Por Amor Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Por Amor desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Por Amor e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Por Amor

◘ Período de exibição: 13/10/1997 – 22/05/1998
◘ Horário: 20h30
◘ Nº de capítulos: 190
◘ Autoria: Manoel Carlos
◘ Colaboração: Maria Carolina, Vinícius Vianna e Letícia Dornelles
◘ Direção: Paulo Ubiratan, Ricardo Waddington, Alexandre Avancini, Ary Coslov e Edson Spinello
◘ Direção-geral: Paulo Ubiratan e Ricardo Waddington

“O que você faria por amor?” Essa era a questão que norteava a novela. A história começa em Veneza, na Itália. Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e sua mãe, Helena (Regina Duarte), viajam juntas por motivos opostos: a jovem despede-se da vida de solteira, e Helena procura esquecer o fim de um namoro. Lá, elas conhecem o brilhante arquiteto Atílio (Antonio Fagundes), também brasileiro. Charmoso, galanteador, inteligente e romântico, conquista Helena de imediato.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, Marcelo (Fábio Assunção), filho predileto do casal Branca (Susana Vieira) e Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella), encanta as funcionárias da empresa onde trabalha e enlouquece a ex-namorada Laura (Vivianne Pasmanter), que o persegue obsessivamente. O rapaz desperta as maiores inseguranças em sua futura esposa, Maria Eduarda, por quem é verdadeiramente apaixonado. Ela é uma jovem ciumenta, mimada e frágil. Não sabe lidar com as dificuldades da vida, rejeita o pai alcoólatra, Orestes (Paulo José), e nunca está plena em seu relacionamento.

De volta ao Rio, Atílio precisa terminar sua já falida relação com Isabel (Cassia Kis Magro) e se livrar do assédio constante de Branca, com quem teve um namoro na juventude, que a deixou ligada a ele para sempre. Apaixonado, Atílio casa-se com Helena.

A partir daí, o destino de Helena, Atílio, Maria Eduarda e Marcelo se cruza para sempre. Mãe e filha engravidam na mesma época e vão para a maternidade juntas. Eduarda perde o útero no parto e dá à luz um bebê doente, que morre logo em seguida. Helena, por sua vez, dá à luz uma criança saudável e fica sabendo da desgraça da filha. Em um momento de desespero, diante da fragilidade de Eduarda e penalizada com o fato da filha nunca mais poder engravidar, Helena implora para que César (Marcelo Serrado) – o médico amigo que as atendia, apaixonado por Eduarda desde criança, um rapaz doce e sensível – troque as crianças. César o faz, chocado com o trágico momento, por amor à Eduarda e em nome de tudo que Helena fizera por ele durante a vida.

Helena diz a todos, inclusive a Atílio, que seu bebê não resistiu. Eduarda, por sua vez, passa a cuidar do irmão como filho, dando-lhe o nome de Marcelo Junior e ignorando a verdade sobre seu parto. A partir daí, os dias são dramáticos para César, que vive um transtorno pessoal, tamanha sua culpa, e Helena, que se vê obrigada, inclusive, a amamentar a criança, já que Eduarda não tem leite suficiente.

Somente Helena e César guardam o segredo que, no final da novela, decide o destino dos dois casais para sempre. E é no último capítulo que todos descobrem a troca das crianças. Maria Eduarda lê a verdade no diário de Helena, fica enfurecida e arrasada. Depois da explosão da filha, Helena vai pessoalmente contar tudo a Atílio, que reage de forma transtornada. Ele parte imediatamente para ver o filho, muito comovido, e Eduarda lhe pede, desesperadamente, que ele não tire a criança dela. Desolado, Atílio decide sair do país. Eduarda e Marcelo perdoam Helena e decidem adotar uma menina.

Há uma passagem de tempo, e chega o dia do casamento de Márcia (Maria Ceiça) e Wilson (Paulo César Grande). Helena e Atílio foram convidados para serem padrinhos do casal, mas como Atílio está fora do país, seu filho Leo (Murilo Benício) o representa no altar. Para a alegria de todos, Atílio aparece na cerimônia e assume seu lugar.

Na última cena da novela, depois do casamento, os dois casais aparecem no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro, caminhando sob as centenárias palmeiras do parque. Em determinado momento, Marcelinho solta a mão de Eduarda e Marcelo e corre para os braços de Helena e Atílio. Os cinco terminam caminhando juntos, em uma cena de cumplicidade e ternura.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Por Amor

** Resumo divulgado parcialmente

O resumo começou a ser divulgado a partir do capítulo 73

05/01 a 10/01/1998
Segunda: Branca voa com Nando e reclama. Branca e Eduarda consultam uma cartomante. A cartomante diz a Eduarda que uma moça irá atrapalhar seu casamento. Eduarda vê Laura e Marcelo e fica com ciúmes. Marcelo revela a Eduarda que ela não pode ter mais filhos.

Terça: Isabel diz a Camila que vai dar um filho a Atílio. Eduarda procura César. Anita chega e a ofende. Sirléia diz a Virgínia que quer ver a amante do marido. César leva Eduarda e Marcelo trata-o mal. César sofre um acidente.

Quarta: Eduarda e Marcelo discutem. Branca diz que Marcelo se casou com a mulher errada. César é levado ao hospital. Laura provoca Catarina, que revida. Léo conversa com Catarina. Anita visita César. César delira durante o sono e Anita ouve-o repetir parte da conversa com Helena.

Quinta: Isabel prepara surpresa para Arnaldo. Eduarda visita César no hospital. Branca briga com Arnaldo por ele chegar tarde em casa. Branca proíbe Arnaldo de fazer empréstimo a Milena. Marcelo procura Laura.

Sexta: Marcelo diz a Laura que está cheio de tudo. César diz a Anita que vai abandonar a medicina. Marcelo beija Laura. Eles transam. Sirléia vê beijo de Catarina e Rodrigo. Laura provoca Marcelo e leva uma bofetada. Laura telefona para Eduarda e diz que Marcelo esteve lá.

Sábado: Eduarda expulsa Marcelo de casa. Laura diz a Meg que esteve com Marcelo. Marcelo vai a um bar. Moretti pede a César uma explicação sobre largar a medicina. Leonardo ouve Marcelo contar a Branca que ficou com Laura. Eduarda procura Laura.

12/01 a 17/01/1998
Segunda: Branca tenta convencer Eduarda a voltar com Marcelo. Sirléia diz à mãe que quer ir à festa da amante de Nestor para desmascarar o marido. Branca diz a Marcelo que não convenceu Eduarda a reatar o casamento. César revela ao pai que trocou os bebês. Helena chega de viagem.

Terça: Eduarda diz a Helena que se separou de Marcelo. Helena vai à casa de Branca visitar Marcelinho. Catarina grava um comercial. Orestes perde nova chance de emprego. César diz a Helena que contou tudo ao pai. Sirléia vai à festa de Sílvia e vê Nestor.

Quarta: Nestor fica apavorado e pede a Sirléia para não fazer escândalo. Sirléia deixa Nestor voltar para a festa. Isabel diz a Atílio que quer ficar grávida. Sirléia conhece o filho de Nestor e se emociona. Atílio diz a Helena que quer sair da empresa de Arnaldo. Eduarda encontra Marcelo.

Quinta: Eduarda e Marcelo discutem. Branca aparta a briga. Nestor diz a Sirléia que eles precisam conversar. Milena e Laura comemoram o dinheiro recebido para abrir a loja. Marcelo vai ao apartamento de Eduarda. Eduarda tranca-o lá e vai para a casa de Helena.

Sexta: Marcelo consegue sair do apartamento e volta ao bar para beber. Léo consegue levá-lo para casa. Léo defende Milena das agressões da mãe. Atílio diz a Eduarda que ela pode ficar morando com eles. César volta para casa e descobre que Eduarda se separou de Marcelo. Laura vê Eduarda almoçando com César. Wilson vai ao quarto de Márcia.

Sábado: Márcia e Wilson transam. Márcia conta a Flávia e Aninha que ela e Wilson deram uma trégua. Marcelo ignora Laura. Laura diz a Marcelo que viu César e Eduarda almoçando juntos. Eduarda e Márcia passeiam com os filhos. Marcelo encontra Eduarda.

19/01 a 24/01/1998

Segunda: Virgínia leva Eduarda e Marcelo até sua casa e chama Helena. Laura janta na casa de Branca e provoca Marcelo. Antenor tenta convencer César a contar a Atílio e Eduarda que trocou os bebês. César se recusa. Arnaldo compra anel para Isabel. Branca vê o anel e pergunta ao marido para quem é o presente.

Terça: Arnaldo disfarça e dá o anel a Branca. Branca mostra o anel a Isabel. Helena fica com ciúmes ao ver Flávia insistindo com Atílio para que ele se torne sócio do ateliê. Arnaldo promete dar outro presente a Isabel. Laura se esconde para ouvir a reunião de Marcelo, Eduarda e o advogado.

Quarta: Eduarda e Marcelo não aceitam refletir sobre a separação. Eduarda diz a Marcelo que vai trabalhar. Laura exulta. Marcelo e Eduarda descobrem Laura ouvindo a conversa. Marcelo joga-a na piscina e tenta afogá-la. Léo a salva e briga com Marcelo. Catarina encontra as cartas da mãe e procura Sílvia. A emissora não forneceu os outros capítulos.

26/01 a 31/01/1998
egunda: Eduarda vê Marcelo dormindo no apartamento. Eles lutam e Eduarda acerta-o na cabeça. Atílio leva Marcelo ao hospital. Marcelo diz que vai dar queixa de Eduarda. Branca diz a Atílio que sente sua falta. Helena conta seu segredo a Virgínia. Virgínia a esbofeteia.

Terça: Virgínia diz a Helena que ela foi egoísta. Anita tenta fazer César falar sobre o que o aflige. Nestor conversa com Leonor. Eduarda e Marcelo consultam advogado. Arnaldo dá presente a Isabel. Léo vai à casa de Atílio. Orestes bebe, e Helena o ajuda.

Quarta: Cat fica maravilhada ao ver Léo com Marcelinho. Marcelo fica com raiva ao saber que Léo esteve com Eduarda e briga com ele. Branca vê colar de Isabel. Isabel diz que é falso. César diz à mãe que vai para os Estados Unidos. Nando e Milena comunicam a Lídia que vão se casar.

Quinta: Lídia fica chocada com a notícia e não consegue disfarçar. Milena diz a Lídia que não vai contar a Branca. Branca fica desconfiada ao ver que Milena não dormiu em casa. Lídia diz a Nando que está magoada. Branca ouve Laura e Milena conversarem e descobre os planos da filha.

Sexta: Léo dá carona a Atílio e janta com a família de Helena. Arnaldo diz a Isabel que Branca e Atílio tiveram um caso quando jovens. Branca decide impedir o casamento de Milena e procura Rose. Lídia prevê desgraça no casamento do filho. Eduarda visita Branca e vê Marcelo.

Sábado: Eduarda e Marcelo discutem. Wilson pede Márcia em casamento. Márcia diz que quer engravidar de novo. Antenor pede a Eduarda que converse com César. Laura vê Eduarda e César no restaurante e leva Marcelo para lá. Branca diz a Rose que quer prejudicar Milena, Nando e Léo.

02/02 a 07/02/1998
Segunda: Marcelo arma escândalo no restaurante. Atílio esbofeteia Marcelo ao vê-lo falar mal de Eduarda. Marcelo diz que vai despedi-lo. Arnaldo intervém. Virgínia procura César e diz que eles devem desfazer a troca de bebês. Branca diz a Fausto que quer dar um flagrante em Nando por tráfico de drogas.

Terça: Fausto ouve o plano de Branca e fica entusiasmado. Isabel se declara a Arnaldo para conseguir que ele lhe dê um apartamento. Zilá desconfia da visita de Fausto a Branca. Catarina pede a Atílio para convidar Léo para assistir seu comercial. Atílio acompanha Eduarda ao advogado. Marcelo vai acompanhado de Arnaldo. Rose mostra a droga a Branca. A emissora não forneceu os outros capítulos.

09/02 a 14/02/1998
Segunda: Milena diz a Léo que Branca deve ter alguma participação na prisão de Nando. Léo não acredita. Sirléia diz a Nestor que vai se separar dele oficialmente. Milena visita Nando na prisão. Magnólia fica com ciúmes ao ver Genésio conversar com Liza.

Terça: Marcelo visita o filho, que está com febre. Helena e Atílio conversam sobre a competência de Léo para os negócios. Zilá revela a Milena que Rose e Olavo estiveram envolvidos com a transferência de Nando para São Paulo. Léo vai à sala do pai e encontra Branca. Ela diz que Arnaldo está gastando muito em jóias.

Quarta: Branca diz a Léo que ele está acobertando Arnaldo. Atílio chega. Branca tenta seduzi-lo. Catarina revela a Eduarda seu interesse por Léo. Laura encontra César. Branca diz a Marcelo que vai descobrir quem é a amante do seu pai. Laura diz a Marcelo que César falou mal dele. Marcelo procura César.

Quinta: Marcelo provoca e agride César. César acaba revidando e Moreti consegue colocar Marcelo para fora. Marcelo agride Léo. Léo diz verdades ao irmão. Branca chega. Milena se recusa a ir ao aniversário de Laura. Fausto volta de viagem. Marcelo aparece na festa de Laura.

Sexta: Laura dança com Marcelo. Orestes telefona para Milena. Lídia discute com Orestes por ele incentivar o casamento de Nando e Milena. Milena diz a Léo que Lídia está contra ela. Laura aproveita que Marcelo está bêbado, leva-o para casa e transa com ele. César diz aos pais que vai se casar com Anita e tirar férias. Marcelo vê Laura em sua cama.

Sábado: Marcelo diz a Laura que ela armou tudo. Vera vai ao quarto de Marcelo pensando encontrar Eduarda e vê Laura. Helena incentiva Eduarda a dar aulas particulares. Marcelo diz a Vera que nada aconteceu entre ele e Laura. Lídia visita Nando. Milena chega.

16/02 a 21/02/1998
Segunda: Branca diz a Rose que Olavo está descuidando do caso de Nando. Lídia trata Milena com frieza. Branca diz a Marcelo para tomar cuidado com Laura. Helena oferece ajuda a Lídia. Meg briga com Laura por causa de Marcelo. Eduarda vai com Léo ao apartamento. Virgínia procura Atílio.

Terça: Eduarda pergunta a Vera sobre a noite em que Marcelo dormiu no apartamento. Helena assusta ao ver Virgínia conversando com Atílio. Léo sugere a Eduarda que fique com o apartamento para o filho e conta sobre as dificuldades da empresa. Atílio desconfia de que Virgínia está escondendo algo. Branca encontra Arnaldo.

Quarta: Helena e Atílio recebem Pedro. Isabel conta detalhes da viagem com Arnaldo a Camila. Branca discute com Arnaldo, que tenta negar que tem uma amante. Arnaldo sai de casa e conta sua briga com Branca a Isabel. Milena pergunta a Branca se ela é responsável pela prisão de Nando.

Quinta: Branca faz drama e diz que ajudou Nando a ter uma cela individual. Milena conta ao pai sobre a prisão de Nando. Atílio sai para almoçar com Isabel. Milena vê Genésio e o convida para desfilar. Arnaldo vai à delegacia com Milena.

Sexta: Arnaldo não consegue fazer o delegado soltar Nando. Branca conversa com Rose. Arnaldo e Alceu dizem a Nando e Milena que ele tem chances de sair logo. Branca diz a Rose que vai colocar um detetive atrás de Arnaldo. Rose se oferece para segui-lo. Genésio e Magnólia se beijam.

Sábado: Catarina dá em cima de Leó, que começa a ficar interessado. Leonardo diz a Eduarda que ela ainda ama Marcelo. César conta aos pais que vai viajar com Anita. Atílio leva a família para sair. César, bêbado, vê Atílio chegar com Eduarda e Helena e sorri, enigmático.

23/02 a 28/02/1998
Segunda: César, bêbado, quer cumprimentar Atílio e Helena. Anita ameaça ir embora do bar. César começa a fazer escândalo, mas Helena o impede. Atílio e Anita desconfiam de que há algo errado. Atílio nota que Helena está fugindo dele. Antenor diz a César que vai revelar o segredo a Atílio. César o impede. Marcelo apare e na festa à fantasia na casa de Laura. Eduarda aparece na festa de Laura.

Terça: Eduarda não é reconhecida e fica contente ao ver Marcelo destratar Laura. Marcelo diz a Isabel que sabe que o pai tem uma amante. Atílio percebe Helena e Virgínia discutindo. Sirléia é beijada por um folião. Branca vai à joalheria e descobre que Arnaldo mandou uma jóia, que não é sua, para consertar.

Quarta: Branca pede que entreguem o colar na empresa do marido e diz a Rose que vai descobrir quem é a amante de Arnaldo. Milena elogia o trabalho de Helena em sua loja. Genésio aceita desfilar para Milena, mas pede para levar Magnólia junto. Milena convida Eduarda para desfilar. Branca está ne empresa quando entregam o colar. Marcelo se atrasa para a audiência.

Quinta: Marcelo chega e a audiência começa. Atílio telefona para César e Moreti, mas não os encontra. Marcelo diz que não quer se separar e o juiz transfere a audiência. Eduarda fica inconformada. Laura é informada da apelação de Marcelo na audiência. Laura procura Marcelo.

Sexta: Laura diz a Marcelo que ele é covarde. Atílio diz a Eduarda que ela deve refletir se realmente não gosta mais do marido. Marcelo expulsa Laura e diz que vai voltar para Eduarda. Meg diz a Trajano que vai dar aulas de etiqueta a Genésio. Magnólia vai com Genésio à casa de Meg.

Sábado: Meg começa a dar aulas a Genésio. Sandrinha fica doente de saudades do irmão. Marcelo telefona para Eduarda e diz que quer marcar um encontro com ela. Helena aconselha a filha a encontrar-se com Marcelo. Sandrinha piora. Eduarda encontra Marcelo.

02/03 a 07/03/1998
Segunda: Branca ameaça Léo com a tesoura. Léo tenta arrastá-la para a delegacia para confessar o crime. Branca ameaça se matar e consegue deter Léo. Atílio e Arnaldo chegam. Atílio aconselha Léo a deixar o assunto da prisão de Nando de lado. Lídia descobre que Orestes bebeu. Virgínia conta a Helena que Rafael pode estar se interessando por um homem.

Terça: Milena pergunta a mãe por que ela e o irmão brigaram. Léo aparece. Branca conta a Milena que tramou a prisão de Nando. Milena fica furiosa. Milena se consola com Léo e Helena. Trajano deixa Laura sair do castigo. Laura telefona para Marcelo. Eduarda prepara a festa do filho. Laura aparece na festa de Marcelinho.

Quarta: Eduarda evita calmamente as provocações de Laura. César chega à festa e troca olhares com Atílio. Flávia fica chateada por não ser convidada à festa de Marcelinho e de não ser mais a madrinha do casamento de Wilson e Márcia. Eduarda vê o filho no colo de Laura. Marcelinho chama Helena e Atílio de “mãe” e “pai”.

Quinta: Atílio fica emocionado e pega Marcelinho no colo. Laura vai embora da festa. Eduarda confessa a Marcelo que ficou com medo ao ver Laura com o filho. Flávia chega para a festa, mas fica com ciúmes ao ver Helena e Atílio. Pedro pede Sirléia em casamento. Atílio e Flávia discutem. Eduarda vê o diário de Helena. A emissora não forneceu os capítulos de

Sexta e

Sábado.

09/03 a 14/03/1998
Segunda: Branca diz a Rose que devolverá as jóias que Isabel possuía antes do romance com Atílio. Atílio diz a Marcelo que Helena esconde algo sobre o morte do filho e pede ajuda para descobrir. Eduarda aceita o convite de Marcelo para ir a Angra. Laura confirma sua gravidez a Meg e diz que vai ter o bebê. Meg a esbofeteia. Helena pede para conversar com Flávia. Isabel e Branca se enfrentam.

Terça: Isabel e Branca lutam. Atílio trata mal Helena e é sedutor com Flávia. Isabel mostra documentos que comprometem Branca e Arnaldo e exige suas jóias de volta. Branca as devolve. Trajano e Meg dizem a Laura que vão ajudá-la em troca do segredo sobre a paternidade da criança. Nando chama Orestes na delegacia. Atílio ameaça separar-se de Helena se ela não ler para ele seu diário.

Quarta: Helena se recusa. Atílio diz que o casamento deles acabou e vai embora. Catarina e Sirléia ficam assustadas com o o comportamento de Atílio. Branca discute com Arnaldo. Helena diz a Virgínia que não vai contar nada a Atílio. Branca diz a Rose que sua vingança será matar Isabel. Helena procura Atílio.

Quinta: Atílio diz a Helena que não vai voltar atrás. Atílio decide alugar a casa que Flávia lhe mostrou. Helena percebe o interesse de Flávia por Atílio. Atílio conversa com Eduarda. Helena tenta escapar das perguntas da filha. Meg conta a Branca sobre a gravidez de Laura.

Sexta: Branca fica espantada com a notícia, mas admirada com a luta de Laura. Marcelo e Eduarda viajam para Angra. Natália conta a Laura que Marcelo e Eduarda estão em lua-de-mel. Laura fica furiosa. Branca pergunta a Léo se ele sabia do caso entre Arnaldo e Isabel.

Sábado: Léo confessa que sabia do caso. Branca diz que ele a traiu. Léo chora. Flávia convida Atílio para almoçar. Laura mostra as roupas que comprou para o bebê a Natália. Branca conta a Arnaldo que Laura está grávida do filho. Lídia visita Nando na prisão. Atílio chega para o almoço com Lídia.

16/03 a 21/03/1998
Segunda: Atílio elogia o apartamento de Flávia. Pedro visita Helena. Flávia e Atílio combinam de pegar o mesmo vôo para São Paulo. Laura diz besteira na reunião sobre a loja com Milena e Léo. Milena vê Fausto, mas não consegue alcançá-lo. Branca diz a Rose que quer planejar um acidente para Isabel. Trajano, Léo e Milena surpreendem Fausto.

Terça: Trajano convence Fausto a conversar com eles longe de sua casa. Tadinha diz a Helena para ligar para Atílio. Trajano diz a Fausto que está investigando sua vida. Fausto liga para Branca, que não atende. Zilá desconfia de que Branca está envolvida na prisão de Nando. Fausto invade a casa de Branca.

Quarta: Léo chega e Branca esconde Fausto. Léo e Zilá desconfiam de algo. Fausto percebe que se deu mal ao entrar no plano de Branca. Sirléia visita Pedro. Virgínia estranha o comportamento de Rafael. Helena ouve Wilson comentar com Aninha sobre Atílio e Flávia.

Quinta: Rafael diz a Virgínia que precisa fazer uma viagem sozinho. Trajano diz a Meg que é melhor contar a Helena que Laura está grávida. Laura telefona para Marcelo, mas ele manda dizer que não está. Helena conta a Eduarda sobre Atílio e Flávia. Atílio e Flávia jantam juntos.

Sexta: Tadinha e Eduarda se mostram indignadas com a atitude de Flávia e Atílio. Laura pensa em um nome para o filho. Branca e Arnaldo discutem. Pedro encontra Sirléia. Trajano avisa Meg que convidou Atílio e Pedro para o jantar. Laura vai ao médico com Meg.

Sábado: Oscar sugere a Magnólia que ela arrume uma namorada para Genésio. Magnólia briga com ele. Branca convoca Rose para ir à audiência de Nando e depois contar-lhe tudo. Milena visita Nando. Helena encontra Atílio, que diz a ela que alugou a casa ao lado de seu estúdio Helena chora. Nando é levado para o julgamento.

23/03 a 28/03/1998
Segunda: Laura sente enjôo no tribunal. Arnaldo paquera Kátia. Walter diz a Fausto que um policial está telefonando para ele. Nando é julgado. Helena está no estúdio quando Atílio liga para Flávia. Nando faz discurso comovente e Lídia desmaia. Catarina almoça com Léo. Eduarda diz desaforos para Flávia.

Terça: Flávia e Eduarda lutam. Aninha, Genésio e Liza tentam separar Eduarda e Flávia. Eduarda vê Helena e começa a chorar. Leonardo visita Cat. Ela pede a ele que abotoe sua blusa. Ela o beija. Helena pede desculpas a Flávia pelo comportamento da filha. Rafael apresenta Alex a Virgínia. Orestes diz a Helena que leu seu diário e descobriu sobre a troca dos bebês.

Quarta: Helena implora a que Orestes guarde segredo sobre a troca de bebês. Orestes diz que ela cometeu um crime e não vai ficar calado. Sirléia pede a Cat que vá à festinha do irmão. Cat vai à casa do pai e Nestor diz que gostaria de reunir as duas famílias. Atílio vê Helena e Orestes. Orestes conta o segredo de Helena a Lídia. Ela o incentiva a contar tudo a Eduarda.

Quinta: Trajano dá palmadas em Laura. Marcelo e Eduarda convidam Helena para viajar. Ela diz que prefere ficar com Marcelinho. Flávia dorme na casa de Atílio. Virgínia vê Rafael sair de carro com Alex. Fernando volta ao tribunal para receber a sentença. Branca chega vestida de preto.

Sexta: Sandrinha é atropelada. Nando é condenado a três anos de prisão. Sandrinha é levada ao hospital. Atílio consola Lídia e lhe oferece apoio. Branca finge consolar Lídia. Kátia recebe a notícia do acidente de Sandrinha e conta a Milena. Zilá diz a Romeu que descobriu que Branca armou a cilada para Nando. Lídia e Orestes chegam ao hospital para ver a filha.

Sábado: Romeu diz a Zilá que ela pode ser cúmplice se não contar a verdade e salvar Nando. Helena acompanha a sessão de fotos de Eduarda. Lídia reza pela saúde da filha. Milena a abraça. Orestes observa a filha e percebe sinais de que Sandrinha está acordando.

30/03 a 04/04/1998
Segunda: Orestes chama o médico e diz que a filha está acordando. Pedro diz a Sirléia que quer conhecê-la melhor. Branca pressiona Arnaldo para saber de sua conta bancária no exterior e diz que quer sua parte. Nestor vê Sirléia com Pedro e faz escândalo. Sandrinha vê os pais. Rose e Fausto são flagrados.

Terça: Rose consegue fugir. Fausto é detido. Zilá diz a Léo para não confiar em Rose e na mãe. Orestes diz a Milena que Sandrinha está salva. Fausto é ameaçado e decide confessar o crime. Marcão grava a confissão e mostra a Trajano e Meg. Trajano e Meg pensam no que fazer com a revelação. Branca vai visitar Fausto.

Quarta: Virgínia e Rafael tomam um drinque com Atílio e Flávia. Branca propõe a Fausto dar-lhe dinheiro para que ele não a denuncie. ele aceita. Branca vai à casa de Trajano, pega a s fotos e a fita e diz que Fausto vai se entregar. Branca diz a Arnaldo que armou para Nando e precisa de dinheiro para pagar Fausto. O advogado conta a Nando e Milena que Fausto vai se entregar. Isabel vai visitar Atílio.

Quinta: Atílio repreende Isabel por seus comentários. Fausto consulta Alceu para saber qual será sua pena e resolve encarar a prisão. Sandrinha volta para casa. Nando é solto. César e Anita voltam de viagem. Moretti vai visitá-los. Nando e Genésio se preparam para desfilar na abertura da loja de Milena.

Sexta: Milena faz discurso. Os pais de César ficam aliviados ao ver que o filho voltou da viagem mais alegre. César comunica a Moretti que vai voltar a trabalhar com ele e que vai se casar com Anita. Laura tenta conversar com Marcelo. Ele a humilha. Atílio tenta conversar com Eduarda. Ela o ignora.

Sábado: Atílio consegue conversar com Eduarda e diz a ela que Helena está ocultando algo dos dois. Ele diz a Eduarda para procurar a verdade no diário de Helena. Helena jura à filha que não está mentindo. Meg casa Inês e Fadul. Branca recebe Eduarda e Marcelinho para um churrasco. Laura decide ir ao churrasco.

06/04 a 11/04/1998
Segunda: Atílio consegue conversar com Eduarda e diz a ela que Helena está ocultando algo dos dois. Ele diz a Eduarda para procurar a verdade no diário de Helena. Helena jura à filha que não está mentindo. Meg casa Inês e Fadul. Branca recebe Eduarda e Marcelinho para um churrasco. Laura decide ir ao churrasco.

Terça: Laura fica enfurecida com Marcelo e não ouve os conselhos da irmã. Eduarda diz a Helena que a viagem com Marcelo foi adiantada. Laura chega à casa de Branca e vê Marcelo. Branca esconde-a de Eduarda. Laura revela a Marcelo que está grávida. Marcelo diz que a odeia. Branca diz a Laura que vai contar a Eduarda. Laura descobre que terá gêmeos. Meg diz à filha que Marcelo viajou.

Quarta: Laura sai correndo do consultório. Murilo acalma Meg. Branca diz a Rose que Laura deveria abortar. Eduarda telefona para Helena. Arnaldo manda Seixas desviar seu dinheiro no exterior para uma conta só em seu nome. Laura e Branca discutem. Laura diz que terá gêmeos e não vai abortar. Branca procura Helena.

Quinta: Orestes brinda seu encontro com Pedro. Branca conta a Helena da gravidez de Laura. Laura chora no ombro de Meg. Branca vê Atílio. Pedro oferece um emprego a Orestes. Orestes comemora com a família o novo emprego. Pedro chega para jantar na casa de Sirléia. Helena procura Meg e vê Laura.

Sexta: Laura e Helena discutem Meg chega e expulsa Laura da sala. Sirléia e Pedro jantam. Meg conta a Helena que Branca foi quem armou a prisão de Nando. Pedro beija Sirléia. Nando diz a Milena que prometeu à mãe casar-se com ela na igreja. Milena aceita. Magnólia flagra Genésio beijando Liza.

Sábado: Magnólia e Liza se atracam. Oscar chega. Aninha leva Marcelinho para visitar Atílio. Helena vê Atílio entretido com Marcelinho. Helena conta a Atílio sobre Laura. Isabel tenta tirar dinheiro de Arnaldo para reformar o apartamento. Léo diz a Milena que a loja vendeu bem. Sirléia vai a um motel com Pedro.

13/04 a 18/04/1998
Segunda: Atílio vê César. Branca discute com Arnaldo e ameaça denunciá-lo se ele não tirar Milena e Léo da divisão de bens. Atílio pergunta a César o que aconteceu na noite da morte de seu filho. César mente e diz que nada aconteceu. Atílio fica furioso. Laura vai ao consultório de César.

Terça: Anita fica com raiva do cinismo de Laura. Eduarda telefona para Helena e diz que a lua-de-mel será estendida. Arnaldo conversa com Atílio sobre Branca. Meg descobre que Laura foi ao consultório de César. Arnaldo paquera Kátia. Milena conversa com o pai sobre seu casamento. Atílio encontra Helena na casa de Sirléia.

Quarta: Milena diz ao pai que vai se casar em Niterói. Noêmia procura Branca, que a orienta na viagem aos Estados Unidos. Kátia pergunta a Milena se ela pode desfilar para a loja. Flávia fica com ciúmes ao saber que Atílio encontrou-se com Helena. Milena entra no quarto de Nando.

Quinta: Milena e Nando transam. Noêmia se despede de Fausto. Marcelo telefona para Branca, que não conta sobre os gêmeos. Denise diz a Lídia que está grávida e vai abortar. Arnaldo pede a Milena para contratar Kátia. Flávia discute com Aninha. Lídia oferece Ajuda para cuidar do bebê de Denise. Branca encontra Nando na loja de Milena.

Sexta: Branca trata Nando com ironia. Milena fica assustada ao ver Branca e Nando na loja. Leonardo convida a família de Cat para ir ao show de Marisa. Rodrigo diz a Virgínia que ver o pai sempre ao lado de Alex o incomoda. Arnaldo vê Isabel entrar no restaurante com Seixas. A emissora não forneceu o capítulo de

Sábado.

20/04 a 25/04/1998
Segunda: Branca fica com ódio ao ver Isabel e diz a Arnaldo que ele preparou-lhe uma armadilha. Laura telefona para Zilá e pede notícias de Marcelo. Zilá não diz nada. Branca e Isabel trocam desaforos. Vera avisa Helena de que Marcelo e Eduarda estão para chegar da viagem e que Laura ligou.

Terça: Marcelo e Eduardo chegam de viagem. Helena diz a Marcelo que já sabe da gravidez de Laura. Marcelo não consegue esconder sua emoção ao saber que Laura terá gêmeos. Marcelo liga para Laura e marca um encontro. Helena faz uma exposição. Laura e Marcelo se encontram.

Quarta: Denise conta a Lídia que decidiu abortar. Marcelo tenta conversar com Laura, que insiste em dizer que é a mulher de sua vida. Laura e Marcelo começam a discutir. Branca intervém e acalma Laura. Rodrigo vê o pai em companhia de Alex e fica furioso. Branca decide conversar com Marcelo e Laura. Meg chega.

Quinta: Flávia fica com ciúmes do carinho de Atílio com Helena. Marcelo diz a Meg e Laura que vai assumir os filhos e contar a Eduarda quando achar melhor. Mesmo com a presença de Meg, Laura cria clima com Marcelo e diz que Eduarda vai sofrer. Rodrigo diz a Virgínia que o pai e Alex parecem namorados. Laura vê Marcelo sair de casa com o filho e sobe para surpreender Eduarda.

Sexta: Virgínia vai caminhar com Alex e o marido. Laura diz a Eduarda que está grávida de Marcelo. Eduarda foge de casa, chorando. Branca diz a Milena que ela devia casar-se de preto na igreja. Tadinha avisa Atílio sobre o encontro de Eduarda e Laura. Arnaldo elogia Leonardo por estar namorando Cat.

Sábado: Eduarda procura César, que confirma a gravidez de Laura. Atílio e Helena procuram por Eduarda. Eduarda diz a César que não vai perdoar Marcelo e não vai voltar para casa. Laura conta a Meg que se encontrou com Eduarda. Eduarda avisa Helena que está na casa de César. Marcelo diz que vai buscá-la.

27/04 a 02/05/1998
Segunda: César e Mafalda consolam Eduarda. Helena e Atílio convencem Marcelo a esperar para falar com a mulher. Lídia consola Denise. Anita vê Eduarda na casa de César e briga com ele. Trajano deixa Laura de castigo. Flavio ajuda Lídia a cuidar de Denise. Virgínia diz que quer conversar seriamente com Rafael. Marcelo vai à casa de César.

Terça: Marcelo pede a Eduarda que o perdoe. César ouve a conversa. Virgínia começa a conversar com Rafael sobre Alex, mas é interrompida com o telefonema de Alex para Rafael. Catarina convida Pedro para ser padrinho de seu casamento com Léo. Eduarda viaja com Helena.

Quarta: Eduarda diz à mãe que quer deixar o caminho livre para Marcelo decidir com quem quer ficar. Marcelo pede conselhos a Atílio. Nestor pede a Sirléia para ficar com o filho por uns dias e revela que sua mulher o traiu e sumiu. Tadinha dá a Marcelo o endereço de onde Eduarda está. Laura tenta fugir do castigo.

Quinta: Laura é flagrada por Meg, que decide levá-la para ter os filhos fora do país. Cat diz a Sirléia que ela e Léo vão se casar no mesmo dia que Nando e Milena. Magnólia, a pedido de Wilson, conversa com Márcia. Marcelo encontra Eduarda. eles se beijam. Flávia encontra Atílio conversando com Helena. Marcelo e Eduarda transam.

Sexta: César e Anita conversam sobre Eduarda. Atílio pede a Helena notícias de Eduarda. Laura pede a Léo notícias de Marcelo. Ele diz que não sabe de nada. Fausto manda mensagem a Branca da prisão, reclamando notícias de Noêmia e do filho. Zilá revela a Léo que Branca pagou Fausto para incriminar Nando.

Sábado: Léo fica chocado com as atitudes da mãe. Flávia diz a Atílio que se sente criticada por todos por causa de seu namoro com ele. Atílio tenta confortá-la. Milena vê Léo chorando, mas ele não lhe conta nada. Léo visita Fausto na cadeia. Virgínia sofre com o comportamento de Rafael. Léo agarra as mãos de Branca e diz a ela que ela deve pagar pelo que fez. Branca o ameaça com uma tesoura.

04/05 a 09/05/1998
Segunda: Branca ameaça Léo com a tesoura. Léo tenta arrastá-la para a delegacia para confessar o crime. Branca ameaça se matar e consegue deter Léo. Atílio e Arnaldo chegam. Atílio aconselha Léo a deixar o assunto da prisão de Nando de lado. Lídia descobre que Orestes bebeu. Virgínia conta a Helena que Rafael pode estar se interessando por um homem.

Terça: Milena pergunta a mãe por que ela e o irmão brigaram. Léo aparece. Branca conta a Milena que tramou a prisão de Nando. Milena fica furiosa. Milena se consola com Léo e Helena. Trajano deixa Laura sair do castigo. Laura telefona para Marcelo. Eduarda prepara a festa do filho. Laura aparece na festa de Marcelinho.

Quarta: Eduarda evita calmamente as provocações de Laura. César chega à festa e troca olhares com Atílio. Flávia fica chateada por não ser convidada à festa de Marcelinho e de não ser mais a madrinha do casamento de Wilson e Márcia. Eduarda vê o filho no colo de Laura. Marcelinho chama Helena e Atílio de “mãe” e “pai”.

Quinta: Atílio fica emocionado e pega Marcelinho no colo. Laura vai embora da festa. Eduarda confessa a Marcelo que ficou com medo ao ver Laura com o filho. Flávia chega para a festa, mas fica com ciúmes ao ver Helena e Atílio. Pedro pede Sirléia em casamento. Atílio e Flávia discutem. Eduarda vê o diário de Helena. A emissora não forneceu os capítulos de

Sexta e

Sábado.

11/05 a 16/05/1998
Segunda: Eduarda lê um trecho do diário de Helena, mas fecha-o quando a mãe aparece. Laura pede a Trajano para deixá-la ter os bebês no Brasil. Branca e Arnaldo dividem os bens. Léo, Marcelo e Milena se negam a aceitar dinheiro do exterior. Flávia vê Helena e Atílio.

Terça: Atílio fica irritado com Flávia. Marcelo, Milena e Leonardo combinam de ficar com a empresa. Helena e Flávia discutem por causa de Atílio. Laura encontra Liza com Marcelinho. Eduarda chega. Liza percebe que Laura e Marcelinho sumiram.

Quarta: Eduarda diz ao segurança do shopping que sequestraram seu filho. Eduarda encontra Laura e faz escândalo. Meg dá um recital. Marcelo e Léo conversam com Atílio sobre a empresa. Rodrigo comunica a Virgínia que vai sair de casa. Começa o parto de Laura.

Quinta: Nascem os gêmeos. Marcelo tem pesadelo. Laura conta a Marcelo que os gêmeos nasceram. Eduarda diz a Marcelo que ele deve ver os bebês imediatamente. Pedro encontra Orestes bebendo e depois dormindo durante o trabalho. Marcelo visita Laura.

Sexta: Laura deixa Marcelo sem graça. Virgínia segue Rafael. Pedro diz a Orestes que vai ter de despedi-lo se ele não parar de beber. Nestor deixa o filho com Sirléia para viajar. Virgínia vai até o apartamento onde viu Rafael entrar e vê um retrato do marido com Alex.

Sábado: Branca diz a Laura que os bebês se parecem mais com Marcelo do que Marcelinho. Virgínia briga com Rafael ao descobrir tudo sobre ele e Alex. Rafael diz a Virgínia que vai ficar com Alex. Flávia vai ao trabalho de Atílio e diz que ele está fugindo dela.

18/05 a 23/05/1998
Segunda: Atílio não gosta das reclamações de Flávia sobre eles não terem se visto há vários dias. Virgínia diz a Rodrigo que ela e Rafael vão se separar e que ela vai viajar. Laura encontra Orestes na firma do pai, de toalha, e conta a Pedro. Orestes conta a Lídia que foi despedido.

Terça: Sandrinha ouve Lídia dizer a Orestes que ele perdeu o emprego por causa da bebida. Sandrinha diz ao pai que vai ajudá-lo a parar de beber. Arnaldo passa o comando da empresa aos filhos. Branca invade a reunião e diz a Isabel que ela será demitida. Branca e Arnaldo discutem. Branca diz ao marido que Marcelo é filho de Atílio. Milena, Marcelo e Léo ouvem tudo. A emissora não forneceu os outros capítulos.

Elenco / Personagens

HELENA VIANA (Regina Duarte) Divorciada de Orestes (Paulo José) com quem teve uma única filha, Maria Eduarda (Gabriela Duarte). Com parte da herança que recebeu pela morte do pai, comprou um apartamento no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, viajou, educou primorosamente a filha e investiu em um estúdio de decoração, em sociedade com uma amiga, Flávia (Maria Zilda Bethlem). É uma mulher independente, sensual, que aceita desafios e sabe enfrentar dificuldades. Mas sempre age mais com o coração do que com a razão. É inteligente e intuitiva. Em uma viagem que faz a Veneza, na companhia da filha, conhece Atílio (Antonio Fagundes), daí nascendo uma atração mútua que resulta no grande amor da história. Helena é irmã de Virgínia (Ângela Vieira) e Pedro (Otávio Augusto).

MARIA EDUARDA VIANA GRECO (Gabriela Duarte) Filha de Helena (Regina Duarte) e Orestes (Paulo José). A jovem bonita e insegura luta, desde criança, contra uma saúde frágil, problemática. Fez faculdade, mas acabou largando o curso por influência do namorado, Marcelo (Fábio Assunção), com quem se casa no início da novela. Ela não tem nenhum contato com o pai, já tendo, uma vez, atravessado a rua, quando o viu aproximar-se. Na verdade, envergonha-se dele.

ATÍLIO NOVELLI (Antonio Fagundes) Viúvo sem filhos, arquiteto de sucesso e charmoso. É considerado um artista pelos seus colegas de profissão. É um homem viajado, culto, inteligente e que gosta de boa mesa e bom vinho. Mora sozinho e, quando a novela começa, está no fim de um romance com Isabel (Cássia Kiss), secretária executiva da empresa de engenharia e construções de Arnaldo Mota (Carlos Eduardo Dolabella), onde ele trabalha. Em uma viagem a Veneza, conhece Helena (Regina Duarte), por quem se apaixona.

VIRGÍNIA VIANA FONTES (Ângela Vieira) Irmã de Helena (Regina Duarte). É uma mulher charmosa e feliz no casamento. Com a parte que lhe coube na herança do pai, deu impulso à carreira do marido, Rafael (Odilon Wagner), na época recém-formado em Odontologia. Tem um casal de filhos, Rodrigo (Ângelo Paes Leme) e Juliana (Larissa Queiroz), e circula com desembaraço pelos lugares chiques do Rio de Janeiro. Acha que uma vida feliz começa com um bom e duradouro casamento.

RAFAEL FONTES (Odilon Wagner) Marido de Virgínia (Ângela Vieira) e pai de Rodrigo (Ângelo Paes Leme) e Juliana (Larissa Queiroz). Rafael tem uma clínica de odontologia de grande sucesso. É um profissional brilhante, um homem requintado e discreto em sua vida privada. Ama a mulher e os filhos, mas não é dado a arroubos de espécie alguma.

RODRIGO VIANA FONTES (Ângelo Paes Leme) Filho de Virgínia (Ângela Vieira) e Rafael (Odilon Wagner) e irmão de Juliana (Larissa Queiroz). Estudou Direito, mas desistiu da advocacia, interessando-se por cinema e publicidade. Mesmo sem precisar trabalhar para se sustentar, emprega-se em uma agência de publicidade, onde trabalha no departamento de criação. Nessa atividade, conhece Catarina (Carolina Dieckmann), por quem se apaixona. Acha o pai esnobe e um pouco distante; e a mãe, uma pessoa vazia. Entra em conflitos com os dois.

JULIANA VIANA FONTES (Larissa Queiroz) Filha de Virgínia (Ângela Vieira) e Rafael (Odilon Wagner) e irmã de Rodrigo (Ângelo Paes Leme). Estudante e um pouco indiferente aos acontecimentos que se desenrolam ao seu redor.

PEDRO VIANA (Otávio Augusto) Irmão de Helena (Regina Duarte) e Virgínia (Ângela Vieira). Mora no interior de São Paulo, só aparecendo no Rio de Janeiro em datas importantes, como casamentos, aniversários e funerais. Casou-se duas vezes e tem filhos adolescentes. Tipo bem interiorano, que acha o Rio um caos.

ISABEL LAFAYETTE (Cássia Kiss) Uma mulher bonita, cheia de iniciativa, e principal secretária executiva da empresa da família Mota. Tão dedicada ao trabalho, tão boa profissional, que o preconceituoso Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella) costuma dizer que ela é “eficiente como um homem”. Ama Atílio (Antonio Fagundes), mas ama mais do que tudo o seu trabalho. Por isso nunca quis ter filhos, que para ela só iriam atrapalhar seu desempenho profissional. Acaba perdendo Atílio para Helena (Regina Duarte).

CAMILA LAFAYETTE (Cláudia Paiva) Irmã de Isabel (Cássia Kiss). Camila é uma mulher bonita, interessante e comissária de bordo de uma empresa aérea internacional. Passa a maior parte do tempo viajando, mas, quando está no Brasil, fica um tempo em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde mora com a irmã.

FLÁVIA NOGUEIRA DANTAS (Maria Zilda Bethlem) Decoradora e sócia de Helena (Regina Duarte) em um estúdio de decoração. É uma mulher muito charmosa, namoradeira, descolada, cheia de energia e que se interessa por Atílio (Antonio Fagundes) no mesmo momento em que Helena. Em determinada fase da história, chega a se envolver com ele, batendo de frente com a amiga e sócia.

FRANCO TORELLI (Henri Pagnoncelli) Médico quarentão, um italiano naturalizado brasileiro. É ciumento, mas procura conter-se. Muitas vezes, no entanto, perde a paciência com Milena (Carolina Ferraz), com quem mantém um namoro que não ata e nem desata.

DR. JAYME SCLIAR (Paulo Figueiredo) Pediatra dos sonhos de todas as mães. É atencioso, cordial e um excelente profissional. Foi ele o pediatra de Eduarda (Gabriela Duarte), é amigo de Helena (Regina Duarte) e foi amigo de Orestes (Paulo José), a quem perdeu de vista.

DR. JUVENAL MORETTI (Castro Gonzaga) Médico obstetra. Foi ele quem colocou Eduarda (Gabriela Duarte) no mundo. Como dr. Jayme (Paulo Figueiredo), é também grande amigo de Helena (Regina Duarte). Por indicação dela, inclusive, emprega o jovem médico César (Marcelo Serrado), transformando-o em seu assistente e dividindo com ele o consultório.

ARNALDO DE BARROS MOTA (Carlos Eduardo Dolabella) Marido de Branca (Susana Viera) e pai de Marcelo (Fábio Assunção), Milena (Carolina Ferraz) e Leonardo (Murilo Benício). É muito rico, mas nada requintado. É filho único de um pai milionário, fazendeiro, tendo recebido dele uma bela herança. A partir de então, começou a construir seu império. É engenheiro formado, mas medíocre. Gosta da casa cheia de amigos, é bom de copo, mulherengo, preconceituoso e inescrupuloso nos negócios. No decorrer da novela, descobre que Leonardo (Murilo Benício) é filho de Branca com Atílio (Antonio Fagundes). Vive assediando Paula (Mônica Martelli), sua secretária.

BRANCA LETÍCIA DE BARROS MOTA (Susana Vieira) Mulher de Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella), com quem está casada há mais de 25 anos, e mãe de Marcelo (Fábio Assunção), Milena (Carolina Ferraz) e Leonardo (Murilo Benício). Vive um casamento estável, mas baseado em hipocrisia. É uma mulher divertida, viajada, amiga dos seus amigos, mas cruel com quem não gosta, como Helena (Regina Duarte) e Nando (Eduardo Moscovis), namorado de Milena. Branca tem uma origem humilde. Assedia constantemente Atílio (Antonio Fagundes), seu namorado na juventude. Com ele, teve Leonardo (Murilo Benício), mas criou o menino como filho de Arnaldo. Sempre achou que Marcelo é que fosse o filho de Atílio e, por isso, transformou-o em seu herdeiro predileto.

MARCELO DE BARROS MOTA (Fábio Assunção) Filho mais velho de Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella) e Branca (Susana Vieira), e irmão de Milena (Carolina Ferraz) e Leonardo (Murilo Benício). Engenheiro, como o pai, é também seu braço-direito na direção da empresa familiar. O jovem é bonito, impetuoso e um excelente profissional. Rompeu um namoro de dois anos com Laura (Vivianne Pasmanter) ao seu apaixonar por Maria Eduarda (Gabriela Duarte), com quem se casa no início da novela. Machista, como o pai, sonha com um filho homem a quem pretende dar o seu nome.

MILENA DE BARROS MOTA (Carolina Ferraz) Filha de Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella) e Branca (Susana Vieira), e irmã de Marcelo (Fábio Assunção) e Leonardo (Murilo Benício). Milena é uma jovem linda, charmosa e muito ciosa de sua liberdade. Tem um namoro tumultuado, permanentemente agonizante, com o médico Franco (Henri Pagnoncelli). Adora Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, para onde vai sempre que pode, usando os serviços de uma companhia de táxi-aéreo. Em uma dessas viagens, conhece o piloto Fernando (Eduardo Moscovis), por quem se apaixona.

LEONARDO DE BARROS MOTA (Murilo Benício) Filho de Atílio (Antonio Fagundes) e Branca (Susana Vieira) e meio-irmão de Marcelo (Fábio Assunção) e Milena (Carolina Ferraz). Apesar disso, o rapaz foi criado como filho caçula de Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella). Branca diz claramente que não queria que ele nascesse, pois estava muito satisfeita com o casal de filhos que já tinha. Leonardo tem paixão por Laura (Vivianne Pasmanter), a ex-namorada do irmão. Ela, por sua vez, apenas o usa para se manter próxima de Marcelo. É um jovem inteligente e sincero.

MARGARIDA SABOYA TRAJANO, MEG (Françoise Forton) Faz parte da elite da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. É uma emergente, tendo enriquecido com muito trabalho. É uma mulher divertida, que sabe viver e que participa de campanhas sociais. É casada com Manoel (Ricardo Petráglia) e tem duas filhas, Laura (Vivianne Pasmanter) e Natália (Júlia Almeida).

MANOEL TRAJANO (Ricardo Petráglia) Marido de Meg (Françoise Forton) e pai de Laura (Vivianne Pasmanter) e Natália (Júlia Almeida). É um trabalhador incansável e foi com muita luta que construiu sua fortuna. É proprietário de uma rede de supermercados. Costuma cochilar nas boates enquanto a mulher se diverte. Levanta-se às 6h e trabalha até as 22h. Mas não reclama.

LAURA SABOYA TRAJANO (Vivianne Pasmanter) Filha de Meg (Françoise Forton) e Trajano (Ricardo Petráglia) e irmã de Natália (Júlia Almeida). É bonita e apaixonada por Marcelo (Fábio Assunção), de quem não desiste até o final da novela. Para tal, disputa o amor do rapaz com Maria Eduarda (Gabriela Duarte). Desinteressada pelos estudos, participa sem empenho dos negócios da família, gerando com isso alguns atritos.

NATÁLIA SABOYA TRAJANO (Júlia Almeida) Filha caçula, adolescente, de Meg (Françoise Forton) e Trajano (Ricardo Petráglia) e irmã de Laura (Vivianne Pasmanter).

Estuda nos Estados Unidos e só vem ao Brasil nas férias e quando há um acontecimento familiar importante. Tem uma turminha no condomínio em que mora.

ROSÁLIA TRINDADE, ROSE (Karina Perez) Emergente social, como Meg (Françoise Forton). Procura imitar a amiga em tudo, pois Meg é sua referência. Está em todas as festas, inclusive naquelas para as quais não foi convidada.

SIMONE (Clara Garcia) Amiga mais próxima de Laura (Vivianne Pasmanter). Mora no mesmo condomínio que ela, o que facilita a troca de confidências.

ORESTES GRECO (Paulo José) Ex-marido de Helena (Regina Duarte) e pai de Maria Eduarda (Gabriela Duarte). Após a separação, casa-se com Lídia (Regina Braga), com quem tem Sandrinha (Cecília Dassi). Percebe-se que foi um homem bonito, mas hoje está em visível decadência. Bebe muito, não para em emprego nenhum e é praticamente sustentado pela mulher. Sofre por ser rejeitado por Maria Eduarda.

LÍDIA GONZAGA (Regina Braga) Viúva. Atual mulher de Orestes (Paulo José). É batalhadora, sofrida e que conquistou sua independência econômica com muito sacrifício. É dona de um salão de beleza, em Niterói, no Rio de Janeiro, onde também mora com a família. É decidida e objetiva, sempre procurando esconder sua sensibilidade e delicadeza. Acha que tem de ser muito forte para contrabalançar a fragilidade do marido. É mãe de Fernando (Eduardo Moscovis), fruto de seu primeiro casamento, e de Sandrinha (Cecília Dassi), filha de Orestes.

SANDRA GONZAGA GRECO (Cecília Dassi) Filha de Orestes (Paulo José) e Lídia (Regina Braga), meia-irmã de Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e afilhada de Helena (Regina Duarte), de quem recebe muitos presentes. Estuda em escola pública, é inteligente, viva e apaixonada pelo pai carente. Às vezes, revela certo amadurecimento incomum para a sua idade.

FERNANDO GONZAGA (Eduardo Moscovis) Filho de Lídia (Regina Braga), fruto de seu primeiro casamento, enteado de Orestes (Paulo José) e meio-irmão de Sandrinha (Cecília Dassi). É discreto, calado e faz sucesso com as mulheres. É piloto de táxi-aéreo, mas tem outras aspirações profissionais. Em uma das viagens habituais que faz a Angra do Reis, no litoral do Rio de Janeiro, levando para lá membros da família Mota, conhece Milena (Carolina Ferraz), daí nascendo um grande e ardente amor.

CECÍLIA (Camila Farias) Filha de Kátia (Giovanna Gold) e amiga íntima de Sandrinha (Cecília Dassi). As meninas estudam na mesma classe de uma escola pública de Niterói.

KÁTIA (Giovanna Gold) Mãe de Cecília (Camila Farias). Kátia ainda é uma jovem bonita, prática e alto-astral. A amizade de Cecília e Sandrinha (Cecília Dassi) faz com que Kátia se aproxime de Lídia (Regina Braga), de quem se torna amiga.

SIRLÉIA BATALHA PEREIRA (Vera Holtz) Segunda colocada em um concurso de miss, da década de 1960, no interior de São Paulo, mais precisamente na cidade de Tatuí. Casou-se aos 30 anos com um homem mais novo, Nestor (Marco Ricca), e com ele tem uma filha, Catarina (Carolina Dieckmann), para quem deseja um futuro melhor do que o seu. Vive em crise: é insegura no casamento e aterrorizada com a ideia da velhice. Tem uma sinceridade e uma pureza comoventes e é incapaz de esconder seus sentimentos.

NESTOR PEREIRA (Marco Ricca) Marido de Sirléia (Vera Holtz), pai de Catarina (Carolina Dieckmann) e funcionário público graduado. Um homem de bem com a vida e que adora futebol, samba e cerveja. É um pai prepotente, que sofre de ciúmes e desconfiança da filha. Não se preocupa muito com a esposa. Tem uma linda secretária, a quem faz a corte.

CATARINA BATALHA PEREIRA (Carolina Dieckmann) Namoradeira, estudante medíocre e a mais encantadora das garotas da vizinhança. Sofre com a perseguição paterna, de Nestor (Marco Ricca), mas tem o apoio da mãe, Sirléia (Vera Holtz), e da avó, Leonor (Eloísa Mafalda). Seu sonho é ser modelo fotográfico, atriz de novela e de cinema. Consegue seus objetivos com a ajuda de Rodrigo (Ângelo Paes Leme). Tem um namorado, Marcinho (Pablo Padilha).

LEONOR BATALHA (Eloísa Mafalda) Mãe de Sirléia (Vera Holtz), avó de Catarina (Carolina Dieckmann) e sogra de Nestor (Marco Ricca). Às vezes engraçada, às vezes ranzinza. Capaz de dizer qualquer coisa na cara das pessoas, em nome da sinceridade e da franqueza. Mora até hoje em Tatuí, interior de São Paulo. Vem ao Rio de Janeiro, periodicamente, quando se hospeda na casa da filha.

MÁRCIO FERRAZ (Pablo Padilla) Jovem morador do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e namorado ciumento de Catarina (Carolina Dieckmann). Dirige o carro do pai e tem verdadeiro pavor de Nestor (Marco Ricca), pai da namorada. É um bom rapaz e disputa o amor da jovem com Rodrigo (Ângelo Paes Leme).

ANTENOR ANDRADE (Umberto Magnani) Tudo que possui, inclusive a casa em que mora, deve ao pai de Helena (Regina Duarte), já falecido, que o ajudou a transferir-se do interior de São Paulo para o Rio de Janeiro, há mais de 40 anos. Por essa razão, sempre teve uma gratidão absoluta à família de Helena e a ela própria. Antenor é marido de Mafalda (Beatriz Lyra) e pai de César (Marcelo Serrado).

MAFALDA ANDRADE (Beatriz Lyra) Esposa de Antenor (Umberto Magnani) e mãe de César (Marcelo Serrado), por quem tem completa paixão. Ela vive no Rio de Janeiro como se ainda estivesse no interior de São Paulo. Sempre de bem com a natureza, é uma mulher correta, como o marido, não admitindo deslizes de caráter de quem quer que seja.

CÉSAR ANDRADE (Marcelo Serrado) Médico jovem, exemplo de bom moço. É filho de Antenor (Umberto Magnani) e Mafalda (Beatriz Lyra). É correto como a mãe e discreto. Tem uma paixão recolhida por Maria Eduarda (Gabriela Duarte), com quem conviveu durante sua adolescência. Também se considera devedor eterno de Helena (Regina Duarte), sua madrinha, pois foi ela quem custeou grande parte dos seus estudos, compra de livros e uma viagem ao exterior. Mantém um namoro frio com Anita (Flávia Bonato).

ANITA DUARTE (Flávia Bonato) Estudante do último ano de Medicina e namorada de César (Marcelo Serrado). No entanto, a admiração que ele nutre por Maria Eduarda (Gabriela Duarte) a deixa muitas vezes amarga e irônica. Não alimenta esperanças com relação a esse namoro.

WILSON DE SOUZA GRANT (Paulo César Grande) Filho de mãe brasileira e pai sueco. É proprietário de um restaurante na Vila Santa Rita de Cássia, onde fica o estúdio de decoração de Helena (Regina Duarte). Vive com Márcia (Maria Ceiça), uma artista plástica negra. É preconceituoso e violento.

MÁRCIA MARIA DE JESUS (Maria Ceiça) Artista plástica, negra, bonita e lutadora. Ama Wilson (Paulo César Grande), mas questiona permanentemente seu preconceito e sua violência. Quando começa a novela, ela está grávida e vai ter uma filha, contra a vontade do seu companheiro. É filha de Maria (Maria Alves) e Jorge (Jorge Coutinho).

MAGNÓLIA ROSA DE LIMA (Elizangela) Casa-se com Oscar (Tonico Pereira), um aposentado permanentemente cansado. Infiel, não carrega nenhuma culpa por trair o marido com o jardineiro Genésio (Ricardo Macchi), a quem trata como amante e filho.

OSCAR LIMA (Tonico Pereira) Marido de Magnólia (Elizangela). Mesmo com todas as evidências, ele põe a mão no fogo pela mulher. Ele a ama, mas sabe que não pode contê-la em seus arroubos.

GENÉSIO LABATE (Ricardo Macchi) O jardineiro galã. Um rapagão de físico avantajado, viril e bronco. Passa o dia inteiro de peito nu, tratando do jardim da Vila Santa Rita de Cássia. Fora esse trabalho, que faz com dedicação, gosta mesmo é de um bom prato de comida e de mulheres. Envolve-se com Magnólia (Elizangela), mulher de Oscar (Tonico Pereira), em um romance tumultuado e muitas vezes cômico.

MARIA DE JESUS (Maria Alves) Esposa de Jorge (Jorge Coutinho) e mãe de Márcia (Maria Ceiça). Maria é uma mulher forte, objetiva e que sabe o que quer e o que é bom para os seus. Ama a filha e nunca aprovou a relação dela com Wilson (Paulo César Grande), principalmente por ser ele um homem violento e intolerante.

JORGE DE JESUS (Jorge Coutinho) Marido de Maria (Maria Alves) e pai de Márcia (Maria Ceiça). Ao contrário da mulher, é pacato, tolerante, avesso a brigas. Embora também ame a filha, acha que ela deve levar a vida que escolheu, sem interferências.

ZITO (Guilherme Corrêa) Apontador do jogo do bicho, com ponto na Vila Santa Rita de Cássia. Amigão de todo mundo, popular em toda a região.

ELIZA MEIRELES, LIZA (Cláudia Mauro) Jovem bonita e babá de profissão. Trabalha para uma família no mesmo edifício em que moram Isabel (Cássia Kiss) e Camila (Cláudia Paiva). Frequenta o apartamento das irmãs, sempre levando o bebê de quem está cuidando. No decorrer da novela, torna-se babá do filho de Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e Marcelo (Fábio Assunção).

ANTONIETA AZEVEDO (Marly Bueno) Governanta, morou muito tempo nos Estados Unidos, trabalhando para a família de um diplomata brasileiro, sediado em Nova York. Em determinado momento da história, passa a trabalhar para Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e Marcelo (Fábio Assunção), administrando a casa deles.

TADINHA (Rosane Gofman) Empregada fiel de Helena (Regina Duarte), desde que a patroa se divorciou de Orestes (Paulo José) e ficou morando só com a filha Maria Eduarda (Gabriela Duarte). Seu apelido deriva de um hábito que tem de se referir às pessoas e a si mesma como “coitadinha”, pronunciando “tadinha”.

ZILÁ (Stella Maria Rodrigues) Empregada de Branca (Susana Viera). É bonita, simpática e participa de todos os problemas da família.

TEREZA (Ingrid Guimarães) Empregada de Sirléia (Vera Holtz) e namorada de um soldado do exército. É muito jovem e parceira de Catarina (Carolina Dieckmann) em suas aventuras juvenis.

ELVIRA (Edir de Castro) Empregada na casa de Meg (Françoise Forton), na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Está há muito tempo na casa e goza de regalias. Trata com intimidade Laura (Vivianne Pasmanter) e Natália (Júlia Almeida), as filhas da patroa.

PATINHO (Eduardo Martini) Apelido de Eliseu, copeiro de um salão de beleza frequentado por Branca (Susana Vieira), que o convida para trabalhar em sua casa. Gay assumido, diverte-se muito com o preconceito de Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella), que diz claramente não gostar de homossexuais.

NARCISO (Chaguinha) Marido de Santa (Lucy Mafra) e zelador do edifício onde moram Helena (Regina Duarte) e Sirléia (Vera Holtz).

SANTA (Lucy Mafra) Mulher do zelador Narciso (Chaguinha).

ROMEU (Charles Myara) Motorista de Branca (Susana Viera).

SAUDADE (Lucy Freitas) Empregada na casa de Virgínia (Ângela Vieira).

PAULA (Mônica Martelli) Principal secretária das empresas de Arnaldo Mota (Carlos Eduardo Dolabella). É a que responde pela diretoria, trabalhando diretamente com Arnaldo. É bonita, e o patrão lhe faz a corte.

ANINHA (Anna Bárbara Xavier) Secretária e ‘faz tudo” do estúdio de decoração de Helena (Regina Duarte) e Flávia (Maria Zilda Bethlem). É jovem, bonita, estuda Arquitetura e sonha ser sócia das duas amigas.

MARLY (Patrícia Salgado) Secretária do consultório do pediatra Jayme (Paulo Figueiredo).

IVETE (Lina Fróes) Secretária do consultório dividido por Juvenal Moretti (Castro Gonzaga) e César (Marcelo Serrado).

RENATA (Carta Tausz) Secretária de Rafael (Odilon Wagner) na clínica odontológica

DENISE (Juliana Aguiar) Jovem manicure do salão de Lídia (Regina Braga), em Niterói. É íntima da família, tratada como uma filha.

MARISA (Beth Lamas) Cabeleireira do salão de Lídia (Regina Braga). Como Denise (Juliana Aguiar), priva da intimidade da família.

FONSECA (Edson Silva) Simpático barbeiro do salão de Lídia (Regina Braga), em Niterói. Homem bom, cheio de afilhados e conselheiro de Lídia em muitas ocasiões.

FILOMENA NOVELLI (Norma Geraldy) Veneranda mãe de Atílio (Antonio Fagundes). Uma mulher graciosa, espirituosa, que ama e critica o filho com a mesma intensidade.

FAUSTO (José Carlos Sanches) Gerente do heliporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde trabalha Fernando (Eduardo Moscovis).

WALTER (Paulo Carvalho) Piloto e colega de Fernando (Eduardo Moscovis).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional

Só Você – Tema de Nando
Comositores: Vinicius Cantuária
Intérprete: Fábio Jr.

Sempre Há Saída – Tema de Magnólia
Comositores: Elias Muniz/ Luiz Carlos
Intérprete: Luiz Carlos

Nem Um Dia – Tema de Eduarda e Marcelo
Comositores: Djavan
Intérprete: Djavan

Palpite – Tema de Milena
Comositores: Vanessa Rangel
Intérprete: Vanessa Rangel

Enquanto Espero – Tema de Branca
Comositores: Francisco Bosco/ João Bosco
Intérprete: João Bosco

Abrazame Asi – Tema de Leonardo
Comositores: Mario Clavell
Intérprete: Roberto Carlos

Fora da Lei – Tema de Kathy
Comositores: Ed Motta/ Rita Lee
Intérprete: Ed Motta

Paralelas – Tema de César
Comositores: Belchior
Intérprete: Elba Ramalho

Falando de Amor – Tema de abertura
Comositores: Antonio Carlos Jobim
Intérprete: Quarteto em Cy & MPB 4

Per Amore – Tema de Helena e Atílio
Comositores: Ignacio Ballesteros/ Mariella Nava
Intérprete: Zizi Possi

Bandeira – Tema de Isabel
Comositores: Zeca Baleiro
Intérprete: Zeca Baleiro

Preconceito – Tema de Wilson e Márcia
Comositores: Antonio Maria/ Fernando Lobo
Intérprete: Maria Bethânia

Às Vezes Nunca – Tema de Laura
Comositores: Christiaan Oyens/ Zélia Duncan
Intérprete: Verônica Sabino

Mudança dos Ventos – Tema de Sirléia
Comositores: Ivan Lins/ Vitor Martins
Intérprete: Nana Caymmi

Internacional
So Help Me Girl – Tema de Nando
Comositores: Andy Spooner/ Howard Perdew
Intérprete: Gary Barlow

Stay With Me – Tema de Laura
Comositores: Jessa Zaragoza
Intérprete: Jocelyn Enriquez

Mi Dios y Mi Cruz – Tema de Sirléia
Comositores: Donato Poredz/ Estéfano
Intérprete: Donato & Estéfano

More Than This – Tema de Milena
Comositores: Bryan Ferry
Intérprete: 10.000 Maniacs

L’Amore Vero
Comositores: Federico Monti Arduini
Intérprete: Erminio Sinni

Dindi – Tema de Flávia
Comositores: Antonio Carlos Jobim/ Aloysio de Oliveira
Intérprete: El Debarge & Art Port

Paint My Love
Comositores: Jascha Richter
Intérprete: Michael Learns To Rock

How Could An Angel Break My Heart – Tema de Eduarda
Comositores: Babyface/ Toni Braxton
Intérprete: Toni Braxton

Aïcha
Comositores
Intérprete: Gilbert

I’m Not Giving You Up
Comositores: Gloria Estefan/ Kike Santander
Intérprete: Evelyn Fox

Hold On – Tema de Kathy
Comositores: Alessia Aquilani/ Giuseppe Cominotti
Intérprete: Alexia

As Long as You Loved Me
Comositores: Max Martin
Intérprete: Backstreet Boys

Se Eu Fosse Um Dia o Teu Olhar (Si Fuese Un Dia Tu Mirar)
Comositores: Pedro Abrunhosa
Intérprete: Pedro Abrunhosa

Thinking of You
Comositores
Intérprete: Different Beat

0 Comentário para: “Por Amor Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *