Pantanal Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Pantanal desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Pantanal e de todas as novelas exibidas no SBT.

Sobre a Novela Pantanal

◘ Período de exibição original (SBT): 09/06/2008 – 13/01/2009
◘ Horário: 22h00
◘ Nº de capítulos: 216
◘ Autoria: Benedito Ruy Barbosa
◘ Direção: Jayme Monjardim, Carlos Magalhães, Marcelo de Barreto e Roberto Naar

A saga da família Leôncio, desde os anos 40, quando Joventino chega ao Pantanal do Mato Grosso acompanhado de seu filho de 10 anos, José Leôncio. Este se estabelece na região e torna-se um dos principais criadores de gado, iniciando um clã de peões de boiadeiro. Com o desaparecimento de Joventino, José Leôncio leva adiante o sonho do pai e se transforma em um dos maiores fazendeiros do país.

Em uma visita ao Rio de Janeiro ele se envolve com Madeleine, uma carioca mimada, com quem se casa e tem um filho. A diferença enorme que existe entre eles acaba em separação e Madeleine volta para o Rio levando com ela Jove, o filho que teve com José Leôncio.

Abandonado por Madeleine, ele encontra carinho ao lado de Filó, uma ex- prostituta a quem sempre protegeu e com quem tem um filho.

Anos mais tarde, as diferenças voltam a trazer aborrecimentos para Zé Leôncio que tem uma difícil convivência com seu filho, Jove. E se agravam ainda mais quando ele se apaixona por Juma Marruá, uma jovem selvagem e sensual e decide levá-la para o Rio de Janeiro.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Pantanal

Resumo baseado na reexibição da novela Pantanal no SBT de 09/06/2008 a 13/01/2009, totalizando 187 Capítulos

Resumo do Capítulo 1: No Mato Grosso dos anos 60, Joventino e o filho José Leôncio levam a boiada até a região do Pantanal. Chegando lá, os dois decidem que aquele é o lugar onde vão morar. Longe dali, no Paraná, Gil e sua família sofrem com um possível despejo, já que o dono das terras onde eles vivem quer expulsá-los. Tentando resistir à expulsão, Chico, o filho de Gil e Maria Marruá, acaba sendo assassinado. Os dois então abandonam as terras na tentativa de recomeçar a vida. Joventino desaparece sem deixar pistas e Zé Leôncio fica desesperado.

Resumo do Capítulo 2: José Leôncio procura desesperadamente pelo pai que sumiu na mata sem deixar vestígio. Depois da tragédia no Paraná, Gil e Maria chegam ao Pantanal em busca de uma nova vida. Leôncio volta para casa depois de procurar incansavelmente pelo pai e diz aos peões Tião e Quim que não descansará enquanto não encontrá-lo, pois não acredita que esteja morto. Os peões, ao contrário, acreditam que o patrão foi atacado por um animal selvagem. Dois anos depois… O casal Gil e Maria refizeram a vida em terras pantaneiras, melhor dizendo, em terras de José Leôncio. Leôncio toca a fazenda do pai e, mesmo dois anos depois de seu desaparecimento, ainda acredita que possa encontrá-lo vivo. Traumatizada com a morte de seus três filhos, Maria se recusa a ter relações com seu marido pois tem medo de voltar a engravidar. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, Madeleine continua dando muito trabalho aos pais, com suas idéias e seu comportamento avançado demais para a época. Leôncio vende trezentas cabeças de gado e descobre que foi vítima de um estelionatário, que pagou a compra com cheque sem fundo. Furioso, ele decide viajar para o Rio de Janeiro para cobrar a dívida.

Resumo do Capítulo 3: José Leôncio chega ao Rio de Janeiro e lá conhece Chico, o taxista que o levará até o estelionatário. Frente a frente com o espertalhão, ele cobra “do seu jeito” o cheque sem fundos que recebeu. Chico, o taxista acompanha Leôncio para conhecer a cidade maravilhosa mas, na realidade, está interessado em roubar o dinheiro que ele acaba de recuperar. Chico leva Zé Leôncio até um cabaré e deixa o peão encantado. Depois ele decide jantar no clube da cidade e, com seu jeito caipira, chama a atenção de Madeleine. Ousada, como sempre, ela se aproxima dele e uma forte atração nasce entre os dois. Eles conversam, dançam até tarde da noite e, na hora da despedida, Madeleine pede um beijo a Leôncio. Eles se beijam apaixonadamente.

Resumo do Capítulo 4: Zé Leôncio caminha pela cidade com Madeleine. Chico aproveita uma distração do peão para roubá-lo. Furioso, ele vai atrás do taxista e consegue recuperar o dinheiro. Madeleine adormece nos braços de Zé Leôncio e ele se vê obrigado a levá-la para o hotel onde está hospedado, pois não sabe onde ela mora. A atração entre os dois é muito grande, Leôncio não resiste quando Madeleine diz que ele é o homem da sua vida e os dois fazem amor. No dia seguinte, Leôncio percebe a besteira que fez e, como homem correto que é, decide se explicar com o pai dela. Enquanto isso, no pantanal, Gil conversa com Maria sobre a falta de intimidade entre eles. Maria acaba confessando que deseja o marido mas tem medo de voltar a engravidar. Zé Leôncio conhece os pais de Madeleine e, numa conversa reservada com Antero, admite que passou a noite com ela. Antero pergunta como vão fica essa história diante do que ele acaba de contar e Leôncio diz que está disposto a se casar para reparar seu erro. Antero aceita o pedido de Leôncio e concede a mão de sua filha. A principio Mariana reprova mas o marido diz que simpatizou com o peão. Zé Leôncio confia no futuro sogro e pede a ele que guarde a mala com o dinheiro.

Resumo do Capítulo 5: Madeleine está fascinada com o homem rude e ao mesmo tempo sedutor que acaba de conhecer. Antero demonstra simpatia por José Leôncio enquanto Mariana não gosta nada da idéia de ver sua filha casada com um caipira. No Pantanal, Filó estranha a demora de José Leôncio. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, José Leôncio se casa com Madeleine. Durante a festa, Madeleine diz à irmã que não pretende ir com o marido para o Pantanal. No Pantanal, Maria vence seus bloqueios e faz amor com o marido. No dia seguinte ao casamento, Zé Leôncio recebe um duro golpe quando Madeleine lhe diz que não pretende viver com ele no Pantanal. Leôncio conversa com Antero sobre a decisão de Madeleine e diz ao sogro que exige que sua esposa o acompanhe pois caso contrário tratará de desfazer o casamento. Sem saída, Madeleine viaja com o marido. Zé Leôncio chega ao Pantanal com Madeleine e deixa seus amigos perplexos com a notícia de que acaba de se casar. Antero não esconde seu interesse no patrimônio de seu genro e Irma não disfarça a admiração que sente pelo cunhado. Mariana fica furiosa ao descobrir que Antero pediu dinheiro emprestado para o genro e acusa o marido de ter vendido a filha por interesse. Furiosa, ela diz que vai pagar todas as suas dívidas de jogo e se ele voltar a jogar pedirá o divórcio. Irma comunica a Gustavo, ex- namorado de Madeleine, que ela acaba de se casar. Zé Leôncio deixa claro para Madeleine que ela só volta para o Rio de Janeiro quando ele puder acompanhá-la. Filó não consegue esconder sua desilusão ao ver Zé Leôncio casado. Três meses depois… Mariana recebe carta de filha. Madeleine diz que está vivendo em um paraíso, faz elogios ao marido, tranqüiliza a mãe ao dizer que está feliz e conta que está esperando um filho. Mariana se emociona com a notícia. Zé Leôncio fica muito feliz quando Madeleine conta que está grávida. Maria, ao contrário, fica furiosa ao constatar que está novamente esperando um filho, se volta contra o marido e tenta acabar com a própria vida.

Resumo do Capítulo 6: Gil resgata Maria do rio. Tião e Quim contam para Zé Leôncio que tem uma pessoa rondando a fazenda. Depois os peões comentam com Filó que acreditam ter visto a assombração do velho Joventino. Seis meses depois… Madeleine já está no final da gravidez e muito agoniado por não estar no Rio de Janeiro junto de sua família e no conforto de sua casa. Leôncio sai em comitiva de deixa Tião e Quim encarregados de cuidar de Madeleine. OS peões não gostam da situação e decidem que pedirão demissão assim que a criança nascer. Madeleine começa a sentir as primeiras contrações. Maria também está no final da gravidez e ainda não se conforma com o fato. Ela deixa Gil muito preocupado quando diz que tem a intenção de acabar com a própria vida e do filho que espera. Filó faz o parto de Madeleine, que continua revoltada com ausência do marido. Zé Leôncio volta para casa e fica sabendo que acaba de ser pai. Feliz com a notícia, ele enfrenta Madeleine que não consegue perdoá-lo por tê-la deixado sozinho nesse momento tão importante. Zé Leôncio não dá muita importância às reclamações de Madeleine e, contra sua vontade, sai com o recém nascido para galopar.

Resumo do Capítulo 7: Madeleine reprova a atitude de Zé Leôncio e chama o marido de ignorante e irresponsável. Ele pede perdão mas Madeleine deixa claro que nunca poderá perdoá-lo. Leôncio comemora com os peões o nascimento do filho e, emocionado, fala sobre o desaparecimento de seu pai e diz que continua acreditando que ele não está morto. Madeleine fica ainda mais furiosa com o marido quando descobre que ele registrou a criança com o nome de Joventino. A crise entre o casal continua e Madeleine não permite que Zé Leôncio se aproxime do bebê. Ele desabafa com Filó e diz que não está suportando o desprezo de Madeleine. Tião e Quim pedem demissão mas Zé Leôncio não aceita. Zé Leôncio, depois de muitas tentativas, consegue fazer as pazes com Madeleine e os dois fazem amor na beira do rio. No Rio de Janeiro, Irma comenta com a mãe que estranhou a atitude de Madeleine ao pedir a ela que entregue uma carta sua para Gustavo, seu ex- noivo. Gustavo lê a carta de Madeleine. Maria entra em trabalho de parto e, sozinha, dá a luz a uma menina. Logo depois ela coloca o bebê dentro de uma canoa e empurra rio abaixo.

Resumo do Capítulo 8: Gil estranha a demora de Maria e vai atrás dela. Maria se arrepende do que acaba de fazer e resgata a filha no meio do rio. Zé Leôncio sai novamente em comitiva para desgosto de Madeleine, que não consegue aceitar o estilo de vida do marido. Irma e Gustavo falam sobre Madeleine e a vida que ela leva em lugar tão distante. Gustavo diz a Irma que precisam ajudá-la e decide ir até o Pantanal. Maria diz ao marido que a menina vai se chamar Juma. Revoltada com a vida que leva, Madeleine diz a Filó que qualquer dia quando Leôncio voltar de suas viagens não vai mais encontrá-la. Na mesma chalana onde viaja Gustavo estão dois matadores de aluguel que procuram por Gil e Maria. Gustavo chega à fazenda de José Leôncio. Madeleine fica eufórica ao vê-lo e Filó estranha o comportamento dela. Maria pressente que algo ruím está por acontecer e se preocupa. Filó não gosta da presença de Gustavo na fazenda e desconfia que existe algo entre os dois. Madeleine pede a Gustavo que a leve com ele para o Rio de Janeiro. À principio, temendo a reação de Leôncio, ele se nega mas depois acaba aceitando. Filó ouve a conversa e se apavora. Ela tenta, em vão, fazer Madeleine mudar de idéia. Antes de partir Madeleine diz a Filó que sempre desconfiou que Leôncio é o pai do filho dela.

Resumo do Capítulo 9: Madeleine parte com Gustavo e o filho para o Rio de Janeiro. Um dos matadores de aluguel procura, em vão, pelo amigo e nem imagina que ele foi engolido por uma sucuri. Gil é surpreendido pelo desconhecido que atira nele pelas costas. Maria assiste tudo e atira no homem que acaba de matar seu marido. Maria enterra o marido e jura que nunca mais vai chorar na vida nem confiar em mais ninguém. Zé Leôncio volta para casa e recebe a notícia e recebe a notícia de que sua mulher foi embora com um desconhecido e levou o filho com ela. Desconcertado com a notícia, Zé Leôncio lê a carta de Madeleine onde ela põe um ponto final no casamento alegando que eles são muito diferentes para viverem juntos. Revoltado, ele jura vingança. Madeleine chega ao Rio de Janeiro e todos ficam felizes ao vê-la. Antero recrimina Madeleine pelo que fez e defende o genro. Madeleine diz ao pai que teme pela vingança de seu marido. Enquanto isso, no Pantanal, Zé Leôncio diz a Filó que não pretende ir atrás de Madeleine mas lutará para ficar com seu filho. Leôncio parte para o Rio de Janeiro. Antero comenta com Mariana que a situação de Madeleine poderá se complicar se Leôncio decidir acusá-la, perante a justiça, de infidelidade e abandono de lar. Leôncio chega à casa dos pais de Madeleine, diz a Antero que não quer mais saber de sua filha mas não pretende voltar sem seu filho.

Resumo do Capítulo 10: Zé Leôncio leva o filho embora. Antero acusa o genro de ter invadido sua casa, seqüestrar a criança e pede ao delegado que impeça que ele saia da cidade. Madeleine se preocupa com o filho e se assusta quando o pai diz que registrou queixa na delegacia. No dia seguinte, Leôncio chega ao aeroporto, é surpreendido pela polícia e recebe voz de prisão. Tião e Quim procuram Maria para, em nome de José Leôncio, oferecer ajuda mas ela recusa. O delegado leva José Leôncio e a criança até a casa de Antero. Depois de conversar com o sogro e ver o filho com febre, Leôncio decide ir embora e deixar a criança com a mãe. Irma, comovida, diz ao cunhado que vai lhe escrever sempre para mandar notícias do filho. Leôncio volta para o Pantanal. Ele procura Maria e é recebido com hostilidade. Ele insiste no convite para que ela vá morar na fazenda, desconfiada ela não aceita. Leôncio pergunta para Filó se ele é o pai de seu filho. Ela nega. Depois de muito rodeio ele pergunta a Filó se ela gostaria de se “deitar” com ele.

Resumo do Capítulo 11: Filó fica arrasada ao ser rejeitada por Leôncio. Alguns anos depois…. Leôncio continua fazendo grandes negócios. Ele recebe carta de Irma com notícias de seu filho. Madeleine recrimina a atitude da irmã, diz que não quer voltar a ver o ex- marido e conta que disse ao filho que seu pai morreu antes que ele nascesse. Antero fica sabendo e recrimina a atitude da filha. Madeleine reatou seu romance com Gustavo mas não assume nenhum compromisso com medo de ser acusada de adultério, já que não está legalmente separada, e perder a guarda do filho. Maria continua vivendo isolada do mundo junto com sua filha, Juma. Filó revela para José Leôncio que ele é o pai de seu filho. Ele fica emocionado com a notícia e os dois acabam fazendo amor. Tião e Quim partem para Minas Gerais onde vão administrar a fazenda de gado leiteiro que Zé Leôncio acaba de comprar. Filó conta para o filho que Zé Leôncio é seu pai. Gustavo e Madeleine começam a se desentender e ele a acusa de ser fria na cama por não conseguir esquecer Zé Leôncio. Apesar da distância e do tempo que está distante do filho, Zé Leôncio ainda não desistiu da idéia de ter Joventino vivendo com ele. Maria se desespera ao perceber que Juma não está em casa e sai á procura da filha. Logo depois a menina volta para casa na companhia de um homem. Enquanto procura perla filha, Maria é picada por uma cobra e socorrida pelo mesmo homem. Ele a leva para casa, cuida de seus ferimentos, dá a ela um remédio feito de ervas e comenta que há muitos anos foi salvo dessa maneira depois de ser mordido por uma cobra. Esse homem é Joventino, o pai de Zé Leôncio.

Resumo do Capítulo 12: Maria Marruá, desconfiada, passa a noite em vigília e acaba flagrando a desconhecida pegando a espingarda. Madeleine e a mãe conversam sobre a irresponsabilidade de Jove, que não quer saber de estudar e nem de trabalhar. No dia seguinte, Maria Marruá é surpreendida na beira do rio pelo matador, luta com ele mas acaba sucumbindo ao ser atingida mortalmente por um disparo à queima roupa. Juma se desespera ao encontrar a mãe morta e diante do corpo ela jura que nunca mais vai chorar na vida. Tibério e Tadeu socorrem o homem que matou Maria Marruá e Zé Leôncio o acolhe em sua fazenda. Jove confessa para a tia que gostaria de conhecer seu pai. Irma aconselha o sobrinho a escrever uma carta e ir até o Pantanal para conhecê-lo. Madeleine encontra o rascunho da carta que seu filho escreveu para o pai e, furiosa, culpa a irmã de ter contado a verdade para Jove. A desconhecida já se sente vingada e não quer mais acabar com a vida de Juma. Zé Leôncio visita Tenório, o proprietário da fazenda vizinha, e lá conhece Guta a filha do fazendeiro. Zé Leôncio recebe carta do filho e se emociona quando lê que ele quer conhecê-lo. Tadeu não consegue esconder seu ciúme. O matador deixa a fazenda de Zé Leôncio e volta à casa de Maria Marruá para matar sua filha. A “muda” pede a ele que vá embora e diz que se encarregará de terminar a vingança. Zé Leôncio envia um telegrama para o filho. Jove recebe a mensagem, comemora com a tia e parte imediatamente para o Pantanal. Zé Leôncio prepara uma festa para receber o filho. Tadeu vai até a fazenda vizinha para convidá-los para a festa e lá conhece Guta. Tibério vai até a casa de Maria Marruá e descobre que ela foi assassinada. De volta à fazenda comenta o fato com Zé Leôncio, que acredita que Juma está correndo perigo e decide ir buscá-la.

Resumo do Capítulo 13: Tenório pede ao peão, Alcides, que fique à disposição de sua filha, Guta. Alcides fica impressionado com a beleza da moça e entusiasmado quando, na beira do rio, ela se insinua para ele. Zé Leôncio reúne os amigos para um churrasco em homenagem ao filho. Ele também faz planos para cavalgar ao lado dele. Jove chega à fazenda, Zé Leôncio não cabe em si de felicidade ao ficar frente a frente com o filho depois de tantos anos e os dois se abraçam emocionados. Durante a festa, Guta não esconde o interesse pelo rapaz, acaba se aproximando e convidando-o para dançar. Alcides, o peão, com quem ela recusou dançar, se aproxima e ameaça Jove. Guta e Jove passam a tarde conversando. Zé Leôncio presenteia o filho com seu melhor cavalo. Jove agradece o presente mas, quando pai pede a ele que monte o animal, ele confessa que tem pavor de cavalo. Zé Leôncio não consegue esconder sua decepção. Depois da festa, Zé Leôncio com Filó sobre a desilusão que teve com seu filho por não ter enfrentado o peão que o agrediu. Na fazenda vizinha, Tenório e Guta contam para Maria tudo que aconteceu na festa. Tenório critica a covardia de Jove e Guta o defende. Jove se desculpa com o pai por não ter montado o cavalo que ganhou. Os dois conversam longamente na tentativa de se conhecerem melhor e, mais uma vez, Zé Leôncio se decepciona quando Jove conta que não trabalha, que não conseguiu terminar nenhum dos cursos que começou e se define como um vagabundo por vocação. Zé Leôncio diz ao filho que ele precisa conhecer suas propriedades para poder administrá-las. Tadeu está enfeitiçado pela bela Guta e sente ciúmes do irmão, que mal acaba de chegar, e já conseguiu conquistá-la. Jove diz ao pai que não tem a intenção de viver no Pantanal.

Resumo do Capítulo 14: Nalvinha, a namorada de Jove, diz para Mariana que está esperando um filho dele. Zé Leôncio conversa com o vizinho e se decepciona quando Tenório conta que enriqueceu vendendo terras griladas. Jove e Guta passam a maior parte do tempo juntos e Tadeu não consegue esconder se u ciúme. Tenório recrimina a filha por sair sozinha com o filho de Zé Leôncio. Tadeu conversa com Jove sobre Juma Marruá e diz que ela é conhecida na região como mulher- homem por causa de sua braveza. Jove diz que quer conhecê-la, Tadeu vai com ele até lá e são recebidos a bala pela jovem selvagem.

Resumo do Capítulo 15: De arma em punho, Juma expulsa os dois. Zé Leôncio está entusiasmado com a promessa do filha de tentar vencer seu medo de montar a cavalo. Jove pergunta a Tadeu se existe algo entre Filó e Zé Leôncio e se ele é mesmo só afilhado dele. Jove e Guta voltam a sair juntos e acabam fazendo amor nas águas do rio. Juma espia os dois e rouba suas roupas. Guta confidencia para Jove que seu pai comprou essa fazenda apenas para esconder sua mãe bem longe da civilização pois ele tem outra família. Quando os dois saem do rio descobrem eu suas roupas foram roubadas. Jove e Guta voltam juntos para a fazenda de Zé Leôncio e Tadeu percebe que existe algo entre os dois. Tibério tenta ensinar Jove a montar mas ele, para decepção do pai, não consegue vencer seu medo e foge do animal. Zé Leôncio fala com Filó sobre sua decepção com o filho. Jove ouve a conversa e decide que está na hora de voltar para o Rio de Janeiro. Depois de quase vinte anos de relacionamento, Gustavo põe um ponto final no seu caso com Madeleine e a acusa de nunca ter conseguido esquecer José Leôncio. Zé Leôncio tenta convencer o filho a viajar com ele para São Paulo. Jove se recusa e diz ao pai que talvez não o encontre mais na fazenda quando voltar de sua viagem. Guta, para espanto da mãe, conta que transou com Jove. Jove sai de barco sozinho e, ao chegar ao ninhal, é mordido por uma cobra.

Resumo do Capítulo 16: Depois de ser mordido pela cobra, Jove desmaia. Filó se preocupa com a demora de Jove e pede a Tibério que vá atrás dele. Tibério volta do ninhal trazendo apenas a faca que Jove carregava e deixa Filó desesperada. Guta leva um sermão do pai por ter transado com Jove e ele garante que vai exigir reparação. Guta enfrenta o pai e o acusa de ter outra família. Na fazenda de José Leôncio, todos passam a noite procurando por Jove. Enquanto isso, na cabana de Juma Marruá, o velho do rio faz seu ritual para salvar Jove. Tadeu avisa o padrinho sobre o desaparecimento de Jove e Zé Leôncio volta imediatamente para o Pantanal. Zé Leôncio culpa Tibério por ter permitido que seu filho saísse sozinho de barco e demite o peão. Tibério diz que só irá embora depois de encontrar Jove. Juma diz para o velho do rio que Jove está morrendo. Juma ajuda o velho do rio a cuidar de Jove. Zé Leôncio se desespera diante da possibilidade de seu filho estar morto e relembra o dia em que seu pai desapareceu. Tibério vai até a cabana de Juma perguntar por Jove, mas é recebido com hostilidade pela jovem que garante que não viu o rapaz. Filó levanta a hipótese de Jove ter embarcado em uma chalana e voltado para o Rio de Janeiro. Guta vai até a cabana e pede a ajuda de Juma, mas ela insiste que não sabe de nada. Arrasado com o desaparecimento do filho, Zé Leôncio decide ir ao Rio de Janeiro para dar a notícia para Madeleine.

Resumo do Capítulo 17: Tibério deixa a fazenda de Zé Leôncio mas, antes de deixar o Pantanal, vai até a cabana de Juma Marruá e se surpreende ao encontrar Jove. Zé Leôncio conta para Madeleine e a família que Jove desapareceu no Pantanal. Tibério, pela primeira vez, consegue conversar com Juma sem ser ameaçado. Ela conta que Jove está sendo cuidado pelo velho do rio. Madeleine se desespera com a notícia e culpa Zé Leôncio pelo aconteceu com seu filho. Irma defende o cunhado. Jove recobra a consciência. Zé Leôncio está convencido que o filho foi salvo por um índio e agora está vivendo na tribo. Guta sai de barco pra procurar Jove. Jove confessa para Tibério que não consegue entender por que o velho do rio exerce tanto fascínio sobre ele. Zé Leôncio propõe a Tenório que iniciem uma criação de Jacaré para combater os coureiros e preservar a espécie. Jove pede a Juma que o deixa ficar mais alguns dias na cabana, mas ela não aceita. Tibério o aconselha a voltar para a fazenda e tranqüilizar seu pai. Zé Leôncio chega em casa e se emociona ao encontrar o filho são e salvo. Os dois se abraçam emocionados. Zé Leôncio vai até a cabana de Juma para agradecer o que ela fez por seu filho. Lá encontra Tibério, se desculpa com ele e pede que volte a trabalhar em sua fazenda. Guta conta para Jove a história das duas famílias de seu pai.

Resumo do Capítulo 18: Zé Leôncio está convencido que o filho foi salvo por um índio e agora está vivendo na tribo. Guta sai de barco pra procurar Jove. Jove confessa para Tibério que não consegue entender por que o velho do rio exerce tanto fascínio sobre ele. Zé Leôncio propõe a Tenório que iniciem uma criação de Jacaré para combater os coureiros e preservar a espécie. Jove pede a Juma que o deixa ficar mais alguns dias na cabana, mas ela não aceita. Tibério o aconselha a voltar para a fazenda e tranqüilizar seu pai. Zé Leôncio chega em casa e se emociona ao encontrar o filho são e salvo. Os dois se abraçam emocionados. Zé Leôncio vai até a cabana de Juma para agradecer o que ela fez por seu filho. Lá encontra Tibério, se desculpa com ele e pede que volte a trabalhar em sua fazenda. Guta conta para Jove a história das duas famílias de seu pai. Jove fala com o pai sobre o velho do rio e Zé Leôncio quer conhecê-lo. Zé Leôncio insiste com o filho para que ele se interesse pelos negócios da fazenda e se decepciona quando Jove deixa claro que não tem a menor intenção de se transformar em um peão. A conversa entre os dois fica ainda pior quando Jove diz ao pai que ele é muito mais bronco do que imaginava. Jove pergunta ao pai se Tadeu também é seu filho e Zé Leôncio confirma. Ele pede ao pai que prepare o avião pois pretende voltar para o Rio de Janeiro. Irma continua apaixonada por José Leôncio e relembra os momentos que viveu com ele no Pantanal. Antes de partir, Jove vai até a cabana de Juma para se despedir e pede a ela que o deixe tirar uma foto para levar de lembrança. Guta diz para Zé Leôncio que vai com Jove para o Rio.

Resumo do Capítulo 19: Jove pergunta a Tadeu se ele está apaixonado por Guta e, diante da afirmativa do rapaz o aconselha a esquecê-la pois eles pertencem a mundos completamente diferentes. Juma é atacada por um caçador de jacaré na beira do rio e vira onça para se defender. Depois conta para Jove e Tadeu que arrancou a orelha do desconhecido para se defender. Nalvinha diz para Gustavo que Jove não gosta de mulher e admite que mentiu sobre a gravidez para se vingar dele. Jove confessa para o pai que está encantado pela Juma. Filó desconfia que ele não quer mais voltar para o Rio de Janeiro. Jove sai sozinho de barco e encontra o velho do rio. A chalana chega e parte sem ele. Jove conversa com o velho do rio e, seguindo seu conselho, vai até a cabana onde vive Juma Marruá. Apesar da hostilidade, ele consegue convencer Juma a ouví-lo, diz que está encantado por ela e pede permissão para voltar à cabana. Ela concorda. Tibério conta para Zé Leôncio que Jove decidiu ficar no Pantanal por causa da Juma. Tadeu conta para Juma que jove decidiu ficar no Pantanal e ela vai atrás dele para saber o motivo de sua decisão. Zé Leôncio conversa pelo rádio com Ari e descobre que Tenório tem um passado negro. Guta ouve a conversa e fica sabendo tudo que seu pai fez para enriquecer. Zé Leôncio conversa com o filho sobre seu pai e afirma que não acredita que ele esteja morto. Jove diz ao pai que está apaixonado por Juma Marruá.

Resumo do Capítulo 20: Guta conversa com o pai e pede a ele que conte um pouco sobre seu passado. Depois ela comenta com a mãe o que ouviu sobre seu pai pelo rádio. Zé Leôncio aconselha Jove a ter muito cuidado com Juma pois ela é conhecida como mulher macho. Ele brinca com o pai e diz que ele é homem- mulher. Madeleine se mostra preocupada com os comentários de Nalvinha sobre a sexualidade do filho. Zé Leôncio também está preocupado com isso. Tibério tenta se aproxima da “Muda” e se declara. Jove e Juma saem para pescar e acabam tomando banho de rio. Tibério insiste com Jove para que ele monte em seu cavalo, mas ele ainda não consegue superar o medo. Jove conta para o pai que passou o dia com a Juma e Zé Leôncio se decepciona quando ele diz que não aconteceu nada entre os dois.

Resumo do Capítulo 21: Jove, mais uma vez, brinca com o pai e diz que gosta de usar brinco. Indignado, Zé Leôncio sai do quarto do filho e diz a Filó que vai expulsá-lo da fazenda. Os dois discutem, Zé Leôncio diz a Jove que se envergonha deter um filho como ele, e conta que comprou sua mãe ao pagar uma dívida de jogo de seu avô. Jove ouve do pai que ele não é o filho que gostaria de ter e decide deixar a fazenda. Filó conta para Zé Leôncio que seu filho foi embora. Jove chega à cabana de Juma e pede para ficar. Zé Leôncio decide ir atrás do filho. Jove se esconde do pai e acaba ouvindo quando ele diz a Tibério que se envergonha de ter um filho “florzinha”. Zé Leôncio fica na porta da cabana esperando que seu filho apareça. Juma diz a ele que Jove foi embora com o velho do rio. Zé Leôncio mobiliza todos os seus peões para que procurem seu filho e sai com Tibério de barco para tentar encontrá-lo. Jove se espanta ao saber que Juma não sabe ler e diz a ela que vai ser seu professor. No dia seguinte, Jove diz a Juma que pretende voltar para o Rio de Janeiro. Juma pede a ele que fique e já, menos agressiva, diz que vai permitir que ele a fotografe nua. Os dois vão para a beira do rio, ao vê-la nua Jove se sente tentado e ela, mostrando seu lado doce pede a Jove que faça com ela o que fez com a Guta. Ao voltarem para a cabana encontram Tibério. Jove confessa a que está apaixonado e o peão trata de contar para Zé Leôncio o que acaba de descobrir. Zé Leôncio se surpreende ao saber que o filho está vivendo com Juma Marruá e intrigado ao saber que ele está apaixonado.

Resumo do Capítulo 22: Jove conta para Juma sobre seu medo de cavalo. Juma admite que tinha medo dele. Irma confessa para a mãe que, há muitos anos, esteve na fazenda de José Leôncio e fica nervosa ao perceber que a mãe desconfia que sempre esteve apaixonada pelo cunhado. Filó aconselha Zé Leôncio a aceitar seu filho como ele é, mas ele está decidido a tirá-lo da cabana e mandá-lo de volta para o Rio de Janeiro. Jove continua ensinando Juma a ler e escrever e se emociona quando ela diz que está apaixonada por ele. Guta decide interferir na relação de Jove com Juma e vai até a fazenda falar com Zé Leôncio e ele vai atrás do filho. Zé Leôncio chega com Tibério à cabana onde seu filho está vivendo com Juma. Os dois discutem e, diante da resistência do filho em acatar suas ordens, ameaça deserdá-lo. Zé Leôncio volta para a fazenda seu o filho e, indignado por ter sido ameaçado pela Juma, dá ordens a Tibério para que retire das terras dela todas as cabeças de gado e derrube a cabana onde ela vive. Tibério decide não cumprir as ordens do patrão. Jove, preocupado com o que o pai pode fazer contra Juma, decide ir embora. Ao chegar na fazenda tem uma forte discussão com o pai e diz que não está interessado em sua herança. Indignado, Zé Leôncio pede a Tadeu que prepare o avião e leve Jove embora imediatamente. O avião levanta vôo e logo depois Jove pede ao irmão que volte e pouse nas terras onde a Juma vive. Zé Leôncio fica espantando ao ser informado, pelo rádio, que seu filho chegou em Cuiabá acompanhado de Juma Marruá.

Resumo do Capítulo 23: Filó aconselha Zé Leôncio a aceitar seu filho como ele é, mas ele está decidido a tirá-lo da cabana e mandá-lo de volta para o Rio de Janeiro. Jove continua ensinando Juma a ler e escrever e se emociona quando ela diz que está apaixonada por ele. Guta decide interferir na relação de Jove com Juma e vai até a fazenda falar com Zé Leôncio e ele vai atrás do filho. Zé Leôncio chega com Tibério à cabana onde seu filho está vivendo com Juma. Os dois discutem e, diante da resistência do filho em acatar suas ordens, ameaça deserdá-lo. Zé Leôncio volta para a fazenda seu o filho e, indignado por ter sido ameaçado pela Juma, dá ordens a Tibério para que retire das terras dela todas as cabeças de gado e derrube a cabana onde ela vive. Tibério decide não cumprir as ordens do patrão. Jove, preocupado com o que o pai pode fazer contra Juma, decide ir embora. Ao chegar na fazenda tem uma forte discussão com o pai e diz que não está interessado em sua herança. Indignado, Zé Leôncio pede a Tadeu que prepare o avião e leve Jove embora imediatamente. O avião levanta vôo e logo depois Jove pede ao irmão que volte e pouse nas terras onde a Juma vive. Zé Leôncio fica espantando ao ser informado, pelo rádio, que seu filho chegou em Cuiabá acompanhado de Juma Marruá.

Resumo do Capítulo 24: Jove chega ao Rio de Janeiro e escandaliza a família ao apresentar Juma e dizer que a raptou do Pantanal. Irma tenta fazer amizade com Juma, mas ela está muito arredia. Madeleine, por sua vez, acha que tudo é uma farsa e diz que pretende ter uma conversa séria com a moça. Assustada com as pessoas e com todas as novidades que vê, Juma diz que quer voltar para o Pantanal. Jove tenta convencê-la a ficar. Sozinha na cabana, a “muda” se assusta com os ruídos e atira. Tibério descobre que a “muda” não é muda e não acredita quando ela diz que começou a falar quando se assustou com a onça que rondava a cabana. Ferido no peito, o velho do rio é socorrido por um desconhecido. Irma leva Juma para fazer compras. Tibério leva a muda para a fazenda. Zé Leôncio recrimina Tadeu por ter obedecido as ordens de Jove. Jove conversa com a avó sobre seu difícil relacionamento com o pai e jura que não aconteceu nada entre ele e Juma.

Resumo do Capítulo 25: Madeleine tenta deixar Juma à vontade. Tadeu comenta com o pai que o peão, Trindade, encontrou o velho do rio muito ferido e que, depois de tirar a bala de seu peito ele desapareceu misteriosamente. Zé Leôncio fica intrigado e dá ordens a seus peões para que procurem por ele. Juma diz para Jove que quer voltar para o Pantanal. Guta e Alcides encontram uma sucuri navegando dentro de uma canoa. O assunto é o centro dos comentários entre os peões e, mais uma vez, intriga Zé Leôncio. Tenório e Zé Leôncio decidem iniciar a sociedade para criação de Jacarés. Durante a cantoria na fazenda de Zé Leôncio, Tenório bebe demais e chama Jove de florzinha. Jove leva Juma para conhecer o Rio de Janeiro. Tenório viaja para São Paulo e deixa Maria Bruaca agoniada. Sem imaginar que o marido tem outra família, ela comenta com a filha que não entende por que o marido viaja tanto. Tibério tenta se aproximar da “muda” mas ela continua arredia com ele. Zé Leôncio vai até São Paulo e é informado por seu advogado que os negócios vão mal por causa da mudança de governo. A notícia de que a situação está critica faz Zé Leôncio tomar algumas decisões, entre elas, a de cortar a mesada de seu filho, Jove. E, para tentar recuperar parte do prejuízo, pede a Tadeu que venda algumas cabeças de boi. Mariana e as filhas têm uma conversa séria com Jove e o colocam a par da situação financeira da família. Mariana diz ao neto que eles estão na miséria e Madeleine quer que Jove exija do pai sua parte na herança. Mariana comunica ao neto que fechou sua conta bancária e Madeleine quer que ele mande Juma de volta para o Pantanal.

Resumo do Capítulo 26: Indignado com o confisco de seus bens, Zé Leôncio decide escrever para o presidente da República. Mariana conversa com o neto sobre a difícil situação financeira que atravessam. Jove fica sabendo das mentiras de Nalvinha e fica furioso com ela. Maria Bruaca desconfia que a filha sabe alguma coisa sobre Tenório e não quer contar, mas Guta desconversa. Ainda em São Paulo, Zé Leôncio fica sabendo que Tadeu recebeu um cheque pela vendados bois em cruzado novo, uma moeda fora de circulação. José Leôncio e Tadeu tentam, em vão, reaver o dinheiro da venda dos bois. Jove conversa com Gustavo e descobre que sua mãe ainda é apaixonada por Jos´w Leôncio.

Resumo do Capítulo 27: Madeleine se aproveita da ausência do filho para fazer as malas de Juma e dizer a ela que voltará sozinha para o Pantanal. Enquanto isso, Jove procura Gustavo, se reconcilia com ele e conta que decidiu viver com Juma no Pantanal. Tadeu e Tibério decidem procurar o empresário, que pagou em cruzado novo os bois que comprou, e exigir que devolva o dinheiro. Jove volta com Juma para o Pantanal e, apesar de ser recebido com cordialidade pelo pai, o trata com frieza. Zé Leôncio convida o filho e Juma para viverem com eles na fazenda mas Jove não aceita. Trindade comenta com Jove que o velho do rio se parece muito com seu pai e pode ser seu avô. Tadeu e Tibério chegam à capital decididos a recuperar o dinheiro. Jove faz um pacto com Juma: ele vai ensiná-la a ler e escrever e ela vai ensiná-lo a montar. Tadeu e Tibério voltam para casa sem os bois e sem o dinheiro mas com o compromisso do empresário de acertar tudo pessoalmente com Zé Leôncio. Juma cumpre seu trato com Jove mas ele, na hora de montar não consegue superar seu medo e desiste. Levi continua assediando a “muda” e diz que está apaixonado por ela. Guta fica sabendo que Jove voltou e está vivendo com Juma na tapera. Juma começa a desconfiar da “muda” e de sua amnésia. Jove conversa com o velho do rio e pergunta se ele é seu avô. Nalvinha assedia Gustavo. Maria Bruaca se insinua para Tenório, que a rejeita. Trindade comenta sobre sua desconfiança de que o velho do rio possa ser seu pai e deixa Zé Leôncio perplexo.

Resumo do Capítulo 28: O escritório de José Leôncio em São Paulo recebe o depósito em cruzeiro pela venda dos bois e a situação fica mais tranqüila. Zé Leôncio desce o rio, na companhia de Tibério, à procura do velho do rio. Ele se pergunta por que o velho do rio nunca apareceu para ele e é observado pelo próprio. Levi confessa que está apaixonado pela “muda” Trindade o aconselha a ficar longe dela. Guta está inconformada por Jove ter preferido a Juma. A relação com Jove continua abalada e Zé Leôncio não consegue entender o comportamento do filho. Irma comenta com Gustavo que Madeleine está pensando em voltar ao Pantanal. Juma tenta, mais uma vez, convencer Jove a montar e dá a ele um ultimato: ou aprende a montar ou vai embora. Pressionado, ele decide enfrentar seu medo e no caminho encontra o velho do rio, que o chama de neto e o incentiva a montar. Zé Leôncio vai até a tapera procurar pelo filho e tem uma grata surpresa ao vê-lo chegar montado no lombo de um cavalo. Zé Leôncio pede ao filho que volte para a fazenda, mas ele continua arredio e diz ao pai que não quer viver com ele. Maria Bruaca sofre ao ser, mais uma vez, rejeitada na cama pelo marido. No dia seguinte ela comenta que Tenório, enquanto dormia, chamava por Zuleika. Ele desconversa.

Resumo do Capítulo 29: Tibério procura a “muda”, se declara e a beija. Ele pergunta sobre seu passado e ela acaba contando o que veio fazer no Pantanal. Tibério a convence a ir embora com ele antes que descubra quem ela é e o que pretende. Zé Leôncio fica arraso ao receber a notícia que Tião e Quim morreram em um acidente com o trator. Tibério leva a “muda” para a fazenda de José Leôncio. Guta vai com Alcides até a tapera onde Jove está vivendo com Juma. De lá os dois vão até o rio e Alcides ameaça Guta com uma faca e a obriga a tirar a roupa. Dirigindo um caminhão carregado de bois, José Lucas de Nada percorre as estradas do país. Seu sobrenome é “de Nada” por que seu pai é desconhecido. Desconhecido para ele, mas não para sua mãe, a prostituta com quem Zé Leôncio esteve na sua “primeira vez” e que acabou engravidando.

Resumo do Capítulo 30: Jove diz para Juma que quer viver para sempre com ela por que a ama e os dois se beijam. José Lucas dá carona a uma desconhecida e é assaltado. Alcides se desculpa com Guta por ter perdido a cabeça. Zé Leôncio continua determinado a encontrar o velho do rio. José Lucas fica jogado na beira da estrada sem caminhão, sem documento e sem a boiada. Levi pega a “muda” à força e a beija. Jove começa a pensar em fazer alguma coisa para preencher seu tempo. Levi volta a assediar a “muda” e é flagrado por Filó. Mariana entra em contato com a fazenda e descobre que o neto está vivendo com Juma em uma tapera. José Lucas de Nada roda pelas estradas atrás de seu caminhão. Tibério estranha o comportamento da “muda”. Ela aproveita para dizer que não existe nada entre os dois e só o vê como um amigo. Trindade aconselha Tibério a demitir Levi e acaba contando que ele está interessado na “muda”.

Resumo do Capítulo 31: Guta começa a se insinuar para Tadeu. Levi e a “muda ” se encontrar às escondidas. Irma conversa com Madeleine e, num ato falho, comenta que não consegue esquecer o feijão da Filó. Madeleine fica furiosa ao ter a certeza que sua irmã esteve no Pantanal e tem um ataque de ciúmes quando Irma confessa que dormiu com José Leôncio. Guta e Tadeu fazem amor no rio. Irma volta ao Pantanal e é recebida com carinho por Zé Leôncio. Filó não consegue esconder seu ciúme. Zé Leôncio pede a Trindade para que acompanhe Irma para que ela não se perca em seus passeios pelo Pantanal. Irma sai para cavalgar com Leôncio e relembra o que aconteceu no passado. Guta critica o pai por ter chamado sua mãe de Zuleika. Tenório pede à filha que não comenta conte para Maria que ele tem outra mulher e outros filhos. Maria ouve a conversa, chora muito diante de tudo que acaba de ouvir, se revolta e jura que nunca mais vai permitir que ele a chame de bruaca. Irma fica inconformada ao ver a tapera onde Jove está vivendo. Ele diz à tia que está apaixonado e que não sente falta de nada do que tinha no Rio de Janeiro. Irma escreve para a irmã e conta que Leôncio vive maritalmente com a Filó. Filó não consegue disfarçar o ciúme que sente de Irma e a trata com aspereza. Trindade acompanha Irma até a tapera. Maria bruaca se recusa a servir o almoço para o marido e ele não entende a mudança de comportamento da mulher.

Resumo do Capítulo 32: Maria bruaca, inconformada por ter sido enganada durante tantos anos, se insinua para o peão, Alcides. Trindade sobre as histórias de Maria Marruá e do velho do rio e a deixa assustada. Maria bruaca diz ao marido que não fez o jantar e vai se deitar deixando Tenório perplexo com sua atitude. Trindade comenta com os peões que está impressionado com Irma. E ela, diz a Filó que não tem a intenção de voltar para o Rio de Janeiro. Guta vai com Alcides até a tapera e provoca a ira de Juma. Jove e Guta saem para conversar e, quanto isso, Alcides diz a Juma que também do Sarandí e conhece a história da tragédia de sua família. Jove diz para Guta que ama Juma. Alcides diz a Juma que queio para o Pantanal para se vingar de Tenório.

Resumo do Capítulo 33: Maria bruaca diz a Guta que ouviu a conversa dela com o pai e já sabe que ele tem outra família, por isso, de agora em diante ela é outra mulher. Ela sai para passear de barco com o peão, Alcides. Tibério flagra Levi e a “muda” juntos. Tadeu vai atrás de Guta e é mal recebido por ela. Decepcionado ele jura que nunca mais vai voltar a procurá-la. Madeleine, inconformada com a vida que o filho está levando, diz á mãe que pretende ir ao Pantanal para convencê-lo a voltar para o Rio de Janeiro. José Lucas de Nada continua determinado a encontrar seu caminhão. Jove diz para Juma que vai embora do Pantanal e vai levá-la com ele. Filó ouve a conversa de Zé Leôncio e Irma e sofre uma grade decepção. Madeleine viaja para o Pantanal. Zé Leôncio é informado, pelo rádio, que o avião que levava Madeleine desapareceu durante uma tempestade. Ele diz a Irma que se Madeleine aparecer na fazenda não permitirá que ela entre em sua casa. Tenório volta de viagem e fica perplexo quando Maria Bruaca se recusa a lavar sua roupa. No dia seguinte, Zé Leôncio é informado que o avião que trazia Madeleine caiu no rio e não encontraram ninguém dentro da aeronave. Irma se desespera. Trindade comenta sobre sua desconfiança de que o velho do rio possa ser seu pai e deixa Zé Leôncio perplexo.

Resumo do Capítulo 34: Na fazenda, todos dão Madeleine como morta e Irma se culpa pelo que aconteceu. Tibério conta para Jove sobre o acidente com o avião que trazia sua mãe para o Pantanal. Alcides volta a procurar Juma, conta a ela que Tenório é o pai da Guta e diz que ele foi o maior responsável pela tragédia do Sarandí. Jove se desespera com a notícia da morte de sua mãe. Zé Leôncio diz ao filho que não existe nenhuma possibilidade de Madeleine estar viva. Alcides aconselha Juma a perguntar para a “muda” quem é ela na realidade e o que veio fazer no Pantanal. Zé Leôncio consola Irma e deixa Filó enciumada. Jove conta para Juma o que aconteceu e diz que precisa voltar para o Rio de Janeiro. Maria Bruaca se recusa a ir para a cama com o marido e Tenório perde a paciência com ela. Jove e Irma voltam para o Rio de Janeiro. A “muda” volta para a tapera com a Juma. Tibério diz para Trindade que não pretende lutar pelo amor da “muda”. Tenório cobra de Maria Bruaca um café da manhã mais caprichado e ela, com cinismo, sugere que ele peça a Zuleika. Guta pede ao pai que jogue limpo com sua mãe e conte toda a verdade. José Lucas de Nada chega ao Pantanal para seu primeiro trabalho em comitiva. Juma pergunta para a “muda” por que ela fingiu que não podia falar. Tenório assume diante da esposa que tem outra família em São Paulo. Juma pressiona a “muda” e ela acaba confessando que veio junto com o jagunço que matou Maria Marruá e provoca a fúria de Juma. Revoltada, ela jura que vai vingar a morte de sua mãe. Mariana fica em estado de choque ao receber a notícia da morte de Madeleine. Maria Bruaca contrata uma empregada. Filó pede a Guta que se afaste de Tadeu. José Lucas de Nada chega à fazenda de Zé Leôncio.

Resumo do Capítulo 35: Jove vai até a casa de Gustavo e descobre que Nalvinha está vivendo com ele. O peão Túlio chega à fazenda de Zé Leôncio e pede para passar a noite com sua comitiva. Ele apresenta o peão Zé Lucas e Zé Leôncio se impressiona ao vê-lo. Gustavo fica consternado ao receber a notícia da morte de Madeleine. Zé Leôncio comenta com Filó sobre a semelhança do peão Zé Lucas com ele quando era jovem. Túlio conta para Zé Lucas a história de Zé Leôncio e de seu pai, Joventino. Ele relembra o que sua avó lhe contava sobre seu pai. Filó também se impressiona ao conhecer Zé Lucas e diz a Zé Leôncio que ele pode ser seu irmão. Jove sente saudades de Juma e diz á tia que gostaria de estar com ela. Tenório tenta, em vão, se reconciliar com Maria Bruaca, que não consegue perdoá-lo por sua traição. Mariana insiste com Jove para que se reconcilie com seu pai para não perder a herança.

Resumo do Capítulo 36: O velho do rio pede a Juma e a “muda” que não pensem mais em vingança. Maria bruaca visita Filó e deixa o marido furioso. Mariana manda Irma e Jove de volta para o Pantanal. Maria bruaca ignora as reclamações do marido e sai para cavalgar com o peão Alcides. Tenório decide ir atrás e ela se insinua para o peão. Jove chega com a tia ao Pantanal. Irma diz a Zé Leôncio que veio para ficar e ele deixa claro que não pode existir nada entre eles. Jove vai ao encontro de Juma e, no caminho, diz a Tibério que vai caçar um marruá sozinho. Jove tem um encontro emocionante com Juma. Alcides diz a Guta que sua mãe é tão fogosa quanto ela e leva um tapa. Depois, Guta tem uma conversa com a mãe e pergunta o que aconteceu entre ela e o peão. Tenório está inconformado com comportamento da mulher e confessa a Guta que gosta dela. Tibério conta para Zé Leôncio sobre o encontro emocionante entre Jove e Juma e garante que seu filho é muito macho. Ele diz também que Jove está disposto a caçar um marruá e que ele tem certeza que o velho do rio é seu avô. Tadeu pergunta à mãe se é mesmo filho de José Leôncio. Jove diz a Juma que sempre foi vagabundo e que agora decidiu mudar de vida e se acertar com seu pai. Ele pede a Juma que vá viver com ele na casa de seu pai. Guta pressiona o pai para que fale de sua outra família e ele acaba admitindo que é explorado pelos filhos. Maria bruaca sai com o peão Alcides e decide tomar um banho completamente nua.

Resumo do Capítulo 37: Jove chega com Juma à casa do pai e diz a ele que quer um legítimo Leôncio por isso, vai caçar uma marruá e participar de uma comitiva como peão. Zé Leôncio se enche de orgulho do filho e fica surpreso quando ele comunica que vai se casar com Juma. Depois de entregar a boiada, Túlio e Zé Lucas voltam para a fazenda de José Leôncio. Tenório recrimina Maria bruaca pelo seu comportamento e ela sugere que ele vá embora para sempre. Zé Leôncio continua intrigado com o peão Zé Lucas e o convida para trabalhar na fazenda. Tadeu desconfia que ele pode ser seu irmão. Levi tenta beijar a “muda” à força mas é impedido por Tibério. Levi reage com violência e esfaqueia Tibério. Tadeu encontra Tibério muito ferido e o peão é levado para o hospital. Irma vê Zé Lucas e fica impressionada com a semelhança dele com Zé Leôncio. Trindade prende Levi até que Zé Leôncio volte da capital e decida o que vai fazer com o peão. Jove vai falar com ele e é chamado de florzinha. Ele fica furioso e diz à tia que precisa fazer alguma coisa para provar a todos que é homem. Filó dá para Juma o perfume que era de Madeleine. Ela gosta do presente, mas não agrada Jove. A “muda” solta Levi e, em troca, pede que ele lhe traga as orelhas de Tenório. Zé Leôncio volta e fica muito irritado ao saber da fuga do peão. Juma não consegue conviver com as pessoas e diz a Jove que quer voltar para sua tapera. Zé Leôncio continua muito intrigado com Zé Lucas e decide ter uma conversa com ele. Zé Lucas conta sua história e, quando ele diz que sua mãe se chamava Generosa, Zé Leôncio fica surpreso.

Resumo do Capítulo 38: Zé Lucas desconfia do interesse de José Leôncio sobre sua vida. Zé Leôncio continua puxando conversa e pergunta ao peão se alguma vez ouviu falar o nome de Joventino. O peão conta tudo sobre sua mãe e sua avó. Os dois conversam longamente e Zé Leôncio chega à conclusão que Zé Lucas é seu filho. Zé Leôncio é informado, pelo rádio, que o estado de saúde de Tibério piorou e ele precisou passar por outra cirurgia. Tenório, sem imaginar o perigo que corre, acolhe Levi em sua fazenda. Levi conta a Alcides que a “muda” pediu a ele mate Tenório e acaba descobrindo que o peão também pretende se vingar do patrão. Zé Leôncio conta para Filó e Irma que Zé Lucas é seu filho. Maria bruaca leva café para Levi e se interessa por ele. Jove comenta com Juma que quer sair em comitiva. Maria bruaca convida Levi e Alcides para almoçar com ela. Tenório chega e fica furioso.

Resumo do Capítulo 39: Tenório expulsa os peões, mas Maria bruaca enfrenta o marido e sai para almoçar com eles lá fora. Zé Leôncio fica orgulhoso ao ver Jove tentando aprender a laçar. A “muda” conta para Juma que soltou Levi e mandou ele matar Tenório. Maria bruaca continua muita próxima dos peões e Tenório desconfia que está sendo traído. Zé Lucas tenta se aproximar de Juma. Maria bruaca sai para cavalgar com Levi e se insinua para o peão. Tibério continua internado e seu estado inspira cuidados. Levi tenta agarrar Maria bruaca mas ela não permite e volta para casa frustrada por não ter conseguido trair o marido. Zé Lucas confessa para Trindade que ficou muito impressionado com a Juma. O relacionamento entre Jove e Juma começa a ficar difícil. Ela não consegue conviver com as pessoas e insiste que quer voltar para sua tapera. Jove, acompanhado de seus dois irmãos, tenta tocar berrante e diz que quer acompanhá-los na comitiva. Sem a autorização do pai, que está viajando, Jove decide que no dia seguinte sairá em comitiva. Tadeu não concorda com o irmão e os dois discutem. Guta confessa para a mãe que teve que desistir do único homem que amou na vida por que descobriu que era seu irmão. Maria bruaca fica ainda mais revoltada com Tenório por quase ter provocado uma tragédia por culpa de sua infidelidade. Zé Lucas e Jove partem em comitiva. Tadeu fica na fazenda e, pelo rádio, pede a Ari que avise seu pai sobre a decisão de seu irmão, Joventino. Guta vai até a fazenda e tenta fazer as pazes com Tadeu. Ele tenta ser firme, mas ela pede desculpas e os dois se reconciliam. Depois de um dia em comitiva, Jove está exausto e não sabe até quando vai resistir no lombo do cavalo. Ari, pelo rádio, avisa Tadeu que está chovendo muito em Aquidauana e diz que ele precisa fazer alguma coisa para salvar a boiada e os peões que vão ser surpreendidos pela enchente.

Resumo do Capítulo 40: Tenório volta de São Paulo e diz a Maria bruaca que estão na miséria. Trindade percebe que o tempo está de chuva e sugere que voltem para não perder a boiada na enchente. Depois de perceber que não consegue trair seu marido, Maria bruaca volta a ser a mulher submissa de sempre. Guta chega em casa com Tadeu e comunica aos pais que eles estão namorando. Tenório aceita o relacionamento e não consegue esconder seu interesse no patrimônio de José Leôncio. Zé Leôncio volta de viagem e fica feliz ao saber que seu filho não perdeu nenhuma cabeça de gado. Tadeu pede a Guta que mude seu comportamento e não volte a sair sozinha com o peão, Alcides. Zé Leôncio fica sabendo do namoro de Tadeu e Guta e não aprova. A semelhança de Zé Lucas com José Leôncio mexe com Irma e ela tenta se aproximar do peão. Tadeu se revolta quando Zé Leôncio e Filó tentam aconselhá-lo sobre seu namoro com Guta. Zé Leôncio insinua que ela só está interessada em tudo que ele vai herdar e sugere que ele faça um teste. Zé Leôncio volta a conversar com Zé Lucas sobre sua origem e diz que vai procurar sua avó para ter certeza de que ele é seu filho. Tadeu chega à fazenda de Tenório e descobre que Levi está vivendo lá. Tadeu tenta levar Levi de volta para a fazenda mas é ameaçado pelo peão. Tibério chega à fazenda de José Leôncio decidido a se vingar de Levi. José Leôncio se enche de orgulho ao receber resposta da carta que escreveu para o Presidente da República. A “muda” confessa para Tibério que soltou o peão que tentou matá-lo e Tadeu chega contando que ele está escondido na fazenda de Tenório. Irma fala com José Leôncio sobre o que aconteceu no passado e diz que nunca teve outro homem além dele. Tibério conta que Zé Lucas saiu para caçar um marruá. Zé Leôncio se preocupa e decide ir atrás dele, mas não permite que Jove o acompanhe. Ele fica muito chateado com a atitude do pai. Zé Lucas se aproxima de Juma e ela decide ajudá-lo a caçar o marruá. Filó fica muito preocupada quando a “muda” conta que não aconteceu nada entre Juma e Jove. Jove procura desesperadamente por Juma e o velho do rio diz a ele que ela está com o seu irmão. Tenório conversa com Alcides, diz que sabe de quem ele é filho, jura que não teve nada a ver com o que aconteceu com sua família e promete lhe dar as terras que havia prometido entregar a seu pai. Levi agarra Maria bruaca à força. Alcides conta para Tenório que a “muda” é filha do dono das terras do Sarandí e Juma é filha de Maria e Gil.

Resumo do Capítulo 41: Tenório diz a Alcides que quer Levi no fundo do rio e promete lhe dar terras se jogar o peão para as piranhas. Zé Leôncio e os peões voltam para casa sem encontrar Zé Lucas. Enquanto isso, Zé Lucas sai da mata desesperado carregando Juma desacordada. Jove insiste com o pai que o velho do rio é seu avô. Ele não acredita e os dois discutem. Zé Lucas leva Juma para a tapera e cuida dela. O velho do rio aparece e diz para Zé Lucas que ele é um Leôncio. A “muda” levanta a hipótese de Juma e Zé Lucas estarem juntos e deixa Jove intrigado. Amanhece o dia e Jove volta para a tapera. E, ao chegar lá encontra Zé Lucas com ela. Zé Lucas volta para a fazenda, chama Zé Leôncio de pai e conta a conversa que teve com o velho do rio. Zé Leôncio reúne todos e comunica que Zé Lucas é seu primogênito. Levi leva Maria bruaca novamente para a cama. Guta deixa Tadeu desconfiado ao levantar a hipótese de Zé Lucas ser um oportunista.

Resumo do Capítulo 42: Jove procura desesperadamente por Juma e o velho do rio diz a ele que ela está com o seu irmão. Tenório conversa com Alcides, diz que sabe de quem ele é filho, jura que não teve nada a ver com o que aconteceu com sua família e promete lhe dar as terras que havia prometido entregar a seu pai. Levi agarra Maria bruaca à força. Alcides conta para Tenório que a “muda” é filha do dono das terras do Sarandí e Juma é filha de Maria e Gil. Tenório diz a Alcides que quer Levi no fundo do rio e promete lhe dar terras se jogar o peão para as piranhas. Zé Leôncio e os peões voltam para casa sem encontrar Zé Lucas. Enquanto isso, Zé Lucas sai da mata desesperado carregando Juma desacordada. Zé Lucas leva Juma para a tapera. Jove e Tadeu procuram Juma pelo rio. Na tapera, Zé Lucas cuida de Juma ,que continua desacordada. Jove insiste com o pai que o velho do rio é seu avô. Leôncio não acredita e os dois discutem. O velho do rio aparece na tapera e diz a Zé Lucas que ele é filho de Zé Leôncio. No dia seguinte, Jove vai até a tapera e fica furioso ao encontrar Zé Lucas ao lado de Juma. Jove consegue convencer Juma a voltar com ele para a fazenda. Zé Lucas chega à fazenda e diz para Zé Leôncio que agora tem certeza que ele é seu pai.

Resumo do Capítulo 43: Levi desconfia da atitude de Alcides. O peão tem a mesma sensação me relação a ele. Começa a cantoria em homenagem a Joventino e Zé Leôncio propõe que seus três filhos disputem entre si a cela que foi de seu pai. A decisão frusta Jove, que se nega a participar da competição. Jove começa suas aulas de pilotagem. Tadeu conta ao pai sobre a dívida de Zé Lucas e ele decide quitá-la. Irma critica a atitude de Zé Leôncio e diz seu sobrinho não tem condições de disputar com seus irmãos a cela que foi de seu avô. Tenório flagra Maria bruaca observando o peão, Levi, ela não consegue disfarçar o nervosismo e ele desconfia dos dois. Irma cavalga com Zé Lucas pelo rio e o leva até a tapera. Irma não consegue controlar o fascínio que ele exerce sobre ela, ao trazer de volta todas as lembranças do passado, e lhe dá um beijo apaixonado. Jove e Juma discutem durante o jantar. Tadeu janta na casa de Tenório, ele pressiona o rapaz para que apresse o noivado com sua filha, Guta e lhe faz uma proposta. Trindade percebe que Zé Lucas está deslumbrado com Irma e fica enciumado. Tenório dá ordens a Alcides para elimine Levi.

Resumo do Capítulo 44: Juma diz para Jove que não quer mais viver na fazenda. Ele insiste mas ela volta para sua tapera e deixa Jove arrasado. Filó insinua para Irma que não aconteceu nada entre Juma e seu sobrinho. Tadeu conta para a mãe que vai se casar com Guta. Ela fica furiosa e desconfia da proposta de Tenório. Trindade pergunta para Jove se a Juma não foi embora por causa de outro homem. Ele desconfia de Zé Lucas. Levi sai para pescar com Alcides e, ao perceber qual é a intenção do peão, atira contra ele. Logo depois ele chega na tapera de Juma, pede sua ajuda e mente dizendo que Tenório acaba de matar seu peão, Alcides. Juma acolhe Levi e, quando comenta com ele que a “muda” está gostando de Tibério, o peão jura que vai matar os dois. Trindade aconselha Jove a fazer um pacto com o diabo para vencer a disputa com seus irmãos e ficar com a cela que foi de seu avô e para recuperar o amor de Juma.

Resumo do Capítulo 45: Trindade insiste com Jove e diz que só ele e o diabo podem ajudá-lo a vencer a disputa com seus irmãos Alcides escapa ileso e volta para a fazenda decidido a se vingar de Levi. Juma se recusa a ajudar Levi a levar a “muda” com ele e o expulsa de suas terras. Maria bruaca se preocupa com sumiço dos peões e Tenório desconfia. Jove sente fala da Juma e percebe que não pode viver sem ela. Alcides conta para os patrões que Levi tentou matá-lo e fugiu com o barco. A semelhança de Zé Lucas com Zé Leôncio continua mexendo muito com Irma e ele tenta manter distância. Tibério começa a se acerta com a “muda”. Alcides diz para Guta que veio trabalhar na fazenda para se vingar de Tenório e conta tudo que aconteceu há anos atrás no Sarandí por causa de seu pai. Tenório visita Zuleika e seus filhos e conta que Maria bruaca já descobriu que ele tem outra família. Jove vai buscar Juma mas ela se recusa a volta para a fazenda. Jove insiste mas não consegue convencer Juma a voltar com ele para a fazenda. Guta conta para Tadeu que Levi tentou matar o Alcides. Levi chega na fazenda de Zé Leôncio para levar a “muda” com ele. Ela se recusa e Levi a ameaça de morte. Irma se nega a acreditar que ainda não aconteceu nada entre Jove e Juma. Trindade conta a Tibério que Levi esteve na tapera procurando pela “muda” e ele sai de barco para procurá-lo. Levi volta à tapera para recuperar sua arma e ameaça matar a “muda” se Juma não lhe entregar o revólver. Juma atira e ele foge com um ferimento no braço. No meio do rio se depara com Tibério e diz ao peão que matou a “muda”. Tibério atira, ele a caba se desequilibrando, cai no rio e é devorado pelas piranhas. A “muda” decide viver com a Juma na tapera. Zuleika diz a Tenório que quer conhecer sua filha, Guta.

Resumo do Capítulo 46: Alcides confessa para Guta que está apaixonado por ela. Marcelo diz ao pai que está desempregado. Jove volta a insistir com Juma, mas ela se recusa a voltar a viver na fazenda. Os filhos de Tenório insistem com o pai para que os leve para conhecer a fazenda do Pantanal. Marcelo pergunta ao pai o que ele faria se tivesse que escolher uma das duas famílias. Irma conta para Zé Leôncio que Jove tem treinado todos os dias com Trindade e está decidido a ganhar a competição e ficar com a cela que foi de seu avô. Os filhos de Tenório conversam entre si sobre as propriedades do pai e manifestam interesse em conhecer melhor os negócios que vão herdar. Zuleika também insiste em conhecer sua outra mulher. Zé Leôncio decide sair pela última vez em comitiva e convida seus três filhos. Depois Zé Lucas conversa com o pai, diz que a viagem é muito cansativa e o convence a ficar. Ele diz também que seu irmão, Jove, deveria ficar na fazenda para ajudá-lo. Jove vai até a tapera e Juma o trata com frieza. Ela pede a ele que não volte a procurá-la e diz que não é mais dele. Zé Leôncio conversa com Irma sobre os planos que tem para o filho, Joventino. Filó ouve a conversa e fica enciumada. Depois ela relembra como Leôncio criou seu filho e se arrepende de ter mentido ao dizer que ele era seu filho. Zé Lucas vai até a tapera de Juma e os dois trocam olhares.

Resumo do Capítulo 47: Irma diz para José Lucas que gosta dele e se decepciona quando ele diz que não é homem para ela. Trindade observa os dois. Tadeu fica furioso quando Zefa diz a ele que Guta saiu de barco com o Alcides e deixa o recado que não quer mais saber dela. Jove entra em contato pelo rádio para contar que já é piloto. Tenório muda de atitude com a mulher e tenta explicar o conflito em que vive por causa de sua vida dupla. Maria bruaca diz a ele que precisa escolher com qual das duas quer viver. Alcides cobra de Tenório as terras que lhe prometeu. Irma está decidida a conquistar Zé Lucas, mas ele só tem olhos para Juma. Jove faz seu primeiro vôo pilotando sozinho o avião. Ao chegar na fazenda faz um vôo rasante e leva a maior bronca do pai.

Resumo do Capítulo 48: Zé Lucas não consegue disfarçar a atração que sente por Juma. Juma também pensa nele e não entende o que está acontecendo com ela. Zé Leôncio viaja com Jove e deixa Tadeu enciumado. Guta tanta se reconciliar com Tadeu mas o peão está irredutível. Irma, pela primeira vez, percebe que Trindade a olha de uma maneira diferente. Tenório se sente encurralado diante da situação e pensa no que fazer para resolver a vida dupla que leva há anos. Zé Lucas se sente constrangido diante de Irma e Filó percebe que aconteceu algo entre os dois. Trindade confessa para Tibério que está fascinado pela Irma. Maria Bruaca assedia Alcides e força o peão a fazer amor com ela. Filó conta para Irma e Zé Leôncio o que a “muda” disse sobre o relacionamento de Jove e Juma: os dois não acreditam que não tenha acontecido nada entre eles.

Resumo do Capítulo 49: Apesar de não ter acreditado no que Filó disse, Zé Leôncio fica intrigado com a possibilidade de não ter acontecido nada entre seu filho e Juma. Jove convence Juma a voltar a viver na fazenda. Filó conversa com Juma e descobre que realmente não aconteceu nada entre ela e Jove, mas porque ela não permite. Ao mesmo tempo Zé Leôncio conversa com o filho sobre o mesmo assunto e ele diz que só vai acontecer alguma coisa entre ele e Juma no dia em que ela quiser. Trindade tem uma de suas premonições e aconselha Zé Lucas a se afastar da Juma ou acontecerá uma tragédia. Tenório tenta se reconciliar com a mulher, mas Maria bruaca não quer mais saber do marido e sai no meio da noite para se “deitar” com o peão, Alcides. Zé Leôncio conversa com Irma e eles relembram o que aconteceu no passado. A emoção toma conta dos dois e Zé Leôncio acaba confessando que está fraquejando por causa dela. Filó vê os dois abraçados e entra em desespero.

Resumo do Capítulo 50: Juma promete para Jove que vai fazer de tudo para se acostumar a sua nova vida. Zé Leôncio viaja com seu filho, Joventino, para mostrar a ele todas as suas propriedades e deixa Tadeu enciumado. Maria Bruaca se recusa sentar à mesa com o marido e deixa Tenório furioso. Marcelo diz ao irmão, Remo, que decidiu viajar para o Pantanal e conhecer as propriedades que um dia vão herdar do pai. Tenório viaja para São Paulo e Maria bruaca exige que ele volte com uma decisão sobre a vida dupla que vem levando e escolha com qual das duas quer ficar. Maria bruaca conta para Guta como foi sua vida ao lado de Tenório e confirma que tudo que ela ouviu sobre o pai é verdade.

Resumo do Capítulo 51: Zefa vê Maria bruaca saindo do quarto do peão Alcides e desconfia que existe algo entre os dois. Juma não gosta da maneira como Zé Lucas olha para ela e pensa em voltar para a tapera. Ela confessa para a “muda” que sente algo estranho quando está perto dele. Tenório vai para São Paulo e conta para os filhos que está falido. Zé Lucas tenta mais uma vez se aproximar de Juma e a acompanha até a tapera. Jove fica fascinado ao conhecer as fazendas de José Leôncio, começa a se interessar pelos negócios e promete ao pai que vai ser seu braço direito. Marcelo diz ao pai que gostaria de ir com ele para o Pantanal.

Resumo do Capítulo 52: Irma não consegue esconder o embaraço que sente ao ficar perto de Zé Lucas. Juma diz para a “muda” que agora considera Zé Lucas um amigo. A “muda” desconfia de alguma coisa e lembra a Juma que Zé Lucas e Joventino são irmãos. Trindade tem mais uma de suas visões e diz a Tibério que José Leôncio vai matar seu próprio filho. Os filhos pressionam Tenório para que escolha com qual de suas duas mulheres quer ficar. Maria bruaca aproveita a viagem do marido e passa a noite com o peão, Alcides. Guta descobre e critica a atitude da mãe. Zé Leôncio fica feliz ao ver o interesse do filho por seu negócios.

Resumo do Capítulo 53: Tadeu fica enciumado quando Ari, pelo rádio, avisa que José Leôncio pretende percorrer todas as fazendas com seu filho, Joventino. Enquanto isso, Zé Lucas aproveita para fazer amizade com Juma e não esconde seu interesse por ela. Irma escreve uma carta para a mãe onde conta a mudança radical de seu sobrinho, que agora é um verdadeiro peão. Jove vai com o pai até São Paulo e faz muitas perguntas ao administrador financeiro sobre o controle das fazendas. Zé Leôncio gosta da atitude do filho. Trindade oferece uma música para Irma. Juma vai até sua tapera e, ao chegar lá, encontra Zé Lucas esperando por ela.

Resumo do Capítulo 54: Juma desconfia das intenções Zé Lucas, mas ele jura que a vê apenas como uma irmã. Maria bruaca tenta fazer a filha entender os motivos que a levaram a trair o marido e pede a ela que a ajude a enfrentar a situação. Tadeu faz as pazes com Guta e Filó não aprova a decisão do filho. Trindade começa a assediar Irma. Maria bruaca diz a Alcides que está arrependida do que fez. Ele ameaça contar para Tenório o que aconteceu se ela continuar se recusando a se “deitar” com ele.

Resumo do Capítulo 55: Jove e Zé Leôncio voltam para o Pantanal. Juma insiste com Jove que quer voltar para sua casa mas ele não concorda. Zé Leôncio é só elogios para o filho Joventino e deixa Filó muito chateada. Tenório volta da viagem a São Paulo e estranha o comportamento da mulher: Maria bruaca volta a ser submissa e diz que não vai mais reclamar da vida dupla que ele leva. Filó diz para Leôncio que Tadeu se reconciliou com Guta. Ele deixa claro que não vai dar seu consentimento. Enquanto isso, Tadeu pede Guta em casamento e Tenório diz que faz questão que seu pai formalize o pedido. Jove vai com Juma até a tapera, diz a ela que a vida deles vai mudar e provoca a ira dela ao dizer que vai derrubar a tapera. De arma em punho ela expulsa Jove e diz que não quer mais se casar com ele. Jove volta para a fazenda arrasado e conta para o pai que Juma a tirou contra ele. A briga entre Jove e Juma deixa Zé Lucas esperançoso. Trindade o aconselha a tomar cuidado e afirma que vai acontecer uma morte entre irmãos.

Resumo do Capítulo 56: Jove diz ao pai que se for tomar conta dos negócios terá que passar mais tempo em São Paulo e pede a ele uma procuração. Zé Lucas confessa para Trindade que está apaixonado por Juma. Tadeu conversa com o pai sobre sua decisão de se casar com a Guta e pede a ele que procure Tenório para formalizar o pedido. Jove diz para a tia que não pretende ir procurar a Juma e pede a ela que vá até o Rio e convença sua avó a vir morar com eles no Pantanal. Zé Leôncio vai com Filó até a fazenda de Tenório, diz a ele e a Maria que não acredita que os dois possam ser felizes pois pertencem a mundos completamente diferentes e cita seu próprio exemplo. Guta enfrenta Zé Leôncio e diz a ele que vai se casar com Tadeu com ou sem o seu consentimento. Tadeu apoia Guta e Zé Leôncio, furioso, diz a ele que não precisa mais voltar para casa. Jove conta para o pai que transou com a Guta.

Resumo do Capítulo 57: Irma tenta, em vão, convencer a mãe a voltar com ela para o Pantanal. Jove está cada vez mais envolvido com os negócios do pai, enquanto Tadeu só pensa em seu casamento com Guta. Filó está desolada com a briga de pai e filho e não se conforma que ele não está mais vivendo na fazenda com eles. Guta propõe a Tadeu que viagem para Campo Grande e se casem mesmo sem o consentimento dos pais. Tadeu volta à fazenda para buscar seus pertences, se recusa a conversar com a mãe e o irmão e discute com o pai. Zé Leôncio, furioso, diz a Tadeu que se ele insistir em se casar pode esquecer que é seu filho. Gustavo diz para Irma que abandonou a psicanálise e que está casado. Zefa tenta abrir os olhos de Tadeu mas ele se recusa a ouvir seus argumentos. Depois Tadeu conta para Tenório a briga que teve com seu pai e que foi deserdado.

Resumo do Capítulo 58: Irma conta para a mãe que Gustavo assumiu seu relacionamento com Nalvinha e que está completamente apaixonado pela garota. A briga de Tadeu com o pai faz com que Tenório já não veja com bons olhos o casamento de sua filha com o peão. Marcelo não consegue emprego em São Paulo e pensa na possibilidade de ir para o Pantanal. Zuleika desaprova. Tenório incentiva Tadeu a cobrar do pai a parte que lhe cabe na herança. Filó, Joventino e Zé Lucas tentam convencer Zé Leôncio a perdoar o filho. Zé Lucas comunica ao pai que Juma está cobrando o dinheiro da venda de seus bois e arranja confusão com Joventino, que não consegue controlar seu ciúmes. Sozinha em sua tapera, Juma pensa em Joventino e no amor que sente por ele. Joventino diz a Zé Lucas que não quer que ele volte a se aproximar de Juma.

Resumo do Capítulo 59: Zé Lucas confessa para Trindade e Tibério que está apaixonado pela Juma. Alcides continua a creditando que Tenório vai lhe dar as terras que prometeu e faz planos para o futuro. Zefa consegue ficar à sós com Tadeu e o aconselha a não se casar com a Guta. Enquanto isso, Tenório diz para a filha que se Tadeu não cobrar sua parte na herança não haverá casamento. Guta, usando o argumento de que não quer ser a culpada da separação de pai e filho, termina seu noivado com Tadeu. Tadeu volta para a casa arrasado, pede perdão ao pai e dá razão a ele por ter desconfiado das intenções de Guta e Tenório. Zé Leôncio recebe o filho de braços abertos. Tenório viaja novamente para São Paulo e Zuleika conversa com ele sobre a decisão do filho de ir para o Pantanal. Tadeu volta para a fazenda do pai decidido a vencer a competição com seus irmãos e ficar com a cela que foi de seu avô. Trindade, em mais uma de suas visões, diz a Tadeu que nessa cela está escrito o futuro dos Leôncio e quem fica com ela herdará tudo. Guta procura Zé Leôncio para explicar os motivos que a levaram a terminar o noivado e faz insinuações sobre um segredo que Filó esconde. Marcelo arranja um comprador para as terras do pai, mas o negócio envolve negociatas ilícitas. Tadeu pressiona a mãe para que explique o que Guta quis dizer e ela acaba confessando a ele que Zé Leôncio não é seu pai.

Resumo do Capítulo 60: Tadeu fica incrédulo diante da revelação da mãe. Filó trata de desmentir o que acaba de dizer e jura para o filho que Zé Leôncio é seu pai. Jove cobiça a cela que foi de seu avô e Trindade, diante dele e de Tadeu, afirma que o vencedor também será o todo poderoso da fazenda. Zé Leôncio continua cismado com o comentário de Guta sobre Filó. Juma continua vivendo sozinha em sua tapera e infeliz por não estar perto de Joventino. Enquanto isso, na fazenda, Jove não consegue deixar de pensar em seu amor pantaneiro. Zé Lucas aconselha o irmão a ir viver com a Juma na tapera. Tibério, mais uma vez, pede a “muda” em casamento. No Rio, Irma tenta convencer a mãe a ir com ela para o Pantanal. Maria bruaca aproveita a viagem do marido e leva o peão Alcides para sua cama. Tenório comemora a venda de suas terras e, pressionado por Zuleika e Marcelo decide levar o filho para o Pantanal.

Resumo do Capítulo 61: Zefa flagra Alcides saindo do quarto da patroa. Ela pressiona Maria e ela acaba confessando que dormiu com o peão. Joventino está cada vez mais interessado nos negócios do pai e deixa Tadeu enciumado. Zé Lucas vai até a tapera, tenta convencer Juma a voltar para a fazenda e acaba hostilizado por ela, que continua decidida a viver isolada do mundo. Tenório parte para o Pantanal na companhia de seu filho, Marcelo. Zuleika se preocupa com a reação da rival. Zé Lucas diz para Tadeu que não pretende disputar a cela com ele e o Joventino. Joventino recebe a notícia que sua avó e sua tia estão à caminho do Pantanal. Guta diz para a mãe que decidiu retomar sua vida e São Paulo. Guta está de malas prontas quando ela e a mãe são surpreendidas com a chegada de Marcelo.

Resumo do Capítulo 62: Maria bruaca fica sem reação diante do rapaz. Guta tenta amenizar a situação mas ela se retira sem dizer nada. Apesar de serem irmãos, chegada de Marcelo mexe com os dois e Guta decide ficar mais tempo na fazenda. A atitude de Tenório deixa Maria arrasada e ela não sabe como reagir. Alcides volta a cobrar de Tenório as terras que lhe prometeu. Guta consola a mãe que mergulha numa crise de choro e a convence a dar a volta por cima. Maria ouve o conselho da filha e durante o jantar ela age com naturalidade, deixe Marcelo a vontade e surpreende Tenório. Zé Leôncio percebe o ciúme que Tadeu sente do irmão, conversa com o filho e promete que vai fazer uma viagem com seus três filhos. Tenório conversa com a mulher, agradece por ter tratado bem seu filho e pede perdão a ela. A atitude dele não comove Maria bruaca, que exige que o marido escolha entre ela e Zuleika.

Resumo do Capítulo 63: Marcelo passeia com Guta pelo rio e fica deslumbrado com as belezas do Pantanal. Tenório tenta amenizar a situação, mas Maria não aceita a presença de Marcelo. Joventino vai até a tapera e tenta, mais uma vez, insiste com Juma para que volte com ele para a fazenda, mas ela continua irredutível e diz que ele quiser ficar com ela terá que abandonar tudo e viver na tapera. Mariana chega com Irma ao Pantanal e traz Zaqueu na bagagem. Durante o almoço, Marcelo fala com entusiasmo sobre tudo que viu e diz ao pai que pretende viver com ele na fazenda. Zaqueu visita os peões e se assusta quando Trindade diz que tem um pacto com o diabo. Maria buraca pressiona Tenório para que convença o filho a voltar para São Paulo. Trindade se declara para Irma e ela se deixa seduzir.

Resumo do Capítulo 64: Zé Leôncio promove uma cantoria em homenagem a Mariana. Irma e Trindade passam a noite trocando olhares. Joventino percebe e depois pergunta ao peão se ele está apaixonado por sua tia. Mariana também percebe que existe uma forte atração entre eles e aconselha a filha a esquecer Zé Leôncio e tentar ser feliz. O velho do rio vai até a tapera, conversa com Juma e diz que quer que ela tenha uma filho com seu neto, Joventino. Guta conta para o irmão tudo sobre o passado obscuro de Tenório e deixa Marcelo perplexo. No dia seguinte, Irma procura Trindade no alojamento e ele a convida para um passeio de barco. Zé Lucas confessa que não consegue tirar Juma de seus pensamentos e Trindade o aconselha a esquecê-la pois, caso contrário, haverá morte entre irmãos.

Resumo do Capítulo 65: Marcelo sai para cavalgar com Alcides e ouve do peão a confirmação de tudo que Guta lhe contou. Alcides fala também sobre o comportamento de Guta, conta para Marcelo que sua irmã é falsa, que se oferece para os homens e afirma que ela não gosta de ninguém. Juma conta para Jove a conversa que teve com o velho do rio, diz que quer ter um filho dele e pede que volte a viver com ela na tapera. Tenório visita Zé Leôncio, bebe além da conta e acaba contando que tem duas mulheres e três filhos fora do casamento. Zaqueu se ofende com o jeito rude de Zé Leôncio, decide voltar para o Rio de Janeiro e deixa uma carta de despedida para Mariana. Jove e Juma se reconciliam e finalmente fazem amor.

Resumo do Capítulo 66: Mariana se preocupa com o sumiço do neto. Zé Leôncio e Irma tentam tranqüilizá-la e garantem que Joventino não corre perigo. Enquanto isso, ele e Juma curtem a lua de mel. Trindade diz a Zé Lucas que só uma pessoa pode salvá-lo de seu pacto com o diabo. Mariana conversa com Zé Leôncio e, para surpresa dele, afirma que Madeleine nunca deixou de amá-lo e que morria de ciúmes da irmã que até hoje é apaixonada por ele. A revelação deixa Zé Leôncio perturbado. Anoitece e Joventino não volta para a fazenda. Enquanto isso, na tapera, Joventino diz a Juma que nunca mais vai deixá-la sozinha.

Resumo do Capítulo 67: Apesar de serem irmãos, Guta e Marcelo ainda se sentem atraídos um pelo outro, e ele não esconde o ciúmes que está sentindo depois de ouvir as histórias que Alcides contou sobre ela. Irma e Trindade saem juntos e Filó desconfia que existe algo entre eles. Enquanto isso, no alojamento, Irma se rende aos encantos do peão. Joventino volta para a fazenda, conta para o pai que finalmente fez de Juma sua mulher e deixa o pai perplexo quando diz que prometeu a ela que vai viver para sempre na tapera. Irma não cabe em si de felicidade e conta para a mãe que esteve com o peão na prainha. Guta leva o irmão para conhecer Juma Marruá e são recebidos a bala. Maria bruaca se arrisca e, mesmo com Tenório na fazenda, vai atrás do peão, Alcides. A “muda” diz para Tibério que quer se casar com ele. Feliz, ele comunica o fato para o patrão e Zé Leôncio promete uma grande festa de casamento. Joventino tenta convencer Juma a se casar com ele e viver na fazenda, mas ela se nega. Na fazenda, Joventino divide com o pai, a avó e a tia o seu problema. Marcelo pede a Guta que o ajude a convencer o pai a tornar a fazenda produtiva iniciando uma criação de gado e de cavalos de raça.

Resumo do Capítulo 68: Zé Leôncio diz ao filho que não quer abrir mão dele como seu braço direito e pergunta como pretende resolver sua situação com a Juma. Joventino tenta, mais uma vez, convencer Juma a viver com ele na fazenda, mas ela não entende seus argumentos. Tenório apresenta seu filho para José Leôncio. Marcelo aproveita o encontro para pedir informações a ele sobre a criação de gado. Irma confessa para a mãe que está se apaixonando pelo peão. Maria bruaca pressiona o marido para que preste contas a ela sobre as terras que acaba de vender. Zé Leôncio se irrita quando Joventino diz que não conseguiu convencer Juma a viver na fazenda e ameaça passar o trator em cima da tapera. Joventino volta à tapera e, depois de muita discussão, o amor fala mais alto e ele decide ficar com ela.

Resumo do Capítulo 69: Joventino volta para a fazenda desorientado com a decisão que acaba de tomar e pede para a avó e a tia que comuniquem a seu pai que vai viver com Juma na tapera. Tenório volta com Marcelo para São Paulo e leva Guta com eles. A chegada inesperada deixa Zuleika sem ação. Enquanto isso, no Pantanal, Maria bruaca convida Alcides e Zefa para jantar com ela e depois, leva o peão para sua cama. Joventino passa a noite na tapera e acorda revoltado com Juma por obrigá-lo a viver em condições tão precárias. Ela, em sua ingenuidade, não entende o nervosismo dele. Zé Leôncio não sabe o que fazer para convencer o filho a reconsiderar sua decisão. Mariana também não se conforma com a atitude do neto. Mariana comenta com Irma que não acredita que Tadeu seja filho de Zé Leôncio.

Resumo do Capítulo 70: Alcides cobra de Maria bruaca as terras que Tenório lhe prometeu. Zefa enfrenta a patroa, pergunta se o peão vai continuar vivendo na casa grande e, com cinismo, a aconselha a a tomar cuidado. Zé Leôncio conversa com Mariana e diz que está disposto a dar ao filho o tempo que ele precisa para resolver sua vida. A “muda” diz para Filó que Zé Lucas vive atrás da Juma e por isso ela não quer viver na fazenda. A teimosia de Juma começa a atrapalhar o relacionamento dela com Joventino e eles decidem fazer um pacto. Joventino decide viajar com o pai e durante o vôo diz que sua tia sempre foi apaixonada por ele. O velho do rio vai até a tapera e aconselha Juma a tomar cuidado com o Zé Lucas.

Resumo do Capítulo 71: Em São Paulo, Joventino examina as contas e provoca uma grande confusão com os empregados de confiança do pai, que acabam pedindo demissão. Zuleika oferece sua casa para Guta, caso ela decida voltar a viver em São Paulo. Ela percebe que Guta e Marcelo não se olham como irmãos e lembra ao filho que não pode existir nada entre eles. Zé Lucas vai até a tapera, se declara para Juma e tenta beijá-la à força. O velho do rio chega a tempo de impedir que algo mais grave aconteça. Zé Lucas volta muito nervoso e diz a Tibério que via ter que ir embora da fazenda. Zefa não se cansa de provocar a patroa com suas indiretas e irrita Maria bruaca. Começa a pintar um clima entre Tadeu e Zefa. Joventino volta ao Pantanal e corre para ver o seu amor. Tadeu, entusiasmado, diz para a mãe que está novamente apaixonado.

Resumo do Capítulo 72: Tadeu leva Zefa até a prainha mas passa o tempo todo falando da Guta e irrita a garota. Filó conta para Zé Leôncio que Tadeu agora está interessado na Zefa. Tenório volta com os filhos para o Pantanal e Maria bruaca é informada que Marcelo veio para ficar. Maria enche a filha de perguntas sobre sua rival. Joventino insiste com Juma para que se casem e ela acaba aceitando, mas com a condição de continuar vivendo na tapera. Zé Leôncio fica furioso com a decisão do filho e os dois discutem.

Resumo do Capítulo 73: Irma confessa para a mãe que sente uma atração irresistível pelo peão. Zé Lucas conversa com Tibério e Trindade sobre sua decisão de deixar a fazenda e admite que não consegue tirar Juma de seu coração. Jove consegue levar Juma até a fazenda para ouvir a cantoria. Mariana tenta, em vão, conversar e convencê-la a se casar de branco. Tadeu e Zefa volta à prainha e, depois de muita insistência, ele consegue convencê-la a tomar banho nua. Irma e Trindade continuam se encontrando às escondidas. Tenório compra bois de Zé Leôncio e Marcelo pede sua ajuda para iniciar a criação. Guta diz para a mãe que está em pecado e deixa Maria bruaca muito preocupada.

Resumo do Capítulo 74: Zefa entra no rio com Tadeu mas não permite que ele a toque. Marcelo, que está na fazenda de Zé Leôncio com o pai, fica impressionado com a “muda”. Os dois trocam olhares e Filó percebe que ela se sentiu atraída pelo rapaz. Zé Leôncio manda Tibério, Trindade e Zé Lucas até a fazenda de Tenório para entregar os bois que ele acaba de comprar e Maria bruaca se encanta com os peões. Guta percebe o assanhamento da mãe. Joventino consegue fotografar o velho do rio. Zé Lucas confessa ao pai que está apaixonado pela Juma e diz que, para evitar uma desgraça, decidiu ir embora da fazenda. Filó diz para Leôncio que a Juma não quer viver na fazenda por causa de Zé Lucas. Ele decide conversar com o filho e pede a ele alguns dias para pensar em uma solução.

Resumo do Capítulo 75: A “muda” não cabe em si de felicidade ao experimentar seu vestido de noiva. Já a Juma….não demonstra nenhuma reação ao vestir o seu e Irma fica chocada com a indiferença dela. Marcelo está determinado a criar gado na fazenda, mas enfrenta muitos problemas por causa da falta de experiência. Tenório se arrepende de ter atendido o pedido de filho e discute com ele. Depois decide pedir a Zé Leôncio que o ajude a resolver a situação cedendo um de seus peões. Juma pede a Joventino que não revele a foto do velho do rio. Nesse instante o velho aparece e ele se vê obrigado a devolver o filme. Antes de ir embora o velho diz a Joventino que nunca mais vai vê-lo. Zé Leôncio reúne seus peões, expõe a situação do vizinho, mas nenhum se oferece para trabalhar com ele. Tenório vai embora furioso e culpa Marcelo pelo que está acontecendo. Guta não consegue controlar seus sentimentos, diz a Marcelo que o ama e os dois se beijam Zefa vê os dois. Irma e Trindade, completamente apaixonados, continuam se encontrando às escondidas. Tenório pergunta a Zefa o que sua mulher faz durante sua ausência.

Resumo do Capítulo 76: Tenório fica furioso quando Maria bruaca, durante o sono, diz o nome do peão, Levi, e a expulsa do quarto. Ela vai dormir no quarto do peão, Alcides. Trindade aconselha Zé Lucas a disputar a cela com seus dois irmãos. Tenório, desconfiado, que sua mulher teve algo com o peão morto, ameaça matá-la caso descubra que foi traído. Zé Leôncio pergunta ao filho se pode trazer o padre para realizar seu casamento com a Juma e Joventino fica sem resposta. O velho do rio diz a Juma que perdoa Joventino desde que ela permita que seu filho venha ao mundo pelas suas mãos. Joventino diz ao pai que está pronto para disputar a cela que foi de seu avô. Mariana recebe proposta para vender um de seus terrenos. Tadeu diz a Zefa que está apaixonado por ela e os dois se beijam. Marcelo e Alcides se esforçam para controlar o gado no pasto. Tenório está na beira do rio e prestes a ser atacado por uma sucuri, que na verdade é o velho do rio. Marcelo chega à tempo de salvar o pai de ser picado e Tenório atira contra a cobra.

Resumo do Capítulo 77: A “muda” conta para Juma que Tenório atirou numa sucuri e as duas acreditam que o velho do rio pode estar ferido ou morto. Tenório pergunta ao peão, Alcides, se houve algo entre Levi e sua mulher. Alcides defende a patroa. Maria bruaca admite para Zefa que não consegue mais viver sem o peão Alcides. Juma procura desesperadamente pelo velho do rio. A “muda” diz para Tibério que não poderá ser feliz enquanto não cumprir a promessa que fez à mãe em seu leito de morte e pede a Tibério que mate Tenório. O pedido da “muda” deixa Tibério atormentado. Guta pede um beijo ao irmão e mais uma vez são vistos pela empregada. Filó fala com Zé Leôncio sobre o romance de Irma e Trindade. Tibério diz para a “muda” que não vai matar ninguém e ela decide não se casar com ele. A convivência na fazenda faz Marcelo conhecer a outra face de Tenório. Ele pressiona o pai para que conte como conseguiu suas terras e pergunta se já matou alguém. Tenório flagra Zefa dizendo que Maria bruaca dorme com os peões da fazenda.

Resumo do Capítulo 78: Tenório pressiona Zefa para que explique o que acaba de dizer, mas ela acaba livrando a barra da patroa. Zé Lucas confessa para Zé Leôncio que ainda não se sente à vontade quando o chama de pai e diz que pretende ir embora da fazenda pois está muito difícil esquecer a Juma. Leôncio promete resolver o problema e oferece a ele uma de sua fazendas. Marcelo comenta com a irmã a conversa que teve com o pai e deixa Guta irritada ao defender a atitude dele. Marcelo acusa Guta de tentar colocá-lo contra o pai e os dois discutem. Irma admite para a mãe que Trindade a fascina e diz que se casaria com ele. Uma jovem repórter viaja de chalana e seu destino é a fazenda de José Leôncio. Zé Leôncio relembra a festa de seu casamento com Madeleine e deixa Filó aborrecida. Tibério pede para a “muda” esquecer a promessa de vingança, mas ela parece irredutível. A desconhecida chega à fazenda, encontra Tadeu e Zé Lucas, e pergunta por José Leôncio.

Resumo do Capítulo 79: Juma continua acreditando que a sucuri atingida pelos tiros do fazendeiro era na verdade o velho do rio. Erika, a repórter, se apresenta para José Leôncio, diz que está fazendo uma reportagem sobre o pantanal e pergunta se pode passar alguns dias como sua hóspede. Tadeu e José Lucas ficam impressionados com ela. Tibério consegue convencer a “muda” a desistir da vingança e agora os dois só pensam no casamento. Mariana vai com Irma até a tapera e volta revoltada com as condições do lugar onde seu neto está vivendo. Depois conversa com Zé Leôncio sobre o assunto e diz a ele que não podem permitir que Joventino continue vivendo daquela maneira. A jovem repórter está muito curiosa e quer saber detalhes das histórias que ouviu na chalana. Zé Leôncio desconversa e diz que são apenas lendas. Zé Lucas acompanha Erika em um passeio pelo rio.

Resumo do Capítulo 80: Juma continua na beira do rio esperando que o velho apareça. Joventino vai até a fazenda e conversa com a avó. Mariana tenta convencer o neto a fazer valer sua vontade e trazer Juma para viver na casa grande. Irma se sente enfeitiçada pelo peão e não quer pensar em mais nada além de viver esse amor pantaneiro. Zé Lucas volta de seu passeio, comenta com Trindade que está impressionado com a desconhecida e confessa que passou sem que Juma fizesse parte de seu pensamento. Erika conhece Joventino e os dois conversam animadamente. O velho do rio chega à tapera e Juma fica muito feliz ao ver que ele está vivo. Ele diz que o destino de Tenório já está traçado e que uma desgraça vai acontecer em sua casa. Maria bruaca continua revoltada com a presença de Marcelo na fazenda. Ela desabafa com Zefa, conta sua história com o marido e tem uma crise de choro. Joventino decide ficar na fazenda para a cantoria. Enquanto isso, Juma conversa com o velho do rio e ele a aconselha a aceitar a cerimônia de casamento que Joventino e seu pai estão preparando.

Resumo do Capítulo 81: Zé Lucas se decepciona quando Erika diz que achou Joventino o mais inteligente dos três irmãos. O padre já está á caminho do pantanal e ninguém tem certeza de que Juma e Joventino vão se casar. Joventino consegue levar Juma para a fazenda e diz ao pai que foi o velho do rio quem a convenceu a se casar e viver com ele na fazenda. Trindade e Irma fazem amor no alojamento. Marina pergunta à filha se ela está tomando anticoncepcional e se preocupa quando ela responde que não. Tadeu vai até a fazenda vizinha e convida Tenório e a família para a festa de casamento. Renato está decidido a usar os dólares que Tenório deixou para comprar, em leilão, o garanhão que Marcelo quer para começar sua criação de cavalos. Joventino apresenta Juma para Erika. Chega à fazenda o padre que vai celebrar os dois casamentos. Antes da cerimônia o religioso quer conversar com os noivos separadamente.

Resumo do Capítulo 82: O padre ouve os noivos. Juma fica apreensiva e Joventino a aconselha a responder sim a todas as perguntas do padre. Erika fica impressionada com as histórias e lendas do pantanal. O padre tenta conversar com Juma, mas o diálogo é muito difícil. Ele se assusta com a sinceridade dela e decide batizá-la antes do casamento. Está tudo pronto para a cerimônia, os convidados já estão presentes, o churrasco na brasa, a moda de viola animando a festa… agora só faltam os noivos. Enquanto isso no quarto, Filó, Irma e Mariana tentam vestir Juma. Durante a cerimônia o som de um berrante interrompe a cerimônia e Zé Leôncio reconhece o toque como sendo de seu pai. Começa a festa e Alcides, já bêbado, deixa Maria bruaca na maior saia justa ao pedir a Tenório permissão para dançar com ela. Depois, na hora da valsa dos noivos, Alcides se aproxima, chama Joventino de florzinha e diz que quer dançar com a noiva. O mal estar é geral, Joventino reage e Alcides o ameaça com uma faca. Só que desta vez ele é pego de surpresa e desarmado por Joventino que, com golpes de karatê, leva o peão a nocaute. Alcides perde a consciência, Tenório se aproxima, diz que Alcides está morto e o desespero toma conta de todos.

Resumo do Capítulo 83: A briga acaba com a festa de casamento. Joventino está desesperado por ter tirado a vida de uma pessoa. Zé Leôncio tenta tranqüilizar o filho dizendo que ele agiu em legítima defesa. Enquanto isso, na fazenda vizinha, Marcelo tenta reanimar o peão que continua desacordado. Logo depois chega a notícia de que Alcides não morreu e Joventino se sente aliviado. Na noite de núpcias, Tibério não consegue nada com a “muda” e se decepciona. Alcides, inconformado com a surra que levou, diz a Tadeu que vai matar seu irmão, Joventino. Passado o susto, Zé Leôncio está orgulhoso com a coragem do filho. Zé Lucas começa a se interessar por Erika. Filó aconselha Juma a desistir da idéia de viver na tapera e prometa fazer dela uma dona de casa. Juma se assusta com a possibilidade de perder a liberdade. Zé Leôncio aconselha a sogra a vender suas propriedades no Rio de Janeiro e viver no Pantanal. Zé Lucas leva a repórter até a prainha, pinta um clima entre eles e os dois se beijam. Tenório fica sabendo que Joventino está jurado de morte e promete terras ao peão se também matar José Leôncio.

Resumo do Capítulo 84: Zé Lucas e Erika fazem amor no rio. Tadeu e Zefa contam para Zé Leôncio que Alcides quer se vingar de Joventino e ameaçou matá-lo. Marina se preocupa, Zefa diz que o peão é perigoso, mas Joventino não se intimida.Tenório procura Zé Leôncio e o tranqüiliza dizendo que desarmou o peão . Enquanto isso, na fazenda, Alcides pressiona Maria bruaca a lhe entregar a amar e amaça contar tudo ao patrão se ela se negar. Guta enfrenta Alcides e o desafia a dizer tudo para seu pai. Diante do patrão, o peão não tem coragem de dizer nada e acaba propondo a Tenório que se alie a ele para eliminar Joventino e seu pai. Em troca diz que quer ficar com as terras da Juma.Zé Leôncio flagra Irma e Trindade se beijando. Esquenta o romance de Erika e Zé Lucas. Tenório fica perplexo ao ouvir Alcides dizer a Zefa que sua patroa foi para a cama com ele e com o peão Levi.

Resumo do Capítulo 85: Tenório volta para casa arrasado com o que acaba de ouvir. Maria estranha o comportamento do marido e Tenório, para se vingar da traição, diz para bruaca que pretende trazer Zuleika e seus filhos para viverem no Pantanal. Maria fica chocada com a decisão e diz que não vai aceitar a presença de Zuleika. Tenório sugere que ela arrume suas coisas e vá embora da fazenda.Zé Lucas e Erika passam a noite juntos.Zé Leôncio tenta conversar com Irma sobre seu romance com Trindade mas ela não aceita seus conselhos e se diz apaixonada pelo peão.Marcelo e Guta continuam esquecendo o laço que os une e vivem em clima de romance.Tenório está decidido a infernizar a vida da mulher e convida o peão, Alcides, para se sentar à mesa com a família.A presença da jornalista na fazenda incomoda Filó. A “muda” diz a ela que Erika está interessada no Zé Lucas.Maria ameaça se matar se Tenório trouxer Zuleika para a fazenda.

Resumo do Capítulo 86: A “muda” faz de tudo para evitar o marido e Tibério começa a perder a paciência com ela. Zé Lucas vai para o quarto de Erika e Filó conta para Zé Leôncio que seu filho está passando a noite com a jornalista.No dia seguinte, Zé Lucas fica muito decepcionado quando Erika diz que vai embora do Pantanal. Ela deixa claro que foi maravilhoso conhecê-lo, mas explica que eles vivem em mundos diferentes e precisam esquecer o que houve entre eles.Tenório viaja para São Paulo e deixa Maria arrasada com a possibilidade de ter que conviver com a amante do marido. Alcides comenta com Maria que está desconfiado que seu marido já sabe o que houve entre eles.Tenório diz para Zuleika que quer levá-la para o Pantanal. Alcides conta para Tadeu que teve um caso com a patroa e teme pela própria vida. Ele se oferece para ajudá-la caso esqueça a vingança contra seu irmão, Joventino.

Resumo do Capítulo 87: Zé Lucas vai até a tapera e Juma o recebe de arma em punho. Ele tenta conversar com ela, se diz arrependido e pede perdão pelo que fez. Juma não acredita no arrependimento dele, mas o fato de ter conseguido dizer o que estava sentindo deixa Zé Lucas aliviado.Filó percebe que há algo errado entre a “muda” e Tibério. A “muda” acaba desabafando e Filó tenta ajudá-la a superar seu medo.Zuleika não entende a decisão de Tenório, mas os filhos comemoram. Enquanto isso, no Pantanal. Marcelo e Guta se preocupam com o que pode acontecer no encontro de Zuleika e Maria. Zefa conta para Guta e Marcelo que o peão, Alcides, foi embora da fazenda. Maria bruaca esconde a arma que Tenório pegou do peão, Alcides.Alcides conta para Tadeu que apesar de serem irmãos, Guta e Marcelo vivem aos beijos pela fazenda. Tadeu leva Alcides para a fazenda do pai e a presença dele preocupa Trindade e Zé Lucas. Maria bruaca se revolta ao saber que Alcides foi embora da fazenda.Os filhos pressionam Zuleika a aceitar ir com Tenório para o Pantanal, mas ela continua irredutível.

Resumo do Capítulo 88: Zé Leôncio e Joventino voltam de viagem e se deparam com a presença de Alcides na fazenda. Alcides se desculpa pelo que fez e Joventino faz as pazes com ele. Zé Leôncio decide dar um voto de confiança e contrata o peão.Zé Leôncio traz as alianças que Tibério encomendou e a “muda” fica feliz com o presente. Filó a aconselha a deixa o medo de lado e consumar seu casamento.Joventino e Juma trocam alianças e ela fica feliz. Trindade, impressiona Alcides com mais uma de suas visões, ao dizer que ele veio da região de Sarandí.Zaqueu chega de surpresa à fazenda.Zuleika percebe que Tenório está escondendo alguma coisa e pressiona o marido para que conte o que está acontecendo. Ele acaba concordando, conta o que foi traído e confessa que quase provocou uma tragédia acabando com a vida dela.Sem a presença de Alcides, Guta decide ajudar o irmão na lida com o gado. Zaqueu e Filó começam a se entender. Ele conta detalhes de sua vida e a ajuda a cuidar da horta.Zefa diz para Guta e Marcelo que viu os dois se beijando e os aconselha a tomarem mais cuidado para não serem flagrados pelo pai.Tenório insiste com Zuleika para que vá com ele para o Pantanal e diz que ter certeza que Maria bruaca irá embora assim que ela chegar.

Resumo do Capítulo 89: Tadeu vai até a fazenda vizinha, comunica para Maria bruaca que Alcides agora é peão de seu pai e diz que ele foi embora por medo de Tenório.Zé Leôncio conversa com Mariana sobre o romance de Irma e Trindade e ela não consegue entender o interesse dele nesse assunto. Zaqueu vai até o alojamento dos peões e diz que quer aprender a montar.Joventino vai até Campo Grande buscar a foto que fez do velho do rio. Juma fica furiosa quando ouve Zé Leôncio comentar o assunto e se sente traída pelo marido.Zuleika continua sem saber o que fazer para que Tenório mude de idéia e desista de levá-la para o Pantanal. Ela conversa com os filhos e quando Tenório a pressiona para que tome uma decisão, Zuleika deixa claro que só vai para o Pantanal depois que Maria não estiver mais lá. Enquanto isso, na fazenda, Maria bruaca relembra tudo que sofreu ao lado do marido e jura que mata os dois se aparecerem por lá juntos.Juma está decidida a voltar para a tapera e deixar Joventino depois que ele traiu sua confiança. Mariana, Filó e Zé Leôncio tentam impedí-la, mas diante da rebeldia dela, Zé Leôncio é obrigado a trancá-la no quarto.Logo depois descobre que ela fugiu.

Resumo do Capítulo 90: Juma vira onça e foge da fazenda deixando a todos perplexos. Zé Lucas vai atrás dela mas encontra a tapera vazia. Mariana está assustada com tudo que está acontecendo e se preocupa com o casamento do neto. Guta e Marcelo estão cada vez mais apaixonados e sofrem por não poderem ficar juntos. Tenório acaba dando razão a Zuleika e os filhos e decide voltar sozinho para o Pantanal. Anoitece e todos se preocupam com a demora de Joventino. Zé Lucas continua na tapera esperando Juma. Joventino chega de viagem e fica sabendo que Juma virou onça e fugiu. Zé Lucas desaprova a atitude do irmão e do pai e diz a Juma que está a seu lado.

Resumo do Capítulo 91: Anoitece e todos estão apreensivos com o sumiço de Juma. Enquanto isso, na tapera, Zé Lucas passa a noite ao lado dela. Joventino mostra para o pai a foto que fez do velho do rio e tem uma grade surpresa ao abrir o envelope: a imagem do velho está envolta em um facho de luz que não permite ver seu rosto. Zé Leôncio se convence de que o velho do rio não existe e proíbe o filho de voltar a falar nele. Filó, Mariana e Irma ficam intrigadas ao verem a foto. No dia seguinte, Trindade conta para Zé Leôncio que Zé Lucas foi atrás da Juma. Joventino vai até a tapera mas não encontra ninguém. Tadeu leva Zefa para a prainha e os dois tomam banho completamente nus. Maria bruaca repreende a emprega por chegar tarde, as duas discutem e ela a demite. Zefa ameaça contar o que sabe e viu para o patrão. Tenório volta sozinho para o Pantanal.

Resumo do Capítulo 92: Zé Leôncio e os peões vão até a tapera mas não encontram Zé Lucas e Juma. Trindade afirma que ela virou onça e que ele pode ter sido engolido pela fera. A “muda” pede a Alcides que a ajude em sua vingança e mate Tenório, mas o peão se nega e diz que quer começar uma nova vida. Zé Leôncio conta para o filho que Zé Lucas também está desaparecido e tudo indica que foi atrás da Juma pois ele confessou que está apaixonado por ela. Joventino fica furioso e pensa em se vingar do irmão. Mariana e Irma o aconselham a não fazer nada do que possa se arrepender mais tarde. Trindade afirma que os dois estão vivendo no meio do mato sob a proteção do velho do rio. Juma volta da caçada com Zé Lucas e percebe que alguém entrou na tapera. Zé Leôncio está decepcionada com a atitude de Zé Lucas e Juma está decidida a não voltar a ver o Joventino. Maria buraca planeja matar Tenório e Zuleika e esconde a arma que era do peão, Alcides. Zefa chega à fazenda dos Leôncio, diz que foi demitida e pede para ficar por lá. Alcides vai até a fazenda, diz a Maria bruaca que gosta dela e explica que foi embora pois desconfia que o patrão já sabe o que houve entre eles. Maria leva o peão para o quarto sem imaginar que Tenório está chegando de chalana.

Resumo do Capítulo 93: Tenório viaja de chalana certo de que, ao chegar na fazenda, vai flagrar a mulher com o peão. Enquanto isso, Alcides pede a Maria que fuja com ele. Joventino está cheio de ódio e diz ao pai que vai atrás de Juma e Zé Lucas. Zé Leôncio tenta impedí-lo. Marcelo e Guta encontram a comida queimando no fogão. Tenório chega, pergunta pela bruaca e sai atrás dela. Alcides consegue fugir, Maria finge estar se sentindo mal, mas não consegue convencer o marido. Na tapera, Zé Lucas corta lenha, caça, cuida do gado e Juma começa a fazer comparações entre ele e Joventino, que nunca a ajudou na lida diária. Tenório conta para Maria bruaca a conversa que ouviu de Zefa com Alcides falando sobre ela e o peão. Maria desmente, mas Tenório diz que o casamento acabou e ameaça matá-la se não for embora da fazenda imediatamente.

Resumo do Capítulo 94: Inconformada com a atitude do marido, Maria não sabe o que fazer de sua vida. Tenório conta para a filha que expulsou Maria de casa porque descobriu sua infidelidade. Mariana e Irma continuam muito preocupadas com Joventino e com o que ele possa vir a fazer para se vingar do irmão. Mariana conta para Irma que Zé Leôncio sente ciúmes dela com o peão, Trindade. Depois ela conversa com o neto, diz que seu casamento foi um erro e exige que ele coloque um ponto final no relacionamento. Enquanto isso, na tapera, Zé Lucas sugere a Juma que vá até a fazenda para dar notícias. Ela se nega, diz que não gosta mais do Joventino e pede a ele que fique vivendo com ela na tapera. Zaqueu prepara uma sopa de piranhas para o jantar e Filó fica surpresa quando Zé Leôncio, que odeia essa sopa, elogia o prato. Guta se desespera com a possibilidade de sua mãe ser expulsa de casa. Marcelo tenta tranqüilizá-la. Tenório é surpreendido pela mulher que, de arma em punho, ameaça acabar com a vida dele.

Resumo do Capítulo 95: Maria atira contra Tenório mas erra o alvo. Indignado, ela a expulsa da fazenda e Maria embarca na chalana deixando Guta inconsolável. Joventino acorda decidido a ir até a tapera buscas sua mulher. Zé Leôncio se adianta e encontra Juma e Zé Lucas juntos. Juma diz a Zé Leôncio que foi traída e não quer mais saber do Joventino. Zé Leôncio tenta levar Zé Lucas com ele para evitar o pior mas ele decide ficar e enfrentar o irmão. Tenório diz a Marcelo que trazer sua mãe e irmãos para viverem com eles na fazenda. Maria viaja sem destino e tenta se jogar no rio mas é impedida pelo condutor da chalana. Joventino chega à tapera e tenta levar Juma para a fazenda. Ela se nega e diz que não quer mais saber dele. Os dois irmãos discutem e Zé Leôncio deixa claro que não quer briga entre eles. Joventino, revoltado com a situação, renega o irmão e diz ao pai que ele der seu nome ao Zé Lucas vai renegar o seu e deixará de ser um Leôncio. Mariana e Irma tentam convencer Joventino a esquecer a Juma.

Resumo do Capítulo 96: Marcelo e Guta cuidam da fazenda e do gado enquanto Tenório vai a São Paulo para buscar Zuleika e os filhos. Joventino mergulha no trabalho para tentar superar a dor deter perdido a mulher que ama para o próprio irmão. Zé Leôncio continua preocupado com o que possa acontecer em um encontro entre os dois e proíbe Zé Lucas de voltar à fazenda.Marcelo e Guta continuam convivendo como irmãos mas sofrendo por não poderem estar juntos como gostariam e trocam juras de amor. Irma sente enjôos e Mariana se preocupa com a filha.Sem destino certo, Maria bruaca vai ficando na chalana e agora ajuda a conduzir o barco, cozinha e já é chamada de Maria da chalana.Tenório chega à fazenda com a mulher e os filhos. Zuleika não se sente a vontade e diz que se sente uma intrusa. Guta recebe a família do pai friamente.

Resumo do Capítulo 97: Zuleika assume os afazeres da casa. Marcelo previne os irmãos sobre os perigos do Pantanal. Filó prepara um chá para Irma e faz um comentário sugerindo que ela pode estar grávida.Trindade diz para Joventino que Zé Lucas fez de tudo para tirar a Juma de seu coração. Zé Lucas diz a Juma que a ama.Maria passa de chalana pela fazenda do marido e vê Tenório e Zuleika na beira do rio. Joventino sai de barco e encontra Guta. Irma continua se sentindo mal e diz à mãe que tem certeza que está grávida.

Resumo do Capítulo 98: Zuleika diz a Tenório que ainda se acha uma intrusa e sente a presença da outra em tudo que toca.Guta diz a Joventino que está arrasada, conta tudo que aconteceu entre seus pais e sobre a presença da outra na fazenda.Diante da gravidez de Irma, Mariana quer voltar para o Rio de Janeiro e sugere que a filha faça um aborto. Irma se revolta com a mãe, diz que não pretende interromper a gestação e que está disposta a correr todos os riscos para ter seu filho.Joventino navega sem rumo pensando no que fazer para reconquistar a confiança da Juma. Marcelo fica enciumado ao saber que Guta esteve com Joventino.Irma conta para Trindade que espera um filho dele.Zaqueu confirma para Filó a gravidez de Irma e pede a ela que guarde segredo. Filó conta a novidade para Zé Leôncio.Zuleika ouve a conversa entre Guta e Marcelo, descobre que eles continuam apaixonados e percebe que está acontecendo algo entre eles. Ela sente remorso ao ver o sofrimento dos dois e não sabe como contar que eles não são irmãos. Tenório passeia com os outros filhos e elogia a conduta da mãe deles sem imaginar que também foi enganado por ela.Zé Lucas começa a questionar sua vida na tapera e tem certeza que nunca vai poder tocar na mulher que ama pois tem certeza que ela nunca vai deixar de amar seu irmão, Joventino.Joventino não consegue esquecer a traição do irmão e exige que o pai não o reconheça como seu filho.

Resumo do Capítulo 99: Filó conta sua vida para Zefa. Zuleika sofre com os afazeres da casa, sem nenhum eletrodoméstico para facilitar sua vida. Enquanto isso, Maria bruaca continua subindo e descendo o rio à bordo da chalana. Todos já a conhecem como “Maria da chalana”. O velho do rio vai até a tapera, aconselha Juma a perdoar Joventino e a mandar Zé Lucas embora para evitar uma guerra entre irmãos. Erika volta ao Pantanal , grávida de Zé Lucas e trazendo com o ela o pai, candidato a deputado nas próximas eleições e interessado em aparecer, ao lado de Zé Leôncio, como defensor da natureza. Erika fotografa o pai ao lado de Maria bruaca e de Túlio, o condutor da chalana. Zaqueu toma conta da cozinha e deixa Filó irritada. Mariana fala com Zé Leôncio sobre sua preocupação com a gravidez da filha e diz que não permitirá que a criança nasça na fazenda.

Resumo do Capítulo 100: Zé Leôncio decide viajar com o filho, Joventino, para tirá-lo da tristeza em que está mergulhado desde que foi abandonado por Juma. Erika e o pai desembarcam da chalana e chegam á fazenda de José Leôncio.Juma pede a Zé Lucas que volte para a fazenda e admite que gostaria de se reconciliar com Joventino. Zé Leôncio recebe com hospitalidade Erika e seu pai, mas a conversa muda de rum o quando o deputado pergunta por Zé Lucas e diz que veio atrás de uma reparação.Zefa vai até a chalana e encontra Maria bruaca no comando da embarcação. Joventino vai até a tapera buscar Zé Lucas mas se recusa a conversar com Juma. Zuleika está esgotada com o serviço doméstico, mas não reclama de nada.O deputado fala com Zé Lucas sobre o que aconteceu entre ele e Erika, diz que sua filha está grávida e exige uma reparação.Zé Lucas conversa com o pai sobre o assunto, admite que Juma é o grande amor de sua vida, mas diz que está disposto a se casar com Erika e começar uma vida longe do Pantanal antes que aconteça uma desgraça na família.

Resumo do Capítulo 101: O deputado está muito interessado na fortuna de Zé Leôncio e planeja o casamento de sua filha com o peão. Zé Lucas conversa com o pai de Erika, diz que gosta de sal filha e que está disposto a se casar com ela. Depois ele tem uma conversa com seu irmão, Joventino, confessa que é apaixonado pela Juma, jura que nunca houve nada entre eles e pede desculpas por tudo. Joventino entende o irmão e o perdoa.Guta continua muito preocupada com a falta de notícias da mãe. Marcelo sugere que viagem até Campo Grande para procurar por ela.Zé Leôncio não gosta das idéias do deputado, diz a Filó que ele não parece uma boa pessoa e se preocupa com o futuro do filho. Zuleika vive cansada por causa do árduo trabalho da casa e não dá bola para o marido. Tenório começa a sentir saudada da sua bruaca.Mariana insiste com Irma para que vá fazer o acompanhamento da gravidez no Rio de Janeiro.Joventino decide não insistir mais com Juma. Tadeu volta de viagem e, depois de muita insistência e a promessa de se comportar, consegue passar a noite com Zefa.A “muda” vai até a tapera e conta as novidades da fazenda. Juma pergunta pelo Joventino, a “muda” diz que depois que ela foi embora ele tem tentado esquecê-la viajando sempre para São Paulo.

Resumo do Capítulo 102: Alcides cobra de Maria bruaca as terras que Tenório lhe prometeu. Zefa enfrenta a patroa, pergunta se o peão vai continuar vivendo na casa grande e, com cinismo, a aconselha a a tomar cuidado.Zé Leôncio conversa com Mariana e diz que está disposto a dar ao filho o tempo que ele precisa para resolver sua vida. A “muda” diz para Filó que Zé Lucas vive atrás da Juma e por isso ela não quer viver na fazenda. A teimosia de Juma começa a atrapalhar o relacionamento dela com Joventino e eles decidem fazer um pacto.Joventino decide viajar com o pai e durante o vôo diz que sua tia sempre foi apaixonada por ele.O velho do rio vai até a tapera e aconselha Juma a tomar cuidado com o Zé Lucas.

Resumo do Capítulo 103: Trindade pede a Irma que não vá para o rio de Janeiro. Joventino viaja para São Paulo mas não consegue tirar Juma de seu pensamento. O velho do rio tem uma premonição e vê que seu neto corre perigo na estrada. No caminho para Barretos, Joventino encontra um velho amigo.Zé Leôncio examina o garanhão e decide fazer negócio com Marcelo. Tenório apresenta Zuleika para Zé Leôncio. Durante a conversa Tenório diz ao fazendeiro que gostaria de contratar novamente os serviços da Zefa e fica sabendo que Alcides também está trabalhando com ele. Mariana pede a ajuda de Zé Leôncio para convencer Irma a voltar com ela para o Rio de Janeiro.

Resumo do Capítulo 104: Juma sente saudades do Joventino.Zé Leôncio fala do pedido de Tenório mas Filó não permite que Zefa volte a trabalhar na fazenda vizinha.Guta fala com Marcelo sobre a angustia que está sentindo por causa da falta de notícias da mãe e acusa Zuleika de estar usurpando o lugar dela. Os dois discutem e Zuleika ouve tudo. Zuleika continua atormentada pelo amor de Guta e Marcelo e se questiona sobre o que aconteceria se contasse a verdade.Tadeu não consegue controlar o ciúme que sente de seus irmãos e está convencido que seu pai só o vê como peão. Zefa tenta consolá-lo. Filó passa e vê os dois na cama. Trindade previne Alcides sobre uma possível vingança de Tenório. Em plena madrugada, tiros ecoam pelo Pantanal: são os coureiros caçando jacarés. O velho do rio sai atrás deles. Zé Leôncio faz o mesmo. Zuleika tenta conversar com Guta sobre seu relacionamento com Marcelo. Ela garante que não aconteceu nada entre eles e diz que está pensando em ir embora para evitar o pior. No dia seguinte, Guta está na beira do rio quando vê a mãe na chalana. Depois ela vai até a beira do rio e se surpreende ao ver a mãe na chalana.

Resumo do Capítulo 105: A chalana segue seu caminho sem que Guta consiga falar com sua mãe. Filó tem uma conversa séria com Zefa e diz que viu os dois juntos na cama. Zefa jura para a futura sogra que não aconteceu nada entre eles. Zé Leôncio comunica a Tenório que Zefa não quer voltar a trabalhar para ele. Joventino chega à festa do peão em Barretos. Ele se diverte com as atrações e conhece uma jovem chamada Míriam. Juma diz ao velho do rio que está se sentindo muito sozinha. O velho pergunta se ela perdoaria Joventino se ele fizesse o mesmo.

Resumo do Capítulo 106: Enquanto o velho do rio tenta convencer Juma a perdoar o marido, Joventino passa o dia no rodeio na companhia de Míriam. Alcides, abismado com as visões de Trindade, conta para a “muda” que o peão falou sobre tudo que aconteceu no Sarandí e disse que ele ainda vai vingar a morte do pai acabando com a vida de Tenório. Guta conta para o pai que viu a mãe na chalana. Joventino diz para Míriam que não conseguiu hotel para se hospedar e ela o convida para ficar junto com ela. Joventino lembra de Juma e não aceita o convite. Zaqueu decide aprender a montar e os pões se divertem com a falta de jeito do mordomo. Depois de um dia de rodeio, Míriam faz de tudo para seduzir Joventino mas ele se mantém firme e não aceita fazer amor com ela.

Resumo do Capítulo 107: Joventino volta para São Paulo decidido a esquecer Juma Marruá. Orlando, o condutor da chalana, pergunta a Maria até quando ela pretende levar essa vida. Ela responde que nunca foi tão feliz e que está adorando sua nova vida. Guta pega o barco e vai atrás da mãe. Maria se emociona ao ver a filha, mas pede a ela que a deixe viver em paz. Guta volta transtornada para a fazenda, discute com Marcelo, com o pai, com Zuleika e diz para a madrasta que vai embora do Pantanal. Zuleika conta para Tenório a discussão que ouviu entre Guta e Marcelo e afirma que os dois ainda se amam. A notícia deixa Tenório transtornado e acaba provocando uma discussão entre ele e Marcelo. Diante da situação tensa provocada pela decisão de Guta, Zuleika decide ter uma conversa franca com ela e conta que Marcelo não é seu irmão.

Resumo do Capítulo 108: Zuleika conta sua história para Guta e fala de seu relacionamento com Tenório. Depois da conversa as duas voltam para a sala, Guta pede desculpas ao pai e Zuleika informa a todos que ela não vai mais embora da fazenda. Guta leva Marcelo para um lugar isolado, conta que os dois não são irmãos e eles se beijam apaixonadamente. Tenório exige que Zuleika conte como conseguiu convencer Guta a ficar no pantanal mas ela não fala a verdade. Ela conta que Guta viu a mãe na chalana e que Maria está vivendo no barco subindo e descendo o rio. Zuleika diz a Tenório que se ele for atrás da ex- mulher, voltará para São Paulo com seus filhos. Irma conversa com Trindade, para explicar que precisa ir para o Rio resolver alguns negócios, e se surpreende quando ele fala o nome de seus pai e conta detalhes da convivência dos dois.Marcelo se sente aliviado com a certeza de que ele e Guta não são irmãos mas, ao mesmo tempo, está angustiado com a notícia de que Tenório não é seu pai. Guta pede a ele que guarde segredo para não destruir a vida de sua mãe.A notícia de que Maria bruaca está por perto reascende me Tenório seu desejo de vingança e ele diz a Zuleika que vai matar o peão, Alcides. Trindade previne o peão e diz que Tenório vai tentar matá-lo. Guta provoca Marcelo tomando banho nua no rio, mas ele está abalado demais para correr para os braços dela.

Resumo do Capítulo 109: Joventino volta de viagem e traz com ele uma foto ampliada do velho do rio. Apesar do velho não aparecer, Zé Leôncio decide pendurar a foto na parede.Tenório promete para Guta que não vai fazer nada contra sua mãe. Marcelo conversa com a mãe, diz que ficou chocado ao saber a verdade e pergunta quem é seu pai biológico. Zuleika pede um tempo ao filho e promete contar toda a verdade. Zé Leôncio aconselha o filho a esquecer a Juma, mas Joventino diz que não pode e que vai atrás dela. Trindade aconselha Joventino a esperar mais um pouco para procurá-la pois a saudade ainda não é grande o suficiente para que ela posa perdoá-lo.Mesmo contrariada, Irma arruma as malas para ir com a mãe para o Rio de Janeiro. Ela confessa para a mãe que tem medo de trair a confiança de seu peão. Quando o avião levanta vôo, Trindade sente que nunca mais vai ver sua princesa.Zé Leôncio é informado, pelo rádio, que seu filho Zé Lucas saiu até no jornal, ao lado da noiva, e já é conhecido como filho do rei do gado.Trindade, em mais uma se suas visões, diz a Alcides que Tenório planeja matá-lo, mas ele vai tirar a vida do fazendeiro sem usar arma branca ou de fogo.Marcelo e Guta voltam à prainha e se entregam ao grande que os une.

Resumo do Capítulo 110: Alcides e a “muda” continuam determinados a se vingarem de Tenório. Eles vão até a tapera e pede a ajuda de Juma para matá-lo.Mariana, Irma e Joventino chegam ao Rio e levam um grande susto ao encontrarem a casa completamente vazia e saqueada.Filó flagra Tadeu no quarto da Zefa. A “muda” conta para Alcides que Maria bruaca está vivendo na chalana. O peão pensa em usá-la como isca para atrair Tenório.Zuleika pede ao filho que tome cuidado para que Tenório não desconfie da relação que existe entre ele e Guta e o aconselha a tomar cuidado para que ela não engravide.

Resumo do Capítulo 111: Alcides planeja levar Maria bruaca para a tapera. Filó conversa com Zé Leôncio sobre a Juma e diz que precisam fazer alguma coisa para reconciliá-la com Joventino. Zé Leôncio não acredita que isso seja possível mas Filó decide ir até a tapera para conversar com ela. Tadeu leva a mãe até lá e no caminho eles cruzam com a chalana e vêm Maria bruaca. Enquanto isso, Alcides está na beira do rio esperando que a chalana atraque para conversar com Maria.Juma recebe Filó e Tadeu de arma em punho, mas logo depois fica mais dócil e convida Filó para entrar na tapera.Alcides diz a Maria que Tenório quer matá-lo e propõe que fujam juntos. Filó tem uma longa conversa com Juma, como se fosse de mãe para filha, e dá muitos conselhos a ela para que não destrua o grande amor que ela e Joventino sentem um pelo outro. Filó não consegue convencer Juma a voltar com ela, mas deixa a pantaneira bastante balançada com tudo que ela lhe disse.Alcides insiste com Maria para que deixe a chalana, mas ela pede um tempo para pensar.

Resumo do Capítulo 112: Alcides pensa na vida que Maria está levando e relembra os momentos que passaram juntos. O peão chora de saudades dela e está cada vez mais decidido a acabar com a vida do ex- patrão e desafeto.Zaqueu e Filó continuam se estranhando e ele não se conforma com o ciúme que a Sra. Leôncio sente de sua cozinha. Tenório começa a entrar em atrito com Zuleika e os filhos que exigem uma vida com, no mínimo, um pouco de conforto. Ele não concorda com nada e Zuleika não reconhece o homem com quem conviveu durante tantos anos. No meio da madrugada, Marcelo troca de quarto e passa a noite com a Guta. Tenório reclama com Zuleika e diz que o relacionamento deles não é mais o mesmo. Ela pede um tempo para se adaptar e confessa que sente a presença de Maria em cada canto da casa. Juma fala com o velho do rio sobre a conversa que teve com Filó e confessa que está com saudade de seu amor. Ela chora, diz que se sente muito sozinha e o velho a aconselha a perdoá-lo. No meio da noite, Zé Leôncio fica intrigado ao ouvir o som de um berrante. Alcides vai com a “muda” até a tapera e pede a Juma que receba Maria em sua casa. Ela desconfia, Alcides conta, em detalhes, tudo que aconteceu no Sarandí e diz a ela que Maria servirá de isca para que eles possam se vingar de Tenório.

Resumo do Capítulo 113: Tenório conversa com Zé Leôncio sobre o peão, Alcides. Tibério desconfia do comportamento da “muda”. Ele se decepciona quando ela diz que foi com Alcides e que eles ainda querem se vingar de Tenório. Ele proíbe a mulher de continuar pensando em vingança e ameaça demitir o peão, Alcides. Zé Leôncio diz a Tenório que não está mais interessado em criar jacaré. Mariana, ainda abalada com o que aconteceu, vende o terreno da Barra e a casa onde viveu durante tantos anos. Zé Lucas avisa o pai que vai se casar em quinze dias e que está participando da campanha política do futuro sogro. Maria decide deixar a chalana e Alcides a leva para a casa de Zé Leôncio. Filó conta a novidade para o marido e os dois decidem ajudá-la. Tenório, por sua vez, continua determinado a se vingar do peão. Maria, ao se ver amparada, tem uma crise de choro. Filó a consola.

Resumo do Capítulo 114: Zé Leôncio conversa com Alcides e diz ao peão que ele está procurando encrenca ficando com a mulher de seu ex- patrão. Maria conta para Filó como tudo aconteceu e amaneira como foi expulsa de casa, sem direito a nada. Guta conta para o pai que sua mãe não está mais na chalana. Renato e Roberto saem sozinhos para pescar, o barco quebra e eles ficam à deriva no meio do rio. Zuleika se preocupa com a demora dos filhos. Marcelo e Guta decidem ir atrás deles. Zé Leôncio diz a Maria que ela tem diretos sobre o patrimônio do marido, pois legalmente é sua mulher. Anoitece e Renato e Roberto não são encontrados. Guta tenta acalmar Zuleika, Marcelo e Tenório saem mais uma vez para procurá-los. Tibério tem uma conversa séria com Alcides e exige que ele deixe sua mulher fora da sua vingança.

Resumo do Capítulo 115: Renato e Roberto passam a noite à deriva no meio do rio. Tenório vai até a fazenda de Zé Leôncio para pedir a ajuda dele para encontrar seus filhos, e se vê frente a frente com a mulher. Maria fica muito nervosa ao ver o marido e teme pelo seu futuro. O condutor da chalana encontra os garotos e reboca o barco. Tadeu sobrevoa a região e avisa o pai que eles estão sendo rebocados. Marcelo conta para Guta que sua mãe está na fazenda vizinha. Zé Leôncio pergunta para Alcides o que ele pretende fazer agora que Tenório sabe que sua mulher está na fazenda. Tenório pensa em se vingar dos dois. Guta conta para Zuleika que sua mãe está na fazenda do Sr. José Leôncio e pede a ela que convença seu pai a deixá-la em paz. Zé Leôncio conversa com Filó sobre Maria e ela pede ao marido que não a desampare. Zé Leôncio decide consultar um advogado. Guta enfrenta o pai para defender a mãe

Resumo do Capítulo 116: Mariana, Irma e Joventino voltam para o Pantanal. Joventino conversa com o pai sobre a possibilidade de comprar a fazenda de Tenório com o dinheiro da venda das propriedades. Zé Leôncio a princípio não concorda mas depois diz que vai conversar com o fazendeiro. Marcelo insiste com o pai para que faça investimentos na fazenda. Tenório se irrita com o filho e também começa a desconfiar do comportamento dele com a Guta. Irma sabe que Trindade não vai gostar de saber que ela procurou um médico e fica arrasada quando o peão não lhe dá chance nem de explicar por que contrariou sua vontade.

Resumo do Capítulo 117: Tadeu passa a noite com Zefa e Maria vai para o alojamento ficar com seu peão. Tenório faz as pazes na cama com Zuleika, mas não consegue deixar de pensar que sua bruaca está com o peão, Alcides. Alcides, por sua vez, propõe a Maria que acabem com a vida de Tenório. Trindade se sente traído por sua princesa e Irma não sabe o que fazer para ser perdoada. Em são Paulo, Zé Lucas faz duras críticas à campanha do sogro. Ibrahím decide ouví-lo e e Zé Lucas, com toda sua sinceridade, o aconselha a ser mais sincero em seus discursos se quiser ganhara a eleição. Zé Leôncio e Joventino conversam com Maria sobre seus direitos e dizem que estão interessados em comprar sua parte na fazenda. Maria autoriza Zé Leôncio a conversar com Tenório, mas o fazendeiro não gosta na da intromissão dele e se nega a reconhecer os direitos de sua ex- mulher.

Resumo do Capítulo 118: Maria decide deixar a fazenda. Alcides a leva para a tapera e pede a Juma que a deixe fica lá por alguns dias. Maria tem ciência que está servindo de isca para atrair se ex- marido para a morte. Zaqueu tenta descobri para onde Alcides levou sua Maria, mas o peão se recusa a dizer. Joventino não agüenta de saudades de sua Juma mas Zé Leôncio e Mariana o aconselham a ir procurá-la. Maria bruaca diz a Juma que tem medo que Tenório leve a melhor quando estiver frente a frente com Alcides, pois é um homem muito perigoso. Trindade insiste com Alcides que em sua vingança não poderá usar arma de fogo, nem punhal, nem faca e diz que ele escolheu o hora errada para eliminar seu desafeto. Tenório comenta com os Zuleika e os filhos que Zé Leôncio quer comprar a parte da fazenda que pertence a Maria e não esconde que está indignado com a intromissão do vizinho em sua vida. Irma tenta mais uma vez conversar com Trindade, mas ele se nega a ouví-la, diz que ela quebrou o encanto e renega o filho que está esperando. Ela se desespera e não sabe o que fazer para reconquistar a confiança de seu peão. Tenório quer dar uma lição em Zé Leôncio e planeja comprar as terras onde Juma mora. Trindade entra em transe, sua viola começa a tocar sozinha e deixa Zaqueu e Alcides perplexos. Irma ouve o som da viola e interpreta como um chamado. No dia seguinte Zaqueu comenta o que aconteceu com Mariana., Irma e Filó. O assunto chega ao conhecimento de Zé Leôncio que pede explicações ao peão. Durante a conversa ele olha para a foto na parede e diz que está vendo o velho do rio.

Resumo do Capítulo 119: Irma se nega a acreditar na história da viola, mas Zaqueu jura que está dizendo a verdade e pede a ajuda de Alcides, que confirma diante de todos, que tudo aconteceu como ele está dizendo. Tenório vai até a tapera e Juma o recebe à bala. Ele vai embora indignado, e pensa no que fazer para conseguir que ela assine os papéis de venda das terras. Marcelo vai até a fazenda de Zé Leôncio e joga charme pra cima da “muda”. Trindade previne Tibério e aconselha o amigo a ficar atento para não perder a coisa que mais ama na vida. Marcelo diz à mãe que não sabe o que fazer com o amor que sente pela Guta e insiste em saber quem é seu pai biológico. Joventino pede ao pai que desista de comprar a propriedade de Tenório e sugere que ele invista nas terras da Juma. Guta vive o mesmo dilema de Marcelo, diz a Zuleika que nunca vai contar ao pai o seu segredo e conta que pretende ir para longe com Marcelo para que possam ser felizes.

Resumo do Capítulo 120: Guta vai até a fazenda de Zé Leôncio procurar pela mãe e lá é informada que ela está na tapera de Juma marruá. Marcelo joga charme pra cima da “muda”, ela fica impressionada com a beleza do rapaz e Guta sente ciúmes. Joventino reencontra o velho do rio e pede perdão pela traição. O velho diz que ele está perdoado e promete ajudá-lo a reconquistar o amor de Juma. Os dois estão no barco quando cruzam com Tibério e Zé Leôncio, Joventino grita chamando pelo pai para que ele finalmente conheça o velho do rio mas, quando os barcos ficam lado a lado, Tibério e Zé Leôncio só enxergam Joventino na embarcação. Inconformado, ele pergunta ao velho por quê seu pai não o viu e ele responde que tudo tem sua hora. Guta e Marcelo vão até a tapera e Maria se emociona ao abraçar a filha.

Resumo do Capítulo 121: Maria se emociona ao ver a filha e afirma que está mais feliz agora do que quando vivia na fazenda. Guta entra na tapera e não se conforma em ver sua mãe vivendo naquele lugar. Joventino não se conforma que seu pai não tenha visto o velho do rio. Zé Lucas janta com o futuro sogro em luxuoso restaurante em São Paulo. El conta sua história e o deputado já pensa em lançá-lo candidato. Joventino passa horas conversando com seu “avô”. Maria conta para a filha que vai viver com o peão, Alcides, e fica feliz quando Guta diz que apoia sua decisão. Marcelo faz elogios à beleza de Juma e tenta falar com sobre a venda de suas terras. Ela deixa claro que não pretende vendê-las. Quando Marcelo e Guta vão embora, Juma, com toda sua sinceridade, diz a Maria que não gosta de sua filha. O velho do rio diz ao neto que ele e Juma precisam se reconciliar. Joventino vai até a tapera, pede perdão a Juma, diz que a ama e os dois se beijam apaixonadamente. Tadeu tenta mais um vez, em vão, seduzir a Zefa. Guta conversa com Marcelo sobre o futuro deles e pergunta como vão resolver a situação. Marcelo diz que tem medo do que possa acontecer com sua mãe se Tenório descobrir a verdade. Zé Leôncio conversa com Trindade sobre Irma e pede ao peão que tente entender as razões que ela teve para contrariá-lo. Irma, por sua vez, está cada vez mais assustadas com as histórias à respeito do trato de Trindade com o diabo e já teme que seu filho possa nascer com chifres.

Resumo do Capítulo 122: Juma diz a Joventino que sente que sua mãe não está mais perto dela e desconfia que alguém matou a onça Maria Marruá. Coincidentemente Ari avisa, pelo rádio, que o Ibama apreendeu a pele de uma onça e diz que o animal foi morto em suas terras. A “muda” afirma para Tibério que o velho do rio existe e que chegou a falar com ele. Tibério volta a insistir com ela para esquecer a vingança contra Tenório. Tenório critica Guta e Marcelo por andarem abraçados como se fossem namorados. Joventino comenta com o pai que Tenório propôs a Juma comprar suas terras. Zé Leôncio desconfia das intenções do fazendeiro. Irma tenta conversar com Trindade e se assusta quando ele diz que o filho que ela espera será só dele. Joventino insiste com o pai e afirma que o velho do rio estava com ele no barco, mas Zé Leôncio se recusa a acreditar. Mas, apesar de não acreditar que o velho do rio seja seu pai, ele anda muito intrigado com o som do berrante que ouviu no dia do casamento do filho.

Resumo do Capítulo 123: Marcelo vive um grande dilema e não sabe como resolver a situação sem comprometer sua mãe. Renato e Roberto já não estão suportando a vida de peão e fazem planos para deixar a fazenda. Tenório começa a tratar Zuleika usando os mesmo ternos que se dirigia a Maria bruaca. Ela se sente ofendida e decide dormir no sofá. Apesar dos apelos de Tibério, a “muda” continua determinada a levar a cabo sua vingança contra Tenório. Irma tem um terrível pesadêlo e já está convencida que traz no ventre um filho do diabo. Zé Leôncio diz a Maria que contratou um advogado para tratar de seus interesses. Maria conta sua história e o advogado promete acabar com Tenório na justiça. Renato e Roberto dizem para a mãe que estão pensando em voltar para São Paulo e pedem a ela que os ajudem a convencer o pai.

Resumo do Capítulo 124: O advogado descobre que Tenório tem uma procuração de Maria dando a ele plenos poderes para fazer o que quiser com os bens da família. Maria diz ao advogado que está disposta a fazer o que for preciso para lutar pelos seus direitos. Zuleika fala com Tenório sobre a decisão dos filhos de voltarem para São Paulo. Ele fica furioso e diz que não vai permitir que eles deixem a fazenda. Zuleika defende os filhos, os dois discutem e ela não reconhece o homem que está a seu lado. Mariana e Irma conversam com Maria e prometem ajudá-la. Maria confessa que teme pela vida de Zé Leôncio pois seu marido é um homem muito perigoso. Juma e Joventino vivem em clima de lua de mel. O advogado volta para Campo Grande e leva Maria com ele para dar início ao processo de separação.

Resumo do Capítulo 125: Maria parte para Campo Grande na companhia de Zé Leôncio e do advogado. Joventino convence Juma a passar alguns dias na fazenda. Renato e Roberto conversam com o pai, dizem que não nasceram para peão e querem voltar para São Paulo. Tenório aceita a decisão dos filhos, mas deixa claro que vai cortar a mesada e eles terão que trabalhar para garantir o próprio sustento. Irma tenta mais uma vez conversar com Trindade, mas o peão está irredutível e se nega a falar com ela. Irma pede perdão pelo que fez, mas Trindade diz que o encanto foi quebrado e ele em breve vai deixar o Pantanal. Tenório começa a desconfiar do comportamento de Guta e Marcelo e sugere à filha que volte para São Paulo. Guta percebe e pede a Marcelo que sejam mais prudentes.

Resumo do Capítulo 126: Irma está desolada com a decisão de Trindade. Zaqueu está muito chateado por não levar jeito para peão e Alcides se oferece para transformá-lo em um de verdade. Juma diz para Filó que vai se esforçar para viver na fazenda e conta que sua mãe parou de rondar a tapera. Irma fala com a mãe sobre a decisão de Trindade de deixar a fazenda e garante que ele é um paranormal. O advogado que está cuidando do caso de Maria, entra em contato com Zé Leôncio para informar que já deu entrada no processo de separação litigiosa e diz que a situação do fazendeiro é muito delicada. Zuleika e Tenório voltam a discutir por causa dos filhos, mas ele continua irredutível e proíbe que eles voltem para São Paulo.

Resumo do Capítulo 127: Durante o jantar Tenório conversa com a família e diz que vai vendar um lote de terras para dar mais conforto a eles. Os peões estranham o comportamento de Trindade, mas ele não comenta com ninguém o que pretende fazer. Zefa insiste com Maria para trocar de quarto para que possa passar a noite com Tadeu e ela com o peão Alcides. Zaqueu enche Irma de esperança ao afirmar que seu peão está com ciúmes. Ela decide procurá-lo e tenta, em vão, uma reconciliação. Convencido de que seu destino já está traçado, ele diz á sua princesa que vai embora assim que amanhecer mas deixa em seu ventre uma parte dele. Irma se emociona quando Trindade a abraça e não diz mais nada. N dia seguinte os peões dão pela falta de Trindade e comunicam a Zé Leôncio que ele foi embora da fazenda. Mariana vaia té o quarto com a intenção de consolar a filha, mas Irma demonstra estar conformada, diz que seu peão foi atrás de seu destino e afirma que vai levar a vida como se nada tivesse acontecido. Mariana sugere á filha que interrompa a gravidez, mas Irma insiste em ter seu filho sozinha.

Resumo do Capítulo 128: Zé Leôncio conta para Joventino que Trindade foi embora da fazenda. Marcelo não se conforma em ver a mãe tão submissa e Zuleika admite que preferia ser a outra. Ele aproveita a viagem de Tenório e insiste com a mãe para que lhe diga quem é seu pai biológico. Zaqueu diz a Joventino que quer se candidatar à vaga de peão. Zé Leôncio conversa com Irma sobre a partida de Trindade e se tranqüiliza quando ela diz que está sentindo uma força interior muito grande que a faz enfrentar a situação de cabeça erguida e sem sofrimento. Em são Paulo, Zé Lucas volta a se desentender com o sogro quando critica sua forma de atuação pouco honesta. Os dois entram em atrito e Zé Lucas afirma que apesar de ser seu genro não será seu eleitor. Logo depois Zé Lucas entra em contato com o pai e diz que está voltando para a fazenda. Juma consegue ler seu primeiro livro e, entusiasmada, fala com Irma sobre sua conquista. Zé Leôncio se preocupa com a volta de Zé Lucas e desconfia que o filho se meteu em alguma confusão. Filó flagra Zefa e Tadeu dormindo juntos e se pergunta onde pode estar Maria.

Resumo do Capítulo 129: Filó descobre que Maria anda passando as noites com o peão, Alcides. Zuleika fica aflita ao descobrir que Guta e Marcelo dormem juntos todos os dias. Renato e Roberto dizem para a mãe que assim que o pai voltar da viagem a São Paulo vão comunicar que estão indo embora do Pantanal. Zé Lucas volta para a fazenda e conta que desistiu do casamento quando descobriu que a gravidez era falsa. Em São Paulo, Tenório é informado que todos os seus bens estão bloqueados por causa do processo de separação e que Maria cancelou a procuração que lhe dava plenos poderes. Ele pensa em se vingar de Maria bruaca. Zé Lucas conversa com Joventino, pede a ele que esqueça o que aconteceu entre eles, e jura que vê a Juma apenas como uma irmã. Zé Leôncio está feliz por ter os três filhos juntos novamente, mas deixa Filó desolada quando ela ouve uma conversa dele com Mariana onde ele afirma que Tadeu é o mais burro de seus três filhos. Joventino percebe que o irmão voltou bastante politizado de São Paulo e ele surpreende o pai e a todos quando afirma que pretende entrar para a política .

Resumo do Capítulo 130: Maria continua passando as noites com Alcides e fica constrangida quando Filó pergunta se ela dormiu no celeiro. Irma, a cada dia que passa, consegue se aproximar mais de Juma. As duas conversam sobre o velho do rio e Juma que foi ele quem a convenceu a voltar para a fazenda. Zé Lucas continua entusiasmado com a política e isso aborrece Zé Leôncio. Tenório volta de viagem arrasado e conta para Zuleika que suas contas estão bloqueadas. Zé Leôncio é informado, pelo rádio, que Tenório já foi notificado. Maria teme pela reação do marido e Zé Leôncio aconselha Alcides a tomar muito cuidado. Guta defende a mãe e tem uma séria discussão com o pai. Tenório vai até a fazenda de Zé Leôncio.

Resumo do Capítulo 131: Maria se apavora quando Zefa chega contando que Tenório está na sala conversando com José Leôncio. O fazendeiro diz a Zé Leôncio que quer ter uma conversa com a ex- mulher. Maria enfrenta o marido, diz que não tem nada para conversar com ele e pede que procure seu advogado. Indignado com a atitude de Maria, Tenório acusa Zé Leôncio de estar por trás da atitude dela e volta para casa decidido a se vingar. Zuleika fica assustada com a reação do marido e pensa em voltar com os filhos para São Paulo. Zé Lucas diz a o pai que ele está se arriscando ao comprar briga com Tenório pois ele é um homem muito perigoso. Enquanto isso, Tenório pensa em contratar um jagunço para levar a cabo sua vingança e planeja matar Maria, Alcides e o fazendeiro. Guta, muito angustiada, conta para Marcelo que está grávida. A notícia deixa Zuleika aterrorizada, mas os dois juram que encontrarão uma saída sem que Tenório descubra seu segredo.

Resumo do Capítulo 132: Joventino e Juma continuam vivendo em lua de mel. Mariana insiste com Irma para que continue fazendo o pré-natal. Mariana diz para Zé Leôncio que assim que os apartamentos ficarem prontos pretende voltar para o Rio de Janeiro com sua filha. Maria diz para Alcides que está muito preocupada com ele e lembra o peão do que seu marido é capaz. Tenório conversa com Zuleika e os filhos e diz que precisam fazer economia de guerra pois está com suas contas bloqueadas. Joventino e Juma passam a noite na tapera. Durante a cantoria, Zaqueu fica chateado com a brincadeira dos peões. Assustada com toda a situação, Zuleika diz a Tenório que tem medo dele e do que ele é capaz. Guta e Marcelo pensam no que vai acontecer quando Tenório souber da gravidez e não conseguem encontrar uma saída. Irma confessa para Zé Lucas que houve um momento que ficou muito interessada por ele e acreditou que pudessem ter um relacionamento. Zé Lucas confessa para Irma que não nasceu para ser peão de comitiva e está tentando encontrar o seu caminho. Tenório entra no quarto da filha e por pouco não flagra Marcelo com ela. Zé Lucas fala com o pai sobre seus planos e pede seu apoio para entrar na política. Joventino diz a Juma que vai viajar e quer levá-la com ele.

Resumo do Capítulo 133: Guta se sente culpada pela gravidez e pede desculpas a Zuleika. As duas pensam em como vão resolver a situação e temem pela reação de Tenório. Zé Leôncio conversa com Mariana e se diz surpreso com a mudança de seu filho, Zé Lucas. Irma e Zé Lucas se tornam grandes amigos e saem para passear de barco. Filó desconfia que está “pintando um clima” entre eles. Joventino viaja sem a Juma. Zuleika vive um grande dilema com a guinada que teve a sua vida, começa a se arrepender da decisão que tomou e já se sente como uma bruaca. Tadeu se desentende com Zaqueu e tenta agredí-lo. Alcides compra a briga e começa uma grande confusão. Zé Leôncio aparece para apartar a briga e chega à conclusão que Zaqueu está apaixonado pelo peão, Alcides. Mariana fica chocada quando Zé Leôncio comenta o que aconteceu e o que está pensando do mordomo. Zefa usa o perfume que ganhou de Irma para seduzir Tadeu e deixa o peão louco de desejo.

Resumo do Capítulo 134: Zefa tem uma crise de choro ao contar para Filó o que aconteceu entre ela e Tadeu. Zé Lucas convida Irma para um passeio de barco. Os dois conversam bastante e Irma fica impressionada com sua vocação política. Na volta ele diz ao pai que quer ler a carta do presidente, mas Zé Leôncio não permite. Filó pede explicações o filho sobre aconteceu entre ele e Zefa, e fica furiosa quando ele responde que não pretende se casar com ela. Cansada com o árduo trabalho doméstico, Zuleika já se sente a própria bruaca e se pergunta o que está fazendo naquele lugar. Filó, preocupada, conta para Zé Leôncio o que aconteceu e fica nervosa ao ver que o marido aprova a atitude do filho. Guta e Marcelo dizem para Zuleika que querem ter esse filho e estão dispostos a enfrentar a situação. Marcelo aproveita o momento e insiste com a mãe para que conte quem é seu pai biológico. Zuleika fica muito nervosa mas decide dizer a verdade.

Resumo do Capítulo 135: Muito abalada, Zuleika relembra o passado e conta para Marcelo que ele é fruto de um estupro. Zé Leôncio conversa com Tadeu sobre o que aconteceu entre ele e Zefa, e pergunta se pretende se casar com a moça. Tadeu responde que quer viver com ela mas sem casamento. Joventino e Juma encontram o velho do rio na sala, olhando para a foto na parede. Depois os dois se juntam aos outros no galpão para ouvir a cantoria. Tibério começa a cantar “cavalo preto” e o velho aparece para ouvir sua música predileta. Marcelo e Guta não sabem o que fazer diante da situação, pois não querem que Zuleika sofra. Guta cogita a possibilidade de ir ter seu filho longe do Pantanal para que seu pai não desconfie de nada. Zuleika, por sua vez, já pensa em contar a verdade para Tenório e acabar de vez com a angustia que os dois estão vivendo. Zé Leôncio convida Mariana para ser sua sócia na compra de uma boiada e ela aceita o convite. Tenório volta de viagem e diz aos filhos que conseguiu desbloquear parte de seu dinheiro. Zé Lucas diz ao pai que não quer mais ser peão e que seu sonho é ser político, com ou sem a sua ajuda.

Resumo do Capítulo 136: Tenório volta de viagem trazendo na bagagem o conselho de seu advogado para que faça um acordo com sua legítima esposa. Depois de conversar com Zuleika sobre o assunto, ele decide ir até a fazenda de Zé Leôncio para fazer uma proposta a Maria. Tenório se mostra arrependido, pede perdão pela traição, diz que vai mandar Zuleika e os filhos de volta para São Paulo e propõe a ela que reatem o casamento. Maria diz que está disposta a abrir mão da metade do patrimônio se ele for embora para São Paulo com sua outra família e deixar a fazenda para ela. Alcides fica furioso com a proposta de Tenório e ameaça matar o fazendeiro.

Resumo do Capítulo 137: Zé Leôncio tenta convencer o filho a desistir da vida política e diz que precisa dele na fazenda, mas Zé Lucas insiste que quer ser dono de seu próprio destino. Mariana começa a desconfiar da amizade entre a filha e Zé Lucas, mas Irma afirma que são apenas bons amigos. Os peões se preparam para sair em comitiva, para buscar a boiada que Zé Leôncio acaba de comprar, e Zaqueu se oferece para ir como cozinheiro. Alcides sai em defesa do mordomo, mas Zé Leôncio não permite que ele vá. Tenório chega à conclusão que Zé Leôncio está por traz da decisão de sua mulher e, inconformado com suas exigências, decide contratar um jagunço para acabar com a vida dela. Zefa tem uma crise de choro quando Tadeu diz que não pretende se casar com ela.

Resumo do Capítulo 138: Marcelo pensa na possibilidade de sua mãe, seus irmãos e Tenório irem morar em São Paulo enquanto ele, Guta e Maria ficariam na fazenda. Guta decide abrir o jogo com a mãe. Joventino conversa com o pai e diz que gostaria de ir até Campo Grande para que Juma seja registrada. Irma não consegue esquecer Trindade e tem esperança que o peão volte para o nascimento do filho. Guta conta para a mãe que está grávida e toda sua história com Marcelo. Eles pedem segredo a Maria e depois propõe a ela que vá morar com eles na fazenda assim que os demais voltem para São Paulo. Zé Lucas está decidido a mudar de vida e não acompanha os peões na comitiva . Tenório começa a desconfiar da relação de Guta e Marcelo. Zé Leôncio e Joventino voltam de Campo Grande e comunicam a Zé Lucas que decidiram apoiar sua candidatura a deputado federal.

Resumo do Capítulo 139: Zé Leôncio diz ao filho que decidiu apoiar sua carreira política para que possa defender os interesses do povo no congresso. A “muda” se queixa com Zefa e diz que Tibério a trata mais como filha do que como mulher. Marcelo confessa para Guta que está cada vez mais difícil chamar Tenório de pai. Tibério conversa com Alcides e pede a ele que esqueça a vingança contra Tenório. Tenório passa os dias bebendo e está cada vez mais agressivo com Zuleika e os filhos. Zefa conta para Maria que Zaqueu está apaixonado pelo peão, Alcides. O velho do rio diz para Juma que ela vai ter uma menina e afirma que essa criança é a reencarnação de sua mãe, Maria Marruá. Impressionada com a conversa que teve com o velho, Juma diz para Joventino que a mãe dela vai ser a filha que estão esperando .

Resumo do Capítulo 140: Os peões voltam trazendo a boiada que Zé Leôncio comprou em sociedade com Mariana. Zuleika fica chocada quando Tenório, embriagado e nervoso, a chama de bruaca. Chega à fazenda de Tenório o jagunço que ele contratou para levar a cabo sua vingança contra Maria, Alcides, Zé Leôncio e seus três filhos. Zuleika desconfia do empregado que o marido contratou. No dia seguinte Zé Lucas é a primeira vítima do matador. Depois ele volta para a fazenda e diz que já atirou em um deles. Tadeu encontra o cavalo de Zé Lucas e volta para avisar o pai. Todos saem para procurá-lo .

Resumo do Capítulo 141: Enquanto todos procuram por Zé Lucas, o velho do rio cuida dele na tapera e extrai a bala que estava cravada em seu peito. Irma começa a ter visões, diz a todos que Zé Lucas está bem e que alguém está cuidando dele. Anoitece, e a falta de notícias preocupa Zé Leôncio que não consegue imaginar o que pode ter acontecido com seu filho. Alcides conta que ouviu um tiro e levanta a hipótese de que ele possa ter sido vítima de um matador profissional. O comentário deixa Zé Leôncio intrigado e ele desconfia de Tenório. Tadeu e Joventino vão até a fazenda vizinha e voltam convencidos de que o fazendeiro não tem nada a ver com desaparecimento de Zé Lucas. Enquanto todos continuam procurando por Zé Lucas, Teodoro se prepara para atingir sua próxima vítima.

Resumo do Capítulo 142: Zé Leôncio percorre os rios à procura do filho. Juma volta à tapera e mais uma vez não encontra ninguém. Irma tem outra visão e diz a Filó e à mãe que Zé Lucas está morto, depois diz ao sobrinho que está vendo Juma na beira do rio chamando pelo velho. Mariana e Joventino se assustam com o comportamento de Irma. Sem imaginar que estão diante de um matador profissional, Marcelo e os irmãos fazem amizade com Teodoro e acreditam que ele é uma boa pessoa. O velho do rio diz para Zé Lucas que seu destino é a política e depois desaparece diante de seus olhos. Zé Lucas volta para fazenda e deixa todos surpresos ao contar o que aconteceu e quem salvou sua vida. Tenório dá instruções ao jagunço, pede a ele que vá com calma para não levantar suspeitas e ordena que castre Alcides antes de matá-lo. Diante dos acontecimentos, Zé Leôncio acaba acreditando que o velho do rio existe que se transformou no anjo da guarda de seus filhos. Alcides e a “muda” desconfiam que Tenório está por traz do que aconteceu com Zé Lucas. Irma, assim como Trindade, vê o velho do rio na foto e se assusta com a semelhança dele com Zé Leôncio. Tenório descobre que Marcelo e Guta dormindo juntos e pede explicações ao filho.

Resumo do Capítulo 143: A discussão entre Tenório e Marcelo acorda o resto da família. Marcelo e Guta afirma que não estão em pecado e deixam o pai intrigado. Roberto sai de barco e é atacado por uma sucuri. Teodoro assiste a cena e não faz nada para salvar a vida do rapaz. Guta decide ir embora, mas Marcelo não concorda com ela. Tenório entra no quarto e pede explicações aos dois. A conversa é interrompida com os gritos de Zuleika quando Teodoro chega dizendo que Roberto foi atacado por uma cobra. Irma confessa para Zé Lucas que está assustada com as coisas que anda vendo, sentindo e ouvindo. Tenório, Marcelo e Renato procuram desesperadamente por Roberto. Guta e Marcelo vão até a fazenda de Zé Leôncio e contam o que aconteceu com o irmão. Logo depois, Zé Leôncio é informado, pelo rádio, que uma sucuri gigante foi capturada pelo Ibama e carregava na barriga um adolescente. Tenório se culpa pela morte do filho por não ter permitido que ele voltasse para São Paulo. Zuleika, revoltada pela perda do filho., também culpa o marido. Joventino leva Marcelo até Campo Grande para o reconhecimento do corpo.

Resumo do Capítulo 144: Marcelo volta arrasado de Campo Grande depois de reconhecer o corpo do irmão. Maria se compadece do sofrimento de Zuleika. Apesar da solidariedade prestada pela família de Zé Leôncio, Tenório não desiste de sua vingança e ordena ao jagunço que execute todos que estão jurados de morte, começando pelo fazendeiro. Irma prevê que mais tragédias vão acontecer e deixa Mariana apavorada. Guta diz que depois do que aconteceu não poderão contar a verdade para seu pai e Marcelo sugere que eles assumam o incesto para poupar sua mãe e evitar outra tragédia na família. Zuleika diz ao marido que gostaria de ir embora para São Paulo, mas Tenório não aceita. Depois ele vai até o quarto e pede explicações a Guta sobre seu relacionamento com Marcelo. Guta assume diante do pai que está em pecado por amar seu próprio irmão e deixa Tenório ainda mais perplexo quando diz que está esperando um filho dele. Marcelo flagra Teodoro com a arma na mão e pede explicações. Zé Lucas volta a falar com o pai sobre sua vocação política e sugere que ele faça uma chalana escola para os ribeirinhos da região. Zé Leôncio gosta da idéia.

Resumo do Capítulo 145: Para que Zé Lucas possa ingressar no mundo da política, Zé Leôncio decide dar a ele seu nome e, junto com Joventino, os três vão para Campo Grande. Na volta, Zé Lucas fala com Irma sobre seus planos e propõe a ela que seja a professora da chalana. Tenório, acreditando que Guta e Marcelo estão cometendo um incesto, se recusa a falar com os filhos e a situação fica cada vez mais difícil entre eles. Zuleika sofre ao ver como o marido trata Guta e Marcel oe pensa numa maneira de lhe dizer a verdade. Renato descobre que Teodoro disparou contra Zé Lucas e, depois de alguma insistência, consegue do peão a confissão de que seu pai o contratou para eliminar certas pessoas. Demonstrando que tem a mesma índole do pai, comenta com o jagunço que ele mesmo poderia ter feito o “serviço”. Irma conta para a mãe que ela e Zé Lucas estão se descobrindo. Teodoro conta para Tenório que seu filho, Renato, já está sabendo de seus planos.

Resumo do Capítulo 146: Renato diz ao pai que está sabendo de tudo. Tenório confessa ao filho que pretende ficar com as terras de Zé Leôncio e essa é a maneira mais fácil de conseguí-las. Renato decide ajudar o pai e vai com Teodoro até a fazenda vizinha para que o jagunço conheça de perto suas vítimas. Alcides desconfia da presença do peão na fazenda de Tenório e pressente que algo está por acontecer. Renato compra briga com Marcelo ao criticar seu relacionamento com Guta e acaba descobrindo que os dois não são irmãos. Renato pressiona a mãe e Zuleika decide contar a Tenório que ele não é o pai de Marcelo. Tenório ouve a conversa e fica furioso. Zuleika se enche de coragem e conta sua história para o marido, que fica arrasado ao saber a verdade.

Resumo do Capítulo 147: Maria pede a Alcides que esqueça sua vingança contra Tenório, mas ele não desiste. Juma diz para Filó que vai ter seu filho na beira do rio e que o velho vai fazer seu parto. Tenório não consegue perdoar Zuleika por ter mentido sobre a paternidade de Marcelo. Joventino volta de Campo Grande e diz ao pai que Zé Lucas está se dando muito bem por lá e discute política até com o prefeito da cidade. Depois da conversa que teve com Zuleika, Tenório pensa melhor e reúne a família para pedir que esqueçam tudo que aconteceu e vivam em paz. Ele também abençoa o filho que Guta e Marcelo estão esperando. Zuleika se emociona quando diz a Marcelo que ele continua sendo seu filho. No dia seguinte, Guta e Marcelo procuram Maria para contar tudo que aconteceu e a mudança de comportamento de Tenório. Guta garante a Maria que o pai quer fazer um acordo com ela e pede á mãe que desista da fazenda. Mas, enquanto eles pensam que Tenório está mudado, ele dá instruções ao jagunço para que leve a cabo seu plano de vingança, agora com a ajuda de seu filho Renato.

Resumo do Capítulo 148: Guta e Marcelo conversam com Zé Leôncio, que desconfia das intenções de Tenório, mas deixa a decisão nas mãos de Maria. O plano de Tenório é que Teodoro mate o fazendeiro e seus três filhos de uma só vez e faça com que Maria e Alcides sejam culpados pelos crimes. Alcides pede a Maria que desconfie das boas intenções de Tenório. Durante o jantar, Irma tem uma de suas visões e diz que haverá morte na fazenda, deixando a todos perplexos. Zefa fala demais, chama o filho que Irma espera de cramulhão, discute com Filó e vai embora da fazenda. Juma a leva para a tapera, mas Zefa decide voltar para a fazenda de Tenório.

Resumo do Capítulo 149: Zefa pede emprego a Zuleika e é recebida com carinho. Juma conta que Zefa voltou para a fazenda de Tenório. A notícia deixa Tadeu furioso e Filó inconformada com a atitude dela. Zuleika se sente aliviada com a ajuda que Zefa pode lhe dar e Renato não esconde que está interessado na pantaneira. Maria diz para Alcides que decidiu ouvir a proposta de Tenório. Alcides diz a Maria que vai matar Tenório para que eles possam ser felizes. Ela não concorda e os dois discutem. Tenório aproveita a presença de Zefa para ter a certeza de que Maria e Alcides estão juntos.

Resumo do Capítulo 150: Tenório pressiona Zefa, mas ela não diz nada. Depois ele vai até a fazenda de Zé Leôncio e pede sua ajuda para convencer Maria a fazer um acordo. Ele aproveita a visita e leva Teodoro para que o jagunço conheça suas vítimas. Zé Leôncio acredita na sinceridade do fazendeiro, mas Mariana e Juma desconfiam dele. Juma também faz comentários sobre o peão que veio com ele e diz que tem cara de traiçoeiro. Filó aconselha Maria a não se deixar levar pelo coração e abrir mão de seus direitos. Renato continua assediando Zefa enquanto Tadeu sofre por causa dela mas não quer dar o braço a torcer. Três meses depois…. Zé Lucas volta de Campo Grande pilotando e Irma diz que sentiu sua falta. Renato agarra Zefa e deixa a pantaneira furiosa. Ela diz a Guta que vai embora da fazenda. Apesar de ter aceito o acordo com Tenório, Maria deixou o processo correr e agora chegou a hora de assinar a separação. Zé Leôncio e Joventino acompanham Maria até Campo Grande. Zuleika vai com Tenório. Enquanto isso, no Pantanal, Renato propõe a Teodoro que aproveitem o momento para acabar com a vida de Tadeu. Zefa, com tristeza, se convence de que Tadeu não a ama pois, caso contrário, já teria vindo buscá-la.

Resumo do Capítulo 151: Juma passa a tarde com o velho do rio e diz que gostaria que ele entrasse na casa para que todos pudessem vê-lo. O velho diz que isso não é possível. A “muda” observa a cena de longe mas desta vez não consegue ver o velho do rio. Zé Lucas volta ainda mais politizado de Campo Grande e passa o tempo todo falando de política e de seus projetos. Maria está feliz com a separação amigável, conta para Alcides que ficou com as terras do Sarandí e pede a ele que esqueça a vingança. Tenório, por sua vez, finge que concorda com os termos do acordo e depois diz ao jagunço que chegou a hora de executar seu plano para acabar com Zé Leôncio, seus três filhos e mais, Maria e Alcides. A “muda” fica chateada ao saber que Maria ficou com as terras que eram de seu pai. Zé Leôncio conversa com os filhos sobre as atribuições de cada um. Tadeu, mais uma vez, se sente preterido e fica com ciúmes de seus irmãos. Zé Leôncio volta a sentir um mal estar. Filó e os filhos se preocupam com sua saúde e o velho do rio pressente que está chegando a hora dele. Tenório diz ao filho que não quer que ele seja um pistoleiro. Renato confessa que está louco pela Zefa e quer tirar Tadeu de seu caminho. Alcides aconselha Tadeu a ir atrás da Zefa antes que seja tarde demais. Teodoro também está interessado na pantaneira e planeja raptar Zefa assim que Tenório pagar pelo serviço. Zuleika está convencida das boas intenções do marido, aprova a maneira como ele resolveu sua situação com Maria e nem imagina quais são seus verdadeiros planos .

Resumo do Capítulo 152: Filó continua preocupada com a saúde de Zé Leôncio, mas ele se recusa a procurar um médico. Zefa entra no quarto de Teodoro e encontra a arma que ele esconde debaixo da cama. Depois ela ouve uma conversa entre Renato e o peão e descobre o que eles pretendem fazer. Guta e Marcelo são pegos de surpresa quando Tenório sugere a eles que se casem. Zuleika aprova a idéia. Maria, sem imaginar que está jurada de morte pelo ex- marido, faz planos para o futuro ao lado do homem que ama. Apavorada com o que acaba de descobrir, Zefa volta para a fazenda de Zé Leôncio. Primeiro se reconcilia com Tadeu e depois, diante de todos, afirma que Tenório tem um matador na fazenda e que Zé Leôncio será sua primeira vítima. A notícia deixa a todos perplexos, Irma prevê que acontecerão duas mortes na fazenda e Maria se culpa pelo que está acontecendo. Tenório fica sabendo que Zefa foi embora e desconfia que ela tenha descoberto alguma coisa .

Resumo do Capítulo 153: Zé Leôncio se recusa a acreditar que Tenório seja capaz de algo tão monstruoso. Tadeu diz a Zefa que assim que amanhecer vai atrás do matador. Alcides e Zé Lucas se adiantam e, no meio da noite, surpreendem o jagunço mas não encontram nenhuma arma em seu quarto. Tenório acorda com o barulho do motor de um barco. No dia seguinte procura pelo jagunço mas não o encontra. Alcides e Zé Lucas levam Teodoro para a fazenda e ele, dissimulado, nega que seja um matador de aluguel e jura que nunca disparou um único tiro. Tenório e os filhos vão até a fazenda de Zé Leôncio procurar pelo peão e lá descobre que foi a Zefa quem o acusou. A pantaneira confirma tudo que disse, mas Renato, que tem a mesma índole do pai, vira o jogo rapidamente dizendo que ela acusou Zé Leôncio e Joventino de tentarem assediá-la sexualmente. Zé Leôncio fica furioso e expulsa Zefa da fazenda. Irma sai em sua defesa e afirma que ela está dizendo a verdade. Joventino levanta a ficha criminal do peão, mas nela não consta nada que possa comprometê-lo.

Resumo do Capítulo 154: Sem provas contra Teodoro, Zé Leôncio diz aos filhos que devem um pedido de desculpas ao peão e afirma estar convencido de que Tenório está inocente nessa história. Para reparar as humilhações sofridas pelo peão, Zé Leôncio lhe dá um cavalo de presente. Filó tenta defender Zefa e pede ao marido que volte atrás em sua decisão. Mariana também defende a pantaneira. Zuleika desconfia da história contada pelo marido e Marcelo afirma que Teodoro está armado. Irma está cada vez mais sensitiva e, falando em nome de Trindade, previne a todos para o perigo que estão correndo ao acreditarem na inocência do peão. Zé Leôncio decide perdoar Zefa, mas ela diz que só fica se ele lhe pedir desculpas. Tenório e Teodoro fazem um pacto : para não levantar suspeitas, ele diz a todos que demitiu o peão e, enquanto isso, o jagunço levar a cabo o que planejaram.

Resumo do Capítulo 155: Tadeu está disposto a ir embora com a namorada e Zé Leôncio ameaça deserdá-lo. Para dissipar as suspeitas de Zuleika, Tenório conta que demitiu o peão quando descobriu que ele tinha realmente uma arma. Marcelo e Guta vão até a fazenda, dizem que vieram em nome do pai para confirmar que Zefa estava dizendo a verdade e que ele demitiu o peão quando descobriu que ele estava armado. Zé Leôncio se desculpa com Zefa e pede a ela que fique na fazenda. Marcelo diz que o peão foi para longe, mas Irma afirma que ele está muito perto e consegue visualizar Teodoro desenterrando um saco cheio de balas. O velho do rio conta para Juma que Tadeu não é filho de Zé Leôncio e pede a ela que não comente nem com o Joventino. Zaqueu pede a Tibério uma chance de ser peão . Filó e Zé Leôncio insistem com Tadeu para que se case com Zefa mas ele continua tirando o corpo fora e diz que não se casa nem amarrado. Juma pede ao velho do rio para que apareça para seu filho, mas ele diz que ainda não é chegada a hora desse encontro. A “muda” comenta com Juma sobre Teodoro, afirma que ele é um matador e Juma propõe que as duas sigam seu rastro .

Resumo do Capítulo 156: Tenório insiste com Guta e Marcelo para que se casem antes que a criança nasça. Zaqueu debuta como peão e até que não se sai mal… Juma sonha com a hora do parto e descreve como será. Mariana diz que não vai permitir que ela tenha seu filho sozinha na beira do rio. Teodoro chega à tapera e, ao perceber que não há ninguém morando, decide se esconder por lá e começa a planejar como vai eliminar cada uma de suas vítimas quando é surpreendido pela presença do velho do rio. Ele se apresenta como uma alma penada e o aconselha a não voltar a disparar sua arma pois isso acarretará em sua própria morte. Teodoro não se intimida com o velho, aponta sua arma contra ele e logo depois aparece com uma sucuri enrolada em seu pescoço. Zefa continua se desentendendo com Tadeu por ele se recusar a casar com ela. Joventino e Zé Lucas encontram o cavalo e a arma de Teodoro na tapera, mas não há vestígios de seu corpo. Depois de ser informado pelos filhos, Zé Leôncio vai até a fazenda vizinha e diz a Tenório que seu peão era um pistoleiro. Irma conta para Juma que consegue ver o velho do rio na foto.

Resumo do Capítulo 157: Zé Leôncio volta a reclamar de cansaço e Filó, preocupada, comenta com os filhos sobre a saúde dele. Renato diz ao pai que desconfia que alguém á mando de Zé Leôncio deu fim no pistoleiro. A “muda” volta a afirmar que Tenório contratou Teodoro como pistoleiro e acaba discutindo com Tibério, que não concorda com ela. Irma confessa para Zé Lucas que está gostando dele. Renato conversa com o pai e pede a ele volte atrás enquanto é tempo e esqueça a vingança, mas Tenório diz que não pretende desistir. Preocupado com o que possa acontecer, Renato abre o jogo com Marcelo e conta os planos do pai. Perplexo com tudo que acaba de ouvir, Marcelo tem uma conversa séria com Tenório, que se vê obrigado a confessar tudo .

Resumo do Capítulo 158: Zaqueu, apesar de muito entusiasmado com sua nova vida de peão, se sente discriminado ao ser chamado de peão “flozô”. Depois de desabafar com Alcides ele acaba confessado que quer ser peão para ficar perto dele. Tenório muda seu comportamento, demonstra estar de bem com a vida e diz aos filhos que pretende vender as outras terras para investir na criação de gado. Dois meses depois… Guta, Irma e Juma já estão no final da gestação e esperam ansiosas pela hora do parto. Tenório vai com Zuleika até a fazenda vizinha entregar a Maria a escritura das terras do Sarandí. Zé Leôncio convida o casal para almoçar e cria a maior saia justa para Maria quando chama Alcides para se sentar à mesa com eles .

Resumo do Capítulo 159: Zé Leôncio apresenta Alcides como marido de Maria e diz que os dois vão recomeçar a vida nas terras do Sarandí. Tenório tenta agir com naturalidade mas o constrangimento é visível a todos. Tibério elogia o desempenho de Zaqueu como peão e promete levá-lo na próxima comitiva. Juma começa a sentir as primeiras contrações e, sem que ninguém perceba, pega o barco e volta para sua tapera. Mariana se desespera ao ver que Juma não está em seu quarto. Zé Leôncio tenta entrar em contato com filho em São Paulo mas é informado que ele foi visitar a fazenda de Minas. Juma chega à tapera e nem imagina que está sendo observada por Teodoro. Ela sai para caçar e quando volta é surpreendida pelo pistoleiro que a ameaça com uma faca. Joventino e Zé Lucas não chegam à fazenda de Minas como estava previsto e Zé Leôncio se preocupa com o que possa ter acontecido. Teodoro diz a Juma que vai esperar seu filho nascer para matar os dois.

Resumo do Capítulo 160: Anoitece e todos se preocupam com o fato de Juma estar sozinha na tapera. Enquanto isso, ela é vigiada por Teodoro e espera o momento certo para atacá-lo. Irma tem mais uma de suas visões, vê Juma lutando contra alguém e afirma para a mãe que ela matou uma pessoa. No dia seguinte, Tibério e a “muda” vão até a tapera e encontram Juma arrastando o corpo de Teodoro. Zé Leôncio recebe a notícia e vai até a fazenda vizinha comunicar a Tenório a morte de seu peão. Joventino volta de viagem e fica sabendo que sua mulher está sozinha na tapera. Alcides, com medo do que Tenório possa fazer contra eles, insiste com Maria para que deixem o Pantanal, mas ela diz que quer esperar seu neto nascer. Enquanto isso, Tenório planeja sua vingança contra os dois. Joventino tenta, em vão, convencer Juma a voltar com ele para a fazenda. Irma e Zé Lucas estão cada vez mais próximos e confessam que se sentem atraídos um pelo outro .

Resumo do Capítulo 161: A “muda” decide ficar na tapera com a amiga e tenta, em vão, convencê-la a ter seu filho na fazenda. Juma, teimosa, diz que não e ameaça expulsá-la se continuar insistindo. Durante a noite, Juma começa a sentir contrações e vai sozinha para a beira do rio e, assim como sua mãe, tem sua filha na beira do rio sob a proteção do velho do rio. Joventino vai até a tapera, fica sabendo que Juma está na beira do rio, mas é impedido pela muda de ir até lá. Enquanto isso, na fazenda, Irma começa a sentir as dores do parto e, entre uma contração e outra descreve o parto de Juma e afirma que ela acaba de dar a luz a uma menina. Juma volta para a tapera com a filha nos braços. Joventino se emociona ao vê-la, mas se decepciona quando ela se recusa a voltar para a fazenda. O parto de Irma se complica e ela ainda tem a esperança de que Trindade apareça para estar a seu lado nesse momento .

Resumo do Capítulo 162: O parto de Irma se complica e Zé Leôncio pede autorização para decolar à noite para levá-la a Campo Grande. Enquanto isso, misteriosamente Trindade aparece no quarto e faz o parto do próprio filho. Logo depois todos se surpreendem ao ouvir o choro da crianças e ao encontrar o peão ao lado de Irma. Trindade vai embora em seguida e pede a Zé Lucas que cuide de Irma e de seu filho. A “muda” consegue convencer Juma a voltar com a filha para a fazenda. Zé Leôncio se emociona ao pegar a neta em seus braços. O nascimento da filha de Juma mexe com o instinto materno da “muda” e ela diz a Tibério que quer ter um filho dele. Porém, seu desejo de vingança é mais forte e pede a Juma que a ajude a matar Tenório .

Resumo do Capítulo 163: Alcides afirma para Tibério que desistiu da vingança por causa de Maria, conta sua versão do que aconteceu no Sarandí e quem era na realidade o pai de Maria Ruth. Filó conversa com os filhos de Zé Leôncio e diz que está muito preocupada com a saúde dele. Eles tentam, em vão, convencer o pai a procurar um médico. Zé Leôncio, par provar que está bem de saúde, decide ir para a lida com os peões e diz a eles que vai liderar a próxima comitiva. Zé Lucas diz para o pai que pretende se casar com Irma e pretende registrar o menino como seu filho. Maria bruaca visita a filha e é bem recebida por Zuleika. Alcides espera por ela na beira do rio.

Resumo do Capítulo 164: Alcides e Maria aproveitam a ida à fazenda para relembrar os momentos que passaram junto, mas são surpreendidos por Tenório que, de arma em punho ameaça matar os dois. Anoitece, e na fazenda todos se preocupam com a demora de Maria e Alcides. Enquanto isso, os dois estão amarrados e o fazendeiro ameaça castrar o peão. A obsessão da “Muda” começa a abalar seu casamento com Tibério que se recusa a matar uma pessoa para que ela se sinta vingada. Desesperada, Maria suplica ao ex- marido para que não mutile Alcides e diz que está disposta a lhe devolver as terras do Sarandí. Porém, Tenório só pensa em destruir a vida dos dois e diante de Maria castra o peão. Depois, ameaça jogá-lo para as piranhas se ela não se “deitar” com ele .

Resumo do Capítulo 165: Maria e Alcides são levados para a tapera da Juma e Tenório vai embora com a arma e o barco deles. Alcides, arrasado, diz a Maria que não quer continuar vivo. Ela, por sua vez está decidida a matar o ex- marido. Desnorteados, eles voltam para a fazenda e decidem não contar a verdade para ninguém. Diante de todos eles afirmam que foram atacados por uma onça e que o barco foi levado pela correnteza. A maternidade faz Juma pensar melhor em seus atos e diz para a amiga que não vai mais ajudá-la a se vingar de Tenório. A decisão deixa a “muda” furiosa e ela acaba discutindo mais uma vez com Tibério que sugere o fim do casamento. Enquanto Tenório se comporta como se nada tivesse acontecido, Alcides não consegue superar sua tragédia pessoal e Maria tenta, de todas as formas, encorajá-lo a enfrentar a situação. Filó pede a Zé Leôncio que aproveite a viagem a São Paulo e faça um chek-up. Ele decide tranqüilizar a mulher ,diz que fará os exames mas com a condição de que ela vá junto .

Resumo do Capítulo 166: Filó fica pasma com a condição imposta por Zé Leôncio e, apesar de sua preocupação com a saúde dele, se recusa a viajar de avião. O impasse cria uma grande confusão: Diante da recusa de Filó, Zé Leôncio cancela a viagem e Juma e Joventino tentam convencer Filó a vencer seu medo. Filó acaba concordando e cria outro impasse ao dizer que quer que Tadeu vá pilotando. Guta começa a sentir as primeiras contrações, Marcelo se apavora e Zuleika a ajuda no parto. Alcides diz a Tibério que pretende se transformar em um matador de aluguel e afirma que o primeiro a morrer será Tenório. Mariana diz a Zé Leôncio que quer convencer a filha a voltar a morar no Rio de Janeiro. Irma se recusa a sair do Pantanal. Marcelo se emociona ao ouvir o choro de seu filho.

Resumo do Capítulo 167: Guta dá a luz a um menino e Marcelo fica muito emocionado ao ver o filho. Sem imaginar a tragédia pessoal de Alcides, Tibério o aconselha a esquecer sua vingança contra Tenório e refazer sua vida com Maria no Sarandí. Zé Leôncio começa a se preocupar com o cansaço que anda sentindo e decide ir com Joventino para São Paulo e consultar um médico. Filó fica feliz com a decisão mas apreensiva com o resultado dos exames. Zé Lucas pede Irma em casamento, ela aceita e os dois se beijam apaixonadamente. Depois do que aconteceu, Alcides tenta evitar ao máximo ficar perto de Maria e decide ir dormir no galpão. Maria insiste para que ele continuem vivendo como se nada tivesse acontecido. Já faz mais de uma semana que Tibério e Maria Ruth estão brigados e ela já pensa em ir embora da fazenda. Tibério percebe que há algo de errado com Alcides e insiste para que ele diga o que está acontecendo. Alcides pede a Tibério que consiga a zagaia do patrão, o ajude a matar Tenório e depois vá com ele para o Sarandí .

Resumo do Capítulo 168: Tibério se nega a ajudá-lo e Alcides pede a Zaqueu que lhe consiga a arma, mas sem que o patrão fique sabendo. Irma conta para a mãe que Zé Lucas a pediu em casamento. O casamento de Tibério e Maria Ruth continua estremecido. Ele não concorda em ajudá-la em sua vingança e ela diz que vai embora da fazenda. Filó percebe que Maria não está bem e pergunta o que está acontecendo. Maria diz apenas que tem vontade de morrer.

Resumo do Capítulo 169: Zaqueu procura a zagaia e Zefa o surpreende vasculhando o quarto do patrão. Arí informa, pelo rádio, que Zé Leôncio fez todos os exames e que sua saúde está excelente. Filó chora de emoção e alegria. Zefa, conformada em viver maritalmente com Tadeu, diz a Juma que já não pensa em casamento. Maria aconselha a “muda” a esquecer sua vingança e se reconciliar com Tibério. Ela afirma que Alcides vai acabar com a vida de seu ex- marido. Filó se preocupa ao saber que Zé Leôncio depositou uma grande quantia em seu nome. Durante o vôo de volta, Joventino nota seu pai preocupado, mas Zé Leôncio garante que está tudo bem. Logo depois são surpreendidos pelo mau tempo.

Resumo do Capítulo 170: Zé Leôncio e Joventino pegam uma tempestade pelo caminho e não chegam à fazenda. A comunicação com Campo Grande está interrompida por causa do mau tempo e todos estão muito apreensivos. Zaqueu se declara para Alcides. Joventino é obrigado a fazer um pouso forçado em uma fazenda. Depois de horas de desespero, todos se sentem aliviados ao ouvir o ronco do motor do avião. Filó fica feliz ao ouvir de Zé Leôncio que está bem de saúde, mas nem imagina que ele está mentindo e na realidade precisaria se submeter a uma cirurgia cardíaca. Zaqueu entrega a Alcides a zagaia que pertencia ao pai de Zé Leôncio.o.

Resumo do Capítulo 171: Zé Leôncio conversa com Juma e diz que pretende derrubar sua tapera e transformar tudo em pasto. Ela não concorda e pede ao sogro que preserve a casa onde seus pais viveram. Tibério flagra Alcides com a zagaia. Zé Leôncio fica sabendo que Tadeu pegou a cela que foi de seu pai e pede explicações aos filhos. Zé Lucas e Joventino dizem ao pai que abrem mão da cela e que Tadeu é quem merece ficar com ela. Numa conversa com Juma, Filó diz que não acredita que o velho do rio seja o pai de Zé Leôncio. Juma afirma que sim e para provar o que está dizendo conta que ele lhe disse que Tadeu não é seu neto. A revelação deixa Filó atônita e, chorando muito, ela pede a Juma que não conte para ninguém o seu segredo. Ari entra em contato com Zé Leôncio e diz que seu médico quer que ele vá urgente fazer novos exames. Zé Leôncio pede a ele que não volte a falar sobre o assunto pelo rádio. Depois conversa com Tadeu e entrega a ele a cela que foi de seu pai. Tenório mente para a filha, diz que já não tem mágoa de sua mãe e afirma que tem condições de fazer chegar até ela uma carta sua. Zaqueu ouve uma conversa entre Maria e Alcides e descobre o que Tenório fez com ele. Arrasado com o que acaba de ouvir, ele jura para si mesmo que vai ajudá-lo a acabar com a vida do fazendeiro.

Resumo do Capítulo 172: Zé Lucas diz ao pai que vai até Campo Grande para providenciar os papéis do casamento. Zé Leôncio sugere trazer o padre e o juiz até a fazenda e aproveitar a ocasião para que Tadeu e Zefa também se casem. Tadeu, que é avesso ao casamento, não tem outra saída senão aceitar, mas coloca como condição que seu pai e sua mãe oficializem sua união. Zaqueu diz a Alcides que ouviu sua conversa com Maria e já sabe que ele está capado. Alcides fica nervoso, nega tudo, mas depois acaba confessando sua tragédia. Zaqueu oferece sua ajuda e diz que está solidário a ele. Marcelo vai até a fazenda de Zé Leôncio levar uma carta de Guta para a mãe e acaba descobrindo que Maria ainda não foi para o Sarandí. Ela se emociona ao ler a carta da filha e descobrir que já é avó. Marcelo volta dizendo que Maria ainda está vivendo na casa de Zé Leôncio e a notícia não agrada Tenório. Alcides diz a Maria que, depois do que aconteceu, eles não podem continuar juntos e a libera para que possa refazer sua vida. Tenório se tranca no quarto onde Alcides e Maria se encontravam, não pára de pensar em sua Maria bruaca e, em seus pensamentos, admite que não sabe viver sem ela. Filó pergunta a Maria se não pretende ir até a fazenda para conhecer seu neto. Nervosa, ela diz que não pode, Filó não entende e ela acaba confidenciando o que Tenório fez com seu peão .

Resumo do Capítulo 173: Zaqueu conversa com Alcides, o incentiva a se vingar do homem que destruiu sua vida e se oferece para ajudá-lo a preparar uma armadilha para o fazendeiro. Joventino pergunta ao pai o que ele tem. Zé Leôncio desconversa e diz que está pensando na vida. Ao ficar sozinho, ele admite que deve voltar ao médico e seguir suas orientações. Filó, chocada com o que acaba de saber, quer contar para Zé Leôncio, mas Maria pede a ela que guarde segredo. Depois, mais calma, Maria pede a Filó que assim que ela e Alcides tenham ido embora conte para seu marido o que Tenório foi capaz de fazer. Zé Lucas volta de Campo Grande e diz ao pai que decidiu se casar na fazenda. Guta pede ao irmão que vá buscar sua mãe para que ela possa conhecer o neto. Tenório se opõe e surpreende a todos com sua decisão. Filó fica muito emocionada quando Zé Leôncio, finalmente, diz que a ama.Joventino encontra o velho do rio e pergunta sobre a saúde de seu pai. O velho responde que no fundo ele sabe como está sua saúde .

Resumo do Capítulo 174: Durante a cantoria, Filó fica muito emocionada quando Zé Leôncio, diante de todos, lhe faz uma declaração de amor e a pede em casamento. Zefa lembra Tadeu que ele havia prometido se casar com ela se seu pai fizesse o mesmo, mas o peão tenta tirar o corpo fora mais uma vez, dizendo que não acredita na promessa de seu pai. Maria continua com problemas com Alcides que se recusa a ir para o Sarandí e coloca um ponto final no relacionamento. Arrasada, ela entra em desespero e não sabe o que fazer de sua vida. Zaqueu, por sua vez, continua determinado a ajudar Alcides em sua vingança e os dois saem de barco atrás do fazendeiro. A “muda” comenta com Zefa que pode estar grávida. Zé Leôncio continua decidido a ignorar seus problemas de saúde e sai para a lida com os peões. Seu cansaço é visível e Tadeu comenta com Tibério que está preocupado com o pai. Zaqueu e Alcides chegam à fazenda e esperam o momento certo para acabar com a vida de Tenório.

Resumo do Capítulo 175: Zaqueu e Alcides passam o dia na beira do rio esperando que Tenório apareça. Na fazenda todos estranham o sumiço dos dois. Joventino tenta convencer o pai a desistir da comitiva. Anoitece e Maria começa a se preocupar com a demora de Alcides. Ela e a “muda” acreditam que ele foi executar sua vingança contra Tenório. Tadeu informa o sobre o desaparecimento dos peões. Alcides leva Zaqueu para passar a noite no quarto que ocupava na fazenda de Tenório. Zaqueu volta a falar de seu amor. Zé Leôncio diz para Filó que sempre soube que não é o pai de Tadeu, afirma que essa mentira salvou sua vida e pede a ela que nunca conte a verdade para seu filho .

Resumo do Capítulo 176: Renato e Marcelo partem para Campo Grande e Alcides espera o melhor momento para surpreender o fazendeiro. Filó conta para Zé Leôncio o que Tenório fez com o peão. Enquanto isso, na beira do rio, Tenório enfrenta Alcides e aponta a arma contra ele. Zaqueu tenta acertar o fazendeiro e acaba alvejado por ele. Alcides aproveita a distração de Tenório e atravessa seu corpo com a zagaia, depois joga o corpo no rio e socorre Zaqueu levando-o de volta à fazenda. Zé Leôncio decide levá-lo para Campo Grande e pede explicações a Alcides. Zaqueu não deixa o peão falar e assume ter matado Tenório com um tiro na cabeça .

Resumo do Capítulo 177: Zaqueu é levado para Campo Grande e na fazenda todos estão incrédulos diante da confissão dele. A “muda” comemora a morte de seu desafeto e mais uma vez discute com Tibério por não ter acabado com a vida dele. Zuleika e Guta se preocupam com a demora de Tenório. Zaqueu, depois de ser medicado, presta depoimento na delegacia. Alcides revela para Maria que não chegou a ser capado e os dois se abraçam emocionados. Zaqueu vai até o quarto e se decepciona ao encontrar Alcides e Maria dormindo juntos. Zuleika e Guta passam a noite em claro esperando que Tenório volte. Amanhece e elas não sabem onde procurar por ele. Alcides confessa para Zé Leôncio que matou Tenório com a zagaia que era de seu pai .

Resumo do Capítulo 178: Zaqueu e Alcides contam versões diferentes sobre a morte de Tenório. Alcides garante para o patrão que foi ele e diz que não chegou a ser castrado. Zé Leôncio decide ir até a fazenda vizinha para dar a noticia. Zaqueu, por sua vez, afirma que foi o tiro que ele deu que matou o fazendeiro. Zé Leôncio vai com Tadeu e Zé Lucas até a fazenda de Tenório e dão a notícia para Zuleika e Guta. Enquanto isso, Alcides e Maria se preparam para deixar o Pantanal e embarcam na chalana. Zaqueu fica arrasado ao descobrir que Alcides foi embora com sua Maria. Orlando, o chalaneiro, conta para Maria e Alcides que essa é sua última viagem pois vendeu o barco para o Sr. José Leôncio. No caminho de volta para sua fazenda, Zé Leôncio conta para os filhos que comprou a chalana e vai transformá-la em escola. Renato volta de Campo Grande e recebe a notícia da morte de Tenório. Ele tem uma crise nervosa e jura que vai matar o peão que tirou a vida de seu pai.

Resumo do Capítulo 179: A “muda” fica arrasada ao ter a certeza de que seu pai era grileiro e tão mau caráter quanto Tenório. Ela pede perdão a Tibério, diz que o ama e os dois se reconciliam. Marcelo volta de Campo Grande e tenta tirar da cabeça do irmão a idéia de vingar a morte do pai. Zé Leôncio fala com Irma e Zé Lucas sobre a escola rural e confirma que comprou a chalana para transformá-la em sala de aula itinerante. Os filhos descobrem que Zé Leôncio não fez os exames e que o médico está atrás dele. Eles tentam convencer o pai a desistir da comitiva, mas Zé Leôncio está entusiasmado com a idéia e não abre mão de ir com seus três filhos para Aquidauana. Zuleika conversa com Guta e os filhos, diz que devem seguir a vida e proíbe Renato de pensar em vingança. Tadeu está frustrado porque, mesmo usando a cela que foi de seu avô, ele não consegue ver o velho do rio como seus irmãos. Zé Leôncio também não se conforma de não ter visto o pai. Zé Leôncio cobra de Tadeu uma decisão e pergunta se ele não pretende se casar com Zefa.

Resumo do Capítulo 180: Zé Leôncio vai com Tadeu e Zé Lucas até a fazenda de Tenório e dão a notícia para Zuleika e Guta. Enquanto isso, Alcides e Maria se preparam para deixar o Pantanal e embarcam na chalana. Zaqueu fica arrasado ao descobrir que Alcides foi embora com sua Maria. Orlando, o chalaneiro, conta para Maria e Alcides que essa é sua última viagem pois vendeu o barco para o Sr. José Leôncio. No caminho de volta para sua fazenda, Zé Leôncio conta para os filhos que comprou a chalana e vai transformá-la em escola. Renato volta de Campo Grande e recebe a notícia da morte de Tenório. Ele tem uma crise nervosa e jura que vai matar o peão que tirou a vida de seu pai.

Resumo do Capítulo 181: A “muda” fica arrasada ao ter a certeza de que seu pai era grileiro e tão mal caráter quanto Tenório. Ela pede perdão a Tibério, diz que o ama e os dois se reconciliam. Marcelo volta de Campo Grande e tenta tirar da cabeça do irmão a idéia de vingar a morte do pai. Zé Leôncio fala com Irma e Zé Lucas sobre a escola rural e confirma que comprou a chalana para transformá-la em sala de aula itinerante. Os filhos descobrem que Zé Leôncio não fez os exames e que o médico está atrás dele. Eles tentam convencer o pai a desistir da comitiva, mas Zé Leôncio está entusiasmo com a idéia e não abre mão de ir com seus três filhos para Aquidauana. Zuleika conversa com Guta e os filhos, diz que devem seguir a vida e proíbe Renato de pensar em vingança. Tadeu está frustrado por que, mesmo usando a cela que foi de seu avô, ele não consegue ver o velho do rio como seus irmãos. Zé Leôncio também não se conforma de não ter visto o pai. Zé Leôncio cobra de Tadeu uma decisão e pergunta se ele não pretende se casar com Zefa.

Resumo do Capítulo 182: Zefa fala com Irma sobre o sonho de se casar e diz que não sabe o que fazer para convencer Tadeu. Joventino comenta com Juma que está preocupado com a saúde do pai e teme que a comitiva se transforme em tragédia. Renato continua obcecado com sua idéia de vingança e decide ir até a fazenda vizinha procurar o peão que matou seu pai. O chalaneiro, Orlando, se emociona ao atracar o barco que fez parte de sua vida. Zé Leôncio realiza seu sonho e parte em comitiva com os três filhos. Renato chega armado à fazenda e ameaça Zaqueu. Juma, de arma em punho, enfrenta o rapaz e ameaça matá-lo .

Resumo do Capítulo 183: Marcelo e Guta se preocupam com o que Renato possa fazer e ele decide ir até lá para tentar impedir o irmão de cometer uma loucura. Enquanto isso na fazenda, as mulheres encurralam Renato. Juma aponta uma arma para o rapaz e Filó ameaça chamar a polícia. Renato não se intimida e diz que vai acusar Zé Leôncio de ser o mandante da morte de seu pai. Marcelo chega a tempo de impedir o irmão, diz que esteve na delegacia em Campo Grande e conta a ele quem foi seu pai e todos os crimes que cometeu. Chocada com os últimos acontecimentos, Mariana diz que pretende voltar a viver no Rio de Janeiro assim que os apartamentos fiquem prontos. Zé Leôncio volta para casa realizado ao lado de seus três filhos. Ele toca o berrante para avisar Filó que está chegando e fica surpreso ao ouvir o som do berrante de seu pai. A “muda” conta para Tibério que espera um filho dele e deixa o peão emocionado. Zé Leôncio diz para Filó que agora tem certeza que o velho do rio é seu pai.

Resumo do Capítulo 184: Zefa segue o conselho de Irma e faz chantagem para tentar convencer Tadeu a se casar com ela. Irma, Zé Lucas e Zé Leôncio vão até Campo Grande para comprar as alianças e os vestidos de noiva. Filó ainda não acredita que está prestes a realizar o grande sonho da sua vida. Zé Lucas diz apara o irmão, Joventino, que o projeto da chalana –escola é o primeiro passo para sua carreira política. Irma entrega a Zefa seu vestido de noiva, mas ela não acredita que Tadeu mude de idéia. Enquanto isso, Joventino e Zé Lucas tentam convencer o irmão a se casar mas ele continua irredutível. Zé Leôncio não consegue esquecer o toque do berrante e não se conforma por não conseguir ver o velho do rio. Tadeu, Joventino e Zé Lucas vão até a fazenda vizinha para devolver a arma.

Resumo do Capítulo 185: Tadeu entrega a arma para Renato e os três irmãos dizem que querem viver em paz. Marcelo pede desculpas em nome do irmão. Guta, Zuleika e os filhos ficam perplexos quando Joventino conta que Tenório foi morto pelo homem que ele capou. Tadeu ouve uma conversa entre Filó e Zé Leôncio e descobre que não é seu filho. Revoltado por ter sido enganado ele arruma suas coisas e vai embora da fazenda. Filó estranha a demora do filho e Irma afirma que está acontecendo algo muito sério com ele. Zé Lucas conversa com os peões e volta dizendo que Tadeu foi embora. Filó entra em desespero e Zefa não se conforma de ter sido abandonada. Tadeu, pela primeira vez, encontra o velho do rio.

Resumo do Capítulo 186: Depois da conversa com o velho do rio, Tadeu volta para casa e se emociona ao abraçar Zé Leôncio. Ele conta como foi seu encontro com o velho do rio e que ele disse que ele é filho do coração. Os dois se abraçam e Filó chora ao ver os dois juntos como pai e filho. Irma e Zé Lucas arrumam a chalana para inaugurar a escola flutuante. Juma batiza o barco escola de “Comitiva Esperança”. Zuleika está decidida a transformar a fazenda em uma propriedade produtiva e ajuda os filhos na lida com o gado. Tadeu e Zefa vão até a fazenda vizinha e convidam a família para o casamento de Filó e Zé Leôncio. Na volta, eles flagram Filó e Zé Leôncio namorando no rio. Tibério conta para Maria Ruth que Zé Leôncio cedeu as terras que eram da Juma para que iniciem uma criação de gado. Os convidados começam a chegar para a festa. Tibério, Zé Lucas e Joventino ameaçam levar Tadeu “no laço” até o altar. Enquanto isso, as mulheres ajudam Zefa a se vestir de noiva.

Resumo do Capítulo 187: Último do Capítulo – Zuleika convida Zé Leôncio e Filó para serem os padrinhos de seu neto e pede ao padre que case Guta e Marcelo. Começa a cerimônia e Tadeu é carregado até o altar. Ao ver Zefa vestida de noiva e receber a notícia que vai ser pai, ele decide se casar. Um dia depois da festa, Zé Leôncio acorda com uma forte dor no peito e, entre uma crise e outra, ele finalmente consegue ver a figura do pai na foto que seu filho fez. Filó se desespera ao encontrar o marido morto e a emoção toma conta de seus filhos. A morte permite que finalmente Zé Leôncio fique frente a frente com seu pai, e o velho do rio diz que de agora em diante ele deve cuidar de seus filhos e netos como ele fez durante todos esses anos. Alguns anos depois… O velho do rio passeia de mãos dadas com seus netos e Filó não se conforma de não conseguir vê-lo.

Elenco / Personagens

Cláudio Marzo – José Leôncio / Joventino Leôncio (Velho do Rio)
Marcos Winter – Joventino Leôncio Neto (Jove)
Cristiana Oliveira – Juma Marruá
Jussara Freire – Filó (Filomena Aparecida)
Marcos Palmeira – Tadeu Aparecido Leôncio
Elaine Cristina – Irma Braga Novaes
Ângela Leal – Maria “Bruaca” (Maria Augusta Sucuri)
Ângelo Antônio – Alcides
Luciene Adami – Guta (Maria Augusta Sucuri II)
Tarcísio Filho – Marcelo Sucuri
Sérgio Reis – Tibério
Andréa Richa – Muda (Maria Ruth)
Ítala Nandi – Madeleine Braga Novaes
José de Abreu – Gustavo
Flávia Monteiro – Nalvinha
Ernesto Piccolo – Renato “Reno” Sucuri
Eduardo Cardoso – Roberto “Beto” Sucuri
Almir Sater – Xeréu Trindade
Rômulo Arantes – Levi
Marcos Caruso – Tião
Ewerton de Castro – Quim
Giovanna Gold – Zefa
João Alberto Carvalho Pinheiro – Zaqueu
Ivan de Almeida – Orlando (chalaneiro)
Lana Francis – Teca (Empregada da casa de Dona Mariana)

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Volume 1
“No Mundo dos Sonhos (Pepperland)” – Robertinho do Recife
“Quem Saberia Perder” – Ivan Lins
“Apaixonada” – Simone
“Divinamente Nua a Lua” – Orlando Morais
“Amor Selvagem” – Marcus Viana
“Estrela Natureza” – Sá & Guarabira
“Pantanal” – Sagrado Coração da Terra
“Memória da Pele” – João Bosco
“Castigo” – Leo Gandelman
“Um Violeiro Toca” – Almir Sater
“Triste Berrante” – Solange Maria e Adauto Santos
“Comitiva Esperança” – Sérgio Reis

Volume 2
“Tocando em Frente” – Maria Bethânia
“Meu Coração” – João Caetano
“Cantar” – Sílvia Patrícia e Caetano Veloso
“Reino das Águas” – Marcus Viana
“Chalana” – Almir Sater
“Pantanal” – Sagrado Coração da Terra
“Saudade” – Renato Teixeira
“A Glória das Manhãs” – Sagrado Coração da Terra
“Garça Branca” – Cláudio Nucci
“Paz” – Sagrado Coração da Terra
“Peão Boiadeiro” – Sérgio Reis
“Espírito da Terra” – Marcus Viana
“Noite” – Marcus Viana

O Melhor do Pantanal
“Pantanal (abertura)” – Marcus Viana
“Estrela Natureza” – Sá & Guarabira
“Espírito da Terra” – Marcus Viana
“Chalana” – Almir Sater
“Peão Boiadeiro” – Sérgio Reis
“Memória da Pele” – João Bosco
“Tocando em Frente” – Maria Bethânia
“Amor Selvagem” – Marcus Viana
“Comitiva Esperança” – Sérgio Reis e Almir Sater
“Reino das Águas” – Marcus Viana
“Triste Berrante” – Solange Maria e Adauto Santos
“Um Violeiro Toca” – Almir Sater
“Noite” – Marcus Viana
“Pantanal” – Sagrado Coração da Terra

Pantanal: Suíte Sinfônica
“Pantanal (abertura)”
“Pulsações da Vida”
“Espírito da Terra”
“Onça Pintada”
“Noite”
“Reino das Águas”
“Paz”
“Respiração da Floresta”
“A Glória das Manhãs”
“Sinfonia”

0 Comentário para: “Pantanal Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *