As Três Marias Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela As Três Marias desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de As Três Marias e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela As Três Marias

◘ Período de exibição: 10/11/1980 – 16/05/1981
◘ Horário: 18h
◘ Nº de capítulos: 156
◘ Autoria: Wilson Rocha e Walther Negrão
◘ Direção: Herval Rossano

A história foi inspirada no romance homônimo de Rachel de Queiroz, escrito em 1939. A novela conta a história de amizade entre as jovens Maria José (Gloria Pires), Maria Augusta (Nádia Lippi) e Maria da Glória (Maitê Proença), que se conheceram no Colégio Vilmont, na Suíça. Elas se reencontram anos depois, no Rio de Janeiro, por intermédio de Teresa (Kátia D’Angelo), aluna do colégio na mesma época das três.

Maria José é uma jovem amargurada, que sofre com os problemas de relacionamento entre os seus pais. Maria da Glória se tornou uma jovem solitária e reprimida após a morte do pai, que era a pessoa de quem ela mais gostava. Maria Augusta é a mais madura das três e tem um ótimo relacionamento com a família, apesar de também sofrer com a ausência dos pais.

As três personagens encontram na amizade uma forma de superar a dor e os dramas da vida pessoal. O problema é que elas se apaixonam pelo mesmo homem, o publicitário Lucas (Kadu Moliterno). A trama se complica ainda mais porque as três são comprometidas: Maria José é namorada de Aloísio (Marco Nanini), que, por sua vez, é apaixonado por Maria Augusta, que namora David (Edwin Luisi). Já Maria da Glória é noiva de Afonso (João Paulo Adour).

Aloísio sofre por causa da sua paixão não correspondida por Maria Augusta. Na trama, ele morre após sofrer um ataque epiléptico durante um voo de asa-delta, levando sua mãe Luísa (Ana Ariel) ao desespero.

Maria Augusta termina o seu relacionamento com David, mas os dois decidem reatar quando ela descobre que está grávida. Maria José se casa com Lucas no último capítulo da novela. A personagem de Maria da Glória termina sozinha na história.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela As Três Marias

** Resumo não divulgado

Relata a história de três jovens, conhecidas como as “Três Marias”, e amigas desde os tempos de colégio na Suíça. O reencontro das três põe a prova essa amizade quando elas se envolvem com os problemas uma das outras. Paralelamente, corre a investigação sobre a morte misteriosa de Teresa, outra amiga de colégio das três jovens.

As Três Marias começou a ser escrita por Wilson Rocha, mas, no decorrer da trama, ele se desentendeu com o diretor Herval Rossano e deixou a novela. Foi substituído por Walther Negrão.

Walther Negrão foi chamado para mudar o roteiro da novela, que não estava chamando a atenção dos telespectadores. A solução foi transformar a história em uma trama policial.

A personagem Maria da Glória foi a primeira participação da atriz Maitê Proença em novelas da TV Globo.

O ator Osmar de Mattos morreu num acidente de automóvel na época das gravações de As Três Marias. Todas as cenas gravadas por ele como Cléber, namorado de Ciça (Érika Kupper), foram ao ar, mostrando assim seu último trabalho. Sua participação na novela se deu até o quinto capítulo.

A novela foi reapresentada a partir de agosto de 1982, às 13h45, em Vale a Pena Ver de Novo.

A assassina
Os personagens de Teresa (Kátia D’Angelo), Antônio (Dênis Derkian) e Macedo (Roberto de Cleto) são assassinados na trama. A culpada pelos crimes é Alzira (Jacqueline Laurence). Ela mata Teresa por ciúmes do seu ex-marido, Raul Torreão (Edney Giovenazzi). Pouco tempo depois, Antônio começa a investigar o crime e acaba sendo morto pelo cúmplice de Alzira, Macedo. Em seguida, ela mata Macedo. Os crimes foram solucionados nos últimos capítulos da novela pelo delegado Damasceno (Jorge Cherques).

Elenco
Alessandro Horárcio – Eduardo
Ana Ariel – Dona Luísa
Ana Lucia Torre – Dona Norma
Antônio Carlos
Beate Hanslin – Lucila
Beth Castro
Carlos Kroeber – Olímpio
Clarice Derziê – Jandira
Cláudio Corrêa e Castro – Jonas
Darcy de Souza
Dênis Derkian – Antônio
Edney Giovenazzi – Raul Torreão
Edson Silva – Genésio
Edwin Luisi – David
Elizabeth Gasper – Dona Júlia
Elizabeth Hartman – Lourdes
Érica Kupper – Ciça
Glauce Graieb – Aurinívea
Glória Pires – Maria José
Graziela Celentano – Guta (menina)
Kadu Moliterno – Lucas
Kátia D’ Angelo – Teresa
Heloisa Raso – Violeta
Herval Rossano
Irene Alves – Isis
Ivan de Almeida
Jacqueline Laurence – Alzira
João Batista – César
João Paulo Adour – Afonso
Joyce Oliveira – Ruth
José de Abreu – Leonel
José Augusto Branco – Ramiro
Jorge Cherques – delegado Damasceno
Lícia Magna
Luiz Felipe – Luciano
Maitê Proença – Maria da Glória
Márcia Couto – Mãe de Maria Augusta (Nádia Lippi)
Marcelo Diamand – Marcelo
Márcia Couto – Mãe da Guta
Márcio Cardoso – Jorge
Marco Nanini – Aloísio
Mauro Mendonça – Conrado
Moacyr Deriquém
Mônica Serpa – secretária de Lucas
Mônica Torres
Nádia Lippy – Maria Augusta
Nara de Abreu
Osmar de Mattos – Cleber
Patrícia Bueno – Fernanda
Peter Maciel – Rodrigo
Reinaldo Gonzaga – Augusto
Roberto de Cleto – Macedo
Sidney Marques
Vanda Costa – Empregada de Maria da Glória (Maitê Proença)
Wilma Dias – Débora
Wilson Müller

Elenco / Personagens

MARIA JOSÉ (Gloria Pires) – Não admite a separação de seus pais – Dona Júlia (Elizabeth Gasper) e Ramiro (José Augusto Branco), pais também de Luciano (Luís Filipe de Lima) –, devido ao sofrimento que tal mudança causou à sua mãe. É professora primária, muito religiosa, mas nada carola. Evita envolver-se amorosamente, com medo de sofrer como a mãe. É extremamente carente.
MARIA DA GLÓRIA (Maitê Proença) – É a mais velha das três Marias. Teve um tutor até a maioridade, por ser órfã de pai e mãe, e foi ele quem cuidou de todos os seus negócios. Maria da Glória é rica e sabe administrar com muita firmeza os seus bens. Está noiva de Afonso (João Paulo Adour) e mostra-se muito apegada à imagem do pai.
MARIA AUGUSTA [GUTA] (Nádia Lippi) – Quando volta do colégio, onde estudou com Maria José (Gloria Pires) e Maria da Glória (Maitê Proença), Guta vai morar com o pai, Conrado (Mauro Mendonça), e a madrasta, Lourdes (Elizabeth Hartman). A jovem é órfã de mãe (Márcia Couto) e guarda uma doce lembrança da infância. Seu desejo é ter vida própria, trabalhar, sem depender da família. Passa a morar na casa de Maria José quando a reencontra. Tem quatro irmãos por parte de pai: Rodrigo (Peter Maciel), Jorge (Marcio Cardoso), Marcelo (Marcelo Diamond) e Eduardo (Alessandro Horácio)
DONA JÚLIA (Elizabeth Gasper) – Mãe de Maria José (Gloria Pires) e de Luciano (Luís Filipe de Lima). Mesmo desquitada do marido, Ramiro (José Augusto Branco), há muito tempo, ainda não o esqueceu e não o perdoou. Por conta dessa mágoa, não acredita em nenhum homem e passa para a filha todo o seu ressentimento. Preocupa-se demais com os filhos, em uma obsessão quase doentia, mas que não passa de uma transferência de sentimentos.
LUCIANO (Luís Filipe de Lima) – Filho de Dona Júlia (Elizabeth Gasper) e Ramiro (José Augusto Branco) e irmão caçula de Maria José (Gloria Pires). Como a irmã, ouve desde pequeno as lamúrias da mãe em relação a seu pai. Tem uma vocação para ser detetive, sempre pensando em investigar crimes e atitudes suspeitas.
RAMIRO (José Augusto Branco) – Ex-marido de Dona Júlia (Elizabeth Gasper) e pai de Luciano (Luís Filipe de Lima) e Maria José (Gloria Pires). Após a separação, casou-se com Fernanda (Patrícia Bueno), com quem teve Cesar (João Batista). Sofre com o distanciamento dos filhos do primeiro casamento e sempre tenta uma reaproximação.
FERNANDA (Patrícia Bueno) – Mulher e grande conselheira de Ramiro (José Augusto Branco) e mãe de Cesar (João Batista). Reconhece a importância da aproximação de Ramiro dos filhos do primeiro casamento – Maria José (Gloria Pires) e Luciano (Luís Filipe de Lima) – e tenta ajudá-lo.
CESAR (João Batista) – Filho de Ramiro (José Augusto Branco) e Fernanda (Patrícia Bueno). Rapaz simpático e apaixonado por futebol. Torna-se amigo de Luciano (Luís Filipe de Lima), seu meio-irmão, sem saber da relação de parentesco.
CONRADO (Mauro Mendonça) – Pai de Maria Augusta (Nádia Lippi). Depois da morte de sua primeira mulher, a mãe da moça (Márcia Couto), casou-se com Lourdes (Elizabeth Hartman), com quem teve quatro filhos: Rodrigo (Peter Maciel), Jorge (Marcio Cardoso), Marcelo (Marcelo Diamond) e Eduardo (Alessandro Horácio). Empresário bem-sucedido, conservador, tenta trazer a filha para junto da nova família, procurando suprir a falta da mãe.
LOURDES (Elizabeth Hartman) – Mulher de Conrado (Mauro Mendonça) e madrasta de Maria Augusta (Nádia Lippi). Tem muito carinho pela jovem, mas sabe que não consegue preencher o vazio causado pela morte da mãe (Márcia Couto). Lourdes é uma mulher prática, organizada e muito dedicada às tarefas domésticas. Teve quatro filhos com Conrado: Rodrigo (Peter Maciel), Jorge (Marcio Cardoso), Marcelo (Marcelo Diamond) e Eduardo (Alessandro Horácio).
RODRIGO (Peter Maciel) – Filho de Conrado (Mauro Mendonça) e Lourdes (Elizabeth Hartman). É irmão de Jorge (Marcio Cardoso), Marcelo (Marcelo Diamond) e Eduardo (Alessandro Horácio) e meio-irmão de Guta (Nádia Lippi).
JORGE (Márcio Cardoso) – Filho de Conrado (Mauro Mendonça) e Lourdes (Elizabeth Hartman). É irmão de Rodrigo (Peter Maciel), Marcelo (Marcelo Diamond) e Eduardo (Alessandro Horácio) e meio-irmão de Maria Augusta (Nádia Lippi).
MARCELO (Marcelo Diamond) – Filho de Conrado (Mauro Mendonça) e Lourdes (Elizabeth Hartman). É irmão de Rodrigo (Peter Maciel), Jorge (Marcio Cardoso) e Eduardo (Alessandro Horácio) e meio-irmão de Maria Augusta (Nádia Lippi).
EDUARDO (Alessandro Horácio) – Filho de Conrado (Mauro Mendonça) e Lourdes (Elizabeth Hartman). É irmão de Rodrigo (Peter Maciel), Jorge (Marcio Cardoso) e Marcelo (Marcelo Diamand) e meio-irmão de Guta (Nádia Lippi).
AFONSO (João Paulo Adour) – Noivo de Maria da Glória (Maitê Proença), por quem tem total adoração. Só fica inseguro por ela não marcar definitivamente a data do casamento. É um rapaz próspero e bom.
DAVID (Edwin Luisi) – Jovem editor, judeu. É muito amigo de Afonso (João Paulo Adour), através de quem conhece Maria da Glória (Maitê Proença). No decorrer da trama, envolve-se com Maria Augusta (Nádia Lippi), vivendo uma relação bastante problemática.
TERESA (Kátia D’ Angelo) – Filha de Olímpio (Carlos Kroeber) e Dona Norma (Ana Lucia Torre). Teresa é antiga colega de internato das três Marias. Decide sair de casa e dividir um apartamento com uma amiga, Ciça (Érica Kupper), em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. Essa mudança entristece seu pai. Indiretamente, é a responsável pela retomada da velha amizade dos tempos de colégio. 
OLÍMPIO (Carlos Kroeber) – Marido de Dona Norma (Ana Lucia Torres) e pai de Teresa (Kátia D’ Angelo). Mora no Rio Comprido, na zona norte do Rio de Janeiro, em uma casa antiga. Gosta muito de cuidar do jardim e de seus passarinhos. Não entende a decisão da filha de sair de casa, mas aceita a mudança.
DONA NORMA (Ana Lucia Torre) – Esposa de Olímpio (Carlos Kroeber) e mãe de Teresa (Kátia D’ Angelo). Vive sentada ao piano relembrando músicas que costumava tocar para a filha. É muito desligada do mundo que a cerca.
CIÇA (Érica Kupper) – Companheira de apartamento de Teresa (Kátia D’ Angelo). Jovem sem compromisso e extremamente solitária. Não sabe o que quer da vida, o que a torna uma pessoa amargurada. Namora Cleber (Osmar de Mattos).
CLEBER (Osmar de Mattos) – Namorado de Ciça (Érica Kupper). Jovem morador de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, despreocupado, sem compromisso com nada. Gosta muito de praia e surfe.
ANTÔNIO (Dênis Derkian) – Vizinho de Teresa (Kátia D’ Angelo). Antônio é um médico recém-formado que tenta apoiar Teresa nos momentos de crise. Apesar do esforço, não consegue ajudá-la e sofre com isso. Aproxima-se de Ciça (Érica Kupper).
LUCAS (Kadu Moliterno) – Diretor de criação de uma agência de publicidade. Antigo namorado de Teresa (Kátia D’ Angelo). Está sempre cercado de belas mulheres, a quem tenta conquistar.
JONAS (Cláudio Corrêa e Castro) – Empresário bem-sucedido, viúvo, pai de Lucas (Kadu Moliterno) e amigo de Conrado (Mauro Mendonça). É Jonas quem consegue o primeiro emprego de Maria Augusta (Nádia Lippi). Não gosta de frequentar eventos à noite, apenas os promovidos por Alzira (Jacqueline Laurence), de quem é velho amigo.
AUGUSTO (Reinaldo Gonzaga) – Fotógrafo de moda muito requisitado. Amigo do diretor de criação publicitária Lucas (Kadu Moliterno), para quem já fez alguns trabalhos.
GENÉSIO (Edson Silva) – Assistente de Lucas (Kadu Moliterno), a quem tenta imitar em todos os momentos. Tem verdadeira admiração por ele, mesmo quando percebe estar sendo usado como intermediário nos casos sentimentais do amigo.
VIOLETA (Heloísa Raso) – Funcionária da agência onde Lucas (Kadu Moliterno) trabalha. Vive assediando Genésio (Edson Silva).
LUCILA (Beate Hanslin) – Recepcionista de uma exposição organizada por Lucas (Kadu Moliterno), por quem se apaixona.
ALZIRA (Jacqueline Laurence) – Milionária excêntrica, ex-mulher de Raul (Edney Giovenazzi). Financia as exposições de quadros do ex-marido, com a condição de que ele não tenha nenhum compromisso sério com outra mulher.
RAUL TORREÃO (Edney Giovenazzi) – Pintor sem grande talento. É divorciado de Alzira (Jacqueline Laurence), mas continua sendo sustentado por ela. Aceita o “financiamento” por saber que, de outra forma, não conseguiria continuar pintando.
ALOÍSIO (Marco Nanini) – Professor universitário, cativante com seu jeito doce. Filho de Dona Luísa (Ana Ariel). Pratica voo livre e já sofreu alguns acidentes. Foi em uma dessas ocasiões que conheceu Maria José (Gloria Pires), Maria Augusta (Nádia Lippi) e Maria da Glória (Maitê Proença).
DONA LUÍSA (Ana Ariel) – Mãe de Aloísio (Marco Nanini). Trata o filho como criança e sofre com o espírito aventureiro do rapaz.
JANDIRA (Clarice Derziê) – Brasileira educada no colégio da Suíça. Mora no subúrbio e trabalha para sustentar o filho, já que seu marido, Leonel (José de Abreu), é um irresponsável. Mas não se deixa abater pela adversidade. Ao reencontrar as amigas de colégio, envergonha-se um pouco de sua atual situação.
LEONEL (José de Abreu) – Marido de Jandira (Clarice Derziê). O ex-marinheiro não quer nada com o trabalho e vive às custas da mulher. Ama Jandira, mas é um irresponsável quase incorrigível.
AURINÍVEA (Glauce Graieb) – Ex-colega brasileira de internato das Marias. Tornou-se freira, o que era de se imaginar dada a sua religiosidade. Reencontra as amigas mais tarde, através de Maria Augusta (Nádia Lippi). É responsável por um pensionato de moças no Rio de Janeiro.
ISIS (Irene Alves) – Empregada de Maria José (Gloria Pires).

 

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Meninas do Brasil
Compositores: Fausto Nilo/ Moraes Moreira
Intérprete: Moraes Moreira

Cicatrizes
Compositores: Solange Böeke
Intérprete: Joanna

Rua Ramalhete
Compositores: Tavito/ Ney Azambuja
Intérprete: Tavito

Bons Ventos
Compositores: João Nogueira/ Ivor Lancellotti
Intérprete: João Nogueira

Coração
Compositores: Fábio Jr./ Heraldo
Intérprete: Glória Pires

Canção de Verão
Compositores: Thomas Roth/ Lulu Guedes
Intérprete: Roupa Nova

Eu e a Brisa – Tema de abertura
Compositores: Johnny Alf
Intérprete: Baby Consuelo

Três Marias
Compositores: Francis Hime/ Olívia Hime
Intérprete: Olívia Hime

Two Kites
Compositores: Antonio Carlos Jobim
Intérprete: Tom Jobim

All of Me
Compositores: Gerald Marks/ Seymour Simons
Intérprete: Miúcha

Sexto Sentido
Compositores: Beto Fogaça/ Hermes de Aquino
Intérprete: Fafá de Belém

Tanto que Aprendi de Amor
Compositores: Fátima Guedes
Intérprete: Fátima Guedes

Fonte da Saudade
Compositores: Kledir Ramil
Intérprete: Kleiton & Kledir

Caso de Amor
Compositores: Wilson Cachaça/ Ronaldo Santos
Intérprete: Terezinha de Jesus

0 Comentário para: “As Três Marias Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *