Pedra Sobre Pedra Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Pedra Sobre Pedra desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo Pedra Sobre Pedra e de todas as novelas do Canal Viva.

Sobre a Novela Pedra Sobre Pedra

A pequena cidade de Resplendor, localizada no sertão nordestino, era o palco das disputas políticas entre os Pontes e os Batista. Murilo Pontes ia se casar com a jovem Pilar Farias, por quem Jerônimo, o herdeiro dos Batista, também era apaixonado. No dia do casamento de Murilo e Pilar, a noiva diz não em pleno altar, por desconfiar de que o rapaz fosse o pai da criança que Eliane, sua melhor amiga, estava esperando. Desejando vingança, Pilar se casa com Jerônimo, inimigo de Murilo, enquanto este se casa com Hilda, uma jovem que sempre o amara. Dessa união nasce Leonardo, e Murilo vai seguir carreira política em Brasília, enquanto Pilar tem uma filha, Marina, e fica viúva. A filha de Eliane nasce, mas a mãe morre no parto e Pilar assume a educação da menina, dando-lhe o nome da mãe, Eliane.

Vinte e cinco anos se passam, Murilo está de volta a Resplendor e reencontra Pilar querendo fazer de sua filha, Marina, a prefeita da cidade, destino que ele reservara para seu filho, Leonardo. Mas os dois não contam que seus filhos, ao se conhecerem, se apaixonam e têm que esconder esse amor por causa da rivalidade entre seus pais, rivalidade essa que oculta um amor mal resolvido.

Mas os Pontes e os Batista terão na briga pelo comando de Resplendor um adversário perigoso:Cândido Alegria, um homem que enriqueceu roubando e matando o amigo português Benvindo Soares, e que nutre uma paixão por Pilar Batista. Para conseguir o que quer – a prefeitura de Resplendor e o coração de Pilar – Cândido Alegria conta com a ajuda da ambiciosa Eliane, a agregada da família Batista, que nem desconfia de que ele é o seu pai biológico.

Mas Resplendor tem outros mistérios. A cidade recebe a visita do enigmático fotógrafo Jorge Tadeu, que se ocupa em fotografar e seduzir as mulheres casadas da cidade. Entre elas, Úrsula, filha da beata Gioconda, a irmã de Murilo Pontes.

Também está na cidade um grupo de ciganos liderados por Yago. A irmã de Yago, a bela Vida, se apaixona por Carlão Batista, mas tenta fugir a essa paixão, por saber que seu irmão não permitirá esse envolvimento. Carlão é o cunhado de Pilar e proprietário do Grêmio Recreativo Resplendorino, que é dirigido por seu amigo e confidente Adamastor.

Novela “Pedra Sobre Pedra” Resumo de todos os Capítulos

Resumo completo Pedra Sobre Pedra, conforme divulgado na reexibição da novela pelo Canal Viva entre os dias 26/01/2015 e 21/08/2015, totalizando 175 capítulos.

Janeiro/2015

Capítulo 01 – Segunda, dia 26, às 14h30, e no dia seguinte à 1h45:
Todos em Resplendor estão preocupados com o encontro de Murilo Pontes (Lima Duarte) e Pilar Batista (Renata Sorrah). Eles lembram que há 25 anos os dois eram noivos. Tudo pronto para o casamento, quando Pilar ouve o boato que Eliane espera um filho de Murilo. No altar Pilar diz não a Murilo. Ela se casa com Jerônimo Batista, inimigo político de Murilo, e ele com Hilda que dá a luz um menino e Pilar a uma menina. Batista morre. Murilo acusa Pilar de tê-lo matado. Na igreja, ficam frente a frente. Murilo propõe a Pilar uma aliança política em torno do filho dele.

Capítulo 02 – Terça, dia 27, às 14h30, e no dia seguinte à 1h45:
Pilar diz que não quer se aliar a Murilo. Ivonaldo (MA chega de Brasília. Úrsula vai ao Hotel Fazenda e pede a Jorge Tadeu (Fábio Jr.) que fotografe sua aura. Cândido Alegria procura Pilar e lhe propõe que o apoie nas eleições. Marina (Adriana Esteves) e Leonardo (Mauricio Mattar) chegam no mesmo trem. Ela pega o carro e vai para Resplendor. Leonardo a segue de moto. Ela para numa gruta e lá os dois se conhecem. Uma explosão provoca o deslocamento de pedras e os dois ficam presos na gruta.

Capítulo 03 – Quarta, dia 28, às 14h30, e no dia seguinte à 1h45:
Leonardo e Marina procuram outro caminho para sair da gruta. Na casa de Pilar, estão todos preocupados. Yago (Humberto Martins) vê o carro abandonado perto da gruta. Marina conta para Leonardo sobre a rivalidade entre a sua família e os Pontes. Leonardo não lhe conta que é filho de Murilo Pontes. Francisquinha (Arlete Salles) entra no cassino e manda Ulisses para casa. Murilo procura Pilar para contar do desabamento na gruta. Com o impacto da notícia, ela quase desmaia e Murilo a segura em seus braços.

Capítulo 04 – Quinta, dia 29, às 14h30, e no dia seguinte à 1h45:
Pilar se afasta de Murilo. Ele promete tirar Marina da gruta. Yago está preocupado com Marina e diz a Cândido que ele só explodiu a gruta porque ele mandou. Pilar reúne o pessoal da Prefeitura para ajudar Murilo. Pilar na estrada conhece Vida, uma cigana, que vai a gruta buscar sua filha. Leonardo conta a Marina que é filho de Murilo. Úrsula (Andrea Beltrão) está nua no quarto de Jorge Tadeu quando Francisquinha bate na porta. Vida diz a Leonardo que ele e Marina ainda têm muito que viver.

Capítulo 05 – Sexta, dia 30, às 14h30, e no dia seguinte à 1h45:
Francisquinha decide arrombar a porta, quando Úrsula, já vestida, a abre. Jerusa vai à casa de Pilar buscar Diamantino para cuidar de Murilo que se machucou ao cair do cavalo. Leonardo encontra dinamite no local da explosão. É noite de lua cheia e Sérgio se tranca na jaula. Vida conversa com Tíbor. Pilar diz a Marina que vai lançar o nome dela à prefeitura para concorrer com Leonardo Pontes.

Capítulo 06 – Sábado, dia 31, às 14h30, e no dia seguinte à 1h45:
Carlão vai ao acampamento cigano agradecer Vida por ter salvado Marina. Pilar tenta convencer Marina a se candidatar. Os gritos de Sérgio assustam a cidade. Kleber combina com Sergio de passarem a noite juntos a próxima noite de lua cheia. Marina conta para Eliane que esteve na gruta com Leonardo. Murilo quer a chave do casarão para mostrá-lo aos deputados que vieram visitar Resplendor, mas Kleber lhe informa que o alugou para Pilar. Leonardo e Marina se encontram no cemitério.

Fevereiro/2015

Capítulo 07 – Segunda, dia 02, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
No cemitério, depois de um longo beijo, Leonardo (Maurício Mattar) e Marina (Adriana Esteves) veem Murilo (Lima Duarte) e Pilar (Renata Sorrah). Murilo pede a chave do salão a Pilar e lhe diz que viu sua filha namorando perto de uma sepultura. Eliane (Carla Marins) pede a Cândido (Armando Bógus) a mochila e acaba contando que ela é de Leonardo. Jorge Tadeu (Fábio Jr.) tem um encontro misterioso na mata. Murilo se prepara para ir a São Paulo buscar o filho. Cândido entrega a mochila a Pilar. Pilar mostra a Marina a mochila.

Capítulo 08 – Terça, dia 03, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar exige que Marina conte com quem estava no cemitério. Marina não diz e pede que a mãe esqueça o assunto. Em troca, Marina aceita concorrer à prefeitura. Murilo vai buscar Hilda (Eva Wilma) na casa de Pilar. Jorge Tadeu mede o chão da gruta e é observado por Cândido e Yago (Humberto Martins). Murilo vai a casa de Lola (Tânia Alves). Cândido leva Jorge ao escritório para saber o que ele está fazendo em Resplendor. Murilo recebe um telefonema dizendo que Leonardo está chegando. Flor conta a notícia a Pilar.

Capítulo 09 – Quarta, dia 04, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Murilo está eufórico com a chegada de Leonardo. Para poder procurar a mochila, Marina manda Eliane dizer a Pilar que Diamantino (Ênio Gonçalves) quer falar com ela na farmácia. Jorge Tadeu diz a Cândido que quer colocar Resplendor no mapa. Gioconda (Eloísa Mafalda) pede a Jorge Tadeu para se afastar de Úrsula (Andréa Beltrão). Pilar pega Marina com a mochila na mão. Na gruta, Jorge Tadeu é seguido por Leonardo. Na casa de Pilar, Marina pede a Vida (Luiza Tomé) que dê um recado a Leonardo. Pilar chega e ouve o final da conversa.

Capítulo 10 – Quinta, dia 05, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Vida diz a Pilar que veio saber como Marina estava passando e que esta lhe pediu para ver através das cartas o seu futuro. Leonardo chega em casa. Vida pede a Carlão (Paulo Betti) para dizer a Marina que não conseguiu dar o recado. Diamantino retira sua candidatura e anuncia a de Marina. Francisquinha (Arlete Salles) vai a casa de Suzana (Isadora Ribeiro) e Jorge Tadeu foge pela janela. Leonardo está dizendo a Murilo que não quer ser candidato quando entra Kleber (Cecil Thiré) e conta que Marina vai concorrer à prefeitura.

Capítulo 11 – Sexta, dia 06, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Murilo e Leonardo ficam estarrecidos diante da notícia. Jorge Tadeu se esconde na casa de Ximena (Nívea Maria). Leonardo procura Ulisses (Jackson Costa) e lhe pede ajuda. Adamastor (Pedro Paulo Rangel) diz a Alva (Lilia Cabral) e a Lola que se Carlão não pagar o que deve a Cândido vai ter que entregar o grêmio. Pilar pede a Eliane que pegue com Diamantino a mochila e devolva-a a Marina. Yago vai a casa de Pilar cobrar Carlão. Acordado por Ivonaldo (Marco Nanini), Kleber encontra Jorge Tadeu em sua casa. Leonardo diz a Marina que se sente traído por ela.

Capítulo 12 – Sábado, dia 07, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Marina e Leonardo se desentendem e declaram guerra um ao outro. Kleber pede explicações a Jorge Tadeu, mas é Ximena quem justifica a presença do retratista. Carlão foge de Yago. Quirina (Mirian Pires) diz a Diamantino que debaixo da terra há um lençol de diamantes. Alma propõe a Carlão pagar sua dívida em troca da sociedade no grêmio. Marina, achando que Leonardo não vai se candidatar, procura Pilar para renunciar. Na casa dos Pontes, Leonardo diz a Murilo que aceita concorrer à prefeitura.

Capítulo 13 – Segunda, dia 9, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Murilo sai para comemorar a resposta de Leonardo. Lola pede a Cândido para dar mais uns dias a Carlão. Murilo conta a Pilar que Leonardo não desistiu. Na igreja, Jorge tem um encontro misterioso. Cândido diz a Yago que prolongou o prazo de Carlão porque pode precisar dele como espião na casa dos Batistas. Francisquinha cerca a igreja. Quirina mostra a Marina uma passagem secreta que liga sua casa à Igreja, onde Pilar e Jorge se assustam ao ouvir os gritos de Francisquinha.

Capítulo 14 – Terça, dia 10, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Gioconda dá a Francisquinha a chave da igreja. Pilar e Jorge usam a passagem secreta para fugir e no caminho encontram Marina. Na igreja, Úrsula acha no chão uma lente fotográfica. Gioconda diz que sumiu um resplendor de ouro e diamante. Cândido coloca o resplendor na caixa de fotografia de Jorge. Úrsula entrega a lente a Murilo. Vida pede dinheiro a Pilar e entrega a Adamastor. Leonardo procura Jorge para conversar. Pilar conta a Marina que levou o retratista para Resplendor.

Capítulo 15 – Quarta, dia 11, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar explica a Marina que Jorge é um geólogo que está a procura do lençol de diamantes. Jorge é preso depois que Francisquinha encontra o resplendor em seu quarto. Leonardo informa sua família que Jorge foi preso. Marina diz para mãe que vai pensar num modo de ajudar Jorge Tadeu. Adamastor entrega para Carlão o dinheiro para ele saldar a dívida com Cândido Alegria, mas todos desconfiam onde Adamastor conseguiu esse dinheiro. Marina diz para mãe que descobriu uma maneira de ajudar a todos.

Capítulo 16 – Quinta, dia 12, excepcionalmente às 14h35, e no dia seguinte, à 1h45:
Francisquinha vai interrogar Jorge Tadeu. Carlão paga a dívida com Cândido Alegria. Nice diz ao delegado que Jorge não pode ter guardado o resplendor em seu quarto porque não entrou lá depois que saiu pela manhã. Yago e outros ciganos explodem uma pedra no meio do riacho. Com a explosão, Murilo cai do cavalo e desmaia ao bater com a cabeça em uma pedra. Marina vai à delegacia e se apresenta como advogada de Jorge.

Capítulo 17 – Sexta, dia 13, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Cândido mente a Murilo que não sabe quem está usando dinamite. Marina não responde às perguntas de Leonardo e eles discutem. Murilo diz a Leonardo que vai conversar com Marina para saber como aconteceu a explosão na gruta. Úrsula conta a Hilda que se apaixonou por Jorge. Marina vai ao cemitério e Leonardo a segue. Cândido manda Yago impedir que os cartazes com a campanha de Leonardo cheguem às mãos dos Pontes. Murilo encontra Leonardo e Marina no cemitério.

Capítulo 18 – Sábado, dia 14, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Leonardo explica a Murilo que procurou Marina para adiantar o assunto da explosão. Yago afirma a Candido que não vai roubar os cartazes. Com a ajuda de Suzana, Ximena rouba na delegacia a ficha com os dados de Jorge. Nice procura Queiroz para lhe contar que seu marido está voltando para Resplendor. Murilo vai ver Lola no grêmio. Depois de uma discussão, Lola manda Murilo embora. Ele se sente mal e desmaia. Tentando socorre-lo, Adamastor confere seus batimentos cardíacos.

Capítulo 19 – Segunda, dia 16, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Preocupada com Murilo, Hilda pede a Ivonaldo que o procure, mas Gioconda não o deixa ir. Lola não consegue acordar Murilo. Francisquinha vai à casa de Ximena pegar a ficha de Jorge Tadeu de volta. Adamastor leva Leonardo até Murilo. Marina conta a Pilar que Murilo saiu bêbado do grêmio carregado por Leonardo e Ivonaldo. Eliane diz a Kleber que quer que ele marque um encontro entre ela e Murilo. Este segura a mão de Hilda e a chama de Lola. Ela se afasta e o marido abre os olhos e a vê.

Capítulo 20 – Terça, dia 17, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Hilda conta a Murilo como ele foi encontrado e levado para casa. Ivonaldo promete a Murilo não comentar nada com Gioconda. Queiroz espera Francisquinha sair e telefona para Nice. Sete Estrelas chega a Resplendor. Alva acha a aliança de Ivonaldo. Cândido comunica a Sete Estrelas que tem um serviço para ele. Pilar dá duas semanas para Jorge Tadeu concluir o trabalho que ela encomendou. Murilo e Marina estão no escritório quando Kleber entra avisando que Marina está chegando.

Capítulo 21 – Quarta, dia 18, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Marina pede a Murilo que se esconda. Pilar entra no consultório e encontra Kleber tratando dos dentes de Marina, que depois conta a Murilo que dinamitaram a gruta. Úrsula diz a Jorge Tadeu que não vai mais se divorciar de Diamantino. Tentando desmascarar Jorge Tadeu, Kleber propõe ao retratista expor suas fotos no Casarão da Cultura. Para impedir que os cartazes da campanha de Leonardo cheguem a Resplendor, Sete Estrelas mata o entregador, pega os pacotes e atira o carro pela ribanceira.

Capítulo 22 – Quinta, dia 19, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar pede a Kleber que proíba a colocação de cartazes pelas ruas da cidade. A pedido de Úrsula, Hilda procura Jorge Tadeu para conversar. Sete Estrelas esconde os cartazes no estábulo da fazenda de Pilar. Arquibaldo diz a Murilo que os cartazes não estavam no carro. Cândido pede a Jorge Tadeu que preencha outra ficha cadastral e depois pendura um cartaz de Leonardo na estrada. Rosemary chega a cidade de helicóptero. Francisquinha e Arquibaldo encontram alguns cartazes espalhados pela estrada.

Capítulo 23 – Sexta, dia 20, excepcionalmente às 14h35, e no dia seguinte, à 1h45:
Francisquinha e Arquibaldo seguem a trilha dos cartazes. Forçado por Carlão, Adamastor conta que foi Vida quem lhe deu o dinheiro. Francisquinha descobre que a trilha dos cartazes acaba na fazenda de Pilar e conta a Murilo. Cândido manda Sete Estrelas pegar no quarto de Jorge Tadeu as fotos das mulheres resplendorinas que estiverem nuas. Carlão e Vida marcam um encontro no riacho. Com um mandado de busca, Francisquinha revista a fazenda de Pilar e encontra os cartazes.

Capítulo 24 – Sábado, dia 21, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar acusa Murilo de ter mandado colocar os cartazes em sua fazenda para incriminá-la. Ivonaldo diz a Rosemary que perdeu a aliança quando tomava banho na cachoeira, mas ela não acredita. Ao perceber que Jorge Tadeu está entrando no quarto, Sete Estrelas saca o revolver e se esconde embaixo da cama. Leonardo pede a Queiroz que investigue o roubo dos cartazes em segredo. Vida se perfuma para encontrar Carlão. Marina procura Murilo para tentar esclarecer o roubo dos cartazes.

Capítulo 25 – Segunda, dia 23, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Ivonaldo revira a casa à procura de sua aliança. Hilda estranha a reação de Leonardo à presença de Marina. Depois de uma discussão, Marina convence Murilo de que alguém colocou os cartazes na fazenda de Pilar a fim de acirrar a briga entre os dois. Murilo procura Pilar, lhe diz que Cândido é o único interessado naquela situação e propõe um pacto para desmascará-lo. No quarto de Jorge Tadeu, Sete Estrelas encontra fotos que comprometem mulheres de Resplendor e as entrega a Cândido.

Capítulo 26 – Terça, dia 24, excepcionalmente às 14h40, e no dia seguinte, à 1h45:
Cândido diz a Sete Estrelas que vai guardar as fotos para usar na hora certa. Ivonaldo não encontra a aliança. Dizendo-se traída, Rosemary promete ao marido que vai se vingar dele. Hilda comenta com Murilo que Leonardo está apaixonado. Vida conta a Rowena que chegou a hora de ela parar de fugir do seu destino. Carlão pede a Adamastor que o ajude a conquistar Vida. Rosemary vai à gruta atrás de Jorge Tadeu e tenta seduzi-lo. Kleber reúne Cândido, Murilo e Pilar na prefeitura.

Capítulo 27 – Quarta, dia 25, excepcionalmente às 14h40, e no dia seguinte, à 1h45:
Cândido nega ter colocado os cartazes na fazenda. Yago avisa Cândido Alegria e ele vê Jorge Tadeu fotografando Rosemary nua. Suzana e Ximena encontram Jorge Tadeu e Rosemary seminus dormindo perto da cachoeira. Kleber compra um bode de Sergio Cabeleira. Sete Estrelas rouba a foto de Rosemary do quarto de Jorge Tadeu. Cândido ouve Jorge Tadeu dizer a Pilar por telefone que anotou em sua caderneta o local exato do lençol de diamantes.

Capítulo 28 – Quinta, dia 26, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Cândido põe as fotos em envelopes e manda Sete Estrelas coloca-las no correio. Sete Estrelas vai ao correio no jipe de Cândido e leva Bruno. Vida joga runas e só consegue ver o rosto de Carlão. Cândido manda Sete Estrelas pegar o relatório que Jorge Tadeu está escrevendo sobre o lençol de diamantes e faça o que quiser com o retratista. Quirina diz a Pilar que alguma coisa muito ruim está para acontecer. Hilda e Marina se encontram no cemitério para conversar. Jorge Tadeu descobre que roubaram as fotos e o relatório. Ivonaldo recebe o envelope com a foto de Rosemary.

Capítulo 29 – Sexta, dia 27, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Gioconda tenta arrancar o envelope da mão de Ivonaldo, mas não consegue. Ele picota a foto e se engasga ao tentar engolir os pedacinhos. No cemitério, Hilda diz a Marina que apoiaria um namoro entre ela e Leonardo. Com a entrega das fotos pelos carteiros, muitas briga começam a acontecer entre os casais de Resplendor. Jorge Tadeu se esconde no Grêmio. Depois de receber o recado de Murilo, Adamastor manda Jorge Tadeu embora e avisa Lola que Murilo vai vê-la na noite de lua cheia.

Capítulo 30 – Sábado, dia 28, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Jorge Tadeu convence Adamastor a deixá-lo escondido em seu quarto no Grêmio até as coisas se acalmarem. É noite de lua cheia e Sérgio se tranca na jaula. Lola quer ir para a casa do irmão, mas é impedida por Murilo. Juntos, Queiroz e Sete Estrelas procuram Bruno. Quirina tem uma crise de sonambulismo e sai andando por Resplendor. Hilda encontra uma mancha de batom no clarinho de Murilo. Adamastor vai ao seu quarto e encontra Jorge Tadeu morto na cama.

Março/2015

Capítulo 31 – Segunda, dia 2, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Adamastor pede a Lola para procurar Carlão antes de chamar a polícia. Alva acredita que Jorge estava dormindo quando foi assassinado. Cândido conta a Queiroz que Jorge foi encontrado morto no grêmio. Flor encontra Quirina no cemitério. Francisquinha prende Adamastor. Bilico, Ivonaldo, Kleber e Diamantino comemoram a morte de Jorge. Na delegacia, Sérgio diz a Adamastor que vai contar para a cidade inteira o que ele estava fazendo na noite em que Jorge foi morto e onde.

Capítulo 32 – Terça, dia 3, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Úrsula consegue ver o corpo de Jorge. Adamastor convence Sérgio a mudar de idéia. Francisquinha encontra uma mala do morto com restos de dinamite, um cartaz de Leonardo e um pacote com negativos. Murilo manda Kleber convocar os homens casados para uma reunião na prefeitura. Daniela cai do cavalo e Tíbor a socorre. Leonardo e Marina se encontram na casa de Ulisses. No grêmio, Adamastor, acompanhado por Queiroz, Francisquinha e Murilo, não encontra a caderneta de Jorge que estava em cima da cabeceira.

Capítulo 33 – Quarta, dia 4, excepcionalmente às 14h40, e no dia seguinte, à 1h45:
Adamastor conta a Murilo que na caderneta havia nomes de algumas mulheres de Resplendor e alguns dólares. Marina explica a Leonardo porque decidiu se candidatar. Tibor consegue acordar Daniela, mas ela se assusta e o acusa de ter assustado seu cavalo. Marina e Leonardo decidem esconder seu namoro de todos, exceto Hilda. Queiroz e Arquibaldo enterram Jorge. Na reunião na prefeitura, Murilo diz que é preciso proteger o criminoso e obstruir o inquérito. Depois, manda Francisquinha soltar Adamastor, alegando que a prisão foi ilegal.

Capítulo 34 – Quinta, dia 5, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Queiroz concorda com Murilo, manda soltar Adamastor e afasta Francisquinha do inquérito. Cândido dá dinheiro a Genival para que ele descubra o que foi conversado na reunião na prefeitura. Atendendo a um pedido de Pilar, Carlão vai ao grêmio falar com Adamastor. Murilo pergunta a Adamastor se o nome de Pilar estava na caderneta. Na cachoeira, Marina e Leonardo se beijam. Pilar conta à filha que pretende convocar as mulheres casadas de Resplendor para uma reunião.

Capítulo 35 – Sexta, dia 6, excepcionalmente às 14h35, e no dia seguinte, à 1h45:
Em vão, Marina tenta convencer Pilar a desistir de executar seu plano e ela convoca as mulheres para uma reunião secreta na fazenda. Marina e Leonardo se encontram na casa de Ulisses. Sete Estrelas diz a Bruno que ele deve aprender a caçar com um revólver e mostra o seu de calibre 38. Adamastor promete a Carlão que vai conversar com Vida. Cândido surpreende Eliane espiando a casa de Ulisses. Ele tenta interroga-la, mas Marina o impede.

Capítulo 36 – Sábado, dia 7, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Marina garante a Cândido que fará um escândalo caso ele tente agarrar Eliane novamente. Pilar diz às mulheres que é preciso fazer justiça a Jorge e consegue a adesão de todas. Francisquinha se recusa a comer e depois diz a Ulisses que vai viajar. Adamastor tenta conversar com Vida na praça. Daniela marca um passeio com Bruno. Eliane pede desculpas a Cândido e confessa que estava espiando um casal de namorados. Pilar conta a Marina que seu plano está dando certo.

Capítulo 37 – Segunda, dia 9, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar diz a Marina que só conta com a ajuda das mulheres de Resplendor para achar a caderneta de Jorge. Ximena acha uma arma no armário de Kleber e lhe pede explicações. Queiroz confessa a Murilo que não tem nenhuma pista do crime. Carlão conta a Adamastor que o delegado permitiu a reabertura do Grêmio. Diamantino conta a Pilar que está correndo um boato que Leonardo vai renunciar à candidatura. Marina diz a Leonardo que Cândido deve estar tramando algo.

Capítulo 38 – Terça, dia 10, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Ulisses afirma a Kleber que o boato sobre Leonardo é intriga da oposição. Pilar fala a Marina que o boato da renúncia poderá beneficiá-la na campanha. Rosemary exige que Ivonaldo esteja com a aliança no dia da festa. Depois, conta a Murilo que Daniela sumiu. Bruno se desespera ao se ver perdido no mato. Tíbor ajuda Daniela. Vários homens saem para procurar Daniela e Bruno. Tíbor e Daniela se beijam. Pilar pede a Diamantino que convoque a cúpula do partido. Murilo encontra Daniela.

Capítulo 39 – Quarta, dia 11, excepcionalmente às 14h40, e no dia seguinte, à 1h45:
Marina defende os Pontes e Pilar não gosta. Leonardo fica sabendo que Cândido foi ao acampamento dos ciganos. Úrsula vê a imagem de Jorge Tadeu em Yago e desmaia. Hilda avisa Marina que Leonardo vai se atrasar para o encontro. Eliane conta a Pilar que viu Marina falando com Hilda. Francisquinha volta a ser a delegada auxiliar. Leonardo observa Cândido que conversa com Yago. Pilar fica indignada ao saber que Murilo decidiu colar os cartazes da candidatura de Leonardo.

Capítulo 40 – Quinta, dia 12, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar sai de casa decidida a impedir Murilo de colar os cartazes. Gioconda avisa Hilda que Murilo vai brigar com Pilar na praça. Hilda chega e pára a briga. Úrsula diz a Rosemary que Jorge vai voltar para ela e a cunhada a chama de maluca. Vida conta a Yago que Leonardo desconfia da ligação de Cândido com os ciganos. Marina e Leonardo se encontram na cabana. Pilar e Murilo vêem o outdoor da campanha de Cândido que ele está acabando de colar.

Capítulo 41 – Sexta, dia 13, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Murilo e Pilar começam a discutir. Cândido se aproveita da situação e começa a fazer um discurso. Murilo sacode a escada e Cândido cai no chão. Depois, ele diz a Kleber que vai tentar impugnar a candidatura de Marina, alegando que Resplendor não é o domicilio eleitoral dela. Leonardo afirma a Marina que vai renunciar e revela à mãe a sua decisão. As mulheres que tiveram contato com Jorge são chantageadas. Murilo conta a Leonardo que pode impugnar a candidatura de Marina.

Capítulo 42 – Sábado, dia 14, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Leonardo diz ao pai que impugnação é um golpe baixo. Murilo pede a Ivonaldo que entre com o pedido de impugnação. Leonardo avisa Marina de que Murilo vai tentar impugnar sua candidatura. Marina conta à mãe as intenções de Murilo. Ivonaldo e Rosemary viajam para a capital de helicóptero. Pilar também, mas de carro. Carlão vai ao acampamento falar com Vida e leva uma surra. Leonardo vai conversar com Cândido. Pilar tenta trocar um pneu do seu carro quando Murilo aparece.

Capítulo 43 – Segunda, dia 16, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar (Renata Sorrah) recusa a ajuda de Murilo (Lima Duarte). Cândido (Armando Bógus) afirma a Leonardo (Maurício Mattar) que Marina (Adriana Esteves) só o namora para que ele desista da candidatura. Pilar troca o pneu do carro sozinha. Tíbor (Eduardo Moscovis) confessa a Vida (Luiza Tomé) que gostaria de casar com Daniela (Patrícia Furtado). Vida socorre Carlão (Paulo Betti). Leonardo conta para Marina o que Cândido disse sobre ela. Leonardo e Marina resolvem mentir para Cândido. Em seguida, Marina diz a ele que Leonardo terminou o namoro com ela. Murilo desconfia que Pilar está planejando alguma coisa. Leonardo e Marina dormem na cabana. Vida cuida de Carlão e constrói uma cabana no meio da floresta para os dois. As mulheres da cidade sentem calor e se lembram de Jorge Tadeu (Fábio Júnior). Ximena (Nívea Maria) reúne as mulheres da cidade para uma revelação. Ela conta que Jorge Tadeu urinava em uma planta na praça da cidade e que seu marido pretende cimentar a área. Elas decidem plantar flores no terreno. Marina decide procurar Carlão.

Capítulo 44 – Terça, dia 17, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Dona Quirina (Mirian Pires) não permite que Marina vá ao grêmio procurar por Carlão. Adamastor (Pedro Paulo Rangel) se preocupa com o desaparecimento de Carlão. Nice ( Lú Mendonça) e Queiroz (Nelson Xavier) viajam juntos. Eraldo (Roberto Frota) pergunta a Adamastor qual das meninas da casa Murilo costuma visitar. Promete matar a própria irmã caso seja ela. Hilda (Eva Wilma) encontra uma unha postiça nas roupas de Murilo. Ivonaldo (Marco Nanini) e Rosemary (Elizângela) voltam a Resplendor e Pilar também. Marina fica sabendo pela mãe de que precisará do testemunho do rapaz com quem esteve na gruta para poder provar o dia em que chegou a Resplendor. As mulheres da cidade são novamente chantageadas. Murilo tem certeza de que poderá impugnar a candidatura de Marina. Pilar diz a Marina que precisa encontrar o rapaz que estava com ela na gruta para testemunhar o dia de sua chegada.

Capítulo 45 – Quarta, dia 18, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Marina afirma que não vai envolver o rapaz. As duas discutem. Diante da recusa da filha de dizer quem é o rapaz da gruta, Pilar resolve descobrir quem ele é. Marina confessa a Eliane (Carla Martins) que reatou com Leonardo. Eliane promete a Marina não contar para ninguém o segredo dela. Vida vê Marina e Leonardo na cabana. Leonardo pede a Marina que diga a Pilar que vai conversar com o tal rapaz. As mulheres resolvem descobrir que as está chantageando. Vida diz a Carlão que pediu que Yago (Humberto Martins) lhe desse uma surra para não acontecer uma coisa pior com ele. Carlão e Vida se beijam. Como combinado com Leonardo, Marina conta para Pilar que resolveu conversar com o rapaz da gruta. Alba olha a caderneta de Jorge Tadeu que ela roubou. Eliane revela a Pilar que Marina sempre vai a uma cabana perto do riacho. Pilar diz a Quirina (Mirian Pires) que vai procurar a filha.

Capítulo 46 – Quinta, dia 19, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar explica a Diamantino (Ênio Gonçalves) que vai procurar Marina para fazê-la romper com o namorado misterioso. Kleber fica desconfiado da reunião de mulheres na casa de Suzana (Isadora Ribeiro). Vida leva Carlão de volta para Resplendor. Vida fica sabendo que Pilar foi procurar a filha e vai para a cabana com Carlão. Vida chega à cabana e avisa à Marina e Leonardo que Pilar está indo para lá. Pilar chega à cabana e pede explicações para Marina. Carlão mente para Pilar e diz que Marina está cuidando dele. Yago vê Vida com Carlão e a ameaça. Vida deixa Carlão em casa. Ao ler uma carta que Ximena recebeu, Pilar se alegra por saber que a caderneta não foi destruída.

Capítulo 47 – Sexta, dia 20, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar acredita que de posse da caderneta, elas ficam mais perto do assassino. Cândido manda Sete Estrelas se aproximar de Suzana. Pilar sugere que as mulheres de Resplendor aceitem as ameaças do chantagista. Pilar pede a Ximena para avisá-la quando o chantagista exigir algo. Na reunião, Pilar promete às mulheres descobrir o chantagista. Eliane pede a Marina que não lhe conte mais nada, porque ela acaba falando a Pilar. Leonardo pergunta a Murilo quem é o pai de Eliane. Gioconda (Eloísa Mafalda) diz a Leonardo que ele deve se afastar de Eliane, a quem Pilar promete um dia revelar de quem ela é filha. Eliane pede a Cândido que lhe fale do seu pai.

Capítulo 48 – Sábado, dia 21, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Cândido promete dar as informações se Eliane lhe contar tudo o que acontece na casa de Pilar e ela concorda. Carlão confessa a Pilar sua paixão por Vida. Murilo pede a Kleber (Cecil Thiré) que aumente os impostos das terras de Cândido. Este fica indignado com o aumento. As mulheres regam o jardim que plantaram onde Jorge fazia xixi. Suzana aceita dar informação a Sete Estrelas (Raymundo de Souza) em troca de presentes. Kleber nota que apareceram vários arbustos na praça, no local onde as mulheres regaram.

Capítulo 49 – Segunda-feira, dia 23, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Abismado, Kleber (Cecil Thiré) fica olhando para o canteiro. Gioconda (Eloísa Mafalda) sugere às mulheres que façam greve doméstica caso os maridos compareçam à festa do Grêmio. Vida (Luiza Tomé) diz a Carlão (Paulo Betti) que não pode haver nada entre eles. Vida e Carlão marcam um encontro na cabana. Quirina (Mirian Peres)diz que irá chover na hora da festa. Adamastor (Pedro Paulo Rangel) vai à igreja para entregar donativos para Gioconda, mas esta reage com rispidez e os dois brigam. Nice (Lú Mendonça) e Queiroz (Nelson Xavier) voltam de viagem. Na cabana, Vida e Carlão se amam. Gioconda fica furiosa ao saber que Pilar está montando o palanque na frente da igreja.

Capítulo 50 – Terça-feira, dia 24, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar e Gioconda discutem. Vida diz a Carlão que ele foi o primeiro homem dela. Carlão diz que quer se casar com ela. Emanuel (Raymundo de Souza) ensina Bruno (Selton Mello) a atirar. Os dois são surpreendidos por Nice. Murilo (Lima Duarte) apresenta Leonardo (Maurício Mattar) aos convidados. Gioconda manda tocar os sinos. Ao ouvi-los, Pilar manda começar o som do trio elétrico. Irritada, Gioconda pede para todos os presentes na igreja rezem em voz alta. Adamastor proíbe que as meninas do grêmio saiam para a festa da praça. Pilar manda Diamantino (Ênio Gonçalves) buscar Marina (Adriana Esteves). Para afrontar Pilar, Gioconda resolve fazer uma procissão. No momento em que Marina vai começar a discursar, Murilo manda Leonardo falar no megafone.

Capítulo 51 – Quarta-feira, dia 25, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Leonardo hesita falar quando vê Marina. Esta começa a fazer seu discurso. Murilo exige que o filho faça alguma coisa. Diante da negativa de Leonardo, Murilo pega o megafone e começa a gritar. Murilo e Pilar discutem. A porta da igreja se abre e sai Gioconda berrando. Úrsula (Andrea Beltrão) vê Jorge Tadeu (Fábio Jr.) e sai correndo pelas ruas atrás dele. Murilo tenta impedir Gioconda de continuar com a procissão. Gioconda resolve ir para o Grêmio. Marina termina o discurso e é aplaudida. Vida diz a Carlão que irá embora porque não tem coragem de ficar com ele, pois ele não é cigano. Chove e venta muito em Resplendor. Leonardo correm para a cabana para se protegerem da chuva. O temporal obriga a família de Murilo a entrar no grêmio.

Capítulo 52 – Quinta-feira, dia 26, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
No grêmio, Adamastor dá início à festa, o que deixa Gioconda contrariada. Os dois discutem e Francisquinha (Arlete Salles) aparta a briga. Carlão vê Úrsula dançando na chuva com o cristal que caiu do céu para ela. Daniela (Patrícia Furtado) vê a tia correndo pelas ruas. Em casa, Pilar fica preocupada porque a filha ficou na rua. Yago (Humberto Martins) aconselha Úrsula a ir para casa. Daniela vê o cigano sair com Úrsula e vai trás deles. Adamastor continua com a festa, enquanto Gioconda reza com as beatas. Úrsula leva o cristal até o cemitério. Tibor (Eduardo Moscovis) salva Daniela da chuva. Daniela leva Tibor para sua casa. O estrangeiro amigo de Cândido (Armando Bógus) constata que o Resplendor da Santa é falso. Gioconda coloca a culpa em Jorge Tadeu. A chuva para e Pilar vai atrás de Marina. No cemitério, Úrsula pensa que Jorge Tadeu lhe está puxando. Marina adoece. A cidade fica destruída após a tempestade. No meio dos destroços, Marina desmaia e Leonardo a acode.

Capítulo 53 – Sexta-feira, dia 27, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar tira Marina dos braços de Leonardo e a leva para casa. Yago socorre Úrsula. Marina delira por causa da febre. Rosemary (Elizangela) leva um susto ao ver Tibor dormindo em sua cama. Daniela entra em pânico quando Murilo acha Tibor em sua casa. Tibor diz que entrou na casa para se proteger da chuva. Daniela tenta dizer a verdade, mas Tibor não permite. Yago leva Úrsula para casa. Tibor e Yago se encontram na casa de Murilo. Leonardo diz à Hilda (Eva Wilma) que vai à casa de Marina. Murilo ouve e os dois acabam discutindo. Hilda defende Leonardo. Adamastor consola Carlão. Delirando, Marina começa a chamar por Leonardo. Pilar fica cismada. O médico diagnostica Marina com pneumonia. Rosemary se espanta quando Úrsula lhe diz que acha que Jorge foi enterrado em Resplendor. Pilar abre a porta e dá de cara com Leonardo.

Capítulo 54 – Sábado, dia 28, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar discute com Leonardo e não o deixa ver Marina. Leonardo conta à mãe que Marina está com pneumonia. Leonardo resolve ajudar o povo a limpar a cidade e assim angariar mais votos, para alegria de seu pai. Rosemary não acredita que Úrsula viu Jorge Tadeu. Úrsula revela a Ximena (Nívea Maria) que viu Jorge Tadeu no cemitério. Carlão confessa a Adamastor que tem vontade de morrer se não ficar com Vida. Após passar a noite toda com febre, Marina começa a demonstrar melhoras. Mais uma vez as mulheres de Resplendor são chantageadas. Gioconda fica indignada ao receber uma intimação para depor sobre o roubo. Hilda vai à casa de Pilar.Com seu jeito peculiar, Hilda acaba convencendo Pilar a lhe deixar visitar Marina. Ivonaldo (Marco Nanini) mostra a Rosemary que sua aliança chegou, mas ela não lhe dá atenção. Acompanhada por Pilar, Hilda vai ao quarto de Marina e a observa dormindo. Kleber vê Hilda saindo da casa de Pilar e corre para contar a Murilo. Este discute com sua mulher por desobediência. Ximena revela a Pilar que o chantagista prometeu devolver a caderneta de Jorge Tadeu em troca das alianças de seus maridos.

Capítulo 55 – Segunda-feira, dia 30, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Com seu jeito peculiar, Hilda (Eva Wilma) acaba convencendo Pilar (Renata Sorrah) a lhe deixar visitar Marina (Adriana Esteves). Ivonaldo (Marco Nanini) mostra a Rosemary (Elizangela) que sua aliança chegou, mas ela não lhe dá atenção. Acompanhada por Pilar, Hilda vai ao quarto de Marina e a observa dormindo. Kleber (Cecil Thiré) vê Hilda saindo da casa de Pilar e corre para contar a Murilo (Lima Duarte). Este discute com sua mulher por desobediência. Ximena (Nívea Maria) revela a Pilar que o chantagista prometeu devolver a caderneta de Jorge Tadeu (Fábio Júnior) em troca das alianças de seus maridos.Pilar diz a Ximena que ela vai ser o contato com o chantagista.

Capítulo 56 – Terça-feira, dia 31, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Cândido exige que Sete Estrelas pegue a caderneta de Jorge antes que caia nas mãos das mulheres. Eliane conta a Marina que Leonardo e Hilda estiveram em sua casa para visitá-la. Lola revela a Adamastor que Alva está muito estranha. Eliane conta a Marina que ela, delirando, chamou por Leonardo e Pilar ouviu. Murilo pede ao filho que se desabafe com ele. Marina confessa à mãe que chamou por Leonardo durante um delírio.

Abril/2015

Capítulo 57 – Quarta-feira, dia 1, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:

Marina explica a mãe que chamou Leonardo por causa da disputa da prefeitura. Leonardo se prepara para contar a Murilo quem é a sua paixão quando Hilda intervém. Jerusa fica assustada quando Úrsula lhe diz que precisa fazer contato espiritual com Jorge Tadeu. Marina tenta sair para encontrar Leonardo, mas Pilar a impede. Hilda vai à casa de Marina. Esta pede à mãe de Leonardo que diga a ele para se encontrar com ela em seu quarto, passando pelo túnel secreto. Leonardo conta a Ulisses que sua mãe está ajudando.

Capítulo 58 – Quinta-feira, dia 2, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Eliane pede a Marina para ter cuidado com Pilar. Hilda explica a Leonardo o que ele tem que fazer para ver Marina. Adamastor acha a caderneta de Jorge Tadeu dentro da bolsa de Alva. Hilda consegue a chave da igreja e entrega a Leonardo. Ximena entrega as alianças a Pilar. Leonardo se encontra com Marina e ela lhe conta que Pilar está desconfiada dos dois. Alva entra em pânico quando Pilar lhe diz que veio no lugar de Suzana.

Capítulo 59 – Sexta-feira, dia 3, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
De longe, Sete Estrelas vê Pilar e Alva discutindo. Alva fica aflita por não achar a caderneta em sua bolsa. Sete Estrelas diz a Cândido que Alva entregou a caderneta a Pilar. Adamastor conta a Francisquinha que sabe onde está a caderneta, leva a delegada ao grêmio e acaba descobrindo que ela sumiu novamente. Rowena acha a caderneta no meio da roupa suja que veio do grêmio e a entrega a Yago, que a esconde. Pilar vai ao quarto da filha e Leonardo se esconde atrás da porta.

Capítulo 60 – Sábado, dia 4, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Marina entra no quarto. Sua mãe a segue, olha em volta e não vê Leonardo. Adamastor pergunta a Rowena se ela viu a caderneta e ela afirma que não. Tibor mostra a Vida onde Yago escondeu a caderneta. Depois que Pilar deixa o quarto da filha, Leonardo sai do armário, onde estava escondido. Vida dá a caderneta a Carlão. Este passa mal e usa algumas folhas da caderneta para se limpar. Leonardo pula a janela para fugir. Quirina vê e diz a Pilar que Murilo saiu do seu quarto.

Capítulo 61 – Segunda-feira, dia 6, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar (Renata Sorrah) não acredita no que Quirina (Miriam Pires) diz. Leonardo (Maurício Mattar) conta à mãe como foi difícil sair da casa de Marina (Adriana Esteves). Adamastor (Pedro Paulo Rangel) avisa Carlão (Paulo Betti) que Alva (Lilia Cabral) vai embora da cidade. Adamastor procura a caderneta no paletó de Carlão, mas não a encontra. Gioconda (Eloísa Mafalda) conta a Ivonaldo (Marco Nanini) que Murilo (Lima Duarte) e Leonardo discutiram. Murilo fica sabendo que a caderneta de Jorge (Fábio Júnior) reapareceu. Carlão conta a Pilar que esteve com a caderneta em suas mãos.

Capítulo 62 – Terça-feira, dia 7, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Todos resolvem procurar a caderneta no mato, onde Carlão esteve. Leonardo fica preocupado com a saída repentina do pai, mas Hilda (Eva Wilma) o acalma. Pilar conta a Marina que Carlão esteve com a caderneta. Marina revela a Hilda que desconfia que sua mãe descobriu seu romance com Leonardo. No cemitério, Gioconda fica chocada ao ver Úrsula (Andrea Beltrão) dançando entre os túmulos. Depois afirma a Ivonaldo que a filha está ficando louca e que vai destruir seu cristal. Na chapada, Murilo encontra uma das folhas da caderneta, mas Pilar a arranca de suas mãos.

Capítulo 63 – Quarta-feira, dia 8, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Murilo e Pilar discutem. Francisquinha (Arlete Salles) chega, dá um tiro para o alto e eles param de brigar. Queiroz (Nelson Xavier) pega a folha e diz que a mesma ficará em poder da polícia. Cândido (Armando Bógus) confessa a Yago (Humberto Martins) que a caderneta contém informações importantes que poderão deixá-lo milionário. Alva pede perdão a Adamastor e eles acabam fazendo as pazes. Eliane (Carla Marins) vai ao escritório de Cândido. Na delegacia, Pilar e Murilo pedem p/ ver o que está escrito na folha da caderneta e Queiroz acaba permitindo.

Capítulo 64 – Quinta-feira, dia 9, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar e Murilo se espantam ao ver que na folha não tem nada escrito e, por isso, discutem novamente. Cândido pede a Eliane que descubra por que Pilar quer a caderneta. Jerusa (Tereza Seiblitz) leva Úrsula a um centro espírita. Pilar pede a Adamastor que lhe diga o que viu escrito na caderneta. Gioconda vai ao centro atrás de Úrsula. Lá, o espírito de Jorge Tadeu incorpora em Gioconda e pede a Úrsula que lhe ajude. Úrsula faz um juramento de que vai trazer o retratista de volta. Rosemary (Elizangela) fica apavorada ao ouvir o juramento de Úrsula.

Capítulo 65 – Sexta-feira, dia 10, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Recuperada, Marina convida a mãe para dar um passeio. Para acabar com as dúvidas de Pilar sobre seu romance secreto, Marina simula uma discussão com Leonardo. Cândido se recorda de quando matou Benvindo (Buza Ferraz). Em Portugal, Inês e Ernesto lêem a carta que seu pai, Benvindo, havia mandado para a mãe deles.

Capítulo 66 – Sábado, dia 11, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Murilo fica convencido de que seu filho brigou com Marina. Na cabana, Marina e Leonardo comemoram o êxito do plano. Ximena (Nívea Maria) diz a Suzana (Isadora Ribeiro) que as duas também podem tentar se comunicar com Jorge, mas ela não gosta da idéia. Eliane ouve Pilar conversando com Marina sobre os diamantes. Depois, vai ao hotel procurar Cândido. Este discute com Yago. No cemitério, Úrsula cai dentro de uma cova.

Capítulo 67 – Segunda-feira, dia 13, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
No cemitério, Suzana (Isadora Ribeiro) e Ximena (Nívea Maria) vão até a cova e vêem Úrsula (Andrea Beltrão) desmaiada. Cândido (Armando Bógus) fica sabendo que Eliane (Carla Marins) esteve à sua procura. Heraldo (Roberto Frota) vai bater em Jerusa (Tereza Seiblitz), mas Hilda (Eva Wilma) o impede. Eliane faz com que Yago (Humberto Martins) a atropele com a carroça. Ele a socorre e ela tenta seduzi-lo. Marina (Adriana Esteves) comenta com Pilar (Renata Sorrah) que Eliane está estranha. Yago beija Eliane. Murilo (Lima Duarte) vai ao grêmio e faz amor com Lola (Tânia Alves). Nice (Lu Mendonça) diz a Cândido que eles vão receber dois hóspedes portugueses. Hilda encontra Lola no mercado.

Capítulo 68 – Terça-feira, dia 14, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Ao vê-la, Hilda se sente mal. Yago conta a Vida (Luíza Tomé) que atropelou Eliane. Cândido fica irritado ao saber que a cidade inteira já sabe da vinda dos portugueses. Murilo explica a Leonardo (Maurício Mattar) que eles podem tirar proveito político da visita dos portugueses e Pilar diz o mesmo à Marina. Daniela (Patricia Furtado) e Tíbor (Eduardo Moscovis) se beijam. Ivonaldo (Marco Nanini) conta a Murilo que o partido deu entrada no pedido de impugnação da candidatura de Marina na Justiça Eleitoral.

Capítulo 69 – Quarta-feira, dia 15, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar pergunta a Marina se o rapaz da gruta vai aparecer. Marina diz à mãe que será difícil, mas ela irá se comunicar com o rapaz. Depois, revela a Leonardo que tem um plano para enganar Pilar. Cândido prepara o hotel para receber os portugueses. Marina mente à mãe que o rapaz está em Paris. Ernesto (Carlos Daniel) e Inês (Suzana Borges) chegam a Serro Azul. Na Praça de Resplendor, as personalidades aguardam os visitantes. O motorista do táxi rouba as roupas de Ernesto e Inês enquanto eles se banham no rio. Ao descobrir o que houve, os irmãos ficam aflitos.

Capítulo 70 – Quinta-feira, dia 16, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Todos ficam irritados com a demora dos visitantes. Furiosos, Inês e Ernesto tentam achar uma solução para chegar a Resplendor. Murilo exige que Kleber (Cecil Thiré) e Ximena fiquem no palanque, enquanto os outros vão embora. Yago encontra Ernesto e Inês e os leva para o acampamento cigano. Cândido Alegria vai até lá e os portugueses o escutam falar com Yago sobre a herança de Benvindo. Após ouvir a conversa dos dois, Ernesto avisa a irmã que é melhor Cândido não saber quem eles são.

Capítulo 71 – Sexta-feira, dia 17, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Yago afirma a Cândido que lhe obedecerá. Francisquinha (Arlete Salles) manda Queiroz (Nelson Xavier) ir a Serro Azul. Ele aproveita e chama Nice para ir também. Yago leva os portugueses para o hotel. Sérgio Cabeleira (Osmar Prado) se desespera ao ver que a noite será de lua cheia. Pilar fica feliz e Murilo furioso ao saber que diminuiu o prazo para o domicílio eleitoral. Inês e Ernesto chegam ao hotel e Cândido os expulsa por estarem vestidos como ciganos.

Capítulo 72 – Sábado, dia 18, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Kleber diz a Sérgio Cabeleira que vai ficar a noite toda com ele. Cabeleira tenta impedi-lo de entrar no mercado, mas Kleber é irredutível. Na praça, a espuminha começa a aumentar. Úrsula toma banho de ervas para encontrar com Jorge Tadeu (Fabio Júnior). Jerusa avisa Lola que seu irmão está precisando de ajuda. Inês conta a Ernesto que gostou de Leonardo Pontes. Carlão (Paulo Betti) seqüestra Vida depois que ela bebe o chá que ele pôs na moringa. No cemitério, Úrsula desmaia e cai ao lado da cova de Jorge. No lugar da espuminha nasce uma enorme árvore.

Capítulo 73 – Segunda-feira, dia 20, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Jerusa (Tereza Seiblitz) entra no quarto de Úrsula (Andrea Beltrão) e não a encontra. Gioconda (Eloísa Mafalda) manda Ivonaldo (Marco Nanini) procurar a irmã. Na gruta, Carlão (Paulo Betti) mantém Vida (Luíza Tomé) amarrada e diz que agora ela é prisioneira do seu amor. Na praça, Úrsula abraça uma grande uma grande árvore que antes não existia ali. Todos se espantam com o aparecimento da árvore. Yago (Humberto Martins) vai à casa de Pilar (Renata Sorrah) à procura de Carlão. Este pede a Adamastor (Pedro Paulo Rangel) que confirme que ele dormiu no grêmio. Vida pede a Carlão que a solte. Adamastor chega à gruta e encontra Vida.

Capítulo 74 – Terça-feira, dia 21, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Carlão impede que Adamastor solte Vida. Úrsula diz a Rosemary (Elizangela) que a árvore é obra de Jorge Tadeu (Fábio Júnior). Eliane (Carla Marins) vai ao acampamento dos ciganos e Yago acaba beijando-a. Inês (Suzana Borges) pede a Marina (Adriana Esteves) que lhe fale sobre Leonardo (Maurício Mattar) e ela fica indignada ao saber do interesse da portuguesa por ele. Queiroz (Nelson Xavier) e Nice (Lu Mendonça) pegam o mesmo táxi que Inês e Ernesto pegaram ao chegar à estação de serro Azul e cujo motorista os roubou. Marina leva os portugueses à casa dos Pontes. Cândido (Armando Bógus) conta a Pilar onde Marina foi.

Capítulo 75 – Quarta-feira, dia 22, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Hilda (Eva Wilma) recebe os convidados. Leonardo fica nervoso ao ver Marina em sua casa. Ximena (Nívea Maria) conta a Kleber que Inês está interessada em Leonardo. Pilar fica irritada com a notícia que Cândido lhe deu. Queiroz prende o motorista de táxi que roubou os visitantes. Marina fica irritada ao ver Inês conversando com Leonardo. O preso ameaça contar a Francisquinha (Arlete Salles) o caso de Queiroz com Nice e o delegado resolve solta-lo. Pilar vai à casa dos Pontes. Cândido afirma a Eliane que Murilo é seu pai.

Capítulo 76 – Quinta-feira, dia 23, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Eliane fica pasma com a revelação que Cândido lhe faz. Na cabana, Leonardo fica impaciente com a demora de Marina. Ximena apresenta Suzana a Ernesto. Gioconda acusa Ivonaldo de ter matado Jorge Tadeu. Ernesto encontra Úrsula dentro do cemitério. Sete Estrelas (Raymundo de Souza) pergunta a Cândido se é verdade que Eliane é filha de Murilo (Lima Duarte). No bar do hotel, Marina vê Inês segurando a mão de Leonardo, que sorri para a portuguesa. Eliane pergunta a Pilar porque ela escondeu que Murilo é seu pai.

Capítulo 77 – Sexta-feira, dia 24, excepcionalmente às 14h35, e no dia seguinte, à 1h45:
Atônita com a pergunta, Pilar tenta despistar Eliane. Esta insiste e Pilar acaba lhe fazendo algumas revelações. Sem que Leonardo a veja, Marina sai do bar irritada. Na praça, Úrsula abraça a árvore e diz que vai passar a noite com ela. Marina se espanta quando Eliane a trata mal. Carlão mantém Vida presa na gruta. Marina consola a mãe, que está transtornada por causa de Eliane. Murilo se espanta quando Eliane chega e afirma que vai ficar com os Pontes, porque ali é sua casa.

Capítulo 78 – Sábado, dia 25, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Eliane diz a Murilo que Pilar lhe contou que ele é seu pai. Murilo ri de suas palavras, porém Leonardo fica interessado na história de Eliane. Úrsula pede a Hilda que fique observando a árvore. Murilo desmente tudo que Eliane conta. Leonardo tenta aclamar o pai e pondera que a história tem coerência. Gioconda impede que Murilo expulse Eliane de sua casa. Murilo procura Pilar, lhe conta que Eliane está em sua casa e os dois conversam sobre o passado. Úrsula vê Jorge Tadeu na árvore.

Capítulo 79 – Segunda-feira, dia 27, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Úrsula (Andréa Beltrão) abraça a árvore e conversa com ela. Pilar (Renata Sorrah) avisa Marina (Adriana Esteves) que vai mandar um recado para Eliane (Carla Marins) a procurar. Sérgio Cabeleira (Osmar Prado) acorda Úrsula, que está deitada ao lado da árvore. Carlão (Paulo Betti) afirma a Vida (Luíza Tomé) que também não vai se alimentar enquanto ela fizer greve de fome. Murilo (Lima Duarte) diz a Eliane que ela é uma estranha para ele. Cândido (Armando Bógus) se irrita quando Eliane ameaça só devolver a caderneta quando resolver sua situação. Depois ela vai à casa de Pilar e pergunta o que ela quer.

Capítulo 80 – Terça-feira, dia 28, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Eliane revela a Pilar que Marina tem um romance com Leonardo (Maurício Mattar) desde que voltou para Resplendor. Pilar conta a Eliane que já sabia e ela só está confirmando sua suspeita. Na cabana, Marina e Leonardo discutem por ela estar com ciúmes de Inês. Eliane vai ao hotel e entrega a caderneta de Jorge (Fábio Júnior) a Cândido Alegria. Ernesto diz à irmã que vai conseguir alguma informação. Pilar vê Leonardo e Marina se beijando na cabana.

Capítulo 81 – Quarta-feira, dia 29, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar passa mal depois de ver o que considera uma traição da filha. Marina e Leonardo vão embora sem notar que Pilar os viu. Pilar fica olhando os objetos que decoram a cabana. Lola (Tânia Alves) briga com Alva porque esta não quer dizer o que sabe sobre a morte de Jorge. Cândido garante a Sete Estrelas (Raymundo de Souza) que a caderneta não revela nada sobre o lençol de diamantes. Na farmácia, Pilar conta a Murilo que viu Marina e Leonardo se beijando e ele fica atônito.

Capítulo 82 – Quinta-feira, dia 30, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Murilo afirma a Pilar que ela está louca por dizer aquelas coisas e ela sugere flagrar os filhos na cabana. Alva volta a afirmar a Adamastor (Pedro Paulo Rangel) e Lola que ela não sabe quem matou Jorge, pois só viu as botas do assassino. Trancada no quarto, Úrsula pensa numa forma de ir até a árvore. Rosemary (Elizangela) sente o perfume que sai das flores da árvore e começa a tirar a roupa em plena praça. Jorge Tadeu aparece no quarto dela.

Maio/2015

Capítulo 83 – Sexta-feira, 1º de Maio, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Jorge garante a Úrsula que enquanto for noite, ele será dela e os dois se amam. Na gruta, Vida está fraca e Carlão tenta fazer com que ela beba água. Cândido expulsa Alva (Lilia Cabral) de seu hotel. Depois, manda uma cesta com frutas para as mulheres que Jorge Tadeu fotografou. Heraldo (Roberto Frota) conta a Hilda (Eva Wilma) que Murilo saiu na mesma direção que Leonardo e ela resolve ir atrás do marido. Leonardo e Marina se encontram na cabana. Na estrada, Murilo se encontra com Pilar e lhe diz para irem juntos à cabana.

Capítulo 84 – Sábado, dia 2, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar pede que Murilo a siga. Carlão sofre quando Vida dispensa a comida que levou para ela. Gioconda (Eloísa Mafalda) conta a Ivonaldo (Marco Nanini) que decidiu internar Úrsula num hospício. Murilo entra na cabana e surpreende Marina e Leonardo. Eles discutem e Murilo começa a passar mal. Pilar tira Marina da cabana. As mulheres ficam em polvorosa ao receber as cestas. Carlão solta Vida, que lhe pede que a amarre de novo. Carlão leva Vida para sua casa. Pilar ordena a Marina que fique calada e a escute.

Capítulo 85 – Segunda-feira, dia 4, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Carlão (Paulo Betti) fica pasmo quando Vida (Luíza Tomé) lhe conta que, sem saber, ele ajudou Leonardo (Maurício Mattar) e Marina (Adriana Esteves). Esta pede à mãe que entenda o seu amor por Leonardo, mas Pilar (Renata Sorrah) lhe diz que ela está sendo vítima de alguma plano de Murilo (Lima Duarte). Depois, Pilar manda a filha escolher entre ela e Leonardo. Este afirma ao pai que vai se casar com Marina. Vida revela aos ciganos que está com Carlão porque gosta mesmo dele. Úrsula (Andrea Beltrão) é levada para uma clínica de doentes mentais. Pilar pergunta a Marina o que ela decidiu.

Capítulo 86 – Terça-feira, dia 5, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Marina revela à mãe que ainda não tomou uma decisão e ainda vai se encontrar com Leonardo. Marina pede a Ulisses (Jackson Costa) que dê um recado a Leonardo. Rosemary (Elizangela) chama Ivonaldo (Marco Nanini) de covarde e diz que vai enfrentar Gioconda (Eloísa Mafalda). Murilo exige que Gioconda traga Úrsula de volta para casa. Leonardo e Marina se encontram na cabana. Para proteger Carlão, Adamastor (Pedro Paulo Rangel) se põe entre ele e Yago (Humberto Martins) e acaba se ferindo na faca do cigano.

Capítulo 87 – Quarta-feira, dia 6, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Carlão ampara Adamastor e Yago tenta se justificar. Leonardo diz a Marina que o melhor para eles é fingir que o romance terminou. Eliane (Carla Marins) tenta falar com Yago, mas o cigano a despreza. Depois, ele conta a Boris o que aconteceu e lhe pede que vá ao grêmio para pegar sua faca. Francisquinha (Arlete Salles) prende Yago na delegacia. Um homem desconhecido entra na igreja e dorme lá. Na clínica, Murilo ordena ao médico que dê alta a Úrsula. Pilar fica ansiosa para saber a decisão da filha.

Capítulo 88 – Quinta-feira, dia 7, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Marina afirma à mãe que nunca esquecerá Leonardo, mas que continua sendo candidata à prefeitura. Inês (Suzana Borges) fica atônita quando Cândido Alegria (Armando Bógus) lhe conta sobre o romance de Marina e Leonardo. Ulisses leva mantimentos para Leonardo, que diz ao amigo que está tudo terminado entre ele e Marina. Gioconda sente falta da chave da igreja. Úrsula volta para casa. Cândido afirma a Fancisquinha que sabe onde encontrar o ladrão de varais. Carlão pede a Adamastor que retire a queixa contra Yago. Adamastor diz a Carlão que vai pensar no seu pedido. Yago culpa Vida por ele estar na cadeia.

Capítulo 89 – Sexta-feira, dia 8, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Na igreja, Francisquinha pede ao homem que estava dormindo para se render. Sete Estrelas (Raymundo de Souza) dá uma coronhada no homem que é levado desmaiado para a delegacia. Hilda (Eva Wilma) vai lá e revela que ele é o novo padre de Resplendor. Leonardo avisa a mãe que vai ficar morando na cabana. Murilo revela a Gioconda que Ivonaldo será seu novo candidato a prefeito.

Capítulo 90 – Sábado, dia 9, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Gioconda comemora a notícia e pede a Jerusa (Tereza Seiblitz) que pegue champanhe. Francisquinha liberta Yago depois de conversar com Adamastor. Cândido escuta Murilo contar a Kleber (Cecil Thiré) que Ivonaldo é seu novo candidato. Carlão fica triste ao ouvir Vida dizer à Marina que nunca vai se acostumar aos hábitos deles. Jerusa conta a Hilda que Gioconda convocou as beatas. Gioconda diz às mulheres que elas precisam fazer um abaixo-assinado para mandar o novo padre embora porque ele é negro.

Capítulo 91 – Segunda-feira, dia 11, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
As mulheres ficam receosas quando Gioconda (Eloísa Mafalda) diz que quer expulsar o padre. Ximena (Nívea Maria) conta a Kleber (Cecil Thiré) o que Gioconda planeja. Leonardo (Maurício Mattar) observa o trabalho dos ciganos e depois revela a Ulisses (Jackson Costa) que descobriu o garimpo secreto de Cândido (Armando Bógus). Úrsula (Andrea Beltrão) e Hilda (Eva Wilma) contam à Murilo (Liama Duarte) que Gioconda quer expulsar o padre de resplendor por ele ser negro e ele fica espantado. Depois, Úrsula vai à igreja revelar contar ao padre que sua mãe quer expulsa-lo da cidade. Ernesto (Carlos Daniel) revela a Inês que não encontrou o registro do testamento do pai. Inês (Suzana Borges) diz a Marina (Adriana Esteves) que quer lhe falar a respeito de Leonardo. Vida (Luíza Tomé) e Carlão (Luíza Tomé) vão ao acampamento e se encontram com Yago (Humberto Martins).

Capítulo 92 – Terça-feira, dia 12, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Vida confessa a Yago que estava com saudades do seu povo. Tibor (Eduardo Moscovis) conta a Daniela (Patricia Furtado) como seus pais morreram. Eliane (Carla Martins) vai ao acampamento falar com Yago, mas não o encontra. Cândido cobra de Carlão a dívida que este tem com ele. Rosemary (Elizangela) diz a Ivonaldo (Marco Nanini) que ela é quem vai cuidar de sua campanha. Alva (Lilia Cabral) dorme na mercaria de Sérgio Cabeleira (Osmar Prado). Eliane pede a Cândido que lhe conte onde está Yago. Na Casa da Bênção, Pilar (Renata Sorrah) discute com Gioconda sobre a situação do padre.

Capítulo 93 – Quarta-feira, dia 13, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar ameaça Gioconda, que descarrega sua raiva sobre Jerusa (Tereza Seiblitz). Yago flagra Leonardo o espiando e os dois discutem. Eliane ouve Yago comentar com Boris que é melhor eles irem embora da cidade. Às escondidas, Marina se encontra com Leonardo na cabana. Carlão pede a ajuda de Adamastor (Pedro Paulo Rangel) para descobrir uma forma de pagar a dívida que tem com Cândido. Ximena fala a Pilar das frutas que as mulheres receberam. Pilar pergunta a Úrsula sobre seus encontros com Jorge Tadeu (Fábio Júnior).

Capítulo 94 – Quinta-feira, dia 14, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Úrsula afirma a Pilar que teve apenas uma alucinação. Yago pede a Eliane que lhe prove sua inocência e os dois acabam se amando. Ulisses revela a Pilar que não existe nenhum registro sobre árvore que nasceu na praça. Cada homem casado recebe uma carta, contendo o nome da fruta com que Jorge Tadeu denominou sua mulher. Eliane fica arrasada quando Yago a despreza. O carteiro confessa a Pilar que viu quem pôs as cartas no correio. Ximena come uma flor da árvore.

Capítulo 95 – Sexta-feira, dia 15, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Kleber exige que Ximena abra a boca para ver o que ela está comendo. Os dois discutem e ela o expulsa de casa. Murilo conversa com Eliane. Ivonaldo resolve ir a Brasília, mas ao convidar Rosemary, ela diz que prefere ficar em Resplendor. Lola (Tânia Alves) confessa ao padre o caso amoroso que tem com Murilo. No seu quarto, Ximena encontra Jorge deitado em sua cama e fica maravilhada com a visão.

Capítulo 96 – Sábado, dia 15, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Jorge Tadeu diz a Ximena que voltou porque ela o deseja e os dois começam a se beijar. Marina promete à mãe que vai conversar com Eliane. Francisquinha (Arlete Salles) ameaça Alva por ela estar dormindo na praça. Eliane confessa a Marina que foi Cândido quem lhe contou que Murilo é seu pai e, que, em troca da informação, lhe deu a caderneta do retratista. Ximena vai ao encontro de Úrsula e conta de sua noite com Jorge. Depois da conversa, Úrsula descobre o segredo da árvore. Murilo garante a Kleber e Ivonaldo que vai impedir que Francisquinha chame os homens para depor sobre o assassinato do retratista.

Capítulo 97 – Segunda-feira, dia 18, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Murilo (Lima Duarte) discute com Ivonaldo (Marco Nanini) e Kleber (Cecil Thiré). Sérgio Cabeleira (Osmar Prado) leva Alva (Lilia Cabral) para morar em sua casa. Adamastor (Pedro Paulo Rangel) sofre ao saber que Carlão (Paulo Betti) vai perder o grêmio. Nice (Lu Mendonça) diz a Queiroz (Nelson Xavier) que precisa conversar com ele e marca um encontro no riacho. Sete Estrelas (Raymundo de Souza) afirma a Nice que vai revelar a Bruno (Selton Mello) que é seu pai. Murilo fica sabendo que Queiroz tem um romance com Nice. Vida (Luíza Tomé) paga a dívida que Carlão tinha com Cândido (Armando Bógus). Pilar (Renata Sorrah) pede a Cândido que lhe entregue a caderneta de Jorge Tadeu (Fábio Júnior).

Capítulo 98 – Terça-feira, dia 19, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar ameaça Cândido, que se recusa a entregar a caderneta do retratista. Queiroz diz a Francisquinha (Arlete Salles) para ela não intimar mais ninguém para depor no caso do assassinato de Jorge Tadeu. Vida revela a Carlão que pagou sua dívida. Quirina (Miriam Pires) informa a Pilar que Benvindo (Buza Ferraz) era amigo de Cândido Alegria. Leonardo (Maurício Mattar) encontra Eliane (Carla Marins) na cabana. Murilo afirma a Hilda (Eva Wilma) que não perdoa Leonardo. Eliane revela a Cândido que Pilar tem interesse na caderneta por causa do lençol de diamantes.

Capítulo 99 – Quarta-feira, dia 20, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Cândido não consegue disfarçar uma reação ante a revelação que Eliane lhe faz. Vida confessa a Carlão que sente saudades do acampamento. Eliane conta a Cândido que foi Pilar quem levou Jorge Tadeu para Resplendor. Nice ameaça matar Sete Estrelas se ele contar alguma coisa a Bruno. Kleber discute com Ximena (Nívea Maria). Suzana (Isadora Ribeiro) chega em casa com uma flor da árvore misteriosa. Yago (Humberto Martins) expulsa Vida do acampamento. Cândido promete a Pilar que lhe entregará a caderneta se ela se casar com ele.

Capítulo 100 – Quinta-feira, dia 21, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar diz que sua resposta é não e expulsa Cândido Alegria de sua casa. Ulisses (Jackson Costa) conta a Leonardo que Cândido procurou Pilar. Sete Estrelas confessa a Nice que sabe tudo sobre o seu romance com Queiroz e lhe diz que está decidido a contar a verdade para Bruno. Murilo discute com Hilda e a impede de mandar comida para Leonardo. Depois, ele vê Pilar no campo e a segue. Marina e Leonardo se encontram na sacristia. Leonardo pergunta a Marina sobre o encontro de Pilar com Cândido.

Capítulo 101 – Sexta-feira, dia 22, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45
Leonardo e Marina desistem de falar de Pilar. Depois de discutir, Murilo e Pilar se beijam. Em seguida, ela lhe revela que Cândido Alegria a pediu em casamento. Gioconda (Eloísa Mafalda) flagra Úrsula (Andrea Beltrão) dormindo abraçada a calça de Jorge Tadeu. Quirina conta a Inês que Cândido conhecia Benvindo. Cândido descobre que Inês (Suzana Borges) e Ernesto (Carlos Daniel) são filhos de Benvindo. Bilico (Ricardo Pavão) coloca a flor que Suzana pegou na salada dela. Pilar confessa a Cândido que pensou na proposta dele e tem uma resposta para lhe dar.

Capítulo 102 – Sábado, dia 23, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar pergunta a Cândido se ele abriria mão de sua candidatura para se casar com ela. Ele responde que sim e Pilar afirma que dentro de dez dias tomará uma decisão. Suzana come a salada, começa a se sentir sufocada e desmaia. Francisquinha pede a Arquibaldo (João Carlos Barroso) que guarde na casa dele uma cópia do inquérito da morte do retratista. Leonardo fica feliz ao receber a visita de Hilda. Pasma, Suzana se depara com Jorge Tadeu. Diamantino (Ênio Gonçalves) fica indignado ao saber da proposta de Cândido.

Capítulo 103 – Segunda-feira, 25/05/2015
Diamantino (Ênio Gonçalves) confessa a Pilar (Renata Sorrah) que está morrendo de ciúmes por causa do pedido de casamento que Cândido (Armando Bógus) lhe fez. Ernesto (Carlos Daniel) conta a Inês (Suzana Borges) que desconfia que Cândido tem participação no desaparecimento de seu pai. Suzana (Isadora Ribeiro) se joga nos braços de Jorge Tadeu (Fábio Júnior) ao sentir que não é um sonho. Ximena (Nívea Maria) e Suzana descobrem que, para o retratista aparecer, é preciso comer a flor. Eliane vai ao acampamento dos ciganos. Leonardo (Maurício Mattar) pergunta a Marina (Adriana Esteves) sobre a intenção de Pilar se casar com Cândido.

Capítulo 104 – Terça-feira, 26/05/2015
Depois de discutir com Leonardo, Marina fica angustiada. Eliane (Carla Marins) procura Yago (Humberto Martins) e ele a trata com descaso. Inês e Ernesto decidem ir à delegacia para ver se há algum registro do desaparecimento de seu pai. Carlão (Paulo Betti) e Kleber (Cecil Thiré) discutem. O padre flagra Leonardo e Marina na igreja e sugere que os dois se casem em segredo. Francisquinha (Arlete Salles) garante aos portugueses que vai investigar o desaparecimento de Benvindo (Buza Ferraz).

Capítulo 105 – Quarta-feira, 27/05/2015
Pilar revela a Adamastor (Pedro Paulo Rangel) que sabe com quem está a caderneta. Adamastor afirma a Pilar que é capaz de fazer qualquer coisa para saber o paradeiro da caderneta. Lola (Tânia Alves) discute com Alva (Lilia Cabral). Tíbor (Eduardo Moscovis) revela a Daniela (Patricia Furtado) que ele tem um pomar escondido. Ulisses (Jackson Costa) diz a Leonardo que Ximena vai dar um almoço e que pediu para convidá-lo. Eliane conta a Gioconda que viu Hilda (Eva Wilma) conversando com Lola. Cândido convida Kleber para se candidatar a deputado estadual na sua chapa. Gioconda (Eloísa Mafalda) revela a Murilo (Lima Duarte) que Hilda estava conversando com Lola no mercado.

Capítulo 106 – Quinta-feira, 28/05/2015
Murilo diz a Gioconda que tem coisas mais importantes para fazer do que ficar dando ouvidos a fofocas. Hilda vai à cabana visitar o filho. Depois discute com Murilo por causa das prostitutas. Murilo pergunta a Daniela onde ela conseguiu as frutas que levou para casa e ela mente dizendo que comprou. Francisquinha manda Arquibaldo (João Carlos Barroso) pedir aos portugueses que compareçam à delegacia. Kleber diz a Cândido que, dependendo das vantagens, poderá aceitar seu convite.

Capítulo 107 – Sexta-feira, 29/05/2015
Kleber pede a Cândido que não conte nada a Murilo. Padre Otoniel (Antônio Pompêo) pergunta a Marina se ela e Leonardo já decidiram sobre o casamento. É noite de lua cheia. Sérgio (Osmar Prado) pede a Alva que saia de sua casa e só volte no dia seguinte. Yago não permite que Tíbor chame Vida para fazer um parto no acampamento. Pilar não encontra Marina na igreja. Cândido fica curioso ao ver Ernesto saindo da delegacia. Na cabana, Marina diz a Leonardo que aceita se casar. Murilo encontra Pilar na prefeitura.

Capítulo 108 – Sábado-feira, 30/05/2015
Pilar e Murilo se enfrentam e discutem. Na casa de Ximena, Leonardo se mostra interessado na conversa de Inês. Na igreja, padre Otoniel diz à Marina que Pilar a esteve procurando. Marina conta ao padre que ela e Leonardo decidiram se casar. Queiroz (Nelson Xavier) fica pasmo quando Nice (Lu Mendonça) lhe revela que Bruno é seu filho. Bruno fica feliz com a festa surpresa. Queiroz vai ao hotel falar com Nice. Esta ameaça Sete Estrelas (Raymundo de Souza) com uma arma. Murilo encontra Leonardo conversando com Inês na casa de Kleber.

Junho/2015

Capítulo 109 – Segunda-feira, dia 1º de Junho, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Inês (Suzana Borges) percebe que Leonardo (Maurício Mattar) e o pai estão brigados. Sete Estrelas (Raymundo de Souza) e Nice (Lu Mendonça) discutem. Ela acaba atirando nele e Bruno (Selton Mello) não entende a atitude da mãe. Cândido (Armando Bógus) pede aos empregados que levem Sete Estrelas ao hospital. Queiroz (Nelson Xavier) prende Nice. Vida (Luíza Tomé) tenta ajudar a fazer o parto de uma cigana, mas Yago (Humberto Martins) a expulsa do acampamento. Tibor (Eduardo Moscovis) acusa Yago pela morte da cigana. Leonardo se oferece para defender Nice. Queiroz fica aflito ao saber que Francisquinha (Arlete Salles) foi ver Sete Estrelas no hospital.

Capítulo 110 – Terça-feira, dia 2, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Depois de conversar com Nice, Queiroz decide ir atrás de Francisquinha. Bruno vai à delegacia conversar com a mãe. Leonardo discute com o pai. Quando Sete Estrelas conta a Francisquinha que Nice é amante de Queiroz e que ele é o pai de Bruno, ela desmaia. Nice revela ao filho a verdade sobre sua vida. Kleber (Cecíl Thiré) tranca a casa de Sérgio Cabeleira (Osmar Prado) e fica com a chave. Uma das flores da árvore cai sobre Rosemary (Elizangela). Na igreja, Gioconda (Eloísa Mafalda) interrompe o padre e diz que quem vai falar é ela.

Capítulo 111 – Quarta-feira, dia 3, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
O padre permanece calado e todos cochicham. Por gestos, Pilar (Renata Sorrah) pede a Murilo (Lima Duarte) que tome uma providência. Enquanto Gioconda faz seu discurso na igreja, Rosemary, em seu quarto, come a flor de Jorge Tadeu (Fábio Júnior). Uma cobra ataca Tibor. Murilo tira Gioconda da igreja. Sérgio Cabeleira fica desesperado ao saber que Lola entregou a chave da sua casa a Kleber. Lola (Tânia Alves) amarra o irmão numa árvore. Tibor chega ao acampamento e Romena (Thelma Reston) decide chamar Vida. Na frente de Hilda, Lola pede ajuda a Murilo.

Capítulo 112 – Quinta-feira, dia 4, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Hilda (Eva Wilma) tenta ajudar, mas Murilo lhe nega auxílio. Queiroz afirma a Francisquinha que Sete Estrelas mentiu. Jorge aparece para Rosemary. Sem que Murilo a veja, Hilda sai de casa para oferecer ajuda a Lola. Vida decide ir salvar o sobrinho. Hilda vê Sérgio preso na árvore e Lola abraçada a ele. Sérgio manifesta um comportamento agressivo. Lola, quase sem forças, tenta segura-lo pela corda quando Hilda aparece e diz que vai ajudá-la.

Capítulo 113 – Sexta-feira, dia 5, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Depois de muita luta, Hilda e Lola conseguem afastar Sérgio Cabeleira do raio da lua e ele pede às duas que fiquem longe. Agradecida, Lola beija a mão de Hilda que vai embora. Um raio atinge Sérgio que dá um grito. Após saber de toda a verdade, Francisquinha pede um tempo para pensar. Hilda conta a Murilo que foi ajudar Lola. Alva ameaça Kleber, que não quer lhe entregar a chave. Para surpresa de Rosemary, que está com Jorge no quarto, Ivonaldo chega.

Capítulo 114 – Sábado, dia 6, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Rosemary começa a se desculpar pela presença de Jorge Tadeu e descobre que Ivonaldo não consegue vê-lo. O retratista avisa Rosemary que só vi embora quando ela dormir. Ernesto e Honorato jogam no grêmio. Úrsula (Andreia Beltrão) aconselha Daniela (Patricia Furtado) a lutar pelo amor de Tibor. Queiroz dorme na delegacia. Jorge Tadeu sai do quarto de Rosemary e acaba se encontrando com Úrsula. Ernesto ganha muito dinheiro no jogo. Hilda se encontra com Lola e Murilo fica sabendo onde ela está

Capítulo 115 – Segunda-feira, dia 8, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Adamastor (Pedro Paulo Rangel) impede que Murilo (Lima Duarte) saia à procura da mulher. Depois, corre até a igreja e avisa Hilda (Eva Wilma) e Lola (Tânia Alves) para saírem de lá. Lola conta a Hilda sobre o feitiço que Sérgio Cabeleira (Osmar Prado) carrega. Vida (Luíza Tomé) diz a Carlão (Paulo Betti) que vai voltar a morar no acampamento. Francisquinha (Arlete Salles) vai à delegacia, pega seus pertences e afirma a Queiroz (Nelson Xavier) que não o quer mais. Marina (Adriana Esteves) aproveita que sua mãe vai à fazenda e se encontra com Leonardo (Maurício Mattar) na Igreja. Yago (Humberto Martins) fica perplexo quando Vida lhe revela que voltou a ser cigana.

Capítulo 116 – Terça-feira, dia 9, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Yago diz a Vida que não a aceita mais. Tibor (Eduardo Moscovis) intervém e afirma que se a tia não ficar, irá embora com ela. Adamastor consola Carlão. Bruno discute com Queiroz e este fica arrasado. Francisquinha revela ao filho que vai trabalhar como detetive particular. Depois de falar com Bruno (Selton Mello), Ulisses (Jackson Costa) pede à mãe para rever o caso de Nice (Lu Mendonça) por causa do irmão. Carlão procura Vida no acampamento. Pilar flagra Murilo conversando com Lola.

Capítulo 117 – Quarta-feira, dia 10, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar e Murilo começam a discutir. Ofendida, Lola entra na discussão. Tibor conta a Carlão que Yago não permitiu que Vida ficasse no acampamento. Nair (Paula Burlamaqui) procura Cândido (Armando Bógus) e propõe lhe dar lições de amor em troca de sua proteção. Na farmácia, Pilar volta a discutir com Murilo. Kleber (Cecil Thiré) conta a Cândido que Murilo e Pilar brigaram. Ivonaldo (Marco Nanini) joga a calça do retratista pela janela e Ximena (Nívea Maria) a pega. Leonardo conta a Ulisses que um geólogo irá a Resplendor. Cândido procura Nair para conversar.

Capítulo 118 – Quinta-feira, dia 11, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Cândido diz a Nair que aceita a sua proposta. Na gruta, Carlão encontra Vida que afirma que não poderá mais ficar com ele. Nair conta a Adamastor que Cândido aceitou sua proposta. Após receber um telefonema, Leonardo avisa Ulisses de que o geólogo não poderá ir a Resplendor. Tibor pede a Yago que deixe sua tia voltar para o acampamento. Francisquinha pede a Sete Estrelas (Raymundo de Souza) que retire a queixa contra Nice. Ivonaldo conta a nova detetive que Rosemary (Elizangela) o está traindo com um morto.

Capítulo 119 – Sexta-feira, dia 12, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Francisquinha fica boquiaberta com as revelações que o deputado lhe faz. Queiroz conta a Marina que Sete Estrelas retirou a queixa contra Nice. Ivonaldo revela a Fancisquinha que, se ela comer a flor da árvore do espanto, poderá entrar em contato com Jorge Tadeu (Fabio Júnior). Pilar e Adamastor tramam para pegar de volta a caderneta do retratista, que está com Cândido. Este deixa que Nice permaneça no hotel. Bruno discute com a mãe. Francisquinha revela a Ivonaldo que decidiu comer a flor.

Capítulo 120 – Sábado, dia 13, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Inês sugere a Ernesto contar a Leonardo a verdade sobre a estada deles em Resplendor. Daniela (Patricia Furtado) vai visitar Tibor e lhe conta que terminou o namoro com Bruno. Sete Estrelas tenta convencer Bruno a aceitar Queiroz como pai. Francisquinha e Nice tornam-se amigas. Marina dá alguns conselhos a Olímpia (Maria Mariana) para ela poder conquistar Bruno. Pilar flagra Marina saindo da passagem secreta depois de ter se encontrado com Leonardo. Cândido Alegria vai à casa de Pilar e acaba encontrando Murilo.

Capítulo 121 – Segunda-feira, dia 15, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Murilo (Lima Duarte) e Cândido (Armando Bógus) discutem e Gioconda (Eloísa Mafalda) intervém. Pilar (Renata Sorrah) pede a Marina (Adriana Esteves) que lhe conte o que está fazendo na passagem secreta. Francisquinha (Arlete Salles) vai para debaixo da árvore do espanto esperar que caia uma flor. Leonardo (Maurício Mattar) conta a Ulisses que vai se casar com Marina e pede que ele seja testemunha. Eliane (Carla Marins) revela a Gioconda que uma passagem secreta liga a igreja à casa de Pilar. Jorge Tadeu (Fábio Júnior) aparece para Úrsula (Andrea Beltrão) e a avisa de que a próxima flor que cair é para ela dar à detetive Francisquinha.

Capítulo 122 – Terça-feira, dia 16, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Embora contrariada, Úrsula acaba se conformando com o fato de entregar a flor à detetive. Ulisses (Jackson Costa) diz a Jerusa (Tereza Seiblitz) que Leonardo precisa de sua ajuda. Eliane fica triste depois que Yago (Humberto Martins) a despreza. Jerusa aceita ser testemunha do casamento de Leonardo e Marina. Ernesto (Carlos Daniel) fica sozinho com Lola (Tânia Alves) no Grêmio e acaba beijando-a. Bruno (Selton Mello) conta a Cândido Alegria e Nice (Lu Mendonça) que Sete Estrelas (Raymundo de Souza) foi embora de Resplendor. Na igreja, Gioconda fica boquiaberta ao descobrir a entrada da passagem secreta.

Capítulo 123 – Quarta-feira, dia 17, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Cândido pede a Yago que prenda os portugueses na gruta, mas ele se recusa. Hilda (Eva Wilma) se encontra com Lola na igreja. Cândido prepara uma armadilha para Inês e Ernesto. Yago expulsa Eliane de sua tenda. Marina volta de Serro Azul. Após comer uma fruta que Quirina lhe dá para ficar parecido com os ciganos, Carlão (Paulo Betti) chega ao Grêmio passando mal. Cândido prende os portugueses na gruta. Vida (Luíza Tomé) vê a explosão e promete ajudá-los a saírem de lá. Cândido ouve e fica apavorado.

Capítulo 124 – Quinta-feira, dia 18, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Rapidamente, Cândido recolhe o material que provocou a explosão. Nervosos, Inês e Ernesto começam a discutir. Cândido tenta atropelar Vida, que não se assusta com suas ameaças. Depois, ele vai à delegacia e diz a Queiroz (Nelson Xavier) que Yago é o culpado pelas explosões e avisa que estão presos na gruta. Lola sugere a Adamastor (Pedro Paulo Rangel) que chame Vida para ajudar Carlão. Queiroz descobre dinamite na carroça de Yago. Leonardo fica surpreso ao receber a visita de Pilar Batista.

Capítulo 125 – Sexta-feira, dia 19, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Leonardo conta a Pilar que esteve investigando as terras de Cândido e descobriu que os ciganos garimpam por lá, mas que não sabe se é a mando do dono. Vários homens tentam libertar os portugueses da gruta. Queiroz interroga Yago sobre a dinamite encontrada. Tíbor (Eduardo Moscovis) sugere ao tio que fuja. Leonardo conta a Ulisses que Pilar esteve na cabana. Eliane ajuda Yago a fugir. Úrsula dá uma camisola a Francisquinha, lhe explica que é para ela usar para receber Jorge Tadeu e lhe entrega a flor.

Capítulo 126 – Sábado, dia 20, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Murilo e Leonardo discutem e o padre pede calma a ambos. Pilar conversa com Marina sobre as explosões. Tibor dz que Vida pode voltar para o convívio com os ciganos. Adamastor procura Vida. Os portugueses dão resgatados. Pilar vai ao grêmio. Eliane leva comida para Yago, que continua escondido. Murilo senta para conversar com os portugueses.

► Capítulo 122 – Sábado, dia 13, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Cândido encontro Murilo na casa de Pilar

Inês sugere a Ernesto contar a Leonardo a verdade sobre a estada deles em Resplendor. Daniela (Patricia Furtado) vai visitar Tibor e lhe conta que terminou o namoro com Bruno. Sete Estrelas tenta convencer Bruno a aceitar Queiroz como pai. Francisquinha e Nice tornam-se amigas. Marina dá alguns conselhos a Olímpia (Maria Mariana) para ela poder conquistar Bruno. Pilar flagra Marina saindo da passagem secreta depois de ter se encontrado com Leonardo. Cândido Alegria vai à casa de Pilar e acaba encontrando Murilo.

► Capítulo 123 – Segunda-feira, dia 22, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Ernesto (Carlos Daniel) tenta convencer Murilo (Lima Duarte) e Leonardo (Maurício Mattar) de que foi um acidente o que aconteceu na gruta. Murilo afirma ao filho que os portugueses estão escondendo alguma coisa. Yago (Humberto Martins) jura a Eliane (Carla Marins) que não foi ele quem explodiu a gruta. Eliane promete apoio a Yago. Vida (Luíza Tomé) diz a Adamastor (Pedro Paulo Rangel) que Carlão (Paulo Betti) ainda está muito fraco e que faria qualquer coisa por ele. Francisquinha (Arlete Salles) come a flor e ela começa a passar mal e desmaia no quarto. Diamantino (Ênio Gonçalves) examina Carlão e diz que ele tem que ser removido urgentemente para um hospital. Diamantino diz que Carlão não vai resistir. Francisquinha vê Jorge Tadeu (Fábio Júnior). Os dois se amam. Carlão morre e Quirina (Miriam Pires) diz que a culpa é de Vida.

► Capítulo 124 – Terça-feira, dia 23, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Jorge Tadeu diz a Francisquinha que Adamastor é inocente

Vida declara o seu amor por Carlão e o beija. Pilar (Renata Sorrah) pede a Marina (Adriana Esteves) que leve a bisavó para casa. Adamastor lava o corpo de Carlão. Zuleika explica a Queiroz (Nelson Xavier) que foi despejada da casa onde morava e ele lhe diz que só tem a delegacia para oferecer a ela e à filha. Jorge Tadeu revela a Francisquinha que Adamastor é inocente. Vida e Adamastor se abraçam e choram a morte de Carlão. Francisquinha acorda e nota que o retratista se foi.

► Capítulo 125 – Quarta-feira, dia 24, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Carlão se transforma em cigano

Francisquinha começa a chamar por Jorge Tadeu. Eliane leva comida para Yago e lhe diz que, na cidade, estão querendo capturá-lo. Francisquinha conta a Úrsula (Andréa Beltrão) como foi a sua noite e lhe pede que reúna todas as mulheres que já estiveram com o retratista. Ximena (Nívea Maria) diz a Suzana (Isadora Ribeiro) que Ivonaldo (Marco Nanini) se interessou por ela. Tíbor (Eduardo Moscovis) decide procurar Yago. Inês conta a Leonardo que o que aconteceu na gruta foi uma cilada. Vida e Adamastor ficam pasmos ao ver que Carlão se transformou num cigano.

► Capítulo 126 – Quinta-feira, dia 25, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Jerusa e Ulisses se beijam

Vida diz a Adamastor que não é um sonho, que Carlão está vivo. Adamastor avisa no Grêmio que Carlão ressuscitou. Inês conta a Leonardo tudo sobre o pai. Eliane leva Yago para um galpão abandonado da fazenda dos Batista. Adamastor fica triste ao ver Carlão partir com Vida para o acampamento. Jerusa (Suzana Borges) e Ulisses (Jackson Costa)se beijam. Hilda (Eva Wilma) diz a Lola (Tânia Alves) que tem um emprego para ela na loja de Rosemary (Elizângela). Alva (Lília Cabral) revela a detetive que estava no mesmo quarto que o retratista quando o mataram.

► Capítulo 127 – Sexta-feira, dia 26, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Murilo vai à cabana falar com o filho

Francisquinha fica pasma com a revelação de Alva. Lola diz a Hilda que vai pensar na sua proposta de trabalho. Hilda pede que Murilo permita que Leonardo volte para casa. Adamastor aconselha Lola a aceitar a oferta de Hilda. Alva vai ao Grêmio para falar com Adamastor e Lola tenta impedi-la. Leonardo conta a Pilar que tem novidades sobre a explosão na gruta. Depois, Francisquinha procura Adamastor e lhe diz que sabe que não foi ele quem matou o retratista. Murilo vai à cabana falar com o filho.

► Capítulo 128 – Sábado, dia 27, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
As mulheres se reúnem na casa de Francisquinha

Murilo pergunta a Leonardo se ele tem novidades sobre os portugueses. Francisquinha pede a Adamastor que se lembre da noite do assassinato de Jorge Tadeu. Leonardo convida o pai para jantar e ele aceita. Daniela(Patricia Furtado) e Tíbor se amam. Adamastor entrega a Pilar a caderneta que Nair roubou de Cândido. As mulheres se reúnem na casa de Francisquinha. Cândido Alegria descobre que a caderneta do retratista sumiu. Na cabana, Murilo pergunta ao filho se ele quer voltar para casa.

► Capítulo 129 – Segunda-feira, dia 29, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Leonardo (Maurício Mattar) pede um tempo ao pai para decidir se vai voltar para casa. Francisquinha (Arlete Salles) procura Pilar (Renata Sorrah) e tenta a interrogar sobre Jorge Tadeu (Fabio Júnior). Zuleika diz a Queiroz (Nelson Xavier) que sua filha precisa de um lar. Na casa dos Pontes, todos estão preocupados com o sumiço de Daniela (Patricia Furtado). Ivonaldo (Marco Nanini) decide ir procurar a filha e a encontra dormindo com Tíbor (Eduardo Moscovis) em uma carroça. Lola (Tânia Alves) diz a Murilo (Lima Duarte) que precisa ter uma conversa séria com ele. Cândido Alegria (Armando Bógus) vai ao Grêmio, agride Nair (Paula Burlamaqui) e tenta arrancar dela o paradeiro da caderneta. Murilo aparece e pergunta o que está acontecendo.

► Capítulo 130 – Terça-feira, dia 30, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Pilar diz a Francisquinha que quer encontrar Jorge

Ao ver Murilo, Cândido fica sem ação e decide ir embora. O padre tenta acalmar Ivonaldo, que diz que tem que lavar a honra da filha com sangue. Daniela pede a Tibor que fuja. Lola exige que Murilo escolha, ou fica com ela ou a esquece. Adamastor (Pedro Paulo Rangel) conta a Pilar o que Candido fez. Yago observa Vida e Carlão. Pilar avisa Cândido de que não vai se casar com ele. Murilo diz a Adamastor que Lola tem que sair da cidade. Pilar revela a Francisquinha que quer se encontrar com o retratista.

► Capítulo 131 – Quarta-feira, dia 1° de Julho, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Adamastor manda Lola ir embora

Mesmo embasbacada com a revelação de Pilar, Francisquinha promete que vai ajudá-la. Adamastor dá o dinheiro que Murilo lhe pediu que entregasse a Lola e lhe diz que ele quer que ela vá embora. Nice (Lu Mendonça) fica magoada com a maneira com que Bruno lhe trata. Gioconda (Eloísa Mafalda) encontra Leonardo na igreja. Murilo sugere a Ivonaldo que exija que Daniela se afaste de Tibor. Romena encontra Yago. Pilar culpa Murilo pelo roubo do botijão de sêmen. Francisquinha conta a Úrsula (Andréa Beltrão) que Pilar quer se encontrar com Jorge Tadeu.

► Capítulo 132 – Quinta-feira, dia 2, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Yago fica sabendo que os portugueses estão vivos

Francisquinha pede a Úrsula que marque com Jorge Tadeu um encontro dele com Pilar. Romena conta que os portugueses estão vivos e Yago lhe pede que ela leve um recado para o delegado. Lola conta a Hilda a exigência de Murilo. O delegado vai ao galpão e não encontra Yago, mas flagra Eliane quando ela vai levar comida para o cigano. Daniela avisa Tíbor de que foi ao seu encontro para se despedir. Leonardo diz a Francisquinha que quer saber sobre o pai dos portugueses.

► Capítulo 133 – Sexta-feira, dia 3, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Francisquinha descobre outra amante do seu marido

Tíbor não aceita que Daniela se afaste dele. Ernesto conta a Murilo sua desconfiança sobre Cândido, inclusive de ter sido ele o responsável pela explosão na gruta. Eliane fica assustada quando Queiroz diz que vai prendê-la. Francisquinha descobre que Zuleika é outra amante do seu marido. Francisquinha interroga Cândido sobre a morte de Benvindo (Buza Ferraz). Na delegacia, Pilar e Murilo ficam sabendo que Cândido está conversando com Eliane. Cândido pede a Eliane que comece a falar.

► Capítulo 134 – Sábado, dia 4, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Hilda pede a Murilo que deixe Lola ficar na cidade

Queiroz impede que Pilar e Murilo ouçam a conversa de Cândido e Eliane. Esta exige que Cândido livre Yago da prisão. Ernesto oferece ajuda a Lola. Eliane sai da delegacia. Leonardo diz ao pai que vai voltar para casa. Depois, sugere a Inês que conte a Cândido que ela e Ernesto são filhos de Benvindo. Hilda (Eva Wilma) pede a Murilo que deixe Lola ficar na cidade. Leonardo volta para casa. Jorge Tadeu mostra a Úrsula que tem uma flor para cada mulher com quem ele já se encontrou.

► Capítulo 135 – Segunda-feira, dia 6, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Jorge Tadeu (Fábio Júnior) pede a Úrsula (Andréa Beltrão) que entregue as flores para as outras mulheres. Eliane (Carla Marins) vai ao acampamento para tentar obter informações sobre Yago (Humberto Martins). Úrsula mostra a Rosemary (Elizângela) as flores que o retratista pediu para ela distribuir. No riacho, Yago observa Eliane. Murilo (Lima Duarte) diz a Lola (Tânia Alves) que ela não precisa ir embora. Ernesto (Carlos Daniel) revela a Cândido (Armando Bógus) que é filho de Benvindo (Buza Ferraz). Ximena (Nívea Maria) discute com Kleber (Cecil Thiré). Leonardo (Maurício Mattar) e Marina (Adriana Esteves) estão na sacristia quando Gioconda (Eloísa Mafalda) chega a igreja. Yago detém Eliane e a ameaça.

► Capítulo 136 – Terça-feira, dia 7, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Leonardo encontra o corpo de Benvindo na gruta (Foto: reprodução/TV Globo)

Eliane fica amedrontada, mas reage. O padre não permite que Gioconda entre na sacristia. Yago vai ao hotel falar com Cândido. Murilo fica irado ao saber que Hilda (Eva Wilma) arrumou um emprego para Lola na loja de Rosemary. Ulisses acha o botijão de sêmen e o leva para a delegacia. Ao saber que Leonardo vai estar no auto encenado pela igreja, Pilar (Renata Sorrah) proíbe a filha de participar. Leonardo encontra um corpo na gruta. Yago volta para o acampamento. Leonardo descobre que o corpo é de Benvindo.

► Capítulo 137 – Quarta-feira, dia 8, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Jorge Tadeu aparece para as mulheres

Tibor (Eduardo Moscovis) revela a Yago que permitiu que Carlão (Paulo Betti) ficasse no acampamento. Os dois discutem e acabam brigando. As mulheres estão reunidas para comer a flor da árvore do espanto na casa de Francisquinha (Arlete Salles), quando Leonardo chega e conta a detetive achou os restos mortais de Benvindo. As mulheres comem as flores. Yago permite que Carlão permaneça no acampamento, mas impõe uma condição. Jorge Tadeu aparece para as mulheres. Cândido exige que Pilar lhe peça perdão.

► Capítulo 138 – Quinta-feira, dia 9, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Úrsula entrega a flor de Jorge Tadeu a Pilar

Pilar não pede perdão a Candido Alegria e fica atônita quando ele lhe diz que ela acaba de assinar sua sentença de morte. Na cabana, Jerusa (Tereza Seiblitz) diz a Ulisses (Jackson Costa) que o quer. As mulheres acariciam o retratista que pede a Ximena que se lembre do que aconteceu na noite em que ele foi assassinado. Ao saberem que as mulheres estão na casa da detetive, os maridos decidem ir lá. Jorge Tadeu pede a Úrsula que entregue uma flor a Pilar. Jerusa e Ulisses se amam. Úrsula entrega a flor a Pilar.

► Capítulo 139 – Sexta-feira, dia 10, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Jerusa confessa ao pai que está apaixonada

Úrsula tenta convencer Pilar a comer a flor. Hilda impede que Heraldo (Roberto Frota) bata em Jerusa. Cândido Alegria pede a Duplex que esconda as latas de querosene que ele comprou em Serro Azul. Leonardo revela a Inês (Suzana Borges) e Ernesto (Carlos Daniel) que encontrou o cadáver do pai deles. Jerusa confessa ao pai que está apaixonada por Ulisses. Yago pede a Eliane que o esqueça. Daniela (Patricia Furtado) viaja. Francisquinha pede a Pilar que a ajude a conseguir que seja nomeado um interventor para a delegacia de Esplendor.

► Capítulo 140 – Sábado, dia 11, às 14h30, e no dia seguinte, à 1h45:
Eliane entrega para Hilda as luvas de Pilar

Pilar promete ajudar Francisquinha a conseguir um delegado mais competente e menos comprometido que Queiroz. Lola se prepara para ir trabalhar na loja e marca um encontro com Ernesto. Depois de saber que Pilar foi cavalgar, Murilo decide ir em casa e pegar as luvas dela, mas não as encontra. Pilar come a flor. Eliane entrega para Hilda as luvas de Pilar. Rosemery vai a casa de Suzana (Isadora Ribeiro) tomar satisfações por causa de Ivonaldo (Marco Nanini). Jorge Tadeu aparece para Pilar na sala da fazenda.

► Capítulo 141 – Segunda-feira, dia 13
Hilda (Eva Wilma) mostra as luvas de Pilar (Renata Sorrah) para Murilo (Lima Duarte), que tenta se explicar, e lhe pede que se decida. Gioconda (Eloísa Mafalda) ouve a conversa dos dois. Rosemary (Elizângela) encontra o marido na casa de Suzana (Isadora Ribeiro). Pilar desperta e encontra Jorge Tadeu (Fábio Júnior) deitado na cama. Francisquinha (Arlete Salles) conta a Queiroz (Nelson Xavier) que Ulisses (Jackson Costa) vai se casar. Jorge Tadeu revela a Pilar onde fica o lençol de diamantes. Murilo vai ao hotel de Cândido (Armando Bógus) e discute com ele. Leonardo (Maurício Mattar) fica sabendo que seus pais discutiram. Murilo vai a fazenda em que Pilar está com o retratista.

► Capítulo 142 – Terça-feira, dia 14
Murilo e Pilar se beijam

Pilar fica atônita com as presenças de Murilo e de Jorge Tadeu e pede ao retratista que vá embora. Murilo explica a Pilar que foi lá só para lhe entregar as luvas e os dois acabam se beijando. Por causa de Jorge Tadeu, Pilar age estranhamente e Murilo desconfia que ela está com um amante na fazenda. Gioconda visita Inês e lhe propõe uma aliança. Pilar conta a filha que se encontrou com o retratista e revela que vai pedir ao governo uma licença para poder explorar a mina.

► Capítulo 143 – Quarta-feira, dia 15
Pilar e Hilda se encontram na loja

Depois, Pilar pede à filha que não conte a ninguém a conversa que tiveram. Cândido se adianta e manda construir o chafariz que os pobres pediram. Pilar pergunta a Carlão o que ele sabe sobre o pomar dos ciganos. Yago (Humberto Martins) mente a Eliane (Carla Marins) e diz que vai ficar noivo de uma cigana. Alva (Lília Cabral) se encontra com Francisquinha. Ernesto (Carlos Daniel) fica sabendo que foi Gioconda quem mandou as mulheres não comprarem na loja de Rosemary para atrapalhar Lola (Tânia Alves). Pilar e Hilda se encontram na porta da loja.

► Capítulo 144 – Quinta-feira, dia 16
Gioconda segue Leonardo

Hilda e Pilar entram na loja para fazer compras e Gioconda fica irada. Arquibaldo conta a Francisquinha que Queiroz está passando mal. Murilo vai à loja de Rosemary e discute com Hilda, Pilar e Lola. As mulheres decidem acabar com o boicote. Pilar viaja. Marina (Adriana Esteves) marca um encontro com Leonardo e Inês vê. Jerusa (Tereza Seiblitz) convida o tio e Lola para serem seus padrinhos de casamento. Gioconda segue Leonardo. O padre a impede de entrar na igreja e ela decide ir a casa dos Batista atrás do sobrinho. Gioconda discute com Quirina (Miriam Pires).

► Capítulo 145 – Sexta-feira, dia 17
Inês vê Leonardo e Marina se beijando na cabana

Leonardo e Marina ficam apavorados ao ouvir a voz dela. Flor expulsa Gioconda. Em seguida, Marina e Leonardo conseguem enganá-la. Heraldo (Roberto Frota) vai ao Grêmio e encontra Ernesto namorando Lola e o ameaça. Inês vê Leonardo e Marina se beijando na cabana. Diamantino diz a Francisquinha que não tem boas notícias sobre Queiroz. Pilar conta a filha que não conseguiu a licença para explorar o lençol de diamantes, porque Leonardo já havia tirado uma.

► Capítulo 146 – Sábado, dia 18
Marina diz a Leonardo que não vai mais casar

Marina fica pasma com a revelação de sua mãe. Diamantino conta a Francisquinha que Queiroz não está bem de saúde e precisa fazer uns exames em Serro Azul e lhe pede que o ajude a convencê-lo. Donato afirma a Marina que Cândido Alegria fez o chafariz por conta própria. Cândido está começando a inauguração do chafariz quando Pilar aparece e diz que a idéia foi de sua filha. Leonardo e Marina discutem por causa do lençol de diamantes e ela diz que não vai mais haver casamento.

Capitulo 147 – Segunda, dia 20:
Padre Otoniel (Antônio Pompêo) tenta convencer Marina (Adriana Esteves) a conversar com Leonardo (Maurício Mattar). Inês (Suzana Borges) afirma a Gioconda (Eloísa Mafalda) que não há nada entre Marina e Leonardo. Diamantino (Ênio Gonçalves) avisa Francisquinha (Arlete Salles) que Queiroz (Nelson Xavier) precisa de cuidados especiais. Leonardo conta a Ulisses (Jackson Costa) que rompeu com Marina. Inês diz ao padre que Gioconda desconfia que Leonardo e Marina estão juntos. A detetive pede a Zuleika que vá à sua casa cuidar de Queiroz. Marina faz as pazes com Leonardo, que informa ao padre que o casamento vai acontecer.

Capitulo 148 – Terça, dia 21:
Gioconda diz que vai provar o namoro de Leonardo

Leonardo avisa a Marina que eles têm que tomar cuidado com Gioconda. Esta afirma ao filho que vai provar para a cidade que Leonardo e Marina estão namorando. Pilar (Renata Sorrah) comenta com Quirina (Miriam Pires) que vai à cabana comprovar se é verdade o que diz a carta anônima que ela recebeu. Carlão (Paulo Betti) conta a Vida (Luíza Tomé) que Yago (Humberto Martins) o convidou para caçar. Pilar chega à cabana. Cândido (Armando Bógus) lhe dá um soco e ela fica desacordada.

Capitulo 149 – Quarta, dia 22:
Cândido põe fogo na cabana com Pilar dentro

Leonardo e Marina entram na igreja e Gioconda os observa escondida. Inês mente a Ximena (Nívea Maria), dizendo que Marina foi embora. Na cabana, Cândido fala com Pilar, que está desfalecida. Úrsula (Andréa Beltrão) se encontra com Jorge Tadeu (Fábio Júnior). Na passagem secreta, Quirina bate com sua bengala em Gioconda, que desmaia. Na festa na casa dos Pontes, Sérgio Cabeleira (Osmar Prado) tem uma vertigem e Kleber (Cecil Thiré) o ampara. Depois, o prefeito tranca Alva (Lília Cabral) e Sérgio em um dos quartos da casa. Cândido espalha querosene pela cabana. Em seguida, ele dá um beijo em Pilar e põe fogo na cabana.

Capitulo 150 – Quinta, dia 23:
Leonardo e Marina se casam

Cândido tranca a cabana e Pilar começa a recobrar consciência. Padre Otoniel realiza o casamento de Leonardo e Marina. À cavalo, Murilo (Lima Duarte) vê fumaça na cabana. Pilar pede socorro e Murilo a salva. Depois, ela diz a Murilo que foi Cândido quem tentou matá-la e lhe pede que a leve para a fazenda. Vida fica preocupada com Carlão, que está com Yago. Sérgio e Alva ficam assustados ao perceber que estão presos. Pilar e Murilo estão se beijando quando Diamantino chega à fazenda.

Capitulo 151 – Sexta, dia 24:
Murilo faz amor com Concy

Pilar diz a Murilo que Diamantino não deve vê-lo ali. Cândido diz a Nice (Lu Mendonça) que não está se sentindo bem. Diamantino sai e Murilo propõe a Pilar uma aliança política. Os dois discutem e ele acaba indo embora. Leonardo procura o pai. Yago diz a Carlão que vai testá-lo. O padre flagra Gioconda saindo da passagem secreta. Lola (Tânia Alves) fica preocupada com o irmão, que está na casa dos Pontes. Alva tenta acalmar Sérgio Cabeleira. No Grêmio, Murilo faz amor com Concy. No hotel, Pilar assusta Cândido.

Capitulo 152 – Sábado, dia 25:
Sérgio Cabeleira começa a subir em direção à lua

Pilar discute com Cândido. Sérgio começa a rodar e Alva bate no piano. Ao ouvir o som, ele para de gemer. Hilda (Eva Wilma) e Alva tentam proteger Sérgio. Este começa a subir em direção à lua. Hilda toca piano e ele acaba voltando. Alva beija Sérgio Cabeleira. A lua reaparece, mas não tem mais efeito sobre ele, o encanto foi quebrado. Na casa de Pilar, Eliane (Carla Marins) rouba a luvas dela. Murilo diz a Hilda que quer fazer amor. Pilar conta a Francisquinha o que aconteceu na cabana. Eliane vai falar com Cândido.

Capitulo 153 – Segunda, dia 27
Cândido (Armando Bógus) acaba confessando a Eliane (Carla Marins) que teve um relacionamento com a mãe dela. Pilar (Renata Sorrah) conta a Marina (Adriana Esteves) sobre o incêndio na cabana, mas omite que foi salva por Murilo (Lima Duarte). Padre Otoniel (Antônio Pompêo) revela a Marina que Gioconda (Eloísa Mafalda) sabe da existência da passagem secreta. Hilda (Eva Wilma) fica intrigada ao ver o ferimento na mão de Murilo. Yago (Humberto Martins) e Carlão (Paulo Betti) voltam para o acampamento. Murilo manda Heraldo (Roberto Frota) dar uma surra em Cândido Alegria. Hilda diz ao marido que descobriu que ele machucou a mão salvando Pilar.

Capitulo 154 – Terça, dia 28
Murilo hesita, mas conta a mulher como salvou Pilar. Rosemary (Elizângela) aceita ajudar Eliane a descobrir quem é o seu pai. Sérgio (Osmar Prado) conta a Lola (Tânia Alves) que vai se casar com Alva (Lília Cabral). Eliane entrega a Rosemary mechas do seu cabelo e do de Cândido, sem dizer que são dele, para o teste de paternidade. Francisquinha (Arlete Salles) impede que Queiroz vá trabalhar. Marina descobre que Quirina (Miriam Pires) viu Gioconda na passagem secreta. O padre flagra Gioconda mexendo no livro de registros de casamento. Murilo vai à casa de Pilar.

Capitulo 155 – Quarta, dia 29
O padre consegue arrancar o livro de registros das mãos de Gioconda. Murilo revela a Pilar que contou para Hilda tudo sobre o incêndio na cabana. Os dois conversam, mas depois Pilar o expulsa de sua casa. Murilo vai para o Grêmio e começa a beber. Heraldo vigia Cândido. Marina se sente mal e Leonardo (Maurício Mattar) fica preocupado com ela.

Capitulo 156 – Quinta, dia 30
Yago discute com Cândido. Úrsula (Andréa Beltrão) conta a Ximena (Nívea Maria) que quer se matar para poder ficar com Jorge Tadeu (Fábio Júnior). Cândido revela a Heraldo (Roberto Frota) que Lola era amante de Murilo. Heraldo ameaça Cândido. Murilo chega em casa e Eliane fica ouvindo a conversa que ele tem com Hilda. Naninha conta a Pilar que Eliane esteve em sua casa. Carlão pergunta a Yago qual é a sua ligação com Cândido. Lola confessa ao irmão que tinha um caso com Murilo. Este, mais tarde, flagra Heraldo mexendo em sua arma. Os dois discutem e Heraldo atira. Hilda revela ao marido que sabia do seu caso com Lola. Cândido deixa Heraldo ficar no hotel. O novo delegado chega à cidade.

Capitulo 157 – Sexta, dia 31
Chega o resultado dos exames de paternidade. Ivonaldo revela a Murilo que ele não e o pai de Eliane. Esta acaba contando a Rosemary que o cabelo que deu positivo era de Cândido. Marina passa mal novamente. Eliane diz a Hilda e a Murilo que vai embora da casa deles. Arquibaldo avisa Francisquinha da chegada do delegado especial. Hilda dá dinheiro para Eliane. Úrsula diz a Jorge Tadeu que vai morrer para ficar com ele. Cândido se espanta ao encontrar Sete Estrelas em seu escritório.

Capitulo 158 – Sábado, dia 1º de agosto
Sete Estrelas ameaça Cândido e lhe pede ajuda para fugir do país. Murilo pede a Jerusa que entregue sua arma a Heraldo para que ele a limpe. Cândido afirma a Sete Estrelas que achou um lugar para escondê-lo. Depois, nas furnas, pede a ele que lhe dê o seu revolver 38. Francisquinha conta a Leonardo que o delegado especial chegou. Antes de ir embora, Eliane dá a Hilda as luvas de Pilar que Murilo disse que tinha queimado. Murilo e Pilar vão ao hotel para conhecer o novo delegado.

Capitulo 159 – Segunda-feira, dia 3 de agosto
Pilar (Renata Sorrah) e Murilo (Lima Duarte) discutem, cada qual querendo ser o primeiro a falar com o delegado. Hilda (Eva Wilma) corta as luvas de Pilar e Eliane (Carla Marins) discute com Gioconda (Eloísa Mafalda). Pilar descobre que Eliane não é filha de Murilo. Diamantino (Ênio Gonçalves) aconselha Pilar a procurar Murilo. Cândido (Armando Bógus) troca o revólver de Murilo pelo de Sete Estrelas (Raymundo de Souza). Alva (Lília Cabral) se prepara para se casar. Hilda pede a Murilo que se decida. Na hora do casamento, Sérgio (Osmar Prado) hesita em entrar na igreja. Gioconda conta a Murilo que Leonardo (Maurício Mattar) se casou com Marina (Adriana Esteves) e diz que tem como provar.

Capitulo 160 – Terça-feira, dia 4 de agosto
Murilo discute com a irmã. Adamastor (Pedro Paulo Rangel) puxa Sérgio Cabeleira para dentro da igreja e os dois vão de braços dados para o altar. Gioconda conta a Murilo o que aconteceu no dia em que Leonardo e Marina se casaram. Sérgio Cabeleira e Alva e Jerusa e Ulisses (Jackson Costa) se casam. Francisquinha (Arlete Salles) pega um buquê. Marina passa mal na igreja. O padre acaba confirmando a Murilo que Marina e Leonardo se casaram. Ao saber que Marina passou mal, Leonardo decide ir à casa dela. Diamantino revela a Pilar que Marina está grávida.

Capitulo 161 – Quarta-feira, dia 5 de agosto
Sérgio Cabeleira e Alva, e Jerusa e Ulisses se casam

Pilar fica atordoada com a noticia. Eliane diz a Yago (Humberto Martins) que tem um plano para destruir Cândido. Este mata Sete Estrelas. Ao saber das investigações do novo delegado, Kleber (Cecil Thiré) decide viajar. Marina revela à mãe que se casou com Leonardo. Cândido deixa a arma de Murilo ao lado do corpo de Sete Estrelas. Depois, afirma a Queiroz que Murilo está envolvido na morte de Jorge Tadeu (Fábio Júnior) e, também, que quer pegar Sete Estrelas. Leonardo fica atônito ao saber que seu pai descobriu que ele se casou com Marina.

Capitulo 162 – Quinta-feira, dia 6 de agosto
Murilo expulsa o filho de casa

Leonardo e Murilo discutem. Marina conta a Inês que está grávida. Murilo expulsa o filho de casa. Ximena revela ao delegado que tem uma arma. Cândido leva Queiroz ao local onde matou Sete Estrelas. Hilda fica sabendo que Marina está grávida. Gioconda diz às beatas que elas têm que expulsar o padre Otoniel de Resplendor. Hilda diz a Leonardo que ele vai ser pai e promete ajudá-lo. Murilo vai a fazenda dos Batista. Gioconda e as beatas se preparam para agredir o padre, mas Úrsula (Andréa Beltrão) o defende. Queiroz encontra o corpo de Sete Estrelas.

Capitulo 163 – Sexta-feira, dia 7 de agosto
Queiroz acha a arma de Murilo

Queiroz encontra a arma de Murilo Pontes ao lado do corpo de Sete Estrelas e diz que vai passar o caso para o novo delegado. Gioconda e as beatas ameaçam agredir Úrsula e o Padre, mas Francisquinha aparece e manda todas irem embora da igreja. Hilda e Leonardo vão à casa de Pilar para conversar com Marina. Alva dá um depoimento para o novo delegado. Enquanto isso, Queiroz e Cândido chegam para falar sobre a morte de Sete Estrelas. Cândido conversa com o novo delegado. Úrsula passa mal e Jerusa conta a Diamantino que ela não tem se alimentado. Hilda conversa com o Padre. Eliane procura Cândido Alegria. Pilar conta para Murilo que Marina está grávida e que Leonardo é o pai.

Capitulo 164 – Sábado, dia 8 de agosto
Pilar e Murilo se beijam

Ao perceber que Murilo não sabia da gravidez de Marina, Pilar o convida para ir a casa da fazenda conversar. Cândido permite que Eliane fique no hotel, mas ela não lhe conta que sabe que é sua filha. Pilar mente para Francisquinha, dizendo que Murilo não está na fazenda. Escondido, Arquibaldo observa a fazenda de Pilar. Cândido é chamado para depor na polícia. Leonardo avisa Naninha de que vai dormir no quarto de Marina. Murilo confessa a Pilar que sente saudades dela e eles se beijam.

Capitulo 165 – Segunda, dia 10/08
Pilar (Renata Sorrah) pede a Murilo (Lima Duarte) que a solte. Rosemary (Elizângela) e Hilda (Eva Wilma) não conseguem impedir Gioconda (Eloísa Mafalda) de se trancar no quarto com a filha para forçá-la a comer um sarapatel. Úrsula (Andréa Beltrão) pede socorro e Jorge Tadeu (Fábio Júnior) aparece. Gioconda entra em estado de choque e ele pede a Úrsula que desista da ideia de morrer. Alva (Lília Cabral) diz a Sérgio Cabeleira (Osmar Prado) que Cândido pode ser o assassino de Jorge Tadeu. Gioconda pede a Ivonaldo (Marco Nanini) que a ajude a acabar com a árvore do espanto. Na fazenda, Murilo derruba a porta do quarto de Pilar e a agarra.

Capitulo 166 – Terça, dia 11/08
Pilar luta para se libertar de Murilo. Depois de muita discussão, ela finalmente diz a Murilo que o quer. Quando Murilo decide ir embora da fazenda, Pilar lhe pede que fique e eles acabam se amando. Leonardo (Maurício Mattar) cuida de Marina (Adriana Esteves) na casa dos Batista. Adamastor vai à delegacia e marca um encontro com PH em seu quarto, no Grêmio. Leonardo decide ir a sua casa para ter notícias do pai. Ao chegar lá, ele encontra sua mãe com as malas prontas. Hilda revela a Leonardo que vai embora de casa.

Capitulo 167 – Quarta, dia 12/08
Hilda conta ao filho a conversa que teve com Murilo antes de ele sair. Arquibaldo desiste de vigiar a fazenda. Adamastor e PH conversam animadamente no quarto. Gioconda pede a Bilico para ajudá-la a destruir a árvore do espanto. Jorge Tadeu pede a Úrsula que entregue uma flor a Pilar. Hilda se hospeda no hotel de Cândido. Arquibaldo conta a Francisquinha (Arlete Salles) que viu um homem com Pilar na fazenda. Adamastor serve o café da manhã para PH. Leonardo flagra Murilo e Pilar se beijando.

Capitulo 168 – Quinta, dia 13/08
Pasmo, Leonardo diz que jamais imaginaria encontrá-los naquela situação. Murilo tenta se explicar com o filho e os dois acabam discutindo. Carlão fica indignado ao encontrar PH no quarto de Adamastor. Arquibaldo volta a vigiar a fazenda. Leonardo conta à mãe o que viu na fazenda. Úrsula pede a Ximena que entregue a flor a Pilar. Leonardo não conta a Marina o que aconteceu. Arquibaldo vê que é Murilo quem está com Pilar. Jorge Tadeu avisa Úrsula que, se a árvore for destruída, não poderá mais voltar.

Capitulo 169 – Sexta, dia 14/08
Muito fraca, Úrsula tenta ajudar Jorge Tadeu, que também está fraco devido às lâminas metálicas que estão na árvore do espanto. Todos tentam se proteger da tempestade magnética. Inês revela a Ernesto que encontrou o testamento do pai na gruta. Yago (Humberto Martins) permite que Carlão se case com Vida. Na praça, Úrsula tenta retirar os pedaços de metal da árvore. Diamantino vê e decide ajudá-la. Um raio mata Diamantino, atinge a árvore e deixa uma enorme cratera no lugar. Sérgio vê Úrsula caída.

Capitulo 170 – Sábado, dia 15/08
Satisfeita com a cena, Gioconda ri. Como por encanto, a chuva acaba. Sérgio Cabeleira diz a Alva que Úrsula está viva. Com a última flor da árvore, Ximena fica na dúvida se a entrega para Pilar ou se a come. Naninha avisa Leonardo que todos na cidade já sabem que Murilo está com Pilar na fazenda. Alva e Sérgio Cabeleira combinam passar a primeira noite de lua cheia no campo. Yago e Eliane fazem amor no riacho. Murilo revela a Pilar que decidiu se entregar e vai à delegacia.

Capitulo 171 – Segunda, dia 17 de agosto
Na delegacia, todos ficam surpresos diante de Murilo (Lima Duarte). Este diz ao delegado que a arma com que Sete Estrelas (Raymundo de Souza) foi morto estava com Heraldo (Roberto Frota). Ximena (Nívea Maria) entrega a Pilar (Renata Sorrah) a ultima flor da árvore do espanto. Heraldo é preso para averiguações. Adamastor (Pedro Paulo Rangel) confessa a Carlão (Paulo Betti) o amor que sente por ele. Murilo discute com Candido (Armando Bógus). Pilar come a flor. Gioconda (Eloísa Mafalda) decide vestir o corpo de Diamantino (Ênio Gonçalves) com a calça de Jorge Tadeu (Fábio Júnior). Yago (Humberto Martins) diz a Carlão que, antes de se casar com Vida (Luíza Tomé), ele vai ter que vencê-lo numa luta de facas.

Capitulo 172 – Terça, dia 18 de agosto
Vida fica revoltada com a imposição do irmão. Carlão diz a Yago que aceita lutar. Ximena e Suzana (Isadora Ribeiro) tentam impedir Gioconda de vestir o corpo com a calça do retratista. Hilda (Eva Wilma) avisa Murilo de que vai embora de Resplendor. Nice (Lu Mendonça) decide revelar ao delegado que Heraldo estava em seu quarto na hora do crime. Yago e Eliane ameaçam matar Cândido se ele não passar todos os seus bens para a filha. Jorge Tadeu conta a Pilar que Cândido é o assassino e Murilo chega à fazenda durante a conversa dos dois.

Capitulo 173 – Quarta, dia 19 de agosto
Jorge Tadeu diz a Pilar que está fraco para ir embora. Murilo ameaça arrombar a porta se Pilar não a abrir. Depois, ela conta a Murilo que estava com o retratista. Gioconda e outras mulheres tentam vestir a calça no corpo de Diamantino. Este começa a se mexer e abre os olhos, apavorando-as. Laíre (Nuno Leal Maia) arma um plano para pegar o assassino de Jorge Tadeu. Úrsula (Andréa Beltrão) anuncia para a família que vai morar com Diamantino. Pilar está dizendo aMarina (Adriana Esteves) e Leonardo (Maurício Mattar) que aprova o casamento deles quando Murilo chega.

Capitulo 174 – Quinta, dia 20 de agosto
Murilo diz a Leonardo, Marina, Hilda e Pilar que não aceita o casamento do filho. Hilda se despede da família. Gioconda cai na armadilha do delegado e acaba confessando que matou Jorge Tadeu. Depois de saber que o dinheiro da prefeitura sumiu, Ximena decide assumir o cargo que era do marido. O delegado conta a Ernesto (Carlos Daniel) que Gioconda está internada num hospício. Após ler o laudo da causa da morte de Benvindo, o delegado decide sair em busca de Cândido. Murilo e Pilar vão com ele.

Capitulo 175 – Sexta, dia 21 de agosto
Novela “Pedra Sobre Pedra” resumo do último capítulo: Leonardo conta a Marina que Murilo e Pilar saíram com o delegado. Na estrada, Cândido Alegria tenta matar Eliane (Carla Marins), quando o delegado Laíre aparece com Murilo e Pilar. Eliane revela a todos que Cândido é o seu pai. Cândido ameaça o grupo com dinamite, conta que fez um pacto com o diabo e acende o estopim. Depois da explosão, Cândido se transforma numa estátua de pedra. Eliane conta a Yago que restou apenas o hotel para ela. Derrotado na luta e poupado por Carlão, Yago se mata, Tibor (Eduardo Moscovis) assume como barô. Francisquinha (Arlete Salles) é convidada para fazer um estágio no Rio com a equipe de Laíre. Inês (Suzana Borges), Ernesto e Lola (Tânia Alves) vão para Portugal. Murilo diz a Ivonaldo que vai morar em Brasília. Marina é eleita prefeita de Esplendor. Nasce o filho de Marina e Leonardo. Chega a cidade mais uma amante de Queiroz (Nelson Xavier). Pilar e Murilo se encontram na Igreja e discutem. Daniela (Patricia Furtado) volta a Resplendor. Sérgio (Osmar Prado) revela a Alva (Lília Cabral) que vai pedir à lua para levá-lo. Diamantino veste a calça de Jorge Tadeu e se transforma no retratista diante de Úrsula. Murilo diz a Hilda que vai esperá-la. Pilar viaja para Portugal. Vida e Carlão se casam.

Elenco / Personagens

∎ Murilo Pontes
(Lima Duarte)
Murilo Pontes foi deputado federal por três mandatos. Oriundo de família de políticos, teve que sair de Brasília por problemas de saúde da mulher, Hilda (Eva Wilma), mas deixou em seu lugar um sobrinho; enquanto o filho, Leonardo (Maurício Mattar), supostamente se formava em Direito no Rio de Janeiro. Na volta a Resplendor, Leonardo se candidata a prefeito, tendo como adversária Marina (Adriana Esteves), filha de Pilar Batista (Renata Sorrah), que quase se casou com Murilo Pontes, mas o abandonou à porta da igreja. Por isso, ele a odeia.

∎ Pilar Batista
(Renata Sorrah)
Apesar de ter se tornado uma Batista após se casar com Jerônimo (Felipe Camargo), é quem comanda a família rival dos Pontes. Rebelde, tem a política nas entranhas e parece feita de pedra. Não voltou a casar depois que enviuvou. É cortejada por Diamantino (Ênio Gonçalves), mas a paixão contida durante 25 anos por Murilo (Lima Duarte) está prestes a eclodir. Esbanja energia e faz longas cavalgadas pela Chapada. Mantém uma relação de intensa cumplicidade com a filha, Marina (Adriana Esteves), para quem traçou um caminho na vida, independentemente da vontade da moça. Tem muita dificuldade para aceitar que ela própria decida seu destino.

∎ Leonardo Pontes
(Maurício Mattar)
Filho de Murilo (Lima Duarte) e Hilda (Eva Wilma) que, em vez de estudar Direito, forma-se em engenharia de minas, sem o conhecimento da família. Tem por objetivo reativar o garimpo, supostamente esgotado, em Resplendor. Avesso à carreira política, decide enfrentar Marina (Adriana Esteves) ao se julgar enganado por ela. Os dois jovens se conhecem e se apaixonam, sem saber quem são seus pais. Uma sucessão de mal-entendidos os afasta, e Leonardo chega a ficar noivo de Inês (Suzana Borges), apesar de sua grande paixão por Marina.

∎ Marina Batista
(Adriana Esteves)
Filha única de Pilar (Renata Sorrah), concentra as ambições de poder político da mãe — que, na verdade, quer mesmo é superar seu arqui-inimigo Murilo Pontes (Lima Duarte). Em sua volta a Resplendor, após alguns anos de vida na Europa, pela primeira vez em seus 22 anos, vê-se tentada a contrariar a mãe. É que ela conhece Leonardo Pontes (Maurício Mattar) e se apaixona por ele. O romance é abortado logo no princípio, e Marina coloca o romantismo de lado em favor das ideias renovadoras que apresenta em sua candidatura a prefeita de Resplendor. A partir daí, fica cada vez mais distante de Leonardo.

∎ Hilda Pontes
(Eva Wilma)
Hilda era uma empregada na casa de Murilo (Nelson Baskerville, na primeira fase) quando Pilar (Cláudia Scher, na primeira fase) o abandonou no dia do casamento e se casou com o adversário do noivo, Jerônimo Batista (Felipe Camargo). Quando surpreendeu Murilo tentando se matar por causa de Pilar, Hilda revelou a ele seu amor até então secreto, o demoveu da ideia e passou a cuidar dele, sendo extremamente servil. Recebeu em troca o casamento, mas jamais se iludiu quanto a qualquer possibilidade de amor — que não fraterno — por parte do marido. Gosta de música clássica, e é nesta fonte que mergulha em busca de alívio quando está angustiada.

∎ Gioconda Pontes
(Eloísa Mafalda)
Irmã mais velha de Murilo (Lima Duarte), viúva e autoritária. Mete-se nos assuntos de todo mundo, vive alfinetando a cunhada, Hilda (Eva Wilma), por causa de Pilar (Renata Sorrah), e não deixa os filhos Ivonaldo (Marco Nanini) e Úrsula (Andréa Beltrão) viverem a própria vida. Gioconda quer fazer de seu filho o herdeiro de Murilo. Muito católica, dedica-se aos pobres por achar que isso é uma obrigação, não por verdadeira convicção ou abnegação.

∎ Ivonaldo Pontes
(Marco Nanini)
Saco de pancadas das mulheres de sua vida — a mãe, Gioconda (Eloísa Mafalda), e a mulher, Rosemary (Elizangela)— e do tio Murilo (Lima Duarte). Só começa a amadurecer a partir de um envolvimento afetivo com Lola (Tânia Alves), uma das moças do Grêmio Recreativo local, um bordel-cassino camuflado.

∎ Rosemary Pontes
(Elizangela)
A “perua” da novela. Carioca, conheceu o marido no Rio, na boate Paquidermes, e desde então seu esporte predileto é fazer de Ivonaldo “gato e sapato”. Detesta a sogra, Gioconda (Eloísa Mafalda), porque ela tem mais poder sobre o rapaz. Quando chega a Resplendor, passa a liderar uma entidade assistencial.

∎ Úrsula Pontes
(Andrea Beltrão)
Filha caçula de Gioconda (Eloísa Mafalda), tem saúde precária e, por isso, acaba se casando com o farmacêutico Diamantino (Ênio Gonçalves). Mas ele não resolve os problemas da moça e se separa dela. Úrsula desenvolve seu lado místico e se torna uma conhecedora de cristais, uma de suas possibilidades de comunicação com o Além. É ela quem faz o primeiro contato com o espírito do fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Jr.).

∎ Francisquinha Queiroz
(Arlete Salles)
A austera Umbelina, chamada de Francisquinha pelo espaço que se supõe tomar do marido, Francisco (Nelson Xavier), não é bem vista pelas senhoras locais. Muito masculina, veste farda, porta arma e dirige lambreta. É uma das que se envolve com Jorge Tadeu (Fábio Jr.).

∎ Yago
(Humberto Martins)
Chefe dos ciganos que vivem nas terras de Cândido Alegria (Armando Bógus), para quem trabalha em atividades desconhecidas do povo da cidade. Rígido, não permite que a irmã, Vida (Luiza Tomé), e o sobrinho, Tíbor (Eduardo Moscovis), abandonem as tradições ciganas.

∎ Sérgio Cabeleira
(Osmar Prado)
Aos 35 anos, está completamente careca, resultado de um eclipse da Lua. Sensível aos efeitos da Lua Cheia, sofre de um mal que o leva a ser trancafiado mensalmente pela irmã, Lola (Tânia Alves), numa jaula. É o dono do bar e da mercearia de Resplendor, sendo tratado por Suzana (Isadora Ribeiro).

∎ Alva
(Lilia Cabral)
Forma com Lola (Tânia Alves) e Nair (Paula Burlamaqui) o trio de moças do Grêmio Recreativo de Resplendor.

∎ Francisco Queiroz
(Nelson Xavier)
O delegado omisso de Resplendor, que deixa a delegacia aos cuidados da mulher, Francisquinha (Arlete Salles). Todo mundo pensa que é um “pau mandado”.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

VOLUME 1
∎ Entre a Serpente e a Estrela (Amarillo By Morning) – Tema de Murilo Pontes
Compositores: George Strait/ Zé Ramalho
Intérprete: Zé Ramalho

∎ Um Homem Que Amei (Someone That I Used To Love) – Tema de Pilar Batista
Compositores: M.Masser/ G.Goffin/ Fafá de Belém/ Pedro Monteiro
Intérprete: Fafá de Belém

∎ Cabecinha no Ombro – Tema de Jorge Tadeu
Compositores: Paulo Borges
Intérprete: Fagner e Roberta Miranda

∎ Dona de Mim – Tema de Sérgio Cabeleira
Compositores: Moacyr Luz/ Aldir Blanc
Intérprete: 14 Bis

∎ Regra do Jogo – Tema de Cândido Alegria
Compositores: Sá/ Guarabira
Intérprete: Sá & Guarabira

∎ Madana Mohana Murari – Tema de Úrsula Pontes
Compositores: Tomaz Lima
Intérprete: Homem de Bem

∎ Pedras que Cantam – Tema de Abertura
Compositores: Dominguinhos/ Fausto Nilo
Intérprete: Fagner

∎ Resplendor – Tema do Delegado Queiróz
Compositores: André Sperling
Intérprete: André Sperling

∎ O que a Noite Faz – Tema de Lola
Compositores: Danilo Caymmi
Intérprete: Elba Ramalho

∎ Esse Amor – Tema de Leonardo Pontes
Compositores: Danilo Caymmi
Intérprete: Danilo Caymmi

∎ Medo
Compositores: André Sperling
Intérprete: André Sperling

∎ Herdeira da Noite – Tema de Marina Batista
Compositores: Ary Sperling
Intérprete: Ithamara Koorax

∎ Como se Fosse – Tema de Daniela Pontes e Tíbor
Compositores: Jim Porto
Intérprete: Jim Porto

∎ Vida Cigana – Tema dos ciganos
Compositores:
Intérprete: Instrumental

VOLUME 2
∎ Pergunte pro seu Coração – Tema de Leonardo Pontes e Marina Batista
Compositores: Michael Sullivam/ Paulo Massadas
Intérprete: Roberto Carlos

∎ Outono – Tema de Leonardo Pontes e Marina Batista
Compositores: Djavan
Intérprete: Djavan

∎ Passion – Tema de Eliane e Yago
Compositores:
Intérprete: Gipsy Kings

∎ Tomara – Tema de Resplendor
Compositores: Alceu Valença/ Rubem Valença Filho
Intérprete: Alceu Valença

∎ Negrinho do Pastoreiro – Tema de Alva
Compositores:
Intérprete: Be Happy

∎ Noturno em Mi Bemol Maior, op. 9, n. 2 – Tema de Hilda Pontes
Compositores: Frédéric Chopin
Intérprete: The Philadelphia Orchestra

∎ Faz de Mim – Tema de Carlão Batista e Vida
Compositores: Dominguinhos/ Nando Cordel
Intérprete: Dominguinhos

∎ Brincar de ser Feliz – Tema de Daniela Pontes e Tíbor
Compositores: Maria da Paz/ Nino
Intérprete: Chitãozinho & Xororó

∎ Te Amo – Tema de Ulisses e Jerusa
Compositores: Roberto Corrêa/ Sylvio Son
Intérprete: Wanderléa

∎ Fantasia – Tema de Vida
Compositores: André Sperling
Intérprete: André Sperling

∎ Valsa – Tema dos portugueses Inês e Ernesto
Compositores: Carlos Paredes
Intérprete: Carlos Paredes

∎ Ritmo do Coração (Track of Speed)
Compositores:
Intérprete: Instrumental

0 Comentário para: “Pedra Sobre Pedra Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *