Manancial Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Manancial desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Manancial e de todas as novelas do SBT.

Sobre a Novela Manancial

  • Título Original: El Manantial
  • Período de exibição (Original/México): 01/10/2001 a 08/02/2002
  • Nº de capítulos (Original/México): 95
  • Autoria: Carla Estrada
  • Direção: Carla Estrada
  • País de origem: México
  • Título no Brasil: Manancial
  • Período da 1ª exibição (SBT): 07/10/2002 a 17/02/2003
  • Horário (SBT): 18h15
  • Nº de capítulos (SBT): 94

Manancial conta a história de amor e de vingança entre duas famílias de um pequeno povoado: os Valdez e os Ramirez.

A rivalidade começa por causa da disputa por uma nascente de água, o manancial, que brota na pequena propriedade dos Valdez. A família Ramirez, dona do maior rebanho bovino e da maior propriedade da região, sempre quis comprar as terras onde está o manancial, mas Adalberto Valdez se recusa a vender.

Além da disputa pelas terras, as famílias também vivem um grande conflito. Justo Ramirez, casado com Margarida, mantém um romance com Francisca, mulher de Adalberto Valdez.
A família Ramirez tem um filho, o jovem Alexandre. Os Valdez também têm uma linda filha Adriana. Apesar de terem nascido na mesma época, os dois jovens passaram a infância separados e sempre cultivando o ódio existente entre as duas famílias. Porém, quando se conhecem, acabam se apaixonando.

O ódio entre as duas famílias aumenta quando Justo Ramirez, pai de Alexandre, consegue comprar o manancial das terras da família Valdez. Depois de perder a propriedade para os Ramirez, Adriana e sua família são obrigados a deixar o povoado. Antes de partir, Adriana jura voltar para recuperar as terras que foram de seus avós e que seu pai tanto lutou para preservar. Com a partida, ela também deixa para trás o grande amor de sua vida, Alexandre.
Certos de que conseguiram se livrar de seus maiores inimigos, os Ramirez decidem arranjar uma esposa para o filho. Escolhem Bárbara, uma linda jovem, porém fria e calculista. A família da garota, interessada nas vantagens que esse casamento trará, decide formalizar rapidamente o compromisso.

O noivado de Alexandre e Bárbara coincide com a volta de Adriana ao povoado. Bárbara tenta afastar Adriana de seu futuro marido para impedir que este reencontro possa afetar seus planos. Mas o amor é mais forte. Para buscar a felicidade e viverem juntos para sempre, os dois jovens terão de enfrentar muitos obstáculos.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Manancial

Resumo conforme divulgado pelo SBT na exbição original da novela Manancial de 07/10/2002 a 17/02/2003, totalizando 94 capítulos. El Manantial Resúmenes – Summaries.

  1. Capítulo

  2. (07/10) – No pequeno povoado chamado Santo André, as famílias Ramirez e Valdez comemoram simultaneamente o batizado de seus filhos Alexandre e Adriana. Francisca, a mãe de Adriana, reclama que ninguém foi ao batizado de sua filha, enquanto Justo Ramirez promoveu uma grande festa para batizar o filho, onde compareceram as pessoas mais importantes da cidade. Ao sair da igreja, Justo vê Francisca e fica muito surpreso. Ele dá ordem aos empregados para expulsá-la de sua propriedade e ela, as gritos, diz que ele vai se arrepender. Margarida comenta que Francisca é uma mulher vulgar e gosta de chamar a atenção dos homens. Adalberto, marido de Francisca, pergunta onde ela estava e a mesma conta que foi desprezada por todos no povoado. Pilar pede a Margarida que a leve para conhecer o Manancial, mas ela explica que não poderá fazê-lo, pois não está dentro de sua propriedade. Álvaro pede a Justo que o ajude a montar seu consultório em Santo André. Justo e Margarida comentam que o filho, Alexandre, já nasceu com a vida tranqüila e ela sugere ao marido que compre o Manancial. Francisca comenta com Gertrudes que as pessoas do povoado a consideram merecedora do amor de Adalberto. Adalberto discute com Justo sobre o Manancial e deixa claro que nunca lhe venderá as terras. Justo leva a conversa para o lado pessoal, acusa Francisca de ser uma qualquer e diz ao vizinho que se fosse embora da cidade talvez sua mulher voltasse para o bom caminho. Francisca pergunta a Gertrudes se ama sua filha e diz à irmã que está feliz com a sua chegada. Adalberto chega em casa muito desconfiado e exige que a esposa lhe diga com quem o está traindo. Francisca fica indignada com as acusações do marido e diz que vai embora de casa. Adalberto, arrependido, pede perdão a ela e conta que as insinuações foram feitas por Justo Ramirez. Francisca vai procurar Justo, mas é informada que ele foi até a igreja falar com padre João. Justo está saindo da igreja quando Francisca aparece. Os dois acabam se beijando e são flagrados pelo padre, que fica chocado com a cena.

  3. Capítulo

  4. (08/10) – Padre João expulsa os dois da igreja. Justo diz ao padre que foi vítima de uma armadilha preparada por Francisca para comprometê-lo. Apesar de todas as explicações, o padre diz ao fazendeiro que não está obrigado a manter segredo do que viu e ouviu, pois nada foi dito em segredo de confissão. Margarida pede ao marido que proíba a entrada de Francisca em sua propriedade. Gertrudes ouve uma conversa de Francisca, por telefone, e pergunta à irmã porque marcou um encontro com Justo Ramirez. Durante o sermão da missa dominical, o padre João acusa Justo, discretamente, de ser um hipócrita. Francisca diz ao marido que Gertrudes está apaixonada por ele. Margarida chega em casa e fica irritada ao ver que seu filho, Alexandre, tem um amuleto pendurado no pescoço. Altamira, a emprega, pede a patroa que deixe, ao menos, colocar o amuleto na gaveta onde ficam as roupas do menino. Margarida acaba concordando. Justo tenta subornar o padre João para que ele não comente nada do que viu. Diante da recusa do religioso, ele o estrangula. No dia seguinte, Margarida vai até a igreja e encontra o padre morto.

  5. Capítulo

  6. (09/10) – Margarida avisa o marido sobre a morte do padre e Justo pede a Álvaro que providencie o atestado de óbito. Pilar procura Adalberto e conta, em detalhes, o escândalo que sua mulher fez na casa da família Ramirez. Francisca tenta se justificar dizendo ao marido que foi até lá para pedir explicações sobre as calúnias que Justo disse sobre ela. Adalberto diz à esposa que sempre a defenderá das maldades de Justo Ramirez. Álvaro examina o corpo do padre e, ao perceber que ele foi estrangulado, se nega a assinar o atestado. Justo faz ameaças, diz saber porque ele precisa sair com urgência do lugar onde vive e o obriga a dizer que o padre foi vítima de um infarto. Francisca insiste em falar com Justo e ameaça acusá-lo de assassinato caso não compareça ao encontro. Adalberto chega em casa e, ao não encontrar a esposa, pergunta a Gertrudes se ela foi se encontrar com seu amante. Diante do silêncio da cunhada, Adalberto pega um machado e vai atrás da esposa. Justo e Francisca estão se beijando na cabana abandonada quando Adalberto derruba a parede com a caminhonete e acusa Justo de não ter tido a coragem de lhe dizer que era amante de sua mulher. Os dois discutem, Justo dispara e Adalberto atinge o braço do rival com machado. Francisca tenta detê-lo, mas ele a empurra. Quando Adalberto está a ponto de atingir Justo outra vez, Francisca atira à queima roupa nas costas do marido

  7. Capítulo

  8. (10/10) – Álvaro está na casa da família Ramirez e Margarida está muito apreensiva com a demora do marido. Francisca e Justo deixam o corpo de Adalberto na cabana e a incendeiam para acabar com qualquer prova que possa comprometê-los. Justo joga a arma e vai embora com o braço todo ensangüentado. Francisca recolhe a arma e depois vai até o cemitério onde a enterra junto com o machado usado por Adalberto. Justo chega em casa e desmaia antes de conseguir sair do carro. Firmino avisa Gertrudes sobre o acidente e ela acusa Francisca de, juntamente com o amante, pela morte de Adalberto. Gertrudes sai de casa decidida a entregá-la à polícia. Francisca chora desesperadamente e Gertrudes se culpa pela morte de Adalberto. Álvaro faz o atendimento de emergência mas diz a Justo que ele terá que ir para o hospital pois, provavelmente, seu braço será amputado. Firmino e Melésio prestam depoimento e Gertrudes chega para reconhecer o corpo. Ao ver Adalberto morto, ela desmaia. Padre Salvador, irmão de Adalberto, chega à cidade para substituir padre João e à tempo de participar do enterro. Justo volta a si da cirurgia e se desespera ao ver que está mutilado. Padre Salvador oferece seu apoio à cunhada. Francisca vai ao hospital para ver o amante e lá encontra Margarida. Ela tenta expulsá-la do quarto e Francisca grita que tem todo o direito de estar lá, pois espera um filho de Justo Ramirez.

  9. Capítulo

  10. (11/10) – Margarida deixa o hospital arrasada e diz ao marido que o casamento está destruído. Francisca conta a Gertrudes que está grávida e acusa a irmã de ser a responsável pela morte de seu marido. Justo obriga Álvaro a tirá-lo do hospital e levá-lo para conversar com Margarida. Padre Salvador e Margarida se reencontram na igreja e ela conta que Adalberto morreu por culpa de Francisca. Gertrudes jura diante do túmulo de Adalberto que cuidará de Adriana. Margarida diz a Justo que vão viver aparentando ser um casal feliz, mas ele nunca mais voltará a tocá-la. Meses depois…nasce a filha de Francisca. Justo pega a criança, diz a Gertrudes que está morta e a leva embora sem que Gertrudes possa fazer nada e sem que Francisca possa vê-la. Francisca começa a passar mal e Gertrudes, ao perceber que a irmã está com hemorragia, a leva para o hospital. Depois de ser medicada, Francisca é informada de que nunca mais poderá ter filhos. Margarida critica Altamira por ter ido cuidar de Adriana enquanto Francisca esteve internada. Anos mais tarde, Adriana se transforma numa linda mulher.

  11. Capítulo

  12. (14/10) – Adriana diz a Gertrudes que vai procurar trabalho para ajudar nas despesas da casa. Margarida chora ao ler a carta de Alexandre e Altamira a critica por não permitir que o filho volte para a fazenda. Gertrudes critica o comportamento da irmã e diz que ela é um péssimo exemplo para a filha. Adriana e Milena chegam ao consultório do Dr. Álvaro para procurar emprego. Pilar está no local e começa a ofender Adriana dizendo que sua mãe é uma qualquer. A garota parte para cima e agride a mulher do médico. Firmino comenta com Gertrudes que as terras já não produzem como antes e o melhor seria vendê-las ou alugá-las. Justo vai até o consultório do Dr. Álvaro para levar o dinheiro que, mensalmente, lhe dá pelo favor prestado há muito anos atrás. Francisca discute com a filha e a culpa pelo que aconteceu no consultório do Dr. Álvaro. Adriana procura o padre Salvador para desabafar. Ao voltar para casa ela é assediada por dois rapazes. Alexandre aparece e a defende. Francisca diz a Gertrudes que não pretende vender as terras e muito menos para Justo Ramirez. Alexandre chega à fazenda sem avisar. Margarida diz ao filho que está muito feliz com a sua volta mas lhe dá uma bronca por não tê-la avisado. Gertrudes vai até o banco para tentar conseguir um empréstimo e acaba descobrindo que a propriedade está hipotecada e tem várias mensalidades em atraso. Pilar conta a Bárbara que Alexandre está na cidade e a aconselha a procurá-lo. Alexandre pede a Milena que descubra se Adriana está bem. Justo sai para cavalgar com o filho e fica indignado quando Alexandre diz que não pretende assumir os negócios da família. Adriana está no Manancial quando Alexandre aparece. Os dois conversam longamente e se tornam amigos. Alexandre beija o rosto de Adriana e é observado por Bárbara.

  13. Capítulo

  14. (15/10) – Bárbara interrompe Adriana e Alexandre e Adriana a expulsa de suas terras. Joel informa Justo Ramirez que talvez possa chegar a um acordo com Francisca pois ela está a ponto de perder a propriedade. Justo diz que fará uma última tentativa para ajudá-la. Adriana diz a Milena que Alexandre é um rapaz convencido e que só pensa nele. Gertrudes aconselha a sobrinha a ser mais cuidadosa para que as pessoas não falem mal dela. Margarida tenta influenciar o filho dizendo que Bárbara é uma garota muito especial. Bárbara comenta com a mãe que Adriana anda paquerando Alexandre. Alexandre pressiona os pais para que lhe digam porque estão tão distantes. Francisca diz à filha que ela é o mais valioso que tem na vida. Justo vai até a propriedade dos Valdez para falar com Francisca e ela pede à filha que os deixe a sós. Francisca culpa Justo por ter perdido seu marido, por não poder mais ter filhos e por ter se transformado numa mulher sem sonhos nem perspectivas. Justo lembra que foi ela quem atirou em Adalberto. Justo diz a Francisca que finalmente será o dono do Manancial e ela o expulsa de sua casa. Heitor vai até a fazenda para pedir emprego a Justo Ramirez porém, quando Margarida está a ponto de expulsá-lo, chega Alexandre e os dois vão juntos para o povoado. Margarida fica sabendo que Alexandre e Adriana se encontraram no Manancial e, imediatamente vai procurar a garota para proibi-la de voltar a falar com seu filho. Margarida agride Adriana mas a garota revida e diz que não permitirá que ela vá até sua casa para humilhá-la. Antes de sair, Margarida acusa Francisca e diz a Adriana que descubra o que sua mãe fez no passado. Francisca pressiona Adriana para que lhe diga o que realmente existe entre ela e Alexandre. Margarida proíbe o filho de voltar a procurar Adriana, mas Alexandre não se intimida e diz que tem idade suficiente para escolher suas amizades. Justo coloca fogo na plantação de Francisca. Alexandre e Adriana ficam presos no meio do incêndio.

  15. Capítulo

  16. (16/10) – Francisca procura pela filha e diz a Gertrudes que não permitirá que a desobedeça. Álvaro proíbe Heitor de voltar a pedir qualquer favor a Justo Ramirez. Adriana e Alexandre tentam conter o fogo. Margarida comenta com justo que está muito preocupada com o comportamento do filho. Ele diz que já esperava que Alexandre desse seu grito de independência. Alexandre tenta remover uma árvore e acaba machucando a perna. Firmino e alguns trabalhadores tentam apagar o incêndio. Francisca vai até a fazenda dos Ramirez, pede a ajuda de Justo e conta que Alexandre e Adriana estão no meio do fogo. Margarida, desesperada, reza para que o filho esteja são e salvo. Justo chega com seus homens para apagar o incêndio. Começa a chover e Alexandre e Adriana se beijam. Altamira chama a atenção de Milena por ter discutido com Margarida. Justo e Francisca encontram Alexandre e Adriana. Francisca dá uma bofetada na filha por tê-la desobedecido e voltado a procurar Alexandre. Adriana conta para a tia que Alexandre a beijou e confessa que não sabe definir o que sente por ele. Álvaro examina a perna de Alexandre e recomenda repouso. O padre Salvador visita a sobrinha, Adriana, e os dois conversam sobre o ódio que existe entre as famílias Ramirez e Valdez. Francisca encontra uma ferradura, com a marca da fazenda Ramirez, no meio dos escombros e, imediatamente, vai até a delegacia para acusar Justo Ramirez pelo incêndio ocorrido em sua propriedade.

  17. Capítulo

  18. (17/10) – Francisca jura que vai desmascarar Justo Ramirez. Melésio avisa Justo que não poderá montar pois seu cavalo perdeu uma das ferraduras. O padre Salvador pergunta a Margarida porque odeia tanto a Francisca Valdez. Bárbara vai até a fazenda para cuidar de Alexandre. Margarida planeja uma viagem para a Espanha e decide convidar Álvaro e Pilar. Na verdade o que ela quer é tentar aproximar Bárbara e Alexandre e, quem sabe, conseguir que os dois voltem da viagem com o casamento marcado. Bárbara insinua para a mãe que talvez Heitor seja filho bastardo de seu pai, por isso ele o protege tanto. Alexandre pede ao pai que dê trabalho ao Heitor. Dois investigadores vão até a fazenda para interrogar Justo sobre o incêndio na propriedade vizinha e a ferradura encontrada no local. Ele nega qualquer participação e diz que Francisca é uma mulher doente. Margarida questiona justo sobre o incêndio, diz que não o suporta e que continuará vivendo com ele por causa do filho. Alexandre escreve uma carta para Adriana e pede a Milena que a entregue. Margarida os observa e proíbe a garota de levar a carta. Ela ameaça expulsá-la da fazenda, junto com seus avós, caso comente qualquer com o Alexandre. Margarida comunica ao filhos que já fez as reservas para a viagem à Espanha e comunica que Álvaro e a família irão com eles. Alexandre comunica ao pai que não pretende acompanhá-los nessa viagem. Margarida pede ao justo que faça qualquer coisa para afastar seu filho de Adriana. Bárbara diz a Adriana que vai viajar junto com Alexandre e sua família. Alexandre telefona para Adriana e ela, com frieza, lhe deseja boa viagem. Alexandre não entende por que Adriana está tão mudada e vai procurá-la para dizer que a ama. Justo vai até a casa de Francisca, entra no quarto de Adriana e estupra a garota.

  19. Capítulo

  20. (18/10) – Justo violenta Adriana. Firmino diz a Gertrudes que as acusações contra Justo Ramirez não vão dar em nada, pois ele é muito poderoso e ninguém se atreve a enfrentá-lo. Firmino aproveita o momento e volta a declarar seu amor por Gertrudes. Gertrudes chega em casa e se assusta ao ver o estado da sobrinha. Chorando e muito nervosa, Adriana conta que foi violentada por Justo Ramirez. Álvaro discute com Heitor por ter ido pedir emprego ao Justo. Margarida comenta com o marido que o filho foi procurar Adriana. Alexandre diz aos pais que Adriana significa muito para ele. Heitor encontra Francisca na praça e a acompanha até sua casa. Joel avisa ao padre Salvador que as terras da família Valdez serão embargadas e sugere que Francisca as venda antes que seja tarde demais. Gertrudes conta a Francisca que sua filha foi estuprada por Justo Ramirez e critica a irmã por não estar ao lado da filha no momento em que ela mais precisou de seu carinho e proteção. Revoltada com o que aconteceu com a filha, Francisca vai até o cemitéri oe desenterra o machado e a arma que enterrou há vinte anos. Alexandre diza Bárbara que não pretende fazer nenhuma viagem pois quer estar ao lado de Adriana. Francisca tenta matar Justo mas a arma não dispara. Ela diz ao ex- amante que nunca o perdoará pelo que fez com sua filha. Justo diz que pode convencer a todos de que ela provocou a situação se oferecendo para ele. Francisca ameaça contar a todos o que aconteceu anos atrás e Justo ameaça contar a Adriana que ela matou Adalberto. Alexandre vai até a casa de Adriana mas ela manda dizer que não quer vê-lo. O padre Salvador procura Justo Ramirez para oferecer o Manancial mas ele diz que já não está interessado em comprá-lo. Francisca chega em casa arrasada e conta à irmã que não conseguiu acabar com Justo Ramirez e que ele ameaça difamar Adriana, caso elas o denunciem por estupro. Adriana diz à mãe que quer sair da cidade. Álvaro procura o padre Salvador e diz que está interessado em comprar o Manancial. Salvador comunica a cunhada sobre a proposta do Dr. Álvaro e ela aceita vender a propriedade. Milena avisa Alexandre que Adriana vai embora da cidade. Desesperado, ele corre para a estação, na tentativa de impedi-la de partir, mas não chega à tempo. Adriana, da janela do trem, acena para Alexandre.

  21. Capítulo

  22. (21/10) – Passam-se vários anos. Adriana está prestes a terminar o curso na Universidade. Justo se irrita quando Álvaro desiste de transferir o Manancial para seu nome. Alexandre e Bárbara comunicam a família que vão se casar. Adriana pergunta para Francisca se ela comprou o presente que está lhe oferecendo com o dinheiro que tira dos amantes. Francisca acusa a irmã de colocar Adriana contra ela. Adriana chega em casa com Hugo e flagra a mãe na cama com Carlos.

  23. Capítulo

  24. (22/10) – Adriana diz a Francisca que está cansada de ver a vida que ela leva. Hugo comenta com o pai a cena que presenciou, critica o desprezo de Adriana pela mãe e diz que terá de se afastar. Gilberto insulta Milena depois que ela se recusa a lhe emprestar dinheiro. Adriana sai de casa, vai ao convento e diz que quer ser freira. Alexandre diz à mãe que vai trabalhar na fazenda até o casamento. Carlos diz a Francisca que ela está com câncer pulmonar.

  25. Capítulo

  26. (23/10) – Francisca diz que só vai se internar depois de encontrar Adriana. A irmã Tereza entrega um hábito a Adriana e comunica que ela só tem até o fim de semana para se comunicar com o mundo exterior. Adriana liga para a tia e diz que está bem. Gertrudes tenta contar que Francisca está mal mas Adriana desliga antes. Gilberto pergunta a Bárbara se Alexandre sabe o que houve entre eles. Eles se beijam apaixonadamente e são flagrados por Heitor.

  27. Capítulo

  28. (24/10) – Padre Salvador coloca Adriana a par do estado de saúde de sua mãe. Adriana volta para casa e encontra Francisca caída no banheiro com os pulsos cortados. Margarida ameaça expulsar Heitor da fazenda se ele continuar fazendo intrigas contra Bárbara. Alexandre pede ao pai que lhe mostre os papéis dos negócios que fechou em sua última viagem, mas Justo se faz de desentendido. Na ambulância, Francisca pede perdão à filha e morre antes de chegar ao hospital.

  29. Capítulo

  30. (25/10) – Álvaro diz a Bárbara que, como presente de casamento, vai passar o Manancial para o seu nome. Gilberto, mesmo contra a vontade de Alexandre, vai até a fazenda pedir emprego a Justo e consegue. Bárbara procura Milena e exige que ela pare de conversar com seu noivo. As duas discutem. Justo confidencia a Melésio que só contratou Gilberto para irritar o filho com a intenção que ele se envolva mais com os negócios. Adriana e Alexandre se encontram na igreja.

  31. Capítulo

  32. (28/10) – Gilberto tem problemas com Heitor e Alexandre em seu primeiro dia de trabalho na fazenda. Alexandre e Adriana discutem no Manancial. Um touro sai em disparada e está a ponto de atingir Adriana quando Heitor aparece e a salva. Margarida fica feliz com a notícia da morte de Francisca. Adriana encontra Justo Ramirez que não perde a chance de assediá-la. Adriana se defende e enterra um abridor de cartas no braço do fazendeiro.

  33. Capítulo

  34. (29/10) – Álvaro trata o ferimento de Justo e o adverte para que não volte a incomodar Adriana. Alexandre pergunta à mãe como começaram os problemas com a família Valdez. Margarida não responde. Bárbara insulta Adriana mas ela, cínica, a parabeniza pelo casamento. Margarida confessa a Altamira por que tem medo da volta de Adriana. Gilberto conta ao Alexandre que Bárbara o engana com outro homem.

  35. Capítulo

  36. (30/10) – Alexandre não acredita em Gilberto. Justo ameaça destruir Álvaro caso ele não coloque o Manancial em seu nome. Heitor conta para Bárbara que foi Gilberto quem fez fofoca dela para Alexandre. Gilberto confessa a Bárbara que a ama. Adriana diz para Alexandre que seu pai é um ser desprezível. Gertrudes pede ao padre Salvador que a ajude a convencer Adriana a não abrir o túmulo do pai para enterrar as cinzas da mãe, pois ela descobriria que sua irmã não está enterrada lá.

  37. Capítulo

  38. (31/10) – Gertrudes confessa ao padre que a irmã de Adriana era fruto do romance de Francisca com um homem casado. Ela conta que o homem levou a criança assim que nasceu. Justo revela a Bárbara e Pilar que foi ele quem emprestou o dinheiro para Álvaro comprar o Manancial. Álvaro tenta um empréstimo no banco. Padre Salvador diz a Gertrudes que vai procurar a filha bastarda de Francisca. Margarida oferece dinheiro a Adriana para ela deixar a cidade para sempre.

  39. Capítulo

  40. (01/11) – Margarida insulta Francisca. Adriana sai em defesa da mãe. Pilar ameaça pedir o divórcio se Álvaro não devolver as terras a Justo. Álvaro comunica a Adriana que decidiu alugar a propriedade. Bárbara diz a Adriana que ela está tentando conquistar seu pai. As duas se agridem. Gilberto se recusa a acatar uma ordem de Melésio. Heitor intervem e acaba atingido com um golpe na cabeça. Padre Salvador diz a Gertrudes que tem quase certeza de que Milena é a irmã de Adriana.

  41. Capítulo

  42. (04/11) – Padre Salvador acredita que Justo entregou a menina para que Melésio e Altamira a criassem. Alexandre diz a Gilberto para nunca mais ir à fazenda. Pilar, diante de todos, apedreja Adriana e a acusa de ter lhe roubado o marido. Gilberto chega em casa ferido e acusa Alexandre pela agressão. Altaira diz a padre Salvador que a mãe de Milena não era uma boa mulher. Heloisa chega à fazendo procurando Justo e ele fica surpreso ao vê-la.

  43. Capítulo

  44. (05/11) – Álvaro fica possesso com o que Pilar fez com Adriana e diz que não pretende mais ficar ao seu lado. Alexandre e Adriana se encontram e o rapaz pergunta porque ela o abandonou. Adriana sugere a ele que pergunte ao pai. Heloisa ameaça contar tudo para Margarida sobre o relacionamento que existe entre ela e Justo. Justo não se intimida. Padre Salvador diz a Justo que já sabe que ele teve uma filha com Francisca e exige que ele diga onde a criança está enterrada.

  45. Capítulo

  46. (06/11) – Justo se recusa a falar sobre o assunto. Padre Salvador pede a Alexandre que não se aproxime de sua sobrinha. Heitor conta a Alexandre que Adriana vai morar na casa do Manancial. Gilberto rouba dinheiro de Norma para pagar uma dívida de jogo. A quantia não é suficiente e ele é ameaçado pelo credor. Justo chega e intervém à favor do rapaz. Alexandre encontra Adriana aos prantos na porta. Bárbara surge e flagra os dois se beijando.

  47. Capítulo

  48. (07/11) – Bárbara briga com Alexandre. Justo fica irritado com Álvaro quando ele conta que alugou a propriedade para Adriana. Adriana pede a Alexandre que não fale mais com ela. Adriana recebe flores de um admirador secreto. Bárbara vai até o Manancial e convida Adriana para sua festa de noivado. Bárbara diz a Gilberto que está cansada de suas ameaças e comunica que ela mesma contará a Alexandre o que houve entre eles no passado. Alexandre chega nesse momento.

  49. Capítulo

  50. (08/11) – Bárbara confessa ao namorado que ela e Gilberto tiveram um relacionamento no passado. Margarida critica o marido por ter readmitido Gilberto. Justo diz que dessa maneira Alexandre voltará para a capital e se afastará de Adriana. Adriana decide ir à festa. Gilberto se aproxima de Adriana e a convida para dançar. Alexandre coloca o anel de noivado em Bárbara. Adriana sai correndo da festa. Alexandre vai atrás dela, diz que a ama e a beija.

  51. Capítulo

  52. (11/11) – Adriana critica o atrevimento de Alexandre ao beijá-la e pede que a deixe em paz. Bárbara fica irritada com a saída misteriosa de Alexandre e pergunta onde ele estava. Alexandre comunica a Bárbara que não haverá mais casamento. Bárbara diz aos pais que Alexandre terminou o noivado. Firmino e Heitor encontram dificuldades para reformar a casa do Manancial. Alexandre procura Adriana para dizer que terminou com Bárbara. Bárbara telefona para Alexandre e diz que vai se matar.

  53. Capítulo

  54. (12/11) – Alexandre corre para a casa de Bárbara a fim de evitar uma tragédia. Bárbara é encontrada desfalecida. Margarida vai até a igreja e esbofeteia Adriana. Adriana, abalada, se culpa pela morte da mãe e pela tentativa de suicídio de Bárbara. Adriana vai ao consultório do Dr. Álvaro perguntar por Bárbara. Ele diz estar convencido de que Alexandre nunca esteve apaixonado por sua filha. Alexandre vai visitar Bárbara e é pego de surpresa pela ex-namorada. No hospital, ela tenta seduzi-lo.

  55. Capítulo

  56. (13/11) – Bárbara beija Alexandre, mas ele se afasta e diz que não quer machucá-la. Bárbara torna a culpar Adriana e chama a rival de oferecida. Pilar tenta convencer a filha a fazer uma viagem para acalmar os ânimos. Justo pergunta a Margarida se ela não se arrepende do escândalo que causou na igreja. Heitor se despede de Adriana com um beijo e diz que a considera uma grande amiga. Adriana entra em seu antigo quarto e relembra o dia em que foi violentada por Justo.

  57. Capítulo

  58. (14/11) – Gilberto procura Adriana para dizer que mudou seu jeito de ser e confessa estar apaixonado por ela. Adriana conta para a tia que propôs um negócio a Firmino no qual poderão ganhar muito dinheiro. Adriana pergunta a Álvaro se ele estaria disposto a vender o Manancial caso ela conseguisse o dinheiro. Justo pede que Gertrudes leve Adriana para bem longe. Adriana vai até a fazenda da família Ramirez e desafia Justo a se mostrar para a esposa sua verdadeira personalidade.

  59. Capítulo

  60. (15/11) – Adriana deixa claro para Margarida e Justo que ninguém voltará a expulsá-la de sua casa. Alexandre chega em casa e pergunta aos pais sobre o que conversaram com Adriana. Gertrudes pede que Adriana tome cuidado com Justus porque ele é um homem muito perigoso. Margarida ouve uma conversa entre Justo e Heloisa e descobre que são amantes. Margarida confessa ao padre Salvador que sempre foi apaixonada por ele. O religioso fica muito surpreso com a revelação.

  61. Capítulo

  62. (18/11) – Alexandre diz a Altamira que não pretende implorar o amor de Adriana. Álvaro conta para Justo que o padre Salvador lhe fez muitas perguntas sobre a filha de Francisca. Justo volta a ameaçar Adriana, mas ela não se intimida. Gilberto visita Adriana. Alexandre vê os dois juntos e se convence que existe algo entre eles. Justo proíbe Margarida de falar com o padre Salvador. Heitor confessa a Alexandre que está apaixonado por Adriana e que fará de tudo para conquistá-la.

  63. Capítulo

  64. (19/11) – Heitor fica furioso ao saber do relacionamento de Gilberto e Adriana. Pilar resolve aproximar Bárbara de Gilberto só para provocar ciúmes em Alexandre. Justo exige que Salvador pare de investigar o paradeiro da irmã de Adriana. O padre não se intimida e os dois declaram guerra. Adriana pergunta ao tio o seu problema com Justo Ramirez, mas ele se recusa a falar sobre o assunto. O padre Salvador sofre um misterioso acidente de carro e fica entre a vida e a morte.

  65. Capítulo

  66. (20/11) – Alexandre encontra o padre Salvador preso entre as ferragens e se apressa em tirá-lo antes do carro explodir. Alexandre liga para o Dr. Álvaro e avisa que o padre Salvador sofreu um grave acidente. Margarida chega ao hospital e pede a Dr. Álvaro que salve o padre Salvador. O médico comunica a todos que o estado de saúde do padre é grave. Adriana acusa Justo Ramirez do acidente e o expulsa do hospital. No hospital, Gertrudes flagra Margarida beijando o padre na boca.

  67. Capítulo

  68. (21/11) – Margarida fala para Altamira o que aconteceu no hospital e diz que teme que Gertrudes conte o que viu. Justo vai até a delegacia prestar depoimento e diz ao delegado que não quer seu nome envolvido em um escândalo. Adriana fica irritada ao ver que o delegado não leva a sério suas acusações. Em seus delírios, o padre Salvador diz que a filha de Francisca está viva. Gilberto flagra Justo e Heloísa aos beijos. Álvaro diz a Justo que o conhece muito bem e sabe do que ele é capaz.

  69. Capítulo

  70. (22/11) – O padre Salvador se surpreende ao saber que está sendo atendido pelo Dr. Álvaro. Margarida quer ir ao hospital, mas Altamira não deixa. O padre Salvador convence Adriana e Gertrudes a voltarem ao Manancial para descansarem um pouco. Ao saírem, as duas vêem Bárbara e Gilberto aos beijos. Adriana fica chateada ao ver que Bárbara engana Alexandre e o faz pensar que está apaixonada por ele. Adriana diz a Bárbara que sabe o tipo de mulher ela é e Bárbara tenta esbofeteá-la.

  71. Capítulo

  72. (25/11) – Bárbara discute com Gilberto por ele não ter dito que Adriana havia flagrado os dois se beijando. Adriana e Alexandre decidem se casar no civil e optam por guardar segredo até que o padre Salvador se recupere. Justo pergunta porque Margarida se arrumou tanto para visitar um padre. Justo diz a Heloisa que fará uma viagem e que, na volta, não quer vê-la na cidade. Pilar aconselha Bárbara a contar a Alexandre o que aconteceu entre ela e Gilberto antes que ele descubra por Adriana.

  73. Capítulo

  74. (26/11) – Alexandre deixa claro ao pai que não deixará que ele faça nenhum mal a Adriana. Alexandre pede a Altamira e Melésio que eles sejam os padrinhos de casamento. Adriana se irrita ao descobrir que Justo pagou as despesas de hospital. Adriana vai até a fazenda da família Ramirez para devolver o dinheiro que Justo gastou para pagar a conta do hospital. Justo, irritado, tenta agredi-la, mas Heitor aparece para defendê-la. Bárbara beija Alexandre. Adriana os vê e chora.

  75. Capítulo

  76. (27/11) – Alexandre tenta se explicar, mas Adriana não quer ouvi-lo. Justo critica Margarida por ter permitido que Adriana entrasse em sua casa para humilhá-lo. Adriana pede desculpas a Heitor por ter provocado sua expulsão da fazenda. Adriana diz ao padre Salvador que desistiu de se casar com Alexandre. Alexandre vai até a casa de Adriana e fica sabendo que ela foi embora da cidade. Alexandre procura Milena e pergunta se ela sabe alguma coisa sobre Adriana.

  77. Capítulo

  78. (28/11) – Alexandre culpa Margarida pelo fracasso de seu casamento. Hugo encontra Adriana e a convida para jantar. Firmino oferece a casa para Heitor enquanto ele procura um lugar para ficar. Hugo leva Adriana para casa e se despede com um beijo no rosto. Alexandre vê os dois juntos e se aproxima para tirar satisfações. Milena diz a Bárbara que Alexandre está apaixonado por Adriana. Descontrolado, Alexandre bate o carro em frente da casa de Adriana e fica inconsciente.

  79. Capítulo

  80. (29/11) – Adriana socorre Alexandre e o leva ao hospital. Alexandre e Adriana fazem as pazes e se beijam apaixonadamente. Alexandre propõe a Adriana que se casem imediatamente e ela aceita. Pilar diz a Bárbara que Álvaro confessou que é o pai biológico de Heitor. Alexandre e Adriana festejam o casamento um restaurante quando chegam Justo e Heloisa. Heloisa critica Justo dizendo que, diante de Adriana e Alexandre, ele se comportou como um homem ciumento e não como um pai ofendido.

  81. Capítulo

  82. (02/12) – Adriana lembra o dia em que foi violentada e expulsa Alexandre de sua casa. Margarida ameaça expor Adriana diante dos moradores da cidade caso ela volte a Santo André. Adriana confessa a Alexandre que foi violentada. Indignado, o rapaz quer saber quem foi e diz que pretende matá-lo. Para evitar maiores problemas, Adriana responde que foi um amante de sua mãe. Altamira aconselha Margarida a não separar Adriana e Alexandre pois ela poderá perder seu filho.

  83. Capítulo

  84. (03/12) – Altamira explica a Milena que nunca lhe disseram que sua mãe a abandonou para evitar que ela sofresse. Altamira conta para Margarida que Milena é filha de Heloísa. Alexandre e Adriana voltam para Santo André e contam ao padre Salvador que já estão casados. Gilberto rouba uma arma de Justo Ramirez e Margarida o expulsa do escritório. Alexandre é recebido pela mãe com hostilidade por ter viajado sem dizer nada. Estevão e Gilberto brigam pelo revólver. Gilberto é atingido.

  85. Capítulo

  86. (04/12) – Adriana e Alexandre estão conversando quando encontram Estevão e seus amigos. Alexandre encontra Gilberto ferido. Ele tenta socorrê-lo, mas o rapaz morre em seus braços. Alexandre é interrogado sobre a morte de Gilberto. Os policiais encontram uma arma que pode levá-los ao assassino. O Ministério Público comunica a Margarida que a arma de Justo foi encontrada no lugar do crime. Bárbara faz uma ligação anônima e acusa Alexandre de assassinato.

  87. Capítulo

  88. (05/12) – Alexandre é preso pela morte de Gilberto. Na delegacia, ele é informado que permanecerá detido até que o crime seja esclarecido. Altamira e Melésio avisam Margarida que Alexandre está preso. Joel fica revoltado ao saber que Alexandre é o principal suspeito da morte de seu filho. Margarida vai até a delegacia para tentar livrar o filho e acusa Gilberto de ter roubado sua arma. Heloisa comunica a Justo que Alexandre está preso como o principal suspeito da morte de Gilberto.

  89. Capítulo

  90. (06/12) – Margarida diz ao filho que procurará Joel e pedirá a ele que retire a acusação de assassinato. Alexandre lembra que, no dia do crime, encontrou vários rapazes que saíam da rua onde Gilberto foi assassinado. Margarida exige que Joel e Norma retirem a acusação contra Alexandre. Margarida pede a Bárbara que a acompanhe até a delegacia para visitar Alexandre. Bárbara conta para a mãe que está grávida e que o pai da criança não é o Alexandre e sim o Gilberto.

  91. Capítulo

  92. (09/12) – Alexandre confessa a padre Salvador que não saberia viver sem Adriana. O padre Salvador consegue autorização para Adriana visitar Alexandre no presídio. Margarida encontra uma aliança no quarto do filho. Justo e Margarida planejam uma maneira de anular o casamento de Alexandre e Adriana. Adriana mostra a Milena a certidão de casamento. Alexandre e Adriana comunicam a Justo e Margarida que vão se casar na igreja. Margarida diz aos dois que eles podem ser irmãos.

  93. Capítulo

  94. (10/12) – Desesperado com a revelação, Alexandre pede ao pai que se submeta ao teste de DNA, mas ele se nega. Alexandre pede à mãe que o ajude a convencer o pai a fazer o teste de DNA. Adriana diz a Alexandre que o amor deles é impossível e pede que ele volte a procurar por Bárbara. Adriana pede a Hugo que a ajude a anular seu casamento com Alexandre. Desiludido, Alexandre se embriaga. Bárbara encontra Alexandre no bar, o leva para sua casa e continua embebedando o rapaz.

  95. Capítulo

  96. (11/12) – Alexandre dorme na casa de Bárbara e ela faz o rapaz acreditar que passaram a noite juntos. Margarida pergunta ao padre Salvador se Alexandre está com ele e o sacerdote diz que fará de tudo para desfazer as mentira que ela contou. Adriana jura que fará Justo pagar por todo o mal que lhe causou. Justo chega ao Manancial e pergunta por Alexandre. Adriana teme que algo tenha acontecido a ele. Margarida diz ao filho que precisa se casar com Bárbara.

  97. Capítulo

  98. (12/12) – Justo se irrita com a intromissão do padre. Adriana ocupa seu dia com diversas atividades para esquecer Alexandre. Milena pergunta a Heitor se ele está apaixonado por Adriana. Alexandre diz ao padre Salvador que não sabe como convencer o pai a fazer o teste de DNA. Adriana diz a Álvaro que está interessada em comprar o Manancial. Alexandre procura Adriana, mas é desprezado por ela. Hugo, em nome de Adriana, entrega o pedido de divórcio a Alexandre.

  99. Capítulo

  100. (13/12) – Adriana conta a Hugo que precisa se divorciar de Alexandre pois existe a possibilidade de eles serem meio-irmãos. Alexandre procura Adriana para saber porque entrou com o pedido de divórcio. Firmino diz a Adriana que Álvaro foi apenas o intermediário na compra do Manancial e que o verdadeiro dono é Justo. Justo se confessa ao padre Salvador e diz que Heitor é seu filho, admite ter matado o padre João e conta que ele e Francisca mataram Adalberto Valdez.

  101. Capítulo

  102. (16/12) – Justo conta ao padre que Adriana é filha do homem que o mutilou e da mulher que o afastou de sua esposa para sempre. Para se vingar de Alexandre, que voltou a sair com Bárbara, Adriana diz a Milena que vai começar a sair com o Hugo. Alexandre pergunta a Margarida se Adriana é a única meio- irmã que ele tem ou se existem outros filhos de Justo espalhados pelo povoado. Bárbara recrimina Alexandre por tê-la procurado mesmo estando casado com Adriana.

  103. Capítulo

  104. (17/12) – Milena ouve Heitor dizer que está apaixonado por Adriana e fica decepcionada. Para resolver o problema de escassez de água, Justo resolve desviar as águas do Manancial para suas terras. Milena volta para a casa de seus avós. Bárbara diz a Pilar que precisa esperar algum tempo antes de dizer a Alexandre que espera um filho dele. Margarida oferece dinheiro a Hugo para que ele agilize o divórcio entre Adriana e Alexandre. Heloisa conta a Margarida que está grávida de Justo.

  105. Capítulo

  106. (18/12) – Margarida, furiosa, conversa com Justo sobre o filho que ele terá com Heloisa. Heloisa ameaça fazer um escândalo caso ele se negue a assumir a paternidade do filho que espera. Alexandre pergunta aos pais se ele tem outros irmãos além de Adriana. Álvaro responde que não sabe de nada. Heitor pede desculpas a Milena mas ela o expulsa de casa. Melésio passa mal e desmaia no curral. Alexandre tenta socorrer o amigo, mas é atingido por um touro.

  107. Capítulo

  108. (19/12) – Margarida é avisada sobre o acidente do filho e pede a Álvaro que cuide dele pessoalmente. Justo aluga uma casa para Heloisa e pede que ela se mantenha afastada. Heitor conta para Adriana que Alexandre foi levado para o hospital em estado grave. Álvaro avisa à família que Alexandre precisa ser operado por um cirurgião vascular. Diante da gravidade do caso, Álvaro decide operá-lo. Adriana descobre que Justo doou sangue e pergunta se não poderia fazer o teste de DNA.

  109. Capítulo

  110. (20/12) – Salvador diz à sobrinha que só precisam falsificar a assinatura de Justo para realizar o teste de DNA. Heitor confessa a Firmino que sempre teve inveja de Alexandre. Adriana descobre que Justo vai desviar as águas do Manancial. Álvaro conversa com Justo sobre a situação do filho e diz que ele corre o risco de perder a perna. Milena pede ao Dr. Álvaro que examine sua mãe. Bárbara expulsa Adriana do hospital. Justo discute com a amante e a empurra. Heloisa cai e bate a cabeça.

  111. Capítulo

  112. (23/12) – Adriana confessa a Hugo que morre de ciúme por saber que Bárbara está ao lado de Alexandre. Margarida pede a Álvaro que dê alta ao seu filho para evitar que Adriana e Alexandre continuem se encontrando. O médico se nega a fazê-lo. Margarida proíbe Adriana de voltar ao hospital. Milena chega na casa da mãe e flagra Justo colocando o baú no porta-malas do carro. Gertrudes diz a Adriana que mandou fazer o exame de DNA de Justo.

  113. Capítulo

  114. (24/12) – Pilar comete uma indiscrição e fala para o sobrinho que ele corre o risco de perder a perna. Alexandre se desespera e pede para falar com Álvaro. Salvador explica para Justo que ele e Margarida namoraram na adolescência. Adriana pergunta a Álvaro pela saúde de Alexandre e conta que Justo quer desviar as águas do Manancial. Margarida pede desculpas a Salvador pelo marido. Alexandre pede ao Melésio que entregue uma carta para Adriana.

  115. Capítulo

  116. (25/12) – Justo diz para Margarida que, em troca de uma grande quantia em dinheiro, Heloísa aceitou se livrar do bebê. Justo encontra Adriana na rua e começa a assediá-la. Melésio procura Adriana para entregar a carta de Alexandre. Bárbara diz ao pai que seu compromisso será formalizado em breve e pede a ele que não permita que Adriana se aproxime de Alexandre. Alexandre volta para casa e pede a Altamira que o ajude a ligar para Adriana.

  117. Capítulo

  118. (26/12) – Justo vai até o hospital para ver o filho e descobre que Margarida o levou para a fazenda. Margarida diz para o marido que duvida que o divórcio de Alexandre e Adriana se concretize. Adriana diz ao Padre Salvador que espera que o resultado do DNA fique pronto antes da primeira audiência do processo de divórcio. Álvaro pede explicações a Justo sobre o desvio das águas do Manancial. O padre Salvador entrega a Adriana o resultado do DNA.

  119. Capítulo

  120. (27/12) – Adriana constata que não é filha de Justo e resolve ligar para Alexandre. Margarida desliga o telefone e diz ao filho que não quer que ele volte a falar com Adriana. O padre Salvador se oferece para dizer a Alexandre que os dois não são irmãos. Alexandre se desespera com a falta de notícias de Adriana. O padre Salvador tenta entrar na fazenda, mas é impedido por Justo. Alexandre fica sabendo do resultado do teste de DNA e procura Adriana.

  121. Capítulo

  122. (30/12) – Justo quer entrar no quarto do filho, mas Altamira diz que Alexandre está dormindo. O padre Salvador relembra a confissão de Justo. Alexandre pede a Adriana que o acompanhe até o Manancial. Firmino diz a Gertrudes que quer refazer sua vida ao seu lado. Bárbara diz a Margarida que encontrará um jeito de reconquistar Alexandre. Alexandre e Adriana decidem não contar a ninguém que não são irmãos até que ele se recupere e possam se casar na igreja.

  123. Capítulo

  124. (31/12) – Margarida acusa Altamira de ter ajudado Alexandre a se encontrar com Adriana. Margarida e Justo vão buscar o filho na casa de Adriana. Adriana confidencia a Milena que ela e Alexandre não são irmãos e pede a ela que não comente o assunto com ninguém. Álvaro examina Alexandre e diz ao afilhado que ele terá de seguir seus conselhos pois, caso contrário, não será mais seu médico. Heitor se declara seu amor a Adriana e tenta beijá-la à força.

  125. Capítulo

  126. (01/01) – Pilar suplica ao marido que não a abandone, mas Álvaro está decidido a se divorciar. Adriana diz para o padre Salvador que é a mulher mais feliz do mundo, pois vai se casar com Alexandre no religioso. Alexandre se revolta ao saber que seu pai expulsou Altamira e Melésio da fazenda. Melésio comenta com Altamira que vai ser difícil conseguir emprego por causa da idade. Heitor vai até a igreja e pergunta ao padre se ele sabe quem são seus pais.

  127. Capítulo

  128. (02/01) – O padre Salvador explica a Heitor que não pode lhe dizer quem são seus pais porque é um segredo de confissão. Heitor exige que Álvaro lhe diga quem são seus verdadeiros pais. O padre Salvador diz a Gertrudes que não impedirá que Adriana abra o túmulo do pai, pois está na hora dela saber a verdade. Margarida mostra ao marido o exame de DNA e diz a Justo que não há nada que impeça a união do filho. Bárbara diz a Alexandre que está grávida dele.

  129. Capítulo

  130. (03/01) – Alexandre diz a Bárbara que não pretende se casar e leva um tapa dela. Margarida pressiona o filho para que se case com Bárbara e assuma o filho que ela espera. Justo descobre como o padre Salvador conseguiu a autorização para a realização do exame de DNA. Margarida pressiona o filho para que ele conte a Adriana que Bárbara espera um filho seu. Joel pergunta ao Heitor se ele sabe onde está Malú. O padre Salvador é preso por falsificar documentos.

  131. Capítulo

  132. (06/01) – Justo assiste à prisão do padre Salvador e vai embora feliz por ter alcançado seu objetivo. Melésio e Altamira decidem pedir a Hugo que faça a defesa do padre Salvador. Margarida pressiona Alexandre para que ele conte a Adriana sobre o filho que Bárbara espera. Adriana conta a Milena que Justo a violentou quando ela era adolescente. Bárbara entrega a Alexandre o teste de gravidez para que ele não tenha dúvida sobre o filho que espera.

  133. Capítulo

  134. (07/01) – Alexandre fica sabendo que o padre Salvador está preso, assume a culpa pela falsificação da assinatura do pai e afirma ao delegado que o padre é inocente. Justo descobre que o filho assumiu a culpa e decide desmenti-lo na polícia. Alexandre confessa para o padre que não sabe como Adriana vai reagir à notícia. Alexandre e Adriana estão conversando na praça quando Bárbara conta para a rival que espera um filho do ex-namorado.

  135. Capítulo

  136. (08/01) – Adriana fica decepcionada com a notícia e termina seu relacionamento. Alexandre comunica a Bárbara que, mesmo desprezado por Adriana, não pretende se casar com ela. Justo desconfia que Bárbara só está interessada no dinheiro da família e nunca esteve apaixonada por Alexandre. Álvaro fica furioso ao saber que a filha está grávida e se mostra contrário ao casamento dela com Alexandre. Justo propõe a Bárbara que se unam para destruir Adriana.

  137. Capítulo

  138. (09/01) – Justo promete ajudar Bárbara a conquistar o amor de seu filho. Em troca, pede que ela o ajude a conseguir o Manancial. Justo acusa Alexandre de estar se comportando como um cafajeste. Milena duvida que o filho que Bárbara espera seja de Alexandre. Justo e Margarida ficam surpresos ao saber que Bárbara voltou para a casa dos pais. Alexandre fica feliz com a notícia. Alexandre e Adriana se encontram no fórum para a primeira audiência do divórcio.

  139. Capítulo

  140. (10/01) – Alexandre, decepcionado, concorda com o divórcio. Bárbara explica a Justo que fez as pazes com o pai e ele pediu que voltasse para casa. O arcebispo pede ao padre Salvador que conte a sua versão dos fatos sobre a falsificação da assinatura. O arcebispo comunica ao padre que ele tem um mês para deixar a cidade. Alexandre torna a procurar Adriana. Ele observa, de longe, Adriana chegando em casa. De repente, alguém atira e ela cai ferida.

  141. Capítulo

  142. (13/01) – Alexandre leva Adriana para o hospital e Gertrudes avisa o Dr. Álvaro sobre o atentado sofrido por sua sobrinha. O Dr. Álvaro comunica a Gertrudes e Alexandre que Adriana está fora de perigo. Alexandre acusa o pai de ser o mandante do atentado sofrido por Adriana. Alexandre diz à mãe que desconfia dela e de seu pai pois qualquer um dos dois poderia ter feito os disparos contra Adriana. Margarida pergunta a Bárbara se foi ela a responsável pelo atentado sofrido por Adriana.

  143. Capítulo

  144. (14/01) – Bárbara confessa estar feliz por ter ferido Adriana. Bárbara pede ao pai que passe o Manancial para o nome de seu filho. Bárbara propõe a Hugo que os dois se aliem para destruir Adriana e Alexandre, mas o rapaz não aceita a proposta. Alexandre diz a Adriana que decidiu se afastar dela para evitar que sua família continue fazendo ameaças. O padre Salvador acusa Justo pelo atentado. Melésio diz a Alexandre que Bárbara tinha motivos de sobra para tentar eliminá-la.

  145. Capítulo

  146. (15/01) – Adriana percebe que as coisas já não andam muito bem entre Álvaro e Justo e volta a ter esperanças de reaver as terras do Manancial. Pilar instiga os moradores do povoado a expulsar Adriana do Manancial e a linchá-la. O padre Salvador e Gertrudes chegam à casa do Manancial e o religioso obriga as pessoas a se retirarem. Alexandre tenta visitar Adriana, mas Gertrudes não permite que ele entre em sua casa. Milena conta a Alexandre que sua mãe, Heloísa, está esperando um filho.

  147. Capítulo

  148. (16/01) – Pilar diz a Bárbara que está orgulhosa do que fez. Adriana fica decepcionada ao saber que as pessoas a julgam igual à sua mãe. Justo diz ao filho que Adriana não é tão inocente como parece. Margarida procura o padre Salvador e garante que ela e Justo não tiveram nada a ver com o que Pilar fez contra Adriana. Hugo convence Adriana a abrir um processo contra Pilar por danos morais. Alexandre e Milena procuram Heloísa e flagram Justo e Bárbara saindo da casa dela.

  149. Capítulo

  150. (20/01) – Justo diz a Alexandre que vai dar uma casa a Bárbara para ela viver com seu filho. Margarida pede explicações a Bárbara e ela, nervosa, diz que não fez nenhum exame porque seu filho não vai nascer. Àlvaro tranqüiliza Alexandre e diz que não permitirá que Bárbara faça o aborto. Milena sugere ao Alexandre que vá embora com Adriana para bem longe. No momento em que Adriana, Hugo e Gertrudes estão de saída para a capital, Alexandre chega à cavalo e leva Adriana embora.

  151. Capítulo

  152. (21/01) – Allexandre rapta Adriana e Hugo segue o casal. Bárbara tem uma crise nervosa e passa mal. Hugo comenta com Álvaro que Alexandre seqüestrou Adriana. O médico confirma que Bárbara corre o risco de perder o bebê e a aconselha a ficar internada. O padre Salvador pede a Álvaro que confesse a verdade a Adriana sobre seu meio-irmão. Pilar vai ao mercado e, em público, fala mal de Adriana. Gertrudes ouve e lhe dá uma bofetada. Adriana tenta fugir à cavalo mas acaba caindo.

  153. Capítulo

  154. (22/01) – Adriana se queixa de dor no braço e Alexandre tenta ampará-la. Margarida confidencia a Altamira que mesmo que Salvador nunca possa ser seu, precisa tê-lo por perto. Alexandre leva Adriana até o consultório do Dr. Álvaro e pede à enfermeira que o localize imediatamente. Álvaro diz a Bárbara que ela precisa seguir rigorosamente as ordens médicas. Justo entra no quarto de Bárbara no exato momento em que Malú pergunta se o filho que espera é do Alexandre ou de seu irmão, Gilberto.

  155. Capítulo

  156. (23/01) – Bárbara garante a Malú que Alexandre foi o único amor da sua vida. Altamira diz a Margarida que Justo está com ciúmes porque descobriu que ela sempre foi apaixonada pelo padre Salvador. Bárbara comenta com a mãe que Justo quer lhe dar uma casa onde possa morar com seu filho, mas diz que mesmo assim quer que o pai coloque o Manancial em seu nome para infernizar Adriana Valdez. Hugo tenta beijar Adriana. Alexandre chega e os dois brigam. As pessoas estão tentando separá-los quando chega o pai de Hugo.

  157. Capítulo

  158. (24/01) – Carlos avisa ao filho que ou ele volta para a capital ou deve se esquecer de seu apoio econômico. Adriana decide voltar para a casa do Manancial. Adriana diz a Hugo que não tem uma irmã e sim um irmão e que seu nome é Heitor. Gertrudes confessa para a sobrinha que sempre suspeitou que Heitor era o filho de Francisca e Justo e que assim que decidiu contar tudo ao padre Salvador ele começou a investigar o caso. Alexandre comenta com Altamira que está decepcionado com seus pais. Gertrudes confessa ao padre Salvador que Francisca matou Adalberto.

  159. Capítulo

  160. (27/01) – Adriana diz a Heitor que são meio-irmãos e que seu pai é Justo Ramirez. O rapaz não acredita. Adriana conta a Alexandre que os dois são meio-irmãos de Heitor. Heitor fica revoltado. Margarida cai da escada e fica inconsciente. Adriana diz a Gertrudes que não descansará enquanto não descobrir quem matou seu pai. Hugo diz a Adriana que não será fácil descobrir quem matou seu pai pois já se passaram muitos anos. Alexandre encontra Heitor inconsciente no Manancial.

  161. Capítulo

  162. (28/01) – Melésio avisa Adriana que Heitor foi levado para o hospital. Justo ameaça difamar Adriana. Justo provoca uma queda de energia na casa de Adriana e Gertrudes. Adriana tanta impedir que prossigam as investigações sobre a arma. Gertrudes encontra a casa às escuras e provoca um curto circuito. Gertrudes é atingida, bate a cabeça e perde os sentidos. As chamas tomam conta da casa.

  163. Capítulo

  164. (29/01) – Alexandre comenta com Adriana que Heitor quer deixar o povoado. Alexandre tira Gertrudes do meio do fogo, mas ela já está morta. Alexandre comunica a Margarida e Altamira que Gertrudes morreu no incêndio. Adriana se culpa pela morte da tia. Alexandre comenta com a mãe que Adriana culpa Justo Ramirez pela morte de Gertrudes. Justo vai até a igreja e entrega a Adriana uma arma para que ela acabe com ele. Adriana aponta para Justo.

  165. Capítulo

  166. (30/01) – Adriana é desarmada pelo padre Salvador. Adriana conta a Alexandre como morreu seu pai. Heitor encontra o cadáver de Heloisa dentro de um baú. Justo consegue enganar Pilar com suas mentiras e ela acaba confessando que Alexandre não é o pai do filho que Bárbara espera. Justo perde o controle, esbofeteia Bárbara e a expulsa da fazenda. Bárbara enfrenta Justo, mas os dois acabam fazendo amor.

  167. Capítulo

  168. (31/01) – Malú sugere a Norma que convença Alexandre a pressionar Bárbara, mas ela nega. Margarida admite que é apaixonada por Salvador. Justo a esbofeteia. Heitor e o padre Salvador espalham as cinzas de Adalberto, Francisca e Gertrudes no Manancial. Pilar sugere à filha que faça um aborto. Justo vai até a igreja ameaçar o padre Salvador. Justo entra no quarto de Margarida, lhe dá um tranqüilizante e faz amor com ela.

  169. Capítulo

  170. (03/02) – Heitor tenta consolar Firmino. Adriana confessa ao padre Salvador que foi violentada por Justo Ramirez. Alexandre diz ao pai que não o perdoa por não ter lhe contado que o filho que Bárbara espera não é seu. Alexandre conversa com Álvaro sobre os planos de Bárbara para se livrar do filho que espera. Todo o povoado se reúne para se despedir do padre Salvador.

  171. Capítulo

  172. (04/02) – Bárbara pede a ajuda do pai para abortar, mas Álvaro se nega. Milena diz a Adriana que não se arrepende de ter contado a verdade ao Alexandre pois gosta muito dos dois e só quer que eles sejam muito felizes. Bárbara pede dinheiro emprestado ao Heitor e, diante da negativa, ela fica furiosa e culpa Adriana por tudo. Bárbara tenta atropelar Adriana. Álvaro a salva e acaba sendo atingido pelo carro da filha.

  173. Capítulo

  174. (05/02) – Bárbara tem um ataque de nervos ao ver que atropelou o próprio pai. Justo vai até o hospital e asfixia Álvaro. Justo se encarrega do funeral. Adriana pede a Hugo que consiga uma prorrogação para a venda do apartamento e que a acompanhe ao enterro do Dr. Álvaro. Bárbara cospe no rosto de Justo e Alexandre diz ao pai que ele está ficando sozinho. Bárbara é presa sob a acusação de ter provocado a morte do pai.

  175. Capítulo

  176. (06/02) – Milena e Adriana comentam sobre o remorso que vai acompanhar Bárbara. Heitor diz a Milena que encontrou um baú com o corpo de Heloisa. Pilar informa a Bárbara que Álvaro nomeou Adriana e Heitor herdeiros do Manancial. Falta energia elétrica no Manancial e quando Heitor vai verificar os fusíveis é atingido na cabeça e desmaia. Quando Adriana se aproxima, Justo aparece e faz Adriana perder os sentidos.

  177. Capítulo

  178. (07/02) – Justo coloca Adriana no porta-malas do carro. Justo está prestes a Adriana quando Margarida dispara contra ele. Altamira percebe que Margarida não está em casa e fica preocupada, pois a arma desapareceu do escritório. Alexandre chega para resgatar Adriana. O padre Salvador diz a Justo que ainda está a tempo de se arrepender de todos os seus pecados, mas ele morre dizendo que nunca o fará.

  179. Capítulo

  180. (10/02) – Justo foge e é perseguido pela polícia. Heitor e Adriana não permitem que Milena vá sozinha para a pensão. Quando a polícia está a ponto de prendê-lo, Justo se joga na água e os policiais disparam contra ele. Norma decide falar com Bárbara e se oferecer para cuidar de seu filho. Bárbara fica furiosa quando Pilar conta que ela tem que agradecer a Adriana por ter mudado seu depoimento e diz à mãe que no dia seguinte vai expulsá-la do Manancial. Alexandre avisa Heitor e Adriana que seu pai conseguiu fugir e pede a eles que fiquem atentos.

  181. Capítulo

  182. (11/02) – Heitor aconselha Adriana a pensar melhor sobre o seu divórcio. Norma diz a Bárbara que está disposta a cuidar de seu filho. Bárbara tenta expulsar Adriana e Heitor do Manancial, mas eles se negam a deixar a propriedade. Pilar informa a Bárbara que Álvaro nomeou Adriana e Heitor herdeiros do Manancial. Falta energia elétrica no Manancial e quando Heitor vai verificar os fusíveis é atingido com um golpe na cabeça e desmaia. Quando Adriana se aproxima para socorrê-lo, Justo aparece e, com um algodão embebido em formol, faz Adriana perder os sentidos.

  183. Capítulo

  184. (13/02) – Norma diz a Joel que quer dar ao neto tudo que não pode proporcionar ao filho. Justo tenta fazer amor com Adriana mas ela consegue afastá-lo e diz que ele está doente. O padre Salvador pede a Margarida que reze para que não aconteça uma tragédia. Adriana enfrenta Justo e garante que nada do que ele faça conseguirá destruir o amor que existe entre ela e Alexandre. Justo está aponto de violentar Adriana quando chega Margarida e dispara contra o marido.

  185. Capítulo

  186. (14/02) – Altamira percebe que Margarida não está em casa e fica muito preocupada pois a arma também desapareceu do escritório. Alexandre chega para resgatar Adriana. O padre Salvador diz ao Justo que ainda está a tempo de se arrepender de todos os seus pecados, mas ele morre dizendo que nunca o fará. Alexandre encontra a mãe prestes a cortar os próprios pulsos. Ela se emociona e o abraça. Hugo vai se despedir de Adriana e entrega uma cópia do testamento onde Álvaro nomeia ela e Heitor como os donos do Manancial. Alexandre diz a Adriana que sua mãe decidiu não interferir mais na vida deles.

  187. Capítulo

  188. (17/02) – Resumo do último capítulo da novela Manancial: passam-se alguns meses e Bárbara dá a luz a um menino. Pilar entrega o bebê para Norma e Joel. O padre Salvador avisa Margarida que Alexandre e Adriana vão se casar no religioso e diz que sua presença seria um grande apoio para seu filho. Adriana agradece em suas orações a Adalberto, Francisca e Gertrudes por ajudá-la a ser feliz ao lado do homem que ama. Pilar e Bárbara deixam a cidade. Margarida vai ao casamento e abençoa a união de Alexandre e Adriana. Adriana e Alexandre conseguem realizar seu grande amor e são felizes para sempre.

Elenco / Personagens

ADRIANA VALDEZ (ADELA NORIEGA) – Filha de Francisca e Adalberto. Apaixona-se por Alexandre, que devia odiar por causa da rivalidade entre as suas famílias. É uma jovem linda e muito determinada. Vai lutar com todas as suas forças para viver seu grande amor.

FRANCISCA VALDEZ (AZELA ROBINSON) – Mãe de Adriana, casada com Adalberto. Alcoólatra, sem escrúpulos, Francisca se deixa levar por suas emoções. Tem um caso com Justo, o grande inimigo de seu marido. Apesar de suas maldades, preocupa-se muito com sua filha, mas não consegue demostrar seu amor por ela.

ADALBERTO VALDEZ (CÉSAR ÉVORA) – Pai de Adriana, casado com Francisca. É um homem muito amoroso, que cuida de sua família e também que defende sua propriedade com todas as forças.

GERTRUDES (OLIVIA BUCIO) – Tia de Adriana, irmã de Francisca. Cuida da sobrinha desde que nasceu. Resignada, acredita que ficará solteira para sempre, mas encontrará um homem que vai mudar sua vida.

SALVADOR (MANUEL OJEDA) – Tio de Adriana, irmão de Adalberto. É padre e vive em conflito com sua cunhada Francisca, por causa de seu comportamento escandalosa. Preocupa-se muito com a sobrinha, temendo que ela sofra com os atos impensados da mãe.

ALEXANDRE RAMIREZ (MAURICIO ISLAS) – Único herdeiro da família Ramirez. Mesmo sabendo que deveria odiar Adriana, acaba se apaixonando por ela. Alexandre é um homem de fortes valores, que busca viver em harmonia com seu grande amor, Adriana.

MARGARIDA RAMIREZ (DANIELA ROMO) – Mãe de Alexandre, esposa de Justo e prima de Álvaro. É uma mulher decidida e de personalidade muito forte. Tem uma relação muito intensa com o filho e quer fazê-lo pensar e agir de sua própria maneira.

JUSTO RAMIREZ (ALEJANDRO TOMMASI) – Pai de Alexandre, casado com Margarida, é dono de uma grande fazenda de gado. É temido e respeitado por todos na região. Tem um péssimo caráter e jamais mede as conseqüências de seus atos, chegando até a prejudicar seu próprio filho. Mantém um caso com Francisca, esposa de seu maior rival.

ÁLVARO (RAYMUNDO CAPETILLO) – Primo de Margarida. Trabalha como médico no povoado. Apesar de ser uma pessoa honesta, Álvaro acaba sendo dominado por Justo e fazendo suas vontades.

PILAR (SYLVIA PASQUEL) – Esposa de Álvaro e mãe de Bárbara. Menospreza seu marido por ele não ser tão forte e determinado como Justo. Seu grande sonho é ascender socialmente.

BÁRBARA (KARINE LOZANO) – Filha de Pilar e Álvaro, é uma jovem muito bonita que tem um grande sonho: casar-se com o solteiro mais cobiçado do povoado, Alexandre Ramirez. Sua mãe a ensinou a ser uma mulher fria, que não aceita perder.

FIRMINO (SÉRGIO REYNOSO) – Empregado fiel de Adalberto Valdez, é apaixonado por Gertrudes.

HÉCTOR (JORGE POZA) – Cresceu com a família de Álvaro e Pilar, mas nunca se sentiu completamente aceito e sempre foi maltratado por Pilar e Bárbara. Tem uma forte ligação com Alexandre, apesar de nutrir por ele sentimentos contraditórios.

HELOÍSA (NURIA BAGES) – É uma mulher linda e sedutora, que conquista todos
os homens. Para conseguir uma vida estável e uma melhor posição social, vai tentar seduzir Justo.

MILENA (PATRICIA NAVIDAD) – É a melhor amiga de Adriana. Órfã, cresceu com os avós e se tornou uma garota franca. Tem um grande segredo.

ALTAMIRA (ANGELINA PELÁEZ) – É avó de Milena. Suas maiores preocupações na vida são cuidar da neta e fazer bem seu trabalho na fazenda de Justo. Foi babá de Margarida e depois de Alexandre. É a grande conselheira de Margarida.

NORMA (SOCORRO BONILLA) – É mulher de Joel, trabalhadora e preocupada com sua família. Vai ter um papel fundamental para ajudar seu marido na hora das dificuldades.

JOEL (GILBERTO DE ANDA) – Marido de Norma. Gerente do banco do povoado, é um homem sensível e bondoso. Vai se tornar aliado de Justo. Esta aliança trará muitos problemas.

GILBERTO (RAFAEL MERCADANTE) – Filho de Joel e Norma. Apesar de ter crescido numa família estável, tornou-se um homem agressivo e sem controle sobre suas finanças. Seu grande objetivo é viver bem sem fazer esforço. Para isso, envolve-se até com atividades ilegais. Quer conquistar Bárbara.

HUGO (ALEJANDRO ARAGÓN) – Estudante de direito, faz também mestrado em direito agrário. Vai para o povoado e conhece Adriana e se apaixona por ela.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Não foi lançado nenhum cd da trilha de Manancial, a musica de abertura Amor, Amor, Amor do cantor Luiz Miguel se encontra no cd Mis Romances. Ainda de fundo se escutava a musica tema do povoado El Manantial do cantor Alberto Chávez.

Tema de abertura: Amor, Amor, Amor – Luis Miguel

Amor, amor, amor
nació de ti, nació de mi
de la esperanza

Amor, amor, amor
nació de Dios, para los dos
nació del alma

Sentir que tus besos anidaron en mi
igual que palomas mensajeras de luz
Saber que mis besos se quedaron en ti
haciendo en tus labios la señal de la cruz

Amor, amor, amor
nació de ti, nació de mi
de la esperanza

Amor, amor, amor
nació de Dios, para los dos
nació del alma

Sentir que tus besos anidaron en mi
igual que palomas mensajeras de luz
saber que mis besos se quedaron en ti
haciendo en tus labios la señal de la cruz

Amor, amor, amor
nació de ti, nació de mi
de la esperanza

Amor, amor, amor
nació de Dios, para los dos
nació del alma

Amor, amor, amor
nació de ti, nació de mi
de la esperanza

Amor, amor, amor
nació de Dios, para los dos
nació del alma

0 Comentário para: “Manancial Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *