Era Uma Vez Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Era Uma Vez desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Era Uma Vez e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Era Uma Vez

◘ Período de exibição: 30/03/1998 – 02/10/1998
◘ Horário: 18h
◘ Nº de capítulos: 161
◘ Autoria: Walther Negrão
◘ Escrita por: Elizabeth Jhin, Márcia Prates e Júlio Fischer
◘ Direção: Jorge Fernando, Marcelo Travesso e Fabrício Mamberti
◘ Direção de núcleo infantil: Sura Berditchevsky
◘ Direção geral: Rogério Gomes
◘ Direção de núcleo: Jorge Fernando

Novela traçava um retrato do cotidiano de três gerações para mostrar que não existe um tempo ideal para amar e ser feliz. O viúvo Álvaro (Herson Capri) mora com seus quatro filhos – Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum) – no sítio de seu pai, Pepe (Elias Gleizer), em Nova Esperança, cidade fictícia em Santa Catarina. Ele é apaixonado por Bruna (Andrea Beltrão), advogada da fábrica de chocolate de Xistus (Cláudio Marzo), uma moça mimada que não suporta dividir a atenção do namorado com seus filhos. Mas, para sua surpresa, chega à cidade a doce Madalena (Drica Moraes), que será a governanta da casa de Xistus, avô materno das crianças. Bem informada, simpática e simples, ela logo cai nas graças dos filhos de Álvaro e nas dele, que, inclusive, apaixona-se por ela. Xistus também se apaixona por Madalena e une forças com Bruna para lutar contra o amor entre a governanta e Álvaro.

Madalena chega a Nova Esperança com seu grande amigo Maneco Dionísio (Antonio Calloni), e os dois compartilham um segredo: a nova governanta de Xistus foge desesperadamente do seu ex-marido, o possessivo Danilo (Tuca Andrada). Mas ele acaba descobrindo seu paradeiro em Nova Esperança e, a partir daí, muitos conflitos se sucedem.

Enquanto isso, os filhos de Álvaro são disputados pelos dois avôs, completamente diferentes entre si. Xistus é um empresário rígido, sisudo e amparado em valores tradicionais. Já Pepe é um avô bonachão, que prega a liberdade acima de tudo e planta o melhor arroz da região, em seu bucólico sítio.

No final da história, Danilo termina louco, internado em um hospício. Madalena e Álvaro se casam, e ela fica grávida. Depois de muitas brigas pelos netos ao longo de toda a trama, Xistus e Pepe também se entendem.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Era Uma Vez

30/03 a 04/04/1998

Segunda: Danilo persegue Madalena e Maneco. Eles conseguem fugir. Xistus manda Berta buscar os netos na casa de Pépe. Bruna pede a Álvaro uma prova de amor. Pépe reclama de Xistus a Álvaro. As crianças falam mal de Berta. Anita diz a Bruna para não pressionar Álvaro. Danilo encontra Madalena.

Terça: Danilo prende Madalena. Xistus põe os netos de castigo. Bruna força Álvaro a pedi-la em casamento ao pai. Ele se recusa. Bruna reclama dos filhos de Álvaro à mãe. Santa reencontra Isaura, sua afilhada. Santa convida Isaura e Sarrafo para se hospedarem em sua casa. Maneco resgata Madalena. Bruna resolve tirar as crianças do castigo.

Quarta: Com a ajuda de Quitéria, Bruna tira as crianças da casa de Xistus. Júlio fica com raiva de Xistus por ter maltratado Quitéria. Álvaro briga com Bruna por ela ter tirado as crianças da casa do avô sem o seu consentimento. Horácio paquera Isaura. Álvaro discute com Xistus e quebra o acordo.

Quinta: Madalena e Maneco fogem em um navio. Xistus manda chamar Bruna. Babi vê Cindy beijar Filé e fica triste. Bruna propõe a Xistus dar-lhe a guarda das crianças. Álvaro se arrepende de ter brigado com Bruna e a pede em casamento.

Sexta: Chicão pergunta a Horácio se ele está tramando alguma coisa. Emília e Horácio brigam. Horácio rouba pés de arroz de Pépe e dá a Bruna. Os filhos de Álvaro se recusam a aceitar que o pai case-se de novo. Madalena briga com Maneco ao descobrir que desembarcou no Brasil.

Sábado: Bruna mostra o resultado do exame do arroz a Horácio. Xistus finge estar doente e Bruna convence Álvaro a deixar as crianças visitarem-no. Berta pede demissão. Xistus procura nova governanta. Maneco vê o anúncio do emprego na casa de Xistus e pensa em Madalena.

06 a 11/04/1998

Segunda: Maneco e Madalena pegam o trem para Nova Esperança. Xistus faz entrevistas com as candidatas à governanta, mas as crianças atrapalham tudo. As crianças preparam armadilha para Madalena.

Terça: Madalena leva um tombo. Maneco convence-a a fazer uma nova tentativa para conseguir o emprego. Yves propõe a Rudy uma aposta para ver qual o melhor cavalo. Rudy aceita. Xistus emprega Madalena. Quitéria a avisa para tomar cuidado com Bruna. Bruna vê o passaporte de Madalena e pergunta do que ela está fugindo.

Quarta: Madalena mente e convence Xistus. Bruna fica desconfiada. Rudy vence a aposta. Filé e Cindy se beijam. Bruna convence Àlvaro a aceitar o convite de Yves para trabalhar uma semana em Londres. Madalena leva as crianças para a casa de Pépe e percebe a diferença com que elas tratam o outro avô. Madalena corre perigo e Álvaro a salva.

Quinta: Madalena fica encantada com Álvaro. Chicão encontra Maneco em sua igreja. As crianças falam mal de Madalena ao pai. Pépe diz que a viagem a Londres é plano de Bruna paras afastá-lo dos filhos. Chicão hospeda Maneco na casa de Santa.

Sexta: Quitéria diz a Júlio que Madalena é misteriosa. Madalena olha a foto de seu casamento com Danilo. Madalena conversa com Júlio. Anita briga com Filé por causa de Cindy. Catulo comenta de Madalena com Quitéria. Madalena ouve.

Sábado: Santa faz perguntas a Madalena, que se esquiva. Bruna diz a Xistus para tomar cuidado com Madalena. Maneco manda bilhete a Madalena para encontrá-lo. Tito e Babi vêem Filé beijar Cindy. Bruna conversa com Álvaro pelo telefone e percebe o ar de apaixonada de Madalena.

13 a 18/04/1998

Segunda: Madalena assina seu contrato de experiência com Xistus. Bruna diz a Xistus que não concorda com a contratação de Madalena. Álvaro fica indeciso entre sair com Bruna e ficar com os filhos. Glorinha convence o pai a jantar com Bruna. Emília aconselha Tito a esquecer Cindy. Xistus pede a Madalena que lhe faça uma massagem.

Terça: Xistus adormece com a massagem de Madalena. Bruna vê Madalena indo em direção à igreja à noite e a surpreende. Madalena volta com Álvaro e Bruna à mansão. Ao chegar, Xistus a espera acordado. Maneco interfere na discussão entre Isaura e Horácio. Anita repele Rudy. Rudy decide viajar. Xistus recebe Maneco. Madalena chega.

Quarta: Xistus fica entusiasmado ao saber que Maneco pinta afrescos. Madalena não gosta da visita de Maneco à mansão. Babi flagra Cindy e Filé se beijando. Babi volta para casa arrasada. Xistus acompanha Maneco à igreja. Chicão chega.

Quinta: Xistus chantageia Chicão e consegue permissão para pintar a igreja. Bruna desconfia de Maneco e manda investigá-lo. O melhor cavalo de Rudy fica doente e Rudy acusa Álvaro. Chicão expulsa Maneco de sua casa. Rudy entrega dinheiro da aposta com Yves a Sharon. Os netos de Pépe avisam-no que alguém invadiu seu arrozal.

Sexta: As crianças flagram Horácio no arrozal. Horácio disfarça e Pépe acredita na sua inocência. Santa briga com Chicão por ter expulsado Maneco. Bruna recebe a ficha criminal de Maneco, que está limpa. Bruna manda investigar Madalena. Emília não vai ao encontro de Filé. Com raiva, Filé convida Babi para passear.

Sábado: Cindy encontra Filé com Babi e humilha a garota. Álvaro consegue descobrir a doença do cavalo de Rudy e salva-o. Bruna fica com raiva dos cuidados de Álvaro com o cavalo e briga com ele. Madalena tem um pesadelo e Xistus a acode. Júlio vê Xistus no quarto de Madalena.

20 a 25/04/1998

Segunda: Júlio faz perguntas ao pai e à mãe sobre a vida amorosa de Xistus. Júlio pergunta a Madalena se Xistus tentou seduzi-la. Madalena descobre que Danilo está no país e desmaia. Xistus pergunta se ela está grávida. Madalena nega. Pépe mostra a Horácio o segredo de seu arroz. Rudy dá um carro de presente a Anita.

Terça: Horácio se despede de Pépe, mas disfarça e volta ao galpão. Pépe flagra-o, e ele diz ter perdido seu relógio. Madalena lê a reportagem no jornal sobre a volta do marido e sai, deixando Quitéria desconfiada. Álvaro procura Rudy e pede demissão. Madalena diz a Maneco que eles deverão deixar o país porque Danilo está de volta.

Quarta: Maneco pede a Madalena que pense melhor. Xistus chega e vê Maneco e Madalena. Madalena mente e diz que foi ver os afrescos. Xistus convida Maneco e Madalena para almoçar. Rudy pede à filha que traga Álvaro de volta ao emprego. Álvaro diz a Bruna que vai viajar sozinho. Álvaro encontra Xistus sendo massageado por Madalena.

Quinta: Álvaro pede a Xistus para ficar com as crianças no fim-de-semana anterior à viagem . Xistus nega, mas revela a importância de estar com os netos. Álvaro fica comovido e pede a Madalena para continuar enternecendo o coração do sogro. Madalena desiste de fugir. Bruna flagra Álvaro segurando as mãos de Madalena.

Sexta: Bruna manda Madalena ficar longe de Álvaro. Madalena põe brinquedos no quarto das crianças, mas elas ficam desconfiadas da bondade da governanta e resolvem agir. Bruna convence Xistus a deixar as crianças tomarem um banho de piscina em sua casa. Bruna e Rudy comemoram o plano para atrair Álvaro.

Sábado: As crianças se negam a entrar na piscina. Filé pede a ajuda de Babi para conquistar Emília. Catulo ouve Júlio dizer a Emília que acha que não é filho de Catulo e Quitéria. Babi entrega o presente de Filé a Emília, que não aceita. As crianças armam um plano contra Madalena.

27/04 a 02/05/1998

Segunda: Madalena prega um susto na criançada, e todos fazem a maior bagunça no rio. Chicão desconfia de que Horácio está tramando contra Pépe. Laura vê o anel com Babí e acha que ela ficou noiva de Filé. Madalena mente a Xistus por causa da demora. As crianças descobrem que Madalena é divertida e prometem guardar segredo sobre seu disfarce. Xistus convida Madalena para tomar um licor.

Terça: Na companhia de Madalena, Xistus recorda-se da filha e pede à governanta para retirar-se. Horácio tenta atacar Isaura, que foge. Julio conhece Isaura. Isaura confessa-se com frei Chicão. Júlio estuda com Emília e encontra Isaura. As crianças contam a Álvaro que se divertiram muito com Madalena. Pépe descobre que as crianças sumiram.

Quarta: Álvaro pede ajuda a Madalena para procurar as crianças. As crianças estão no arrozal armando o plano para pegar o espião. Maneco vê Madalena dirigindo em direção à casa de Álvaro e fica preocupado. Álvaro e Madalena encontram os meninos. Bruna vai buscar Álvaro para viajarem. Madalena informa a Álvaro que Fafá está com muita febre.

Quinta: Fafá dispensa os cuidados de Bruna e diz que quer que Madalena cuide dele. Bruna chama o médico. Álvaro acha graça dos ciúmes de Bruna por causa de Madalena. Álvaro cancela a viagem com Bruna ao saber que o filho está com pneumonia. Bruna e Madalena discutem. Bruna atropela Madalena, que cai em um barranco.

Sexta: Nilda passa dirigindo e não vê Madalena machucada na beira da estrada. Julio diz a Xistus que não é seu amigo. Waldir e Pépe procuram Madalena. Emília diz a Babí que vai ajudá-la a conquistar Filé. Glorinha encontra Madalena. Xistus pede a Julio para ir à reunião em seu lugar. Bruna fica furiosa ao descobrir que Álvaro está cuidando de Madalena.

Sábado: Madalena mente e diz a Álvaro que se machucou sozinha. Babí devolve o anel de Emília a Filé. Ele lhe dá o anel de presente. Bruna encontra Álvaro, que está levando Madalena de volta para a mansão de Xistus. Bruna aterroriza Fafá. As crianças se vingam. Madalena conta a Maneco que Bruna a atropelou. Xistus diz a Álvaro que vai levar Fafá ao hospital. Pépe enfrenta-o.

04 a 09/05/1998

Segunda: Xistus constata que Fafá está sem febre e desiste de levá-lo ao hospital. Madalena conversa com Xistus sobre Débora. Madalena decide fazer uma surpresa a Xistus e manda emoldurar o retrato de Letícia, pensando ser da filha dele. Bruna vê Álvaro dar carona a Madalena. Xistus fica furioso ao ver o quadro.

Terça: Xistus despede Madalena e diz a Catulo que ela é parceira de Letícia e se empregou em sua casa para espioná-lo. Madalena tenta explicar-se, mas Xistus a expulsa novamente. Bruna exulta. Madalena se despede de Quitéria e vai até a fábrica. Bruna e Madalena se enfrentam.

Quarta: Madalena assina sua demissão e vai embora. J.J. tenta convencer Álvaro a voltar a trabalhar no haras. Pépe flagra Horácio fotografando seu arrozal. Madalena se despede de Maneco. Maneco conta às crianças que Madalena foi despedida. Glorinha convence Xistus a trazer Madalena de volta.

Quinta: Júlio briga com Bruna por ela ter demitido pessoal da fábrica. Xistus alcança Madalena e a convence a voltar à mansão. Xistus confessa a Madalena que a moça do retrato foi seu grande amor. Madalena decide ficar. Bruna chega na casa de Álvaro e vê Madalena com as crianças.

Sexta: As crianças pedem que Madalena durma com elas. Bruna disfarça sua irritação. Madalena grita por Danilo no sonho e Álvaro a acode. Ela abraça Álvaro. Madalena diz a Álvaro e Pépe para tomarem cuidado com Horácio. Madalena revela a Álvaro que Danilo é seu marido.

Sábado: Madalena mente, dizendo a Álvaro que em seu sonho Danilo corria perigo. Álvaro fica triste ao descobrir que Madalena é casada. Xistus deixa de trabalhar para preparar uma surpresa para os netos. Emília marca encontro com Filé. Xistus presenteia Júlio.

11 a 16/05/1998

Segunda: Júlio não aceita o presente de Xistus e vai embora. Xistus diz a Catulo que não revelou que Júlio é seu filho. Júlio salva Isaura do assédio de Horácio. Emília arma novo plano para aproximar Filé de Babi. Xistus e Madalena vão visitar as crianças.

Terça: As crianças saem com Xistus e Madalena. Pepe fica com ciúmes e prepara uma surpresa para os netos. Isaura convence Júlio a continuar trabalhando com Xistus. Emília vê Isaura e Júlio de mãos dadas e fica com ciúmes. Santa acusa Maneco de ter-lhe roubado dinheiro.

Quarta: Chicão ouve o apelo de Maneco e desconfia de que Horácio roubou o dinheiro de Santa. Yves, com o apoio de Bruna, convida Álvaro para morar na Inglaterra por um ano. Álvaro recusa a proposta. As crianças aprontam com as roupas de viagem de Bruna. Maneco foge da pensão. Madalena encontra Maneco em seu quarto.

Quinta: Emília chega para o jantar e finge que dormiu para deixar Babi e Filé a sós. Sharon procura Rudy e é recebida por Anita. Anita briga com Rudy por causa de Sharon. Filé elogia Babi. Cindy beija Tito. Fafá vê Maneco e diz ao avô que há um homem no quarto de Madalena.

Sexta: Xistus exige de Madalena uma explicação. Madalena diz que Maneco está indo embora. Xistus convida-o para ser seu hóspede. Anita expulsa Rudy de casa. Chicão briga com santa por causa de Horácio. Maneco brinca com as crianças. Santa vê Horácio roubar seu dinheiro.

Sábado: Santa tenta arrastar Horácio para pedir perdão a Maneco pelo roubo. Eles discutem e Santa dá um tapa no filho. Rudy marca encontro com Sharon. Madalena leva as crianças à casa de Pepe. Santa procura Maneco e pede perdão por tê-lo acusado do roubo.

18 a 23/05/1998

Segunda: Santa pede perdão a Maneco. Álvaro chega de viagem e vê Madalena ajudando os filhos a fazer as lições da escola. Álvaro pergunta sobre o marido de Madalena. Ela tenta escapar. Emília vê Júlio e Isaura e briga com Isaura. Isaura consegue conversar com Emília e elas fazem as pazes. Álvaro beija Madalena.

Terça: Álvaro se desculpa pelo beijo. Madalena fica feliz. Quitéria e Catulo acreditam que Xistus está apaixonado por Madalena. Horácio diz a Santa que vai mudar seu comportamento. Xistus aceita argumento de Júlio e resolve não dispensar funcionários. Bruna diz à mãe que o pai tem dívidas e que elas estão falidas.

Quarta: Júlio comemora sua vitória na fábrica e convida Isaura para jantar com ele. Ela recusa. Horácio faz seu trabalho mal feito. Os filhos de Álvaro não aceitam seu casamento com Bruna. Bruna pede dinheiro emprestado a Xistus e descobre que o pai deu o haras a ele em troca de dinheiro. Glorinha foge.

Quinta: Júlio entrega a Bruna o cancelamento das demissões. Xistus manda-a embora para casa para não perder o emprego. Álvaro e Madalena procuram por Glorinha. Sarrafo encontra amostras de arroz no quarto de Horácio. Pépe encontra a neta. Anita procura Xistus.

Sexta: Álvaro discute com Pepe. Xistus não cede. Anita diz que a casa e o haras jamais serão dele. Madalena convence Glorinha a aceitar o casamento do pai. Anita pede um levantamento a Bruna dos bens da família. Álvaro pergunta a Madalena se ela se casaria com ele.

Sábado: Bruna chega e finge não perceber o clima entre Álvaro e Madalena. Álvaro oferece ajuda a Anita. Madalena ajuda no mutirão para a colheita de arroz. Isaura diz a Júlio que não quer nada com ele. Júlio diz à mãe que vai embora da cidade. Xistus chega.

25 a 30/05/1998

Segunda: Xistus diz que quer ter uma conversa séria com Júlio. Júlio descobre que é filho adotivo de Catulo e desiste de viajar. Bruna descobre por Anita que Xistus cometeu adultério e prepara um plano.

Terça: Júlio agradece Xistus por ter-lhe contado a verdade. Filé vê Babí nadando e acha-a bonita. Babí aceita o convite de Filé para sair. Pepe vê Álvaro e Bruna dormindo juntos na casa e briga com ele. Filé tenta avançar o sinal com Babí e ela foge. Chicão vê a cena.

Quarta: Filé ouve o sermão de Chicão. Pepe trata mal Bruna. Filé tenta se desculpar com Babí. Babí percebe que Filé não quer nada com ela e chora. Rudy conta a Bruna sobre o caso de Letícia e Xistus. Bruna encontra as cartas de Letícia na mesa de Xistus.

Quinta: Madalena chega e Bruna pega as cartas. Pepe fica com ciúmes das crianças com Xistus. Danilo contrata a detetive Heloísa para achar Madalena. Xistus descobre que Bruna roubou suas cartas.

Sexta: Bruna ameaça revelar tudo se Xistus não esquecer a dívida de Rudy. Pepe oferece empréstimo a Anita. Ela recusa. Madalena consola Xistus, que conta estar sendo chantageado. Quitéria vê. Madalena descobre que a chantagista é Bruna.

Sábado: Bruna chantageia Xistus e consegue o haras e seu emprego de volta. Madalena é encarregada por Bruna de preparar sua festa de noivado. Álvaro pergunta a Bruna como ela convenceu Xistus a perdoar a dívida.

01 a 06/06/1998

Segunda: Álvaro e Anita não acreditam na resposta de Bruna sobre ter conseguido acabar com a dívida do haras. Babi sai com Filé. Pepe leva as crianças para passear no balão. Xistus reafirma a Álvaro a versão de Bruna. Heloísa diz a Danilo que irá procurar Madalena em Barcelona.

Terça: Horácio visita Bruna e diz que está prestes a descobrir o segredo do arroz de Pepe. Pepe aparece na casa de Xistus com as crianças, no balão. Santa dá dinheiro a Horácio. Xistus persegue o balão, que agora leva também Madalena.

Quarta: O balão some e as crianças e Pepe voltam para casa. Pepe e Xistus discutem. Álvaro põe todos de castigo. Filé e Babi se perdem na floresta. Xistus diz a Bruna que vai à justiça pela posse dos netos.

Quinta: Madalena diz a Xistus que as crianças amam ele e Pepe da mesma maneira. Filé e Babi decidem dormir na gruta. Eles se beijam.

Sexta: Filé pede desculpas a Babi por tê-la beijado. Filé vai buscar ajuda para resgatar Babi da caverna. Bruna desconfia do jeito de Xistus tratar Júlio. Xistus prepara viagem repentina.

Sábado: Tito resgata Babi. Babi vê Filé nadando com Cindy. Glorinha se ofende com a conversa de Cema. Xistus compra roupas para Madalena. Álvaro tenta confortar Glorinha. Xistus presenteia Madalena.

08 a 13/06/1998

Segunda: entre os presentes de Xistus, Madalena encontra um belo vestido. Xistus diz a Madalena que é para usar no noivado de Bruna. Quitéria desconfia de que Xistus está apaixonado pela governanta. Bruna diz a Álvaro que vai consolar Glorinha.

Terça: Em vez de ajudar, Bruna briga com Glorinha. Seus irmãos chamam Madalena para ajudar a menina. Madalena conversa com Glorinha e promete ajudá-la. As crianças impedem Bruna e deixam Madalena sentar-se à mesa no lugar da mãe.

Quarta: Catulo diz a Xistus que ele está tentando substituir Letícia por Madalena. Júlio conta a Tito que é adotado e toma um porre. Catulo diz a Quitéria que Júlio não pode ir atrás de seus verdadeiros pais.

Quinta: Júlio ouve e Catulo disfarça. Filé agarra e beija Emília. Madalena compra um sutiã para Glorinha. Filé propõe um falso namoro a Babi para acabar com as fofocas. Horácio, decepcionado com o resultado do laboratório, decide falar com o dono da empresa.

Sexta: Danilo, presidente do laboratório, não atende Horácio. Bruna veste as crianças para o noivado e passa maquiagem em Glorinha, que não gosta. Horácio consegue agendar reunião com Danilo. Xistus ordena a Madalena que use o vestido novo na festa.

Sábado: Quitéria diz a Madalena que Xistus pode pedi-la em casamento. Horácio não paga a conta de luz e a casa de Santa fica às escuras. Bruna leva o uniforme para Madalena e, ao vê-la elegante, manda trocar o vestido.

15 a 20/06/1998

Segunda: Bruna rasga o vestido de Madalena. Babi conta a Emília que seu namoro com Filé é uma farsa. Xistus descobre o estrago de Bruna e dá um vestido de Débora para Madalena. Madalena desce ao salão com Xistus e Álvaro a admira.

Terça: Xistus manda Bruna ficar longe de Madalena. Álvaro dança com Madalena. Xistus vê Letícia, mas ela desaparece. Isaura se rende aos beijos de Júlio. Álvaro beija Madalena.

Quarta: Maneco evita que Bruna veja Madalena e Álvaro. Bruna estranha o comportamento de Álvaro. Filé diz a Anita que vai convencer o pai a vender os cavalos. Bruna arma plano contra Madalena.

Quinta: Yves diz a Anita que vai comprar os cavalos de Rudy. Bruna tenta forçar Xistus a mandar Madalena embora. Xistus grava Bruna falando mal de Pépe e das crianças e chantageia Bruna. Álvaro se declara a Madalena.

Sexta: Madalena diz a Álvaro que não pode ficar com ele. Álvaro diz que não quer mais vê-la. Bruna descobre que Álvaro não a ama. Filé faz Rudy assinar a venda dos cavalos. Bruna implora a Álvaro que se case com ela

Sábado: Filé termina com Cindy. Maneco conversa com Madalena para aceitar o amor de Álvaro. Anita é obrigada a aceitar Rudy de volta. Madalena diz que ama Álvaro e o beija.

22 a 27/06/1998

Segunda: Madalena e Álvaro decidem ficar juntos. Álvaro pede um tempo a ela para resolver sua situação com Bruna. Rudy volta para casa. Heloísa diz a Danilo que Madalena está no Brasil.

Terça: Horácio procura Danilo e vê a foto de Madalena. Danilo descobre onde está Madalena. Anita pede ajuda a Pepe para tornar suas terras produtivas. Danilo pede a Helô para ir atrás de Madalena.

Quarta: Xistus diz a Álvaro e Madalena que Marizé vai viajar com ele e a governanta para tratar dos dentes. Danilo e Heloísa trocam olhares. Horácio é roubado. Bruna vê Madalena e Álvaro.

Quinta: Marizé viaja com Xistus e Madalena. Bruna diz a Anita que é capaz de matar para ficar com Álvaro. Letícia telefona para a casa de Xistus. Quitéria atende e ela desliga.

Sexta: Júlio tem encontro secreto com Isaura. Xistus revela a Madalena que teve um filho com Letícia. Júlio e Isaura transam. Maneco atende telefonema de Letícia. Filé diz a Babi que ela está lhe fazendo bem e a beija. Emília flagra os dois se beijando. Chicão diz a Emília que ela está apaixonada por Filé.

Sábado: Bruna finge ser boazinha e vai visitar as crianças. Bruna convence Fafá a sair com ela. Glorinha diz ao avô que ela pode querer raptar o menino. Bruna tenta tirar informações de Fafá. Bruna entra com petição para que os filhos de Álvaro fiquem com Xistus. Heloísa vai a Nova Esperança.

29/06 a 04/07/1998

Segunda: Álvaro diz a Bruna que tem um assunto sério para conversar com ela. Helô descobre que Madalena trabalha na casa de Xistus. Ela fotografa Madalena beijando Álvaro. Bruna simula tentativa de suicídio. Álvaro e Anita encontram Bruna desmaiada.

Terça: Bruna se recupera no hospital e Álvaro se sente culpado. Filé começa a se apaixonar por Babi. Bruna diz a Anita que preferia ter morrido a viver sem Álvaro. Madalena atende telefonema de Letícia e pede a Maneco para contar o fato a Xistus.

Quarta: Anita pede a Álvaro que adie seu rompimento com Bruna. Maneco conta a Xistus sobre Letícia. Julio desconfia dos segredos entre Xistus e Catulo. Xistus atende telefonema de Letícia.

Quinta: Xistus marca encontro com Letícia e diz a Catulo que vai mandar alguém em seu lugar. Álvaro pede um tempo a Madalena. Ela concorda. Helô mostra foto de Madalena e Álvaro a Danilo. Bruna expulsa Álvaro.

Sexta: Sarrafo conta a Álvaro que Horácio está espionando o arroz de Pepe. Álvaro flagra Horácio e o expulsa da fazenda. Xistus encarrega Maneco para ir ao encontro com Letícia. Bruna pede a Álvaro para marcar o casamento.

Sábado: Anita diz Bruna que ela deve se tratar. Danilo encarrega Helô de se aproximar de Álvaro para afastá-lo de Madalena. Álvaro diz a Madalena que quer falar com o marido dela.

06 a 11/07/1998

Segunda: Madalena convence Álvaro a não procurar seu marido. Sarrafo escreve carta ao pai. Quitéria revela a Madalena que já sabe sobre ela e Álvaro. Heloísa se prepara para ir a Nova Esperança.

Terça: Bruna veste roupa de Débora e Álvaro fica chocado. Quitéria fica desconfiada da viagem de Maneco. As crianças brigam com Bruna por ela estar usando um vestido da mãe. Quitéria pergunta a Xistus se a viagem de Maneco tem a ver com Júlio.

Quarta: Xistus consegue acalmar Quitéria. As crianças perdoam Bruna. Letícia cobra visita de Xistus. Babi desconfia ao ver clima entre Filé e Emília. Bruna desaparece. Isaura promete a Sarrafo que vai achar seu pai.

Quinta: Horácio tenta impedir saída furtiva de Isaura. Ela lhe dá um tapa. Júlio convence Isaura a mandar a carta de Sarrafo ao pai. Bruna pede a antigo professor para entrar com o processo de Xistus pela guarda das crianças. Heloísa pergunta a Laura onde pode encontrar Álvaro.

Sexta: Tito se apaixona por Heloísa. Bruna diz a Xistus que deu entrada no processo da guarda dos netos. Álvaro revela a Xistus que quer se casar com Madalena. Xistus fica surpreso.

Sábado: Xistus promete a Álvaro manter segredo. Madalena nota abatimento de Xistus. Heloísa procura Álvaro e Bruna fica com ciúmes. Xistus confessa a Madalena que está triste por saber que vai perdê-la.

13 a 18/07/1998

Segunda: Heloísa conta a Danilo que Álvaro é noivo de Bruna. Emília conta a Santa que está apaixonada por Filé. Maneco encontra Letícia e fica penalizado com a situação dela.Filé tenta transar com Babi, que o rejeita. J.J. procura Filé.

Terça: Filé e J.J. brigam. Filé diz a J.J. que quer se casar com Babi. Xistus confessa a Catulo que está apaixonado por Madalena. Maneco conta a Letícia que é mensageiro de Xistus. Bruna vê Heloísa com Álvaro.

Quarta: Bruna chora e arma plano para preocupar Álvaro. Letícia diz a Maneco que quer ver Xistus e aceita o dinheiro enviado pelo ex-amante. As crianças conseguem alegrar Xistus. Bruna inventa um passeio.

Quinta: Álvaro é obrigado a sair com Bruna. Júlio fica triste ao saber que Sarrafo quer que Isaura volte a viver com o pai. Helô tira informações de Pepe sobre Álvaro e Madalena. Madalena vê Álvaro e Bruna.

Sexta: Bruna diz a Álvaro que Xistus é apaixonado por Madalena. Helô conhece Madalena. Filé diz a Babi que quer se casar com ela. Álvaro diz a Madalena que sabe da paixão de Xistus por ela.

Sábado: Madalena convence Álvaro de que só sente respeito por Xistus. Maneco telefona para Xistus e Letícia interrompe a ligação. Horácio vê Isaura e Júlio se beijando.

20 a 25/07/1998

Segunda: J.J. manda Filé marcar a data do casamento com Babi. Horácio diz a Isaura que quer transar com ela ou revelará seu romance com Júlio. Xistus diz a Bruna que Álvaro viajou com Madalena. Danilo diz a Helô que vai a Nova Esperança.

Terça: Bruna e Pepe discutem. Pepe a expulsa. Rudy briga com Filé por ele querer se casar com Babi. As crianças flagram Álvaro e Madalena se beijando.

Quarta: As crianças ficam felizes ao descobrirem que Álvaro quer se casar com Madalena. Maneco relata seu encontro com Letícia a Xistus. Horácio força Isaura a ir de noite até seu quarto. Isaura fica parada na porta de Horácio.

Quinta: Isaura recusa os carinhos de Horácio e lhe dá uma bofetada. Para se vingar, Horácio leva Sarrafo ao esconderijo de Júlio e Isaura. Sarrafo flagra os dois se beijando e foge. Danilo decide resgatar Madalena.

Sexta: Xistus decide ir ao Rio encontrar-se com Letícia. Sarrafo foge da cidade. Glorinha recebe a carta e procura Isaura. Chicão percebe clima tenso entre Isaura e Horácio. Álvaro descobre que Bruna destratou Pepe e diz a Anita que vai terminar o noivado.

Sábado: Álvaro descobre que Bruna mentiu sobre estar fazendo um tratamento. Álvaro e Madalena passeiam juntos. Júlio descobre que Sarrafo fugiu. Isaura conta a Santa que o filho flagrou-a com Júlio. Júlio procura Isaura, que o expulsa.

27/07 a 01/08/1998

Segunda: Isaura pede a Júlio que não a procure mais. Bruna descobre que Álvaro viajou com Madalena. Madalena vê Sarrafo pedindo carona a um caminhoneiro e alerta Álvaro.

Terça: Santa entrega a Isaura encomenda para Sarrafo. Madalena e Álvaro resgatam Sarrafo. Sarrafo aceita voltar para casa para pegar a encomenda enviada pelo pai. Sarrafo descobre que o pai morreu.

Quarta: Sarrafo faz as pazes com a mãe. Álvaro termina o noivado com Bruna. Bruna diz a Álvaro que vai desmascarar Madalena. Álvaro pede Madalena em casamento.

Quinta: Álvaro diz a Madalena que Bruna quer desmascará-la, mas que ele confia nela. Madalena fica preocupada. Isaura rompe com Júlio. Xistus encontra Letícia. Letícia pergunta pelo filho.

Sexta: Xistus diz a Letícia que o filho deles está morto. Letícia não acredita e expulsa Xistus. Frei Chicão diz a Isaura que ela não deve se sentir culpada por gostar de Júlio. Letícia desaparece. Isaura procura Júlio.

Sábado: Júlio leva Isaura para o vagão. Eles reatam o namoro. Álvaro encontra Heloísa. Álvaro diz a Madalena que quer encontrar-se com Danilo. Heloísa ouve e telefona para Danilo. Filé beija Emília.

03 a 08/08/1998

Segunda: Emília diz a Filé que não a beijará novamente. Heloísa procura Pepe, que lhe conta sobre a morte da ex-mulher de Álvaro. Babi vê Emília vestida com uma camisa de Filé e fica desconfiada. Álvaro começa a suspeitar de Heloísa. Heloísa telefona para Danilo. Tito ouve.

Terça: Tito pergunta a Heloísa se ela sabe de algo sobre a morte de Débora. Bruna arma plano contra Júlio. Madalena diz a Álvaro que não vai contar a Danilo sobre eles. Bruna invade o quarto de Maneco e descobre que ele e Madalena viajaram juntos.

Quarta: Bruna rouba o passaporte de Maneco. Babi pergunta a Filé se aconteceu algo entre ele e Emília. Filé nega. Bruna arma plano contra Madalena. Álvaro comunica a Xistus que vai se casar com Madalena.

Quinta: Xistus disfarça sua tristeza e propõe um brinde. Maneco desconfia de que Bruna roubou seu passaporte e avisa Madalena. Letícia procura por notícias do filho. Bruna diz a Madalena que conseguiu desmascará-la.

Sexta: Bruna propõe a Madalena que ela fuja ou contará de sua ligação com Maneco a Álvaro. Madalena não cede à chantagem. Maneco convence Madalena a conversar com Álvaro. Bruna revela o que sabe de Madalena ao ex-noivo. Madalena chega e pede para conversar com Álvaro.

Sábado: Álvaro manda Bruna embora. Madalena conta sobre sua amizade com Maneco a Álvaro, mas omite a perseguição de Danilo. Álvaro desconfia de Madalena. Bruna diz a Anita que venceu Madalena.

10 a 15/08/1998

Segunda: Maneco consola Madalena. Heloísa tenta animar Álvaro. Horácio mostra laudo sobre as terras de Pepe a Bruna. Xistus descobre gafe de Júlio na empresa. Maneco procura Álvaro.

Terça: Maneco revela a Álvaro a verdade sobre a perseguição de Danilo a Madalena. Heloísa janta com Tito. Bruna diz a Xistus que Júlio namora Isaura. Xistus revela o romance a Catulo. Júlio diz ao pai que vai se casar com Isaura.

Quarta: Xistus diz a Catulo que ele deve impedir o romance do filho. Catulo se nega e enfrenta Xistus. Tito entrega seu livro a Heloísa. Heloísa lê sobre a morte de Débora. Tito beija Cindy. Glorinha conversa com Álvaro.

Quinta: Álvaro decide fazer as pazes com Madalena. Eles se beijam. Danilo manda capangas a Nova Esperança. Bruna procura Álvaro e briga com Pepe. Pepe revela que Álvaro e Madalena reataram.

Sexta: Bruna vê Álvaro e Madalena juntos e decide se vingar de Pepe. Bruna decide se aliar a Horácio para tirar o sítio de Pepe. Heloísa pergunta a Xistus se ele não gostaria de investigar a morte de Débora. Xistus reage.

Sábado: Emília ajuda Babi a se preparar para o noivado. Bruna trama com Horácio contra Pepe. Madalena percebe jogo de sedução de Heloísa com Xistus. Bruna pede a Luís Felipe para forjar provas e tirar os meninos de Pepe.

17 a 22/08/1998

Segunda: Júlio conta a Quitéria que está apaixonado por Isaura. Quitéria não aceita e resolve procurar Isaura. Filé discute com Rudy e resolve sair de casa. Quitéria diz a Isaura que quer conversar sobre seu namoro com Júlio.

Terça: Quitéria fica comovida com a declaração de amor de Isaura por Júlio. Waldir pede férias repentinas a Xistus e diz a Bruna que Heloísa lhe fez perguntas sobre a morte de Débora. Bruna atende um telefonema de Letícia e diz a Horácio que já sabe como arrancar dinheiro de Xistus para comprar o sítio de Pepe.

Quarta: Filé diz a Anita que vai morar no celeiro. Anita pede ajuda a Babi. Xistus convida Heloísa para jantar. Filé diz a Babi que eles irão morar no celeiro. Ela não gosta. Heloísa marca encontro com Tito. Bruna pede à mãe detalhes sobre o romance entre Xistus e Letícia.

Quinta: Bruna vai ao encontro de Letícia. Júlio pergunta a Quitéria o que ela conversou com Isaura. Emília ajuda Filé na reforma do celeiro. Xistus descobre por Anita que Bruna foi atrás de Letícia. Glorinha conversa com Sarrafo sobre Isaura.

Sexta: Sarrafo diz a Isaura que aceita seu casamento com Júlio. Chicão e Emília ajudam Filé. Maneco e Xistus tentam localizar Letícia, mas não conseguem. Bruna marca encontro com Letícia. Rudy tenta convencer Filé a voltar para casa. Júlio vê Isaura e Sarrafo com Quitéria.

Sábado: Júlio fica emocionado ao ver que Catulo, Quitéria e Sarrafo aceitam seu casamento com Isaura. Bruna diz a Letícia que será sua aliada contra Xistus. Madalena desconfia do interesse de Heloísa por sua vida. Letícia se alia a Bruna e lhe dá informações sobre seu filho. Danilo sobrevoa a mansão de Xistus.

24 a 29/08/1998

Segunda: Madalena é raptada por Danilo, que está disfarçado de motorista substituto de Xistus. Catulo diz a Quitéria que desconfia do novo motorista. Danilo e Madalena vão buscar as crianças. Álvaro e Pepe estranham o comportamento de Madalena. Bruna vai ao orfanato para descobrir o paradeiro do filho de Xistus.

Terça: Álvaro tenta descobrir o que há com Madalena, mas ela disfarça. Júlio convida Sarrafo para pescar. Catulo observa Danilo e Madalena e estranha o comportamento do motorista. Bruna diz a Letícia que seu filho está vivo. Danilo vê Madalena saindo da mansão.

Quarta: Madalena conta a Maneco que Danilo está na cidade disfarçado de motorista de Xistus. Danilo chega e encara Maneco. Danilo dá ordens a seus capangas para vigiarem Madalena e Maneco. Tito e Cindy se encontram. Madalena vai ao quarto de Danilo.

Quinta: Bruna volta à cidade e conversa com Horácio sobre o sítio. Sarrafo ouve. Danilo ordena a Maneco que se afaste de Madalena. Bruna pede dinheiro a Xistus para ficar calada quanto ao paradeiro do filho dele. Danilo sai com as crianças sem avisar Madalena.

Sexta: Maneco diz a Madalena que vai se mudar da mansão mas vai continuar protegendo-a. Catulo diz a Xistus que Bruna sabe sobre o paradeiro de seu filho. Danilo amedronta as crianças. Danilo volta do passeio com as crianças e Madalena fica aliviada.

Sábado: Danilo ordena a Madalena que termine seu noivado com Álvaro. Maneco inventa uma desculpa a Xistus para ir embora da mansão. Sarrafo conta a Glorinha que Horácio está tramando algo com Bruna. Álvaro não acredita no aviso de Glorinha de que Bruna e Horácio querem tomar o sítio de Pepe.

31/08 a 05/09/1998

Segunda: Danilo manda Juarez seguir Madalena e Álvaro. Bruna diz a Horácio quer arranjou dinheiro para comprar o sítio de Pepe. Madalena não consegue romper com Álvaro e desmaia. Babi vê Emília e Filé e briga com ela. Danilo vai ao quarto de Madalena.

Terça: Danilo vê desespero de Madalena e lhe dá mais tempo para romper o noivado. Emília pede desculpas a Babi. Xistus pergunta a Madalena se o motorista a está incomodando. Ela nega. Xistus telefona para Álvaro. Quitéria diz a Catulo que acha que Madalena está grávida. Danilo ouve.

Quarta: Madalena nega gravidez e diz a Danilo que está sob pressão. Álvaro vê Danilo sair do quarto da noiva. Horácio reconhece Danilo, que não o vê. Heloísa revela a Xistus que é detetive e orienta-o a não ceder às chantagens de Bruna.

Quinta: Seguindo as recomendações de Heloísa, Xistus pede um prazo maior para entregar o dinheiro a Bruna. A mando de Danilo, Juarez sabota o jipe de Álvaro. Danilo oferece carona a Álvaro. Madalena descobre que o noivo saiu com Danilo.

Sexta: Danilo volta com Álvaro para o sítio e Madalena percebe a ameaça de Danilo sobre a vida do noivo. Heloísa convence Tito a levá-la ao local do acidente de Débora. Emília tem pesadelo com Filé e avisa Babi. Babi encontra o noivo doente. Maneco consegue visitar Madalena.

Sábado: Maneco e Madalena combinam de fugir para que Danilo não faça mal a Álvaro e às crianças. Danilo flagra Maneco com Madalena. Maneco conta tudo sobre ele e Madalena a Chicão. Heloísa desconfia de que Bruna está envolvida na morte de Débora.

07 a 12/09/1998

Segunda: Chicão promete ajudar Maneco e Madalena. Emília conhece Danilo e fica perturbada com ele. Horácio encontra Danilo. Xistus oferece uma viagem a Álvaro e Madalena como presente de casamento. Danilo compra o silêncio de Horácio.

Terça: Heloísa examina arquivo sobre acidente de Débora. Horácio compra um carro. Chicão procura Danilo e se assuta com a maldade dele. Chicão revela a Madalena que sabe de tudo. Danilo decide fugir com Madalena.

Quarta: Maneco manda bilhete a Madalena combinando a fuga. Seguindo instruções de Heloísa, Xistus combina entrega do dinheiro a Bruna. Laura flagra namoro de Babi e Filé.

Quinta: Madalena decide fugir com Maneco. Heloísa diz a Bruna que sabe de sua culpa pela morte de Débora. Heloísa diz a Xistus que Bruna não vai mais chantageá-lo. Madalena vai visitar Álvaro pela última vez. Bruna descobre que Júlio é filho de Xistus e telefona para Letícia.

Sexta: Chicão tenta despistar capangas de Danilo para ajudar na fuga de Maneco, mas o plano dá errado. Madalena parte. Álvaro não percebe que Madalena deixou uma carta de despedida. Madalena é interceptada pelos capangas de Danilo.

Sábado: Madalena tenta escapar, mas é pega novamente. Maneco também é cercado pelos capangas de Danilo. Xistus despede Bruna. Danilo ordena que os capangas se livrem de Maneco. Bruna descobre que o motorista de Xistus é marido de Madalena.

14 a 19/09/1998

Segunda: Bruna vê Madalena partir com Danilo. Santa pergunta a Chicão se Pepe já sabe da fuga de Madalena. Bruna relembra a morte de Débora. Maneco apanha dos capangas de Danilo e leva um tiro.

Terça: Xistus diz a Heloísa que despediu Bruna. Heloísa pede a Júlio o endereço de Waldir. Danilo leva Madalena para sua ilha particular. Babi briga com Filé ao vê-lo com Emília. Bruna consegue reportagem antiga sobre Danilo e Madalena.

Quarta: Waldir revela a Heloísa que foi impedido por Bruna de depor sobre o acidente de Débora. Júlio diz a Xistus que o motorista desapareceu. Quitéria comenta com o filho que Madalena também sumiu. Álvaro chega na mansão para buscar a noiva.

Quinta: Álvaro, Xistus e Quitéria acreditam que Madalena e Danilo foram sequestrados. Álvaro desconfia de Bruna. Júlio pede Isaura em casamento. Bruna mostra a Álvaro a reportagem comprovando que Madalena e Danilo eram casados. Pepe encontra a carta de despedida de Madalena. Danilo esbofeteia Madalena.

Sexta: Álvaro lê a carta e acha que Madalena decidiu ficar com o marido. Rudy se despede de Anita. Álvaro não consegue dar a notícia aos filhos. Chicão recebe a notícia de que Maneco foi baleado e está no hospital. Chicão vai até lá.

Sábado: Nilda diz a Chicão que Maneco corre risco de vida. Letícia vai à fábrica de Xistus e é recebida por Júlio. Santa conta a Álvaro e Pepe que Maneco foi baleado ao ajudar Madalena na fuga. Álvaro visita Maneco. Heloísa procura Bruna.

21 a 26/09/1998

Segunda: Heloísa ameaça entregar à polícia a confissão de Waldir sobre a morte de Débora se Bruna não parar de chantagear Xistus. Letícia encontra Bruna e pergunta pelo filho. Bruna a despista. Álvaro descobre o paradeiro de Madalena. Heloísa se oferece para ir com ele. Letícia vai à mansão de Xistus.

Terça: Quitéria recebe Letícia e a leva para sua casa. Catulo reencontra Letícia. Júlio chega. Heloísa revela a Xistus sua ligação com Danilo. Xistus a perdoa e eles se beijam. Danilo diz a Madalena que está preparando a noite de núpcias. Ela fica desesperada.

Quarta: Pepe e as crianças vão visitar Maneco. Quitéria avisa Xistus que Letícia está em sua casa. Xistus diz a Letícia que fez um juramento e que jamais vai revelar o paradeiro do filho. Quitéria acode Letícia.

Quinta: Quitéria descobre que Letícia e Xistus tiveram um filho e que Júlio é o menino que Letícia procura. Quitéria revela toda a verdade a Letícia. As crianças revelam a Pepe que a água do sítio é valiosa. Júlio descobre que é filho de Xistus. Júlio encara Xistus e Catulo.

Sexta: Júlio abraça Catulo e diz a Xistus que nunca irá chamá-lo de pai. Heloísa e Álvaro chegam à ilha de Danilo. Xistus pede perdão a Quitéria. Álvaro vê Madalena de longe. Madalena foge de Danilo e vê Álvaro. Danilo aponta arma para Álvaro.

Sábado: Danilo e Álvaro lutam. Heloísa atira em Danilo, ferindo-o. Álvaro e Madalena se abraçam. Bruna entra em surto. Isaura aconselha Júlio a fazer as pazes com Xistus. Júlio e Xistus se abraçam. Pepe descobre que Xistus quer tomar os netos e vai à mansão.

28/09 a 03/10/1998

Segunda: Xistus diz a Pepe que vai suspender a ação da guarda dos netos. Madalena visita Maneco. Maneco foge do hospital para ir ao casamento de Madalena. Heloísa diz a Xistus que vai embora de Nova Esperança. Ele a convida para jantar. Shazam e Xerife vão a Nova Esperança.

Terça: Shazam e Xerife dão carona para Maneco. Emília confessa a Babi que ama Filé, mas que nunca tentou tirá-la dele. Filé e Babi decidem dar um tempo. Madalena e Álvaro se casam e saem da festa escondidos. Sarrafo pede Glorinha em namoro.

Quarta: Babi diz a Emília que vai estudar no Rio e desistiu de casar-se com Filé. Xistus e Heloísa transam. Xistus convida Heloísa a morar com ele. Maneco consegue dinheiro com Xistus para que Chicão viaje para a Itália. Anita revê Jorge. Bruna rapta Fafá.

Quinta: Anita se encanta com Jorge. Chicão chega à Itália. Pepe conta a Xistus que Bruna raptou o neto. Filé diz a Anita que não sabe se quer ficar com Emília ou Babi. As crianças decidem procurar Fafá. Emília e Babi vêem Filé chegar com flores. As crianças encontram pistas de Fafá pela mata e seguem-no.

Sexta: Filé pede Emília em casamento. As crianças encontram Fafá. Bruna é internada. Pepe pede Santa em casamento. Chicão desiste de morar na Itália e volta para casa. Anita visita Bruna e vê a filha com Danilo na clínica. Madalena fica grávida. Júlio e Isaura se casam.

Sábado: Reprise do último capítulo.

Elenco / Personagens

VÔ PEPE (Elias Gleizer) Um homem forte, simples, saudável e rude como um touro. No entanto, é mole por dentro. É uma mistura de agricultor e carpinteiro-inventor (sua atividade do dia a dia). É extremamente criativo e tira sempre da natureza o material e o combustível para fazer funcionar suas invenções. É pai de Álvaro (Herson Capri) e avô de Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). Ele é amado por todos, especialmente pelas crianças, a quem trata de igual para igual. A única pessoa que não gosta dele é o vô materno das crianças, Xistus (Cláudio Marzo), que o considera um lunático, despreparado para educar os quatro netos.

ÁLVARO (Herson Capri) Filho de Pepe (Elias Gleizer) e genro de Xistus (Cláudio Marzo). Perdeu a esposa há dois anos e se desdobra para ser pai e mãe dos quatro filhos pequenos Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). É veterinário, e desligado dos bens materiais e muito ético. Em nome disso, dedica-se muito mais aos filhos, aos amigos e aos bichos do que a si mesmo. Deseja dar uma nova mãe para as crianças e acaba se envolvendo por uma mulher que não o merece, Bruna (Andrea Beltrão). Mas, no decorrer da novela, ele encontra seu verdadeiro amor: Madalena (Drica Moraes).

GLORINHA (Luiza Curvo) Filha mais velha de Álvaro (Herson Capri), neta paterna de Vô Pepe (Elias Gleizer) e neta materna de Vô Xistus (Cláudio Marzo). É irmã de Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). É uma adolescente leve e alegre, que passa por mudanças físicas e comportamentais.

ZÉ MARIA (Alexandre Lemos) Filho de Álvaro (Herson Capri), neto paterno de Vô Pepe (Elias Gleizer) e neto materno de Vô Xistus (Cláudio Marzo). O menino é destemido e criado na maior liberdade. Adora seu avô Pepe, mas sente falta da mãe, apesar de suas brincadeiras no campo, as pescarias e os acampamentos não lhe deixarem tempo para sofrer. Assim como Pepe, tem talento para trabalhos manuais. É irmão de Glorinha (Luiza Curvo), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum).

MARIZÉ (Alessandra Aguiar) Ela é, de todos os filhos de Álvaro (Herson Capri), quem mais sofre com a ausência da mãe. Assim como os seus irmãos Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos) e Fafá (Pedro Agum) –, é alegre e inventiva. É paparicada por todos na casa e aproveita-se desse fato para ter todas suas vontades satisfeitas. É neta paterna de Vô Pepe (Elias Gleizer) e neta materna de Vô Xistus (Cláudio Marzo).

LUFAYETE, FAFÁ (Pedro Agum) O caçula dos filhos de Álvaro (Herson Capri). Se seu irmão mais velho, Zé Maria (Alexandre Lemos), herdou do avô Pepe (Elias Gleizer) o talento para os trabalhos manuais, Fafá herdou a inventiva. E utiliza essa imaginação para infernizar a vida de todos que tentam enquadrá-lo, de uma maneira repressiva. Suas vítimas prediletas são o avô paterno Xistus (Cláudio Marzo) e a governanta dele, Dona Berta (Tereza Rachel). Fafá é irmão de Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos) e Marizé (Alessandra Aguiar).

VÔ XISTUS (Cláudio Marzo) Avô materno de Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). Xistus é um homem muito elegante, refinado, antagonista de Pepe, avô paterno das crianças, e genro de Álvaro (Herson Capri), viúvo de sua filha. O empresário é o dono da fábrica de chocolates da região. É um homem extremamente solitário e que vive enclausurado em sua rica mansão. Desde que perdeu a filha, tem como foco educar os netos, dando-lhes uma educação bem tradicional. Apaixona-se por Madalena (Drica Moraes), sua nova governanta, e disputa o coração da jovem com Álvaro.

DONA BERTA (Tereza Rachel) Governanta da mansão de Xistus (Cláudio Marzo) até ser substituída por Madalena (Drica Moraes). Dona Berta é uma mulher linha-dura e, por isso, odiada pelos netos do patrão Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). As crianças fazem dela a principal vítima de brincadeiras de mau-gosto, até que ela não aguenta mais e pede demissão.

MADALENA (Drica Moraes) Madalena é uma mulher linda, sensual, bem-humorada e muito engraçada. Adora crianças, entende-se com os mais velhos, e cativa todos os que cruzam o seu caminho. Já fez de tudo para sobreviver na vida: é um pouco atriz, figurinista e psicóloga. Conta sempre com o apoio de seu fiel amigo, Maneco Dionísio (Antonio Calloni), que a ajuda a guardar um segredo: Madalena foi para Nova Esperança para fugir do ex-marido, o possessivo Danilo (Tuca Andrada). Na cidade, assume a vaga de governanta da casa de Xistus (Cláudio Marzo), no lugar de Dona Berta (Tereza Rachel), apaixona-se por Álvaro (Herson Capri) e encanta os filhos dele: Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum)

SEU CATULO (Emiliano Queiroz) Marido de Quitéria (Stela Freitas), pai de Júlio (André Gonçalves) e jardineiro da mansão de Xistus (Cláudio Marzo). É um profissional requintado, que conhece tudo da sua profissão, e mantém uma estreita relação com o patrão.

QUITÉRIA (Stela Freitas) Esposa de Catulo (Emiliano Queiroz), mãe de Júlio (André Gonçalves) e cozinheira na casa de Xistus (Cláudio Marzo). É uma mulher sensível, criativa na cozinha e mais simples que o marido. É obediente ao patrão, de quem se torna confidente e alter ego.

JÚLIO (André Gonçalves) Filho de Catulo (Emiliano Queiroz) e Quitéria (Stela Freitas). É um rapaz bonito, mas com comportamento e trajes um pouco tradicionais para a sua idade. Tem sonhos de ascensão social e de estudar e viver no exterior. Acredita que o pai, com todo o seu conhecimento de botânica, deveria se libertar do trabalho com Xistus (Cláudio Marzo).

LETÍCIA (Sura Berditchevsky) Misterioso amor do passado de Xistus (Cláudio Marzo).

RODOLFO REIS, RUDY (Jorge Dória) Uma pessoa extrovertida, bem-humorada e de origem humilde. Realizou seus sonhos de riqueza quando ganhou uma fortuna no hipódromo. Parou de jogar e se transformou em um criador de cavalos de corrida. Tornou-se um homem muito rico, e seu haras é um dos mais famosos da região. Rudy é marido de Anita (Yoná Magalhães) e pai de Bruna (Andrea Beltrão) e Filé (Cláudio Heinrich).

ANITA (Yoná Magalhães) Esposa de Rudy (Jorge Dória) e mãe de Bruna (Andrea Beltrão) e Filé (Cláudio Heinrich). Vem de uma família sofisticada, apesar de falida. É uma mulher discreta e elegante, tendo sido graças a ela que Rudy adquiriu o verniz social que demonstra em ocasiões especiais.

BRUNA (Andrea Beltrão) A bela filha de Rudy (Jorge Dória) e Anita (Yoná Magalhães), irmã de Filé (Cláudio Heinrich) e noiva de Álvaro (Herson Capri). É a vilã da história: uma mulher falsa e que disputa o amor do noivo com Madalena (Drica Moraes). Não suporta crianças, nem animais. Para preencher seu tempo, trabalha como advogada na fábrica de chocolates de Xistus (Cláudio Marzo), com quem mantém uma grande cumplicidade. Ele, inclusive, incentiva-a a ficar com Álvaro, afinal quer o caminho livre para conquistar Madalena.

FREDERICO REIS, FILÉ (Cláudio Heinrich) Filho de Rudy (Jorge Dória) e Anita (Yoná Magalhães), e irmão de Bruna (Andrea Beltrão). Filé é um rapaz alegre, simpático, atlético e esportivo, sendo, inclusive, campeão de parapente e enduro. Vive sendo assediado pelas moças da cidade, que sonham em se casar com ele. É líder natural dos rapazes da cidade; está feliz com a vida que leva; e mantém uma relação agradável com os pais e a irmã, apesar de questionar frescuras consumistas. No início da história, é namorado de Cindy (Raquel Nunes), mas luta para conquistar o coração de Emília (Deborah Secco).

J.J. (João Carlos Barroso) Marido de Laura (Cinira Camargo), pai de Babi (Nivea Stelmann) e Cema (Carolina Rebello), e ex-jockey. Ele montava o cavalo vencedor do páreo que garantiu a fortuna de Rudy (Jorge Dória). Como gratidão, assim que deixou de montar, recebeu o emprego de treinador do haras de Rudy. É um profissional muito competente e, junto com Álvaro (Herson Capri), é o responsável pelo sucesso do haras.

LAURA (Cinira Camargo) Esposa de J.J. (João Carlos Barroso) e mãe de Babi (Nivea Stelmann) e Cema (Carolina Rebello). Laura é uma mulher inconveniente, mas muito atraente. Não se conforma com o status do marido, acreditando que ele deveria ser, no mínimo, sócio de Rudy no haras. Ela é vendedora de produtos de beleza a domicílio.

BÁRBARA, BABI (Nivea Stelmann) Filha de J.J. (João Carlos Barroso) e Laura (Cinira Camargo) e irmã de Cema (Carolina Rebello). Uma menina muito bonita e naturalmente sensual. A mãe sempre a preparou para fazer um casamento milionário. Usa roupas mínimas, desenhadas por Laura, mas, para desespero da mãe, a jovem é recatada.

IRACEMA, CEMA (Carolina Rebello) Filha temporã de J.J. (João Carlos Barroso) e Laura (Cinira Camargo) e irmã de Babi (Nivea Stelmann). Cema é um bichinho selvagem, esperta e inteligente. Adora seu pai e se identifica demais com ele.

DONA SANTA (Nair Bello) Uma mulher dinâmica, batalhadora e bem-humorada. Apesar de viúva há muito tempo, ainda sente saudades de seu marido. Ela é uma matriarca de classe média, comandando sua família e sua casa de comércio com justiça e bom senso. Só tem um ponto fraco: seu filho mais velho, Horácio (Marcos Frota), a quem mima. Também é mãe de Tito (Luciano Vianna) e Emília (Deborah Secco).

HORÁCIO (Marcos Frota) Bon vivant, boa-pinta e solteirão. Sempre tem ideias de negócios mirabolantes, que apenas funcionam para não ter de trabalhar no armazém da família. Começa dando pequenos golpes até se transformar em vilão. É filho de Dona Santa (Nair Belo), por quem é muito mimado, e irmão de Tito (Luciano Vianna) e Emília (Deborah Secco).

TITO (Luciano Vianna) Filho de Dona Santa (Nair Belo) e irmão de Horácio (Marcos Frota) e Emília (Deborah Secco). Tito é um rapaz bom, forte e trabalhador. Faz as entregas do armazém da família e dirige um ônibus escolar. Apesar de tanta atividade, ainda lhe sobra tempo para um misterioso recolhimento à noite, quando passa horas escrevendo.

EMÍLIA (Deborah Secco) A filha caçula de Dona Santa (Nair Belo) e irmã de Horácio (Marcos Frota) e Tito (Luciano Vianna). Emília é uma espoleta, sem papas na língua, mas também é muito romântica. Ela é a paixão de Filé (Cláudio Heinrich), que sofre para conquistá-la, porque ela é apaixonada por Vitor. Emília é uma trabalhadora: ajuda a mãe no armazém, nos afazeres da casa e cuida da lanchonete da família.

ISAURA (Myriam Rios) Afilhada de Dona Santa (Nair Belo). Isaura é uma mulher bonita e sensual. Casou-se muito cedo e vive para seu filho, Sarrafo (Eduardo Caldas).

SARRAFO (Eduardo Caldas) Filho de Isaura (Myriam Rios). Adolescente alto, magro e desengonçado. Vive a crise da idade, dividido entre as brincadeiras da infância e a adolescência. Começa a descobrir novos interesses, como a música e as meninas.

FREI CHICÃO (Diogo Vilela) Irmão de Dona Santa (Nair Belo). Mora no sótão do armazém dela, em um ambiente completamente simples. Frei Chicão é um padre franciscano, usa uma batina surrada e acredita na humildade acima de tudo.

MANECO DIONÍSIO (Antonio Calloni) Um andarilho, desapegado das coisas materiais e capaz de tudo para ajudar sua companheira, Madalena (Drica Moraes). O pintor e escultor tem uma origem misteriosa. Quando chega à Nova Esperança, é acolhido pela família de Dona Santa (Nair Belo) e passa a dividir o sótão com frei Chicão (Diogo Vilela), para desespero dele.

DANILO (Tuca Andrada) Ex-marido de Madalena (Drica Moraes), a quem continua a perseguir depois que ela foge para Nova Esperança, na companhia do amigo Maneco (Antonio Calloni).

CINDY (Raquel Nunes) Namorada de Filé (Cláudio Heinrich) no início da trama. É uma jovem bonita, faz sucesso entre os meninos da cidade.

DRA. NILDA (Rejane Goulart) A médica de Nova Esperança.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:

Era Uma Vez
Compositores: Toquinho
Intérprete: Toquinho, Sandy & Júnior

Heavy Metal do Senhor – Tema de Frei Chicão
Compositores
Intérprete: Zeca Baleiro

Menos Carnaval – Tema de Babi
Compositores: Alvin L. e Cris Braun
Intérprete: Belô Velloso

Madalena – Tema de Madalena
Compositores: Ivan Lins
Intérprete: Banda Eva

Um Sonhador – Tema de Álvaro
Compositores: Cesar Augusto/ Piska
Intérprete: Leandro & Leonardo

No Seu Lugar – Tema de Emília
Compositores: Paula Toller/ George Israel/ Lui Farias
Intérprete: Kid Abelha

Sempre Mais – Tema de Santa
Compositores: Tracy Chapman/ Claudio Rabello
Intérprete: Roberta Miranda

Dançar Pra Não Dançar – Tema de Maneco Dionísio
Compositores
Intérprete: Biquíni Cavadão

Puro Êxtase – Tema de Bruna
Compositores: Guto Goffi/ Maurício Barros
Intérprete: Barão Vermelho

Terra do Nunca – Tema das crianças
Compositores: Aldir Blanc/ Mú Carvalho
Intérprete: Angélica

Dois Olhos Negros – Tema de Julio
Compositores: Lenine
Intérprete: Lenine

A Sorte Muda – Tema de Horácio
Compositores: Chacal/ Toni Costa
Intérprete: Toni Costa

Outra Pessoa – Tema de Filé
Compositores: Arlindo da Paixão/ Milton Guedes
Intérprete: Milton Guedes

Morar na Areia – Tema de Xistus
Compositores: Léo Gandelman
Intérprete: Léo Gandelman

Internacional:

My Oh My
Compositores: C. Norreen/ R.Dif/ S. Rasted
Intérprete: Aqua

All That I Need – Tema de Filé
Compositores: Carl Sturken/ Evan Rogers
Intérprete: Boyzone

A Promise I Make – Tema de Álvaro e Madalena
Compositores
Intérprete: Dakota Moon

I Saw The Light – Tema de Bruna
Compositores: Lori Carson
Intérprete: Lori Carson

The Way
Compositores: Tony Scalzo
Intérprete: Fastball

Show Me Love – Tema de Julio e Isaura
Compositores: Max Martin/ Robyn
Intérprete: Robyn

Never Ever – Tema de Babi
Compositores: Rickidy Raw/ Shaznay Lewis
Intérprete: All Saints

The Beat of Your Heart – Tema de Heloísa
Compositores: D. Benati/ Daniele Davoli/ Mirko Limoni/ Valerio Semplici
Intérprete: Black Box

Love Me Baby – Tema de Emília
Compositores
Intérprete: Danielle

Dreams
Compositores: Stevie Nicks
Intérprete: The Corrs

All I Have to Give
Compositores
Intérprete: Two 4 U

F… Comme Femme
Compositores: Salvatore Adamo
Intérprete: Marysa Alfaia

Lo Mejor de Mi – Tema de Anita
Compositores: Cristian Castro
Intérprete: Cristian

Without Love
Compositores
Intérprete: D-Soul

Don’t Leave Without Goodbye – Tema de Xistus
Compositores
Intérprete: Don Bannechi

Bitter Sweet Symphony
Compositores: Mick Jagger/ Keith Richards
Intérprete: Orion Storm

0 Comentário para: “Era Uma Vez Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *