Coração Alado Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Coração Alado desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Coração Alado e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Coração Alado

◘ Período de exibição: 11/08/1980 – 14/03/1981
◘ Horário: 20h
◘ Nº de capítulos: 185
◘ Autoria: Janete Clair
◘ Direção: Roberto Talma e Paulo Ubiratan

Juca Pitanga (Tarcísio Meira) é um artista plástico pernambucano, que deixa sua terra natal e vai para o Rio de Janeiro em busca de maior visibilidade na carreira. No Rio, ele se envolve com Catucha (Débora Duarte), filha do respeitável marchand Alberto Karany (Walmor Chagas), e Vivian (Vera Fischer), uma mulher simples e sofrida. Apesar do amor que sente por Vivian, Juca se casa com Catucha, pensando em sua projeção profissional. O casamento termina quando ele decide acompanhar o irmão Gabriel (Carlos Vereza) em seu exílio político no México – Gabriel é perseguido pela ditadura militar. Juca e Catucha se reencontram anos depois, após a decretação da Lei da Anistia no Brasil.

Uma das cenas mais fortes da novela é o estupro de Vivian pelo inescrupuloso executivo Leandro Serrano (Ney Latorraca). O personagem também rouba algumas obras de Juca Pitanga.

Outro destaque na história é a investigação da morte de Silvana Karany (Bárbara Fazio), ex-mulher de Alberto e mãe de Catucha. Ela desaparece em um misterioso acidente de carro, e os principais suspeitos são o próprio Alberto Karany e Juca Pitanga. Catucha acusa Juca pelo assassinato.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Coração Alado

** Resumo não divulgado

Inconformado com os limites que a vida do interior de Pernambuco lhe impunha, estando certo de seu talento artístico, o escultor Juca Pitanga enviava suas obras para serem vendidas no Rio de Janeiro. Mas, depois de saber que suas obras estavam sendo negociadas pelo dobro do preço pelo atravessador, Leandro, não teve mais dúvidas, Juca reuniu sua família: a mãe Dalva e os irmãos Anselmo e Aldeneide, e parte para o Rio. Juca, então, encontra seu outro irmão Gabriel, que estava desaparecido, e um tio, Rômulo Pitanga.

Em contato com Gamela, funcionário de Rômulo, Juca Pitanga e sua família são instalados na pensão de Dona Nina, onde ele conhece a jovem Vívian, por quem se apaixona. Vívian é sobrinha do “barão” Von Strauss, um malandro que tenta se infiltrar na alta sociedade carioca explorando mulheres ricas e usando a sofrida Maria Faz-Favor, apaixonada por ele. Através de Roberta Karany, amiga de Vívian, Juca é empregado na empresa de cerâmicas de seu pai, Alberto Karany. Lá, Juca conhece a irmã de Roberta: Catucha – uma mulher, em princípio, implicante com o escultor mas que se descobre apaixonada e faz de tudo para promover a sua arte. A família Karany está em guerra com Silvana, ex-mulher de Alberto, que abandonou o marido e os quatro filhos para viver nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, Silvana exige a companhia de um dos filhos, mas terá que lutar contra a hostilidade de todos. Interessada pela figura de Juca, Silvana o envolve e é dada como desaparecida na noite que passa com ele.

Com o desaparecimento de Silvana, sua irmã, Cristal, volta ao Brasil, depois de anos afastada. Veio investigar o desaparecimento da irmã e reencontrar Karany, o cunhado e antigo amor. Com ela veio o filho, Piero, que tão logo chega, se apaixona pela caçula dos Karany, Alexandra. Mas esse é um envolvimento proibido: Piero é filho de Karany e, portanto, ele e Alexandra são irmãos. Mas Cristal é a única pessoa que pode viabilizar esse romance, pois só ela sabe que Alexandra não é filha legítima de Alberto Karany.

Enquanto isso, Catucha, agindo como marchand de Juca Pitanga, consagra sua arte e este se vê cada mais envolvido com ela e se afastando de Vívian, seu verdadeiro amor. Desiludida, Vívian deixa Juca e este se une a Catucha. Mas um fato dá uma reviravolta na história: Vívian é estuprada pelo cunhado Leandro, que há muito a cortejava. Ao mesmo tempo que Catucha, Vívian engravida, mas não tem coragem de criar o filho e o entrega para adoção, se arrependendo mais tarde. A criança de Catucha nasce morta e ela recebe o filho de Vívian para criar como o seu filho legítimo – dela e de Juca.

Juca por sua vez, sai do país para encontrar o irmão Gabriel, um perseguido político, e passa dois anos no exterior. Os Pitanga retornam ao Brasil beneficiados pela lei da anistia. Paralelo a esse conflito, correm as investigações acerca da morte de Silvana Karany. São suspeitos: seu ex-marido, Alberto, e Juca Pitanga, a última pessoa vista com a vítima, denunciado pela própria mulher, Catucha, enlouquecida ao saber que o marido tivera um envolvimento amoroso com sua mãe.

Maria Faz-Favor
A trocadora de ônibus Maria Faz-Favor (Aracy Balabanian) conquistou a simpatia dos telespectadores. Maria era uma mulher batalhadora, apaixonada pelo falso barão Von Strauss (Jardel Filho), um massagista que sonhava em se tornar colunista social. Von Strauss tentava se dar bem em todas as situações: enganava Maria Faz-Favor enquanto se envolvia com mulheres da alta sociedade.

Janete Clair inseriu algumas novidades narrativas na trama. No início da novela, os personagens se apresentavam em off aos telespectadores ou faziam comentários uns sobre os outros. A autora tentou evitar ações e diálogos longos para explicar as situações.

ELENCO
Adelaide Conceição – mulher do caseiro José
Alberto Baruque
Aracy Balabanian – Maria Faz-Favor
Armando Bógus – Jorge Gamela
Bárbara Fazio – Silvana Karany
Carlos Augusto Strazzer – Piero Camerino
Carlos Vereza – Gabriel Pitanga
Carlos Wilson – Mexicano
Chica Xavier – Carmen
Cidinha Milan – empregada Karany
Cissa Guimarães – Carla
Clementino Kelé – José
Cristiana Couto – secretária de Hortência (Eva Todor)
Débora Duarte – Camila Karany, conhecida como Catucha
Dirceu Rabello – porteiro de um motel
Diogo Vilela – Gerson Alencar
Dudu Machado – Osmar Ravel
Eliana Bastos Araújo – cozinheira na pensão de Maria Faz-Favor(Aracy Balabanian)
Eva Todor – Hortência Alencar
Fernando José – Ronaldo
Francisco Dantas
Geuffer Junior – desenhista da fábrica de Karany (Walmor Chagas)
Haroldo Macedo
Haylton Farias
Hemílcio Fróes
Izabella Bicalho – Márcia
Jacira Silva – Léa
Jardel Filho – Tácio Von Strauss
Jessé Dantas – frequentador da pensão de Maria Faz-Favor (Aracy Balabanian)
Joana Fomm – Melissa Ribas
Joana Rocha – amiga de Maria Faz-Favor(Aracy Balabanian), trocadora de ônibus
Jonas Mello – Rômulo Pitanga
Lajar Muzuris – Joel
Leonardo Villar – Marcelo França
Lícia Magna
Lisa Vieira – Ieda Caldas
Luiz Orioni – Sandoval
Manoel Elizário – secretário de Rômulo (Jardel Mello)
Marcelo Picchi – Cláudio
Maria Helena Velasco – Elza Pitanga
Maria Zilda Bethlem – Glorinha França
Mário Cardoso – Alberto Karany Jr.
Milton Moraes – Angelo
Moacyr Prina – copeiro dos Karany
Monique Lafond – Danúbia
Myrian Rios – Alexandra Karany
Ney Latorraca – Leandro Serrano
Nívea Maria – Roberta Karany
Noira Mello
Otávio Augusto – Fábio
Otávio Carnaval – frequentador da pensão de Maria Faz-Favor(Aracy Balabanian)
Paulo Figueiredo – Anselmo Pitanga
Quintino Tibúrcio – frequentador da pensão de Maria Faz-Favor(Aracy Balabanian)
Raimundo Emerson – massagista na academia de Von Strauss (Jardel Filho)
Rejane Marques – Bartira
Roberto Faissal – Cacau Durães
Sérgio Dias – massagista na academia de Von Strauss (Jardel Filho)
Simone Carvalho – Aldeneide Pitanga
Sônia Clara – Luciana Ravel
Sumara Louise – enfermeira de França (Leonardo Villar)
Tarcísio Filho – Carlinhos
Tarcísio Meira – Juca Pitanga
Tetê Medina – Crystal Camerino
Tony Ferreira – sócio de Von Strauss na academia
Vera Fischer – Vivian Ribas
Walmor Chagas – Alberto Karany
Yara Salles – Dalva Pitanga
Yolanda Cardoso – Nina

Elenco / Personagens

JUCA PITANGA (Tarcísio Meira) – Escultor que sai do Nordeste para tentar a sorte no Rio de Janeiro. Seu principal contato no Rio é Leandro Serrano (Ney Latorraca), executivo de uma cerâmica artística, intermediário na compra de suas peças. É através dele que Juca começa a se relacionar com os outros personagens da novela, especialmente Vivian Ribas (Vera Fischer) e Catucha Karany (Débora Duarte).

VIVIAN RIBAS (Vera Fischer) – Sobrinha de Von Strauss (Jardel Filho). Bonita e desajustada profissionalmente, apesar da boa formação cultural. É a primeira relação de Juca (Tarcísio Meira) no Rio de Janeiro.

CATUCHA / CAMILA KARANY (Débora Duarte) – Braço direito do pai, Alberto (Walmor Chagas), e sua seguidora como marchand. No início é hostil a Juca (Tarcísio Meira), mas torna-se sua maior incentivadora, envolvendo-o emocionalmente.

ALBERTO KARANY (Walmor Chagas) – Escultor que abandonou a carreira e virou um respeitado marchand e um bem-sucedido executivo, dono de uma cerâmica artística. Pai dedicado de quatro filhos, que criou sozinho após a separação. Manteve uma paixão misteriosa no passado, fonte dos principais conflitos com a ex-esposa.

SILVANA KARANY (Bárbara Fazio) – Ex-esposa de Alberto (Walmor Chagas). Mora há muitos anos nos Estados Unidos, e chega ao Rio disposta a reconquistar os filhos e levar um deles com ela para Nova York, sendo hostilizada pelo ex-marido.

ALBERTO KARANY FILHO (Mário Cardoso) – Filho de Alberto (Walmor Chagas), esmagado pela fama do pai. Tenta subir na vida independente de seu nome. Muito traumatizado com a separação dos pais, sofre de diabetes, e preocupa toda a família.

GABRIEL PITANGA (Carlos Vereza) – Irmão de Juca (Tarcísio Meira), estabeleceu-se no Rio de Janeiro alguns anos antes, e acabou envolvido em sérias complicações policiais. Apesar de foragido, vai se relacionar, também, com personagens bastante distanciados do seu mundo.

MARIA FAZ-FAVOR (Aracy Balabanian) – Mulher franca e ativa, trocadora de ônibus, com quem Von Strauss (Jardel Filho) mantém uma antiga relação amorosa, embora tente esconder isso.

TÁCIO VON STRAUSS (Jardel Filho) – Massagista na alta sociedade, sonha em se tornar colunista social. É uma das pessoas mais bem informadas do Rio de Janeiro. Simpático, inteligente e envolvente, tenta se infiltrar nas altas rodas em busca de status.

JORGE GAMELA (Armando Bógus) – Braço direito de Rômulo Pitanga (Jardel Mello), dono de um cassino clandestino. No passado, teve uma relação com Maria Faz-Favor (Aracy Balabanian), da qual nasceu Bartira (Rejane Marques). Quer se casar com Aldeneide (Simone Carvalho), apesar da diferença de idade.

PIERO CAMERINO (Carlos Augusto Strazzer) – Filho de Crystal (Tetê Medina), volta antes da mãe para o Rio de Janeiro, entrando em conflito com o tio, Alberto (Walmor Chagas). Envolve-se com Alexandra (Myrian Rios).

MEXICANO (Carlos Wilson) – Motorista dos Karany, tem a confiança da família, com quem trabalha há muitos anos.

CARMEN (Chica Xavier) – Empregada de Leandro (Ney Latorraca) e Melissa (Joana Fomm).

TERESA (Cidinha Milan) – Empregada de Karany (Walmor Chagas).

CARLA (Cissa Guimarães) – Amiga de Alexandra (Myrian Rios).

JOSÉ (Clementino Kelé) – Caseiro de Teresópolis, cuida da mansão de Silvana (Bárbara Fazio) e Crystal (Tetê Medina).

GERSON ALENCAR (Diogo Vilela) – Filho de Hortência (Eva Todor) e grande amigo de Alexandra (Myrian Rios).

HORTÊNCIA ALENCAR (Eva Todor) – A maior amiga de Alberto (Walmor Chagas). Dona de uma importante butique, envolve-se com Von Strauss (Jardel Filho), que vê nela sua chance de ascensão social.

MÁRCIA (Izabella Bicalho) – Filha de Maria Faz-Favor (Aracy Balabanian) e Von Strauss (Jardel Filho).

LÉA (Jacira Silva) – Secretária de Alberto Karany (Walmor Chagas), pessoa de sua inteira confiança.

MELISSA RIBAS (Joana Fomm) – Irmã e grande amiga de Vivian (Vera Fischer). Aeromoça, vive viajando e não pode controlar o que acontece em sua casa, o que acaba atrapalhando a amizade com a irmã. Noiva de Leandro Serrano (Ney Latorraca), com quem logo se casa.

RÔMULO PITANGA (Jonas Mello) – Tio bem-sucedido de Juca (Tarcísio Meira), mora no Rio de Janeiro. Dono de uma funerária, esconde suas verdadeiras atividades, todas relacionadas com jogo, legal e ilegal. Tenta ascender socialmente, apesar de sua péssima educação.

JOEL (Lajar Muzuris) – Empregado da cerâmica de Karany (Walmor Chagas), torna-se grande amigo de Juca (Tarcísio Meira).

MARCELO FRANÇA (Leonardo Villar) – Médico da família Karany e grande amigo de Alberto (Walmor Chagas), além de confidente de Roberta (Nívea Maria), por quem mantém uma paixão escondida.

IEDA CALDAS (Lisa Vieira) – Pintora, amiga de Piero (Carlos Augusto Strazzer). Vira namorada de Alberto Filho (Mário Cardoso).

CLÁUDIO (Marcelo Picchi) – Amigo e professor de Alberto (Mário Cardoso), namora Catucha (Débora Duarte).

ELZA PITANGA (Maria Helena Velasco) – Mulher de Rômulo (Jardel Mello). Procura agradar em rodas da alta sociedade, mas vive cometendo gafes.

GLORINHA FRANÇA (Maria Zilda Bethlem) – Mulher de Marcelo (Leonardo Villar), extremamente ciumenta, razão pela qual seu casamento vive ameaçado.

ALEXANDRA KARANY (Myrian Rios) – Caçula da família Karany, é a que mais sofreu com a separação dos pais, tendo se transformado em uma jovem problemática.

LEANDRO SERRANO (Ney Latorraca) – O vilão da trama. Executivo da cerâmica artística de Alberto Karany (Walmor Chagas). No início da novela é noivo de Melissa (Joana Fomm), com quem se casa logo depois.

ROBERTA KARANY (Nívea Maria) – Filha de Karany (Walmor Chagas), estudante de Medicina. Tem um relacionamento amoroso que acaba afastando-a do mundo em que vive.

BARTIRA (Rejane Marques) – Filha do primeiro casamento de Maria Faz-Favor (Aracy Balabanian).

CACAU DURÃES (Roberto Faissal) – Milionário, adora jogar e confia muito em Rômulo (Jardel Mello), que, através dele, frequenta alguns lugares da alta sociedade.

ANSELMO PITANGA (Paulo Figueiredo) – Escritor de cordel, irmão de Juca (Tarcísio Meira), que deixa o Nordeste com ele. Na cidade grande, tenta por todos os meios descobrir os problemas que cercam seu irmão Gabriel (Carlos Vereza).

ALDENEIDE PITANGA (Simone Carvalho) – Caçula da família Pitanga. Bonita, logo encontra vários pretendentes, embora acabe se envolvendo com Jorge Gamela (Armando Bógus).

LUCIANA RAVEL (Sônia Clara) – Mulher de Cacau (Roberto Faissal). No passado, teve ligações com Gabriel Pitanga (Carlos Vereza).

CARLINHOS (Tarcísio Filho) – Jovem pretendente de Aldeneide (Simone Carvalho).

CRYSTAL CAMERINO (Tetê Medina) – Irmã de Silvana (Bárbara Fazio), mora há muitos anos nos Estados Unidos, onde é dona de um clube privê e de uma galeria de arte. Retorna ao Brasil por volta do capítulo 45 da trama, modificando a vida de diversos personagens.

DALVA PITANGA (Yara Salles) – Matriarca dos Pitanga. Sua meta no Rio de Janeiro é encontrar o filho Gabriel (Carlos Vereza).

NINA (Yolanda Cardoso) – Mãe de Maria Faz-Favor (Aracy Balabanian), não vê com simpatia a relação da filha com Von Strauss (Jardel Filho), fazendo de tudo para atrapalhar o romance dos dois.

JAYME (Tony Ferreira) – Sócio de Von Strauss (Jardel Filho) na academia.

OSMAR (Eduardo Machado) – Irmão de Luciana (Sônia Clara), envolvido com drogas.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
Momentos – Tema de Catucha
Compositores: Joanna/ Sarah Benchimol
Intérprete: Joanna

Ponto de Interrogação
Compositores: Luiz Gonzaga Jr.
Intérprete: Luiz Gonzaga Jr.

Moda de Sangue
Compositores: Jeronimo Jardim
Intérprete: Elis Regina

Escravo da Alegria
Compositores: Toquinho/ Mutinho
Intérprete: Vinicius e Toquinho

Só Nos Resta Viver
Compositores: Ângela Rô Rô
Intérprete: Ângela Rô Rô

Você e Eu, Eu e Você
Compositores: Tim Maia
Intérprete: Tim Maia

Lavadeiras
Compositores: Denise Emmer
Intérprete: Denise Emmer

Ela e Eu
Compositores: Caetano Veloso
Intérprete: Maria Bethânia

Pássara
Compositores: Francis Hime/ Chico Buarque
Intérprete: Francis Hime e Chico Buarque

Meu Bem Querer – Tema de Vívian
Compositores: Djavan
Intérprete: Djavan

Quero Colo
Compositores: Fábio Jr.
Intérprete: Fábio Jr.

Sem Companhia
Compositores: Ivor Lancellotti/ Paulo Cesar Pinheiro
Intérprete: Clara Nunes

Viajante – Tema de Juca Pitanga
Compositores: Alfredo D. Gomes Filho
Intérprete: Dominguinhos

Noturno – Tema de abertura
Compositores: Graco/ Caio Sílvio
Intérprete: Fagner

Internacional:
The Winner Takes It All
Compositores: Benny Andersson/ Björn Ulvaeus
Intérprete: Abba

Survive
Compositores: Jimmy Buffett/ Mike Utley
Intérprete: Jimmy Buffet

I’m So Glad That I’m a Woman
Compositores: Frank Wilson
Intérprete: Love Unlimited

All Out Of Love – Tema de Catucha
Compositores: Clive Davis/ Graham Russell
Intérprete: Air Supply

First Be a Woman
Compositores: Michaële/ L. & P. Sébastian
Intérprete: Leonore O’Malley

After You
Compositores: Andy Goldmark/ Jim Ryan
Intérprete: Michael Johnson

More Love
Compositores: Agard/ Canic Balton/ Crooks/ Sydney Roy/ Robinson/Loren Jackson
Intérprete: Kim Carnes

Sailing – Tema geral
Compositores: Christopher Cross
Intérprete: Christopher Cross

I Love You Dancer
Compositores: M.Chantereau/ P.A. Dahan/ S. Pezin
Intérprete: Voyage

Shine On
Compositores: Billy Osborne/ Jeffrey L. Osborne/ Richard Kerr
Intérprete: L.T.D.

Rescue Me
Compositores: B. Miller/ J. Johnson/ R. Bautista
Intérprete: A Taste of Honey

Roller Shake
Compositores: C. Wintrip/ G. Payne
Intérprete: La Flavour

Mighty Spirit
Compositores: W. King/ H. Hudson
Intérprete: Commodores

You’ll Never Know
Compositores: Harry Warren/ Mack Gordon
Intérprete: Henry Mancini

0 Comentário para: “Coração Alado Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *