciosa convivessem como irmãs. Valéria pensa que o namorado sabe de toda a verdade.

  35. Capítulo

  36. (14/11) – Valéria finge concordar e promete que vai gostar de Preciosa. Depois, insiste em marcar a data do casamento. Alma diz a Simão que vai fugir de casa para ficar com ele. Preciosa recusa o convite de trabalho. Luiz Fernando diz a ela que vai se casar em vinte dias, mas depois confessa a Álvaro que ama Preciosa e não será feliz ao lado de Valéria. Preciosa pergunta ao avô porque ele não quer deixar o circo. Tito explica que tem uma dívida pendente com Sandro.

  37. Capítulo

  38. (15/11) – Preciosa diz ao avô que quer ser enfermeira para ajudar quem precisa. Luiz Fernando diz a Valéria que vai devolver o consultório e viver apenas do salário no hospital. Alvaro incentiva Preciosa a tornar-se enfermeira e tenta beijá-la. Tito conta a Luiz Fernando que Sandro persegue sua neta. Luiz Fernando diz a Preciosa que tem um lugar para ela ficar enquanto procura. Ele chega de surpresa na casa da namorada e diz que trouxe Preciosa para morar com ela.

  39. Capítulo

  40. (16/11) – Surpresa, Valéria diz que vai convencer a mãe a aceitar Preciosa. Heriberto chantageia Valéria e Henriqueta. Preciosa ouve. Luiz Fernando presencia Sandro ameaçando o avô de Preciosa e intercede. Preciosa diz a Valéria que não vai comentar nada com Luiz Fernando. Valéria, com medo, decide agradar a garota. Ela lhe dá roupas e avisa que, de agora em diante, vão ser como irmãs. Júlia conta ao pessoal do circo que Tito e Preciosa foram embora.

  41. Capítulo

  42. (19/11) – Eduarda exige que Luiz Fernando páre de ver Preciosa. Luiz Fernando pede à Felina que fique com Pirilo por alguns dias. Preciosa diz a Luiz Fernando que não quer morar mais na casa de Enriqueta. Eduarda conta a Valéria e Enriqueta que flagrou Luiz Fernando beijando Preciosa. Roberto telefona de Nova Iorque e Preciosa atende. Ele pergunta quem fala, mas Enriqueta arranca o telefone da menina. Álvaro pede Preciosa em casamento.

  43. Capítulo

  44. (20/11) – Álvaro tentar beijar Preciosa, mas ela se afasta. Heriberto pede mais dinheiro a Valéria e a ameaça com uma pistola. Os dois brigam e Heriberto é atingido. Valéria pensa que matou Heriberto e Henriqueta tenta envolver Preciosa no crime. Patrício sugere a Felina que adotem Pirilo. Luiz Fernando diz a Preciosa que não pode romper o compromisso com Valéria. Álvaro e Bianca vão à emergência do hospital e encontram Heriberto.

  45. Capítulo

  46. (21/11) – Álvaro pede a Bianca que não se separe de Heriberto, pois seu estado é grave. Valéria flagra Luiz Fernando de mãos dadas com Preciosa e ele termina com Valéria. Preciosa vai morar na casa de Dona Paty. Luiz Fernando pede Preciosa em namoro. Alma conta a Álvaro que viu Preciosa e Luiz Fernando se beijando. Um policial revela que uma garota manca esteve no apartamento de Heriberto. Luiz Fernando pergunta a Preciosa se ela conhece Heriberto.

  47. Capítulo

  48. (22/11) – Preciosa garante a Luiz Fernando que não conhece ninguém com esse nome. Luiz Fernando diz a Tito que vai se casar com Preciosa e levá-lo para junto da neta. Valéria arranca a máscara de oxigênio de Heriberto. Bianca chega e presencia a morte do marido. Sandro resolve incendiar o circo para ficar com o dinheiro do seguro. Preciosa pergunta ao avô porque a deixou. Ele responde que foi o responsável pela morte de sua mãe.

  49. Capítulo

  50. (23/11) – Tito conta à neta como sua mãe se transformou em trapezista e confessa que se sente culpado pela morte filha. Pantera tenta abraçar Preciosa, mas ela se afasta. Dona Paty fica muito feliz ao ver que seu filho já está em liberdade. Pirilo sonha em ter uma nova família. Pantera quer que Preciosa seja sua a qualquer preço. Sandro encontra os documentos do seguro do circo e decide incendiá-lo. Zamira vê quando um homem joga gasolina em volta do circo.

  51. Capítulo

  52. (26/11) – Zamira flagra Sandro tentando incendiar o circo e ele acaba preso. Ravel, entristecido, diz a Preciosa que vai fechar o circo. Álvaro conta ao pai que está apaixonado. Roberto já não tem esperança de reencontrar a filha que teve com Estrela. A pedido de Preciosa, Luiz Fernando leva todos os animais do circo para viver no quintal da casa de sua tia Eduarda, que fica enfurecida. Álvaro avisa à mãe que vai ajudar o pai a encontrar a filha que teve com Estela.

  53. Capítulo

  54. (27/11) – Eduarda teme que os animais a ataquem. Na prisão, Sandro diz a Ravel que nunca se arrepende do que faz. Valéria desmaia e, no hospital, descobre que está grávida. Bianca revela a Preciosa que Heriberto morreu. Valéria está radiante porque acredita que, estando grávida, Luiz Fernando terá de se casar com ela e assumir o filho. Luiz Fernando se prepara para operar Preciosa, quando Álvaro aparece e lhe conta que Valéria espera um filho dele.

  55. Capítulo

  56. (28/11) – Resignado, Luiz Fernando fala que se sente obrigado a ficar ao lado de Valéria. A operação foi um sucesso e Preciosa faz planos para o casamento. Luiz Fernando revela a Tito porque não pode mais casar-se com sua neta e vai se afastar de Preciosa. Roberto diz a Valéria que Luiz Fernando prometeu se casar com ela em dois dias. Preciosa estranha a ausência de Luiz Fernando. Valéria agride Preciosa, conta que está grávida e vai se casar com Luiz Fernando.

  57. Capítulo

  58. (29/11) – Preciosa pressiona Álvaro para que lhe diga a verdade e ele confirma. Luiz Fernando insiste em se explicar com Preciosa, mas Dona Paty o impede, se comprometendo a contar a ela seus motivos. Diante da insistência da jovem, Dona Paty conduz Preciosa até a casa de Valéria. As duas chegam no exato momento em que ela e Luiz Fernando se casam. Simão propõe a Alma que os dois fujam para ficarem juntos. Durante a fuga, eles sofrem um acidente.

  59. Capítulo

  60. (30/11) – Simão e Alma ficam inconscientes. Luiz Fernando, abalado pela presença de Preciosa, confessa a Bianca que nunca vai se perdoar pelo que fez à jovem. Ao saber que logo terá alta, Preciosa já faz planos de virar uma grande trapezista. Ravel avisa sobre o acidente. Henriqueta e Roberto chegam ao hospital e expulsam Dona Paty do quarto. No hospital, Luiz Fernando entra no quarto de Preciosa e, ao vê-la dormindo, lhe dá um beijo. Preciosa acorda assustada.

  61. Capítulo

  62. (03/12) – Luiz Fernando confessa a Preciosa que ela continua sendo o grande amor de sua vida. No hospital, a garota dá os primeiros passos. Persuadido por Lorena, Ravel diz a Preciosa que ela não pode voltar ao circo. Ao ver Tito, Roberto conta a Álvaro que Preciosa é sua filha. Leonel jura para Orlando que vai se vingar de Rosalva. Preciosa, sem imaginar que esteve frente a frente com seu pai, pede ao avô que conte tudo sobre o pai que nunca conheceu.

  63. Capítulo

  64. (04/12) – Preciosa pergunta ao avô porque seu pai não quis reconhecê-la. Roberto conta a Álvaro sua história. Tito faz Preciosa prometer que nunca vai amar seu pai. Rosalva diz ao Orlando que voltou para se apropriar da fortuna de Leonel. Preciosa se candidata a um emprego de enfermeira para cuidar de uma pessoa cega. Eduarda diz a Valéria que seu pai já sabe que Preciosa é sua filha. Preciosa chega à casa de Leonel para pedir o emprego.

  65. Capítulo

  66. (05/12) – Preciosa pede o emprego à mãe de Leonel. Luiz Fernando proíbe Valéria de se meter com Preciosa. Henriqueta diz a Tito que ela e Valéria vão destruir a vida de sua neta. Pantera pergunta a Preciosa se é difícil entrar na casa onde ela trabalha. Álvaro pede Preciosa em casamento. Ravel expulsa Claudia do circo. Preciosa é recebida com hostilidade por Leonel. Luiz Fernando suspende a lua de mel. Valéria tem um ataque de nervos e desmaia.

  67. Capítulo

  68. (06/12) – Preciosa pede a Leonel que a deixe ficar no circo. Preciosa pede a Regina que lhe dê outra oportunidade de ganhar o carinho de Leonel. Luiz Fernando liga para Preciosa, que se recusa a atender. Pantera planeja roubar a casa de Leonel. Felina conta a Preciosa que Alma e Simão sofreram um grave acidente. Preciosa vai visitar Alma e acaba sendo humilhada por Henriqueta. Roberto ouve e, ao gritos, diz a Henriqueta que não maltrate sua filha.

  69. Capítulo

  70. (07/12) – Roberto exige que Henriqueta respeite sua filha. Preciosa se surpreende e Álvaro diz que foi apenas uma forma carinhosa de chamá-la. Roberto pede permissão a Preciosa para continuar chamando-a assim. Rosalva entra no quarto de Leonel, que a expulsa aos berros. Regina diz a Preciosa que não pode mais mantê-la no serviço. Álvaro leva Preciosa ao teatro e Luiz Fernando faz o mesmo com Valéria. Os quatro se encontram no saguão do teatro.

  71. Capítulo

  72. (10/12) – Álvaro, Preciosa, Luiz Fernando e Valéria se encontram no saguão do teatro. Durante o espetáculo, Preciosa e Luiz Fernando trocam olhares. Valéria, irritada, joga refresco em Preciosa. Claudia diz a Preciosa que, se ela voltar a trabalhar na casa de Leonel, vai acabar se apaixonando por ele. Regina vai ao consultório de Luiz Fernando e diz que seu filho ficou cego. Preciosa recebe a notícia de que Leonel quer que ela volte a trabalhar para ele.

  73. Capítulo

  74. (11/12) – Leonel quer que Preciosa volte a trabalhar em sua casa, desde que ela não se aproxime dele. Regina conta a Luiz Fernando sobre o acidente de Leonel e ele decide ir vê-lo. Leonel diz que quer comprar as dívidas de Rosalva para tê-la em suas mãos. Valéria vai a uma reunião de amigos e encontra Alan. Álvaro leva Alma até o quarto de Simão. Leonel começa a mudar seu comportamento com Preciosa. Valéria flagra Preciosa e Luiz Fernando se beijando.

  75. Capítulo

  76. (12/12) – Alma pede a Álvaro que faça tudo para que o Simão se recupere e volte a ser o palhaço alegre e sorridente de antes. Valéria, histérica, tenta matar Preciosa. Leonel diz a Orlando que só quer se vingar de Rosalva e acaba revelando que gostaria de se apaixonar outra vez. Luiz Fernando diz a Valéria que o casamento deles é uma farsa. Alma se emociona ao ver que Simão começa a voltar a si. Valéria diz a Luiz Fernando que ela e Preciosa são irmãs.

  77. Capítulo

  78. (13/12) – Valéria confessa ao marido que odeia Preciosa. Rosalva pede a Orlando que roube as jóias de sua tia. Orlando rouba uma pulseira, mas a dá para Milagros. Simão recebe a visita de Tito e pergunta por Preciosa. Preciosa entra no quarto de Leonel e ele a expulsa. Sem se deixar abater, ela insiste em conversar. Preciosa aceita namorar com Álvaro para esquecer Luiz Fernando. Valéria tenta seduzir o marido, mas é desprezada e acaba rolando escada abaixo.

  79. Capítulo

  80. (14/12) – Valéria fica inconsciente. Milagros flagra Pantera saindo do quarto de Regina. Valéria e o bebê passam bem. Dona Paty encontra uma jóia na calça do filho e pede explicações. Álvaro diz a Luiz Fernando que está namorando Preciosa. Leonel pergunta a Preciosa porque suporta suas grosserias e ela o aconselha a abrir seu coração. Aos poucos, ele começa a mudar sua forma de agir. Luiz Fernando vai visitar Leonel e Preciosa sofre um grande impacto ao vê-lo.

  81. Capítulo

  82. (17/12) – Preciosa sai do quarto e Luiz Fernando a detém. Regina descobre que roubaram suas jóias. Pantera entra no consultório de Luiz Fernando com o colar roubado e Álvaro o flagra. Preciosa jura para Regina e Leonel que ela e Luiz Fernando não têm nada a ver com o roubo. Leonel conta a Luiz Fernando que Preciosa o defendeu, mas o médico nega conhecê-la. Depois, recebe o telefonema de um homem dizendo que Valéria é a assassina de Heriberto.

  83. Capítulo

  84. (18/12) – Luiz Fernando conta a Valéria o que disse o homem. Preciosa vê umas jóias com Pantera e desconfia. Luiz Fernando tenta descobrir se Valéria tem algo a ver com a morte de Heriberto. Preciosa vê uma foto onde Regina está usando a mesma pulseira que Milagros. Leonel pede um beijo a Preciosa, mas ela recusa. Pantera tenta incriminar Luiz Fernando, que acaba preso. Leonel tem uma crise nervosa ao saber da acusação sobre o amigo. Preciosa vai à delegacia.

  85. Capítulo

  86. (19/12) – Leonel pede à mãe que nunca mais permita a entrada de Preciosa em sua casa. Álvaro diz a Pantera que viu saindo do consultório de Luiz Fernando. Aconselhada por Orlando, Milagros passa o perfume de Rosalva e entra no quarto de Leonel para confundi-lo. Preciosa vai sob a chuva até a casa de Leonel, diz a Regina que Luiz Fernando é inocente e desmaia. Leonel garante a Regina que Rosalva esteve em seu quarto. Preciosa, ardendo em febre, foge debaixo de chuva.

  87. Capítulo

  88. (20/12) – Preciosa chega em casa, delirando. Álvaro e Roberto chegam à casa de Preciosa. Ariel diz a Brás que vai se aproveitar do fato de Valéria desconhecer que Heriberto tinha um irmão gêmeo para extorquir algum dinheiro. Álvaro diz saber que ele não faz parte da vida de Preciosa . Dona Paty assume a culpa pelo roubo. Ela é presa e Luiz Fernando, solto. Ele acusa Pantera de ser o autor do roubo. O bandido saca uma navalha e o ameaça.

  89. Capítulo

  90. (21/12) – Pantera tenta acertar Luiz Fernando. Simão chega e acalma os ânimos. Leonel comunica a Luiz Fernando que vai se operar e diz que deve isso à Preciosa. Pulguinha escapa do sótão e é vista por Roberto. Luiz Fernando diz a Regina que ele e Preciosa se amam de verdade. Roberto leva Pulguinha para a filha. Valéria e Henriqueta atropelam Preciosa. Roberto a socorre. No centro cirúrgico, Bianca e Luiz Fernando se surpreende ao vê-la.

  91. Capítulo

  92. (24/12) – Rosalva e Milagros brigam violentamente. Orlando diz a Leonel que a mulher que teve em seus braços foi Milagros, e não Rosalva. Leopoldo beija Alma. Simão presencia a cena. Preciosa diz a Álvaro que não pode se casar com ele. Depois, avisa a Leonel que vai embora e ele lhe pede um beijo. Roberto diz a Tito que vai comprar o Circo das Ilusões e um apartamento para Preciosa. Preciosa procura Valéria e acaba sendo humilhada outra vez.

  93. Capítulo

  94. (25/12) – Henriqueta descobre os planos do marido e arma um escândalo. Dona Paty aconselha Preciosa a se transformar numa nova mulher. Leonel confessa a Preciosa que está se apaixonando por ela. Ariel diz a Brás que Valéria o confundiu com Heriberto. Preciosa e Tito se mudam para a casa nova. Ela começa a fazer aulas de etiqueta. Luiz Fernando opera Leonel. Ravel reúne o pessoal do circo e comunica que Preciosa é a nova proprietária.

  95. Capítulo

  96. (26/12) – Todos festejam a notícia. Zamira diz a Preciosa que sua sorte vai mudar. Valéria e Eduarda aconselham Henriqueta a ser amorosa com o marido. Roberto convida Preciosa para sua festa de aniversário. Leonel agradece a Preciosa por ter voltado a enxergar. Zamira diz a amiga que ela deve estar linda na festa, pois este será um dia vitorioso. Álvaro comunica a Claudia que ela está grávida. Luiz Fernando fica surpreso ao ver Preciosa na festa.

  97. Capítulo

  98. (27/12) – Preciosa impressiona a todos na festa. Luiz Fernando fica encantado. Henriqueta e Eduarda, surpresas, deixam cair os copos. Roberto tranca Henriqueta no quarto. Preciosa flagra Valéria beijando Ariel no jardim e o confunde com Heriberto. Roberto apresenta Preciosa a todos como sua filha. Valéria a acusa de querer lhe roubar o marido. Preciosa enfrenta a irmã, diz que a viu beijando Heriberto e avisa que vai lutar pelo amor de Luiz Fernando.

  99. Capítulo

  100. (28/12) – Leonel dança com Preciosa e Luiz Fernando os observa, com lágrimas nos olhos. Preciosa diz a Álvaro que nunca mais será humilhada. Luiz Fernando e Leonel discutem e se declaram apaixonados por Preciosa. A jovem começa a reestruturar o circo. Ariel procura o delegado para investigar quem matou seu irmão, Heriberto. Ravel é expulso da casa de Lorena. Preciosa procura Luiz Fernando e os dois são surpreendidos por Valéria.

  101. Capítulo

  102. (31/12) – Ravel e Robin brigam por causa da Claudia. Álvaro sente uma forte dor de cabeça e perde os sentidos. Luiz Fernando informa que ele tem tumores cerebrais. Luiz Fernando e Rosalva se conhecem num bar. Ela diz que se chama Miranda. Álvaro pede a Preciosa que o ame durante o tempo que lhe resta. Valéria propõe a Leonel que se unam para separar Preciosa e Luiz Fernando, mas ele não aceita. Álvaro pede Preciosa em casamento.

  103. Capítulo

  104. (01/01) – Preciosa recusa o pedido. Roberto e Henriqueta tentam convencê-la a se casar com Álvaro. Ariel vai à casa de Eduarda, que desmaia ao vê-lo. Preciosa procura Álvaro para dizer que aceita se casar com ele. Ariel conta a Eduarda que é irmão gêmeo de Heriberto e que está disposto a tudo para esclarecer a morte dele. Leonel pede Preciosa em casamento, mas ela diz que não pode aceitar. Valéria oferece uma fortuna a Pantera para que mate Preciosa.

  105. Capítulo

  106. (02/01) – Pantera se nega a matar Preciosa. Claudia anuncia que está grávida. Uma semana depois, Preciosa e Álvaro se casam. Leonel chora ao saber. Simão pede Alma em casamento. Preciosa passa os dias com Álvaro e, à noite, retorna para a casa do avô. Vários meses se passam. Preciosa conversa com Dona Paty sobre os preparativos do casamento de Leonel e Milagros e comenta que Álvaro está cada dia mais doente. Valéria sente as primeiras contrações.

  107. Capítulo

  108. (03/01) – Daniel faz o parto e comunica a Luiz Fernando que ele é pai de uma menina. Pantera pede a Preciosa que lhe dê trabalho no circo e ela atende, sem imaginar que ele pretende roubá-la até levá-la a falência. Luiz Fernando não se conforma com a indiferença de Valéria diante da filha. Preciosa decide dar, secretamente, um ursinho de pelúcia para a sobrinha. Luiz Fernando dá à criança o nome de Princesa. Pantera tenta beijar Preciosa à força.

  109. Capítulo

  110. (04/01) – Preciosa despreza Pantera. Luiz Fernando chora ao lembrar de Preciosa. Roberto leva o presente para Princesa. Luiz Fernando desconfia que foi Preciosa quem mandou. Leonel diz a Preciosa que está de mudança para o interior, mas que ainda volta para buscá-la. Rosalva convida Luiz Fernando para sair e Firmina os segue. Rosalva liga para Luiz Fernando e Valéria atende. Rosalva se identifica como Miranda. Valéria telefona para Preciosa.

  111. Capítulo

  112. (07/01) – Valéria convida Preciosa para conhecer sua filha e diz que quer que ela seja como uma mãe para Princesa. Rosalva diz ao Luiz Fernando que vai fazê-lo esquecer Preciosa. Valéria flagra o marido e Rosalva juntos. Ariel pede a Preciosa que lhe conte o que aconteceu com Heriberto. Luiz Fernando pede o divórcio a Valéria. Henriqueta descobre que Alma e Simão pretendem se casar às escondidas. Álvaro pede a Preciosa que lhe dê um filho.

  113. Capítulo

  114. (08/01) – Ariel pede a Valéria que vá a seu apartamento. Preciosa diz ao marido que não pode lhe dar um filho pois ama Luiz Fernando. Ariel chama Valéria de assassina diante de todos. Álvaro tem uma forte dor de cabeça e pede a Preciosa que fique ao seu lado. Henriqueta diz a Valéria que seu irmão está morrendo. Álvaro pede a Preciosa que passe a noite ao seu lado. Luiz Fernando visita o amigo e Henriqueta tenta evitar que Preciosa o veja. Mas ele a encontra.

  115. Capítulo

  116. (09/01) – Luiz Fernando comunica a Roberto e Tito que vai se divorciar de Valéria. Valéria pede a Preciosa que converse com Ariel e lhe ofereça dinheiro para que a deixe em paz. Luiz Fernando tenta convencer Preciosa de que eles ainda podem ser felizes. Ela mente dizendo que está grávida de Álvaro. Luiz Fernando flagra Valéria tratando a filha carinhosamente e fica surpreso. Depois, pergunta a Álvaro se Preciosa está realmente esperando um filho dele.

  117. Capítulo

  118. (10/01) – Álvaro, atendendo ao pedido da mulher, confirma a história. Mas Roberto garante que é mentira. Luiz Fernando e Preciosa se beijam. A jovem se emociona ao conhecer a sobrinha. Álvaro é levado para o hospital em estado grave. Simão vai com Alma conhecer Princesa e Valéria o expulsa de casa. Álvaro pede a Luiz Fernando que salve sua vida. Valéria diz a Álvaro que ele tem de viver para impedir que Preciosa e Luiz Fernando sejam felizes.

  119. Capítulo

  120. (11/01) – Álvaro não aceita ser cúmplice de Valéria e ela arma um tremendo escândalo para Preciosa e Luiz Fernando. Alma visita Álvaro e conta que é feliz com Simão. Subornado por Valéria, Pantera some com Princesa. Valéria finge não se lembrar do que fez com a filha. Henriqueta acusa Preciosa de ter levado Valéria à loucura. Preciosa promete a Álvaro que não voltará a se casar. Pantera abandona o bebê na porta de um orfanato. Valéria pede ajuda a Preciosa.

  121. Capítulo

  122. (14/01) – Valéria pede a Preciosa que a ajude a reconquistar Luiz Fernando. Preciosa flagra Luiz Fernando e Rosalva se beijando e desmascara a rival. Luiz Fernando publica uma foto de Estrelinha em todos os jornais. Álvaro pede um beijo a Preciosa. Luiz Fernando chega e presencia a cena. Preciosa pressiona Pantera. Ele confessa que Valéria idealizou o seqüestro. Preciosa chega ao asilo à procura de Princesa e descobre que a menina não está mais lá.

  123. Capítulo

  124. (15/01) – Preciosa vai ao orfanato onde a menina está. Valéria se diverte com o sofrimento de Luiz Fernando. Preciosa chega à casa de Luiz Fernando trazendo Princesa. Álvaro decide viajar para os Estados Unidos e se submeter à cirurgia e pede que Preciosa fique ao seu lado. Alma, desconsolada, diz a Simão que sua mãe não a considera como filha. Ariel está feliz pois, graças a Orlando, vai provar que Valéria matou seu irmão. Henriqueta se opõe à viagem de Álvaro.

  125. Capítulo

  126. (16/01) – Rosalva e Valéria brigam e vão parar na delegacia. Álvaro pede a Roberto que cuide de Preciosa depois de sua morte e que faça tudo para que ela e Luiz Fernando sejam felizes. Tito e Dona Paty encontram uma menina perdida. Preciosa pede a Luiz Fernando que a ajude a levar Álvaro para os Estados Unidos. Quando a ambulância chega, Henriqueta empurra Preciosa para evitar que acompanhe seu filho. Preciosa cai e perde os sentidos.

  127. Capítulo

  128. (17/01) – Álvaro viaja. Preciosa volta a si. Eduarda conta a Luiz Fernando sobre o envolvimento de Valéria no seqüestro de sua filha. Leonel diz a Preciosa que não se casou com Milagros porque ainda está apaixonado por ela. Ravel conta a Cláudia que está convencido de que é o pai do filho que ela espera. Nos Estados Unidos, os médicos pedem autorização a Roberto e Henriqueta para operar Álvaro. Luiz Fernando diz a Preciosa que se separou de Valéria.

  129. Capítulo

  130. (18/01) – Luiz Fernando pede a Dona Paty que seja a babá de sua filha. Valéria ameaça se matar caso Luiz Fernando não volte a viver com ela. Valéria simula uma tentativa de suicídio. Assustado, Luiz Fernando recua em sua decisão. Álvaro é operado e reage bem. Luiz Fernando chega na casa de Preciosa e, ao vê-la com Leonel, se descontrola. Orlando se une a Valéria para se vingar de Luiz Fernando. Preciosa recebe um telegrama avisando que Álvaro morreu.

  131. Capítulo

  132. (21/01) – Preciosa se culpa pela morte de Álvaro. Roberto critica Henriqueta por ter mentido para Preciosa, dizendo que Álvaro morreu. Álvaro volta a si e Henriqueta fala que Preciosa preferiu ficar ao lado de Luiz Fernando. Leopoldino erra de noiva ao tentar seqüestrar Alma. Simão e Alma se casam. Pantera leva um tiro e, antes de morrer, confessa a Preciosa que sempre foi apaixonado por ela. Álvaro escreve uma carta a Preciosa, mas Henriqueta a destrói.

  133. Capítulo

  134. (22/01) – Rosalva revela a farsa sobre Milagros e pressiona Leonel a se casar com ela. Álvaro liga para Preciosa, que se assusta ao ouvi-lo. Henriqueta desliga o telefone antes que ele se identifique. Leonel diz a Preciosa que é um homem livre pois Milagros o enganou. Ele a convida a passar uns dias no sítio. Valéria diz a Orlando que Leonel e Preciosa devem sofrer um acidente. Zamira vê nas cartas um acidente do avião. Ela tenta prevenir Preciosa, mas chega tarde demais.

  135. Capítulo

  136. (23/01) – Leonel, Preciosa e o avô viajam de avião para o sítio. Zamira diz a Luiz Fernando que viu nas cartas que eles vão sofrer um acidente de avião. Leonel e Preciosa chegam ao sítio. Zamira insiste que Preciosa corre perigo. Leonel a convida para um passeio de avião. Simão e Alma não se entendem. Valéria sabota o avião. Leonel, Preciosa e Pulguinha levantam vôo. Zamira começa a gritar. O avião cai e os dois perdem os sentidos.

  137. Capítulo

  138. (24/01) – Leonel volta a si. Preciosa perambula a ermo. Tito avisa Luiz Fernando sobre o acidente. Henriqueta lê para o filho uma suposta carta de Preciosa onde ela diz que vai viajar com Luiz Fernando. Preciosa é encontrada, mas perdeu a memória. Valéria se irrita com a notícia de ela sobreviveu. Leonel diz a Preciosa que eles não conheciam Dr. Luiz antes do acidente. Luiz Fernando beija Preciosa. Valéria vai ao hospital e se surpreende ao ver que Preciosa não a reconhece.

  139. Capítulo

  140. (25/01) – Henriqueta, desmascarada, tenta convencer o filho de que só tentou protegê-lo. Valéria diz a Preciosa que são irmãs e que Luiz Fernando as separa. Tito leva Preciosa de volta ao circo. Valéria confessa a Orlando que matou Heriberto, e ele conta tudo para Ariel. Preciosa diz a Leonel que aceita se casar com ele. Valéria presta depoimento sobre a morte de Heriberto e incrimina Preciosa. Luiz Fernando se declara a Preciosa e os dois se beijam.

  141. Capítulo

  142. (28/01) – Luiz Fernando volta para casa arrasado. Preciosa recupera a memória e sai correndo da igreja. Ela e Álvaro se abraçam. Preciosa diz ao marido que vai permitir a consumação do casamento. De noite, o casal é interrompido pela chegada de Ravel. Luiz Fernando tenta convencer Valéria a se entregar à polícia. Álvaro diz a Preciosa que o que aconteceu entre eles de noite não passou de uma bobagem. Preciosa se culpa por não conseguir amá-lo.

  143. Capítulo

  144. (29/01) – Preciosa recebe uma carta de despedida de Leonel e fica muito triste ao saber que ele vai embora do país. Preciosa vai até a cadeia e ouve, perplexa, Sandro confessar que matou sua mãe. Ela o perdoa e ele morre. Valéria está sendo procurada pela polícia. Para salvar a irmã, Preciosa diz ao delegado que é a assassina de Heriberto. Valéria solta todos os animais do circo. Dona Paty ouve um rugido de leão e corre para tentar salvar Princesa.

  145. Capítulo

  146. (30/01) – O leão se aproxima da menina e Dona Paty grita desesperadamente. A polícia consegue dominar a fera. Valéria se irrita ao saber que não houve feridos. A zeladora inocenta Preciosa, que é posta em liberdade. Luiz Fernando, conformado, resolve fazer uma longa viagem. Álvaro diz a Felina que vai dar o divórcio a Preciosa. Os dois se beijam e Preciosa presencia a cena. Felina chora e Álvaro diz a esposa que agora ela tem um pretexto para se divorciar.

  147. Capítulo

  148. (31/01) – Preciosa aconselha Felina a tentar conquistar o coração de Álvaro. Roberto diz a Preciosa que Luiz Fernando está de partida e que só ela pode fazê-lo mudar de idéia. Álvaro segue a mãe para descobrir o esconderijo de Valéria. Luiz Fernando leva Princesa para se despedir de Preciosa. Valéria finge que vai se entregar, mas diz ao Álvaro que primeiro quer ver a filha. Ariel invade o quarto e garante a Valéria que desta vez ela vai para a cadeia.

  149. Capítulo

  150. (01/02) – Henriqueta atinge Ariel com uma garrafa e Valéria foge. Ela entra em um edifício em construção e ameaça suicídio. Luiz Fernando tenta convencê-la a se entregar. Dona Paty encontra muito dinheiro escondido em casa e descobre que foi o pagamento de Valéria a Pantera. Preciosa sobe no edifício disposta a salvar a irmã. Quando a vê, Valéria se joga do prédio e morre. Dias depois, Preciosa vai ao aeroporto atrás de Luiz Fernando, que já embarcou.

  151. Capítulo

  152. (04/02) – Resumo do último capítulo da novela Preciosa: Álvaro promete a Felina que fará de tudo para amá-la. Henriqueta é internada em um hospital psiquiátrico. Depois de um ano viajando com o circo, Preciosa está de volta. Álvaro lhe diz que Luiz Fernando acaba de voltar ao país. Álvaro confessa a Felina que está apaixonado por ela. Preciosa faz seu número no trapézio e, ao terminar, Luiz Fernando se aproxima e a pede em casamento. Preciosa e Luiz Fernando se casam.

Elenco / Personagens

Preciosa Ruíz (Irán Castillo) – jovem bonita e meiga, mora e trabalha num circo e seu grande sonho é ser uma trapezista famosa, assim como foi sua mãe. Quer ganhar dinheiro para operar sua perna inválida.

Luiz Fernando Santander (Mauricio Islas) – jovem e famoso médico, bonito e de bom caráter, ele é noivo de Valéria e vai se apaixonar por Preciosa.

Alvaro San Román (Francisco Gattorno) – irmão de Valéria, ele é um médico jovem e bonito. Ficará interessado em Preciosa.
Confira o perfil dos personagens principais da novela Preciosa
Valéria San Romann (Nailea Norvind) – jovem rica e bonita, da alta sociedade. A mãe quer que ela se case com Luiz Fernando.

Sandro (Roberto Ballesteros) – dono do circo onde Preciosa e seu avô trabalham. Homem de mau caráter, para atingir seus objetivos ele é capaz de tudo. É o principal culpado pela morte de Estrela, a mãe de Preciosa.

Tito (Luiz Bayardo) – avô de Preciosa, é um homem bom e humilde que trabalha como palhaço no circo. Cuida da neta desde que a filha morreu e tem por Preciosa um grande carinho.

Roberto San Román (Alfonso Iturralde) – homem de bom caráter, é casado com Enriqueta e é pai de Alvaro, Valéria e Alma. É infeliz no casamento e pensa muito num romance que teve no passado.

Enriqueta San Román (Felicia Mercado) – bonita e altiva, ela dá muita importância ao dinheiro. Vive fazendo planos para que as filhas se casem com homens ricos. Para ela o amor está em segundo plano.

Alma San Román (Ingrid Martz) – jovem rica e bonita, ela é muito diferente da irmã, Valéria, e não concorda com as atitudes da mãe, Enriqueta.

Eduarda do Vale (Bertha Moss) – milionária da alta sociedade, tem como herdeiro o sobrinho Luiz Fernando. Ela usa de todos os artifícios, inclusive chantagens emocionais, para que o sobrinho se case com Valéria.

Dona Paty (Carmen Salinas) – trabalha no circo e conheceu a mãe de Preciosa. Tem um grande coração e ama Preciosa como se ela fosse sua filha.

Felina (Suzana González) – trabalha no circo. É bonita, mas muito infeliz. Sofre com as traições do marido.

ELENCO
Irán Castillo – Preciosa Ruiz/Estrella
Mauricio Islas – Luis Fernando Santander
Naiela Norvind- Valéria
Francisco Gattorno – Álvaro San Roman
[Felícia Mercardo]] – Henriqueta
Roberto Ballesteros – Sandor
Susana González – Felina
Alfonso Iturralde – Roberto San Roman
Uri – Oscarito
Bertha Moss – Eduarda
Yula Pozo – Fermina
Rodrigo Vidal – Leonel de la Riva
Marcela Pezet – Lorena
Luis Bayardo – Tito
Luis Gatica – Patricio
Adriana Fonseca – Vanessa
Carmen Salinas – Mamá Pachis
Norma Lazareno – Regina
Luz Elena González – Milagros
Khotan Fernández – Ransel
Sharis Cid – Zamira
Ana Layevska – Princessa
Mayrín Villanueva – Claudia
Ingrid Martz – Alma San Roman
Héctor Suárez Gomis – Lorenzo “El Pantera”
David Larible – Angel Clown
Raúl “Chóforo” Padilla – Libaldo
René Casados – El Gran Sabu
Marta Ofelia Galindo
Eduardo Antonio – Padre Juan Martin
Mauricio Aspe – Gasonlina
Osvaldo Benavides – Simón
Rubén Cerda
Uri Chartarivsky
Manola Diez – Ines
Alec Von Bargen – Orlando
Alfredo Ahnert
Alizair Gómez – “El Pirulo”
Ángeles Balvanera
Bodokito – Finita
Eduardo Iduñate – Gitano
Fernando Franco
Francisco Rossell – Arturo
Ligia Robles – Luz Elena
Lisa Carbajal – Bianca
Jorge Poza – Robin
Eduardo Rodríguez – Leopoldo
Marieth Rodríguez – Rosalba Morantes/Miranda Barrios
Miguel Ángel Cardiel – Ariel
Odiseo Bichir – Heriberto Robles
Gabriela Rivero – Alejandra
Paola Flores
Lourdes Alexa
Yamil Sesin
Zayda Castillón
Jacqueline Voltaire

Trilha Sonora Nacional e Internacional

TEMA DE ABERTURA
Girando en el tiempo

INTÉRPRETE
Irán Castillo

LETRA
Como siempre voy girando en el tiempo
para encontrarme otra vez junto a ti.

Voy buscando el calor de tus manos,
equilibrio sin fin para mí.
Y juntos nos vamos a un sueño lejano,
siento que vuelo si estás a mi lado.
Te llevo conmigo atado a mi alma,
por siempre en el tiempo estarás junto a mí.

Voy buscando el calor de tus manos
equilibrio sin fin para mí.
Y juntos nos vamos a un sueño lejano,
siento que vuelo si estás a mi lado.
Te llevo conmigo atado a mi alma
Por siempre en el tiempo estarás junto a mí.

Y juntos nos vamos a un sueño lejano,
siento que vuelo si estás a mi lado.
Te llevo conmigo atado a mi alma
por siempre en el tiempo estarás junto a mí.

Comentário para: “Preciosa Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mary andrade

    Poderia teorizar essa novela,,,