Mico Preto Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Mico Preto desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Mico Preto e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Mico Preto

◘ Período de exibição: 07/05/1990 – 01/12/1990
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 179
◘ Autoria: Marcílio Moraes, Leonor Bassères e Euclydes Marinho
◘ Direção: Dennis Carvalho e Denise Saraceni
◘ Direção-geral: Dennis Carvalho
◘ Supervisão: Daniel Filho
◘ Direção da executiva I: Paulo Ubiratan

O misterioso desaparecimento da rica empresária Áurea Menezes Garcia (Márcia Real) e a disputa por seus negócios norteiam o enredo de Mico Preto. Antes de morrer, Áurea havia nomeado o desconhecido Firmino do Espírito Santo (Luis Gustavo) como seu procurador. Com o desaparecimento de Áurea, Firmino, um funcionário público honesto, assume a direção dos negócios da empresária e passa a ter enorme poder nas mãos. A dificuldade é lidar com os filhos ambiciosos da ex-patroa: Frederico (José Wilker), Adolfo (Tato Gabus Mendes) e os gêmeos José Luís e Arnaldo (Miguel Falabella), que não entendem o desaparecimento da mãe e não aceitam sua atitude.

Em determinado momento da trama, Áurea reaparece e revela o motivo de seu sumiço: ela se submetera a uma experiência de rejuvenescimento e ficara em coma devido a um choque alérgico. Temendo que Áurea atrapalhe seus planos de chegar à presidência da empresa, o mau-caráter Fred resolve interditar a própria mãe e consegue colocá-la em uma clínica psiquiátrica. Graças à ajuda de Cláudia (Louise Cardoso), ex-mulher de Fred, e Firmino, Áurea consegue escapar das tramoias do filho. Ele acaba morrendo assassinado no último capítulo da novela.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Mico Preto

** Resumo não divulgado

A milionária Áurea Menezes Garcia anuncia aos três filhos, Zé Luís, Adolfo e Frederico, o seu casamento com o jovem Astor. Logo a empresária desaparece, deixando como seu procurador geral o funcionário público Firmino do Espírito Santo, desconhecido de todos.

Firmino é um homem honesto e sem ambições. Tem bom caráter, mas, em sua vida, tudo dá errado. De uma hora para outra, ele passa a ter enorme poder nas mãos, assume a direção das empresas de Áurea e tem que lidar com seus três ambiciosos filhos.

A partir daí, a trama une os mundos distintos de Áurea e Firmino, cuja noiva, Sarita, uma trapaceira que segue os passos da mãe, a sensual Erotildes, e do padrasto, Eugênio, é contratada para se casar com o deputado José Maria, solteirão e candidato a governador, que mantinha um discreto namoro com Zé Luís. Firmino, por sua vez, irá se envolver amorosamente com Cláudia, a simpática noiva de Frederico, sem falar que ainda ressurge o malandro Arnaldo, o irmão gêmeo de de Zé Luís.

A novela foi a primeira de Euclydes Marinho na TV Globo. A novela não contava com colaboradores. Marcílio Moraes, Leonor Bassères e Euclydes Marinho revezavam na redação, e cada um escrevia dois capítulos seguidos. Não havia escaleta, resumo ordenado, em escala rigorosa, das cenas de uma novela, que serve de guia para o texto final.

O autor Walther Negrão foi chamado por Daniel Filho para coordenar os textos e criar novos desdobramentos para a trama.

A novela tinha um forte tom humorístico. Glória Pires a classificou como uma comédia nonsense. Miguel Falabella a descreveu como um produto transgressor, em que os atores, inclusive, tinham liberdade para improvisar diálogos e criar personagens, como a Marietinha Aranha. O ator acredita que Mico Preto possa ser entendida como uma gênese do programa humorístico Sai de Baixo (1996).

Mico Preto marcou a estreia da atriz Deborah Secco em novelas da TV Globo.
A novela foi exibida em Moçambique e Portugal.

As artimanhas de Sarita
Sarita (Glória Pires), a noiva de Firmino (Luis Gustavo), é uma trapaceira que esconde dele o fato de trabalhar em uma boate. Quando o noivo assume a presidência da empresa de Áurea (Márcia Real), a Menezes Garcia, Sarita decide agilizar o casamento e, junto com a mãe Herotildes (Georgia Gomide), começa a explorar Firmino. Ingênuo e apaixonado por Sarita, ele cede a todos os seus pedidos. Para a infelicidade de Firmino, Sarita leva a mãe para morar com os dois. Nora e genro vivem como cão e gato, rendendo cenas hilárias à trama.

Em determinado momento da história, Sarita é contratada para se casar com o deputado José Maria (Marcelo Picchi), um homossexual que está se candidatando a governador. José Maria mantém uma relação amorosa com José Luís (Miguel Falabella), filho de Áurea, mas, para ganhar as eleições, faz de tudo para que ninguém saiba de sua vida particular.

Sarita mantém ainda um caso com outro filho de Áurea, Frederico (José Wilker), casado com Cláudia (Louise Cardoso). A vida de Sarita se complica quando Firmino e Cláudia descobrem a traição e decidem terminar seus casamentos. Os dois acabam se aproximando e se apaixonam. No entanto, a felicidade do casal é atrapalhada quando Sarita anuncia que está grávida de Firmino. Ela usa todos os artifícios possíveis para que o ex-marido a aceite de volta, e Cláudia, perturbada com a constante presença de Sarita, acaba rompendo o namoro com Firmino. Após muitos desencontros, porém, os dois terminam juntos.

Astor
Outro personagem importante da história é Astor (Marcos Frota), o jovem noivo de Áurea, que sofre com o desaparecimento dela. Perseguido pelos filhos da empresária, que não acreditam na relação da mãe com o jovem, Astor acaba encontrando apoio em Amanda (Maria Padilha), mulher de Adolfo (Tato Gabus Mendes). Amanda é a única pessoa da família que o respeita. No decorrer da novela, os dois acabam se envolvendo.

Elenco:
Abrahão Farc – Juca
Adelaide Palette
Ana Deveza
Ana Zettel
Analu Prestes – Líria
Angela Tornatore
Araújo Hulk
Bia Seidl – Beatriz
Cacá Silva
Carmem Mello – Jurema
Charles Moeller – João Octávio (Jota)
Claudia Amadeu
Claudio Maia
Daniela Camargo – Katherine (Kathy)
Deborah Evelyn – Marisa
Deborah Secco – Denise
Desireé Vignoli – Lucilene
Eduardo Guerra
Elias Gleiser – Caroço
Elias Tuffy
Eliel Ferreira
Eva Wilma – Nenê
Fabrício Bittar – Dênis
Georgia Gomide – Herotildes
Glória Pires – Sarita
Ilana Hazan
Ivan Correa
Ivo Ciconha
Jefferson Vinícius
Jena Kopelman
João Carlos Barroso – Waldisney
José Wilker – Frederico
Laerte Santos
Louise Cardoso – Cláudia
Luis Comanche
Luis Gustavo – Firmino do Espírito Santo
Luis Pimenta
Luiz Magnelli – Contra-filé
Luiz Santiago
Manoel Eliziário
Marcélia Cartaxo – Divina
Marcelo Picchi – Zé Maria
Marcelo Serrado – Robin
Márcia Real – Aurea Menezes Garcia
Marcio Rodrigo
Marcos Frota – Astor
Marcos Oliveira – Alfredo
Maria Padilha – Amanda
Marília Barbosa – Minervina
Marília Barbosa – Minervina
Marina Lira
Mário Borges – Skiro
Markus Avaloni
Mauro Mendonça – Honório
Miguel Falabella – Arnaldo
Miguel Falabella – José Luiz
Moacyr Prina
Nelson Julio
Oswaldo Loureiro – Coronel Belarmino
Oswaldo Loureiro – Coronel Belarmino
Otávio Augusto – Lorival
Pedro Paulo Pugliese
Renata Castro Barbosa – Irene
Renata Castro Barbosa – Irene
Renata Fronzi – Amelinha
Ricardo Maurício
Roberto Mattar
Roberto Moraes
Roberto Santana – Bola Sete
Rubens de Almeida
Rutílio Moraes
Sandro Rilho
Sérgio Viotti – Plínio
Sonaira D’Ávila
Stepan Nercessian – Palhares
Tato Gabus Mendes – Adolfo
Vânia Alexandre
Will Taha – Ricardão
Yara Cortes – Cristina
Yeda Dantas

Elenco / Personagens

FIRMINO (Luis Gustavo) Homem simples, ingênuo, tímido, romântico, sonhador e trapalhão. É filho de Cristina (Yara Cortes) e funcionário público de uma repartição em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. É um sujeito bom caráter e honesto, sem grandes ambições. É noivo de Sarita (Glória Pires), sua vizinha há muitos anos, mas nem desconfia que ela trabalha em uma boate. Acha que ela é apenas auxiliar de enfermagem e espera a situação melhorar para poderem se casar. É nomeado procurador da rica empresária Áurea Menezes Garcia (Márcia Real) e, com o sumiço dela, assume a direção dos negócios da milionária. Ao descobrir as traições de Sarita, envolve-se com Cláudia (Louise Cardoso).

ÁUREA MENEZES GARCIA (Márcia Real) Milionária proprietária e presidente do grupo Menezes Garcia, uma holding liderada por uma indústria eletrônica. É uma mulher forte, dominadora, inteligente e de muito prestígio social. Todos se assustam quando ela anuncia seu noivado com um rapaz muito mais novo do que ela, Astor (Marcos Frota). Mas ela não dá ouvidos, principalmente aos filhos, Frederico (José Wilker), Adolfo (Tato Gabus Mendes) e os gêmeos José Luís e Arnaldo (Miguel Falabella).

FREDERICO (José Wilker) Filho mais velho de Áurea (Márcia Real) e irmão de Adolfo (Tato Gabus Mendes) e dos gêmeos José Luís e Arnaldo (Miguel Falabella). É ambicioso e um conquistador, já tendo namorado um elenco impressionante de mulheres. Envolve-se com Cláudia, filha de seu inimigo Honório (Mauro Mendonça), o que dá ao romance um ar de vingança, apesar de ele gostar da jovem. Fred se casa com Cláudia (Louise Cardoso), mas o casamento acaba quando ela descobre que ele a trai com Sarita (Glória Pires). Fred tem uma filha, Katherine, a Kathy, (Daniela Camargo), que vive com ele. É o vice-presidente das empresas de sua mãe, só que ambiciona mais, mesmo sabendo da preferência de Áurea por Adolfo, o que o deixa louco de inveja.

CLÁUDIA (Louise Cardoso) Filha de Honório (Mauro Mendonça), com quem tem os maiores conflitos por causa do romance com Fred (José Wilker), e de Áurea (Márcia Real). É irmã de Marisa (Deborah Evelyn) e Robin (Marcelo Serrado). Ela é uma jovem alegre, inteligente e inteiramente apaixonada por Fred, estando disposta a levar adiante a relação, sem desconfiar das pilantragens dele. Chegam a se casar, mas ela descobre as traições do marido e se envolve com Firmino (Luis Gustavo). Trabalha na empresa Menezes Garcia como engenheira eletrônica, no departamento de projetos, e tem no avô Plínio (Sergio Viotti) um aliado nas brigas familiares.

ADOLFO (Tato Gabus Mendes) Segundo filho de Áurea (Márcia Real) e seu preferido. É irmão de Frederico (José Wilker) e dos gêmeos José Luís e Arnaldo (Miguel Falabella). Áurea só não entrega a Adolfo a presidência da holding, pois conhece a sua preguiça. Seu maior sonho é se aposentar. É casado com Amanda (Maria Padilha) e tem dois filhos, Denis (Fabrício Bitar) e Denise (Deborah Secco). Envolve-se com Beatriz (Bia Seidl), no decorrer da novela e passa por um complicado processo de separação.

HONÓRIO (Mauro Mendonça) Advogado e muito amigo de Áurea (Márcia Real). No entanto, a empresária acatou uma ordem de Fred (José Wilker) e o demitiu da empresa, decisão da qual se arrepende. Honório era a pessoa de confiança de Áurea, tanto que ela pensou em nomeá-lo seu procurador. Honório é casado com Neném (Eva Wilma) e tem três filhos, Cláudia (Louise Cardoso), Marisa (Deborah Evelyn) e Robin (Marcelo Serrado). Sofre ao perceber que sua filha Cláudia está apaixonada por Fred e vive em conflito com Plínio (Sergio Viotti), seu esbanjador e boêmio sogro.

BEATRIZ (Bia Seidl) Trabalha nas empresas da família Menezes Garcia, em São Paulo. É meiga, acomodada e envolve-se com Adolfo (Tato Gabus Mendes), o que a faz ser perseguida por Amanda (Maria Padilha), a mulher dele.

AMANDA (Maria Padilha) Típica dondoca, preocupada com os filhos, Denis (Fabrício Bitar) e Denise (Deborah Secco), e com a falta de posicionamento do marido, Adolfo (Tato Gabus Mendes), em relação à família e às empresas. Tem a maior admiração por Áurea (Márcia Real), sogra que a trata com extrema indiferença. É a única que gosta de Astor (Marcos Frota), o jovem noivo de Áurea.

KATHERINE (Daniela Camargo) Filha de Fred (José Wilker). É uma adolescente contestadora das atitudes do pai, já sem saber de suas tramoias. Gosta muito da avó, Áurea (Márcia Real), e é disputada por Robin (Marcelo Serrado), filho de Honório (Mauro Mendonça), e por Jota (Charles Moeller), seu primo, filho de José Luis (Miguel Falabella).

JOSÉ LUÍS (Miguel Falabella) terceiro filho de Áurea (Márcia Real) e irmão de Frederico (José Wilker) e Adolfo (Tato Gabus Mendes). Tem um irmão gêmeo, Arnaldo. José Luís é um doce de pessoa. Tem um filho, João Octávio (Charles Moeller), abandonado pela mãe ao nascer. Nas brigas em família, apoia Fred, mas, com o tempo, muda de lado. Mantém um romance com o deputado José Maria (Marcelo Picchi), um homossexual que está se candidatando a governador, e vive um enorme problema quando descobre que Marisa (Deborah Evelyn), filha de Honório (Mauro Mendonça), está apaixonada por ele.

ARNALDO irmão gêmeo de José Luís (Miguel Falabella). Não é homossexual como o irmão.

JOSÉ MARIA (Marcelo Picchi) deputado e candidato a governador pelo Partido Radical de Centro (PRC). É homossexual e mantém uma relação amorosa com José Luís (Miguel Falabella), filho de Áurea (Márcia Real). Mas, para ganhar as eleições, faz de tudo para ninguém saber de sua vida particular. Contrata Sarita (Glória Pires) para se casar com ele e manter em segredo sua opção sexual.

JOÃO OCTÁVIO, O JOTA (Charles Moeller) Filho de José Luís (Miguel Falabella). É um adolescente apaixonado pela prima Katherine (Daniela Camargo), filha de Fred (José Wilker). Tem ótima cabeça, entende as opções do pai e seus conflitos com ele não esbarram no preconceito. Tem atritos com o tio Fred, por não aceitar as decisões que ele toma em nome da família.

ASTOR (Marcos Frota) Jovem noivo de Áurea (Márcia Real), a quem ama, apesar de não acreditarem. É perseguido pelos filhos da namorada, Frederico (José Wilker), Adolfo (Tato Gabus Mendes) e os gêmeos José Luís e Arnaldo (Miguel Falabella), que não aceitam a relação. Sofre com o desaparecimento da amada e acaba se aproximando de Amanda (Maria Padilha), mulher de Adolfo, a única que o entende. Gosta de ópera, canto lírico e de dançar com a sua “Pombinha”, como costumava chamar, carinhosamente, sua noiva.

PLÍNIO (Sergio Viotti) Grande amigo e confidente de Áurea (Márcia Real). Pai de Neném (Eva Wilma), sogro de Honório (Mauro Mendonça) e avô de Cláudia (Louise Cardoso), Marisa (Deborah Evelyn) e Robin (Marcelo Serrado). É um velho jogador, boêmio e irresponsável, que perdeu tudo o que tinha.

NENÉM (Eva Wilma) Filha de Plínio (Sergio Viotti), esposa de Honório (Mauro Mendonça) e mãe de Cláudia (Louise Cardoso), Marisa (Deborah Evelyn) e Robin (Marcelo Serrado). Mantém um casamento estável há mais de 30 anos, mas não aguenta mais cuidar da casa e dos filhos. Resolve se aposentar como dona de casa e, por isso, cria as maiores confusões para a família, que não se acostuma com a ideia.

ROBIN (Marcelo Serrado) Filho de Honório (Mauro Mendonça) e Neném (Eva Wilma), irmão de Cláudia (Louise Cardoso) e Marisa (Deborah Evelyn). Assim como João Octávio, o Jota (Charles Moeller), Robin também é apaixonado por Katherine (Daniela Camargo), o que os coloca em conflito.

MARISA (Deborah Evelyn) Filha de Honório (Mauro Mendonça) e Neném (Eva Wilma), irmã de Robin (Marcelo Serrado) e Marisa (Deborah Evelyn). É uma jovem alegre e interessante, apaixonada por José Luís (Miguel Falabella). Não sabe que ele é homossexual e tem a certeza de que ele é o homem de sua vida.

LÍRIA (Analu Prestes) Albanesa e irmã de Skiro (Mário Borges). Administradora da casa de Áurea (Márcia Real) e sua secretária. É uma figura austera, eficiente e seriíssima, que sofre o assédio de Lourival (Otávio Augusto), mesmo sem corresponder a seus arroubos.

SKIRO (Mário Borges) Albanês e irmão de Líria (Analu Prestes). É o secretário particular de Fred (José Wilker) e ajuda a irmã na administração da casa da família de Áurea (Márcia Real). Mesmo tendo emigrado, defende o regime de seu país de origem.

LOURIVAL (Otávio Augusto) Despachante, confidente e amigo de Firmino (Luis Gustavo). É metido a esperto e sugere atitudes que o amigo não tomaria. Apaixona-se por Líria (Analu Prestes), principalmente ao descobrir que ela é albanesa, com prováveis e fantásticos segredos sexuais.

CRISTINA (Yara Cortes) Mãe de Firmino (Luis Gustavo). Na verdade, é uma supermãe. Para ela, é Deus no céu e Firmino na terra. É inimiga mortal de Herotildes (Georgia Gomide), sua vizinha e mãe de Sarita (Glória Pires), noiva de seu filho.

HEROTILDES (Georgia Gomide) Mãe de Sarita (Glória Pires). Herotildes é uma mulher ambiciosa, inescrupulosa e megera. Espera que a filha suba na vida, de preferência com muito dinheiro. Não vê futuro no noivado dela com Firmino (Luis Gustavo). Quando fica sabendo da proposta do deputado José Maria (Marcelo Picchi) que Sarita se case com ele para abafar sua homossexualidade frente aos eleitores insiste para que a filha a aceite.

SARITA (Glória Pires) Filha de Herotildes (Geórgia Gomide) e noiva de Firmino (Luis Gustavo). Trabalha em uma boate à noite, mas, para o noivo, diz ser acompanhante de doentes. Acha que a proposta do deputado José Maria (Marcelo Picchi) que Sarita se case com ele para abafar sua homossexualidade frente aos eleitores pode lhe ajudar a subir na vida. Quer se dar bem, ter dinheiro para viver com conforto e gastar muito. É tão interesseira que decide ficar ao lado de Firmino quando descobre que ele assumiu as empresa de Áurea (Márcia Real), após o sumiço da empresária.

AMELINHA (Renata Fronzi) Amiga de Neném (Eva Wilma) e uma fofoqueira adorável.

CAROÇO (Elias Gleiser) Namorado de Herotildes (Geórgia Gomide).

PALHARES (Stepan Nercessian) Detetive que investiga o desaparecimento de Áurea (Márcia Real).

CONTRAFILÉ (Luis Magnelli) Assistente do detetive Palhares (Stepan Nercessian).

DIVINA (Marcélia Cartaxo) Namorada de Waldisney (João Carlos Barroso) e empregada de Neném (Eva Wilma), muito metida na vida da família.

WALDISNEY (João Carlos Barroso) Namorado de Divina (Marcélia Cartaxo).

JUCA (Abrahão Farc) Dono do bar, no centro da cidade, frequentado por Lourival (Otávio Augusto) e Firmino (Luis Gustavo).

LUCILENE (Desirée Vignolli) Amiga de Sarita (Glória Pires), com quem trabalha na mesma boate.

BOLA SETE (Roberto Santanna) Boy do escritório de Lourival (Otávio Augusto).

ALFREDO (Marcos Oliveira) correligionário do político José Maria (Marcelo Picchi).

DENIS (Fabrício Bitar) Filho de Adolfo (Tato Gabus Mendes) e Amanda (Maria Padilha).

DENISE (Deborah Secco) Filha de Adolfo (Tato Gabus Mendes) e Amanda (Maria Padilha).

JUREMA (Carmem Mello) Secretária da empresa Menezes Garcia.

RICARDÃO (Will Taha) Auxiliar de Palhares (Stepan Nercessian).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
Mico Preto – Tema de abertura & Tema de Firmino
Compositor: Aldir Blanc / Moacyr Luz
Intérprete: Gilberto Gil

Toda Pra Você (Here We Are) – Tema de Marisa
Compositor: Gloria Estefan
Intérprete: Gloria Estefan

Solução – Tema de Sarita
Compositor: Ed Motta/ Bombom
Intérprete: Ed Motta

Ego – Tema de Astor
Compositor: Arnaldo Saccomani/ Frankie Arduini
Intérprete: Placa Luminosa

Dias Melhores Virão – Tema de Nenê
Compositor: Roberto de Carvalho/ Rita Lee
Intérprete: Rita Lee e Roberto de Carvalho

Malandro Também Chora – Tema de Lourival
Compositor: Neguinho da Beija-Flor
Intérprete: Neguinho da Beija-Flor

Dúvidas – Tema de Zé Luis
Compositor: Julinho Teixeira
Intérprete: Julinho Teixeira

Vida Louca – Tema de Adolfo
Compositor: Wando/ Carlinhos Kalunga
Intérprete: Wando

A Noite – Tema de Robin
Compositor: Fernanda Abreu/ Luiz Stein
Intérprete: Fernanda Abreu

Quem é Você (Love will lead you back) – Tema de Cláudia
Compositor: Diane Warren
Intérprete: Sandra de Sá

Dona Invocada – Tema de Erotildes
Compositor: Aldir Blanc/ Moacyr Luz
Intérprete: Marçal

Cruzando Raios – Tema de Kathrine
Compositor: Orlando Morais/ Tony Costa
Intérprete: Orlando Moraes

Jeito Manhoso – Tema de Divina
Compositor: Nando Cordel
Intérprete: Eliane

Tema de Fred
Compositor
Intérprete: Nova Era

Internacional:
Sending All My Love
Compositor: Charlie Pennachio
Intérprete: Linear

My My My – Tema de Sarita
Compositor: Babyface/ Daryl Simmons
Intérprete: Johnny Gill

Move This
Compositor: M. Kamosi
Intérprete: Technotronic

Still Got The Blues – Tema de Cláudia
Compositor: Gary Moore
Intérprete: Gary Moore

U Can’t Touch This
Compositor: Miller/ M.C. Hammer/ James
Intérprete: M.C. Hammer

The Emperor’s New Clothes – Tema de Marisa
Compositor: Sinéad O’Connor
Intérprete: Sinéad O’Connor

Sure Of It!
Compositor
Intérprete: Jam Session

Oh Girl – Tema de Kathrine e Robin
Compositor: E. Record
Intérprete: Paul Young

The Power
Compositor: Benito Benites/ John “Virgo” Garrett III
Intérprete: Snap

Star – Tema de Astor e Amanda
Compositor: Bell/ Clarke
Intérprete: Erasure

Fria Como El Viento – Tema de Nenê
Compositor
Intérprete: Luis Miguel

Walk on by
Compositor: B. Bacharach/ H. David
Intérprete: Sybil

My Bed Is Big Enough
Compositor
Intérprete: Talita Johnson

I’ll Always Be With You – Tema de Jota
Compositor
Intérprete: Martin Axel

0 Comentário para: “Mico Preto Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *