Pátria Minha Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Pátria Minha desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Pátria Minha e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Pátria Minha

◘ Período de exibição: 18/07/1994 – 11/03/1995
◘ Horário: 20h30
◘ Nº de capítulos: 203
◘ Autoria: Gilberto Braga
◘ Colaboração: Leonor Bassères, Sérgio Marques, Alcides Nogueira e Ângela Carneiro
◘ Direção: Dennis Carvalho, Roberto Naar, Ary Coslov e Alexandre Avancini

Quatro histórias principais compõem a novela. Em primeiro plano está o confronto entre Alice (Cláudia Abreu) e Raul Pelegrini (Tarcísio Meira). Ela é uma estudante idealista, e ele, o dono de um conglomerado de empresas, comprometido com negócios inescrupulosos. A rixa entre os dois tem início quando Alice vê Raul demitir brutalmente seu motorista e, ao sair em disparada com o carro, causar um atropelamento cuja responsabilidade não assume.

Num segundo eixo da novela, acompanha-se a relação entre Alice e sua mãe, Natália (Renata Sorrah), mulher batalhadora que decidiu ter e criar a filha sozinha, como uma produção independente. Natália é muito próxima de Alice, que encontra na mãe uma amiga com quem pode falar abertamente sobre questões relacionadas a seus namoros. No início da trama, Alice namora Nando (Rodrigo Santoro), mas depois se apaixona por Rodrigo (Fábio Assunção).

A terceira vertente de Pátria Minha surge a partir dos questionamentos políticos de Pedro (José Mayer). Ele havia decidido tentar a vida nos Estados Unidos mas, preocupado com a situação de seu país, resolve voltar, enfrentando forte oposição de sua mulher, Ester (Patrícia Pillar). Já no Brasil, Pedro lidera uma revolta contra Raul Pelegrini, que ordena a desocupação de um terreno onde sua família e outros moradores, desabrigados, haviam decidido se instalar. Em sua luta contra Raul, Pedro conta com a ajuda de Alice, que se junta aos moradores no confronto com os encarregados de desocupar a área. Ester e Gustavo (Kadu Moliterno), filho de Raul e Teresa (Eva Wilma), acabam morrendo no confronto.

Por último, Pátria Minha destaca a história de Lídia Laport (Vera Fischer), a mãe de Rodrigo, uma socialite falida e ambiciosa, que tem horror à pobreza por ter sido de origem humilde. Valendo-se de estratégias e mentiras, ela consegue separar Teresa de Raul e torna-se a nova sra. Pelegrini.

Ao longo da trama, descobre-se que Alice, a maior opositora de Raul, é, na verdade, sua neta, fruto de um relacionamento entre Natália e Gustavo. No final da novela, Raul Pelegrini vai à falência e, redimido, passa a administrar um pequeno hotel-fazenda em Goiás. Lá ele recebe a visita de Alice e Rodrigo, que levam o filho para que Raul conheça seu bisneto.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Pátria Minha

Capítulo 1
Em Nova York, Pedro e Ester brigam porque ele quer voltar para o Brasil e ela quer continuar morando nos EUA. No Rio, Alice vê Raul, nervoso, despedir seu motorista e sair dirigindo. Atropela uma pessoa. Alice vê tudo. Raul ordena que seu segurança Aderbal assuma a autoria do acidente e tenta fazer Alice depor a seu favor. Ela pensa em ajudá-lo. Raul lhe dá uma bicicleta de presente. Ela resolve investigar o assunto, descobre que todos os envolvidos foram subornados e conta a verdade na delegacia.

Capítulo 2
Lídia arruma um convite para ir no lançamento da colecção de roupas de Loreta. Loreta simula um assalto, dá queixa na delegacia e consegue que o comissário Márcio a leve para casa. Loreta sugere que Raul suborne uma banca examinadora para que o delegado passe num concurso para juiz e se afaste do caso. Ester propõe para Pedro que ele viaje sozinho para o Brasil. Pedro viaja. Gabriel aproveita um tumulto no aeroporto e embarca também. Ester acha que Pedro sequestrou o filho e viaja para o Brasil atrás dos dois.

Capítulo 3
Pedro encontra o pai na favela e fica surpreso. Em Copacabana, Pedro chora, emocionado. Evandro desce para a festa de Loreta acompanhado pela neta Flávia. Na festa, Lídia faz tudo para se aproximar de Teresa. Raul paquera Lídia, mas ela finge não entender. Gustavo foge da ex-mulher Simone. Lídia é convidada para ir na casa de Teresa. Loreta recebe elogios pelo desfile e Alexandra fica com raiva. Na casa dos Pelegrini, Lídia decide que se tornará amiga de Teresa. Pedro e Ester se encontram na casa de Karmita.

Capítulo 4
Pedro e Ester transam. Ele a convida para passear pela cidade. Ester não gosta do tumulto de camelôs de Copacabana. Pedro pede que Ester fique mais duas semanas no Brasil. Ela aceita. Gabriel passa o dia no morro. Chove. Teresa e Lídia se encontram no curso. Alice dá entrevista para um jornal. Fausto conta a Raul que a delegacia já tem um novo titular. Alice descobre que a outra testemunha do atropelamento que morava na favela, se mudou para um apartamento. Numa acareação, Iracema contradiz Alice.

Capítulo 5
O delegado desconsidera o depoimento de Alice e arquiva o caso. A polícia dá uma batida no morro. Raul recompensa Loreta com uma viagem à Grécia. Teresa devolve os tapetes para Lídia. Teresa e Lídia jantam depois da aula. Teresa fala sobre sua decepção com o casamento e chora. Rafael confessa para Lídia que está gostando de Teresa. Raul vai na loja de Lídia e a convida para acompanhá-lo numa viagem de negócios, na Espanha. Lídia o expulsa. Revoltada, ela decide que vai se casar com ele.

Capítulo 6
Lídia suborna uma secretária para obter informações a respeito de Raul. Inácio pega um carro da oficina e leva Sandra para passear. Pedro e Ester levam Gabriel no Corcovado. O garoto fica maravilhado. Isso faz com que Ester se decida a ficar no Brasil. Lídia planeja apresentar uma cliente para Raul durante um lançamento de livro. Na aula, Rafael paquera Teresa, que fica encabulada. A um sinal de Lídia, Marilu passa perto de Raul. Ele logo se interessa por ela. Raul se depara com Alice.

Capítulo 7
Raul e Alice discutem. Marilu conta para Lídia que Raul a convidou para ir para a Espanha. Pedro gasta todo o seu dinheiro comprando uma agência de viagens. Ele está empolgado e Ester receosa a respeito do negócio. Pedro descobre que foi tapeado e exige seu dinheiro de volta. Teresa convida Lídia para jantar na sua casa. Marlene esconde o passaporte de Marilu. Pedro não consegue recuperar seu dinheiro. Albano avisa Raul que o passaporte de Marilu está no escritório. Irritado, Raul demite a secretária.

Capítulo 8
Raul se desculpa com Lídia. Ela diz que já se esqueceu do assunto. Lídia faz com que Teresa perceba que tinha um passaporte a mais na pasta de Raul. Teresa desconfia que Raul vai viajar acompanhado. Ela o segue, de carro, e vê quando ele se encontra com Marilu. Teresa tem uma crise de choro. Pedro e Willian discutem no banco por causa do dinheiro. Pedro dá um soco em Willian. Karmita expulsa Ester da sua casa. Ester vai para a casa de Natália. Lídia arma um jantar para juntar Teresa e Rafael.

Capítulo 9
Lídia inventa uma desculpa para ir na casa de Rafael. Ela força Rafael a convidar a ela e Teresa para ver um vídeo na casa dele. Acabam combinando ir na casa de Teresa. Lídia dá um jeito de fazer com que Teresa acabe parando na casa de Rafael. Lídia faz uma macarronada na casa de Rafael para forçar o encontro com Teresa. Clima entre Teresa e Rafael. Lídia consegue ir embora levando Dirceu para deixar Teresa e Rafael sozinhos. Natália fica desempregada. Teresa e Rafael estão quase se beijando.

Capítulo 10
Teresa foge de Rafael e se refugia na casa de Lídia. Ela finge que precisa de um remédio e acaba levando Teresa para a casa de Rafael. Lídia deixa os dois sozinhos outra vez. Teresa e Rafael se beijam apaixonadamente. A favela começa a desmoronar. Os desabrigados vão para o colégio onde Zilá trabalha, mas a porta está fechada. Eles vão para a frente de uma fábrica e tentam entrar. Zilá fala com Marina e ela abre o colégio. Os desabrigados vão para o colégio. Ester encontra Pedro ao lado do pai, no colégio.

Capítulo 11
Improvisam uma cozinha no colégio para fazer uma sopa para os desabrigados. Teresa passa a noite com Rafael. No dia seguinte, ele leva café na cama para ela. Beatriz e Dirceu levam cobertores para o colégio. Teresa e Wanda chegam no colégio carregadas de doações. Teresa e Marina tentam arrumar um local para os desabrigados. Alice e Nando ajudam a distribuir o sopão. Teresa e Rafael se encontram no colégio e ficam emocionados. Gustavo manda Marina expulsar os desabrigados do colégio.

Capítulo 12
Marina não aceita a ordem de Gustavo e os dois discutem. Ela faz uma reunião com os alunos para explicar a situação e eles entendem. Evandro cogita com Pedro a idéia de construírem casas populares em mutirão. Teresa consegue ajuda de um banqueiro para começar o mutirão. Pedro vê um terreno abandonado. Teresa e Rafael transam. Murilo diz a Evandro que o terreno é de Gustavo. Teresa diz a Lídia que está apaixonada. Gustavo e Yone transam. Teresa pede para Gustavo doar o terreno.

Capítulo 13
Gustavo concorda em doar o terreno. Teresa o obriga a se desculpar com Marina. Pedro convoca os desabrigados para construírem as casas em mutirão e organiza o início do trabalho. Inácio e Devair brigam. Ester faz as pazes com Karmita. Pedro planeja comprar um caminhão para carregar o material do mutirão. Alice procura Gustavo para pedir um emprego para a mãe. Ele a convida para acompanhá-lo numa viagem de negócios. Ela faz um escândalo. Rafael despede-se da turma porque vai para a Alemanha.

Capítulo 14
Rafael convida Teresa para viajar com ele. Ela pensa em aceitar a proposta. Lídia faz com que Teresa escreva um bilhete para Rafael e o entrega para ele. Lídia entrega para Teresa a resposta de Rafael. Lídia põe a carta na agenda de Teresa e a coloca dentro da pasta de Raul. Ester diz a Pedro que ficará definitivamente no Brasil. Marina aconselha Teresa a ir com Rafael. Raul se irrita ao saber da doação do terreno. Ele pega a agenda, percebe que é de Teresa e tem um ataque ao ler a carta de Rafael.

Capítulo 15
Ester é convidada para ser gerente da loja em que trabalhava em Nova York. Inácio conta para Pedro que perdeu o dinheiro que ele mandara para o pai num negócio de contrabando. Pedro desculpa o irmão e decide comprar o caminhão. Começa o trabalho no mutirão. Natália é convidada para editar uma revista na Inglaterra, mas não sabe se aceita. Aderbal segue Teresa que vai no apartamento de Rafael. Ela diz que não vai acompanhá-lo. Raul chega no apartamento de Rafael e encontra Teresa na cama.

Capítulo 16
Raul diz desaforos para Teresa. Ela abandona Raul e vai para o hotel de Evandro. Ester comunica a Pedro que vai voltar para o EUA assim que terminar o mutirão. Fausto lembra a Raul que, por ser casado em regime de separação de bens, Teresa não tem direito a nada. Teresa descobre que a conta conjunta que tinha com Raul, na Suíça, está quase zerada. Raul diz para Fausto que todos os seus bens ou estão em nome de terceiros ou no da firma. Pedro pede para o filho decidir se fica ou volta para os EUA.

Capítulo 17
Gabriel diz que vai com a mãe. A pedido de Raul, Loreta espalha pela sociedade o que aconteceu com Teresa. O advogado de Teresa propõe que seja feita uma auditoria no grupo Pelegrini. Alice diz para Nando que prefere sair do Brasil. Simone pede dinheiro para Gustavo. Ele chama dois seguranças e a expulsa do escritório. Gustavo fica perplexo ao saber da separação dos seus pais e fica contra a mãe. Loreta insinua a Raul que sua casa está precisando de uma reforma. Teresa e Gustavo se encontram.

Capítulo 18
Gustavo expulsa Teresa do seu apartamento. Karmita contrata Rita. Rafael visita Teresa e ela volta a recusar a idéia de viajar com ele. Alice ajuda no mutirão. Gustavo visita o mutirão, se interessa por Rita. Eles marcam um encontro. Rita larga a loja sozinha para se encontrar com Gustavo. Os dois transam. Ele dá dinheiro para ela. Gustavo expulsa Rita de casa ao descobrir que ela é favelada. Raul volta de viagem revoltado com negócios feitos pelo filho. Ele manda Gustavo expulsar os favelados do terreno.

Capítulo 19
Ester está pronta para partir. O capanga de Gustavo manda as pessoas abandonarem o terreno. Aparecem tratores e homens armados no terreno. Deodato reconhece integrantes de grupos de extermínio entre os homens. Os favelados resistem. Pedro tenta falar com Raul. Ester vai para o terreno junto com Alice, que lidera a resistência. Gustavo pega um trator e derruba uma casa. Ester e Alice pegam o caminhão para reagir. Gustavo joga o trator contra o caminhão. Os dois despencam pelo barranco.

Capítulo 20
Pedro socorre Ester que está gravemente ferida. Evandro socorre Gustavo. Ela vai para um hospital público e ele para uma clínica particular. Ester tem que ser removida para um hospital particular e Natália paga as despesas. Ester acaba sendo levada para a mesma clínica que Gustavo. Ester é operada na cabeça. Alice dá entrevista apontando Gustavo como o culpado pelo acidente e contando que ele contratou pessoas de grupos de extermínio para expulsar os favelados. Teresa encontra Raul na clínica.

Capítulo 21
Gustavo não permite que Teresa o visite em seu quarto. Inácio e Beatriz se esbarram no hospital. Ele a acompanha numa visita a Gustavo. Inácio esquece sua carteira no quarto. Inácio e Beatriz ficam de se encontrar. Evandro e Raul discutem por causa de Teresa. Zilá pede para Gustavo pagar o tratamento de Ester. Gustavo terá que ser operado. Ele pede para falar com Alice. Ele pede desculpas, mas ela o trata mal. Gustavo manda chamar um tabelião e também Teresa. Gustavo dita seu testamento.

Capítulo 22
Inácio vai busca a carteira no quarto de Gustavo e acaba sendo pego para ser testemunha do testamento dele junto com Loreta. Gustavo beneficia Zilá, para desespero de Loreta. Ele manda chamar a mãe, lhe pede perdão e morre nos seus braços. Loreta oferece um apartamento para Inácio para ele não contar a Zilá que ela é a beneficiada do testamento. Ele pede um tempo para pensar. Ester sai da cirurgia, em coma. Loreta planeja morar na casa de Raul. Alice fala para Natália que quer ficar no Brasil.

Capítulo 23
Teresa passa mal e é internada. Loreta comunica aos empregados da casa de Raul que ela tomará conta da casa e começa a dar ordens. A urna com as cinzas de Gustavo é guardada num cemitério. Simone assume ares de viúva e mente para Raul dizendo que ela e Gustavo estavam voltando a viver juntos. Ela pede para ir no apartamento de Gustavo com o pretexto de ir pegar algumas coisas dela. Loreta e Murilo vão junto e Simone não consegue pegar nada. Beatriz e Rodrigo transam. Murilo visita Beatriz.

Capítulo 24
Murilo assume o lugar de Gustavo na empresa. Os favelados voltam para a quadra da escola. Inácio diz para Loreta que vai aceitar o apartamento. Evandro ameaça entrar na justiça contra Raul para recuperar o terreno para os desabrigados. Alice avisa para Gabriel que Ester morreu. Joel e Inácio se assustam com a conta do hospital. Ester é enterrada. Teresa pensa em dar aulas. Wanda pede para ir morar com ela. Teresa se muda para um apartamento. Inácio recebe de Loreta as chaves do apartamento.

Capítulo 25
Teresa arruma seu novo apartamento. Nando diz para Alice que a deseja, mas ela não quer transar com ele. Alice conversa sobre isso com a mãe. Natália acha que a atitude de Nando é normal, mas aconselha a filha a fazer somente o que tiver vontade. Lídia vai visitar Teresa. Inácio mostra o apartamento para sua família. Joel e Deodato desconfiam da história que Inácio conta sobre o apartamento. Raul manda Loreta embora. Pedro pressiona Inácio para saber a verdade sobre o apartamento.

Capítulo 26
Pedro não aceita ir morar no apartamento de Inácio. Loreta provoca um incêndio na sua casa para ir morar na casa de Raul. Raul promete a Evandro alojar os desabrigados num prédio de subúrbio. Os desabrigados fazem a mudança. Inácio e Beatriz saem para tomar um chope. Beatriz pensar em ajudar Inácio a arrumar um emprego melhor. Inácio é despedido por roubar combustível da oficina. Beatriz pede ao avô um emprego para Inácio. Pedro pede para Gabriel escolher entre morar no Brasil ou nos EUA.

Capítulo 27
Gabriel diz que quer voltar para Nova York. Beatriz apresenta Inácio para Evandro, que lhe oferece um emprego como recepcionista do hotel. Valquíria exige que Inácio lhe dê uma carta de referência. Marina pergunta a Teresa se ela quer dar aula no colégio. Inácio forja uma carta de apresentação. Valquíria não engole a carta, mas Evandro manda contratar Inácio. Teresa começa a dar aulas. Alice, ao saber que Teresa era a mãe de Gustavo, pede para mudar de turma. Teresa pede para conversar com Alice.

Capítulo 28
Lídia planeja ter um encontro “casual” com Raul. Simone quer aproveitar que Zilá está limpando o apartamento de Gustavo para roubar coisas de lá, mas a empregada a impede. Raul aceita jogar pôquer com Evandro. Teresa pede para Alice não mudar de turma. Ela concorda. Raul vê Teresa e Alice, juntas, no hall do hotel. Ele e Alice discutem. Teresa previne Alice que Raul pode se voltar contra ela. Irritado, Raul desiste de jogar e Evandro o convida para um jantar. Marlene informa Lídia sobre o jantar.

Capítulo 29
Lídia arma com Marlene para ser convidada para o jantar. O plano dá certo. Murilo pede informações a respeito de Inácio para Marlene. Nando e Alice começam a se amar, mas ela desiste. Ele fica aborrecido. As coisas de Ester chegam dos EUA e Pedro as distribui. Pedro fica preocupado porque não consegue arrumar emprego. Murilo sugere a Raul usar Rodrigo para espionar Alice. Teresa promete pedir um emprego para Pedro, no hotel. Raul volta atrás e manda chamar Rodrigo. Raul e Rodrigo se encontram.

Capítulo 30
Raul promove Rodrigo e lhe pede que fique amigo de Alice. Rodrigo pede um tempo para pensar. Pedro vai falar com Evandro sobre um emprego. Inácio alerta Evandro para problemas no elevador do hotel. Pedro não consegue falar com Evandro. Loreta descobre que a carta de referência de Inácio é falsa. Devair arruma emprego como motorista do grupo Pelegrini. Lídia chega para o jantar e se frustra ao descobrir que Raul não foi. Rodrigo aceita fazer o que Raul lhe pedira. Alice, de patins, dá uma trombada em Rodrigo.

Capítulo 31
Alice vai pegar os papéis de Rodrigo, mas ele pede que ela continue a andar de patins. Ficam encantados um com o outro. Rodrigo se apresenta para Marina porque será o encarregado das obras do colégio. Alice e Rodrigo conversam na cantina do colégio e ele fica tenso ao saber o nome dela. Rodrigo diz para Murilo que não encontrou Alice e confessa para Felipe que está apaixonado por ela. Raul manda Murilo sondar como andam as finanças do hotel. Rodrigo liga para Alice. Lídia encontra Raul no hotel.

Capítulo 32
Raul convida Lídia para jantar. Rodrigo convida Alice para ir ao cinema. Pedro arruma emprego como vendedor de equipamentos para construção. Evandro se irrita com Raul por ele tentar comprar o hotel. Albano ouve Loreta falar com Murilo sobre o que Gustavo fez antes de morrer e fica intrigado. Alice e Rodrigo se beijam. Alice e Nando brigam. Rodrigo mostra para Felipe fotos do seu pai. Alice arruma um smoking para Rodrigo ir numa festa encontrar o pai. Raul e Lídia jantam. Rodrigo se decepciona ao ver o pai.

Capítulo 33
Raul pede para passar a noite com Lídia, mas ela recusa. Mas briga com um funcionário do navio por causa de dinheiro. Rodrigo diz para Felipe que vai contar a verdade para Alice, mas quando a encontra, não faz isso. Alice fala sobre ela. Alice diz para Nando que está apaixonada por Rodrigo. Rodrigo fala para a mãe fechar o antiquário porque ele pagará as contas. Rodrigo conta para Raul que ninguém esta manipulando Alice. Raul lhe dá dinheiro e o manda levantar a ficha completa dela.

Capítulo 34
Alice e Rodrigo saem para dançar. Natália não gosta muito de Rodrigo. Max visita Lídia. Alice e Rodrigo se beijam apaixonados. Ela pede para que Rodrigo converse com Natália. Rodrigo encontra Max e desabafa com o pai. Rodrigo fica perplexo ao ouvir Lídia dizer que será a nova senhora Raul Pelegrini. Os dois discutem e Raul diz que vai morar com o pai. Murilo fica irritado ao saber que Beatriz saiu com Inácio. Rodrigo chega na casa de Alice e diz que quer ter uma conversa muito séria com ela.

Capítulo 35
Rodrigo conta para Alice que se aproximou dela para espioná-la. Ela sofre muito. Murilo ameaça prejudicar Inácio se ele não se afastar de Beatriz. Marina cobra de Raul a abertura do inventário de Gustavo para que Teresa possa ser beneficiada. Ele fica irritado. Lídia força um encontro com Raul para poder esnobá-lo. Ele telefona para ela e marcam um encontro. Alice fica sabendo que Rodrigo pediu demissão. Raul e Lídia se beijam e ela continua se negando a transar com ele. Alice vai no apartamento de Max encontrar Rodrigo.

Capítulo 36
Alice perdoa Rodrigo e eles se beijam. Ele apresenta Max para ela. Um mês depois, os dois continuam namorando firme. Beatriz aceita ir com Inácio a uma roda de samba e esnoba um convite de Murilo. Flávia conta para Murilo que ela vai sair com Inácio. Murilo ameaça contar para Evandro sobre a carta de apresentação falsa se Inácio sair com Beatriz. Ele faz isso e Beatriz aceita o convite de Murilo para ir na casa de Raul, em Angra. Raul e Lídia também vão para lá. Alice e Rodrigo transam.

Capítulo 37
Rodrigo e Alice transam e dizem que querem ficar juntos para sempre. Lídia viaja para Angra com Raul e se enturma com os amigos de Murilo que também estão por lá. Heitor se desespera ao saber que Raul também está em Angra e resolve voltar ao Rio. Simone também aparece na casa de Angra. Beatriz flagra Murilo beijando Flávia e fica chateada. Alice diz à mãe que transou com Rodrigo. Ela disfarça, mas não gosta. Flávia diz a Raul que Heitor está na casa. Raul fica furioso. Raul e Lídia resolvem dormir em Angra.

Capítulo 38
Enquanto Daniela e Ronaldo começam a transar no quarto, Lídia, de robe de toalha, encontra-se com Raul na sala. Diz que está com insônia e que vai nadar um pouco. Raul vai atrás. No meio da noite, Loreta vai para o quarto de Breno. Heitor resolve procurar Zilá para descobrir o que foi que Gustavo assinou antes de morrer. Rodrigo procura Evandro para combinar a obra do hotel. Simone rouba a chave do apartamento de Gustavo. Lídia toma dela e as duas brigam feio. Raul diz a Loreta e Úrsula que vai se casar com Lídia.

Capítulo 39
Loreta diz a Murilo que vai fazer tudo para impedir o casamento. Nem que tenha de matar Lídia. Loreta humilha Breno na frente dos outros criados. Breno diz a Loreta que Simone brigou com Lídia. Loreta procura Simone e faz uma proposta indecente: Simone tem de gravar uma conversa com Lídia para ganhar as chaves do apartamento de Gustavo. Simone procura Lídia e grava a conversa. Gabriel passa mal. Pedro sai com ele, desesperado. Simone entrega uma fita a Loreta, onde se ouve Lídia dizer que Raul é um otário.

Capítulo 40
Loreta, com o gravador na mão, diz a Raul pelo telefone que vai fazer um jantar para homenagear Lídia. Loreta vai ao apartamento de Lídia para convidá-la para um jantar inesquecível. Karmita percebe o jeito amável com que Natália fala a Pedro e comenta com Dirceu. Loreta dá ordens a Breno e diz que quer que seja uma noite muito especial. Devair ouve só o final e fica constrangido. Lídia leva um cheque para Simone, mas ela o devolve e diz que Lídia vai precisar porque não vai ter casamento.

Capítulo 41
Karmita diz a Natália que ela não pode ficar passando necessidade sem contar para Alice quem é seu verdadeiro pai. Simone conta para Lídia o que fez e pede desculpas. Lídia quer se vingar e pede ajuda a Simone. Simone pede a Iracema para colocar um gravador no quarto de Breno. Lídia e Simone, ansiosas, ouvem a fita. Alice diz a Natália que transou com o Rodrigo no quarto de Alice. Natália fica revoltada. Depois do jantar, antes da surpresa prometida por Loreta, Lídia lhe mostra a gravação dela na cama de Breno.

Capítulo 42
Loreta, desesperada, pergunta como Lídia conseguiu a fita e o que fazer agora. Lídia, cinicamente, entrega uma terceira fita a ela para mostrar a Raul. Loreta, trêmula, liga o aparelho e toca uma música erudita. Natália pede a Alice para não mais transar com Rodrigo em casa. Todos forçam Inácio a falar a verdade sobre o apartamento, mas ele evita. Murilo convence Raul a continuar as obras do colégio. Natália viaja e Alice transa com Rodrigo em casa. Natália volta antes da hora e flagra os dois.

Capítulo 43
Karmita surpreende Natália e Alice com uma cama de casal como presente de aniversário de Alice. Max diz a Rodrigo que vai procurar Evandro e lhe propor um negócio. Alice diz a Teresa que a situação de Natália está muito complicada. Loreta ameaça Lídia dizendo que vai contar para Raul que Alice namora Rodrigo. Loreta tenta subornar Jáder, mas o tabelião não aceita a proposta. Natália admite a Karmita que está apaixonada por Pedro. Lídia procura Rodrigo para confirmar a história do namoro.

Capítulo 44
Diante da confirmação de Rodrigo, Lídia lhe pede que fique longe de Alice. Os dois têm uma briga. Algumas mães se revoltam contra a criação do namoródromo no colégio de Marina. Lídia vai ao colégio e discute com Alice por causa do seu namoro com Rodrigo. Marina convida Natália para lecionar em seu colégio. Teresa encontra Lídia por acaso e, inocente, comenta a ida de Natália para o colégio. Loreta manda Aderbal roubar o livro no cartório. Lídia diz cobras e lagartos de Natália para Marina.

Capítulo 45
Marina não tem tempo de responder Lídia. Um grupo de mães de alunos, liderado por Rosário, mãe de Ronaldo, chama a imprensa para denunciar o namoródromo. Lídia envenena Rosário em relação a Natália, dizendo que ela e Alice recebem homens em casa. Aderbal é pego pelo vigia do cartório, mas Loreta consegue contornar a situação. Murilo pede Beatriz em casamento. Max propõe a Evandro a construção de um night club no hotel. Marina não recebe Natália, que, desanimada, resolve ir para Londres.

Capítulo 46
Marina resolve convocar uma reunião com todos os pais de alunos. Beatriz diz a Murilo que não vai se casar e sim mudar para Roma. Inácio pede a Leonardo, um amigo seu, para se passar por Djalma para tirar a dúvida de Pedro. Loreta planeja um assalto ao cartório e quase é presa. Natália e Alice têm três dias para embarcar. Rodrigo diz que também vai. Rodrigo e Alice vão jantar com Max. Loreta diz a Raul que ele é o avô de Alice. Natália, junto com Zilá e Karmita, diz a Alice que tem um assunto muito sério a tratar.

Capítulo 47
No apartamento de Gustavo, Zilá, Natália e Karmita começam a fazer rodeios para dizer a Alice que ela é neta de Raul. Ela fica chocada. Raul não quer acreditar na loucura de ser avô de Alice. Raul diz que Gustavo foi vítima de uma farsa armada por Alice. Raul sonda Úrsula para saber se ela se lembra de Natália. Inácio anuncia que vai levar Djalma para jantar em sua casa. Raul quer falar com Zilá. A reunião é realizada em clima tenso. Marina vai à casa de Natália. Ela fica surpreendida com a visita.

Capítulo 48
Marina se desculpa com Natália. Natália diz a Marina que não é fácil aceitar o seu convite mas acaba decidindo por lecionar no colégio. Ela e Alice ficam no Brasil. Beatriz se despede de Inácio e vai para Roma. Pedro diz a Natália que está feliz por ela ficar no Brasil. Zilá conta pra Raul que Alice é mesmo filha de Gustavo, mas ele não quer acreditar. Ela não diz que a moça está sabendo disso. Leonardo, se passando por Djalma, vai jantar na casa de Inácio e todos acreditam nele, mas no final comete uma gafe. Alice fica sabendo por Albano (Pedro Cardoso) o emprego que Raul está oferecendo como caseiro em Angra. Alice diz a Pedro sobre o emprego na casa de Angra de Raul. Em 6 meses ele pode ter dinheiro para voltar aos EUA. Ele hesita. Raul vai ao cartório porque quer fazer sumir a folha da declaração do filho. Evandro está pensando na proposta de Max. Alice diz a Rodrigo que é filha de Gustavo. Rodrigo e Lídia têm uma nova discussão por causa de Alice.

Capítulo 49
Loreta manda Breno visitar Lídia sob o pretexto de lhe entregar um presente e gravar a conversa, mas Breno falha. Pedro aceita o emprego na casa de Raul. Heitor procura Teresa para saber sobre o documento que Gustavo assinou mas ela não sabe de nada. Alice conta para Nando que é neta de Raul, e ele a aconselha a não entrar na briga. Rodrigo, enciumado, briga com Alice. Loreta procura Lídia e diz que vai lhe oferecer um jantar de noivado. Evandro chama Max ao hotel. Alice vai conversar com Teresa.

Capítulo 50
Alice pergunta para Teresa se Raul realmente a passou para trás. Raul contrata um falsário suíço. Albano leva Pedro e Gabriel para Angra. Rodrigo diz a Alice diz que encontrou um terreno barato na região serrana ideal para construir a pousada dos sonhos de Alice. Rodrigo e Alice vão conhecer o terreno e ficam entusiasmados. Marina se surpreende quando recebe o convite do casamento de Lídia na casa de Raul. Úrsula, inocente, conta a Marina que Lídia vai se casar com Raul. Marina conta para Teresa.

Capítulo 51
Teresa fica surpresa. Marina começa a forçar Teresa a pensar no período em quem ela e Lídia ficaram amigas. Teresa começa a se lembrar das situações forçadas por Lídia. Marina diz a Teresa que não está convencida de que Lídia é inocente, promete averiguar e pede ajuda a Evandro. Pedro e Gabriel se divertem em Angra. Gabriel diz a Pedro que quer voltar para os EUA. Teresa e Marina deduzem: foi Lídia quem trocou as agendas com o bilhete comprometedor de Rafael, que causou a separação de Teresa.

Capítulo 52
Marina percebe que foi Lídia quem colocou a carta na agenda. Teresa fica chocada e não quer acreditar que Lídia pudesse lhe fazer tão mal. Raul entende a posição de Lídia. Devair vai no jóquei clube e aposta com Rodrigo e Max. Max joga no azarão e ganha. Rodrigo e Alice não gostam da idéia, mas Rodrigo logo entra no clima do jóquei e resolve apostar com Max. Eles ganham alguns pares e Max o convida a ir para um cassino. Rodrigo fica encabulado. Alice conta a Natália que foi Lídia quem fez a intriga no colégio. Natália procura Marina para falar de Lídia. Marina conta a ela o que sabe de Lídia. Max leva Rodrigo num cassino clandestino. Evandro sabe do acidente de Álvaro, primo de Teresa. Inácio se constrange ouvindo comentários sobre dificuldades de Natália. Max aposta muito dinheiro e Rodrigo o deixa. Wanda diz a Teresa que, no dia em que Raul viajou com outra, Lídia derrubou Albano de propósito para cair o passaporte.

Capítulo 53
Teresa liga para Albano e eles combinam de ir se encontrar na casa de Albano. Natália diz a Teresa que no dia em que ela deu carona a Lídia, a loura deixou o carro no colégio e depois voltou para pegar. Teresa procura Marina para falar sorte a conversa com Albano, mas Marina a corta, dando a notícia da morte de um primo dela em Portugal. Ela embarca para Portugal no mesmo dia. Inácio e Deodato visitam Pedro em Angra. Max quebra a banca do cassino. Natália encontra com Lídia na loja de Loreta e vai falar com ela.

Capítulo 54
Natália e Lídia têm uma discussão acalorada. Max dá o dinheiro para Rodrigo e Alice comprarem o terreno na serra. Alice e Rodrigo vão felizes comprar o lote. Karmita acompanha Natália até um ponto de táxi. O motorista sai em disparada, acaba batendo em outro carro e começa uma briga. Osmar, o motorista do outro carro, dá uma carona para Natália. Para surpresa de Rodrigo, o terreno aumentou de preço. Alice resolve vender algumas jóias de estimação para comprar o terreno. Inácio diz a Murilo que vai desistir de tudo.

Capítulo 55
Karmita encontra-se com Natália e Osmar. Murilo ameaça Inácio com a possibilidade de entregar a carta falsificada a Evandro. Teresa viaja para Portugal. Natália procura Albano e lhe fala sobre o episódio do passaporte. Albano lhe fala de Marlene. Natália e Marina investigam como Marlene foi contratada no hotel. Natália e Osmar se encontram novamente. Eles já estão empolgados. Lídia convence Raul a convidar Simone para a festa. Natália fala de Marlene para Osmar e ele promete levantar toda a ficha dela.

Capítulo 56
Alice pergunta a Natália se ela está namorando. A mãe diz que não, mas admite que sente algo por Osmar. Osmar chega com a ficha completa de Marlene. Ele arma um plano para ir ao hotel e fazê-la contar toda a história do passaporte. Eles saem para tomar um chope. Inácio diz a Joel que está triste. Osmar convida Marlene para ir à festa. Marlene diz para Osmar o nome da moça que viajou com Raul. Evandro convida Marilu para ir à festa com ele. Ao ver todas as coincidências na festa, Lídia fica muito nervosa.

Capítulo 57
Ainda inocente, Raul dá um colar de brilhantes a Lídia. Marina liga para Teresa e diz que a verdade está quase vindo à tona. Teresa faz questão de ligar para Lídia. Evandro e Marina contam a verdade para Raul. Ele fica pensativo, mas no final da festa diz que vai ficar com Lídia. Descontrolada, Marina sai em alta velocidade com o carro e bate num poste. Inácio a socorre e conta a ela o seu drama. Eles vão para casa de Natália. Sabendo da verdade, Alice resolve lutar pela herança que lhe cabe.

Capítulo 58
Comovida com a história de Inácio, Marina diz que vai contar a Evandro. Rodrigo recebe um dinheiro e resgata as jóias da avó de Alice. Murilo vai à casa de Inácio para expulsá-lo. Loreta, nervosa, conta a Raul tudo sobre Inácio, mas ele está tranqüilo: Sabatier já fez o serviço. Evandro, magoado, demite Inácio. Marina tenta interceder, mas não consegue. Teresa chega de Portugal com sua sobrinha Bárbara. Inácio fala toda a verdade para Pedro, que chegou de Angra. Alice conta para Teresa que é sua neta.

Capítulo 59
Murilo chega à casa de Inácio e discute seriamente com Joel. Rodrigo descobre que o aluguel de Max está atrasado. Ele tenta conversar com o proprietário, mas este lhe diz que já está cansado de perdoar Max. Antes de decidir se mudar para a casa de Heitor, Rodrigo alerta Max sobre o despejo. Osmar descobre que Jáder foi demitido. Murilo fala com Loreta sobre a demissão de Jáder. Ela fica apavorada. Osmar, Alice e Natália vão ao cartório e descobrem que a filha de Gustavo agora se chama Antônia.

Capítulo 60
Osmar pede ao cartório uma cópia da declaração de Gustavo. Deodato diz a Inácio que não o considera mais seu filho. Joel, Inácio e Deodato se mudam para Honório Guergel. Osmar desconfia que a pessoa que está na declaração seja de algum orfanato. Dirceu consegue uma listagem com todos os orfanatos da cidade. Depois de várias tentativas, Osmar descobre que a herdeira já morreu. Bárbara fica encantada com Rodrigo. Alice vai à holding. Osmar e Natália se beijam. Alice invade a sala de Raul Pelegrini.

Capítulo 61
Alice diz a Raul que vai botá-lo na cadeia. Devair tenta convencer Deodato a perdoar Inácio, mas ele está irredutível. Rodrigo fala de Max para Osmar, que promete ajudá-lo. Osmar procura o senhorio de Max e consegue realugar o apartamento. Agora Max e Osmar moram juntos. Um advogado famoso se oferece para defender Alice no caso. Ela o dispensa e convida Osmar para assumir o caso. Inácio desaparece de casa e deixa apenas um bilhete. Raul e seus capangas invadem o apartamento de Osmar.

Capítulo 62
Raul tenta subornar Osmar. Ele oferece US$ 200 mil para o advogado fingir que está defendendo Alice. Osmar o expulsa de casa. Devair descobre que Inácio está morando num quarto no centro da cidade. Natália e Osmar se beijam e vão para o quarto. Raul descobre que a juíza que cuidará do seu caso é incorruptível. Dirceu encontra Inácio. Karmita dá emprego a Inácio e o convida para morar com ela e Dirceu. Loreta propõe a Raul um plano envolvendo Simone. Raul conversa com Simone em seu escritório.

Capítulo 63
Raul faz uma proposta a Simone, que aceita na hora. Desde que fique sentada ao lado de um banqueiro no jantar promovido por Loreta. Bárbara propõe uma sociedade a Rodrigo. Alice, enciumada, briga com Rodrigo por causa de Bárbara. Osmar entra com o pedido de perícia no livro. Karmita dá um jantar para comemorar o resultado da perícia, mas esta dá vitória a Raul. Raul comemora com Loreta, Murilo e Fausto. Simone é chamada a depor e apresenta um laudo médico, afirmando que Gustavo era estéril.

Capítulo 64
Loreta encontra um ex-colega de Natália que pode lhe ajudar no processo. Raul permite que Simone faça companhia a Lídia na viagem à Los Angeles. Para provar que o laudo medico apresentado por Simone à juíza era falso, Inácio pede a Joel que siga o médico responsável pelo laudo, Dr. Belchior. Depois disso, Osmar liga para o médico sob o pretexto de que era da parte de Raul Pelegrini. Nervoso, Dr. Belchior diz que não tem nada a tratar com Raul e que combinou tudo com Murilo. Ainda dentro do plano, Devair aborda o médico e diz que Raul quer falar com ele. Devair leva Belchior para Honório Gurgel. Inácio, Osmar, Devair e Joel interrogam Belchior num carro da holding. Inácio finge já saber de toda a história e Belchior acaba confessando toda a tramóia armada por Loreta e Murilo.

Capítulo 65
Assustado, Belchior procura Loreta e Murilo, diz que foi descoberto e pede dinheiro para fugir. Loreta e Murilo se desesperam. Simone viaja para Los Angeles para encontrar Raul e Lídia mas, antes, dá uma passada no Paraguai. Inácio presta depoimento à juíza e se sai muito bem. Osmar, entusiasmado, acha que o depoimento de Inácio pode ser decisivo. Vítor depõe e diz que Natália era promíscua. Em seu depoimento, Loreta afirma que Antônia era filha de Gustavo. Inácio pega bico como motorista de Max em suas viagens. Fica comprovado que o laudo médico apresentado por Simone é falso. A juíza determina que seja feito o exame de paternidade com os avós. Raul é intimado a fazer exame de sangue. Preocupado com a situação, Fausto liga para Raul em Los Angeles, dizendo que ele corre o risco de ir para a cadeia. Raul volta imediatamente.

Capítulo 66
Raul se recusa a fazer o exame. Fausto diz a Raul que ele está encurralado, podendo a juíza decidir que Alice é filha de Gustavo. Raul viaja para o Uruguai para não receber a intimação. Bárbara encontra a casa para montar seu escritório com Rodrigo. Alice fica desanimada com o ritmo do processo e enciumada com o entusiasmo de Bárbara e Rodrigo. Bárbara e Rodrigo inauguram o escritório com festa. Teresa se lembra de que há uma mecha de cabelo de Gustavo no túmulo de sua mãe. Osmar pede a exumação do corpo da mãe de Teresa. A perícia comprova que a mecha de cabelo era do pai de Alice. Osmar conta a Alice que a perícia provou que a mecha era mesmo de Gustavo.

Capítulo 67
Osmar diz a Alice que ela vai receber a herança de Gustavo. Todos comemoram a vitória na casa de Alice. Osmar é o grande reverenciado da noite. Karmita pede a Natália que deixe Rodrigo e Alice a sós e ainda a convence a procurar por Osmar. Natália vai à casa de Osmar e ele fica surpreso. Lídia e Simone retornam da viagem. Raul não se conforma com a derrota, chama Simone e Loreta de incompetentes e irresponsáveis e diz que Alice venceu. Alice conta a Nando que decidiu ficar com o sobrenome de sua mãe. Paulo Wilson abandona Max e procura outro empresário. Inácio diz a Max que aprendeu muito com ele. Alice e Natália preparam suas coisas para viverem no apartamento que era de Gustavo e se mudam para o apartamento. Rodrigo diz a Alice que ela será feliz ali.

Capítulo 68
Alice garante que não tem problemas em viver numa casa que foi de Gustavo. Lídia é irônica com Loreta, dizendo a ela que prefere que ela cuide da casa porque Lídia não tem vocação para governanta. Alice vai à holding falar com Raul. Raul hesita, mas acaba recebendo Alice em seu escritório. Alice oferece a Raul o terreno que era de Gustavo pelo triplo do preço. Raul fica revoltado e a chama de chantagista. Alice diz que só vende por US$ 450 mil dólares e à vista. Natália fica angustiada enquanto Alice fala com Raul. Raul abre uma conta bancária para Lídia com depósito mínimo e lhe dá um cartão de crédito com limite de crédito limitado. Ela fica frustrada.

Capítulo 69
Raul diz a Lídia que ela não vai precisar gastar muito porque eles ficam sempre em casa. Raul pede a Loreta para não deixar que Lídia se exceda nos gastos. Lídia estoura o limite do cartão no primeiro mês. Max contrata novo ator para seus bailes: Kid Mantovani. Sem saída, Raul se rende à proposta de Alice e compra o terreno. Osmar conta a Deodato que, com o dinheiro do terreno, Alice comprará um prédio inteiro em Bonsucesso para o pessoal de Honório Gurgel. Lídia reclama com Simone que quase não sai e que não tem dinheiro. Simone sugere que engravide. Todos se mudam para Bonsucesso.

Capítulo 70
Fausto sugere a Raul que ele abra uma empresa fantasma em Miami para driblar a fiscalização e continuar sonegando. Bárbara chama Rodrigo para ir a Parati e Alice fica furiosa. Inácio ajuda Joel na mudança. Na chegada à nova casa, Deodato abraça Inácio e o convida para morar com eles. Raul lê no jornal que Alice comprou o prédio e fica furioso, e diz a Loreta que não vai se casar em comunhão de bens com Lídia. Lídia separa vários convites de eventos importantes, mas Raul recusa a todos e impede a esposa de ir sem ele. Preocupada com a fortuna do tio, Loreta pede a Raul que faça um testamento para que Alice não seja herdeira. Raul diz a Lídia que quer ter um filho.

Capítulo 71
Úrsula se encontra com Teresa no hotel de Evandro. Depois de um tempo de conversa, Teresa convida a amiga para visitar sua nova casa. Marina faz Úrsula ir tomar um chá com Teresa. Úrsula conta uma mentira em casa e passa o fim de semana com Teresa. Max parte com Inácio para Itaporanga para o show de estréia de Kid Mantovani. O trio é recebido com festa na cidade. Kid é a grande atração das garotas do lugar. Inácio conhece Cilene, uma bela morena, fica empolgado e a chama para ajudar no baile de debutantes. Fausto sugere Úrsula como a dona da empresa fantasma em Miami. Raul registra sua nova empresa em nome de Lídia, mas não a deixa saber.

Capítulo 72
Lídia espertamente tenta saber o que exatamente ela está assinando, mas tem medo de perguntar e não consegue descobrir. Cilene é apresentada a Max. Max diz a Cilene para que o procure no Rio. Cilene se prepara para viajar para o Rio, mas acaba perdendo o ônibus numa parada. Inácio, casualmente, está passando por lá e oferece uma carona. Úrsula conhece Alice. Lídia diz a Simone que não conseguiu ler o que assinou. Inácio acompanha Cilene até a rodoviária para ela pegar sua mala que ficou no ônibus. Cilene vai parar na casa de Heitor e Rodrigo. Lídia vai ao médico e descobre que não pode mais ter filhos.

Capítulo 73
Lídia comenta com Simone sobre seu passado de pobre. Diz que se engravidou e fez um aborto que a deixou estéril. Rodrigo mostra a planta da pousada a Alice. Cilene começa a sentir a dificuldade da cidade grande. Inácio pede a Karmita que a empregue na loja. Gracinda arranja emprego para Cilene numa livraria da Zona Sul. Lídia conhece o marido que tem e sabe que ele não vai querer uma mulher que não pode ter filhos. Lídia pede a Rodrigo que se aproxime novamente de Raul e que desista de Alice. Ele manda a mãe embora de sua casa. Lídia não sabe como contar a Raul que não pode mais ter filhos. Os Pelegrini viajam para Angra. Lídia e Pedro se encontram pela primeira vez.

Capítulo 74
Ao ver Pedro, Lídia não se controla e deixa cair no seu pé uma xícara. Eles não se falam, mas a troca de olhares é evidente. Refeita do susto de ter visto Pedro, Lídia vai para seu quarto e tem uma crise de choro. Depois ela confessa a Simone que o caseiro foi o grande amor de sua vida. Raul vai para uma ilha e pede que Pedro leve Lídia. Lídia simula um mal estar para não ter de andar na lancha dirigida por Pedro. No dia seguinte, ela volta para casa no carro de Raul, mas é Pedro quem está ao volante. A destrambelhada Cilene tem problemas na livraria. Inácio convida Cilene para ir ao cinema. Heitor não gosta muito. A pretexto de pagar uma antiga promessa, o banho de noturno de Lídia, Raul convida a esposa para voltar a Angra.

Capítulo 75
Lídia disfarça e fala a Raul que não pode ir porque Simone está passando mal e ela não quer deixar a amiga sozinha. Raul convence Lídia de ir. Gabriel diz a Pedro que quer voltar para os Estados Unidos. Sem, dinheiro para isso, Pedro diz ao filho que a volta é questão de tempo. Em Angra, ele chama Pedro para prestar contas. Ela fica um pouco mas logo some. Heitor tenta beijar Cilene mas Joel e Deodato chegam. Apaixonado, Inácio leva Cilene ao cinema. Na volta para casa os dois se beijam, mas Cilene está em dúvida entre os amores de Inácio e de Heitor, que também está apaixonado pela morena. Evandro sai com Teresa e tenta um namoro. Ela desconversa. Deodato se encanta com Cilene. Raul sai de lancha e deixa Lídia sozinha. Inácio beija Cilene. Em Angra, Lídia aproveita que está sozinha e procura Pedro em sua casa.

Capítulo 76
Lídia e Pedro falam do passado e ela diz a Pedro que ele regrediu. Alexandra dá conselhos para Cilene. Yone encontra Joel e se entreolham com desejo. Lídia tem uma crise de choro e confessa a Pedro que se decepcionou com Raul. Ele não se sensibiliza com o drama de Lídia e os dois brigam por causa da ambição dela. Lídia sai furiosa e é vista por Devair e Gabriel. Alice briga com Rodrigo por causa da pousada. Joel aconselha Rodrigo a aceitar o dinheiro de Alice. Loreta convida Bárbara para reformar o jardim da casa de Raul e aproveita para falar mal de Alice. Bárbara confessa a Teresa que está apaixonada por Rodrigo. Simone e Pastor se beijam. Flávia agarra Murilo. Raul pede a Pedro que ele vá ao Rio. Lídia resolve tratar Pedro como subalterno.

Capítulo 77
Chega ao Brasil Carlota, uma milionária que já teve um caso com Raul. Kid Mantovani abandona Max. Bárbara diz a Teresa que vai lutar por Rodrigo. Teresa tenta fazer Bárbara desistir de Rodrigo. Bárbara convida Rodrigo para sair na frente de Alice, provocando ciúmes na rival. Alice e Bárbara discutem. Teresa briga com Bárbara, que decide se mudar para o Garnier. Pedro chega ao Rio. Raul o manda para a sua casa. Pedro fala de Lídia para Joel. Marina leva Carlota à loja de Loreta. Pedro vai à casa de Raul e ele pede que Pedro volte ao Rio na sexta. Na saída, Pedro acaba se encontrando com Lídia. Ela ordena que ele saia pela porta dos fundos. Breno diz a Loreta que ouviu Lídia falar para Simone sobre uma grande decepção. Loreta fica interessada.

Capítulo 78
Loreta chama Simone para à recepção em homenagem a Carlota e ainda lhe dá um vestido de presente. Bárbara vai morar no hotel de Evandro. Cilene confundiu um segurança da livraria em que trabalha e é demitida. Inácio leva Cilene para conhecer o Pão de Açúcar e eles se beijam. Evandro manda chamar Max pra conversar. Max pensa que é um dos convidados e vai à festa de Carlota. Simone conta a Loreta que Lídia é estéril. Loreta revira o quarto do casal e coloca os exames na pasta de Raul. Raul vê os resultados e cobra explicações da esposa.

Capítulo 79
Lídia diz a Raul que não sabia que era estéril. Raul discute com Lídia vai dormir no quarto de hóspedes. Lídia diz a Simone que não vai à festa. Raul elogia Pedro e Murilo fica com ciúmes. Loreta diz a Lídia que Raul já teve um caso com Carlota. Lídia resolve ir à festa. Pensando que foi convidado, Max comete uma gafe na portaria do hotel. Comovida, Marina o leva para a festa. Yone e Joel dormem juntos. Na festa, fica claro que Raul teve um caso com Carlota porque Raul joga charme para Carlota. Marina dá força para os dois ficarem juntos. Loreta diz a Carlota que o casamento de Raul não vai bem. Lídia pede para ir embora. Raul manda o motorista levá-la e termina a noite no quarto de Carlota.

Capítulo 80
Raul chega em casa de manhã e Lídia finge dormir. Joel conta a Yone sobre Lídia e Pedro. No café, Loreta comenta com Murilo, mas Lídia chega como se não tivesse acontecido nada. Lídia resolve não brigar com Raul, porém diz a Simone que odeia Raul, mas que não vai perder tudo agora. Alice diz a Natália que quebra a cara de Bárbara se ela se meter com Rodrigo de novo. Bárbara insinua para Rodrigo que Teresa não está bem. Raul diz a Lídia que tem um jantar de negócios e vai se despedir de Carlota. Max convida Marina para jantar. Loreta volta a freqüentar o quarto de Breno. Loreta fica furiosa por Lídia não brigar com Raul. Yone diz a Loreta que Lídia já foi apaixonada por Pedro.

Capítulo 81
Max está impecável para o jantar com Marina, mas ela vai de tênis e o deixa desconcertado. Max e Marina jantam num restaurante simples. Loreta planeja empurrar Lídia para Pedro. Cilene vai ter uma entrevista e Heitor lhe ensina como se comportar. Ao pretexto de que há muito desperdício em Angra, Loreta diz a Raul que vai lá. Marina comenta com Teresa sobre a noite com Max. Simone diz a Lídia que Raul se encontrou com Carlota antes de ela viajar. Cilene faz a entrevista e é reprovada. Uma amiga de Heitor oferece um emprego para Cilene. Loreta leva Alexandra para Angra para investigar Pedro. Ao ver Pedro, Loreta sente falta de ar e se desconcerta.

Capítulo 82
Loreta, insinuante, pede a Pedro uma lista com todos os vinhos da adega. Mais tarde, ela manda Devair levar Gabriel para passear e vai à casa de Pedro. Abre os botões da blusa e se insinua novamente. Raul resolve viajar para Berlim e se encontra com Carlota em Paris. Antes, Raul pede para Murilo vigiar Lídia. Este tomará seu lugar no Grupo por uma semana. Loreta diz a Lídia que Raul vai se encontrar com Carlota. Lídia diz que não se importa, desde que o marido use camisinha. Max beija Marina. Loreta convence a Raul de que Lídia deve ir para Angra. Cilene atrapalha uma gravação e leva um bronca do diretor. Max leva Marina para jantar e não a deixa pagar a conta. Ela não gosta. Raul aconselha Lídia a ir para Angra com Loreta.

Capítulo 83
Assustada, Lídia tenta relutar, mas acaba aceitando a viagem. Loreta leva também Aderbal. Murilo assume interinamente a presidência da holding e só faz trapalhadas, agindo como um ditador. Marina deixa Joel participar do simulado. Bárbara se declara para Rodrigo e diz que não tem pressa. Loreta quer que Aderbal tire uma foto de Lídia e Pedro juntos. Num emprego de produtora de merchandising, Cilene interrompe as gravações várias vezes e é demitida. Loreta confere uma lista encomendada a Pedro e pede para que ele entregue a outra no quarto de Lídia. Inácio vai para a cama com Cilene. Pedro vai ao quarto de Lídia e a encontra trajando apenas uma toalha de banho.

Capítulo 84
Lídia e Pedro ficam perturbados. Lídia briga com Pedro e diz que ele não vai conseguir destruir seu casamento. Cilene diz a Inácio que não o ama. Max vai jantar com Marina. Max concorda que Marina pague a conta, mas o maitre diz que é por conta da casa. Aderbal diz a Loreta que Pedro ficou só oito minutos e meio no quarto de Lídia. Joel é reprovado no simulado. Marina volta ao restaurante e descobre que Max combinou tudo com o maitre. Alice empresta dinheiro a Joel e ele vai estudar na casa de Pedro em Angra. Joel vai estudar em Angra. Lídia compra uma pipoqueira para Gabriel. Loreta decide voltar para o Rio. Lídia vai à casa de Pedro e os dois se beijam.

Capítulo 85
Pedro desfia Lídia a abandonar tudo e ficar com ele. Lídia acha impossível e diz que Pedro enlouqueceu. Gabriel diz a Pedro que gostou muito de Lídia. Aderbal conta a Loreta que Lídia deu um presente a Gabriel. Raul volta da viagem e traz presentinhos para Lídia. Ela mal consegue conter o ódio. Bárbara assedia Rodrigo outra vez. Teresa e Bárbara se reconciliam, mas a sobrinha prefere continuar morando sozinha. Marina discute com Flávia por causa de Max. Flávia pergunta a Valquíria sobre Max e ouve falar de Osmar. Flávia sonda Osmar para obter informações sobre Max. Murilo, a mando de Loreta, indica Pedro para um cargo na holding, como, por exemplo, administrador da casa de Angra dos Reis.

Capítulo 86
Raul gosta da idéia e diz a Murilo que vai pensar na sugestão. Osmar inventa histórias de Max para Flávia. Heitor confessa para Albano que está apaixonado por Cilene. Murilo volta atrás com relação à contratação de Pedro. Raul manda chamar Pedro, faz a proposta, mas o caseiro diz que precisa pensar. Raul lhe dá dois dias de prazo. Inácio leva Cilene e Gabriel para uma roda de samba. Gabriel fica encantado. Cilene não sabe se gosta de Inácio. Pedro não sabe se aceita a proposta de Raul para ser administrador da casa de Angra. Pedro diz que já tem quase todo o dinheiro para a viagem. Pedro pergunta a Gabriel se ele quer realmente deixar o Brasil.

Capítulo 87
Gabriel diz a Pedro que quer ficar no Brasil. Lídia admite para Simone que não é feliz. Raul leva novos papéis para Lídia assinar. Ela tenta saber o que assinou, mas não consegue ler nada. Lídia vê apenas que é algo sobre Berlim e não Miami como Raul falou. Bárbara diz a Úrsula que não acredita que Rodrigo vá se casar com Alice. Heitor arruma novo emprego para Cilene num bar. Flávia e Marina têm nova discussão. Teresa aconselha Marina a falar sobre o problema com Max. Pedro vai à holding Ramos Pelegrini dar a resposta sobre o emprego. É recebido por Murilo, mas diz que só fala com Raul. Raul hesita um pouco, mas acaba deixando Pedro entrar.

Capítulo 88
Pedro diz a Raul que só aceita o trabalho se o salário for 50% maior. Raul fica perplexo. Max, com muito tato, mostra para Marina que ela sempre preferiu Beatriz a Flávia. Raul resolve contratar Pedro. Pedro diz a Deodato que vai ficar no Brasil. Todos comemoram a decisão de Pedro na casa de Natália. Osmar fica com ciúmes de Pedro e vai embora. Alice pergunta a Natália se ela sente algo por Pedro. Natália confessa que já sentiu, mas acabou. Pedro vai à casa de Raul e se encontra com Lídia.

Capítulo 89
Lídia e Pedro se desentendem mais uma vez. Raul sentiu o clima hostil entre Lídia e Pedro, mas pensa que ela está sendo influenciada por Murilo. Heitor fica acordado esperando Cilene voltar e tenta em vão beijá-la. Marina tenta conversar com Flávia, mas ela destrata a mãe outra vez. Kennedy diz a Úrsula que quer sair mais cedo do trabalho para estudar. Raul diz a Lídia que não pode sair com ela porque tem uma reunião e sai com outra. Lídia coloca um espelho perto do cofre e descobre o segredo.

Capítulo 90
Úrsula pede a Raul para liberar Kennedy mais cedo e ele nega. Kennedy procura Raul e é destratado por ele. Lídia tenta abrir o cofre, mas Loreta chega bem na hora. Lídia oferece US$ 3 mil para Etevaldo abrir o cofre e roubar os documentos de Raul. Lídia, nervosa, vigia a casa enquanto Etevaldo abre o cofre. Raul chega mais cedo. Lídia consegue despachar Etevaldo com os documentos e vai para o quarto com Raul. Depois do jantar, Raul vê Kennedy perto do cofre. Raul fica furioso. Kennedy, nervoso.

Capítulo 91
Raul e Kennedy discutem. Raul abre o cofre, vê que os papéis sumiram e o acusa de ladrão. Kennedy diz que ele é corno. Lídia, transtornada, aproveita a situação e diz que suas jóias foram roubadas do cofre. Etevaldo vê a confusão e foge. Kennedy foge para a casa de Zilá. Alice e Rodrigo escondem Kennedy na casa de Alice. No caminho, passam por uma blitz e só Kennedy é revistado porque é preto. A policia chega na casa. Teresa e Evandro saem para jantar. Marina vai à casa de Max e ele contrata um bufê.

Capítulo 92
Teresa e Evandro se beijam. Lídia diz a Etevaldo que não vai lhe pagar nada e o ameaça para ele não denunciá-la. Devair desconfia de Etevaldo e conta para Raul. Raul e Murilo vão ao quarto de Etevaldo e recuperam as jóias. Raul pressiona Etevaldo para saber se ele agiu sozinho. Lídia, nervosa, vai para o seu quarto. Teresa e Evandro dormem juntos. Etevaldo promete devolver os documentos na manhã seguinte. Murilo se propõe a ligar para a policia e encerrar o caso. Mas Raul quer se vingar de Kennedy.

Capítulo 93
Marina aconselha Max a viver a realidade, mas Max insiste em continuar sonhando. Ronaldo se matricula em um cursinho. Lídia também não entende porque Raul quer prejudicar Kennedy. Osmar chega de São Paulo e diz que todos agiram mal escondendo Kennedy. Lídia pede a Simone para contratar um advogado para ele. Loreta irrita Alexandra na preparação da vitrine para o concurso. Osmar tenta sem sucesso convencer Kennedy a se apresentar à policia. Zilá vai à holding falar com Raul e é destratada.

Capítulo 94
Raul continua insensível aos pedidos de Zilá por Kennedy. Kennedy aproveita que não tem ninguém em casa e desaparece porque está com medo de ser preso. Devair conta para Alice que o motivo da raiva de Raul contra Kennedy é que o garoto o chamou de corno. Devair bola um plano para capturar Etevaldo. Desencantada com o tratamento dispensado ao neto, Isaura (Zeni Pereira) deixa a casa dos Pelegrini. Kennedy vai para a casa de Deodato. Devair consegue pegar a carteira de Etevaldo, que estava em poder de Iracema.

Capítulo 95
Bárbara convida Flávia para ir ao cinema. Flávia acha estranho, mas aceita. Zilá e Rangel convencem Kennedy a dizer onde está. Assim que ficam sabendo, Rodrigo e Alice vão à casa de Deodato. Osmar tenta convencer Kennedy a depor, mas ele está irredutível. Karmita presenteia Inácio e Cilene com dois convites para a festa do concurso de vitrines. Inácio, misteriosamente, consegue um dinheiro e compra roupas novas para ele e Cilene irem à festa. Simone vai procurar Pedro na holding.

Capítulo 96
Simone convida Pedro a ir à sua casa. Pedro não sabe se aceita o convite. Após muita insistência de Osmar, Kennedy vai à delegacia depor. Inácio diz a Pedro que ganhou dinheiro para as roupas jogando no Jockey. Devair encontra Etevaldo e liga para Osmar. Osmar deixa Kennedy sozinho com o delegado. Nervoso, ele foge pela janela. Devair distrai Etevaldo jogando sinuca. Kennedy é preso. Evandro procura Raul para falar sobre Kennedy. Simone tenta convencer Pedro a visitar Lídia na clínica.

Capítulo 97
Evandro diz a Raul que ele não presta. Alexandra abandona a loja de Loreta no dia do concurso de vitrines. Rangel e Zilá vão à festa na tentativa de falar novamente com Raul. Alice tenta impedir. Natália ajuda Yone a arrumar a vitrine da loja e o resultado é ótimo. Alice encontra Raul e o chama de otário na frente de jornalistas. Raul ameaça Rangel de morte. Evandro e Teresa intercedem e todos brigam. Teresa dá um tapa em Raul. Possesso, Raul vai embora. Acidentalmente, Raul atropela Rangel. Alice vê.

Capítulo 98
Raul foge, incentivado por seus empregados, e Rangel é socorrido imediatamente. No hospital, Rangel se despede de Zilá antes de ser operado. Alice diz a todos que Raul não teve culpa. Osmar processa Raul por homicídio. Raul está preocupado com o que pode acontecer caso Rangel morra. Rangel não resiste à cirurgia e acaba morrendo. Teresa fala com Marina sobre o seu envolvimento com Evandro. Alice diz que não pode mentir caso deponha sobre o acidente. Raul não admite, mas teme ir para a cadeia.

Capítulo 99
Raul manda seu advogado começar a comprar testemunhas. Aderbal chantageia Loreta para que ela libere para ele o quarto que era de Etevaldo. Ele ameaça contar a Raul toda a trama de Loreta para fazer com que Pedro e Lídia se encontrassem. Alexandra pensa em abrir seu próprio negócio e convida Yone para trabalhar com ela. Osmar pressiona o delegado para que solte Kennedy e promete capturar Etevaldo. Karmita e Gabriel compram uma árvore de Natal. Alice falta à aula. A diretora do colégio vai à casa de Alice.

Capítulo 100
Marina aconselha Alice a dizer somente a verdade. Yone diz que precisa ir ao médico, falta ao trabalho e participa como modelo de um desfile de modas. Valquíria vai à loja de Loreta e diz que Yone está no desfile. Loreta demite Yone. Rodrigo recebe um convite de trabalho em Manaus, mas não sabe se aceita por causa de Alice. Etevaldo liga para Lídia e chantageia Simone. Devair leva Simone para entregar o dinheiro que Etevaldo lhe exigiu. Assustada, Simone pede ajuda a Devair, que vai se encontrar com Etevaldo.

Capítulo 101
Devair diz que Simone está no outro lado da rua, que é mais seguro, e o leva até lá. Devair pede ajuda a um amigo seu e prende Etevaldo. Devair liga para Osmar, que liga para a polícia. Teresa aconselha Alice a mentir no depoimento. Pedro vai à loja de Loreta à procura de uma carta que ela roubou. Etevaldo consegue escapar dos seguranças e troca tiros com a polícia. Ferido, Etevaldo inocenta Kennedy e depois morre. Perplexa, Simone pede carona a Pedro e o conduz à clínica onde está Lídia.

Capítulo 102
Pedro se recusa a entrar na clínica. Alice diz a Rodrigo que ele deve ir à Manaus. Dirceu aconselha Karmita a lutar por Max. Alice confessa a Natália que não quer que Rodrigo viaje. Loreta entrega a Murilo a carta roubada. Murilo leva, orgulhoso, a carta para Raul, mas não era a que ele esperava. Rodrigo viaja para Manaus e diz que volta antes do depoimento. Raul humilha Murilo e ele vai contar a Loreta. Raul descobre que a testemunha comprada pelo seu advogado tem a ficha suja. Raul vai à casa de Alice.

Capítulo 103
Raul diz a Alice que está arrependido de tudo o que fez e pede a ela que o ajude a ser um novo homem. Alice conta o ocorrido para Natália. Raul pede a Úrsula para acompanhá-lo na casa de Zilá. Raul pede perdão a todos e convida Kennedy e Isaura para trabalhar na casa de novo. Kennedy e Isaura ficam balançados com o gesto de Raul. Zilá diz que não acredita em uma palavra de Raul. Albano ouve Raul dizer que estava representando o tempo todo. Albano conta para Alice. Começa o depoimento de Alice.

Capítulo 104
Alice diz ao delegado que Raul é inocente. Rodrigo se desculpa com Alice por ter chego atrasado, mas ela briga com ele. Todos os vestibulandos se reúnem no Hotel Garnier. Joel está desanimado com a prova que fez. Evandro prepara o hotel para as festas. Osmar prova para Max que ele precisa se organizar para ganhar dinheiro. Murilo confessa a Loreta que tem admiração por Alice. A loja de Loreta vence o concurso. Loreta sugere a Murilo que se case com Alice. Loreta convida Natália para trabalhar na loja.

Capítulo 105
Natália diz a Loreta que precisa pensar na proposta, mas aceita receber o prêmio com ela. Loreta diz a Murilo que o seu plano já começou a dar certo. Tem certeza que Natália aceitará o convite. Isaura volta à casa dos Pelegrini. Bárbara e Flávia saem juntas novamente. Marina sugere a Evandro que contrate Max para a festa de fim-de-ano. Loreta sugere a Raul que, para fazer Lídia feliz e tirá-la da clínica, contrate Rodrigo para fazer um projeto de casas. Natália fala para Alice sobre a proposta de Loreta e ela fica furiosa.

Capítulo 106
Loreta convence Raul a contratar os serviços do escritório de Rodrigo. Natália vai receber o “Prêmio Zuzu Angel” e Alice aparece por lá. Loreta insiste com Natália para que aceite o emprego de estilista. Evandro convida Max para organizar o reveillon no Garnier. Max promete a maior festa que o hotel já teve. Úrsula pede a Isaura que não vá embora da casa dos Pelegrini, mas a cozinheira está decidida. Murilo se encontra com Rodrigo. Natália diz a Alice que vai aceitar o emprego na loja de Loreta.

Capítulo 107
Alice diz que respeita, mas que não concorda com a idéia. Murilo convida Rodrigo para projetar um condomínio que será construído pela holding no Recreio dos Bandeirantes. O arquiteto pede um tempo para pensar. Inácio é pressionado por um homem a pagar-lhe a dívida. Pedro se anima com o incentivo da holding e diz que tem uma idéia de milhões de dólares. Osmar vai à loja de Loreta e os dois saem para jantar termina a noite na cama de Osmar. Nesse momento, toca a campainha. É Natália.

Capítulo 108
Loreta se esconde no banheiro de Osmar enquanto ele vai abrir a porta. Loreta foge pela janela, vestindo apenas uma capa de chuva. Natália encontra a pulseira de Loreta no quarto e entende tudo. Pedro trabalha no seu projeto milionário. Inácio pede a Cilene todo o seu salário emprestado para pagar o que deve. Cilene dá, mas termina tudo com ele. Max aceita o convite de Karmita e passa o natal na casa dela, mas leva Marina. Osmar também vai à casa de Karmita onde todos comemoram o Natal.

Capítulo 109
Osmar tenta falar com Natália, mas ela não quer falar com ele. Osmar convida Natália para passarem o reveillon juntos, mas ela novamente o dispensa. Cilene diz a Inácio que não vai passar o reveillon com ele. Vai ao Garnier com Heitor. Karmita vende a loja e também vai trabalhar com Loreta. Em retribuição ao Natal, Marina convida Karmita para o reveillon. Todos vão ao hotel de Evandro, menos Inácio e Osmar. Max recebe elogios de todos pela festa. Valquíria diz a Max que Marina pedia a Evandro para convidá-lo.

Capítulo 110
Flávia prefere a festa particular em suíte do hotel com hóspedes americanos. Max conta para Heitor o motivo de sua tristeza. Max resolve ir embora mais cedo. Heitor diz a Evandro o motivo do sumiço de Max. Heitor e Cilene estão saindo quando uma garrafa atirada da suíte dos americanos atinge a um dos convidados. Todos os baderneiros da suíte, inclusive Flávia, vão parar na delegacia. Inácio encontra Cilene, os dois saem juntos e encontram Max sozinho na praia. Osmar vai ao hotel e dá um soco em Pedro.

Capítulo 111
Rodrigo leva Osmar embora. Karmita convence Max a ir para casa. Flávia é liberada da delegacia. Bárbara diz a Flávia que Marina preferiu ir para a delegacia a ajudar Max. Marina briga com Max. Ele lhe pede desculpas. Heitor briga com Cilene. Natália aceita um convite de Loreta para almoçar. Rodrigo e Bárbara participam de uma concorrência para projetar uma praça. Murilo tenta descobrir o plano de Pedro. Pedro faz mistério. Murilo conta a Raul que Pedro tem um projeto de 5 milhões de dólares. Raul fica furioso.

Capítulo 112
Raul manda que Murilo impeça o desenvolvimento do projeto de Pedro porque não quer pagar a comissão. Rodrigo e Bárbara entram na concorrência do projeto da praça. Natália vai ao almoço de negócios com Loreta. Murilo tenta, em vão, sondar algo com Pedro sobre o projeto misterioso. Raul tenta e, outra vez, não consegue ver Lídia na clínica. Pedro se encontra com um empresário, mas ele vai embora quando descobre o cargo de Pedro na holding. Rodrigo e Bárbara ganham a concorrência. Alice não passa no vestibular.

Capítulo 113
Rodrigo tenta consolar Alice. Natália oferece ajuda a Pedro. Alexandra e Albano repreendem Heitor pelo modo que ele trata Cilene. Rodrigo e Heitor conversam sobre Alice. Bárbara propõe a Rodrigo que ele faça um coquetel para comemorar a vitória. Raul se irrita porque não consegue nunca ver Lídia. Rodrigo diz a Alice que eles vão fazer um coquetel no escritório. Bárbara vai à casa dos Pelegrini e Loreta começa a lhe fazer perguntas sobre Rodrigo. Bárbara fica surpresa e não sabe o que responder.

Capítulo 114
Rodrigo diz a Alice que ela está sendo infantil. Bárbara diz que não sente mais nada por Rodrigo. Loreta garante a Murilo que consegue separar Rodrigo de Alice. Max fecha um restaurante inteiro para jantar com Marina. Natália conversa com Alice sobre a decisão de Rodrigo. Alexandra vai à holding e acaba presa no elevador junto com Raul, que aproveita para jogar seu charme. Murilo diz a Alexandra que está procurando um sócio para suas bijuterias e Raul se propõe a ajudar. Rodrigo visita Lídia.

Capítulo 115
Lídia diz a Rodrigo que quebrou o braço na clínica e pede a ele que a ajude a se separar de Raul, mas não quer sair sem dinheiro. Rodrigo, desanimado, conta a Alice a conversa que teve com Lídia. Simone alerta Lídia sobre Alexandra. Raul manda Loreta convidar Alexandra para um jantar em sua casa. Inácio tenta, em vão, arranjar um emprego. Cilene, sempre por perto, dá apoio. Alexandra reluta, mas resolve ir ao jantar. Raul, charmoso, conversa com Alexandra. De repente, entra Lídia.

Capítulo 116
Lídia humilha Alexandra. Alexandra diz que não está se sentindo bem e vai embora. Nando e Luciana cancelam uma viagem para ficarem com Alice no novo vestibular. Rodrigo e Bárbara recebem uma proposta de trabalho em Pernambuco. Rodrigo nem quer falar do assunto com Alice. Murilo sonda Albano sobre o projeto de Pedro. Natália e Pedro vão se encontrar com um empresário. Osmar chega na hora, mas Natália não quer papo. Quando Pedro se prepara para falar com Marcos Sampaio, chega Murilo.

Capítulo 117
Natália avisa sua amiga que Pedro não poderá falar agora com Marcos Sampaio. Evandro convida Inácio para voltar para o hotel. Pedro liga para Albano e pede que ele vá à festa e diga a Murilo que conseguiu o disquete do projeto de Pedro. Albano tira Murilo da festa. Ele fica furioso quando descobre que não há nada no disquete. Pedro conversa com Marcos Sampaio, que fica muito animado com o projeto. Raul ameaça Murilo. Raul marca novo encontro com Alexandra. Ela o deixa falando sozinho.

Capítulo 118
Bárbara visita Alice. Luciana arruma emprego em uma loja. Simone diz a Lídia que Pedro gosta dela. Rodrigo aguarda o resultado do vestibular de Alice para dar uma resposta à construtora. Alice propõe sociedade a Alexandra. Elas vão trabalhar no anexo ao escritório de Rodrigo e Bárbara. Cilene deixa cair uma bandeja em cima de Simone e é demitida do bar. Alice passa no vestibular. Rodrigo, constrangido, liga para a construtora dando uma resposta. Alice descobre. Lídia vai à holding e encontra Pedro.

Capítulo 119
Lídia e Pedro ficam constrangidos e ela sai rapidamente com Raul. Alice e Rodrigo têm uma briga feia. Natália consola Alice e diz que ela está sendo infantil. Rodrigo chega em casa furioso. Rodrigo procura Max. Alice faz o mesmo. Rodrigo não dorme em casa. Alice chega em casa de manhã, encontra Rodrigo em casa e os dois se reconciliam. Loreta tem mais um plano para atrair Lídia e Pedro. Kennedy se prepara para arranjar um emprego. Alice diz a Natália que ela e Rodrigo transaram sem camisinha e que vão se casar.

Capítulo 120
Natália fica assustada. Alice explica que eles vão se casar e vão morar em Araras. Natália diz a Karmita que não quer saber com Osmar. Marina agradece a Bárbara a ajuda que tem dado a Flávia. Bárbara diz que, sinceramente, está torcendo por Rodrigo e Alice. Loreta e Murilo armam um encontro de Lídia e Pedro, no apartamento de Pastor. Aderbal liga para Pedro e diz que há um problema com Inácio. Pastor liga para Lídia e diz que sabe de coisas que podem arruinar seu casamento. Pedro e Lídia se encontram.

Capítulo 121
Pedro e Lídia ficam surpresos com a presença um do outro. Loreta e Murilo instalam uma câmera de vídeo no apartamento. Quando vão ver o resultado, descobrem que o máximo que houve foi uma briga. Loreta não se conforma. Murilo diz a Loreta que, se Raul continuar com Lídia, pelo menos não poderá ter herdeiros. Aderbal chantageia Loreta e ela pede a Raul que dê o quartinho ao segurança. Rodrigo desiste de trabalhar para a holding. Raul pressiona Murilo para que consiga o projeto de Pedro.

Capítulo 122
Loreta contrata Iracema para trabalhar no atelier e vigiar Natália e Karmita. Murilo procura Dirceu para ter aulas de informática. Raul sai com outra mulher. Loreta diz a Murilo que já sabe como separar Rodrigo de Alice. Lídia pede a Pastor para investigar sobre a Artefacts, mas ele não aceita. Max é novamente destratado por Valquíria. Marina vê e diz a Evandro que ele terá que escolher entre as duas. Raul sai novamente com outra mulher e Lídia aproveita para procurar por Pedro. Eles se encontram na porta da holding.

Capítulo 123
Lídia e Pedro vão para a casa de Simone. Lídia diz a Pedro que quer se separar de Raul. Os dois se beijam e começam a fazer amor. Simone liga para Raul e diz que Lídia estava deprimida, dormiu no sofá e vai passar a noite lá. Lídia passa a noite com Pedro. Lídia pede a Pedro que a ajude a se separar de Raul, mas ela não quer sair sem dinheiro. Pedro briga com Lídia. Loreta rouba de Gracinda a chave do apartamento de Max. Murilo arma um esquema para roubar o disquete de Pedro. Loreta vai à casa de Osmar.

Capítulo 124
Loreta rouba as cartas de Rodrigo enquanto finge para Osmar que está interessada em sua reconciliação com Natália. Depois, pede a Murilo que encontre um falsário capaz de acrescentar um parágrafo a uma das cartas. Pedro desconfia que Murilo estava envolvido no trote que o levou ao hospital, achando que Gabriel havia sofrido um acidente. Murilo viaja para a Suíça atrás do falsário. Natália diz a Alice que a moça deve pedir a Raul para parar de mentir. Marcos se reúne com Raul e pede que Pedro participe.

Capítulo 125
Pedro conta a Marcos e Raul como obteve os dados para o projeto. Raul diz a Pedro que Murilo apresentou algo idêntico e que algum dos dois está mentindo. O clima é de constrangimento geral. Joel passa na reclassificação do vestibular. Marininha tenta dar dinheiro a Max, mas ele não aceita. Teresa convence Natália a perdoar Osmar e eles acabam fazendo as pazes. Raul proíbe Lídia de usar as jóias. Teresa flagra Evandro e Simone juntos no apartamento dele. Teresa fica arrasada ao perceber que eles transaram.

Capítulo 126
Evandro explica a Teresa que, embora seja apaixonado por ela, não consegue se manter fiel a uma mulher. Raul diz a Lídia que, para todos os efeitos, as jóias foram roubadas. Marininha desconfia da forma como Max conseguiu o dinheiro. Ele afirma que foi o adiantamento de um dos seus shows. Murilo volta da Suíça com a carta falsificada. Pedro lamenta não poder provar a Marcos que o projeto é dele. Alice convida Kennedy para trabalhar na loja. Marcos pergunta a Murilo de quem foi a idéia do projeto.

Capítulo 127
Marcos percebe que Murilo não está sendo honesto e convida Pedro para trabalhar em sua agência. Raul manda os seguranças seguirem Pedro. Loreta resolve pôr em prática o plano para separar Rodrigo de Alice. Valquíria diz a Evandro que Max conseguiu um empréstimo, valendo-se da ligação do seu filho com a neta de um Pelegrini. Aderbal enterra as jóias no jardim a mando de Raul. Natália pergunta a Alice como Max conseguiu o dinheiro para a compra do terreno da pousada.

Capítulo 128
Alice conta à mãe que Max conseguiu o dinheiro num cassino. Bárbara aconselha Teresa a tentar ter uma relação aberta com Evandro, mas a tia se constrange com a idéia. Cilene vai trabalhar como arrumadeira no hotel Garnier. Kennedy aceita o emprego na loja. Josias encontra as jóias no jardim e Raul finge surpresa. Pedro procura Sofia para confirmar sua história. Ele não percebe que está sendo seguido. Osmar diz a Natália que suspeita do envolvimento de Rodrigo no caso do empréstimo de Max.

Capítulo 129
Natália fica chocada com a possibilidade de Rodrigo ter ajudado ao pai a obter um empréstimo, valendo-se do fato de ser namorado da neta de Raul. Pedro procura novamente por Sofia, mas ela está desaparecida. Sofia aceita a proposta de Murilo para ser subgerente de um hotel em Curituba. Alice fica constrangida ao falar com Rodrigo sobre o pai dele. Max afirma a Marininha que só foi ao cassino uma vez. Inácio pede Cilene em casamento. Max conta a Alice que um amigo emprestou o dinheiro.

Capítulo 130
Max diz a Alice que conseguiu o dinheiro da pousada através do empréstimo de um amigo. Cilene pede a Inácio que adiem o casamento por falta de dinheiro e, depois, ganha uma comissão por ter indicado a loja de Alexandra a uma hóspede do hotel. Inácio pede o cheque para pagar o agiota. Natália fala com Karmita que está desconfiada de Rodrigo. Loreta, sabendo da história, aproveita para deixar a carta falsificada no apartamento de Max. Em casa, Cilene e Heitor se beijam. Natália e Osmar encontram a carta.

Capítulo 131
Natália tem uma crise de choro ao ler a carta. Cilene se arrepende de ter beijado Heitor. Miguel promete ajudar Pedro a provar que o projeto é seu, mas Murilo o ameaça. Natália mostra a carta a Alice, que se desespera. Alice chora compulsivamente e, depois, mostra a carta a Nando. Lídia sai com Raul e volta deprimida, dizendo que ele deu em cima de uma mulher. Raul faz uma reunião com Marcos, Miguel, Murilo e Pedro e pergunta a Miguel quem é o autor do projeto. Alice decide ir conversar com Rodrigo.

Capítulo 132
Rodrigo fica em estado de choque e Alice vai embora atordoada. Miguel diz a Raul que cedeu os dados do projeto a Murilo. Pedro, revoltado, dá um soco em Murilo. Rodrigo pergunta a Max sobre a tal carta e o pai diz que não sabe de nada. Max vai conversar com Alice. Loreta e Murilo comemoram a separação de Rodrigo e Alice. Simone diz a Pastor que Evandro é o homem de sua vida. Rodrigo vai falar com Alice para esclarecer as coisas. Devair conta a Lídia o que aconteceu com Pedro e ela decide ir à casa dele.

Capítulo 133
Lídia e Pedro se beijam. Alice ouve Rodrigo, mas o manda embora. Lídia dorme com Pedro. Depois, se oferece para ajudá-lo a provar que o projeto era seu. Miguel procura Pedro, conta sobre a chantagem de Murilo e Pedro o perdoa. Alice diz a Natália que quer viajar para Londres. Bárbara tenta consolar Rodrigo e vai ver Alice, que não a recebe. Alice fica satisfeita com a visita de Albano. Nando diz a Luciana que Bárbara pode ter falsificado a carta. Marina fala com Teresa sobre Alice e Rodrigo e ela resolve ajudar.

Capítulo 134
Alice diz a Teresa que prefere esquecer o assunto. Bárbara garante a Nando que jamais faria alguma coisa para separar Rodrigo de Alice. Alice vai para o aeroporto com Natália. Rodrigo toma um porre. Cilene se queixa a Alexandra dos ciúmes de Inácio. Lídia diz a Simone que está decidida a ficar com Pedro. Inácio fica furioso ao ver um hóspede agradando Cilene. Depois, ela faz queixas a Heitor, os dois se beijam e fazem amor. Lídia liga um gravador e tenta fazer com que Murilo confesse a verdadeira história do projeto.

Capítulo 135
Murilo desconversa. Teresa diz a Evandro que aceita ter um relacionamento liberal. Lídia consegue gravar a versão real da história do projeto, contada por Murilo. Pedro diz a Albano que só fica na empresa até receber o que Raul lhe deve. Raul pede a Lídia que assine novos papéis. Lídia desiste da fita para que Pedro continue na empresa e consiga descobrir onde está este dinheiro. Evandro fica enciumado ao ver Teresa falando com Dirceu. Pedro pergunta a Lídia se ela conseguiu a confissão de Murilo.

Capítulo 136
Lídia diz a Pedro que não conseguiu falar com Murilo sobre o projeto e aproveita para pedir a ele que consiga o número da conta de Raul em Miami, como se quisesse retirar um dinheiro seu. Pedro promete pensar. Teresa e Evandro saem para jantar fora e, depois, ela vai embora rapidamente dizendo estar cansada. Pedro conversa com Dirceu e Inácio sobre o pedido de Lídia. Alice liga de Londres para Natália, que acha a filha deprimida. Pedro volta a se encontrar com Lídia e ela pergunta o que ele decidiu fazer.

Capítulo 137
Pedro diz que precisa pensar mais. Evandro pede desculpas a Teresa e os dois se abraçam. Cilene conta para Marina que transou com Heitor e, depois, diz a ele que gosta mesmo de Inácio. Loreta procura Bárbara e a aconselha a dar em cima de Rodrigo. Natália recebe uma carta de Alice dizendo que vai voltar. Lídia e Pedro se encontram novamente no apartamento de Simone e ele promete fazer de tudo para descobrir o número da conta. No escritório, Pedro encontra uma carta do banco de Miami.

Capítulo 138
Pedro anota o nome do banco e combina com Lídia um plano para conseguir o número da conta. Bárbara pede ajuda a um arquiteto para terminar o projeto que Rodrigo não fez. Bárbara confessa a Alexandra que ama Rodrigo e ele ouve a conversa. No escritório, Rodrigo se desculpa por não ter terminado o projeto. Alice chega de viagem desanimada. Raul manda Albano levar sua agenda eletrônica para o conserto. Osmar reclama com Max da falta de dinheiro para pagar as contas. Alice vai procurar Rodrigo.

Capítulo 139
Alice diz a Rodrigo que só o procurou para passar o terreno da pousada para seu nome. Depois, Rodrigo vai à casa dela, lê a carta e jura que aquilo é uma falsificação. Alice o expulsa de lá. Lídia chama Pedro para mostrar o fax que nega a existência de uma conta em seu nome. Lídia procura Rodrigo, mas ele recusa sua ajuda. Pedro encontra uma carta de um outro banco em Miami e garante a Lídia que deve ter encontrado o endereço certo. Rodrigo convida Bárbara para jantar fora e diz que gostaria de se casar com ela.

Capítulo 140
Bárbara promete pensar no assunto. Marina briga com Max por tê-lo encontrado jogando no Jockey. Pedro e Lídia mandam um fax: para o outro banco. Murilo encontra Alice no Garnier e diz estar apaixonado por ela. Luciana fala para Alice que Murilo pode ter falsificado a carta para separá-la de Rodrigo. Simone recebe o fax dizendo que Lídia Thompson é cliente do banco. Bárbara aceita se casar com Rodrigo. Na festa de Deodato, Paulão diz a Alice que Max ganhou o dinheiro do terreno no cassino.

Capítulo 141
Osmar diz a Natália que a carta pode ter sido falsificada e colocada em seu apartamento. Lídia pega a agenda eletrônica quebrada de Raul e mostra para Pedro. Max diz a Alice que ganhou o dinheiro do terreno no cassino. Nando conta a Teresa que Albano suspeitou de um velho que Raul trouxe da Europa na época da falsificação do testamento. Dirceu diz a Pedro que a agenda pode ter conserto. Teresa e Evandro procuram e acham o nome o nome de Raymond Sabatier no registro do hotel.

Capítulo 142
Evandro diz a Teresa que Sabatier só pode ser o falsificador. Albano conta a Heitor que Murilo fez uma viagem rápida recentemente e, que, provavelmente, deve ter ido encontrar o calígrafo. Dirceu entrega a Pedro a agenda eletrônica de Raul consertada e Lídia encontra um número que pode ser a senha da conta no banco de Miami. Albano consegue tirar xerox do passaporte de Murilo e mostra a Evandro que ele passou dois dias na Suíça.

Capítulo 143
Osmar bola um plano para desmascarar Murilo e conta com o apoio de Evandro. Raul manda um assessor seu para Lima no lugar de Murilo. Lídia e Pedro resolvem depositar mil dólares na conta de Miami para verificar se está tudo certo. Bárbara mostra seu vestido de noiva para Teresa e Wanda. Inácio pede o relógio do pai emprestado com intenção de arrumar dinheiro para pagar o agiota. Murilo recebe um recado de Raymond Sabatier e se assusta.

Capítulo 144
Murilo liga para o Garnier confirma que Sabatier está hospedado lá. Nervoso, diz a Loreta que Raul pode descobrir sua viagem à Suíça. Osmar conta para Alice que os planos estão dando certo. Cilene já uma bronca em Inácio por ele ter colocado o relógio do pai no prego. Raul e Murilo vão ao Garnier encontrar Sabatier e, a espera do calígrafo, Murilo acaba contando para o tio sobre a falsificação da carta, enquanto Evandro, Teresa, Osmar e Alice ouvem tudo.

Capítulo 145
Alice sai desesperada, encontra Rodrigo e pede a ele que não se case com Bárbara. Rodrigo diz que não vai mudar de idéia porque ela devia ter confiado nele. Loreta lança sua nova coleção num grande desfile. Bárbara e Rodrigo se casam. Alice briga com Natália por ela sempre ter desconfiado de Rodrigo. Pedro recebe o fax dizendo que a conta tem mais de cinco milhões de dólares. Alice invade o escritório de Murilo e aponta uma arma para sua cabeça.

Capítulo 146
Alice tem uma crise de choro e sai do escritório dizendo que ainda vai se vingar de Murilo e Raul. Lídia diz a Pedro que quer pegar os cinco milhões de dólares em Miami e fugir para a Europa com ele e Gabriel, mas Pedro não aceita a proposta. Inácio ganha um bom dinheiro no Jockey. Dirceu aconselha Pedro a ficar com a grana da conta de Miami. Albano vai atrás de Alice e cuida dela, que, está febril e pede a ele para que a leve a um hospital.

Capítulo 147
Albano faz Alice desistir da idéia e fica na casa dela, cuidando de sua saúde já que Natália viajou para uma fazenda. Pedro diz que pensou bem e que não pode roubar o dinheiro de Raul, mas aceita que Lídia venda suas jóias para recomeçar a vida ao seu lado. Albano leva Alice para tirar radiografia e o médico diz que ela está com pneumonia. Zilá vai visitar Alice, mas a menina pede a ela que não avise sua mãe da doença. Pedro pede demissão do Grupo Pelegrini.

Capítulo 148
Irado, Pedro diz tudo o que pensa a Raul, dá um soco nele e sai, em seguida. Lídia faz as contas de quanto valem suas jóias. Albano continua passando dias e noites na casa de Alice para cuidar dela. E a moça gosta muito da atenção especial do amigo. Cilene procura o agiota e consegue reduzir a dívida de Inácio. Karmita troca sua aposta com Max, ele leva um bom prêmio no Jockey e a convida para um programa. Albano enfrenta Raul. Lídia e Pedro se encontram para que ele decida se fica com o dinheiro.

Capítulo 149
Pedro e Lídia discutem porque ela diz não que não consegue viver com pouco dinheiro e ele não aceita ficar com o que está na conta de Miami. Albano se revolta, diz alguns desaforos para Raul, pede demissão e vai correndo contar para Alice, que fica muito orgulhosa do amigo. Inácio tem um novo ataque de ciúmes de Cilene por causa de Heitor. Lídia diz a Simone que vai para Miami sozinha pegar o dinheiro. A amiga fica apreensiva. Albano sai e compra um presente para Alice. Alice conta a Zilá que está grávida.

Capítulo 150
Alice pede a Zilá que não conte a ninguém. Aderbal vende as fotos comprometedoras de Lídia e Pedro juntos para Murilo. Pedro arruma um emprego de guia turístico numa agência de viagens. Alice diz a Albano que quer voltar para Londres. Cilene posa nua para conseguir o dinheiro da dívida de Inácio. Bárbara e Rodrigo voltam de lua-de-mel. Raul vai para Barcelona. Antes de levar Alice para o aeroporto, Albano diz que quer cuidar de seu filho e viver ao seu lado. Murilo mostra as fotos para Lídia.

Capítulo 151
Lídia fica desesperada. Alice decide adiar a viagem para pensar melhor na proposta de Albano. Murilo propõe que os dois dividam o dinheiro que está no banco em Miami, ela topa e, depois, ele diz que a deseja. Os dois se beijam e acabam transando. Albano vai trabalhar como gerente do show room de Alexandra. Inácio vê Cilene na capa da revista e fica chocado. Teresa diz a Osmar que quer rever o processo de sua separação com Raul. Murilo está se preparando para viajar quando Raul chega.

Capítulo 152
Murilo diz a Raul que vai para a Bahia. Lídia sai de casa correndo e toma o rumo do aeroporto. Albano e Alice vão ao cinema. Inácio agride Cilene por causa das fotos que ela tirou nua, e Heitor briga com ele. Raul fica sabendo do depósito na conta de Miami e resolve investigar. Marina pede a Heitor que finja ter ganhado uma herança e se ofereça para ser sócio de Max numa casa noturna. Heitor topa. Lídia volta de viagem chorando. Teresa vai visitar Alice e ela diz que resolveu se casar com Albano.

Capítulo 153
Albano diz a Alice que deviam contar a todos sobre o casamento. Ela prefere esperar. Lídia diz a Simone que a conta da Artifacts foi transferida e que está com medo de Raul descobrir tudo. Max fica feliz com a proposta de Heitor para montarem um piano-bar. Murilo diz a Lídia que podem voltar para casa porque Raul desconfia de AIbano. Depois, o empresário pede a Fausto que feche o negócio em Amsterdã. Heitor leva Cilene a um show. Raul entrega uma maleta cheia de dólares a Fausto, e Murilo vê.

Capítulo 154
Raul fica em dúvida se o sobrinho viu ou não o dinheiro. Alice diz a Albano que quer contar sobre o casamento à Natália, antes de todos. Lídia diz a Raul que ele deveria fazer um testamento. Fausto traz de Amsterdã telas com certificados de autenticidade. Alice conta a Luciana que pretende casar-se com Albano. Max e Albano falam sobre o piano-bar a Evandro, que fica interessado. Raul resolve levar duas telas para casa. Fausto vai à mansão de Raul, e Murilo escuta o tio dizendo que tem uma fortuna nas mãos.

Capítulo 155
Enquanto Lídia está tensa, no quarto, Murilo espreita o tio e Fausto. Fausto põe novas molduras nas telas. Lídia toma um calmante e acaba dormindo. Raul esconde as verdadeiras pinturas no quarto. Artur fica animado com o empenho de Pedro na agência. Alice garante a Albano que Rodrigo nunca saberá que é o pai de seu filho. Murilo conta à Lídia que algo valendo cerca de US$ 120 milhões está escondido no quarto dela. Lídia revira tudo e encontra as telas, Murilo e Lídia descobrem a trama de Raul.

Capítulo 156
Lídia diz a Murilo que vai procurar um perito para saber da autenticidade das telas. Teresa pede a Osmar que consiga para ela uma pensão de Raul. Valquíria diz a Evandro que o piano-bar não vai dar certo. Raul oferece US$ 3 milhões pelo Garnier. Evandro o expulsa de seu escritório. O perito analisa as telas e diz que valem, no mínimo US$ 100 milhões. Loreta garante a Murilo que vai descobrir o que ele e Lídia estão tramando. Loreta flagra Lídia e Murilo combinando o golpe e diz que também está na jogada.

Capítulo 157
Loreta, Murilo e Lídia resolvem dividir o lucro pelos três. Natália diz a Alice que vai procurar um apartamento para morar sozinha. Loreta contrata um carpinteiro para trocar as molduras. Murilo tenta reter Raul no escritório, mas ele volta para casa mais cedo e quase flagra Lídia guardando as cópias das telas. Loreta manda Lídia vender uma escultura e comprar passagens para Londres. Alice pede perdão a Max e, depois, desculpas à mãe. Lídia sai com as telas embrulhadas e Raul pergunta o que ela está levando.

Capítulo 158
Lídia diz ao marido que está levando uns desenhos para Simone. Natália resolve continuar morando com Alice. Lídia compra as passagens. Bandidos assaltam o banco e levam as telas de Raul. Na saída, trocam tiros com a polícia e as pinturas ficam no chão. Alice conta à mãe. O telejornal mostra o escândalo das telas roubadas. Fausto diz a Raul que ele não pode reivindicar a propriedade das pinturas porque teria que se explicar com a Receita Federal. Alice diz a Natália que está grávida. Raul segue Lídia e descobre tudo.

Capítulo 159
Loreta manda Murilo ligar para a agência de viagens, cancelando as passagens. Lídia denuncia os comparsas e Raul os põe frente à frente, só que Loreta e o filho se saem bem. Lídia ameaça o marido de denunciá-lo à Polícia Federal. Raul entrega as jóias à mulher em troca dos certificados das telas. Inácio procura Cilene, mas ela não o aceita de volta. Karmita se queixa com Dirceu da indiferença de Max. Lídia se hospeda no Garnier e diz a Simone que venderá suas jóias. Bárbara conta a Rodrigo que Alice vai se casar.

Capítulo 160
Lídia pede a Simone que não conte a Rodrigo sobre sua separação. Ela consegue US$ 300 mil vendendo suas jóias a um joalheiro amigo de Raul. Em seguida, Lídia vê Cilene limpando o quarto, perto do cofre, e a expulsa. Albano e Rodrigo se encontram num clima de constrangimento. Raul faz Lídia entregar o dinheiro da venda das jóias a ele. Simone leva três vestidos de Lídia para vender num brechó. Albano troca a cama de casal de Alice por duas de solteiro. Teresa esbarra em Raul no Hotel Garnier.

Capítulo 161
Raul pergunta a Teresa o que achava dele como marido e ela o arrasa. Evandro expulsa Raul de seu escritório quando o empresário fala novamente na compra do hotel. Alice e Albano se casam no apartamento dela. Na recepção do Garnier, Albano pede duas camas de solteiro. Murilo diz a Loreta que tem um plano para conseguir sua independência. Alice pede a Osmar que venda o terreno da pousada porque ela precisa de US$ 500 mil. Osmar procura Teresa para dizer que encontrou uma forma de tirar o Garnier da crise.

Capítulo 162
Osmar diz a Teresa que Raul ficou com a casa dela ilegalmente. Evandro aceita a ajuda de Teresa para salvar o Garnier. Raul fica irritado ao saber das intenções da ex-mulher de reaver a casa. Há uma passagem de tempo de três meses e Alice fica com medo de que Rodrigo saiba que ela já tem cinco meses de gravidez. Loreta liga para as amigas e fala mal de Lídia. Pedro conhece o turista Valdomiro, com quem faz amizade. Cilene diz a Heitor que o ama. Teresa pergunta a Osmar como foi a audiência com o juiz.

Capítulo 163
Osmar conta a Teresa que ela ganhou a causa em primeira instância, mas que Raul pode recorrer. Marina oferece a Alice a fazenda de uma amiga para a moça ficar até o bebê nascer. Rodrigo dá um cheque a Lídia. Max mostra a Marina que o piano-bar está pronto e diz que vai se chamar Galope. O motorista do ônibus de Pedro dá uma freada brusca e Valdomiro se machuca. Na estrada, Alexandra e Kennedy dão socorro. Cilene encontra Lauro, um velho conhecido, na redação do Correio Carioca. Raul procura Teresa.

Capítulo 164
Raul diz a Teresa que não vai apelar na justiça e que se ela voltar a ser sua mulher ele compra o Garnier, deixando Evandro na administração. Simone mostra a Lídia um material que Pastor conseguiu para incriminar Raul. Evandro conta a Teresa que Raul apelou na justiça. Pedro leva Valdomiro para uma clínica particular. Max inaugura o Galope. Alice passa mal a caminho da fazenda e se hospeda com Albano e Inácio num hotel de Raul. O dono da agência de turismo diz que não vai pagar o tratamento de Valdomiro.

Capítulo 165
Pedro pergunta a Osmar se o dono da agência é obrigado a pagar e o advogado diz que não. Ciro conta a Raul que Evandro tem um selo raríssimo. Raul combina com Valquíria e vai ao Garnier sem que Evandro saiba para ver o tal selo. Cilene combina um encontro com Lauro. Raul encontra Cilene no Garnier e fica encantado. Murilo e Simone se encontram na boate do hotel em Campo Largo e ela comenta que Lídia também está no hotel. Albano sente cheiro de fumaça e vê que o hotel está pegando fogo.

Capítulo 166
Alice e Albano atravessam a barreira de fogo e acabam encontrando a saída do hotel junto com outros hóspedes. Albano se lembra de Inácio, volta para procurar o amigo, mas não o encontra. Murilo e Simone também conseguem se salvar. Alice passa mal e vai para o hospital. Natália pega um avião para ver a filha. Simone diz a Pastor que Lídia estava no hotel e pede para ele procurá-la. Cilene se encontra com Lauro. Raul vê na TV o incêndio no hotel. Joel avisa a Pedro que ninguém sabe de Inácio.

Capítulo 167
Albano conta a Karmita e Natália que encontraram o corpo de Inácio. Pedro fica sabendo da notícia. Raul pergunta a Murilo por que o hotel pegou fogo. Cilene fica arrasada ao saber da morte de Inácio. Pastor diz a Simone que Lídia morreu. Loreta dá a notícia a Raul. Inácio é enterrado. Lídia também. Pedro é demitido da agência e Evandro o convida para trabalhar no Garnier. Rodrigo pergunta a Simone o que sua mãe fazia em Campo Largo. Heitor diz a Pedro que nada funcionava no hotel e ele promete se vingar de Raul.

Capítulo 168
Heitor garante a Pedro que o caso do hotel não vai ser outro Bateau Mouche. Simone enrola Rodrigo. Raul diz a Murilo que se a perícia encontrar algum erro na construção do hotel, ele é quem vai para cadeia. Natália conta a Valdomiro tudo o que Raul fez com Pedro. Loreta se anima com a hipótese, levantada pela imprensa, de que Lídia teria colocado fogo no hotel por vingança. Bárbara procura Simone para tentar descobrir a verdade. Raul, usando o nome de Roberto, liga para Cilene e a convida para ir ao cinema.

Capítulo 169
Os dois combinam o programa. Pedro conta detalhes do roubo do projeto a Valdomiro. Flávia chama Max para elogiar o Galope. Pedro faz um relatório de sugestões sobre o Garnier para entregar a Evandro. Raul pede a Ciro que o leve para comprar roupas populares, mas acaba pedindo sua calça emprestada para se encontrar com Cilene. Os dois comem uma pizza e, depois, pegam um ônibus juntos. Meireles, repórter de ‘O momento’ chega ao escritório de Rodrigo, querendo fazer perguntas sobre sua mãe.

Capítulo 170
Rodrigo expulsa o repórter de seu escritório. Ciro vai a loja de Loreta tratar de contabilidade e os dois acabam ficando juntos. Simone diz a Pastor que as provas contra Raul estão bem guardadas. Heitor pede desculpas a Cilene por sua desconfiança. Evandro não aceita as idéias de Pedro. Meireles tenta falar com Rodrigo de novo, mas ele se nega. Cilene dispensa Raul, dizendo que voltou com o namorado. Mas Raul decide se matricular no mesmo curso de inglês de Cilene e ela fica satisfeita ao ver o novo colega.

Capítulo 171
Depois da aula, Raul e Cilene conversam um pouco. Lauro liga para Cilene e ela fica tensa. Simone diz a Bárbara que Rodrigo não pode saber nunca o que Lídia estava fazendo no hotel. Kennedy conta a Valdomiro como foi o episódio do roubo das jóias. Raul diz a Murilo que vai tentar impedir Ruy de se tornar sócio de Evandro. Loreta vai à casa de Ciro e fica com ele novamente. Heitor segue Cilene, que vai encontrar Lauro, e vê que ela está mentindo. Depois do curso, ela sai com Raul e os dois se beijam.

Capítulo 172
Depois de beijar Raul, Cilene fica constrangida. Bem humorado, o empresário convida Devair para tomar um uísque. Evandro se anima com a possibilidade de Ruy ser seu sócio. Raul tenta acabar com os planos de Evandro. Valdomiro, Pedro e Gabriel vão passear no shopping. Flávia conta para Heitor que Meireles está no Garnier. Loreta dorme com Ciro. Ruy diz a Evandro que não vai ser seu sócio. Pena, diretor financeiro de uma empresa, faz uma proposta de compra do Garnier. Heitor flagra Cilene com Lauro.

Capítulo 173
Heitor diz a Cilene que não tem desculpa e ela fica desesperada. Evandro se anima com a proposta de Pena. No curso, Raul nota a tristeza de Cilene. Pena diz a Evandro que a empresa decidiu ser sócia do hotel, o mantendo na direção. No shopping, Valdomiro dá a Pedro o relógio que tanto ele queria. Depois, se despede dizendo que vai para Mato Grosso. Ao chegar no hotel, Pedro é apresentado a Valdomiro como o presidente da empresa e o amigo diz que só tem uma condição para fazer a sociedade.

Capítulo 174
Valdomiro diz que Pedro tem que ser assistente pessoal de Evandro e ele concorda, emocionado. Raul fica frustrado. Natália conta a Osmar da gravidez de Alice e os dois se abraçam. Rodrigo pergunta a Bárbara se ela sabe o que Lídia fazia no hotel. Valdomiro dá a Pedro um apartamento e uma boa quantia de dinheiro para ele mobiliá-lo. Valdomiro parte para Cuiabá. Teresa ganha, na justiça, a casa dos Pelegrini. Loreta fica desorientada e Úrsula chora muito. Teresa e Evandro comemoram a dupla vitória.

Capítulo 175
Raul vai ao apartamento de Teresa dizer que quer comprar a casa de volta por causa de Úrsula. Deodato conta a Pedro que vai se casar com Zilá. Pedro monta seu novo apartamento. Heitor diz a Pedro que vai marcar uma reunião para os parentes das vítimas do incêndio. Teresa fala para Marina que achou Raul diferente. Loreta e Ciro fazem amor. Depois de brigar com Heitor, Cilene diz a Raul que não pode mais voltar para casa. Raul pede o apartamento de Ciro emprestado e leva Cilene para lá. Os dois dormem juntos.

Capítulo 176
Raul oferece o apartamento para Cilene ficar, mas ela prefere morar com Marcela. Na reunião, os parentes das vítimas do incêndio estudam uma forma de entrar na justiça contra Raul. Cilene sai da casa de Heitor. Depois, vai tomar um chope com Raul e mostra a ele as fotos em que posou nua. Pedro reclama da demora da perícia no caso do hotel de Campo Largo. Alice e Albano passam bons momentos na fazenda. Simone diz a Pastor que quer trabalhar. Raul pede Cilene em casamento.

Capítulo 177
Cilene aceita se casar com Raul e, em seguida, o empresário decide revelar sua verdadeira identidade, levando a moça a seu escritório. Ela fica assustada e vai embora sem dizer nada. Rodrigo lê uma reportagem em que Raul fala mal de Lídia e o procura para reclamar. Simone pede emprego a Bárbara. Raul vai atrás de Cilene no Garnier e ela diz que o ama. Evandro chega e vê os dois se beijando. Raul leva Cilene para conhecer sua família. Na delegacia de Campo Largo, o delegado divulga o resultado da perícia.

Capítulo 178
O delegado diz que a hipótese de incêndio criminoso está descartada e que este foi provocado por um curto-circuito. Heitor conta a seu chefe que o laudo da perícia comprova a precariedade do material usado na construção do hotel. Raul fica desesperado com o resultado e arrasa Murilo. Cilene pede demissão do Garnier. Rodrigo fica aliviado ao saber do laudo. Parentes das vítimas do incêndio se reúnem no apartamento de Evandro. Teresa procura Alice para dizer que sua presença na reunião é fundamental.

Capítulo 179
Alice e Albano chegam ao Rio. Simone começa a trabalhar como paisagista. Rodrigo é grosseiro com Bárbara. Heitor, Evandro, Pedro e Joel convocam parentes das vítimas para uma nova reunião. Alexandra vai ver Albano e se espanta com a barriga de Alice. Raul briga com Murilo. Cilene diz a Loreta que Raul depositou um dinheiro na sua conta e dá um cheque em branco para que ela a ajude nas compras. Alexandra e Heitor fazem um plano para que Rodrigo não veja Alice. Pedro conhece Isabel.

Capítulo 180
Isabel dá um fora em Pedro quando ele toca no assunto do incêndio. No Galope, Karmita fica decepcionada com a falta de atenção de Max. Na reunião dos parentes das vítimas, todos comemoram a presença de Alice. Loreta se oferece para dar aulas de etiqueta a Cilene. Simone encontra Isabel, que foi sua colega no colégio. A repórter vai a reunião, mas sai no meio, dizendo que nenhum dinheiro recompensa a perda de uma pessoa querida. Pedro vai a suíte de Isabel. Rodrigo vê Alice na saída da reunião.

Capítulo 181
Alice e Rodrigo conversam rapidamente, mas ficam emocionados. Pedro pede desculpas a Isabel por sua insistência. Loreta começa a dar orientações de comportamento a Cilene. Raul colabora com a campanha do irmão do prefeito de Campo Largo, numa espécie de suborno. Cilene diz a Raul que quer comer pizza e tomar chope e ele topa. Loreta passa a noite com Ciro. Na saída do Galope, Marina flagra Max levando Karmita até o táxi. Heitor vai ao Galope e vê Isabel numa mesa com o deputado Floriano.

Capítulo 182
Heitor sai do Galope apressado para contar a Pedro o que viu. Marina tem ciúmes de Karmita. Alice e Albano voltam para a fazenda. Heitor descobre que Isabel era casada com um primo do prefeito de Campo Largo e conta a Pedro. Pedro vai falar com ela, que fica perturbada. Alexandra diz a Heitor que Cilene vai se casar com Raul. Ele fica transtornado, mas a moça garante que ama o empresário. Isabel volta para a França. Há uma passagem de oito meses. Alice e Albano chegam ao Rio com o bebê.

Capítulo 183
Alice, Albano e Natália curtem o bebê. Albano volta a trabalhar com Alexandra e Rodrigo o encontra. Depois, Rodrigo fica na porta do prédio de Alice tentando vê-la. Raul manda Cristiano averiguar de quanto Floriano precisa para lhe dar ganho de causa no caso do incêndio. Rodrigo sofre ao ver Alice feliz com o marido e com o filho e chega bêbado em casa. Simone encontra Isabel num shopping e a convida para passar as férias em sua casa. Teresa recebe um recado de Raul, dizendo que precisa falar com ela urgentemente.

Capítulo 184
Teresa manda Devair avisar a Raul que ele pode procurá-la. Ao chegar lá Raul diz que gostaria que Evandro marcasse um encontro seu com Olavo, dono do Correio Carioca. Simone pede a Bárbara para ser recepcionista do seu escritório. Raul tenta comprar o silêncio de Olavo, mas ele o expulsa de lá. Na saída do jornal, o empresário é grosseiro com Lauro e Cilene tem uma crise de choro. Albano e Alice fazem amor pela primeira vez. Cilene diz a Raul que ele precisa saber quem é Lauro.

Capítulo 185
Cilene conta para Raul que Lauro é seu pai e, depois, diz que não quer mais saber de casamento. Raul fica pensativo, refletindo sobre suas atitudes. Raul chama Teresa, Evandro e Cilene para uma conversa. Heitor conta para Pedro que Isabel não estava envolvida nas maracutaias de Campo Largo e ele pede desculpas a jornalista. Joel leva Isabel para conhecer o Rio. Raul diz a namorada e aos amigos que quer mudar, assume seus erros e fala para Fausto que vai pagar todas as indenizações.

Capítulo 186
Apesar de Murilo, Fausto e Cristiano afirmarem que ele ficou louco, Raul diz que a decisão está tomada. Ao saber da posição do tio, Loreta quase desmaia. Raul dá um passaporte com nome falso a Lauro para que ele vá morar na Bolívia. Pedro compra um carro. Rodrigo insiste em perguntar a Bárbara o que Lídia fazia no hotel. Simone demonstra interesse por Osmar. Marina veta a viagem de Flávia e ela pede dinheiro a Bárbara para comprar a passagem. Cristiano e Fausto dizem a Raul que a sentença do juiz saiu.

Capítulo 187
Cristiano diz que Raul terá que pagar 77 indenizações. Bárbara paga a viagem de Flávia. Raul e Cilene se casam e fazem planos românticos para o futuro. Evandro confessa a Teresa que a ama desde a juventude. Simone procura Osmar, fingindo que quer lhe confiar uma causa. Raul faz um testamento, deixando cinqüenta por cento de sua fortuna para Cilene. Loreta pede para que Cilene preencha uma ficha do clube e ele acaba assinando um papel em branco. Loreta decide mandar matar Raul.

Capítulo 188
Loreta diz a Ciro que ele precisa ajudá-la no assassinato de Raul. Depois de encontrar um cheque de Bárbara, Isabel pergunta a Simone por que a paisagista lhe dá tanto dinheiro. Osmar pede Natália em casamento e ela aceita. Rodrigo pergunta a Simone o que Lídia estava fazendo no hotel e ela fica aflita. Joel leva Isabel a um centro cultural. Pedro confessa a Evandro que se sente atraído por Isabel. Isabel ouve uma discussão entre Bárbara e Simone e vai à casa de Joel contar para ele. Pedro a encontra.

Capítulo 189
Pedro e Isabel vão jantar fora. Ela conta para ele que foi seu filho quem morreu no incêndio. Os dois se beijam. Loreta tenta contratar um homem para matar Raul, mas o capanga nega o serviço. Loreta resolve vender a loja para conseguir dinheiro e contratar um bom matador. Joel e Paulão falam sobre a pasta que Simone guarda. Paulão pega as chaves da casa de Simone e vai até lá com Rodrigo. Ele encontra a pasta, descobre que Bárbara armou para separá-lo de Alice e vai falar com a esposa.

Capítulo 190
Bárbara explica para Rodrigo que Lídia descobriu que ela tinha tentado separá-lo de Alice e que foi ao hotel contar tudo para a menina. Teresa diz para Natália que vai comprar a loja de Loreta e fazer a grife Natália Proença. Rodrigo sai de casa. Flávia conta para Bárbara que Lídia queria saber se o filho que Alice esperava era de Rodrigo. Simone fica aliviada ao saber que ele descobriu tudo. Teresa fecha negócio com Loreta. Ciro, Loreta e Murilo se encontram com Romeu, o matador. Rodrigo vai procurar Alice.

Capítulo 191
Ao perceber que Alice está feliz ao lado de Albano e do filho, Rodrigo vai embora triste sem dizer nada. Romeu cobra US$ 250 mil de Loreta para matar Raul. Osmar briga com Natália ao saber que ela vai ter sua grife. Isabel diz a Pedro que prefere ficar longe dele para não sofrer depois. Loreta vê no jornal que Romeu morreu num outro assassinato encomendado. Osmar manda Natália optar por ele ou pelo trabalho. Desesperada, Bárbara procura Rodrigo. Loreta diz a Ciro que eles mesmos vão matar Raul.

Capítulo 192
Loreta fala para Ciro que ele precisa agir logo. Rodrigo diz a Bárbara que o casamento acabou. Natália manda Osmar embora. Teresa pede a Alice que deixe Úrsula conhecer Leonardo. Raul convida Mara, filha de Fausto, para jantar em sua casa. Rodrigo decide dar mais uma chance a Bárbara. Marina convida Rodrigo para fazer a restauração do colégio. Cláudia, uma ex-aluna de Marina, chega ao Garnier. Isabel e Pedro vão jantar fora e, depois, dormem juntos. No meio da noite, ela acorda tendo pesadelos com o incêndio.

Capítulo 193
Isabel muda de assunto e dorme novamente. Ciro diz a Loreta que vai cortar o cabo do elevador de uma obra que Raul visitará. Mas o elevador acaba despencando sozinho. Flávia vê Heitor entregando um cheque para Marina. Úrsula mostra fotos de Leonardo a Raul. Na festa de aniversário do colégio, todos reencontram Cláudia. Isabel conta para Pedro que seu filho morreu no incêndio porque ela preferiu não levá-lo para a Europa. Murilo decide ajudar Loreta a Raul. No colégio, Alice encontra Raul.

Capítulo 194
Raul diz a Alice que está tentando se modificar, mas ela não lhe dá confiança. Isabel conta para Simone que está começando a gostar muito de Pedro. Raul tem que vender a casa de Angra. O empresário pede desculpas a Kennedy, Alexandra, Albano e Rodrigo por tudo que fez a eles. Valdomiro chega ao Rio. Raul convida Teresa, Evandro e Flávia para o último fim de semana em sua casa de Angra. Murilo diz que matará Raul neste fim de semana. A pedido de Raul, Teresa tenta convencer Alice de ir para Angra.

Capítulo 195
Bárbara convence Rodrigo de ir para Angra. Alice diz a Teresa que não vai ao fim de semana. Murilo fala para Loreta que vai acampar perto da casa de Angra sem que ninguém saiba. Evandro, Teresa, Marina, Max e Cláudia vão para Angra. Lá, Raul conta para Rodrigo que Lídia roubou suas telas e ele fica com raiva. Murilo pede a Loreta uma camisa da cor da que Rodrigo está usando. Simone vai à casa de Osmar e eles fazem amor. Rodrigo toma um porre. Murilo mexe no carro de Raul e Iracema vê um vulto.

Capítulo 196
Flávia conta para Karmita que foi sua mãe quem deu dinheiro para o Galope. Murilo vai para o acampamento. Cláudia fica constrangida com o ciúme de Bárbara. O carro de Raul despenca numa ladeira e explode ao bater num muro. O empresário consegue se salvar, mas o delegado de Angra garante que o carro foi sabotado. Todos os hóspedes da casa depõem, dizendo que Rodrigo estava bêbado. Ele é preso. Osmar pede desculpas a Natália por seu machismo. Alice diz que vai provar a inocência de Rodrigo.

Capítulo 197
Alice decide procurar o delegado para dizer que Iracema não enxerga bem sem óculos. Cláudia conta para Alice que Rodrigo entrou em seu quarto por engano e, bêbado, ficou lá até tarde. Iracema confessa que não viu direito quem estava mexendo no carro de Raul. Depois do depoimento de Cláudia, Rodrigo é solto. Osmar vai morar no apartamento de Natália, enquanto os dois esperam o fim das obras da casa nova. Natália conta para Karmita que está grávida. Pedro pede Isabel em casamento.

Capítulo 198
Isabel pede um tempo para pensar. Alice diz para Albano que vai passar o fim de semana fora. Isabel começa a trabalhar numa revista carioca e decide ficar no Rio. Bárbara tem nova crise de ciúmes. Alice fica feliz ao saber que vai ganhar um irmão. Karmita fala para Dirceu que desistiu de Max. Isabel conhece Gabriel, mas se sente mal perto dele. Marina conta para Max que foi ela quem bancou o Galope. Alice vai para uma pousada na serra com Léo. Ao chegar em casa, Rodrigo vê que Bárbara tentou suicídio.

Capítulo 199
Max diz para Marina que já sabia que ela era sócia do Galope. Ciro ouve Raul dizer que colocará os US$ 12 milhões que estão na Suíça em nome de Úrsula. Raul vende a holding. Loreta consegue pegar o talão de cheques, mas Murilo rouba e sai de casa correndo. Na saída, bate no carro de Fausto, que morre. Devair vê Murilo fugindo e pede ajuda a Pedro, que recupera o dinheiro e devolve a Raul. Albano segue Alice até a pousada. Murilo seqüestra Gabriel e telefona para Pedro pedindo os cheques em troca do menino.

Capítulo 200
Pedro chega a Angra para pegar Gabriel, que pula num barco enquanto seu pai briga com Murilo. Murilo tropeça, cai de dez metros de altura e morre. Pedro corre para salvar Gabriel que está se afogando e larga o paletó com os cheques no bolso. Loreta e Ciro encontram Murilo morto e pegam o talão. Ciro trai Loreta e embarca para a Suíça com o dinheiro. No enterro de Fausto, Simone conhece Cristiano. Simone se casa com ele, que dá um golpe em Raul ficando com a mansão Pelegrini que estava em seu nome. Raul vai à falência. Isabel salva Gabriel e se casa com Pedro. Ao voltar da pousada, Albano aconselha Rodrigo a procurar Alice. Ele vai até lá e os dois se emocionam quando Alice lhe conta que Leonardo é seu filho. Loreta começa a trabalhar como camelô no subúrbio. Nando e Luciana voltam da lua-de-mel e contam para Alice e Rodrigo que Raul está indo muito bem na administração de um hotel-fazenda em Goiás. Nasce o filho de Natália e Osmar. Alice e Rodrigo vão ao encontro de Raul e Cilene para que ele conheça seu bisneto.

Elenco / Personagens

RAUL RAMOS PELEGRINI (Tarcísio Meira) – O ditado que define bem o proprietário do Grupo Ramos Pelegrini, composto por uma construtora e uma rede de hotéis, é:” Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento.” Sua ótima aparência e o jeito de ser sedutor camuflam enorme falsidade. Outras características do vilão são a arrogância, o autoritarismo e a prepotência. A mesquinharia sempre o acompanha, a ponto de ele não querer que sua mulher, Teresa (Eva Wilma), e seu único filho, Gustavo (Kadu Moliterno), conheçam o valor do patrimônio familiar. Sua antagonista é Alice (Cláudia Abreu), uma adolescente que testemunha um acidente de trânsito causado por ele. Mais tarde, descobre que Alice é sua neta.

TERESA GODOY RAMOS PELEGRINI (Eva Wilma) – De origem oposta à do marido, Raul (Tarcísio Meira), que venceu na vida à custa de muitas falcatruas, ela é de uma família aristocrática que perdeu o patrimônio. É frustrada duplamente: porque não fez carreira como professora de geografia, matéria em que se graduou, e também porque não se realizou afetivamente com Raul, que a trai com frequência. Preenche sua vida com cursos e obras sociais. É mãe de Gustavo (Kadu Moliterno).

GUSTAVO GODOY RAMOS PELEGRINI (Kadu Moliterno) Filho de Raul (Tarcísio Meira) e Teresa (Eva Wilma). Trabalha com o pai, apesar do relacionamento dos dois não ser um mar de rosas. Herdou de Raul o poder de sedução e a vontade de exercê-lo sobre as mulheres. Já foi casado, mas não teve filhos. É perseguido pela ex-mulher, que ainda usa seu sobrenome. No decorrer da trama, descobre-se que Gustavo é pai de Alice (Cláudia Abreu), fruto de um relacionamento dele com Natália (Renata Sorrah).

LORETA RAMOS PELEGRINI VILELA (Marieta Severo) – Única sobrinha de Raul (Tarcísio Meira), parecida com o tio no caráter. Sua elegância é lendária. Apesar de dona de uma butique feminina chique e bem sucedida, é economicamente dependente de Raul, a quem odeia. É muito inteligente e divertida, e tem um filho, Murilinho (Petrônio Gontijo). Ficou viúva há muitos anos e, no mesmo acidente de avião em que morreu o marido, perdeu também o pai.

ÚRSULA RAMOS PELEGRINI (Rosita Tomás Lopez) – Mãe de Loreta (Marieta Severo) e irmã de Raul (Tarcísio Meira), com quem mora. Completamente diferente deles. De natureza tranquila e bondosa, é ela quem administra a casa de chá da irmã. Se dá muito bem com a cunhada, Teresa (Eva Wilma), e adora o neto, Murilo (Petrônio Gontijo). Seu hobby é copiar obras de outros pintores.

MURILO HENRIQUE DE ORTIZ VILELA (Petrônio Gontijo) – Filho de Loreta (Marieta Severo), puxa-saco e intrigante, trabalha na holding do tio, Raul (Tarcísio Meira). A mãe pretende que ele venha a ser o diretor do grupo, desbancando o herdeiro Gustavo (Kadu Moliterno).

ALBANO MENDES CAMPELO (Pedro Cardoso) – Tem dupla personalidade: na frente de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira), de quem é assistente, é tímido e subserviente. Com os amigos, o jornalista Heitor (Rodolfo Bottino) e a estilista Alexandra (Alexia Deschamps), com quem mora, é outra pessoa, exibindo fina ironia e ótimo senso de humor. Apaixona-se por Alice (Cláudia Abreu).

SHEILA CAMARGO (Cláudia Rangel) – Jovem secretária do escritório de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira).

HÉLIO PASTOR (Emilio de Mello) – Advogado de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira), trabalha no escritório de advocacia de Fausto (Nildo Parente). É amigo de Murilo (Petrônio Gontijo).

FAUSTO LIBERAL (Nildo Parente) – Patrão de Hélio (Emilio de Mello) e velho amigo de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira).

YONE RIBEIRO DE MORAES (Isabel Fillardis) – Charmosa secretária pessoal de Loreta (Marieta Severo). Circula tanto na loja de roupas quanto na casa dos Pelegrini.

ALEXANDRA PERES (Alexia Deschamps) – Estilista da loja de Loreta (Marieta Severo), mora com os amigos Albano (Pedro Cardoso) e Heitor (Rodolfo Bottino).

ISAURA LOPES DOS SANTOS (Zeni Pereira) – Cozinheira de mão cheia, muito simpática, mas de temperamento forte. Trabalha na casa dos Pelegrini, e é parente de Zilá (Chica Xavier).

KENNEDY LOPES DOS SANTOS (Alexandre Morenno) – Jardineiro dos Pelegrini, faz faxina em alguns cômodos da casa.

WANDA BRAGA DE AGUIAR (Maria Rita Freire) – Arrumadeira da casa dos Pelegrini, muito apegada a Teresa (Eva Wilma), com quem desenvolve uma relação muito especial.

JURACI DOS SANTOS CERQUEIRA (Paula Leal) – Substitui Wanda (Maria Rita Freire) como arrumadeira na casa dos Pelegrini, quando ela deixa o emprego.

BRENO BARCELOS (Jarbas Toledo) – Copeiro dos Pelegrini, assemelha-se ao patrão na arrogância, na ambição e no apreço pelas mulheres. É o cão fiel de Loreta (Marieta Severo), detestado pelos demais integrantes do staff.

ADERBAL FAJARDO MESQUITA (D’Artagnan Júnior) – Um dos seguranças de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira). Declara que dirigia o carro do patrão no momento do acidente presenciado por Alice (Cláudia Abreu).

IRACEMA LOPES MESQUITA (Fátima Freire) – Esperta e ambiciosa mulher de Aderbal (D’Artagnan Júnior).

EVANDRO ABOIM (Carlos Zara) – De família rica e tradicional, dono de um dos mais aristocráticos hotéis do Rio. Defronta-se com enormes dificuldades financeiras mas, de caráter sólido, usa de todos os meios lícitos para evitar a venda do hotel para o amigo Raul (Tarcísio Meira), que visa unicamente o lucro e seria capaz de transformá-lo em mais um “hotel sem alma”. Viúvo, mora com a filha Marina (Renée de Vielmond) e as netas Flávia (Paula Lavigne) e Beatriz (Carolina Ferraz) em seu hotel.

MARINA ARAÚJO GARCIA DE ABOIM (Renée de Vielmond) – Filha de Evandro, separada do marido, vive no hotel do pai com as filhas, Flávia (Paula Lavigne) e Beatriz (Carolina Ferraz). Íntegra e delicada, dirige a ótima escola onde estudam Alice (Cláudia Abreu) e várias personagens, cujo prédio é propriedade de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira). É reverenciada por socialites, mas pouco frequenta a sociedade. Sua melhor amiga é Teresa (Eva Wilma).

FLÁVIA GARCIA DE ABOIM MAYRINCK (Paula Lavigne) Filha mais velha de Marina (Renée de Vielmond), neta de Evandro (Carlos Zara) e irmã de Beatriz (Carolina Ferraz). Tem as boas qualidades da mãe, exceto a firmeza.

BEATRIZ GARCIA DE ABOIM MAYRINCK (Carolina Ferraz) – Filha mais nova de Marina (Renée de Vielmond), neta de Evandro (Carlos Zara) e irmã de Flávia (Paula Lavigne). Não herdou as boas qualidades da mãe e do avô, que preferem Flávia, de quem morre de ciúmes.

VALQUÍRIA MAYRINK (Odete Lara) – Ex-rica, frustrada afetivamente, colabora com Evandro (Carlos Zara) na administração do hotel. Grande amiga da venenosa Loreta (Marieta Severo).

RAFAEL NOVAES (Fulvio Stefanini) – Professor de História, trabalha no colégio de Marina (Renée de Vielmond). Viúvo, no início da novela está de partida para a Alemanha, onde foi convidado a trabalhar por de cinco anos como pesquisador. A diabólica Lídia (Vera Fischer) consegue envolvê-lo com a mal amada Teresa Pelegrini (Eva Wilma).

LÍDIA THOMPSON LAPORT (Vera Fischer) – Filha de imigrantes, nasceu pobre, no interior do Rio Grande do Sul. Graças a sua enorme beleza, tornou-se modelo e teve acesso ao mundo dos ricos. Foi casada durante dez anos com Max (Carlos Vereza), com quem teve um filho, Rodrigo (Fábio Assunção). Depois foi à luta para se manter na high society, que adora. Trabalha com antiguidades, mas passa por muitos problemas financeiros. Ao ser tratada como mulher-objeto por Raul Pelegrini (Tarcísio Meira), resolve se casar com ele por vingança e, a partir daí, planeja cada etapa de sua conquista como um estrategista que prepara várias batalhas em uma guerra.

RODRIGO THOMPSON LAPORT (Fábio Assunção) Filho de Lídia (Vera Fischer) e Max (Carlos Vereza), uma mistura da mãe prática e do pai sonhador. Recém-formado em Arquitetura, faz estágio na empresa de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira), mas o trabalho não satisfaz seu dom artístico. No início da novela namora Flávia Aboim (Paula Lavigne), mas se apaixona por Alice (Cláudia Abreu).

MAX LAPORT (Carlos Vereza) – Ex-marido de Lídia (Vera Fischer), pai de Rodrigo (Fábio Assunção). Um sonhador, incapaz de gerenciar o lado prático da vida. Vive de glórias passadas: foi proprietário de uma boate, um dos berços da Bossa Nova. No momento, agencia jovens atores, em início de carreira, para bailes de debutantes de cidades do interior.

SIMONE BARCELOS PELEGRINI (Lilia Cabral) – Grande amiga de Lídia (Vera Fischer), com quem tem em comum o fato de ser uma alpinista social e de desenvolver alguns trabalhinhos em vendas. Simone já deu um golpe do baú: por um ano foi nora de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira), tendo sido casada com Gustavo (Kadu Moliterno). Os Pelegrini a detestam, porque continua usando o nome da família. Ao longo da novela, tenta se dar bem através do casamento.

ALICE PROENÇA (Cláudia Abreu) – Adolescente, filha de Natália (Renata Sorrah), com quem se dá muito bem. Namora Nando (Rodrigo Santoro), seu colega de escola. Vive perguntando a si mesma se deve perder a virgindade com ele ou esperar pela grande paixão. Ela se torna antagonista de Raul (Tarcísio Meira) ao presenciar um acidente causado pelo empresário e vê-lo “tirar o corpo fora”. A partir daí, vira a pedra no sapato dele, e os valores dos dois entram em confronto permanente. Alice se apaixona por Rodrigo (Fábio Assunção) e, no decorrer da trama, descobre que é filha de Gustavo (Kadu Moliterno) e, portanto, neta de Raul.

NATÁLIA PROENÇA (Renata Sorrah) Mãe de Alice (Cláudia Abreu), que decidiu criar como uma produção independente. Formada em Belas Artes, foi figurinista de teatro, tendo ganhado um Prêmio Moliére. Assumiu um cargo menos criativo numa revista a fim de sustentar a filha e poder proporcionar a ela uma boa escola. Fica desempregada, e enfrenta um grande dilema: suas únicas chances profissionais são fora Brasil.

HEITOR ATAÍDE (Rodolfo Bottino) – Jornalista, trabalha no jornal de um dos ferrenhos inimigos de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira). Torna-se grande amigo de Alice (Cláudia Abreu). Divide um apartamento com Alexandra (Alexia Deschamps) e Albano (Pedro Cardoso).

KARMITA BEVILAQUA (Débora Duarte) Irmã de Dirceu (Fernando Eiras) e melhor amiga de Natália (Renata Sorrah). Dona de uma loja de aluguel de roupas, acaba sempre participando da vida dos clientes. Prima afastada de Ester (Patrícia Pillar), serve de elemento de ligação entre este núcleo e o de Pedro (José Mayer).

DIRCEU BEVILAQUA (Fernando Eiras) Irmão de Karmita (Débora Duarte), com quem mora. É professor de Informática na escola de Marina (Renée de Vielmond).

FERNANDO FERREIRA DE ABREU / NANDO (Rodrigo Santoro) – Namorado de Alice (Cláudia Abreu), de quem vai ser sempre um grande amigo.

LUCIANA LOPES CALDEIRAS (Cássia Linhares) – Colega de Alice (Cláudia Abreu), de quem é muito amiga.

DANIELA MENDES PERDIGÃO (Flávia Bonato) Grande amiga de Alice (Cláudia Abreu), mora há dois anos em Londres, mas passa as férias no Rio. É através do pai dela que Natália (Renata Sorrah) consegue emprego no exterior.

RONALDO PAIVA VASCONCELOS (Luciano Vianna) A paixão de Daniela (Flávia Bonato), rapaz um tanto arrogante.

HÉLIO QUEIROZ (Rafael Ponzi) – Conhecido como Queiroz, é um homem modesto, cujo carro é abalroado pelo de Raul (Tarcísio Meira) no início da história.

PEDRO FONSECA (José Mayer) – O herói da história, filho de Deodato (Ivan Cândido) e irmão de Inácio (Felipe Camargo) e Joel (André Pimentel). De família muito humilde, sempre foi um batalhador. Marido de Ester (Patrícia Pillar) e pai de Gabriel (Eduardo Caldas), quando se viu em dificuldades para manter a família foi ilegalmente para os Estados Unidos, com o propósito de juntar dinheiro para comprar uma casa e ter seu próprio negócio. Mas na hora de regressar, Ester muda de ideia e não quer mais deixar o novo país. Ela acaba sendo forçada a isso, por circunstâncias alheias à sua vontade.

ESTER CAVALCANTI FONSECA (Patrícia Pillar) – Mulher de Pedro (José Mayer) e mãe de Gabriel (Eduardo Caldas), acha que o futuro do filho está em Nova York. Não tem a menor saudade do Brasil e se adaptou bem melhor do que o marido à vida americana.

GABRIEL CAVALCANTI FONSECA (Eduardo Caldas) – Filho de Pedro (José Mayer), a quem é muito ligado, e de Ester (Patrícia Pillar). Menino agradável e inteligente.

DEODATO FONSECA (lvan Cândido) – Pai de Pedro (José Mayer), lnácio (Felipe Camargo) e Joel (André Pimentel). Viúvo, trabalha como motorista de ônibus e mora na favela, em casa comprada com o dinheiro mandado dos Estados Unidos por Pedro.

INÁCIO FONSECA (Felipe Camargo) Filho de Deodato (Ivan Cândido), irmão de Pedro (José Mayer) e Joel (André Pimentel). Revoltado, não hesita em usar de expedientes não muito de acordo com a rigorosa formação dada pelo pai. É mecânico de automóveis, e trabalha numa oficina.

JOEL FONSECA (André Pimentel) – Filho de Deodato (Ivan Cândido), irmão de Pedro (José Mayer) e lnácio (Felipe Camargo). Trabalha como motorista de táxi.

ZILÁ DE PAIVA RANGEL (Chica Xavier) – Prima de Isaura (Zeni Pereira), a cozinheira de Raul Pelegrini (Tarcísio Meira). Trabalha como servente na escola de Marina (Renée de Vielmond). É muito ligada aos irmãos de Pedro (José Mayer), que viu crescerem sem mãe. Vive num barraco com o marido, Avelino (Clementino Kelé), e é vizinha de Deodato (Ivan Cândido).

AVELINO RANGEL (Clementino Kelé) – Marido de Zilá (Chica Xavier), bonachão. Mecânico de automóveis.

DEVAIR DIAS DE AGUIAR (Stepan Nercessian) – Vizinho de Zilá (Stepan Nercessian) e Deodato (Ivan Cândido), com quem trabalha na mesma empresa, também como motorista. Mora com a irmã, Gracinda (Iaçanã Martins), e representa o carioca típico da classe pobre.

GRACINDA DIAS DE AGUIAR (laçanã Martins) – Irmã de Devair (Stepan Nercessian), faxineira, transita pelas casas de vários personagens.

LOURDES DA SILVA PAES (Lu Mendonça) – Trabalha numa fábrica, e é mãe de Rita (Janaína Diniz).

RITA DA SILVA PAES (Janaina Diniz) – Filha de Lourdes (Lu Mendonça), trabalha numa birosca da favela.

CILENE MIRANDA (Isadora Ribeiro) – Entra na história por volta do capítulo 30. Mora numa cidade do interior de Minas, onde trabalha num armarinho. Seu sonho é morar no Rio e ser vendedora numa loja bem chique, que conhece de revistas e da televisão. Passa a morar com Alexandra (Alexia Deschamps), Albano (Pedro Cardoso) e Heitor (Rodolfo Bottino), que tentam ajudá-la. No decorrer da trama, envolve-se com Raul Pelegrini (Tarcísio Meira).

VALDOMIRO BEZERRA DE QUENTAL (Gianfrancesco Guarnieri) – Entra na história por volta do capítulo 80, e tem um forte envolvimento afetivo com Pedro (José Mayer).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional

A Novidade – Tema de Alice
Compositores: Gilberto Gil/ Bi Ribeiro/ Herbert Vianna/ João Barone
Intérpretes: Gilberto Gil

Você – Tema de Alice e Rodrigo
Compositores: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Intérpretes: Maria Bethânia

Partners – Tema de Rodrigo
Compositores: Paulo Ricardo/ Paulo Pagni/ Luiz Schiavon
Intérpretes: Cássia Eller

Razão de Viver – Tema de Max e Marininha
Compositores: Paulinho Mocidade / Dico da Viola / Moleque Silveira
Intérpretes: Emílio Santiago

Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos – Tema de Lídia Laport e Pedro
Compositores: Roberto Carlos
Intérpretes: Caetano Veloso

O Amor Dorme – Tema de Nando
Compositores: Hebert Vianna
Intérpretes: Paralamas do Sucesso

Errática – Tema de Natália
Compositores: Caetano Veloso
Intérpretes: Gal Costa

Beatriz – Tema de Beatriz
Compositores: Chico Buarque / Edu Lobo
Intérpretes: Milton Nascimento

Falando de Amor – Tema de Teresa
Compositores: Tom Jobim
Intérpretes: Edu Lobo

Nada a Perder – Tema de Lídia Laport
Compositores: Lenine / Dudu Falcão
Intérpretes: Danilo Caymmi

Haiti – Tema do núcleo dos pobres
Compositores: Caetano Veloso / Gilberto Gil
Intérpretes: Caetano e Gil

Imagens – Tema de Cilene
Compositores
Intérpretes: Guido Brunini

Surfboard – Tema da locação Rio de Janeiro
Compositores: Tom Jobim
Intérpretes: Tom Jobim

Onde o céu Azul é mais Azul – Tema de Pedro
Compositores: Alcyr Pires Vermelho / Gilberto Ribeiro / João de Barro
Intérpretes: Felicidade Suzy

Onde o céu Azul é mais Azul – Tema de abertura
Compositores: Alcyr Pires Vermelho / Gilberto Ribeiro / João de Barro
Intérpretes: instrumental

Internacional:
All by Myself – Tema de Alice e Rodrigo
Compositores: Eric Carmen
Intérpretes: Sheryl Crow

She’s Beautiful – Tema de Natália
Compositores: Amato F. de Antoni / Godani I / Naraine W.
Intérpretes: Double You

I’ll Make Love to You – Tema de Pedro e Isabel
Compositores: Babyface
Intérpretes: Boyz II Men

Games People Play
Compositores: Joe South
Intérpretes: Inner Circle

Breathe Again – Tema de Raul e Cilene
Compositores: Kenneth Edmonds
Intérpretes: Toni Braxton

Return to Innocence
Compositores: Michael Cretu
Intérpretes: Enigma

Ne Me Quitte Pas
Compositores: Jacques Brel
Intérpretes: Ângela Rô Rô

Everybody
Compositores: D.J. Bobo
Intérpretes: D.J. Bobo

Mmm Mmm Mmm Mmm – Tema de Heitor
Compositores: Brad Roberts
Intérpretes: Crash Test Dummies

Sweet Dreams
Compositores: Saraf / Thornton / Haynes / Sönmez
Intérpretes: La Bouche

Send In The Clowns – Tema de Max e Marininha
Compositores: Stephen Sondhein
Intérpretes: Renato Russo

Per Lei – Tema de Lidia Laport
Compositores: Riccardo Cocciante
Intérpretes: Riccardo Cocciante

State of the Heart
Compositores
Intérpretes: West End Girls

Under The Illusion
Compositores: Don Rosler / Peter Valentine
Intérpretes: Peter Valentine

0 Comentário para: “Pátria Minha Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *