Feijão Maravilha Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Feijão Maravilha desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Feijão Maravilha e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Feijão Maravilha

◘ Período de Exibição: 19/03/1979 – 04/08/1979
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 124
◘ Autoria: Braúlio Pedroso
◘ Direção: Paulo Ubiratan

A novela critica a alta sociedade e faz referências às chanchadas. No centro da trama, ambientada no Hotel Internacional, no Rio de Janeiro, estão a recepcionista Eliana (Lucélia Santos), o trambiqueiro Anselmo (Stepan Nercessian) e os funcionários Benevides (Grande Otelo) e Oscar (Olney Cazarré). Eliana é apaixonada por Anselmo, mas ele não percebe o seu amor.

Entre os hóspedes estão o mafioso Ambrósio (José Lewgoy), sua acompanhante Marilyn Meyer (Clarice Piovesan), aspirante a atriz de Hollywood, e uma quadrilha de contrabandistas desastrados formada por Neném Minhoca (Older Cazarré), Scarface (Walter D’Ávila), Coruja (Ivan Setta) e Formoso (Felipe Carone). Todos temem o misterioso Sombra, para quem Ambrósio trabalha sigilosamente.

A respeitável senhora Fifi de Queiroz (Mara Rúbia), o empresário artístico americano Mr. Ziegfeld (Mauro Mendonça) e o príncipe árabe Rashid (Ivon Curi) completam o núcleo de hóspedes.

A identidade de Sombra só é revelada no último capítulo: trata-se de Ambrásio, irmão gêmeo de Ambrósio. A dupla é cúmplice em inúmeros crimes ao longo da trama. Sempre que Ambrásio cometia um assassinato, Ambrósio aparecia ao mesmo tempo em outro lugar, arrumando o álibi perfeito. No final, o Sombra é preso pela polícia, e Ambrósio consegue fugir para Roma. Ele vai reencontrar Marilyn, que se transformou numa famosa artista de cinema.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Feijão Maravilha

** Resumo não divulgado

Fazendo referências às chanchadas e criticando a alta sociedade, a trama tem como principal cenário o Hotel Internacional, no Rio de Janeiro onde trabalha a recepcionista Eliana.

Romântica, sonhadora e amiga de todos, Eliana serve como para-raios dos problemas alheios. Além disso, é perdidamente apaixonada por Anselmo que não percebe o seu amor. Anselmo, por sua vez, é o jovem empresário do grupo musical Estrelas do Mar. Atrapalhado, está sempre às voltas com contratos e ideias mirabolantes que não se concretizam9 . Juntos, Eliana e Anselmo se envolvem em inúmeras confusões com os amigos Benevides, Oscar, Zuzu e Jorginho a fim de solucionarem os misteriosos crimes no Hotel.

Benevides é carregador de malas do Hotel. Flamenguista doente e torcedor fanático, não mede as consequências quando quer comemorar a vitória do clube. Vive cortejando Zuzu, camareira do Hotel que não dá bola para as suas cantadas tendo-o apenas como um amigo. Oscar, por sua vez, também é carregador de malas que sonha em ser artista e poder trabalhar como cantor, ator e bailarino. Já Jorginho é integrante do grupo Estrelas do Mar que vive longe da família. Seu pai, Prudêncio, acredita que ele é um músico clássico da Orquestra Sinfônica e, para piorar, viaja inesperadamente para o Rio a fim de insistir que o filho estude a música clássica a fundo. Neste núcleo há ainda Ivan, subgerente do Hotel que fora promovido a gerente com a morte misteriosa do que ocupava o cargo. Muito educado, mas frágil e inseguro, não sabe o que fazer na gerência, sendo facilmente dominado pelos hóspedes.

Além de Jorginho, o conjunto musical conta com Adelaide, Miró e Odara. Adelaide, a baterista, é extrovertida e simpática. Melhor amiga de Eliana, namora Miró, o vocalista, jovem irresponsável e um pouco imaturo. Odara, apelido de Severino, é um rapaz de família rica que saiu de casa para conquistar independência. Típico playboy carioca, fala de um jeito engraçado, cheio de gírias de praia, o que irrita os outros integrantes do grupo.

Um dos hóspedes do Hotel é o mafioso Ambrósio, estranho empresário que está à procura de um teatro para apresentar o show da atriz Marilyn Meyer que sonha em trabalhar em Hollywood. Comanda uma quadrilha de contrabandistas desastrados formada pelo experiente bandido Neném Minhoca, o atirador Scarface, o encrenqueiro Formoso e o sentimental e exímio lançador de facas Coruja. Todos temem o misterioso Sombra, responsável pelos crimes que movimentam a trama e para quem Ambrósio trabalha sigilosamente10 .

Outros hóspedes são a respeitável e bondosa Madame Fifi de Queiroz e Queiroz, que mora no Hotel para escrever suas memórias em sossego; o empresário artístico norte-americano Mr. Ziegfield que busca uma revelação musical brasileira para lançar nos Estados Unidos; o príncipe árabe Rashid, que veio ao Brasil contratar o jogador Zico; o Professor Giacometti, violoncelista de renome mundial que se hospeda no Hotel à espera de uma confirmação para se apresentar em Nova York com sua filha, a disciplinada Carolina, que toca fagote e namora Jorginho; e a espirituosa Firmina Aragão, ex-vedete que vive paquerando o Professor. O hotel também abriga Antonieta, viúva que aproveita a herança deixada pelo marido para hospedar-se no local e tentar conseguir um bom casamento para suas filhas, as belas Denise e Rosane9 . Denise se apaixona por Odara, já Rosane se encanta por Ivan.

Em outro núcleo, há a determinada e encantadora Abigail Andrade, conhecida como Bibinha, uma rica e jovem escritora que chega de Londres e acaba reencontrando seu antigo namorado Anselmo, por quem ainda é apaixonada. Além disso, por conta de um incidente com o vestido de sua mãe, faz amizade com os funcionários do Hotel. Bibinha vive numa bela mansão na Zona Sul com os pais Maggie e Augusto. Maggie é uma mulher deslumbrada que está sempre preocupada com roupas, festas e badalações e não admite a amizade da sua filha com pessoas de nível social inferior9 ; já Augusto é um industrial íntegro, cordial e ponderado que acompanha a esposa a todos os eventos sociais e está mais preocupado com a felicidade da filha. Há ainda Neuza, a divertida empregada da mansão que vive imitando os trejeitos da patroa Maggie.

Outro núcleo importante na trama é o de Soraya, a mãe batalhadora de Eliana que trabalha como costureira. Vive na companhia da amiga e vizinha Leonor, viúva tresloucada que não se conforma com a escolha musical de sua filha Adelaide e quer provar a todo custo que seu instrumento preferido, o acordeom, ainda está na moda. Ambas compartilham um segredo: a identidade do pai de Eliana, antigo amor de Soraya. Em dado momento da trama, ela o reencontra: Trindade, homem justo e honesto que fora dado como morto por ser acusado de um crime cometido por Ambrósio, seu grande desafeto. De volta, busca o perdão de Soraya e, sobretudo, o de Eliana.

No fim da trama, Eliana e Soraya perdoam e recebem Trindade com ternura. OS casais principais se acertam: Carolina se separa de Jorginho e fica, então, com o bandido Coruja, a quem humaniza; Jorginho, por sua vez, se apaixona e engata um namoro com Bibinha, superando qualquer preconceito social; e, por fim, Eliana declara o seu amor por Anselmo e ambos iniciam um lindo romance. Mr Ziegfield, impressionado com o repertório da banda Estrelas do Mar, oferece oportunidade aos integrantes tocarem nos Estados Unidos, os quais aceitam. A identidade do misterioso Sombra é revelada no último capítulo da novela: Na verdade, o bandido se chama Ambrásio, o irmão gêmeo do mafioso Ambrósio. A dupla foi cúmplice de todos os crimes no Hotel. Sempre que Ambrásio cometia um assassinato, Ambrósio aparecia no mesmo tempo em outro lugar, arrumando o álibi perfeito. No final, o Sombra é preso pela polícia e Ambrósio consegue fugir para Roma, onde vai se reencontrar com Marilyn que virou artista de cinema.

Feijão Maravilha contou com vários atores que participaram das famosas chanchadas da Atlântida, produtora cinematográfica brasileira que fez sucesso com o gênero na década de 50. Entre eles estavam Eliana Macedo e Anselmo Duarte, intérpretes dos personagens Soraia e Trindade. Durante a novela, foram apresentadas diversas cenas dos filmes nos quais a dupla de atores contracenou, como se fossem flashbacks de seus próprios personagens na trama.

Feijão Maravilha foi a primeira novela dirigida por Paulo Ubiratan na TV Globo. Antes disso, ele trabalhara como assistente de direção em O Pulo do Gato, de Bráulio Pedroso, e Sinal de Alerta, de Dias Gomes, na qual também atuou como produtor. A partir da década de 1980, Paulo Ubiratan se tornaria um dos principais diretores da emissora.

A boa receptividade de Feijão Maravilha fez a TV Globo apostar mais nas comédias para o horário das 19h.

Em Feijão Maravilha, o ator José Lewgoy voltou a fazer o papel de um vilão, como na época dos filmes de que participou na Atlântida.

Os jogadores de futebol Zico e Sócrates fizeram participações na novela. Eles contracenaram com os atores Grande Otelo e Olney Cazarré, cujos personagens tentavam de todas as maneiras impedir que ele fosse transferido para o futebol árabe. O radialista Adelzon Alves também gravou uma participação na trama, no papel de locutor de telejornal.

A novela foi reapresentada entre janeiro e abril de 1986, no Vale a Pena Ver de Novo.

Elenco
Adelaide Chiozzo – Leonor
Aldezon Alves – locutor de telejornal
Anselmo Duarte – Trindade
Arthur Costa Filho – diretor do clube
Brandão Filho – Prudêncio
Chico Anysio – Salomé
Cílio Blank – detetive do hotel
Clarice Piovesan – Marilyn Meyer
Cláudio Corrêa e Castro – homem do revólver
Cláudio Savietto – Odara
Dalmo Ferreira – Negão
Dennis Carvalho – gerente do hotel em Ipanema
Dulce Conforto – Denise
Eliana Macedo – Soraia
Elizangela – Adelaide
Ênio Santos – Professor Giacometti
Érico Vidal – La Porte
Felipe Carone – Formoso
Francisco Cuoco – homem do galinheiro
Francisco Dantas – caixa da boate
Francisco Eduard Chaves – porteiro da entrada de serviço
Gracinda Freire – Antonieta
Grande Otelo – Benevides
Heloísa Helena – Maggie
Heloísa Millet – Carolina
Ilva Niño – D. Filomena
Ivon Cury – Rashid
Ivan Setta – Coruja
Jorge Botelho – marginal
José Lewgoy – Ambrósio
Josephine Hélène – Zuzu
Juan Daniel
Júlia Miranda – Charutão
Lucélia Santos – Eliana
Luiz Motta – delegado
Marcelo Picchi – Miró
Marco Nanini – Jorginho
Marcos Lázaro – empresário
Marcus Vinícius – marginal
Mara Rúbia – Fifi de Queirós e Queirós
Maria Cláudia – Bibinha
Maria Cristina Nunes – Rosane
Maria Inês Sayão – Neuza
Mário Cardoso – Ivan
Mauro Mendonça – Mr. Ziegfeld
Milton Moraes – homem do General
Olney Cazarré – Oscar
Older Cazarré – Neném Minhoca
Orion Ximenes – detetive do hotel
Roberto Faissal – Andrade
Roberto Vallin – Horácio
Stênio Garcia – mal encarado
Stepan Nercessian – Anselmo
Tomil – Milton

Elenco / Personagens

ELIANA (Lucélia Santos) – Lírica, romântica e sonhadora, se apaixona por Anselmo (Stepan Nercessian), sendo capaz de amar em silêncio, generosamente. Recém-formada em Turismo, consegue o emprego de recepcionista de um hotel de luxo. Amiga de todos, companheira e confidente, serve como para-raios dos problemas alheios. É filha de Soraia (Eliana Macedo).

ANSELMO (Stepan Nercessian) – Empresário do grupo Estrela do Mar, está sempre às voltas com contratos que não se concretizam. Tem ideias mirabolantes para o sucesso do conjunto. Amigo de Eliana (Lucélia Santos), não percebe que a moça está apaixonada por ele.

AMBRÓSIO (José Lewgoy) – Estranho empresário, vai ao hotel à procura de um teatro para apresentar o show de Marilyn Meyer (Clarice Piovesan). Por trás da atividade de empresário, esconde um mistério.

SORAIA (Eliana Macedo) – Mãe de Eliana (Lucélia Santos). Viúva, ocupa seu tempo costurando para fora e cuidando da filha.

ADELAIDE (Elizangela) – Vizinha e melhor amiga de Eliana (Lucélia Santos). É baterista e percussionista do conjunto Estrela do Mar, o que lhe traz grandes discussões com a mãe, Leonor (Adelaide Chiozzo). É namorada de Miró (Marcelo Picchi).

LEONOR (Adelaide Chiozzo) – Mãe de Adelaide (Elizangela). Não se conforma com a escolha musical de sua filha e quer provar a todo custo que seu instrumento preferido, o acordeom, ainda está na moda. Viúva, é muito amiga de Soraya (Eliana Macedo), com quem compartilha um segredo.

JORGINHO (Marco Nanini) – Um dos integrantes do Estrela do Mar, vive longe da família. Seu pai, Prudêncio (Brandão Filho), acredita que ele é um músico clássico, da Orquestra Sinfônica. Torna-se muito amigo de Eliana (Lucélia Santos), a quem procura ajudar em suas dúvidas.

PRUDÊNCIO (Brandão Filho) – Pai de Jorginho (Marco Nanini). Viaja inesperadamente para o Rio e encontra o filho, causando grande confusão. Apaixonado pelos compositores clássicos, insiste para que o filho estude a música a fundo.

MIRÓ (Marcelo Picchi) – Um dos integrantes do Estrela do Mar. Tenta recuperar o tempo que perdeu conduzindo a vida de forma irresponsável. Conta com a ajuda namorada, Adelaide (Elizangela), para se livrar dos vícios que o levaram a grandes dívidas.

ODARA (Cláudio Sarvietto) – Rapaz de família rica, saiu de casa para morar com os amigos. Sonhador, vive sempre no mundo da lua. Fala de um jeito engraçado, cheio de gírias de praia, o que irrita os outros integrantes do grupo.

BIBINHA (Maria Cláudia) – Jovem rica, ajuda Eliana (Lucélia Santos) depois de um incidente com um vestido de sua mãe, Maggie (Heloísa Helena). Torna-se amiga de Anselmo (Stepan Nercessian), por quem se apaixona, para desespero de Eliana.

MAGGIE (Heloísa Helena) – Mulher de Andrade (Roberto Faissal) e mãe de Bibinha (Maria Cláudia). Sempre preocupada com roupas, festas e badalações. Não admite a amizade da sua filha com pessoas de nível social inferior.

ANDRADE (Roberto Faissal) – Marido de Maggie (Heloísa Helena) e pai de Bibinha (Maria Cláudia). Acompanha a mulher em todos os eventos sociais e preocupa-se com os namorados da filha.

NEUZA (Maria Inês Sayão) – Empregada da casa de Bibinha (Maria Cláudia).

IVAN (Mário Cardoso) – Subgerente do Hotel Internacional, promovido a gerente após um acidente sofrido por Horácio (Roberto Vallin). Muito educado, mas frágil e inseguro, não sabe o que fazer na gerência, sendo facilmente dominado pelos hóspedes.

HORÁCIO (Roberto Vallin) – Gerente do Hotel Internacional. Sofre um acidente e seu cargo passa para Ivan (Mário Cardoso).

MARILYN MEYER (Clarice Piovesan) – Contratada por Ambrósio (José Lewgoy) para apresentar um novo tipo de dança, o xula-xula. Envolvente, consegue dominar Ivan (Mário Cardoso).

BENEVIDES (Grande Otelo) – Porteiro do Hotel Internacional. Flamenguista doente e torcedor fanático, não mede as consequências quando quer comemorar a vitória do clube. Torna-se amigo de Ambrósio (José Lewgoy) e passa a detetive do hotel, depois de desvendar um crime.

OSCAR (Olney Cazarré) – Amigo de Benevides (Grande Otelo). Sonha ser artista e tenta trabalhar num show de Ambrósio (José Lewgoy) como humorista, cantor ou bailarino.

FIFI DE QUEIRÓS E QUEIRÓS (Mara Rúbia) – Senhora que vai morar no Hotel Internacional para escrever suas memórias com mais sossego.

ANTONIETA (Gracinda Freire) – Viúva, aproveita a herança deixada pelo marido para hospedar-se no Hotel Internacional e tentar conseguir um bom casamento para suas filhas, Denise (Dulce Conforto) e Rosane (Maria Cristina Nunes).

DENISE (Dulce Conforto) – Filha de Antonieta (Gracinda Freire) e irmã de Rosane (Maria Cristina Nunes), quer encontrar um bom marido.

ROSANE (Maria Cristina Nunes) – Filha de Antonieta (Gracinda Freire). Assim como a irmã, Denise (Dulce Conforto), também busca um bom partido.

ZUZU (Josephine Hélène) – Camareira do Hotel Internacional, não dá bola para as cantadas de Benevides (Grande Otelo), que considera como amigo.

RASHID (Ivon Cury) – Príncipe árabe, vem ao Brasil tentar contratar o jogador Zico para um dos times do seu país, para desespero de Benevides (Grande Otelo), que vai tentar de todas as formas impedir o desfalque no Flamengo.

MR. ZIEGFELD (Mauro Mendonça) – Empresário americano que busca um cantor ou grupo musical brasileiro para lançar nos Estados Unidos.

PROFESSOR GIACOMETTI (Ênio Santos) – Violoncelista de renome mundial, que se hospeda no Hotel Internacional à espera de uma confirmação de Nova York para se apresentar nos Estados Unidos. É pai de Carolina (Heloísa Millet).

CAROLINA (Heloísa Millet) – Filha do Professor Giacometti (Ênio Santos), dedica-se à música e toca fagote.

MILTON (Tomil) – Recepcionista do Hotel Internacional.

NENÉM MINHOCA (Older Cazarré) – Afastado do mundo do crime durante um tempo, é convidado pelo misterioso Sombra para participar de um grande plano com Formoso (Felipe Carone), Coruja (Ivan Setta) e Scarface (Walter D’Ávila).

FORMOSO (Felipe Carone) – Conhecido por sua perícia em brigas, é escolhido por Minhoca (Older Cazarré) para integrar o bando que participará de um ousado plano.

CORUJA (Ivan Setta) – Exímio lançador de facas, é mais um dos integrantes do grupo de Minhoca (Older Cazarré).

SCARFACE (Walter D’Ávila) – Fã dos filmes de gângsters, é um atirador de elite.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional
Meus Momentos
Compositores
Intérprete: Marizinha

Nada Importa
Compositores: Robson Jorge/ Walter D’Avila Filho
Intérprete: Robson Jorge

Samba Rubro-Negro
Compositores: Jorge de Castro/ Wilson Batista
Intérprete: João Nogueira

Seu Melhor Amigo
Compositores: Guilherme Lamounier
Intérprete: Guilherme Lamounier

O Preto Que Satisfaz
Compositores: Gonzaguinha
Intérprete: As Frenéticas

Tic-tac do Meu Coração
Compositores: Alcyr Pires Vermelho/ Walfrido Silva
Intérprete: Ney Matogrosso

A Voz do Morro
Compositores: Zé Ketti
Intérprete: Luiz Melodia

Belo Sentimento
Compositores
Intérprete: Sônia Burnier

Jogo Sujo
Compositores: Peninha
Intérprete: Peninha

Sapateado
Compositores: Guto Graça Mello/ Paulo Coelho
Intérprete: Ronaldo Resedá

Smile
Compositores: Charles Chaplin/ Geoffrey Parsons/ John Turner
Intérprete: Lincoln Olivetti

Internacional
In the Navy
Compositores: Henri Belolo/ Jacques Morali/ Victor Willis
Intérprete: Village People

Our Love (Don’t Throw It All Away)
Compositores: Barry Gibb/ Blue Weaver
Intérprete: Andy Gibb

My Life
Compositores: Billy Joel
Intérprete: Billy Joel

Lies
Compositores: Tati
Intérprete: Chrystian

What a Fool Believes
Compositores: Kenny Loggins/ Michael McDonald
Intérprete: Doobie Brothers

Bridge Over Troubled Water
Compositores: Paul Simon
Intérprete: Mary McCann

Cuba
Compositores: Daniel Vangarde/ Jean Kluger
Intérprete: Gibson Brothers

I Want Your Love
Compositores: Bernard Edwards/ Nile Rodgers
Intérprete: Chic

Smile
Compositores: Charles Chaplin/ Geoffrey Parsons/ John Turner
Intérprete: Harpo

I (Who Have Nothing)
Compositores: Jerry Leiber/ Mike Stoller
Intérprete: Sylvester

Girl, I’ve Got News for You
Compositores: Brad Shapiro/ Robert Pucetti
Intérprete: Casanova

Once Upon a Man
Compositores: Morris Albert
Intérprete: Morris Albert

I Got My Mind Made Up
Compositores: Kim Miller/ Raymond Earl/ Scotty Miller
Intérprete: Instant Funk

One More Minute
Compositores: Barry Blue/ Dave Jordan
Intérprete: Saint Tropez

0 Comentário para: “Feijão Maravilha Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *