O Noviço Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela O Noviço desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de O Noviço e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela O Noviço

◘ Período de exibição: 02/06/1975 – 27/06/1975
◘ Horário: 18h15
◘ Nº de capítulos: 20
◘ Autoria: Mário Lago
◘ Direção: Herval Rossano

Adaptação da comédia teatral homônima escrita por Martins Pena, a trama tem como pano de fundo o Rio de Janeiro do século XIX.

De olho na herança da viúva Florência (Isabel Ribeiro), o vigarista Ambrósio (Jorge Dória) a corteja e trata de tirar seus herdeiros do caminho, como o sobrinho de criação Carlos (Pedro Paulo Rangel), logo enviado para um convento. Os dois filhos da viúva, Juca (Fábio Mássimo) e Emília (Maria Cristina Nunes), são ameaçados com o mesmo destino.

Carlos se torna noviço, mas, sem nenhuma vocação, inferniza a vida dos frades. Além disso, namora Emília, com quem sonha casar-se. Carlos foge diversas vezes do convento, embora seja sempre recapturado. Em uma dessas fugas, ele se envolve com Flávio (Luiz Linhares), sujeito inescrupuloso que conhece o passado de trapaças de Ambrósio, e Rosa (Marilu Bueno), a primeira mulher a se casar com o aproveitador e a ter seus bens roubados.

Através de Flávio e Rosa, Carlos consegue desmascarar Ambrósio. No fim, depois de passar um período foragido, o vigarista acaba preso, e Carlos conquista sua liberdade. Sai do convento pela porta da frente e se casa com Emília.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela O Noviço

** resumo não divulgado

De olho na herança da viúva Florência, o vigarista Ambrósio a corteja e trata de tirar seus herdeiros do caminho, como o sobrinho de criação Carlos, logo enviado para um convento. Os dois filhos da viúva, Juca e Emília, são ameaçados com o mesmo destino.

Carlos se torna noviço, mas sem nenhuma vocação, inferniza a vida dos frades. Além disso, namora Emília, com quem sonha casar-se. Ele foge várias vezes do convento, mas sempre é capturado. Em uma dessas fugas, ele se envolve com Flávio, sujeito inescrupuloso que conhece o passado de trapaças de Ambrósio, e Rosa, a primeira mulher a se casar com o aproveitador e a ter seus bens roubados.

Através de Flávio e Rosa, Carlos consegue desmascarar Ambrósio. No fim, depois de passar um período foragido, o vigarista acaba preso, e Carlos conquista sua liberdade. Sai do convento pela porta da frente e se casa com Emília

O Noviço foi a única novela assinada por Mário Lago na TV Globo.

Na adaptação da peça de Martins Pena para a televisão, Mário Lago criou um novo personagem, que não existe na história original: Flávio (Luiz Linhares), velho conhecido do inescrupuloso Ambrósio (Jorge Dória). O autor também atualizou a linguagem para torná-la mais acessível aos telespectadores.

A novela foi reapresentada entre julho e agosto de 1976, como parte do programa TV Mulher.

Elenco
André Valli – Mestre
Eliano Medeiros – Noviço
Fábio Mássimo – Juca
Germano Filho – Abade
Haroldo de Oliveira – José
Isabel Ribeiro – Florência
Jacy Nascente – Noviço
João Carlos Barroso – Dono do bar
Jorge Dória – Tio Ambrósio
Lajar Muzuris – Meirinho
Luiz Linhares – Flávio
Luiz Magnelli – Meirinho
Marcelo Heleno
Maria Cristina Nunes – Emília
Marilu Bueno – Rosa
Pedro Paulo Rangel – Carlos
Pedro Veras – Noviço

Elenco / Personagens

CARLOS (Pedro Paulo Rangel) Sobrinho de criação da viúva Florência (Isabel Ribeiro). É mandado para o convento como parte do plano do vigarista Ambrósio (Jorge Dória) para afastá-lo de sua tia. De temperamento aventureiro e contra qualquer tipo de autoritarismo, não tem a menor vocação para a vida religiosa. Namora Emília (Maria Cristina Nunes), filha de Florência.

FLORÊNCIA (Isabel Ribeiro) Viúva, mãe de Emília (Maria Cristina Nunes) e Juca (Fábio Mássimo) e tia de criação de Carlos (Pedro Paulo Rangel). Envolve-se com o inescrupuloso Ambrósio (Jorge Dória), com quem acaba casando-se. Submissa e apaixonada, concorda com todas as imposições do marido, inclusive no que diz respeito à educação dos filhos.

AMBRÓSIO (Jorge Dória) Vigarista, envolve-se com Florência (Isabel Ribeiro) interessado em sua herança. Após o casamento, assume a figura de pai incontestável, conduzindo com rigor e autoridade a educação de Carlos (Pedro Paulo Rangel), Emília (Maria Cristina Nunes) e Juca (Fábio Mássimo).

EMÍLIA (Maria Cristina Nunes) Filha de Florência (Isabel Ribeiro), não aceita a idEia de ser enviada para o convento como deseja seu padrasto, Ambrósio (Carlos Dória). Sem força para se rebelar, acaba sempre cedendo às pressões da mãe. Namora seu primo Carlos (Pedro Paulo Rangel).

JUCA (Fábio Mássimo) filho de Florência (Isabel Ribeiro), não suporta a ideia de entrar para o convento apesar de ter apenas nove anos.

MESTRE (André Valli) Frade, seguiu a vida religiosa por imposição dos pais. Ao contrário de Carlos (Pedro Paulo Rangel), não tivera força para se rebelar contra a vontade alheia. Por conta disso, persegue o noviço de maneira quase histérica, como forma de punir a si mesmo pela submissão do passado.

ROSA (Marilu Bueno) Mulher humilde e muito assustada. Envolvera-se com Ambrósio (Jorge Dória), quando ele vivia no Ceará. Após ter todos os bens roubados pelo vigarista, decide procurá-lo no Rio de Janeiro.

FLÁVIO (Luiz Linhares) Homem inescrupuloso, conhece o passado de Ambrósio (Jorge Dória) e usa isso para chantageá-lo.

ABADE (Germano Filho) Superior do convento, onde é muito respeitado.

JOSÉ (Haroldo de Oliveira) Guarda-costas de Ambrósio (Carlos Dória), sempre disposto a defender o patrão.

OS MEIRINHOS (Lajar Muzuris e Luiz Magnelli) A pedido do Abade, estão sempre atrás de Carlos (Pedro Paulo Rangel) quando ele foge do convento.

OS NOVIÇOS (Eliano Medeiros, Jacy Nascente e Pedro Veras) Amigos de Carlos (Pedro Paulo Rangel) no convento.

DONO DO BAR (João Carlos Barroso) Amigo de Ambrósio (Carlos Dória).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

** Não disponível

0 Comentário para: “O Noviço Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *