Meu Bem Querer Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Meu Bem Querer desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Meu Bem Querer e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Meu Bem Querer

◘ Período de exibição: 24/08/1998 – 19/03/1999
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 179
◘ Autoria: Ricardo Linhares
◘ Colaboração: Leonor Bassères, Nelson Nadotti e Maria Elisa Berredo
◘ Supervisão de texto: Aguinaldo Silva
◘ Direção: Roberto Naar, Luís Henrique Rios e Alexandre Avancini
◘ Direção geral: Marcos Paulo
◘ Direção de núcleo: Marcos Paulo

Autor destacava, com doses de romance, humor e fantasia, os pitorescos personagens da fictícia São Tomás de Trás, uma cidadezinha no Ceará. A cidade foi fundada depois que o vilarejo original, São Tomás da Beira, sucumbiu a um maremoto. Os sobreviventes da catástrofe construíram outra cidade, desta vez, bem longe das águas, atrás das imensas dunas de areia da região. A espinha dorsal da trama é o conflito amoroso envolvendo quatro jovens que se conhecem desde crianças.
Antônio Mourão (Murilo Benício), um órfão criado pelo padre Ovídio (Cláudio Corrêa e Castro), tem dois sonhos na vida: formar-se em Medicina – acabou de ser aprovado no vestibular – e se casar com Rebeca (Alessandra Negrini), uma das filhas do seu padrinho, o pastor protestante Bilac (Mauro Mendonça).

Rebeca também ama Antônio, mas o romance dos dois sofre com a intensa rivalidade religiosa entre Bilac e Ovídio. Os dois foram grandes amigos no passado, mas passaram a se odiar e a disputar ferozmente os fiéis da cidade. Quando não estão cuidando das respectivas igrejas, qualquer coisa é razão para discutirem em praça pública.

Antônio e Rebeca acabam separados graças à interferência de Lívia (Flávia Alessandra), a filha mais nova do pastor Bilac. Sensual e dissimulada, ela sonha em abandonar a vida que leva em São Tomás de Trás, trabalhando como rendeira e frequentando os cultos da igreja do pai, para viver na cidade grande. Ela vê em Antônio uma chance de conseguir realizar seu desejo e, mesmo sabendo do romance entre o rapaz e sua irmã, arma uma situação para seduzi-lo e consegue engravidar dele. Os dois são, então, forçados a se casar e vão morar na capital.

Bilac se aproveita do temperamento suave de Rebeca e da sua fragilidade diante da decepção amorosa e a convence a se casar com Juliano (Leonardo Brício), um pupilo que prepara desde criança para dar continuidade ao seu trabalho na igreja e à sua família. Juliano é um jovem instável que sofre por ser completamente obcecado por Lívia, que, embora o rejeite, gosta de provocá-lo.

Seis anos depois, Antônio e Lívia retornam a São Tomás de Trás com um filho, Júnior (Helder Agostini). Nesse meio-tempo, Juliano e Rebeca tiveram uma menina, Ester (Camila Farias). As duas crianças se conhecem e se tornam grandes amigas. Gradualmente, os dois casais vão se reaproximando, e o amor de Antônio e Rebeca ressurge ainda mais forte. Mas até que eles finalmente se entendam e decidam apostar no romance, o casal enfrenta uma série de provações. Juliano vê em Antônio a fonte de todas as suas frustrações e faz o que pode para afastá-lo tanto de Lívia quanto de Rebeca. Depois que Rebeca pede a separação, Juliano usurpa o posto de Bilac e se torna o pastor da cidade. Com o poder que adquire, tenta prejudicar Antônio e impedir que Rebeca ganhe o direito à guarda da filha. Pior ainda, Juliano começa a demonstrar sinais de descontrole emocional e desequilíbrio psíquico. Em um dos momentos mais chocantes da novela, o pastor perde totalmente o controle e violenta Lívia.

No final da novela, Juliano e Antônio descobrem que são filhos de Ava Gardner (Ângela Vieira) e Inácio (Nuno Leal Maia). O casal teve dois filhos, mas achava que tinham morrido quando pequenos, em um incêndio. Só que tudo não passou de uma maldade de Custódia (Marília Pêra), irmã de Inácio. Na verdade, ao saber que podia perder parte da herança para os sobrinhos recém-nascidos, Custódia, que era estéril, mandou atear fogo ao berçário. As crianças, no entanto, foram salvas e entregues ao padre Ovídio e ao pastor Bilac. Cientes de que elas corriam perigo e se sentindo incapazes de protegê-las de Custódia, os dois decidiram manter segredo e criá-los separadamente.

A revelação de que é irmão do seu pior inimigo acelera o processo de insanidade de Juliano, e ele passa a acreditar que é um enviado de Deus. Acompanhado de um grupo de seguidores, resolve ir morar dentro da mata que cerca São Tomás de Trás. Ele planeja levar Ester com ele, mas Rebeca, que a essa altura já recuperara a guarda da filha, foge com a menina e se esconde em um galpão abandonado. Juliano descobre o esconderijo e, demonstrando ter de fato algum poder paranormal, emana das próprias mãos um calor tão forte que incendeia o local. Rebeca e a filha conseguem escapar com a ajuda de Antônio. Juliano é internado em um sanatório.

Lívia morre depois de dar à luz o filho gerado no estupro que sofreu de Juliano. Antônio e Rebeca decidem cuidar da criança e se casam no último capítulo. Na cena final, o elenco é banhado por uma chuva de estrelas.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Meu Bem Querer

24 a 29/08/1998
Não divulgado

31/08 a 05/09/1998
Segunda: Nascem os bebês de Rebeca e Lívia. Juliano vira pastor. Alguns anos depois, Antônio comemora o aniversário do filho e se irrita com a ausência de Lívia na festa. Edivânia esconde sua paixão por Patrício. Patrício se encanta com Lara. Lívia confessa a Antônio que se esqueceu do aniversário do filho.

Terça: Antônio discute com Lívia. Juliano proíbe a filha de perguntar sobre Lívia. Gregory comenta com Barnabé que Inácio está à frente nas pesquisas eleitorais. Barnabé distribui brindes para o povo e desperta a ira de Custódia. Júnior ouve discussão entre Lívia e Antônio.

Quarta: Ester descobre que tem um primo. Lívia diz a Antônio que ainda vai mudar de vida. Rebeca tenta convencer Juliano a deixá-la cuidar do povo. Delfina revela a Martinho que sabe de sua paixão por Ava Maria.

Quinta: Martinho vai à delegacia tirar os filhos da cadeia e resolve enfrentar Custódia. Custódia desabafa com Jorgete. Bilac ganha bicicleta na rifa, deixando Ovídio furioso. Ester vê a imagem sagrada se mexer.

Sexta: Todos os brindes da rifa começam a quebrar. Barnabé é levado para a delegacia, mas foge e se esconde na igreja. Ovídio, Bilac e Martinho decidem que Barnabé devolverá o dinheiro da rifa.

Sábado: Tonha começa a vender pamonha de caminhão. Custódia fica indignada. Barnabé é obrigado a devolver o dinheiro da rifa. Inácio pede Ava em casamento. Custódia manda Néris confiscar o caminhão de Tonha. Barnabé desmaia.

07 a 12/09/1998
Segunda: Custódia diz a Inácio que Martinho invadiu sua casa. Martinho pede desculpas a Inácio por ter brigado com Custódia e Inácio promete ajudá-lo a dar uma lição em Barnabé. Rebeca lembra de Antônio e decide realizar o sonho deles, reabrindo o posto médico da cidade.

Terça: Juliano descobre que Rebeca quer realizar um sonho de Antônio ao reabrir o posto médico. Rebeca e Juliano discutem. Tonha tenta convencer Barnabé a lhe deixar o caminhão para afrontar Custódia. Juliano tenta conversar com Rebeca.

Quarta: Rebeca diz que vai reabrir o posto, mesmo contra a vontade do marido. Inácio e Martinho tomam partido de Tonha na disputa pelo caminhão de Barnabé. Júnior quase sofre um acidente por descuido de Lívia. Antônio fica furioso.

Quinta: Júnior ouve a discussão dos pais. Rebeca confidencia a Ava que tem raiva de Antônio. Inácio aconselha Custódia a deixar que Barnabé e Tonha se entendam. Júnior foge de casa e embarcar no ônibus para São Tomás. Júnior se machuca e é levado à casa do padre. Rebeca cuida de Júnior é descobre que ele é filho de Antônio. Antônio chega à cidade atrás do filho e vê Rebeca.

Sexta: Rebeca chora nos braços de Ava e lhe conta seu encontro com Antônio. Jacira conta a Ieda que Antônio voltou. Juliano e Bilac vão atrás de Rebeca na casa de Ovídio e encontram Antônio. Júnior vê Rebeca. Juliano, Rebeca e Antônio se encaram.

Sábado: Júnior diz a Antônio que gostou de Rebeca. Antônio e Júnior voltam a Fortaleza. Rebeca pergunta a Ovídio porque Antônio esteve na cidade. Barnabé tenta entrar na casa de Custódia e se machuca. Olga despede Lívia.

14 a 19/09/1998
Segunda: Custódia diz a Inácio que Martinho deve ser seu candidato a vice-prefeito. Martinho recusa a oferta feita por Inácio. Lívia decide ir embora de casa. Barnabé pede a Tonha para ser vereadora por seu partido. Lívia diz a Antônio que vai deixá-lo.

Terça: Antônio diz a Lívia que não vai deixar Júnior esquecer-se da mãe. Lívia parte. Rebeca consegue de Inácio a promessa de que o posto será aberto se ele for eleito prefeito. Tonha pergunta a Bilac se deve aceitar proposta de Barnabé para ser vereadora. Ava Maria procura Martinho.

Quarta: Ava tenta convencer Martinho a aceitar o convite de Inácio. Depois de conversar com Bilac, Tonha procura Ieda para aconselhar-se sobre ser vereadora. Jorgete comenta com Custódia sobre a possível candidatura de Tonha. Tonha e Martinho aceitam disputar as eleições. Rebeca vai à casa de Custódia. Elas se encaram.

Quinta: Rebeca fica impressionada com a frieza de Custódia. Inácio e Martinho se reúnem. Júnior diz a Antônio que quer morar em São Tomás de Trás. Tonha e Inácio são eleitos. Ava aceita casar-se com Inácio. Antônio é advertido no hospital em que trabalha.

Sexta: Júnior fica doente e Antônio perde o emprego. Tonha e Inácio tomam posse. Inácio começa a passar mal. Néris diz a Ava que Inácio morreu. Rebeca avisa a Custódia da morte do irmão. Custódia ordena a Ovídio que traga Antônio para trabalhar na cidade. Antônio decide voltar para São Tomás.

Sábado: Ieda tenta consolar Ava Maria. Antônio diz a Ovídio que vai passar alguns dias na cidade, e suspeita da insistência de Custódia de que seja o médico do posto. Jorgete espera ordens de Custódia sobre o velório do irmão. Antônio chega à cidade. Juliano e ele se encontram.

21 a 26/09/1998
Segunda: Custódia permite que Inácio seja velado na Câmara da cidade. Ovídio pede a Custódia para não contar a Antônio que pagou seus estudos. Martinho procura Ava, mas ela não atende. Juliano tenta impedir Rebeca de ir ao enterro de Inácio para não encontrar Antônio. Ava vai ao enterro. Martinho se oferece para acompanhar Custódia ao enterro. Rebeca vê Antônio.

Terça: Ieda interrompe encontro de Antônio e Rebeca. Custódia decide ir ao velório mas não consegue sair da casa. Juliano entra na casa de Antônio à procura de Lívia. Antônio o flagra. Verena chega ao enterro do marido. Antônio briga com Juliano por ele receitar remédios ao povo.

Quarta: Antônio discute com Juliano. Ovídio insiste com Antônio para que ele fique na cidade. Ava decide reabrir o salão. Tonha conta a Martinho sobre as más intenções de Barnabé. Custódia despede Jorgete. Jacira conta a Juliano que Antônio se separou de Lívia.

Quinta: Juliano se culpa por ter desejado mal a Lívia e acusa Rebeca por Antônio estar na cidade. Jorgete ameaça contar a verdade a Custódia se Verena não interferir a seu favor. Antônio e Rebeca brigam e depois se beijam.

Sexta: Gregory vê o caminhão de Barnabé no sítio de Néris. Rebeca conta a Ava que Antônio a beijou. Edivânia confidencia a Odaísa que é apaixonada por Patrício. Jacira descobre que Custódia financiou os estudos de Antônio. Ovídio revela a verdade a Antônio.

Sábado: Martinho decide convocar nova eleição, mas descobre que o processo é ilegal. Juliano diz a Gregory que Rebeca é culpada pela volta de Antônio. Depois de conversar com Martinho, Antônio diz a Ovídio que vai reabrir o posto médico.

28/09 a 03/10/1998
Segunda: Martinho se irrita com Verena. Ava Maria chega. Martinho diz a Ava que vai renunciar. Custódia pede a Martinho para ficar no cargo e promete não interferir. Rebeca e Ava procuram Martinho e Antônio no posto médico.

Terça: Ieda tenta convencer Bilac a aceitar o neto. Rebeca ajuda Antônio no posto médico e lhe dá carona de volta à cidade. Barnabé telefona para Custódia, que desliga. Ava conversa com Martinho sobre sua posse.

Quarta: Barnabé pede a Néris para marcar um encontro com Custódia. Verena diz a Custódia que quer sua herança. Kajão desobedece as ordens de Custódia e dá comida a Verena. Antônio conta a Júnior que Bilac é seu avô. Martinho decide ficar na prefeitura.

Quinta: Ovídio insiste que Bilac revele o segredo do passado à família. Edivânia beija Patrício. Lara vê. Custódia decide controlar a prefeitura através de Jorgete. Dã e Joca discutem e Joca foge para as ruínas.

Sexta: Néris diz a Gregory que ainda não vai devolver o caminhão de Barnabé. Joca e Dã fazem as pazes. O caminhão de Barnabé reaparece na praça. Barnabé deixa escapar a Néris que Tonha é analfabeta. Jorgete conta sobre Tonha a Custódia, que decide anular a eleição da vereadora.

Sábado: Tonha e Barnabé discutem por causa do caminhão. Bisteca adoece de novo. Patrício decide confessar seu amor a Lara. Jacira discute com Edivânia. Júnior vai à escola. Bisteca passa mal e Rebeca a leva até Antônio. Juliano chega.

05 a 10/10/1998
Segunda: Custódia oferece dinheiro a Verena para que ela desista do inventário de Ignácio. Rebeca e Juliano discutem. Ester conhece Júnior. Martinho explica a Ava sua estratégia para ser prefeito. Tonha decide denunciar o crime eleitoral que a elegeu deputada. Juliano vê Rebeca com Antônio.

Terça: Juliano diz a Antônio que ele levou Lívia e que agora quer roubar seu lugar na cidade. Edivânia vê Lara e se insinua a Patrício. Lara fica furiosa e vai embora. Martinho diz a Jorgete que irá governar a cidade de dentro da padaria. Por ordem de Custódia, Jáder vai à Câmara e denuncia que Tonha é analfabeta.

Quarta: Ava e Verena se enfrentam. Martinho empresta dinheiro a Verena. Custódia arma plano contra Barnabé e Tonha. Patrício se declara a Lara. Eles se beijam. Edivânia vê. Júnior conta ao pai que conheceu a prima. Ester conta a Rebeca que conheceu Júnior.

Quinta: Antônio mostra a Júnior a carta de Lívia. Ovídio e Antônio ficam preocupados com o que a amizade de Júnior e Ester pode provocar. Juliano ordena a Ester que fique longe de Júnior. Tonha resolve se vingar de Barnabé. Martinho procura Ava.

Sexta: Verena descobre que Ignácio morreu nos braços de Ava e vai tirar satisfações com Custódia. Edivânia diz a Odaísa que vai conseguir namorar Patrício. Ava convida Martinho para jantar. Barnabé trama com Edivânia. Ovídio procura Bilac para conversar sobre a amizade das crianças.

Sábado: Ovídio diz a Bilac que a aproximação das crianças pode corrigir os erros do passado, provocados por Custódia, e que estragaram a vida de Juliano, Antônio e Rebeca. Bilac não aceita a amizade das crianças. Ester visita Júnior. Júnior vai à casa de Ester. Juliano descobre o menino em sua casa e, à força, leva-o até Antônio.

12 a 17/10/1998
Segunda: Custódia decide se vingar de Verena. Antônio revela a Martinho a verdade sobre seu casamento com Lívia. Barnabé entra no casarão e vê Custódia. Ela desmaia. Antônio e Rebeca se encontram.

Terça: Rebeca não aceita as explicações de Antônio sobre seu casamento com Lívia. Custódia finge estar desmaiada e ouve as declarações de amor de Barnabé. Barnabé é humilhado por Custódia. Júnior e Ester combinam manter a amizade em segredo. Rebeca diz a Antônio que não vai perdoá-lo.

Quarta: Antônio é pego pela ventania e Rebeca leva-o até a casa de Ava. Rebeca diz a Antônio que viu o fantasma de São Tomás e que vai perdoá-lo. Gregory e Néris tentam levar o caminhão de Barnabé para o sítio, mas descobrem que ele sumiu.

Quinta: Jorgete diz a Martinho que Verena foi expulsa da casa de Custódia e está hospedada na prefeitura. Barnabé acusa Custódia de ter sumido com o caminhão. Rebeca conta a Ava que ela e Antônio firmaram um pacto de amizade. Verena procura Martinho.

Sexta: Verena tenta seduzir Martinho. Verena pede a Jorgete que lhe contrate um advogado. Custódia se nega a receber Bilac. Bilac pede a Ovídio interceda por ele quando falar com Custódia. Escondida, Lívia observa o filho e Antônio.

Sábado: Lívia desiste de falar com Júnior e Antônio e vai embora. Custódia não atende o pedido de Ovídio. Lívia observa Antônio conversar com Rebeca. Lívia entra na casa de Ovídio e deixa carta para o filho. Juliano vê Lívia no templo e desmaia. Lívia foge.

19 a 24/10/1998
Segunda: Júnior diz a Ovídio que a mãe voltou. Ovídio lê o bilhete de Lívia para Júnior. Custódia manda Kajão buscar Verena. Barnabé diz a Verena que vai abrir o inventário de Inácio. Juliano diz a Rebeca que desmaiou porque teve uma visão.

Terça: Rebeca diz a Bilac que Juliano não tem nada. Verena dá procuração a Barnabé. Martinho entrega certidão de óbito a Verena. Ava Maria diz a Verena que tem a certidão de casamento de Inácio. Barnabé entra em casa e encontra Custódia.

Quarta: Custódia se insinua a Barnabé. Edivânia chega e Custódia some. Verena não aceita oferta de Custódia. Juliano pede a Bilac e Rebeca para ficar só. Ieda e Ovídio chamam Rebeca. Ovídio conta a Rebeca que Lívia esteve na cidade.

Quinta: Rebeca conta a Ovídio que Juliano perdeu a visão. Rebeca lê o bilhete de Lívia. Custódia manda Kajão roubar as certidões na casa de Barnabé. Verena e Edivânia conversam sobre Martinho. Júnior acorda e vê Rebeca ao seu lado. Antônio chega.

Sexta: Antônio e Rebeca conversam, Ovídio entra no quarto. Antônio se declara a Rebeca. Juliano chama Lívia em sonho. Juliano diz a Bilac que não está enxergando. Ava diz a Lara para não se apressar com Patrício. Bilac pergunta a Juliano o que a foto de Lívia faz dentro da Bíblia dele. Rebeca pergunta a Juliano se ele perdeu a visão quando viu Lívia.

Sábado: Juliano e Rebeca brigam. Antônio diz a Ovídio que Lívia fez ameaças ao filho. Ester diz a Bilac que a foto de Lívia é de Júnior. Juliano se lembra que viu Lívia. Rebeca desabafa com Ava. Antônio e Rebeca se encontram. Ovídio flagra os dois.

26 a 31/10/1998
Segunda: Ovídio pede explicações a Antônio e Rebeca. Rebeca conta a Bilac que Juliano perdeu a visão porque viu Lívia. Barnabé conta a Tonha que ela será sabatinada pelo juiz eleitoral. Rebeca descobre que Juliano está enxergando e briga com ele.

Terça: Juliano conta a verdade a Rebeca. Rebeca vai ao encontro de Antônio. Custódia festeja decisão do juiz eleitoral. Lara faz as pazes com Baby. Tonha diz a Ieda que acha melhor renunciar. Edivânia lembra a Barnabé que ele tem de ajudar Tonha. Juliano diz a Bilac que não sabe como recobrou a visão. Ovídio diz a Bilac que o problema não é a amizade de Ester e Júnior.

Quarta: Ovídio diz a Bilac que ele deve contar a Juliano e Antônio que eles são irmãos e de quem são filhos. Martinho diz a Antônio que vai fazer um mutirão para reabrir o posto médico. Tonha diz a Barnabé e a Edivânia que vai mergulhar nos estudos. Custódia manda Kajão roubar documentos no fórum. Rebeca diz a Juliano que o casamento acabou.

Quinta: Lívia volta à cidade. Rebeca e Lívia se encontram na rua. Jacira conta a Ovídio que Lívia está de volta. Júnior acorda e vê Lívia. Ava e Martinho transam. Júnior pede a Lívia que more com ele e Antônio. Verena diz a Edivânia que vai roubar Martinho de Ava. Rebeca procura Antônio no posto médico. Custódia manda Kajão chamar Antônio.

Sexta: Lívia conversa com Custódia. Lívia pede ajuda a Ieda para reconquistar o pai e o marido. Bilac chega ao templo e encontra Lívia; os dois brigam e, depois, se reconciliam. Júnior apresenta Ester a Lívia. Custódia manda Kajão levar Jorgete ao posto médico. Lívia e Júnior levam Ester para casa.

Sábado: Juliano e Lívia se encontram. Rebeca ajuda Antônio no posto médico. Ovídio conta a Lívia que Juliano ficou cego no dia em que ela esteve na cidade. Juliano diz a Lívia que a ama. Custódia manda Kajão chamar Rebeca. Custódia manda Rebeca trabalhar no posto médico.

02 a 07/11/1998
Segunda: Rebeca enfrenta Custódia. Zulu diz a Edivânia que voltou para contar como se ganha a vida. Lívia oferece ajuda a Rebeca e Juliano. Rebeca encontra Antonio na padaria e Lívia aparece por lá. Custódia diz a Bilac que vai derrubar o templo se Rebeca não for trabalhar no posto médico.

Terça: Bilac diz a Rebeca que o destino do templo está nas mãos dela. Lívia diz a Ovídio que quer reconstruir sua vida ao lado de Júnior e de Antônio. Bilac diz a Ovídio que quase revelou a verdade a Custódia. Kajão mostra a Selma e a Jorgete a roupa de bebê que encontrou no quarto de Custódia.

Quarta: Rebeca diz a Juliano que quer separação. Ava pede a Martinho que assuma seu amor por ela. Antônio diz a Júnior que não tem mágoa de seus pais. Bilac conta a Ovídio que Edivaldo voltou. Zulu diz a Bilac que não encontrou o pai. Ava conta seu romance com Martinho a Ieda. Bilac chama Rebeca e Juliano para conversar sobre Lívia.

Quinta: Martinho comunica aos filhos que está tendo um romance com Ava. Rebeca diz a Ava que Lívia não mudou. Júnior diz a Antônio que não quer que Lívia vá embora. Tonha apresenta Patrício a Zulu. Lara diz a Patrício que Baby está interessada em Zulu.

Sexta: Lívia e Antônio conversam sobre Júnior. Baby e Zulu flertam. Delfina alerta Martinho sobre os gastos de Baby. Lívia acaricia Antônio dormindo, que chama por Rebeca. Patrício conta a Lara seus planos de incrementar a padaria. Rebeca diz a Antônio que ele está sendo ingênuo com relação a Lívia. Juliano procura Rebeca no posto médico.

Sábado: Juliano dá soco em Antônio; os dois brigam. Transtornado, Juliano promete acabar com Antônio. Tonha se apresenta ao juiz eleitoral para teste. Patrício e Baby discutem por causa de Zulu. Martinho repreende Baby. Jorgete coloca pó misterioso na água de Tonha. Tonha desmaia, mas logo após desperta e continua o teste. Antônio e Rebeca fazem planos.

09 a 14/11/1998
Segunda: Rebeca diz a Antônio que vai conversar com Ester sobre seu casamento com Juliano. Jorgete conta a Custódia que Ava e Martinho estão namorando. Verena pede dinheiro a Martinho e mancha a camisa dele de batom. Verena rouba Baby. Ava vê mancha no colarinho de Martinho. Juliano procura Custódia. Joca estraga jantar para Ava.

Terça: Bilac e Ovídio conversam sobre morte dos gêmeos. Custódia diz a Juliano que Rebeca continua no posto médico; Lívia chega. Júnior diz a Antônio que não quer que Lívia vá embora. Ester diz a Rebeca que não quer separar-se de Juliano. Lívia e Juliano armam flagrante de Rebeca.

Quarta: Bilac e Juliano flagram Rebeca e Antônio no quarto de Ava. Ovídio leva Júnior e Ester para a casa paroquial. Patrício e Dã investigam sumiço do dinheiro de Baby. Lívia conta a Ovídio o que aconteceu na praça. Rebeca diz a Juliano que vai sair de casa. Barnabé diz a Verena que papéis de inventário sumiram; ela desmaia. Rebeca sai de casa.

Quinta: Antônio e Rebeca transam. Lívia conta a Júnior que Antônio gosta de outra mulher. Antônio e Rebeca são discriminados na porta da escola. Juliano conta a Ester que Rebeca saiu de casa; ela não acredita. Bilac diz a Rebeca que ela vai ter de brigar por Ester na Justiça. Rebeca procura Néris. Barnabé diz a Verena que vai protocolar documentos no fórum. Martinho enfrenta Custódia.

Sexta: Antônio diz a Rebeca que vai viver com ela no quarto de Ava. Ieda repreende Bilac. Ovídio consola Júnior; Bilac conforta Ester. Tonha comemora com Edivânia e Zulu a diplomação na Câmara. Ava aceita dormir na casa de Martinho. Zulu beija Baby. Ava lembra dos filhos que teve e é consolada por Martinho.

Sábado: A emissora não forneceu o capítulo.

16 a 21/11/1998
Segunda: Lívia diz a Juliano que o preconceito da cidade vai desunir Antônio e Rebeca. Juliano diz a Bilac que vai pedir a guarda de Ester. Tonha se desliga do partido de Barnabé. Júnior e Ester brigam. Kajão conta a Verena que Inácio deixou o casarão de Custódia para ela. Pingo chega à cidade de asa-delta.

Terça: Ava desconfia de que Lívia armou o flagrante de Antônio e Rebeca e conta a Rebeca. Barnabé consegue provas de que Inácio era dono do casarão e as entrega a Verena. Lívia pede a Juliano que minta a Rebeca. Antônio e Rebeca procuram Lívia.

Quarta: Juliano mente a Rebeca a pedido de Lívia. Ester e Júnior são ignorados pelos colegas na escola. Pingo sofre um acidente e é levado ao posto médico. Bilac ameaça contar a Juliano que Antônio é seu irmão. Ovídio o impede. Tonha decide ajudar Ava e enche seu salão de beleza de clientes. Verena diz a Custódia que descobriu seu segredo.

Quinta: Verena tenta expulsar Custódia. Custódia consegue tirar Verena da casa e Néris diz que Verena precisa de provas para se apossar da mansão. Na escola, Ester se recusa a falar com a mãe. Júnior não se aproxima de Antônio. Martinho oferece jantar de apoio a Rebeca e Antônio.

Sexta: Martinho faz discurso apoiando Antônio e Rebeca. Lívia vê a festa. Ava conta a Antônio e Rebeca que teve gêmeos, e que eles morreram ainda na maternidade. Juliano denuncia Rebeca por abandono de lar.

Sábado: Lívia repreende Juliano por sua atitude e continua mentindo que quer partir com ele. Joca tenta desconcertar Ava Maria, que revida. Rebeca diz a Juliano que vai lutar pela filha. Edivânia começa a seduzir Patrício. Barnabé consegue liminar para desocupar o casarão. Antônio pede a Lívia que o ajude a se reconciliar com Júnior.

23 a 28/11/1998
Segunda: Lívia finge ajudar Antônio e Rebeca a se encontrarem com os filhos. Verena é impedida por Custódia de tomar posse do casarão. Martinho oferece a Patrício um estágio na padaria. Com a ajuda de Barnabé, Verena consegue vencer Custódia.

Terça: Custódia tenta comprar o casarão de Verena, que recusa a oferta. Custódia promete vingar-se. Verena decide abrir o casarão à visitação pública.

Quarta: Com a intervenção de Néris, Custódia é obrigada a aceitar que visitem sua casa. Pingo provoca Kajão. Ovídio consegue convencer Júnior a encontrar-se com Antônio. Custódia faz nova proposta a Verena.

Quinta: Zulu dorme na casa de Baby. Baby é flagrada no quarto de Zulu. Baby e Patrício brigam por causa de Zulu. Bilac não consegue convencer Juliano a deixar Ester encontrar-se com a mãe. Juliano e Lívia dizem a Antônio e Rebeca que as crianças desistiram do encontro.

Sexta: Antônio decide visitar o filho. Lívia e Rebeca vão atrás de Antônio. As crianças que trabalham para Custódia bebem água contaminada e adoecem. Rebeca observa a filha de longe. Rebeca procura Lívia.

Sábado: Rebeca diz a Lívia que vai desmascará-la. Ava anima Rebeca a mudar o visual. Ester bebe a água contaminada. Custódia também bebe a água. Ao saber que o posto médico está fechado, Custódia manda chamar Martinho.

30/11 a 05/12/1998
Segunda: Custódia ordena a Martinho que demita Antônio. Ele se recusa. Custódia passa mal. Dã e Joca ficam doentes. Custódia manda Néris obrigar os pais das crianças a levá-las ao posto médico. Os pais das crianças doentes recorrem a Tonha. Antônio e Martinho chegam.

Terça: Com a ajuda de Tonha e Martinho, as crianças são levadas ao posto médico. Antônio diz a Martinho que não sabe o que as crianças têm. Ava cuida de Dã e Joca. Martinho descobre que Patrício aceitou uma encomenda para a padaria e fica furioso. Juliano e Antônio se enfrentam.

Quarta: Com o apoio de Juliano, Selma não permite que Antônio examine seus filhos. Ava pede ajuda a Antônio para cuidar dos filhos de Martinho. Jorgete descobre que Custódia está doente. Lara e Patrício discutem. Edivânia consola Patrício. Bilac diz a Juliano que vai chamar Antônio para examinar Ester. Antônio examina Custódia que, delirando, pede perdão a Ignácio.

Quinta: Verena ouve os delírios de Custódia sobre bebês mortos e fica cismada. Juliano tenta impedir que Rebeca veja a filha doente. Bilac ajuda Rebeca a cuidar de Ester e quase flagra Juliano tentando agarrar Lívia. Ester piora e Bilac chama Antônio. Juliano luta com Antônio. Rebeca diz a Juliano que vai levar a filha.

Sexta: Juliano perde o controle. Bilac o contém e passa mal. Antônio e Rebeca cuidam de Ester. Custódia procura Ovídio e confessa que matou os filhos de Ignácio. Depois, sai correndo da igreja e desmaia nos braços de Barnabé. Rebeca diz a Ester que Antônio salvou-lhe a vida.

Sábado: Juliano chega e Ester decide ir com o pai para casa. Rebeca fica arrasada. O estado de saúde de Custódia melhora. Júnior dá uma pista a Antônio para desvendar a doença. Zulu devolve os presentes que Baby lhe deu. Antônio faz perguntas a Ester e descobre que a causa da doença é a água contaminada.

07 a 12/12/1998
Segunda: Antônio manda fazer análises na água e encontra um remédio para curar os sintomas dos doentes. Patrício e Martinho se reconciliam. Júnior vai com Lívia visitar Ester. Antônio prepara o chá medicinal. Juliano impede que Rebeca dê o remédio à filha.

Terça: Ester piora e Rebeca vai buscar mais remédio. Lívia tenta conter Juliano. Verena pergunta a Barnabé se ele transou com Custódia. Barnabé diz que não. Bilac agradece a Antônio por ter curado Ester. Contra a vontade de Selma, Tonha e Kajão levam as crianças para Antônio curar. Juliano enfrenta Antônio.

Quarta: Antônio convence Selma a deixá-lo medicar os filhos. Júnior e Ester fazem as pazes. Bilac começa a se aproximar de Júnior. Rebeca diz que Juliano colocou a vida de Ester em risco. Custódia se vinga de Néris. Júnior flagra Antônio e Rebeca se beijando.

Quinta: Júnior convida o pai para um jantar. Tonha informa Bilac das atitudes de Juliano. Bilac diz a Juliano que ele não pode ser pastor. Custódia diz a Jorgete que o enxoval que ela guarda era de seu filho. Juliano observa, escondido, o jantar de Antônio, Lívia e Júnior.

Sexta: Dã sugere a Joca que peça desculpas a Ava por tê-la tratado mal. Baby ouve Patrício combinando de sair com Edivânia e procura Lara. Edivânia beija Patrício. Ele retribui, mas diz que gosta de Lara. Martinho convida Ava para morar com ele. Juliano agarra e beija Lívia.

Sábado: Lívia consegue afastar Juliano. Ava recusa o convite de Martinho. Ava dá bronca em Joca. Tonha consegue ajuda de Antônio para lutar contra o trabalho infantil nas fazendas de Custódia. Rebeca diz a Lívia que ela está usando Júnior para se aproximar de Antônio.

14 a 19/12/1998
Segunda: Júnior conta a Antônio que Rebeca e Lívia discutiram. Zulu aceita emprego na padaria de Martinho. Baby reclama do cargo que o pai ofereceu a Zulu. Antônio e Rebeca discutem por causa de Lívia. Bilac flagra o beijo de Juliano e Lívia. Lívia dá um tapa em Juliano.

Terça: Bilac briga com Juliano e defende Lívia. Tonha e Antônio visitam as crianças na fazenda de Custódia. Verena oferece vender a casa de Custódia a Barnabé. Patrício rompe com Lara. Custódia pede que Martinho compre a casa e depois a venda de volta para ela.

Quarta: Rebeca e Antônio fazem as pazes. Martinho fica comovido com Custódia e aceita fazer uma oferta de compra do casarão a Verena. Patrício e Edivânia transam. Baby e Zulu chegam. Lívia se declara a Antônio.

Quinta: Antônio diz a Lívia que não a ama. Júnior vai à padaria com o pai e encontra Ester e Rebeca. A pedido da prima, senta-se à mesa com elas. Juliano chega e faz escândalo. Martinho comunica Custódia de sua desistência de comprar o casarão a pedido de Ava. Custódia decide conquistar Martinho. Antônio diz a Rebeca que Lívia se declarou a ele.

Sexta: Tonha conversa com Ieda sobre os desmandos de Custódia com as crianças. Custódia arma vingança contra Ava. Patrício viaja. Rebeca e Juliano vão à audiência lutar pela guarda de Ester. Juliano diz ao juiz que Rebeca é adúltera.

Sábado: O juiz marca nova audiência para decidir o futuro de Ester. Juliano pede que Bilac testemunhe contra Rebeca. Rebeca pede ao pai que testemunhe a seu favor. Paula sugere a Rebeca que viva separada de Antônio para ganhar a guarda da filha. Edivânia tem enjôos. Rebeca pede a Antônio que deixe a casa de Ava.

21 a 26/12/1998
Segunda: Antônio aceita pedido de Rebeca e procura uma pousada para morar. Bilac diz a Ieda que vai testemunhar a favor de Rebeca. Edivânia revela a Odaísa que está grávida de Patrício. Na audiência, Lívia diz ao juiz que quer a guarda de Júnior.

Terça: Antônio conta a Rebeca que Lívia o enganou. Kajão conta a Verena que Custódia tem um testamento de Ignácio. Juliano pede a Néris que testemunhe em seu favor no processo da guarda de Ester. Néris recusa. Custódia descobre que está apaixonada por Martinho. Rebeca e Lívia se enfrentam.

Quarta: Rebeca conta a Bilac a atitude de Lívia. Bilac diz a Rebeca que ela deve cuidar de Ester sozinha. Por causa da neblina, Lívia e Antônio ficam presos no posto médico. Martinho pede Ava em casamento. Ela aceita. Lívia dá sonífero a Antônio. Rebeca flagra Lívia e Antônio dormindo juntos.

Quinta: Rebeca decide romper com ele. Antônio diz a Rebeca que caiu na armadilha de Lívia. Rebeca não acredita em Antônio. Custódia manda chamar Martinho e revela que Ava herdou parte do casarão. Ava diz a Martinho que não vai ao casarão encontrar Custódia. Custódia decide sair de casa.

Sexta: Custódia fica atordoada na rua e chega a um bar conduzida por Barnabé e Verena. Néris escolta Custódia até o escritório de Martinho. Ava e Custódia se encontram pela primeira vez. Custódia se oferece para comprar a parte de Ava no casarão. Antônio expulsa Lívia da casa de Ovídio.

Sábado: Lívia decide alugar uma das casas de Custódia. Verena lhe oferece um quarto no casarão. Martinho conta a Custódia que vai se casar com Ava. Bilac diz a Rebeca que vai testemunhar em seu favor. Tonha denuncia Custódia à polícia por explorar trabalho infantil. Tonha descobre que Edivânia está grávida. Antônio prova a Rebeca que Lívia o dopou.

28/12 a 02/01/1999
Segunda: Rebeca e Antônio reatam. Edivânia recusa a dizer a Tonha o nome do pai de seu filho. Lívia diz a Júnior que o pai a expulsou da casa do padre. Rebeca e Antônio planejam continuar brigados na frente de Lívia. Patrício diz a Edivânia que não quer namorá-la. Barnabé e Verena se beijam. Conforme o plano de Custódia, o salão de Ava sofre curto-circuito.

Terça: Gregory diz que o salão de Ava tem ligação elétrica clandestina. Ava fica atônita. Juliano beija Lívia. Custódia manda chamar Martinho e finge solidária. Edivânia diz a Patrício que vai lutar por ele. Bilac diz a Juliano que vai testemunhar a favor dele e de Rebeca. Ava acusa Custódia de sabotagem.

Quarta: Custódia briga com Ava. A luz volta à cidade. Barnabé acusa Ava em público. Martinho decide pagar pelos estragos causados pela falta de luz. Lara e Patrício reatam. Ester decide fugir com Júnior. Antônio diz a Lívia que, por causa de sua intriga, Rebeca rompeu com ele para sempre.

Quinta: Júnior e Ester caminham pela estrada. Martinho garante a Jorgete que Ava vai ressarcir a prefeitura. Martinho acredita em Custódia, que se diz inocente da acusação de ter sabotado o salão de Ava. Edivânia vê Patrício e Lara se beijando. Kajão vai ao salão de Ava. Todos procuram Júnior e Ester. Ava não aceita que Martinho pague a multa e decide vender o salão.

Sexta: Júnior e Ester adormecem na estrada. Martinho oferece a Ava um empréstimo. Ela aceita. Antônio encontra pista das crianças. Martinho encontra pedaço de fio deixado por Kajão no salão de Ava e se certifica da sabotagem. Verena presenteia Barnabé. Um caminhoneiro persegue Ester e Júnior.

Sábado: Júnior e Ester passam a noite no galpão de Custódia. Jorgete conta a Custódia que Martinho emprestou dinheiro a Ava para pagar o prejuízo. Tico e Bisteca avisam Antônio sobre o paradeiro das crianças. Antônio e Rebeca encontram os filhos. Ao sentir-se desprezada por Patrício, Edivânia revela a Martinho que está grávida do moço.

04 a 09/01/1999
Segunda: Edivânia diz a Martinho que ficou grávida de Patrício e que ele ainda não sabe. Martinho promete ajudar Edivânia. Bilac vai à casa de Júnior com Ester e se oferece para levá-lo à escola. Juliano procura Lívia e a vê com Antônio. Martinho obriga Patrício a se casar com Edivânia. Rebeca finge flagrar Antônio e Lívia.

Terça: Juliano desconfia da falsa briga entre Antônio e Rebeca. Tonha conversa com Martinho e percebe os planos da filha de se casar com Patrício. Patrício diz a Lara que engravidou Edivânia e que terá de se casar com ela. Juliano diz a Bilac que Rebeca e Antônio fingem estar separados para conseguir a guarda dos filhos. Juliano revela a Lívia a armação de Antônio e Rebeca.

Quarta: Lívia não acredita em Juliano. Lara diz a Baby que não quer mais saber de Patrício. Patrício procura Edivânia, a acusa de golpista mas diz que vai se casar com ela. Baby pede a Ava Maria que faça Martinho desistir da idéia de forçar Patrício a se casar.

Quinta: Lívia vai à casa de Antônio e evita seu encontro com Rebeca. Ava conversa com Martinho sobre Patrício. Martinho conversa novamente com o filho sobre Edivânia. Zulu conta a Tonha que Patrício foi obrigado por Martinho a se casar com Edivânia. Juliano vê Antônio sair da casa de Rebeca. Juliano entra no quarto de Antônio.

Sexta: Juliano rouba relógio de Antônio e o deixa no quarto de Rebeca para desmascará-los. Joca e Ava se desentendem. Tonha diz a Néris que conseguiu ordem judicial para entrar na fazenda de Custódia. Ieda diz a Tonha que desconfia de que o marido tenha uma amante. Juliano tenta desmascarar Rebeca e Antônio, mas seu plano falha. Lívia agarra Antônio e o beija.

Sábado: Tonha conta a Ieda que Custódia escondeu as crianças que trabalhavam na plantação. Custódia ameaça Néris. Edivânia e Jacira trocam socos. Edivânia pede demissão do salão. Lívia diz a Antônio que se ele lhe der esperanças de reconciliação no futuro, ela assina um documento abdicando da guarda de Júnior.

11 a 16/01/1999
Segunda: Antônio diz a Lívia que não há possibilidade de amor entre eles. Patrício diz a Delfina que vai assumir o filho, mas não quer se casar. Jorgete conta a Selma que Custódia perdeu um bebê de Fausto. Kajão ouve. Juliano pergunta a Rebeca até quando ela e Antônio vão continuar com a farsa da separação. Ava convence Martinho a se casarem apenas no civil. Barnabé pede a Verena que o ajude a esquecer Custódia. Jacira oferece dinheiro para Edivânia abortar. Lívia descobre a farsa da separação de Antônio e Rebeca.

Terça: Rebeca e Lívia discutem e se atracam. Antônio as separa. Tonha pergunta a Patrício se o filho de Edivânia é fruto do amor deles. Ieda diz a Liriana que Néris está deprimido porque rompeu com a amante. Ieda pede a Ava recauchutagem no visual. Jacira chega e conta que Antônio e Lívia transaram na noite de cerração. Kajão conta a Verena sobre filho morto de Custódia. Ieda conta a Bilac sobre a noite de Antônio e Lívia. Juliano ouve. Juliano procura Jacira para confirmar a história de Ieda. Juliano beija Lívia à força, rasga sua roupa e a estupra.

Quarta: Lívia foge de Juliano. Kajão a resgata na estrada. Ao perseguir Lívia, Juliano capota. No posto médico, Antônio sente tonturas. Lara confessa a Gregory que ainda ama Patrício. Ava resgata Juliano e o leva ao posto médico. Antônio diz que o estado dele é grave. Verena conta a Barnabé sobre Custódia e Fausto. Patrício comunica a Edivânia que eles não se casarão. Barnabé conta a Néris que denunciou Fausto. Néris diz a Custódia que tem informação importante sobre Fausto.

Quinta: Custódia diz a Néris que já sabia sobre Fausto. Lívia conta a Verena que foi estuprada por Juliano. Verena aconselha Lívia a denunciar Juliano. Ela recusa e diz que vai se vingar. Tonha conta a Martinho que Edivânia planejou a gravidez. Patrício pede a Lara que o aceite de volta. Joca mostra a Delfina carta de amor anônima. Verena conta a Lívia sobre acidente de Juliano. Lívia sabota mecanismo que mantém Juliano vivo.

Sexta: Rebeca tenta apagar fogo enquanto Juliano se debate na maca. Antônio chega e apaga o fogo. Juliano é salvo por Antônio. Bilac e Lívia questionam procedimentos de Antônio. Edivânia diz a Tonha que não desistirá do casamento. Lívia diz a Verena que fracassou, mas que ainda se vingará de Antônio, Rebeca e Juliano. Ava diz a Martinho que ficou com o coração apertado ao resgatar Juliano.

Sábado: Bilac se redime com Rebeca. Tonha jura acabar com o trabalho infantil na cidade. Edivânia tenta convencer Martinho a pressionar Patrício. Jorgete diz a Verena que a pensão está à disposição na prefeitura. Juliano diz a Rebeca que Lívia esteve com ele no posto médico. Ieda desabafa com Ava, que desqualifica a mãe, mas fica cismada. Barnabé comunica a Verena que o inventário de Inácio está no fim. Kajão se declara a Verena e a beija. Jorgete conta a Custódia sobre reunião na casa de Barnabé. Barnabé propõe comprar a parte de Ava no casarão. Custódia interfere.

18 a 23/01/1999
Segunda: Martinho propõe um leilão do casarão para resolver a discussão sobre a herança de Inácio. Custódia, Ava, Verena e Barnabé concordam. Barnabé e Custódia fazem a mesma oferta. Rebeca e Antônio desconfiam de que o acidente de Juliano foi provocado. Lívia diz a Antônio que vai vingar-se dele. Pingo escreve outra carta de amor anônima a Joca. Ava e Martinho discutem por causa de Custódia. Néris revela a Barnabé que Custódia sempre soube que ele foi o responsável pela prisão de Fausto. Barnabé procura Custódia.

Terça: Custódia diz a Barnabé que ele destruiu sua vida e que nunca vai amá-lo. Rebeca vai visitar Juliano e diz a ele que alguém tentou matá-lo. Barnabé confidencia a Néris que está livre de seu amor por Custódia. Martinho briga com Baby por causa de suas notas baixas e diz a ela que seu namoro está ameaçado se continuar indo mal na escola. Kajão tenta agarrar Verena, que resiste. Selma recebe intimação para depor no inquérito contra Custódia. Lívia entra no quarto de Juliano.

Quarta: Juliano entra em pânico, pois Lívia aponta uma faca para seu pescoço. Lívia diz que não vai matá-lo, mas que o odeia. Antônio cede ao pedido de Júnior e assiste com ele ao culto de Bilac. Barnabé diz a Verena que se livrou de Custódia e declara seu amor por ela. Verena diz a Barnabé que ele não é o tipo de homem que ela deseja. Edivânia mostra a Patrício o enxoval do bebê. Lara chega. Jorgete sugere a Custódia que convide Martinho para um chá. Martinho e Custódia se encontram.

Quinta: Custódia está prestes a se declarar a Martinho quando ouve dele que o que os une é uma boa amizade. Ava fica com ciúmes do encontro de Martinho e Custódia, mas Martinho não conta que Custódia quase se declarou a ele. Lívia vê Antônio, Rebeca, Júnior e Ester na sorveteria e fica com ódio. Barnabé pede conselhos a Jacira para conquistar Verena. Edivânia foge de casa e diz a Martinho que não tem para onde ir.

Sexta: Martinho decide tirar a história a limpo com Tonha. Edivânia aproveita e vai ao quarto de Patrício. Patrício se recusa a transar com Edivânia. Martinho pensa em afastar Patrício da cidade. Tonha vai buscar Edivânia na casa de Martinho. Ava Maria decide visitar Juliano. Barnabé faz serenata a Verena, que fica emocionada. Ava visita Juliano. Eles discutem por causa de Antônio e Bilac, nervoso, começa a passar mal.

Sábado: Ava e Juliano socorrem Bilac. Barnabé visita Verena. Lívia e Rebeca censuram Juliano pelo estado do pai. Patrício diz ao pai que não vai se afastar da cidade por causa de Edivânia. Martinho vê que o filho tem razão. Barnabé descobre que Verena está de partida para Miami. Barnabé impede sua partida e diz que a ama.

25 a 30/01/1999
Segunda: Verena diz a Barnabé que não o ama e parte para Miami. Selma mente em depoimento sobre trabalho infantil nas fazendas de Custódia. Juliano mente a Bilac, dizendo que vai deixar Rebeca ver a filha, caso ganhe a guarda da menina. Barnabé decide ir atrás de Verena. Lívia diz a Júnior que ele deve dizer ao juiz que quer morar com a mãe.

Terça: Rebeca e Antônio são avisados de que o juiz conversará com as crianças. Martinho decide que Baby vai ter que trabalhar. Custódia se tranca no quarto proibido e preocupa Jorgete. Patrício ameaça deixar a cidade para que Lara decida se volta ou não a namorá-lo. Jorgete pede ajuda a Martinho para tirar Custódia do quarto. Martinho decide procurar Fausto.

Quarta: Juliano pede a Selma que testemunhe a seu favor no processo de guarda da filha. Néris dá pistas a Martinho do paradeiro de Fausto. Martinho descobre que Fausto morreu e que foi Custódia quem buscou o cadáver do noivo na prisão. Martinho invade o quarto proibido e encontra o cadáver embalsamado de Fausto.

Quinta: Martinho consegue tirar Custódia de seu estado de loucura. Ester é entrevistada pelo juiz. Martinho diz a Ava que vai enterrar o corpo de Fausto. Ava fica com ciúmes. Júnior conversa com o juiz. Lara diz a Baby que decidiu voltar com Patrício. Custódia conta sua história a Martinho e decide acompanhar o enterro de Fausto.

Sexta: Custódia agradece Martinho e diz que está livre do passado. Lara volta com Patrício e os dois transam. Edivânia fica esperando Patrício, que não aparece. Bilac e Ovídio pensam na possibilidade de contar a Custódia que seus sobrinhos estão vivos. Rebeca depõe na audiência pela guarda da filha.

Sábado: Custódia decide reformar o quarto proibido. Juliano e Rebeca brigam na audiência. Tonha depõe. Patrício vai com Lara à casa de Edivânia para comunicá-la que eles reataram. Edivânia os expulsa e diz a Patrício que ele não verá o filho enquanto namorar Lara. Martinho emprega Baby. Rebeca perde a guarda de Ester.

01 a 06/02/1999
Segunda: Juliano comemora a vitória da guarda de Ester e Rebeca fica desesperada. Antônio tenta consolá-la. Martinho dá uma semana para Baby começar a trabalhar com ele na padaria. Tico convence Selma a deixá-lo apresentar queixa contra Custódia. Bilac proíbe Juliano de reassumir suas funções no templo. Custódia manda flores a Martinho. Rebeca tenta convencer Juliano a lhe dar a guarda de Ester.

Terça: Juliano acha que Deus está ajudando-o contra Rebeca. Rebeca comunica a decisão do juiz à filha e promete que vai fazer de tudo para ficar com ela. Martinho retribui as flores de Custódia com uma cesta de pães. Ela fica furiosa. Juliano procura Lívia e diz que vai ficar com ela. Custódia vai à padaria e surpreende Ava e Martinho planejando o casamento.

Quarta: Custódia promete a si mesma que vai impedir o casamento de Martinho. Patrício tenta se aproximar de Edivânia, sem sucesso. Custódia chama Tico. O menino a faz lembrar de Inácio e Custódia decide deixar os irmãos estudarem. Lívia traça uma estratégia para conseguir a guarda de Júnior e diz à advogada que está grávida de Antônio.

Quinta: Lívia diz a Jane que usará a gravidez durante a audiência. Tonha se surpreende com a atitude de Custódia e a mãe de Tico espalha pela cidade o “milagre” de Juliano. Custódia aproveita para tentar mudar sua imagem para conquistar Martinho. Depois de consultar uma mãe-de-santo, Edivânia faz magia para conquistar Patrício. Começa a audiência pela guarda de Júnior.

Sexta: Lívia e Antônio depõem diante do juiz. Ovídio, Ieda e Baby são ouvidos na audiência. Pingo desaparece. Bilac briga novamente com Juliano. O povo procura Juliano, atrás de milagres. Pingo volta para casa. O juiz dá a sentença sobre a guarda de Júnior.

Sábado: Lívia ganha a guarda do filho. Pingo decide procurar o tesouro do fantasma. Bilac proíbe Juliano de curar doentes no templo. Ieda aceita que Martinho pague as despesas de seu casamento com a filha. Custódia procura Martinho para dar-lhe um presente de casamento. Custódia diz a Ava que um de seus filhos está vivo.

08 a 13/02/1999
Segunda: Custódia diz a Ava que a condição de contar-lhe onde está o filho é a de que ela deixe Martinho. Depois, revela a Jorgete que mentiu a Ava. Edivânia faz greve de fome para chamar a atenção de Patrício. Lívia expulsa Juliano. Ava nada revela a Martinho e procura Custódia.

Terça: Custódia continua mentindo a Ava e promete dar-lhe uma prova de que o filho está vivo. Néris descobre que a encomenda misteriosa veio de Nova York. Bisteca descobre que Lívia está grávida e conta a Júnior. Lívia revela a gravidez a Antônio. Rebeca pergunta a Antônio se a gravidez de Lívia é verdade.

Quarta: Rebeca briga com Antônio. Desesperado, Antônio procura Lívia e exige um exame de paternidade. Tonha descobre que a greve de fome de Edivânia é blefe e conta a Patrício. Néris descobre que a encomenda foi mandada por Barnabé. Custódia apresenta Ruth a Ava e diz que ela é enfermeira que salvou seu filho.

Quinta: De acordo com os planos de Custódia, Ruth diz a Ava que salvou um dos gêmeos. Tonha diz a Edivânia que descobriu a farsa de greve de fome. Ava procura Ruth, que se atrapalha com a mentira e diz que Éder, marido de Tonha, esteve no berçário. Rebeca demite-se do posto de saúde. Lívia convida Antônio para mudar-se com ela para o Rio.

Sexta: Antônio se recusa a viajar com Lívia. Ava conversa com Tonha sobre Éder. Tico e Bisteca vão à escola. Lívia provoca Rebeca. Patrício e Lara ficam noivos. Barnabé manda notícias. Juliano continua a prometer curas pela oração. Martinho pressiona Ava a revelar o que está acontecendo.

Sábado: Martinho não consegue descobrir a causa do sofrimento de Ava. Juliano volta a ser alvo de comentários por causa de suas curas. Edivânia descobre que Lara e Patrício ficaram noivos. Barnabé volta com Verena e discursa na praça. Ava rompe com Martinho.

15 a 20/02/1999
Segunda: Ava garante a Martinho que não o ama mais. Bilac expulsa Juliano do templo e passa mal. Lívia anuncia que vai partir para o Rio no dia seguinte. Edivânia fere Lara. Martinho procura Ava para nova conversa, mas ela não volta atrás. Ava exige que Custódia lhe revele onde está o filho.

Terça: Custódia pede rompimento público para cumprir sua parte. Lívia conta a Verena que está grávida. Verena desconfia de que o filho é de Juliano, mas Lívia nega. Barnabé confidencia a Gregory que ele e Verena serão sócios em um parque. Juliano diz a Bilac que vai mudar-se. Antônio encontra Rebeca.

Quarta: Rebeca diz a Antônio que não o quer mais. Juliano decide ficar na casa de Bilac e pede que ele não o enfrente. Lívia se despede do pai. Patrício ameaça ficar com a guarda do filho se Edivânia não parar de atormentar Lara. Jorgete surpreende Martinho bêbado. Custódia leva-o para o casarão e o beija.

Quinta: Ava revela a Rebeca que ama Martinho mas não pode ficar com ele. Antônio decide fugir com Júnior e Lívia coloca a polícia atrás deles. Martinho acorda na casa de Custódia. Antônio rouba um carro para continuar a fuga. Edivânia pensa em abortar. Néris alcança Antônio e diz que ele está preso.

Sexta: Baby procura Ava. Antônio e Lívia prestam depoimento. Ieda descobre que Néris gastou as economias. Jacira revela a ela que o sogro estava sendo chantageado e lhe mostra o esconderijo das cartas. Néris sugere que Lívia não abra processo contra Antônio. Custódia dá a Ava um endereço em Goiás, onde está o filho.

Sábado: Ava se prepara para viajar. Por insistência de Rebeca, Ava revela que teve pistas do filho e que por isso desistiu de seu casamento com Martinho. Antônio fica preso até a decisão de Lívia. Lívia decide chantagear Antônio. Edivânia convence Jacira a lhe dar dinheiro para o aborto. Quando desiste da loucura, sai correndo e rola pela escada.

22 a 27/02/1999
Segunda: Edivânia passa mal, e Tonha convence Néris a soltar Antônio para cuidar da filha. Custódia procura Martinho, pede para ser apresentada aos filhos dele e trata bem Delfina. Depois, convida Martinho para jantar. Edivânia perde o filho, para tristeza de Patrício. Lívia volta a chantagear Antônio.

Terça: Antônio se recusa a ir para o Rio com Lívia em troca de sua liberdade. Ava vai para Goiás e recebe outra pista falsa do filho. Martinho descobre por meio de Tonha que Ava a procurou para descobrir o paradeiro de Éder. Juliano descobre que Lívia está grávida. Lívia nega que ele seja o pai. Rebeca perdoa Antônio.

Quarta: Lívia descobre que Rebeca reatou seu romance com Antônio e a chantageia. Ava telefona para Ieda, mas não conta a ela o motivo da viagem. Edivânia entra em depressão pela perda do filho. Baby e Zulu discutem. Barnabé pede Verena em casamento. Custódia beija Martinho.

Quinta: Custódia se declara a Martinho. Martinho vai embora e recorda seus momentos com Ava. Ele diz a Delfina que não acredita que Ava deixou de amá-lo e que vai descobrir a verdade. Rebeca decide romper com Antônio para livrá-lo do processo. Ieda e Martinho se unem a Tonha para descobrir o paradeiro de Éder. Lívia pergunta a Antônio se ele irá com ela para o Rio.

Sexta: Antônio se recusa a viajar com Lívia, mas ela acaba desistindo do processo. Ava recebe mais uma pista falsa sobre o paradeiro do filho. Martinho contrata um detetive para procurar Éder. Antônio é solto. Gregory descobre que as cartas recebidas pelo sogro vêm do advogado de Custódia. Custódia e Tonha se enfrentam.

Sábado: Custódia e Tonha brigam. Néris as separa. Depois de mais uma chantagem de Custódia, Néris decide contar a verdade a Ieda. Ieda enfrenta Custódia e perdoa Néris. Ava e Martinho se encontram.

01 a 06/03/1999
Segunda: Néris revela a Ieda a chantagem de Custódia e decide recuperar seu dinheiro. Os meninos entregam o tesouro encontrado para a Prefeitura. Juliano decide pregar nas ruas. Bilac desmaia. Martinho beija Custódia.

Terça: Martinho desiste de transar com Custódia. Lívia, Rebeca e Antônio socorrem Bilac e Juliano tenta impedir que ele seja levado ao hospital. Néris declara guerra a Custódia. Ava revela a Delfina que ama Martinho. Éder procura Tonha.

Quarta: Éder pede a Ovídio que o ajude a revelar a verdade. Antônio decide ir para o Rio com o filho. Rebeca fica preocupada com os desatinos de Juliano. Custódia decide mandar Ava para a Polônia com nova pista falsa do filho. Edivânia reencontra o pai. Custódia descobre que Éder voltou.

Quinta: Martinho muda as funções da filha na padaria. Éder decide procurar Ava. Custódia tenta chantagear Éder. Éder revela a Custódia que os gêmeos estão vivos. Custódia atira em Éder e Barnabé vê que o tiro saiu do casarão. Éder morre e Custódia decide incriminar Kajão.

Sexta: Kajão é preso. Custódia promete indenizá-lo. Martinho tenta conversar com Ava. Jorgete fica chocada ao saber que Custódia mandou incendiar o berçário. Ava revela a Rebeca que está sendo chantageada por Custódia. Ava pressiona Custódia.

Sábado: Néris descobre por Jacira que Éder tinha estado no casarão antes de ser baleado. Tonha exige que Bilac e Ovídio lhe contem a verdade. Kajão revela a Néris que ajudou a a montar a farsa da enfermeira, e Ava percebe que foi enganada. Ava e Martinho reatam. Tonha exige de Custódia a verdade.

08 a 13/03/1999
Segunda: Tonha acusa Custódia e é expulsa do casarão. Verena decide ajudar Kajão e pede que Barnabé seja o advogado de defesa. Ava revela aos pais a chantagem de Custódia. Ava diz a Custódia que reatou com Martinho e lhe dá uma bofetada. Custódia procura Martinho.

Terça: Custódia tenta comover Martinho, mas ele a rejeita. Ovídio e Bilac decidem revelar o segredo sobre Antônio e Juliano e marcam uma reunião. Custódia presta depoimento.

Quarta: Néris consegue fazer Custódia cair em contradição. Patrício pede Lara em casamento. Lívia ameaça Rebeca. Juliano fica desesperado com a partida de Lívia, revela que eles transaram e agride Antônio com violência. Ovídio separa a briga e revela que Juliano e Antônio são irmãos.

Quinta: Desesperado, Juliano procura Custódia e tenta matá-la. Antônio chega para impedi-lo. Juliano se recusa a procurar Ava. Ovídio conta toda a verdade a Tonha. Bilac conta a Ava que Antônio e Juliano são seus filhos. Ava e Antônio se abraçam. Lívia decide não viajar mais.

Sexta: Antônio tenta se reconciliar com Rebeca, mas ela o rejeita por medo de Lívia. Lívia acusa Bilac por seus erros. Barnabé hesita em aceitar defender Kajão. Custódia procura Martinho, mas ele a expulsa. Bilac é rejeitado por todos. Baby e Zulu transam. Néris procura Custódia para prendê-la.

Sábado: Custódia é presa. Ava procura por Juliano, que está vagando pela mata. Ava tem um encontro com os netos. Ovídio tenta consolar Bilac. Antônio pede explicações a Lívia sobre sua noite com Juliano. Ela nega que o filho que espera é de Juliano. Juliano volta à cidade e proclama o fim do mundo.

15 a 20/03/1999
Segunda: Juliano diz a Bilac que vai construir um templo na mata e levar Ester com ele. Rebeca tenta conversar com Juliano, mas ele se nega a falar com Ava. Custódia é solta e começa a planejar sua vingança. Ela passa mal e Antônio a socorre. Ava vai ao casarão atrás de Antônio.

Terça: Ava e Custódia brigam. Rebeca conversa com Lívia, que nega que o filho que espera seja de Juliano. Rebeca, com a ajuda de Néris e Antônio, consegue alegar insanidade de Juliano para obter a guarda da filha. Juliano consegue fugir com Ester para a mata. Verena ajuda Kajão a fugir e pede ajuda a Barnabé. Custódia é assassinada.

Quarta: Antônio e Rebeca encontram Ester. Zulu, Ava, Kajão e Juliano têm atitudes suspeitas. Jorgete e Verena descobrem o corpo de Custódia. Néris desconfia de Kajão. Tonha fica com medo de que Zulu seja acusado. Martinho suspeita de Ava e Jorgete, de Juliano. Edivânia pede emprego na loja de Patrício, mas ele nega. Para defender Juliano, Ava confessa o crime.

Quinta: Ava é contraditória em seu depoimento e Néris a dispensa. Lívia diz a Antônio que vai partir para o Rio. Zulu é interrogado por Néris. Ava confessa a Martinho que viu Juliano perto do casarão. Kajão é descoberto pela polícia. Juliano descobre o paradeiro de Ester e provoca um incêndio com o poder de suas mãos.

Sexta: Antônio salva Rebeca e Ester do incêndio. Juliano é internado. Verena, Kajão e Barnabé partem para Miami. Néris desfaz o mistério da morte de Custódia. Bilac pede Tonha em casamento. Jorgete torna-se dona do casarão. Zulu e Baby ficam noivos. Edivânia vende pamonha. Martinho e Ava se casam. Rebeca fica grávida. O parto de Lívia é antecipado e ela morre. Antônio e Rebeca se casam.

Sábado: Reapresentação do último capítulo.

Elenco / Personagens

ANTÔNIO MOURÃO JR. (Helder Agostini) Filho de Antônio (Murilo Benício) e Lívia (Flávia Alessandra). Júnior é um menino doce e afetuoso, muito agarrado ao pai, de quem é companheiro e com quem gosta de brincar. Júnior gosta da mãe, mas sente que a relação com Lívia é difícil. Sofre quando os pais se separam e passam a disputar sua guarda na Justiça. Torna-se amigo de Ester (Camila Farias), filha de Juliano (Leonardo Brício) e Rebeca (Alessandra Negrini), e juntos vivem muitas aventuras, à caça do fantasma de frei Tomás.

REBECA MACIEL (Alessandra Negrini) Heroína romântica, apaixonada, meiga e inteligente. Não é frágil nem inocente, mas sua extrema sensibilidade faz com que seja introspectiva e resguarde seus sentimentos. Tem bom caráter, detesta magoar os outros, é ousada, mas serena. Sabe que Antônio (Murilo Benício) é o homem de sua vida, mas afasta-se dele por conta da interferência de sua irmã, Lívia (Flávia Alessandra), que arma para engravidar do rapaz. Perdeu a mãe quando tinha um ano de idade e passou a ser criada com extrema rigidez pelo pai, o pastor protestante Bilac (Mauro Mendonça), que pretendia prepará-la para ser mulher de pastor. Bilac sempre exigiu demais de Rabeca, que se sentia na obrigação de corresponder à sua expectativa. Após separar-se de Antônio envolve-se com Juliano (Leonardo Brício), pupilo do pastor Bilac, com quem se casa e tem Ester (Camila Farias).

LÍVIA MACIEL (Flávia Alessandra) Filha do pastor Bilac (Mauro Mendonça) e irmã e antagonista de Rebeca (Alessandra Negrini). Lívia é uma jovem impulsiva, voluntariosa, indomada e sensual, meio selvagem. Nunca se submeteu ao pai, sempre foi decidida e independente. Sonha em abandonar a vida que leva em São Tomás de Trás, trabalhando como rendeira e frequentando os cultos da igreja do pai. Vê em Antônio (Murilo Benício) uma chance de conseguir realizar seu desejo. Mesmo sabendo do romance entre o rapaz e sua irmã, ela o seduz e engravida dele. Os dois se casam, vão morar na capital e têm Júnior (Helder Agostini). A mãe de Lívia morreu no seu parto, o que a faz se sentir culpada. A falta da mãe e a indiferença do pai fizeram com que Lívia se sentisse rejeitada.

BILAC MACIEL (Mauro Mendonça) Líder da igreja protestante local e pai de Rebeca (Alessandra Negrini) e Lívia (Flávia Alessandra). Perdeu a mulher muito cedo, no parto de Lívia, e, para enfrentar a solidão, dedicou-se à criação das filhas e a cuidar dos fiéis do seu templo. É um pastor respeitado, franco, honesto, austero, culto e grande orador. Mas também é muito teimoso, turrão, empacado, vivendo em embate com o padre Ovídio (Cláudio Corrêa e Castro). Os dois foram grandes amigos no passado, mas passaram a se odiar e a disputar ferozmente os fiéis da cidade. Tem grande afinidade com Juliano (Leonardo Brício), um pupilo que prepara desde criança para dar continuidade ao seu trabalho na igreja.

JULIANO (Leonardo Brício) Juliano é um jovem instável, que sofre por ser completamente obcecado por Lívia (Flávia Alessandra), que, embora o rejeite, gosta de provocá-lo. É o antagonista de Antônio (Murilo Benício), por quem sabe que sua amada é apaixonada. Como Lívia arma contra a irmã, Rebeca (Alessandra Negrini), namorada de Antônio, e acaba engravidando do rapaz, resta a Juliano se casar com Rebeca, com o apoio do pastor Birlac, que via no futuro genro um rapaz capaz de dar continuidade ao seu trabalho na igreja e à sua família. Para agradar ao pastor e poder sucedê-lo, o rapaz estuda com dedicação. Da união de Rebeca e Juliano nasce Ester (Camila Farias). Desde a infância, Juliano carrega o medo de não ser amado. É sensível, mal resolvido em relação ao passado sentindo-se injustiçado e perseguido e, ao longo da novela, revela seu verdadeiro caráter: é falso, dissimulado, rancoroso e vingativo. Além disso, demonstra ter poderes paranormais.

ESTER (Camila Farias) Filha de Rebeca (Alessandra Negrini) e Juliano (Leonardo Brício). Uma menina meiga, carinhosa e tagarela, sempre cheia de histórias para contar. É muito moleca, destemida e encantadora com todos, incluindo os adultos. Tem uma relação muito amorosa com a mãe e é mais distante do pai. Não é uma criança solitária, mas ainda não tem uma grande amiga. Acaba se aproximando de Júnior (Helder Agostini), filho de Antônio (Murilo Benício) e Lívia (Flávia Alessandra), que se torna seu grande parceiro.

CUSTÓDIA ALVES SERRÃO (Marília Pêra) Fazendeira riquíssima, de uma família tradicional, dona de enormes plantações de caju. Não sai de casa há 30 anos, desde que o noivo Fausto (Lima Duarte) desapareceu, sem dar explicação e sem deixar paradeiro. Está sempre muito bem vestida e penteada, como se diariamente tivesse uma festa para ir. Na verdade, criou um mundo paralelo e diz estar sempre pronta para receber Fausto. É uma mulher extravagante, desmedida, soberba, egoísta, cruel e arbitrária. Não dá satisfação dos seus atos a ninguém e, na cidade, há quem ache que ela é o fantasma que assombra as praias à noite. Vive se metendo na vida de seu irmão Inácio (Nuno Leal Maia).

INÁCIO ALVES SERRÃO (Nuno Leal Maia) irmão de Custódia (Marília Pêra), marido de Verena (Lilia Cabral) e amante de Ava Maria (Ângela Vieira). Dedicou a vida inteira à política, seguindo a tradição da família, que sempre mandou na região. Tem educação refinada, mas é um homem de hábitos simples, sem afetação, e bem-humorado, tornando-se querido pelo povo. Acha que chegou a hora de se aposentar para curtir a maturidade ao lado da amante, Ava Maria. Casou-se muito cedo com Verena e logo se decepcionou com a falta de caráter da mulher. Aceita se candidatar a prefeito sob pressão de Custódia, mas afirma que esta será sua última eleição. Morre durante a novela.

VERENA (Lilia Cabral) Esposa de Inácio (Nuno Leal Maia) e cunhada de Custódia (Marília Pêra). É uma criatura terrível, sem escrúpulos nem caráter e com um passado misterioso. É uma mulher bem-humorada e divertida, mas quando está sem paciência é demolidora com suas observações venenosas. Com a morte de Inácio, volta do seu exílio em Miami para o que pensa ser uma rápida viagem de negócios. Como eles não têm filhos, planeja abocanhar a herança do marido, mas não contava com um imprevisto: Ava Maria (Ângela Vieira), a amante, reivindica parte da herança, levando em consideração os anos de vida em comum com Inácio.

FAUSTO (Lima Duarte) Simpático e cínico, como muitos estelionatários, Fausto sempre ganhou a vida aplicando golpes em mulheres carentes. O criminoso fugiu do cerco policial e foi para São Tomás de Trás atraído pela possibilidade de ganhar dinheiro fácil através da lenda do frei e do tesouro. Foi quando se envolveu com Custódia (Marília Pêra), a mais rica herdeira da região. Mas acabou sendo denunciado por Barnabé (Osmar Prado), também apaixonado por Custódia, e preso. Volta à cidade depois de 30 anos de cadeia, disposto a se vingar de Barnabé (Osmar Prado). Assusta-se ao saber que Custódia o esperou tanto tempo.

BARNABÉ DE BARROS (Osmar Prado) Quando jovem e pobre, foi apaixonado por Custódia (Marília Pêra), chegando a ter esperanças de se casar com a rica herdeira. Quando ela se envolveu com Fausto (Lima Duarte) e o desprezou, Barnabé não sossegou até colocar o rival na cadeia. Mas nunca contou a verdade sobre a prisão, deixando Custódia acreditar que Fausto havia partido. É contraditório, capaz de gestos de amor, mas também de crueldade e violência. É pão-duro e mora sozinho. É esperto quando o assunto é política, mas ingênuo diante das mulheres. Dedica-se a enriquecer, a combater a família Alves Serrão para se vingar da humilhação e destruir Custódia.

CONDESSA Ela diz se chamar Stefania di Lorenzo, descendente de uma tradicional família italiana, e ser viúva do Conde de Monte Rosso. Em São Tomás de Trás, é tratada como Condessa, mas é provável que a sua história seja falsa e que ela tenha tido apenas um caso com um italiano que lhe deixou um filho, Pietro (Samuel Costa). Faz tudo para sobreviver, até arranjar emprego como professora de etiqueta e boas maneiras de Barnabé (Osmar Prado). É uma mulher exuberante, divertida e desbocada. Em suas aulas, ensina coisas absurdas a Barnabé. Ele lhe dá ouvidos, mais ignorante do que ela em matéria de sociedade.

PIETRO (Samuel Costa) Filho da Condessa. Todos os dias mede sua altura, com medo de não crescer, repetindo a sina do tio-avô. A mãe ajuda a aumentar esse seu medo, e ele devora revistas sobre o assunto. Quanto mais ansioso fica, mais devora batata frita. Pietro se torna amigo de Joca (Letícia Medella), a menina que não quer crescer.

MARTINHO AMOEDO (José Mayer) É maduro, equilibrado, um dos poucos na cidade que tem os pés no chão. Sabe que prosperidade se consegue com trabalho e não tem sonhos de encontrar o tesouro escondido do frei. Martinho tem um caráter forte, é generoso, justo, compreensivo e naturalmente sedutor. É um excelente administrador dos seus negócios. Possui uma butique de pães, onde prepara receitas insuperáveis. Desde a morte da mulher, vive para cuidar dos filhos Patrício (Mário Frias), Baby (Samara Felippo), Joca (Letícia Medella) e Dã (Sergio Hondjakoff). Acaba se apaixonando por Ava Maria (Ângela Vieira), amante de seu melhor amigo, Inácio (Nuno Leal Maia). Por respeito ao amigo, no entanto, não deixa o sentimento transparecer. Não tem a menor inclinação para a política, mas, para atender a um pedido de Inácio, compõe com ele a chapa para a prefeitura, candidatando-se a vice-prefeito. Quando Inácio morre, vira o titular do cargo que nunca desejou ocupar e investe no romance com Ava Maria.

PATRÍCIO AMOEDO (Mário Frias) Filho mais velho de Martinho (José Mayer) e irmão de Baby (Samara Felippo), Joca (Letícia Medella) e Dã (Sergio Hondjakoff).  É o galã da cidade, com seu lado moderno, urbano e atual. É apaixonado por Lara (Carolina Abranches). Quando fica ao lado dela, começa a gaguejar, não sabendo falar direito sobre esse amor. Anseia por independência, mas, para o seu tormento, divide o quarto com o irmão caçula, Dã. Cada qual quer seu espaço e privacidade.

BABY AMOEDO (Samara Felippo) Segunda filha de Martinho (José Mayer) e irmã de Patrício (Mário Frias), Joca (Letícia Medella) e Dã (Sergio Hondjakoff). É uma jovem bonita, sensual, atrevida, supervaidosa e que adora chamar a atenção. É gastadeira, para desespero do pai, que não sabe como lidar com a filha. Sua terapia para se recuperar depois de receber um boletim de notas baixas é frequentar o shopping e sempre vai a Fortaleza fazer compras.

JOCA AMOEDO (Letícia Medella) Joana é a terceira filha de Martinho (José Mayer) e irmã de Patrício (Mário Frias), Baby (Samara Felippo) e Dã (Sergio Hondjakoff). É uma menina bonita, ainda com corpo de criança. Usa cabelo curto e se recusa a crescer para poder brincar a vida inteira. Não quer nem pensar em namorar e é teimosa quando quer algo. Nas peladas de futebol, é a única menina entre os meninos. Desenvolve uma forte amizade com Pietro (Samuel Costa), o menino que não consegue crescer.

AMOEDO (Sergio Hondjakoff) Daniel é o filho caçula de Martinho (José Mayer) e irmão de Patrício (Mário Frias), Baby (Samara Felippo) e Joca (Letícia Medella). É muito agitado, tem uma inteligência excepcional, adora ler e deseja chegar logo à adolescência. Passa horas em frente ao espelho procurando o primeiro fio de barba. Seu ídolo é o irmão Patrício (Mário Frias), que, por sua vez, quer distância do pirralho. Dã é leal e obediente, só querendo provar seu valor. Une-se a Pietro (Samuel Costa) e Joca, e os três formam um esquadrão caça-fantasmas.

DELFINA (Eloísa Mafalda) Trabalha há décadas para a família de Martinho (José Mayer) como governanta. Foi babá das crianças e, com a morte da patroa, assumiu a casa. Foi muito feliz com o marido, mas já é viúva ‘há séculos”, como costuma dizer. Não se mete onde não é chamada e, apesar de adorar os meninos, sabe que não é da família. Junta dinheiro para realizar seu único sonho: dar a volta ao mundo em um cruzeiro e conhecer terras exóticas. Foi a primeira a perceber o que o patrão sente por Ava Maria (Ângela Vieira), mas não revela o que sabe a ninguém.

AVA GARDNER MARIA FERREIRA DE SOUZA (Ângela Vieira) Uma mulher forte, eloquente, exagerada, independente e determinada. É alegre, autêntica, popular, esfuziante e temperamental, além de muito feminina e sensual. É dona do Glamour, um salão de beleza cheio de frescuras e alto astral, ponto de encontro e epicentro das fofocas locais. Nunca deixou que o povo preconceituoso da cidade a discriminasse por ser amante de um homem casado, o prefeito Inácio (Nuno Leal Maia). Sofre muito com a morte dele, mas, com o passar do tempo, descobre em Martinho (José Mayer) um homem especial. Ava é filha de Néris (Ary Fontoura) e Yeda (Laura Cardoso) e irmã de Gregory (Ricardo Petraglia).

NÉRIS FERREIRA DE SOUZA (Ary Fontoura) Marido de Yeda (Laura Cardoso), pai de Ava (Ângela Vieira) e Gregory (Ricardo Petraglia) e delegado de São Tomás de Trás. Só pensa na aposentadoria, que está próxima. Apesar de ter vivido durante toda sua vida em cima do muro, sem se envolver, tende um pouco para o lado dos poderosos. Não quer ficar mal com os dois manda-chuvas da cidade: Custódia (Marília Pêra) e Barnabé (Osmar Prado). Não é corrupto, nem mau caráter, mas é omisso e acomodado.

YEDA FERREIRA DE SOUZA (Laura Cardoso) Mulher de Néris (Ary Fontoura) e mãe de Ava (Ângela Vieira) e Gregory (Ricardo Petraglia). Uma senhora divertida, bem-humorada, alto astral e uma fiel companheira do marido nos bons e maus momentos. Sempre incentivou a filha a só fazer o que mandasse seu coração, sem se importar com o julgamento alheio. Yeda é o ponto de equilíbrio da família, uma mulher positiva e realizada na vida amorosa e familiar.

GREGORY FERREIRA DE SOUZA (Ricardo Petraglia) Filho de Néris (Ary Fontoura) e Yeda (Laura Cardoso), irmão de Ava (Ângela Vieira), marido de Jacira (Bia Nunnes) e pai de Lara (Carolina Abranches). Seu nome é uma homenagem ao astro americano de cinema Gregory Peck. Tem um excelente caráter, é boa praça, simpático, honesto, trabalhador e o homem de confiança de Martinho (José Mayer) em todos os negócios. Não tem grandes ambições na vida, o que é fonte de conflitos com sua mulher. É tranquilo, apaziguador e romântico. Vive dando presentes e fazendo surpresas para a esposa, completamente cego aos defeitos dela. Adora a vida em família e não pensa em se mudar da casa dos pais.

JACIRA FERREIRA DE SOUZA (Bia Nunnes) Mulher de Gregory (Ricardo Petraglia) e mãe de Lara (Carolina Abranches). Foi pobre na infância e nunca perdeu o medo de passar necessidades. É uma espécie de promoter do salão de beleza de Ava Maria (Ângela Vieira), sua cunhada, mas, na verdade, não faz nada e passa os dias fofocando. Todos toleram Jacira e evitam discutir com ela por respeito a Gregory. É uma mulher venenosa, impiedosa, impaciente, mesquinha e interesseira. Faz o marido de gato e sapato, apesar de amá-lo. A filha única é depositária de suas frustrações: ela sonha vê-la bem casada, com um jovem rico e de futuro promissor, como Patrício (Mário Frias), filho mais velho de Martinho (José Mayer).

LARA FERREIRA DE SOUZA (Carolina Abranches) Filha de Gregory (Ricardo Petraglia) e Jacira (Carolina Abranches) e afilhada de sua tia Ava Maria (Ângela Vieira). É uma jovem moderna e a melhor amiga de Baby (Samara Felippo), mas não é tão gastadeira como ela. Nunca sentiu mais do que amizade por Patrício (Mário Frias), mas Jacira a faz aceitar o pedido de namoro do rapaz. Criada para virar uma dondoca fútil, curte uma paixão secreta por Zulu, um amor impossível pela diferença social que os separa.

TONHA DA PAMONHA (Arlete Salles) Mãe solteira, tendo sido abandona por Eder (Milton Gonçalves) e criado os dois filhos Zulu e Edvânia (Taís Araújo) sozinha, com muita dificuldade, vendendo pamonha. É uma mulher de fibra, valente, corajosa, digna e positiva. Tem mania de perseguição e acha que tudo lhe acontece só porque é pobre. É uma figura pitoresca e popular, querida na cidade onde vende pamonha, em uma carrocinha na praça. Incentivada por Barnabé (Osmar Prado), lança-se na política e se torna a vereadora mais votada da história de São Tomás de Trás. Passa por uma grande trasnformação quando é eleita, mudando de roupa e penteado.

EDER (Milton Gonçalves) Abandona a família, o que faz com que sua esposa, Tonha da Pamonha (Arlete Salles), assuma os filhos, Zulu e Edvânia (Taís Araújo), e todas as responsabilidades familiares.

ZULU Edvaldo é o filho mais velho de Tonha (Arlete Salles) e irmão de Edvânia (Taís Araújo). É um rapaz alto, forte e carismático, mas também arrogante, irresponsável e problemático. É o bad boy da cidade, sempre afrontando o poder estabelecido. Apesar de provocar altas dores de cabeça à mãe, é capaz de tudo para defendê-la. Regula a vida da irmã como se fosse seu pai.

EDVÂNIA (Taís Araújo) Filha caçula de Tonha (Arlete Salles) e irmã de Zulu. Edvânia é uma jovem naturalmente elegante. Trabalha no salão de Ava Maria (Ângela Maria) e gosta de moda. Dá muito valor à aparência e seu sonho é ir embora da cidade para virar modelo. É revoltada com a vida que leva e tem vergonha da mãe pelas suas maneiras exageradas e pela pobreza. Gosta de Patrício (Mário Frias), mas sofre por saber que ele está apaixonado por Lara (Carolina Abranches).

ZÉ DA RAPADURA (Cosme dos Santos) Vendedor ambulante na praça e colega de Tonha da Pamonha (Arlete Salles).

SELMA (Suzana Ribeiro) Mãe de Tico (Yan Whately) e Bisteca (Caroline Pavanelli) e empregada da casa de Custódia (Marília Pêra). Selma é uma mulher humilde e sem instrução, grata a Custódia por dar serviço aos filhos nas plantações de caju e por deixar que as crianças morem com ela no casarão.

TICO (Yan Whately) Filho de Selma (Suzana Ribeiro) e irmão de Bisteca (Carolina Pavanelli). É um menino muito responsável, que recebeu o apelido por ser um tiquinho de gente. Perdeu o pai quando era pequeno e por isso se sente o homem da família. Nunca foi ao colégio e, desde cedo, trabalha nas fazendas de Custódia (Marília Pêra), patroa da sua mãe, para ajudar a sustentar a família. Protege a irmã com unhas e dentes.

BISTECA (Carolina Pavanelli) Filha de Selma (Suzana Ribeiro) e irmã de Tico (Yan Whately). É uma menina doce, obediente, tímida e assustada. É pequena, frágil, tem uma saúde muito precária e é quase só carne e osso, daí o apelido de Bisteca. Acha que Custódia (Marília Pêra), patroa da sua mãe, é uma bruxa disfarçada, por isso foge dela. É muito agarrada ao irmão, pois sabe que ele sempre a defenderá. Trabalha nas plantações de caju de Custódia e desenvolve uma doença causada pelo uso de agrotóxicos.

KAJÃO (Roberto Bomtempo) Capanga de Custódia (Marília Pêra), por quem tem uma fidelidade canina, e o encarregado de cuidar das fazendas. É severo como um feitor de escravos e vigia o trabalho das crianças nas plantações de caju. Quando é preciso, faz trabalhos sujos para a patroa.

JORGETE (Rosi Campos) Secretária particular de Custódia (Marília Pêra) e seu braço direito nas manobras para controlar a cidade. É uma mulher inteligente, competente e dissimulada. Tem duas caras. Pela frente, é servil e humilde, mas pelas costas rouba a patroa, superfaturando as compras da casa. Custódia humilha Jorgete, que desconta em cima da empregada Selma (Suzana Ribeiro).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:

Leve-me Daqui – Tema de Lívia
Compositores: Rogério Meanda/ Vanessa Rangel
Intérprete: Vanessa Rangel

Perfume de Luar – Tema geral
Compositores: Bell Marques/ Wadinho Marques/ Rey/ Waltinho Cruz/ Deny
Intérprete: Chiclete com Banana

Meu Bem Querer – Tema de abertura
Compositores: Djavan
Intérprete: Djavan

Aroma do teu Corpo – Tema de Ava Maria
Compositores: Nando Cordel/ Dominguinhos
Intérprete: Elba Ramalho

Azul da Cor do Mar – Tema de Tonha
Compositores: Tim Maia
Intérprete: Sandra de Sá

Por Debaixo dos Panos / Homem com H – Tema de Barnabé
Compositores: Antonio Barros/ Cecéu
Intérprete: Antônio Barros e Cecéu

Você é Minha – Tema do casal Antônio e Rebeca
Compositores: Caetano Veloso
Intérprete: Caetano Veloso

Mi Buenos Aires Querido – Tema de Custódia
Compositores: Carlos Gardel/ Alfredo Le Pera
Intérprete: Carlos Gardel e Maria Graña

O Amor Não Sabe Esperar – Tema de Patrício e Lara
Compositores: Herbert Vianna
Intérprete: Os Paralamas do Sucesso e Marisa Monte

Teu Sonho Não Acabou – Tema de Martinho
Compositores: Taiguara
Intérprete: Yara

Contradição – Tema de Baby
Compositores: Marcos Cunha/ Cris Braun/ William Magalhães
Intérprete: Cris Braun

Ticket to Ride – Tema de locação
Compositores: Lennon/ McCartney
Intérprete: The Petropolis Girl’s Choir

Dias de Chuva – Tema de Antônio
Compositores: P.Williams/ R.Nichols/ Beto Guedes/ Ronaldo Bastos
Intérprete: Beto Guedes

O Senhor é Meu Pastor – Tema de Juliano
Compositores
Intérprete: Vera Negri

Internacional

Keep on Movin’ – Tema de Edivânia
Compositores: Alexia/ Robyx
Intérprete: Alexia

Silly Man – Tema de Patrício e Lara
Compositores: The Tony Rich Project
Intérprete: The Tony Rich Project

From This Moment on – Tema de Rebeca e Antônio
Compositores: Lange/ Twain
Intérprete: Shania Twain

Baby Come Back – Tema de Martinho e Ava Maria
Compositores: J. C. Crowley/ Peter Beckett
Intérprete: No Mercy

Don’t Play with My Heart
Compositores
Intérprete: Modern Talking

You Send me Flying
Compositores: Billie Myers
Intérprete: Billie Myers

Ob-La-Di-Ob-La-Da
Compositores: Lennon/ McCartney
Intérprete: Inner Circle

All for Love
Compositores: Jimmy Cliff
Intérprete: Jimmy Cliff

Please
Compositores
Intérprete: Sweet Tide

Fire
Compositores: Bruce Springsteen
Intérprete: Des’ree

No Creo
Compositores: Shakira/ Luis Fernando Ochoa
Intérprete: Shakira

No Matter What
Compositores: Jim Steinman
Intérprete: Boyzone

Muñequita (Nikita) – Tema de Verena e Barnabé
Compositores
Intérprete: Trini Lopez

When the Lights Go Out – Tema de Baby e Zulu
Compositores: E Kennedy/ Five/ J McClaughlin/ M Percy/ T Lever
Intérprete: Five

Esperanza – Tema de Lívia
Compositores: Chéin García Alonso/ Enrique Iglesias
Intérprete: Enrique Iglesias

I’ll Be There for You
Compositores
Intérprete: D-Soul

0 Comentário para: “Meu Bem Querer Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *