Livre Para Voar Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Livre Para Voar desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Livre Para Voar e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Livre Para Voar

◘ Período de exibição: 17/09/1984 – 12/04/1985
◘ Horário: 18h
◘ Nº de capítulos: 184
◘ Autoria: Walther Negrão
◘ Colaboração: Alcides Nogueira
◘ Direção: Wolf Maya e Fred Confalonieri

Dois jovens, Pardal (Tony Ramos) e Bebel (Carla Camurati), chegam a Poços de Caldas, Minas Gerais, apaixonam-se, mas escondem, um do outro, sua real identidade. Essa é a trama principal de Livre para Voar. Pardal instala-se num antigo vagão de trem, espaço que divide com Gibi (Fernando Almeida), um menino negro que fugiu do orfanato, cujo maior sonho é ser adotado. Apesar da diferença de idade entre os dois, eles se tornam amigos e companheiros. Gibi vai além, acha que finalmente encontrou um pai. Emocionado ao saber do sentimento do menino, Pardal promete que fará o possível para adotá-lo. Para conseguir sobreviver, Pardal começa a fazer esculturas de ferro e vendê-las na cidade.

A misteriosa Bebel está voltando da Europa após a morte do pai, J.J. (Jorge Dória), para assumir a fábrica de cristais que herdou. Antes de morrer, ele pediu que ela cuidasse do negócio da família, mas que tomasse cuidado com os funcionários da empresa. Na tentativa de descobrir em quem pode ou não confiar, Bebel decide se passar pela humilde operária Cristina e começa a trabalhar na empresa servindo café. Bebel fica muito amiga de Julinha (Thaís de Campos), que também serve café na fábrica de cristais, e, através dela, entrosa-se com outros moradores do local. Sua fiel governanta, Carolina (Laura Cardoso), é a única que sabe de seu segredo, e não concorda com o plano de Bebel de se passar por outra pessoa.

Bebel tem uma grande rival, Helena (Dora Pellegrino), a atual diretora da fábrica de cristais. As duas foram muito amigas quando crianças, mas Helena sempre sentiu inveja da riqueza de Bebel. Sua maior vitória foi ter conquistado Danilo (Carlos Augusto Strazzer), ex-namorado da amiga. Danilo, no entanto, ao saber que Bebel está no Brasil novamente, volta a procurá-la insistentemente, para desespero de Helena, que percebe o interesse do marido pela ex-namorada e quase vai à loucura.

Nos capítulos iniciais da trama, Pardal cruza com Bebel durante um passeio pelas ruas de Poços de Caldas e se apaixona por ela à primeira vista. Os dois acabam se aproximando e começam a namorar. Quando ele descobre a verdadeira identidade da moça, rejeita-a, embora ele próprio também guarde segredos.

Ao longo da trama, Bebel acaba cedendo às investidas de Danilo, e a história secreta de Pardal vai se revelando. Ele é o arquiteto Paulo Alberto Ramos de Almeida Lima, que foi para a cidade interiorana refugiar-se, após ser acusado injustamente de ter cometido um crime. No desenrolar da trama, ele consegue provar sua inocência, e, ao final, os dois protagonistas se casam e adotam Gibi como filho.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Livre Para Voar

** Resumo não divulgado

O misterioso Pardal esconde seu nome verdadeiro e seu passado ao chegar à cidade mineira de Poços de Caldas. Fica amigo de Pedrão, um ex-maquinista, e faz de um antigo vagão a sua residência. Conhece Gibi, um menino fugido de um orfanato, levando-o para morar consigo no vagão. Enquanto usa de ferro-velho para desenvolver sua arte, Pardal conhece a doce Cristina, funcionária de uma fábrica de cristais, apaixonando-se pela moça.

Mas ele não sabe que Cristina, na realidade, é Bebel, filha do falecido proprietário da fábrica, J. J., a qual, após a morte do pai, retorna de Portugal para tomar conta dos negócios. Bebel, então desconhecida de todos, se infiltra na empresa como a moça do cafezinho, para descobrir quem está por trás da morte do pai.

Ao mesmo tempo em que Bebel é Cristina e se apaixona verdadeiramente por Pardal, é assediada na diretoria da empresa por Danilo, um boa-vida e mau-caráter que mantém um relacionamento doentio com a neurótica Helena. Ao descobrir a verdadeira identidade de Cristina, Pardal renega Bebel, mas esquece que ele mesmo tem muito a esconder, a começar por seu verdadeiro nome, Paulo Alberto Ramos de Almeida Lima, um arquiteto de Belo Horizonte.

Assim como fez em O Primeiro Amor e Pão-Pão, Beijo-Beijo, o autor Walther Negrão criou em Livre para Voar uma dupla de personagens que conquistou o público: Pardal (Tony Ramos) e o menino Gibi (Fernando Almeida).

Walther Negrão conta que montou o perfil dos jovens protagonistas a partir de uma pesquisa feita pela agência McCann Erickson, Retrato do Jovem Brasileiro, que, entre outros dados, revelava que 95% deles eram românticos e conservadores.

Livre para Voar foi a primeira atuação de Alcides Nogueira na equipe de dramaturgia da TV Globo. Ele trabalhou como colaborador de Walther Negrão.
O papel de Elias Gleizer, o maquinista Pedrão, foi escrito por Walther Negrão em homenagem ao seu pai, também maquinista. Livre para Voar marcou a estreia do ator na TV Globo, assim como a de Rodolfo Botino, Denise Milfont e Alexandre Frota.

Livre para Voar foi reapresentada entre 13 de outubro de 1986 e 24 de abril de 1987, em Vale a Pena Ver de Novo.

A família de Helena
Outro núcleo de personagens importantes na história é o da família de Helena (Dora Pellegrino): seus pais, Álvaro (Ednei Giovenazzi) e Marta (Suzana Faini), e seu irmão, Alvinho (João Carlos Barroso). Álvaro foi muito amigo do pai de Bebel e possui algumas ações da fábrica de cristais. Depois de sofrer uma grande decepção amorosa na juventude, começou a beber muito e afastou-se da família e dos negócios. Sua mulher, Marta, para justificar a constante ausência do marido, diz que ele cuida das exportações da empresa e, por isso, viaja com frequência. Marta sofre muito com a dependência alcoólica do marido, mas procura passar a imagem de que tudo vai muito bem com a família.

Seu Lau (Abraão Farc) e Cema (Cléa Simões), amigos de J.J. (Jorge Dória), são outros personagens de destaque em Livre para Voar. Ele é um judeu tcheco que trouxe a técnica dos cristais para a fábrica e se tornou sócio de J.J.; e ela trabalha há anos na casa de Bebel (Carla Camurati). Ambos cuidam da mansão de J.J. e torcem para que a verdadeira herdeira volte e ocupe seu lugar à frente de tudo.
O doce romance entre Julinha (Thaís de Campos) e Edu (Cássio Gabus Mendes) também se destaca na história. Protegida e controlada pelos irmãos mais velhos, Jajá (Rodolfo Botino) e Quim (Tiago Santiago), a moça não consegue namorar em paz.

Elenco
Abrahão Farc – Lau
Alexandre Frota – Cecílio
Beto Sutter – Caniço
Carla Camurati – Bebel
Carlos Augusto Strazzer – Danilo
Cássia Foureaux – Rô
Cássia Kiss – Verona
Cássio Gabus Mendes – Edu
Cléa Simões – Cema
Débora Fucs – Suzana
Denise Milfont – Janda
Dora Pelegrino – Helena
Edney Giovenazzi – Álvaro
Elias Gleizer – Pedrão
Élida L’Astorina – Tuca
Elizabeth Henreid – D. Xida
Fernando Almeida – Gibí
Guida Vianna – Divina
João Carlos Barroso – Alvinho
Jorge Cherques – Max
Jorge Dória – J.J.
Laura Cardoso – Carolina
Miguel Falabella – Dr. Sérgio
Nívea Maria – Bia
Oswaldo Campozana – Eurico
Paulo César Grande – Calío
Rodolfo Bottino – Jajá
Rogério Fróes – Dr. Geraldo
Soraya D’Ávilla – Heloisa
Suzana Faini – Marta
Thaís de Campos – Julinha
Tiago Santiago – Quim
Tony Ramos – Pardal
Tony Vermont – Tio
Vera Gimenez – Lygia

Elenco / Personagens

PARDAL (Tony Ramos) Aventureiro romântico, de passado misterioso acusado de um crime que não cometeu e que está apenas preocupado em conseguir o estritamente necessário à sua sobrevivência. Chega a Poços de Caldas, Minas Gerais, viajando de carona no trem de Pedrão (Elias Gleizer) e se aloja em um vagão abandonado, que, aos poucos, vai sendo transformado em um charmoso lar. Divide o espaço com Gibi (Fernando Almeida), que, apesar da pouca idade, revela-se um excelente companheiro. O menino o comove ao lhe pedir para ser adotado, e eles estabelecem uma forte amizade. Juntos, conhecem a cidade e seus moradores. Mas quem chama a atenção de Pardal é Bebel (Carla Camurati).

GIBI (Fernando Almeida) Menino esperto, com uma experiência de vida muito superior à esperada para a sua idade. Quando conhece Pardal (Tony Ramos), também está fugindo, mas, em seu caso, de um orfanato. Ele é um garoto negro, ex-menino de rua, que foge em busca de quem possa adotá-lo, cansado de esperar que alguém o escolha. Transforma-se no fiel escudeiro de Pardal, dividindo o muito pouco que conseguem para sobreviver.

BEBEL (Carla Camurati) Grande herdeira de uma fábrica de cristais, volta ao Brasil depois da morte do pai, J.J. (Jorge Dória), para assumir seu lugar na empresa. Educada na Europa, para onde foi aos 10 anos com a mãe, tem um gosto requintado, modos delicados e esbanja cultura. Ao voltar ao país, foi alertada para tomar cuidado com as pessoas da fábrica. Para testar a integridade dos funcionários e conhecê-los melhor, decide se passar pela humilde Cristina, moça que serve café na fábrica. Fica muito amiga de Julinha (Thaís de Campos) e, através dela, entrosa-se com os outros moradores da região. Conta com o carinho de sua governanta Carolina (Laura Cardoso), que insiste em chamá-la de Maria Isabel.

CAROLINA (Laura Cardoso) Governanta portuguesa que acompanha Bebel (Carla Camurati) há muitos anos. É uma mulher sensata, solidária e que sabe respeitar o espaço da moça. Às vezes, no entanto, assume a posição de mãe postiça, com todos os cuidados e preocupações. Não concorda com a tática usada por Maria Isabel, como insiste em chamá-la, de se passar por outra pessoa para, assim, descobrir a índole dos funcionários da fábrica.

HELENA (Dora Pellegrino) Assume, temporariamente, a empresa no lugar de seu pai, Álvaro (Ednei Giovenazzi). Foi amiga de Bebel (Carla Camurati) quando crianças, mas tornou-se sua grande rival. Sempre sonhou com tudo que a outra teve, e ela mesma não conseguiu. Sua única vitória sobre a rival foi ter conquistado Danilo (Carlos Augusto Strazzer), ex-namorado de Bebel, com quem vive uma relação tumultuada. É filha de Álvaro e Marta (Suzana Faini) e irmã de Alvinho (João Carlos Barroso).

ÁLVARO (Ednei Giovenazzi) Marido de Marta (Suzana Faini) e pai de Helena (Dora Pellegrino) e Alvinho (João Carlos Barroso). Velho amigo de J.J. (Jorge Dória), de quem era sócio, possuindo uma pequena parte das ações da fábrica de cristais. Por conta de uma desilusão amorosa, começou a beber e se afastou do trabalho e da família para começar um tratamento. Para salvar as aparências, seus parentes dizem que ele vive ausente porque é o responsável pelo setor de exportações da empresa.

MARTA (Suzana Faini) Esposa de Álvaro (Ednei Giovenazzi) e mãe de Helena (Dora Pellegrino) e Alvinho (João Carlos Barroso). É uma mulher conservadora e extremamente preocupada com o futuro dos filhos, especialmente com o de Alvinho. Por ter um marido sempre ausente, vive inventando histórias e aparentando felicidade, quando, na verdade, sofre com o problema de Álvaro.

ALVINHO (João Carlos Barroso) Irmão de Helena (Dora Pellegrino) e filho de Álvaro (Ednei Giovenazzi) e Marta (Suzana Faini). É o líder da turma de jovens da cidade: é arrojado e esportivo, não leva a vida muito a sério e está sempre mais preocupado com as meninas do pensionato. Trata a mãe com indulgência e gostaria de ajudar na recuperação do pai, com quem nunca teve muita intimidade.

DIVINA (Guida Vianna) Empregada de Helena (Dora Pellegrino). Intromete-se muita no dia a dia da casa e é muito inconveniente: fala o que não deve e, na maioria das vezes, não se preocupa com quem está ouvindo. Com seu jeitinho, consegue as coisas de que precisa, sem pedir diretamente.

DANILO (Carlos Augusto Strazzer) Marido de Helena (Dora Pellegrino) e ex-namorado de Bebel (Carla Camurati). Tem um caráter frágil, adaptando-se ao que cada situação lhe demanda. É um representante falido da aristocracia rural: torrou o dinheiro da família no jogo e, hoje, vive discretamente do dinheiro que Helena lhe dá, sempre como empréstimo. É filho de Dona Xida (Elizabeth Henreid) e irmão de Bia (Nívea Maria).

BIA (Nívea Maria) Irmã de Danilo (Carlos Augusto Strazzer) e filha de Dona Xida (Elizabeth Henreid). Sempre se deixou envolver pelo charme do irmão, colaborando para suas mordomias, mas agora teme pelas consequências de tanta complacência. Tem uma vida absolutamente sossegada, dentro de casa, resultado de uma desilusão do passado.

DONA XIDA (Elizabeth Henreid) Mãe de Danilo (Carlos Augusto Strazzer) e Bia (Nívea Maria). É uma senhora extremamente simpática, que se recorda, com saudades, do tempo em que o dinheiro era farto. Preocupa-se com o isolamento de Bia e trata Danilo como uma criança, o que, de certa forma, contribui para os atos inconsequentes do rapaz.

EDU (Cássio Gabus Mendes) Filho de uma grande amiga de Bia (Nívea Maria). O rapaz chega a Poço de Caldas, em busca de estudo e emprego. Inicialmente é hostilizado pelo grupo de rapazes da cidade, mas logo consegue se entrosar e fazer amigos. Gosta de Julinha (Thaís de Campos) tão logo a conhece e, através dela, se enturma com os outros jovens.

PEDRÃO (Elias Gleizer) Maquinista de trem e pai de Julinha (Thaís de Campos), Jajá (Rodolfo Bottino) e Quim (Tiago Santiago). É ele quem dá carona para Pardal (Tony Ramos) e Gibi (Fernando Almeida) na viagem que eles fazem para a cidade mineira de Poços de Caldas. Pedrão é um homem rude, mas um bom pai e um bom companheiro. Enviuvou há muitos anos e criou os filhos sozinho. É leal aos amigos, principalmente a Seu Lau (Abrahão Farc), com quem passa boas horas conversando, e se apaixona por Carolina (Laura Cardoso).

JULINHA (Thaís de Campos) Filha caçula de Pedrão (Elias Gleizer) e imã de Jajá (Rodolfo Bottino) e Quim (Tiago Santiago). É uma moça alegre, que se torna amiga fiel de Cristina, sem saber que ela, na verdade, é Bebel (Carla Camurati). Serve café na fábrica de cristal e sofre com a grande pressão dos irmãos, que não admitem que ela se aproxime de nenhum rapaz. Por conta disso, precisa enfrentá-los para ficar com Edu (Cássio Gabus Mendes).

JAJÁ (Rodolfo Bottino) Filho mais velho de Pedrão (Elias Gleizer) e irmão de Quim (Tiago Santiago) e Julinha (Thaís de Campos). É um rapaz trabalhador, que começou, desde cedo, a batalhar por seu sustento. É dono da oficina e da lanchonete onde a turma da cidade se reúne, mas não se envolve muito com eles.

QUIM (Tiago Santiago) Filho de Pedrão (Elias Gleizer) e irmão de Jajá (Rodolfo Bottino) e Julinha (Thaís de Campos). É o rebelde da família, não admitindo ter a mesma vida dos irmãos. Trabalha com Jajá na oficina, mas gosta mesmo é de ficar com a turma de Alvinho (João Carlos Barroso), envolvido em aventuras.

SEU LAU (Abraão Farc) Judeu tcheco que emigrou para o Brasil, levando consigo a técnica dos cristais para a fábrica sendo, por isso, o outro dono da empresa. Não se envolve com a parte administrativa, gostando mesmo é de moldar seus bichinhos. Conheceu Bebel (Carla Camurati) ainda menina e nutre um enorme carinho por ela. É muito amigo de Pedro (Elias Gleizer), com quem passa horas contando histórias do seu país, tomando um bom vinho ou jogando truco.

CEMA (Clea Simões) Empregada muito antiga da casa de J.J. (Jorge Dória), que viu Bebel (Carla Camurati) nascer. Toma conta da casa da família, esperando que a moça volte para ocupar seu lugar à frente de tudo, e divide com Seu Lau (Abraão Farc) as preocupações diante da inesperada morte do patrão.

VERONA (Cássia Kiss) Mora em uma república sustentada pela fábrica de cristais. Foi a primeira a ser acolhida no espaço e, por isso, sente-se com mais direitos do que as outras garotas. É a que toma conta, dita ordens e estabelece horários.

SUZANA (Débora Fucs) Sempre muito produzida, acha essencial andar na moda, mas acaba sendo cafona. Aproveita as situações e não gosta muito de trabalhar.

DR. SÉRGIO (Miguel Falabella) Médico, já no final da novela, formou um triângulo amoroso com Bebel (Carla Camurati) e Pardal (Tony Ramos).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:

Recado (Meu Namorado) – Tema de Julinha
Compositores: Renato Teixeira
Intérpretes: Joanna

Sementes Do Amanhã – Tema de Gibi
Compositores: Gonzaguinha
Intérpretes: Erasmo Carlos

Amor Eterno
Compositores: Tadeu Mathias/ Ana Amélia
Intérpretes: Elba Ramalho

Tic-Tic Nervoso
Compositores: Kid Vinil
Intérpretes: Magazine

Chico
Compositores: Renato Teixeira
Intérpretes: Renato Teixeira

Este Seu Olhar
Compositores: Tom Jobim
Intérpretes: Nara Leão

Ao Que Vai Chegar – Tema de abertura
Compositores: Toquinho/ Mutinho
Intérpretes: Toquinho

Veneno – Tema de Helena
Compositores: Polacci (vers. Nelson Motta)
Intérpretes: Marina

Paixão – Tema de Edu
Compositores: Herman Torres
Intérpretes: Herman Torres

Novas Emoções
Compositores: Hyldon
Intérpretes: Hyldon

Sinal de Paixão
Compositores: Willie de Oliveira
Intérpretes: Willie

Deixa prá Lá
Compositores: Carlos Dafé
Intérpretes: Dafé

Rosa de Maio
Compositores: Leno
Intérpretes: Leno

Semente de Tudo
Compositores: Zé Geraldo
Intérpretes: Zé Geraldo

Internacional:
Drive ­
Compositores: The Cars/ Robert John “Mutt” Lange
Intérpretes: The Cars

Careless Whisper – Tema de Edu e Julinha
Compositores: A. Ridgeley/ G. Michael
Intérpretes: George Michael

Boys Do Fall In Love – Tema do núcleo jovem
Compositores: Robin Gibb
Intérpretes: Robin Gibb

Hold Me – Teddy Pendergrass
Compositores: Michael Masser
Intérpretes: Teddy Pendergrass

You Get The Best From Me (Say, Say, Say)
Compositores: Kevin MacCord/ Al Hudson
Intérpretes: Alicia Myers

Once Again – Tema de Bebel
Compositores: Deborah McDuffie/ Isolda
Intérpretes: Damaris Carbaugh

If We Believe
Compositores:
Intérpretes: Morris Albert

Do What You Do
Compositores: Larry Ditomaso/ Ralph Dino
Intérpretes: Jermaine Jackson

The Last Time I Made Love
Compositores: Jeffrey Osborne
Intérpretes: Joyce Kennedy & Jeffrey Osborne

I Can Dream About You – Dan Hartman
Compositores:
Intérpretes:

You’re My Woman, You’re My Lady
Compositores: Jeff Tyzik
Intérpretes: Jeff Tyzik

Just The Way You Like It
Compositores: J. Harris III/ T. Lewis
Intérpretes: The S.O.S Band

Nobody Loves Me Like You Do
Compositores: James P. Dunne/ Pamela Phillips
Intérpretes: Anne Murray (with Dave Loggins)

Love Theme
Compositores:
Intérpretes: Love Sound Orchestra

0 Comentário para: “Livre Para Voar Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *