Elas por Elas Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Elas por Elas desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Elas por Elas e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Elas por Elas

◘ Período de exibição: 10/05/1982 – 27/11/1982
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 173
◘ Autoria: Cassiano Gabus Mendes
◘ Colaboração: Carlos Lombardi
◘ Direção: Paulo Ubiratan, Wolf Maya e Mário Márcio Bandarra
◘ Direção geral: Paulo Ubiratan

A trama de Elas por Elas é centrada na história de sete mulheres: Márcia (Eva Wilma), Helena (Aracy Balabanian), Adriana (Ester Góes), Wanda (Sandra Bréa), Carmem (Maria Helena Dias), Marlene (Mila Moreira) e Natália (Joana Fomm), colegas de escola que não se veem há 20 anos. Márcia, a mais velha do grupo, encontra uma foto das amigas, e uma onda de lembranças e saudosismo invade sua cabeça. Com vontade de reencontrar as antigas amigas, ela decide localizá-las. Márcia consegue encontrar o paradeiro de cada uma e marca uma reunião em sua casa. Todas comparecem ao evento, felizes com o reencontro. No entanto, as lembranças do passado e coincidências do presente vêm à tona, afetando novamente a vida de todas do grupo.

A primeira revelação envolve Márcia e Wanda. Secretária de origem humilde, trabalhadora e muito romântica, Wanda tem uma grande surpresa ao descobrir que seu namorado, Átila (Mauro Mendonça), um homem casado, é marido de sua amiga Márcia. Ainda nos capítulos iniciais da novela, Átila morre em um quarto de motel, e Márcia fica sabendo que o marido estava com outra mulher. A viúva decide, então, contratar o atrapalhado detetive Mário Fofoca (Luis Gustavo), irmão de Wanda, para descobrir a identidade da amante do marido. A confusão está armada. Mário conta com a ajuda de René (Reginaldo Faria), um advogado sem projeção. Extremamente sedutor, René se envolve com suas clientes, com o intuito de roubá-las. Isso até o momento em que conhece Yeda (Cristina Pereira), filha de Márcia, considerada o patinho feio da família. A família da jovem não acredita que o charmosão René possa estar interessado na feiosa Yeda. Nem ela mesma acredita. Todos acham que René está, na verdade, de olho no dinheiro dela.
Quem não gosta nada do namoro de René e Yeda é Cláudia (Christiane Torloni), com quem ele tem um romance. René enrola Cláudia, mas ela, apaixonada, acha que um dia ele se casará com ela. Para surpresa de todos, nos capítulos finais da novela, René revela que está interessado mesmo apenas no dinheiro de Yeda. Ele rompe o noivado com a feiosa filha de Márcia, confessando estar apaixonado por Carmem, sua ex-cunhada. Yeda aceita a decisão com tranquilidade, dizendo que é grata a ele por tê-la feito feliz, ainda que por pouco tempo.

Outra integrante do grupo de amigas é Marlene, uma mulher apática diante da vida, que não consegue ter um relacionamento afetivo duradouro. Ela mora com os pais e, apesar de namoradeira, sofre com a solidão. Já Carmem dedica-se unicamente ao marido, Rubão, e aos filhos, Elton e Vic (Ana Helena Berenger). A última das sete amigas, Natália, tornou-se uma mulher rica e psicótica. Obcecada pela ideia de que uma de suas amigas seja responsável pela morte de seu irmão mais novo, que fora empurrado do alto de uma pedra, induz o outro irmão, Carlos (Herson Capri), a se envolver com elas para desvendar o mistério. Carlos se aproxima das amigas, mas acaba se apaixonando por Wanda.

É Carlos quem descobre a identidade de “Patinha”, apelido que Átila dera à sua amante. Durante um almoço de negócios com dois amigos de Átila, Carlos fica sabendo que Wanda Cury era a moça que estava com o marido de Márcia, no motel, quando ele morreu. Carlos revela a Wanda que sabe toda a verdade sobre seu romance com Átila e diz que quer ajudá-la. Paralelamente, Vanessa, ex-secretária de Átila, depois de tentar em vão tirar proveito da história, revela a Mário Fofoca que “Patinha” é Wanda. Mário fica arrasado por não ter percebido que a amante do marido de Márcia sempre estivera ao seu lado. Com pena do irmão, Wanda toma a iniciativa de contar à amiga que ela era a amante de seu marido. Márcia recebe a revelação sem ressentimentos e, em seguida, confessa à Wanda que desistiu de Mário por perceber que ele é puro demais para uma mulher como ela. Wanda, por sua vez, finalmente, entrega-se ao amor de Carlos.

Com a ajuda de Décio (Marco Nanini), Natália descobre que, sem querer, ela própria fora responsável pelo acidente do irmão. Depois de ficar em estado de choque com a descoberta, aos poucos, vai se recuperando. Natália pede desculpas às amigas por tê-las acusado de assassinarem seu irmão e decide reuni-las novamente, em uma grande festa em sua casa. Ela termina a novela com Décio, juntos e felizes.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Elas por Elas

** Resumo ainda não divulgado

A trama de Elas por Elas é centrada na história de sete amigas dos tempos de colégio – Márcia, Natália, Wanda, Helena, Adriana, Carmem e Marlene – que não se veem há 20 anos. Márcia, a mais velha do grupo, encontra uma foto das amigas, e uma onda de lembranças e saudosismo invade sua cabeça. Com vontade de reencontrá-las, Márcia decide localizar uma por uma e promove uma reunião em sua casa. Todas comparecem ao evento, felizes com o reencontro. No entanto, as lembranças do passado e coincidências do presente vêm à tona, afetando novamente a vida de todas do grupo4 .

A primeira revelação envolve Márcia e Wanda. Wanda, secretária trabalhadora e romântica, fica chocada ao descobrir que sua amiga Márcia fora a esposa de seu namorado Átila, que lhe costumava chamar de Patinha. Elegante socialite, Márcia fez um bom casamento com o empresário Átila Lopes Pereira, com quem teve a feiosa Ieda, o bon-vivant Ivan e a sapeca Cris. Até que, depois de saber que o marido morrera num quarto de motel, se empenha em descobrir a identidade da mulher que estava com ele, provavelmente sua amante. Para isso, a viúva decide contratar o atrapalhado detetive Mário, ninguém menos que o irmão de Wanda. Desesperada, Wanda se mostra perturbada com a possibilidade do irmão desmascará-la. Mas, para sua sorte, Mário é desastrado e esquecido e, assim, não consegue resolver os casos que lhe aparecem, sendo portanto conhecido como Mário Fofoca. Por esta razão, vive em atrito com a mãe Raquel, que não entende sua escolha profissional, entretanto, é incentivado pelo pai, o preocupado Evilásio, que acredita no seu sucesso e torce para que Wanda logo se case. Ao longo da trama, Mário acaba despertando o interesse de Márcia, que faz de tudo para seduzi-lo, entretanto, o detetive nem percebia as investidas dela pois só tinha olhos para a charmosa e ingênua Cláudia.

Dr. Roberto é o único empenhado a fazer Márcia esquecer o interesse em descobrir quem estava com Átila momentos antes da sua morte. Advogado do falecido e amigo da família, Roberto funciona como testa de ferro de Márcia e, apaixonado por ela, acredita ter chegado o momento certo de conquistá-la. Em dado momento, entra em cena Marieta, sua antiga namorada, uma mulher de moral duvidosa que, a seu pedido, topa fingir ser a Patinha para enganar Márcia. Marieta vive de pequenos golpes para se sustentar junto com o irmão mais novo, o excêntrico e galanteador Amoroso, que vive a conquistar mulheres ricas. Tentou seduzir Márcia e Marlene, sem sucesso, até que arriscou com a melhor amiga de Cris, a rica e esnobe Andressa, por quem verdadeiramente se apaixona. Andressa vive importunada por Otávio, um estudante hiperativo, a quem despreza. Paciente de Décio, Otávio é tão obcecado por ela que não nota o interesse da honesta e determinada Suzane que trabalha como secretária do seu analista.

Outra história que movimenta o reencontro das sete amigas é a de Natália, mulher sombria e atormentada pelas lembranças do passado. Tem uma obsessão que a acompanha há mais de 20 anos: descobrir quem do grupo de amigas do colégio foi a responsável pela morte de seu irmão Zé Roberto na infância14 . Ela tem certeza que uma delas empurrou o menino do alto de uma pedra e a reaproximação servirá como um ajuste de contas. Para tal intento, manipula Carlos, seu irmão mais novo a quem criou como um filho, moço alegre e de bem com a vida, para se envolver com Marlene e Wanda, as únicas solteiras, a fim de arrancar delas alguma confissão. Acontece que Carlos se apaixona de verdade por uma delas, Wanda, e descobre um outro segredo: de que era ela a amante de Átila. Décio é outra pessoa importante na vida de Natália. Psicólogo, a ajuda a atenuar sua dor por meio de terapias e também lhe oferece apoio para desvendar a morte do seu irmão. No fim da trama, Décio se vê tão envolvido com Natália que para ela se declara apaixonadamente.

De todas as sete amigas, Marlene é aquela que vive estigmatizada pela solidão. À beira dos 40 anos, é uma mulher independente e bem-sucedida, apesar de ainda morar com os pais, os batalhadores Sílvio e Wilma, que procuram incentivar seus namoros porque já considera urgente um casamento para a filha. O problema é que Marlene não se entrega fácil às relações amorosas e, por mais que queira algo mais sério, sofre por não manter um relacionamento por muito tempo14 . Carlos lhe impressiona e acredita que, com ele, engataria um relacionamento sério. Por essa razão, se dispõe a conquistá-lo depois que ele se mostra interessado por Wanda.

Carmem é a mais pobre das sete amigas. Dona-de-casa dedicada e íntegra, trabalha muito para ajudar o marido, o amoroso e extrovertido Rubão, e os filhos, o tímido Elton e a sonhadora Vic. Entretanto, vive às turras com o cunhado René que, solteiro, vive de favor na casa do irmão mais velho e pouco ajuda nas despesas. Advogado sem projeção, vive em busca de um grande caso para conseguir sucesso na profissão. Insinuante e charmoso, acaba envolvendo suas clientes, tentando garantir sua sobrevivência. Dentre estas clientes está Cláudia, que o procurou para dar andamento ao seu divórcio mas por ele é enredada num relacionamento sério e, mais tarde, se sentirá balançada pelo seu melhor amigo, Mário, cujo escritório fica ao lado do seu num edifício na Praça da Sé em São Paulo. A aproximação de Mário com a família de Márcia fará com que René conheça Ieda, moça insegura quanto a beleza e que, por isso, se sente incapaz de atrair um homem. René se interessa por ela mas a moça não acredita em seu sentimento, pensando que ele está atrás do seu dinheiro. Quem acha que pode lucrar com o envolvimento dos dois é Mário que, assim, vê o caminho livre para paquerar Cláudia, a essa altura completamente infeliz e decepcionada por ter sido trocada por uma feiosa.

Enquanto isso, a jovem Vic faz o mesmo jogo que o tio René ao namorar Ivan, irmão mais novo de Ieda, por quem depois se apaixona. Por outro lado, Elton é paquerado pela filha caçula de Márcia, Cris, apesar de só ter olhos para Míriam, a filha da doce e meiga Adriana – outra das sete amigas15 . Míriam é uma moça temperamental e determinada em seus princípios que não se conforma com a vida simples que leva ao lado da mãe, viúva e dona de um canil junto com a competente Maria, sua melhor amiga. Muda de comportamento ao conhecer Gil, rapaz bonito, rico e estudioso que se prepara para assumir a posição de herdeiro do avô, Miguel Aranha. Gil é filho único da rica e autoritária Helena, filha de Miguel, que desaprova seu namoro com Míriam, a quem abertamente hostiliza, porque não simpatiza com ela e não deseja uma reaproximação de Adriana e seu marido, o ponderado Jaime. Isso porque, no passado, Jaime preteriu Adriana para ficar com Helena, fascinado pela sua beleza e, sobretudo, pela sua fortuna. Quando os reencontrou, Adriana demonstrou não guardar qualquer ressentimento do passado, entretanto, não concordará com as atitudes da amiga em relação ao namoro de Míriam e Gil.

Mas o passado ainda esconde acontecimentos muito piores que afetou a vida das duas amigas. Há exatos 20 anos, Helena e Adriana deram à luz no mesmo dia e na mesma maternidade. Sabendo disso, Miguel subornou a uma enfermeira para fazer a troca das crianças com o objetivo de ter um neto para seguir seus passos. Agora, se envolve num maquiavélico conflito afinal adora Gil, verdadeiro filho de Adriana e se aflige ao conhecer Míriam, sua verdadeira neta, que enfrenta sérios problemas com a verdadeira mãe, Helena14 . Para piorar, a enfermeira que trocou as duas crianças, Eva, reaparece. Mulher fria e calculista, recebeu na época muito dinheiro mas, de novo na miséria, não mede esforços em pedir a Miguel emprego vitalício como governanta na casa da família sob a ameaça de contar a todos os envolvidos da troca dos bebês forjada pelo velho milionário.

No final da história, os mistérios que envolvem as sete amigas se solucionam. Durante um almoço de negócios com dois amigos de Átila, Carlos fica sabendo que Wanda era a moça que estava com o marido de Márcia, no motel, quando ele morreu. Carlos revela a Wanda que sabe toda a verdade sobre seu romance com Átila e diz que quer ajudá-la. Paralelamente, Vanessa, ex-secretária de Átila, depois de tentar em vão tirar proveito da história, revela a Mário Fofoca que Patinha é Wanda. Mário fica arrasado por não ter percebido que a amante do marido de Márcia sempre estivera ao seu lado. Com pena do irmão, Wanda toma a iniciativa de contar à amiga que ela era a amante de seu marido. Márcia recebe a revelação sem ressentimentos e, em seguida, confessa à Wanda que desistiu de Mário por perceber que ele é puro demais para uma mulher como ela. Wanda, por sua vez, finalmente, entrega-se ao amor de Carlos.

Com a ajuda de Décio, Natália descobre que, sem querer, ela própria fora responsável pelo acidente do irmão. Depois de ficar em estado de choque com a descoberta, aos poucos, vai se recuperando. Natália pede desculpas às amigas por tê-las acusado de assassinarem seu irmão e decide reuni-las novamente, em uma grande festa em sua casa. Ela termina a novela com Décio, juntos e felizes.

Miguel revela que Helena é a mãe verdadeira de Míriam. Comovida, ela promete que guardará esse segredo para o resto da vida, para a felicidade dos dois jovens. Helena pede perdão a Míriam por tudo que a fez passar. Emocionada, propõe que a jovem viaje com Gil para a Europa, afirmando fazer questão de pagar seus estudos e zelar por sua felicidade daquele dia em diante. No final da trama, Gil e Míriam viajam, mas sem compromisso, dispostos apenas a estudar e a se divertirem juntos. Enquanto isso, Jaime decide se separar de Helena, sob o argumento de que seu grande amor sempre fora Adriana, com quem reata.

A morte súbita de Rubão fez Carmem reconhecer em si um interesse bem maior pelo cunhado René que, para a surpresa de todos, rompe o noivado com Ieda revelando que sempre estivera interessado em dar-lhe o golpe do baú. A feiosa filha de Márcia aceita a decisão com tranquilidade, dizendo que é grata a ele por tê-la feito feliz, ainda que por pouco tempo. Assim, René se entrega a Carmem.

Quanto a Marlene, depois de muito batalhar por Carlos, percebe que a sua possessão por relacionamentos sérios prejudicou sua saudável relação com a amiga Wanda e para de importuná-los. Conhece o arrojado publicitário Juca, irmão mais velho de Otávio, homem fogoso e atraente com quem, primeiramente, vive uma relação tumultuosa mas depois com ele decide se casar, para a alegria dos pais.

No último capítulo, as sete amigas se reúnem novamente, desta vez na casa de Natália, para comemorar os nós desatados entre elas. E, assim, tudo termina como começou: Elas por Elas

Para escrever Elas por Elas, Cassiano Gabus Mendes contou com a colaboração de Carlos Lombardi, que estreava na TV Globo.

O personagem Mário Fofoca concentrava o humor da novela e fez tanto sucesso que deu origem ao seriado Mário Fofoca, exibido pela TV Globo em 1983. Apesar do carisma do protagonista, o programa não teve boa repercussão de público. O personagem foi revivido também no filme As Aventuras de Mário Fofoca, de 1982, com roteiro de Carlos Lombardi e direção de Adriano Stuart. Mais uma vez, o atrapalhado detetive foi interpretado por Luis Gustavo.

Segundo Luis Gustavo, Mário Fofoca iria sair da novela logo nos capítulos iniciais. O ator conta que quando soube que o Cassiano Gabus Mendes estava preparando uma nova novela, pediu que ele lhe desse um papel. Cassiano disse a Luis Gustavo que o elenco já estava todo escalado para os papéis principais, mas que havia um personagem secundário disponível, um detetive que morreria ainda no início da trama. Luis Gustavo aceitou a proposta. A empatia de Mário Fofoca, no entanto, foi tanta que o autor não só não matou o personagem, como sua trama acabou ganhando mais ênfase.

As então modelos Xuxa e Luiza Brunet fizeram uma participação especial na novela. Depois de conhecer René, Yeda passa a ter sonhos em que se imagina linda e sedutora, como Xuxa e Luiza Brunet, vivendo cenas românticas com seu amado.

O cantor espanhol Manolo Otero, intérprete da música Vuelvo a Tí, que integrava a trilha sonora internacional da novela, também fez uma participação especial em um dos capítulos da trama.

Elas por Elas marcou a estreia de Cássio Gabus Mendes, Tássia Camargo, Cristina Pereira e André de Biase na TV Globo.

A novela foi reapresentada entre fevereiro e julho de 1985, em Vale a Pena Ver de Novo.

Mário Fofoca
Mário Fofoca (Luis Gustavo) é um dos pontos altos da novela. Investigador particular, não consegue resolver nenhum caso que tem em mãos. Atrapalhado, desastrado e esquecido, não tem muita sorte, apesar de trabalhar muito. Mário acaba despertando o interesse de Márcia (Eva Wilma), que faz de tudo para seduzi-lo, rendendo cenas hilárias à trama. Com seu inseparável fusca, sempre vestido com o mesmo paletó quadriculado, em tons de amarelo e lilás, Mário armava as maiores confusões na busca pelo nome da amante de Átila (Mauro Mendonça). O detetive, por sua vez, nem percebe as investidas de Márcia, pois só tem olhos para Cláudia (Christiane Torloni). Em determinado momento da história, Cláudia decide provocar ciúmes em René (Reginaldo Faria) e começa a sair com Mário. Apaixonado, ele a leva para jantar fora e faz inúmeras juras de amor, todas tiradas das letras de músicas de Roberto Carlos. Desconfiada da desenvoltura de Mário, Cláudia diz sempre já ter ouvido aquelas palavras em algum lugar, mas o detetive jura que as declarações são sinceras, “saídas direto de seu coração”.

Helena e Adriana
Outra trama importante da história envolve Helena e Adriana. Helena é filha única, uma mulher rica e mimada. Quando jovem, roubou o namorado de Adriana e se casou com ele. A decepção e o despeito fizeram com que Adriana também se casasse imediatamente. Por ironia do destino, as duas engravidaram ao mesmo tempo. Quando as crianças nasceram, o inescrupuloso Miguel (Mário Lago), pai de Helena, trocou os bebês na maternidade, pois desejava um neto homem para lhe suceder nos negócios. No presente, Miguel sofre com as chantagens de Eva (Nathalia Timberg), a enfermeira que fez a troca das crianças e que acaba sendo contratada como governanta na casa do empresário em troca do silêncio.

A vida de Helena, Adriana e Miguel se complica quando Gil (Lauro Corona), o suposto filho de Helena, se envolve com Mirian (Tássia Camargo), a filha de Adriana. Mesmo sem desconfiar que a moça é na realidade sua filha, Helena se coloca absolutamente contra o relacionamento dos dois jovens. O atrito entre as duas amigas acaba reaproximando Jayme (Carlos Zara) – marido de Helena – de Adriana, que ficara viúva.

Ao longo da trama, Helena faz de tudo para atrapalhar o namoro entre Gil e Mirian. Mirian, por sua vez, fica dividida entre Gil e Elton (Cássio Gabus Mendes), filho de Carmem e Rubão (Ivan Cândido). Devido aos problemas familiares e à inexperiência própria da idade, Gil e Mirian terminam e reatam o namoro inúmeras vezes. Nos capítulos finais da novela, Miguel revela que Helena é a mãe verdadeira de Mirian. Comovida, ela promete que guardará esse segredo para o resto da vida, para a felicidade dos dois jovens. Helena pede perdão a Mirian por tudo que a fez passar. Emocionada, propõe que a jovem viaje com Gil para a Europa, afirmando fazer questão de pagar seus estudos e zelar por sua felicidade daquele dia em diante. No final da trama, Gil e Mirian viajam juntos, mas sem compromisso, dispostos apenas a estudar e a se divertirem juntos.

Elenco
Ana Ariel – Raquel

Ana Helena Berenger – Vic

Ana Maria Magalhães – amiga de Mário Fofoca (participação especial)

Ana Maria Martins – empregada de Helena

André de Biase – Ivan

Antônio Carlos Pires – Motorista de Márcia

Aracy Balabanian – Helena

Beatriz Lyra – amiga de Márcia (participação especial)

Carlos Gregório – Juca

Carlos Zara – Jaime

Carmem Marinho – Maria

Carmen Monegal – amiga de Márcia (participação especial)

Cássio Gabus Mendes – Elton

Christiane Torloni – Claudia

Cláudia Costa – amiga de Mário Fofoca (participação especial)

Cristina Pereira – Yeda

Débora Duarte – cliente de Mário Fofoca (participação especial)

Dilma Lóes – amiga de Mário Fofoca (participação especial)

Ester Góes – Adriana

Eva Wilma – Márcia

Fabio Sabag – Mateus

Felipe Carone – Evilásio

Francisco Milani – como ele mesmo (participação especial)

Herson Capri – Carlos

Ilka Soares

Irene Ravache – amiga de Márcia (participação especial)

Ivan Cândido – Rubão

Joana Fomm – Natália

Jorge Cherques – delegado do Instituto Médico Legal (participação especial)

José Miguel – motorista de Helena

Juçara Quintino – empregada de Natália

Laerte Morrone – Roberto

Lincoln Abeleira – mordomo de Helena

Luis Gustavo – Mário Fofoca

Lupe Gigliotti – Vilma

Manoel Eliziário – copeiro de Márcia

Marco Nanini – Décio

Mário Lago – Miguel

Mauro Mendonça – Átila

Mila Moreira – Marlene

Mônica Torres – amiga de Mário Fofoca (participação especial)

Nathalia Timberg – Eva

Neuza Amaral – amiga de Mário Fofoca (participação especial)

Ney Latorraca – porteiro do motel (participação especial)

Norma Blum – Marieta

Patrícia Bueno – amiga de René (participação especial)

Paulo Gonçalves – Silvio

Reginaldo Faria – Renê

Stênio Garcia – funcionário do motel (participação especial)

Sandra Bréa – Wanda

Susana Vieira – Vanessa

Tássia Camargo – Miriam

Thaís de Campos – Chris

Victor Branco – namorado de Vick (participação especial)

Elenco / Personagens

HELENA (Aracy Balanian) – Mulher rica, é casada com Jayme (Carlos Zara) e mãe de Gil (Lauro Corona).  Vive com o pai, Dr. Miguel (Mário Lago), e a família numa enorme mansão no Morumbi. Na juventude, conquistou o namorado da amiga Adriana (Ester Góes), com quem se casou. Só teve um filho, que, na verdade, foi trocado ao nascer pelo filho de Adriana. Ela não sabe da troca: o segredo é guardado por seu pai, que queria um herdeiro para sua fortuna. Por um acaso do destino, seu filho passa a namorar Mirian (Tássia Camargo), a filha de Adriana, a quem Helena hostiliza sem ter a menor ideia de que é sua verdadeira filha.

JAYME (Carlos Zara) Marido de Helena (Aracy Balanian). No passado, trocou Adriana (Ester Góes) por Helena e agora a reencontra. Também não sabe da troca das crianças e acredita que Gil (Lauro Corona) seja seu filho. Cuida das indústrias do sogro, Dr. Miguel (Mário Lago), desde a época do seu casamento. Não concorda com certas atitudes de Helena, mas procura não contrariá-la.

GIL (Lauro Corona) – Filho de Helena (Aracy Balanian) e Jayme (Carlos Zara) – é o que todos supõem. Mas, na verdade, é filho de Adriana (Ester Góes). Rapaz muito bom, ele estuda e se prepara para assumir a sua posição de herdeiro da fortuna do avô, Dr. Miguel (Mário Lago). Tem um ótimo relacionamento com o pai e o avô e começa a se cansar da interferência da mãe em sua vida. Conhece Mirian (Tássia Camargo), por quem se apaixona, criando um conflito dentro família.

MIGUEL (Mário Lago) – Pai de Helena (Aracy Balabanian). Viúvo, é dono de uma imensa fortuna e guarda um importante segredo há 17 anos: a troca das crianças com o objetivo de ter um neto para seguir seus passos. Sabendo que Helena não poderia mais ter filhos, subornou a enfermeira da maternidade e se envolveu num maquiavélico conflito. Adora Gil (Lauro Corona) e fica sem ação quando conhece Mirian (Tássia Camargo), sua verdadeira neta, a partir do momento em que ela passa a ter problemas com Helena.

ADRIANA (Ester Góes) Viúva, também não sabe da troca das crianças e acredita que Mirian (Tássia Camargo) seja sua filha. Veterinária, tem um canil, no qual empenhou toda a sua vida. Sofreu uma grande decepção na juventude, quando perdeu Jayme (Carlos Zara), seu grande amor. É uma mulher dócil, meiga, de ótimo caráter. Volta a encontrar Helena (Aracy Balabanian) e não guarda qualquer ressentimento do passado. Mas não concordará com as atitudes da amiga quando esta descobre o namoro entre Mirian e Gil (Lauro Corona). 

MIRIAN (Tássia Camargo) Filha de Adriana (Ester Góes). Moça temperamental e determinada em seus princípios. Parou de estudar para ajudar a mãe no canil, mas não gosta do que faz. Conhece Gil (Lauro Corona) e sente-se desafiada pela oposição de Helena (Aracy Balabanian), mãe do rapaz.

MARIA (Carmem Marinho) Amiga e confidente de Adriana (Ester Góes), com quem divide a responsabilidade do canil. Adora animais e entende de veterinária.

WANDA (Sandra Bréa) – Moça solteira, mora com os pais, Evilásio (Felipe Carone) e Raquel (Ana Ariel), e o irmão Mário (Luis Gustavo). Trabalha para ajudar a família, que tem poucos recursos. Teve um romance secreto com Átila (Mauro Mendonça), marido de Márcia (Eva Wilma) – uma amiga que reencontra depois de muitos anos – sem saber da relação dos dois. Quando Átila morre, fica desamparada e com medo de que seu segredo seja descoberto.

MÁRIO FOFOCA (Luis Gustavo) – Filho de Evilásio (Felipe Carone) e Raquel (Ana Ariel), irmão de Wanda (Sandra Bréa). Também solteiro, é detetive particular, mas não consegue resolver os casos que aparecem. Atrapalhado, desastrado e esquecido, está sempre perseguido pela má sorte. É contratado por Márcia (Eva Wilma) para descobrir quem estava com Átila (Mauro Mendonça) na hora de sua morte. Trabalha muito, mas não consegue progredir na vida. Procura o sucesso, mas sente que está cada vez mais difícil.

EVILÁSIO (Felipe Carone) – Marido de Raquel (Ana Ariel), pai de Wanda (Sandra Bréa) e Mário (Luis Gustavo). Sente-se um injustiçado por não ter dinheiro. Acredita que o filho será um famoso detetive particular e dá todo apoio à sua carreira. Preocupa-se com a filha, ainda solteira, com medo de que não consiga se casar.

RAQUEL (Ana Ariel) – Casada com Evilásio (Felipe Carone), é mãe de Wanda (Sandra Bréa) e Mário (Luis Gustavo). Não entende a escolha do filho por uma profissão tão estranha e sempre que pode o provoca. É carinhosa com a filha e torce para que ela encontre um bom marido.

ÁTILA (Mauro Mendonça) – Marido de Márcia (Eva Wilma), pai de Yeda (Cristina Pereira), Ivan (André de Biase) e Cris (Thais de Campos). É amante de Wanda (Sandra Bréa), segredo que guarda a sete chaves. Nos primeiros capítulos, morre de ataque cardíaco num motel, o que deixa sua mulher obcecada em descobrir com quem ele estava naquela noite.

MÁRCIA (Eva Wilma) – Mãe de Yeda (Cristina Pereira), Ivan (André de Biase) e Cris (Thais de Campos). Mulher rica e elegante, promove a reunião das amigas do colégio para recordar os bons tempos. Vive feliz com o marido, Átila (Mauro Mendonça), até descobrir, depois de ficar viúva, que ele tinha um caso com outra mulher.  Não se conforma com o duro golpe e vai tentar descobrir quem estava com ele na hora da morte. Obcecada com a situação, contrata os serviços de Mário (Luis Gustavo), irmão de Wanda (Sandra Bréa).

YEDA (Cristina Pereira) Filha mais velha de Márcia (Eva Wilma) e Átila (Mauro Mendonça) irmã de Ivan (André de Biase) e Cris (Thais de Campos). Moça feiosa e solitária, é romântica e sonha com um bom rapaz ao seu lado. Sua insegurança a impede de aceitar um relacionamento sério. Quando René (Reginaldo Faria) se aproxima, não acredita em seu sentimento, pensando que ele está atrás do seu dinheiro.

IVAN (André de Biase) – Filho de Márcia (Eva Wilma) e Átila (Mauro Mendonça) irmão de Yeda (Cristina Pereira) e Cris (Thais de Campos). É um bon-vivant e aproveita o dinheiro da família para sair com as jovens de sua idade. Gostaria de ver Yeda mais feliz, saindo com amigos. Não tem qualquer relacionamento fixo, até conhecer Vic (Ana Helena Berenguer), uma moça simples, pela qual se apaixona.

CRIS (Thaís de Campos) – Filha mais nova de Márcia (Eva Wilma) e Átila (Mauro Mendonça), irmã de Yeda (Cristina Pereira) e Ivan (André de Biase). Menina sapeca, inocente leviana, muda de comportamento quando começa a se interessar por alguém.

ROBERTO (Laerte Morrone) – Advogado de Átila (Mauro Mendonça) e amigo da família. Depois da morte de Átila, funciona como testa de ferro de Márcia (Eva Wilma), colocando a par de tudo o que acontece na empresa. Não concorda com a obsessão de Márcia em descobrir quem estava com o marido na hora da morte.

MARIETA (Norma Blum) – Amiga de Roberto (Laerte Morrone). Uma pessoa de moral duvidosa, que costuma mentir para conseguir o que quer.

CARMEM (Maria Helena Dias) Casada com Rubão (Ivan Cândido), é mãe de Vic (Ana Helena Berenguer) e Elton (Cássio Gabus Mendes). Trabalha muito para ajudar a família. Vive em conflito com o cunhado René (Reginaldo Faria), que mora em sua casa. Um pouco acomodada, se anima com o reencontro das amigas do colégio.

RUBÃO (Ivan Cândido) – Marido de Carmem (Maria Helena Dias), pai de Vic (Ana Helena Berenguer) e Elton (Cássio Gabus Mendes). Pessoa alegre e amorosa, procura contornar os problemas entre sua mulher e o irmão, René (Reginaldo Faria). Adora os filhos e trabalha muito para suprir as necessidades da família.

RENÉ (Reginaldo Faria) – Solteiro, é irmão de Rubão (Ivan Cândido). Advogado sem projeção, vive em busca de um grande caso para conseguir sucesso na profissão. Insinuante e charmoso, acaba envolvendo suas clientes, tentando garantir sua sobrevivência. Sempre que possível, ajuda nas despesas da casa do irmão, com quem mora, evitando os eternos conflitos com a cunhada Carmem (Maria Helena Dias). Apaixona-se por Yeda (Cristina Pereira), filha de Márcia (Eva Wilma), provocando a desconfiança da moça e da família, que acredita tratar-se de um golpe do baú.

VIC (Ana Helena Berenger) Filha de Carmem (Maria Helena Dias) e Rubão (Ivan Cândido), irmã de Elton (Cassio Gabus Mendes). Moça de poucos recursos, para quem o dinheiro é muito importante. Adora as histórias do tio René (Reginaldo Faria) e se empolga com a possibilidade de casar com um homem rico. Terá um relacionamento com Ivan (André de Biase), filho de Márcia (Eva Wilma).

ELTON (Cássio Gabus Mendes) Filho de Carmem (Maria Helena Dias) e Rubão (Ivan Cândido), irmão de Vic (Ana Helena Berenger). Jovem adolescente, protegido pelo pai é admirador do tio, René (Reginaldo Faria), com quem aprende pouco sobre a vida. Um pouco tímido com a família, longe dela tem uma vida animada, cercado de amigos.

MARLENE (Mila Moreira) – Moça solteira, mora com os pais, Silvio (Paulo Gonçalves) e Wilma (Lupe Gigliotti). É a mais jovem do grupo das amigas. Gosta de namorar, mas sofre por não conseguir manter um relacionamento por muito tempo.

SILVIO (Paulo Gonçalves) – Marido de Wilma (Lupe Gigliotti) e pai de Marlene (Mila Moreira). Homem trabalhador, que luta com dificuldade para manter a família. Procura incentivar os namoros da filha, pois vê num relacionamento estável dela a solução para o seu futuro.

WILMA (Lupe Gigliotti) Mulher de Silvio (Paulo Gonçalves). Sua maior preocupação é a filha, Marlene (Mila Moreira), que já passou dos 30 anos e, apesar da enorme quantidade de namorados, ainda não conseguiu um relacionamento mais sério.

NATÁLIA (Joana Fomm) – Solteira, vive com o irmão mais novo, Carlos (Herson Capri), de quem cuida desde quando ficaram órfãos. Mulher muito estranha, sombria e marcada pelo passado, tem uma obsessão que a acompanha há mais de 20 anos: descobrir quem do grupo de amigas do colégio foi a responsável pela morte de seu irmão, na infância.

CARLOS (Herson Capri) – Irmão mais novo de Natália (Joana Fomm). Alegre e de bem com a vida, tem um temperamento oposto ao da irmã. Não entende a obsessão de Natália com relação à morte do irmão mais velho. Vai se interessar por Marlene (Mila Moreira), principalmente depois de sentir certa resistência por parte dela.

DÉCIO (Marco Nanini) – Amigo de Natália (Joana Fomm), que a ajuda a desvendar a morte do irmão.

CLÁUDIA (Christiane Torloni) Uma das clientes de René (Reginaldo Faria), que o procura para dar andamento ao seu divórcio. Acaba se envolvendo com ele, num relacionamento sério. Vai morar na casa de Marlene (Mila Moreira), com quem divide o quarto. Sofrerá uma grande decepção quando René se apaixona por Yeda (Cristina Pereira).

EVA (Nathalia Timberg) Enfermeira que no passado trocou as duas crianças, filhos de Helena (Aracy Balabanian) e Adriana (Ester Góes), a pedido do Dr. Miguel (Mário Lago). Mulher calculista, recebeu na época muito dinheiro e, quando reaparece, causa um grande problema para Miguel ao pedir emprego vitalício como governanta na casa da família. É a única que conhece o segredo da troca dos bebês.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
Mundo Delirante
Compositores: Sueli Costa e Abel Silva
Intérprete: Simone

Ousadia
Compositores: Faffy/ Sandra Sá
Intérprete: Sandra Sá

Mulher e Cidade
Compositores: Aroldo/ Moraes Moreira
Intérprete: Moraes Moreira

Eu Não Sabia Que Você Existia
Compositores: Renato Barros/ Tony
Intérprete: Elza Maria

Depois de Ti
Compositores: Jair Amorim e Evaldo Gouveia
Intérprete: Ângela Maria

Elas Por Elas
Compositores: Augusto César/ Nelson Motta
Intérprete: The Fevers

Eva
Compositores: Lincoln Olivetti/ Robson Jorge/ Ronaldo
Intérprete: Robson Jorge & Lincoln Olivetti

Melô do Piripipi (Je Suis La Femme)
Compositores: Mister Sam
Intérprete: Gretchen

Cumplicidade
Compositores: Junior/ Otávio Burnier
Intérprete: Fafá de Belém

Escândalo
Compositores: Caetano Veloso
Intérprete: Ângela Rô Rô

Guardados
Compositores: Ana Terra/ Joyce
Intérprete: Joyce

Música e Letra
Compositores: Luiza Maria/ Sergio Natureza
Intérprete: Luiza Maria

Um Auê Com Você
Compositores: Baby Consuelo
Intérprete: Baby Consuelo

Internacional:
I’ve Never Been To Me
Compositores: Ken Hirsch/ Ron Miller
Intérprete: Charlene

Even The Nights Are Better
Compositores: J.L. Wallace/ Ken Bell/ Terry Skinner
Intérprete: Air Supply

It’s Good To Be The King
Compositores: Mel Brooks/ Pete Wingfield
Intérprete: Mel Brooks

Vuelvo a Ti
Compositores: Manuel de La Calva/ Ramón Arcusa
Intérprete: Manolo Otero

Let’s Start The Dance Again
Compositores: Hamilton Bohannon
Intérprete: Bohannon

Only The Lonely
Compositores: Martha Davis
Intérprete: Motels

Thanks To You
Compositores: Darryl Payne/ Eric Matthew/ Keith Diamond
Intérprete: Sinnamon

A Taste Of The Sixties
Compositores: Gilles Gambus/ Paul Mauriat
Intérprete: Paul Mauriat

Gimme Just a Little More Time
Compositores: Brian Holland/ Edith Wayne/ Edward Holland, Jr./ Lamont Dozier
Intérprete: Angela Clemmons

Forever
Compositores: Billy Alessi/ Bobby Alessi
Intérprete: Alessi & Christopher Cross

Can You See The Light?
Compositores: Randy Muller
Intérprete: Brass Construction

Here We Are
Compositores: Migle
Intérprete: Voggue

Sweet Tender Love
Compositores: Bert Reid/ Denroy Morgan/ Ron Dean Miller
Intérprete: Denroy Morgan

Cry Softly (Time Is Mourning)
Compositores: Björn Håkanson/ Tim Norell
Intérprete: Secret Service

0 Comentário para: “Elas por Elas Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *