O Fim do Mundo Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela O Fim do Mundo desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de O Fim do Mundo e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela O Fim do Mundo

◘ Período de exibição: 06/05/1996 – 14/06/1996
◘ Horário: 20h40
◘ Nº de capítulos: 35
◘ Autoria: Dias Gomes
◘ Colaboração: Ferreira Gullar
◘ Direção: Paulo Ubiratan e Gonzaga Blota
◘ Direção de núcleo: Paulo Ubiratan

A trama de Dias Gomes levantava a questão: o que você faria se só lhe restasse um dia? O Fim do Mundo traçou um painel da alma humana, apresentando os mais variados comportamentos de que o homem é capaz em momentos de pressão e medo. A história se passa na fictícia Tabacópolis, cidade no interior da Bahia que vive da plantação de fumo e do turismo, estimulado pelos fluidos afrodisíacos emanados pela Gruta do Amor e pela fama do paranormal Joãozinho de Dagmar (Paulo Betti). Embora tenha opositores que o acusem de ser charlatão, Joãozinho fez previsões certeiras sobre políticos e esportistas locais. Na porta de sua casa, uma romaria de fiéis busca sempre a cura para todos os males. O vidente demonstra seus poderes exalando perfumes, entortando metais à distância e transformando água em cachaça. Sedutor, ele vive harmoniosamente com três mulheres – Valdete (Alexia Deschamps), Jaciara (Luciana Coutinho) e Lindalva (Isabel Fillardis) –, uma loira, uma morena e uma negra, para as quais tem um calendário definido.

A cidade tem o ritmo monótono da vida interiorana, até o dia em que Joãozinho prevê a destruição do planeta para dali a três meses. Logo depois, fatos estranhos começam a ocorrer: nasce um bezerro com duas cabeças; um homem morde um cachorro; sinos tocam e todos se espantam, já que a igreja não tem sinos; começa uma tempestade de excrementos, com raios e trovões; aparece uma mula sem cabeça; e a terra começa a tremer. A população entra em pânico, acreditando ser o início do apocalipse, e os hospitais ficam lotados.

O fim do mundo se torna um excelente pretexto para que cada habitante realize seus desejos secretos. Para resolver seu problema de impotência sexual, Tião Socó (José Wilker) violenta a bela cunhada Gardênia (Bruna Lombardi), por quem nutre um amor reprimido há 20 anos. Letícia (Paloma Duarte), filha caçula de Socó, desiste de se casar virgem com o noivo Josias (Guilherme Fontes), neto do poderoso coronel Hildázio Junqueira (Lima Duarte), e entrega-se ao peão Rosalvo (Maurício Mattar). Dr. Pestana (Carlos Vereza), diretor do hospício da cidade, resolve soltar seus pacientes. O mesmo acontece com os presos da cidade.

Nem todos em Tabacópolis, no entanto, acreditam no fim do mundo. Há alguns incrédulos, como o jornalista Tonico Laranjeira (Otávio Augusto), o marido ciumento de Gardênia; o malandro Vadeco (Tatu Gabus Mendes), que resolve vender terrenos no céu; e a autoritária prefeita Florisbela (Vera Holtz), que tenta manter a cidade em ordem em meio ao pânico geral.

Mas o mundo não acaba, e a manhã seguinte chega como todas as outras. Joãozinho admite que sua visão falhou e, passado o atordoamento, todos percebem que terão de enfrentar as consequências das loucuras que cometeram.

Alguns capítulos depois, Joãozinho retoma sua profecia e diz que, agora sim, o mundo iria mesmo acabar. Um estranho objeto cai sobre Tabacópolis, e o bruxo conclui que aquela era a confirmação da proximidade do apocalipse. A discussão diverge sobre a origem do objeto, e as opiniões se dividem entre um disco-voador e o pedaço de um satélite.

Joãozinho consegue provar que é mesmo um vidente e, no último capítulo, o céu escurece, inicia-se uma forte chuva de meteorito, recomeça o pânico na cidade. Vadesco volta a vender terrenos no céu.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela O Fim do Mundo

** Resumo não divulgado

A história se passa na fictícia Tabacópolis, na Bahia. É estimulada pela fama do paranormal Joãozinho de Dagmar, que previu o fim do mundo, que ocorreria em três meses. Nesse tempo, ocorrem fortes temporais, inundações, raios e trovões e, então, os tabacopolinenses acreditam que o apocalipse chegou. Isso, portanto, faz com que cada habitante tente realizar seus desejos mais profundos.

Tião Socó, por exemplo, resolve acabar com seu problema de impotência sexual, violentando a própria cunhada Gardênia. Sua filha, Letícia, queria se manter virgem, apesar das investidas do noivo Josias, neto do poderoso coronel Hildazário Junqueira. A moça, no entanto, muda de ideia ao encontrar o peão Rosalvo. Já o Dr. Pestana, dono do hospício da cidade, resolve soltar todos os seus pacientes, gerando ainda mais confusão.

O Fim do Mundo foi concebida como minissérie para ser exibida às 22h. Mas a TV Globo decidiu levá-la ao ar no horário nobre, como uma novela em formato reduzido.

A novela terminou com uma homenagem ao cinegrafista Custódio Ferreira, o Negão, que morreu logo depois de gravar o último capítulo da trama, em um acidente de carro, voltando da locação em Vassouras, no interior do Estado do Rio de Janeiro.

Elenco
Alexia Deschamps – Valdete
Almir Ribeiro – garoto
Andrea Mello – mulher na fila de Joãozinho (Paulo Betti)
Andrea Murici – Zulmira
Angela Brito – secretária da prefeitura
Angela Vieira- Margarida
Ariel Coelho – Dr. Yan
Beija-Flor – Coice de Mula
Bernadete Lys- Elisa
Bruna Lombardi- Gardênia
Cana Brandão – mulher na fila de Joãozinho (Paulo Betti)
Carlos Gregório – Michel Renault
Carlos Vereza – Dr. Pestana
Cauê – garoto
Cesar Augusto – guarda da boate Starlight
Cesar Macedo – tocador de violão no bordel
Cininha de Paula – Zizí Badaró
Clarice Niskier – Belmira
Claudio Tovar – Juanito, funcionário da boate Starlight
Cleyde Blota – Creuza, dona da pensão
Cristina Prochaska – Advogada de Defesa
Eduardo Galvão – Otávio
Estelita Bell – Maria Chupeta, dona do bordel
Eunice Gonçalves – beata
Fátima Freire – Marieta, dona da boate Starlight
Fernanda Lobo – Heloneida, mulher do delegado
Fernando Lucio – garoto
Gilda Nery – beata
Gisele Ferreira – beata
Gisele Sumar – empregada de Florisbela (Vera Holtz)
Guilherme Fontes- Josias
Ilda Reis – empregada de Tião Socó (José Wilker)
Isabel Fillardis – Marialva
Jayme Del Cueto – secretário
João Phelippe – coroinha
José Augusto Branco – advogado de Josias (Guilherme Fontes)
José Wilker – Tião Socó
Lima Duarte – Coronel Hildázio Junqueira
Livia Archer – filha do delegado Galvão (Oswaldo Loureiro)
Lucia Alves – Fafá Badaró
Luciana Coutinho – Jaciara
Marcelo Faria – Maninho
Marcos Winter – Nado
Marilu Bueno – Dagmar
Mario Borges – Joca
Mário Lago
Mauricio Mattar- Rosalvo
Mauro Mendonça – Advogado de Defesa
Milton Gonçalves – Juiz
Mirely Polank – beata
Norton Nascimento – Frei Eusébio
Oswaldo Loureiro – Delegado Romildo Galvão
Otavio Augusto – Tonico Laranjeira
Paloma Duarte – Letícia
Patricia França – Lucilene
Paulo Betti – Joãozinho de Dagmar
Pedro Paulo Rangel – Mudinho
Raphaela Freitas – filha do delegado Galvão (Oswaldo Loureiro)
Renata Dutra – Fabiana
Renata Lima – Dalva
Ricardo Blat – Emiliano
Rodolfo Bottino – Promotor
Simone Amaral – enfermeira
Stefan Archer – filho do delegado Galvão (Oswaldo Loureiro)
Tamara Taxman – Clotilde
Tatiana Issa – Maria do Socorro
Tato Gabus – Vadeco
Teca Macedo – enfermeira
Thyago Moacir – filho do delegado Galvão (Oswaldo Loureiro)
Tonico Pereira – Chico Veloso
Totia Meirelles – Cacilda
Vera Holtz – Florisbela Mendonça
Waldir Amancio – secretário
Walter Santos – Juvenal

Elenco / Personagens

JOÃOZINHO DE DAGMAR (Paulo Betti) É vidente e paranormal, tendo feito previsões certeiras sobre políticos e esportistas. Na porta de sua casa, uma romaria eterna de fiéis busca a cura para todos os males. Joãozinho se diz um enviado das energias cósmicas, está sempre bem-humorado, é charmoso e vaidoso. Demonstra seus poderes exalando perfumes, entortando metais à distância, transformando água em cachaça e mesmo exterminando os problemas da vida das pessoas. Vive harmoniosamente com três mulheres Valdete (Alexia Deschamps), Jaciara (Luciana Coutinho) e Lindalva (Isabel Fillardis) , uma loura, uma morena e uma negra , para as quais tem calendário e hora definida para namorar

SEBASTIÃO SOCÓ (José Wilker) Grande plantador de tabaco, proprietário da Socó S.A., e conhecido como Rei do Fumo. É suplente de um deputado federal em Brasília e um dos homens importantes de Tabacópolis. Apesar de casado com Margarida (Ângela Vieira), nutre um amor reprimido, há 20 anos, pela cunhada, Gardênia (Bruna Lombardi). É pai de Maria do Socorro (Tatiana Issa) e Letícia (Paloma Duarte).

MARGARIDA (Ângela Vieira) Irmã de Gardênia (Bruna Lombardi), mulher de Sebastião (José Wilker) e típica rainha do lar, sem maiores pretensões. Transforma-se ao descobrir a traição do marido com Gardênia. É mãe de Maria do Socorro (Tatiana Issa) e Letícia (Paloma Duarte).

GARDÊNIA (Bruna Lombardi) Irmã de Margarida (Ângela Vieira) e casada com Tonico Laranjeira (Otávio Augusto). É jovem, incrivelmente bonita e insinuante, provocando acessos de ciúmes em seu marido. No fundo, ela até retribui o amor de Socó (José Wilker), seu cunhado, mas não o perdoa pelos abusos e planeja se vingar a seu modo.

TONICO LARANJEIRA (Otávio Augusto) Dono do único jornal da cidade. Tem um caráter dúbio, é esperto, oportunista, e não tem o menor pudor em praticar um jornalismo sensacionalista. Chega a chantagear pessoas para obter favores e vender jornais. É apaixonado pela esposa, Gardênia (Bruna Lombardi), mas morre de ciúmes dela, chegando a ser violento. Tião Socó (José Wilker) a paquera, o que enlouquece Tonico.

LETÍCIA (Paloma Duarte) Filha caçula de Socó (José Wilker) e Margarida (Ângela Vieira) e irmã de Maria do Socorro (Tatiana Issa). A jovem tem o temperamento da tia Gardênia (Bruna Lombardi), com seu jeito fogoso. Aos 17 anos, pensa em sexo 24 horas por dia, mas a repressão familiar lhe impõe levar sua virgindade para o altar. É noiva de Josias (Guilherme Fontes), que quer levá-la para a cama antes do casamento.

MARIA DO SOCORRO (Tatiana Issa) Filha mais velha de Socó (José Wilker) e Margarida (Ângela Vieira) e irmã de Letícia (Paloma Duarte). Sofre por complexo de feiura e rejeição. Acha que todos preferem a irmã. Gosta de subir ao telhado da casa para conversar com o seu pássaro e também vai à igreja para se confessar. Sua temperatura sobe, inexplicavelmente, quando chega perto de frei Euzébio (Norton Nascimento).

LINDALVA (Isabel Fillardis) Mulher de Joãozinho de Dagmar (Paulo Betti). É sensual e submissa, vivendo para servir e dar prazer ao homem que ela venera como se fosse um deus.

JACIARA (Luciana Coutinho) Segunda esposa de Joãozinho de Dagmar (Paulo Betti). Responsável pela gerência familiar. É ela quem organiza as filas na casa e movimenta o dinheiro das doações. Não pensa duas vezes para se jogar na cama com o amado.

VALDETE (Alexia Deschamps) Terceira esposa de Joãozinho de Dagmar (Paulo Betti), mais fogosa e menos submissa do que as outras. Largou tudo para viver com Joãozinho e não gosta de dividi-lo com as outras. A maioria das brigas parte dela, que também é irremediavelmente apaixonada pelo mago.

NADO MACEDO (Marcos Winter) Filho da prefeita Florisbela Mendonça (Vera Holtz) e irmão de Fabiana (Renata Dutra). É músico saxofonista, toca na boate Starlight, onde namora Lucilene (Patrícia França), e é viciado em drogas. Após um testemunho falso de Maninho (Marcelo Faria), devido a um assalto, é preso e condenado injustamente. Após ser libertado, tem um único desejo: vingar-se.

LUCILENE (Patrícia França) Cantora da boate Starlight, irmã de Vadeco (Tato Gabus Mendes) e namorada de Nado (Marcos Winter). Sonha ser uma grande artista, ainda que lhe falte tempo para se dedicar à arte, afinal, trabalha na fábrica de fumo durante o dia. Com a prisão do namorado, deixa-se envolver por Maninho (Marcelo Faria) e acaba sendo cúmplice de um assassinato.

MANINHO JUNQUEIRA (Marcelo Faria) Filho de Clotilde (Tamara Taxman) e irmão de Josias (Guilherme Fontes) e Dalva (Renata Lima). Maninho é o típico garotão, que vive esbanjando o dinheiro do avô Ildásio (Lima Duarte). Nunca trabalhou e orgulha-se disso. Tem um péssimo caráter e não titubeia em dar um testemunho falso para livrar-se de Nado (Marcos Winter). No decorrer da novela, envolve-se com Lucilene (Patrícia França).

JOSIAS JUNQUEIRA (Guilherme Fontes) Filho de Clotilde (Tamara Taxman), neto mais velho do coronel Ildásio (Lima Duarte), e irmão de Maninho (Marcelo Faria) e Dalva (Renata Lima). Formou-se na capital em administração de empresas e assumiu os negócios da família. Tem um temperamento autoritário e se julga o dono do mundo. Está noivo de Letícia (Paloma Duarte), de quem gosta realmente, mas não aguenta mais esperar até o casamento para fazer amor com ela. Também sabe que a união deles é um bom negócio para sua família.

DALVA (Renata Lima) Filha de Clotilde (Tamara Taxman), neta mimada de Ildásio (Lima Duarte), e irmã de Maninho (Marcelo Faria) e Josias (Guilherme Fontes), e namorada do médico José Otávio (Eduardo Galvão). Sabe que o namoro é mais por gratidão ao avô, mas não se incomoda.

ILDÁSIO JUNQUEIRA (Lima Duarte) Avô de Maninho (Marcelo Faria) e Josias (Guilherme Fontes). O octogenário, gravemente enfermo, está passando a administração dos negócios para o neto mais velho, Josias. Orgulha-se de ter sido um dos fundadores da cidade e vive contando a história de como tudo começou. Bolina as enfermeiras o tempo todo e não se incomoda em fazer extravagâncias, apesar das doenças.

CLOTILDE (Tamara Taxman) Mãe de Josias (Guilherme Fontes), Dalva (Renata Lima) e Maninho (Marcelo Faria). Clotilde é uma viúva à la italiana. Vive de preto e se conforma em cuidar do sogro.

ROSALVO (Maurício Mattar) Peão da fazenda Junqueira. Chegou de repente e foi ficando. Ninguém sabe suas origens e, com o tempo, mostra que é um rapaz escolado e com talentos musicais. Apaixona-se por Letícia (Paloma Duarte) e se deixa envolver por ela, mesmo sabendo dos perigos que pode vir a correr. Uma emboscada feita por Josias (Guilherme Fontes) muda sua vida.

ZIZI BADARÓ (Cininha de Paula) Solteirona religiosa e fofoqueira. É irmã da também beata Fafá (Lúcia Alves). Está sempre na igreja, nunca teve um namorado e a palavra sexo lhe provoca arrepios. Sua vida muda com a chegada do primo Emiliano (Ricardo Blat).

FAFÁ BADARÓ (Lúcia Alves) Solteirona religiosa e irmã da também beata Zizi (Cininha de Paula). Está sempre na igreja e procura saber da vida de todos na cidade. Nunca teve um namorado e a palavra sexo lhe causa arrepios. Sua vida muda com a chegada do primo Emiliano (Ricardo Blat).

EMILIANO (Ricardo Blat) Esquizofrênico que alterna distúrbios e lucidez. Quando está em crise, comporta-se como uma criança mimada, mas, em momentos normais, é afetuoso, até mesmo poético, e encanta as pessoas. É primo das beatas Zizi (Cininha de Paula) e Fafá (Lúcia Alves).

FLORISBELA MENDONÇA (Vera Holtz) Prefeita de Tabacópolis e mãe de Nado (Marcos Winter) e Fabiana (Renata Dutra). Mulher decidida e inteligente na arte da política. Suas ambições profissionais são maiores do que as da vida afetiva. No passado, envolveu-se com o filho de Ildásio Junqueira (Lima Duarte). O rapaz, no entanto, cometeu suicídio, e o pai dele tornou-se seu inimigo.

JOCA MENDONÇA (Mário Borges) Marido de Florisbela (Vera Holtz). Tem temperamento fraco e vive à sombra da mulher. Com a profecia de Joãozinho, cai em crise pessoal e conta todas as suas infidelidades para a severa mulher.

FABIANA (Renata Dutra) Filha de Florisbela (Vera Holtz) e irmã de Nado (Marcos Winter). A fotojornalista tem a personalidade da mãe: é decidida, voluntariosa e mostra isso no seu trabalho. Engaja-se no movimento ecológico contra Tião Socó (José Wilker) e gosta de documentar algumas das façanhas de Joãozinho (Paulo Betti). É uma pessoa ética tanto na profissão quanto na vida e encontra seu grande amor na noite do fim do mundo.

DR. JOSÉ OTÁVIO (Eduardo Galvão) Médico idealista, daqueles que enfrenta a falta de recursos do hospital da cidade de peito aberto. Luta contra o descaso das autoridades da maneira que pode. É namorado de Dalva, neta de Ildásio (Lima Duarte), mas o romance não é mais aquele de antigamente até porque a profissão fala mais alto. José Otávio tem uma grande dívida de gratidão com Ildásio, seu padrinho de formatura.

ELIZA (Bernadete Lys) Irmã da prefeita Florisbela (Vera Holtz). É obsessiva com sujeira e não sai de casa há anos com medo de contrair doenças. Vê sempre as pessoas envoltas em nuvens de poeira. Apaixona-se por Dr. Pestana (Carlos Vereza), diretor de um hospício.

DR. PESTANA (Carlos Vereza) Diretor de um hospício. Defende a tese de que loucos não existem, são apenas “dissidentes”, indivíduos que não se comportam de acordo com o padrão estabelecido. Apaixona-se por Elisa (Bernadete Lys).

MICHEL RENAULT (Carlos Gregório) Marido de Dra. Cacilda (Totia Meirelles) e espeleólogo (estudioso de cavernas) que chega a Tabacópolis para realizar uma pesquisa na Gruta do Amor. Um cientista sério e incrédulo, que se vê involuntariamente envolvido nas confusões da cidade.

DRA. CACILDA (Totia Meirelles) Mulher de Michel (Carlos Gregório). É sexóloga e aproveita a ida do marido para Tabacópolis para desenvolver suas pesquisas na cidade. Também usa a gruta como fonte inicial de trabalho, mas logo todos os habitantes viram suas cobaias. Um tanto obcecada pelo tema de suas pesquisas, fica especialmente interessada em Joãozinho (Paulo Betti) e na relação dele com as três mulheres Valdete (Alexia Deschamps), Jaciara (Luciana Coutinho) e Lindalva (Isabel Fillardis).

FREI EUZÉBIO (Norton Nascimento) Pároco da igreja local, jovem ligado às classes mais pobres e mal visto pelos tradicionalistas. Confronta-se com Joãozinho (Paulo Betti), mas não explica seus poderes. Com o amor por Maria do Socorro (Tatiana Issa) aflorando, vive dias de conflitos de consciência muito fortes.

MUDINHO (Pedro Paulo Rangel) Vive nas ruas pedindo esmolas ou fazendo biscates. Sabe da vida de todo mundo e tem uma paixão platônica por Lucilene (Patrícia França). Não fala desde um acidente na infância, mas, na noite do fim do mundo, volta a falar de repente e presencia um crime.

MAMÃE DE DAGMAR (Marilu Bueno) Respeitável matrona, mãe de Joãozinho (Paulo Betti) e a única pessoa que tem influência sobre ele. É uma mulher mal-humorada e autoritária, que adora usufruir das mordomias conquistadas pelo filho. Casa-se com um rapaz bem mais novo, Vadeco (Tato Gabus Mendes).

VADECO (Tato Gabus Mendes) Irmão de Lucilene (Patrícia França). Embora muito mais novo, ele se casa com Mamãe de Dagmar (Marilu Bueno). Tipo esperto, oportunista e que vive sustentado pela mulher. Enriquece com o dinheiro do povo ao vender terrenos no céu, assim que Joãozinho (Paulo Betti) tem sua visão.

JUVENAL (Valter Santos) Capataz e fiel empregado de Tião Socó (José Wilker). É capaz de tudo pelo patrão.

CHICO VELOSO (Tonico Pereira) Jornalista da Tribuna. Já está cansado do trabalho de repórter, mas, mesmo assim, cumpre-o com certo prazer por poder saber de tudo que se passa na cidade.

DELEGADO GALVÃO (Oswaldo Loureiro) Delegado da cidade e pai de quatro filhos interpretados por Livia Archer, Stefan Archer, Raphaela Freitas e Thyago Moacir. Faz cumprir a lei a seu modo, porém com muita cautela para não se comprometer com os poderosos da cidade. Na noite do fim do mundo, resolve soltar os presos para que eles tenham umas últimas horas de alegria.

FREI LUIZ (Mário Lago) Conselheiro de frei Euzébio (Norton Nascimento). Por ser mais velho e tradicional, tenta ajudá-lo a superar os problemas amorosos.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

O Último Dia – Tema de abertura
Compositores: Billy Brandão/ Paulinho Moska
Intérprete: Paulinho Moska

Solidão – Tema de Nado
Compositores: Alceu Valença
Intérprete: Alceu Valença

Teu Cafuné – Tema de Rosalvo
Compositores
Intérprete: Maurício Mattar

Belíssima (Sei Belíssima) – Tema de Gardênia
Compositores: Daiano/ Felisatti/ Tavinho Paes
Intérprete: Vanessa Barum

E… O Mundo Não se Acabou – Tema geral
Compositores: Assis Valente
Intérprete: Adriana Calcanhoto

Balada do Louco – Tema de Emiliano
Compositores: Arnaldo Baptista/ Rita Lee
Intérprete: Arnaldo Baptista

Nossa Paixão – Tema de Otávio e Fabiana
Compositores
Intérprete: Selma Reis

Profetas – Tema de Joãozinho de Dagmar
Compositores: Zé Ramalho
Intérprete: Zé Ramalho

Matando a Pau – Tema de Florisbela
Compositores
Intérprete: Simone Moreno

Lenda Pessoal
Compositores: Frei Eusébio/ Socorro
Intérprete: Tânia Maya

Só Louco / Não Tem Solução / Nem Eu – Tema de Lucilene
Compositores: Dorival Caymmi
Intérprete: Patrícia França

Raios da Manhã – Tema de Letícia
Compositores: Jorge Vercilo
Intérprete: Jorge Vercilo

Leste – Tema de Tião Socó
Compositores
Intérprete: Guilherme Dias Gomes