Água Viva Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Água Viva desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Água Viva e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Água Viva

◘ Período de exibição (original): 04/02/1980 – 09/08/1980
◘ Período de exibição (Vale a Pena Ver de Novo): 13/02/1984 a 31/08/1984
◘ Período de exibição (Canal Viva): 30/09/2013 a 05/04/2014
◘ Horário: 20h
◘ Nº de capítulos: 159
◘ Autoria: Gilberto Braga e Manoel Carlos
◘ Direção: Paulo Ubiratan e Roberto Talma

Miguel Fragonard (Raul Cortez), casado com Lucy (Tetê Medina) e pai de Sandra (Gloria Pires), é um cirurgião plástico de sucesso que condena o estilo de vida do irmão, Nélson (Reginaldo Faria), um bon vivant que nunca trabalhou e vive de renda. Após perder a mulher na explosão de uma lancha, o médico se apaixona por Lígia (Betty Faria), sem saber de sua relação com Nélson.

A trama gira em torno de Maria Helena, uma pequena órfã que ligará todos os personagens. Atingindo a idade de ser transferida para outro orfanato, Maria Helena sente-se insegura e amedrontada. É um mundo novo, completamente desconhecido, que a espera. A sua única amiga é Suely, voluntária do abrigo, que descobre que o pai biológico de Maria Helena é Nelson Fragonard, um boa-vida apaixonado por pesca em alto-mar e irmão do famoso cirurgião plástico Miguel Fragonard.

Suely, uma “ferromoça” humilde, procura Nelson com o objetivo de apresentar-lhe Maria Helena, mas o playboy se recusa a acreditar na paternidade da órfã. Na mesma época, Nelson aceita participar de uma negociata proposta por seu melhor amigo, Tércio, que lhe propõe assumir formalmente a propriedade de uma empresa de autopeças, com o pretexto de evitar uma partilha de bens com sua esposa. Porém, durante uma competição de pesca em sua lancha, Tércio sofre um ataque cardíaco e seu cadáver desaparece no mar. Logo após a tragédia, Nelson descobre que a empresa encontra-se falida e que, como novo “dono” dela, terá que assumir todo o passivo de dívidas da mesma. Em pouco tempo a Justiça arresta todos os seus bens e Nelson cai na pobreza. Com isso, o destino de Maria Helena permanece incerto.

Paralelamente, Janete é uma moça que não se conforma em ter os pais, Evaldo e Wilma, sustentados pela tia solteirona Irene. Em meio aos seus conflitos familiares, Janete desperta a paixão em Bruno, jovem fotógrafo e filho do milionário Kléber Simpson, ex-marido de Stella Fraga Simpson, uma socialite excêntrica. Bruno faz de tudo para conquistar Janete, mas a moça não lhe corresponde ao amor.

Ela acaba se apaixonando por Marcos, um jovem médico, e o sentimento será recíproco, para desespero de Bruno. Contudo, o amor entre os jovens terá que enfrentar a ferrenha oposição da megera Lourdes Mesquita, uma aristocrata falida e mãe de Marcos. Lourdes deseja ver o filho casado com Sandra, filha de Miguel Fragonard. A vilã também detesta seu genro, o professor universitário esquerdista Edir, marido de sua filha, Márcia. O casal acaba assumindo a guarda provisória de Maria Helena.

Em meio a tudo isso, desenrola-se também o drama de Lígia, uma alpinista social recém-separada de Heitor, que a traiu com sua melhor amiga, Selma. Após a separação, Lígia se envolve com Nelson. Ela não sabe que Nelson é irmão de Miguel, mas encanta-se com sua aparência e simplicidade de caráter. Os dois iniciam um relacionamento, em meio à luta de Nelson para sobreviver em sua nova condição social. Ele, no entanto, esconde o seu passado de Lígia, esperando que ela baseie seus sentimentos apenas na sua pessoa.

Nelson e Miguel passaram a maior parte de suas vidas formalmente rompidos. Para Nelson, seu irmão mais velho teria se aproveitado da morte de seus pais para o prejudicar na partilha da herança. Todavia, enquanto o jovem Miguel lutava para se tornar um cirurgião plástico mundialmente conhecido, Nelson apenas vivia de acordo com a renda obtida de sua herança. Foi a queda do padrão de vida de Nelson, em paralelo com a morte de Lucy, esposa de Miguel, que reaproximou os dois.

Mas o caso de amor é mortalmente abalado após a prisão de Nelson, envolvido injustamente em um caso de contrabando de joias comandado por seu sócio Evaldo. Lígia, então se envolve amorosamente com Miguel, recentemente viúvo de Lucy, morta em uma explosão acidental de lancha. E aí recomeça a disputa entre os dois irmãos, agora envolvendo o amor de Lígia

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Água Viva

30/09 a 04/10/2013 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 30, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Suely (Ângela Leal) está preocupada com a transferência da menina Maria Helena (Isabela Garcia) para um orfanato maior, onde ela poderá cursar o primário. Selma (Tamara Taxman), amiga de Lígia (Betty Faria), volta da Europa recém separada do marido. Maria Helena pede a Suely que não deixe que a levem para outro lugar. Nelson (Reginaldo Faria) explica a Bruno (Kadu Moliterno) que a empresa de Técio (Ivan Cândido) passou, oficialmente, a ser propriedade sua, para impedir que a ex-mulher de Técio tivesse direito à Crismotor. A assistente social Clara (Maria Helena Dias) informa a Suely que o pai de Maria Helena é Nelson Fragonard. Lígia comenta com Selma que seu casamento com Heitor (Carlos Eduardo Dolabella) vai muito mal. Suely procura Miguel Fragonard (Raul Cortez), o irmão cirurgião de Nelson. Lígia, Selma e Heitor são convidados para a festa de aniversário de Kleber (José Lewgoy), ex-marido de Stella (Tônia Carrero). Suely vai ao apartamento de Nelson e ele a recebe.

Na terça, dia 1º, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:
Heitor concorda em pagar 40 mil cruzeiros pelas fotos que Lígia fez no estúdio de Bruno. Nelson diz a Suely que não acredita que Maria Helena seja sua filha. Ainda desconfiada, Suely deixa com ele o telefone do orfanato onde está a menina. Marcos (Fábio Jr.) diz à mãe, Lourdes (Beatriz Segall), que fará residência numa clínica no Jardim Botânico. Técio sente uma ligeira taquicardia ao carregar um objeto pesado para o barco. Suely visita o orfanato para onde Maria Helena será transferida. Kleber diz a Bruno que Nelson vive da renda de seus imóveis. Nelson vai ao orfanato onde está Maria Helena.
Stella Simpson (Tonia Carrero) (Foto: CEDOC/TV Globo)
Stella Simpson (Tonia Carrero)

Na quarta, dia 2, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

No orfanato, Nelson explica a Clara que precisa saber sobre a qualidade de atendimento da instituição para fazer um donativo. Clara o reconhece como pai de Maria Helena e tenta, em vão, fazer com que ele visite as crianças. Nelson deixa um cheque de alto valor nas mãos de Clara. Jáder (Jorge Fernando) comenta com Clara, enquanto espera Suely, que recebeu uma carta, do advogado do apartamento onde moram, dizendo que eles têm de sair de lá. Ao saber que Nelson colaborou com Técio, Stella o procura para impedir que Nelson aceite a propriedade da CrisMotor. Marcos discute com a mãe seus projetos de vida. Clara conta a Suely sobre a doação de Nelson ao orfanato. Animada, Suely decide procurá-lo.
Bety Faria – Ligia (Foto: CEDOC)
Lígia (Betty Faria)

Na quinta, dia 3, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Irene (Eloísa Mafalda) conversa com Evaldo (Mauro Mendonça), seu irmão, sobre a forma de pagamento da sua tão sonhada viagem à Europa. Uma das empregadas do orfanato dá uma surra em Maria Helena por ela ter pego uma revista sem autorização. Suely procura Nelson, mas ele manda dizer que não está. Lígia sugere a Selma abrir, juntas, um novo empreendimento comercial. Começa o torneio de pesca. Numa mesma equipe estão Nelson, Bruno e Técio. Em Angra dos Reis, para onde foi com o pai, Paulo Roberto (João Cláudio Melo) sai de barco na companhia de estranhos. Janete diz à tia que não poderá fazer vestibular pois o preço do cursinho é muito alto. Técio tem um ataque de coração e cai no mar. Nelson mergulha para salvá-lo.
Miguel (Raul Cortez) (Foto: CEDOC/TV Globo)
Miguel (Raul Cortez)

Na sexta, dia 4, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Nelson não encontra o corpo de Técio dentro d’água e é obrigado a voltar rapidamente para o barco quando um cação se aproxima. Em Angra, Sérgio (Milton Moraes) e Celeste (Arlete Salles) ficam preocupados com o desaparecimento de Paulo Roberto. Heitor diz a Lígia que não tem dinheiro para ajudá-la a abrir um novo negócio. Kleber, Stella e Bruno consolam Nelson pela morte de Técio. Quando Paulo Roberto volta para casa, Celeste diz que ele ficará de castigo o resto do fim-de-semana. Stella apresenta Marcos a Miguel. Marcos conhece Sandra (Glória Pires) na clínica. Sem saber que ela é filha do cirurgião, eles trocam telefones para um futuro encontro. Bruno diz para Nelson que Técio estava com uma passagem comprada para a Austrália só de ida.
Claudio Cavalcanti – Água Viva (Foto: CEDOC)
Edir (Claudio Cavalcanti)

No sábado, dia 5, à meia-noite, e ao meio-dia da segunda:

Preocupados com os possíveis problemas financeiros de Técio, Nelson e Bruno admitem que não têm como provar que a Crismotor não é de Nelson caso haja algum problema. Nelson encontra Edir (Cláudio Cavalcanti), um velho amigo, na rua e leva-o para almoçar no seu apartamento. Marcos aceita o convite da mãe para ir à festa de aniversário de Kleber. Nelson fala a Edir (Cláudio Cavalcanti) de seus problemas. Conta da possibilidade de ser pai de uma orfã e da morte de Técio, e uma sensação recente de solidão. Na festa de Kleber, Bruno comenta com o pai que a situação de Nelson na Crismotor é pior do que eles esperavam. Nelson sai da garagem de seu edifício, à noite, e é barrado por Suely.

07 a 12/10/2013 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 7, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Temendo a possibilidade de um escândalo, Nelson (Reginaldo Faria) pede a Suely (Ângela Leal) que entre no carro para conversarem. Nelson leva Suely para sua casa, na Ilha do Governador, e pede que ela não o procure mais. Na festa de Kleber (José Lewgoy), Bruno (Kadu Moliterno) comenta com Miguel (Raul Cortez) que Nelson está prestes a sofrer um grande prejuízo financeiro. Nelson encontra Miguel no banheiro da festa. Miguel oferece dinheiro ao irmão deixando Nelson aborrecido. Lígia (Betty Faria) discute com Heitor (Carlos Eduardo Dolabella) por ciúmes de Márcia (Natália do Vale). Nelson recebe uma carta e, preocupado, liga para o advogado que está fazendo o levantamento da situação financeira da Crismotor. O grupo “As Frenéticas” faz participação especial no capítulo.

Stella toma banho com água do mar
Stella toma banho com água do mar

Na terça, dia 8, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Nelson conta a Kleber que recebeu uma intimação do cartório de títulos de protestos para pagar uma dívida em nome da Crismotor. Suely diz a Jáder (Jorge Fernando) que vai tentar conseguir alguém para adotar Maria Helena (Isabela Garcia). Stella (Tônia Carrero) manda seu copeiro buscar água do mar para ela se refrescar na sua cobertura. Por intermédio de Márcia, Irene (Eloísa Mafalda) vai ao curso de vestibular onde Edir (Claudio Cavalcanti) trabalha para pedir uma bolsa de estudos para Janete (Lucélia Santos). Evaldo (Mauro Mendonça) avisa Irene, Wilma (Aracy Cardoso) e Janete que a situação financeira está difícil. Portanto para que eles comprem o apartamento é necessário que Irene desista de sua tão sonhada viagem à Europa. Suely leva Maria Helena à casa de Irene e pede que ela adote a menina. Kleber diz a Nelson, na presença de Stella, Bruno, Lucy (Tetê Medina) e do advogado, que a situação da Crismotor é bastante grave.

Sandra (Glória Pires)
Sandra (Glória Pires) Foto: reprodução/TV Globo

Na quarta, dia 9, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Irritado com a presença de Lucy na reunião em que seu problema com a Crismotor é discutido, Nelson pede que ela se retire. Lucy insiste em ficar como representante de Miguel mas acaba saindo. Janete fica surpresa com a falta de bom senso de Suely em relação ao pedido de adoção de Maria Helena e a manda ir embora. Kleber diz a Nelson que ele, provavelmente, perderá todos os seus bens para pagar a dívida com a Crismotor. Janete convence Irene a não desistir da viagem à Europa. Marcos (Fábio Jr.) e Sandra (Glória Pires) se encontram em um bar. Lígia diz a Heitor que pediu um empréstimo ao banco para oferecer um jantar. Janete vai ao orfanato procurar Suely.

Janete conversa com Suely
Janete conversa com Suely

Na quinta, dia 10, excepcionalmente à 0h10, e ao meio-dia do dia seguinte:

Janete é recebida por Suely, na casa dela. Janete pede desculpas por seu comportamento agressivo na noite anterior e faz um alerta, ela diz que Suely não deve se anular tanto em função dos outros, pois, desta forma, acabará ficando igual Irene. Edir diz a Lourdes (Beatriz Segall) que não tem como pagar a taxa extra de condomínio. Márcia, Edir e Clarisse (Jacqueline Laurence) vêem Marcos e Sandra conversando mas não conseguem lembrar de onde conhecem a menina. Marcos e Sandra se beijam e marcam um novo encontro. O gerente da imobiliária avisa a Nelson que os aluguéis de seus imóveis serão pagos agora à Crismotor. Irene desiste da viagem. Lígia vai à casa de Sérgio (Milton Moraes) e Celeste (Arlete Salles) levar Paulo Roberto.

Nelson conhece Maria Helena
Nelson conhece Maria Helena

Na sexta, dia 11, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Lígia pede desculpas a Sérgio e Celeste pela última discussão. Diz que gostaria que eles fossem amigos para o bem de Paulo Roberto. Nelson pede emprego a um amigo de Kleber para exercer a função de economista. Mas o amigo o desanima dizendo que o salário para um economista iniciante é muito pequeno. Nelson descobre que sua lancha foi arrecadada pelos credores da Crismotor. Janete faz a prova para a bolsa de estudos do cursinho pré-vestibular. A família de Janete muda-se para o apartamento novo. Heitor comunica a Lígia que recebeu um convite para trabalhar dois anos na Europa. Depois de uma discussão com o pai, Janete sai de casa levando suas roupas. Nelson conhece Maria Helena numa praia da Ilha do Governador.

Edir (Cláudia Cavalcanti)
Edir (Cláudia Cavalcanti)

Na sábado, dia 12, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Nelson conversa com Maria Helena sobre o mar. Depois os dois sentam-se na areia e ele promete que vai buscá-la para andarem juntos de barco. Janete vai até a casa de Suely e pede para ficar lá enquanto resolve seu destino. Suely a acolhe e ouve suas queixas sobre o comportamento da família. Lígia diz a Heitor que não quer se mudar. Nelson fala para Edir que ficou encantado com Maria Helena. Edir responde que o amigo está tentando fugir dos graves problemas que está enfrentando. Chorando, Sandra diz para a mãe que não quer que Marcos fique sabendo que ela é filha do famoso cirurgião Miguel. Lucy vai à casa de Nelson.

14 a 19/10/2013 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 14, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Lucy (Tetê Medina) diz a Nelson (Reginaldo Faria) que Miguel (Raul Cortez) pediu a ela que o convidasse para passarem o fim de semana juntos em Angra dos Reis. Nelson não acredita. A família de Janete (Lucélia Santos) vai procurá-la na casa de Suely (Ângela Leal). Numa conversa séria, Janete diz que será melhor para todos se ela sair de casa. Evaldo (Mauro Mendonça) acaba admitindo que perdeu muito dinheiro no jogo e permite que ela viaje com os amigos. Empolgada com os novos contatos que fez na alta-sociedade, Lígia (Betty Faria) resolve tentar tratar Heitor (Carlos Eduardo Dolabella) com muito amor para que ele desista de viajar. Nelson chega à casa de Miguel em Angra. Ao saber que o irmão teve que viajar por motivos urgentes, Nelson não acredita e desconfia das intenções de Miguel em relação a uma reaproximação. Heitor chega em casa e diz que vai fazer sauna. Decepcionada, Lígia espera o retorno do marido e, desconfiada, pergunta por onde ele andou até às 3 horas da manhã.

Miguel (Raul Cortez) (Foto: CEDOC/TV Globo)
Miguel (Raul Cortez) (Foto: CEDOC/TV Globo)

Na terça, dia 15, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Heitor consegue acalmar o ciúmes de Lígia e eles se beijam apaixonadamente. Janete, Lia (Ticiana Studart) e seu namorado, Suely e Maria Helena (Isabela Garca) chegam à Angra a procura de Nelson. Eles se apresentam a Lucy como amigas de Nelson. Selma (Tamara Taxman) diz a Lígia que não está disposta a ser sua parceira em nenhuma transação comercial. Nelson pede a ele dinheiro para investir na fabricação de windsurf. Uma discussão se inicia e Nelson dá um soco em Miguel. Ao sair da casa de Angra, Nelson se surpreende com as presenças de Suely e Maria Helena.

Na quarta, dia 16, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Maria Helena conversa com Lucy. Nelson e Miguel se encontram no quarto. Miguel pede desculpas pelas palavras duras da última conversa e diz que está disposto a ajudá-lo. Os dois discutem aspectos do passado e Nelson chama Miguel de ladrão. Lucy pergunta a Nelson quem era Maria Helena. Bruno (Kadu Moliterno) conversa com Janete. Na exibição do filme na casa de Stella (Tônia Carrero), Lígia sente ciúmes de Heitor. Lucy insiste que Miguel ajude Nelson. Janete passa no teste e consegue a bolsa para o curso pré-vestibular. Bruno liga para Janete e a convida par ir ao teatro. Lucy vai até o orfanato à procura de Maria Helena.

Lígia pede para o marido não ser transferido
Lígia pede para o marido não ser transferido

Na quinta, dia 17, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Lucy conversa com Clara (Maria Helena Dias) sobre Maria Helena e a possibilidade da menina ser filha de Nelson. Nelson pede a Stella um empréstimo para abrir uma fábrica de windsurf. Selma avisa Lígia que alugou um apartamento e vai se mudar. Lucy procura um advogado para se informar como pode conseguir a tutela de Maria Helena. O marinheiro Tinhorão (Clementino Kelé) diz a Nelson que quer continuar trabalhando com ele mesmo de graça. Durante o jantar na casa de Lígia, ela pede para um dos diretores da companhia de Heitor para não transferi-lo para Londres. Depois do teatro, Bruno e Janete jantam juntos. Quando os convidados vão embora, Lígia e Heitor discutem. Ele faz as malas e vai para um hotel. Nelson vai a Angra buscar o veleiro que era do pai. Heitor propõe a Lígia a separação definitiva e diz que vai para Londres. Lucy busca Maria Helena no orfanato para um passeio de carro.

Lourdes descobre de Lígia se separou
Lourdes descobre de Lígia se separou

Na sexta, dia 18, excepcionalmente à 0h10, e ao meio-dia do dia seguinte:

Lucy e Maria Helena se dirigem para a praia do Leblon. Nelson traz o veleiro de Angra para o Rio. Heitor combina com Lígia que ela continuará no apartamento e que, em vez de lhe dar uma mesada mensal, ele venderá imóvel para que ela possa abrir o negócio que deseja. Stella encontra Lucy e Maria Helena e as convida para ir a seu apartamento. Lucy confessa à amiga que está pensando em adotar Maria Helena. Lígia pede a Sérgio (Milton Moraes) que ele aumente a pensão de Paulo Roberto, ele diz que pensará sobre o assunto. Nelson diz a Edir (Cláudio Cavalcanti) que pretende alugar um apartamento menor para economizar. Lourdes (Beatriz Segall) fica sabendo, através de Márcia (Natália do Valle), que Heitor deixou Lígia definitivamente. No salão, Marinete (Terezinha Sodré) conta que Heitor está de casamento marcado com Selma.

Setella e sua bicicleta
Setella e sua bicicleta

Na sábado, dia 19, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Lígia consegue alugar uma loja. Lourdes procura Lígia, em casa, e a convida para um show da Bethânia e recomenda que ela vá fazer as unhas no salão onde Marinete trabalha. Sem saber que está diante da mesma Lígia, Marinete fala do casamento de Heitor e Selma. Humilhada, Lígia se identifica e vai embora. Bruno se recusa a ajudar Nelson na fabricação de windsurf. A empregada de Nelson avisa a ele que dois homens o esperam para levar seu carro. Janete trabalha como fotógrafa na casa de shows. Ao lado de Lourdes, no show de Bethânia, Lígia vê Heitor e Selma entrando de mãos dadas.

21 a 26/10/2013 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 21, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Janete (Lucélia Santos) fotografa Lígia (Betty Faria), Lourdes (Beatriz Segall) e seus convidados. Lígia chora, magoada, ao ver Heitor (Carlos Eduardo Dolabella) e Selma (Tamara Taxman) enamorados. Nelson (Reginaldo Faria) resolve dormir no veleiro para não ser encontrado. No banheiro da casa de shows, Lígia tranca a porta e agride Selma violentamente. Quando sai do show, Lígia é abordada por pivetes. Nelson, que está andando por perto, os afugenta. Nelson leva Lígia para o veleiro e faz um curativo em seus ferimentos. Lígia conta a Nelson o motivo de sua briga com Selma. Nelson e Lígia se beijam. Ele diz a ela que passa por graves problemas financeiros e que está desempregado. Na manhã do dia seguinte, Lígia vai embora sem deixar nenhuma pista. Quando chega a seu apartamento, ela encontra Heitor que conta uma péssima notícia: Sérgio (Milton Moraes) morreu de trombose enquanto dormia. Veja a cena da briga que acontece durante um show da cantora Maria Bethânia:

Topless
Topless

Na terça, dia 22, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Lígia conta ao filho que Sérgio morreu. Na praia de Ipanema, Bete (Maria Padilha) adere ao topless tirando a parte de cima do biquini. Mas a reclamação de um homem, que chama a polícia, a obriga a desistir da idéia. Nelson comenta com Edir (Cláudio Cavalcanti) que não consegue esquecer Lígia. Edir diz a Nelson que confia nele o bastante para deixar que a fabricação de windsurf fique, legalmente, em seu nome. No enterro de Sérgio, Celeste (Arlete Salles) trata Lígia friamente. Em Angra, Sandra (Glória Pires) se surpreende quando vê que Bruno (Kadu Moliterno) é um dos convidados para o aniversário de casamento de seus pais. Sandra explica a Marcos (Fábio Jr.) os motivos que a levaram a omitir que era filha de Miguel (Raul Cortez). Nelson visita Maria Helena (Isabela Garcia) no orfanato. Selma procura Lígia. Veja a cena do topless no vídeo abaixo:

A lancha explode
A lancha explode

Na quarta, dia 23, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Selma pede para Lígia esquecer o passado e voltar a ser sua amiga. Lígia responde, com muita agressividade, que a odiará para o resto de sua vida. Selma diz que Lígia nunca amou ninguém e só pensa em dinheiro. Triste com as palavras da ex-amiga, Lígia pensa em Nelson. Janete vai com Bruno para Angra dos Reis. Bete e Marcos conversam deixando Sandra enciumada. Lucy (Tetê Medina) pede a Stella (Tônia Carrero) que não comente com ninguém seus planos de adotar Maria Helena. Lourdes pede para Miguel aconselhar Marcos profissionalmente mas leva um grande fora do cirurgião. Suely (Ângela Leal) conta a Maria Helena que Lucy pensa em adotá-la. Em Angra, uma lancha onde estavam Lucy e Janete explode.

Clara percebe que Maria Helena fugiu
Clara percebe que Maria Helena fugiu

Na quinta, dia 24, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Desesperado, Miguel constata que Lucy morreu na explosão da lancha. Sandra chora abraçada a Stella. Marcos, Edir e Bruno levam o marinheiro, muito ferido, e Janete para o ponto-socorro local. Lígia insiste com seu advogado para que consiga a pensão de Sérgio na íntegra. Os exames de Janete indicam que ela está tendo uma hemorragia interna. Marcos é obrigado a operá-la. Maria Helena ouve Jader (Jorge Fernando) dizer a Clara (Maria Helena Dias) que Lucy morreu. Nelson comunica à empregada que vai deixar o apartamento para morar definitivamente no veleiro. Lourdes comunica a Nelson a morte de Lucy. Clara percebe que Maria Helena fugiu do orfanato.

Nelson vai ao entrerro de Lucy
Nelson vai ao entrerro de Lucy

Na sexta, dia 25, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Sem dinheiro para andar de ônibus, Maria Helena pega um táxi na rua e pede ao motorista para levá-la à praia do Leblon. Depois de operados, Janete e o marinheiro ficam longe de perigo. De mãos dados com Marcos, Janete agradece a ele por ter salvo a sua vida. Nesse momento, Bruno entra no quarto e fica enciumado Clara resolve comunicar à polícia o desaparecimento de Maria Helena. Nelson vai ao enterro de Lucy. Celeste vê um anúncio no jornal em que Lígia convida para uma missa pela alma de Sérgio na mesma hora da missa que ela mandou celebrar. Uma senhora paga um lanche para Maria Helena num bar. Um policial se aproxima e pergunta à menina qual o seu nome.

Alfredo convida Jader para morar com ele
Alfredo convida Jader para morar com ele

Na sábado, dia 26, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte:

Maria Helena mente para o policial, dizendo que seu nome é Tereza e que mora ali por perto. Suely aborda Nelson na saída do cemitério e diz que precisa conversar com ele. Os dois almoçam juntos e Nelson promete que quando estiver numa situação melhor ajudará Maria Helena. Evaldo (Mauro Mendonça) compra uma bicicleta para presentear Janete. Bruno e Suely vão até o bar onde Maria Helena foi vista pelo policial. Alfredo (Fernando Eiras) propõe a Jader que ele e Suely dividam o aluguel do apartamento do Leblon com ele e Bete. Lígia procura Celeste em casa e lhe diz que veio resolver assuntos de interesse delas.

28/10 a 02/11/2013 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 28, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia (Betty Faria) propõe a Celeste (Arlete Salles) entrarem num acordo para que metade da pensão de Sérgio (Milton Moraes) e da casa de Angra fiquem com Paulo Roberto. Celeste diz a Lígia que abre mão de tudo pois a única coisa que ela queria era ter Sérgio a seu lado. Envergonhada, Lígia começa a chorar e Celeste tenta acalmá-la. Suely (Ângela Leal) e Bruno (Kadu Moliterno) procuram Maria Helena (Isabela Garcia) na praia. Miguel (Raul Cortez) pede a Stella (Tônia Carrero) que chame Nelson (Reginaldo Faria) para conversar com ele. Lígia convida Celeste para morar em seu apartamento e ela aceita. Bruno oferece a Suely o emprego de recepcionista em seu escritório de fotografia. Kleber (José Lewgoy) volta de viagem e dá os pêsames a Miguel. Nelson pede dinheiro a Kleber. Maria Helena bate na porta da casa de Stella e lá encontra Suely e Bruno.

Na terça, dia 29, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Comovida ao ver que Maria Helena se lembrou de procurá-la, Stella diz a menina que nunca mais lhe faltará nada. Kleber recusa a Nelson o dinheiro para a fabricação de windsurf. Stella diz a Suely que quer adotar Maria Helena. Ao saber que Miguel quer falar com Nelson, Suely se propõe a promover o encontro. Bruno visita Janete (Lucélia Santos) no hospital. Marcos (Fábio Jr.) visita Janete e lhe diz que gostaria de sair com ela assim que ela estiver recuperada da operação. Stella vai buscar Maria Helena no orfanato para um passeio. Nelson procura Miguel.

Nelson consola Miguel
Nelson consola Miguel

Na quarta, dia 30, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Miguel diz a Nelson que, pouco antes de Lucy (Tetê Medina) morrer, ela o convenceu a ajudá-lo. E por isso, ele está disposto a dar o dinheiro que Nelson precisa para a fabricação de windsurf. Stella vai com Maria Helena a um shopping center para fazer compras para a menina. Quando percebe que é domingo, usa seu prestígio para convencer os donos da loja a abrirem as portas só para ela. Nelson vai ao estúdio de Bruno e conta a ele que vai começar a fabricação de windsurf. Nelson vê uma foto de Lígia na mesa de Bruno e pede para ficar com ela. No consultório de Miguel, Nelson acaba confessando ao irmão que já não está tão certo se deve ou não aceitar o dinheiro.

Miguel dá um cheque a Nelson
Miguel dá um cheque a Nelson

Na quinta, dia 31, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Nelson rasga o cheque que Miguel lhe deu e diz que ele e todos seus amigos estavam certos: ele não tem maturidade profissional para lançar um negócio tão arriscado. Nelson agradece o apoio e a amizade do irmão. Miguel fica emocionado com a atitude. Nelson se oferece para ir à casa de Miguel, em Angra, para pagar os empregados. Mary (Maria Helena Pader) chega da Europa e é recebida pelos amigos na casa de Clarice (Jacqueline Laurence), onde mora. Em Angra, Lígia vende a casa de Sérgio a dois pretendentes. Nelson chega à casa de Miguel de veleiro e paga os empregados. Miguel e Sandra (Glória Pires) vão a uma sessão de cinema na casa de Stella. Em Angra, Nelson e Lígia se encontram num bar.

Stella coloca Edson para fora de casa
Stella coloca Edson para fora de casa

Na sexta, dia 1º, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Nelson e Lígia explicam um ao outro o que estão fazendo em Angra. Nelson a convida para um jantar. Depois do jantar os dois se beijam enquanto dançam. Terminada a sessão de cinema, Sandra diz a Stella que Edson a convidou para sair. Lígia perde a hora do ônibus e Nelson a convence a voltar de barco com ele. Stella põe Edson para fora de seu apartamento dizendo que não quer mais nada com ele. Márcia (Natália do Valle) discute com Edir (Cláudio Cavalcanti). Ela diz que se tivesse que optar entre morar com a mãe ou com o marido, escolheria Lourdes. No barco, Nelson diz a Lígia que está apaixonado por ela. Como Lígia não acredita nas palavras de Nelson, ele mostra a fotografia que conseguiu com Bruno.

Nelson pede Lígia em casamento
Nelson pede Lígia em casamento

No sábado, dia 2, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia acaba reconhecendo que Nelson está sendo sincero quando diz que a ama e quer viver com ela para o resto da vida. Depois que os amigos vão embora, Mary diz a Clarice que a viagem não foi tão boa quanto ela esperava pois não tem cultura e nem amigos que moram na Europa. Lígia pergunta a Nelson se ele tem ou não dinheiro. Ele responde que mal pôde pagar o jantar. No dia seguinte, Nelson ancora o veleiro numa ilha deserta e os dois se beijam apaixonadamente. Nelson propõe a Lígia começarem a vida juntos, a partir daquele momento, e a pede em casamento.

04 a 09/11/2013 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 4, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia (Betty Faria) diz a Nelson (Reginaldo Faria) que, se ele lhe contar seus problemas, ela poderá ajudar a resolvê-los. Nelson, porém, pede que Lígia espere seis meses para que ele possa se recuperar financeiramente e casar com ela. Mal-humorada com a atitude dele, Lígia diz que não vai esperar tanto tempo por alguém que ela sequer conhece bem. Lígia se despede de Nelson e ele promete procurá-la. Márcia (Natália do Valle) encontra Stella (Tônia Carrero), em companhia de Maria Helena (Isabela Garcia), no cabeleireiro e lhe conta que está brigada com Edir (Cláudio Cavalcanti). Ao saber que Márcia não pode ter filhos, Stella a aconselha a se reconciliar com ele adotando uma criança. Marcos (Fábio Jr.) recebe um recado de Miguel (Raul Cortez), para encontrá-lo no dia seguinte na clínica. Bete (Maria Padilha) conta a Stella que, mais uma vez, foi proibida, por um policial, de fazer “topless” na praia. Stella resolve fazer “topless” no mesmo local, no dia seguinte, para ver se alguém vai proibir.

Tônia Carrero é a autêntica Stella Simpson
Stella faz topless na praia

Na terça, dia 5, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Marcos recebe um convite para trabalhar com Miguel. Stella, Bete e Gilda (Maria Zilda Bethlem) fazem “topless”. Evaldo (Mauro Mendonça) é demitido. Nos jornais aparece a foto de Stella batendo no guarda. O juiz não permite a adoção da menina.

Márcia (Natália do Valle) e Lourdes (Beatriz Segall)
Márcia (Natália do Valle) e Lourdes (Beatriz Segall)

Na quarta, dia 6, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Stella visita Maria Helena no orfanato e lhe conta que o juiz não permitiu a adoção. Nelson almoça com Miguel e se diz contente com o dinheiro que ganhou no passeio de barco com os turistas. Janete (Lucélia Santos) volta às aulas no cursinho pré-vestibular. Stella chama Márcia a sua casa e pede que ela e Edir adotem Maria Helena. Stella promete que dará toda a ajuda financeira necessária para o sustento da menina. Bruno (Kadu Moliterno) pede Janete em casamento, mas ela o desanima, dizendo que não está, e nunca será, apaixonada por ele. Suely (Ângela Leal) diz a Clara (Maria Helena Dias) que quer adotar Maria Helena. No momento em que Clara está dizendo a Suely que não vê obstáculos para a adoção, Márcia chega ao orfanato. Márcia diz a Clara e Suely que quer adotar Maria Helena.

Suely diz que quer adotar Maria Helena
Suely diz que quer adotar Maria Helena

Na quinta, dia 7, excepcionalmente à 0h15, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Clara diz a Márcia que acabou de receber um outro pedido de adoção por parte de Suely. Numa conversa franca, Márcia e Suely chegam a conclusão que o melhor para Maria Helena será ficar com a família de Márcia. Lígia procura o barco de Nelson mas não encontra. Lourdes (Beatriz Segall) diz a Márcia que é contra a adoção de Maria Helena. Lourdes insinua que Marcos está trabalhando com Miguel por sua influência. Irritado, Marcos conta a verdade dizendo que Miguel a considera uma chata. Magoada, Lourdes começa a chorar. Celeste (Arlete Salles) consegue o emprego de secretária de Miguel na clínica. Na agência de turismo, Irene (Eloísa Mafalda) fica sabendo que Evaldo foi despedido. O juiz dá permissão para Maria Helena ser adotada por Márcia e Edir. Márcia vai ao orfanato buscar Maria Helena. Bruno convida Nelson para ir com ele a inauguração da loja de Lígia.

Marcos e Bruno brigam por uma vaga
Marcos e Bruno brigam por uma vaga

Na sexta, dia 8, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Evaldo é apresentado a Nelson, por intermédio de Suely, para que trabalhem juntos promovendo passeios turísticos com o barco de Nelson. Márcia consola Maria Helena, que está triste por deixar os amigos do orfanato. Nelson diz a Bruno que não vai a inauguração da loja de Lígia pois só quer voltar a vê-la quando vencer na vida. O argumento de Nelson é que Lígia nunca amaria um perdedor. Maria Helena é recebida por Edir e Antônia (Ilva Niño), a empregada da casa de Márcia. Nelson pede a Suely que não comente com Edir que há possibilidades de Maria Helena ser sua filha. Lourdes trata Maria Helena secamente. Depois da festa de inauguração da loja de Lígia, Bruno e Marcos se agridem fisicamente na rua por causa de uma vaga. Nelson procura Lígia na casa dela.

Lígia e Nelson
Lígia e Nelson

Na sábado, dia 9, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Celeste vai dormir e deixa Lígia e Nelson sozinhos. Lígia diz a Nelson que está muito feliz por ele ter vindo. Os dois beijam-se apaixonadamente. Nelson pede que Lígia aceite o fato de eles só poderem se ver esporadicamente, sem qualquer compromisso, até que ele tenha condições de oferecer a ela segurança financeira. Depois de uma resistência inicial, Lígia concorda dizendo que não aguentaria ficar sem vê-lo. Quando Maria Helena sai com Edir para ir ao colégio, Lourdes rejeita o beijo da menina. Ao saber da briga entre Marcos e Bruno, Lourdes tenta convencer o filho a pedir desculpas a Bruno. Evaldo diz a Janete que está orgulhoso dela por saber que vai se casar com Bruno Simpson, herdeiro de uma das maiores fortunas do Brasil.

11 a 16/11/2013 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 11, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Janete (Lucélia Santos) perde a paciência com a família quando nota que todos estão certos do casamento dela com Bruno (Kadu Moliterno). Ela diz a Evaldo (Mauro Mendonça), Irene (Eloísa Mafalda) e Vilma (Aracy Cardoso) que não aceitou o pedido de casamento do rapaz simplesmente porque não o ama. Lígia (Betty Faria) se encontra com Nelson (Reginaldo Faria) no veleiro. Lourdes (Beatriz Segall) diz a Márcia (Natália do Valle) e Edir (Cláduio Cavalcanti) que não admitirá mais que Maria Helena (Isabela Garcia) durma na sua sala. Suely (Ângela Leal) leva Maria Helena para passear e a menina diz que percebe que Lourdes não gosta dela. Ao ver Lourdes e Edir discutindo sobre onde Maria Helena dormirá, Marcos (Fábio Jr.) diz que cede seu quarto. Depois explica que esta era a oportunidade que estava esperando para sair de casa. Apesar dos protestos de Lourdes, Marcos vai embora e ela tem uma crise de choro. Janete vai ao apartamento de Suely e pede para dormir lá. Marcos também vai passar a noite lá. Os dois descobrem que estão vivendo a mesma situação.

Janete e Marcos vão velejar
Janete e Marcos vão velejar

Na terça, dia 12, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Márcia convence Edir a esperar mais um mês para se mudarem do apartamento de Lourdes. No apartamento de Suely, Marcos confessa a Janete que sente ciúmes dela com Bruno. Marcos e Janete se beijam. Ela diz que o ama desde a primeira vez que se viram. Lígia decide procurar saber, através de Bruno, alguma coisa a respeito de Nelson. Sandra (Glória Pires) fica decepcionada quando Marcos lhe diz que irá fazer laser na companhia de uma menina. Na Lagoa, Marcos ajuda Janete a manobrar a laser. Lourdes vai até o apartamento de Suely a procura de Marcos. Suely avisa que Marcos não está mas ela decide esperar.

Suely (Ângela Leal)
Suely (Ângela Leal)

Na quarta, dia 13, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lourdes trata Suely rispidamente enquanto espera Marcos. Quando Marcos chega, Suely se retira para deixá-los a sós. Lourdes percebe que Marcos está decidido a não morar mais com ela e tenta convencê-lo a namorar a filha de Miguel (Raul Cortez). Irritado com a atitude da mãe, Marcos pede a ela que se retire. Mais tarde, Lourdes vê Marcos e Janete juntos e a reconhece. Lígia vai ao estúdio de Bruno e pergunta se ele sabe alguma coisa sobre Nelson. Bruno mente, dizendo que não, e a convida para a festa de aniversário de Gilda (Maria Zilda Bethlem). Suely comenta com Bete (Maria Padilha) que vai ao aniversário de Gilda porque sabe que Nelson estará lá. Lourdes se lembra de Janete como fotógrafa da casa de shows, e diz a Marcia que Janete sofrerá as consequências pela audácia de ter se intrometido entre Marcos e Sandra.

Sandra (Glória Pires)
Sandra (Glória Pires)

Na quinta, dia 14, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lourdes pergunta a Marcos sobre ele e Janete. Marcos diz que está completamente apaixonado por ela. Marcos convida Janete para passar o próximo fim-de-semana com ele em Búzios. Janete avisa a família que vai viajar com Marcos e a família não gosta da ideia. Bete comenta com Sandra que acha que Suely está apaixonada por Nelson. Lourdes procura Sandra na sua casa e mente para ela depois que Sandra lhe confessa estar apaixonada por Marcos dizendo que o filho só fala nela desde que a conheceu. Kleber (José Lewgoy) convida Celeste (Arlete Salles) para a festa de aniversário de Gilda. Janete conta a Bruno que ela e Marcos estão namorando. Com ciúmes, Bruno se recusa a continuar a empregando como modelo. Janete volta a trabalhar no Canecão. Nelson chega à festa de Gilda onde estão Lígia e Suely.

Nelson chega na festa de Gilda
Nelson chega na festa de Gilda

Na sexta, dia 15, excepcionalmente à 0h10, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Na festa, Nelson conversa com Suely. Assim que vê Lígia, ele resolve ir embora antes que ela note sua presença. Nelson e Suely vão a um bar e ele diz que está apaixonado por outra mulher. Vilma comenta com Janete que Evaldo está prestes a fechar um negócio que envolve muito dinheiro. Nelson telefona para Lígia e eles se encontram no apartamento dela. Nelson diz a Lígia que em breve poderá lhe oferecer uma situação financeira razoável. Lourdes contrata um detetive particular para investigar a vida de Janete. Depois das primeiras apurações, Lourdes diz a Márcia que descobriu as condições sócio-econômicas da família de Janete e que se trata de “gente do mais baixo nível”. Lourdes aborda Janete na entrada da casa de shows onde ela trabalha.

Lourdes briga com Janete
Lourdes briga com Janete

Na sábado, dia 16, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lourdes diz a Janete que precisa conversar com ela assim que acabar o serviço. As duas vão jantar juntas e Lourdes tenta convencer Janete a deixar Marcos, alegando que ele está namorando a filha de Miguel Fragonard. Percebendo as mentiras de Lourdes, Janete diz que ninguém interferirá no seu relacionamento com Marcos. Irritada, Janete se retira deixando Lourdes sozinha no restaurante. Lourdes pede ao detetive que investigue a sociedade de Nelson e Evaldo, o pai de Janete. O detetive segue o veleiro de Nelson e consegue fotografar ele e Evaldo recebendo caixotes de um outro barco. Evaldo diz a Nelson que a mercadoria é encomenda de um primo seu, mas na verdade é contrabando. Lourdes pede as fotos ao fotógrafo dizendo que tem urgência de usá-las contra Janete.

18 a 23/11/2013 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 18, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

O detetive cobra a Lourdes (Beatriz Segall) muito dinheiro pelas despesas de seu serviço. Lourdes chama Marcos (Fábio Jr.) ao apartamento e faz uma última tentativa para convencê-lo a namorar Sandra (Glória Pires). Ao notar que Marcos está irredutível, Lourdes liga para o detetive e encomenda as fotos para o dia seguinte. Lourdes consegue o dinheiro com Kleber (José Lewgoy), dizendo que é um adiantamento para comprar uma obra de arte. Lourdes recebe as fotos do detetive e vai ao apartamento de Mary (Maria Helena Pader) e Clarice (Jacqueline Laurence) para se encontrar com Janete (Lucélia Santos). Lá, Lourdes pede para ficar a sós com Janete, mas Clarice diz que quer saber o motivo.

Janete não cede
Janete não cede

Na terça, dia 19, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lourdes mostra as fotos que provam que Evaldo (Mauro Mendonça) e Nelson (Reginaldo Faria) estão envolvidos em contrabandos de joias. Lourdes diz a Janete que se ela não deixar Marcos, denunciará Evaldo à polícia. Nelson conta a Lígia (Betty Faria) que mora num barco, do irmão dele, e que ganha dinheiro levando turistas para passear. Janete conta a Evaldo, Vilma e Irene (Eloísa Mafalda) sobre a chantagem de Lourdes. Evaldo admite que Lourdes falou a verdade. Diz também que a culpa é dele e que Nelson está inocente. Janete chega à conclusão de que não pode ceder às ameaças de Lourdes. Ela comunica a decisão à família e telefona para Lourdes autorizando-a a avisar a polícia. Lourdes é obrigada, pelo detetive, a fazer a denúncia já que ele considera injusto não divulgar as provas de um crime. Evaldo é levado do seu apartamento por policiais para prestar depoimento na delegacia. Na marina, Nelson é preso no momento em que Lígia chega, com os filhos, para passear de veleiro.

Lígia vê Nelson preso
Lígia vê Nelson preso

Na quarta, dia 20, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Nelson tenta convencer Lígia de que é inocente, mas ela não lhe dá atenção. Com medo de aparentar envolvimento com Nelson, ela se afasta e lhe diz para nunca mais procurá-la. Paulo Roberto, filho de Lígia, assiste à prisão e reconhece Nelson. Sozinha em seu apartamento, Lígia associa o contrabando com as promessas de Nelson de lhe dar uma situação financeira estável. Depois de avisar a Lourdes de que vai contar a Marcos a verdade sobre a chantagem, Clarice (Jacqueline Laurence) vai à clínica de Miguel. Miguel, chamado pela polícia, chega à delegacia. Ao saber da chantagem feita por Lourdes, Edir diz a Márcia (Natália do Valle) que sairá do apartamento no mesmo dia. Miguel depõe na condição de dono do veleiro. Clarice conta a Marcos sobre o que aconteceu. Miguel conversa a sós com Nelson na sala do delegado. Nelson pergunta ao irmão se acredita que ele seja culpado.

Miguel não acredita em Nelson
Miguel não acredita em Nelson

Na quinta, dia 21, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Miguel diz a Nelson que não acredita que ele esteja inocente no contrabando das joias. Revoltado com a falta de confiança do irmão, Nelson pede para que nunca mais o procure. Miguel se retira e Nelson, arrasado, fica chorando. Evaldo depõe dizendo que é o único culpado. Comprovada sua inocência, Nelson é libertado. Evaldo é autorizado a ficar em casa enquanto aguarda julgamento. Lourdes repreende Maria Helena (Isabela Garcia) por ter dito a Márcia que ela a maltrata. Ela ameaça a menina a mandá-la de volta ao orfanato caso continue se queixando. Marcos chega a casa de Janete, mas Irene o expulsa. Nelson resolve procurar Lígia e contar-lhe toda a verdade sobre sua vida. Janete e Marcos se encontram no apartamento de Suely (Ângela Leal) e se abraçam comovidos. Lígia tenta convencer o filho que o homem que ele viu ser preso não era amigo dela. Nesse momento, Nelson chega ao apartamento e Paulinho percebe que a mãe está mentindo. Lígia não dá a Nelson a menor chance de ele se explicar. Lígia diz que ele é responsável por ela ter mentido para o filho e que o que houve entre eles não compensa a mentira que foi obrigada a dizer. Nelson insiste dizendo que a ama. Agressiva, Lígia diz que o odeia.

Nelson briga com Lígia
Nelson briga com Lígia

Na sexta, dia 22, excepcionalmente à 0h10, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Nelson vai embora e Lígia tem uma crise de choro. Marcos diz a Janete que a atitude dela os aproxima ainda mais. Ele se oferece a dar todo o apoio à família dela. Maria Helena, com medo das ameaças de Lourdes, mente para Antônia dizendo que Lourdes está lhe tratando muito bem. A secretária de Kleber (José Lewgoy) cobra o dinheiro que Lourdes está lhe devendo. Miguel fica sabendo, através de Kleber, que Nelson é inocente no contrabando. Edir passa a noite na casa de Clarice. Arrependido, Miguel procura Nelson para lhe pedir desculpas. Nelson não aceita o arrependimento do irmão. Lourdes procura Marcos na clínica.

Márcia avisa que vai se mudar
Márcia avisa que vai se mudar

Na sábado, dia 23, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lourdes pede perdão a Marcos pelo que fez a Janete, mas ele diz que não vai querer vê-la enquanto estiver se sentindo mal por ser seu filho. Marcos pede que Lourdes não o procure mais. Márcia diz a mãe que se mudará, com Edir e Maria Helena, para outro apartamento no mesmo prédio. Evaldo procura Nelson e pede desculpas pelo que aconteceu. Irritado, Nelson diz para ele nunca mais aparecer na sua frente. Discutindo com o pai, Sandra diz que Nelson está certo em não perdoá-lo. Nelson reconhece para Suely que Maria Helena é sua filha e diz que está disposto a contar a verdade à menina. Stella (Tônia Carrero) volta de viagem e é recebida por Bruno (Kadu Moliterno). Nelson vai ao apartamento de Edir e entra no quarto de Maria Helena para falar com ela.

25 a 30/11/2013 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 25, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Ao ver que Maria Helena (Isabela Garcia) está feliz por ter Edir (Cláudio Cavalcanti) como pai adotivo, Nelson (Reginaldo Faria) desiste de contar à menina que é seu verdadeiro pai. Para disfarçar, ele os convida para um passeio de barco. Stella (Tônia Carrero) conversa com Bruno (Kadu Moliterno) sobre as atitudes de Lourdes (Beatriz Segall). Janete (Lucélia Santos) promete à tia que conseguirá, de qualquer maneira, o dinheiro para pagar o advogado do pai. Stella vai visitar Maria Helena e leva vários presentes para a menina. Na casa de Edir e Márcia (Natália do Valle), ela combina com o casal que será responsável pelo sustento de Maria Helena, mas pede que ninguém saiba dessa ajuda. Stella empresta dinheiro para Lourdes pagar Kleber (José Lewgoy). Sandra (Glória Pires) chega à marina para conversar com Nelson.

Sandra visita Nelson
Sandra visita Nelson

Na terça, dia 26, excepcionalmente à 0h15, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Sandra diz a Nelson que quer continuar sendo sua amiga apesar dele e Miguel (Raul Cortez) terem brigado. Contente com a atitude da sobrinha, Nelson a convida para passear de barco no domingo junto com Maria Helena e Suely (Ângela Leal). Nelson, Suely, Maria Helena e Sandra saem para o passeio de barco. Irene (Eloísa Mafalda) tenta convencer Nelson a voltar a trabalhar com Evaldo (Mauro Mendonça), mas ele se nega. Quatro meses depois, começa o julgamento de Evaldo. Lourdes procura Marcos (Fábio Jr.) no apartamento de Suely e diz ao filho que vai à Igreja rezar para que o pai de Janete não seja condenado. A professora de Paulinho aconselha Lígia (Betty Faria) a levá-lo a um psicólogo porque o menino anda desatento e esquecido. Clarice (Jacqueline Laurence) volta do tribunal e Irene pergunta a ela se Evaldo foi julgado como culpado ou inocente.

Irene chora por seu irmão
Irene chora por seu irmão

Na quarta, dia 27, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Clarice comunica a Irene que Evaldo foi condenado a dois anos de prisão. Irene tem uma crise nervosa, chora e acusa Janete de ser a responsável pela prisão do pai. Suely comenta com Nelson a condenação de Evaldo. Lourdes chora ao saber, por Márcia, que Evaldo ficará dois anos na prisão. Janete se encontra com Marcos no apartamento de Suely. Ele diz que a ama e que juntos conseguirão superar todos os problemas. Ao perceber que é Stella que está sustentando Maria Helena, Lourdes vai até o quarto da menina e pede desculpas por não ter sido mais simpática antes. Oito meses se passam. Stella convida Poti, um modelo negro que está posando no stúdio de Bruno, para uma sessão de cinema na sua casa. Nelson visita Bruno no estúdio.

Stella convida para uma sessão de filmes
Stella convida para uma sessão de filmes

Na quinta, dia 28, excepcionalmente à 0h05, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Nelson diz a Bruno que juntou bastante dinheiro em um ano fazendo passeios turísticos com seu barco. Ele diz que com mais um pouco de dinheiro, conseguirá abrir uma agência de turismo. Bruno promete emprestar o dinheiro dentro de poucos dias. Suely conta a Janete que Evaldo não quer vê-la na penitenciária. Stella vai à loja de Lígia e a convida para a sessão de cinema em sua casa. Sandra convence o pai a acompanhá-la à sessão de cinema de Stella. Pouco antes da exibição do filme, Miguel se interessa por Lígia e Stella os apresenta.

Heitor volta de Londres
Heitor volta de Londres

Na sexta, dia 29, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia trata Miguel formalmente, sem maior interesse. Stella recebe Poti na sessão de cinema. Suely e Nelson vão juntos a um vernissage. Miguel promete convidar Lígia para jantar dentro de alguns dias. Lígia comenta com Celeste (Arlete Salles) que vai ser difícil se interessar por alguém, pois ainda não esqueceu Nelson. Miguel procura o número do telefone de Lígia num catálogo e o anota. Irene, Vilma e Amélia abraçam Janete felizes ao ver que ela passou no vestibular. Clarice conta a Marcos que Janete e a família estão passando por dificuldades financeiras. Miguel telefona para Lígia, mas ela recusa seu convite para saírem juntos. Lígia e Celeste se surpreendem com a chegada de Heitor (Carlos Eduardo Dolabella) e Patrícia (Giovana Souto Maior), vindos de Londres, ao seu apartamento.

Lígia vai se encontrar com Miguel
Lígia vai se encontrar com Miguel

Na sábado, dia 30, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Heitor diz a Lígia que veio ao Rio trazer a filha e tratar de negócios e que logo voltará a Londres. Marcos vende o laser e dá a Janete o dinheiro para que ela pague as dívidas da família. Nelson visita Maria Helena na casa de Edir. Heitor propõe que Lígia deixe o apartamento porque ele pretende voltar ao Brasil e morar lá com Selma. Lígia se recusa, mas Heitor argumenta que numa partilha de bens oficial ela não terá a menor chance de conseguir o apartamento. Com raiva, Lígia atira um objeto pesado na cabeça de Heitor. Marcos sugere a Janete que se casem. Magoada com a atitude de Heitor, Lígia diz a Celeste que se casará com Miguel Fragonard para não ser mais humilhada por ninguém. Lígia telefona para Miguel e marca um encontro. Na noite seguinte, Lígia e Miguel saem para jantar num restaurante de luxo e ele elogia a beleza dela.

02 a 07/12/2013 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 2, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia (Betty Faria) janta com Miguel (Raul Cortez) e, a princípio, acha difícil conversar com ele por não ter o mesmo nível de informação intelectual. Na casa de Stella (Tônia Carrero), Nelson (Reginaldo Faria) pede a Bruno (Kadu Moliterno) o endereço da loja de Lígia. Miguel deixa Lígia em casa e eles se beijam. Miguel insiste para que eles fiquem mais tempo juntos. Lígia argumenta que eles ainda se verão muitas vezes. Janete (Lucélia Santos) explica a Marcos (Fábio Jr.) que é melhor que eles esperem algum tempo para casar, pelo menos até que ela resolva sua situação familiar. Na loja de Lígia, Márcia (Natália do Valle) apresenta Maria Helena (Isabela Garcia) a ela. Nelson observa Lígia do lado de fora da loja, sem que ela o veja, mas desiste de entrar e vai embora. Suely (Ângela Leal) comenta com Nelson que Evaldo (Mauro Mendonça) vai ganhar liberdade condicional por bom comportamento, e pede que Nelson demonstre que o perdoou empregando-o na sua agência de turismo.

Edir conversa com Stella sobre Maria Helena
Edir conversa com Stella sobre Maria Helena

Na terça, dia 3, excepcionalmente à 0h15, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Nelson explica a Suely que não ajudará Evaldo porque ele foi o responsável pelo afastamento de Lígia. Márcia tenta convencer Edir (Cláudio Cavalcanti) a aceitar que Stella compre os móveis novos para a sala. Irritado com a idéia da mulher, Edir se aborrece e decide procurar Stella. Edir diz a Stella que, para o bem de Maria Helena, ela não deve dar mais nenhum tipo de ajuda financeira à menina. Miguel e Lígia saem para jantar. Orientada por Celeste (Arlete Salles) sobre os gostos de Miguel, Lígia consegue aparentar total afinidade com ele. Edir comunica a Márcia que Stella não sustentará mais Maria Helena. Márcia não concorda e Edir ameaça pedir o divórcio caso não cheguem a um acordo. Lígia comenta com Celeste que está se sentindo inculta e mal informada diante de Miguel. Ao saber, através de Márcia, que Edir dá aulas de cultura geral, Lígia vai procurá-lo.

Evaldo despreza a filha
Evaldo despreza a filha

Na quarta, dia 4, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia combina com Edir que pagará a mais pelas aulas de cultura geral desde que ele se comprometa em guardar segredo. Num passeio de barco Nelson comenta com Suely, Sandra (Glória Pires), Bete (Maria Padilha), Maria Helena e Jáder (Jorge Fernando) que não vai mais morar no barco. Depois do passeio, Nelson leva os amigos para conhecerem o escritório de sua agência de turismo. Márcia procura Edir e lhe diz que aceita suas condições para criar Maria Helena porque o ama. Evaldo vai passar um fim de semana em casa. Deprimida com o ressentimento que Evaldo ainda sente em relação a ela, Janete aceita o convite de Bruno para jantar.

Marcos e Janete brigam
Marcos e Janete brigam

Na quinta, dia 5, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Janete sai com Marcos. Num bar, ela explica que saiu com Bruno porque ele era o único amigo a quem ela podia recorrer naquele momento em que se sentia rejeitada pelo pai. Marcos não aceita as justificativas e deixa Janete sozinha no bar. Evaldo volta a penitenciária. Lígia tem a primeira aula de cultura geral com Edir. Miguel e Lígia se encontram e ela conversa sobre as noções de cinema que Edir lhe ensinou. Triste, Janete espera por um telefonema de Marcos que não tem dado notícias.

Todos vão a discoteca
Todos vão a discoteca

Na sexta, dia 6, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia diz a Celeste que fará com que Miguel suba a seu apartamento, antes de saírem, para conhecer os filhos dela. Lourdes (Beatriz Segall) comunica a Márcia que sua firma de cerimonial será responsável pela programação da vinda de Nureyev ao Brasil. Ao apanhar Lígia em casa, para irem à opera, Miguel conhece os filhos dela. Por sugestões de Stella, Nelson leva Gilda (Maria Zilda Bethlem) para dançar numa discoteca. Marcos e uma amiga de Alfredo (Fernando Eiras) também vão à discoteca. Chegando lá eles encontram Sandra. Ela e Marcos conversam e combinam de se falarem depois. Janete descobre que é amiga do empresário que contratou a firma de Lourdes para o cerimonial. Lígia diz a Celeste que vai organizar um jantar em sua casa para Miguel e alguns amigos. Assim, ele a assumirá diante de outras pessoas. Bruno aconselha Nelson a voltar a procurar Lígia o quanto antes. Lígia fala com Miguel sobre o jantar, mas ele se mostra indeciso em relação à ideia

Lourdes é humilhada por Janete (Foto: reprodução/TV Globo e VIVA)
Lourdes é humilhada por Janete

Na sábado, dia 7, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia diz a Miguel que se ele não confirmar presença ela desistirá do jantar. Miguel lhe pede um dia para pensar no assunto. Janete liga para o empresário que contratou a firma de Lourdes e marca um encontro com ele. Na clínica, Miguel pede a Celeste que avise a Lígia que ele concorda com o jantar. Janete conta ao empresário Silveira, amigo de Evaldo, que seu pai está preso por causa de Lourdes. Silveira concorda em desfazer o contrato com a firma de Lourdes. Ao saber da desistência do empresário, Lourdes fica arrasada. Janete vai ao apartamento de Lourdes e conta que ela foi a responsável pela desistência do empresário. Márcia conta a Marcos o que Janete fez com Lourdes. Maria Helena tem febre, enquanto Edir e Márcia estão num jantar na casa de Lígia, e Antônia chama Suely. Marcos telefona para Janete e diz que precisa falar com ela.

09 a 14/12/2013 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 9, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Janete (Lucélia Santos) sai de casa e vai ao encontro de Marcos (Fábio Jr.). Suely (Ângela Leal), Antônia (Ilva Niño) e Jáder (Jorge Fernando) resolvem telefonar para o pediatra de Maria Helena (Isabela Garcia). O pediatra medica a menina e Nelson (Reginaldo Faria) vai comprar os remédios. No apartamento de Suely, Marcos e Janete fazem as pazes e ele lhe diz que enfrentarão juntos a volta de Evaldo (Mauro Mendonça). Edir (Cláudio Cavalcanti) chega em casa no momento em que Suely lembra a Nelson que ele é o pai de Maria Helena, mas eles não têm certeza se Edir ouviu ou não o comentário. No dia seguinte ao jantar, Edir pergunta a Lígia (Betty Faria) se ela realmente acredita que pode enganar alguém inteligente como Miguel (Raul Cortez). Em pânico, Lígia escuta Edir dizer que talvez vá à clínica de Miguel contar que ela está tendo aulas práticas de como agarrar um milionário.

Suely conversa com Edir
Suely conversa com Edir

Na terça, dia 10, excepcionalmente à 0h10, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Suely diz a Nelson que ele precisa, urgentemente, se casar e ter uma família. Lígia não admite para Edir que esteja tendo aulas de cultura geral para conquistar Miguel. Edir ainda tenta convencê-la de que ela está agindo errado, mas Lígia não lhe dá atenção. Edir comenta com Suely que já percebeu que há alguma coisa mais séria entre Nelson e Maria Helena, mas vai esperar que o próprio Nelson lhe diga a verdade. Miguel telefona para Lígia e a convida para jantar na casa dele.

Sandra
Sandra

Na quarta, dia 11, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Na presença de Sandra (Glória Pires), na clínica, Marcos pede para Celeste (Arlete Salles) mandar flores a Janete. Feliz, Janete recebe em casa as rosas mandadas por Marcos. Miguel e Sandra saem para almoçar. No restaurante, ele diz que a convidou para falarem sobre Lígia. Agressivamente, Sandra diz que, dependendo do que for, prefere nem almoçar. Miguel acaba convencendo a filha a receber Lígia para depois julgá-la. Celeste comenta com Irene (Eloísa Mafalda) que Sandra é apaixonada por Marcos. Edir descobre que Lourdes (Beatriz Segall) conseguiu dinheiro com Stella (Tônia Carrero) em nome de Maria Helena. Embora repugnado com a atitude dela, Edir lhe devolve o cheque, que ia rasgar. Bruno (Kadu Moliterno) repreende Suely por ter faltado ao trabalho. Sandra almoça com Jáder num botequim do Leblon. Na noite do jantar, Miguel se atrasa e pede para Sandra receber Lígia.

Miguel repreende Sandra
Miguel repreende Sandra

Na quinta, dia 12, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia chega ao apartamento de Miguel e espera sozinha na sala, olhando o retrato de Lucy (Tetê Medina). O copeiro Silvio avisa a Sandra que Lígia está sozinha na sala, esperando por Miguel. Janete combina com Marcos fazer com que Wilma (Aracy Cardoso) e Irene saiam de casa na tarde de sábado para que Evaldo e Marcos possam conversar a sós. Sandra se veste comicamente e tenta intimidar Lígia ironizando a presença dela ali. Miguel chega e repreende Sandra. Ela vai para o quarto chorando e Lígia vai conversar com ela. Meiga, Lígia fala sobre o carinho que sente por Miguel e que não gostaria que ninguém interferisse na relação deles. Para a surpresa de Miguel e Lígia, Sandra janta com eles amigavelmente, e pede desculpas ao pai. Sozinho em casa, Evaldo atende à porta e se vê diante de Marcos.

Sandra e Nelson
Sandra e Nelson

Na sexta, dia 13, excepcionalmente à 0h45, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Evaldo recebe Marcos que pretende conversar sobre Janete e provar que é diferente da mãe. Nelson, Maria Helena e Sandra saem para passear de veleiro. Agressivo a princípio, Evaldo acaba conversando com Marcos. Janete, Irene, Mary (Maria Helena Pader) e Clarice (Jacqueline Laurence) os surpreendem bebendo cerveja numa boa. A sós com Wilma, Evaldo diz que, apesar de ter recebido Marcos, ainda pretende se vingar dele e de Lourdes. Sandra comenta com Nelson que Miguel está apaixonado por uma mulher. Nelson pergunta quem é ela mas Sandra responde que ele não deve conhecer.

Marcos se acerta com Evaldo
Marcos se acerta com Evaldo

Na sábado, dia 14, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Ao saber que Marcos e Janete irão à sua casa, Márcia (Natália do Valle) sai deixando Edir sozinho. Marcos visita Lourdes, ela fica feliz com a atenção do filho e pede para ele voltar mais vezes. Sandra e Nelson jantam com Edir, Márcia e Suely. Para a surpresa de Sandra, Marcos e Janete aparecem para jantar. Janete trata Sandra com agressividade. Nelson percebe e a reconhece como filha de Evaldo. Marcos e Nelson discutem durante o jantar. Ao deixar Janete em casa, Marcos é convidado por Evaldo para voltar no dia seguinte.

16 a 21/12/2013 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 16, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Márcia (Natália do Valle) propõe a Edir (Cláudio Cavalcanti) que eles se separem, temporariamente, e ela irá viver com Maria Helena (Isabela Garcia) na casa de Lourdes (Beatriz Segall). Edir procura Lourdes culpando-a por ter influenciado Márcia. Jader (Jorge Fernando) vai levar Sandra (Glória Pires) em casa e ela o apresenta a Miguel (Raul Cortez). Marcos (Fábio Jr.) encontra Sandra na praia e pede desculpas a ela pelo que aconteceu no jantar. Márcia leva Maria Helena para passar o domingo com Stella (Tônia Carrero). Celeste (Arlete Salles) conta a Lígia (Betty Faria) que a babá viu Nelson (Reginaldo Faria) no Centro com uma moça.

Lígia vai atrás de Nelson
Lígia vai atrás de Nelson

Na terça, dia 17, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Celeste pergunta a Lígia se ela está pensando em procurá-lo. Marcos conversa com Sandra na praia sobre suas famílias. Maria Helena toma sorvete na casa de Stella. Marcos não vai ao almoço na casa de Janete (Lucélia Santos). Lígia dirige até a marina e fica olhando o veleiro de Nelson.

Sandra decide lutar por Marcos
Sandra decide lutar por Marcos

Na quarta, dia 18, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia conta a Celeste que a poucos metros do barco de Nelson, caiu em si e compreendeu que revê-lo lhe traria problemas porque acredita estar gostando de Miguel. Edson (Danton Jardim) vai à casa de Stella e se despede dela dizendo que voltará dois anos depois. Stella diz a Márcia para não se separar de Edir. Lígia sugere a Sandra que desperte o interesse de Marcos provocando ciúmes nele. Stella convence Márcia a pedir desculpas a Edir. Sandra vai ao apartamento de Suely e, ignorando Marcos, convida Jader para ir ao cinema. Celeste encontra Nelson, por acaso, no edifício onde mora Suely. Nelson pergunta a Celeste de onde a conhece.

Miguel coloca Lígia na parede
Miguel coloca Lígia na parede

Na quinta, dia 19, excepcionalmente à 0h15, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Celeste lembra Nelson que é amiga de Lígia e eles saem para tomar um chopp. Celeste conta a Nelson que Lígia está namorando mas fala muito dele. Ela o aconselha a procurar Lígia. Depois do cinema, Sandra e Jader conversam num bar no Leblon. Sandra convida Jader para ir com ela a um jantar na casa de Lígia. Lígia comenta com Miguel que soube que o homem por quem ela era apaixonada está no Rio, e que a notícia a pertubou. Miguel pergunta o que ela pretende fazer e ela garante que não vai procurá-lo. Nelson conta para Suely (Ângela Leal) que localizou Lígia e vai procurá-la. Nelson vai ao prédio de Lígia e a surpreende quando ela salta do carro de Miguel.

Nelson volta com Lígia
Nelson volta com Lígia

Na sexta, dia 20, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Nelson diz a Lígia que a ama e eles sobem para conversar no apartamento dela. Lá, ela diz que está apaixonada por outro homem e pede para ele esquecê-la. Nelson sai e Lígia fica deprimida. Sandra pede para o pai que tente conseguir um emprego melhor para Jáder. Lígia procura Nelson no veleiro, se desculpa pelo que falou e diz que o ama. Os dois se beijam e Nelson conta a ela toda sua história. Lígia diz a Nelson que está disposta a esquecer tudo o que passou e romper com o atual namorado para eles ficarem juntos. Lígia procura Miguel na clínica e Celeste avisa que Miguel viajou e passará alguns dias fora. Bruno (Kadu Moliterno) convida Suely para uma festa na sua casa. Lourdes procura por Alfredo (Fernando Eiras) no apartamento de Suely.

Alfredo vai morar com Lourdes
Alfredo vai morar com Lourdes

Na sábado, dia 21, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lourdes oferece a Alfredo o quarto de Marcos, no apartamento dela, para ele morar. Ela explica que gosta de rapazes ambiciosos como ele. Alfredo aceita o quarto e acerta o preço do aluguel. Nelson conta a Bruno que voltou com Lígia. Marcos fica sabendo que Alfredo vai morar no seu quarto e, aparentemente, não se importa com o fato. Alfredo se muda para o apartamento de Lourdes e fica deslumbrado com seu novo quarto. Nelson aceita o pedido de Suely para irem juntos à festa de Stella. Miguel dá a Jáder uma carta de referência para ele ir trabalhar numa grande empresa. Nelson e Suely chegam à festa de Stella. Durante a festa, Nelson comenta com Bruno que Lígia, àquela hora, deve estar rompendo seu compromisso com o atual namorado. Bruno vê Lígia, acompanhada de Miguel, entrando no apartamento de Stella.

23 a 28/12/2013 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 23, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Bruno (Kadu Moliterno), disfarçadamente, leva Nelson (Reginaldo Faria) para dentro da cabine de cinema. Em seguida, cumprimenta Miguel (Raul Cortez) e Lígia (Betty Faria) e os mantém no terraço. Bruno conta a Nelson que Lígia está na festa acompanhada. Nelson vê Lígia e Miguel, pega Lígia pelo braço e pergunta se ela já rompeu com Miguel e se sabe que eles são irmãos. Nelson compreende que Lígia não sabia do parentesco dos dois e tenta levá-la embora da festa. Miguel tenta impedir e os dois irmãos brigam violentamente. Lígia, chorando, vai embora sozinha enquanto eles se agridem. Alfredo (Fernando Eiras) leva Nelson, que ficou mais machucado, para o apartamento de Lourdes (Beatriz Segall). Lígia diz a Celeste (Arlete Salles) que sente que foi enganada por Miguel e Nelson ao mesmo tempo. Nelson chega ao apartamento de Lígia no momento em que ela atende um telefonema de Miguel.

Miguel insiste que Lígia fique com ele
Miguel insiste que Lígia fique com ele

Na terça, dia 24, excepcionalmente à 0h15, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Nelson desliga o telefone de Lígia e, desesperado, tenta fazer com que ela prometa que ficará com ele. Lígia insiste para que Nelson vá embora. Irritado, ele sai dizendo que se ela voltar para Miguel é capaz de matá-los. Miguel torna a telefonar. Celeste atende e o convence a não falar com Lígia no momento porque ela está se sentindo ofendida e humilhada com o que aconteceu. Depois que Kleber (José Lewgoy) as deixa em casa, Suely (Ângela Leal) convida Marinete (Terezinha Sodré), que mora muito longe, para dormir em seu apartamento. Miguel telefona mais uma vez a Lígia e a convence a ir até seu apartamento para conversarem. Suely vai à procura de Nelson e diz que soube por Marcos (Fábio Jr.) sobre a briga. A sós com Lígia, Miguel lhe diz que a chamou para pedir que esqueça o que houve e que se case com ele o mais depressa possível.

Heitor cobra a saída de Lígia
Heitor cobra a saída de Lígia

Na quarta, dia 25, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia tenta fazer com que Miguel compreenda que o casamento deles não daria certo porque ele se apaixonou por uma pessoa que não é ela. Lígia conta que teve aulas particulares com Edir para poder conquistar Miguel. Ele a surpreende dizendo que já havia percebido sua falta de cultura e insegurança em relação a ele. E acrescenta que, mesmo assim, deseja casar come ela. Lígia pede um tempo para pensar sobre o assunto. Miguel almoça com Celeste e pede para que ela cuide de Lígia. Lígia recebe um telefonema de Heitor (Carlos Eduardo Dolabella) avisando que está para chegar ao Rio. Jáder (Jorge Fernando) comenta com Marcos, Suely e Bete (Maria Padilha) que, através de Miguel, conseguiu um ótimo emprego. No apartamento de Lígia, Heitor lhe comunica que ele e Selma (Tamara Taxman) voltaram para o Brasil definitivamente. Heitor pergunta a Lígia se ela tem condições de desocupar o apartamento dele dentro de um mês, conforme haviam combinado.

Selma vai provocar Lígia
Selma vai provocar Lígia

Na quinta, dia 26, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia chora, desesperada, ao ver que Heitor não vai desistir do apartamento. Edir resolve participar de um concurso sobre propaganda e começa a escrever um ensaio sobre o erotismo na publicidade. No curso pré-vestibular, Sandra (Glória Pires) comunica a Edir que será sua aluna. Selma visita a loja de Lígia. Marinete vai ao apartamento de Kleber, atendendo ao chamado dele, para lhe fazer as unhas. Selma diz a Lígia que quer voltar a ser amiga dela e que não guarda mágoas dos acontecimentos passados. Acrescenta que soube que ela se casará com com Miguel Fragonard e enfatiza que ela merece isso, já que sempre fez tudo para subir na vida. Irritada, Lígia telefona para Heitor e pede que ele e Selma compareçam ao seu apartamento imediatamente. Chegando lá, Heitor diz a Lígia que não tem mais nada o que conversar com ela.

Lígia procura um novo apartamento
Lígia procura um novo apartamento

Na sexta, dia 27, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia diz a Selma e Heitor que vai desocupar o apartamento o mais rápido possível e não levará nada a não ser a roupa do corpo e os dois filhos porque não quer ter nada que a faça lembrar deles. Lígia explica que vai alugar um apartamento com o dinheiro que ganha em sua loja e sustentar os filhos sozinhos. Ao saber da decisão de Lígia, Celeste, solidária, diz que continuará morando com ela. Jáder diz a Sandra que Edir lhe arranjou uma bolsa de estudos no curso pré-vestibular. Lígia despede Cristina, a babá. Sandra aconselha Miguel a esquecer Lígia depois de ter conversado com ela na loja e concluído que ela gosta de Nelson. Miguel vai ao apartamento de Lígia.

Lígia diz que não será feliz ao lado de Miguel
Lígia diz que não será feliz ao lado de Miguel

Na sábado, dia 28, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Miguel insiste em propor casamento a Lígia mas ela argumenta que, apesar de ter um grande afeto por ele, não seria feliz a seu lado. Com lágrimas nos olhos, Lígia argumenta que não teria certeza se o motivo da união seria o amor ou o dinheiro. Lígia deixa o apartamento do Heitor e se muda para um apartamento mais simples. Acompanhado de Janete (Lucélia Santos) e Vilma (Aracy Cardoso), Evaldo (Mauro Mendonça) chega em casa depois de sair da prisão em liberdade condicional. Evaldo comunica à família que vai começar a procurar emprego. Bruno viaja para Miami para participar de um campeonato de pesca. No cursinho, Clarice comunica a Edir que ele ganhou o concurso sobre publicidade. Nelson procura Lígia e pede que ela o escute.

30/12/2013 a 04/01/2014 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 30, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):
Nélson (Reginaldo Faria)
Nelson descobre que Técio está vivo

Lígia (Betty Faria) convence Nelson (Reginaldo Faria) a não conversarem enquanto ela estiver confusa e promete telefonar para ele assim que se sentir melhor. Celeste (Arlete Salles) comenta com Lígia que um advogado amigo seu – na verdade remunerado por Miguel (Raul Cortez) – vai ajudá-la a defender seus direitos na partilha de bens com Heitor (Carlos Eduardo Dolabella). Para surpresa geral, Lourdes (Beatriz Segall) trata os convidados da festa de Edyr com simpatia. Numa loja de pescadores em Miami, Bruno (Kadu Moliterno) vê Técio (Ivan Cândido) e o fotografa. Atendendo a um pedido de Irene (Eloísa Mafalda), Nelson diz a Evaldo (Mauro Mendonça) para procurá-lo na agência de turismo no dia seguinte. Perplexo, Nelson recebe a foto de Técio que Bruno tirou em Miami acompanhada de um bilhete de Bruno pedindo a Nelson que ele viaje com urgência, pois Técio está vivo.

Sandra (Glória Pires)
Jáder se declara para Sandra

Na terça, dia 31, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Ao saber que Técio está vivo, Nelson se sente mal. Lígia viaja sozinha para Angra dos Reis onde pretende passar três dias pensando nos rumos que dará a sua vida. Nelson pede dinheiro emprestado de Kléber (José Lewgoy) para ir a Miami o mais rápido possível. Depois de combinarem um cinema, Jáder (Jorge Fernando) diz a Sandra (Glória Pires) que gosta dela. Sandra não tem tempo de responder, mas Jáder teme ter sido precipitado. Lourdes propõe a Edyr que invista o dinheiro do prêmio como seu sócio na firma de relações públicas.

Lígia vai atrás de Nelson
Lígia joga Selma e Heitor na piscina

Na quarta dia 1º, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Com pena de Lourdes, Edyr lhe diz que vai dar todo o dinheiro a Márcia (Natália do Vale) e que ela, certamente, lhe ajudará a saldar as dívidas. Suely (Ângela Leal) chora ao ouvir de Nelson que ele e Lígia podem se casar. Lígia encontra Heitor e Selma no hotel em Angra. Selma a ofende dizendo que ela está se fazendo de difícil para se valorizar diante de Miguel. Em seguida, Lígia joga Selma e Heitor dentro da piscina do hotel. Márcia fica decepcionada ao saber da atitude de Edyr com Lourdes em relação ao dinheiro do prêmio. Nelson pede a Evaldo que o substitua na agência de turismo enquanto ele estiver em Miami. Lígia telefona para Celeste e chora quando ela, mentindo, diz que Nelson não quer mais saber dela e viajou para os Estados Unidos.

Stella se compromete em ajudar Maria Helena
Fotógrafo registra beijo de Stella em Marcos

Na quinta, dia 2, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

A pedido de Celeste, Miguel viaja para Angra dos Reis sozinho para localizar Lígia. Suely escuta a fita que Nelson deixou para Lígia e sofre muito. Na gravação, ele diz que ama muito Lígia e que considera Suely uma irmã. No hotel de Angra, Lígia pede a Miguel para ele voltar ao Rio no dia seguinte, pois ela precisa ficar sozinha para decidir o que fará. Ao ver Selma e Heitor novamente, Lígia acaba aceitando o convite de Miguel para ficar hospedada sozinha na casa dele em Angra. A pedido de Stella (Tônia Carrero), Marcos (Fábio Jr.) concorda em acompanhá-la numa saída noturna com um cirurgião plástico americano. Evaldo janta com dois homens tratando de negócios para a agência de turismo no mesmo restaurante em que estão Marcos, Stella e seus convidados. Evaldo vê quando Stella dá um beijo em Marcos e um fotógrafo registra. Imediatamente ele pensa em tirar proveito da foto.

Suely diz que quer adotar Maria Helena
Suely se nega a entregar fita de Nelson à Lígia

Na sexta, dia 3, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Num táxi indo ao encontro de Nelson que se prepara para viajar, Suely lembra das duras palavras ditas por Marcos em relação aos sentimentos que ela alimenta por Nelson. Quando o encontra, ela devolve a fita e diz que não vai entregar a Lígia. Ele insiste dizendo que é importante para ele que Lígia saiba o verdadeiro motivo de sua viagem. Suely acaba aceitando. Marcos deixa Stella em casa bastante bêbada. Ela liga para Bruno, diz que está se sentindo sozinha e pede para ele voltar logo. No bar do hotel do cirurgião americano, Marcos e Evaldo encontram-se novamente. Janete (Lucélia Santos), Jáder e Bete (Maria Padilha) vão à casa de Sandra. Lá eles relembram a morte de Lucy (Tetê Medina) e assistem à entrevista de Edyr na TV. O mordomo de Stella liga para Marcos dizendo que ela não está passando bem. Marcos o aconselha a chamar uma ambulância. Evanildo acompanha o ocorrido e liga para um fotógrafo conhecido.

Marcos Mesquita (Fábio Junior) (Foto: CEDOC/TV Globo)
Marcos e Stella vão parar na manchete do jornal

No sábado, dia 4, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Depois de passar por uma lavagem estomacal, Stella sai do hospital, amparada por Marcos, enquanto o fotógrafo do jornal tira outras fotos. Edyr entrega para Marcos o dinheiro que ganhou no concurso. Nelson chega em Miami. Janete vê, numa banca, um jornal com fotos de Marcos e Stella e a manchete “Granfina abandonada se mata por amor a médico playboy”. Furiosa, ela arranca o jornal da banca e sai de bicicleta. Evaldo compra um jornal e manda entregar no apartamento de Lourdes. Irene (Eloísa Mafalda) vai ao apartamento de Suely, mostra as fotos a Marcos e tenta agredi-lo. Miguel sugere a Marcos que passe uns dias na sua casa em Angra até que as pessoas esqueçam o incidente entre ele e Stella. Kleber (José Lewgoy) mostra o jornal a Stella que reage horrorizada diante da mentira publicada. Lourdes recebe o jornal que Evaldo lhe mandou e lê a manchete.

06 a 11/01/2014 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 6, excepcionalmente à 0h20, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Márcia (Natália do Valle) se surpreende ao ver que Lourdes (Beatriz Segall) encarou com naturalidade o escândalo envolvendo Marcos (Fábio Jr.) e Stella (Tônia Carrero). Lourdes procura Marcos na clínica e explica que sabia que Stella estava deprimida por uma desilusão amorosa. Lourdes pergunta o que Marcos estava fazendo com Stella num restaurante e porque o beijou. Lourdes sugere que Marcos não desminta a história e se aproveite da situação financeira de Stella para subir na vida. Irritado, Marcos deixa a mãe falando sozinha. Pouco depois, Lourdes sugere aos repórteres que estão na clínica que o romance entre Stella e Marcos é verdadeiro. Lígia (Betty Faria) chega à clínica e diz a Miguel (Raul Cortez) que não ficará mais na casa de Angra dele. Marcos diz a Miguel que não aceita seu convite para ficar em Angra pois não pretende se esconder.

Janete e Lourdes
Janete e Lourdes

Na terça, dia 7, excepcionalmente à 0h15, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Marcos diz a Miguel que só está preocupado, no momento, com a saúde de Stella porque sabe que Janete (Lucélia Santos) não vai acreditar nas notícias do jornal. Marcos também põe seu cargo à disposição de Miguel. Mas ele comenta, com Celeste (Arlete Salles), que não demitirá o jovem médico por ele ser um ótimo profissional. Marcos visita Stella. Depois de conversarem bastante, ela consegue sorrir e sente-se bem melhor. Kleber (José Lewgoy) pede a Marinete (Terezinha Sodré) que negue os boatos sobre Stella quando estiver em contato com seus clientes. Nelson (Reginaldo Faria) telefona de Miami e pede que Suely (Ângela Leal) prometa que vai entregar a fita que ele gravou à Lígia. Janete chega à clínica de Miguel e a recepcionista lhe informa que Marcos foi a casa de Stella. Janete está sozinha na sala da clínica e Lourdes entra. Ela tranca a porta e pergunta se Janete acredita que vai lucrar alguma coisa correndo atrás de Marcos.

Evaldo
Evaldo

Na quarta, dia 8, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lourdes mente a Janete dizendo que Marcos está ligado a Stella há meses e que só não assumiu o namoro publicamente por causa dela. Ela diz também que esta é uma ótima oportunidade para Janete parar de destruir a vida de Marcos. Janete vai ao edifício de Stella encontra com Marcos e eles combinam de se encontrar no apartamento de Janete para conversar. Lígia se oferece para acompanhar Márcia à cerimônia de casamento que ela está organizando. Marcos conta a Janete que o que de fato aconteceu entre ele e Stella, mas ela não acredita. Depois que Marcos vai embora, Janete chora consolada por Mary (Maria Helena Pader). Conversando com a secretária da agência de turismo, Evaldo (Mauro Mendonça) insinua que providenciou para que Bruno (Kadu Moliterno) soubesse sobre o escândalo envolvendo Janete e Marcos.

Suely conversa com Lígia
Suely conversa com Lígia

Na quinta, dia 9, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Sandra (Glória Pires) telefona para Janete e a chama para ir à sua casa. Percebendo que Janete acredita no romance inventado entre Stella e Marcos, Sandra resolve pedir que Stella tente convencê-la da verdade. Jáder (Jorge Fernando) confessa a Edir (Cláudio Cavalcanti) que está apaixonado por Sandra. Edir o aconselha a ir em frente já que o único risco que ele corre é de se desiludir. Bruno recebe em Miami o jornal que Evaldo lhe mandou com a notícia do escândalo envolvendo Marcos e Stella. Bruno diz a Nelson que viajará para o Rio imediatamente para “quebrar a cara de Marcos”. Márcia comunica a Lourdes que não vai mais emprestar o dinheiro que havia prometido. Stella vai ao apartamento de Evaldo para conversar com Janete. Diante de Lígia, com a fita de Nelson na mão, Suely lhe diz que tem um assunto importante para tratar com ela.

Stella conversa com Janete
Stella conversa com Janete

Na sexta, dia 10, excepcionalmente à 0h15, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Antes que diga a Lígia por que a procurou, Suely ouve a empregada de Lígia lhe dar um recado de Miguel e resolve não entregar mais a fita. Suely diz a Lígia que Nelson viajou para Miami e não sabe quando volta. Márcia diz a mãe que só pode lhe emprestar parte do dinheiro pois com o resto abrirá uma firma de cerimonial sozinha. Stella explica a Janete que não teve uma crise de depressão por causa de Marcos mas sim por ter se envolvido com um vigarista que além de iludi-la também a roubou. Stella chora e Janete a abraça comovida. A sós com Marcos na clínica, Janete se desculpa por não ter acreditado nele. Os dois se reconciliam com um beijo apaixonado. Stella propõe a Marcos e Janete saírem juntos para desfazer o mal-entendido e mostrar a todos que eles estão com a consciência tranquila.

Bruno briga com Marcos
Bruno briga com Marcos

Na sábado, dia 11, à meia-noite, e ao meio-dia de segunda-feira (Horário de Brasília):

Marcos e Janete aceitam a sugestão de Stella para fazerem um programa noturno juntos e assim provarem que as mentiras publicadas no jornal não têm fundamento. Ao saber que Janete vai sair com Marcos e Stella, Evaldo telefona para seu amigo Valtinho, fotógrafo do jornal, e lhe dá o endereço para onde eles vão. Miguel vai ao apartamento de Lígia e a convida para sair junto com ele Stella, Janete e Marcos. Num barzinho, Stella encontra o músico Peter Tosh, seu amigo, e o leva para seu apartamento junto com um grupo de amigos. O fotógrafo Valtinho, amigo de Evaldo, consegue se juntar ao grupo. Bruno chega ao apartamento de Stella no momento em que ela abraça Marcos carinhosamente. Bruno dá um soco em Marcos e os fotógrafos presentes registram a cena estourando seus flashes.

13 a 18/01/2014 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 13, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Bruno (Kadu Moliterno) e Marcos (Fábio Jr.) vão depor na delegacia acompanhados de Stella (Tônia Carrero), Janete (Lucélia Santos) e Kleber (José Lewgoy). Evaldo (Mauro Mendonça) chega e finge não conhecer Valtinho que foi quem chamou a polícia. Marcos aceita as desculpas de Bruno. Marcos procura Miguel (Raul Cortez) em casa e resolve aceitar o convite que ele havia feito para passar uma temporada em Angra já que muitos clientes continuam desmarcando cirurgias por causa do escândalo. Marcos se despede de Janete e vai para Angra. O advogado que Miguel contratou para Lígia (Betty Faria) comunica a ela que Heitor (Carlos Eduardo Dolabella) concordou em dar à filha um apartamento pequeno e uma pensão. Lígia convida Marcia (Natália do Valle) para ir com ela e as crianças passar uns dias em Angra na casa de Miguel. Suely (Ângela Leal) procura Marinete (Terezinha Sodré) no cabeleireiro e lhe pede para melhorar a aparência de seu cabelo explicando que resolveu fazer tudo para conquistar o homem que ama.

Lígia e Miguel voltam a ficar juntos
Lígia e Miguel voltam a ficar juntos

Na terça, dia 14, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia, Márcia, Celeste (Arlete Salles) e as crianças chegam à casa de Miguel em Angra e se encontram com Marcos, que estava sozinho. Influenciada pelas opiniões de Marcos, Lígia recebe Miguel carinhosamente e eles se beijam. No dia seguinte, Miguel comunica a Sandra (Glória Pires) que Lígia aceitou casar com ele. Contra o casamento do pai, Sandra lhe pede que não fale mais sobre esse assunto com ela. Edite, a antiga empregada de Nelson (Reginaldo Faria), vai trabalhar na casa de Selma (Tamara Taxman) e Heitor. Sandra convida Janete para ir a Angra com ela, Jader (Jorge Fernando), Bete (Maria Padilha) e Alfredo (Fernando Eiras), para que ela possa estar mais tempo com Marcos. Mas Evaldo não concorda com a viagem da filha. De Miami, Nelson telefona para Bruno e lhe pede para vir imediatamente ajudá-lo pois ele encontrou Técio (Ivan Cândido).

Nelson vai atrás de Técio
Nelson vai atrás de Técio

Na quarta, dia 15, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Bruno se despede de Kleber e viaja para Miami para ajudar Nelson a trazer Técio de volta. Sandra convida Irene (Eloísa Mafalda) e Mary (Maria Helena Pader) para irem com ela e Janete a Angra. Selma pede a Lourdes (Beatriz Segall) para tentar convencer Lígia a convidá-la para seu casamento com Miguel. Edir (Cláudio Cavalcanti) comunica a Márcia que recebeu uma proposta para trabalhar como pesquisador histórico ganhando menos que no curso de vestibular onde trabalha. Lígia diz a Celeste que ela e Miguel gostariam que fosse morar com eles depois de casados. Miguel comenta com Lígia que Nelson está prestes a recuperar todo o dinheiro que tinha. Ela a questiona se o fato mudará alguma coisa na relação deles. Em Miami, Nelson e Bruno preparam-se para surpreender Técio no barco enquanto um homem misterioso aponta uma espingarda para Nelson.

Jader se declara para Sandra
Jader se declara para Sandra

Na quinta, dia 16, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia reafirma seu amor por Miguel dizendo que a possibilidade de Nelson reaver seus bens e voltar à situação de milionário não ameaça os planos de casamento. Nelson e Bruno conseguem surpreender Técio no barco. Ele conta como forjou sua própria morte com a ajuda de um marinheiro da companhia de pesca. Quando os três vão para fora do barco, um homem, de longe com uma espingarda com teleobjetiva, assassina Técio. Jader confessa seu amor por Sandra. Ela o desilude explicando que sempre vai gostar dele como amigo. Lígia aceita a sugestão de Márcia e concorda em convidar Selma e Heitor para o seu casamento. Nelson chega à agência de turismo vindo de Miami e diz a Evaldo, Bete e Galdino, o contínuo, que ele tem muitas novidades a comemorar.

Sandra não aceita o casamento do pai
Sandra não aceita o casamento do pai

Na sexta, dia 17, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Nelson diz a Evaldo, Rute e Galdino que vai abrir uma companhia de turismo de luxo e recuperar todos os seus bens. Sandra diz a Lígia que não aprova o casamento dela com Miguel pois sabe que eles não serão felizes. Bruno conta a Nelson que Lígia e Miguel vão se casar no dia seguinte. Muito nervoso, ele promete não permitir que isso aconteça. Sandra fica sabendo, através de Jader, que Nelson voltou de viagem. Com a idéia fixa de que ele é a única pessoa capaz de interferir nos planos do casamento do pai, Sandra vai à procura de Nelson. Lígia e Celeste se surpreendem com a presença de Nelson que chega ao apartamento delas tarde da noite.

Nelson chega à festa
Nelson chega à festa

Na sábado, dia 18, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

A sós com Lígia, Nelson diz que agora está tão rico quanto Miguel e que ela poderá ter tudo o que sempre sonhou sem precisar se casar com um homem que não ama. Lígia argumenta que está segura de seu amor por Miguel e não voltará atrás. Depois de Lígia dar uma bofetada por tê-la ofendido, Nelson é obrigado a deixar o apartamento dela. Durante a discussão, Nelson fica sabendo que Lígia não recebeu a fita com a mensagem gravada por ele antes da viagem. Nelson vai ao apartamento de Suely para saber o que a fez não entregar a fita. Suely confessa a Nelson que o ama e, por isso, não quis colaborar com seu romance com Lígia. Nelson pede desculpas a Suely, eles se abraçam e choram. Pouco antes do casamento de Lígia e Miguel, Nelson chega à casa de Kleber. Muito bem vestido, ele desce de um carro esporte para surpresa dos convidados da recepção.

20 a 25/01/2014 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 20, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Nelson (Reginal Faria) surpreende a todos quando cumprimenta os convidados e especialmente Lígia (Betty Faria) e Miguel (Raul Cortez) de maneira muito educada. Ainda tentando impedir o casamento de Lígia e Miguel, Sandra (Glória Pires) leva Nelson e Lígia para a sala de som da casa de Kleber (José Lewgoy). A sós com Lígia, Nelson pergunta se ela terá coragem de assinar os papéis do casamento na frente dele. Lígia não responde e se retira. Pouco depois, Nelson se decepciona com a segurança demonstrada por Lígia no momento de oficializar o casamento diante do juiz. Sandra se despede friamente de Miguel e Lígia antes deles viajarem em lua-de-mel. Nelson vai deixar Maria Helena (Isabela Garcia) em casa, depois do casamento, e se encontra com Suely (Ângela Leal).

Lourdes vê Alfredo e Bia juntos
Lourdes vê Alfredo e Bia juntos

Na terça, dia 21, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Nelson convida Suely para passear em seu novo carro esporte. Feliz, ela aceita prontamente a sugestão. Sandra fala com Márcia (Natália do Vale) sobre o casamento do pai e comenta que a união não vai durar por muito tempo. Nelson leva Suely para o veleiro. Depois de deixar bem claro que não quer apenas lhe demonstrar gratidão, ele e Suely se beijam. Diante de Janete (Lucélia Santos), Evaldo (Mauro Mendonça) e Wilma (Aracy Cardoso), Irene (Eloísa Mafalda) recebe um telefonema de um homem que conheceu no casamento de Miguel (Raul Cortez) e que quer marcar um encontro com ela. Lourdes (Beatriz Segall) vai ao quarto de Alfredo (Fernando Eiras) e o surpreende aos beijos com a namorada Bia.

Edir trata Márcia bem
Edir trata Márcia com carinho

Na quarta, dia 22, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Alfredo censura Lourdes por ter entrado no seu quarto sem bater. Constrangida, ela se retira. Suely convence Sandra a sair com Nelson para jantar. No restaurante, Sandra ofende Nelson dizendo que ele irá causar a infelicidade de Miguel pois acabará se acertando com Lígia. Márcia sente ciúmes de Edir (Cláudio Cavalcanti) quando ele é paparicado por uma aluna no bar da pista de patinação. Irritada, ela vai embora enquanto ele cumprimenta outros amigos. Nelson assegura a Sandra que seu amor por Lígia é problema só dele e promete não causar transtornos à vida de Miguel. Edir chega em casa à meia noite e encontra Márcia esperando por ele. Os dois conversam e ela diz que se sente desprestigiada por ele. Edir percebe a carência da mulher e a trata com carinho.

Suely conversa com Lígia
Suely

Na quinta, dia 23, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Janete anima Irene a sair com o homem que ela conheceu no casamento de Miguel e Lígia. Márcia e Edir discutem porque ele quer trabalhar em pesquisa histórica ganhando bem menos que no curso vestibular. Irene telefona para Marciano (Francisco Dantas), o homem que a convidou para sair, e combina de irem ao cinema. Nelson e Suely saem para passear de veleiro. Nelson comenta com Suely que ainda vai descobrir quem forjou o escândalo na imprensa envolvendo Marcos (Fábio Jr.) e Stella (Tônia Carrero).

Nélson (Reginaldo Faria)
Nélson (Reginaldo Faria)

Na sexta, dia 24, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Irene recebe flores de Marciano, seu novo namorado, agradecendo a tarde que passaram juntos. Valtinho (Orion Ximenes), o fotógrafo amigo de Evaldo, vai à agência de turismo à procura do amigo. Como ele não está, Valtinho deixa seu cartão com Nelson que o lê e descobre que o fotógrafo trabalha no jornal “Gazeta Guanabara”. Nelson comunica a Ruth (Nanci Couto) e Galdinho (João Luiz) que ganhou o processo na justiça e recuperou seus bens. Nelson surpreende Evaldo e Valtinho conversando amigavelmente num bar próximo à agência e percebe a ligação que existe entre eles. Galdinho comenta com Nelson que, tempos atrás, Evaldo lhe pediu que entregasse na casa de Lourdes um exemplar da Gazeta Guanabara. Marinete (Terezinha Sodré) pede a Bete (Maria Padilha) e Jáder (Jorge Fernando) para morar uns dias no apartamento deles. Na agência de turismo, os amigos de Nelson comemoram sua vitória no processo. Durante a festa, Nelson apresenta Valtinho a Marcos.

Evaldo despreza a filha
Evaldo

Na sábado, dia 25, à meia-noite, e ao meio-dia da segunda (Horário de Brasília):

Nelson apresenta Valtinho a Marcos sem falar a este sobre suas suspeitas em relação ao envolvimento do fotógrafo com Evaldo. Celeste (Arlete Salles) tenta convencer Sandra a ir à agência de Nelson para comemorar a vitória dele no processo. Sandra prefere ficar trancada no seu quarto ouvindo música na companhia de amigos que Celeste desaprova. A sós com Valtinho, Nelson o pressiona e consegue obter a verdade sobre o escândalo dos jornal envolvendo Marcos e Stella. Valtinho confessa que foi ele quem fez a reportagem com as informações que Evaldo lhe deu. Celeste procura Jáder e Bete. Ela diz que está preocupada com o comportamento de Sandra e pede ajuda para tirá-la da depressão em que se encontra. Na nossa agência de turismo de Nelson, ele diz a Evaldo, mostrando o exemplar da “Gazeta da Guanabara”, que tem muito o que conversar com ele.

27/01 a 01/02/2014 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 27, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):
Evaldo despreza a filha
Nelson demite Evaldo

Nelson (Reginaldo Faria) desmascara Evaldo (Mauro Mendonça) dizendo que já soube, através de Valtinho (Orion Ximenes), que foi ele quem forjou o escândalo envolvendo Marcos (Fábio Jr.) e Stella. Evaldo fica arrasado quando Nelson lhe diz que eles não poderão mais trabalhar juntos pois ele se decepcionou com a atitude que Evaldo teve com a própria filha. Nelson, porém, promete que não contará a ninguém o que descobriu. Conversando com Sandra (Glória Pires), Bete (Maria Padilha) descobre que a amiga está se auto-destruindo para agredir Miguel (Raul Cortez) e Lígia (Betty Faria). Evaldo comunica a família que foi demitido da agência de Nelson mas afirma que não sabe o motivo da demissão. Revoltada, Janete (Lucélia Santos) vai a agência de Nelson perguntar o motivo da demissão do pai. Nelson afirma que Evaldo não cometeu nenhuma irregularidade e que o demitiu por razões pessoais. Maria Helena (Isabela Garcia), sentada na porta de casa, espera que alguém chegue para ela poder entrar. Até que um jovem mal-encarado passa pela rua de jipe e pergunta se ela quer entrar.

Na terça, dia 28, excepcionalmente à 0h10, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):
Maria Helena (Isabela Garcia)
Maria Helena quase é levada por desconhecido

Maria Helena aceita o convite do rapaz, que acabou de conhecer, para passear de jipe. Stella (Tônia Carrero) chega no momento em que o carro está saindo e, desconfiada, leva Maria Helena para casa. Edyr (Cláudio Cavalcanti), Marcia (Natália do Vale) e Antônia (Ilva Niño) chegam em casa e não encontram Maria Helena. O porteiro esclarece que ela foi vista num jipe com um rapaz desconhecido. Pouco depois o rapaz chega ao prédio e, quase agredido por Edyr, explica que Maria Helena deixou o carro e saiu na companhia de Stella. Depois de reencontrarem Maria Helena, Marcia e Edyr discutem de quem é a culpa pelo ocorrido. Stella sugere ficar uns tempos com a menina até que o casal resolva seus problemas pessoais. Nelson vai ao apartamento de Stella e fica sabendo do que aconteceu com Maria Helena. Suely (Ângela Leal) encontra Marcos e Janete falando mal de Nelson, na casa dela, e exige satisfações.

Na quarta, dia 29, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):
Marcos se acerta com Evaldo
Marcos pede Janete em casamento

Marcos se desculpa com Suely por ele e Janete estarem falando mal de Nelson em nome de Evaldo. Ele faz Janete reconhecer que está se envolvendo demais com os problemas de sua família. Ele propõe que eles se casem ou morem juntos para viverem suas próprias vidas. Comovida, Janete aceita dizendo que é o que ela mais quer na vida. Nelson procura Sandra em casa, a pedido de Celeste (Arlete Salles), preocupado com as mudanças de comportamento da sobrinha. Sandra disfarça sua depressão e diz que Celeste está se intrometendo demais na vida dela. Selma (Tamara Taxman) pede emprego a Nelson na agência de turismo mas ele a dispensa educadamente. Irene (Eloísa Mafalda) recebe uma carta mas Evaldo tira o envelope das mãos dela.

Na quinta, dia 30, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):
Edir trata Márcia bem
Márcia e Edyr brigam feio

Evaldo, a pedido de Janete, devolve a carta para Irene que, magoada, se retira. Sozinha, ela lê a carta de Marciano (Francisco Dantas), que expressa, discretamente, seu interesse por ela, e suspira feliz. Apontando os defeitos de Márcia e Edyr, Suely influencia Nelson a reclamar seu direito de pai e criar Maria Helena. Marcos visita Lourdes rapidamente porque não há assunto entre eles dois. Irene telefona para Marciano para marcar um encontro. Marcos comunica a Janete que vai participar de um seminário médico em Curitiba durante três dias. Selma confessa a Lourdes (Beatriz Segall) que está tentando arrumar emprego para que Heitor (Carlos Eduardo Dolabella) a convença a ficar em casa, lhe dando, pelo menos, um apartamento. Na praia do Leblon, Irene se encontra com Marciano, motorista de Miguel (Raul Cortez), que sai com ela no carro do patrão. Nelson chega ao apartamento de Edyr no momento em que ele e Márcia estão tendo uma séria discussão. Ela joga um objeto em Edyr mas atinge Nelson.

Na sexta, dia 31, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):
Nélson (Reginaldo Faria)
Nelson conta a Márcia que é pai de Maria Helena

Constrangida com seu ato de violência, Márcia se desculpa com Nelson. Edyr explica ao amigo que esse tipo de agressão física não é normal entre eles. Nelson diz que está muito preocupado com Maria Helena. Alfredo (Fernando Eiras) vai a casa de Marcos. Como o amigo não está, ele conversa com Suely que se impressiona com a semelhança das atitudes do rapaz com as idéias de Lourdes. Ao saber do acidente com Nelson, Suely vai ao apartamento de Edyr e Márcia e afirma que Maria Helena não deve continuar morando ali. Nelson diz a Marcia que Maria Helena é sua filha. Revoltada, ela diz que ele não deveria ter direito a paternidade por não assumir a menina. Muito abalada com a notícia, Marcia chora copiosamente. Alfredo diz a Lourdes que Marcos e Janete vão se casar. Em companhia do rapaz misterioso, que ofereceu carona a Maria Helena, Sandra passeia de jipe e atropela um homem. Enquanto ela vai socorrer o atropelado o rapaz misterioso foge. Nelson vai à casa de Stella e diz a Maria Helena que tem algo importante a lhe dizer.
Nelson conhece Maria Helena
Nelson conta a Maria Helena que é seu pai

Na sábado, dia 1º de fevereiro, à meia-noite, e ao meio-dia da segunda (Horário de Brasília):

Conversando com Sandra, Bruno (Kadu Moliterno) cita seu exemplo como filho da milionária Stella para convencê-la a buscar um interesse próprio na vida e deixar de viver em torno dos problemas do pai. Impressionada com a maturidade e lucidez de Bruno, Sandra começa a se interessar por ele. Nelson confessa a Maria Helena que é seu pai. Emocionado, ele diz que não a assumiu antes pois soube da sua existência no momento em que perdeu tudo que tinha. Os dois se abraçam enquanto Stella, também emocionada, observa a cena. Stella apóia Nelson na sua intenção de criar Maria Helena. Sandra passa a tratar Celeste e os filhos de Lígia com simpatia. Maria Helena diz a Stella que gostaria de morar com Nelson.

03 a 08/02/2014 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 3, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Nelson (Reginaldo Faria) vai à casa de Edyr (Cláudio Cavalcanti) e Márcia (Natália do Valle) e comunica que quer que Maria Helena (Isabela Garcia) passe a viver com ele. Os três tentam chegar a um acordo e acabam discutindo. Até que Márcia pede para Nelson se retirar e abre seu coração para Edyr: confessa ao marido que adotou a menina para salvar o casamento e por causa do dinheiro de Stella (Tônia Carrero). Diz também que, por mais que goste de Maria Helena, não a considera sua filha verdadeira. Em seguida, eles vão à casa de Stella e comunicam a Maria Helena que ela vai ficar com o pai dali em diante. Comovidos, Nelson e Maria Helena se abraçam.

Lígia se casa com Miguel
Lígia e Miguel voltam da lua-de-mel

Na terça, dia 4, excepcionalmente à 0h10, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

O jornaleiro conta a Irene (Eloísa Mafalda) e Janete (Lucélia Santos) que Evaldo (Mauro Mendonça) tem apostado, frequentemente, em corridas de cavalo, e que até já ganhou alguns páreos. Percebendo que Nelson está com dificuldades em cuidar dela, Maria Helena pergunta por que ele não se casa com Suely (Ângela Leal). Miguel (Raul Cortez) e Lígia (Betty Faria) chegam da lua-de-mel e, em casa, são recebidos por Celeste (Arlete Salles) e pelos filhos de Lígia. Nelson explica a Maria Helena que gosta de Suely como amiga, que os dois estão namorando, mas não pensam em se casar. Celeste conta a Miguel que Sandra (Gloria Pires) esteve bem deprimida na ausência dele e de Lígia. Sandra trata bem Miguel, mas ainda se mostra seca com Lígia.

Lígia procura um novo apartamento
Lígia ameaça se mudar por causa de Sandra

Na quarta, dia 5, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Sandra comunica ao pai que quer estudar fotografia e ele a apóia. Selma (Tamara Taxman) conta a Lourdes (Beatriz Segall) que Heitor (Carlos Eduardo Dolabella) cedeu aos seus argumentos e acabou passando o apartamento onde moram para o nome dela. Kleber (José Lewgoy) conta a Nelson que Lígia e Miguel já voltaram do cruzeiro. Irene revela a Janete que seu amigo Marciano (Francisco Dantas) é o motorista particular de Miguel. Lígia diz a Sandra que não está dando mais para aguentar o seu mau-humor em relação a ela, e adverte que, se continuar assim, vai se mudar com Celeste e os filhos para um hotel. As duas discutem, mas, aos poucos, Lígia consegue fazer Sandra entender sua relação com Miguel. Sandra pergunta sobre o que ela sente por Nelson. Lígia diz que ele a procurou, na véspera do casamento, e mesmo assim, a escolha dela foi se casar com Miguel.

Sandra não aceita o casamento do pai
Sandra diz estar se esforçando para ficar bem com Lígia

Na quinta, dia 6, excepcionalmente à 0h10, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Sandra tenta reter Bruno (Kadu Moliterno) em sua casa, mas ele vai embora sem dar muita atenção. Sandra comenta com Bete (Maria Padilha) que está se esforçando para se dar bem com Lígia porque acredita que ela está fazendo o que pode para seu casamento com Miguel dar certo. Antonia (Ilva Niño) começa a trabalhar na casa de Nelson para ficar próxima de Maria Helena. Preocupada por notar que Lígia e Miguel ficam pouco tempo sozinhos, Celeste pergunta a ela o que está acontecendo entre eles. Lígia tranquiliza Celeste dizendo que tem certeza que será muito feliz com o marido. Janete consegue permissão de Irene para comunicar à família que Marciano é motorista particular de Miguel.

Lourdes Mesquita
Lourdes e Sandra discutem

Na sexta, dia 7, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Márcia sai com Maria Helena para passear e as duas vão visitar Lígia na loja. Lígia convida Maria Helena para ir à festa de aniversário de Paulo Roberto (João Cláudio Melo). Irene aceita a proposta de Marciano para irem ao cinema no sábado à tarde. Maria Helena comenta com Nelson e Suely que quer ir à festa de Paulo Roberto porque adora Lígia. Márcia diz a Lígia que ela não deveria ter convidado Maria Helena, pois a menina é filha de Nelson. Conversando com Selma, Lourdes pensa em alguma maneira de impedir o casamento de Marcos (Fábio Junior) com Janete. Lourdes vai à casa de Sandra e diz que Marcos é apaixonado por ela. Percebendo as mentiras inventadas por Lourdes, Sandra diz que não é boba e as duas discutem. Márcia vai ao apartamento de Nelson para levar Maria Helena à casa de Lígia e Nelson avisa que buscará a menina.

Stella se compromete em ajudar Maria Helena
Stella se disfarça de palhaço para animar a festa

Na sábado, dia 8 de fevereiro, à meia-noite, e ao meio-dia da segunda (Horário de Brasília):

Nelson explica a Suely que vai buscar Maria Helena no apartamento de Miguel porque não quer que ela se sinta diferente das outras crianças. Lígia apresenta Maria Helena a Miguel e ele a trata carinhosamente. No quarto de brinquedos de Paulo Roberto, o aniversariante e outras crianças assistem a um show de mágica. O palhaço contratado para a festa não comparece e Stella resolve se fantasiar e substituí-lo. Irene sai com Marciano para passear. As crianças se divertem com o show improvisado por Stella disfarçada de palhaço. Nelson e Suely chegam ao apartamento de Miguel. Seguro, Nelson diz a Lígia que veio buscar sua filha.

10 a 15/02/2014 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 10, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Depois de tratar todos educadamente e dar um relógio a Paulo Roberto (João Cláudio Melo), Nelson (Reginaldo Faria) vai embora com Maria Helena (Isabela Garcia), Suely (Ângela Leal) e Stella (Tônia Carrero). Stella pede a Nelson e Suely que a levem para uma boate para que ela se divirta disfarçada de palhaço. Lourdes (Beatriz Segall) também vai jantar no mesmo local com um grupo de amigos. Na saída, ela pede uma carona a Nelson e Suely. Os três vão ao apartamento de Lourdes e lá ela convence Nelson a comprar uma pintura que ela está vendendo. Depois que a discoteca fecha, o porteiro pede a um homem que dê carona a Stella, já que ela não conseguiu encontrar um táxi. No carro, Stella vê que o motorista é Jayme (John Herbert): o homem por quem ela se apaixonou e foi enganada.

Lígia é flagrada por Sandra
Lígia é flagrada por Sandra

Na terça, dia 11, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Stella não se identifica para Jayme. Ela finge que é italiana e pede para levá-la a um hotel muito chique. Durante o trajeto, Jayme comenta com Stella que conheceu Lourdes e pretende fazer negócios com ela. No dia seguinte, Stella telefona para Lourdes e confirma que conheceu Jayme, só que com o nome de André. Nelson dá dinheiro a Evaldo (Mauro Mendonça) para que ele vá se sustentando até arrumar um emprego. Marcia diz a Marcos (Fábio Júnior) que pretende se separar de Edir (Cláudio Cavalcanti). Marcos pede à irmã que pense com calma antes de tomar uma decisão definitiva. Maria Helena telefona para Lígia (Betty Faria), e ela sugere à menina que peça a Nelson para trazê-la até sua casa. No meio da conversa Sandra (Glória Pires) entra na sala e percebe o conteúdo do telefonema.

Lígia dá um tapa em Sandra
Lígia dá um tapa em Sandra

Na quarta, dia 12, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia desliga o telefone assim que percebe que Sandra ouviu a conversa com Maria Helena. Sandra insinua que Lígia está disfarçando seu interesse por Nelson. Lígia se defende acusando Sandra de estar desorientada desde que Lucy (Tetê Medina) morreu. Marciano (Francisco Dantas) confessa a Irene (Eloísa Mafalda) que é viúvo e tem uma filha de 25 anos, a quem não vê há 18 anos. Stella combina com Lourdes de dar um flagrante em Jayme. Stella empresta algumas de suas jóias a Lourdes e sugere que ela apareça com elas e se deixe seduzir por ele. No momento, Stella aparecerá para desmascará-lo. Sandra ofende Lígia mais uma vez. Irritada, Lígia lhe dá uma bofetada. Lígia sai do quarto de Sandra depois da discussão e a deixa chorando. Márcia (Natália do Valle) convida Edir para jantar fora dizendo que precisa ter uma conversa séria com ele.

Edir aceita o divórcio
Edyr aceita o divórcio

Na quinta, dia 13, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Durante um jantar na casa de Evaldo (Mauro Mendonça), ele e Valtinho conversam sobre a possibilidade de aplicar o dinheiro que ele ganhou de Nelson em casas populares e terrenos. Vilma (Aracy Cardoso) e Irene descobrem que Evaldo mentiu ao encontrarem no bolso do paletó dele o cheque de duzentos mil cruzeiros. Ele havia dito que Nelson lhe deu apenas cem mil. Num restaurante, Márcia diz a Edir que essa é a última vez que eles se encontram. Depois de examinar discretamente as joias de Lourdes, Jayme demonstra interesse nela e eles se beijam. Márcia propõe a separação a Edir e ele aceita com tranquilidade. Lígia conta a Miguel (Raul Cortez) que deu uma bofetada em Sandra.

Vilma desmascara Evaldo
Vilma desmascara Evaldo

Na sexta, dia 14, à meia-noite, e ao meio-dia do dia seguinte (Horário de Brasília):

Lígia explica a Miguel que deu um tapa em Sandra porque ela a provocou. Miguel compreende os sentimentos de Lígia e diz que vai conversar com a filha. Depois do jantar, Edir e Márcia chegam em casa e combinam que ele dormirá no quarto de Maria Helena até ter condições de sair do apartamento. Irene comenta com Janete (Lucélia Santos) que suspeita que Evaldo e Valtinho tenham forjado o escândalo envolvendo Marcos e Stella. Edir escreve um bilhete para Márcia e sai andando sozinho pelas ruas. Vilma desmascara Evaldo dizendo que confirmou com Nelson que o marido recebeu duzentos mil. Miguel almoça com Sandra e comunica à filha que Lígia já lhe contou sobre a bofetada e os motivos da discussão entre elas. Janete procura Valtinho num bar.

Janete diz que sente pena do pai
Janete diz que sente pena do pai

Na sábado, dia 15, à meia-noite, e ao meio-dia do dia da segunda-feira (Horário de Brasília):

No botequim, Janete confirma com Valtinho que seu pai recebeu mais dinheiro de Nelson do que revelou. Além disso, descobre que Valtinho escreveu a matéria sobre o escândalo envolvendo Marcos e Stella a pedido de Evaldo. Bruno (Kadu Moliterno), auxiliado por Sandra, faz fotos de Lourdes no Studio. Miguel comenta com Lígia que acredita que a razão dos problemas que eles têm enfrentado se deve ao seu relacionamento com Nelson. Miguel promete procurar o irmão para acabar com o clima de hostilidade na família. Edir coloca seus pertences numa mala e deixa o apartamento de Márcia. Evaldo chega em casa e encontra Janete, Vilma e Irene a sua espera. Janete diz ao pai que já sabe que foi ele o responsável pelo escândalo. Com muita firmeza, ela diz que sente pena dele e não suportaria mais viver ao lado dele.

17 a 22/02/2014 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 17, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Janete (Lucélia Santos) sai de casa avisando que vai morar com Suely (Ângela Leal). Enquanto conversa animadamente com Lourdes (Beatriz Segall), num bar elegante, Jaime (John Herbert) admira as joias que ela está usando. Janete conta a Marcos (Fábio Junior) sobre Evaldo (Mauro Mendonça), e ele a abraça solidário. Márcia (Natália do Valle) chega ao apartamento na hora em que Edir (Cláudio Cavalcanti) está saindo com sua mudança. Eles se despedem sem ressentimentos. Edir vai morar provisoriamente com Clarice (Jacqueline Laurence) e Mary (Maria Helena Pader). Celeste (Arlete Salles) diz a Lígia (Betty Faria) que não aguenta mais a indiferença com que ela trata o marido. A princípio, diz que não consegue mais viver naquela casa. Depois, confessa que é apaixonada por Miguel (Raul Cortez).

Evaldo deixa a família
Evaldo deixa a família

Na terça, dia 18, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Depois de confessar seu amor por Miguel, Celeste diz a Lígia que, embora saiba que ela ainda ama Nelson (Reginaldo Faria), não tentará roubar seu marido. Avisa que está disposta a deixar o apartamento deles o quanto antes para não testemunhar a infelicidade de Miguel. Irene (Eloísa Mafalda) descobre um bilhete de Evaldo em cima da mesa dizendo que ele só vai voltar para casa quando ganhar muito dinheiro e puder sustentar a família. Ao se sentir culpada, chama Janete, que se diz disposta a continuar morando com a família desde que todos assumam que Evaldo é o principal responsável pelos seus erros. Edir aceita o convite de Nelson para ir morar com ele e Maria Helena (Isabela Garcia). Celeste deixa o apartamento de Lígia e Miguel para morar com Clarice e Mary. No estúdio de Bruno (Kadu Moliterno), Sandra (Gloria Pires) pergunta se deve aceitar a sugestão de Miguel e viajar para o exterior.

Jaima é desmascarado
Jaime é desmascarado

Na quarta, dia 19, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Bruno decepciona Sandra quando, sem perceber o interesse dela por ele, a incentiva a viajar. Na clínica, Celeste não entra em detalhes com Miguel sobre os motivos de sua mudança. Ela deixa claro que não brigou com Lígia, mas apenas optou por deixar de ser hóspede e continuar amiga do casal. Miguel aceita contente o convite de Lígia para passarem o fim de semana na casa de Angra dos Reis. Stella (Tônia Carrero) empresta mais joias a Lourdes e, escondida no quarto de Alfredo (Fernando Eiras), aguarda o momento oportuno para interromper o encontro entre Lourdes e Jaime. Lourdes, intencionalmente, sai da sala e deixa as joias ao alcance de Jaime. Como previsto, Jaime pega as peças, coloca no bolso e se prepara para abrir a porta e ir embora. Neste momento, Stella o surpreende dizendo que a polícia o está esperando na rua.

Jojó Besançon (Henriette Morrineau)
Jojó Besançon (Henriette Morrineau)

Na quinta, dia 20, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Frente a frente com Jaime, Stella vacila diante das palavras dele. Jaime diz que sempre a amou e ainda faz planos para viverem juntos em outro país. Stella, com pena, acaba confessando que a polícia não está lhe esperando na rua e permite que ele vá embora. Mas, neste momento, dois detetives, chamados por Lourdes, chegam e prendem Jaime. Janete vai à agência de turismo e pede desculpas a Nelson por ter sido injusta com ele quando o censurou por demitir Evaldo. Quando vai buscar suas fotos no estúdio de Bruno, Lourdes tenta sondar se ele ainda gosta de Janete. Bruno não a deixa explicar suas intenções e Lourdes se retira ofendida. Na saída, percebe que Bruno não cobrou pelo serviço e volta para se desculpar. Stella chega em casa e encontra sua amiga francesa, Jojó Besançon (Henriette Morrineau), recém-chegada de viagem. Miguel vai ao apartamento do irmão que se surpreende com sua visita.

Miguel procura Nelson
Miguel procura Nelson

Na sexta, dia 21, excepcionalmente à 0h10, e às 13h30 do dia seguinte:

Miguel tenta fazer as pazes com Nelson, mas ele não aceita e abre a porta para o irmão sair. Nelson diz que se eles voltarem a ser amigos tem que ser de forma espontânea. Heitor (Carlos Eduardo Dolabella) chega ao apartamento de Lígia para buscar sua filha, encontra Márcia lá e a oferece uma carona para casa. Lígia se assusta ao perceber que Miguel está levando um revólver para Angra. Ele explica que se trata apenas de uma proteção em caso de assalto. Nelson, Suely e Edir levam Maria Helena e seus amigos para passear no Parque da Cidade. Durante o passeio, um menino do orfanato é atropelado. Edir e Suely ficam com as crianças enquanto Nelson leva o garoto acidentado para o hospital mais próximo: a clínica de Miguel. Marcos atende o menino, mas chama Miguel.

Miguel convida Jojó e Nelson para uma festa
Miguel convida Jojó e Nelson para uma festa

Na sábado, dia 22, à meia-noite, e às 13h30 da segunda-feira:

Na sala de espera da clínica, Nelson, Suely e Irene aguardam notícias da cirurgia que Marcos está fazendo no menino. Avisado em Angra, Miguel chega à clínica para assistir Marcos na operação. Lígia tenta conversar com Nelson, a sós, sobre a necessidade de ele e Miguel voltarem a ser amigos. Nelson a trata friamente. A operação termina e o paciente está fora de perigo. Irene avisa a Nelson que Miguel deu ordens para não cobrar qualquer despesa com o menino na clínica. Durante a recepção para Jojô, na casa de Stella, Miguel pergunta a Nelson se ele aceita participar de uma reunião mais íntima, com a convidada, no apartamento dele.

24/02 a 01/03/2014 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 24, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Nelson (Reginaldo Faria) recusa o convite de Miguel (Raul Cortez) para ir a uma recepção que o irmão preparou para Jojô (Henriette Morrineau). Janete (Lucélia Santos) comenta com Miguel que Irene (Eloísa Mafalda) está namorando seu motorista. Na clínica, Marcos (Fábio Junior) retira as ataduras do menino, que já está totalmente recuperado da operação. Nelson leva Jojô, Suely (Ângela Leal), Irene, Alfredo (Fernando Eiras), Maria Helena (Isabela Garcia) e Lourdes (Beatriz Segall), para passear de veleiro na baia. Jojô sugere a Alfredo que construa uma casa para ela na Barra. Lourdes faz questão que ele aceite mesmo sem ter certeza da capacidade que tem para desenvolver o projeto. Aborrecido com a distração constante, Bruno (Kadu Moliterno) despede Suely do cargo de secretária. Numa reunião na casa de Miguel, ele pede a Jojô que comece um jogo. Todos resolvem jogar contando aos presentes alguma coisa que tenha vergonha e nunca tenha contado para alguém.

Jojó propõe um jogo da verdade
Jojó propõe um jogo da verdade

Na terça, dia 25, excepcionalmente à 0h10, e às 13h30 do dia seguinte:

No jogo da verdade, Lígia (Betty Faria) lembra que, quando adolescente, fingiu que não conheceu o pai e Stella (Tônia Carrero), por sua vez, confessa que desejou a morte de sua mãe. A sós com Lígia, Miguel confessa que quando chegasse a sua vez, contaria que ele, de fato, lesou Nelson na partilha de bens, após a morte do pai. Ela aconselha o marido a contar toda verdade ao irmão. Lourdes pede a Stella 200 mil cruzeiros emprestados, para que Alfredo abra uma firma de arquitetura e assim possa construir a casa de Jojô. Lourdes convida Janete e Marcos para jantarem com ela, Márcia (Natália do Valle) e Alfredo. Impressionada com o mau relacionamento entre Suely e Nelson, Jojô pede a Bruno que lhe fale sobre Suely, porque acredita poder ajudá-la. Suely chega em casa e encontra Jojô esperando por ela.

Suely recebe passagens e um cheque para ir a Paris
Suely recebe passagens e um cheque para ir a Paris

Na quarta, dia 26, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Jojô censura Suely pela submissão com que se dedica a Nelson, e propõe que viaje com ela para Paris, como sua secretária pessoal. Lourdes convida Marcos e Janete para morarem com ela depois de casados. Eles agradecem, mas não aceitam. Lígia vai à agência de turismo conversar com Nelson, mas ele a trata friamente. Jojô deixa com Alfredo uma ordem de pagamento de 5 milhões para ele construir a residência dela. Suely recebe uma passagem de ida para Paris, um cheque para despesas de viagem, e um bilhete de Jojô, ratificando seu convite para que ela seja sua secretária pessoal. Incentivado por Lígia, Miguel vai até a cabine de cinema da casa de Stella, onde Nelson está sozinho.

Lígia e Sandra fazem as pazes
Lígia e Sandra fazem as pazes

Na quinta, dia 27, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

A sós com Nelson, Miguel confessa que, de fato, o lesou na partilha de bens, na época da morte do pai deles. Miguel pede desculpas a Nelson, mas este, diz que não pode perdoá-lo repentinamente depois de tantos anos de mágoa. Lígia diz a Sandra (Glória Pires) que percebeu que é por Bruno que ela está apaixonada e lembra que, se Sandra deixasse de se preocupar com a vida dela e de Miguel, teria mais tempo para descobrir porque não dá certo com os rapazes de quem gosta. Chorando, Sandra se desculpa com Lígia por sua agressividade. Elas se abraçam. Miguel diz a Lígia que soube, por um amigo, que ela esteve na agência de turismo de Nelson. Lígia explica a verdade e, carinhosamente, desfaz o ciúme do marido. Heitor (Carlos Eduardo Dolabella) procura Márcia em casa e lhe comunica que se separou de Selma (Tamara Taxman) e quer ser seu sócio na firma de relações públicas. Suely diz a Jáder (Jorge Fernando) que já se decidiu quanto à proposta de Jojô.

Suely se despede de Maria Helena
Suely se despede de Maria Helena

Na sexta, dia 28, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Suely comunica a Jáder que resolveu ir ao encontro de Jojô em Paris, porque não suporta mais a indiferença de Nelson em relação a ela. Sem que ninguém saiba, Miguel se encontra com um detetive particular e contrata seus serviços para uma investigação. Lígia convence Sandra a comemorar o seu aniversário de 18 anos com uma festa na casa de Angra. Suely sai com Maria Helena para lanchar e se despede, mas pede que ela não conte nada a Nelson. Suely viaja sem dar qualquer satisfação a Nelson. Dias depois, Nelson recebe um cartão postal de Paris, assinado por Suely e pensa que é uma brincadeira.

Nelson se comove com a partida de Suely
Nelson se comove com a partida de Suely

Na sábado, dia 1º, à meia-noite, e às 13h30 da segunda:

Maria Helena explica a Nelson que é verdade que Suely está em Paris. Nelson vai ao apartamento de Bete (Maria Padilha) e lê, comovido, a carta que Suely mandou para Jáder. Marcos proíbe Janete de posar para Bruno como modelo fotográfica de uma campanha publicitária. Janete é fotografada por Bruno no estúdio. Celeste (Arlete Salles) procura Lígia e comenta que anda preocupa com Miguel, pois ele tem se mostrado muito tenso na clínica. Márcia vai ao apartamento de Nelson buscar Maria Helena para passear, e se vê diante de Edir (Cláudio Cavalcanti), que a cumprimenta.

03 a 08/03/2014 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 3, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Márcia (Natália do Valle) e Edir (Cláudio Cavalcanti) conversam, ainda ressentidos pela separação. Ele pergunta se ela continua solteira ou se já tem alguém, mas Márcia não responde. Ao saber que Janete (Lucélia Santos) e Marcos (Fábio Junior) estão brigados, Lourdes (Beatriz Segall) tenta afastá-la definitivamente do filho, pedindo a uma conhecida que inscreva Janete num concurso para uma bolsa de estudos de Física Nuclear na Alemanha. Nelson (Reginaldo Faria) lê para Edir uma carta que ele escreveu para Suely (Ângela Leal). Sozinho no apartamento, Nelson se lembra de seus momentos de amor com Lígia (Betty Faria). Miguel (Raul Cortez) atende ao chamado do detetive Milton (Ivan Mesquita), que diz ter feito uma importante descoberta.

Miguel recebe uma carta misteriosa
Miguel recebe uma carta misteriosa

Na terça, dia 4, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Marcos vai à casa de Janete e, ainda com ciúmes de Bruno (Kadu Moliterno), insiste para que ela pare de fazer fotografias com ele. Ela se diz disposta a continuar e Marcos se retira, avisando que se isso acontecer, não voltará para ela. Nelson aceita o convite de Sandra (Gloria Pires) para ir de veleiro à festa de aniversário dela em Angra. Na clínica, Miguel recebe uma carta que o preocupa. Clarice (Jacqueline Laurence) informa a Celeste (Arlete Salles) e Mary (Maria Helena Pader) que soube que Marciano (Francisco Dantas) nunca trabalhou no Ministério da Fazenda. Miguel se encontra com o detetive Milton e pede que ele o procure em Angra. Janete comenta com sua amiga Lia (Ticiana Studart) que fez as provas do concurso para a bolsa de estudos na Alemanha. Miguel procura Marcos e diz que precisa conversar com ele em particular.

Miguel conta para Marcos seu testamento
Miguel conta para Marcos seu testamento

Na quarta, dia 5, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Marcos leva Miguel para conversar em particular no apartamento de Lourdes. Antes de Lourdes sair do apartamento, ela deixa o gravador ligado na sala sem que os dois percebam. Miguel comunica a Marcos que fez um testamento passando para ele a direção e boa parte das ações da clínica, em troca, pede que olhe por Sandra, caso ele venha a morrer. Marcos tenta saber por que Miguel está preocupado com morte, mas Miguel admite apenas que está com problemas. De volta ao apartamento, depois que Marcos e Miguel saíram, Lourdes ouve, exultante, a conversa deles no gravador. Atendendo ao chamado de Lourdes, Selma (Tamara Taxman) vai ao apartamento dela para ouvir a fita gravada. Lourdes diz a Selma que também vai mostrar a fita para Alfredo (Fernando Eiras), e pede a ela que guarde segredo sobre a gravação.

Lígia e Nelson se encontram no veleiro
Lígia e Nelson se encontram no veleiro

Na quinta, dia 6, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Nelson, Maria Helena (Isabela Garcia) e Edir vão de veleiro para Angra, onde acontece a festa de aniversário de Sandra. Stella (Tônia Carrero) chega à festa de Sandra acompanhada de um cirurgião plástico português. Sandra fica triste porque Bruno não deu certeza se iria ao evento. Miguel pede a Lourdes que não comente com ninguém que ele esteve na casa dela conversando com Marcos. O amigo português de Stella tenta se apresentar para Miguel, mas ele o trata friamente. Nelson e Lígia vão conversar a sós no veleiro e Edir os observa de longe.

10 a 15/03/2014 (exibição Canal Viva)
Na segunda, dia 10, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Evaldo (Mauro Mendonça) chega de surpresa em casa, quando todos estão fora, para saber onde encontrar Irene (Eloísa Mafalda). Clarisse (Jacqueline Laurence) conversa com Marciano (Francisco Dantas) sobre sua filha que está em Nova York. Nelson (Reginaldo Faria) e Edir (Cláudio Cavalcanti) conversam no escritório, e o professor diz que viu ele e Lígia (Betty Faria) sozinhos no veleiro. Clarisse diz a Celeste (Arlete Salles) que acredita que Marciano mente sobre o seu passado. Marcos (Fábio Junior) procura Janete (Lucélia Santos) para desabafar com ela sobre a conversa que teve com Miguel (Raul Cortez). Os dois acabam fazendo as pazes. Stella (Tônia Carrero) pede a Miguel que ele deixe o seu amigo português morar em sua clínica, mas ele diz que sem teste de aptidão não permitirá. Bruno (Kadu Moliterno) chega á casa de Angra e Sandra (Gloria Pires) fica feliz. O mordomo avisa a Irene que um homem lhe espera na garagem de barcos. Miguel recebe um livro e sai às pressas de casa. Irene chega e encontra Evaldo.

Heitor e Márcia pendem ajuda a Miguel
Heitor e Márcia pedem ajuda a Miguel

Na terça, dia 11, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Evaldo pede à Irene dinheiro emprestado para saldar uma dívida de jogo, mas ela diz que só empresta se ele voltar com ela para casa. Heitor (Carlos Eduardo Dolabella) e Márcia pedem a Miguel que ele recomende a firma deles para organizar o Congresso Mundial de Cirurgia Plástica no Rio de Janeiro. Miguel se recusa a indicá-los. Ele e Heitor discutem. Celeste sai com Heitor para conversar. Miguel pega um revólver no cofre do escritório e quando Lígia entra, ele o esconde atrás das costas.

Miguel é assassinado
Miguel é assassinado

Na quarta, dia 12, excepcionalmente à 0h10, e às 13h30 do dia seguinte:

Miguel consegue esconder o revólver de Lígia e, sem que ela perceba, coloca-o em cima de um móvel. Lígia pede a Miguel que não demore a ir dormir e sai: o cofre permanece aberto. Celeste critica a aparente indiferença de Lígia em relação a Miguel. Elas discutem, Celeste se ofende e resolve deixar a casa na manhã seguinte. Edir anda pelos jardins quando, às quatro e meia da manhã, ouve um tiro vindo do interior da casa. Edir corre para a sala, e encontra os outros convidados também assustados com o barulho. Sandra vê o corpo do pai e grita chocada com a cena. Pouco depois, consolada por Clarice, Irene chora no quarto, certa de que Evaldo é o assassino, já que Lígia lhe disse que o dinheiro do cofre desapareceu. Alfredo (Fernando Eiras) pergunta a Lourdes (Beatriz Segall) por que ela não estava dormindo no quarto na hora do crime.

O marinheiro se entrega
O marinheiro se entrega

Na quinta, dia 13, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Lourdes convence Alfredo de que não seria capaz de matar Miguel para favorecer Marcos. Janete pede perdão a Marcos por terem brigado, e eles se abraçam na frente de Lourdes. Clarice lembra à Irene a possibilidade de Marciano ser o assassino, já que ele mentiu em relação ao seu passado. Edir tenta saber de Nelson se ele está envolvido no assassinato do irmão. Ele se ofende e não afasta, porém, a hipótese de Lígia ser a responsável pela morte. Irene conta a Janete e Vilma (Aracy Cardoso) sobre suas suspeitas em relação a Evaldo. Janete decide procurar o pai. O marinheiro de Miguel se apresenta à polícia como o assassino do patrão, dizendo que o matou porque precisou de dinheiro adiantado, mas Miguel não deu e ainda quis despedi-lo.

Lígia expulsa Nelson do cemitério
Lígia expulsa Nelson do velório

Na sexta, dia 14, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Antes de depor, o marinheiro diz ao delegado que enterrou a arma do crime. Mais tarde, os policiais e o marinheiro desenterram o revólver no terreno da casa de Angra. Nelson comparece ao velório de Miguel. Ao ver Nelson ao lado do caixão de Miguel, Lígia começa a gritar para ele sair dali, alegando que ele não tem direito de se aproximar do corpo. Bruno afasta Nelson da capela. Nelson comenta com Bruno que faria tudo para ter Miguel de volta. Evaldo – barbeado e com boa aparência – chega ao cemitério e pergunta a um funcionário sobre o enterro de Miguel Fragonard.

Edir estranha a demora no depoimento de Marcos
Edir estranha a demora no depoimento de Marcos

Na sábado, dia 15, à meia-noite, e às 13h30 de segunda-feira:

Evaldo se esconde num bar até que acabe o enterro. Nelson espera que todos os conhecidos deixem o cemitério, e vai ao túmulo de Miguel, onde reza por alguns instantes. Pouco depois de Nelson ir embora, Evaldo entra no cemitério. Sandra diz a Lígia que vai passar uns dias na casa de Stella. Edir e Marcos vão depor em Angra. Na volta, Edir comenta com Nelson que contou ao delegado tudo o que observou na noite do assassinato de Miguel, e informa que o depoimento de Marcos foi estranhamente demorado.

17 a 22/03/2014 (exibição Canal Viva)
Segunda, dia 17, excepcionalmente à 0h20, e às 13h30 do dia seguinte:

Lígia vai à casa de Nelson e pede desculpas por ter gritado com ele no velório, admitindo que chegou a pensar que era ele o assassino; Nelson desculpa Lígia friamente, e, ao abrir a porta para ela sair, lhe diz que gostaria que ela nunca mais aparecesse na sua frente. Irene abre o jogo com Marciano, dizendo que soube que ele lhe mentiu, e ele reconhece que ela tem razão; embora Marciano queira lhe dar explicações, Irene se recusa a ouvi-lo. Evaldo procura Irene na Clínica e explica que conseguiu o dinheiro que precisava; Evaldo diz ainda a Irene que não chegou a hora de voltar para casa, mas promete dar notícias de vez em quando. Marciano leva o delegado ao prédio da rua Barata Ribeiro, onde levou Miguel por várias vezes. Kleber vai ao apartamento de Miguel e avisa a Lígia e Sandra que o cirurgião plástico deixou um testamento e que o advogado quer marcar sua leitura para o dia seguinte.

Irene vai até o quarto de Marciano
Irene vai até o quarto de Marciano

Terça, dia 18, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Marciano comenta com Irene, Marcos e Mary que o detetive que Miguel procurava no prédio da rua Barata Ribeiro está desaparecido há dias. Incentivada por Clarice, Mary e Wilma, Irene vai ao quarto onde Marciano mora, e ele lhe prova a existência de sua filha, mostrando uma das cartas que ela lhe enviou; acrescenta ainda que as mesmas mentiras que lhe disse, também contou-as à filha, para que ela não sentisse pena dele; além disso, lhe falou que era rico e casado pela segunda vez. Irene se comove quando Marciano pede sua ajuda, dizendo que sua filha está pensando em voltar ao Brasil, e ele agora não sabe como recebê-la. No apartamento de Miguel, Lígia, Sandra, Bruno, Kleber e Marcos se preparam para ouvir a leitura do testamento.

Marcos fala sobre o testamento de Miguel
Marcos fala sobre o testamento de Miguel

Quarta, dia 19, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

O advogado lê o testamento de Miguel (Raul Cortez) e informa que mais da metade das ações da clínica ficarão para Marcos (Fábio Junior). Para Lígia (Betty Faria), deixa vários apartamentos e salas comerciais na Zona Sul. Marcos diz a Sandra (Gloria Pires) e Lígia que só aceitará a direção da clínica se elas concordarem. Contentes com a honestidade do rapaz, elas o encorajam a aceitar, afirmando que confiam nele como Miguel confiava. Seis meses após a morte de Miguel, a casa que Alfredo (Fernando Eiras) constrói para Jojó Bensançon (Henriette Morineau) está quase pronta. A representante da Fundação alemã parabeniza Vilma (Aracy Cardoso) por Janete (Lucélia Santos) ter ganhado a bolsa para estudar na Alemanha.

Marciano pede ajuda a Irene
Marciano pede ajuda a Irene

Quinta, dia 20, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Marciano (Francisco Dantas) comunica a Irene (Eloísa Mafalda) que sua filha Roberta (Érica Kupper), vem ao Rio de Janeiro após 18 anos sem vê-lo. Para que Roberta não perceba que ele mentiu todos esses anos, Marciano pede a Irene que se hospede num hotel com ele e finja ser sua segunda esposa. Marcos fica magoado por Janete pensar em aceitar o prêmio, adiando o casamento deles. Stella sai da depressão pela morte de Miguel ao receber flores de Bruno. Quando Mary (Maria Helena Pader) reporta a situação de Marciano, Lígia oferece o apartamento para ele e Irene receberem Roberta como um casal rico.

Janete
Janete desiste da bolsa

Sexta, dia 21, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Janete opta por desistir da bolsa de estudos para não perder Marcos. Irene pede a Jáder (Jorge Fernando) e Lia (Ticiana Studart) que se passem por motorista e enteada de Marciano durante a visita da filha dele. Max (Ricardo Petráglia), um diretor de teatro que é amigo de Bete (Maria Padilha) e Alfredo, vai morar com Jáder, Marcos e Bete.

Nelson escreve uma carta para Suely
Nelson pergunta a Maria Helena sobre Lígia

Sábado, dia 22, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Janete vai ao apartamento de Lígia para impedir a farsa de Marciano, e Lígia a convence a desistir de estragar a encenação. Bruno comenta com Bete que só vê Sandra como amiga. Janete surpreende ao colaborar com a farsa, se apresentando à Roberta como enteada de Marciano. Stella (Tônia Carrero) conhece Max no apartamento de Lígia. Nelson (Reginaldo Faria) pergunta à Maria Helena (Isabela Garcia) se ela convidou Lígia para seu aniversário, e a menina desconfia do seu interesse.

24 a 29/03/2014 (exibição Canal Viva)
Segunda, dia 24, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Constrangida, Irene (Eloísa Mafalda) dorme no quarto – dividido por um lençol – com Marciano. Todos passeiam no veleiro de Nelson (Reginaldo Faria), emprestado para Marciano como parte da farsa. Na última noite no apartamento de Lígia (Betty Faria), Marciano confessa a Irene que ela é a mulher de seus sonhos. Roberta volta para Nova Iorque. Durante a festa de Maria Helena (Isabela Garcia), Nelson entra no quarto da filha, onde Lígia está sozinha. Suely (Ângela Leal) chega de viagem e surpreende Jáder (Jorge Fernando), dizendo ao irmão que veio para o aniversário de Maria Helena.

Nelson oferece uma carona a Suely
Nelson oferece uma carona a Suely

Terça, dia 25, excepcionalmente à 0h20, e às 13h30 do dia seguinte:

Nelson presenteia Lígia com um colar de esmeraldas e pede para que fiquem juntos, porque nunca deixou de amá-la. Lígia recusa a proposta de Nelson e diz que quer ser apenas a viúva de seu irmão. Suely conta a Jáder que vai morar no Rio, como representante dos interesses de Jojo (Henriette Morrineau) no Brasil. Maria Helena abraça Suely na festa, feliz com a surpresa. Depois que os convidados vão embora, Nelson oferece a Suely para levá-la em casa. Ela se mostra indecisa.

O detetive Milton é encontrado morto
O detetive Milton é encontrado morto

Quarta, dia 26, excepcionalmente à 0h20, e às 13h30 do dia seguinte:

Depois de tanta insistência de Nelson, Suely conversa a sós com ele. Ao entrar em casa, Janete (Lucélia Santos) se depara com Lourdes (Beatriz Segall), que a irrita e provoca. A moça pede para Lourdes se retirar. Tinhorão (Clementino Kelé) encontra o cadáver do detetive Mílton (Ivan Mesquita) – morto com um tiro no coração – dentro do veleiro de Nelson. O delegado Siqueira (Ênio Santos) suspeita de uma associação entre os assassinatos do detetive e de Miguel (Raul Cortez).

Lígia procura Nelson
Lígia procura Nelson

Quinta, dia 27, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

O delegado comunica a Nelson sobre o crime, ocorrido às duas da manhã. Como Nelson não pode provar seu paradeiro nesse horário, torna-se o principal suspeito do crime. Suely conta a Márcia (Natália do Valle) que vai adotar o menino Mauro. Lourdes pede a Kleber para fazer uma gravação na sala de som e, quando ele sai, pega a fita com a conversa entre Miguel e Marcos. Lígia manda chamar Nelson, e eles se encontram dentro do carro dela.

Lourdes cria uma gravação falsa
Lourdes cria uma gravação falsa

Sexta, dia 28, excepcionalmente à 0h20, e às 13h30 do dia seguinte:

Na sala de som de Kleber, Lourdes forja uma gravação, em que Marcos diz que aceita se casar com Sandra (Glória Pires) em troca da direção da clínica. Lígia se oferece para ajudar Nelson e dizer à polícia que eles estavam juntos na hora do crime. Nelson insinua que talvez ela tenha sido a autora do assassinato. Lourdes vai ao apartamento de Janete e coloca a fita para a moça ouvir. Lourdes diz a Janete que Marcos matou Miguel para herdar a clínica sem ter que se casar com Sandra e ameaça entregar o filho à polícia. Quando fica sozinha, Janete pensa na possibilidade de Marcos ter assassinado Miguel.

Celeste procura a carta que Miguel recebeu
Celeste procura a carta que Miguel recebeu

Sábado, dia 29, à meia-noite, e às 13h30 de segunda:

Lourdes se mostra magoada com Alfredo (Fernando Eiras) porque ele demorou a voltar de uma recepção, mas ele logo a acalma. Heitor (Carlos Eduardo Dolabella) procura Celeste (Arlete Salles) e diz que a carta que Miguel recebeu só pode estar dentro de um dos videocassetes que chegaram até ele na véspera da morte. Janete desliga o telefone na cara de Marcos sem dar explicações. No quarto de Lígia, Heitor e Celeste procuram os videocassetes de Miguel.

31/03 a 05/04/2014 (exibição Canal Viva)
Segunda, dia 31, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Marcos (Fábio Junior) resolve ir com Bete (Maria Padilha) ao lançamento do livro de Bruno (Kadu Moliterno). Celeste (Arlete Salles) encontra a carta que Miguel (Raul Cortez) recebeu. Ela e Heitor (Carlos Eduardo Dolabella) se apressam em avisar ao delegado Siqueira (Ênio Santos) sobre a descoberta que fizeram. Pouco depois, Siqueira consulta um especialista para determinar a procedência do tipo de papel. Na festa de lançamento do livro de Bruno, Lourdes (Beatriz Segall) fica feliz ao ver Marcos sem Janete (Lucélia Santos). Janete procura Suely (Ângela Leal) e resolve ir com ela ao lançamento do livro para contar a Marcos sobre a chantagem de Lourdes. Siqueira chega à casa de Kleber (José Lewgoy), acompanhado de Heitor e Celeste, para prender o verdadeiro assassino de Miguel.
Kleber (José Lewgoy) (Foto: CEDOC/TV Globo)
Kleber é preso pelo assassinato de Miguel

Terça, dia 1º, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

O delegado Siqueira avisa a Kleber que vai prendê-lo pelo assassinato de Miguel. Sem saber que o delegado não tinha provas concretas contra ele, Kleber confessa que matou Miguel porque este havia descoberto que ele estava por trás da falência fraudulenta da Crismotor. Kleber desconta em Nelson (Reginaldo Faria) a raiva que sentia da mãe dele, por quem foi apaixonado e que o desprezou. Janete conta a Marcos sobre a gravação que Lourdes a mostrou.
Marcos fala sobre o testamento de Miguel
Marcos descobre a manipulação da mãe

Quarta, dia 2, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Marcos ouve a gravação e entende o que a mãe fez. Ele diz a Lourdes que nunca mais quer vê-la. Marcos esclarece o mal-entendido das gravações para Janete e termina o namoro com ela. Nelson vai ao apartamento de Lígia (Betty Faria). Conversando a sós, eles se desculpam por terem suspeitado um do outro em relação ao assassinato de Miguel. Alfredo (Fernando Eiras) comunica a Lourdes que vai se casar com Cláudia Vila Verde, com quem já namorava escondido há algum tempo. Edyr (Cláudio Cavalcanti) leva Márcia (Natália do Valle) para casa e, apaixonados, dormem juntos.
Márcia Mesquita (Natália do Vale) (Foto: CEDOC/TV Globo)
Márcia está grávida de Edyr

Quinta, dia 3, à meia-noite, e às 13h30 do dia seguinte:

Alfredo deixa o apartamento e Lourdes tem uma crise de choro. Janete procura Marcos na Clínica, mas ele não a recebe. Edyr diz a Márcia que o fato de terem passado a noite juntos não significa que devam voltar a viver juntos, porque os problemas retornariam. Três meses após a prisão de Kleber, Max (Ricardo Petrália) e Stella (Tônia Carrero) começam a ensaiar um espetáculo teatral. Márcia conta a Suely que está grávida de Edyr. Sandra (Glória Pires) vai ao apartamento de Stella e Bruno se surpreende com sua presença.
Marciano pede ajuda a Irene
Marciano e Irene se casam

Sexta, dia 4, à meia-noite, e excepcionalmente às 13h45 do dia seguinte:

Sandra diz a Bruno que o fato de Kleber ter matado seu pai não alterou em nada o amor que ela sente por ele. Bruno beija Sandra apaixonadamente. Na véspera de viajar para a Alemanha, Janete tenta, em vão, se reconciliar com Marcos. Lourdes consegue aparentar indiferença no casamento de Alfredo. Marciano (Francisco Dantas) e Irene (Eloísa Mafalda) se casam no apartamento de Lígia. Marcos e Jáder (Jorge Fernando) descobrem Evaldo (Mauro Mendonça) disfarçado numa favela, arrecadando dinheiro para construir um suposto condomínio.
Marcos se acerta com Evaldo
Marcos e Janete fazem as pazes

Sábado, dia 5, à meia-noite, e às 13h30 de segunda-feira, dia 7:

Nelson pede Suely em casamento. Ela conta que está namorando e diz que só pode ser amiga dele. Edyr aceita a proposta de Márcia de voltarem a viver juntos. Instigado por Jáder, Marcos procura Janete, e os dois fazem as pazes. Nelson tem uma discussão passageira com Lígia. Ela, porém, acaba admitindo que nunca deixou de amá-lo, e eles se beijam. Edyr descobre que vai ser pai. Stella estreia no teatro. Bruno e Sandra comunicam à Stella que vão se casar. Lígia e Nelson participam da recepção em homenagem à atriz.

Elenco / Personagens

MIGUEL (Raul Cortez) – Irmão mais velho de Nélson (Reginaldo Faria), com quem nunca se deu bem, por discordar de sua forma de vida. Cirurgião plástico reconhecido internacionalmente, divide a sua vida entre a profissão e o lar. Casado com Lucy (Tetê Medina) e pai de Sandra (Gloria Pires).

NÉLSON (Reginaldo Faria) – Campeão de pesca, bonito, bem-relacionado, jamais trabalhou na vida, vivendo sempre de rendas. Envolvido em uma confusão, vê-se sem dinheiro de um dia para o outro, obrigado a ganhar a vida.

LÍGIA (Betty Faria) – Mulher muito bonita, de origem humilde – que faz questão de esconder. Procura ascender socialmente de todas as maneiras. Casada e separada duas vezes, tem dois filhos, Paulo Roberto (João Cláudio Melo) e Patrícia (Walesca Souto Maior). Apaixona-se por Nélson (Reginaldo Faria).

SUELY (Ângela Leal) – Vizinha do orfanato, tem um imenso carinho por Maria Helena (Isabela Garcia), e tenta resolver sua situação.

VILMA (Aracy Cardoso) – Mulher de Evaldo (Mauro Mendonça), mãe de Janete (Lucélia Santos). Sem maiores perspectivas na vida, sonha somente com a mudança iminente para a Zona Sul.

CELESTE (Arlete Salles) – Mulher de Sérgio (Milton Moraes).

LOURDES MESQUITA (Beatriz Segall) – Grande amiga de Stella (Tônia Carrero). Mulher muito bem relacionada na sociedade, tem uma firma de organização de festas, e tenta aparentar status. Mãe de Marcos (Fábio Jr.) e Márcia (Natália do Vale).

HEITOR (Carlos Eduardo Dolabella) – Segundo marido de Lígia (Betty Faria). Relações-públicas de uma companhia de aviação.

MARINHEIRO (Clementino Kelé) – Responsável pelos barcos de Nélson (Reginaldo Faria) e Técio (Ivan Cândido).

EDSON (Danton Jardim) – Jovem médico da clínica de Miguel (Raul Cortez).

MARINHEIRO (Dary Reis) – Responsável pelos barcos de Nélson (Reginaldo Faria) e Técio (Ivan Cândido).

LAFAIETTE (Edson Silva) – Mordomo de Stella (Tônia Carrero).

IRENE (Eloísa Mafalda) – Administradora da clínica de Miguel (Raul Cortez). Solteirona, vive com o irmão Evaldo (Mauro Mendonça), a cunhada Vilma (Aracy Cardoso) e a sobrinha Janete (Lucélia Santos).

MARCOS (Fábio Jr.) – Filho de Lourdes (Beatriz Segall). Recém-formado em Medicina, não acredita muito no modo de vida da mãe. Apaixona-se por Janete (Lucélia Santos).

MARINHEIRO (Giovani Madalena) – Responsável pelos barcos de Nélson (Reginaldo Faria) e Técio (Ivan Cândido).

SANDRA (Gloria Pires) – Filha única de Miguel (Raul Cortez) e Lucy (Tetê Medina). Gosta de Marcos (Fábio Jr.).

ANTONIA (Ilva Niño) – Empregada de Lourdes (Beatriz Segall).

MARIA HELENA (Isabela Garcia) – Órfã, criada num orfanato na Ilha do Governador. Ao longo da trama, descobre-se que é filha de Nélson (Reginaldo Faria).

TÉCIO (Ivan Cândido) – Amigo de Nélson (Reginaldo Faria) que o envolve numa grande confusão.

CLARICE (Jacqueline Laurence) – Professora de francês, amiga de Edir (Cláudio Cavalcanti).

JADER (Jorge Fernando) – Irmão de Suely (Ângela Leal).

KLEBER (José Lewgoy) – Ex-marido de Stella (Tônia Carrero), por quem conserva uma enorme amizade. Pai de
Bruno (Kadu Moliterno).

BRUNO (Kadu Moliterno) – Filho de Stella (Tônia Carrero) e Kleber (José Lewgoy). Fotógrafo famoso, faz parte da equipe de pesca de Nélson (Reginaldo Faria).

EDITE (Lícia Magna) – Empregada de Nélson (Reginaldo Faria).

JANETE (Lucélia Santos) – Filha de Evaldo (Mauro Mendonça) e Vilma (Aracy Cardoso). Jovem de ideias muito firmes, discorda profundamente dos pais, e busca a sua liberdade. Apaixona-se por Marcos (Fábio Jr.).

FISIOTERAPEUTA (Lucy Mafra) – Moça que trabalha com Kleber (José Lewgoy), ajuda-o na recuperação de sua perna.

AMÉLIA (Márcia Veloso) – Empregada de Janete (Lucélia Santos).

CRISTINA (Maria Alice Mansur) – Babá de Paulo Roberto (João Cláudio Melo) e Patrícia (Walesca Souto Maior), os filhos de Lígia (Betty Faria).

MARY (Maria Helena Pader) – Amiga de Irene (Eloísa Mafalda), enfermeira da clínica de Miguel (Raul Cortez).

BETH (Maria Padilha) – Amiga de Sandra (Gloria Pires).

GILDA (Maria Zilda Bethlem) – Namorada de Nélson (Reginaldo Faria).

EVALDO (Mauro Mendonça) – Irmão de Irene (Eloísa Mafalda), marido de Vilma (Aracy Cardoso) e pai de Janete (Lucélia Santos). Sem emprego fixo, passou a vida inteira dependendo da irmã.

SÉRGIO (Milton Moraes) – Primeiro marido de Lígia (Betty Faria).

MÁRCIA (Natália do Vale) – Filha de Lourdes (Beatriz Segall), casada com Edir (Cláudio Cavalcanti). Jovem e bonita, trabalha com a mãe.

ADVOGADO (Nildo Parente) – Responsável pelos negócios de Stella (Tônia Carrero).

SELMA (Tamara Taxman) – Grande amiga de Lígia (Betty Faria), recém-desquitada, que mora uns tempos com a velha companheira de escola.

MARINETE (Terezinha Sodré) – Manicure de Stella (Tônia Carrero) e Lourdes (Beatriz Segall).

LUCY (Tetê Medina) – Esposa de Miguel (Raul Cortez) e mãe de Sandra (Gloria Pires). Mulher muito inteligente, companheira do marido em todas as horas.

LIA (Ticiana Studart) – Amiga de Janete (Lucélia Santos).

STELLA (Tônia Carrero) – Milionária, excêntrica, muito amiga de Miguel (Raul Cortez) e Lucy (Tetê Medina). Ex-mulher de Kleber Simpson (José Lewgoy).

EDIR (Cláudio Cavalcanti) – Marido de Márcia (Natália do Vale). Professor de História, não tem nada a ver com a badalação da sogra, Lourdes (Beatriz Segall), com quem, inclusive, não se dá bem, embora morem juntos.

CLARA (Maria Helena Dias) – Assistente social do orfanato onde vive Maria Helena (Isabela Garcia).

ALFREDO (Fernando Eiras) – Amigo de Sandra (Gloria Pires).

PATRÍCIA (Walesca Souto Maior) – Filha de Lígia (Betty Faria).

ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA (Zdenek Hampl) – Rapaz que trabalha com Bruno (Kadu Moliterno).

PAULO ROBERTO (João Cláudio Mello) – Filho de Lígia (Betty Faria).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional
Grito de Alerta – Tema de Lígia
Compositores: Gonzaguinha
Intérprete: Maria Bethânia

Desesperar Jamais – Tema de Suely
Compositores: Ivan Lins/ Vitor Martins
Intérprete: Simone

Altos e Baixos – Tema de Lígia
Compositores: Sueli Costa/ Aldir Blanc
Intérprete: Elis Regina

20 e Poucos Anos – Tema de Marcos e Janete
Compositores: Fábio Jr.
Intérprete: Fábio Jr.

Noites Cariocas – Tema de Stella
Compositores: Hermínio Bello de Carvalho/ Jacob do Bandolim
Intérprete: Gal Costa

Menino do Rio – Tema de abertura
Compositor: Caetano Veloso
Intérprete: Baby Consuelo

Realce – Tema de Bruno
Compositor: Gilberto Gil
Intérprete: Gilberto Gil

Amor, Meu Grande Amor – Tema de Sandra
Compositoras: Ana Terra e Angela Ro Ro
Intérprete: Angela Ro Ro

No Tempo dos Quintais
Compositores: Sivuca/ Paulinho Tapajós
Intérprete: Elizeth Cardoso

Peito Vazio
Compositores: Cartola e Elton Medeiros
Intérprete: Lúcia Araújo

Wave
Compositores: Antônio Carlos Jobim
Intérprete: João Gilberto

Cais
Compositores: Milton Nascimento/ Ronaldo Bastos
Intérprete: Milton Nascimento

Internacional
Lead Me On – Tema de Suely
Compositores: Allee Willis/ David Lasley
Intérprete: Maxine Nigthingale

Love I Need
Compositor: Jimmy Cliff
Intérprete: Jimmy Cliff

Do That To Me One More Time – Tema de Lourdes
Compositor: Toni Tennille
Intérprete: Susan Case & Sound Around

Ships – Tema de Nélson
Compositor: Ian Hunter
Intérprete: Barry Manilow

D.I.S.C.O.
Compositores: Daniel Vangarde/ Jean Kluger
Intérprete: Ottowan

Just When I Needed You Most – Tema de Lígia e Nélson
Compositores: Randy Vanwarmer
Intérprete: Tony Wilson

Memories – Tema de Maria Helena
Compositores: Dennis DeYoung
Intérprete: Bianchi

Babe – Tema de Edir e Márcia
Compositores: Dennis DeYoung
Intérprete: Styx

Just Like You Do – Tema de Lígia e Miguel
Compositores: Carly Simon
Intérprete: Carly Simon

I Don’t Want to Fall in Love Again
Compositores: Marc Chantereau/ Pierre-Alain Dahan/ Slim Pezin
Intérprete: Voyage

Cruisin’ – Tema de Marcos e Janete
Compositores: Marvin Tarplin/ Smokey Robinson
Intérprete: Smokey Robinson

The Second Time Around
Compositores: Leon F. Sylvers III/ William Shelby
Intérprete: Shalamar

Never (Gonna Let You Go) – Tema de Sandra
Compositores: Deborah McDuffie/ Misha Segal
Intérprete: Charme

Mandolay
Compositor: Mark Avsec
Intérprete: La Flavour

Comentário para: “Água Viva Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Claudinete Batista da Silva

    Gostaria de rever vários capítulos de agua viva onde aparecem Marcos e Janete .