“Liberdade, Liberdade!” Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Novela “Liberdade, Liberdade!” resumo dos próximos capítulos, trama, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Liberdade, Liberdade! e de todas as novelas da Globo. Confira também a história, perfil dos personagens e as músicas da trilha sonora.

Sobre a Novela Liberdade, Liberdade!

  • Título Original da Novela: Liberdade, Liberdade!
  • Período de exibição: 11/04/2016 a ?
  • Nº de capítulos: 90 (previsão)
  • Autoria: Mário Teixeira
  • Direção: Vinícius Coimbra, André Câmara e Pedro Brenelli
  • Emissora: Rede Globo
  • Horário: 23:00hs
  • Novela Anterior no horário: Verdades Secretas

Escrita por Mário Teixeira, baseado em argumento de Márcia Prates, livremente inspirado no livro “Joaquina, Filha do Tiradentes”, de Maria José de Queiroz; direção artística de Vinícius Coimbra.[3] Será a 6ª “novela das onze” exibida pela emissora[4] e a primeira vez que exibe duas telenovelas nessa faixa horária num mesmo ano, com o lançamento de uma telenovela escrita por Manuela Dias prevista para o segundo semestre.

Conta com Andreia Horta, Bruno Ferrari, Lu Grimaldi, Zezé Polessa, Lília Cabral, Caio Blat, Maitê Proença, Sheron Menezzes, Olívia Araújo, Dalton Vigh, Nathalia Dill e Mateus Solano nos papéis principais.

Sinopse
Brasil, século 18, capitania de Minas Gerais, Vila Rica. A história começa no período da Inconfidência Mineira, de Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes –, e se desenvolve na época em que a família real portuguesa vem para a colônia, nas Américas. Mas esta não é uma trama sobre Tiradentes, figura que marcou a luta pela independência do Brasil. É a história ficcional de Joaquina (Mel Maia/Andreia Horta), a filha de Tiradentes (Thiago Lacerda) e Antônia (Leticia Sabatella). Nascida no Brasil, Joaquina fica órfã e é criada por um amável estranho em Portugal. Essa mulher é capaz de retornar ao país onde seus pais morreram para se tornar o símbolo da luta contra a coroa portuguesa.

Após a morte de Tiradentes e de Antônia, a pequena Joaquina é resgatada por Raposo (Dalton Vigh), até então simpatizante pela luta dos inconfidentes. Ao ver a pequena testemunhar a morte do próprio pai, ele se compadece de seu sofrimento e assume sua criação. Juntos, embarcam para Portugal. Lá, a menina passa a se chamar Rosa, para despistar os que ainda perseguiam os inconfidentes e desprezavam seus descendentes. Em terras lusitanas, Raposo a cria como filha e ensina a Rosa tudo o que sabe. Ele vê a menina se tornar sua imagem e semelhança: forte, decidida, imponente. Apenas com uma diferença: ela é sonhadora como o pai. Apesar de um dia ter apoiado a luta dos inconfidentes, Raposo deve tudo o que tem à coroa portuguesa. Tornou-se um importante fidalgo pelas riquezas que adquiriu ao longo dos anos junto à família real. Anos depois, quando os nobres vêm para terras brasileiras, ele se sente na obrigação de voltar ao país. É hora de voltar ao Brasil!

A chegada de Raposo ao Rio de Janeiro chama a atenção de todos, e não é só pelo seu porte robusto. Ele está acompanhado do filho André (Caio Blat), um belo rapaz que desperta nas mães o desejo de casamento para suas filhas ainda solteiras; de Bertoleza (Sheron Menezes), negra alforriada criada como filha, e que, portanto, é uma fidalga; e de Joaquina.

Eles seguem para Vila Rica ao encontro de Dionísia (Maitê Proença), irmã de Raposo. É ela a responsável pela preservação dos bens do irmão no Brasil enquanto ele residia em Portugal. Dionísia ama a família, mas teme que eles atrapalhem o cotidiano tão bem estabelecido da residência. Não sem razão, pois a chegada de Joaquina desperta a curiosidade de amigos e inimigos. Primeiro, pela beleza única. Segundo, pelas opiniões fortes e a coragem de ajudar o próximo sem distinção de cor ou classe social. Ela ainda é aquela garotinha que há anos deixou seu país, carregando no sangue o símbolo da luta pela liberdade.

Virgínia (Lilia Cabral), dona do cabaré de Vila Rica, logo reconhece a menina que ajudou a salvar quando o pai foi condenado. A jovem Branca (Nathalia Dill) também sente a chegada de Joaquina na cidade. Ela passou seis anos esperando o noivo Xavier (Bruno Ferrari) voltar dos estudos na Europa para realizar o sonho de se casar com o homem que ama desde criança. Porém, assim que o reencontra, testemunha os olhares atenciosos e curiosos do rapaz para a fidalga. Não sem retorno, pois Rosa se identifica com os ideais liberais e de justiça defendidos por Xavier.

O salteador Mão de Luva (Marco Ricca) reconhece em Rosa/Joaquina a criança que tentou, no passado, vender em troca de ouro. Agora mais velha, vale ainda mais ouro que antes! Para completar, Rubião (Mateus Solano), o intendente da cidade e defensor dos valores da família real portuguesa, encanta-se com a elegância de Rosa, e a admiração é recíproca. Mas esse sentimento pode não ter futuro. Rosa descobre ser ele o responsável por seu infortúnio: foi Rubião quem entregou a luta de Tiradentes para a coroa e quem matou Antônia.

Rosa – ou Joaquina – desperta os sentimentos de muitos pela ousadia, bravura e beleza. É no Brasil que ela se confronta com sua história ao descobrir mais sobre o pai biológico, sobre os inconfidentes, sobre as diferenças sociais e as agressões aos menos afortunados ocorridas neste país. É em sua terra natal que ela também descobre sobre o amor, a luta e as consequências que as escolhas têm na vida de uma pessoa.

Nos Bastidores da Novela Liberdade, Liberdade!
A novela vinha sendo escrita por Márcia Prates – que já trabalhou com Aguinaldo Silva, João Emanuel Carneiro, Walther Negrão e outros – a partir do livro Joaquina, Filha do Tiradentes, de Maria José de Queiroz. Esta seria sua primeira novela solo.
Mas a direção da Globo, insatisfeita com a qualidade artística e histórica do roteiro, afastou a novelista e a substituiu por Mário Teixeira (de I Love Paraisópolis), que reescreveu os primeiros capítulos e assumiu a autoria da produção.
Inicialmente, Euclydes Marinho era o supervisor do texto de Márcia Prates, mas foi afastado depois que a Globo recebeu os primeiros capítulos e os considerou “insatisfatórios”. Glória Perez foi então nomeada supervisora, mas abandonou o projeto para se dedicar à novela das nove que escreverá para 2017. Mário Teixeira foi então acionado.

Esta é uma história ficcional embasada em fatos e personagens reais. Boa parte dos personagens é fictícia, inclusive a protagonista Joaquina na fase adulta (vivida por Andreia Horta), filha de Tiradentes, já que só existem registros dela até a adolescência.

No roteiro inicial de Márcia Prates, a trama seria ambientada em um arraial do século 18. Quando a autora foi substituída, a ambientação foi redimensionada. Virou Vila Rica, antigo nome de Ouro Preto, onde se deu a Inconfidência Mineira. Para a Globo, a produção era muito grandiosa para se ambientar apenas em um arraial.

Para reconstruir o Brasil de 1792 e 1808, anos em que se desenrola a trama de Liberdade, Liberdade, as equipes de cenografia, produção de arte, caracterização e figurino tiveram de embarcar em uma viagem por meio de livros, pinturas e filmes rumo aos tempos da colônia. Uma época na qual a sociedade vivia sem saneamento básico, com esgoto a céu aberto, hábitos higiênicos precários, pouco acesso às riquezas naturais da terra e pagamento de impostos exorbitantes. Um período no qual os negros eram tratados como propriedade, e os brancos buscavam status, tentando se igualar aos europeus, adotando seus valores e hábitos.

Depois das primeiras leituras de texto e preparação do elenco, no Projac (RJ), cerca de 90 pessoas viajaram para Diamantina, Minas Gerais, onde deram início às gravações da novela. Para a viagem, três caminhões e quatro vans saíram do Rio de Janeiro com equipamentos técnicos e itens de cenografia e produção de arte. A equipe de figurino, liderada por Paula Carneiro, levou oito araras e quatro caixas grandes com roupas e acessórios como luvas, chapéus e botas. Já a equipe de caracterização, comandada por Lucila Robirosa, transportou cinco cases repletos de itens para ajudar a “conduzir” o elenco e figuração para o século 18, época do Brasil Colônia.

A preocupação em conferir um alto grau de realismo às cenas pode ser verificada nas roupas, no cenário, na caracterização e nos elementos cenográficos. Paula Carneiro, contou que houve muitas pesquisas sobre as vestimentas da época:
Fizemos um trabalho muito forte de envelhecimento e tingimento dos tecidos, para passar a impressão de roupas gastas e para existir uma harmonia com as cores da novela”.

Lucila Robirosa revelou que todos os atores se “sujaram” para gravar, já que a época e o lugar não favoreciam a limpeza e a higiene:
“Sujamos todos os personagens, pobres e ricos. As unhas são escurecidas e os dentes são amarelados. Com exceção dos escravos, que eram valorizados pela brancura dos dentes”.
Em vez de maquiar os atores, a busca é por naturalizar a todos e unificar: sujeira nos dentes e próteses, glicerina para o suor, base solúvel em álcool para criar manchas e tirar a uniformidade da pele, cicatrizes aplicadas em um sistema de carimbo, entre outros recursos. As cicatrizes não ficam só para os escravos. A personagem de Maitê Proença, Dionísia, sofria abusos do marido e terá diversas marcas que representam essa história. Na busca por um visual natural do período, elenco e figuração precisaram remover química e tintura dos cabelos, que, em sua maioria, ganharam apliques para parecerem mais longos. Ainda foi preciso evitar unhas feitas e depilação.

A novela também teve cenas gravadas na Fortaleza de São João, no bairro carioca da Urca, que voltou no tempo e se transformou no Rio de Janeiro do final do século 18 e início do 19.

Para reconstruir Vila Rica, onde se passam os principais acontecimentos, nos Estúdios Globo, as equipes de cenografia – assinada pelo diretor de arte Mário Monteiro e pelos cenógrafos Paulo Renato, Márcia Inoue e Kaka Monteiro – e produção de arte – a cargo de Marco Cortez – precisaram resgatar a arquitetura mineira em cerca de 30 prédios que compõe o espaço de quatro mil metros quadrados. Paredes com acabamento primário, tons terrosos em todas as suas variações, madeira de demolição, telhas de cerâmica, esteiras de forração de teto feitas de palha de taquara e reproduções de pedra pé de moleque são algumas das características que remetem à época.

Para móveis e peças do cenário, a busca em antiquários mineiros e o contato com colecionadores de antiguidades foi essencial. Com isso, a equipe de produção conseguiu garimpar artefatos como cadeiras, camas, carruagens, liteiras, entre outros, para compor o espaço. Como as peças deste período são raras, nem todos os tipos de móveis foram encontrados, e os profissionais tiveram de reproduzir grandes peças como armários e mesas de acordo com a arquitetura da época. Papéis de parede, tecidos, maçanetas e peças aproveitadas do acervo da cenografia passaram por um processo de envelhecimento para reproduzir com mais fidelidade o período histórico.

O realismo ganhou liberdade de criação com as mulheres mais nobres e o cabaré de Virgínia (Lília Cabral). Joaquina (Andreia Horta), trará uma mistura de referências contemporâneas com o período da novela: bordados atuais, tipos de manga e tecidos. Como Joaquina foi criada em Portugal, traz para o Brasil trajes que até então as mulheres não conheciam, como os cortes com cintura alta. Ela terá uma leveza na maquiagem que reforçará a imagem dessa mulher que impressiona todos a sua volta e penteados mais “modernos” para o momento histórico. Já Virgínia fará uso de corseletes, anáguas, vestidos e robes longos para exaltar sua beleza.

Na personagem de Nathalia Dill, Branca, tudo estará combinando: formatos de vestidos bem brasileiros, com a cintura baixa da época, peças todas da mesma cor, bordados tom-sobre-tom em cores diferenciadas como berinjela e azul petróleo. Ascenção (Zezé Polessa), mulher que vive pelas florestas e tem uma cicatriz misteriosa no rosto para reforçar tudo que já viveu, terá um figurino em tom medieval. Maitê Proença, a Dionísia, usa do estilo da aristocracia para mostrar que é uma mulher forte e elegante, com cortes bem tradicionais e tons de preto, cinza e carbono.

A preparação do elenco contou com aulas de esgrima, equitação, leituras com a direção e workshops, para entrar no clima do Brasil do século 18.

Liberdade, Liberdade! Resumo Atual da Novela

Aqui você confere as novidades dos próximos capítulos da novela Liberdade, Liberdade!

Capítulo 61, segunda 25/07: Xavier tenta alcançar Joaquina/Rosa antes da consumação de seu casamento com Rubião. Virgínia desperta e Ascensão ordena que fique em repouso. Branca arma contra Xavier. Joaquina/Rosa e Rubião se casam, e Xavier se desespera. Rubião não gosta do envolvimento entre Ventura e Bertoleza. Branca sabota a bebida que planeja dar para Joaquina/Rosa. Branca se confunde e acaba ingerindo a bebida envenenada. Rubião salva o Príncipe Regente.

Capítulo 62, terça 26/07: Rubião apreende Ega e Alexandra e é aclamado por Dom João. Anita sofre de ciúmes com a primeira noite de amor entre Joaquina/Rosa e Rubião. Virgínia insiste para que Xavier alerte Joaquina/Rosa sobre Rubião. Joaquina/Rosa admira o livro de Tiradentes. Mimi volta ao bordel de Virgínia. Rubião exige que Ventura se afaste de Bertoleza. Tolentino vê André com Otto. Bertoleza concede liberdade a Luanda. Rubião executa Alexandra e o Duque de Ega. Xavier procura Joaquina/Rosa.

Capítulo 63, quinta 28/07: Xavier revela a Joaquina/Rosa que Rubião conspirou contra a vida de Virgínia. Joaquina/Rosa pensa em fugir com Xavier, mas Ventura rende o rapaz, que acaba preso pela Intendência. Rubião ordena que Anita vigie Joaquina/Rosa. Caldeira avisa a Omar sobre a prisão de Xavier. Brites e Matias são presos. Mão de Luva, Virgínia e Simão tramam a libertação de Xavier. Anita descobre o livro de Tiradentes nos pertences de Joaquina/Rosa. Rubião flagra a esposa tentando ajudar Xavier a fugir.

Capítulo 64, sexta 29/07: Rubião prende Joaquina em casa. Anita entrega o livro de Tiradentes e a arma de Joaquina/Rosa a Rubião. Rubião planeja executar Xavier. Joaquina/Rosa revela a Rubião que é filha de Tiradentes. Rubião ameaça a esposa. Rubião promove Tolentino. Rubião queima o livro de Tiradentes. Virgínia e Mão de Luva orientam Carmina, Mimi e Vidinha no plano para libertar Xavier. Matias não resiste e falece na prisão. Rubião humilha Anita. Anita entrega o lenço de Raposo a Joaquina/Rosa.

Liberdade, Liberdade! Resumo de Todos os Capítulos da Novela

Liberdade, Liberdade! resumo desde o primeiro capítulo. Aqui você fica sabendo de tudo que rolou na novela.

Capítulo 01, segunda 11/04: Maia/Vendek entrega um livro a Tiradentes em sigilo. Tiradentes escapa de um atentado. Tiradentes e Gonzaga escondem o livro. Rubião entrega um saco de ouro a Antônia, que o esconde, sem perceber que é observada por Joaquina. Mão de Luva rouba o livro de Tiradentes.

Capítulo 02, terça 12/04: Raposo afasta Joaquina da multidão e a leva para Vila Rica. Mão de Luva sequestra a menina. Raposo tenta render Mão de Luva e Joaquina é ameaçada por Ascenção. Rubião mata Antônia. Mão de Luva exige que Raposo pague um resgate por Joaquina. Antes de morrer, Antônia pede a Raposo para cuidar de Joaquina. Maia/Vendek e Virgínia ajudam Raposo a preservar a vida de Joaquina, que ganha um novo nome: Rosa. Há uma passagem de tempo. Joaquina/Rosa aprende a lutar com Raposo. André alerta o pai sobre a ida da Coroa Portuguesa para o Brasil. Joaquina/Rosa e André se preparam para voltar ao Brasil.

Capítulo 03, quinta 14/04: Raposo, Joaquina/Rosa, André e Bertoleza chegam ao Brasil. Mão de Luva e Simão rendem Raposo, mas Joaquina/Rosa consegue reverter a situação. Mão de Luva reconhece Joaquina/Rosa. Xavier e Joaquina/Rosa se interessam um pelo outro e Branca sente ciúmes do noivo. Dionísia assedia Saviano e Luanda se incomoda. Rubião e Joaquina/Rosa simpatizam um com o outro. Dionísia castiga Luanda e Saviano. Raposo pede que Joaquina/Rosa se contenha na frente de Rubião. Gaspar e seus comparsas rendem Xavier e Joaquina/Rosa o defende.

Capítulo 04, sexta 15/04: Joaquina/Rosa exige que Xavier não se aproxime para não descobrir sua identidade. Raposo se desespera com o comportamento da filha. Omar se envolve em uma briga com Malveiro e Xavier o ajuda. Rubião se insinua para Joaquina/Rosa. Brites afirma a Xavier que o casamento com Branca ajudará sua família. Joaquina/Rosa se revolta contra os maus tratos de Dionísia a Luanda e Saviano. Omar confirma a Rubião que trabalhará secretamente para capturar os revolucionários. Xavier visita o bordel de Virgínia e encontra Omar. Luanda se recusa a servir Bertoleza. Rubião e Xavier se enfrentam por causa de Joaquina/Rosa.

Capítulo 05, terça 19/04: Xavier e Rubião se enfrentam e Xavier acaba preso. Tolentino agride Xavier. Omar avisa a Virgínia que Xavier foi detido. Brites se desespera ao saber da prisão do filho. Branca pede que Diogo Farto liberte Xavier da prisão. Raposo tenta convencer Rubião a perdoar Xavier. Virgínia afirma a Brites que conhece seu filho. Dionísia percebe o interesse de Joaquina/Rosa por Xavier. Tolentino suspeita da mobilização causada pela prisão de Xavier. Joaquina/Rosa visita Xavier na prisão e Branca se irrita. Mão de Luva sequestra Joaquina/Rosa.

Capítulo 06, quarta 20/04: Mão de Luva afirma que sabe que Joaquina/Rosa é a filha de Tiradentes e exige uma alta quantia de Raposo pelo resgate da moça. Tolentino castiga o carcereiro que permitiu a entrada de Joaquina/Rosa na prisão para visitar Xavier. Diogo Farto propõe pagar a fiança de Xavier, desde que Matias afaste o filho de Branca. Capote ataca Joaquina/Rosa, mas Mão de Luva a salva. Mão de Luva tortura Capote na frente de Joaquina/Rosa. Rubião e Anita passam a noite juntos. Joaquina rende Simão e consegue escapar. Ascenção ajuda Raposo e André, que procuram por Joaquina/Rosa. Rubião e Tolentino vão atrás de Joaquina/Rosa. Joaquina/Rosa encontra Rubião.

Capítulo 07, quinta 21/04: Rubião e Bertoleza ajudam Joaquina/Rosa. Mão de Luva desconfia de Simão. Raposo reconhece Ascenção. Rubião fica encantado com Joaquina/Rosa e Anita sente ciúmes. Raposo rende Simão, que confessa que esteve com Joaquina/Rosa, mas a moça conseguiu escapar. Matias aceita a proposta de Diogo Farto e Branca se desespera com o fim de seu noivado. Virgínia encontra Joaquina/Rosa e Raposo se incomoda com a troca de olhares entre as duas. Virgínia reconhece Joaquina/Rosa e Vidinha desconfia. Joaquina/Rosa se penaliza com a pobreza de sua cidade. Mão de Luva decide vender a informação de que a filha de Tiradentes está viva. Virgínia confronta Rubião.

Capítulo 08, sexta 22/04: Rubião exige que Virgínia se afaste de sua vida e afirma que sente vergonha da mãe. Raposo leva André ao cabaré de Virgínia. Rubião fica com Anita. Branca desafia Diogo e Matias e visita Xavier. Ascenção alerta Mão de Luva sobre os perigos de falar sobre a filha de Tiradentes. André diz a Mimi que deseja apenas conversar com ela. Raposo exige que Virgínia não se aproxime de Joaquina/Rosa. Xavier enfrenta Tolentino e acaba se desentendendo com Raposo. Virgínia distribui mantimentos para a população mais pobre. Xavier e Branca se beijam. Virgínia e Joaquina/Rosa se encontram.

Capítulo 09, segunda 25/04: Rosa/Joaquina fica surpresa quando Virgínia a chama por seu nome verdadeiro. Diogo acusa Matias de estar acobertando o encontro de Branca e Xavier. Rubião cobra impostos de Raposo, que, enfurecido, acusa Taveira de tê-lo roubado. Virgínia alerta Xavier para que seu comportamento não prejudique o movimento. André tenta impedir Rosa/Joaquina de entrar no bordel. Xavier fica interessado em Rosa/Joaquina. Raposo exige que Taveira lhe diga onde está o dinheiro que ele desviou. Virgínia leva Rosa/Joaquina até o local onde ficava a casa de Tiradentes.

Capítulo 10, terça 26/04: Virgínia diz a Rosa/Joaquina que Tiradentes morreu porque alguém o traiu. Raposo exige que Virgínia se afaste da filha. Luzia proíbe Branca de se encontrar com Xavier. Ao ver Celeste com fome, Rosa/Joaquina repreende Xavier. Virgínia avisa a Rosa/Joaquina que ainda existe um movimento de luta pela independência. Branca observa Rosa/Joaquina com Virgínia. Taveira é encontrado morto na cadeia. Raposo lê um panfleto que deixaram em sua porta difamando Rosa/Joaquina. Rosa/Joaquina fica indignada com as ofensas a seu respeito.

Capítulo 11, quinta 28/04: Dionísia exige que Virgínia fique longe de Rosa/Joaquina. Branca sugere a Luzia que elas façam uma visita a Rosa/Joaquina. Caldeira repreende Simoa por ter comprado a escrava Celeste. Virgínia descobre que Mão de Luva está com o livro de Tiradentes. Anita sente ciúmes quando Rubião elogia Rosa/Joaquina. Ascensão diz a Raposo que Taveira foi envenenado. Raposo pergunta a Dionísia se foi ela quem tirou a vida de Taveira. Xavier comenta com Virgínia que precisa recuperar o livro de Tiradentes. Rubião se declara a Rosa/Joaquina e a beija.

Capítulo 12, sexta 29/04: Rubião estranha que a cova de Taveira esteja aberta. Diogo exige que Branca termine seu noivado com Xavier. Xavier manda um recado por Simão a Mão de Luva. Virgínia conta a Raposo que o livro de Tiradentes tem uma dedicatória para sua filha. Raposo estranha ao notar o comportamento de André com Mimi. Xavier e Branca dormem juntos. Bertoleza diz a Rosa que Rubião mandou alimentar os pobres para impressioná-la. Dionísia paga Malveiro para atacar Virgínia. Rosa/Joaquina encontra Virgínia ferida.

Capítulo 013, segunda 02/05: Rosa/Joaquina ampara Virgínia com a ajuda de Bertoleza. Branca e Xavier se amam e o rapaz promete se casar com a moça. Rubião e Tolentino encontram o novo esconderijo de Mão de Luva. André se magoa com Raposo. Mimi e Vidinha avisam a Xavier que Virgínia sumiu. Dionísia reza por perdão. Malena encontra uma mancha de sangue na cama de Branca. Ascensão socorre Virgínia. Simão atira contra Xavier e André se desespera. Mão de Luva e Raposo se enfrentam, e Rubião dispara contra o bandido. Xavier encontra o livro de Tiradentes.

Capítulo 014, terça 03/05: Xavier acredita que Mão de Luva morreu. Raposo agradece Rubião por ter salvado sua vida. Xavier descobre que Tiradentes teve uma filha. Ascensão leva Virgínia para o bordel. Rubião exige que Omar recupere o livro de Tiradentes. Xavier confia o livro a Virgínia. Simão é preso por Tolentino. Malena chantageia Branca. Rubião propõe compromisso a Rosa/Joaquina, que pede um tempo para pensar. Ascensão aconselha Virgínia a se afastar de Rosa/Joaquina para protegê-la. Rosa/Joaquina visita Virgínia e encontra Raposo.

Capítulo 015, quinta 05/05: Raposo repudia a atitude de Rosa/Joaquina e Virgínia pede que a menina vá embora. Anita vê quando Raposo e Rosa/Joaquina deixam o bordel. Branca explica a Luzia por que Malena a chantageia. Vidinha descobre que Rubião está apaixonado por Rosa/Joaquina e conta para Virgínia. Raposo e Rosa/Joaquina se reconciliam. Raposo afirma que jamais aceitará a união de Rubião com sua filha. Luzia trama contra Malena. Xavier e Matias se enfrentam. Rosa/Joaquina banha-se em um rio quando encontra Xavier.

Capítulo 016, sexta 06/05: Xavier fica encantado com Rosa/Joaquina. Rubião dá ordens a Tolentino para encontrar os conspiradores. Dionísia pretende arranjar um casamento para André. Rubião descobre onde Taveira guardou o ouro roubado de Raposo. Anita desconfia do ouro que encontra com Rubião. Branca revela a Xavier que está sendo chantageada e afirma que eles devem se casar logo. Bertoleza insinua que Rosa/Joaquina esteja interessada em Xavier. Rubião finge ajudar Virgínia para conseguir a atenção de Rosa/Joaquina.

Capítulo 017, segunda 09/05: Rubião diz para Joaquina/Rosa que está investigando o crime contra Virgínia. Xavier conversa com Virgínia sobre Joaquina/Rosa. Joaquina/Rosa afirma a Rubião que ainda não está apaixonada por ele. Virgínia orienta Xavier a encontrar Dimas Tenório. Xavier afirma a Branca que se casará com ela. Virgínia revela a Raposo que Rubião é seu filho e planeja afastá-lo de Rosa/Joaquina. Rubião repreende Omar. Dimas assume o lugar de Padre Vizeu. Dimas/Padre Vizeu pretende visitar Rubião. Xavier e Joaquina/Rosa se encontram na casa de Tiradentes.

Capítulo 018, terça 10/05: Xavier e Joaquina/Rosa provocam um ao outro. Virgínia afirma a Rubião que protegerá Joaquina/Rosa. Raposo questiona Rubião sobre o assassinato de seu contador. Rubião ordena que Tolentino observe Raposo de perto. Dimas/Padre Vizeu se apresenta como novo pároco da cidade e garante a Virgínia que está ao lado dos inconfidentes. Raposo visita a prisão em busca de pistas sobre Taveira, e o carcereiro alerta Rubião. Mão de Luva se recupera com a ajuda de Ascensão e jura vingança contra Rubião. Luzia e Branca castigam Malena. Branca encontra o lenço de Joaquina/Rosa com Xavier.

Capítulo 019, quinta 12/05: Raposo afirma a Ascensão que encontrará o responsável pela morte do carcereiro. Com ciúmes de Xavier, Branca promete se vingar de Joaquina/Rosa. Rubião orienta Tolentino a manter sua proximidade com André. Mimi passa mal. Virgínia e Dimas/Padre Vizeu combinam suas próximas ações. Rubião oferece flores a Joaquina/Rosa. Luanda se revolta contra Bertoleza e Dionísia decide se livrar da moça. Luanda passa a trabalhar para Branca. Rubião descobre que seu irmão voltará para o Brasil. Alexandra é atacada. Raposo rende Mão de Luva. Joaquina/Rosa recebe um bilhete de Virgínia.

Capítulo 020, sexta 13/05: Virgínia entrega o livro de Tiradentes a Joaquina/Rosa. Alexandra perde a memória. Rubião decide aumentar os impostos da cidade e Virgínia dispensa os serviços de Omar. Diogo teme a ausência de notícias de Alexandra e exige que Rubião tome providências. Luanda conta a Branca que Joaquina/Rosa encontrou-se com Xavier no rio. Luzia e Branca não reconhecem Alexandra, que implora por comida na porta da igreja. Raposo confronta Virgínia por causa do livro de Tiradentes. Raposo e Mão de Luva fazem um acordo. Joaquina/Rosa acolhe Alexandra. Rubião finge cuidar de Alexandra para impressionar Joaquina/Rosa. Rubião beija Joaquina/Rosa.

Capítulo 21, segunda, 16/05: Raposo desaprova o beijo entre Rosa/Joaquina e Rubião. Diogo oferece uma recompensa a quem encontrar Alexandra. Rosa/Joaquina comenta com Dionísia que a andarilha desmemoriada pode ser Alexandra. Virgínia descobre que Mimi está grávida. Ao saber por Tolentino que a andarilha desapareceu, Rubião conclui que a mulher está viva. Xavier socorre Alexandra e pede ajuda a Ascensão. Ascensão mente, dizendo a Rubião e Diogo que foi Xavier quem salvou Alexandra. Rubião pede Rosa/Joaquina em casamento.

Capítulo 22, terça, 17/05: Rubião pede a Anita que cuide de Ventura. Alexandra reúne a família para dizer que aprova a união de Branca e Xavier. Rubião e Rosa/Joaquina ficam noivos. Rosa/Joaquina diz a Raposo que pretende se vingar do traidor de Tiradentes. Xavier fica curioso para saber quem é a filha de Tiradentes. Ventura demonstra interesse por Bertoleza. Diogo avisa à Luzia que Branca não se casará com Xavier. Xavier e Rosa/Joaquina se surpreendem ao se encontrarem na reunião dos conspiradores.

Capítulo 23, quinta, 19/05: Virgínia tenta conter a discussão entre Rosa/Joaquina e Xavier. Omar espiona a reunião dos conspiradores e fica perplexo ao ver Xavier. Rosa/Joaquina pergunta a Virgínia se ela acredita que Raposo seja o delator de Tiradentes. Caju conta a Mão de Luva que Naziazeno assumiu seu lugar. Mão de Luva pede ajuda a Raposo para retomar seu bando. Dionísia fica assustada ao ver a navalha de seu ex-marido em cima da mesa. Omar dá ordem de prisão a Xavier, revelando que é um coronel com a missão de prender conspiradores.

Capítulo 24, sexta, 20/05: Omar leva Xavier como prisioneiro. Rosa/Joaquina rende Omar. Mão de Luva agradece a Raposo por tê-lo ajudado a recuperar seu bando. Raposo decide cuidar de Caju. André se sente angustiado por seus sentimentos. Mão de Luva surpreende Rosa/Joaquina e Xavier e tenta levar Omar com ele. Rosa/Joaquina enfrenta Mão de Luva. Omar agradece a Rosa/Joaquina e Xavier por salvarem sua vida. Rubião encontra Rosa/Joaquina com Xavier.

Capítulo 25, segunda, 23/05: Rubião não gosta de ver Joaquina/Rosa perto de Xavier. Joaquina/Rosa conhece Ventura. Brites e Matias se preocupam com sua situação financeira. Branca desconfia de Xavier e manda Luanda seguir o noivo. André e Joaquina/Rosa conversam sobre a reunião dos conspiradores e surpreendem Caju os espionando. Ventura comenta sobre Bertoleza com Rubião. Rubião ameaça Xavier, e Virgínia pede que o amigo se afaste do intendente. Xavier revela a Virgínia que Omar é um coronel. Joaquina/Rosa e Xavier se beijam.

Capítulo 26, terça, 24/05: Luanda vê Xavier com Joaquina/Rosa e conta para Branca. Branca arma contra Joaquina/Rosa. Rubião diz para Joaquina/Rosa que trará melhorias para a população mais pobre. Alexandra não reconhece Joaquina/Rosa. Caju foge da casa de Raposo, mas Mão de Luva o leva de volta. Mimi revela sua gravidez a André. Jacinta encontra ouro e Malveiro a flagra. Dionísia suspeita que Mão de Luva trabalha para Terenciano. Dimas/Padre Vizeu contém a ansiedade de Xavier. Joaquina/Rosa promete descobrir quem é a mulher que a está difamando na cidade.

Capítulo 27, quinta, 26/05: Rubião ameaça Virgínia. Raposo impede que Dionísia machuque Mão de Luva, que se encanta com a senhora. Dionísia confirma que a navalha deixada em seu quarto é de Terenciano. Ventura se surpreende com Bertoleza. Rubião exige que Virgínia acerte suas dívidas com a Intendência. Joaquina/Rosa confronta Branca e Xavier surpreende as duas. André propõe a Mimi assumir a paternidade de seu filho. Anita vê Joaquina/Rosa com Xavier. Xavier revela a Joaquina/Rosa que Rubião foi um inconfidente. Joaquina/Rosa confronta Rubião.

Capítulo 28, sexta, 27/05: Raposo descobre que Rubião agrediu Virgínia. Raposo alerta Joaquina/Rosa sobre Rubião. Gaspar sequestra Bertoleza. Rubião promete a Joaquina/Rosa que encontrará Bertoleza. Rubião confessa à noiva que conheceu Tiradentes. Alexandra diz a Matias e Brites que planeja acelerar o casamento de Xavier e Branca. Malveiro entrega Jacinta a Gaspar. Virgínia se preocupa com a decisão de André em adotar o bebê de Mimi. Joaquina/Rosa enfrenta Anita. Rubião orienta Tolentino a esconder o ouro roubado de Raposo nos pertences de Xavier.

Capítulo 29, segunda 30/05: Malveiro inventa para Raposo que Jacinta fugiu. Bertoleza se desespera em seu cativeiro e Jacinta a observa. Rubião afirma a Joaquina/Rosa que encontrará Bertoleza. Rubião fala com Ventura sobre Bertoleza. Branca provoca Joaquina/Rosa. Simoa revela a Xavier que Bertoleza esteve na taverna. Jacinta tenta acalmar Bertoleza. Raposo humilha Diogo por causa das atitudes de Branca contra Joaquina/Rosa. Bertoleza revela a Gaspar que é da família de Raposo. Ventura reconhece o vestido de Bertoleza na feitora de escravos. Joaquina/Rosa e Alexandra se encontram.

Capítulo 30, terça 31/05: Alexandra desmaia e Joaquina/Rosa e Dionísia a socorrem. André reconhece o vestido de Bertoleza na feitora, que agride Ventura e Tolentino. Tolentino atira contra a feitora. Alexandra afirma que Raposo pagará pelo que fez a Diogo. Rubião interdita o estabelecimento de Virgínia. Ventura se culpa pelo desaparecimento de Bertoleza. Jacinta foge do cativeiro de Gaspar e é acolhida por Ascensão. Ascensão alerta Raposo sobre o rapto de Bertoleza. Branca manipula Alexandra contra Joaquina/Rosa. André percebe que Tolentino guarda uma barra de ouro em seu quarto. Xavier propõe a Joaquina/Rosa que os dois, juntos, procurem por Bertoleza.

Capítulo 31, quinta 02/06: Rubião e Raposo interpelam Gaspar, observados por Joaquina/Rosa e Xavier. Luzia reclama de Alexandra para Diogo. Rubião não encontra Bertoleza e libera a passagem de Gaspar. Diogo contrata um advogado para processar Raposo. Dionísia encontra novo pertence de Terenciano em seu quarto. Gaspar humilha Bertoleza. Joaquina/Rosa e André recebem um pedido de resgate pelo sequestro de Bertoleza. Rubião afasta Tolentino de suas atividades na Intendência. Rubião afirma a Joaquina/Rosa que pagará o resgate de Bertoleza. Virgínia repreende o comportamento de Dimas/Padre Vizeu. Raposo desconfia da origem do ouro de Rubião.

Capítulo 32, sexta 03/06: Raposo hesita em aceitar o suposto ouro de Rubião para pagar o resgate de Bertoleza. Xavier ameaça Dimas/Padre Vizeu. Bertoleza é amparada por Ascensão. Ascensão leva Bertoleza de volta à sua casa. Joaquina/Rosa conforta Bertoleza. Dionísia confidencia a Ascensão que encontrou outro objeto de Terenciano em seu quarto. Tolentino infiltra o ouro roubado no quarto de Xavier e avisa a Rubião. Alexandra repreende Branca e Xavier. Dionísia faz um acordo com Mão de Luva para descobrir quem a está ameaçando. Rubião e Tolentino chegam à casa de Xavier e Joaquina/Rosa os surpreende.

Capítulo 33, segunda 06/06: Joaquina/Rosa reprova a invasão de Rubião à casa de Xavier. Raposo afirma a Diogo Farto que tem um bom advogado, e Alexandra fica intrigada. Rubião humilha Tolentino. Xavier e Virgínia planejam roubar o dinheiro dos impostos, e Joaquina/Rosa propõe redistribui-lo ao povo. Os rebeldes interceptam o contador de Rubião e tomam-lhe o ouro, deixando aos cuidados de Dimas/Padre Vizeu. Rubião desconfia do assalto a seu contador. Branca sonha com seu casamento com Xavier. André e Tolentino se enfrentam. Rubião ordena que Mão de Luva seja capturado. Emocionados com a alegria do povo ao encontrar comida, Xavier e Joaquina/Rosa se beijam.

Capítulo 34, terça 07/06: Xavier declara seu amor por Joaquina/Rosa. Branca sente um mal-estar, e Alexandra desconfia. Caju alerta Mão de Luva que ele está sendo procurado por Rubião. Anita avisa a Rubião que alguém distribuiu comida para os pobres. Raposo anuncia que André o representará contra Diogo. André pede que Mimi esconda a barra de ouro que Tolentino implantou na casa de Xavier. Branca e Xavier se desentendem. Joaquina/Rosa e Xavier combinam um encontro. Gironda vê quando Mimi esconde a barra de ouro. Tolentino e André se reaproximam. Virgínia descobre a barra de ouro escondida por Mimi. Branca decide seguir Xavier. No Rio de Janeiro, Dionísia acredita estar sendo perseguida. Xavier encontra Joaquina/Rosa.

Capítulo 35, quinta 09/06: a charrete de Branca quebra e a impede de seguir Xavier. Joaquina/Rosa propõe que ela e Xavier desfaçam seus compromissos com Rubião e Branca. Dionísia acredita que Terenciano está por perto. Branca se irrita com Xavier ao vê-lo conversando com Virgínia. Xavier acusa Rubião de agredir Simão na prisão. Terenciano tenta afogar Dionísia, mas Saviano a resgata do mar. Joaquina/Rosa se diverte com Blandina e Bertoleza à beira do rio. Ascensão acoberta Mão de Luva. Dionísia deixa o Rio de Janeiro e pede ajuda a Ascensão e Mão de Luva. Joaquina/Rosa termina seu noivado com Rubião e André se preocupa com a irmã. Mão de Luva se prepara para atirar contra Rubião, mas Xavier impede o bandoleiro.

Capítulo 36, sexta 10/06: Xavier imobiliza Mão de Luva e parte com Ascensão para socorrer Simão na cadeia. Joaquina/Rosa e André prometem proteger Dionísia de Terenciano na ausência de Raposo. Alexandra desconfia do estado de saúde de Branca. Xavier confessa a Ascensão que ama outra mulher. Joaquina/Rosa revela a Bertoleza sua paixão por Xavier. Xavier anuncia a Matias que romperá o noivado com Branca. Alexandra comenta com Luzia que Branca pode estar grávida. Luanda conta a Branca que Ascensão tem fama de ser uma bruxa. Virgínia confronta Dionísia. Rubião pede que Ventura se reaproxime de Bertoleza para espionar Joaquina/Rosa. Xavier e Joaquina/Rosa fazem amor.

Capítulo 37, segunda, 13/06: Joaquina/Rosa e Xavier declaram seu amor um pelo outro. Luzia se desespera ao descobrir que Branca está grávida. Rubião revela a Simão que o punirá publicamente. Terenciano apresenta Gaspar à feitora Esméria. Matias passa mal ao discutir com Xavier, e o rapaz pede ajuda a Ascensão. Gironda ouve quando Virgínia e Mimi comentam sobre a barra de ouro. Gaspar e Branca trocam olhares. Branca confessa a Dimas/Padre Vizeu que está grávida. Dionísia contrata Mão de Luva para protegê-la de Terenciano. Virgínia é presa por Rubião e Tolentino, e Joaquina/Rosa os confronta.

Capítulo 38, terça, 14/06: Simão revela a Virgínia que Rubião o espancou. Ascensão consegue estabilizar a saúde de Matias, e Brites desconfia de que Xavier não seja médico. Gironda encontra a barra de ouro no quarto de Virgínia. André permite que Malveiro coordene o garimpo em um lugar arriscado. Ascensão afirma que Branca precisa de repouso, ou perderá o bebê. Xavier confessa a Brites que não se formou em Medicina. Gironda entrega a barra de ouro a Tolentino. Joaquina/Rosa confidencia a Bertoleza seu amor por Xavier. Branca anuncia a Xavier que está grávida.

Capítulo 39, quinta, 16/06: Xavier garante a Branca que se casará com ela. A saúde de Matias piora e Xavier não consegue encontrar Joaquina/Rosa. Sob orientação de Rubião, Ventura pede para ver Bertoleza. Joaquina/Rosa discute com Dionísia sobre Virgínia. Tolentino incrimina Virgínia para Rubião. Joaquina/Rosa descobre que o ouro desapareceu e desconfia de Dimas/Padre Vizeu. Rubião reintegra Tolentino à sua Intendência. Rubião ameaça a vida de Virgínia, caso a mãe não o ajude com Joaquina/Rosa. Branca entrega o convite de seu casamento com Xavier a Joaquina/Rosa.

Capítulo 40, sexta, 17/06: Bertoleza tenta confortar Joaquina/Rosa. Mão de Luva questiona Malveiro sobre Terenciano. Xavier explica para Joaquina/Rosa que Branca está grávida e os dois decidem se afastar. Rubião garante a Tolentino que reatará o noivado com Joaquina/Rosa. Alexandra revela a Xavier que ela é o suposto mecenas aguardado pelos revolucionários. Gironda afirma a Mimi e Vidinha que deixará o bordel. Mão de Luva sofre um golpe de Gaspar. Tolentino apreende Mão de Luva. Rubião manipula Joaquina/Rosa e consegue o perdão real para a libertação de Virgínia da cadeia.

Capítulo 41, segunda 20/06: para impressionar Joaquina/Rosa, Rubião liberta Virgínia e ordena que Mão de Luva receba um tratamento adequado. Virgínia afirma a Mimi, Vidinha e Gironda que descobrirá quem roubou o pacote que escondia em seu quarto. Branca discute com Xavier. Joaquina/Rosa se preocupa com Dionísia. Virgínia reabre seu bordel. Malveiro negocia com Terenciano. Alexandra sugere que Rubião pode ajudar Branca a convidar a Família Real para seu casamento. Mimi revela a André que a barra de ouro que lhe deu foi roubada. Gironda chantageia Tolentino. Terenciano rende Dionísia. Xavier e Branca visitam Rubião e encontram Joaquina/Rosa.

Capítulo 42, terça 21/06: Branca provoca Joaquina/Rosa na casa de Rubião. Bertoleza beija Ventura. Terenciano ataca Dionísia. Luzia repreende Branca por fazer uma visita surpresa a Rubião. Tolentino agradece a amizade de André e lhe presenteia. Gaspar e Malveiro estranham a ausência de Terenciano. Virgínia e Joaquina/Rosa confrontam Dimas/Padre Vizeu sobre o ouro desaparecido da igreja. Xavier sente ciúmes de Joaquina/Rosa com Rubião. André desconfia do comportamento de Dionísia. Ventura discute com Rubião por causa de Bertoleza. Alexandra se revela para Dimas/Padre Vizeu. Chega o dia da execução de Simão e Mão de Luva.

Capítulo 43, quinta 23/06: Joaquina/Rosa finge passar mal durante a execução de Simão. Virgínia e Alexandra se enfrentam pela liderança do movimento revolucionário. Disfarçado, Xavier e outros integrantes do movimento libertam Mão de Luva e Simão, com a ajuda de Joaquina/Rosa. André alerta Joaquina/Rosa sobre Rubião. Rubião ordena Tolentino a prender os invasores que libertaram Mão de Luva. Mão de Luva agradece Xavier por salvar sua vida. Caldeira insinua a Xavier que eles precisam se livrar de Rubião. Xavier revela a Joaquina/Rosa que não se formou em Medicina. André pede que Xavier se afaste de sua irmã. Caju conta a Joaquina/Rosa que Mão de Luva o defendeu de seu pai biológico. Rubião detém Ascensão.

Capítulo 44, sexta 24/06: Dimas/Padre Vizeu explica a Joaquina/Rosa que Ascensão pode ser castigada pela Inquisição. Rubião desabafa com Virgínia. Joaquina/Rosa e Virgínia pensam em uma forma de livrar Ascensão. Branca passa mal e Joaquina/Rosa a ampara. Virgínia provoca Alexandra. Joaquina/Rosa se surpreende quando Rubião permite que Ascensão socorra Branca. Tolentino apresenta André a Gaspar, e os dois se estranham. Rubião manipula Virgínia e a convida para jantar em sua casa. Joaquina/Rosa se reaproxima de Rubião. Vidinha alerta Virgínia sobre Rubião. Xavier desabafa com Celeste. Joaquina/Rosa e Xavier se encontram ao visitar Ascensão.

Capítulo 45, segunda 27/06: Virgínia explica sua história a Rubião, que manipula a mãe. Tolentino fala com André sobre sua amizade. Joaquina/Rosa se emociona ao passar pela casa de Tiradentes e Xavier desconfia. Xavier se irrita com a proximidade de Virgínia e Rubião. Rubião sofre um atentado. Branca sente dores na barriga e teme por seu bebê. Xavier e Virgínia repreendem Dimas/Padre Vizeu. Joaquina/Rosa visita Rubião. Mimi passa mal e André decide levá-la para morar em sua casa. Xavier e Joaquina/Rosa sofrem com a impossibilidade de seu amor.

Capítulo 46, terça 28/06: Xavier promete que ficará com Branca. Rubião afirma a Virgínia que seu amor por Joaquina/Rosa o transformou em um novo homem. Dionísia exige que Mimi deixe sua casa. André mantém a decisão de assumir o filho que Mimi espera e Joaquina/Rosa apoia o irmão. Gaspar questiona Dionísia sobre Terenciano. Virgínia exige que Mimi deixe a casa dos Raposo. Xavier propõe se unir a Mão de Luva para resgatar Ascensão. Blandina conta a Dionísia que Gaspar a abordou. Raposo se surpreende ao encontrar Mimi em sua casa.

Capítulo 47, quinta 30/06: Rubião propõe que Virgínia deixe o bordel e mude de vida. Raposo e Virgínia ficam juntos. Bertoleza se incomoda em dormir no mesmo quarto que Mimi. Joaquina/Rosa revela a Raposo que terminou o noivado com Rubião. Mimi deixa a casa de André, que decide procurá-la. Rubião presenteia Joaquina/Rosa. Xavier conversa com Matias e Brites ouve. Dionísia revela a Raposo seu confronto com Terenciano. Gaspar jura vingança contra Dionísia. Dionísia ameaça Mimi. Joaquina/Rosa percebe uma mancha de sangue nas roupas de Rubião.

Capítulo 48, sexta 01/07: Tolentino ajuda Rubião a se explicar para Joaquina/Rosa. Branca perde sangue e exige que Luanda busque uma parteira, mas em segredo. Mimi pede a ajuda de Celeste para saber sobre a saúde de seu bebê. Santuza atende Branca. Dionísia ordena que Malveiro ameace Mimi. Mimi foge da cidade e Alexandra a resgata. Alexandra e Branca tentam convencer Mimi a ficar na casa da família Farto. André se preocupa com o desaparecimento de Mimi. Raposo descobre quem roubou seu ouro. Rubião faz uma nova vítima.

Capítulo 49, segunda 04/07: Rubião tenta esconder as marcas do assassinato. Joaquina/Rosa se preocupa com o atraso de Raposo para o jantar. Alessandra tenta evitar que Xavier veja Branca, com medo de que o rapaz descubra a perda do bebê. Branca tenta convencer Mimi a lhe ceder seu filho após o nascimento. Virgínia comenta com Xavier sobre o desaparecimento de Mimi. Anita percebe uma mancha de sangue no punho da camisa de Rubião. Dionísia diz a Blandina que teme o destino de Terenciano.

Capítulo 50, terça 05/07: os moradores de Vila Rica seguem para o velório. Branca escreve um bilhete a Virgínia, fingindo ser Mimi. Tolentino comenta com André que Rubião acredita que o assassinato está relacionado a Mão de Luva. Gaspar aproveita que a família de Raposo está fora da chácara e coloca a peruca de Terenciano sobre a cama de Dionísia. Dom João afirma ao Duque de Ega que não está satisfeito com o trabalho de Rubião e o nomeia Interventor Real em Minas Gerais. Rubião diz a Joaquina/Rosa que eles são uma única família.

Capítulo 51, quinta 07/07: Omar diz a Xavier que voltou para ajudar a encontrar quem cometeu o assassinato. Omar entrega a Rubião um salvo-conduto, dizendo que o Príncipe Regente o perdoou. Virgínia chora nos braços de Xavier. Omar avisa Joaquina/Rosa que estará a seu lado sempre. Omar promete a Jacinta comprar sua alforria. Rubião manda o carcereiro torturar Ascensão, mas a mulher não revela o paradeiro de Mão de Luva. Xavier promete ajudar Mão de Luva a libertar Ascensão. Rubião se enfurece ao ver Xavier e Joaquina abraçados.

Capítulo 52, sexta 08/07: Dionísia desmaia ao ver a peruca de Terenciano em sua cama. Pressionada por Joaquina/Rosa e André, Blandina conta que Dionísia assassinou Terenciano. Anita encontra um lenço sujo de sangue na sala de Rubião. Virgínia desconfia da veracidade do bilhete de Mimi. Malveiro avisa a André e Joaquina/Rosa que houve um acidente na mina. Dom João desconfia de que o assassinato cometido em Vila Rica foi obra dos rebeldes. Duque de Ega se apresenta a Rubião como Interventor de Vila Rica, nomeado por Dom João VI. Branca e Xavier se casam.

Capítulo 53, segunda 11/07: Branca provoca Joaquina/Rosa durante seu casamento. Joaquina/Rosa pede que o Duque de Ega reavalie a prisão de Ascensão, e Rubião se incomoda. Xavier arma com Mão de Luva o resgate de Ascensão. Omar tenta abordar o assunto da morte de Raposo com Ega. Rubião comenta com Tolentino que não gosta da presença do Duque. André se diverte com Tolentino. Mão de Luva e Simão fogem com Ascensão, e Rubião e Tolentino saem à caça dos três. Rubião e Mão de Luva se enfrentam. Duque de Ega pede que Guilhermo verifique a procedência dos tiros. Mão de Luva atira contra Rubião.

Capítulo 54, terça 12/07: A arma de Mão de Luva falha, e Guilhermo chega para resgatar Rubião. Mão de Luva, Simão e Ascensão conseguem fugir. André cuida de Tolentino, que é humilhado por Rubião. Gironda sonha em ser a próxima a se casar em Vila Rica. Virgínia alerta Xavier sobre o Duque de Ega. Rubião e Duque de Ega trocam ameaças sutis. Virgínia tem certeza de que a carta que recebeu de Mimi foi escrita por outra mulher. Guilhermo flagra Dimas/Padre Vizeu tentando escapar. André vai à casa de Tolentino para saber como ele está. Dionísia se desespera ao receber nova ameaça sobre Terenciano. O Duque de Ega anuncia a Rubião que o Intendente corre o risco de ser destituído.

Capítulo 55, quinta 14/07: Rubião sente-se humilhado pelo Duque de Ega. Bertoleza acode Dionísia e confronta Malveiro. Omar revela a Bertoleza e André que Malveiro é um violador de mulheres. Alexandra conversa com Xavier e diz se preocupar com as desconfianças do Duque de Ega. Rubião sonda Caju sobre o esconderijo de Mão de Luva. Ega sonda Virgínia sobre Rubião. Malveiro foge da casa de Raposo. Omar anuncia que deseja a liberdade de Jacinta. André e Joaquina decidem libertar todos os escravos da casa dos Raposo. Culpado por seu amor por André, Tolentino decide se unir a Gironda. Gaspar invade o quarto de Dionísia. Rubião revela a Joaquina/Rosa que é filho de Virgínia.

Capítulo 56, sexta 15/07: Rubião inventa para Joaquina/Rosa que se reaproximou de Virgínia por sua causa. Xavier consegue afugentar Gaspar e tranquiliza Dionísia. André confronta Tolentino sobre sua decisão de unir-se a Gironda. Virgínia cuida de André, que sofre com a perda de Raposo e Tolentino. Dionísia incentiva Joaquina/Rosa a se casar com Rubião. Duque de Ega visita Joaquina/Rosa. Simoa se irrita por ter de servir Celeste. Saviano e Blandina conversam sobre sua recém-adquirida liberdade. André é denunciado por sodomia e é preso. Joaquina/Rosa pede que Rubião intervenha em favor de André. Xavier vê quando Rubião beija Joaquina/Rosa e a pede em casamento.

Capítulo 57, segunda, 18/07: Joaquina/Rosa aceita pensar na proposta de casamento de Rubião. André afirma a Virgínia que enfrentará o tribunal. Tolentino descobre quem denunciou André. Rubião ajuda Xavier a capturar Gaspar. O Duque de Ega exige que Rubião apreenda Mão de Luva e Ascensão. Rubião comunica a Dionísia que Gaspar está preso. Ega ameaça Rubião. Joaquina/Rosa conforta André. Rubião aconselha Tolentino a eliminar a testemunha que acusa André. Mimi ouve quando Branca e Luzia planejam dar fim à sua vida após o parto do bebê. Rubião flagra Ega com Joaquina/Rosa.

Capítulo 58, terça, 19/07: Rubião e Ega se enfrentam. Ega orienta Guilhermo a procurar a testemunha do caso de André. Bertoleza se vinga de Gaspar. Mimi foge da fazenda de Branca. Rubião vai ao encontro de Gaspar na prisão. Xavier afirma a Virgínia que não acredita na suposta mudança de Rubião. Alexandra aconselha Ega a fazer de Rubião um aliado. Rubião conquista o apoio de Dionísia para casar-se com Joaquina/Rosa. Anita provoca Rubião. Mão de Luva, Simão e Ascensão resgatam Mimi e repreendem Branca. Joaquina/Rosa aceita casar-se com Rubião.

Capítulo 59, quinta, 21/07: Rubião comemora seu casamento com Joaquina/Rosa. Ega cumprimenta Joaquina/Rosa por seu casamento. O bando de Mão de Luva salva Mimi e rouba a fazenda de Branca e Luzia. Virgínia e Xavier pensam em libertar Dimas/Padre Vizeu da cadeia, contrariando as ordens de Alexandra. Tolentino alerta Rubião sobre os planos de Ega. Jacinta se vinga de Malveiro. Mimi procura André. Virgínia arma para descobrir as verdadeiras intenções de Ega, com a ajuda de Anita. Joaquina/Rosa descobre o golpe de Branca e a enfrenta.

Capítulo 60, sexta, 22/07: Branca simula sofrer por causa das agressões de Joaquina/Rosa. Dom João VI e Carlota Joaquina chegam para o casamento de Joaquina/Rosa e Rubião. Tolentino enfrenta Virgínia e se surpreende quando ela revela que Rubião é seu filho. Luzia e Alexandra se impressionam com o comportamento de Branca. Virgínia acaba se ferindo. Ascensão encontra Virgínia e a socorre. Vidinha e Carmina temem o desaparecimento de Virgínia. Xavier descobre a farsa de Branca e decide ir atrás de Joaquina/Rosa.

Elenco / Personagens

. Confira o elenco, atores e o perfil dos seus personagens na novela das 11 – Liberdade, Liberdade!

ELENCO
NDREIA HORTA – Joaquina / Rosa
MEL MAIA – Joaquina / Rosa (criança)
THIAGO LACERDA – Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier)
LETÍCIA SABATELLA – Antônia
DALTON VIGH – Raposo Viegas
MAITÊ PROENÇA – Dionísia
MATEUS SOLANO – José Maria Rubião
BRUNO FERRARI – Xavier
NATHALIA DILL – Branca
CAIO BLAT – André
SHERON MENEZES – Bertoleza
LÍLIA CABRAL – Virgínia
MARCO RICCA – Mão de Luva
RICARDO PEREIRA – Capitão Tolentino
ZEZÉ POLESSA – Ascenção
YANNA LAVIGNE – Mimi
JOANA SOLNADO – Anita
MARIANA NUNES – Blandina
HELOÍSA JORGE – Luanda

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Confira a lista de músicas da trilha sonora original da novela Liberdade, Liberdade!

Divulgação em breve!

0 Comentário para: ““Liberdade, Liberdade!” Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *