Canavial de Paixões Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Canavial de Paixões desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Canavial de Paixões e de todas as novelas do SBT.

Sobre a Novela Canavial de Paixões

◘ Período de exibição: 13/10/2003 – 22/03/2004
◘ Horário: 20h30
◘ Nº de capítulos: 116 (exibição orginal)
◘ Autoria: Henrique Zambelli e Simone Boer com a supervisão de Ecila Pedroso
◘ Direção: Jacques Lagôa e Claudio Callao
◘ Direção geral: Henrique Martins
◘ Direção de núcleo: Daniel Scherer
◘ Direção geral: David Grinberg

A trama se passa no pequeno povoado católico chamado São Bento dos Canaviais. A economia da cidade é baseada no plantio de cana e na produção de açúcar, principalmente do Grupo Usineiro Giácomo. Nesse cenário vão ocorrer encontros e desencontros, intrigas e amores que o tempo não pode apagar.

Esposa do poderoso usineiro Amador Giácomo, Teresa sempre suportou os casos extraconjugais do marido. Porém, nunca permitiu que sua família se aproximasse da família Santos, temendo que seja reaceso um amor juvenil que houve entre seu marido e a esposa de Fausto Santos, Débora Feberman. Mas Débora sempre amou seu marido Fausto.

Crianças, Clara, Paulo, João de Deus e Mirela nutrem uma grande amizade, apesar das diferenças sociais. Mas a desconfiança e o preconceito dos adultos farão com que elas sofram até se tornarem adultas.

Teresa Giácomo impede que seu filho Paulo mantenha amizade com Clara, filha de Débora, a qual Teresa acha que era amante de seu marido. Teresa também não quer que seu filho Paulo tenha amizade com João de Deus, por ser um órfão criado pelo padre da paróquia, nem com Mirela, menina órfã que vive humildemente com a avó curandeira.

Paulo também sofre com a crise conjugal dos pais. Ele procura a curandeira Remédios, que lhe dá um amuleto capaz de reaproximar seus pais. A tentativa de Paulo fracassa quando Teresa recusa o amuleto. Clara é quem fica com o talismã, selando misticamente o eterno amor entre ela e Paulo.

Com a morte de Débora Feberman (mãe de Clara), sua irmã maquiavélica Raquel se casa com o cunhado, Fausto. Ela faz com que a paternidade de Clara seja motivo de desconfiança e Fausto passa a rejeitar a filha.

Quinze anos se passam…

O casamento de Fausto e Raquel se transforma num fiasco. Clara tenta se reaproximar do pai, mas continua sendo rejeitada. Mesmo com o passar dos anos, ele ainda desconfia do passado de Débora Feberman e da paternidade da filha.

João de Deus é responsável pela sobrevivência do canavial de Fausto. A produção de cana é vendida para outra usina, já que o Grupo Usineiro Giácomo não aceita a união dos negócios com a família Santos. Clara tenta renegociar com Teresa, mas suas tentativas são em vão.

Agenor, braço direito de Teresa, é responsável pelo Grupo Usineiro Giácomo, que prospera cada vez mais. Inescrupuloso, ele manda e desmanda de acordo com seu humor e interesse de realizar seus planos. Agenor substitui o patrão na usina e no coração de Teresa, uma mulher angustiada que não consegue esquecer a humilhação que sofreu no passado.

Paulo volta para São Bento já formado e reencontra Clara. O amor entre os dois floresce novamente. Teresa fará de tudo para separar os dois, e poderá contar com a ajuda de Regina, noiva de Paulo. Elas agirão em dupla para afastar o rapaz de Clara.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Canavial de Paixões

Resumo baseado na reexibição da novela Canavial de Paixões de 20/08/2012 a 08/01/2013, totalizando 95 Capítulos.

Segunda, 20/08/2012 – Capítulo: 01. Teresa e Amador discutem. Amador presenteia Raquel com um colar e revela que seu casamento com Tereza chegou ao fim. Tereza desconfia do marido. Remédios têm a visão de um acidente. Teresa e Amador discutem por causa de Débora. Fausto pergunta a Débora se ela se arrependeu de ter se casado. Ela diz que não. Débora declara seu amor a Fausto e o beija. Padre Antonio recrimina Teresa por ter falado mal de Débora e Fausto. Teresa promete a padre Antônio que toda a cidade irá saber do caso entre Amador e Débora. Raquel fala para Amador que não gosta que Agenor saiba do relacionamento que há entre eles. Raquel pede para Fausto contar a Débora o que Teresa insinuou.

Terça, 21/08/2012 – Capítulo: 02. Raquel confessa que é amante de Amador. Padre Antônio vai ao escritório da usina pedir dinheiro para Amador. A ajuda é para pagar as aulas de João de Deus. Amador encontra Antônio e aproveita para pedir alguns conselhos sobre amor e casamento. Débora e Fausto conversam e fazem as pazes. Paulo perde o dinheiro que o pai lhe deu para pagar a Remédios. Débora vai à casa de Teresa pedir para ela desfazer as fofocas a seu respeito. Paulo e João de Deus procuram a carteira de Teresa para poder pagar Remédios e evitar o transtorno. Raquel confessa na igreja que é amante de Amador e fala sobre seu amor por Fausto. Amador vai ao quarto de Paulo e chora pensando na dor da separação.

Quarta, 22/08/2012 – Capítulo: 03. Raquel tenta seduzir Fausto. Raquel avisa a Amador que Débora sabe tudo sobre o caso deles. Débora procura Raquel e não a encontra. Fausto pergunta o motivo de seu nervosismo, antes que ela revele, Raquel chega e os interrompe. Paulo encontra no jardim o amuleto que deu a sua mãe. Amador pede o divórcio para Teresa. Ela fica histérica e diz que não dará. Clara fala para Lourdes sobre sua amiga Mirela e sobre os amuletos. Débora fica triste com a partida da irmã, que prefere se afastar de Amador. Depois, ele diz que fará uma viagem. Teresa vai à usina questionar Agenor sobre a casa do lago e encontra as notas fiscais das passagens aéreas. Raquel tenta, pela última vez, seduzir Fausto.

Quinta, 23/08/2012 – Capítulo: 04. Fausto derrapa na estrada. Teresa fala para Fausto sobre a fuga de Amador e Débora. Ele não acredita, e decide levá-la até sua casa para provar que Débora está lá. Débora não concorda com a fuga e tranca Raquel no quarto. Começa a trovejar. Fausto e Teresa chegam procurando por Débora. Fausto segue pela estrada desesperado e por conta da chuva, derrapa na estrada. Amador fala para Débora que voltará para a cidade para buscar Raquel. Ele sai desesperado. Chove torrencialmente, o carro sai da estrada e capota. Remédios vê a caminhonete de Fausto se aproximando e faz sinal. Teresa conta para Raquel, que Agenor foi quem falou sobre a fuga de Amador com uma mulher e que ela tem certeza que é Débora. Fausto dá a notícia para Teresa e Raquel, sobre as mortes de Amador e Débora. Padre Antônio telefona para Miguel e comunica que Amador está morto. Agenor vai à casa de Teresa lhe dar pêsames. Agenor fica sem entender a presença de Débora lá. Raquel conta para Clara que sua mãe morreu. Teresa diz para a menina que Débora foi a responsável pela morte de Amador. Paulo escuta a conversa, sai desnorteado e vai para seu quarto chorando.

Sexta, 24/08/2012 – Capítulo: 05. Fausto invade o quarto de Raquel. Teresa pede para Antônio descobrir qual o horário do enterro de Débora. Ela não deseja encontrar o corpo da pessoa que causou a morte de Amador. Paulo chama Clara, mas Teresa o proíbe de falar com ela, alegando que a menina é filha de uma assassina. Padre Antônio, Miguel e João de Deus entram na Igreja e estranham o pequeno número de pessoas, ao lado do corpo de Débora. Débora é enterrada. Clara chora e Mirela consola sua amiguinha. Miguel conta a Amália que não havia malas de Débora no carro de Amador. Teresa manda Agenor cancelar o contrato do Canavial de Fausto. Miguel interroga Raquel sobre a viagem e a visita dela à usina. Paulo defende Clara, Teresa, novamente proíbe o filho de encontrar com a menina. Raquel entra no quarto de Fausto, furta uma jóia da caixinha de música e é surpreendida por Clara. Agenor beija Raquel, ela dá um tapa em Agenor e lhe entrega um colar como pagamento pelo silêncio. Clara caminha entristecida devido aos comentários das pessoas da cidade. João de Deus conta para Padre Antônio sobre o escândalo que Teresa fez na praça. Fausto transtornado expulsa Lourdes do escritório da sua casa. Pega uma garrafa, bebe e fica olhando o retrato de Débora. Clara tenta se aproximar do pai, mas ele a evita. Mirela procura uma erva para deixar Teresa muda, mas é repreendida por Remédios. Fausto bêbado, invade o quarto de Raquel e a beija. Clara observa Fausto entrando no quarto de Raquel. Remédios conta para Antônio que viu o acidente de Débora e Amador e diz o que Débora falou para ela antes de morrer. Raquel descobre que está grávida. Fausto pede para ela ir embora de sua casa. Carlota entrega a Agenor a pasta de documentos que estavam com Amador no dia do acidente. Ele promete entregar pessoalmente para Teresa, mas fica com ela.

Segunda, 27/08/2012 – Capítulo: 06. Zé Manuel se declara para Raquel. Clara fala para Lourdes sobre a sua amiga Mirela e conta também sobre os amuletos. Raquel arruma as malas, Débora fica triste com a partida da irmã, que prefere se afastar de Amador. Dr. Alexandre diagnostica queda de pressão de Teresa e tranquiliza a todos. Zé Manuel se declara para Raquel, mas ela confessa estar apaixonada por outro homem. Miguel e Amália suspeitam das viagens de Amador e Raquel. Raquel conta para o cunhado as reais razões pelas quais quer ir embora e beija Fausto. Clara os vê. Amador comunica Agenor, que enquanto estiver fora o responsável pela usina será Miguel. Agenor fica aborrecido. Amador diz para Paulo que fará uma viagem de negócios, e pede para ele cuidar de Teresa enquanto estiver fora. Teresa vai à usina questionar Agenor sobre a casa do lago e encontra as notas fiscais das passagens aéreas. Raquel tenta pela última vez, seduzir Fausto.

Terça, 28/08/2012 – Capítulo: 07. Remédios vê o acidente e procura socorro. Teresa fala para Fausto sobre a fuga de Amador e Débora. Ele não acredita, e decide levá-la até sua casa para provar que Débora está lá. Débora vê Raquel chegar em casa irritada, e propõe uma carona até a Rodoviária. Clara conta para Débora que Paulo está triste, pois o pai dele foi viajar e ele acha que o pai não voltará mais. Débora não concorda com a fuga e tranca Raquel no quarto. Débora pede para Clara avisar Fausto. Amador estaciona o carro na Estrada Velha para Terra Branca. Começa a trovejar. Fausto e Teresa chegam procurando por Débora. Clara avisa que ela não está e que sua tia Raquel está trancada no quarto. A tempestade se aproxima, Amador entra em seu carro, enquanto em outro ponto da estrada, Remédios passa por grande dificuldade de manusear a carroça por conta do vento. Fausto pergunta a Raquel por que Débora a deixou no quarto e decide ir atrás de Débora. Débora chega ao local onde está Amador e avisa que Raquel não virá. Fausto segue pela estrada desesperado e por conta da chuva, derrapa na estrada. Amador fala para Débora que voltará para a cidade para buscar Raquel. Ele sai desesperado. Chove torrencialmente, o carro acaba derrapando, sai da estrada e capota. Remédios vê o acidente e procura socorro. Ela vê a caminhonete de Fausto se aproximando e faz sinal para ele parar.

Quarta, 29/08/2012 – Capítulo: 08. Fausto tranca-se no escritório. Teresa conta para Raquel, que Agenor foi quem falou sobre a fuga de Amador com uma mulher e que ela tem certeza que seja Débora. Padre Antônio procura por Paulo e fala sobre a suspeita de seu pai não voltar mais da viagem. Fausto dá a notícia para Teresa e Raquel, sobre as mortes de Amador e Débora. Fausto tranca-se no escritório e Teresa chora. Raquel conta para Clara que sua mãe morreu. Teresa diz para a menina que Débora foi a responsável pela morte de Amador. Clara não acredita na morte da mãe. Teresa volta para casa e conta para Antônio e Maria sobre a morte de Amador. Paulo escuta a conversa, sai desnorteado e vai para seu quarto chorando. Padre Antônio liga para Miguel avisando sobre a morte de Amador. Agenor vai à casa de Teresa lhe dar pêsames. Agenor fica sem entender a presença de Débora.

Quinta, 30/08/2012 – Capítulo: 09. Miguel interroga Raquel sobre a viagem. Teresa pede para Antônio descobrir qual o horário do enterro de Débora. Ela não deseja encontrar o corpo da pessoa que causou a morte de Amador. Teresa pede para que a missa seja em casa. O corpo de Amador é velado em casa e Paulo despede-se do pai. Fausto fica alterado pela bebida e relembra seus momentos com Débora. Padre, Miguel e João de Deus entram na Igreja e estranham o pequeno número de pessoas, ao lado do corpo de Débora. Débora é enterrada. Clara chora e Mirela consola sua amiguinha. Paulo chama Clara, mas Teresa o proíbe de falar com ela, alegando que a menina seja filha de uma assassina. Mirela pergunta a Remédios se é verdade o que estão falando sobre Débora na cidade. Miguel conta a Amália que não havia malas de Débora no carro de Amador. Raquel mexe na sua mala e encontra vestido que havia ganhado de Débora. Teresa manda Agenor cancelar o contrato do Canavial de Fausto. Teresa insiste com Padre Antônio no fato de Débora e Amador serem amantes. Padre Antônio contesta. Miguel procura por Fausto para tentar conversar. Fausto rasga foto de Débora e conversa com Miguel. Miguel interroga Raquel sobre a viagem e a visita dela na usina.

Sexta, 31/08/2012 – Capítulo: 10. Teresa agride verbalmente Clara. Paulo defende Clara. Teresa, novamente proíbe o filho de encontrar com a menina. Raquel entra no quarto de Fausto, furta uma joia da caixinha de música e é surpreendida por Clara. Remédios compra ervas no mercado e reage às fofocas sobre Débora. Na recepção da Usina, Carlota comenta com Miguel as atitudes de Agenor durante o enterro e estranha o fato dele não ter chegado ainda para trabalhar. Agenor beija Raquel, ela dá um tapa em Agenor e lhe entrega um colar como pagamento pelo silêncio. João de Deus avisa o padre que Remédios está na igreja. Remédios conta para Antônio que viu o acidente de Débora e Amador e conta o que Débora falou para ela antes de morrer. Raquel sente-se mal ao sair da garçoniere e desmaia na rua, algumas pessoas a socorrem. Ela é levada ao consultório do Dr. Alexandre. Raquel fica sabendo que está grávida e pede a ele sigilo sobre o assunto. Fausto pede para Raquel que vá embora de sua casa o mais depressa possível. As crianças conversam na praça, Teresa chega e agride verbalmente Clara, que defende a mãe.

Segunda, 03/09/2012 – Capítulo: 11. Débora é enterrada. Teresa conta para Raquel, que Agenor foi quem falou sobre a fuga de Amador com uma mulher e que ela tem certeza que seja Débora. Fausto dá a notícia para Teresa e Raquel, sobre as mortes de Amador e Débora. Padre Antônio telefona para Miguel e comunica que Amador está morto. Agenor vai à casa de Teresa lhe dar pêsames. Agenor fica sem entender a presença de Débora lá. Raquel conta para Clara que sua mãe morreu. Teresa diz para a menina que Débora foi a responsável pela morte de Amador. Paulo escuta a conversa, sai desnorteado e vai para seu quarto chorando. Teresa pede para Antônio descobrir qual o horário do enterro de Débora. Ela não deseja encontrar o corpo da pessoa que causou a morte de Amador. Paulo chama Clara, mas Teresa o proíbe de falar com ela, alegando que a menina é filha de uma assassina. Miguel conta a Amália que não havia malas de Débora no carro de Amador. Teresa manda Agenor cancelar o contrato do Canavial de Fausto. Miguel interroga Raquel sobre a viagem e a visita dela à usina. Padre Antônio, Miguel e João de Deus entram na Igreja e estranham o pequeno número de pessoas, ao lado do corpo de Débora. Débora é enterrada. Clara chora e Mirela consola sua amiguinha. Paulo defende Clara, Teresa, novamente proíbe o filho de encontrar com a menina. Raquel entra no quarto de Fausto, furta uma jóia da caixinha de música e é surpreendida por Clara. Remédios conta para Antônio que viu o acidente de Débora e Amador e diz o que Débora falou para ela antes de morrer. Raquel descobre que está grávida. Fausto pede para ela ir embora de sua casa. Agenor beija Raquel, ela dá um tapa em Agenor e lhe entrega um colar como pagamento pelo silêncio. Clara caminha entristecida devido aos comentários das pessoas da cidade.

Terça, 04/09/2012 – Capítulo: 12. Clara e Paulo decidem fugir. João de Deus conta para Padre Antônio sobre o escândalo que Teresa fez na praça. Fausto transtornado expulsa Lourdes do escritório da sua casa. Pega uma garrafa, bebe e fica olhando o retrato de Débora. Clara tenta se aproximar do pai, mas ele a evita. Mirela procura uma erva para deixar Teresa muda, mas é repreendida por Remédios. Fausto bêbado, invade o quarto de Raquel e a beija. Clara observa Fausto entrando no quarto de Raquel. Fausto revela que irá se casar com Raquel. Clara sai correndo após a notícia. Zé Manuel avisa Miguel que Fausto cancelou entrega de cana. Miguel fala do cancelamento do contrato para Teresa. Clara recebe uma carta de seu amigo Paulo. Padre Antônio fica indignado com o casamento entre Fausto e Raquel. Hilda vai ao consultório de Alexandre e conta sobre o casamento de Raquel e Fausto. Clara e Paulo decidem fugir. Raquel seduz Fausto, Lourdes interrompe e fala sobre o sumiço de Clara. Teresa liga para padre Antônio. Mirela encontra com Paulo e Clara e indica uma caverna para eles. João de Deus reza pelos amigos. Teresa promete qualquer coisa para Agenor encontrar Paulo. Agenor encontra Paulo. Teresa decide que o filho vai morar em São Paulo e padre Antônio leva Clara para casa. Agenor cobra a promessa de Teresa. Mirela se desculpa com Clara por ter revelado o esconderijo a Agenor. Paulo se despede de João de Deus e pede que ele entregue o amuleto a Clara. Fausto diz a Raquel que o casamento foi um erro e ela fala em ter filhos. As crianças se despedem de Paulo.

Quarta, 05/09/2012 – Capítulo: 13. Agenor briga com Vicente. João escreve uma carta para Paulo. Clara fica contente com a possibilidade de ter um irmão. Agenor chantageia Raquel, que tropeça e cai da escada. Clara chama Lourdes para ajudar Raquel. Lourdes chama Fausto e Raquel culpa Clara pela queda. Vicente pede ajuda a Miguel para consertar uma máquina. Agenor briga com Vicente. Padre Antônio pede ajuda para a educação de João de Deus, mas Teresa nega.

Quinta, 06/09/2012 – Capítulo: 14. Vicente pede Lourdes em casamento. Clara chora , porque teme que Fausto não acredite nela. Na clínica, Fausto conhece o bebê e depois vai ver Raquel. Teresa comunica a Maria que vai viajar. Vicente pede Lourdes em casamento. Raquel delira e fala em Amador. Fausto fica desesperado. Clara sai da missa com os padrinhos e diz que vai ver seu irmãozinho. Teresa diz a Agenor que desistiu da viagem e pergunta sobre os canaviais de Fausto.

Segunda, 10/09/2012 – Capítulo: 15. Fausto dá bronca em Clara. Paulo é encontrado por Agenor. Teresa decide morar em São Paulo e Padre Antônio leva Clara para casa. Agenor cobra promessa de Teresa. Fausto dá bronca em Clara. Teresa fala com Carlos ao telefone e pede para que ele receba Paulo em sua casa. Teresa ordena que Paulo se apronte para a viagem. Zé Manuel questiona Fausto sobre seu casamento com Raquel e se demite. Mirela convida Clara para vender pães. João de Deus e Paulo se despedem e Paulo pede para João de Deus entregar o amuleto para Clara. Fausto diz para Raquel que a idéia do casamento foi um erro e Raquel fala em filhos. As crianças se despedem de Paulo.

Terça, 11/09/2012 – Capítulo: 16. Raquel acusa Clara. João escreve uma carta para Paulo. Clara fica contente com a possibilidade de ter um irmão. Agenor chantageia Raquel, dizendo que quer a casa de campo. Raquel repreende Clara, que brinca de vestir uma boneca com as roupas do bebê. Clara sai do quarto e corre pelas escadas. Raquel vai atrás dela, mas tropeça e cai da escada. Clara chama Lourdes para ajudar Raquel. Lourdes procura por Fausto e Raquel acusa Clara. Padre Antônio pede ajuda para a educação de João de Deus, mas Teresa nega.

Quarta, 12/09/2012 – Capítulo: 17. Raquel delira e fala em Amador. Clara chora temendo que Fausto não acredite nela. Padre Antônio vai a casa de Fausto procurar João de Deus, e fica sabendo do acidente com Raquel e do nascimento do bebê. Na clínica, Fausto conhece o bebê e depois vai ver Raquel. Teresa comunica a Maria que vai viajar. Vicente pede Lourdes em casamento. Raquel delira e fala em Amador. Fausto fica desesperado. Clara e Amália vão visitar o bebê. Teresa fala para Agenor que desistiu da viagem e pergunta sobre os canaviais de Fausto. Lourdes pergunta a Fausto sobre bebê e avisa que vai casar.

Quinta, 13/09/2012 – Capítulo: 18. Clara diz a Amália que não fez nada. João conta a Mirela sobre que vai trabalhar com o pai de Clara. Amália conta a Fausto que o bebê morreu. Clara diz a Amália que não fez nada ao irmão. Raquel diz a Fausto que Clara é responsável pela morte do bebê e de seu tombo na escada. Fausto pega Clara pelo braço e pergunta por que ela empurrou Raquel na escada. Hilda avisa Teresa sobre a morte da criança. Clara observa Fausto enterrar o bebê.

Sexta, 14/09/2012 – Capítulo: 19. Agenor ateia fogo no canavial. Agenor diz a Mirela que ela se parece com a mãe e insinua que seu pai pode estar vivo. Fausto fica sabendo por Agenor que não era o pai do filho de Raquel. Fausto tira satisfações com Raquel. Teresa demite Agenor depois que ele briga com Carlota. Raquel ameaça Agenor com uma arma. Agenor diz que faz qualquer coisa para se redimir e Teresa pede para falar com ele em particular. Agenor ateia fogo no canavial.

Segunda, 17/09/2012 – Capítulo: 20. Clara decide tirar seu amuleto. As pessoas tentam apagar o fogo no canavial. Revoltado, Fausto queima as roupas de Débora. Clara esconde um vestido da mãe em seu armário. Paulo sai da cidade, fica com um amuleto e dá outro a Clara. Passam-se 15 anos. João de Deus propõe a Fausto que ele amplie a plantação de cana. Raquel pede que Agenor volte a comprar cana de Fausto. Clara pede que a madrinha dê um emprego para Mirela. Teresa paga a padre Antônio a missa que ela pediu que ele realizasse pela alma de Amador. Paulo chega à cidade. Clara o reconhece, mas Paulo não. Na casa de Teresa, o jantar é interrompido porque Paulo chega de surpresa. Clara conta a João de Deus que Paulo voltou e não a reconheceu. Paulo revê seu quarto de infância. Clara, triste, decide tirar seu amuleto do pescoço. Mirela consegue emprego na clínica.

Terça, 18/09/2012 – Capítulo: 21. Fausto briga com Clara. Paulo se confessa com padre Antônio. Paulo pede desculpas a Clara e Mirela por não tê-las reconhecido. Guilherme insinua que Regina quer ficar com Paulo pelo dinheiro dele. Maria relembra a Paulo que Teresa o mandou para São Paulo para afastá-lo da Clara. Fausto briga com Clara. Fausto proíbe Raquel de fazer qualquer coisa contra Clara. Paulo vê fotos de infância. Regina não consegue ligar para Paulo.

Quarta, 19/09/2012 – Capítulo: 22. Carlos implica com Guilherme. Clara entra escondida no quarto de Raquel e escuta a conversa entre ela e Agenor pela extensão. Agenor marca encontro com Raquel. Carlos implica com Guilherme porque ele não trabalha e só vive na farra. Teresa pede a Antônio que convença Paulo a ficar em São Bento. Clara conta a Lourdes sobre o telefonema de Raquel e Agenor. Paulo vai falar com João de Deus, que o recebe com frieza e cheio de ciúmes. Raquel se encontra com Agenor. Fausto flagra os dois e diz que Raquel é igual a Débora. Em casa, Fausto põe as coisas de Raquel numa mala. Raquel acusa Clara de contar a Fausto sobre o encontro dela com Agenor. Fausto vai à casa de Teresa e diz não ter interesse no acordo que Raquel e Agenor estavam fechando. Teresa não entende e liga para Agenor. Paulo convida Clara para dar uma volta na praça.

Quinta, 20/09/2012 – Capítulo: 23. Teresa dá um tapa na cara de Clara. Denise conta a Hilda e Márcio que viu Clara e Paulo na praça. Clara volta para a casa e Fausto a proíbe de se encontrar novamente com Paulo. Hilda vai à casa de Teresa contar sobre o encontro de Paulo e Clara. No armarinho, Teresa dá um tapa na cara de Clara, que revida a agressão. Carlota autoriza a entrada de Miguel na usina, mas Agenor protesta e o expulsa. Paulo chega e intercede a favor de Miguel.

Sexta, 21/09/2012 – Capítulo: 24. Fausto tenta se desculpar com Raquel. Paulo repreende Teresa pela briga com Clara. Teresa acusa Clara de agredi-la primeiro. Clara flagra Raquel ouvindo a conversa entre o doutor Alexandre e Fausto. Paulo quer conversar com Fausto e Teresa para que parem de brigar. Clara fica chateada ao saber que Paulo tem uma noiva. Mirela admite a Remédios que gosta de João de Deus. Raquel tenta seduzir Fausto. Teresa conversa com Regina sobre a festa de noivado. Fausto tenta se desculpar com Raquel pela noite anterior. Teresa e Regina preparam a lista de convidados para o noivado. João de Deus fala com Clara sobre as terras de Débora. Paulo mostra o canavial para Regina. O carro de Paulo quebra no caminho. João de Deus, que está com Clara, dá carona ao casal. Raquel vai ao escritório de Alexandre e o beija. Regina faz cena de ciúmes por causa de Clara.

Segunda, 24/09/2012 – Capítulo: 25. Regina briga com Paulo. Raquel diz a Clara que não anda se sentindo bem e que doutor Alexandre lhe pediu exames. Paulo convida João para sua festa de noivado. Fausto diz a Clara que venderá as terras de Débora. Regina vê Paulo tentando consolar Clara, que chora, e fica com ciúmes. Clara busca abrigo na casa dos padrinhos porque brigou com o pai. Regina briga com Paulo. Fausto discute com João de Deus.

Terça, 25/09/2012 – Capítulo: 26. João declara seu amor a Clara. Dr. Alexandre transa com Raquel no quarto dela. Ao sair, é surpreendido por Fausto, mas Raquel diz que o chamou porque não estava se sentindo bem. Regina pede desculpas a Paulo. Raquel conta a Fausto que está fazendo exames. João declara seu amor a Clara, que afirma que o considera como um irmão. Regina beija Paulo e propõe a ele que voltem para São Paulo após o noivado.

Quarta, 26/09/2012 – Capítulo: 27. Raquel termina com Alexandre. Paulo visita Remédios, que diz a ele que nada mudou na cidade. Guilherme convida Clara para ir com ele ao noivado de Paulo e Regina. Raquel termina o romance com Alexandre. Agenor vai à casa de Fausto e encontra Clara, que quer saber o motivo da visita. Clara pergunta a Raquel por que Agenor foi visitá-la. Paulo surpreende Guilherme falando sobre Clara e o manda embora.

Quinta, 27/09/2012 – Capítulo: 28. João procura emprego no jornal. Paulo fica revoltado com as fofocas sobre Clara e discute com Teresa. Carlos briga com Guilherme por ele ter se metido em confusão. João procura emprego no jornal. Padre Antônio diz a João que seria bom se ele fosse à festa e sugere a companhia de Mirela. João acha que o padre está agindo como cupido. Teresa diz a Regina que resolverá o problema com Clara. Ela convida Clara para a festa.

Sexta, 28/09/2012 – Capítulo: 29. Guilherme elogia a beleza de Raquel. João convida Mirela para ir à festa. Teresa pede que Guilherme não desgrude de Clara durante a festa. Clara conta a João e Mirela a conversa que teve com Teresa. Fausto vai ao quarto de Clara e percebe que ela não está em casa. Raquel acredita que Clara tenha ido à festa. Guilherme procura Clara, que some depois do beijo de Paulo e Regina. Denise tira Guilherme para dançar. Paulo beija Clara. Fausto encontra Clara na festa e lhe dá uma bofetada na frente de todos. João de Deus revela ao padre que Clara só foi à festa para ajudar o pai. Clara conta a Mirela que Paulo a beijou. Fausto questiona Raquel sobre os resultados dos exames. Paulo visita o túmulo de Amador. Guilherme vai falar com Clara, mas Raquel diz que ela não está. Guilherme elogia a beleza de Raquel.

Segunda, 01/10/2012 – Capítulo: 30. Margareth chega à cidade. Clara pede que João de Deus volte a trabalhar nos canaviais e ele aceita. Teresa pede que Paulo fique mais uns dias na cidade. Raquel ameaça Mirela. Clara pergunta a Raquel se ela contou a Fausto sobre a sua ida à festa. Agenor tenta beijar Clara à força e agride Miguel. Carlos pede que Teresa dê emprego a Guilherme. Margareth chega à cidade e se identifica como mãe de João de Deus.

Terça, 02/10/2012 – Capítulo: 31. João de Deus revela a Fausto que ama Clara. Paulo encontra o amuleto e o joga no lixo. Padre Antônio diz a João de Deus que o ama como a um filho. Fausto dá um tapa em Clara porque ela não dormiu em casa, mas ela afirma que deixou recado com Raquel, que não deu. Alexandre pede segredo a Mirela sobre seu romance com Raquel. João de Deus revela a Fausto que ama Clara. Paulo convida Miguel para trabalhar na usina.

Quarta, 03/10/2012 – Capítulo: 32. Regina quer voltar para São Paulo. Miguel não aceita voltar a trabalhar na usina e pede que Paulo a assuma. Guilherme conta a Clara que Paulo ficará na cidade apenas mais 15 dias. Paulo promete a Teresa que pensará na possibilidade de administrar a usina após o casamento. Paulo empurra Márcio no restaurante para defender Clara de calúnias. Margareth simula um tropeço para aproximar-se de João de Deus. Regina briga com Paulo ao descobrir que Clara tem um amuleto idêntico ao dele. Teresa pede que Agenor investigue as condições das terras de Clara. Regina queixa-se de seu relacionamento com Paulo e Márcio a beija. Raquel termina o romance com Alexandre. Margareth leva um bolo para João de Deus. Regina quer voltar para São Paulo, mas Paulo decide assumir a usina.

Quinta, 04/10/2012 – Capítulo: 33. Osvaldo explode o armarinho. Mirela fica chateada por ter discutido com Clara. Padre Antônio conversa com Margareth sobre João de Deus. Paulo pede que Miguel volte a trabalhar na usina. Agenor fica furioso ao saber que Paulo assumiu a usina. Fausto diz a Raquel que pensa em hipotecar a casa. Miguel vai ao armarinho falar com Amália sobre a proposta de Paulo. Osvaldo explode o armarinho com uma bomba.

Sexta, 05/10/2012 – Capítulo: 34. João e Clara vêem Regina na praça. Clara tenta entrar para salvar Amália, mas Paulo a impede. Miguel se desespera ao ver paramédicos retirarem o corpo de Amália. Agenor fica surpreso com a morte de Amália. Paulo pede que Vicente providencie o enterro. Clara chega em casa, conta que Amália morreu e Fausto a consola. No velório, Miguel chama Agenor de assassino. Guilherme se oferece para ir com Clara ao velório. Teresa pede explicações a Agenor sobre as acusações de Miguel. Margareth pede emprego a Agenor, que sugere a Paulo uma nova secretária. Paulo aceita a idéia. Remédios conta a Mirela que foi visitar o túmulo de Débora. Márcio e Regina combinam encontro na praça. Fausto leva comida para Miguel. João e Clara vêem Regina na praça. Agenor conta a Margareth que conseguiu o emprego.

Segunda, 08/10/2012 – Capítulo: 35. Miguel chama Agenor de assassino. (Reprise) – Clara tenta entrar para salvar Amália, mas Paulo a impede. Miguel se desespera ao ver paramédicos retirarem o corpo de Amália. Agenor fica surpreso com a morte de Amália. Paulo pede que Vicente providencie o enterro. Clara chega em casa, conta que Amália morreu e Fausto a consola. No velório, Miguel chama Agenor de assassino. Guilherme se oferece para ir com Clara ao velório.

Terça, 09/10/2012 – Capítulo: 36. Margareth pede emprego a Agenor. Teresa pede explicações a Agenor sobre as acusações de Miguel. Margareth pede emprego a Agenor, que sugere a Paulo uma nova secretária. Paulo aceita a idéia. Remédios conta a Mirela que foi visitar o túmulo de Débora. Márcio e Regina combinam encontro na praça. Fausto leva comida para Miguel. João e Clara vêem Regina na praça. Agenor conta a Margareth que conseguiu o emprego.

Quarta, 10/10/2012 – Capítulo: 37. Fausto readmite Lourdes. Paulo pergunta a Regina onde ela foi. Fausto fica irritado com Clara e Guilherme, trancados no quarto. João de Deus vai tirar satisfação com Guilherme por ele ter ido ao quarto de Clara. Raquel demite Lourdes. Paulo manda Guilherme deixar Clara em paz. Fausto e Raquel discutem. Fausto readmite Lourdes. João de Deus conta ao padre que Margareth está trabalhando na usina.

Quinta, 11/10/2012 – Capítulo: 38. Clara manda Guilherme ir embora de sua casa. Raquel ameaça Lourdes. Teresa quer apressar o casamento de Paulo e Regina. Abílio conta a Agenor que Margareth conversou com padre Antônio. Clara manda Guilherme ir embora da sua casa e da cidade. Agenor propõe a Margareth que fiquem juntos. Padre Antônio e João de Deus flagram Margareth e Agenor se beijando. Raquel diz a Clara para esquecer Paulo. Guilherme tenta agarrar Clara à força, mas Paulo o impede. Margareth pede ajuda ao padre Antônio. Clara não conta nada a Fausto. Márcio leva Regina ao consultório do pai dele e os dois transam. Agenor vai ao hotel de Margareth e lhe promete uma casa. Clara conta a Lourdes sobre a tentativa de estupro. Maria conta a Paulo que Clara ligou para Guilherme, mas não disse o nome. Vicente estranha.

Segunda, 15/10/2012 – Capítulo: 39. Raquel briga com Fausto. Regina briga com Paulo por ele ter agredido Guilherme. Remédio encontra Paulo no lago segurando o amuleto. Paulo invade a casa de Clara, que pede para ele sair. Alexandre liga para Hilda e certifica-se de que suas chaves foram encontradas no quarto de Márcio. Paulo se declara para Clara. Margareth e Agenor se beijam. João de Deus promete ajudar Clara na plantação de cana. Clara conta a Mirela que Paulo se declarou. Carlota aconselha Margareth a tomar cuidado com Agenor. Raquel briga com Fausto. Paulo diz a Clara que eles devem lutar pela felicidade e se beijam. Padre Antônio incentiva João a pensar mais em Mirela. Raquel revela a Fausto que ainda sente ciúmes de Débora. Agenor manda Oswaldo provocar um acidente com Paulo para afastá-lo da usina.

Terça, 16/10/2012 – Capítulo: 40. Guilherme investiga a vida de Raquel. Padre Antônio diz a Teresa que apóia o romance entre Paulo e Clara. Miguel leva Clara ao local do acidente que matou a mãe dela. Clara estranha o fato de o carro ter capotado no sentido de volta à cidade. Guilherme vai à casa de Raquel e a beija. Margareth insinua que Agenor está apaixonado por Teresa. Guilherme investiga a vida de Raquel. Regina vai à usina, tropeça e bate a cabeça.

Quarta, 17/10/2012 – Capítulo: 41. Miguel propõe a Clara parceria. Hilda espalha fofoca sobre Clara. Mirela tenta encontrar Paulo. João de Deus exige que padre Antônio lhe dê explicações sobre Margareth. Miguel propõe a Clara parceria com a usina. Doutor Alexandre diz que Regina está bem. Regina acusa Teresa de ser responsável pelo acidente. Paulo promete a Teresa que voltará para São Paulo. Clara fica sabendo sobre o acidente de Regina.

Quinta, 18/10/2012 – Capítulo: 42. Remédios manda Mirela se afastar de Agenor. Fausto discute com Clara, que insinua que ele já traía Débora com Raquel antes de a mãe morrer. Fausto incentiva João de Deus a batalhar pelo amor de Clara. Padre Antônio interrompe o beijo entre Regina e Paulo. João de Deus ouve Margareth dizer ao padre que ela é sua mãe. João de Deus pergunta ao padre quem é seu pai. Teresa desfaz a farsa de Regina ao derrubar café nela. Clara diz ao padre Antônio que não pode ser feliz com a infelicidade de Regina. Clara promete a Margareth que não deixará João sofrer. Margareth procura Teresa para falar sobre o filho que teve com Amador e pede dinheiro em troca de seu silêncio. Guilherme tenta assediar Clara, mas Fausto o expulsa. Remédios manda Mirela se afastar de Agenor. Mirela conta a Remédios sobre a mãe de João.

Sexta, 19/10/2012 – Capítulo: 43. Paulo volta a trabalhar na usina. Raquel diz a Guilherme que eles precisam ser discretos. Mirela conta a Paulo sobre a paixão que Clara sente por ele. Regina vai à casa de Clara para se despedir. Carlos pede dinheiro emprestado para Teresa. Paulo flagra o beijo entre Márcio e Regina no estábulo. Paulo não aceita as explicações da noiva. Carlos dá razão a Paulo, que desiste de viajar e acusa Teresa de ser cúmplice de Regina. Fausto avisa Lourdes que João de Deus vai jantar com eles. Oswaldo assedia Lourdes. Margareth pede que Paulo a ajude a conquistar João de Deus. Hilda conta a Alexandre sobre o beijo entre Márcio e Regina. Paulo conversa com padre Antônio sobre Margareth e Clara. Clara induz João de Deus a dar carona para Mirela. Paulo volta a trabalhar na usina, deixando Agenor contrariado.

Segunda, 22/10/2012 – Capítulo: 44. Márcio procura Paulo e pede demissão. Regina se recusa a ir embora para São Paulo. Carlos informa a Teresa que está de partida para São Paulo junto com Regina. Ele insiste em devolver o dinheiro, mas Teresa diz que o empréstimo não tem nada a ver com o término do noivado e espera que a amizade entre eles continue. Márcio procura Paulo na usina e pede demissão. Eles conversam sobre os sentimentos por Regina.

Terça, 23/10/2012 – Capítulo: 45. Denise agride Mirela. Teresa repreende Agenor pelo contrato com as terras de Clara e o questiona sobre Margareth. João de Deus e Fausto discutem por causa de Clara. Durante o show de Sérgio Reis, Mirela se declara e beija João de Deus. Clara pergunta a Raquel o que Alexandre queria. Raquel diz que ele queria saber se ela se sentia bem depois de tomar algumas medicações. Fausto desconfia. João de Deus e Clara conversam sobre Mirela. Clara finalmente diz a João de Deus que ama Paulo. Denise agride Mirela. Agenor dá o colar de Raquel para Margareth. Clara entrega a Paulo o contrato e os dois se beijam.Teresa conversa com Paulo sobre Regina e o fim do noivado. Fausto conta a Raquel que falou sobre os calmantes com Dr. Alexandre e conta a Raquel que ele se separou.

Quarta, 24/10/2012 – Capítulo: 46. Raquel lê a carta de Guilherme. Paulo e Clara contam a Miguel sobre o romance e também sobre o contrato. João de Deus vê o beijo entre Paulo e Clara. Raquel lê a carta que Guilherme lhe mandou. Fausto vai à casa de Teresa e pede para ela avaliar a autoria da carta. Teresa pergunta a Guilherme se foi ele que escreveu. Teresa procura Fausto acompanhada de Guilherme e diz que ele está disposto a se casar com Clara.

Quinta, 25/10/2012 – Capítulo: 47. Paulo pede Clara em casamento. Fausto tenta convencer Clara a se casar com Guilherme. Clara chora e desabafa com Lourdes. Padre Antônio diz a Paulo que ele não merece o amor de Clara. João de Deus vai ao escritório de Agenor e pergunta sobre Margareth. Agenor estranha, mas João de Deus conta que somente irá agradecer um presente. Fausto encontra Margareth no banco e reconhece o colar de Débora. Agenor conta a história de Débora para Margareth e pede o colar de volta. João de Deus e Padre Antônio se despedem. Paulo pede perdão para Clara e a pede em casamento. Fausto pergunta a Remédios sobre as jóias de Débora. Remédios se incomoda com as acusações de Fausto e revela que no dia do acidente de Débora ela estava voltando para a cidade, e não fugindo.

Sexta, 26/10/2012 – Capítulo: 48. Agenor devolve o colar para Margareth. Teresa ameaça Paulo por causa do seu relacionamento com Clara. Clara convida Mirela para ser testemunha de seu casamento, e Paulo convida Miguel. Margareth não encontra seu colar. Agenor chantageia Raquel com o colar. Teresa conta a Fausto que Paulo e Clara estão namorando. Agenor devolve o colar para Margareth. Raquel pede que Osvaldo roube as passagens de Agenor.

Segunda, 29/10/2012 – Capítulo: 49. Fausto atira em Paulo. Agenor conta a Margareth que João deixou a cidade. Miguel tenta convencer o padre a apoiar o casamento de Paulo e Clara. Agenor diz a Teresa que Paulo e Clara fizeram exames pré-nupciais. Durante a cerimônia, Fausto atira em Paulo. Fausto vai preso. Alexandre diz a Teresa que Paulo precisa de uma transfusão de sangue. Mirela conta a Clara que o tipo sangüíneo de Paulo é raro.

Terça, 30/10/2012 – Capítulo: 50. Doutor Alexandre encontra um doador. Agenor conta a Margareth que Fausto atirou em Paulo e que torce por sua morte. Miguel tenta descobrir um possível doador de sangue na usina. Doutor Alexandre encontra um doador: João de Deus. Raquel visita Fausto na cadeia e ele a expulsa. Teresa agradece a João de Deus após a transfusão. Lourdes conta a Mirela que João de Deus doou sangue para Paulo. Clara visita Fausto.

Quarta, 31/10/2012 – Capítulo: 51. Guilherme agarra Raquel. Regina impede Clara de ver Paulo no hospital. Paulo se dispõe a depor a favor de Fausto. Agenor impede operários de trabalharem na lavoura de Clara. Guilherme agarra Raquel, e Clara flagra os dois. Agenor conta a Miguel sobre o cancelamento do contrato das terras de Clara. Agenor conta a Fausto sobre o caso entre Raquel e Guilherme. João de Deus entrega carta de Paulo para Clara.

Quinta, 01/11/2012 – Capítulo: 52. Fausto pressiona Raquel. Clara diz a Raquel que ela terá que vender suas jóias para pagar a fiança de Fausto. Teresa oferece um empréstimo a Clara para pagar a fiança, mas quer as terras do canavial como garantia e pede que ela se afaste de Paulo. Clara aceita a proposta. Agenor entrega a João de Deus o endereço da mãe dele. João fala com Margareth, que finge estar doente e não revela quem é seu pai. Fausto pressiona Raquel para saber que relacionamento ela tem com Guilherme. Clara conta a Fausto sobre o beijo entre os dois.

Segunda, 05/11/2012 – Capítulo: 53. Agenor zomba da paixão de Carlota. Clara conversa com João de Deus sobre acordo com Teresa e diz que terá que terminar seu namoro com Paulo. Clara diz a Paulo que ama João de Deus e o beija diante dele. Miguel pede para Carlota o contrato de Clara. Agenor zomba da paixão de Carlota por Miguel. Remédios diz para Agenor que Margareth será a perdição dele. Clara conta para Lourdes sobre briga com Paulo. Paulo fica contrariado e conta a Padre Antônio sobre o beijo entre Clara e João de Deus.

Terça, 06/11/2012 – Capítulo: 54. Mirela briga com Clara. Guilherme atende telefonema de Raquel. Carlos escuta e pergunta a Maria se ela conhece alguém que se chama Raquel. Maria revela que é a esposa do Fausto. Teresa e Regina conversam sobre o fim do romance de Paulo e Clara. Carlos procura Raquel para saber o que ela tem com Guilherme. Paulo conta para Mirela sobre o relacionamento entre Clara e João de Deus. Margareth procura por João de Deus. Mirela briga com Clara por causa do suposto romance entre ela e João de Deus.

Quarta, 07/11/2012 – Capítulo: 55. Teresa e Margareth trocam acusações. Teresa vai à casa de Padre Antônio conversar com João de Deus e tenta suborná-lo. Margareth chega e pede a Teresa que diga a João o motivo delas se conhecerem tão bem. Padre Antônio aconselha Miguel a aceitar o amor de Carlota. Teresa e Margareth trocam acusações e ameaças. Paulo demite Agenor. Fausto diz para Raquel que acha melhor que eles se separem. Regina tenta se reconciliar com Paula e Osvaldo vê os dois se beijando. Margareth conta para Agenor sobre o encontro com Teresa. João tenta convencer Clara a contar a verdade para Paulo e diz que não vai fazer parte dessa farsa.

Quinta, 08/11/2012 – Capítulo: 56. Guilherme procura Raquel. Fausto conta para Clara que irá se separar de Raquel. Carlos pede para Teresa demitir Guilherme da usina. Guilherme procura Raquel, diz que a ama e pede para que ela volte para ele. Mirela pergunta a João sobre o suposto romance entre ele e Clara. João nega. Regina leva Paulo ao escritório, ao sair ela esquece sua bolsa na recepção. Clara procura por Paulo para conversar sobre o contrato de suas terras. Regina volta para pegar sua bolsa, encontra Clara e a ofende. Clara revida e dá um tapa em Regina. Mirela descobre alguns dados sobre a gravidez de Raquel no prontuário médico.

Sexta, 09/11/2012 – Capítulo: 57. Remédios resolve desmascarar Raquel. Mirela pede desculpas a Clara e conta que está namorando com João de Deus. Márcio entra com alguns relatórios no escritório e flagra Paulo e Regina ao beijos. Remédios resolve desmascarar Raquel e pede conselhos a Padre Antônio. Padre Antônio aconselha Remédios a refletir sobre as consequências dessa decisão. Fausto diz para Lourdes e Clara que elas ficarão com Miguel e que ele precisa ficar só. Remédios pede a João de Deus que não magoe sua neta. Raquel tenta convencer Fausto a não deixá-la e o seduz. João e Mirela contam para Paulo sobre a farsa de Clara. Fausto comunica a Miguel que não vai mais se separar.

Segunda, 12/11/2012 – Capítulo: 58. Maria devolve o amuleto para Paulo. Alexandre pede explicações a Guilherme. Ele garante que nunca houve intimidade entre ele e Denise. Margareth leva presente para João de Deus. Paulo ouve conversa de Agenor e descobre quais são seus planos sobre as terras de Fausto. Mirela, desiludida com o próximo casamento de Clara e João, decide ir embora da cidade. Denise confessa que mentiu para forçar Guilherme a se casar com ela. João pede a Paulo que deixe a cidade. Raquel conta para Margareth que teve um caso com Amador. Agenor e Margareth discutem intensamente. Ele a empurra, ela bate a cabeça e morre. Paulo conversa com Regina sobre a possibilidade de viverem em São Paulo. Remédios chora e pede ajuda a Mirela em suas orações. Agenor cobre o corpo de Margareth. João chega no mesmo momento e percebe o nervosismo dele. Padre diz a Remédios que ela pode resolver todos os problemas se decidir falar o que sabe. Agenor enterra Margareth. Carlos pede a Raquel que deixe Guilherme em paz. Mirela vê Agenor se afastar depois de enterrar Margareth. Agenor arruma as coisas de Margareth e encontra o colar. Remédios encontra Mirela chorando. Maria devolve o amuleto para Paulo. Remédios devolve o amuleto para Clara. Miguel e Lourdes acompanham Clara à igreja. Raquel se sente só. Guilherme continua falando com Regina sobre Paulo e Márcio. Regina diz que Paulo sempre faz tudo que ela quer. Paulo fica perplexo com o que ouve e vai embora indignado. Lourdes tenta acalmar João. Regina desce vestida de noiva e não encontra Paulo. Paulo, à cavalo, rapta Clara de porta da igreja.

Terça, 13/11/2012 – Capítulo: 59. Carlos conta a Regina que Paulo fugiu com Clara. Todos os convidados ficam perplexos com a ousadia dele. Agenor procura Raquel e tenta, mais uma vez, convencê-la a vender as terras de Fausto. Raquel o acusa de ter falsificado o contrato e ameaça ir à justiça. Remédios adivinha que o casamento de Clara e João não aconteceu. Teresa, furiosa, culpa Clara pelo que aconteceu e jura vingança. João corre pelo canavial e, desesperado, grita por Clara. Clara resiste, discute com Paulo e pede que a leve de volta. Paulo se recusa, ela rouba o revólver dele e tenta fugir. Raquel relembra o dia em que matou Fausto e toma comprimidos. Teresa vai até a casa de Mirela e pergunta por Clara e Paulo. Carlos conta a Regina que Paulo fugiu com Clara e ela decide ir embora. Padre Antônio tenta consolar João de Deus. Clara continua arredia e não permite que Paulo se aproxime dela. Carlos comunica a Teresa que vai embora com os filhos. Raquel procura Alexandre no consultório e volta a assediar o médico. Hilda flagra os dois se beijando. Teresa manda Guilherme voltar para São Paulo e passa mal. Guilherme assedia Raquel e Agenor o expulsa. O Dr. Alexandre diz que Teresa deve procurar um cardiologista. Márcio pede a Mirela que não vá embora da cidade. Paulo vê Clara saindo a cavalo e chora acreditando que ela fugiu. João corta cana enlouquecido e Mirela o observa. João comenta com padre Antônio que agora entende o desespero de Fausto ao perder Débora. Miréla convida Remédios para ir embora com ela. Clara volta da farmácia e cuida de Paulo. Vicente instiga os funcionários da usina a expulsarem Agenor. Ele faz ameaças. Paulo melhora e promete levar Clara de volta para a cidade, mas o amor acaba falando mais alto e os dois se beijam apaixonadamente.

Quarta, 14/11/2012 – Capítulo: 60. Paulo vê Clara saindo a cavalo e chora. Paulo e Clara se amam e se reconciliam. João vai atrás de notícias de Clara. Raquel faz comentários maldosos sobre a sobrinha. Agenor entra no escritório sem que Carlota perceba. Ele troca a lâmpada e espalha gasolina pela sala. Regina discute com João e o chama de covarde. Ele devolve a agressão. Padre Antônio promete a Teresa que cuidará dela. Agenor procura Raquel e os dois se beijam e passam à noite juntos. Paulo e Clara conversam e decidem voltar para casa. Vicente se despede de Carlota. Ela sente um cheiro forte e decide averiguar o que está acontecendo. Quando ela acende a luz acontece a explosão. Guilherme assedia Raquel e Agenor o expulsa. O Dr. Alexandre diz que Teresa deve procurar um cardiologista. Márcio pede a Mirela que não vá embora da cidade. Paulo vê Clara saindo a cavalo e chora acreditando que ela fugiu. João corta cana enlouquecido e Mirela o observa. João comenta com padre Antônio que agora entende o desespero de Fausto ao perder Débora. Miréla convida Remédios para ir embora com ela. Clara volta da farmácia e cuida de Paulo. Vicente instiga os funcionários da usina a expulsarem Agenor. Ele faz ameaças. Paulo melhora e promete levar Clara de volta para a cidade, mas o amor acaba falando mais alto e os dois se beijam apaixonadamente. Paulo desmascara Regina. Teresa ouve a conversa e a manda embora. Remédios aconselha Mirela a se afastar de João de Deus, pois talvez sozinho ele possa sentir sua falta. João de Deus se embriaga. Lourdes fala para Miguel e Clara que talvez Osvaldo possa lhe contar sobre o incêndio. Carlos dá razão para Paulo, enquanto Regina arruma as malas. Agenor devolve as joias para Raquel e os dois se beijam. Padre Antônio descobre que João de Deus foi preso. Clara conta para Mirela que se acertou com Paulo. Mirela diz que vai embora da cidade.

Sexta, 16/11/2012 – Capítulo: 61. Hilda troca farpas com Raquel. Agenor pede a Raquel que se case com ele, em troca promete desaparecer com Clara para sempre. Remédios pede a Clara que tente fazer Mirela confessar seus problemas. Osvaldo não tem como provar para Lourdes que Agenor mandou provocar o incêndio. Lourdes fala para Miguel sobre a sua conversa com Osvaldo. Alexandre conta para Márcio que Mirela está grávida. João de Deus diz para Padre Antônio que matará Paulo e Padre Antônio resolve não ajudá-lo a sair. Padre aconselha Paulo a evitar se encontrar com João de Deus. Clara escuta Márcio dizer a Mirela que está disposto a assumir o filho que ela espera. Mirela diz a Clara que está esperando um filho de Márcio. Hilda troca farpas com Raquel. Carlos discute com Teresa e a acusa de tentar manipular a vida do filho. Furiosa com o comentário, ela o expulsa de sua casa. Paulo comenta com Vicente que Teresa o deserdará depois do casamento entre ele e Clara. Márcio pede para Mirela pensar sobre a sua proposta de casamento. Regina flagra Paulo e Clara se beijando e ofende a rival. João e Paulo se encontram, discutem e João tenta matá-lo. Padre Antônio chega e, para impedir que uma tragédia aconteça, conta que os dois são irmãos. João de Deus procura por Margareth e diz para Agenor que irá encontrá-la. Paulo, revoltado, acusa a mãe de esconder o fato de João de Deus ser seu irmão. Paulo acusa Teresa de esconder o fato de João de Deus ser seu irmão. Padre Antônio pede perdão a Deus por ter violado o segredo de confissão. Paulo exige que a mãe explique por que sempre fez questão de afastá-lo de seu irmão. Clara chora porque os dois irmãos quase se mataram. Paulo se sente culpado por ter tirado do irmão a mulher que ele ama e diz à mãe que nunca poderá perdoá-la pelo que fez. Remédios aconselha Mirela a aceitar a proposta de Márcio. Agenor revela a Raquel que Paulo e João de Deus são irmãos. Clara, segurando seu amuleto, lembra-se da infância. Paulo, ao recordar sua infância, se emociona e chora. João de Deus também se lembra da infância. Padre Antônio diz a Miguel que não pode mais servir a Deus. Raquel diz a Clara que os irmãos só ficarão bem se ela se afastar dos dois. Guilherme tenta violentar Denise e é preso em flagrante. Carlos e Regina deixam a cidade. Paulo, arrasado, conversa com Clara e diz a ela que o amor dos dois não é mais possível, pois não pode magoar dessa maneira seu irmão.

Segunda, 19/11/2012 – Capítulo: 62. Raquel expulsa Agenor de sua casa. Mirela mostra a Remédios o local onde Agenor enterrou Margareth. João de Deus reconhece o corpo da mãe e acusa Agenor. Agenor pede ajuda para Raquel. Padre Antônio despede-se de Paulo e pede para que ele pense mais em Teresa. Mirela conta para Clara que é filha de Agenor. Padre Antônio aconselha Miguel a ficar com Carlota. Remédios confirma a paternidade de Agenor e Mirela fica revoltada. Padre Antônio aconselha Miguel a ficar com Carlota. Agenor conta para Raquel que atropelou Mirela e confessa que ele é sua filha. Mirela perde o bebê depois do acidente. Remédios conta para Clara que Agenor é pai de Mirela. João de Deus enterra Margareth. Paulo oferece ajuda ao irmão, mas ele não aceita. Clara avisa Remédios. O novo padre chega à cidade. Lourdes comenta com Miguel que acredita que Raquel pediu para Agenor matar Clara. Remédios conta para Padre Antônio que Mirela perdeu o bebê. Paulo pergunta à mãe se ela mandou Agenor matar Clara. O delegado informa a João de Deus que Mirela acusou Agenor por tê-la atropelado de propósito. A polícia chega à casa de Raquel e Agenor se desespera. Raquel expulsa Agenor de sua casa. Clara conta para João que Mirela esperava um filho dele. Miguel comenta com Paulo que desconfia que Agenor tentou matar Clara a pedido de Raquel. Remédios proíbe João de Deus de conversar com Mirela. João procura Mirela e pergunta por que não contou que esperava um filho dele.

Terça, 20/11/2012 – Capítulo: 63. Paulo promove Vicente. Agenor arruma suas coisas enquanto Paulo tenta descobrir o porquê da demissão. João entrega a Paulo o dinheiro referente à dívida de Clara e exige que ele se afaste dela. Na usina e na cidade todos comentam a demissão de Agenor. Remédios fica preocupada com os enjôos de Mirela. João mostra a Clara o apartamento onde vão morar depois do casamento e dá a ela uma aliança. O padre fica desconcertado com a pergunta e foge do assunto. Clara aconselha Carlota a lutar pelo amor de Miguel. Guilherme pede explicações a Denise. Paulo promove Vicente. João e Clara discutem por causa de Paulo. Mirela conversa com padre Antonio, conta que se entregou a João de Deus e que desconfia que está grávida.

Quarta, 21/11/2012 – Capítulo: 64. Carlota resolve desistir de Miguel. Regina pede a Paulo que expulse Guilherme de sua casa. João pede desculpas a Clara por sua crise de ciúmes. Carlota resolve desistir de Miguel. Mirela conta a padre Antonio que o resultado do exame deu positivo e que decidiu contar a verdade para João de Deus. Teresa fica furiosa quando o irmão diz que não pretende celebrar o casamento de Paulo e Regina. Regina leva convite de casamento para Clara, que recebe com ironia. Clara diz a Mirela que adoraria que ela fosse ao seu casamento. Alexandre conversa com a filha e exige que ela faça o teste de gravidez. Teresa procura Raquel e, diante dela, conta a Clara que sua tia é a dona da casa onde vive Agenor.

Quinta, 22/11/2012 – Capítulo: 65. Agenor e Margareth discutem intensamente. Alexandre pede explicações a Guilherme. Ele garante que nunca houve intimidade entre ele e Denise. Margareth leva presente para João de Deus. Mirela, desiludida com o próximo casamento de Clara e João, decide ir embora da cidade. Denise confessa que mentiu para forçar Guilherme a se casar com ela. João pede a Paulo que deixe a cidade. Agenor e Margareth discutem intensamente. Paulo conversa com Regina sobre a possibilidade de viverem em São Paulo. Remédios chora e pede ajuda a Mirela em suas orações. Agenor cobre o corpo de Margareth. João chega momento e percebe o nervosismo dele. Agenor enterra Margareth. Carlos pede a Raquel que deixe Guilherme em paz. Mirela vê Agenor se afastar depois de enterrar Margareth.

Sexta, 23/11/2012 – Capítulo: 66. Raquel se sente só. Remédios encontra Mirela chorando. Maria devolve o amuleto para Paulo. Remédios devolve o amuleto para Clara. Miguel e Lourdes acompanham Clara à igreja. Raquel se sente só. Guilherme continua falando com Regina sobre Paulo e Márcio. Lourdes tenta acalmar João. Regina desce vestida de noiva e não encontra Paulo. Paulo, à cavalo, rapta Clara de porta da igreja. Todos os convidados ficam perplexos com a ousadia dele. Agenor procura Raquel e tenta, mais uma vez, convencê-la a vender as terras de Fausto. Raquel o acusa de ter falsificado o contrato e ameaça ir à justiça. Teresa, furiosa, culpa Clara pelo que aconteceu e jura vingança. João corre pelo canavial e, desesperado, grita por Clara. Clara resiste, discute com Paulo e pede que a leve de volta. Paulo se recusa, ela rouba o revólver dele e tenta fugir.

Segunda, 26/11/2012 – Capítulo: 67. Paulo pede perdão para Clara. Raquel limpa a mancha de sangue, toma comprimidos e sai apressada. João de Deus a vê sair. Miguel convida Carlota para jantar. João de Deus procura por Mirela para conversarem. Quando Clara e Lourdes chegam em casa, Clara procura por Fausto e o encontra morto. Lourdes avisa Miguel que corre para socorrer a afilhada. Raquel, em busca de um hálibi, visita Hilda. De lá, ela telefona para casa e recebe a notícia da morte de Fausto. Teresa fica sabendo da morte de Fausto, mas não conta nada para Paulo. Raquel diz a Miguel e Clara que não haverá velório. João de Deus e Mirela passeiam pelo campo e acabam se reconciliando. Eles se beijam e acabam transando. Remédios conta para Padre Antônio sobre a morte de Fausto e diz que se sente culpada pelo que aconteceu. Raquel é praticamente expulsa por Padre Antônio de casa. Agenor entra no escritório da casa de Fausto e rouba alguns papéis. Paulo, furioso, pergunta a Teresa por que não lhe deu o recado sobre a morte de Fausto. Padre Antônio pede para Remédios contar para Clara tudo o que ela disse a Fausto no dia de sua morte. Padre pede ajuda de Paulo para salvar Clara de Raquel e conta que eles não são irmãos. Raquel tenta impedir Paulo de conversar com Clara. Paulo pede perdão para Clara e diz que a ama. Agenor diz para Teresa que já havia entregue para Fausto 50% do dinheiro referente às terras. Teresa diz que, caso ele não consiga a devolução do dinheiro, vai à justiça para reaver as terras de Fausto.

Terça, 27/11/2012 – Capítulo: 68. Agenor bate em Margareth. Raquel conversa com Clara e tenta se reaproximar da sobrinha. João diz a Clara que vai ajudá-la a recuperar as terras do pai. Clara flagra Guilherme no quarto de Raquel. As duas discutem. Raquel vai até a casa de Teresa e diz que denunciará Guilherme por assédio. Agenor pressiona Clara, exige que ela lhe devolva o adiantamento que diz ter dado a Fausto pois, caso contrário, ficará com suas terras. Padre Antonio acusa Raquel de ter matado Fausto. Margareth conta a João que foi agredida por Agenor. João vai até a usina pedir explicações a Agenor. Agenor bate em Margareth e falam em matar Teresa. Raquel procura o Bispo e faz uma denúncia contra padre Antonio. Margareth sugere a Agenor que mate Teresa para ficar com a herança de Amador. Guilherme tenta convencer Denise a ficar com ele. Clara briga com Teresa após a missa de 7º dia de Fausto. João beija Clara e ela pede que não volte a beijá-la. Agenor e Raquel trocam acusações e ameaças e ela, com medo de ter sua vida devastada, tenta convencer Clara a deixar com Agenor as terras de seu pai. Padre Antonio conversa com Remédios sobre a morte de Fausto e a aconselha a dizer o que sabe. Agenor e Margareth planejam a morte de Teresa. Teresa acerta os últimos detalhes para o casamento de Paulo e Regina. Margareth pede a João que não interfira em seu relacionamento com Agenor. Padre Antonio recebe um telegrama e diz a João que foi transferido de paróquia. O Bispo diz a padre Antonio que foi acusado de quebrar um segredo de confissão. Ele vai embora triste e contrariado. Agenor e Margareth provocam uma pane elétrica na caixa de luz. Teresa fica no escuro, reconhece Marga e fica desacordada com uma bordoada.

Quarta, 28/11/2012 – Capítulo: 69. Mirela flagra João e Clara se beijando. Margareth teme que Teresa a tenha reconhecido. Padre Antonio vai falar com Raquel. Os dois discutem e ela o expulsa de sua casa. Clara chega e presencia a discussão. Clara pressiona o padre para que lhe diga o motivo da briga, mas ele se recusa a comentar o assunto. Clara expulsa Raquel de casa, mas ela se recusa a ir embora. Lourdes comunica que não faz mais nada para Raquel. Paulo fica contrariado com as acusações de Teresa contra Clara. Teresa conta para Regina que Clara e Paulo não são irmãos. Osvaldo fala de seus erros e Vicente desconfia que ele está envolvido na morte de Amália. Clara se ofende com a desconfiança de Paulo. João, revoltado com a desconfiança de Paulo, dá um soco nele. Decepcionada com Paulo, Clara diz a João de Deus que quer se casar com ele. Teresa pede a Agenor que coloque um detetive atrás de Margareth. Lourdes vê Osvaldo sendo transferido e se despedem na frente da igreja. João diz a Clara que gostaria que padre Antonio celebrasse o casamento deles. Paulo confessa a Mirela que nunca deixará de amar Clara, mas sabe que o amor deles é impossível por causa do ódio que existe entre as duas famílias. Margareth diz a Agenor que precisa sair da cidade antes que Teresa a denuncie. Agenor a convence a ficar. Raquel conta a Mirela sobre o casamento de Clara com João. Miguel se declara para Carlota. Mirela flagra João e Clara se beijando.

Quinta, 29/11/2012 – Capítulo: 70. Guilherme pede mais uma chance para Raquel. Mirela, desconsolada, conta para a avó sobre o casamento de Clara e João. Depois ela tenta o suicídio com ervas e poções. Guilherme liga para Raquel e pede mais uma chance. Ela desliga sem responder nada. João conta para padre Antonio que vai se casar com Clara. Remédios encontra a neta desmaiada. Remédios pede ao Dr. Alexandre que socorra sua neta. Alexandre diz que Mirela ficará em sua casa até se recuperar e Hilda fica furiosa com a decisão do marido. Raquel procura Miguel, mas ele se recusa a ajudá-la. Clara procura Mirela e tenta explicar por que vai se casar com João de Deus. Raquel se oferece para Agenor e em troca exige que ele queime o contrato que fez com Fausto. Após transarem, Raquel diz a Agenor que não voltarão a se encontrar. Mirela pede a João que esqueça o que aconteceu entre eles. Guilherme ameaça contar o que sabe e terminar o noivado de Regina com Paulo. Hilda conversa com Teresa e a envenena contra Regina.

Sexta, 30/11/2012 – Capítulo: 71. Teresa expulsa Clara de sua casa. Paulo flagra João e Clara se beijando e deseja felicidade aos dois. Teresa descobre que Clara e João vão se casar no mesmo dia que Paulo e Regina e fica furiosa. Teresa flagra Agenor e Margareth juntos, ameaça demití-lo e é chantageada por ele. Teresa se recusa a devolver as promissórias e expulsa Clara de sua casa. Paulo discute com a mãe e devolve os documentos para Clara. Agenor chantageia Teresa e coloca seu preço para continuar calado. João entrega a Paulo o dinheiro referente à dívida de Clara e exige que ele se afaste dela. Remédios fica preocupada com os enjoos de Mirela. Clara aconselha Carlota a lutar pelo amor de Miguel. Paulo e Clara se encontram à beira do lago e ele pergunta por que vai se casar com João de Deus. João e Clara discutem por causa de Paulo Mirela conversa com padre Antonio, conta que se entregou a João de Deus e que desconfia que está grávida. Regina pede a Paulo que expulse Guilherme de sua casa. Carlota resolve desistir de Miguel. Mirela conta a padre Antonio que o resultado do exame deu positivo e que decidiu contar a verdade para João de Deus. Teresa fica furiosa quando o irmão diz que não pretende celebrar o casamento de Paulo e Regina. Teresa procura Raquel e, diante dela, conta a Clara que sua tia é a dona da casa onde vive Agenor.

Segunda, 03/12/2012 – Capítulo: 72. Remédios devolve o amuleto para Clara. Alexandre pede explicações a Guilherme. Ele garante que nunca houve intimidade entre ele e Denise. Margareth leva presente para João de Deus. Paulo ouve conversa de Agenor e descobre quais são seus planos sobre as terras de Fausto. Mirela, desiludida com o próximo casamento de Clara e João, decide ir embora da cidade. Denise confessa que mentiu para forçar Guilherme a se casar com ela. João pede a Paulo que deixe a cidade. Raquel conta para Margareth que teve um caso com Amador. Agenor e Margareth discutem intensamente. Ele a empurra, ela bate a cabeça e morre. Paulo conversa com Regina sobre a possibilidade de viverem em São Paulo. Remédios chora e pede ajuda a Mirela em suas orações. Agenor cobre o corpo de Margareth. João chega no mesmo momento e percebe o nervosismo dele. Padre diz a Remédios que ela pode resolver todos os problemas se decidir falar o que sabe. Agenor enterra Margareth. Carlos pede a Raquel que deixe Guilherme em paz. Mirela vê Agenor se afastar depois de enterrar Margareth. Agenor arruma as coisas de Margareth e encontra o colar. Remédios encontra Mirela chorando. Maria devolve o amuleto para Paulo. Remédios devolve o amuleto para Clara. Miguel e Lourdes acompanham Clara à igreja. Raquel se sente só. Guilherme continua falando com Regina sobre Paulo e Márcio. Regina diz que Paulo sempre faz tudo que ela quer. Paulo fica perplexo com o que ouve e vai embora indignado. Lourdes tenta acalmar João. Regina desce vestida de noiva e não encontra Paulo.

Terça, 04/12/2012 – Capítulo: 73. Paulo rouba Clara da porta da igreja. Paulo rouba Clara da porta da igreja. Todos os convidados ficam perplexos com a ousadia dele. Agenor procura Raquel e tenta, mais uma vez, convencê-la a vender as terras de Fausto. Raquel o acusa de ter falsificado o contrato e ameaça ir à justiça. Remédios adivinha que o casamento de Clara e João não aconteceu. Teresa, furiosa, culpa Clara pelo que aconteceu e jura vingança. João corre pelo canavial e, desesperado, grita por Clara. Clara resiste, discute com Paulo e pede que a leve de volta. Paulo se recusa, ela rouba o revólver dele e tenta fugir. Raquel relembra o dia em que matou Fausto e toma comprimidos. Teresa vai até a casa de Mirela e pergunta por Clara e Paulo. Carlos conta a Regina que Paulo fugiu com Clara e ela decide ir embora. Padre Antônio tenta consolar João de Deus. Clara continua arredia e não permite que Paulo se aproxime dela. Carlos comunica a Teresa que vai embora com os filhos. Raquel procura Alexandre no consultório e volta a assediar o médico. Hilda flagra os dois se beijando. Teresa manda Guilherme voltar para São Paulo e passa mal. Guilherme assedia Raquel e Agenor o expulsa. Dr. Alexandre diz que Teresa deve procurar um cardiologista. Márcio pede a Mirela que não vá embora da cidade. Paulo vê Clara saindo a cavalo e chora acreditando que ela fugiu. João corta cana enlouquecido e Mirela o observa. João comenta com padre Antônio que agora entende o desespero de Fausto ao perder Débora. Miréla convida Remédios para ir embora com ela. Clara volta da farmácia e cuida de Paulo. Vicente instiga os funcionários da usina a expulsarem Agenor. Ele faz ameaças. Paulo melhora e promete levar Clara de volta para a cidade, mas o amor acaba falando mais alto e os dois se beijam apaixonadamente.

Quarta, 05/12/2012 – Capítulo: 74. Paulo desmascara Regina. Carlos decide não viajar ao saber da doença de Teresa. Paulo e Clara se amam e se reconciliam. João vai atrás de notícias de Clara. Raquel faz comentários maldosos sobre a sobrinha. Agenor entra no escritório sem que Carlota perceba. Ele troca a lâmpada e espalha gasolina pela sala. Regina discute com João e o chama de covarde. Ele devolve a agressão. Padre Antônio promete a Teresa que cuidará dela. Agenor procura Raquel e os dois se beijam e passam à noite juntos. Paulo e Clara conversam e decidem voltar para casa. Vicente se despede de Carlota. Ela sente um cheiro forte e decide averiguar o que está acontecendo. Quando ela acende a luz acontece a explosão. Guilherme assedia Raquel e Agenor o expulsa. O Dr. Alexandre diz que Teresa deve procurar um cardiologista. Márcio pede a Mirela que não vá embora da cidade. Paulo vê Clara saindo a cavalo e chora acreditando que ela fugiu. João corta cana enlouquecido e Mirela o observa. João comenta com padre Antônio que agora entende o desespero de Fausto ao perder Débora. Miréla convida Remédios para ir embora com ela. Clara volta da farmácia e cuida de Paulo. Vicente instiga os funcionários da usina a expulsarem Agenor. Ele faz ameaças. Paulo melhora e promete levar Clara de volta para a cidade, mas o amor acaba falando mais alto e os dois se beijam apaixonadamente. Paulo desmascara Regina. Teresa ouve a conversa e a manda embora. Remédios aconselha Mirela a se afastar de João de Deus, pois talvez sozinho ele possa sentir sua falta. João de Deus se embriaga. Lourdes fala para Miguel e Clara que talvez Osvaldo possa lhe contar sobre o incêndio. Carlos dá razão para Paulo, enquanto Regina arruma as malas. Agenor devolve as joias para Raquel e os dois se beijam. Padre Antônio descobre que João de Deus foi preso. Clara conta para Mirela que se acertou com Paulo. Mirela diz que vai embora da cidade.

Quinta, 06/12/2012 – Capítulo: 75. João de Deus procura por Margareth. Agenor pede a Raquel que se case com ele, em troca promete desaparecer com Clara para sempre. Remédios pede a Clara que tente fazer Mirela confessar seus problemas. Osvaldo não tem como provar para Lourdes que Agenor mandou provocar o incêndio. Lourdes fala para Miguel sobre a sua conversa com Osvaldo. Alexandre conta para Márcio que Mirela está grávida. João de Deus diz para Padre Antônio que matará Paulo e Padre Antônio resolve não ajudá-lo a sair. Padre aconselha Paulo a evitar se encontrar com João de Deus. Clara escuta Márcio dizer a Mirela que está disposto a assumir o filho que ela espera. Mirela diz a Clara que está esperando um filho de Márcio. Hilda troca farpas com Raquel. Carlos discute com Teresa e a acusa de tentar manipular a vida do filho. Furiosa com o comentário, ela o expulsa de sua casa. Paulo comenta com Vicente que Teresa o deserdará depois do casamento entre ele e Clara. Márcio pede para Mirela pensar sobre a sua proposta de casamento. Regina flagra Paulo e Clara se beijando e ofende a rival. João e Paulo se encontram, discutem e João tenta matá-lo. Padre Antônio chega e, para impedir que uma tragédia aconteça, conta que os dois são irmãos. João de Deus procura por Margareth e diz para Agenor que irá encontrá-la. Paulo, revoltado, acusa a mãe de esconder o fato de João de Deus ser seu irmão. Paulo acusa Teresa de esconder o fato de João de Deus ser seu irmão. Padre Antônio pede perdão a Deus por ter violado o segredo de confissão. Paulo exige que a mãe explique por que sempre fez questão de afastá-lo de seu irmão. Clara chora porque os dois irmãos quase se mataram. Paulo se sente culpado por ter tirado do irmão a mulher que ele ama e diz à mãe que nunca poderá perdoá-la pelo que fez. Remédios aconselha Mirela a aceitar a proposta de Márcio. Agenor revela a Raquel que Paulo e João de Deus são irmãos. Clara, segurando seu amuleto, lembra-se da infância. Paulo, ao recordar sua infância, se emociona e chora. João de Deus também se lembra da infância. Padre Antônio diz a Miguel que não pode mais servir a Deus. Raquel diz a Clara que os irmãos só ficarão bem se ela se afastar dos dois. Guilherme tenta violentar Denise e é preso em flagrante. Carlos e Regina deixam a cidade. Paulo, arrasado, conversa com Clara e diz a ela que o amor dos dois não é mais possível, pois não pode magoar dessa maneira seu irmão.

Sexta, 07/12/2012 – Capítulo: 76. João de Deus enterra Margareth. Mirela mostra a Remédios o local onde Agenor enterrou Margareth. João de Deus reconhece o corpo da mãe e acusa Agenor. Policiais revistam a garçoniere, mas Agenor consegue fugir. Mirela acusa Agenor de ter matado Margareth e diz que vai denunciá-lo à polícia. Agenor pede ajuda para Raquel. Padre Antônio despede-se de Paulo e pede para que ele pense mais em Teresa. Mirela conta para Clara que é filha de Agenor. Padre Antônio aconselha Miguel a ficar com Carlota. Remédios confirma a paternidade de Agenor e Mirela fica revoltada. Padre Antônio aconselha Miguel a ficar com Carlota. Agenor conta para Raquel que atropelou Mirela e confessa que ele é sua filha. Mirela perde o bebê depois do acidente. Remédios conta para Clara que Agenor é pai de Mirela. Clara critica Mirela por não ter contado a João de Deus que esperava um filho dele. João de Deus enterra Margareth. Paulo oferece ajuda ao irmão, mas ele não aceita. Clara avisa Remédios. O novo padre chega à cidade. Lourdes comenta com Miguel que acredita que Raquel pediu para Agenor matar Clara. Remédios conta para Padre Antônio que Mirela perdeu o bebê. Paulo pergunta à mãe se ela mandou Agenor matar Clara. O delegado informa a João de Deus que Mirela acusou Agenor por tê-la atropelado de propósito. A polícia chega à casa de Raquel e Agenor se desespera. Raquel expulsa Agenor de sua casa. Clara conta para João que Mirela esperava um filho dele. Miguel comenta com Paulo que desconfia que Agenor tentou matar Clara a pedido de Raquel. Remédios proíbe João de Deus de conversar com Mirela. Padre Antônio se despede dos fiéis e é aplaudido por todos. Denise visita Guilherme na prisão. João procura Mirela e pergunta por que não contou que esperava um filho dele. Teresa fica arrasada ao descobrir a verdade sobre Amador e Raquel.

Segunda, 10/12/2012 – Capítulo: 77. Miguel se recusa a ajudar Raquel. Remédios diz que Mirela não se apaixonará por Márcio. Teresa conta que Clara e Paulo não são irmãos. João de Deus dá um soco em Paulo. Teresa pede que Agenor ponha um detetive atrás de Margareth. Raquel quer tirar Clara de casa. João quer que padre Antônio celebre o seu casamento com Clara. O padre não quer que o abaixo-assinado seja entregue. Miguel se declara para Carlota. Raquel conta a Mirela sobre o casamento de João e Clara. Mirela tenta o suicídio com ervas. Remédios encontra a neta desmaiada e leva Mirela para Alexandre examiná-la. Alexandre diz que Mirela ficará em sua casa até se recuperar e Hilda fica furiosa com a decisão do marido. Agenor propõe que Raquel o aceite como homem. Remédios pede que Mirela não faça mais besteiras. Miguel se recusa a ajudar Raquel. João marca seu casamento para o mesmo dia do de Paulo.

Terça, 11/12/2012 – Capítulo: 78. Paulo flagra João e Clara se beijando. Clara procura Mirela e tenta explicar por que vai se casar com João de Deus. Raquel se oferece para Agenor e em troca exige que ele queime o contrato que fez com Fausto. Após transarem, Raquel diz a Agenor que não voltarão a se encontrar. Margareth diz a Agenor para não tentar traí-la. Mirela pede a João que esqueça o que aconteceu entre eles. Guilherme ameaça contar o que sabe e terminar o noivado de Regina com Paulo. Hilda conversa com Teresa e a envenena contra Regina. Paulo quer saber se Regina procurou Márcio. Paulo flagra João e Clara se beijando e deseja felicidade aos dois. Paulo acredita em Regina e a beija.

Quarta, 12/12/2012 – Capítulo: 79. Agenor chantageia Teresa. Agenor liga para Raquel e pergunta se ela não estaria interessada em recuperar as passagens. Teresa descobre que Clara e João vão se casar no mesmo dia que Paulo e Regina e fica furiosa. Teresa flagra Agenor e Margareth juntos, ameaça demití-lo e é chantageada por ele. João entrega suas economias a Clara para que ela quite sua dívida com Teresa. Guilherme tenta avançar, Denise recua e ele termina o namoro. Teresa se recusa a devolver as promissórias e expulsa Clara de sua casa. Paulo vê Clara sendo expulsa e promete a ela que resolverá seu problema. Paulo discute com a mãe e devolve os documentos para Clara. Agenor deixa Paulo intrigado com as fofocas sobre os casos extraconjugais de Amador e afirma que ele tem outro filho. Agenor chantageia Teresa e coloca seu preço para continuar calado. Ela não se intimida com as ameaças, o demite da usina e dá a ele 24 horas para desaparecer da cidade. Lourdes dá seu vestido de noiva para Clara se casar.

Quinta, 13/12/2012 – Capítulo: 80. Paulo e Clara se encontram no lago. João entrega a Paulo o dinheiro referente à dívida de Clara e exige que ele se afaste dela. Agenor conta a Marga que foi demitido e pede a ela que saia da cidade. Teresa comunica a todos que Agenor foi demitido. Agenor arruma suas coisas. João pede que Paulo se afaste de Clara. Todos comentam a demissão de Agenor. Raquel briga com Clara por causa de dinheiro e Lourdes a defende. Miguel recusa a ajuda de Carlota e ela chora. Remédios fica preocupada com os enjoos de Mirela. Paulo pergunta ao tio se ele tem um irmão. O padre fica desconcertado com a pergunta e foge do assunto. Clara aconselha Carlota a lutar pelo amor de Miguel. Remédios pede que Alexandre faça exames em Mirela. Paulo e Clara se encontram à beira do lago e ele pergunta por que vai se casar com João de Deus. João e Clara discutem por causa de Paulo. Mirela conversa com padre Antonio, conta que se entregou a João de Deus e que desconfia que está grávida. Regina pede a Paulo que expulse Guilherme de sua casa.

Sexta, 14/12/2012 – Capítulo: 81. Carlota resolve desistir de Miguel. Padre Antônio pergunta a João se ele não sente remorso por ter abandonado Mirela e comunica que decidiu que não fará o casamento dele nem o de seu sobrinho, Paulo. Carlota resolve desistir de Miguel. Mirela conta a padre Antônio que o resultado do exame deu positivo e que decidiu contar a verdade para João de Deus. Teresa fica furiosa quando o irmão diz que não pretende celebrar o casamento de Paulo e Regina. Agenor volta a insistir com Raquel para que lhe venda as terras de Fausto. Teresa procura Raquel e, diante dela, conta a Clara que sua tia é a dona da casa onde vive Agenor. Regina entrega o convite de casamento para Clara, que a recebe com ironia. Clara diz que adoraria a presença de Mirela em seu casamento. Alexandre quer que Denise faça o teste de gravidez. Remédios vê o resultado do exame e Mirela ameaça se matar se a avó contar a João de Deus sobre sua gravidez.

Segunda, 17/12/2012 – Capítulo: 82. Paulo rapta Clara na porta da igreja. Alexandre pede explicações a Guilherme. Ele garante que nunca houve intimidade entre ele e Denise. Margareth leva presente para João de Deus. Paulo ouve conversa de Agenor e descobre quais são seus planos sobre as terras de Fausto. Mirela, desiludida com o próximo casamento de Clara e João, decide ir embora da cidade. Denise confessa que mentiu para forçar Guilherme a se casar com ela. João pede a Paulo que deixe a cidade. Raquel conta para Margareth que teve um caso com Amador. Agenor e Margareth discutem intensamente. Ele a empurra, ela bate a cabeça e morre. Paulo conversa com Regina sobre a possibilidade de viverem em São Paulo. Remédios chora e pede ajuda a Mirela em suas orações. Agenor cobre o corpo de Margareth. João chega no mesmo momento e percebe o nervosismo dele. Padre Antônio diz a Remédios que ela pode resolver todos os problemas se decidir falar o que sabe. Agenor enterra Margareth. Carlos pede a Raquel que deixe Guilherme em paz. Mirela vê Agenor se afastar depois de enterrar Margareth. Agenor arruma as coisas de Margareth e encontra o colar. Remédios encontra Mirela chorando. Maria devolve o amuleto para Paulo. Remédios devolve o amuleto para Clara. Miguel e Lourdes acompanham Clara à igreja. Raquel se sente só. Guilherme continua falando com Regina sobre Paulo e Márcio. Regina diz que Paulo sempre faz tudo que ela quer. Paulo fica perplexo com o que ouve e vai embora indignado. Lourdes tenta acalmar João. Regina desce vestida de noiva e não encontra Paulo. Paulo, à cavalo, rapta Clara na porta da igreja.

Terça, 18/12/2012 – Capítulo: 83. Paulo promete levar Clara para a cidade. Paulo rouba Clara da porta da igreja. Todos os convidados ficam perplexos com a ousadia dele. Regina chora e Guilherme se diverte. Agenor procura Raquel e tenta, mais uma vez, convencê-la a vender as terras de Fausto. Raquel o acusa de ter falsificado o contrato e ameaça ir à justiça. Remédios adivinha que o casamento de Clara e João não aconteceu. Teresa, furiosa, culpa Clara pelo que aconteceu e jura vingança. João corre pelo canavial e, desesperado, grita por Clara. Clara resiste, discute com Paulo e pede que a leve de volta. Paulo se recusa, ela rouba o revólver dele e tenta fugir. Raquel relembra o dia em que matou Fausto e toma comprimidos. Teresa vai até a casa de Mirela e pergunta por Clara e Paulo. Carlos conta a Regina que Paulo fugiu com Clara e ela decide ir embora. Padre Antônio tenta consolar João de Deus. Clara continua arredia e não permite que Paulo se aproxime dela. Carlos comunica a Teresa que vai embora com os filhos. Raquel procura Alexandre no consultório e volta a assediar o médico. Hilda flagra os dois se beijando. Teresa manda Guilherme voltar para São Paulo e passa mal. Guilherme assedia Raquel e Agenor o expulsa. O Dr. Alexandre diz que Teresa deve procurar um cardiologista. Márcio pede a Mirela que não vá embora da cidade. Paulo vê Clara saindo a cavalo e chora acreditando que ela fugiu. João corta cana enlouquecido e Mirela o observa. João comenta com padre Antônio que agora entende o desespero de Fausto ao perder Débora. Mirela convida Remédios para ir embora com ela. Clara volta da farmácia e cuida de Paulo. Vicente instiga os funcionários da usina a expulsarem Agenor. Ele faz ameaças. Paulo melhora e promete levar Clara de volta para a cidade, mas o amor acaba falando mais alto e os dois se beijam apaixonadamente.

Quarta, 19/12/2012 – Capítulo: 84. Mirela diz que vai embora da cidade. Carlos decide não viajar ao saber da doença de Teresa. Paulo e Clara se amam e se reconciliam. João vai atrás de notícias de Clara. Raquel faz comentários maldosos sobre a sobrinha. Agenor entra no escritório sem que Carlota perceba. Ele troca a lâmpada e espalha gasolina pela sala. Regina discute com João e o chama de covarde. Ele devolve a agressão. Padre Antônio promete a Teresa que cuidará dela. Agenor procura Raquel e os dois se beijam e passam à noite juntos. Paulo e Clara conversam e decidem voltar para casa. Vicente se despede de Carlota. Ela sente um cheiro forte e decide averiguar o que está acontecendo.Quando ela acende a luz acontece a explosão. Vicente salva Carlota. Miguel fica sabendo do incêndio na usina e vai até lá. Vicente culpa Agenor pelo incêndio na usina e pela morte de Amália. Miguel conta a Lourdes que Agenor e Osvaldo foram os responsáveis pela morte de Amália. Paulo desmascara Regina. Teresa ouve a conversa e a manda embora. Remédios aconselha Mirela a se afastar de João de Deus, pois talvez sozinho ele possa sentir sua falta. João de Deus se embriaga. Lourdes fala para Miguel e Clara que talvez Osvaldo possa lhe contar sobre o incêndio. Carlos dá razão para Paulo, enquanto Regina arruma as malas. Agenor devolve as joias para Raquel e os dois se beijam. Padre Antônio descobre que João de Deus foi preso. Clara conta para Mirela que se acertou com Paulo. Mirela diz que vai embora da cidade.

Quinta, 20/12/2012 – Capítulo: 85. Regina flagra Paulo e Clara se beijando. Agenor pede a Raquel que se case com ele, em troca promete desaparecer com Clara para sempre. Remédios pede a Clara que tente fazer Mirela confessar seus problemas. Osvaldo não tem como provar para Lourdes que Agenor mandou provocar o incêndio. Lourdes fala para Miguel sobre a sua conversa com Osvaldo. Alexandre conta para Márcio que Mirela está grávida. João de Deus diz para Padre Antônio que matará Paulo e Padre Antônio resolve não ajudá-lo a sair. Padre Antônio aconselha Paulo a evitar se encontrar com João de Deus. Clara escuta Márcio dizer a Mirela que está disposto a assumir o filho que ela espera. Mirela diz a Clara que está esperando um filho de Márcio. Hilda troca farpas com Raquel. Carlos discute com Teresa e a acusa de tentar manipular a vida do filho. Furiosa com o comentário, ela o expulsa de sua casa. Paulo comenta com Vicente que Teresa o deserdará depois do casamento entre ele e Clara. Márcio pede para Mirela pensar sobre a sua proposta de casamento. Regina flagra Paulo e Clara se beijando e ofende a rival. João e Paulo se encontram, discutem e João tenta matá-lo. Padre Antônio chega e, para impedir que uma tragédia aconteça, conta que os dois são irmãos.

Sexta, 21/12/2012 – Capítulo: 86. Guilherme tenta violentar Denise. João de Deus procura por Margareth e diz para Agenor que irá encontrá-la. Paulo, revoltado, acusa a mãe de esconder o fato de João de Deus ser seu irmão. Paulo acusa Teresa de esconder o fato de João de Deus ser seu irmão. Padre Antônio pede perdão a Deus por ter violado o segredo de confissão. Paulo exige que a mãe explique por que sempre fez questão de afastá-lo de seu irmão. Clara chora porque os dois irmãos quase se mataram. Paulo se sente culpado por ter tirado do irmão a mulher que ele ama e diz à mãe que nunca poderá perdoá-la pelo que fez. Remédios aconselha Mirela a aceitar a proposta de Márcio. Agenor revela a Raquel que Paulo e João de Deus são irmãos. Clara, segurando seu amuleto, lembra-se da infância. Paulo, ao recordar sua infância, se emociona e chora. João de Deus também se lembra da infância. Padre Antônio diz a Miguel que não pode mais servir a Deus. Raquel diz a Clara que os irmãos só ficarão bem se ela se afastar dos dois. Guilherme tenta violentar Denise e é preso em flagrante. Carlos e Regina deixam a cidade. Paulo, arrasado, conversa com Clara e diz a ela que o amor dos dois não é mais possível, pois não pode magoar dessa maneira seu irmão. Mirela mostra a Remédios o local onde Agenor enterrou Margareth.

Segunda, 24/12/2012 – Capítulo: 87. João de Deus se embriaga. Carlos decide não viajar ao saber da doença de Teresa. Paulo e Clara se amam e se reconciliam. João vai atrás de notícias de Clara. Raquel faz comentários maldosos sobre a sobrinha. Agenor entra no escritório sem que Carlota perceba. Ele troca a lâmpada e espalha gasolina pela sala. Regina discute com João e o chama de covarde. Ele devolve a agressão. Padre Antônio promete a Teresa que cuidará dela. Agenor procura Raquel e os dois se beijam e passam à noite juntos. Paulo e Clara conversam e decidem voltar para casa. Vicente se despede de Carlota. Ela sente um cheiro forte e decide averiguar o que está acontecendo. Quando ela acende a luz acontece a explosão. Vicente salva Carlota. Miguel fica sabendo do incêndio na usina e vai até lá. Vicente culpa Agenor pelo incêndio na usina e pela morte de Amália. Miguel conta a Lourdes que Agenor e Osvaldo foram os responsáveis pela morte de Amália. Paulo desmascara Regina. Teresa ouve a conversa e a manda embora. Remédios aconselha Mirela a se afastar de João de Deus, pois talvez sozinho ele possa sentir sua falta. João de Deus se embriaga. Lourdes fala para Miguel e Clara que talvez Osvaldo possa lhe contar sobre o incêndio. Carlos dá razão para Paulo, enquanto Regina arruma as malas. Agenor devolve as joias para Raquel e os dois se beijam. Padre Antônio descobre que João de Deus foi preso. Clara conta para Mirela que se acertou com Paulo. Mirela diz que vai embora da cidade.

Quarta, 26/12/2012 – Capítulo: 88. Regina flagra Paulo e Clara. Agenor pede a Raquel que se case com ele, em troca promete desaparecer com Clara para sempre. Remédios pede a Clara que tente fazer Mirela confessar seus problemas. Osvaldo não tem como provar para Lourdes que Agenor mandou provocar o incêndio. Lourdes fala para Miguel sobre a sua conversa com Osvaldo. Alexandre conta para Márcio que Mirela está grávida. João de Deus diz para Padre Antônio que matará Paulo e Padre Antônio resolve não ajudá-lo a sair. Padre Antônio aconselha Paulo a evitar se encontrar com João de Deus. Clara escuta Márcio dizer a Mirela que está disposto a assumir o filho que ela espera. Mirela diz a Clara que está esperando um filho de Márcio. Hilda troca farpas com Raquel. Carlos discute com Teresa e a acusa de tentar manipular a vida do filho. Furiosa com o comentário, ela o expulsa de sua casa. Paulo comenta com Vicente que Teresa o deserdará depois do casamento entre ele e Clara. Márcio pede para Mirela pensar sobre a sua proposta de casamento. Regina flagra Paulo e Clara se beijando e ofende a rival. João e Paulo se encontram, discutem e João tenta matá-lo. Padre Antônio chega e, para impedir que uma tragédia aconteça, conta que os dois são irmãos.

Quinta, 27/12/2012 – Capítulo: 89. Guilherme é preso em flagrante. João de Deus procura por Margareth e diz para Agenor que irá encontrá-la. Paulo, revoltado, acusa a mãe de esconder o fato de João de Deus ser seu irmão. Paulo acusa Teresa de esconder o fato de João de Deus ser seu irmão. Padre Antônio pede perdão a Deus por ter violado o segredo de confissão. Paulo exige que a mãe explique por que sempre fez questão de afastá-lo de seu irmão. Clara chora porque os dois irmãos quase se mataram. Paulo se sente culpado por ter tirado do irmão a mulher que ele ama e diz à mãe que nunca poderá perdoá-la pelo que fez. Remédios aconselha Mirela a aceitar a proposta de Márcio. Agenor revela a Raquel que Paulo e João de Deus são irmãos. Clara, segurando seu amuleto, lembra-se da infância. Paulo, ao recordar sua infância, se emociona e chora. João de Deus também se lembra da infância. Padre Antônio diz a Miguel que não pode mais servir a Deus. Raquel diz a Clara que os irmãos só ficarão bem se ela se afastar dos dois. Guilherme tenta violentar Denise e é preso em flagrante. Carlos e Regina deixam a cidade. Paulo, arrasado, conversa com Clara e diz a ela que o amor dos dois não é mais possível, pois não pode magoar dessa maneira seu irmão. Mirela mostra a Remédios o local onde Agenor enterrou Margareth.

Sexta, 28/12/2012 – Capítulo: 90. Agenor pede ajuda para Raquel. Padre Antônio procura o bispo, confessa que revelou um segredo de confissão e é obrigado a deixar a cidade. Paulo tenta se reconciliar com o irmão, mas João está muito magoado e não aceita a reaproximação. Remédios chama a polícia, que vasculha o local e encontra o corpo de Margareth. Padre Antônio se despede de João de Deus e conta a ele que encontraram o corpo de uma mulher e tudo indica que é sua mãe. Clara conta para Lourdes que terminou seu namoro com Paulo. Remédios proíbe Mirela de contar o que sabe para a polícia. João de Deus reconhece o corpo da mãe e acusa Agenor. Policiais revistam a garçoniere, mas Agenor consegue fugir. Paulo continua muito magoado com a mãe e se recusa a falar com ela. Mirela acusa Agenor de ter matado Margareth e diz que vai denunciá-lo à polícia. Agenor, para convencê-la do contrário, acaba revelando que é seu pai. Agenor pede ajuda para Raquel. Ela se lembra de Fausto e pensa em fugir com o amante.

Segunda, 31/12/2012 – Capítulo: 91. Mirela se preocupa com João de Deus. Maria perde Rosinha no mercado. Mirela se preocupa com João de Deus e vai atrás dele. Remédios tenta impedi-la, mas não consegue. Hilda conta para Teresa que Raquel sofreu um acidente. Dr. Alexandre diz a Clara e Lourdes que possivelmente Raquel perderá as pernas. Miguel consegue alcançar Agenor e tenta matá-lo, mas é impedido por Paulo e João. Teresa diz ao filho que não vai mais se opor ao seu namoro com Clara.

Quarta, 02/01/2013 – Capítulo: 92. Raquel diz a Clara que a odeia. Teresa visita Raquel no hospital. Ela confirma que foi amante de Amador e diz que só não fugiu com ele porque Débora a impediu. Teresa menospreza Raquel e diz sentir pena dela por estar paralítica. Maria, desesperada, conta a Vicente que Rosinha sumiu. Lourdes chega com a menina e a entrega aos pais. Miguel visita Agenor na prisão, diz que Osvaldo confessou tudo e que ele passará muitos anos na cadeia. Raquel diz a Clara que a odeia porque ela é o fruto do amor de Débora e Fausto. Raquel confessa que Fausto foi o único homem que amou na vida e que o matou.

Quinta, 03/01/2013 – Capítulo: 93. João de Deus declara seu amor para Mirela. Carlota aconselha Paulo a não desistir de lutar pela própria felicidade. Clara pede ao padrinho que enterre o corpo de Raquel junto ao filho dela e que coloque o corpo de seu pai junto ao de sua mãe. Miguel aconselha João de Deus a pensar em Paulo como um irmão. Miguel e Lourdes enterram corpo de Raquel. João de Deus perdoa Paulo e fala para ele ficar com Clara. João de Deus declara seu amor para Mirela e os dois se beijam.

Sexta, 04/01/2013 – Capítulo: 94. Teresa pede perdão a Clara. Maria e Vicente contam a Lourdes que esperam outro filho e a convidam para ser a madrinha do bebê. Teresa pede perdão a Clara. Miguel entrega a Clara o certificado de propriedade dos canaviais e as joias de Débora. João de Deus ganha de Clara as terras que eram de Fausto.

Segunda, 31/12/2012 – Capítulo: 95. Último Capítulo. João de Deus procura Márcio na usina e pergunta o que há entre ele e Mirela. Paulo pede a Clara que não volte para casa por que Raquel está escondendo Agenor e conta que já avisou a polícia. Os policiais revistam a casa de Fausto. Raquel e Agenor fogem juntos e sofrem um acidente. Remédios presencia tudo e Agenor foge deixando Raquel presa nas ferragens. João tenta se reaproximar de Mirela e pede para que voltem a ser amigos. Ela não esconde sua mágoa e diz que não pode ser sua amiga. Remédios chega muito abalada e conta aos dois sobre o acidente. Miguel decide ir atrás de Agenor. João e Paulo fazem o mesmo. Clara vai ao hospital para saber como está a tia. Maria perde Rosinha no mercado. Mirela se preocupa com João de Deus e vai atrás dele. Remédios tenta impedi-la, mas não consegue. Hilda conta para Teresa que Raquel sofreu um acidente. Dr. Alexandre diz a Clara e Lourdes que possivelmente Raquel perderá as pernas. Miguel consegue alcançar Agenor e tenta matá-lo, mas é impedido por Paulo e João. Teresa diz ao filho que não vai mais se opor ao seu namoro com Clara. Teresa visita Raquel no hospital. Ela confirma que foi amante de Amador e diz que só não fugiu com ele porque Débora a impediu. Teresa menospreza Raquel e diz sentir pena dela por estar paralítica. Maria, desesperada, conta a Vicente que Rosinha sumiu. Lourdes chega com a menina e a entrega aos pais. Miguel visita Agenor na prisão, diz que Osvaldo confessou tudo e que ele passará muitos anos na cadeia. Raquel diz a Clara que a odeia porque ela é o fruto do amor de Débora e Fausto. Raquel confessa que Fausto foi o único homem que amou na vida e que o matou. Carlota aconselha Paulo a não desistir de lutar pela própria felicidade. Clara pede ao padrinho que enterre o corpo de Raquel junto ao filho dela e que coloque o corpo de seu pai junto ao de sua mãe. Miguel aconselha João de Deus a pensar em Paulo como um irmão. Miguel e Lourdes enterram corpo de Raquel. João de Deus perdoa Paulo e fala para ele ficar com Clara. João de Deus declara seu amor para Mirela e os dois se beijam.

Elenco / Personagens

Amador Giácomo (Victor Fasano) – Dono do Grupo Usineiro Giácomo. Homem rico, poderoso e sedutor. É casado com Teresa Giácomo e pai de Paulo.

Teresa Giácomo (Débora Duarte) – Mulher fria, orgulhosa e vingativa. Apesar de amar o filho, manipula sua vida. Tem ódio mortal por Clara Santos e Débora.

Paulo Giácomo (Gustavo Haddad) – Filho de Amador e Teresa. Bonito e inteligente. Com sua personalidade frágil será manipulado pela mãe para se casar com Gina. Enfrentará grandes barreiras para ficar com Clara, grande amor de sua vida.

Fausto Santos (Jandir Ferrari) – Pai de Clara. Dono dos canaviais. Fica viúvo depois que sua esposa Débora sofre um acidente. Se envolve com sua cunhada Raquel.

Débora Faberman Santos (Claudia Ohana) – Mãe de Clara. É doce e carinhosa com Fausto e sua irmã mais nova Raquel, por quem se sente responsável. Viveu um romance na juventude com Amador.

Clara Faberman Santos (Bianca Castanho) – Filha de Fausto e Débora. Romântica e honesta. É a protagonista que sofrerá as injustiças do destino. Apaixonada por Paulo.

Raquel Faberman Santos (Helena Fernandes) – Mulher perversa e interesseira. É a grande vilã que busca impedir a felicidade de Clara. Usa sua beleza e alto poder de sedução para alcançar seus propósitos. Sempre teve inveja da irmã mais velha, para quem perdeu Fausto.

Padre Antônio (Jonas Mello) – Irmão mais velho de Teresa e padre da paróquia, de onde nunca saiu. Simpático e voluntarioso. É o orientador espiritual de todos os personagens (exceto, claro, dos vilões) e tem grande ascendência sobre os quatro jovens protagonistas.

João de Deus (Thierry Figueira) – Filho ilegítimo de Amador Giácomo, fruto de um romance extraconjugal. Foi abandonado bebê, na igreja, por sua mãe, que ele não sabe quem é. Foi criado pelo Padre Antônio com a ajuda financeira de Amador.

Remédios (Wanda Stefânia) – Curandeira que vive à beira do rio na periferia. Mística e misteriosa, é rechaçada pelo povoado, que acredita que ela seja uma bruxa. Na verdade, ela entende de ervas e tem uma forte intuição, que lhe indica sempre com antecedência os acontecimentos.

Mirela (Ana Cecília Costa) – Alegre, simpática e espontânea, dona de uma sensualidade autêntica e despretensiosa. É a grande amiga de Clara. Vive com a avó, Remédios, em uma cabana simples na periferia.

Lourdes (Paula Cohen) – Boa pessoa, bem-humorada e compreensiva, ainda que geniosa. Apesar de ser um contraponto cômico para Clara, também tem forte carga dramática. Empregada da família Santos, está para casar com Vicente quando ocorre o acidente com Débora.

Dr. Alexandre Belay (Walter Cruz) – Médico bem-sucedido. Não pensa duas vezes para contratar Mirela para recepcionista de sua clínica, apesar do preconceito e ciúme de sua esposa, Hilda. Seu forte caráter só é abalado quando é envolvido por Raquel.

Hilda Belay (Analú Graci) – Esposa do Dr. Alexandre. Vaidosa, fútil e fofoqueira. Veste-se com elegância, ainda que afetada. É a autêntica representante de uma classe média alta mais interessada em prestígio do que em uma amizade sincera.

Márcio Belay (Gustavo Wabner) – Filho do Dr. Belay e de Hilda. Simpático e galanteador, volta para casa depois de se formar engenheiro. Imaturo, aceita que a mãe lhe arranje um emprego na usina, mesmo contra a vontade de seu pai, que quer vê-lo vencer pelos seus próprios méritos.

Denise Belay (Débora Gomez) – Filha do dr. Belay e de Hilda. Típica adolescente bonita e feliz. Apesar da eterna vigilância da mãe, consegue se envolver com Guilherme. Acredita que o aproveitador quer se casar com ela.

Carlos de Almeida (Hélio Cícero) – Sensato, educado e honesto. Tem negócios na capital, onde mora num confortável apartamento com seus dois filhos. É o “tio” que cria Paulo na capital.

Guilherme de Almeida (Sidney Sampaio) – Filho de Carlos, irmão de Gina. Jovem descolado e envolvente. Conquistador mau caráter, adora seduzir meninas virgens com promessas de casamento.

Miguel Castro (José Steinberg) – É padrinho de Clara, a quem protege e acompanha durante toda vida. Trabalhador antigo da usina, querido e respeitado por todos, é humilhado e posto na rua por Agenor.

Amália Castro (Patrícia Mayo) – Madrinha de Clara, casada com Miguel. Amável e carinhosa. Era a melhor amiga de Débora, a quem defende das maledicências do povoado.

Oswaldo Dias (Marcelo Médici) – Empregado de Teresa, namorado de Lourdes. Apesar de ser um ladrão e, sob pressão, capaz de matar, é engraçado e sensível.

Agenor Mello (Oscar Magrini) – O grande vilão. Inescrupuloso e oportunista. Faz de tudo para conseguir o que quer, inclusive matar.

Vicente (Déo Garcês) – Empregado da usina, é fiel e trabalhador. Vive às turras com Agenor, pois tem um forte sentimento de justiça. É apaixonado por Lourdes.

Maria (Teresa Athayde) – Empregada dos Giácomo. Divertida e faladora, sofre constantes repreensões de Teresa.

Rosinha (Fyama Monteiro) – Filha de Maria e Vicente. Garota educada, mas peralta.

Carlota (Rosana Penna) – Secretária da usina há muitos anos. Como toda secretária, é discreta. Ouve e vê tudo, mas não diz nada.

Zé Manuel (Vinícius Vommaro) – Empregado da usina. Como todos os outros empregados, odeia Agenor, a quem afronta sempre que pode.

Regina de Almeida (Bruna Thedy) – Filha de Carlos, sobrinha de Teresa e noiva de Paulo. Bonita, antipática e mimada. Chora sempre que tem sua vontade recusada. A princípio parece gostar de Paulo, mas depois se percebe que ela está mais interessada no dinheiro dele.

Margareth – Marga (Patrícia Novaes) – Interesseira, inescrupulosa e dissimulada. Típica mulher que vive de expedientes, usando como armas o fingimento e a sedução. É a mãe de João de Deus, e volta a São Bento com o álibi de se reaproximar do filho.

Fábio (Milton Levy) – Vendedor do Mercado Municipal.

Soraia (Rita Mendonça) – Vendedora do Mercado Municipal.

Benjamim (Dionísio Corrêa) – Vendedor do Mercado Municipal.

Eugênio (Wagner Molina) – Funcionário do Grupo Usineiro Giácomo.

Abílio (Rogério Garcia) – Funcionário do Grupo Usineiro Giácomo.

Luciano (Camilo Namour) – Funcionário do Grupo Usineiro Giácomo.

Paulo Giácomo criança (Giovanni Delgado)

Clara Faberman Santos criança (Rayanna Vidal)

João de Deus criança (Giovanni Forner)

Mirela criança (Bruna Guasco)

Trilha Sonora Nacional e Internacional

“Incêndio no canavial” – Moacyr Franco
“Um anjo veio me falar” (“Angel in my heart”) – Rouge
“Escolta de vagalumes” – Sérgio Reis
“Atrás da porta” – Elis Regina
“Cai a noite” – Capital Inicial
“João Valentão” – Vega
“Sancristobal” – João Parahyba
“Habanera da esperança” – As Irmãs Galvão
“Morro velho” – Fagner e Milton Nascimento
“Toada” (“Na direção do dia”) – Boca Livre
“Pra ser feliz” – Gustavo Lins
“O cio da terra” – Pena Branca e Xavantinho

0 Comentário para: “Canavial de Paixões Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *