Final Feliz Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Final Feliz desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Final Feliz e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Final Feliz

◘ Período de exibição: 29/11/1982 – 04/06/1983
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 161
◘ Autoria: Ivani Ribeiro
◘ Direção: Paulo Ubiratan, Wolf Maya e Mário Márcio Bandarra
◘ Direção-geral: Paulo Ubiratan

César (Roberto Maya), um usineiro de açúcar em Pernambuco, vive no Rio de Janeiro com a mulher Maria Luiza (Lilian Lemmertz) e as filhas, Débora (Natália do Vale) e Suzy (Lídia Brondi). Um dia, cansado de sua vida, decide simular a própria morte e assumir outra identidade. César faz isso com a ajuda de França (José Augusto Branco), diretor financeiro da usina de açúcar – que também pertence a Alaor (Milton Moraes). César e França simulam um acidente de carro, que despenca da Av. Niemayer, no Rio de Janeiro, desaparecendo no mar. César deixa Alaor à beira da falência e Maria Luiza e as duas meninas na miséria, transformando inteiramente suas vidas.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Final Feliz

** Resumo não divulgado

A impetuosa Débora é apaixonada por Leandro, noivo de sua prima Mirtô, até que reencontra Rodrigo, irmão de Mirtô, com o qual não mantinha contato havia muitos anos. Inicialmente, os dois nutrem uma antipatia gratuita um pelo outro – antipatia essa que esconde um sentimento maior. Acabam apaixonados e vivem um tumultuado romance, devido ao gênio difícil de ambos.

A irmã de Débora, Suzy, se envolve liricamante com o jovem veterinário Paulo, que, por engano, se descobre doente e com pouco tempo de vida, e acaba sufocando o amor dos dois, causando sofrimento para ambos.

Débora e Suzi são filhas do tio de Rodrigo, o inescrupuloso César Brandão, que dá um golpe na família, simulando a própria morte e deixando todos na miséria. A esposa, Maria Luíza, se envolve com o médico Wagner, descobrindo o verdadeiro amor, ao lado de um homem honesto e sincero. Isso até a volta de César, que causa uma reviravolta na vida de todos e acaba sendo assassinado.

Também ganha força na trama a luta da sofrida Marina, mãe de Paulo, tendo que educar o filho Rafael, um adolescente deficiente mental que conhece a compreensão e o carinho de Mestre Antônio, um simplório pescador, amicíssimo de Rodrigo.

Também temos a história de Dona Sinhá, a simpática velhinha que fornecia coelhos ao restaurante, e tinha seus passos vigiados por Alaor que, ao estranhar o comportamento da velha senhora, acaba descobrindo que Dona Sinhá cria gatos, e não coelhos.

Ivani Ribeiro é o pseudônimo de Cleide Freitas Alves Ferreira, que então estreava na TV Globo, após uma longa e bem-sucedida carreira em outras emissoras. Começou no rádio, na década de 1950, e, a partir de 1965 passou a escrever telenovelas. Entre alguns de seus sucessos até então estavam A Deusa Vencida (TV Excelsior, 1965), A Muralha (TV Excelsior, 1968) e Mulheres de Areia (TV Tupi, 1973). Final Feliz foi a única novela inédita de Ivani Ribeiro na TV Globo. Os demais trabalhos foram remakes ou adaptações de outros folhetins de sua autoria.

Por sua interpretação como o pescador Mestre Antônio, Stênio Garcia ganhou os prêmios Destaque do Ano e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). A empatia do personagem e a boa repercussão da novela fizeram com que o ator fosse convidado pelo governo do Ceará para promover o turismo no estado durante um ano. O personagem chegou a dar nome a um prato cearense, o “escaldadinho”. O ator se inspirou em um pescador cearense, Mestre Agripino, e no filme japonês, Dersu Uzala (Akira Kurosawa / 1975) para construir seu personagem.

O comportamento de Rafael (Irving São Paulo), marcado por atitudes infantis e por uma linguagem simples, foi construído sob a consultoria do psiquiatra Stanislau Krinsky.

Final Feliz foi o último trabalho da atriz Elza Gomes, que faleceu em 17 de maio 1984.

Final Feliz foi o primeiro trabalho de ator que Wolf Maya fez com Ivani Ribeiro. Também foi a primeira novela em que exerceu duas funções: as de ator e diretor. Ele interpretou um delegado, e ensaiou seus primeiros textos para a novela com José Wilker (Rodrigo) e adicionou os óculos escuros Ray-Ban ao figurino do personagem.

A novela foi reapresentada entre 3 de setembro de 1984 e 8 de fevereiro de 1985, em Vale a Pena Ver de Novo.

Final Feliz destacou as belas naturais do litoral cearense, como as praias de Morro Branco e Canoa Quebrada. A novela foi vendida para diversos países, como Espanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal e Suíça.

Débora, Suzy e Maria Luiza
Débora (Natália do Vale), a filha de César (Roberto Maya) e Maria Luiza (Lilian Lemmertz), é uma moça mimada. Apesar de noiva de Guto (Eduardo Lago), é apaixonada por Leandro (Adriano Reys), noivo de sua prima Mirtô (Priscila Camargo). Depois de muitos anos sem se verem, Débora reencontra o primo Rodrigo (José Wilker), irmão de Mirtô. De início, eles antipatizam um com o outro, mas logo se apaixonam e começam a namorar. Vivem como cão e gato, devido ao gênio difícil dos dois.

A doce Suzy (Lídia Brondi) é a heroína romântica do folhetim. Ela e o veterinário Paulo (Buza Ferraz) se apaixonam à primeira vista, mas o romance é conturbado por um equívoco: Paulo acredita estar doente e ter pouco tempo de vida. Com medo de que Suzy sofra muito, ele faz tudo para se afastar dela.

Maria Luiza, por sua vez, recuperando-se da desilusão provocada pela suposta morte do marido, conhece o médico Wagner (Walmor Chagas), um homem honesto e sincero. Ela se apaixona por ele, redescobrindo o prazer em viver novamente.

A volta de César
O inesperado retorno de César movimenta a trama da novela. Mestre Antônio (Stênio Garcia), pescador cearense e muito amigo de Rodrigo, é quem descobre o paradeiro do empresário. Ele estava em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O pescador avisa imediatamente Rodrigo, que vai atrás do tio. Ao rever o sobrinho, César se diz arrependido do que fez. Confessa que planejou dar o golpe no sócio, enganou a família para poder aproveitar melhor a vida e que voltou ao Brasil depois de gastar na Europa todo o dinheiro que roubou.

Rodrigo decide comunicar à polícia que César está vivo, contando com o apoio de Maria Luiza e suas filhas. Uma nova reviravolta, no entanto, dá um rumo policial à Final Feliz: César é assassinado a tiros, criando um mistério na história que só é desvendado no penúltimo capítulo da novela. França (José Augusto Branco) é o autor dos disparos que matam César. Ele confessa ter assassinado o amigo por não ter aguentado a decepção de ter sido roubado por ele.

A família de Alaor
O tom cômico da novela está no núcleo familiar de Alaor, um homem submisso à mulher, Jandira (Célia Biar). Ela, por sua vez, é extremamente autoritária e mãe superprotetora de Ivan (Ney Sant’Anna). O núcleo ainda alimenta certo tom de mistério, criado devido às cartas misteriosas que Alaor escreve, e cujo destinatário Jandira não consegue descobrir. Ela também inferniza a vida da nora Lucinha (Cissa Guimarães). Quando Ivan se casa, leva a mulher para morar com seus pais, para desespero de Lucinha, que passa a lidar diariamente com a implicante sogra. Os recém-casados têm ainda de enfrentar suas próprias diferenças: Lucinha não compartilha da vida naturalista do marido, que não aceita o hábito de fumar que a mulher tem.

Outros personagens
As dificuldades enfrentadas pelo personagem Rafael (Irving São Paulo), um rapaz simpático, alegre e deficiente mental, enriqueceram a trama da novela. Rafael tem uma bonita amizade com o pescador Antônio, que sofre com o desaparecimento de sua filha Bartira (Reny de Oliveira). Ele vem para o Rio de Janeiro para tentar encontrá-la e conta com a ajuda do amigo Rodrigo e do detetive Nicolini (Tony Ferreira) na empreitada.

A sofrida Marina (Míriam Pires) é mais uma personagem importante em Final Feliz. A mãe de Paulo e Rafael trabalha como telefonista na firma de César e tem ódio do patrão, pois o considera responsável pela morte do marido – que se suicidou após ser demitido. Marina fica enlouquecida quando Paulo lhe conta que está namorando Suzy, filha de César, e deixa claro que é contra o namoro dos dois. Marina trata Suzy com desprezo, chegando a agredi-la algumas vezes. A jovem, por sua vez, sofre por ser rejeitada pela mãe de seu grande amor. Paulo chega a marcar o casamento com Suzy, mas Marina continua irredutível.

Outra personagem marcante da novela foi Dona Sinhá (Elza Gomes), a simpática velhinha que fornece coelhos assados para o restaurante Casablanca, de Augusta (Aracy Cardoso), onde o prato é o carro chefe da casa. Em determinado momento da história, Dona Sinhá passa a ser vigiada por Alaor, que descobre que a cozinheira literalmente vende “gato por lebre”: ela cria gatos recolhidos nas ruas e os vende como se fossem coelhos.

Depois de ser revelada a identidade do assassino de César Brandão, Paulo descobre que os exames que fizera estavam errados e, feliz, volta a procurar Suzy. Os dois se casam e fazem juras de amor eterno. Marina, por sua vez, depois de finalmente aceitar a relação de seu filho com Suzy, resolve morar em Fortaleza com Rafael. Para sua surpresa, é pedida em casamento por Antônio, e aceita. Débora e Rodrigo, depois de muitas idas e vindas, decidem viver juntos, também em Fortaleza. Assim que chegam à cidade nordestina, partem de jangada em viagem de lua de mel. Assim como as filhas, Maria Luiza também termina a história apaixonada, nos braços de Wagner.

Elenco
Ado Cerqueira – funcionário do ringue de patinação
Adriano Reys – Leandro
Alexandre Marques – Serginho
Ana Magdalena Baird – Patty
Angelina Muniz – Gláucia
Augusto Olímpio – Soneca
Aracy Cardoso – Augusta
Armando Bógus – participação especial
Buza Ferraz – Paulo
Célia Biar – Jandira
Cílio Blank – motorista de Jandira
Cininha de Paula – Kátia
Cissa Guimarães – Lucinha
Cláudia Magno – Bartira (falsa)
Eduardo Lago – Guto
Elza Gomes – Dona Sinhá
Ênio Santos – Messias
Felipe Carone
Francisco Milani – Vasco
Ivan Corrêa – funcionário da empresa de César
Irwing São Paulo – Rafael
José Augusto Branco – França
José Wilker – Rodrigo
Leonardo José – Inácio
Lídia Brondi – Suzy
Lílian Lemertz – Maria Luiza
Lis Beltrão – secretária de César
Lúcia Alves – Yolanda
Mariza Alfaya – funcionária da empresa de César
Myriam Pires – Marina
Milton Moraes – Alaor
Natália do Vale – Débora
Ney Santanna – Ivan
Oswaldo Louzada – Olegário
Otávio Augusto – Basílio
Patrícia Bueno – Lourdes
Paulo Figueiredo – Chico Paiva
Priscila Camargo – Mirtô
Reny de Oliveira – Bartira (a verdadeira)
Roberto Maya – César Brandão
Stênio Garcia – Mestre Antônio
Suzana Queiroz – Gaby
Tetê Pritzl – Ana Maria
Thaís de Campos – Lenita
Tony Ferreira – Gastão Nicolini
Walmor Chagas – Wagner
Wolf Maya – Delegado Paixão

Elenco / Personagens

RODRIGO (José Wilker) De natureza apaixonada, meio cínico, vive em Fortaleza, onde tem barcos de pesca de lagosta. Sobrinho de César (Roberto Maya) e irmão de Mirtô (Priscila Camargo). Vive uma relação conturbada com Débora (Natália do Vale).

DÉBORA (Natália do Vale) Moça rebelde, caprichosa, prepotente e mimada pela família. Não aceita o casamento de Leandro (Adriano Reys) com sua prima Mirtô e tenta afastá-los. Acaba se apaixonando por Rodrigo (José Wi1ker), com quem vive uma relação cheia de desentendimentos.

CÉSAR (Roberto Maya) Usineiro de açúcar de Pernambuco que vive no Rio de Janeiro. Casado com Maria Luiza (Lilian Lemmertz) e pai de Débora (Natália do Vale) e Suzy (Lídia Brondi). Um dia, cansado de sua vida, decide simular a própria morte e assumir outra identidade.

MARIA LUIZA (Lilian Lemmertz) Sensível e romântica. Vê seu casamento com César (Roberto Maya) se deteriorar sem poder fazer nada. Mãe de Débora (Natália do Vale) e Suzy (Lídia Brondi).

SUZY (Lídia Brondi) Jovem romântica e doce. Apaixona-se por Paulo (Buza Ferraz) logo no primeiro encontro e luta por seu amor.

MIRTÔ (Priscila Campos) insegura e dependente. O amor por Leandro (Adriano Reys) a ensina a defender o que é seu.

OLEGÁRIO (Oswaldo Louzada) Pai de Maria Luiza (Lilian Lemmertz). Adepto do cooper e dos livros policiais. Tem certa implicância com o genro César (Roberto Maya).

LEANDRO (Adriano Reys) O advogado, um viúvo tranquilo, foi namorado de Débora (Natália do Vale) e pretende se casar com Mirtô (Priscila Campos), mesmo contra a vontade de sua filha, Patty (Ana Magdalena Baird).

PATTY (Ana Magdalena Baird) Menina inteligente e caprichosa. Reage negativamente ao noivado do pai, não aceitando Mirtô (Priscila Campos) como madrasta.

GUTO (Eduardo Lago) Noivo de Débora (Natália do Vale). Hipocondríaco, pessimista e praticante de motonáutica, esporte próprio para embarcações de alta velocidade.

ALAOR (Milton Moraes) Sócio de César (Roberto Maya) na usina de açúcar. Submisso à mulher, Jandira (Celia Biar), sofre com essa situação e escreve cartas misteriosas.

JANDIRA (Celia Biar) Mulher de Alaor (Milton Moraes), com quem é autoritária. Adora falar da vida alheia, superprotege o filho Ivan (Ney Sant’Anna) e implica com a nora Lucinha (Cissa Guimarães).

IVAN (Ney Sant’Anna) Casado com Lucinha (Cissa Guimarães). É adepto de uma alimentação saudável e tem uma loja de produtos naturais. Filho de Alaor (Milton Moraes) e Jandira (Celia Biar) e irmão de Gabi (Suzana Queiroz).

LUCINHA (Cissa Guimarães) Mulher de Ivan (Ney Sant’Anna) e filha de Augusta (Aracy Cardoso). Não compartilha da vida naturalista do marido, que, por sua vez, não se conforma com seu hábito de fumar.

GABI (Suzana Queiroz) Moça alegre, brincalhona e irmã de Lucinha (Cissa Guimarães). Adora o pai, Alaor (Milton Moraes), e não se conforma com os exageros da mãe, Jandira (Celia Biar). É irmã de Ivan (Ney Sant’Anna) e amiga de Suzy (Lídia Brondi).

PAULO (Buza Ferraz) Veterinário, romântico e sonhador. Trabalha no Jardim Zoológico e se apaixona por Suzy (Lídia Brondi).

MARINA (Míriam Pires) Mãe de Paulo (Buza Ferraz) e Rafael (Irving São Paulo). Trabalha na empresa de César (Roberto Maya), mas não gosta do patrão. Vende artigos de artesanato nas horas vagas.

RAFAEL (Irving São Paulo) Portador de QI abaixo do esperado para a sua idade. Adora o irmão e é superprotegido pela mãe. Age como criança em várias situações.

WAGNER (Walmor Chagas) Médico-cardiologista muito charmoso. Foi o primeiro namorado de Maria Luiza (Lilian Lemmertz). É tio de Paulo (Buza Ferraz) e Rafael (Irving São Paulo).

SINHÁ (Elza Gomes) Uma senhora mansa e engraçada, que vende “coelhos assados” para o restaurante de Augusta (Aracy Cardoso). É grande amiga de Olegário (Oswaldo Louzada).

AUGUSTA (Aracy Cardoso) Mãe de Lucinha (Cissa Guimarães) e dona do restaurante Casablanca. É obcecada por casamento, por acreditar que seja o melhor caminho para a felicidade da mulher.

KÁTIA (Cininha de Paula) Afilhada de Augusta (Aracy Cardoso). Sofre pressão para ficar noiva de Vasco (Francisco Milani), de quem não gosta. Trabalha no restaurante da madrinha, o Casablanca.

MESTRE ANTÔNIO (Stênio Garcia) Pescador cearense, um homem íntegro e honesto e muito amigo de Rodrigo (José Wilker). Vem para o Rio de Janeiro procurar a filha, Bartira (Reny de Oliveira), desaparecida desde criança. Antônio conta com a ajuda do amigo Rodrigo e do detetive Nicolini (Tony Ferreira) para encontrá-la.

GLAUCIA (Angelina Muniz) Moça bonita, bem formada e que trabalha na Marinha. Tenta ajudar Guto (Eduardo Lago) e acaba se apaixonando por ele.

ANAMARIA (Teté Pritzl) Irmã de Glaucia (Angelina Muniz). Trabalha no restaurante Casablanca, é apaixonada por Paulo (Buza Ferraz) e implica com Rafael (Irving São Paulo).

MESSIAS (Ênio Santos) Pai de Glaucia (Angelina Muniz) e Anamaria (Teté Pritzl). É funcionário do Jardim Botânico e gosta muito de Paulo (Buza Ferraz).

FRANÇA (José Augusto Branco) Diretor financeiro da usina de açúcar de César (Roberto Maya) e Alaor (Milton Moraes). É aliado de César no golpe que planeja: simular a própria morte e assumir outra identidade.

SERGINHO (Alexandre Marques) Primo de Guto (Eduardo Lago), com quem divide um apartamento. É o principal sócio de um rinque de patinação no gelo.

GASTÃO NICOLINI (Tony Ferreira) Detetive contratado por Rodrigo (José Wilker) para encontrar a filha de Mestre Antônio (Stênio Garcia).

LOURDES (Patrícia Bueno) Empregada de Leandro (Adriano Reys) e Patty (Ana Magdalena Baird).

VASCO (Francisco Milani) Namorado de Kátia (Cininha de Paula).

INÁCIO (Leonardo José) Empregado da empresa de César (Roberto Maya) e Alaor (Milton Moraes).

PAIXÃO (Wolf Maya) Delegado. Durante a trama, ele se envolve com Yolanda (Lúcia Alves).

YOLANDA (Lúcia Alves) No decorrer da trama, ela se envolve com o delegado Paixão (Wolf Maya).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
Coisa Acesa – Tema de Dona Sinhá
Compositores: Fausto Nilo, Moraes Moreira
Intérprete: Moraes Moreira

O Que é Que Há? – Tema de Suzy e Paulo
Compositores: Fábio Jr./ Sérgio Sá
Intérprete: Fábio Jr.

Sinal de Amor
Compositores: Gilliard
Intérprete: Gilliard

Verbos do Amor
Compositores: Abel Silva/ João Donato
Intérprete: Gal Costa

Down em Mim
Compositores: Cazuza
Intérprete: Barão Vermelho

Menino Deus – Tema de Rafael
Compositores: Caetano Veloso
Intérprete: A Cor do Som

Flagra – Tema de abertura
Compositores: Rita Lee/ Roberto de Carvalho
Intérprete: Rita Lee

Exemplo
Compositores: Lupicínio Rodrigues
Intérprete: Ângela Maria e Cauby Peixoto

Embarcação – Tema de Mestre Antônio
Compositores: Chico Buarque/ Francis Hime
Intérprete: Francis Hime

Quebra Gelo – Tema do núcleo jovem
Compositores: Alexandre Agra/ Gastão Lamounier/ Renato Terra
Intérprete: Renato Terra

Simples Carinho – Tema de Débora
Compositores: Abel Silva/ João Donato
Intérprete: Ângela Rô Rô

Pensamento – Tema de Rodrigo
Compositores: Raimundo Fagner
Intérprete: Fagner

Lençóis de Linho – Tema de Maria Luiza
Compositores: Billy Blanco Jr./ Paulo Mendonça
Intérprete: Billy Blanco

Prazer e Viver
Compositores: Carlinhos Vergueiro/ Paulinho Boca de Cantor
Intérprete: Paulinho Boca de Cantor

Sublime Amor
Compositores: Paulo Soarez
Intérprete: Paulo Soarez

Internacional:
Try My Side
Compositores: Eugene Record
Intérprete: The Chi-Lites

Got To Be There – Tema de Suzy e Paulo
Compositores: Elliot Willensky
Intérprete: Chaka Khan

Everybody
Compositores: Madonna
Intérprete: Madonna

It Started With a Kiss
Compositores: Errol Brown
Intérprete: Hot Chocolate

Never Gonna Let You Go
Compositores: Barry Mann/ Cynthia Weil
Intérprete: Sérgio Mendes

Saddle Up
Compositores: Jack Robinson/ James Bolden
Intérprete: David Christie

Let’s Get Started
Compositores: John Reed/ Marc Chantereau/ Pierre-Alain Dahan/ Slim Pezin
Intérprete: Voyage

Maneater – Tema de Débora
Compositores: Daryl Hall/ John Oates/ Sara Allen
Intérprete: Daryl Hall & John Oates

I’m Never Gonna Say Goodbye – Tema de Débora e Rodrigo
Compositores: Artie Butler/ Molly Ann Leiken
Intérprete: Billy Preston

Don’t Go
Compositores: Vince Clarke
Intérprete: Yazoo

Bluer Than Blue
Compositores: Randy Goodrum
Intérprete: Ruby Wilson

The Lion Sleeps Tonight – Tema de Dona Sinhá
Compositores: Albert Stanton/ George Weiss/ Hugo Peretti/ Luigi Creatore/ Paul Campbell/ Solomon Linda
Intérprete: Smoothsayer

On My Own – Tema de Maria Luiza e Wagner
Compositores: Montezuma
Intérprete: Montezuma

Knock Me Out
Compositores: Bill Catalano/ Eric Matthew
Intérprete: Gary Gang

0 Comentário para: “Final Feliz Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *