Araguaia Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Araguaia desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Araguaia e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Araguaia

◘ Período de exibição: 27/09/2010 – 08/04/2011
◘ Horário: 18h
◘ Nº de capítulos: 166
◘ Autor: Walther Negrão
◘ Colaboração: Jackie Vellego, Renato Modesto, Julio Fischer, Alessandro Marson e Fausto Galvão
◘ Direção: Fred Mayrink, Luciano Sabino e Alexandre Klemperer
◘ Direção-geral: Marcos Schechtman e Marcelo Travesso
◘ Direção de núcleo: Marcos Schechtman

A trama se passa nos arredores do Rio Araguaia – ou “arara da cauda longa”, em Jê –, que nasce no estado de Goiás e faz a divisa natural entre Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará.

O drama do protagonista da novela, Solano (Murilo Rosa), tem origem em uma maldição indígena lançada sobre a sua família, em 1845. O antigo feitiço condena à morte, à beira do Rio Araguaia, todos os homens de sua linhagem. A praga foi rogada por conta de um romance entre Antonia (Alice Motta) e o índio Apoena (Diogo Oliveira), que se conheceram durante um ataque indígena à fazenda dela, no auge da Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Ele foge com a moça para protegê-la, os dois se apaixonam, e Antonia engravida. Apoena decide levá-la para conhecer sua tribo, a karuê, e, quando lá chegam, a índia Iaru (Suyane Moreira), furiosa por perder Apoena, seu marido e pai de seus filhos, resolve se vingar. Iaru pede ao xamã para lançar um feitiço sobre Apoena e Antonia: enquanto houver sangue karuê sobre a Terra, a começar por aquele menino que Antonia carrega em seu ventre, todos os filhos homens dela e de suas futuras gerações terão morte prematura no Araguaia.

Muitos anos se passaram desde que a maldição foi rogada. Mas a praga nunca deixou de acontecer. E foi com medo dessa maldição que Antoninha (Regina Duarte) viu-se obrigada a entregar seu filho Fernando (Edson Celulari), ainda muito pequeno, aos cuidados da amiga Mariquita (Laura Cardoso). Assim, ele ficaria longe do Araguaia e teria chances de escapar da praga. Além do afastamento quase que compulsório do filho, Antoninha sofreu outras perdas, como a do grande amor de sua vida e pai de seu filho, o guerrilheiro Gabriel (Juca de Oliveira). Ele sumiu, sem deixar vestígios, após ser acusado de subversão pelo fazendeiro Max (Lima Duarte). Na verdade, Max fez isso por amar Antoninha e não aceitar ser rejeitado por ela. Por conta dessa repulsa, Max fez tudo para prejudicá-la. Depois de muitas armações, ela perdeu tudo para ele, até a estância e as terras herdadas de seus ancestrais.

Fernando se torna um homem bonito, charmoso e um apostador inveterado em corrida de cavalos. Chega a perder suas últimas economias em um páreo e, derrotado e sem dinheiro algum, leva sua jovem esposa Estela (Cléo Pires) para Pirenópolis, onde vivem seu filho Solano e Mariquita. No caminho, consulta-se com a vidente Terê Tenório (Thaís Garayp), que, assustada com o futuro que lhe prevê – sua morte à beira do Araguaia –, pede que ele vá embora, sem lhe cobrar nada.

Ao chegar a Pirenópolis, Fernando reencontra a sua família e logo recebe uma notícia que muda o rumo de sua vida: Antoninha, sua mãe biológica, está muito doente. Quem lhe dá a notícia é um antigo amigo da família, o mascate Mamed (Yunes Chami).

Mariquita é quem leva Fernando e Solano até o Araguaia, onde mora Antoninha. A enferma fica muito feliz por receber seus familiares. Fernando, no entanto, não consegue esconder a mágoa por ter sido abandonado quando criança pela mãe.

Antoninha tenta se justificar e lhe conta sobre a maldição, pedindo-lhe, desesperadamente, que saia do Araguaia. Fernando não se comove, não acredita na história, e a fazendeira morre em seguida. Todos choram seu falecimento, inclusive Max, que nunca deixou de amá-la.

Mesmo depois dos avisos de sua mãe e de ouvir o alerta da vidente, Fernando decide permanecer na região que condenou seus antepassados à morte. Ele acredita que, se ficar, herdará as terras de Antoninha, que poderão lhe render um bom dinheiro.

Só deixará a região depois de vendê-las. Quando descobre que a propriedade da estância passará às mãos de Max como pagamento por dívidas antigas de sua mãe, Fernando resolve ir embora. Mas já é tarde: na véspera de sua partida, morre na cama sem nenhuma causa aparente. Solano chega a acusar Max de ter envenenado seu pai, já que, antes de morrer, Fernando provou uma bebida exótica que lhe foi dada pelo fazendeiro.

Max é o grande vilão da novela. Nascido e criado no Rio Grande do Sul, ele se instalou no Araguaia nos anos 1960, atraído pela riqueza do garimpo de cristal, e enriqueceu explorando o garimpo e os garimpeiros. Nos anos 1970, voltou seus interesses para o corte de madeira, montando uma serraria clandestina e ampliando sua fortuna às custas de um desmatamento progressivo. Depois da madeira, comprou muitas terras, começou a criar gado e a investir no comércio local. Max casou-se com Amélia (Júlia Lemmertz), uma ex-modelo muitos anos mais nova que ele, e teve dois filhos, Manuela (Milena Toscano) e Frederico (Raphael Viana). O casamento de Max e Amélia não passa de um acordo: ele entra com o dinheiro, e ela representa o papel de boa esposa. A verdade é que Max nunca esqueceu Antoninha, seu verdadeiro e único amor, nunca correspondido. No decorrer da novela, Amélia se envolve com Vitor Vilar (Thiago Fragoso), ex-noivo de Manuela.

Max sempre quis ter o controle de tudo e de todos a sua volta, por isso nunca permitiu que as casas dos seus funcionários ficassem perto uma da outra. Assim, não teriam a chance de se unir contra ele. Mas essa situação muda com a chegada de Solano à região.

Solano (Murilo Rosa) sempre foi bom filho, bom neto e verdadeiramente apaixonado pela natureza e pelos animais, em especial pelos cavalos, que passou a adestrar de forma experiente e quase mágica. Foi criado pela avó postiça, Mariquita, e nunca teve contato com a mãe, Beatriz (Eva Wilma). Quando engravidou do jovem e inexperiente Fernando, com quem teve um caso rápido, Beatriz era dona de um bordel e usava o codinome Pierina. Assim que o bebê nasceu, entregou a criança ao pai, já que em sua vida não havia espaço para uma criança. Beatriz tem vergonha de seu passado e muito medo de ser rejeitada por seu Solano, mas, assim que é contatada por Mariquita, larga tudo e viaja para as margens do Rio Araguaia, para conhecer seu filho.

Ao se mudar com a família para o Araguaia, Solano se depara com um povo oprimido pela vilania de Max. Muito honesto e justo, ele mobiliza a população e inicia a construção de Girassol, uma cidade com bases cooperativistas, o que irrita o fazendeiro.

Com as suas economias e auxiliado pelo padre Emílio (Otávio Augusto) e por Estela, Solano decide fazer do plantio de girassol a fonte de renda da nova cidade. Para ter um comércio próspero e justo, o domador de cavalos negocia bons preços com os pequenos proprietários de terra e os convida a fazer parte do projeto. Para erguer a pequena cidade, Solano também conta com a ajuda do arquiteto Frederico (Raphael Viana), filho de Max. Fred cede as terras que ganhou do pai para a construção da vila e projeta os estabelecimentos do lugar: uma igreja em forma de oca, casas, o empório de Janaína (Suzana Pires) e uma estalagem. Tudo isso cercado por vastos campos de girassol.

Além da construção da cidade de Girassol, outro motivo de conflito entre Solano e Max é sua paixão pela veterinária Manuela, filha de seu inimigo. Os jovens se conhecem em um encontro desastrado, quando ele a socorre depois de um tombo de cavalo. Na ocasião, Manuela acha Solano muito prepotente e o trata mal, recusando sua carona. Mas, a partir daí, não consegue mais parar de pensar no gaúcho, apesar de ser noiva do empresário Vitor Vilar.

O distanciamento de Manuela faz com que Vitor tome uma atitude impulsiva, marcando a data do casamento. Max e Amélia (Júlia Lemmertz), pais de Manuela, ficam animados com a notícia, mas a jovem fica atordoada com a novidade. Mesmo com a data do casório marcada, Manuela continua confusa em relação aos seus sentimentos e, em uma viagem a Brasília, ela e Vitor decidem adiar o casamento. O empresário não desiste da amada, mas ela logo desmancha o noivado de vez e assume sua paixão por Solano. A veterinária e o domador começam um relacionamento intenso, com arroubos de paixão e implicância.

Mas Manuela não é a única a desejar Solano. Quem também mexe com o coração do rapaz é a viúva de seu pai, a jovem e sedutora Estela, que passa a morar com o enteado e Mariquita após a morte do marido. A moça, de origem indígena e passado misterioso, consegue um emprego como professora do orfanato do padre Emílio e também ajuda Solano na construção da cidade de Girassol. O amor que começa a sentir por Solano faz com que a jovem repense sua missão no Araguaia. Estela é descendente da tribo dos Karuê e se aproximou de Fernando e Solano para garantir que a maldição que assola a família dos dois seja cumprida.

Para tentar se livrar da paixão, Estela procura seu avô Ruriá (Turíbio Ruiz) e pede permissão para ir embora do Araguaia. No entanto, o índio diz que ela só pode sair da região no dia em que Solano estiver morto. Ao revelar ao avô seu amor pelo domador de cavalos, o índio lhe ensina um ritual para libertá-la do sentimento. Apesar disso, a índia não consegue esquecer Solano.

Solano se surpreende ao descobrir que é um homem marcado para morrer. Tomado por uma enorme curiosidade, o rapaz folheia um livro de receitas, que é, na verdade, um diário de sua família. Lá descobre tudo sobre a maldição que assombra sua família e passa a acreditar nas previsões de Terê. Ele só não tem coragem de deixar o Araguaia por conta do amor que sente por Manuela.

Assolado por dúvidas, Solano se intriga com a história de Estela, afinal ela nunca lhe falou sobre seu passado ou seus familiares. Pressionada, Estela mente. Ela diz que se criou sozinha em orfanatos e que nunca teve ninguém. Afirma que todos que já se aproximaram dela a magoaram ou a exploraram e que deu duro para sobreviver – tendo, inclusive, roubado para comer. Solano, temporariamente, conforma-se com a história contada por Estela. Mas a verdade logo aparece.

Solano vai a fundo em sua investigação sobre a índia e a flagra fazendo um ritual karuê em uma cachoeira. Sem saída, Estela lhe confessa que seu verdadeiro nome é Estrela e que é a última descendente da tribo dos karuês. Ela lhe conta ainda que, desde pequena, foi criada com a missão de destruir os homens da família de Solano para vingar seus ancestrais. Só não está conseguindo cumprir seus planos porque se apaixonou por ele. Solano fica revoltado por achar que ela é culpada pela morte de seu pai. Após ser desmascarada, Estela decide ir embora da estância. Ela volta a morar com seu avô Ruriá na mata e passa a usar trajes indígenas, assumindo suas origens para todo o povo de Girassol. Decidida a investigar mais sobre a maldição, Estela entra escondida na estância e rouba o livro de receitas que contém toda a história do feitiço.

Ao ouvir uma conversa entre Mariquita e Beatriz, Solano descobre a identidade de sua mãe biológica. Ele se revolta por ter sido enganado, mas, depois que escuta Mariquita explicar os motivos pelos quais a mãe o abandonou ainda tão pequeno, decide perdoá-la. O gaúcho vai até a estalagem e consegue falar com Beatriz, que, envergonhada, pede perdão por ter mantido o segredo. Essa revelação, no entanto, traz um problema a Solano: Max levanta a possibilidade de ser pai biológico do rapaz. Nesse caso, Solano seria irmão de Manuela. Apesar de ouvir de Beatriz que a possibilidade de ele ser filho do fazendeiro é muito remota, o domador decide fazer um exame de DNA para acabar com a dúvida. O vilão aceita participar do exame, mas arquiteta uma maneira de fraudar o resultado, para separar de vez sua filha de seu inimigo. Ele consegue fraudar o exame, e o casal se afasta.

Manuela e Solano se reaproximam ao descobrir que o resultado do teste de DNA era falso. Mas uma surpresa muda a vida do casal: Estela anuncia estar grávida do domador. Solano decide assumir a criança e se entrega ao amor da índia. Mas ainda restava um grande temor: se Estela estiver esperando um menino, a criança será mais uma vítima da maldição. Eles, mais do que nunca, precisam desfazer a praga. A chave para acabar com a maldição é decifrada por Terê Tenório e pelo padre Emílio. É preciso que o cordão umbilical do filho de Estela e Solano seja cortado por Gabriel, que já está de volta à cidade. O avô de Solano representaria um anjo. O domador de cavalos encontra Gabriel preso em uma emboscada de Max e consegue salvá-lo a tempo de o médico cortar o cordão umbilical de seu filho. Max, no entanto, tenta matar Gabriel e Solano e, ao despencar de um desfiladeiro, montado em seu cavalo, morre. Com a morte do vilão, Amélia devolve a estância para a família de Solano.

Tendo desfeito a maldição, Solano e Estela criam o filho na estância. Manuela apaixona-se pelo jornalista Rudy (Henri Castelli) e aceita o convite para ser madrinha do filho do domador.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Araguaia

Segunda-feira, 27/09/2010 – capítulo 01
Terê não consegue impedir Fernando de ir para o Araguaia

Fernando e Estela chegam ao Jockey Clube, ele aposta suas últimas economias em um cavalo e perde tudo. Fernando decide então visitar seu filho Solano, em Pirenópolis, para pedir dinheiro emprestado. Solano sobe a ladeira de Pirenópolis com os cristãos da festa da cavalhada. Vitor Vilar pilota o hidroavião sobre o rio Araguaia e Manuela observa o enorme acampamento de turistas.

O fazendeiro Max ameaça avançar com a boiada para cima dos turistas que se aproximarem de sua propriedade. Fred e as monitoras Safira, Ametista e Esmeralda recepcionam os turistas que chegam à operadora. Max repreende os peões que estão no bar de Janaína por não estarem trabalhando. Cirso se recusa a cumprir as ordens de Max. Fernando e Estela chegam a Pirenópolis e ele lhe mostra seu filho, Solano, participando da cavalhada. Max afirma a Antoninha que desistiria do processo para ficar com sua estância se ela aceitar ficar com ele.

Fernando consulta sua sorte com a vidente Terê Tenório que fica nervosa com sua previsão e expulsa Fernando e Estela de sua tenda sem revelar o que viu. Solano brinca com a avó adotiva, dona Mariquita, quando recebe a visita de seu pai Fernando e sua mulher Estela. Quando todos estão reunidos, são avisados pelo mascate Mamed que Antoninha, mãe biológica de Fernando, está doente. Solano, Mariquita, Fernando e Estela vão com Mamed para a estância de Antoninha na região do rio Araguaia.

Terê não consegue impedir Fernando de ir para o Araguaia e decide segui-los com o circo. Neca Tenório reclama quando sua mãe Terê avisa que eles estão indo embora para o Araguaia. Aspásia conta para o padre Emílio que Antoninha piorou. Fernando estranha quando Estela fala sobre o caminho para o Araguaia, aparentando conhecê-lo. Emílio inicia a extrema-unção em Antoninha. Na estrada, Solano socorre Manuela, que monta um cavalo desgovernado.

Terça-feira, 28/09/2010 – capítulo 02
Fernando fica eufórico com o tamanho das terras de Antoninha

Antoninha se surpreende ao ver Solano e descobrir que ele é seu neto. Fernando fica eufórico com o tamanho das terras de Antoninha. Solano tenta domar o cavalo de Manuela. Cirso avisa a Manuela sobre a presença de Solano. Max demite Cirso porque ele não ter feito a lista com nome dos funcionários que tiraram folga sem permissão.

Antoninha se emociona ao conhecer o filho Fernando, mas teme por sua vida e o manda ir embora do Araguaia com o filho. Solano entrega o cavalo para Manuela e a beija. Manuela se enfurece com a ousadia de Solano e os dois discutem. Antoninha pede para contar a verdade sobre as origens de Fernando, mas ele se recusa a ouvir a mãe. Cirso resolve entregar a Max a lista com o nome dos trabalhadores para ter seu emprego de volta.

Solano se revolta com a atitude do pai em não querer ouvir a avó e o leva à força até seu quarto. Manuela tenta disfarçar o interesse por Solano. Vitor aparece de surpresa na fazenda de Max e Manuela fica decepcionada. Antoninha conta para o filho sobre a maldição que acomete os homens de sua família que permanecem no Araguaia. Antes de falecer, Antoninha implora que Fernando vá embora.

Quarta-feira, 29/09/2010 – capítulo 03
Estela tenta convencer Solano a ficar no Araguaia

Fernando não conta para Solano sobre a maldição e afirma que vai embora da cidade depois de vender a estância. Mariquita e Aspásia preparam o velório de Antoninha. Manuela reclama com Amélia sobre seu noivo. Vitor pede para marcar a data de seu casamento com Manuela. Aspásia conta para Max sobre a morte de Antoninha e o deixa atordoado. Amélia, Manuela e Vitor chegam à estância e Mariquita comenta que Max está no quarto de Antoninha. Max confessa seu amor por Antoninha e Amélia ouve. Solano se aproxima de Manuela e Vitor desconfia dos dois. Estela tenta convencer Solano a ficar no Araguaia.

Cirso chega com Pérola, Safira, Ametista e Esmeralda ao velório. Fred reclama com Caroço, que insiste em levar seu violão para o velório. Safira fica enciumada ao ver Fred chegar com Janaína e Caroço. Max chora pelo falecimento de Antoninha e deixa Amélia constrangida. Manuela conversa com Estela sobre Solano. Vitor fica contrariado quando Manuela insiste em ir para o enterro em vez de viajar com ele. Manuela questiona Max ao vê-lo chorando com a foto de Antoninha na mão. Terezinha desobedece Padre Emílio e leva as crianças para brincar. Vitor reclama por Manuela querer ficar mais tempo que o previsto no Araguaia.

As crianças veem o índio Ruriá à beira do rio e ficam assustadas. Fernando tenta vender a estância para Max e se surpreende ao descobrir que as terras já pertencem ao fazendeiro. O caminhão do circo se aproxima da operadora de turismo de Fred e Safira, Ametista e Esmeralda recebem Neca e Pimpinela. Fernando conta para Estela e Solano que as terras de Antoninha pertencem a Max. Neca ironiza a presença de Fred sem saber que ele é o dono da operadora. Solano avisa a Max que não desistirá da estância.

Quinta-feira, 30/09/2010 – capítulo 04
Nancy salva Pimpinela de um afogamento

Padre Emílio aconselha Janaína a arranjar um namorado. Terê convence Mamed a levá-la ao encontro de Fernando na estância. Solano afirma a Mariquita e Aspásia que Max não ficará com a estância. Terê conta para Fernando que previu sua morte à beira do Araguaia. Solano, Mariquita e Estela tentam convencer Fernando a continuar no Araguaia e lutar pelas terras de Antoninha.

Amélia conversa com Manuela sobre sua relação com Vitor. Fernando sente um mal-estar e Estela fica cismada. Nancy salva Pimpinela de um afogamento no rio. Fernando oferece o cavalo de Solano para Max, que fica feliz em comprá-lo. Padre Emílio conta para Solano o que sabe sobre Max. Vitor vai à igreja marcar a data de seu casamento.

Fred repreende Amélia por querer convencê-lo a aceitar as terras que Max quer doar para ele. Solano parabeniza Manuela por seu casamento. Fred flerta com Janaína. Manuela chega à fazenda e fica nervosa ao ver Max e Vitor comemorarem seu futuro casamento. Estela conta para Solano que Fernando vendeu seu cavalo para Max e o domador se enfurece com o pai.

Sexta-feira, 01/10/2010 – capítulo 05
Vitor questiona Manuela sobre seus sentimentos

Amélia aconselha Manuela a repensar a decisão de se casar com Vitor. Estela encontra o dinheiro da venda do cavalo e sai com o carro de Solano. Mariquita repreende Fernando por ter vendido o cavalo do filho e o critica por ter afastado Solano de sua mãe. Solano escuta a conversa dos dois e questiona a avó sobre sua mãe biológica.

Estela tenta desfazer a venda do cavalo de Solano, mas Max diz que só cancela o negócio na presença do adestrador. Janaína observa a conversa de seu filho Bruno com Terezinha. Estela conta para Solano e Fernando sobre a conversa que teve com Max. Solano vai à fazenda de Max pedir seu cavalo de volta, mas Max dá o cavalo dele para Manuela como presente de casamento e o adestrador vai embora furioso. Bruno chega com Terezinha ao sítio e ela fica nervosa ao perceber Padre Emílio observando os dois.

Solano discute com Fernando. Janaína consola Bruno, que sofre por causa de Terezinha. Manuela devolve o cavalo de Solano e Mariquita aconselha o neto a se afastar da moça. Vitor questiona Manuela sobre seus sentimentos por ele e a veterinária fica tensa. Terê comenta com Neca e Pimpinela que Fernando não deu atenção à sua visão. Estela se desespera ao ver que Fernando está morto.

Sábado, 02/10/2010 – capítulo 06
Terê pede a Solano que vá embora do Araguaia

Caroço convence Mamed a fazer negócio com ele em troca de uma serenata para Janaína. Terezinha implora que Padre Emílio não permita que ela seja adotada. Terê conta para Neca e Pimpinela que Fernando morreu. Solano é consolado por Mariquita durante o enterro do pai. Terê fica desolada ao descobrir que eles foram roubados no circo. Neca convence a trupe a continuar trabalhando para ter sucesso na estreia do circo.

Solano se culpa pela morte do pai e Padre Emílio tenta consolá-lo. Manuela fica nervosa ao saber da morte de Fernando e pensa em Solano. Fred confessa para Vitor que não gosta dele por achá-lo parecido com seu pai. Padre Emílio convida Estela para trabalhar com ele, cuidando das crianças no orfanato. Manuela fica perturbada ao conversar com Solano e descobre que está encantada por ele. Estela conhece as crianças e Tomé lhe conta sobre o índio que viram no rio. Caroço vê Mamed vendendo suas mercadorias para as três joias e convence Padre Emílio a implicar com o mascate.

Max vê Manuela chegando com seu carro e reclama por ela ter ido até a estância falar com Solano. Padre Emílio comenta com Mamed que Caroço vai fazer a serenata para Janaína sozinho. As crianças levam Estela até o rio e encontram Ruriá fazendo um ritual. Estela fala com o índio. Terê pede a Solano que vá embora do Araguaia para que não tenha o mesmo fim do que seu pai.

04 a 09 de Outubro de 2010
Segunda-feira, 04/10/2010
Solano se culpa pela morte do pai

Janaína consola Bruno, que sofre por causa de Terezinha. Manuela devolve o cavalo de Solano e Mariquita aconselha o neto a se afastar da moça. Vitor questiona Manuela sobre seus sentimentos por ele e a veterinária fica tensa. Terê comenta com Neca e Pimpinela que Fernando não deu atenção à sua visão. Estela se desespera ao ver que Fernando está morto.

Caroço convence Mamed a fazer negócio com ele em troca de uma serenata para Janaína. Terezinha implora que Padre Emílio não permita que ela seja adotada. Terê conta para Neca e Pimpinela que Fernando morreu. Solano é consolado por Mariquita durante o enterro do pai. Solano se culpa pela morte do pai e Padre Emílio tenta consolá-lo. Manuela fica nervosa ao saber da morte de Fernando e pensa em Solano.

Terça-feira, 05/10/2010
Padre Emílio convida Estela para trabalhar com ele

Fred confessa para Vitor que não gosta dele por achá-lo parecido com seu pai.Terê fica desolada ao descobrir que eles foram roubados no circo. Neca convence a trupe a continuar trabalhando para ter sucesso na estreia do circo. Padre Emílio convida Estela para trabalhar com ele, cuidando das crianças no orfanato. Manuela fica perturbada ao conversar com Solano e descobre que está encantada por ele. Estela conhece as crianças e Tomé lhe conta sobre o índio que viram no rio.

Caroço vê Mamed vendendo suas mercadorias para as três joias e convence Padre Emílio a implicar com o mascate. Max vê Manuela chegando com seu carro e reclama por ela ter ido até a estância falar com Solano. Padre Emílio comenta com Mamed que Caroço vai fazer a serenata para Janaína sozinho. As crianças levam Estela até o rio e encontram Ruriá fazendo um ritual. Estela fala com o índio.

Quarta-feira, 06/10/2010
Mariquita e Aspásia implicam uma com a outra

Terê pede a Solano que vá embora do Araguaia para que não tenha o mesmo fim do que seu pai. As crianças se impressionam com a coragem de Estela ao falar com a suposta assombração. Solano desconfia de Terê e tenta descobrir por que ele corre perigo ao ficar no Araguaia. Fred permite que o circo de Neca permaneça em suas terras para provocar o pai. Estela insinua para Solano que Terê se envolveu com Max para envenenar Fernando e ficar com a estância.

Max avisa a Manuela e Amélia que irão visitar Solano na estância. Mariquita e Aspásia implicam uma com a outra. Neca elogia Safira, Ametista e Esmeralda para Cirso sem saber que são filhas dele. Fred comenta com Manuela a conversa que teve com Vitor e tenta aconselhar a irmã a não se casar. Manuela toma banho de rio com Safira, Ametista e Esmeralda. Solano acusa Max de ter envenenado seu pai. Safira, Ametista e Esmeralda reparam na animação de Manuela ao confundir Neca com Solano.

Pérola critica Cirso por bajular Max. Max se aborrece com o desânimo de Fred em relação aos negócios da fazenda. Fred recusa comandar a reforma que Amélia pretende fazer na fazenda. Mariquita vai ao túmulo de Antoninha e desabafa seus problemas para a amiga quando Estela chega.

Quinta-feira, 07/10/2010
Solano se emociona ao descobrir o nome de sua mãe

Mariquita fala para Estela que não confia nela. Janaína se distrai ao ver Fred e cai de seu barco. Nancy afirma que vai tentar conquistar Fred e Janaína fica irritada. Max presenteia Solano com uma cachaça igual à que deu para Fernando, mas o domador pede para que ele beba primeiro. Max bebe sua cachaça e enfrenta Solano. Mamed interrompe Janaína e Fred que quase se beijam. Solano se emociona ao descobrir o nome de sua mãe através de Estela.

Terê comenta com Neca que pode salvar a vida de Solano se descobrir mais sobre a maldição que assola sua família. Solano questiona Mariquita sobre sua mãe. Max reclama com Amélia da falta de interesse de Manuela por Vitor e de sua animação com Solano. Solano combina com Janaína e Padre Emílio de lutarem contra a tirania de Max. Manuela exige que Solano se afaste e o repreende por ter falado mal de seu pai.

Sexta-feira, 08/10/2010
Estela e Solano se beijam

Terê tem uma visão do passado de Nancy. Janaína fica cismada por não conseguir que a vidente confesse o que viu sobre a irmã. Nancy chora olhando a foto de Bento.
Max ouve Neca contar sobre o espetáculo no circo e resolve falar com Marreta. Solano se encanta ao ver Estela nadando no rio. Janaína tenta descobrir quem é o amor inesquecível de Nancy e consola a irmã.

Bruno vê a tia chorando e olha para o retrato do pai. Manuela surpreende Vitor e afirma que quer se casar com ele. Max anuncia para o genro que vai a Brasília para conseguir tomar posse da estância. Amélia não concorda com a repentina decisão de Manuela de se casar com Vitor. Estela e Solano se beijam.

Sábado, 09/10/2010
Terê flagra Marreta com o dinheiro que roubou da bilheteria

Estela e Solano ficam constrangidos com o beijo. Marreta rouba o dinheiro dos ingressos do circo. Max reclama dos turistas com Vitor. Mariquita observa Solano e Estela chegarem à estância molhados. Cirso conta para Solano que Max demitiu alguns empregados por reivindicarem seus direitos. Mariquita insinua para Solano que algo aconteceu entre o neto e Estela. Neca e Mariquita ajudam Janaína a cozinhar para os desempregados.

Estela conta para Padre Emílio que o índio que viu com as crianças na mata está abandonado. Solano, Janaína, Mariquita e Padre Emílio tentam convencer os ex-funcionários de Max a construir uma cidade no Araguaia. Fred é hostilizado no bar de Janaína por ser filho do poderoso Max. Estela leva uma trouxa de roupas para o índio e Tomé fica cismado quando a moça o impede de acompanhá-la. Fred pega um mapa na gaveta de Max e sai de casa sem dar explicação para Amélia. Pérola questiona Cirso por não ter ido à reunião no bar de Janaína.

Fred afirma a Solano que ele e os ex-funcionários de Max podem usar suas terras para começar a construir a cidade. Safira implica com Ametista por mostrar interesse em Neca. Um pequeno público espera para ver o espetáculo no circo. Terê flagra Marreta com o dinheiro que roubou da bilheteria. Vitor conversa com Manuela e pede para adiar o casamento. Estela abraça o índio Ruriá e o chama de avô.

11 a 16 de Outubro de 2010
Segunda-feira, 11/10/2010
Terê tenta descobrir o mistério de Pimpinela

Ruriá orienta Estela a não desistir de manter Solano no Araguaia. Solano acomoda os desempregados na estância. Solano, Fred e Mariquita acertam como será a divisão de terras e o que irão plantar. Ruriá chega com Estela ao local onde foi feita a maldição e afirma à neta que o último descendente de Apoena deve morrer. Solano passa mal e Mariquita o socorre. Marreta põe fogo no circo.

Estela observa Solano dormir. Neca salva Terê, que sofre ao ver o circo se incendiar. Mariquita expulsa Estela do quarto de Solano. Nancy se espanta ao descobrir a identidade do palhaço Pimpinela. Max conversa com seu advogado sobre passar as terras da estância para seu nome.

Terê e Pimpinela assistem à partida da trupe do circo. Mariquita repreende Solano e Estela por quase se beijarem. Terê tenta descobrir o mistério de Pimpinela, mas ele desconversa. Solano convida a vidente para morar na estância. Fred esconde de Amélia os projetos que fez para a cidade. Manuela e Vitor anunciam que irão adiar o casamento.

Amélia pergunta se Manuela está em dúvida sobre seu casamento por causa de Solano. Fred mostra os projetos da cidade para Solano e Estela. Fred acusa o pai de ter colocado fogo no circo e ele se faz de vítima para Manuela e Amélia. Max paga Marreta pelo serviço prestado.

Terça-feira, 12/10/2010
Max denuncia Fred e Solano ao órgão ambiental

Amélia conta para Max que Solano alocou os desempregados na estância e o fazendeiro pede ao advogado para acelerar o processo de posse das terras. Solano chega com Terê, Neca e Pimpinela na estância. Estela hostiliza Terê. Fred, Solano e Estela mostram os projetos da cidade para Padre Emílio e Janaína. Max observa Solano e Fred levarem madeiras pelo rio. Manuela se despede de Vitor que viaja para a Ásia. Vitor agradece Amélia pelo apoio.

Max denuncia Fred e Solano ao órgão ambiental por utilização ilegal de madeira. Neca tenta se aproximar de Estela. Fred avisa a Max que cedeu suas terras para que a cidade fosse construída e o fazendeiro fica furioso. Mariquita reclama do comportamento de Estela com Solano. Amélia se entristece por não conseguir convencer Fred a não sair de casa.

Amélia ameaça sair de casa se Max não trouxer Fred de volta. Max se faz de vítima para Manuela, que acredita na inocência do pai. Nancy convida Fred para dormir na casa de Janaína e Bruno repreende a tia. Solano inicia os trabalhos para a construção da cidade de Girassol. Manuela fica revoltada com Fred por acreditar que ele está sendo manipulado por Solano. Estela enfrenta Manuela.

Quarta-feira, 13/10/2010
Neca estranha que Pimpinela tenha passado a noite fora

Mamed constata que a bolsa que Solano encontrou está cheia de papéis. Janaína inaugura seu empório em Girassol. Solano tenta olhar o conteúdo da bolsa que encontrou, mas é impedido por Estela. Nancy dança com Fred e Janaína não gosta. Manuela chega à festa e Solano deixa Estela para dançar com ela. Fred e Janaína se beijam.

Cirso reclama com Pérola por suas três filhas terem fugido para ir à festa. Aspásia comenta com Lurdinha sobre o jeito com que Estela observa Solano e Manuela. Amélia reclama com Max de não ter ido à festa de inauguração da cidade. Max vai até a estância e pensa em Antoninha. Neca fica arrasado quando Esmeralda e Ametista elogiam Pimpinela e se recusam a dançar com ele. Solano e Manuela surpreendem Fred e Janaína juntos.

As crianças preparam mais uma armadilha para Padre Emílio. Manuela se declara para Solano e os dois se beijam. Mariquita encontra Max na estância e o manda embora. Neca estranha que Pimpinela tenha passado a noite fora. Vitor liga à procura de Manuela. Solano se despede de Manuela com um beijo e Amélia repreende a filha.

Quinta-feira, 14/10/2010
Janaína pede para se confessar com Padre Emílio

Manuela confessa para Amélia que gosta de Solano. Estela aborda Solano e exige satisfações por seu sumiço com Manuela. Mamed sugere que Terê o deixe dividir o quarto com Caroço para poder permanecer na estalagem. Cirso comenta com Max sobre a bolsa que Solano encontrou. Solano acha um camafeu dentro da antiga bolsa e Mariquita afirma que Antoninha o deu para Gabriel quando ele foi embora. Solano decide procurar o corpo de seu avô no local onde achou a bolsa.

Amélia critica Manuela por afirmar que quer ficar com Solano. Solano diz para Estela que não terá um relacionamento com ela. Mariquita pede para Aspásia cuidar da estância enquanto ela estiver fora. Estela segue Solano quando o domador sai de casa. Neca, Pimpinela e as crianças constroem um teatro de bonecos. Janaína pede para se confessar com Padre Emílio. Manuela e Solano se encontram no campo de girassóis e ela declara seu amor por ele.

Padre Emílio se recusa a aplicar uma penitência por Janaína ter beijado Fred. Manuela pede para se encontrar com Solano em sigilo até que ela conte sobre o relacionamento dos dois a Vitor. Estela chora ao ver Solano e Manuela juntos. Bruno conta para Fred que Janaína e Nancy estão se desentendendo por causa dele. Mariquita manda Aspásia não contar para Solano que ela vai viajar. Pimpinela e Neca apresentam o teatro para Padre Emílio e as crianças. Estela faz um ritual, ensinado por Ruriá, para esquecer Solano e fazer com que a maldição se cumpra.

Sexta-feira, 15/10/2010
Nancy afirma a Janaína que vai ficar com Fred

Fred chega na estalagem e fica surpreso ao ver seu quarto arrumado por Nancy. Manuela não sabe como contar para Max que não vai mais se casar com Vitor. Solano e Padre Emílio decifram os mapas e anotações contidas na bolsa. Estela ameaça Solano. Mariquita afirma a Padre Emílio e Solano que nunca confiou em Estela. Caroço sugere que ele e Mamed façam uma dupla de cantores. Nancy afirma a Janaína que vai ficar com Fred. Solano pergunta por sua avó para Aspásia.

Solano recebe uma intimação por causa da denúncia feita por Max. Solano confronta Max e Manuela defende o pai. Amélia pensa em Vitor. Estela é hostil com Solano. Aspásia conta para Solano que Mariquita viajou com Mamed. Solano tenta descobrir o destino de sua avó com Terê. Mariquita pergunta a Tavinho e Lenita sobre Pierina, mas não a encontra. Beatriz se emociona ao ver a foto deixada por Mariquita em seu salão.

Sábado, 16/10/2010
Estela encontra o caderno de receitas de Antoninha

Tavinho e Lenita estranham a atitude de Beatriz ao olhar para a foto. Mamed fica assustado por Mariquita não ter avisado ao neto sobre sua viagem e decide ligar para Solano. Neca se insinua para duas turistas que se hospedam na estalagem. Estela comenta com Aspásia sobre um antigo caderno de receitas que ela viu na estância e afirma que vai procurá-lo.

Terê esbarra em Estela e tem uma visão de Solano se afogando. Manuela se encontra com Solano no campo de girassóis e diz que escolheu ficar com ele. Estela encontra o caderno de receitas de Antoninha. Pimpinela e as crianças convencem Padre Emílio a deixá-los construir uma casa na árvore. Estela confessa a Padre Emílio sua paixão por Solano e revela que o domador está com Manuela.

Vitor volta para o Araguaia e Amélia fica animada. Beatriz tenta se lembrar de Mariquita. Max avisa a Vitor que ele está com problemas no frigorífico. Manuela conta para o ex-noivo que está apaixonada por Solano. Terê pede a ajuda de Neca para decifrar o caderno de receitas de Antoninha. Amélia teme por Vitor e decide ir atrás dele para ajudá-lo. Vitor vai ao encontro de Solano.

18 a 23 de Outubro de 2010
Segunda-feira, 18/10/2010
Estela chora ao ver Solano e Manuela juntos

Mariquita pede para Aspásia cuidar da estância enquanto ela estiver fora. Estela segue Solano quando o domador sai de casa. Neca, Pimpinela e as crianças constroem um teatro de bonecos. Janaína pede para se confessar com Padre Emílio. Manuela e Solano se encontram no campo de girassóis e ela declara seu amor por ele. Padre Emílio se recusa a aplicar uma penitência por Janaína ter beijado Fred.

Manuela pede para se encontrar com Solano em sigilo até que ela conte sobre o relacionamento dos dois para Vitor. Estela chora ao ver Solano e Manuela juntos. Bruno conta para Fred que Janaína e Nancy estão se desentendendo por causa dele.

Mariquita manda Aspásia não contar para Solano que ela vai viajar. Pimpinela e Neca apresentam o teatro para Padre Emílio e as crianças. Estela faz um ritual, ensinado por Ruriá, para esquecer Solano e fazer com que a maldição se cumpra.Fred chega na estalagem e fica surpreso ao ver o quarto arrumado por Nancy.

Terça-feira, 19/10/2010
Solano confronta Max e Manuela defende o pai

Manuela não sabe como contar para Max que não vai mais se casar com Vitor. Solano e Padre Emílio decifram os mapas e anotações contidas na bolsa. Estela ameaça Solano. Mariquita afirma a Padre Emílio e Solano que nunca confiou em Estela. Caroço sugere que ele e Mamed façam uma dupla de cantores.

Nancy afirma a Janaína que vai ficar com Fred. Solano pergunta por sua avó para Aspásia. Solano recebe uma intimação por causa da denúncia feita por Max. Solano confronta Max e Manuela defende o pai. Amélia pensa em Vitor.

Estela é hostil com Solano. Aspásia conta para Solano que Mariquita viajou com Mamed. Solano tenta descobrir o destino de sua avó com Terê. Mariquita pergunta a Tavinho e Lenita sobre Pierina, mas não a encontra. Beatriz se emociona ao ver a foto deixada por Mariquita em seu salão.

Quarta-feira, 20/10/2010
Beatriz tenta se lembrar de Mariquita

Tavinho e Lenita estranham a atitude de Beatriz ao olhar para a foto. Mamed fica assustado por Mariquita não ter avisado ao neto sobre sua viagem e decide ligar para Solano. Neca se insinua para duas turistas que se hospedam na estalagem. Estela comenta com Aspásia sobre um antigo caderno de receitas que ela viu na estância e afirma que vai procurá-lo.

Terê esbarra em Estela e tem uma visão de Solano se afogando. Manuela se encontra com Solano no campo de girassóis e diz que escolheu ficar com ele. Estela encontra o caderno de receitas de Antoninha. Pimpinela e as crianças convencem Padre Emílio a deixá-los construir uma casa na árvore.

Estela confessa a Padre Emílio sua paixão por Solano e revela que o domador está com Manuela. Vitor volta para o Araguaia e Amélia fica animada. Beatriz tenta se lembrar de Mariquita. Max avisa a Vitor que ele está com problemas no frigorífico.

Quinta-feira, 21/10/2010
Vitor vai ao encontro de Solano

Manuela conta para o ex-noivo que está apaixonada por Solano. Terê pede a ajuda de Neca para decifrar o caderno de receitas de Antoninha. Amélia teme por Vitor e decide ir atrás dele para ajudá-lo. Vitor vai ao encontro de Solano. Amélia impede um confronto entre Solano e Vitor.

Manuela não consegue contar para Max que terminou o seu noivado. Amélia cuida dos ferimentos de Vitor. Max estranha ao ver o carro da esposa parado em frente à operadora do filho. Vitor conta para Max sobre Manuela e Solano. Nancy afirma a Janaína que sempre gostou de Fred. Beatriz tenta falar com Mariquita.

Manuela pega o jet-ski para ir ao retiro cuidar de um animal e Fred avisa à irmã para tomar cuidado com o rio. Padre Emílio teme pela segurança de Solano por causa da fúria de Max. Max chama um delegado para conversar no frigorífico de Vitor. Terê afirma a Neca que vai descobrir o destino da família de Solano no caderno de Antoninha.

Sexta-feira, 22/10/2010
Manuela se desespera com o acidente de Solano

Max acerta com o delegado Geraldo de se instalar em um posto policial de Girassol. Estela fica frustrada quando Padre Emílio avisa que Solano não vai ficar com ela. O jet-ski de Manuela para por falta de gasolina e Solano vai resgatá-la. Terê descobre sobre a maldição e teme pela vida de Solano. Estela tem um pressentimento de que algo vai acontecer com Solano e se desespera.

O barco de Solano cai de uma cachoeira. Manuela se desespera com o acidente de Solano e tenta falar com irmão. Terê e Neca estranham quando Estela invade a operadora à procura de Solano. Fred resgata Solano da água. Cirso garante a Pérola e às filhas que não vai morar na cidade. Padre Emílio pergunta por Solano para Aspásia.

Mariquita joga fora o bule que Mamed usou para pegar gasolina e deixa o mascate furioso. Manuela confirma que Solano está vivo, mas que precisa ser transferido para um hospital e pede ajuda a Vitor. Fred se surpreende ao saber que Vitor aceitou ajudar Solano. Manuela chega com Solano ao hospital. Estela vai ao local onde foi feita a maldição e implora que Solano seja poupado.

Sábado, 23/10/2010
Vitor ouve Manuela se declarando para Solano

Neca ajuda Terê a decifrar os escritos do antigo caderno de receitas. Manuela avisa sobre a gravidade do estado de Solano e Padre Emílio poupa Mariquita da notícia. Estela sofre ao lembrar de Ruriá e da maldição. Mariquita afirma a Padre Emílio que Estela destruiu sua família. Terê e Neca descobrem que Caroço conhece o local onde a maldição dos Karuê foi feita.

Pérola, Ametista, Esmeralda e Safira convencem Cirso a se mudar para a casa na cidade. Vitor ouve Manuela se declarando para Solano. Neca, Terê e Caroço chegam ao descampado onde foi feita a maldição. Cirso ameaça Max para não ser mandado embora depois que se mudar para a cidade e Amélia ouve a discussão dos dois. Janaína entra no quarto de Fred e deita em sua cama.

Cirso pede a Fred para morar na cidade. Janaína se esconde no armário, quando Fred entra no quarto. Caroço encontra a ponta de uma flecha e, ao tocá-la, Terê tem a visão do ritual feito por Iaru e o Xamã. Bruno se oferece para ajudar Pimpinela e as crianças a construir a casa da árvore e Terezinha fica encantada. Estela entra no quarto de hospital onde Solano está internado.

25 a 30 de Outubro de 2010
Não disponivel

01 a 06 de Novembro de 2010
Segunda-feira, 01/11/2010
Aspásia chora ao arrumar sua mudança

Max sai da estância sem conseguir explicar a todos suas reais intenções e comenta com Vitor que agiu com Solano conforme o jovem lhe aconselhou. Nancy pede para Janaína prometer que se afastará de Fred. Mariquita afirma que não deixará Max se apossar da estância. Solano repreende a discussão entre Manuela e Estela. Amélia pede para conversar com Vitor. Manuela garante a Solano que vai segui-lo aonde ele for e Estela ouve.

Neca, Caroço e Mamed acreditam que Glorinha e Geraldo têm um caso. Solano fica frustrado ao constatar que o documento que Max lhe mostrou é verdadeiro. Glorinha vai à praia e Neca, Mamed, Caroço e Pimpinela a seguem. Amélia confessa a Manuela que não é mais feliz com Max. Aspásia chora ao arrumar sua mudança e deixa Mariquita irritada. Safira, Ametista e Esmeralda desdenham Glorinha na praia. Mariquita critica Solano por desistir de enfrentar Max.

Neca, Pimpinela, Mamed e Caroço ajudam Glorinha, que se despede avisando que precisa trabalhar. Geraldo pede a Dora para caprichar no almoço por causa da visita que receberão. Neca, Pimpinela, Mamed e Caroço se surpreendem ao descobrir que Glorinha é sargento Mourão. Padre Emílio vai à fazenda de Max para defender Solano e passa mal depois de discutir com o ele.

Terça-feira, 02/11/2010
Ruriá diz à neta que ela não pode salvar Solano

Max afirma que Padre Emílio e Solano voltarão para se desculpar com ele. Solano anuncia que Max é o novo dono da estância e todos se surpreendem. Geraldo e Mourão tentam conter a aglomeração. Janaína confessa seu amor por Fred, mas não aceita ficar com ele por causa da irmã. Nancy joga charme para Vitor e Janaína vê. Mariquita garante a Estela que vai descobrir o seu segredo. Ruriá diz à neta que ela não pode salvar Solano, mesmo que o tire do Araguaia.

Amélia se lamenta com Vitor sobre seu casamento. Max propõe comprar a maior parte das ações do frigorífico de Vitor para salvá-lo da falência. Solano se surpreende quando Max lhe diz que eles podem continuar a morar na estância. Bruno vê Pimpinela fugindo de sargento Mourão e questiona se o palhaço tem medo de polícia. Max explica seu plano para Vitor.

Terê fica feliz ao ver Solano usando o amuleto dado pelo índio. Solano anuncia a decisão de Max em deixá-los na estância. Mariquita não acredita nas boas intenções do fazendeiro e Manuela defende o pai. Max incentiva Vitor a não desistir de sua filha. Padre Emílio se desculpa com Max, que se finge de injustiçado. Sargento Mourão se surpreende com as mercadorias de Mamed. Max fica satisfeito quando Manuela volta para casa.

Quarta-feira, 03/11/2010
Max pede que Vitor e Manuela trabalhem juntos

Max revela que Vitor irá jantar com eles e Manuela sugere que o pai convide Solano em uma próxima ocasião. Mariquita critica Manuela por ter voltado para a casa do pais. Pérola, Cirso e as filhas falam sobre a vida do delegado e de sargento Mourão. Neca se insinua para Glorinha. Esmeralda garante a Pérola que vai trabalhar para melhorar a vida da família.

Janaína comunica a Nancy que vai assumir o seu namoro com Fred para a cidade. Max pede que Vitor e Manuela trabalhem juntos para melhorar os negócios da família. Solano visita Manuela na fazenda e se irrita ao ver a noiva conversando com Vitor. Dora sugere a Padre Emílio que permita que as crianças se revezem para visitar sua casa. Max diz para Solano que mudou o seu comportamento por influência de Manuela.

Amélia fica pensativa depois de Manuela afirmar que não sente mais nada por Vitor. As crianças se manifestam a respeito da vontade de Dora em adotá-los, mas Geraldo repreende a esposa. Manuela se recusa a aceitar o talismã de Solano como presente. Amélia foge das investidas de Max. Solano afirma a Mariquita que vai pagar as dívidas da estância. Solano encontra Estela dormindo em sua cama.

Quinta-feira, 04/11/2010
O talismã de Solano o protege do cavalo

Solano observa Estela dormindo. Estela acorda e vê Solano dormindo na rede. Tomé pergunta pela casa de Dora a todos no empório. Padre Emílio se desespera ao descobrir que Tomé desapareceu. Aspásia conta para Mariquita que Solano arrumou um emprego na fazenda de Max. Solano garante a Cirso que consegue domar qualquer cavalo.

Padre Emílio resolve sair para procurar Tomé e Estela se oferece para tomar conta das crianças. Estela tem um pressentimento. Solano é derrubado por um cavalo arisco e Max fica satisfeito. Estela começa a rezar. O talismã de Solano o protege do cavalo. Padre Emílio se surpreende ao saber que Tomé foi para a casa de Dora para tentar ser adotado. Geraldo é irônico com Tomé e hostil com Dora.

Bruno diz a Janaína que precisa conversar primeiro com Fred antes de aceitar o namoro da mãe. Max fala com despeito sobre o trabalho de Solano. Nancy beija Fred ao ver Bruno se aproximando da operadora. Bruno se recusa a aceitar o namoro de Janaína e ameaça sair de casa. Solano e Manuela tomam banho de rio. Beatriz chega com Tavinho e Lenita a Girassol. Mariquita sente-se mal ao saber que Pierina está no Araguaia.

Sexta-feira, 05/11/2010
Nancy tenta consolar Fred

Beatriz fica intrigada por não conseguir falar com Mariquita. Estela socorre a avó de Solano e liga para a fazenda de Max. Geraldo manda Mourão acompanhar Dora quando ela sair de casa. Tomé diz a Padre Emílio que acredita na bondade de Geraldo. Beatriz pede para Tavinho e Lenita levarem Mariquita à estalagem. Max leva Mariquita ao hospital.

Nancy mente para Janaína e diz que não sabe o que aconteceu com Bruno. Neca faz um sorteio entre Ametista, Esmeralda e Safira para saber quem ficará com ele. Janaína diz a Fred que não pode contrariar seu filho para ficar com ele. Nancy fica radiante ao saber que Fred e Janaína romperam seu relacionamento. Tavinho e Lenita dão o recado de Beatriz/Pierina para Aspásia repassá-lo a Mariquita. Solano e Manuela descobrem que Mariquita foi levada a um hospital.

Estela agradece Max pela ajuda. Doutor Ricardo fala sobre o estado de Mariquita e tem impressão de conhecer Max. Beatriz fica emocionada ao saber que Tavinho e Lenita falaram com Solano. Nancy tenta consolar Fred, que se irrita com a moça. Max percebe a paixão de Estela por Solano. Padre Emílio fica emocionado ao saber por que Tomé quer ser adotado. Max propõe que Estela se una a ele para separar Solano de Manuela.

Sábado, 06/11/2010
Manuela deixa o hospital com Max

Estela recusa a proposta de Max para ajudá-lo a romper o relacionamento de Manuela e Solano. Nancy fala mal de Janaína para Fred. Pimpinela vê Geraldo e Mourão andando de carro e se esconde. Nancy diz a Janaína que passou a tarde com Fred. Geraldo fica encantado com Safira. Estela garante a Manuela que só se interessa pela felicidade de Solano.

Solano agradece Max por ter ajudado sua avó. Manuela deixa o hospital com Max. Geraldo pensa em Safira e Dora fica cismada. Safira, Ametista e Esmeralda combinam fingir que estão apaixonadas por Neca. Amélia conversa descontraída com Vitor e Max repreende a esposa.

Manuela pede para comprar o seu enxoval de casamento e Max reage contrariado. Mariquita reclama de Estela para Solano. Max convida Fred para jantar. Estela, Solano e Mariquita voltam para casa. Estela tenta seduzir Solano. Beatriz e Mariquita se encontram na estalagem.

08 a 13 de Novembro de 2010
Segunda-feira, 08/11/2010
Janaína sofre ao mandar Fred embora de sua casa

Estela decide procurar Mariquita. Beatriz faz perguntas sobre Solano para Mariquita. Max avisa que eles terão um convidado ilustre para o jantar e pede para Amélia organizar um banquete. Estela ouve Mariquita chamar Beatriz de Pierina e fica desconfiada. Amélia acerta com Pérola e Lurdinha o cardápio para o jantar. Estela mente para Solano e diz não ter visto Beatriz conversando com Mariquita.

Ametista e Safira fingem acreditar nas palavras de Neca e começam um suposto namoro com ele. Amélia e Manuela ficam radiantes com a chegada de Max. Fred conta para Amélia que está sofrendo por amor. Janaína sofre ao mandar Fred embora de sua casa.

Amélia pensa em Vitor e fica incomodada quando Max fala com ela. Manuela conta sobre sua viagem a Solano. Pimpinela desconfia da facilidade com que Ametista e Safira aceitaram as investidas de Neca. Estela pede para conversar com Beatriz.

Terça-feira, 09/11/2010
Max avisa que não vai viajar com a filha

Estela tenta confirmar com Beatriz que ela é a mãe de Solano. Manuela se despede de Solano e garante que voltará assim que puder. Amélia confidencia a Pérola que seu casamento está desgastado e que ela só permanece com Max por causa dos filhos. Glorinha fica chateada ao saber que Neca está namorando.

Lenita e Tavinho se decepcionam por Beatriz não contar a conversa que teve com Estela. Manuela tenta animar Amélia, que não consegue esconder sua tristeza. Max avisa que não vai viajar com a filha. Fred conversa com Bruno e esclarece o mal entendido entre eles. Geraldo aborda Lenita e Tavinho. Max acerta com Vitor seu plano para o rapaz reconquistar Manuela.

Estela incentiva Solano a ficar contra Manuela e Mariquita a repreende. Bruno ameaça contar para Janaína sobre o envolvimento de Nancy com seu pai se a tia não revelar sua armação. Solano questiona Max sobre sua viagem com Manuela. Max vai ao encontro de Beatriz. Bruno coloca Janaína e Nancy frente a frente.

Quarta-feira, 10/11/2010
Nancy destrata Pimpinela

Nancy conta a Janaína sobre sua armação para separá-la de Fred. Padre Emílio aconselha Janaína a pensar em sua felicidade. Max liga e avisa Manuela que não vai encontrá-la, quando Vitor a surpreende. Solano estanha o jeito de Manuela ao telefone e Estela percebe. Vitor esconde o celular de Manuela no quarto. Cirso e Pérola comentam sobre o casamento de Amélia e Max.

Amélia cede às investidas de Max. Solano liga para o celular de Manuela. Manuela liga para estância, mas Estela deixa o telefone fora do gancho de propósito. Padre Emílio tenta falar com Nancy sobre Janaína. Aspásia conta que Max não foi encontrar Manuela e Estela faz um comentário que deixa Solano intrigado.

Nancy destrata Pimpinela, que reage. Solano liga para o quarto de Manuela e Vitor atende. Estela tenta disfarçar a satisfação ao ver a irritação de Solano. Manuela repreende Vitor e decide voltar para casa. Solano questiona Manuela sobre a presença de Vitor em seu quarto.

Quinta-feira, 11/11/2010
Solano devolve o amuleto para Terê

Solano e Manuela se desentendem. Terezinha tem uma ideia para Bruno unir Janaína e Fred. Bruno pede para Caroço fazer uma serenata para Janaína. Neca se exibe na praia para Ametista, Safira e Esmeralda. Max fica radiante ao saber que seu plano com Vitor deu certo.

Amélia se incomoda ao saber que Vitor foi para Goiânia atrás de Manuela. Janaína e Fred se reconciliam e Caroço fica chateado. Ametista, Safira e Esmeralda conversam sobre a farsa que inventaram para Neca. Cirso flagra Neca falando de suas filhas. Padre Emílio fica comovido ao ver Beatriz rezar em sua igreja.

Amélia repreende Vitor por ter feito com que Manuela e Solano brigassem. Estela tenta consolar Solano. Mariquita critica Solano por não ter deixado Manuela se explicar pelo que aconteceu. Amélia insinua que Vitor tenha se unido a Max para afastar Manuela de Solano. Solano devolve o amuleto para Terê. Solano encontra com Beatriz.

Sexta-feira, 12/11/2010
Solano cogita a ideia de ir embora do Araguaia

Terê percebe o nervosismo de Beatriz ao falar com Solano. Vitor nega para Amélia que tenha armado um plano com Max para atrapalhar o namoro de Manuela. Solano se desfaz do amuleto. Mamed fica abatido ao saber do namoro de Janaína e Fred. Solano cogita a ideia de ir embora do Araguaia e Estela aprova.

Solano comenta com Mariquita que conheceu Beatriz. Ruriá deixa Estela intrigada ao falar que um mal sempre ocorre a um karuê que vai contra a maldição. Mariquita fica aflita com o convite que Solano fez a Beatriz. Mamed se declara para Janaína. Ametista fica incomodada com as irmãs por falarem mal de Neca.

Terê pensa em aproximar Glorinha de Neca. Ametista confessa para a mãe que está gostando de Neca. Vitor fica arrasado por ter perdido seu frigorífico. Manuela elogia Vitor e critica Solano. Solano encontra o amuleto que havia descartado dentro de sua gaveta. Manuela pergunta a Vitor se ele armou o encontro com ela em Goiânia.

Sábado, 13/11/2010
Terê afirma a Pimpinela que vai reerguer o circo

Vitor confirma seu plano para Manuela, mas não confirma a participação de Max. Pérola consola Ametista por sua paixão por Neca. Terê afirma a Pimpinela que vai encontrar uma namorada para seu filho. Estela toma banho de rio e lembra-se de quando ela e Solano se beijaram. Mariquita estranha quando tenta fazer uma receita do caderno de Antoninha e encontra escritos sobre a maldição.

Terê afirma a Pimpinela que vai reerguer o circo. Manuela não consegue se concentrar no trabalho. Amélia critica Max por pensar em seus interesses acima da felicidade de sua filha. Padre Emílio fica radiante com a proposta de Terê e Pimpinela de fazer um espetáculo de circo na igreja.

Manuela decide ir até o frigorífico e liga para Vitor. Solano reclama com Terê por acreditar que ela colocou o amuleto em sua gaveta. Terê exige que Solano leia o caderno de Antoninha antes de tirar qualquer conclusão. Solano explica a Fred o que supostamente aconteceu entre Vitor e Manuela. Solano vê o hidroavião de Vitor decolar com Manuela e não percebe a proximidade de Estela.

15 a 20 de Novembro de 2010
Segunda-feira, 15/11/2010
Max exige que Geraldo impeça o espetáculo de circo

Solano disfarça a tristeza ao ver Manuela partir no hidroavião com Vitor. Aspásia entrega para Solano o antigo caderno de receitas de Antoninha. Mariquita coloca Aspásia de castigo para que ela não perturbe seu neto. Padre Emílio sugere que a renda conseguida com o espetáculo seja doada a Solano para pagar sua dívida com Max.

Lurdinha conta para Amélia sobre o circo que será montado na igreja. Max exige que Geraldo impeça o espetáculo de circo. Solano termina de ler o caderno e fica impressionado. Estela sugere a Solano que os dois deixem o Araguaia. Fred incentiva Manuela a reatar seu namoro com Solano. Estela se declara para Solano e Manuela vê a cena.

Terça-feira, 16/11/2010
Vitor tenta contar para Solano sobre sua armação

Manuela vai embora furiosa. Vitor se desentende com Max por causa do frigorífico. Max desconfia de Amélia ao ouvir uma conversa entre a mulher e Vitor. Solano fala com Terê sobre a maldição e resolve usar o seu amuleto. Solano convida Beatriz para jantar. Vitor tenta contar para Solano sobre sua armação, mas o gaúcho não dá atenção.

Geraldo vai até o sítio de Padre Emílio pedir esclarecimentos sobre o espetáculo de circo. Manuela reclama com Max por tentar convencê-la a voltar com Vitor. Mariquita fica nervosa ao saber que Solano convidou Beatriz para jantar na estância. Geraldo aborda Safira na rua.

Quarta-feira, 17/11/2010
Pimpinela vê Nancy chorando e a consola

Manuela reclama de ter visto Solano com Estela, que tenta conter sua felicidade com o rompimento dos dois. Mamed tenta vender uma batina usada para Padre Emílio. Beatriz agradece pelo jantar e Estela resolve mostrar o restante da casa para ela. Mariquita fica com ciúmes dos elogios que Solano faz a Beatriz.

Neca diz a Terê que não vai participar do show e Glorinha pede para ele não abandonar o espetáculo. Beatriz aconselha Estela a não desistir de conquistar Solano. Mariquita aconselha Beatriz a contar a verdade para Solano.

Fred e Janaína passeiam juntos e Nancy discute com a irmã. Pimpinela vê Nancy chorando e a consola. Beatriz avisa a Lenita e Tavinho que ficará no Araguaia e eles ficam perplexos. Estela entra no quarto de Solano e os dois passam a noite juntos.

Quinta-feira, 18/11/2010
Solano mostra seu amuleto para Estela

Aspásia conta para Mariquita que Solano saiu de casa acompanhado de Estela. Solano e Estela passeiam na praia. Beatriz pede para ver o imóvel de Janaína e Bruno lhe mostra como chegar lá. Lenita tenta convencer Tavinho a apoiá-la a ir embora do Araguaia. Beatriz leva seus assistentes para conhecer o lugar onde será o seu novo salão de beleza.

Max sorri orgulhoso ao ver Manuela se entregar ao trabalho para esquecer Solano. Nancy pede para Esmeralda instalar um programa em seu computador para bater papo na internet. Geraldo conta para Max sobre a conversa que teve com Padre Emílio a respeito do espetáculo. Solano mostra seu amuleto para Estela.

Aspásia diz que viu um velho índio perto do cemitério. Mariquita aconselha Solano a se afastar de Estela. Amélia chega à estalagem para devolver o celular de Vitor. Ruriá repreende Estela por ter passado a noite com Solano. Vitor e Amélia se beijam. Max vê o carro da esposa parado na estalagem e vai até lá.

Sexta-feira, 19/11/2010
Amélia chega em casa e Max a aborda

Terê impede Max de entrar na estalagem e tem uma visão quando aperta a mão do fazendeiro. Terê conta para Amélia que Max a procurou. Estela amaldiçoa seus ancestrais e Ruriá desmaia em seus braços. Amélia pensa no beijo de Vitor. Lenita e Tavinho se envolvem na preparação para o espetáculo circense.

Aspásia conta para Mariquita que Estela não dormiu em seu quarto. Estela faz um ritual com oferenda para os ancestrais e Ruriá melhora. Amélia chega em casa e Max a aborda. Amélia pede para Vitor não procurá-la. Terezinha e Bruno contam para Solano sobre a ameaça que Max fez a Padre Emílio.

Terê revela para Neca e Pimpinela a visão que teve quando tocou Max e decide não apresentar o espetáculo. Padre Emílio contraria Terê e Solano afirma que o espetáculo vai acontecer. Pimpinela convida Nancy para vê-lo se maquiando. A trupe do circo volta para o Araguaia.

Sábado, 20/11/2010
Manuela pensa em Solano

Dr. Ricardo agradece a carona e desce do caminhão da trupe perto da igreja. Padre Emílio apresenta Ricardo para Solano e ele o leva até a fazenda de Max. Marreta embarca na caminhonete de Solano sem ser visto. Manuela pensa em Solano. Ricardo brinca com a veterinária assim que chega na fazenda. Geraldo não deixa Dora assistir ao espetáculo.

Max reclama com Manuela por ter chamado Ricardo para ser médico do posto de Girassol. Amélia incentiva Manuela a ir ao circo com Ricardo. Marreta ameaça contar que Max mandou atear fogo no circo. Ele entrega o dinheiro que recebeu de Max para Terê e Neca e pede perdão. Dora vai escondida para o circo e encontra Glorinha. Solano se incomoda ao ver Manuela chegar de mãos dadas com Ricardo.

Pimpinela fica aterrorizado ao ver Maciel na plateia e deixa o picadeiro. Terê termina o espetáculo e entrega o dinheiro da bilheteria para Solano. Max diz que vai usar a foto que Geraldo tirou de Padre Emílio de peruca de palhaço em sua vingança. Neca encontra um bilhete de despedida de Pimpinela.

22 a 27 de Novembro de 2010
Segunda-feira, 22/11/2010
Estela pede para dormir com Solano

Neca decide ir atrás de Pimpinela. Max convence Geraldo a procurar o bispo para denunciar Padre Emílio. Esmeralda ensina Nancy a usar uma rede social na internet. Solano ouve Mariquita dizer que Estela saiu sem dar explicações. Nancy conversa com o espanhol Hector pela internet e o convida para ir ao Araguaia. Solano lê o caderno de Antoninha e não percebe a presença de Estela.

Estela pede para dormir com Solano, mas ele não deixa. Ricardo reza com as crianças no sítio. Padre Emílio e Mamed disputam a atenção do médico. Neca encontra Pimpinela e o leva de volta para Girassol. Beatriz acompanha Estela no encontro com o empresário interessado na safra de girassóis. Vitor descobre que Max arrendou seu frigorífico e decide voltar ao Araguaia para tirar satisfações com o ex-sogro.

Terça-feira, 23/11/2010
Max faz um telefonema misterioso

Amélia defende Vitor e Max se irrita com a esposa. Fred afirma para Solano que Manuela não se envolveu com Vitor na viagem. Vitor invade a casa de Max, mas o fazendeiro se recusa a falar com ele. Solano pede para falar com Manuela. Terezinha desconversa quando Bruno insinua pedi-la em namoro.

Os adolescentes convencem Mamed a dar para Solano o dinheiro que arrecadou no espetáculo circense. Vitor se encontra com Amélia e lamenta não poder beijá-la. Max faz um telefonema misterioso assim que Vitor sai de seu escritório. Ricardo conversa com Manuela sobre os materiais a serem comprados para montar o posto médico. Solano pede perdão a Manuela por ter desconfiado dela.

Pimpinela conta seu passado para Neca e Terê. Vitor vai embora do Araguaia. Manuela se desculpa com Mariquita por ter interrompido o jantar com Beatriz. O motor do avião de Vitor começa a falhar e ele fica tenso. Amélia conta para Manuela sobre o desentendimento entre Vitor e Max. O avião de Vitor cai na mata.

Quarta-feira, 24/11/2010
Nancy conversa com Hector pelo computador

Vitor permanece desacordado na mata. Max flagra Fred e Janaína se beijando. Bruno se incomoda com a música que Caroço compõe para ele e Terezinha. Geraldo conta para Max que o bispo mandou uma carta para Padre Emílio. Nancy conversa com Hector pelo computador.

Padre Emílio conta para Solano que pode ser transferido de sua paróquia se o bispo considerar o espetáculo circense na igreja um desrespeito. Cirso comenta que o touro que Manuela comprou no leilão pode estar doente. Dora questiona Geraldo sobre as fotos que ele tirou de Safira.

Estela entrega o carro de Beatriz para Tavinho e Lenita. Manuela se desculpa com Estela e lhe oferece uma carona até a estância. Geraldo entrega para Safira as fotos que tirou. Estela conta a Solano que vendeu toda a safra de girassol e Manuela vê a cena.

Quinta-feira, 25/11/2010
Max ofende Janaína e Fred se irrita com o pai

Manuela avisa a Genão que o papagaio que encontraram está doente e percebe que o boi comprado por ela no leilão pode estar com a mesma praga. Solano e Manuela descobrem a existência de uma quadrilha de tráfico de animais silvestres. Esmeralda, Ametista e Safira se preocupam com o relacionamento virtual de Nancy.

Mamed pergunta se Janaína aceita o seu pedido de casamento. Max ofende Janaína e Fred se irrita com o pai. Neca garante a Pimpinela que eles provarão sua inocência. A secretária de Vitor fala com Amélia para saber notícias do patrão.

Vitor acorda na mata e chama por Amélia. Fred convida Janaína para jantar na casa de seus pais. Neca pede para Glorinha lhe explicar como funciona uma investigação policial. Fred chega à casa dos pais e apresenta Janaína como sua noiva.

Sexta-feira, 26/11/2010
Vitor consegue se levantar com dificuldade

Mariquita implica com Estela ao falar sobre o comprador da safra de girassol. Pimpinela se recusa a dar seu verdadeiro nome para Neca. Amélia percebe o desconforto de Janaína à mesa e a apoia. Neca tem uma crise de riso ao descobrir o verdadeiro nome de Pimpinela.

Estela entrega a Solano o contrato e o cheque pela venda da safra de girassol. Neca combina com Glorinha ir à delegacia para investigar um processo. Vitor consegue se levantar com dificuldade. Max ofende Janaína e oferece dinheiro para ela se afastar de Fred. Nancy garante a Hector que viajará em sua companhia quando ele chegar ao Araguaia. Manuela conta para Fred que descobriu indícios de tráfico de animais.

Solano e Estela namoram no campo de girassóis e Manuela vê os dois juntos. Janaína destrata Fred e não conta sobre a proposta de Max. Neca encontra o processo de Pimpinela e consegue imprimi-lo. Max ouve Amélia falando com a secretária sobre Vitor e fica furioso com a aflição da esposa por notícias. Na mata, uma cobra se aproxima de Vitor.

Sábado, 27/11/2010
Nancy pede dinheiro emprestado para Janaína

Vitor é salvo por alguém que afasta a cobra. Pimpinela, Neca e Terê descobrem uma pista para tentar provar a inocência do palhaço. Geraldo avisa a Max sobre a chegada do bispo e o fazendeiro exige que o delegado leve o sacerdote para a sua casa. Ametista e Esmeralda reparam no comportamento de Safira ao avistar Geraldo lhe observando.

Hector avisa a Nancy que vai chegar ao Araguaia pela manhã. Nancy pede dinheiro emprestado para Janaína, que nega. Mariquita fala para Solano o que acha de Estela e ela ouve. Geraldo diz a Dora para esquecer a ideia de ter um filho. Janaína decide pedir um tempo a Fred para pensar no relacionamento dos dois.

Mariquita questiona Estela sobre o seu passado. Bruno consola Janaína ao vê-la chorando por causa de Fred. Nancy rouba dinheiro da irmã. Amélia pede a Manuela para tomar cuidado com suas investigações. Manuela encontra um sítio abandonado e é surpreendida por um homem.

29 de Novembro a 04 de Dezembro de 2010
Segunda-feira, 29/11/2010
Solano e Fred procuram por Manuela

Nancy se surpreende ao saber que Hector chegou ao Araguaia. Amélia se preocupa com o sumiço de Vitor enquanto ele tenta sobreviver perdido na mata. Amélia consola o filho, que sofre por causa de Janaína. Solano decide ficar no Araguaia e Estela desaprova. Manuela observa os dois capangas de dentro do paiol, onde está presa. Terê e Neca fazem um pacto para provar a inocência de Pimpinela.

Nancy fica radiante ao encontrar Hector no campo de girassóis. Amélia se preocupa com Manuela. Pimpinela pede para conversar com Nancy, mas ela o despreza. Fred conta para Solano sobre o desaparecimento de Manuela e Estela fica enciumada com seu empenho para encontrá-la. Hector aparece no paiol onde Manuela está presa. Ametista repreende Nancy por acreditar em Hector.

Solano e Fred procuram por Manuela. Glorinha faz uma pesquisa pelo computador sobre um foragido. Max liga para Geraldo e pede que ele procure Manuela. Tavinho orienta Lenita a receber o caminhão com o material para o salão que abrirá em Girassol. Glorinha acha a ficha de Pimpinela e descobre que ele é um foragido da polícia. Amélia e Max se desesperam com a falta de notícias de Manuela.

Terça-feira, 30/11/2010
Manuela pensa em uma forma de escapar dos capangas

Neca não deixa que Glorinha prenda Pimpinela. Fred organiza uma equipe de busca para encontrar sua irmã. Solano impede Estela de sair com eles para procurar Manuela. Janaína observa Bruno ensaiar para pedir Terezinha em namoro. Padre Emílio conversa com Terezinha sobre Bruno.

Nancy conversa com Janaína sobre seu suposto namorado e ela se preocupa com a irmã. Hector seduz Nancy e ela se anima para deixar o Araguaia. Manuela pensa em uma forma de escapar dos capangas. Bruno encontra o diário de Terezinha. Mariquita implica com Estela por estar com ciúmes de Solano. Lenita orienta os carregadores que trazem os móveis para o salão de beleza.

Ricardo verifica a pressão de Max e avalia o estado de saúde de Amélia. Manuela consegue fazer um dos capangas ir até o empório de Janaína para comprar um remédio para as aves. Nancy acerta com Caroço o aluguel de um barco para Hector. Janaína reconhece a letra de Manuela no papel que o capanga lhe entrega e avisa a Solano.

Quarta-feira, 01/12/2010
Manuela confessa para Amélia que ainda ama Solano

Solano segue pistas do carro do capanga. Amélia reza por Manuela. Terezinha marca estudar com Bruno. Janaína fica inconsolável quando Nancy sai de casa. Caroço desconfia que o barco que Nancy alugou pode estar relacionado com o traficante de aves e avisa a Fred.

Solano consegue salvar Manuela dos capangas e os dois fogem da fazenda abandonada. Fred fala com Nancy e não deixa que ela perceba seu plano para prender Hector. Manuela confessa para Amélia que ainda ama Solano e a mãe a aconselha a não desistir dele. Solano é frio com Estela e pensa em Manuela.

Geraldo prende Hector e Nancy por tráfico de animais. Fred avisa a Janaína da prisão de sua irmã. Pimpinela defende a inocência de Nancy para Glorinha. Bruno coloca um bilhete no livro de Terezinha. Max pergunta se Geraldo foi buscar o Bispo em Juruanã e o delegado tenta se retratar por ter esquecido. O Bispo chega à cidade por conta própria.

Quinta-feira, 02/12/2010
Ruriá ajuda Vitor na mata sem se identificar

Max interrompe o depoimento de Manuela e exige que Geraldo vá buscar o Bispo. Caroço recepciona o Bispo. Terezinha avisa a Padre Emílio sobre a chegada do Bispo. Geraldo chega a Girassol para levar o Bispo até a fazenda de Max. Sargento Mourão conta para Janaína que foi Fred quem denunciou Hector e Nancy e ela se revolta.

Amélia comenta com Manuela sobre o desaparecimento de Vitor. Ruriá ajuda Vitor na mata sem se identificar. Amélia e Lurdinha desconfiam de que Pérola esteja grávida. O Bispo dá um conselho para Manuela e ela sai de casa apressada para resolver o seu problema. Amélia exige que Fátima notifique à polícia sobre o desaparecimento de Vitor.

Max fala mal de Padre Emílio para o Bispo, que decide falar com o sacerdote antes de dar seu veredicto. Pérola fica enjoada novamente e suas filhas se preocupam. Geraldo interroga Nancy. Manuela aparece na estância no momento em que Estela e Solano estão saindo. Fátima conta a Amélia que ocorreu um acidente com um avião na mata. Solano pede para conversar com Manuela.

Sexta-feira, 03/12/2010
Manuela e Solano se beijam

Manuela não tem coragem de se declarar para Solano. Amélia reza por Vitor. Terezinha se surpreende com o bilhete de Bruno. Nancy joga charme para Geraldo para que ele a libere da prisão. Padre Emílio conversa com o Bispo, que reage impassível aos seus comentários. Beatriz fica satisfeita com a arrumação feita por Lenita e combina inaugurar o salão.

Solano e Manuela procuram um lugar para soltar as aves aprisionadas pelos traficantes. Janaína repreende Nancy e pergunta como ela conseguiu convencer Geraldo a libertá-la. As crianças convidam o Bispo para almoçar com elas no sítio. Beatriz incentiva Estela a lutar por Solano.

Caroço reúne o povo de Girassol para falar com o Bispo e apoiar Padre Emílio. Fred procura Janaína. Cotinha e Terê preparam um quarto para o Bispo na estalagem. Terê toca em um pertence de Vitor, tem uma visão de seu acidente e avisa a Amélia. Beatriz dá dicas para Estela lutar por Solano. Manuela e Solano se beijam.

Sábado, 04/12/2010
Nancy tenta se reconciliar com Janaína

Max conta para Manuela sobre o acidente de Vitor. Terê sugere que o avião possa ter sido sabotado. Manuela e Solano procuram um caminho pela mata para voltar para a fazenda. Vitor ouve a caminhonete de Solano na mata. Estela afirma para Mariquita que vai lutar para ficar com Solano.

Terê, Neca e Pimpinela conversam com o Bispo sobre o espetáculo circense que fizeram na igreja. Neca tenta obter informações com Glorinha sobre o processo de Pimpinela. Solano e Manuela chegam à operadora e encontram Estela negociando com Fred. Max não gosta do nervosismo de Amélia com o desaparecimento de Vitor.

Nancy tenta se reconciliar com Janaína. Manuela e Estela têm uma conversa decisiva sobre Solano. Neca convence Glorinha a ajudar a provar a inocência de Pimpinela. Solano se surpreende ao encontrar Estela em seu quarto ao sair do banho. Vitor consegue chegar a Girassol.

06 a 11 de Dezembro de 2010
Segunda-feira, 06/12/2010
Amélia fica radiante ao ver Vitor na estalagem

Vitor se aproxima da estalagem. Bruno contesta Janaína por estar com raiva de Fred por causa de Nancy. Solano observa Estela e sente-se culpado. Terê recebe Vitor na estalagem e liga para Amélia. Mariquita desconfia da solidão de Estela e comenta com Solano. Manuela sonha com o acidente a cavalo de Solano e fica cismada.

Amélia fica radiante ao ver Vitor na estalagem e o acompanha até o quarto. Neca faz um comentário sobre o Bispo e fica sem graça ao perceber que ele ouviu. Terezinha e as crianças confortam Padre Emílio com um grande abraço. Solano conta para o Bispo o que Max fez com os assentados que estão em suas terras.

O Bispo avisa ao domador que vai dar o seu veredicto sobre a situação de Padre Emílio ao final da missa. Max fica chateado por não encontrar ninguém para tomar café da manhã com ele. Amélia e Vitor se beijam. Termina a missa e o Bispo anuncia o seu veredicto.

Terça-feira, 07/12/2010

Ricardo suspeita da gravidez de Pérola

Bruno enfatiza o fato de seu pai não ser o homem que Janaína acreditava que ele era e Nancy ouve. Terê entrega uma solução medicinal para Amélia aplicar em Vitor. Manuela chega à estalagem e pergunta para a vidente por que Solano precisa usar o amuleto de proteção. Estela pensa no pedido de ajuda que fez a Ruriá para não morrer por causa de Solano.

Vitor afirma para Amélia que quer viver com ela. Estela conta uma parte de sua história para Solano e ele fica penalizado. Terê sugere que Manuela leia o caderno de Antoninha para saber sobre a maldição que aflige Solano. Aspásia conta a Mariquita que Beatriz abriu um salão de beleza. Mariquita desconfia da explicação de Beatriz ao perguntar por que ela pretende ficar no Araguaia. Vitor aparece na operadora para falar com Caroço e Fred se surpreende.

O Bispo aconselha Padre Emílio a legalizar o sítio para continuar cuidando dos órfãos. Ricardo suspeita da gravidez de Pérola. Vitor diz a Fred que seu avião foi sabotado. Manuela lê o caderno de Antoninha e se assusta. Solano e Estela conversam com Lauro sobre a safra de girassóis. Lauro comenta com Solano sobre a antiga profissão de Beatriz e ele desconfia de Estela. Vitor aparece na fazenda de Max.

Quarta-feira, 08/12/2010
Nancy pensa em conquistar Vitor

Max fica atordoado com a presença de Vitor. Solano pergunta a Estela o que ela sabe sobre a antiga atividade de Beatriz. Terezinha sugere a Padre Emílio que eles fujam com as crianças para continuar morando juntos. Max ameaça Amélia ao ouvi-la dizer que pode se libertar dele. Safira, Ametista e Esmeralda temem que esteja acontecendo alguma coisa grave com Pérola e Cirso fica preocupado com a esposa. Fred se irrita com Janaína por causa de Nancy e Bento.

Vitor conversa com Geraldo sobre a sabotagem ao seu avião. Lurdinha pede para Lenita cuidar de seus cabelos. Solano agradece Beatriz pela ajuda na venda da safra e ela se emociona. Terê conta para Manuela sobre as visões que tem quando toca em Estela. Nancy pensa em conquistar Vitor. Terê comenta que Vitor está apaixonado e Manuela fica curiosa para saber por quem. Vitor se surpreende ao encontrar Amélia em seu quarto.

Quinta-feira, 09/12/2010
Fred sofre por Janaína

Vitor sugere que Amélia abandone Max para fugir com ele. Geraldo vai à operadora investigar a possível sabotagem ao avião. Estela insinua que Mariquita sabe qual é o segredo de Beatriz e ela tenta disfarçar. Glorinha diz a Neca e Pimpinela que está à procura da testemunha do inquérito contra o palhaço. Terê repara no anel que Cotinha ganhou de seu noivo e fica curiosa para conhecê-lo. Max conversa com Geraldo e acusa Solano de ser o responsável pela sabotagem ao avião de Vitor.

Manuela marca um encontro com Solano. Glorinha investiga as suposições sobre a responsabilidade de Solano no acidente de Vitor. Estela não gosta de ver Solano sair de casa tarde da noite. Fred sofre por Janaína e Ametista o consola. Manuela conta para Solano que leu o caderno de Antoninha. Glorinha lembra do dia em que Solano sujou sua farda e pergunta ao domador se a graxa era do avião de Vitor.

Sexta-feira, 10/12/2010
Pérola confirma a sua gravidez

Solano estranha a pergunta de Glorinha. Janaína expulsa Max de seu empório depois que ele lhe oferece dinheiro por ela ter se afastado de Fred e Nancy ouve a conversa dos dois. As crianças ficam preocupadas com o cavalo Pirulito e Terezinha liga para Manuela. Geraldo afirma a Dora que ela precisa se conformar por não poder ter filhos. Pérola confirma a sua gravidez.

Geraldo questiona Janaína sobre o confronto entre Vitor e Solano e Nancy presta atenção na conversa. Solano conta para Estela que vai até a delegacia. Nancy afirma a Geraldo que Vitor foi vítima da raiva de Solano quando os dois se enfrentaram por causa de Manuela. Dora acredita que Pérola esteja reclamando de sua gravidez e sugere ficar com o filho dela.

Manuela cuida de Pirulito e fica preocupada com a confissão de Padre Emílio sobre a ilegalidade de seu abrigo. Geraldo interroga Solano. Vitor afirma a Solano que não o acusou de ser o responsável pela sabotagem feita em seu avião. Nancy ameaça contar para Fred sobre a proposta que Max fez para Janaína se o fazendeiro não lhe der dinheiro.

Sábado, 11/12/2010
Cirso compra o enxoval para Pérola

Max rebate a chantagem de Nancy com uma ameaça. Janaína afirma a Manuela que não vai reatar o namoro com Fred. Pérola conta sobre sua gravidez para Cirso e ele fica radiante. Manuela se despede das crianças e vai embora do sítio. Pimpinela encontra Nancy chorando e a consola.

Max fica irritado ao saber que Padre Emílio não vai ser transferido e fica pensativo quando Manuela comenta que o sacerdote teme perder a guarda de suas crianças. Aspásia insinua que Estela foi a responsável pela morte de Fernando e ela se enfurece com a empregada. Nancy teme a ameaça feita por Max. Max manda Geraldo descobrir os documentos necessários para que um orfanato permaneça aberto.

Manuela segue Estela ao vê-la sair de casa e entrar na mata. Solano chega com Genão à estância e fica intrigado ao saber da visita de Manuela. Cirso compra o enxoval para Pérola. Nancy pensa no que Pimpinela lhe disse e resolve falar com Fred. Manuela vê Estela conversando com Ruriá na mata.

13 a 18 de Dezembro de 2010
Segunda-feira, 13/12/2010
Amélia discute com o marido por causa de Fred

Fred não dá atenção para o que Nancy lhe conta sobre a chantagem que Max fez com Janaína. Manuela tenta se aproximar para ouvir a conversa de Estela e Ruriá. O índio lembra à neta sobre seu destino e ela afirma que não pode mais seguir sua missão. Manuela não consegue falar com Solano.

Amélia se encontra com Vitor e confessa que não tem coragem de assumir seu romance com ele. Padre Emílio conforta Terezinha, que sente falta de seus pais. Manuela revela para Mariquita que descobriu um segredo de Estela. Fred encontra Amélia e Vitor na estalagem. Todos se surpreendem com a cor do cabelo de Lurdinha.

Solano fica ansioso ao saber que Manuela o procurou. Solano chega escondido à fazenda de Max. Amélia discute com o marido por causa de Fred e o fazendeiro se irrita. Janaína ouve Bruno falando que Nancy era amante de Bento. Solano aparece no quarto de Manuela e ela lhe diz que quer conversar sobre Estela.

Terça-feira, 14/12/2010
Janaína se livra dos pertences de Bento

Janaína expulsa Nancy de sua casa. Manuela conta para Solano sobre o encontro de Estela com Ruriá. Fred tenta consolar Janaína, mas ela o manda embora. Pimpinela leva Nancy para um quarto na estalagem e ela desabafa com o palhaço. Janaína se livra dos pertences de Bento. Estela mente sobre a identidade de Ruriá para Solano. Geraldo entrega para Max os documentos que demonstram que o abrigo de Padre Emílio não possui autorização para funcionar.

Manuela leva Padre Emílio e as crianças para a cidade. Safira, Esmeralda e Ametista comentam sobre a discussão entre Janaína e Nancy, quando Fred chega. Pedro fica fascinado com o jogo eletrônico que Juliana leva para o colégio. Lurdinha vai ao salão de Beatriz e pede seu antigo cabelo de volta. Solano pergunta para Beatriz se ela quer ser sua mãe postiça e a emociona.

Manuela brinca com o cavalo de Solano, sem perceber que o domador está atrás dela. Janaína conversa com Bruno e pergunta por Nancy. Manuela e Solano chegam à estalagem e cumprimentam Vitor. Pimpinela avisa a Terê que Nancy foi embora e ele vai atrás dela. Max encontra Nancy na estrada.

Quarta-feira, 15/12/2010
Fred beija Janaína

Max ameaça Nancy, mas Pimpinela a defende e Solano chega e enfrenta o fazendeiro. Janaína pensa em vender o empório para Mamed e se mudar do Araguaia. Nancy pede para Pimpinela deixá-la na igreja. Solano chega na estância furioso com Max e Estela e Mariquita tentam acalmá-lo. Juliana chora pelo sumiço de seu brinquedo e Pedro fica constrangido.

Max pede a Geraldo levantar a ficha de Pimpinela e Sargento Mourão escuta a conversa. Padre Emílio leva Janaína até a igreja e aconselha Nancy a pedir perdão à irmã. Janaína perdoa a irmã e leva Nancy de volta para sua casa. Solano e Estela passeiam pela plantação de girassóis. Manuela pergunta se Cirso ainda sabe falar o idioma dos Carajás.

Nancy conta para Janaína como começou seu caso com Bento. Cirso fala com Ruriá e descobre que ele não é um Carajá. Mariquita fica curiosa para saber sobre o encontro que Solano teve com Beatriz. Safira, Ametista, Esmeralda e Caroço contam para Fred que Janaína vai embora de Girassol. Max comenta com Manuela que suspeita da fidelidade de Amélia. Fred beija Janaína. Manuela pergunta se Amélia tem um amante.

Quinta-feira, 16/12/2010
Vitor e Amélia dormem juntos

Amélia pede um tempo para contar o que está acontecendo para a filha. Janaína conta para Fred sobre as ameaças de Max. Amélia fala com Vitor, que insiste para que eles contem para Manuela e Fred sobre seu romance. Mariquita procura por cartas de Fernando com a ajuda de Solano. Estela rasga uma das cartas de seu falecido marido.

Janaína conta sobre a chantagem de Max para Fred e os dois fazem as pazes. Pérola sofre com medo de sua gravidez e suas filhas a consolam. Mamed se lamenta por não ter conseguido casar com Janaína. Mariquita acredita que Estela tenha enfeitiçado Fernando e comenta isso com Solano.

Estela esconde as cartas de Fernando quando Solano entra em seu quarto. Fred decide discutir com Max por ele ter humilhado Janaína. Terezinha flagra Pedro brincando com o jogo eletrônico de Juliana e exige que ele confesse para Padre Emílio que pegou o jogo. Max pergunta por Amélia para Manuela. Vitor e Amélia dormem juntos.

Sexta-feira, 17/12/2010
Pedro se desculpa com Juliana

Fred conta para Manuela tudo que Max fez contra ele e Janaína. Max discute com os filhos e começa passar mal. Fred e Manuela tentam falar com Amélia enquanto socorrem o pai. Manuela liga para o Doutor Ricardo e pede ajuda. Vitor decide acompanhar Amélia até a fazenda.

Manuela e Fred levam Max para o hospital. Lurdinha ouve Manuela comentando com Fred sobre sua suspeita de que Amélia estava com Vitor. Terê avisa a Ricardo que Max passou mal. Amélia sai apressada em direção ao hospital para onde Max foi levado. Aspásia conta o que aconteceu com Max e Solano liga para Manuela.

Padre Emílio conversa com Pedro e o ajuda a devolver o brinquedo de Juliana. Solano resolve ir ao hospital confortar Manuela. Pedro se desculpa com Juliana. Aspásia fala para Estela que Solano foi ao hospital ajudar Manuela. Fred questiona Amélia sobre sua proximidade com Vitor.

Sábado, 18/12/2010
Terê tem um mau pressentimento ao se aproximar de Estela

Amélia disfarça e não responde à pergunta de Fred sobre sua amizade com Vitor. Terezinha confessa que gosta de Bruno. Janaína aprova a sugestão de Mamed para o novo nome do empório. Solano consola Manuela no hospital. Geraldo recebe a confirmação de que o avião de Vitor foi sabotado. Glorinha fica nervosa quando o delegado a manda investigar Pimpinela.

Vitor vai ao frigorífico e instrui seus funcionários a espionar Max. Geraldo chega à estância e Estela vai ao encontro de Solano para avisá-lo que o delegado está atrás dele. Terê tem um mau pressentimento ao se aproximar de Estela. Janaína e Nancy conversam com Bruno sobre Terezinha. Dora encontra fotos de Safira na pasta de Geraldo e uma lista com documentos relacionados ao orfanato.

O delegado avisa a Vitor sobre o resultado da perícia e diz que suspeita do autor da sabotagem em seu avião. Dora flagra o marido flertando com Safira. Estela conta para Solano sobre a visita de Geraldo, mas ele não dá atenção. Mariquita pede para Aspásia cuidar de Solano depois que ela morrer. Solano discute com Geraldo e acaba sendo preso.

20 a 25 de Dezembro de 2010
Segunda-feira, 20/12/2010
Vitor se declara para Amélia

Geraldo prende Solano e Manuela pede ajuda a Vitor para conseguir um advogado. Dora entrega a Padre Emílio uma lista com os documentos necessários para a legalização do orfanato. Dora mostra para Safira a foto dela que encontrou na pasta de Geraldo. O médico avisa que o estado de saúde de Max ainda é delicado. Fred confessa a Amélia que não consegue perdoar o pai. Estela avisa a Padre Emílio sobre a prisão de Solano. Manuela conversa com Siqueira sobre o caso de Solano.

Vitor e Amélia conversam sobre seu relacionamento e sobre Max. Mariquita acompanha Padre Emílio à delegacia. O povo de Girassol se une para protestar contra a prisão de Solano, mas são convencidos por Glorinha a desistirem de invadir a delegacia. Geraldo acusa Solano de ser o culpado pela sabotagem no avião de Vitor. Ametista e Esmeralda aconselham Safira a ignorar Geraldo.

Beatriz não consegue conter sua indignação com a prisão de Solano. Terê comenta com Pimpinela e Neca sobre a exagerada reação de Beatriz à prisão de Solano. Manuela e Fred tentam convencer Geraldo a liberar Solano. Vitor se declara para Amélia, que teme por seu futuro. Terê toca em Beatriz e descobre que ela é a mãe de Solano.

Terça-feira, 21/12/2010
Siqueira consegue libertar Solano

Beatriz resolve contar sua história para Terê. A vidente pede que ela revele logo sua identidade para Solano e conta para Beatriz sobre a maldição que atinge seu filho. O povo da cidade faz uma manifestação contra a prisão de Solano. Siqueira consegue libertar Solano e Geraldo fica furioso. Max acorda e pede para falar com Amélia.

Mamed decide pagar os honorários de Siqueira, mas exige que o advogado mantenha segredo. Solano se oferece para levar Manuela até a fazenda, mas ela se recusa. Fred fala que está pensando em construir uma nova casa para divertir o povo de Girassol. Solano vai ao quarto de Manuela e os dois se beijam. Esmeralda e Ametista contam para Pérola sobre o encontro de Dora e Safira e ela decide conversar com a mulher do delegado.

Mariquita encontra um pedaço de papel no quarto de Estela que comprova que ela rasgou algumas cartas de Fernando. Manuela diz a Fred que eles precisam ir para o hospital com urgência. Mariquita entrega para Solano o pedaço de papel que encontrou no quarto de Estela.

Quarta-feira, 22/12/2010
Geraldo pede que Glorinha investigue Pimpinela

Solano fica intrigado por Estela ter escondido as cartas de Fernando e pede para Mariquita manter segredo sobre o que encontrou. Pérola vai à casa de Dora tirar satisfações por causa de Safira e passa mal. Estela coloca as cartas de Fernando que não a comprometem no quarto de Mariquita. Aspásia encontra as cartas de Fernando e as entrega para Solano.

Geraldo pede que Glorinha investigue Pimpinela. Solano lê as cartas de seu pai e estranha por não encontrar nada sobre Estela. Nancy e Janaína incentivam Bruno a pedir Terezinha em namoro. Geraldo chega em casa e fica sem saber o que fazer ao encontrar Safira. Glorinha fala para Pimpinela que o delegado quer saber seu verdadeiro nome e Terê revela que tem um plano.

Amélia conta para Fred e Manuela o que aconteceu com Max e eles se tranquilizam. Uma enfermeira leva Amélia, Manuela e Fred para o quarto de Max. Glorinha entrega para Geraldo a falsa certidão de nascimento de Pimpinela. Max repreende o delegado por ter falhado em fazer o que ele pediu. Solano comenta com Mariquita o conteúdo das cartas de seu pai e Estela ouve a conversa dos dois.

Quinta-feira, 23/12/2010
Max não acredita na inocência de Pimpinela

Solano afirma a Mariquita que vai descobrir o segredo de Estela. Max se comporta bem diante da família. Bruno tenta declamar para Terezinha um poema feito por Caroço. Vitor visita Max. Geraldo pesquisa a suposta ficha criminal de Pimpinela. Vitor afirma a Amélia, Manuela e Fred que Solano não é o culpado pela sabotagem em seu avião.

Max não acredita na inocência de Pimpinela e exige que Geraldo continue investigando o palhaço. Solano pede para Mariquita fingir que não tem nada contra Estela. Nancy consola Bruno. Padre Emílio mostra para Ricardo a carta de Gabriel, encontrada na inauguração da cidade. Lenita e Mamed disputam as vendas no empório. Janaína sugere que Bruno compre um presente para Terezinha.

Depois de ler a carta de Gabriel, Ricardo se lembra de um antigo paciente e Padre Emílio acredita que seja seu amigo desaparecido. Vitor reclama com Geraldo por ele continuar acusando Solano de ter sabotado o seu avião. Cirso comenta sobre o índio que encontrou na mata. Amélia conversa com Beatriz, Tavinho e Lenita no salão de beleza. Solano diz a Estela que quer acompanhá-la em sua visita ao velho índio que ela ajuda e Estela fica tensa.

Sexta-feira, 24/12/2010
Bruno consegue pedir Terezinha em namoro

Estela tenta convencer Solano a desistir de visitar Ruriá. Geraldo procura Safira. Fred pede Janaína em casamento. Max reclama com Amélia por sua proximidade com Beatriz. Ricardo e Padre Emílio contam para Solano sobre a suspeita de que Gabriel esteja vivo. Estela confessa para Solano que rasgou algumas cartas de Fernando. Vitor invade o quarto de Amélia.

Max finge tomar o comprimido para dormir e foge do hospital assim que a enfermeira sai de seu quarto. Solano vê Estela saindo da estância a cavalo e a segue. Bruno consegue pedir Terezinha em namoro. Estela entra na mata à procura de Ruriá e Solano a observa. Estela se surpreende ao encontrar Solano sentado em frente à cabana de Ruriá. Amélia pede para Vitor ir embora de seu quarto assim que amanhece. Max encontra Vitor em sua casa.

Sábado, 25/12/2010
Geraldo descobre que Ruy Mattos não é Pimpinela

Ruriá foge ao ver Solano, que corre atrás do índio, mas cai em uma armadilha. Estela salva Solano. Max simula arrependimento por tudo o que fez antes de seu acidente e pede para Manuela chamar Cirso e Pérola. Padre Emílio diz a Ricardo que vai procurar Gabriel pelas ruas de Belo Horizonte.

Solano pede que Aspásia e Mariquita observem Estela. Estela se prepara para fazer um ritual karuê. Geraldo descobre que Ruy Mattos não é Pimpinela e conta para Glorinha. Aspásia avisa a Solano que Estela saiu. Terê aconselha Glorinha a contar a verdade para o delegado a respeito de Pimpinela.

Solano vê Estela fazendo o ritual na cachoeira. Vitor confessa que está apaixonado, mas não revela o nome de seu amor. Geraldo aparece na estalagem e deixa Neca e Terê apreensivos ao avisar que vai prender Pimpinela. Solano confronta Estela e revela que sabe o seu segredo.

27 de Dezembro de 2010 a 01 de Janeiro de 2011
Segunda-feira, 27/12/2010 – capítulo 79
Max invade o salão de beleza de Beatriz

Solano mostra o caderno de Antoninha para Estela. Padre Emílio conta a verdade sobre sua viagem para Terezinha. Geraldo constata que Pimpinela não está na estalagem e Terê e Neca ficam preocupados com o palhaço. Estela tenta explicar para Solano que o ritual que fazia na cachoeira era para protegê-lo. Mariquita fica feliz ao perceber que Estela vai embora da estância. Glorinha entra no quarto de Nancy à procura de Pimpinela, que consegue fugir.

Esmeralda e Ametista escondem Pimpinela e Safira tenta distrair o delegado. Solano se recusa a conversar com Estela. Nancy leva Pimpinela de volta à estalagem e se surpreende com a presença de Geraldo. Glorinha se prontifica a transferir o palhaço para outra jurisdição. Todos pensam em uma forma de ajudar Pimpinela. Manuela e Amélia ficam apreensivas ao descobrir que Max saiu de casa sem que elas vissem. Max invade o salão de beleza de Beatriz e exige falar com ela. Solano decide ouvir o que Estela tem para lhe dizer.

Terça-feira, 28/12/2010 – capítulo 80
Vitor aciona Siqueira para ajudar Pimpinela

Max ameaça Beatriz para que ela não se aproxime de sua família. Geraldo consegue prender Pimpinela e Max aprova. Vitor aciona Siqueira para ajudar Pimpinela. Glorinha avisa ao palhaço que a testemunha que mentiu no depoimento de seu caso foi encontrada. Estela conta para Ruriá que terminou seu relacionamento com Solano e ele orienta a neta a retomar suas origens. Amélia comenta com Vitor que acredita que Max sabe sobre o relacionamento dos dois.

Estela se veste como uma índia karuê. Solano conversa com os colonos sobre a colheita. Estela pega o caderno de Antoninha para saber mais sobre a maldição. Manuela vai ao salão de beleza e Beatriz a observa. Janaína suspeita de que Nancy esteja apaixonada por Pimpinela. Neca confessa a Terê que teme que Pimpinela não volte mais. Fred leva Janaína para ver a obra da casa de show na qual serão sócios. Estela surpreende toda a cidade ao aparecer vestida como uma karuê.

Quarta-feira, 29/12/2010 – capítulo 81
Beatriz ordena que Estela se afaste de Solano

Beatriz conversa com Estela sobre a maldição de Solano. Manuela desabafa com Terê sobre sua preocupação com Solano. Bruno convida Terezinha para tomar sorvete, mas as crianças atrapalham o namoro dos dois. Geraldo vê Amélia e Vitor conversando e liga para Max. Beatriz ordena que Estela se afaste de Solano. Geraldo revela a Max que o laudo final da perícia sobre a sabotagem do avião de Vitor não foi conclusivo. Manuela procura Solano.

Estela lê trechos do caderno de Antoninha para Beatriz, que fica aterrorizada. Solano pede que Manuela o ajude a se afastar de Estela. Estela afirma para Beatriz que é a única que pode salvar Solano da maldição. Max recrimina o namoro de Janaína e Fred para Amélia. Mariquita pede para ser levada até Estela. Na cabana de Ruriá, Mariquita implora pela vida de Solano.

Quinta-feira, 30/12/2010 – capítulo 82
Amélia implora que Manuela não vá embora de casa

Solano e Manuela chegam à cabana de Ruriá, mas o índio foge. Tavinho consola Beatriz. Terê se culpa por não ter descoberto o segredo de Estela antes e teme pela vida de Solano. Mariquita pede que Manuela cuide de seu neto. As crianças ouvem Terezinha falando com Padre Emílio sobre a legalização do orfanato e ficam com medo de serem separados e levados para abrigos diferentes. Fred prepara um jantar à luz de velas para Janaína.

Neca conversa com Glorinha sobre Pimpinela. Max agradece à pessoa que pagou para sabotar o avião de Vitor. Manuela e Solano se reconciliam. Mamed vai ao posto médico para ser atendido por Ricardo. Cirso afirma que o filho que Pérola está esperando é homem. Nancy fica feliz ao saber que Pimpinela vai ser libertado e pensa em lhe fazer uma surpresa. Amélia implora que Manuela não vá embora de casa. Solano ouve Mariquita dizer que Beatriz é sua mãe.

Sexta-feira, 31/12/2010 – capítulo 83
Solano sente-se mal e segura o seu amuleto

Aspásia avisa que Genão sofreu um acidente na colheita de girassol e interrompe a conversa de Solano, Beatriz e Mariquita. Amélia sofre ao falar para Manuela sobre seu casamento com Max. Solano chega com Genão ao posto médico e o retira da camionete com a ajuda de Ricardo. Max exige que Cirso conte o que sabe sobre a maldição de Solano.

Estela força Ruriá a ouvir uma das histórias escritas no caderno de Antoninha. Frederico conversa com Esmeralda, Safira e Ametista sobre a festa da colheita. Ruriá garante a Estela que Solano deve morrer no Araguaia. Solano sente-se mal e segura o seu amuleto. Max não aceita que Manuela queira se casar com Solano. Solano avisa a Mariquita que ela terá que contar a história de Beatriz, já que a sua mãe resolveu ir embora.

Max manda Cirso levar Estela até a fazenda para terem uma conversa. Solano procura Beatriz depois de saber da história de sua mãe. Estela diz a Manuela que só o seu amor pode salvar Solano. Nancy leva Janaína para se arrumar no salão de beleza. Solano fica tenso ao chegar na estalagem e não conseguir entrar no quarto de Beatriz. Max chega à casa de Cirso para falar com Estela. Solano invade o quarto de Beatriz com Terê e abraça a mãe.

Sábado, 01/01/2011 – capítulo 84
Beatriz implora que o filho vá embora do Araguaia

Max acusa Estela de ter envenenado Fernando. Solano conversa carinhosamente com Beatriz. Max tenta ameaçar Estela para que ela o ajude contra Solano, mas ela não aceita e exige que o fazendeiro não faça nada que coloque em risco a vida do gaúcho. Beatriz implora que o filho vá embora do Araguaia. Vitor organiza a arrumação para a festa e Amélia chega para ajudar. Solano conforta Mariquita e garante que ela sempre será fundamental em sua vida.

Beatriz conta seu segredo para Lenita e Tavinho. Janaína fica intrigada ao ver Vitor e Amélia juntos. As crianças concordam em fugir do orfanato e combinam esconder a decisão de Terezinha. Janaína pergunta para Fred se ele aceitaria que Amélia se envolvesse com outro homem. Manuela e Amélia falam sobre a festa da colheita e Max diz que pode ajudar com o envio de comida.

As duas se surpreendem com o gesto do fazendeiro. Janaína recrimina a irmã quando ela cogita investir em um relacionamento com Vitor. Neca reclama por Glorinha não chegar a tempo para ir à festa da colheita. Bruno explica para Terezinha que as crianças podem dormir na estalagem para irem à festa. As crianças planejam fugir durante a festa.

03 a 08 de Janeiro de 2011
Segunda-feira, 03/01/2011 – capítulo 85
Nancy não aceita que Janaína participe do concurso

Manuela conta para Solano que Max quer oferecer um churrasco para a festa da colheita, mas ele não aceita. Manuela ajuda Aspásia a se arrumar para festa. Terezinha aceita namorar Bruno. Tavinho, Lenita e Beatriz ficam agitados com o grande movimento no salão de beleza. Nancy não aceita que Janaína participe do concurso de Rainha do Girassol.

Ametista e Esmeralda implicam com Safira por causa de Geraldo. Esmeralda ouve Pérola conversar com Cirso e dizer que uma de suas filhas não é dele. Bruno diz a Terezinha que vai pedir a Padre Emílio consentimento para namorá-la. Terê garante a Neca que eles não abandonarão Pimpinela. Estela pede para Ruriá enfeitá-la como uma karuê.

Verônica diz a seus irmãos que eles devem fugir pela manhã, quando todos ainda estiverem dormindo. Amélia fica surpresa quando Max aparece arrumado para ir à festa com ela. Solano discursa para o povo da cidade. Mamed e Caroço elogiam Aspásia, que fica envaidecida. Solano e Manuela se espantam ao verem Estela chegar para a festa vestida como uma karuê.

Terça-feira, 04/01/2011 – capítulo 86
Solano e Manuela namoram no salão de dança

Solano discute com Estela. Fred se incomoda com a chegada de Max à festa. Max reclama da presença de Beatriz. Solano anuncia para a cidade que Beatriz é sua mãe. Amélia dança com o marido a contragosto. Todos param para ver Nancy dançar com Pimpinela. Ricardo e Tavinho dançam com Ametista e Esmeralda. Dora repara no flerte entre Safira e Geraldo e fica chateada. Beatriz sai com Mariquita da festa e Max resolve ir embora.

Vitor convida Amélia para dançar. Janaína fica perturbada ao ver os dois dançando e comenta com Fred, que não lhe dá atenção. Fred e Solano anunciam o resultado do concurso da Rainha do Girassol. Safira não aceita dançar com Geraldo e ele despeja sua raiva contra Dora. Amélia e Vitor deixam a casa de show. Solano e Manuela namoram no salão de dança. Amélia vê Nancy conversar com Vitor. Max diz a Beatriz que Solano pode ser seu filho.

Quarta-feira, 05/01/2011 – capítulo 87
Terezinha descobre que as crianças fugiram

Beatriz repreende Max por suspeitar ser pai de Solano. Vitor vê Amélia voltando para a casa de show e tenta se livrar de Nancy. Bruno dá um anel para Terezinha para selar seu compromisso. Vitor fica chateado ao saber que Amélia foi embora e Janaína percebe. Solano conta sobre o passado de Beatriz para Manuela e Estela observa os dois.

Pimpinela agradece a Terê, Neca e Glorinha pelo apoio. Max conta a Amélia sua suspeita de ser o pai de Solano. Esmeralda deixa escapar que uma de suas irmãs pode não ser filha biológica de seus pais. Terezinha fica preocupada por não encontrar seus irmãos ao acordar. As crianças se divertem na mata e brincam de índio. Janaína repreende Nancy por se insinuar para Vitor.

Terezinha descobre que as crianças fugiram e se desespera. Solano afirma que está protegido da maldição por seu amuleto e Manuela sugere que eles se casem o mais rapidamente possível. Amélia pergunta a Beatriz se ela tem certeza da paternidade de seu filho. Estela pede para Terê ajudá-la a salvar Solano.

Quinta-feira, 06/01/2011 – capítulo 88
Glorinha se declara para Neca

Beatriz confirma a Amélia que Fernando é o pai de Solano. Manuela pede para Solano ficar com Estela para se salvar da maldição. Terê orienta Estela a procurar Cirso para que ele a leve ao cacique que fez o colar de proteção de Solano. Nancy impede que Vitor se aproxime de Amélia. Fred, Esmeralda, Safira e Ametista procuram os órfãos pela cidade.

Amélia pergunta a Mariquita se Max pode ser o pai de Solano. Padre Emílio conversa com Vera sobre o paciente que pode ser seu amigo Gabriel. Ruriá ajuda as crianças na mata. Glorinha se declara para Neca. Pimpinela pede para Glorinha tentar encontrar o responsável pela morte de Elisa. Amélia discute com Max sobre a paternidade de Solano e Manuela ouve a conversa dos dois.

Sexta-feira, 07/01/2011 – capítulo 89
Manuela conta para Solano que eles podem ser irmãos

Manuela fica transtornada com a possibilidade de Solano ser seu irmão. Terezinha vai à delegacia avisar sobre o desaparecimento das crianças. Ruriá leva os órfãos até Estela. Vitor não consegue falar com Amélia. Os grupos de busca vasculham a mata atrás das crianças. Padre Emílio liga para o sítio e Dora disfarça, garantindo que tudo está bem. Terê pede para Neca levá-la ao sítio de Padre Emílio.

Mariquita tranquiliza Manuela quanto à paternidade de Solano. Estela diz que vai levar as crianças para casa, mas elas não aceitam. Terê chega ao sítio, pede para Terezinha dar a ela um brinquedo de uma das crianças e tem uma visão de onde elas estão. Neca e Manuela encontram as crianças com Estela e Ruriá. Padre Emílio chega ao sítio e Terezinha o abraça. Manuela conta para Solano que eles podem ser irmãos. Solano leva Manuela até Beatriz.

Sábado, 08/01/2011 – capítulo 90
Janaína tem um pesadelo com seu casamento

Beatriz conta para Manuela e Solano que se afastou de Max antes de ficar grávida e garante que Solano não é filho do fazendeiro. Padre Emílio omite para as crianças que ainda correm o risco de serem levados do orfanato. Solano confronta Max sobre sua paternidade.

Janaína se decepciona quando Fred diz que quer casar apenas no cartório. Amélia comenta com Manuela que Max conseguiu manipulá-la. Mariquita manda Aspásia pegar algumas ervas para benzer Solano. Estela pede para Cirso levá-la até o cacique carajá. Janaína tem um pesadelo com seu casamento e acorda assustada.

Vitor chega à estalagem e Terê mente para Nancy não encontrá-lo. Amélia termina seu romance com Vitor pelo telefone. Janaína conta para Terê sobre o seu sonho de se casar na igreja e a vidente a incentiva a realizá-lo. Max invade o quarto de Beatriz.

10 a 15 de Janeiro de 2011
Segunda-feira, 10/01/2011 – capítulo 91
Mariquita se perde na mata à procura de Estela

Max tenta induzir Beatriz a confirmar que Solano é seu filho, para separá-lo de Manuela. Nancy se insinua para Vitor e Janaína a repreende. Amélia reclama das cobranças que Max lhe faz. Janaína pede para Mamed uma revista sobre vestidos de noiva. Cirso pede para Helen marcar um encontro com o cacique Iuraru. Solano tenta descobrir o paradeiro de sua avó com Aspásia. Mariquita se perde na mata à procura de Estela.

Ametista e Safira ficam intrigadas com o comentário que Esmeralda faz sobre a paternidade delas. Lenita decide ir embora do Araguaia. Beatriz conversa com Terê sobre os sentimentos de Estela por Solano. Estela encontra Mariquita na mata e a leva para a cabana de seu avô. Janaína não consegue falar para Fred que quer se casar na igreja. Estela se surpreende ao saber por Mariquita que Max está espalhando que é pai de Solano. Solano sugere a Max que eles façam um exame de DNA.

Terça-feira, 11/01/2011 – capítulo 92
Vitor sofre por Amélia ter terminado com ele

Estela explica para Mariquita como pode salvar Solano da maldição. Solano e Manuela perguntam a Ricardo por um bom laboratório para fazer o exame de DNA. Estela leva Mariquita até a estância. Mateus entrega uma carta de um admirador secreto a Lenita. Vitor sofre por Amélia ter terminado com ele. Amélia confessa a Padre Emílio que traiu Max. Lenita tenta descobrir com Mateus quem é o seu admirador secreto. Janaína chama Amélia para conversar.

Estela afirma para Ruriá que vai ficar com Solano. Ricardo avisa a Solano que conseguiu marcar o exame de DNA. Janaína pergunta para Fred o que ele faria se soubesse que Amélia se apaixonou por outro homem. Manuela observa a foto que Padre Emílio trouxe do hospital psiquiátrico. Fred pergunta para Vitor quem é a mulher por quem ele está apaixonado. Amélia fala para Max que pretende sair de casa no dia em que Manuela se casar com Solano.

Quarta-feira, 12/01/2011 – capítulo 93
Beatriz chama Estela para conversar

Max fica furioso quando Amélia afirma que não quer viver mais com ele. Esmeralda conta para as irmãs que uma delas não é filha de Cirso. Vitor decide falar com um jornalista sobre a sabotagem em seu avião. Beatriz pede ajuda a Mariquita para tentar salvar Solano. Esmeralda, Safira e Ametista tentam descobrir com Padre Emílio qual das três não é filha de Cirso. Terezinha conta para Bruno que Padre Emílio não conseguiu legalizar o orfanato.

Lenita acredita que o seu admirador secreto seja Ricardo. Pérola conforta Manuela, que sofre por causa de Solano. Nancy garante a Neca e Pimpinela que vai descobrir quem matou Elisa. Geraldo pensa em Tomé enquanto Dora fala sobre sua preocupação com o sumiço dos órfãos. Beatriz chama Estela para conversar. Dora ouve Geraldo falar com Max que delatou o orfanato de Padre Emílio ao Conselho Tutelar. Estela sorri por conseguir convencer Beatriz a separar Solano de Manuela.

Quinta-feira, 13/01/2011 – capítulo 94
Nancy joga charme para Vitor

Beatriz pede para falar com Max depois de sua conversa com Estela. Fred e Manuela conversam sobre o casamento de Amélia e Max. Glorinha reclama com Neca por não dar atenção a seu trabalho. Max avisa à pessoa que sabotou o avião de Vitor que pode precisar de seus serviços. Amélia pensa em uma forma de ganhar dinheiro depois que se separar. Vitor questiona Geraldo sobre o laudo da perícia sobre o seu avião. Esmeralda, Safira e Ametista fazem um pacto antes de perguntar a Pérola a verdade sobre sua paternidade.

Beatriz descobre que Tavinho é o admirador secreto de Lenita. Beatriz conversa com Padre Emílio sobre a decisão que pretende tomar. Glorinha termina seu namoro com Neca. Nancy joga charme para Vitor e Janaína a critica para Fred. Ricardo convida Ametista para dançar e Esmeralda fica sozinha. Janaína percebe o desinteresse de Vitor por Nancy. Esmeralda conta para Manuela que Safira não é filha de Cirso. Beatriz diz a Max que vai ajudá-lo a provar que Solano é seu filho.

Sexta-feira, 14/01/2011 – capítulo 95
Bruno pede a mão de Terezinha em casamento

Max e Beatriz selam seu acordo para afastar Solano e Manuela. Amélia pede para Vitor esquecê-la. Safira e Geraldo se beijam. Max vê os dois juntos e ela teme que o fazendeiro conte para Cirso. Manuela fica aflita com as insinuações de Max sobre o exame de DNA. Ao ajudar Cotinha a servir as mesas, Neca derruba uma travessa em cima de Glorinha. Mariquita pergunta por Solano para Aspásia. Max suborna o enfermeiro que o atende na clínica onde fez o teste de DNA.

Safira confessa a Pérola que está apaixonada por Geraldo. Bruno pede a mão de Terezinha em casamento para Padre Emílio. Estela devolve o livro de Antoninha para Solano. Terezinha e Bruno conversam sobre o casamento. Mamed entrega para Lenita outro presente de seu admirador secreto. Safira fica revoltada com a repreensão de Pérola por ela ter se envolvido com Geraldo. Beatriz diz para Solano que Max pode ser seu pai.

Sábado, 15/01/2011 – capítulo 96
Neca se insinua para Glorinha

Mariquita repreende Beatriz por sua mentira. Nancy observa Vitor. Neca se insinua para Glorinha. Ametista fica incomodada com entusiasmo de Lenita por Ricardo. Janaína aborda Mamed para pegar a revista que encomendou. Amélia desconfia de que Max possa ter alterado o resultado do exame de DNA. Bruno conta para Fred sobre o sonho de Janaína e eles armam uma surpresa para ela. Cirso fica arrasado por Safira querer conhecer o pai biológico.

Fred surpreende Janaína e marca a data do casamento com Padre Emílio. Solano procura Padre Emílio, que fica intrigado com a história que ele lhe conta. Mariquita reza e pede conforto para seu neto. Solano não atende ao telefonema de Manuela. Beatriz fala para Manuela que Solano pode ser seu irmão. Dora conta a Padre Emílio que Geraldo denunciou o orfanato para o Conselho Tutelar. Vitor aparece na fazenda para falar com Amélia. Manuela invade a estância e abraça Solano.

17 a 22 de Janeiro de 2011
Segunda-feira, 17/01/2011 – capítulo 97
Solano lê as cartas de Fernando e sente-se mal

Após beijar Solano, Manuela vai embora. Amélia implora para que Vitor deixe a fazenda. Padre Emílio conforta os órfãos sobre a denúncia feita por Geraldo. Neca garante a Fred que pode consertar o encanamento da operadora. Estela se enfurece quando Solano diz que prefere morrer a ficar sem Manuela. Esmeralda e Ametista ficam surpresas com o comportamento de Safira.

Glorinha se espanta ao ver Neca trabalhando. Solano lê as cartas de Fernando e sente-se mal. Manuela procura Estela. Vitor aborda Amélia na loja de artesanato e Max os observa. Glorinha é carinhosa com Neca. Nancy faz uma pesquisa no computador, mas é repreendida por sua irmã. Marly liga novamente para Janaína, que fica intrigada. Safira pede ajuda a Geraldo.

Esmeralda recebe a foto do suposto avô de Solano. Janaína esconde a revista com os vestidos de noiva de Fred. Nancy se aproxima de Vitor. Cirso sofre com o desprezo de Safira, e Pérola o consola. Solano questiona Beatriz pela afirmação repentina de que Max é seu pai.

Terça-feira, 18/01/2011 – capítulo 98
Lenita flerta com Ricardo

Solano não acredita na explicação de Beatriz. Esmeralda entrega para Manuela a foto recuperada por seu amigo. Ruriá repreende Estela por tentar fazer um feitiço para proteger Solano da maldição. Solano sofre ao lembrar de Manuela. Tomé sugere que Emílio peça ajuda ao Bispo para que as crianças não sejam levadas do orfanato. Ricardo convida Ametista para ir à praia. Lenita comenta com Tavinho que vai se declarar para Ricardo.

Glorinha critica o comportamento de Terê com Neca, e a vidente incentiva o filho a investir em Ametista. Janaína começa a fazer o seu vestido de noiva. As crianças ficam decepcionadas com a resposta do Bispo sobre a denúncia feita contra o orfanato. Amélia comenta com Manuela que está pensando em criar um negócio para ter independência financeira, e Max a provoca perguntando se Vitor vai financiar os negócios dela.

Manuela fica confusa com os comentários do pai. Lenita flerta com Ricardo, que afirma não ser o seu admirador secreto. Geraldo lê no jornal uma entrevista de Vitor reclamando da investigação sobre o seu acidente de avião. Fred encontra uma pulseira de Amélia no quarto de Vitor. Padre Emílio reconhece Gabriel na foto que Manuela lhe mostra e Solano se emociona ao constatar que o avô está vivo.

Quarta-feira, 19/01/2011 – capítulo 99
Glorinha aceita ajudar Solano a encontrar Gabriel

Vitor inventa para Fred que encontrou a pulseira de Amélia no corredor. Solano leva a foto de seu avô para Glorinha. Padre Emílio conforta Manuela, que chora por causa de Solano. Geraldo insinua que Vitor quer Max preso para poder ficar com Amélia. Glorinha aceita ajudar Solano a encontrar Gabriel. Fred comenta com Janaína que suspeita que Vitor e Amélia estejam tendo um caso.

Nancy e Caroço tentam arrumar o som da casa de show. Mamed fica animado com os resultados de seus exames. Fred entrega a pulseira para Amélia e conversa com a mãe sobre sua proximidade com Vitor, mas é interrompido por Lenita. Tavinho confessa a Lenita que está interessado em Esmeralda.

Terê incentiva Amélia a contar a verdade para seus filhos. Estela implora que Ruriá não a faça escolher entre a vida dele e a de Solano. Amélia visita Vitor, e ele se oferece para ser sócio dela em sua linha de bijuterias. Antônio Carlos leva o resultado alterado do exame de DNA para Max. Manuela sofre ao abrir o envelope do laboratório.

Quinta-feira, 20/01/2011 – capítulo 100
Solano reconhece Antônio Carlos na hora de fazer o exame

Amélia se enfurece com Max por ele estar feliz com o resultado do exame de DNA. Manuela leva para Solano o resultado do exame que aponta que eles são irmãos. Max oferece dinheiro para Estela levar Solano embora do Araguaia, mas ela não aceita. Solano desconfia de que o exame de DNA seja falso.

Mariquita convence Aspásia a tomar uma atitude e demonstrar o seu interesse por Caroço. Pimpinela critica o tratamento que Neca dá a Glorinha. Solano invade a fazenda e afirma que Max forjou o exame de DNA. Mamed mostra a Caroço o seu testamento escrito em árabe. Solano combina com Fred e Manuela de fazerem um novo exame para provar a armação de Max.

Caroço rejeita Aspásia. Solano reconhece Antônio Carlos na hora de fazer o exame, e o enfermeiro fica nervoso. Nancy leva Pimpinela para falar com Glorinha sobre a investigação da morte de Elisa. Padre Emílio revela para as crianças que eles terão que ir embora do sítio.

Sexta-feira, 21/01/2011 – capítulo 101
Esmeralda recebe um bilhete romântico anônimo

Cotinha acredita que Nancy e Pimpinela estejam namorando. Lenita sugere que Tavinho seja um admirador secreto de Esmeralda. Manuela conta para o pai que fez um novo exame de DNA e que Antônio Carlos foi demitido. Lurdinha percebe que Aspásia não saiu com Caroço e se interessa pelo rapaz. Pimpinela comenta com Neca sobre o plano de Nancy para descobrir o assassino de Elisa.

Amélia convida Pérola para trabalhar com ela em seu projeto de bijuterias. Safira descobre o endereço de seu suposto pai. Estela afirma que Solano precisa ficar com ela para não morrer. Neca convida Ametista para ir à praia, e Glorinha se irrita ao ver os dois juntos.

Esmeralda recebe um bilhete romântico anônimo. Fred vê Amélia e Vitor conversando. Frei Gusmão e Irmã Dulce chegam ao sítio para levar as crianças, e Padre Emílio tenta conter a emoção. Amélia pede para Janaína usar uma peça criada por ela, e Vitor fica empolgado. Fred pressiona Amélia e exige saber o que está acontecendo entre ela e Vitor.

Sábado, 22/01/2011 – capítulo 102
Solano recebe o resultado do novo exame de DNA

Fred entende Amélia e aceita o seu relacionamento com Vitor. Geraldo fica satisfeito com a notícia sobre o fechamento do orfanato e avisa a Max. Fred brinda com Janaína, Amélia e Vitor ao relacionamento da mãe e se preocupam com a reação de Manuela ao novo casal. Mariquita se mostra apreensiva para receber uma encomenda que fez com Mamed.

Irmã Dulce e Frei Gusmão avisam a Padre Emílio que não levaram as crianças do sítio e decidiram legalizar o local. Mamed distribui seus presentes para Caroço, Neca e Terê, que pede para o filho contar a verdade para o mascate. Nancy e Pimpinela combinam de invadir a operadora para tentar descobrir o nome de Maciel. Estela comenta com Ricardo sobre o mau estado de saúde de seu avô.

Solano recebe o resultado do novo exame de DNA e repreende Beatriz por ter mentido para ele. Ruriá diz que Estela precisa enfraquecer os espíritos que protegem Solano para que a maldição possa ser cumprida. Mariquita tenta convencer Solano a perdoar Beatriz. Nancy e Pimpinela descobrem o verdadeiro nome de Maciel. Estela implora que Iaru termine com sua maldição para que o filho que ela espera não morra também.

24 a 29 de Janeiro de 2011
Segunda-feira, 24/01/2011 – capítulo 103
Fred faz uma surpresa para Janaína

Ruriá acorda vendo a imagem de Iaru e sai à procura de Estela. Safira afirma a Cirso que quer encontrar seu pai biológico. Nancy pesquisa sobre o irmão de Elisa e Janaína a flagra. Amélia não consegue contar para Manuela sobre seu romance com Vitor e pede para a filha conversar com Fred. Ruriá encontra Estela caída e implora que ele seja sacrificado no lugar de sua neta.

Solano vê Estela e seu avô no cemitério da estância e corre para ajudá-los. Fred faz uma surpresa para Janaína na casa de show. Ruriá segura Solano pelo braço, e ele passa mal. Estela afirma que ficar com ela é a única chance que Solano tem de continuar vivo. Mariquita diz que vai cuidar do velho índio. Ruriá delira, e Estela fica atenta a suas revelações. Terê diz a Neca que vai ajudá-lo a conquistar Ametista.

Fred conta para Manuela sobre o relacionamento de Amélia e Vitor. Bruno repreende Terezinha por pensar em deixar o sítio sem avisá-lo. Amélia fica emocionada com a compreensão de Manuela sobre o seu romance. Terê finge ter uma visão quando toca a mão de Ametista. Pimpinela encontra o irmão de Elisa e, ao comemorar, quase beija Nancy. Manuela chega à estância e encontra Estela.

Terça-feira, 25/01/2011 – capítulo 104
Neca é desprezado por Ametista

Estela e Manuela se enfrentam. Safira se despede de Pérola e Cirso antes de viajar. Mariquita cuida de Ruriá. Manuela pede para Terê ajudá-la a salvar Solano. Solano se enfurece por não encontrar Manuela na fazenda. Terê desconfia de que Manuela esteja enganada em relação aos sentimentos de Estela. Estela pega uma roupa de Solano. Neca é desprezado por Ametista. Amélia vai se encontrar com Vitor, mas é surpreendida pela presença de Max ao entrar no carro.

Manuela e Fred conversam com Vitor. Geraldo fica intrigado ao ver os órfãos no armazém de Janaína. Nancy fica frustrada por Pimpinela não conseguir se lembrar do assassino de Elisa. Solano encontra Manuela antes que ela fale com o índio Carajá, e os dois discutem. Vitor entra no carro de Amélia assim que Max se afasta. Vitor exige que Amélia se separe de Max. Manuela e Cirso esperam para falar com Iuraru. Estela entrega para o cacique Carajá a roupa que pegou de Solano.

Quarta-feira, 26/01/2011 – capítulo 105
Estela e Iuraru iniciam o ritual

Manuela fica impaciente com a demora para falar com Iuraru. Beatriz sofre por ter mentido para Solano. Lenita ajuda Tavinho a escolher um presente para Esmeralda. Amélia explica a Vitor que ainda não é momento de se separar de Max. Max fica irritado ao saber que Vitor é sócio de Amélia em seus novos negócios. Estela e Iuraru iniciam o ritual com a roupa de Solano. Manuela invade a oca do cacique e fica chocada ao encontrar Estela. Esmeralda recebe o presente de Tavinho. Estela sai da oca de Iuraru e manda Manuela entrar.

Amélia fica aflita ao saber que Max convidou Vitor para conversar. Iuraru se ofende com os comentários feitos por Manuela. Neca cai do telhado na frente de Ametista e ela acredita na previsão de Terê. Manuela conta para Solano o que aconteceu na aldeia Carajá. Terê sugere que Solano e Manuela procurem Estela no local onde foi feita a maldição. Vitor chega à fazenda para falar com Max, e Amélia fica tensa quando o marido a manda sair do escritório. Solano e Manuela surgem no momento em que Estela está no início de seu ritual.

Quinta-feira, 27/01/2011 – capítulo 106
Janaína prova o vestido de noiva

Solano arranca o pote das mãos de Estela e o quebra. Ruriá sorri vitorioso e some da estância. Max questiona Vitor sobre a sociedade com Amélia. Janaína prova o vestido de noiva e se emociona. Estela sofre ao ver Solano e Manuela se beijando. Ricardo afirma a Mamed que ele está bem de saúde.

Fred e Janaína acertam os detalhes para o casamento. Com a ajuda de Padre Emílio, Solano se reconcilia com a mãe. Ametista e Ricardo se beijam. Neca desiste de Ametista e tenta reconquistar Glorinha. Nancy afirma a Pimpinela que eles não namoram porque ele é pobre. Solano afirma a Beatriz que não vai sair do Araguaia. Amélia ouve Max fazendo ameaças em um telefonema.

Sexta-feira, 28/01/2011 – capítulo 107
Pimpinela pensa em Nancy

Max finge preocupação com Amélia quando Manuela chega à fazenda. Amélia conta para a filha sobre a conversa que ouviu, e a veterinária tenta convencer a mãe a abandonar a fazenda. Pérola se preocupa com a filha mais velha. Safira encontra Jussara, enteada de seu pai biológico, e fica intrigada ao descobrir que ela conhece sua mãe. Beatriz e Mariquita disputam para fazer o jantar para Solano. Estela procura Ruriá pela mata.

Jussara conta a Safira que Estevão se arrependeu de ter abandonado Pérola grávida. Manuela, Fred e Vitor temem pela segurança de Amélia. Estela abraça Solano e pede proteção. Beatriz pergunta se Mariquita acredita na maldição. Solano aparece na estância com Estela e sai para procurar Ruriá. Pimpinela pensa em Nancy. Fred confessa a Janaína que está preocupado com a situação de sua mãe. Manuela se despede de Amélia, que liga para Vitor, mas é surpreendida por Max.

Sábado, 29/01/2011 – capítulo 108
Lurdinha se enfurece com Caroço

Max sorri enigmático para Amélia e a chama para jantar. Safira volta de viagem e abraça Cirso. Geraldo não deixa Dora ir ao show com ele. Estela aconselha Manuela a ir embora do Araguaia com Solano. Nancy tem uma ideia para tentar encontrar o assassino de Elisa e comenta com Pimpinela. Lurdinha se enfurece com Caroço, que foge para não beijá-la.

Max obriga Amélia a ficar com ele. O fazendeiro faz um acordo com um comparsa. Ametista e Esmeralda ficam apreensivas com o que ouvem sobre o pai de Geraldo. Nancy e Pimpinela acreditam que Terê seja a única que pode descobrir o assassino de Elisa. A vidente toca em Vitor e tem um mau pressentimento. Esmeralda comenta com Tavinho que está perdendo a paciência com seu admirador. Safira conta para Geraldo que Cirso não é seu pai.

Solano decide levar Beatriz até a estalagem. Terê hipnotiza Pimpinela e consegue fazê-lo lembrar do rosto do assassino de Elisa. Solano deixa Beatriz na estalagem e volta para a casa de show. Estela se preocupa por não ter encontrado Ruriá. Solano é atingido por uma flecha no peito e cai.

31 de janeiro a 05 de Fevereiro de 2011
Segunda-feira, 31/01/2011 – capítulo 109
Manuela implora que Solano deixe o Araguaia

Estela tem um mau pressentimento sobre Solano e sai apressada em seu cavalo. Após a flechada, Solano consegue se levantar e caminha até casa de show, onde é socorrido por Manuela, Fred e Ricardo. Pérola fica indignada ao saber que Safira estava de mãos dadas com Geraldo. Ricardo consegue tirar a flecha do ombro de Solano. Estela encontra Ruriá e ele nega ter atacado Solano. Safira se recusa a contar para as irmãs o que aconteceu entre ela e Geraldo. Solano afirma que não vai envolver a polícia em seu caso.

Nancy e Pimpinela acreditam ter encontrado uma pista sobre o assassino de Elisa. Janaína comenta com Fred que adoraria que sua irmã se apaixonasse pelo palhaço. Manuela teme pela vida de Solano. Terê reclama do sumiço de Neca. Manuela implora que Solano deixe o Araguaia. Neca chega pela manhã na estalagem, mas não conta a Terê onde estava. Max acorda animado, mas é ameaçado por Amélia. Estela abraça Solano ao vê-lo na cabana de Ruriá. Marly aparece no armazém de Janaína e se apresenta como a viúva de Bento.

Terça-feira, 01/02/2011 – capítulo 110
Estela se pinta para a guerra

Estela e Ruriá garantem a Solano que a flecha que o acertou não é karuê. Marly exige que Janaína lhe dê metade do que pertencia a Bento. Glorinha questiona Neca sobre onde ele passou a noite. Manuela questiona Cirso sobre a flecha que atingiu Solano. Estela fala para Ruriá que sabe quem tentou acabar com a vida de Solano. Max fica preocupado quando Cirso diz que Solano está investigando o atentado contra ele. Estela se pinta para a guerra.

Manuela e Solano tentam descobrir a origem da flecha na loja de artesanato indígena. Estela ameaça Max apontando uma flecha para ele. Amélia garante a Vitor que encontrará uma maneira de vê-lo. Aspásia e Lurdinha decidem falar com Terê sobre Caroço. Amélia vasculha o escritório de Max e encontra um meio para se defender de Max. Cotinha ensina uma simpatia para Aspásia e Lurdinha descobrirem com quem irão se casar. Fred conversa com Marly sem revelar sua identidade. Solano procura Max e o confronta sobre o atentado.

Quarta-feira, 02/02/2011 – capítulo 111
Beatriz pede para Solano sair do Araguaia

Max simula indignação ao ser acusado por Solano. Geraldo afirma a Safira que vai se separar de Dora. Fred janta com Marly e sonda o que ela pretende fazer para conseguir a herança de Bento. Aspásia e Lurdinha fazem a simpatia que Cotinha ensinou. Pérola aconselha Safira a se afastar de Geraldo. Solano se desculpa com Estela. Madalena conta para Padre Emílio o que quer ganhar de presente de aniversário e ele fica comovido. Glorinha garante a Terê que vai descobrir onde Neca passa suas noites.

Helen avisa a Amélia que suas mercadorias chegaram. Fred tenta convencer Janaína a resolver a sua situação com Marly de forma amigável. Nancy e Pimpinela encontram uma pista do assassino de Elisa na internet. Lenita joga indiretas para Esmeralda e Tavinho fica envergonhado. Amélia percebe que Veloso a está seguindo a mando de Max. Beatriz pede para Solano sair do Araguaia. Solano e Beatriz se surpreendem ao descobrir que Mariquita já sabe que ele foi alvo de uma flechada. Manuela pergunta a Estela se a maldição vai atingir o filho que ela tiver com Solano e a índia se assusta.

Quinta-feira, 03/02/2011 – capítulo 112
Estela mente para Ruriá sobre sua gravidez

Estela afirma a Manuela que todos os seus filhos com Solano serão amaldiçoados. Vitor pressiona Amélia a se separar de Max. Beatriz se preocupa quando Mariquita afirma que Solano não se renderá à maldição. Aspásia e Lurdinha descobrem o verdadeiro nome de Caroço. Manuela sofre com o fato de não poder ter filhos com Solano. Nancy alerta Janaína sobre o interesse de Marly por Fred. Amélia se transtorna ao descobrir que Max mandou tirar o telefone de seu quarto. Manuela começa a ler o caderno de receitas de Antoninha.

Janaína fica furiosa ao ver Marly com a camiseta da operadora de Fred. Glorinha convida Neca para ir ao cinema, mas ele recusa. Manuela afirma a Solano que ficará com ele mesmo não podendo ter filhos. Estela mente para Ruriá sobre sua gravidez. Mariquita aconselha Solano a sair do Araguaia. Bruno consola Janaína. Mariquita pede para Genão levá-la à fazenda de Max. Max exige que Amélia atenda o telefonema de Vitor na sua frente.

Sexta-feira, 04/02/2011 – capítulo 113
Estela sente um mal estar ao falar com Solano

Max agride Amélia por causa do telefonema de Vitor e a ameaça. Janaína tem uma crise de ciúmes ao ver Marly com Fred. Mariquita ameaça revelar o passado de Max e o fazendeiro se assusta. Manuela comenta com Solano que teme por sua mãe e por Vitor. Nancy repreende Janaína por ter discutido com Marly. Terezinha tem uma ideia para ajudar Padre Emílio a não decepcionar Madalena. Solano recebe um telefonema anônimo sobre seu avô desaparecido.

Glorinha vê Neca chegar à estalagem pela manhã e desconfia. Solano conta para Vera sobre o telefonema que recebeu. Neca se recusa a revelar para Pimpinela o que tem feito todas as noites quando sai da estalagem. Estela sente um mal estar ao falar com Solano. Amélia se assusta ao ouvir batidas na porta de seu quarto. Terê toca em Estela e descobre a sua gravidez.

Sábado, 05/02/2011 – capítulo 114
Max tenta invadir a casa de Pérola

Terê conforta Estela. Mariquita resolve contar o que sabe sobre o passado de Max para Padre Emílio. Amélia mostra as joias que confeccionou para Manuela. Estela afirma para Terê que vai embora do Araguaia sem contar sobre sua gravidez para Solano. Lenita combina viajar com Pimpinela para Brasília. Nancy mente para Janaína para conseguir o carro emprestado. Amélia fala com Vitor usando o celular de Pérola. Max tenta invadir a casa de Pérola à procura de sua mulher. Fred e Janaína discutem por causa de Marly.

Manuela aceita posar para o catálogo de joias de sua mãe. Max invade a estalagem atrás de Amélia e se surpreende ao encontrar Estela no quarto de Vitor. Geraldo mostra para Max as fotos que tirou de Janaína enfrentando Marly. Geraldo fica furioso ao ler a declaração que Vitor deu aos jornais sobre seu acidente de avião. Max vê Mariquita perdida na estrada e acelera o carro em sua direção. Estela se surpreende ao encontrar Manuela em sua cabana.

07 a 12 de Fevereiro de 2011
Segunda-feira, 07/02/2011 – capítulo 115
Solano procura por sua avó

Max se aproveita da confusão mental de Mariquita e pergunta sobre a carta que escreveu para Antoninha. Estela aceita posar com Manuela e Ametista para o catálogo de bijuterias de Amélia. Solano procura por sua avó pela cidade. Glorinha fica intrigada ao ouvir uma ligação que Geraldo faz para Max. Beatriz confirma as suspeitas de Mariquita sobre a explosão da mina e Padre Emílio pensa em como contar a verdade para Cirso. Padre Emílio vai à casa de Cirso, mas não consegue contar a verdade sobre o acidente na mina.

Geraldo impede que Neca acompanhe Glorinha na busca por Mariquita. Max conta para a filha que viu Estela no quarto de Vitor. Pimpinela implica com Neca e se recusa a contar para onde vai viajar. Nancy aconselha Janaína a se desculpar com Fred pelo desentendimento com Marly. Estela sofre ao ouvir Ruriá falar sobre as consequências de gerar um filho de Solano. Janaína chega à casa de shows e vê Marly se insinuando para Fred. Amélia acredita que Max esconde algo sobre o desaparecimento de Mariquita.

Terça-feira, 08/02/2011 – capítulo 116
Glorinha e Terê dão um flagrante em Neca

Janaína discute com Fred, que expulsa Marly da casa de shows. Solano encontra Mariquita no posto médico e Ricardo estranha o fato de Max não ter avisado que a levou para o hospital. Aspásia avisa para Manuela que Mariquita foi encontrada. Glorinha e Terê dão um flagrante em Neca. Solano chega com Mariquita na estância e Estela se prontifica a cuidar dela. Terezinha pensa em fazer um telescópio para presentear Madalena.

Manuela e Amélia estranham o fato de Max não ter comentado com elas que encontrou Mariquita e a levou ao posto médico. Ricardo diz a Solano que Mariquita apresenta sinais do mal de Alzheimer. Lenita comenta com Pimpinela que ele precisa mudar o visual para tentar conquistar Nancy. Mariquita dá uma touca de bebê para Estela. Manuela ouve Mariquita contar a Solano que acredita que Max foi o responsável pela explosão da mina de cristal.

Quarta-feira, 09/02/2011 – capítulo 117
Estela sonha com Solano

Manuela afirma a Solano que vai descobrir a verdade sobre a explosão na mina. Cirso confidencia a Padre Emílio a mágoa que sente por dever um favor a Max. Fred e Janaína se reconciliam. Max insinua a Amélia que Vitor está tendo um romance com Estela. Ruriá vê o presente que Mariquita deu a Estela e se incomoda. Nancy e Pimpinela se decepcionam ao descobrir que o homem que procuravam é um menino. Ruriá não gosta de saber que Estela vai posar para um catálogo de bijuteria.

Amélia pergunta o que levou Manuela a convidar Estela para trabalhar com ela no catálogo. Solano e Padre Emílio conversam sobre o acidente na mina e resolvem investigar para descobrir provas contra Max. Aspásia encontra uma antiga caixa onde Antoninha guardava suas cartas. Estela sonha com Solano. Ruriá pergunta a Mariquita se ela deu a touca para Estela porque a neta está grávida.

Quinta-feira, 10/02/2011 – capítulo 118
Tavinho dá outro presente para Esmeralda

Mariquita finge para Ruriá que não se lembra de ter presenteado Estela. Aspásia tenta impedir Mariquita de beber um chá feito por Ruriá. Max observa Manuela e Solano conversando sobre a explosão da mina. Estela confirma sua gravidez para Ruriá. Bruno e Terezinha leem as instruções para construir o telescópio para Madalena. Tavinho dá outro presente para Esmeralda por estar satisfeito com seu comportamento.

Amélia conta para Manuela o que sabe sobre as falcatruas de Max. Mariquita acorda no momento em que Max se aproxima com uma almofada. Fred sugere que Janaína tente um acordo com Marly. Aspásia conta para Solano sobre a visita de Max e o domador pede para ela chamar Genão. Max resolve apagar seus arquivos do computador e salvá-los em um pendrive. Solano pede para Genão tomar conta da estância. Fred explica a Bruno como se monta o telescópio. Solano proíbe Max de se aproximar de suas terras. Marly chega à operadora e se surpreende ao encontrar Janaína.

Sexta-feira, 11/02/2011 – capítulo 119
Estela sente uma forte dor no ventre

Marly exige de Janaína os direitos de seus filhos na herança de Bento. Fred tem uma ideia para Janaína não perder o armazém para Marly. Amélia fica preocupada com o que a filha procura sobre Max. Manuela convence Lurdinha a lhe dar a chave do escritório do pai e encontra uma caixa escondida com alguns documentos. Janaína propõe que Marly fique com o salão de beleza e esqueça o seu armazém. Marly faz uma proposta para Beatriz pelo salão de beleza.

Janaína e Marly fazem as pazes e falam mal de Bento. Esmeralda descobre que Tavinho é o seu admirador secreto. Aspásia revela para Lurdinha que Genão é o homem que Terê profetizou que se casaria com ela. Glorinha e Terê resolvem seguir Neca ao vê-lo sair de casa à noite. Solano e Manuela planejam seu casamento. Depois de um ritual para proteger seu filho, Estela sente uma forte dor no ventre. Solano recebe outro telefonema de um homem dizendo que tem informações sobre seu avô.

Sábado, 12/02/2011 – capítulo 120
Estela desafia o espírito de Iaru

Solano conta para Manuela que o homem exigiu dinheiro em troca de informações sobre seu avô Gabriel. Estela desafia o espírito de Iaru para proteger seu filho. Solano fala com Vera, funcionária da instituição psiquiátrica onde seu avô teria sido internado, e descobre que Jonas é um antigo funcionário de lá. Beatriz aconselha Tavinho a se declarar para Esmeralda. Lenita estraga o clima romântico entre Pimpinela e Nancy. Max vê Amélia ao telefone e exige saber com quem ela está falando.

Manuela ajuda Amélia a se encontrar com Vitor e driblar a segurança de Veloso. Cirso vai ao posto médico para saber o sexo de seu bebê com Pérola. Lenita incentiva a união de Nancy e Pimpinela. Janaína desconfia de que sua irmã esteja mentindo sobre sua viagem. Manuela esconde Amélia no porta-malas para levá-la ao encontro de Vitor. Terê avisa a Vitor para esperar por Amélia no quarto. Estela conta para Ruriá o que aconteceu e o índio teme pela vida de sua neta. Manuela se surpreende ao ver o carro de Max, que se aproxima dela.

14 a 19 de Fevereiro de 2011
Segunda-feira, 14/02/2011 – capítulo 121
Estela desafia o espírito de Iaru

Solano conta para Manuela que o homem exigiu dinheiro em troca de informações sobre seu avô Gabriel. Estela desafia o espírito de Iaru para proteger seu filho. Solano fala com Vera, funcionária da instituição psiquiátrica onde seu avô teria sido internado, e descobre que Jonas é um antigo funcionário de lá. Beatriz aconselha Tavinho a se declarar para Esmeralda. Lenita estraga o clima romântico entre Pimpinela e Nancy. Max vê Amélia ao telefone e exige saber com quem ela está falando.

Manuela ajuda Amélia a se encontrar com Vitor e driblar a segurança de Veloso. Cirso vai ao posto médico para saber o sexo de seu bebê com Pérola. Lenita incentiva a união de Nancy e Pimpinela. Janaína desconfia de que sua irmã esteja mentindo sobre sua viagem. Manuela esconde Amélia no porta-malas para levá-la ao encontro de Vitor. Terê avisa a Vitor para esperar por Amélia no quarto. Estela conta para Ruriá o que aconteceu e o índio teme pela vida de sua neta. Manuela se surpreende ao ver o carro de Max, que se aproxima dela.

Terça-feira, 15/02/2011 – capítulo 122
Glorinha e Terê descobrem o segredo de Neca

Manuela consegue enganar Max e Amélia vai ao encontro de Vitor. Lenita demonstra interesse por Pimpinela. Vitor cobra uma atitude de Amélia em relação a Max. Padre Emílio aconselha Solano a colocar um anúncio no jornal à procura de seu avô. Bruno, Terezinha e as crianças se reúnem para fazer o telescópio de Madalena. Ruriá conta a Estela que sonhou que Iaru voltava à Terra como uma criança e os dois se espantam ao ver Madalena na cabana.

Ruriá e Estela fazem um ritual de aniversário com a indiazinha. Manuela garante a Solano que vai ajudá-lo a encontrar Gabriel. Mariquita manda Aspásia fazer os doces para o aniversário de Madalena. Padre Emílio conta uma lenda indígena para as crianças e deixa Madalena pensativa. Glorinha e Terê seguem Neca e descobrem o seu segredo.

Quarta-feira, 16/02/2011 – capítulo 123
Solano recebe outra ligação de Jonas

Glorinha e Terê se emocionam com o circo montado por Neca. Max entra na estância depois que Solano, Mariquita e Aspásia saem. Geraldo não permite que Dora vá ao aniversário de Madalena. Estela garante que seu filho não morrerá por causa da maldição. Max furta uma foto de Antoninha e procura a carta que escreveu a ela. Estela vê o carro de Max passar na estrada e avisa a Solano e Manuela.

Pérola sugere a Cirso que o nome da filha que vai nascer seja Cristal, mas ele não gosta da ideia porque o lembra da explosão da mina. Solano recebe outra ligação de Jonas reclamando do anúncio que ele colocou no jornal. Yvete, uma catadora de papelão, lê a notícia sobre a procura de Gabriel e avisa ao Cabo de Esquadra. Madalena olha pelo telescópio e vê uma estrela se transformar em uma índia karuê. Yvete liga para Solano e fala sobre o anúncio do jornal.

Quinta-feira, 17/02/2011 – capítulo 124
Max invade o quarto da esposa

Solano implora que Yvete lhe dê alguma notícia de seu avô. Glorinha diz a Neca que não vai acompanhá-lo quando ele resolver partir com o circo. Madalena implora a uma estrela para levá-la embora. Max pede que Veloso siga Amélia. Manuela garante a Amélia que conseguirá uma modelo famosa para estampar a capa de seu calendário de bijuterias. Pimpinela vê a foto de Salatiel no jornal e procura Nancy.

Manuela e Solano se despedem e ele parte para sua viagem. Manuela sugere que Amélia pose para a capa do catálogo. Vitor admira a sessão de fotos de Amélia. Nancy descobre que Salatiel está usando um nome falso e pensa em como atraí-lo para uma armadilha. Veloso relata para Max o que aconteceu na sessão de fotos de Amélia. Max invade o quarto da esposa, que reage e o ameaça.

Sexta-feira, 18/02/2011 – capítulo 125
Amélia e Vitor ficam juntos

Amélia sai de casa desesperada. Max guarda provas que incriminam Amélia. Padre Emílio comenta com Terezinha sobre sua preocupação com Madalena. Max liga para um comparsa. Neca divide com Pimpinela o seu conflito: viajar com o circo e ter que deixar Glorinha. Estela sonha com sua gravidez. Dora pensa em se aconselhar com Ricardo para conseguir engravidar.

Padre Emílio conversa com Terê sobre Madalena. Manuela tenta induzir Amélia a contar o que aconteceu entre ela e Max. Solano fala para Mariquita que vai viajar para Belo Horizonte atrás do avô. Manuela e Fred insistem para que Amélia e Vitor saiam da operadora para ver as fotos. Amélia e Vitor ficam juntos.

Sábado, 19/02/2011 – capítulo 126
Nancy consegue falar com Salatiel

Lurdinha avisa a Manuela que Max recebeu um telefonema de Veloso e está indo para a cidade. Dora tem uma ideia para que Geraldo a deixe viajar para Juruanã. Max chega à estalagem acreditando que flagrará Amélia e Vitor juntos e fica desconcertado ao ver Amélia em reunião com Vitor, Fred e Manuela. Terê confidencia a Janaína o medo que tem de Neca ir embora com o circo. Yvete volta a ligar para estância e Mariquita lhe dá o telefone de Solano.

Fred diz a Amélia que não quer Max em seu casamento. Nancy consegue falar com Salatiel, o suposto assassino de Elisa. Ruriá tenta impedir Estela de enfrentar Iaru. Dora volta para casa e encontra Geraldo à sua espera. Yvete fala para Solano que precisa pedir a permissão do Cabo de Esquadra para levá-lo ao seu encontro. Manuela procura Estela para entregar seu cachê e vê a índia fazendo um ritual. Ela ouve Estela dizer que só ela pode salvar a vida de Solano. O gaúcho ouve o grito de Estela e sente dificuldade para respirar.

21 a 26 de Fevereiro de 2011
Segunda-feira, 21/02/2011 – capítulo 127
Dr. Carlos revela a Solano que ele tem um problema cardíaco

Yvete ajuda Solano a se recuperar. Iaru exige que Estela escolha entre seu filho e Solano para que os três não morram. Ruriá consola a neta, que sofre por causa de seu filho. A caminhonete de Irmã Dulce quebra a caminho do sítio de Padre Emílio e as crianças a encontram. Janaína convida Nancy para ser sua madrinha de casamento. Pedro consegue consertar a caminhonete de Irmã Dulce.

Yvete impõe que Solano faça uma consulta com um cardiologista antes de levá-lo para ver o Cabo de Esquadra. Doutor Carlos revela a Solano que ele tem um grave problema cardíaco. Padre Emílio pede para Terezinha levar Irmã Dulce para descansar no quarto. Manuela diz a Terê que acredita que precisa se afastar de Solano para que Estela possa salvar a vida dele. Solano se assusta ao ser surpreendido por Cabo de Esquadra.

Terça-feira, 22/02/2011 – capítulo 128
Pimpinela tenta beijar Nancy

Cabo de Esquadra foge de Solano. Solano o procura, mas ele consegue se esconder. Mariquita repreende Aspásia por ter ligado para seu neto. Amélia se preocupa com o desânimo de Manuela. Ruriá confessa a Estela que está cansado da maldição de Iaru. Solano sente-se mal e pede ajuda para o gerente do hotel.

Mariquita implica com Beatriz. Max tenta falar com Fred sobre o casamento, mas o filho não lhe dá atenção. Pimpinela tenta beijar Nancy, mas ela o afasta. Padre Emílio, Terezinha e as crianças se despedem de Irmã Dulce. Solano se surpreende ao acordar e ver Cebola, Yvete e Cabo de Esquadra em seu quarto.

Quarta-feira, 23/02/2011 – capítulo 129
Vitor sofre um atentado

Solano tenta conversar com Gabriel/Cabo, mas ele foge novamente. Max reclama ao ver Amélia na capa do catálogo de joias. Yvete garante a Solano que levará Gabriel/Cabo ao seu encontro. Vitor, Fred e Nancy organizam os detalhes para a festa de lançamento da coleção de Amélia. Beatriz pede para Aspásia ensiná-la a cozinhar. Nancy avisa a Pimpinela que Salatiel vai para o Araguaia e eles contam toda a história dele para Glorinha.

Ruriá teme por Estela quando a neta diz que vai à festa de lançamento das joias. Amélia é aplaudida ao chegar no lançamento da coleção. Max combina um serviço com um capanga pelo telefone. Amélia estranha que Vitor esteja demorando a chegar na festa. Vitor sofre um atentado.

Quinta-feira, 24/02/2011 – capítulo 130
Solano chega à estância

Amélia corre ao encontro de Vitor, que afirma não ter sido atingido. Lurdinha e Aspásia pedem para Mamed descobrir com que letra começa o nome de Caroço. Max exige que Amélia vá embora com ele da festa. Ruriá diz a Estela que gostaria que o filho que ela espera fosse uma menina. Enquanto Estela dorme, Apoena e Antônia aparecem e pedem pela vida do filho dela a seus ancestrais.

Iaru fica contrariada e afirma que vai atentar contra a vida de Solano e seu filho. Um médico vê os exames de Solano e se surpreende por ele ainda estar vivo. Nancy fica eufórica ao saber que vai morar na estalagem depois do casamento de Janaína e Fred. Neca e Pimpinela apresentam para as crianças a escola de circo que construíram. Solano chega à estância. Mariquita percebe o enjoo de Estela e insinua que a índia esteja grávida.

Sexta-feira, 25/02/2011 – capítulo 131
Manuela diz a Terê que vai abandonar Solano

Estela confirma sua gravidez para Solano. Nancy avisa a Pimpinela que Salatiel está próximo do Araguaia. Mariquita comemora o encontro de Solano e Cabo/Gabriel. Glorinha, Nancy e Pimpinela acertam os últimos detalhes do plano para pegar Salatiel. Manuela não consegue convencer Amélia a enfrentar Max. Solano conta para Manuela que Estela está grávida e a veterinária pede para ficar sozinha.

Mariquita avisa a Padre Emílio que Solano encontrou Gabriel. Yvete convence Gabriel a sair de Belo Horizonte. Nancy liga para Glorinha e avisa que Salatiel chegou. Padre Emílio fica atônito ao saber que Estela está esperando um filho. Aspásia tenta levar Genão ao encontro de Lurdinha. Padre Emílio conversa com Solano e tenta confortá-lo. Manuela diz a Terê que vai abandonar Solano por causa da gravidez de Estela.

Sábado, 26/02/2011 – capítulo 132
Vitor invade a fazenda de Max

Manuela acredita que o nascimento do filho de Estela salvará a vida de Solano. Genão pede permissão a Solano para visitar Aspásia. Max questiona Manuela sobre a colheita de girassol. Vitor lê uma notícia falando sobre o seu acidente e cobrando uma resposta da polícia. Lurdinha comenta com Amélia sobre o sucesso de sua coleção. Bruno flagra Janaína e Fred namorando e decide ter uma conversa séria com seu futuro padrasto.

Solano convida Estela para voltar a morar na estância. Max revela a Amélia que sabe de seu caso com Vitor e a ameaça caso ela o abandone. Geraldo acaba revelando para Vitor que Max foi o autor dos atentados que ele sofreu. Solano implora que Manuela o perdoe e reate o namoro. Vitor invade a fazenda de Max e afirma que vai levar Amélia embora.

28 de Fevereiro a 05 de Março de 2011
Segunda-feira, 28/02/2011 – capítulo 133
Amélia decide se encontrar com Vitor

Max não se intimida com a ameaça de Vitor. Manuela disfarça o sofrimento e pede para Solano se afastar e cuidar de seu filho. Amélia é obrigada a mandar Vitor embora da fazenda e Max sorri vitorioso. Bruno conta para Janaína sobre o trato que fez com Fred. Glorinha, Neca, Terê, Nancy e Pimpinela comemoram a prisão de Salatiel.

Nancy sonha com Pimpinela e acorda nervosa. Estela diz a Ruriá que não está feliz, mesmo ao lado de Solano. Amélia decide se encontrar com Vitor. Ruriá conta para Solano sobre o ritual que Estela fez para Iarú. Manuela pergunta a Terê se ela um dia conseguirá ficar com Solano. Pérola acoberta Amélia para que ela fuja da fazenda. Vitor chega ao local indicado por Amélia.

Terça-feira, 01/03/2011 – capítulo 134
Max aprisiona Amélia em seu quarto

Max aprisiona Amélia em seu quarto. Vitor encontra Yvete, Gabriel e Cebola na estrada e os leva para Girassol. Beatriz estranha a presença de Estela na estância. Manuela encontra um relatório sobre a explosão da mina no escritório do pai e o entrega para Padre Emílio. Aspásia encontra uma caixa com cartas antigas de Antoninha. Nancy e Lenita pedem para frequentar a escola de circo. Mariquita flagra Beatriz na cozinha com Aspásia. Solano abraça Manuela enquanto Estela sofre. Gabriel entra na igreja e esbarra em Padre Emílio.

Quarta-feira, 02/03/2011 – capítulo 135
Max liberta Amélia

Gabriel não entende quando Padre Emílio o abraça comovido. Yvete encontra Gabriel e Padre Emílio procura um carro. Solano observa Mariquita e encontra a caixa com as cartas de Antoninha. Lenita encomenda tecidos para fazer sua roupa para a aula de circo. Pimpinela conta que o avô de Neca foi um grande palhaço e Madalena tem uma visão.

Vitor se lamenta com Terê por ter de esperar para ficar com Amélia. Dora comenta o resultado positivo de seus exames com Glorinha e ela suspeita de que Geraldo seja estéril. Safira termina seu romance com o delegado. Max liberta Amélia, mas ameaça a vida de Vitor novamente. Geraldo confirma sua esterilidade para Dora. Amélia fala com Vitor pelo celular de Manuela. Padre Emílio leva Gabriel até a estância.

Quinta-feira, 03/03/2011 – capítulo 136
Max tenta se reaproximar de Fred

Gabriel entra no quarto de Antoninha. Mariquita vê Gabriel descendo as escadas e se emociona. Geraldo conta para Dora que está apaixonado por Safira e ela sai de casa. Manuela lamenta com Amélia por ter se afastado de Solano. Solano se emociona ao abraçar Gabriel. Manuela vai com Caroço à operadora. Estela pergunta a Terê por que Solano e Manuela se separaram.

Beatriz torce para que Solano se apaixone por Estela e se livre da maldição. Janaína prova seu vestido de noiva. Max tenta se reaproximar de Fred. Solano pede para Genão levar Gabriel para ver a colheita de girassol. Janaína teme envergonhar Fred no casamento. Manuela mostra a Padre Emílio a carta que Max escreveu a Antoninha. Estela pergunta a Manuela por que ela se separou de Solano.

Sexta-feira, 04/03/2011 – capítulo 137
Max vê Gabriel no carro com Genão

Solano fala com Ricardo e pede sigilo sobre a estada de seu avô em Girassol. Max vê Gabriel no carro com Genão. Padre Emílio e Solano estranham ao ver Estela rezando na igreja. Max encomenda com seu capanga um serviço no silo onde o girassol está estocado. Cirso chega em casa e Ametista e Esmeralda tentam esconder a ausência da irmã. Geraldo conta para Safira que se separou de sua esposa. Dora aparece na estalagem e Terê, Glorinha, Neca e Pimpinela comemoram sua separação. Terezinha conta para Padre Emílio sobre a visão de Madalena durante a aula de circo. Gabriel pede para Solano e Estela deixarem o Araguaia ao saber que eles terão um filho.

Sábado, 05/03/2011 – capítulo 138
Gabriel se encanta com Beatriz

Solano e Estela estranham que Gabriel saiba falar a língua karuê. Gabriel se encanta com Beatriz. Fred não percebe a insegurança de Janaína ao falar sobre sua faculdade. Padre Emílio comenta com Terezinha sua preocupação com Madalena. Fred convida Solano para ser seu padrinho de casamento. Janaína se surpreende com a sinceridade de Nancy ao falar sobre ela e Fred.

Safira conta para as irmãs que vai se casar com Geraldo. Fred agradece Solano pelo convite para jantar e elogia sua família. Dora conversa com Safira sobre Geraldo. Manuela e Amélia mostram a Pérola a carta de Max que comprova sua ligação com a explosão da mina. Gabriel se dá conta de que envelheceu e Solano fica comovido. Max aparece na casa de Pérola e simula preocupação com seu estado.

07 a 12 de Março de 2011
Segunda-feira, 07/03/2011 – capítulo 139
Amélia se assusta ao encontrar Vitor em seu quarto

Pérola tenta disfarçar sua irritação com Max. Solano se preocupa com Gabriel ao perceber a aflição do avô para se lembrar de Max. Nancy ajuda Janaína com os preparativos para o seu chá de panela. Aspásia se irrita com Gabriel, Cebola e Estela por tentarem lhe dar ordens. Amélia se assusta ao encontrar Vitor em seu quarto. Yvete conta sua história para Mariquita. Manuela e Padre Emílio procuram Gabriel.

Mariquita consegue um emprego para Yvete no posto médico. Cebola se aproxima de Aspásia e Yvete não gosta. Vitor vai embora com a ajuda de Lurdinha, que distrai Veloso. Manuela chega à estância e se incomoda ao ver Estela e Solano brincando com Cebola. Padre Emílio entrega para Gabriel a bolsa que encontraram na fundação da cidade e ele se lembra de que Max era seu inimigo.

Terça-feira, 08/03/2011 – capítulo 140
Safira conta para a família que vai se casar com o delegado

Solano acalma Gabriel. Geraldo confirma para Glorinha que está apaixonado por Safira. Safira conta para a família que vai se casar com o delegado. Cirso pede para conversar com Geraldo. Nancy aconselha Janaína a não demonstrar ciúmes de Fred. Manuela afirma a Estela que teve que renunciar a muita coisa por causa de Solano. Solano agradece a Estela por ter conseguido o comprador da safra do girassol.

Gabriel faz um comentário sobre a guerrilha e Ricardo e Solano trocam olhares. Padre Emílio não repara em Madalena falando com seu amigo imaginário. Mariquita apresenta Yvete para Ricardo. Max acerta com seu capanga a sabotagem à colheita do girassol. Geraldo conversa com Cirso. Solano paga a segunda parcela da dívida com Max. Um homem caminha até o silo com uma tocha na mão.

Quarta-feira, 09/03/2011 – capítulo 141
Homem ateia fogo na safra de girassol a mando de Max

Um homem ateia fogo na safra de girassol a mando de Max. Geraldo garante para Cirso que não concorda com as decisões de Max e que só quer o bem de Safira. Janaína concorda que a despedida de solteiro de Fred seja com a turma da faculdade. Cotinha conta para Aspásia uma forma de unir Lurdinha a Genão.

Solano se vangloria com Estela por ter pagado a dívida com Max antecipadamente. Gabriel conversa com Mariquita sobre Fernando e percebe que ela não está bem. Yvete encontra a caixa de bordado de Mariquita e ela acusa Aspásia de tê-la escondido. Solano, Genão e Estela encontram o silo queimado e o domador acusa Max de sabotagem.

Terê tem um pressentimento sobre Manuela, mas ela não acredita. Max fica perturbado ao olhar para Gabriel. Terê fica preocupada com a visita que Nancy faz a Neca. Rudy assusta o cavalo de Manuela na estrada e ela cai.

Quinta-feira, 10/03/2011 – capítulo 142
Rudy ajuda Manuela e lhe dá uma carona

Rudy ajuda Manuela e lhe dá uma carona. Solano explica ao comprador do girassol sobre o acidente. Estela liga para Beatriz. Ametista conta para Tavinho que Esmeralda descobriu que ele é o seu admirador secreto. Rudy procura Vitor. Terê acolhe Manuela. Beatriz chama Solano para conversar sobre o incêndio.

Rudy se apresenta para Vitor e avisa que veio fazer uma reportagem sobre o acidente com seu avião. Nancy, Lenita e Gislaine chegam para a aula de circo. Solano conta para Manuela sobre o incêndio. Rudy cumprimenta Solano, que fica feliz em reencontrar o amigo. Rudy pergunta por Manuela para Cotinha.

Max questiona Manuela sobre os hóspedes que estão na estância. Beatriz e Solano elogiam Estela ao vê-la falando com os assentados. Amélia se encontra com Vitor no salão de beleza. Neca, Pimpinela e as crianças ficam apreensivas ao verem Madalena rindo e dançando com alguém imaginário.

Sexta-feira, 11/03/2011 – capítulo 143
Nancy se veste de palhaço para brincar com Pimpinela

Neca e Pimpinela se preocupam ao ver as crianças implicando com Madalena. Beatriz troca elogios com Gabriel. Vitor comenta com Amélia que recebeu uma grande encomenda de joias. Terezinha conta para Ricardo que pensa em ser médica. Solano agradece Estela por ajudá-lo a resolver seus problemas. Mariquita leva Gabriel ao cemitério da estância e entrega a ele as cartas de Antoninha.

Max observa Gabriel e reconhece seu antigo inimigo. As mulheres se divertem com Janaína no chá de panelas. Solano e Gabriel improvisam quimonos para o jantar japonês de Estela. Manuela chega à estância e todos se surpreendem. Nancy se veste de palhaço para brincar com Pimpinela e os dois acabam se beijando.

Sábado, 12/03/2011 – capítulo 144
Janaína fica enciumada ao ver Fred cercado por amigas

Todos na estância insistem para que Manuela fique para o jantar, deixando Estela contrariada. Terê discute com Glorinha por causa de Neca. Manuela sugere que as mulheres dos assentados trabalhem com Amélia e Solano aprova a ideia. Geraldo se entristece com os comentários de Safira sobre seu pai. Solano exige que Estela não deixe o Araguaia depois que seu filho nascer.

Rudy vai à delegacia para falar com Geraldo. Gabriel lamenta ao perceber que Mariquita está com problemas de memória. Janaína fica curiosa para saber o que aconteceu entre Nancy e Pimpinela. Manuela mexe em uma caixa que Max guarda embaixo do assoalho, mas não percebe quando um pen drive cai no chão.

Solano avisa a Manuela que as mulheres dos assentados aceitaram trabalhar com Amélia. Max encontra seu pen drive no chão e repreende Lurdinha. Janaína fica enciumada ao ver Fred cercado por suas amigas de faculdade. Rudy termina sua entrevista com Geraldo e encontra Manuela. Rudy comenta sobre a beleza de Manuela com Solano.

14 a 19 de Março de 2011
Capítulo 145 – 14/03/2011
Solano hesita em falar sobre Manuela para Rudy. Amélia enfrenta Max e chama as mulheres dos assentados para trabalhar em sua casa. Rudy garante para Solano e Padre Emílio que tem muito material sobre o tempo da guerrilha. Neca desmaia quando Madalena revela o nome da boneca de seu amigo invisível. Ruriá pergunta a Estela o que Iaru pediu para livrar Solano da maldição. Manuela junta todas as provas para reabrir o inquérito sobre a explosão da mina de cristal. Gabriel fica intrigado com a presença de Ruriá. Tavinho sente ciúmes quando vê Esmeralda conversando com um amigo de Fred. Com muita dor, Estela implora que Solano a leve até o cemitério. Rudy imprime a foto do verdadeiro pai de Geraldo. Fred exige que Janaína vá à casa de show para conhecer seus amigos. Nancy se assusta ao ver Rudy em sua casa. Iaru aparece para Estela e Solano.

Capítulo 146 – 15/03/2011
Iaru pergunta para Estela se ela já escolheu entre seu filho e Solano. O gaúcho consegue tirar Estela do cemitério. Terê conta para Padre Emílio que Madalena está vendo o espírito de seu pai. Estela revela para Solano a proposta feita por Iaru e pede perdão. Madalena reconhece Estripulia nas fotos do álbum de Terê. Estela conta para Solano por que não conseguiu impedir Fernando de ir para o Araguaia. Solano fala com Gabriel sobre Antoninha. Nancy conversa com os amigos de Fred e Pimpinela não consegue se aproximar. Max é obrigado a tomar café da manhã com Amélia, Lurdinha e as mulheres dos assentados. Amélia chama Vitor para ver o trabalho das artesãs. Max mostra uma foto de Gabriel para Geraldo. Rudy mostra a foto do verdadeiro pai de Geraldo para Solano. Gabriel vê o delegado na estância e o chama de Dimas.

Capítulo 147 – 16/03/2011
Geraldo ameaça prender Gabriel. Pimpinela e Nancy se desentendem. Rudy entrega a Geraldo a foto que prova que ele não é filho de Lutti. Geraldo se revolta contra Max. Gabriel encontra Ruriá na mata e os dois se abraçam saudosos, deixando Estela emocionada. Padre Emílio comenta com Terezinha que precisa entender o que está acontecendo com Madalena. Gabriel conversa com Solano sobre Mariquita e percebe que está falando como médico. Beatriz vai à estância para cortar o cabelo de Gabriel. Yvete conta a Ricardo porque foi demitida do hospital onde trabalhava. Gabriel vai à fazenda conversar com Max.

Capítulo 148 – 17/03/2011
Gabriel é amigável com Max, que fica confuso e irritado. Madalena incentiva Neca a reconstruir o circo que pegou fogo. Manuela leva Gabriel de volta à estância. Solano pede para Janaína conseguir mais prazo para o pagamento dos fornecedores. Manuela conta para Mariquita que Gabriel foi procurar seu pai. Pérola se enfurece com a maneira com que Max trata Cirso. Rudy flerta com Manuela. Janaína fica emocionada com o presente que recebe de Amélia para usar em seu casamento. Janaína conta para Rudy que Geraldo deixou de ser delegado. Solano fala com Gabriel que um anjo pagou por tudo o que os assentados precisavam e Estela questiona o que aconteceu.

Capítulo 149 – 18/03/2011
Estela fica enciumada com a atitude de Manuela com os assentados. Geraldo diz a Safira que voltará a ser advogado e a pede em casamento. Neca pensa em como fazer o delegado não desistir de seu cargo. Vitor mostra para Amélia o registro sobre as joias de capim dourado. Solano conta para Manuela o que Rudy descobriu sobre Geraldo e eles se preocupam com a segurança do jornalista. Pérola revela a Cirso que foi Max quem explodiu a mina de cristal. Glorinha e Neca convencem Geraldo a voltar a ser o delegado de Girassol. Padre Emílio conforta Cirso. Rudy entrevista Max para o seu livro e fica enojado com as declarações do fazendeiro. Solano orienta Estela a aceitar o pacto com Iaru e dizer que seu filho será salvo.

Capítulo 150 – 19/03/2011
Estela resiste à orientação de Solano para aceitar o pacto com Iaru. Terê toca em Geraldo e vê o local onde Dimas foi enterrado. Solano, Estela, Aspásia, Yvete e Gabriel conversam sobre a doença de Mariquita. Rudy mostra a Manuela e Terê uma reportagem com uma profecia que supostamente rompe a maldição karuê. Estela decide fazer um ritual pedindo proteção aos ancestrais e Ruriá teme por sua segurança. Geraldo mostra para Rudy o material que tem sobre a guerrilha. Nancy conta para Janaína a conversa séria que teve com Fred. Rudy leva todo o material que Geraldo tem sobre o falso pai e não se intimida com uma possível represália de Max. Estela evoca os espíritos de Apoena e Antônia para saber sobre a profecia que acaba com a maldição, mas Iaru aparece e os impede de falar. Solano sente uma forte dor no peito e cai da escada.

21 a 26 de Março de 2011
Segunda-Feira, 21/03/2011 – Capítulo 151

Estela chora ao ver Solano desmaiado. Yvete tenta reanimar Solano. Gabriel tem uma lembrança dos tempos de guerrilha. Cirso invade a casa de Max. Solano conta para Ricardo o que aconteceu com ele e o médico procura Gabriel para falar sobre o caso. Mariquita se enfurece quando Estela tenta se juntar a ela e a Aspásia para rezar por Solano. Ricardo e Gabriel ficam abalados ao constatar que o caso de Solano é gravíssimo. Gabriel tenta consolar Estela. Solano contraria Ricardo e sai do repouso. Gabriel explica a doença de Solano para Mariquita e ela pede para falar com Estela. Mariquita mostra o livro de receitas para Gabriel, mas ele não acredita na maldição. Terê, Neca e Pimpinela se arrumam para o casamento de Fred. Mariquita pede perdão a Estela e explica que Fernando morreu da mesma doença que atinge Solano.

Terça-Feira, 22/03/2011 – Capítulo 152

Mariquita afirma para Estela que seu bisneto não saberá sobre a maldição karuê e decide queimar o caderno de receitas. Começa a cerimônia de casamento de Fred e Janaína. Max impõe que Amélia fique de braços dados com ele no altar. Fred se recusa a abraçar Max. Lurdinha e Cotinha implicam com Aspásia por causa de Genão. Nancy fica enciumada ao ver Pimpinela dançando com as amigas de Fred. O buquê da noiva cai no colo de Manuela. Ela chama Rudy para dançar e Solano observa os dois. Gabriel flerta com Beatriz. Fred e Janaína agradecem a presença de todos e anunciam um show. Gabriel foge ao ouvir a música e se esconde na igreja. Padre Emílio estranha ao ver Gabriel escondido e apavorado.

Quarta-Feira, 23/03/2011 – Capítulo 153

Padre Emílio leva Gabriel para o sítio. Neca confessa a Terê que não tem dinheiro para reerguer o circo. Padre Emílio e Gabriel relembram poemas e canções do tempo da guerrilha. Solano manda Estela contar para Iaru o que ele decidiu. Estela resiste com medo de Iaru acabar com a vida do gaúcho. Padre Emílio diz a Solano que eles precisam proteger Gabriel de Max. Manuela conversa com o pai sobre o destino dos guerrilheiros que ele delatou. Terê pensa em vender a estalagem para ajudar Neca a reconstruir o circo. Cirso entende que Pérola não pode deixar de trabalhar com Amélia. Pérola discute com Max. Cotinha se enfurece com Aspásia e Lurdinha por não acreditarem que seu noivo existe. Amélia sai escondida de bicicleta para encontrar com Vitor na estalagem. Veloso avisa a Max que Amélia está com o amante na estalagem. Solano pede ajuda a Ruriá. Max se prepara para flagrar Amélia.

Quinta-Feira, 24/03/2011 – Capítulo 154

Solano pede que Ruriá evoque Iarú para convencê-la a levá-lo no lugar de seu filho. Vitor decide levar Amélia de carro para casa. Ametista tenta disfarçar a decepção com a falta de interesse de Ricardo em noivar com ela. Ruriá evoca Iaru e anuncia o desejo de Solano. Estela aparece e implora pela vida do gaúcho. Vitor beija Amélia antes de ela saltar do carro. Terê não consegue se lembrar da visão que teve sobre Lenita. Amélia se apavora ao ver Max e liga para Vitor. Esmeralda aconselha Ametista a explicar para Ricardo que o noivado é importante para ela. Max invade o quarto de Amélia, Vitor a salva, mas acaba ferido. Manuela leva Vitor para o posto médico e Ricardo diz que não pode operá-lo. Manuela pede para Solano levar Gabriel para examinar Vitor.

Sexta-Feira, 25/03/2011 – Capítulo 155

Gabriel decide operar Vitor e Ricardo o ajuda. Max obriga Lurdinha a arrumar uma mala para ele viajar. Mariquita diz a Estela que acredita que Solano gosta dela. Vitor chega à estância carregado por Solano e Ricardo. Rudy fica ansioso para fazer uma reportagem ao saber o que aconteceu com Vitor. Cirso implica com Geraldo e Safira fica incomodada. Neca se preocupa por Glorinha ir atrás de Max. Amélia diz a Vitor que não o deixará mais. Manuela sofre por ser filha de Max e Rudy a conforta. Max vai ao posto médico à procura de Vitor e ameaça Yvete para descobrir seu paradeiro.

Sábado, 26/03/2011 – Capítulo 156

Yvete diz que não sabe onde está Vitor. Rudy se insinua para Manuela. Yvete vai com Padre Emílio procurar Geraldo e Glorinha na estalagem. Veloso compra comida no armazém e Nancy e Pimpinela resolvem segui-lo para descobrir o esconderijo de Max. Manuela encontra mais documentos comprometedores sobre a explosão da mina de cristal. Cirso se diverte com Pérola e suas filhas. Neca avisa que Nancy e Pimpinela foram atrás de Max e Geraldo se preocupa com a segurança dos dois. Rudy pede permissão a Solano para ficar com Manuela. Vitor decide denunciar Max. Manuela mostra os documentos que encontrou para Solano. Max reconhece o carro de Nancy e consegue fugir. Solano tem ciúmes de Rudy com Manuela e Estela sugere que ele fale o que sente. Max se esconde próximo à estância.

28 de março a 02 de Abril de 2011
Segunda-feira, 28/03/2011 – capítulo 157
Vitor presta depoimento a Geraldo

Amélia afirma a Mariquita que não sente mais medo de Max. Geraldo revela para Manuela e Rudy que reabrirá o caso do acidente de avião de Vitor. Max ameaça Amélia, mas Ruriá a defende. Pérola incentiva Ametista a tomar uma atitude em relação a Ricardo. Estela comenta com Ruriá que teme que Iaru leve Solano a qualquer momento. Max ordena que Veloso o leve a Juruanã. Vitor recebe a visita de Ruriá e fica feliz em saber que foi ele quem o ajudou no período em que passou perdido na mata.

Dora sugere que Padre Emílio adote as crianças do orfanato e se propõe a ajudá-lo. Vitor presta depoimento a Geraldo e acusa Max de tentativa de assassinato. Aspásia pede um conselho para Amélia sobre Genão. Amélia depõe sobre o atentado sofrido por Vitor. Estela conta para Manuela sobre o acerto que Solano fez com Iaru e implora que ela fique com ele. Solano observa Mariquita ensinando Estela a bordar. Tavinho e Esmeralda começam a namorar. Ametista convida Ricardo para jantar em sua casa. Vitor pede para voltar para a estalagem. Estela leva Manuela para falar com Solano.

Terça-feira, 29/03/2011 – capítulo 158
Neca se lamenta com Glorinha

Solano não deixa Manuela falar e afirma que não pode ficar com ela porque é um homem condenado à morte. Madalena fica contrariada por não poder brincar com a caixa de palavras que André ganhou. Solano sorri ao ver Estela arrumando as roupas do bebê. Manuela combina com Rudy de pesquisar os crimes de Max. Neca se lamenta com Glorinha por não ter como reerguer o circo. Nancy reclama por estar apaixonada por Pimpinela. Cirso dá seu depoimento para Geraldo sobre a explosão da mina de cristal.

Madalena pede para brincar com a caixa de palavras antes de dormir, mas Padre Emílio não deixa. Estela fica feliz quando Solano diz que não aceitou ficar com Manuela. Madalena acorda para brincar com a caixa de palavras e vê o espírito de Apoena. Manuela e Rudy passam a noite pesquisando os documentos de Max. Neca se oferece para trabalhar com Mamed. Padre Emílio se surpreende quando Madalena revela que conversou com Apoena e Antônia. Neca vê Max chegando a Girassol.

Quarta-feira, 30/03/2011 – capítulo 159
Solano se passa por Max

Max é insultado pelo povo da cidade ao chegar à delegacia e se declara inocente pelo atentado contra Vitor. Solano encontra uma testemunha que diz que o incêndio no silo foi criminoso. Estela fica incomodada com as perguntas de Nancy sobre sua gravidez. Max esquece seu telefone em cima da mesa de Geraldo e Solano vê. A advogada de Max o defende contra a população. Solano se passa por Max e atende o telefonema do capanga que colocou fogo no silo.

Ricardo inicia a ultrassonografia de Estela, que se emociona. Terê, Neca, Pimpinela e Cotinha ficam abismados com a tranquilidade com que Max almoça na estalagem. Amélia fica assustada ao saber que o marido está na cidade. Gabriel incentiva Genão a pedir Aspásia em casamento. Solano confirma que o número do capanga que colocou fogo no silo está nas últimas três contas telefônicas de Max. Manuela se coloca à disposição para ajudar Solano contra o pai.

Quinta-feira, 31/03/2011 – capítulo 160
Solano e Estela se beijam

Manuela ajuda Solano a fugir de sua casa. Ametista convida Padre Emílio para o seu jantar especial. Max apresenta Manuela para Cristina. Ametista convida Mamed para o seu jantar. Glorinha leva Terê a Juruanã para colocar a estalagem à venda. Genão pede permissão a Mariquita para namorar Aspásia. Terê finge ter uma visão ao pegar a mão de Neca, mas ele não acredita.

Ametista se recusa a contar para a família o motivo do jantar especial. Manuela conta para Vitor e Amélia sobre a conversa que teve com Max, e o casal pensa em deixar a estância. Ametista pede Ricardo em casamento depois do jantar. Solano e Estela tomam banho de cachoeira juntos. Pimpinela tem uma ideia para ajudar Neca. Solano e Estela tentam escolher o nome para seu filho e se beijam.

Sexta-feira, 01/04/2011 – capítulo 161
Fred e Janaína voltam para o Araguaia

Gabriel diz que Vitor pode ir para estalagem, mas sem fazer grandes esforços. Fred e Janaína voltam para o Araguaia. Nancy conta para Fred e Janaína tudo o que aconteceu na ausência dos dois. Ametista se desculpa com Ricardo por não tê-lo avisado sobre o pedido de noivado. Genão marca com Solano de pedir a mão de Aspásia em casamento. Solano entra na estância com Estela no colo e encontra Manuela.

Fred fica arrasado depois de conversar com Manuela e Amélia e descobrir tudo que Max fez. Aspásia agradece Estela e Mariquita por cuidarem dela. Rudy chega à fazenda e tenta ajudar Manuela com um touro, mas acaba caindo na lama. Solano vai à fazenda para devolver as contas telefônicas de Max e vê Rudy vestido com as roupas de Manuela.

Sábado, 02/04/2011 – capítulo 162
Manuela impede Solano de ir embora

Manuela impede Solano de ir embora. Solano se passa por Max e liga para o capanga. Ruriá conta para Estela que interceptou Max na estância. Geraldo pede para Gabriel lhe contar sobre seu verdadeiro pai. Estela arruma Aspásia. Solano entrega a Geraldo os extratos bancários de Max. Genão chega à estância e pede Aspásia em casamento. Geraldo diz a Dora que quer mudar seu nome, mas precisa saber onde seu pai está enterrado. Padre Emílio teme pela segurança de Madalena e pensa em levar para Ruriá as palavras que Apoena supostamente ditou a ela. Gabriel leva o Padre até o velho índio e Ruriá reconhece as palavras de Apoena. Max aparece na estância e ameaça Solano e Gabriel.

04 a 09 de Abril de 2011
Segunda-feira, 04/04/2011 – capítulo 163
Beatriz estranha a visita de Max

Esmeralda e Safira implicam com Ametista. Mariquita pede que Gabriel tome cuidado com Max. Beatriz conta para Geraldo que Max foi quem o sequestrou quando ele era criança e o entregou para o coronel Lutti. Neca pede para trabalhar no armazém de Janaína. Gabriel avisa a Solano que Max está rondando a estância. Rudy pergunta se Gabriel sabe onde foram enterrados os inocentes que morreram na guerrilha. Max observa Amélia ir para o armazém.

Rudy convida Manuela para lanchar com ele. Beatriz estranha a visita de Max. Bruno e Nancy reclamam de Neca. Pimpinela fala com Vilhena sobre a venda da estalagem. Mariquita agradece o carinho que todos estão tendo com ela depois que ficou doente. Beatriz liga para Solano e conta sobre sua conversa com Max. Vitor e Amélia se assustam ao ver Max em frente à porta de seu quarto.

Terça-feira, 05/04/2011 – capítulo 164
Rudy e Manuela se beijam

Vitor e Amélia ficam apreensivos com a calma com que Max fala com eles. Solano aparece na estalagem e vai para o quarto de Vitor. Max se faz de vítima e ameaça Vitor, Amélia e Solano, que pede para o casal voltar para a estância para ficarem mais seguros. Padre Emílio teme uma represália de Max. Padre Emílio fica impressionado ao ver Madalena falando com o espírito de Apoena, que revela mais uma palavra para ela.

Solano se preocupa com a indisposição de Estela. Rudy tenta convencer Manuela a perdoar Max, mas acaba compreendendo sua posição. Estela e Solano ficam juntos. Rudy e Manuela se beijam. Dora cuida das crianças enquanto Padre Emílio vai a Juruanã. Lurdinha se assusta ao encontrar Rudy no quarto de Manuela pela manhã.

Quarta-feira, 06/04/2011 – capítulo 165
Mamed se despede de todos

Mamed sofre por não encontrar uma esposa e decide deixar Girassol. Surge a suspeita de que um descampado nas terras de Max seja um cemitério clandestino. Solano fica arrasado ao ver Manuela e Rudy se beijando. Rudy chama Geraldo e alguns assentados para ajudar na escavação do cemitério. Terezinha fica ressabiada quando Dora não conta o que Padre Emílio foi fazer em Juruanã. Fred tenta disfarçar os ciúmes que sente de Janaína. Gabriel encontra uma evidência e a entrega para Geraldo.

Max aparece com Ruriá no local da escavação e avisa que se trata de um cemitério indígena. Padre Emílio é recepcionado pelas crianças com uma festa em agradecimento pela adoção. Mamed se despede de todos em Girassol. Jamila chega à cidade com roupas típicas árabes e Neca e Pimpinela correm atrás de Mamed. A cidade de Girassol vai ao show da dupla Zezé di Camargo & Luciano. Max vai à casa de espetáculose faz ameaças para toda a cidade. Estela lê a mensagem que Apoena ditou para Madalena.

Quinta-feira, 07/04/2011 – capítulo 166
Desanimados, Terê (Thaís Garayp), Neca (Emílio Orciollo) e Pimpinela (Nando Cunha) lamentam que sentirão saudades do amigo Mamed (Yunes Chami), quando Cotinha (Isabelle Marques) entra no salão e avisa que ligaram da imobiliária para avisar de um imóvel que foi vendido. Neca fica ainda mais para baixo porque ele não queria que a mãe vendesse a estalagem e deixa a funcionária sem entender nada: “Ave Maria, mas que cara de velório só por causa do recado para o Pimpinela!”.

Todos ficam surpresos e nem mesmo o palhaço acredita que sua casinha em Nambu foi vendida, já que antigamente ele não tinha como se desfazer da propriedade porque era procurado pela polícia.

Pimpi olha para o amigo e questiona como ele vai montar o circo sem dinheiro: “(…) Não dá para fazer nada de padrão internacional, mas já dá para montar um circo bem bacana, colega! Logo eu recebo e já passo a grana para você começar…”.

De repente, o artista o interrompe e pergunta seriamente se Pimpinela aceitaria ser seu sócio. Dona Terê, em especial, adora saber da novidade, e todos ficam muito emocionados. “E aposto que o seu avô Manolo, o nosso querido Estripulia, também acha”, orgulha-se a vidente. No café da manhã, Fred (Raphael Viana) conversa com a mulher sobre contratar empregados para a casa. Janaína (Suzana Pires) acha melhor não gastar dinheiro com isso mas ele argumenta dizendo que dinheiro foi feito para ser gasto.Quando Bruno (Luciano Scaliono) confessa que fica cansado de tanto trabalho, a mãe chama atenção e Fred logo defende o garoto. “Ouviu? E ele também precisa ficar mais focado nos estudos. Logo vai para Juruanã fazer cursinho…”, afirma o dono da agência de turismo.Com isso, o filho mais velho de Amélia (Júlia Lemmertz) pega os dois de supresa, pois não pensavam nessa possibilidade. Frederico ainda garante que Bruno irá para a faculdade. “(…) Vai estudar, viajar, conhecer outros países… buscar oportunidades novas. Não quero meu filho a vida toda atrás de um balcão”, fala o esportista, naturalmente.

Mamed (Yunes Chami) se veste com um traje árabe, típico de gala, para pedir Jamila (Nana Gouvêa) em casamento. O mascate pede para ninguém sair porque ele quer fazer o pedido na frente de todos.”Mamed está em estado de graça desde que viu Jamila pela primeira vez! Mamed quer cobrir Jamila de ouro! Jamila aceita casar com Mamed, minha odalisca?”, pergunta o negociador.Jamila assente com a cabeça três vezes. Mamed se ilumina: “Ela disse sim! Três vezes sim!”, diz ele, enquanto bate palmas. Uma típica música árabe começa a tocar, e os outros não tiram o olho de Jamila, que dança sensualmente.De repente, a odalisca tira o véu do rosto e se revela, linda. Glorinha (Maria Joana Chiappetta) e Nancy (Mariana Rios) tapam os olhos de Neca (Emílio Orciollo Netto) e Pimpinela (Nando Cunha), que babam pela futura esposa do amigo.

Vitor (Thiago Fragoso) surpreende Amélia (Júlia Lemmertz) e Manu (Milena Toscano) avisando que ele pretende se mudar com a amada para uma cidade chamada Jalapão, em Tocantins.

“Meu amor, é no Jalapão que está a matéria prima para suas joias: o capim dourado. E é para lá que nós vamos. Unir o útil ao agradável. Trabalho e lazer. Quer coisa melhor?”, avisa o rapaz, decidido a se mudar.

Apesar de ter que ficar longe da mãe, a veterinária adora a ideia, e logo ajuda o “padrasto” a arrumar as malas. Mas o que as duas não esperavam era que a viagem já estava marcada para o dia seguinte.

“Amanhã!? Você só pode ter enlouquecido”, assusta-se Amélia. Manuela brinca com a situação e diz que Vitor só pode ter tido aulas de loucura com Rudy (Henri Castelli).

Sexta-feira, 08/04/2011 – capítulo 167
Janaína (Suzana Pires) prepara uma macarronada especial para Fred (Raphael Viana), Bruno (Luciano Scalioni), Terezinha (Bruna Marquezine), Nancy (Mariana Rios) e Pimpinela (Nando Cunha). “Só não entendi o motivo desse ‘almoço de domingo’ em plena sexta-feira! É alguma data especial, por acaso, que eu não estou lembrada?”, comenta a irmã.

A dona do armazém conta que o almoço é especial pois todos que estão ali presentes formam a sua amada família, incluindo Terezinha e o palhaço. “Porque vocês estão aqui para repartir, para compartilhar uma grande alegria. Daqui a um tempinho, vamos ter mais um sentando nesta mesa!”, revela Janaína.

Todos ficam surpresos, inclusive o marido. “O quê? Jana?! Está falando sério?”, pergunta Fred. Nancy fica radiante. “Eu vou ganhar um irmão?! Um irmão, Terezinha!”, fala Bruno.

Elenco / Personagens

ANTONINHA (Regina Duarte) – Esposa de Gabriel (Juca de Oliveira), mãe de Fernando (Edson Celulari) e avó de Solano (Murilo Rosa). É dona de uma estância na região do Araguaia, fundada por seus ancestrais Antonia (Alice Motta) e Apoena (Diogo Oliveira). Sua família é vítima de uma maldição, que fez com que seu filho tivesse de ser criado longe do Araguaia e, consequentemente, longe dela. Por conta disso, carrega a dor de não ter convivido com Fernando e de tê-lo entregado a Mariquita (Laura Cardoso). Seu grande inimigo, Max (Lima Duarte), é apaixonado por ela. Antoninha, no entanto, nunca o amou e passou a detestá-lo ainda mais depois que ele prejudicou Gabriel. Seu marido precisou fugir da região depois de ter sido acusado pelo vilão de defender o comunismo. Antes de morrer, Antoninha tenta alertar o filho sobre a maldição, mas ele não lhe dá ouvidos.

FERNANDO (Edson Celulari) – Um homem de meia-idade, charmoso, aventureiro e elegante. É filho de Antoninha (Regina Duarte) e Gabriel (Juca de Oliveira) e pai de Solano (Murilo Rosa), fruto de uma relação furtiva com Beatriz (Eva Wilma). Foi criado por uma amiga de sua mãe, Mariquita (Laura Cardoso). Impulsivo e irresponsável, ele sempre viveu aos trancos e barrancos no que diz respeito às finanças. É apaixonado pela esposa Estela (Cléo Pires). Quando vai ao Araguaia, conhece sua mãe e descobre que pesa sobre seus ombros uma terrível maldição.

SOLANO (Murilo Rosa) – Forte, corajoso e o único filho de Fernando (Edson Celulari), fruto de uma relação furtiva do pai com Beatriz (Eva Wilma). Solano é neto de Antoninha (Regina Duarte) e Gabriel (Juca de Oliveira) e foi criado pela avó “postiça” Mariquita (Laura Cardoso). Adestrador experiente e competente, mestre na montaria e na doma, parece entender a linguagem muda dos cavalos. Disposto a lutar contra a injustiça e a opressão, lidera um movimento contra o homem mais poderoso da região, o criador de gado Max (Lima Duarte). Essa relação fica ainda mais conflituosa depois que Solano se envolve com Manuela (Milena Toscano), a filha do fazendeiro. Após a morte do pai, Solano se relaciona com sua madrasta Estela (Cléo Pires), com quem termina a novela.

ESTELA (Cléo Pires) – No início da trama, Estela está casada com Fernando (Edson Celulari), mas, com a morte do marido, envolve-se com o enteado, Solano (Murilo Rosa), com quem termina a novela. Estela é uma mulher bonita, inteligente e sedutora. É descendente da tribo dos karuês e se aproximou de Fernando e Solano para garantir que a maldição que assola a família dos dois seja cumprida. Apesar disso, acabou se apaixonando pelo enteado e não conseguiu cumprir a missão.

MARIQUITA (Laura Cardoso) – Antiga empregada de Antoninha (Regina Duarte) e amiga de total confiança da família. Criou com muito amor Fernando (Edson Celulari) e, depois, o filho dele, Solano (Murilo Rosa). Mariquita é uma mulher muito intuitiva e vive implicando com Estela (Cléo Pires), por achar que ela não é confiável. No decorrer da novela, a personagem descobre sofrer do mal de Alzheimer.

ASPÁSIA (Flávia Guedes) – Empregada da casa de Antoninha (Regina Duarte), que, com a morte da patroa, passa a trabalhar para Mariquita (Laura Cardoso) e Solano (Murilo Rosa). É muito sensível e chora à toa.

MAX (Lima Duarte) – Um rico e desonesto criador de gado, capaz de passar por cima de tudo e de todos para defender seus interesses. Desde a juventude, é completamente apaixonado por Antoninha (Regina Duarte), mas seu afeto jamais foi correspondido. Por rancor, acusou o marido dela, Gabriel (Juca de Oliveira), de subversivo e o fez fugir da região, abandonando a mulher. Max casou-se com Amélia (Júlia Lemmertz), com quem mantém um casamento de aparências, e é pai de Manuela (Milena Toscano) e Frederico (Raphael Viana).

AMÉLIA (Júlia Lemmertz) – Mulher de Max (Lima Duarte) e mãe de Frederico (Raphael Viana) e Manuela (Milena Toscano). Vive um casamento conveniente por conta das regalias que tem a seu dispor. Embora um tanto egoísta, é uma mãe amorosa e preocupada com a felicidade dos filhos. Acaba se envolvendo com Vitor (Thiago Fragoso), ex-noivo de Manuela.

MANUELA (Milena Toscano) – Filha de Max (Lima Duarte) e Amélia (Júlia Lemmertz) e irmã de Frederico (Raphael Viana). Sempre foi cercada de mimos, principalmente pela mãe, o que a fez se acostumar a sempre conseguir o que queria. A jovem, linda, viajada, inteligente, geniosa e indomável, estudou nos melhores colégios de Goiânia e se formou em Veterinária. Nunca teve conhecimento sobre as armações e maldades que seu pai comete. Ela trabalha no frigorífico de seu noivo, Vitor (Thiago Fragoso), com quem mantém um romance morno. Ao conhecer Solano (Murilo Rosa), apaixona-se à primeira vista, mas o casal não termina a novela junto. Ela se envolve com o jornalista Rudy (Henri Castelli).

FREDERICO (Raphael Viana) – Filho mais velho de Max (Lima Duarte) e Amélia (Júlia Lemmertz) e irmão de Manuela (Milena Toscano). Fred é dono de uma operadora de turismo e esportes radicais às margens do Rio Araguaia. O jovem é aventureiro, elegante, sedutor e vive se envolvendo com belas turistas. Mas só uma mulher é capaz de fazê-lo mudar: a viúva Janaína (Suzana Pires). Fred não concorda com as atitudes de Max e, por isso, pai e filho vivem em conflito.

VITOR VILAR (Thiago Fragoso) – A extrema praticidade fez de Vitor um jovem sem nenhuma dose de romantismo. Essa característica, aliada à ambição e ao incansável foco no trabalho, tornou-se um dos defeitos do rapaz, nascido em uma família rica da região próxima ao Rio Araguaia. Vitor é um empresário bem sucedido, dono de um frigorífico localizado na fictícia cidade de Juruanã. Educado e charmoso, à primeira vista, ele até pode parecer um bom partido, mas o jovem esconde outras facetas. É o noivo de Manuela (Milena Toscano), mas tem o seu posto ameaçado pela chegada do domador de cavalos Solano (Murilo Rosa) à cidade. Para evitar o romance, Vitor se une a Max (Lima Duarte), pai da jovem, também contrário à aproximação de Manuela e Solano. Vitor, no entanto, acaba se entregando a uma nova paixão: Amélia (Júlia Lemmertz), sua ex-sogra.

LURDINHA (Luciana Carnielli) – Lurdinha é uma mulher cheia de personalidade e empregada na fazenda de Max.

TERÊ TENÓRIO (Thaís Garayp) – Grande dama do picadeiro, dona do Circo Gran Tenório e condutora do carroção que serve de moradia, bilheteria, palco e escritório para o circo. Terê é a mãe superprotetora de Neca Tenório (Emílio Orciollo Netto) e tem o dom de ler o destino nas cartas e nas linhas da mão.

NECA TENÓRIO (Emílio Orciollo Netto) – Neca é um jovem sedutor, extrovertido, engraçado, mimado pela mãe Terê Tenório (Thaís Garayp) e astro do Circo Gran Tenório. Faz o que for preciso para arrebatar a atenção do público e o coração das moças. Uma em especial rouba seu coração: a sargento Mourão (Maria Joana Chiappetta).

RENÉ, O PALHAÇO PIMPINELA (Nando Cunha) – Palhaço do circo Gran Tenório e o melhor amigo de Neca (Emílio Orciollo Netto) e Terê Tenório (Thaís Garayp). É alegre e brincalhão em público, mas sofre sozinho com seu triste passado. No decorrer da novela, envolve-se com Nancy (Mariana Rios).

MARRETA (Christovam Netto) – Artista graças à sua força descomunal. Ajuda Max (Lima Duarte) a destruir o circo.

PADRE EMÍLIO (Otávio Augusto) – O padre é amigo, conselheiro e confidente de Antoninha (Regina Duarte) e, posteriormente, do jovem Solano (Murilo Rosa). Tem sangue quente, é combativo e corajoso. Inconformado com as desigualdades sociais e com a dura vida do seu rebanho de trabalhadores, cria, com amor e dedicação, várias crianças órfãs em seu sítio.

PEDRO (Cadu Paschoal) – Menino órfão e morador do sítio do padre Emílio (Otávio Augusto). É endiabrado e suas traquinagens pelo sítio e pelas redondezas levam o padre à loucura. Considera as outras crianças parte de sua família e, para ele, padre Emílio é como um pai.

ANDRÉ (Douglas Moreira) – Menino órfão, morador do sítio do padre Emílio (Otávio Augusto). É endiabrado e suas traquinagens pelo sítio e pelas redondezas levam o padre à loucura, mas há muito amor e respeito em meio à bagunça. Considera que as outras crianças fazem parte da sua família e trata Emílio com o amor que dedicaria a um pai biológico.

MATEUS (Luigi Matheus) – Menino órfão, morador do sítio do padre Emílio (Otávio Augusto). É endiabrado e suas traquinagens pelo sítio e pelas redondezas azucrinam o padre. Considera as outras crianças parte de sua família e, para ele, padre Emílio é como um pai.

TOMÉ (Frederico Volkmann) – Menino órfão e morador do sítio do padre Emílio (Otávio Augusto). É endiabrado e suas traquinagens pelo sítio e pelas redondezas azucrinam o padre, mas há muito amor e respeito em meio à bagunça. Considera que as outras crianças fazem parte da sua família e trata Emílio com o amor que dedicaria a um pai biológico.

MARIA (Brenda Diniz), VERÔNICA (Roberta Piragibe), MADALENA (Laura Barreto) e TEREZINHA (Bruna Marquezine) – Acompanha os meninos nas traquinagens e também vê em Emílio (Otávio Augusto) o pai que nunca teve.

GERALDO (Ângelo Antônio) – Delegado rude, que passa a morar em Girassol com a esposa Dora (Paula Pereira). Ela quer muito ter filhos, mas não consegue engravidar. Geraldo sequer apoia a ideia de adoção.

DORA (Paula Pereira) – Esposa do delegado Geraldo (Ângelo Antônio). Ela não consegue engravidar e quer muito adotar uma criança, mas enfrenta a resistência do marido.

SARGENTO MOURÃO (Maria Joana Chiappetta) – A bela policial trabalha na delegacia de Girassol. De farda, é muito brava e exige respeito. Fora do serviço, é uma mulher doce e delicada. Acaba se envolvendo com Neca Tenório (Emílio Orciollo Netto).

CÍCERO (Gésio Amadeu) – Cirso, como é chamado, é rústico, prático, bonachão e religioso. Trabalha para Max (Lima Duarte) por necessidade, pois não suporta o patrão. É marido de Pérola (Tânia Alves) e muito zeloso na educação e segurança de suas três filhas, a quem trata por suas “joias do Araguaia”: Safira (Cinara Leal), Ametista (Nanda Lisboa) e Esmeralda (Raquel Villar). Nos últimos capítulos da novela, Safira descobre não ser filha biológica de Cirso. Ela é fruto de um relacionamento de Pérola com Estevão, um homem mais velho que a abandonou grávida. A mãe explica à filha que nunca traiu Cirso e que ele a assumiu mesmo sabendo que ela esperava um filho de outro homem.

PÉROLA (Tânia Alves) – Mulher de Cirso (Gésio Amadeu) e mãe de Safira (Cinara Leal), Ametista (Nanda Lisboa) e Esmeralda (Raquel Villar). Cozinheira de mão cheia, faz quitutes e marmitas para vender aos turistas da operadora de Frederico (Raphael Viana). Nos últimos capítulos da novela, Pérola revela a Safira que a jovem não é filha biológica de Cirso. Ela é fruto de um relacionamento de Pérola com Estevão, um homem mais velho que a abandonou grávida. A mãe explica à filha que nunca traiu Cirso e que ele a assumiu mesmo sabendo que ela esperava um filho de outro homem.

SAFIRA (Cinara Leal) – Safira sempre acreditou ser filha de Cirso (Gésio Amadeu), mas, na verdade, é filha de Pérola (Tânia Alves) e Estevão, um homem que abandonou sua mãe grávida. Por conta disso, Safira é meia-irmã de Ametista (Nanda Lisboa) e Esmeralda (Raquel Villar). Gosta de enfrentar os pais e se julga no direito de mandar nas irmãs. Estudou fora e trabalha como monitora da operadora de turismo de Frederico (Raphael Viana).

AMETISTA (Nanda Lisboa) – Filha de Cirso (Gésio Amadeu) e Pérola (Tânia Alves), irmã de Esmeralda (Raquel Villar) e meia-irmã de Safira (Cinara Leal). Ametista é carinhosa, conciliadora e monitora da operadora de turismo de Frederico (Raphael Viana).

ESMERALDA (Raquel Villar) – Filha caçula de Cirso (Gésio Amadeu) e Pérola (Tânia Alves), irmã de Ametista (Nanda Lisboa) e meia-irmã de Safira (Cinara Leal). Esmeralda é extrovertida, esperta e adora o trabalho como monitora da operadora de turismo de Frederico (Raphael Viana). Vive brigando com Safira e, apesar da pouca idade, é a líder informal das três irmãs.

JANAÍNA (Suzana Pires) – Mãe de Bruno (Luciano Scalioni) e irmã de Nancy (Mariana Rios). Janaína é uma viúva atraente e dona de um bar. Apesar de muitos admiradores, seu coração está tomado pela memória de seu falecido marido. Mas tudo muda quando ela se apaixona por Fred (Raphael Viana). As diferenças sociais entre os dois e a oposição de Max (Lima Duarte) ao romance não são capazes de separá-los. Janaína é uma mulher corajosa, daquelas que fala de igual para igual com qualquer homem. Seu grande amigo e conselheiro é o Padre Emílio (Otávio Augusto).

NANCY (Mariana Rios) – Irmã de Janaína (Suzana Pires) e tia de Bruno (Luciano Scalioni). Trabalha no bar da irmã, mas é muito preguiçosa e vive enrolando no batente. Tem inveja de Janaína e já teve um caso com o falecido marido da irmã. Seu sonho é arrumar um homem rico, mas acaba se apaixonando por Renê (Nando Cunha), o palhaço Pimpinela.

BRUNO (Luciano Scalioni) – Filho de Janaína (Suzana Pires) e sobrinho de Nancy (Mariana Rios). Bruno é estudioso, esforçado e um pouco tímido. É um bom filho e ajuda a mãe nas tarefas do bar.

MAMED (Yunes Chami) – Mascate de origem árabe e amigo de Antoninha (Regina Duarte). Roda o interior com sua “jubiraca chacoalhante”, mistura de carro e loja, onde se encontra de roupas a eletrodomésticos. Mamed é um nômade e funciona como correio para o povo da região, levando e trazendo recados, cartas, encomendas e notícias.

CAROÇO (Ricardo Castro) – Guia informal da região do Araguaia. Faz um bico na operadora de turismo de Fred (Raphael Viana), mas seu negócio mesmo é a viola. Vive atento a tudo que acontece ao seu redor e fazendo música. As pessoas da região são sua fonte de inspiração.

APOENA (Diogo Oliveira) – Era um guerreiro karuê forte e atraente, conhecedor dos segredos e mistérios da mata. Apesar de casado com a índia Iaru (Suyane Moreira), com quem teve dois filhos pequenos, apaixonou-se pela branca Antonia (Alice Motta). Foi por conta da aproximação dos dois, em 1845, que a maldição contra a família de Fernando (Edson Celulari) e Solano (Murilo Rosa) foi rogada.

ANTONIA (Alice Motta) – Antepassada de Antoninha (Regina Duarte), Fernando (Edson Celulari) e Solano (Murilo Rosa). Foi por conta de seu romance com o índio Apoena (Diogo Oliveira), em 1845, que a maldição contra sua família foi rogada.

BEATRIZ/PIERINA (Eva Wilma) – Mãe de Solano (Murilo Rosa) e proprietária de um salão de beleza em Girassol. Chega à região do Araguaia para reencontrar o filho, mas, sentindo vergonha por tê-lo abandonado quando ele ainda era bebê, não revela sua identidade a ele. Na verdade, abriu mão da criança, entregando-a ao pai, Fernando (Edson Celulari), porque ganhava a vida como prostituta. No decorrer da novela, entra em uma disputa leve e bem-humorada com Mariquita (Laura Cardoso) pela atenção de Solano.

TAVINHO (Thiago Oliveira) – Criado por Beatriz (Eva Wilma), com quem trabalha como cabeleireiro.

LENITA (Ana Lima) – Manicure do salão de beleza de Beatriz (Eva Wilma). Ao chegar a Girassol, seu visual descolado, moderno e colorido chama a atenção do povo local. Aos poucos, começa a ser imitada, trazendo uma dose maior de modernidade à região do Araguaia.

DR. RICARDO (Eduardo Coutinho) – Um jovem médico, muito educado e simpático, que foi criado no sítio do padre Emílio (Otávio Augusto) e que volta a Girassol para assumir o posto médico local. Vive um dilema: ficar no Araguaia ou retornar ao compromisso amoroso e aos desafios profissionais que deixou na cidade grande.

RURIÁ (Turíbio Ruiz) – avô de Estela (Cléo Pires).

JAMILA (Nana Gouvêa) – uma turista árabe que chega à cidade de Girassol e encanta Mamed (Yunes Chami).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional
Rios de Amor
Intérpretes: Victor & Léo
Compositor: Victor Chaves

Mentes Tão Bem
Intérpretes: Zezé Di Camargo & Luciano
Compositor: Luiz Cláudio e Giuliano

Companheiro – tema de abertura
Intérpretes: Maria Eugênia
Compositor: Tibério Gaspar

Disparada
Intérpretes: Daniel
Compositor: Geraldo Vandré, Theo de Barros

Tocando em frente
Intérpretes: Leonardo (participação especial: Paula Fernandes)
Compositor:

O Amanhã é Tão Distante (Tomorrow is a Long Time)
Intérpretes: Zé Ramalho
Compositor: Almir Sater e Renato Teixeira

Mais Que a Mim
Intérpretes: Ana Carolina (participação Maria Gadu)
Compositor: Ana Carolina e Chiara Civelo

Fotos na Estante
Intérpretes: Skank
Compositor: Samuel Rosa e Nando Reis

Jardins da Babilônia
Intérpretes: Kid Abelha
Compositor: Rita Lee e Lee Marcucci

O Tempo
Intérpretes: Móveis Coloniais de Acaju
Compositor: Móveis Coloniais de Acaju

Puro Êxtase
Intérpretes: Barão Vermelho
Compositor: Guto Goffi e Mauricio Barros

Simples
Intérpretes: Manno Góes
Compositor: Manno Góes

Por Enquanto
Intérpretes: Cássia Eller
Compositor: Renato Russo

Felicidade
Intérpretes: Antonio Villeroy
Compositor: Antonio Villeroy

Trilha Sertaneja

Adrenalina
Intérpretes: Luan Santana
Compositor: Luan e Sorocaba

Pode Chorar
Intérpretes: Jorge & Mateus
Compositor: Dorgival Dantas

Baladeira
Intérpretes: Jeann & Julio
Compositor: Julio Camargo

Tô vendendo Beijo
Intérpretes: Humberto & Ronaldo
Compositor: Humberto & Ronaldo

Xique Bacanizado
Intérpretes: João Carreiro & Capataz
Compositor: Joao Carreiro & Capataz

Futebol, cervejada e viola
Intérpretes: Luiz Mazza & Luciano
Compositor: Luiz Mazza & Luciano

No ponteio da viola
Intérpretes: Mayck & Lyan
Compositor: Mayck & Lyan

Labirinto
Intérpretes: César Menotti
Compositor: Marco Aurélio e Paulo Sérgio

Amanheceu, peguei a viola
Intérpretes: Renato Teixeira e Sérgio Reis
Compositor: Almir Sater

Forrépeando
Intérpretes: Roberta Miranda e MV Bill
Compositor: Roberta Miranda e MV Bill

Louvação (Forró Agarradinho)
Intérpretes: Luiz Augusto e Walter Carvalho
Compositor: Luiz Augusto e Walter Carvalho

Catirandê
Intérpretes: Tais Guerino
Compositor: Lucas Faria / Braguinha Barroso

Internacional

I Run To You
Compositores: Haywood, Kelley, Scott, Tom Douglas
Intérprete: Lady Antebellum

I Never Told You
Compositores: Kara DioGuardi e Jason Reeves
Intérprete: Colbie Caillat

Marry Me
Compositores: Pat Monahan
Intérprete: Train

Steal My Kisses
Compositores: Ben Harper
Intérprete: The Ben Harper And Innocent Criminals

Cooler Than Me
Compositores: Mike Posner
Intérprete: Mike Posner

Tonight
Compositores: Alex Band
Intérprete: Alex Max Band

My Baby Left Me
Compositores: Alexxa
Intérprete: Alexxa

Valentino
Compositores: Diane Birch
Intérprete: Diane Birch

Love Me Tender
Compositores:Ken Darby
Intérprete: Elvis Presley

Rollerblades
Compositores:
Intérprete: Eliza Doolittle

Happy
Compositores:
Intérprete: Marina Elali

Pray For You
Compositores: Jaron Lowenstein
Intérprete: Jaron And The Long Road To Love

This Is Me, This Is You
Compositores: Marit Larsen
Intérprete: Marit Larsen

Blowin’ In The Wind
Compositores: Bob Dylan
Intérprete: Fiuk

Babies In Your Dreams
Compositores: Youth Group
Intérprete: Youth Group

0 Comentário para: “Araguaia Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *