Hipertensão Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Hipertensão desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Hipertensão e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Hipertensão

◘ Período de exibição: 06/10/1986 – 18/04/1987
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 167
◘ Autoria: Ivani Ribeiro
◘ Direção: Wolf Maya, Carlos Magalhães, Atílio Riccó e Marcelo de Barreto
◘ Direção-geral: Wolf Maya
◘ Supervisão: Daniel Filho

Dois mistérios norteavam o enredo de Hipertensão: a paternidade da protagonista e a identidade de um assassino. A novela tem início com a chegada de um grupo de teatro mambembe à pequena Rio Belo. Napoleão (Cláudio Corrêa e Castro), Candinho (Paulo Gracindo) e Romeu (Ary Fontoura), três velhos amigos que moram na fazenda Santa Lúcia, recebem os artistas em sua propriedade. Os três são viúvos de irmãs trigêmeas e moram juntos desde a morte de suas companheiras.

O grupo de artistas, liderado por Sandro Galhardo (Cláudio Cavalcanti), é formado por Carina (Maria Zilda Bethlem), Renata (Elizabeth Savala), Túlio (César Filho), Fratello (Antonio Calloni) e Pé de Meia (Anderson Martins). Quando se apresentam na praça da cidadezinha, Napoleão, Candinho e Romeu entram em choque ao reconhecerem que Carina, membro da trupe, é muito parecida com suas ex-mulheres. Eles se aproximam da moça e, durante uma conversa com ela, perguntam detalhes sobre sua vida. Carina lhes revela que sua mãe, já falecida, tinha duas irmãs gêmeas, criando a possibilidade de ser filha de um dos três. A partir daí, a trama central da novela se apresenta: quem será o pai da jovem?

Napoleão, Candinho e Romeu se envolvem com Carina e passam a se identificar com todas as atitudes, manias e ideias da moça, na esperança de que um deles seja seu verdadeiro pai.

Ao longo da história, a viúva Donana (Geórgia Gomide) vai atrás da certidão de nascimento de Carina. No último capítulo da novela, Carina consegue, finalmente, pegar a certidão, mas borra o nome do pai, pois fica tão comovida com o comportamento dos três que não tem coragem de dar alegria a um e decepcionar os outros dois. Ela pede para conversar separadamente com Napoleão, Candinho e Romeu. Para não magoar ninguém, Carina conta a mesma história para os três: antes da certidão borrar, ela conseguiu ler o nome de seu verdadeiro pai e afirma ser o homem com quem fala. Para evitar que algum deles descubra que nem ela sabe a verdade, Carina pede que não façam comentários entre eles. Cada um fica radiante com a notícia, e o autor deixa a dúvida no ar para o público.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Hipertensão

** Resumo ainda não divulgado

Carina é a estrela da companhia de teatro mambembe de Sandro Galhardi. Em suas viagens, ela conhece três simpáticos velhinhos: Candinho, Romeu e Napoleão. Ela não sabe porém que um deles é seu pai. No passado, os velhinhos haviam se casado com trigêmeas e uma delas era a mãe de Carina. Este mistério permanecerá até o final da trama. Enquanto isso, a jovem Luzia é assassinada e entre os suspeitos está Ray, filho da poderosa Donana que fará de tudo para inocentá-lo.

Luzia é filha da empregada Odete que sempre lutou por sua filha a se casar com Ray, quando Odete soube da morte de sua filha ela fica magoada por perder uma filha e que antes tinha perdido o marido e agora Odete quer vingança da pessoa que matou sua filha, quem era muito apaixonado por Luzia era o radialista Túlio que tem certeza que Ray não é culpado e ele vai conquistar o coração da doce e meiga Carola que tem muitas desconfianças do jovem Fratelo e que ela acha que ele é o culpado da morte de Luzia.

Acham que Ray é o suspeito mas teve muita gente que estava perto de Luzia e pode ser o culpado como: Fratelo que paquerava Luzia, Beatriz que era rival de Luzia, Gioconda que odiava Luzia, Raquel que sentia ciúmes de Ray e Luzia e um culpado misterioso que estava perto desses suspeitos.

Para escrever Hipertensão, Ivani Ribeiro atualizou o roteiro de Nossa Filha Gabriela, novela de sua autoria exibida pela TV Tupi, em 1971. A autora não alterou a estrutura da trama, mas modificou o nome de alguns personagens e incluiu novos temas.

O ator Cláudio Corrêa e Castro viveu o mesmo papel em Nossa Filha Gabriela e em Hipertensão: o metódico e autoritário Napoleão. Com Chaguinha aconteceu o mesmo: ele interpretou Boca Mole nas duas versões. Na primeira novela, Candinho e Romeu foram interpretados por Ivan Mesquita e Abrahão Farc.

O personagem de Stênio Garcia, o índio Chico, foi uma reedição de um papel vivido pelo ator na novela A Muralha (1968), exibida pela TV Excelsior e também de autoria de Ivani Ribeiro.

Hipertensão marcou a estreia de Cláudia Abreu, Antonio Calloni, Carla Marins e Eri Johnson em novelas da Rede Globo.

A novela contou com a participação especial de Monique Evans e Sandra Bréa. As duas deram vida a pretendentes de Marcos Mendonça (Carlos Eduardo Dolabella).

Donana
O núcleo encabeçado por Donana (Geórgia Gomide) tem destaque na história. A viúva é uma mulher autoritária e que exerce grande influência sobre a comunidade de Rio Belo. Ela tem dois filhos: Raquel (Deborah Evelyn), a quem hostiliza por considerá-la responsável pela morte do marido, e Raimundo (Taumaturgo Ferreira), um playboy que deixou a cidade para estudar na capital. Quando volta a Rio Belo, Raimundo acaba se envolvendo com Luzia (Cláudia Abreu), filha de Odete (Lupe Gigliotti), empregada da fazenda Santa Lúcia. Os dois vivem um conturbado romance, que se complica quando ela engravida. No decorrer da novela, Luzia morre misteriosamente. Raimundo, o principal suspeito, foge.

Enquanto permanece desaparecido, Donana se esforça para inocentar o filho, mas ele é preso, para desespero da mãe. No final, ela vai até a delegacia e revela ao delegado Joel (Nelson Xavier) que é a verdadeira assassina de Luzia. Donana conta ao delegado que ofereceu dinheiro para a moça, na tentativa de que ela desistisse de se casar com Raimundo e se mudasse para bem longe de Rio Belo. Luzia recusou o dinheiro, e as duas começaram a se agredir fisicamente. Donana, então, empurrou Luzia, que rolou barranco abaixo.

O proprietário do hotel da cidade, Marcos Mendonça (Carlos Eduardo Dolabella), é um viúvo, pai de seis filhos, que vive à procura de uma nova esposa. No decorrer da história, ele se envolve em um triângulo amoroso com Beatriz (Lúcia Alves) e Renata (Elizabeth Savala).

Rio Belo contava também com outros habitantes importantes, como o índio Chico (Stênio Garcia), o médico Assunção (Ruy Resende) e o padre Vicente (Oswaldo Louzada).

Elenco:
Alexandra Marzo – Taís
Ana Ariel – Ceição
Ana Beatriz Wiltgen – Soninha
Anderson Martins – Pé-de-meia
Antonio Calloni – Fratelo
Ary Fontoura – Romeu
Bruno Andrade – Tavinho
Bruno Rocha – Viriato
Carla Marins – Carola
Carlos Duval – Vieira
Carlos Eduardo Dolabella – Marcos
César Filho – Túlio
Chaguinha – Boca Mole
Claudia Abreu – Luzia
Cláudio Cavalcanti – Sandro Galhardo
Cláudio Corrêa e Castro – Napoleão
Daisy Tenório – governanta da casa de Marcos
Deborah Evelyn – Raquel
Dilma Machado – Jurema
Dudu Cardoso – Diogo
Elizabeth Savala – Renata
Eloísa Mafalda – Gioconda
Eri Johnson – Juca
Ernesto Piccolo – Beto
Fafy Siqueira – Fifi
Francisco Dantas – Américo
Geórgia Gomide – Donana
Horácio Veter – Tonho
Ida Gomes – Ma Mére
Igor Lage – Edi
Jonathan Nogueira – Lalau
José Mayer – Raul Galvão
Karine Moura – Nini
Lilia Cabral – Antonieta
Lis Beltrão – Solange
Lúcia Alves – Beatriz
Lupe Gigliotti – Odete
Manoel Elizário – Neco
Marcos Wainberg
Maria Zilda Bethlem – Carina
Marino Jardim – jardineiro de Marcos
Monique Evans – Alaíde
Nelson Xavier – Joel
Oswaldo Louzada – Padre Vicente
Paulo Betti – Laerte
Paulo Celestino Filho
Paulo Gracindo – Candinho
Romeu Evaristo – Sabiá
Rui Rezende – Dr. Victor Assunção
Sandra Bréa – uma das pretendentes de Marcos Mendonça (Carlos Eduardo Dolabella)
Sérgio Ropperto – Roque
Silveirinha – Seu Zequinha
Stênio Garcia – Chico
Taumaturgo Ferreira – Ray
Thereza Castro – mulher do prefeito

Elenco / Personagens

NAPOLEÃO (Cláudio Corrêa e Castro) Dono da fazenda Santa Lúcia, primo de Candinho (Paulo Gracindo) e amigo de Romeu (Ary Fontoura). Os três são viúvos de irmãs trigêmeas e moram juntos, na fazenda, desde a morte de suas companheiras. Napoleão é um homem metódico, autoritário e que adora esporte, pondo todo mundo para fazer ginástica. Vive com um apito no pescoço, dando ordens ao seu quartel particular. Adora ouvir marchas militares e é absolutamente saudável, combatendo todos os vícios, principalmente o cigarro. Recebe um grupo de teatro mambembe em sua propriedade e acredita que uma das integrantes, Carina (Maria Zilda Bethlem), seja sua filha.

CANDINHO (Paulo Gracindo) Primo de Napoleão (Cláudio Corrêa e Castro) e amigo de Romeu (Ary Fontoura). Os três são viúvos de irmãs trigêmeas e moram juntos na fazenda Santa Lúcia desde a morte de suas companheiras. Considera-se um intelectual e está escrevendo um livro de contos. Está sempre cercado de livros, sua maior paixão, gosta de ouvir música clássica e publicar seus versos no jornal local. Sofre de sonambulismo, o que o aproxima ainda mais de Carina (Maria Zilda Bethlem), do grupo de teatro mambembe que chega à cidade, quem ele acredita ser sua filha.  

ROMEU (Ary Fontoura) Amigo de Napoleão (Cláudio Corrêa e Castro) e Candinho (Paulo Gracindo). É o mais simples dos três. Os amigos são viúvos de irmãs trigêmeas e moram juntos na fazenda Santa Lúcia desde a morte de suas companheiras. Gosta de música sertaneja e de animais, com quem até conversa e dá nomes. São todos batizados e protegidos como filhos, amor esse que o leva a ser vegetariano. Assim como os dois amigos, acha que Carina (Maria Zilda Bethlem) pode ser sua filha.

ODETE (Lupe Gigliotti) Criada da fazenda Santa Lúcia, uma mulher despachada e franca, que cuida de Napoleão (Cláudio Corrêa e Castro), Candinho (Paulo Gracindo) e Romeu (Ary Fontoura) há muitos anos. Tem um casal de filhos: Viriato (Bruno Rocha) e Luzia (Cláudia Abreu).

LUZIA (Cláudia Abreu) Filha de Odete (Lupe Gigliotti) e irmã de Viriato (Bruno Rocha). Assim como a mãe, trabalha na fazenda Santa Lúcia e é a arrumadeira da casa. Tem muito carinho pelos patrões, já que cresceu entre eles. Envolve-se com Raimundo (Taumaturgo Ferreira), filho de Donana (Geórgia Gomide), para desgosto de sua mãe e de seu irmão, e morre, misteriosamente, no decorrer da novela. Donana assume o crime.

VIRIATO (Bruno Rocha) Filho de Odete (Lupe Gigliotti) e irmão de Luzia (Cláudia Abreu). Empregado na fazenda Santa Lúcia, é ambicioso e trata os donos, Napoleão (Cláudio Corrêa e Castro), Candinho (Paulo Gracindo) e Romeu (Ary Fontoura), já idosos, com má vontade. Na verdade, é revoltado com sua condição subalterna.

SABIÁ (Romeu Evaristo) Vive com Odete (Lupe Gigliotti), sua madrinha, e os filhos dela, Viriato (Bruno Rocha) e Luzia (Cláudia Abreu). É uma pessoa alegre e boa, mas sempre injustiçada por Viriato.

CARINA (Maria Zilda Bethlem) Primeira atriz do grupo de teatro mambembe que chega à pequena Rio Belo. Contagia a todos com seu otimismo e prazer pelo que faz. É apaixonada por Túlio (César Filho), o galã do grupo, mas ele nem repara nos sentimentos dela. Arranca suspiros do delegado Joel (Nelson Xavier) e é muito amiga de Renata (Elizabeth Savala). Foi criada pela família de Sandro (Cláudio Cavalcanti), a quem vê como um irmão mais velho. Passa a novela inteira na dúvida sobre a sua paternidade, sendo o título disputado por Napoleão (Cláudio Corrêa e Castro), Candinho (Paulo Gracindo) e Romeu (Ary Fontoura).

SANDRO (Cláudio Cavalcanti) Diretor e ator do grupo de teatro mambembe que chega à pequena Rio Belo. É engraçado, espirituoso e criou-se ao lado de Carina (Maria Zilda Bethlem), a quem ama secretamente. Ela não percebe esses sentimentos e tem por ele um carinho enorme de irmão, quase de pai. É o grande artista da companhia, em todos os sentidos.

RENATA (Elizabeth Savala) Segunda atriz do grupo de teatro mambembe. Passa por fase de desencanto com a vida no início da novela. Ama Sandro (Cláudio Cavalcanti), sem que ele desconfie disso. Começa a trabalhar na casa do viúvo Marcos Mendonça (Carlos Eduardo Dolabella), como governanta, e cuida dos filhos dele Diogo (Dudu Carlos), Tavinho (Bruno Andrade), Lalau (Jonathan Nogueira), Ed (Igor Lage), Nini (Karine Moura) e Carola (Carla Marins) e acaba se envolvendo com ele.

TÚLIO (César Filho) Galã do grupo de teatro mambembe. Ignora ser amado por Carina (Maria Zilda Bethlem), a quem apenas trata com muito carinho. Quando chega à cidade, consegue emprego como apresentador da rádio local, arrancando suspiros das mocinhas românticas da região. Raquel (Deborah Evelyn) apaixona-se por ele, correspondendo-se anonimamente com o locutor através do programa de rádio.

FRATELLO (Antonio Calloni) Faz-tudo do grupo de teatro mambembe. Trabalha como contrarregra, maquinista, guarda-costas, ator e é grande amigo de todos, especialmente de Sandro (Cláudio Cavalcanti). Ele se apaixona pela professora Antonieta (Lilia Cabral).

PÉ DE MEIA (Anderson Martins) Mascote do grupo de teatro mambembe. Menino vivo e inteligente, criado por Carina (Maria Zilda Bethlem) e Sandro (Cláudio Cavalcanti) desde muito pequeno.

DONANA (Geórgia Gomide) Viúva de um homem que teve grande importância para a cidade, por isso mesmo ela tem forte influência na comunidade. É dinâmica, prepotente e tem seu coração encoberto, não revelando a ninguém os seus sentimentos. Donana tem dois filhos Raquel (Deborah Evelyn) e Raimundo (Taumaturgo Ferreira) , mas convive mal com a filha, a quem culpa pela morte do marido. Adora o rapaz, um playboy que deixou a cidade para estudar na capital.

RAQUEL (Deborah Evelyn) Filha de Donana (Geórgia Gomide) e irmã de Raimundo (Taumaturgo Ferreira). Tem graves problemas de relacionamento com a mãe. É uma moça submissa, silenciosa e sem iniciativa, o que a faz sofrer. Mas, com a chegada de sua tia Gioconda (Eloísa Mafalda), começa a aprender a lidar com a vida. Apaixona-se por Túlio (César Filho), com quem se corresponde anonimamente, através do programa de rádio em que ele trabalha.

RAIMUNDO (Taumaturgo Ferreira) Filho de Donana (Geórgia Gomide) e irmão de Raquel (Deborah Evelyn). Rapaz namorador, mimado pela mãe, irresponsável e bon vivant. Vivia com sua tia Gioconda (Eloísa Mafalda), até o início da história, mas logo volta para Rio Belo, onde deixou a namorada Carola (Carla Marins) para estudar na capital. Acaba se envolvendo com Luzia (Cláudia Abreu), filha de Odete (Lupe Gigliotti), apesar da pressão contrária da família dela e da falta de apoio de Donana.

LAERTE (Paulo Betti) Motorista de Donana (Geórgia Gomide). Aparentemente, um rapaz simples, sem grandes ambições. No entanto, conhece um pouco do passado de Donana e é capaz de usar essas informações, a seu favor, nas horas certas. Tem um trunfo nas mãos. Envolve-se com Renata (Elizabeth Savala), do grupo de teatro mamembe.

GIOCONDA (Eloísa Mafalda) Figura curiosa, autêntica e tia de Donana (Geórgia Gomide), com quem não se afina e a quem diz muitas verdades. Resolve se mudar para Rio Belo junto com Raimundo (Taumaturgo Ferreira), e sua chegada movimenta a cidade. Ainda solteira, não perde as esperanças de arranjar um marido. Fica feliz quando conhece Napoleão (Cláudio Corrêa e Castro), Candinho (Paulo Gracindo) e Romeu (Ary Fontoura).

MARCOS (Carlos Eduardo Dolabella) Viúvo, pai de seis filhos Diogo (Dudu Carlos), Tavinho (Bruno Andrade), Lalau (Jonathan Nogueira), Ed (Igor Lage), Nini (Karine Moura) e Carola (Carla Marins) e louco para se casar novamente. É o grande partido de Rio Belo, mas não encontra ali a companheira ideal. É dono do hotel e gerente do banco locais; e tem uma coleção de pássaros raros, sua arma infalível para novas conquistas. Por conta da morte da esposa, mima os filhos em excesso, transformando-os em crianças infernais. Tem atritos com o sogro, Américo (Francisco Dantas), que não quer ver ninguém no lugar de sua filha.

AMÉRICO (Francisco Dantas) Sogro de Marcos (Carlos Eduardo Dolabella), com quem mora e vive tendo conflitos, afinal teme que ele tente substituir o lugar de sua filha, já falecida. É um senhor neurastênico, que se enraivece com facilidade, e que sofre com os netos Diogo (Dudu Carlos), Tavinho (Bruno Andrade), Lalau (Jonathan Nogueira), Ed (Igor lage), Nini (Karine Moura) e Carola (Carla Marins) , muito mimados pelo pai. Américo vive implicando com Ceição (Ana Ariel), a empregada da casa.

CEIÇÃO (Ana Ariel) Antiga criada da família de Marcos (Carlos Eduardo Dolabella). Criou os filhos do viúvo e se julga a dona da casa. Não admite a ideia de ele se casar de novo e protege as crianças de qualquer forma de repressão que possa ser cometida contra elas pelas governantas. Sofre com a implicância de Américo (Francisco Dantas), sogro de Marcos.

DIOGO (Dudu Cardoso) Entre os meninos, é o filho mais velho de Marcos (Carlos Eduardo Dolabella). Devido à morte da mãe, foi criado com a ajuda de Ceição (Ana Ariel), uma empregada da família. É irmão de Tavinho (Bruno Andrade), Lalau (Jonathan Nogueira), Ed (Igor Lage), Nini (Karine Moura) e Carola (Carla Marins).

TAVINHO (Bruno Andrade) Mais pernóstico entre os filhos de Marcos (Carlos Eduardo Dolabella). Devido à morte da mãe, foi criado com a ajuda de Ceição (Ana Ariel), uma empregada da família. É irmão de Diogo (Dudu Carlos), Lalau (Jonathan Nogueira), Ed (Igor Lage), Nini (Karine Moura) e Carola (Carla Marins).

LALAU (Jonathan Nogueira) Mais levado e mentiroso de todos os filhos de Marcos (Carlos Eduardo Dolabella). Devido à morte da mãe, foi criado com a ajuda de Ceição (Ana Ariel), uma empregada da família. É irmão de Diogo (Dudu Carlos), Tavinho (Bruno Andrade), Ed (Igor Lage), Nini (Karine Moura) e Carola (Carla Marins).

ED (Igor Lage) Menino medroso e tímido, filho de Marcos (Carlos Eduardo Dolabella) e irmão de Diogo (Dudu Carlos), Tavinho (Bruno Andrade), Lalau (Jonathan Nogueira), Nini (Karine Moura) e Carola (Carla Marins). Com a morte da mãe, foi criado com a ajuda de Ceição (Ana Ariel), uma empregada da família.

NINI (Karine Moura) Filha caçula de Marcos (Carlos Eduardo Dolabella), mimada por todos. Com a morte da mãe, foi criada com a ajuda de Ceição (Ana Ariel), uma empregada da família. É irmã de Diogo (Dudu Carlos), Tavinho (Bruno Andrade), Lalau (Jonathan Nogueira), Ed (Igor Lage) e Carola (Carla Marins).

CAROLA (Carla Marins) Filha mais velha de Marcos (Carlos Eduardo Dolabella), uma menina mimada, caprichosa e perdulária. Fica uns tempos longe do namorado Raimundo (Taumaturgo Ferreira), que deixa Rio Belo para estudar na capital. É amiga de Raquel (Deborah Evelyn) e não aceita as imposições das governantas que trabalham em sua casa, especialmente Renata (Elizabeth Savala).

BEATRIZ (Lúcia Alves) Uma das mulheres que se envolve com Marcos Mendonça (Carlos Eduardo Dolabella), formando um triângulo amoroso com Renata (Elizabeth Savala).

CHICO (Stênio Garcia) Tipo absolutamente brasileiro, de origem indígena. Tem uma personalidade indefinida e vive em um pedaço de terra cedido pelo marido de Donana (Geórgia Gomide). Vende tudo o que lhe aparece na frente, faz remédios, poções naturais e bijuterias. É puro, simples e tem seus próprios valores. Mesmo longe de seu povo, não deixa de manter contato com os seus, pois tem uma missão naquela pequena cidade: encontrar uma machadinha sagrada, roubada pelo homem da cidade.

JOEL (Nelson Xavier) Delegado de Rio Belo, posto alcançado com a interferência de Donana (Geórgia Gomide), a quem é algumas vezes submisso. Gosta da chegada do grupo de teatro mambembe à cidade, principalmente de Carina (Maria Zilda Bethlem), por quem se apaixona.

FIFI (Fafy Siqueira) Mulher do Dr. Assunção (Rui Resende) e irmã de Antonieta (Lilia Cabral). Uma beata faladeira, ciumenta, e a fofoqueira oficial da cidade. Vive na janela de sua casa, controlando a vida de todos. Ela e o marido vivem em conflito, pois ele não aprova o comportamento dela.

DR. VICTOR ASSUNÇÃO (Rui Resende) Médico de Rio Belo e amigo de Marcos (Carlos Eduardo Dolabella). Seu consultório fica em sua casa mesmo, onde é sempre interrompido pela mulher, Fifi (Fafy Siqueira). O casal vive em conflito, pois ele não gosta que ela fique controlando a vida dos outros. 

ANTONIETA (Lilia Cabral) Irmã de Fifi (Fafy Siqueira) e professora no colégio das freiras. À noite, dança forró. É bondosa e um exemplo de pureza e mansidão. Procura ajudar sua irmã a contornar, dentro do possível, a vida conturbada que ela leva com o marido. Antonieta se apaixona por Fratello (Antonio Calloni), o faz-tudo do grupo de teatro mambembe.

PADRE VICENTE (Oswaldo Louzada) Padre de Rio Belo. Apesar da idade, tem ideias progressistas e vê a religião com uma visão moderna, atual. Não incentiva as beatas e suas carolices.

BETO (Ernesto Piccolo) Amigo de Raimundo (Taumaturgo Ferreira), participa das farras e confusões com as meninas da cidade.

VIERA (Carlos Duval) Gerente de uma venda em Rio Belo.

SEU ZEQUINHA (Silveirinha) Prefeito de Rio Belo.

MA MÈRE (Ida Gomes) Madre superiora do colégio de freiras, sempre preocupada com o comportamento de suas alunas.

BOCA MOLE (Chaguinha) Ajudante do delegado de Rio Belo.

TAÍS (Alexandra Marzo) Amiga de Carola (Carla Marins).

JUCA (Eri Johnson) Porteiro e recepcionista do hotel de Marcos (Carlos Eduardo Dolabella).

JUREMA (Dilma Machado) Empregada de Donana (Geórgia Gomide).

NECO (Manoel Elizário) Dono do bar de Rio Belo.

SOLANGE (Lis Beltrão) Secretária de Donana (Geórgia Gomide) na fábrica.

ROQUE (Sérgio Ropperto) Auxiliar do prefeito, Seu Zequinha (Silveirinha).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
Judia de Mim – Tema de Marcos
Compositores: Zeca Pagodinho e Wilson Moreira
Intérprete: Zeca Pagodinho

Desenho de Giz – Tema de Sandro
Compositores: Abel Silva/ João Bosco
Intérprete: João Bosco

Sintonia – Tema de Túlio
Compositores: Fred Goés/ Moraes Moreira/ Zeca Barreto
Intérprete: Moraes Moreira

Só pro Meu Prazer – Tema de Carola
Compositores: Fabiana Kherlakian/ Leoni
Intérprete: Heróis da Resistência

Livre para Viver – Tema de Carina
Compositores: Bernardo Vilhena/ Claudio Zoli
Intérprete: Cláudio Zoli

Gosto do Prazer – Tema de abertura
Compositores: Gilberto Gil/ Jorginho Gomes
Intérprete: A Cor do Som (Partic. especial Gilberto Gil)

Me Chama – Tema de Rachel
Compositores: Lobão
Intérprete: João Gilberto

Em Silêncio – Tema de Chico
Compositores: Gutemberg Guarabyra/ Luiz Carlos Sá
Intérprete: Sá & Guarabira

Do Nada Pra Lugar Nenhum – Tema de Renata
Compositores: Gutemberg Guarabyra/ Luiz Carlos Sá
Intérprete: Rosana

Aa Uu – Tema de Napoleão
Compositores: Sérgio Britto e Marcelo Frommer
Intérprete: Titãs

Toda Forma de Poder – Tema de Raí
Compositores: Humberto Gessinger
Intérprete: Engenheiros do Hawaii

Playmate – Tema de Gioconda
Compositores:
Intérprete: Anne Perec

Razões – Tema de locação
Compositores: Armandinho
Intérprete: Armandinho

Internacional:
Human
Compositores: James Harris III/ Terry Lewis
Intérprete: The Human League

Papa Don’t Preach
Compositores: Brian Elliott
Intérprete: Madonna

Stuck With You
Compositores: Chris Hayes/ Huey Lewis
Intérprete: Huey Lewis & The News

Glory of Love – Tema de Renata
Compositores: David Foster/ Diane Nini/ Peter Cetera
Intérprete: Peter Cetera

Don’t Forget Me
Compositores: Al Connelly/ Alan Frew/ Jim Vallance/ Sam Reid/ Wayne Parker
Intérprete: Glass Tiger

Shake You Down – Tema de Antonieta e Fratelo
Compositores: G. Abbott
Intérprete: Gregory Abbott

Only a Step Away
Compositores: Antonio Coggio/ Claudio Baglioni/ Colin Copperfield/ Paul Felber
Intérprete: Wall Street Crash

Lady in Red – Tema de Rachel
Compositores: Chris De Burgh
Intérprete: Chris De Burgh

Right Between The Eyes
Compositores: Andrew Gold/ Graham Gouldman
Intérprete: Wax

Holiday Rap
Compositores: Brian Bennett/ Bruce Welch/ Curtis Hudson/ Lisa Stevens/ Lucien Witteveen/ Sven Van Veen
Intérprete: M.C. Miker “G” & D.J. Sven

Gone With The Winner – Tema de Carina e Sandro
Compositores: John Milford/ Paul Ives
Intérprete: Century

I’m the One Who Really Loves You
Compositores: Stock/ Aitken/ Waterman
Intérprete: Austin Howard

Emotion in Motion
Compositores: Ric Ocasek
Intérprete: Rick Ocasek

How do You Stop? – Tema de Carola
Compositores: Charlie Midnight/ Dan Hartman
Intérprete: James Brown

0 Comentário para: “Hipertensão Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *