Fascinação Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Fascinação desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Fascinação e de todas as novelas do SBT.

Sobre a Novela Fascinação

◘ Período de exibição: 25/05/1998 a 06/11/1998
◘ Horário: 21h20 / 20h30
◘ Nº de capítulos: 143
◘ Autoria: Walcyr Carrasco
◘ Colaboração: Ecila Pedroso
◘ Pesquisa de texto: José Geraldo Petean
◘ Direção: Antonino Seabra e Jacques Lagoa
◘ Direção geral: Henrique Martins

É a história de Clara (Regiane Alves), uma jovem humilde, filha de um carroceiro, que só pode estudar porque tem uma bolsa cedida pela própria escola.

Durante o baile de formatura, ela conhece Carlos Eduardo (Marcos Damigo). Eles dançam e depois saem para conversar e, subitamente, aparece uma cigana que diz que eles são nascidos um para o outro. Os dois acabam se apaixonando. Mas a mãe do rapaz não aprova o namoro, pois Clara é de família humilde.

Dias depois, Carlos Eduardo fica sabendo onde Cara trabalha e a espera numa estrada próxima. Eles conversam e começam a namorar.

Enquanto isso, Melania (Glauce Graieb), mãe de Carlos Eduardo e Gustavo, comenta com sua governanta a péssima situação pela qual a família está passando e da preocupação por Carlos Eduardo ainda não ter arrumado uma herdeira.

Germana, a governanta, diz ter percebido que Berenice (Samantha Monteiro) ama o rapaz. Isso faz com que Melania se aproxime da moça e descubra que realmente Berenice é apaixonada por Carlos Eduardo, mas não demonstra o sentimento por se achar feia.

Melania incentiva a moça e diz que faz muito gosto pelo casamento dos dois. Berenice, melhor amiga de Clara e que não faz idéia do namoro dela com Carlos Eduardo, aceita ser empurrada para os braços do rapaz.

Carlos Eduardo ama tanto Clara que lhe promete casamento. Encantada pelo rapaz, num dia chuvoso ela aceita entrar no carro dele. Carlos Eduardo, porém, finge um problema no motor e os dois ficam presos numa estrada deserta. Ele pede uma prova de amor e ela acaba se entregando.

Algumas semanas depois, Clara fica sabendo que está grávida e é expulsa de casa pelo pai. Além disso, é envolvida pela mãe de Carlos Eduardo num plano para impedir o casamento.

Após vários acontecimentos, Clara é levada para um prostíbulo por Alexandre (Heitor Martinez Mello) e é obrigada a ficar ali sob a ameaça de nunca mais ver seu filho.

Clara terá que utilizar toda sua força e inteligência para conseguir escapar, encontrar seu filho e conquistar novamente sua alma gêmea.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Fascinação

Resumo Original da novela Fascinação (exibição 25/05 a 06/11/1998) 143 capítulos.

  1. Nestor assedia Ana Clara. Berenice e Querubina convidam Ana Clara para o baile. Guiomar improvisa um vestido para Clara. José não quer que a filha vá à festa, mas depois cede. Ana Clara conhece Carlos.

  2. Melania não gosta de Ana Clara. Carlos dança com Berenice. Clara e Carlos transam. Melania obriga o filho a se casar com Berenice. Berenice diz a Clara que está noiva de Carlos. Clara descobre que está grávida.

  3. Clara diz à mãe que Carlos é o pai de seu filho. Melania altera uma carta de Carlos e manda junto com jóias para a moça. Clara devolve tudo. Melania tenta subornar Clara, que não aceita. Clara conta a verdade a Berenice.

  4. Berenice finge apoiar Clara. Melania pede a Alexandre que destrua Clara. Melania dá a notícia do filho a Carlos. Carlos rompe com Berenice. Carlos vê Alexandre beijando Clara.

  5. Alexandre e Carlos brigam. Carlos pede Berenice em casamento. Clara e Berenice brigam. Melania e Germana brindam o sucesso do plano. Guiomar quer mostrar a carta de Carlos para Querubina. Guiomar impede a filha de contar ao pai.

  6. Querubina mostra a carta a Berenice. Berenice leva um tapa de Clara. Clara e Guiomar vão à casa de uma parteira. Clara fica chocada com a proposta de aborto e conta tudo ao pai.

  7. José espanca Clara e a expulsa de casa. Clara dorme na casa de Nestor, que tenta violentá-la. Clara foge.

  8. Melania pede a Alexandre que destrua Clara. Ele aceita. Clara vai para uma pensão. Melania e Germana vão à escola de Clara e mentem à freira. A diretora da escola despede Clara.

  9. Clara reencontra Carlos e o esbofeteia. Guiomar dá dinheiro e comida à filha. Melania diz para Alexandre procurar a mãe de Clara. Alexandre assedia Guiomar e encontra Clara.

  10. Alexandre ilude Clara. Carlos e Alexandre chegam para o encontro com Clara. Carlos humilha Clara. Acontece o casamento de Berenice e Carlos.

  11. Na maternidade, Clara é preparada para o parto. Alexandre visita Clara. Ela descobre que não poderá ter mais filhos. A freira sugere que Clara se case com Alexandre. Guiomar alerta Clara. Alexandre leva um homem para transar com Clara.

  12. Clara foge do hotel com o bebê no colo, mas acaba voltando ao hotel. Carlos e Berenice voltam de lua-de-mel. Clara acorda e não encontra o bebê. Clara vai a um bordel com Alexandre para trabalhar como garçonete. Carlos flagra Clara com roupa de prostituta.

  13. Carlos é expulso do bordel. Therese e Alexandre viram sócios. Berenice ameaça se separar de Carlos caso ele assuma o filho de Carla. Melania dá dinheiro para Alexandre sumir com o filho de Clara. Carlos quer que Otávio o ajude a ver o bebê.

  14. Irma acha que Carlos quer roubar o bebê. Therese resolve ajudar no rapto do filho de Clara. Carlos e Otávio entram pelos fundos do bordel para ver a criança. Alexandre conta para Clara sobre o plano do sequestro. Clara flagra Carlos com o filho.

  15. Clara mente a Carlos dizendo que o filho é de Alexandre. Carlos, bêbado, agarra Berenice e diz que quer ter um filho. Nestor encontra Clara no bordel. Berenice quer fazer um tratamento para engravidar. José tenta enforcar Clara.

  16. Clara é salva e propõe a Irma fugir do bordel. Irma não aceita. Therese diz que Alexandre ama Clara. Alexandre tenta impedir que Clara se encontre com Berenice. Berenice suborna Clara para que ela desapareça.

  17. Linda e Irma armam plano para a fuga de Clara. Clara mente a Alexandre. Guiomar decide ir ao batizado do neto. Alexandre é o padrinho. Guiomar rompe com a filha e o padre batiza o bebê.

  18. Clara foge com o bebê. Alexandre descobre que Clara fugiu. Melania começa a armar novo plano contra Clara. O delegado diz a Alexandre que Clara é acusada de roubo

  19. Clara é presa. O delegado aceita suborno de Alexandre e Therese. Alexandre volta ao bordel com o filho de Clara. O delegado procura Berenice. Irma e Fifi pedem a Malaquias que defenda Clara.

  20. Dionísio e Malaquias se encontram. Alexandre impõe condições para retirar a queixa contra Clara. Malaquias se apaixona por Clara. Alexandre entrega o bebê de Clara a um casal. Clara volta ao bordel e descobre de que o pai está doente.

  21. José chama por Clara e morre. Guiomar acusa Clara pela morte do pai. Melania faz Berenice assinar papéis do banco. Clara enfrenta Alexandre.

  22. No enterro, Guiomar agride Clara. Clara é expulsa do cemitério. Carlos volta a pensar em Clara. Clara visita o filho. Irma insinua que Clara deve se prostituir. Carlos procura Clara. Ela o deixa falando sozinho.

  23. Querubina aconselha Berenice a se separar de Carlos. Therese e Alexandre tramam contra Clara. Carlos oferece dinheiro a Clara para transar com ela. Ela o esnoba. Carlos transa com Berenice e chama por Clara.

  24. Berenice descobre que Carlos foi à fazenda. Alexandre pensa em usar o filho de Clara para magoá-la. A senhora diz a Clara que seu filho está doente e pede dinheiro. Clara procura Malaquias. Ele não a ajuda.

  25. Clara se desespera com as dívidas. Fifi sugere a Clara que se prostitua. Clara volta ao bordel decidida a resolver tudo. Alexandre agarra Clara. Na igreja, o padre pede dinheiro a Querubina para ajudar Clara.

  26. Therese promete a Alexandre que Clara será dele. Irma diz a Clara que se entregue a Alexandre. Clara pergunta a Alexandre quanto ele pagaria por ela.

  27. No bordel, Clara apaga a luz, e Alexandre agarra e beija Irma, fingindo ser a outra. Berenice diz a Carlos que engravidou.

  28. Clara descobre que a mãe tem que deixar a casa por falta de pagamento. Espirro conta a verdade a Alexandre, que fica furioso. Alexandre bate em Irma, e Clara aparece. Eles brigam.

  29. Therese ameaça expulsar Irma. Carlos recebe carta de Clara, e Berenice desconfia. Carlos encontra Clara na igreja.

  30. Carlos chama Clara de nojenta. Todos se despedem de Clara no bordel. Alexandre leva Clara de volta para o bordel. Alexandre algema Clara no quarto e sai. Clara chora desesperada.

  31. Clara chora acorrentada na cama.Therese bebe absinto. Malaquias denuncia o cativeiro de Clara. Com medo, Alexandre solta Clara e a ameaça.

  32. Clara procura o filho. Alexandre vende o bebê de Clara para uma família rica. Querubina lê carta do filho. Alexandre diz para Clara vender seu corpo em troca do filho.

  33. Clara pede ajuda a Malaquias. Berenice tem uma crise de ciúmes e se afunda na bebida. Clara agradece a Malaquias pela ajuda.

  34. Ernani procura o filho de Clara. Melania conhece Ada e pede que ela ajude Berenice. Clara e Malaquias invadem a casa de Ernani, que é encontrado morto.

  35. Clara decide se prostituir. Melania dá dinheiro a Carlos para pagar a hipoteca da casa.

  36. Alexandre e Therese ameaçam Irma. Carlos e Otávio chegam ao bordel e vêem Clara.

  37. Melania, Germana e Alexandre tramam contra Clara. Clara ouve tudo. Clara conta a Irma a conversa que ouviu. Irma aconselha que ela fale com Carlos Eduardo.

  38. Melania diz a Carlos que ele deve conseguir dinheiro com Berenice. Clara e Irma armam contra Alexandre. Irma finge ser Clara, mas apanha de Alexandre. Clara luta com Alexandre.

  39. Clara conta a Carlos o plano de Melania e Alexandre. Carlos não acredita e vai embora. Carlos conta tudo para Melania. Melania acusa Alexandre de tramar contra ela.

  40. Berenice pergunta a Carlos Eduardo se ele casou com ela por causa de dinheiro. Clara sai do bordel. Alexandre impede Clara e a algema na cama.

  41. Alexandre sequestra o bebê de Clara. Malaquias vai à delegacia e denuncia a prisão de Clara. Alexandre solta Clara, mas a ameaça. Clara não faz queixa contra Alexandre.

  42. Clara procura pelo filho e pede ajuda a Malaquias. Clara e Malaquias vão ao bordel à procura de Alexandre para saber onde está o menino.

  43. Alexandre vende o bebê de Clara para uma família rica. Alexandre tortura Clara. Ela pede ajuda de Malaquias.

  44. Berenice se afunda na bebida. Malaquias leva Clara à Ernani, que irá ajudar a encontrar seu filho. Clara, Malaquias e Ernani chegam à casa dos velhos.

  45. Os velhos contam que o bebê de Clara não está com eles. Malaquias e Clara encontram Ernani e Paiva mortos.

  46. Clara decide se vender. Renê emprega Guiomar. Berenice se embebeda. Melania dá dinheiro a Carlos. Nadir se insinua para Gustavo.

  47. Melania e Germana tramam afastar Berenice de Querubina. Querubina pergunta a Melania para que era o dinheiro que ela pediu a Berenice.

  48. Carlos e Otávio chegam ao bordel. Clara aparece. É feito um leilão no bordel para saber quem irá dormir com Clara e Carlos ganha. Eles transam.

  49. Carlos conta a Berenice que dormiu com Clara. Carlos vai para o quarto de Fifi depois de ser esnobado por Clara.

  50. Carlos diz a Berenice que não a ama. Querubina consola Berenice. Espirro entrega carta de Clara para Carlos.

  51. Therese beija Otávio. Gustavo entrega a carta de Clara a Melania quando Carlos entra no quarto. Melania esconde a carta e a queima. Clara encontra Carlos.

  52. Clara senta na mesa de Carlos. Melania pede a Alexandre que mate Clara. Carlos vê Clara dançar com um cliente. Nadir tenta beijar Gustavo. Carlos pede a Gustavo que lhe mostre a carta.

  53. Melania esbofeteia Clara, que revida. Doente, Berenice diz a Carlos que quer que ele vá ver Clara. Dulce ouve Alexandre dizer que vai matar Clara.

  54. Alexandre beija Clara à força e diz que a ama. Clara descobre o plano para assassiná-la. Alexandre atira em Carlos. Therese diz a Alexandre que o viu atirar.

  55. Clara diz a Alexandre que sabe que foi ele quem atirou em Carlos. Nadir beija Gustavo à força. Berenice e Clara se reencontram. Clara diz a Carlos que irá provar as trapaças de Melania. Ada rompe com Otávio.

  56. Dulce procura Clara para lhe contar toda a verdade sobre Melania e Alex. Dulce mente a Carlos. Um médico diz que Berenice não está grávida.

  57. Irma propõe a Clara que se case com Alexandre. Therese propõe a Alexandre vender Clara. Ada e Otávio reatam.

  58. Clara diz a Alexandre que aceita casar-se com ele se tiver seu filho de volta. Melania consegue dinheiro de Berenice. Alexandre pede a Dionísio para encontrar o bebê de Clara.

  59. Malaquias pede a Clara que não case. Otávio conta a Carlos sobre o casamento de Clara. Carlos pede a Clara que não se case. Ela vai embora. Melania dá dinheiro a Alexandre e ele diz que irá se casar com Clara.

  60. Alexandre dá dinheiro a Dionísio para procurar o bebê de Clara. Carlos promete a Berenice que não irá mais encontrar-se com Clara. Germana vê Ada e Otávio se beijando.

  61. Melanie dá mais dinheiro a Alexandre. Alexandre pressiona Dionísio para encontrar o bebê de Clara.

  62. Querubina decide escrever ao filho para contar sobre Berenice. Otávio aconselha Carlos a se afastar de Clara. Dionísio propõe a Alexandre entregar outro bebê a Clara.

  63. Alexandre dá em cima de Colete. Clara aconselha Linda a contar a verdade a Tonho. Fifi finge ficar doente.

  64. Carlos e Gustavo encontram Berenice desmaiada. Alexandre chantageia Irma, ameaçando sua filha.

  65. Therese trama contra Ada. Malaquias descobre os planos de Alexandre para enganar Clara. Alexandre entrega outro bebê a Clara.

  66. Malaquias diz a Irma que o bebê não é de Clara. Alexandre tenta seduzir Colete.

  67. Otávio e Therese se beijam. Colete se apaixona por Alexandre. Alexandre conta a verdade sobre Ada a Germana. Berenice é internada. Irma quer contar a verdade a Clara sobre o filho. Alexandre seduz Colete.

  68. Nadir desconfia que Berenice bebeu algo diferente. Carlos e Clara se encontram. Germana trama contra Melania. Alexandre descobre onde Clara guarda seu dinheiro.

  69. Ada chega à casa de Melania e diz que Berenice vai morrer. Berenice pede ao padre que entregue uma carta a Manoel. Berenice diz a Manoel que Melania é culpada por tudo.

  70. Berenice morre. Manoel exige de Querubina a verdade sobre Clara. Alexandre pede a Colete que roube o dinheiro de Clara.

  71. No casamento de Clara, o padre revela o sequestro do filho à moça. Alexandre tenta atirar em Clara, mas Malaquias salva-a. Guiomar descobre que o dinheiro de Clara foi roubado. Alexandre comprova dívida de Clara com ele. Ela volta ao bordel. Alexandre seduz Colete.

  72. Alexandre humilha Clara. Todos aguardam a leitura do testamento de Berenice. Querubina tenta advertir Manoel sobre Melania. Melania investe no casamento com Manoel. Germana pede ao padre que procure Manoel.

  73. Melania ameaça o padre. Irma descobre que Colete fugiu do ateliê. Querubina tenta avisar Manoel sobre Melania. Desapontada com o testamento, Melania trama casar-se com Manoel. Germana pede que o padre procure Manoel.

  74. Otávio pede mais dinheiro a Therese para sair com Carlos. O padre entrega a Manoel a carta escrita por Berenice. Manoel pede a Otávio que o leve ao bordel. Melania decide ir à casa de Irma.

  75. Manoel e Otávio chegam ao bordel. Alexandre leva Colete para ver Irma trabalhando no bordel. Clara enfrenta Alexandre e Manoel fica encantado com a moça.

  76. Manoel leva Clara para o quarto, mas impede que ela tire a roupa. Ele diz a Clara que quer ser apenas seu amigo e paga por ela todas as noites. Alexandre fica furioso. Irma vai atrás da filha.

  77. Colete maltrata a mãe. Clara reclama de Alexandre para Therese. Manoel procura Melania para conversar sobre Clara. Ada e Otávio se reencontram. Otávio conta a Carlos o interesse de Manoel por Clara.

  78. Carlos conversa com Manoel sobre seus encontros com Clara. Carlos conta a Melania que Manoel está se encontrando com Clara. Ela planeja vingança. Manoel se compromete a pagar as dívidas de Melania. Alexandre pressiona Espirro para que ele assalte Manoel.

  79. Melania pede a Alexandre que afaste Clara de Manoel. Manoel promete pagar as dívidas de Melania. Alexandre pressiona Espirro para que ele roube Manoel. Melania conta ao filho sua pretensão de casar-se com Manoel. Carlos tenta demovê-la da idéia. No bordel, Clara e Manoel se reencontram.

  80. Manoel flagra Espirro escondido no armário de Clara. Ele conta a Manoel que Alexandre mandou roubá-lo. Espirro dá o relógio de Manoel para Alexandre. Alexandre devolve o relógio para Manoel e diz que Clara roubou-o. Clara tenta afastar Colete de Alexandre.

  81. Melania acha que Manoel vai pedi-la em casamento. Manoel pede Clara em casamento, mas ela não aceita. Melania resolve procurar Manoel. Melania e Querubina discutem com Manoel. Manoel presenteia Clara.

  82. Clara não aceita o anel. Espirro leva carta de Carlos a Clara. Manoel pede a Guiomar que ajude a convencer Clara a se casar com ele. Clara pede a Carlos que a encontre na igreja. Manoel flagra-os. Therese resolve ajudar Manoel a conquistar Clara.

  83. Manoel pede ao padre que realize a cerimônia sem que Clara saiba. Clara decide ir embora da cidade. Clara descobre que Manoel pode morrer. Melania chega ao casamento de Clara e Manoel. Clara e Carlos se encontram.

  84. Alexandre descobre que Clara casou-se com Manoel. Clara fica encantada com sua nova casa. Emília destrata Clara. Alexandre pede provas de amor a Colete.

  85. Thereza diz a Ada que Otávio é seu namorado. Germana descobre que Malaquias é seu filho. Melania se despede de Clara e Manoel. Alexandre descobre que Clara se casou.

  86. Alexandre pede a Colete que lhe dê provas de seu amor. Clara se distrai com os presentes mandados por Manoel. Emília conta a Melania a conversa entre Ada, Clara e Manoel.

  87. Clara pede a Manoel que ajude Colete. Colete rompe com Alexandre. Melania tenta obter com Manoel informações sobre Ada.

  88. Manoel vai ao bordel. Manoel conta a Clara que Alexandre quer destruí-la. Alexandre descobre que Melania está tramando contra Clara.

  89. Alexandre contrata um ladrão para roubar Manoel. Carlos flagra beijo de Gustavo e Nadir. A pedido de Clara, Manoel aceita que Irma more com eles. Alexandre entrega a ficha médica de Manoel a Melania.

  90. Melania descobre que Manoel tem uma doença grave e trama sua morte. Nadir surpreende Linda no bordel. Alexandre volta a ameaçar Clara.

  91. Irma vai embora do bordel. Melania descobre que Manoel tem uma doença grave. Ladrões invadem a casa de Querubina. Manoel os enfrenta e morre. Gustavo propõe a Carlos que se case com Clara.

  92. Germana descobre que a ficha médica de Manoel está com Melania. Clara exige a abertura do testamento. Germana insinua a Gustavo que ele gosta de Emília. Gustavo e Nadir transam.

  93. Clara descobre que é única herdeira de Manoel. Gustavo revela ao padre que não voltará ao seminário. Clara encontra as promissórias de Melania.

  94. Clara decide livrar Carlos das dívidas. Alexandre pede a Melania que destrua Renê. Clara decide que irá se casar com Carlos e pede a Querubina que promova seu encontro com Melania. Clara exige que Melania convença Carlos a se casar com ela.

  95. Gustavo diz a Nadir que não quer compromisso. Carlos é rude com Clara. Clara decide vingar-se e pede ao advogado que processe Melania. Carlos aceita casar-se com Clara.

  96. O padre reluta em realizar o casamento. Querubina proíbe Emília de se envolver com Gustavo. Melania trama a morte de Clara e, para isso, decide tornar-se sua amiga. Otávio pede Ada em casamento.

  97. a emissora não forneceu o resumo

  98. a emissora não forneceu o resumo

  99. a emissora não forneceu o resumo

  100. a emissora não forneceu o resumo

  101. a emissora não forneceu o resumo

  102. a emissora não forneceu o resumo

  103. a emissora não forneceu o resumo

  104. a emissora não forneceu o resumo

  105. a emissora não forneceu o resumo

  106. a emissora não forneceu o resumo

  107. a emissora não forneceu o resumo

  108. a emissora não forneceu o resumo

  109. Melania diz à Carlos Eduardo que precisa de mais dinheiro. Carlos diz que quer ir embora da cidade. Clara e Carlos entram em um acordo para que ela possa procurar o seu filho. Therese tenta expulsar Otávio do bordel. Otávio humilha Therese.

  110. Alexandre ameaça Melania. Guiomar e Renê descobrem que Colete foi se encontram com Alexandre. Serafim tenta conquistar Colete. Clara se convence de que Carlos ainda a ama. Melania e Germana tramam matar Clara e Alexandre.

  111. Tonho se surpreende ao encontrar Irma na sacristia com Linda. Alexandre e Serafim lutam no bordel. Fifi fica com ciúmes de Serafim. Clara pede ajuda a Malaquias para encontrar seu filho. Carlos fica triste ao ver Clara com Malaquias.

  112. Germana ofende Nadir. Malaquias pressiona Dionísio para saber a verdade sobre sua mãe. Carlos não admite que Malaquias seja recebido em sua casa. Fifi pede uma casa a Ernesto. Colete se prepara para fugir com Alexandre.

  113. Alexandre cobra uma prova de amor de Colete. Guiomar e Renê contam a Irma que Colete fugiu. Carlos não permite que Clara vá ao bordel procurar Colete e vai em seu lugar. Alexandre e Therese tramam a venda de Colete. Carlos pergunta a Irma se o filho de Clara é seu.

  114. Alexandre faz acordo com Dionísio para venda de Colete. Carlos trata Clara com crueldade. Alexandre diz a Dulce que Ernesto tem uma amante. Colete decide transar com Alexandre. Renê e Guiomar deixam o ateliê.

  115. Clara e Irma vão à polícia e são enganadas pelo delegado Dionísio. Therese conta a Fifi seu plano. Tonho diz a Linda que quer visitar o pai. Fifi decide salvar Colete.

  116. Serafim conta a Clara e Irma que Colete será vendida. Renê procura Malaquias. Alexandre dá sonífero a Colete. Clara é pega como refém.

  117. Clara e Carlos se beijam. Colete é libertada. Malaquias exige que Dionísio encontre o filho de Clara. Colete se hospeda na casa de Melania. Otávio pede perdão a Ada. Clara diz a Carlos que quer se casar com ele.

  118. Emília e Querubina voltam de viagem. Emília se declara a Gustavo. Nadir surpreende Emília e Gustavo se beijando. Malaquias diz a Clara que tem uma pista de seu filho. Carlos diz que não permitirá que Clara traga seu filho.

  119. Clara e Carlos discutem. Dionísio diz a Germana que contará a Malaquias quem é sua mãe. Gustavo e Colete saem juntos. Gustavo flagra Germana e Dionísio. Tonho surpreende Linda no bordel.

  120. Gustavo conta a Melania sobre o encontro de Germana e Dionísio. Dionísio revela a Malaquias que Germana é sua mãe. Linda confessa que está apaixonada por Tonho. Clara oferece dinheiro a Alexandre para desmascarar Melania.

  121. a emissora não forneceu o resumo

  122. a emissora não forneceu o resumo

  123. a emissora não forneceu o resumo

  124. a emissora não forneceu o resumo

  125. a emissora não forneceu o resumo

  126. a emissora não forneceu o resumo

  127. Germana tira a taça envenenada de Ada. Malaquias prende Germana. Clara diz a Melania que sabe que ela tramou tudo.

  128. Germana se nega a depor. Alexandre pede a Melania que separe Clara de Carlos. Melania diz a Carlos que quer conhecer Francisco.

  129. Clara admite que Melania veja Francisco. Melania convence Carlos que Francisco não é seu filho. Ada leva advogado para Germana.

  130. Adelaide estranha a traição de Melania contra Clara. Clara e Carlos discutem por causa de Francisco. Clara manda Carlos embora.

  131. Carlos arruma a mala. Germana e Melania conversam na prisão. Carlos chega à casa de sua mãe. Melania tenta convencer Ada que Germana está louca.

  132. Meninos na rua jogam lama em Clara. Francisco a defende e os dois se abraçam. Otávio está convencido que Germana está louca. Carlos diz a Melania que vai procurar Clara.

  133. Alexandre declara seu amor a Clara. Melania flagra Gustavo e Nadir na cama. Alexandre quer vender sua parte do bordel. Melania despede Nadir.

  134. Clara diz ao padre Cirilo que está disposta a se casar com Alexandre. Gustavo pede a Irma que leve Nadir para morar com Clara.

  135. Emília acolhe Nadir. Lobato aconselha Clara a desistir do filho. Dulce faz escândalo ao surpreender Fifi e Ernesto no bordel. Fifi humilha Ernesto.

  136. Padre Cirilo diz a Lobato que ajudará Clara. Tonho decide perdoar Linda. Ada examina Fifi e diz que ela tem sífilis e morrerá. Clara compra o bordel.

  137. Alexandre e Espirro ficam sabendo que Clara comprou o bordel. Fifi dá jóias e escritura de uma casa para Serafim e morre. Tonho se casa com Linda.

  138. Clara conta ao padre Cirilo que vai transformar o bordel em orfanato. Alexandre oferece Madame Therese como testemunha ao advogado de Adelaide. Clara pede ajuda a Carlos para não perder o filho.

  139. Carlos se nega a ajudar Clara no tribunal. Ada vai à delegacia ver Germana. Germana tenta matar Melania e é levada numa camisa de força.

  140. Francisco defende Clara. Irma e Colete fazem as pazes. Gustavo tenta persuadir Carlos a ajudar Clara. Clara encontra Francisco no tribunal.

  141. Melania simula desmaio e pede a Carlos que não vá ao julgamento. O advogado de Adelaide induz Querubina a dizer que Clara casou por dinheiro.

  142. Milia põe Nadir na rua e Gustavo vai ajudá-la. Espirro descobre que Therese traiu Clara e a abandona. Gustavo resolve voltar para o seminário.

  143. Último Capítulo: Carlos diz a Melania que voltará com Clara. Melania mata Alexandre; Carlos evita que ela mate Clara. Melania é presa. Querubina e o juiz Adão se casam.

Resumo da novela Fascinação (reexibição 21/11/2011 a 06/03/2012) edição com 75 Capítulos. .

Segunda, 21/11/2011 – Capítulo 1: Clara conhece Carlos Eduardo. Clara conhece Carlos Eduardo e algo acontece entre eles. Clara é uma jovem humilde que sonha ser professora. Filha de uma costureira e de um carroceiro, ela estuda graças a uma bolsa oferecida pela própria escola. Nas horas vagas, Clara ajuda o pai que ganha a vida entregando leite na vizinhança, mas em breve ela será professora. No dia da tão sonhada formatura, Clara não pode ter a companhia dos pais e se emociona ao ser a oradora da turma. Depois da cerimônia, dona Querubina, madrinha de sua melhor amiga, faz uma surpresa a Clara e pede permissão a Guiomar para levar sua filha como convidada ao baile de formatura. No baile, Clara conhece Carlos Eduardo e algo acontece entre eles. Melânia passa o baile todo tentando encontrar uma namorada rica para o filho, mas é por Clara que Carlos Eduardo se interessa. Ao ver a jovem em companhia de Dona Querubina, Melânia acredita que a jovem seja de família tradicional e logo apresenta ao filho. Na hora do baile, Carlos Eduardo convida Clara para dançar e não esconde seu interesse por ela. Melânia tenta saber mais sobre a jovem que dança com seu filho e fica muito decepcionada quando dona Querubina conta que Clara é de família humilde. Indignada, ela volta para a mesa decidida a encontrar alguém mais interessante para Carlos Eduardo e pensa em Berenice. Depois da valsa, Carlos Eduardo convida Clara para ir até o jardim. Lá ela conta a verdade sobre sua origem e os dois são surpreendidos com a chegada de uma cigana.

Terça, 22/11/2011 – Capítulo 2: Clara e Carlos Eduardo se beijam. Uma cigana interrompe o casal. Melânia conversa com Berenice e a deixa sem jeito ao afirmar que ela está interessada em seu filho Carlos Eduardo. Berenice tenta se explicar, Melânia a interrompe e diz que faria muito gosto do namoro dos dois. A cigana prevê o futuro de Clara e Carlos Eduardo, diz que eles nasceram um para o outro, mas alerta para os obstáculos que terão que enfrentar para alcançar a felicidade. Clara e Carlos Eduardo se beijam e trocam juras de amor. Meia-noite, Clara vai embora e Melânia aproveita para aproximar o filho de Berenice. Dois meses depois da formatura, Clara nunca mais voltou a ver Carlos Eduardo, e Berenice viaja com dona Querubina. Clara realiza seu sonho e começa a dar aulas. Um dia é surpreendida com a chegada de Carlos Eduardo, que aparece na escola e se declara apaixonado por ela. Os dois começam a namorar. Clara chega em casa, conta a novidade para a mãe e enfrenta a fúria de Guiomar que não aprova o relacionamento da filha com um jovem rico.

Quarta, 23/11/2011 – Capítulo 3: Clara volta para casa aos prantos. Carlos Eduardo volta à escola e oferece carona a Clara. Uma tempestade e um problema mecânico no carro obrigam o casal a passar horas numa estrada deserta. Anoitece, Clara tenta resistir ao assédio de Carlos Eduardo, mas acaba se entregando a ele. Quando Carlos Eduardo volta para casa é surpreendido com a decisão da mãe em casá-lo com Berenice. Carlos afirma que ama Clara, mas Melânia lembra que eles estão falidos e só o casamento com uma rica herdeira poderá salvá-los da miséria. Carlos viaja para supervisionar as propriedades da família. Berenice manda chamar Clara. Eufórica, ela conta que vai se casar. Sem imaginar que o noivo é Carlos Eduardo, ela fica feliz com a notícia e sofre um desmaio quando o rapaz chega e Berenice diz que ele é seu noivo. Preocupada com o desmaio da filha, Guiomar chama o médico que depois de examiná-la afirma que Clara está grávida. Clara diz à mãe que vai conversar com Carlos Eduardo e tem certeza que, ao saber que está grávida, romperá seu compromisso com Berenice para se casar com ela. Mas as coisas começam a dar errado quando, no dia seguinte, Carlos Eduardo falta ao encontro marcado. Carlos Eduardo diz à mãe que se sente um canalha e confessa que não teve coragem de encontrar Clara para colocar um ponto final do relacionamento. Clara volta para casa aos prantos e recebe o apoio da mãe. Sem coragem para enfrentar a situação, Carlos Eduardo decide escrever uma carta a Clara e pede à mãe uma joia para enviar de presente. Melânia manda o filho para a fazenda e se encarrega de enviar a correspondência. Clara recebe a carta onde Carlos Eduardo explica os motivos que o obrigam a se casar com Berenice. Desesperada, Clara decide devolver as joias e Guiomar acompanha a filha até a casa do rapaz. Chegando lá, as duas são recebidas por Melânia, que não perde a oportunidade de humilhá-las.

Quinta, 24/11/2011 – Capítulo 4: Carlos Eduardo despreza Clara. Melânia oferece dinheiro para Clara se afastar de Carlos Eduardo. Ofendida, Clara devolve as joias e Guiomar diz poucas e boas para Melânia. Sem saber como resolver o problema, Clara decide contar a verdade a Berenice. A notícia da gravidez deixa Berenice abalada e revoltada com a atitude de Carlos Eduardo. Berenice decide ajudar a amiga, e ao lado de dona Querubina, ela vai falar com Melânia. Maquiavélica, ao saber que Clara espera um filho de Carlos Eduardo, ela finge estar emocionada, pede desculpas por seu comportamento e promete que o filho se casará com ela. Certa de que Carlos Eduardo romperá seu compromisso com Berenice para se casar com Clara, Melânia pensa numa maneira de evitar que isso aconteça. Germana se propõe a ajudá-la a acabar com a reputação de Clara. Melânia dá as instruções a Alexandre de como se aproximar de Clara. Depois, dando continuidade a seu plano, manda Carlos Eduardo voltar para a capital. Ela conta a ele que Clara está esperando um filho. Depois acompanha o filho até a casa de dona Querubina para desfazer o compromisso com Berenice. Feliz com a notícia, Carlos Eduardo procura Clara para marcar o casamento, mas ao chegar na escola, a encontra ao lado de Alexandre que afirma ser o pai de seu filho e a beija apaixonadamente. Indignado, Carlos Eduardo despreza Clara e vai embora decidido a esquecê-la para sempre. Clara implora para que ele acredite nela. Carlos Eduardo volta para casa arrasado, conta o que aconteceu e Melânia comemora o sucesso de seu plano. Carlos Eduardo procura Berenice, fala da decepção que sofreu com Clara, e pede Berenice em casamento.

Sexta, 25/11/2011 – Capítulo 5: Melânia comemora o futuro casamento. Carlos Eduardo entrega a Berenice o anel de noivado com um pedido de desculpas. Abalada, ela não aceita o presente e pede um tempo para pensar. Dona Querubina não acredita na versão contada por Carlos Eduardo e aconselha a afilhada a procurar Clara antes de tomar uma decisão. Satisfeita com o resultado de seu plano, Melânia se encontra com Alexandre e paga pelo serviço. Clara conta a Berenice como tudo aconteceu, mas ela não acredita na amiga e sai convencida que Clara tem outro homem e que ele é o pai do filho que espera. Durante jantar em família, Gustavo defende Clara e aconselha o irmão a ouvir o que ela tem a dizer. Berenice chega nesse momento e diz a Carlos Eduardo que aceita seu pedido de casamento. Melânia comemora o futuro casamento que os livrará da miséria. Desesperada e sem ver solução para seu problema, Clara tenta cortar os pulsos, mas Guiomar a impede de cometer uma tragédia. Decidida a impedir que Carlos Eduardo se case com Berenice, Guiomar procura Dona Querubina e entrega a ela a carta onde Carlos Eduardo admite que só vai se casar com ela por interesse. Indignada, Querubina entrega a carta a Berenice. Dona Querubina pede a Melânia que vá até sua casa e a megera logo imagina do que se trata. Berenice devolve o anel de noivado e entrega a ela a carta que Carlos Eduardo escreveu a Clara. Maquiavélica, Melânia lê a carta, não reconhece a letra do filho e afirma que a carta foi forjada. Sem ver solução para o problema da filha, Guiomar sugere que ela se case com outro homem e esconda a gravidez, mas Clara não aceita a sugestão. Furiosa, Berenice vai até a casa de Clara, a acusa de falsificar a carta e rompe definitivamente a amizade. Ao ver o desespero da filha, Guiomar toma uma decisão extrema e procura uma parteira para que Clara faça um aborto. Clara, que vai até o local sem imaginar qual é a intenção da mãe, se recusa a passar pelo procedimento e decide contar a verdade para o pai. Ao saber da gravidez, o pai de Clara tem um ataque de fúria e espanca a filha.

Segunda, 28/11/2011 – Capítulo 6: José chega em casa furioso e expulsa Clara. Guiomar tenta defender a filha, mas José está fora de si e, armado, sai para defender a honra da família. Ele invade a casa, se apresenta como pai de Clara e ameaça matar Carlos Eduardo se não se casar com sua filha. Carlos Eduardo enfrenta José diz que não pretende se casar e Melânia se encarrega de sujar a reputação de Clara dizendo ao pai que ela foi flagrada com outro homem. Sentindo-se ultrajado, José chega em casa furioso e expulsa Clara. Sem ter para onde ir, Clara passa a noite no celeiro e, na manhã seguinte quase é estuprada pelo fazendeiro. Apesar de tudo que aconteceu, Clara vai até a escola e tenta retomar sua vida. Melânia volta a procurar Alexandre e ordena que ele destrua Clara. Imaginando que o filho pode perdoar Clara assim que o bebê nascer, Melânia paga Alexandre para destruir definitivamente a reputação da jovem e ela também planeja dar um fim ao recém-nascido. Sem poder fazer nada para mudar a decisão do marido, Guiomar tenta ajudar a filha como pode e dá a ela suas economias para que alugue um quarto de pensão. Enquanto Clara vive um pesadelo, Berenice escolhe seu vestido de noiva e sonha com o dia do casamento. Dona Querubina não acredita em nada do que dizem à respeito de Clara e a defende. Berenice se irrita e proíbe a madrinha de falar com sua ex- amiga. Dando continuidade a seu plano para destruir Clara, Melânia procura a madre superiora, diz que ela foi vítima de uma farsa e afirma que Clara não tem moral para ser professora. Carlos Eduardo confidencia ao irmão que não consegue esquecer Clara. Gustavo aconselha o irmão a não se casar sem amor e a ouvir o que Clara tem a dizer. Berenice diz a Carlos Eduardo que quer se casar o mais rápido possível.

Terça, 29/11/2011 – Capítulo 7: Clara cai na armadilha. No dia seguinte, Clara chega à escola e não encontra seus alunos. A diretora a demite, ela implora pelo emprego mas é humilhada. Carlos Eduardo procura padre Cirílo para marcar a data do casamento. Desnorteada, Clara vai até a igreja procurar conforto espiritual. Lá encontra Carlos Eduardo que primeiro a acusa de traição mas depois lhe dá um beijo. Ela fica indignada com a atitude dele e diz que nunca mais voltará a tocá-la. Carlos Eduardo volta para casa abalado e conta à mãe sobre seu encontro com Clara e ela se encarrega de fazer o filho acreditar que Clara não vale nada e não merece seu amor. Depois pede a Germana que procure Alexandre e dê ordens a ele para que aja rápido para desmoralizar Clara. Germana comunica que Alexandre não conseguiu encontrar Clara, mas Melânia não desiste de seu plano. Dois meses se passam. Clara já não consegue esconder a gravidez, procura em vão por um trabalho e já não tem dinheiro nem para comer. Ela enfrenta o preconceito das pessoas que lhe negam um trabalho e está prestes a ser despejada do quarto onde mora por atraso no aluguel. Guiomar faz o que pode para ajudar a filha e continua tentando convencer o marido a perdoá-la, mas José não muda sua decisão. Irritada, Melânia dá um ultimato a Alexandre para que execute seu plano. Ele vai até a casa dos pais dela, conversa com Guiomar e consegue o endereço da pensão. Clara imediatamente reconhece o homem que destruiu sua vida. Ele finge arrependimento e pede uma oportunidade para se explicar. Ingênua, Clara cai na armadilha, acredita na história trágica que ele lhe conta e na sua intenção de ajudá-la. Às vésperas do casamento, Carlos Eduardo confessa a padre Cirílo que vai se casar sem amor.

Quarta, 30/11/2011 – Capítulo 8: Clara tem um parto difícil. Clara, acreditando na sinceridade de Alexandre e em sua intenção de ajudá-la, pede a ele que marque um encontro com Carlos Eduardo e diga que nunca houve nada entre eles. Sem saída, ele procura Melânia que, mesmo contra a idéia, se vê obrigada a concordar com o encontro. Os três vão até a igreja. Clara está convencida que tudo será esclarecido, mas fica perplexa com a reação de Carlos Eduardo que não acredita na versão contada por Alexandre, ofende Clara e diz que no dia seguinte vai se casar com Berenice. Clara fica desnorteada com a atitude de Carlos Eduardo e Alexandre se aproveita da situação e se oferece para cuidar dela e de seu filho. Chega o dia do casamento de Carlos Eduardo e Berenice. Desolada, Clara vai até a igreja e assiste a cerimônia. No final da cerimônia, Melânia respira aliviada ao ver o filho casado com uma rica herdeira. Clara confessa a padre Cirílo que Carlos Eduardo é o pai de seu filho. Depois da recepção aos convidados, Berenice e Carlos Eduardo partem para a Europa em lua de mel. Passam-se alguns meses.Clara diz à mãe que Alexandre é um anjo que apareceu em sua vida e jura que não existe nada entre eles. Clara começa a sentir as primeiras contrações e Guiomar leva a filha para a Santa Casa. Clara tem um parto difícil, a criança nasce sem problemas mas ela sofre uma séria hemorragia. Guiomar tenta, mais uma vez, convencer o marido a perdoar a filha mas José continua irredutível. Clara é muito grata a Alexandre por todo apoio que tem lhe dado e diz a ele que se pudesse mandar em seu coração se apaixonaria por ele.

Quinta, 01/12/2011 – Capítulo 9: Clara passa a noite vagando pela cidade. Alexandre comunica a Melânia que Clara deu à luz um menino. Preocupada com a reação do filho ao saber que é pai, Melânia dá ordens a Alexandre para que suma com a criança e faça o que for preciso para que Carlos Eduardo despreze Clara. Alexandre pede dinheiro a Melânia para investir em um negócio que destruirá a vida de Clara para sempre. Depois da complicação no parto, Clara recebe a notícia de que talvez nunca mais possa ter filhos. Alexandre finalmente mostra seu verdadeiro caráter e expulsa Guiomar depois que ela sugere que ele se case com sua filha. Clara volta para o hotel com o bebê e Guiomar tenta convencer a filha que Alexandre é do mal e precisa fugir dele. Dando continuidade a seu plano, Alexandre se encontra com madame Theréze, uma cafetina poderosa, e propõe a ela um negócio muito rentável. Ele pede sociedade no bordel e em troca oferece a ela uma ninfeta que fará muito sucesso com seus clientes. Depois da conversa com a cafetina, Alexandre volta ao hotel acompanhado por um homem e surpreende Clara ao oferecê-la ao desconhecido. Indignada, ela decide ir embora com o filho e ameaça denunciá-lo à polícia se tentar impedi-la. Sem ter para onde ir, Clara volta para a casa dos pais, mas enfrenta a fúria de José que impiedosamente expulsa a filha de casa. Desesperada, Clara procura dona Querubina, mas ela se nega a lhe dar abrigo para não se indispor com Berenice. Com o filho nos braços, Clara passa a noite vagando pela cidade. Alexandre se aproveita da situação, faz Clara voltar com ele para o hotel e dá bebida a ela. Carlos Eduardo e Berenice voltam da viagem de lua de mel. Melânia não perde tempo e logo pede um empréstimo à nora para poder pagar Alexandre. Germana entrega o dinheiro a ele e lembra que sua patroa tem pressa em ver Clara destruída. Clara acorda e se desespera ao não encontrar o filho no berço. Guiomar sofre por não saber do paradeiro da filha e enfrenta a fúria de José. Para ter o filho de volta, Clara é obrigada a ir com Alexandre até o bordel. Chegando lá, oferece Clara a madame Theréze. Assustada, Clara se recusa a ficar naquele lugar, Alexandre diz que ela não tem outra alternativa, diz que trabalhará como garçonete e ela, ingênua, acredita que não será forçada a se prostituir.

Sexta, 02/12/2011 – Capítulo 10: Berenice encontra na bebida um refúgio. Maquiavélica, Melânia conversa com o filho, diz que acompanhou de longe a vida de Clara e o leva até o bordel para que veja com seus próprios olhos como está ganhando a vida. Carlos Eduardo fica perplexo ao ver Clara no salão, se descontrola e a ofende diante de todos. Clara tenta defender sua reputação mas é agredida por ele. Alexandre a defende, compra briga com Carlos Eduardo e leva a melhor. Clara é amparada por Irma e Linda, percebe que foi vítima de uma armadilha de Alexandre e fica chocada quando as duas contam do que ele é capaz. Clara pensa em fugir, mas as prostitutas a aconselham a ficar e prometem ajudá-la e protegê-la do gigolô. A reação de Carlos Eduardo preocupa Melânia, que está convencida que o filho ainda ama Clara. Carlos Eduardo conta para Berenice que encontrou Clara em um bordel, diz que fará de tudo para saber se o bebê é seu filho e deixa a esposa furiosa quando tenta convencê-la a criar a criança como se fosse sua mãe. Berenice se nega a conviver com o filho de Clara e Carlos Eduardo ameaça se separar. Sentindo-se rejeitada pelo marido, Berenice encontra na bebida um refúgio para seus problemas. Berenice bebe demais e é encontrada sem sentidos. Ao saber que Carlos Eduardo acredita que o filho é dele e pretende assumir a paternidade, Melânia entra em ação, se encontra com Alexandre e exige que ele dê um fim na criança. Querubina visita a filha e percebe que ela não está bem. Carlos Eduardo pede ajuda a Otávio e diz que precisa descobrir se é o pai do filho de Clara. Berenice desabafa com a madrinha e conta que o marido está decidido a criar o filho que teve com Clara. Dona Querubina fica chocada ao saber que Clara está em um bordel e se culpa por ter lhe negado ajuda quando ela mais precisava. Irma aconselha Clara a tomar cuidado com Carlos Eduardo pois ele fará de tudo para ficar com a criança.

Segunda, 05/12/2011 – Capítulo 11: Guiomar apoia a decisão da filha. Otávio visita madame Theréze, fala do interesse de Carlos Eduardo em descobrir se é o pai do filho de Clara e pede sua ajuda para que o amigo possa entrar e levar a criança. Clara procura padre Cirílo, pede a ele que batize seu filho e diz que pretende deixar a cidade. Guiomar apoia a decisão da filha. Otávio diz a Carlos Eduardo que tem a chave do bordel e poderá ver o menino quando quiser. Germana ouve a conversa e conta a Melânia a intenção de Carlos Eduardo. Ao saber que o filho pretende roubar a criança, ela ordena a Germana que procure Alexandre. O gigolô garante a ela que a criança não sairá do bordel. Carlos Eduardo consegue entrar no bordel e, ao ver a criança, tem a certeza que é seu filho. Clara flagra Carlos Eduardo diante do berço, os dois discutem e Clara exige que ele se afaste de seu filho. Carlos Eduardo ameaça chamar a polícia para garantir seu direito de pai. Desesperada, Clara mente para Carlos Eduardo e diz que já estava grávida quando se entregou a ele. Alexandre entra no quarto e confirma ser o pai do bebê. Carlos Eduardo chega em casa completamente embriagado e pede a Berenice que lhe dê um filho. Ao ver o filho completamente arrasado, Melânia comemora o sucesso de seu plano. Germana diz a Melânia que sua sobrinha, fugindo da guerra, decidiu vir para o Brasil e pede à patroa que a hospede em sua casa. Alexandre diz a madame Theréze que Clara fará de tudo para sustentar o filho, por isso, não será difícil convencê-la a se prostituir. Nestor, o fazendeiro que tentou violentar Clara, chega ao bordel, a reconhece e tenta mais uma vez assediá-la. Clara se defende e Alexandre sai em sua defesa e agride o fazendeiro. Indignado por ter sido rejeitado por Clara, Nestor conta a José onde foi parar sua filha. A notícia tira José do sério e Guiomar culpa o marido pelo destino da filha. José chega ao bordel e encontra a filha sendo assediada por um cliente.

Terça, 06/12/2011 – Capítulo 12: Alexandre desconfia de Clara. Fora de sí, José tenta asfixiar a filha, Alexandre o impede e Clara desmaia. José é levado para a delegacia e Alexandre o denuncia por tentativa de homicídio. Ao saber que José agiu assim por que Clara é sua filha, Alexandre retira a queixa e o delegado encerra o caso, mas o proíbe de se aproximar do bordel. Guiomar volta a culpar o marido por tudo que está acontecendo, ele ameaça expulsá-la de casa mas passa mal. Clara pede ajuda a Irma para fugir da cidade. Madame Theréze diz a Alexandre que não quer mais Clara no bordel, mas ele é contra e a obriga a voltar atrás em sua decisão. Dona Querubina se preocupa com o casamento de Berenice e Carlos Eduardo e diz a ela que um filho não vai comprar a felicidade que tanto deseja. Emília demonstra interesse em Gustavo, o irmão seminarista de Carlos Eduardo. Carlos Eduardo confessa a Berenice que se sente culpado por Clara ter ido para um bordel. Decidida a afastar Clara definitivamente da vida do marido, ela marca encontro com a ex-amiga e oferece dinheiro para que recomece a vida em outra cidade. Clara aceita a proposta de Berenice. Irma e Linda ajudam Clara a planejar a fuga. Alexandre desconfia de Clara e faz ameaças.

Quarta, 07/12/2011 – Capítulo 13: Clara vai para a prisão. Antes de fugir, Clara decide batizar o filho e convida Irma para ser sua madrinha. Desconfiado, Alexandre aparece na igreja e se oferece para ser o padrinho da criança e Clara se vê obrigada a aceitar seu pedido. O motorista de Melânia atropela Linda, ela se engraça com Tonho e se faz passar por moça recatada e de família. Guiomar vai até a igreja e surpreende Clara ao dizer que a despreza e que não quer vê-la nunca mais. Clara aproveita o movimento do bordel, segue as instruções de Irma e Linda e foge com seu filho. Madame Theréze avisa Alexandre que Clara sumiu. Alexandre avisa madame Theréze que Clara fugiu. Carlos Eduardo conta à mãe que Berenice ganhou um casaco de pele muito valioso. Berenice se vê obrigada a contar a Melânia que deu o casaco a Clara para que ela vá embora da cidade. Decidida a impedir que Clara vá embora, Melânia ordena a dona Germana que entre em contato com o Sr. Ramos e conte que Clara está com o casaco. Alexandre descobre como Clara conseguiu o dinheiro para fugir e conta a madame Theréze. Os dois pressionam Irma e Linda a dizer onde está Clara. As duas afirmam que não sabem de nada e são agredidas pelo gigolô. Assustada com a violência, Linda dá o endereço da pensão onde Clara está hospedada. Madame Theréze e Alexandre procuram o delegado e denunciam Clara por ter roubado um casaco muito valioso. Clara é flagrada vendendo o casaco, madame Theréze afirma que a peça é sua e o delegado dá voz de prisão a Clara. Clara vai para a prisão e o bebê volta para o bordel.

Quinta, 08/12/2011 – Capítulo 14: Tonho se encontra com Linda. Irma toma conta de Francisco enquanto Clara está na cadeia. Fifi comenta com Irma e Linda que madame Theréze nunca teve um casado de pele e diz que conhece um advogado que pode defender Clara. Alexandre avisa Germana que o delegado vai investigar a origem do casaco. Melânia se encarrega de receber o delegado e tem uma grande surpresa quando Germana leva um susto ao ficar frente a frente com Dionízio. Os dois negam se conhecer, mas Melânia fica intrigada. Melânia não permite que o delegado interrogue Berenice, diz que a nora não está bem de saúde e nega que ela tenha um casaco tão valioso. Irma e Fifi procuram o advogado e pedem sua ajuda para provar a inocência de Clara. O delegado diz a Clara que Berenice não confirmou sua história, e acusa Clara de ladra e diz que ficará e responderá a processo. Preocupada com o filho, ela se desespera quando o policial diz que a criança será levada para uma instituição. Malaquias que, por ironia do destino, é filho do delegado, comunica que é o advogado de Clara e acusa o pai de ser aliado dos exploradores de mulheres. Malaquias procura madame Theréze e pede a ela que retire a queixa contra Clara. Alexandre se aproveita da situação e diz ao advogado que se Clara voltar para o bordel retirará a queixa contra ela. Depois, o gigolô diz a madame Theréze que quando Clara voltar não encontrará mais o filho. Malaquias se apresenta a Clara como seu advogado e fica sabendo que ela está refém de Alexandre. Consternado com a situação da jovem, ele promete fazer tudo que for possível para ajudá-la. Completamente apaixonado, Tonho se encontra com Linda na igreja e ela consegue convencê-lo que é uma donzela. Desesperada, Guiomar manda chamar padre Cirílo e diz que o marido está morrendo. Alexandre obriga Irma a acompanhá-lo até a casa onde deixará o menino. Alexandre vai até a delegacia e diz a Clara que só retirará a queixa se ela voltar para o bordel.

Sexta, 09/12/2011 – Capítulo 15: José morre nos braços da esposa. Sozinha e sem dinheiro, Clara se vê obrigada a aceitar as condições de Alexandre caso contrário passará o resto de seus dias na prisão. Madame Theréze retira a queixa contra Clara e fica furiosa quando o delegado diz que o casaco desapareceu. Malaquias assiste a cena estarrecido e diz a Dionízio que se envergonha de ser filho de um corrupto. Clara volta para o bordel e fica desesperada quando Irma conta que Alexandre deu o bebê para um casal. José morre nos braços da esposa e chamando por Clara. Guiomar acusa a filha de ser a culpada pela morte do pai. Padre Cirílo vai até o bordel e avisa Clara do falecimento de seu pai. Maquiavélica, Melânia incentiva Berenice a beber, depois conta uma história triste e pede a ela um empréstimo para salvar as fazendas. Melânia pede a Berenice que não comente nada com Carlos Eduardo sobre o empréstimo. Melânia quer recuperar o casaco que Berenice deu a Clara. Germana procura Alexandre e este sugere que ela tente convencer o delegado a devolvê-lo. O delegado encontra Germana e Alexandre na confeitaria e, ao ser cobrado pelo casaco, percebe que os dois estão mancomunados e que Clara foi vítima de uma armadilha. Melânia conta a Carlos Eduardo que Berenice lhe ofereceu dinheiro para pagar a dívida das fazendas. Clara vai ao enterro do pai e é desprezada pela mãe que a culpa pela morte dele e a expulsa do cemitério. Instigados pelas palavras duras de Guiomar, alguns dos presentes ofendem e apedrejam Clara. Melânia e Carlos Eduardo vão até o banco e descobrem que o dinheiro do empréstimo só dará para pagar os juros da dívida. Berenice pergunta a Carlos Eduardo se ele já esqueceu Clara e se decepciona com o silêncio do marido. Irma leva Clara para ver o filho. Na volta, Clara encontra Carlos Eduardo na porta do bordel esperando por ela. Clara culpa Carlos Eduardo de ter destruído sua vida. Ele, por sua vez, confessa que não consegue tirá-la de seu coração mas, ao dizer que a perdoa por ter se transformado em uma mulher da vida, a deixa irritada e os dois discutem.

Segunda, 12/12/2011 – Capítulo 16: Carlos Eduardo se entrega à bebida. Desolado com o desprezo de Clara, Carlos Eduardo se entrega à bebida e o amigo decide ajudá-lo. Otávio leva Carlos Eduardo, embriagado, até o bordel e ele ofende Clara ao perguntar quanto ela quer para passar a noite com ele. Ofendida com a proposta de Carlos Eduardo, Clara reage indignada e é agredida por Carlos Eduardo. Alexandre defende Clara. Apesar do assédio dos homens que frequentam o bordel, Clara se mantém firme e não aceita nenhuma proposta. A crise no casamento e a certeza de que Carlos Eduardo continua amando Clara, deixa Berenice descontrolada e ela procura na bebida a fuga para seus problemas. Carlos Eduardo chega em casa carregado e Melânia se irrita ao saber que o filho voltou a beber por que foi desprezado por Clara. Carlos Eduardo, ainda bêbado, beija Berenice e a chama de Clara. Para evitar um novo encontro, Melânia manda o filho para a fazenda. Germana comenta com a patroa que Clara continua trabalhando no bordel apenas como garçonete e Melânia decide agir para que Clara se transforme em mulher da vida. Madame Theréze decide investir no visual de Clara. Gustavo volta para casa sem avisar e diz à mãe que está passando por uma crise de vocação e já não sabe se quer ser padre. Germana diz a Melânia que vai ter uma conversa com Alexandre sobre o futuro de Clara. Sozinho, na fazenda, Carlos Eduardo não consegue parar de pensar em Clara e relembra o dia em que se conheceram. Arrasada, Berenice conta à madrinha que Carlos Eduardo a chamou de Clara em um momento de intimidade. Inconformada, dona Querubina aconselha a afilhada a pedir a separação. Germana se encontra com Alexandre e o gigolô explica que Clara se recusa a receber clientes. Maquiavélico, Alexandre procura a mulher que cuida do bebê e ordena que faça a criança adoecer para atrair Clara até o local. Clara cai na armadilha preparada por Alexandre e, desesperada por não ter dinheiro para cuidar do filho, ela pede ajuda a madame Theréze e só então descobre que está atolada em dívidas e nas mãos da cafetina.

Terça, 13/12/2011 – Capítulo 17: Clara é surpreendida com um pedido de casamento. Com a ajuda de Irma, Clara procura o advogado, conta que foi vítima de uma armadilha e fica arrasada com ele diz que não há nada a fazer. Desesperada, Clara pede ajuda a Fifi, mas não comove a prostituta que sugere que a ela que venda o corpo para conseguir o dinheiro. Irma se propõe a ajudá-la e vai com Clara visitar o bebê. Sem ter como conseguir o dinheiro, Clara pede ajuda a Alexandre e é surpreendida com um pedido de casamento. Indignada, ela discute com o gigolô, ele a beija e leva um tapa. A reação de Clara irrita Alexandre e ele a ameaça. Clara procura padre Cirílo e pede a ajuda dele para se reaproximar da mãe. Guiomar recebe mal a filha, mas a duas acabam se reconciliando. Guiomar confessa à filha que não tem nem o que comer e Clara promete que vai cuidar dela. Comovido com a situação, padre Cirílo procura dona Querubina e pede sua ajuda para salvar uma criança, mas não diz que se trata do filho de Clara. Feliz por ter conseguido o dinheiro para comprar os remédios do filho, Clara vai até a casa da mulher que cuida do bebê, entrega todo o dinheiro e nem desconfia que está sendo explorada por ela. Tentando encontrar uma solução para o problema, padre Cirílo procura os donos da confeitaria e pergunta ao casal se não gostariam de adotar uma criança. Rejeitado, Alexandre diz a madame Theréze que vai se vingar de Clara e fará de tudo para que cada vez mais ela tenha que se submeter a seus caprichos. A meretriz promete ajudá-lo a ter Clara em seus braços. Irma aconselha Clara a iludir Alexandre. Padre Cirílo conversa com Clara sobre a adoção, mas ela diz que jamais vai se separar de seu filho. Berenice vai até a fazenda se encontrar com Carlos Eduardo. Envergonhado por tê-la chamado de Clara, ele pede perdão e a beija.

Quarta, 14/12/2011 – Capítulo 18: Emília e Gustavo trocam provocações. Irma aconselha Clara a fingir arrependimento para se livrar da vingança de Alexandre. Emília e Gustavo se encontram e trocam provocações. Clara segue o conselho da amiga e promete ao gigolô que vai passar a noite com ele. Dona Querubina visita Melânia, conversa com ela sobre a crise no casamento de Carlos Eduardo e Berenice e diz que é a favor da separação. Enquanto isso, na fazenda, Berenice volta a se decepcionar com Carlos Eduardo. Clara finge que vai se entregar a Alexandre e, com a ajuda de Irma, engana o gigolô. Irma toma o lugar de Clara e Alexandre nem desconfia. No dia seguinte, as duas amigas comemorar o sucesso do plano, Fifi ouve a conversa e conta para madame Theréze a farsa de Clara. Alexandre dá um presente a Clara e diz estar ansioso para passar mais uma noite com ela. Guiomar recebe notificação de despejo e Clara diz à mãe que não tem como pagar os aluguéis em atraso. Irma tem uma idéia para ajudá-las. Alexandre conta a Otávio, amigo de Carlos Eduardo, que passou a noite com Clara e que pretende ganhar muito dinheiro transformando-a em uma prostituta.

Quinta, 15/12/2011 – Capítulo 19: Clara descobre que Alexandre vai se casar por dinheiro. Irma leva Clara até o costureiro de madame Theréze e ela pede emprego para a mãe. Fifi e Linda decidem ajudar Irma a enganar Alexandre para ajudar Clara. Clara vai ao encontro da dona da confeitaria e chegando lá encontra Alexandre com Melânia. Clara se esconde enquanto Alexandre comunica a Melânia que vai se casar com Clara e cobra dela o dinheiro pelo “serviço”. Depois que eles vão embora, Ernesto conta a Clara a conversa que ouviu entre Melânia e o gigolô e ela desmaia. Depois, volta a sí e se dá conta que foi vítima de uma armadilha. Clara volta para o bordel arrasada e Irma a aconselha a continuar com a farsa com Alexandre e procurar Carlos Eduardo e contar tudo a ele. Alexandre percebe algo estranho no ar, pressiona o empregado do bordel e descobre que está sendo enganado por Clara. Furioso, ele decide se vingar. Carlos Eduardo comenta com a mãe que Berenice tem um comportamento depressivo. Preocupada com a situação financeira da família, Melânia pede ao filho que nunca se separe da esposa. Clara e Irma tentam mais uma vez enganar Alexandre e são desmascaradas. Furioso, o gigolô agride as duas e para se defender, Clara atinge Alexandre com uma garrafa e ele desmaia. Madame Theréze cuida de Alexandre e quando ele recobra a consciência e diz que vai se vingar de Clara. Madame Theréze aconselha Clara a tomar muito cuidado com Alexandre. Clara manda entregar uma carta para Carlos Eduardo e Berenice desconfia que o marido vá se encontrar com sua ex-amiga.

Sexta, 16/12/2011 – Capítulo 20: Alexandre garante que vai se vingar de Clara. Insegura no casamento, Berenice encontra na bebida a fuga para seus problemas. Melânia desconfia que o bilhete que Carlos Eduardo recebeu era de Clara. Enquanto isso, os dois se encontram na igreja. Clara jura que nunca se prostituiu, conta que foram vítimas de uma armadilha e afirma que Melânia pagou Alexandre para separá-los. Carlos Eduardo fica indignado, defende a mãe a reação dele decepciona Clara. De volta para casa, Carlos Eduardo conta à mãe que foi encontrar Clara e fala das acusações que fez contra ela. Melânia posa de indignada e aproveita para envenenar o filho contra Clara. Depois procura Alexandre, conta que Clara já sabe de tudo e acusa o gigolô de se unir a ela para chantageá-la. Clara volta para o bordel arrasada e diz a Irma que pretende contar tudo a dona Querubina. Melânia incumbe Alexandre de silenciar Clara. Alexandre garante a Melânia que vai se vingar de Clara. Clara procura Dona Querubina e, diante de Berenice, conta tudo que descobriu e diz à ex- amiga que Carlos Eduardo se casou com ela por interesse. Preocupada com o que Alexandre pode fazer contra Clara, madame Theréze perdoa a dívida dela e a aconselha a fugir do bordel. Berenice volta para casa perturbada mas não comenta nada com Melânia. Carlos Eduardo pede dinheiro a Berenice para saldar as dívidas da família e ela o acusa de ter se casado por interesse. Alexandre não permite que ela deixe o bordel e transforma Clara em sua prisioneira.

Segunda, 19/12/2011 – Capítulo 21: Clara se vê obrigada a ficar no bordel. Malaquias recebe uma denúncia de que Clara está em cárcere privado na casa de madame Theréze. Ele vai até a delegacia, enfrenta o pai e exige que resolva a situação. Pressionado pelo filho, o delegado se vê obrigado a tomar uma providência. Alexandre, para se livrar do flagrante, diz a Clara que a deixará ir embora se não apresentar queixa contra ele. Berenice pressiona Carlos Eduardo, mas ele nega que tenha se casado por interesse. Apaixonada, ela acredita na sinceridade do marido, pede perdão pela desconfiança e oferece a ele todo dinheiro que precisa para quitar a dívida e salvar as fazendas. Acreditando que realmente está livre das garras do gigolô, Clara diz à mãe que vai buscar o filho e logo irão embora da cidade. Mas, ao chegar ao local se desespera ao saber que Alexandre roubou seu filho. Guiomar consola a filha e a aconselha a denunciar Alexandre. Clara decide pedir ajuda ao Dr. Malaquias, conta que Alexandre roubou seu filho e que a mulher que cuidava dele disse que o gigolô pretendia vender a criança. Clara e o advogado voltam ao bordel e ficam sabendo que Alexandre desapareceu. Clara vai com Malaquias até o local onde estava o bebê e, chegando lá, fica estarrecida quando a mulher a chama de louca e diz que nunca cuidou de seu filho. Enquanto isso, Alexandre vende a criança e promete ao homem que a comprou que a mãe nunca tentará recuperar o filho. O gigolô volta ao bordel, encontra Clara, nega ter roubado seu filho e chantageia o jornalista que pretendia denunciá-lo na imprensa. Sem poder contar com a ajuda de ninguém, Clara se vê obrigada a ficar no bordel e lutar com suas próprias forças para encontrar seu filho. Carlos Eduardo conta à mãe que Berenice pagará todas as dívidas da família. Clara implora a Alexandre que lhe devolva o filho e em troca ele exige que ela venda seu corpo.

Terça, 20/12/2011 – Capítulo 22: Clara descobre que o casal fugiu. Clara se recusa e Alexandre diz que se não fizer o que quer, nunca mais verá seu filho. Arrasada, Clara conta à mãe que está nas mãos do gigolô e diz que está disposta a tudo para recuperar o filho. Levados pelas lembranças, Clara e Carlos Eduardo voltam ao local onde conheceram. Por ironia do destino os dois chegam ao mesmo tempo e percebem que ainda se amam. Malaquias se propõe a ajudar Clara a encontrar seu filho. Depois do encontro com Clara, Carlos Eduardo chega em casa com cheiro de perfume de mulher e Berenice tem uma crise de ciúmes. Malaquias leva Clara até a casa do Dr. Ermani, um ex- investigador de polícia e pede a ajuda dele para localizar a criança. Depois da briga com a esposa, Carlos Eduardo passa a noite fora e ao voltar encontra Berenice bêbada. Melânia critica o comportamento do filho e lembra que precisam do dinheiro dela. Carlos Eduardo confessa à mãe que não consegue amar Berenice e admite que se encontrou com Clara. Ada, a sobrinha de Germana, se hospeda na casa da família Silva Prates. Melânia pede a Ada que examine sua nora e afirma que ela está desequilibrada. Acompanhada pelo advogado e pelo investigador, Clara chega à casa onde estava seu filho e descobre que o casal fugiu.

Quarta, 21/12/2011 – Capítulo 23: Clara tem uma visão. Madame Theréze diz a Alexandre que Clara desapareceu e os dois desconfiam que Malaquias a está ajudando a procurar pelo filho. Clara, Malaquias e o Dr. Ermani conseguem alcançar o casal fugitivo e eles contam quem foram ameaçados por Alexandre. Pressionado, o casal conta que o gigolô vendeu a criança para um homem chamado Paiva. Eles localizam o homem, que confirma a venda da criança e se propõe a ajudá-los e promete entregar um dossiê. Ada examina Berenice, conversa com Melânia sobre a dependência de Berenice e não confirma a gravidez. Clara e Malaquias ao encontro do Dr. Ermani e Paiva para pegar o dossiê, encontram os dois mortos e Clara perde sua última esperança de encontrar o filho. Malaquias aconselha Clara a desistir, pelo menos por um tempo, pois estão lidando com pessoas muito perigosas. Sem alternativa, Clara decide se prostituir. Clara diz a Irma que vai se vender para conseguir dinheiro e procurar seu filho. Depois procura madame Theréze e comunica sua decisão. Melânia conversa com Berenice diante da Dra. Ada e esta a adverte sobre os perigos do excesso de álcool em seu organismo. Guiomar começa a trabalhar no atelier com René. Melânia entrega a Carlos Eduardo o cheque de Berenice para pagar a hipoteca da casa. Gustavo procura padre Cirílo e confessa que não está conseguindo resistir às tentações. Clara visita o túmulo do pai e tem uma visão.

Quinta, 22/12/2011 – Capítulo 24: Berenice volta a beber. Clara desabafa diante do túmulo do pai e fala da vida que se vê obrigada a abraçar para recuperar seu filho. Depois volta para o bordel e, diante de Alexandre e madame Theréze, impõe condições para se prostituir. Berenice volta a beber e irrita Carlos Eduardo, que desabafa com o irmão e admite ter errado ao abandonar Clara para se casar por interesse. Gustavo culpa a mãe pela infelicidade do irmão. Dona Querubina vai até a mansão dos Silva Prates e pede explicações a Berenice sobre a grande quantia que sacou de sua conta bancária. Otávio, amigo de Carlos Eduardo, janta com a família e se encanta ao conhecer Ada. As meninas do bordel produzem Clara para sua primeira noite. Carlos Eduardo abandona o jantar para sair com Otávio. Berenice fica descontrolada e Dona Querubina percebe que a afilhada é infeliz no casamento. Carlos Eduardo chega ao bordel e se surpreende ao ver Clara. Cansada de esperar pelo marido, Berenice volta a beber. Chocado, ao ver Alexandre oferecer Clara como se fosse mercadoria, Carlos Eduardo, dá todo o dinheiro da hipoteca para ser o primeiro. Clara resiste mas é pressionada pelo gigolô e se vê obrigada a aceitá-lo.

Sexta, 23/12/2011 – Capítulo 25: Melânia fica furiosa com o filho. Clara e Carlos Eduardo se entregam ao amor que sentem um pelo outro. Preocupada com o estado de Berenice, Melânia pede a Tonho que vá até o bordel procurar seu filho. Ele cumpre as ordens da patroa e Linda se desespera ao ver o namorado e se esconde para não ser desmascarada. Tonho volta sozinho para casa e diz a Melânia que Carlos Eduardo estava no quarto com uma prostituta. Berenice ouve a conversa e tem uma crise nervosa. Amanhece e Carlos Eduardo diz a Clara que nunca vai esquecer a noite que passaram juntos. Ele fala do amor que sente por ela, mas não comove Clara que surpreende Carlos Eduardo ao cobrar dele o preço combinado. Carlos Eduardo volta para casa transtornado e conta à mãe que gastou o dinheiro da hipoteca para passar a noite com Clara. Melânia fica furiosa com o filho e agora não sabe como resolver o problema financeiro da família. Gustavo reprova o comportamento do irmão e Carlos Eduardo confessa que ama Clara. Madame Theréze dá instruções a Clara de como agir para conquistar os homens. Melânia exige que Carlos Eduardo peça desculpas a Berenice e ele diz que não suporta mais viver ao lado dela. Depois confessa à esposa que gastou o dinheiro da hipoteca para passar a noite com Clara e Berenice, sentido-se humilhada, diz que não vai dar dinheiro para que ele se divirta com Clara.

Segunda, 26/12/2011 – Capítulo 26: Ada consegue emprego no hospital. Gustavo encontra Clara na igreja e a culpa pelo fracasso no casamento do irmão. Indignada com a atitude do filho, Melânia tenta reverter a situação para conseguir o dinheiro da hipoteca. Clara pede a Malaquias que retome as buscas por seu filho, mas o advogado alerta para o perigo que ela e o bebê estarão correndo ao provocar a máfia envolvida na venda de crianças. Melânia tenta acalmar Berenice, minimiza o comportamento de Carlos Eduardo, aconselha a nora a ignorar o fato e sugere a ela que dê um voto de confiança ao marido para salvar o casamento. Clara diz a Irma que se arrependeu de não aceitar a proposta de Carlos Eduardo para fugirem juntos. Berenice comenta com a madrinha que Melânia sugeriu que volte a emprestar a Carlos Eduardo o dinheiro que precisa para saldar a dívida. Dona Querubina a aconselha a não ceder ao pedido da sogra. Berenice comunica a Melânia que não pretende dar um voto de confiança a Carlos Eduardo. Diante da recusa, Melânia pensa no que fazer para conseguir o dinheiro. Dona Germana lembra a patroa da necessidade de tirar Clara do caminho de seu filho. Ada consegue emprego no hospital e é destacada para cuidar da saúde das prostitutas. Fascinado pela médica, Otávio se aproxima e envia flores. Carlos Eduardo gosta da ideia e envia flores a Clara, mas ela desconfia de suas intenções.

Terça, 27/12/2011 – Capítulo 27: Berenice volta a se embriagar. Alexandre desconfia das saídas diárias de Linda e faz ameaças. Ada toma chá com Otávio, que se confessa fascinado por ela. Linda continua enganando Tonho e pede a René que lhe dê aulas de etiqueta. Berenice se aconselha com Gustavo para tentar conquistar Carlos Eduardo. Melânia não gosta nada do envolvimento de seu filho caçula na vida do casal e decide enviá-lo de volta para o seminário para que não atrapalhe seus planos. Carlos Eduardo pergunta a Otávio se aquela foi realmente a primeira noite de Clara como meretriz e, diante da afirmativa do amigo confessa seu amor por Clara e diz que pretende tirá-la do bordel. Melânia é procurada por seu credor, que exige o pagamento imediato da dívida. Melânia pede um prazo maior para conseguir o dinheiro e o agiota ameaça processá-la judicialmente. Dona Querubina fica feliz ao saber que Berenice não cedeu à pressão de Melânia. Emília provoca Gustavo e deixa o seminarista encabulado. Carlos Eduardo se confessa e diz ao padre que pretende se separar de Berenice para viver com Clara. Melânia conta a Carlos Eduardo que está sendo pressionada pelo agiota e exige que o filho consiga o dinheiro com Berenice. Ele se nega e diz à mãe que vai embora de casa. Generosa, Clara paga o colégio para que a filha de Irma não seja expulsa. Melânia volta a pedir a Berenice o dinheiro da hipoteca, mas ela diz não. Carlos Eduardo volta ao bordel, diz diante de todos que ama Clara e se decepciona com ela. Berenice volta a se embriagar.

Quarta, 28/12/2011 – Capítulo 28: Clara não se perdoa. Gustavo critica e acusa a mãe de estar destruindo a vida de Berenice. Melânia pede ao filho que aconselhe Carlos Eduardo a se reconciliar com a esposa. Enquanto Clara recebe seu primeiro cliente, Carlos Eduardo se embriaga no bordel e vai para a cama com Fifi. Alexandre insiste para passar a noite com Clara, mas ela o despreza. Angustiada com a vida que está levando, Clara diz a Irma que se arrependeu de não ter ido embora com Carlos Eduardo. Depois de ser rejeitado por Clara, Carlos Eduardo volta para casa arrasado. Otávio se declara apaixonado pela médica. Melânia critica o comportamento do filho, lembra que é um homem casado e exige que ele se reconcilie com a esposa. Clara não se perdoa por ter ouvido a voz de seu coração e despreza Carlos Eduardo. Irma promete ajudá-la a se reaproximar dele. Depois de passar a noite bebendo, Berenice passa mal e a Dra. Ada adverte para o estrago que o álcool está provocando em seu organismo e Melânia culpa o filho pela situação. Preocupada com a saúde de Berenice, Dona Querubina decide levá-la para sua casa. Melânia volta a ser cobrada pelo agiota e decide trazer Berenice de volta para conseguir o dinheiro que precisa para saldar a dívida.

Quinta, 29/12/2011 – Capítulo 29: Carlos Eduardo procura Berenice. Melânia recebe a visita do estilista que cobra dela uma divida pendente. Depois René comenta com Guiomar que a família Silva Prates está falida. Melânia tenta reverter a situação e Berenice diz que só volta se Carlos Eduardo pedir perdão e disser que a ama. Dona Querubina acusa Melânia de estar interessada no dinheiro de sua afilhada. Irma aconselha Clara a escrever uma carta a Carlos Eduardo contando toda a verdade e pedindo perdão pelo desprezo. Melânia pressiona o filho a fazer o que Berenice está pedindo e lembra, mais uma vez, que eles precisam do dinheiro dela. Clara segue o conselho de Irma, escreve a carta e sonha em ser feliz ao lado do homem que ama. Carlos Eduardo procura Berenice, propõe que se unam para enfrentar cada um seu vício: ela, a bebida, e ele, o amor que sente por Clara. Humilhada com a proposta, Berenice não aceita. Gustavo recebe a carta que Clara enviou para Carlos Eduardo e lê. Sem saber o que fazer ele pede conselhos a padre Cirilo. Devendo até para o costureiro, Melânia vê como única saída para sua situação financeira a reconciliação de Carlos Eduardo com Berenice e fica furiosa quando Eduardo volta para casa sem Berenice. Ele diz à mãe que deixou claro para a esposa que não a ama. Melânia exige que ele se retrate e Carlos Eduardo enfrenta a mãe. René dá aulas de etiqueta para Linda. Gustavo não entrega a carta de Clara. Dra. Ada, acompanhada pelo delegado, chega à casa de madame Theréze. Nadir comenta com Melânia que Gustavo tem em seu poder uma carta que chegou para Carlos Eduardo. Ela pede explicações ao filho.

Sexta, 30/12/2011 – Capítulo 30: Clara se enche de esperança. Madame Theréze tenta subornar a médica para que não examine as “meninas” do bordel. Ada ameaça denunciá-la se tentar impedi-la de fazer seu trabalho. Otávio se esconde no quarto de madame Theréze para não ser visto por Ada. Diante do nervosismo do rapaz, a meretriz desconfia que ele está se escondendo da médica. Pressionado, Gustavo conta para a mãe qual é o conteúdo da carta e afirma que Carlos Eduardo é o pai do filho de Clara. Em dúvida de como deve agir em relação à carta, ele decide aceitar o conselho da mãe e não diz nada ao irmão sobre a correspondência. Carlos Eduardo flagra Gustavo com a carta na mão, mas Melânia arranja uma desculpa e evita que ele saiba quem a enviou. Enquanto isso, no bordel, Clara espera ansiosa pelo homem que ama. Ada confidencia a Carlos Eduardo que está se interessando por Otávio e ele conta que a família do amigo está falida. Berenice vai com Dona Querubina até o ateliê de René e encontra Guiomar. René aproveita a presença dela e cobra a dívida de Melânia. Dona Querubina fica perplexa ao ver o valor. Ada comenta com Otávio sobre sua visita ao bordel e diz que ficou muito impressionada com Clara. Clara se enche de esperança ao saber que Carlos Eduardo está no bordel, mas logo em seguida, sofre uma grande decepção ao ser desprezada diante de todos os clientes. Gustavo sente remorso por não entregar a carta ao irmão, mas a mãe o convence que agiu certo e o aconselha a esquecer o assunto. Depois, Melânia diz a dona Germana que tomou uma decisão e pede a ela que marque um encontro com Alexandre Ramos. Melânia se encontra com o gigolô e diz que quer Clara morta.

Segunda, 02/01/2012 – Capítulo 31: Madame Theréze suborna o delegado. Otávio se declara para Ada e pede um beijo. Carlos Eduardo flagra os dois se beijando e deixa a médica constrangida. Carlos Eduardo decide aceitar a condição imposta por Berenice e convida o irmão para acompanhá-lo ao bordel. Linda entrega a Clara carta enviada pelo padre Cirílo e ela se apavora ao descobrir que Alexandre planeja acabar com sua vida. O gigolô provoca uma confusão no bordel e aproveita o momento para atirar em Clara, mas atinge Carlos Eduardo. Madame Theréze acusa Alexandre de ser o autor do disparo e exige que lhe entregue a arma. Pressionado pela meretriz, Alexandre conta seu plano para matar Clara. O médico examina o ferimento e sua expressão preocupa. Dulce insiste com o marido para que adotem um filho, mas ele se nega e acaba com as esperanças da esposa. Madame Theréze, furiosa com a atitude de Alexandre, afirma que o gigolô está apaixonado por Clara, por isso não teve coragem de matá-la. Ada pergunta à tia sobre o filho que teve na juventude. Germana, sem demonstrar qualquer emoção, proíbe a sobrinha de voltar a tocar no assunto. O médico diz que Carlos Eduardo necessita de cuidados especiais e não poderá ser removido, pois corre o risco de uma hemorragia. Clara diz que cuidará dele e a tragédia volta a unir dois corações apaixonados. Clara e Carlos Eduardo trocam juras de amor e se beijam apaixonadamente. Gustavo conta a Berenice que Carlos Eduardo foi baleado no bordel e Dona Querubina fica chocada. Madame Theréze suborna o delegado para que arquive o caso. Clara conta sobre a carta que recebeu e acusa Alexandre de tentar matá-la. Melânia fica furiosa ao saber onde o filho estava quando foi baleado. Depois conversa com Germana e admite que por sua causa o filho quase perde a vida. Berenice diz à madrinha que pretende ir até o bordel dizer a Carlos Eduardo que o perdoa.

Terça, 03/01/2012 – Capítulo 32: Dulce encontra Clara na igreja. Clara procura padre Cirílo, conta que Carlos Eduardo foi baleado e pede a ajuda dele para descobrir quem está planejando sua morte. Melânia chega ao bordel para visitar Carlos Eduardo e critica o filho por continuar procurando Clara. Depois pressiona o filho a conseguir dinheiro para pagar a dívida e evitar que ela seja processada por ter hipotecado duas vezes o mesmo imóvel. Berenice volta a beber. Preocupada, dona Querubina tem uma conversa séria com a afilhada e Berenice deixa claro que não quer mais que ela se meta em sua vida. Irma pergunta a Germana se não se conhecem e ela disfarça. Berenice chega ao bordel, encontra Clara e humilha a ex-amiga. Apesar da rivalidade, Clara e Berenice relembram os bons momentos que viveram juntas e se emocionam. Logo depois, Berenice muda repentinamente de comportamento, humilha a ex- amiga, faz várias acusações e deixa Clara perplexa ao dizer que o marido a procurou a seu pedido. Depois Berenice vai ao quarto de Carlos Eduardo e diz que decidiu voltar a viver com ele. Melânia encontra Alexandre no quarto de madame Theréze e finge não conhecê-lo. Berenice, eufórica, comunica a Melânia que ela e Carlos Eduardo se reconciliaram e voltarão a viver como marido e mulher. Clara pede a todas que saiam do quarto, pressiona Carlos Eduardo e ele confirma o que Berenice lhe disse. Padre Cirílo tenta convencer Dulce a contar tudo que sabe a Clara, mas o marido é contra. O delegado Dionízio fica surpreso quando seu filho, Malaquias, diz que será o novo delegado. Carlos Eduardo deixa o bordel. Depois de saber que o namorado esteve no bordel, Ada marca encontro com Otávio e coloca um ponto final no relacionamento. Dulce encontra Clara na igreja e conta a conversa que ouviu entre Melânia e Alexandre. Fifi conta a Alexandre e madame Theréze que Clara tem uma testemunha. O gigolô logo desconfia da dona da confeitaria. Depois de ouvir o relato, Clara pede a Dulce que seja sua testemunha diante de Carlos Eduardo e ela aceita. Disposto a moralizar a delegacia comandada por seu pai, Malaquias enfrenta a resistência de Dionízio que insiste para que o filho se alie à corrupção. Ada examina Berenice, não consegue ouvir o coração do bebê e põe em dúvida sua gravidez. Depois conversa em particular com Melânia e diz que Berenice está com gravidez psicológica. Alexandre aparece na confeitaria e deixa Dulce apavorada. Melânia recebe carta de cobrança e diz a dona Germana que se não pagar a dívida perderá a casa.

Quarta, 04/01/2012 – Capítulo 33: O médico examina Berenice. Prestes a perder a casa, Melânia vê em Berenice sua salvação. Madame Theréze ameaça despedir Irma. Padre Cirílo pede a Gustavo que convença o irmão a se encontrar com Clara e afirma que ela tem uma testemunha que pode provar que foi vítima de uma armadilha de sua mãe. Gustavo comenta com o irmão a conversa que teve com o padre e Carlos Eduardo diz que se tudo for verdade jamais perdoará a mãe. Alexandre vai até a confeitaria e intimida os donos. Dulce enfrenta o gigolô e os dois são ameaçados de morte. Mesmo convalescendo, Carlos Eduardo decide ver Clara e os dois se encontram na igreja. Berenice está de malas prontas quando começa a sentir fortes dores. Todos esperam ansiosos pela testemunha, mas Dulce, ameaçada, nega tudo e acusa Clara de inventar histórias e de lhe oferecer dinheiro para incriminar Melânia. O depoimento de Dulce revolta Carlos Eduardo e deixa Clara perplexa. O médico examina Berenice e todos se preocupam com seu estado de saúde. Madame Theréze nega comida a Irma por não pagar o que lhe deve e a atitude dela revolta Clara. Na sala todos ouvem os gritos de Berenice e esperam ansiosos pelo nascimento do bebê. No quarto Berenice tem uma crise nervosa quando Ada diz que ela nunca esteve grávida. O médico conversa com a família e explica que Berenice teve uma gravidez psicológica. Transtornada, Berenice acusa Ada de ter roubado seu filho, dona Querubina tenta acalmar a afilhada e Carlos Eduardo a consola. Sem o filho e odiada por Carlos Eduardo, Clara não sabe o que fazer da vida e Irma a aconselha a pedir ajuda a Alexandre. Clara se nega, procura padre Cirílo, diz que está em um beco sem saída e ele a ajuda a tomar a decisão mais importante de sua vida. Melânia está convencida que a nora está louca e lamenta o fato de não ter o neto que lhe garantiria a vida confortável a que está acostumada. Um oficial de justiça chega à mansão e Melânia é obrigada a assinar a intimação que lhe dá 48 horas para quitar a dívida. Inconformada com a situação, ela diz a dona Germana que vai tirar o dinheiro de Berenice custe o que custar. Melânia mostra a Carlos Eduardo a intimação e pressiona o filho a conseguir o dinheiro com Berenice. Carlos Eduardo pede perdão a Berenice por seu comportamento e fica surpreso quando ela diz que decidiu lhe dar o desquite para que fique com Clara.

Quinta, 05/01/2012 – Capítulo 34: Irma teme pelo desprezo da filha. A decisão de Berenice surpreende Carlos Eduardo. Irma, desesperada, conta a Clara que sua filha não poderá continuar no orfanato e vai descobrir a vida que leva. Irma teme pelo desprezo da filha, Clara lembra que ela pode cair nas mãos de madame Theréze e tem uma ideia para ajudá-la. Carlos Eduardo admite que ama Clara, mas diz a Berenice que não aceita o desquite. Berenice percebe que o interesse dele é financeiro, mas mesmo assim fica feliz com a decisão do marido. Alexandre obriga Clara a acompanhá-lo até a confeitaria. Otávio tenta se reconciliar com Ada e jura que não voltará ao bordel. Clara surpreende o gigolô ao perguntar se gostaria de se casar com ela. Linda continua enganando Tonho, que está cada vez mais apaixonado por ela. Clara impõe uma condição a Alexandre, que se trouxer seu filho de volta se casará com ele. O gigolô, entusiasmado, diz que é só marcar a data. Melânia diz a Germana que tem cheques em branco de Berenice e um plano para convencê-la a lhe dar o dinheiro. Berenice conta a Melânia que chegou a propor o desquite a Carlos Eduardo, mas ele não aceitou. Ardilosa, Melânia aconselha a nora a aproveitar o momento para falar da situação financeira da família e Berenice se oferece para pagar a dívida. Em troca, Melânia se compromete a ajudá-la a reconquistar Carlos Eduardo. Eufórico, Alexandre conta a novidade a madame Theréze, que desconfia das intenções de Clara. Com o cheque em mãos, Melânia tem a certeza que vai conseguir tirar de Berenice todo dinheiro que precisa e a governanta lembra que a nora está muito doente e que Carlos Eduardo é seu único herdeiro. Alexandre pede um beijo de amor a Clara. Alexandre exige que Clara prove que está decidida a se casar com ele e pede um beijo de amor. Clara recusa o beijo, deixa claro que nunca poderá amá-lo, mas que se lhe devolver o filho se casará com ele. Maquiavélica, Melânia compra a ideia de Germana e incentiva Berenice a beber. Humilhado, o gigolô diz a Clara que pagará caro pelo beijo roubado. Melânia conta ao filho que as dívidas foram quitadas e Carlos Eduardo fica furioso por ela ter pedido dinheiro a Berenice.

Sexta, 06/01/2012 – Capítulo 35: Melânia encontra a nora embriagada. Germana conta a Melânia que Berenice não tocou na bebida e ela teme que a nora tenha desconfiado de suas intenções. Malaquias tenta impor regras na delegacia onde o pai é o titular e pede explicações a ele sobre seus métodos de trabalho. Alexandre procura o delegado Dionízio e pede a ajuda dele para encontrar o filho de Clara. Depois volta ao bordel e humilha Clara diante de todos. Ardilosa, Germana tranquiliza Melânia e diz que se continuar insistindo Berenice cairá em tentação. Malaquias diz a Clara que vai cometer uma loucura ao se casar com Alexandre. Com a vida destruída, Clara está disposta a tudo para recuperar seu filho. Carlos Eduardo diz a Gustavo que se sente culpado e vai fazer de tudo para que Berenice seja feliz. Otávio conta a Carlos Eduardo que Clara vai se casar com Alexandre Ramos. Inconformado, ele pede ao irmão que entregue uma mensagem a ela. Os dois se encontram na igreja e a conversa é um misto de emoções. Carlos Eduardo faz acusações, depois declara seu amor, os dois se beijam e em seguida ele humilha Clara. O delegado diz a Alexandre que é impossível recuperar o filho de Clara. Melânia volta a beber diante de Berenice para que ela caia em tentação. Alexandre marca um encontro com Melânia. Alexandre pede dinheiro a Melânia e ela se sente chantageada pelo gigolô. Linda conta a Clara que madame Theréze vai vender todos os vestidos de Irma. Alexandre se defende, diz que é apenas um favor e para alegrar a megera conta que Clara está em suas mãos e em breve será sua esposa. Melânia dá a ela uma boa quantia em dinheiro. Berenice descobre que Carlos Eduardo se encontrou com Clara e volta a beber. Melânia encontra a nora completamente embriagada e não esconde sua satisfação.

Segunda, 09/01/2012 – Capítulo 36: Alexandre humilha Clara. Berenice aparece na sala completamente bêbada e diante de todos diz que é traída pelo marido. René presencia a cena e depois diz a Guiomar que sua filha destruiu o casamento de Berenice e Carlos Eduardo. A filha de Irma aparece no ateliê e pergunta pela mãe. Alexandre entrega o dinheiro ao delegado para que ele encontre a criança. Melânia envia mensagem a Alexandre contando que Clara se encontrou com Carlos Eduardo e ele pede explicações a Clara. Alexandre humilha Clara e exige que ela obedeça suas ordens caso queira mesmo ter seu filho de volta. A depressão toma conta de Berenice e ela volta a beber quando descobre que Carlos Eduardo voltou a se encontrar com Clara. Guiomar vai até o bordel e avisa Irma que sua filha já está no ateliê. Alexandre logo se interessa pela ninfeta e planeja explorá-la sexualmente. Irma se desespera e Clara promete ajudá-la a proteger a filha do gigolô. Gustavo procura Dona Querubina, fala do estado de Berenice a aconselha que mantenha a afilhada longe de Carlos Eduardo. Enquanto isso, na mansão, Berenice volta a passar mal. Dona Germana desconfia das intenções de Otávio em relação a sua sobrinha e questiona o rapaz. Otávio conta a Carlos Eduardo que Clara está nas mãos de Alexandre e que ele, diante de todos, a obrigou a se ajoelhar a seus pés. Carlos Eduardo diz ao amigo que já não ama Clara e este o aconselha a esquecê-la ou será o responsável pela morte de Berenice. Depois que Alexandre tornou público que se casará com Clara, os clientes não se aproximam mais dela. Linda alerta a amiga e diz que agora ela é refém do gigolô. Alexandre faz ameaças e exige que Irma descubra onde Clara esconde suas economias. O delegado Dionízio comunica a Alexandre que o casal que comprou o filho de Clara está fora do país. Irma encontra a filha e confirma a história que Guiomar contou sobre sua vida. Carlos Eduardo procura padre Cirílo e pede que ajude Berenice. Alexandre aparece no atelier, conhece Colete, se apresenta como um velho amigo de Irma e deixa a jovem encantada. .

Terça, 10/01/2012 – Capítulo 37: Alexandre proíbe Clara de trabalhar. Alexandre também confirma a história de Guiomar, mas não perde a chance de provocar Irma e deixá-la numa situação constrangedora. Depois convida todos para irem até a confeitaria comemorar a chegada de Colete. Berenice desabafa com padre Cirílo, se culpa pela situação e diz que tentou comprar a felicidade se casando com um homem que não a amava. Depois o religioso tem uma conversa séria com Carlos Eduardo e diz que ele terá que fazer o possível e o impossível para salvar Berenice. Fifi conta a madame Theréze que Gustavo está namorando a Dra. Ada. Melânia se irrita com a intromissão do padre e pensa numa maneira para afundar Berenice no vício. Alexandre diz a Clara que já encontrou seu filho. Clara fica feliz com a notícia e garante a Alexandre que cumprirá com seus deveres de esposa. Alexandre e madame Theréze fazem planos para explorar Colete sexualmente. Irma, por sua vez, teme que a filha descubra qual é sua profissão. Linda volta para o bordel apavorada e conta para as amigas que Tonho a pediu em casamento e quer conhecer sua família. Madame Theréze manda chamar a Dra. Ada com a intenção de descobrir o que existe entre ela e Otávio. Melânia diz a Germana que quer acelerar a decadência de Berenice para que seu filho fique com sua herança. A governanta se encarrega de deixá-la cada vez mais deprimida. Germana cumpre as ordens de Melânia. Berenice não consegue controlar seu vício, procura bebida por toda casa e volta a se embriagar. Alexandre proíbe Clara de trabalhar como prostituta e ordena que volte a ser garçonete. Carlos Eduardo volta para casa tarde da noite e encontra Berenice caída na sala e passando mal. Ada a examina e diz que ela corre risco de entrar em coma. Colete continua acreditando que sua mãe é uma grande dama da sociedade e, numa conversa com Guiomar, se diz encantada por Alexandre. Malaquias desconfia que há algo errado e que Clara pode estar sendo vítima de uma armadilha.

Quarta, 11/01/2012 – Capítulo 38: Tonho sonha em se casar com Linda. Carlos Eduardo se culpa pelo estado de Berenice e promete cuidar dela. Depois de examiná-la, Ada tem uma conversa com Carlos Eduardo e diz que se sua esposa não parar de beber imediatamente estará correndo risco de vida. Ele promete jogar fora toda a bebida da casa. Tonho volta a ter esperança e sonha em se casar com Linda, que insiste em esconder dele sua verdadeira personalidade. Padre Cirílo aconselha Linda a dizer toda a verdade ao namorado. Alexandre demonstra interesse em Colete e Irma suplica a ele que não se aproxime de sua filha. Em troca, o gigolô exige que Irma diga onde Clara esconde suas economias. Gustavo comenta com a mãe que dona Querubina mandou chamar o tutor de Berenice. Melânia se preocupa e teme que ele atrapalhe seus planos. Sem uma gota de álcool em casa, Berenice tem uma crise de abstinência e bebe perfume. Alexandre aconselha Otávio a ter cuidado com madame Theréze. Madame Theréze envia Carta a Melânia marcando encontro com ela. Depois de beber perfume, Berenice volta a passar mal e Carlos Eduardo não sabe o que fazer para ajudá-la a superar o vício. Alexandre diz a Clara que ao cair da tarde lhe entregará o filho. Depois vai até a delegacia para escolher o menino que fará Clara acreditar que é seu filho. Melânia esconde de Germana que vai se encontrar com madame Theréze. Malaquias ouve a conversa do pai com o gigolô e descobre a farsa. Irma vai com a filha até a confeitaria e se preocupa quando Colete descreve Alexandre como o príncipe encantando de seus sonhos. Guiomar pede a Clara que não cumpra o que prometeu e fuja da cidade. Melânia vai ao encontro e se irrita quando madame Theréze a acusa de ter ordenado a Alexandre que atirasse contra Clara. A meretriz vai direto ao assunto, confessa que é apaixonada por Otávio e, em troca de seu silêncio, pede que Melânia descubra tudo sobre a vida da Dra. Ada. Alexandre entrega o bebê a Clara e ela nem desconfia que está sendo enganada. Pensando em se casar, Tonho cobra de Melânia os salários atrasados e irrita a patroa. Gustavo comunica a dona Querubina sobre a reunião familiar para discutir a situação de Berenice e conta que a saúde de sua afilhada é motivo de preocupação. Com dívidas em dinheiro para honrá-las, Melânia não sabe o que fazer agora que não pode contar com a ajuda da nora. Dona Germana sugere que ela falsifique a assinatura de Berenice. Depois Melânia conversa com Ada e descobre que a médica saiu clandestinamente da Alemanha por ser judia. Alexandre procura René e diz ao costureiro que quer um encontro com Colete. Germana volta do banco, entrega a Melânia do dinheiro do cheque falsificado e afirma que todos os seus problemas estão resolvidos. Dona Querubina chega para a reunião de família e surpreende Melânia.

Quinta, 12/01/2012 – Capítulo 39: Alexandre volta a pressionar Irma. Clara confessa a Irma que não sente carinho de mãe pelo menino e não consegue entender porque não está feliz. Carlos Eduardo, diante de toda a família, diz que a situação de Berenice foge de seu controle e não sabe mais o que fazer para ajudá-la a vencer o vício. Berenice, completamente bêbada, interrompe a reunião e afirma que bebe porque é infeliz. Alexandre volta a pressionar Irma sobre o dinheiro de Clara e faz ameaças. Berenice tem uma crise nervosa e perde os sentidos. No bordel, Malaquias diz a Irma que precisa conversar com ela sobre o filho de Clara. Depois da confusão, Melânia parabeniza Germana por ter deixado uma garrafa de álcool ao alcance de Berenice. Melânia se encontra com Alexandre, o acusa de traição e diz que foi chantageada por madame Theréze. Malaquias se encontra com Irma na igreja e conta que o menino não é filho de Clara e afirma que seu pai ajudou Alexandre a vender a criança. Padre Cirílo ouve a conversa estarrecido. O advogado se aconselha com Irma sobre o que deve fazer e ela diz que não deve contar a verdade a Clara. Alexandre procura o pároco para marcar seu casamento com Clara. René leva Colete até a confeitaria para se encontrar com Alexandre. Madame Theréze desmascara Otávio, diz que sabe de seu romance com a médica e conta que Ada é judia. Indignado, Otávio humilha Ada e diz que jamais se casaria com uma judia. Irma não conta a verdade a Clara, mas tenta convencer a amiga a desistir do casamento com o gigolô. Germana encontra a sobrinha chorando, fica sabendo o que aconteceu e se pergunta como ele pode ter descoberto a verdade. Maquiavélica, Melânia assiste a cena, se solidariza com Ada e culpa o filho por ter comentado com o amigo sobre sua condição de judia. Ada conta a Carlos Eduardo que rompeu seu romance com Otávio mas se recusa a comentar o motivo da separação. Alexandre diz a Clara que já marcou a data do casamento. Desconfiada, Germana vai até o bordel e pergunta a Alexandre se ele e Melânia se encontraram à sós. Pressionado, o gigolô promete contar tudo que sabe. Colete confidencia a René que faria qualquer coisa para conquistar Alexandre. O interesse dela pelo gigolô deixa o estilista preocupado e ele pensa em fazer algo para evitar que a jovem caia em suas garras.

Sexta, 13/01/2012 – Capítulo 40: O tutor de Berenice chega à cidade. Berenice volta a passar mal depois de beber demais. Germana se encontra com Alexandre, descobre que Melânia está por traz de tudo que está acontecendo com sua sobrinha, se sente traída e jura se vingar da patroa. Berenice piora e é levada para o hospital. Alexandre volta a chantagear Irma e faz ameaças contra ele e sua filha. O ódio toma conta de Germana e ela só pensa em se vingar de Melânia. Berenice é interna e a Dra. Ada pede alguns exames para saber o real estado de saúde dela. Carlos Eduardo se culpa pela situação. Clara diz ao padre que jamais se casaria com Alexandre se não fosse para ter seu filho de volta. Colete se encontra com Alexandre na confeitaria e o gigolô usa seu charme para conquistar a ninfeta. Gustavo encontra Clara na igreja e a acusa de ter destruído o casamento de seu irmão. Os médicos conversam com Carlos Eduardo e dizem que o estado de saúde de Berenice é muito grave, já que contraiu uma cirrose pelo excesso de álcool. Interesseira, Melânia faz planos de como irá gastar o dinheiro que Carlos Eduardo herdará com a morte de Berenice. Clara fica sabendo da internação de Berenice e vai até o hospital. Chegando lá, se emociona ao ver o estado da amiga e pede perdão a ela. Revoltada, Berenice chama Clara de traidora e Carlos Eduardo a destrata. Na saída encontra Melânia e as duas discutem. A visita de Clara deixa Berenice ainda mais abalada. Gustavo, prevendo o pior, pede a padre Cirílo que vá visitar Berenice no hospital. Alexandre pede ajuda a madame Theréze para encontrar as economias de Clara. Desconfiada das intenções do gigolô, Clara pede à mãe que guarde seu dinheiro em lugar seguro. Em crise de abstinência, Berenice pede a Melânia que lhe dê uma dose de conhaque. O tutor de Berenice chega à cidade e dona Querubina se desespera ao saber da gravidade de sua doença.

Segunda, 16/01/2012 – Capítulo 41: Germana só pensa em se vingar de Melânia. O ódio toma conta de Germana e ela só pensa em se vingar de Melânia. Berenice é interna e a Dra. Ada pede alguns exames para saber o real estado de saúde dela. Carlos Eduardo se culpa pela situação. Clara diz ao padre que jamais se casaria com Alexandre se não fosse para ter seu filho de volta. Colete se encontra com Alexandre na confeitaria e o gigolô usa seu charme para conquistar a ninfeta. Gustavo encontra Clara na igreja e a acusa de ter destruído o casamento de seu irmão. Os médicos conversam com Carlos Eduardo e dizem que o estado de saúde de Berenice é muito grave, já que contraiu uma cirrose pelo excesso de álcool. Interesseira, Melânia faz planos de como irá gastar o dinheiro que Carlos Eduardo herdará com a morte de Berenice. Clara fica sabendo da internação de Berenice e vai ao hospital. Chegando lá, se emociona ao ver o estado da amiga e pede perdão a ela. Revoltada, Berenice chama Clara de traidora e Carlos Eduardo a destrata. Na saída encontra Melânia e as duas discutem. A visita de Clara deixa Berenice ainda mais abalada. Gustavo, prevendo o pior, pede a padre Cirílo que vá visitar Berenice no hospital. Alexandre pede ajuda a madame Theréze para encontrar as economias de Clara. Desconfiada das intenções do gigolô, Clara pede à mãe que guarde seu dinheiro em lugar seguro. Em crise de abstinência, Berenice pede a Melânia que lhe dê uma dose de conhaque. O tutor de Berenice chega à cidade. O estado de saúde de Berenice se agrava, ela entra em crise e começa a ter alucinações. Dona Querubina percebe que a vida da afilhada está por um fio e entra em desespero. Manoel pergunta a Emília por que Berenice se entregou à bebida e fica indignado com o comportamento de Carlos Eduardo. Ada comunica aos familiares que precisa ter uma conversa séria sobre o diagnóstico. Alexandre marca encontro com Colete na confeitaria e pede a ela que encontre o dinheiro de Clara que Guiomar esconde.

Terça, 17/01/2012 – Capítulo 42: Germana dá início a sua vingança contra Melânia. Ada reúne toda a família e, com ajuda de um especialista, comunica que o fígado de Berenice está destruído pela cirrose e que ela tem pouco tempo de vida. Enquanto isso, Germana dá início a sua vingança contra Melânia, vai até o hospital e conta toda a verdade a Berenice. A notícia pega a todos de surpresa, Manoel se desespera e Carlos Eduardo se culpa por tudo. Germana diz a Berenice que ela foi o tempo todo enganada pela sogra, conta que ela mentiu sobre Clara, afirma que ela a induziu a beber cada vez mais e que seu único objetivo é ficar com todo seu dinheiro. A revelação de Germana deixa Berenice revoltada e, mesmo agonizando, ela pede papel e caneta à freira para deixar por escrito tudo que acaba de saber sobre Melânia. Certa de que Berenice falará, Germana se sente vingada. Padre Cirílo visita Berenice, que conta ao religioso que ela e Clara foram vítimas de uma armadilha. Berenice entrega a ele a carta que escreveu e diz que deverá chegar às mãos de seu tutor depois de sua morte. Melânia chega ao hospital e, ao ficar á sós com ela, Berenice diz que já sabe de tudo e a chama de assassina. Manoel entra e Berenice diz ao tutor que Melânia planejou sua morte. Ao ver Carlos Eduardo, Berenice tenta contar o que sabe, mas perde os sentidos. Dra. Ada comunica a todos que Berenice está em coma e pode não recobrar a consciência. Desesperado, Carlos Eduardo entra no quarto e pede perdão à esposa. Berenice abre os olhos por alguns segundos e morre em seguida. Clara fica arrasada ao saber da morte da amiga e decide ir até a mansão para se despedir da ex-amiga. Manoel comenta com dona Querubina que Berenice morreu gritando o nome de Clara e diz que pretende investigar tudo que aconteceu entre elas.

Quarta, 18/01/2012 – Capítulo 43: Melânia envenena o filho contra Clara. Alexandre pede a Otávio que acompanhe Clara até a mansão e facilite sua entrada. Melânia envenena o filho contra Clara e afirma que ela tentará se aproximar dele interessada na herança que receberá com a morte de Berenice. Carlos Eduardo jura que nunca mais voltará com Clara. Otávio suborna a empregada e depois convence Ada a permitir que Clara se despeça da amiga. Emocionada, Clara se despede de Berenice, mas é flagrada por Carlos Eduardo, que não perde a chance de humilhá-la. Colete volta a se encontrar na confeitaria com Alexandre e ele a seduz. Colete diz a Alexandre que descobriu onde Guiomar esconde o dinheiro. Diante da informação, o gigolô pede a ela que pegue a bolsa onde a mãe de Clara guarda suas economias, mas ela vê isso como roubo e se nega. Um mês depois da morte de Berenice. Padre Cirílo ainda não conseguiu se encontrar com Manoel para entregar a ele a carta deixada por Berenice e pede a Gustavo que intermedie o encontro dos dois. Alexandre se encontra com Colete no ateliê e a despreza por não ter atendido seu pedido. Arrependida ela promete pegar o dinheiro. Clara se casa com Alexandre em cerimônia realizada na confeitaria. Durante a cerimônia, padre Cirílo surpreende a todos, desmascara Alexandre ao dizer a Clara que a criança que ele lhe entregou não é seu filho. Diante da revelação, Clara se recusa a casar e o gigolô jura vingança. Linda, Fifi e Irma aconselham Clara a não voltar para o bordel e deixar a cidade imediatamente. O menino fica sob os cuidados de padre Cirílo e Dulce diz que quer adotá-lo. Melânia confessa a dona Germana que está apaixonada por Manoel, o tutor de Berenice, e jura que não é interesse financeiro. Gustavo dá o recado de padre Cirílo a Manoel. Alexandre desconfia que Irma contou a verdade sobre a criança e faz ameaças. Clara segue o conselho das amigas, vai até o atelier e convence a mãe a ir embora com ela. René apoia a decisão dela, mas quando as duas estão prontas para fugir, Guiomar descobre que roubaram suas economias. Padre Cirílo conversa com Gustavo e diz que precisa cumprir a última vontade de Berenice. Alexandre chega ao atelier, força Clara a voltar com ele para o bordel e diz que ela vai ter uma grande surpresa.

Quinta, 19/01/2012 – Capítulo 44: Alexandre presta queixa contra Clara. Clara se recusa a voltar para o bordel, mas Alexandre lembra que ela tem uma dívida com ele e madame Theréze e ameaça denunciá-la. Colete presencia a cena e fica chocada. Manoel se convida para jantar na casa de Melânia, ela aproveita para perguntar sobre o testamento e respira aliviada quando ele afirma que a herança de Berenice é de Carlos Eduardo. Alexandre presta queixa contra Clara, ela se defende e afirma que está sendo chantageada. René percebe que Colete esconde algo, pressiona a ninfeta e afirma que ela pegou as economias de Guiomar. Colete confessa que roubou o dinheiro para fazer um favor a Alexandre e admite que está apaixonada por ele. Madame Theréze vai até a delegacia com o livro caixa, prova que Clara tem uma dívida e ela se vê obrigada a voltar para o bordel ou passará o resto de seus dias na cadeia. René conta a Guiomar que Colete pegou o dinheiro. Alexandre procura Colete, se faz de vítima, tenta convencê-la de suas boas intenções e se declara apaixonado por ela. Alexandre beija Colete. Guiomar e René procuram Irma e contam que sua filha roubou o dinheiro de Clara para agradar Alexandre, pois está apaixonada por ele. Irma fica chocada, René afirma que Colete corre perigo e diz que pagará as despesas do colégio para salvar a jovem das garras do gigolô. Dulce enfrenta problemas com o marido por causa do bebê que adotou. Irma comunica à filha que ela voltará para o internato e se surpreende com sua reação. Colete enfrenta a mãe e diz que vai se casar com Alexandre. Melânia procura padre Cirílo, acusa o religioso de colocar Berenice contra ela e faz ameaças. Alexandre força Clara a trabalhar como meretriz e a humilha diante de todos. Irma suplica a Alexandre para que deixe sua filha em paz e se desespera quando ele diz que pretende explorá-la sexualmente. Irma pensa em matar Alexandre e Clara aconselha que ela conte toda a verdade a Colete. Manoel confessa à mãe que gosta de Melânia e que pretende entregar a Carlos Eduardo tudo que pertenceu a Berenice. Irma decide contar toda a verdade a Colete. Melânia lembra o filho que em algumas horas será aberto o testamento e se irrita quando Carlos Eduardo diz que não quer o dinheiro dela. Gustavo volta a lembrar Manoel de seu compromisso com padre Cirílo. Astuta, Germana ouve a conversa e o aconselha a procurar os religiosos. Clara acompanha Irma até o ateliê e chegando lá ficam sabendo que Colete não está e deixou um bilhete dizendo que iria ao encontro da mãe. O tabelião lê o testamento de Berenice onde ela deixa todas suas joias para Emília e sua fortuna para Carlos Eduardo. Porém, Manoel não tem boas notícias para a família Silva Prates e afirma que Berenice gastou toda sua fortuna depois do casamento.

Sexta, 20/01/2012 – Capítulo 45: Linda apresenta um pai falso a Tonho. Manoel explica que Berenice deixou um pequeno saldo no banco e uma casa no sul do país. Carlos Eduardo doa a casa para os empregados que cuidavam da propriedade e Melânia não consegue esconder sua decepção. Sem a herança de Berenice, Melânia só vê uma solução para seus problemas financeiros: se casar com Manoel. Ela diz a dona Germana que vai forçá-lo a se declarar. Dona Germana procura padre Cirílo e o aconselha a procurar Manoel para cumprir a última vontade de Berenice. Linda apresenta um pai falso a Tonho. Manoel lê a carta deixada pela afilhada, não acredita em nada e diz ao padre que Berenice estava delirando quando a escreveu. Manoel pergunta a Otávio se conhece Clara e ele confirma que ela trabalha no bordel de madame Theréze. Manoel cancela jantar com Melânia para conhecer a casa de tolerância. Preocupada, Irma pergunta a Fifi se sabe para onde Alexandre Levou Colete. Fifi alerta para a possibilidade do gigolô transformar sua filha em meretriz. Linda volta eufórica e conta às amigas que vai se casar. Gustavo aconselha o irmão a ajudar Clara, mas ele diz que não quer mais nada com ela. Carlos Eduardo afirma que o que aconteceu entre ele e Clara está acabado para sempre. Alexandre faz de tudo para envolver Colete e promete a ela uma grande surpresa. Melânia fica furiosa ao saber que Manoel cancelou o jantar e saiu para se divertir. Alexandre leva Colete até o bordel e desmascara Irma. Revoltada, ela se recusa ouvir qualquer explicação e diz ter vergonha da mãe. René e Guiomar tentam abrir os olhos de Colete, mas ela está convencida do amor de Alexandre. Manoel vai até o bordel e conhece Clara.

Segunda, 23/01/2012 – Capítulo 46: Alexandre pressiona Clara. Manoel conhece Clara e se encanta com co caráter e a doçura dela. Gustavo e Carlos Eduardo comentam sobre o interesse da mãe pelo milionário e se perguntam se ela está mesmo apaixonada por ele. Ada conversa com a tia e pergunta se ela nunca tentou encontrar o filho. Manoel observa o comportamento de Clara, percebe que ela não pertence ao mundo em que vive e diz que gostaria de ficar sozinho com ela. Madame Theréze insiste com Alexandre para que traga Colete para o bordel. Manoel surpreende Clara ao dizer que quer apenas conversar com ela. Ele confessa que se emocionou ao ouvi-la defender Irma e diz que gostaria de conhecê-la melhor para poder ajudá-la. Ao deixar o bordel, Manoel comunica a madame Theréze que quer Clara com exclusividade e pagará todas as suas noites para que não seja de mais ninguém. Mais um cobrador bate à porta de Melânia. Desconfiado, Alexandre invade o quarto de Clara. Melânia tenta negociar um prazo maior para pagar as promissórias. Desconfiado do interesse de Manoel, Alexandre pressiona Clara, pergunta se está interessada nele e ameaça proibir sua entrada no bordel. Carlos Eduardo critica a atitude da mãe e diz que ela precisa enfrentar a realidade e vender as propriedades para saldar as dívidas. Irma vai até o ateliê para conversar com Colete e enfrenta o desprezo da filha. Clara conta a madame Theréze que Alexandre quer proibir a entrada de Manoel. Indignada, ela pede explicações ao sócio. Irredutível em sua decisão, ele promete trazer Colete para o bordel. Manoel procura Melânia e diz que quer falar sobre Clara. Melânia se surpreende quando Manoel diz que quer falar sobre Clara. Melânia fala mal de Clara, a acusa de ser uma caça-dotes, afirma que traiu seu filho com outro homem e diz que Berenice sofreu muito por causa dela. Gustavo ouve a conversa e conta a Carlos Eduardo que Manoel está interessado em Clara. Irma volta arrasada, diz a Clara que Colete a odeia e que não quer mais voltar para o colégio interno. Alexandre se faz de bom moço para reconquistar a confiança de Colete. Otávio conta a Carlos Eduardo que Clara não se casou com Alexandre. E afirma que Manoel Golveia está interessado nela.

Terça, 24/01/2012 – Capítulo 47: Melânia volta procurar padre Cirílo. Manoel conversa com a mãe sobre Clara. Querubina conta sua versão da história e se culpa por não tê-la ajudado quando mais precisava de um ombro amigo. Carlos Eduardo procura Manoel, pede explicações sobre sua relação com Clara e se irrita quando ele pergunta se está com ciúmes. Dona Germana aconselha Melânia a pedir um empréstimo a Manoel Golveia. Carlos Eduardo chega, diz à mãe que não quer que se aproxime dele e afirma que Manoel está interessado em Clara. Manoel volta ao bordel e pede a Clara que lhe conte sua vida. Desconfiada do interesse de Manoel, Melânia marca um encontro com Alexandre para afastar Clara de seu pretendente. Desconfiado, Alexandre pede explicações a Manoel sobre seu interesse por Clara. Guiomar e René tentam abrir os olhos de Colete, mas a ninfeta está convencida das boas intenções de Alexandre e afirma que vai se casar com ele. Alexandre pergunta a Clara se está gostando de Manoel Golveia e ela o expulsa do quarto. Melânia, mais uma vez, contrata o gigolô para destruir Clara. Maquiavélico, ele diz que já tem um plano para que Manoel perca a confiança nela. Melânia volta a procurar padre Cirílo, exige que ele conte o teor de sua conversa com o tutor de Berenice e faz ameaças. A presença de Manoel conforta Clara, que se sente protegida por ele. Irma aconselha Clara a tomar cuidado com Alexandre, pois ele fará de tudo para que Manoel perca a confiança nela. Manoel procura Melânia e diz que já sabe de tudo. Depois do susto de ter sido desmascarada, Melânia se sente aliviada quando descobre que Manoel sabe apenas de suas dívidas e que está disposto a saldá-las. Melânia fica feliz e Germana indignada ao ver que seu plano para prejudicar a patroa deu errado. Manoel resgata as promissórias e se torna o único credor da família Silva Prates. Querubina critica a atitude do filho e acusa Carlos Eduardo de ter se casado com Berenice interessado apenas em sua fortuna. Alexandre obriga ao funcionário do bordel a entrar na porta falsa do armário para roubar Manoel e fazer com que ele desconfie de Clara. Espirro se nega, mas é obrigado pelo gigolô que ameaça demiti-lo se não cumprir suas ordens. Melânia conta aos filhos que Manoel vai livrá-los da falência e afirma estar certa que ele a pedirá em casamento.

Quarta, 25/01/2012 – Capítulo 48: Manoel é aconselhado submeter a uma cirurgia. Percebendo que a mãe pretende se casar por interesse, Carlos Eduardo não concorda e diz a ela que deveriam vender as propriedades para saldar a dívida com os credores. Colete conta a Alexandre que brigou com todos no ateliê para defendê-lo e pergunta se ele tem boas intenções para com ela. Guiomar vai até o bordel, conta a Irma que Colete voltou a sair sozinha e que desconfia que foi se encontrar com Alexandre. Clara decide abrir os olhos de Colete contando a ela como se transformou. Clara insiste com Manoel para que explique por que a procura todas as noites e pergunta o que deseja dela. Espirro, cumprindo as ordens de Alexandre, espia o casal, mas comete um deslize e é flagrado por Manoel dentro do armário. Indignado, Manoel acusa Clara de ter preparado uma armadilha e ela, para se defender, decide chamar a polícia. Apavorado, o garçom conta que foi Alexandre quem o obrigou para que perdesse a confiança em Clara. Emília confessa que está interessada em Gustavo. Querubina critica a neta e lembra que o rapaz vai ser padre. Nadir surpreende Gustavo com um beijo e deixa o seminarista muito confuso. Preocupado com o que Alexandre pode fazer contra Clara, Manoel marca um encontro com ela na confeitaria e diz que tem um assunto muito importante para conversar com ela. Alexandre fica furioso ao ver que seu plano não deu certo. Manoel procura a Dra. Ada, mostra seus exames e pergunta quanto tempo tem de vida. Manoel chega ao bordel e Alexandre coloca em prática seu plano para prejudicar Clara. Alexandre entrega o relógio de Manoel, pressiona Clara a dizer por que ele a trata com tanta deferência e pergunta se lhe fez uma declaração de amor. Clara procura Colete, conta que Alexandre é um gigolô e que foi ele quem a transformou em meretriz. Clara volta ao bordel e diz a Irma que Colete não acreditou em nada porque está apaixonada por Alexandre. Com um sério problema cardíaco, Manoel é aconselhado pela doutora a se submeter a uma cirurgia. Manoel procura padre Cirílo e diz que precisa decidir sua vida. Gustavo conta a Carlos Eduardo que foi beijado, confessa que gostou e diz que já não tem certeza de sua vocação.

Quinta, 26/01/2012 – Capítulo 49: Melânia fala mal de Clara. Carlos Eduardo não quer admitir que sente saudades de Clara. Manoel conversa com padre Cirílo, conta que tem um sério problema cardíaco, fala de sua preocupação com a mãe e a filha e diz que estava decidido a se casar com Melânia, mas conheceu Clara e agora não sabe por quem se decidir, pois ela mexeu com seu coração. Padre Cirílo o aconselha a rezar muito antes de fazer a escolha. Manoel não vai ao encontro com Clara. Enquanto isso, Melânia está entusiasmada e esperando ansiosa o pedido de casamento do fazendeiro. Manoel vai até o bordel, se declara e pede Clara em casamento. Ela não aceita o pedido e afirma que não pode se casar por interesse. A atitude digna de Clara deixa Manoel ainda mais decidido a se casar com ela e durante o jantar dá a notícia à família. Querubina fica chocada com a decisão do filho e Emília, indignada ao imaginar Clara como sua madrasta, ameaça fugir de casa. Alexandre fica sabendo do pedido de casamento e diz a Clara que prefere vê-la morta do que casada com Manoel. Ele tenta intimidar Clara, mas ela se sente protegida por Manoel e enfrenta o gigolô. Otávio conta a Carlos Eduardo sobre o pedido de casamento e deixa o amigo estarrecido ao dizer o nome do pretendente. Emília conta a Melânia que o pai pretende se casar com Clara e a megera promete difamá-la para que Manoel desista da ideia. Guiomar fica furiosa ao saber que a filha recusou o pedido de casamento. Irma e Linda pedem a ela que aconselhe Clara. Melânia diz a Carlos Eduardo que não vai permitir que Clara se case com Manoel. Colete despreza Irma e diz que não suporta saber que sua mãe é uma prostituta. Irma se preocupa quando a filha diz que Alexandre é o melhor homem do mundo e que pretende se casar com ele. Melânia procura Manoel decidida a acabar com a imagem que ele tem de Clara. Guiomar vai até o bordel tentar convencer a filha a aceitar a proposta de casamento. Melânia fala mal de Clara, mas Manoel tem opinião formada e afirma que acredita na honestidade dela. Melânia se declara, mas é desprezada por ele. Manoel volta a procurar padre Cirílo e conta que decidiu se casar com Clara. Depois vai ao encontro dela na confeitaria e lhe dá um anel de noivado.

Sexta, 27/01/2012 – Capítulo 50: Germana fala com Ada sobre sua vingança. Clara mais uma vez rejeita o pedido, mas diz a Manoel que aceitaria sua ajuda para montar um atelier de costura junto com a mãe e poder deixar o bordel. Clara abre seu coração, conta que seu filho foi roubado e emociona Manoel ao dizer que caiu na vida para poder pagar detetives e encontrá-lo. Apesar do interesse financeiro, Melânia confessa ao filho que está apaixonada pelo fazendeiro. Manoel procura Guiomar e pede sua ajuda para convencer Clara a aceitar o pedido de casamento. Carlos Eduardo decide procurar Clara e pedir a ela que se afaste de Manoel. Maquiavélica, ela vê a chance de poder difamar Clara e pede a Emília que avise seu pai sobre o encontro dos dois. Carlos Eduardo se encontra com Clara e Manoel flagra os dois juntos. Manoel se convence que Clara e Carlos Eduardo continuam se encontrando. Carlos Eduardo nega qualquer envolvimento com ela e o padre confirma que não há nada entre eles. Durante a conversa, Clara descobre que Manoel foi tutor de Berenice, se sente traída e acusa Manoel de se aproximar para investigá-la. Carlos Eduardo desconfia que a presença de Manoel na igreja é coisa de sua mãe e fica furioso. Padre Cirílo percebe que Carlos Eduardo ainda ama Clara e o aconselha a lutar por esse amor. Clara volta ao bordel arrasada e convencida que Manoel quer se casar com ela por vingança. Carlos Eduardo volta para casa e critica a atitude de Melânia. Germana fala com Ada sobre sua vingança contra a patroa. Manoel procura Clara, confessa que a princípio a procurou para conhecê-la melhor e entrega a ela a carta de Berenice. Clara se emociona ao ler a carta da amiga. Manoel volta a falar de seus sentimentos, diz que está disposto a ajudá-la para cumprir a última vontade de Berenice e promete não voltar a falar em casamento. Ele procura madame Theréze para pagar a dívida de Clara e a meretriz diz o que deve fazer para convencê-la a se casar com ele. Manoel vai até o ateliê e encomenda o vestido de noiva de Clara. Depois vai até a igreja e pede a ajuda do padre para colocar em prática seu plano. Alexandre garante a Melânia que Clara não se casará com Manoel e deixará a cidade. Otávio conta a Carlos Eduardo que Clara vai deixar o bordel.

Segunda, 30/01/2012 – Capítulo 51: Clara e Manoel se casam. Manoel pede à filha que entregue a Melânia o convite para uma festa. Emília, entusiasmada, diz a ela que na ocasião seu pai vai pedir sua mão em casamento. Enquanto isso, Manoel prepara a festa surpresa para Clara, convida seus amigos, parentes e anuncia que vão se casar. Pega de surpresa, Clara fica sem reação. Manoel leva Clara até Ada, que conta a ela a verdade sobre o estado de saúde de Manoel. Sensibilizada, ela aceita se casar. Emília ouve o final da conversa e fica indignada com a decisão do pai e diz que jamais aceitará Clara como sua madrasta. Sem imaginar a surpresa que a espera, Melânia vai com os filhos para a festa. Abençoados por padre Cirílo, Clara e Manoel se casam. Melânia chega e fica estarrecida ao se deparar com a cerimônia. Carlos Eduardo assiste à cerimônia estarrecido e quando seu olhar cruza o de Clara os dois não conseguem esconder o amor que ainda sentem um pelo outro. Otávio aproveita a festa para tentar se reaproximar de Ada. Clara corta o bolo e oferece o primeiro pedaço a Melânia que, mesmo indignada, se vê obrigada a aceitar. Germana não consegue esconder a satisfação ao ver a patroa constrangida e Melânia desconfia da atitude dela. Manoel promete uma vida de princesa a Clara, mas ela terá que enfrentar a rejeição de Emília e Dona Querubina. Manoel deixa Clara sozinha por um momento, Carlos Eduardo se aproxima e ofende Clara ao acusá-la de estar se casando por interesse. Gustavo aconselha Emília a ser compreensiva com Clara. Germana conhece Malaquias na festa e passa mal quando o jovem advogado diz que o delegado Dionísio é seu pai. Madame Theréze volta da festa e comunica a Alexandre que Clara está casada com Manoel Golveia. Querubina volta para casa arrasada com a decisão do filho, mas aconselha a neta a aceitar Clara como sua madrasta. Revoltada, Emília jura que fará da vida dela um inferno. Diante da realidade, Carlos Eduardo tenta convencer a mãe a vender as fazendas e viver modestamente. Ambiciosa, Melânia não concorda com o filho e afirma que ele precisa encontrar outra rica herdeira o mais rápido possível. Sem Clara no bordel, madame Theréze incentiva Alexandre a conquistar Colete e depois trazê-la para ser a “novidade” da casa. Maquiavélico, ele gosta da ideia e vê a chance de se vingar de Irma. Germana procura Dionísio, pressiona o delegado a confirmar que Malaquias é filho deles e exige que nunca revele a verdade a ele. Carlos Eduardo não consegue disfarçar, mas quer fazer o irmão acreditar que ela é uma página virada em sua vida.

Terça, 31/01/2012 – Capítulo 52: Alexandre pede a Colete uma prova de amor. Querubina recebe a nora em sua casa, deixa claro que não foi a favor da união, mas lhe dá as boas vindas. A matriarca se culpa por tê-la ajudado quando mais precisava e, a sinceridade dela emociona Clara que lhe pede um abraço. Alexandre se aproxima de Colete, faz a jovem acreditar em seus sentimentos e pede a ela uma prova de amor. A jovem fica assustada com a atitude dele, se recusa a lhe dar a tal prova e Alexandre vai embora irritado. Emília despreza Clara e deixa o pai indignado. Alexandre volta ao bordel derrotado, encontra Irma e diz que vai transformar sua filha em meretriz. Dulce aconselha Colete a se afastar de Alexandre e afirma que ele é um explorador de mulheres. Colete não acredita em nada e vai embora revoltada. Clara convida a mãe para morar com ela, mas Guiomar não aceita. Manoel prepara uma surpresa para Clara. Emília procura Melânia, jura que não sabia das intenções do pai, afirma que Clara também não sabia e que só aceitou o pedido de casamento depois que os dois conversaram com a Dra. Ada. O comentário de Emília deixa Melânia desconfiada. Manoel enche Clara de joias. Melânia percebe que existe uma atração entre Gustavo e Emília e deixa os dois sozinhos. Depois, entusiasmada, conversa com Germana e diz que o casamento de Gustavo com Emília seria a solução para todos os seus problemas. Completamente repaginada e transformada numa verdadeira dama da sociedade, Clara procura padre Cirílo e faz uma doação generosa para sua obras de caridade. Irma visita Clara e, aflita, pede sua ajuda para salvar Colete das garras de Alexandre. Querubina se irrita com a presença dela, critica a nora por receber uma meretriz e se surpreende com a reação de Clara. Sensibilizada com o drama da amiga, Clara pede a Manoel que ajude Irma a proteger a filha. Alexandre vai até o ateliê procurar Colete, mas ela se recusa a sair com ele e acaba contando que foi aconselhada por Dulce a se afastar dele. Melânia pergunta ao filho se pretende abandonar o seminário, fala de Emília e Gustavo se revolta ao perceber que a mãe quer fazer com ele o mesmo que fez com Carlos Eduardo. Melânia tenta arrancar de Ada alguma informação sobre sua presença na festa e a conversa que teve com Clara e Manoel, mas se esquece que ela jamais quebraria a ética médica. Para se vingar de Dulce, Alexandre força Fifi a destruir Ernesto. Manoel procura Alexandre e oferece dinheiro a ele para que deixe Colete em paz. Mas o gigolô deixa claro que está determinado a transformar a jovem numa meretriz. A discussão com Alexandre deixa Manoel nervoso e ele passa mal. Estoura a guerra na Europa e todos esperam pelo pior. Clara insiste com a mãe para que venha morar com ela, mas Guiomar decide ficar no ateliê para proteger Colete. Emília continua tecendo comentários maldosos contra Clara e irrita o pai. Manoel comenta com Clara a conversa que teve com Alexandre, afirma que o gigolô está apaixonado por ela e fará qualquer coisa para feri-la. Germana marca novo encontro entre Alexandre e Melânia. Malaquias pergunta ao pai quem é sua mãe e por que nunca quis conhecê-lo. Dionísio pede ao filho que esqueça a mulher que lhe deu a vida. Melânia comenta com Alexandre sobre a suposta doença de Manoel, ordena que invada o consultório da Dra. Ada e roube o prontuário de Manoel Golveia.

Quarta, 01/02/2012 – Capítulo 53: Carlos Eduardo flagra o irmão com a empregada. Melânia afirma a Alexandre que a felicidade de Clara durará muito pouco. Manoel fala da própria morte e diz a Clara que ela precisa se preparar para enfrentar a realidade. Carlos Eduardo diz à mãe que a situação financeira da família é muito grave e com a guerra não existe chance de recuperação. Melânia insiste com o filho para que se case com outra rica herdeira, mas ele se nega e insiste com a mãe para que venda suas joias. Melânia confessa a Germana que se não vender as joias em breve não terão o que comer e diz que deposita suas esperanças no casamento entre Gustavo e Emília. Para fugir de um casamento por interesse, Gustavo pensa em voltar para o seminário. Carlos Eduardo flagra o irmão beijando a empregada. Aflito, ele procura padre Cirílo, conta o que aconteceu e confessa que está apaixonado por Emília. Clara pede a Manoel que empregue Irma como governanta. O joalheiro compra as joias de Melânia. Manoel reúne a família e Clara comunica que vai contratar Irma para ser a governanta da casa. A decisão de Clara revolta Emília e Querubina. Irma se emociona com o convite da amiga. Carlos Eduardo conversa com o irmão sobre a situação financeira da família, diz que ele terá que conseguir uma bolsa de estudos, pois não poderão mais custear o seminário e conta que também terão que vender a casa onde vivem. Diante da situação da família, Gustavo já pensa em se casar com Emília. Carlos Eduardo o aconselha a não cometer o mesmo erro que ele. Irma paga a dívida que tem com madame Theréze e comunica que está deixando o bordel. Ao saber que Irma está indo embora, Alexandre afirma que Colete ocupará seu lugar. Dona Querubina recebe Irma com frieza e Emília não perde a chance de humilhá-la. O consultório da Dra. Ada é roubado. Alexandre marca encontro com Melânia e entrega o prontuário médico de Manoel Golveia. Ada fica arrasada ao saber do assalto. Melânia vibra ao descobrir que Manoel sofre de uma cardiopatia grave. Maquiavélica, ela diz a Alexandre que Manoel precisa sofrer uma forte emoção e certamente não resistirá. Otávio oferece dinheiro a Ada para montar novamente o consultório, mas ela não aceita a oferta. Tonho insiste em marcar a data do casamento e Linda desmaia.

Quinta, 02/02/2012 – Capítulo 54: Nadir descobre a verdade sobre Linda, mas promete a ela que não contará nada a Tonho. Clara tenta reaproximar Irma da filha. Alexandre aparece e Colete ofende a mãe diante de todos. Antes de deixar o ateliê, na companhia da ninfeta, Alexandre faz sérias ameaças a Clara. Depois o gigolô se encontra com capanga que roubou o consultório e ordena que dê um susto em Manoel Golveia. Melânia chega em casa, encontra o filho muito nervoso e se desespera quando Carlos Eduardo conta que o cheque do joalheiro não tinha fundos e que o mesmo já não se encontra na cidade. Melânia decide fazer uma denúncia e o desespero aumenta quando o delegado Dionísio afirma que será impossível reaver suas joias. Carlos Eduardo se sente culpado pelo que aconteceu e diz ao irmão que agora só lhes resta vender a casa. Melânia estranha o comportamento de dona Germana diante do jovem delegado. Nadir mente para Tonho e diz que seu anjo vive numa linda mansão. Alexandre conversa com delegado Dionísio, pede a ele que passe a noite na casa de madame Theréze, mas se recusa a dizer o motivo. Depois ele se encontra com Melânia e comunica que colocará seu plano em ação e tudo estará resolvido. Clara passa o dia angustiada e pede a Manoel que não fique longe dela. Durante a noite a casa é invadida por ladrões, os marginais ameaçam raptar Clara e Emília, Manoel reage, passa mal, tem um ataque e morre. Revoltada com a morte do pai, Emília expulsa Clara e Irma de sua casa. A tristeza toma conta de Clara, mas ela jura que vai cumprir a promessa que fez a Manoel de cuidar de sua mãe e sua filha. Guiomar se desespera com a possibilidade de sua filha ter que voltar a trabalhar no bordel. Convencido de que o irmão ainda ama Clara, Gustavo o aconselha a se casar com ela. Alexandre e Melânia comemoram o sucesso do plano, mas o clima pesa entre eles quando o gigolô cobra sua comissão pelos serviços prestados e Melânia se recusa a pagar. Depois Melânia visita Emília e Querubina, finge consternação e convida as duas para se hospedarem em sua casa até a abertura do testamento. Ada aceita a oferta de Otávio para montar novamente seu consultório. Clara tenta impedir que Emília vá com Melânia e ela enfrenta o ódio da megera.

Sexta, 03/02/2012 – Capítulo 55: Germana desmascara Melânia. Interessada em casar o filho com a herdeira de Manoel, Melânia leva Emília para sua casa. Germana desmascara Melânia, mostra a ela o prontuário médico de Manoel que encontrou dentre seus pertences e acusa a patroa de ter provocado a morte dele. Fria e calculista, Melânia pede a ajuda da governanta para unir Gustavo e Emília, a única saída para resolver seus problemas financeiros. Clara conversa com o advogado de Manoel e pergunta quais são seus direitos. Melânia conta a Emília que Clara conseguiu antecipar a leitura do testamento. Querubina diz a Clara que vai colocá-la para fora de sua casa. Para defender Colete, René enfrenta Alexandre e é ameaçado pelo gigolô. Madame Theréze percebe que Otávio está se reaproximando da médica e se desespera. Ada comenta com a tia que Otávio já não admira Hitler e está mudando seu posicionamento político. Nadir invade o quarto do patrãozinho, se despe diante de seu olhos e faz Gustavo esquecer o voto de castidade. Emília convida Melânia a assistir a leitura do testamento. Dona Querubina sonha em expulsar Clara assim que o testamento for aberto. Porém, a vontade expressa por Manoel no documento surpreende a todas. A maior parte de seus bens ele deixa para a esposa, e faz dela a tutora de sua filha Emília até que complete vinte e um anos. A primeira atitude de Clara como nova dona da casa é expulsar Melânia, que volta para casa desolada e convencida de que Clara jamais permitirá que seu filho, Gustavo, se case com Emília. Melânia conta aos filhos que Clara é a herdeira absoluta de Manoel Golveia e, diante de uma situação financeira sem perspectiva de melhora, ela comunica a Gustavo que ele voltará ao seminário para diminuir as despesas da casa. A reação dele é imediata e deixa a mãe surpresa ao afirmar que perdeu a vocação religiosa. Clara tenta ser amiga de Emília, mas enfrenta o ódio da enteada que se recusa a obedecê-la. Clara faz valer sua autoridade e ameaça mandá-la para o colégio interno. Indignada com o testamento do filho, Dona Querubina decide deixar a casa que agora é de sua nora. Clara tenta se reconciliar com ela, implora por sua amizade e consegue comover a sogra ao falar com extremo carinho de seu marido. Gustavo conta a padre Cirílo que traiu seus votos e que não está arrependido do que fez. Depois entrega a ele a carta de renúncia para que a envie aos padres do seminário. René tenta convencer Colete que Alexandre não merece sua confiança, afirma que ele pretende transformá-la em uma mulher da vida e pede que fuja dele. Madame Theréze conta a Alexandre que Clara herdou a fortuna de Manoel Golveia. Carlos Eduardo diz à mãe que precisam colocar a casa à venda e passarão a viver na fazenda. Clara encontra as promissórias da dívida de Melânia e percebe que tem a família Silva Prates em suas mãos. Ela consulta o advogado e fica sabendo que se cobrar a dívida a família ficará apenas com as roupas do corpo.

Segunda, 06/02/2012 – Capítulo 56: Melânia se surpreende ao ser recebida por Clara. A dúvida, se deve ou não cobrar a dívida da família de Carlos Eduardo, tira o sono de Clara. Padre Cirílo aconselha que esqueça o sentimento de vingança e tente ser feliz. Emília procura Gustavo, pergunta se ele ainda pensa em ser padre e ao saber que ele desistiu da vida religiosa, não consegue se conter e lhe dá um abraço. Colete comenta com Alexandre tudo que René disse a seu respeito e diz que não quer voltar a vê-lo. Depois de rezar muito, Clara diz ao padre que decidiu perdoar a dívida e pede a ele que marque um encontro com Carlos Eduardo para que possa lhe devolver as promissórias. Alexandre pede a Melânia que vá encontrá-lo na confeitaria e cobra dela o dinheiro que lhe deve. Irma não concorda com a decisão de Clara e afirma que está agindo assim por que ainda ama Carlos Eduardo. Clara vai ao encontro de Carlos Eduardo esperançosa, mas sofre a maior decepção de sua vida ao ser humilhada por ele. Diante de tanta agressividade, Clara não entrega os documentos a Carlos Eduardo, mas diz ao padre que vai se casar com ele. Melânia pede um prazo para conseguir o dinheiro. Alexandre concorda desde que ela destrua o costureiro. Otávio diz a Ada que a ama e a médica, como prova de amor, pede a ele que se converta ao judaísmo. Dona Querubina percebe que foi injusta com Clara e as duas já se tratam como boas amigas. Clara pede a ela que marque um encontro com Melânia, mas não comenta o assunto que pretende tratar com ela. Melânia espalha a notícia de que René costura para as prostitutas da cidade e difama o estilista. Melânia estranha o convite de dona Querubina, que pede a Clara que tenha muito cuidado com a megera. Melânia vai ao encontro e se surpreende ao ser recebida por Clara, que vai direto ao assunto e diz que terá que convencer Carlos Eduardo a se casar com ela.

Terça, 07/02/2012 – Capítulo 57: Irma procura padre Cirílo. Melânia fica chocada com o pedido de Clara. Ela fica surpresa quando Clara afirma que tem em seu poder as promissórias, e atônita quando ela diz que executará a dívida se Carlos Eduardo recusar a se casar com ela. Clara dá vinte e quatro horas para que Melânia resolva o problema. Irma critica a decisão de Clara e ela diz à amiga que está cansada de ser humilhada e agora vai lutar para ser feliz. Melânia pede ao filho que se case com Clara para salvar a família. Carlos Eduardo exige uma explicação e ela conta que Clara ameaça cobrar a dívida caso não aceite se casar com ela. Revoltado, ele diz à mãe que não pretende se submeter às vontades de Clara e que prefere viver na sarjeta do que sob o mesmo teto que Clara. Gustavo pergunta ao irmão o que ele pretende fazer e ele diz que vai colocar um ponto final nessa grande insensatez. Ao saber que Carlos Eduardo está à sua procura, Clara se enche de esperança, mas logo depois sofre uma grande desilusão. Depois de ser humilhada, Clara diz a Carlos Eduardo que se não pode tê-lo por amor, o terá por dinheiro. Germana conta que Carlos Eduardo foi se encontrar com Clara e Melânia vê suas esperanças ruírem quando filho chega e diz que jamais voltaria a se casar por interesse. Irma aconselha Clara a esquecer Carlos Eduardo e sua família e pensar apenas em encontrar seu filho, mas ela está determinada a levar adiante sua vingança contra os Silva Prates. René começa a perder seus clientes depois que Melânia espalhou a notícia de que ele costura para as prostitutas da cidade. Dona Querubina diz a Clara que ficou horrorizada ao saber que ela pretende se casar com Carlos Eduardo e a acusa de estar comprando um marido. René é surpreendido pela dona do imóvel que, depois de dizer o motivo de sua decisão, pede a ele que deixe o local imediatamente. Clara diz ao advogado que quer processar a família Silva Prates e executar a hipoteca da casa e das fazendas. Irma procura padre Cirílo e pede a ele que convença Clara a desistir da vingança e do casamento com Carlos Eduardo.

Quarta, 08/02/2012 – Capítulo 58: Clara prova seu vestido de noiva. Clara não ouve os conselhos do padre, diz que cansou de ser boa e que está decidida a levar adiante sua vingança. Melânia mostra a Carlos Eduardo a carta do advogado de Clara informando que já está na justiça o pedido de embargo de todos os bens da família. Carlos Eduardo insiste em trabalhar e levar uma vida mais modesta, mas Melânia não admite deixar a alta sociedade. Sentindo-se responsável pela família, Carlos Eduardo vai com a mãe até a casa de Clara, volta a humilhá-la e diz que sente pena dela. Mas a reação de Clara surpreende a todos quando exige que Melânia se ajoelhe e implore ao filho que se case com ela ou não terão onde morar. Em um gesto desesperado, Melânia se ajoelha e diante de todos faz o que Clara ordenou. Colete procura Alexandre, conta que serão despejados e o gigolô vê chegar o momento de transformar a jovem em meretriz. Carlos Eduardo diz a Clara que aceita se casar com ela. Ao saber do drama do amigo, Clara oferece sua casa para René, Guiomar e Colete. Alexandre diz a madame Theréze que em breve Colete será a nova atração do bordel. Carlos Eduardo diz a à mãe que Clara vai se arrepender do casamento. Padre Cirílo diz a Clara que não aprova seu casamento e pede a ela que reflita sobre sua decisão. Clara insiste em sua vingança e está convencida que com o tempo Carlos Eduardo voltará a amá-la. Padre Cirílo procura Carlos Eduardo, diz que acaba de marcar a data do casamento e pede a ele que volte atrás em sua decisão. Carlos Eduardo diz que não mudará sua decisão e afirma que fará Clara se arrepender do casamento. Em dúvida quanto à vocação, Gustavo volta a cair em tentação. Emília diz à avó que está interessada em Gustavo e Dona Querubina proíbe a neta de se aproximar dele. Irma volta ao bordel, conta que Clara vai se casar com Carlos Eduardo e deixa Alexandre furioso. Clara prova seu vestido de noiva. Irma convida as amigas do bordel para o casamento e madame Theréze sente que Alexandre está preparando uma armadilha contra Clara. Furioso com o que acaba de descobrir, Alexandre procura Melânia, pede explicações sobre o casamento de Clara e Carlos Eduardo e a acusa de estar dando um golpe para ficar com o dinheiro dela. Alexandre exige que Melânia cancele o casamento e pague o que lhe deve, caso contrário contará a Carlos Eduardo tudo que fizeram para separá-lo de Clara. Astuta, Germana lembra Melânia que depois do casamento Carlos Eduardo será o herdeiro da fortuna de Clara e sugere que faça algo para tirar Clara definitivamente da vida de seu filho. Decidido a se reconciliar com Ada, Otávio coloca um ponto final no relacionamento com madame Theréze.

Quinta, 09/02/2012 – Capítulo 59: Carlos Eduardo queima as promissórias. Seguindo o conselho da governanta, Melânia tenta se aproximar de Clara e a faz acreditar que quer ser sua amiga. Ao saber que a mãe quer ser amiga de Clara, Gustavo desconfia das intenções dela, mas Carlos Eduardo está comovido com a “bondade” da mãe. Melânia promete que fará de tudo para que ela seja feliz com Carlos Eduardo. Clara acredita na sinceridade da megera. Chega o dia do casamento. Alexandre decide assistir à cerimônia e provar que o casamento de Clara e Carlos Eduardo é uma farsa. Revoltado com a situação, Carlos Eduardo confessa ao amigo não fosse por sua mãe, diria “não” a Clara diante de todos os convidados. Melânia teme pela reação do filho. Clara e Carlos Eduardo se casam. Madame Theréze se aproxima de Ada e deixa Otávio numa situação constrangedora. Alexandre fica furioso ao saber que Clara já está casada e que não pode fazer nada. Madame Theréze desmascara Otávio e diz a Ada que os dois são amantes. Melânia pede a Carlos Eduardo que esqueça o passado e tente ser feliz. Depois da festa, os noivos ficam sozinhos e Clara entrega a Carlos Eduardo as promissórias das dívidas de sua família como presente de casamento. A vida dupla de Ernesto e os gastos com Fifi começam a afetar a confeitaria e Dulce desconfia que o marido tem outra mulher. Carlos Eduardo queima as promissórias.

Sexta, 10/02/2012 – Capítulo 60: Clara é humilhada por Carlos Eduardo. Indignado ao ver que Alexandre pretendia se aproveitar de uma menina, Serafim tenta convencer Colete a se afastar do gigolô, afirma que ele é um homem muito perigoso e que sua intenção é transformá-la em meretriz. Germana conversa com Melânia e alerta para a possibilidade de Carlos Eduardo atrapalhar seus planos, pois seu comportamento estava muito estranho durante a cerimônia. Na noite de núpcias, Carlos Eduardo faz Clara acreditar que quer levá-la até o lugar onde trocaram o primeiro beijo. Romântica, ela acompanha o marido sem imaginar que vai sofrer a maior decepção de sua vida. Carlos Eduardo dirige até o bordel, a força a entrar no local e, diante de todos, a chama de meretriz e diz que aquele é seu lugar. Clara é humilhada e agredida por Carlos Eduardo. Alexandre se diverte com a situação. Serafim e Malaquias levam Clara para casa e, chegando lá, ela continua sendo ofendida por Carlos Eduardo, que deixa claro que o casamento será apenas de aparência sem nenhum gesto de amor. Revoltada com a atitude de Carlos Eduardo, Clara decide declarar guerra ao marido. Ela procura Melânia, conta a humilhação que sofreu, informa que sua família já está livre das dívidas, e diz que não pretende dar mais nenhum centavo para sustentá-los. Furioso com madame Theréze, Otávio diz ao amigo que pretende se vingar da meretriz. Carlos Eduardo confidencia que pretende se separar de Clara. Sem dinheiro e pressionada por Alexandre, Melânia teme ser desmascarada a qualquer momento. Carlos Eduardo diz a Clara que não pretende viver com ela. Melânia conta ao filho o que Clara pretende fazer e diz que precisa de dinheiro para pagar uma dívida. Furioso, Otávio invade o quarto de madame Theréze e acusa a meretriz de ter destruído sua vida. Carlos Eduardo diz à mãe que pretende abandonar Clara e viver na fazenda, mas é pressionado por Melânia e obrigado a reconsiderar sua decisão. Clara faz um acordo com Carlos Eduardo, impõe condições para sustentar sua família e exige que diante de todos se porte como o melhor marido do mundo. Carlos Eduardo entrega à mãe o cheque de Clara. Melânia se encontra com Alexandre e paga por seu silêncio, mas a quantia não agrada o gigolô. Irma critica a decisão de Clara e ela explica que está se sacrificando em nome de seu filho.

Segunda, 13/02/2012 – Capítulo 61: Serafim se interessa por Colete. Irma fica chocada com a frieza de Carlos Eduardo e Clara diz que já não tem mais esperança de recuperar seu amor. Alexandre diz a Melânia que seu silêncio vale muito e a pressiona a lhe dar mais dinheiro. Melânia pede um prazo maior. Serafim se interessa por Colete, mas é desprezado por ela. Irma encontra entre os pertences de Carlos Eduardo a echarpe que Clara usou no baile de formatura. Ao reconhecer a peça, Clara se enche de ilusão ao perceber que Carlos Eduardo nunca a esqueceu. Melânia paga os salários atrasados dos funcionários. Depois tem uma conversa séria com Germana sobre o Sr. Alexandre Ramos. Irma aconselha Clara a não deixar Carlos Eduardo perceber que viu a echarpe e também a ser paciente com ele. Imaginando que a patroa nunca deixará de ser chantageada pelo gigolô, a astuta governanta sugere a ela que forjem um acidente envolvendo Clara e Alexandre, assim se livrariam dos dois e Carlos Eduardo herdaria a fortuna da esposa. Padre Cirílo aconselha Clara a viver sem ódio no coração. Alexandre agride Serafim e faz ameaças ao jornalista. Clara pede ajuda a Malaquias para encontrar seu filho. Nadir presenteia Gustavo com uma cueca vermelha e Melânia está prestes a flagrar os dois juntos. Ada insiste com a tia para que procure pelo filho que abandonou e Germana confessa que já se encontrou com ele. Malaquias pede ao pai que fale a verdade sobre sua mãe e diz que gostaria de conhecê-la. Carlos Eduardo encontra Clara conversando com Malaquias e tem uma crise de ciúmes. Seguindo o conselho de padre Cirílo, Clara se mostra submissa e diz ao marido que não fará nada que possa aborrecê-lo. Clara e Carlos Eduardo dividem o mesmo quarto, mas não a mesma cama. Colete não ouve os conselhos da mãe e dos amigos, acredita nas promessas de Alexandre e foge com o gigolô, que a leva direto para o bordel.

Terça, 14/02/2012 – Capítulo 62: Clara procura padre Cirílo. Alexandre finge que está apaixonado para seduzir Colete e pede a ela uma prova de amor. René e Guiomar avisam Irma que Colete fugiu com Alexandre. Clara decide ir até o bordel para resolver a situação, mas é impedida por Carlos Eduardo que se oferece para ir em seu lugar. Clara procura padre Cirílo e pede a ele que tente livrar Colete das garras de Alexandre. Carlos Eduardo exige que Alexandre entregue Colete, mas a ninfeta se recusa a ir embora com a mãe e afirma diante de todos que ama Alexandre. Madame Theréze sugere a Alexandre vender Colete e ele gosta da ideia. Durante discussão com Alexandre, Irma afirma que Clara nunca foi dele e deixa Carlos Eduardo atormentado. Ao tentar entender o que aconteceu, Carlos Eduardo ouve de Irma que Clara nunca se entregou ao gigolô e que ele é o pai do filho de Clara. Padre Cirílo tenta convencer Colete a deixar o bordel antes que seja tarde. Alexandre agride o religioso e o expulsa do local. Depois procura o delegado Dionísio e propõe a ele que intermedie a venda de uma menina virgem para a Argentina. René, em prantos, deixa o ateliê e se muda com Guiomar para a casa de Clara. Carlos Eduardo não acredita em Irma e continua convencido que Clara e Alexandre foram amantes. Vingativo, Alexandre confirma para Dulce que seu marido tem uma amante, que passa todas as noites no bordel e diz que quer vê-los na miséria. Inocente e apaixonada, Colete diz a Alexandre que vai dar a prova de amor que lhe pediu.

Quarta, 15/02/2012 – Capítulo 63: Carlos Eduardo salva Clara. Carlos Eduardo aconselha Irma a registar uma queixa contra Alexandre por manter uma menor de idade no bordel. Madame Theréze conta a Fifi que Colete foi vendida para uma casa de mulheres na Argentina. Clara e Irma vão até a delegacia prestar queixa, mas o delegado Dionísio não dá importância à denúncia. Colete confidencia a Fifi que vai se entregar a Alexandre. Preocupada com o futuro da garota, Fifi comenta com Linda e Serafim e procura Irma para contar que sua filha vai ser vendida como escrava branca. Clara decide cobrar providências do delegado, mas Serafim diz que ele é corrupto, está ligado aos marginais e não fará nada para salvar Colete. Malaquias diz a Clara que tem um plano para capturar a quadrilha e livrar a filha de Irma. Colete cai na armadilha de Alexandre e, desacordada, é colocada em um caixote para ser transportada para Buenos Aires. Irma, Clara e Malaquias vão até o bordel tentar impedir que Colete seja enviada como mercadoria para outro país. Carlos Eduardo fica sabendo e vai atrás deles. Malaquias descobre que o pai está envolvido com os marginais. Clara é feita refém pelos bandidos, Carlos Eduardo chega e consegue render Alexandre, que aceita devolver Colete se não for denunciado. Carlos Eduardo salva Clara e a beija apaixonadamente.

Quinta, 16/02/2012 – Capítulo 64: Irma consola a filha e Malaquias. Colete finalmente percebe que Alexandre é um canalha. Irma consola a filha e Malaquias, envergonhado com o comportamento do pai, pede a ele que nunca mais o chame de filho. Dionísio se diz arrependido e tenta conseguir o perdão do filho. Malaquias pede a ele que desfaça pelo menos uma pequena parte do mal que causou às pessoas e encontre o filho de Clara. Colete vai com Irma para a casa de Clara, mas continua tratando a mãe com indiferença. Ao saber do fracasso do plano, madame Theréze desconfia de Fifi. Colete se recusa a ficar hospedada na casa de Clara e Carlos Eduardo oferece a casa da mãe para hospedar a menina. Pressionado pelo filho, Dionísio confessa que ajudou Alexandre a vender o filho de Clara. A notícia de que o Brasil entrou na guerra deixa todos muito preocupados. Otávio procura Ada, tenta uma reconciliação, mas é desprezado por ela. O beijo de Carlos Eduardo enche Clara de esperança e pede a ele uma noite de amor. Carlos Eduardo resiste, lembra Clara do trato que fizeram e admite que foi fraco quando a beijou. Otávio admite que errou, jura que já não tem nada com a meretriz e pede a Ada que esqueça todas as mágoas e acredite no amor. Os dois se beijam apaixonadamente. Emília e d. Querubina voltam de viagem. Germana diz a Melânia que com o Brasil na guerra será mais fácil provocar um acidente para matar Clara e Alexandre. Emília fica preocupada ao saber que Gustavo pode ser convocado para a guerra, vai vê-lo e diz que está apaixonada. Os dois se beijam e são flagrados por Nadir. Para se vingar de Linda, Alexandre entrega a Tonho o endereço da suposta casa de seu “anjo”. Malaquias procura Clara e diz que tem uma pista sobre o paradeiro de seu filho. Ao saber que Clara pode encontrar o filho, Carlos Eduardo diz a ela que não permitirá que a criança venha viver sob o mesmo teto que ele.

Sexta, 17/02/2012 – Capítulo 65: Clara oferece dinheiro a Alexandre. Clara jura para Carlos Eduardo que é o pai de seu filho, mas ele continua cego de raiva e não acredita nela. Clara diz que nunca teve nada com Alexandre e foi vítima de uma armadilha de Melânia, mas Carlos Eduardo a ofende e volta a dizer que não permitirá que traga a criança para viver em sua casa. Revoltada, Clara diz a ele que entre os dois escolherá seu filho. Gustavo, envolvido com Nadir e Emília, está cada vez mais confuso e pede conselhos a padre Cirílo. Germana aconselha Melânia a usar Emília e d. Querubina para se aproximar de Clara e poder envenená-la aos poucos. Germana recebe carta de Dionísio, os dois se encontram na confeitaria e são flagrados por Gustavo. Alexandre diz a madame Theréze que Linda terá seu castigo. Dionísio diz a Germana que está decidido a contar ao filho que ela é sua mãe. Tonho chega ao bordel e desmascara Linda. Gustavo comenta com a mãe que encontrou a governanta na confeitaria com o delegado Dionísio. Germana proíbe Dionísio de contar a verdade ao filho, mas é tarde demais. Malaquias aparece e o pai revela a verdade. Diante do filho que abandonou quando nasceu, Germana diz que ele foi apenas um acidente que aconteceu na sua vida e sua frieza choca Malaquias. Germana volta para casa, conta a Melânia que amou Dionísio na juventude e a proíbe de contar seu segredo. Emília sugere a Gustavo que se casem para fugir da convocação para a guerra e fica surpresa com a reação dele. Clara volta ao bordel e oferece dinheiro a Alexandre para desmascarar Melânia.

Quarta, 22/02/2012 – Capítulo 66: Alexandre recusa a oferta de Clara. O delegado consegue informação sobre o paradeiro do filho de Clara. Ada fala do segredo da tia com Otávio. Dionísio entrega a Malaquias o endereço da família que está com o filho de Clara. Alexandre recusa a oferta de Clara, diz que jamais faria algo para ajudá-la a ser feliz com Carlos Eduardo e confessa que é apaixonado por ela. Dionísio alerta o filho sobre o perigo que estão correndo ao provocar a organização criminosa que vendeu a criança. Gustavo surpreende Melânia ao comunicar que vai pedir a mão de Emília em casamento. Malaquias entrega a Clara o endereço e ela se prepara para encontrar seu filho. Clara, acompanhada por Irma e Malaquias, vai ao endereço onde vive seu filho e se emociona ao vê-lo depois de tantos anos. Clara volta convencida de que o garoto é mesmo seu filho e diz que quer recuperá-lo o mais breve possível. O advogado sugere que peça a ajuda de padre Cirílo para o primeiro contato com a família. O advogado indicado por Malaquias para cuidar do caso, diz a Clara que é uma causa difícil e que a justiça, na maioria dos casos, decide a favor do casal que fez a adoção. Madame Theréze aconselha Alexandre a aceitar o dinheiro de Clara, mas ele está decidido a usar a proposta dela para chantagear Melânia. Emocionada e cheia de esperança, Clara conta a Carlos Eduardo que encontrou seu filho e se decepciona com a reação dele. Malaquias, padre Cirílo e o advogado procuram o casal, mas eles negam ter adotado o menino. Os três insistem em conversar com o casal e padre Cirílo conta que o menino foi roubado. Adelaide, a mulher que adotou Francisco, se desespera diante da possibilidade de perder seu filho. Ao saber da reação dela, Clara entende seus motivos e se surpreende quando padre Cirílo pergunta se quer mesmo tirar o menino da família que o criou.

Quinta, 23/02/2012 – Capítulo 67: Clara implora amor a Carlos Eduardo. Clara diz que não abre mão de seu filho e o advogado aconselha que entre imediatamente com um processo na justiça. Clara diz que primeiro quer conversar com Adelaide. Dionísio conta a Malaquias que o homem que lhe forneceu o endereço da família foi encontrado morto e diz ao filho que ele também está correndo risco de vida. Clara, acompanhada por padre Cirílo, chega de surpresa e diz que é a mãe do menino. Adelaide reage mal, Clara tenta se aproximar do filho, mas é expulsa da casa. Gustavo pede a mão de Emília em casamento para dona Querubina. Carlos Eduardo comenta com a mãe que Clara já sabe onde está seu filho. Melânia volta a pedir dinheiro ao filho para pagar Alexandre. Malaquias conversa com Serafim e diz a ele que terá a grande oportunidade de sua carreira ao registrar a captura de uma quadrilha de traficantes de crianças. Melânia entrega dinheiro a Alexandre, mas o gigolô acha pouco e diz que recebeu uma proposta muito melhor de Clara para desmascará-la. A ameaça de Alexandre deixa Melânia preocupada e ela pensa numa maneira de se livrar de Clara. Fria e calculista, dona Germana sugere a ela que envenene Clara durante o jantar para comemorar o noivado de Gustavo e Emília. Clara implora amor a Carlos Eduardo e ele exige que ela esqueça o filho para que possam viver como marido e mulher. Malaquias e o pai invadem o local e dão voz de prisão à quadrilha. Começa um tiroteio, Dionísio é mortalmente atingido e morre nos braços do filho. Um mês depois.. Malaquias diz a Clara que com o fim da organização terá a prova que precisava para recuperar seu filho. A primeira audiência de conciliação é marcada e Clara fica arrasada quando Carlos Eduardo se recusa a acompanhá-la. No mesmo dia acontece o jantar para comemorar o noivado de Emília e Gustavo. Germana diz a Melânia o que farão para matar Clara e deixa claro para a patroa que terá que lhe pagar muito bem por isso. Clara pede a Carlos Eduardo que a acompanhe na audiência para aparentar uma família feliz, mas ele se recusa. Diante do juiz, Clara tenta explicar a ausência do marido, mas é surpreendida pela chegada de Alexandre, que diante de todos afirma que ela é uma meretriz. Gustavo critica Carlos Eduardo por não ter acompanhado Clara. Dona Querubina e padre Cirílo dão seu testemunho a favor de Clara e Adelaide se comove com a história dela. Diante da dificuldade de decidir quem deve ficar com o menino, o juiz decide levar o caso a julgamento. Clara pede ao juiz permissão para ver o filho.

Sexta, 24/02/2012 – Capítulo 68: Melânia encerra a festa. Dona Querubina descobre que o juiz é um amigo de infância, ou melhor, seu primeiro amor. Alexandre volta ao bordel feliz por mais uma vez ter destruído a vida de Clara. Madame Theréze, Fifi e Linda criticam a atitude dele. Clara diz a Malaquias que Alexandre quer destruí-la e jura que encontrará uma maneira de acabar com o gigolô. Carlos Eduardo procura padre Cirílo e é criticado pelo religioso por não ter acompanhado Clara na audiência. Melânia está com tudo pronto para o jantar que vai comemorar o noivado de Emília e Gustavo e também de Ada e Otávio. Germana diz que se encarregará de dar a Clara a bebida que acabará com sua vida. Malaquias vai ao jantar na mansão dos Silva Prates e é destratado por Germana. Na hora do brinde, a governanta entrega a taça envenenada a Clara. Mas, um incidente faz Ada deixar sua taça cair na hora do brinde. Clara oferece a sua para desespero de Germana, que ao perceber que pode matar a própria sobrinha, implora a ela que não beba o champagne. A reação de Germana levanta a suspeita do delegado que apreende a taça para análise. Para tentar impedir que Malaquias leve a bebida, Germana confessa que é sua mãe. Malaquias não se comove, insiste em analisar o conteúdo e diz que dará voz de prisão a ela caso suas suspeitas se confirmem. Ada pede explicações à tia, que se recusa a falar sobre o assunto. Melânia encerra a festa, dispensa os convidados e diz à governanta que ela está perdida. Nadir afirma para Gustavo que a taça estava endereçada a Clara e levanta a suspeita de que Berenice foi induzida a beber. Germana ameaça envolver Melânia, diz que a odeia e conta que foi ela quem contou a Berenice toda a verdade sobre Clara e a convenceu a escrever a carta contando tudo. As duas megeras trocam acusações, Germana diz a Melânia que convenceu Manoel a não se casar com ela e que está disposta a dizer tudo que sabe sobre ela para a polícia. Sentido-se acuada, Melânia promete contratar os melhores advogados para defendê-la desde que Germana não a envolva em nada. Malaquias tem a confirmação de que a bebida estava envenenada e dá voz de prisão à mãe. Carlos Eduardo conta a Clara que dona Germana foi presa e que marcou um encontro com Gustavo, pois o irmão suspeita de alguma coisa. No dia seguinte, os dois se encontram e Carlos Eduardo fica furioso quando Gustavo acusa a própria mãe de tentar matar Clara para ficar com sua fortuna. Carlos Eduardo se revolta com as suspeitas de Gustavo. Clara procura Melânia e acusa a sogra de tentar envenená-la para que Carlos Eduardo herdasse sua fortuna. Malaquias interroga a própria mãe e tenta descobrir se houve um mandante. Carlos Eduardo chega furioso e pergunta à mãe se tentou matar Clara. Clara pede a Carlos Eduardo que vá com ela visitar o filho. Ele concorda desde que sua mãe vá junto.

Segunda, 27/02/2012 – Capítulo 69: Clara pede a Carlos Eduardo que vá embora. Alexandre fica sabendo que Germana tentou matar Clara e, imediatamente, marca um encontro com Melânia. Dona Querubina recebe flores do juiz e se emociona. Alexandre ameaça dizer o que sabe e colocar Melânia na cadeia. Ela oferece dinheiro ao gigolô ele, em troca de seu silêncio, pede a Melânia que afaste Clara de Carlos Eduardo. Ardilosa, Melânia diz que já sabe o que fazer para separá-los. Gustavo aconselha Carlos Eduardo a esquecer o passado e ser feliz ao lado da mulher que ama. Melânia diz a Carlos Eduardo que quer conhecer o filho de Clara. Clara se ilude com a possibilidade de Carlos Eduardo aceitar que é o pai de seu filho e acaba concordando com que Melânia os acompanhe. A megera, por sua vez, se faz de boazinha diante do filho e diz a Clara que quer ser sua amiga. Carlos Eduardo conhece Francisco e fica impressionado com a semelhança. Clara tenta agradar o filho, lhe dá um presente, mas é desprezada pelo garoto que a rejeita e pede que vá embora de sua casa. Clara volta arrasada. Melânia, ao perceber que o filho está convencido que Francisco é seu filho, afirma que o menino não tem os traços da família e pede que não aceite a criança em sua casa nem dê seu nome a ele. Dona Querubina revive os velhos tempos e se encontra com o juiz na confeitaria. Ada visita a tia na prisão e apresenta a ela o advogado que cuidará de seu caso. Depois ela procura Malaquias e oferece a ele sua amizade. Melânia procura o casal que adotou o filho de Clara, conta que Carlos Eduardo não é o pai da criança e que jamais aceitará o menino em sua casa. Maquiavélica, ela aconselha o casal a contar isso ao juiz e ele negará a Clara o direito de ficar com o filho. Carlos Eduardo procura padre Cirílo, conta que viu o menino e que está muito confuso pois apesar da semelhança sua mãe afirma que ele não pode ser seu filho. Ele ouve um sermão do padre e vai embora furioso. Clara implora a Carlos Eduardo que vá com ela a o tribunal, pois poderá perder a causa se o juiz perceber que não tem uma família estável. Ele não se comove co ma situação e se recusa a acompanhá-la. Padre Cirílo procura Melânia e a critica pro ter persuadido Carlos Eduardo a acreditar que não é o pai da criança e a acusa de estar destruindo a vida de Clara. Gustavo, cada vez mais indeciso, pede conselho a padre Cirílo sobre o rumo que deve dar á sua vida. Carlos Eduardo decepciona Clara ao dizer que não a ama e que só se casou com ela para salvar a família das dívidas. Indignada, Clara pede a Carlos Eduardo que faça as malas e vá embora de sua casa.

Terça, 28/02/2012 – Capítulo 70: Alexandre vai à casa de Clara. Clara diz a Carlos Eduardo que está cansada de ser rejeitada por ele. Dona Querubina tira o luto e se arruma come se fosse a uma festa para encontrar seu grande amor da juventude. Melânia visita Germana e diz que cumprirá sua parte no trato desde que ela não mencione seu nome no depoimento. Germana diz que se manterá calada enquanto lhe convier e deixa claro que se ela não conseguir livrá-la da prisão contará tudo às autoridades. Maquiavélica, Melânia conversa com Ada, afirma que sua tia está com sérios problemas mentais e diz que ela precisa ser internada em um sanatório. Carlos Eduardo volta para a casa da mãe e diz a ela que abandonou Clara. Clara volta para ver o filho e mais uma vez é desprezada pelo menino. Adelaide entende o sofrimento de Clara e as duas se aproximam. Gustavo critica o irmão por ter abandonado Clara no momento em que ela mais precisa de seu apoio, diz que ele se tornou um fantoche nas mãos da mãe e o aconselha a procurar Clara e se acertar com ela. Ao sair da casa dos pais adotivos de seu filho, Clara é hostilizada pelos garotos da rua. Francisco defende a mãe e ela abraça o filho emocionada. Melânia se encontra com Alexandre, conta que Carlos Eduardo está separado de Clara e lembra o gigolô do acordo que fizeram. Alexandre concorda em perdoar a dívida que Melânia tem com ele e promete não contar tudo que sabe com a condição que Clara e Carlos Eduardo fiquem separados para sempre. Malaquias tenta ser gentil com a mãe, mas é destratado por Germana que não é capaz de um gesto de carinho. Carlos Eduardo segue o conselho do irmão e diz à mãe que pretende procurar Clara. Melânia fica furiosa e se surpreende quando o filho diz que não vai permitir que ela volte a influenciá-lo. Carlos Eduardo enfrenta a mãe e diz que terá que se conformar se ele se acertar com Clara. Alexandre vai à casa de Clara, admite que foi um canalha com ela, se declara apaixonado e diz que a ajudará a lutar por seu filho. Carlos Eduardo diz ao irmão que vai procurar Clara e Gustavo fica feliz com a decisão dele. Mas ao chegar na casa de Clara, Carlos Eduardo volta a se decepcionar ao encontrá-la prestes a beijar o gigolô. .

Quarta, 29/02/2012 – Capítulo 71: Irma tenta novamente o perdão da filha. Nadir volta a seduzir Gustavo e Melânia flagra os dois na cama. Furiosa, ela demite a empregada. Em vão, Clara tenta se explicar. Alexandre defende Clara, mas Carlos Eduardo não acredita neles e vai embora indignado. Ao ver sua vida ser destruída mais uma vez, Clara se revolta com Alexandre. Ele diz que é a única pessoa que poderá ajudá-la a recuperar seu filho e diz que se for preciso roubará o menino. Clara expulsa Alexandre de sua casa. Carlos Eduardo volta para casa arrasado e Melânia não consegue esconder a felicidade por seu filho estar cada vez mais distante de Clara. Alexandre diz a madame Theréze que está pensando em vender sua parte na sociedade do bordel para deixar a cidade com Clara. Ao ver a tristeza de Clara, Irma decide falar com Carlos Eduardo. Clara procura padre Cirílo, conta que Alexandre se declarou apaixonado por ela e pergunta se deve aceitar seu amor. Irma conversa com Carlos Eduardo, conta como tudo aconteceu, jura que Clara nunca teve nada com o gigolô e diz que ela merece uma nova chance. Carlos Eduardo não aceita o conselho de Irma e diz que pretende viver na fazenda. Padre Cirílo aconselha Clara a não confiar em Alexandre, mas a promessa de ajudá-la a recuperar seu filho faz Clara ver em Alexandre sua tábua de salvação. Irma tenta mais uma vez o perdão da filha, mas Colete está irredutível. Dona Querubina volta para casa eufórica e conta que Adão manifestou o desejo de se casar com ela. Desesperada, Dulce vai ao bordel e, aos gritos, diz que quer seu marido de volta. O advogado conversa com Clara, diz que uma nova audiência foi marcada a pedido dos pais adotivos e afirma que eles devem ter um trunfo nas mãos para ter tomado essa atitude. Clara conta que foi abandonada pelo marido e o advogado a aconselha a desistir do processo, pois como mulher separada jamais o juiz lhe dará a guarda do menino. Carlos Eduardo conta ao amigo que flagrou Clara nos braços de Alexandre. Otávio defende Clara e afirma que ela nunca teve nada com Alexandre. Carlos Eduardo não acredita e Ada o critica por tê-la abandonado no pior momento de sua vida.

Quinta, 01/03/2012 – Capítulo 72: Tonho e Linda se reconciliam. Depois de provocar a falência da confeitaria e ser desprezado por Fifi, Ernesto pede perdão a Dulce. Padre Cirílo se dispõe a depor em favor de Clara para que ela recupere seu filho. Tonho procura padre Cirílo e diz que está disposto a perdoar Linda. Depois do desmaio, Fifi piora e madame Theréze, desconfiada de que ela esteja com uma doença contagiosa, não permite que chamem um médico. Padre Cirílo pede a Clara que ajude Fifi. Acompanhada pelo padre, pelo delegado e pela Dra. Ada, Clara chega ao bordel. A médica diagnostica que Fifi está com sífilis em estágio avançado e tem pouco tempo de vida. Clara surpreende madame Theréze ao dizer que quer comprar o bordel. Clara compra a casa de madame Theréze e entrega as chaves a padre Cirílo. À beira da morte, Fifi pede perdão a Serafim por não ter acreditado no seu amor e entrega a ele todas as suas joias para que possa começar uma nova vida. Dias depois.. Depois da morte de Fifi, Clara fecha o bordel. Tonho e Linda se reconciliam. Serafim marca encontro com Colete e a pede em casamento. Ela aceita. Serafim pede a Colete que perdoe a mãe. Para evitar que Linda vá trabalhar em outro bordel, padre Cirílo decide casar Tonho e Linda imediatamente. Irma e Guiomar levam um susto quando Clara comunica que as dois vão se mudar para o bordel. Gustavo volta a insistir com Carlos Eduardo para que esqueça o passado de Clara e diz que ele está jogando a mulher que ama nos braços de Alexandre. Carlos Eduardo se lembra das palavras da cigana e fica ainda mais confuso. Clara diz a Irma que se Alexandre recuperar seu filho irá embora com ele. Clara convida padre Cirílo, Guiomar e Irma para irem até o bordel. Chegando lá, ela comunica que vai transformar a casa em orfanato, pede ao padre que dirija o orfanato e propõe a Irma e à mãe que cuidem das crianças. Alexandre diz a madame Theréze que fará qualquer coisa para ficar com Clara, mas admite que está interessado no dinheiro dela. .

Sexta, 02/03/2012 – Capítulo 73: O juiz dá início ao julgamento. O juiz surpreende dona Querubina com um pedido de casamento. Maquiavélico, Alexandre fala com madame Theréze sobre seus planos para ficar com Clara e diz que vai se encarregar de impedir que Carlos Eduardo vá ao tribunal. Em troca de dinheiro, madame Theréze se oferece para comparecer à audiência e destruir a reputação de Clara. O advogado diz a Clara que se não conseguir que Carlos Eduardo a acompanhe na audiência, ela perderá o processo. Alexandre procura o advogado do casal e diz que tem uma testemunha que vai acabar com Clara. Desesperada, Clara decide falar com Carlos Eduardo e implora que a ajude a recuperar seu filho. Clara se ajoelha diante de Carlos Eduardo e implora que a ajude a recuperar seu filho, mas ele está irredutível, não acredita ser o pai da criança, se recusa a acompanhá-la e pede que esqueça que ele existe. Gustavo critica a atitude do irmão e Carlos Eduardo admite que está lutando contra seus sentimentos. Ada traz um psiquiatra para examinar a tia e a frieza de Germana choca o médico. Depois de conversar longamente com ela, o médico diz a Ada e Malaquias que ela tem uma doença psicótica. Clara volta para casa arrasada e é consolada pela mãe. Ao saber que será enviada para um hospital psiquiátrico, Germana exige falar com Melânia. Madame Theréze se encontra com o advogado do casal que adotou Francisco e recebe uma grande quantia em dinheiro para depor contra Clara. Serafim conta a Colete que sua mãe está cuidando de um orfanato e a convence a procurá-la para dizer que a perdoa. Melânia tenta convencer Germana que ao pensarem que é louca ficaria livre da prisão, mas ela não concorda, exige que Melânia faça algo e ameaça contar que ela foi a mandante caso se recuse a ajudá-la. Melânia se recusa e Germana tenta matá-la. Dona Querubina aconselha Clara a visitar o filho e diz que não deve perder a esperança. Melânia volta da prisão e encontra Alexandre em sua casa. Adelaide não gosta nada da visita de Clara, mas permite que ela fale com o menino. Alexandre exige que Melânia não permita que o filho vá até o tribunal, diz que tem uma nova testemunha para destruir Clara e deixa claro que se Carlos Eduardo aparecer na audiência cobrará sua dívida. Colete vai ao antigo bordel, encontra a mãe e pede perdão a ela. Adelaide diz a Clara que depois do julgamento deixará a cidade para sempre. Padre Cirílo tenta convencer Clara a desistir do plano de fugir com Alexandre. Gustavo diz a padre Cirílo que tem uma ideia para salvar Clara. Chega o dia da audiência e o advogado avisa Clara que a parte contrária tem um trunfo nas mãos. O juiz dá início ao julgamento para saber quem ficará com a guarda do menino.

Segunda, 05/03/2012 – Capítulo 74: Melânia finge um mal-estar. Lobato começa a defesa de Clara. O advogado do casal interrompe o colega, agride a moral de Clara e afirma ter uma testemunha chave. Alexandre encontra Colete e Serafim na confeitaria e provoca os dois. Padre Cirílo depõe favor de Clara. Melânia finge um mal-estar para impedir que o filho vá até o tribunal. Gustavo tenta abrir os olhos do irmão e levanta suspeita sobre o comportamento da mãe. Dona Querubina também dá seu testemunho para defender Clara e se culpa por ela ter se transformado em meretriz. Guiomar, por sua vez, dá um depoimento desastroso e só piora a situação da filha. Gustavo procura Emília, diz que decidiu voltar para o seminário e termina o noivado. O advogado de acusação chama madame Theréze, que afirma ter vendido o bordel para Clara. A informação choca a todos e Clara não consegue explicar qual foi seu objetivo ao comprar a casa de tolerância.

Terça, 06/03/2012 – Capítulo 75. Clara conta ao padre Cirilo que vai transformar o bordel em orfanato. Alexandre oferece Madame Therese como testemunha ao advogado de Adelaide. Clara pede ajuda a Carlos para não perder o filho. Carlos se nega a ajudar Clara no tribunal. Ada vai à delegacia ver Germana. Germana tenta matar Melania e é levada numa camisa de força. Francisco defende Clara. Irma e Colete fazem as pazes. Gustavo tenta persuadir Carlos a ajudar Clara. Clara encontra Francisco no tribunal. Melania simula desmaio e pede a Carlos que não vá ao julgamento. O advogado de Adelaide induz Querubina a dizer que Clara casou por dinheiro. Milia põe Nadir na rua e Gustavo vai ajudá-la. Espirro descobre que Therese traiu Clara e a abandona. Gustavo resolve voltar para o seminário. Carlos diz a Melania que voltará com Clara. Melania mata Alexandre; Carlos evita que ela mate Clara. Melania é presa. Querubina e o juiz Adão se casam.

Elenco / Personagens

Clara (Regiane Alves) Jovem bonita, romântica e doce. Filha de Guiomar e José, de família humilde, representa a mulher da época, com suas culpas e noção do pecado. Possui também seu lado heróico, que a faz ser capaz de ajudar todas as outras mulheres do bordel.

Carlos Eduardo (Marcos Damigo) Rapaz elegante, romântico, machista, não possui personalidade forte. De família tradicional cafeeira, rica há gerações. Formado em Direito, não exerce a profissão e apenas ajuda nos negócios da família. É manipulado pela mãe Melania

Melania (Glauce Graieb) Mãe de Carlos Eduardo e Gustavo. É a grande vilã da história. Típica mulher tradicional, que despreza os pobres. Faz chantagens para Carlos Eduardo sempre fazer o que ela quer. Por outro lado, ajudada por Germana e Alexandre, fará de tudo para destruir a vida de Clara

Gustavo (Caio Blat) Irmão mais novo de Carlos Eduardo. Rapaz tímido, quer ser padre, mas ainda não tem certeza de sua vocação. Quando Emília se apaixona por ele, a princípio tenta se esquivar, mas no final acaba cedendo e se casa com ela.

Berenice (Samantha Monteiro) Jovem bonita, herdeira de fazendas de criação de gado no Uruguai. Não tem pai nem mãe, foi criada por Manoel Gouveia, seu padrinho. Melhor amiga de Clara, veio para São Paulo há pouco tempo e fica hospedada na casa de Melania, prima distante de sua mãe.

Alexandre (Heitor Martinez Mello) Rapaz bonito, machão e rude. Cafetão, é mau caráter e vive das mulheres. Através dele, Melania conseguirá separar Clara de Carlos Eduardo.

Ada (Vera Kowalsa) Sobrinha de Germana. Neta de imigrantes europeus, tem idéias feministas. Médica que cuida das meninas do bordel. É uma mulher bem avançada para a época. Apaixona-se por Otávio.

Otávio (Luiz Arthur) Rapaz bonito, um pouco rígido e de idéias integralistas. É o melhor amigo de Carlos Eduardo. Frequentador do bordel da Madame Thérese, com quem tem um caso. Mas ele ama Ada.

Germana (Malu Pessin) Governanta da casa de Melania. Filha de imigrantes europeus, teve um filho com Dionísio quando era muito jovem. Criado pelo pai, Malaquias não a reconhece, mas o encontro dos dois será inevitável.

Madame Thérese (Adriana Ridolfi) Cafetina que escraviza as meninas do bordel, finge ser francesa e é louca por dinheiro. É apaixonada por Otávio

Lindaura / Linda (Eliane César) Nordestina que tenta parecer francesa. É engraçada, namora com Tonhão e finge ser virgem. Será desmascarada por Alexandre.

Tonho (Tadeu Menezes) Trabalha para Melania de copeiro, motorista e jardineiro. Acredita nas histórias de Lindaura.

Dionisio (Ivan de Almeida) Delegado, pai de Malaquias. É cruel com as meninas e faz o jogo de Madame Thérese.

Nadir (Lucimara Soares) Empregada da casa de Melânia. Simpática, ela é um bom ouvido para Berenice.

Emilia (Mariana Ximenes) Filha de Manuel Gouveia, é mimada e odeia quando Clara se casa com seu pai. Torna-se aliada de Melania para conquistar Gustavo.

Malaquias (Ademir Zanyor) Advogado. Filho secreto de Germana, odeia o pai que é delegado e nada faz para libertar as meninas. Gosta de Clara.

Participação especial

Manoel Gouveia (Luiz Carlos de Moraes) Milionário brasileiro, vive no Uruguai. Casa-se com Clara para livrá-la da prostituição.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

1. “Fascinação (Fascination)” – Nana Caymmi
2. “Carinhoso” – Elis Regina
3. “Adeus” – Toquinho e Vinícius de Moraes
4. “Inquietação” – Gal Costa
5. “No rancho fundo” – Ney Matogrosso e Rafael Rabello
6. “Da cor do pecado” – Nara Leão e Roberto Menescal
7. “Por um beijo” – Vânia Bastos
8. “Súplica” – Maria Bethânia
9. “La Vie en Rose” – Elba Ramalho
10. “Capulito de Aleli” – Caetano Veloso
11. “Boa noite amor” – Jair Rodrigues
12. “Fascinação (Fascination)” – Carlos Galhardo

0 Comentário para: “Fascinação Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *