O Cafona Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela O Cafona desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de O Cafona e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela O Cafona

◘ Período de Exibição: 20/03/1971-20/10/1971
◘ Horário: 22h
◘ Nº de capítulos: 183
◘ Autoria: Bráulio Pedroso
◘ Direção: Daniel Filho e Walter Campos

Grande sucesso de público e crítica, O Cafona explorou temas como a mobilidade social e a ideologia libertária dos anos 1970, fazendo uma sátira ao movimento hippie e à alta sociedade carioca. A novela apresentou como personagens tipos alternativos, novos-ricos e ex-milionários que não perderam a pose. Estes frequentam a piscina do Copacabana Palace, vão a banquetes e comentam as notas publicadas nas colunas sociais de Zózimo Barroso do Amaral e Ibrahim Sued.

A trama principal gira em torno de Gilberto Athayde (Francisco Cuoco), homem rude que enriquece com uma rede de supermercados. Ele sonha ser aceito na alta-roda e, ao ficar viúvo, tenta se casar com uma socialite. Surgem duas possibilidades: Malu (Renata Sorrah), filha de Fred (Paulo Gracindo), um milionário falido que vê no casamento da filha um caminho para resolver seus problemas financeiros; e Beatriz (Tônia Carrero), ex-mulher do empresário Gastão Monteiro (Álvaro Aguiar), que se preocupa apenas em posar para capas de revistas como uma das mais elegantes das colunas sociais. Beatriz apaixona-se por Gilberto e decide lhe ensinar regras de etiqueta, mas enfrenta a rivalidade de Shirley Sexy (Marília Pêra), secretária do empresário, apaixonada pelo patrão.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela O Cafona

** Resumo não divulgado

A trama principal gira em torno de Gilberto Athayde, conhecido como Gigi, um viúvo simples e rude que se tornou um novo-rico graças ao crescimento da sua rede de supermercados. Vive com a filha, a rebelde Dalva, apaixonada por um homem mais velho: o aspirante a modelo Pietro, herdeiro de uma família falida, e sonha ser aceito pela alta-sociedade carioca casando-se com uma socialite.

Surgem duas possibilidades de casamento para Gigi: Malu, filha de Fred Bastos, milionário falido que visa acabar com seus problemas financeiros através do casamento rentável da filha. Fred é casado com a sofisticada e ponderada Heloísa, mãe de Malu, mas mantém um caso extraconjugal com Vera, bela e sedutora editora de uma revista de Nova York; e Beatriz, ex-mulher do avarento empresário Gastão Monteiro, com quem vive às turras, que se preocupa apenas em posar para capas de revistas como uma das mais elegantes das colunas sociais. Unindo os dois mundos, está a secretária Shirley Sexy, que sonha em ser atriz e é perdidamente apaixonada pelo patrão Gigi.

Há também a história de Cacá, filho de Gastão advindo do primeiro casamento, Júlio e Rogério, três jovens que pretendem fazer o filme mais radical do cinema brasileiro: Matou o Marido e Prevaricou o Cadáver. Contam com a ajuda da jovem escritora Lúcia Esparadrapo e do Profeta, guru das praias do Rio de Janeiro, secretamente apaixonado pela doce e tímida viúva Roseli. Todos eles moram numa comunidade hippie, no bairro de Santa Teresa, onde também reside Shirley Sexy, convidada pelo trio para estrelar o filme.

O Cafona foi a primeira novela de Bráulio Pedroso na TV Globo. O autor escreveu para a TV Tupi Beto Rockfeller (1968), considerada um divisor de águas na teledramaturgia brasileira por inaugurar as tramas urbanas, espelhadas no cotidiano dos brasileiros. Braúlio Pedroso também se notabilizou por criar histórias bem-humoradas, com uma acentuada crítica social.

Para fazer uma das cenas da novela, o ator Carlos Vereza, intérprete do cineasta underground Rogério, dispensou o dublê e se pendurou no bondinho do Pão de Açúcar, com uma câmera na mão. Tudo para filmar a personagem Shirley Sexy (Marília Pêra) para um comercial.

Ilka Soares chegou a ser agredida por uma telespectadora por causa do romance de sua personagem com um homem casado, interpretado por Paulo Gracindo.

A novela contou com a participação de pessoas famosas da época, como a cantora Maysa e o nobre Juan de Bourbon, além de outros colunáveis.

Alguns frequentadores das colunas sociais se viram espelhados na novela, e por isso sentiram-se atingidos. Na época, Braúlio Pedroso chegou a afirmar que tinha se baseado em acontecimentos e pessoas reais. Por causa da polêmica, a Rede Globo decidiu exibir, pela primeira vez, após a apresentação dos créditos, o aviso: “Qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas ou fatos acontecidos terá sido mera coincidência”.

O Cafona marcou a estreia na TV Globo de Ilka Soares e Elizângela, então com 15 anos de idade.

Os cineastas
Cacá (Osmar Prado), Rogério (Carlos Vereza) e Julinho (Marco Nanini) são três jovens que pretendem fazer o filme mais radical do cinema brasileiro: Matou o Marido e Prevaricou com o Cadáver. Eles são liderados pelo Profeta (Ary Fontoura), uma espécie de guru das praias do Rio de Janeiro. Os amigos são caricaturas bem-humoradas dos diretores Cacá Diegues, Rogério Sganzerla e Júlio Bressane. O título do filme, aliás, é uma paródia de Matou a Família e Foi ao Cinema (1969), de Bressane. Shirley Sexy (Marília Pêra) é escolhida pelo trio para estrelar o filme.

Elenco
Álvaro Aguiar – Gastão
André Valli – Godofredo
Angelito Mello – Marcello
Ary Fontoura – o Profeta
Carlos Vereza – Rogério
Djenane Machado
Elizangela – Dalva
Eloísa Mafalda – Margarida
Eva Christian – Suzy
Felipe Carone – Jairton
Francisco Cuoco – Gilberto Athayde
Gésio Amadeu – Amadeu
Ilka Soares – Vera
Isabel Teresa – Heloísa
João Zacharias
José Augusto Branco
Juan de Bourbon – Pietro
Leonardo Alves – Leonardo
Marco Nanini – Julinho
Marília Pêra – Shirley Sexy
Mirian Muller – Rosely
Moacyr Deriquém – Eugênio
Osmar Prado – Cacá
Paulo Gracindo – Fred
Paulo Rezende
Renata Sorrah – Malu
René Fernandes
Roberto Bomfim
Sônia Dutra – Vivi
Suzy Kirbi – Amélia
Terezinha Moreira – Deolinda
Vera Manhães
Walter Campos

Elenco / Personagens

GILBERTO ATHAYDE (Francisco Cuoco) – Homem rude, enriquece com uma rede de supermercados e almeja a alta sociedade. Pai de Dalva (Elizângela).

SHIRLEY SEXY (Marília Pêra) – Moradora de uma república hippie do bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, é secretária de Gilberto Athayde (Francisco Cuoco) e apaixonada pelo patrão.

MALU (Renata Sorrah) – Jovem rica e mimada, filha de Fred (Paulo Gracindo) e uma das pretendentes de Gilberto Athayde (Francisco Cuoco).

BEATRIZ (Tônia Carrero) – Grã-fina, ex-mulher de Gastão Monteiro (Álvaro Aguiar), dá aulas de etiqueta para Gilberto (Francisco Cuoco) e se apaixona por ele.

DALVA (Elizangela) – Filha adolescente de Gilberto Athayde (Francisco Cuoco).

O PROFETA (Ary Fontoura) – Hippie e espécie de guru, mora na mesma comunidade que Rogério (Carlos Vereza), Julinho (Marco Nanini) e Lúcia Esparadrapo (Djenane Machado).

ROGÉRIO (Carlos Vereza) – Jovem cineasta, forma um trio com Julinho (Marco Nanini) e Cacá (Osmar Prado). Mora na comunidade de hippies.

JULINHO (Marco Nanini) – Jovem cineasta, amigo de Rogério (Carlos Vereza) e Cacá (Osmar Prado), morador da comunidade de hippies.

CACÁ (Osmar Prado) – Enteado de Beatriz (Tônia Carrero), amigo de Rogério (Carlos Vereza) e Julinho (Marco Nanini). Tem um romance com a cantora Maysa.

JUREMA (Arlete Salles) – Faz par romântico com Rogério (Carlos Vereza).

LÚCIA ESPARADRAPO (Djenane Machado) – Jovem hippie, integrante do grupo do Profeta (Ary Fontoura).

FRED (Paulo Gracindo) – Milionário falido, pai de Malu (Renata Sorrah), quer vê-la casada com Gilberto Athayde (Francisco Cuoco) para resolver sues problemas financeiros. Casado, tem um caso extraconjugal com Vera (Ilka Soares).

VERA (Ilka Soares) – Editora de uma revista em Nova York, tem um relacionamento amoroso com Fred (Paulo Gracindo).

GASTÃO MONTEIRO (Álvaro Aguiar) – Empresário, ex-marido de Beatriz (Tônia Carrero).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
Shirley Sexy
Compositores: Fred Falcão/ Arnoldo Medeiros
Intérpretes: Marília Pêra

Nada Mais
Compositores: Roberto Menescal/ W. Prado
Intérpretes: Jacks Wu

Bia Bia Beatriz
Compositores: Ivan Lins/ Ronaldo Monteiro de Souza
Intérpretes: O Som Livre

Depois de Tanto Tempo
Compositores: Dori Caymmi/ Nelson Motta
Intérpretes: Ângela Valle

Gente do Morro
Compositores: Carlos Lyra/ Vinicius de Moraes
Intérpretes: Carlos Lyra

Homem de Bem
Compositores: César Costa Filho/ Aldir Blanc
Intérpretes: Marcos Samy

O Cafona
Compositores: Marcos Valle/ Paulo Sérgio Valle
Intérpretes: Ângela Valle e Paulo Sérgio Valle

Lúcia Esparadrapo
Compositores: Antônio Carlos Pinto/ Jocafi/ Ildásio Tavares
Intérpretes: Betinho

Manequim
Compositores: Antônio Adolfo/ Tibério Gaspar
Intérpretes: Marília Barbosa

Alta Sociedade
Compositores: Nonato Buzar/ Marcos Vasconcellos
Intérpretes: Pedrinho Rodrigues

I Get Baby
Compositores: Paulinho Tapajós/ Arthur Verocai
Intérpretes: Nonato Buzar

Luzes, Câmera, Ação
Compositores: Luiz Cláudio/ Chico Anísio
Intérpretes: Betinho

Tudo o Que Eu Sou Eu Dei
Compositores: Carlos Lyra/ Ruy Guerra
Intérpretes: Sérgio Ricardo

Tanto Cara
Compositores: P. Mirigliano/ A. Mancinotti/ G. Zinzi
Intérpretes: Marcello Guenza

Internacional:
Acapulco Gold
Compositores: Tim Gilbert/ John Carter
Intérpretes: Mazon Dixon

I Feel Better
Compositores: Jeff Barry/ Paul Davis
Intérpretes: Paul Davis

Comme J’Ai Toujours Envie d’Aimer
Compositor: Marc Hamilton
Intérpretes: Marc Hamilton

Lifetime of Love
Compositores:
Intérpretes: Tomi Devon

What Are You Doing Sunday
Compositores: Irwin Levine/ Phil Spector/ Toni Wine
Intérpretes: Silver

I Love You For All Seasons – (instrumental)
Compositores: Sheila Young
Intérpretes: Sheila Young

Bouree Man
Compositores:
Intérpretes: Lenny Damon

Le Roi Mages
Compositores: Capuano/ Stout/ J.Schmitt/ C.Carrère
Intérpretes: Sheila

I Love You for All Seasons
Compositor: Sheila Young
Intérpretes: The Fuzz

Can’t Find the Time
Compositores: Bruce Arnold
Intérpretes: Rose Colored Glass

Leave It All Behind Me
Compositor: Sheila Young
Intérpretes: The Fuzz

You and I
Compositores:
Intérpretes: Geraldine Hunt & Charlie Hodges

0 Comentário para: “O Cafona Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *