Fera Ferida Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Fera Ferida desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você você encontra o resumo completo de Fera Ferida e de todas as novelas do Canal Viva.

Sobre a Novela Fera Ferida

Um clima de mistério, vingança e cobiça paira sob Tubiacanga. É nessa cidade fictícia que se passa mais um dos sucessos de Aguinaldo Silva, “Fera Ferida” (1993), inspirada na obra de Lima Barreto.

No elenco, Edson Celulari, como o alquimista Flamel, Giulia Gam como a protagonista Linda Inês, além de um elenco estelar: Lima Duarte, Claudio Marzo, José Wilker, Hugo Carvana, Tarcísio Meira, Joana Fomm, Juca de Oliveira, Arlete Salles, Susana Vieira, Otávio Augusto, Vera Holtz, Cássia Kiss Magro, Tonico Pereira, Claudia Ohana, Lucinha Lins, Paulo Gorgulho, Luiza Tomé. “Fera Ferida” traz ainda Camila Pitanga, Carolina Dieckmann e Murilo Benício estreando nas telenovelas.

Feliciano Junior (Edson Celulari) retorna à Tubiacanga quinze anos depois do assassinato de seus pais, Feliciano (Tarcísio Meira) e Laurinda (Lucinha Lins). Sob a falsa identidade de Raimundo Flamel, ele pretende se vingar dos responsáveis pela tragédia que acabou com sua família. Seu pai – na época, prefeito da cidade – acreditava na existência de minas de ouro na região. A autoridade contava com o apoio de Major Emiliano Bentes (Lima Duarte), Professor Praxedes (Juca de Oliveira) e Numa Pompílio de Castro (Hugo Carvana) até que uma intriga política, incitada por Demóstenes (José Wilker), estourou e todos ficaram contra o prefeito.

Flamel chega ao local como um alquimista cheio de mistérios. Disposto a acabar com os poderosos da cidade, ele aguça a cobiça de seus alvos, prometendo transformar ossos humanos em ouro. A notícia se espalha e os moradores passam a violar as sepulturas em busca de ossadas. Flamel tem o apoio de Nicolau (Ivan de Albuquerque), de quem é discípulo, de Genival Gusmão (Ewerton de Castro), seu secretário e ouvinte, e da costureira Margarida Pestana (Arlete Salles), irmã de sua mãe e sua madrinha.

Flamel (Edson Celulari) só não imaginava que reencontraria um amor do passado: Linda Inês (Giulia Gam). Logo ela, que é a filha do seu maior rival, Demóstenes (José Wilker), o atual prefeito de Tubiacanga.
Giulia Gam e Raimundo Flamel (Edson Celulari) (Foto: Reprodução TV Globo)
Linda Inês (Giulia Gam) e Raimundo Flamel (Edson Celulari)

Ele tenta, então, de todas as formas controlar seus sentimentos, enquanto Linda, sem saber da verdadeira identidade do amado, insiste no romance. Quando descobre que Flamel é Feliciano Junior, a mocinha passa a enfrentar um duelo interno para decidir se fica com o amor, ou com a razão.

Comédia e drama, com apelo surreal, caracterizam a atmosfera de personagens irreverentes que caíram no gosto dos telespectadores. Além das mágicas de Flamel (Edson Celulari), que eram acompanhadas por explosões, raios e fumaça, a trama traz o coveiro Orestes Fronteira (Cláudio Marzo), que se comunica com os mortos. Isolado pelos habitantes por seu aspecto estranho, ele passa a ser respeitado quando revela escutar confidências escabrosas do outro plano. Com sua ajuda, Flamel consegue ter contato com seu pai.

Outra personagem de destaque é Ilka Tibiriçá, vivida por Cássia Kiss Magro. Cheia de trejeitos engraçados e histerismo, ela é adepta do visual anos 60 e vidrada no filme “O Candelabro Italiano” (1962). O tema musical de Ilka na novela é “Al Di Là”, o mesmo do longa. Com receitas e pratos exóticos, ela tenta reverter a impotência sexual de seu amado Ataliba Timbó (Paulo Gorgulho).

Já Camila (Claudia Ohana), sobrinha do professor Praxedes (Juca de Oliveira) e de Querubina (Vera Holtz), é uma espécie de anjo. Ela dorme durante meses, mas acorda levitando ao sentir o cheiro de sua comida favorita: estrogonofe de bacalhau. O poeta Afonso Henriques (Otávio Augusto) é completamente apaixonado pela moça. Ele publica um texto ironizando os mandachuvas de Tubiacanga e tem sua carreira prejudicada. Com o fracasso, Afonso entrega-se à bebida. O personagem é uma homenagem à trajetória de Lima Barreto, que também sofreu com boicotes.

A fogosa Rubra Rosa (Susana Vieira) completa a temática mística de “Fera Ferida”. A esposa do vereador Numa Pompílio de Castro (Hugo Carvana) tem um caso antigo com Demóstenes (José Wilker), inimigo político de seu marido. Quando os amantes se encontram, tudo ao redor pega fogo. As cenas são baseadas na personagem Marcina (Sônia Braga), da novela “Saramandaia” (1976).

Resumo Atual da Novela Fera Ferida

Capítulos Anteriores

► Capitulo 01 – Segunda-feira, dia 15, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Raimundo Flamel (Edson Celulari) relembra a morte dos pais. Em pensamento, Flamel lembra o dia que seu pai, Feliciano (Tarcísio Meira), encontrou uma pedra reluzente no riacho. Ele promete que ninguém irá tocar em seus pais, ao mesmo tempo em que relembra o dia em que ele os enterrou naquelas terras. A novela volta no tempo e mostra o momento em que Feliciano, na festa da cidade, anuncia a todos que encontrou ouro em Tubiacanga. Feliciano propõe que a população faça doações para a criação de uma empresa de mineração. Demóstenes (José Wilker) propõe mudar o nome da cidade para Nova Califórnia. Flamel e Linda (Giulia Gam), crianças, iniciam um namoro. Os garimpeiros invadem a cidade. O laudo revela que a pedra era “ouro de tolo”. A maleta com o dinheiro do povo é roubada de Feliciano. Demóstenes reúne o povo na praça e conta que o ouro encontrado é falso, e que o dinheiro arrecadado sumiu. Weber (Odilon Wagner) é baleado. Feliciano foge com a família, e é baleado pelas costas. Feliciano pede para que o filho lhe faça um juramento, que fique longe de Tubiacanga até crescer e que na volte para limpar o seu nome. Flamel enterra os pais. Quinze anos depois, Flamel diz a Gusmão (Ewerton de Castro) que voltou para destruir Tubiacanga e se vingar.

► Capitulo 02 – Terça-feira, dia 16, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Linda Inês mata uma onça

Gusmão desperta a curiosidade dos moradores de Tubiacanga. A mando de Flamel, Gusmão diz a Margarida (Arlete Salles) que o patrão dele gostaria de alugar o casarão. Guilherme (Rubens Caribé) conta ao Major (Lima Duarte) que a onça atacou de novo. Ilka (Cássia Kiss) procura saber alguma coisa sobre o forasteiro. Sigfrida (Deborah Evelyn) e Áureo se encontram às escondidas. A onça atacou uma das ovelhas de Linda Inês, que decide mata-la. Margarida aluga a casa para Gusmão. Gusmão diz que seu patrão chegou à cidade em busca de tranquilidade. Rubra (Susana Vieira) desconfia de Áureo e Sigfrida. Ataliba (Paulo Gorgulho) conta a Praxedes (Juca de Oliveira) que Flamel é químico. Linda mata a onça. Todos se surpreendem ao ver que Linda matou a onça. Gusmão vai ao encontro de Flamel e diz que alugou o casarão.

► Capitulo 03 – Quarta-feira, dia 17, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Flamel cai na ribanceira e dá de cara com Linda

Major Bentes procura Margarida para obter informações sobre Flamel. O Major se interessa por Isoldinha (Anna de Aguiar). Major Bentes ameaça Afonso Henriques (Otávio Augusto). Linda pensa em comprar um tear elétrico. Rubra chega ao sítio e espera por Demóstenes, que é recebido com uma bofetada por ele ter demorado. Os dois caem na cama. Flamel e Gusmão voltam ao Portal do Sol para desenterrar os ossos dos pais. Sigfrida e Áureo se encontram de novo. Rubra sugere a Demóstenes fazer uma recepção para Flamel. Flamel rola ribanceira abaixo e dá de cara com Linda Inês. Os dois ficam caídos no chão.

► Capitulo 04 – Quinta-feira, dia 18, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Gusmão descobre a conta de luz

Flamel reconhece Linda Inês pelo cordãozinho que ela carrega. Ele lembra de quando pôs o cordão em seu pescoço, quando os dois ainda eram crianças. Rubra pensa em uma festa black tie para Flamel. Gusmão diz a Flamel que os ossos estão guardados com o padre em Serro Azul. Flamel e Gusmão flagram Demóstenes e Barromeu (Tuca Andrada) examinando os cabos de luz. Demóstenes decide dar a festa em sua casa. Gusmão descobre que há dois anos a Prefeitura de Tubiacanga não pagas as contas da iluminação pública. As mulheres procuram Margarida para fazer os vestidos. Todos vão à praça ver o desembarque das caixas de Flamel. Demóstenes informa a Gusmão que ele pretende dar uma festa de boas vindas para Flamel. Linda diz a Sigfrida que não irá à festa, Demóstenes escuta e ordena que a filha esteja ao seu lado para receber o forasteiro.

► Capitulo 05 – Sexta-feira, dia 19, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Tubiacanga fica às escuras

Gusmão orienta o desembarque das caixas de Flamel. Gusmão avisa a todos que Flamel irá comparecer à festa. Ilka reclama com Margarida do vestido apertado. Sigfrida reclama com Áureo que não foi convidada para a festa, e pede para que ele também não vá. Demóstenes manda Barromeu revistar o casarão. Áureo diz a Rubra que não vai à festa porque está passando mal. Praxedes diz a Querubina (Vera Holtz) que localizou nos livros um tal de Nicolas Flamel. Flamel diz a Gusmão que não irá à festa, e que irá cortar o cabo de luz para começar sua vingança contra Demóstenes. Linda decide não ir à festa. Sigfrida sai no meio da noite para encontrar-se com Áureo e Isoldinha vê. Gusmão observa Barromeu mexer nas coisas de Flamel. Sigfrida vai até a casa de Áureo. Na festa, todos esperam por Flamel. Ele corta o cabo de luz, deixando a cidade às escuras.

► Capitulo 06 – Sábado, dia 20, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Rubra flagra Áureo e Sigfrida juntos

A festa continua à luz de velas e lampiões. O vestido de Ilka rasga e Ataliba a ajuda. Rubra tenta tirar a mancha de vinho do seu vestido. Rubra flagra Áureo e Sigfrida juntos. Rubra é grosseira com Sigfrida. Demóstenes se preocupa com o cabo de luz. Áureo vai atrás de Sigfrida e os dois se amam. Gusmão bota Barromeu para fora do casarão. Fabrício (Murilo Benício) ouve Major Bentes e Demóstenes falarem sobre o “gato”. Demóstenes pede para que Barromeu ir até a estrada verificar os cabos de luz. Gusmão anuncia que seu patrão não poderá comparecer à festa, mas que o mandou em seu lugar. Querubina dita regras gramaticais para seduzir Praxedes. Flamel chega à cidade de helicóptero. As ovelhas de Linda se assustam e uma acaba sendo sacrificada. Linda promete descobrir quem estava no helicóptero e fará pagar pelo dano à sua ovelha. Flamel pousa em Tubiacanga.

► Capitulo 07 – Segunda-feira, dia 22, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Flamel (Edson Celulari) deixa o povo assombrado. Linda Inês (Giulia Gam) jura se vingar de quem estava no helicóptero. Sigfrida (Deborah Evelyn) entra em casa sem ser vista. Isoldinha (Anna de Aguiar) percebe que a irmã não dormiu em casa, mas nada fala. Linda prepara a mamadeira para a ovelha órfã. Barromeu (Tuca Andrada) e Demóstenes (José Wilker) inspecionam o gato. Fabrício (Murilo Benício) e Joaquim (Antônio Pompeo) conspiram. Flamel se emociona ao chegar ao casarão. Flamel se vê ainda criança brincando pela casa. Áureo (Cláudio Fontana) diz a Rubra (Susana Vieira) que acabou com Frida. Isoldinha diz a Margarida (Arlete Salles) que Frida não dormiu em casa. Ilka (Cássia Kis) acorda constrangida pela noite anterior. Isoldinha joga charme para Major Bentes (Lima Duarte). Frida acorda e dá de cara com sua mãe a sua espera. Linda descobre que o passageiro do helicóptero é o novo forasteiro. Ela resolve ir até o casarão falar com ele. Linda invade o casarão e encontra Flamel na banheira.

► Capitulo 08 – Terça-feira, dia 23, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Maxwell chega à cidade

Linda entra no banheiro de Flamel e o flagra nu. Emocionada, ela lhe conta os prejuízos com o rebanho. Flamel quer lhe pagar os danos materiais, mas ela fica furiosa. Sigfrida diz à Margarida que saiu à noite para ver a festa. Flamel conta para Gusmão sobre Linda Inês, seu primeiro amor. Margarida dá uma bofetada em Isoldinha por ela ter delatado a irmã. Fabrício e Afonso Henriques (Otávio Augusto) contam aos moradores sobre o gato. Ataliba (Paulo Gorgulho) está furioso porque Ilka o agrediu. Praxedes (Juca de Oliveira) manda o jornalista investigar o gato. Maxwell (Giuseppe Oristânio) chega à cidade. Frida sai no intuito de se encontrar com Áureo, mas Margarida pede que Valéria (Fernanda Muniz) a acompanhe. Demóstenes pega os dólares de Linda no cofre. Flamel vai até a casa de Linda e pergunta a Juca o tamanho do prejuízo com as ovelhas. Flamel tenta pagar Linda pelo prejuízo, mas ela não aceita. Flamel dá um beijo em Linda, que fica furiosa. Fabrício acusa Demóstenes pelo “gato” e desvio de dinheiro publicamente.

► Capitulo 09 – Quarta-feira, dia 24, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Flamel decide pagar a dívida da cidade

Major Bentes não deixa Praxedes publicar a matéria sobre o “gato”. Sigfrida pede a Daiana (Daniela Faria) que leve um recado para Áureo. Chega o carneiro reprodutor de Linda. Ela procura seu dinheiro no cofre do pai, mas não acha. Ilka diz a ela que viu Demóstenes sair com um envelope vermelho. Demóstenes tenta se defender com o povo. Linda paga o carneiro com os dólares de Flamel. Daiana entrega o bilhete de Áureo a Sigfrida, que depois o queima para que ninguém descubra. Flamel relembra os ensinamentos de Nicolau (Ivan de Albuquerque). Querubina (Vera Holtz) atrai Praxedes ditando regras gramaticais. Demóstenes tenta se explicar ao povo. Flamel decide pagar a dívida da cidade com a companhia de luz.

► Capitulo 10 – Quinta-feira, dia 25, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Isoldinha descobre o segredo de Frida

Contrariado, Gusmão (Ewerton de Castro) leva o cheque assinado por Flamel até Demóstenes. Gusmão diz a todos que não se trata de um empréstimo e sim de uma doação de seu patrão. Demóstenes aceita o cheque oferecido por Gusmão. Afonso Henriques incita o povo a agradecer Flamel, mas este não aparece. Demóstenes diz ao Major Bentes que o dinheiro das contas de luz está depositado em uma conta fantasma em nome de sua cunhada. Os dois decidem matar o gerente do banco de Serro Azul e responsabiliza-lo. Major Bentes ameaça Fabrício. Isoldinha pergunta a Daiana o que ela e Sigfrida estavam conversando logo cedo. Afonso Henriques relembra que Major Bentes proibiu os jornais de publicar seus poemas. Ilka promete descobrir o segredo de Ataliba. Isoldinha descobre o segredo de Frida. Rubra dá um tapa em Demóstenes pelo dinheiro que ele roubou do povo de Tubiacanga. Linda vai ao cemitério e encontra Flamel. Guilherme chega e questiona quem o rapaz que está com ela.

► Capitulo 11 – Sexta-feira, dia 26, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Lucineide chega para ser empregada de Flamel

Flamel vai embora sem nada dizer. Guilherme (Rubens Caribé) fica com ciúmes. Todos tentam reanimar Major Bentes, que desmaiou após o pedido de Praxedes. Flamel sente ciúmes de Linda com Guilherme. Linda segue a sugestão de Flamel e consegue fazer com que a ovelha órfã ganhe uma mãe postiça. Lucineide (Maria Gladys) chega para ser empregada de Flamel. Demóstenes escreve o discurso de Numa (Hugo Carvana). Rubra sugere a Demóstenes que ele vá até a casa de Flamel para agradecer o cheque. Praxedes conta a Querubina a reação do Major. A luz volta à cidade. Praxedes pede a Ataliba que venda o carro para ajudar nos estudos Etevaldo (Pedro Vasconcelos), mas ele nega. Demóstenes recoloca os dólares no cofre. Linda cobra os dólares de Demóstenes, ele a faz abrir o cofre novamente. Linda fica surpresa ao ver que seu dinheiro está lá.

► Capitulo 12 – Sábado, dia 27, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Áureo sugere fugir com Frida

Guilherme escuta o pai falar sobre o “ruivo” (gerente do banco de Serro Azul, que Major Bentes mandou matar). Querubina vai à casa de Flamel em busca de ajuda financeira e encontra o povo todo na porta. Demóstenes vai até a casa de Flamel, mas ele não o recebe. Sigfrida com a desculpa de estudar na casa de Daiana, vai ao encontro de Áureo. Isoldinha vai atrás, mas os três acabam se escondendo. Daiana leva Áureo e Frida ao cemitério, quando Numa chega para rezar sobre seu túmulo. Flamel manda anotar os nomes de todas as pessoas que estão à porta. Praxedes tem um ataque. Flamel manda chamar Querubina. Áureo sugere fugir com Frida e voltar para Tubiacanga casados. Guilherme pensa em casamento com Linda. Ela diz a Guilherme que gosta dele, mas que casamento não está nos seus planos. Major Bentes conta para o prefeito que o gerente de Serro Azul está morto. Demóstenes conta que o gerente do banco sumiu e dá o caso das contas de luz por encerrado. Margarida fica sabendo que Frida não está estudando com Daiana. Orestes (Cláudio Marzo) volta e encontra o local onde os pais de Flamel estavam enterrados. Linda procura Flamel em sua casa.

► Capitulo 13 – Segunda-feira, dia 29, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Flamel (Edson Celulari) trata Linda (Giulia Gam) com desdém. Ela tenta devolver o dinheiro, mas ele não aceita. Linda vai embora da casa de Flamel furiosa. Margarida (Arlete Salles) desconfia de Sigfrida (Deborah Evelyn). Praxedes (Juca de Oliveira) adormece após tomar um chá feito por Querubina (Vera Holtz). Ilka (Cássia Kis Magro) suborna Uilsinho (Bruno De Luca) para descobrir a ‘doença’ de Ataliba (Paulo Gorgulho). Orestes (Cláudio Marzo) não consegue se comunicar com os pais de Flamel. Linda conta à Margarida tudo o que aconteceu entre ela Flamel desde a chegada dele na cidade. Maxwel (Giuseppe Oristânio) conta a Demóstenes (José Wilker) que viu Linda sair da casa de Flamel, Guilherme (Rubens Caribé) ouve e fica furioso. Sigfrida consegue despistar sua mãe e diz que estava colhendo flores com Daiana (Daniela Faria). Guilherme vai atrás de Linda e pede para conversar com ela. Ele diz a ela que quer marcar a data do casamento, mas Linda pede um tempo. Ilka mexe nas correspondências de Flamel e descobre cartas de outros países, além de uma carta do Palácio do Planalto. Yvonete (Julciléa Telles) fica feliz ao ver Orestes. Maxwell (Giuseppe Oristânio) procura Flamel. Ilka conta para Demóstenes e Major Bentes (Rubens Caribé) os remetentes das cartas de Flamel. Orestes volta ao Portal do Sol a fim de descobrir quem estava enterrado lá. Gusmão diz a Maxwel que Flamel irá receber Numa (Hugo Carvana).

► Capitulo 14 – Terça-feira, dia 30, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
lsoldinha enfrenta Sigfrida

Demóstenes e Major Bentes ficam furiosos ao saber que Flamel quer ver Numa. Querubina conta para Margarida que Flamel irá recebê-la. Yvonete se queixa de Orestes para Engrácia (Maria Ceiça). Querubina vai à casa de Flamel. Demóstenes avisa a Votan (Norton Nascimento) que estará esperando por Rubra (Susana Vieira) às 20h no mesmo lugar. Rubra ajuda Numa a se vestir para o encontro com Flamel. lsoldinha (Anna de Aguiar) enfrenta Sigfrida. Ilka fala com Ataliba sobre sua doença. Demóstenes pergunta à Linda sobre sua visita a Flamel, mas ela não lhe dá explicações. Numa chega na casa de Flamel. Querubina conta tudo sobre sua vida e de sua família para Flamel e por que precisa de ajuda. Rubra se encontra com Demóstenes. Flamel diz a Querubina que quer falar com Praxedes. Flamel se apavora ao saber que Orestes tenta falar com os mortos enterrados no Portal do Sol.

► Capitulo 15 – Quarta-feira, dia 1° de Julho, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Flamel vê Orestes deitado onde seus pais estão

Flamel acha que Orestes quer chantageá-lo. Demóstenes discute com Rubra e eles acabam na cama. Numa dorme esperando por Flamel. Maxwell espera por Numa na porta de Flamel. Numa propõe a Flamel a criação de uma estação climática. Flamel fica com o projeto de Numa e promete estuda-lo para ver se vale a pena financiá-lo. Numa fica muito agradecido. Querubina conta para Praxedes que esteve na casa de Flamel. Praxedes diz a Querubina que recusará a oferta de Flamel. Linda se lembra das palavras de Guilherme sobre casamento. Maxwell se revela uma figura sinistra diante do espelho. Barromeu e Demóstenes saem atrás de Flamel e Gusmão, que foram à procura de Orestes. Flamel e Gusmão chegam ao Portal do Sol. A turma do bar Sonho Dourado fala sobre a história de Orestes. Flamel e Gusmão encontram Orestes deitado no lugar que os pais dele foram enterrados. Demóstenes surpreende Flamel.

► Capitulo 16 – Quinta-feira, dia 2, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Uma fonte de água brota da cova

Flamel é rude com Demóstenes. Ataliba diz a Querubina que Ilka descobriu sua “doença”. Querubina promete falar com Ilka. Frida diz à Margarida que tem vontade de ir embora. Margarida se lembra de Weber (Odilon Wagner) e forma uma poça com suas lágrimas. Uma fonte de água brota da cova onde os pais de Flamel foram enterrados. Orestes leva para casa um vidro cheio da água. Lucineide (Maria Gladys) escuta no bar Maria dos Remédios falar sobre o “sinal” que Orestes recebeu dos mortos. Lucineide conta tudo para Gusmão e Flamel. Ilka diz a Demóstenes que Salustiana está para chegar. Sigfrida conta a Linda a proposta que Áureo fez à ela. Yvonete se assusta com Gusmão e quebra o vidro com a água de defunto. Ela se assusta mais ainda quando vê que a água some, deixando somente os cacos da garrafa. Gusmão pede para conversar com Orestes. Major Bentes procura Flamel.

► Capitulo 17 – Sexta-feira, dia 3, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Guilherme rompe com Linda

Flamel recebe Praxedes e expulsa Major Bentes. Major intima Flamel a falar o porquê de sua ida à Tubiacanga. Flamel diz ao major que não dará satisfação de seus atos a ninguém. Flamel o coloca para fora de sua casa. Major Bentes promete represálias. Gusmão faz perguntas a Orestes. Quando Gusmão finalmente pergunta a ele sobre a fonte que apareceu no Portal do Sol, eles são interrompidos por Engrácia. Yvonete conta para Orestes o que aconteceu com a garrafa. Praxedes agradece Flamel, mas diz que recusará o empréstimo. Flamel diz a ele que não fez um oferecimento desinteressado. Flamel diz a Praxedes que lhe quer fazer uma proposta de trabalho. A história da fonte de água se espalha pela cidade. Linda diz a Sigfrida para seguir seu coração. Frida diz a Áureo que aceita fugir com ele. Flamel oferece dinheiro a Praxedes e pede para ele escrever a verdadeira história de Tubiacanga. Praxedes aceita a proposta. Major Bentes e Demóstenes pensam em se vingar de Flamel. Querubina pede a Ilka para não espalhar boatos sobre a doença de Ataliba. Guilherme rompe com Linda. Flamel encontra Orestes.

► Capitulo 18 – Sabádo, dia 4, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Linda flagra Flamel na colheita do orvalho

Flamel conversa com Orestes. Orestes diz a Flamel que as coisas que ele diz não condiz com o que ele percebe dele. Teresinha se queixa de Orestes para Engrácia. Engrácia aconselha Vivaldo a buscar o pai. Frida diz à Margarida que não se interessa por nenhum rapaz. Margarida conta para Frida que está intrigada com o fato de Flamel não mexer na decoração do casarão. Áureo conta a Guilherme sobre seu plano. Vivaldo conversa com Orestes e consegue leva-lo para casa Numa pensa na morte. Rubra quer que Áureo se case com Linda. Animal remexe nas coisas de Flamel. Uilsinho rouba uma garrafinha de água da casa de Orestes. Gusmão tranca Animal na casa. Linda flagra Flamel na colheita do orvalho.

► Capitulo 19 – Segunda-feira, dia 6, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Linda (Giulia Gam) discute com Flamel (Edson Celulari). Animal (Augusto Júnior) não sabe como sair da casa de Flamel. Áureo (Cláudio Fontana) se despede de Guilherme (Rubens Caribé). Fabrício (Murilo Benício) tenta se aproximar de Gusmão (Ewerton de Castro). Major Bentes (Lima Duarte) se preocupa com a demora de Animal. Linda frustra os planos de Flamel. Orestes (Cláudio Marzo) sonha com Feliciano (Tarcísio Meira). Praxedes (Juca de Oliveira) conforta Ataliba (Paulo Gorgulho) que está triste por sua doença. Margarida (Arlete Salles) chora pelo pai Weber (Odilon Wagner). Numa (Hugo Carvana) acha que o Major e Demóstenes (José Wilker) estão contra ele. Animal dá um tiro era Flamel. Lucineide (Maria Gladys) procura por Gusmão. Animal diz ao Major que matou Flamel. Linda ampara Flamel.

► Capitulo 20 – Terça-feira, dia 7, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Linda marca o noivado com Guilherme

Linda põe Flamel na cama. Animal entrega o ovo de Hermes ao Major e este inventa um álibi para o capanga. Linda cuida de Flamel e se sente atraída por ele. Flamel a expulsa de sua casa. Linda marca o noivado com Guilherme. Este conta ao pai e a Demóstenes sobre o noivado. Afonso Henriques (Otávio Augusto) diz que ouviu o tiro. Flamel quer esconder o atentado. Linda faz a tosquia das ovelhas. Gusmão encontra a bala no chão do laboratório. Praxedes diz ao Major e Demóstenes que aquele é o ovo dos alquimistas.

► Capitulo 21 – Quarta-feira, dia 8, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Flamel pensa em apressar sua vingança

Praxedes fala sobre a transformação de metais vis em ouro. O Major e Demóstenes acham que essa é a razão da presença de Flamel na cidade. Flamel pensa em apressar sua vingança. Margarida resolve ir até o casarão conhecer seu inquilino. Linda e Sigfrida (Deborah Evelyn) se despedem. Ilka (Cássia Kiss) tenta descobrir qual a doença de Ataliba e ele a agride. Sigfrida escreve uma carta para a mãe. Áureo escreve uma carta para os pais. Ilka bebe a água da garrafinha de Orestes e adormece. Flamel diz a Numa que vai financiar seu projeto.

► Capitulo 22 – Quinta-feira, dia 9, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Ilka corre atrás de Demóstenes

Major Bentes e Demóstenes humilham Numa em público. Rubra (Susana Vieira) chega para salvar Numa do vexame. Linda convida Margarida e as filhas para a festa de noivado. Áureo sente pena do pai. Linda fala com Sigfrida sobre a atração que sente por Flamel. O alquimista desconfia que o Major ou Demóstenes mandaram lhe dar o tiro. Weber manda Orestes dar um recado à Margarida. Ilka corre atrás de Demóstenes só de calcinha e sutiã. Ataliba socorre Ilka. Rubra dá uma bofetada em Demóstenes. Flamel procura Linda.

► Capitulo 23 – Sexta-feira, dia 10, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Margarida desmaia ao reconhecer Flamel

Flamel deixa Linda confusa. Orestes diz a Margarida que Weber lhe mandou cuidar bem de Sigfrida. Sigfrida arruma a mala. Demóstenes e Rubra fazem amor. Margarida vai à casa de Flamel. Ilka pede a Orestes uma garrafinha com água da fonte. Rubra briga com Demóstenes novamente. Guilherme dá dinheiro para Áureo. Isoldinha (Anna de Aguiar) vê Sigfrida deixar a carta para a mãe. Áureo flagra Rubra arrasada. Margarida cochila, esperando por Flamel. Sigfrida sai de casa. Margarida desmaia ao reconhecer Flamel.

► Capitulo 24 – Sábado, dia 11, à meia-noite, e no dia seguinte, às 13h30:
Remédios e Chico fazem amor

Flamel conta sobre os pais e diz que voltou para se vingar. Linda diz a Guilherme que eles têm de descobrir quem é Flamel. Margarida não concorda com os planos de Flamel e diz que vai contar à cidade quem ele é. Isoldinha acha a carta de Sigfrida. Margarida está à porta do Major quando lsoldinha lhe mostra a carta. Margarida sofre ao ler a carta. Sigfrida espera por Áureo no ancoradouro. Belmira (Fernanda Lobo) faz um estrogonofe para acordar Camila (Cláudia Ohana). Áureo hesita em fugir. Remédios (Luiza Thomé) e Chico (Tonico Pereira) fazem amor. Flamel procura Margarida.

Capitulo 25 – Segunda-feira, dia 13
Flamel (Edson Celulari) conhece Isoldinha (Anna de Aguiar). Margarida (Arlete Salles) vai à casa de Rubra (Susana Vieira) e as duas discutem. Querubina (Vera Holtz) vai atrás de Margarida e deixa a panela no fogo. Sigfrida (Deborah Evelyn) espera por Áureo (Cláudio Fontana) no ancoradouro e adormece. Áureo nega ter proposto fuga à Sigfrida. Todos vão atrás dela. Camila (Cláudia Ohana) levita com o cheiro da comida e come todo o estrogonofe de bacalhau. Ela sai para a rua e lsoldinha diz que o mundo acabou. Linda (Giulia Gam) sai à procura de Sigfrida. Margarida acorda Sigfrida sob os olhares dos curiosos. Flamel acolhe a tia e a prima em seu carro.

Capitulo 26 – Terça-feira, dia 14
Margarida se alia a Flamel

Flamel deixa as duas em casa. Major Bentes (Lima Duarte) e Demóstenes (José Wilker) recriminam a atitude de Flamel. Margarida conforta Sigfrida. Numa discute com Rubra. Major Bentes conta a Guilherme (Rubens Caribé) sobre o dote que Demóstenes exige para que ele se case com Linda. Querubina descobre que Camila sumiu e sai à sua procura. Ilka (Cássia Kiss) pensa em dar a água da garrafinha para Demóstenes. Rubra conforta Áureo. Camila, desorientada, entra no riacho. Afonso Henriques (Otávio Augusto) salva Camila do afogamento. Margarida se alia a Flamel.

Capitulo 27 – Quarta-feira, dia 15
Ataliba agride Afonso Henriques

Flamel conta a Margarida sobre a alquimia. Demóstenes diz a Guilherme que estava brincando sobre o dote. Demóstenes recusa a água oferecida por Ilka. Ataliba (Paulo Gorgulho) vê Afonso Henriques abraçando Camila e o agride. Linda aparta a briga e leva Camila para casa. Linda propõe uma festa à fantasia no ancoradouro para comemorar o aniversário de Camila. Áureo não reage a nada. Afonso Henriques está apaixonado por Camila. Ataliba é grosseiro com Ilka. Flamel recebe Demóstenes e pergunta sobre o atentado.

Capitulo 28 – Quinta-feira, dia 16
Maxwell conta a Rubra que é apaixonado por Frida

Demóstenes acusa Major Bentes sobre o atentado na casa de Flamel. Praxedes ensina o que é latim para Maria dos Remédios (Luiza Thomé). Maxwell procura Frida, mas Margarida o expulsa. Áureo vai se consolar com Guilherme. Maxwell conta a Rubra que é apaixonado por Frida e ela diz que vai ajudá-lo a conquistá-la. Demóstenes mente sobre sua conversa com Flamel. Frida chora. Margarida repreende Isoldinha. Flamel sonha com os pais. Demóstenes bebe a água oferecida por Ilka. Flamel vai à casa de Margarida e encontra Linda.

Capitulo 29 – Sexta-feira, dia 17
Ilka descobre que Ataliba é impotente

Linda é grosseira com Flamel. Demóstenes cai no sono. Flamel pede a Margarida para costurar duas fantasias iguais. Orestes (Cláudio Marzo) descobre que é Feliciano (Tarcísio Meira) quem tenta se comunicar com ele. Praxedes (Juca de Oliveira) entrega as revistas para Maria dos Remédios. Linda bebe o resto de água deixado por Demóstenes. Ilka descobre que Ataliba é impotente. Linda visita Frida e sente sono. Margarida e Rubra trocam farpas. Remédios vai à prefeitura e encontra Demóstenes de cuecas. Lucineide (Maria Gladys) conta a Flamel sobre a descoberta do coveiro.

Capitulo 30 – Sábado, dia 18
Demóstenes, inconsciente, discursa para o povo

Flamel é grosso com Lucineide. Maria dos Remédios tenta fugir de Demóstenes, que a persegue. Wotan (Norton Nascimento) conta à Rubra o que está acontecendo na praça. Joaquim (Antônio Pompeo) chama Major Bentes e Praxedes. Chico pega a espingarda. Margarida e Júlia amparam Remédios. Demóstenes, inconsciente discursa para o povo. Rubra tira-o de lá. Demóstenes sai do transe. Linda dorme no sofá de Margarida. Numa pede explicações à Rubra. Ilka conta a todos sobre o “xixi de defunto”. Orestes conta sobre Feliciano. Linda acorda.

Capitulo 31 – Segunda, dia 20:
Linda (Giulia Gam) adormece novamente. Ilka (Cássia Kiss), preocupada, pede a Guilherme (Rubens Caribé) para procurá-la. Demóstenes (José Wilker) pede desculpas a Chico da Tirana (Tonico Pereira) e a Remédios (Luiza Thomé). Major Bentes (Lima Duarte) pede que os outros guardem segredo sobre a água da fonte. Linda, sob o efeito da água, é ao mesmo tempo insinuante e agressiva com Flamel (Edson Celulari). Flamel percebe que há algo estranho com Linda. Sigfrida (Deborah Evelyn) vê a cena, sai à procura de Margarida (Arlete Salles) e esbarra em Áureo (Cláudio Fontana), que lhe pede perdão em vão. Maxwell (Giuseppe Oristânio) conta a Guilherme onde Linda está. Guilherme flagra Flamel e Linda juntos.

Capitulo 32 – Terça, dia 21:
Major Bentes manda prender Orestes

Guilherme tenta agredir Flamel, mas Margarida e Júlia chegam na hora. Demóstenes manda cercar a área da fonte. Linda e Guilherme discutem. Gusmão (Ewerton de Castro) conta a Flamel sobre o “xixi de defunto”. Ilka conta a Linda sobre a água. Wotan (Norton Nascimento) beija Teresinha (Camila Pitanga). Querubina (Vera Holtz) diz a Ataliba (Paulo Gorgulho) que Ilka descobriu sua doença. A pedido de Yvonete (Julciléa Telles), Orestes (Cláudio Marzo) derrama a água das garrafinhas. Rubra (Susana Vieira) discute com Áureo. Major Bentes manda prender Orestes. Flamel pergunta a Linda se ela bebeu a água da fonte.

Capitulo 33 – Quarta, dia 22:
Guilherme, armado, procura Flamel

Linda conta sobre a água. Demóstenes manda Fabrício (Murilo Benício) montar guarda na fonte. Flamel decide colher a água para exames. Guilherme quer acertar as contas com Flamel. Ataliba está inconsolável. Remédios tenta ler as revistas oferecidas por Praxedes (Juca de Oliveira). Camila (Cláudia Ohana) convida Afonso Henriques para sua festa. Camila visita Sigfrida. Gusmão despista Fabrício. Flamel colhe a água da fonte. Ataliba diz a Camila que vai embora da cidade. Barromeu prende Orestes. Animal se esconde no casarão. Guilherme, armado, procura Flamel.

Capitulo 34 – Quinta, dia 23:
Numa e Rubra se amam

Guilherme manda Flamel se afastar de Linda. Major Bentes dá uma pancada em Orestes. Yvonete chora. Engrácia discute com Ilka. Ataliba, bêbado, diz a Remédios que ficou impotente porque pegou a ex-mulher na cama com outro. Flamel faz exames com a água. Barromeu manda Orestes confessar o nome do responsável pela confusão com a água. Demóstenes escreve o discurso de Numa. Numa e Rubra se amam. Os soldados batem em Orestes. Gusmão pergunta a Flamel se ele descobriu algo sobre a água.

Capitulo 35 – Sexta, dia 24:
Flamel, sob o efeito da água, grita que ama Linda

Flamel decide tomar a água para fazer um teste. Major Bentes manda Barromeu pressionar Orestes. Vivaldo (André Gonçalves), Engrácia (Maria Ceiça) e Joaquim (Antônio Pompeo) procuram Margarida para ajudar Orestes, e ela decide avisar Flamel. Remédios mente, dizendo a Ataliba que não ouviu sua confissão. Para fazer Ataliba mudar de ideia, Ilka mente sobre sua real “doença”. Linda é carinhosa com Demóstenes, que relembra o passado. Engrácia reza para a santa da irmandade. Flamel, sob o efeito da água, grita que ama Linda.

Capitulo 36 – Sábado, dia 25:
Linda exige de Major Bentes que solte Orestes

Flamel, fora de si, quer contar a verdade a Linda Inês. Gusmão dá uma pancada na cabeça de Flamel para impedi-lo de sair. Gusmão conta a Flamel o que aconteceu. Remédios conta que ouviu Orestes gritando na delegacia. Gusmão conta a Flamel sobre a prisão de Orestes. Rubra sugere a Maxwell que volte a ter aulas de alemão com Frida para conquistá-la. O povo se aglomera à porta da delegacia em busca de notícias. Linda exige de Major Bentes que solte Orestes. Flamel chega e também exige a libertação do coveiro.

Capitulo 37 – Segunda, dia 27
Linda (Giulia Gam) e Flamel (Edson Celulari) enfrentam Major Bentes (Lima Duarte) e libertam Orestes (Cláudio Marzo). Barromeu (Tuca Andrada) diz a Orestes para não revelar que foi torturado. Demóstenes (José Wilker) entrega a Rubra (Susana Vieira) o discurso de Numa (Hugo Carvana), e os dois se amam enquanto a cama pega fogo. Querubina (Vera Holtz) diz que vai ao baile vestida de anjo. Ilka (Cássia Kis Magro) convida Ataliba (Paulo Gorgulho) para um chá. Frida (Deborah Evelyn) volta a dar aulas para Maxwell (Giuseppe Oristânio). Guilherme (Rubens Caribé) discute com Linda Inês sobre Flamel. Orestes recebe o carinho da família. Numa mostra a Rubra a máscara que recebeu de Demóstenes e ela fica furiosa. Flamel quer explodir a fonte.

Capitulo 38 – Terça, dia 28
Orestes tem um pressentimento

Rubra não quer que Numa use a máscara das cavalhadas no baile. Linda Inês decide se vestir de toureira no baile. Praxedes (Juca de Oliveira) está arrasado porque a faculdade de Etevaldo (Pedro Vasconcelos) dobrou de preço. Guilherme vai ajudar Áureo (Cláudio Fontana) a fazer as pazes com Frida. Maxwell diz a Rubra que voltará a ter aulas de alemão com Sigfrida. Ilka manda Creonice (Cléa Simões) providenciar o chá. Demóstenes manda Fabrício (Murilo Benício) ficar de guarda na fonte. Rubra continua implicando com a máscara. Major Bentes vai invadir a casa de Flamel, quando este chega com Gusmão (Ewerton de Castro). Vivaldo (André Gonçalves) se ressente da humilhação sofrida por Orestes. O coveiro tem um pressentimento de que acontecerá algo grave em Tubiacanga. Flamel se prepara para a explosão da fonte.

Capitulo 39 – Quarta, dia 29
Flamel explode a fonte e Fabrício cai ferido

Flamel e Gusmão preparam tudo para a explosão. Major Bentes decide invadir a casa de Flamel durante o baile. Fabrício vê as luzes das lanternas de Gusmão e Flamel. Remédios (Luiza Thomé) conta a Praxedes que não sabe ler. Demóstenes diz ao Major Bentes que Salustiana (Joana Fomm) vai voltar. Orestes sonha com a morte dos pais de Flamel. Este explode a fonte e Fabrício cai ferido. Orestes descobre que Flamel é Feliciano Júnior.

Capitulo 40 – Quinta, dia 30
Flamel pede ajuda a Margarida

Orestes conta a Yvonete (Julciléa Telles) sua descoberta. Remédios está triste porque não sabe ler. Flamel e Gusmão socorrem Fabrício, ainda vivo. Sigfrida é carinhosa com Margarida (Arlete Salles). Rubra discute com Áureo e sonha com a máscara das cavalhadas. Flamel pede ajuda a Margarida para cuidar de Fabrício. Orestes pensa no que fazer com sua descoberta sobre Flamel. Major Bentes tem uma alucinação com Salustiana. Margarida diz ao Major que explodiram a fonte. Guilherme conta a Demóstenes e Linda Inês sobre a fonte.

Capitulo 41 – Sexta, dia 31
Major Bentes e Demóstenes se acusam

Demóstenes sai com Guilherme para ver Fabrício. Praxedes não se conforma que Remédios não saiba ler. Remédios se recorda de quando Chico (Tonico Pereira) a tirou do bordel e fala sobre o seu “problema”. Margarida acolhe Fabrício em sua casa. Major Bentes e Demóstenes se acusam pela explosão da fonte. Yvonete lembra a Teresinha (Camila Pitanga) que ela foi escolhida para ser dama de companhia de Clara dos Anjos (Érika Rosa). Isoldinha (Anna de Aguiar) não gosta de saber que Fabrício ficará em seu quarto. Orestes conta sua descoberta a Margarida.

Capitulo 42 – Sábado, dia 1º de agosto
Rubra briga com Demóstenes

Margarida desconversa. Rubra briga com Demóstenes por causa da máscara. Isoldinha implica com Fabrício. Major Bentes e Demóstenes não querem investigações sobre a explosão. Margarida pede a Orestes para manter segredo. Praxedes quer ensinar Remédios a ler. Joaquim (Antônio Pompeo) lembra a Engrácia (Maria Ceiça) que faltam apenas dois meses para Clara dos Anjos voltar. Margarida manda lsoldinha servir uma canja para Fabrício. Afonso Henriques (Otávio Augusto) pensa em Camila. Orestes flagra Margarida contando sua descoberta a Flamel.

Capitulo 43 – Segunda-feira, dia 3 de agosto
Flamel (Edson Celulari) confessa ser Feliciano Júnior. Orestes (Cláudio Marzo) promete manter segredo sobre Flamel. Ilka (Cássia Kis Magro) separa ingredientes para o chá. Querubina (Vera Holtz) não deixa Ataliba (Paulo Gorgulho) comer para que ele vá faminto ao chá de Ilka. Ilka anota receitas de pratos afrodisíacos. Orestes propõe um enterro dos ossos dos pais de Flamel. Camila (Cláudia Ohana) estimula Afonso Henriques (Otávio Augusto) a ir à sua festa. Engrácia (Maria Ceiça) quer que Wotan (Norton Nascimento) se case com Clara (Érika Rosa). Teresinha (Camila Pitanga) e Wotan marcam um encontro. Isoldinha (Anna de Aguiar) dá comida para Fabrício (Murilo Benício). Praxedes (Juca de Oliveira) procura Flamel e vê o anel dos alquimistas.

Capitulo 44 – Terça-feira, dia 4 de agosto
Major Bentes procura Flamel para devolver o ovo

Praxedes fala sobre o ovo de Hermes que viu na Gazeta e pede dinheiro a Flamel. Flamel pede que Praxedes diga ao Major Bentes (Lima Duarte) para lhe devolver o ovo. Sigfrida (Deborah Evelyn) dá aula para Maxwell (Giuseppe Oristânio). Afonso Henriques visita Fabrício e encomenda uma fantasia à Margarida. Major Bentes tem uma desculpa para ir à casa de Flamel. Linda (Giulia Gam) trabalha na coloração das lãs. Praxedes dá o material de estudos a Maria dos Remédios (Luiza Thomé). Ilka e Creonice (Cléa Simões) preparam o chá. Ataliba chega para o chá. Major Bentes vai à casa de Flamel devolver o ovo.

Capitulo 45 – Quarta-feira, dia 5 de agosto
Linda Inês flagra Ilka e Ataliba no chá

Flamel é cortês com Major Bentes e lhe mostra toda a casa, menos o laboratório. Ilka faz Ataliba comer quase todo o suflé. Teresinha e Wotan se encontram atrás da igreja abandonada. Flamel diz ao Major que vai ao baile de máscaras e insinua que a casa ficará vazia. Áureo e Wotan trocam confidências. O Major comemora com Demóstenes (José Wilker) sua entrada no casarão. Linda Inês flagra Ilka e Ataliba no chá. Rubra discute com Numa (Hugo Carvana) por causa da máscara. Flamel fala com Gusmão (Ewerton de Castro) sobre seus planos para o dia da festa.

Capitulo 46 – Quinta-feira, dia 6 de agosto
Lucineide conta para Major sobre a caixa com ossos

Orestes abre a sepultura de Weber. Maxwell vai buscar seus livros na casa de Margarida e, enquanto procura por eles, deixa a fantasia de Rubra sobre a mesa. Engrácia diz a Wotan que está na hora de ele renovar os votos da irmandade. Áureo cerca Sigfrida e ela é agressiva com ele. Lucineide (Maria Gladys) vê a caixa com os ossos. Major Bentes volta a ter alucinações com Salustiana (Joana Fomm). Lucineide deixa escapar para o Major sobre a caixa com ossos. Linda flagra Flamel, Margarida e Orestes no cemitério, para o enterro dos ossos.

Capitulo 47 – Sexta-feira, dia 7 de agosto
Orestes faz a cerimônia do enterro dos ossos

Margarida despista Linda. Remédios salva Lucineide do interrogatório do Major. Orestes comanda a cerimônia do enterro dos ossos. Camila canta. Praxedes fala com o Major sobre a experiência dos alquimistas de transformar matéria vil em ouro. Margarida pede a Orestes para se comunicar com Weber. Isoldinha deixa Fabrício com fome. Linda conta a Demóstenes que viu Flamel no cemitério. Ataliba sente uma quentura no corpo. Ilka sonha que é uma bruxa e vê Ataliba nu. Major Bentes e Demóstenes resolvem ir ao cemitério.

Capitulo 48 – Sábado, dia 8 de agosto
Flamel prepara seus planos para a festa

Margarida diz que estava tentando se comunicar com Weber. Praxedes procura experiências com ossos no livro dos alquimistas. Margarida chora e forma um riacho de lágrimas na casa. Ataliba come os pratos de Ilka. O tempo passa. Margarida entrega a fantasia a Ilka. Afonso Henriques vai buscar sua fantasia. Rubra (Susana Vieira) quebra a máscara de Numa. Wotan propõe a Teresinha um encontro no sítio de Rubra. Praxedes ensina Remédios a ler. Querubina encontra Camila dormindo no dia da festa. Flamel prepara seus planos para a festa.

Capitulo 49 – Segunda, 10
Rubra quebra a máscara de Numa. Wotan propõe a Teresinha um encontro no sítio de Rubra. Praxedes ensina Remédios a ler. Querubina encontra Camila dormindo no dia da festa. Afonso Henriques acorda Camila com um beijo. Ataliba agride Afonso Henriques. Flamel prepara uma armadilha para Major Bentes. Rubra Rosa se veste de Cleópatra. Uilsinho vai de clóvis e Praxedes, de Moliére. Ataliba imita Lawrence da Arábia. Querubina de anjo e Camila, de fada.

Capitulo 50 – Terça, 11
Flamel prepara a armadilha. Demóstenes se fantasia de Júlio César. Sigfrida se veste de alemã. Isoldinha está fantasiada de princesa. Margarida fez uma fantasia de Robin Hood para Fabrício. Barromeu se veste de pirata. Linda não deixa Barromeu ir à festa. Maxwell se veste de vampiro. Áureo vai de pierrô. Barromeu pensa em vingança contra Linda. Teresinha vai ao encontro de Wotan no sitio e os dois se amam. Camila é cumprimentada por todos. Guilherme rasga a camisa. Flamel faz uma entrada triunfal e abre o baile dançando com Linda.

Capitulo 51 – Quarta, 12
Linda fica furiosa com Flamel. Margarida costura a camisa de Guilherme. Afonso Henriques tenta dançar com Camila. Demóstenes dança um tango com Rubra. Flamel inicia a dança do lenço. Barromeu envenena o carneiro reprodutor de Linda. Gusmão põe uma fantasia idêntica à de Flamel. Camila tira Ataliba para dançar. Ilka vai à festa vestida de Cleópatra e dá de cara com Rubra. Flamel tira Linda para dançar. Ilka se embriaga. Major Bentes cai na armadilha. Guilherme interrompe Linda e Flamel.

Capitulo 52 – Quinta, 13
Guilherme quer brigar com Flamel. Major Bentes tenta se livrar do mau cheiro. Ilka está bêbada. Demóstenes diz a Rubra que a ama. Numa flagra os dois juntos. Gusmão, vestido como Flamel, provoca Guilherme. Flamel invade a casa de Major Bentes. Numa se dirige à Rubra e ela foge. Demóstenes diz que era Ilka. Frida e Áureo se amam. Camila diz que gostaria de ter um pai como Afonso Henriques e ele volta a beber. Guilherme fere Gusmão e Flamel chega na hora. Ilka chega em casa e dá de cara com Salustiana.

Capitulo 53 – Sexta, 14
Flamel quer espalhar a notícia de que só ele tem o antídoto contra o veneno derramado em quem invadiu o casarão. Salustiana começa a dar ordens. Afonso Henriques amanhece de pileque. Isoldinha fala para Margarida que viu Sigfrida e Áureo entrando no galpão da tecelagem. Nervosa, Margarida vai ao encontro da filha. Ainda fantasiada, Rubra também vai para o galpão. Flamel faz exame de balística na arma de Animal. Lucineide espalha a notícia da invasão. Demóstenes conta ao Major sobre o veneno. Juca conta a Linda sobre o carneiro. Margarida e Rubra flagram Áureo e Frida juntos.

Capitulo 54 – Sábado, 15
Rubra humilha Sigfrida, mas Áureo diz que os dois vão se casar. Margarida aprova o casamento. Salustiana visita Major Bentes e lhe diz para ir à casa de Flamel tomar o antídoto. Praxedes diz a Ataliba que Ilka sentiu ciúmes dele na festa. Ataliba procura Ilka e Salustiana o expulsa. Remédios diz a Camila que Afonso Henriques está apaixonado por ela. Teresinha diz que passou a noite com Wotan. Guilherme decide pedir o antídoto a Flamel. Linda pensa que Flamel envenenou seu carneiro e pede a ele um antídoto.

Capítulo 55: – Segunda, 17/08
Flamel começa a rir da acusação de Linda. Guilherme pede a Flamel o antídoto para salvar Major Bentes. Flamel diz que só o entregará ao Major. Teresinha discute com Engrácia. Rubra diz a Áureo que vai fazer um jantar para a família de Frida. Orestes procura Wotan e o obriga a se casar com Teresinha. Engrácia expulsa Wotan e Teresinha da irmandade. Linda tenta salvar o carneiro. Afonso Henriques continua bebendo. Áureo diz a Frida que Rubra aceitou o casamento. Flamel aparece para o Major, que ficou horas à sua espera.

Capítulo 56: – Terça, 18/08
Antes de dar o antídoto, Flamel diz ao Major que fez o exame de balística na arma do Animal e descobriu o autor do atentado que sofreu. Rubra não aceita casar com Demóstenes. Numa abençoa o casamento de Áureo. Salustiana diz a Demóstenes que quer a sua parte nas terras. Flamel se diverte com a reação do Major, que tomou um vidro inteiro de leite de magnésia como antídoto. Margarida exige que Numa e Rubra peçam a mão de Frida. Orestes recebe um recado de Feliciano. Flamel aparece para salvar o carneiro.

Capítulo 57: – Quarta, 19/08
Linda recusa a ajuda de Flamel e os dois escorregam na tinta. Demóstenes chega na hora e pede para Flamel salvar o carneiro. Numa pede a mão de Frida e Margarida diz que vai pensar. Praxedes dá aula para Remédios. Flamel dá o antídoto ao carneiro e Linda lhe pede desculpas. Demóstenes convida Flamel para jantar. Salustiana descobre quem envenenou o carneiro. Flamel toma banho no banheiro de Linda. Flamel é apresentado à Salustiana, que acha que o conhece. Orestes dá o recado de Feliciano a Gusmão.

Capítulo 58: – Quinta, 20/08
Gusmão não entende o recado. Major Bentes manda matar Animal. Fabrício vê Major Bentes dar em cima de Isoldinha. Camila continua perturbada. Fabrício deixa a casa de Margarida. Rubra faz, a lista de compras para a festa. Salustiana se instala no quarto de Ilka. Linda discute com Guilherme sobre o comportamento do Major. Gusmão dá o recado de Orestes a Flamel. Demóstenes quer manter Guilherme afastado durante o jantar com Flamel. Fabrício beija Isoldinha. Salustiana escreve uma carta para Cassi Jones.

Capítulo 59: – Sexta, 21/08
Flamel associa Salustiana ao recado do além, mas não se lembra de já tê-la ‘ conhecido. Praxedes se preocupa com Camila. Isoldinha fica apalermada com o beijo. Fabrício e Afonso Henriques sonham com suas amadas. Flamel decide ir ao jantar de Demóstenes. Demóstenes enfrenta Salustiana. Rubra diz a Numa que tem pianos para o jantar que oferecerá à família de Frida. Camila não consegue dormir. Ataliba procura Ilka. Major Bentes conta a Guilherme que Flamel invadiu sua casa. Flamel decide transformar osso humano em ouro.

Capítulo 60: – Sábado, 22/08
Major Bentes e Demóstenes falam sobre o osso que o Major viu na casa de Fiamel. Gusmão tenta dissuadir Flamel de executar seu piano. Ataliba diz a Ilka que ela teve uma crise de ciúmes na festa e ela nega. Depois, Ilka chora. O médico examina Camila. Remédios descobre a razão da aflição de Camila e diz para ela ajudar Afonso Henriques. Remédios se encanta pela biblioteca de Praxedes. Salustiana mexe no cofre de Demóstenes e descobre a conta-fantasma em nome de Ilka. Flamel chega para o jantar e surpreende Linda.

Capítulo 61: – 24/08
Flamel (Edson Celulari) provoca Linda Inês (Giulia Gam). Salustiana (Joana Fomm) diz a Ilka (Cássia Kiss) que estava procurando um colar de esmeraldas no cofre. Salustiana conta a Demóstenes (José Wilker) que IIka está interessada em Ataliba (Paulo Gorgulho). Ilka fica arrasada. Camila (Cláudia Ohana) não consegue dormir. Ataliba está inconsolável. No jantar, Linda e Flamel descobrem pontos em comum. Isoldinha é agressiva com Margarida (Arlete Salles). Teresinha (Camila Pitanga) e Wotan (Norton Nascimento) namoram. Engrácia (Maria Ceiça) quer punir Teresinha e Wotan. Major Bentes (Lima Duarte) e Guilherme (Rubens Caribé) chegam à casa de Demóstenes e flagram Linda e Flamel fazendo um brinde.

Capítulo 62: – 25/08
Guilherme discute com Linda. Major Bentes está furioso com Demóstenes. Guilherme conta à Linda que Flamel invadiu a casa de seu pai, e ela fica decepcionada. Salustiana desconfia de Flamel. Linda rompe o noivado com Guilherme. Demóstenes decide ir à capital colher informações sobre Flamel. Flamel trabalha na formulação de um perfume. Ilka sonha que Ataliba começa a crescer após comer sua comida. Linda procura Margarida para saber quem é Flamel. Linda decide saber a verdade do próprio Flamel.

Capítulo 63: – 26/08
Flamel conta por que invadiu a casa de Major Bentes e mostra a Linda seus trabalhos com alquimia. Isoldinha conta a Guilherme que viu Linda entrar na casa de Flamel. Guilherme entra escondido na casa de Flamel e surpreende os dois se beijando com paixão. Guilherme leva a mão ao revólver, mas resolve ir embora sem falar nada. Ilka manda Creonice (Cléa Simões) dizer a Ataliba que está esperando por ele na prefeitura. Demóstenes viaja. Guilherme mata um cavalo. Gusmão conta a Flamel sobre a exumação dos ossos da mãe do Major Bentes.

Capítulo 64: – 27/08
Flamel quer roubar os ossos de Leontina Bentes para fazer crer que ele transforma ossos em ouro. Ilka admite para Ataliba que sentiu ciúmes, e marca um novo banquete. Rubra prepara tudo para o jantar de noivado. Flamel diz a Gusmão que só terá paz depois de concretizar sua vingança. Vivaldo diz a Orestes que se sente preso na cidade. Camila diz a Afonso Henriques (Otávio Augusto) que gosta dele como amiga. Salustiana diz a Barromeu (Tuca Andrada) que sabe quem envenenou o carneiro. Major Bentes encontra Salustiana na prefeitura.

Capítulo 65: – 28/08
Salustiana provoca Major Bentes. Rubra (Susana Vieira), chiquérrima, recebe Margarida e Frida para o jantar. Ilka conta a Salustiana que o Major está rico. Cassi Jones, na prisão, recebe uma carta de Salustiana. Salustiana flagra Ilka e Creonice planejando o almoço no galpão da tecelagem. lsoldinha chega ao jantar vestida com o longo preto que Margarida costurou para uma freguesa. Rubra humilha Frida. Afonso Henriques volta a beber só água. Camila volta a dormir. O Major se surpreende com a mudança de Guilherme. Frida chora no jantar.

Capítulo 66: – 29/08
Rubra Rosa simula inocência. Áureo (Cláudio Fontana) enfrenta a mãe. Numa (Hugo Carvana) grita com Rubra. Flamel vai devolver ao Major Bentes uma caixa de ouro no lugar dos ossos. Numa se surpreende com a frieza de Rubra. Guilherme diz a Linda Inês que quer ser seu amigo. Engrácia pensa em trazer Clara dos Anjos mais cedo do que o previsto. Teresinha conta Wotan que eles serão expulsos da irmandade. Salustiana atrapalha o almoço de Ataliba e Ilka. Na cerimônia, Major Bentes descobre que roubaram os ossos de sua mãe.

Capítulo 67: Segunda, 31/08: Major Bentes (Lima Duarte) se sente mal e é levado para casa. Flamel (Edson Celulari) vibra com o sucesso do seu plano. Guilherme (Rubens Caribé) manda Barromeu (Tuca Andrada) investigar o roubo. Orestes (Cláudio Marzo) fica desolado com o sumiço dos ossos. Ilka (Cássia Kiss) e Ataliba (Paulo Gorgulho) se beijam. Barromeu pressiona Orestes. Frida (Deborah Evelyn) deixa de sair com Áureo (Cláudio Fontana) para dar aula de alemão a Maxwell (Giuseppe Oristânio). Yvonete (Julciléa Telles) e Creonice (Cléa Simões) pedem perdão para Teresinha (Camila Pitanga) e Wotan (Norton Nascimento), mas Engrácia (Maria Ceiça) não volta atrás. Chico (Tonico Pereira) flagra Remédios (Luiza Thomé) beijando Praxedes (Juca de Oliveira). Major Bentes manda botar fogo na casa de Orestes.

Capítulo 68: Terça, 01/09: Major Bentes manda Guilherme passar a noite no “Quem-me-quer” para forjar um álibi. Teresinha é expulsa da irmandade. Linda Inês (Giulia Gam) dá apoio a Teresinha. Remédios lê sobre a Inquisição. Praxedes pensa em Remédios. Chico proíbe Remédios de estudar. Yvonete dá as costas a Teresinha. Afonso Henriques (Otávio Augusto) faz as pazes com Joaquim. Linda discute com Engrácia por causa do ritual de expulsão. Cassi Jones manda uma carta a Salustiana. Demóstenes (José Wilker) diz ao Major que não existe ninguém chamado Raimundo Flamel.

Capítulo 69, Quarta, 02/09: Demóstenes conta ao Major que não encontrou registro de nenhum Flamel na capital. Cassi Jones, na carta, conta o mesma a Salustiana e diz que vai chegar na cidade. Animal, com latas de querosene se esconde próximo à casa de Orestes. Barromeu faz perguntas a Juca sobre Salustiana. Demóstenes convence Major Bentes a não botar fogo na casa de Orestes. Major Bentes tenta conter Animal. Ataliba conta a Praxedes sobre o beijo de Ilka. Linda vê Creonice chorando. Animal não vê o Major, e põe fogo na casa.

Capítulo 70: Quinta, 03/09: Animal e Major Bentes saem correndo. Chico vê os dois, mas se preocupa em trocar pneu furado do carro. Vivaldo tira Romãozinho de casa e volta para buscar Yvonete. Orestes conversa com os amigos no bar. Lucineide chega contando que uma casa está pegando fogo. Vivaldo e Yvonete não conseguem sair. Orestes tenta entrar na casa, mas os outros o impedem. A casa desaba. Linda impede que Creonice seja demitida. Engrácia decide fazer o velório na irmandade. Orestes começa a destruir os túmulos do cemitério e Margarida chega para consolá-lo.

Capítulo 71: Sexta, 04/09: Salustiana conta a Flamel o que descobriu sobre ele. Flamel descobre o significado do recado que seu pai mandou a Orestes. Orestes prepara os caixões para o enterro. Demóstenes culpa uma vela pelo incêndio. Salustiana se insinua para Barromeu. Linda enfrenta Salustiana. Querubina (Vera Holtz) quer ficar com Romãozinho por alguns dias. Teresinha vai ao velório. Major Bentes também vai. Salustiana conta a Linda o que descobriu sobre Flamel. Cassi Jones chega. Linda pergunta a Flamel qual é sua verdadeira identidade.

Capítulo 72: Sábado, 05/09: Flamel desconversa e diz que não gosta de seu nome. Guilherme observa Linda e Flamel. Cassi Jones e Saustiana decidem descobrir a verdade sobre Flamel. Margarida acolhe Orestes na sua casa. Isoldinha implica com a presença do coveiro. Lucineide conta a Flamel que Cassi Jones chegou. Flamel decide viajar a capital para investigar a vida de Cassi e Salustiana. Orestes está desolado. Ilka ignora Ataliba. Linda resolve contar a Flamel que Salustiana anda investigando a vida dele. Guilherme mexe no carro de Flamel.

Capítulo 73 – Segunda, dia 7: Guilherme (Rubens Caribé) aborda Linda Inês (Giulia Gam), mas ela escapole. Flamel (Edson Celulari) viaja.Guilherme vê o carro de Flamel se afastar e assume um ar sinistro. Cassi Jones e Salustiana falam de Linda.Querubina desconfia dos sentimentos de Ataliba por Ilka (Cássia Kis Magro). Guilherme diz a Áureo que Linda ainda vai reatar com ele. Orestes (Cláudio Marzo) continua desolado. Linda segue o carro de Flamel. Uma tempestade se aproxima. Chico rasga o material escolar de Remédios (Luiza Thomé). Rubra (Susana Vieira) visita Salustiana. Flamelsofre um acidente. Linda o encontra desacordado com um ferimento na testa.

Capítulo 74 – Terça, dia 8: Linda tenta socorrer Flamel. A chuva aperta. Salustiana faz Rubra ir embora debaixo de chuva. Demóstenes (José Wilker) encontra o recorte de jornal com a foto de Salustiana na cama do Major Bentes (Lima Duarte). Romãozinho (Patrick de Oliveira) dá comida a Orestes. Linda tenta reanimar Flamel. Ilka está sozinha na prefeitura, e Ataliba chega para se abrigar da chuva. Flamel acorda. Chico tenta se explicar para Remédios. Rubra chega em casa, furiosa. Ilka eAtaliba se beijam e ela o esbofeteia. Linda sugere que ela e Flamel se abriguem em um celeiro abandonado.

Capítulo 75 – Quarta, dia 9: Linda cuida de Flamel. Remédios exige um salário mensal de Chico. Praxedes exalta Remédios. Demóstenes não dá carona a Ilka. Linda ri do camisolão de Flamel e ele fica nu só para chocá-la. Linda arruma uma cama para Flamel.Guilherme diz ao Major que preparou uma armadilha para Flamel. Flamel chama Linda para deitar ao seu lado, mas ela prefere o saco de dormir. Engrácia (Maria Ceiça) diz que Clara vai chegar. Camila sente as emoções de Orestes. Lindatem medo de um grilo, e Flamel sobe para ajudá-la. Surge um clima entre os dois.

Capítulo 76 – Quinta, dia 10: Linda veste o camisolão de Flamel e ele a convida para dormir ao seu lado. Gusmão tem ciúmes de Margarida (Arlete Salles). Afonso Henriques (Otávio Augusto) fala sobre o amor. Todos os apaixonados suspiram. Linda e Flamel se despem e trocam juras de amor. Ilka beija Ataliba, lhe dá um tapa e depois sai correndo na chuva. Salustiana obriga Ilkaa dormir molhada. Praxedes conforta Ataliba. Ilka passa mal. Salustiana volta a se insinuar para Barromeu. Quando a chuva para, Linda e Flamel percebem, tristes, que está na hora de voltar, mas decidem continuar no celeiro.

Capítulo 77 – Sexta, dia 11: Major Bentes manda Animal procurar o carro de Flamel. Linda e Flamel arrumam as coisas para ir embora. Guilhermepensa que Flamel morreu. Flamel descobre que destruíram o sistema de freio de seu carro. Ataliba procura Ilka na prefeitura. Ilka está com pneumonia. Linda dá banho em Flamel. Gusmão se preocupa com Flamel. Rubra combina um plano com Maxwell (Giuseppe Oristânio) para afastar Áureo de Frida. Cassi Jones (Marcos Winter) visita Major Bentes, mas este não o recebe. Ataliba visita Ilka. Demóstenes se desespera com o sumiço de Linda.

Capítulo 78 – Sábado, dia 12: Animal examina o carro de Flamel. Linda e Flamel continuam namorando no celeiro. Demóstenes manda Barromeuprocurar por Linda. Ilka, doente delira. Guilherme fica sabendo do desaparecimento de Linda. Demóstenes está fragilizado diante de Numa. Margarida desconfia que Linda e Flamel estejam juntos. Salustiana visita Major Bentes e insinua que Cassi Jones pode ser seu filho. Salustiana humilha Ataliba. Gusmão acha o carro de Flamel. Camila diz a Margarida que Linda e Flamel estão correndo perigo.

Capítulo 79 – Segunda, dia 14Margarida (Arlete Salles) pede ajuda a Orestes (Cláudio Marzo). Ilka (Cássia Kiss) delira e chama por Ataliba (Paulo Gorgulho). Gusmão (Ewerton de Castro) encontra Linda (Giulia Gam) e Flamel (Edson Celulari). Guilherme (Rubens Caribé) fica furioso ao saber que Flamel não morreu. Remédios (Luiza Thomé) conta a Praxedes (Juca de Oliveira) que Chico (Tonico Pereira) rasgou seus livros e cadernos. Major Bentes (Lima Duarte) visita Cassi Jones (Marcos Winter). Orestes vê Barromeu (Tuca Andrada) próximo ao celeiro abandonado e percebe o perigo para Linda e Flamel.

Capítulo 80 – Terça, dia 15Orestes dá uma paulada em Barromeu para impedir que ele veja Linda e Flamel. Major Bentes espera por Cassi Jones. Linda diz a Barromeu que bateu nele por pensar que era um ladrão. Demóstenes (José Wilker) fica feliz ao ver Linda. Camila (Cláudia Ohana) pressente que Ilka vai se curar. Ilka melhora. Cassi Jones hostiliza o Major. Teresinha (Camila Pitanga) fica sabendo da chegada de Clara dos Anjos (Érika Rosa). Rubra (Susana Vieira) manda Wotan preparar uma cesta de piquenique. Flamel espera o dossiê que pediu sobre a vida de Salustiana. Salustiana diz a Cassi para visitar Flamel.

Capítulo 81 – Quarta, dia 16Flamel acha que Major Bentes sabotou seu carro. Margarida faz umas roupas para Romãozinho (Patrick de Oliveira) . Guilherme se desculpa com o pai por não ter conseguido matar Flamel. Sigfrida (Deborah Evelyn) combina a aula prática com Maxwell (Giuseppe Oristânio). Linda cuida de Ilka. Ataliba quer visitar Ilka. Major Bentes conta a Demóstenes sobre o plano frustrado de Guilherme. Flamel manda Lucineide e Gusmão testarem o poder de seu perfume nas ruas. Praxedes conversa com Chico sobre Remédios. Ataliba vai à casa de Ilka. Cassi Jones visita Flamel.

Capítulo 82 – Quinta, dia 17Flamel e Cassi Jones trocam gentilezas. Salustiana (Joana Fomm) humilha Ataliba e ele começa a quebrar os objetos da casa. Depois, vai ao quarto de Ilka. Barromeu prende Ataliba. O perfume de Flamel faz sucesso na cidade. Sigfrida e Maxwell saem para a aula prática. Isoldinha pega uma carona com Chico e chega ao rio. Remédios diz a Praxedes que Ataliba foi preso. Cassi Jones quase bate seu carro na kombi que traz Clara. Clara abraça os pais e seu olhar cruza com o de Cassi. Flamel conta a Gusmão que Cassi foi visitá-lo.

Capítulo 83 – Sexta, dia 18Salustiana diz a Linda que Cassi procurou Flamel para travar amizade. Flamel desconfia de Cassi. Cassi pergunta sobre Clara a Daiana e Carol. Ataliba impede Praxedes de tentar tirá-lo da delegacia. Camila pressente que Ataliba e Ilka serão felizes. Isoldinha observa Frida e Maxwell no piquenique. Linda conta a Margarida sobre sua relação com Flamel. Camila fala com Linda sobre suas visões. As mulheres da irmandade fazem um ritual para Clara. Guilherme se apresenta a Cassi Jones. A canoa vira e Frida e Maxwell caem no rio.

Capítulo 84 – Sábado, dia 19Frida tira Maxwell da água. Cassi conversa com Guilherme sobre Clara. Frida, sem roupas, se enrola na toalha de mesa. Camila busca, em suas visões, alguém que represente uma ameaça para Flamel, e lhe vem à mente a imagem de Guilherme. Maxwell põe um sonífero no vinho. Ele e Frida adormecem na grama. Isoldinha vê tudo. Cassi oferece uma carona para Clara, e ela sai correndo. Demóstenes descobre que sua conta-fantasma está zerada. Flamel pede a Gusmão que compre uma urna funerária.

Capítulo 85 – Segunda, dia 21Flamel (Edson Celulari) planeja encher a urna com ouro em pó e mandá-la ao Major Bentes (Lima Duarte). Salustiana (Joana Fomm) vibra ao saber que Major Bentes mandou procurar Cassi Jones (Marcos Winter). Demóstenes (José Wilker) descobre que Salustiana roubou o dinheiro. Áureo (Cláudio Fontana) passa na casa de Frida (Deborah Evelyn) e Isoldinha (Anna de Aguiar) diz que ela saiu com Maxwell (Giuseppe Oristânio). Wotan (Norton Nascimento) vê Clara (Érika Rosa) na rua e fica encantado. Isoldinha chantageia Rubra (Susana Vieira). Camila (Cláudia Ohana) volta a ver Linda (Giulia Gam), Flamel e Guilherme (Rubens Caribé) em suas visões. Demóstenes pressiona Ilka (Cássia Kiss). Áureo e Numa (Hugo Carvana) flagram Maxwell e Frida dormindo nus e abraçados.

Capítulo 86 – Terça, dia 22Áureo acorda Frida e Maxwell e começa a agredi-los. Maxwell simula inocência. Frida se desespera. Demóstenes fala com Ilka sobre a conta-fantasma e ela fica surpresa. Numa consola Áureo. Praxedes (Juca de Oliveira) se preocupa com Etevaldo (Pedro Vasconcelos). Chico (Tonico Pereira) e Remédios discutem. Flamel recebe os frascos para o perfume Fórmula 21. Flamel enche a urna com ouro em pó. Demóstenes manda Ilka descobrir onde Salustiana guarda o colar de águas-marinhas. Rubra finge espanto sobre o que aconteceu com Frida. Frida procura Áureo.

Capítulo 87 – Quarta, dia 23 Áureo briga com Frida e Maxwell. Rubra se faz de santa. Frida conta a Áureo que está grávida e ele a humilha. Maxwell finge que bebe, para disfarçar a felicidade. Orestes (Cláudio Marzo) sai à procura de Frida. Gusmão (Ewerton de Castro) tenta demover Flamel da ideia de mandar a urna para o Major. Ilka descobre onde Salustiana guardou o colar e o entrega a Demóstenes. Áureo decide viajar. Demóstenes diz a Salustiana que tem o colar e lhe cobra o dinheiro roubado da conta-fantasma. Margarida (Arlete Salles) diz a Orestes que vai à casa de Rubra saber o que aconteceu.

Capítulo 88 – Quinta, dia 24Salustiana diz a Demóstenes que o colar é falso. Maxwell se embriaga. Rubra diz a Margarida que Áureo foi viajar e não lhe dá mais explicações. Salustiana humilha Ilka. Praxedes decide viajar à capital para falar com a direção da faculdade de Etevaldo. Uma carroça fúnebre para em frente à casa do Major Bentes, que recebe uma encomenda. Frida vai ao encontro de Linda na fazenda. Cassi Jones flerta com Clara. Frida conta à Linda que está grávida. Major Bentes consegue abrir a caixa e encontra a urna com ouro em pó.

Capítulo 89 – Sexta, dia 25Major Bentes, Demóstenes e Praxedes acham que Flamel transformou os ossos em ouro. Major Bentes fica estarrecido ao descobrir que Orestes não roubou os ossos. Gusmão ouve Chico comentar sobre a noite do incêndio. Orestes diz a Margarida que Frida está na casa de Linda. Rubra humilha Maxwell e ele ameaça contar tudo para Numa. Ataliba (Paulo Gorgulho) sonha com Ilka e descobre que não é impotente. Camila, em suas visões, vê Guilherme mexendo no carro de Flamel. Camila procura Guilherme. Major Bentes vai à casa de Flamel.

Capítulo 90 – Sábado, dia 26Major Bentes declara guerra a Flamel. Camila fala com Guilherme sobre suas visões e sai correndo para contar tudo a Linda. Isoldinha conta a Margarida por que Áureo largou Frida. Praxedes conta a Querubina que Ataliba está curado. Ataliba nao quer contar a novidade a Ilka. Cassi Jones procura Major Bentes. Salustiana lança dúvidas sobre a paternidade de Cassi. Rubra joga Numa contra Maxwell. Guilherme ameaça Camila e sua família. Frida conta a Margarida que está grávida e que Áureo a ignorou. Margarida passa mal.

Capítulo 91 – Segunda dia 28/09 Frida (Deborah Evelyn) chama Linda (Giulia Gam) para socorrer Margarida (Arlete Salles). Frida decide assumir o filho sozinho. Ataliba (Paulo Gorgulho) socorre Camila (Cláudia Ohana), desmaiada, e Guilherme (Rubens Caribé) finge inocência. Maxwell (Giuseppe Oristânio) conta que foi demitido. Cassi Jones (Marcos Winter) aborda Clara dos Anjos (Érika Rosa) na rua. Camila dorme de novo. Numa (Hugo Carvana) sofre por Maxwell. Praxedes (Juca de Oliveira) conta a Numa sobre o ouro em pó. Numa paga a conta de Maxwell no bar. Flamel (Edson Celulari) propõe ajuda a Numa em troca de apoio incondicional. Margarida conta a Isoldinha (Anna de Aguiar) que Frida está grávida. Flamel chega para o jantar na casa de Demóstenes (José Wilker).

Capítulo 92 – Terça dia 29/09 Flamel e Demóstenes conversam sobre a transformação de ossos em ouro. Praxedes e Querubina (Vera Holtz) falam sobre o testamento do pai de Camila. Praxedes diz a Remédios (Luiza Thomé) que as aulas estão suspensas. Linda e Flamel fingem implicar um com o outro no jantar. Gusmão (Ewerton de Castro) acha as latas de querosene nos destroços da casa de Orestes (Cláudio Marzo). Linda vai para a casa de Flamel. Cassi conta a Salustiana (Joana Fomm) que, há alguns anos, Flamel pagou sua dívida em um cassino. Linda veste um vestido para Flamel. Cassi descobre que Flamel é Feliciano.

Capítulo 93 – Quarta dia 30/09 Linda e Flamel fazem amor. Guilherme reage mal ao interesse de Major Bentes (Lima Duarte) em Cassi Jones. Demóstenes procura Orestes para localizar os ossos de um indigente. Margarida diz a Demóstenes que Linda não está em sua casa. Salustiana quer marcar encontros com Barromeu (Tuca Andrada) na delegacia. Demóstenes acha a caixa com ossos. Numa decide apoiar Flamel. Ilka (Cássia Kiss), sem querer, machuca Ataliba. Etevaldo chega. Salustiana e Cassi procuram Flamel para falar de seu verdadeiro nome.

Capítulo 94 – Quinta dia 1º/10 Flamel é irônico com Cassi e Salustiana. Etevaldo diz que está com estafa mental. Ataliba pede a Ilka para lhe fazer massagem e Demóstenes flagra os dois. Salustiana e Cassi cobram US$ 1,5 milhão de Flamel para manter silêncio. Etevaldo (Pedro Vasconcelos) diz que não sabe mais falar javanês. Linda fala com Flamel sobre Feliciano menino. Carol (Carolina Dieckmann) e Daiana (Daniela Faria) falam sobre Etevaldo. Linda pede a Querubina que diga que ela dormiu em sua casa. Isoldinha cobra aulas de etiqueta de Rubra (Susana Vieira). Salustiana quer descobrir o outro sobrenome de Flamel.

Capítulo 95 – Sexta dia 2/10 Salustiana pensa em tirar mais dinheiro de Flamel. Guilherme diz a Major Bentes que Linda ainda vai voltar para ele. Linda discute com Demóstenes. Frida desconfia de Maxwell. Numa sofre por Maxwell. Cassi oferece carona a Clara. Joaquim manda Cassi ficar longe de Clara. Ataliba mente e diz a Ilka que é impotente. Orestes diz a Romãozinho (Patrick de Oliveira) que não consegue mais falar com os mortos. Salustiana descobre o verdadeiro sobrenome de Flamel. Flamel recebe a documentação sobre a vida de Cassi e Salustiana.

Capítulo 96 – Sábado, dia 3/10 Major Bentes procura Orestes. Etevaldo conhece Remédios. Major Bentes cobra de Orestes a urna funerária que serviria para pôr as cinzas de sua mãe. Etevaldo se insinua para Rubra. Rubra humilha Maxwell. Sigfrida sonha com o filho. Fabrício (Murilo Benício) agarra lsoldinha. lsoldinha dá em cima de Etevaldo. Os mortos tentam contato com Romãozinho. Flamel descobre que Salustiana e Cassi são golpistas. Ilka quer voltar a fazer banquetes para Ataliba. Cassi e Salustiana procuram Flamel e contam que descobriram seu sobrenome.

97 – Segunda 05/10Salustiana (Joana Fomm) e Cassi Jones (Marcos Winter) chantageiam Flamel (Edson Celulari). Numa (Hugo Carvana) conta a Demóstenes (José Wilker) que sabe sobre o ouro. Salustiana pede U$ 10 milhões a Flamel para não contar o que sabe. Major Bentes (Lima Duarte) fica furioso com Praxedes (Juca de Oliveira) por ele ter contado a Numa a história do ouro em pó. Guilherme (Rubens Caribé) tenta asfixiar Camila (Cláudia Ohana), mas os pássaros impedem. Praxedes leva Etevaldo (Pedro Vasconcelos) para conhecer a Gazeta. Salustiana beija Barromeu (Tuca Andrada) na delegacia. Clara (Érika Rosa) pensa em Cassi. Flamel conta a Margarida (Arlete Salles) o que descobriu sobre Cassi e Salustiana.

98 – Terça 06/10Flamel diz a Margarida que vai neutralizar a chantagem de Salustiana. Cassi diz a Salustiana que está interessado em uma menina. Wotan (Norton Nascimento) pensa em Clara. Margarida conta a Flamel o que aconteceu com Frida (Deborah Evelyn). Juca (Clemente Viscaíno) diz a Flamel que Linda (Giulia Gam) quer encontrá-lo no celeiro. Romãozinho (Patrick Oliveira) recebe outro recado dos mortos. Querubina (Vera Holtz) é sensual com Praxedes. IIka faz massagem em Ataliba na prefeitura. Salustiana volta a procurar Barromeu. Fabrício (Murilo Benício) surpreende Ilka (Cássia Kiss) e Ataliba (Paulo Gorgulho). Linda chega ao celeiro e confunde Guilherme com Flamel.

99 – Quarta 07/10Guilherme tenta agarrar Linda no celeiro. Remédios (Luiza Thomé) leva um bolo para Camila. Guilherme vê Flamel entrar no celeiro. Linda cobra explicações sobre a visita de Salustiana. Romãozinho tenta falar com os mortos e não consegue. Guilherme tenta apagar as iniciais de Linda e Flamel da porta do celeiro. Frida quer arranjar emprego. Fabrício ouve Isoldinha dizer a Maxwell (Giuseppe Oristânio) que tem o vidro com o sonífero. Salustiana flagra Ilka lendo o livro sobre massagens orientais. Guilherme diz a Linda que a viu com Flamel.

100 – Quinta 08/10Guilherme mente e diz a Linda que vai esquecê-la. Margarida conta a Fabrício o que aconteceu com Frida. Rubra (Susana Vieira) dá aula de etiqueta para Isoldinha. Juca conta a Demóstenes que Cassi seduziu uma menina. Demóstenes fica furioso. Clara pensa em Cassi. Fabrício chantageia Isoldinha e cobra um beijo para não contar o que sabe. Rubra convida Flamel para um jantar. Guilherme tenta asfixiar Camila de novo e ela acorda. Gusmão (Ewerton de Castro) entrega documentos a Flamel e ele diz que Salustiana e Cassi estão em suas mãos.

101 – Sexta 09/10Flamel saboreia a vingança. Camila não se lembra de nada. Major Bentes não gosta de saber que Guilherme está namorando Camila. Fabrício confessa a Afonso Henriques (Otávio Augusto) que está apaixonado por Isoldinha. Clara dá as costas para Teresinha. Cassi intercepta Clara dos Anjos na rua. Lucineide (Maria Gladys) diz que Perla Menescal, a ex-atriz de cinema, desapareceu. Camila diz a Linda que Guilherme está interessado nela. Flamel mostra a Salustiana e Cassi o recorte de jornal que fala sobre o golpe que eles deram na capital.

102 – Sábado 10/10Flamel propõe pagar as dívidas de Cassi e ficar com as promissórias. Linda Inês apoia o namoro de Camila e Guilherme. Frida conta a Camila que está grávida. Etevaldo fica sabendo sobre o sumiço de Perla Menescal e lembra de seu último encontro com a atriz. Salustiana e Cassi Jones aceitam a proposta de Flamel para não contar o que sabem. Flamel também faz um acordo para não entregá-los à polícia. Margarida e Linda desconfiam do interesse de Guilherme em Camila. Major Bentes procura Salustiana.

Capítulo 103 – Segunda, dia 12/10 Salustiana (Joana Fomm) diz ao Major Bentes (Lima Duarte) que está tentando aproximar Cassi Jones (Marcos Winter) de Flamel (Edson Celulari). Major Bentes nega emprego a Frida (Deborah Evelyn) no Liceu. Maxwell (Giuseppe Oristânio) fica sabendo que Frida está grávida. Teresinha (Camila Pitanga) fala com Numa (Hugo Carvana) sobre a gravidez de Frida. Wotan (Norton Nascimento) tenta despistar Numa para que ele não encontre Rubra (Susana Vieira) e Demóstenes (José Wilker) no sítio. Guilherme (Rubens Caribé) beija Camila. Remédios (Luiza Thomé) escreve uma carta para Praxedes (Juca de Oliveira). Demóstenes dá o colar de Salustiana para Rubra. Os dois ouvem batidas à porta e acham que é Numa. Maxwell procura Frida.

Capítulo 104 – Terça, dia 13/10 Rubra e Demóstenes discutem. Wotan diz que Numa está para chegar. Margarida (Arlete Salles) despreza Maxwell. Demóstenes quer contar a verdade a Numa, mas Wotan intercede. Praxedes conta a Frida que o Major negou o emprego. Flamel sugere a Linda (Giulia Gam) que empregue Frida. Numa conta a Rubra que Frida está grávida. Querubina (Vera Holtz) lê a carta de Remédios para Praxedes. Camila conta que ficou noiva de Guilherme. Salustiana diz a Cassi que foi amante de Major Bentes, mas nega que ele seja filho dele. Rubra procura Frida e diz que não quer o bebê.

Capítulo 105 – Quarta, dia 14/10Margarida e Rubra discutem. Frida aceita assinar um documento dizendo que não vai deixar Áureo (Cláudio Fontana) se aproximar do bebê, mas só se ele também renunciar à criança. Numa telefona para Áureo e ele diz que não quer saber da criança. Linda oferece emprego a Frida e conta sobre seu namoro com Flamel. Praxedes escreve uma carta para Remédios. Uilsinho (Bruno De Luca) a entrega para Chico da Tirana. Orestes está se apaixonando por Margarida. Gusmão (Ewerton de Castro) visita Margarida. Flamel cria a fórmula da transmutação do ouro. Maxwell procura Frida.

Capítulo 106 – Quinta, dia 15/10Frida recebe Maxwell. Maxwell conta o que aconteceu, pede perdão a Frida e diz que a ama. Chico lê a carta de Praxedes. Afonso Henriques (Otávio Augusto) se embriaga. Praxedes esquece o aniversário de Querubina. Salustiana finge preocupação com Cassi Jones, que não dormiu em casa. Chico bate em Remédios e a expulsa de casa.

Capítulo 107 – Sexta, dia 16/10Frida procura Maxwell. Afonso Henriques sobe na estátua da praça e começa a recitar seu poema proibido. Major Bentes manda Animal acabar com Afonso Henriques e Flamel prevê o perigo. Flamel dá um tiro na direção de Animal. Flamel e Major Bentes se enfrentam. Margarida e Gusmão conseguem impedir Afonso Henriques de ler o poema. Frida diz a Maxwell que sente nojo dele. Maxwell decide ir embora da cidade. Linda convida Teresinha para trabalhar na tecelagem. Praxedes procura Remédios no cemitério. Maxwell vê Demóstenes e Rubra saindo do sítio. Ele decide voltar para a cidade. Perla (Cláudia Alencar) e Vayra Marina (Rosane Gofman) chegam.

Capítulo 108 – Sábado, dia 17/10Flamel lê o poema e decide revelar sua identidade a Afonso Henriques. Margarida e Gusmão tentam demover Flamel da ideia de contar a verdade a Afonso Henriques. Etevaldo evita se encontrar com Perla. Praxedes leva Remédios para sua casa. Flamel quer fundar um jornal de oposição. Juca diz a Salustiana que Cassi Jones seduziu uma menina da fazenda. Major Bentes acha a caixa com os ossos no gabinete de Demóstenes. Praxedes procura Chico, mas ele diz que não quer saber de Remédios. Rubra hospeda Perla em sua casa. Flamel diz a Afonso Henriques que é Feliciano Junior.

Capítulo 109 – Segunda, dia 19/10Afonso Henniques (Otávio Augusto) custa a acreditar em Flamel (Edson Celulari). Flamel chama Afonso Henriques para dirigir um jornal de oposição. Demóstenes (José Wilker) fala para Major Bentes (Lima Duarte) sobre a fórmula do ouro e os dois discutem. Joaquim (Antônio Pompeo) pergunta sobre Remédios (Luiza Thomé) e Chico (Tonico Pereira) desconversa. Etevaldo (Pedro Vasconcelos) pensa em Perla (Cláudia Alencar). Vayra se finge vidente. Isoldinha (Anna de Aguiar) tem ciúmes de Fabrício (Murilo Benício). Maxwell (Giuseppe Oristânio) volta para a cidade. Ilka (Cássia Kiss) vê o esqueleto no gabinete. Engrácia (Maria Ceiça) impede Clara (Érika Rosa) de falar com Teresinha (Camila Pitanga). Demóstenes descobre que Cassi Jones seduziu uma menina e os dois se enfrentam.

Capítulo 110 – Terça, dia 20/10Demóstenes discute com Cassi Jones. Salustiana (Joana Fomm) decide fazer as malas. Teresinha aprende os serviços da tecelagem. Margarida (Arlete Salles) percebe os olhares de Orestes. Flamel conta a Afonso Henriques sobre o ouro em pó. Maxwell diz a Isoldinha que não vai delatá-la. Remédios prepara um chá para Etevaldo. Querubina encontra Remédios em sua cozinha. Praxedes (Juca de Oliveira) conta sobre a briga com Chico. Cassi Jones sai de casa. Flamel fala com Afonso Henriques sobre seu amor por Linda (Giulia Gam). Salustiana pede a Major Bentes que abrigue Cassi.

Capítulo 111 – Quarta, dia 21/10Major Bentes pede um tempo para pensar. Ilka pensa que o esqueleto é de Demóstenes. Ilka vê Barromeu (Tuca Andrada) nu, ao lado de Salustiana. Salustiana diz que foi uma alucinação. Demóstenes volta à prefeitura para guardar o esqueleto. Ilka leva Ataliba à prefeitura e eles encontram Demóstenes. Ilka pensa que está tendo visões. Fabrício flagra Ilka fazendo massagem em Ataliba. Linda vai passar a noite na casa de Flamel.

Capítulo 112 – Quinta, dia 22/10Querubina diz a Praxedes que não quer Remédios em sua casa. Major Bentes resolve hospedar Cassi Jones. Major Bentes tenta aproximar Guilherme e Cassi. Camila tenta convencer Remédios a voltar para casa. Orestes pega na mão de Margarida. Salustiana conta a Demóstenes que Cassi está na casa do Major Bentes. Cassi joga gamão com o Major. Engrácia quer afastar Clara de Teresinha. Querubina procura Chico. Perla vê Etevaldo e ele, para fugir, sai do bar com Isoldinha. Chico pede a Remédios que volte para casa.

Capítulo 113 – Sexta, dia 23/10Remédios volta para casa com Chico. Ele se embriaga, e acaba falando com Gusmão (Ewerton de Castro) sobre a noite do incêndio. Gusmão tenta tirar mais informações, mas Chico se retrai. Lucineide vê Flamel nu e quase descobre Linda com ele. Cassi Jones procura a caixa com ouro em pó na casa de Major Bentes. Gusmão acha a lata de querosene nos escombros da casa de Orestes. Remédios não aceita dormir com Chico.

Capítulo 114 – Sábado, dia 24/10Ataliba tenta descobrir o real problema de Etevaldo. Gusmão descobre que Major Bentes encomendou querosene no dia do incêndio. Perla decide visitar Etevaldo. Major Bentes e Guilherme veem Linda saindo da casa de Flamel. Guilherme conta ao Major que Linda e Flamel são amantes. Etevaldo decide voltar para a capital, mas Perla o impede. Rubra desconfia do interesse de Perla em Etevaldo. Etevaldo inventa uma mentira para explicar como conheceu Perla. Major Bentes acha que Demóstenes é cúmplice do namoro de Linda e Flamel.

Capítulo 115 – Segunda, dia 26/10 Gusmão (Ewerton de Castro) faz Romãozinho (Patrick Oliveira) se lembrar da noite do incêndio. Perla (Cláudia Alencar) e Etevaldo (Pedro Vasconcelos) tomam banho de rio. Cassi (Marcos Winter) beija Clara (Érika Rosa). Major Bentes (Lima Duarte) pergunta a Demóstenes (José Wilker) se ele anda acobertando o namoro de Linda (Giulia Gam) e Flamel (Edson Celulari). Demóstenes diz a Major Bentes que não sabia de nada, mas ele não acredita. Major Bentes diz a Demóstenes que Linda anda dormindo com Flamel. Clara chega assustada no galpão da tecelagem. Cassi Jones chega logo depois, entrega a marmita a Clara e inventa história. Guilherme quer acabar com Flamel.

Capítulo 116 – Terça, dia 27/10 Cassi tenta beijar Clara de novo, mas ela some. Vayra inventa uma viagem para Etevaldo tirar mais dinheiro de Praxedes (Juca de Oliveira). Afonso Henriques (Otávio Augusto) visita a Gazeta. Praxedes decide viajar com Etevaldo. Etevaldo não consegue demover Praxedes da ideia de viajar. Numa (Hugo Carvana) decide homenagear Perla Menescal na Câmara de Vereadores. Demóstenes procura Flamel para falar sobre o namoro com Linda.

Capítulo 117 – Quarta, dia 28/10 Flamel não confirma o namoro com Linda para Demóstenes. Maxwell descobre que Wotan é o elo entre Rubra (Susana Vieira) e Demóstenes. Romãozinho conta a Orestes (Cláudio Marzo) que sentiu cheiro de querosene na noite do Incêndio. Gusmão volta a procurar Chico da Tirana. Cassi aborda Clara novamente e Teresinha intervém. Flamel conta a Linda que Demóstenes descobriu o namoro.

Capítulo 118 – Quinta, dia 29/10 Linda e Flamel comemoram a descoberta. Teresinha impede Cassi Jones de beijar Clara. Camila (Claudia Ohana) tem uma visão com Guilherme segurando um travesseiro. Isoldinha tem ciúmes de Fabrício (Murilo Benício). Guilherme pede Camila em casamento. Linda discute com Demóstenes. Engrácia (Maria Ceiça) pensa em um outro noivo para Clara. Teresinha (Camila Pitanga) conta a Wotan o assédio de Cassi a Clara. Etevaldo conta a Perla que Praxedes quer viajar com ele. Salustiana (Joana Fomm) procura Barromeu (Tuca Andrada) na delegacia. Linda vai tomar satisfações de Major Bentes.

Capítulo 119 – Sexta, dia 30/10 Major Bentes passa mal e é ajudado por Cassi Jones. Chico se embriaga. Major Bentes conta a Guilherme os desaforos de Linda. Demóstenes conta a Linda que tem um amor clandestino. Linda e Flamel decidem ir juntos ao jantar de Numa. Flamel manda uma lista de convidados para Rubra. Rubra convida Margarida, mas ela recusa. Ataliba (Paulo Gorgulho) faz massagem em Ilka (Cássia Kis). A pedido de Salustiana, Barromeu a prende com algemas e se veste de carrasco. Barromeu perde a chave da algema. Ilka descobre que Ataliba não é impotente.

Capítulo 120 – Sábado, dia 31/10 Ilka foge de Ataliba. Chico, bêbado, sobe na herma e começa a falar sobre a noite do incêndio. Ele sai correndo e Barromeu vai atrás. Ilka chega em casa chorando. Linda dá conselhos a Ilka. Major Bentes encontra Salustiana algemada e ela tenta seduzi-lo. Cassi Jones acha a urna com ouro. Barromeu traz Chico de volta. Ilka manda chamar Ataliba. Perla é homenageada na Câmara de vereadores. Demóstenes dá a ela um cheque sem fundos de U$ 150 mil. A fotógrafa da Gazeta de Tubiacanga registra a cena.

Capítulo 121 – segunda, dia 02/11: Salustiana (Joana Fomm) tenta seduzir Major (Lima Duarte) na cadeia. Cassi Jones (Marcos Winter) acha a urna com ouro. Barromeu (Tuca Andrada) traz Chico (Tonico Pereira) de volta. Ilka (Cássia Kiss) manda chamar Ataliba (Paulo Gorgulho). Perla (Cláudia Alencar) é homenageada na Câmara de vereadores. Demóstenes (José Wilker) dá a ela um cheque sem fundos de U$ 150 mil. A fotógrafa da Gazeta de Tubiacanga registra a cena. A oferta do cheque vira um escândalo na cidade. Perla fica furiosa com o cheque sem fundos. Rubra (Susana Vieira) sente ciúmes de Demóstenes. Flamel (Edson Celulari) quer roubar a foto.

Capítulo 122 – terça, dia 03/11: A foto é queimada, mas Major Bentes manda Praxedes (Juca de Oliveira) guardar o negativo. Ilka diz a Ataliba que só se entregará após o casamento. Cassi Jones conta a Salustiana que achou a urna com ouro. Afonso Henriques (Otávio Augusto) pede a Fabrício para roubar a foto na Gazeta. Flamel decide publicar a foto escandalosa como destaque do primeiro número do jornal “O arroto”.

Capítulo 123 – quarta, dia 04/11: Flamel comemora o roubo da foto. Chico procura Major Bentes para falar sobre o incêndio na casa de Orestes (Cláudio Marzo). Cassi Jones muda a tática para conquistar Clara dos Anjos. Sigfrida (Deborah Evelyn) vê Isoldinha (Anna de Aguiar) beijando Fabrício. Remédios (Luiza Thomé) conta a Praxedes que era prostituta. Rubra prepara a festa no Grêmio Recreativo de Tubiacanga. Major Bentes recebe Chico.

Capítulo 124 – quinta, dia 05/11: Chico canta a Major Bentes o que viu na noite do incêndio. Demóstenes diz a Salustiana que vendeu o colar de águas marinhas. Maxwell pede a Frida para ser padrinho de seu filho. Camila (Cláudia Ohana) conta a Guilherme que descobriu sua armação. Guilherme tenta matar Camila e ela dorme de novo. Ataliba desconfia de Guilherme. Sigfrida considera a proposta de Maxwell. Isoldinha diz a Margarida que vai ao jantar de Rubra Rosa. Wotan diz a Teresinha (Camila Pitanga) para não se meter no namoro de Clara. Major Bentes mata Chico da Tirana.

Capítulo 125 – sexta, dia 06/11: Major Bentes manda Animal (Raul Labanca) enrolar Chico no tapete e jogar em um local distante. Major Bentes não conta a Guilherme que matou Chico. Ataliba decide ficar em casa com Camila. Afonso Henriques diagrama “O arroto” e se prepara para imprimir o jornal na gráfica de Serro Azul. Gusmão pergunta ao Major sobre Chico, e ele inventa uma história. Engrácia quer que Clara se case com o dono da loja de ferragens.

Capítulo 126 – sábado, dia 07/11: Rubra tem ciúmes de Perla com Demóstenes. Rubra decide usar o colar de águas marinhas na festa. Flamel e Linda (Giulia Gam) chegam juntos à festa. Demóstenes pede a Numa para fazer um discurso de improviso. Áureo chega fazendo discurso patriótico. Numa e Rubra comemoram a volta de Áureo. Demóstenes e Perla se beijam na festa. Etevaldo beija Isoldinha. Fabrício conta a Margarida que lsoldinha viu o que aconteceu com Frida. Margarida aparece de surpresa na festa para buscar Isoldinha.

Capítulo 127 – segunda, dia 09 de novembro: Maxwell (Giuseppe Oristânio) conta a Frida (Deborah Evelyn) que Áureo (Cláudio Fontana) voltou. Salustiana (Joana Fomm) diz a Rubra (Susana Vieira) que o colar é falso. Margarida (Arlete Salles) vai à festa para buscar Isoldinha (Anna de Aguiar) e conta a todos a armação de Rubra. Margarida expulsa Isoldinha de casa. Rubra expulsa Vayra (Rosane Gofman) e Perla (Cláudia Alencar) de sua casa. Linda (Giulia Gam) descobre ossos no laboratório de Flamel. Linda e Flamel discutem. Guilherme mexe no pneu do carro de Linda. Demóstenes (José Wilker) e Major Bentes (Lima Duarte) querem descobrir a relação de Flamel (Edson Celulari) com Margarida.

Capítulo 128 – terça, dia 10 de novembro: Salustiana descobre que Rubra e Demóstenes são amantes e exige que ele renuncie à sua parte na fazenda. Querubina (Vera Holtz) ouve uma conversa de Etevaldo (Pedro Vasconcelos) com Perla e descobre tudo. Fabrício (Murilo Benício) ajuda Afonso Henriques (Otávio Augusto) a distribuir “O arroto”. Querubina fica chocada com as revelações de Etevaldo. Guilherme rapta Linda. Flamel quer desistir da vingança e revelar sua identidade a Linda, mas Gusmão (Ewerton de Castro) conta que Major Bentes é o autor do incêndio na casa de Orestes (Cláudio Marzo).

Capítulo 129 – quarta, dia 11 de novembro: Gusmão conta a Flamel o que descobriu e diz que Chico está desaparecido. Perla e Vayra passam a noite no carro. Guilherme leva Linda para um esconderijo. Isoldinha implora a Margarida para ficar, mas esta a põe para fora de casa. Rubra nega abrigo a Isoldinha. “O arroto” começa a ser lido por todos. Demóstenes fica indignado com as denúncias do jornal. Praxedes acha que Querubina morreu. Flamel vai à casa de Major Bentes e exige a presença de Chico (Tonico Pereira).

Capítulo 130 – quinta, dia 12 de novembro: Major Bentes diz que não sabe do paradeiro de Chico. Remédios (Luiza Thomé) está preocupada com o desaparecimento do marido. Linda Inês fica furiosa com Guilherme. Ataliba reanima Querubina. Margarida pede a Fabrício para tomar conta de Isoldinha. Praxedes decide não viajar para ficar ao lado de Querubina. Etevaldo briga com Perla. Graça não dá abrigo a Isoldinha. Flamel se preocupa com o sumiço de Linda. lsoldinha pede abrigo ao Major Bentes. Flamel diz a Orestes que roubou os ossos da mãe do Major.

Capítulo 131 – sexta, dia 13 de novembro: Flamel conta a Orestes que sua famiilla morreu por causa do roubo dos ossos. Perla Menescal pede abrigo a Demóstenes. Orestes fica transtornado e acaba acertando Gusmão com um pedaço de pau. Linda tenta convencer Guilherme a libertá-la. Major Bentes quer levar Isoldinha para sua fazenda, mas ela recusa.

Capítulo 132 – sábado, dia 14 de novembro: Juca encontra o carro de Linda. Querubina exige que Etevaldo conte a verdade a Praxedes. Major Bentes procura Flamel para falar sobre Linda. Major Bentes conta a Flamel que Guilherme raptou Linda. Flamel fica abalado com o rapto de Linda. Demóstenes se preocupa com Linda. Maxwell diz a Numa que Rubra tem um amante.

Capítulo 133 – segunda, dia 16/11: Flamel vasculha o carro de Linda e acha o frasco de clorofórmio. Ataliba exige que Etevaldo lhe conte a verdade sobre seu envolvimento com Perla. Maxwell leva Numa ao sítio de Rubra. Major Bentes pede a Flamel a fórmula do ouro em troca da libertação de Linda. Camila diz a Flamel que sabe onde Linda está. Camila e Flamel saem à procura de Linda. Rubra discute com Demóstenes e Numa assiste à discussão. Juca diz a Demóstenes que Linda foi raptada.

Capítulo 134 – terça, dia 17/11: Ataliba fica furioso com as revelações de Etevaldo. Margarida pede a Orestes que lhe conte tudo. Cassi Jones dá um calmante ao Major Bentes. Linda chora e consegue fugir. Guilherme a persegue pelo mato. Orestes invade a casa do Major, mas não consegue acordá-lo. Guilherme prende Linda novamente. Demóstenes, Juca e Barromeu sobem a trilha dos cabritos à procura de Linda. Camila e Flamel também sobem, mais à frente. Orestes conta a Margarida que sua família morreu por causa de Flamel. Orestes quer denunciar Flamel.

Capítulo 135 – quarta, dia 18/11: Numa discute com Áureo e decide readmitir Maxwell. Ataliba recomenda que Querubina conte a verdade sobre Etevaldo para Praxedes. Orestes promete que vai enterrar os ossos de Leontina Bentes. Fabrício flagra Perla e Vayra Marina no gabinete da prefeitura. Afonso Henriques prepara o segundo número do “O Arroto”. Numa é rude com Rubra. Guilherme quer amar Linda à força.

Capítulo 136 – quinta, dia 19/11: Guilherme quer ter sua primeira noite de amor com Linda, mas é interrompido por Animal. Guilherme quase flagra Salustiana no quarto do Major. lsoldinha aceita dormir no quartinho de Fabrício. Linda pensa que Guilherme está do outro lado da porta e põe fogo no esconderijo. Linda se desespera. Flamel e Camila veem o fogo. Demóstenes, Juca e Barromeu vão em direção ao fogo. Flamel e Demóstenes salvam Linda. Flamel conta a Demóstenes que Guilherme raptou Linda. Guilherme tenta acordar Major Bentes. Camila diz a Linda que Guilherme tentou matá-la. Flamel leva Linda para casa. Fabrício leva Isoldinha para seu quarto. Numa diz a Rubra que vai ceder o sítio a Perla.

Capítulo 137 – sexta, dia 20/11: Demóstenes e Guilherme se encaram. Demóstenes, Juca e Barromeu perseguem Guilherme. Flamel conforta Linda, que está frágil. Guilherme é cercado e atira em Juca. Depois, ele se atira do precipício. Linda pede Flamel em casamento. Salustiana rouba de Major Bentes a urna com ouro. Remédios ainda espera por Chico. Demóstenes decide contar a Major Bentes o que aconteceu com Guilherme. Áureo e Numa desprezam Rubra.

Capítulo 138 – sábado, dia 21/11: Ilka sente ciúmes de Ataliba. Numa empresta o sítio para Perla. Frida e Áureo se encontram. Demóstenes procura Major Bentes. Major Bentes e Demóstenes discutem. Demóstenes conta ao Major que Guilherme morreu. Flamel conta a Gusmão que terá uma conversa séria com Linda Inês. Frida e Áureo se encontram. Áureo diz a Praxedes que pode virar candidato. Major Bentes se prepara para cometer suicídio.

Capítulo 139 – segunda, dia 23/11: Animal impede Major Bentes de cometer suicídio. Cassi Jones consola o Major. Praxedes consola Remédios. Flamel rompe o namoro com Linda. Flamel diz a Gusmão que rompeu com Linda para protegê-la. Isoldinha pede para ficar na casa de Fabrício. Major Bentes vê o corpo de Guilherme. Frida consola Linda. Major Bentes pede a Orestes para preparar o enterro de Guilherme. Orestes diz que sabe que o Major matou sua família.

Capítulo 140 – terça, dia 24/11: Major Bentes simula inocência sobre a acusação de matar da família de Orestes. O coveiro decide preparar o enterro de Guilherme. Margarida exige que Flamel conte a todos sua identidade. Demóstenes conta a Flamel que Guilherme morreu. Praxedes, Querubina e Ataliba ficam chocados ao saber que Guilherme queria matar Camila. Ataliba diz a Ilka que está pensando em sua proposta de casamento. Gusmão procura Numa.

Capítulo 141 – quarta, dia 25/11: Salustiana conta a Cassi Jones que ele é filho de Major Bentes. Flamel chama Numa para ser testemunha da fórmula que transforma ossos humanos em ouro. Flamel e Numa festejam a aliança. Numa fala com Maxwell sobre a fórmula. Flamel diz a Gusmão que iludirá Numa através de mágica. Romãozinho ajuda Orestes a preparar o enterro. Margarida pensa em falar com Afonso Henriques sobre as atitudes de Flamel, mas desiste. Isoldinha vê seu nome escrito na porta do armário de Fabrício. Ataliba exige que Etevaldo conte a verdade a Praxedes.

Capítulo 142 – quinta, dia 26/11: Cassi Jones chora e Clara o consola. Os dois se amam. Demóstenes é solidário com Linda. Linda decide procurar Flamel. Frida tenta demover Linda da idéia de procurar Flamel. Engrácia e Joaquim perguntam onde Clara esteve, mas ela desconversa. Salustiana e Cassi Jones discutem. Querubina consola Camila. Cassi Jones promete que não deixará Major Bentes sozinho.

Capítulo 143 – sexta, dia 27/11: Major Bentes chora no peito de Cassi Jones. Fabrício diz que vai ao “Quem-me-quer” e Isoldinha fica com ciúmes. Linda vai ao casarão e espera por Flamel. Orestes diz que vai contar a todos quem é Flamel. Perla e Etevaldo se beijam. Demóstenes chega ao sítio e Perla não o deixa entrar. Chico aparece para Remédios. Linda pede explicações a Flamel. Flamel é frio com Linda. Perla manda Etevaldo se esconder para deixar Demóstenes entrar. Perla e Demóstenes se amam enquanto Etevaldo sai.

Capítulo 144 – sábado, dia 28/11: Remédios segue a aparição de Chico. Fabrício e Afonso Henriques pensam que Remédios é sonâmbula. Fabrício e Afonso Henriques distribuem o jornal. Remédios segue Chico até o lago e desmaia. Etevaldo discute com Perla. Todos ficam indignados com a manchete do jornal. O cortejo fúnebre começa e Remédios grita para o Major que descobriu onde Chico está. Remédios interrompe o cortejo fúnebre e diz que Chico foi assassinado. Major Bentes leva-a para casa e a interroga, mas finge não acreditar na história. Gusmão leva Remédios para conversar com Flamel. Guilherme é enterrado. Camila está aliviada com a morte de Guilherme.

Capítulo 145 – segunda, dia 30/11: Remédios interrompe o cortejo fúnebre e diz que Chico foi assassinado. Major Bentes leva-a para casa e a interroga, mas finge não acreditar na história. Gusmão leva Remédios para conversar com Flamel. Remédios conta sua visão a Gusmão e Flamel. Guilherme é enterrado. Camila está aliviada com a morte de Guilherme. Major Bentes manda Animal comprar um novo tapete para a sala e espalhar que quem comprou foi o Gusmão.

Capítulo 146 – terça, dia 01/12: Salustiana procura Major Bentes para devolver a urna com ouro em pó. Flamel diz a Remédios para dar queixa do desaparecimento de Chico na delegacia. Margarida diz a Linda que Major Bentes matou a família do coveiro. Perla conta a Demóstenes que tinha um caso com Etevaldo. Ataliba diz a Etevaldo que vai contar a verdade a Praxedes. Demóstenes manda Barromeu não investigar nada sobre a morte de Chico. Cassi Jones e Clara se encontram. Joaquim fala com Antônio sobre o casamento com Clara. Os mortos falam com Orestes. Etevaldo vai contar a verdade para Praxedes.

Capítulo 147 – quarta, dia 02/12: Praxedes não consegue acreditar nas revelações de Etevaldo. Barromeu diz a Remédios que não vai procurar por Chico na Lagoa do Encanto. “O arroto” oferece dez mil dólares de recompensa para quem achar o corpo de Chico. Remédios se sente confortada com o apoio de Flamel. Flamel pede a Gusmão para vasculhar a Lagoa do Encanto. Praxedes chora.

Capítulo 148 – quinta, dia 03/12: Áureo diz a Frida que está arrependido do que fez. Maxwell e Áureo discutem. Remédios conforta Praxedes. Fabrício resolve dormir na sua cama, para desespero de lsoldinha. Orestes procura Major Bentes para dar um recado de Guilherme. Major Bentes fica perplexo com as palavras de Orestes. Praxedes fala com Remédios sobre seus sentimentos e depois a beija. Ilka flagra Salustiana falando com Barromeu ao telefone. Major Bentes sofre. Ilka fica curiosa com o telefonema de Salustiana.

Capítulo 149 – sexta, dia 04/12: Praxedes é frio com Etevaldo e o manda ir atrás de seus sonhos. Etevaldo decide voltar à capital. Áureo está sorumbático por causa de Frida. Demóstenes diz a Perla que tinha uma amante. Linda e Flamel se sentem sozinhos. Cassi Jones flagra Salustiana com Barromeu.

Capítulo 150 – sábado, dia 05/12: Frida conta a Margarida que Áureo a procurou. Orestes procura Flamel para reatar a aliança e conta que Dona Leontina o perdoou pelo roubo dos ossos. Cassi é áspero com Salustiana. Margarida volta a se aliar a Flamel. Cassi ampara Major Bentes. Praxedes continua atormentado. Orestes propõe um mutirão para reconstruir sua casa e convida Teresinha e Wotan para morar com ele. Perla só pensa em se casar com Demóstenes e virar a primeira dama de Tubiacanga.

Capítulo 151 – segunda, dia 07/12: Áureo diz que vai pensar sobre a renúncia ao filho. Demóstenes quer fazer um coquetel para Perla. Afonso Henriques alerta Fabrício sobre sua intimidade com Isoldinha. Remédios procura Praxedes. Gusmão diz a Afonso Henriques para preparar o terceiro número do jornal. Major Bentes procura Barromeu para ter notícias de Chico. Barromeu diz a Remédios que está procurando por Chico. Afonso Henriques tenta fazer uma entrevista com Remédios. Ilka cobra uma resposta de Ataliba. Rubra fala com Viviane Musselini ao telefone. Frida flagra Flamel observando Linda. Linda tenta falar com Flamel, mas ele foge. Ela diz a Frida que vai procurá-lo.

Capítulo 152 – terça, dia 08/12: Salustiana decide procurar Viviane. Remédios fala com Afonso Henriques sobre os hábitos de Chico. Cassi Jones se faz de desprotegido para o Major Bentes. Ilka combina um encontro com Ataliba. Vayra descobre o retrato de Demóstenes entre as roupas de Rubra. Numa vai armar para que Rubra veja Demóstenes com Perla. Major Bentes descobre que Flamel contratou mergulhadores para a busca ao corpo de Chico da Tirana. Linda Inês pergunta a Flamel o que ele foi fazer na tecelagem. Os dois discutem e ela sai dizendo que ele ainda a ama. A reportagem sobre moda que Viviane Musseline produz em Tubiacanga agita as mulheres da cidade. Major Bentes conta a Flamel que sabe sobre os mergulhadores na Lagoa do Encanto.

Capítulo 153 – quarta, dia 09/12: Flamel ameaça Major Bentes de contar para os jornais sobre o sumiço do Chico da Tirana. Rubra é ignorada pela estilista. Wotan vê Cassi Jones e Clara dos Anjos juntos e se esconde para observá-los. Major Bentes flagra Demóstenes com Perla no sítio de Numa. Linda Inês diz a Frida que Margarida conhece os segredos de Flamel, mas a costureira nega a suspeita. Remédios promete a Camila que vai ter uma conversa decisiva Praxedes. Major Bentes confessa a Demóstenes que é o assassino de Chico.

Capítulo 154 – quinta, dia 10/12: O prefeito diz ao Major Bentes que pode interromper legalmente o trabalho dos mergulhadores uma vez que a Lagoa é tombada. Wotan diz a Terezinha que viu Cassi e Clara dos Anjos juntos. Preocupado, Flamel exige que os mergulhadores achem o corpo de Chico até o fim do dia. Rubra flagra Demóstenes e Perla no sítio. As duas se atracam e só param quando o prefeito diz que vai casar com a atriz. Rubra deixa o local humilhada. Numa e Maxwell, escondidos, ouvem tudo. Perla e Vayra comemoram o sucesso da armação. Ataliba decide continuar solteiro.

Capítulo 155 – sexta, dia 11/12: Remédios diz a Praxedes que só tem amizade por ele. Viviane chama Daiana para substituir uma modelo. Isoldinha fica com inveja. Barromeu chega à Lagoa com uma ordem de interdição na hora em que os mergulhadores estão retirando o corpo de Chico. Ele aproveita e apreende o corpo. Afonso Henriques dá a notícia a Remédios. Margarida comenta a ausência dos poderosos da cidade na casa da viúva. Flamel vai à delegacia sem saber que Barromeu levou o corpo para o necrotério de Serro Triste. Major Bentes chama Flamel à sua casa para provar que o tapete que estava enrolado ao corpo de Chico não é o seu. O alquimista fica desconfiado. Teresinha não consegue que Clara lhe diga o que está acontecendo entre ela e Cassi. Áureo encontra Sigfrida e lhe diz que quer assumir o filho dos dois.

Capítulo 156 – sábado, dia 12/12: Frida não aceita o perdão de Áureo e lhe diz que é capaz de tudo para que ele não assuma o filho. Margarida aconselha a filha a pensar em sua felicidade. Praxedes se declara a Querubina, dizendo que a ama. Clara não disfarça o mau humor durante a visita de Antônio e é repreendida por Engrácia, que insiste em casá-la com o comerciante. Ataliba diz a Ilka que não quer se casar com ela. Fabrício e Isoldinha se beijam. Áureo diz aos pais que vai fazer de tudo para reconquistar Frida. Barromeu descobre que o tapete foi comprado em nome de Gusmão. Maxwell pede Frida em casamento.

Capítulo 157 – segunda, dia 14/12: Frida aceita a proposta de Maxwell para poder se livrar de Áureo. Barromeu diz ao Major Bentes que Gusmão comprou um tapete idêntico ao encontrado com Chico. Remédios fica aflita ao ser levada por Barromeu para ser interrogada na casa do Major. Linda consola Ilka enquanto Ataliba cura sua mágoa no bar. Margarida se enfurece ao saber que Frida aceitou a proposta de Maxwell. Quando recebe a notícia, Áureo diz que vai tirar o filho de Frida de qualquer jeito. Isoldinha espera Fabrício dormir para deitar junto com ele. Camila tem um mau presságio.

Capítulo 158 – terça, dia 15/12: Gusmão e Margarida ficam aflitos quando Ataliba lhes diz que Barromeu não levou Remédios em direção à delegacia. Na casa do Major Bentes, Barromeu induz Remédios a incriminar Gusmão. Flamel diz a Margarida que só Feliciano pode liberá-lo da vingança. Para não cair em tentação, Fabrício vai dormir na rua. Linda Inês impede que Salustiana continue a maltratar Ilka por causa do fora de Ataliba. Barromeu prende Gusmão.

Capítulo 159 – quarta, dia 16/12: Flamel não consegue impedir a prisão de Gusmão. Demóstenes e Bentes comemoram o sucesso do plano. O químico manda Afonso Henriques preparar um editorial bombástico. Remédios diz a Gusmão que seu depoimento foi forjado. Flamel vai à Serro Triste saber dos resultados da autópsia em Chico da Tirana. Camila diz a Afonso Henriques que ele a despertou para o amor. Ataliba diz a Querubina que jamais vai se casar. Linda aconselha Ilka a não desistir de seu amor. Orestes diz a Flamel que Feliciano o liberou da vingança.

Capítulo 160 – quinta, dia 17/12: Flamel não dá atenção ao recado de Orestes. Isoldinha é arrogante com Margarida. Clara dos Anjos diz que Teresinha tem inveja do amor que Cassi Jones sente por ela. Barromeu começa a interrogar Gusmão. Margarida conta a Camila que o mestre protetor de Flamel, Nicolau, tem seiscentos anos. Cassi diz a Salustiana que Bentes e Demóstenes estão envolvidos em um crime. Vayra aconselha Perla a desistir de Demóstenes e aceitar o trabalho na novela. A atriz concorda.

Capítulo 161 – sexta, dia 18/12: Flamel volta de Serro Triste com a bala que matou Chico. Camila tem uma visão do mestre Nicolau. Nicolau pede a Camila que o ajude a salvar Flamel. Demóstenes convence Perla a ficar em Tubiacanga. Orestes fala novamente com Feliciano. Ilka diz a Querubina que não vai desistir do sonho de se casar para ficar com Ataliba. Bentes não admite a pretensão de Áureo em ser o próximo prefeito da cidade. Salustiana aproveita e sugere o nome de Cassi Jones.

Capítulo 162 – sábado, dia 19/12: Clara se decepciona com Cassi. Flamel pede que Orestes roube o revólver do Major Bentes. Orestes diz a Flamel que vai ajudá-lo para poder se vingar do major. Camila prova ao químico que sua visão de Nicolau foi verdadeira. Gusmão se recusa a assinar o depoimento tomado por Barromeu. Clara admite à Teresinha que Cassi é um mau caráter. Engrácia se aborrece ao saber que a filha estava com Teresinha. Salustiana diz a Demóstenes que Bentes vai apoiar a candidatura de Cassi. Orestes aproveita que está sozinho na sala e rouba a arma. Flamel prova que o revólver de Bentes foi usado para matar Chico.

Capítulo 163 – segunda, dia 21/12: Flamel ameaça Bentes exigindo que Gusmão seja inocentado. Demóstenes comenta com o Major que o ódio de Flamel está ligado ao passado de Tubiacanga. Sigfrida desconfia das visitas que Margarida faz ao casarão. Áureo desafia Rubra e lhe diz que não será como Numa. Isoldinha pede que Fabrício lhe faça companhia. Bentes manda Barromeu soltar Gusmão e arquivar o inquérito. Gusmão conta os segredos de Chico para Remédios. Orestes fala para Margarida que Feliciano liberou Flamel da vingança. Ataliba se prepara para cair na gandaia. Flamel conta a Gusmão que Camila teve uma visão do mestre Nicolau.

Capítulo 164 – terça, dia 22/12: Frida diz a Linda Inês que acha estranho a intimidade de Margarida com Flamel. Rubra ouve Gusmão e Numa marcarem o dia da experiência de transmutação. Fabrício e Afonso Henriques começam a distribuir a edição do Arroto que ataca Bentes. Salustiana diz a Cassi que vai voltar a chantagear Flamel assim que a dívida for quitada. Demóstenes tenta descobrir segredos de Flamel através de Linda Inês. Bentes passa a noite em claro intuindo que algo está para acontecer. Feliciano aparece para Flamel.

Capítulo 165 – quarta, dia 23/12: O espírito de Feliciano exige que Flamel desista da vingança. Mesmo emocionado, ele diz que não pode mais voltar atrás. Flamel conta a Margarida que conversou com o pai. Afonso Henriques e Fabrício aproveitam a madrugada para distribuir “O Arroto”, mas acabam flagrados pelo Major Bentes. Afonso Henriques enfrenta Bentes e lhe diz que é o responsável pelos editoriais. Toda a cidade comenta o editorial que acusa Bentes de assassino. Flamel declara guerra ao Major. Linda Inês procura Flamel e exige respostas.

Capítulo 166 – quinta, dia 24/12: Linda Inês diz a Flamel que o motivo de ele estar em Tubiacanga só pode estar ligado às pessoas da cidade. O químico desconversa. Os dois se beijam intensamente. Depois, Flamel expulsa Linda. Margarida conta a Sigfrida que Flamel é seu sobrinho. Linda Inês compara Flamel à foto de Feliciano Jr e fica intrigada. Camila, já ciente da verdade, diz a Flamel que eles precisam impedir que a fazendeira descubra tudo. Bentes manda Praxedes preparar um número especial da “Gazeta” defendendo-o das acusações de assassinato. Clara dos Anjos ignora Cassi Jones. Camila pede ajuda a Frida para manter o segredo de Flamel.

Capítulo 167 – sexta, dia 25/12: Camila propõe um plano a Flamel para despistar Linda Inês. Clara fala para Cassi nunca mais procurá-la. Rubra fica furiosa ao ser convidada para o coquetel de Perla e Demóstenes. Major quer que Cassi comece a se entrosar na política de Tubiacanga. O mutirão se reúne para construir a casa de Orestes. Gusmão entrega para Flamel a nova identidade falsa.

Capítulo 168 – sábado, dia 26/12: Perla diz a Demóstenes que não vai ao coquetel. Etevaldo telefone para Praxedes e conta que começará a estudar grego. Gusmão entrega a carteira falsa para Camila. Linda Inês parece acreditar na armação de Camila, mas disse que ainda fará um último teste com Flamel. Fabrício quer que Margarida tire Isoldinha da casa dele. Margarida pede a Remédios para abrigar Isoldinha. Ilka encontra Ataliba com três mulheres do Quem Me Quer. Numa pede para Rubra ir ao coquetel de Perla e Demóstenes. Linda vai até a casa de Flamel.

Capítulo 169 – segunda 28/12: Linda questiona novamente Flamel sobre o motivo de sua presença em Tubiacanga. Rubra ouve a conversa de Numa e Maxwell sobre a transmutação de ossos em ouro. Camila pergunta a Flamel se a vingança dele envolve Praxedes. Linda continua desconfiada de que Flamel esconde algum segredo. Isoldinha começa a trabalhar no bar de Remédios. Rubra prepara uma vingança contra Perla.

Capítulo 170 – terça 29/12: Teresinha e Wotan trocam alianças ao mesmo tempo em que Clara diz que não quer ficar noiva, para espanto de Engrácia. Joaquim apoia o desejo da filha. Decidida a culpar alguém, a Rainha da Irmandade interrompe o casamento de Teresinha. Esta a acusa de ter sido uma mãe autoritária, incapaz de perceber que Clara tinha um romance com Cassi Jones. Engrácia se sente fracassada. Perla chega ao coquetel na casa de Demóstenes. Flamel começa a preparar os ingredientes para a experiência com Numa. Fabrício brinca com Isoldinha no bar e ela fica furiosa. Rubra mostra a fita pornô de Perla para o Major.

Capítulo 171 – quarta 30/12: Numa acompanha a experiência de Flamel. Engrácia admite que errou na educação que deu a Clara e esta se diz arrependida de ter sucumbido aos carinhos de Cassi. As duas se abraçam, chorando. Rubra provoca um escândalo no coquetel ao exibir a fita pornô estrelada por Perla. Demóstenes controla a situação e todos passam a considerar o trabalho da atriz uma obra de arte. O prefeito aproveita e oficializa seu pedido de casamento. Emocionada, Perla agradece o apoio de Linda Inês. Engrácia libera Clara das obrigações com a Irmandade. Numa fica deslumbrado ao ver que Flamel conseguiu transformar ossos em ouro. Rubra entra na mansão, sorrateiramente.

Capítulo 172 – quinta 31/12: não haverá exibição da novela!

Capítulo 173 – sexta 01 de janeiro: Numa diz a Flamel que só vai assinar o documento que dá validade a sua experiência se o químico produzir uma quantidade bem maior de ouro. Flamel aceita e reinicia a transmutação. Ninguém no casarão percebe que Rubra está trancada no escritório. Linda Inês propõe que Ilka espalhe o boato de que tem um pretendente para provocar ciúme em Ataliba. Orestes se declara a Margarida. Gusmão faz o mesmo com Remédios. Demóstenes e Bentes descobrem que Numa foi ao casarão se encontrar com Flamel. Mestre Nicolau decide interferir na experiência.

Capítulo 174 – segunda, dia/01: Todos na cidade observam a aurora boreal que surge no céu. Bentes exige uma explicação de Flamel. O químico reage, dizendo que não lhe deve satisfações, mas tem de voltar atrás quando Demóstenes lembra que o fenômeno atinge a todos em Tubiacanga. Flamel admite que perdeu o controle de sua experiência, e Numa conta a todos que o fenômeno tinha a ver com ouro. Assim que amanhece, a aurora boreal desaparece, mas começa a cair ouro sobre a cidade. Flamel observa, atônito, a chuva de ouro, sem saber explicar. Orestes percebe que mais um túmulo foi revirado. Barromeu não consegue controlar a população, que destrói tudo atrás do ouro.

Capítulo 175 – terça, dia 05/01: Barromeu pede a Demóstenes que acalme as pessoas. Camila diz a Flamel que Mestre Nicolau provocou a chuva de ouro para castigá-lo. Bentes aproveita e vai à casa de Numa para saber detalhes sobre a explosão do laboratório. Demóstenes tenta, em vão, conter o povo, que só se acalma quando um temporal cai sobre Tubiacanga, dissolvendo o pó de ouro que ainda resta nas ruas. Numa diz a Bentes que testemunhou Flamel transformando ossos em ouro. Flamel diz a Numa que fará uma nova transmutação, mas que vai precisar de outras duas testemunhas. Engrácia pede perdão à Teresinha e lhe diz para voltar à Irmandade, mas esta não aceita.

Capítulo 176 – quarta, dia 06/01: Rubra Rosa procura Flamel e lhe diz que sentiu a presença de mais alguém no laboratório quando desligou o fogo da experiência, antes da explosão. Ele e Gusmão concluem que era o Mestre Nicolau. Sem conseguir a atenção de Barromeu, Orestes decide investigar por conta própria quem está no cemitério. Cassi Jones não aprova o fato de Salustiana humilhar Engrácia. Áureo instrui Numa a entregar a Flamel o dossiê que preparou sobre as falcatruas de Demóstenes na prefeitura.

Capítulo 177 – quinta, dia 07/01: Rubra vai ao sítio para falar com Demóstenes e acaba discutindo com Perla Menescal. Praxedes se encanta com a campanha nacionalista de Áureo Poente. Salustiana desconfia que Cassi não lhe é mais fiel. Margarida diz a Flamel que contou a Frida sobre sua verdadeira identidade. Ataliba não disfarça o ciúme que sente pelo falso noivo de Ilka. Orestes se arma para vigiar o cemitério. Rubra diz a Wotan que Demóstenes vai voltar para ela. Ataliba exige que Ilka lhe diga quem é Abílio. Frida visita Flamel e os dois primos se abraçam, emocionados.

Capítulo 178 – sexta, dia 08/01: Maxwell conta a Numa sobre o encontro de Rubra com Demóstenes. Ataliba diz a Ilka que ela lhe pertence, mesmo estando noiva de Abílio. Salustiana pede a Barromeu que siga o Major Bentes. Wotan pede que Teresinha reflita sobre sua decisão de não voltar para a Irmandade. Linda Inês desaprova o fato de Demóstenes ter usado verba da prefeitura para pagar o coquetel oferecido à Perla. Animada com o trabalho, lsoldinha promove melhorias no bar de Remédios. Orestes flagra Maxwell se esgueirando pelo cemitério.

Capítulo 179 – sábado, dia 09/01: Salustiana pergunta a Flamel o que ele vai fazer após quitar a dívida de Cassi. Praxedes espia a conversa de Remédios e Gusmão. Margarida fala para Maxwell pedir demissão à Numa. Camila se emociona com um poema romântico de Afonso Henriques. Clara se despede de Teresinha e pede para perdoar Engrácia. Numa entrega um dossiê comprometedor sobre Demóstenes para Flamel.

Capítulo 180 – segunda, dia 11/01: Flamel diz que só vai publicar o dossiê após a segunda experiência de transmutação que, além de Numa, vai ter Demóstenes e Praxedes como testemunhas. Gusmão lembra que ele deveria levar em consideração o aviso de Nicolau e não tentar outra transmutação. Áureo vai visitar o químico, que decide financiar sua campanha para prefeito com um cheque de US$ 100 mil. Clara dos Anjos retorna para o colégio interno. Rubra pede o divórcio a Numa. Salustiana entra em crise ao descobrir que Cassi lhe escondeu o fato de Bentes tê-lo nomeado herdeiro.

Capítulo 181 – terça, dia 12/01: Numa e Rubra discutem por causa do pedido de divórcio. Rubra diz que vai se candidatar à vereadora. Salustiana e Barromeu fazem amor. Isoldinha dá sugestões para melhorar o bar de Remédios. Linda se alegra ao saber que Frida conseguiu vender as mantas. Flamel mostra a Afonso Henriques o dossiê contra Demóstenes. Flamel quer apoiar a candidatura de Áureo. Numa se recusa a dar o divórcio. Rubra quer se candidatar pela sigla de Demóstenes.

Capítulo 182 – quarta, dia 13/01: Demóstenes dá a ficha de filiação para Rubra assinar. Perla fica furiosa. Rubra não conta a Numa sobre sua filiação. Flamel prepara a segunda experiência da transmutação dos ossos. lsoldinha humilha Fabrício. Major Bentes fica irritado porque Flamel não o convidou para presenciar a experiência e tenta fazer com que Numa, Demóstenes e Praxedes desistam de ir. Major Bentes demite Praxedes. Rubra faz campanha e distribui balas ao povo.

Capítulo 183 – quinta, dia 14/01: Major Bentes manda Flamel desistir da experiência do ouro. Major Bentes declara guerra a Flamel. Orestes flagra Maxwell no cemitério. Fabrício e Afonso Henriques falam da mudança de Isoldinha. Major Bentes convoca uma sessão extraordinária na Câmara e consegue aprovar um projeto de lei que impede a realização da experiência de Flamel. Gusmão vai atrás de Demóstenes para que ele não sancione o projeto de lei. Rubra conta a Numa que se filiou ao partido de Demóstenes. Linda Inês procura Flamel.

Capítulo 184 – sexta, dia 15/01: Flamel e Linda não se entendem. Numa e Rubra discutem. Perla diz a Demóstenes que quer casar logo. Demóstenes diz que vai vetar o projeto de lei. Querubina liga para Camila e diz que a venda das mantas foi um sucesso. Camila encontra o livro de Nicolau na biblioteca de Praxedes. Gusmão diz a Flamel que ele está usando os mesmos métodos sujos dos poderosos de Tubiacanga. Nicolau aparece para Camila e a manda dizer a Flamel para não repetir a experiência da transmutação dos ossos.

Capítulo 185 – sábado, dia 16/01: Flamel se recusa a acatar a ordem de Nicolau. Linda cobra explicações de Demóstenes sobre a experiência de Flamel. Gusmão discute com Flamel. lsoldinha incrementa o bar de Remédios. Numa e Áureo exigem que Rubra desista de sua candidatura, mas ela se nega. Gusmão e Remédios namoram. Orestes, armado com uma espingarda, vê alguém encapuzado se esgueirando pelos túmulos do cemitério. A luz da lua revela que é o Major Bentes.

Capítulo 186 – segunda, dia 18/01: Orestes dá um tiro de espingarda no Major sem saber de quem se trata. Orestes tropeça num túmulo e o Major consegue fugir. Orestes conta a Barromeu o que aconteceu. Animal faz curativo no Major. Salustiana manda Ilka lhe contar a história da mala cheia de dólares que sumiu no passado. Salustiana desconfia que Major Bentes roubou os dólares. Cassi dá uns papeis para o Major assinar. Orestes dorme na casa de Margarida. Salustiana diz a Flamel que sabe que ele ficou com a maleta de dólares.

Capítulo 187 – terça, dia 19/01: Flamel conta que foi criado por um homem rico. Frida conta a Linda o que descobriu sobre Salustiana na capital. Salustiana cobra explicações de Barromeu sobre a mala com ouro. Cassi Jones faz uma procuração passando a administração dos bens do Major para o seu nome. Flamel manda Afonso Henriques não publicar o jornal com as denúncias contra Demóstenes. Fabrício diz a lsoldinha que Margarida lhe pediu para cuidar da filha. Cassi oferece os bens do Major a Flamel em troca de dólares. Áureo procura Frida.

Capítulo 188 – quarta, dia 20/01: Frida e Áureo discutem. Áureo vai embora e ela desmaia. Isoldinha, escondida, assiste a cena. Isoldinha corre atrás de Áureo e conta o que aconteceu. Flamel promete pensar na proposta de Cassi Jones. Isoldinha conta a Margarida que Áureo levou Frida para o hospital. Júlia fala com Flamel sobre o estado de Frida. Maxwell e Áureo discutem no hospital. Perla diz a Demóstenes que quer casar logo. Animal faz curativo no traseiro de Major. Salustiana diz ao Major que descobriu que ele roubou os dólares.

Capítulo 189 – quinta, dia 21/01: Major Bentes se faz de desentendido e Salustiana o ameaça. Rubra vibra com a possibilidade de Frida perder o bebê. Isoldinha e Frida fazem as pazes. Linda flagra Flamel fazendo um gesto carinhoso em Margarida. Áureo pede perdão a Margarida. Salustiana segue Major Bentes até a igreja. Maxwell segue Salustiana. Rubra se arrepende de ter desejado mal a Frida. Salustiana descobre que o Major escondeu os dólares no nicho da família Bentes. Flamel aceita a proposta de Cassi.

Capítulo 190 – sexta, dia 22/01: Salustiana guarda a maleta e se vai. Maxwell encontra a maleta no esconderijo e desmaia. Maxwell pega a maleta e sai. Praxedes fala com Querubina sobre o cemitério índio que existe no subsolo da praça. Salustiana reserva uma passagem para Paris e aluga uma limousine. Rubra Rosa faz campanha e Numa fica surpreso. Teresinha aceita o convite de Engrácia para voltar à Irmandade. Frida rompe o noivado com Maxwell. Frida pede para falar com Áureo.

Capítulo 191 – sábado, dia 23/01: Frida perdoa Áureo. Maxwell está desesperado porque Frida rompeu com ele. Áureo pede Frida em casamento. Rubra decide falar com Frida. Camila se espanta ao tomar conhecimento do cemitério índio. Fabrício fica curioso para saber a matéria que será publicada no jornal “O arroto”, mas Afonso Henriques faz segredo. Praxedes conta a Numa sobre o cemitério. Orestes desconfia que o Major é o visitante noturno do cemitério e cobra providências de Barromeu. Ataliba vê Ilka com um fazendeiro e fica irritado.

Capítulo 192 – segunda, dia 25/01: Ataliba provoca o fazendeiro e os dois brigam. Isoldinha se reconcilia com Margarida. Ataliba pede que Querubina interceda na sua relação com Ilka. Margarida pede a Orestes que tente falar com Weber, para que o ex-marido a deixe se casar novamente. Demóstenes diz a Perla que já providenciou a papelada do casório. Engrácia diz a Joaquim que a irmandade precisa de sangue novo. Numa desiste de se candidatar a deputado estadual e opta pelo cargo de vereador. Rubra vai ao hospital e encontra Margarida.

Capítulo 193 – terça, dia 26/01: Rubra e Margarida discutem. Áureo interfere e permite a visita da mãe à Frida. Demóstenes descobre que Salustiana pretende ir embora e a chantageia para que ela desista de sua parte na fazenda. Querubina diz a Ilka que sabe sobre Abílio. Rubra tenta se desculpar com Frida. Numa diz a Rubra que vai se candidatar a vereador. Frida e Áureo escolhem nomes para o bebê. Orestes fica de guarda no cemitério. Perla diz a Demóstenes que se chama Guiomar. Salustiana não encontra os dólares e é flagrada por Orestes.

Capítulo 194 – quarta, dia 27/01: Salustiana agride Orestes pensando que ele roubou os dólares. Maxwell vibra com a cena. Demóstenes conta a Ilka que Salustiana foi embora. Salustiana não sabe o que fazer com o motorista da limusine. Salustiana pede dinheiro a Demóstenes e ao Major Bentes, mas eles negam. Salustiana fala com Barromeu sobre a maleta com dólares. Barromeu paga os serviços da limusine. Fabrício lê sobre as falcatruas de Demóstenes em “O arroto” e decide distribuir os jornais. Flamel retorna à cidade e vê um exemplar.

Capítulo 195 – quinta, dia 28/01: Flamel fica irritado ao ver que o jornal foi distribuído sem seu consentimento. Fabrício distribui os exemplares. Demóstenes sai para o casamento com Perla. Numa e Áureo leem o jornal. Frida conta a Margarida que Áureo preparou o dossiê contra Demóstenes. Afonso Henriques fica preocupado com a reação de Flamel. Fabrício enfrenta Flamel. Salustiana não deixa Ilka avisar Demóstenes sobre as denúncias do jornal. Numa convoca uma sessão extraordinária na Câmara. Demóstenes toma conhecimento do jornal.

Capítulo 196 – sexta, dia 29/01: Câmara instaura uma CPI da corrupção. Querubina impede Praxedes de relatar os acontecimentos ao Major Bentes. Linda decide tomar satisfações de Demóstenes. Demóstenes discursa na Câmara e é vaiado. Linda procura o pai e ele desconversa. Linda fica contra Demóstenes. Fabrício lidera uma manifestação contra Demóstenes. Ataliba protege Ilka e a pega no colo. Flamel fecha negócio com Cassi Jones. Demóstenes decide discursar na praça.

Capítulo 197 – sábado, dia 30/01: O povo fica mudo diante do discurso de Demóstenes, que decide renunciar. Numa e Áureo ficam indignados com a malandragem do prefeito. Praxedes entrevista Demóstenes para “A Gazeta”. Gusmão assina a compra dos bens do Major Bentes. Cassi Jones sai com os dólares. Ilka conta a Ataliba que não existe nenhum Abílio. Major Bentes é o novo prefeito. Major Bentes vai tomar satisfações de Numa. Demóstenes procura Flamel.

Capítulo 198 – segunda, dia 01/02: Demóstenes diz a Flamel que não quer mais participar da experiência com os ossos. Numa enfrenta Major Bentes. Frida e Áureo resolvem se casar logo. Rubra deseja a Áureo que ele e Frida sejam felizes. Flamel decide adiar a experiência do ouro. Linda discute com Demóstenes sobre suas atitudes. Este decide fazer uma viagem com Perla e Vayra. Flamel propõe a Áureo que Fabrício seja candidato a vice-prefeito na sua chapa. Linda procura Flamel. Major Bentes diz a Salustiana que Cassi Jones fez as malas e sumiu.

Capítulo 199 – terça, dia 02/02: Salustiana pensa que Cassi Jones fugiu com os dólares que estavam escondidos na igreja. Linda discute com Flamel. Major Bentes se recusa a acreditar na traição de Cassi e revela a Salustiana que fez um testamento deixando tudo para o filho. Ilka manda Creonice preparar um prato afrodisíaco. Maxwell tenta reconquistar Frida dizendo que tem dois milhões de dólares, mas ela o rejeita. Orestes tenta falar Weber. Margarida aceita se casar com Orestes.

Capítulo 200 – quarta, dia 03/02: Orestes é cumprimentado pelos amigos por causa do noivado. Perla e Demóstenes curtem a lua-de-mel. Frida e Margarida convidam Flamel para ser padrinho de seus casamentos. Maxwell pede demissão a Numa. Perla e Demóstenes viajam para Paris. Fabrício aceita se candidatar. Major Bentes aguarda notícias de Cassi Jones.

Capítulo 201 – quinta, dia 04/02: O oficial de justiça comunica ao Major Bentes que ele deve deixar sua casa porque seus bens foram vendidos. Major Bentes descobre que tudo foi vendido por seu procurador, Cassi Jones. A notícia de que há guardas na casa do Major se espalha rapidamente. Major Bentes se lembra do dia em que assinou os papéis a pedido de Cassi e fica furioso. Lucineide espalha que Gusmão comprou os bens do Major. Salustiana conta a Ilka que Cassi é filho do Major e ela desmaia. A novidade se espalha. Flamel manda Gusmão receber as chaves da casa do Major. Major Bentes procura Flamel.

Capítulo 202 – sexta, dia 05/02: Flamel diz a Major Bentes que descobriu que ele foi expulso da corporação. O Major começa a enlouquecer. Flamel tranca a casa do Major. Flamel promete aumentar os salários dos funcionários da Gazeta e do Liceu, deixando Praxedes feliz. Ilka prepara mais um prato para Ataliba. Áureo e Fabrício contam a Frida que têm o apoio do povo. Salustiana tenta falar com o Major, que se refugiou na prefeitura. Major Bentes começa a pagar suas dívidas com ouro. Margarida e Frida experimentam os vestidos para o casamento.

Capítulo 203 – sábado, dia 06/02: Áureo se arruma para o casamento. Teresinha ajuda Orestes a se vestir. Flamel se preocupa que vai ter de ficar ao lado de Linda no casamento. Linda se insinua para Flamel, mas ele foge dela. Rubra distribui santinhos no casamento, com a ajuda de Daiana. Demóstenes volta de viagem e visita Major Bentes. Isoldinha e Linda pegam os buquês. Frida e Áureo partem em lua-de-mel. Querubina conversa com Ataliba sobre os sonhos de Ilka. Ilka sonha com Ataliba, depois o procura e diz que desistiu de esperar pelo casamento.

Capítulo 204 – segunda, dia 08/02: Ataliba pede Ilka em casamento. Ilka chora em seu casamento. Isoldinha se emociona. Rubra distribui santinhos. Linda pega o buquê novamente. Numa tem medo de perder eleitores para Rubra. Praxedes diz a Querubina que Rubra vence nas pesquisas. A notícia sobre a existência do cemitério índio se espalha pela cidade. Flamel pensa em realizar logo a experiência com ossos. Ilka espera anoitecer para ter a noite de núpcias. Major e Demóstenes planejam roubar a fórmula que transforma ossos em ouro. Demóstenes aceita participar da experiência de Flamel. Maxwell e Numa decidem fazer um exame no ouro ofertado por Flamel. Ilka e Ataliba têm a primeira noite de amor.

Capítulo 205 – terça, dia 09/02: Ataliba pega Ilka nos braços e a leva para cama. Teresinha e Wotan se amam. Gusmão e Remédios também. Margarida e Orestes idem. Sigfrida e Áureo trocam confidências. Salustiana procura Barromeu. Praxedes e Querubina namoram. A terra treme e todos os casais se assustam, menos Ilka e Ataliba. Afonso Henriques vê o chão da praça se abrir. O povo vai para a praça. Praxedes fala sobre o cemitério índio. Ilka desafia Salustiana. Flamel marca a experiência. Maxwell descobre quem é Flamel e conta a Numa.

Capítulo 206 – quarta, dia 10/02: Numa custa a acreditar em Maxwell. Camila implora a Flamel para que ele desista da experiência. Maxwell mostra a Numa que o ouro ofertado por Flamel é falso. Numa revela a Rubra que sabia sobre seu adultério. Depois, vai embora da cidade com Maxwell. Engrácia anuncia Teresinha como a nova rainha da irmandade. Rubra diz a Flamel que vai presenciar a experiência no lugar de Numa. Major Bentes combina com Demóstenes o roubo da fórmula. Salustiana conta a Linda quem é Flamel. Flamel transforma um osso em ouro.

Capítulo 207 – quinta, dia 11/02: Flamel fica perturbado. Demóstenes rouba a fórmula. Salustiana conta a Major Bentes que Flamel é Feliciano. Rubra Rosa decide contar ao povo tudo sobre o ouro. Linda Inês chora. Linda procura Flamel e revela que descobriu sua identidade. Flamel transforma Linda numa estátua de ouro.

Capítulo 208 – sexta, dia 12/02: Rubra Rosa conta ao povo que Flamel transformou ossos em ouro. Salustiana rouba o dinheiro de Barromeu para deixar a cidade. Camila e Gusmão chegam e veem a estátua. Demóstenes incita o povo a invadir o casarão. O povo destrói a cidade à procura de ossos. Mestre Nicolau quebra o feitiço. O povo continua à cata de ossos. Áureo se irrita com Rubra por ela ter espalhado a notícia. Orestes resolve defender o cemitério com a ajuda de Margarida. Salustiana tenta ir embora da cidade. Flamel conta a verdade para Linda Inês.

Capítulo 209 – sábado, dia 13/02:Atenção: o penúltimo Capítulo será exibido sábado às 23h,logo antes do último episódio da Novela. Linda decide contar ao povo quem é Flamel. Major Bentes tenta insuflar a multidão. O povo não acredita que a transformação dos ossos é um engodo. Camila vira anjo e morre. Afonso Henriques chora a perda de Camila. Flamel vai para o cemitério. Major Bentes aponta o rifle para Flamel, sob o olhar de toda a população. Major Bentes quer a fórmula em troca da vida de Flamel. Flamel tenta convencer a todos que a fórmula não existe, mas o povo, ávido por ouro não acredita em suas palavras. Com a recusa de Flamel, Major Bentes aponta o rifle para Linda e Demóstenes se vê obrigado a entregar a fórmula roubada do laboratório para salvar a vida da filha. Flamel diz que vai entregar a fórmula, se abaixa e saca uma arma de sua bota, Major Bentes é mais rápido e dá um tiro em seu peito. Orestes atira no Major e ele morre. Mestre Nicolau faz os objetos de ouro voltarem ao normal. Último Capítulo – sábado, dia 13/02 Último Capítulo: Flamel, em estado grave, é levado de helicóptero, enquanto Linda e Margarida choram. Afonso Henriques chora a perda de Camila. Passa-se um ano. Nascem vários bebês. Flamel e Linda se reencontram e fazem as pazes. Mestre Nicolau tira os poderes de alquimista de Flamel. Camila volta como Cláudia, nova repórter da “Gazeta de Tubiacanga”. Linda e Flamel se casam na igreja da cidade tendo Ilka e Ataliba, Remédios e Gusmão, Sigfrida e Áureo, e MargarIda e Orestes como padrinhos do casamento.

Elenco / Personagens

◙ Feliciano Mota da Costa
(Tarcísio Meira)
Pai de Flamel (Diogo Bandeira/Edson Celulari) e marido de Laurinda (Lucinha Lins). Visionário, foi o prefeito de Tubiacanga e atiça toda a população ao dizer que a cidade esconde preciosas minas de ouro.

◙ Laurinda Mota da Costa
(Lucinha Lins)
Mulher de Feliciano (Tarcísio Meira) e mãe de Flamel (Diogo Bandeira/Edson Celulari). Se atrapalha um pouco por causa dos delírios do marido, mas, mesmo assim, o apoia sempre.

◙ Weber
(Odilon Wagner)
Alemão, marido de Margarida (Arlete Salles), irmã de Laurinda (Lucinha Lins), e pai de Isoldinha (Anna Aguiar) e Sigfrida (Deborah Evelyn).

◙ Raimundo Flamel
(Edson Celulari)
Feliciano Mota da Costa Júnior é um jovem bonito e intelectualizado. Volta à Tubiacanga, sob a identidade de Raimundo Flamel, 15 anos depois da morte de seus pais.

◙ Numa Pompílio de Castro
(Hugo Carvana)
Vereador, marido de Rubra Rosa (Susana Vieira) e pai de Áureo Poente (Cláudio Fontana). Se acha o máximo, mas faz discursos que não escreve. Tem em Demóstenes (José Wilker) seu grande inimigo.

◙ Rubra Rosa
(Susana Vieira)
Esposa de Numa (Hugo Carvana), mãe de Áureo Poente (Cláudio Fontana) e amante de Demóstenes (José Wilker), o arquirrival de seu marido. Como o marido, é também dada a suores noturnos, que só passam quando ela se entrega a Demóstenes e é saciada por ele.

◙ Demóstenes Maçaranduba de Pinho
(José Wilker)
Prefeito de Tubiacanga. É viúvo, sensual, amante exagerado, falante, esperto e muito eloquente. Tem o sonho de ver a filha, Linda Inês (Giulia Gam), muito bem-casada com algum filho de político com futuro promissor.

◙ Linda Inês
(Giulia Gam)
Discorda totalmente da maneira como as coisas são conduzidas por seu pai Demóstenes (José Wilker) e por seus comparsas. Foi educada na capital e é noiva de Guilherme Bentes (Rúbens Caribé). É muito corajosa e acredita que prosperidade se consegue com trabalho duro

◙ Ilka Tibiriçá
(Cássia Kiss)
Tia de Linda Inês (Giulia Gam) por parte de mãe. Mora na fazenda de Demóstenes (José Wilker), trabalha como secretária na prefeitura e vive de mexericos.

◙ Salustiana Tibiriçá
(Joana Fomm)
Irmã de Ilka (Cassia Kis Magro), tia de Linda Inês (Giulia Gam) e cunhada do prefeito Demóstenes (José Wilker). Não vive em Tubiacanga. Chega à Tubiacanga para passar uma temporada e fica hospedada na fazenda, com seu filho Cassi Jones (Marcos Winter).

◙ Major Emiliano Bentes
(Lima Duarte)
Viúvo, pai de Guilherme (Rúbens Caribé), presidente da Câmara dos Vereadores, rico fazendeiro e dono da Gazeta de Tubiacanga. Recolhe tudo o que acha na rua, desde tampinha de refrigerante até caixa de ovo. É cruel, tirano, arbitrário e conta com algumas mortes em seu currículo.

◙ Doutor Professor Praxedes de Menezes
(Juca de Oliveira)
Editor-chefe do jornal Gazeta de Tubiacanga, que pertence ao Major Bentes (Lima Duarte), e diretor do Liceu. É marido de Querubina (Vera Holtz), pai de Etevaldo (Pedro Vasconcelos) e Uilson (Bruno de Luca), e irmão de Ataliba Timbó (Paulo Gorgulho). É uma mistura de dois personagens de Lima Barreto: o Capitão Pelino, de Clara dos Anjos, e o Lobo, de Recordações do Escrivão Isaías Caminha.

◙ Querubina Praxedes de Menezes
(Vera Holtz)
Esposa do doutor professor Praxedes (Juca de Oliveira) e mãe de Etevaldo (Pedro Vasconcelos) e Uilson (Bruno de Luca). É uma mulher muito prendada e recatada.

◙ Ataliba Timbó
(Paulo Gorgulho)
Irmão de Praxedes (Juca de Oliveira). Mora na casa do irmão, é ex-jogador de futebol, faz cooper o dia inteiro e é amigo de Cassi Jones (Marcos Winter) desde que este, ainda menino, visitava Tubiacanga nas férias. A amizade entre dois foi fortalecida quando Atalimba Timbó ainda era atleta e passava tempos na capital.

◙ Fabrício
(Murilo Benício)
Consciência esquerdista da cidade. É o presidente do Centro de Resistência dos Varredores de Rua de Tubiacanga. Mas, além dele, só há mais um gari na cidade. O personagem representa uma crítica às posições ultrarradicais de esquerda, assim como o Major Bentes (Lima Duarte) satiriza a extrema direita.

◙ Teresinha Fronteira
(Camila Pitanga)
Sobrinha de Orestes (Cláudio Marzo) e filha de criação dele e de Yvonete (Juciléia Telles). É amiga de Isoldinha (Anna Aguiar) e foi treinada para ser uma espécie de dama de companhia da futura rainha Clara dos Anjos (Érika Rosa).

◙ Margarida Weber Pestana
(Arlete Salles)
Irmã de Laurinda (Lucinha Lins) e madrinha de Flamel (Edson Celulari). Conheceu o falecido marido Weber (Odilon Wagner) na Alemanha, quando esteve estudando por lá. É fanática por Richard Wagner e de suas óperas tirou o nome das filhas, Isoldinha (Anna Aguiar) e Sigfrida (Deborah Evelyn). É discriminada por ser viúva, independente e integrante da Família dos Mota da Costa. Costura para fora, mas é recebida nas casas dos ricos pelas portas dos fundos. Vive por e para as filhas. Veste-se com recato, fala suave, mas por trás de sua aparência equilibrada existe uma mulher pronta para explodir. Era uma personagem bem maternal, forte e lutadora.

◙ Sigfrida
(Deborah Evelyn)
Filha mais velha de Margarida (Arlete Salles) e Weber (Odilon Wagner). Como a irmã Isoldinha (Anna Aguiar), foi educada para um futuro que não encontrará em Tubiacanga. Quando a história começa, vive uma paixão secreta por Áureo Poente (Cláudio Fontana), o filho de Numa (Hugo Carvana).

◙ Áureo Poente Pompílio de Castro
(Cláudio Fontana)
Filho de Rubra Rosa (Susana Vieira) e Numa (Hugo Carvana). É um jovem bonito, tido como um bom partido, principalmente pelos próprios pais, que veem com absoluto horror seu romance com Sigfrida (Deborah Evelyn), a filha da costureira Margarida (Arlete Salles).

◙ Maxwell Antenor
(Giuseppe Oristânio)
Secretário de Numa (Hugo Carvana), praticamente seu filho adotivo e uma espécie de sombra confidente do vereador. Puxa-saco inveterado, nutre uma paixão secreta e jamais correspondida por Sigfrida (Deborah Evelyn).

◙ Camila
(Claudia Ohana)
Sobrinha de Querubina (Vera Holtz). Tem uma doença incurável. Sua presença na cidade é como a de um anjo. De vez em quando, passa longos períodos dormindo e, quando acorda, meio zonza, não se lembra nem do ano em que está.

◙ Afonso Henriques
(Otávio Augusto)
É um poeta maldito e bêbado, que perdeu tudo porque, na época em que Feliciano (Tarcísio Meira) caiu em desgraça e morreu perseguido pelo povo, escreveu um poema ironizando os poderosos de Nova Califórnia.

◙ Carlos Barromeu
(Tuca Andrada)
Subdelegado da cidade vive à sombra do prefeito Demóstenes (José Wilker) e sabe de seu romance com Rubra Rosa (Susana Viera). É um capacho, fazendo tudo o que ele manda.

◙ Orestes Fronteira
(Cláudio Marzo)
Coveiro da cidade, marido de Yvonete (Juciléia Telles) e pai de Vivaldo (André Vasconcellos). Cria Teresinha (Camila Pitanga), sua sobrinha, como sua filha. Sua casa fica praticamente dentro do cemitério, nos fundos da igreja que não funciona desde que o padre foi embora.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Volume 1
♫ Rio de Janeiro (Isto é o Meu Brasil) – Tema da locação Tubiacanga
Compositor: Ary Barroso
Intérprete: João Bosco

♫ Flor de Ir Embora – Tema de Clara dos Anjos
Compositor: Fatima Guedes
Intérprete: Fatima Guedes

♫ Mon Amour – Tema de Rubra Rosa
Compositores: Rita Lee/ Nelson Motta
Intérprete: Rita Lee

♫ Noites com Sol – Tema de Áureo e Frida
Compositores: Flávio Venturini/ Ronaldo Bastos
Intérprete: Flávio Venturini

♫ Al Di Lá – Tema de Ilka Tibiriçá
Compositor: Emilio Pericoli
Intérprete: Emilio Pericoli

♫ Corrupião – Tema do Major Bentes
Compositor: Edu Lobo
Intérprete: Edu Lobo

♫ Fera Ferida – Tema de Raimundo Flamel & Tema de abertura
Compositor: Roberto Carlos
Intérprete: Maria Bethânia

♫ Sangue Latino – Tema de Linda Inês
Compositores: João Ricardo e Paulinho Mendoça
Intérprete: Renata Arruda

♫ Da Cor do Pecado – Tema de Cassi Jones
Compositor: Bororó
Intérprete: Fagner

♫ Rosa – Tema do Prof. Praxedes e Maria dos Remédios
Compositores: Pixinguinha/ Otávio de Sousa
Intérprete: Marisa Monte

♫ Sensual (Palácio Fácil) – Tema de Demóstenes
Compositores: Aldir Blanc/ Tavito
Intérprete: Zé Ramalho

♫ Corpo e Luz – Tema de Margarida Weber
Compositores: Wagner/ André Sperling/ Paulo César Pinheiro
Intérprete: Itamara Koorax

♫ Pálida – Tema de Camila
Compositores: Aldir Blanc/ Tavito
Intérprete: Vanessa Bastos

♫ Um Dia, Uma Música – Tema da locação Tubiacanga
Compositores: Nico Rezende/ Léo Gandelman
Intérprete: Léo Gandelman

Volume 2
♫ Eu Só Penso em Você (Always On My Mind) – Tema de Teresinha e Votan
Compositores: J. Christopher/ W. Thompson / M. James/ Jerry
Intérprete: Zezé di Camargo & Luciano (Partic. especial Willie Nelson)

♫ Pessoa – Tema de Isoldinha e Fabrício
Compositores: Dalto/ Cláudio Rabello
Intérprete: Marina

♫ Cobra de Chifre – Tema de Salustiana Maria
Compositor: Paulinho Lima
Intérprete: Amelinha

♫ Ao Poeta / Primavera / Deixa / Marcha Da Quarta-Feira De Cinzas – Tema de Afonso Henriques
Compositores: Carlos Lyra/ Vinicius de Moraes
Intérprete: Leila Pinheiro

♫ Irmandade – Tema de Ingrácia
Intérprete: Maria Ceiça

♫ Velho Chorinho Novo
Intérprete: Aécio Flávio

♫ Outra Noite – Tema de Orestes
Compositor: Chico Buarque
Intérprete: Chico Buarque

♫ Você é Linda – Tema de Raimundo Flamel e Linda Inês
Compositor: Caetano Veloso
Intérprete: Caetano Veloso

♫ Minueto – Tema de Mestre Nicolau
Compositor: Celso Adolfo
Intérprete: Celso Adolfo

♫ Garotos II – O Outro Lado – Tema de Perla Menescal e Etevaldo
Compositores: Leoni
Intérprete: Leoni

♫ Ao Watanabe
Compositor: César Machado
Intérprete: César Machado

♫ Na Cadência do Samba – Tema de Ataliba Timbó
Compositor: Luís Bandeira
Intérprete: Waldir Calmon

0 Comentário para: “Fera Ferida Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *