No Limite da Paixão Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela No Limite da Paixão desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de No Limite da Paixão e de todas as novelas do SBT.

Sobre a Novela No Limite da Paixão

  • Título Original: Entre el amor y el ódio
  • Período de exibição (Original/México): 11/02 a 02/08/2002
  • Nº de capítulos (Original/México): 125
  • Autoria: Hilda Morales Allois
  • Direção: Miguel Córcega
  • País de origem: México
  • Título no Brasil: No Limite da Paixão
  • Período da 1ª exibição (SBT): 28/07/2003 a 26/01/2004
  • Horário (SBT): 18h15
  • Nº de capítulos (SBT): 130

Amor… e ódio… início contraditório de uma relação profunda e conflituosa entre Otávio e Ana Cristina.

Com a morte de seu tio Fernando, Otávio um homem sensual e corajoso que viveu afastado por muitos anos de sua família, regressa a sua cidade natal para assistir ao funeral. Otávio acha que seu tio foi o culpado pela ruína e morte de seu pai e também por tê-lo afastado de Frida, a mulher que ele tanto amava. Porém, Otávio chora às escondidas a morte do tio, que chegou a ser como um pai para ele.

A história da vida de Ana Cristina é um mistério. Ela foi adotada por Manuel, mas que acredita ser seu avô. Ana Cristina viveu toda sua vida em uma pequena casa rústica de propriedade de Fernando, que além de seu protetor, ela o via como um pai. Apesar de terem vivido no mesmo lugar, Ana Cristina e Otávio jamais haviam se cruzado até se conhecerem pela primeira vez.

O clima de maldade e falsidade surge por conta de Maciel, o corrupto administrador da fábrica de calçados de Fernando. Ambicioso e fariseu, ele envenena a mente de Otávio dizendo que Ana Cristina usou de sua beleza e juventude para seduzir Fernando e lhe tirar o dinheiro.

Conforme o testamento, Otávio é nomeado herdeiro da fortuna do tio, mas com a condição de casar-se com Ana Cristina. Assim seu ressentimento contra a moça aumenta, para satisfação de Maciel. Ambos negam se casar, ainda que intimamente não consigam evitar que se sintam atraídos um pelo outro.

Frida (ex-noiva de Otávio) é uma mulher fria e calculista, com os olhos voltados sempre para o dinheiro. Através de seu amante Maciel, ela fica sabendo da fortuna de Otávio, e resolve investir na antiga paixão. No entanto convence Otávio a casar-se com Ana Cristina, assegurando-lhe que aquela insignificante mulher não evitará que eles sigam se amando.

Ana Cristina, influenciada pelo avô, sobre a vontade de Fernando, casa-se com Otávio, iniciando uma vida de brigas e desavenças, uma guerra de caprichos que se intensifica dia a dia. Os únicos felizes são Maciel e Frida. História original de Hilda Morales Allouis – adaptada para televisão por Liliana Abud.

No Limite da Paixão – Uma História Sem Limites!
Sem dúvidas, No Limite da Paixão foi uma novela marcante. Teve um adiamento de 5 meses até que finalmente pudesse estrear. Mudou de horário duas vezes, mas pode-se dizer que sobretudo, prendeu do início ao fim.

No México, Entre el Amor y el Odio (nome original da novela) não começou com boa audiência, mas a inserção de novos personagens, seguido de uma reviravolta na história transformou a novela em um grande sucesso!

Foi uma novela recheada de fatos importantes, também nos bastidores. A eleição da protagonista foi muito disputada, depois da recusa de Aracely Arámbula, a história foi mexida, e fizeram testes várias atrizes, dentre as quais Susana González levou o papel de Ana Cristina. Para o galã, Osvaldo Rios foi chamado, mas cobrou uma fortuna para aparecer, o vilão seria César Évora, que acabou vivendo o protagonista Otávio.

Vários foram os destaques do elenco. Em seu primeiro papel estelar, Susana González não decepcionou. Embora não tenha começado conquistando a empatia do público (já que em seu currículo, seus papéis nunca foram de moças inocentes), aos poucos, ela foi agradando, e muito. E ao final da novela, pode-se notar que ela em nada ficou devendo às atrizes que levam várias protagonistas.

César Evora foi outro que simplesmente arrasou. Seu personagem passou por grandes transformações, começou um galã completamente fora do comum, já que era maduro e não era tão romântico assim. Com o tempo, ele foi se aproximando mais do galã comum, coisa que César inclusive reclamou na imprensa. Mas o tempo todo, ele teve o destaque que merecia.

Sabine Moussier veio com tudo na pele de Frida, a vilã da história. Mas ela realmente deu uma virada quando sua personagem passou a apresentar sintomas de loucura.

Fabián Robles fez um trabalho muito digno como José Alfredo, apesar que o personagem em si não caiu no gosto do público. Quem foi ganhando cada capítulo mais espaço foi Luis Roberto Guzmán, que fez do violento Gabriel um dos personagens mais polêmicos e comentados da história.

O público aplaudiu de pé o soberbo trabalho de Maria Sorté na pele da sofrida Maria Madalena, uma dona de casa batalhadora que teve que suportar de tudo pela felicidade de seus filhos. Maria Madalena, em vários momentos, foi a protagonista da história. Um destaque merecidíssimo, que só recebeu elogios, embora muitas vezes o sofrimento de seu personagem fosse além da conta. Mas nem Ana Cristina nem Maria Madalena choraram tanto como a recordista da lágrima Tia Rebeca, bem interpretada por Ofélia Cano.

A grande surpresa da novela veio com Alberto Estrella vivendo o inesquecível vilão Maciel. Perfeita atuação! Grandes momentos! E um personagem rico em detalhes, que foi ganhando ao longo dos capítulos, cada vez mais elementos interessantes, que garantiram a preferência do público. Sua obsessão por Napoleão, seus bonecos, seu modo de falar, seu cinismo, suas fitas K7, seu super equipamento de câmeras, e até mesmo uma transformação em Palhacinho Feliz fizeram desse um personagem que dificilmente será esquecido.

O único pesar no elenco foi a participação da grande Marga Lopez, em um papel pouco expressivo e que deixou muito a desejar.

Quando a novela começou no México e as audiências não correspondiam, Salvador Mejía Alejandre, produtor da novela, acrescentou novos atores ao elenco. O consagradíssimo Enrique Lizalde, como Rogério, pai de Ana Cristina, além de Felicia Mercado e Vanessa Guzmán. Somente Vanessa chegou ao final da história. Já que Felicia Mercado e Enrique Lizalde se desentenderam com os produtores e foram convidados a se retirar da novela. Uma pena, principalmente por Enrique, já que seu personagem muitas vezes teria sido fundamental.

Também houveram muitas participações especiais. Arturo Peniche ficou por dois capítulos, a intenção era que ele voltasse, como o ator não quis, entrou Victor Noriega como um novo pretendente para Ana Cristina. Além de Armando Palomo (um transexual que viveu a enfermeira Liberdade), Humberto Elizondo, Ernesto Alonso, e Pablo Montero, como Almas, um índio que boa parte do público não gostou. Mas vale comentar que depois de sua participação nos capítulos finais, Pablo Montero iniciou um romance com Susana González.

Os bastidores da novela foram muito tumultuados. César Evora reclamou da demora na entrega do texto, já que os capítulos eram gravados praticamente no mesmo dia em que iam ao ar. Liliana Abud, adaptadora da história, não gostou nem um pouco da atitude dele e mandou páginas em branco. Susana González apoiou César e naquela semana, Ana Cristina e Otávio apareceram o mínimo possível. Estranhamente, nessa semana, a audiência explodiu.

No Limite da Paixão foi uma novela com momentos muito marcantes. A começar por toda a relação de amor e ódio existente entre Otávio e Ana Cristina, fazendo com que fossem um par romântico cheio de química e com cenas excelentes. Com certeza, foi um dos melhores pares já vistos!

A grande reviravolta da troca de bebês rendeu grandes cenas, a novela tomou um outro rumo, com duas passagens de tempo, e culminou na morte de João Manuel (filho de Frida, criado por Ana Cristina), que com certeza foi a cena mais emocionante da novela. Susana González esteve simplesmente perfeita em cena. As últimas semanas foram marcadas pelo suspense e um clima de terror. Os capítulos finais estiveram de tirar o fôlego, com a lepra de Frida e a vingança de Maciel.

No Limite da Paixão foi uma novela extremamente violenta, para os padrões mexicanos. Isso causou inúmeras edições promovidas pelo SBT. Muitos foram os assassinatos, como o de Rodolfo (José Angel Garcia), Cecília (já que Marlene Favela saiu da novela porque recebeu convite para estrelar Gata Selvagem), Manuel (Miguel Corcega), Aldir (Juan Carlos Casasola), Caetana (Maritza Olivares), Tobias (Mauricio Aspe), Ramon (Benjamin Rivero), Liberdade, só para citar alguns.

Nunca um clichê foi tão explorado como nessa novela: filhos e pais separados. Metade do elenco estava a busca de seus pais, a outra estava atrás dos filhos. Já não bastasse Ana Cristina, Frida e toda a confusão envolvendo a família de Maria Madalena Moreno, surgiu um tal de Compadre Waldomiro que veio exatamente para ter a mesmíssima história que vários já tinham na novela.

Entre alguns erros e muitos acertos, seja por seus personagens marcantes, pela história cheia de reviravoltas e que sempre prendeu a atenção, por seu vilão, e pelo casal inesquecível, só é possível dizer uma coisa: No Limite da Paixão deixou saudades.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela No Limite da Paixão

Resumo da novela No Limite da Paixão conforme divulgado pelo SBT na primeira exibição de 28/07/2003 a 26/01/2004 (total de 130 capítulos). Entre el amor y el ódio Resúmenes – Summaries.

  1. Capítulo

  2. – A história acontece na mansão Vila Real, de propriedade do Sr. Fernando, tio de Otávio Vila Real. Depois de viver muitos anos longe da família, Otávio volta ao povoado para acompanhar o funeral de seu tio Fernando. Otávio, embora relute em perdoar seu tio por culpá-lo pela ruína e morte de seu pai e pelo fim de seu noivado com Frida, a sós ele chora a morte daquele que durante muitos anos foi como um pai para ele. Fernando Vila Real, em seus últimos momentos de vida pede a Ana Cristina que diga a Otávio que sempre pensou muito nele e que tudo que fez sempre foi pensando no seu bem. Fernando falece logo depois de confessar a Ana Cristina que Leonela foi o grande amor de sua vida. Maciel, o ambicioso administrador da fábrica de calçados, começa a por em prática seu plano para se apoderar da herança do patrão. Ele envenena Otávio contra Ana Cristina dizendo que a garota foi amante de seu tio e que não deve, em nenhuma hipótese confiar nela pois está interessada apenas na fortuna do Sr. Fernando.Dona Josefa, irmã do Sr. Fernando relembra o dia que seu outro irmão, Nicolas, pai de Otávio entregou o filho a eles para que o criassem. Otávio nunca soube que foi rejeitado pelo pai. Maciel diz a Tobias que fez muito bem em roubar a carta onde Nicolas, por vingança, culpa o irmão, Fernando, por sua morte e, o parabeniza também por ter feito a carta chegar às mãos de Otávio. Rodolfo sugere a Madalena que contem a um de seus filhos que é adotado, mas ela diz que nunca revelará esse segredo. Otávio e Ana Cristina se encontram e ela aproveita para passar a ele o recado deixado por seu tio. Otávio reage com agressividade, acusa Ana Cristina de ser uma mulher sem princípios e depois a beija à força.

  3. Capítulo

  4. – Ana Cristina dá uma bofetada em Otávio Vila Real. Depois conta ao avô o que aconteceu entre ela e o sobrinho do Sr. Fernando. Otávio pergunta à tia se Ana Cristina foi amante de seu tio, Fernando. Indignada, Josefa diz que entre eles existia uma relação de pai e filha e pergunta ao sobrinho quem lhe disse tamanha infâmia. Célia diz a José Alfredo que não deve confiar no administrador da fábrica pois Márcio é um homem hipócrita e sem caráter, que ameaçou descontar o dia dos empregados que compareceram ao enterro do patrão. Rodolfo conversa longamente com o filho, Gabriel, e pede a ele que cuide da loja de calçados. Dona Josefa volta a falar com o sobrinho sobre Ana Cristina, deixa claro que é uma jovem de comportamento impecável e garante que ela nunca foi amante de Frida diz a Márcio que não pretende voltar a procurar Otávio Vila Real. Irritado, Maciel ameaça denunciá-la por fraude caso não o ajude a convencer Otávio a lhe vender a fábrica de calçados. Ana Cristina e Otávio voltam a discutir e dona Josefa, que presencia a briga, diz aos dois que todo esse ódio que tentam demonstrar um pelo outro é para esconder que estão apaixonados um pelo outro.

  5. Capítulo

  6. – Maciel, obcecado pela idéia de ficar com os bens do Sr. Fernando Vila Real, incumbe Frida de convencer Otávio a lhe vender a fábrica de calçados. Tobias pergunta a Otávio se pretende ficar muito tempo no povoado. Os empregados da fábrica vão conversar com Otávio Vila Real e pedir a ele que não desconte o dia daqueles que faltaram ao trabalho para acompanhar o enterro do patrão. José Alfredo, que está entre os empregados, acusa Otávio de ter ordenado o desconto e os dois discutem violentamente. Otávio garante aos empregados que nada será descontado. José Alfredo pede Ana Cristina em casamento. Otávio comunica Ana Cristina que terá que desocupar a cabana onde vive com seu avô e que também terá de devolver qualquer outra coisa que seu tio, Fernando, tenha lhe dado.Otávio comenta com Márcio que expulsou Ana Cristina de suas terras e o administrador comenta que a garota já está de casamento marcado com José Alfredo. Dona Josefa comunica ao sobrinho que decidiu vender a cabana para Ana Cristina. Otávio pergunta a Ana Cristina se sente alguma coisa por ele. Ela responde que sente um fogo que não deixa respirar e que isso só pode ser ódio. Os dois se beijam.

  7. Capítulo

  8. – Frida chega à mansão da família Vila Real e Otávio pergunta à ex-noiva porque não apareceu no dia do casamento. Fingindo-se de boazinha, Frida diz que o Sr. Fernando ameaçou deserdá-lo caso se casasse com ela. Mais tarde, Frida comenta com o amante, Maciel, que Otávio acreditou em todas as suas mentiras e que está a um passo de reatar seu romance com o ex-noivo. Otávio diz a Frida que quer se casar com ela. Otávio e Ana Cristina estão no mausoléu onde o Sr. Fernando Vila Real está enterrado quando Maciel, propositadamente, solta um cão feroz para que ataque Ana Cristina. Otávio evita o ataque e acaba sendo ferido pelo animal. Caetana humilha Rosália por ela ser dona de uma casa noturna. Ana Cristina conversa com seu cavalo e diz que ama Otávio Vila Real.Otávio ouve a confissão e admite que também está apaixonado por Ana Cristina.

  9. Capítulo

  10. – Ana Cristina e Otávio admitem que se amam mas, por orgulho, se negam a viver esse grande amor. O Dr. Edgar comunica a Maria Madalena que Rodolfo tem pouco tempo de vida e a aconselha a contar a verdade ao marido. Ana Cristina pede ao administrador que lhe arranje emprego na fábrica de calçados. Márcio, para irritá-la, conta que Otávio vai se casar com Frida. Dona Josefa pergunta a Ana Cristina se ela quer mesmo se casar com José Alfredo, pois tem certeza de ela e seu sobrinho se amam. Moisés comenta com Manuel que Dona Josefa quer saber tudo sobre Leonela. Manuel relembra o dia do acidente que matou Leonela e do momento em que ela, agonizante, lhe pediu que cuidasse de sua filha Ana Cristina. Otávio confessa à tia que está apaixonado por Ana Cristina e que ela também o ama. Maciel diz a Frida que, além da fábrica, também pretende se apoderar da mansão dos Vila Real. Otávio confessa a Ana Cristina que está apaixonado por ela. Depois de ouvir a leitura do testamento de seu tio, que o obriga a se casar com Ana Cristina para herdar sua fortuna, Otávio volta a duvidar da índole da jovem e a trata como se fosse a pior das mulheres.

  11. Capítulo

  12. – Otávio fica revoltado ao saber que para receber a herança de seu tio terá que se casar com Ana Cristina. Rebeca confessa ao padre que sempre esteve apaixonada por Rodolfo, seu cunhado e que pressente que ele está muito doente. Rodolfo, que acredita na amizade de Maciel, comenta com o amigo que lhe resta pouco tempo de vida. Márcio, fingindo preocupação, promete que vai dar todo apoio à sua família. Ana Cristina falta ao serviço e é demitida pelo administrador. Otávio e Ana Cristina voltam a discutir. Ele a humilha e ela garante que nem por todo o dinheiro do mundo se casaria com um canalha como ele. Márcio está furioso por ter ficado de fora do testamento do Sr. Fernando Vila Real e Frida garante ao amante que se Otávio abrir mão da herança não se casará com ele. Ana Cristina, desiludida com Otávio, pede ao José Alfredo que se case com ela nessa mesma noite. Dona Fernanda encontra uma carta escrita por seu irmão, Fernando, onde ele pede que não permita que seu sobrinho, Otávio, se case com Frida. Caetana pergunta a Frida se ela ainda não percebeu que Otávio está apaixonado por Ana Cristina. Ana Cristina diz a dona Josefa que decidiu cumprir a promessa que fez ao Sr. Fernando

  13. Capítulo

  14. – Otávio, ao saber da decisão de Ana Cristina, diz que agora é ele quem renuncia à herança só para não se casar com ela. Maciel pressiona Frida para que convença Otávio a se casar com Ana Cristina para não renunciar à herança. Rodolfo tem uma nova crise e diz à Maria Madalena que está com os dias contados. Frida diz ao Otávio que não se casará com ele caso desista da herança deixada por seu tio. E, usando de toda sua falsidade, se faz de vítima e diz ao noivo que prefere perdê-lo do que causar a sua ruína. Frida aconselha Otávio a se casar com Ana Cristina e se oferece para ajudá-lo a infernizar sua vida até que ela peça o divórcio e assim, abra mão da herança. Rodolfo, sentindo que seu fim se aproxima, confessa a Maria Madalena que no dia de sua despedida de solteiro teve relações com uma mulher desconhecida. Otávio diz a Ana Cristina que decidiu acatar a decisão do tio mas deixa claro que só se casará pelo civil. Na recepção organizada na mansão para o casamento civil, Ana Cristina surpreende a todos ao chegar vestida de noiva.

  15. Capítulo

  16. – Otávio e Ana Cristina se casam. Otávio pede autorização à tia para que Frida e sua tia, Caetana, passem a viver na mansão da família. Gabriel encontra Maciel e sua mãe abraçados e faz uma cena de ciúme. Rebeca comenta com Maria Madalena que Márcio não lhe inspira confiança. Otávio entra no quarto de Ana Cristina e diz que quer passar a noite com ela pois, como marido, tem esse direito. Ana Cristina pergunta a Otávio porque a faz passar por tantas humilhações e por que levou Frida para viver na mansão. Dona Josefa aconselha Ana Cristina a lutar por seu amor e não permitir que Frida tenha o caminho livre para reconquistar Otávio. Frida pergunta a Otávio onde está o cavalo que pertencia a Ana Cristina. Ana Cristina diz que Otávio lhe devolveu o animal e deixa claro que, de agora em diante, não vai permitir que ninguém se apodere do que é seu. E, demonstrando muita tranqüilidade, pede a Frida que desocupe o lugar ao lado de Otávio pois, como sua esposa, é ela que tem o direito de estar a seu lado

  17. Capítulo

  18. – Tobias entrega ao Maciel o dinheiro que roubou de José Alfredo. Frida diz a Ana Cristina que Otávio é seu e que nunca permitirá que fique com ele. Otávio decide pagar um tratamento revolucionário que talvez possa salvar a vida de Rodolfo. Ele entrega um cheque ao médico mas pede sigilo sobre sua ajuda. Maciel ouve a conversa e fica furioso com a iniciativa do patrão pois, apesar de se dizer amigo da família, ele está interessado em Maria Madalena e torce para que Rodolfo morra logo e deixe o caminho livre. Otávio comunica ao administrador que decidiu assumir a fábrica de calçados e, como primeira medida, colocará veículos para transportar os funcionários. Maciel, mal intencionado, conta ao Gabriel que Otávio Vila Real, com a única intenção de humilhá-los, está pagando o tratamento de Rodolfo. Gabriel, revoltado, procura Otávio Vila Real, diz que sua família não precisa de esmolas e lhe devolve o dinheiro referente ao pagamento do tratamento de seu pai. Frida organiza uma festa na mansão dos Vila Real e, durante a recepção decide humilhar Ana Cristina apresentando-a como a criada. Ana Cristina, numa reação inesperada, comunica a todos os presentes que a amante de seu marido está tentando se passar pela senhora da casa.

  19. Capítulo

  20. – A atitude de Ana Cristina deixa Frida à beira de um ataque de nervos e ela exige que Otávio castigue a rival. Otávio deixa claro a Frida que, enquanto Ana Cristina for sua esposa, será a senhora da casa e terá que ser respeitada como tal. Para se vingar da rival, Frida diz ao Otávio que Ana Cristina e José Alfredo são amantes. Maciel está furioso com a decisão de Otávio de dirigir a fábrica de calçados e, principalmente, pelo fato de Ana Cristina ter manifestado a vontade de voltar a trabalhar na empresa. Otávio e Ana Cristina voltam a discutir, desta vez, porque os dois querem ocupar a sala que foi do Sr. Fernando. Rodolfo é internado. Maciel aproveita que está sozinho com ele para dizer que sempre desejou Maria Madalena, diz que o odeia por ter se casado com a mulher que ama e que vai matá-lo para poder ficar com ela. Rodolfo fica chocado com a confissão de quem acreditava ser seu amigo e suplica a ele que não o mate. Maquiavélico, Maciel aplica uma injeção letal e Rodolfo morre imediatamente. Rebeca comenta com Célia que acha muito estranho que Márcio estivesse sozinho com Rodolfo na hora em que ele faleceu. O médico diz a Maria Madalena que não consegue explicar o motivo da morte repentina de Rodolfo já que seu quadro era satisfatório. Maria Madalena pergunta ao médico se encontrou alguma anormalidade nos exames de sangue realizados em seus filhos e se surpreende quando o médico diz que os dois são filhos de Rodolfo. Otávio vai ao funeral e dá os pêsames a Maria Madalena.

  21. Capítulo

  22. – Caetana diz a Frida que ela precisa tomar muito cuidado com Ana Cristina. Otávio comunica a Maciel que Frida começará a trabalhar na fábrica como sua secretária. Maciel procura Frida para lembrá-la de que ainda tem em seu poder os papeis que a comprometem e que também pode contar a Otávio sobre o filho que abortou caso ela tente traí-lo. O Dr. Edgard afirma para Maria Madalena que não existe nenhuma dúvida sobre a paternidade de José Alfredo e Gabriel pois os dois são filhos de Rodolfo. No escritório, Otávio e Ana Cristina se beijam e depois saem juntos. Tobias os observa de longe e depois conta ao Maciel o que viu. Frida diz a Maciel que precisam tomar muito cuidado para que nada atrapalhe seus planos. Maciel garante a José Alfredo que Ana Cristina o ama e diz que sua vida ao lado de Otávio é um verdadeiro inferno. Ele aconselha o rapaz a procurá-la para dizer que está decido a esperar por ela até que cumpra o prazo estipulado no testamento. Otávio e Ana Cristina procuram o padre José e pedem a ele que os case pela lei de Deus.

  23. Capítulo

  24. – Ana Cristina e Otávio se unem pelas leis de Deus. Maria Madalena pergunta para Rebeca por que nunca se casou e ela explica que sempre esteve apaixonada por um homem proibido. Maciel obriga Frida a tomar muitos comprimidos para simular uma tentativa de suicídio e assim chantagear Otávio. Frida passa mal e Maciel, ao invés de socorrê-la, aproveita o momento para dizer que sua vida está em suas mãos e que pode matá-la se tentar traí-lo. Frida diz a Otávio que o viu beijando Ana Cristina e por isso tentou se matar. José Alfredo volta a dizer a Ana Cristina que a ama e que está disposto a esperá-la até que possa se divorciar de Otávio Vila Real. Ana Cristina e Otávio, preocupados com a tentativa de suicídio de Frida decidem esconder de todos que estão casados pelo religioso e continuar fingindo que ainda se odeiam. Maciel diz a Otávio que viu quando Ana Cristina recebeu José Alfredo carinhosamente. Depois, Maciel diz a Frida que precisa fazer algo para separar Otávio e Ana Cristina. Frida diz a Otávio que precisam começar a planejar o casamento.

  25. Capítulo

  26. – Ana Cristina e dona Josefa decidem ir até o quarto de Frida para saber como está se sentindo e a encontram beijando Otávio. Maciel diz a Maria Madalena que precisa considerar a hipótese de voltar a se casar e refazer a sua vida. Otávio vai até o quarto de Ana Cristina para explicar o que aconteceu entre ele e Frida e os dois acabam se beijando no corredor. Dona Josefa aparece nesse momento e Ana Cristina, fingindo estar indignada com a atitude Otávio, lhe dá uma bofetada. Ana Cristina enfrenta a rival e exige que Frida fique à margem de seus problemas com Otávio. Otávio sai em defesa de Ana Cristina dizendo a Frida que ela tem todos os direitos pois são legalmente casados. Ana Cristina diz a Otávio que a cada dia que passa fica mais difícil fingir que o odeia. Maciel aconselha Frida a colocar Otávio contra Ana Cristina e assim, forçar que ele decida se divorciar dela antes do prazo estipulado no testamento. Otávio leva Ana Cristina para uma casinha que só ele conhece e diz que lá guarda seus tesouros de infância.

  27. Capítulo

  28. – Otávio e Ana Cristina fazem amor. O Dr. Edgard confirma que José Alfredo e Gabriel são filhos de Rodolfo e Madalena, muito decepcionada, diz que sempre acreditou na fidelidade de Rodolfo. Frida tenta convencer dona Josefa de que seu amor por Otávio é sincero e diz que está disposta a lutar por ele. Depois, comenta com Caetana que embora não suporte dona Josefa precisa conquistá-la para que não interfira em sua relação com Otávio. Na feira do calçado, Otávio olha para Ana Cristina com indiferença e ela não consegue entender o que está acontecendo. Caetana diz a Ana Cristina que Otávio a despreza por que Frida o fez lembrar que ela foi amante de seu tio Fernando. Arrependido, Otávio procura Ana Cristina e pede perdão pelo seu comportamento. Ana Cristina tenta abrir os olhos de Otávio dizendo que é vítima das intrigas de Frida e Caetana e diz que fica muito chateada por ele acreditar em tudo que houve sobre ela. Rebeca confessa que Rodolfo foi seu amor impossível mas jura que ele nunca soube de nada. Rebeca comenta também que já sabe que um de seus filhos é adotado. José Alfredo ouve tudo sem ser visto.

  29. Capítulo

  30. – Rebeca diz a Maria Madalena que ouviu uma conversa entre ela e o Dr. Edgard e por isso sabe que um dos rapazes não é seu filho legítimo. Maria Madalena pede a Rebeca que não pergunte qual dos dois não é seu filho pois nunca revelará esse segredo. Gabriel tenta convencer José Alfredo de que está sendo enganado por Ana Cristina. Dona Josefa comenta com Ana Cristina que Frida lhe pediu uma oportunidade para poder demonstrar a sinceridade de seu amor por Otávio. Josefa volta a perguntar a Ana Cristina se realmente odeia seu sobrinho e diz que só existe ódio entre eles então vai dar a Frida a oportunidade que lhe pediu. Otávio e Ana Cristina marcam um encontro na cabana. José Alfredo, desesperado, procura Ana Cristina para contar a conversa que ouviu entre sua mãe e Rebeca. Os dois se abraçam e Otávio não gosta do que vê. Ana Cristina tenta explicar por que não pode ir ao encontro mas ele se recusa a ouvir suas explicações. José Alfredo descobre que há muito dinheiro na conta bancária de sua mãe e pergunta por que nunca comentou que estava tão bem financeiramente. Surpresa, Madalena diz que desconhece que haja tanto dinheiro em sua conta e promete que vai investigar. Caetana provoca um incêndio no estábulo e o cavalo de Ana Cristina fica preso no meio do fogo. Desesperada, Ana Cristina entra para salvá-lo mas acaba batendo a cabeça e perde os sentidos.

  31. Capítulo

  32. – Otávio consegue tirar Ana Cristina do meio das chamas. Ele diz que a adora, reconhece que é muito teimoso e jura que jamais voltará a duvidar dela. Josefa, ao ver que Ana Cristina e Otávio se odeiam, lamenta que o plano de seu irmão, Fernando, para uni-los não tenha dado certo. Célia conta para Manuel que o pai de sua afilhada perdeu a vida ao defender uma mulher que trabalhava em um cabaret e, por esse motivo, é contra que sua sobrinha trabalhe na noite. Maria Madalena e José Alfredo exigem que Otávio explique por que depositou tanto dinheiro na conta deles. Otávio diz que Gabriel lhe deu esse dinheiro pois pensava que ele tivesse pago a conta do hospital quando Rodolfo esteve internado. Otávio e Ana Cristina decidem fingir, diante de todos, que se odeiam para que ninguém possa imaginar que se amam e que estão mais juntos do que nunca. Caetana tranqüiliza Frida e diz que não precisa mais se preocupar com Ana Cristina pois Otávio a odeia tanto quanto ela o odeia. Manuel surpreende Otávio e Ana Cristina se beijando.

  33. Capítulo

  34. – Ana Cristina e Otávio decidem confessar ao Sr. Manuel que estão casados pela igreja e também explicar o motivo pelo qual escondem de todos. Mas, ao chegarem na cabana encontram o avô de Ana Cristina caído pois acaba de sofrer um infarte. No hospital Ana Cristina conversa com Otávio sobre a situação dos dois e sobre a intenção de contar a verdade assim que seu avô melhorar. Manuel recobra a consciência e decide dizer aos dois que não se recorda de nada que aconteceu no dia em que sofreu o infarte. Josefa comenta com Moisés que não acredita na suposta sinceridade de Frida e que também não acredita no suposto ódio entre Otávio e Ana Cristina. Manuel comenta com o padre Jesus que já sabe que Otávio e Ana Cristina se amam e que estão casados pela igreja e que preferiu não dizer nada aos dois para que eles possam levar adiante seu plano sem machucar ninguém. Maria Madalena comenta com Rebeca que seu marido confessou, antes de morrer, que teve relações uma mulher e diz que tem um pressentimento de que seja a mãe de um de seus filhos. Ana Cristina decide fazer uma surpresa e vai para o quarto de Otávio. Porém, é ela que acaba surpreendida quando vê Frida entrar e se esconder debaixo dos lençóis. Otávio entra, pensa que é Ana Cristina e fica irritado quando Frida sai debaixo dos lençóis. Ana Cristina assiste a tudo.

  35. Capítulo

  36. – Frida diz que decidiu passar a noite com ele, mas Otávio a despreza e pede a ela que volte para seu quarto. Furiosa, Frida conta a Caetana que foi desprezada por Otávio e diz ter certeza que ele tem outra mulher e que ela trabalha na fábrica de calçados. Para tentar acabar com a desconfiança de Frida e Maciel, Otávio repreende Ana Cristina diante deles por ter chegado atrasada ao trabalho. José Alfredo pergunta a Gabriel como conseguiu o dinheiro que Otávio depositou na conta de sua mãe. Maria Madalena vai até a fábrica de calçados para pedir emprego e Maciel, astutamente, sugere que ela seja sua secretária pois assim mais chance de se aproximar dela. Frida pergunta a Otávio se existe outra mulher em sua vida. Gabriel diz ao irmão que não concorda que sua mãe comece a trabalhar. José Alfredo não concorda com a opinião de Gabriel e diz que eles não tem nenhum direito de interferir na vida de Maria Madalena pois um dos dois não é seu filho legítimo. Frida flagra Otávio e Ana Cristina se beijando.

  37. Capítulo

  38. – Frida e Maciel flagram Otávio e Ana Cristina se beijando. Os dois se afastam sem serem vistos e Maciel, furioso, diz a Frida que foram enganados mas garante que a vingança será muito melhor. Moisés comenta que o Sr. Fernando gostava muito de Ana Cristina e Otávio fica visivelmente irritado quando Maciel, mal intencionado, relembra que Ana Cristina passava muito tempo no quarto do Sr. Fernando. Ana Cristina recebe um presente supostamente deixado pelo Sr. Fernando porém, se trata de mais uma das armações de Maciel e Frida para que Otávio e Ana Cristina voltem a brigar. Frida pergunta a Maciel onde conseguiu o bilhete com a letra do patrão e ele acaba confessando que falsificou a caligrafia do Sr. Fernando. Otávio consegue controlar seu ciúme e diz a Ana Cristina que sempre vai confiar nela e que nunca deixará de amá-la.

  39. Capítulo

  40. – Durante o batizado do filho do empregado da fazenda, Otávio fica visivelmente irritado quando Ana Cristina diz que o garoto se chamará Fernando. Maciel escreve uma carta comprometedora envolvendo Fernando e Ana Cristina e deixa a mesma no escritório da fazenda. Otávio lê a carta e, furioso, diz a Ana Cristina que nunca mais voltará a confiar nela e garante que vai fazer de sua vida um verdadeiro inferno pois todo o amor que sentia se transformou em ódio. Maciel piora ainda mais a situação de Ana Cristina ao afirmar que ela foi amante de Fernando Vila Real. Ana Cristina, desesperada, procura o padre José e diz que tudo que está escrito naquela carta é mentira. Maciel apresenta Frida para Rosália e esta garante que já a conhece pois viu quando entrou à força dentro de um carro e minutos depois saiu sorridente. Dona Josefa procura a pulseira que ganhou de Ana Cristina mas não a encontra. Otávio tenta comprometer Ana Cristina dizendo à tia que a viu entrar nos seus aposentos.

  41. Capítulo

  42. – Otávio diz à tia que viu Ana Cristina entrar no seu quarto. Ana Cristina diz a dona Josefa que pode explicar porque esteve nos seus aposentos. Dona Josefa diz não acreditar que Ana Cristina seja a responsável pelo desaparecimento da pulseira. Otávio agride Gabriel por ter insultado Ana Cristina. Maria Madalena sai em defesa do filho e dá um tapa em Otávio Vila Real. Tobias surpreende Frida mexendo nos arquivos de Maciel. Frida diz a Maciel que é ridículo que um homem sem moral como ele esteja apaixonado por uma mulher como Maria Madalena. Ana Cristina vai com José Alfredo até o estábulo e ele acaba sendo atingido na cabeça pelo cavalo e perde os sentidos.

  43. Capítulo

  44. – Otávio diz a Ana Cristina que a odeia tanto que pretende pedir a anulação do casamento religioso e dá graças a Deus por ter a seu lado uma mulher como Frida que sempre o amou incondicionalmente. Gabriel confidencia para Maciel que ou ele ou o José Alfredo não é filho legítimo de Maria Madalena. Célia diz a José Alfredo que é uma pena que Ana Cristina esteja apaixonada por Otávio Vila Real e não possa fazê-lo feliz. Ana Cristina diz a Frida que provavelmente ela ou a tia Caetana são as responsáveis pelo desaparecimento da pulseira e deixa claro que vai provar o que está dizendo. Frida não perde a oportunidade de deixar Ana Cristina mal diante de Otávio e conta a ele que a chamou de ladra. Maciel tenta convencer José Alfredo de que Ana Cristina está apaixonada por ele e conta que Rodolfo, antes de morrer, contou que um de seus filhos não é filho de Maria Madalena. Frida promove um jantar na casa dos Vila Real. Ana Cristina aparece deslumbrante e irrita a rival que pretendia ridicularizá-la diante de todos.

  45. Capítulo

  46. – Ana Cristina chega à festa elegantemente vestida. Otávio fica impressionado e orgulhoso, a apresenta a seus convidados. Frida assiste a cena indignada e aproveita a ocasião para contar a todos o motivo pelo qual Otávio e Ana Cristina se casaram. Dona Josefa tenta contornar a situação e explica aos convidados que Ana Cristina é a legítima esposa de seu sobrinho e isso é o que importa. Ana Cristina está convencida de que não pode disputar com Frida o amor de Otávio. Tobias obriga Frida a manter relações com ele. Frida conta a Maciel o que aconteceu e exige que ele mate Tobias pois, caso contrário, terá que contar ao Otávio tudo que sabe. Maciel não se intimida e ameaça entregar a Otávio o recibo que o Sr. Fernando deu a ela por ter desistido de se casar com ele. Vicente se machuca ao prensar a mão em uma das máquinas e tanto Otávio quanto Maciel culpam Ana Cristina pelo acidente. Vicente isenta Ana Cristina de qualquer culpa e assume a responsabilidade pelo que aconteceu. Frida procura um motivo para ir embora da fazenda. Ela insulta Ana Cristina e as duas acabam se agredindo. Otávio, indignado, mostra para Ana Cristina uma carta deixada por Frida onde ela explica que foi embora da fazenda porque Ana Cristina a expulsou.

  47. Capítulo

  48. – Otávio critica Ana Cristina por ter expulsado Frida da fazenda, mas o que ele nem imagina é que ela está na capital se divertindo ao lado do amante. Maciel, em tom ameaçador, pressiona Caetana para que obrigue Frida a voltar imediatamente para a fazenda, caso contrário, terá que arcar com as conseqüências. Na capital, Frida vai a uma joalheria com o amante e lá encontra a esposa dele. Ao perceber que está sendo enganada a mulher parte para cima da rival e Frida acaba levando a pior na briga. Maciel vai até a capital para buscar Frida e ameaça destruí-la caso volte a desobedecê-lo. Frida provoca um acidente e Maciel, furioso, ameaça colocar fogo no carro com ela dentro. Maciel liga para Otávio para avisá-lo do acidente e assim poder justificar os ferimentos que Frida tem no rosto. Manuel comunica a Otávio Vila Real que vai levar sua neta, Ana Cristina, embora da fazenda pois ela não tem porque ficar se submetendo as humilhações. Ele diz também a Otávio que quando souber a verdade sobre seu tio se arrependerá dos insultos que fez a sua memória. Maciel dá ordens a Tobias para que quebre a loja de calçados de José Alfredo e diga que está cumprindo uma determinação de Otávio Vila Real. Otávio e Frida decidem ir embora da fazenda para sempre.

  49. Capítulo

  50. – Ana Cristina se desespera ao ver Otávio partir e confessa a dona Josefa que está apaixonada por ele. Célia descobre que a afilhada está cantando no cabaré de Rosália, vai até lá e leva Santinha embora à força. Ela recrimina a atitude da garota e acusa Macarena de tê-la incentivado a tentar a carreira de cantora. Manuel e dona Josefa dão seu apoio a Ana Cristina para que assuma a direção da fábrica de calçados durante a ausência de Otávio. Otávio e Frida chegam a Miami. Rogério comenta com a esposa que a chegada de Otávio o fez recordar o dia que foi abandonado por Leonela e sua filha e lamenta o fato de não ter notícias das duas. Gabriel se vê envolvido com a polícia depois de mandar para o hospital seu adversário numa luta clandestina. Maciel diz a Maria Madalena que vai contratar um advogado para ajudar Gabriel a se livrar das acusações. Caetana finge uma queda e é socorrida por Ana Cristina, com a ajuda de José Alfredo, a leva para o seu quarto. Ela aproveita a ocasião e coloca a pulseira de dona Josefa dentro do porta- jóias de Ana Cristina. Dona Josefa encontra a jóia e, muito surpresa, pergunta a Ana Cristina o que aquela pulseira está fazendo no seu porta- jóias. Otávio liga para o número particular de Ana Cristina e fica furioso ao ouvir a voz de José Alfredo.

  51. Capítulo

  52. – Caetana faz uma encenação para que dona Josefa se convença de que Ana Cristina roubou a pulseira. Mas, tanto Ana Cristina quanto dona Josefa acabam chegando à conclusão de que tudo não passou de uma armadilha preparada por Frida e sua tia. Caetana conta a Frida o que aconteceu e as duas acabam convencidas de que tudo saiu como planejado. Vicente comunica aos empregados da fábrica que Otávio Vila Real se colocou à disposição para o que for necessário e diz a Maciel que o patrão pediu que ele investigue por qual motivo José Alfredo perdeu sua loja de calçados. Maria Madalena ouve a conversa e está a ponto de explicar o motivo mas Maciel a aconselha a não dizer nada. Gabriel e José Alfredo pressionam Maria Madalena para que ela diga qual dos dois não é seu filho legítimo. Temendo a reação de Gabriel, Maria Madalena mente e diz que José Alfredo não é seu filho. Frida liga para Maciel e avisa que Otávio voltou ao povoado por causa de Ana Cristina. Otávio, enciumado, diz a Ana Cristina que não consegue acreditar que não exista nada entre ela e José Alfredo. Rogério, sem entender porque Otávio viajou sem avisá-lo, liga para perguntar o que aconteceu e se a sociedade continua existindo. Otávio, que voltou a se desentender com Ana Cristina, diz ao sócio que não precisa se preocupar pois já não existe mais nada que o prenda ao povoado e está voltando imediatamente para Miami.

  53. Capítulo

  54. – Otávio diz a Ana Cristina que nunca conseguirão viver juntos. Ana Cristina cumprimenta Frida pela vitória e diz que pode ficar com Otávio Vila Real. Cecília ouve quando Maciel confessa que matou Rodolfo para poder ficar com Maria Madalena e descobre que ele tem uma câmera escondida no quarto dela para poder vigiá-la. Ela sai correndo para avisar Maria Madalena mas Maciel a mata e depois deixa perto do corpo as chaves de José Alfredo para que o rapaz seja responsabilizado pelo crime. Manuel pergunta a Ana Cristina se ela conhece Rogério, o sócio de Otávio. José Alfredo é preso como principal suspeito pela morte de Cecília. Cesário e Vicente acusam José Alfredo de ser o assassino de Cecília, mas o rapaz jura que naquele momento estava com Otávio Vila Real e pede a Maciel que entre em contato com ele para esclarecer o mal entendido. Maciel coloca Frida a par da situação e pede a ela que diga que Otávio está viajando. O advogado diz a José Alfredo que se Otávio não aparecer para depor a seu favor ele será julgado e condenado pela morte de Cecília.

  55. Capítulo

  56. – José Alfredo é acusado pela morte de Cecília. Rogério diz a Otávio que conheceu muito bem a sua família e comenta que Nicolas, seu pai, era um homem muito ambicioso enquanto seu tio, Fernando era um homem muito bom. Otávio não gosta nada dos comentários do sócio e diz que seu tio não era o homem bom que todos acreditavam. Maciel se aproveita da fragilidade emocional em que Maria Madalena se encontra para pedi-la em casamento. Ana Cristina viaja até Miami para pedir a Otávio que volte com ela e deponha à favor de José Alfredo. Ao chegar lá é recebida por Frida que mente para Ana Cristina dizendo que Otávio viajou a negócios. Otávio não gosta nada da intromissão de Frida e a proíbe de tomar decisões em seu nome. Gabriel é responsabilizado pela morte de um lutador e recebe voz de prisão. A denúncia contra ele foi planejada por Maciel que pretende com isso pressionar Maria Madalena para que aceite sua proposta de casamento. Tobias discute com Maciel e diz que ele não consegue ser feliz porque vive desejando tudo que não está a seu alcance. Juliana encontra o pai desmaiado no banheiro.

  57. Capítulo

  58. – O médico examina Rogério e o aconselha a fazer alguns exames. Otávio diz a Maria Madalena que vai dizer a verdade favoreça ou não a José Alfredo. Vicente, indignado, diz a Otávio que nunca imaginou que ele fosse capaz de uma injustiça. A empregada da mansão tenta acabar com o mal entendido e conta a dona Josefa que queimou uma blusa sua e que Ana Cristina prometeu ajudá-la por isso, Otávio a viu entrando em seu quarto e a acusou de roubar a pulseira. Maciel diz a Maria Madalena que Rodolfo lhe confessou que Rosália é a mãe de um de seus filhos. Manuel conta para dona Josefa que Leonela era mãe de Ana Cristina e como a menina acabou ficando sob sua responsabilidade. Ana Cristina ouve a conversa, descobre que não é neta legítima de Manuel e, emocionada, agradece por todo carinho que recebeu dele embora não exista nenhum laço de sangue que os una. Ana Cristina comenta com dona Josefa que não quer nem saber o nome de seu pai pois por causa sua mãe sofreu muito. Otávio devolve as jóias de Maria Madalena. Maria Madalena recebe a notícia de que Gabriel será transferido para o presídio. Otávio leva Rogério até a mansão dos Vila Real e Moisés o reconhece como sendo o pai de Ana Cristina.

  59. Capítulo

  60. – Moisés avisa Manuel da presença de Rogério na mansão. Manuel conta para dona Josefa que Rogério é o pai de Ana Cristina. Ana Cristina diz ao padre José que se for verdade que sua mãe sofreu tanto por causa de seu pai então nunca vai querer saber o nome dele. Juliana encontra um pó branco na bolsa de sua mãe e pergunta do que se trata. Lucília mente dizendo que é um suplemento alimentar que coloca no suco de Rogério. Rogério volta a dizer a Otávio que seu pai sempre foi um irresponsável e que nunca se preocupou com a fábrica. Otávio, irritado, diz ao amigo que não vai admitir que ele volte a falar mal de seu pai. Rogério responde que sempre diz a verdade doa a quem doer. Otávio confessa a Rogério que ama e ao mesmo tempo odeia Ana Cristina pois ela foi amante de seu tio, Fernando. Frida pede a Maciel que a ajude a se desfazer de Tobias.

  61. Capítulo

  62. – Desesperado, Tobias suplica a Frida que não o mate e em troca se compromete a contar tudo que sabe sobre Maciel. Otávio diz a Ana Cristina que não acredita que ela possa dirigir a fábrica e que espera que não a leve à falência. Ana Cristina organiza uma feira de calçados na capital. Frida lê a notícia no jornal e convence Otávio a comparecer ao evento para assistir de perto o fracasso de Ana Cristina. Maciel visita Gabriel na prisão e faz com que o rapaz acredite que para José Alfredo e Maria Madalena ele está morto pois os dois viajaram para a capital sem se importar com a sua situação. Maria Madalena confidencia para dona Célia que Maciel lhe disse que Rodolfo lhe contou antes de morrer que Gabriel é filho de Rosália. Célia aconselha Maria Madalena a não confiar em Maciel pois ele não passa de um mau caráter e traidor. José Alfredo sofre um acidente na estrada e é internado em estado grave. Otávio vê Ana Cristina conversando com um desconhecido, vai a seu encontro e diz que precisa muito conversar com ela. Fábio (Arturo Peniche) pergunta para Ana Cristina quem é aquele homem. Ela diz que é Otávio Vila Real, seu marido.

  63. Capítulo

  64. – Depois de uma leve discussão, Fábio pede desculpas a Otávio e Ana Cristina. O médico diz a Rebeca que José Alfredo apresenta um quadro de traumatismo craniano e que é muito perigoso que viaje sozinho nessas condições. Fábio se desculpa mais uma vez com Ana Cristina e diz que não teve a intenção de lhe causar problemas com seu marido e diz que se tivesse uma mulher encantadora como ela a faria muito feliz. Otávio assiste a cena e, enciumado, agride Fábio e deixa claro que deve respeitar Ana Cristina pois é uma mulher casada. Rebeca avisa Maria Madalena sobre o acidente sofrido por José Alfredo. Frida procura Fábio para dizer que o casamento de Otávio e Ana Cristina é apenas para cumprir a cláusula de um testamento e que só vai durar um ano. Fábio diz a Ana Cristina que já está sabendo das condições em que se casou com Otávio Vila Real e que está disposto a esperar por ela o tempo que for necessário. A relação de amizade entre Fábio e Ana Cristina acaba fazendo com que Otávio volte a duvidar dela e os dois dizem adeus para sempre. Frida comenta com Maciel que é muito estranho que Rodolfo tenha morrido tão repentinamente pois o tratamento estava surtindo efeito e ele já apresentava uma sensível melhora. Frida pressiona Otávio a se decidir por ela ou por Ana Cristina e ele acaba aceitando ficar com ela.

  65. Capítulo

  66. – Maciel entra no quarto, que acredita ser de Maria Madalena, e declara seu amor por ela mas, para sua surpresa descobre que está no quarto de um homem. Fagundes diz que Vicente é um homem bom e honesto e aconselha Mirna a dizer toda a verdade sobre sua vida. Caetana diz a Rosália que contratou um detetive particular para procurar seu filho mas adverte que terá que pagar caro pela informação. Maciel confessa para dona Josefa que sempre foi apaixonado por Maria Madalena e diz que gostaria de estar sempre a seu lado para protegê-la e ajudá-la a orientar seus filhos. Rogério diz a Otávio que a cena de ciúme que armou por causa da presença de Fábio é a prova de que continua amando Ana Cristina. E o aconselha a pensar bem antes de tomar uma decisão pois poderá cometer o maior erro de sua vida. Otávio explica que Frida está ciente de que ele não a ama e que poderá deixá-la se a relação dos dois não der certo. Rebeca ouve quando Maria Madalena, desesperada diante do filho inconsciente, diz a José Alfredo que é sua verdadeira mãe e que Gabriel é filho de Rosália. Otávio diz a Juliana que existe algo nela que o faz lembrar de Ana Cristina. Rogério conta para Otávio que faz mais de vinte anos que perdeu sua esposa e sua outra filha. Otávio fica muito intrigado ao lembrar que Leonela foi o único e grande amor de seu tio Fernando.

  67. Capítulo

  68. – Rogério comenta com Otávio que soube, por Lucila, que na noite em que Leonela morreu ela estava indo ao encontro de Fernando Vila Real. Maria Madalena diz a Rebeca que José Alfredo é seu filho legítimo e que, segundo Maciel, Gabriel é filho de Rosália. Cesário pede Santinha em casamento, mas é desprezado por ela que deixa claro que nunca será a esposa de um operário que não tem nada para lhe oferecer. Sandra, a mãe de Santinha, chega à casa de dona Célia e exige ver a filha. Frida entra em contato com Everaldo para exigir que ele não aceite ser sócio de Otávio pois o negócio não convém a nenhum dos dois. Gabriel critica Maria Madalena por não ter ido visitá-lo na prisão. Maciel, usando uma cópia das chaves de José Alfredo, entra na casa de Maria Madalena e vai até o quarto dela. José Alfredo, que está no quarto da mãe, acorda assustado e pergunta o que ele está fazendo ali.

  69. Capítulo

  70. – Maria Madalena explica a Gabriel que o médico fez o exame de DNA e constatou que tanto ele quanto José Alfredo são filhos de Rodolfo e afirma que Rosália é a mãe de José Alfredo. Rebeca diz a Célia que pressente que Maciel planeja alguma maldade e que não sabe como ele conseguiu entrar na casa de Maria Madalena pois tem certeza que havia fechado as portas e José Alfredo não tinha condições de abri-la. Rubens comenta com Cesário que viu seu pai entrar na casa de Tito e não sabe se ele o reconheceu. Rogério sofre um desmaio e Otávio chama uma ambulância. Porém, ele recobra os sentidos antes que a ambulância chegue e se recusa a ser examinado pelo médico. Maciel diz a Maria Madalena que ficou sabendo que Gabriel está muito machucado. Desesperada, ela vai procurar o filho que está participando de uma procissão onde faz o papel de Jesus Cristo. Ana Cristina que assiste a procissão, sai para beber água e quando volta já não encontra José Alfredo.

  71. Capítulo

  72. – Ana Cristina fica angustiada ao perceber que José Alfredo não está mais onde ela o deixou. Edgard diz a Maria Madalena que Gabriel foi envenenado, mas que está fora de perigo. Desesperada, ela pede que Maciel tire Gabriel da prisão e, em troca, promete pensar na proposta de casamento. Maciel mostra a Otávio um telegrama que Fábio enviou para Ana Cristina. Ele informa que Ana Cristina fez um empréstimo bancário, colocou a fábrica como garantia e está prestes a perdê-la.

  73. Capítulo

  74. – Ana Cristina garante a Josefa e Maciel que eles não vão perder a fábrica. Maria Madalena diz a Maciel que, se os filhos concordarem, ela vai se casar com ele, mas deixa claro que não haverá vida conjugal entre eles. Otávio diz a Vicente que não pretende intervir nos assuntos da fábrica. Maciel se surpreende quando Otávio diz que a polícia descobriu que, na noite em que Cecília morreu, ele foi visto na mansão. Maciel diz a Otávio e Vicente que Tobias é o assassino de Cecília.

  75. Capítulo

  76. – Maciel oferece dinheiro a Tobias para ele dizer que pegou a caminhonete sem autorização. Otávio entrega a Ana Cristina os papéis do divórcio. Ana Cristina rasga os papéis do divórcio e avisa que eles só vão se separar no prazo estipulado por Fernando em seu testamento. Maciel prepara uma armadilha para que Tobias seja incriminado pela morte de Cecília. Tobias diz ao delegado que Maciel é o responsável pela morte de Cecília, mas ninguém acredita nele.

  77. Capítulo

  78. – Maciel critica Tobias por tê-lo acusado de ser o assassino de Cecília. Maciel faz Tobias acreditar que ele vai contratar um advogado para defendê-lo. Ana Cristina recebe um telegrama informando que Fábio morreu em um acidente. Rogério comunica a Otávio que Fábio está morto. Maciel comenta com Josefa que Vicente mudou muito depois da morte da filha. Dr. Edgard diz a Maria Madalena que o estado de José Alfredo é muito grave. José Alfredo sofre um desmaio e cai do andaime.

  79. Capítulo

  80. – José Alfredo não entende porque Gabriel o odeia tanto. Juliana percebe que Caetana está assediando seu pai e decide cuidar dele enquanto sua mãe não volta. Josefa diz a Maciel que sempre confiou nele como administrador da fábrica e que, por isso, esperava que tivesse feito algo para que não perdessem a fábrica. Rogério vai ao banco para pagar a dívida da fábrica Vila Real e encontra Otávio, que também está lá com a intenção de saldar a dívida.

  81. Capítulo

  82. – O advogado entrega a Ana Cristina os documentos que liberam a fábrica da dívida. Maciel diz a Josefa que, segundo o regulamento, Ana Cristina não pode continuar à frente da fábrica. Rogério pergunta a Moisés se Leonela e Fernando tiveram um relacionamento amoroso. Gabriel diz a Santinha que Rosália é a mãe de José Alfredo. Rogério pergunta a Josefa se ela sabe alguma coisa sobre o paradeiro de sua filha. Ela diz que a menina morreu com a mãe no acidente.

  83. Capítulo

  84. – Rosália diz a Maria Madalena que soube por Gabriel que José Alfredo é seu filho. Rebeca aconselha Maria Madalena a contar a verdade para Gabriel. Rosália pede perdão a José Alfredo por tê-lo abandonado ainda bebê. Irritada com o desprezo de Otávio, Frida pergunta a ele porque não admite de vez que ama Ana Cristina. Juliana diz a Otávio que, se realmente não existe nenhuma possibilidade de reconciliação com Ana Cristina, ele poderia olhá-la com outros olhos.

  85. Capítulo

  86. – Maciel coloca fogo na cabana onde vive Manuel. Paulo convida Ana Cristina para jantar e Otávio, sem conseguir disfarçar o ciúme, diz que ela ainda é sua esposa. Lucília vê quando Maciel leva Frida para o quarto. Rebeca diz a Maria Madalena que está feliz por ela ter desistido de casar com Maciel. Paulo diz a Ana Cristina que ela é a mulher de sua vida. Otávio ouve a declaração e, irritado, pergunta a Paulo como ele se atreve a falar dessa maneira com uma mulher casada.

  87. Capítulo

  88. – Frida diz a Caetana que Juliana está decidida a conquistar Otávio. Juliana presenteia Ana Cristina com um vestido e a aconselha a usá-lo na festa para que Otávio perceba o que está perdendo ao desprezá-la. Juliana confessa a Ana Cristina que gosta de Otávio e que, se eles não se reconciliarem, ela vai tentar conquistá-lo. Frida fica furiosa ao perceber que Ana Cristina está com vestido e perfume idênticos ao dela. Otávio e Ana Cristina se reencontram na festa.

  89. Capítulo

  90. – Otávio e Ana Cristina sobem para o quarto. Por bebido além da conta, ele pensa que está com Frida. Maciel fotografa Ana Cristina ao lado de Paulo com a intenção de entregá-los a Otávio e criar um clima tenso entre os dois. Depois, ele diz a Frida que ela precisa convencer Otávio de que foi ela que passou a noite com ele e não Ana Cristina. Gabriel violenta Santinha diante de José Alfredo. Otávio vê as fotos que Maciel tirou de Paulo e Ana Cristina.

  91. Capítulo

  92. – Ana Cristina parabeniza Otávio e afirma que ele não é o pai do filho que espera. Frida diz a Otávio que Ana Cristina mentiu ao dizer que passou a noite com ele e jura que foi ela que esteve a seu lado a noite inteira. Otávio diz a Frida e Ana Cristina que assim que os bebês nascerem pretende fazer o teste de DNA para saber qual dos dois é seu filho. Frida finge estar muito ofendida com a desconfiança de Otávio mas acaba aceitando fazer o exame. Maciel pede a Aldir que leve droga a Gabriel para que o rapaz dependa cada vez mais dele e o ajude a convencer Maria Madalena a se casar com ele. Frida insulta Ana Cristina e diz que seu filho herdará a fortuna dos Vila Real enquanto o dela sempre será um bastardo. Caetana lembra Frida que no teste de DNA, Otávio vai descobrir que Maciel é o verdadeiro pai de seu filho e, consequentemente, a criança perderia o direito à herança. Gabriel tanta mais uma vez violentar a Santinha mas é impedido por várias mulheres que o agridem. Otávio volta a dizer que quer fazer o teste de DNA para ter a certeza de que é o pai de seu filho.

  93. Capítulo

  94. – Ana Cristina diz a Otávio que não precisa provar nada e volta a afirmar que ele não é o pai do filho que espera. Gabriel chega em casa drogado e agride José Alfredo. Rebeca tenta impedí-lo e o golpeia no rosto. Maciel pergunta a Frida se ele pode ser o pai do filho que espera. Ela responde que sim pois foi obrigada a manter relações com ele. Maciel golpeia o ventre de Frida e diz que nenhuma criança vai atrapalhar seus planos pois antes que isso aconteça a obrigará a fazer um aborto. Maria Madalena pede a Rosália que leve José Alfredo para sua casa e cuide dele pois quer protegê-lo do ódio de Gabriel. Ao saber que dona Josefa o incluiu em seu testamento, Maciel decide matá-la e prepara uma armadilha. Josefa cai da escada e fica inconsciente. O Dr. Edgard diz a Otávio que dona Josefa fraturou a bacia e precisará ser operada. Paulo diz a Otávio que não o vê como inimigo pois em breve ele se divorciará de Ana Cristina. Otávio diz a Paulo que está disposto a se afastar de Ana Cristina desde que ele se comprometa a fazê-la feliz. Otávio comunica a Maciel que o Dr. Ayala fará uma auditoria na fábrica.

  95. Capítulo

  96. – Maciel pergunta a Otávio por que não o avisou com antecedência sobre a auditoria. Otávio responde que se tudo está em ordem não tem com o que se preocupar. Maciel, ofendido, entrega sua carta de demissão argumentando que se depois de tantos anos de serviços prestados não confia na sua honestidade então é melhor se afastar definitivamente da empresa. Otávio aceita o pedido de demissão de Maciel. Maciel exige que Frida consiga uma cópia da chave do escritório que está no quarto de dona Josefa. Frida vasculha os pertences de dona Josefa e encontra uma carta do Sr. Fernando onde ele pede à irmã que tenha muito cuidado com o Maciel pois descobriu que ele falsifica perfeitamente sua letra e sua assinatura. Caetana diz a Frida que embora tenha documentos que comprometem Maciel.

  97. Capítulo

  98. – Ana Cristina diz a Otávio que o prazo estipulado por seu tio já foi cumprido e por isso deve assinar imediatamente os papéis do divórcio. Ela deixa claro também que não permitirá que se faça teste de DNA pois ele não é o pai do filho que espera. Otávio pede a Paulo que assuma a administração da fábrica e diz estar convencido de que ele é a pessoa certa para ocupar o cargo. Santinha diz a Célia que não quer ter o filho que espera pois ele seria um laço que a uniria para sempre ao homem que a violentou. Juliana continua interessada em Otávio Vila Real mas ele descarta qualquer possibilidade de um relacionamento entre os dois pois Frida está grávida e não pode abandoná-la.

  99. Capítulo

  100. – Ana Cristina comenta com o avô que o padre Jesus não pode lhe dizer o nome de seu pai, pois lhe foi revelado em segredo de confissão. Maciel volta a pedir Maria Madalena em casamento e ela pede o consentimento de Gabriel, José Alfredo e Rebeca, que acabam concordando que os dois se casem. Gabriel e Juliana viajam. Após desmaiar novamente, Rogério é submetido a uma bateria de exames e o Dr. Edgard comunica a Otávio que encontraram arsênico em sua corrente sangüínea.

  101. Capítulo

  102. – Dr. Edgard afirma que foi encontrado arsênico no sangue de Rogério e diz que precisa descobrir qual é a causa para desintoxicá-lo. Paulo tenta explicar o que aconteceu, mas Otávio não acredita. Vicente vai ao clube para sua despedida de solteiro e encontra Mirna. Frida diz a Mirna que seu vestido de noiva é bonito e confessa que sonha em se casar na igreja com Otávio. Ana Cristina diz a Frida que isso não será possível, pois ela e Otávio estão casados no religioso.

  103. Capítulo

  104. – Vicente chega à igreja bêbado e diz a Mirna que não pretende se casar com uma prostituta. Rogério confessa a Juliana que não se casou com Lucília porque já estava casado com Leonela e teve uma filha com ela, mas que as duas morreram em um acidente. Santinha diz a Maria Madalena que decidiu ter a crianças e que vai denunciar Gabriel por estupro. Paulo entrega a Otávio os papéis sobre a investigação do pai de Ana Cristina. Otávio fica surpreso ao descobrir que Otávio é o pai de Ana Cristina.

  105. Capítulo

  106. – Paulo explica que o investigador encontrou a certidão de nascimento de Ana Cristina e descobriu que Rogério esteve casado com Leonela. Aldir diz a Maciel que Maria Madalena o fez perder muito dinheiro. Maciel se oferece para pagar a dívida, mas ele não aceita e diz que pretende cobrar pessoalmente os favores que ela lhe deve. Maria Madalena critica Rosália por não tê-la avisado que José Alfredo tinha passado mal. Aldir seqüestra Maria Madalena e está a ponto de estuprá-la quando Maciel aparece e o mata.

  107. Capítulo

  108. – Maria Madalena pede a Maciel que não comente nada com o Gabriel. Ana Cristina vai até a biblioteca para pegar um livro e sofre uma queda ao subir no banco batendo violentamente o ventre. Ana Cristina é levada para o hospital. Gabriel diz a Maria Madalena que ele não violentou Santinha e jura que foi ela que o provocou. Maciel se confessa com o padre Jesus em pleno campo de futebol. Rebeca diz a Rosália que Maria Madalena é a verdadeira mãe de José Alfredo e que mentiram para proteger o Gabriel.

  109. Capítulo

  110. – Rebeca diz para Rosália que Maria Madalena é a verdadeira mãe de José Alfredo. Maciel se confessa com o padre Jesus, que diz que jamais realizará o casamento dele com Maria Madalena. Maria Madalena conta para José Alfredo que é sua mãe. Otávio fica surpreso quando o Sr. Manuel diz que pretende voltar para o mosteiro.

  111. Capítulo

  112. – Otávio pergunta ao Sr. Manuel se ele é sacerdote. Manuel responde que sim e afirma que tudo tem a ver com a origem de Ana Cristina. Otávio comunica a Ana Cristina que já estão divorciados. Ele diz deixa claro que vai se casar com Frida por causa do filho que ela espera e confessa a Ana que ela foi a melhor coisa que aconteceu na sua vida.

  113. Capítulo

  114. – Cesário recrimina Gabriel por ter violentado Santinha e o agride fisicamente. Maciel e Maria Madalena casam no cartório. Rebeca diz a Rosália que não leve José Alfredo embora da cidade porque sua verdadeira mãe é Maria Madalena e Gabriel é seu filho. Frida flagra Paulo lendo um cartão onde Otávio diz a Ana Cristina que envia flores a ela como prova de seu grande amor.

  115. Capítulo

  116. – Frida fica irritada com a atitude de Otávio. Rebeca diz a Rosália que José Alfredo e Gabriel são filhos legítimos do Rodolfo. Maciel proíbe Maria Madalena de receber homens na sua ausência. Frida anuncia seu casamento com Otávio e Paulo comunica que vai se casar com Ana Cristina. Ana Cristina comenta com Paulo que sentiu um pressentimento sobre Rogério.

  117. Capítulo

  118. – Rogério sofre um mal estar na estrada. Frida chega à conclusão de que Rosália é sua mãe. Rebeca está para confessar à Maria Madalena que é a mãe de Gabriel, mas Maciel chega. Caetana diz que nunca vai contar a verdade a Rosália. Rebeca, finalmente, revela a Maria Madalena que Gabriel é seu filho.

  119. Capítulo

  120. – Rebeca confessa para Maria Madalena que Gabriel é seu filho e que ela foi a mulher que passou a noite com Rodolfo na sua despedida de solteiro. Maria Madalena fica indignada. Rebeca se aproxima de Gabriel e Juliana para cumprimentar o casal, mas ele finge não conhecê-la. Ana Cristina começa a sentir as primeiras contrações e se desespera pois está sozinha na cabana. Maria Madalena diz a Maciel que Tobias procurou por ele. Ana Cristina, muito assustada, reza e pede à virgem que proteja seu bebê.

  121. Capítulo

  122. – Otávio está a ponto de dizer a Rogério que ele é o pai de Ana Cristina, mas é interrompido por Lucília. Santinha dá a luz a uma menina e Frida tem um menino. Ana Cristina dá a luz a um menino. Uma enfermeira diz a Otávio que acaba de ser pai de dois bebês, porém de mães diferentes. Maciel troca o filho de Ana Cristina pelo de Frida. Otávio diz a Ana Cristina que está convencido de que é o pai do seu filho, diz que a ama e os dois se beijam. Paulo assiste a cena com tristeza.

  123. Capítulo

  124. – Ana Cristina e Otávio trocam juras de amor. Tobias diz a Gabriel que é conveniente que continue lutando para ele já que ficou com os negócios do Aldir. José Alfredo decide denunciar Gabriel por estupro. Paulo diz a Otávio que o viu beijando Ana Cristina e entendeu que não tem mais nada a fazer na cidade e que irá embora sem se despedir de Ana Cristina. O Dr. Edgard informa a Otávio que o resultado do teste de DNA provam que ele é o pai apenas do filho de Frida.

  125. Capítulo

  126. – Dr. Edgard diz a Ana Cristina que seu bebê apresenta todos os sintomas de uma gravidez mal cuidada. Frida diz a dona Josefa que se Otávio se negar a casar com ela terá que lhe entregar toda a fortuna da família Vila Real por ser a mãe do herdeiro que o Sr. Fernando pediu em testamento. José Alfredo diz a Rosália que já sabe que ela não é sua mãe, mas que a ajudará a encontrar seu filho em retribuição a toda a atenção que teve com ele. Otávio diz a Ana Cristina que já está com os resultados dos exames e que há não há nenhuma dúvida de que ele não é o pai de seu filho.

  127. Capítulo

  128. – Desolada com o resultado do exame, Ana Cristina diz a Otávio que não vai se casar com ele enquanto não conseguir limpar seu nome e poder provar que ele é o pai de seu filho. Frida diz a Otávio que caso ele insista em se separar dela para se casar com Ana Cristina, não colocará as mãos em nenhum centavo da fortuna e nunca mais verá seu filho. Caetana chega para o jantar de aniversário de Juliana e, surpresa com a presença de Gabriel, pergunta o que ele está fazendo ali. Maciel entra no quarto de Maria Madalena, reivindica seus direitos de marido e diz que a fará sua mulher.

  129. Capítulo

  130. – Ana Cristina pergunta ao avô se ele tem notícias de Paulo. Otávio diz a Ana Cristina que Paulo decidiu ir embora quando soube que eles se casariam. Ana Cristina diz a Otávio que se sentiria muito mal se aceitasse se casar com ele, porque não conseguiria viver com o remorso de tê-lo separado de seu filho. Otávio apresenta Vicente como o novo administrador da fábrica e a notícia deixa Maciel irritado. Otávio percebe que seu filho tem um sinal idêntico ao de Ana Cristina.

  131. Capítulo

  132. – Maria Madalena diz a Rebeca que ela não deve dizer a verdade a Gabriel. Otávio diz a Josefa que seu filho se chamará Fernando pois não quer continuar guardando rancor de seu tio. Ana Cristina diz ao avô que seu filho se chamará Fernando em homenagem ao homem que a amou como uma filha. Inconformado com a notícia de que a fortuna dos Vila Real passará para as mãos de Frida, Maciel lembra que, se o bebê morrer, as coisas ficarão como antes.

  133. Capítulo

  134. – Manuel conta para Rogério como foi que Ana Cristina entrou na sua vida. Rosália leva José Alfredo para a casa de Maria Madalena e diz a ela que ali é o lugar dele. Gabriel, irritado, diz a Maria Madalena que, se José Alfredo voltar para a casa, ele vai embora para sempre. Os filhos de Frida e Ana Cristina adoecem e são internados na terapia intensiva. Maciel promete a Maria Madalena que vai tentar convencer Gabriel a voltar para casa.

  135. Capítulo

  136. – Maciel telefona para Frida e pergunta pela saúde de seu filho. Maria Madalena diz a José Alfredo que está disposta a lutar pela guarda da neta, nem que tenha de enfrentar a oposição de Célia. Maciel coloca droga na bebida de Maria Madalena e ela perde os sentidos. Quando volta a si, Maria Madalena encontra Maciel em sua cama e ele a faz pensar que os dois tiveram relações. Rogério pergunta a Lucília se ela tem idéia de quem pode ter dito a Leonela que ele a enganava.

  137. Capítulo

  138. (31/10) – Frida diz a Otávio que, se ele não se casar com ela assim que o bebê sair do hospital, vai levá-lo para longe. Ana Cristina pede a Otávio que, mesmo que se separem, permita que continue vendo seu filho. Caetana deixa na casa de Manuel a carta em que Fernando adverte a irmã sobre o quanto Maciel é perigoso. Maciel confessa para Manuel que ele e Frida trocaram os bebês e nega que Otávio seja o pai do filho de Ana Cristina. Manuel tenta fugir, mas Maciel o mata por enforcamento.

  139. Capítulo

  140. – Otávio diz a Frida que vai se casar com ela, mas deixa claro que ainda ama Ana Cristina. Juliana pergunta a Gabriel porque ele nunca comentou que teve um caso com Frida. Gabriel jura que foi algo sem importância, mas Juliana decide terminar o relacionamento assim mesmo. Maria Madalena diz a Maciel que o que aconteceu entre eles foi um erro. José Alfredo avisa a polícia sobre o sumiço do Sr. Manuel. O delegado comunica a Ana Cristina que seu avô foi encontrado morto.

  141. Capítulo

  142. – Frida diz a Caetana que tem certeza de que foi Maciel quem matou o Sr. Manuel e acrescenta que elas terão de fingir que não sabem de nada senão serão as próximas vítimas. Josefa pergunta a Maria Madalena como vai seu casamento e se surpreende quando ela diz que Maciel tem um temperamento difícil. Lucília comenta com Caetana que Rosália se parece tanto com Frida que as duas poderiam ser mãe e filha. Otávio diz a Ana Cristina que seu avô lhe disse o nome de seu pai.

  143. Capítulo

  144. – Otávio pergunta a Ana Cristina se ela quer saber o nome de seu pai. Ela diz que não. Preocupada com Lucília contar para alguém que é filha de Rosália, Frida pressiona Otávio para eles se casarem no dia seguinte. Ana Cristina diz a Marcelino que seu filho se chamará João Manuel em homenagem ao avô. Lucília diz que ouviu quando ela contou a Frida que é filha de Rosália e diz a Caetana que ela terá de lhe devolver todo o dinheiro que tirou dela com suas chantagens.

  145. Capítulo

  146. – Rebeca pede perdão a Maria Madalena e diz que decidiu ir embora da cidade. Maciel chega em casa furioso, reclama que Maria Madalena teria falado mal dele para Josefa e lhe dá uma bofetada. Lucília diz a Caetana que ela terá de devolver o dinheiro que lhe deve antes do casamento de Otávio. Ana Cristina chega à cerimônia como havia prometido e Otávio fica em dúvida se aceita receber Frida como sua esposa. Mas, ao ver o bebê, resolve que sim.

  147. Capítulo

  148. – Juliana comunica aos pais que se casou com Gabriel. Rogério diz à filha que está decepcionado e que ela tomou uma decisão precipitada. Rosália procura Frida e diz que já sabe que ela é sua filha. Frida deixa claro a Rosália que não quer que se aproxime dela ou de seu filho. Decepcionado com o casamento da filha, Rogério decide não mais oficializar sua relação com Lucília. Ela fica inconformada com a decisão e prepara um suco com veneno para ele. Caetana, porém, troca os copos.

  149. Capítulo

  150. – Juliana comunica aos pais que se casou com Gabriel. Rosália procura Frida e diz que já sabe que ela é sua filha. Caetana tenta negar, mas Frida acaba confirmando a Rosália que é sua filha. Mesmo assim, ela a despreza por tê-la abandonado e por ser uma prostituta. Rogério decide não mais oficializar a sua relação com Lucília. Ela fica inconformada e prepara um suco com veneno para ele. Caetana troca os copos e faz com que Lucília tome o suco envenenado.

  151. Capítulo

  152. – Maciel insulta Frida e Caetana e diz a elas que Rogério é quem deveria estar morto e não Lucília. Ele ameaça as duas e diz que elas podem ter o mesmo fim de Manuel. Maciel dá o endereço de Gabriel para Rebeca e, ironicamente, comenta com Frida e Caetana. Juliana, sem saber quem é Rebeca, a contrata como empregada. O médico diz a Rogério que Lucília morreu envenenada com arsênico. Gabriel chega em casa e se irrita ao ver Rebeca. Juliana diz que é a nova empregada.

  153. Capítulo

  154. – Eric diz a Rogério que a polícia encontrou, entre os pertences de Lucília, um envelope com restos de arsênico. Gabriel pede a Rebeca que vá embora da sua casa e diz que ela vai se arrepender caso diga algo que possa comprometê-lo. Rebeca está a ponto de contar para Gabriel que ela é sua mãe, mas é interrompida pelo telefone. Maria Madalena vai até a casa do filho, Gabriel, com a intenção de contar a verdade para Juliana e se apresenta como a costureira de Frida.

  155. Capítulo

  156. – Gabriel chega quando Maria Madalena está se despedindo de Juliana. Maria Madalena pede que Otávio não denuncie Gabriel, mas ele diz que não vai permanecer calado por muito tempo. Gabriel diz a Caetana que ela vai ter de lhe dar dinheiro ou, então, Rogério e Otávio vão querer saber do que se trata. Otávio recrimina Gabriel por ter enganado Rogério e Juliana. Maria Madalena chega à casa de Gabriel e diz a Rebeca que eles precisam contar a verdade para Juliana.

  157. Capítulo

  158. – Rebeca diz a Gabriel que é sua mãe e pede perdão. Ana Cristina pede a Otávio que se afaste de sua vida. Rogério procura a filha para contar a verdade sobre Gabriel, mas ela pede ao pai que vá embora. Gabriel confessa a Juliana que tudo que ele disse sobre sua família era mentira. Frida diz a Otávio que, se eles não forem embora, ela vai fazer de tudo para que o filho o odeie. Otávio procura Ana Cristina e diz que, se ela está mesmo decidida a não voltar a vê-lo, ele vai embora da cidade.

  159. Capítulo

  160. – Ana Cristina diz a Juliana que ela não deveria continuar distante de seu pai. Ana Cristina confessa a Juliana que continua apaixonada por Otávio. O Dr. Edgard avisa a Rita e Cesário que os resultados dos exames indicam que Rubens está com leucemia. Otávio volta para a cidade e, imediatamente, procura Ana Cristina. O delegado procura Juliana para avisar que Gabriel está no alto da laje e ameaça pular. Gabriel luta com um policial e cai do prédio.

  161. Capítulo

  162. – Juliana diz a Gabriel que está muito decepcionada porque, enquanto ela luta para superar a separação, ele tenta fugir do problema da maneira mais covarde. Para se vingar de Ana Cristina, Frida pega Fernandinho dormindo e o deixa no meio da estrada. Depois, volta para casa e finge desespero ao não encontrar o menino no quarto. Gabriel encontra o menino na estrada e o leva para a casa de Maria Madalena. Otávio e Ana Cristina se abraçam emocionados, mas Frida insulta a rival.

  163. Capítulo

  164. – Ana Cristina diz a Otávio que Frida não suporta vê-los juntos e que, pelo bem dos meninos, ele não devem voltar a se encontrar. Caetana aconselha Frida a controlar suas histerias porque está cansando Otávio. Caetana também pede que ela tome mais cuidado pois foi estranho o menino ter aparecido no meio da estrada. Frida diz a Maciel que está decidida a se vingar de Otávio e Ana Cristina. Para tanto, decidiu acabar com a vida do filho de Ana Cristina com leite envenenado.

  165. Capítulo

  166. – Com o pretexto de que quer comprar um par de botas, Maciel vai até a casa de Ana Cristina para evitar que João Manuel tome o leite que Frida levou. Frida diz a Otávio que precisa se sentir amada e tenta seduzi-lo, mas ele volta a lembrá-la que, ao se casar, deixou bem claro que não haveria intimidade entre eles. Rosália descobre a mancha nas costas de Ana Cristina e ela explica que é de nascença. Ana Cristina diz a Otávio que o ama e que quer ser sua pois estão casados pela igreja.

  167. Capítulo

  168. – Rosália diz a Frida que não quer prejudicá-la, pois é sua filha, mas que, se ela continuar se negando a falar com ela, vai voltar à mansão e contar o que sabe. Rosália procura Padre Jesus, confessa que é a mãe de Frida e que Fernandinho, na verdade, é filho de Otávio e Ana Cristina, enquanto João Manuel é filho de Frida e Maciel. Ana Cristina diz a Juliana que, se ela realmente ama Gabriel, não deve afastá-lo de sua vida, pois poderá se arrepender mais tarde.

  169. Capítulo

  170. – Otávio ouve quando Rosália diz a Frida que é sua mãe. Frida nega e pergunta ao marido como ele pode acreditar que uma mulher como aquela pode ser sua mãe. Frida finge estar arrependida e abraça a mãe. Depois, explica que Maciel é o único responsável pela troca de bebês. Rogério vai até a casa de Ana Cristina, mas Maciel o ameaça com uma navalha. Rogério tenta fugir, mas é atingido. Otávio chega nesse momento e atira em Maciel, que consegue escapar ileso.

  171. Capítulo

  172. – Ao ver que Rogério tem uma marca igual à sua, Ana Cristina conclui que ele é seu pai e pede a Otávio que o leve para o hospital. Caetana flagra Frida tratando Fernandinho bruscamente e a aconselha a se controlar. Frida diz que não suporta o menino, mas ele é uma arma contra Ana Cristina e jura que, assim que puder, vai se livrar dele. Rubéns descobre que Baldomero foi o doador de sua medula e pede perdão a ele. Rogério resolve contar a verdade para Ana Cristina.

  173. Capítulo

  174. – Ana Cristina pergunta a Rogério se, finalmente, ele vai lhe dizer que é seu pai. Chorando, ela pede que ele não volte a procurá-la e faça de conta que ela morreu no acidente junto com sua mãe. Maciel tenta agredir Maria Madalena, mas ela se defende, atirando o ferro quente nele. Ana Cristina dá um tapa em Otávio por ele não ter lhe contado que Rogério é seu pai. Maciel ameaça Maria Madalena e diz que, se um dia pensar em abandoná-lo, ele vai matar a ela e a seus filhos.

  175. Capítulo

  176. – Ana Cristina pede ao pai que não viaje. Frida repreende Fernandinho por ele ter se enganado na lição. O menino reclama com o pai e diz que tem muita dificuldade em fazer a lição. Célia previne Vicente contra Maciel e pede que ele tome cuidado, pois é muito traiçoeiro. Padre Jesus conversa com algumas crianças. João Manuel rasga a camisa de um deles e coloca a culpa em Fernandinho. Otávio e Ana Cristina chegam à cabana e Fernandinho pergunta o que eles estão fazendo ali.

  177. Capítulo

  178. – Frida pergunta a Fernandinho se ele é filho de Ana Cristina. João Manuel responde que sim, mas diz que ela é mais bonita que sua mãe. Ana Cristina vai à mansão buscar o filho e Frida diz que João Manuel será sempre bem-vindo ali. Otávio pergunta a Frida se ela lhe daria o divórcio em troca de sua fortuna. Ela responde que não. Frida sobe na roda-gigante com Fernandinho e, ao chegar lá em cima, pensa que a melhor maneira de atingir Ana Cristina será matando seu filho.

  179. Capítulo

  180. – Marcelino, Lúcia e Trindade assistem a cena. Otávio corre para o parque de diversões e pede ao encarregado que pare o brinquedo, depois de avisado por Trindade. João Manuel pergunta à Ana Cristina se Frida está louca. Célia se recusa a sair do ponto, mesmo depois de avisada por Tito que, por ordem judicial, ela e Macarena terão que fechar. Otávio e Ana Cristina se beijam. Frida flagra os dois e acusa Ana Cristina de querer roubar o que lhe pertence.

  181. Capítulo

  182. – Otávio diz a Frida que não a ama e que nunca vai amá-la. Frida ameaça matar Fernandinho e se matar antes que isso aconteça. Ana Cristina diz a Frida que ela e Otávio não são amantes, pois estão casados pela igreja. Frida diz a João Manuel que ser bom é muito chato e que ele sempre deve fazer o que tem vontade e ser mal. Frida diz a Rosália que Ana Cristina quer lhe roubar Otávio e que suplicou que deixasse seu marido em paz mas ela disse que não.

  183. Capítulo

  184. – Otávio diz a Ana Cristina que o amor que sentem um pelo outro suportará qualquer obstáculo. Rosália aconselha Frida a contar a verdade a Otávio e Ana Cristina. Juliana assume, contando à Maria Madalena, que não é feliz em seu casamento. Ela abre o jogo com Juliana e conta que sua vida ao lado de Maciel é um verdadeiro inferno, mas pede a ela que não comente nada com o Gabriel. Maciel diz a Gabriel que Rogério e Lourenço assediam Maria Madalena e pede o apoio dele para protegê-la.

  185. Capítulo

  186. – Rebeca vê quando Gabriel tira do bolso um cheque assinado por Maciel e diz a ele que agora entende porque está sempre defendendo o “padrasto”. Juliana critica Gabriel. Maciel pressiona Maria Madalena e a ameaça se ela continuar se negando a manter relações com ele. Maria Madalena recebe Juliana e Santinha em sua casa. Juliana se encanta com a criança e pergunta quem é o pai dela. Santinha responde que a menina é filha de José Alfredo.

  187. Capítulo

  188. – Frida flagra Otávio conversando com Ana Cristina na porta da escola e atropela a rival, sem pensar nas conseqüências. Célia pergunta a Maria Madalena se Maciel se transformou em um homem bom já que José Alfredo lhe entregou um cheque assinado por ele. Frida é internada em uma clínica psiquiátrica. João Manuel diz a Fernandinho que ouviu sua mãe dizer ao Marcelino que Frida está louca.

  189. Capítulo

  190. -(08/12) û Maciel diz a João Manuel que ele é muito inteligente e tem sangue de imperador. Fernandinho pergunta a Maciel porque ele está dizendo essas coisas e se ele é o pai de João Manuel. Maciel responde que sim. Marcelino ouve tudo e, intrigado, pergunta a Maciel porque está dizendo que João Manuel é seu filho. Maciel responde que estava apenas brincando. Otávio pede a Ana Cristina que tome conta de seu filho enquanto Frida estiver no hospital.

  191. Capítulo

  192. – Maciel obriga Caetana a dizer em que hospital Frida está internada. Frida pede a Caetana que leve roupas, jóias e tranqüilizantes. Caetana conta a Frida que Otávio levou Fernandinho para viver com Ana Cristina. Maria Madalena diz a Maciel que Lourenço lhe ofereceu emprego e que decidiu aceitar para poder pagar a ele todo o dinheiro que emprestou a seus filhos. Maciel diz que ela quer ter um caso com Lourenço. Maciel agride Maria Madalena. Célia o chama de covarde. Frida pergunta à enfermeira se ela conhece alguém disposto a matar por dinheiro, pois precisa encontrar alguém que mate Otávio Vila Real.

  193. Capítulo

  194. – Célia diz a Maria Madalena que levará ela e Rebeca para conhecer uma pessoa que poderá orientá-las. Célia ameaça contar tudo a seus filhos sobre os maltratos de Maciel e diz que Rebeca é a verdadeira mãe de Gabriel. Otávio pergunta a Fernandinho e a João Manuel se eles gostariam que vivessem todos juntos com Ana Cristina. Frida entrega uma bolsa cheia de dinheiro para a enfermeira e diz que essa quantia é pela morte de Otávio Vila Real.

  195. Capítulo

  196. – Célia leva Rebeca e Maria Madalena a um programa de rádio. O locutor aconselha Maria Madalena a denunciar o marido por estupro e agressão. Para Rebeca, ele aconselha que deixe que os golpes da vida façam de seu filho um homem de bem. Caetana comenta com Rosália que pretende trabalhar na confecção que Lourenço vai abrir e pede à irmã que a deixe morar com ela, pois já não suporta mais viver na mansão dos Vila Real vendo Otávio e Ana Cristina juntos e felizes.

  197. Capítulo

  198. – Maciel obriga Rebeca e Maria Madalena a subirem na caminhonete e deixa claro à esposa que não vai ser nada fácil se livrar dele. Ele faz ameaças, diz às duas que se não o obedecerem ele se vingará de seus filhos. Rosália vai até a casa de Ana Cristina e a critica por estar vivendo com um homem casado. Otávio diz que ama Ana Cristina, que Frida sempre soube de seus sentimentos e que mesmo assim o brigou a casar-se com ela.

  199. Capítulo

  200. – Rosália diz a Otávio e Ana Cristina que existe uma verdade sobre as crianças que talvez faça Otávio compreender que Frida o ama. Maria Madalena expulsa Maciel de sua casa. José Alfredo diz a Santinha que vai se submeter a uma cirurgia e se voltar a andar gostaria que ela lhe desse outra chance e voltem a ser namorados. Otávio entra no quarto de Ana Cristina com João Manuel nos braços e diz que o menino não consegue respirar.

  201. Capítulo

  202. – Otávio leva João Manuel para o hospital porque o menino não consegue respirar. Maciel diz ao menino que vai ajudá-lo para que da próxima vez ele não saia machucado. Maria Madalena e Maciel tem um nova discussão. Ela o expulsa de casa e ele faz ameaças dizendo que de agora em diante seus filhos terão problemas muito graves. Maciel exige que Gabriel pague o que lhe deve imediatamente. Ana Cristina visita Frida no hospital e pergunta à rival se ela sabia que Fernandinho tem uma pinta nas costas igual à sua.

  203. Capítulo

  204. – Ana Cristina exige que Frida explique porque Fernandinho tem uma pinta idêntica à dela. Gabriel aceita voltar ao ringue e é brutalmente atingido. Dr. Edgard diz a Tito que o estado de Gabriel e muito grave e pode não resistir aos ferimentos, por isso, o aconselha a entrar em contato com a família. Tito vai até a casa de Juliana e diz que Gabriel está morrendo. Disfarçada com roupa de enfermeira e peruca, Frida vai até a casa de Ana Cristina com a intenção de lhe fazer mal.

  205. Capítulo

  206. – Maciel lembra Frida que a advertiu para que não tentasse nada com o herdeiro. Gabriel pede a Juliana que chame Rebeca pois quer pedir perdão a sua verdadeira. Rebeca e Maria Madalena chegam ao hospital para ver o Gabriel e ele pede perdão a Rebeca. Maria Madalena pergunta porque ele voltou a lutar e ele explica que precisava pagar a dívida que tem com Maciel pois quer que lhe devolva imediatamente o dinheiro que lhe deve. Ele conta a Maria Madalena que Maciel disse que ele o proibiu de continuar ajudando-o.

  207. Capítulo

  208. – Frida pede a Liberdade que consiga um advogado que a represente na audiência do divórcio, que certamente Otávio impetrará contra ela. Liberdade diz que primeiro terá que demonstrar que está curada e explica como terá que agir diante dos diretores do hospital. Ana Cristina comenta com Otávio sobre a pinta que Fernadinho tem nas costas e da possibilidade do menino ser seu filho. Otávio diz que seria monstruoso se suas suspeitas fossem verdadeiras. Otávio também questiona se, em caso das suspeitas se confirmarem, quem teria sido o responsável por tamanha barbaridade.

  209. Capítulo

  210. – Gabriel pede para falar com Juliana, mas ela diz a Maria Madalena que não quer vê-lo, pois ele mente muito. Maciel fere Caetana e ela, ao tentar fugir, é atropelada por uma caminhonete e morre. Maria Madalena esbofeteia. Influenciada pela enfermeira, Frida engana os diretores do hospital dizendo que seu marido se aproveitou de um acidente para interná-la e assim poder viver ao lado de sua amante e roubou seu filho. Otávio entrega para Frida a solicitação de divórcio.

  211. Capítulo

  212. – O advogado de Frida comunica a Otávio que está sendo acusado de dar mal exemplo e ele pode perder a guarda do menino. O Dr. Edgard diz aos familiares de Gabriel que o perigo maior já passou e que há uma grande possibilidade de que ele se recupere. Otávio, Ana Cristina e os meninos chegam ao hospital. A enfermeira Liberdade coloca as crianças no carro e os leva embora. Liberdade telefona para Otávio Vila Real e adverte que, se quiser voltar a ver os meninos, não deve entrar em contato com a polícia.

  213. Capítulo

  214. – O advogado de Frida diz a ela que seu caso será revisto e, em breve, poderá deixar o hospital. Juliana visita Gabriel no hospital para dizer que quer se divorciar e Gabriel suplica pelo seu perdão. Ana Cristina, angustiada com o desaparecimento do filho, diz a Otávio que já está na hora do remédio de João Manuel e tem medo que o menino passe mal e não o levem ao hospital. João Manuel se assusta quando, ao abrir a porta do armário, uma figura de cera cai em cima dele e o menino começa a respirar com dificuldade.

  215. Capítulo

  216. – Fernandinho acorda com a respiração ofegante de João Manuel e tenta ajudá-lo. No apartamento de Maciel, Fernandinho pergunta a João Manuel se ele já se sente melhor e o que ele estava procurando no armário. Maciel chega ao apartamento no exato momento em que João Manuel está dizendo a Juliana que está na casa do palhacinho feliz. Frida chega ao apartamento de Maciel vestida de boneca e diz aos meninos que o palhacinho feliz pediu que tomasse conta deles.

  217. Capítulo

  218. – O Dr. Edgard comenta com Maciel que José Alfredo vai ser operado e que seqüestraram os filhos de Otávio e Ana Cristina. José Alfredo e Santinha finalmente se casam. Frida leva os meninos disfarçados em uma caminhonete e passa perto de Maciel e Maria Guadalupe. A menina chama os meninos e Maciel tenta confundi-la e diz que não eram Fernandinho e João Manuel que estavam no carro. João Manuel e Fernandinho tentam fugir mas Frida os detém e se joga na piscina do clube junto com os meninos.

  219. Capítulo

  220. – O segurança flagra Frida na piscina e ameaça chamar a polícia. Ela foge levando os meninos. O tenente Almeida diz a Otávio que a mulher que está com os meninos tinha a intenção de afogá-los. Maciel pede a Liberdade que medique os meninos. A enfermeira diz que os meninos poderão morrer. Maciel telefona para Otávio Vila Real para dar as instruções do resgate. Otávio e Ana Cristina chegam ao local indicado pelo “seqüestrador” mas só encontram Fernandinho.

  221. Capítulo

  222. – Instruída pelo advogado, Frida diz aos diretores do hospital que a enfermeira a maltratada e mantém dopada além de tentar extorquir dinheiro. Liberdade fica surpresa com as declarações de Frida e promete vingança. Otávio coloca seu advogado a par da situação e este o aconselha a ter muita cautela pois com o que aconteceu Frida pode pleitear toda a fortuna dos Vila Real, além de requerer a guarda de seu filho.

  223. Capítulo

  224. – Maciel visita a enfermeira na cadeia para pedir que não diga nada sobre o caso e promete tirá-la da cadeia o mais rápido possível. Liberdade diz a Maciel que ele precisa devolver João Manuel à mãe para que o menino possa ser tratado. Maciel diz também que a primeira da lista será dona Josefa. Otávio, desesperado pelo desaparecimento de João Manuel, vai até uma emissora de rádio para pedir ajuda.

  225. Capítulo

  226. – José Alfredo diz a Santinha que sempre teve medo do que as pessoas diriam a ela por ter se casado com um aleijado e decide se operar imediatamente. Maciel dá instruções para que Frida pegue o telefone das mãos e dona Josefa e finja que está falando com o seqüestrador. Frida também faz Ana Cristina prometer que não dirá nada a Otávio sobre o juramento que acaba de fazer. Maciel chega e, cinicamente, diz a Frida que não é justo que chantageie Ana Cristina dessa maneira. Frida finge anotar alguma coisa e Maciel arranca o papel de suas mãos.

  227. Capítulo

  228. – Maciel chega à casa de Ana Cristina com João Manuel nos braços. O Dr. Ramos diz a Ana Cristina que seu filho está entre a vida e a morte. Otávio pede ao padre que lhe diga quem seqüestrou os meninos mas ele diz que não pode pois o que sabe lhe foi revelado em segredo de confissão. Otávio é informado por seu advogado que Fernandinho ficará sob a guarda de sua avó materna. Otávio, desesperado, vai até a casa de Rosália e, de joelhos, implora a Frida que pense no bem estar do filho. Frida impõe condições diz a Otávio que tudo poderá voltar a ser como antes se ele abandonar Ana Cristina e voltar a viver com ela.

  229. Capítulo

  230. – Dr. Ramos dá as instruções a José Alfredo para que fique de pé e tente caminhar. José Alfredo cai e, chorando, diz a médico que não consegue. Otávio e Ana Cristina estão a lado de João Manuel quando o menino falece. O Padre Jesus tenta confortar Ana Cristina e pede a Deus que castigue os culpados por ela estar sofrendo por um filho que não é seu. Maciel promete se vingar de todos. Ana Cristina se recusa a soltar o corpo de João Manuel. Maria Madalena tenta acalmá-la.

  231. Capítulo

  232. – Frida fica furiosa com Rosália por ter entregue o menino para Josefa. Ela está a ponto de agredir a própria mãe quando Fagundes chega e conta que o filho de Ana Cristina acaba de morrer. Frida sai rumo ao hospital, mas logo se detém pois não sabe como justificar sua presença no local. Frida vai à casa de Ana Cristina, a culpa pela morte de João Manuel e diz que ela será a responsável pelo que acontecer com Fernandinho. Ana Cristina pede a Otávio que suma de sua vida.

  233. Capítulo

  234. – Depois de ser examinado por um especialista, José Alfredo é informado pelo Dr. Ramos que sua operação foi um sucesso. Maria Madalena pede o divórcio ao marido e Maciel diz que ela vai chorar lágrimas de sangue. O Dr. Ortega descobre onde Fernandinho está e o leva para Frida. Depois, vai à casa de Ana Cristina e diz a Otávio que, se quiser vê-lo novamente, terá de voltar a viver com Frida. Frida discute com Otávio e o acusa a preferir a amante ao próprio filho.

  235. Capítulo

  236. – Fernandinho conta a Otávio que sua mãe disse que Ana Cristina é má e que, por culpa dela, ele não volta para casa. Ana Cristina diz a Otávio que Fernandinho precisa ir embora pois, se Frida souber que esteve com eles, pode fazer mal ao menino. O Dr. Ortega dá voz de prisão a Otávio Vila Real por ele não cumprir uma ordem judicial. Otávio é libertado e Marcelino diz a ele que Ana Cristina desapareceu. Otávio encontra uma carta onde Ana Cristina pede que ele não volte a procurá-la. À beira do rio, Ana Cristina ouve a voz de João Manuel e se atira.

  237. Capítulo

  238. – Ana Cristina recobra os sentidos em um mosteiro. Maciel acusa Lourenço de ser amante de Maria Madalena e ameaça matá-lo se ela insistir em se separar. Lourenço previne Maria Madalena do perigo que está correndo. Maria Madalena comenta com Otávio que, no hospital, João Manuel disse a Ana Cristina que nadariam em um rio que os levaria a céu. O tenente Almeida encontra as roupas de Ana Cristina e diz a Otávio que tudo leva a crer que ela tenha se suicidado.

  239. Capítulo

  240. – À beira da morte, Gabriel pede perdão a Juliana, confessa que violentou Santinha e diz que é o pai de Maria Guadalupe. Otávio diz a Marcelino que só vai acreditar na morte de Ana Cristina quando encontrar seu corpo. Frida pede a Maciel que faça alguma coisa para evitar que os resultados do DNA cheguem às mãos de Otávio. O Dr. Ramos entrega a Dona Josefa os testes de Fernandinho. Maciel queima os papéis e diz a Frida que tem um plano para enlouquecer Dona Josefa.

  241. Capítulo

  242. – Otávio continua sua incansável busca por Ana Cristina. Ele dorme na beira do rio e, quando uma serpente está a ponto de mordê-lo, alguém a mata e sai correndo. Rebeca e Maria Madalena vão até o escritório de Maciel e perguntam se ele teve algo a ver com a morte de Gabriel. Otávio cai no rio e, quando está prestes a se afogar, aparece alguém que o salva. Ana Cristina, vestida de hábito, acompanha monges até um pequeno povoado. Otávio se aproxima do grupo e pergunta por Ana Cristina. Ela cobre o rosto para não ser reconhecida por Otávio.

  243. Capítulo

  244. – Frida diz a Fernandinho que seu pai foi atrás da amante, que não voltará e que a culpa é toda sua pois ele prefere Ana Cristina a ela. Otávio chega no mosteiro e pede abrigo. Os religiosos o acolhem, mas dizem que terá de cumprir algumas condições. Maciel diz a Maria Madalena que, se ela insistir em se divorciar, vai ser a culpada pelo que acontecer com José Alfredo. Maciel tenta convencer Ramon a matar Tobias. No mosteiro, Otávio encontra Ânimas e pergunta por Ana Cristina.

  245. Capítulo

  246. – Tobias está a ponto de dizer a Vicente quem matou sua filha, mas Ramon e os presos simulam uma briga. Tobias é golpeado com um cadeira e levado para a enfermaria. Lá, Liberdade aplica uma injeção que provoca um infarto fulminante. Maciel tranca Fernandinho no quarto e faz Dona Josefa acreditar que foi ela que prendeu o menino. Frida diz a Dona Josefa que vai embora com o menino. Maciel vai até o consultório do Dr. Ramos e coloca fogo no arquivo onde ele guarda os testes de DNA.

  247. Capítulo

  248. – Maciel dá continuidade ao seu plano de enlouquecer Dona Josefa e a faz acreditar que chamou o tabelião para mudar seu testamento e colocá-lo como seu herdeiro universal. Vicente fica chateado com a notícia da morte de Tobias, que não chegou a lhe dizer o nome do assassino de Cecília. Otávio conversa com o abade do mosteiro, diz que está arrependido de ter duvidado das pessoas que o amam e que seu único desejo é encontrar Ana Cristina.

  249. Capítulo

  250. – Otávio pede a Dr. Ramos que faça o teste de DNA no sangue de Ana Cristina. Depois, vai até a casa de Rosália e diz que levará o menino pois Frida não é a mãe dele. Maria Madalena procura Otávio para dizer que Ana Cristina não está morta e que ela foi embora porque jurou a Frida que se afastaria dele se dissesse onde estava João Manuel. Otávio exige que Frida saia da mansão. No mosteiro, Otávio vê Ana Cristina beijando Ânimas e diz que gosta dele de uma maneira especial.

  251. Capítulo

  252. – Otávio pensa que ela optou por ser feliz com outro homem e decide não atrapalhar a sua vida. O Dr. Ramos diz a Rosália que Frida sofre de lepra e que deve tomar todas as precauções. Ana Cristina volta do funeral de Ânimas e encontra um envelope deixado por Otávio na sua cama. Ana Cristina se emociona ao saber que ela e Otávio são os pais de Fernandinho. Ana Cristina volta para casa e é recebida com carinho por Fernandinho, Juliana e Josefa. Frida coloca fogo na banheira de Maciel.

  253. Capítulo

  254. – Ana Cristina conversa com Fernandinho e explica que é sua verdadeira mãe. Ana Cristina enfrenta Frida e exige que ela explique porque trocou os bebês. Maria Madalena mostra a Otávio as fitas de Maciel. Frida é agressiva com Rosália e diz que só fingiu que gostava dela para que não contasse a ninguém a origem de Fernandinho. Otávio diz a Vicente que Maciel é o assassino de sua filha e que a matou por ter descoberto que ele havia provocado a morte de Rodolfo.

  255. Capítulo

  256. – O advogado entrega a Rosália os documentos que determinam que Frida perdeu os direitos sobre a fortuna dos Vila Real. Maria Madalena chama Otávio para dizer que Maciel está vivo e que tentou matá-la. O Dr. Ramos chega na casa de Maria Madalena e se surpreende ao ver José Alfredo em pé. Fernandinho diz a Marcelino que João Manuel era filho do Maciel. Ramon e Liberdade são mortos por Maciel. Ana Cristina diz a Otávio que tem um mau pressentimento.

  257. Capítulo

  258. – Maciel vigia a casa de Ana Cristina. Preocupada com seu mau pressentimento, ela pede a Marcelino que leve Fernandinho para a mansão dos Vila Real. Frida chega à casa de Ana Cristina para fazer mal ao menino. Lá, encontra Maciel, que tenta estrangulá-la, mas se afasta, enojado, com as mãos sujas pelas feridas que cobre o corpo da ex-amante. Frida vai até o hospital e tenta roubar morfina. Durante um desfile de modas, Maciel consegue seqüestrar Fernandinho.

  259. Capítulo

  260. Resumo do último capítulo da novela No Limite da Paixão: Maciel seqüestra Fernandinho. Frida confessa a Rosália que matou Dr. Ramos. Rosália diz à filha que vai denunciá-la e Frida tenta estrangulá-la. Do alto de um monumento, Maciel ameaça matar o menino. Otávio aproveita um descuido de Maciel para pegar o menino. Frida pede a Maciel que a deixe matar Otávio. Frida, porém, vacila e Maciel, furioso, ofende a ex-amante. Frida atira em Maciel e ele a atinge com uma navalha. Otávio e Ana Cristina, enfim, são felizes para sempre.

Elenco / Personagens

Otávio (César Evora) – 40 anos, tipo atraente e esforçado, dentro de seu projeto de vida não figura o matrimônio, nem formar uma família. Ainda que violento tem uma grande sensibilidade.

Ana Cristina (Susana González) – jovem, dona de uma beleza natural. Tem uma alma nobre, generosa, caráter forte e decidido. Não suporta injustiças, sendo defensora dos direitos dos outros e dos seus próprios.

Maciel (Alberto Estrella) – um pouco mais jovem que Otávio, péssimo caráter, se faz de bonzinho para ganhar a confiança de seus patrões. Seu maior desejo é ser dono da fábrica de calçados que pertence a Fernando Vila Real .

Fernando Vila Real (Joaquim Cordero) – homem bondoso, de sentimentos nobres, magnata do calçado. Protetor de Ana Cristina. Seu testamento vai transtornar a vida de vários personagens da história.

Josefa (Marga López) – irmã mais nova de Fernando. Renunciou o amor de Moisés por pressões de sua mãe, dedicando sua vida a família. Enfrenta Otávio por descordar do amor dele por Ana Cristina.

Frida (Sabine Moussier) – bonita, fria, calculista e falsa, acostumada com a boa vida. Consegue enganar Otávio fazendo-se de vítima. Chantageada por Maciel que guarda um segredo podendo abalar sua relação com Otávio.

Caetana (Maritza Olivares) – 45 anos, tia de Frida. Ficou com a sobrinha logo que sua irmã Rosália engravidou. Acredita em horóscopos, cartas e amuletos. Por ambição usará Frida para tirar dinheiro dos Vila Real .

José Alfredo (Fabián Robles) – jovem de bons sentimentos, ama Ana Cristina desde que era um menino. Filho de Rodolfo e Maria Madalena.

Gabriel (Luis Roberto Guzman) – irmão mais velho de José Alfredo. Impaciente e violento, utiliza sua força física para lutas clandestinas e assim ganhar dinheiro às escondidas de sua familia, tem uma pequena sapataria na cidade onde mora.

Maria Madalena (Maria Sorté) – de classe média, atraente e sensível. Mãe abnegada, de José Alfredo, mas se faz passar também por mãe de Gabriel.

Célia (Carmen Salinas) – boa pessoa, com grande coração. Tem um comércio no mercado de calçados. É a líder dos comerciantes e pensa sempre no bem comum acima do seu próprio. Depende muito de sua sobrinha Fernanda

Elenco
Otávio Vila Real (Cesar Évora)
Ana Cristina (Susana González)
Maciel (Alberto Estrella)
Frida (Sabine Moussier)
Fernando Vila Real (Joaquin Cordero)
Josefa Vila Real (Marga López)
Moisés (Eduardo Noriega)
Manuel (Miguel Córcega)
Rogério (Enrique Lizalde)
Paulo (Victor Noriega)
Animas (Pablo Montero)
Maria Madalena (Maria Sorté)
José Alfredo (Fabián Robles)
Flávio (Arturo Peniche)
Fernanda “Santinha” (Luz Elena González)
Célia (Carmen Salinas)
Lucília (Felícia Mercado)
Rodolfo (Jose Angel Garcia)
Gabriel (Luis Roberto Guzman)
Everaldo (Harry Geithner)
Aldir (Juan Carlos Casasola)
Cesário (Jose Luis Reséndez)
Adalberto (Manuel Valdez)
Kiko (Germán Ortega)
Kako (Freddy Ortega)
Tito (Carlos Amador)
Heriqueta (Blanca Torres)

Ana Cristina (Susana González)
Maciel (Alberto Estrella)
Frida (Sabine Moussier)
Fernando Vila Real (Joaquin Cordero)
Josefa Vila Real (Marga López)
Moisés (Eduardo Noriega)
Manuel (Miguel Córcega)
Rogério (Enrique Lizalde)
Paulo (Victor Noriega)
Animas (Pablo Montero)
Maria Madalena (Maria Sorté)
José Alfredo (Fabián Robles)
Flávio (Arturo Peniche)
Fernanda “Santinha” (Luz Elena González)
Célia (Carmen Salinas)
Lucília (Felícia Mercado)
Rodolfo (Jose Angel Garcia)
Gabriel (Luis Roberto Guzman)
Everaldo (Harry Geithner)
Aldir (Juan Carlos Casasola)
Cesário (Jose Luis Reséndez)
Adalberto (Manuel Valdez)
Kiko (Germán Ortega)
Kako (Freddy Ortega)
Tito (Carlos Amador)
Heriqueta (Blanca Torres)
Leonela (Jacqueline Bracamontes)
Marcelino (Radamés de Jesus)
Rosália (Silvia Manriquez)
Macarena (Niñon Sevilla)
Rebeca (Ofelia Caño)
Nícolas (Oscar Traven)
Fagundes (Juan Ignacio Aranda)
Vicente (Juan Carlos Serran)
Dr. Ramos (Jaime Lozano)
Ramon (Benjamin Rivero)
Prudência (Aurora Alonso)
Advogado (Humberto Elizondo)
Mirna (Elizabeth Aguilar)
Médico (Francisco Avendaño)
Caetana (Maritiza Olivares)
Cecília (Marlene Favela)
Tobias (Maurício Aspe)
Lúcia (Patricia Romero)
Padre José (Ruben Morales)
Glória (Susana Lozano)
Suzana (Vanessa Guzman)
Paz (Violeta Isfel)

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Tema de Abertura: “Entre el amor y el odio” – Ángel López

5 Comentário para: “No Limite da Paixão Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alessndra lima

    muitaaaaaaaaaaaaa saudade …queria muito que o sbt voltasse a passar esta novela

  2. Almaise

    A novela realmente foi linda Otavio e Ana Cristina teve uma química fantástica, todos os atores foram maravilhosos. Pena que Otavio não descobriu que Frida recebeu dinheiro do tio dele. Dou 10 para os atores César e Suzana. O autor esta de parabéns, comprei os dvd para assistir sempre. Parabéns a todos atores e saudade da lindinha Josefa Rogério e Virjilio que se encontra no céu ao lado do pai. Saudade de no limite da paixão(Entre o amor e o ódio)

  3. Leo

    Tbm tem muita coisa do cap 74 repetida no cap 75.Começam e acabam iguais.
    O capitulo 46 eu assisti recentemente e aí no resumo está pulado.É quando a segunda parte do testamento do Sr.Fernando é lido e dito que deve haver um herdeiro Vilarreal,e onde a Ana descobre estar grávida,e o Otávio briga com ela por achar que o filho é do Paulo.O Otávio mostra as fotos dela com o Paulo,e ela conta que esteve com o Otávio na noite da festa,que ele confundiu ela com a Frida,e ele fica na dúvida.O capítulo acaba com a Frida chegando no barraco da Ana cristina e contando ao Otávio que tambem está grávida dele.O resumo q está como capítulo 46,é na verdade o 47,o 47 é o 48,e assim por diante…

  4. Leo

    Por que os caps. 41,42,43 e 44 se repetem no lugar do 46 ao 49??
    Tem alguma coisa errada aí… :/

    1. Novelas do Brasil Autor do Post

      Olá Leo.

      Obrigada pelo aviso.

      O resumo foi atualizado. Qualquer outra dúvida ou erro que encontrar e quiser informar fico grata desde já.

      Att.
      Alessandra – admin. Novelas do Brasil