Cidadão Brasileiro Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Cidadão Brasileiro desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Cidadão Brasileiro e de todas as novelas exibidas na Record.

Sobre a Novela Cidadão Brasileiro

◘ Período de exibição original: 13/03 a 20/11/2006
◘ Horário: 20h30
◘ Nº de capítulos: 215
◘ Autoria: Lauro César Muniz e Rosane Lima
◘ Direção: Flávio Colatrello, Fábio Junqueira, Ivan Zettel, João Camargo e Henrique Martins
◘ Direção geral: Flávio Colatrello e Ivan Zettel
◘ Emissora/Produtora: Rede Record

A ação se desenvolve de 1955 até 2006 contando a história de ANTÔNIO MACIEL. Nascido em 1928, é ele o personagem central, um self-made-man em sua difícil trajetória de ascensão social, com suas conquistas e fracassos profissionais e com seus conflitos amorosos, envolvendo duas mulheres de temperamentos e níveis sociais opostos.

A trama se divide nas três fases de sua vida:

Fase 1 – Ascensão. (1955 a 1958)

A trama começa quando ANTÔNIO MACIEL (Gabriel Braga Nunes), vendedor de defensivos agrícolas, acaba de fazer uma boa venda, mas perde tudo: é roubado por uma mulher madura, uma aventureira, que leva todo o dinheiro que ele havia recebido. A mulher é FAUSTINA, ou FAUSTA (Lucélia Santos), como gosta de ser chamada.

Desempregado e endividado, ANTÔNIO persegue FAUSTA e é assim que chega a Guará, cidade do interior paulista. FAUSTA pretende aplicar um golpe no principal fazendeiro da cidade e líder político, fazendo se passar por uma representante do governo federal que ajudará na campanha eleitoral. ANTÔNIO sabendo bem quem é FAUSTA, vinga-se e usa-a como trampolim para uma rápida ascensão na cidade. Logo se destaca, faz bons relacionamentos e começa a se firmar na vida, conhecendo as duas mulheres da sua vida. Casa-se com uma delas, CAROLINA (Carla Regina), moça simples da fazenda, sem esquecer a outra, LUÍZA (Paloma Duarte), moça sofisticada e fina, educada em São Paulo.

Casa-se com uma, mas a sombra da outra o persegue, destruindo seu casamento. Cheio de carisma e coragem, ANTÔNIO enfrenta ATÍLIO (Floriano Peixoto), homem tradicionalista e acostumado a mandar e ser obedecido. Apesar da oposição de ATÍLIO, ANTÔNIO fica na cidade, onde se dedica a um negócio novo, o algodão, e com isso ganha dinheiro e se estabelece. Mas sua paixão é o cinema da cidade, que ele compra e reforma, e onde se apresentam os grandes artistas da época. É assim que ele ganha popularidade e acaba se elegendo prefeito de Guará, vencendo ATÍLIO. A queda dos preços do algodão acaba derrubando ANTÔNIO. A pancada é tão forte que ele perde tudo e é obrigado a deixar a cidade. Vai para São Paulo, onde luta para recomeçar a vida.

Tem a seu lado CAROLINA, sempre apaixonada e uma companheira na luta. LUÍZA, apesar do amor que sente por ele, não tem coragem de enfrentar as dificuldades e o abandona no momento mais difícil, casando-se com outro homem, um bom partido. Brasília começa a ser construída e ANTÔNIO vislumbra uma nova chance. Vai para o Planalto Central para participar da épica construção da nova capital. Emociona-se por ser um dos primeiros a pisar ali. Trabalha dia e noite e consegue se firmar, associando-se a um poderoso empreiteiro de obras. A distância e o amor por LUÍZA o afastam cada vez mais de CAROLINA. Apesar de terem tido um filho, o casamento acaba por fracassar.

Fase 2 – Sucesso, Poder, lutas, traições. (1968 a 2000)

Inaugurada a nova capital, ANTÔNIO volta a São Paulo. Ansioso por novos desafios, sempre perseverante e carismático, luta com enormes dificuldades contra concorrentes muito poderosos, mas conquista uma posição cada vez mais firme. E quer crescer mais. Bem relacionado com pessoas ligadas ao poder, reencontra FAUSTA, a aventureira que o havia roubado é agora uma mulher milionária, casada com um mega-empresário! O marido, velho e doente, acaba por morrer e FAUSTA entrega o império empresarial a ANTÔNIO, que passa a gerir uma fortuna que jamais imaginou controlar.

Sempre amando LUÍZA e sendo correspondido, ANTÔNIO no entanto não consegue livrar-se de FAUSTA. Ganhou poder e dinheiro, mas perdeu a liberdade: ela o manipula e o obriga a casar-se com ela, apesar da grande diferença de idades. ANTÔNIO dedica-se como um louco ao trabalho, para compensar a falta de liberdade e amor. Não perde seu temperamento arrojado e torna-se um mega-empresário de agronegócios. Agindo como um visionário, um quixote brasileiro, investe tudo que conquistou para realizar um projeto fantástico. Conta com as benesses de influentes empresários e políticos ligados ao governo, e ousa sempre mais.

O império que recebeu de FAUSTA, porém, tinha dívidas imensas. ANTÔNIO luta para equilibrar-se, mas ilustres protetores o abandonam e, sozinho em seu maravilhoso escritório, na torre de um alto edifício, vê-se novamente sem nada.

Fase 3 – Queda e volta às origens. (Epílogo, 2006)

Numa situação bastante difícil, já velho, retorna à sua amada Guará, onde reencontra LUÍZA e faz uma revisão de sua caminhada, vislumbrando uma volta ao poder.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Cidadão Brasileiro

Resumo da novela Cidadão Brasileiro conforme divulgado pela Record no período de exibição entre 13/03 a 20/11/2006 (total de 215 capítulos).

  1. Capítulo

  2. Antonio Maciel dirige um caminhão pela estrada. Ao chegar, entrega a alguns homens um produto para matar as pestes do cafezal. Eles o colocam na máquina, e pulverizam o cafezal. Antonio recebe uma bolada de dinheiro, o coloca numa maleta e vai a uma cidade para passar a noite. O avião também segue na mesma direção, sobrevoando a praça da cidade. Fausta sai da praça, seguindo para o Hotel Central. Antonio pára no mesmo hotel. Fausta e Antonio se encontram no bar. Os dois bebem e vão para o quarto. No dia seguinte, quando ele acorda, a maleta foi arrebentada e o dinheiro sumiu. Ele vai à delegacia, e o delegado diz que vai abrir um inquérito para apurar o caso. Seu patrão desconfia dele, e avisa que vai processá-lo. Antonio vai para São Paulo. Na estação, avista Fausta dentro de um trem e começa a segui-la. Chega no casarão da Família Salles, onde pessoas esperam pela Dra. Faustina. Ele fica sabendo que Fausta veio negociar a concessão de uma emissora de rádio, para a Família Salles. Antonio conta a Homero que Fausta é uma golpista. Ele vê Fausta saindo do casarão, e a segue de carro. Ela chega no bangalô. Antonio a ameaça, e diz que quer seu dinheiro de volta. Fausta explica que está dando um golpe na Família Salles, e lhe pagará com juros no dia seguinte. Atílio revela a Antonio que as terras da Fazenda das Águas, da Família Castanho, estão com uma oferta boa. Antonio vai para a Fazenda das Águas, encontra Carolina e diz que quer comprar o local. Marcelo e Luíza dão carona a Antonio até o bangalô. Quando chega no bangalô, Fausta surge e fala que vai dar uma entrevista.

  3. Capítulo

  4. Homero, Antonio e um fotógrafo entram no bangalô. O fotógrafo tira fotos dos três juntos. Em seguida, Fausta paga 20 mil réis a Antonio, que fica sem entender nada. Fausta começa a entrevista com Homero. E mente, dizendo que ela e Antonio trabalharam juntos no Rio há muitos anos. Homero pergunta qual o interesse do Ministério em instalar uma rádio em Guará. Fausta responde que é para a divulgação do café. Homero acredita que Antonio é um verdadeiro comprador de terras. Marcelo conhece Eleni, que parece gostar dele. Nestor liga para Carolina, que pergunta sobre Celso. Nestor e Emílio buscam Celso, na penitenciária. Carolina encontra Antonio, e o autoriza a negociar a compra da fazenda com seu pai. Antonio e Carolina param os carros em uma estrada. Ela lhe pede para nunca vender as terras a Atílio. Carolina vai embora e joga sua calcinha para Antonio, que fica louco de desejo. Antonio vai ao local descrito no telegrama que recebeu, e chega num vagão de trem abandonado. Lá, encontra Toc Toc, Gasosa e Fausta, que lhe implora ajuda para calar Homero porque, se a matéria feita for publicada, todos podem ir para a cadeia. Fausta pede que Antonio roube as fotos que eles tiraram. Homero e Américo encontram Antonio. Este revela a Homero que ele não é agente do Ministério, como Fausta disse. Conta também sobre o roubo que ela cometeu, sobre o golpe e a proposta que lhe fez de ganhar 200 mil réis. E ainda: Fausta paga 50 mil réis pelo silêncio de Homero. Atílio diz a Marcelo, Luiza e Júlio que só falta a assinatura deles, para fechar o negócio da rádio. Marcelo garante que não tem interesse na rádio. Atílio discute com Marcelo, que lhe diz que prefere que compre a sua parte na doação do dinheiro de sua avó, e depois lhe pague 333 mil. Homero explica a Antonio que vai publicar toda a história que ele contou. Antonio se desespera, e argumenta que pode ser preso se isso acontecer. Homero diz que ele tem um dia para fugir.

  5. Capítulo

  6. Fausta pede para Gasosa pegar a mala de Antonio, para ele não fugir. Antonio tenta impedir, mas não consegue. Fausta diz a Atílio que precisa do dinheiro no dia seguinte, e não gostaria que a entrevista feita com Homero fosse publicada no jornal. Ele responde que vai dar um jeito. A Família Salles está com um oficial do cartório. Todos aguardam a chegada de Marcelo, que não aparece. Fausta revela a Antonio, Toc Toc e Gasosa que ela receberá o dinheiro. Júlio, Luiza e Joana pedem para Atílio pagar 333 mil à Dra. Faustina, e depois pagar o resto. Atílio vai ao banco retirar sua parte do dinheiro. Ele paga 350 mil a Fausta. Ela berra e diz que quer 1 milhão, como o combinado. Atílio diz que pagará o resto em dois dias. Antonio compra o carro de Homero, e segue Fausta. Atílio vai ao jornal e ameaça Homero, proibindo-o de publicar a matéria com a Dra. Faustina. Fausta oferece a Antonio a metade do que tem no cofre. Os dois seguem para uma pousada. O carro de Homero fica na estrada. Fausta engole a chave do cofre e coloca um pote de acetona dentro dele para quem tentar abri-lo, explodir. Antonio leva o cofre com o dinheiro. Ele volta para a estrada, e pega o carro de Homero. Antonio encontra Marcelo no bar, e percebe que ele não está em condições para dirigir. Ele se atira no carro de Marcelo, que está em alta velocidade. O carro bate numa árvore. Toc Toc e Gasosa abrem o porta-malas do carro de Homero e encontram o cofre.

  7. Capítulo

  8. Toc Toc e Gasosa roubam o cofre. Antonio acorda Marcelo, que está com um ferimento na cabeça. Antonio sai para procurar ajuda e encontra um caipira, que cuida do ferimento de Marcelo e conserta o carro. Antonio leva Marcelo até o casarão. Luiza cuida de Marcelo. Atílio chega e pergunta o que aconteceu. Antonio vai embora com o carro de Marcelo. Quando chega na praça, vê que o cofre foi roubado. Ele pega o carro de Homero e sai. Toc Toc e Gasosa tentam abrir o cofre. Eles decidem abri-lo com um maçarico. Antonio vai à pousada de Fausta, e pergunta onde está o cofre. Ela fica desesperada, ao saber que o dinheiro foi roubado. Antonio lê uma carta deixada por Carolina, em cima de sua cama. Na carta, ela conta que a máquina do jornal foi quebrada e Homero não publicará o jornal do dia seguinte. Ela também marca um encontro com Antonio. Ele lê o bilhete deixado na porta do jornal, onde está escrito: “A voz da liberdade foi calada pela violência”. Antonio leva o carro de Marcelo na oficina, e se encontra com Carolina. Ela acha que foi Atílio quem quebrou as máquinas do jornal. Os dois se beijam. Carolina confessa que o ama. Antonio pressiona Toc Toc para devolver o cofre. Tião pega Antonio na praça, e o leva até o casarão. Antonio conversa com Luiza, encantado com ela. Marcelo leva Eleni para dar uma volta. Atílio convida Antonio para jogar pôquer. Luiza não gosta, pois sabe que Antonio vai se dar mal.

  9. Capítulo

  10. Atílio fala para Luiza que Camilo vem de Nova York só para vê-la. Toc Toc e Gasosa roubam o maçarico da oficina de carro. Camilo dá óculos de presente para Luiza e uma televisão importada à família Salles. Antonio fica com ciúmes de Luiza. Fausta liga para Atílio dizendo que está no Rio de Janeiro e que voltará à Guará no dia seguinte. Eleni e Marcelo conversam. Marcelo diz que tem uma coisa a falar com Eleni sobre Tereza. Eleni acha que é sobre a prisão de sua mãe e conta para Marcelo que Tereza já foi do Partido Comunista. Eleni se encanta com Marcelo e fala para Tereza que ela acha que vai namorar com ele. Luiza dança com Antonio. Camilo morre de ciúmes. Gasosa acende o maçarico para abrir o cofre. Fausta chega bem na hora e fala que o cofre vai explodir por causa da acetona. Fausta explica o que aconteceu para Toc Toc e Gasosa, mas mente, dizendo que Antonio a roubou. Atílio, Camilo, Luiza, Júlio e Antonio começam a jogar pôquer. Antonio perde para Atílio e fica devendo 22 mil. Maura segue Celso à noite na fazenda. Os dois conversam e ela derruba um vaso sem querer. Maura acaba cortando seu dedo. Toc Toc e Fausta trancam Gasosa no vagão com o cofre. Carolina sai para o encontro com Antonio. Ela chega e ele não está lá. Fausta e Atílio começam a discursar em frente ao jornal sobre a rádio. Antonio observa. Homero aparece ao lado deles. Antonio se espanta ao ver Homero lá. Fausta mostra a chave do cofre a Antonio. Gasosa consegue abrir o cofre.

  11. Capítulo

  12. Gasosa está feliz com o dinheiro mas não consegue sair do vagão. Dias fala para Antonio que Homero deve ter sido comprado por Atílio. Toc Toc e Fausta vão para o vagão. Gasosa esconde o dinheiro em sua cueca, tranca novamente o cofre mas esquece a acetona do lado de fora. Antonio chega no vagão. Gasosa fala que precisa ir no banheiro e sai correndo. Antonio percebe que o cofre foi arrebentado. Carolina cansa de esperar Antonio e vai embora. Maura procura sua foto de noiva que sumiu. Gasosa vai à casa de Maria e Mariazinha e debulha 20 espigas de milho para ganhar alguns trocados. Ele tira a cueca com o dinheiro e a esconde dentro de um paiolzinho. Homero fala para Antonio que quer sua ajuda para manipular Fausta e tirar Atílio da política. Antonio diz que não pode ajudá-lo pois pretende ir embora logo da cidade. Gasosa começa a ser vigilante noturno do casarão para ganhar alguns trocados. Maura conta para Emílio que cortou o dedo. Celso vê uma mancha de sangue em sua cama e lembra que Maura havia cortado seu dedo. Ele se corta e pinga uma gota de sangue junto com o sangue de Maura. Carolina chega e pergunta de onde é o sangue. Celso fala que cortou o dedo. Eleni sai com Marcelo. Ela está apaixonada por ele. Tereza fala para Marcelo que ela e Eleni vão se mudar daqui dois dias. Eleni sai da sala. Marcelo fala para Tereza não ir embora. Eleni se despede de Marcelo. Antonio devolve o carro para Homero. Antonio fala que ainda falta 5 mil para pagar a dívida do pôquer e mais algumas compras que ele fez. Homero pede 5 mil emprestado para Marcelo e dá para Antonio. Antonio agradece e Homero pede que ele ajude Marcelo com Tereza. Antonio galanteia Luiza na sala do casarão. Ele espera por Atílio. Luiza e Antonio dançam. Os dois se beijam. Ele tenta agarrá-la de novo e ela começa a gritar para ele parar. Atílio chega. Marcelo também chega. Antonio joga o dinheiro de Atílio no chão. Atílio ameaça Antonio, que vai embora. Luiza vai atrás de Antonio mas não consegue alcançá-lo.

  13. Capítulo

  14. Antonio diz a Homero que decidiu ajudá-lo a derrubar Atílio do poder. Luiza e Atílio discutem. Celso e Maura se encontram e fazem amor. Gasosa leva o dinheiro que pegou para o paiolzinho. Eleni tenta beijar Marcelo. Eleni chora por descobrir que Marcelo ama outra mulher. Antonio sai para dar uma volta com Carolina e ela diz que ele só será dele se houver fidelidade.

  15. Capítulo

  16. Antonio faz proposta a Nestor. Atílio fala para Camilo que ele não deve fazer negócios com Antonio porque ele não é de confiança. Luiza ouve e defende Antonio. Tereza decide ficar em Guará. Antonio chega na rua do bangalô e leva dois socos no estômago sem saber de quem foi. Chegando no seu quarto de hotel vê no espelho da pia escrito de forma errada e com batom vermelho “Cai fora si qué viver”.

  17. Capítulo

  18. Antonio e Luiza se paqueram no cinema. Eleni pede para Marcelo para ele não ir embora para São Paulo já que agora ela ficará em Guará. Atílio tenta beijar Fausta. Carolina decide ir ao hotel ver Antonio a noite. Atílio fica magoado por fausta não querer beijá-lo. Fausta se arruma. Carolina chega no quarto de Antonio. Ele fica preocupado pois está a espera de Fausta. Fausta chega.

  19. Capítulo

  20. Gasosa ainda fica sentado no chão sem falar nada com ninguém. Tião chama o Dr. Nilo. Marcelo pede Tereza em casamento. Eleni chega e não gosta da cena que vê. Joana percebe que Eleni gosta de Marcelo e fala para ele tomar cuidado. Dr. Nilo examina Gasosa e fala que ele está em estado de choque. Carolina conta para Maura que perdeu a virgindade com Antonio. Antonio e Luiza se encontram no cinema.

  21. Capítulo

  22. Atílio fala para Fausta que quer falar com o senador pelo telefone sobre alguns detalhes da rádio. Fausta entra em pânico mas disfarça. Tereza conta toda verdade a Eleni. Eleni chama sua mãe de depravada. Tereza dá um tapa em Eleni. Fausta chega no jornal e procura por Antonio. Carolina percebe que Antonio não estava com Fausta. Celso e Emílio saem a procura de Carolina. Eles vêem Carolina no bar.

  23. Capítulo

  24. Lívia e Zezé falam de Tereza e Marcelo. Homero finge que é o ministro e fala com Atílio. Atílio nem desconfia. Tereza conta a Marcelo sobre a briga com Eleni e pede que ele fique longe dela. Marcelo fala que nunca desistirá dela. Júlio desabafa com Joana. Júlio vai para o quarto, pega uma arma e fica segurando-a, com medo. Atílio paga os 350 mil restantes à Fausta.

  25. Capítulo

  26. Marcelo paga R$ 20 mil para o pai de Eleni voltar a São Paulo sem sua filha. Antonio fala para Luiza que está apaixonado por ela. Fausta paga R$ 33 mil para Antonio, e diz que se for parceiro dela, ganhará mais R$ 300 mil. Luiza diz para Marcelo que quer ajudar Antonio a comprar o armazém de algodão de Camilo, mas sem ele saber. Júlio pega a arma e sai correndo para fora da casa. Laís e Marcelo vão atrás dele. De repente ouve-se um tiro.

  27. Capítulo

  28. Tião acha Júlio caído na mata ensangüentado e diz a Marcelo que ele ainda está vivo. Carolina bloqueia a passagem da estrada que vai para a colina para Luiza não passar. Toc Toc, Gasosa e Fausta resolvem mandar um telegrama para as Marias dizendo que precisam ir a Ribeirão Preto para fazer uma caridade a um orfanato. Nesse tempo, eles entrarão na casa para procurar o dinheiro. Luiza fala para Camilo que ela gosta de Antonio. Luiza e Camilo ouvem a confusão e vão até o local. Antonio e Luiza se olham. Carolina encara Luiza.

  29. Capítulo

  30. Camilo se aproxima de Celso e Emílio e diz que é covardia lutar dois contra um. No meio da noite, Antonio recebe um recado no hotel, sai e vê Luiza com seu carro. Antonio fala para Laércio que ele tem a representação de um produto pulverizador de café por avião. Fausta se encontra com Antonio, mostra R$ 300 mil e fala que o dinheiro é dele.

  31. Capítulo

  32. Fausta propõe a Antonio um pacto em que os dois trabalharão juntos no golpe de Guará e em outro golpe contra um banqueiro uruguaio. Maura rouba dinheiro de Emílio e dá a Celso. Camilo diz para Marcelo que quer a ficha profissional de Antonio. Emílio e Celso vão para a canoa e começam a brigar. A canoa balança muito e eles caem no rio. Celso consegue nadar, mas Emílio, que está bêbado, não. Celso tenta salvar o irmão, mas não consegue.

  33. Capítulo

  34. Celso vai até a delegacia, fala com Dr. Leão e conta o que aconteceu com Emílio. Antonio diz a Homero que não quer ser político. Ele pega o dinheiro e devolve a Fausta, que combina com Antonio de esconder o dinheiro em um buraco do chão do bangalô e quando algum deles precisar, é só pegar. Os auxiliares de Dr. Leão acham dinheiro no rio. Dr. Leão fala que Celso será detido e é suspeito da morte do irmão Emílio.

  35. Capítulo

  36. Celso é levado à delegacia. Carolina pergunta para Maura se o dinheiro que acharam boiando no rio era de Emílio. Maura diz que não sabe Atílio diz a Fausta que vai lhe pagar R$ 400 mil para ajudá-lo com sua campanha política. Eleni conta para Tereza que Marcelo está com sua namorada de São Paulo. Tereza finge que não se importou. Luiza e Antonio fazem amor no chalé. Dr. Leão fala para Carolina e Celso que o corpo de Emílio não foi encontrado.

  37. Capítulo

  38. Celso é solto. Carolina acha que Emílio está vivo. As Marias chegam em casa e vêem todas as suas coisas reviradas. Luiza e Antonio fazem amor. Cleonice se irrita por Júlio não querer vê-la. Camilo percebe que Luiza foi para a cama com Antonio. Luiza tenta convencer Tereza de assumir o romance com Marcelo. Maura fala para Carolina que quer morrer, Carolina se irrita e dá um tapa na cunhada.

  39. Capítulo

  40. Maura e Carolina desconfiam que Emílio fugiu com o caminhãozinho. Celso afirma que ele está morto. Atílio xinga Laís por ela ter dado o remédio errado a Júlio. Carolina vai à delegacia dar queixa do roubo de seu caminhãozinho. Marcelo levanta a ficha de Antonio e descobre que ele é acusado de roubar dinheiro de seu patrão. Carolina encontra Antonio e os dois saem para um restaurante.

  41. Capítulo

  42. Carolina chega perto do caminhãozinho e vê que não tem ninguém dentro. Ela fala de Argemiro para Dr. Leão, que pede para Celso o levar até a casa de Argemiro. Chegando lá, não encontram ninguém. Marcelo fala para Antonio sobre sua ficha criminal e diz que ele tem de encontrar Maria Felix senão a carreira dele pode ser prejudicada. Antonio diz a Fausta que se arrepende de não ter denunciado a golpista para a polícia.

  43. Capítulo

  44. Fausta fala para Antonio que o ama. Júlio melhora seu estado. Homero entra no cinema e Laís está na fila. Fausta se veste de Maria Felix, como no primeiro capítulo, pega 50 mil e diz a Antonio que vai ajudá-lo a limpar seu nome na justiça. Nestor fala para Carolina que está pensando em vender o rio, já que ele é o culpado da morte de seu filho. Maura fala para Carolina que quer voltar para a casa de sua mãe.

  45. Capítulo

  46. Fausta paga Machado e não vê o delegado chegar. Ao ouvir a voz do dele, ela dá um tiro e sai correndo em direção ao carro de Antonio. Antonio Maciel é inocentado. Fausta aconselha Antonio se casar com Carolina, pois para ter Luiza ele precisaria ter muito dinheiro. Maria e Mariazinha vão até a casa de Atílio para falar de Gasosa. Elas pressionam Gasosa para que ele conte de onde saíram os 370 mil.

  47. Capítulo

  48. Fausta recebe 100 mil de Atílio. Luiza apóia Marcelo no seu encontro com Tereza. Gasosa confessa as Marias que roubou o dinheiro do cofre do Atílio. Eleni chega no encontro de Marcelo e confessa gostar dele. Gasosa conta para Fausta que as Marias esconderam seu dinheiro dentro das calçolas. Eleni chega em casa e enfrenta sua mãe. Antonio chega em Guará. Ao chegar no hotel encontra um bilhete de Luiza.

  49. Capítulo

  50. Maura volta para a fazenda. Carolina desconfia que está grávida. Maria afirma para Gasosa que só vai dividir o dinheiro com ele caso se case com uma das Mariazinhas, que não gostam da idéia. Cleonice descobre que a falecida primeira mulher de Julio, morrera de uma pancada na cabeça. Aliviado, Antonio conta para Fausta, Marcelo e Luiza que foi absolvido.

  51. Capítulo

  52. Luiza descobre que Marcelo e Antônio estão na fazenda das Águas e resolve ir para lá. Carolina tenta contar para Antonio sobre a gravidez, mas Luiza chega. Maria e Mariazinha vão ao casarão procurar Gasosa, que fica com medo. Atílio vê Fausta e Gasosa conversando e ela explica que dava conselhos sobre o casamento com uma das beatas. Marcelo e Antonio assinam o contrato de sócios.

  53. Capítulo

  54. Camilo paga 10 mil adiantado para Antônio começar a trabalhar. Gasosa avisa às Marias que quer se casar. Lívia se insinua para Laércio, que se afasta. Maura confessa a Carolina que não está mais interessada em Celso. Carolina vai para a festa com Homero. Luiza aparece no salão. Ela e Carolina se encaram. Antonio olha para as duas.

  55. Capítulo

  56. Luiza vai falar com Antonio. Marcelo e Tereza saem da festa e seguem para o chalé. Camilo dança com Luiza. Carolina não resiste e puxa Antonio para dançar. Em casa, Tereza mente para Eleini dizendo ter saído mais cedo da festa porque bebeu demais. Antonio chega em seu quarto e vê um gambá morto, pendurado em seu armário.

  57. Capítulo

  58. Antonio chama Homero, que acha um bilhete no gambá. Fausta vai ao jornal e conta para Homero que Laércio convidará Antonio para filiar-se ao Partido dos Perfumados. Luiza fala para sua mãe que desconfia estar grávida. Carolina tem cólicas muito fortes e chora com medo de perder o bebê.

  59. Capítulo

  60. Camilo insiste em conversar com Luiza, que quer ver Antônio. Maura cuida de Carolina. Luiza vai para Ribeirão com Antonio. Ela fala que gosta que ele sinta ciúmes dela. Ele diz que está apaixonado. Atílio revela a Fausta que quer matar Antonio Maciel e pede que o aconselhe a sair da cidade. Antonio chega à praça. Atílio também.

  61. Capítulo

  62. Antonio fala para Laércio que não será candidato de seu partido porque Atílio já matou um gambá e colocou em seu quarto, mandou que lhe agredissem e fez ameaças. Laércio fica perplexo e fala que Antonio não tem como provar que foi ele. Antonio visita Carolina mas ela não consegue contar que está grávida.

  63. Capítulo

  64. Carmen, uma prostituta, pede ajuda para Tereza. Eleni estranha a presença da moça em sua casa, mas a mulher mente dizendo que ela foi uma aluna. Antonio chega no chalé e conta da briga para Luiza. Carolina chega para conversar com Antonio. Ele confessa para ela que está morando com Luiza e que ela está grávida.

  65. Capítulo

  66. Carolina fica chocada ao saber que Luíza está grávida de Antônio. Atílio acorda e encontra Dadá ao seu lado no hospital. Eleni se irrita ao descobrir que Carmen é uma garota da vida. Gasosa vai até o sítio das Marias. Antonio liga para Luiza, mas Cléo desliga o telefone. Depois, os dois se encontram.

  67. Capítulo

  68. Antônio se acalma ao saber que Luiza não fez um aborto. Maura fala para Celso que suspeita que Emílio esteja vivo e queira vingança. Cristina se oferece para Marcelo, mas ele nega. Alcides acorda do lado de Carmen. Carolina decide contar para Antônio que também espera um filho dele.

  69. Capítulo

  70. Carolina e Luíza conversam sobre seus filhos. Tereza pede para Marcelo vê-la pouco. Luíza revela para Marcelo que Carolina está grávida. Nestor vai cobrar a hipoteca da fazenda. Maria e Mariazinha expulsam Gasosa. Lívia beija Laércio. Cristina diz a Beto que ama Marcelo.

  71. Capítulo

  72. Nestor acorda. Carmem seduz Dias. Celso está com medo do delegado e Maura diz que quer ter certeza de que Emílio morreu. Atílio sai do hospital irritado e deprimido. Homero tenta convencer Antônio a se candidatar. Carolina marca encontro com Antônio. Antônio chega ao chalé e encontra Luíza. Luíza diz para Antônio ir ao encontro com Carolina.

  73. Capítulo

  74. Carmem seduz Dias. Cristina discute com Marcelo e quer saber por quem ele está apaixonado. Maura precisa ter a certeza de que Emílio morreu. Carolina marca um jantar com Antônio. Atílio grita com Laís. Faustina a defende e faz Atílio pedir desculpas. Luíza diz para Antônio ir ao encontro com Carolina.

  75. Capítulo

  76. Carolina fala para Antônio que espera um filho seu. Celso mostra que no sapato de Emílio tem uma linha branca igual da meia que ele usava no dia da morte. Leão quer dar um flagrante em Carmen, mas avisa a Laércio que Américo está com ela. Luíza acorda no meio da noite e percebe que ficou menstruada.

  77. Capítulo

  78. Celso recebe um bilhete o convocando para um encontro no local onde Emílio morreu. Maura se desespera e diz que Emílio está se vingando dela. Celso fala para Maura que quer fugir com ela. Dias conta para Carmen que o delegado tem a intenção de prendê-la.

  79. Capítulo

  80. Cristina vai até Teresa para saber quem é a mulher com quem Marcelo está tendo um caso. Zezé conta para Cristina que Tereza é quem está tendo um caso com Marcelo. Cristina fala para Joana que decidiu voltar para São Paulo. Luiza confessa para Carolina que não está grávida.

  81. Capítulo

  82. Luiza fala para Marcelo que ela está com medo de perder Antonio para Carolina. Celso e Maura estão fugindo quando vêem uma luz piscando. Celso atira e quando chega perto vê que era Argemiro, que ainda está vivo. Cleonice chega na casa de Tereza e começa a falar sobre Marcelo.

  83. Capítulo

  84. Celso fala para Argemiro que se ele contar tudo sobre Emílio ele o deixa viver. Luiza e Homero convencem Antonio para ser candidato a prefeito. Fausta conta para Antonio que Carmen sabe do golpe que ela deu em Guará e que irá dar no Uruguai. Antonio pede Luiza em casamento.

  85. Capítulo

  86. Nestor comenta com Carolina que desconfia de alguma coisa entre Maura e Celso. Carolina fica sabendo onde é a casa de Antônio e vai até lá. Luiza surge na sala e fica frente a frente com ela. Atílio discute com Luíza por causa de Antônio e a obriga a sair de casa.

  87. Capítulo

  88. Laís fica enciumada por causa de Fausta. Celso cuida de Argemiro. Eleni fala que Marcelo nunca mais se deitará com Tereza. Em seguida sai correndo com a chave do carro de Marcelo. Fausta encontra Antônio e lhe fala da proposta de Atílio. Antônio fica atônito.

  89. Capítulo

  90. Fausta tenta convencer Antônio a aceitar o dinheiro de Atílio e sair de Guará. Atílio pede dinheiro a seu pai e obriga Laís a lhe dar a caderneta de poupança dela para ele. Antônio fala para Luiza que ele pode receber 1 milhão de cruzeiros caso ele saia da cidade e desista de sua candidatura.

  91. Capítulo

  92. Celso insiste para que Argemiro conte quem faz os telefonemas anônimos e onde está o corpo de Emílio. Argemiro não responde. Antonio fala para Luiza que vai levar Carolina no médico. Luiza fica com ciúmes e não se sente confortável, mas disfarça. Antonio conta para Carolina que ele vai embora de Guará.

  93. Capítulo

  94. Celso afirma para Argemiro que viu Emílio morto, por isso sabe que ele está mentindo. Argemiro diz que não está mentindo. Celso ameaça matá-lo se ele não contar a verdade. Fausta fala para Antonio que ele não deveria ter tanta certeza de que vai se casar com Luiza.

  95. Capítulo

  96. Maria e Mariazinha discutem por causa de Gasosa. Antonio fala para Atílio que ele quer que o restante do dinheiro seja depositado na conta de Luiza para ela se estabelecer em São Paulo. Cleonice pergunta sobre o casamento de Luiza e Antonio, mas Júlio promete impedir.

  97. Capítulo

  98. Dadá avisa para Júlio e Cleonice que Marcelo e Luiza viajaram para São Paulo. Tereza pede para Eleni fazer um exame médico, mas ela se nega. Celso revela toda a verdade sobre a morte de Emílio para Antonio e pede sua ajuda. Fausta ameaça Antônio de contar a todos que ele é seu cúmplice e revelar toda a verdade a Luiza.

  99. Capítulo

  100. Laís conta para Homero que Atílio lhe bateu. Homero leva Laís para um chalé. Antonio, Maura e Celso vão até o depósito. Atílio encontra Laís. Antônio conta para Carolina que Emílio pode estar vivo. Fausta avisa a Carmen que precisa contratar um ator para fingir ser o senador em visita a Guará. Fausta apresenta o falso senador a Antônio.

  101. Capítulo

  102. Abelardo ensaia a cena do golpe com Fausta. Atílio avisa Laís, Dadá, Tião, Joana e Gasosa que o Senador Duarte Costa vem a Guará participar do seu palanque. O alto-falante anuncia em Guará o comício para lançamento do candidato da UDN. Atílio e o Senador posam para as fotos da campanha.

  103. Capítulo

  104. Atílio apresenta Abelardo para Joana e Fausta tem a impressão de que ela sabe que o senador é um impostor. Abelardo e Fausta almoçam com a família Salles Jordão e ele bebe muito. Antonio surge em cima de um caminhão com Atílio. Luiza aparece no comício.

  105. Capítulo

  106. Antonio é carregado no colo pelo povo. Fausta paga Abelardo e ele vai embora. Celso leva a menina pobre para casa e ela reconhece Emílio nas fotos. Eleni e Tereza fazem às pazes. Antonio ajuda Fausta a guardar todo o dinheiro. Antonio coloca todo o dinheiro de volta no cofre, dá duas marteladas na fechadura e o enterra com cimento.

  107. Capítulo

  108. Fausta vai até a casa de Antonio e implora pelo seu dinheiro. Carmen entra no quarto de Antônio e Luiza chega. Celso, Maura e Carolina asseguram a Antonio que Emílio está vivo. Maura está no quarto com Carolina e Celso na sala, quando a luz da fazenda é cortada. Duas pessoas entram na casa sem ninguém ver e seqüestram Maura.

  109. Capítulo

  110. Celso acha Carolina no chão após ela ter levado a pancada. Luiza conversa com Dadá sobre seu futuro com Antonio. Ela diz que está percebendo que o futuro dele é em Guará e ela não quer isso para a vida dela. Celso fala que faz qualquer coisa para ter Maura de volta.

  111. Capítulo

  112. Luiza vai até a fazenda das Águas e vê Antonio fazendo carinhos em Carolina. Celso confere os cartuchos da arma. Luiza pede dinheiro para Joana, Cleo e Laís, mas nada consegue. Antônio sugere pegar Américo em casa para que ele abra o banco e consigam fazer o saque. Américo não aceita.

  113. Capítulo

  114. Homero chega com Fausta na casa de Antonio, chama por ele, que não está em casa. Luiza se esconde e escuta Fausta falar para Homero que ela arranjou o milhão para Antonio e que ele deveria se casar com a granfina. Porém, terá que se casar com a camponesa para não perder a eleição. Luiza fica petrificada com o que escuta.

  115. Capítulo

  116. Celso chega na Fazenda das Águas acompanhado do Dr. Leão. Em suas mãos carrega o lençol de Maura. Carolina abraça seu irmão. Camilo vai até a casa de Antônio ficar ao lado de Luíza. Cléo e Júlio conversam sobre o futuro de Luíza. Camilo diz a Antônio que ele deve se casar com Carolina para vencer as eleições.

  117. Capítulo

  118. Luiza desabafa com sua vó. Ela conta toda a história entre ela e o Antonio. Joana liga para Marcelo e pede para ele voltar à Guará e ajudar Luiza. Antonio caminha pela praça e é assediado pelo povo que diz que vai votar nele. Marcelo chega no casarão e Cléo não gosta. Cristina lamenta por Marcelo não Ter vindo para vê-la.

  119. Capítulo

  120. Depois de fazerem amor, Laércio fala para Lívia que está se sentindo culpado pelo que fez. Nilo traz um vestido que ele mesmo fez de uma artista de Hollywood e dá para Julieta vestir e dançar com ele. Os dois dão selinhos mas na hora de beijar de verdade, ele se afasta.

  121. Capítulo

  122. Luiza fala para Antonio que não vai viver em paz sabendo que ele estará casado com Carolina. Celso ameaça Carolina para que ela denuncie Antonio no palanque. Antonio diz a Luiza que vai tentar se eleger sem se casar com Carolina. Fausta fala para Celso que se Atílio ganhar as eleições, Celso terá os 800 mil só para ele. Celso sai e Fausta liga para Antonio e marca um encontro.

  123. Capítulo

  124. Fausta pede para Atílio uma recompensa pela ajuda que ele lhe deu no caso com Celso. Laís e Homero se despedem. Luiza chega em sua casa em São Paulo. Júlio procura Cleonice no casarão mas não a encontra. Tereza e Marcelo estão no clube, em uma reunião com alguns fazendeiros e sitiantes sobre o projeto das escolas rurais. Antonio e Homero saem pelas fazendas da cidade fazendo campanha política.

  125. Capítulo

  126. Laís se encontra com Homero em um chalé. Atílio se reúne com Américo, Laércio e mais dois correligionários para falar da campanha política. Fausta fala para Celso que chegou a hora de ele subir no palanque. Celso negocia com o seqüestrador de Maura que ele vai lhe arranjar mais dinheiro. Celso leva Carolina na beira do rio. O fotógrafo, escondido, bate fotos dela. Atílio e Fausta analisam as fotos.

  127. Capítulo

  128. Luiza e Antonio falam do futuro. Fausta leva os jornais com a foto de carolina para a tipografia. Atílio marca o último comício, onde Celso vai discursar, para 10 dias antes da eleição. Chega o dia do comício de Atílio. Celso vai se encontrar com Fausta. Homero vê Celso e vai conversar com ele. Antonio e Homero ficam com medo e vão atrás de Celso. Fausta sobe no palanque e começa a discursar.

  129. Capítulo

  130. Antonio e Homero não acham Celso e desconfiam que ele vai subir no palanque e denunciar Antonio. Celso e Fausta sobem no palanque e ficam protegidos por guarda-costas. Atílio chega com Laís e pede para Américo destribuir os jornais. A foto de Carolina e a cópia da ficha de hóspedes de Luiza e Antonio no hotel de Ribeirão estão na capa do jornal. Carolina chora muito. Nestor chega e Carolina disfarça.

  131. Capítulo

  132. Antonio sofre muito e abraça Carolina. Cleonice briga com Atílio por ele ter usado Luiza em sua campanha. Homero fala para Antonio que eles tem que denunciar a relação de Atílio com Faustina. Carolina recebe uma ligação na fazenda. O bandido diz que se a polícia aparecer no local combinado, Maura e Emílio vão morrer. Depois de mais um comício, Antonio e Homero vão embora no caminhão e Homero leva um tiro acerta a perna.

  133. Capítulo

  134. O tiroteio continua e Homero desmaia pela dor. Zé Maria e Antonio levam Homero para o hospital. Antonio toma o microfone do serviço de auto-falantes e relata o que aconteceu com Homero. Ele faz um discurso político dizendo que o povo tem que eleger um novo candidato para acabar com a violência.

  135. Capítulo

  136. Antonio diz a Luiza que acha que pode perder a eleição. Maura chora e revela que os homens a violentavam todos os dias. Celso explode de raiva, ameaça agredi-la, mas desiste e sai. Carolina vai à casa de Antônio e provocar Luiza, dizendo que Antonio passou noites com ela na fazenda, cuidando dela e do filho.

  137. Capítulo

  138. Luiza está surpresa com a pergunta. Laércio agradece à todos por ajudarem na campanha. Tereza liga o rádio e todos começam a dançar. Atílio conta para toda a família que ele perdeu as eleições. Júlio não acredita e diz que deve haver um erro. Laís chora. Atílio fala para Tião e Laércio que na noite antes do ataque à Antonio e Homero, onde Homero levou um tiro, ele teve uma reunião com 7 fazendeiros que queriam matar Antonio para ele não ser eleito. Atílio conta que ele disse aos fazendeiros que isso não era necessário porque tinha certeza de que ele iria vencer. Laércio se choca com a notícia. Atílio diz que seria a solução Antonio ter morrido e diz que ainda está em tempo de isso acontecer. Laércio fica assustado. Fausta fala para Carmem que ela está muito triste por perder Antonio para a prefeitura. Agora ele terá de ficar 4 anos em Guará e não poderá ir para o Uruguai com elas. Celso fala para Carolina que tem certeza que a hora que o Antonio ver seu filho vai correndo ficar com ela. Gasosa vai para o sítio das Marias e dorme lá, com esperanças de que um dia elas voltem. Luiza e Antonio comemoram a vitória. Batem na porta da casa de Antonio e Luiza tem um pressentimento ruim. Antonio vai ver quem é. Laércio chega e fala que Antonio tem que tomar cuidado pois ele descobriu que foram fazendeiros que quiseram matá-lo e que eles podem tentar denovo. Laércio sugere que antonio contrate guarda-costas. Luiza fala para antonio que ele deve ficar uns tempos fora da cidade. Ele diz que vai para São Paulo então, no dia seguinte com ela. Fausta fala para Carmem que ela não vai desistir nunca de Antonio e que ela é capaz de qualquer coisa para tirá-lo de Guará. Fausta vai até a casa de Antonio para falar com ele. Somente Luiza está na casa. Fausta tem uma idéia e começa a contar para Luiza que ela e Antonio são parceiros do Rio de Janeiro há muito tempo. Fausta fala que Antonio e ela deram o golpe da rádio em Atílio, que deram o golpe em Araguari onde ele roubou o seu patrão, que na quadrilha de golpistas estão ela, Antonio, Carmem, Toc Toc e Gasosa. Luiza fica tônita com toda a história. Fausta fala que Antonio pretende dar o golpe do baú nela e na prefeitura. Fausta fala que aconselhou Antonio a não dar o golpe na prefeitura porque é muito perigoso, então ela pede ajuda para Luiza convencer Antonio a sair de Guará, para ele não ser preso. Luiza fica chocada. Luiza volta para casa. Antonio pergunta onde ela foi. Ela diz que foi ao casarão e que está indo embora para São Paulo. Antonio percebe que ela está estranha. Ele pergunta o que houve e ela não revela nada. Luiza vai embora, Antonio fica chateado. Nestor grita com Carolina e com Celso e diz que quer saber toda a verdade sobre o que aconteceu com Maura. Antonio olha para a mesa e repara que háduas xícaras e as duas tem manchas de batom. Ele entende que alguma mulher conversou com Luiza. Antonio pergunta para Fausta o que ela disse à Luiza. Fausta diz que contou a verdade. Antonio se irrita e pergunta exatamente o que ela disse. Ela dise que é capaz de qualquer loucura por ele.

  139. Capítulo

  140. Fausta fala para Antonio que percebeu que Luiza não é apaixonada por ele como ela é e como Carolina é. Antonio briga com ela pois acha que ela falou para Luiza que eles dois tem um caso. Fausta diz que ela não falou isso, mas se Luiza achou, é porque ela é insegura. Antonio não quer discutir e vai embora. Luiza chega em São Paulo e diz para Camilo Marcelo e Cristina que quer ficar sozinha em seu quarto. Luiza conta para Marcelo o que Fausta a contou. Ele diz que precisam denunciar Fausta e Antonio para Atílio. Luiza pede que Marcelo a ajude a descobrir se tudo é verdade mesmo, antes de tomar qualquer atitude. Carmen tenta seduzir Antonio. Ele está triste, ela se enche e vai embora. Marcelo fala para Luiza que ele vai investigar a história de Maria Felix e do senador, para ver se é verdade o que Fausta falou. Maura liga para Carolina e fala que está na casa da mãe dela. Carolina pede para ela voltar. Maura diz que está com medo de Celso. Carolina fala que Celso está arrependido e que ele estava nervoso na hora mas já pasou. Maura diz que não sabe o que fazer e que vai pensar no assunto. Carolina fala que está esperando ela voltar. Celso chora e agradece a irmã. Gasosa sonha com as Marias. Antonio liga para Marcelo e diz que vai para São Paulo. Luiza diz que é a primeira vez que ela verá Antonio sem vontade. Marcelo fala para ela sondar Antonio e tentar descobrir alguma coisa. Laís se encntra com Homero na estância. Dois rapazes reconhecem Laís. Laís fala para Homero que está com pena do Atílio e que ele precisa de ajuda. Homero fala que Laís ama Atílio. Ela fica sem ação, nunca parou para pensar nisso. Laís diz que precisa ir embora. Homero fica chateado. Os rapazes entram na estância e vão até Homero. Eles falam que odeiam comunistas e que comunistas merecem morrer. Um deles dá um chute na perna engessada de Homero, que cai no chão. Os rapazes fala que se ele e Antonio não renunciarem a candidatura os dois vão morrer. Eles ainda falam que Atílio vai adorar saber que sua mulher tem uma relação com um comunista. Homero geme de dor. Os rapazes trancam Homero e dizem que ele ficará preso lá até Antonio mandar uma carta renunciando a candidatura. Camilo insiste para Luiza ir morar com ele em Nova York. Ela dá esperanças para ele de que ela talvez vá. Antonio chega em São Paulo. Ele percebe que Luiza e Marcelo estão estranhos. Luiza tenta disfarçar mas o tom que ela fala com Antonio é muito diferente. Antonio diz que sabe que algo aconteceu e quer saber o que foi. Os rapazes vão ao casarão e contam para Atílio que os Gambás renunciarão a eleição. Atílio pergunta por que. Eles mostram suas armas e dizem que os obrigaram a fazer isso. Atílio diz que é contra essa atitude. Os rapazes dizem que apenas querem ajudá-lo. Atílio os manda embora. Eles contam que Laís esteve com Homero na estância. Atílio berra e os manda embora. Os rapazes saem e Atílio grita e pergunta se Laís esteve com Homero. Ela fica assustada sem saber o que responder.

  141. Capítulo

  142. Atílio pergunta para Laís se ela esteve com Homero. Ela responde que sim. Ele a manda entrar no escritório. Laís recua, com muito medo. Joana fala para Laís que Atílio não fará nada com ela. Laís entra no escritório e Atílio controla seu nervosismo. Laís diz que se encontrou com ele mas não aconteceu nada. Ele não acredita e pede para ela contar direito o que houve. Laís conta que pediu ajuda a Homero no dia que levou um tapa. Atílio gritz dizendo que ela foi pedir ajuda ao inimigo dele. Laís fica com medo e começa a passar mal. Atílio chama Dadá para socorrê-la. Antonio janta com Luiza e pede para ela contar o que aconteceu para ela ficar tão fria com ele. Ela não responde. Antonio pergunta o que Fausta falou para ela. Ela pergunta quem é Fausta. Antonio diz que não sabe e que não pode falar o que sabe de Fausta para ela. Luiza se irrita e diz que não confia nele. Antonio fala que é uma pena, que se ela o amasse de verdade contaria tudo o que falaram dele. Antonio sai e pede para Luiza procurá-lo caso ela mude de idéia. Luiza sofre. Laís fala para Atílio que os encontros com Homero eram só conversas e literatura. Homero havia emprestado alguns livros para ela ler. Atílio não acredita e fala que o casamento acabou. Atílio fala que como é uma figura pública, ele não pode revelar que se separou de sua esposa, por isso eles vão manter a fachada de um casamento feliz. Laís não poderá nunca mais sair de casa e eles vão dormir em camas separadas. Julieta e Nilo vão para o jornal. Eles percebem que Homero não está e que sua mesa está uma bagunça. A máquina de escrever também sumiu. Eles desconfiam que algo tenha acontecido. Dias e Alcides chamam o delegado. Os rapazes levam a máquina de escrever para Homero. Ele pede um remédio para dor pois sua perna dói muito. Os rapazes dizem que ele tem que escrever a carta de renúncia primeiro. Homero escreve. Atílio fala para toda família que Laís se encontrou com Homero a pedido dos rapazes fazendeiros que ligaram falando que ela teria que avisar os Gambás que eles deveriam renunciar as eleições. Joana, Cléo e Júlio fingem que acreditem. Atílio pega sua arma e sai com Tião. Homero entrega a carta para os rapazes e pede um remédio. Os rapazes riem da cara dele e dizem que ele vai morrer. Laércio e Lívia se beijam, começam a se despir. Atílio bate na porta. Os dois se recompõem. Atílio entra e percebe que algo estava acontecendo. Atílio diz que precisa falar com Laércio. Atílio chega na estância com Laércio. A polícia já está lá com Dias, Alcides, Julieta e Nilo. Dr. Leão pede para os rapazes saírem. Os rapazes ameaçam matar Homero. Atílio fala com Dr. Leão e diz que é melhor ele entrar porque ele conhece os rapazes. Dr. Leão aceita. Atílio entra. Os rapazes armados começam a rir chamando Atílio de corno. Atílio consegue desarmar os rapazes. Atílio fala que o casamento dele com Laís sempre foi uma fachada e portanto ele não é corno e que essa história toda morre entre eles quatro. Ninguém mais pode saber. Homero diz que não quer renunciar. Atílio fala que ele vai precisar de um advogado para provar que os comunistas não deram apoio à candidatura de Antonio. Atílio fala para os rapazes que eles vão embora sem mais tocar nesse assunto de matar comunistas. Todos se entendem. Atílio encara Homero por um tempo e sai. Atílio fala para Fausta que ele a ama e que ele quer ficar com ela para sempre, agora que o casamento dele acabou. Fausta diz que ele é uma tentação mas ela tem que voltar para o Rio de Janeiro. Atílio esá muito abatido. Fausta não acredita que ele acabou seu casamento. Atílio diz que sim e que para provar ele vai passar todas as noites inteiras só com ela. Fausta fica admirada. Fausta conta para Carmen que Atílio está apaixonado por ela mas que ela não pode ficar com ele pois ele mais cedo ou mais tarde descobrirá tudo sobre ela. Antonio procura por Luiza e Marcelo diz que Luiza pediu para Antonio nunca mais a procurar.

  143. Capítulo

  144. Antonio pergunta para Marcelo por que ele está dizendo isso. Marcelo diz que Luiza pediu para ele dar o recado. Antonio começa a gritar e chama por Luiza. Ele entra no quarto, Marcelo tenta o deter e acaba levando um empurrão de Antonio. Luiza está no quarto com medo. Antonio grita com ela e fala que ela não pode fazer isso. Luiza diz que uma relação não pode viver em cima de mentiras. Antonio diz que nunca mentiu. Luiza fala que ele está se mostrando um violento, descontrolado e que não fala a verdade sobre seu passado. Antonio pede desculpas e diz que ele está sendo vítima de uma grande injustiça. Marcelo e Luiza insistem para ele contar a verdade sobre Fausta. Antonio vai embora e fala que Luiza está arranjando um pretexto para terminar com ele e voltar à Luxúria de Camilo. Dr. Leão interroga Atílio, que explica que fez um acordo com os dois rapazes para ficarem em São Paulo e não voltarem para Guará e fazerem violência como fizeram com Homero e Antonio. Atílio fala para Laís que agora ela ficará em casa o dia todo, sem poder falar no telefone, nem com o pai. Atílio pega um colar que havia dado para Laís e dá para Fausta. Ela agradece e fala que fará um jantar especial para ele. Fausta também diz que quer redecorar o bangalô. Atílio diz que ele fará tudo o que ela quiser. Homero conta para Antonio sobre Laís e explica que Atílio os defendeu diante da posição dos fazendeiros somente para preserevar a imagem dele. Cléo fala para Luiza que ela tem que passar o fim de semana em Nova York para esquecer tudo de ruim que ela está vivendo. Antonio diz para Homero que a falta de confiança de Luiza o arrasou. Passa-se um tempo. Antonio liga para Marcelo e diz que quer desfazer a sociedade com ele. Marcelo concorda. Luiza pega no telefone e conversa com Antonio. Ela conta que vai para os Estados Unidos. Ele conta que seu filho vai nascer logo mais. Carolina sente as contrações do parto e diz que não dá tempo de ir para o hospital. Celso chama Dona Olga, a costureira de Carolina, que é considerada a melhor parteira de Guará. Olga chega e cuida de Carolina. Celso liga para Antonio e avisa que seu filho está nascendo. Nasce um menino. Antonio chega na fazenda e ouve o choro do bebê. Antonio muito emocionado beija seu filho. Nestor chora de alegria. Maura volta para a fazenda. Quando Celso a vê, se emociona. Ela vai ver o bebê. Carolina abraça a amiga muito feliz. Nestor diz para Maura que Carolina precisará muito de sua ajuda. Carolina fala que seu filho vai se chamar Antonio. Nestor pede desculpas para atnonio por Ter lhe falado coisas pesadas nas vésperas da eleição. Antonio diz que não precisa pedir desculpas. Nestor diz que Antonio será um bom pai e que mais cedo ou mais tarde, não por obrigação, ele sabe que Antonio vai se casar com Carolina e aí ele vai ficar muito feliz. Antonio fica pensativo sobre o que ele lhe disse. Marcelo dá a notícia para Luiza de que o filho de Antonio nasceu. Luiza, que está em Nova York, pede para Marcelo passar um telegrama desejando saúde ao novo Antonio, em nome dela. Luiza tenta disfarçar a tristeza.

  145. Capítulo

  146. Luiza manda um telegrama para Antonio e Carolina. Celso fala para Maura que o ama. Atílio e Fausta fazem amor. Celso mostra a Antônio uma foto de Emílio segurando um jornal com a data do dia se sua morte. Homero fala que pode ser montagem. Celso chora e diz que Emílio está vivo.

  147. Capítulo

  148. Carolina fala para Celso que Emílio está preso como Maura. Antônio fala para Homero que não quer casar com Carolina pensando em Luiza. Camilo e Américo fazem uma proposta para Antônio. Juliete fica com ciúmes de Nilo e Carmem.

  149. Capítulo

  150. Luiza encontra uma foto de Antonio com uma criança no colo. Carolina deita na cama de Antônio e sente o perfume de Luiza no travesseiro. Mais tarde, Luiza e Antônio se entregam à paixão.

  151. Capítulo

  152. Luiza fala para Antônio que não conseguiu ficar longe dele. Dr. Leão pede para Emílio a foto de Celso. Carolina pergunta Antônio se ele esteve com Luiza. Antônio diz que não quer magoá-la, mas que ela já sabe a resposta.

  153. Capítulo

  154. Nestor fala para Antônio que quer marcar a data de casamento dele com Carolina. Laércio fala para Lívia que não quer que ela trabalhe para Antônio. Maura fala para Celso que Emílio não está com os seqüestradores. Celso não acredita nela.

  155. Capítulo

  156. Fausta fala para Toc Toc que chegou a hora de ela ir embora. Carmem fala para Atílio que tem notícias de Fausta. Júlio vê Cléo dançar rock com os filhos e dá um tapa na esposa. Carmem e Atílio fazem amor. Fausta e Antônio se encontram e ela diz que o ama.

  157. Capítulo

  158. Fausta dá um beijo de despedida em Antonio e fala para ele tomar muito cuidado com a política. Atílio, bêbado, conversa com Carmen e fala que ama Fausta de verdade. Carmen fala para Fausta que Atílio está realmente apaixonado por ela, mas ela nem liga e decide ir embora para o Uruguai. Fausta liga para Atílio e se despede. Ele chora. Luiza envia um telegrama para sua família e diz para não se preocuparem com ela. Julieta leva Antonio no cinema e diz que ele terá uma surpresa. Quando ele entra, vê Luiza. Os dois se beijam.

  159. Capítulo

  160. Celso fica muito emocionado quando vê Emílio. Luiza fala para Antonio que ela quer morar com ele em Guará. Américo fala para Antonio que ele deve mais de um milhão e meio para o banco. Antonio conta para Carolina que Luiza voltou. O seqüestrador liga para Celso e combina um lugar para ele pegar Emílio e dar o dinheiro.

  161. Capítulo

  162. Emílio fala que ele é o seqüestrador. Celso fica perplexo e fala para Emílio que tentou salvá-lo quando ele caiu no rio. Um tiro é disparado e Emílio cai. Atílio fala para Carmen que se ele soubesse onde Fausta está, iria buscá-la. Dr. Leão faz uma carta pedindo o afastamento de seu cargo. Luiza vai no armazém e não gosta de ver Camilo com Antonio.

  163. Capítulo

  164. Atílio agradece Tião e pede para ele ficar de olho na vida de Antonio. Maura conta a Celso que Emílio batia nela e forçava-a a se entregar para os outros homens no cativeiro. Atílio grita com Antonio e fala que vai descobrir toda a verdade sobre ele. Atílio fala para Tião que quer que ele organize um ataque a Antonio quando ele estiver sozinho. Antonio compra o cinema de Dias por 600 mil.

  165. Capítulo

  166. Luiza convida Julieta para ajudá-la na gerência do cinema. Júlio desabafa com Luiza e fala que Atílio pode matar qualquer um e quer matá-lo também. Lívia dá em cima de Antonio. Américo chega e a leva embora. Julieta mostra para Luiza o protesto das senhoras de Guará, exigindo que Antonio e ela se casem.

  167. Capítulo

  168. Antonio mostra seu filho para Luiza. Júlio pede desculpas para Cléo e fala que está muito feliz em vê-la. Ele fala para a moça que eles têm que tomar cuidado com Atílio. Júlio chega na praça e começa a delirar. Ele pega um garfo de ferro grande, usado por um jardineiro. Luiza e Marcelo ficam com medo.

  169. Capítulo

  170. Marcelo e Luiza tentam se aproximar do pai. Júlio ameaça acertá-los. Os médicos chegam na praça, dão uma injeção em Júlio e o levam embora. Antonio ampara Luiza, que está se sentindo culpada. Nilo pede Julieta em casamento. Chega o dia da festa do batizado do filho de Antonio. De repente, Luiza chega e fala que veio trazer o presente para o bebê.

  171. Capítulo

  172. Julieta fala que quer passar uma noite com Nilo. Ele inventa que tem um compromisso. Marcelo deixa Tereza em casa, dá uma volta na praça e volta. Ela abre a porta, os dois se beijam e fazem amor. Nilo conta para Carmen que se arrependeu de pedir Julieta em casamento. Chega o dia da inauguração do cinema. De repente, as luzes se apagam. Todos ficam assustados.

  173. Capítulo

  174. No cinema, Zé de Paula acha vários fios cortados. Dias fala que foi sabotagem de alguém. Luiza coloca uma roupa sexy e sai à procura de Antonio. Os dois fazem amor. Antonio fala que depois ela terá que explicar porque queria tanto tê-lo naquela hora. Dr Leão conta a Celso que achou melhor devolver o corpo de Emílio para o rio.

  175. Capítulo

  176. Antonio e Luiza arrumam as malas para irem a São Paulo. Maura discute com Celso e diz que ele demonstra pensar que ela é a culpada da morte de Emílio. Laércio fala para Lívia que quer tê-la novamente. Maura decide seduzir Celso. Os dois fazem amor. Luiza não gosta que Fausta tenha ligado para Antonio. Ela fala para Antonio que quer fazer o filho deles.

  177. Capítulo

  178. A família Castanho brinda o noivado de Celso e Maura. Carolina não se contém e sai da sala chorando. Lourenço conta para Homero que os policiais invadiram a casa dele e acharam documentos sobre o partido comunista com o nome de Homero. Dr. Edgar percebe que Júlio não está muito bem. Luiza vai à clínica para fazer exame e ver se está grávida.

  179. Capítulo

  180. Tião dá um relatório dos movimentos de Homero para Atílio. Lívia tenta seduzir Antonio. Luiza chega bem na hora. Carolina decide que nunca mais vai correr atrás de Antonio. Dois homens invadem a prefeitura à noite e levam alguns papéis. Tereza chega em sua casa e vê tudo revirado. Atílio tenta convencer Luiza a deixar Antonio e Marcelo a deixar Tereza.

  181. Capítulo

  182. Homero consegue andar bem sem as bengalas. Os agentes do Dops chegam ao jornal e prendem Homero. Antonio chora em sua casa e Luiza tenta acalmá-lo. Violeta revela a Lívia que vai se separar de Laércio porque não admite dividir seu marido com garotas safadas. Tião avisa para Atílio que Homero foi preso.

  183. Capítulo

  184. Laís sai de casa deixando Atílio furioso. Ela procura Homero na delegacia, mas o rapaz não está. Laércio chega ao bailinho do clube e vê Lívia e Violeta. Violeta se diverte com a situação. Ele pede perdão a Violeta. Lívia pede para Laércio uma última noite. Ele resiste. Laís chora, dentro do carro, na estrada. Atílio a aguarda no casarão.

  185. Capítulo

  186. Antonio revela a Luiza que Laís e Homero têm um caso. Na pescaria, Agnaldo tira a roupa para nadar, enquanto Nilo o observa fixamente, admirando sua beleza. O rapaz fica decepcionado quando Agnaldo revela ter interesse em Carmen. Renato, pai de Antonio, chega em Guará e se emociona ao ver o filho no gabinete do prefeito.

  187. Capítulo

  188. No bar, Renato se encanta com Carmen. Atílio dá dinheiro para Tião pagar os capangas que estão esperando ordem para matar Antonio. Renato aconselha Antônio a casar-se com Carolina e não com Luiza. Ele vai para o hotel e pede uma noite para Carmen, que aceita em troca de dinheiro. Homero sai da prisão.

  189. Capítulo

  190. Os jornais ligam para Antonio pedindo entrevistas sobre uma agitação na câmara dos vereadores. Julieta fala para Nilo que ela o ama e não se importa com o jeito dele. Homero chega em Guará e é recebido com festa por todos. Luiza sente muito enjôo, mas disfarça para Antonio não perceber. Dois homens estranhos entram no bar e espancam Dias.

  191. Capítulo

  192. Dias vai para o hospital. Dr. Leão diz para Marcelo e Tereza que o ataque foi uma jogada política. Marcelo percebe que Atílio é quem está no comando. Atílio dá um soco em Marcelo. Tião faz sinal para um homem, que entra no armazém. Ele diz para Jorge que chegou a vez dele e mostra uma arma. Jorge se ajoelha e um tiro dispara perto do ouvido dele.

  193. Capítulo

  194. Leão avisa Antonio e Homero sobre o atentado contra Jorge. Tereza diz para Marcelo que não quer que ele more com ela enquanto Eleni estiver na cidade. O homem que atacou Jorge aponta uma arma para a cabeça de Carmen. Alcides chega no hotel, entra no quarto de Carmen e é surpreendido pelo misterioso homem.

  195. Capítulo

  196. O homem misterioso obriga Alcides a beber óleo de rícino. Laércio se despede de Antonio e fala para ele tomar cuidado com os ataques, dizendo que Atílio é o responsável. Uma ligação anônima ameaça Antonio. Passam-se dois meses e Antonio dá entrevistas a dois repórteres dizendo que só se armando conseguiu a paz em Guará.

  197. Capítulo

  198. Luiza conta para a família que está grávida e Cléo, Joana, Júlio e Dadá ficam muito felizes. Atílio não se manifesta. Laís conta que quer se separar de Atílio. Júlio pergunta para Tião se ele não vai matá-lo logo. Tereza aconselha Marcelo a convidar Cléo a ir em sua casa para conversarem.

  199. Capítulo

  200. Nilo confessa para Julieta que ele não pode se casar com ela porque sente atração por homens. Julieta diz que, se eles se casarem, ninguém vai desconfiar que Nilo pensa em homens. Lívia pede para Antonio seu emprego de volta. Dadá vê Júlio e Tião conversando, mas não gosta. Antonio fala que não está gostando do modo como Luiza está agindo.

  201. Capítulo

  202. Antonio afirma que o preço do algodão vai subir. Luiza diz a Antonio que está chateada com toda essa situação. Antonio fala para Luiza que se ela continuar a ser amiga do Camilo ele sempre vai ficar chateado com ela. Luiza responde que ela nunca proibiu ele de ver Carolina. Tereza, triste, fala para Marcelo que sabe que Cléo nunca irá aceitá-la. Atílio pergunta para Júlio o que ele fez com 100 mil cruzeiros que tinha no cofre. Júlio responde dizendo que o dinheiro é dele e ele faz o que quer. Cléo e Joana perguntam para Júlio o que ele vai fazer com o dinheiro. Ele se diverte com a situação e fala que comeu o dinheiro. Carmen fala para Nilo que ele e Julieta vão sofrer se eles se casarem. Dias e Alcides falam da masculinidade de Nilo. Camilo avisa Luiza que o preço do algodão vai cair muito. Antonio também é informado que os preços vão cair, mas, ele continua achando que não é verdade. Luiza pede para Antonio vender logo o algodão. Ele decide vender uma parte e é informado que o preço caiu ainda mais. Luiza implora para Antonio vender todo o algodão. Antonio fica bravo e fala que ele sabe o que está fazendo e que ela está sendo influenciada para ficar contra ele por Camilo. Antonio vai ao gabinete e depois de alguns minutos recebe a informação que o preço caiu ainda mais. Luiza vai conversar com Camilo. Ele diz que o preço de 47 mil caiu para 39 mil por arroba de algodão. Nilo pede para Carmen ir para a cama com ele para ele tentar aprender a gostar de mulher. Ela nega e diz que não adianta. Carolina pede para sua família ajudá-la a esquecer Antonio, encerrando todos os negócios da fazenda com ele. Camilo alerta Luiza que Antonio tem muitas dívidas e se ele não vender logo o algodão vai quebrar, ficar muito pobre. Homero dá conselhos para Antonio sobre o algodão. Antonio percebe que ele não vai ganhar nada em cima da venda. Antonio confessa para Luiza que não sabe o que fazer. Se ele vender todo o algodão, não vai ganhar e nem perder. Se ele não vender, corre o risco de o preço cair mais, ou subir. Luiza fala que ele devia escutar Camilo. Antonio diz à Luiza que no fundo Camilo quer que ele perca, pois daí ele não terá como sustentá-la.

  203. Capítulo

  204. Antonio e Luiza tomam banho juntos e fazem declarações de amor. Carolina liga para Antonio e pede para ele ir à fazenda. Ela o informa que o preço do algodão caiu para 36. Júlio fala para Atílio que pediu para Tião matá-lo. Atílio não leva a sério e ri. Luiza conversa com Camilo no casarão. Luiza pergunta se Camilo pode comprar todo o algodão de Antonio. Camilo diz que vai falar com a Masterson. Luiza pede para Camilo procurar Antonio e convencê-lo a vender todo o algodão. Carolina fala para Antonio que ela, seu pai e Celso vão encerrar o arrendamento dele na fazenda. Antonio fica magoado. Luiza liga para a fazenda e pede para Antonio conversar com Camilo urgente. Antonio marca um encontro com ele em sua casa. Luiza está com muita cólica. Camilo liga para o hospital. Ao saber que o preço do algodão continua caindo, Antonio fica um tempo com seu filho, muito abatido. Carolina fala para Antonio que ele só poderá ver o filho de 15 em 15 dias. Antonio fica mais triste ainda. Ele pergunta por que ela está fazendo isso. Nestor explica para Antonio que Carolina tem que seguir a vida dela sem ele. Antonio pede conselhos para Homero, mas ele não sabe o que dizer. Antonio está em dúvida se ele vende todo o algodão para Camilo ou não. Homero fala que está preocupado com a prefeitura. Nilo examina Luiza e diz à ela que ela precisa descansar muito. Nilo oferece sua ajuda para ensinar Luiza a fazer tricot para preparar o enxoval do bebê. Luiza pede para sua mãe chamar Camilo. Luiza adormece no casarão. Antonio espera por Luiza e Camilo em sua casa. Carmen vai ao bangalô para tentar ganhar dinheiro com Camilo. Ele diz que é fiel a mulher que ama. Ela pede dinheiro. Ele lhe dá 50 dólares. Camilo e Luiza vão à casa de Antonio. Antonio aceita vender todo o algodão e pergunta por quanto Camilo vai comprar. Camilo diz que vai comprar pelo preço do dia. Ele liga para a masterson para saber quanto está o preço. Camilo desliga o telefone e diz para Antonio que a empresa decidiu não comprar mais algodão. Antonio fica muito irritado, perde a cabeça e dá um soco em Camilo, chamando-o de ladrão. Luiza chora desesperada e diz que Camilo não tem culpa. O nariz de Camilo sangra. Luiza chora muito e percebe que ela está sangrando. Ela fica com medo de perder o filho. Antonio está desesperado.

  205. Capítulo

  206. Luiza chora e diz que não quer perder seu filho. Nilo diz a Antonio que Luiza perdeu o bebê. Camilo visita Luiza no hospital. Atílio e Camilo dão queixa contra Antonio na delegacia. Luiza está fria e diz que a imagem que ela tem de Antonio é muito ruim. Luiza recebe Antonio, junto com Camilo.

  207. Capítulo

  208. Antonio diz para Luiza que a ama, pede desculpas e implora para ela voltar para casa com ele. Atílio expulsa Antonio do casarão. Antonio diz que quer renunciar e deixar a prefeitura para Homero. Américo fala para Antonio que, se ele não pagar logo o que deve para o banco, serão cobrados juros judiciais. Luiza sofre. Antonio diz que não quer nenhuma ajuda dela.

  209. Capítulo

  210. Antonio e Luiza decidem ficar um tempo separados. Os dois se beijam e choram na despedida. Carmen dá um recado de Fausta para Antonio. Fausta quer encontrá-lo em São Paulo. Na estrada, Carolina se despede de Antonio. Ela fala que tem certeza que ainda vai vê-lo e o beija com muito amor.

  211. Capítulo

  212. Fausta fala para Antonio que sentiu muitas saudades. Camilo fala para Cristina e Laís que ele quer levar Luiza para Atlanta, nos Estados Unidos e se casar com ela. Carolina pede o endereço de Antonio em São Paulo para mandar foto do bebê. Júlio fala para Tião que não está mais suportando viver.

  213. Capítulo

  214. Júlio e Tião vão até a casa de Tereza. Antonio recebe um telegrama e fica encafifado com o que lê. Agnaldo paquera Carmen. Julieta quer ficar beijando Nilo. Ele interrompe e fala que vai fazer o vestido de noiva dela. Antonio se encontra com Fausta. Victor e Fausta tentam convencer Antonio a não ser mais honesto.

  215. Capítulo

  216. Atílio fala que quer jantar com Carolina algum dia. Julieta briga com Nilo por causa de Agnaldo. Homero dá o telefone e endereço de Antonio para Luiza. Camilo quer levar Luiza e Cléo para Nova York. Homero fica muito feliz em ver Laís. Antonio liga para Homero e Luiza atende. Os dois ficam muito emocionados.

  217. Capítulo

  218. Antonio e Luiza se despedem emocionados. Eleni chega em casa e vê Marcelo dormindo no quarto de sua mãe. Ele pede desculpas e fala que ele e Tereza estão morando juntos. Fausta pede para Antonio dormir com ela. Carolina confessa para Celso e Maura que ela quer ficar com Antonio em São Paulo.

  219. Capítulo

  220. Tereza resolve ir dormir e Marcelo vai atrás. Ele quer fazer amor com ela. Antonio pede para Fausta dois mil cruzeiros emprestados. Nilo mostra para Julieta o vestido de noiva que ele fez. Ela tira a roupa para provar o vestido, insinuando-se para Nilo. Júlio pede para Cléo mandar um beijo para Luiza e dizer que ele a ama muito.

  221. Capítulo

  222. As Marias estão enjoadas e acham que podem estar grávidas. Júlio e Tião caminham por um arvoredo na estrada. É o local que Júlio escolheu para morrer. Fausta descobre que Antonio usou o dinheiro que ela lhe emprestou para sair com Luiza. Ela mostra as roupas de Antonio para Luiza e diz a ela que eles sempre viveram juntos.

  223. Capítulo

  224. Tião fala para Júlio que não consegue atirar nele. Júlio pega a arma, encosta na cabeça e atira. A arma não funciona. Dr. Bicas examina Júlio e diz que ele teve um ataque cardíaco. Cléo e Luiza falam que vão para Nova York. Passa-se um tempo. Atílio diz que quer Carolina como sua mulher. Ele fala que assume o filho. A moça fica balançada.

  225. Capítulo

  226. Atílio consegue beijar Carolina. Maria e Mariazinha contam para Gasosa que ambas estão grávidas. Antônio diz a Homero que vai procurar um agiota. Preocupada, Carolina oferece ajuda à Antônio. Ele passa por uma entrevista de emprego, mas não fica satisfeito com o resultado. Carmen agarra Antônio no quarto dele. Eles transam.

  227. Capítulo

  228. Carolina dança com Atílio. Ele a beija. Carolina chega na fazenda das águas e encontra Maura ao lado de Celso. Marcelo fala para Teresa que irá viajar com ela. Os dois discutem. Antônio consegue emprego como agente autônomo. Atílio leva o tabelião na fazenda de Nestor para fechar a venda da fazenda. Atílio pede Carolina em casamento na frente de sua família.

  229. Capítulo

  230. Antonio pede para Cristina o endereço de Luiza nos Estados Unidos. Carolina percebe que Atílio só quer sexo e fala que não quer se casar. Julieta e Nilo se casam. Ela está ansiosa para sua noite de núpcias, mas Nilo chega no quarto e diz que está passando mal. Carolina conta a Antonio que vendeu a fazenda para Atílio e pagou todas as dívidas.

  231. Capítulo

  232. Homero marca encontro com Antonio na casa de Laís. Marcelo conta que Luiza vai se casar com Camilo. Antonio fica muito triste. Ele conhece Edouard e sua filha Renée e fica admirado com o poder e dinheiro que eles têm. Renée paquera Antonio e se insinua para ele. Antonio chega a um restaurante e procura por Marcelo. De repente ele vê Luiza, que espera por ele.

  233. Capítulo

  234. Luiza fala para Antonio que veio passar uns dias no Brasil e depois vai voltar para Nova York, onde se casará com Camilo. Antonio pede para Luiza ficar com ele. Os dois se beijam e depois Antonio vai embora. Carolina pede para Antonio se casar com ela. Renée fala para Antonio que quer mais uma chance, pois ela está gamada nele.

  235. Capítulo

  236. Carolina tenta conter sua irritação com Renée e descarrega sua raiva em Antônio. Ele a carrega para o quarto aos beijos. Julieta tira seu vestido de noiva na frente de Nilo e pede um beijo. De repente, o rapaz se encolhe no meio da cama, assustado. Carmen sugere que Julieta vista Nilo de noiva. Renée encontra Antônio na rua e o convida para ir a lugar mais tranqüilo.

  237. Capítulo

  238. Homero é condenado. Edouard não gosta de saber que Renée está interessada em Antonio. Julieta vê seu vestido de noiva fora do armário. Nilo fala que almoçou em casa, fez uns ajustes no vestido dela e acabou dormindo. Carolina briga com Antônio quando percebe que ele está bêbado e com cheiro de perfume de mulher. Ele vai para a pensão.

  239. Capítulo

  240. Antonio visita Homero. Edouard fala sobre a construção de Brasília. Ele fala que está pensando em contratar Antônio para trabalhar em Goiás como pioneiro em um de seus projetos. Renée fica feliz. Antonio vai para a casa de Carolina e conta a novidade do emprego em Goiás. Carolina fala que ele está morando com ela só para ôpagarö uma dívida.

  241. Capítulo

  242. Renée desabafa com Luiza sobre sua paixão não correspondida. Luiza pergunta qual o nome dele e Renée responde que é Antonio Maciel. Luiza está sozinha e pede uma ligação para Nova York. Marcelo liga para ela e avisa que Antonio vai visitá-la. Antonio entra e os dois vão se acomodando. O telefone toca e Luiza sabe que é Camilo.

  243. Capítulo

  244. Antonio se aproxima de Luiza e começa a beijá-la. Eles fazem amor. Carolina espera por Antonio. Luiza pede para Camilo ir a São Paulo. Antonio fala para Carolina que ele decidiu ir para Goiás. Carolina pede para ele não deixá-la. Antonio fala para Edouard que está disposto a assumir a sucursal de Goiás na construção da nova capital.

  245. Capítulo

  246. Carolina conta para Renée que Luiza gosta de brincar com Antonio e com seu pretendente, o Camilo. Edouard fala para Marcelo que Antonio não tem condições de trabalhar na sucursal da nova capital. Zé bate em Tião e conta que Atílio mandou ele descobrir onde está o dinheiro. Tião não quer confessar que está com ele, mas, depois de apanhar, acaba falando que ele gastou o dinheiro.

  247. Capítulo

  248. Antonio agradece Renée por ela ter convencido seu pai a falar com ele mais uma vez. Depois de três horas de espera, Edouard fala que não poderá receber Antonio. O moço invade a sala de Edouard e começa a xingá-lo. Edouard analisa a reação de Antonio e diz que agora sabe que ele é o homem certo para trabalhar em Goiás.

  249. Capítulo

  250. Carolina pede para Antonio deixá-la ir para Goiás com ela. Antonio diz que não será bom nem para ela e nem para o Toninho. Renée chama Antonio para sair e ele acaba indo. Renée fala para Luiza e Marcelo que vai para Goiás com Antonio. Victor fala para Antonio tomar cuidado, pois ele tem um inimigo na Obradec que pode ameaçar a ida dele para Goiás.

  251. Capítulo

  252. Antonio não acredita no que Victor diz e vai para a casa de Edouard. Renée fica feliz ao ver que Antonio chegou sem Carolina. Antonio explica para Luiza que ele não está morando com Carolina, mas sim em um hotel. Luiza conta para Antonio que Fausta disse à ela que eles dois moram juntos. Ele fica pasmo ao saber da armação de Fausta.

  253. Capítulo

  254. Edouard entrega a Antonio as passagens para Goiás. Antonio vai para casa e conversa com Carolina. Os dois fazem amor. No dia seguinte Antonio e Celso embarcam no avião. É o começo da ascensão social de Antonio. Fausta conta para Carmen que Antonio nem se despediu dela. Celso e Antonio chegam em Goiânia. Renée vai até a casa de Luiza.

  255. Capítulo

  256. Renée pergunta para Luiza se ela vai se casar com Camilo ou ficar com Antonio. Edouard fala para Antonio que a lei para a construção de Brasília foi aprovada. Antonio separa uma briga entre dois trabalhadores. Marcelo lembra Luiza que faltam dois dias para o dia D dela com Camilo. Renée chega em Goiânia para encontrar Antonio.

  257. Capítulo

  258. Camilo manda para Luiza flores, uma passagem para Nova York e um colar de diamantes. Antonio fecha um negócio para ser comprador de madeira, explica para Celso seus planos e o convida para entrar no negócio com ele. Carolina e Luiza se encontram. Luiza diz a Marcelo que ela decidiu não se casar com Camilo.

  259. Capítulo

  260. Antonio compra muita madeira de Chicão. Agnaldo pede para Julieta convencer Nilo a não contar a ninguém o grave erro que ele cometeu no Hospital. Antonio vai a São Paulo para o aniversário de Toninho. Edouard pede para Antonio uma lista com todos os gastos de Brasília e pede que ele o encontre em sua casa.

  261. Capítulo

  262. Antonio toma coragem e fala para Carolina que vai ficar com Luiza. Homero indica a Antonio um gerente de banco em Goiás para ele pedir empréstimos. Ao chegar no acampamento, Antonio vê Celso numa briga com os trabalhadores. Celso explica que os funcionários estão sem receber, pois o dinheiro foi usado na compra da madeira.

  263. Capítulo

  264. Antonio propõe aos funcionários pagar um terço do salário deles no dia seguinte e deixar todo o depósito de madeira e pedra com eles até saldar sua dívida. Walter conta para Edouard que descobriu que Antonio desviou dinheiro da conta-bancária da Obradec em Goiás. Luiza pede para Tereza ajudá-la a fazer Marcelo parar de beber.

  265. Capítulo

  266. Edouard fala para Homero e Marcelo que não vai despedir Antonio só porque ele pegou dinheiro emprestado da empresa. Ele diz que Antonio é o melhor homem para o cargo, mas que dará uma lição nele. Chega 1957. Antonio compra terras em Goiás. Carolina fala para Antonio que não quer dormir com ele. Ela pergunta se ele gostaria de estar com Luiza.

  267. Capítulo

  268. Fred Schmidt fala que quer fechar um negócio com Antonio. O moço fala que está interessado, mas tudo tem que ser feito no sigilo. Luiza e Antonio jantam juntos e matam a saudade. Luiza fala para Antonio que quer se casar com ele. Edouard fala que Antonio terá que escolher entre ficar com a Obradec ou com seus negócios particulares.

  269. Capítulo

  270. Atílio fala para Carolina que, apesar de saber que ela ainda gosta de Antonio, quer se casar com ela. Edouard e Walter falam para Daniel que ele tem que entender como estão as coisas em Goiás, pois daqui a algum tempo, Antonio será demitido e ele tomará seu lugar. Daniel fala para Antonio que agora ele é o chefe. Antonio ameaça bater em Daniel.

  271. Capítulo

  272. Antonio escreve uma carta para Luiza. Renée leva Carolina para falar com Antonio pelo rádio. Antonio comemora que conseguiu crédito no banco de Goiás. Ele se despede de Fred e diz que precisa voltar para o sul. Ronaldo, o antigo mestre de obras, fala que ele se demitiu, pois não quer obedecer ordens de Daniel. Antonio dá um soco em Daniel.

  273. Capítulo

  274. Daniel fala para Antonio que não vai contar nada para Edouard, pois sabe que ele vai se casar com Renée e virar o patrão dele. Carolina confessa para Antonio que não quer nada com Atílio. Luiza se arruma para ir para Goiás. Ela pede para Renée avisar Antonio, mas, Renée não avisa. Luiza chega e vê Antonio e Carolina fazendo amor. Antonio vê Luiza e não sabe o que fazer.

  275. Capítulo

  276. Luiza some na escuridão. Antonio pega seu jipe para tentar localizá-la. Antonio vai na casa de Renée. Ele sabe que foi ela quem armou tudo. Renée fala para Antonio que ele pode ficar muito rico se ele se casar com ela. Antonio acha que Renée está brincando, mas percebe que ela fala sério.

  277. Capítulo

  278. Renée pede Antônio em casamento. Cléo comenta com Joana que Luiza deveria se casar com Camilo. Marcelo e Luiza vão para um bar para se despedir. Cristina chega e Marcelo diz que depende menos dela do que da bebida. Antonio liga para Luiza e Camilo atende. Antônio pede perdão e implora para que Luiza não se case com Camilo.

  279. Capítulo

  280. Antônio fica mais aliviado ao saber que Luiza vai para a Europa, e não para os EUA com Camilo. Renée entrega um envelope a Antônio e diz que dentro há uma grande revelação. Antônio lê a carta e fica perturbado. Julieta expulsa Agnaldo de casa, mas ele a beija na marra. Semanas depois, Antônio observa a evolução das obras. Celso pergunta sobre o conteúdo da carta. Antônio não conta.

  281. Capítulo

  282. Renée conta para Antonio que agora ela sabe que ele é um faustino. Victor conta para Fausta que logo Antonio terá duas perdas. Edouard avisa para Celso que o pai de Antonio morreu. Marcelo chega bêbado em casa e cai da escada. Antonio chega no cemitério. Carolina aparece. Ele a olha, surpreso, e se joga nos braços dela.

  283. Capítulo

  284. Cássio despede Marcelo da advocacia por causa da bebida. Antonio entrega para Carolina a calcinha que ela lhe deu há um tempo. Tereza tenta fazer amor com Marcelo mas ele implora por uma dose de bebida. Victor deixa escapar para Fausta que ele quer o dinheiro de Edouard. Passam-se três meses. Homero mostra a Antonio o convite de casamento de Luiza e Camilo.

  285. Capítulo

  286. Antonio fala para Homero que está se sentindo muito sozinho. Ele decide voltar para São Paulo para ficar com seu filho. Julieta beija Nilo e depois Agnaldo. Fausta paquera Edouard e os dois vão para a Obradec fazer amor. Passam-se seis meses. Luiza e Camilo chegam em São Paulo. Ela está grávida de seis meses. No restaurante, Antonio vê Luiza grávida e fica petrificado.

  287. Capítulo

  288. Luiza fica incomodada com a presença de Antonio. Ele a cumprimenta e lhe dá parabéns pelo bebê. Luiza confessa para sua avó que sofre muito ao ver Antonio. Antonio pede a mão de Carolina em casamento para Nestor. Chega o dia do casamento de Antonio e Carolina. Renée morre de inveja de Carolina.

  289. Capítulo

  290. Antonio reclama de solidão com Homero, lembra que seu pai desejava vê-lo casado com Carolina e decide voltar para São Paulo para ver o filho. Edouard pede a Victor que realize um ritual para conquistar um verdadeiro amor na vida. Victor começa o ritual, mas, é interrompido por Otávio, que chega à casa de Edouard. Fausta e Edouard se paqueram e acabam fazendo amor na Obradec.

  291. Capítulo

  292. Antonio fica ou mal ao ver Luiza, que também se incomoda com a presença de Antonio. Otávio reencontra Manuela. Antonio cumprimenta Luiza e lhe dá parabéns pelo bebê. O filho de Julieta nasce e recebe o nome de Nilo. Otávio e Manuela dançam e se beijam. Luiza confessa a sua avó que sofreu muito ao ver Antonio. Antonio chega em casa, abatido e Carolina percebe.

  293. Capítulo

  294. Passagem de tempo de 10 anos. Edouard desconfia que a medalha de Napoleão (Etoile) seja falsa. Carmen diz que vai lhe contar uma história fascinante e ele então verá que a Etoile é verdadeira. Otavio e Manuela decidem viver juntos, mesmo ela confessando estar assustada com o romance.

  295. Capítulo

  296. Cléo recebe uma carta de Luiza em que ela avisa que está cansada de viver em Atlanta e que voltará para o Brasil. Antonio chama Carolina para ir ao jantar, ela dispensa, o deixando irritado. Durante passeio em um parque, Antonio encontra alguns jovens hippies, entre estes, Tatiana, que o deixa encantado.

  297. Capítulo

  298. Tatiana acha que Antonio tem uma cara de nervoso e que parece estar cansado, procurando algo novo. Fausta conta para Carmen que ela deseja muito se casar com Edouard para se estabilizar na vida. Luiza diz a Marcelo que conversará com Antonio se ele ligar novamente. Antonio resolve ver Luiza, que está sozinha em seu novo apartamento.

  299. Capítulo

  300. Carolina liga para Homero, que não sabe de Antônio. Antonio pede para Marcelo marcar um novo encontro com Luiza. Marcelo diz a Luiza que Antonio quer encontrá-la, à noite, no escritório. Camilo encontra Luiza acordada na sala no meio da noite e pergunta o que ela tem.

  301. Capítulo

  302. Antonio explica para Carolina que está cansado da rotina e que quer conhecer coisas novas e não mulheres novas. Marcelo tenta fazer Luiza enxergar que ela não ama o Camilo e que não pode continuar presa ao casamento só por causa de sua filha. Fausta obriga Carmen e Bruna a fazer as pazes. Manuela convida todos para um final de semana na ilha de Otávio. Luiza toma coragem e diz para Camilo que o casamento deles está no fim.

  303. Capítulo

  304. Camilo tenta se reconciliar com Luiza. Carolina conta para Antonio que Maura e Celso terão outro filho e que ela também quer ter outro bebê. Victor avisa a Fausta que irá na casa de Edouard no dia seguinte, à meia-noite. Luiza avisa que vai para Guará pensar na vida, mas Camilo afirma que um filho poderá salvar o casamento. Antonio chega em casa de madrugada. Luiza pede o divórcio para Camilo.

  305. Capítulo

  306. Fausta recebe um bilhete de Victor que diz que ele está entre ela e seus amigos, nos pensamentos deles e nos medos. Com raiva, Edouard rasga o bilhete e diz que matará Victor. Homero incentiva Antonio e Carolina a conversarem sobre o casamento. Renée confessa a Carmen que o perigo da prostituição a atrai. Antonio visita Marcelo. Marcelo decide contar que Luiza está no quarto, que está péssima, pois pediu o divórcio para Camilo. Antonio diz que precisa muito ver Luiza.

  307. Capítulo

  308. Marcelo conta para Antônio que Caio, o amigo de Tatiana que foi preso, já foi localizado. Fausta avisa para Manuela que Victor quer vê-la. Cléo e Dóris chegam de Guará. Camilo sai com Dóris para explicar a ela sobre a separação. Luiza conta para sua mãe que se separou. Otávio briga com Manuela por receber Victor em sua casa. Luiza conta para Dóris que ela e Camilo decidiram que não podem mais continuar juntos.

  309. Capítulo

  310. Edouard descobre que a fortuna herdada por Fausta de seu falecido marido está bloqueada na Europa. Marcelo liberta Caio da prisão e o leva aos seus amigos hippies, no parque. Antonio diz a Homero que ele precisa tomar mais cuidado ao pregar o comunismo e falar mal do governo, pois há “espiões” por toda parte. Julieta cuida de seus sete filhos, com a ajuda de Nilo e Agnaldo. Marcelo marca encontro com Luiza e Antonio e os deixa sozinhos. Os dois se beijam.

  311. Capítulo

  312. Dadá e Olga chegam no velório de Mariazinha. Embriagado e chorando, Camilo vai à casa de Marcelo acusá-lo de ter influenciado Luiza contra ele. Marcelo deixa Camilo chorando no sofá sozinho. No dia seguinte Camilo e Luiza discutem. Camilo ameaça tirar Dóris da guarda de Luiza. Com muito medo de perder a filha, ela sai para desabafar com Marcelo, que lhe entrega um bilhete de Antonio. Em casa, Luiza começar a ler o bilhete quando Camilo entra com Dóris.

  313. Capítulo

  314. Camilo invade o quarto de Luiza e vasculha suas coisas. Os hippies João, Caio, Cláudia e Tatiana cuidam de Henrique que foi ferido. Antonio reafirma querer ficar com Luiza, mas que precisa ter certeza de que ela não voltará para Camilo. Renée e Bruna pedem para Edouard pagar Victor para que ele desfaça as sentenças.

  315. Capítulo

  316. Luiza vai para o escritório de Marcelo encontrar-se com Antonio. Henrique é operado no apartamento de Tereza. Eleni chega e se assusta ao ser recebida na porta por Tatiana. Carolina pergunta se Antonio tem se encontrado com Luiza. Ele diz que sim e ela o expulsa de casa. Antonio sente vontade de chorar; lhe dói o fato de magoar Carolina.

  317. Capítulo

  318. Eleni conversa com João e fala que o conhece de uma manifestação de estudantes. Homero aconselha Carolina a pensar em pedir o desquite, já que não há outra saída para seu casamento. Marcelo comenta com Homero que ele desconfia de suas intenções com Carolina, e por isso a incentiva a pedir a separação.Victor chega à casa de Otávio para uma reunião.

  319. Capítulo

  320. Tatiana e João se beijam na casa de Tereza.Victor escreve as sentenças em papéis e queima na sala de Otávio. Carolina avisa a Tony que ela conversará seriamente com o pai dele. Antonio concorda com o desquite e pergunta com o que ela pretende ficar na divisão de bens. Carolina chora por considerá-lo frio e o acusa pela separação.

  321. Capítulo

  322. Antonio pede para Homero convencer Carolina a ter um acordo amigável. João conversa com um homem que lhe mostra o cartaz da polícia com seu retrato e de Henrique, avisando que ambos devem fugir e se esconder no Rio de Janeiro. Antonio telefona para Carolina avisando que está a caminho para ver o filho.

  323. Capítulo

  324. Marcelo e Cássio discutem os direitos de Carolina e se acertam. Antonio leva sua mala para a casa de Marcelo, onde Luiza o espera com um beijo apaixonado. Caio aparece no meio de uma estrada, todo machucado e com a roupa rasgada. Antonio, Marcelo e Homero esperam por Carolina para assinar os papéis da separação.

  325. Capítulo

  326. Laís desabafa com Luiza. No dia seguinte Antonio procura um apartamento para comprar e liga para avisar Luiza, mas é Dóris quem atende ao telefone. Ela pergunta para a mãe quem é Antonio. Homero procura Carolina e se declara apaixonado e disposto a esperar o tempo que for preciso para que ela se recupere da separação. Edouard e Otávio comunicam a Fausta que irão pagar Victor pelas sentenças do Mefisto. Fausta e Carmem procuram por Victor na periferia.

  327. Capítulo

  328. Fausta e Carmem entram no barraco de Victor, onde ele se diz muito doente. Fausta pede ajuda de Edouard para levar Victor ao médico. Após Homero sair, Carolina briga com Toni por ele ter tratado mal Homero. Antonio e Carolina têm um encontro frio no saguão do fórum antes da audiência com o juiz. Homero apóia Carolina após sair do fórum, ela chega em casa abatida. Antonio quer que Luisa conheça seu filho Toni, mas ela insiste que ainda não é o momento certo.

  329. Capítulo

  330. Toni se encanta com os hippies. Luiza vai ao parque e observa Toni. Antonio fica feliz ao vê-la. Manuela avisa Otávio que Edouard está com pneumonia. Renée está muito preocupada com seu pai que arde em febre. Camilo critica Luiza a acusando de abandonar a filha. Luiza diz a Antônio que adorou conhecer Toni e ele responde que quer conhecer sua filha Dóris, mas ela evita o assunto. Tereza fica preocupada por a filha estar envolvidade no movimento revolucionário.

  331. Capítulo

  332. Tereza pede que Eleni se afaste do movimento revolucionário. Renée fica apavorada quando o pai avisa que precisa fazer seu testamento antes de morrer. Luiza leva sua filha Dóris para conhecer Antonio. Dóris conta a Camilo que conheceu um amigo de sua mãe, Antonio. Camilo fica furioso com Luiza e eles discutem. Homero visita Carolina. Carolina pergunta para seu filho porque ele não gosta de Homero.

  333. Capítulo

  334. Antonio pede que Marcelo ligue para Carolina e solicite que Toni passe esta primeira noite em seu novo apartamento. Marcelo tenta alertar Antonio que ainda não é o momento para pedir isso à Carolina. Antonio vai pessoalmente a casa de Carolina para negociar e fica surpreso ao encontrar Homero por lá. Nestor critica o radicalismo de Carolina que se irrita com o pai.

  335. Capítulo

  336. Fausta e Victor comemoram mais um golpe.Homero conversa com Nestor sobre as intenções dele com Carolina, que fica incomodado com a atitude do jornalista. Enquanto Homero janta na casa de Carolina, Laís liga avisando que está tomando vários remédios para dormir. Homero fica desesperado.

  337. Capítulo

  338. Homero encontra Laís desmaiada após tomar vários calmantes. Carolina comenta que precisa conversar com Antonio sobre aumento da pensão. Cleo diz a Luiza que Antonio não terá condições de manter o padrão de vida de Dóris. Carolina e Antonio se encontram no fórum para a última audiência.

  339. Capítulo

  340. Antonio leva Toni para conhecer Luiza, mas ela fica decepcionada pois acha que Toni não gostou dela. Antonio diz que com o tempo o filho aceitará o namoro. Homero beija Carolina. Na comunidade hippie, Caio e Tatiana saem para procurar uma casa abandonada para morarem. Luiza diz que se casará com Antonio. Camilo fala que levará Dóris com ele para Atlanta.

  341. Capítulo

  342. Homero joga futebol de botão com Toni e Carolina observa com alegria o entrosamento entre eles. Caio mostra para Tatiana a casa que eles irão invadir para morar. Dóris pergunta para Luiza se é verdade que Antonio bateu em seu pai e no tio. Antonio vai à casa de Carolina para pegar Toni e ela não o deixa ver o filho.

  343. Capítulo

  344. Toni chega feliz ao ver seu pai. Carolina diz que talvez se case com Homero. Toni diz que se ela pode se casar o pai dele também pode. Homero conversa com Nestor e pede autorização dele para se casar com Carolina. Dóris não quer ir para escola e fica deitada em seu quarto. Camilo chega para ver a filha e Luiza não gosta da presença dele.

  345. Capítulo

  346. Clima tenso entre Luiza e Camilo. Camilo ameaça levar Dóris para os Estados Unidos. Camilo chega e pega sua arma que está na sala e esconde em seu casaco. Luiza e Camilo discutem novamente e ele mostra sua arma. Os hippies invadiram a casa abandonada e vasculham os vários ambientes da casa. Antonio tenta ligar para Luiza.

  347. Capítulo

  348. Antonio fica angustiado por não conseguir falar com Luiza. Homero conta que irá para Brasília. Irineu leva policiais na casa abandonada porque disse que alguns jovens a invadiram. Henrique diz que topa ir para guerrilha com Eleni e João. Eles seguem para um campo de treinamento. Girard recebe cartão postal de Fausta. Camilo pede uma segunda chance à Luiza.

  349. Capítulo

  350. Otávio está caído no chão sem reação. Ele é levado ao hospital e o médico diz que ele pode estar com um tumor maligno. Cléo comenta que Dóris não quer acordar e Luiza se preocupa. Dóris sorri ao ver o pai e os médicos ficam atentos. Camilo convida Luiza para jantar, ela recusa e diz que pensará no assunto. Cléo acha que ela precisa ir e se tornar amiga de Camilo.

  351. Capítulo

  352. Camilo convida a filha para ficar em seu apartamento e Dóris aceita. Cléo não encontra Dóris no quarto e liga para Luiza. Camilo diz que Dóris está ótima e que ela foi para escola. Antonio leva seu filho Toni ao parque e eles jogam futebol. Tatiana aparece e os três andam pelo parque conversando. Tatiana conta para Antonio que está grávida.

  353. Capítulo

  354. João se encontra com Eleni na rua, eles fingem que namoram para ninguém notar. Ele conta que está com o dinheiro e que a mala está na casa de Renée. O médico diz que o caso de Otávio é gravíssimo. Carolina e Nestor ficam preocupados pois Toni não chegou da escola. Toni caminha perto da casa abandonada onde vivem os hippies e procura Tatiana.

  355. Capítulo

  356. Antonio chega na casa abandonada. Toni pede para ficar com os hippies, mas Antonio não deixa. Carolina fica chocada quando entra no quarto do filho e o vê vestido de hippie. Camilo leva Dóris na casa de Luiza para ver a mãe, Luiza conversa com a filha e pede que ela fique em casa. Tereza pede que Eleni se afaste do movimento contra ditadura, pois as coisas irão piorar.

  357. Capítulo

  358. Atílio vai à casa de Laís para conversar com ela e Lívia fica enciumada. Marcelo fica preocupado ao perceber que Renée está apaixonada por João. Renée visita Otávio e desabafa com Manuela. João abre o jogo com Eleni. Luiza chega em seu apartamento e vê Camilo. Ele tenta convencê-la que Dóris ficará melhor morando junto com os dois. E tenta agarrá-la a força.

  359. Capítulo

  360. Camilo sai abatido da casa de Luiza. Manuela acorda no hospital e não vê Otávio no quarto. Ele conta para ela que esteve no bar bebendo e eles se beijam. Luiza fica na esperança que Camilo traga Dóris. Toni diz que está apaixonado por Tatiana e que quando crescer irá namorar com ela. Homero diz a Marcelo que a lista das pessoas que serão cassadas já saiu.

  361. Capítulo

  362. Renée diz a João que está pronta para se juntar ao grupo guerrilheiro. João leva Renée para a casa aparelho e seus companheiros a prendem. Homero diz a Carolina que ele poderá ser cassado e, por isso, eles não poderão casar-se por enquanto.

  363. Capítulo

  364. Os guerrilheiros amordaçam e amarram Renée que está desesperada. O dirigente Valdir liga para casa de Edouard e pede dois milhões de dólares em troca de Renée. Henrique é capturado a caminho da Argentina pelo Dops. Homero conta a Edouard sobre João e diz que ele pode estar por trás do sequestro.

  365. Capítulo

  366. Renée arrasada diz que João a traiu ao levá-la para o cativeiro. Valdir liga novamente para Edouard e marca um local para que o dinheiro seja entregue. Eleni conta aos companheiros que o Dops já está sabendo do sequestro de Renée. Os guerrilheiros decidem soltar Renée, mas ela quer ficar. Dóris chama a mãe para ir junto com ela e o pai para Disney.

  367. Capítulo

  368. Henrique é morto pelos policiais do Dops de tanto apanhar. O chefe de polícia diz a Cintia que Henrique morreu do coração. Marcelo é obrigado pela polícia a reconhecer João por uma foto. Renée liga para seu pai, pede dinheiro e manda ele trazer o carro dela. Edouard encontra a filha e não consegue convencê-la a desistir de fugir com João.

  369. Capítulo

  370. João e Renée chegam ao campo de treinamento mas não encontram ninguem. Luiza e Antônio brigam porque ela decidiu ir para os Estados Unidos com Camilo e a filha. João e Renée vêem o Chefe de polícia executando Onofre, companheiro de João. Renée e João fogem.

  371. Capítulo

  372. Marcelo diz a Antonio que Luiza fará qualquer coisa para não se separar da filha. Luiza vai procurar por Camilo e Doris e descobre que os dois já viajaram. Atílio comunica a Marcelo que ele terá que comparecer ao Dops. Tatiana conta para a mãe que está grávida. Vavá pede Marta em casamento.

  373. Capítulo

  374. Antônio acorda e encontra um bilhete de despedida que Luiza lhe deixou. João e Reneé são cercados pela polícia no estacionamento. Reneé atira em um dos guardas e eles conseguem fugir. Homero fica arrasado ao ouvir seu nome na lista dos deputados cassados. Termina 1968 e todos comemoram o ano novo.

  375. Capítulo

  376. Edouard pede ajuda a Antônio para encontrar Reneé. Cintia implora que Tereza recupere seu bebê. Tereza negocia com o policial Zé, que pede 20 mil para devolver a criança. Valdir determina que Reneé será a responsável pela compras das armas. Antônio não consegue convencer Reneé a largar a luta armada e voltar para casa.

  377. Capítulo

  378. Joana diz que Cleo deveria ir apoiar e ficar com Luiza lá nos Estados Unidos. Luiza liga para Antônio e diz que sente falta dele. Tereza tenta negociar mais uma vez com o policial Zé, que se irrita e manda que ela saia. Tereza peda ajuda a Homero e Lívia para salvar o bebê de Cíntia.

  379. Capítulo

  380. Otávio contrata Antônio, mas mente para Manuela negando que o tenha contratado. Tereza leva o bebê para Cíntia ver. Tereza pede para que Laís fique com a criança até que a mãe de Cíntia seja encontrada. O delegado Flores cerca o “aparelho” e há tiroteio entre os guerrilheiros e os tiras. Valdir é ferido. Reneé vai ao apartamento de Antônio e conta sobre o tiroteio.

  381. Capítulo

  382. Manuela e Antônio viajam de avião para a fazenda. Dr. Cássio orienta Marcelo sobre como deve depor no Dops. Otávio entrega um pacote de veneno para Manuela e pede para ela envenené-lo quando achar que chegou o momento de morrer. João e Reneé se reencontram. Tereza encontra a avó do bebê, mas Laís pede para ficar com a criança mais um dia. Laís decide fugir com o bebê de Cíntia.

  383. Capítulo

  384. Tereza, Homero e Antônio procuram por Laís. Otávio revela que quer viver apenas mais dois dias. Reneé avisa João que a reunião com os copanheiros será realizada na casa de Antônio. Otávio pede que Manuela o envenene, mas ela se recusa. A mãe de Tatiana exige saber quem é o pai da criança que elea está esperando. Edouard dá dinheiro para que Reneé e João fujam do país.

  385. Capítulo

  386. Otávio implora para Manuela deixá-lo morrer. Marcelo vai para Nova York. Atílio rastreia a conta de Laís para descobrir o paradeiro dela e do bebê. Coronel Flores ameaça Edouard para saber informações sobre Renée. Manuela decide ajudar Otávio a morrer, ela guarda as ampolas e sai do quarto sem olhá-lo.

  387. Capítulo

  388. O médico chega e comunica que Otávio faleceu. Manuela entra no quarto e conversa com o marido morto. Maura sente as dores do parto. Fausta tenta convencer Antonio a se casar com Manuela e ser o dono das empresas Gama. Luisa diz a Antonio que deu entrada no divórcio. Manuela entrega uma carta de Otávio para Antônio.

  389. Capítulo

  390. Antonio entrega a carta para Manuela, que lê e se emociona. Manuela concorda que os amigos dancem, pois Otávio gostaria que estivesse felizes. Bruna não gosta de ver Fausta dando em cima de Edouard. Carolina vai para um hotel com Atílio.

  391. Capítulo

  392. Manuela está abatida e não responde ao chamado de Ester, a secretária. Enfermeiro pede que Ester chame o médico, enfermeiro desesperado diz que Otávio está morrendo. Manuela continua fria sem morrer. Médico chega, olha para Manuela e entende pelo olhar o que aconteceu. Médico constata que Otavio está morto, médico volta para sala e fala olha para Manuela e ela entende que Otávio faleceu e fica muda. Manuela vai ao quarto e fala com Otávio que está morto.Maura acorda Carolina e diz que está sentindo as dores do parto. Celso e Carolina levam Maura para o Hospital. Enfermeira entrega para Maura seu bebê que é uma menina. Todos ficam em volta numa emoção geral. Fausta avisa Edouard da morte de Otávio e ele se emociona. Manuela recebe amigos que chegam para cumprimentá-la, inclusive Antonio. Antonio e Fausta retornam do enterro de Otávio. Fausta tenta convencer Antonio a se casar com Manuela e ser o dono da empresa Gama. Antonio acha graça, mas diz que não casará com Manuela. Antonio visita o bebê de Maura e Celso. Antonio convida Celso para ajudá-lo a tomar conta da empresa Gama, Celso diz que pensará na proposta. Carolina conversa com Antonio e diz que será amiga dele e que ele poderá contar com ela em tudo. Antonio retorna para seu apartamento e se surpreende ao ver a Luiza. Luiza e Antonio se amam, ela desabafa sobre sua vida nos Estados Unidos, diz que não agüenta olhar para Camilo. Conta que ele está fazendo a cabeça de Doris e que ela deu entrada no divorcio. No dia seguinte, Antonio diz que precisa ir para fazenda Babilônia e chama Luiza para ir acompanhá-lo. Ela fala que precisa retornar para Atlanta. Manuela, Edouard, Fausta, Bruna e Carmem estão na fazenda Babilônia acompanhando Manuela. Eles conversam sobre as sentenças do bruxo. E Manuela diz que deixou Otávio partir e Edouard quer saber onde está Victor. Atílio está reunido com Cleonice e Joana quando Luiza chega, ele fala que não vai mais sustentar a família e só dará pensão para a avó Joana, pois os negócios da fazenda estão indo mal. Antonio chega na fazenda, Manuela vem recebê-lo. Ele cumprimenta todos os amigos que estão lá. A sós Manuela e Antonio, ela entrega uma carta que Otávio havia escrito antes de falecer. Mas ela fala que não leu, Antonio lê. Na carta está escrito para Antonio ser o sucessor de Otávio, Otávio pede que ele tome conta de todos os negócios e que faça a fazenda crescer mais. E que cuide de seu grande amor que é Manuela.

  393. Capítulo

  394. Antonio entrega a carta de Otávio para Manuela ler, ela se emociona. Antonio se acomoda num quarto e fica com a carta nas mãos. No dia seguinte, Antonio fala que precisa retornar para São Paulo para trabalhar e todos pedem que ele fique mais. Todos na piscina, Bruna não gosta de ver Fausta próxima a Edouard. Carolina numa conversa com seu pai Nestor, sugere que ele passe uns dias na fazenda das águas para matar a saudade. Ela fala que pedirá para Atílio deixá-lo visitar. Carolina procura por Atílio e pede para que seu pai possa visitar a fazenda das Águas. Atílio convida Carolina para jantar, Lívia percebe o olhar de Atílio para Carolina e sai. Cleo está desesperada porque não tem mais dinheiro para se sustentar e nem para pagar o advogado de Luiza. Ela decide vender a casa, mas Joana tenta convencê-la a não fazer isso. Carolina conversa com Maura e fala que está em duvida se vai ou não ao jantar com Atílio. Alguém liga para Tereza e diz que sua filha Eleni quer vê-la antes de viajar. Jogam por baixo da porta o local para Tereza se encontrar com Eleni. Manuela fala para seus amigos que eles podem dançar pois Otávio gostaria de vê-los felizes. Manuela dança com Antonio.Bruna não gosta de ver Fausta em cima de Girard e sai da sala. Carolina vai ao jantar com Atílio e eles conversam. Ele tenta seduzi-la. Ela está bebendo champanhe e ele tenta convencê-la de ir a um local tranqüilo. Ela aceita. Eles vão para um hotel, Atílio envolve Carolina e ela se deixa envolver. Eles transam. Antonio se despede de Manuela, ela fala que está gostando dos projetos que ele criou. Ele volta para São Paulo. No dia seguinte, Carolina conta para Maura que passou a noite com Atílio. Maura curiosa faz várias perguntas. Nestor nervoso, pergunta para Carolina onde ela passou a noite. Ela fala que saiu com umas amigas. Atílio chega em sua casa e discute com Lívia, pois ela quer saber com quem ele passou a noite. E brigam por causa da Carolina. Tereza entra no bar, local para se encontrar com sua filha. O tempo passa e nem sinal de Eleni. Tereza aflita pergunta para dona do bar se ela conhece Eleni. Atílio fala para Cleonice que não tem como sustentá-la por causa da queda dos negócios. Carolina fica surpresa ao encontrar com Atílio em sua sala. Logo em seguida Antonio chega e eles se cumprimentam.

  395. Capítulo

  396. Atílio e Antonio se confrontam. Atílio fala que o filho de Antonio está bonito. Nestor diz que Atílio veio oferecer para ele passar uns dias na fazenda das águas. Antonio diz para Atílio que quando ele for vender a fazenda das águas para avisá-lo, Atílio ri. Antonio vai embora enciumado por Atílio estar ali. Logo depois Atílio também vai embora, Nestor diz para Carolina que não irá visitar a fazenda pois sentiu que Antonio não gostou da presença de Atílio. Tereza nervosa, continua esperando por Eleni que não aparece. Um homem entra e olha para Tereza. Tereza decide ir embora, e esse cara que é um tira a segue sem que ela perceba. Maura aconselha Carolina a arriscar ficar com Atílio. Fausta percebe que Bruna não pára de olhá-la e pergunta para Edouard o que há com ela. Tereza nervosa diz para Homero que Eleni sumiu. Homero tenta consolá-la. Homero, Celso e Antonio conversam e bebem juntos. Antonio fala de Atílio e diz para Homero que gostaria que fosse Homero que cuidasse de seu filho e que faria gosto de vê-lo com Carolina. Antonio diz que dará um jeito de conseguir trabalho para Homero. Antonio diz que tentou falar com Atílio que compraria as fazendas dele. Antonio procura por Tereza e oferece ajuda em relação a Eleni. Cleo assina a venda da casa, com muita tristeza. Joana está a seu lado. Um dos hippies avisa aos outros que o bebê de Tatiana está nascendo. Todos chegam na casa de Tatiana, ela sofre com dor. Caio quer levá-la ao hospital, mas ela quer ficar e ter o bebê ali. Ele corre para pedir ajuda à Marcelo para conseguir um médico para o parto. Com muita dor Tatiana dá a luz a uma menina. Caio e Vavá entram para ver a criança. Mãe de Tatiana aparece e fica bronqueada por Tatiana estar com a bebê na casa de não é adequada para os cuidados de uma criança. Elas discutem. Homero chega na empresa Gama e é recebido por Antonio. Antonio dá emprego para Homero e eles se abraçam com muita emoção. Joana, Cleo e Dada estão no morando no apartamento de Luiza. Cleo ansiosa espera por telefone de Luiza para saber da sentença do juiz. Marcelo e Antonio esperam ligação de Luiza e advogado para saber a sentença. Cleo atende telefonema de Luiza e pergunta o qual foi a sentença.

  397. Capítulo

  398. Luiza avisa a Cleo e Joana que Camilo ganhou a guarda de Dóris. Edouard pede a mão de Fausta em casamento e lhe entrega um anel. Luiza fica enciumada quando a secretária avisa Antonio que ele terá que jantar com Manuela. Lívia chega na casa de Tereza e avisa que encontraram o corpo de uma moça chamada Silvana.

  399. Capítulo

  400. Luiza e Antonio estão juntos e ele recebe a notícia que Eleni pode estar morta. Lívia procura por Tereza e comunica que o corpo que encontraram não é o de Eleni e que ninguém sabe sobre o paradeiro de sua filha. O Chefe de Policia vai à casa de Tereza e a interroga para saber onde está Eleni. Lívia vai à casa de Girard e diz para todos que estão presentes que Fausta deu um golpe de um milhão em Atílio anos atrás.

  401. Capítulo

  402. Edouard pede que Fausta se vá. Luiza conta a Antonio que Dóris quebrou o pé e que precisa passar uns dias com a filha em Atlanta. Lívia diz a Atílio que não agüenta mais a vida de amante e que quer se casar com ele. Passagem de tempo (dois anos). Ano 1970, Marcelo vai à Fazenda Babilônia avisar Antonio que após dois anos Luiza decidiu voltar. Luiza chega de viagem. Alguns tiras a paisana seguem Tereza que está com os panfletos. Eles a pegam e levam para o Dops. O Chefe de Policia tortura Tereza para que ela revele onde está Eleni.

  403. Capítulo

  404. Marcelo pede que Atílio procure o Coronel para que libertem Teresa. Atílio diz que nada pode fazer. Manuela diz que falará com o Ministro para pedir ajuda. O Ministro diz que tentará fazer de tudo para soltar Tereza. No dia seguinte Homero e Marcelo trazem Tereza, amparando-a, pois está muito fragilizada. Antonio e Luiza se encontram, porém o encontro é um desastre. Tereza faz contato com o militante Carlos.

  405. Capítulo

  406. Tereza encontra-se com Carlos que lhe revela desconfiar que Eleni está envolvida numa guerrilha no Araguaia. Tereza faz um jantar especial para ela e Marcelo. Eles fazem amor, Marcelo dorme, Tereza deixa um bilhete de despedidas para ele. Tereza vai até o Araguaia procurar a filha. Ao encontrá-la, Eleni é fria e diz que ali não é local para ela estar. Tereza fica sentida.

  407. Capítulo

  408. Marcelo pede que Atílio procure o Coronel para que libertem Teresa. O Ministro pede que diz que tentará fazer de tudo para soltar Tereza. No dia seguinte Homero e Marcelo trazem Tereza, amparando-a, pois está muito fragilizada. Manuela avisa Antonio que comprou duas passagens para Buenos Aires e o convida para viajar. Antonio aceita. Tereza e Antonio fazem amor.

  409. Capítulo

  410. Tatiana procura por Marcelo que lhe revela que seu grande amor voltou. Tereza descobre que Eleni está envolvida na guerrilha do Araguaia. Ela avisa que irá atrás da filha e Carlos promete fazer contato com o chefe guerrilheiro para pedir permissão. Tereza deixa um bilhete de despedida para Marcelo e parte para o araguaia para encontrar a filha.

  411. Capítulo

  412. Os guerrilheiros fogem pelo rio e pela mata fechada, chegam a um outro acampamento. Eleni chora nos braços da mãe, arrasada por ter matado um soldado. Paulo é atingido, Eleni volta para socorrê-lo e é alvejada. Tereza vai ao encontro da filha e Eleni morre em seus braços. Edouard e Bruna discutem porque ela quer suas ações na empresa. Marcelo e Tereza partem para o exílio. Ela jura que voltará ao Brasil.

  413. Capítulo

  414. Bruna quer discutir sua participação na Obradec, Edouard promete aumentar seu salário dela, mas ela rejeita o aumento. Os hippies deixam a casa abandonada que será demolida. Cada um segue seu rumo e grupo se desfaz. (1975) Toni entra na faculdade e recebe trote dos veteranos e volta para casa todo sujo. Manuela conta para Antonio que o filho de Otávio chegou ao Brasil e quer vê-la.

  415. Capítulo

  416. Gustavo propõe a Manuela, para que o Grupo Gama invista na extração de diamantes no Brasil. Edouard revela que quer ficar com Renée na França por uns tempos e só retornar ao Brasil ocasionalmente. Ele propõe que Manuela e Antonio cuidem dos negócios da Obradec.

  417. Capítulo

  418. Gustavo propõe a Manuela, para que o Grupo Gama invista na extração de diamantes no Brasil. Bruna se reúne com Edouard para que seu nome seja colocado no testamento. Edouard propõe que Manuela e Antonio cuidem dos negócios da Obardec. Fausta tenta seduzir Antonio fazendo strip tease. Eles fazem amor pela primeira vez.

  419. Capítulo

  420. Bruna diz que Edouard destruiu sua vida quando ela tinha 15 anos. Edouard pede perdão. Atílio diz que precisa de 500 mil para voltar a se restabelecer. Atílio diz que Camilo irá emprestar o dinheiro e comenta que em um ano sua vida estará normalizada.

  421. Capítulo

  422. Antonio conta para Manuela que irá para Guará conversar com Atílio e propor uma quantia para a compra da fazenda das Águas. Antonio e Luiza se entregam ao amor. Dr. Cássio afirma que acusará Girard de abuso sexual. Edouard começa a fazer um discurso quando Bruna aparece, saca a arma e atira. Todos desesperados, Bruna tenta fugir, mas alguém a segura.

  423. Capítulo

  424. Girard leva um tiro no ombro e é levado para um hospital. Bruna é levada para delegacia pelos policiais. Bruna conta a um repórter que Girard abusava dela sexualmente e que tinha um caixa dois na Obradec. Cleo tenta impedir que Luiza vá ver Antonio.

  425. Capítulo

  426. Marcelo diz a Antonio que Luiza deve estar tentando se entender com a filha e por isso não pôde ir ao encontro com ele. Marcelo diz a Antonio que o romance dele com Luiza pode prejudicá-lo em sua carreira, já que Manuela se apaixonou por ele. Antonio chega em casa e discute com Manuela, que diz que ele não a ama. Luiza chega em São Paulo e liga para Antonio. Manuela ouve a conversa dele no telefone e diz que ele pode ir e amanhã eles conversam em uma reunião com os diretores do Grupo Gama. Antonio e Luiza se encontram e matam as saudades. Luiza diz que deu a vida dela pela Dóris e agora é a vez de ela viver a sua maior vontade : ficar com ele. Eles fazem planos para realizar o tão sonhado casamento. Camilo fica possesso ao saber que Luiza foi a São Paulo. Na reunião do GG, todos chegam a conclusão de que é melhor não unir as empresas Gama com a Obradec, menos Gustavo, que quase briga com Antonio, dizendo que ele tomou seu lugar nas empresas. Antonio conversa com Marcelo e Homero e tem uma idéia para se erguer ainda mais na vida, para ter um negócio só dele. Homero diz ao amigo que ele já arriscou tudo uma vez (com o algodão) e se deu mal. Antonio fala que hoje ele é mais experiente e sabe o que está fazendo. Ele pede para Homero juntar todos os acionistas da Obradec para falar com ele. Antonio comunica Manuela que está querendo deixar a empresa, mas, ela fica sem entender e diz que não aceita a demissão dele, ela lhe dá uma semana para pensar melhor. Luiza conversa com Camilo e diz que chegou a hora de Dóris saber a verdade, que todos esses anos eles mantiveram um casamento falso, só para agradar a filha, mas, agora que ela cresceu e pode compreender as coisas como elas são, Luiza vai viver com Antonio, o homem que ela ama de verdade. Camilo não aceita e diz que Luiza nunca mais verá sua filha. Luiza conversa com Dóris e diz que quando ela quiser vê-la, é só telefonar. Dóris sofre com a decisão da mãe, mas, não demonstra qual opinião tem sobre o assunto e que decisão irá tomar, apenas fica deitada na cama, pensativa. Atílio liga para Antonio e diz que vai lhe vender a fazenda das Águas, já que Camilo foi para os EUA e não lhe emprestou o dinheiro que precisava. Antonio e Luiza vão para Guará, eles tomam café no bar do Dias, que agora é de Salvador, como lhes foi informado, entram no cinema e relembram os velhos tempos. Atílio assina o contrato da venda da fazenda das Águas para Antonio. Dóris aparece e diz para Luiza que resolveu ficar em Guará para o aniversário de sua avó. Luiza tem esperanças de se reconciliar com a filha agora.

  427. Capítulo

  428. penúltimo capítulo: não divulgado

  429. Capítulo

  430. último capítulo: não divulgado

Confira o resumo do último capítulo da novela Cidadão Brasileiro

Antonio Maciel (Gabriel Braga Nunes): sai das empresas Gama e compra todas as ações da Obradec (antiga empresa de Edouard Girard), se tornando o dono dela. Ele consegue levantar a empresa que estava totalmente falida e fica muito rico. Compra de Atílio a Fazenda das Águas e a Fazenda do Casarão, além de abrir uma empresa chamada Maciel Empreendimentos e Obras S.A. Dá a Fazenda das Águas para seu filho Tony e fica com Luiza morando no Casarão, em Guará. No último capítulo aparece com 80 anos.

Luiza Salles Jordão (Paloma Duarte) : Consegue ficar pelo resto de sua vida com seu amado Antonio e perto de sua filha, Dóris, que estuda em São Paulo e fica mais perto da mãe do que do pai, Camilo, que mora nos EUA. Aparece no último capítulo com 70 anos.

Carolina Castanho (Carla Regina) : Voltou a morar na Fazenda das Águas e acaba sozinha.

Homero Lopes (Tuca Andrada): Volta para o mundo da política e se candidata deputado em Brasília. No último capítulo aparece com 80 anos em uma cadeira de rodas.

Fausta (Lucélia Santos): Fica sozinha sem dinheiro e companhias. Ela é a pessoa cuja sentença de Victor era “vai ficar solitária”.

Atílio Salles Jordão (Floriano Peixoto): Leva um “tombo” com a plantação de café e acaba vendendo o Casarão para Antonio. Fica morando em São Paulo e para sua surpresa, sua ex-mulher, Laís (Fernanda Muniz), volta para morar com ele e traz também um filho adotivo.

Bruna Mantovani (Karina Bacchi): Ela revela que seu envolvimento com Edouard era mais do que amizade. Quando ela tinha 15 anos foi explorada por ele e não a deixou se envolver com mais nenhum homem. Edouard pede perdão, mas ela não aceita. Quer ficar com toda a Obradec para ela. Ela ameaça processar Edouard por abuso sexual caso ele não deixe ela ter o que quer. Edouard decide viajar e propõe deixar o controle das empresas em nome de Manuela e Antonio. Na despedida de Edouard, Bruna aparece e atira nele, com raiva, por tudo que ele fez. Ela acaba sendo presa e conta para a imprensa tudo que Edouard fez com ela e que na Obradec havia caixa dois. Edouard não morre, já que o tiro pega no ombro.

Tereza (Luiza Tomé): Se envolve na militância, mas não para saber notícias de sua filha, e sim para fazer justiça. Ela vai para a guerra na Angola lutando pelo Movimento Popular de Libertação da Angola e morre. Manda uma gravação para Marcelo dizendo que sempre vai amá-lo, mas o lugar dela é na luta pelo povo, assim como sua filha fez.

Marcelo Salles Jordão (Bruno Ferrari): Segue sua carreira de advogado e vive com Tatiana (Fernanda Nobre). Ela não o fez esquecer Tereza, mas o fez perceber que ele e o grande amor de sua vida viviam em mundos muito diferentes. Sofre muito quando sabe que ela morre, mas aceita ao saber que estava fazendo o que gostava.

Joana Salles Jordão (Cleyde Yáconis): Faz 100 anos e ganha uma super festa em que todos são convidados. Nestor (Gracindo Jr) a pede em casamento na festa. Ela e Nestor morrem dois anos depois.

Elenco / Personagens

Confira o perfil de alguns personagens da novela Cidadão Brasileiro

Antônio Maciel (Gabriel Braga Nunes) – Empreendedor aventureiro que chega a Guará

Fausta (Lucélia Santos) -Golpista que rouba Antônio, mas mais tarde casa-se com ele

Luíza (Paloma Duarte) – Rica e egocêntrica, ama Antônio mas o abandona

Atílio (Floriano Peixoto) – Chefe político de Guará ligado à oligarquia paulista

Camilo (Taumaturgo Ferreira) – Executivo, casa-se com Luíza (Paloma Duarte)

Carolina (Carla Regina) – Moça decidida e liberal, apaixona-se por Antônio Maciel

Homero (Tuca Andrada) – Jornalista liberal de Guará, melhor amigo de Antônio

Tereza (Luiza Thomé) – Professora desquitada em Guará, apaixona-se por Marcelo

Celso (Leonardo Brício) – Preso por agressão, tem violentas crises depressivas

Joana (Cleide Yáconis) – Matriarca da família Salles Jordão, fundadora de Guará

Júlio (Cecil Thiré) – dono da Fazenda do Casarão e pai de Luíza, Atílio e Marcelo

Zezé (Suzana Alves) – Estudante de Guará, descobre que a amiga é amante do pai

Marcelo (Bruno Ferrari) – Estudante, irmão de Luíza, apaizona-se por Tereza

Nestor (Gracindo Junior) -Fazendeiro em crise, viúvo, pai de três filhos

Emílio (Rubens Caribé) – Rapaz pacato, morre na 1ª fase em um acidente no rio

Maura (Mônica Carvalho) – Viúva de Emílio, apaixona-se por Celso

Gasosa (André Valli) – Órfão criado por caridade, office-boy da prefeitura

Mariazinha (Etty Fraser) – Fofoqueira que mantém um armarinho com a irmã

Alfredo (Benvindo Siqueira) – dono do bar Senadinho e banqueiro do jogo do bicho

Elenco
Gabriel Braga Nunes – Antônio
Paloma Duarte – Luíza
Lucélia Santos – Fausta
Taumaturgo Ferreira – Camilo
Carla Regina – Carolina
Luiza Tomé – Tereza
Maytê Piragibe – Eleni
Bruno Ferrari – Marcello
Tuca Andrada – Homero
José Dumont – Benvindo
Bemvindo Sequeira – Alfredo
André Valli – Gasosa
Gabriel Gracindo – Caio
Leonardo Brício – Celso
Mônica Carvalho – Maura
Xando Graça – Toc Toc
Kito Junqueira – Laércio Rocha
Léa Garcia – Dadá
Rubens Caribé – Emílio Castanho
Ivan de Almeida – Tião
Luiza Curvo – Lívia Pereira
Suzana Alves – Zezé Pereira
Milhem Cortaz – Américo Pereira
Fernanda Muniz – Laís Sales Jordão
Camila Guebur – Cristina
Thiago Chagas – Nilo Ramos
Vanessa Goulart – Julieta Ramos Dias
Karina Bacchi – Bruna Mantovani
Danni Carlos – Renée Girard
Gilbert Stein – Edouard Girard
Mário César Camargo – Walter
Gustavo Rodrigues – Daniel
Jayme Periard – Victor Temisoft
Petrônio Gontijo – Gustavo
Blota Filho – Dr. Cássio
Valter Santos – Delegado Décio Leão

Trilha Sonora Nacional e Internacional

1. “Ponteio” – Edu Lobo e Zizi Possi
2. “A Vida do Viajante” – Chico Buarque e Dominguinhos
3. “Love Me Tender” – Paulo Ricardo
4. “Besame Mucho” – Leila Pinheiro
5. “Você Não Me Ensinou a Te Esquecer” – Altemar Dutra Júnior
6. “Noites Cariocas” – A Cor do Som
7. “Only You” – Luciana Mello
8. “Jailhouse Rock” – Jerry Adriani
9. “Chitãozinho e Xororó” – Jair Rodrigues
10. “Sertaneja” – Renato Teixeira
11. “Nada Além” – Beth Carvalho
12. “Pedacinhos do Céu” – César Camargo Mariano
13. “Tutti-Frutti” – Léo Jaime
14. “Luna Rossa” – Mafalda Minnozzi
15. “Sorri (Smile)”” – J. Neto

0 Comentário para: “Cidadão Brasileiro Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *