Champagne Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Champagne desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Champagne e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Champagne

◘ Período de exibição: 24/10/1983 – 04/05/1984
◘ Horário: 20h
◘ Nº de capítulos: 167
◘ Autoria: Cassiano Gabus Mendes
◘ Colaboração: Luciano Ramos
◘ Direção: Wolf Maya e Mário Márcio Bandarra
◘ Direção-geral: Paulo Ubiratan
◘ Supervisão: Paulo Ubiratan

A história começa no ano de 1970, durante uma festa, onde a empregada da casa, Zaíra (Suzane Carvalho), é encontrada morta. Treze anos depois, o principal suspeito, Gastão (Sebastião Vasconcelos), com a ajuda do filho Nil (Tony Ramos), pede a reabertura do processo para tentar provar sua inocência. Acusado de matar a jovem, Gastão fugiu do Rio de Janeiro, temendo ser injustiçado. Após muitos anos, ele decide voltar e provar sua inocência. A decisão tem consequências para a vida de todos os envolvidos no caso, especialmente para Zé Brandão (Jorge Dória), Ralph (Cláudio Corrêa e Castro), Jurandir (Mauro Mendonça), Ronaldo (Carlos Augusto Strazzer), Renan (Nuno Leal Maia) e Lúcio (Cecil Thiré). Os seis amigos, que há 13 anos não se viam, desde a morte de Zaíra, voltam a ter contato após a inauguração do bar Champagne, de propriedade de Renan.

Outra trama importante em Champagne é o encontro de Antônia Regina (Irene Ravache) e João Maria (Antonio Fagundes), dois ladrões de joias. Ela tem a intenção de ser uma espécie de Robin Hood, tirando dos ricos para dar aos pobres. Rouba joias e objetos de valor, empenha-os e distribui o dinheiro a orfanatos e instituições que cuidam de idosos e deficientes. João Maria, por sua vez, é um advogado falido, sem dinheiro sequer para pagar o condomínio do apartamento em que mora com a mãe, dona Ana Luísa (Henriqueta Brieba). Rouba para manter o status da família. Sua mãe é de origem aristocrata e vive como se ainda estivesse no passado. Apesar de poucos recursos, ela não abre mão de seus bens: a casa em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro; o apartamento no Parque Guinle, na Zona Sul do Rio; os objetos de arte. O fiel mordomo da família, Napoleão (Magalhães da Graça), é o grande amigo de Ana Luísa, com quem ela troca recordações dos áureos tempos.

Antônia Regina e João Maria vivem se encontrando em festas e eventos, onde tentam aplicar seus golpes e trambiques, inclusive um no outro. Surge uma animosidade imediata entre os dois, e eles se esforçam para esconder a grande atração que sentem um pelo outro. Ao longo da trama, eles não resistem e acabam se entregando à tórrida paixão. Os dois, no entanto, têm de enfrentar um grande problema: João Maria é noivo de Bárbara (Carla Camurati), irmã de Antônia Regina.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Champagne

** O resumo dos capítulos não está disponivel

Em 1970, em uma cintilante festa de passagem de ano da aristocracia, a jovem copeira Zaíra é misteriosamente assassinada. Treze anos se passam e o principal acusado, o humilde garçom Gastão, que era colega da vítima, tenta provar sua inocência, ajudado por seu filho, Nil, envolvendo-se na vida de todos aqueles que também estavam na festa. Conta também a história de uma ardilosa dupla de ladrões de jóias, a sofisticada Antônia Regina e João Maria, este um advogado membro da aristocracia decadente, o qual abraça a causa do pai de Nil. Ao final da trama, Jurandir, o assassino da moça, se mata, e Zé Brandão, um dos seus amigos que estavam na comemoração, revela: ele, Zé, era o pai de Zaíra.

Champagne foi a primeira novela de Cassiano Gabus Mendes exibida às 20h. Os enredos anteriores foram criados para as 19h, horário considerado mais apropriado para tramas de comédia, marca do autor. Em 1990, ele voltaria a escrever uma novela para o horário das 20h: Meu Bem, Meu Mal.
Depois de muito tempo sem atuar em televisão, a atriz Marieta Severo voltava às novelas da TV Globo interpretando a personagem Dinah. Seu último trabalho na emissora havia sido na novela O Homem Proibido (1967).

Em Champagne, Beatriz Segall, que sempre interpretava mulheres ricas e grã-finas, viveu pela primeira vez uma mulher pobre e simples, a Euníce.
Para caracterização do personagem Nil, o ator Tony Ramos deixou crescer um bigode ralo, segundo ele, inspirado em Clark Gable.

A cena em que a identidade da amante de Ronaldo (Carlos Augusto Strazzer) é revelada foi gravada com as três personagens suspeitas, Dinah (Marieta Severo), Gilda (Isabel Ribeiro) e Tereza (Ilka Soares). Cassiano Gabus Mendes queria manter o suspense e evitar que o segredo fosse descoberto antes do capítulo ir ao ar.

Champagne foi vendida para Argentina, Bolívia, Colômbia, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela.

Nil e suas mulheres
Além de lutar para provar a inocência do pai, Nil (Tony Ramos) é assediado por três belas mulheres: Marly (Solange Theodoro), a namorada oficial, uma jovem suburbana e simplória; Anita (Louise Cardoso), uma astróloga muito sofisticada; e Eli (Lúcia Veríssimo), um meio-termo entre as outras duas. Nil é um homem bruto, grosseirão, sem o menor cuidado com as mulheres. Trata-as rispidamente e não é nem um pouco romântico. Vende sanduíches na praia e seu maior sonho é poder reunir a família, que acabou se desestruturando desde que seu pai, Gastão (Sebastião Vasconcelos), fora acusado de assassinato. Sua mãe, Adélia (Eloísa Mafalda), é uma mulher amargurada que, no fundo, não acredita na inocência do marido.

O humor

A mãe de Antônia Regina (Irene Ravache) e Bárbara (Carla Camurati), Inês (Monah Delacy), é mais uma personagem importante em Champagne. Inteiramente desligada, nunca percebe muito bem o que acontece à sua volta. Bem-humorada e cheia de vida, protagonizou cenas hilárias da história. A novela conta ainda o drama de Dinah (Marieta Severo), mulher de Zé Brandão (Jorge Dória), com quem tem um filho, Gregório (Cássio Gabus Mendes). Insegura e muito frágil, ela tem uma vida vazia e sofre com o casamento, pois é hostilizada pelo marido.

O drama
Além do mistério sobre o assassinato de Zaíra, outro suspense ronda a vida de alguns personagens de Champagne: a identidade da amante de Ronaldo (Carlos Augusto Strazzer). Casado com Verônica (Maria Isabel de Lizandra), ele mantém um caso com uma mulher misteriosa. Ao longo da trama, o autor indica três possíveis amantes: Dinah, Tereza (Ilka Soares) e Gilda (Isabel Ribeiro), as três melhores amigas de Verônica. Verônica sofre por saber que o marido tem outra mulher, mas, apaixonada, acaba sempre acreditando nas mentiras que ele inventa para justificar seus deslizes. A identidade da amante de Ronaldo ficou em suspense até os capítulos finais da trama, quando finalmente o telespectador descobre que Tereza era sua segunda mulher. Ronaldo decide terminar seu relacionamento extraconjugal e promete que viverá única e exclusivamente para sua mulher, Verônica.

O desfecho
Nos capítulos finais da novela, Nil se lembra do dia da morte de Zaíra (Suzane Carvalho) e constata que viu tudo o que aconteceu naquela festa. Ele acusa Jurandir (Mauro Mendonça) de ser o assassino da jovem. Acuado, Jurandir confessa o crime e acaba se suicidando. Depois de solucionado o caso, Gastão finalmente pode voltar a ter uma vida tranquila ao lado da família. Nil se decide entre as três mulheres que o perseguem e se casa com Eli. João Maria finalmente se entende com Antônia, e Bárbara acaba despertando o interesse de Renan (Nuno Leal Maia).

Elenco:

Antonio Fagundes – João Maria
Antônio Pedro – participação especial
Armando Bógus – Farid
Beatriz Segall – Eunice
Carla Camurati – Bárbara
Carlos Augusto Strazzer – Ronaldo
Carlos Kurt – participação especial
Carlos Zara – participação especial
Cássio Gabus Mendes – Greg
Cecil Thiré – Lucio
Cidinha Milan – Zenilda
Cláudio Corrêa e Castro – Ralph
Chaguinha – participação especial
Cidinha Milan – participação especial
Cininha de Paula – participação especial
Cláudia Magno – Mariah
Dionísio Azevedo – Juca
Eloísa Mafalda – Adélia
Eva Wilma – participação especial
Francisco Milani – participação especial
Gabriela Bicalho – Norminha
Henriqueta Brieba – Dona Luisinha
Ilka Soares – Tereza
Irene Ravache – Antônia Regina
Irwing São Paulo – Zé Rodolfo
Isabel Ribeiro – Gilda
Isis de Oliveira – Simone
Jorge Dória – Zé Brandão
Jorge Rosa – participação especial
Lídia Mattos – Carlota
Louise Cardoso – Anita
Lúcia Veríssimo – Eli
Luiz Carlos Arutin – Camilo
Magalhães Graça – Napoleão
Marcos Mello – Tadeu
Marcus Vinícius – participação especial
Maria Helena Dias – Olívia
Maria Isabel de Lisandra – Verônica
Marieta Severo – Dinah
Mauro Mendonça – Jurandir
Mila Moreira – Fernanda
Monah Delacy – Inês
Nilton Barros – participação especial
Nuno Leal Maia – Renan
Osmar Prado
Priscilla Rozembaum – Cíntia
Roberto Bomfim – participação especial
Rosely Mansur – participação especial
Sebastião Vasconcelos – Gastão
Suzane Carvalho – Zaíra, empregada assassinada no dia de uma festa na casa de seus patrões. O fato e duas consequências norteiam o desenvolvimento da trama
Solange Teodoro – Marli
Tony Ramos – Nil

Elenco / Personagens

JOÃO MARIA (Antonio Fagundes) – Advogado mal-sucedido, filho de dona Ana Luísa (Henriqueta Brieba), aristocrata conservadora que prefere morrer a vender algum de seus bens: a propriedade em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro; o apartamento no Parque Guinle, na Zona Sul do Rio; e os objetos de arte. A solução encontrada por João Maria, para fazer frente à inflação e pagar as contas, é roubar os cofres dos ricos, quando convidado para uma festa elegante. Vive uma relação explosiva com Antônia Regina (Irene Ravache).

ANTÔNIA REGINA (Irene Ravache) – Divorciada, mãe da pequena Norminha (Gabrielha Bicalho), vive com a mãe Inês (Monah Delacy) e a irmã Bárbara (Carla Camurati), a quem domina um pouco. Consegue manter um status razoável graças à pensão em dólares que recebe do ex-marido americano e é sempre convidada para grandes festas. Nelas, aproxima-se dos cofres, rouba as joias, empenha-as, manda a cautela para os donos, pelo correio, e distribui o dinheiro para orfanatos – uma verdadeira Robin Hood de saias. Sente uma atração inconfessável por João Maria (Antonio Fagundes).

BÁRBARA (Carla Camurati) – Irmã mais moça de Antônia Regina (Irene Ravache). Apaixona-se por João Maria (Antonio Fagundes), com quem chega a namorar logo no início da novela, romance que causa muitos conflitos.

INÊS (Monah Delacy) – Mãe de Antônia Regina (Irene Ravache) e Bárbara (Carla Camurati). Inteiramente desligada, não percebe muito bem o que acontece à sua volta, embora lide com tudo e todos com o maior bom-humor.

NORMINHA (Gabriela Bicalho) – Filha de Antônia Regina (Irene Ravache) com o ex-marido, um americano, que manda mensalmente dólares para a família.

D. ANA LUÍSA (Henriqueta Brieba) – Velhinha aristocrata, que vive no passado e faz questão de conservar todos os bens adquiridos durante o seu feliz casamento: a casa em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro; o apartamento no Parque Guinle, na Zona Sul do Rio; e os objetos de arte. Tudo isso embora o dinheiro esteja sempre curto. Mas esse é um problema que ela deixa para seu filho, João Maria (Antonio Fagundes), resolver.

NAPOLEÃO (Magalhães Graça) – Não é propriamente da família de João Maria (Antonio Fagundes), mas é como se fosse. É mordomo há décadas na casa de D. Ana Luísa (Henriqueta Brieba), sendo considerado um empregado fiel e confidente de sua patroa, com quem troca recordações.

NILSON (Tony Ramos) – Nil, como é conhecido, é dono de uma barraca de sanduíches na praia. Preocupa-se muito com a felicidade de sua família, mas não sabe lidar com as mulheres. É grosseiro e as trata rispidamente, sem muitas concessões. É filho de Gastão (Sebastião Vasconcelos) e Adélia (Eloísa Mafalda).

GASTÃO (Sebastião Vasconcelos) – Motorista de uma casa particular e acusado da morte de Zaíra (Suzane Carvalho). Afasta-se por 10 anos, temendo ser preso, mas decide voltar à sua cidade e provar sua inocência após achar ouro em Serra Pelada, no Pará. Para lutar por sua dignidade, conta com a ajuda do filho, Nilson (Tony Ramos). É marido de Adélia (Eloísa Mafalda).

ADÉLIA (Eloísa Mafalda) – Mulher amargurada por conta das perseguições a que foi submetido seu marido, Gastão (Sebastião Vasconcelos). Não acredita muito nele, mas acaba se unindo a seu filho, Nilson (Tony Ramos), na tentativa de provar a inocência do marido.

MARLY (Solange Theodoro) – Namorada de Nil (Tony Ramos), trabalha como babá. Sofre nas mãos de Nil, mas não termina o namoro.

CAMILO (Luiz Carlos Arutin) – Gerente de um supermercado luta com dificuldades para enfrentar os desafios do dia a dia, devido à baixa condição financeira. É marido de Eunice (Beatriz Segall) e pai de Eli (Lúcia Veríssimo).

EUNICE (Beatriz Segall) – Mulher de Camilo (Luiz Carlos Arutin), a quem ajuda como pode no orçamento doméstico.

ELI (Lúcia Veríssimo) – Filha de Camilo (Luiz Carlos Arutin) e Eunice (Beatriz Segall). Ela não aceita ser pobre. Vive em outro meio, namora um rapaz rico, José Rodolfo (Irving São Paulo), embora não goste dele. Sonha todas as noites com um homem rico e charmoso, que tem a cara de Nil (Tony Ramos).

FARID (Armando Bógus) – Pensionista da casa de Camilo (Luiz Carlos Arutin) e Eunice (Beatriz Segall). É muito azarado. Tudo o que faz dá errado. Por isso mesmo não consegue arrumar um emprego sem que sua tentativa resulte em confusão. Responsável por momentos de humor da novela.

RONALDO (Carlos Augusto Strazzer) – Homem charmoso, metido a conquistador, o que é motivo de desespero para sua mulher, Verônica (Maria Isabel de Lizandra). Estava na festa em que Zaíra (Suzane Carvalho) foi encontrada morta.

VERÔNICA (Maria Isabel de Lizandra) – Mulher de Ronaldo (Carlos Augusto Strazzer) e filha de Olívia (Maria Helena Dias). Morre de ciúmes dele e mantém um relacionamento com muitos atritos, especialmente porque o marido não quer filhos.

OLÍVIA (Maria Helena Dias) – Mãe de Verônica (Maria Isabel de Lizandra). Não gosta muito do genro Ronaldo (Carlos Augusto Strazzer), o que cria algumas confusões familiares.

RALPH (Cláudio Correa e Castro) – Amigo de Ronaldo (Carlos Augusto Strazzer) e marido de Gilda (Isabel Ribeiro). Ralph estava presente na festa em que Zaíra (Suzane Carvalho) foi encontrada morta. É pai de Tadeu (Marcos Mello) e Mariah (Cláudia Magno).

GILDA (Isabel Ribeiro) – Mulher de Ralph (Cláudio Correa e Castro) e mãe de Tadeu (Marcos Mello) e Mariah (Cláudia Magno). Ela é uma dondoca e passa os dias entre cabeleireiros e compras. É irmã de Anita (Louise Cardoso).

ANITA (Louise Cardoso) – Irmã mais nova de Gilda (Isabel Ribeiro), com quem mora. É astróloga e acredita em sonhos, especialmente os dela, que têm sempre com o mesmo personagem: um herói que vence todas as batalhas. Procura muito esse homem, que, na verdade, é Nil (Tony Ramos).

TADEU (Marcos Mello) – Filho de Ralph (Cláudio Corrêa e Castro) e Gilda (Isabel Ribeiro). Surfista, jovem e bonito, do tipo que gosta de curtir a vida.

MARIAH (Cláudia Magno) – Filha de Ralph (Cláudio Corrêa e Castro) e Gilda (Isabel Ribeiro) e irmã de Tadeu (Marcos Mello). Estuda com Eli (Lúcia Veríssimo) e gosta de José Rodolfo (Irving São Paulo).

JURANDIR (Mauro Mendonça) – Mais um do grupo de amigos que estava na festa em que Zaíra (Suzane Carvalho) foi encontrada morta. É marido de Tereza (Ilka Soares) e pai de José Rodolfo (Irving São Paulo) e Cíntia (Priscila Rosembaum).

TEREZA (Ilka Soares) – Mulher de Jurandir (Mauro Mendonça) e mãe de José Rodolfo (Irving São Paulo) e Cíntia (Priscila Rosembaum). É muito amiga de Gilda (Isabel Ribeiro). No final da novela, descobre-se que Tereza era amante de Ronaldo (Carlos Augusto Strazzer), casado com Verônica (Maria Isabel de Lizandra).

JOSÉ RODOLFO (Irving São Paulo) – Filho de Jurandir (Mauro Mendonça) e Tereza (Ilka Soares) e irmão de Cíntia (Priscila Rosembaum). É José Rodolfo quem cuida dos negócios do pai. Continua namorando Eli (Lúcia Veríssimo), mesmo depois de descobrir que ela é pobre.

CÍNTIA – Filha de Jurandir (Mauro Mendonça) e Tereza (Ilka Soares) e irmã de José Rodolfo (Irving São Paulo). Não gosta muito de Eli (Lúcia Veríssimo), mas não se mete na relação do irmão.

DONA CARLOTA (Lidia Mattos) – Mãe de Tereza (Ilka Soares). É a única que faz oposição cerrada ao casamento do neto, José Rodolfo (Irving São Paulo), com Eli (Lúcia Veríssimo).

JOSÉ ESQUIVEL BRANDÃO (Jorge Dória) – Tipo cafajeste, grosseiro com a mulher, Dinah (Marieta Severo). Não se dá bem com o sogro, Juca Mercadante (Dionísio Azevedo), que mora na sua casa. Zé Brandão também estava na festa em que Zaíra (Suzane Carvalho) foi encontrada morta. É pai de Gregório (Cássio Gabus Mendes).

DINAH (Marieta Severo) – Esposa de Zé Brandão (Jorge Dória) e mãe de Gregório (Cássio Gabus Mendes). É uma mulher bonita, frágil e hostilizada pelo marido. Rica, mas infeliz. Seu pai, Juca Mercadante (Dionísio Azevedo), mora em sua casa e não se dá bem com seu marido.

GREGÓRIO (Cássio Gabus Mendes) – Filho de Zé Brandão (Jorge Dória) e Dinah (Marieta Severo). Mora há anos no exterior e não se dá bem com o pai.

JUCA MERCADANTE (Dionísio Azevedo) – Pai de Dinah (Marieta Severo), mora com a filha e não suporta as atitudes do genro, Zé Brandão (Jorge Dória).

RENAN (Nuno Leal Maia) – Solteiro, rico e amante da boa-vida. É dono do bar Champagne, ponto de encontro dos solteiros.
LÚCIO (Cecil Thiré) – Sócio de Renan (Nuno Leal Maia). Não tão bem-sucedido, nem tão bonito quanto Renan, mas é também alguém que curte a vida.

FERNANDA (Mila Moreira) – Profissional de relações públicas do bar de Renan (Nuno Leal Maia). Cuida de todos os contatos para montar uma lista de frequentadores. Trabalha com Simone (Isis de Oliveira).
SIMONE (Isis de Oliveira) – Profissional de relações públicas do bar de Renan (Nuno Leal Maia). Cuida de todos os contatos para montar uma lista de frequentadores. Trabalha com Fernanda (Mila Moreira).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:

Raio X
Compositor: Rita Lee/ Roberto de Carvalho
Intérprete: Rita Lee

A Linha e o Linho
Compositor: Gilberto Gil
Intérprete: Gilberto Gil

Aconteceu Você
Compositor: Guilherme Arantes
Intérprete: Fafá de Belém

Como a Brisa
Compositor: Bruno
Intérprete: Bruno

Bons Tempos
Compositor: Nacho Mena/ Mariana/ Naila Skorpio
Intérprete: Mariana

Dor Romântica
Compositor: Rose Marie/ Wando
Intérprete: Wando

Casanova – Tema de abertura
Compositor: Bernardo Vilhena/ Ritchie
Intérprete: Ritchie

Mulher da Vida
Compositor: Fernando Brant/ Milton Nascimento
Intérprete: Simone

Mais Uma Chance
Compositor: Sérgio Sá
Intérprete: (Edinho) Santa Cruz

Doce Presença
Compositor: Ivan Lins/ Vitor Martins
Intérprete: Nana Caymmi

Saia Rodada
Compositor: Antônio Carlos Ferreira Brito/ Nelson Ângelo
Intérprete: Olívia Hime

Quem Me Dera
Compositor: Célio Ferreira/ Gilliard
Intérprete: Gilliard

Que Trabalho é Esse?
Compositor: Micau/ Zorba Devagar
Intérprete: Paulinho da Viola

Samba de Verão
Compositor: Marcos Valle/ Paulo Sérgio Valle
Intérprete: Marcos Valle

Internacional:
Gimme The Good News
Compositor: Geoff Coxall/ Tully McCully
Intérprete: Crocodile Harris

All Night Long
Compositor: Lionel Richie
Intérprete: Lionel Ritchie

You and I
Compositor: B.Gibb/ R. Gibb/ M. Gibb
Intérprete: Kenny Rogers & Barry Gibb

I Am What I Am
Compositor: Jerry Herman
Intérprete: Gloria Gaynor

Just My Imagination
Compositor: Barret Strong/ Norman Whitfield
Intérprete: Lillo Thomas

Just Can’t Help Believing
Compositor: Bruce Carlton/ Cynthia Manley/ Jackson Moore/ Tom Morley
Intérprete: Boystown Gang

My Lady
Compositor: Sangy
Intérprete: James Othis White Jr.

As Time Goes By
Compositor: Herman Hupfeld
Intérprete: Willie Nelson e Julio Iglesias

Heart And Soul
Compositor: Mike Chapman/ Nicky Chinn
Intérprete: Huey Lewis

Is This The End?
Compositor: Maurice Starr/ Michael Jonzun
Intérprete: New Edition

Sunshine Reggae
Compositor: John Guldberg/ Tim Stahl
Intérprete: Laid Back

Sorry
Compositor: Bernie Adam/ Terry Noritop
Intérprete: The Sixties

Making Love (Out of Nothing at All)
Compositor: Jim Steinman
Intérprete: Fresh Air

Champagne
Compositor: Depsa/ Manolo Otero/ Mimmo Di Francia/ Sergio Jodice
Intérprete: Manolo Otero

0 Comentário para: “Champagne Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *