O Amor É Nosso Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela O Amor É Nosso desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de O Amor É Nosso e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela O Amor É Nosso

◘ Período de exibição: 27/04/1981 – 24/10/1981
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 155
◘ Autoria: Roberto Freire e Wilson Aguiar Filho / Walther Negrão
◘ Direção: Mário Márcio Bandarra e Jorge Fernando
◘ Direção geral: Gonzaga Blota e Carlos Zara

A novela conta a trajetória de Pedro (Fábio Jr.), um jovem cantor em busca de reconhecimento e sucesso. O filho de Celso (Nelson Dantas) e Anita (Aracy Cardoso) deixa a casa dos pais quando descobre que seu irmão Claudio (Ney Sant’Anna) envolveu-se com sua namorada Selma (Zaira Zambelli). O cantor vai viver, então, em uma comunidade de estudantes, onde conhece os irmãos Bruno (Buza Ferraz), compositor, e Nina (Myrian Rios). Pedro e Bruno iniciam uma parceria profissional. Nina acaba se apaixonando pelo cantor, mas fica dividida entre ele e o ex-seminarista Chico (Stepan Nercessian).

Resumo de Todos os Capítulos da Novela O Amor É Nosso

** Resumo não divulgado

Ambientada no Rio de Janeiro, a novela conta a trajetória de Pedro, um jovem cantor em busca de sucesso e reconhecimento artístico. Rebelde e ambicioso, Pedro vive em atrito com o pai Celso, homem rude e seco que desdenha da sua escolha profissional, entretanto é muito ligado à mãe, a equilibrada Anita que o apoia. Pedro sai de casa quando descobre que seu irmão, o responsável Cláudio que por ele tem enorme carinho, se apaixona por Selma, sua namorada. Sem escrúpulos, Selma troca de par ao perceber que Cláudio tem mais possibilidades de sucesso profissional do que Pedro. É a causadora de conflitos entre os irmãos.

Andarilho, Pedro é acolhido numa república de estudantes, onde conhece os irmãos Bruno, compositor, e Nina, jovem romântica e meiga. Pedro e Bruno iniciam uma parceria profissional. Nina acaba se apaixonando pelo cantor, mas fica dividida entre ele e o bondoso ex-seminarista Chico. Bruno e Nina são filhos do prepotente empresário Sandoval que vive um casamento de aparências com Carmem, mulher independente e bonita que resolve se separar dele e, para isso, conta com a ajuda dos enteados. Carmem enfrenta sérios obstáculos com essa decisão, posto que Sandoval faz tudo para prejudicá-la. Seu irmão, o interesseiro Beto, se coloca contra a separação uma vez que admira a postura de Sandoval.

Moram na república estudantil muitos jovens: Gina, a fogosa recepcionista da agência de eventos de Gilda e Maria Helena que se esforça para conquistar o empresário Rogério Gusmão, mais velho que ela; Ivo, jovem e romântico poeta que vive do que consegue com a venda, nas ruas, dos seus livros de poesia; Charlene, moça engraçada e de bem com a vida que trabalha como garçonete num bar na companhia do amigo Dick Peterson, músico extrovertido, por quem é apaixonada; Frank, jovem artesão vindo do Nordeste que, sonhador e determinado, almeja reconhecimento; e a rígida Suzana, secretária executiva de Sandoval e responsável pela república, instalada na casa de seu tio embaixador7 . Ao longo da história, a comunidade recebe Tereza, jovem extremamente romântica, altruísta e capaz de sentimentos belíssimos que, filha do austero e conservador Macedo, com quem vive em conflito, engata um romance com Ivo, para desespero dele que não aceita o jovem por ser órfão. Em contrapartida, Tereza se dá muito bem com a irmã Tininha, moça retraída e cordial, melhor amiga de Nina e que tem um comportamento estranho: não permite que ninguém entre no seu quarto.

Neste meio tempo, Pedro conhece Gilda, uma socialite elegante e bem conservada, sócia de uma agência de eventos com Maria Helena, mulher bem sucedida e racional que vive às turras com o ex-marido, o bon-vivant de meia-idade Alex. Gilda apresenta Pedro a várias pessoas importantes no meio musical e isso o ajuda bastante no início de carreira. Gilda começou a se realizar profissionalmente depois de se separar de Roberto, homem omisso que logo formou outra família com a tranquila Isabel, com quem teve Marina, e se isolou no subúrbio do Rio de Janeiro. Do casamento com Roberto, Gilda teve o ciumento Silvinho e a delicada Loreta. Ainda é mãe adotiva de Pingo, menino travesso e querido por todos que vive atazanando Floriano, figura circunspecta, empregado de Gilda por quem tem grande adoração e que cuida com eficiência da casa e dos filhos da patroa.

Um personagem importante da trama é o Padre Leonardo, religioso disposto a ajudar os jovens da história e dedicado a promover atividades que os atraíam, transmitindo sua enorme paixão pelo ser humano através da fé. Vive com Chico, seu afilhado e tem a vida movimentada quando some Cíntia, jovem universitária, sensível mas cheia de dúvidas que tem no padre um grande amigo. Seu desaparecimento surpreende a todos e o seu pai, o pedante Camargo e sua irmã, a inquieta Sandra, acusam o Padre Leonardo, trazendo um viés policial para a trama10 .

Outra trama paralela é a da cantora Maíra que, há vinte anos atrás, era muito famosa e reconhecida e, por isso, não aceita sua decadência e pretende retomar sua carreira mas vê todas as portas se fecharem devido à sua idade. É amiga de longa data de Gilda e Maria Helena, bem como da conselheira e divertida Lola, camareira e antiga presidente do seu fã-clube. Maíra, então, conhece Alfredo, jovem empresário que lhe nega ajuda não acreditando que ela possa voltar a fazer sucesso. Mais tarde, muda de ideia e decide promover a retomada da carreira da cantora. Alfredo se apaixona por Carmem depois que ela se separa. Vive com sua mãe Laura, mulher frágil que ficou depressiva depois que enviuvou e que ele ficou independente. Redescobre o prazer em viver com o ex-marido de Carmem, Sandoval, seu antigo amor a quem humaniza.

Intérprete do personagem Pingo, Fernando Ramos da Silva foi chamado para integrar o elenco da novela por conta do sucesso que fizera no filme Pixote, de Hector Babenco, lançado em 1981, em que interpretava o papel-título.

Foi o primeiro trabalho na TV Globo dos atores Rosana Garcia (Loreta) e Júlio César (Silvinho), depois de quatro anos como intérpretes dos personagens Narizinho e Pedrinho do Sítio do Picapau Amarelo.

O cantor Roberto Carlos fez uma participação em O Amor é Nosso. Na trama, o personagem Pedro (Fábio Jr.) entra no teatro em que Roberto Carlos ia se apresentar. Pedro consegue cantar para Roberto Carlos, que ouve a composição, gosta da letra, mas critica a música.

Durante a exibição de O Amor é Nosso, o autor Walther Negrão assumiu a novela e criou uma passagem de tempo na narrativa, que provocou mudanças no comportamento e caracterização dos personagens, além de transformação nos cenários e figurinos.

Parte do elenco, representado pelos jovens estudantes e o padre Leonardo (Stênio Garcia), fez encontros em uma pousada em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, para se preparar para a novela.

Pedro e Gilda
No decorrer da novela, Pedro (Fábio Jr.) também conhece a elegante Gilda (Tônia Carrero), que é dona de uma agência de promoção de eventos. Ela apresenta o cantor a uma série de pessoas importantes para o início da sua carreira. Gilda é ex-mulher de Roberto (Milton Moraes) e mãe de Loreta (Rosana Garcia) e Silvinho (Júlio César). Ela ainda cria Pingo (Fernando Ramos da Silva), um menino muito alegre e travesso.

Rainha do Rádio Marlene interpreta Maíra
Outra subtrama da novela relacionava-se à história da cantora Maíra, representada pela cantora Marlene. Ela pretende retomar a glória do passado e tenta uma volta triunfal às paradas de sucesso.

O sumiço de Cíntia
O desaparecimento da universitária Cíntia (Simone Carvalho) movimentou a trama: o pai da jovem acusa o professor e padre Leonardo (Stênio Garcia) de envolvimento no caso.

Elenco
Antonio Patiño
Aracy Cardoso – Anita
Ariel Coelho – Floriano
Berenice Nerey
Buza Ferraz – Bruno
Carlos Alberto Bahia – Frank
Cláudio Savietto – Dick Peterson
Cleide Blota – Isabel
Cristina Aché – Teresa
Daniel Dantas – Ivo
Élida L’Astorina – Sharlene
Fábio Júnior – Pedro
Fernando Ramos da Silva – Pingo
Germano Filho
Gilda Guilhon – Tininha
Haroldo Blota – Beto
Hemílcio Fróes
Isabel Ribeiro – Laura
Isabela Garcia – Maria
Isis de Oliveira – recepcionista da empresa de Maria Helena
Ivan de Albuquerque – Camargo
Ivan Mesquita – Macedo
Jorge Dória – Sandoval
Júlio César – Silvinho
Liza Vieira – Suzi
Kátia D’Angelo – Sandra
Marlene – Maíra
Mayara Norbin – Márcia
Milton Moraes – Roberto
Mira Palheta – recepcionista da empresa de Maria Helena
Monique Evans – recepcionista da empresa de Maria Helena
Myrian Rios – Nina
Nelson Dantas – Celso
Ney Sant’Anna – Cláudio
Older Cazarré
Osmar Prado – Alfredo
Pepita Rodrigues – Carmem
Roberto Lopes
Ronnie – Ronnie Von
Rosana Garcia – Loreta
Simone Carvalho – Cíntia
Stênio Garcia – Leonardo
Stepan Nercessian – Chico
Thaís de Andrade – Cíntia
Tônia Carrero – Maria Helena
Vanusa
Walmor Chagas – Alex
Wilma Dias – recepcionista da empresa de Maria Helena
Yara Amaral
Yolanda Cardoso – Lola
Zaira Zambelli – Selma

Elenco / Personagens

ALFREDO (Osmar Prado) Jovem empresário em início de carreira. Produz o disco de Cláudio (Ney Sant’Anna), irmão de Pedro (Fábio Jr.). Conhece Maíra (Marlene) e é um dos que lhe nega ajuda, não acreditando que ela possa voltar a fazer sucesso. Mais tarde, muda de ideia e decide promover a retomada da carreira da cantora.

ANITA (Aracy Cardoso) Esposa de Celso (Nelson Dantas) e mãe de Pedro (Fábio Junior) e Cláudio (Ney Sant’Anna), uma mulher simples e dedicada aos filhos. Tem mais afinidade com Pedro, tentando sempre contornar suas desavenças com o pai e o irmão.

BETO (Haroldo Blota) Irmão de Carmem (Pepita Rodrigues), com quem vive desde o casamento dela com Sandoval (Jorge Dória). Ao contrário de Bruno (Buza Ferraz), enteado de Carmem, sente grande admiração pelo cunhado, com quem trabalha. Sempre o apoia, mesmo sabendo que, na maioria das vezes, ele não tem razão nas brigas com Carmem.

BRUNO (Buza Ferraz) Compositor e morador da comunidade de estudantes. É enteado de Carmem (Pepita Rodrigues) e irmão de Nina (Myrian Rios).

CAMARGO (Ivan de Albuquerque) Pai de Cíntia (Simone Carvalho) e Sandra (Kátia D’Angelo). Torna-se ferrenho inimigo de padre Leonardo (Stênio Garcia) por acreditar que Cíntia sumiu por influência dele. É muito amigo de Gilda (Tônia Carrero), Sandoval (Jorge Dória) e Macedo (Ivan Mesquita).

CARMEM (Pepita Rodrigues) Mulher de Sandoval (Jorge Dória) e madrasta de Nina (Myrian Rios) e Bruno (Buza Ferraz), sempre do lado dela durante as crises com o marido. Muito independente, resolve se separar de Sandoval quando percebe que a relação está desgastada. Beto (Haroldo Blota), seu irmão, vive com ela e a pressiona contra a separação.

CELSO (Nelson Dantas) Marido de Anita (Aracy Cardoso) e pai de Pedro (Fábio Junior) e Cláudio (Ney Sant’Anna). Homem sério e muito seco com os filhos, mas gosta deles. Protege Cláudio por sentir nele menos rebeldia do que em Pedro, com quem vive em conflito.

CHICO (Stepan Nercessian) Jovem ex-seminarista, vindo do interior. Depois que sai do seminário, vai morar com padre Leonardo (Stênio Garcia), a quem é apresentado por seu superior. Resolve ficar por uns tempos no Rio de Janeiro, sem que sua família saiba que desistiu da vida religiosa.

CÍNTIA (Simone Carvalho) Jovem universitária, muito amiga de padre Leonardo (Stênio Garcia), por quem tem grande admiração. Seu desaparecimento é inesperado e surpreende a todos. Moça de grande sensibilidade, mas cheia de conflitos. Ela procura em Leonardo o apoio para as suas inquietações.

CLÁUDIO (Ney Sant’Anna) filho de Anita (Aracy Cardoso) e Celso (Nelson Dantas) e irmão de Pedro (Fábio Junior). É muito amigo do irmão até o momento em que se apaixona por Selma (Zaira Zambelli), namorada de Pedro. Sofre com a briga, tentando de todas as formas se reaproximar dele. Grava seu primeiro disco no início da história.

DICK PETERSON (Cláudio Savietto) músico do bar de Sandoval (Jorge Dória) e amigo de Pedro (Fábio Jr.).

FLORIANO (Ariel Coelho) Figura estranha e circunspecta. É empregado de Gilda (Tônia Carrero), por quem tem total adoração, e cuida da casa e das crianças com eficiência. Aceita as provocações de Pingo (Fernando Ramos da Silva), filho adotivo de Gilda, com que se relaciona como se tivessem a mesma idade. Perde a calma quando o chamam de “Pé na cova”.

FRANK (Carlos Alberto Bahia) Outro jovem morador da comunidade de estudantes. Vende seus artesanatos na feira-livre para sobreviver.

ISABEL (Cleide Blota) Mulher de Roberto (Milton Moraes) e mãe de Maria (Isabela Garcia).

IVO (Daniel Dantas) Jovem poeta que vive do que consegue com a venda, nas ruas, de seus livros de poemas. Em um dia de trabalho, na porta de um teatro, conhece Teresa (Cristina Aché), dando começo a uma paixão fulminante. Mora na comunidade de estudantes.

LOLA (Yolanda Cardoso) Conselheira, amiga, camareira e antiga presidente do fã-clube de Maíra (Marlene). Apesar de todos os anos ao lado dela, não consegue entender o seu temperamento passional. É uma mulher sensível e vive dizendo que vai se afastar da cantora.

LORETA (Rosana Garcia) Filha de Gilda (Tônia Carrero) e Roberto (Milton Moraes). A adolescente gosta da mãe, mas não aceita a falta do pai. Em alguns momentos, compete com Gilda, mas é tudo passageiro.

MACEDO (Ivan Mesquita) Pai de Teresa (Cristina Aché) e Tininha (Gilda Guilhon) e amigo de Camargo (Ivan de Albuquerque) e Sandoval (Jorge Dória). Adora as filhas, mas vivem em conflitos.

MAÍRA (Marlene) Famosa e grande cantora, mas já fora do mercado. Não aceita sua decadência e tenta retomar sua carreira, mas vê todas as portas se fecharem devido à sua idade. Grande amiga de Helena (Tônia Carrero) e Lola (Yolanda Cardoso), sua camareira e antiga presidente de seu fã-clube.

MÁRCIA (Mayara Norbin) Amiga de Loreta (Rosana Garcia).

MARIA (Isabela Garcia) Filha de Roberto (Milton Moraes) e Isabel (Cleide Blota).

GILDA (Tônia Carrero) Mulher bonita, elegante, bem-conservada e que já foi muito rica. Começou a se realizar profissionalmente depois de se separar do marido, Roberto (Milton Moraes). É dona de uma agência de promoções e mãe de Silvinho (Júlio César) e Loreta (Rosana Garcia), com quem se relaciona muito bem. Cria ainda Pingo (Fernando Ramos da Silva), menino travesso e que vive implicando com Floriano (Ariel Coelho).

NINA (Myrian Rios) jovem romântica, meiga e de uma doçura extrema. Todos se encantam com ela. Divide-se entre a amizade que sente por Chico (Stepan Nercessian) e o amor por Pedro (Fábio Jr.). Gosta muito de sua madrasta Carmem (Pepita Rodrigues), a quem apoia nos momentos de crise com seu pai, Sandoval (Jorge Dória). É amiga de Tininha (Gilda Guilhon) e irmã de Bruno (Buza Ferraz).

PADRE LEONARDO (Stênio Garcia) sempre disposto a ajudar os jovens e dedicado a promover atividades que os atraem, transmitindo sua enorme paixão pelo ser humano através da fé. É culpado pela família de Cíntia (Simone Carvalho) pelo sumiço da jovem.

PEDRO (Fábio Jr.) Jovem ambicioso, com vontade de vencer na vida como músico. Muito ligado à mãe, Anita (Aracy Cardoso), e muito ciumento em relação ao pai, Celso (Nelson Dantas), por perceber a nítida preferência dele pelo irmão, Cláudio (Ney Sant’Anna). Sai de casa quando descobre que a namorada, Selma (Zaira Zambelli), trocou-o por Cláudio. Através do relacionamento com uma mulher mais velha, vê se abrirem as portas para a sua ascensão.

PINGO (Fernando Ramos da Silva) Filho adotivo de Gilda (Tônia Carrero). O menino travesso é a alegria da casa, é inteligente e muito querido por todos. Vive implicando com Floriano (Ariel Coelho), empregado de Gilda, mas o considera um grande amigo.

ROBERTO (Milton Moraes) Ex-marido de Gilda (Tônia Carrero), pai de Silvinho (Júlio César) e Loreta (Rosana Garcia). Casou-se com Isabel (Cleide Blota), com quem teve Maria (Isabela Garcia). Mora no subúrbio do Rio de Janeiro, sem nenhum contato com a antiga família.

SANDOVAL (Jorge Dória) Pai de Nina (Myrian Rios) e Bruno (Buza Ferraz). Homem prepotente, acostumado a mandar e a ser obedecido. Muito rico e envolvido com negócios imobiliários e casas noturnas. Amigo de Camargo (Ivan de Albuquerque) e Macedo (Ivan Mesquita). Não ama Carmem (Pepita Rodrigues), madrasta de seus filhos, e os dois vivem brigando.

SANDRA (Kátia D’Angelo) Filha de Camargo (Ivan Albuquerque), mas bem diferente de sua irmã Cíntia (Simone Carvalho). Sandra é uma jovem inconsequente, que leva até o fim as suas intenções. Não via com bons olhos a aproximação de Cíntia de padre Leonardo (Stênio Garcia) e, ao lado do pai, tenta incriminá-lo pelo sumiço da irmã.

SELMA (Zaira Zambelli) Ex-namorada de Pedro (Fábio Jr.) e atual de Cláudio (Ney Sant’Anna). Troca de par ao perceber que Cláudio tem mais possibilidades de sucesso profissional do que Pedro. É a causadora de conflitos entre os irmãos, uma mulher sem escrúpulos.

SHARLENE (Élida L’Astorina) Moradora da comunidade de estudantes e garçonete em um famoso bar do Rio de Janeiro.

SILVINHO (Júlio César) Filho de Gilda (Tônia Carrero) e Roberto (Milton Moraes). Sente a falta de um pai, apesar de admirar muito a mãe. É um filho ciumento e vive controlando a vida dela.

SUZANA (Liza Vieira) É secretária executiva e a responsável pela comunidade de estudantes, instalada na casa de seu tio, um embaixador que vive fora do país. Já foi namorada de Pedro (Fábio Jr.).

TERESA (Cristina Aché) Filha de Macedo (Ivan Mesquita) e irmã de Tininha (Gilda Guilhon). Jovem extremamente romântica, espontânea, capaz de sentimentos belíssimos. Descobre seu amor por Ivo (Daniel Dantas), mas precisa enfrentar seu pai, contrário à relação.

TININHA (Gilda Guilhon) Filha de Macedo e irmã de Teresa (Cristina Aché). É grande amiga de Nina (Myrian Rios), com quem reparte seus sonhos românticos. Em casa, tem um comportamento estranho, não permitindo que o pai ou a irmã entre em seu quarto, criando um mistério em torno do assunto. Excelente pessoa, sempre disposta a ajudar os outros.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:

Bem Simples
Compositores: Ricardo Feghali
Intérprete: Roupa Nova

O Maior Mistério
Compositor: Renato Teixeira
Intérprete: Renato Teixeira

Jogada pelo Mundo
Compositor: Ary Barroso
Intérprete: Gal Costa

Sentinela
Compositores: Milton Nascimento e Fernando Brant
Intérprete: Milton Nascimento

Rochedo
Compositores: Noca da Portela
Intérprete: Beth Carvalho

Bons Amigos
Compositores: Carlos Colla/ Maurício Duboc
Intérprete: Kátia

Eu me Rendo
Compositores: Fábio Jr. / Serginho Sá
Intérprete: Fábio Jr.

Bem-Te-Vi
Compositores: Dalto e Claudio Rabello
Intérprete: Renato Terra

Abre Coração
Compositores: Marcelo/Jim Capaldi
Intérprete: Marcelo

Para Ser o Sol
Compositores: Antônio Risério/ Armandinho
Intérprete: A Cor do Som

Eu Voltei
Compositores: Mauro Motta/ Ernesto Escudero
Intérprete: Cláudia Telles

Tesouro da Juventude
Compositores: Lulu Santos/ Nelson Motta
Intérprete: Lulu Santos

Golpe de Amor
Compositores: Joyce/ Ana Terra
Intérprete: Fernanda

Como Posso Esquecer
Compositores: Aquarius
Intérprete: Aquarius

Internacional:
Sunshine On My Shoulders
Compositores: John Denver/ Dick Kniss
Intérprete: John Denver

No Tears Tomorrow
Compositores: Jerry Friedman
Intérprete: Lonnie Smith

How Do You Say Goodbye
Compositores: C. Blackwell/ Ted Baryson
Intérprete: Ted Baryson

The Best of Times
Compositores: DeYoung
Intérprete: Styx

Is Something Wrong with You
Compositores: W. Lester/ R. Brown
Intérprete: Bobby Thurston

Good Thing Going
Compositores: The Corporation
Intérprete: Sugar Minott

Unchain My Heart
Compositores: Don Potter
Intérprete: Don Potter

Ancora
Compositores: Migliacci/ Mattone
Intérprete: Eduardo Crescenzo

Nowhere to Hide
Compositores: John Reed/ Marc Chantereau/ Pierre Alain Dahan/ Slim Pezin
Intérprete: Voyage

Sequiré Mi Camiño
Compositores: J. Iglesias e Ramos
Intérprete: Julio Iglesias

Welcome Home
Compositores: Corelia
Intérprete: Corelia

You’re Breaking My Heart
Compositores: Howard Johnson/ Sandy Torano
Intérprete: Niteflyte

I Spy
Compositores: Savannah
Intérprete: Savannah

Peace and Love
Compositores: Tati/ G. Gibson
Intérprete: Steve MacLean

0 Comentário para: “O Amor É Nosso Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *