Amor com Amor se Paga Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Amor com Amor se Paga desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Amor com Amor se Paga e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Amor com Amor se Paga

◘ Autoria: Ivani Ribeiro
◘ Direção: Atílio Riccó, Jayme Monjardim e Gonzaga Blota
◘ Direção-geral: Gonzaga Blota
◘ Período de exibição: 19/03/1984 – 14/09/1984
◘ Horário: 17h50
◘ Nº de capítulos: 155

A história é ambientada em Monte Santo, uma fictícia cidade do interior em desenvolvimento. Nonô Corrêa (Ary Fontoura), personagem inspirado em O Avarento, de Molière, é o protagonista da trama, daqueles que marcam a história da teledramaturgia brasileira. Pão duro ao extremo, Nonô coloca cadeados na geladeira e nos armários da despensa para evitar que os filhos, Elisa (Bia Nunes) e Tomaz (Edson Celulari), comam mais do que ele considera necessário. Além disso, Nonô proíbe os jovens de repetirem as refeições, desliga a luz da casa a partir de determinada hora da noite e anda com roupas velhas. Sua maior preocupação na vida é fazer economia. Nonô nunca se esquece de aumentar os aluguéis dos apartamentos que aluga, deixando os inquilinos desesperados. O engraçado da história é que Nonô é muito rico e esconde de todos sua preciosa fortuna. O único que conhece seu segredo é Anselmo (Carlos Kroeber), seu fiel parceiro, que aguenta todas as suas esquisitices em nome de anos de amizade. Além disso, Anselmo é apaixonado por Elisa, e adora visitar Nonô para ficar mais próximo da amada.

Outra personagem que sofre com as mesquinharias de Nonô é a empregada Frosina (Berta Loran), que há mais de 20 anos trabalha para ele. Ela não recebe o salário há meses, mas não abandona a casa, pois, além de adorar Elisa e Tomaz, prometera à falecida mãe dos dois que cuidaria bem deles.

Tomaz é um jovem alegre, otimista e muito brincalhão. Seu maior divertimento é tentar descobrir onde o pai esconde seu tesouro. É muito ligado à irmã, Elisa, uma moça tímida e insegura, a quem protege. Elisa morre de medo do pai e faz tudo para não contrariá-lo.

Em determinado momento da história, um órfão, Zezinho (Oberdan Junior), cruza o caminho de Nonô. O menino conquista o coração do neurótico senhor, e os dois começam a se divertir muito em companhia um do outro. Nonô se afeiçoa cada dia mais ao menino até que decide adotá-lo, deixando todos os moradores da pequena cidade surpresos. O vínculo afetivo com Zezinho muda inteiramente a vida de Nonô: o avarento rude e cruel torna-se cada vez mais doce e sensível.

O grande mistério sobre o esconderijo de Nonô é desvendado por Frosina. Nos capítulos finais da trama, ela finalmente descobre o lugar secreto do quarto onde ele guarda dinheiro e muitas joias. Influenciado por Zezinho, Nonô acaba pedindo Frosina em casamento, e ela aceita. No último capítulo da novela, os dois oficializam a união em uma bela cerimônia.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Amor com Amor se Paga

*Resumo dos capítulos não disponibilizado

Na pequena e fictícia cidade fluminense de Monte Santo, vive Nonô Correia, um homem neurastênico e irritadiço, muitas vezes misterioso, beirando o tragicômico. Ele é um completo pão-duro: tranca a geladeira com cadeados, desliga a luz algumas vezes por semana e despeja até nos filhos, Tomás e Elisa, e na fiel empregada doméstica Frosina, sua avareza compulsiva – é proibido repetir pratos às refeições. Mas o velho sovina não só está longe de ser pobre como é o homem mais rico da cidade: tem diversos imóveis que aluga, escondendo em sua casa um tesouro que ninguém sabe onde está, nem mesmo os filhos. O único que partilha seu segredo é o amigo Anselmo, um homem que nutre um amor platônico por Elisa, filha do avarento.

O avesso de Nonô Correia é o Tio Romão, que chega à cidade sem revelar o seu passado a quem quer que seja. A generosidade em pessoa, fala docemente e distribui chazinhos de camomila e bem-me-quer como simples pretexto para conversar com os moradores e lhes dar um pouco de calor humano. Seus chazinhos ficam conhecidos por toda a cidade, mas as pessoas se assustam com suas palavras certeiras. Alguns o consideram um santo, outros, um feiticeiro.

Tomás, filho de Nonô Correia, é um jovem brincalhão que está sempre procurando descobrir o tesouro do pai. Sua irmã, Elisa, é uma jovem tímida e insegura que se apaixona por Gustavo, o qual se aproxima da família atraído pela possibilidade de dar um golpe do baú. Ele aparece em Monte Santo para tentar a vida e vai morar num quarto na casa de Judite. Inquilina de Nonô, Judite fornece salgadinhos para o armazém de Tito, comerciante, acadêmico de direito e político, e Santusa, um casal com o relacionamento em crise por causa do ciúme doentio e da parca instrução desta.

Mesmo assim, Tito consegue eleger-se prefeito.

A sobrinha de Nonô, Maria da Graça, é uma americanófila que só gosta de ser chamada de Grace. Dona de uma loja de importados, Grace é viúva e feminista, preocupada com o casamento da sua filha, Rosemary, com João Paulo, filho do conservador, nacionalista e machista Bruno, proprietário de uma empresa de exportação. Johnny, como é chamado pela noiva, se aborrece com os constantes desentendimentos entre o pai e a futura sogra. Os dois viúvos intransigentes têm gostos totalmente opostos, mas temperamentos igualmente difíceis. Seus filhos se amam, porém têm que contornar os problemas causados pela complicada relação dos sogros. Basta ambos estarem frente a frente para, por exemplo, Bruno sentir gastrite, e Grace, urticária, se bem ambos terminem juntos a novela.

O Dr. Vinícius é um médico preocupado com o bem-estar de seus pacientes, só cobrando as consultas a quem pode pagar-lhas. Por isso é incompreendido pela mulher, Helena, que está sempre reclamando do orçamento apertado. O casal tem três filhos: Mariana, moça simples, namorada de Tomás e filha de criação do casal; Isabel, a menina invejosa que está de olho no namorado da irmã; e Renato, um rapaz de caráter duvidoso, estudante que mora com a tia rica, Rute, em Belo Horizonte, mas acaba por voltar para Monte Santo.

O prefeito da cidade é Antônio Barreto, demagogo que envolve as pessoas com seu ar generoso e bom, apenas com intenções de aumentar o seu eleitorado. Ao ficar viúvo, Barreto envolve-se com uma amiga de Grace, Sílvia, a qual sonha em ser a primeira-dama, mas nem imagina que vai ter de enfrentar Camilinha, a caçula do prefeito, uma verdadeira peste que passa a atormentar a vida da potencial madrasta.

O conflito maior que envolve esses personagens se dá quando Nonô Correia resolve cortejar a jovem Mariana, a qual se vê obrigada a aceitar a proposta de casamento, já que a mulher do “Tio Patinhas”, como Nonô é depreciativamente chamado na cidade, falecera devido a um erro de Vinícius. É quando Tomás passa a disputar com o pai o amor da moça. O rude avarento torna-se mais doce e sensível quando passa a criar o órfão Zezinho, sobrinho de Tito e Santusa, um menino alegre, estudioso e encantador que amolece o coração do velho com o laço afetivo que nasce entre os dois.

Em meio a todas as histórias, Grace, Bruno, Nonô, Mariana e Tomás veem que, realmente, amor com amor se paga, com direito ao chá de camomila e bem-me-quer do Tio Romão.

Elenco / Personagens

NONÔ CORRÊA (Ary Fontoura) – Extremamente sovina e que vive para economizar. Esconde um tesouro em moedas de ouro e joias, muito bem guardado em seu quarto. Veste-se mal e se irrita muito facilmente. Não mantém uma boa relação com os filhos, Tomaz (Edson Celulari) e Elisa (Bia Nunes), por causa de sua avareza. É proprietário de muitos imóveis na cidade, cobrando altos aluguéis a seus inquilinos.

TOMAZ (Edson Celulari) – Filho de Nonô (Ary Fontoura). É um rapaz alegre, otimista e brincalhão, mas meio inconsequente. Mete-se em confusões na cidade devido ao seu jeito gozador. Não tem medo do pai e vive querendo descobrir o esconderijo da sua fortuna. É muito amigo da irmã, Elisa (Bia Nunes), a quem protege das loucuras e avarezas de Nonô.

ELISA (Bia Nunes) – Filha de Nonô (Ary Fontoura) e irmã de Tomaz (Edson Celulari), a quem tenta proteger das implicâncias do pai. Moça tímida, insegura e sem personalidade. Morre de medo de Nonô e faz tudo para não contrariá-lo. Apaixona-se por Gustavo (Caíque Ferreira), sem perceber que ele está interessado no dinheiro de seu pai.

FROSINA (Berta Loran) – Criada de Nonô (Ary Fontoura), com quem trabalha há mais de 20 anos. Não recebe salário há meses e vive se desentendendo com o patrão, mas, apesar disso, não abandona a casa por ter prometido à falecida mulher de Nonô que cuidaria de seus filhos, Elisa (Bia Nunes) e Tomaz (Edson Celulari).

GUSTAVO (Caíque Ferreira) – Jovem economista que trabalha para Nonô (Ary Fontoura) e aproxima-se da filha do avarento apenas por interesse na fortuna do pai dela. Mora em um dos quartos da casa de Judith (Chica Xavier).

MARIA DAS GRAÇAS (Yoná Magalhães) – Sobrinha de Nonô (Ary Fontoura). É tão americanófila que altera seu próprio nome, só aceitando ser chamada de Grace. É viúva, feminista e tem uma loja de produtos importados. É muito ligada à filha única, Rose (Mayara Magri), e a ajuda a organizar seu casamento com Johnny (Matheus Carrieri), apesar de viver em atritos com o pai do rapaz, Bruno Queiroz (Carlos Eduardo Dolabella), um nacionalista ferrenho.

ROSEMEIRE (Mayara Magri) – Filha de Grace (Yoná Magalhães). Curte muito a mãe, mas sofre com os desentendimentos entre ela e Bruno Queiroz (Carlos Eduardo Dolabella), pai de seu futuro marido, Johnny (Matheus Carrieri). A jovem estudante apaixona-se pelo rapaz, e eles logo decidem se casar.

BRUNO QUEIROZ (Carlos Eduardo Dolabella) – Pai de João Paulo, o Johnny (Matheus Carrieri). É um nacionalista ferrenho, conservador e machista, acreditando que o homem é quem manda em casa e que a mulher deve apenas obedecê-lo. Vive se desentendendo com a sogra de seu filho, Grace (Yoná Magalhães), ou Maria da Graça, como ele prefere chamá-la.

JOHNNY (Matheus Carrieri) – Filho de Bruno Queiroz (Carlos Eduardo Dolabella) e futuro marido de Rose (Mayara Magri). Admira o pai, com quem tem uma ligação muito forte de companheirismo, mas lamenta as brigas entre ele e sua sogra, Grace (Yoná Magalhães).

ANSELMO (Carlos Kroeber) – Amigo de Nonô Corrêa (Ary Fontoura), o único que sabe dos verdadeiros negócios do milionário e que conhece o tesouro dele. Anselmo é um homem rico, que vive com sua irmã Sofia (Wanda Kosmo). Ela controla a vida do irmão, sem que ele perceba. Anselmo é apaixonado, secretamente, por Elisa (Bia Nunes), filha de Nonô.

SOFIA (Wanda Kosmo) – Irmã de Anselmo (Carlos Kroeber). Cuida com meticulosidade do irmão, escondendo o seu lado calculista, que sempre afasta qualquer mulher que dele se aproxime. Não quer que ele se case novamente para não ter de dividir sua fortuna. Anselmo confia muito nela e se deixa levar.

DR. VINICIUS (Adriano Reys) – Médico humanitário, verdadeiramente preocupado com seus pacientes. É um homem bom, correto e que, na maioria das vezes, não cobra as consultas, para desespero de sua mulher, Helena (Beatriz Lyra). É pai de Mariana (Claudia Ohana), Isabel (Narjara Turetta) e Renato (Miguel Falabella).

HELENA (Beatriz Lyra) – Mulher do Dr. Vinicius (Adriano Reys). É a eterna vítima, queixando-se de tudo. Não compreende a bondade do marido, criticando-o quando ele não cobra suas consultas. É uma consumidora nata da loja de Grace (Yoná Magalhães), onde sempre faz compras à prestação. Sonha ter uma empregada, mas o orçamento familiar apertado não permite esse gasto. Acredita que o retorno do filho Renato (Miguel Falabella) lhe ajudará a melhorar de vida. Também é mãe de Mariana (Claudia Ohana) e Isabel (Narjara Turetta).

MARIANA (Claudia Ohana) – Filha de Dr. Vinicius (Adriano Reys) e Helena (Beatriz Lyra), uma jovem simples e terna. Muito ligada ao pai, a quem compreende e apoia, enfrenta problemas com a irmã, Isabel (Narjara Turetta), pois ela vive tentando roubar seu namorado, Tomaz (Edson Celulari). Também é irmã de Renato (Miguel Falabella).

ISABEL (Narjara Turetta) – Filha de Dr. Vinicius (Adriano Reys) e Helena (Beatriz Lyra). É uma adolescente invejosa, que não ajuda em casa e compartilha do consumismo da mãe. Apaixona-se por Tomaz (Edson Celulari), namorado de sua irmã, Mariana (Claudia Ohana), e tudo fará para separá-los. É irmã de Renato (Miguel Falabella).

RENATO (Miguel Falabella) – Filho de Dr. Vinicius (Adriano Reys) e Helena (Beatriz Lyra). Está no último ano de Medicina e, assim que se forma, volta a Monte Santo para trabalhar com o pai. Durante a faculdade, morou na casa dos tios, em uma cidade grande, e tem dificuldades para se adaptar à vida simples da casa de seus pais. Fica noivo de Ângela (Júlia Lemmertz) e é irmão de Mariana (Claudia Ohana) e Isabel (Narjara Turetta).

ÂNGELA (Júlia Lemmertz) – Noiva de Renato (Miguel Falabella). No decorrer da novela, descobre ser filha de Judith (Chica Xavier), uma mulher negra.

JUDITH (Chica Xavier) – Mulher bondosa, que luta com dificuldade para sobreviver. Judith fornece salgadinhos para a rotisseria local e aluga quartos de sua própria casa, sem conhecimento de Nonô (Ary Fontoura), o proprietário. É mãe de Dinorá (Angelina Muniz), que se envergonha de ser filha de uma mulher pobre e negra, e, no decorrer da historia, descobre também ser mãe de Ângela (Júlia Lemmertz).

DINORÁ (Angelina Muniz) – Tem vergonha da mãe, Judith (Chica Xavier) escondendo de todos sua origem humilde e negra.

SANTUSA (Wanda Stefânia) – Dona de uma rotisseria. Uma mulher simples e lutadora, que ama o marido Tito (Flávio Galvão) e o ajuda a estudar e a subir na vida, sem perceber que está ficando para trás, não acompanhando a evolução dele. É mãe de Carlito (Egon Aszan).

TITO (Flávio Galvão) – Marido de Santusa (Wanda Stefânia) e dono de uma rotisseria. Com o incentivo da mulher, segue os estudos para se formar em Direito, mas começa a se irritar com a simplicidade dela. Chega a corrigir seu jeito de falar. É pai de Carlito (Egon Aszan).

CARLITO (Egon Aszan) – Filho de Tito (Flávio Galvão) e Santusa (Wanda Stefânia). Menino malandro e preguiçoso. Exige que o primo faça as suas lições e mente, dizendo que ele mesmo as fez.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional
Água e Luz – Tema de Tio Romão
Compositores: Tavito/ Ricardo Magno
Intérprete: Amelinha

Por que Não Eu? – Tema de Bel
Compositores: Leoni/ Paula Toller/ Herbert Vianna
Intérprete: Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens

Você em Minha Vida – Tema de Mariana
Compositores: Roberto Carlos e Erasmo Carlos
Intérprete: Fafá de Belém

Bichinho Colorido – Tema de Rosemary e Johnny
Compositores:
Intérprete: Nova Embalagem

Tenho Medo – Tema de Bruno
Compositores: Renato Teixeira
Intérprete: Renato Teixeira

Fim de Semana – Tema de Tomás
Compositores:
Intérprete: Chiclete

Levantar o Astral – Tema de abertura
Compositores:
Intérprete: Santa Cruz

Deusa do Amor – Tema de Nonô Corrêa
Compositores: Pepeu Gomes/ Baby Consuelo
Intérprete: Pepeu Gomes

Quando Te Vi (Till There Was You) – Tema de Elisa
Compositores: Meredith Willson
Intérprete: Beto Guedes

Emaranhado – Tema de Santusa
Compositores:
Intérprete: Dudu França

Adivinhão
Compositores: Tony Chaves/ Baby Santiago
Intérprete: Magazine

Vem Nessa
Compositores: Ruban
Intérprete: Ruban

Perto de Você – Tema de Gustavo
Compositores:
Intérprete: Elias

Vem Comigo
Compositores: Roberto Carlos/ Aristeu Reis
Intérprete: Dedé

Internacional
Over You – Tema de Tomás e Mariana
Compositores: A. Roberts/ B. Hart
Intérprete: Lane Brody

Somebody Else’s Guy
Compositores: J. Brown
Intérprete: Jocelyn Brown

Moments of Love – Tema de Gustavo e Elisa
Compositores: Isela Sotedo/ Michael Cruz
Intérprete: After All

Somebody to Love
Compositores: Darby/ Slick
Intérprete: Café Society

Oh Sherrie – Tema de Isabel
Compositores: B. Cuomo/ R. Goodrum
Intérprete: Steve Perry

We All Need Love
Compositores: Wayne St. John
Intérprete: Ebony

Tanta Tristeza – Tema de Elvira
Compositores:
Intérprete: Los Moros

Heart Don’t Lie
Compositores: Amir Bayyan
Intérprete: La Toya Jackson

Time After Time – Tema de Rosemary e Johnny
Compositores: Cyndi Lauper/ Rob Hyman
Intérprete: Cyndi Lauper

Believe In Me – Tema de Grace e Bruno
Compositores: Dan Fogelberg
Intérprete: Dan Fogelberg

Dancing in the Dark
Compositores: Bruce Springsteen
Intérprete: Bruce Springsteen

Dancin’ Shoes
Compositores: Pier Luigi Giombini/ Pancho Ballet
Intérprete: Pancho Ballet

Happy Children
Compositores: Paolo Pelandi
Intérprete: P. Lion

C’est Bon pour le Moral
Compositores: D. Vangarde/ J. Kluger
Intérprete: La Compagnie Créole

0 Comentário para: “Amor com Amor se Paga Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *