Os Ricos Também Choram Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Os Ricos Também Choram desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Os Ricos Também Choram e de todas as novelas exibidas no SBT.

Sobre a Novela Os Ricos Também Choram

◘ Período de exibição: 18/07/2005 – 13/01/2006
◘ Horário: 21h20
◘ Nº de capítulos: 154
◘ Autoria: Aimar Labaki, Gustavo Reiz e Conchi La Branna baseada no original de Inés Rodena
◘ Supervisão: de texto de Marcos Lazzarini
◘ Direção: de Jacques Lagoa e Luiz Antônio Piá
◘ Direção geral: Henrique Martins
◘ Direção geral: teledramaturgia David Grinberg
◘ Direção de Núcleo: Fernando Rancoletta

Na fazenda São Pedro, interior de São Paulo, o Coronel Evaristo Martins é o dono de um império com mais de um milhão de pés de café e sofrerá, como nenhum outro, a crise e o declínio do seu tempo.
Casado com Ester, o Coronel Evaristo dá pouca atenção à esposa e à filha Sofia, dedicando-se exclusivamente às plantações. E será nos seus cafezais que irá descobrir um novo amor, a bela e encantadora Esperança.

Porém pouco menos depois do seu primeiro e tórrido encontro, Esperança ao dar à luz a sua filha Mariana, acaba por não resistir ao parto.
Mariana crescerá pobre, órfã de mãe e sem saber que o seu pai é o homem mais importante da região.
Mas ao atingir a idade adulta, o destino lhe trará uma grande surpresa.
Profundamente amargurado pela crise do café e desiludido com a vida, o Coronel Evaristo comete o suicídio.

Com a morte do Coronel tudo muda. Ester e Sofia passam a morar na cidade de Ouro Verde e farão de tudo para desfazer o testamento de Evaristo, indo até às últimas consequências para que Mariana não usufrua da herança a que tem direito.

Após uma longa jornada Mariana chega a Ouro Verde. Faminta desesperada e sem saber que é dona de uma fortuna, ela tenta roubar um doce; mas ao tentar escapar é salva pelo jovem Bernardo, filho de um importante magnata da cidade. A partir deste encontro, Bernardo apaixona-se por Mariana e luta contra todos que tentem prejudicá-la.

Este desencontro amoroso complica-se ainda mais quando Bernardo, reúne a família e apresenta Mariana como sua noiva. Nesta ocasião ela descobre que Alberto é, na verdade, irmão de Bernardo.

Explode a Revolução Constitucionalista e Alberto parte para a guerra, na tentativa de fugir do tormento de ver a mulher que ama, noiva do seu próprio irmão. Este acto é decisivo, tanto para o jovem soldado como para a sua amada, naquela que será a mais dura batalha de suas vidas: a luta por um amor impossível.
Na cidade Mariana também conhecerá Alberto, um conquistador inveterado que surpreendentemente, fica apaixonado por ela. A paixão de ambos é recíproca, porém Mariana sacrifica-a para não magoar Bernardo, a quem admira como a um irmão.

Este desencontro amoroso complica-se ainda mais quando Bernardo, reúne a família e apresenta Mariana como sua noiva. Nesta ocasião ela descobre que Alberto é, na verdade, irmão de Bernardo.
Explode a Revolução Constitucionalista e Alberto parte para a guerra, na tentativa de fugir do tormento de ver a mulher que ama, noiva do seu próprio irmão. Este acto é decisivo, tanto para o jovem soldado como para a sua amada, naquela que será a mais dura batalha de suas vidas: a luta por um amor impossível.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Os Ricos Também Choram

Resumo da novela Os Ricos Também Choram conforme divulgado pelo SBT na primeira exibição de 18/07/2005 – 13/01/2006 (total de 154 capítulos).

  1. Ester percebe que o Coronel Evaristo olha fascinado para Esperança. Ele pega Esperança, colocaa na sela e saem a cavalo. Nove meses depois, ouvemse os gritos de Esperança, que tem um bebê e morre. Coronel Evaristo entra em choque quando conhece Mariana e pede para ver seu braço. Depois, diz a Juvenal que quer mudar o testamento. Arabela e Pedro entram em acordo com Domingues e Bernardo. Coronel Evaristo se atira no precipício.

  2. Alberto vê Mariana andando sozinha na estrada. Olga tenta entrar no quarto de Solange e Inês. Bernardo e Domingues falam da volta de Alberto. Pedro vê Solange pulando a janela do escritório. Ester fala para Sofia que Juvenal está com o testamento de Evaristo. Ester manda Mariana embora da fazenda só com a roupa do corpo. Gênova e Gina servem os ratos para os mendigos. Juvenal lê o testamento diante de Ester e Sofia e fala o nome de Mariana. Mariana desmaia na frente de Alberto e Adeniy.

  3. Mariana dá uma joelhada em Alberto. Juvenal diz para Ester e Sofia que Mariana é filha do Coronel Evaristo. Alberto beija Mariana. Pedro propõe que Bernardo fique ao seu lado na prefeitura. Mariana entra no carro de Alberto para se abrigar da chuva. Domingues pressiona Bernardo a contar o que o Pedro falou. Bernardo e Domingues saem a cavalo a procura de Alberto e Adenyi. Mariana sai do carro enquanto Alberto e Adenyi dormem. Mariana pega o cavalo de Bernardo e foge.

  4. Bernardo impede que Domingues atire em Mariana. Sofia arma um plano com Ester para pegar a herança de Mariana. Ester manda o capataz procurar por Mariana. Ester não se conforma de Mariana ser a colona que ela expulsou da fazenda. Arabela diz a Pedro que Bernardo é seu inimigo. Ester apresenta uma menina como se fosse Mariana. Epitácio avisa Domingues que viu uma moça com um cavalo parecido com o dele. Mariana atira uma pedra em um soldado. Alberto diz a Adenyi que não consegue esquecer Mariana.

  5. Gina pergunta a Tolosa como ela agüenta ser amiga de Gênova. Bernardo oferece um chá completo para Mariana. Ester diz para Bianca que só vai receber o dinheiro quando tudo estiver resolvido. Maria José dá comida na boca de Alberto. Arabela e Inês conversam. Solange, desesperada, tenta arrancar as tábuas que prendem a janela. Bernardo dá o cavalo para Mariana. Solange pede perdão a Arabela. Um oficial de justiça chega na fazenda e entrega a ordem de despejo.

  6. Ester coloca o oficial da justiça para fora da casa. O capataz manda Mariana sumir no mundo. Domingues fica possesso diante de Arabela, Pedro e Bernardo. O capataz fala para Ester que não encontrou Mariana. Mariana chama por Alberto do bonde. Mira avisa a Ester que Juvenal chegou à fazenda. Alberto leva Hugo e Samuel, vestidos de mulher, para Maria José conhecer. Juvenal pede para ver o braço da menina.

  7. Bernardo pergunta a Mariana se quer trabalhar na confeitaria. Juvenal olha o braço da falsa Mariana. Juvenal diz para Ester que a ausência das marcas de nascença é a prova que a menina não é Mariana. Mariana come vários doces na cozinha da confeitaria. Bernardo aceita o convite para trabalhar com Pedro na prefeitura. Ester diz para o oficial de justiça que já estão de partida da fazenda. Salgado diz para Martina que vai descontar do salário dela todos os doces que Mariana comeu.

  8. Augustin pede ajuda a Tolosa para namorar Gina. Solange diz para Inês que não consegue confiar em Olga. Hugo leva um choque quando vê Martina saindo do banheiro. Martina fala com Mira sem saber que não é Mariana quem está na cama. Alberto encontra Mariana. Gina diz a Gênova que apesar de não suportála gosta muito dela. Alberto e Mariana beijamse. Bernardo pergunta a Gênova por Mariana. Mariana diz a Bernardo que foi atrás o cavalo. Bernardo e Alberto contam que estão apaixonados.

  9. Alberto e Bernardo brindam e as duas taças se quebram. Gina e Gênova encontram Mariana dormindo no sofá. Mira vê os saqueadores pegando tudo da carroça. Alberto diz a Domingues que não leva jeito para negócios. Ester possessa faz um escândalo em frente da pensão. Martina, Gênova e Gina colocam Mariana dentro da banheira. Bernardo espera por Mariana. Gênova passa escova nos braços de Mariana.

  10. Mariana dá uma mordida em Gênova. Bernardo se surpreende com o estado de Gênova. Luis Carlos diz a Bernardo que ele e o pai representam o passado. Alberto encontra com Ester e Sofia na joalheria. Bernardo fica vidrado em Mariana. Olga guarda com carinho mais uma peça do seu enxoval. Martina mostra a Mariana como se arruma as mesas do salão da confeitaria. Alberto pede apoio de Bernardo para falar com os pais sobre seu casamento.

  11. Bernardo custa a acreditar no amor do irmão. Alberto quer conhecer aquela por quem seu irmão se apaixonou. Bernardo conta para Pedro que está apaixonado por Mariana. Ester conta para Maria José e Domingues sobre os brincos que Alberto comprou. Daphne tenta escapar das investidas de Salgado. Alberto prepara uma surpresa para Mariana. Mariana se declara para Alberto. Mariana mostra a aliança para Martina. Bernardo compra brincos e anel para Mariana.

  12. Adolfo fica nervoso com a presença de Martina na rádio. Maria José empresta um colar para Sofia. Mariana mostra o anel para Bernardo. Bernardo sai da confeitaria aborrecido. Mariana chora e é consolada por Salgado. Alberto sonda Domingues sobre casamento. Domingues diz a Alberto que a mulher deve aumentar a fortuna do marido. Alberto lê uma carta de Domingues e mostrase mais político que ele. Alberto intima Bernardo a conversar com ele.

  13. Bernardo sofre pela perda de Mariana. Salgado insiste que Mariana o ajude no salão. Sofia pergunta a Salgado pela outra moça que estava servindo. Arabela entra em casa abatida. As irmãs costuram o terno de Pedro para a vingança. Ester, Sofia e Maria José comentam o ocorrido na confeitaria. Salgado chama atenção de Mariana e Martina. Alberto e Bernardo chegam em casa fingindose de bêbados.

  14. Domingues manda Alberto e Bernardo pararem com a encenação. Gênova surpreende Luís Carlos com um grupo de rapazes. Ester manda Sofia devolver o colar para Maria José. Epitácio treina em Nenê técnicas para melhorar o trabalho. Luís Carlos faz a primeira reunião em seu quarto. Gênova vê que Mariana está triste. Sofia pergunta para Alberto quem é a felizarda que ganhou o anel. Mariana adormece no colo de Gênova. Sofia beija Alberto.

  15. Domingues observa Bernardo com preocupação. Ester pergunta para Sofia se o passeio com Alberto foi proveitoso. Maria José pergunta para Ester e Sofia se estão sem dinheiro. Inês, Olga e Solange costuram o terno de Pedro. Martina se impressiona com a história de Mariana. Hugo e Samuel, travestidos, conversam. Mariana e Martina saem da pensão e encontram Adeniy. Alberto pede perdão a Mariana e diz que a ama.

  16. Alberto convida Mariana para ir ao cinema. Mariana e Alberto se beijam. Pedro e Bernardo conversam. Gina pega algumas roupas de Gênova para Hugo e Samuel. Ester entrega a jóia para o joalheiro. Juvenal diz a Domingues que falará com todos os fazendeiros. Maria José, Ester e Sofia chegam à mansão com vários pacotes. Mira diz a Kemi que só recebe ordens de Ester.

  17. Olga, Solange e Inês esperam ansiosas por Gina. Arabela fica nervosa com Pedro. Adeniy fica desolado com a caixinha que Bernardo lhe deu. Solange tenta colocar Samuel e Hugo no armário. Mira sai atrás de Alberto. Kemi diz a Tiana que não suporta Mira. Mariana diz a Martina que anda cismada. Pedro agradece as irmãs pelo terno. Luís Carlos entrega o pacote de Bernardo para Mariana. Mira segue Alberto pela rua.

  18. Hugo e Samuel coçam as pernas e as costas de Pedro. Mariana anda de um lado para o outro pelo hall da pensão. Mira reconhece Mariana. Arabela briga com as três filhas. Mira diz a Sofia que seguiu Alberto. Adolfo Coimbra dá mais uma notícia. Martina suspira com a voz de Adolfo Coimbra. Domingues e Bernardo flagram Sofia saindo. O carteiro entrega uma correspondência para Epitácio.

  19. Mariana tenta confeitar um bolo e é um desastre. Domingues diz que todos os paulistas estão se preparando para a revolução. Sofia e Mariana se encontram. Samuel diz que estava com saudade de se vestir de homem. Gina irritada conversa com Gênova. Epitácio manda Nenê colocar a carta no correio o quanto antes. Ester fica preocupada com o sumiço de Sofia. Martina pergunta a Mariana o que Sofia queria. Samuel e Hugo entram num beco e tiram as roupas de mulher.

  20. Alberto conversa com Adeniy. Adolfo diz a Martina que quer conversar com ela. Pedro espera uma resposta de Bernardo e Domingues. Epitácio conta a Gênova que recebeu uma carta de Naná. Adeniy tenta tranqüilizar Alberto. Nenê fica pensativa com a carta na mão. Hugo e Samuel entram na Confeitaria como homens. Sofia se fazendo de coitadinha, conversa com Alberto. Nenê se declara para Epitácio.

  21. Gênova vigia Gina e Augustin. Olga repreende Solange por ter ligado o rádio. Nenê ameaça cortar o rosto com a navalha. Adolfo fica encantado com Martina. Agustin sorrateiramente tenta colocar a mão na perna de Gina. Alberto e Bernardo jogam sinuca. Mariana não consegue usar os talheres para jantar. Olga, Inês e Solange, ouvem o rádio animadas. Arabela conversa com Pedro sobre as irmãs. Adolfo mostra o estúdio da rádio para Martina.

  22. Ester e Maria José conversam sobre Sofia e Alberto. Olga, Inês e Solange ficam preocupadas com Arabela, que está debilitada. Mira observa Kemi e Tiana limpando as louças e os cristais. Luís Carlos pergunta a Gina se fez amizade com Daphne e Josefina. Epitácio faz a barba de Agustin. Arabela e Olga conversam. Maria José fala para Tiana ter cuidado com a louça. Maria José pergunta a Sofia o que ela acha de se casar com Alberto.

  23. Tiana nervosa com Kemi. Bernardo e Alberto ficam atentos a conversa de Domingues no telefone. Mariana pede a Salgado para sair mais cedo. Domingues fala para Alberto que nenhuma moça decente o levaria a sério. Mariana e Bernardo conversam. Sofia diz a Maria José que ama Alberto. Solange e Inês aflitas sem o saber o que está acontecendo com a mãe. Arabela com febre alta, delira.

  24. Adeniy conversa com Kemi. Mariana mostra as roupas novas para Martina. Luís Carlos finge ler um livro e observa a discussão de Gina e Agustin. Maria José, Ester e Sofia ficam atormentadas com a notícia de Alberto. Sofia manda Mira ir atrás de Alberto. Gênova elogia o vestido de Mariana. Tolosa conversa com Agustin. Arabela adormece sob o olhar atento de Olga. Mira fala para Alberto, que precisa voltar para casa. Mariana espera impaciente por Alberto.

  25. Sofia diz a Mariana que Alberto está prometido a ela desde criança. Dáphne e Josefina entram no salão de sinuca acompanhadas por Epitácio e Sr. Salgado. Mariana diz a Sofia que foi Alberto quem lhe deu o anel. Bernardo, Maria José e Alberto esperam que Domingues diga algo sobre o casamento. Bernardo pede conselho para Adenyi sobre as mulheres. Alberto procura por Mariana na pensão e ela o manda embora.

  26. Ulisses chega na cidade, entra na pensão à procura de uma vaga. Mariana rasga o vestido novo. Bernardo incentiva Alberto a procurar Mariana. Adenyi fala para Mira que a justiça será feita. Olga, Solange e Inês, dão conta do sumiço de Arabela. Bernardo se sente animado com o trabalho. Epitácio se apresenta para Ulisses. Alberto pede para falar com Mariana. Sr. Salgado se queixa com Martina sobre a prisão da sua amada. Mariana recebe Alberto em seu quarto.

  27. Domingues e Bernardo vêem Arabela sendo carregada por Ulisses. Mariana diz a Alberto que não o ama mais. Alberto sai do quarto de Mariana entristecido. Tolosa tenta confortar Augustin. Gênova pergunta a Gina o que aconteceu com Augustin. Maria José incomodase com a preocupação de Domingues com Arabela. Luis Carlos e Gina almoçam juntos.

  28. Epitácio comenta com Nenê sobre a prisão de Dáphne e Josefina. Mariana diz a Gênova que está indo embora da cidade. Olga pergunta para Arabela o que a fez sair de casa. Bernardo estranha a inquietação de Domingues. Sofia entra no salão de sinuca para falar com Alberto. Gina tenta convencer Mariana a ficar na cidade. Sofia desafia Alberto no jogo de sinuca. Martina diz umas verdades para Mariana. Sr. Salgado pede Dáfne em casamento.

  29. Nenê pega a caixa com as cartas escondidas de Naná. Arabela não consegue disfarçar a excitação ao saber da visita de Domingues. Dáfne foge do Sr. Salgado e ele declama Camões no meio da Confeitaria. Sofia e Ester conspiram sobre Alberto. Ester diz a Sofia que precisa ganhar a confiança de Mariana. Pedro pega os dois projetos e os leva embora. Arabela recebe Domingues no escritório.

  30. Martina e Mariana estão com um bolo que fizeram para o Sr. Salgado. Ester procura por Mariana na pensão. Augustin e Luis Carlos travam um duelo de idéias. Mira pergunta a Adenyi por Kemi. Kemi quer ir embora da mansão. Gênova diz a Ester que Mariana está indo embora da cidade. Tolosa dança flamenco para Nino. Adeniy dá razão a Kemi e decide ir embora da mansão. Martina assustase com Ulisses. Martina chega na rádio para ver Adolfo Coimbra.

  31. Sofia pede a Mira para fazer a poção do amor. Ester e Mariana ficam frente a frente. Arabela e Otávia conversam sobre a visita de Domingues. Ester pede para Mariana não deixar a cidade. Mariana pergunta para Gênova se Ester contou alguma coisa para ela. Sofia pede a Ester que conte como foi o encontro com Mariana. Mariana conversa com Martina sobre Ester. Martina encoraja Mariana a tirar a história do noivado a limpo.

  32. Luis Carlos diz para Mariana e Martina que sabe onde fica a casa de Alberto. Maria José fala para Alberto levar Sofia para um piquenique. Mira entrega o frasco com a poção para Sofia. Domingues diz a Bernardo que Ester e Sofia perderam a fazenda. Mariana caminha procurando a mansão. Mira pede para Alberto esperar por Sofia. Mariana encontra a mansão. Sofia coloca a poção e vai ao encontro de Alberto. Adeniy vê Mariana na porta da mansão.

  33. Bernardo e Domingues conversam sobre Ester e Sofia. Adeniy consegue falar com Mariana. Alberto fica perturbado com a situação do beijo. Maria José pergunta para Alberto quando pretende marcar a data do casamento. Sofia deixa o frasco com a poção cair no chão. Mariana desabafa com Adeniy. Olga, Inês e Solange, ficam preocupadas com Arabela. Arabela delira ao lado de Otávia. Domingues dá conselhos para Bernardo.

  34. Olga, Inês e Solange pedem para ver Arabela. Mariana pergunta para Luis Carlos se ele seria capaz de aprender. Pedro diz a Bernardo que já conseguiu outro engenheiro para a obra da escola. Maria José fala para o desespero de Alberto. Olga e Inês ficam em estado de choque com o estado de Arabela. Salgado quer saber se Dáfne o aceita como noivo. Sofia pede para Mira fazer outra poção.

  35. Alberto chama Sofia em seu quarto. Ester e Juvenal conversam sobre Mariana e a herança. Dáfne diz para Salgado que o aceita como noivo. Luis Carlos recebe Mariana em seu quarto para a primeira aula. Alberto fala para Maria José e Domingues que vai voltar para São Paulo. Inês fala para Solange e Ulisses que Otávia trancou a porta do quarto de Arabela. Arabela conversa com Otávia delirando.

  36. Epitácio ouve um barulho vindo do interior da barbearia. Mariana fala sobre a lua para Martina. Sofia conta para Ester que Alberto decidiu voltar para São Paulo. Agustin chega na pensão para a reunião e pede para falar com Gina. Maria José discute com Domingues sobre a decisão de Alberto. Pedro fica irritado ao saber que Ulisses está com Arabela. Agustin faz uma declaração de amor para Gina na frente de todos.

  37. Mariana conta para Martina sobre a lua na sua infância. Alberto e Bernardo conversam melancolicamente sobre o amor. Arabela continua com os delírios na presença de Otávia. Agustin e Luis Carlos brigam no meio da reunião. Mariana tenta escrever ao lado de Gina. Martina pede para conhecer o escritório de Adolfo. Martina entra no escritório e vê a foto de Tristão.

  38. Domingues não consegue entender a angústia que está sentindo. Otávia diz a Arabela que é hora de voltar para a realidade. Domingues fica emocionado com a imagem de Arabela. Arabela acorda e avisa aos filhos que o luto está encerrado. Nino prega na parede um cartaz marcando os dias que não namora Tolosa. Kemi dá a notícia para a família Domingues do fim do luto de Arabela.

  39. Martina inconformada vê Mariana arrumar a mala. Adeniy conta para Bernardo que Mariana está indo embora da cidade. Mariana se despedese de todos na pensão e todos ficam emocionados. Maria José diz a Sofia que ela irá com Alberto para cidade. Bernardo entra na pensão procurando por Mariana. Domingues se declara para Arabela. Luis Carlos entrega a carta de Mariana para Alberto.

  40. Alberto amassa a carta com raiva. Mariana diz a Bernardo que não pode casar com ele. Alberto é ríspido com Sofia. Gênova conversa com Gina sobre a contabilidade da pensão. Dáfne chega e vê Gênova querendo entrar no quarto. Samuel e Hugo avisam a Gênova que vão deixar a pensão. Arabela escuta as filhas falando das novidades da cidade.

  41. Domingues dá dinheiro para Bernardo. Maria José dá umas jóias para Sofia. Luis Carlos ajuda Dáfne e Josefina com as malas. Maria José não se conforma com o fato de Bernardo não ter se despedido dela. Mariana se recusa a viajar na primeira classe. Salgado procura por Dáfne na estação. Sofia e Alberto acomodamse no trem. Nenê despedese de Epitácio. Maria José e Ester abanam lenços de despedida.

  42. Mariana é informada das paradas que faltam para chegar a Ouro Verde. O joalheiro entrega as cópias das jóias para Ester. Maria José diz a Domingues que não quer Arabela no baile. Arabela diz para as filhas que ainda não decidiu se a família vai ao baile. Domingues fica tenso com a possibilidade da presença de Arabela no baile. Salgado vai para estação com esperança de encontrar Dáfne.

  43. Alberto diz a Maria José que ele e Sofia estão juntos. Ester pergunta para Sofia como foi com Alberto em São Paulo. Domingues estranha o ar de melancolia de Alberto. Adolfo diz a Jurandir que vai contar a verdade para Martina. Epitácio desesperado pede a Martina leite de cabra. Gina pergunta a Ulisses se ele já tem companhia para o baile. Bernardo pergunta para Mariana se ela quer se casar com ele.

  44. Epitácio exausto pega as últimas garrafas de leite de cabra. Martina conta que vai ao baile com Adolfo Coimbra. Martina reencontra Mariana. Sofia devolve a caixa de jóias a Maria José. Maria José conversa com Ester sobre Domingues. Ester, Sofia, Maria José, Alberto e Domingues conversam sobre o baile. Gina diz que vai ao cinema assistir ao filme “O Anjo Azul”. Agustin diz a Luis Carlos que fará um protesto no baile.

  45. Mariana conta para Martina que Bernardo a pediu em casamento. Alberto fala de Sofia para Bernardo. Ester diz a Sofia que não agüenta mais ser confidente de Maria José. Martina fica impressionada com os cuidados de Mariana diante do espelho. Alberto pergunta a Domingues se ele casou com Maria José por amor. Mariana e Bernardo se beijam. Pedro e Arabela informam Domingues que estarão no baile.

  46. Soldados da Força Pública fazem malabarismos com os fuzis saudando os convidados. Bernardo embevecido olha Mariana. Agustin fica irritado com tanto luxo. Domingues fica preocupado com a demora de Bernardo. Agustin pergunta para Tolosa a que horas ela vai embora do baile. Nino se arruma para sair. Gênova e Luis Carlos conversam sobre Gina. Maria José discute com Domingues por causa de Arabela.

  47. Bernardo apresenta Mariana como sua futura esposa. Sofia reconhece Mariana. Alberto e Mariana ficam frente a frente. Alberto observa Mariana e Bernardo dançando. Domingues convida Maria José para dançar e ela se recusa. Domingues pergunta a Arabela se teria coragem de dançar com ele. Sofia pergunta para Alberto se ele já conhecia Mariana. Maria José fuzila Domingues com o olhar.

  48. Pedro pergunta para Arabela por que dançou com Domingues. Bernardo apresenta Mariana a Ester. Pedro e Sofia conversam num clima de sedução. Agustin corre pelo salão completamente nu. Juvenal fica intrigado com Mariana. Bernardo fala para Mariana que terá um jantar para ela na mansão. Tolosa dá um tapa no rosto de Agustin. Mariana conta a Martina que Bernardo e Alberto são irmãos.

  49. Tolosa e Nino tentam impedir que os guardas levem Agustin. Maria José pede para Sofia descobrir o motivo da briga de Alberto e Bernardo. Sofia sonda Alberto sobre a briga com Bernardo. Martina convence Mariana ir até a Confeitaria. Tolosa avisa Gina que Agustin foi preso. O delegado pressiona Agustin a entregar os companheiros. Bernardo diz a Domingues que vai se alistar.

  50. Mariana e Salgado recitam poesia de Camões. Maria José não deixa Domingues dormir no quarto. Maria José parabeniza Domingues pelo baile. Gina conta para Mariana que Bernardo conseguiu a autorização para visitar Agustin. Alberto diz a Domingues que não ficará para o jantar. Mariana e Bernardo conversam sobre Alberto. Domingues pergunta para Alberto o motivo dele não ficar para o jantar.

  51. Luis Carlos avisa Gina que Tolosa e Gênova estão brigando. Ester e Sofia provocam Mariana durante o jantar. Maria José convida Mariana para se hospedar na mansão. Gina discute com Gênova sobre a briga com Tolosa. Alberto vê Bernardo e Mariana se beijando e faz o mesmo com Sofia. Tiana diz a Maria José que Mira pode substituir Kemi nos serviços da mansão. Ester pressiona Sofia para que ela fique grudada em Alberto.

  52. Hugo e Samuel voltam a cidade como Cáspio e o professor Von Calvos. Entre goles de uísque, Alberto conta a Alceu a sua história com Mariana. Olga e Inês olham intensamente para Bernardo. Domingues diz a Agustin que ele tem que pedir desculpas a população. Alberto bêbado, resolve declarar o seu amor a Mariana. Ester diz a Maria José que podia realizar os dois casamentos na mesma cerimônia.

  53. Sofia diz para Pedro que ele também faz parte do seu futuro. Maria José pede a Bernardo que insista com Mariana para ela ir morar na mansão. Alberto fala para Mariana fugir com ele. Gina pede ajuda a Martina para visitar Agustin. Mariana diz a Alberto para ir embora. Adeniy chega com Bernardo na pensão e vê Alberto saindo.

  54. Bernardo percebe a tristeza de Mariana. Alberto fica irritado com Sofia. Alberto sofre ao relembrar alguns momentos com Mariana. Alberto pega no sono e deixa a carta de Mariana cair no chão. Otávia fica desconfiada da atitude de Inês. Juvenal entrega as chaves da casa para Ester. Kemi olha Mira limpando a casa. Naná se recusa a ajudar Epitácio na Barbearia. Arabela manda Inês chamar Ulisses para examinar Solange.

  55. Martina se preocupa com a mudança de Mariana para a mansão. Bernardo pergunta para Alberto se tratará Mariana com respeito. Alberto pergunta a Adeniy como Bernardo e Mariana se conheceram. Mariana ajuda Gênova na faxina da pensão. Mariana diz a Gênova para fazer as pazes com Tolosa. Bernardo entra no escritório e encontra Domingues dormindo. Adolfo dedica uma música para Martina.

  56. Gina leva alguns doces para Agustin na cadeia. Sofia sai atrás de Alberto. Ester pede para Mira fazer uma limpeza espiritual na nova casa. Maria José e Ester vão ao encontro de Mariana. Olga desconfia da doença de Solange. Epitácio é a primeira vítima da fórmula de Samuel e Hugo. Kemi mostra um bolo que confeitou para Salgado e Martina. Gênova pede para falar com Tolosa.

  57. Alberto pergunta a Sofia o que vai querer para não contar nada para Bernardo sobre ele e Mariana. Ester e Mariana se esforçam para manter o tom civilizado da conversa. Sofia diz a Pedro que vai ficar noiva de Alberto. Maria José diz a Bernardo que Mariana aceitou morar na mansão. Bernardo conta para Alberto que Mariana vai morar na mansão. Luis Carlos diz a Gina que está tudo pronto para a fuga de Agustin.

  58. Ester, Sofia e Juvenal entram com as malas na casa nova. Maria José dá as boas vindas a Mariana. Alberto diz a Domingues que vai pedir Sofia em casamento. Bernardo mostra o quarto a Mariana e eles conversam sobre Inês. Gênova manda Arabela sair da pensão. Bernardo se queixa de Inês a Pedro. Ulisses se declara para Arabela. Luis Carlos lidera uma manifestação em frente a cadeia e Agustin consegue fugir.

  59. Os guardas fazem uma revista na pensão à procura de Agustin. Mariana parabeniza Alberto pelo noivado com Sofia. Pedro briga com Inês por causa de Bernardo. Maria José dá uma jóia para Sofia e outra para Mariana, que não aceita. Agustin sai de dentro da banheira respirando desesperadamente. Bernardo pede a Alberto para ser amigo de Mariana. Gênova flagra Gina com uma bandeja de café da manhã.

  60. Bernardo obriga Alberto e Mariana a se entenderem. Maria José chega na casa de Ester de surpresa. Mariana conta para Alberto que o viu beijando Sofia. Domingues avisa Bernardo que a guerra vai começar. Bernardo diz a Domingues que vai se alistar. Arabela conversa com Inês sobre Bernardo. Sofia diz para Mariana que o seu segredo está bem guardado. Maria José diz a Olga que quer falar com Arabela.

  61. Alberto fica incomodado com a presença de Mariana. Sofia diz para Mariana que é sua amiga e aliada. Arabela se descontrola, cai no choro e é amparada por Olga. Pedro pede uma reunião com Domingues para conversarem sobre a Revolução. Gênova se insinua para Ulisses. Maria José pergunta a Domingues se quer continuar a viver com ela. Hugo e Samuel entram em pânico quando Luis Carlos fala em alemão com eles.

  62. Pedro discute com Arabela. Ulisses diz para Solange que não pode corresponder aos seus sentimentos. Gina leva um lanche escondido para Agustin. Alberto observa Mariana conversando com Tiana. Maria José mostra o vestido de noiva para Sofia. Gina se desespera de medo que Gênova descubra Agustin. Domingues faz um pronunciamento na rádio. Arabela entra na rádio e interrompe Domingues.

  63. Maria José se depara com Mariana toda suja diante do bolo que confeitou. Arabela e Domingues disputam o microfone da rádio. Maria José mostra o vestido de noiva para Mariana. Nino pergunta a Gênova por Agustin. Adolfo fica sem saber o que fazer com a discussão de Arabela e Domingues. Nino e Agustin se encontram escondidos. Salgado diz para Martina que viu o olhar de Dafne no professor Von Calvius. Alberto espia Mariana pelo buraco da fechadura.

  64. Pedro e Sofia se beijam calorosamente e caem na cama de Sofia. Alberto conta a história do filme para Maria José. Ester encontra o paletó de Pedro na sala. Alberto diz a Mariana que não a reconhece. Bernardo pergunta a Domingues se odeia Arabela. Ester encontra Pedro no quarto de Sofia. Domingues lê o manifesto que escreveu a Bernardo. Otávia surpreende Pedro chegando em casa de manhã. Solange, Inês e Olga saem e trancam Otávia em casa. Arabela e Domingues brigam por causa do manifesto.

  65. Maria José manda Inês se retirar da mansão. Inês diz a Mariana que precisa conversar com ela. Ester convida Juvenal para jantar. Ulisses mostra o consultório para Olga e Solange. Inês conta a Mariana que Bernardo prometeu casarse com ela. Nino come a comida que ia entregar. Olga diz a Ulisses que gostaria de trabalhar no consultório como enfermeira. Mariana diz a Inês que Bernardo não a ama. Pedro faz um pronunciamento na rádio avisando o início da Revolução.

  66. Bernardo pelo rádio chama todos para ingressar no Batalhão MMDC. Epitácio diz a Naná que está preocupado com a guerra. Gina avisa Agustin que a guerra começou. Arabela diz que a rádio deve funcionar como posto de alistamento. Alberto conta piada para Ester e Sofia. Hugo faz um galanteio a Kemi. Olga fala para Arabela que vai trabalhar no consultório com Ulisses.

  67. Gina impede a entrada de Gênova no quarto de Luís Carlos. Alberto diz a Adeniy que ainda ama Mariana e que está sofrendo muito. Ester fala para Sofia que Domingues é o responsável pela falência e pelo suicídio do pai. Mariana diz a Domingues que irá representar a família na organização para a revolução.

  68. Pedro e Adolfo observam o movimento de homens na rádio para o alistamento. Ulisses abre a porta do consultório achando que é Olga e encontra Arabela. Alberto diz a Maria José que precisa fazer uma longa viagem. Ulisses se declara para Arabela.

  69. Mariana se surpreende ao saber que Alberto resolveu adiar o casamento com Sofia. Bernardo pergunta a Alberto o motivo de sua decisão de não se casar com Sofia. Tolosa encontra Nino no snooker. Martina, Gênova, Olga, Inês, Solange e Kemi ajudam Mariana com a campanha Doe Ouro para o Bem de São Paulo.

  70. Domingues doa a própria aliança de casamento para a campanha. Gina cai da escada e bate a cabeça. Tolosa manda Nino ir para o snooker. Maria José pede conselho a Mariana sobre Alberto. Sofia recebe Alberto bêbado dentro de um carro de aluguel. Alceu apresenta Tolosa como atração do snooker.

  71. Agustin diz para Luís Carlos que vai se alistar. Bernardo diz o mesmo a Alberto. Ester fala para Maria José que Alberto desonrou Sofia. Alberto diz a Mariana que sempre a amou. Ester diz a Maria José e Domingues que a única solução é Alberto e Sofia se casarem imediatamente.

  72. Ester e Sofia brindam o sucesso do plano que tramaram. Agustin fala para Tolosa e Nino que vai partir para o front. Alberto fala para Domingues que não vai casar com Sofia. Maria José se emociona quando vê Mariana vestida de noiva.

  73. Ester se aproxima no momento que Alberto coloca as malas no carro. Domingues diz para Bernardo que não está preparado par ir a guerra. Ester ameaça Alberto a contar tudo a Maria José sobre ele e Mariana. Bernardo conta a Maria José que se alistou no batalhão. Inês, Solange e Otávia animam Olga. Domingues avisa Alberto que terá um guarda vigiando os seus passos. Alberto diz a Sofia que não adianta insistir num casamento falso.

  74. Alberto se alista no batalhão. Epitácio vê Naná fazer massagem em Salgado. Adolfo fala para Jurandir que vai ter que entrevistar Martina. Maria José fala para Sofia que Mariana é quem usará o seu vestido de noiva. Arabela pergunta a Pedro se está passando informações sobre a guerra ao inimigo. Maria José diz a Ester e Sofia que a cerimônia do casamento será íntima e discreta. Alberto caminha pela rua seguido pelo cabo Leopoldo.

  75. Domingues fala para Bernardo que o Túnel da Mantiqueira foi ocupado pelos governistas. Mariana experimenta o vestido de noiva sob o olhar de raiva de Sofia e Ester. Alberto vê Mariana vestida de noiva e se emociona. Epitácio diz a Hugo e Samuel que eles são uns charlatões. Maria José pergunta a Alberto se achou que Mariana ficou linda com o vestido de noiva. Bernardo lê o nome de Alberto na lista dos voluntários. Alberto fica sozinho com Mariana.

  76. Bernardo fica atordoado com o que acaba de ver. Agustin se enfurece ao ver Luis Carlos e Gina frente a frente. Martina fica nervosa porque vai conhecer Adolfo Coimbra. Sofia fica desconfiada de ter acontecido algo entre Alberto e Mariana. Bernardo diz a Alberto que vai sair com ele. Maria José estranha o comportamento de Bernardo. Martina diz a Gina que ouviu uma música quando olhou para Adolfo Coimbra. Alberto diz a Bernardo que sempre amou Mariana.

  77. Alberto e Bernardo ficam presos em celas diferentes. Adolfo avisa a população que um avião inimigo está sobrevoando Ouro Verde. Domingues, Maria José e Mariana vão na cadeia falar com Alberto e Bernardo. Maria José pega as chaves das celas. Martina vai na rádio para falar com Adolfo. Bernardo pergunta a Mariana se ela aceita antecipar o casamento. Martina estranha a voz de Adolfo. Sofia fala para Pedro que Alberto se alistou.

  78. Bernardo diz a Mariana que já sabe de tudo. Tiana fala para Maria José que Mariana foi embora da mansão. Arabela e Domingues discutem sobre o nome do batalhão. Ester pede ajuda a Juvenal para obrigar Alberto a casarse com Sofia. Gina assustase quando vê Mariana no quarto de Martina. Alberto aparece fardado na frente de Domingues. Juvenal diz a Maria José que Alberto tem que casar com Sofia antes de ir para guerra. Alberto sai a procura de Mariana.

  79. Domingues, Arabela, Pedro e Bernardo comemoram o fato da tropa ter abatido um avião inimigo. Mariana e Alberto, num clima romântico, ficam deitados na cama. Sofia diz para Maria José e Ester que não viu Mariana refugiarse na igreja. Alberto pede Mariana em casamento. Bernardo chega em casa e pergunta por Mariana. Adeniy fala para Alberto e Mariana que Bernardo quer falar com eles. Alberto diz a Bernardo que Mariana não é mais sua noiva.

  80. Mariana fala para Bernardo que vai casarse com Alberto. Bernardo diz a Domingues que Mariana não é mais sua noiva. Domingues diz a Maria José que não haverá mais casamento. Alberto e Mariana se casam no Cartório. Juvenal avisa Ester e Sofia que Alberto já é um homem casado. Alberto apresenta Mariana a Maria José e Domingues como sua esposa. Maria José diz a Mariana que ela quer acabar com a sua família.

  81. Maria José perde a paciência com Ester e Sofia. Bernardo diz a Pedro que foi enganado pelo próprio irmão. Domingues fala para Alberto que Mariana não pode ficar na mansão por causa de Maria José. Sofia finge para Maria José estar sofrendo por Alberto. Pedro fica feliz ao saber que Alberto e Mariana se casaram. Sofia explode de raiva para Ester e Mira. Adolfo convoca os voluntários que se alistaram para se prepararem para partirem.

  82. Mariana diz a Gênova que não quis separar os dois irmãos. Bernardo se recusa a conversar com Alberto. Alberto pergunta a Bernardo se ele não o salvaria na guerra. Nino esconde o vestido de dança flamenca de Tolosa. Pedro fala para Ester sobre o seu plano apara acabar com Domingues. Luis Carlos diz a Agustin que se for a guerra, Gina não ficará esperando por ele.

  83. Ester diz a Mira que não confia em Pedro. Sofia diz a Mariana que dormiu com Alberto. Mariana dá uma surra em Sofia. Adolfo olha Domingues checando os fuzis. Domingues conta a Arabela que doou a sua aliança de casamento. Kemi diz a Tiana que foi convidada para ir ao cinema. Pedro diz a Sofia que estará na guerra. Martina fica feliz por ir ao cinema com Adolfo.

  84. Maria José se desespera com o fato de Alberto e Bernardo irem para o fronte. Luis Carlos diz a Gina que Agustin está decidido ir para guerra. Agustin avisa a Tolosa e Nino que recebeu a ordem de partida para a guerra. Alberto diz a Maria José que seria irresponsável se casasse com Sofia sem amor. Sofia diz que quer a família Domingues reduzidos a pó. Alberto diz a Domingues que abriu uma conta no banco no nome de Mariana.

  85. Alberto diz para Mariana que nunca quis nada com Sofia. Arabela se emociona ao ver Pedro fardado. Domingues agradece Maria José por têlo aceito de novo. Bernardo fala para Maria José que está completamente destruído por dentro. Mariana pede a Alberto para não ir à guerra. Adolfo e Jurandir observam Samuel e Martina. Bernardo pede a Maria José para deixar Mariana morar na mansão. Adolfo não agüenta ver Samuel acariciando o rosto de Martina.

  86. Mariana acorda assustada e não vê Alberto ao seu lado. Maria José chora ao se despedir de Bernardo. Alberto guarda no bolso da farda uma foto de Mariana. Inês reza por Bernardo. Maria José discute com Domingues por ele ter deixado os filhos irem para guerra. Mira diz para Ester e Sofia que agora é o momento de agir contra a família Domingues. Maria José pergunta a Tiana o que sabe sobre Mariana.

  87. Alberto se assusta com a explosão de uma bomba. Maria José pede a Adeniy que a leve onde Mariana está vivendo. Maria José pergunta a Mariana quem ela é e de onde veio. Maria José e Domingues recebem Mariana na mansão. Ester fica furiosa ao ver Mariana na mesa com Domingues e Maria José. Sofia discute com Mariana na frente de Domingues e Maria José. Alberto escreve uma carta para Mariana.

  88. Arabela procura Domingues para fazer uma proposta. Alberto e Bernardo discutem. Sofia, no consultório de Ulisses, pede para Olga sair. Ulisses diz a Ester que Sofia pode estar grávida. Mariana escreve uma carta para Alberto. Juvenal conta a Domingues que Olga está atendendo um inimigo ferido. Domingues e Arabela mandam Ulisses parar com o atendimento ao inimigo. Maria José e Mariana chegam na casa de Ester para visitar Sofia.

  89. Mariana pergunta a Ester porque ela e Sofia sentem tanto ódio dela. Domingues aceita a proposta de Arabela de trabalharem juntos na prefeitura. Ulisses diz a Olga que sua reputação não vai ficar boa por ter atendido um inimigo. Ester diz a Sofia que o bebê que espera vai ser extremamente útil. Ulisses encontra uma carta no bolso da farda do soldado ferido. Mariana pergunta a Maria José o que está escondendo dela. Olga leva o soldado ferido para casa.

  90. Alberto e Bernardo se alegram ao ver Adeniy. Juvenal diz a Ester que a criança de Sofia terá que ser registrada como um Domingues. Inês pergunta a Mariana se ela e Bernardo ainda estão juntos. Arabela entra no gabinete da Prefeitura e vê Domingues ao telefone. Maria José diz a Sofia que é melhor ela morar na mansão. Adolfo faz um alerta avisando que Hugo e Samuel são bandidos. Sofia diz a Ester que irá infernizar a vida de Mariana. Bernardo é ferido no fronte.

  91. Inês diz a Solange que irá se casar com Bernardo. Sofia finge para Maria José que está com medo de Mariana. Uma multidão vai à pensão para linchar Samuel e Hugo. Arabela pergunta a Domingues se Maria José sabe que estão trabalhando juntos. Sofia diz a Mariana que ela roubou o seu lugar. Arabela entra no quarto de Pedro e vê Olga cuidando do soldado. Sofia tranca Mariana do lado de fora do quarto. Bernardo delira de febre.

  92. Ulisses cuida do ferimento de Bernardo. Inês conta a Olga e Solange que Mariana se casou com Alberto. Tiana avisa Mariana que Bernardo está ferido. Domingues beija Arabela e Maria José aparece de surpresa. Mariana entra no consultório a procurando por Alberto. Arabela avisa Domingues e Maria José que Bernardo está ferido no consultório. Maria José decide levar Bernardo para mansão. Arabela informa a Gênova que a pensão será a Casa do Soldado.

  93. Sofia não avisa que Mariana está passando mal. Bernardo pede para ver Mariana. Maria José entra no quarto e vê Mariana desmaiada. Adeniy leva Ulisses para examinar Mariana. Arabela diz a Gênova que a Prefeitura ajudará nas despesas dos soldados. Bernardo diz a Mariana que sentiu sua falta. Ulisses diz a Ester que Sofia está realmente grávida. Domingues diz a Arabela que a situação no fronte está pior. Pedro manda Alberto ficar na barraca e atira nele.

  94. Mira diz a Sofia que pode misturar umas ervas no chá de Mariana. Bernardo diz a Mariana que vai voltar para o fronte. Pedro finge para Agustin sobre o paradeiro de Alberto. Sofia discute com Mariana. Mariana diz a Domingues que Sofia está grávida. Mariana pergunta a Bernardo se ele tentou se matar na guerra. Arabela recebe uma ligação de Pedro. Arabela dá a notícia da morte de Alberto para Domingues e Maria José.

  95. Sofia fala para Mariana que Alberto morreu. Mira faz uma poção para dar a Mariana. Adeniy se culpa por não ter podido ajudar Alberto. Mariana entra pela pensão a procura de Alberto. Bernardo vai ao encontro de Mariana. Sofia fala para Ester da morte de Alberto. Adolfo diz que a morte de Alberto será a notícia mais triste que já deu. Ester e Sofia brindam a desgraça dos Domingues. Maria José diz a Mariana que ela é culpada de tudo.

  96. Pedro fala para Maria José e Domingues que Alberto desobedeceu suas ordens. Pedro fica sabendo por Bernardo que Sofia está grávida. Bernardo diz a Adeniy que entrou na frente do projétil para se matar. Mariana diz a Maria José que não vai colocar luto. Mariana pede a Maria José que não tire as roupas do Alberto do seu quarto. Tiana dá um vestido para Mariana. Todos da cidade se preparam para o enterro de Alberto.

  97. Maria José diz a Mariana que se não colocar o luto não irá ao enterro. Mira avisa a Ester que a poção que preparou está a disposição. O caixão sai da Prefeitura carregado por Domingues, Bernardo, Pedro e Juvenal. Mariana diz a Sofia que vai embora. Maria José não deixa Mariana ir embora. Adolfo anuncia o fim da guerra. Ulisses examina Mariana. Bernardo diz a Domingues que pretende casarse com Mariana. Ester conta a Maria José que Mariana era uma colona de sua fazenda.

  98. Mariana diz a Maria José que se orgulha do lugar de onde veio. Agustin vai a pensão falar com Gina e a encontra com Luis Carlos. Olga diz a Ulisses que quer ajudar os necessitados. Mariana mostra a Maria José a roupa que Sofia lhe deu. Mariana bebe a poção que Mira fez. Mira descreve para Ester o sofrimento que Mariana terá por ter tomado a poção. Pedro avisa Domingues e Bernardo que saiu a determinação da justiça para serem presos.

  99. Mariana passa mal com fortes dores. Juvenal entrega o documento a Ester que garante a pensão do filho de Sofia. Ulisses examina Mariana e Sofia. Olga se aproxima de um homem sem saber que é Alberto. Alberto abre a maleta de remédios de Olga. Mariana diz a Tiana que não vai tomar o chá da Mira. Domingues avisa Maria José que ele e Bernardo vão ter que deixar o país. Inês vê Pedro e Sofia se beijando.

  100. Domingues diz a Maria José que prefere sair do país do que ir para cadeia. Olga encontra Alberto caído com um frasco de remédio ao lado. Sofia conta a Mariana que Domingues e Bernardo vão fugir do país. Bernardo pede Mariana em casamento. Olga encontra um pedaço de uma carta de amor no barraco de Alberto. Sofia diz a Maria José que Mariana está rejeitando a criança. Adeniy chama Ulisses para Mariana, que está passando mal. Sofia diz que o filho vai para o colégio interno.

  101. Maria José assume o escritório de Domingues e se torna amiga de Arabela. Mariana finge que está dormindo e ouve Ester e Sofia tramando contra ela. Inês manda Pedro trazer Bernardo de volta ou conta tudo que sabe. Olga mostra alguma matérias de jornal para Alberto. Mariana conta a Tiana o que ouviu de Ester e Sofia. Tiana se intromete no chá de Mira. Salgado encontra com Dáfne. Olga dá o nome de Adão para Alberto.

  102. Sofia finge sentirse mal para Tiana e Mariana. Solange pergunta a Olga se está apaixonada por Alberto. Sofia diz a Maria José que passou mal depois que tomou o chá que Mariana insistiu. Tiana diz a Mariana que viu nos olhos de Sofia que estava fingindo. Maria José acusa Mariana de ter envenenado Sofia. Adeniy diz a Tiana que vai ajudar Mariana. Tiana consegue pegar a chave do quarto de Mariana com Sofia.

  103. Pedro diz a Maria José que conseguiu a liberação para a volta de Domingues e Bernardo. Nino tenta a reconciliação com Tolosa. Mariana diz a Maria José que é inocente. Pedro e Ester discutem. Nino diz a Gênova que precisa de espaço na pensão para as aulas de dança. Gina chega na mansão para visitar Mariana. Mariana coloca Sofia para fora do quarto. Tiana tranca Sofia no quarto.

  104. Mariana foge da mansão. Maria José diz a Sofia que não estava trancada. Mariana pede uma carona para sair da cidade. Alberto dá um buquê de flores para Olga. Nino começa com as aulas de dança na pensão. Arabela diz a Inês que Bernardo está a caminho de Ouro Verde. Maria José encontra Gina no lugar de Mariana. Mariana começa a passar mal. Alberto luta com o soldado e a arma dispara. Sofia entra em trabalho de parto. Ulisses e Olga socorrem Mariana.

  105. Adeniy diz a Tiana que Mariana pode estar correndo perigo. Alberto ajuda Mariana e eles não se reconhecem. Maria José diz a Ester que vai mandar Mariana para cadeia. Nasce o filho de Mariana. O médico avisa que Sofia teve uma menina. Mariana dá o nome de Alberto ao filho. Sofia rejeita a filha. Pedro entra no quarto de Sofia e pergunta pela filha. Mariana diz a Ulisses que não volta para Ouro Verde. Um policial atira em Alberto.

  106. Olga grita para os policiais pararem de atirar. Maria José pergunta a Arabela porque está ajudando os Domingues. Mariana foge do delegado com o filho. Os soldados prendem Mariana. Olga cuida do ferimento de Alberto. Ester diz a Mariana que nunca mais vai ficar em seu caminho. Olga pergunta a Alberto se conhece Mariana. Arabela diz a Ulisses que se acontecer alguma com Olga, ele será responsabilizado. Olga e Alberto se beijam.

  107. Mariana tenta fugir do hospital. Ulisses diz a Gênova que o filho de Mariana nasceu. Mariana pede a Maria José para não separála do filho. Alberto caminha por Ouro Verde. Bernardo e Domingues voltam do exílio. Alberto entra no consultório procurando por Olga. Tiana diz a Bernardo que Mariana teve um menino. Mariana pede ajuda a Bernardo. Sofia diz a enfermeira que não vai amamentar a filha.

  108. Maria José diz a Domingues que Mariana está desequilibrada. Mariana desperta assustada e dá de cara com Sofia sorridente. Ulisses pergunta a Olga se ela está apaixonada por Alberto. Mariana é imobilizada na cama pelos enfermeiros. Ulisses fala para Olga que Alberto foi embora para bem longe. Domingues descobre que Maria José fez mudanças nos seus negócios. Maria José entra no quarto de Sofia e encontra Pedro.

  109. Domingues diz a Maria José que agora vai ficar em casa enquanto ela trabalha. Martina, chorando, fala para Kemi e Salgado que Mariana foi internada num hospício. Bernardo fica indignado quando descobre que Mariana está numa clínica de repouso. Domingues fica surpreso com a amizade de Maria José e Arabela. Tolosa chega à pensão vestida com roupa de dança flamenca. Olga diz a Inês e Solange que Alberto está vivo.

  110. Nino diz a Tolosa que não volta para casa. Luiz Carlos diz a Gina que teve uma Gênova que trabalhou na fazenda do marido de Arabela. Ulisses diz a Olga que sabe que ela está escondendo Alberto. Adeniy diz a Tiana que Mira é ardilosa. Alberto diz a Olga que alguém tentou matálo. Ester visita Mariana e lhe faz uma proposta. Pedro ameaça Ester a tirar sua filha da casa dos Domingues.

  111. Maria José manda Domingues sair da cama e ir para o trabalho. Pedro entra em seu quarto e encontra Olga. Sofia diz a Ester que Pedro tem todo direito de ver a filha. Sofia diz a Maria José que quer criar Albertinho como se fosse seu filho. Alberto pergunta a Sofia se sabe alguma coisa sobre sua identidade. Bernardo consegue visitar Mariana. Bernardo cruza com Alberto e não o reconhece. Mariana foge da clínica.

  112. Mariana chega na mansão e pede para ver o filho. Mariana vê Sofia com um bebê no colo e pensa que é seu filho. Mariana desmaia na rua e é amparada por Alberto. Ulisses diz a Martina que ninguém sabe o paradeiro de Mariana. Ester diz a Sofia que é preciso livrarse de uma vez por todas de Mariana. Pedro vê Olga saindo de uma casa e fica desconfiado.

  113. Pedro e Alberto se confrontam. Pedro chama o delegado para prender Alberto. Sofia pede ajuda de Pedro para livrarse de Mariana. Adolfo entrega uma carta de Epitácio para Dáfne. Ulisses leva Mariana para a pensão. Alberto diz a Olga que esteve frente a frente com o homem que atirou nele. Ester diz a Maria José para ter cuidado, pois Mariana é capaz de tudo. O delegado invade a casa para prender Alberto.

  114. Pedro pede explicações a Olga. Martina diz a Mariana que tem que procurar um advogado e lutar pelo seu filho. Alberto vai a casa de Olga para falar com ela. Olga pergunta para Alberto se reconhece o nome Alberto Domingues. Maria José propõe a Arabela que Inês se case com Bernardo. Sofia diz a Ester que os dias de liberdade de Mariana estão contados.

  115. O delegado chega a pensão a procura de Mariana. Arabela pergunta a Inês se esqueceu Bernardo. O delegado dá voz de prisão a Mariana. Sofia diz a Maria José, Domingues e Bernardo que Mariana tentou matála. Bernardo diz que será o advogado de Mariana. Juvenal visita Mariana na cadeia e vê a marca de nascença no braço dela.

  116. Ester interrompe a conversa entre Juvenal e Mariana. Mariana chama o guarda e pede para tirar Juvenal e Ester da frente dela. Ester diz a Juvenal que está pronta para se casar. Agustin vai visitar Nino na pensão e encontra Gina. Domingues fala a Bernardo que vai levar o filho de Mariana para vêla. Mariana emocionase ao ver o filho.

  117. Maria José não deixa Mariana segurar o filho. Martina pede ajuda a Adolfo para defender Mariana na rádio. Maria José diz a Bernardo que já falou com Arabela sobre ele e Inês. Todos da pensão ficam em volta do rádio para ouvir Adolfo defender Mariana. Domingues diz que vai fechar a rádio. Um grupo de soldados avançam em direção a rádio.

  118. O delegado diz a Adolfo que tem uma ordem judicial para fechar a rádio. Um grupo de populares fazem um movimento na porta da delegacia a favor de Mariana. Domingues diz a Maria José que a solução é mandar Mariana para São Paulo. Inês pergunta a Bernardo se ainda gosta dela. Bernardo diz a Domingues que vai se casar com Inês. Arabela conta a Pedro que Inês e Bernardo vão casar.

  119. Mira entra no quarto de Ester e aproximase do baú. Domingues diz a Bernardo que Mariana ainda não foi transferida. Pedro diz a Arabela que o casamento de Inês e Bernardo não vai acontecer. Inês ameaça Pedro para contar tudo sobre seu romance com Sofia. Sofia pergunta a Mira se sabe onde os títulos estão guardados. Pedro avisa a Domingues que Mariana foi libertada.

  120. Olga e Alberto se beijam apaixonadamente. Maria José fala para Mariana esquecer que tem um filho. Sofia leva um susto ao ver Mariana na mansão. Alberto diz a Olga que quer levála de Ouro Verde. Ester arma um plano com Pedro para acabar com os Domingues. Pedro ameaça Gênova a fechar a pensão se ela hospedar Mariana. Pedro obriga Salgado a despedir Mariana da Confeitaria.

  121. Mariana diz a Gina que vai embora porque não pode ficar na pensão. Nino briga com um homem no snooker por causa de Tolosa. Nino volta para casa. Arabela lembra Pedro do compromisso com os Domingues. Tolosa diz a Nino que não vai mais dançar no snooker. Gina pergunta a Gênova por que não quer Mariana na pensão. Martina diz a Salgado que Mariana pode ficar na cozinha preparando os doces. Ester pisa nos brincos de Maria José.

  122. Pedro fica assustado diante de Alberto. Bernardo conta a Mariana que vai se casar com Inês. Maria José vê os brincos de Arabela. Sofia pergunta para Kemi se Mariana esteve pedindo emprego na Confeitaria. Maria José diz a Inês que não vai mais haver casamento. Maria José pede os brincos que Arabela está usando. Josefina assustase ao ver Dáfne usando um vestido de noiva. Maria José vê que todas as suas jóias são falsas. Nino fala para Alceu que está interessado em comprar o snooker.

  123. Maria José diz a Domingues que ele nunca deixou de amar Arabela. Pedro finge indignação diante de Arabela. Maria José fala para Domingues desaparecer da sua vida. Ester diz a Mira que o seu plano funcionou. Pedro pergunta a Alberto quem ele é de verdade. Alberto diz a Pedro que está interessado em Olga. Maria José abre a porta e dá de cara com Arabela. Tiana entrega uma mala com as roupas de Albertinho para Mariana.

  124. Gina chega a conclusão que Gênova foi amante do pai de Solange. Maria José pede que Bernardo prometa que nunca vai abandonála. Gina pergunta a Gênova se ela teve alguma coisa com o pai de Solange. Sofia pergunta a Mira se descobriu onde Ester guardou a herança. O Fiscal da vigilância diz que vai ter que fechar a Confeitaria. Inês fala para Olga que vai deixar de viver e envelhecer ao lado de Arabela.

  125. Um homem se prepara para atirar em Alberto. Mariana pergunta a Bernardo se não a ama mais. Domingues pergunta a Arabela como foi que o brinco foi parar em suas mãos. Gina procura por Arabela e fala com Solange. Martina encontra o bilhete de Mariana. Solange pergunta a Arabela se aconteceu alguma entre o seu pai e Gênova. Mariana pergunta ao capataz se estão precisando de mais um braço para a colheita.

  126. Mira diz a Sofia que não encontrou o dinheiro. Hugo diz a Samuel que está se aproximando cada vez mais de Kemi. Nenê fala para Epitácio que fez uma chave de casa e deu para Salgado. Gênova, Gina e Luis Carlos ficam tristes por não terem encontrado Mariana.

  127. Uma senhora diz a Martina que viu Mariana. Mariana cansada e com as mãos sangrando não pára de remexer a terra. Inês pergunta a Arabela por que não deixou Bernardo falar com ela. Sofia diz a Pedro que roubaram o dinheiro da herança.

  128. Inês diz a Arabela que ficará ao seu lado no lugar de Olga. O capataz diz a Mariana que não vai agüentar o segundo dia de trabalho. Arabela pergunta a Otávia por que contou a Inês sobre a visita de Bernardo. Domingues pede para conversar com Maria José.

  129. Alberto diz a Pedro que quer o seu apoio para se casar com Olga. Bernardo encontra Mariana. Sofia fala para Mira vigiar Ester. Maria José e Domingues se emocionam com a farda de Alberto. Pedro atende Domingues enquanto Alberto o aguarda no escritório.

  130. Luis Carlos conta a Agustin que Gina é filha de Gênova. Bernardo consegue falar com Inês escondido de Arabela. Sofia assustase com as perguntas de Maria José. Arabela fica paralisada quando vê Alberto. Bernardo pede Mariana em casamento.

  131. Salgado agarra Dáfne. Padre Fabiano faz um sermão sobre o casamento para Nenê e Salgado, Dáfne e Epitácio. Alberto diz a Arabela que pretende casarse com Olga e levála para capital. Agustin pergunta a Tolosa se sempre soube que Gina é filha de Gênova.

  132. Maria José assustase quando Bernardo fala que vai casarse com Mariana. Mariana diz a Martina conversam sobre o pedido de Bernardo. Agustin pede a Otávia para entregar um bilhete para Solange. Pedro diz a Domingues que não autorizou nenhuma exposição.Maria José conta a Sofia que Bernardo quer casarse com Mariana. Domingues comanda a montagem da exposição. Epitácio tenta beijar Dáfne.

  133. Arabela proíbe Olga de ver Alberto. Maria José conversa com Domingues sobre a decisão de Bernardo. Sofia fala para Ester que Bernardo e Mariana vão se casar. Otávia entrega o bilhete de Agustin para Solange. Sofia diz a Ester que precisam sair da cidade antes que seja tarde. Otávia entra na sala e vê Olga e Albertro Mariana aceita casarse com Bernardo. Sofiafala para Ester que o dinheiro Otávia entrega o bilhete de Agustin para Solange.

  134. Ester acusa Sofia e Mira de querer roubála. Juvenal coloca um homem para vigiar o terreno. Arabela fala para Alberto se afastar de Olga. Alberto diz a Arabela que não vai conseguir impedir o seu casamento com Olga. Juvenal diz a Domingues que viu o joalheiro em Ribeirão Preto. Bernardo chega com Mariana na mansão. Pedro confere a munição da sua arma. Ester manda Sofia ficar de olho nos Domingues.

  135. Mariana pede a Maria José para ver o filho. Pedro pergunta a Alberto de quem pretende se vingar. Pedro aponta a arma para Alberto. Alberto sente uma forte dor de cabeça e sai cambaleando pela rua. Sofia tira Valentina de perto de Mariana. Bernardo mostra o quarto para Mariana. Alberto alucinado arranca todos os cartazes da exposição Alberto sente uma forte dor de cabeça e sai cambaleando pela rua.

  136. Sofia entra na prefeitura e encontra Pedro dormindo. Maria José fala que quer distância da exposição. Alberto começa a lembrar de Mariana. Ulisses diz a Arabela que gosta de Olga. Domingues fala para Bernardo que teve uma pista do joalheiro. Sofia chama Pedro para ir embora da cidade. Ester coloca Juvenal para fora da casa Pedro fala para Sofia que Alberto está vivo. Alberto paralisado olha Bernardo e Mariana brincando com Albertinho.

  137. Ulisses espera para falar com Olga. Kemi pergunta a Martina se está namorando Adolfo. Domingues e Bernardo chegam na exposição e ficam perplexos com a bagunça. Alberto dispara vários tiros com ódio. Ester fica transtornada quando Sofia conta que Alberto está vivo. Otávia conta para Inês que Bernardo casouse com Mariana. Tolosa fala para Gênova se abrir com Gina.Tolosa fala para Gênova que todo mundo já sabe que ela é mãe de Gina.

  138. Mira sofre ao ouvir Sofia dizer que não pode ser filha de uma criada e diz a Sofia que é sua mãe. Tolosa diz a Gênova que Agustin queria contar tudo a Gina. Agustin diz a Nino que tem o direito de escolher em que sociedade quer viver. Nino sai escondido de Tolosa. Alberto diz a Olga que a família o traiu. Ester se descontrola quando Juvenal fala que terreno pertence a ele.

  139. Bernardo pede a Inês que confie nele. Agustin pergunta a Solange se ela quer ir com ele para Colônia Beatriz. Arabela fica assustada ao ver a arma no gabinete de Pedro. Nenê entrega a conta da igreja para Epitácio. Domingues diz a Juvenal que irá a Ribeirão Preto falar com o joalheiro. Alberto pede uma escolta ao delegado. Olga fala para Ulisses que Alberto lembrou do seu passado.

  140. Arabela fala para Maria José que Alberto pode estar vivo. Alberto pede ao delegado para deixálo sozinho com Pedro e lê o documento que transfere a prefeitura para as suas mãos. Pedro diz a Alberto que ele e Bernardo tramaram a sua morte. Domingues, irritado, diz que vai procurar o novo prefeito para saber das suas intenções. Pedro arruma a mala apressado. Domingues caminha em direção a prefeitura.

  141. Juvenal pede para falar com Mariana. O guarda não deixa Domingues entrar no gabinete do prefeito. Juvenal pergunta a Marina se está preparada para ouvir a história da sua vida. Sofia fica intrigada com a conversa de Juvenal e Mariana. Pedro pede para se esconder na casa de Ester. Solange conversa com Olga e Inês vai embora. Mariana diz a Juvenal não quer a herança.

  142. Bernardo diz a Mariana que agora ela é uma mulher rica. Epitácio espia Samuel como Dáfne no banheiro. Alberto fala para o delegado que quer todos os movimentos da família Domingues. Maria José fala para Bernardo que Alberto está vivo. Alberto recebe Arabela. Domingues dá os últimos retoques na exposição. Arabela pergunta a Alberto se Pedro tentou matálo durante a guerra.

  143. Mariana discute com Sofia e atira a caixa com a herança pela janela. Sofia avança em Mariana e Tiana a segura. Solange fala para Agustin que irá embora com ele. Samuel anuncia na rádio a chegada na cidade de dois homens importantes no mundo do cinema. O delegado avisa a Domingues que a exposição está encerrada. Domingues empurra o guarda e entra no gabinete do prefeito.

  144. Inês pergunta a Mariana porque se casou com Bernardo. O guarda impede a entrada na prefeitura de Maria José e Bernardo. Inês arrependese do modo que tratou Mariana. Tiana fala para Ester que Domingues foi internado. Adeniy fala para Juvenal que Sofia tentou roubar Mariana. Ulisses fala para Maria José que Domingues teve um ataque cardíaco. Bernardo fala para Sofia e Ester que já sabe de tudo.

  145. Domingues gosta de ter Maria José ao seu lado. Olga pergunta a Alberto quando vai parar de maltratar as pessoas. Maria José fala para Domingues que vai ter uma conversa com o tal prefeito. Mariana pergunta a Bernardo se é possível que Alberto não tenha morrido. Ester fala para Pedro que a volta de Alberto pode ser a salvação para o seu plano. Ester diz a Sofia que vão fazer uma visitinha ao pai de sua filha.

  146. Ester diz a Alberto que vai ter que ouvila. Salgado ajoelhase nos pés de Dáfne. Arabela fala para Domingues e Maria José que foi Pedro quem deu o colar de presente para ela. Ester diz a Alberto que sabe como atingir os Domingues. Agustin descobre que Nino comprou o Snooker. Tolosa acorda e não encontra Nino na cama. Ester fala para Pedro que fez uma aliança com Alberto.

  147. Olga pede uma recomendação a Ulisses para trabalhar em São Paulo. Bernardo pede para falar com o prefeito. Alberto visita Domingues no hospital. Arabela pede ao delegado para prender Pedro. Adeniy fala para Mariana que Juvenal quer vêla num lugar mais seguro. Alberto pergunta a Ester se Pedro está em sua casa. Solange pergunta a Gina se ainda ama Agustin. Bernardo pede para falar com Inês.

  148. Martina e Kemi entram no cinema para fazer o teste. Inês perdoa Bernardo. Guarda fala para Alberto que Bernardo o procurou. Kemi dá um chute em Hugo. Luis Carlos fala para Gênova que Gina precisa dela como mãe. Mariana pergunta a Maria José se descobriu o motivo que levou Domingues a passar mal. Bernardo e Alberto se encontram. Gênova fala para Tolosa que está decidida a contar tudo para Gina.

  149. Gênova emocionada chama Gina de filha. Adolfo olha desconfiado para Dáfne e Josefina. Martina fala para Kemi que elas passaram no teste para o filme. Maria José arranca um charuto da boca de Domingues. Pedro ameaça Ester a contar para Alberto quem é o verdadeiro pai de Valentina. Sofia fala para Mira nunca mais chamála de filha. Ester diz a Sofia que Pedro está arrumando suas coisas para ir embora.

  150. Tiana desmaia ao ver Alberto. Luis Carlos despedese de Gênova e Gina. Mariana e Alberto se encontram. Gina e Agustin conversam. Maria José vê Alberto. Bernardo revela à Mariana que Alberto libertou Ester e Sofia. Alberto manda Maria José entregar Valentina à Sofia. Pedro escondese na Prefeitura. Gênova se encontra com Ulisses. O delegado liga para Arabela. Mariana mostra Albertinho à Alberto.

  151. Domingues conta para Maria José que Mariana e Bernardo nunca foram casados. Ulisses e Olga se beijam. Pedro espera por Alberto com uma arma. Bernardo avisa a Juvenal que Mariana corre grande perigo. Alberto procura seu túmulo no cemitério e se esconde ao ver Mariana. Tolosa diz para Nino que todos vão trabalhar no snooker. Pedro atira em Alberto e Mariana pula em sua frente.

  152. Adolfo diz a Martina e Kemi que vai denunciar os trapaceiros na rádio. Alberto se desespera com Mariana e diz para Maria José que Pedro é o pai de Valentina. O delegado conta a Arabela que Pedro atirou em Mariana. Juvenal confirma no cartório a paternidade de Valentina. Domingues abraça Alberto. Pedro se encontra com Sofia e é preso. Ester, Sofia e Mira fogem da cidade.

  153. Arabela diz a Domingues que Pedro é seu filho e ele pede perdão à ela. Mariana volta da anestesia e vê Alberto. Inês, Olga, Arabela, e Maria José vêem Solange e Mariana vestidas de noiva. Gênova e Turibio se beijam. Ester seqüestra Albertinho. Bernardo acha um bilhete com a notícia.

  154. Resumo do último capítulo da novela Os Ricos Também Choram: Ester chega na cabana com Albertinho e não encontra Mira e Sofia. Arabela conta para Mariana que Albertinho foi sequestrado. Sofia vai à mansão de Mariana e é atacada por ela. Mariana e Alberto saem para resgatar Albertinho. A cabana de Ester pega fogo. Sofia foge da cidade com Pedro, Mira e Valentina. Bernardo é eleito prefeito de Ouro Verde. Alberto beija Mariana.

Elenco / Personagens

THAÍS FERSOZA – Mariana
MÁRCIO KIELING – Alberto
FELIPE FOLGOSI – Bernardo
JONAS BLOCH – Coronel Antônio Domingues
GLAUCE GRAIEB – Maria José
FRANÇOISE FORTON – Arabela Guedes
MIKA LINS – Ester
LUDMILA DAYER – Sofia
THIERRY FIGUEIRA – Pedro
FLÁVIA MONTEIRO – Olga
KARLA TENÓRIO – Inês
ANA FUSER – Solange
MARCELA MUNIZ – Gênova
NICOLA SIRI – Nino
PATRÍCIA GASPAR – Tolosa
JIDDU PINHEIRO – Agustin
EDSON MONTENEGRO – Aldeniy
GRAÇA DE ANDRADE – Tiana
ILDI SILVA – Kemi
MAGALI BIFF – Otávia
NANY DI LIMA – Mira
JOAQUIM LOPES – Samuel (Daphné)
CELSO BERNINI – Hugo (Josefina)
CÉSAR PEZZUOLI – Sr. Salgado
GUILHERME TRAJANO – Luís Carlos
FERNANDO PAVÃO – Dr. Ulisses
DÉBORA GOMEZ – Gina
CARLA FIORONI – Nenê
MILENA TOSCANO – Martina
WÁLTER CRUZ – Juvenal da Costa
PHIL MILER – Adolfo Coimbra
FERNANDO NEVES – Epitácio Moreira
FLÁVIO GALVÃO – Coronel Evaristo Martins
JULIANA ALMEIDA – Esperança

Trilha Sonora Nacional e Internacional

01. PENSANDO EM TI – Márcia (tema de abertura)
02. CARINHOSO – Simone (tema de Mariana)
03. SMOKE GETS IN YOUR EYES – The Platters
04. SORRI (SMILE) – José Augusto (tema de Alberto)
05. BEGIN THE BEGUINE – Gal Costa
06. CABECINHA NO OMBRO – Almir Sater
07. LINDA FLOR (AI YOYO) – Jane Duboc
08. FEITIO DE ORAÇÃO – Ivan Lins
09. GAVIÃO CALÇUDO – Vânia Bastos
10. CARINHOSO – Pinxinguinha
11. CONVERSA DE BOTEQUIM – Moreira da Silva
12. WHAT A DIFFERENCE A DAY MAKES – Dinah Washington
13. NERVOS DE AÇO – Paulinho da Viola
14. STARDUST – Nat King Cole

Letra da música: PENSANDO EM TI – Márcia (tema de abertura da novela Os Ricos Também Choram

Eu amanheço pensando em ti
Eu anoiteço pensando em ti
Eu não te esqueço, é dia e noite

Pensando em ti

Eu vejo a vida
Pela luz dos olhos teus
Me deixe ao menos
Por favor, pensar em Deus

Nos cigarros que eu fumo
Te vejo nas espirais
Nos livros que tento ler
Em cada frase tu estás

Nas orações que eu faço
Eu encontro os olhos teus
Me deixe ao menos
Por favor, pensar em Deus…

0 Comentário para: “Os Ricos Também Choram Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *