Brega & Chique Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Brega & Chique desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Brega & Chique e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Brega & Chique

◘ Período de exibição: 20/04/1987 – 07/11/1987
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 173
◘ Autoria: Cassiano Gabus Mendes
◘ Colaboração: Luiz Carlos Fusco
◘ Direção: Jorge Fernando, Carlos Magalhães e Marcelo de Barreto
◘ Direção geral: Jorge Fernando
◘ Direção executiva III: Roberto Talma
◘ Supervisão: Daniel Filho

Ambientada em São Paulo, Brega & Chique tem como personagens centrais duas mulheres, Rosemere da Silva (Glória Menezes) e Rafaela Alvaray (Marília Pêra). De universos opostos, as duas têm suas histórias cruzadas por causa de Herbert Alvaray (Jorge Dória), empresário paulista, casado com ambas. Sua família oficial é formada por Rafaela, os filhos Ana Cláudia (Patrícia Pillar), Teddy (Tarcísio Filho) e Tamyris (Cristina Mullins), além do genro Maurício (Tato Gabus Mendes) e da sogra Francine (Célia Biar). Rafaela é uma mulher rica e muito chique, desligada dos problemas do cotidiano, cheia de manias e futilidades. Mora numa mansão num bairro nobre de São Paulo.

A segunda família de Herbert, onde é conhecido pelo nome Mário Francis, é formada por Rosemere e Márcia (Fabiane Mendonça), filha dos dois. Rosemere é uma mulher simplória, pobre e brega. Batalhadora, mora em um bairro da periferia de São Paulo e mantém a casa e os filhos com dificuldades – além de Márcia, é mãe de Vânia (Paula Lavigne) e Amaury (Cacá Barrete). Rosemere ainda ajuda o pai, Lourival (Fabio Sabag). Rafaela e Rosemere não sabem da existência do mesmo homem na vida das duas e, por ironia do destino, acabam se tornando amigas.

A novela começa quando Herbert, para escapar da falência, simula a própria morte e foge do país, abandonando sua família legítima. Preocupado com Rosemere, ele deixa uma boa quantia em dólares para que ela e a filha possam se sustentar.

Endividada e sem nenhuma fonte de renda, Rafaela se vê obrigada a mudar-se com a família para um bairro mais simples. Por coincidência, vai morar na mesma vila onde Rosemere vive com a filha. As duas se conhecem e tornam-se confidentes: enquanto Rosemere ensina a Rafaela alternativas para ganhar e economizar dinheiro, Rafaela dá aulas de etiqueta para a nova rica.

Além da ajuda de Rosemere, Rafaela conta com o apoio de Montenegro (Marco Nanini), secretário particular e cúmplice de Herbert. Apaixonado por Rafaela, ele está sempre por perto e faz tudo para ajudá-la a sair daquela difícil situação.

Juntos, Rafaela e Montenegro foram responsáveis por muitas cenas hilárias de Brega & Chique.

Rosemere também tem um admirador: o bruto e apaixonado Baltazar (Dennis Carvalho), marceneiro do bairro.

A trama sofre uma reviravolta quando Herbert retorna ao país, após uma cirurgia plástica, com o nome de Cláudio Serra (Raul Cortez). Ele decide se encontrar com suas ex-mulheres, separadamente, e convida-as para jantar fora. Durante a conversa, ele pergunta sobre Herbert e Mário, e tanto Rosemere como Rafaela falam muito mal de seus ex-maridos, para desconforto de Cláudio. Mesmo assim, o conquistador decide se reaproximar das duas, a quem ele chama de Alfa I (Rafaela) e Alfa II (Rosemere).

Em determinado momento da história, Rafaela e Rosemere, comentando sobre seus ex-companheiros, descobrem que os dois são a mesma pessoa. E mais: as duas constatam que existe uma terceira mulher na vida de Herbert: Zilda (Nívea Maria), melhor amiga de Rafaela. Depois de muita confusão, toda verdade sobre Cláudio Serra é revelada. Ele morre dormindo, enquanto sonhava com sua verdadeira face.

Rafaela, Rosemere e Zilda reconstroem suas vidas ao lado de outros homens. Rafaela se entrega ao amor de Montenegro, Rosemere se casa com Baltazar, e Zilda, com Pedro (Paulo César Grande). Com a ajuda de Montenegro, Rafaela consegue passar para seu poder os dólares que Herbert guardava a sete chaves em uma conta na Suíça, e promete dividir a herança com Rosemere e Zilda.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Brega & Chique

** Resumo dos capítulos ainda não disponível

A abertura da novela causou bastante polêmica. Nela, o modelo Vinícius Manne aparecia com as nádegas à mostra. Após o primeiro capítulo, a Censura exigiu que fosse colocada uma folha de parreira sobre o traseiro do modelo. A dita cuja foi inserida, através de computação gráfica, mas a Censura não ficou satisfeita com o tamanho da folha, e exigiu que fosse aumentada. No entanto, depois de inúmeras reclamações, a Censura liberou a abertura original. A abertura censurada seria veiculada no Vale a Pena Ver de Novo, dois anos depois.1

Para acompanhar o ritmo ágil da trama, a equipe de produção utilizou vários efeitos especiais, como o wipe, que faz com que a imagem seja varrida da tela, para mudar de cena, e o filó, que dividia tela ao meio, para a transmissão de duas cenas em simultâneo. Para além disto, a produção usou também animação.1

rega & Chique conquistou o público e foi um grande sucesso de audiência. A novela chegou a apresentar índices maiores do que os atingidos pela novela exibida às 20h, O Outro.

O título da novela foi escolhido por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni – então supervisor de operações da TV Globo –, após o diretor Roberto Talma contar a ele a premissa da trama.

Marco Nanini e Marília Pêra, que viviam na novela os personagens Montenegro e Rafaela Alvaray, tinham acessos de riso na gravação de muitas cenas. A cumplicidade de longa data entre os dois atores resultava em brincadeiras e improvisos tão bons que a direção deixava que fossem ao ar assim mesmo, sem interrupção do ritmo.

Brega & Chique marcou a volta de Marília Pêra às novelas, depois de muito tempo longe da televisão. O último trabalho da atriz na TV Globo havia sido na novela Supermanoela, exibida em 1974. Também foi a primeira vez que Marília contracenou com Glória Menezes, além da estreia de ambas em uma novela assinada por Cassiano Gabus Mendes. Nos créditos de abertura, a ordem de aparição dos nomes das duas atrizes era alternada diariamente.

Marco Nanini conta que foi a última opção para o papel de Montenegro. Quando entrou na novela, o elenco já estava formado, e ele começou a gravar em quatro, cinco dias. O ator aproveitou esse contexto para incorporar aquela que seria uma das principais características do personagem: a subserviência. Ainda segundo Nanini, deu muito certo o diálogo estabelecido entre sua interpretação e o uso que o autor fazia dela na continuidade de suas cenas.

Marília Pêra ressalta que se inspirou no humor requintado de Dulcina de Moraes para compor a personagem Rafaela.

Brega & Chique foi a primeira novela da atriz Ana Rosa na TV Globo.

A novela de Cassiano Gabus Mendes marcou a estreia da atriz Paula Lavigne em uma novela na TV Globo, após um papel na minissérie Anos Dourados (1986), de Gilberto Braga.

Depois de um longo tempo por trás das câmeras, assinando vários trabalhos como diretor, Dennis Carvalho entrou em Brega & Chique para fazer um personagem do início ao fim da trama, o marceneiro Baltazar. Ele contracenava com Cássio Gabus Mendes.

Na pele de Zilda, uma das três mulheres de Herbert Alvaray (Jorge Dória), a atriz Nívea Maria conta que, pela primeira vez na TV Globo, teve a oportunidade de interpretar uma personagem diferente das mocinhas românticas e boazinhas com que ficou conhecida nas novelas da emissora.

A trama foi reapresentada entre 31/07/1989 e 19/01/1990, em Vale a Pena Ver de Novo.

Em Portugal, Brega & Chique foi exibida duas vezes, em 1988 e 1989.

Elenco:
Ana Maria Sagres – D. Deucélia (participação especial)
Ana Rosa
Anderson Muller – Quibe Frito
Ângela Figueiredo – Marly
Anilza Leoni – Verônica (participação especial)
Bárbara Fazio – Bianca
Cacá Barreto – Amauri
Cássia Kiss – Silvana
Cássio Gabus Mendes – Bruno
Célia Biar – Francine
Cristina Mullins – Tamires
Dennis Carvalho – Baltazar
Fabiane Mendonça – Marcinha
Fabio Sabag – Lourival
Glória Menezes – Rosemere
Hélio Souto – Amadeu Correia
Hilton Prado – Chefe da locadora
Jayme Periard – João Antonio
Jorge Dória – Herbert Alvaray (participação especial)
José Augusto Branco – Belotti
Luis Sergio – Freguês do bar
Luiz Vasconcelos – Freguês do bar
Maria Gladys – D. Zulmira (participação especial)
Marília Pêra – Rafaela Alvaray
Marco Nanini – Montenegro
Marcos Novaes – Maquiador
Marcos Miranda – Zelador do prédio de João Antonio (Jayme Périard)
Marcos Paulo – Luís Paulo
Monique Lafond – D. Marinalva Pombo
Nelson Rodrigues – Dono do bar
Neuza Amaral – Lucy
Newton Prado – Dr. Ruy (participação especial)
Nívea Maria – Zilda
Patrícia Pillar – Ana Claudia
Patricya Travassos – Mercedes
Paula Lavigne – Vânia
Paulo César Grande – Pedro
Paulo Machado – Policial
Percy Aires – Justino
Raul Cortez – Cláudio Serra/ Herbert Alvaray/ Mário Francis
Selmo Goldmacher – Feirante
Suzy Camacho – Rosinha
Tarcísio Filho – Teddy
Tato Gabus Mendes – Maurício
Valéria Keller – Rosely
Yvan Mesquita – Interventor da empresa
Zé Preá – Seu Dirceu (participação especial)

Elenco / Personagens

RAFAELA ALVARAY (Marília Pêra) — Casada com Herbert (Jorge Dória). Quando é decretada a falência do marido, tem todos os bens confiscados. Sua forte personalidade começa a se revelar a partir da queda. No início é uma mulher rica, afetada, quase fútil. Faz tudo para manter a família unida depois do baque sofrido.

HERBERT ALVARAY / MÁRIO FRANCIS (Jorge Dória) — Marido de Rafaela (Marília Pêra). Empresário bem-sucedido, que vai à falência depois de sofrer intervenção em suas empresas. Simula o suicídio, fugindo em seguida para o exterior. Tem duas famílias: a oficial, com Rafaela, e outra com Rosemere (Glória Menezes), com quem tem uma filha, Márcia Maria (Fabiane Mendonça). Homem sem escrúpulos, só pensa em dinheiro e negócios.

ANA CLÁUDIA (Patrícia Pillar) — Filha de Rafaela (Marília Pêra) e Herbert (Jorge Dória), irmã de Tamyris (Cristina Mullins) e Teddy (Tarcísio Filho). É abandonada na porta da igreja, no dia do casamento, pelo noivo, Antonio (Jayme Périard). Ferida e revoltada, tem problemas, agravados com a morte e a falência do pai. Conhece Luis Paulo (Marcos Paulo), motorista que a leva para o casamento, e que a ajuda nos momentos de crise.

TAMYRIS (Cristina Mullins) – Filha de Rafaela (Marília Pêra) e Herbert (Jorge Dória), irmã de Ana Cláudia (Patrícia Pillar) e Teddy (Tarcísio Filho). Casada com Maurício (Tato Gabus Mendes), sem filhos. Quando perde tudo, começa a ter problemas e ciúme do marido, que estava acostumado com a vida fácil ao lado do sogro.

MAURÍCIO (Tato Gabus Mendes) — Marido de Tamyris (Cristina Mullins). Boa vida, estava certo de que ia herdar uma boa fortuna do sogro, o que não acontece. É obrigado a trabalhar para sustentar a mulher.

TEDDY (Tarcísio Filho) — Filho de Rafaela (Marília Pêra) e Herbert (Jorge Dória), irmão de Ana Cláudia (Patrícia Pillar) e Tamyris (Cristina Mullins). Estudante relapso, que gostava da boa vida que levava. Reage quando se vê obrigado a trabalhar.

FRANCINE (Célia Biar) — Mãe de Rafaela (Marília Pêra), mulher de muita classe. Quando a filha perde tudo, tenta ajudar, sem perder a pose.

MONTENEGRO (Marco Nanini) — Amigo íntimo de Herbert (Jorge Dória), a única pessoa a quem ele revela suas intenções. Sabe que ele está vivo, no exterior, cheio de dinheiro. Fica dividido entre a afeição por Rafaela (Marília Pêra) e a fidelidade ao amigo.
JOÃO ANTONIO (Jayme Périard) — Noivo de Ana Cláudia (Patrícia Pillar). Desiste do casamento em cima da hora porque está apaixonado por Silvana (Cássia Kiss), irmã de Luis Paulo (Marcos Paulo). Foge da noiva, com medo de sua reação.

ZILDA (Nívea Maria) — Amiga de Rafaela (Marília Pêra). É a única que continua a seu lado depois da crise, procurando diminuir seu sofrimento.

ROSEMERE (Glória Menezes) — Mulher simples, batalhadora. Tem uma relação com Herbert (Jorge Dória), que conhece como Mário, e com quem tem a filha Márcia (Fabiane Mendonça). Recebe uma grande quantia em dinheiro quando ele some, o que muda sua vida. Tem dois filhos do primeiro casamento, Vânia (Paula Lavigne) e Amaury (Cacá Barrete).

LOURIVAL (Fabio Sabag) — Pai de Rosemere (Glória Menezes), avô de Márcia (Fabiane Mendonça), Vânia (Paula Lavigne) e Amaury (Cacá Barrete). Bonachão, “bota” cartas para os amigos, prevendo algumas coisas. Protege a filha contra os atrevidos do bairro.

AMAURY (Cacá Barrete) — Filho de Rosemere, irmão de Vânia (Paula Lavigne) e Márcia (Fabiane Mendonça), e neto de Lourival (Fabio Sabag). Garoto esforçado, quer trabalhar para ajudar a mãe, mas ela não o deixa largar os estudos.

VÂNIA (Paula Lavigne) — Filha de Rosemere (Glória Menezes), irmã de Amaury (Cacá Barrete) e Márcia (Fabiane Mendonça), e neta de Lourival (Fabio Sabag). Ajuda nas tarefas de casa e a cuidar da irmã menor. Continua estudando, por imposição da mãe.

MÁRCIA MARIA (Fabiane Mendonça) — Filha de Rosemere (Glória Menezes) e Mário/Herbert (Jorge Dória), irmã de Amaury (Cacá Barrete) e Vânia (Paula Lavigne), e neta de Lourival (Fabio Sabag). É a gracinha da casa, paparicada por todos.

CLÁUDIO SERRA (Raul Cortez) – Nova identidade de Herbert Alvaray/Mário Francis (Jorge Dória) após realizar uma cirurgia plástica para voltar ao Brasil sem ser reconhecido.

AMADEU CORREIA (Hélio Souto) — Vizinho de Rosemere (Glória Menezes), por quem é apaixonado sem ser correspondido.

MERCEDES (Patricya Travassos) — Amiga de Rosemere (Glória Menezes). Manicure do bairro, acompanha a amiga e confidente em sua ascensão. Tem um relacionamento amoroso problemático com Bruno (Cássio Gabus Mendes).

LUIS PAULO (Marcos Paulo) — Filho de Lucy (Neuza Amaral) e Justino (Percy Aires), irmão de Silvana (Cássia Kiss). Sem profissão definida, vive de pequenos trabalhos esporádicos. Em um deles, dirigindo um carro de casamento, conhece Ana Cláudia (Patrícia Pillar). Ajuda Rosemere (Glória Menezes) a lidar com o dinheiro que recebe, antevendo a possibilidade de um trabalho fixo.

SILVANA (Cássia Kiss) — Irmã de Luis Paulo (Marcos Paulo), filha de Lucy (Neuza Amaral) e Justino (Percy Aires). Tem um caso antigo com João Antonio (Jayme Périard), noivo de Ana Cláudia (Patrícia Pillar). Secretária da empresa onde Maurício (Tato Gabus Mendes) começa a trabalhar. Mora sozinha, longe dos pais.

JUSTINO (Percy Aires) — Pai de Silvana (Cássia Kiss) e Luis Paulo (Marcos Paulo), marido de Lucy (Neuza Amaral). Boa pessoa, vive no boteco do bairro, conversando com os amigos. Não se conforma com a saída de Silvana de casa.

LUCY (Neuza Amaral) — Mãe de Silvana (Cássia Kiss) e Luis Paulo (Marcos Paulo), mulher de Justino (Percy Aires). Paciente e sofredora, confidente da filha. Adora tomar uns tragos escondida do marido.

BALTAZAR (Dennis Carvalho) — Marceneiro do bairro. Vive com o sobrinho Bruno (Cássio Gabus Mendes), a quem cria como um filho. Homem rude, simpático, que agrada as mulheres. Tenta conquistar Rosemere (Glória Menezes), depois de uma aposta com os amigos. Preocupa-se com o futuro de Bruno, a quem obriga a estudar.

BRUNO (Cássio Gabus Mendes) — Sobrinho de Baltazar (Dennis Carvalho), trabalha e mora com o tio. Praticamente analfabeto, começa a aprender português com Mercedes (Patricya Travassos) depois que se interessa por Vânia (Paula Lavigne). Rapaz alegre, mas mal-educado e grosseiro.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
Pega Rapaz – Tema de Rosemere e Baltazar
Compositores: Rita Lee/ Roberto de Carvalho
Intérprete: Rita Lee & Roberto de Carvalho

Sem Peso e Sem Medida – Tema de Vânia e Teddy
Compositores: Carlos Gomez/ José Morato/ Mariano Perez/ Cláudio Rabello
Intérprete: Fábio Jr.

Preciso Aprender a Só Ser – Tema de Rafaela
Compositores: Gilberto Gil
Intérprete: Caetano Veloso

Um Pro Outro – Tema de Ana Claudia
Compositores: Lulu Santos
Intérprete: Lulu Santos

Caleidoscópio – Tema de Tamyris
Compositores: Herbert Vianna
Intérprete: Dulce Quental

Cowboy Fora da Lei – Tema de Bruno
Compositores: Cláudio Roberto/ Raul Seixas
Intérprete: Raul Seixas

Pelado – Tema de abertura
Compositores: Roger Moreira
Intérprete: Ultraje à Rigor

Blá-Blá-Blá… Eu Te Amo – Tema de Zilda
Compositores: Arnaldo Brandão/ Lobão/ Tavinho Paes
Intérprete: Lobão

Até o Fim – Tema de Silvana
Compositores: Vinicius Cantuária
Intérprete: Verônica Sabino

É Tão Bom – Tema de Rosemere
Compositores: Luiz Caldas
Intérprete: Luiz Caldas (Partic. especial Caetano Veloso)

Sinto Saudade – Tema de Mercedes
Compositores: Evandro Mesquita/ Tide
Intérprete: Evandro Mesquita

Coração de Jovem – Tema de João Pedro
Compositores: Paulinho Soledade
Intérprete: Erasmo Carlos

Lágrima de Amor – Tema de Luís Paulo
Compositores: Luiz Guedes/ Márcio Borges
Intérprete: Beto Guedes

A Ilha – Tema de Rafaela e Montenegro
Compositores: Léo Gandelman/ William Magalhães
Intérprete: Léo Gandelman

Internacional:
Everything I Own – Tema de Ana Claudia e Luís Paulo
Compositores: David Gates
Intérprete: Boy George

Let’s Wait A While – Tema de Tamyris
Compositores: James Harris III/ Janet Jackson
Intérprete: Janet Jackson

Music – Tema de Zilda
Compositores: D. Pepin/ F. Leibovitz/ J. Gallois-Montbrun/ R. Fitoussi
Intérprete: F. R. David

No Promises
Compositores: Iva Davies/ Robert Kretschmer
Intérprete: Ice House

What Do We Mean To Each Other? – Tema de Silvana
Compositores: Ina Wolf/ Peter Wolf
Intérprete: Sérgio Mendes

Is This Love? – Tema de Bruno e Mercedes
Compositores: David Coverdale/ John Sykes
Intérprete: Whitesnake

Now and Forever
Compositores: Jimmy Cliff
Intérprete: Jimmy Cliff

Somewhere Out There – Tema de Rosemere
Compositores: Barry Mann/ Cynthia Weil/ James Horner
Intérprete: Linda Ronstadt and James Ingram

I Want Your Sex
Compositores: George Michael
Intérprete: George Michael

In Too Deep – Tema de Rafaela
Compositores: Mike Rutherford/ Phil Collins/ Tony Banks
Intérprete: Genesis

Head to Toe
Compositores: Full Force
Intérprete: Lisa Lisa & The Cult Jam

C’est la Vie
Compositores: Duncan Pain/ Robbie Nevil
Intérprete: Robbie Nevil

Glad To Know (That You’re The One)
Compositores: Les Reed/ Malcolm Roberts
Intérprete: Malcolm Roberts

Infidelity
Compositores: Lamont Dozier/ Mick Hucknall
Intérprete: Simply Red

0 Comentário para: “Brega & Chique Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *