Gabriela (2012) Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Gabriela (2012) desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Gabriela (2012) e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Gabriela (2012)

◘ Período de exibição: 18/06/2012 a 26/10/2012
◘ Horário: 23h
◘ N° de capítulos: 77
◘ Autor: Walcyr Carrasco
◘ Roteiro: André Ryoki e Daniel Berlinsky
◘ Direção: André Felipe Binder, Marcelo Travesso, Noa Bressane, André Barros
◘ Direção-geral: Mauro Mendonça Filho
◘ Direção de núcleo: Roberto Talma

A primeira adaptação de Gabriela para as telas da emissora ocorreu em 1975 e fez tanto sucesso que tornou a novela um marco da teledramaturgia brasileira, alçando a protagonista, Sônia Braga, à condição de estrela.

A história de Gabriela (Juliana Paes) se passa em 1925, quando ela e seu tio deixam o sertão onde a terra, castigada pela seca, não dá frutos. Após uma travessia extenuante, o tio falece e a menina prossegue com dois homens que conhece no caminho, Negro Fagundes (Jhe Oliveira) e Clemente (Daniel Ribeiro,) até o mercado dos retirantes, em Ilhéus. É lá que conhece Nacib (Humberto Martins), homem da sociedade ilheense e dono do bar Vesúvio, que lhe oferece um emprego de cozinheira. Assim começa o romance dos dois.

Apaixonado, Nacib não se aguenta: os homens agora vão ao seu bar não apenas para beber e comer os quitutes, mas para ver a formosura da nova cozinheira, que recebe convites para ser amante dos coronéis. A verdade é que, por onde Gabriela passa, a cidade para olhar.

Com medo de perdê-la, Nacib a pede em casamento, achando que poderá domá-la e transformá-la em dama da sociedade. Ledo engano: eles se casam, mas a autoridade imposta pelo marido faz com que Gabriela vá entristecendo a cada dia. Para piorar, Zarolha (Leona Cavalli), um antigo caso de Nacib no Bataclã, bordel da cidade, tem ciúmes da morena e faz tudo para separar o casal.

Apesar de casada, Gabriela não freia seus desejos. Quando cortejada por Tonico (Marcelo Serrado), um dos melhores amigos de seu marido, aceita deitar-se com ele. Os dois são pegos no flagra por Nacib, que quer matá-los, mas não tem coragem. Devastado, Nacib consegue anular o casamento.

Cada um vai para o seu lado, sem conseguir esquecer o outro. Gabriela sente falta de seu homem e entristece ao saber que Nacib contratou um novo cozinheiro. Acontece que a comida não agrada, e o coração do marido traído também anda apertado. Nem Zarolha pode dar jeito, pois agora ela irá se casar com o coronel Manoel das Onças (Mauro Mendonça) e virar uma mulher da sociedade.

Com o passar do tempo, Gabriela se reaproxima do ex-marido e é contratada para cozinhar no novo restaurante que ele abre com Mundinho (Mateus Solano). Cada vez mais próximos, os dois entendem que, se não podem mudar um ao outro, tampouco podem mudar o amor que sentem. Sendo assim, reatam e terminam a trama juntos.

Esta Ilhéus aonde Gabriela chega é comandada pelo “coronel dos coronéis”, Ramiro Bastos (Antonio Fagundes). Dono de muitos pés de cacau, intendente da cidade, o coronel não admite que a democracia se instale ali. Suas terras foram conquistadas à força, e essa regra ainda impera na cidade, mantida por outros coronéis, como Melk Tavares (Chico Diaz), fiel escudeiro de Ramiro. Ainda fazem parte do grupo que comanda a cidade, os coronéis Jesuíno (José Wilker), Amâncio (Genézio de Barros), Coriolano (Ary Fontoura), Altino (Nelson Xavier), Manuel das Onças (Mauro Mendonça), Eustáquio (Lúcio Mauro) e Ribeirinho (Harildo Deda). Juntos, eles são o retrato de um Brasil arcaico e moralista que resiste ao progresso e ao modernismo.

Chega à cidade Mundinho Falcão (Mateus Solano), um jovem de família política de São Paulo, empreendedor milionário, chega da capital para tirar os ilhéus do coronelismo. Suas ideias progressistas irão ameaçar Coronel Ramiro e seu grupo. Comerciante ardiloso, logo se transforma no maior exportador de cacau da região e quer reformar o porto de Ilhéus, consolidando-se como oponente de Ramiro Bastos. Solteiro e bonito, é cobiçado pelas sinhazinhas e revela-se um sedutor nato.

O confronto iminente é estabelecido: de um lado, Mundinho Falcão, o progressista que quer ver a economia de Ilhéus livre; do outro, o coronel Ramiro Bastos, conservador que deixa os navios encalharem no porto, fazendo com que a exportação de cacau permaneça nas mãos dos governantes da Bahia. Mundinho decide entrar de vez para a política e oficializar a oposição ao coronel. O embate esquenta quando Mundinho apaixona-se pela neta de Ramiro, Gerusa (Luiza Valdetaro).

É o coronel Altino Brandão (Nelson Xavier) o primeiro a se aliar a Mundinho Falcão, e sugeri que ele se aproxime de Gerusa, a neta do Coronel Ramiro (Antonio Fagundes), para forçar uma possível aliança política. Assim, como quem não quer nada, Mundinho vai se aproximar de Gerusa (Luiza Valdetaro), filha do médico e deputado Alfredo Bastos (Bertrand Duarte) e de Conceição (Vera Zimmermann), típica sinhazinha do cacau. O problema é que o avô já prometeu a mão da neta para Juvenal (Marco Pigossi), filho do coronel Amâncio (Genézio de Barros), um de seus melhores amigos.

O amor proibido enfrenta todas as barreiras. Quando o coronel Ramiro descobre o amor da neta pelo oponente, ameaça enviá-la para um convento. Escondidos, Gerusa e Mundinho fazem planos para fugir após a formatura da menina, mas tudo dá errado e ela acaba sendo enviada, pelo avô, para o tal convento. Enquanto isso, Mundinho até tenta convencer o coronel a lhe conceder a mão da neta, mas em vão. Mundinho e Gerusa passam a se encontrar secretamente no convento, mas os encontros são descobertos pela madre e chegam aos ouvidos do coronel. Por um momento, parece que o destino dos dois é ficar separados.

Coronel Ramiro, por sua vez, está envolvido com Maria Machadão (Ivete Sangalo), que já pensa em fechar o Bataclã para ir morar com ele. Como agrado, ela recebe do coronel uma fazenda de cacau. O intendente tem planos de vencer as eleições para a prefeitura e assumir seu relacionamento com Maria Machadão. Mas o destino tem outros planos para ele: em plena praça, à luz do dia, coronel Ramiro sofre um ataque cardíaco fulminante e morre, permitindo que a cidade comece a progredir.

Gerusa sofre com a morte do avô, mas festeja a liberdade, casando-se com Mundinho. Ele, por sua vez, é eleito prefeito com o apoio de todos os coronéis que um dia foram seus opositores. Os dois têm um filho que batizam de Ramiro.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Gabriela (2012)

Segunda 18 [ESTRÉIA – Junho 2012]
Nacib vê Gabriela no mercado de retirantes. Ramiro e seus jagunços invadem a mata e se apropriam das terras de Ilhéus, expulsando moradores da região. Há uma passagem de tempo. Gabriela e seu tio seguem em direção a Ilhéus em busca de uma vida melhor. Tonico Bastos demonstra interesse por Zarolha. Nacib diz a Ezequiel que nunca encontrou mulher como Zarolha. Maria Machadão repreende Zarolha ao perceber que ela está apaixonada por Nacib. Nacib fica furioso ao saber que sua cozinheira Filomena deixará Ilhéus. Ramiro Bastos encomenda a padre Cecílio uma procissão para ajudar a fazer chover em Ilhéus. Nacib pede ajuda a Quinquina e Florzinha para fazer os quitutes do Vesúvio e o jantar para a Associação Comercial. Zarolha pede a Nacib que converse com o padre sobre a participação das meninas do Bataclã na procissão. O tio de Gabriela não sobrevive e ela segue viagem com Clemente e Fagundes. Arminda sugere a Nacib que procure cozinheira no mercado de retirantes. Nacib vê Gabriela.

Terça 19 [Junho 2012]
[V1] Gabriela se banha na fonte e deixa os homens encantados. [V2] Gabriela se banha na fonte e deixa os homens encantados. Nacib leva Gabriela para ser sua cozinheira. Olga e os filhos acordam Tonico Bastos, que finge ter trabalhado até tarde no cartório. Conceição aconselha Olga a ficar de olho no marido. Gerusa pede à mãe e à tia para não discutirem. Maria Machadão convoca suas meninas a bordarem o manto para a procissão. Pelópidas diz a Douglas que a única forma de ele ter um jornal diário é pedindo dinheiro para Ramiro Bastos. Gabriela surpreende as beatas de Ilhéus ao se banhar na fonte da praça, deixando os homens encantados. Glória cumprimenta Doroteia e suas amigas, mas só Sinhazinha retribui a saudação. Coriolano avisa a Ezequiel que Glória é sua amante. Ramiro não dá dinheiro a Pelópidas para o jornal de Douglas. Zarolha se nega a ficar com Nacib ao saber que ele não falou com o padre sobre a presença das meninas do Bataclã na procissão. Nacib observa Gabriela dormindo.

Quarta 20 [Junho 2012]
[V1] Gabriela faz almoço e agrada Nacib. Nacib pede a Gabriela que leve seu almoço para o bar. Tuísca acompanha Gabriela até o Vesúvio e os homens a olham admirados. Nacib adora a comida de Gabriela e pede para ela fazer os quitutes do bar. Ramiro Bastos apresenta Gerusa para Amâncio e decide que a neta se casará com Juvenal. Amâncio alerta Ramiro para a possibilidade de Mundinho Falcão financiar o jornal diário e entrar para política em oposição a ele. Padre Cecílio não aprova a presença das meninas do Bataclã na procissão. Sinhazinha intervém em favor das meninas de Maria Machadão. Josué fica embevecido com Malvina, quando ela recita um trecho de um poema de Camões em sua sala de aula. Malvina escandaliza as mulheres da cidade ao dizer que as meninas do Bataclã têm o direito de participar da procissão. Glória observa Josué olhando para Malvina. Berto pede Lindinalva em casamento. Melk fica surpreso quando Malvina diz que quer fazer faculdade em Salvador. Nacib e Gabriela se olham intensamente. [V2] Clima esquenta entre Gabriela e Nacib. Gabriela dá resposta ao Coronel Manoel das Onças sobre proposta que ele lhe fez. Padre Cecílio não aprova a presença das meninas do Bataclã na procissão. Sinhazinha intervém em favor das meninas de Maria Machadão. Josué fica embevecido com Malvina, quando ela recita um trecho de um poema de Camões em sua sala de aula. Malvina escandaliza as mulheres da cidade ao dizer que as meninas do Bataclã têm o direito de participar da procissão. Glória observa Josué olhando para Malvina. Berto pede Lindinalva em casamento. Melk fica surpreso quando Malvina diz que quer fazer faculdade em Salvador. Nacib e Gabriela se olham intensamente.

Quinta 21 [Junho 2012]
[V1] Nacib e Gabriela ficam juntos. Nacib pensa em Gabriela. Malvina chora porque Melk e Marinalva não aceitam que ela faça faculdade. Tonico chega tarde em casa e mente para Olga dizendo que estava no cartório. Gabriela deixa o almoço no Vesúvio. Sinhazinha sofre de dor de dente e Doroteia sugere que ela procure o novo dentista da cidade. Zarolha fica indignada por não poder participar da procissão. Melk orienta Clemente e Fagundes no trabalho. Clemente quer ir a Ilhéus para ver Gabriela. Fagundes olha para Lindinalva com interesse. Clemente propõe casamento a Gabriela, mas ela recusa. Doroteia pede a Amâncio que dê um corretivo em Zarolha. Malvina avisa a Gerusa que lerá um livro escondida. Sinhazinha e Osmundo trocam olhares intensos. Nacib e Gabriela ficam juntos. [V2] Clemente propõe casamento a Gabriela. Nacib pensa em Gabriela. Malvina chora porque Melk e Marinalva não aceitam que ela faça faculdade. Tonico chega tarde em casa e mente para Olga dizendo que estava no cartório. Gabriela deixa o almoço no Vesúvio. Sinhazinha sofre de dor de dente e Doroteia sugere que ela procure o novo dentista da cidade. Zarolha fica indignada por não poder participar da procissão. Melk orienta Clemente e Fagundes no trabalho. Clemente quer ir a Ilhéus para ver Gabriela. Fagundes olha para Lindinalva com interesse. Clemente propõe casamento a Gabriela, mas ela recusa. Doroteia pede a Amâncio que dê um corretivo em Zarolha. Malvina avisa a Gerusa que lerá um livro escondida.

Sexta 22 [Junho 2012]
[V1] Sinhazinha pergunta a Jesuíno por que nunca foi beijada. Arminda percebe que Nacib e Gabriela estão juntos no quarto. Berto não tem coragem de investir contra Zarolha e confessa que foi designado a fazê-la desistir da procissão. Doroteia procura Ramiro para impedir a presença do Bataclã na procissão. Nacib aconselha Zarolha a desistir de enfrentar os coronéis. Jesuíno repreende Sinhazinha quando ela lhe pergunta por que nunca foi beijada. Josué aconselha Osmundo a evitar problemas, quando o dentista lhe confessa que está interessado em uma mulher casada. Tonico tenta seduzir Fabiana. Nacib e Gabriela dormem juntos. Ramiro oferece dinheiro para Zarolha desistir de participar da procissão. [V2] Nacib e Gabriela ficam juntos. Sinhazinha e Osmundo trocam olhares intensos. Nacib e Gabriela ficam juntos. Arminda percebe que Nacib e Gabriela estão juntos no quarto. Berto não tem coragem de investir contra Zarolha e confessa que foi designado a fazê-la desistir da procissão. Doroteia procura Ramiro para impedir a presença do Bataclã na procissão. Nacib aconselha Zarolha a desistir de enfrentar os coronéis. Jesuíno repreende Sinhazinha quando ela lhe pergunta por que nunca foi beijada. Josué aconselha Osmundo a evitar problemas, quando o dentista lhe confessa que está interessado em uma mulher casada. Tonico tenta seduzir Fabiana. Nacib e Gabriela dormem juntos. Ramiro oferece dinheiro para Zarolha desistir de participar da procissão.

Terça 26 [Junho 2012]
[V1] Nacib morre de ciúmes ao ver interesse dos fregueses em Gabriela. Coronel Ramiro Bastos enxerga em Zarolha a força que admira e promete dar uma solução para o caso da procissão. Josué pergunta a Malvina se seu pai sabe que ela está lendo um livro que não é permitido para mulheres. Nacib sente ciúmes de Gabriela ao perceber o interesse de seus clientes por ela. As senhoras da cidade vão à casa de Ramiro saber o resultado da conversa com Zarolha e se mostram insatisfeitas ao saber, por Tonico, que o pai ainda está resolvendo o assunto. Pelópidas e Douglas conversam sobre a possibilidade de Mundinho Falcão se candidatar e acabar com o domínio dos coronéis. Para fazer os coronéis ficarem a favor da presença das mulheres-damas na procissão, Coronel Ramiro Bastos pede a Maria Machadão que promova uma greve no Bataclã. [V2] Gabriela cuida de Nacib como se fosse sua esposa e ele fica encantado. Coronel Ramiro Bastos enxerga em Zarolha a força que admira e promete dar uma solução para o caso da procissão. Josué pergunta a Malvina se seu pai sabe que ela está lendo um livro que não é permitido para mulheres. As senhoras da cidade vão à casa de Ramiro saber o resultado da conversa com Zarolha e se mostram insatisfeitas ao saber, por Tonico, que o pai ainda está resolvendo o assunto. Pelópidas e Douglas conversam sobre a possibilidade de Mundinho Falcão se candidatar e acabar com o domínio dos coronéis. Em visão, Sinhazinha e Osmundo se beijam apaixonados. Sinhazinha pede que Jesuíno a beije, e ele recusa. Gabriela cuida de Nacib como se fosse sua esposa e ele fica encantado.

Quarta 27 [Junho 2012]
[V1] Gabriela e Nacib se amam. [V2] Maria Machadão anuncia greve no Bataclã. Os clientes do Bataclã ficam furiosos ao saber que as meninas estão em greve. Olga tenta seduzir Tonico, mas ele consegue fugir do assédio da esposa. Nacib não aceita a proposta de Zarolha para furar a greve, deixando-a certa de seu amor. Gabriela e Nacib se amam. Tonico estranha a alegria de Nacib. Jesuíno avisa a Sinhazinha que vai com ela ao dentista. Jesuíno é firme com Osmundo na frente da esposa. Maurício diz a Josué que achou muito ousada a redação de Malvina e ameaça mostrar a seus pais. Melk orienta Fagundes a seguir Josué. Os homens de Ilhéus se desesperam com a greve do Bataclã. Ribeirinho agarra Gabriela, que fica assustada com a investida do coronel.

Quinta 28 [Junho 2012]
[V1] Ribeirinho fica furioso com recusa de Gabriela. Gabriela não aceita a proposta de Ribeirinho, que fica furioso com o desdém da cozinheira. Berto conclui que o único jeito de cessar a greve das meninas do Bataclã é convencendo as esposas de Ilhéus a aceitá-las na procissão. Fagundes avisa a Melk que o homem que está interessado em Malvina é o professor do colégio. Glória manda um bilhete para Josué, marcando um encontro em sua casa. Machadão comenta com Zarolha que Nacib deve ter outra mulher. Arminda avisa a Nacib que Ribeirinho procurou Gabriela. Glória revela para Josué que ele está sendo seguido. Berto agarra Lindinalva, que consegue se desvencilhar do noivo. Amâncio promete a Alceu que Berto se casará com Lindinalva. Pelópidas e Douglas vão ao porto receber Mundinho Falcão. [V2] Osmundo pergunta se Sinhazinha se sente uma mulher feliz e ela chora. Os homens de Ilhéus se revoltam contra a greve das quengas, mas não há nada que possam fazer. Tonico tenta seduzir Fabiana e, desta vez, é quase flagrado por Olga. Por Nacib, Zarolha se propõe a furar a greve, mas ele mente dizendo que apoia a atitude das moças do Bataclã. Lindinalva faz jogo duro com Berto. Os homens estranham a felicidade estampada no rosto de Nacib. Nacib enlouquece de paixão com Gabriela. Arminda tenta aconselhar Gabriela. Jesuíno acompanha Sinhazinha ao dentista e deixa Dr. Osmundo impressionado com tanta grosseria. Josué conversa com Malvina sobre sua redação. Melk promete noite de luxo para Fagundes e Clemente. Gerusa se preocupa com redação de Malvina. Melk manda Fagundes seguir Josué. Nacib decide ter uma conversa com Gabriela. Coronel Ribeirinho invade a casa de Nacib e agarra Gabriela. Ramiro Bastos se diverte com desespero de Berto. Gabriela deixa os clientes do Vesúvio enlouquecidos por sua beleza. Osmundo pergunta se Sinhazinha é feliz e ela começa a chorar. Florzinha vê.

Sexta 29 [Junho 2012]
[V1] Meninas do Bataclã participam da procissão. Ramiro sugere uma votação para que os homens importantes de Ilhéus decidam se as meninas do Bataclã participarão da procissão. Mundinho aceita ser líder da oposição e promete acabar com o poder do Coronel Ramiro. O resultado da votação favorece o Bataclã e Ramiro ordena que o padre avise às meninas. Zarolha procura Nacib no bar e ele a parabeniza pela vitória. Melk procura Josué e surpreende o professor ao lhe dizer que aprova seu casamento com Malvina. Nacib manda um recado para Zarolha, dizendo que não poderá ir ao Bataclã. Nacib dá um presente para Gabriela. Assim que a procissão começa, chove na cidade e a multidão anuncia o milagre. [V2] Mundinho Falcão chega a Ilhéus. Gabriela não aceita a proposta de Ribeirinho, que fica furioso com o desdém da cozinheira. Berto conclui que o único jeito de cessar a greve das meninas do Bataclã é convencendo as esposas de Ilhéus a aceitá-las na procissão. Fagundes avisa a Melk que o homem que está interessado em Malvina é o professor do colégio. Glória manda um bilhete para Josué, marcando um encontro em sua casa. Machadão comenta com Zarolha que Nacib deve ter outra mulher. Arminda avisa a Nacib que Ribeirinho procurou Gabriela. Glória revela para Josué que ele está sendo seguido. Berto agarra Lindinalva, que consegue se desvencilhar do noivo. Amâncio promete a Alceu que Berto se casará com Lindinalva. Pelópidas e Douglas vão ao porto receber Mundinho Falcão.

Terça 3 [Julho 2012]
[V1] Osmundo beija Sinhazinha. A multidão comemora a chuva que cai sobre Ilhéus. Ramiro não gosta da presença de Mundinho Falcão na cidade. Mundinho diz a Pelópidas que ficou entusiasmado com ideia de ser líder da oposição e pede a ele que marque um encontro com o coronel Altino. Mundinho e Anabela se beijam. Jesuíno culpa Sinhazinha por não ter filhos e a agride quando a mulher insinua que ele pode ser estéril. Zarolha se enfurece com a ausência de Nacib no Bataclã. Josué convida Malvina para tomar sorvete. Arminda conta a Pirangi que Nacib e Gabriela estão juntos. Zarolha vê Nacib beijando Gabriela. Osmundo fica indignado ao perceber que Sinhazinha apanhou do marido e a beija. [V2] Chuva cai em Ilhéus e o povo comemora. A multidão comemora a chuva que cai sobre Ilhéus. Ramiro não gosta da presença de Mundinho Falcão na cidade. Mundinho diz a Pelópidas que ficou entusiasmado com ideia de ser líder da oposição e pede a ele que marque um encontro com o coronel Altino. Mundinho e Anabela se beijam. Jesuíno culpa Sinhazinha por não ter filhos e a agride quando a mulher insinua que ele pode ser estéril. Zarolha se enfurece com a ausência de Nacib no Bataclã. Josué convida Malvina para tomar sorvete. Arminda conta a Pirangi que Nacib e Gabriela estão juntos. Zarolha vê Nacib beijando Gabriela.

Quarta 4 [Julho 2012]
[V1] Nacib se declara para Gabriela. Sinhazinha fica confusa com o beijo de Osmundo. Zarolha pede a Pirangi que avise a Nacib que fará um escândalo se o comerciante não aparecer no Bataclã. Josué convida Malvina para ser seu par no baile. Amâncio e Berto esperam a chegada de Juvenal na estação. Doroteia avisa a Juvenal que ele irá à casa de Ramiro conhecer Gerusa, sua futura mulher. Juvenal convida Gerusa para o baile. Sinhazinha diz a Jesuíno que não se sente bem, mas ele obriga a mulher a lhe servir. Zarolha diz a Nacib que vai deixar Ilhéus. Nacib se declara para Gabriela. Ramiro fica furioso ao ler no jornal sobre a situação precária do porto de Ilhéus, e tira satisfação com Douglas. Ramiro descobre que Mundinho Falcão está financiando o jornal e o declara seu inimigo. Mundinho tenta convencer Altino a ficar a seu lado, contra Ramiro. Altino aconselha Mundinho a se casar com Gerusa. [V2] Osmundo beija Sinhazinha. Osmundo fica indignado ao perceber que Sinhazinha apanhou do marido e a beija. Sinhazinha fica confusa com o beijo de Osmundo. Zarolha pede a Pirangi que avise a Nacib que fará um escândalo se o comerciante não aparecer no Bataclã. Josué convida Malvina para ser seu par no baile. Amâncio e Berto esperam a chegada de Juvenal na estação. Doroteia avisa a Juvenal que ele irá à casa de Ramiro conhecer Gerusa, sua futura mulher. Zarolha diz a Nacib que vai deixar Ilhéus. Nacib se declara para Gabriela. Ramiro fica furioso ao ler no jornal sobre a situação precária do porto de Ilhéus, e tira satisfação com Douglas. Ramiro descobre que Mundinho Falcão está financiando o jornal e o declara seu inimigo. Mundinho tenta convencer Altino a ficar a seu lado, contra Ramiro. Altino aconselha Mundinho a se casar com Gerusa.

Quinta 5 [Julho 2012]
[V1] Mundinho e Gerusa se encantam um pelo outro. Mundinho avisa a Altino que jamais se casaria por conveniência. Nacib se despede de Zarolha. Coronel Manoel das Onças pede para que Zarolha fique em Ilhéus, mas ela afirma que buscará uma nova vida. Douglas avisa a Mundinho que Ramiro lhe fez ameaças. Mundinho afirma que enfrentará Ramiro Bastos. Tonico tenta seduzir Fabiana. Alceu e Rita não deixam Lindinalva ir ao baile antes do casamento. Osmundo pede desculpas a Sinhazinha pelo beijo e pede que ela volte ao consultório para terminar o tratamento. Arminda aconselha Nacib a tratar Gabriela como uma dama. Malvina percebe que o sapato de Josué está furado. Jesuíno coloca Osmundo para dançar com Sinhazinha, que fica com receio de o marido perceber o que aconteceu entre eles. Gerusa e Mundinho se encantam um pelo outro e Ramiro percebe. [V2] Juvenal e Gerusa se conhecem. Zarolha diz a Nacib que vai deixar Ilhéus. Nacib se declara para Gabriela. Ramiro fica furioso ao ler no jornal sobre a situação precária do porto de Ilhéus, e tira satisfação com Douglas. Ramiro descobre que Mundinho Falcão está financiando o jornal e o declara seu inimigo. Mundinho tenta convencer Altino a ficar a seu lado, contra Ramiro. Altino aconselha Mundinho a se casar com Gerusa. Mundinho avisa a Altino que jamais se casaria por conveniência. Sinhazinha diz a Jesuíno que não se sente bem, mas ele obriga a mulher a lhe servir. Juvenal convida Gerusa para o baile.

Sexta 6 [Julho 2012]
[V1]Josué sente ciúmes de Malvina. Ramiro repreende Gerusa por falar com Mundinho. Ramiro e Mundinho trocam insultos em pleno baile. Josué sente ciúmes de Malvina ao vê-la dançando com Berto. Rita e Alceu avisam a Lindinalva que vão a Itabuna e que ela cuidará do armarinho. Sinhazinha pensa em Osmundo. Gerusa e Mundinho pensam um no outro. Nacib beija Gabriela e confessa à cozinheira que gosta de ficar ao seu lado. Alfredo, pai de Gerusa, chega de Salvador. Ramiro fica furioso ao saber, por Alfredo, que o governador não liberou verba para obra de melhorias da estrada Itabuna-Ilhéus, prejudicando seus planos para a nova eleição. Osmundo e Sinhazinha se beijam apaixonados. [V2]Josué sente ciúmes de Malvina. Nacib se despede de Zarolha. Coronel Manoel das Onças pede para que Zarolha fique em Ilhéus, mas ela afirma que buscará uma nova vida. Douglas avisa a Mundinho que Ramiro lhe fez ameaças. Mundinho afirma que enfrentará Ramiro Bastos. Tonico tenta seduzir Fabiana. Alceu e Rita não deixam Lindinalva ir ao baile antes do casamento. Osmundo pede desculpas a Sinhazinha pelo beijo e pede que ela volte ao consultório para terminar o tratamento. Arminda aconselha Nacib a tratar Gabriela como uma dama. Malvina percebe que o sapato de Josué está furado. Jesuíno coloca Osmundo para dançar com Sinhazinha, que fica com receio de o marido perceber o que aconteceu entre eles. Gerusa e Mundinho se encantam um pelo outro e Ramiro percebe. Ramiro repreende Gerusa por falar com Mundinho. Ramiro e Mundinho trocam insultos em pleno baile. Josué sente ciúmes de Malvina ao vê-la dançando com Berto. Rita e Alceu avisam a Lindinalva que vão a Itabuna e que ela cuidará do armarinho. Sinhazinha pensa em Osmundo. Gerusa e Mundinho pensam um no outro. Nacib beija Gabriela e confessa à cozinheira que gosta de ficar ao seu lado. Alfredo, pai de Gerusa, chega de Salvador. Ramiro fica furioso ao saber, por Alfredo, que o governador não liberou verba para obra de melhorias da estrada Itabuna-Ilhéus, prejudicando seus planos para a nova eleição. Osmundo e Sinhazinha se beijam apaixonados.

Terça 10 [Julho 2012]
[V1] Sinhazinha e Osmundo se declaram apaixonados um pelo outro. Sinhazinha e Osmundo se declaram apaixonados um pelo outro. Tonico mente para Nacib, dizendo que não tem interesse por Gabriela. Mundinho tenta se aproximar de Gerusa, mas ela o evita, obedecendo às orientações de seu avô. O transporte em que Alceu, Zulmira e Rita viajavam colide com um caminhão na estrada. Florzinha avisa a Lindinalva que seus pais morreram em um acidente de trânsito. Gerusa pergunta para Ramiro por que não gosta de Mundinho. Ramiro fica furioso ao saber que o acidente com a marinete foi causado por um buraco na estrada, e culpa Alfredo por não ter conseguido verba com o governo. Mundinho manda Douglas denunciar a incompetência de Ramiro no jornal. Sinhazinha se recusa a deitar com Jesuíno. [V2] Sinhazinha e Osmundo se declaram apaixonados um pelo outro. Ramiro repreende Gerusa por falar com Mundinho. Ramiro e Mundinho trocam insultos em pleno baile. Josué sente ciúmes de Malvina ao vê-la dançando com Berto. Rita e Alceu avisam a Lindinalva que vão a Itabuna e que ela cuidará do armarinho. Sinhazinha pensa em Osmundo. Gerusa e Mundinho pensam um no outro. Nacib beija Gabriela e confessa à cozinheira que gosta de ficar ao seu lado. Alfredo, pai de Gerusa, chega de Salvador. Ramiro fica furioso ao saber, por Alfredo, que o governador não liberou verba para obra de melhorias da estrada Itabuna-Ilhéus, prejudicando seus planos para a nova eleição. Osmundo e Sinhazinha se beijam apaixonados. Sinhazinha e Osmundo se declaram apaixonados um pelo outro. Tonico mente para Nacib, dizendo que não tem interesse por Gabriela. Mundinho tenta se aproximar de Gerusa, mas ela o evita, obedecendo às orientações de seu avô. O transporte em que Alceu, Zulmira e Rita viajavam colide com um caminhão na estrada. Florzinha avisa a Lindinalva que seus pais morreram em um acidente de trânsito. Gerusa pergunta para Ramiro por que não gosta de Mundinho. Ramiro fica furioso ao saber que o acidente com a marinete foi causado por um buraco na estrada, e culpa Alfredo por não ter conseguido verba com o governo. Mundinho manda Douglas denunciar a incompetência de Ramiro no jornal. Sinhazinha se recusa a deitar com Jesuíno.

Quarta 11 [Julho 2012]
Tonico aconselha Nacib a pedir Gabriela em casamento. Jesuíno faz impor sua vontade e se deita com Sinhazinha. Nacib sente ciúmes de Gabriela ao ver seus fregueses olhando para ela. Ramiro percebe o interesse de Gerusa por Mundinho e ameaça colocar a neta em um convento. Mundinho avisa a Douglas que tentará conseguir verba com o governo para melhorar Ilhéus. Doroteia aconselha Lindinalva a morar com Zulmira por causa de seu casamento. Maria Machadão contrata Anabela e Príncipe Sandra para se apresentarem no Bataclã. Berto convida Juvenal para ir ao Bataclã. Lindinalva é avisada pelo proprietário da casa e do armarinho que ela terá de deixar os imóveis, por falta de pagamento. Malvina pede um beijo para Josué e estranha a recusa do professor. Tonico diz a Nacib que a única forma de os homens não olharem Gabriela é pedi-la em casamento.

Quinta 12 [Julho 2012]
[V1] Nacib pede Gabriela em casamento. [V2] Mundinho tenta conversar com Gerusa, mas ela o evita. Tonico tenta seduzir Fabiana, mas é interrompido por Olga. Gerusa olha Mundinho pela janela. Berto implica com Juvenal porque o irmão não mostra entusiasmo para ir ao Bataclã. Berto encontra Lindinalva chorando e promete cuidar dela. Glória conversa com Josué e aconselha o professor a ser mais firme com Malvina. Maria Machadão anuncia a estreia do Príncipe Sandra e Anabela no Bataclã. Tonico dá dinheiro para Lupicínia fingir que está doente e Olga desiste de ir ao cartório. Sinhazinha mente para Jesuíno e procura Osmundo. Tonico avisa a Mara que Nacib está apaixonado. Juvenal confessa a Teodora que ainda não se deitou com uma mulher. Teodora finge para Amâncio que deitou com Juvenal e faz elogios à performance do rapaz. Lindinalva diz que vai cuidar do armarinho, e Berto não aprova. Zulmira alerta Lindinalva sobre o comportamento de Berto e aconselha a menina a procurar um lugar para ficar. Doroteia pergunta por que Sinhazinha não tem se confessado na igreja. Nacib pede Gabriela em casamento.

Sexta 13 [Julho 2012]
[V1] Berto destrata Zulmira e faz Lindinalva passar a noite com ele. Gabriela demonstra indiferença com o pedido de casamento de Nacib. Osmundo conta para Mundinho que está apaixonado por Sinhazinha. Tonico se oferece para conversar com Gabriela sobre o pedido de casamento de Nacib, e o comerciante não percebe a má intenção do filho de Ramiro. Fagundes se sente atraído por Lindinalva. Mundinho diz a Ezequiel que vai se candidatar a intendente. Tonico aconselha Nacib a dar um presente a Gabriela. Lindinalva pede ajuda a Quinquina e Florzinha para pagar o aluguel da casa e do armarinho. As irmãs reagem de forma negativa ao pedido de empréstimo, mas oferecem um quarto como moradia para Lindinalva e Zulmira. Sinhazinha conta a Osmundo que Jesuíno ficará fora da cidade por alguns dias. Mundinho tenta conversar com Gerusa, mas ela o evita. Gerusa diz a Malvina que Mundinho a fez pensar sobre sua postura de obediência diante das proibições. Berto destrata Zulmira e faz Lindinalva se deitar com ele. Nacib presenteia Gabriela com um sapato de seda. [V2] Nacib pede Gabriela em casamento. Tonico tenta seduzir Fabiana, mas é interrompido por Olga. Gerusa olha Mundinho pela janela. Berto implica com Juvenal porque o irmão não mostra entusiasmo para ir ao Bataclã. Berto encontra Lindinalva chorando e promete cuidar dela. Glória conversa com Josué e aconselha o professor a ser mais firme com Malvina. Maria Machadão anuncia a estreia do Príncipe Sandra e Anabela no Bataclã. Tonico dá dinheiro para Lupicínia fingir que está doente e Olga desiste de ir ao cartório. Sinhazinha mente para Jesuíno e procura Osmundo. Tonico avisa a Mara que Nacib está apaixonado. Juvenal confessa a Teodora que ainda não se deitou com uma mulher. Teodora finge para Amâncio que deitou com Juvenal e faz elogios à performance do rapaz. Lindinalva diz que vai cuidar do armarinho, e Berto não aprova. Zulmira alerta Lindinalva sobre o comportamento de Berto e aconselha a menina a procurar um lugar para ficar. Mundinho tenta conversar com Gerusa, mas ela o evita. Doroteia pergunta por que Sinhazinha não tem se confessado na igreja. Nacib pede Gabriela em casamento.

Terça 17 [Julho 2012]
[V1] Mundinho se encontra com Gerusa no cinema Gabriela não se acostuma com o sapato de salto que Nacib lhe dá de presente. Neia estranha o fato de Sinhazinha não estar em casa na hora do jantar. Lindinalva tem receio de Berto não se casar com ela, depois de os dois terem dormido juntos. Juvenal diz a Teodora que só se deitará com a mulher que ele amar e, preocupado, lhe pergunta se alguém sabe que eles não ficam juntos. Anabela aceita o convite de Manoel para passear. Mundinho pede ajuda a Josué para se encontrar com Gerusa, e combina com o professor um encontro casual no cinema. Nacib convida Gabriela para ir ao cinema. Florzinha nota o chapéu de Sinhazinha no consultório de Osmundo. Malvina não gosta quando Josué diz que seu vestido está curto. Olga critica o fato de Nacib ter levado Gabriela ao cinema. Mundinho senta ao lado de Gerusa no cinema e coloca sua mão sobre a dela. [V2] Nacib dá sapatos de salto para Gabriela. Gabriela diz a Nacib que não quer se casar com ele. Nacib vai para o bar, chateado. Arminda pergunta a Gabriela porque ela não aceitou se casar com Nacib. Gabriela solta pipa com Tuísca. As mulheres da igreja perguntam porque Sinhazinha não tem se confessado. Jesuíno avisa a Sinhazinha que irá viajar. Osmundo diz a Mundinho que está apaixonado por Sinhazinha. Olga se confessa e diz ao padre que sente vontade de morder Tonico. Nacib concorda que Tonico o ajude a descobrir porque Gabriela recusou seu pedido de casamento e vai até a casa do comerciante, onde tenta se aproximar da cozinheira. Lindinalva vende uma boneca para Fagundes. Mundinho tenta se aproximar dos homens da cidade para conseguir aliados políticos. Lindinalva pede dinheiro emprestado para Flozinha e Quinquina. Sinhazinha se encontra com Osmundo. Mundinho se aproxima de Gerusa, que o afasta. Gerusa pede o livro emprestado para Malvina. Berto força Lindinalva a dormir com ele. Nacib dá sapatos de salto de presente para Gabriela.

Quarta 18 [Julho 2012]
[V1] Mundinho enfrenta Ramiro e avisa que se casará com Gerusa. Gerusa pede a Josué que troque de lugar com ela no cinema. Gabriela tira o sapato durante a exibição do filme. Tonico tenta ajudar a cozinheira de Nacib a colocar o sapato, mas é impedido pela mulher. Olga diz a Ramiro que Gerusa está se encontrando com Mundinho. Sinhazinha tem medo de que descubram seu romance com Osmundo. Malvina estranha Josué por nunca tê-la beijado, e pergunta ao professor se ele teme o seu pai. Gabriela diz a Nacib que não precisa de presentes para ser feliz com ele. Neia segue Sinhazinha e vê a patroa entrando na casa de Osmundo. Juvenal pergunta a Berto aonde ele tem ido todas as noites. Doroteia pede que Amâncio contrate um capanga para seguir o filho. Berto paga o aluguel de Lindinalva e impõe sua vontade novamente. Ramiro pede explicações a Gerusa sobre a presença de Mundinho no cinema. Conceição diz a Olga que Tonico visita o Bataclã. Gerusa confessa à mãe que se sente atraída por Mundinho. Mundinho enfrenta Ramiro e avisa que se casará com Gerusa. [V2] Mundinho se encontra com Gerusa no cinema. Gabriela não se acostuma com o sapato de salto que Nacib lhe dá de presente. Neia estranha o fato de Sinhazinha não estar em casa na hora do jantar. Juvenal diz a Teodora que só se deitará com a mulher que ele amar e, preocupado, lhe pergunta se alguém sabe que eles não ficam juntos. Lindinalva tem receio de Berto não se casar com ela, depois de os dois terem dormido juntos. Anabela aceita o convite de Manoel para passear. Anabela estreia dança dos sete véus e faz coronéis perderem o fôlego. Mundinho pede ajuda a Josué para se encontrar com Gerusa, e combina com o professor um encontro casual no cinema. Nacib convida Gabriela para ir ao cinema. Florzinha nota o chapéu de Sinhazinha no consultório de Osmundo. Malvina não gosta quando Josué diz que seu vestido está curto. Olga critica o fato de Nacib ter levado Gabriela ao cinema. Mundinho senta ao lado de Gerusa no cinema e coloca sua mão sobre a dela.

Quinta 19 [Julho 2012]
[V1] Doroteia descobre que Berto dormiu com Lindinalva e decide impedir o casamento. Mundinho enfrenta Ramiro. Neia insinua que sabe do caso de sua patroa com Osmundo, e Sinhazinha dá roupas para a empregada em troca de seu silêncio. Ramiro questiona Juvenal por ele não cortejar Gerusa. Malvina percebe que Gerusa está apaixonada por Mundinho. Manoel seduz Anabela, que finge resistir ao assédio do coronel. Após descobrir que Berto está dormindo com Lindinalva, Doroteia determina que o neto não se casará mais com ela. Amâncio manda Berto se esconder na fazenda de Melk. Malvina termina seu namoro com Josué. Anabela diz a Manoel que deseja se encontrar com ele novamente. Juvenal aconselha Berto a se casar com Lindinalva. Malvina promete a Mundinho que o ajudará a se encontrar com Gerusa. Tonico procura Gabriela. [V2] Mundinho enfrenta Ramiro e avisa que se casará com Gerusa. Gerusa pede a Josué que troque de lugar com ela no cinema. Gabriela tira o sapato durante a exibição do filme. Tonico tenta ajudar a cozinheira de Nacib a colocar o sapato, mas é impedido pela mulher. Olga diz a Ramiro que Gerusa está se encontrando com Mundinho. Sinhazinha tem medo de que descubram seu romance com Osmundo. Malvina estranha Josué por nunca tê-la beijado, e pergunta ao professor se ele teme o seu pai. Olga dá o bote na cama e morde o traseiro de Tonico. Gabriela diz a Nacib que não precisa de presentes para ser feliz com ele. Neia segue Sinhazinha e vê a patroa entrando na casa de Osmundo. Juvenal pergunta a Berto aonde ele tem ido todas as noites. Doroteia pede que Amâncio contrate um capanga para seguir o filho. Berto paga o aluguel de Lindinalva e obriga a moça a se deitar com ele vestida de noiva. Ramiro pede explicações a Gerusa sobre a presença de Mundinho no cinema. Conceição diz a Olga que Tonico visita o Bataclã. Gerusa confessa à mãe que se sente atraída por Mundinho. Mundinho enfrenta Ramiro e avisa que se casará com Gerusa.

Sexta 20 [Julho 2012]
[V1] Tonico tenta seduzir Gabriela. Tonico tenta seduzir Gabriela. Doroteia expulsa Lindinalva de sua casa e diz que Berto não se casará com ela. Juvenal briga com Berto, e não consegue convencer o irmão a se casar com a noiva. Zulmira aconselha Lindinalva a procurar abrigo na casa de Florzinha, mas a menina não consegue ajuda. O dono do imóvel expulsa Zulmira e Lindinalva e avisa que Berto fugiu. Sem ter para onde ir, Lindinalva resolve pedir abrigo no Bataclã. Gerusa aceita que Malvina marque um encontro entre ela e Mundinho. Ramiro diz aos coronéis que não irá à reunião de Mundinho, e demonstra curiosidade em saber do assunto que será tratado no encontro. Nacib sente ciúmes de Gabriela. Pirangi arruma Lindinalva para trabalhar no Bataclã. Lindinalva implora para Maria Machadão não entregá-la ao coronel Melk. Tonico diz a Nacib que Gabriela não gosta dele. Nacib questiona Gabriela sobre seus sentimentos por ele. [V2] Doroteia descobre que Berto dormiu com Lindinalva e decide impedir o casamento, Mundinho enfrenta Ramiro. Neia insinua que sabe do caso de sua patroa com Osmundo, e Sinhazinha dá roupas para a empregada em troca de seu silêncio. Ramiro questiona Juvenal por ele não cortejar Gerusa. Malvina percebe que Gerusa está apaixonada por Mundinho. Manoel seduz Anabela, que finge resistir ao assédio do coronel. Após descobrir que Berto está dormindo com Lindinalva, Doroteia determina que o neto não se casará mais com ela. Amâncio manda Berto se esconder na fazenda de Melk. Malvina termina seu namoro com Josué. Anabela diz a Manoel que deseja se encontrar com ele novamente. Juvenal aconselha Berto a se casar com Lindinalva. Malvina promete a Mundinho que o ajudará a se encontrar com Gerusa. Tonico procura Gabriela.

Terça 24 [Julho 2012]
Tonico tenta seduzir Gabriela. Tonico tenta seduzir Gabriela. Doroteia expulsa Lindinalva de sua casa e diz que Berto não se casará com ela. Juvenal briga com Berto, e não consegue convencer o irmão a se casar com a noiva. Zulmira aconselha Lindinalva a procurar abrigo na casa de Florzinha, mas a menina não consegue ajuda. O dono do imóvel expulsa Zulmira e Lindinalva e avisa que Berto fugiu. Sem ter para onde ir, Lindinalva resolve pedir abrigo no Bataclã. Gerusa aceita que Malvina marque um encontro entre ela e Mundinho. Ramiro diz aos coronéis que não irá à reunião de Mundinho, e demonstra curiosidade em saber do assunto que será tratado no encontro. Nacib sente ciúmes de Gabriela. Pirangi arruma Lindinalva para trabalhar no Bataclã. Lindinalva implora para Maria Machadão não entregá-la ao coronel Melk. Tonico diz a Nacib que Gabriela não gosta dele. Nacib questiona Gabriela sobre seus sentimentos por ele.

Quarta 25 [Julho 2012]
[V1] Gabriela sobe no telhado da casa de Amāncio para pegar a pipa de Tuķsca. Gabriela diz a Nacib que gosta dele e afirma que o amor nćo precisa de explicaēões. Maria Machadćo obriga Lindinalva a servir Melk e a menina sobe para o quarto com o coronel, que a destrata. Gabriela diz a Arminda que nćo tem interesse em se casar. Osmundo conta para Sinhazinha que Mundinho os ajudarį a serem felizes. Florzinha e Quinquina notam que a janela do consultório de Osmundo estį sempre fechada quando ele trata de Sinhazinha. Gabriela sobe no telhado da casa de Amāncio para pegar a pipa de Tuķsca, sob os olhares admirados de todos. Nacib sente ciśmes de Gabriela. [V2] Maria Machadão obriga Lindinalva a servir Melk. Gabriela diz a Nacib que gosta dele e afirma que o amor não precisa de explicações. Maria Machadão obriga Lindinalva a servir Melk e a menina sobe para o quarto com o coronel, que a destrata. Gabriela diz a Arminda que não tem interesse em se casar. Osmundo conta para Sinhazinha que Mundinho os ajudará a serem felizes. Florzinha e Quinquina notam que a janela do consultório de Osmundo está sempre fechada quando ele trata de Sinhazinha. Gabriela sobe no telhado da casa de Amâncio para pegar a pipa de Tuísca, sob os olhares admirados de todos.

Quinta 26 [Julho 2012]
[V1] Gabriela diz a Nacib que aceita se casar com ele. Nacib pede que Gabriela desça do telhado. Tonico obriga Olga a se confessar para fugir do assédio da mulher. Nacib se lamenta com João pelo fato de Gabriela não querer se casar com ele. Berto explica para Fagundes por que está escondido na fazenda de Melk. Clemente escuta Berto dizer a Fagundes que Nacib quer se casar com Gabriela e decide ir para Ilhéus. Mundinho comunica aos coronéis que conseguiu verba com o Presidente da República para melhorar a estrada de Ilhéus a Itabuna. Malvina avisa a Mundinho que ele já pode marcar o encontro com Gerusa. Glória aproveita a saída de Coriolano e manda a empregada entregar um bilhete a Josué. Fagundes alerta Berto para o perigo que ele corre ao tentar seduzir as mulheres que estão à beira do rio. Mundinho aconselha Osmundo a fugir com Sinhazinha. Glória seduz Josué. Sinhazinha chega em casa tarde e se depara com Jesuíno. Gabriela diz a Nacib que aceita se casar com ele. [V2] Gabriela diz a Nacib que aceita se casar com ele. Gabriela alcança a pipa. Nacib pede que Gabriela desça do telhado. Tonico obriga Olga a se confessar para fugir do assédio da mulher. Nacib se lamenta com João pelo fato de Gabriela não querer se casar com ele. Berto explica para Fagundes por que está escondido na fazenda de Melk. Clemente escuta Berto dizer a Fagundes que Nacib quer se casar com Gabriela e decide ir para Ilhéus. Mundinho comunica aos coronéis que conseguiu verba com o Presidente da República para melhorar a estrada de Ilhéus a Itabuna. Malvina avisa a Mundinho que ele já pode marcar o encontro com Gerusa. Glória aproveita a saída de Coriolano e manda a empregada entregar um bilhete a Josué. Fagundes alerta Berto para o perigo que ele corre ao tentar seduzir as mulheres que estão à beira do rio. Mundinho aconselha Osmundo a fugir com Sinhazinha. Glória seduz Josué. Sinhazinha chega em casa tarde e se depara com Jesuíno. Gabriela diz a Nacib que aceita se casar com ele.

Sexta 27 [Julho 2012]
Mundinho e Gerusa se beijam. Nacib comemora o fato de Gabriela ter aceitado seu pedido de casamento. Sinhazinha mente para Jesuíno e diz que estava na igreja. Mundinho e Gerusa se beijam. Glória combina com Josué de deixar uma toalha na janela toda vez que Coriolano estiver em casa. Clemente entende que Gabriela gosta de Nacib e resolve desistir da moça. Ramiro fica furioso ao ler no jornal da oposição sobre a reforma do porto e combina com Melk de impedir a obra de Mundinho. Maria Machadão dá abrigo para Ina e anuncia sua estreia no Bataclan. Nacib convida Tonico para ser padrinho de seu casamento. Osmundo combina de fugir com Sinhazinha assim que Jesuíno viajar. Dorotéia desconfia de que Sinhazinha tem um segredo. Sinhazinha se nega a deitar com Jesuíno, que quebra sua estátua de São Sebastião.

Terça 31 [Julho 2012]
[V1] Jesuíno estranha a demora de Sinhazinha no dentista. [V2] Ramiro e Maria Machadão se beijam! Ramiro dorme com Maria Machadão. Tonico diz a Nacib que providenciará a certidão de nascimento de Gabriela. Em resposta à pergunta de Dorotéia, Padre Cecílio diz que Sinhazinha não se confessa há muito tempo. Dorotéia combina com Florzinha e Quinquina de seguir Sinhazinha quando ela for ao dentista. Ramiro permite que Alfredo abra seu consultório. Olga descobre que Gerusa está lendo um livro emprestado por Malvina. Melk repreende Malvina e a proíbe de ler livros que não sejam os da escola. Osmundo avisa a Mundinho que ele e Sinhazinha decidiram viajar após a quermesse. Jesuíno estranha a demora de Sinhazinha no dentista e pergunta sobre o paradeiro da esposa.

Quarta 1 [Agosto 2012]
[V1] O padre diz a Nacib que não pode casá-lo com Gabriela. [V2] Lindinalva se atira no mar e Juvenal tenta salvá-la. Sinhazinha consegue despistar Jesuíno sobre sua demora. Gabriela não aceita as investidas de Tonico. Melk proíbe João de vender livros para Malvina. Melk, Dorotéia e Amâncio combinam de promover o casamento de Malvina com Berto. Berto tenta seduzir uma menina, apesar das advertências de Fagundes. Malvina diz a Juvenal que não gosta de Berto por suas atitudes com Lindinalva. Melk avisa a Malvina que encontrou um noivo para ela. Lindinalva se atira no mar e Juvenal tenta salvá-la. Sinhazinha diz a Jesuíno que terá de fazer resguardo durante a penitência dada pelo padre. Jesuíno percebe que Neia usa um vestido de Sinhazinha e exige explicação da mulher. Dorotéia pede a Amâncio dois capangas para forçar Neia a dizer o que sabe sobre Sinhazinha. O padre diz a Nacib que não pode casá-lo com Gabriela.

Quinta 2 [Agosto 2012]
Juvenal salva a vida de Lindinalva, que reage com hostilidade. O padre diz a Nacib que consultará as mulheres da sociedade de Ilhéus sobre seu casamento com Gabriela. Jesuíno desconfia dos presentes que Sinhazinha dá para Neia. Mundinho aconselha Osmundo a não se encontrar com Sinhazinha até a data da viagem e entrega as passagens para o amigo. Juvenal salva a vida de Lindinalva, que reage com hostilidade. Malvina se revolta quando Melk lhe avisa que ela só conhecerá seu prometido no dia do noivado. Jesuíno nota que Dorotéia evita Sinhazinha. Juvenal demonstra interesse por Lindinalva. Teodora insinua para as meninas do Bataclan que fará com que Juvenal se case com ela. Mundinho arremata a prenda oferecida por Gerusa na quermesse e Ramiro fica furioso. Ramiro repreende Juvenal por não estar ao lado de Gerusa. Neia é torturada por capangas e acaba confessando a Dorotéia que Sinhazinha é amante de Osmundo.

Sexta 3 [Agosto 2012]
Dorotéia impede o padre de realizar o casamento de Nacib e Gabriela. Dorotéia orienta Neia a ficar calada e inventar que os machucados do seu rosto foram consequência de uma queda. Gerusa pede a Malvina que marque um encontro com Mundinho para que ela o agradeça por ter comprado sua prenda na quermesse. Dorotéia impede o padre de realizar o casamento de Nacib e Gabriela. Manoel das Onças conta para Anabela que Mundinho arrematou toda a sua safra de cacau. O padre avisa a Nacib que as mulheres de Ilhéus não aceitam seu casamento na igreja. Tonico promete ajudar Nacib. Dorotéia conta para Jesuíno que Sinhazinha é amante de Osmundo. Jesuíno se dirige para a casa de Osmundo na intenção de surpreender a esposa com o dentista.

Terça 7 [Agosto 2012]
Jesuíno atira em Sinhazinha e Osmundo e é acolhido pela família de Amâncio. Jesuíno atira em Sinhazinha e Osmundo e é acolhido pela família de Amâncio. Mundinho pede a Pelópidas que providencie o velório de Osmundo e Sinhazinha e orienta Douglas a noticiar as mortes no jornal. Jesuíno fica indignado quando o delegado lhe diz que abrirá um inquérito. Ramiro dispensa o delegado. Maurício se oferece para ser advogado de Jesuíno. Marialva agride Malvina ao ouvir da filha que Sinhazinha e Osmundo tinham o direito de serem felizes. Berto leva uma surra dos pais da menina que ele tentou seduzir. Malvina comparece ao velório de Sinhazinha e Osmundo. Melk comunicar a Malvina que ela ficará noiva de Berto. Coriolano chega em casa no momento em que Glória está com Josué. Gabriela pergunta a Nacib se ele tiraria sua vida caso fosse traído.

Quarta 8 [Agosto 2012]
[V1] Ramiro avisa que vai ajudar Nacib a se casar com Gabriela. [V2] Malvina se recusa a casar-se com Berto. Nacib afirma a Gabriela que quando se trata de honra o assassinato não é considerado crime. Malvina reage negativamente ao saber que o noivo escolhido por seu pai é Berto e avisa que não se casará com ele. Juvenal diz a Berto que Malvina tem caráter. Berto diz a Juvenal que vai ao Bataclan se deitar com Lindinalva como cliente. Josué se esconde debaixo da cama de Glória para que Coriolano não o veja. Jesuíno fica transtornado ao se lembrar de Sinhazinha na cama com Osmundo. Jesuíno avisa a Amâncio que vai para a fazenda, mas antes expulsa Neia de sua casa. Ramiro avisa que vai ajudar Nacib a se casar com Gabriela.

Quinta 9 [Agosto 2012]
[V1] Malvina avisa a Gerusa que Mundinho quer vê-la. [V2] Ramiro convence o padre a aceitar o casamento de Nacib com Gabriela. Malvina diz a Gerusa que sonha em ter uma grande paixão. Ramiro convence o padre e as beatas a aceitar o casamento de Nacib com Gabriela. Tonico entrega a certidão de nascimento a Gabriela. Mundinho avisa a Altino que ajudará a família de Osmundo a colocar Jesuíno na cadeia. Mundinho consegue trazer Rômulo, engenheiro responsável pela obra no porto, e Altino fica surpreso. Malvina fica encantada ao ver Rômulo nadar na praia. Anabela convence Manoel das Onças a visitá-la antes de ir para a fazenda. Mundinho oferece a Nacib o salão da Associação Comercial e as bebidas para o casamento. Malvina avisa a Gerusa que Mundinho quer vê-la. Juvenal tenta conversar com Lindinalva, mas ela não acredita nas boas intenções do rapaz. Conceição insiste para que Olga vá ao Bataclã tentar flagar Tonico. Rômulo se aproxima de Malvina enquanto ela aguarda Gerusa conversar com Mundinho. Amâncio acompanha Dorotéia até a casa de Gabriela.

Sexta 10 [Agosto 2012]
[V1] Tonico se veste de mulher para escapar de Olga. [V2] Gerusa termina com Mundinho. Dorotéia convence Gabriela a dormir em sua casa até o casamento com Nacib. Tonico vê Olga no Bataclã e se esconde da mulher. Tonico se veste de mulher para escapar de Olga. Gerusa declara seu amor a Mundinho e mas resolve dizer adeus a ele com medo de que Ramiro descubra o romance. Malvina e Rômulo se beijam. Olga conta a Tonico que esteve no Bataclan a sua procura e Tonico finge que ficou magoado. Nacib não encontra Gabriela em casa e pensa que ela o abandonou. Dorotéia tira proveito da aptidão de Gabriela na cozinha e pede à noiva de Nacib que faça quitutes para ela. Amâncio conduz Gabriela até o altar.

Terça 14 [Agosto 2012]
[V1] Melk flagra Malvina beijando Rômulo e agride a filha. [V2] Gabriela e Nacib se casam em uma linda cerimônia. Nacib e Gabriela se casam. Zarolha retorna a Ilhéus e avisa a Miss Pirangi que, se ela não pode ser feliz com Nacib, Gabriela também não será. Durante a festa de casamento de Nacib, Gerusa escapa da família e se encontra com Mundinho. Olga sugere a Tonico que descubra o segredo de Gerusa a fim de ganhar o respeito de Ramiro. Melk flagra Malvina beijando Rômulo e agride a filha. A irmã de Nacib ofende Gabriela. Tonico e Zarolha tramam contra o casamento de Gabriela.

Quarta 15 [Agosto 2012]
Zarolha propõe a Tonico uma troca de favores para que ele conquiste Gabriela. Zarolha propõe a Tonico uma troca de favores para que ele conquiste Gabriela. Príncipe Sandra e Anabela festejam o golpe que deram em Manoel das Onças, conseguindo todo o dinheiro da safra de cacau do coronel. Nacib repreende Gabriela por brincar na rua. Lindinalva não acredita em Juvenal quando ele declara seu amor por ela. Lindinalva agride Berto ao ser abordada no Bataclan. Gabriela sai à noite sem que Nacib perceba. Zarolha finge interesse nos serviços de costureira de Arminda para obter informações sobre o casamento de Nacib.

Quinta 16 [Agosto 2012]
[V1] Lindinalva e Juvenal passam a noite juntos. [V2] Zarolha se apresenta a Gabriela como Risoleta. Arminda comenta com Zarolha que acredita que o casamento de Nacib e Gabriela não dará certo. Berto ameaça bater em Lindinalva, mas é contido por Juvenal. Maria Machadão repreende Lindinalva e lhe orienta como se portar para que Berto desista de se deitar com ela. Teodora fica furiosa ao notar que Juvenal se preocupa com Lindinalva. Melk permite que Rômulo corteje Malvina. Glória dá dinheiro a Josué para ele comprar uma gravata. Jesuíno chega a Ilhéus. Príncipe Sandra e Anabela planejam ficar em lhéus para dar um golpe em outro coronel. Anabela conversa com Ramiro e tenta seduzi-lo. Lindinalva e Juvenal passam a noite juntos. Dorotéia indica Almira para trabalhar na casa de Jesuíno. Rômulo confessa a Malvina que é casado. Zarolha se apresenta a Gabriela como Risoleta, mas a cozinheira reconhece a moça.

Sexta 17 [Agosto 2012]
[V1] Ramiro diz a Tonico que deseja Anabela. [V2] Gerusa declara seu amor a Mundinho. Arminda estranha quando Zarolha diz que não se lembra do dia em que procurou Gabriela. Zarolha afirma a Miss Pirangi que fará Nacib abandonar Gabriela. Rômulo explica a Malvina que sua mulher sofre de uma doença mental e que está internada em um hospício. Dorotéia aconselha Jesuíno a se casar. Quinquina e Florzinha tentam agradar Jesuíno. Lindinalva e Juvenal combinam de fugir e se casar. Juvenal pede o dinheiro de sua caderneta de poupança para o pai e diz que é por causa do noivado com Gerusa. Mundinho diz a Gerusa que não desistirá dela. Ramiro lembra de Anabela. Gerusa e Juvenal confessam um ao outro que amam outra pessoa. Lindinalva diz a Miss Pirangi que está doente para não se deitar com ninguém e deixa Teodora desconfiada. Jesuíno se interessa por Iracema. Ramiro diz a Tonico que deseja Anabela e pede ao filho que fale com a moça.

Terça 21 [Agosto 2012]
Josué se esconde de Coriolano no guarda-roupa de Glória. Dorotéia convida Gabriela para a reunião de mulheres católicas. Malvina diz a Rômulo que é capaz de enfrentar o mundo por ele. Zarolha se insinua para Manoel das Onças e festeja quando o coronel propõe sustentá-la fora do Bataclan. Lindinalva conta para Miss Pirangi que está apaixonada. Teodora ouve a conversa das duas. Iracema é informada de que ficará noiva de Jesuíno. Josué se esconde de Coriolano no guarda-roupa de Glória. Maria Machadão fica com ciúmes ao perceber que Ramiro está interessado em Anabela. Ramiro marca um encontro com Anabela na praça. Zarolha planeja contar a Nacib que Gabriela participa do ensaio do Terno de Reis.

Quarta 22 [Agosto 2012]
[V1] Ramiro se encontra com Anabela. [V2] Lindinalva cai em emboscada de Berto. Zarolha chega no Vesúvio para contar a Nacib que Gabriela está dançando às escondidas, mas Manoel a distrai de seu objetivo. Glória ajuda Josué a sair sem que Coriolano o veja. Teodora conta para Berto que o irmão fugirá de Ilhéus com Lindinalva. Doroteia sugere a Berto que ele contrate alguém para acabar com a vida de Lindinalva. Juvenal se despede de Gerusa. Jesuíno tira Iracema da sala de aula, sob os protestos de Malvina. Gerusa avisa a Mundinho que Juvenal vai embora de Ilhéus e que ficará livre para viver seu amor com ele. Ramiro se encontra com Anabela. Doroteia finge passar mal para que Juvenal não saia de casa. Berto e três jagunços cercam Lindinalva.

Quinta 23 [Agosto 2012]
[V1] Fagundes e Clemente encontram Lindinalva e descobrem que ela está viva. [V2] Fagundes e Clemente encontram o corpo de Lindinalva. Berto entrega Lindinalva aos jagunços. Machadão não gosta de saber que Miss Pirangi ajudou Lindinalva a fugir. Anabela não aceita dinheiro de Ramiro, e ele desconfia. Juvenal pede ajuda ao delegado para encontrar Lindinalva. Ramiro orienta Conceição a fazer a festa de noivado de Gerusa e Juvenal. Zarolha conta a Nacib que Gabriela está dançando na rua da feira. Fagundes e Clemente encontram Lindinalva e descobrem que ela está viva. Jesuíno avisa a Iracema que é melhor ela ser virgem ou a noite de núpcias não acabará bem. Osório pede ajuda a Mundinho para colocar Jesuíno na cadeia, pela morte de seu irmão Osmundo. Teodora desconfia de que Berto está envolvido com o desaparecimento de Lindinalva. Gabriela vai à reunião das senhoras católicas. Nacib não encontra Gabriela na rua da feira e vai tirar satisfação com Zarolha.

Sexta 24 [Agosto 2012]
[V1] Mundinho marca um encontro com Gerusa. Nacib proíbe Zarolha de falar sobre Gabriela. Gabriela demonstra falta de entusiasmo durante reunião das senhoras católicas. Manoel presenteia Zarolha com uma joia. Josué é obrigado a se esconder novamente no guarda-roupa do quarto de Glória para não ser visto por Coriolano. Malvina conta para Gerusa que Rômulo é casado. Fagundes e Clemente combinam de não contar a ninguém sobre Lindinalva. Mundinho marca um encontro com Gerusa. Machadão estranha a facilidade com que Pirangi consegue dinheiro para pagar a conta de Lindinalva no Bataclan. Arminda aconselha Gabriela a não dançar mais na rua. Manoel compra a casa de Osmundo para Zarolha, mas ela exige se casar com o coronel. Doroteia conta a Ramiro que Gerusa e Mundinho se encontraram. Iracema confessa à mãe que não é mais virgem. Ezequiel avisa a Jesuíno que ele terá de responder por crime de assassinato. Gabriela conta a Nacib que dançou na rua. [V2] Lindinalva sobrevive a ataque de Berto. Nacib proíbe Zarolha de falar sobre Gabriela. Gabriela demonstra falta de entusiasmo durante reunião das senhoras católicas. Manoel presenteia Zarolha com uma joia. Josué é obrigado a se esconder novamente no guarda-roupa do quarto de Glória para não ser visto por Coriolano. Malvina conta para Gerusa que Rômulo é casado. Fagundes e Clemente combinam de não contar a ninguém sobre Lindinalva. Mundinho marca um encontro com Gerusa. Arminda aconselha Gabriela a não dançar mais na rua. Manoel compra a casa de Osmundo para Zarolha, mas ela exige se casar com o coronel. Doroteia conta a Ramiro que Gerusa e Mundinho se encontraram. Iracema confessa à mãe que não é mais virgem. Ezequiel avisa a Jesuíno que ele terá de responder por crime de assassinato. Gabriela conta a Nacib que dançou na rua.Machadão estranha a facilidade com que Pirangi consegue dinheiro para pagar a conta de Lindinalva no Bataclan

Terça 28 [Agosto 2012]
Ramiro percebe as intenções de Tonico com Gabriela. Nacib proíbe Gabriela de dançar na rua. Nacib pede desculpas para Zarolha, mas deixa claro que seu coração é de Gabriela. Arminda promete arrumar uma solução para Jesuíno não descobrir que Iracema não é mais virgem. Maurício aceita ser advogado de Jesuíno. Josué descobre que o namorado de Malvina é casado. Mundinho repreende Rômulo por ser casado e namorar Malvina. Ramiro manda Alfredo vigiar Gerusa, e ameaça mandar a neta para um convento se ela se encontrar com Mundinho. Conceição flagra Gerusa com Mundinho. As meninas do Bataclan ficam curiosas para saber quem é o coronel que dá dinheiro para Pirangi. Ramiro percebe as intenções de Tonico com Gabriela. Anabela diz a Sandra que Ramiro vai encontrá-la após receber um bom dinheiro. Jesuíno avisa à família de Iracema que quer apressar o casamento. Conceição afirma a Gerusa que a ajudará em seu namoro com Mundinho e surpreende a filha ao dizer que a família precisa se libertar de Ramiro. Gabriela janta na casa de Tonico.

Quarta 29 [Agosto 2012]
Sandra surpreende Anabela com Ramiro e ameaça matar os dois. Durante o jantar na casa de Tonico, Gerusa e Ramiro comem com as mãos para acompanhar Gabriela, e todos acabam seguindo o coronel. Malvina destrata Josué, que busca consolo ao lado de Glória. Fabiana vê Tonico se aproximando de Gabriela, e chantageia o patrão pedindo um vestido. Lindinalva diz a Fagundes e Clemente que Juvenal mandou matá-la. Nacib repreende Gabriela por seu comportamento. Sandra surpreende Anabela com Ramiro e ameaça matar os dois.

Quinta 30 [Agosto 2012]
Ramiro manda seus capangas desaparecerem com Sandra. Ramiro percebe que Sandra e Anabela planejaram um golpe para extorquir seu dinheiro e as leva de carro para um local afastado. A pedido de Conceição, Gerusa pede a Mundinho que tente fazer um acordo político com o avô. Pirangi liquida a dívida de Lindinalva com Machadão, deixando todas no Bataclan curiosas a respeito do coronel que o patrocina. Ramiro manda seus capangas desaparecerem com Sandra. Jesuíno depõe na delegacia sobre o assassinato de Sinhazinha e Osmundo, mas não é preso pelo delegado. Doroteia e Amâncio aconselham Jesuíno a se casar com uma mulher mais velha, mas o coronel escolhe a jovem Iracema. Gabriela conversa com Arminda e compara o casamento a uma prisão. Glória conta a Coriolano que Rômulo é casado. Mundinho dá dinheiro para Anabela e Sandra reconstruírem suas vidas longe de Ilhéus. Mundinho vai à casa de Ramiro tentar negociar com o coronel.

Quinta 30 [Agosto 2012]
Ramiro manda seus capangas desaparecerem com Sandra. Ramiro percebe que Sandra e Anabela planejaram um golpe para extorquir seu dinheiro e as leva de carro para um local afastado. A pedido de Conceição, Gerusa pede a Mundinho que tente fazer um acordo político com o avô. Pirangi liquida a dívida de Lindinalva com Machadão, deixando todas no Bataclan curiosas a respeito do coronel que o patrocina. Ramiro manda seus capangas desaparecerem com Sandra. Jesuíno depõe na delegacia sobre o assassinato de Sinhazinha e Osmundo, mas não é preso pelo delegado. Doroteia e Amâncio aconselham Jesuíno a se casar com uma mulher mais velha, mas o coronel escolhe a jovem Iracema. Gabriela conversa com Arminda e compara o casamento a uma prisão. Glória conta a Coriolano que Rômulo é casado. Mundinho dá dinheiro para Anabela e Sandra reconstruírem suas vidas longe de Ilhéus. Mundinho vai à casa de Ramiro tentar negociar com o coronel.

Sexta 31 [Agosto 2012]
Coriolano pergunta a Josué quem é a mulher com quem ele tem um caso. Ramiro decide escutar Alfredo, que lhe pede para não machucar Mundinho. Zarolha convence Gabriela a visitar Nacib no Vesúvio, certa de que o comerciante não gostará de ver a mulher na rua à noite. Arminda desconfia de que Zarolha não gosta de Gabriela. Nacib não gosta de ver Gabriela e a proibe de sair à noite. Machadão se declara a Ramiro e diz que deixaria o Bataclan para ficar com ele. Mundinho avisa a Gerusa que ela terá que enfrentar o avô. Arminda entrega a Iracema um porta-joias e a ensina a enrolar Jesuíno. Zarolha diz a Nacib que o povo de Ilhéus o ironiza por causa de Gabriela. Berto demonstra interesse por Zuleika e convida a ela e sua família para jantar na casa de seu pai. Coriolano pergunta a Josué quem é a mulher com quem ele tem um caso. Iracema se arruma para a noite de núpcias com Jesuíno.

Terça 4 [Setembro 2012]
Gerusa recusa o pedido de casamento de Juvenal na frente de todos. Iracema convence Jesuíno de sua inocência. Ramiro orienta Melk a mandar os trabalhadores que recuperam a estrada saírem da obra como se fosse uma ordem de Mundinho. Fagundes e Clemente oferecem abrigo a Lindinalva. Mundinho desconfia de que Ramiro é responsável por um crime e fala com Douglas para noticiar no jornal. Ramiro ordena que Gerusa fique noiva de Juvenal. Gerusa se surpreende quando Juvenal lhe diz que está disposto a se casar com ela. Altino propõe a Ramiro que se alie a Mundinho e, diante da recusa, rompe relações com o coronel. Ramiro manda Melk incendiar o jornal e dar um jeito em Altino. Malvina avisa a Mundinho que Gerusa está disposta a lutar pelo amor dos dois. Arminda percebe que Zarolha dá conselhos a Gabriela tentando prejudicá-la. Josué vai à casa de Glória e se depara com Coriolano. Gerusa recusa o pedido de casamento de Juvenal na frente de todo.

Quarta 5 [Setembro 2012]
[V1] Ramiro pede para que Melk acabe de vez com Mundinho Falcão. [V2] Teodora pede a Berto que descubra quem é o coronel de Pirangi. Ramiro insiste para que Gerusa volte atrás, mas ela mantém sua posição de não se casar com Juvenal. Ramiro pergunta à neta se ela gosta de outro homem. Josué finge querer conselhos de Coriolano sobre as mulheres. Melk avisa a Rômulo que quer apressar seu casamento com Malvina. Melk briga com Malvina e Marialva ao ouvir da filha que sua mãe não é feliz no casamento. Teodora pede a Berto que descubra quem é o coronel de Pirangi. Ramiro deixa claro para Gerusa que não admite deixá-la se casar com Mundinho. Ramiro pede para Melk tirar Mundinho de vez de seu caminho.

Quinta 6 [Setembro 2012]
[V1] Gabriela dá abrigo a Negro Fagundes na casa de Nacib. [V2] Fagundes pede Lindinalva em casamento, mas ela não aceita. Melk diz a Ramiro que está tudo acertado para incendiar o jornal e acabar com Mundinho. Gerusa pede para Malvina avisar a Mundinho que ele corre perigo de vida. Fagundes pede Lindinalva em casamento, mas ela não aceita. Altino diz a Mundinho que seu apoio o ajudará a vencer as eleições. Berto conversa com o pai sobre o misterioso coronel de Pirangi. Ramiro presenteia Machadão com um anel e a convida para morar com ele na fazenda. Fagundes não consegue atingir Mundinho e acerta Ribeirinho. Mundinho exige que o delegado prenda Ramiro. Gerusa acusa Ramiro de planejar a morte de Mundinho. Ramiro se sente castigado por perder o amor de Gerusa. Fagundes procura abrigo na casa de Gabriela. Mundinho pergunta a Gabriela por Fagundes.

Sexta 7 [Setembro 2012]
Depois de ser ajudado, Ramiro Bastos promete respeitar Gabriela. Gabriela protege Fagundes e avisa a Melk que o jagunço está em sua casa. Ramiro pede para Gabriela aguardar até a madrugada para resgatar Fagundes. Machadão lembra a Zarolha que só a deixou ficar no Bataclã com a condição de ela não interferir no casamento de Nacib e Gabriela. Mundinho avisa a Douglas que o jornal irá continuar e lhe pede para alugar um novo local. Ramiro e os coronéis buscam Fagundes na casa de Gabriela. Gabriela pede a Fagundes para não procurá-la mais. Ramiro agradece Gabriela e garante que toda sua família irá respeitá-la a partir de agora. Nacib sente falta de Gabriela.

Terça 11 [Setembro 2012]
Olga vê Tonico e Fabiana juntos! Ramiro, Melk e os jagunços conseguem resgatar Fagundes da casa de Nacib sem que o comerciante perceba. Josué sai da casa de Glória vestido de mulher para não ser identificado pelos moradores de Ilhéus. Malvina encontra Josué novamente e presume que o professor gosta de se vestir de mulher. Tonico seduz Fabiana e consegue marcar um encontro. Em conversa com Arminda e Miquelina, Gabriela demonstra tristeza por não poder fazer o que gosta. Iracema estranha o fato de Jesuíno só tê-la procurado no dia do casamento. Doroteia incentiva Berto a descobrir o nome do coronel de Pirangi. Fagundes comenta com Clemente que tem receio que Melk o mande embora. Diante da insistência de Gerusa em não desistir do amor de Mundinho, Ramiro decide mandá-la para um convento. Jesuíno pede a Iracema que se vista como Sinhazinha. Berto descobre que Lindinalva está viva. Olga vê Tonico e Fabiana juntos.

Quarta 12 [Setembro 2012]
[V1] Berto é ameaçado por Negro Fagundes Olga acusa Fabiana de ter seduzido Tonico. Ramiro demite Fabiana, mesmo sabendo que foi Tonico quem a procurou. Fagundes ameaça Berto, mas é impedido por Melk. Berto leva Lindinalva de volta para o Bataclã. Jesuíno sente falta de Sinhazinha e não consegue se aproximar de Iracema. Juvenal fica surpreso ao ver Lindinalva no Bataclã. Gabriela e Tuísca combinam de ir ao circo. Nacib avisa a Gabriela que comprou ingressos para o sarau de poesias. Gabriela fica triste ao saber que o sarau será realizado no dia da apresentação de Tuísca no circo. [V2] Berto leva Lindinalva de volta para o Bataclã. Olga acusa Fabiana de ter seduzido Tonico. Ramiro demite Fabiana, mesmo sabendo que foi Tonico quem a procurou. Fagundes ameaça Berto, mas é impedido por Melk. Berto leva Lindinalva de volta para o Bataclã. Jesuíno sente falta de Sinhazinha e não consegue se aproximar de Iracema. Gabriela e Tuísca combinam de ir ao circo. Nacib avisa a Gabriela que comprou ingressos para o sarau de poesias. Gabriela fica triste ao saber que o sarau será realizado no dia da apresentação de Tuísca no circo.Juvenal fica surpreso ao ver Lindinalva no Bataclã

Quinta 13 [Setembro 2012]
[V1] Zarolha enche a cabeça de Tonico para que ele conquiste Gabriela [V2] Nacib proíbe Gabriela de ir a circo e faz esposa chorar. Nacib impõe sua autoridade sobre Gabriela e decide que eles irão ao sarau de poesias. Juvenal não entende a hostilidade de Lindinalva com ele. Tuísca fica decepcionado ao saber que Gabriela não poderá vê-lo no circo. Doroteia avisa a Amâncio que Jesuíno será processado pela morte de Sinhazinha. Dorotéia depõe na delegacia em favor de Sinhazinha, e Jesuíno a ameaça. Gabriela erra na quantidade de sal dos quitutes, causando rejeição nos fregueses do Vesúvio. Gerusa pede a Malvina para ajudá-la a se encontrar com Mundinho na igreja. Zarolha aconselha Gabriela a ir ao circo depois do sarau, escondida de Nacib. Rômulo diz a Melk que a mãe está doente, para ganhar tempo em seu noivado com Malvina. Gerusa e Mundinho combinam de fugir de Ilhéus depois da formatura. Zarolha procura Tonico e garante que sabe como ele pode conquistar Gabriela.

Sexta 14 [Setembro 2012]
[V1] Chico conta para Nacib que Gabriela foi ao circo [V2] Tonico oferece um ingresso do circo para Gabriela. Zarolha aconselha Tonico a ir ao circo se encontrar com Gabriela. Tonico inventa uma desculpa para não ir ao sarau. As famílias de Berto e Zuleika acertam o casamento do casal. Depois do sarau, Gabriela corre para o circo, sem que Nacib saiba. Tonico oferece um ingresso do circo para Gabriela, como forma de sensibilizá-la. Chico e Bico Fino observam Tonico e Gabriela saírem do circo. Lindinalva trata Juvenal como cliente e ele estranha. Gerusa se preocupa por Malvina não poder se casar com Rômulo. Mundinho comunica a Douglas e a Pelópidas que a estrada de Ilhéus–Itabuna será protegida pelo governo federal. Mundinho enfrenta Ramiro e diz ao coronel que ele não pode controlar o amor que sua neta sente por ele. Chico conta para Nacib que Gabriela foi ao circo.

Terça 18 [Setembro 2012]
[V1] Melk decide acertar as contas com Dorotéia. [V2] Olga conta para Marialva que Melk é o coronel de Pirangi. Nacib não acredita em Chico quando diz que Gabriela estava no circo. Tonico convida Gabriela, Arminda e Tuísca para andar de automóvel. Mundinho afirma a Ramiro que ganhará as eleições e se casará com Gerusa. Ramiro exige que Machadão se desfaça do Bataclan para morar com ele. Dorotéia descobre que Glória foi ao alfaiate encomendar um terno e se certifica de que não é para Coriolano. Desconfiadas de que Melk seja o coronel de Pirangi, Dorotéia, Florzinha e Quinquina sondam com Marialva sobre seu relacionamento com o marido. Lindinalva demonstra preocupação com a possibilidade do fechamento do Bataclã. Gerusa não cede à pressão de Ramiro para desistir de Mundinho. Olga conta para Marialva que Dorotéia descobriu que Melk é o coronel de Pirangi. Melk discute com Marialva ao saber que a esposa acreditou em Olga. Melk chega à casa de Amâncio para acertar as contas com Dorotéia.

Quarta 19 [Setembro 2012]
[V1] Tonico dá um cachorrinho de presente a Gabriela. [V2] Juvenal sugere a Melk que vá ao Bataclã e questione Pirangi. Juvenal sugere a Melk que vá ao Bataclã e questione Pirangi para saber a verdade sobre o coronel que lhe sustenta. Pirangi confirma na frente de todos que Melk não é seu coronel. Melk e Dorotéia fingem fazer as pazes. Malvina e Gerusa combinam de passar a noite com seus namorados, sem que os pais de ambas saibam. Nacib percebe que Gabriela voltou a fazer quitutes deliciosos. Tonico visita Gabriela e, ao encontrar Zarolha, os dois dizem não se conhecer. Tonico dá um cachorro de presente para Gabriela, que fica emocionada com o gesto.

Quinta 20 [Setembro 2012]
[V1] Dorotéia avisa a Melk que Malvina namora um homem casado. [V2] Malvina e Gerusa despistam suas famílias para passar a noite com os namorados. Tonico finge estar emocionado para sensibilizar Gabriela. Nacib percebe que Tonico não aparece mais no Vesúvio. Malvina e Gerusa conseguem despistar suas famílias para passar a noite com os namorados. Gerusa confessa a Mundinho que tem medo de que algo os separe para sempre. Nacib não deixa o cachorro que Tonico deu para Gabriela dormir em sua cama. Juvenal pergunta a Amâncio o motivo de sua avó convidar Osório para jantar. Berto destrata Zuleika. Dorotéia descobre através de Osório que Rômulo é casado. Mundinho pede ajuda a Altino para fugir com Gerusa. Dorotéia avisa a Melk que Malvina namora um homem casado

Sexta 21 [Setembro 2012]
[V1] Ramiro leva Gerusa para ver o presépio e passa mal. [V2] Malvina não diz a Melk que sabia do estado civil do namorado. Dorotéia se sente realizada por ter contado a Melk que Rômulo é casado. Altino aceita ajudar Mundinho a fugir com Gerusa. Malvina não diz a Melk que sabia do estado civil do namorado e convence o pai a falar diretamente com Rômulo. Melk adverte Rômulo a não se aproximar de Malvina e avisa à filha que vai escolher seu noivo. Nacib reclama do atraso de Gabriela na inauguração do presépio. Malvina pede a Mundinho que entregue um bilhete a Rômulo. Mundinho alerta Malvina para ter cuidado com Melk. Jesuíno manda Iracema usar vestidos de Sinhazinha. Fagundes presenteia Lindinalva com um broche e ela o convida para ver o presépio. Ramiro leva Gerusa para ver o presépio e passa mal.

Terça 25 [Setembro 2012]
Lindinalva aceita se casar com Juvenal e deixa o Bataclã! Juvenal confessa a Teodora que ama Lindinalva. Gabriela se entristece com as proibições de Nacib. Machadão avisa a Zarolha que fechará o Bataclã para morar com Ramiro. Teodora promove um encontro entre Lindinalva e Juvenal e conta à menina que Juvenal também foi enganado por ela e Berto. Gerusa pede a Malvina que entregue um presente de Natal para Mundinho. Ramiro avisa a Machadão que colocou uma fazenda de cacau em seu nome. Juvenal tira Lindinalva do Bataclã para se casar com ela. Juvenal discute com Berto e se surpreende quando o irmão confessa que foi Dorotéia quem armou tudo.

Quarta 26 [Setembro 2012]
[V1] Zarolha arma mais uma para cima de Gabriela [V2] Juvenal resolve sair de casa para morar com Lindinalva em Salvador. Amâncio ameaça deserdar Juvenal se ele insistir em casar com Lindinalva. Juvenal resolve sair de casa para morar com Lindinalva em Salvador. Berto avisa a Juvenal que disputará Lindinalva com ele. Nacib dá um par de sapatos de Natal para Gabriela. Gabriela mostra uma estrela no céu e diz a Nacib que esse é seu presente de Natal. Zarolha pede a Pirangi que vá até a casa de Gabriela para obter provas contra ela.

Quinta 27 [Setembro 2012]
Zarolha descobre quem é o coronel de Miss Pirangi! Pirangi se recusa a ajudar Zarolha a separar Gabriela de Nacib. Gabriela dança o Terno de Reis, contagiando todas as mulheres. Arminda alerta Nacib para não deixar Gabriela sozinha. Ramiro fica furioso quando Conceição e Alfredo lhe dizem que Mundinho é um bom partido para Gerusa. Mundinho avisa a Altino que fugirá com Gerusa. Zarolha fica desconfiada ao perceber que Arminda não quer que ela visite Gabriela. Zarolha descobre quem é o coronel de Pirangi.

Sexta 28 [Setembro 2012]
[V1] Dorotéia descobre que Gerusa e Mundinho vão fugir. Zarolha ameaça contar quem é o coronel de Pirangi, caso o amigo não a ajude a descobrir quem visita Gabriela. Nacib comenta com João que Gabriela está diferente. Conceição promete ajudar Gerusa a fugir se Mundinho jurar na igreja que se casa com a filha. Malvina combina com as amigas de fazer uma homenagem a Josué durante a formatura. Dorotéia descobre que Gerusa e Mundinho vão fugir. [V2] Conceição promete ajudar Gerusa a fugir se Mundinho. Zarolha ameaça contar quem é o coronel de Pirangi, caso o amigo não a ajude a descobrir quem visita Gabriela. Nacib comenta com João que Gabriela está diferente. Malvina combina com as amigas de fazer uma homenagem a Josué durante a formatura. Dorotéia descobre que Gerusa e Mundinho vão fugir.Conceição promete ajudar Gerusa a fugir se Mundinho jurar na igreja que se casa com a filha

TERÇA, 2 DE OUTUBRO [2012]
Dorotéia avisa a Ramiro que Gerusa pretende fugir com Mundinho. Olga briga com Tonico, ao perceber que o marido a trai. Zarolha pede que Pirangi leve um recado para Nacib. Ramiro desaprova as atitudes de Tonico e discute com o filho. Dorotéia avisa a Ramiro que Gerusa pretende fugir com Mundinho, e que Conceição está ajudando a filha. Ramiro pede ajuda a Berto para vigiar Gerusa. Ramiro pede a Melk que o ajude a impedir a fuga da neta com Mundinho durante o baile de formatura. Zarolha conta a verdade para Arminda e Gabriela. Nacib vai ao Bataclã.

QUARTA 3 DE OUTUBRO [2012]
Dorotéia descobre que Glória se encontra com Josué Nacib procura Zarolha. Ramiro contrata Fagundes para se livrar de Mundinho. Conceição tranquiliza Gerusa, que demonstra medo com a proximidade da fuga. Dorotéia descobre que Glória se encontra com Josué. Maurício diz a Malvina que faz questão de ler os poemas de Josué para homenageá-lo na formatura de suas alunas. Ao ler o poema, e perceber o conteúdo impróprio dos textos, o diretor discute com Josué. Gerusa sai do baile para se encontrar com Mundinho, sob o olhar de Fagundes, que está de tocaia.

QUINTA, 4 DE OUTUBRO [2012]
Berto tenta levar Lindinalva com ele, mas é impedido por Fagundes Malvina entrega a Gerusa um livro com a foto de Mundinho. Conceição não perdoa Alfredo por não ter enfrentado Ramiro, decidindo o futuro de sua filha. Mundinho avisa a Altino que não vai desistir de Gerusa. Arminda tenta falar com Nacib sobre Gabriela, e o comerciante finge não ter interesse. Dorotéia orienta Quinquina e Florzinha a vigiar Malvina. Lindinalva diz a Berto que ama Juvenal. Berto tenta levar Lindinalva com ele, mas é impedido por Fagundes.

SEXTA, 5 DE OUTUBRO [2012]
Zarolha pede perdão a Gabriela Zarolha pede perdão a Gabriela. Tonico se recusa a assumir que a certidão de nascimento que fez para Gabriela é falsa. Nacib e Tonico discutem. Mundinho é impedido de ver Gerusa. Ramiro exige que Tonico faça um documento declarando que a certidão de nascimento de Gabriela não é válida. Tonico é proibido de sair de casa pela mulher. Malvina se encontra com Rômulo e é vigiada por Dorotéia, Quinquina e Florzinha.

TERÇA 9 DE OUTUBRO [2012]
Nacib tenta anular seu casamento com Gabriela Melk obriga Rômulo a deixar a cidade. Conceição insinua para Ramiro que Olga esconde algo. Malvina e Rômulo combinam de fugir juntos. Josué comenta com Glória que está em apuros por causa das poesias que fez para ela. Nacib tenta anular seu casamento com Gabriela. Mundinho se compromete a ajudar Rômulo. Gerusa se sente mal durante a missa. Zarolha aceita proposta de Manoel. Malvina fica à espera de Rômulo na praia. 16 Melk arrasta Malvina pelas ruas de Ilhéus. Melk obriga Rômulo a deixar a cidade. Conceição insinua para Ramiro que Olga esconde algo. Olga surpreende e rejeita Tonico. Malvina sai escondida para encontrar Rômulo. Malvina e Rômulo combinam de fugir juntos. Josué comenta com Glória que está em apuros. Zarolha e Machadão conversam sobre Nacib. Nacib tenta anular seu casamento com Gabriela. Mundinho se compromete a ajudar Rômulo. Gerusa se sente mal durante a missa. Nacib comemora a anulação do casamento no Vesúvio. Zarolha aceita proposta de Manoel das Onças. Malvina e Rômulo se preparam para fugir. Olga sai e deixa Tonico em casa. Malvina fica à espera de Rômulo na praia. .

QUARTA 10 DE OUTUBRO [2012]
Rômulo foge de Ilhéus Rômulo foge de Ilhéus. Gabriela diz a Miquelina que sente saudades de Nacib. Mundinho oferece sociedade a Nacib. Olga mente para Tonico, dizendo que foi à igreja. Ramiro se recusa a apoiar Manoel e o coronel transfere seu apoio político para Mundinho. Gerusa pede a Conceição que fale com Mundinho para ajudá-la a fugir o mais breve possível. Manoel pede apoio a Dorotéia para se casar. 8 Rômulo foge de Ilhéus. Manoel aceita se casar com Zarolha. Gabriela diz a Miquelina que sente saudades de Nacib. Gerusa desconfia que esteja grávida. Olga mente para Tonico. Ramiro se recusa a apoiar Manoel. Gerusa pede ajuda para Conceição. Manoel pede apoio a Dorotéia para se casar.

QUINTA 11 DE OUTUBRO [2012]
Coriolano revela a todos um grande segredo Dorotéia se nega a apoiar Manoel. Manoel conta para Juvenal e Coriolano que Dorotéia o colocou para fora de sua casa. Coriolano promete ajudar Manoel. Gerusa pede à mãe que procure Mundinho. Nacib recusa o bolo de aipim feito por Gabriela. Nacib recebe o novo cozinheiro. Melk avisa a Malvina que escolheu um noivo para ela. Machadão pergunta a Ramiro se ele sente vergonha dela. Coriolano revela a todos um grande segredo. Pirangi invade a casa de Dorotéia. 18 . Dorotéia se nega a apoiar Manoel das Onças. Coriolano promete ajudar Manoel das Onças. Gerusa pede à mãe que procure Mundinho. Mundinho pede ajuda a Altino. Nacib pergunta a Mundinho sobre o novo cozinheiro. Coriolano avisa a Glória que ficará em Ilhéus para ajudar Manoel. Lindinalva confessa para Juvenal que teme ficar próxima de Berto. Olga se encontra com Ezequiel. Nacib recusa o bolo de aipim feito por Gabriela. Nacib recebe o novo cozinheiro. Gabriela fica triste ao saber da chegada do novo cozinheiro. Lindinalva questiona Juvenal sobre o encontro na casa de Dorotéia. Machadão diz para Zarolha esquecer o casamento. Melk escolhe um noivo para Malvina. Machadão pergunta a Ramiro se ele sente vergonha dela. Coriolano manda seus amigos entrarem na casa de Dorotéia. Pirangi decide ajudar Zarolha. Coriolano revela o segredo de Dorotéia.

SEXTA 12 DE OUTUBRO [2012]
[V1] Zuleika ameaça Dorotéia e Amâncio e ordena ser bem tratada pela família. [V2] Coriolano descobre que Glória o trai. Dorotéia e Amâncio aceitam apoiar o casamento de Manoel. Dorotéia arma plano para se vingar de Coriolano. Zarolha avisa às meninas do Bataclã que vai se casar. Gabriela se entristece ao saber que Nacib arrumou um cozinheiro. Malvina pede ajuda a Mundinho. Zuleika ameaça Dorotéia e Amâncio e ordena ser bem tratada pela família de Berto. Coriolano descobre que Glória o trai. 10 Pirangi revela que Amâncio é o seu coronel. Gabriela se entristece ao saber que Nacib arrumou um cozinheiro. Malvina é apresentada ao novo noivo. Maria Machadão pede explicações ao Coronel Ramiro . Malvina pede ajuda a Mundinho. Conceição vai ao convento conversar com a filha. Dorotéia pede que Padre Cecílio case Zarolha. Zuleika faz chantagem com os segredos que sabe. Coriolano arma plano para flagrar Glória. Coriolano descobre que Glória o trai.

TERÇA 16 DE OUTUBRO [2012]
Coriolano ordena que Glória saia de casa sem nada Coriolano ordena que Glória saia de casa sem nada. O plano de Gerusa e Mundinho fracassa. Nacib não gosta da comida que o cozinheiro sugere para o restaurante. Arminda pergunta a Gabriela se ela tem esperança de voltar para Nacib. Mundinho pede a Ramiro que coloque as desavenças políticas de lado e permita seu casamento com Gerusa. Ramiro ameaça Mundinho e Gerusa pede que ele vá embora. A madre do convento descobre o que está acontecendo com Gerusa. 11 Josué enfrenta Coriolano. Mesmo temendo a morte, Josué não se diz arrependido. Nacib expulsa Tonico de seu bar. Coriolano ordena que Glória saia de casa sem nada. O plano de Gerusa e Mundinho fracassa. Nacib não gosta da comida que o cozinheiro sugere para o restaurante. Arminda pergunta a Gabriela se ela tem esperança de voltar para Nacib. Ramiro ameaça Mundinho. Clemente conhece Fabiana. Malvina pensa em formas de se livrar do noivo que Melk lhe arrumou. A madre do convento descobre que Gerusa está grávida

QUARTA 17 DE OUTUBRO [2012]
Josué é demitido da escola A madre do convento avisa a Gerusa que Ramiro é quem decide seu futuro. Mundinho promete ajudar Malvina. Josué é demitido da escola. Glória garante a Josué que recebeu convites de outros coronéis e que os dois podem continuar juntos. Ramiro proíbe visitas a Gerusa. Com a ajuda de Miquelina, Sete Voltas obriga o cozinheiro de Nacib a voltar para Salvador. Nacib estranha o atraso do cozinheiro e o delegado avisa que o homem não está mais na cidade. Nacib reage quando Mundinho sugere que Gabriela substitua o cozinheiro. 8 Gerusa implora para que Mundinho seja chamado no convento. Mundinho promete ajudar Malvina. Josué é demitido da escola. Ramiro descobre que Gerusa está grávida. Ramiro fica abalado com a gravidez de Gerusa. Gabriela prepara uma surpresa para Nacib. O cozinheiro de Nacib é obrigado a voltar para Salvador. Mundinho descobre que o cozinheiro sumiu

QUINTA 18 DE OUTUBRO [2012]
Tonico flagra Olga e Ezequiel juntos Mundinho convence Nacib a chamar Gabriela para trabalhar no restaurante. Gabriela conta a Miquelina e Sete Voltas que vai se reaproximar de Nacib. Tonico flagra Olga e Ezequiel juntos. Olga enfrenta Tonico. Gabriela tenta agradar Nacib, que finge não se importar. Glória conta para Josué que outro coronel montará casa para ela. Josué se despede de Glória. A inauguração do novo restaurante da cidade é um sucesso. Mundinho ajuda Malvina. Nacib se surpreende ao chegar em casa e ver Gabriela. 14 Mundinho convence Nacib a chamar Gabriela para trabalhar no restaurante. Nacib convida Gabriela para ser cozinheira no restaurante. Gabriela conta a Miquelina e Sete Voltas que vai se reaproximar de Nacib. Tonico flagra Olga e Ezequiel juntos. Machadão e Pirangi fofocam no Bataclã. Olga avisa que Tonico vai virar corno manso. Gabriela tenta agradar Nacib. Josué se despede de Glória. Mundinho e Malvina combinam a fuga. A inauguração do novo restaurante da cidade é um sucesso. Mundinho fala com Conceição sobre Gerusa. João parabeniza Nacib. Mundinho ajuda Malvina a fugir. Nacib se surpreende ao chegar em casa e ver Gabriela.

SEXTA 19 DE OUTUBRO [2012]
Jesuíno espalha o segredo de Dorotéia Nacib esclarece a Gabriela que ela será apenas sua cozinheira. Marialva e Melk saem à procura da filha. Conceição não consegue visitar Gerusa e avisa a Mundinho que Ramiro proibiu sua entrada no convento. Ramiro avisa a Melk que quer se livrar de Mundinho. Melk aconselha Ramiro a armar um plano para a véspera das eleições. Ramiro passa mal. Altino sugere que Mundinho faça uma doação para o convento para sensibilizar a madre. Os clientes do Vesúvio ficam felizes com a volta de Gabriela. Coriolano conta o segredo de Dorotéia para Jesuíno e Melk. Zarolha se casa com Manoel. Jesuíno espalha o segredo para toda Ilhéus. Gabriela prepara uma banho para Nacib. 14 Nacib esclarece a Gabriela que ela será apenas sua cozinheira. Marialva e Melk saem à procura da filha. Conceição não consegue visitar Gerusa. Ramiro avisa a Melk que quer se livrar de Mundinho. Melk aconselha Ramiro a armar um plano para a véspera das eleições. Os clientes do Vesúvio ficam felizes com a volta de Gabriela. Zarolha se prepara para o casamento. Coriolano conta o segredo de Dorotéia para Jesuíno e Melk. Zarolha se casa com Manoel. Jesuíno e Melk espalham o segredo de Dorotéia e Amâncio para toda Ilhéus. Gabriela e Arminda comentam sobre Dorotéia. Manoel apresenta a nova casa para Zarolha. Nacib conversa com Machadão sobre Zarolha. Gabriela prepara um banho para Nacib

TERÇA 23 DE OUTUBRO Juvenal e Lindinalva partem para Salvador Nacib resiste aos encantos de Gabriela. Juvenal apoia a decisão de Amâncio de ir para a fazenda. Pirangi decide ficar no Bataclan para cuidar das meninas quando Machadão for embora. Juvenal e Lindinalva partem para Salvador. Maurício avisa a Jesuíno que haverá um julgamento e o coronel fica indignado. Ramiro pede que o juiz arquive o processo de Jesuíno. Mundinho oferece dinheiro para a madre, mas ela recusa e avisa que segue ordens de Ramiro. Nacib observa Gabriela tomando banho.. 15 . Nacib resiste aos encantos de Gabriela. Amâncio avisa que vai morar na fazenda com Pirangi. Pirangi se nega a mudar para a fazenda de Amâncio. Juvenal e Lindinalva partem para Salvador. Fagundes impede que Berto mate Lindinalva. Berto morre. Dorotéia fica completamente sozinha. Gabriela emociona Dorotéia. Jesuíno descobre que será julgado. Ramiro pede que o juiz arquive o processo de Jesuíno. Ramiro ameaça o juiz. Mundinho oferece dinheiro para a madre. Tonico busca Olga na casa de Ezequiel. Pirangi e as meninas animam o Bataclã. Nacib observa Gabriela tomando banho.

QUARTA 24 DE OUTUBRO. Mundinho pensa em tirar Gerusa do convento com a ajuda de deputado. Gabriela tenta se reaproximar de Nacib, mas ele se esquiva. Olga briga com Ezequiel.. . Nacib fica feliz ao ver que Gabriela continua em sua casa, mas finge não se importar. Mundinho pensa em tirar Gerusa. . do convento com a ajuda de um deputado federal. Machadão nota que Nacib está diferente e resolve ter uma conversa com ele. 09 . Nacib se lembra dos momentos bons ao lado de Gabriela. Olga e Tonico destroem o quarto de Ezequiel no hotel. João e Nacib conversam sobre Gabriela. Gabriela não aceita proposta de Coriolano. Gerusa é punida no convento. Mundinho decide usar a política para tirar Gerusa do convento. Ezequiel e Osório buscam formas de condenar Jesuíno. Gabriela diz que não tem ciúmes de Nacib. Machadão nota que Nacib está diferente.

QUINTA 25 DE OUTUBRO Reveja as emoções do penúltimo capítulo de Gabriela! Acompanhe aqui no site os últimos momentos e os bastidores da trama que seduziu o país. 18 Gabriela tenta se reaproximar de Nacib. Nacib observa Gabriela dormir. Osório e Ezequiel acham a antiga empregada de Sinhazinha e Jesuíno. Gabriela lamenta distância de Nacib. Ramiro e Melk planejam a morte de Mundinho. Começa o julgamento de Jesuíno. Jesuíno tenta esganar Doroteia no tribunal. Mundinho tenta libertar Gerusa novamente. Ramiro depõe a favor de Jesuíno. O juiz autoriza o depoimento de Néia. Jesuíno depõe e se mostra apaixonado por Sinhazinha. O juri já tem a sentença de Jesuíno. Jesuíno é condenado. Ramiro passa mal. Iracema comemora prisão de Jesuíno com amante. Jesuíno é levado para Salvador. Coriolano comemora sua nova companhia. Melk instrui os jagunços sobre como matar Mundinho No capítulo 76, quinta-feira, 25 de outubro – chegou o dia do julgamento de Jesuíno pelo assassinato de Sinhazinha e Osmundo. Dorotéia da o depoimento ao juiz sobre o caso. Cínica, ela conta o motivo de ter avisado o coronel sobre os amantes: “Eu queria que ele botasse a esposa nos trilhos. Ela deu um mau passo, mas merecia não morrer! Dona Sinhazinha era a melhor mulher do mundo”. Jesuíno se irrita com o comentário e ataca Dorotéia: “A senhora diz isso porque é quenga!”. Dorotéia rebate na mesma moeda: “E o senhor é corno. Lhe digo, mereceu ser corno!”. Os dois ficam trocando farpas até que o juiz chama-lhes a atenção. A beata e ex-quenga, então, diz sua última frase: “Jesus, Maria, José! Dona Sinhazinha sofria feito cão ao lado do marido. Só tinha consolo na igreja. O dentista era um homem bom. Ela sucumbiu. Fez bem, porque coronel Jesuíno nasceu com vocação pra corno. Há de ser corno com essa aí também!”, termina ela, apontando para Iracema na plateia. Jesuíno fica fora de si: “Eu lhe mato!”. O réu se atira sobre a senhora e começa a esganá-la. Iracema é chamada para falar ao juiz durante o julgamento de Jesuíno. “Casei mais coronel Jesuíno porque painho mandou”, confessa a jovem. Ela olha seu amado, Antenor, que está no meio da plateia “Reclamar posso não. Tenho de um tudo”, ameniza a donzela. Ezequiel pergunta se o coronel é bruto com a esposa e Iracema diz que esse é o jeitão de Jesuíno. O advogado insiste querendo saber se ele já bateu na moça e ela responde: “Conto não. Depois ele me mata!”. A platéia cai no riso. O juiz reage e Jesuíno fica furioso. Gerusa está na janela do quarto do convento. Seu semblante é de tristeza total. A noviça percebe e se aproxima da companheira de quarto: “Chorando?”, diz. “Ele veio aqui. E mais uma vez foi embora sem mim. Eu nem devia falar mais tu. Por tua culpa, perdi o retrato de Mundinho. Por que tem ódio de mim?”, pergunta Gerusa, sem entender o que a outra faz ali. “Tenho ódio não. É inveja”, confessa a noviça. Gerusa fica na dúvida se a outra está dizendo a verdade ou não, mas ela continua: “Meu namorado nunca tentou me tirar daqui, como o teu. Mainha falou que ele casou mais outra”. Gerusa diz sentir muito pela companheira e escuta mais uma revelação: “Eu também esperava um filho. Como tu”. Na mesma hora ela fica curiosa para saber o que aconteceu ao bebê. “Nasceu e nem vi! As freiras levaram embora. Há de acontecer o mesmo com tu. Não há de ver teu bebê”, dispara a noviça. Gerusa fica desesperada com a notícia.

SEXTA 26 DE OUTUBRO Reveja as emoções do último capítulo de Gabriela! Acompanhe aqui no site os momentos finais e os bastidores da trama que seduziu o país. 14 . Ramiro se prepara para ver a morte de Mundinho. Coronel Ramiro Bastos morre. Coronéis de Ilhéus passam a apoiar Mundinho Falcão. Mundinho tira Gerusa do convento. Mundinho descobre que será pai. Todos comparecem ao enterro de Ramiro Bastos. Mundinho é eleito Intendente de Ilhéus. Mundinho e Gerusa se casam. Dorotéia diz que ainda seria quenga para Florzinha e Quinquina. Tonico e Olga fazem as pazes. Maria Machadão aconselha Nacib a perdoar Gabriela. Nacib perdoa Gabriela. Nasce o bebê de Gerusa e Mundinho. Nacib irradia felicidade ao lado de Gabriela. No capítulo 77, sexta-feira, 26 de outubro – na casa de Ramiro Bastos, o manda-chuva decide mais uma vez investir contra Mundinho Falcão: “Agora, mais que nunca, quero mostrar a Mundinho Falcão quem pode mais! Quem vai acabar é ele!”. Melk, que está por ali, assente: “Amanhã, coronel. Meus jagunços vão ficar de tocaia. Quando ele sair de casa leva bala!”. Ramiro fica orgulhoso com a atitude do amigo e solta: “Assim é que se fala. Quem manda aqui, sou eu!”. Antes da votação que vai eleger o novo intendente de Ilhéus, Mundinho está em sua casa e se prepara para sair. “Estou pronto, coronel. Vamos?”, diz o progressista. “Sua gravata está torta. Eu lhe espero arrumar”, diz o amigo Altino. Do lado de fora da residência, os capangas de Melk ficam de tocaia para que, no momento em que o candidato coloque os pés para fora, eles terminem o “serviço”. Enquanto isso, o coronel fica esperando notícias dos jagunços na rua da praia. Já na praça da cidade, Ramiro toma sol ao lado de Serapião. O coronel espera ansioso pelo grande momento: “Mundinho Falcão, tu pode não com Ramiro Bastos. Amanhã eu ganho a eleição. Depois parto pra fazenda, vou viver com minha Maria Machadão. Demorei pra tomar essa decisão, mas nunca é tarde”, diz o avô de Gerusa. O coronel Jesuíno é condenado pela morte de Sinhazinha e Osmundo e é levado algemado para a prisão em Salvador. Ramiro tem um ataque do coração e morre no meio da praça, esperando o momento em que coronel Melk prepara a tocaia contra Mundinho. Com a morte de Ramiro, Melk desiste de matar Mundinho e oferece apoio a sua candidatura. Tudo o que aconteceu em Ilhéus tem o dedo dela: o assassinato de dona Sinhazinha, a descoberta do namoro e o flagra da fuga de Gerusa e Mundinho, a surra em praça pública de Malvina, a vergonha do professor Josué e Glória que precisaram fugir nus de Coriolano…Dona Dorotéia é a maior mexeriqueira de Ilhéus em nome da moral e dos bons costumes, só que escondia um passado nada puro: era quenga! E para surpresa de todos a beata resolve assumir que sente saudades da época de Dodô Tanajura. As irmãs dos Reis tentam bancar as superiores dizendo que só aceitaram a amiga de volta por que têm muita caridade no coração, mas a megera fala logo o que pensa: “Tem é secura nas partes, isso sim! Nunca sentiram o que é bom! Sabem não o que perderam! Fui esposa honesta, mas a vida de casada foi uma chatura. Vida de quenga é que era boa! Se alguém me pagasse agora, eu ainda ia! Ôxe, ia com gosto!”

Elenco / Personagens

GABRIELA (Juliana Paes) Com cheiro de cravo e cor de canela, Gabriela é uma mulher de natureza livre e impulsiva. Nascida no serão nordestino, passou a infância aos cuidados do tio, ajudando na roça. Com a seca, mudam-se para Ilhéus, onde ela conhece Nacib (Humerto Martins), dono do bar Vesúvio. Exímia cozinheira, logo começa a trabalhar para ele, com quem também se casa. Pouco tempo após sua chegada à cidade, ela é a mulher mais desejada, despertando a fantasia dos homens da cidade.

NACIB ACHCAR SAAD (Humberto Martins) – Proprietário do bar Vesúvio, solteiro e frequentador do cabaré Bataclã, onde tem uma relação especial com Zarolha (Leona Cavalli), vê seu mundo transformar-se com a chegada de Gabriela a Ilhéus. Decide contratá-la como cozinheira, e logo pede a sua mão em casamento. Mas ela não se adapta à vida de mulher casada. Após idas e vindas, os dois terminam a trama juntos.

CORONEL RAMIRO BASTOS (Antonio Fagundes) – Fazendeiro de cacau da época do desbravamento, quando as terras eram conquistadas a tiros, coronel Ramiro ainda aplica métodos violentos para conseguir o que deseja. É o líder conservador, intendente de Ilhéus e maior força política da região. Seu poder é contestado quando o jovem Mundinho Falcão (Mateus Solano) chega à cidade baiana. Vítima de problemas de saúde, morre, deixando o caminho aberto para seu oponente.

TONICO BASTOS (Marcelo Serrado) – Filho do coronel Ramiro Bastos (Antonio Fagundes), é casado com a ciumenta Olga Bastos (Fabiana Karla), com quem tem quatro filhos. Apesar de viver no Bataclã, onde apronta todas, a mulher acredita em sua fidelidade. Quando Olga descobre as traições do marido, decide pagar na mesma moeda, e vai para a cama com Ezequiel (José Rubens Chachá). Tonico fica conhecido como corno manso da cidade. É o melhor amigo e confidente de Nacib (Humberto Martins), e mesmo assim seduz Gabriela (Juliana Paes).

MUNDINHO FALCÃO / RAIMUNDO MENDES FALCÃO (Mateus Solano)

Jovem, solteiro e cheio de ideias, Mundinho vem de uma família de políticos do Rio de Janeiro e chega a Ilhéus para enfrentar a oligarquia dos coronéis, liderada por Ramiro Bastos (Antonio Fagundes). O destino faz com que ele apaixone-se justamente por Gerusa (Luiza Valdetaro), a linda neta do coronel Ramiro Bastos. Mundinho vira político e consegue ficar ao lado da mulher, com quem tem um filho.

GERUSA BASTOS (Luiza Valdetaro) Bonita e delicada, é a neta preferida de Ramiro (Antonio Fagundes), que deseja que ela se case com Juvenal (Marco Pigossi), filho do coronel Amâncio (Genézio de Barros), seu compadre. Quando se apaixona por Mundinho Falcão (Mateus Solano), tem que enfrentar a ira do avô, que a envia para um convento. Com a morte do avô, Gerusa se casa com Mundinho e tem um filho, que batiza de Ramiro.

ALFREDO BASTOS (Bertrand Duarte) Médico e deputado, praticamente por imposição do pai, Ramiro Bastos (Antonio Fagundes), não tem em si a veia política. É casado com Conceição (Vera Zimmermann) e pai de Gerusa (Luiza Valdetaro).

CONCEIÇÃO BASTOS (Vera Zimmermann) Casada com Alfredo (Bertrand Duarte) e mãe de Gerusa (Luiza Valdetaro), é uma mulher bastante sofisticada que, criada em Salvador, acha Ilhéus uma província. Apesar de nutrir um profundo respeito pelo sogro, Ramiro (Antonio Fagundes), ajuda o casal Mundinho e Gerusa a ficar junto.

OLGA BASTOS (Fabiana Karla) – Mulher de Tonico (Marcelo Serrado), com quem tem quatro filhos, vem de uma família de fazendeiros riquíssimos. Extremamente ciumenta, acredita que as mulheres correm atrás de seu marido por causa de sua fidelidade. Quando descobre as traições de Tonico, decide pagar na mesma moeda, traindo-o com Ezequiel (José Rubens Chachá).

RAMIRINHO (Filipe Gimenez) – Filho de Tonico (Marcelo Serrado) e Olga (Fabiana Karla).

BENTO (Gustavo Mello) – Filho de Tonico (Marcelo Serrado) e Olga (Fabiana Karla).

MARIA LUPICÍNIA (Anna Gabriela) – Filha de Tonico (Marcelo Serrado) e Olga (Fabiana Karla), é muito esperta e vive denunciando o pai.

LADISLAU (Kaic Chagas) – Filho de Tonico (Marcelo Serrado) e Olga (Fabiana Karla).

PRAZERES (Telma Souza) – Confidente de Gerusa (Luiza Valdetaro), trabalha para a família Bastos há muitos anos.

AMANCIO LEAL (Genézio de Barros) – Fazendeiro de cacau, conquistou suas terras a bala. O viúvo é pai de Juvenal (Marco Pigossi) e Berto (Rodrigo Andrade), e mora com a mãe, Dorotéia (Laura Cardoso). É um dos mais fortes opositores de Mundinho Falcão (Mateus Solano) e o principal aliado de Ramiro Bastos (Antonio Fagundes). Quando seu caso com Miss Pirangi (Gero Camilo) vem à tona, a cidade fica chocada.

DOROTÉIA (Laura Cardoso) – Mãe de coronel Amâncio (Genézio de Barros), comporta-se como se fosse o pilar moral da cidade, onde tudo passa por seu julgamento. A revelação de seu passado de quenga surpreende a todos.

BERTO (Rodrigo Andrade) – Filho do Coronel Amâncio (Genézio de Barros) e neto de Dorotéia (Laura Cardoso), faz o tipo machão rico. Aproveita- se do sofrimento de sua noiva, Lindinalva (Giovanna Lancelotti), quando ela perde seus pais. É assassinado por Negro Fagundes (Jhe Oliveira).

JUVENAL (Marco Pigossi) Chega de Salvador com ideias progressistas e enfrenta seu pai, o coronel Amâncio (Genézio de Barros), e todos que não aceitam suas ideias. Após a morte de seu irmão, casa-se com Lindinalva (Giovanna Lancelotti).

CORONEL MELK TAVARES (Chico Diaz) Violento, o rico fazendeiro de cacau é casado com Marialva (Bel Kutner) e pai de Malvina (Vanessa Giácomo). Conservador, apoia Ramiro Bastos (Antonio Fagundes) até a sua morte, quando alia-se a Mundinho Falcão (Mateus Solano). É um pai rígido, que proíbe a filha de ir para a universidade, e que não admite pronunciar o seu nome depois que ela foge de Ilhéus. Contrata o Negro Fagundes (Jhe Oliveira) e Clemente (Daniel Ribeiro) para trabalharem em sua fazenda.

MARIALVA TAVARES (Bel Kutner) Dominada pelo marido, Melk (Chico Diaz), é totalmente submissa. Passa a vida tentando impedir os confrontos entre a filha, Malvina (Vanessa Giácomo), e Melk.

MALVINA TAVARES (Vanessa Giácomo) – Filha única de Melk (Chico Diaz) e Marialva Tavares (Bel Kutner), simboliza o movimento de libertação feminina do início do século XX. Jovem, inteligente e livre, não aceita as convenções da cidade e acaba fugindo, com a ajuda de Mundinho Falcão (Mateus Solano). Vive um romance com Rômulo (Henri Castelli), um engenheiro casado de Salvador.

MARIA MACHADÃO (Ivete Sangalo) Cafetina e dona do Bataclã, é uma mulher extrovertida, mas muito autoritária e até cruel com suas “meninas”. Conhece os chamegos, amores, paixões e segredos dos coronéis e seus filhos. Sofre com a morte do coronel Ramiro Bastos (Antonio Fagundes), seu grande amor.

ZAROLHA / RISOLETA (Leona Cavalli) – Chamego de Nacib (Humberto Martins) no Bataclã, muito amiga de Maria Machadão (Ivete Sangalo), consegue casar-se com Manoel das Onças (Mauro Mendonça) e realizar seu sonho de virar uma mulher da sociedade.

NATASCHA (Nathália Rodrigues) Trabalha no Bataclã dizendo-se princesa da família imperial russa. Com isso, cobra caro dos coronéis que desejam deitar-se com a “realeza”.

TEODORA (Emanuelle Araújo) – Fugiu de casa após seu padrasto tentar seduzi-la. A convite de Maria Machadão (Ivete Sangalo), torna-se mulher-dama do Bataclã.

MARA (Suyane Moreira) – Amazonense bonita e desbocada, é quenga do Bataclã, onde tem um breve chamego com Nacib (Humberto Martins).

INA (Raquel Villar) – Levada pelo próprio pai ao Bataclã, é a mais jovem e delicada de todas as mulheres-damas. Tem sua virgindade leiloada em dia de festa.

MISS PIRANGI (Gero Camilo) – O “invertido” da cidade, nas palavras de Jorge Amado, vive e trabalha no Bataclã, onde faz tudo que Maria Machadão (Ivete Sangalo) quer. É generoso e choca a cidade ao revelar seu chamego com o coronel Amâncio (Genézio de Barros).

QUINQUINA (Angela Rebello) A maior fofoqueira da cidade é a típica solteirona, que mora com a irmã, Florzinha (Bete Mendes), falando mal de tudo e todos. Vive do aluguel de casas e de vender doces, entretanto, sua principal atividade é o um presépio de Natal.

FLORZINHA (Bete Mendes) – Irmã de Quinquina (Angela Rebello) e madrinha de Lindinalva (Giovanna Lancelotti), também gosta de uma fofoca, mas é mais doce que sua irmã. Sua meta é conseguir revistas para montar o presépio natalino.

SINHAZINHA MENDONÇA (Maitê Proença) Casada com o coronel Jesuíno (José Wilker), sofre nas mãos do marido. Amiga de todas as senhoras da sociedade, religiosa, é devota de São Sebastião. Apaixona-se pelo dentista, Dr. Osmundo (Erik Marmo), com quem morre assassinada pelo marido.

OSMUNDO PIMENTEL (Erik Marmo) Dentista abastado de Salvador, monta um consultório em Ilhéus e apaixona-se por Sinhazinha (Maitê Proença). Morre assassinado, junto com a amante, pelo coronel Jesuíno Mendonça (José Wilker).

CORONEL JESUÍNO MENDONÇA (José Wilker) – Homem bruto, domina a esposa, Sinhazinha (Maitê Proença). Quando descobre que está sendo traído, assassina a esposa e seu amante, o dentista Osmundo Pimentel (Erik Marmo). É o primeiro homem condenado à prisão por pretender fazer justiça “com as próprias mãos”.

NÉIA (Yaçanã Martins) – Empregada da casa do coronel Jesuíno Mendonça (José Wilker), assim que descobre a traição de Sinhazinha (Maitê Poença) com Osmundo (Erik Marmo), tira proveito da situação. Depois da morte da patroa, é escorraçada por coronel Jesuíno e vira a principal testemunha de acusação do julgamento.

GLÓRIA (Suzana Pires) Sustentada pelo coronel Coriolano Ribeiro (Ary Fontoura), a “teúda e manteúda” vive na casa que foi da família do coronel, para escândalo das mulheres locais. Seduz o professor Josué (Anderson di Rizzi), mas é expulsa de casa quando o romance é descoberto pelo coronel.

CORONEL CORIOLANO (Ary Fontoura) Sustenta Glória (Suzana Pires), sua “teúda e manteúda”. Vive numa fazenda, mas, toda vez que visita a cidade, arruma uma moça bonita. Ao descobrir que está sendo traído por Glória com Josué (Andreson di Rizzi), expulsa a amante de casa.

JOSUÉ (Anderson di Rizzi) Professor, é demitido da escola na qual trabalhava, depois que seu caso com Glória (Suzana Pires) torna-se público.

LINDINALVA (Giovanna Lancelotti) Noiva de Berto (Rodrigo Andrade), filho do coronel Amâncio (Genézio de Barros), vê sua vida virar de pernas para o ar quando seus pais morrem num acidente. Sem dinheiro para pagar as contas do armarinho da família, aceita a ajuda do noivo, que acaba abusando dela. Hostilizada pelas mulheres da cidade, vai trabalhar no Bataclã, até que se casa com Juvenal (Marco Pigossi).

DONA RITA (Izabella Bicalho) – Mãe de Lindinalva (Giovanna Lancelotti) e casada com Alceu (Carlos Betão), é uma dona de casa simples que não sabe sobre a real situação financeira da família.

ALCEU (Carlos Betão) – Pai de Lindinalva (Giovanna Lancelotti) e marido de Dona Rita (Izabella Bicalho) é um pequeno comerciante endividado. Morre com a mulher em um acidente.

ZULMIRA (Rejane Maya) – A empregada que criou Lindinalva (Giovanna Lancelotti).

CORONEL MANOEL DAS ONÇAS (Mauro Mendonça) – Velho fazendeiro do cacau, deixa sua família na roça para divertir-se no bar de Nacib (Humberto Martins). Depois de enviuvar, casa-se com Zarolha (Leona Cavalli), fazendo com que ela se torne uma mulher da sociedade.

CORONEL ALTINO BRANDÃO (Nelson Xavier) Fazendeiro sergipano, um dos pioneiros na cultura do cacau, mora numa fazenda em Rio do Braço. Diferente dos outros coronéis, é um homem de ideias liberais, que logo se torna aliado a Mundinho Falcão (Mateus Solano).

CORONEL RIBEIRINHO (Harildo Deda) – Assíduo frequentador do Vesúvio e do Bataclã, será chantageado pelo Príncipe Sandra (Emílio Orciollo Netto) e por Anabela (Bruna Linzmeyer).

JOÃO FULGÊNCIO (Pascoal da Conceição) – Dono da Papelaria Modelo, centro da vida intelectual da cidade, é um homem de mente aberta. Vende livros como O Crime do Padre Amaro à Malvina (Vanessa Giácomo) e ajuda Nacib (Humberto Martins) a desfazer seu casamento com Gabriela.

DOUTOR MAURÍCIO (Claudio Mendes) – Advogado conservador, obedece a todos os pedidos do coronel Ramiro Bastos (Antonio Fagundes) e defende o coronel Jesuíno (José Wilker) quando esse assassina a mulher e seu amante.

DOUGLAS (Jackson Costa) – Dono do jornal que denuncia a oposição e os crimes do coronel Ramiro Bastos (Antonio Fagundes), tem seu jornal incendiado. É amigo de Mundinho Bastos (Mateus Solano).

NHÔ GALO (Edmilson Barros) – Boêmio inveterado, vive metido com as mulheres do Bataclã. Divertido e sábio, é funcionário público.

DOUTOR PELÓPIDAS ÁVILA (Ilya São Paulo) Médico que cuida das moças do Bataclã, é um grande articulador político, aliado de Mundinho Bastos (Mateus Solano)

DOUTOR EZEQUIEL (José Rubens Chachá) – Moralista e solteiro, é amigo de Nacib e frequentador do Vesúvio e do Bataclã. Envolve-se com Olga, fazendo com que Tonico Bastos (Marcelo Serrado) vire motivo de chacota na cidade.

IRACEMA (Amanda Richter) – Amiga de Gerusa (Luiz Valdetaro) e Malvina (Vanessa Giácomo), deixa a escola para casar-se com o coronel Jesuíno (José Wilker). Quando o marido vai preso, Iracema fica livre para reatar com seu primeiro namorado, Antenor (João Cunha).

ANTENOR (João Cunha) – Foi namorado de Iracema antes de ela se casar com o coronel Jesuíno (José Wilker), e volta para os seus braços quando o coronel vai preso.

ZULEIKA (Fernanda Pontes) – Amiga de Gerusa (Luiza Valdetaro), Malvina (Vanessa Giácomo) e Iracema (Amanda Richter), é a mais inocente de todas. Romântica, casa-se com o Berto (Rodrigo Andrade), enviúva e volta a morar com os pais.

PRÍNCIPE SANDRA (Emílio Orciollo Netto) Mágico de quinta categoria, chega a Ilhéus trazido por Mundinho Falcão (Mateus Solano). Junto com sua assistente e mulher, Anabela (Bruna Linzmeyer), pratica um golpe chamado “suadouro” no qual ela finge ser solteira para deitar-se com os coronéis. Príncipe Sandra os surpreende e, no papel de homem traído, ameaça matá-los. No final, o coronel acaba dando dinheiro ao casal para não ser morto. Ao tentar aplicar o golpe no coronel Ramiro (Antonio Fagundes), acaba sendo capado e expulso da cidade.

ANABELA (Bruna Linzmeyer) – Assistente de Príncipe Sandra (Emílio Orciollo Netto), seu marido mágico, também é dançarina do Bataclã, onde faz as danças dos Sete Veus e dos Leques. Ao aplicar um golpe com o marido no coronel Ramiro (Antonio Fagundes), acaba expulsa da cidade

PADRE CECÍLIO (Frank Menezes) Vive entre a pressão exercida pelas beatas da cidade e por Maria Machadão (Ivete Sangalo) e suas meninas. Faz vista grossa para as violências dos coronéis.

RÔMULO VIEIRA (Henri Castelli) – Engenheiro, chega a Ilhéus para participar das obras do porto. Casado no Rio de Janeiro, namora Malvina (Vanessa Giácomo), com quem faz promessas de fugir.

DONA ARMINDA (Neusa Maria Faro) – Vizinha de Gabriela (Juliana Paes), torna-se sua melhor amiga. É a parteira da cidade e mãe de Chico Moleza (Renan Ribeiro).

CHICO MOLEZA (Renan Ribeiro) – Filho de dona Arminda (Neusa Maria Faro), serve mesas no Vesúvio e sonha deitar-se com uma das mulheres do Bataclã.

TUÍSCA (Max Lima) Vendedor dos doces das irmãs dos Reis, é o melhor amigo de Gabriela (Juliana Paes), com quem brinca de corrupio e de soltar pipa.

MIQUELINA (Clara Paixão) Amiga de Gabriela (Juliana Paes), é dona de uma banca na feira.

NEGRO FAGUNDES (Jhe Oliveira) Jagunço do coronel Melk Tavares (Chico Diaz), chegou a Ilhéus com a amiga Gabriela (Juliana Paes). É contratado para matar Mundinho Falcão (Mateus Solano), mas erra o tiro. O mesmo não acontece quando recebe como missão por fim à vida de Berto (Rodrigo Andrade).

CLEMENTE (Daniel Ribeiro) Desde que viveu um romance, durante a travessia da caatinga, com Gabriela (Juliana Paes), sonha casar-se com ela. Trabalha na fazenda do coronel Melk Tavares (Chico Diaz) e acaba fugindo com Fabiana (Heloisa Jorge).

FABIANA (Heloisa Jorge) Empregada da família Bastos, é expulsa de casa ao ser flagrada com Tonico Bastos (Marcelo Serrado) na cama, e acaba com Clemente (Daniel Ribeiro).

LOIRINHO (Widoto Áquila) – Capanga de Melk Tavares (Chico Diaz).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Alegre Menina – Tema de Gabriela de Nacib
Compositores: Jorge Amado e Dorival Caymmi
Intérprete: Djavan

Caravana – Tema do Nordeste
Compositores: Geraldo Azevedo e Alceu Valença
Intérprete: Geraldo Azevedo

Aura de Glória – Tema de Glória
Compositores: João Bosco e Aldir Blanc
Intérprete: João Bosco

Coração Ateu – Tema de Mundinho e Gerusa
Compositores: Sueli Costa
Intérprete: Maria Bethânia

Depois Cura – Tema de Zarolha
Compositores: Lula Queiroga
Intérprete: Mart’nália

Filho da Bahia – Tema de Gabriela
Compositores: Walter Queiroz
Intérprete: Fafá de Belém

Flor da Noite – Tema de Sinhazinha
Compositores: Celso Fonseca e Ronaldo Bastos
Intérprete: Celso Fonseca, Ronaldo Bastos e Nana Caymmi

Guitarra Baiana – Tema de Tonico Bastos
Compositores: Moraes Moreira
Intérprete: Moraes Moreira

Lamento Sertanejo – Tema de Clemente
Compositores: |Gilberto Gil e Dominguinhos
Intérprete: Elba Ramalho e Dominguinhos

Modinha para Gabriela – Tema da Abertura
Compositores: Dorival Caymmi
Intérprete: Gal Costa

Morena – Tema da Praia
Compositores: Mu Chebabi
Intérprete: Luíza Casé e Mu Chebabi

Porto – Tema de Gabriela e Nacib
Compositores: Dori Caymmi
Intérprete: MPB4

Retirada – Tema do Nordeste
Compositores: Elomar
Intérprete: Elomar

São Jorge dos Ilhéus – Tema do Nordeste
Compositores: Alceu Valença
Intérprete: Alceu Valença

Tema de amor de Gabriela – Tema de Gabriela
Compositores: Tom Jobim
Intérprete: Tom Jobim e Banda Nova

Você não me ensinou a te esquecer – Tema de Gabriela e Nacib
Compositores: Fernando Mendes
Intérprete: Caetano Veloso

0 Comentário para: “Gabriela (2012) Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *