O Primeiro Amor Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela O Primeiro Amor desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de O Primeiro Amor e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela O Primeiro Amor

◘ Período de exibição: 24/01/1972 – 17/10/1972
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 228
◘ Autoria: Walther Negrão
◘ Supervisão: Daniel Filho
◘ Direção: Walter Campos e Régis Cardoso

O professor Luciano Lima (Sérgio Cardoso) chega à cidade fictícia de Nova Esperança para assumir a direção de um colégio. Viúvo, contrata uma governanta para tomar conta de seus quatro filhos: Júnior (Herivelto Martins Filho), Babi (Suzana Gonçalves), Zizi (Rosana Garcia) e Rui (Marco Nanini). O professor e a governanta Paula (Rosamaria Murtinho) se apaixonam, mas o romance encontra forte resistência dos filhos, especialmente de Babi, a mais rebelde dos quatro.

Luciano também encontra dificuldades no colégio. Sua antiga namorada, a professora de inglês Maria do Carmo (Tônia Carrero), faz o que pode para lhe roubar o cargo de diretor. Paralelamente, uma turma de alunos desajustados e rebeldes, liderada pelo motoqueiro Rafa (Marcos Paulo), tumultua o ambiente escolar e incomoda os outros estudantes. Nesse cenário, surge Giovana (Aracy Balabanian), jovem psicóloga contratada por Luciano para ajudá-lo a lidar com os alunos rebeldes. Ela acaba formando um triângulo amoroso com Paula e o professor.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela O Primeiro Amor

** Resumo não divulgado

O professor Luciano Lima chega à cidade de Nova Esperança, em Santa Catarina, para assumir a direção de um colégio. Viúvo e melancólico, Luciano contrata a governanta Paula para cuidar dos seus quatro filhos: Rui, Babi, Júnior e Zizi. O professor acaba se apaixonando por Paula e o romance enfrenta forte resistência de Babi, a mais rebelde dos quatro.

Luciano também encontra dificuldades para lidar com o colégio. Seu primeiro amor, a professora de inglês Maria do Carmo faz de tudo para se apossar do cargo de diretor. Paralelamente, uma turma de alunos desajustados e rebeldes, liderada pelo motoqueiro Rafa, tumultua o ambiente escolar e incomoda os outros estudantes5 . Rafa é inconsequente e desperta a atenção de Helena, jovem estudante a quem não dá importância.

Nesse cenário de tumulto no colégio aparece a psicóloga Giovana, contratada por Luciano para lidar com os alunos transgressores. A profissional também se apaixona pelo professor, formando um triângulo amoroso com Paula.

Há também a história de Shazan e Xerife, amigos de infância que trabalham na oficina de bicicletas de Nova Esperança. Shazan é filho de Seu Quim e Dona Júlia, já Xerife é irmão de Astúria. A dupla de trapalhões é inventora de objetos estranhos como a Camicleta – cruzamento de caminhão com bicicleta. Além disso, tem como maior objetivo buscar uma peça mágica para construir uma bicicleta voadora.

O elenco de O Primeiro Amor sofreu um duro golpe no dia 18 de agosto de 1972, a apenas 28 capítulos do final da novela: Sérgio Cardoso, o protagonista da novela, faleceu vítima de um ataque cardíaco. A morte do ator gerou comoção nacional. Para substituí-lo, foi convocado Leonardo Villar. Sua primeira cena foi ao ar no capítulo 200, com uma singela homenagem a Sérgio Cardoso. A imagem no vídeo foi congelada após o ator deixar um aposento. Reunido com o resto do elenco no palco do Teatro Fênix, o ator Paulo José leu um texto anunciando a mudança e relembrando a trajetória de Sérgio Cardoso no teatro e na televisão, e explicou que, a partir daquele momento, Leonardo Villar, amigo pessoal de Sérgio Cardoso, dos tempos do Teatro Brasileiro de Comédia, passava a substituir o colega, como forma de homenageá-lo. Em seguida, a cena prosseguiu e, quando a porta do aposento se abriu novamente, Leonardo Villar entrou em cena, já como o professor Luciano.

Antes de começar a escrever O Primeiro Amor, Walther Negrão se reuniu com Homero Icaza Sanchez, então responsável pelo Departamento de Análise e Pesquisa da TV Globo, para analisar, com base em uma pesquisa junto ao público, os elementos que haviam funcionado na novela anterior, Minha Doce Namorada (1971), um sucesso grande escrito por Vicente Sesso. A partir das conclusões da conversa, o autor criou personagens que pudessem gerar respostas equivalentes junto ao telespectador.

Shazan e Xerife, uma dupla de “superanti-heróis”, como eram descritos nas chamadas da novela, davam o tom cômico e juvenil do parque de diversões de O Primeiro Amor. Já a gangue de motociclistas comandada por Rafa foi criada, segundo Walther Negrão, para atrair o público masculino entre 15 e 25 anos, o qual Homero Icaza Sanchez apontava como uma parcela dos telespectadores a ser conquistada. As ameaçadoras motocicletas que os rebeldes da gangue de Rafa pilotavam serviam como contraponto às bicicletas que apareciam na abertura da novela e na oficina de Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio). Estas representavam uma tentativa de conferir à trama um tom nostálgico e lúdico. As bicicletas fizeram sucesso e se tornaram mania entre o público, a ponto de uma fábrica lançar um modelo novo, que foi popularizado pela novela, dando início ao merchandising na teledramaturgia da TV Globo.

A primeira dupla escolhida por Walther Negrão para viver Shazan e Xerife foi Paulo José e Armando Bógus. O autor mudou de ideia depois que Daniel Filho, supervisor da novela, sugeriu o nome de Flávio Migliaccio, com quem Paulo José já havia trabalhado no teatro e no cinema.

Shazan e Xerife fizeram tanto sucesso em O Primeiro Amor que, encerrada a novela, voltaram como estrelas do seriado Shazan, Xerife & Cia (1972). Segundo Paulo José, a ideia do seriado já existia desde o início, e a novela fora considerada o veículo ideal para se testar a popularidade dos personagens. O seriado, exibido com grande sucesso durante dois anos, apresentava as aventuras da dupla e sua saga para construir a bicicleta voadora.

O nome “Shazan” é uma referência ao Capitão Marvel, super-herói das histórias em quadrinhos. Quando o jovem Billy Batson gritava a palavra mágica “Shazam”, ganhava a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, o vigor de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio. Na novela, a grafia do nome era diferente: “Shazan”. Já o nome “Xerife” foi tirado do apelido de infância de um primo do autor Walther Negrão.

Em 1998, em homenagem aos 25 anos de criação dos personagens, a dupla foi inserida na trama da novela Era Uma Vez…, também de Walther Negrão, em uma participação especial. A novela também era ambientada em uma cidade chamada Nova Esperança.

O Primeiro Amor marcou a estreia da atriz Aracy Balabanian na Rede Globo.
Rosamaria Murtinho já havia feito quatro novelas com Sérgio Cardoso quando se transferiu de São Paulo para o Rio de Janeiro para atuar em O Primeiro Amor.

Um dos maiores sucessos de O Primeiro Amor foi a dupla de trapalhões Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio), inventores de objetos estranhos como a “camicleta” – cruzamento de caminhão com bicicleta. Eles trabalham na oficina de bicicletas de Nova Esperança. É na camicleta que a dupla deixa Nova Esperança no final da novela, iniciando uma jornada em busca da peça mágica que lhes permitirá realizar o sonho de construir uma bicicleta voadora.

Elenco
Ângelo Antônio – Moby Dick
Antonio Carlos
Aracy Balabanian – Giovana
Célia Biar – Olga
Darcy de Souza
Djenane Machado – Glorinha
Elza Gomes – Júlia
Ênio Carvalho – Léo
Flávio Migliaccio – Xerife
Herivelto Martins Filho – Junior
Jardel Mello – Dr. Mateus
João Luís – João
João Zacharias
Leonardo Villar – Luciano
Lícia Magna
Macedo Neto
Marco Nanini – Rui
Marcos Paulo – Rafael
Murilo Nery – Vicente
Nair Prestes
Nívea Maria – Helena
Paulo José – Shazan
Reinaldo Gonzaga – Maurício
Renata Sorrah – Mariana
Roberto Pirillo – Hélio
Rosamaria Murtinho – Paula
Rosana Garcia – Zizi
Sadi Cabral – Quim
Sérgio Cardoso – Luciano
Sérgio Mansur – Rica
Suzana Gonçalves – Babi
Tônia Carrero – Maria do Carmo
Ubiratan Martins

Elenco / Personagens

LUCIANO (Sérgio Cardoso / Leonardo Villar) – Professor e diretor de um colégio em Nova Esperança. Viúvo, pai de Júnior (Herivelto Martins Filho), Babi (Suzana Gonçalves), Zizi (Rosana Garcia) e Rui (Marco Nanini).

PAULA (Rosamaria Murtinho) – Governanta contratada para trabalhar na casa de Luciano (Sérgio Cardoso). Apaixona-se pelo patrão.

MARIA DO CARMO (Tônia Carrero) – Professora de inglês, ex-namorada de Luciano (Sérgio Cardoso), ambiciona o cargo de diretora da escola.

GIOVANA (Aracy Balabanian) – Psicóloga contratada por Luciano (Sérgio Cardoso) para lidar com os alunos rebeldes da escola. Apaixona-se pelo professor.

BABI (Suzana Gonçalves) – Filha de Luciano (Sérgio Cardoso), irmã de Júnior (Herivelto Martins Filho), Zizi (Rosana Garcia) e Rui (Marco Nanini). Principal opositora do romance do pai com Paula (Rosamaria Murtinho).

RUI (Marco Nanini) – Filho de Luciano (Sérgio Cardoso), irmão de Júnior (Herivelto Martins Filho), Babi (Suzana Gonçalves) e Zizi (Rosana Garcia). Rapaz sério, simpático e generoso.

ZIZI (Rosana Garcia) – Filha de Luciano (Sérgio Cardoso), irmã de Júnior (Herivelto Martins Filho), Babi (Suzana Gonçalves) e Rui (Marco Nanini).

JUNIOR (Herivelto Martins Filho) – Filho de Luciano (Sérgio Cardoso), irmão de Babi (Suzana Gonçalves), Zizi (Rosana Garcia) e Rui (Marco Nanini).

SHAZAN (Paulo José) – Filho de seu Quinzinho (Sadi Cabral) e dona Júlia (Elza Gomes), sonhador e trapalhão, parceiro de Xerife (Flávio Migliaccio) em invenções malucas. Trabalha na oficina de bicicletas de Nova Esperança.

XERIFE (Flávio Migliaccio) – Melhor amigo de Shazan (Paulo José), com quem inventa objetos malucos e improváveis. Trabalha com ele na oficina de bicicletas de Nova Esperança.

RAFAEL/ RAFA (Marcos Paulo) – Jovem motoqueiro rebelde, lidera uma gangue de alunos desajustados.

SEU QUIM (Sadi Cabral) – Pai de Shazan (Paulo José), casado com D. Júlia (Elza Gomes).

JÚLIA (Elza Gomes) – Mãe de Shazan (Paulo José), casada com Seu Quim (Sadi Cabral).

HELENA (Nívea Maria) – Menina romântica, apaixonada por um bad boy, mas que, no decorrer da novela encanta-se por um jovem sério.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional
Hey Shazan
Compositores: Antônio Carlos / Jocafi / I. Tavares
Intérprete: Osmar Milito e Quarteto Forma

Desmazelo
Compositores: Antônio Carlos / Jocafi / I. Tavares
Intérprete: Maria Creusa

Mariana
Compositores: Antônio Carlos / Jocafi
Intérprete: Eustáquio Sena

Perambulando
Compositores: Antônio Carlos / Jocafi
Intérprete: Golden Boys

Cada Segundo
Compositores: Antônio Carlos / Jocafi
Intérprete: Os Vips

O Primeiro Amor
Compositores: Antônio Carlos / Jocafi / I. Tavares
Intérprete: Quarteto Forma

Encabulada
Compositores: Antônio Carlos / Jocafi
Intérprete: Osmar Milito e Quarteto Forma

Distorção
Compositores: Antônio Carlos / Jocafi / Renato Lobo
Intérprete: João Luís

Saque Saque
Compositores: Antônio Carlos / Jocafi / I. Tavares
Intérprete: Betinho

Fogo de Lenha
Compositores: Antônio Carlos / Jocafi / I. Tavares
Intérprete: Jacks Wu

Podes Crer
Compositores: Antônio Carlos / Jocafi
Intérprete: Osmar Milito e Quarteto Forma

Cadê Você
Compositores: Antônio Carlos / Jocafi
Intérprete: Luís Roberto

Amarelinha
Compositores: Antônio Carlos / Jocafi / I. Tavares
Intérprete: Paulo José e As Menininhas do Colégio

Internacional:
Pop Concerto
Compositores: O. Toussaint/ P. De Senneville
Intérprete: Pop Concerto Orchestra

Fille du Vent
Compositores: Daniel Seff/ Patrick Larue
Intérprete: Pierre Groscolas

It’s Impossible
Compositores: David Van De Pitte/ Gene Page/ H.B. Barnum/ Robert White
Intérprete: The Supremes & The Four Tops

Mamina
Compositores: Pascal Daniel/ M. Simille/ Michel Delancray
Intérprete: Pascal Danel

I Wanna Be Where You Are
Compositores: A. Ross/ L. Ware
Intérprete: Michael Jackson

Give Me Some Kind of Sign
Compositores
Intérprete: Mardi Gras

Prelude Pour Piano
Compositores: Saint-Preux
Intérprete: Saint-Preux

Long Ago Tomorrow
Compositores: Bacharach/ David
Intérprete: B. J. Thomas

Don’t Count Your Chickens
Compositores: A. Bond/ G. Johnson/ G. Perry
Intérprete: Honey Cone

Hurt So Bad
Compositores
Intérprete: Dionne Warwick

Shaft
Compositores
Intérprete: Ricky Jones

See Me
Compositores
Intérprete: David Smith

Stick Up
Compositores: A. Bond
Intérprete: Honey Cone

I Don’t Know Any Better
Compositores
Intérprete: B. J. Thomas