Guerra dos Sexos 1983 Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Guerra dos Sexos 1983/1984 desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Guerra dos Sexos 1983/1984 e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Guerra dos Sexos 1983/1984

◘ Autoria: Silvio de Abreu
◘ Colaboração: Carlos Lombardi
◘ Direção: Jorge Fernando e Guel Arraes
◘ Supervisão: Paulo Ubiratan
◘ Período de exibição: 06/06/1983 – 07/01/1984
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 185

Guerra dos Sexos tem como personagens principais Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran), primos que cresceram juntos e tiveram um romance durante a adolescência. A paixão juvenil, no entanto, acabou se transformando em ódio mortal. Charlô e Otávio se detestam e fazem tudo para manter distância um do outro. Mas o destino lhes prega uma peça: um tio milionário morre, deixando uma herança incalculável para seus queridos sobrinhos. Sabendo das desavenças entre eles, o tio impõe uma condição: para ficarem com a fortuna, os dois terão que morar na mesma casa e trabalhar na mesma empresa. Eles aceitam o desafio, para tormento de todos que os cercam.

Charlô e Otávio passam a conviver diariamente, irritando ao máximo um ao outro, numa cômica batalha que rendeu cenas hilárias à novela. Ele a chama de Cumbuca, apelido que ela abomina. Ela revida, chamando-o de Bimbo, o que o deixa enfurecido.

Charlô propõe a Otávio uma aposta: ela e sua equipe, essencialmente feminina, têm 100 dias para elevar os lucros da rede de lojas de roupas herdada, a Charlô’s. Se não conseguir alcançar a meta, Otávio passa a ser o único proprietário dos bens. Os dados são jogados, e a guerra dos sexos, iniciada.

Otávio tem como aliado Felipe (Tarcísio Meira), filho adotivo de Charlô. Ardilosos e trapaceiros, os dois tentam de todo modo impedir o sucesso da loja. Charlô, por sua vez, conta com o apoio de Vânia (Maria Zilda Bethlem), seu braço direito na loja, e Roberta (Glória Menezes), viúva do empresário Vitório Leone (Carlos Zara), que deixara a mulher sozinha no comando da fábrica do casal, a Ravello Sports, fornecedora de peças de roupas para as lojas Charlô’s.

As mulheres unem suas forças contra o sexo oposto e estabelecem uma regra importantíssima para a disputa: estão terminantemente proibidas de se envolverem com homens durante os 100 dias da aposta. Elas não contavam, no entanto, com a traição de Carolina (Lucélia Santos), a ambiciosa sobrinha de Roberta, que se envolve com Felipe, obrigando-o a romper com Vânia, com quem ele mantinha um romance secreto. Vânia descobre as más intenções de Carolina e luta para desmascará-la.

Com sabotagens, intrigas e muita sedução barata, Otávio e Felipe conseguem derrotar as mulheres. Charlô não se conforma e leva a disputa aos tribunais. Nesse momento, Otávio desaparece misteriosamente, entrando em cena Dominguinhos (também Paulo Autran), um primo português de Charlô, que ela desconfia ser Otávio querendo lhe pregar mais uma peça. Dominguinhos se diz apaixonado pela prima, mas ela o rejeita. Decepcionado, ele volta a Portugal. Assim que Dominguinhos parte, Otávio reaparece, o que faz com que Charlô tenha ainda mais certeza de que os dois são a mesma pessoa. No entanto, para surpresa de todos, ao final da novela aparecem em cena Dominguinhos e sua esposa, Altamiranda (também Fernanda Montenegro), reclamando a parte da herança a que tinham direito. A chegada dos primos portugueses enlouquece Chalô e Otávio, e os quatro, em disputa acirrada, acabam destruindo a mansão deixada pelo falecido tio.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Guerra dos Sexos 1983/1984

** Resumo não divulgado
* Para saber mais sobre os capítulos clique em: Novela Guerra dos Sexos 2012

Esta comédia rasgada tem como mote a disputa entre homens e mulheres. Cada grupo tentando provar ao outro sua superioridade. Tudo começa quando os primos Charlô e Otávio (que se tratam pelos apelidos jocosos de Cumbuca e Bimbo e tiveram um tumultuado namoro na adolescência) recebem como herança de seu tio Enrico a cadeia de lojas Charlô’s e a mansão onde moram.

Os atritos entre os primos, tanto em casa como no escritório, tornam essa convivência impossível. Charlô faz a Otávio uma proposta: um dos herdeiros deverá abrir mão de sua parte em nome do outro, numa arriscada aposta de cem dias, período que Charlô e sua equipe têm para elevar o lucro das Lojas Charlô’s (gravada no Shopping Eldorado1 ) em uma percentagem estipulada. Caso contrário ela perde tudo. Começa aí uma verdadeira guerra dos sexos. De um lado, Otávio e Felipe; do outro, Charlô, Roberta Leone, Vânia e Juliana.

Felipe é filho adotivo de Charlô. Forma com Otávio uma dupla trapaceira e ardilosa, capaz de tudo para impedir o objetivo de Charlô, Roberta, Vânia e Juliana. Elas, porém, não contam com a traição de Carolina, sobrinha de Roberta e [[filha]] do engraçado casal Nieta e Dino. Ela é, na verdade, uma forte aliada de Otávio. A jovem se envolve com Felipe, fazendo-o romper seu antigo romance com a bela Vânia, que tenta desmascarar Carolina a qualquer preço. Otávio e Felipe ainda contarão com a ajuda da ambiciosa Veruska, ex-secretária e amante de Vitório Leone, falecido marido de Roberta.

Já Juliana, filha de Felipe, rompe o caso com o fotógrafo Fábio, por estar apaixonada pelo motorista Nando, disputando-o com a irmã Analu e depois com Roberta Leone, que, mesmo com a diferença de idade, luta para conquistá-lo e consegue.

Com Guerra dos Sexos, Silvio de Abreu se firmou como autor de farsas que uniam o lúdico escrachado à crítica bem-humorada do cotidiano, lançando mão de cenas típicas das chanchadas nacionais, e buscando inspiração em clássicos do cinema americano. A novela foi pontuada por referências e homenagens, incluindo o capítulo final, em que o autor homenageou explicitamente Carlos Manga, diretor das famosas chanchadas da Atlântida, antiga companhia cinematográfica brasileira.

A narrativa da trama subvertia a linguagem tradicional ao explorar novos formatos como, por exemplo, colocar os personagens comentando os acontecimentos diretamente com o telespectador. A novidade causou certa estranheza na época, mas a novela foi um sucesso.

Guerra dos Sexos também inovou ao apresentar o tradicional par romântico Tarcísio Meira e Glória Menezes fazendo comédia. O casal voltou a atuar junto, o que não acontecia desde Espelho Mágico, novela de Lauro César Muniz, exibida em 1977. Na trama de Silvio de Abreu, no entanto, a proposta era outra. Foi a primeira vez que Tarcísio Meira viveu um papel que não correspondia à imagem de galã já conhecida do público.

Guerra dos Sexos ratificou o talento dos jovens diretores Guel Arraes e Jorge Fernando.

A novela foi o grande sucesso do ano de 1983, e recebeu diversos prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA): melhor novela do ano; melhor texto, para Silvio de Abreu; melhor direção, para Jorge Fernando e Guel Arraes; melhores atores, para Paulo Autran e Mário Gomes; melhores atrizes, para Fernanda Montenegro e Yara Amaral; e revelação masculina em TV, para José Mayer.

Ao longo de toda a trama, a personagem Frô (Cristina Pereira) fazia referência à amiga fofoqueira Carlotinha Bimbati. Carlotinha só apareceu no último capítulo da novela, interpretada por Regina Casé. Silvio de Abreu ressuscitou a personagem Carlotinha Bimbati em 1998, na novela Torre de Babel: a atriz Nair Belo, em participação especial, desempenhou o papel da fofoqueira.

Amante da sétima arte, Silvio de Abreu prestou várias homenagens ao cinema. Uma delas foi a sequência em que Charlô deu uma festa à fantasia, na qual os convidados deveriam incorporar personagens famosos das telas: Otávio (Paulo Autran) se vestiu de Rodolfo Valentino; Charlô (Fernanda Montenegro), de Theda Bara; Roberta (Glória Menezes) encarnou Doris Day; Olívia (Marilu Bueno) e Ismael (Wilson Grey) foram de O Gordo e o Magro; e Kico (Diogo Vilela) imitou Elvis Presley.

Guerra dos Sexos foi a primeira novela de José Mayer.

Paulo Autran sofreu um enfarte durante a novela e teve de se afastar das gravações por um tempo.

Guerra dos Sexos foi reapresentada entre janeiro e junho de 1989, às 17h, numa versão compacta, na faixa de programação Sessão Aventura.

Inspirada no sucesso da novela, a TV Globo produziu, em 1984, o programa de auditório Guerra dos Sexos, que opunha casais famosos num jogo de perguntas e respostas. O programa era comandado por Osmar Santos e ia ao ar nas tardes de domingo.

A novela foi vendida, entre outros países, para Bolívia, Canadá, Chile, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela

Romances
Paralelamente à animada disputa entre os primos Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran), outras tramas merecem destaque na novela. A personagem Juliana (Maitê Proença), filha de Felipe, apaixona-se por Nando (Mário Gomes), o motorista da família, mas tem de disputá-lo com a irmã, Analu (Ângela Figueiredo), que faz loucuras para conquistar o rapaz, chegando a mantê-lo sequestrado numa ilha deserta. Juliana sofre ainda mais quando descobre que Roberta (Glória Menezes) também está apaixonada pelo motorista. Apesar da diferença de idade, Roberta luta com todas as suas armas para conquistar Nando. Ela fica encantada por aquele jovem de olhos azuis, corpo escultural e tatuagem no peito. No final da novela, é com Roberta que Nando decide ficar.

Frô, a feiosa
A personagem Frô, interpretada pela atriz Cristina Pereira, foi outra boa surpresa da trama. Feiosa funcionária de uma lanchonete, ela se achava irresistível, proporcionando muitas cenas engraçadas.

Realidade e ficção
Silvio de Abreu misturou ficção e realidade por meio da personagem Nieta (Yara Amaral), que era apaixonada por novelas e achava Felipe (Tarcísio Meira) muito parecido com o galã Tarcísio Meira. Ao longo da trama, ela fez inúmeras referências a novelas que estavam no ar ou seriam exibidas em breve na TV Globo. Em uma das cenas, Otávio (Paulo Autran) aparece na casa de Nieta para assistir ao primeiro capítulo da novela Eu Prometo, e pergunta se ela gosta das novelas de Janete Clair, autora do folhetim. Ela responde animada: “Muitíssimo.” Em outra cena, Nieta comenta sobre a estreia de Champagne, de Cassiano Gabus Mendes.

Elenco:
Ada Chaseliov – Manuela
Alcione Mazzeo – Marlene (participação especial)
Ângela Figueiredo – Analu
Antônio Viana – participação especial
Aracy Balabanian – Greta
Ary Fontoura – Dino
Beatriz Lyra – Gertrudes (participação especial)
Berta Loran – Souza (participação especial)
Beth Wainberg – Divina
Camilo Bevilacqua – Wanderley (participação especial)
Carlos Accioly
Carlos Kroeber – Moisés (participação especial)
Carlos Vereza – Rodrigo Ramirez (participação especial)
Carlos Zara – Vitório Leoni (participação especial)
Chaguinha – Agenor (participação especial)
Cláudio Tovar – Dr. Fernando (advogado de Roberta)
Cristina Pereira – Frô (Afrodite)
Diogo Vilela – Kico
Edson Celulari – Zenon
Eva Wilma – Beth (participação especial)
Felipe Carone – participação especial
Fernanda Montenegro – Charlô/Altamiranda
Fernando José – Montanha Duncresio
Flávio São Thiago – Investigador
Francisco Dantas – juiz (participação especial)
Glória Menezes – Roberta Leoni
Helena Ramos – Lucilene
Hélio Souto – Nenê Gomalina
Henriqueta Brieba
Herson Capri – Fábio
Ilva Niño – participação especial
Irene Ravache – Bárbara (participação especial)
Íris Bruzzi – participação especial
Ivan Correia – participação especial
Jaqueline Laurence – Mireille (participação especial)
Jayme Periard – participação especial
João Reis – Diretor da Ravello
Jorge Fernando – participação especial
José Maciel – Diretor da Ravello
José Mayer – Ulisses
José Reis
Leina Krespi – Semíramis
Lilian Lemmertz – Walquíria (participação especial)
Lis Beltrão – Dalete
Lucélia Santos – Carolina
Kika Borja – Heleninha
Maria Zilda – Vânia
Maitê Proença – Juliana
Manfredo Colassanti
Márcia Couto
Marco Miranda – participação especial
Marcus Alvisi – participação especial
Marilu Bueno – Olívia
Mário Gomes – Nando
Mário Lago – participação especial
Marisa Belém
Melisse Maia
Moacyr Prinna – participação especial
Nélia Paula – Ludmila (participação especial)
Nelson Dantas – participação especial
Nildo Parente – participação especial
Oswaldo Loureiro – Joca (participação especial)
Patrícia Lobo
Paulo César Grande – Ronaldo
Paulo Autran – Otávio/Dominguinhos
Regina Casé – Carlotinha Bimbati (participação especial)
Regina Duarte – Alma (participação especial)
Renata Sorrah – Blanche (participação especial)
Renée de Vielmond – Dolores (participação especial)
Roberto Marconi – participação especial
Rozita Tomaz Lopes – Florisa Verute (participação especial)
Ruben José do Bem – participação especial
Sônia Clara – Verusca
Suely Franco – Alessandra (participação especial)
Suzana Vieira – Marlene
Tânia Scher – Marivalda (participação especial)
Tarcísio Meira – Filipe
Tatiana Issa – Cissa
Terezinha Sodré – Leda
Vera Gimenez – Natália (participação especial)
Waldir Santanna – participação especial
Wilson Grey – Ismael
Yara Amaral – Nieta

Elenco / Personagens

CHARLOTE DE ALCÂNTARA PEREIRA BARRETO / CHARLÔ / ALTAMIRANDA (Fernanda Montenegro) Dona de 50% das ações da cadeia de lojas Charlô’s. Feminista, exigente e ativa, gosta de praticar esporte, especialmente o golfe. Adora fazer apostas, preferindo as que envolvem o primo Otávio, (Paulo Autran), cuja visão de mundo contrasta com a dela. Mãe adotiva de Felipe (Tarcísio Meira), de quem gosta muito, apesar das divergências.
OTÁVIO DE ALCÂNTARA RODRIGUES E SILVA / DOMINGUINHOS (Paulo Autran) Dono de 50% das ações da cadeia de lojas Charlô’s. Solteiro e machista convicto, cheio de manias. Moralista e conservador, abomina os modernismos da prima e sócia, Charlô (Fernanda Montenegro), que considera sua rival. Vive tentando provar sua superioridade sobre ela. No fundo, é apaixonado pela prima, sentindo-se rejeitado desde que ela rompeu o noivado com ele, no passado.
FELIPE DE ALCÂNTARA PEREIRA BARRETO (Tarcísio Meira) Filho adotivo de Charlô (Fernanda Montenegro), seu único herdeiro. Por se dar muito bem com Otávio (Paulo Autran), também é o único herdeiro do tio, de quem é braço direito na cadeia de lojas. É machista e teimoso como ele. Casou-se e separou-se várias vezes por conta de uma incompatibilidade natural com as mulheres, apesar do desejo que sente por elas. Pai de Juliana (Maitê Proença) e Analu (Angela Figueiredo), as quais mima em excesso.
ROBERTA LEONE (Glória Menezes) Mulher de temperamento forte, de origem humilde, que se casou com um industrial em ascensão. Fica viúva no início da trama, e enfrenta uma série de problemas para assumir o controle da fábrica de confecções do marido, a Ravello, que fornece roupas esportivas, com exclusividade, para as lojas Charlô’s. Mantém uma ligação forte com os irmãos Nieta (Yara Amaral) e Nenê (Hélio Souto), que vivem em uma modesta vila do bairro da Mooca. Muito preocupada com o futuro do filho, Kiko (Diogo Vilela).
JULIANA DE ALCÂNTARA PEREIRA BARRETO (Maitê Proença) Filha mais velha de Felipe (Tarcísio Meira), irmã de Analu (Ângela Figueiredo). Coordena a chefia dos departamentos das lojas Charlô’s. Profissional competente, adora o pai, mas discute muito com ele, por conta de seus valores antagônicos. Discreta, vive um romance secreto com Fábio (Herson Capri), melhor amigo de seu pai, mas a relação é desgastante, já que ele é casado.
FÁBIO MARINO (Herson Capri) Confidente e melhor amigo de Felipe (Tarcísio Meira). Fotógrafo, trabalha nas campanhas de promoção das lojas Charlô’s. Marido da rica Manoela (Ada Chaseliov), com quem não se dá bem, embora não tome nenhuma atitude. Pai de Ciça (Tatiana Issa), a quem adora. Respeita Otávio (Paulo Autran) e às vezes critica Charlô (Fernanda Montenegro), embora também incentive as ideias dela de vez em quando.
MANOELA MARINO (Ada Chaseliov) Mulher de Fábio (Herson Capri) e mãe de Ciça (Tatiana Issa), neurótica e problemática. Não se dá bem com o marido, mas faz questão de manter as aparências quando está em público, mais por orgulho do que por amor. A grande preocupação consigo mesma não permite que seja uma mãe dedicada, embora adore a filha, a seu jeito. Consumista por excelência.
CIÇA MARINO (Tatiana Issa) Filha de Fábio (Herson Capri) e Manoela (Ada Chaseliov).
ANALU DE ALCÂNTARA PEREIRA BARRETO (Ângela Figueiredo) Filha mais nova de Felipe (Tarcísio Meira), irmã de Juliana (Maitê Proença). Desistiu do casamento com Kiko Leone (Diogo Vilela) praticamente no altar. Frequenta os lugares da moda em São Paulo, e tem fascínio por jogos eletrônicos. Voluntariosa, geniosa e inconsequente, só faz o que quer. É tratada como criança pelo pai.
KICO LEONE (Diogo Vilela) Filho de Roberta (Glória Menezes), muito tímido, considera-se o rapaz mais desengonçado do mundo. Foi abandonado pela noiva, Analu (Ângela Figueiredo), na cerimônia do casamento. Adora experiências químicas nebulosas. Cansado de sua vida, tenta uma mudança radical, contando com o apoio dos amigos.
CAROLINA CARNEIRO (Lucélia Santos) Filha de Nieta (Yara Amaral) e Dinorah (Ary Fontoura), sobrinha de Roberta (Glória Menezes). Parece um anjo de bondade, muito solícita, inteligente, culta e calma, e com um aspecto frágil que desperta ternura. Sabe mexer com a vaidade das pessoas. Mas é lobo em pele de cordeiro, perigosa e dissimulada, disposta a subir na vida a qualquer preço. Intriga todos contra todos. Namora Ulisses (José Mayer), seu vizinho, mas gosta mesmo é do irmão dele, Zenon (Edson Celulari). Envolve-se com Fábio (Herson Capri).
NIETA CARNEIRO (Yara Amaral) Irmã mais velha de Roberta (Glória Menezes), mulher de Dinorah (Ary Fontoura), mãe de Carolina (Lucélia Santos) e tia de Kiko (Diogo Vilela). Não deu certo na vida e vive reclamando, enchendo a cabeça do marido. Mora em uma vila pobre da Mooca, o que não suporta, e tenta melhorar o orçamento doméstico vendendo canudinhos de coco na feira. Sempre se achou uma mulher sem sorte. Ambiciosa, sonha melhorar de vida.
DINORAH CARNEIRO / DINO (Ary Fontoura) Marido de Nieta (Yara Amaral) e pai de Carolina (Lucélia Santos). Calmo, bonachão e honesto, trabalha nas confecções da cunhada Roberta (Glória Menezes). É o primeiro a descobrir a verdadeira personalidade da filha. Não é de falar muito, e seu maior tormento é o nome que a mãe lhe deu. Prefere ser chamado de Dino.
NENÊ GOMALINA (Hélio Souto) Irmão mais velho de Nieta (Yara Amaral) e Roberta (Glória Menezes), tio de Carolina (Lucélia Santos) e Kiko (Diogo Vilela). Passa o tempo todo dando pequenos golpes, vivendo de expedientes escusos. Não tem um trabalho fixo, nem se empenha em conseguir um. Conta vantagens sobre sua juventude. Simpático, metido e engraçado, envolve-se com Semíramis (Leina Krespi).
ULISSES DA SILVA (José Mayer) Sobrinho de Semíramis (Leina Krespi) e irmão de Zenon (Edson Celulari) e Frô (Cristina Pereira). Vizinho de Carolina (Lucélia Santos), por quem é completamente apaixonado. Trabalha como carregador na Charlô’s, e sua grande paixão é o boxe. Treina com seriedade, mas a oportunidade de conseguir uma nova luta a última foi um fracasso não aparece. Como Zenon mora no Rio de Janeiro, sente-se o homem da casa, responsável pela tia e pela irmã.
ZENON DA SILVA (Edson Celulari) Irmão de Ulisses (José Mayer) e Frô (Cristina Pereira), sobrinho de Semíramis (Leina Krespi). Cansado da vida em São Paulo, tenta progredir no Rio de Janeiro. Teve um breve namorico com Carolina (Lucélia Santos). Paquerador, gosta da companhia feminina. Como Ulisses, superprotege Frô dos rapazes que possam se interessar por ela.
AFRODITE APARECIDA DA SILVA / FRÔ (Cristina Pereira) Irmã caçula de Ulisses (José Mayer) e Zenon (Edson Celulari), sobrinha de Semíramis (Leina Krespi). Não gosta de ser chamada pelo apelido, preferindo o nome inteiro, escolhido por evocar a deusa da beleza. Mas é feiosa e não tem sorte no amor. É a responsável pela lanchonete de uma das lojas Charlô’s, e crê que todos os rapazes, especialmente os mais fortes e bonitos, estão de olho nela.
SEMÍRAMIS (Leina Krespi) Tia de Ulisses (José Mayer), Zenon (Edson Celulari) e Frô (Cristina Pereira), cuida deles desde que seus pais morreram. Faz todo o serviço doméstico e trata os sobrinhos como uma mãe. Solteirona, do tipo que se dedica aos outros e não percebe que a vida está passando. Professora primária, é muito reprimida, e fica envergonhada na presença de Nenê (Hélio Souto).
LUCILENE (Helena Ramos) Mulher atraente, mas pouco inteligente, mora em um quarto alugado na casa de Carolina (Lucélia Santos), e envolve-se com os vizinhos Ulisses (José Mayer) e Nando (Mário Gomes). Secretária de Otávio (Paulo Autran) na Charlô’s, causa uma falsa impressão nas pessoas, que acreditam que ela é capaz de tudo para subir na vida, o que não é verdade. Romântica, simples e solitária.
ORLANDO CARDOSO / NANDO (Mário Gomes) Amigo antigo de Ulisses (José Mayer), mora em um quarto na casa de Semíramis (Leina Krespi). Motorista e companheiro de Otávio (Paulo Autran), a quem acompanha em suas fugas noturnas. No início da trama, é envolvido por Analu (Ângela Figueiredo) em uma grande confusão. Sente um carinho especial por Juliana (Maitê Proença), mas não esquece sua condição de empregado.
VÂNIA TRABUCCO DE MORAES (Maria Zilda) Inteligente, despachada e ambiciosa, assistente de Charlô (Fernanda Montenegro) na diretoria das lojas. Rompe o pacto travado entre as mulheres da empresa e tem um relacionamento secreto com Felipe (Tarcísio Meira). Otávio descobre o segredo e passa a pressioná-la em sua guerra contra Charlô, levando-a a boicotar as ordens de sua chefe.
RONALDO (Paulo César Grande) Grande amigo de Juliana (Maitê Proença), por quem se apaixona. Simpático e bonzinho, até descobrir que é enganado. Amigo de Felipe (Tarcísio Meira), também se dá bem com Charlô (Fernanda Montenegro). É franco e honesto, do tipo que diz o que pensa. Sonha juntar dinheiro para abrir uma firma de consultoria, já que não gosta do ambiente competitivo de uma grande empresa.
LEDA (Terezinha Sodré) Criada para ser esposa e mãe, é obrigada a trabalhar fora para ajudar no orçamento da casa. Funcionária na filial mineira da Charlô’s, gosta de mostrar ao marido que é competente profissionalmente. Tímida, honesta e não competitiva, uma típica mulher de classe média que começa a trabalhar depois de casada.
VERUSKA (Sônia Clara) Secretária de Vitório Leone (Carlos Zara), torna-se grande amiga de Roberta (Glória Menezes) quando esta assume a direção da empresa Ravello. É simpática e afável, mas tem uma ligação misteriosa com Otávio (Paulo Autran), a quem conta todas as intenções de Roberta.
OLÍVIA (Marilu Bueno) Governanta da mansão de Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran), nunca sabe como agir com os patrões, especialmente com Otávio, que não demonstra nenhuma cordialidade com ela. Torna-se aliada de Charlô.
ISMAEL (Wilson Grey) Responsável pela segurança da mansão de Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran), e pelo bom funcionamento das instalações.
MONTANHA DUNCRESIO (Fernando José) Treinador de Ulisses (José Mayer), empenhado em conseguir uma nova luta para o rapaz, embora as possibilidades sejam remotas.
ANTERO VASCONCELLOS (Manfredo Colassanti) Pai de Manoela (Ada Chaseliov), avô de Ciça (Tatiana Issa).
BERENICE VASCONCELLOS (Henriqueta Brieba) Mãe de Manoela (Ada Chaseliov), avó de Ciça (Tatiana Issa).
DALETE (Liz Beltrão) Ajudante de Frô (Cristina Pereira) na lanchonete.
DIVINA (Beth Wainberg) Empregada de Roberta (Glória Menezes).
HELENINHA (Kika Borja) Secretária de Fábio (Herson Capri).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
Adivinhe o Quê? – Tema de Nando
Compositores: Lulu Santos
Intérprete: Lulu Santos

Dançar com Você
Compositores: Charles Aznavour/ J. Jarvarentz/ Carlos Colla
Intérprete: Agnaldo Timóteo

Bobagens Meu Filho, Bobagens
Compositores: Antônio Cícero / Marina Lima
Intérprete: Caetano Veloso

Anjo – Tema de Juliana
Compositores: Cláudio Rabello / Dalto / Renato Corrêa
Intérprete: Roupa Nova

Paixão
Compositores: Ivan Lins / Vitor Martins
Intérprete: Fafá de Belém

Só as Estrelas
Compositores: Guilherme Arantes
Intérprete: Sandra Sá

Guerra dos Sexos – Tema de abertura
Compositores: Augusto Cesar / Cláudio Rabello / Miguel Plopschi
Intérprete: The Fevers

Viva – Tema geral
Compositores: Kledir Ramil
Intérprete: Kleiton & Kledir

Campo de Força
Compositores: Sérgio Sá
Intérprete: Sérgio Sá

Lua Cheia – Tema de Carolina
Compositores: Raul Seixas
Intérprete: Raul Seixas

Eu Te Arraso
Compositores: Guilherme Lamounier / Sandra Pera
Intérprete: Sandra Pera

Cartão Postal – Tema de Roberta
Compositores: Francis Hime / Olívia Hime
Intérprete: Olívia Hime

É a Vida Que Diz
Compositores: Antônio Cícero / Marina Lima / Piska
Intérprete: Zizi Possi

Ensaios de Amor
Compositores: Ana Terra / Marina Lima
Intérprete: Emílio Santiago

Internacional:
True
Compositores: Gary Kemp
Intérprete: Spandau Ballet

Stop in the Name of Love
Compositores: Brian Holland / Lamont Dozier / Edward Holland
Intérprete: The Hollies

Hold Me Till The Mornin’ Comes – Tema de Juliana
Compositores: David Foster / Paul Anka
Intérprete: Paul Anka

So Many Men so Little Time
Compositores: I. Levine / F. Trench
Intérprete: Miquel Brown

Straight from the Heart – Tema de Nando & Tema de Filipe
Compositores: Bryan Adams
Intérprete: Bryan Adams

Nobody’s Diary
Compositores: Alison Moyet
Intérprete: Yazoo

Teardrops on My Pillow
Compositores: Dum Dum Girls
Intérprete: Chris Joker Band

Baby Jane
Compositores: Davis / Stewart
Intérprete: Rod Stewart

In Your Eyes
Compositores: Arif Mardin
Intérprete: George Benson

Always Something There To Remind
Compositores: Bacharach / David
Intérprete: Naked Eyes

Band of Gold
Compositores: Edyth Wayne / Ron Dunbar
Intérprete: Sylvester

Words – Tema de Wânia e Ulisses
Compositores: Robert Fitoussi
Intérprete: F. R. David

Por… – Tema de Roberta
Compositores:
Intérprete: Emmanuel

Jungle Queen
Compositores: C. Scott / D. Dyer / R. Sacchi
Intérprete: Robert Sacchi

0 Comentário para: “Guerra dos Sexos 1983 Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *