Meu Pé de Laranja Lima (1998) Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Meu Pé de Laranja Lima (1998) desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Meu Pé de Laranja Lima (1998) e de todas as novelas exibidas na BAND (Bandeirantes).

Sobre a Novela Meu Pé de Laranja Lima (1998)

◘ Emissora: Rede Bandeirantes (Band)
◘ Período de exibição original: 07/12/1998 a 02/04/1999
◘ Horário: 18h00
◘ Nº de capítulos: 101
◘ Autoria: Ana Maria Moretszohn (baseada no romance de José Mauro de Vasconcellos)
◘ Escrita por: Ana Maria Moretzsohn, Maria Cláudia Oliveira, Dayse Chaves, Izabel de Oliveira e Vera Villar
◘ Direção: Antônio Moura Matos e Henrique Martins
◘ Direção geral: Henrique Martins
◘ Direção de núcleo: Del Rangel

Zezé é um menino pobre de seis anos. Inteligente, sensível e carente de um afeto que não encontra na família. Sua mãe, Estefânia, trabalhava numa fábrica, o pai, Paulo, estava desempregado, e como tal passavam por muitas dificuldades, pelo que eram as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos; por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmão mais novo, Luís. O endiabrado garotinho sai pelas ruas fazendo mil travessuras. Aprende tudo sozinho, é o “descobridor das coisas”.

Quando a família se muda para uma casa onde há muitas árvores no quintal, cada irmão escolhe uma para si – um fica com a mangueira, outro pega o pé de tamarindo e assim por diante. Sobra para Zezé um pequeno pé de laranja lima.

No entanto, essa árvore fica tão amiga que eles conversam muito e até brincam juntos. Zezé inventa para si um mundo de fantasia em que o grande confidente é “Minguinho” o pé de laranja lima. Mas a vida lhe ensina tudo cedo demais, e Zezé descobre a dor e a saudade, assim como a ternura e o carinho no afeto do solitário português Manuel Valadares, o Portuga, como o menino o chama.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Meu Pé de Laranja Lima (1998)

Resumo da novela Meu Pé de Laranja Lima (Bandeirantes/BAND 1999) conforme divulgado pelo canal RTP1 (TV de Portugal) na reexibição de 11/06 a 21/09/2001 (total de 101 capítulos).

Capítulo 01: Zezé faz uma série de estragos : empilha a louça em pirâmide e derruba tudo. Jandira começa a gritar e ele foge derrubando a cesta de ovos de Eugénia, arranca a toalha de Donana, derruba os lençóis de Santinha, cai em cima das abóboras na casa de Heloísa e consegue esconder-se no celeiro. Totoca encontra Zezé e todos reclamam pelos seus disparates. Jandira dá-lhe umas chineladas e Godóia faz-lhe o curativo. Estefânia diz a Paulo que precisam de pagar as rendas em atraso. Ele diz que vai pedir ao chefe da fábrica que lhe pague os salários em atraso. Henrique chega à cidade e Gabriel e Santinha fazem um verdadeiro questionário sobra a sua vida. O rapaz confessa que vai à procura de sossego. Jandira deita contas aos prejuízos causados por Zezé e comenta com Godóia que precisa ser dura, para que ele não se torne um marginal. Zezé tenta arranjar dinheiro para pagar os prejuízos que fez e suja os vidros dos carros para depois os limpar . Manuel agarra-o ele morde-lhe a mão. Paulo bêbedo cai na rua. Ele discute com Zezé que tenta ajudá-lo. Henrique põe Paulo de pé e dá-lhe algum dinheiro Zezé deita-o fora pois diz que o pai não é um mendigo. Godóia repreende Zezé.

Capítulo 02: Godóia pede desculpa a Henrique pelo que Zezé fez. Henrique arranja um carro para levar Paulo. Caetano conta a Jandira que Zezé sujou o carro de Manuel. Manuel faz queixas de Zezé a Estefânia. O menino chega e quase derruba o português, que o obriga a limpar os carros. Henrique deita Paulo na cama. Jandira discute com Zezé quando sabe da bebedeira do pai. Godóia leva Henrique até à porta e ele beija-lhe as mãos. Luis conta a Zezé que viu Henrique a beijar Godóia. Zezé diz que Godóia não pode casar , mas Jandira é que precisa de se casar e ir morar longe. Bernardo tenta convencer Heloísa a contratá-lo como médico do posto de saúde. Paulo chega bêbado a casa e cai. Zezé agarra na carta que ele deixou cair e que diz que o pai foi despedido. Jandira tira a carta da mão dele, confirma o despedimento e quer saber quem o ensinou a ler. Zezé diz que aprendeu sozinho.

Capítulo 03: Totoca não acredita que Zezé aprendeu a ler sózinho. Jandira diz que agora ele vai para a escola e pede para ninguém comentar com a mãe que Paulo foi despedido. Bernardo insiste que Heloísa o contrate. Henrique anuncia que vai montar um negócio na cidade. Godóia consola Jandira, pois vão ter de entregar a casa onde moram. Heloísa marca uma entrevista com Bernardo. Lili e Diogo namoram e ela diz que quer tirara um curso superior e morar longe dali. Jandira diz a Cecília que Lili vai deixar a escola. A professora tenta impedir. Depois aceita que Zezé entre para a escola. Heloísa encomenda arranjos florais de Godóia, que pergunta a Gilda se não conhece casa para arrenda. .Zezé chega a casa e vê que Luis está com febre.

Capítulo 04: Luis está doente e Zezé diz-lhe que vai arranjar um remédio. Jandira faz Paulo prometer que não vai beber mais, e, em troca, não conta a Estefânia que ele foi demitido. Paulo agarra numa garrafa escondida e bebe . Totoca vê, mas o pai pede-lhe segredo. Godóia diz a Jandira que Henrique lhe pediu namoro. Jandira leva Zezé para a escola e o garoto promete trazer o remédio para Luís. Paulo diz a Diogo que perdeu o emprego e o motorista de Heloísa ouve tudo. Godóia encontra Luís caído no chão.

Capítulo 05: Jandira e Godóia colocam um lenço com água morna na testa de Luís. Heloísa e Bernardo chegam e o médico cuida da criança. Zezé pede dinheiro emprestado a Serginho para comprar o remédio para Luís. Zezé chega a casa e fica triste, mas Godóia consola-o. Luís pede a Zezé que lhe conte uma história e este diz-lhe que lhe vai ensinar tudo o que aprender na escola. Godóia conta a Lili que Heloísa ofereceu uma casa de graça, mas que Jandira não aceitou. Lili diz a Jandira que não vai trabalhar na fábrica e que devem aceitar a oferta de Heloísa. Jandira discute com o pai que lhe diz que ela não tem nada a ver com a sua vida. Jandira vê que a febre de Luís não cede e os remédios acabaram. Zezé dá-lhe os remédios que comprou. Paulo entra bêbado, Estefânia lamenta-se, mas Zezé diz que o pai vai parar de beber quando encontrar outro emprego. Paulo irrita-se e vai bater-lhe, quando Godóia entra e apanha com o cinto no rosto.

Capítulo 06: Paulo fica envergonhado e vai para o quarto. Jandira faz uma compressa para passar no rosto de Godóia. Esta e Jandira contam à mãe a oferta de Heloísa de uma casa. Estefânia promete falar com Paulo. Paulo não concorda em aceitar uma “esmola” de Heloísa. Godóia diz a Jandira que Luis está pior e precisam de chamar um médico. Zezé avisa Bernardo de que Luis piorou e o médico vai visitá-lo e interna-o no hospital. Paulo pede emprego a Gabriel ou algum dinheiro emprestado. Gabriel empresta-lhe dinheiro. Zezé e Serginho saltam sobre o muro do hospital para ver Luís. Henrique diz a Godóia que precisam de fazer qualquer coisa para Paulo parar de beber. Juvenal diz a Zezé para acender uma vela para a recuperação do irmão. Zezé e Juvenal acendem muitas velas e rezam. Uma das velas cai e começa um incêndio. Juvenal corre e Zezé fica desesperado.

Capítulo 07: Zezé tenta apagar o fogo e pede a ajuda de Totoca, que recua. Jandira e Godóia discutem o comportamento de Zezé quando Totoca entra a dizer que Zezé pegou fogo à casa. Elas atiram baldes de água para apagar o fogo. Jandira dá uma chineladas em Zezé e proíbe que Godóia o console. Santinha diz a Henrique que ele escolheu a namorada errada pois Godóia tem problemas de coração e ele devia namorar Jandira. Zezé não quer comer, Godóia consola-o dizendo que Luís volta para casa no dia seguinte. Ele fica contente e conta que estava a rezar quando as velas caíram. Ela abraça-o, chorando. Godóia, Lili e Jandira tentam convencer Estefânia a ir ao posto médico para a festa de inauguração. As meninas em casa de Zézé estão prontas para a festa, mas Paulo chega, reclama que não conseguiu emprego e proíbe que alguém vá à festa.

Capítulo 08: Godóia sente-se mal, Lili e Jandira vão á festa . Na festa, Bernardo diz a Heloísa que vai precisar dela para convocar as pessoas para a vacinação. Henrique pergunta a Bernardo se ele sabe qual é o problema de Godóia. Zezé dá água com açúcar a Godóia, que diz que se sente melhor. Estefânia diz- -lhe que vá à festa e Paulo pede-lhe que a acompanhe. Estefânia agradece a Heloísa pelo tratamento de Luís e pela casa. Bernardo promete a Henrique saber detalhes sobre a saúde de Godóia. Henrique chega e elogia Godóia. Paulo, bêbado, quer outro copo. Zezé diz que ele prometeu não beber e o pai ameaça o garoto, que foge. Bernardo conversa com Jandira , o que desperta ciúmes em Heloísa. Esta discursa no posto médico, realça o trabalho de Bernardo e elogia o seu falecido marido. Paulo interrompe-a, fazendo pouco do comandante. Caetano leva Paulo embora. Em casa Paulo pede desculpas a Estefania e Jandira diz que vai pedir desculpas a Heloísa. Bernardo leva Luis para casa. Jandira pede deculpa a Heloísa e aceita o oferecimento da casa. Heloísa pergunta a Jandira se vão aceitar a casa mesmo depois das ofensas de Paulo.

Capítulo 09: Jandira pede desculpa a Heloísa por ter sido tão prepotente em não aceitar a casa. Zezé e Luís brincam no quintal com um sapo e Zezé diz que é um príncipe que foi transformado por uma bruxa. Jandira conta a Godóia que foi humilhada por Heloísa e podem perder a casa. Gabriel e Santinha provocam Zezé, chamando nomes a Paulo. Zezé promete vingar-se. Heloísa demonstra ter ciúmes quando Bernardo fala de Jandira. Zezé atira uma pedra à loja de Gabriel e foge. Heloísa entrega a chave de casa a Jandira mediante uma condição: quer que Zezé e Luís fiquem longe de Serginho. Jandira concorda e promete combinar o arrendamento da casa assim que puder. Jandira diz a Godóia que está cansada da sua vida de pobreza. Caetano oferece legumes a Jandira. Godóia recusa o convite de Henrique para um passeio. Diogo desconfia de Lili, que se afastou dele quando Henrique se aproximou. Paulo diz que não vai morar na casa que Heloísa ofereceu e Jandira diz-lhe que não tem outra alternativa. Gabriel queixa-se de Zezé dizendo que ele partiu os vidros da loja. Manuel obriga Donana a ir buscar turistas para um passeio. Donana acaba por atropelar Zezé.

Capítulo 10: Zezé está caído no chão, com os joelhos feridos. Quando vê Manuel e Donana saírem do carro, finge estar com dores e eles levam-no ao posto médico. Bernardo decide tirar radiografias à perna de Zezé. Manuel avisa Jandira e Godóia do acidente de Zezé. Jandira discute com Zezé e Godóia protege-o. Zezé acusa Manuel de o querer matar. Bernardo entrega um remédio a Jandira para Zezé tomar. Heloísa fica com ciúmes ao encontrar Bernardo e Jandira. Zezé diz a Luís que o plano para fazer Jandira casar-se com Caetano vai dar certo. Henrique quer saber do estado de saúde de Zezé. Godóia diz lhe que ele está bem e Henrique convida-a para sair. Lili insinua-se a Henrique. Zezé fica perturbado com a ideia de Godóia namorar Henrique. Godóia aceita namorar com Henrique. Manuel e Donana fazem queixa de Zezé. A família de Zezé chega à nova casa. Eles deslumbram-se com a novidade e cada um escolhe uma árvore. Zezé fica sem nenhuma, mas Godóia vê um pé de laranja lima e diz -lhe que eles podem crescer juntos. Zezé abraça a árvore.

Capítulo 11: Estefânia chama todos para irem embora, mas antes quer passar em casa de Heloísa para agradecer. Antes de se ir embora, Zezé dá um abraço ao pé de laranja lima. Gilda diz a Heloísa que Estefânia e os filhos vieram fazer uma visita. Heloísa manda-os entrar e convida-os para lanchar. Os meninos correm para a mesa. Caetano mosta a Diogo a notícia do acidente que matou a sua mãe. O rapaz não acredita. Serginho conta a Zezé que a árvore de Natal da sua casa vai ficar bonita. Zézé pergunta a Godóia se terão árvore de natal. Ela diz que vai dar um jeito. Zezé escreve para Luís uma carta ao Pai Natal. Godóia diz a Jandira que vai fazer umas horas extraordinárias para comprar presentes para os meninos. Cecília convida Eugénia e Juvenal para passarem o Natal juntos. Donana convida Manuel para passar o Natal com a sua família, mas ele prefere ficar só. Luís e Zezé ficam maravilhados com a árvore de Natal de Serginho. Caetano mostra a Jandira o recorte do jornal que anunciava a morte da sua mulher e diz que, se ela aceitar casar com ele, a sua família nunca mais vai passar necessidades.

Capítulo 12: Jandira pede algum tempo a Caetano. Este beija-lhe a mão e vai-se embora. Lili, que ouviu tudo, diz que pode ter ganho a lotaria. Jandira fica furiosa. Heloísa manda fazer um farnel com guloseimas para Zezé e Luís levarem. Lili conta a todos que Caetano pediu namoro a Jandira. Diogo tenta beijar Jandira, que se afasta. Estefânia conta a Paulo o pedido de Caetano. Godóia e Henrique namoram e Zezé tenta atrapalhá-los. Lili chega e também se irrita com o namoro deles. Estefânia diz que a fábrica vai distribuir brinquedos. Zezé anima-se e quer ir, mas Jandira só deixa se ele se portar bem. Diogo e Caetano discutem e Manuel quer saber o motivo. Caetano diz lhe que é sobre o casamento e o português responde que o jornal não é prova da morte da mulher. Zezé não consegue convencer Godóia a ajudá-lo a ir buscar os brinquedos. Godóia e Jandira discutem sobre a saída dos meninos. Godóia diz que a irmã está nervosa por causa de Caetano. Paulo diz que o namoro só pode começar depois de ver a certidão de óbito da mulher de Caetano. Bernardo dá boleia aos meninos. Zezé e Luís chegam e vêem que a festa já acabou.

Capítulo 13: Zezé tenta consolar Luís. Eles vêem outras crianças com brinquedos novos. Zezé e Luís contam a Godóia que chegaram tarde para a distribuição dos presentes. Jandira diz a Caetano que só pode aceitar a sua proposta depois de ele apresentar a certidão de óbito da mulher. Zezé e Godóia fazem o embrulho do presente de Luís. Jandira e Godóia falam de casamento e Zezé diz que não quer que Godóia se case. Zezé conta os seus problemas ao pé de laranja lima e depois brinca com o cachorro. Godóia e Jandira fazem embrulhos com camisolas para os meninos e recebem de Caetano um frango para assar, com votos de Feliz Natal. Caetano convida Bernardo e Henrique para a ceia. Zezé comenta com Totoca os presentes da árvore de Natal de Serginho. Henrique e Godóia trocam presentes, beijam-se e são apanhados por Paulo. Este só concorda com o namoro de Godóia se Henrique vier falar com ele. A família de Zezé faz a ceia. Ao amanhecer, Zezé corre para ver o presente e decepciona-se. Comenta com Totoca que talvez ganhassem mais presentes se Paulo estivesse empregado . O pai ouve e fica muito aborrecido.

Capítulo 14: Paulo sai arrasado. Zezé desculpa-se e Totoca bate no irmão. Caetano diz a Diogo que vai viajar para provar que a mulher morreu. Godóia vem com Luis ao colo e pergunta se eles viram a árvore. Totoca e Luís decepcionam-se com as camisolas, mas Luís vê o carrinho e fica contente. Totoca comenta com Godóia e Jandira que Zezé lhe disse que era mau ter um pai desempregado. Zezé , no semáforo, tenta limpar os vidros dos carros, um casal não aceita, mas Bernardo pára e deixa limpar o carro. O médico dá-lhe dinheiro. Zezé chora ao lado do pé de laranja lima e diz que não quis ofender o pai. Caetano vai viajar e informa Jandira de que só volta com o atestado de óbito da mulher. Zezé diz a Serginho que está a trabalhar para comprar um presente ao pai. Serginho dá-lhe uns trocos. Zezé compra uma loção de barbear ao pai e os dois abraçam-se. Paulo promete que vai conseguir um emprego. Estefânia e as filhas preparam a mudança. Zezé vai levar comida ao cachorro. Gabriel, Santinha, Vavá e Biluca param para ver a casa nova da família de Zezé. Eles vêm Zezé com o cachorro e Gabriel chama-lhe ladrão.

Capítulo 15: Gabriel e Jandira discutem e Zezé é obrigado a devolver o cachorro que foge. Zezé e Luís encontram o cachorro e Godóia avisa que precisam acompanhar a mudança. Zezé e Luís convidam Bernardo a conhecer a casa nova. Estefânia emociona-se, recordando os momentos que passaram naquela casa. Manuel decide comprar o cachorro para dar a Zezé. O carro da mudança estaciona e todos levam as tralhas para dentro de casa. Bernardo chega e Zezé fica feliz. Jandira deixa cair um jarro no chão e o médico leva-a para fazer um curativo. Heloísa chega para entregar umas chaves e vê Bernardo a segurar a mão de Jandira. Heloísa vai-se embora furiosa , deixando Bernardo ocupado com o curativo. Zezé e Luís dão o nome de Pingo ao cachorro. Henrique quer falar com Paulo sobre o seu namoro com Godóia. Zezé, Totoca, Juvenal e Cecília espantam-se com um carro estacionado próximo à escola. Demétrio salta do carro e faz magia para divertir as crianças. Cecília interrompe-o, furiosa.

Capítulo 16: Cecília e Demétrio continuam a discutir. Caetano chega de viagem trazendo a certidão de óbito da mulher. Diogo não acredita e Eugénia anima-se. Henrique diz a Bernardo que precisa de arranjar maneira de Godóia fazer uns exames. Diogo leva Lili a passear. Caetano mostra a certidão de óbito da mulher a Jandira e pede-a em casamento. Zezé e Totoca ouvem parte da conversa, Jandira manda-os entrar e diz que vai mostrar a certidão aos pais. Lili e Totoca desejam que Jandira aceite o pedido de casamento de Caetano. Paulo chega bêbedo e diz que não tem emprego na cidade. Godóia pede a Estefânia para demover Jandira da ideia de se casar, mas a mãe diz que não quer intrometer-se. Eugénia diz a Godóia que nunca mais vai vender fiado. Godóia vai -se embora e Caetano manda Eugénia pôr na conta as compras da família de Paulo. Cecília pede para Heloísa expulsar Demétrio da cidade.

Capítulo 17: O dono da casa avisa Jandira e Godóia de que vai cobrar as rendas atrasadas. Vavá conta a Biluca que a irmã de Totoca vai casar com Caetano. Jandira diz a Godóia que vai até à fábrica para saber porque é que Paulo não pagou as rendas. Zezé diz a Luís que vai resolver algo sobre o casamento de Jandira. Caetano diz a Eugénia que vai namorar. Eugénia pergunta-lhe com quem é que ele vai casar e ele diz-lhe que o assunto não é da sua conta. Godóia conta a Estefânia que o pai não pagou as rendas. Heloísa quer saber o que Demétrio veio fazer à cidade. Ele começa a falar sobre a vida dela. Ela assusta-se, mas confirma o que ele disse. Estefânia ameaça Paulo, se ele não parar de beber expulsa-o de casa e pergunta-lhe porque é que não pagou as rendas com a indemnização da fábrica. Paulo fica sem resposta. Henrique diz a Godóia que precisa de medir a tensão no posto médico e convida-a para o acompanhar. . Bernardo mede a tensão a Henrique e quer fazer o mesmo a Godóia, esta esquiva-se, mas acaba por ceder. Bernardo diz-lhe que quer fazer-lhe um electrocardiograma, mas ela sai a correr do consultório. Toca a campainha e Zezé deixa Caetano entrar. Este fica sem jeito por ter entrado no meio de uma discussão.

Capítulo 18: Paulo grita que bebeu todo o dinheiro da indemnização. Caetano fica sem jeito, entrega as flores a Jandira e diz que poderia emprestar o dinheiro das rendas. Godóia diz a Henrique que não gosta de exames médicos e vai para casa. Bernardo diz a Henrique que desconfia que Godóia tem um sopro no coração. Ele aconselha que ela faça os exames. Diogo quer saber com quem Caetano vai casar, mas o pai recusa-se a dizer o nome da sua futura noiva. Godóia diz a Jandira que, se contar a Henrique que é doente, teme que ele a abandone. Jandira diz que pode aceitar a oferta de Caetano para pagar as rendas. Henrique pede a Jandira para procurar Bernardo para saber qual o problema de Godóia. Jandira conta a Bernardo que Godóia teve febre reumática que afectou o seu coração. Ele diz que vai enviar os antigos exames para um especialista. Heloísa chega e fica com ciúmes por ver Jandira no consultório. Zezé faz uma cobra com retalhos velhos para proteger a casa de energias más. Zezé e Luís brincam com a cobra de pano e depois com o cachorro. Godóia assusta-se com a cobra e desmaia. O oficial de Justiça entrega a Estefânia a intimação para Paulo pagar as dívidas no cartório. Diogo revolta-se com Lili por saber que uma das suas irmãs vai casar com o pai dele. Jandira entrega a intimação a Paulo, que se nega a pagar. Jandira diz a Caetano que aceita o seu pedido de namoro.

Capítulo 19: Caetano alegra-se e diz a Jandira que vai fazer o pedido oficial a seus pais. Jandira comunica à família que aceitou ficar noiva de Caetano. Este avisa Diogo do noivado e o rapaz diz que não vai deixar ninguém ficar com o seu dinheiro. Eugénia diz a Caetano que Diogo tem razão e que Jandira pode estar de olho no seu dinheiro. Ele manda-a para a cozinha. Manuel, Donana, Gabriel e Santinha comentam acerca do casamento de Caetano e Jandira. Bernardo diz que Godóia necessita de novos exames cardiológicos. Heloísa fala a Godóia sobre o casamento de Jandira e ela diz que a irmã não ama o noivo. Lili diz a Jandira que terminou com Diogo porque ele não aceita o casamento de seu pai com ela. Eugénia dá força a Diogo para impedir o casamento. Bernardo conta a Jandira sobre a necessidade de que Godóia faça novos exames. Depois pergunta se ela quer mesmo casar com Caetano, quando Diogo entra e diz que ela não presta.

Capítulo 20: Bernardo tira satisfações de Diogo. Jandira manda Diogo embora, Lili tenta ir com ele, mas Diogo diz que naquela casa ninguém presta. Donana comenta sobre o casamento de Jandira e Caetano, . mas Manuel não quer saber. Eugénia diz a Cecília que está a fazer uma novena para que o casamento de Caetano não dê certo, Gabriel dá os parabéns a Paulo pelo casamento de jandira. Paulo diz que é contra o casamento. Caetano paga as dívidas de Paulo. Diogo diz que ele é um trouxa e que Jandira o está a trair com Bernardo. Caetano dá uma bofetada em Diogo e diz-lhe que vai fazer o pedido oficial e dar um anel a Jandira. Gabriel e Santinha vêem tudo e comentam que, se Diogo soubesse que Caetano não é seu pai, não iria defender tanto a mãe. Henrique diz a Bernardo que, se Godóia precisar de ser operada, ele paga tudo, mas ela não pode saber. Estefânia chora, pois viu Paulo bêbedo no bar. Totoca consegue levar Paulo para casa. Paulo chega, Caetano pede para namorar com Jandira e dá -lhe um anel. Zezé e Luís cantam de felicidade pelo casamento de Jandira. Jandira quer bater-lhes, mas Godóia interfere e sente-se mal. Jandira diz a Godóia que talvez precise de ser operada, mas tem medo de morrer na operação. Zezé fica muito triste e começa a falar com o pé de laranja lima, que pela primeira vez lhe responde, dizendo que Godóia não vai morrer e que a operação pode deixá-la boa. Zezé dá-se conta de que a árvore falou, vira-se e fica maravilhado.

Capítulo 21: O pé de laranja lima, Minguinho, aconselha Zezé a procurar Bernardo para saber do estado de saúde de Godóia. Lili conta a Henrique a doença de Godóia. Bernardo diz a Zezé que, com o tratamento, ficará boa. Bernardo explica a Jandira que Godóia precisa de fazer exames antes de ser operada. Jandira chora ao pensar na decisão de se casar. Jandira pede para falar particularmente com Caetano e pede-lhe dinheiro para levar Godóia a fazer exames em São Paulo. Ele convida-a para almoçar e ela não vê como recusar. Zezé diz a Godóia que ela vai fazer exames e vai ficar boa. Ela emociona-se. Caetano quer saber porque é que Bernardo está a conversar com Jandira e Henrique diz que é por causa de Godóia. Eugénia diz a Diogo que juntos podem acabar com o casamento de Caetano. Ele aceita. Zezé diz a Bernardo que Jandira precisa de fazer exames porque é careca.

Capítulo 22: Bernardo insiste em saber se Jandira é careca e Zezé confirma. Eugénia propõe a Diogo fazer macumba para separar Caetano e Jandira. Zezé conta a Minguinho que mentiu a Bernardo acerca de Jandira para que ela se case com Caetano. Jandira diz a Godóia que as passagens para a viagem estão compradas e Godóia insiste para que Henrique não descubra o motivo da viagem. Lili tenta voltar a namorar Diogo para poder viajar para São Paulo com ele e as irmãs. Ele manda-a embora. Paulo bêbedo briga com Diogo. Donana e Henrique separam os dois e Donana leva Paulo para casa. Eles chegam e Estefânia trata mal Donana. Paulo diz às filhas que na cidade falam mal delas. Jandira quer arranjar um tratamento para o pai. Paulo pede um emprego a Manuel, que não o contrata por causa de Zezé. Paulo quer bater em Zezé com o cinto.

Capítulo 23: Paulo bate em Zezé porque o menino cuspiu no carro de Manuel. Zezé promete vingar-se. Zezé briga com Manuel por causa da surra que levou. Santinha e Gabriel dizem que Zezé é mal agradecido porque foi Manuel que lhe deu o cachorro. Eugénia quer um feitiço para separar Caetano e Jandira, mas Demétrio pondera sobre o efeito do feitiço. Godóia diz a Henrique que vai a São Paulo comprar o enxoval de Jandira. Eles beijam-se. Godóia diz a Jandira que não pode viajar deixando os meninos com Paulo, que promete não beber e não bater mais nas crianças. Henrique despede-se de Godóia e Caetano chega para as levar à camioneta. Zezé pede a Godóia para não ir, porque está com medo de apanhar do pai.

Capítulo 24: Godóia e Jandira partem com Caetano. Lili pede um emprego a Henrique que diz não ter nada de momento.Caetano diz a Diogo que irá fazer uma festa de noivado. Eugénia diz a Diogo que já está a mexer “os pauzinhos”. Zezé diz a Totoca que ele nunca poderá ser amigo de uma árvore que fala. Paulo quer que Zezé desminta o facto de a árvore falar, mas o menino confirma a história. O pai vai bater nele, mas Estefânia proíbe-o. Henrique diz a Bernardo que Heloísa está interessada nele, mas o médico desconversa. Lili convence Totoca a lavar a louça em troca do convite do show que Henrique vai promover. Zezé e Luís dizem a Estefânia que estão com saudades de Godóia. A mãe consola-os. Eugénia diz a Diogo que já sabe o “trabalho” para separar Caetano e Jandira.

Capítulo 25: Henrique pergunta a Lili sobre Godóia. Eugénia diz a Cecília que vai fazer um “trabalho” para separar Caetano e Jandira. Manuel diz a Bernardo que Heloísa está interessada nele. Cecília e Demétrio concordam que Eugénia não se deve intrometer no casamento de Caetano e Jandira. Bernardo quase fala a Henrique sobre o seu passado, mas desiste. Cecília faz um ensaio geral da peça com as crianças. Eugénia e Diogo combinam o trabalho para mais tarde. Zezé sugere a Cecília limpar a escola para a apresentação da peça. A mangueira está entupida, ele tenta consertá-la e molha todo o cenário da peça.

Capítulo 26: O cenário rebenta. As crianças exigem a saída de Zezé, que chora e vai -se embora. Henrique entrega a Heloísa o seu projecto cultural. Serginho conta a Heloísa que Zezé não teve culpa ao destruir o cenário. Vavá chora e diz aos pais que Zezé fez tudo de propósito. Zezé chora abraçado à árvore. Demétrio promete ajudá-lo. Jandira chega de viagem e vai agradecer a Caetano. Jandira conta-lhe que Godóia precisa de ser operada. Godóia encontra Zezé e Totoca conta-lhe que Zezé destruiu o cenário. Cecília e as crianças espantam-se com o cenário remodelado, ela pede que chamem Zezé. Lili queixa-se a Godóia, que ninguém a ajudou e só levou patada. Diogo reconcilia-se com Lili e diz que a sua mãe ainda está viva. Bernardo confirma a Jandira que Godóia precisa de ser operada. Ela teme pela irmã e Heloísa vê a cena.

Capítulo 27: Heloísa pergunta o que está a acontecer, Jandira tenta explicar-se e Bernardo diz que a consulta ainda não terminou. Heloísa vai-se embora. Cecília e as crianças querem saber quem é o autor da surpresa e Zezé diz que foi Demétrio. Cecília fica surpreendida. Diogo e Lili namoram. Bernardo afirma a Jandira que a operação de Godóia será um sucesso. Jandira agradece a atenção do médico. Heloísa chega furiosa e Gilda diz que Serginho foi ao ensaio. Zezé agradece a Demétrio pela ajuda e, em retribuição, este quer saber tudo sobre a sua conversa com Minguinho. Bernardo diz a Henrique que Godóia precisa de fazer o transplante logo. Cecília agradece a Demétrio o cenário. Zezé e Luis dizem a Godóia que estavam com saudades e convidam-na para o teatro. Henrique diz a Godóia que tem muito dinheiro e faz questão de pagar a operação. Ela irrita-se e manda-o embora. Diogo diz a Eugénia que o trabalho não surtiu efeito e ela pede tempo. Caetano diz a Jandira que quer fazer uma grande festa de noivado. Ela diz que prefere a discrição. Godóia diz a Estefânia que tem medo de morrer. A mãe consola-a. Demétrio chega com uma garrafa de vinho e oferece-o a Cecília. Ela toca piano para ele. Diogo e Lili namoram no quarto e Caetano surpreende-os. Bernardo diz a Heloísa que ela está com ciúmes e dá-lhe um beijo.

Capítulo 28: Heloísa solta-se de Bernardo e esbofeteia-o, dizendo que ela ainda é a patroa e que ele deve tratá-la com mais respeito. Caetano repreende Lili e Diogo. Ela sai revoltada. Demétrio e Cecília conversam sobre música e ele beija-a. Cecília manda-o embora. jandira tenta convencer Godóia a aceitar o dinheiro de Henrique para a operação, mas ela está inflexível. Zezé chora ao lado de Minguinho por causa de Godóia e a árvore consola-a. Caetano deixa a lanchonete entregue a Diogo e eles voltam a discutir. Zezé faz Bernardo jurar que Godóia vai ficar boa depois da operação. Heloísa despede Bernardo. Ele diz que espera até chegar outro médico, mas ela dá-lhe dez minutos para ele sair. Lili diz a Diogo que vai fazer tudo para impedir o casamento de Jandira. As pessoas aglomeram-se em frente do posto médico, mas ele permanece fechado. Jandira diz a Zezé que Godóia precisa de aceitar o dinheiro de Henrique, senão morre. Zezé fica assustado.

Capítulo 29: Serginho pergunta a Gilda se a mãe vai assistir à sua peça. Ela diz que não sabe. Minguinho diz a Zezé que ele deve decidir se prefere ver Godóia doente ou casada. Minguinho sugere que Zezé converse com Henrique. Biluca e Vavá arranjam-se para ir à festa. Um homem faz perguntas a Caetano acerca de Henrique. Todos se arranjam para ir ao teatro e, quando saem, encontram Paulo bêbedo. Zezé convida o pai para ir também, ele agradece mas não vai. Henrique e Bernardo chegam ao teatro e Zezé diz que precisa conversar com Henrique depois da apresentação. No fim do espectáculo a plateia aplaude de pé. Zezé pergunta a Henrique se ele quer pagar a operação de Godóia. Ele confirma e Zezé pede que ele o siga. Finalmente, Godóia cede. Caetano pergunta a Henrique se encontrou o seu amigo. O rapaz fica intrigado e vai-se embora. Gilda diz a Heloísa que há uma criança com suspeita de meningite e o posto está fechado. Heloísa fica preocupada.

Capítulo 30: Heloísa diz que vai procurar Bernardo, pois o caso é sério. Paulo arranja-se para ir para o trabalho, com a ajuda dos filhos. Bernardo trata das crianças e afasta o perigo de meningite. Heloísa pede desculpa a Bernardo e diz que o posto não pode ficar fechado. Caetano combina os preparativos do noivado com Jandira, Eugénia intromete-se e ele irrita-se. Henrique aconselha Bernardo a aceitar o emprego sem ficar nas mãos de Heloísa. Bernardo diz a Heloísa que aceita o emprego até ela arranjar um outro médico que o substitua.

Capítulo 31: Heloísa fica abalada com a decisão de Bernardo de abandonar o posto médico. Manuel surpreende-se com a visita de Heloísa ao seu escritório para lhe pedir um conselho. Ela pergunta-lhe se seria criticada se se envolvesse com alguém mais jovem e Manuel diz-lhe para não se preocupar com a opinião alheia. Heloísa dia a Bernardo que sente ciúmes dele com Jandira e revela que está confusa. Bernardo beija-a com paixão. Heloísa pede para Bernardo guardar segredo e passar em sua casa mais tarde. Paulo chega cansado a casa, após o primeiro dia de trabalho. Heloísa entrega-se à sedução de Bernardo. Mais tarde, Heloísa apanha Bernardo a remexer numa gaveta.

Capítulo 32: Bernardo diz a Heloísa que estava à procura de fósforos para acender um charuto. Serginho chega e Bernardo resolve sair. Henrique leva Lili a casa e pergunta a Jandira a data da operação de Godóia. Jandira convida Henrique para almoçar no dia seguinte e combinarem a data. Godóia surpreende-se ao saber que Henrique deu uma boleia a Lil, mas esta inventa uma história. Todos falam sobre a vinda de um engenheiro para a cidade. Caetano diz a Estefânia que o médico o proibiu de comer todos os pratos preparados para o almoço de Jandira oferecido a Caetano. Ela diz que perguntou a Eugénia o que ele mais gostava de comer. Paulo fica bêbedo no almoço que Jandira oferece a Caetano. Lili ambiciona um futuro melhor enquanto conversa com Rita e diz ter terminado tudo com Diogo. Heloísa vai ao posto médico ficar com Bernardo. Estefânia pergunta a Eugénia porque é que ela quer atrapalhar o casamento de Jandira com Bernardo. Zezé apanha Bernardo a beijar Heloísa.

Capítulo 33: Bernardo e Heloísa separam-se rapidamente. Heloísa acha que Zezé vai contar a Serginho e fica desesperada. Henrique evita falar a Godóia na sua família. Santinha repara na proximidade de Bernardo e Heloísa. Bernardo pede segredo a Zezé sobre o namoro dele com Heloísa. Caetano dá um vestido a Jandira, que repudia os seus carinhos. Serginho fica maravilhado com as novas bricadeiras apresentadas por Zezé. Bernardo, ao telefone, promete a Heloísa que Zezé vai guardar segredo sobre os dois. Demétrio beija Cecília. Godóia tenta aconselhar Jandira sobre o seu casamento com Caetano, mas Jandira permanece irredutível. Caetano convida todos para a sua festa de noivado e diz a Eugénia que quem vai cuidar da cozinha é ela. Lili chama todos para verem a macumba na porta de casa.

Capítulo 34: Todos se assustam com a macumba. Jandira pega na vassoura e resolve varrê-la. Lili diz que a macumba pode ser para Jandira. Manuel elogia Heloísa. Bernardo fala sobre a fábrica a Heloísa. Cecília fica intrigada com a história da macumba à porta de casa de Zezé. Henrique irrita-se com a chegada de um homem misterioso que traz papéis para ele assinar. Zezé e Luis brincam ao pé do lago. Cecília dá uma lição de moral a Eugénia, que se irrita. Donana fala a Manuel sobre o rapaz novo que encontrou na estrada. Zezé atira um espinho a Raul, que se levanta furioso. Zezé e Luís escondem-se assustados atrás da moita. Raul vê os meninos a fugir e segue-os. Raul exige explicações a Zezé e dá-lhe uma lição de moral. Jandira fica impressionada com o novo rapaz.

Capítulo 35: Raul diz a Jandira que é engenheiro e veio para ficar. Ela encanta-se com ele, mas cai emsi e resolve sair com os irmãos. Demétrio diz a Eugénia que ela pode colher o mal que quis para o outro.Ela assusta-se, briga com ele e vai -se embora. Caetano está alegre com os preparativos do noivado , enquanto Diogo e Eugénia discutem os efeitos da macumba. Jandira comenta em casa sobre Raul. Raul pergunta a Santinha e a Gabriel se conhecem alguma pensão.Jandira pensa em Raul e derruba uma panela. Godóia quer saber em quem ela pensa. Jandira confessa que pensa em Raul. Este almoça na lanchonete e conhece Henrique. Santinha e Gabriel comentam sobre a macumba e Eugénia e Diogo assustam-se. Caetano convida Raul para o seu noivado, mas o rapaz fica sem saber quem é a noiva. Jandira experimenta um vestido que recebeu de presente de Caetano e diz que não o vai usar. Godóia diz que ainda há tempo de desistir. Bernardo insiste para Helóisa ir ao noivado com ele. serginho despede-se da mãe para ir dormir e Bernardo elogia o relacionamento dos dois. Heloísa confessa que Serginho não é filho do comandante. Lili comenta sobre Raul com Jandira , que quer pedir ao rapaz um emprego para o pai. Eugénia pega numa blusa de Jandira no estendal e foge. Zezé acorda Luis e diz que o sapo se transformou num príncipe que é Raul.

Capítulo 36: Heloísa diz a Bernardo que tem medo que o verdadeiro pai de Serginho volte para conhecê-lo. Zezé sonha que Raul pede a mão de Godóia em casamento. Ele diz a Luís que vai pensar num plano para casar Lili e Raul. Lili convida Raul para a festa de Jandira. Donana insiste para que Manuel aceite o convite de Caetano para ir à festa. Jandira diz a Caetano que o vestido que ele lhe deu ficou largo e que vai usar um de Godóia. Bernardo diz a Caetano que Heloísa vai à festa. Heloísa deixa Serginho ir à festa também. Bernardo diz ao telefone que a situação está sob controle. Diogo provoca Jandira: diz que a sua mãe ainda está viva, mas ela contesta. Demétrio convence Cecília a irem à festa juntos. Eugénia faz outa macumba com a blusa de Jandira. Raul conversa com Henrique sobre Jandira. Godóia e Henrique preocupam-se com a ausência de Paulo. Paulo, já bêbedo, comenta com Raul sobre o seu desemprego e falta de vontade de ir ao noivado da filha. Raul diz que foi convidado e oferece-se para irem juntos. eles chegam à festa e Paulo vai falar com Caetano. Raul vê Jandira e vai buscá-la para dançar.

Capítulo 37: Jandira e Raul dançam e são observados por todos. Ela cai em si e afasta-se de Raul. Eugénia não quer ir à festa, mas Cecília e Demétrio convencem-na. Estefânia preocupa-se com o estado de Paulo. Serginho convida as crianças para irem a sua casa. Paulo e Caetano fazem brindes sucessivos. Donana dá um passeio com Raul. Godóia diz aHenrique que está preocupada com a operação, mas este tranquiliza-a. Estefânia e Jandira não conseguem que Paulo e Caetano parem de beber. Os dois saem abraçados e derrubam o bolo. Todos comentam e Estefânia e Jandira levam Paulo para casa. Manuel vê Heloísa e Bernardo saírem juntos , mas promete não dizer nada. As crianças maravilham-se com os brinquedos de Serginho. Zezé é apanhado a beijar Vavá.

Capítulo 38: Zezé diz que tem dor de garganta e Bernardo acha que ele está com papeira. Caetano tenta agarrar Eugénia e ela atira-lhe água fria na cabeça. Jandira pensa em Raul. Godóia insiste para que Jandira desista do casamento se estiver interessada em Raul. Jandira desconversa. Donana pede o carro emprestado a Manuel para sair com Raul e ele promete pensar no assunto. Diogo dá uma lição de moral ao pai. Caetano diz que vai pedir perdão a Jandira. Raul faz medições em terrenos e toma banho nu na cachoeira. Jandira vê Raul. Os dois ficam sem graça.

Capítulo 39: Jandira desculpa-se e vai-se embora, deixando-o sozinho. Manuel e Donana combinam a agenda de passeios quando Raul chega. Manuel deixa-os a sós e ele quer saber onde mora Jandira. Donana oferece-se para o levar até lá. Heloísa impede que Serginho visite Zezé. Donana leva Raul a casa de Jandira. Godóia tenta saber o que aconteceu com Jandira e Raul chega para devolver a presilha que Jandira perdeu no passeio. Raul pede desculpa a Jandira. Caetano entra e dá de caras com Jandira e Raul.

Capítulo 40: Godóia diz a Caetano que Raul pediu ajuda para encontrar uma casa para alugar e sai com ele. Caetano pede desculpa a Jandira por ter bebido e marcam um encontro para mais tarde. Raul diz a Godóia que sente atracção por Jandira. Bernardo diz ao telefone que o plano está a seguir um rumo certo. Godóia confessa a Henrique que está com medo da operação. Diogo diz a Eugénia que está a forjar um plano contra Jandira. Diogo e Lili reconciliam-se. Diogo diz a Caetano e a Jandira que resolveu aceitar o namoro deles.

Capítulo 41: Diogo diz a Caetano e a Jandira que resolveu aceitar o namoro deles e pede-lhes desculpa. Eugénia fica furiosa. Serginho confessa a Heloísa que foi visitar Zezé e a mãe diz que ele vai ficar de castigo. Diogo diz a Eugénia que está a armar um plano fingindo ser amigo de Jandira. Demétrio e Bernardo fazem uma serenata a Cecília. Godóia diz a Jandira que Raul está interessado nela. Donana pede o carro a Manuel para passear com Raul. Ele deixa. Raul diz a Donana que adorou o passeio. Henrique pergunta a Godóia se deve contratar Lili para ajudá-lo. Ela acha que pode ser bom a irmã trabalhar. Estefânia preocupa-se com a demora de Paulo. Paulo pede pãezinhos a Diogo, que lhe oferece vinho; Paulo recusa, mas Diogo deixa a garrafa na sua frente e ele começa a beber.

Capítulo 42: Diogo incentiva Paulo a beber toda a garrafa de vinho. Henrique e Godóia oferecem o emprego de produtora do show a Lili. Donana e Raul bebem uma cerveja na lanchonete enquanto Paulo continua a beber. Diogo quer saber a opinião de Paulo sobre o casamento de Caetano e Jandira, mas Paulo continua a beber. Raul proíbe Paulo de beber, quando Jandira e Lili chegam. As filhas brigam com o pai, que desmaia de tão bêbedo. Donana estaciona e Raul e Jandira colocam Paulo no carro. Donana e Raul falam sobre o passeio e Jandira fica com ciúmes. Lili conta a Diogo que vai trabalhar com Henrique. Jandira a e Raul levam Paulo para dentro de casa. O rapaz beija Jandira sem que ela possa reagir.

Capítulo 43: Jandira manda Raul embora e ele tenta desculpar-se. Raul diz a Donana que fica chateado com a situação da família de Jandira. Estefânia vê Jandira a chorar ao lado do pai. Jandira sai e deixa que a mãe cuide do pai. Lili desconfia da mudança de Diogo em relação a Jandira. Heloísa diz a Bernardo que não se divertia tanto desde o tempo do comandante. Ele pede para não tocar no nome do ex-marido dela. Bernardo ao telefone diz que não esqueceu a vingança e não está apaixonado por Heloísa. Demétrio quer continuar a leitura de mão de Heloísa. Bernardo vê a cena e aborrece-se. Jandira pensa em Raul e queima a roupa. Godóia quer saber o que está a acontecer e Jandira sai. Ela diz a Caetano que quer antecipar o casamento. Diogo e Eugénia ficam chocados.

Capítulo 44: Jandira diz a Caetano que marca a data do casamento depois da operação de Godóia. Demétrio, ao ler a mão de Heloísa, diz-lhe que ela vai tar uma decepção amorosa. Ela vai-se embora. Bernardo, ao telefone, diz que não vai mais vacilar, mas agir com firmeza. Caetano quer combinar a viagem de lua-de-mel, mas Jandira desconversa. Raul entra na lanchonete e Caetano diz-lhe que quer antecipar o casamento. Raul deseja felicidades aos noivos. Diogo e Eugénia querem arranjar uma maneira de separar Jandira e Caetano. Bernardo avisa Godóia que ela precisa de se internar na semana que vem para a operação. Jandira consola Godóia, que está com medo da operação. Bernardo deita algo no copo de Heloísa, que desmaia.

Capítulo 45: Bernardo confirma que Heloísa está adormecida e remexe nas gavetas. Lili fala do serviço a Diogo, que só está interessado no passado de Jandira. Raul convida Donana para tomar uma bebida e Manuel incentiva-os. Bernardo acha uns documentos na gaveta e sai quando Serginho acorda e chama pela mãe. Bernardo faz o garoto dormir e vai-se embora. Todos tomam café e Lili sai apressada para buscar o mágico para o show. Lili e Rita esperam o mágico, que não vem. Raul intercepta Jandira e beija-a. Jandira diz a Raul que está a sentir uma grande atracção por ele e que vai passar. Ele diz que não dá para abrir mão do amor e ela sai a correr. Gilda consegue acordar Heloísa que está mal disposta. Paulo chega e conta que perdeu novamente o emprego.

Capítulo 46: Jandira, descontrolada, fala todas as verdade a Paulo, que tenta reagir , mas não tem argumentos. Bernardo pede a Lili para tirar cópias dos documentos que roubou a Heloísa. Ele deixa um original na máquina e ela guarda-o. Bernardo diz a Heloísa que depois da bebida ela quis dormir no sofá e ela acredita e elogia-o. Godóia avisa Paulo que ele terá outra chance, mas não se poderá atrasar. Heloísa telefona ao farmacêutico e consegue que Paulo seja readmitido. Bernardo recoloca os documentos na gaveta mas é observado por Gilda.

Capítulo 47: Minguinho diz a Zezé que ele tem de dar força e coragem a Godóia. Gilda conta a Heloísa que Bernardo esteve lá durante o show. Bernardo chega e conta que perdeu um documento original, mas não encontra. Lili conta a Rita que Bernardo esqueceu-se de uma folha no escritório. Quando vão embora, ela deixa cair e Eugénia guarda. Godóia não consegue dormir e Zezé pergunta se está com medo da operação. Todos emocionados despedem-se de Godóia. Jandira despede-se de Caetano. Todos a consolam e Raul desvia o olhar. Jandira e Godóia vão -se embora no autocarro. Jandira conta a Godóia sobre Raul e ela incentiva-a a ser feliz.

Capítulo 48: Heloísa diz que está desconfiada de Gilda, que disse que ele esteve lá- Bernardo fica aliviado e confirma que foi buscar um bip que esqueceu. Ela convida-o para passar um fim de semana juntos e ele aceita. Raul agradece o empréstimo do carro a Donana. Bernardo e Heloísa namoram qundo Gilda os interrompe. Eugénia pede um livro de culinária afrodisíaca para conquistar Caetano. Juvenal vai dar bonbons a Lili, que não aceita. Manuel diz a Zezé que Godóia tem grandes possibilidades de ficar boa.

Capítulo 49: Santinha e Vavá convidam Serginho para a festa de Vavá. Heloísa diz que não pois ele vai viajar, mas o menino consegue convencer a mãe adiar a viagem e ela cede. Bernardo e Heloísa combinam a viagem, eufóricos. Raul conta a sua história pessoal a Demétrio. Depois Demétrio pergunta a Eugénia porque é que ela em vez de desejar mal a Jandira , não reza para ela arranjar outro homem e desistir do casamento. Luis coloca uma minhoca nas calças de Totoca. Começa a festa e Vavá e Biluca estão vestidas com o mesmo modelo de vestido, com cores diferentes. Serginho chega e agradece o convite. Santinha diz a Vavá que é a hora da surpresa e aparece Gabriel como palhaço. Vavá fica furiosa.

Capítulo 50: Gabriel faz números de palhaço e as crianças riem. Todos cantam os parabéns. Vavá dá o primeiro pedaço de bolo a Totoca e este dá-lhe o presente. Ela grita, pois a minhoca veio junto ao presente. Santinha grita e derruba os pratos. A mesa fica toda destruída. Jandira telefona e Godóia fala com Henrique. Lili conta a Caetano sobre o telefonema da sua noiva e Raul mostra-se interessado. Diogo desconfia de Raul. Raul pede a Henrique o telefone do hospital. Santinha diz a gabriel que o prejuízo da festa deve ser pago por Paulo. Raul tenta falar com Jandira. Diogo quer saber porque é que ele quer falar com a noiva do pai.

Capítulo 51: Diogo insinua que Raul está interessado em Jandira e diz para ter cuidado com o seu pai. Bernardo e Heloísa fazem amor e ele quer saber se ela amou o comandante. Luis conta a Estefânia que Paulo quis bater em Zezé e que o Portuga tirou por ele. Paulo chega exigindo que o jantar esteja pronto e Zezé corre para o quintal. Paulo reclama de novo e Estefânia zanga-se com ele e dá-lhe o endereço da próxima reunião dos Alcoólicos Anónimos e diz-lhe que ele não dorme mais com ela estando bêbedo. Raul liga para Jandira e ela conta-lhe que Godóia ainda está a ser operada. Diogo conta a Eugénia que Raul ainda está interessado em Jandira e que ele precisa arranjar a certidão de óbito de sua mãe. Estefânia quer saber da briga de Zezé com o pai mas o menino defende-o. Caetano passa mal e Eugénia chama o farmacêutico.

Capítulo 52: Henrique conta que a operação de Godóia foi um sucesso. Paulo e Estefãnia emocionam-se. Diogo consegue a certidão de óbito da mãe, faz anotações e guarda tudo no cofre. Estefânia agradece a Manuel ter defendido Zezé e conta que Paulo se vai tratar. Gilda conta a Serginho que Heloísa e Bernardo namoram e ele se irrita. Heloísa e Bernardo despedem-se e concordam em não esconder mais o namoro.

Capítulo 53: heloísa proíbe a entrada de Zezé em casa. Ele tenta defender-se mas Gilda leva-o embora. Bernardo pede para Caetano fazer uns exames. Bernardo fala ao telefone e diz que os documentos não eram prova nenhuma e depois pensa em Heloísa.Raul conversa com Jandira ao telefone e ela confessa que aguarda os seus telefonemas. Zezé convence Bernardo que não foi ele que contou a Serginho sobre o namoro com Heloísa. Gilda confessa que foi ela. Heloísa pede desculpa a Zezé. Henrique conta a Paulo e Estefânia que Godóia está bem e que regressa dentro de uma semana. Diogo conta a Eugénia que a certidão de óbito da mãe é falsa.

Capítulo 54: Eugénia aconselha Diogo a não falar nada a Caetano, por enquanto, sobre a certidão falsa. Cecília conta aos alunos que a visita à fazenda foi cancelada porque o autocarro da escola está avariado. Lili encontra Diogo, que está atarefado e não pode falar com ela. Zezé pergunta a Manuel se ele alugaria os carros para a professora fazer o passseio. Ele concorda se Zezé tomar conta dos carros. Lili conta a Rita que vai lutar com todas as forças para ficar com Henrique. Cecília agradece a Manuel pelo passeio. Raul pergunta a Manuel de quem é o terreno que ele escolheu para a fábrica. Manuel diz que deve ser de Heloísa. Raul comenta sobre o terreno com Henrique, que diz que Bernardo pode ajudá-lo. O médico concorda. Eugénia diz a Diogo que ele pode não ser o filho de Caetano.

Capítulo 55: Eugénia diz a Diogo que Caetano chegou a dizer que Letícia ficou grávida de outro, mas quando ela se foi embora ele ficou com pena do menino. Bernardo diz ao telefone que talvez a história do terreno venha à tona com a instalação da nova fábrica. Diogo diz a Eugénia que vai saber se ela não inventou toda a história sobre a sua mãe. Diogo pergunta a Manuel se a sua mãe fugiu com outro, deixando-o com Caetano. Manuel tenta arranjar uma resposta e diogo conclui que esta é a verdade. Heloísa diz a Serginho que vai namorar Bernardo e que ele pode estudar na escola de Zezé. Diogo chantageia o pai : ou ele lhe dá dinheiro ou conta a verdade a Jandira. Zezé grita anunciando a chegada de Godóia, acompanhada por Henrique.

Capítulo 56: Henrique carrega Godóia até ao quarto e as crianças ajudam-no. Caetano concorda com as exigências de Diogo desde que ele não atrapalhe o seu casamento. Jandira elogia o esforço de Esteânia , que conta que Paulo parou de beber. Raul e um homem da fábrica fazem a proposta do terreno para Heloísa. Bernardo aconselha que ela procure os seus advogados. Estefânia diz a Jandira que Caetano a veio visitar. Caetano e Paulo falam com Jandira sobre a festa de casamento. Raul chega e diz que veio visitar Godóia. Raul entrega a Godóia um bilhete para que esta o entregue a Jandira. Caetano entra, o bilhete cai e ele pergunta se ninguém o vai apanhar.

Capítulo 57: Caetano agarra no bilhete e Jandira diz que é de Henrique com o nome de médicos que vão acompanhar Godóia. Raul e Caetano saem e ela olha aliviada para Godóia. Jandira diz a Godóia que Raul marcou um encontro. A irmã tenta convencê-la a ir. Caetano convence Jandira a irem à igreja a fim de proclamar o casamento. Godóia diz a Estefânia que Jandira não gosta de Caetano. Jandira diz a Caetano que esqueceu-se do bilhete de identidade e que vão ter de afdiar a ida à igreja. Raul agarra Jandira e beijam-se. Ele convence-a a ir ao encontro , à noite. Henrique diz a Godóia que quer passar a lua de mel em Veneza e beijam-se. Lili vê e irrita-se. Eugénia aconselha Caetano a não dar o carro a Diogo. Bernardo diz a Serginho que não quer tomar o lugar de seu pai, mas que Heloísa tem o direito de ser feliz. Jandira chega ao encontro e diz a Raul que a relação deles não tem como continuar.

Capítulo 58: Jandira confessa a Raul que está apaixonada por ele, mas não pode desistir do casamento. Ele diz que ela não vai conseguir casar com Caetano e continuar a amá-lo e beijam-se. Eugénia vê a cena e vai dizer a Caetano que Jandira está com outro à beira rio. Raul e Jandira passeiam abraçados. Ela diz que vai falar com Caetano e que não vai haver casamento. Caetano vê um casal beijando-se mas quando chega perto vê que é Diogo e uma mulher. Bernardo e Heloísa beijam-se, mas ela fica com receio por causa de Serginho. Caetano ameaça Eugénia se continuar a fazer intriga, despede-a. Jandira conta a Godóia os seus planos e abraçam-se. Raul conta a Henrique que a sua amada vai terminar com o noivo para ficar com ele. Eugénia quer saber quem é a namorada mas ele omite o nome.

Capítulo 59: Jandira confessa a Godóia que não vê a hora de contar tudo a Caetano e poder encontrar-se com Raul. Gabriel e Santinha chegam da pescaria com a cesta cheia de peixes. Santinha mostra o gancho de cabelo que achou. Eugénia diz que sabe de quem é. Raul fica preocupado e Caetano guarda o gancho. Godóia e Jandira conversam quando Estefânia diz que Caetano chegou. Godóia anima a irmã a não recuar da sua decisão. Ela confessa que estava com outro homem e quer terminar o noivado. Caetano diz que ela se deve ter envolvido com outro homem na viagem, mas que ele a ama e a fará feliz. Paulo conta a Caetano que foi promovido a gerente de farmácia.

Capítulo 60: Eugénia preocupa-se com Caetano. Teme que ele faça um disparate. Bernardo e Heloísa namoram à beira-rio. Totoca vê Bernardo e Heloísa beijarem-se e conta aos meninos. Serginho irrita-se e quer ir ver, mas cai e magoa a perna. Bernardo e Heloísa levam-no ao posto de saúde e Bernardo faz-lhe um curativo e diz-lhe que não quer ocupar o lugar do pai. Eles acabam por fazer as pazes. Caetano combina com um homem a maneira de incriminar Paulo por causa de medicamentos sem fiscalização. Um homem propõe a Paulo a compra de medicamentos mais baratos e oferece-lhe um copo de vinho. Paulo pede um tempo para pensar. Zezé conta a Bernardo as suas conversas com Minguinho. O médico acredita nele, mas acha que deve falar mais com crianças da idade dele. Zezé corre para junto de Manuel para lhe contar algo muito sério.

Capítulo 61: Zezé diz a Manuel que todos acham que está doido por falar com um pé de laranja lima. Manuel confessa que também falava com um vaso de plantas. Bernardo zanga-se com a irmã pelo telefone e pede para ela não entrar em contacto com Heloísa. Godóia agradece a Henrique pela operação. Caetano tenta falar com Jandira mas ela insiste em que já não quer casar com ele. Heloísa entrega a escritura a Raul, que nota a falta de uma folha. Bernardo diz que talvez tenha ficado no cartório. Caetano exige que Eugénia conte quem é o homem que estava com Jandira. Ela diz que é Raul e ele fica furioso. Heloísa quer hospedar a irmã de Bernardo em casa e pergunta a opinião de Serginho. Paulo fecha o negócio com o representante de remédios.

Capítulo 62: O homem entega um envelope com dinheiro a Paulo, que se alegra com tanto dinheiro. Bernardo confessa a Henrique que está apaixonado por Heloísa, mas que a sua irmã se quer vingar dela por cauasa da morte do pai, provocada pelo comandante. Caetano paga pelo serviço do representante de remédios e manda-o desaparecer. Paulo descarrega os remédios. Rita chega e Paulo dá-lhe o remédio dizendo que acabou de chegar. Rita diz a Bernardo que a avó piorou mesmo tomando o remédio. Ele examina o remédio e vê que é falsificado. Bernardo comunica ao farmacêutico sobre o remédio e pede para ele ir ao posto médico. O médico diz que vai precisar de enviar o lote dos medicamentos para análise. Bernardo conta a Heloísa sobre a a falsificação.

Capítulo 63: Lili conta em casa sobre os remédios falsificados. Jandira acreita que Paulo está envolvido e Godóia tenta dissuadi-la. Bernardo conta a Heloísa que, se a avó de Rita morrer, o responsável pelo medicamento falsificado pode ser acusado de homicídio. Polícias prendem Paulo. Todos da família em vão tentam impedir. Bernardo confessa a Henrique que Heloísa é uma grande companheira e teme que ela se afaste quando souber das suas intenções de vingança. Jandira pede a Zezé para distrair Godóia e não contar a verdade, enquanto ela vai à esquadra. Santinha conta sobre a prisão de Paulo e Caetano diz que vai ajudar Jandira. Demétrio encara Caetano, que se irrita e o manda embora. Lili ouve tudo e depois diz que Paulo foi preso por causa dos remédios. Bernardo vai à esquadra para tenatr ajudá-la e Henrique liga para advogados. Heloísa chega e Jandira diz que Paulo não pode ser solto sob fiança pois já tinha sido preso na época do comandante.

Capítulo 64: Estefânia diz a Jandira que Heloísa na época ajudou a soltar Paulo. Heloísa disse que o ajudaria novamente. Paulo conta a Bernardo sobre o seu cargo na farmácia e o médico diz que ele foi usado como inocente útil. Serginho consola Zezé que vai conversar com Minguinho. A árvore também o consola. Caetano diz a Paulo que vai pagar a sua fiança. Eugénia conta a Raul sobre a prisão. Um homem , com um jornal exibindo a foto de Heloísa e Serginho faz um telefonema interurbano e diz a Heloísa que ela está mais bonita que nunca e que o “nosso filho também”. Ela fica apavorada. Raul chega e ajuda Jandira a controlar Zezé e Luís. Gilda oferece um chá a Heloísa para que ela se acalme. Henrique e Estefânia conversam sobre a prisão de Paulo quando Godóia chega e desmaia. Godóia exige que Henrique lhe conte a verdade. Estefânia quer saber de Jandira e o que há entre ela e Raul.

Capítulo 65: Jandira confessa a Estefânia que está apaixonada por Raul e a mãe diz que vai apoiá-la. Serginho conta a Bernardo sobre o nervosismo de Heloísa. O médico promete ajudá-la. Zezé apresenta Minguinho a Manuel. Henrique e Raul procuram Bernardo. Raul confessa que está apaixonado por Jandira. Henrique conta a Bernardo sobre o desmaio de Godóia. Caetano diz a Paulo que vai pagar um advogado e a fiança, mas exige que ele assine uma promissória. Paulo vê que está nas mãos de Caetano e assina. Heloísa conta a Bernardo que o pai de Serginho ligou.

Capítulo 66: Bernardo confessa que roubou a escritura, mas que se arrependeu, pois a ama. Heloísa manda-o embora. Henrique conta a Raul que a mãe de Diogo ligou. Heloísa chora e pede ajuda a Jandira, que diz para ela não se preocupar com Serginho. Jandira aconselha-a a contar tudo ao menino. Raul conta a Diogo sobre a sua mãe. O rapaz irrita-se e pede para ele não se meter. Os garotos jogam. Raul pede para Zezé entregar um bilhete a Jandira. Vavá diz que quer brincar e quando se vai embora leva o bilhete por engano. Zezé fica desesperado.

Capítulo 67: Jandira diz a Estefânia que a solução para pagar a dívida com Caetano será o casamento. A família está reunida quando Paulo chega e se defende dizendo que fez tudo para o bem da família. Serginho pede à mãe que a sua festa de aniversário seja à fantasia. A mãe autoriza. Diogo pede dinheiro a Caetano e leva o dinheiro todo da caixa. O pai tenta detê-lo, mas Diogo volta a ameaçá-lo. Chega um telegrama para Henrique. Lili abre e lê que o julgamento dele foi marcado. Um homem dizendo ser jornalista pede ajuda a Gilda para algumas informações sobre Heloísa. Ela nega-se a ajudar.

Capítulo 68: Bernardo, aflito, pede para Serginho confirmar o convite que fizeram a sua irmã. Lili entrega o telegrama a Henrique , que abre só depois de ela sair. Diogo e Caetano discutem. Paulo oferece-se a Manuel para trabalhar. O Portuga diz que ele poderá limpar os carros. Paulo diz que não precisa de esmola e sai. Raul volta de viagem e quer saber de Paulo. Henrique conta que ele não aceitou o emprego de Manuel e Raul diz que vai visitá-los. Estefânia e Jandira discutem com Paulo pois ele só bebe e recusou emprego. Jandira sai de casa e encontra Paulo. Eles beijam-se. Donana vê tudo. Um homem observa Serginho. Henrique confessa a Bernardo que está a ser acusado de um crime. Lili ouve tudo.

Capítulo 69: Henrique conta a Bernardo que amava a sua mãe, mas que o seu pai tinha muitas amantes e por isso discutiam muito. Com a morte da mãe, teve uma grande discussão com o pai e ele no dia seguinte apareceu morto. Henrique diz que foi acusado e que responde ao processo em liberdade. Lili sai. Lili conta a Zezé que ouviu que o Henrique está a ser acusado de assassinato, mas pede para ele não contar nada a Godóia. Zezé conta a Godóia que Henrique matou o pai e pode fazer algo de mau para ela. Godóia tenta convencê-lo do contrário, mas fica preocupada. Caetano pede a Paulo que traga o bilhete de identidade de Jandira para ele marcar o casamento.

Capítulo 70: Eugénia diz a Paulo que a sua filha já pagou toda a dívida e ele sai irritado. Caetano conta a Eugénia que vai marcar o seu casamento. Bernardo fala com a sua irmã e fica a saber que ela já está na cidade. Godóia quer que Lili confirme a história de Henrique. Ela confirma tudo e Godóia passa mal. Estefânia e Jandira socorrem Godóia. Jandira vai chamar Bernardo. Sofia, irmã de Bernardo, diz que veio para vingar a morte do pai. Serginho conta a Heloísa que um homem quis saber tudo sobre a sua vida. Henrique chega para ver como está Godóia e ela diz-lhe que ele matou o pai. Ela tenta defender-se, mas o médico diz para ele sair. Henrique devolve a Jandira o bilhete de identidade e diz que o casamento já está marcado. Henrique pergunta a Raul sobre Caetano e Jandira. Raul fala da chantagem e Henrique diz que pode pagar as promissórias. Raul conta a Jandira sobre a intenção de Henrique, mas ela fica em dúvida.

Capítulo 71: Bernardo pede para Demétrio o ajudar a convencer Sofia a desistir da vingança contra Heloísa. Heloísa conta a Serginho que Sofia vem jantar com eles. Paulo chega a casa bêbedo e deixa cair um pacote com dinheiro. Zezé apanha-o e o pai zanga-se com ele. Heloísa zanga-se com João Pedro ao telefone, quando chega um presente para Serginho. É um esqueleto de plástico fosforescente e João diz que foi ele que mandou. Heloísa fica horrorizada. Jandira quer saber quem contou a Godóia sobre Henrique. Zezé confessa que foi ele. Cecília mostra a Eugénia uma carta convocando Juvenal para um teste. Henrique conta a Jandira que Caetano quer mesmo comprá-la para se casar. Ela diz-lhe que foi Lili que contou sobre o processo. Raul leva Totoca para se empregar no bazar. Sofia e Bernardo chegam e Serginho alegra-se com o médico. Sofia estranha a intimidade. Estefânia pede a Totoca para contar as novidades e ele muito contente diz que está empregado e é o homem da casa. Paulo, bêbedo, agarra-o e diz que para isso ele precisaria de estar morto.

Capítulo 72: Paulo grita e diz que todos lhe devem respeito. Estefânia tenta contê-lo, mas todos saem da mesa, inclusive Godóia. Sofia mostra a foto do pai a Serginho e Bernardo vai namorar com Heloísa. Estefânia diz a Paulo que não podia ter recusado o emprego e que ele perdeu o respeito dos filhos. Totoca chora e Zézé tenta consolá-lo. Jandira, desesperada, procura Raul, que a consola. Henrique vai levar o orçamento da festa a Heloísa e Sofia interessa-se por ele. Heloísa conta a Bernardo que teme que o namorado de Gilda seja alguém ligado a João Pedro. Raul diz a Jandira que acha que Henrique conseguiu comprar as promissórias. Ela disfarça. Jandira pede a Henrique que não conte a verdade sobre as promissórias a Raul. Cecília e Demétrio acordam e ela apressa-se pois as mães dos alunos estarão lá em breve. João Pedro que tinha mandado flores a Gilda pergunta-lhe se ela gostou e esta responde que sim e promete-lhe arranjar um convite para a festa de Serginho.

Capítulo 73: João Pedro diz a Gilda que vai adorar ir à festa e dá-lhe um beijo. Lili sugere a Henrique que vá à festa como halterofilista. Demétrio pede a fantasia de mágico emprestada. Serginho exige que Heloísa compre duas fantasias iguais, uma para ele e outra para Zezé. Henrique entrega convites e combina os detalhes da festa com Heloísa, enquanto Gilda pega num convite. Eugénia conta a Cecília que o teste de Juvenal foi um sucesso e elas combinam as fantasias para a festa. Jandira diz a Godóia que não pode ir à festa, pois Caetano irá e ela não vai aguentar ver Raul. Gilda dá o convite a João Pedro e avisa-o da fantasia. Zezé coloca uma serpentina em Minguinho. Paulo vê, pega numa machadinha e diz que vai acabar com a maluquice de Zezé. Ele vai cortar a árvore, mas Estefânia ameaça-o: se o fizer ela põe-no fora de casa.

Capítulo 74: Estefânia tira o machado da mão de Paulo, manda-o entrar em casa e diz-lhe que assim bêbedo não dorme em casa. Lili conta que Caetano deu uma fantasia de Cleópatra a Jandira e Raul fica triste. João liga a Heloísa e diz para ter cuidado com o seu filho na festa, que pode ter penetras. Sofia acha que Bernardo pode estar apaixonado pela viúva do comandante. Lili diz a Henrique que Godóia lhe quer perdoar e ele fica contente. João Pedro chega à festa vestido de caveira. Zezé chega e Serginho abraça-o. Eles vêem João e assustam-se.

Capítulo 75: João oferece-se para acompanhar os meninos, mas eles correm. Lili e Godóia entram na festa e todos comentam a ousadia de Lili, que leva uma fantasia sexy. Diogo adora a fantasia da namorada. Raul e Godóia encontram-se e ele diz que Henrique sente a falta dela. João convence Gilda a namorarem no quarto de Serginho. Caetano já bêbedo sai com Jandira para o jardim. Raul observa tudo. Caetano agarra Jandira, ela grita e Raul dá-lhe um soco. Lili dá um beijo em Henrique. Godóia vê tudo. Ele irrita-se com Lili, mas Godóia sai. Jandira e Raul beijam-se. Serginho e Zezé chegam ao quarto e João tenta amedrontá-los. Zezé e Serginho derrubam os cristais e Serginho corta a mão. Eles resolvem fugir da festa, com medo da caveira. Luis segue-os.

Capítulo 76: Heloísa procura Serginho para apagar as velinhas mas não o encontra. Godóia entra e chora no colo de Estefânia. Henrique conta a Raul que Caetano não quer negociar a promissória. Diogo manda Eugénia cuidar de Caetano, que está bêbedo. Raul diz a Henrique que quem estava de Cleópatra era Godóia. Henrique fica chocado. Jandira vê os cristais quebrados e sai com Heloísa à procura dos garotos. Juvenal conta que os garotos estavam com medo do caveira e fugiram. Heloísa teme que Serginho tenha sido raptado. Ficam todos apavorados e Bernardo tenta acalmá-la. Demétrio, Henrique e Gabriel resolvem procurar os garotos. Zezé e Serginho procuram uma gruta para se esconderem. Eugénia chega com Caetano a casa e vêem Paulo. Ele diz que Estefânia o expulsou de casa e Caetano convida-o para entrar. Sofia sugere a Heloísa que chame a polícia. Bernardo proíbe a irmã de telefonar. Luis procura por Zezé gritando por ele. Heloísa pede a descrição do jornalista a Gilda, que diz como ele era. Bernardo pergunta a Heloísa se confere com a fisionomia do pai do Serginho.

Capítulo 77: Heloísa diz que o pai do menino pode ter contratado alguém. Bernardo quer dar-lhe um calmante. Jandira tenta acalmar Heloísa, dizendo que os garotos já são grandes. Heloísa, Bernardo, Jandira e Donana saem com os carros para procurar os garotos. Diogo agarra Lili e leva-a para a cama. Eugénia confessa a Raul que gosta de Caetano e que ele falsificou a certidão da mulher para se casar com Jandira. Lili diz a Diogo que o odeia e que nunca mais o quer ver. Zezé conta uma história a Diogo, que adormece. Luís cai num buraco. Jandira, Bernardo e Heloísa não encontram os garotos, mas Demétrio resolve continuar as buscas. Jandira conta a Estefânia sobre os garotos e vai falar com Godóia. Demétrio acha Luís no buraco. Lili conta que dormiu com um homem. Godóia e Jandira assustam-se. Bernardo examina Luís e verifica que está tudo bem. Jandira acalma Lili e Godóia acha que não foi Diogo que dormiu com a irmã. Diogo conta a Paulo e a Caetano a fuga dos garotos. Henrique leva Luís para casa. Godóia vê-o e diz lhe que ele usou Lili e manda-o embora.

Capítulo 78: Henrique tenta dizer que foi só um beijo, mas Godóia deixa-o só. Raul vai ajudar a procurar os garotos. Raul, Manuel e Donana continuam as buscas.Godóia diz a Lili que Henrique a seduziu e não serve para nenhuma delas. Diogo pede a Eugénia para não contar que Lili estava com ele. Paulo jura, na frente de Estefânia que para de beber se Zezé aparecer são e salvo. Zezé e Serginho começam a cavar e encontram uma caveira. Eles assustam-se. Eles resolvem voltar para casa. Manuel e Donana encontram os garotos. Manuel promete a Zezé que ninguém vai lhe bater.Heloísa vai ao encontro de Serginho. Raul pede a Jandira para se encontrarem à noite e Donana observa-os.Raul bebe com Diogo e pergunta-lhe sobre a certidão de óbito da sua mãe. O rapaz quase fala,mas desconversa.Gilda tenta explicar-se com Serginho sobre o homem caveira.Heloísa pede para esquecerem o assunto. Serginho lê um bilhete do caveira ameaçando-o.

Capítulo 79: Serginho esconde o bilhete e Heloísa consola-o. Eugénia promete a Raul arranjar as chaves do cofre para ele ver a certidão e constatar onde Caetano a falsificou. Estefânia conta às filhas que não vai deixar Paulo dormir em casa se ele voltar a beber. Eugénia entorna café nas calças de Caetano, promete limpar e agarra nas chaves. Raul e Jandira namoram e ele aconselha-a a conversar com Lili. Godóia diz a Lili que Henrique precisa reparar o seu erro. Ele precisa casar com ela. Lili pede para a irmã esquecer esta história. Eugénia dá as chaves a Raul e diz que vai vigiar a entrada. Caetano chega e pergunta a Eugénia pelas suas chaves. Raul abre o cofre que está vazio, mas continua à procura da certidão. Eugénia manda Raul sair pelos fundos e pega nas chaves. Luis acha um bilhete e Zezé verifica que é do caveira , também ameaçando-o. Zezé e Serginho vêem que os bilhetes são iguais. Zezé deixa a marmita de Totoca com Gabriel e vai em busca de Manuel. Ele chega a casa de Manuel e vê-o caído no chão.

Capítulo 80: Zezé não consegue acordar Manuel e vai buscar Bernardo. Gabriel faz as malas e diz que vai para a pensão, pois não aguenta mais viver com Santinha. Diogo procura Lili, que diz que não o quer ver mais. Sofia exige que Bernardo marque o casamento com Heloísa para que fique mais fácil encontrar as provas contra o comandante. Ele aceita. Caetano diz a Eugénia que faltam duas semanas para o casamento. Ela quer saber acerca da certidão de óbito da mulher e ele diz que a queimou. Bernardo, Gabriel e Zezé correm para acudir a Manuel. Jandira repreende Lili , que chora e diz que tudo saiu ao contrário do que sonhou. Jandira consola-a. Eugénia conta a Raul que Caetano queimou a certidão falsa. Bernardo tira sangue de Manuel, enquanto Gabriel vai buscar medicamentos. Estefânia diz a Paulo que descobriu uma infusão para o ajudar a parar de beber. Bernardo, Heloísa e Serginho combinam passar o fim de semana em São Paulo. Gilda combina um fim de semana com João. Raul e Jandira encontram-se e beijam-se.

Capítulo 81: Raul conta a Jandira acerca da falsa certidão que Caetano queimou. Zezé vai visitar Manuel e Lili diz que vai voltar a trabalhar. Henrique diz a Lili que ela não trabalha mais lá. Ela chora e Henrique tenta acalmá-la. Jandira conta a Godóia que passou a noite com Raul. Godóia diz-lhe que ficou contente por ela, mas também com inveja. Lili conta que fez amor com Diogo. Henrique consola-a. Eugénia conta a Raul que Caetano e Diogo viajaram. Ele diz que vai procurar uma pista da mulher de Caetano. Gilda convida João para a ir visitar. João pede a Gilda um sushi . Ela diz que vai demorar e ele fica todo contente. Cecília e Donana falam dos seus amores. Raul e Eugénia encontram fotografias e cartas antigas de Letícia. João esconde um colar de Heloísa no bolso. Gabriel diz a Santinha que vai dividir o bazar em dois.

Capítulo 82: João faz perguntas sobre Heloísa e Serginho e Gilda respondem a tudo. Ele irrita-se ao saber que Serginho gosta de Bernardo.Santinha manda os operários pararem a divisão do bazar, mas Gabriel ordena que continuem. Jandira leva o pequeno almoço a Raul que promete que ela não irá casar com Caetano. Henrique quer falar com Godóia. Ele diz que foi um mal-entendido e que nunca amou ningém como ela. Eugénia fica indecisa se compra a Gabriel ou a Santinha.Totoca estranha a divisão do bazar. Zezé conta a história a Manuel que se diverte. Lili consola Henrique. Ele diz-lhe se não amasse Godóia e se ela não fosse tão nova poderiam namorar. Santinha e Gabriel discutem para ficar com Totoca. Lili diz a Godóia que Henrique a está a tratar muito bem. Serginho descreve “o jornalista” a Heloísa, que acha que é João Pedro. Bernardo aconselha-a a vigiar Gilda. Jandira acha que o pai não se consegue livrar do vício da bebida sem ajuda. Estefânia confia no marido. Heloísa dá por falta do colar. Caetano quer saber a opinião de Jandira sobre o casamento, mas ela diz que ele é que deve decidir tudo. Zezé e Serginho resolvem contar à professora tudo sobre a caveira. Cecília quer ver a caveira enterrada e Zezé encaminha todos até à caveira.

Capítulo 83: Cecília diz que precisam de avisar a polícia sobre a ossada. Eles dizem que se a professora o fizer, não confiam mais nela. Bernardo desconfia que Sofia roubou Heloísa. Donana e Cecília vêem um anel na ossada. Zezé pega no anel.Cecília promete aos garotos que vai investigar sem avisar a polícia. Bernardo comunica a Manuel que ele está com diabetes e precisa de tomar insulina.Gabriel e santinha deixam o bazar com Totoca. Bernardo conta a Demétrio sobre as suas desconfianças em relação a Sofia. Demétrio acha que não foi ela que roubou o colar. Juvenal vê o anel que Cecília está a limpar e diz que é igual ao de Bernardo. Zezé conta a Minguinho sobre Manuel. Cecília e Donana resolvem perguntar a Manuel acerca da ossda. Bernardo diz a Heloísa que o estado de Manuel é grave. Depois diz que precisam pensar no casamento. Jandira pula a janela para se ir encontrar com Raul. Caetano vigia Jandira. Diogo tenta agarrar Lili, que diz que vai encontrar alguém melhor que ele. João Pedro diz a Heloísa que o exame do ADN prova que é o pai de Serginho. Jandira entra em casa de Raul. Eles beijam-se quando de repente entra Caetano.

Capítulo 84: Caetano quer uma explicação e Raul diz que Jandira veio trazer um recado de Godóia. Ela pede para Raul não se meter mas, Caetano diz-lhe que se ela o trair, ele arruinará a vida de Paulo. Heloísa diz a João Pedro que ele não tem direito sobre Serginho. Caetano e Jandira chegam e Estefânia e Paulo estranham. Diogo namora outra menina. Godóia sugere a Jandira que conte da chantagem de Caetano a Paulo, mas Jandira diz que o pai não resistiria e teria outra recaída na bebida. Heloísa conta a gilda que João Pedro não é jornalista e sim o pai de Serginho, e proibe que ela o deixeentrar em casa. Donana sugere a Cecília que procure Demétrio para que ele a ajude a descobrir algo sobre a ossada. João tenta convencer Gilda que Heloísa é que mentiu para o comandante sobre Serginho. Raul conta a Eugénia que vai a São Paulo e depois a Ribeirão Preto procurar a mulher de Caetano. Heloísa conta a Bernardo sobre as ameaças de João. Ele consola-a e Sofia vê tudo. Godóia entrega um bilhete de Jandira a Raul contando os seus planos.Henrique recebe a notícia de que o julgamento foi marcado. Lili anima-o e ele beija-a. Cecília mostra o anel da ossada a Demétrio e Sofia diz que é do seu pai.

Capítulo 85: Sofia fica desesperada e exige uma explicação. Demétrio tenta acalmá-la. Rita conta a Lili que se divertiu muito na festa com Diogo e Lili diz que está quase a namorar com Henrique. Cecília diz que conta toda a história, mas queria que Bernardo estivesse presente. Heloísa acusa Gilda de ter roubado o colar e ser cúmplice de João e diz que vai chamar a polícia. Bernardo confirma que o anel é de seu pai e Cecília conta que Zezé e Serginho o acharam numa ossada. Bernardo leva o anel para ver a reacção de Heloísa. Todos tomam café enquanto Lili conta a respeito do julgamento de Henrique. Godóia sai dizendo que está a sentir-se mal. João ensina Serginho a jogar futebol. Zezé chega, esconde-se e depois diz ao amigo que João deve ser o caveira. Godóia acende uma vela para que tudo dê certo no julgamento de Henrique. Jandira consola a irmã. Os policias encontram o colar de Heloísa no quarto de Serginho. O menino conta que encontrou o jornalista e a mãe proibe-o de falar com ele. Gilda queixa-se de Heloísa a João, que a convence a ajudá-lo para se vingar da patroa. Zezé diz a Demétrio que não encontrou Bernardo e que ele precisa de ajudar Manuel. Bernardo e Heloísa convencem Serginho a não falar mais com o jornalista. Heloísa quer saber o que Bernardo veio falar com ela.

Capítulo 86: Heloísa pergunta a Bernardo se é a resposta sobre o casamento que ele quer saber. Ele confirma e ela diz que aceita , mas pede mais um tempo. Sofia e Bernardo discutem e ela diz que alguém precisa dele. Ele acha que é Manuel e sai. Demétrio pede para Zezé pensar que Manuel vai ficar bom. Manuel volta a respirar normalmente. Totoca irrita-se com Santinha e Gabriel e exige que eles lhe paguem a dobrar. Eles aceitam. Bernardo examina melhor Manuel e vê que ele melhorou.Pede uma explicação e Zezé diz que são coisas que acontecem. Sofia diz a Heloísa que exige que ela devolva tudo o que o comandante roubou do seu pai. Sofia conta que o seu pai tinha negócios com o comandante , que lhe passou a perna e quer reaver tudo o que era dele. Heloísa confirma com Serginho a história do anel e diz que vai falar com Cecília. Esta confirma a história do anel a Heloísa, que vai à procura de Demétrio. Demétrio convence Heloísa a procurar Bernardo. Heloísa diz a Bernardo que ele a usou. Ele confessa que no início esta era a sua intenção, mas depois apaixonou-se por ela. Eles beijam-se e reconciliam-se. Demétrio e Henrique tentam convencer Sofia a desistir da vingança. Raul conta a Eugénia que não encontrou a mulher de Caetano, mas colocou anúncios em jornais. Heloísa diz a Bernardo que quer indemnizar a família dele. Sofia distribui panfletos contra o comandante e grita que ele matou o seu pai. Todos lêem o panfleto. João pede a Gilda que entregue o panfleto a Serginho. Este grita ao ler o panfleto e diz a Heloísa que ela não pode continuar a namorar Bernardo.

Capítulo 87: Heloísa tenta acalmar Serginho , que insiste que não vai falar com Bernardo. Serginho vai brincar com os garotos. Ele está chateado e Zezé diz que o comandante nem seu pai era. Serginho fica furioso. Bernardo aconselha Heloísa a contar a verdade sobre o verdadeiro pai de Serginho. Raul conta a Jandira sobre a mulher de Caetano. Serginho bate em Zezé, que só se defende.Heloísa tira o filho da briga e confirma que o comandante era seu pai e um bom homem. Eugénia pergunta a Manuel se ele se lembra do pai de Bernardo. Ele diz que se lembra vagamente. Eugénia com a ajuda de Raul, lembra-se do nome do pai de Bernardo da folha de escritura que guardou. Ela entrega-a a Heloísa. Caetano conta a Santinha sobre os preparativos do casamento. Paulo diz que vai pagar o buffet. Godóia lembra-se de um beijo que recebeu de Henrique e chora. Zezé conta a Minguinho o que fez com Serginho e ele diz-lhe que com o tempo vão fazer as pazes. Raul aconselha Henrique a não desistir de Godóia, pois ela o ama. Heloísa chega a casa com Serginho e Gilda diz-lhe que João está à espera deles. Heloísa manda o filho para o quarto para poder falar com João, mas o garoto esconde-se. Paulo diz a Caetano e a Santinha que o comandante não prestava. Bernardo diz a Sofia que quer desistir da vingança. Ela diz que vai arranjar um novo aliado. Heloísa e João conversam. Serginho ouve e quer detalhes. João diz a Serginho que ele é o seu pai.

Capítulo 88: Serginho diz que odeia a mãe e sai a correr. Heloísa e João discutem e dizem que os advogados vão tratar do assunto. Demétrio aconselha Bernardo a contar a verdade a Heloísa. Paulo, bêbedo, faz um discurso contra o comandante. Sofia interessa-se. Gilda diz a Heloísa que se vai embora. Heloísa pede desculpa. Heloísa vê o quarto de Serginho todo revirado e não encontra o filho. Heloísa sai e manda Gilda ficar.A empregada liga para João. Henrique diz a Godóia que nunca vai esquecê-la e pede para que reze por ele. Heloísa pede ajuda a Bernardo, que aconselha a procurarem Zezé.Caetano faz novas ameaças a Jandira e conta da bebedeira de Paulo. Ela sai a correr. Jandira tenta levar Paulo. Henrique e Diogo ajudam-na. Heloísa e Bernardo perguntam a Zezé sobre Serginho e o garoto diz que não sabe do amigo. Eles vão a sair quando Paulo chega com Jandira e Paulo volta a insultar Heloísa e o comandante. Zezé diz a Luís que vai procurar Serginho. Gilda conta a João sobre o desaparecimento de Serginho. Ele pede para ela continuar a ajudá-lo. Todos comentam sobre o comandante. Eugénia conta sobre a folha de escritura que achou e Lili diz que sabe coisas sobre esta folha. Zezé encontra Serginho e diz que quer ajudá-lo. Serginho chora e o amigo abraça-o.

Capítulo 89: Zezé aconselha Serginho a voltar para casa. Lili diz que vai contar tudo o que sabe sobre a folha da escritura a Heloísa. Paulo vai sair e Jandira impede-o. Heloísa e Bernardo chegam a casa e Gilda diz que resolveu ficar. Serginho entra com Zezé e diz a Heloísa que vai morar com o amigo.Heloísa tenta impedir mas Bernardo acha que é melhor para que João não encontre o filho. Lili prepara-se para visitar Heloísa. Serginho sai com uma mala e avisa de que, se Heloísa o seguir, foge de verdade. Cecília procura Demétrio e reconciliam-se. Heloísa conta a Gilda que Serginho foi para casa de Zezé, quando Lili chega para conversar. Ela conta que ia devolver a folha da escritura a Bernardo, mas perdeu. Heloísa agradece a Lili e fica a pensar. Zezé ajeita Serginho na cama de Luís, que passa a dormir com ele. Sofia conta a Bernardo que a polícia vai investigar a morte do pai. Heloísa vê a folha da escritura e lembra-se do dia que foi drogada. Liga para Bernardo para conversarem. Gabriel quase se declara a Donana, que diz que são apenas amigos e que ele se deve entender é com Santinha. Lili e Henrique conversam quando toca o telefone e alguém pergunta por Diogo. Henrique tenta falar com a pessoa, mas não consegue. Zezé, Luís e Serginho vão jantar. Zezé conta a Jandira que Serginho vai morar com eles. Heloísa diz a Bernardo que descobriu que ele a roubou, a traíu e a drogou. Ele fica chocado.

Capítulo 90: Bernardo confessa que roubou a escritura, mas arrependeu-se pois ama-a. Heloísa manda-o embora. Todos jantam e Godóia diz que vai conversar com Heloísa sobre Serginho. Lili não consegue jantar porque está enjoada. Heloísa diz a Gilda para não deixar Bernardo e Sofia entrarem. Henrique conta a Raul que a mãe de Diogo ligou. Raul diz que vai contar a Jandira, Eugénia e Diogo. Heloísa chora e pede ajuda a Jandira, que diz para ela não se preocupar com Serginho. Jandira aconselha Heloísa a explicar tudo a Serginho. Raul conta a Diogo sobre a sua mãe. O rapaz irrita-se e pede para Raul não se meter. Lili come uma maçã e fica mal disposta. Godóia fica intrigada. Heloísa pede dsculpa ao filho e diz qie mentiu só para o proteger.Santinha discute com Gabriel, que está de ressaca. Gilda conta a João que Serginho está em casa de Zezé. Ele diz que precisa convencer o filho que Heloísa não presta. Cecília e Demétrio namoram, quando Sofia chega e pede para que ele a acompanhe à polícia. Bernardo, Sofia e Demétrio acompanham a polícia levando a ossada. João tenta aproximar-se de Serginho, que o recusa. Godóia diz a Henrique que reza para que tudo dê certo no julgamento.Os meninos jogam, quando Raul pede a Zezé para entregar um bilhete a Jandira. Vavá também quer brincar e quando vai embora leva por engano o bilhete. Zezé fica desesperado quando não encontra o bilhete.

Capítulo 91: Bernardo e Sofia discutem e Demétrio tenta acalmá-los. Godóia chega a casa a chorar e Jandira tenta consolá-la, mas Godóia não se abre com a irmã. Lili e Rita levam os sacos das compras, quando Lili se sente mal. Santinha lê o bilhete de Raul a Jandira. Santinha conta a Gabriel que Jandira anda a trair Caetano e ele diz-lhe para não se meter na vida dos outros. Santinha entrega o bilhete a Caetano. Zezé conta a Raul que perdeu o bilhete. Caetano fica furioso com Raul, Eugénia tenta acalmá-lo, mas ele sai. Raul marca encontro com Jandira à noite. Lili diz Diogo que acha que está grávida. Ele diz que é imposssível pois usou preservativo e diz que só pode ser brincadeira dela. Raul conta a Jandira que a mulher de Caetano ligou. Ele espera encontrá-la até ao casamento. Raule Jandira fazem amor e depois, ela vai embora. Paulo vê Jandira chegar, exige explicações e ameaça bater nela. Ela reage.

Capítulo 92: Jandira continua a enfrentar o pai e Estefânia tenta separá-los. Rita aconselha Lili a fazer o teste de gravidez. Toca o telefone e uma mulher pergunta por Diogo , mas Lili diz que ele não está. Raul ouve o que Lili falou e alegra-se.Bernardo tenta novamente falar a Heloísa dizendo que a ama e que não faria nada contra ela. Ela manda-o embora. Raul consegue fazer com que Lili se comprometa a avisá-lo do próximo telefonema. Raul conta a Diogo que Caetano escondia a correspondência que a mãe lhe enviava.Henrique chega e conta a Godóia que foi absolvido. eles abraçam-se e le diz que está livre para se casar com ela. Godóia manda-o embora. Lili vê tudo e entristece-se pela irmã. Os técnicos afirmam que a ossada é do pai de Bernardo e Sofia. Ele quer esquecer tudo, mas ela quer que a família do comandante pague pelo crime. Sofia desmaia. Henrique e Raul lamentam a sorte no amor. Demétrio diz a Bernardo que Sofia tem problemas espirituais. Heloísa conta a Manuel, que passou o terreno que era do pai de Bernardo e Sofia a eles. Lili vê o resultado positivo do teste de gravidez e diz a Rita que quer fazer um aborto. Raul conta a Bernardo que Heloísa passou o terreno para o nome dele e de Sofia.

Capítulo 93: Bernardo diz a Raul que com este acto Heloísa prova que é justa , ao contrário do comandante. Sofia acorda e diz a Demério que ao enterrar o pai parece que tirou os sentimentos ruins de dentro de si. Diogo diz a Lili que não sabe se o filho é dele. Ela dá-lhe uma bofetada. Henrique pede a Heloisa para reconsiderar a sua posição em relação a Bernardo e diz-lhe que ele vai embora. Godóia pede a Serginho para procurar a mãe. Caetano vai visitar Jandira, que o trata mal. Bernardo diz a Henrique que vai tentar a vida noutro lugar. Serginho diz a Zezé que vai visitar a mãe. Lili tira o dinheiro que Paulo guardou. Bernardo devolve metade do dinheiro do terreno a Heloísa e diz para ela arranjar um substituto para ele no posto médico. Ele diz que sem o amor dela não pode ficar na cidade, mas ela não acredita na sinceridade dele. Paulo, bêbedo,vai buscar o dinheiro, não acha e quer descontar em Zezé. Estefânia defende o garoto e expulsa o marido de casa. Bernardo diz a Heloísa que ela não sabe o que é o amor, pois só se aproximou de canalhas, como o João e o comandante. Ela chora, Serginho chega e fica furioso com Bernardo por ter feito a sua mãe chorar.

Capítulo 94: Serginho diz a Gilda que vai voltar para casa de Zezé e nem dá um beijo em Heloísa. Bernardo leva Sofia à rodoviária. Ela dá-lhe o anel do pai. Demétrio faz uma macarronada para Cecília e os dois beijam-se. Paulo pede desculpa a Estefânia, que não o deixa entrar em casa. Diogo diz a Lili que pode dar-lhe o dinheiro, mas ela recusa a ajuda dele. Raul diz a Jandira que vai a Ribeirão Preto à procura da mulher de Caetano.Heloísa pede para jandira não deixar Serginho vir para a cidade sózinho. Gilda conta a João que Serginho continua na casa de Zezé. Serginho pergunta a Zezé se deve procurar o pai. Zezé pergunta a Minguinho e depois diz ao amigo para ter cuidado. Jandira conta a Godóia que a mãe de Diogo ligou, mas o rapaz não quer nem ouvir falar dela. Lili ouve tudo. Gabriel e Donana ensinam Vavá a andar de bicicleta . Letícia liga, Lili atende e pede o endereço. Godóia encontra Paulo no bar e um homem entrega uma intimação a ele sobre a falsificação dos remédios. Zezé e Serginho brincam, quando Zezé vê uma caixa de presente. Lê o cartão, que é de João. Santinha procura Donana , que a aconselha a ser mais compreensiva para Gabriel. Lili entrega o endereço a Raul, que sai para apanhar o autocarro. Raul encontra Jandira na estrada e diz-lhe que volta antes do casamento.

Capítulo 95: Godóia anima Jandira. Lili conta a Rita que está decidida a abortar. Gabriel e Vavá vão pescar, Santinha pede para acompanhá-los. Eugénia, Cecília e Demétrio comentam sobre a visita de Raul, quando Caetano chega. Eugénia desconversa e diz que falavam sobre a festa de casamento. João mostra a Serginho uma foto antiga dele com Heloísa. Jandira conta a Heloísa que João anda a conversar com Serginho e sugere a ela levá-lo para casa de novo. Heloísa vai buscar Serginho. Godóia convence o garoto a acompanhar a mãe. Serginho emocionado, despede-se de todos. Estefânia diz a Paulo que ele só pode voltar para casa depois de deixar o vício. Jandira comunica a Caetano que cancelou o casamento religioso. Vão-se só casar no civil. Eugénia dá o seu apoio a Jandira. Jandira chora e pergunta a Henrique se Raul deu notícias. Ele diz que não, mas acha que Raul não vai falhar. Todos se preparam para o casamento. Jandira pede a Zezé que vá à paragem das camionetas esperar por Raul. Eugénia conta a Diogo que Raul foi buscar a sua mãe. Zezé diz a Jandira que Raul não veio na camioneta ,mas tenta animá-la. Jandira chega à lanchonete com a família. Raul tenta telefonar, mas ninguém atende.Ele está numa oficina com o carro avriado. O juíz formaliza o casamento de Jandira com Caetano.

Capítulo 96: Caeatno leva Jandira atá ao pé do bolo e tenta beijá-la, mas ela vira o rosto. No final da festa, Jandira fica ao lado de Godóia, e Caetano diz que quer ficar a sós coma sua mulher. Raul bate à porta de Jandira. Godóia diz que eles casaram-se , mas não viajaram. Caetano vai agarrar Jandira, que tenta soltar-se. Raul arromba a porta e diz que vai levar Jandira embora. Caetano diz que vai chamar a polícia, quando Letícia entra e diz que bigamia é crime. Raul tira Jandira de lá e Letícia diz a Caetano que não poderia deixá-lo arruinar a vida de outra mulher. Raul e Jandira beijam-se. Letícia diz a Caetano que se casou por amor com um fazendeiro e que precisa dizer a verdade a Diogo. Que está viva e que Caetano interceptou todas as suas cartas. Donana conta a Paulo que Letícia chegou e que o casamento está anulado. Caetano cobra a promissória de Estefânia. Jandira e Raul chegam e o rapaz expulsa Caetano de lá. Na lanchonte todos comentam a chegada de letícia. Eugénia conta tudo a Diogo. João entrega uma autorização judicial para ver o filho e diz a serginho que quer levá-lo para morar com ele. Heloísa manda-o embora, mas Serginho diz que ela mentiu e que quer ir morar com o pai. Henrique compra a promissória de Caetano e obriga-o a assinar um documento, comprometendo-se a pagar os custos do processo de Paulo. Letícia diz a Diogo que ele precisa ouvir a sua versão dos factos. Ela conta-lhe que fugiu porque Caetano a torturava com o seu ciúme e que nunca deixou de escrever. Diogo não resiste e abraça a mãe. Godóia vai guardar umas roupas no armário e acha o pacote de dinheiro.

Capítulo 97: Diogo apresenta Letícia a Lili. Letícia agradece-lhe por tê-la ajudado na reaproximação e deseja felicidades ao casal. Lili sai a chorar. Heloísa tenta falar com Serginho, mas este recusa-se a falar com a mãe. Heloísa diz a Gilda que o estado do filho tem a ver com João. Lili procura o dinheiro no armário. Godóia mostra o dinheiro e quer saber onde ela o roubou. Gilda conta a João que Serginho discutiu com a mãe e disse que quer morar com ele. Lili confessa a Godóia que está grávida e que iria fazer um aborto. Godóia diz que vai tomar providências. João diz a Serginho que, se ele quiser fugir para morar com ele, deve sair de casa á noite. Paulo receia que Caetano executa a promissória. Lili conta que Henrique pagou a promissória. Godóia quer saber porque é que Henrique não assumiu a gravidez de Lili. ele diz que nunca encostou um dedo em Lili. Paulo chega e agradece a Henrique o que ele fez por ele. Serginho conta a Zezé que vai fugir com o pai e Zezé tenta dissuadi-lo. Zezé encontra João, que o ameça. Zezé diz a Serginho que o pai dele é o caveira. Zezé estranha que Serginho queira fugir com o caveirra. Ele sai, encontra Bernardo e diz-lhe que o caveira pode fazer mal a Serginho. Gabriel conta a Donana que Santinha o convidou para almoçar. Donana acha que Santinha gosta muito dele. Henrique diz a Lili que se vai embora, pois decepcionou-se com Godóia.

Capítulo 98: Lili confessa a Henrique que o ama. Ele fala que é um capricho e que ela não sabe o que é o amor. Zezé mostra o bilhete do caveira e compara com o que João enviou a Serginho. Os dois confirmam que João e o caveira são a mesma pessoa. Lili confessa a Diogo que quer ter o filho. João pergunta a Serginho sobre a fuga. O garoto diz que não vai e que não quer vê-lo mais. Lili diz a Godóia que o filho é de Diogo, que fez tudo por inveja, mas pede perdão e diz para ela procurar Henrique. Godóia pede perdão a Henrique que quer saber apenas se ela ainda o ama. Ela diz que sim e os dois beijam-se. Serginho reconcilia-se com Heloísa e sugere que ela volte a namorar bernardo Bernardo começa na escola um programa de saúde com outros dois médicos. Godóia reune os pais e Jandira. Lili conta que está grávida. Paulo vai bater na filha, mas Jandira impede-o e Estefânia diz que ela precisa do apoio da família. Letícia observa a relaçõa de Eugénia e Diogo e diz para Caetano não perder Eugénia, a única que o ama de verdade. Bernardo examina Juvenal e depois é a vez de Serginho, que diz que não quer ser examinado por ele. Bernardo diz-lhe que iria dar-lhe o estetóscópio velho para ele, mas pode dar a outro garoto. Serginho cede e ganha o presente. João pede a Gilda para o avisar quando Heloísa sair sózinha. Serginho pede cadernos e Heloísa diz que compra, pois vai viajar no dia seguinte. Gilda ouve tudo. Letícia agradece a Eugénia por ter criado Diogo e aconselha-a. Caetano só vai interessar-se por ela se sentir que pode perdê-la . João rouba uma chave de fendas no escritório de Manuel e Donana aparece de repente.

Capítulo 99: João disfarça e sai antes de qualquer reacção de Donana. Godóia e Henrique namoram e Lili passa. Godoía dirige-se para ela e Lili pede-lhe perdão. As duas abraçam-se. Gilda conta a João que Heloísa vai sair sózinha. Eugénia tenta consolar Caetano e diz-lhe que há alguém que o ama desinteressadamente. Ele finge que não entende e ela fica furiosa e pede a demissão. Lili diz a Paulo que foi ela que levou o dinheiro. Ele diz que já não o quer e Zezé sugere que o dinheiro vá para Cecília comprar alimentos aos pobres. Paulo diz a Lili que vai obrigar Caetano a realizar o casamento dela com Diogo. Eugénia propõe uma sociedade com Caetano Ele não entende e ela diz-lhe que quer casar com ele. Zezé visita Manuel e conta-lhe que vai ser tio. Paulo diz a Diogo, na frente de Letícia e Caetano, que ele precisa casar-se. O rapaz nega, mas Letícia promete falar com o filho. Letícia diz a Diogo que ele precisa assumir as suas responsabilidades. Diogo, com Caetano e Letícia, pede Lili em casamento na frente dos seus pais. Lili diz que não se quer casar, Diogo pede perdão, mas ela só se convence depois que Letícia lhe diz que podem morar com ela em Ribeirão Preto. Manuel sente-se mal e Donana vai à procura de Bernardo. Gilda beija João e deixa-o entrar. Eugénia conta a Henrique e Bernardo que se vai embora. Donana chega e sai a correr com Bernardo. Caetano tenta aumentar o ordenado de Eugénia, que diz só aceitar o casamento. Ele cede e diz que se casa com ela. Ela beija-o. Diogo e Lili fazem as pazes. João desatarracha os parafusos do pneu do carro de Heloísa.

Capítulo 100: Zezé vê João com a chave de roda na mão e encara-o. João ameaça-o e ele foge. Bernardo diz a Manuel que com uma dieta e os remédios ele pode ficar bom. Manuel diz a Bernardo que espera o tabelião para fazer o testamento. Eugénia conta a Cecília que está feliz com o casamento e a professora deseja-lhe felicidades. Godóia, Lili , Jandira, Henrique, Diogo e Raul discutem os preparativos para o casamento triplo. Gabriel e Santinha mandam derrubar a separação do bazar, pois fizeram as pazes. Zezé corre à procura de Bernardo e conta-lhe que viu João a mexer no carro. Henrique recebe uma carta da editora a convidar Juvenal para um festival. Ele manda Lili avisar o rapaz. Donana diz que foi João que roubou as ferramentas . Serginho pede a Heloísa que nãobsaia. João entra no carro de serginho e o garoto pede socorro a Gilda, que lhe diz que joão é o seu pai de verdade. Heloisa conduz e as rodas do carro balnçam. Bernardo e Henrique resolvem agir. O médico vai atrás de Heloísa e Henrique vai á polícia. Manuel dirige o seu carro. Zezé enfrenta joão, que o arrasta do quarto de Serginho e manda Gilda vigiar Serginho. Donana e Cecília vêem Manuel no carro e Donana assusta-se. Bernardo consegue fazer Heloísa parar e explica tudo. Eles voltam para salvar Serginho. João arrasta Zezé que se debate . Manuel vê João arrastar o garoto, mas bate com o carro.

Capítulo 101: resumo do último capítulo da novela Meu Pé de Laranja Lima – Zezé grita, consegue livrar-de de João e vai em direcção ao carro de Manuel, mas é impedido por Henrique. A polícia chega e algema João. A ambulância e Bernardo chegam e Zezé pede ao médico que não deixe que Manuel morra. Serginho abraça Heloísa. Zezé quer saber de Manuel, mas Henrique diz que só mais tarde. Bernardo e Heloísa reconciliam-se e beijam-se. Na casa de Zezé todos comentam sobre o acidente e Jandira diz que Manuel está entre a vida e a morte. Zezé entra com Henrique. Henrique faz um sinal para Godóia indicando que o português morreu. Godóia confirma a Zezé que o português morreu. Todos vão ao enterro de Manuel, mas Zezé prefere recordá-lo em vida. Dois meses mais tarde. Jandira Godóia e Lili preparam-se para o casamento. Zezé fala com a árvore , que não responde. Ele diz a Luís que acha que não responde porque ele cresceu. Heloísa e Bernardo dizem a Serginho que vai ter um irmão novo. Demétrio conta a Demétrio e Cecília que continua a trabalhar na agência até à abertura do testamento de Manuel. Serginho pede um autógrafo a Juvenal que gravou um CD com outras crianças. Cecília conta a Heloísa que vai viajar três meses com Demétrio. As noivas chegam , os rapazes vêm buscá-las e todos caminham para o altar. O padre celebra a cerimónia e começa a festa. Paulo diz a Estefânia que há três meses que não bebe, mas ela ainda não o quer em casa. Paulo propõe que voltem a namorar. Dois meses mais tarde Donana diz a Estefãnia que no testamento ficou com um carro e uma pensão, mas que o dono de tudo é Zezé. O garoto reage dizendo que só quer Manuel de volta. Quinze anos mais tarde Zezé um rapaz e vinte e poucos anos para em frente à casa de Godóia e grita por Manuel e aparece um garotinho ruivo, a quem o rapaz dá pastilhas e carrinhos. O menino Manuel mostra a Zezé a sua árvore. O garoto diz que ela fala com ele e o tio diz que também já conversou com ela . Manuel pede a Zezé que conte histórias do português, Zezé sorri e diz que sim. Manuel, o português aparece e diz a Zezé que as pessoas vivem para sempre quando são lembrados com amor e sem tristeza. Zezé e o garoto saem observados pelo português. .

Elenco / Personagens

Paulo Soares (Genézio de Barros) – 50/55. Pai do Zezé, operário especializado de uma fábrica (única na região), mas perde o emprego por conta do corte de pessoal e, incapaz de encontrar outro trabalho, vai se sentir inútil e começar a beber. É rude, incapaz de um gesto de carinho, deprimido e fraco. Bate nos filhos, principalmente em Zezé, que é o mais levado.

Estefânia Soares (Eliana Guttman) – 45/50. Mãe do Zezé, sofrida e alquebrada, aparenta ser mais velha do que é. Trabalha na fábrica desde que se entende por gente e, por isso, não tem estudo, mal sabe ler e escrever. Entregou a gerência da casa e a educação dos filhos para a filha mais velha, Jandira, porque sabe que ela é forte e competente. É seca no trato com os filhos.

ELENCO
Caio Romei – Zezé1
Gianfrancesco Guarnieri – Manuel Valadares (Portuga)
Flávia Pucci – Jandira
Fernando Pavão – Raul
Genézio de Barros – Paulo
Eliana Guttman – Estefânia
Cris Bonna – Cecília
Karla Muga – Glória (Godoia / Glorinha)
Rodrigo Lombardi – Henrique
Regiane Alves – Lili
André Cursino – Diogo
Sebastião Campos – Caetano
Sueli Oliveira – Eugênia
Lu Grimaldi – Don’ana
Lui Strassburger – Gabriel
Helen Helene – Santinha
Miwa Yanagizawa – Gilda
Rafael Pardo – Totoca
Vancley Pimentel – Luis
Ícaro Silva – Juvenal
Talita Cantori – Vavá
Bruno Bezerra – Sérgio “Serginho” Villarica
Fausto Maule – Bernardo
Jacqueline Dalabona – Heloísa Villarica
Ícaro Silva – Juvenal
Leonardo Medeiros – Demétrio
Gabriela Brito – Biluca
Malu Pessin – Letícia
Eduardo Conde – João Pedro/Armando
Danieli Ávila – Rita (Ritinha)
Maristane Dresch – Sofia
Cássio Scapin – Minguinho (voz)

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Tema de Abertura: QUANDO EU ESTAVA SÓ – Jane Duboc

No final daquela rua
Tem uma casa com quintal que
Tem um sonho e uma fantasia
Descobridor de coisas tem
Caçador de estrelas tem também
Lugar menino de pura magia
Cavalo de faz de conta
Raio de luar
Árvore na ventania toca no céu
E eu quero brincar

Meu pé de laranja lima
Olhando lá de cima
O mundo é bem maior
Neste balão de faz de conta
Voar de ponta a ponta
Brincar de ser herói

Meu pé de laranja lima
Olhando lá de cima
O mundo é bem maior
Neste balão de faz de conta
Voar de ponta a ponta
Brincar de super-herói

Meu pé de laranja Lima
Meu pé de laranja Lima…

0 Comentário para: “Meu Pé de Laranja Lima (1998) Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *