Bambolê Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Bambolê desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Bambolê e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Bambolê

◘ Período de exibição: 07/09/1987 – 26/03/1988
◘ Horário: 18h
◘ Nº de capítulos: 172
◘ Autoria: Daniel Más
◘ Colaboração: Ana Maria Moretzsohn
◘ Direção: Wolf Maya, Atílio Riccó, Ignácio Coqueiro e Marcelo de Barreto
◘ Direção-geral: Wolf Maya
◘ Direção executiva III: Roberto Talma
◘ Supervisão: Daniel Filho

Inspirada no romance Chama e Cinzas, de Carolina Nabuco, novela reviveu o glamour do Rio de Janeiro no final dos anos 1950. A história se passa sob o governo de Juscelino Kubitschek, em meio à construção da nova capital do país, Brasília, a efervescência de movimentos culturais, como a Bossa Nova, e o advento de um rei do futebol, Pelé. É nesse contexto que vive o personagem central da novela, Álvaro Galhardo (Cláudio Marzo), um homem que se recusa a aceitar os valores de uma sociedade que ele julga ser hipócrita e moralista. Viúvo, romântico e idealista, Álvaro tem uma relação de amizade e um ótimo diálogo com as três filhas, Ana (Myrian Rios), Yolanda (Thaís de Campos) e Cristina (Carla Marins), comportamento nada convencional para a época.

Sua cunhada, Fausta (Joana Fomm), discorda da forma como Álvaro encara a vida e, principalmente, da educação que ele dá às filhas. Arrogante e calculista, ela sonha com bons casamentos para as sobrinhas, o que seria a garantia de um futuro tranquilo. Ana, Yolanda e Cristina ficam divididas entre Álvaro e Fausta, pois têm paixão pelo pai, mas adoram o conforto e a proteção que a tia lhes proporciona.

Os conflitos entre Álvaro e Fausta pioram quando ele começa a se envolver com Marta (Susana Vieira), uma mulher desquitada e que, há 12 anos, vive com Antenor (Herval Rossano). Mãe de dois filhos – Murilo (Maurício Mattar), do primeiro casamento, e Tavinho (Felipe Fonseca), de Antenor – Marta se muda com a família do Méier, bairro carioca da Zona Norte, para Ipanema, na Zona Sul.

Coincidentemente, passa a morar no prédio em frente à casa de Álvaro. Marta é vendedora de produtos de beleza e vive uma relação desgastada com Antenor, principalmente por ele implicar com seu filho Murilo. Romântica, ela sonha em viver um grande amor. Quando conhece Álvaro, fica encantada por ele. O sentimento é recíproco, e os dois acabam tendo um romance.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Bambolê

** Resumo dos capítulos ainda não disponível

Escrita por Daniel Más, com colaboração de Ana Maria Moretzsohn, com direção-geral de Wolf Maya e dirigida por Maia, Atílio Riccó e Ignácio Coqueiro, com direção de Produção de Carlos Henrique de Cerqueira Leite e baseada no romance de Carolina Nabuco, Chama e Cinzas , foi a 34ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Em 1958, o viúvo Álvaro Galhardo tem um relacionamento aberto e moderno com suas três filhas: Ana, Yolanda e Cristina . Álvaro é sempre criticado por sua cunhada, Fausta, pela maneira como as educa. Enquanto elas encontram o amor, ele se apaixona novamente por Marta, uma mulher desquitada . Marta tem dois filhos: Murilo, filho do primeiro marido, e Tavinho, filho de Antenor, com quem vive há 12 anos . Ao mudar-se do Méier, bairro carioca da Zona Norte, para Ipanema, Zona Sul, Marta vai morar exatamente em frente à casa de Álvaro, iniciando com ele um romance.

O empreiteiro
Barreto (Rubens de Falco), empreiteiro que trabalha na construção de Brasília, é outro personagem de destaque na trama. Barreto é um homem de bom-caráter, inteligente e gentil. Tem enorme carinho pela família de Álvaro (Cláudio Marzo), seu melhor amigo, e, ao longo da história, apaixona-se pela filha mais velha dele, Ana (Myrian Rios). A jovem, no entanto, gosta do tenente da Marinha Luiz Fernando (Paulo Castelli), um rapaz idealista e romântico.

Os jovens
As festas, os namoros e os conflitos da turma jovem são constantes na trama. O namoro mais agitado é o de Yolanda (Thaís de Campos), filha de Álvaro Galhardo, e Murilo (Maurício Mattar), filha de Marta (Susana Vieira). O rapaz é o típico rebelde sem causa. Bonito e charmoso, só anda de lambreta, adora sua jaqueta de couro e não abre mão de passar goma nos cabelos. Quem não gosta nem um pouco desse namoro é Fausta (Joana Fomm), cunhada de Álvaro, que quer afastar Yolanda do rapaz custe o que custar. Murilo, por ser novo no bairro, ainda enfrenta a turma de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, liderada por Alligator (Guilherme Leme). Arrogante e competitivo, Alligator também é apaixonado por Yolanda e não aceita a preferência dela pelo rival, fazendo de tudo para atrapalhar o namoro entre os dois.

Cristina
O drama da filha mais nova de Álvaro, Cristina (Carla Marins), também é uma trama de destaque em Bambolê. Mimada, sonsa e de caráter duvidoso, ela vive disputando a atenção do pai com as irmãs. Em determinado momento da novela, Cristina entra em desespero quando descobre que não é filha legítima de Álvaro. Rancorosa, ela decide estragar a vida da irmã Ana e seduz Luiz Fernando. Cristina engravida do rapaz e consegue se casar com ele, mas vive uma relação infeliz ao seu lado. No final da novela, Cristina tem uma atitude madura e convence Luiz Fernando a ir atrás de Ana, que está de partida para Europa. Ele corre para o cais do porto para ficar ao lado de seu verdadeiro amor.

A música
Mara (Carla Daniel) é amiga das meninas Galhardo e uma cantora que se interessa pelo movimento musical que está surgindo: a Bossa Nova. Ela se lança interpretando clássicos da música brasileira como Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), Corcovado (Tom Jobim) e Este Seu Olhar (Tom Jobim), canções apresentadas ao longo da novela.

Elenco / Personagens

ÁLVARO GALHARDO (Cláudio Marzo) – Típico bon-vivant, que não se enquadra nos padrões estabelecidos da época. É um eterno adolescente, sonhador, romântico, nostálgico e boêmio. Tem bom caráter, mas é completamente irresponsáve1. Desde que enviuvou, criou sozinho suas três filhas – Ana (Myrian Rios), Yolanda (Thaís de Campos) e Cristina (Carla Marins) – e é um bom pai, muito irreverente. Vive um grande conflito com sua cunhada, Fausta (Joana Fomm), que discorda da forma como encara a vida e, principalmente, da educação que ele dá às filhas. No decorrer da novela, envolve-se com Marta (Susana Vieira), o que agrava seus conflitos com a cunhada.
ANA GALHARDO (Myrian Rios) – Filha mais velha de Álvaro (Cláudio Marzo) e irmã de Yolanda (Thaís de Campos) e Cristina (Carla Marins). Desde a morte da mãe, transformou-se na segurança da família. É sensata, romântica e desenvolveu com o pai uma relação de amizade e admiração muito forte. Assim como as irmãs, no entanto, fica dividida entre o pai e a tia Fausta (Joana Fomm), que faz questão de protegê-las e vive em conflito com Álvaro. Ana é a paixão do empreiteiro Barreto (Rubens de Falco), grande amigo de seu pai, e também atiça os sentimentos do jovem advogado Evaristo de Pádua (Rodolfo Bottino), mas ela gosta mesmo do tenente da Marinha Luiz Fernando (Paulo Castelli).
YOLANDA GALHARDO (Thaís de Campos) – Filha do meio de Álvaro (Cláudio Marzo) e irmã de Ana (Myrian Rios) e Cristina (Carla Marins). É a mais inquieta e mexeriqueira das três. No início da história, está noiva de João Mário (Hugo Gross), mas acaba se envolvendo com Murilo (Maurício Mattar), um lambretista que se muda para a frente de sua casa e foge a todos os padrões de homem imaginado por Fausta (Joana Fomm), tia da moça. Yolanda também é cortejada por Alligator (Guilherme Leme), que faz de tudo para atrapalhar o namoro entre Murilo e Yolanda.  
CRISTINA (Carla Marins) – Caçula das três filhas de Álvaro (Cláudio Marzo) e irmã de Ana (Myrian Rios) e Yolanda (Thaís de Campos). É uma menina mimada, cheia de dengos, muito sonsa e que disputa a atenção do pai com as irmãs. Quando descobre não ser filha de Álvaro, entra em desespero e decide destruir a vida de Ana. Para tal, seduz o namorado dela, o tenente da Marinha Luiz Fernando (Paulo Castelli). Cristina engravida do rapaz e consegue se casar com ele, mas vive uma relação infeliz ao seu lado. Assim como as irmãs, fica dividida entre o pai e a tia Fausta (Joana Fomm), que faz questão de protegê-las e vive em conflito com Álvaro.
FAUSTA (Joana Fomm) – Cunhada de Álvaro (Cláudio Marzo) e tia de Ana (Myrian Rios), Yolanda (Thaís de Campos) e Cristina (Carla Marins). É uma viúva, sem filhos, riquíssima, autoritária e prepotente. Luta para tirar as sobrinhas do convívio com o pai, pois acredita não ser ele o melhor exemplo para as meninas. Sonha com bons casamentos para cada uma delas, dentro dos moldes estabelecidos pela sociedade. Não mede esforços para conseguir seus objetivos, principalmente quando envolve uma disputa com Álvaro.
PRONTO (Antonio Cal1oni) – Sobrinho do falecido marido de Fausta (Joana Fomm), de quem é secretário. É puxa-saco, incapaz e apagado, tendo uma grande esperança: a de ser o único herdeiro de Fausta.
EDITE (Jacyra Sampaio) – Empregada de Álvaro (Cláudio Marzo) há muitos anos e chamada de Bá por todos. É uma mulher sábia, mal-humorada, mas muito simpática. Cuida da família Galhardo como se fosse a sua, com toda a dedicação. É daquelas que sabe tudo, escuta, vê, mas nada fala. Mas, quando fala, ninguém a segura.
MARTA (Susana Vieira) – Mulher desquitada e, por isso, malvista por todos. No início da história, morava no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, mas logo se muda para Ipanema, na Zona Sul, em busca de novos horizontes. É vendedora de produtos de beleza em domicílio. Passa a morar no prédio em frente à casa de Álvaro (Cláudio Marzo), por quem se apaixona. É mãe de Murilo (Maurício Mattar), do primeiro casamento, e Tavinho (Felipe Fonseca), filho de Antenor (Herval Rossano), com quem vive há 12 anos. A relação com seu atual companheiro está muito desgastada, principalmente por ele implicar com Murilo. E é seu eterno romantismo que a faz acreditar nos sentimentos de Álvaro.
ANTENOR (Herval Rossano) – Funcionário público acomodado, sem ambições. Vive há 12 anos com Marta (Susana Vieira), com quem teve um filho, Tavinho (Felipe Fonseca). Não se dá bem com o outro filho da mulher, Murilo (Maurício Mattar), fruto do primeiro casamento dela, e os conflitos são constantes.
TIA JÚLIA (Riva Nimitz) – Tia de Marta (Susana Vieira), uma senhora que, sem recursos, sobrevive de aposentadoria. Mora com a sobrinha e participa ativamente dos seus problemas, sempre dando o apoio necessário nas dificuldades. É sua companheira de toda a vida e adora os sobrinhos, Murilo (Maurício Mattar) e Tavinho (Felipe Fonseca).  Só não consegue acreditar em uma possível vida feliz ao lado de um homem como Antenor (Herval Rossano).
MURILO (Maurício Mattar) – Filho de Marta (Riva Nimitz), enteado de Antenor (Herval Rossano), meio-irmão de Tavinho (Felipe Fonseca) e sobrinho de tia Júlia (Riva Nimitz). Lambreta e casaco de couro expressam bem a personalidade deste “rebelde sem causa”, um suburbano oriundo do Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Quando ele e sua família se mudam para Ipanema, na Zona Sul, entra em conflito com os jovens do bairro. Revoltado com a vida, resolve trabalhar para ajudar a mãe. Apaixona-se por Yolanda (Thaís de Campos), mas tem de enfrentar a oposição de Fausta (Joana Fomm), tia dela, e por Alligator (Guilherme Leme), rapaz também apaixonado por Yolanda.
TAVINHO (Felipe Fonseca) – Filho de Marta (Susana Vieira) e Antenor (Herval Rossano). Tavinho é um rapaz sensível e estudioso, cujo maior ídolo é o meio-irmão Murilo (Maurício Mattar). Vive contando aos amigos histórias sobre ele, sempre aumentando os perigos e a coragem de Murilo.
MUMU SOARES SAMPAIO (Mila Moreira) – Amiga de Fausta (Joana Fomm). Viveu muito tempo no exterior. É rica, grã-fina e transita pela alta roda. Tenta se relacionar com Álvaro (Cláudio Marzo), certa de poder regenerá-lo perante Fausta.
BARRETO (Rubens de Falco) – Empresário competente, tendo começado do nada e feito fortuna sozinho, e sócio de Fausta (Joana Fomm), que o financia em alguns negócios. É, por outro lado, o melhor amigo de Álvaro (Cláudio Marzo), seu confidente e protetor. É um homem inteligente, generoso, gentil e que adotou a família de Álvaro como sua. Tem especial carinho pela filha mais velha do amigo, Ana (Myrian Rios), mas ela só tem olhos para o tenente da Marinha Luiz Fernando (Paulo Castelli).
GLÓRIA MILLER (Sandra Bréa) – Grande vedete. Sabe que está na hora de abandonar o palco, mas não dá o braço a torcer. É uma mulher segura, cheia de energia e que acha tudo maravilhoso, até que pisem em seus calos. É amiga de Barreto (Rubens de Falco) e Álvaro (Cláudio Marzo) e companheira de Bete Nigri (Regina Restelli), com quem tem uma relação quase maternal.
BETE NIGRI (Regina Restelli) – Corista de segunda linha e que sonha chegar ao estrelato. Não mede esforços para derrubar a amiga Glória (Sandra Bréa) do alto de seu sucesso. Chega a ter um caso com Álvaro (Cláudio Marzo), sem grandes consequências.
EVARISTO DE PÁDUA (Rodolfo Bottino) – Jovem advogado no início da carreira política, sendo o protegido de Fausta (Joana Fomm) e Barreto (Rubens de Falco). Muda-se para o Rio de Janeiro para cuidar de sua candidatura às eleições de outubro de 1958. Conhece as sobrinhas de Fausta – Ana (Myrian Rios), Yolanda (Thaís de Campos) e Cristina (Carla Marins) – e se encanta por Ana. Torna-se um amigo fiel da jovem, esperando um sinal verde para seus sentimentos. Mas ela só tem olhos para o tenente da Marinha Luiz Fernando (Paulo Castelli).
LUIZ FERNANDO (Paulo Castelli) – Tenente da Marinha por quem Ana (Myrian Rios) se apaixona. É um jovem de família tradicional, filho do almirante Osório (Henrique César) e de Carmem (Norma Blum) e irmão de Amália (Denise Fraga). É idealista, romântico e determinado em suas convicções, apesar da pressão contrária do pai.
ALMIRANTE OSÓRIO (Henrique César) – Marido de Carmem (Norma Blum) e pai de Luiz Fernando (Paulo Castelli) e Amália (Denise Fraga). O almirante é conservador e autoritário, e se assusta com o rumo que a carreira do filho está tomando.
CARMEM (Norma Blum) – Esposa do Almirante Osório (Henrique César) e mãe de Luiz Fernando (Paulo Castelli) e Amália (Denise Fraga). É uma mulher esmagada pelo marido e, como ele, conservadora. Resolve investigar a vida da namorada do filho, Ana (Myrian Rios), para saber com quem ele está convivendo.
AMÁLIA (Denise Fraga) – Filha do almirante Osório (Henrique César) e de Carmem (Norma Blum) e irmã de Luiz Fernando (Paulo Castelli). É uma jovem sem graça e apagada, mas boa menina. Torce pelo irmão e se torna amiga de Ana (Myrian Rios).
ALLIGATOR (Guilherme Leme) – Líder de uma turma de jovens em Ipanema, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, e irmão de Lili (Catarina Dahl). É um rapaz agressivo, arrogante, competitivo e provocador. Torna-se o grande rival de Murilo (Maurício Mattar) ao saber que ele está se envolvendo com Yolanda (Thaís de Campos), sua paixão.
LILI (Catarina Dahl) – Irmã de Alligator (Guilherme Leme). Romântica, muito companheira, se apaixona por Tavinho (Felipe Fonseca), justamente o irmão do maior rival de Alligator, Murilo (Maurício Mattar).
CHARLOTTE DE POMP (Jacqueline Laurence) – Francesa moderna, que vem para o Brasil com um projeto editorial inédito. É amiga dos existencialistas franceses, acompanha o surgimento das novas tendências no Brasil e acredita que está na hora de deixar a França. É amiga de Álvaro (Cláudio Marzo) e de Fausta (Joana Fomm).
MARA (Carla Daniel) – Filha de Antonio (Guilherme Corrêa) e amiga das meninas Galhardo – Ana (Myrian Rios), Yolanda (Thaís de Campos) e Cristina (Carla Marins). Toca violão e se interessa pelo movimento musical que está surgindo: a Bossa Nova. É namorada de Julio (Guido Brunini).
ANTONIO (Guilherme Corrêa) – Pai de Mara (Carla Daniel) e porteiro do prédio para o qual Marta (Susana Vieira) se muda, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Toma conta da vida na rua, sempre ciente de todas as novidades.
ARMANDO (Antonio Gonzales) – Amigo de Luiz Fernando (Paulo Castelli) e, como ele, oficial da Marinha.
RITINHA (Andrea Avancini) – Amiga de Cristina (Carla Marins).
MANOEL (Germano Filho) – Dono de uma quitanda, de onde fica sabendo tudo o que acontece nas redondezas. É com ele que Murilo (Maurício Mattar) vai trabalhar quando se muda para Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
JULIO (Guido Brunini) – Namorado de Mara (Carla Daniel) e amigo das meninas Galhardo – Ana (Myrian Rios), Yolanda (Thaís de Campos) e Cristina (Carla Marins). Como a namorada, curte violão e boa música.
MOSQUITO (Marcelo Mattar) – Integrante da turma de Murilo (Maurício Mattar)
ALCIR (Marcelo Patelli) – Integrante da turma de Murilo (Maurício Mattar)
ORSINA (Claudia Lira) – Integrante da turma de Alligator (Guilherme Leme)
CANGURU (Eri Johnson) – Integrante da turma de Alligator (Guilherme Leme)
BETO (Neco Magno) – Integrante da turma de Alligator (Guilherme Leme)

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Volume 1
Conquistador Barato – Tema de abertura
Compositores: Léo Jayme
Intérprete: Léo Jayme

An Affair To Remember (Our Love Affair) – Tema de Ana e Luís Fernando
Compositores: Harold Adamson/ Harry Warren/ Leo McCarey
Intérprete: Nat King Cole

Você – Tema de Marta
Compositores: Roberto Menescal/ Ronaldo Bôscoli
Intérprete: Dick Farney e Norma Benguell

(You’Ve Got) Personality – Tema de Yolanda
Compositores: Harold Logan/ Lloyd Price
Intérprete: Lloyd Price

Desafinado – Tema de Álvaro
Compositores: Tom Jobim/ Newton Mendonça
Intérprete: Gal Costa

You Are My Destiny – Tema de Luís Fernando
Compositores: Paul Anka
Intérprete: Paul Anka

Coisa Mais Linda – Tema de Ana
Compositores: Carlos Lyra/ Vinicius de Moraes
Intérprete: Caetano Veloso

La Vie en Rose – Tema de Mumu
Compositores: Edith Piaf/ Marcel Louiguy/ Mack David
Intérprete: Louis Armstrong

In the Mood – Tema de Fausta
Compositores: Red Garland
Intérprete: The Glenn Miller Orquestra

Eu Sei que Vou Te Amar – Tema de Álvaro e Marta
Compositores: Tom Jobim/ Vinicius de Moraes
Intérprete: Carla Daniel

Mack, The Knife – Tema de Glória Mueller e Beth Nigri
Compositores: Bertolt Brecht/ Kurt Weill/ Marc Blitzstein
Intérprete: Bobby Darin

Festa do Amor – Tema de Cristina
Compositores: Michael Sullivan/ Paulo Massadas
Intérprete: Patrícia Marques

The Great Pretender – Tema de Pronto e Amália
Compositores: Buck Ram
Intérprete: The Platters

Ela É Carioca / Rio / Garota De Ipanema – Tema do núcleo de Ipanema
Compositores: Tom Jobim
Intérprete: Roberto Menescal

Jailhouse Rock – Tema de Murilo
Compositores: Jerry Leiber/ Mike Stoller
Intérprete: Elvis Presley

Canta Brasil
Compositores: Alcyr Pires Vermelho/ David Nasser
Intérprete: Ângela Maria

Volume 2:
See You Later Alligator – Tema de Alligator
Compositores: Robert Guidry
Intérprete: Bill Haley & The Comets

Eu Não Existo Sem Você – Tema de Fausta
Compositores: Tom Jobim/ Vinicius de Moraes
Intérprete: Maysa

Blue Moon
Compositores: Lorenz Hart/ Richard Rodgers
Intérprete: The Marcels

Olhos Castanhos
Compositores: Alves Coelho Filho
Intérprete: Francisco José

Nel Blu Dipinto Di Blu (Volare) – Tema de Yolanda
Compositores: Domenico Modugno/ Franco Migliacci
Intérprete: Domenico Modugno

Que Será
Compositores: Marino Pinto/ Mario Rossi
Intérprete: Dalva de Oliveira

Next Door To An Angel
Compositores: Howard Greenfield/ Neil Sedaka
Intérprete: Neil Sedaka

Tequila – Tema de Álvaro
Compositores: Chuck Rio
Intérprete: Silvio Mazzuca

Donna
Compositores: Ritchie Valens
Intérprete: Ritchie Valens

Puppy Love
Compositores: Paul Anka
Intérprete: Paul Anka

Vivo Sonhando – Tema de Marta
Compositores: Tom Jobim
Intérprete: Sílvia Telles

Wake Up Little Susie
Compositores: Boudleaux Bryant/ Felice Bryant
Intérprete: Everly Brothers

Balada Triste
Compositores: Dalton Vogeler/ Esdras Silva
Intérprete: Agostinho dos Santos

True Fine Mama
Compositores: Little Richard
Intérprete: Little Richard

Cabecinha No Ombro
Compositores: Paulo Borges
Intérprete: Alcides Gerardi

Moon River – Tema de Ana
Compositores: Henry Mancini/ Johnny Mercer
Intérprete: Andy Williams

Mulher de Trinta
Compositores: Luiz Antônio
Intérprete: Miltinho

Little Star
Compositores: Arthur Venosa/ Vito Picone
Intérprete: The Elegants

0 Comentário para: “Bambolê Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *