Maria Isabel Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Maria Isabel desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Maria Isabel e de todas as novelas do SBT.

Sobre a Novela Maria Isabel

  • Título Original: María Isabel
  • Período de exibição (Original/México): 04/08/1997 a 06/02/1998
  • Nº de capítulos (Original/México): 125
  • Autoria: Yolanda Vargas Dulché
  • Direção: Miguel Córcega e Mónica Miguel
  • País de origem: México
  • Título no Brasil: Maria Isabel
  • Período da 1ª exibição (SBT): 20/11/2000 a 19/02/2001
  • Horário (SBT): 16h00
  • Nº de capítulos (SBT): 66

Maria Isabel é uma jovem e humilde índia, que desde bem pequena vive em Nayarit com seu pai, Pedro, e sua madrasta, Chona, que sempre a odiou e a maltratou. Seu melhor amigo, até então, era o sapeca André. Mas o destino tratou de uni-la à Graziela, filha do homem mais poderoso da cidade, Félix Pereira. Uma forte amizade surgirá entre essas jovens, embora muitos obstáculos venham a tentar impedir.

Depois de oito anos, a partir do início da história, Maria Isabel se torna uma linda mulher, e também a noiva de André. Graziela, que passou quase toda a vida em um colégio interno na capital, retorna e reencontra a amiga, por quem sempre teve muito afeto e carinho. A jovem índia consegue um trabalho na mansão da família Pereira, onde terá muitos problemas com Manuela.

Após sua chegada da capital, Graziela conhece, numa igreja, o engenheiro Leonardo. Os dois se apaixonam e se envolvem, contra a vontade de Félix, e acabam tendo uma filha. Mas antes disso, muitas tragédias acontecem.

Quando Félix descobre o caso de sua filha com Leonardo, fica furioso e chega até a bater nela. Mas isso não a impede de planejar um casamento às escondidas e uma fuga.

Na cidade, todos acham que quem está tendo um caso com o engenheiro encarregado de construir a nova estrada é a Maria Isabel. A família e os amigos da jovem índia ficam contra ela por estar traindo André, com quem acabara de se comprometer oficialmente. Pedro e Chona a expulsam da sua chopana e André a despreza.

Enquanto isso, Graziela descobre que está grávida e decide fugir imediatamente para Guadalajara. Ela dá à luz uma linda garotinha, que chamará de Rosa Isela. Dias após o parto, seu coração, infelizmente, não agüentará e ela acabará morrendo. Maria Isabel promete cuidar para sempre daquela criança órfã de sua amiga, e vai tentar a vida na capital, onde parece não ter muita sorte.

Na Cidade do México vive Elisa, uma mulher bonita e independente, casada com o famoso engenheiro Ricardo. Elisa sempre mostrou muita saúde, principalmente pelo fato de praticar vários esportes. Mas ela logo descobre que tem um tumor maligno no cisto ovariano. Ela é operada e sua vida é salva, entretanto não poderá mais ter filhos, que era tudo o que queria. Desde então ela fica aflita pensando que seu marido irá abandoná-la por isso. Mas Ricardo prova que a ama de verdade quando diz que tendo-a a seu lado e tendo a sua filha, a pequena Glória, nada lhe faltará.

Algum tempo depois de sua operação, Elisa reencontra uma velha amiga, Lucrécia. Lucrécia é uma mulher que já teve um passado muito sujo e que se envolveu com um perigoso homem, Armando. Este, assim que tem uma oportunidade rouba as mais valiosas jóias de Elisa e a mata, indiretamente.

Após a morte da esposa, Ricardo entra em depressão, e Lucrécia não perde tempo e começa a tentar conquistá-lo, e até certo tempo, mantém com ele um caso, somente baseado na mentira e no interesse.

Passam-se mais seis anos e Maria Isabel, depois de seus muitos empregos temporários, encontra-se com Ricardo, que lhe dá um trabalho como servente de sua casa. Dois anos depois, por acidente, Maria Isabel confessa a Ricardo que está apaixonada por ele, enquanto luta para ganhar o carinho de Glória, que a humilha, influenciando Rosa Isela, que passa a ter vergonha de sua mãe por ser uma índia e por julgá-la inferior.

Ricardo descobre o verdadeiro caráter de Lucrécia e rompe com ela. E sua filha, Glória foge com o namorado, Gilberto, que a engana e enche sua vida de miséria e tristeza. Por outro lado, Rosa Isela conhece Félix e descobre a verdade de sua origem. Deixando-se seduzir pela riqueza do avô, vai embora com ele, abandonando Maria Isabel sem reconhecer tudo que fez por ela e o amor que lhe deu.

Decepcionado com a vida, Ricardo finalmente descobre em Maria Isabel todos os valores e sentimentos que sempre buscou. Se apaixona por ela e a pede em casamento.

Maria Isabel e Ricardo se casam e quando parecia que a felicidade tinha chegado para ficar e coroar uma vida de sofrimentos e sacrifícios, a sorte parece se voltar novamente contra Maria Isabel, já que Ricardo se sente atraído por Miréia.

Miréia é uma famosa pianista que, por sua elegância e distinção, deixa Ricardo deslumbrado.

Ao perceber que seu amor está se afastando, nasce em Maria Isabel um forte desejo de superar esta fase, e chega a transformar-se numa mulher elegante e distinta, mas sobretudo sensível ao sofrimento de sua raça, e decide então trabalhar em prol dos indígenas.

Ela regressa a seu povoado com esse propósito. Lá encontra-se com Rosa Isela que, arrependida de seus atos, reconhece o sacrifício e o grande amor de sua mãe. Também encontra Glória, agora casada com um bom rapaz, Ramón, que a adora.

Ricardo, ao ver-se sozinho, se dá conta de que Maria Isabel é a única mulher a quem realmente amou, e decide buscá-la para mostrar que ela é e sempre será seu grande amor.

Finalmente, Maria Isabel alcança a felicidade a que tinha direito, graças ao seu esforço e à sua dignidade

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Maria Isabel

Resumo da novela Maria Isabel conforme divulgado pelo SBT na primeira exibição de 20/11/2000 a 19/02/2001 (total de 67 capítulos). María Isabel Resúmenes – Summaries.

  1. Capítulo

  2. Em Nayarit, um povoado do interior do México, Maria Isabel, uma pequena índia, cresce sendo maltratada pela madrasta Chona. Maria Isabel é filha de Pedro, um empregado da fazenda do poderoso Félix. A mãe de Maria Isabel morreu há alguns anos. Graziela, menina rica quase da mesma idade de Maria Isabel, é filha do fazendeiro Félix. Eles vivem em uma mansão na fazenda, sob os cuidados da governanta Manuela, uma mulher que prefere esquecer suas raízes indígenas. Pedro trata muito bem da filha, mas sempre a aconselha a se comportar bem, para não chatear a madrasta Chona. O grande desejo de Félix é mandar a filha para estudar em um colégio da capital. Graziela conhece Maria Isabel e nasce uma grande amizade. Numa manhã, Graziela, brincando com Maria Isabel e o pequeno André (outro indiozinho da região), desmaia (demonstrando sua frágil saúde). Graziela leva Maria Isabel para brincar em seu quarto. Batizam uma das bonecas de Graziela com o nome de Rosa Isela. Chega Félix e fica furioso ao ver a indiazinha em sua casa. Ele não admite que a filha se relacione com os empregados e, principalmente, com os índios da região. Félix bate em Maria Isabel e a expulsa dali. Félix decide mandar a filha para estudar na capital. Graziela se despede de Maria Isabel. Graziela dá a boneca Rosa Isela de presente para a amiga. Rômulo, outro fazendeiro da região, que tem negócios em comum com Félix vai, junto com seu pequeno filho Antônio, se despedir de Graziela. Passam-se vários anos, Maria Isabel, já crescida, está banhando-se no rio. Félix, escondido atrás de uma árvore, observa a moça, agora com um corpo escultural de mulher crescida. Na mansão, Manuela lembra Félix que hoje é o dia da formatura de Graziela, e que ele se esqueceu. André dá um presente para Maria Isabel: Um colar e um par de brincos como pedido de namoro, que a moça aceita. No colégio interno acontece a festa de formatura de Graziela. Ela foi eleita a melhor aluna da classe. A moça sofre pela ausência do pai. Maria Isabel tenta arrumar trabalho na mansão de Félix. Manuela contrata Maria Isabel. Chona e Micaela, mãe de André, discutem e brigam na beira do rio. Nícolas (outro índio da região), tenta beijar Maria Isabel. Maria Isabel cai no chão, e ele tenta possuí-la. Ela pega uma pedra e acerta a cabeça do rapaz, que a solta. Ela foge dele. Félix chega ao colégio interno e pede desculpas à filha pelo atraso. Chona tenta colocar Pedro contra Maria Isabel, mas não consegue. Félix e Graziela chegam na casa da fazenda e são recepcionados por alguns empregados. Maria Isabel vai ao quarto chamar Graziela para descer para o almoço. É o primeiro encontro das duas. Graziela a reconhece, e as duas se abraçam. Maria Isabel mostra à Graziela a boneca que ela a presenteou quando criança. Rômulo e Félix confirmam o compromisso de casar seus filhos Antônio e Graziela.

  3. Capítulo

  4. Manuela despede Maria Isabel pelo fato de tê-la encontrado dentro do quarto de Graziela. André dá outro presente a Maria Isabel: lhe propõe casamento. Félix ordena a Manuela que volte a contratar Maria Isabel. Graziela conta ao pai que não está disposta a se casar com um homem que ela não ame, mesmo que este homem seja o Antônio. Micaela vai até a casa de Pedro pedir a mão de Maria Isabel para André. Pedro dá seu consentimento. Graziela e Maria Isabel se encontram na beira do rio. Maria Isabel lhe conta seu compromisso matrimonial. Graziela pede a amiga que a acompanhe até a igreja, uma vez que, às vezes, se sente um pouco mal. José Luiz as vê chegando na igreja. Graziela cumprimenta Leonardo com um aperto de mão. Félix vê esta cena e não gosta. José Luiz conta a Leonardo quem é Graziela. Félix pede a Graziela que não volte a ver Leonardo. Graziela comenta com Maria Isabel quanto impressionada ficou com Leonardo. José Luiz previne Leonardo dos cuidados que Félix tem pela filha. Antônio leva flores para Graziela e a convida para ir à festa da cidade. Ela recusa e diz que não irá se casar com ele. Nícolas encontra Maria Isabel no campo, a abraça e a beija a força. Chega André e briga com Nícolas. Félix dá uma medalha de presente a Graziela. Antônio diz a Rômulo que ele e Graziela não se gostam. Leonardo tenta falar com Félix, mas ele não dá atenção. Graziela diz a Maria Isabel que está apaixonada por Leonardo, e pede que a amiga a acompanhe até a represa. Guadalupe avisa Manuela que Maria Isabel foi até a obra. Graziela e Leonardo se declaram apaixonados e se beijam. Manuela observa a cena de longe. Maria Isabel pede a Graziela para retornarem para casa, e comenta o que aconteceu entre André e Nícolas. Félix diz a Rômulo que está louco por Maria Isabel. Micaela vai falar com Chona, mas é insultada por ela. Manuela discute com Maria Isabel porque ela não quer contar aonde foi com Graziela. Manuela tenta bater em Maria Isabel, mas Isabel empurra-a e ela cai dentro de uma bacia com água e despede Maria Isabel. No mercado, Maria Isabel conta a Félix que Manuela a despediu.

  5. Capítulo

  6. Graziela e Manuela discutem, e Manuela a ameaça de contar a seu pai que Graziela foi à obra. Félix escuta a conversa das duas e pergunta o que foi que aconteceu. Graziela diz que pediu a Maria Isabel para acompanhá-la até o campo, e que quando viu já tinha chegado na obra. Félix fica chateado com Manuela por ter despedido Maria Isabel. Na Cidade do México, Elisa conta a Ricardo que voltará a fazer exames para saber por que não está conseguindo engravidar. Maria Isabel ajuda Pedro na barraca. Pedro pergunta o que ela foi fazer na obra. Chega Félix. Félix volta a contratar Maria Isabel. Nícolas encontra-se com André e pede desculpas pelo que passou entre eles. Diz que viu Maria Isabel na obra. Maria Isabel conta a André o que sucedeu na casa dos Pereira (família de Graziela), e explica porque não pode deixar Graziela sozinha. André lhe pergunta o que ela fazia na obra. Na Cidade do México, na residência de Rosaura, tia de Ricardo, ela aconselha Ricardo e Elisa para tentarem ter outro bebê. Maria Isabel conta a André que foi dar uma volta no campo com Graziela e chegaram na obra. André se desculpa com Maria Isabel por ter desconfiado dela. Elisa se queixa de uma dor no abdômen. Leonardo diz a Graziela que gostaria de ir falar com Félix para autorizar o namoro dos dois. A família de Rômulo Altamirano organiza uma festa em homenagem de Graziela. Félix e Rômulo fazem um brinde pelo casamento de Graziela e Antônio e a dão como formalizada. Graziela não aceita se casar com Antônio, e diz na frente de todos os presentes que ama outro homem. Félix e Graziela discutem e ela lhe diz que prefere morrer a casar-se com alguém a quem não ama. Leonardo pede a Félix que permita que ele se case com Graziela. Félix lhe diz que Graziela já está comprometida com outro. Entra Graziela, Leonardo faz um olhar de decepção para ela e sai. Graziela acaba discutindo com o pai outra vez. Félix diz a Graziela que matará Leonardo se ela voltar a se encontrar com ele. Nícolas conta a Pedro que viu Maria Isabel na obra, que ela teria dito que iria embora com o engenheiro. No acampamento da obra, Graziela conta a Leonardo que o ama, se beijam e transam. Graziela diz a Maria Isabel que Félix não poderá se opor ao casamento ela com Leonardo. Félix pergunta a Graziela de onde ela está vindo. Graziela diz a Félix que está voltando depois de ter se entregado a Leonardo.

  7. Capítulo

  8. Félix não aceita o que acabou de ouvir, jura que irá matar Leonardo e diz que nunca irá perdoar o que a filha lhe fez. Leonardo comenta com José Luiz o que aconteceu entre ele e Graziela. Félix vai ao acampamento falar com Leonardo e grita para que ele saia. José Luiz sai, Félix o ameaça com uma arma e deixa um recado para Leonardo. Graziela diz a Maria Isabel que Félix bateu nela. Graziela pede a Maria Isabel que leve uma carta para Leonardo, e lhe diga que está disposta a fugir com ele. José Luiz diz a Leonardo que Félix está disposto a matá-lo. Félix diz a Graziela que se ela não se casar com Antônio, ele mandará matar Leonardo. Alice diz a Chona que Nícolas viu Maria Isabel na obra esperando pelo engenheiro. Graziela diz a Maria Isabel que a única salvação para ela é fugir com Leonardo. Manuela que escutou a conversa, diz que nunca deixarão ela se casar com Leonardo e muito menos fugir com ele. Em um restaurante Félix e Rômulo dizem a um grupo de amigos, que em um mês Antônio e Graziela irão se casar. Em um outro restaurante, Antônio comenta com o amigo Dario que está louco por Olívia. Nícolas vê Maria Isabel indo em direção a obra, e lhe diz que se ela se comportar bem com ele, ele não falará nada para ninguém. Maria Isabel ameaça de quebrar a cabeça dele. Maria Isabel dá o recado ao engenheiro, mas como chove muito, ele a convence a permanecer na barraca até a chuva melhorar. Maria Isabel acaba adormecendo na tenda. Chona comenta com Pedro que Nícolas viu Maria Isabel com o engenheiro na obra. Chona conta a André o que Nícolas anda falando sobre Maria Isabel. Alice diz a Micaela que Maria Isabel engana André e que está envolvida com o engenheiro. Pedro pede para Nícolas contar o que sabe. Nícolas confirma o que Chona falou. Chona vai procurar Maria Isabel na casa de Félix. Manuela diz que a moça saiu assim que terminou seus afazeres. Maria Isabel volta para a cabana. Pedro lhe pergunta onde ela passou a noite. Maria Isabel diz que estava com Graziela. Chona a desmente e diz a Pedro o que Manuela lhe disse. Pedro insulta a filha e bate nela com um chicote. Maria Isabel diz que não tem do que ter vergonha. Pedro não acredita nela e a expulsa. Manuela conta a Félix o que Graziela pretende fazer. O Dr. Ribeiro conta a Elisa que ela tem um tumor no útero, e que por isso não consegue engravidar. Maria Isabel pede a André que confie nela e que não acredite nas coisas que Nícolas fala sobre ela. André não aceita as desculpas da noiva e rompe com ela.

  9. Capítulo

  10. Leonardo diz a José Luiz que se casará com Graziela, quer Félix aceite ou não. Maria Isabel comenta com Graziela o que aconteceu com ela em relação a Pedro e a André. Graziela convida Maria Isabel para morar em sua casa. Manuela pede a Sixto que leve Maria Isabel a bodega onde Félix a está esperando. Graziela pede a Manuela que arrume um quarto para Maria Isabel, dizendo que a amiga passará a morar nesta casa. Elisa informa a Ricardo, seu marido, o diagnóstico que o Dr. Ribeiro deu para ela. Félix quer saber onde Maria Isabel esteve na noite passada e o que foi fazer. Ele ameaça expulsar a filha, se ela não falar o que foi fazer na obra. Maria Isabel diz ao pai que foi pedir emprego ao engenheiro. Maria Isabel suplica a Pedro que a perdoe, mas ele lhe diz que ela morta para ele. Maria Isabel conta a Graziela o que falou com Félix. Graziela agradece a Maria Isabel todo o sacrifício que ela tem feito para ajudá-la. André diz a Micaela que não quer mais saber de Maria Isabel, e que se pode aprender a amá-la, poderá aprender a esquecê-la. Manuela propõe a Félix de contratar Nícolas para que ocasione um acidente em que o engenheiro venha a morrer, só assim Graziela vai estar livre para se casar com Antônio. Félix entra no quarto de Maria Isabel e tenta tocá-la, enquanto ela dorme. Maria Isabel acorda e pede que ele saia. Ele pede que ela vigie a filha para ele. André vai até o barraco de Pedro e rompe o compromisso que tinha com a filha do pescador. Nícolas aceita matar Leonardo, e Manuela lhe entrega o dinheiro. O restante do dinheiro Nícolas diz que quer receber de Félix. Nícolas aciona alguns explosivos e causa uma tragédia. Graziela é informada que entre os feridos está Leonardo. Leonardo é resgatado com vida. Graziela desmaia ao chegar a obra. Leonardo não resiste e morre. Maria Isabel tenta falar com Pedro. Pedro diz a Maria Isabel que o homem dela morreu na explosão. Alguns homens levam Graziela desmaiada até a casa de Félix. O médico informa a Félix que Graziela sofreu um choque e que seu coração está fraco. Maria Isabel chega, e o médico pede a Félix que deixe a moça cuidar de sua filha. Graziela se recusa a tomar os medicamentos e se alimentar. Maria Isabel escuta atrás da porta, quando Nícolas diz a Félix que fez o serviço de acabar com a vida do engenheiro, conforme Félix tinha pedido, e lhe exige mais dinheiro, ou do contrário irá denunciá-lo. Félix entrega mais dinheiro a Nícolas.

  11. Capítulo

  12. Maria Isabel conta a seu pai que o engenheiro era na realidade, noivo de Graziela. Que ela dormiu em sua tenda por causa da forte chuva. O pai lhe pede perdão e se abraçam. O Dr. Carmona diz a Graziela que ela está grávida. Ela pede que o médico não conte nada ao seu pai. Ricardo diz a Elisa que deverá operar porque o tumor que tem é maligno. Rômulo dá a Antônio o anel de noivado com Graziela. Graziela conta a Maria Isabel sobre a gravidez. Graziela conta que, antes que nasça seu filho, ela irá embora. André pede perdão a Maria Isabel. Ela não aceita, mas André a beija. Félix assiste a cena. Maria Isabel afasta André e diz que não o quer mais. Félix se aproxima e expulsa o rapaz dali. O Dr. Rivas diz a Ricardo que Elisa não poderá ter mais filhos. Chona e Maria Isabel brigam. Pedro chega e separa as duas. André comenta com Micaela que Maria Isabel não o perdoou, e que ele a perdeu para sempre. Manuela vai falar com Nícolas, e o ameaça de morte se ele continuar importunando Félix. Félix entra embriagado no quarto de Maria Isabel e tenta abusar da moça. Ela o afasta. Ele diz que ela será sua de qualquer forma. Maria Isabel bate em Félix e o afasta dizendo que se ele continuar com essa idéia, irá contar para Graziela que foi a mando dele que Leonardo morreu. O Dr. Carmona conta a Félix sobre a gravidez de Graziela. Félix se recusa a acreditar nisso. Manuela tenta impedir que Graziela saia com Maria Isabel. Mas Maria Isabel (sem que Graziela ouça) ameaça contar o que sabe sobre a morte de Leonardo se Manuela não deixar Graziela ir com ela até seu barraco. Félix vai até o barraco buscar a filha. Chona diz que ali as duas não apareceram. Na estrada, as moças param um caminhão e pedem carona. Félix encontra uma carta de despedida da filha. Na carta a filha diz que está indo embora porque o pai não aceitou sua relação com Leonardo. Maria Isabel e Graziela chegam a cidade de Guadalajara. Félix diz a Manuela que nunca mais quer ver a filha. O Dr. Carmona comenta com Antônio sobre a gravidez de Graziela. Rômulo vai até a casa de Félix e lhe diz que já sabe que Graziela está grávida de outro. Rômulo diz a Félix que deverão se calar sobre o assunto para não saírem prejudicados. Elisa recebe alta do hospital e retorna para casa. Maria Isabel e Graziela arrumam seu novo apartamento. Rosaura diz a Elisa que está em contato com um orfanato, e quando Elisa se decidir poderão adotar uma criança. Elisa se aborrece, e diz que se recusa a adotar uma criança. Graziela desmaia. Maria Isabel pede que chamem um médico.

  13. Capítulo

  14. Félix viaja para Guadalajara. O médico diz a Maria Isabel que o estado de saúde de Graziela é muito delicado. Maria Isabel vê Félix dirigindo um carro. Félix vê Maria Isabel, mas a moça se esconde dele. Maria Isabel comenta com Graziela que viu Félix na cidade. Félix diz a Manuela que viu Maria Isabel, mas como não quer passar mais vergonha, ele prefere que a filha não volte. O médico diz a Graziela que sua gravidez está se complicando, devido ao estado de seu fraco coração. Ricardo organiza uma festa de aniversário para Elisa. Chega Lucrécia à festa. Cristóvão e Ricardo ficam admirados com a beleza da moça. Nícolas exige mais dinheiro de Félix. Félix o expulsa dali. Alice convida Pedro e Chona para sua festa de casamento com André. Félix pergunta a Manuela onde foi a noite anterior. Ela diz que saiu para passear. Chega Geraldo e diz que aconteceu uma desgraça com Nícolas. O comandante diz que acertaram um tiro no rapaz. Graziela reclama de uma dor mais intensa. Maria Isabel vai procurar o médico. Félix diz ao comandante que se encarregará das despesas do enterro do rapaz. Graziela é transferida para um hospital. Uma pessoa, no escritório de Félix, envolve uma arma em um lenço e guarda dentro de uma gaveta da escrivaninha. Graziela faz uma cesariana, e o médico diz a Maria Isabel que nasceu uma menina. Graziela diz a Maria Isabel que a menina se chamará Rosa Isela. Félix encontra a arma em sua escrivaninha e pergunta a Manuela quem a colocou ali. Manuela diz que só ele abre e fecha essa gaveta. Graziela pede a Maria Isabel que venda o colar e o anel que ganhou de Antônio. Elisa, por telefone, convida Lucrécia para uma festa na embaixada dos Estados Unidos, e marca um encontro em um banco de onde vai tirar algumas jóias. Armando escuta a conversa e diz a Lucrécia que se venderem essas jóias poderão viver por um bom tempo. Lucrécia diz a Armando para esquecer essa idéia. Maria Isabel e Graziela se afligem por que Rosa Isela não para de chorar. No estacionamento, Elisa e Lucrécia são surpreendidas por dois assaltantes armados com pistolas. Batem em Lucrécia que cai. Um dos assaltantes tira a bolsa de Elisa, que grita. O assaltante dispara a arma e ela cai ferida. Ricardo é informado o que aconteceu com Elisa, e lhe informam que ela está sendo atendida na Cruz Vermelha. Graziela diz a Maria Isabel que se acontecer alguma coisa com ela, que Maria Isabel cuide do bebê. Ricardo é informado do falecimento de Elisa. Os assaltantes entregam a Armando a bolsa de Elisa. Graziela sente fortes dores no braço e cai desmaiada. Entra Maria Isabel e se assusta ao ver Graziela no chão.

  15. Capítulo

  16. Manuela comenta com Félix que encontrou Maria Isabel segurando sua neta e falou que a sua filha está muito doente. Ele fala que foi visitar o comandante, pois eles já estão investigando a morte de Nícolas. Mas ambos negam que estão envolvidos no assassinato. Graziela pede para Maria Isabel criar sua filha como se fosse sua e pede para ela ir para capital, pois assim seu pai não poderá encontrá-la e que jamais deixe-o cuidar de sua filha. Graziela acaba falecendo. O Dr. Cruz cuida do seu funeral. Manuela confessa ao comandante que foi ver Nícolas, pois o seu patrão conseguiu emprego para ele. Maria Isabel se despede de Graziela e vai embora. Félix se lamenta por não ter conseguido entender sua filha. Maria Isabel assiste o enterro de Graziela escondida, pois não quer que o Dr. tire a Rosa Isela de seus cuidados. Ricardo vai até uma igreja depositar as cinzas de sua esposa. Félix vai até o hospital procurar alguma coisa sobre o paradeiro de sua filha. Ricardo confessa para Cristóvão que seu amor morreu junto com Elisa e que ele não será de mais ninguém. Maria Isabel vê uma foto de Ricardo nos jornais e fica muito impressionada com ele. Félix procura Pedro, pois quer saber o endereço da sua filha e acusa Maria Isabel de ter roubado a neta dele. Rômulo fica sabendo que o Dr. Carmona foi eleito pelo seu partido para concorrer à prefeitura da cidade. O padre informa Maria Isabel que está trocando de igreja e terá que se mudar para outra cidade. O padre Salvador convence a Eugênia e Íris a dar trabalho a Maria Isabel em sua casa. Armando aconselha Lucrécia a conquistar Ricardo, pois só assim ela poderá tirar o dinheiro dele. Ricardo cai e perde a consciência. O padre leva Maria Isabel à casa de Eugênia e Íris. Chona comenta com Pedro, que sua filha é muito mal agradecida, pois Maria Isabel não se preocupa mais com ele. Ricardo é levado sem consciência ao hospital. Dr. Rivas fica sabendo do acidente e vai correndo para ver o estado de saúde dele. Eugênia fala para Maria Isabel, que veio um homem perguntar por ela. Maria Isabel fica muito nervosa e pede a ela que, se ele voltar a procurá-la, diga que ela não está mais morando lá. Eugênia diz à Maria Isabel que o homem que está à sua procura se chama Alfredo. Um médico informa o Dr. Rivas que Ricardo está abalado com a pancada que levou na cabeça, mas que seu estado não é grave. Lucrécia e Armando vão até o hospital para visitá-lo e ela decide passar a noite cuidando dele. Manuela oferece dinheiro a Chona em troca do endereço de Maria Isabel. Íris entra no quarto de Maria Isabel, pega o bebê e o leva para a sala. Eugênia fica muito nervosa ao ver sua irmã segurando a criança. Ela diz que quer dar um susto na Maria Isabel, pois o salário que ela ganha é muito pequeno.

  17. Capítulo

  18. Rosa Isela suja a roupa de Eugênia que vai até o quarto de Maria Isabel para pegar uma fralda. Maria Isabel chega e pega Eugênia mexendo nas suas coisas, fica nervosa e discute com ela. Eugênia explica que está apenas procurando uma fralda para o bebê e comenta que não voltará a mexer em nada. Mas lembra que ela é apenas uma empregada e que jamais volte falar desse jeito com a patroa. Manuela diz a Félix que Chona sabe onde está Maria Isabel. Alice reclama com André porque ele só pensa em Maria Isabel, mas ele nega e a beija. Ricardo pede para Olívia mandar flores para Lucrécia. Lucrécia visita Ricardo em sua casa e fala que se assustou muito com o acidente. Ela o beija e depois pede perdão e vai embora. Cristóvão comenta com Ricardo que Lucrécia estava muito preocupada com o seu acidente e que até parecia com a sua esposa. Ricardo fica muito nervoso com a comparação e fala para Cristóvão que sua esposa é Elisa e ninguém mais. Eugênia mostra para Íris o medalhão que achou nos meios das roupas de Maria Isabel. Elas acham que ela roubou de algum lugar e querem chamar a polícia. Íris pretende ficar com o medalhão. Lucrécia encontra jóias na caixa forte que ficou dentro do seu guarda-roupa e pergunta de quem é. Armando diz que são as jóias de Elisa. A revelação deixa Lucrécia muito nervosa e ele acaba ameaçando mandá-la para a cadeia caso ela comente com alguém o que sabe. Maria Isabel se encontra com Felícia, que pergunta se o bebê que está segurando é filho do engenheiro. Maria Isabel confirma. Íris e Eugênia chamam Maria Isabel de ladra e ameaçam entregá-la à polícia. Ela pede seu medalhão de volta, mas Íris se nega a entregá-lo. Maria Isabel fica muito irritada, parte pra cima dela e consegue recuperar a jóia que era de Graziela. Depois ela pega suas coisas e vai embora. Armando reclama da maneira como Lucrécia o tem tratado. Ela se justifica dizendo que a única coisa que deseja é que Ricardo se apaixone por ela, pois só assim poderá pôr em prática o que planejaram. Maria Isabel começa a trabalhar numa casa de família, mas Rosa Isela quebra um jarro de cristal e a patroa a demite. Ela vai embora muito chateada e acaba encontrando Amargura. Ela diz que não está conseguindo trabalho e que terá que dormir na rua com Rosa Isela. Comovida Amargura oferece sua casa para Maria Isabel. Em um restaurante Lucrécia e Ricardo se beijam apaixonadamente. China chega bêbado na casa de Amargura e Maria Isabel o manda embora. Ele revela que é esposo de Amargura. No apartamento, Lucrécia beija novamente Ricardo. Maria Isabel começa a lavar roupa pra fora e dá o seu dinheiro a Amargura. Pedro diz a Chona que nunca vai deixá-la, mas ela não poderá mais amaldiçoar sua filha.

  19. Capítulo

  20. Maria Isabel acha Felícia e pede emprego. Ela dá seu cargo de vendedora de cestas. O tenente Gutierrez fala para Ricardo, que ele terá que ir a delegacia reconhecer o assassino de sua esposa. Ele acaba pedindo a Lucrécia, que o acompanhe. Um homem compra todas as cestas de Maria Isabel. Felicita chega com José. Ela entrega todo o dinheiro, mas ele se aborrece muito, pois o dinheiro é falso. Irritado ele a manda embora. Lucrécia diz ao Tenente que o bandido não é o mesmo que matou Elisa. China chega novamente bêbado a sua casa e tenta abraçar Maria Isabel. Eles brigando. Amargura chega com seus filhos, que vêem tudo. China está com a sua boca sangrando diz a Amargura que caiu. Ela fala que Maria Isabel tentou seduzir o seu marido e tenta pegar o seu medalhão, pois assim poderá pagar todas as suas despesas. Ela se nega a entregar e acaba sendo expulsa da casa. Ricardo dá um apartamento para Lucrécia. Maria Isabel está novamente na rua sem emprego e sem lugar para dormir. Ela acaba passando à noite num parque junto de Rosa Isela. No dia seguinte ela começa a ajudar pessoas na rua em troca de algumas moedas. Rosaura tenta convencer Ricardo a se casar com Lucrécia. Maria Isabel chega a um restaurante e conhece Josefina que dá algo para ela comer e comenta com Maria Isabel que os seus donos gostam muito de criança, mas eles não têm filhos e sugere que ela dê a menina para seus patrões. Ela se nega dar a adoção. Josefina oferece um novo emprego a Maria Isabel. Ela irá trabalhar na casa de Rubens que a apresenta a sua mãe como a nova empregada da casa. Dora não quer Maria Isabel trabalhando em sua casa, pois ela tem uma criança, mas ela se compromete a trabalhar em dobro e Rubens ajuda a convencer a sua mãe a ficar com elas. Ela acaba cedendo. Micaela diz a Pedro e Chona que Alice teve um filho. Armando fala para Lucrécia pedir para o Ricardo um empréstimo e ela acaba negando. Glória fica brava com seu pai, pois ele está pensando em se casar com outra mulher. Ricardo tenta explicar para sua filha a relação que ele tem com Lucrécia. Rosaura vai até o apartamento de Lucrécia e Armando e ele deixa as sozinhas. Ela comenta que seu sobrinho pedirá sua mão em casamento.

  21. Capítulo

  22. Dora mostra a sua casa a Maria Isabel e indica tudo o que ela terá que fazer. Armando vê em um jornal sua foto que diz que ele tem um possível envolvimento com a máfia e ele mostra a manchete para Lucrécia e diz que eles terão que ir embora. Ela se recusa e Armando a ameaça entregá-la a polícia. Rubens pergunta para Maria Isabel que é o pai de sua filha e não que falar sobre esse assunto com ninguém. Em sua casa, Rosaura vê a fotografia e de Armando junto com a notícia no jornal e vai correndo para casa de Ricardo e mostra o jornal. Ele vai até o apartamento de Lucrécia e não a encontra. Félix ameaça demitir Pedro caso ele continue se negando a dizer onde está sua filha. Rubens entra no quarto de Maria Isabel e tenta beijá-la à força. Ela entra em desespero e chama por Dora. Ao ver que Dora se aproxima, Rubens pede a Maria Isabel que não conte nada para sua mãe. Maria Isabel abre a porta de seu quarto e diz para Dora que apenas teve um pesadelo. Rubens pede para ela jamais contar sobre o que aconteceu e promete que nunca mais voltará a fazer isso. Ricardo comenta com Cristóvão que Lucrécia desapareceu sem dar nenhuma notícia. Depois de algum tempo Micaela informa a Pedro e Chona do nascimento da nova filha de Alice. Dora dá um dinheiro a Maria Isabel para comprar alguma coisa a mais para ela. Dora avisa ao filho que sairá de viagem e pede a ele para cuidar da Maria Isabel. Ao saber que ficará sozinha com Rubens, Maria Isabel se preocupa. Pedro recebe um telegrama de Maria Isabel. Pedro reprova sua esposa, pois ela nunca quis saber de sua enteada e agora quer usar seu dinheiro. Dora não dá permissão para Maria Isabel ir visitar seu povo, quando ela for viajar. José reprova a Felícia não aceitando o dinheiro de Maria Isabel. Chona leva a Félix o telegrama que Pedro recebeu de sua filha. Manuela fala que o endereço de Maria Isabel poderá estar no correio em que foi enviado o telegrama. O tenente Gutiérrez fala para Ricardo que Armando poderá ter levado Lucrécia como sua refém, pois assim ele teria confiança em escapar e fala também que o assassino de Elisa é Raul Sierra, o Rato. Pedro discute com Chona que, descobriu que sua esposa entregou o telegrama que sua filha enviou para Félix. Ela fala que ganhou muito dinheiro e que não é nenhuma santa. Nervoso, Pedro, a agride. Maria Isabel vai levar o café da manhã no quarto de Rubens que tenta beijá-la a força. Ela acaba batendo um vaso na cabeça dele e pede para ele largar dela, pois ela não o quer. Rosa Isela está com febre e Rubens diz que ela está muito doente. Rubens fala que Rosa Isela está com pneumonia. Ricardo se nega a acreditar que Lucrécia é uma qualquer e sua tia insiste em convencê-lo.

  23. Capítulo

  24. Rosa Isela melhora e Maria Isabel fica muito grata por Rubens tê-la curado e se oferece como pagamento. Manuela acaricia as roupas de Félix que a surpreende e acaba brigando com ela. Ele vai para capital procurar Maria Isabel e sua neta. Rubens expulsa Maria Isabel e pede para ela esquecer tudo o que passou e diz que quando Rosa Isela melhorar ela terá que ir, pois ele está gostando muito dela e jamais quer faltar com respeito. Maria Isabel recebe uma carta de recomendação e dinheiro. Félix pergunta a Felícia se ela conhece Maria Isabel e ela acaba o reconhecendo, mas ele insiste e fala que tem um recado de seu pai. Maria Isabel sai de casa de Dora à procura de um novo emprego. Ricardo quase atropela Rosa Isela. Maria Isabel fica grata pela bondade dele. Ela vai procurar emprego na casa dele e as empregadas não a querem. Nisso chega Ricardo, que a contrata. Ela fica muito agradecida. Lucrecia vai procurar Ricardo na sua casa. Maria Isabel deixa Lucrécia esperando na porta. Olívia diz a Lucrécia que Ricardo saiu, pois hoje é o seu aniversário e que sua tia está preparando uma festa surpresa. Félix expulsa Chona de sua casa. Ricardo leva Cristóvão até um bar para brindar o seu aniversário. Rosa Isela come um salgadinho da festa. Chega Otilia e bate na menina. Maria Isabel, furiosa, diz que ninguém encosta a mão em sua filha, mas Otilia a ofende e bate nela. Maria Isabel também bate e Ricardo acaba entrando na cozinha. Rubens conta a Josefina que Maria Isabel roubou a neta de Félix. Otilia reclama de Maria Isabel para Ricardo, mas ela tenta explicar, porque bateu nela. Joana também fala mal dela comentando que Maria Isabel anda roubando seu dinheiro. Mas Maria Isabel conta que é Joana e Tomás que o roubam e fala que vai embora, pois está causando muitos problemas na sua casa. Ricardo pede para Matilde mandar Joana e Tomás embora, pois eles não lhe dão mais confiança. Ele diz à Maria Isabel que vai ficar somente com ela e Matilde na sua casa e ela se compromete a trabalhar muito. Rosaura chega à festa de aniversário de seu sobrinho com suas amigas Íris e Eugênia. Quando todos estão brindando, Maria Isabel chega na sala e vê as duas irmãs. Eugênia comenta com Rosaura sobre o serviço de Maria Isabel quando trabalhou em sua casa. Maria Isabel quebra um prato de cristal quando estava lavando e fala para Matilde que está muito nervosa. Íris, Eugênia e Rosaura pedem para Ricardo mandar Maria Isabel embora, mas ela acaba entrando e dizendo a ele tudo o que aconteceu na casa das duas e porque teve que ir embora. Ela agradece muito Ricardo por tê-la ajudado e sai da sala. Depois ele vai conversar com ela a sós e ela comenta que seu pai ensinou que não se deve roubar, mentir, pedir esmola e somente deve trabalhar e muito, ele permite que ela fique, pois confia nela.

  25. Capítulo

  26. José expulsa Felícia de sua casa. Matilde pede para Glória ajudar tirar Maria Isabel de sua casa. Maria Isabel cumprimenta Ricardo pelo seu aniversário. Lucrécia entra na casa dele, sem pedir permissão, e quer vê-lo de qualquer maneira, mas Maria Isabel não a deixa entrar. Lucrécia vai atrás dela e ele fica muito espantado ao vê-la depois de estar tanto tempo sumida. Manuela se insinua a Félix e ele ameaça mandá-la embora. Ela se irrita e diz que, se isso acontecer, irá direto à polícia contar tudo o que sabe sobre a morte do Leonardo. Lucrécia diz ao Ricardo que teve que ir para salvar a vida de seu primo Armando e não envolver nessa história, pois eles confiaram em pessoas de mau caráter e que nos Estados Unidos foram até presos, mas ela diz que continua amando-o. Lucrécia chega ao hotel em que está hospedada junto com Armando e diz que viu Ricardo. Cristóvão fica sabendo, através do Ricardo, tudo o que aconteceu com Lucrécia. Maria Isabel vai visitar sua amiga Josefina e explica porque não pode ver o Félix e muito menos lhe entregar Rosa Isela. Ela fica comovida, promete ajudá-la e sai para atender os seus clientes. Maria Isabel acaba vendo Antônio, filho de Rômulo. Maria Isabel conta para Antônio que não pode dar a criança, pois o Félix nunca se preocupou com Graziela e ele se compromete a não dizer nada à polícia e muito menos ao Félix. Matilde diz a Rosaura que Lucrécia voltou a procurar seu sobrinho. Armando suborna o doutor para ele mentir sobre a saúde de Lucrécia. O médico apenas informa Ricardo que ela está internada. Rosaura fica muito nervosa quando Cristóvão fala que seu sobrinho foi ao hospital visitar Lucrécia. O doutor conta para Ricardo que ela teve uma crise nervosa por causa do “stress” e que isso afetou o seu coração, e por isso ela não poderá ser transferida do hospital. Ricardo pede para Armando sumir da vida de sua prima. Jacinto pede um emprego ao Ricardo. Glória vê Rosa Isela na sala e pede para Maria Isabel tirar ela de lá. Antônio conta que viu Maria Isabel e que conheceu a filha da Graziela. Armando se nega a sair do quarto, mas Ricardo diz a Lucrécia que ela deve ser transferida de hospital, pois assim ela não verá o seu primo.

  27. Capítulo

  28. Lucrécia e Armando convencem Ricardo que ela não pode mudar de hospital. Josefina comenta com Felícia que viu Maria Isabel e Antônio. Matilde prepara uma armadilha para que Maria Isabel perca o lugar que ocupa na casa. Ela toma um relógio que Ricardo ganhou de presente e, sem ser vista, o guarda no quarto de Maria Isabel. Felicía conta para Josefina tudo o que aconteceu entre Graziela e Leonardo. Maria Isabel conta para Ricardo que Jacinto veio procurá-lo, pois ele necessita de um emprego. Rosa Isela acha o relógio que Matilde colocou no quarto de Maria Isabel. Ela chega nesse momento, pega o relógio das mãos da menina e vai correndo reclamar com Matilde e perguntar porque ela fez aquilo. Cinicamente ela nega ter feito isso. Rômulo diz ao Félix que seu filho esteve com Maria Isabel e sua neta. Matilde culpa Maria Isabel de ter tomado o relógio e ameaça dizer ao patrão. Elas acabam discutindo. Ricardo acaba ouvindo tudo e não gosta nada da atitude da Matilde. Ricardo repreende Matilde por tudo o que disse, mas antes que a mande embora ela pede demissão. Rosaura vai visitar Lucrécia e pede para deixar seu sobrinho viver sua vida em paz. Maria Isabel diz para a Matilde que ela deveria ficar com a Glória, mas ela se nega. Lucrécia conta que sua tia foi visitá-la e ela a insultou. Maria Isabel informa ao seu patrão que Matilde foi embora apesar dela ter pedido para ficar. Félix vai até a capital, procura Antônio mas ele diz que não vai dar o endereço de Maria Isabel e afirma que é ela a mãe de Rosa Isela. Ricardo diz para Rosaura não se meter mais em sua vida. Depois de algum tempo, Maria Isabel mostra a Jacinto o bolo que fez para sua filha, pois é o seu aniversário. Ela também pede permissão ao Ricardo, pois ela que levar a Rosa Isela e ele se propõe a matricular a sua filha na mesma escola que Glória, mas a menina se nega a freqüentar a mesma escola que a filha de uma empregada. Micaela diz a Pedro que Alice teve gêmeos. Glória comenta com a tia que ela e a filha de Maria Isabel vão estudar na mesma escola e Rosaura acaba ficando muito irritada com a atitude de Ricardo. Glória pede para Rosa Isela dizer para todo mundo da escola que ela é sua prima e não filha de empregada. Cristóvão reprova Ricardo, pois ele voltou a namorar Lucrécia e diz logo voltará a cometer os mesmos erros de antes. Rosa Isela se apresenta para seus amigos de classe como filha de um médico.

  29. Capítulo

  30. Lucrécia fica muito brava ao ver o quadro de Elisa na casa de Ricardo. Maria Isabel pede para ela ir buscar o seu patrão no escritório, mas ela prefere ficar em casa esperando. Josefina aconselha Felícia a procurar emprego onde Maria Isabel trabalha. Lucrécia humilha e ameaça Maria Isabel dizendo que quando se casar com Ricardo vai mandá-la embora. Ela tenda bater nela que acaba se desviando do golpe Chega Ricardo e Maria Isabel fica ofendida. Lucrécia diz a Ricardo que a sua empregada a ofendeu e até parecia que ia bater nela e ele pede para Maria Isabel se desculpar e ela acaba atendendo o seu pedido. Rosa Isela é convidada por uma amiga da classe para ir brincar em sua casa. Ricardo vai até o apartamento de Lucrécia e lá ela pergunta porque ele nunca mais falou em casamento. Ele acaba pedindo um tempo para poder pensar melhor no assunto. Toca a campainha e Lucrécia vai abrir a porta. Nessa hora entra Armando que a beija, mas Ricardo não se dá conta do que está acontecendo. Armando vai cumprimentá-lo, mas Ricardo pede para ele sumir da vida de Lucrécia. Rosa Isela vai contar para sua mãe que uma amiga a chamou para ir comer e brincar na sua casa. Ricardo comenta com Maria Isabel que vai viajar e que Glória vai ficar aos seus cuidados. Armando diz que Lucrécia está preste a se casar com Ricardo. Laura apresenta á sua avó a nova amiga e nessa mesma hora chega Félix que fica muito surpreso ao ver Rosa Isela. Maria Isabel pergunta a Glória sobre sua filha e ela diz que está na casa de Laura. Carlos pede a Félix que o acompanhe até a casa de Rosa Isela. Glória conta para a tia que seu pai vai se casar com Lucrécia e pede que a deixe ir morar com ela. Rosaura aceita. Rosa Isela conta para Maria Isabel que conheceu Félix Pereira. Ricardo conversa com a filha pelo telefone e Glória pede a ele que não se case com Lucrécia. Maria Isabel está muito impressionada com Ricardo e até se imagina beijando o patrão. Procurado por assalto, Rato finalmente é detido pela polícia. Na delegacia ele confirma que Armando é o autor intelectual do crime. Maria Isabel prepara tudo para receber as amigas de sua filha, mas na última hora as meninas desistem e Rosa Isela chora muito. Maria Isabel vai com Rosa Isela ao zoológico. Lá elas encontram Lorena que pergunta para Rosa se a moça que a acompanha é uma empregada. Ela diz que Maria Isabel é sua babá. Lorena humilha Maria Isabel e diz a Rosa Isela que não permite que uma índia qualquer a trate de uma forma tão intima. Rato confessa que o dinheiro do assalto está com Armando e Lucrécia. Ele diz também que não disse nada antes porque foi ameaçado de morte.

  31. Capítulo

  32. Lucrécia vai até a casa de Rosaura, tentar explicar o que aconteceu durante a sua ausência, mas Rosaura não quer ouvi-la e a manda embora. Rosa Isela quebra o carro de cristal do Ricardo e começa a chorar. Glória e Matilde estão no restaurante quando vêem entrar Lucrécia e Armando. Os dois se comportam como um casal de namorados. Maria Isabel decide cortar seus cabelos. Ricardo chega de viagem e Jacinto o apresenta a Felícia. Glória conta ao pai tudo o que viu no restaurante e diz que Lucrécia não o ama. Ricardo fica nervoso e bate nela. Glória, revoltada, diz que jamais vai perdoá-lo por isso e avisa que está indo morar com sua tia. Ricardo pergunta para Maria Isabel sobre as suas tranças e ela diz que cortou, pois tinha que vender para comprar uma boneca para sua filha. Margarida comenta com Rosaura que viu Lucrécia com o seu primo em um restaurante e que eles se tratavam de forma muito carinhosa. Ricardo vai até o apartamento de Lucrécia e pergunta quem era o homem que acompanhava no restaurante. Maria Isabel tenta convencer Glória perdoar o seu pai. Rosaura reprova a atitude do sobrinho, mas Ricardo não quer saber de palpites e pede à tia que não aconselhe mais a Glória, pois os seus conselhos não servem para nada. Rosa Isela comenta com Maria Isabel que na escola haverá uma festa para comemorar o dia das mães, mas pede para ela não ir. Ricardo ouve a conversa e aconselha Maria Isabel a aparecer de surpresa. Rosa Isela comenta com as amigas que sua mãe não poderá comparecer, pois está nos Estados Unidos e que quando voltar vai trazer uma grande presente. Maria Isabel chega à escola e Lorena mostra onde está Rosa Isela. As crianças sobem ao palco para entregar os presentes. Rosa Isela, ao ver a mãe, sai correndo, mas a professora manda Lorena buscar a menina. Rosa Isela entrega o presente para Maria Isabel e não esconde a raiva que está sentindo por ela ter ido à festa. Revoltada ela diz para todo mundo que sua mãe é uma empregada. O tenente manda Olívia dizer ao Ricardo que ele já sabe quem está por trás do assassinato de sua esposa. Rosa Isela diz que se envergonha de ser filha de uma empregada. Maria Isabel chora muito e Ricardo fica bravo com a menina por ter desrespeitado sua mãe na frente de todos. Nervosa, ela acaba contando que sua mãe cortou as tranças para conseguir dinheiro e repor o carro de cristal que ela quebrou. Ricardo aconselha Rosa Isela a jamais renegar sua mãe e exige que ela peça desculpas.

  33. Capítulo

  34. Ricardo conversa com Maria Isabel sobre o seu carro de cristal e diz que ela não deveria ter se preocupado tanto, pois acidentes acontecem. Olívia e Cristóvão vão visitar Ricardo e falam sobre o recado do tenente. Ele fica muito apreensivo com a notícia. Ao saber que já prenderam o assassino, Lucrécia corre para avisar seu amante e cúmplice. A notícia deixa Armando irritado, pois a prisão do Rato complica seus planos. Agora eles precisam pensar numa maneira de tirar dinheiro do Ricardo o mais rápido possível. Armando e Lucrécia se beijam no jardim e Maria Isabel vê tudo. Maria Isabel comenta com Felícia que Ricardo está sendo traído por Lucrécia. No colégio, Laura convida Rosa Isela e a mãe para irem até sua casa e diz não se incomodar por ela ser uma simples empregada. Lorena e várias meninas zombam de Rosa, e ela acaba brigando com Lorena. Armando exige que Lucrécia tire mais dinheiro de Ricardo. Rômulo vai até a capital visitar o seu filho e pede a ele que apresente sua noiva. Maria Isabel discute com Lucrécia e diz que se Ricardo se casar com ela, não pretende mais trabalhar naquela casa, pois não suporta ver um homem tão bom sendo enganado por outra pessoa. Ela diz que sabe tudo que há entre Lucrécia e seu suposto primo. Ricardo ouve quando Maria Isabel diz que sua namorada o engana, mas Lucrécia, consegue convencê-lo do contrário, dizendo que a índia está apaixonada por ele e fará de tudo para separá-los. Maria Isabel recebe um recado da escola e vai ver o que aconteceu com sua filha. Antônio apresenta Josefina como sua noiva e Rômulo simpatiza com ela. Rosa Isela explica para sua mãe o motivo da briga. Lucrécia conta para Armando que Maria Isabel flagrou os dois se beijando. Maria Isabel se nega a contar ao Ricardo que viu sua noiva com outro homem e comunica que depois que ele se casar com Lucrécia ela voltará para sua casa. O tenente Gutierrez comunica ao Ricardo que o Rato acaba de acusar Armando como sendo o mandante do crime. Ele diz também que o marginal afirmou que Lucrécia e Armando são amantes. Ricardo fica chocado com o que acaba de ouvir. O tenente pede o endereço de Lucrécia, mas ele se nega a dar, pois quer falar primeiro com ela. Maria Isabel acaba contando ao patrão que viu Lucrécia e Armando se beijando no seu jardim. Ricardo sai em disparada e, sem que ele perceba, é seguido pelo tenente Gutierrez. Armando convida Rosaura para sair, mas ela não aceita. Rato conta ao Ricardo o que aconteceu durante o assalto à sua esposa e também confirma o envolvimento entre Lucrécia e Armando.

  35. Capítulo

  36. Ricardo vai até o apartamento e desmascara Lucrécia. Ele diz que sabe do seu caso com Armando e do seu envolvimento na morte de Elisa. Armando entra com um revólver na mão e ameaça matá-lo, mas Ricardo é rápido e consegue desarmá-lo. Nesse momento entram Cristóvão e o tenente Gutierrez. Ricardo entrega o revolver ao tenente. Lucrécia tenta escapar, mas um agente consegue pegá-la. Ricardo bate em Armando e o tenente pede que ele o acompanhe até a delegacia. Cristóvão comenta com Maria Isabel sobre Rosa Isela e diz não acreditar que ela seja sua filha. Maria Isabel fica muito nervosa com a suspeita de Cristóvão e Ricardo pede desculpas pelo amigo. Felícia diz a Maria Isabel que cada dia que se passa Rosa Isela se parece menos com ela e que a qualquer momento terá que dizer a verdade. Ela diz que nunca revelará esse segredo, pois prometeu a Graziela, no dia de sua morte, que jamais contaria a verdade. Ricardo vai até a prisão visitar Lucrécia e ela pede perdão, mas ele não a perdoa. Depois de alguns anos… Glória anda faltando na escola para sair com o Gilberto. Ricardo comenta com Cristóvão que está pensando em ir até a escola fazer uma surpresa para a filha, mas parece que o surpreendido será ele. Glória diz ao Gilberto que está decidida a contar ao pai que os dois estão namorando e que, caso ele não aprove, pretende fugir. Ricardo chega na escola e descobre, por uma amiga, que Glória foi a um aniversário. Ricardo fica furioso e briga com ela. Maria Isabel dá o medalhão para filha e pede para ela cuidar muito bem dele. Rosa Isela pergunta de quem ela roubou e não permite que a sua mãe coloque o medalhão no seu pescoço. Glória apresenta ao seu pai, Gilberto como o seu namorado e ele fica surpreso. Glória diz ao pai que ela e Gilberto estão namorando há seis meses. Rosa Isela pede desculpas para sua mãe por ter pensado mal dela. Maria Isabel diz a Felícia que não gostou nenhum pouco do Gilberto, pois acha que ele só está interessado no dinheiro de Glória. Antonio avisa Felícia de que Josefina está no hospital prestes a dar à luz. Ricardo propõe ä filha que faça uma viagem, mas ela não aceita e diz que está decidida a se casar com Gilberto. Félix culpa Manuela por não saber onde está sua neta. O Dr. informa Antônio e Felícia que Josefina está passando bem, mas o bebê nasceu morto. Glória insinua que Maria Isabel e seu pai estão namorando. Glória tenta tirar o medalhão do pescoço de Rosa Isela, pois acredita que é roubado. Maria Isabel mente sobre a história do medalhão, pois só assim poderá se livrar das perguntas de Rosa Isela.

  37. Capítulo

  38. Felícia comenta com Rômulo que sua neta nasceu morta. Ricardo pede para sua tia tentar convencer Glória a desistir da idéia de se casar. Antônio, arrasado, dá a triste notícia para Josefina. Félix e Rômulo tentam consolá-lo. Glória vai até a casa do namorado convidá-lo para uma festa, mas Gilberto convence a menina a ficar com ele, pois estão sozinhos. Maria Isabel e Rosa Isela vão até o hospital visitar Josefina e lá encontram Félix Pereira. Assustada Maria Isabel se esconde e Rosa Isela não entende a reação da mãe. Glória pede ao noivo que a leve para casa. Maria Isabel tenta impedir que Glória saia de casa e acaba apanhando da garota. Glória vai embora de casa e Maria Isabel se apressa para avisar Ricardo sobre o que aconteceu. Ricardo fica abalado com a decisão da filha, bebe demais e acaba se insinuando para Maria Isabel. Depois ele tem uma crise de choro e ela trata de consolá-lo. Glória já está na casa do namorado, Gilberto, e, enquanto a menina dorme, ele vasculha a sua mala, e pega as jóias. Ricardo diz a Maria Isabel que não se lembra do que aconteceu na noite anterior. Gilberto chega em casa e diz a Glória que já comprou as passagens áreas. Glória diz que deu falta de algumas jóias e Gilberto acaba confessando que precisou empenhá-las. Maria Isabel permite que sua filha vá até a casa de Laura. Félix vai visitar seu amigo Carlos e ao chegar lá encontra Laura com Rosa Isela. As garotas vão cumprimentá-lo e ele reconhece o medalhão que Rosa Isela está usando. Félix não consegue esconder a emoção e pergunta quem lhe deu a jóia. Rosa responde que foi a sua mãe e ele acaba sentindo uma forte dor no coração. Félix fica muito impressionado com Rosa Isela e, ao chegar em casa, pergunta para Estela quem é a mãe da garota. Ela responde que é uma índia que trabalha como empregada. A informação dá a Félix Pereira a certeza de que Rosa Isela é a neta que ele tanto procura. Rosa Isela conta para Maria Isabel tudo o que aconteceu na casa de sua amiga. Félix comenta com Carlos a história do medalhão e diz que agora tem certeza que a menina é a filha de Graziela. Maria Isabel, com medo de ser descoberta, diz para a filha que elas terão que ir embora. Rosa Isela, revoltada com a decisão da mãe, a acusa de ter roubado o medalhão do Félix. Maria Isabel acaba batendo nela e a menina, descontrolada, joga fora o medalhão. Maria Isabel conta toda a verdade sobre Rosa Isela para o Ricardo. Ele se emociona e oferece seu apoio, pois acredita que ela tem todo o direito de ficar com a menina.

  39. Capítulo

  40. Jacinto avisa Ricardo de que Félix Pereira e seu amigo Carlos estão no portão e procuram por ele. Maria Isabel entra em desespero e pede ao Ricardo que não permita que eles entrem. Ricardo vai conversar com Félix que, autoritário como sempre, diz que veio para levar sua neta. Mas Ricardo está decidido a ajudar Maria Isabel e garante que ele e Maria Isabel são os pais de Rosa Isela. Félix não se convence com a história e exige falar com Maria Isabel. Ele oferece dinheiro para que ela lhe entregue Rosa Isela, Maria Isabel não aceita a proposta e diz a Félix que Graziela lhe pediu para cuidar da menina e não entregá-la a ninguém. Ela também se enche de coragem e o acusa de ter mandado matar Leonardo. Rosa Isela, que acaba ouvindo toda a conversa, entra na sala para dizer que prefere viver com seu avô a passar o resto da vida ao lado de uma empregada. Cristóvão encontra um amigo do Gilberto, em um barzinho, e o obriga a dizer onde a Glória e o namorado estão vivendo. A atitude de Rosa Isela deixa Maria Isabel muito abalada. Ela implora para que a menina reconsidere, mas Rosa Isela está decidida a ir embora porque Félix é o seu avô e ela não é a sua verdadeira mãe. Ricardo tenta consolá-la. Gilberto e Glória estão com tudo pronto para viajar, mas quando estão saindo aparece Cristóvão, que surpreende Gilberto com um golpe A vida tem maltratado demais Ricardo e Maria Isabel. Ele diz que ninguém se preocupa com ele, mas ela trata de consolá-lo dizendo que sua esposa o amava muito e que ela também gosta dele e vai estar sempre ao seu lado para ajudá-lo. A atitude de Maria Isabel comove Ricardo e eles acabam se beijando. Maria Isabel se separa de Ricardo e sai correndo. Cristóvão pergunta aos dois para onde estão indo e pede a Glória que pense no que está fazendo. Ela se nega a dizer para onde vão e diz que saiu de casa por causa da Maria Isabel, que descaradamente está namorando o seu pai. Maria Isabel comenta com Felícia sobre o que aconteceu entre ela e Ricardo e diz que terá que ir embora, pois os dois não podem mais viver na mesma casa. Gilberto diz a Glória que por culpa do Cristóvão eles perderam o vôo. Ricardo fica sabendo que o amigo falou com a sua filha e que não conseguiu convencê-la a voltar para casa. Ele decide, então, ir até a casa do Gilberto.

  41. Capítulo

  42. Felícia comenta com o patrão que Maria Isabel está pensando em ir embora. Ricardo corre ao seu encontro e pede a ela que fique. Os dois acabam se beijando. Félix, orgulhoso, apresenta a neta para Rômulo e a sua esposa. Rômulo conversa com Rosa Isela sobre a morte de seu pai e comenta que chegou até a pensar que foi o seu avô quem mandou matá-lo. Ricardo decide falar com Maria Isabel sobre os seus sentimentos. Ele a convida para jantar e a pede em casamento. Amargura fala mal de Maria Isabel para a Felícia, mas ela defende a amiga. Chona comenta com Pedro que a filha de Graziela está vivendo com Félix Pereira. Antônio trata de animar a sua esposa, mas ela está inconsolável, pois não poderá mais ter filhos. Ricardo conta ao amigo, Cristóvão, que pediu Maria Isabel em casamento e que não está preocupado com os comentários das pessoas. Maria Isabel vai visitar Josefina e conta o que aconteceu entre ela e Rosa Isela. Mas Josefina também carrega uma grande dor e confessa à amiga que não consegue aceitar a morte do filho na hora do parto. Ricardo conta para sua tia, Rosaura, que Glória fugiu com o namorado. Pedro procura Rosa Isela para obter notícias da filha e fica revoltado ao ver a maneira como a menina fala sobre Maria Isabel. Ela se refere com desprezo à Maria Isabel e diz que ela continua sendo uma simples criada. Pedro a chama de má agradecida e pergunta como ela pode tratar dessa maneira a pessoa que sempre esteve ao seu lado. Ricardo conta para Rosaura que vai se casar com Maria Isabel. Félix acaba discutindo com Pedro e até tenta bater nele. Maria Isabel está muito confusa com o pedido de casamento do Ricardo e pede conselhos à sua amiga, Josefina, sobre a decisão que deve tomar. Rosaura faz de tudo para convencer seu sobrinho a não se casar com a empregada. Ela também procura Maria Isabel para dizer que jamais permitirá que Ricardo se case com qualquer uma. A arrogância de Rosaura irrita Maria Isabel, mas ela enfrenta com coragem a senhora, diz que não está nem um pouco preocupada com a sua opinião e que está determinada a se casar com o seu sobrinho. Rosaura vai embora muito nervosa. Ricardo pede a Olívia, sua secretária, que acompanhe a noiva nas compras para o casamento. Mais tarde ele se encontra com Maria Isabel e ela diz que não poderá se casar com ele. Ricardo pergunta a Maria Isabel o motivo da desistência e ela diz que chegou à conclusão de que sua tia, Rosaura, está com a razão pois eles pertencem a mundos completamente opostos. Gilberto e Glória ficam sabendo, através dos jornais, que Ricardo vai se casar com Maria Isabel.

  43. Capítulo

  44. Rosaura conversa com Glória, diz que está muito magoada por ela ter ido embora sem se despedir e pede à sobrinha que volte, pois é a única pessoa que poderá impedir o seu pai de se casar. Enquanto isso, no interior, Pedro diz a Chona que está muito feliz, pois logo sua filha vai se casar. Ricardo dá um anel de compromisso para Maria Isabel e a convida para jantar. Quando os dois estão prontos para sair, Rosaura chega acompanhada pela sobrinha. O encontro não é nada agradável e as duas não perdem a chance de humilhar Maria Isabel. Ricardo, irritado, pede para a filha e a tia que respeitem a mulher que ele ama. Glória, em tom ameaçador, diz ao pai que se ele se casar com Maria Isabel ela nunca mais voltará para sua casa. Ricardo não se rende às ameaças da filha e diz que não cancelará o compromisso. Glória sai de casa. Felícia aconselha Maria Isabel a lutar pelo amor do Ricardo. Nesse momento ele entra e a abraça com muita ternura. Manuela maltrata Rosa Isela e é sumariamente demitida por Félix Pereira. Inconformada, ela implora para que Félix a deixe ficar, lembra que sempre foi uma empregada fiel e não perde a chance de lembrá-lo que até matou o Nicolas para evitar que ele contasse para toda a cidade que Félix Pereira foi o mandante do crime contra o engenheiro Leonardo Rangel. Rosa Isela ouve a conversa, mas ninguém a vê. Ricardo dá dinheiro à Maria Isabel para que ela convide seu pai e todo seu povo para o casamento, mas ela não aceita. Manuela discute com Rosa Isela, mas é surpreendida quando a garota diz saber que ela matou Nicolas e ameaça denunciá-la à polícia. Maria Isabel chega à sua cidade e pede ao pai que entre com ela na igreja. Manuela volta a maltratar Rosa Isela, mas Félix acaba vendo tudo e volta a demití-la. Antes de ir embora Manuela ameaça o ex-patrão. Gilberto não tem a menor intenção de arranjar emprego e obriga Glória a pedir dinheiro a seu pai. Manuela culpa Maria Isabel pelo comportamento de Rosa Isela. Félix pede à neta que não comente com ninguém o que ouviu sobre a morte de seu pai, pois assim não o prejudicará. Ricardo propõe à sua filha que se case com Gilberto e volte a viver com ele. Glória se recusa e diz que jamais aceitará Maria Isabel como sua madrasta. Maria Isabel vai ver Rosa Isela. A menina corre ao encontro da mulher que a criou, mas seu avô impede o encontro. Félix manda Maria Isabel embora e ainda oferece dinheiro para que ela os deixe em paz. Depois ele comenta com a neta que não deixou ela se aproximar de Maria Isabel, pois sentiu muito medo de perdê-la novamente.

  45. Capítulo

  46. Ricardo diz a Amargura que sabe tudo da vida de sua noiva e que entre eles não existe mais segredos. Rosa Isela vê Maria Isabel e a abraça. Félix leva o delegado até a choupana de Pedro e, apontando para Maria Isabel a acusa de ter raptado sua neta. Pedro se assusta ao ver a polícia procurando por sua filha. Chona leva todo o povo da aldeia, armados com paus e pedras, para impedir que a prendam. Maria Isabel diz ao comandante que ela apenas cuidou de Rosa Isela como havia prometido a Graziela no seu leito de morte e, que se isso for crime então que a prendam. Félix leva Rosa Isela embora e ela diz ao avô que deveria ter ficado com Maria Isabel, pois ela a ama mais do que ele. Livre das acusações, Maria Isabel viaja ao interior para pagar o médico que cuidou do enterro de Graziela. Félix comenta com Rômulo que mandou a Manuela embora, pois ela é uma assassina. Maria Isabel vai visitar o túmulo de Graziela e depois volta para a capital. Ricardo a espera ansiosamente. Olívia fica muito irritada quando Cristóvão diz que não quer mais se casar com ela. Glória conta ao namorado que está esperando um filho. Maria Isabel diz a Amargura que prepare a comida, mas ela não aceita que Maria Isabel lhe dê ordens e, depois de largar todas as verduras no chão, sai dizendo que vai embora. Maria Isabel vai atrás dela e tenta explicar sua nova condição. Ela diz que ao se casar com Ricardo Mendiola terá que assumir o comando da casa, mas isso não muda em nada a amizade que sempre as uniu. Amargura, muito arrependida, pede perdão e diz que não quer mais ir embora. Pe. Dionísio vai visitar sua amiga Maria Isabel. Ela fica muito feliz ao perceber que o padre não a esqueceu e vai apresentá-lo ao Ricardo. Gilberto fala para Glória que ela terá que tirar esse bebê, pois ele não quer nem saber em ter um filho. Ricardo ao perceber que Maria Isabel tem muito carinho pelo padre o convida para realizar o seu casamento. Ele aceita. Lourdes com o auxilio de Rosaura liga para casa de seu sobrinho. Lourdes não se identifica, mas ameaça Maria Isabel caso ela não desista do casamento. Maria Isabel não se intimida e diz que jamais desistirá do amor do Ricardo. Ao saber o que aconteceu, Ricardo fica muito irritado, mas Rosaura, fazendo-se de ofendida, diz que não foi ela que ligou e comenta que Maria Isabel quer colocá-lo contra ela.

  47. Capítulo

  48. Ricardo desmascara a tia e, diz que ela está mentindo, pois o seu telefone tem aparelho que identifica as ligações, e que por isso, tem certeza que foi do seu telefone que ligaram. Francisca diz ao Ricardo que foi a Lourdes que ligou para a sua noiva. Ele fala que, se a tia continuar irritando a Maria Isabel, nunca mais irá pisar em sua casa. Na casa do Sr. Félix, Rosa Isela pede para o avô levá-la para assistir o casamento de Maria Isabel. Ele fica muito nervoso com o pedido e a proíbe de ver novamente Maria Isabel. Antônio volta para a casa de seus pais junto com a sua esposa. Rômulo fica muito feliz com a volta do filho, mas Bruna fica muito irritada ao ver que Antônio está acompanhado pela Josefina. Maria Isabel está muito feliz, pois vai até a loja provar o seu vestido de noiva. Ricardo convida sua tia, Rosaura, para almoçar em sua casa. Gilberto fala para Glória que recebeu um convite para trabalhar no interior e coloca-a contra a parede, pois ela terá que escolher entre largar tudo e ir com ele ou voltar para a casa de seu pai. Na casa do Ricardo, Rosaura depois de almoçar pede para Maria Isabel tirar a mesa. Ricardo fica furioso ao ouví-la e diz que Maria Isabel é sua noiva e não uma empregada. Nesse momento Pedro e Chona chegam na casa de Ricardo. Ricardo fica muito feliz ao ver Pedro em sua casa e o abraça, mas em compensação sua tia o trata com indiferença e não quer nem ficar perto dele. Pedro e Chona se sentam à mesa junto com eles. Chona comenta sobre o costume de seu povo, principalmente quando uma mulher tenta roubar o seu marido e diz a Rosaura que não se atreva a olhar para o Pedro. Rosaura fica muito irritada com a brincadeira e vai embora. Bruna fica muito feliz ao saber que Maria Isabel vai se casar, e principalmente, com um homem muito rico. Josefina comenta que Ricardo ama muito Maria Isabel, mas Félix, que está junto com eles, a critica, pois continua determinado a impedir que Maria Isabel tente conseguir, na justiça, o direito de ficar com Rosa Isela. Bruna, carinhosamente, chama Rosa Isela de filha, mas ela tem uma reação inesperada e, muito irritada, diz que a única pessoa que pode chamá-la de filha é Maria Isabel. Gilberto toma uma bebedeira e devolve o dinheiro para que sua namorada possa voltar para casa de seu pai. Na casa do Ricardo, Pedro e Chona discutem sobre o dia do casamento de Maria Isabel. Nesse momento chega Glória e os surpreende descendo a escada. Pedro se apresenta para Glória como o pai da Maria Isabel. Ele também se encarrega de dar a notícia de que Ricardo está preste a se casar com a sua filha.

  49. Capítulo

  50. Glória fica muito aflita. Maria Isabel já está pronta quando vê Glória. Ela aproveita e pergunta para a menina, quais são os motivos que a levam a detestá-la dessa maneira. Glória responde que jamais aceitará que seu pai se case com uma índia. Bruna e Josefina acabam discutindo. Josefina joga na cara de sua sogra que nas suas veias também corre sangue indígena. Na igreja, os convidados gozam da cara de Maria Isabel e vão todos embora. Josefina fala para o Antônio que não está agüentando mais viver na casa de seus pais, pois a sua mãe não pára de insultá-la. O Pe. Dionísio celebra o casamento de Maria Isabel e Ricardo. Antônio vai tirar satisfação com sua mãe por causa da discussão que houve entre ela e Josefina e comunica que ele e sua esposa estão indo embora. Na igreja, os amigos mais íntimos vão cumprimentar os noivos. Maria Isabel deixa o seu buquê para a virgem de Guadalupe e aproveita para agradecê-la por todas as coisas boas que ela fez em sua vida. No interior, Rosa Isela vê Glória e vai correndo mostrar para seu avô. Na sua noite de núpcias, Maria Isabel diz ao marido que ele é o único homem que ela amou na vida. Eles se beijam. Felícia vai levar o café da manhã no quarto para Maria Isabel. Glória vai procurar Gilberto para dizer que seu pai se casou com Maria Isabel. Ricardo dá instruções ao Cristóvão sobre as providências que terá que tomar durante sua ausência. Na casa do Ricardo, Pedro e Chona se despedem de sua filha. Glória dá o seu endereço no interior para o Félix. Ricardo procura a tia para criticá-la por sua atitude na igreja e exige que ela peça desculpas à Maria Isabel por tê-la tratado com tamanha grosseria. No interior, Rosa Isela telefona para Maria Isabel e deseja a ela toda a felicidade do mundo e no final do seu telefonema chama a Maria Isabel de mãe. Bruna está desesperada com a atitude de seu filho de deixar a sua casa e ir atrás de Josefina. Ela fala que, se ela morrer, a culpa será só dele. Pe. Dionisio vai se despedir de Maria Isabel. Félix descobre que sua neta ligou para Maria Isabel e vai correndo tirar satisfação com a menina. Rosa Isela se defende dizendo que já fez sofrer muito a pessoa que mais a amou e que já está arrependida de tê-la deixado. Ricardo e Maria Isabel vão para Europa em lua-de-mel. Débora liga para casa de Ricardo e Florzinha diz que o seu patrão se casou e viajou em lua-de-mel.

  51. Capítulo

  52. Débora conta para a Miréia que seu antigo amor se casou e saiu de viagem com a sua esposa. Rômulo, irritado com os últimos acontecimentos, discute com sua esposa, e a culpa por seu filho ter ido embora de casa, pois se ela não implicasse tanto com a Josefina, Antônio ainda estaria morando com eles. No interior, Félix fica muito nervoso ao descobrir que sua neta saiu, pois ele não gosta de ver Rosa Isela fora de casa. Chole diz a ele que está tratando sua neta pior do que tratou sua filha. Pedro, o filho de André, e Rosa Isela começam a se encontrar no campo. Rosa Isela pede para Pedro ser o seu amigo. Ela conta tudo o que aconteceu com seu pai e que jamais o conheceu. Félix fica sabendo da amizade de sua neta com um índio. Ele fica nervoso e a proíbe de vê-lo novamente. Amargura consegue o endereço de China. Em um hotel na Espanha, Maria Isabel tira uma imagem da Virgem Maria e começa a pedir pela vida de Rosa Isela e de Glória. Pedro comenta como conheceu a Rosa Isela, neta do Sr. Félix. Rosa Isela se sente sufocada pelo avô, e diz que por sua culpa ela não está freqüentando nenhuma escola e nem pode ter amigos. Micaela diz para seu neto ficar longe de Rosa Isela, pois o Sr. Félix jamais deixará a sua neta ter amizade com um índio. Na casa do Ricardo, Amargura diz a Felícia que já sabe onde está morando o seu marido. Ela também conta que deu o endereço do seu serviço para ele vir procurá-la. Glória está andando junto com Gilberto, quando de repente tropeça e cai no meio da rua. Dois rapazes, Ramon e Lalo, que estão perto dela a ajudam a se levantar, mas Gilberto com um ataque de ciúmes não quer a ajuda deles. Glória tenta acalmá-lo. Na Espanha, Maria Isabel não pára de telefonar para Felícia, pois está muito preocupada com a sua casa. Felícia comenta que Miréia ligou e que está à procura do Ricardo. Rosaura comenta com Miréia que o seu sobrinho acabou de se casar e que a sua esposa é uma mulher muito ignorante e pobre. Na lua-de-mel, Ricardo conta para Maria Isabel tudo o que aconteceu entre ele e Miréia. Glória está muito decepcionada com Gilberto, pois ele nem a socorreu, quando caiu no meio da rua. Irritada, ela diz que se deu conta que ele realmente não serve para nada. Débora diz a Rosaura que Miréia continua apaixonada por seu sobrinho e que ela deixou a sua carreira de artista para ajudar Miréia a ser famosa no mundo da música. Rosa Isela vai à procura do Pedro. Ao chegar na sua cabana ela confessa que está sentindo muito a falta de Maria Isabel.

  53. Capítulo

  54. Chino vai até a casa do Ricardo, pois ele está louquinho para ver novamente a sua esposa. Ao vê-la ele diz que os seus filhos estão na casa de sua mãe no interior. Rosa Isela diz a Pedro que está totalmente arrependida de ter deixado a Maria Isabel. Enciumada, ela diz que daqui algum tempo ela terá um filho e se esquecerá dela. Pedro surpreende Rosa Isela ao lhe dar a sua cabra de presente. Chino, junto com um amigo, entra na casa dos Mendiola para tentar roubar, mas Amargura descobre a tempo de detê-los. Chino fica com raiva e a ameaça. Ainda na casa dos Mendiola, Florzinha vai até o quarto do Jacinto e fica assustada ao vê-lo todo amordaçado. Ela o desamarra e vão correndo procurar Amargura. Ao chegar na sala, eles a encontram deitada no chão e desacordada. Na lua-de-mel, Maria Isabel continua muito preocupada com a sua casa, mas Ricardo não deixa que ela ligue, pois eles estão muito felizes sem saber de nenhum problema. No hospital, Cristóvão chega para ajudar a tratar de Amargura. Gabriel fala para Débora que já cansou de ficar o tempo todo escondendo o seu romance e que não está nenhum pouco preocupado com a reação de Miréia quando descobrir que eles estão namorando. Eles se beijam e Miréia acaba vendo tudo pela janela de seu apartamento. Amargura fala para todos que viu quem a golpeou, e acusa seu marido, o Chino. Cristóvão liga para Ricardo e comunica tudo o que aconteceu em sua casa. Amargura depõe na polícia e conta ao delegado onde ele poderá encontrar o Chino. Miréia diz a Débora que a viu beijando o Gabriel. Rosa Isela está decidida a viver com Maria Isabel, e Félix tenta colocá-la contra Ricardo dizendo que ele não sabe cuidar de ninguém, pois sua própria filha fugiu de casa. Glória, que está com eles, comenta que jamais perdoará seu pai, pois ele se casou com uma índia. Os polícias conseguem encontrar o Chino e seu amigo e levam os dois presos. Chino e seu amigo estão presos por ter agredido Amargura. Pedro está muito feliz, pois acaba de receber uma carta de sua filha. Nela Maria Isabel conta como está passando a sua lua-de-mel. Maria Isabel e o seu marido estão passeando por vários países da Europa. Já passaram por Madri e agora estão conhecendo o encanto de Paris. Miréia comenta com Rosaura que, dentro de poucos dias, dará um grande concerto na capital e lamenta ter que ir embora sem poder ver o seu sobrinho. Débora se nega a casar com Gabriel, pois ela tem que se dedicar exclusivamente à carreira de sua irmã.

  55. Capítulo

  56. Rosaura não perde a oportunidade de comentar com Miréia sobre o casamento do Ricardo com Maria Isabel. Explica que ele só se casou, porque estava se sentindo muito sozinho, mas garante que, se a visse novamente ela, com certeza, largaria a índia e voltaria a namorá-la. Maria Isabel não consegue segurar a sua ansiedade e acaba ligando para sua casa. Ela descobre, pela Amargura, que já prenderam o Chino. Rosa Isela vai até o campo visitar Pedro e Chona. Pedro fica muito feliz com sua visita e diz que a porta de sua casa estará sempre aberta para ela. Rosa Isela diz ao Pedro que seu avô não pode saber que ela esteve com ele. Glória tem uma discussão muito feia com seu namorado. Gilberto pede para ela ir embora o mais rápido possível, pois não quer vê-la nunca mais. Micaela fica muito brava com seu neto, pois ele deu a florzinha de presente para a neta de Félix. Ela o previne dizendo que deve tomar muito cuidado com essa amizade. Débora fica muito feliz ao ouvir Miréia tocando e diz que cada dia que passa ela melhora a sua performance. Miréia confessa que para tocar dessa forma ela tem que pensar em seu antigo amor, o Ricardo. Félix comenta com Rômulo que vai fazer novamente o seu testamento, pois ele quer deixar toda a sua fortuna para sua neta. Bruna comenta com Glória sobre o casamento de Ricardo com Maria Isabel. Glória diz que se o seu pai se casou com ela, é porque ele realmente está apaixonado e diz que jamais se meterá na vida deles. Na casa do Félix, Glória confessa a Rosa Isela que está gravida do Gilberto. Felícia comenta com Glória sobre a lua-de-mel de seu pai. Na capital, Miréia dá uma entrevista coletiva, diz que está namorando um homem casado e que está muito feliz. Rosa Isela comenta com seu avô que a Glória está esperando um bebê e que voltará o mais rápido possível para o interior. Maria Isabel fala por telefone com Rosa Isela e ela aproveita para contar que Glória está grávida. Rosa Isela pede para Maria Isabel comentar com Ricardo sobre a gravidez de sua filha. Na casa de Félix, Rosa Isela diz ao avô que Maria Isabel já está voltando da lua-de-mel e que a Glória está pensando em morar com eles. Ela confessa ao avô que também gostaria de morar com Maria Isabel. Gilberto escreve uma carta de despedida para Glória. Ele diz que está indo embora e que não poderá levá-la. Ricardo e Maria Isabel estão na Alemanha curtindo a lua-de-mel. Ramon e Glória se encontram no restaurante. Ele oferece emprego na sua oficina mecânica e ela, muito grata com o convite, aceita. No teatro central, Miréia começa a dar o seu concerto do piano.

  57. Capítulo

  58. Ricardo e Maria Isabel voltam da lua-de-mel. Cristóvão comenta com Ricardo que contratou uma pessoa de confiança para buscar Glória no interior. Maria Isabel vai com seu marido ao teatro. Chegando lá, eles encontram a sua tia Rosaura com suas amigas. Maria Isabel se emociona ao ouvir a música que está sendo tocada. Ela comenta que essa música a faz lembrar os momentos bons que teve ao lado do seu pai. No final da apresentação, Miréia vai ao encontro de Ricardo e sua esposa e os cumprimenta. Glória comenta com Ramon que não fala mais com seu pai. Ela confessa que sente vergonha de tudo o que fez na vida e que quer dar a volta por cima sozinha. Ricardo apresenta Miréia a sua esposa. Depois da festa todos saem para comemorar o sucesso da apresentação. Maria Isabel fica perdida com a conversa, pois ela não entende nada sobre o assunto. Ricardo vendo que sua esposa não participa da conversa começa a se distanciar dela e falar somente com Miréia. Eles brindam o encontro. Chega Gabriel e Miréia o apresenta a todos da mesa. A noite ainda está começando, quando todos escutam uma bela canção e Ricardo tira Miréia para dançar. Maria Isabel dança com Gabriel. Ao voltarem para casa Ricardo critica a esposa e diz que ela não deveria ter aceitado o convite para dançar com Gabriel. Maria Isabel se defende dizendo que Gabriel não a abraçou tão forte, enquanto ele dançou agarradinho com Miréia. Miréia chega em sua casa e comenta com Débora tudo o que aconteceu naquela noite. Ela fala que foi Gabriel que a trouxe ao seu apartamento. As explicações não adiantam nada e Ricardo faz uma cena de ciúmes, pois não aceita que sua esposa tenha passado a noite dançando com o amigo de Miréia. Miréia conta para Débora que passou a noite toda com o seu grande amor, o Ricardo Mendiola. Ela comenta também que a Maria Isabel não ficou parada olhando o seu marido dançar com ela, pois ela dançou com o Gabriel. Na aldeia, Rosa Isela comenta com o Pedro, o filho de André, que está muito arrependida de ter largado a Maria Isabel para vir morar com o seu avô. Na casa do engenheiro Mendiola, Maria Isabel fala para Felícia que sentiu muito ciúme do seu marido, pois ele passou a noite inteira dançando com a sua ex-namorada. Ela diz para sua amiga que jamais vai parar de estudar, pois assim não fará o Ricardo passar vergonha. Jacinto fica sabendo através da Maria Isabel tudo o que aconteceu na sua lua-de-mel. Rosaura encontra seu sobrinho e conta que Miréia nunca o esqueceu.

  59. Capítulo

  60. Ricardo comenta com Maria Isabel que comprou um lindo piano para que Miréia possa vir até a sua casa tocar uma bela canção para os dois. Antônio vai procurar sua esposa no seu serviço e fica muito surpreso, quando o Roberto diz que a Josefina não apareceu para trabalhar. Na casa do Ricardo, Josefina conta para Maria Isabel que está preste a se separar de Antônio, pois ela tem certeza que ele não a ama mais. Pedro, o filho de André, conta para o pai de Maria Isabel que a sua filha já voltou de viagem. Chegam na casa de Ricardo, a Débora, a Miréia e o Gabriel. Miréia começa a tocar uma linda canção no piano. Maria Isabel, que está no seu quarto se aprontando para o jantar, percebe que a sua nova rival já chegou. Maria Isabel desce e entra na sala aplaudindo a música que Miréia está tocando. Depois de algum tempo, chega Rosaura. Miréia aproveita a oportunidade e convida Ricardo a assistir um grande concerto de piano. Maria Isabel se desculpa com todos e diz que não poderá ir, pois está muito cansada da viagem. Rosaura diz ao sobrinho que acompanhe Miréia no concerto já que a sua esposa não poderá ir. Miréia pergunta para Maria Isabel se ela permite que o seu marido a acompanhe. No interior, Rosa Isela diz ao seu avô que quer ficar na casa de Maria Isabel por duas semanas. Josefina conta para Antônio que está esperando outro bebê. Antônio diz que a ama da mesma maneira que antes. Félix tenta fazer de tudo para sua neta desistir de ir visitar Maria Isabel, pois tem medo de que Rosa Isela não volte nunca mais. À noite, Ricardo e Miréia se divertem dançando muito. Enquanto isso, Maria Isabel que está em sua casa, não pára de beber e fumar, pois está muito preocupada com o futuro do seu casamento. Ricardo tira todas as esperanças de Miréia, pois confessa que Maria Isabel é a mulher de sua vida e que ninguém conseguirá destruir esse amor. Ricardo pede a Miréia que ensine sua esposa a tocar piano. Ricardo chega em sua casa e fica espantado ao ver o estado de sua esposa. Maria Isabel diz que começou a fumar, pois ele gosta de mulher que fuma. Ela também confessa que jamais deveria ter saído da casa de seu pai, pois nunca será uma mulher da alta sociedade como ele gosta. Maria Isabel confessa que não está feliz. Ricardo tenta consolá-la e diz que a ama do jeitinho que ela é, pois foi assim, que ele a conheceu.

  61. Capítulo

  62. Maria Isabel confessa que morre de medo de que Miréia o roube de seus braços e que por isso bebeu. Ricardo promete que jamais a deixará. Gilberto volta para o seu apartamento, e Glória fica muito assustada ao vê-lo de volta. Miréia chama Maria Isabel para uma conversa. Glória deduz que Gilberto voltou porque está metido em sérios problemas. Miréia comenta com Maria Isabel que, depois do concerto, ela e o seu esposo saíram para dançar. Miréia conta que Ricardo falou muito bem de Maria Isabel e que ela deve se sentir orgulhosa de ter alguém que a ama muito. Glória quer ir embora com Gilberto, pois ela morre de medo de ficar sozinha novamente. Ramon vai até o apartamento de Glória convidá-la para sair, mas quem atende a porta é Gilberto. Ele fica muito nervoso com a presença de Ramon e diz que levará Glória para bem longe dessa cidade. Débora está muito nervosa e se apavora só de pensar que possa ser traída pelo Gabriel. Miréia se oferece para ensinar Maria Isabel a tocar piano e ela aceita. No interior, Glória cria coragem e diz ao Gilberto que sabe que ele nunca a amou de verdade e que só estava interesado no seu dinheiro. Ela sai correndo, mas Gilberto a segura pelo braço e a ameaça. Glória acaba batendo nele. Miréia comenta com sua irmã que jamais irá separar a Maria Isabel do Ricardo, pois os dois realmente se amam. Glória vai até a oficina de Ramon. Ela comenta que entre ela e o Gilberto está tudo acabado, pois ele nunca deu valor a ela. Gilberto está por perto, mas ninguém percebeu a sua presença. Rosaura diz que Maria Isabel terá que sair de uma vez por todas do coração do seu sobrinho. Maria Isabel encontra o China e pergunta a ele onde deixou os filhos de Amargura. China diz a Maria Isabel que jamais dirá onde estão os seus filhos e, que para as crianças sua mãe é uma mendiga. Miréia comenta com o Ricardo que conversou com sua esposa. Maria Isabel se irrita ao ouvir a declaração do China e acaba ameaçando dizer para Amargura que o denuncie por seqüestro de criança. China fica com medo e acaba dizendo onde estão as crianças. Maria Isabel comenta com Lupita e Miguel que China foi o único culpado por eles não estarem ao lado de sua mãe. Miréia diz a sua irmã que está disposta a ajudar Maria Isabel, pois ela é uma mulher que tem muita vontade de crescer e principalmente de agradar o seu marido. Amargura se emociona ao ver os filhos novamente. Na casa do Ricardo, Miréia começa a dar aulas de piano para Maria Isabel. Maria Isabel dá um pouco de dinheiro para Amargura e diz que os seus filhos poderão viver junto com ela. Amargura não sabe como agradecer a Maria Isabel por tudo o que ela fez e começa a beijar sua mão.

  63. Capítulo

  64. Débora entra na sala da casa do Ricardo e vê Maria Isabel tocando piano. Débora convence Maria Isabel a parar as aulas de piano com sua irmã. Rosa Isela diz ao Pedro, filho de André, que está muito triste, pois Maria Isabel não voltou para o seu povo, depois que terminou sua lua-de-mel. Ela comenta que teve que escapar do seu avô para poder se encontrar com ele, pois Félix, jamais deixaria sua neta ter amizade com um índio. Na capital, Ricardo diz para sua esposa que ela não precisa pedir permissão a ele para visitar seu pai. Amargura vai até o presidio pedir ao China que nunca mais chegue perto dos seus filhos, pois ele nunca se preocupou com eles. Na casa do Ricardo, Maria Isabel diz a Miréia que terá que interromper um pouco as suas aulas de piano, pois irá visitar seu pai, mas quando voltar ela retornará para suas aulas. Maria Isabel chega na sua terra natal. Débora diz à sua irmã que foi ela que pediu para Maria Isabel desistir de uma vez das aulas de piano. No interior, Chona chora muito ao ver Maria Isabel. Miréia está decidida a voltar a dar aula para Maria Isabel, mas não por causa do Ricardo e sim por causa da sua esposa. Na cabana, Chona confessa para Maria Isabel que Félix não deixa Rosa Isela visitá-los, mas mesmo assim, Rosa Isela vem escondida do avô até a sua cabana. Maria Isabel se enche de coragem e vai visitar Rosa Isela na casa de seu avô. Félix fica muito irritado com a arrogância de Maria Isabel e manda ela embora de sua casa. Glória vai até o quarto de Ramon. Pedro, o filho de André, e Rosa Isela vão juntos para a casa da Chona. Mas logo depois, chega Maria Isabel e fica muito surpresa ao ver Rosa Isela. Elas se abraçam e choram muito. Maria Isabel dá presente para todas as pessoas. Ramon tira à força o Gilberto da sua oficina, pois ele quer levar Glória embora de lá. Eles acabam brigando. Glória expulsa Gilberto da oficina e pede a ele que nunca mais a procure. Félix está procurando a sua neta. No interior, Félix acaba insultando Maria Isabel, mas o seu pai a defende e manda ele embora de sua cabana, pois ninguém ofende a sua filha em sua casa. Félix que está muito nervoso o ameaça de tirar ele de sua cabana e pega a sua neta. Rosa Isela não deixa o seu avô a levar. Glória confessa ao Ramon que está esperando um filho de Gilberto. Ele fica muito comovido com a sua sinceridade e está disposto a ajudá-la nesse momento difícil da sua vida. Rosa Isela enfrenta o seu avô e diz se realmente ele a ama que deixe ficar mais um pouco com Maria Isabel.

  65. Capítulo

  66. Na capital, Miréia e Ricardo brindam a felicidade de Maria Isabel e dele. Maria Isabel voltou para sua casa e conta para o seu marido os momentos que passou ao lado de seu pai. Ela voltar a ter a suas aulas de piano com Miréia. Depois de algum tempo. Ricardo confessa a Miréia que ela continua muito bonita e cada vez mais inteligente. Maria Isabel vai buscar o seu marido no seu serviço e não o encontra. Ricardo está com a Miréia, ele se oferece a acompanhá-la para no seu próximo concerto, no interior. No interior, Glória escuta na rádio que houve um tiroteio e que há pessoas mortas. A rádio fala o nome das vítimas fatais e entre os nomes está o nome de Gilberto, o pai de seu futuro filho. Glória diz a Ramon que o amor que sentia por Gilberto morreu há muito tempo. Ela comenta que está muito abalada pelo que escutou na rádio. Na capital, Olívia mostra para Maria Isabel uma notícia que saiu no jornal. Nele mostra que Gilberto morreu em um tiroteio. Débora conta para Rosaura que seu sobrinho sai com Miréia. Rosaura vai à procura de Maria Isabel e diz que Ricardo sai com Miréia. Ela não perde a oportunidade de dizer que entre os dois ainda existe uma grande paixão. Glória reclama de muita dor. Ramon explica que ela teve uma cesariana e que nasceu um menino. No interior, Ricardo e Miréia acabam se protegendo de uma chuva em uma pequena barraca. Eles acabam se beijando. Débora está muito preocupada, pois sua irmã sumiu sem deixar nenhum recado. Ela resolve colocar uma nota no jornal sobre o desaparecimento de Miréia. No interior, Miréia começa a se arrumar depois de ter passado algum tempo a sós com Ricardo. Ele confessa a Miréia que ama muito Maria Isabel e que por nada a deixará, e por isso, ela não deverá ter esperança de que algo mais sério aconteça entre eles. Ao voltar para casa Miréia fica muito irritada ao saber que a irmã, Débora, colocou um anúncio na imprensa sobre o seu desaparecimento. Miréia aproveita e conta que estava com Ricardo. Débora fica feliz com a novidade, mas Miréia diz que entre ela e Ricardo não pode haver nada, pois ele não quer magoar sua esposa. Na sua casa, Ricardo tenta explicar para Maria Isabel onde esteve e porque não disse nada a ela. Maria Isabel não quer ouvir as explicações do marido e diz que confia muito nele. No interior, Ramon confessa o seu amor a Glória e pede a ela que se case com ele. Ricardo está com a consciência pesada e confessa ao Cristóvão que traiu a sua esposa com Miréia.

  67. Capítulo

  68. Maria Isabel diz para Miréia que sentiu muito medo de perder Ricardo quando a conheceu, mas agora confia muito no Ricardo. Ela pede a Miréia que volte a lhe dar aulas de piano. Miréia diz que por enquanto as aulas serão suspensas, pois ela terá que estudar muito para o seu próximo concerto. Felícia e Amargura acabam lendo no jornal que Miréia e Ricardo passaram a noite anterior juntos. Maria Isabel brinda com Miréia, o sucesso do concerto. Ricardo chega e brinda com elas. Maria Isabel mostra ao marido tudo que aprendeu nas suas aulas de piano com Miréia. Ricardo começa a chorar, pois está muito emocionado com a evolução de sua esposa. Francisca diz a Rosaura que não conversou com Glória, pois não queria discutir dentro de um hospital. No interior, Glória diz ao Ramon que não pretende procurar o seu pai, pois sente muita vergonha do que fez e, também, morre de medo de que seu pai não aceite o seu bebê. Maria Isabel conta para Ricardo que aprendeu a tocar piano com a Miréia. Miréia conta para sua irmã que entre ela e Ricardo só existiu desejo e paixão na noite passada, pois o coração e a mente de Ricardo pertencem somente a Maria Isabel. Félix diz a Maria Isabel que Rosa Isela jamais foi amiga de Glória, pois ela é uma qualquer. Ele pede a ela que não procure mais sua neta e que não ligue mais para sua casa. Rosa Isela fica sabendo que Maria Isabel ligou. Ela vai correndo brigar com seu avô e diz que está cansada de ser tratada dessa forma, pois ele não tem nenhum respeito por ela. Na Capital, Rosaura diz ao sobrinho se ele amasse tanto Maria Isabel, jamais a trairia com Miréia. Ela acaba mostrando o jornal em que diz que a Miréia passou a noite com ele. Miréia, por sua vez, está muito nervosa e vai tirar satisfação com a sua irmã, pois foi ela que colocou o anúncio no jornal. Débora, sem se identificar, liga para Maria Isabel. Débora pede para ela ler o jornal. Maria Isabel vê a notícia de seu marido no jornal. Miréia chega na casa de Ricardo e Maria Isabel e mostra a notícia que saiu dela e do Ricardo no jornal. Miréia se justifica dizendo que foi sua irmã que colocou essa matéria jornal e diz que entre ela e Ricardo não existe nada, além de uma grande amizade. Maria Isabel acredita na história e estende a sua mão para Miréia. No interior, Glória recebe alta dos médicos. Pedrinho, filho de André, diz ao Pedro que Rosa Isela quer ir sozinha para a capital, para ver Maria Isabel.

  69. Capítulo

  70. Na capital, Maria Isabel conta para Ricardo que Miréia explicou tudo sobre a matéria que saiu no jornal e afirma, mais uma vez, que sempre irá confiar nele. Félix diz para a neta que, se ela partir como a sua mãe fez um dia, ele não irá agüentar mais esse sofrimento e com certeza irá morrer. Ramon compra um presente para o filho de Glória e tenta beijá-la, mas ela consegue escapar. Pedro conversa com sua filha e conta que Rosa Isela está querendo vê-la. Ele pergunta o que ela pretende fazer com a menina. Rosa Isela desce as escadas de sua casa com as malas prontas, e Félix fica muito surpreso ao vê-la partir. Rosa Isela diz ao avô que quer ver Maria Isabel. Eles acabam discutindo muito sobre esse assunto, pois Félix continua com muito medo de perder a neta para Maria Isabel. Rosa Isela deixa o avô e sai correndo. Félix sente outra vez uma forte dor no peito e cai. Ela acaba voltando muito assustada e tenta falar com o avô, mas ele não responde nada. Rosa Isela entra em desespero, pois acha que seu avô morreu. Na capital, Ricardo diz a Maria Isabel que Rosa Isela quer voltar para ela. Ricardo também comenta que se isso realmente acontecer ele vai entrar na justiça para conseguir a guarda da Rosa Isela. No interior, Rosa Isela promete, à virgem de Guadalupe, que se o seu avô se curar jamais irá sair do lado dele. Depois de examiná-lo, o médico recomenda ao Félix que evite fortes emoções, pois seu coração está muito fraco, pois qualquer alteração poderá trazer algo de mais grave para a sua saúde. Josefina vai visitar Maria Isabel e, desolada, conta à amiga que nunca mais poderá ser mãe. Nesse momento, chega Rosaura e pede para Maria Isabel mandar sua amiga embora. Maria Isabel fica muito nervosa com a atrevimento de Rosaura e impede que ela mande a sua amiga embora. No interior, Félix se aproveita do seu estado de saúde para chantagear a neta, pois só assim, ele terá certeza que Rosa Isela vai ficar do seu lado e não o deixará. Rosaura diz a Maria Isabel que logo Ricardo vai deixá-la para ficar com Miréia. Josefina se irrita com as provocações de Rosaura e a manda embora da casa de Ricardo. Maria Isabel resolve ligar para o interior para saber como está Rosa Isela. Chole diz tudo o que aconteceu com Félix. Pedro, filho de André, fica muito feliz ao descobrir que Rosa Isela não foi embora para a capital, pois ela é a sua única amiga. Miréia não consegue se concentrar e Débora culpa Ricardo por sua irmã não estar tocando bem e impede que ele a veja novamente. Gabriel manda um lindo buquê de flores para Maria Isabel. Rosaura procura o sobrinho e se queixa de Maria Isabel. Ela diz que sua esposa não a suporta.

  71. Capítulo

  72. No interior, Glória aceita casar-se com Ramon e está disposta a levar o seu bebê para que seu pai o conheça e para dizer que o ama muito. Na casa de Ricardo, Margarida vai pedir desculpas a Maria Isabel, por tê-la tratado tão mal nos últimos tempos. Ela promete colocar a Maria Isabel na alta sociedade. Maria Isabel conta para seu marido tudo o que aconteceu entre ela e sua tia. Rosaura fica muito nervosa ao saber que Margarida se propôs a ajudar Maria Isabel. Glória chega, com o seu filho, na casa de seu pai. Ricardo vai assistir o ensaio de Miréia, e ela, ao vê-lo, corre ao seu encontro e o abraça. Margarida começa a dar aulas de etiqueta e boas maneiras para que Maria Isabel saiba como deve se comportar entre a alta sociedade. Miréia, depois do ensaio diz para Ricardo que ele sempre será o seu grande amor. Eles acabam se beijando. Rosaura vai até a casa de Margarida e não perde a oportunidade de ofender Maria Isabel. Ricardo fica enciumado com as flores que Maria Isabel recebeu e pede ao Gabriel que nunca mais mande flores para a sua esposa. Na casa de Ricardo, Maria Isabel fica muito feliz ao ver a Glória com o seu filho. No interior, Rosa Isela está cuidando do seu avô. Félix promete levá-la para ver Maria Isabel assim que ele melhorar. Pedro, filho de André, e o Pedro, pai de Maria Isabel vão até a casa de Félix para saber como está o seu estado de saúde. Débora fica com muito ciúmes de Gabriel, pois ela ficou sabendo que ele mandou flores para Maria Isabel. Bruna vê Pedro, o filho de André, na casa de Félix e diz que Rosa Isela jamais irá conversar com ele. Rosa Isela diz a Bruna que esta não é a sua casa e que ela não manda lá. Bruna ameaça o menino e diz que contará ao Félix que ele está lá só para perturbar Rosa Isela. Pedro fica com muito medo e vai embora. Ricardo chega em sua casa e vê Glória, os dois se abraçam e choram. No Interior, Rosa Isela comenta com o seu grande amigo, Pedrinho, que ficará ao lado do seu avô até ele melhorar, mas confessa que gostaria de ficar com Maria Isabel. Ricardo fica encantado com seu neto e mais feliz ainda quando Glória conta que o menino se chama Ricardo. Ricardo, muito emocionado, pede à filha para ficar, pois ele já sofreu muito e agora quer curtir o neto. Glória com muita dor no coração se nega a ficar, pois a sua vida precisa ser construída. Débora fica sabendo que a sua irmã pode acabar para sempre o casamento de Ricardo, e teme pelo que possa acontecer, pois ao separá-lo de Maria Isabel poderá destruir a vida do Ricardo.

  73. Capítulo

  74. Maria Isabel comenta com Felícia e Amargura que está muito feliz, pois Glória voltou e nota-se que ela amadureceu muito, depois que saiu da casa de seu pai. Ela comenta também, que ela está apaixonada por um outro homem. Ricardo insiste que a filha fique em sua casa, mas Glória se nega, pois ela está completamente apaixonada pelo Ramon. Ricardo acredita que ele fez muito bem à sua filha, pois Glória mudou muito sua forma de pensar. No interior, Ramon confessa ao seu amigo que está morrendo de medo de perder Glória, pois ela foi visitar o pai e, talvez ele não a deixe voltar para o interior. Miréia tem certeza, através dos seus beijos, que Ricardo ainda a ama. Débora fica feliz com essa confissão e pede para sua irmã passar por cima de tudo e de todos para tentar reconquistá-lo. Alice está na cabana de Pedro. Ela o reprova, pois ele deixou seu filho sozinho na casa do Félix. Na casa do Félix, Rosa Isela apresenta Pedrinho ao seu avô. Ele, mesmo não gostando da idéia pede para o Pedrinho cuidar muito bem de sua neta, pois ele não pode sair da cama. Félix também autoriza o menino a ir brincar em sua casa. Na capital, Glória recusa receber dinheiro do seu pai, pois ela quer vencer na vida com seu próprio trabalho. Pedrinho conta para sua mãe e para o Pedro o que aconteceu na casa de Félix Pereira. Ele diz que está muito contente, pois poderá ver Rosa Isela todos os dias. Maria Isabel começa a ter sonhos horríveis com Ricardo. Ela sonha que está sendo abandonada por ele e morre de medo que isso algum dia aconteça. Ricardo a tranqüiliza abraçando. Miréia vai fazer o seu último concerto na capital. Ela está morrendo de medo ver Ricardo na platéia, pois não sabe como será sua reação. No interior, Glória está arrumando o quarto de Ramon e, de repente, cai um envelope que estava dentro do colchão. Ramon fica desesperado quando vê o envelope Glória quer saber do que se trata e, depois de muita insistência ele conta para Glória o que há no envelope Ramon conta um pouco da sua vida, diz que seu pai nunca acreditou no seu sucesso e que nunca o incentivou a fazer nada. E explica que, quando seu pai o ofendia, ele subia para seu quarto e começava a desenhar. Depois da morte de seu pai ele começou a cuidar da oficina e o seu sonho de fazer uma faculdade ficou para trás. Esses desenhos que estão no envelope foi só o que ficou guardado até hoje. Glória pede para ele não jogá-los fora, pois o seu sonho precisa se tornar realidade. O concerto de Miréia é um sucesso.

  75. Capítulo

  76. No camarim ela começa a chorar e se recusa a atender à imprensa. Débora fica desesperada e vai falar com a imprensa no lugar de sua irmã. Rosaura quer ir no camarim falar com Miréia, mas Débora se nega a levá-la até sua irmã. Ricardo e sua esposa conseguem falar com Miréia. Ela comenta com elas que adiou a sua ida para Espanha. Maria Isabel a convida para brindar pelo sucesso do concerto, mas ela se recusa a ir, pois está muito cansada. Glória está muito bem consigo mesma, pois conseguiu o perdão de seu pai e está muito feliz ao lado de Ramon. Maria Isabel começa a ter aulas no conservatório e está indo muito bem. Miréia está disposta a adiar sua viagem para Espanha, pois quer ficar ao lado de Ricardo, mesmo que seja como sua amante. Débora fica irritada com a decisão de sua irmã e vai embora. Glória abre o envelope com os desenhos de Ramon e descobre que são desenhos de carros. Ricardo liga para Miréia, mas ela se nega a conversar com ele e desliga o telefone na sua cara. No escritório, Ricardo está visivelmente nervoso e confuso com seus sentimentos. Ele pede para Olivia desmarcar todos os seus compromisso. No interior, Félix pede para Rosa Isela e o Pedrinho ajudá-lo a dar os seus primeiros passos. Ricardo vai até a casa de Miréia e pede para ela não ir embora. Ele a beija. Na casa da Miréia, Ricardo insiste para que ela desista da sua tourné pela Europa e pede para ela pensar somente no presente, pois é isso que importa. Ela, que está muito apaixonada por ele, decide ficar e curtir a vida ao seu lado, mesmo sendo somente a sua amante. Maria Isabel liga para Rosa Isela. Ela fica sabendo como está o Félix. Rosa Isela fala também que o seu avô está se dando muito bem com o Pedrinho. Maria Isabel fica espantada com o que acaba de saber. Cristóvão vai até o interior visitar Glória. Glória aproveitando a sua visita pede para ele levar os desenhos do Ramon para seu pai. Maria Isabel está muito preocupada com Ricardo, pois ele não apareceu para almoçar e resolve ligar para o escritório. Olivia diz que ele não está. Na casa do Ricardo, Amargura comenta com Felícia e Jacinto que, talvez Ricardo esteja traindo Maria Isabel, pois ele não vem mais para casa. Felícia se nega acreditar no que acaba de ouvir e o justifica dizendo que ele está muito ocupado com o seu trabalho.

  77. Capítulo

  78. Maria Isabel começa a fazer a lista dos convidados para a festa de despedida de Miréia. Na casa de Miréia, Débora chega com Gabriel e não encontra sua irmã. Ela descobre que Miréia ainda não assinou o seu contrato para a tourné da Espanha, mas Débora pede para Gabriel ficar tranqüilo, pois sua irmã vai assinar de qualquer maneira o contrato. Cristóvão acaba conhecendo Ramon e fica muito feliz, pois ele parece ser um ótima pessoa. Já é noite e Ricardo não apareceu em sua casa. Miréia chega em sua casa e diz para sua irmã que não vai assinar nenhum contrato, pois Ricardo pediu para ela ficar ao seu lado. Ricardo chega em casa e Maria Isabel o recebe de braços abertos. Ele não se conforma ao ver a confiança que Maria Isabel tem nele. Ricardo pergunta porque ela confia cegamente nele e ela diz que sem esse amor ela não teria força para viver. Débora vai até a casa do Gabriel e diz que sua irmã não quer ir para Espanha. A oficina de Ramon pega fogo à noite. Gabriel pede para Débora se conformar, pois dessa vez ela perdeu e eles terão que devolver o dinheiro. Débora não se dá por vencida e diz que fará de tudo para convencer a irmã a ir para a Espanha. Ela está disposta a contar para Maria Isabel o relacionamento entre Ricardo e Miréia. Ramon entra em desespero ao ver a sua oficina em chamas, pois o seu amigo está lá dentro trabalhando. Logo depois, os bombeiros saem com o Lalo no colo. Cristóvão vai até a casa do Ricardo e fala que foi até o interior ver Glória. Ele conta que ela está muito bem e que Ramon a ama muito. Glória fica sabendo que a oficina de Ramon está pegando fogo. Ela entra em desespero. Na capital, Ricardo começa a ver os desenhos de Ramon. Ele fica muito empolgado com o que vê e está decidido a ir até o interior conversar com Ramon. Ricardo propõe a Maria Isabel a viajar novamente à Europa. Ela recusa, pois prefere ir depois, pois está muito preocupada com o futuro de Glória. Gabriel vai até a casa de Miréia. Ele fala para ela assinar o contrato, pois se ela não assinar, sua carreira vai para a ruína. Miréia se recusa, pois ela tem certeza que Ricardo a ama. Gabriel fala se Ricardo realmente a amasse largaria Maria Isabel para ficar com ela. Miréia se irrita e bate nele. No hospital, Glória fica muito mais tranqüila, pois vê Ramon na sala de espera e descobre que quem ficou ferido no acidente foi o Lalo. Rosa Isela pretende levar seu avô na capital para ver Maria Isabel quando ele melhorar.

  79. Capítulo

  80. Ricardo vai até a casa de Miréia e a beija. Maria Isabel começa a contar a história de sua vida para o seu amigo de classe, o Adalberto. Ela fica encantada ao descobrir que ele saiu do interior para tentar a vida na capital. Débora vai até a casa de Gabriel e fala que está disposta a contar o mais rápido possível para Maria Isabel a traição de seu marido. Gabriel, que está com muita raiva de Miréia, pois ela bateu nele, concorda com a Débora. No interior, Ramon está arrasado, pois não tem mais nada. Ele pede para Glória voltar para o seu pai, pois ele não tem mais a oficina para sustentá-la, mas Glória se nega ir, pois quer ficar ao seu lado nessa hora difícil. Na casa de Ricardo, Maria Isabel conta para Felícia que conheceu o Adalberto, que a sua história é igualzinha a dela. Ricardo fica sabendo que o namorado de sua filha perdeu tudo no incêndio. Ele vai correndo para o interior tentar ajudar a filha. Gabriel vai visitar Maria Isabel. Ele conta que tudo que a Miréia fez foi planejada por ela e seu marido. Ele conta que Ricardo está traindo ela com Miréia. Na casa de Ricardo, Gabriel tenta convencer Maria Isabel que o seu marido a trai com Miréia. Mas, Maria Isabel, que está cada vez mais apaixonada pelo seu marido, se nega a acreditar no que acaba de ouvir.Maria Isabel acaba se irritando e manda Gabriel embora de sua casa. No interior, Ramon se irrita com Glória, pois ela contou ao pai que a sua oficina mecânica pegou fogo. Ramon se nega a aceitar qualquer tipo de ajuda, pois ele tem que sair desse problema sozinho. Na capital, Maria Isabel não pára de chorar e Felícia fica muito preocupada ao ver o estado em que se encontra sua amiga. Maria Isabel comenta o que houve entre ela e Gabriel. Felícia diz que o Gabriel inventou tudo isso, pois ele gosta muito dela. Cristóvão vai visitar Maria Isabel e se assusta ao vê-la chorando muito. Ele comenta que Ricardo foi ao interior visitar sua filha, pois a oficina mecânica do Ramon pegou fogo. Gabriel comenta que Maria Isabel não acreditou nele, pois ela está completamente apaixonada pelo marido. Gabriel tem medo que Ricardo descubra alguma coisa e venha tirar satisfação com ele. Mas, Débora tenta acalmá-lo e começa a bolar outro plano, para separar sua irmã do Ricardo. Ricardo chega na casa de sua filha. Na capital, Maria Isabel começa a lembrar os momentos em que seu marido esteve perto de Miréia e se nega a acreditar que exista algo entre Ricardo e ela.

  81. Capítulo

  82. Débora ameaça contar tudo para Maria Isabel se sua irmã não desistir do Ricardo. Maria Isabel está disposta a conversar com Miréia e tirar todas as dúvidas sobre o seu marido. No interior, Ricardo quer que sua filha vá embora junto com ele. Mas, ela se nega a ir, pois é essa hora que Ramon precisa mais dela. Ramon chega e acaba conhecendo Ricardo. Débora sugere à irmã que, em nome do amor que diz sentir pelo Ricardo, ela tome a iniciativa de contar para Maria Isabel tudo sobre o seu relacionamento com ele. Miréia não quer que Maria Isabel fique sabendo de nada. Débora, então pede para sua irmã ir para Europa com a sua tourné, pois lá, ela pode conhecer um homem que realmente a ame. Ramon não quer aceitar a ajuda de Ricardo, pois ele quer reconstruir a sua vida sozinho. Ricardo acaba comentando que viu os desenhos que a Glória lhe enviou. Ramon se zanga, pois não sabia que Glória havia mandado os seus desenhos para o seu pai. Na capital, Miréia está disposta a lutar contra todos pelo amor de Ricardo. Nesse momento toca a campainha. Ao abrir a porta todos se espantam, pois é Maria Isabel. Ela quer saber qual é a verdadeira relação entre Miréia e o seu marido. No interior, Ricardo dá um tempo para Ramon decidir o que quer fazer de sua vida. Débora conta para Maria Isabel que sua irmã não quer mais ir para Europa fazer a sua tourné, pois ela ama um homem que mora na capital. Maria Isabel se espanta com essa declaração e quer saber o nome desse homem. Rosaura acaba chegando na casa de Débora e consegue livrar Miréia de um grande problema. No interior, Ricardo antes de ir embora dá um cheque para sua filha. Glória se recusa a receber o dinheiro de seu pai. Mas, Ricardo pede para ela pensar no seu filho e aceitar o cheque. Miréia nega que exista alguma coisa entre ela e Ricardo. Maria Isabel explica que Gabriel comentou que os dois são amantes. Miréia aproveita e diz para Maria Isabel que Gabriel é apaixonado por ela e, por isso é capaz de tudo para ficar ao seu lado. Débora que está determinada em acabar com o romance de Miréia, pergunta para sua irmã qual é o nome do homem que ela ama. No interior, Ramon acaba vendo o cheque que o pai de Glória deixou. Miréia se nega a dizer o nome do homem que ama. Ela está disposta a mandar Gabriel embora, e se Débora não aceitar a sua decisão, que vá embora com ele. Maria Isabel se despede e pede desculpas para Miréia. Ela pede para ninguém contar nada ao seu marido Glória consegue convencer Ramon a aceitar a ajuda de seu pai.

  83. Capítulo

  84. Miréia se irrita com sua irmã, pois ela acha que Débora está a favor do Gabriel. Débora, por sua vez, joga toda a culpa no seu namorado e para provar que não teve nada a ver com o assunto diz que está disposta a terminar o seu romance com Gabriel. Ricardo chega em casa e Maria Isabel o recebe friamente. Débora vai até o apartamento de Gabriel e comenta tudo o que houve em sua casa. Ele coloca toda a culpa na Débora, pois ele sabia que isso não iria dar certo. Débora quer que ele vá para Espanha. Gabriel a ameaça, se algum dia ela pensar em largar dele. Maria Isabel não consegue mentir para seu marido e comenta que foi na casa da Miréia. Ela confessa que estava desconfiada que ele e Miréia mantinham um romance. Ricardo se assusta com essa confissão. Ricardo fica muito preocupado com as suspeitas de Maria Isabel e jura que jamais vai trocá-la por outra mulher. Maria Isabel fica mais tranqüila com essa declaração. Gabriel se nega a deixar o país, pois ele sabe que se for para outro país, Débora colocará toda a culpa nele. E, Gabriel não terá como negar, pois foi ele, quem foi até a casa de Maria Isabel contar que seu marido a trai com Miréia. Débora diz que jamais o deixará, pois o ama muito. Gabriel quer saber porque Débora odeia tanta a irmã. Débora confessa que Miréia nunca a tratou como uma irmã, e que ela sempre se achou melhor do que ela em tudo, por isso o seu ódio. Na casa dos Mendiola, Ricardo tenta conversar com Maria Isabel sobre o relacionamento dos dois, mas ela diz que não, pois ele deve estar muito cansado da sua viagem que fez ao interior. Ricardo insiste, ele quer saber porque ela começou a desconfiar dele. Maria Isabel explica que nos últimos tempos ele começou a ficar mais tempo fora de casa, por isso, que ela pensou que ele tivesse algum romance extra-conjugal. Ricardo está quase pronto para dormir, mas não consegue parar de pensar no que houve na sua ausência, pois ele acha que Maria Isabel está sabendo de alguma coisa, por isso, ele quer falar o mais rápido possível com Miréia. Débora chega em casa e Miréia quer saber se ela mandou o Gabriel embora. Débora mente para sua irmã, dizendo que não encontrou o Gabriel em seu apartamento. Miréia fica muito nervosa e vai sozinha atrás de Gabriel. Rosaura quer que Margarida aconselhe Maria Isabel a desistir de Ricardo e pedir o divórcio Ela explica que seu sobrinho está envolvido com Miréia e que já se cansou da Maria Isabel. Ricardo já está no seu serviço. Ele tenta ligar vária vezes para Miréia, mas não a encontra. Ele está com muito remorso por ter traído Maria Isabel, mas ao mesmo tempo, não quer deixar Miréia.

  85. Capítulo

  86. Maria Isabel está preste a viajar, pois ela quer pedir para Glória ficar morando por um tempo na casa de seu pai. Ricardo conta para Cristóvão que vai terminar tudo com Miréia, pois Maria Isabel é a coisa mais importante da sua vida. Nesse momento Miréia vai visitá-lo no seu escritório. Ricardo a recebe friamente. No interior, Félix recebe alta do médico, mas ele pede para o Dr. não contar nada para sua neta, pois sabe que, se a Rosa Isela descobrir que o seu avô melhorou, vai correndo para a capital visitar Maria Isabel. Na capital, Ricardo descobre que Gabriel contou para Maria Isabel sobre o seu romance com Miréia, mas felizmente, ela não acreditou. Ele sente muita pena de sua esposa, pois ela está sofrendo muito. Ricardo está determinado em terminar o relacionamento com Miréia, mas ela se recusa romper com Ricardo. Débora leva Rosaura ao apartamento de Gabriel. Chegando lá, Débora vê Gabriel morto em seu quarto e leva um grande susto. No interior, Glória recebe com muita alegria Maria Isabel. Ricardo não sabe mais o que fazer com sua vida, pois ele não consegue terminar o seu romance com Miréia. Cristóvão o aconselha a decidir logo, pois senão, vai ficar sem ninguém. Ricardo está disposto a tirar satisfação com Gabriel, pois ele não tem o direito de intrometer em sua vida. No apartamento de Gabriel, Rosaura entra em desespero, pois nunca teve que dar explicação para a polícia e agora com a morte de Gabriel terá que dar. Miréia entra em desespero, pois ela tem consciência que o amor do Ricardo é impossível. No interior, Ramon conhece Maria Isabel e fica muito encantado com a sua simpatia. Débora chega em seu apartamento muito abatida. Miréia comenta com a irmã que irá fazer a sua tourné na Espanha. Débora dá a notícia da morte de Gabriel para sua irmã. Miréia fica comovida com o desespero de Débora e tenta consolá-la. Maria Isabel consegue convencer Ramon a aceitar a ajuda de Ricardo. Ela aproveita que está no interior para visitar os seus pais. O médico do Sr. Félix mentiu para Rosa Isela. Ele disse que o seu avô ainda não poderá viajar para a capital. Ela fica muito desapontada, pois ela está louquinha para ver Maria Isabel. No seu apartamento, Débora recebe a visita de alguns policiais. Eles comunicam que elas não poderão sair de viagem, pois eles descobriram que Gabriel foi envenenado ou se suicidou. Enquanto não resolver esse mistério as duas não poderão sair do país. Depois que os policiais vão embora, Débora entra em desespero. Ela fala que Ricardo tinha motivos para matar Gabriel e começa a jogar a culpa nele. Miréia fica muito preocupada e liga para Ricardo. Chegando no apartamento da Miréia, Ricardo se assusta ao saber que Gabriel foi assassinado.

  87. Capítulo

  88. Miréia também conta que ela não poderá sair do país, enquanto, a morte de Gabriel não for resolvida. No interior Maria Isabel conta ao pai tudo o que aconteceu na sua casa. Mas depois, o tranqüiliza, dizendo que Ricardo é o homem mais fiel do mundo e que Gabriel mentiu, pois estava apaixonado por ela. Maria Isabel aproveita a sua passagem pelo interior e vai visitar Rosa Isela. Chegando lá, ela descobre que Félix continua muito doente. Na capital, Ricardo está disposto a colocar o seu advogado à disposição de Débora e Miréia, pois com certeza, elas precisarão de uma pessoa de confiança. No interior, Chona entra desesperada na casa do Félix. Ela conta para Maria Isabel que Ricardo estava no enterro do Gabriel. Maria Isabel fica nervosa, pois jamais poderia imaginar que Gabriel seria assassinado e vai embora para a capital. Débora tenta colocar Ricardo como o único culpado pela morte de Gabriel, pois ele era a única pessoa que teria motivos para matá-lo. Miréia fica nervosa com as suspeitas de sua irmã e diz que Ricardo não tinha tempo de matar Gabriel, pois a única que saiu no meio da noite para encontrar o Gabriel foi ela. Débora, que também fica nervosa com a acusação de sua irmã, diz que ela também saiu à noite atrás de Gabriel. No seu escritório Ricardo diz ao Cristóvão que está disposto a confessar para sua esposa que a traiu, pois só com o perdão de Maria Isabel, ele poderá voltar a dormir tranqüilamente. Maria Isabel chega de viagem e tem que se explicar com o marido, pois ele quer saber porque ela não disse nada sobre a visita do Gabriel e, principalmente, porque não contou nada sobre as fofocas que Gabriel andou fazendo sobre ele e Miréia. Maria Isabel fica muito nervosa e diz que não queria magoá-lo. Miréia conta que vai sair pela última vez com Ricardo, pois eles não poderão ficar mais juntos. Ricardo pergunta para Maria Isabel, se ele algum dia ficasse com outra mulher, o que ela faria. Maria Isabel diz que jamais o perdoaria. Ricardo resolve não falar nada sobre ele e Miréia. Miréia liga para Ricardo e resolve marcar o último encontro entre os dois. Ricardo aceita, mesmo sabendo que hoje é o seu primeiro aniversário de casamento. Débora consegue o endereço do restaurante em que Miréia está com Ricardo e liga para Maria Isabel. Maria Isabel entra em desespero com o telefonema de Débora e resolve conferir a informação, pois não agüenta mais ficar com essa dúvida. Chegando no restaurante ela vê Ricardo beijando Miréia. Maria Isabel não agüenta ver a cena e sai correndo. Débora é intimada a prestar depoimento pela morte de Gabriel. Maria Isabel chega em sua casa. Ela não consegue parar de pensar na cena que viu no almoço.

  89. Capítulo

  90. Amargura vê o desespero da Maria Isabel e pergunta o que aconteceu. Ela explica tudo o que houve no almoço. Maria Isabel não consegue para de pensar na traição de seu marido. Ela fica sozinha na sala de jantar, pois hoje é o seu aniversário de casamento e ela preparou um grande almoço para o seu marido que não virá, pois está com a outra. Miréia chega em sua casa. Ela fala para a sua irmã que quer ir embora, pois o amor de Ricardo não pertence a ela, e, sim, a Maria Isabel. Ela também confessa se ficar mais alguns dias lá, vai correr novamente para os braços de Ricardo. Rosaura se nega a dar parabéns ao seu sobrinho, pois ainda não se conforma de ter uma empregada na família. Débora está muito angustiada, pois terá que ir a polícia depor sobre o assassinato de Gabriel. Glória liga para Maria Isabel para dar os parabéns, pois hoje ela e o seu pai fazem 1 ano de casamento. Glória conta que ela e Ramon estão começando a crescer financeiramente. Ricardo chega em sua casa e Maria Isabel o recebe friamente. Mais tarde, eles começam a jantar, mas Maria Isabel continua tratando o seu marido friamente No interior, Félix confessa a Rômulo que está bem melhor e que está fingindo, pois se a Rosa Isela descobrir que ele melhorou vai querer ir para a capital. Rômulo fala que o seu filho está trabalhando em outro estado e que está bem melhor. Ricardo sente que algo de estranho está acontecendo com Maria Isabel, pois ela não conversa com ele. Ricardo acha que sua esposa está chateada, pois ele chegou tarde para almoçar. Maria Isabel não agüenta mais o cinismo de seu marido e fala que ele está mentindo que entre ele e ela existe outra pessoa. Ricardo se espanta com a declaração de sua esposa, pois ela nunca agiu dessa forma e começa a se desesperar. Miréia confessa que Débora sempre teve razão a respeito do Ricardo, pois ele ama muito Maria Isabel, mas conta que jamais poderá esquecer Ricardo. Débora se dá conta que as duas estão novamente sozinhas. Maria Isabel propõe viajar novamente com seu marido, mas Ricardo se nega a sair de viagem, pois tem muita coisa para fazer na sua empresa. Maria Isabel se irrita e fala que ele não quer viajar para não ficar longe da Miréia. Ricardo pergunta para sua esposa quem foi a pessoa que falou mal da Miréia novamente para ela.

  91. Capítulo

  92. Maria Isabel se nega a responder e pergunta há quanto tempo os dois estão tendo um caso. Ricardo se nega a responder. Ele tenta convencer Maria Isabel que a ama muito e que ela é a pessoa mais importante em sua vida. Maria Isabel não consegue acreditar mais nas palavras de seu marido. Nesse momento, liga Pedro, pai da Maria Isabel, ele resolve dar os parabéns para sua filha, pois hoje ela comemora um ano de casamento. Ela não comenta nada com seu pai o que está acontecendo com seu casamento. No interior, Félix não deixa sua neta ligar para Maria Isabel e manda-a ir almoçar. Ele aproveita a ausência de sua neta e quebra o telefone, pois assim, ela não ligará mais para Maria Isabel. Na capital, Ricardo diz que entre ele e Miréia não existe mais nada. Maria Isabel se revolta e diz que hoje de manhã ligaram para ela e deram o endereço do restaurante que os dois estavam almoçando. Ricardo se assusta com essa declaração, pois com certeza Maria Isabel viu-o beijando Miréia. Ele tenta explicar para sua esposa que a ama muito, mas ela não acredita mais em suas palavras. Miréia está desesperada, pois não conseguirá viver sem Ricardo. Débora aproveita a oportunidade e pede para Miréia assinar o contrato da Espanha. Ela aceita ir para outro país, pois assim ela ficará longe de Ricardo. Débora, quando vai pegar o contrato, sente uma forte dor no peito e cai. Miréia entra em desespero. Ricardo e Maria Isabel continuam discutindo e nesse momento entra Rosaura com Margarida. Rosaura acha estranho ver Maria Isabel chorando, mas ela explica que está muito emocionada, pois os dois estavam lembrando os bons momentos que tiveram na Europa. Ricardo vai pegar champanhe para comemorar o seu aniversário de casamento, mas nesse momento toca o telefone e Maria Isabel atende e fica nervosa ao descobrir que é Miréia. Miréia está desesperada e fala para Maria Isabel o que sua irmã passou e que está indo para o hospital. Maria Isabel pede para Ricardo resolver este problema sozinho. No interior, Pedro acha que aconteceu algo de muito ruim com sua filha. No hospital, Ricardo comenta com Miréia que sua esposa está sabendo que os dois tiveram um romance, pois alguém ligou para ela. Ele também fala que Maria Isabel foi ao restaurante e viu os dois se beijando. Ricardo tem quase certeza que perdeu Maria Isabel para sempre. Na casa do Ricardo, Margarida aconselha Maria Isabel pensar muito bem antes de agir e, principalmente, lutar pelo amor de Ricardo. O médico não sabe o que realmente Débora tem, por isso, ela terá que se submeter a vários exames. Maria Isabel quer ir embora e esquecer Ricardo para sempre, pois ela está cansada de sofrer. Nesse momento, ele entra em seu quarto.

  93. Capítulo

  94. Maria Isabel continua muito nervosa com Ricardo e não aceita nenhuma explicação. Mas, ele não desiste e quer se explicar de qualquer jeito. Ricardo vendo que Maria Isabel está muito alterada e não o escuta, pois ela só pensa em terminar o seu casamento de uma vez por todas, resolve dar um tempo para Maria Isabel refletir em tudo o que eles passaram juntos e sai do quarto. No hospital, os médicos não conseguem saber com exatidão o que Débora tem e preferem fazer exames mais completos para antes dar o resultado. Mas os médicos vendo que Débora está bem melhor resolvem dar alta para ela. Maria Isabel pede para Felícia e Amargura ficar trabalhando para Ricardo, apesar de todos os problemas que ela passou com ele, Ricardo continua sendo um ótimo patrão. Ela comenta que está disposta a ir embora e voltar para sua terra. Na casa de Cristóvão, Ricardo não pára de beber e confessa ao seu melhor amigo que jamais deixará Maria Isabel ir embora, pois sem o seu amor ele não conseguirá viver. Débora está revoltada com a sua doença, pois ela sabe que o seu estado de saúde é muito delicado e, desconta toda a sua raiva nela. Débora quer que a sua irmã vai para Espanha o mais rápido possível. Ricardo chega em sua casa junto com Cristóvão. Ele fica sabendo através da Felícia que Maria Isabel foi embora. Ele entra em desespero. Ele não acredita nas palavras de sua empregada e vai correndo para seu quarto. Chegando lá, ele percebe que Maria Isabel foi realmente embora e começa a se lamentar por tê-la traído. Cristóvão, que está junto com seu amigo, encontra um bilhete deixado pela Maria Isabel e entrega ao Ricardo. Ricardo lê o bilhete e não se conforma de ter perdido Maria Isabel para sempre. No interior, Maria Isabel chega na cabana de seus pais. Ela diz que ficará um bom tempo morando com eles. Na capital, Ricardo está muito deprimido e não pára de chorar. Pedrinho vendo Maria Isabel na cabana do Pedro sai correndo contar a novidade para Rosa Isela. Ela fica muito feliz com a notícia e não vê a hora de poder reencontrar Maria Isabel. No escritório de Ricardo, Rosaura fica sabendo, pelo Cristóvão, que o seu maior sonho aconteceu, pois Maria Isabel deixou o seu sobrinho e voltou para o interior. Maria Isabel confessa a Chona, que apesar de ter sido traída pelo Ricardo, não consegue esquecê-lo. Ela acha que jamais poderá tirar Ricardo do seu coração e de sua mente. Rosaura vai até a casa de Ricardo. Ela fala que se Maria Isabel realmente o amasse, jamais o largaria. Mas, Ricardo se nega a ouvir sua tia e diz que a culpa foi somente dele e que Maria Isabel está certa, pois ele a traiu.

  95. Capítulo

  96. No interior, Rosa Isela diz ao seu avô que Maria Isabel está na casa de seu pai e que quer ir vê-la. Félix não se conforma com o pedido de sua neta e diz que ela prefere Maria Isabel que o seu próprio avô. Maria Isabel conta tudo o que aconteceu entre ela e o marido para seu pai. Na capital, Rosaura vai contar a novidade para Miréia. Miréia não fica nem um pouco feliz com o que acaba de ouvir. Ela diz que jamais terá o amor de Ricardo, pois ele ama sua esposa. Miréia comenta com Rosaura que não irá correr atrás de Ricardo, mas Rosaura não se conforma com essa declaração e tenta jogar seu sobrinho nos braços de Miréia. Débora está depondo mais uma vez na delegacia. O delegado não acredita em sua história, pois no seu primeiro depoimento ela contou outra versão. Ela fica nervosa e começa colocar toda a culpa da morte de Gabriel em Ricardo, pois ele tinha vários motivos para matá-lo. No interior, Pedro quer que sua filha não se rebaixe, que sempre ande de cabeça erguida. Débora conta ao delegado que Gabriel contou para Maria Isabel que Ricardo estava tendo um caso com Miréia e, por isso, que o Ricardo tinha vários motivos para matar Gabriel. Ricardo chega na cabana de Chona. Chona recebe muito o mal Ricardo, pois ela não aceita que Maria Isabel volte aos braços do seu marido. Na delegacia, o delegado consegue arrancar de Débora que Miréia não suportava ter o Gabriel como uns dos seus empregados. Agora Miréia junto com Ricardo é umas das suspeitas pela morte de Gabriel. No interior, Chona insulta Ricardo e manda ele embora de sua cabana. Mas, ele se nega a ir embora, pois ele quer saber por onde anda Maria Isabel. Ele quer pedir perdão para sua esposa. Ricardo comenta que irá lutar com todas as suas forças para reconquistar o amor de sua esposa. Chona diz que Maria Isabel saiu da ilha e que não sabe para onde ela foi. Na lanchonete da cidade, Maria Isabel se irrita e apronta um escândalo, pois ninguém quer atender ela e seu pai. Na cidade, Margarida defende perante Rosaura Maria Isabel. Pedrinho acaba vendo Chona conversando com Ricardo em sua cabana. Já em seu apartamento, Débora entra em desespero e diz para sua irmã que o delegado está desconfiando dela, pois ele não pára de fazer pergunta sobre o Gabriel. Miréia pergunta para sua irmã se foi ela quem matou o Gabriel. Débora se irrita com a pergunta de Miréia e diz que ela tinha muitos motivos para matá-lo. No final da discussão, Débora diz que Maria Isabel e Ricardo tinham vários motivos para matar Gabriel. N

  97. Capítulo

  98. No interior, Maria Isabel acha muito estranho Rosa Isela não a ter procurado, e, por sua vez, Rosa Isela fica muito triste, pois Maria Isabel não foi em sua casa. Félix aproveita a oportunidade e diz que Maria Isabel já esqueceu dela. Na sua cabana, Maria Isabel está disposta a trabalhar para ajudar a sustentar seu pai e Chona. Ricardo está num hotel. Ele liga para Cristóvão e declara que ficará lá até encontrar Maria Isabel e poder conversar com ela. Pedrinho fala para Maria Isabel que Chona estava conversando com Ricardo. Chona fica muito irritada com a declaração do Pedrinho, mas acaba confessando que Ricardo esteve à procura da Maria Isabel. Pedro fica muito nervoso, pois Chona não deveria se meter nos problemas de sua filha. Mas, Maria Isabel agradece a Chona, pois ela não quer conversar com seu marido. Miréia não consegue esquecer os momentos que teve ao lado de Ricardo. Ricardo não pára de pensar em Maria Isabel e, ela por sua vez, não tira os bons momentos que passou ao lado de seu marido. Ela aproveita e liga para o seu escritório. Cristóvão dá o recado que Ricardo foi atrás de sua esposa e que não voltará sem ela. Miréia fica desapontada e desliga o telefone. Débora vai até o hospital pegar os resultados dos seus exames. Já no seu apartamento, Débora está desesperada, pois ela está condenada à morte. No seu apartamento Débora, confessa à sua irmã que está com câncer e que os médicos não deram muito tempo de vida. Miréia entra em desespero e tenta reanimá-la e pede a ela que procure outro médico. Maria Isabel vai procurar Rosa Isela. Félix diz que sua neta não quer mais saber dela. Maria Isabel não aceita as ofensas de Félix e eles acabam discutindo. Nesse momento, chega Rosa Isela que a abraça. Ela conta como está sua vida no interior e diz que sente muita falta do tempo em que viveu ao seu lado na capital. Ricardo não está preocupado com o trabalho, pois ele quer de qualquer jeito ver Maria Isabel. E sem querer ele acaba vendo sua esposa passeando pela rua e sai correndo atrás dela. Ricardo consegue alcançá-la, mas Maria Isabel não quer saber de conversar com ele e vai embora. Miréia decide procurar um médico, pois sua irmã está sentindo muitas dores. Miréia recebe um intimação. No interior, Maria Isabel comenta com seu pai que viu Ricardo na rua. Ela diz que não acredita mais no Ricardo, pois ele já mentiu uma vez. Rosa Isela está muito feliz, pois ela viu Maria Isabel e comenta com seu avô que ela vai ficar muito tempo na casa de seu pai. Débora não pára de pensar no Gabriel. Ela lembra, que na última noite em que esteve no apartamento de Gabriel e, que ele recebeu uma carta. Ela abriu a carta e ficou muito nervosa, pois era um extrato de uma conta no Caribe.

  99. Capítulo

  100. Débora acabou ameaçando o seu amante, pois ele estava roubando ela e sua irmã. Adalberto chega no interior para ver Maria Isabel. Ricardo vai procurar Rosa Isela em sua casa. Félix não fica nada feliz ao ver Ricardo junto com sua neta, pois acha que ele vai levar Rosa Isela para a capital. Mas, ela consegue convencer seu avô a deixar Ricardo sozinho com ela. Na capital, depois da confissão de Miréia, o delegado chega a conclusão que o grande suspeito pela morte de Gabriel,
    é o engenheiro Mendiola e quer chamá-lo para o próximo depoimento. Adalberto está como um louco procurando Maria Isabel no centro da cidade. Ele felizmente acaba encontrando uma pessoa que conhece Maria Isabel. Ricardo está desesperado e pede para Rosa Isela ajudá-lo a reconquistar Maria Isbel. Ricardo explica para ela tudo o que aconteceu ente ele e sua esposa. Félix manda chamar sua neta, pois ele morre de medo que Rosa Isela fuja com Ricardo. Adalberto acaba achando Maria Isabel em sua cabana. Ela fica muito feliz com sua visita e acaba abrindo seu coração para o amigo. Adalberto confessa para Maria Isabel e Chona que está disposto a estudar música da região e elas ficam felizes. Débora vai até o apartamento de Gabriel, pois ela precisa achar o extrato bancário da conta de seu amante de Caribe. Débora tem consciência que se não encontrar o documento ela terá sérios problemas com a polícia. Cristóvão acaba recebendo a intimação de Ricardo. Débora entra em desespero, pois não achou o extrato. Pedro não está nada contente com a visita de Adalberto. Ele acha que o amigo de sua filha está apaixonado por ela. Cristóvão liga para Ricardo e fala que ele tem que voltar para a capital, pois terá que prestar depoimento na policia. Débora começa a lembrar a sua última discussão com o Gabriel. Rosa Isela vai visitar Maria Isabel em sua cabana. Ela consegue convencer Maria Isabel a ouvir Ricardo. Ricardo volta para a capital. Chegando no hotel, Maria Isabel descobre que seu marido voltou para a capital. No interior, Maria Isabel fica muito triste ao saber que Ricardo foi embora para a capital. Agora ela acha que seu marido realmente nunca a amou de verdade. Rosaura vai até o escritório de seu sobrinho. Lá ela fica sabendo que Ricardo foi intimado a depor e fica muito nervosa, pois seu sobrinho não tem culpa pela morte de Gabriel. Na delegacia, Ricardo comenta que teve pouco contado com a vitima. Mas, o delegado comenta que ele teve um envolvimento com Miréia e, que por isso, ele tinha motivos para eliminar Gabriel. O delegado quer saber onde Ricardo esteve na noite do crime. Ele comenta que estava junto com a filha em outra cidade, mas o delegado quer provas de tudo o que ele fez no dia do crime. Félix percebe que sua neta está muito triste e pergunta o que houve. Rosa Isela confessa que Ricardo tem outra mulher e que Maria Isabel está muito triste.

  101. Capítulo

  102. Na capital, o delegado pede para Ricardo não sair da cidade até descobrirem quem matou Gabriel. Adalberto começa a escutar as músicas dos índios e fica encantado. Ricardo chega em casa e encontra sua tia. Ele diz que não poderá mais sair da cidade, pois o delegado poderá precisar dele a qualquer momento. No interior, Félix comenta com seu médico que está disposto a continuar com sua farsa, pois só assim ele terá Rosa Isela do seu lado. Glória fica sabendo, pelos jornais, que seu pai está envolvido em um assassinato. Ela resolve ligar para sua casa e descobre que Maria Isabel não está mais com seu pai. Rosaura vai até a delegacia tirar satisfações com o delegado, pois seu sobrinho não tem nada a ver com o assassinato de Gabriel. Rosa Isela começa a fazer perguntas ao avô sobre o seu pai. Félix fica nervoso com o interrogatório da neta. Manuela não consegue arranjar nenhum emprego. Ela resolve mandar uma carta para Félix cobrando a sua fidelidade. Adalberto e Maria Isabel começam a estudar a música dos índios. Na casa do Ricardo, Miréia tenta conversar com Maria Isabel, para explicar sua ligação com Ricardo, mas Glória acaba se intrometendo entre as duas. Nesse momento, Ricardo aparece e fica muito surpreso com a presença de sua filha e de sua esposa. Maria Isabel se sente muito humilhada ao ver a rival na sua casa e resolve ir embora. Ricardo sai correndo atrás dela. Ricardo consegue alcançá-la, e tentar explicar tudo o esta acontecendo na sua vida. Mas, Maria Isabel está muito magoada e se nega a ouvi-lo. Ricardo não insiste mais com sua esposa e deixa livre para fazer o que quiser, pois ele não merece seu perdão. Amargura diz a Maria Isabel que a policia está à sua procura, para que deponha sobre o assassinato de Gabriel. Ricardo, muito deprimido, pede perdão a Miréia, pois ele não tem o direito de brincar com os seus sentimentos. Glória vai até a casa de sua tia. Rosaura fica irritada ao descobrir que sua sobrinha trouxe Maria Isabel de volta. Glória tenta explicar para a tia que Maria Isabel é a única pessoa que poderá salvar seu pai da cadeia. Maria Isabel não sabe para onde ir, pois ela não quer mais ver Ricardo. Ela acaba passando a noite na casa da Margarida. Débora vendo o desespero de sua irmã pede para ela ficar tranqüila, pois jamais Ricardo trocaria a sua irmã, por uma índia sem educação. Mas, Miréia tem outra preocupação, pois se Maria Isabel não depor a favor de Ricardo, com certeza, ele será acusado por assassinato. Ela tem certeza que Maria Isabel voltou para a casa de seu pai.

  103. Capítulo

  104. No seu escritório, Ricardo comenta com Olivia que está disposto a deixar sua esposa em paz. Ele tem certeza que, depois da última conversa que tiveram, Maria Isabel não vai querer defendê-lo. Ele também acha que sua esposa voltou para o interior. Cristóvão chega e diz para Ricardo que Maria Isabel passou a noite na casa da Margarida. Ricardo sem perder tempo vai correndo atrás dela. Rosaura vai até a casa da Margarida. Ela quer que Maria Isabel deponha a favor de seu sobrinho. Maria Isabel não perde a oportunidade de lembrar Rosaura de que ela queria que Ricardo se livrasse dela e, agora que o seu sonho se realizou pede a ela que defenda o Ricardo. Rosaura fica sem palavras. Débora liga para casa do engenheiro Mendiola, com uma outra voz. Ela acaba falando com Jacinto. Ela diz que é a diretora da escola que Maria Isabel faz aula de piano. Jacinto, acreditando em sua história, acaba dando o endereço de Margarida. Os policiais vão até a casa do Ricardo à procura de Amargura. Eles querem que ela assine a sua acusação contra Ricardo. Débora vai até a casa de Margarida. Ela conta que seu marido continua tendo um caso com a sua irmã e que, por isso, ela deve se vingar dele e não depor ao seu favor. Maria Isabel se irrita com Débora e diz que ninguém deve se intrometer na sua vida. Félix fica nervoso ao receber a carta de Manuela. Ela comenta que vai cobrar a sua fidelidade. Félix não quer Manuela perto de sua casa. Na delegacia, Amargura assina o seu depoimento que diz que Ricardo não dormiu na sua casa, quando o Gabriel foi assassinado, prejudicando assim a vida do Ricardo. Ricardo chega na casa de Margarida e encontra Maria Isabel. Ele não resiste e acaba beijando Maria Isabel. Ricardo quer que sua esposa lhe dê mais uma chance. Maria Isabel deixa Ricardo sem resposta. Na delegacia, o delegado comenta com Amargura que terá que comparar o seu depoimento com o da Maria Isabel. Mas, Amargura diz que Maria Isabel vai mentir, pois ela ama muito o seu esposo e está disposta a tudo para salvá-lo. Ricardo leva Maria Isabel para a delegacia. Miréia traz outro médico para examinar sua irmã, que tem câncer, pois o Dr. Molina está viajando. Débora fica irritada com a presença do médico e diz que não precisa de ninguém, pois o que ela mais quer é morrer. Miréia fica espantada com a atitude de sua irmã. Mas, o médico explica que pessoas que tem câncer tem essa atitude. Na casa do Ricardo, Amargura conta para Felicia e Jacinto que depôs contra Ricardo. Maria Isabel e Ricardo chegam à delegacia.

  105. Capítulo

  106. Maria Isabel diz que está disposta a confirmar o depoimento de seu marido. Mas, o delegado informa que Ricardo está detido, pois Amargura disse que Ricardo saiu depois que todos foram dormir. Maria Isabel se irrita e diz que sua empregada mentiu. No interior, Rômulo conta para Félix que Ricardo está sendo acusado de assassinato, Rosa Isela acaba escutando tudo. Ricardo mesmo com o depoimento de Maria Isabel acaba sendo preso. Cristóvão vai até o apartamento de Rosaura contar que o Ricardo ficou detido na delegacia. Maria Isabel ofende Miréia na delegacia, pois se não fosse ela Ricardo jamais seria preso. Mas, Miréia só quer saber em ajudar Ricardo. Maria Isabel fala que não precisa da ajuda dela. Miréia vai embora. Ricardo consegue a liberdade condicional. Ao sair da delegacia, ele encontra Maria Isabel, que fica muito feliz ao vê-lo livre. Mas, Ricardo explica que é apenas por um tempo, pois ele precisa provar sua inocência. Maria Isabel acaba passando a noite na casa de Ricardo. Rosa Isela está disposta a fugir e deixar somente um bilhete para o seu avô, pois ela não quer deixar Maria Isabel sozinha nesse momento dificil. Pedrinho quer ir junto. Débora está desesperada, pois ela precisa falar com o Dr. Molina antes de sua irmã. Ricardo não agüenta a falta de Maria Isabel, pois ele está dormindo no quarto de hóspedes. Ele vai até o quarto de Maria Isabel. No seu quarto, Maria Isabel, apesar de continuar amando muito o marido, não permite que ele a toque. Débora está muito nervosa, pois ela não quer ser examinada por outro médico. Ela explica para sua irmã que dói muito ouví-la dizer que está condenada à morte. Débora comenta que já conversou com o Dr. Molina e Miréia fica mais tranqüila. No outro dia, Ricardo não quer deixar Maria Isabel ir embora antes de tomar café. Rosa Isela e Pedrinho chegam à capital. Rosa Isela mexe em sua bolsa e retira algum dinheiro e, sem que ela perceba, um homem a observa. Na casa de Ricardo, Jacinto não quer deixar Felicia e Amargura irem até a cozinha, pois Ricardo e Maria Isabel estão conversando. No interior, Félix vai até o quarto acordar a neta. Chegando no quarto, ele vê o bilhete e descobre que ela foi para capital ficar ao lado da Maria Isabel. Ele fica furioso com Maria Isabel e promete vingança. Maria Isabel comenta com Ricardo que vai ficar na capital até o caso da morte de Gabriel ser solucionado. Ela quer conversar seriamente com Amargura, pois graças ao seu depoimento Ricardo está em sérios problemas. Nesse momento, entra Miréia e abraça Ricardo. Maria Isabel fica muito nervosa com a situação e vai embora. Ricardo não quer ver mais Miréia, para não fazer Maria Isabel sofrer por ele.

  107. Capítulo

  108. Na rodoviária, um homem oferece carona para Rosa Isela e Pedrinho. Eles acabam aceitando. Maria Isabel chega nervosa na casa de Margarida. Ela diz que não quer mais saber do Ricardo. Rosa Isela percebe que o homem está perdido. Ela resolve ligar para Maria Isabel. Quando ela e Pedrinho saem do carro o homem vai embora levando a sua mala cheia de dinheiro. Eles agora estão perdidos e sem dinheiro. Pedro liga para Ricardo, pois ele quer saber se Rosa Isela já chegou em sua casa. Pedro fica supresso ao descobrir que Rosa Isela ainda não chegou. Débora sugere que a sua irmã faça outro concerto na capital, pois assim ela esquecerá Ricardo e ela oferece uma bebida para Miréia. Ela aceita e vai embora. Logo depois o telefone toca, é o Dr. Molina que voltou para a capital. Eles marcam uma consulta no apartamento da Débora. Maria Isabel chega na casa do Ricardo. Ela esta desesperada à procura de Rosa Isela. Toca o telefone, é Félix que também procura pela neta. Félix não aceita as desculpas de Maria Isabel, só quer falar com Rosa Isela e acaba ameaçando todo mundo se a sua neta não aparecer. Ela conta que Rosa Isela não apareceu ainda em sua casa. Rosa Isela conhece uma pessoa na rua. Ela descobre que está muito longe da casa do Ricardo. Ele explica como chegar até o bairro de sua mãe e empresta dinheiro para eles pegarem um ônibus. Ricardo liga para a polícia e dá queixa sobre o desaparecimento de Rosa Isela e Pedrinho. Débora quer que o doutor conte para sua irmã que o seu estado de saúde é muito grave. Mas, o doutor se nega a receber dinheiro de Débora e mentir para Miréia. Débora dobra o valor do cheque. Na casa dos Mendiola, Ricardo e Maria Isabel vão tirar satisfação com Amargura. Mas, ela sai correndo. No interior, Pedro fica sabendo que Félix quer falar com ele em sua casa. Chona pede para ele não ir, pois tem medo que Félix o machuque. Chegando lá, Félix quer que Pedro ligue para sua filha e descubra onde está sua neta. Maria Isabel conta ao pai que Rosa Isela não apareceu em sua casa. Rosa Isela e Pedrinho continuam perdidos. Ricardo liga para polícia para saber alguma coisa sobre as crianças. Ele conta para Maria Isabel que um policial viu duas crianças na rodoviária e que elas entraram dentro de um carro. Ele diz que o policial pegou a placa do carro e, infelizmente, o carro era roubado. Maria Isabel entra em desespero, pois Rosa Isela e Pedrinho pode estar nas mãos de um seqüestrador. Pedro fica sabendo, pela Chona, que a sua barraca foi fechada por falta de limpeza. Amargura acaba achando Rosa Isela e Pedrinho na rua e os levam para a casa.

  109. Capítulo

  110. No interior, Manuela vai até a casa de Félix, pois ela precisa de sua ajuda. Ele fica nervoso ao vê-la e pede a ela que vá embora. Mas, ela se recusa a ir antes de ter uma conversa com ele. Amargura fala que acusou Ricardo, pois ele não merece ficar livre. Maria Isabel o defende dizendo que o ama. Ricardo fica muito feliz com essa declaração, pois ele acha que existe alguma esperança para os dois. Na casa do Ricardo, Maria Isabel confessa que o ama muito, mas nunca poderá perdoá-lo, pois ela perdeu toda a confiança que tinha nele. Ela comenta que existe algo de muito forte entre ele e Miréia. No interior, Félix tenta expulsar Manuela de sua casa. Mas, ela se nega a sair, pois precisa acertar muitas coisas com ele. Manuela comenta que nesse tempo que ficou fora, passou por várias cidades, e que, em cada uma delas ficou sabendo coisas muito graves sobre ele. Manuela diz que muita gente sabe que ela veio à sua procura. Félix não se intimida com Manuela e a ameaça. O Dr. Molina aceita o suborno de Débora e conta para Miréia que sua irmã está muito doente. Miréia entra em desespero e diz que vai levar sua irmã em outros médicos. O Dr. Molina comenta que não adiantará nada, pois o estado de Débora é muito delicado. Maria Isabel consegue convencer Amargura a mudar o seu depoimento na polícia, pois ela disse que Ricardo saiu à noite no dia da morte de Gabriel. Glória encontra Rosa Isela na casa de seu pai e fica muito contente. Elas comentam a fase horrível pela qual Ricardo passou, pois em pouco tempo ele perdeu Maria Isabel e está sendo acusado de assassinato. No interior, Félix quer que Pedro fique sem nada, pois se Rosa Isela fugiu foi por culpa da Maria Isabel que fez a sua cabeça. Nesse momento, toca o telefone, é Rosa Isela. Ela quer saber como está seu avô. Félix pede a ela que volte para sua casa. Rosa Isela fica nervosa e desliga o telefone. Na delegacia, Amargura diz que mentiu no seu depoimento e que Ricardo estava em sua casa, quando o Gabriel morreu. O delegado retira todas as acusações sobre Ricardo. Adalberto fica indignado, pois o departamento de saúde pública fechou a barraca em que Pedro vendia. Ele acha que há algo de muito estranho, pois todo mundo comenta que Pedro sempre foi uma pessoa muito limpa. Adalberto diz ao Pedro que começará a investigar o que realmente aconteceu. Ricardo confessa a Glória que não existe mais nada entre ele e Miréia. Maria Isabel chega e conta que Amargura retirou a sua acusação e que agora ele está livre. Manuela está cada vez mais furiosa com Maria Isabel. Ele comenta com o Rômulo que está pensando seriamente em colocar fogo na cabana do Pedro. Maria Isabel diz para Ricardo que está indo embora.

  111. Capítulo

  112. Ricardo não pode fazer nada, pois ela não acredita mais nele. No dia seguinte, Maria Isabel vai levar Rosa Isela até a sua casa. Félix fica nervoso com a sua pressa. Maria Isabel chega na casa de Félix Pereira para entregar Rosa Isela. Félix a trata muito mal e pede para ela ir embora junto com Pedrinho. Maria Isabel não agüenta mais ouvir os desaforos do Sr. Félix e acaba ameaçando-o. Ela pede para Rosa Isela ficar do lado de avô. No seu apartamento, Débora comenta que graças a adoração que Maria Isabel sente pelo seu marido é que Ricardo ficou livre da polícia. Maria Isabel chega na casa de seu pai. Ela acha estranho que ele não tenha ido trabalhar. Pedro não querendo preocupar sua filha acaba mentindo. Mas, Maria Isabel percebe que o seu pai não está falando a verdade e exige que ele conte tudo o que está acontecendo. Pedro diz que sua barraca foi fechada por falta de higiene. Ela fica muito nervosa e sai para procurar alguma explicação das autoridades. Débora conta para sua irmã que Gabriel estava roubando. Ela conta também que na noite da sua morte esteve em seu apartamento. Débora diz que foi chantageada por Gabriel e, por isso, que o matou. Miréia fica assustada com a confissão de sua irmã. O delegado vai até o apartamento onde Gabriel morava para procurar pistas que possam levá-lo até o assassino. Maria Isabel vai até a Secretaria de Saúde da sua cidade procurar explicações sobre o fechamento da barraca de seu pai. Débora pede para sua irmã ficar ao seu lado, pois Miréia é única pessoa que ela pode confiar. Miréia, que está bebendo muito, fica confusa e não responde nada a Débora, pois ela precisa pensar no que irá fazer. Débora oferece mais bebida a sua irmã. Miréia quer saber, porque o Gabriel a chantageava, mas Débora se recusa a responder. No interior, Chona vendo a tristeza de seu marido entrega todas as suas economias ao Pedro. Ele fica muito feliz com o gesto de Chona. Na casa de Félix, Rômulo comenta que Maria Isabel foi reclamar na Secretaria da Saúde o fechamento da barraca de seu pai. Félix promete a seu amigo que irá se vingar da Maria Isabel. Pedro e Maria Isabel se lamentam pela má sorte que tiveram no amor, pois Pedro perdeu o seu grande amor que era a mãe de Maria Isabel e a sua filha perdeu o Ricardo. Manuela ameaça novamente Félix, pois ele ainda não lhe deu o dinheiro que ela pediu. Maria Isabel está fora de sua cabana conversando com a Chona, quando de repente, as duas vêem fumaça saindo da cabana. Elas ficam desesperadas quando vêem a cabana pegando fogo.

  113. Capítulo

  114. Na aldeia, Maria Isabel, Chona e Pedro entram em desespero ao ver a sua cabana pegando fogo. Eles começam a pedir ajuda para os seus vizinhos. Na casa de Félix, Rosa Isela está de castigo, pois ela foi para a capital sem o avô saber. Félix não quer que a neta saia mais de casa. Rosa Isela comenta com Chole que pedirá ajuda ao Pedrinho para poder passear. Na delegacia, o delegado comenta com seu assistente que achou um extrato de alta quantia no apartamento do Gabriel. Ele diz que agora as coisas estão tomando um rumo certo. Eles suspeitam que o assassino pode ser a Miréia ou a Débora. No apartamento, Miréia continua muito atordoada com a confissão de sua irmã. Mas está decidida a defendê-la e protegê-la da polícia. No interior, graças à ajuda dos vizinhos a cabana de Pedro não foi totalmente queimada. Pedro está muito revoltado, pois em pouco tempo perdeu a sua barraca no mercado e a sua cabana. Ele comenta que foi alguma pessoa que morre de inveja dele. Na sua casa, Ricardo não pára de pensar em Maria Isabel. Ele resolve ligar para a casa de Rosa Isela, pois assim poderá ter alguma notícia de sua amada. Miréia está muito assustada com o que está acontecendo com a sua vida. Débora para impressionar a sua irmã a ajuda dizendo à polícia que ela está morrendo aos poucos. Miréia está decidida a ficar do lado de sua irmã e comenta que irá fazer mais um concerto na capital, pois assim a polícia não suspeitará delas. No interior, Rosa Isela comenta com Ricardo que o pai da Maria Isabel perdeu a barraca que vendia alimentos. Ricardo decide ajudar Maria Isabel. Manuela comenta com Félix que as suas ordens, de botar fogo da cabana de Pedro, já foram compridas, mas infelizmente, a cabana de Pedro não foi totalmente queimada, pois a vizinhança o ajudou a apagar o fogo. Félix fica furioso e promete acabar com a vida da Maria Isabel. Na capital, Ricardo acaba perdoando a traição de Amargura, pois ela mentiu para a policia e Ricardo foi quase preso. Ele comenta que quer ajudar Maria Isabel e com isso precisará da ajuda das duas. Elas topam ajudá-lo. A polícia está decidida a seguir todos os passos da irmãs Serrano. Felícia e Amargura acabam chegando na cabana de Maria Isabel. Ela fica muito surpresa com a visita. Elas comentam que Ricardo deu dinheiro e as suas jóias, pois ele sabe que Maria Isabel está passando por um momento difícil em sua vida. Mas, ela recusa a ajuda de seu marido.

  115. Capítulo

  116. Pedro que está do lado de fora da cabana decide sair de casa armado e Chona fica muito preocupada com o que o seu marido poderá fazer. Maria Isabel acaba aceitando o dinheiro, mas não o do Ricardo e, sim, o que as duas economizaram. Maria Isabel promete que assim que puder devolverá todo o dinheiro. No meio do caminho, Pedro acaba encontrando Félix. Pedro o ameaça com o facão, mas Felix, que está desarmando, desiste e vai embora. O Delegado liga para a casa de Débora e descobre, através de sua irmã, que Débora está muito doente e que sua vida está por um fio. Maria Isabel está passeando pela cidade com Adalberto. No meio do caminho ele confessa que está completamente apaixonado por ela. Maria Isabel fica sem ação. No interior, Maria Isabel se sente muito ofendida com a declaração de Adalberto, pois ela continua casada legalmente com Ricardo. Adalberto fica assustado com a reação da Maria Isabel e pede perdão a ela. Maria Isabel acha melhor eles não se verem mais, pois isso não vai acabar nada bem. Adalberto promete nunca mais tocar nesse assunto, mas quer saber se algum dia ele terá alguma chance de conquistá-la. Maria Isabel confessa que jamais poderá tirar Ricardo de seu coração. Na capital, Amargura diz ao Ricardo que Maria Isabel não quer sua ajuda. Ricardo a entende, pois ele agiu muito mal com sua esposa. Amargura comenta que a cabana onde vive a família de Maria Isabel pegou fogo, mas felizmente, não aconteceu nada com ninguém. Glória liga para seu pai e percebe que ele continua sentindo muita falta de Maria Isabel. Ela comenta com Ramón que está disposta a ajudá-lo a se reconciliar com Maria Isabel. Ele topa ajudar Glória com seu plano. Miréia tenta reanimar sua irmã. Ela comenta que assinará o contrato para ir à Espanha. Na sua cabana, Pedro fica muito nervoso ao ver a sua filha entrando com Adalberto. Pedro chama Adalberto para fora da cabana e diz para ele ficar longe dela, pois se Maria Isabel continuar saindo com ele logo as pessoas começarão a falar mal dela. Adalberto tenta explicar ao Pedro quais são suas intenções com Maria Isabel , mas ele se nega a escutar. O delegado vai até o hospital e pergunta para o médico de Débora o que a sua paciente tem de verdade, pois ele ficou sabendo que Débora está quase morrendo. O doutor se nega a dar informações sobre a sua paciente. No interior, Pedro diz para sua filha que se ela quiser ter outro namorado terá que se separar de Ricardo.

  117. Capítulo

  118. Maria Isabel fica assustada e realmente não sabe o que fazer de sua vida. Pedro a aconselha a dizer para o Adalberto esquecê-la, pois ela ama muito o seu marido. Ramón liga para Ricardo e, muito nervoso, ele pede Glória em casamento. Ricardo fica muito feliz com o pedido de Ramón, mas ele quer que a sua filha volte para casa antes de se casar. Débora encontra um amigo que há muito tempo não via. No meio da conversa toca o telefone. É o seu médico que está muito nervoso, pois ele descobriu que na vida de Débora tem um assassinato. Débora desliga o telefone dizendo que mais tarde conversaria melhor com ele. Miréia sai para jantar com o amigo de sua irmã. Débora aproveita que está sozinha e liga para seu médico. Ela diz para ele não contar nada a ninguém antes de conversar com ela. Ricardo pede ajuda para Margarida, pois ela é a sua única salvação para trazer Maria Isabel de volta para os seus braços. Maria Isabel quer que seu pai a ajude a tocar violão. No restaurante, Ricardo encontra a Miréia jantando com Fabiano Ela não agüenta a presença dele e vai embora. Na casa de Félix, Rômulo comenta com o amigo que um de seus funcionários está passando mal. Ele comenta que foi por causa de envenenamento, pois há pouco tempo Félix mandou passar um inseticida na galpão. Mas, ele não se importa com esse problema. Manuela acaba escutando essa conversa. No meio da noite Maria Isabel começa a passar mal. Maria Isabel passa muito mal à noite. Em um restaurante, Débora se encontra com seu médico e oferece dinheiro a ele em troca do seu silêncio, mas ele se recusa a receber o dinheiro, pois sabe que a polícia está envolvida nessa história. No interior, Maria Isabel levanta bem melhor e está decidida a procurar um emprego, pois ela precisa ajudar os seus pais. Na delegacia, os policiais estão decididos a saber a verdade sobre a doença de Débora e o envolvimento do Dr. Molina nessa história. Na aldeia, Adalberto descobre que um índio está passando muito mal, pois ele respirou a inseticida que Félix anda jogando em suas plantações. Ele fica revoltado e decide investigar as causas dessa doença. No apartamento, Miréia entra em desespero, pois tem medo de ficar sem sua irmã. Débora comenta que fez outros exames e diz que o seu estado está mais grave e que sua morte está perto.

  119. Capítulo

  120. Miréia fica mais nervosa e diz que vai ajudá-la em tudo que foi possível. Débora fica comovida com a reação de Miréia e conta o grande segredo de sua vida. Ela revela que Miréia e sua filha. Débora explica que seus nunca aceitaram a idéia de uma filha ser mãe solteira e, com medo de um escândalo, decidiram registrá-la como filha deles. Miréia fica muito assustada com a revelação. No escritório, Cristóvão diz que os projetos de Ramón foram aprovados e que precisa apenas de algumas alterações. Maria Isabel encontra Felícia e diz que ninguém quer dar emprego a ela. Adalberto fica muito revoltado, quando vê o estado do índio e está decidido a procurar o culpado. Os policiais vão até o apartamento de Débora. O delegado comenta que acharam um extrato de alto valor no apartamento de Gabriel e que, por isso elas são as grandes suspeitas de terem assassinado o rapaz. Débora entra em desespero e Miréia pede para os policiais irem embora, pois sua irmã está gravemente doente. Eles vão, mas prometem voltar para terminar esse assunto. Glória comenta com Ramón que o seu projeto foi aprovado e ele ganhará uma bolsa de estudo. Rosaura vai até o escritório de Ricardo. Ela está indignada, pois ficou sabendo que Glória vai se casar com um mecânico. Margarida, que já estava com Ricardo, não agüenta a atitude de Rosaura e lembra a distinta senhora que antes de casar era pobre e costureira e que graças ao seu primeiro marido saiu da miséria. Ricardo fica muito surpreso ao ouvir essa história. No interior, Rosa Isela fica muito preocupada ao ver seu avô muito pálido. Mas o médico a tranqüiliza dizendo que ele é um homem muito forte. Maria Isabel vai ao médico e descobre que esta grávida. Maria Isabel fica muito feliz ao descobrir que está grávida. No escritório de seu sobrinho, Rosaura fica muito magoada com Margarida, pois ela contou o grande segredo de sua vida. Margarida repete a história, diz ao Ricardo que sua tia antes de se casar com o primeiro marido era uma mulher muito pobre e trabalhava como costureira. Rosaura explica para seu sobrinho que sempre o quis o melhor para ele e para a Glória e foi por isso, que nunca aceitou o casamento de Ricardo com Maria Isabel. Na casa do Félix, Rosa Isela acha que o seu avô está mentindo a respeito de sua doença. Ela tenta tirar sua dúvida com a Chole, mas ela não responde. Félix fica sabendo, através de Rômulo, que o Adalberto mandou abrir uma investigação contra ele, pois um operário do Félix está contaminado pela inseticida que ele anda jogando em suas plantações.

  121. Capítulo

  122. Félix ameaça Adalberto e manda Rômulo jogar no rio o resto do produto que ainda tem em suas terras. Manuela escuta tudo. Ainda na casa de Félix, Rosa Isela vai levar um copo de café para o seu avô. Chegando no seu escritório ela comenta que ele não está tão ruim como diz. Félix fica nervoso e briga com a neta. Na sua cabana. Maria Isabel conta para o seu pai que está esperando um filho. Pedro fica muito feliz com a notícia e a Chona pergunta se Ricardo vai ficar sabendo dessa história. Maria Isabel com muita dor no coração diz que não contará nada ao seu marido. Nesse momento chega a Rosa Isela e escuta que a Maria Isabel está grávida e começa a chorar. Rosa Isela comenta que o seu avô é muito bravo e que mentiu para ela, pois ele nunca esteve doente e pede para ficar morando com ela. No dia seguinte, Rômulo começa pôr os planos de Félix em ação jogando os inseticidas que sobraram no rio da cidade. Manuela, que está escondida, vê tudo. Adalberto vai procurar Maria Isabel em sua cabana. Ele comenta que mandou o pessoal da Secretária da Saúde investigar o que Félix fez. Mas, Maria Isabel manda ele desistir dessa história e explica que Félix é muito ruim. Pedro chega em sua cabana com um balde de água. Rosa Isela, que está com eles, acaba bebendo a água que Pedro pegou do rio. Na capital, Débora vai até o hospital conversar com seu médico. O Dr. Molina não quer aceitar mais dinheiro, pois ele não quer ter problemas com a polícia. Ele devolve o cheque que Débora lhe deu um dia, pois ela queria que ele mentisse para sua irmã. Nessa época ele cedeu à chantagem de Débora. Maria Isabel recebe um recado do pessoal da cidade dizendo que Glória quer falar urgente com ela. Maria Isabel sai correndo junto com Adalberto. Na cabana, Rosa Isela começa a sentir fortes dores de estômago. Na centro da cidade, Maria Isabel e Adalberto estão esperando a ligação de Glória. Adalberto insiste em declarar o seu amor a Maria Isabel, mas ela comenta que o seu amor sempre será do Ricardo, o pai de seu filho. Glória liga e comenta que se casará com Ramón e quer que ela esteja presente. Glória quer que a Maria Isabel prometa que estará no seu casamento. Ela aceita ir, mesmo sabendo que o casamento será na casa de Ricardo. Maria Isabel chega em sua cabana e se espanta ao ver o estado de Rosa Isela, pois a menina piorou.

  123. Capítulo

  124. No interior, Maria Isabel se preocupa, pois Rosa Isela está com muita febre. Ela pede ao pai que vá buscar um médico no centro da cidade. Glória comenta com o seu pai que convidou Maria Isabel para o seu casamento. Glória diz ao pai que está muito feliz e que o mais importante na sua vida é o amor. Ricardo, no final da conversa com a sua filha, começa a lembrar os bons momentos que passou ao lado da Maria Isabel. Adalberto não perde a esperança de ficar do lado da Maria Isabel. Ele está disposto a assumir o filho que ela espera como se fosse seu. O médico comenta que a Rosa Isela está contaminada pela água do rio. As pessoas que foram contaminadas pela água estão sendo atendidas em um galpão, inclusive Rosa Isela. Maria Isabel entra em desespero ao ver que Rosa Isela está piorando. Rômulo está muito preocupado, pois muitos índios foram contaminados pela água. Ele diz que Félix deveria esperar mais um pouco antes de jogar o inseticida no rio. Mas, Félix não se importa com o que acontecerá com os índios. Rômulo comenta que a sua neta, que estava na cabana de Pedro, também está envenenada. Félix entra em desespero e vai atrás de sua neta. Adalberto fica sabendo o que houve na cidade e vai correndo ver as pessoas que estão intoxicadas. Adalberto comenta que isso só pode ser o inseticida, pois o índio que estava mal no outro dia tinha os mesmos sintomas. Félix chega no galpão onde todas as vitimas da intoxicação estão sendo atendidas. A polícia vai novamente ao apartamento de Débora. Os policiais informam que o extrato de Gabriel tinha as suas digitais, por isso, ela sabia que Gabriel a roubava. Débora fica sem saber o que dizer e finge que está passando mal. Mas, o delegado não acredita e fica sentado no sofá esperando ela melhorar. No interior, Félix e Maria Isabel discutem sobre Rosa Isela. Maria Isabel mostra que não tem medo dele. Félix pressionado pelos outros índios vai embora e deixa Rosa Isela com ela. Na capital, Glória está muito feliz com os preparativos para o seu casamento. Ricardo tem a esperança que Maria Isabel a encontre. No interior, quatro índios morrem por causa do envenenamento e a situação de Rosa Isela é muito séria. Maria Isabel começa a orar junto com os outros índios. No final do casamento, Ricardo recebe um ligação, é a Felicia comentado tudo o que houve na aldeia. Ele diz para sua filha que na cidade da Maria Isabel muita gente está passando mal, inclusive Rosa Isela. Ricardo decide ir até o interior ficar do lado da Maria Isabel até que Rosa Isola melhore. No interior, Maria Isabel está muito preocupada ao ver que Rosa Isela não está melhorando.

  125. Capítulo

  126. Rosaura vai à casa de seu sobrinho cumprimentar Glória pelo seu casamento. Glória diz que, se ela não aceita seu marido por ser mecânico e Maria Isabel por ser uma simples empregada, pode ir embora de sua casa. Rosaura fica sem ação diante das palavras de sua sobrinha. Félix fica muito nervoso, pois ele não pode ficar ao lado de sua neta. Ele comenta com Rômulo que as enfermeiras só deixam a Maria Isabel ficar do lado da menina. Rômulo diz que as autoridades estão procurando o responsável pelo envenenamento do rio, pois a metade da população já está contaminada. Na capital, o médico de Débora vai até a delegacia, pois ele pretende depor contra ela. No interior, Rômulo tenta abrir os olhos de Félix, pois a situação começa a se complicar pois a notícia do envenenamento está em todos os jornais da cidade. Na capital, Débora fica sabendo que os policiais estão suspeitando dela, pois o delegado, Valdir, já tem provas contra ela. Débora comenta que não quer passar o resto de sua vida atrás das grades. Ricardo chega ao interior e Maria Isabel se consola em seus braços. Adalberto mostra para todos os índios que estão reunidos no galpão as provas que comprovam que a água do rio estava contaminada. Débora comenta com a sua irmã que matou o Gabriel, pois descobriu que ele a roubava. Débora diz que sua vida foi toda dedicada a ela. Miréia está muito comovida com a confissão de sua irmã. Débora aproveita e pede para ela se entregar em seu lugar. Miréia acaba aceitando. Ricardo pede ao Pedro que o ajude a convencer Maria Isabel a voltar para ele. Ricardo insiste numa resposta de Maria Isabel, pois se ela disser não, ele promete deixá-la para sempre. Maria Isabel se nega a dar a resposta, pois a única coisa que ela está pensando nesse momento é na Rosa Isela. Miréia vai até a delegacia para se entregar. Pedro vai até a casa de Félix Pereira. Ao vê-lo, ele fica nervoso e pede ao Pedro que vá embora. Pedro comenta que toda a comunidade está se unindo para se vingar do envenenamento O delegado não aceita a confissão de Miréia, pois ele sabe que quem matou o Gabriel foi a Débora. Na delegacia, Débora fica detida como assassina do Gabriel. No interior, Adalberto pede para Ricardo deixar Maria Isabel em paz. Ricardo tenta explicar para o seu rival que está arrependido do que fez com ela. Ele diz que tem consciência de que errou, mas que ainda a ama muito. Adalberto não aceita sua explicação e diz que ele também ama muito Maria Isabel e que jamais a trairia. Ricardo comenta que, se Maria Isabel não querer mais saber do seu amor, ele a deixará para sempre, pois ele merece ser feliz ao lado de outra pessoa. Na delegacia Miréia defende a irmã e tenta tirá-la da prisão. Ela comenta que Débora está condenada à morte e por isso ela não pode ficar presa. O Dr. Valdir diz que Débora nunca esteve doente, pois o seu médico. Dr. Molina esteve lá e prestou depoimento. O delegado diz que o médico comentou que Débora o chantageou oferecendo muito dinheiro, pois ela queria que a sua irmã acreditasse que estava condenada à morte. Miréia fica perplexa diante do que acaba de ouvir.

  127. Capítulo

  128. No interior, Rosa Isela comenta com Maria Isabel que, quando estava dormindo, viu a sua mãe toda de branco. Maria Isabel fica assustada e pergunta o que Graziela falou. Rosa Isela diz que sua mãe pediu para ela ficar, pois ainda não era sua hora. Maria Isabel começa a chorar. Os índios começam a se rebelar e querem se vingar de Félix Pereira. Félix e Rômulo, apavorados, acabam fugindo. Mas, Félix leva a sua arma. No galpão, Maria Isabel recebe a informação dos médicos de que Rosa Isela está muito bem. Rosa Isela diz que não quer mais voltar para a casa de seu avô. Chona e Adalberto ficam sabendo através da Felicia que o povo quer se vingar do Félix. Adalberto resolve conversar com as pessoas e convencê-las de que não podem fazer justiça com as próprias mãos. Ricardo fica sabendo, pela Rosa Isela, que sua esposa está gravida. Ele fica muito feliz com a notícia e vai procurá-la. Chona está desesperada, pois Pedro sumiu junto com os outro índios. Ricardo resolve ir atrás deles. Na delegacia, Miréia não acredita que Débora a odiasse tanto, pois Débora planejou uma doença para não se entregar a polícia. Miréia se consola nos braços de seu mais novo amigo, o Fabiano. Pedro consegue encontrar Félix e Rômulo, que estava escondidos dos índios. Pedro aparece com um facão e acaba ameaçando-o. Os dois discutem, Félix sai correndo, escorrega e cai num despenhadeiro. Pedro procura alguma coisa para ajudá-lo a subir, pois Felix ficou preso num tronco de árvore. Os índios ainda estão muito agitados e acabam pegando Rômulo. Adalberto e Ricardo chegam no local e pedem a eles que tenham calma e não façam justiça com as próprias mãos. Eles topam deixar Rômulo, depois que ele prometeu ir até a delegacia depor contra Félix. Pedro com muito esforço consegue salvar Félix da morte. Chona quer saber se Maria Isabel vai perdoar Ricardo. Mas, ela está muito nervosa para dar a resposta. Rosa Isela pede para Maria Isabel perdoar Ricardo e dar mais uma chance a ele. Depois de salvo, Félix saca a sua arma e começa a atirar. Ricardo chega e, para defender Pedro, acaba ferido. Pedro fica desesperado ao ver que Ricardo levou um tiro. Felix também tenta atingir Pedro, mas graças aos índios que chegam ao local, Pedro consegue sair vivo. Félix se apavora ao ver a fúria dos índios e sai correndo. Pedro tenta ajudar Ricardo que está gravemente ferido, pois levou um tiro no peito. Na capital, Miréia conta ao Fabiano que está decidida a mudar de vida. Ela quer reconquistar Ricardo pois é o seu grande amor. Félix chega em sua casa. Ele está sentindo fortes dores no peito e começa chamar pela Chole, mas quem aparece para ajudá-lo é Manuela. Ela comenta que todos os empregados da casa foram embora, pois eles ficaram com medo da revolta dos índios.

  129. Capítulo

  130. Manuela aproveita a oportunidade e diz tudo o que pensa do patrão. Félix fica muito preocupado, pois tem medo que os índios o encontrem. Manuela resolve ajudá-lo e o leva para o seu quarto. Pedro leva Ricardo para a sua cabana. Pedro percebe que o estado de Ricardo é muito delicado e que não há tempo a perder, por isso resolve tirar a bala do corpo de Ricardo. No galpão onde várias pessoas continuam com problemas por causa da intoxicação, Maria Isabel entra em desespero, pois não tem notícias de seu pai nem de Ricardo. Felícia comenta que Félix fugiu de sua casa carregando um arma. Pedro com muito cuidado consegue extrair a bala do peito de Ricardo e o salva. Félix continua sentindo forte dores no peito. Ele pede que Manuela retire todo o seu dinheiro do cofre, pois ele está pensando em fugir. Ricardo pede perdão ao Pedro, pois ele traiu a sua confiança quando magoou Maria Isabel. Pedro diz que quem tem que perdoá-lo é Maria Isabel e não ele. Pedro sai, pois precisa procurar um médico para cuidar melhor do Ricardo. No galpão, Maria Isabel continua muito preocupada, pois ela não tem notícias de seu pai e nem de seu marido. Nesse momento, chega Pedro e diz que Ricardo levou um tiro para salvar a sua vida. Manuela acaba roubando Félix. Ele, que está descendo a escada para fugir, vê quando Manuela pega o dinheiro. Manuela, que está armada, não aceita que Félix grite com ela. Adalberto junto com alguns policiais, batem na porta da casa do Félix. Na delegacia, Débora comenta que seu advogado vai transferí-la para uma clinica. Mas, o delegado, comenta que isso não adiantará nada, pois o Dr. Molina vai depor contra ela no tribunal. Débora entra em desespero. Manuela esconde Félix das autoridades. Ela comenta com os policiais que Félix fugiu com o seu dinheiro. Maria Isabel chega na cabana e fica desesperada ao ver o estado de Ricardo. Ele pede perdão para Maria Isabel e ela o perdoa. Depois que as autoridades vão embora, Manuela vai ao encontro de Félix que está escondido. Eles acabam se enfrentando. Félix sente fortes dores no peito e acaba caindo. Maria Isabel começa a cuidar de Ricardo, mas se assusta quando ele começa a delirar. Ela sai à procura de um médico e dá de cara com Miréia. Miréia quer ver como está Ricardo, mas Maria Isabel não deixa, pois ela está em sua casa. Miréia diz que ama muito Ricardo, mas ele infelizmente, não quer saber dela, pois o seu amor pertence a Maria Isabel. Miréia pede perdão a Maria Isabel, pois graças a seu envolvimento com Ricardo, ela sofreu muito.

  131. Capítulo

  132. Miréia comenta que vai embora do país e deixará Ricardo para sempre, pois ele nunca a amou. Félix continua muito mal, pois está com fortes dores no peito. Manuela não dá nenhum remédio a ele. Ela pretende fazer de Félix, seu prisioneiro. Rosa Isela já está completamente restabelecida da intoxicação e não apresenta nenhum problema, por causa do envenenamento. No dia seguinte, Maria Isabel percebe que não consegue esquecer que Ricardo a traiu com Miréia e não pode perdoá-lo. Quando ele acorda, Maria Isabel sai para procurar um médico, pois ele precisa ser medicado e examinado por um especialista. Adalberto espera Maria Isabel sair para entrar na cabana. Ele quer ter uma séria conversa com Ricardo. Adalberto comenta com Ricardo que está indo embora, pois Maria Isabel jamais deixará de amá-lo. Adalberto pede para Ricardo lutar pela Maria Isabel e jamais fazê-la sofrer novamente. Na capital, Cristóvão fica emocionado com o amor que sua afilhada sente pelo Ramon e pede Olivia em casamento. Ela fica assustada, mas acaba aceitando o pedido, pois ela o ama muito. Rosa Isela pergunta para Chole, porque seu avô não veio visitá-la. Chole fica sem ação e acaba mentindo. Ela diz que Félix foi embora e não sabe quando ele voltará. Rosa Isela fica triste, pois o avô não foi se despedir dela. Manuela começa a guardar o dinheiro que roubou do cofre de Félix. Pedrinho, sem querer, conta para Rosa Isela que todo mundo ficou doente por causa do seu avô. Pedrinho explica tudo o que aconteceu e ela acaba entendendo, porque seu avô fugiu. Félix mesmo se sentindo mal tenta fugir da Manuela de qualquer jeito. Adalberto vai se despedir de Pedro e Chona. Ele explica que não adiantaria lutar pelo amor de Maria Isabel, pois ela jamais vai esquecer Ricardo. Na capital, Miréia está convencida de que nunca conseguirá ser amada pelo Ricardo, porque o seu coração pertence a Maria Isabel. Félix com muito esforço consegue fugir. Mas, sua alegria dura pouco, pois Manuela o encontra no meio do caminho e tenta levá-lo novamente para a sua casa. No meio do caminho Félix sente fortes dores no peito e cai. Manuela entra em desespero. No meio do campo, Félix continua caído e sentindo fortes dores. O médico chega para examinar Ricardo. Mas graças aos curativos de Maria Isabel, ele passa bem e não apresenta nenhum sinal de infecção. O médico comenta que logo ele poderá voltar para a capital.

  133. Capítulo

  134. Manuela leva o Félix carregado para a casa, pois ela não aceita que ele morra justo agora que ela poderá se vingar. Quando Félix recupera a consciência, Manuela comenta que ele terá que ficar ao seu lado até o final de sua vida. Félix em desespero pede a ela que chame um médico, mas Manuela se recusa a chamar um médico e diz que ela é a única pessoa que poderá ajudá-lo. Chona, Pedrinho, Rosa Isela e Felícia vão à igreja. Chona agradece pela saúde de Rosa Isela e Pedrinho, pois eles passaram muito mal há poucos dias atrás. Rosa Isela pede que Deus perdoe o seu avô, pois no fundo do seu coração, o Félix não é um homem ruim. Felícia pede, para que a Maria Isabel se acerte de vez com o Ricardo, pois os dois se amam muito. Na cabana, Ricardo vendo que Maria Isabel está cheirando a sua roupa aproveita a oportunidade para se aproximar dela. Maria Isabel não resiste aos beijos de Ricardo e se entrega a esse amor. Pedro está muito feliz, pois graças a ajuda de Adalberto, conseguiu a liberação da prefeitura e poderá voltar a trabalhar na sua barraca no mercado. Miréia comenta com Fabiano que largará tudo para ficar do lado de Débora na cadeia. Na delegacia, Débora é condenada a 30 anos de prisão por ter matado Gabriel. Ela não se conforma com a sua sentença e fica muito irritada. Na aldeia, Maria Isabel ao acordar do lado de Ricardo sai de cabana, pois ela não se conforma de ter caído na tentação e ter ficado com ele. Ricardo acorda assustado ao perceber que Maria Isabel saiu de seu lado. Rosaura, junto com as suas amigas, Íris e Eugênia, comenta que, se o seu sobrinho voltar com a Maria Isabel, ela sairá de viagem pela Europa, pois não suportará ver o Ricardo ao lado de uma índia. Ricardo está desesperado atrás da Maria Isabel, e no meio do caminho encontra Rosa Isela e Pedrinho. Ele pergunta se eles viram a Maria Isabel. Pedrinho diz que ela pegou o barco e foi em direção ao pântano. Ricardo sai correndo para pegar o outro barco, que estava parado na beira do rio. Maria Isabel está descendo o rio e não pára de se culpar por ter deixado se envolver pelo Ricardo. Ao olhar para trás, ela se surpreende ao ver que ele a persegue em outro barco. Ricardo pede perdão e tenta explicar que ela é a única coisa que importa na vida dele. Maria Isabel pergunta se ele está preocupado somente com o filho que ela está esperando. Ele jura que não, pois sempre a amou. Já em terra firme, Maria Isabel diz que não consegue perdoá-lo, pois ela não consegue mais acreditar nele. Ricardo se cansa de pedir perdão e diz que vai embora. Ao perceber que Ricardo está desistindo de lutar por ela, Maria Isabel se lembra de Miréia, que a aconselhou a não deixar escapar a sua felicidade. Ela, então, ouve a voz do coração e decide perdoar o marido. Os dois no rio, prometem amor eterno. Maria Isabel lembra que o amor está sempre junto do perdão. Então não dá para ser feliz, se não se sabe perdoar.

Elenco / Personagens

Adela Noriega – María Isabel
Fernando Carrillo – Ricardo
Jorge Vargas – Felix
Lorena Herrera – Lucrecia
Patricia Reyes Spindola – Manuela
Lilia Aragón – Rosaura
José Carlos Ruiz – Pedro
Mónica Miguel – Chona
Alejandro Aragon – Leobardo
Raul Araiza – Nicolás
Angelina Pelaez – Micaela
Juan Felipe Preciado – Altamirano
Ilse – Graziela
Charly – Nicolás
Susana Gonzalez – Elisa
Ana Luisa Peluffo – Iris
Roberto Ballesteros – Armando
Jorge Salinas – Rubén
Paola Otero – Gloria
Valentina Mazza – Antonio
Marcel Buquet – Cristóbal
Rodrigo Vidal – Gilberto
Yadhira Carillo – Josefina
Sabine Moussier – Mireya
Emóe de la Parra – Débora
Sergio Basáñez – Gabriel
Rafael Rojas- Adalberto
Ximena Sariñana – Rosa Isela
Abraham Ramos – Ramon
Eduardo Benfato – Filiberto
Sara Menar – Margarita
Miguel Zaragosa – Jacinto
Carlos Osiris – Ratas
Angeles Batramera – Panchita
Andrea Lagunes – Gloria (criança)
Naidelyn Navarrete – Graciela (criança)
Fatima Torre – María Isabel (criança)
Guillermo Aguilar – Dr. Rivas
Isabel Martinez – Chole
Javier Herranz – Jose Luis
Julio Monterde – Dr. Carmona
Angeles Balvanova – Panchita
Susana Lozano – Olivia
Rocío Gallardo – Felícitas
Jose Antonio Estrada – Chino
Mariana Brito – Licha
Patty Bolanos – Alundia
Paola Flores – Lupe
Marcelo Portela – Toritio
Juan Goldaracena – Dario
Alex Rei – Sixto
Wilson Cruces – Genaro
Omar Alexander – Anselmo
Jorge Esma – Remigio
Aurora Clavel – Amargura
Carlos Eduardo – Pedrinho

Trilha Sonora Nacional e Internacional

No Brasil, a abertura da novela não foi exibida, ela entrava com a mesma chamada do comercial. O tema original de abertura Si Tu Supieras foi interpretado pelo cantor Alejandro Fernandez.

Tema de abertura original:

Si Tu Supieras – Alejandro Fernández

Si tú supieras
supieras
que tu recuerdo me acaria como el viento
que el corazón se me ha quedado sin palabras
para decirte que es tan grande lo que siento
Si tú supieras
cómo te ansía cada espacio de mi cuerpo
cómo palpitan tus recuerdos en el alma
cuando se queda tu presencia aquí en mi pecho
Ven entrégame tu amor
para calmar este dolor de no tener
para borrar con tus caricias mis lamentos
para sembrar mil rosas nuevas en tu vientre
Ven entrégame tu amor
que está mi vida en cada beso para darte
y que se pierda en el pasado este tormento
que no me basta en el mundo entero para amrte
Si tu supieras
que es como un grito
que se estrella en el silencio
este vacio de tenerte solo en suenos
mientras me calma el corazon por ser tu dueño
Si tu supieras
como desangran en tus ojos mis anhelos
cuando me miran sin saber que estoy muriendo
por entregarte la pasión que llevo dentro
Ven entregame tu amor
que sin medida por siempre de mi vida
todas las lagrimas que habitan
en cada noche sin tus besos
en el rincon de mis lamentos
Ven entregame tu amor
que esta mi vida en cadabeso para darte
y que se pierda en el pasado este tormento
que no me basta todo el tiempo para amarte
Si tu supieras

0 Comentário para: “Maria Isabel Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *