Agora é que São Elas Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Agora É que São Elas desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Agora É que São Elas e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Agora É que São Elas

◘ Período de exibição: 24/03/2003 – 06/09/2003
◘ Horário: 18h
◘ Nº de capítulos: 143
◘ Autoria: Ricardo Linhares
◘ Colaboração: Maria Elisa Berredo, Flávia Lins e Silva, Filipe Miguez, Márcia Prates e Nelson Nadoti
◘ Direção: Roberto Talma, Leandro Neri e Amora Mautner
◘ Direção geral: Roberto Talma
◘ Direção de núcleo: Roberto Talma

Inspirada em Cidade das Formigas, argumento do ator e diretor Paulo José, Agora é que são Elas é uma história contemporânea e rural, idealizada para alternar drama e comédia com pinceladas de realismo fantástico e crítica política. A trama é ambientada na fictícia São Francisco das Formigas, distrito de Bocaiúvas. A vila é comandada por mulheres, provocando uma inversão de papéis sociais que desagrada a muitos homens da comunidade, obrigados a fazer as tarefas domésticas enquanto suas mulheres garantem o sustento da casa com suas produções artesanais de couro e camurça.

Abandonada pelo poder municipal, representado pelo prefeito de Bocaiúvas, o poderoso Juca Tigre (Miguel Falabella), São Francisco das Formigas começa a se organizar com a fundação da cooperativa União das Mulheres, liderada pela jovem Leonarda Mendes Galvão, a Léo (Débora Falabella). As mulheres da vila fabricavam os produtos em suas próprias casas para vender no mercadinho de Bocaiúvas e em lojinhas turísticas, mas de maneira muito informal. Com o tino empresarial de Léo, passam a obter crédito financeiro, compram máquinas novas e podem se manter atualizadas com as últimas novidades, fazendo de seu trabalho a principal atividade econômica de Formigas.

A crescente demanda de encomendas transforma a União das Mulheres na principal compradora do curtume de Juca Tigre, um dos muitos negócios do prefeito. No curtume ele processa a pele dos animais abatidos em seu frigorífico, para depois vender o couro a várias regiões. Com o sucesso da cooperativa de Formigas, passa a vender quase que exclusivamente para as artesãs, o que o leva a ver com bons olhos a iniciativa das “formiguenses”. O crescimento econômico desperta na população o desejo de se emancipar, já que a vila é vítima de constantes descasos da prefeitura. Um dos problemas enfrentados pelos moradores é decorrente das águas residuais do curtume, que não são tratadas, e vão direto para o esgoto com pelos e restos de animais.

Provoca até um terremoto na pequena cidade, já que a tubulação subterrânea de esgoto passa pela vila. Juca Tigre, no entanto, opõe-se ferozmente à emancipação.

O prefeito tem um motivo pessoal para abrir guerra contra Léo e São Francisco das Formigas. No passado, ele foi abandonado no altar por Antônia (Vera Fischer), mãe de Léo, que exerce forte liderança na comunidade. Esse amor mal resolvido atravessou décadas, virou ódio, e os dois se tornaram inimigos políticos. Juca nunca esqueceu a rejeição de Antônia, o que o tornou um homem vingativo. A luta das mulheres em busca de independência, emancipando-se da dominação masculina, é pano de fundo desse romance.

Juca é um prefeito populista, dono de fazendas de criação de gado e suínos, do mais moderno shopping, do melhor hotel, do maior supermercado, da mais popular estação de rádio e do principal jornal de Bocaiúvas que, em contraponto a São Francisco das Formigas, é uma cidade patriarcal, com domínio masculino. Ele é casado com a ex-Miss Brasil Van Van (Marisa Orth) e tem um filho, Vitório (Paulo Vilhena), que se apaixona perdidamente por Léo.

Léo namora Pedro (Maurício Mattar) no começo da história, disputando-o com Sol (Francisca Queiroz), filha de Juca. Homem desquitado que ganhou na justiça a guarda dos dois filhos, Pedro é gerente geral do frigorífico de Juca Tigre, mas fica na mira do prefeito por causa de sua relação com Léo. A líder da cooperativa de Formigas, no entanto, corresponde ao amor de Vitório, e os dois vivem uma paixão arrebatadora, apesar das divergências entre seus pais.

Ao longo da novela, a relação de Léo e Vitória é abalada com a descoberta de que ela é filha de Juca. Antônia já estava grávida do ex-noivo quando se casou com Joaquim (Paulo Gorgulho) que, apaixonado pela mulher, assumiu Léo como filha. A notícia faz Léo pensar que vive uma relação incestuosa com o próprio irmão. No final da novela, no entanto, é revelado que Vitório é fruto de um relacionamento que Van Van teve antes de se unir a Juca, e a ex-miss é expulsa de casa pelo marido.

Antônia deixou Juca no altar após descobrir que Luiza (Cássia Kiss), empregada da fazenda do noivo, estava grávida dele e foi expulsa da cidade sob suas ordens. Antônia ajudou a moça e não quis mais saber de Juca. O filho bastardo que Juca teve com Luiza, Rodrigo (Thiago Fragoso), nunca soube a verdade sobre sua origem e chega a Bocaiúvas disposto a desvendar este mistério.

No final da novela, depois de inúmeros desencontros, Juca Tigre e Antônia selam a união. A história de Vitório e Léo também tem um desfecho feliz: os dois se casam e são eleitos prefeito e vice-prefeita de Bocaiúvas.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Agora É que São Elas

07 a 12/04/2003
SEGUNDA – Juca diz a Van Van que não sabe como a foto de Antônia foi parar em sua carteira e ela finge que acredita. Sofia revela a Sol que Juca persegue o povo de Formigas por causa de seu ódio por Antônia. Bruno rouba um maço de notas que Fátima havia deixado em cima da mesa. Juca e Antônia trocam insultos e ele a beija. Luís Felipe implica com Maria Clara. Vitório tem um desmaio diante de Léo.

TERÇA – Vitório pede que Léo não comente com ninguém o que aconteceu. Juca quer saber se o filho de Pâmela é de Vitório, mas Benigno diz que o teste de DNA só pode ser feito no terceiro mês de gravidez. Léo recusa o convite de Vitório para ir à festa. Sol aparece na casa de Pedro e Luís Felipe a convida para jantar com eles. Antônia pensa em processar a prefeitura pelo dano causado à charrete.

QUARTA – Antônia garante a Joaquim que vai ficar afastada de Juca. Van Van trata Juca com frieza. Pedro tenta fazer as pazes com Léo, mas eles acabam discutindo. Hugo pede que Benigno não comente com seus pais que ele está namorando. Léo vai à casa de Pedro no meio da noite para se desculpar. Juca anuncia para toda a família que quer que Vitório seja o próximo prefeito de Bocaiúvas.

QUINTA – Vitório fica pasmo com a decisão do pai, mas não fala nada. Léo e Pedro decidem não discutir mais. Vitório vai à casa de Léo e pede para conversar com ela, mas fica sem graça ao encontrar Pedro. Vinícius garante a Fátima que Bruno vai devolver o dinheiro. Juca manda Vitório acompanhá-lo na inauguração das obras de Formigas. Tintim e Dinorá pensam em maneiras de dar uma lição em Juca.

SEXTA – Heloísa liga para Hugo e reclama que a viagem com seus pais está chata. Sofia garante a Vitório que ele vai acabar aprendendo a ser um político. Pâmela diz a Vitório que ele não fez curso nenhum no exterior, deixando-o grilado. Sol planeja fazer com que Pedro flagre Vitório e Léo juntos. Juca descobre que as mulheres de Formigas estão tramando algo. Pedro vê Léo e Vitório juntos.

SÁBADO – Léo e Pedro brigam. Antônia pede na praça que ninguém compareça à inauguração. Hugo estranha que Elis não deixe que ele vá a Formigas. Todos ouvem o programa de Van Van no rádio. Nilo avisa a Sol que está vazando amônia e é preciso evacuar a fábrica. Van Van surpreende Pedro ao avisar que vai à inauguração em Formigas.

14 a 19/04/2003
SEGUNDA – Sofia garante a Vitório que ele vai acabar aprendendo a ser um político. Vitório convence Juca de que ganhar a confiança de Léo é uma boa maneira de lidar com a cooperativa. Pâmela diz a Vitório que sabe que ele não fez curso no exterior. Sol planeja fazer com que Pedro flagre Vitório e Léo juntos. Juca descobre que as mulheres de Formigas estão tramando contra ele.

TERÇA – Léo e Pedro brigam. Antônia pede na praça que ninguém compareça à inauguração. Hugo estranha que Elis não deixe que ele vá a Formigas. Todos ouvem o programa de Van Van no rádio. Nilo avisa a Sol que está vazando gás amônia e é preciso evacuar a fábrica. Ela tenta fechar o registro, desmaia e é salva por Pedro. Van Van surpreende Juca ao avisar que vai à inauguração em Formigas.

QUARTA – Pedro e Léo fazem as pazes. Tintim e Dinorá planejam espalhar formigas no palanque onde Juca fará o discurso. Juca tranca Van Van no banheiro para ela não ir a Formigas. Tintim e Dinorá espalham açúcar no palanque. Juca revela ao filho que amoumuito Antônia. Antônia vai atrás de Léo, que vai tentar entregar o abaixo-assinado ao prefeito. Juca ameaça mandar prender Léo, mas Antônia chega.

QUINTA – Léo consegue entregar o abaixo-assinado. Tintim e Dinorá soltam as formigas. Sol descobre que Pâmela está grávida de Vitório. As formigas atacam todos no palanque, que desaba. Um tornado varre a cidade. Antônia e Juca se abrigam do vento. Léo ajuda Vitório, ferido com a queda. Juca beija Antônia. Vitório beija Léo. A ventania passa. Juca fica todo vermelho com as picadas de formigas.

SEXTA – Léo aconselha Vitório a levar Juca para um hospital. Van Van destrata Antônia. Juca avisa que vai se vingar de todos que moram em Formigas, mas Tintim assume a culpa de tudo. Antônia briga com Léo por ela ter ido provocar Juca. Hugo e Bruno brigam, mas Vinícius separa os dois. Juca chega em casa todo vermelho. Van Van e Sofia levam Juca para o hospital, onde o estado dele piora.

SÁBADO – Benigno cuida de Juca, que melhora. Antônia organiza um mutirão para limpar a praça. Léo confessa a Fátima que Vitório a beijou. Antônia fica aliviada ao saber que Juca está bem. Bruno e Hugo brigam. Elis joga um vaso na cabeça de Bruno. Honório diz aos empregados do curtume que Juca não irá despedi-los. Joaquim volta de viagem e pede que Antônia explique o que aconteceu.

21 a 26/04/2003
SEGUNDA – Benigno cuida de Juca, que melhora. Antônia organiza um mutirão para limpar a praça. Léo confessa a Fátima que Vitório a beijou. Antônia fica aliviada ao saber que Juca está bem. Bruno e Hugo brigam. Elis joga um vaso na cabeça de Bruno. Honório diz aos empregados do curtume que Juca não irá despedi-los. Joaquim volta de viagem e pede a Antônia que lhe explique o que aconteceu.

TERÇA – Antônia tenta explicar a situação para Joaquim. Juca começa a pensar num plano para se vingar. Honório sai de casa porque Tintim não admite que estava errada em botar as formigas no palanque. Bruno tenta beijar Elis à força na rua. Bruno rouba dinheiro de Léo. Pâmela entrega as roupas de Pedro para Léo, que fica intrigada ao saber que elas estavam na casa de Juca. Rutinha toma um susto ao ver Juca.

QUARTA – Rutinha alerta que Juca está roxo. Benigno não sabe o que fazer. Léo se espanta ao saber que Pâmela é noiva de Vitório e que está grávida. Juca quer passar água sanitária para tirar a cor roxa. Pâmela descobre queVitório está a fim de Léo. Honório concorda em conversar com Tintim se ela admitir o erro. Bruno se diverte na noite. Sofia avisa que vai chamar Antônia, que já curou Juca de mal parecido.

QUINTA – Van Van não quer que Antônia chegue perto de seu marido. Bruno é seduzido e assaltado por uma mulher. Fátima vê Vinícius e Rosemary se beijando. Bruno é preso por atentado ao pudor. Joaquim vai à delegacia e briga com Silésio. Sofia pede a Antônia que salve a vida de Juca. Fátima avisa a Vinícius que Honório e Tintim brigaram. Léo e Pedro namoram. Antônia fica pasma ao ver Juca todo roxo.

SEXTA – Antônia garante que Juca tem cura. Van Van se recusa a deixar os dois sozinhos. Antônia diz a Juca que ele precisa tomar uma infusão de ervas. Bruno explica aos pais como foi assaltado. Antônia diz a Joaquim que terá que ajudar Juca. Van Van percebe que Juca sumiu e se desespera. Antônia prepara a infusão. Tintim revela a Antônia que Honório saiu de casa. Juca perambula por uma estrada.

SÁBADO – Juca anda como um zumbi ecausa vários acidentes sem perceber. Silésio o leva de volta para o hospital. Juca bebe a infusão. Antônia faz com que Juca prometa que não vai se vingar do povo de Formigas. Pâmela avisa a Léo que Sol quer afastá-la de Pedro. Léo devolve as roupas de Juca a Sol e elas discutem. Van Van desconfia que a infusão não fez efeito e bate boca com Antônia. Juca acorda, curado.

28/04 a 03/05/2003
SEGUNDA – Juca não se lembra de nada que aconteceu. Léo manda Sol parar de tentar seduzir seu namorado. Antônia diz a Joaquim que não sentiu nada por Juca ao tratar dele. Bruno pega o dinheiro que Antônia deixou para Guadalupe fazer compras. Léo avisa a Antônia que sumiu seu dinheiro. Dinorá percebe que seu dinheiro sumiu. Antônia e Joaquim perguntam a Bruno se ele roubou o dinheiro.

TERÇA – Bruno nega o roubo. Rosemary confessa à mãe que pegou o dinheiro para ajudar Vinícius. Dinorá afirma a Tintim que Vinícius fez com que Rosemary roubasse seu dinheiro. Vinícius entrega o dinheiro a Dinorá. Dinorá devolve o dinheiro a Vinícius e resolve cobrá-lo de Antônia. Ela paga Léo. Bruno agarra Neném à força, mas Pedro a salva. Pedro leva Bruno na moto de Sol, e Léo os vê.

QUARTA – Pedro diz a Léo que ia se encontrar com Sol. Bruno diz aos pais que devolverá o dinheiro. Joaquim proíbe Bruno de usar o carro porque o filho faz “pega”. Pedro diz a Sol que gosta de Léo. Juca afirma a Vitório que concentrará forças em suacandidatura. Léo e Pedro vão à boate e se espantam ao encontrar Vitório e Sol. Antônia vai ao encontro de Sofia na igreja e vê que é Juca quem está lá.

QUINTA – Juca pergunta a Antônia o que houve entre eles no hospital. Ela garante que não sentiu nada por Juca, que a beija. Tintim diz a Antônia que Bruno roubou dinheiro seu. Neném conta a Montanha que Bruno tentou agarrá-la. Léo faz Sol machucar o pé para não dançar com Pedro na boate. Pedro e Léo dançam juntos. Rutinha se tranca no banheiro com Juca. Van Van abre a porta e vê a cena.

SEXTA – Juca garante a Van Van que teve uma alucinação e pensou que Rutinha fosse ela. Pedro ganha o concurso e oferece sua vitória a Léo. Juca pede desculpas a Van Van. Djalminha, Fátima e Vinícius trancam Tintim e Honório num quarto, e eles acabam se amando. Pâmela seduz Vitório. Luiz Felipe sofre uma queda e desmaia. Pedro se apavora ao ver Luiz Felipe desacordado.

SÁBADO – Luiz Felipe acorda, mas Pedro o leva ao hospital. Joaquim avisa a Bruno que ele terá que ajudar Tobias a cuidar dos porcos. Tintim e Honório voltam a discutir. Honório volta para a casa de Djalminha e diz que seu casamento acabou. Bruno pede desculpas a Neném. Vinícius perdoa Bruno. Juca diz em seu discurso no rádio que fará um muro em volta de Formigas. Antônia ouve e decide protestar.

05 a 10/05/2003
SEGUNDA – Fátima diz a Dinorá que Tintim está mal por causa de Honório. Juca garante a Vitório que construirá o muro de isolamento em Formigas. Pedro avisa a Sol que Luiz Felipe se acidentou. Van Van dá um escândalo ao ver Antônia na sua casa. Léo e Joaquim chegam e a confusão aumenta. Antônia cobra de Juca a promessa que ele fez de não se vingar. Vitório desmaia na frente de Léo, assustando-a.

TERÇA – Léo pede ajuda aos passantes. Luiz Felipe fica feliz com a visita de Sol. Vitório acorda e confessa a Léo que tem sentido tonturas. Pedro vê Léo no carro de Vitório. Elis confessa a Hugo que tinha vergonha de mostrar sua casa para ele. Todos em Formigas festejam ao saber que Antônia conseguiu dobrar Juca. Fátima avisa a Tintim que irá morar com Honório. Van Van manda Antônia ficar longe de Juca.

QUARTA – Antônia expulsa Van Van de sua casa. Vinícius diz a Fátima que ela é como uma irmã para ele. Fátima conta a Léo que ama Vinícius. Juca conta a Rogério que vai fechar o curtume para que os homens fiquem sem emprego. Guadalupe descobre que Antônia salvou a vida do filho que Juca rejeitou. Fátima decide lutar por Vinícius. Nélia descobre que Pâmela está grávida de Vitório e conta a Van Van.

QUINTA – Van Van fica histérica ao saber que vai ser avó. Tintim garante a Dinorá e Ximena que vai se separar de Honório de vez. Vitório nega a paternidade. Van Van manda que Vitório se afaste de Pâmela. Antônia conta a Léo que descobriu, no dia do casamento, que Juca tinha engravidado outra mulher, e que ela e a criança não foram encontradas. Pedro afirma a Léo que sabe que ela mentiu.

SEXTA – Léo garante a Pedro que não pode revelar o que fazia com Vitório. Fátima começa a se insinuar para Vinícius. Pedro deixa Sol lhe beijar. Juca diz que foi Vitório quem pediu que ele não construísse o muro. Honório decide pedir ajuda a Antônia quando Juca fecha o curtume. Bruno se interessa por Fátima e Vinícius se irrita. Van Van briga com Juca porque ele escondeu dela a gravidez de Pâmela.

SÁBADO – Léo garante a Pedro que o ama muito. Van Van acusa Juca de traidor e tenta expulsar Pâmela. Pedro diz a Léo que foi traído pela ex-mulher e não admite que isso aconteça de novo. Vinícius manda Bruno ficar longe de Fátima. Tintim se queixa de cansaço e sonolência. Vitório convida Léo para a festa em sua casa. Antônia liga para Juca. Van Van quer saber com quem Juca está falando.

12 a 17/05/2003
Segunda: Antônia marca um encontro com Juca em sua fazenda. Pedro vê Léo e Vitório juntos. Sol se aproveita da fragilidade de Pedro e o beija. Antônia briga com Juca por ele ter fechado o curtume. Antônia revela a Juca que desistiu de casar com ele porque descobriu que ele havia abandonado uma criança. Juca afirma que Antônia errou em não ter conversado com ele. Van Van revela a Rutinha que Vitório irá se candidatar a prefeito. Tintim descobre que está grávida. Joaquim vê Juca e Antônia discutindo.

Terça: Juca fica magoado ao saber que Sofia e Joaquim já sabiam de tudo. Juca explica para Sofia que Antônia revelou o segredo para ele. Sofia garante a Juca que procurou pela mulher e pela criança, mas nunca os encontrou. Van Van fica muito abalada com a história. Sofia e Juca resolvem revelar tudo a Sol e Vitório. Vinícius convida Bruno para a festa. Pedro pede que Honório o deixe conversar com Juca sobre o curtume. Juca e Antônia se encontram na igreja.

Quarta: Juca afirma para Antônia que cometeu um erro. Sol avisa a Vitório que o filho mais velho de Juca pode aparecer um dia e exigir seus direitos. Juca admite para Antônia que está arrependido e resolve procurar a criança e descobrir se é seu filho. Hugo leva flores para Nanda e pergunta se Elis pode jantar em sua casa. Fátima põe um vestido lindo para ir à festa com Vinícius. Pâmela mostra a Vitório que está com um colar que tem o nome dele. Sol recebe Pedro na festa. Léo chega à festa, deixando Juca espantado.

Quinta: Léo explica a Juca que foi convidada. Antônia se prepara para comemorar seu aniversário de casamento com Joaquim. Antônia e Joaquim vão a um restaurante. Léo vê Pedro e Sol dançando e resolve dançar com Vitório. Pâmela dança com Vinícius, e Fátima, irritada, puxa Bruno para dançar com ela. Honório vai até a festa dizer desaforos a Juca. Tintim o segue. Fátima empurra Pâmela na piscina. Pedro garante a Juca que quer comprar o curtume. Juca manda que seus seguranças expulsem Honório de sua casa, mas Tintim chega para impedir.

Sexta: Honório e Juca trocam insultos. Léo fica do lado de Honório. Tintim e Honório passam mal e decidem ir embora com Léo e Fátima. Sol beija Pedro. Vitório afirma para Léo que está apaixonado por ela e ela deixa que ele a beije. Bruno e Vinícius, bêbados, decidem levar a cabeça de tigre de Juca para o quarto dele. Van Van vê os dois e fica em pânico, achando que são ladrões. Nanda avisa a Antônia, que vai até a festa e pede que Juca não prenda seu filho. Juca concorda e manda que liberem os meninos. Pâmela ameaça revelar a Juca que o diploma de Vitório é falso. Juca ouve tudo.

Sábado: Vitório confessa ao pai que não fez curso nenhum. Juca garante que sempre soube das farras do filho, mas insiste que ele deve seguir os seus passos na política. Joaquim avisa que vai vender o carro. Vitório conta que já ficou com Léo e que está muito apaixonado. Juca pede que Sofia marque e presencie um encontro seu com Antônia na prefeitura. Neném combina com Joaquim vender o carro, e Montanha prevê problemas. Vinícius convida Fátima para ir ao cinema com ele e Rosemary. Juca agradece a Antônia por ter aceitado o convite.

19 a 24/05/2003
SEGUNDA – Van Van decide ir à prefeitura. Juca apresenta a Antônia o detetive que vai procurar Luiza e seu filho. Van Van chega e pede explicações. Hugo leva bronca dos pais por ter levado uma menina para casa. Van Van não gosta de ver a trégua entre Antônia e Juca. Rutinha não quer que Hugo se misture com o povo de Formigas e magoa Elis. Tintim confirma a gravidez. Vitório leva Léo para falar com Juca.

TERÇA – Juca fica furioso, mas Vitório o convence a ouvir Léo. Honório fica feliz ao saber que Tintim está grávida. Fátima paquera Bruno. Léo afirma a Honório que vai entrar no curtume e pegar o couro da cooperativa. Pedro diz a Honório que pensa em comprar o curtume com a ajuda dos ex-funcionários. Léo e Tobias brigam com Silésio e Iranildo no curtume. Tobias fica desacordado. O curtume pega fogo.

QUARTA – Léo volta para salvar Tobias, que sai sozinho. Pedro vai atrás de Léo e consegue tirá-la do fogo. Juca confirma para Modesto que seu candidato a prefeito é Vitório. Silésio leva Léo e Tobias para a delegacia. Iranildo bate em Tobias, deixando Léo furiosa. Ela insulta Silésio, que a põe na cadeia. Juca diz a Silésio que Léo terá que pagar pelo que fez. Léo fica preocupada com sua situação.

QUINTA – Joaquim vai à delegacia com um advogado. Léo insulta Silésio, que decide mantê-la na cadeia. Tobias é solto. Honório concorda em ajudar Tintim no bar. Vitório vai ver Léo na delegacia e encontra Pedro. Léo manda os dois embora. Van Van resolve levar Juca numa viagem, para afastá-lo de Antônia. Vitório pede que Juca tire Léo da cadeia. Antônia resolve pedir que Juca solte sua filha.

SEXTA – Joaquim não quer que Antônia vá. Rutinha proíbe Hugo de namorar Elis. Tintim anuncia à família que está grávida. Juca promete a Antônia que vai pensar em seu pedido. Honório e Tintim convidam Fátima e Vinícius para serem padrinhos do bebê. Juca manda Silésio soltar Léo. Joaquim chega à delegacia com um alvará e vê que Léo já foi solta. Joaquim pergunta a Antônia como ela convenceu Juca.

SÁBADO – Antônia garante a Joaquim que não revelou o segredo deles. Nélia conta a Van Van que foi a pedido de Antônia que Juca soltou Léo. Antônia pede que Léo reate com Pedro. Léo ofende Pedro, que termina o namoro. Honório e Tintim dividem o serviço no bar. Léo descobre que Pedro queria comprar o curtume e conclui que o julgou mal. Ela vai falar com Pedro, que a trata friamente.

26 a 31/05/2003
SEGUNDA – Léo pede perdão a Pedro, mas ele diz que o namoro acabou. As mulheres da cooperativa começam a liquidação. Rutinha manda Antônia se afastar de Juca. Juca anuncia a pré-candidatura de Vitório. Sofia avisa a Pâmela que já está na hora de ela fazer o teste de DNA. A liquidação é um sucesso. Tintim está anêmica e hipertensa por causa da gravidez. Juca vai encontrar Antônia no mercado.

TERÇA – Antônia fica surpresa ao ver Juca. Léo diz a Fátima que não quer que Vitório viaje com ela para o Rio. Antônia pede que Juca não a procure mais. Vitório sente dores de cabeça. A médica de Tintim recomenda que ela tome alguns cuidados com a saúde. Pedro decide com os homens como será a cooperativa. Sol vai jantar fora com Pedro e os filhos dele. Eles encontram Léo e Vitório no restaurante.

QUARTA – Pedro e Léo ficam chateados, mas Sol adora. Juca perde a carteira e Antônia a encontra na bolsa. Vitório convence Léo a deixá-lo viajar com ela. Antônia marca encontro para devolver a carteira de Juca. Vinícius vê Fátima e Bruno se beijando e não gosta. Bruno rouba o carro de Heloísa e participa de um pega. Juca avisa que Vitório não pode viajar porque ele tem que fazer o exame com Pâmela.

QUINTA – Vitório concorda em não viajar. Antônia confessa a Tintim que Juca a está deixando perturbada. Vitório diz a Léo que a encontrará no Rio depois. Vitório e Pâmela fazem o exame. Rutinha e Modesto imprimem panfletos que dizem que Vitório abandonou uma mulher grávida e mandam espalhá-los pela cidade. Antônia pede para conversar com Bruno. Juca avisa que Vitório se casará com Pâmela.

SEXTA – Juca decide esperar até que saia o resultado do exame. Antônia diz a Bruno que ele deve começar a conversar com um psicólogo. Tintim tenta mudar seus hábitos alimentares por causa da gravidez. Sol ajuda Pedro na cooperativa. Juca e Van Van deixam que Vitório viaje. Sol seduz Pedro. Juca desliga na cara de Joaquim e depois liga para o celular de Antônia. Joaquim quer saber quem é.

SÁBADO – Antônia garante a Joaquim que era engano. Sol e Pedro seamam. Joaquim encontra a carteira e o número do celular de Juca na bolsa de Antônia. Fátima percebe que Vinícius está olhando e beija Peteca. Antônia pede que Joaquim lhe dê um tempo. Van Van compra passagens para viajar com Juca. Antônia combina um encontro com Juca. Joaquim a segue e dá um flagrante nos dois.

02 a 07/06/2003
SEGUNDA – Antônia tenta se explicar para Joaquim, que não a ouve. Joaquim dá um soco na cara de Juca. Léo e Vitório namoram no Rio. Fátima percebe que Vinícius está com ciúmes dela com Peteca. Juca chega em casa machucado e diz que foi assaltado, mas Van Van não acredita. Pedro descobre que Léo e Vitório viajaram juntos. Joaquim decide sair de casa. Juca vai atrás de Antônia na igreja.

TERÇA – Antônia pede que Juca a deixe em paz. Tintim pergunta se Antônia seria capaz de largar tudo para ficar com Juca, mas ela diz que quer se acertar com Joaquim. Vitório e Léo passeiam de helicóptero. Bruno vende o walkman para pagar Heloísa. Joaquim vai para a casa de Neném e Montanha. Rutinha conta a Van Van que Joaquim saiu de casa. Vitório desmaia no hotel. Van Van confronta Juca.

QUARTA – Juca garante a Van Van que não aconteceu nada entre ele e Antônia. Honório e Pedro organizam a cooperativa dos homens. Vitório garante a Léo que vai fazer os exames. Léo avisa a Vitório que não quer transar com ele por enquanto. Juca vai à casa de Antônia e a beija. Vitório consulta um médico. Van Van se angustia ao ver que Juca passou a noite no quarto de Vitório. Juca e Van Van se encaram.

QUINTA – Juca diz a Van Van que vai passar um tempo dormindo no quarto do filho. Van Van fica magoada. O médico pede alguns exames a Vitório. Fátima confirma a Pedro que Léo viajou com Vitório. Joaquim avisa a Antônia que só voltará para casa quando ela resolver o que quer. Juca manda flores para Antônia. Vitório faz alguns exames. Antônia leva Bruno ao psicólogo e encontra Juca, que ia ao dentista.

SEXTA – Juca desmarca sua consulta e espera Antônia. Bruno conversa com o psicólogo. Van Van diz a Rutinha que seu casamento está passando por uma crise. Vitório garante a Léo que não vai se casar com Pâmela. Juca avisa a Pedro que só venderá o curtume se ele não sair de sua fábrica. Léo confessa para Vitório que ainda não esqueceu Pedro. Pâmela entrega o resultado do exame para Juca.

SÁBADO – Juca revela a Pâmela que Vitório não é pai do seu filho. Pâmela fala no programa de rádio de Van Van que não está grávida de Vitório. Sol pede que Juca não venda o curtume para Pedro. Tintim enjoa depois de comer um pacote de balas de coco. Antônia aceita se encontrar com Juca. Léo tranqüiliza Vitório, que tem medo de ver o resultado dos exames. O médico diz que ele terá que ser operado.

09 a 14/06/2003
SEGUNDA – Doutor Celso pede que Vitório faça mais exames. Léo consola Vitório, que confessa ter medo. Vinícius quer transar com Rosemary. Tintim vai se encontrar com Modesto, escondida de Honório. Rutinha avisa Honório. Modesto pede que Tintim apóie sua candidatura, mas ela não concorda. Honório fica furioso ao ver os dois juntos. Tintim passa mal e desmaia. Juca e Antônia se encontram.

TERÇA – Antônia confessa a Juca que seu casamento está em crise por causa do sentimento que ela ainda nutre por ele. Tintim está com a pressão alta. Juca convence Antônia a continuar encontrando-o só para conversar. Léo e Vitório resolvem não contar aos pais que viajaram juntos. Juca avisa a Pedro que nunca vai vender o curtume. O pneu do carro de Léo fura. Vitório resolve trocar o pneu e desmaia.

QUARTA – Léo liga para doutor Celso. Juca avisa a Van Van que quer a separação, mas ela jura que não vai perdê-lo. Pedro se demite da fábrica. Léo leva Vitório ao hospital. Juca chama o médico para operar Vitório. Honório exige queModesto se afaste de Tintim. Doutor Celso chega para operar Vitório. Léo nega para Sol que esteja namorando Vitório. Antônia revela a Léo que ela e Joaquim estão separados.

QUINTA – Antônia confessa a Léo que tem se encontrado com Juca. Peteca oferece uma música para Fátima no rádio. Dinorá vê Vinícius e Rosemary se beijando. Joaquim garante a Léo que não vai perder Antônia. A operação é um sucesso, mas Celso avisa a Juca que Vitório pode ficar com seqüelas. Juca revela a Antônia que Vitório voltou do Rio com Léo. Antônia pergunta a Léo o que há entre ela e Vitório.

SEXTA – Léo garante que encontrou Vitório por acaso. Antônia manda Léo se afastar dele. Fátima usa Peteca para provocar Vinícius. Fátima explica a Peteca que gosta de outro. Bruno chama Heloísa para dar uma volta de carro. Juca avisa a Antônia que vai se separar de Van Van. A polícia persegue Bruno, que anda em alta velocidade. Bruno beija Heloísa. Van Van descobre que Juca não saiu a trabalho.

SÁBADO – Van Van e Juca discutem. Heloísa afirma que quer ver Bruno de novo. Sol comenta com Pedro que Vitório está doente e ele se dá conta de que era esse o segredo que Léo não queria revelar. Fátima sugere que Vinícius peça o dinheiro a Modesto para fazer teste vocacional. Joaquim pergunta a Bruno se ele pegou seu carro. Heloísa diz a Joaquim que eles estavam no carro dela. Pedro vê Léo e a chama.

16 a 21/06/2003
SEGUNDA – Pedro pergunta a Léo se o segredo de Vitório era sobre seu estado de saúde. Ela confirma. Sol tenta fazer com que Pedro volte atrás no pedido de demissão. Vitório acorda, para alegria da família. Heloísa se deixa envolver por Bruno. Vinícius tenta transar com Rosemary. Fátima diz a Vinícius que só transará com alguém que ame. Sol pergunta a Léo se ela está gostando de Pedro ou de Vitório.

TERÇA – Sol manda Léo se afastar de Pedro. Juca dá bronca em Vitório por ele ter escondido que não estava bem. Sol conta a Vitório que viu Léo na casa de Pedro, deixando-o cismado. Juca avisa a Van Van que vai se separar dela assim que Vitório se recuperar. Vitório pede que Sofia o ajude a ver Léo. Modesto entra pela janela da casa de Tintim. Ximena o vê, pensa que é um ladrão e resolve avisar Honório.

QUARTA – Tintim faz um escândalo quando vê Modesto em sua casa. Modesto oferece dinheiro em troca do apoio dela. Honório chega com a polícia, mas Modesto suborna Silésio e vai embora. Dinorá sugere que Tintim e Honório lancem a candidatura de Antônia. Van Van pede que Antônia deixe Juca em paz, pela saúde de seu filho. Léo visita Vitório. Antônia avisa a Juca que eles não devem mais se ver.

QUINTA – Antônia diz a Juca que eles devem dar atenção aos filhos. Ele avisa a Antônia que vai se separar de Van Van. Antônia vai embora e sofre um acidente de carro, sem gravidade. Léo garante a Vitório que não voltará para Pedro. Antônia admite que ama Juca também, mas pede que ele não a procure mais até que saia de casa. Vitório recebe alta. Joaquim pede para conversar com Léo sobre Vitório.

SEXTA – Léo garante a Joaquim que não está envolvida com Vitório. Joaquim convida Pedro para jantar na fazenda. Léo avisa às mulheres da cooperativa que recebeu uma grande encomenda de uma loja do Rio. Dinorá revela a Rosemary que uma prima sua engravidou do filho do patrão e teve que fugir. Vitório pergunta a Juca se ele vai se separar de Van Van. Léo fica surpresa ao ver Pedro em sua casa.

SÁBADO – Pedro fica constrangido ao ver que Léonão sabia que ele apareceria. Juca diz a Vitório que está repensando a sua vida. Vitório avisa à família que vai levar sua candidatura a prefeito a sério. Pedro confessa a Léo que transou com Sol. Juca briga com Van Van, acusando-a de tentar jogar Vitório contra ele. Vitório pede que Léo vá visitá-lo e ela concorda. Léo entra na casa depois que Van Van sai.

23 a 28/06/2003
Segunda: Sofia consegue avisar a Léo que Van Van está em casa e ela vai embora. Juca aceita o pedido de demissão de Pedro e não concorda em lhe vender o curtume. Bruno afirma que quer continuar a ver o psicólogo, deixando Antônia e Joaquim satisfeitos. Karina pede desculpas a Djalma por ter causado problemas entre ele e Nanda. Antônia revela a Joaquim que quer viver sua história com Juca. Pedro dá uma bronca em Sol por ela ter contado para Léo que eles transaram. Algum tempo passa e Juca diz a Antônia que Vitório vai receber alta.

Terça: Joaquim garante a Van Van que o namoro de Antônia e Juca não vai dar certo. Fátima descobre que vai ser a noiva da festa junina de Bocaiúvas. Dinorá fica sabendo que sua prima Luiza está mal de saúde. Nanda vê Djalma com a camisa nova e adivinha que foi Karina quem deu. Luiza pede a Dinorá que cuide de seu filho e não deixe Juca encontrá-lo.

Quarta: Dinorá garante a Luiza que cuidará de Rodrigo. Modesto e Rutinha planejam revelar a todos que Juca e Antônia estão tendo um caso, para estragar a candidatura de Vitório. Juca avisa que Sol assumirá a gerência do frigorífico até que ele encontre outra pessoa. Dinorá descobre que Rodrigo fugiu com Vanuza, sua outra filha. Pâmela perde o bebê e decide procurar emprego. Vitório recebe alta. Vinícius comenta com Fátima que Dinorá está viajando e ele poderá ficar sozinho com Rosemary. Léo e Pedro arrumam as coisas para a festa junina. Vitório os vê.

Quinta: Pedro garante a Léo que não quer que reste mágoa entre eles, deixando-a emocionada. O detetive contratado por Juca descobre que Dinorá é prima de Luiza. Pedro pede Sol em namoro. Montanha dá emprego para Pâmela. Juca convida Modesto para ser vice de Vitório e ele avisa que vai pensar. Léo vê Pedro e Sol se beijando na festa, mas garante a Vitório que não ficou perturbada. Juca avisa a Sofia que vai passar a noite com Antônia. Nélia ouve tudo. Vinícius e Fátima se beijam na hora do casamento caipira. Van Van vai atrás de Juca na festa junina.

Sexta: Van Van avisa a Nélia que não vai deixar que Juca durma com Antônia. Antônia tenta convencer Juca a não ir à festa em vão. Pedro começa a leiloar um leitão na festa. Juca dá o lance mais alto, mas é vaiado por todos, para desespero de Antônia. Van Van chega e dá um lance mais alto do que Juca, sendo muito aplaudida. Juca e Antônia saem da festa escondidos. Van Van se desespera ao perceber que os dois desapareceram. Juca leva Antônia para a fazenda onde eles iriam morar se tivessem se casado. Vinícius e Djalma preferem tomar um porre a dar atenção a Nanda e Rosemary. Antônia e Juca passam a noite juntos.

Sábado: Vinícius pensa no beijo que deu em Fátima e fica perturbado. Neném e Montanha cuidam de Joaquim, que bebeu demais. Juca e Antônia se declaram um para o outro. Neném vê que Joaquim está triste por causa de Antônia, dá-lhe um beijo e diz que está gostando dele. Elis convida Hugo para dormir em sua casa. Van Van volta para casa arrasada e Sofia a consola. Léo revela para Vitório que Juca e Antônia estão tendo um caso. Juca conta a Antônia que Dinorá é prima de Luiza. Modesto e Rutinha vão à casa de Elis buscar Hugo e o proíbem de continuar o namoro. Juca pede Antônia em casamento.

30/06 a 05/07/2003
SEGUNDA – Juca diz a Antônia que ela não tem que responder imediatamente a seu pedido de casamento. Nanda diz a Elis que não quer mais que ela leve Hugo para casa. Rutinha e Modesto proíbem Hugo de namorar Elis. Vinícius beija Rosemary, pensando em Fátima. Pedro sugere a Honório que mandem um testa-de-ferro comprar o curtume. Léo pergunta a Antônia se ela passou a noite com Juca.

TERÇA – Léo fica indignada ao saber que Antônia está envolvida com Juca. Van Van tira as roupas de Juca da mala e queima tudo. Joaquim tenta agarrar Antônia, mas ela o repele. Pedro descobre que o curtume pertence a Sofia. Antônia avisa a Joaquim que quer legalizar a separação. Ele pede que a mulher não revele o segredo deles para Juca. Vitório pede para conversar com Léo sobre Juca e Antônia.

QUARTA – Vitório diz que não quer que Juca e Antônia fiquem juntos e Léo concorda. Os dois decidem não deixar que a história interfira no namoro. Fátima provoca Vinícius e percebe que está conseguindo perturbá-lo. Pedro pede que Sofia venda o curtume para a cooperativa e ela pede um tempo. Nanda vê Karina com Djalma e faz um escândalo. Djalma é despedido. Vanuza e Rodrigo chegam a Formigas.

QUINTA – Sofia não quer tomar nenhuma decisão sobre o curtume antes de conversar com Juca. Vinícius trata Rosemary friamente. Vanuza e Rodrigo avisam Dinorá que vão morar com ela. Modesto esconde uma câmera de vídeo no quarto de hotel para gravar o encontro de Juca com Antônia. Djalma diz a Nanda que o casamento deles acabou. Juca e Antônia chegam ao hotel e Modesto se esconde.

SEXTA – Dinorá exige que Vanuza e Rodrigo digam que são namorados. Joaquim diz a Neném que agiu mal com Antônia. Bruno decide levar Vanuza a um pega, mas Joaquim o impede. Juca garante a Antônia que vai se separar de Van Van. Vitório e Léo resolvem manter o namoro em segredo. Pedro diz a Sol que vai embora de Formigas. Joaquim repreende Antônia por ter deixado Bruno sozinho.

SÁBADO – Antônia não gosta da cobrança de Joaquim, que pede desculpas. Sol diz a Pedro que vai convencer Sofia a vender o curtume. Dinorá dá uma bronca em Rodrigo e Vanuza por eles terem saído sem avisar. Van Van passa trotes para o quarto de Juca. Rutinha cria um falso alarme de incêndio para que Juca saia do quarto e Modesto possa pegar a câmera. Vitório pede para conversar com Juca.

07 a 12/07/2003
SEGUNDA – Sol diz a Pedro que vai convencer Sofia a lhe vender o curtume. Djalminha termina ocasamento com Nanda. Juca diz a Vitório que o que sente por Antônia não é passageiro. Vanuza provoca Bruno dizendo que Rodrigo corre melhor do que ele. Dinorá diz a Antônia que Rodrigo é namorado de Vanuza. Léo leva Vitório para ver a parte mais pobre de Bocaiúvas. Modesto mostra a fita para Juca.

TERÇA – Modesto quer que Juca anuncie sua candidatura numa coletiva. Vitório visita uma escola pública. Djalma arruma emprego como assistente de Gérson na escolinha de futebol do clube. Sofia diz a Pedro que vai vender o curtume para a cooperativa. Bruno apresenta Heloísa à família. Rodrigo pede que Dinorá lhe fale de seu pai. Juca diz a Modesto que tem uma gravação que pode comprometê-lo.

QUARTA – Modesto concorda em trocar uma fita pela outra e Juca o obriga a declarar publicamente seu apoio a Vitório. Em casa, Modesto descobre que foi enganado. Vitório e Léo vão a uma região violenta da cidade. Antônia e Joaquim procuram um advogado para definir os termos da separação. Tintim e Honório vão ser pais de uma menina. Rodrigo se interessa por Léo. Van Van vai ao quarto de Juca.

QUINTA – Van Van convence Juca a deixá-la entrar. Léo e Vitório namoram. Fátima revela a Djalminha que tem um amor impossível. Van Van se insinua para Juca, mas ele não quer que ela se humilhe. Vinícius confessa a Djalminha que gosta de Fátima. Pâmela e Rodrigo flertam e Vanuza fica com ciúmes. Modesto tem outro plano contra Juca. Joaquim pede que Antônia nunca revele a Léo que ela é filha de Juca.

SEXTA – Léo chega, mas nada ouve. Van Van promete a si mesma nunca revelar a Juca que Vitório não é seu filho. Vanuza e Rodrigo roubam a carteira de uma cliente da boate. Modesto faz com que o lixo não seja recolhido para que o povo culpe Juca. O investigador vai até a casa de Dinorá. Juca quer assumir o namoro com Antônia. Léo despeja um saco de lixo na mesa de Juca, para protestar.

SÁBADO – Léo revela a Vitório que Juca não está tirando o lixo de Formigas. Juca garante a Léo que não tem culpa de nada. O motorista que faz a coleta do lixo confessaa Juca que Modesto o subornou. Juca obriga o motorista a acusar Modesto diante da população. Todos se revoltam contra Modesto. Rodrigo e Juca se vêem e Dinorá se desespera. Tintim descobre que Rodrigo é o filho de Luiza e Juca.

14 a 19/07/2003
SEGUNDA – Dinorá faz Tintim prometer que não vai revelar a ninguém que Rodrigo é filho de Juca. Vinícius termina o namoro com Rosemary. Vitório diz a Léo que ela foi injusta com Juca. Rodrigo avisa a Dinorá que está em Formigas para descobrir quem é seu pai. Antônia convida Juca para jantar em sua casa com seus filhos. Djalminha começa no novo emprego. Alice e Luiz Felipe recebem uma carta da mãe.

TERÇA – Pedro não gosta da notícia. Vitório conta a Juca tudo o que viu na periferia da cidade. Vinícius convida Fátima para sair com ele. Van Van bate no carro de Antônia de propósito. Léo diz a Vitório que vai ao jantar por causa dele. Djalminha combina sair com Karina. Van Van avisa a Juca que terá de trocar de carro. Rodrigo provoca Bruno para disputar um pega. Juca chega à casa de Antônia.

QUARTA – Antônia recebe Juca. Léo e Juca se tratam friamente. Neném percebe que Rodrigo e Vanuza participarão de um pega e faz uma denúncia anônima. Karina e Djalminha dançam juntos num show. Bruno aposta o relógio de Heloísa num pega contra Rodrigo. Vinícius e Fátima se beijam. A polícia aparece no pega e todos fogem. Raul persegue Rodrigo e bate no carro de Nanda. Os dois carros explodem.

QUINTA – Rodrigo e Vanuza fogem do local do acidente. Antônia comenta com Juca que alguém bateu em seu carro. Heloísa termina com Bruno. Vinícius e Fátima se declaram um para o outro. Silésio conta a Honório e Tintim que Nanda morreu. Joaquim encontra Juca na casa Antônia. Vinícius e Fátima resolvem não revelar que estão juntos. Juca acusa Van Van de ter batido no carro de Antônia.

SEXTA – Van Van se faz de inocente. Juca diz que vai mandar os papéis da separação para Van Van assinar. Joaquim beija Neném. Pedro diz a Sol que teme que Vânia lute pela guarda dos filhos. Tintim quase vê Fátima no quarto de Vinícius. Antônia pede que Léo respeite o que ela sente por Juca. Vanuza fica chateada ao saber da morte de Nanda, mas Rodrigo não liga. Juca quer conversar com Léo.

SÁBADO – Juca diz a Léo que ela está fazendo Antônia sofrer. Bruno tenta se desculpar com Heloísa. Rosemary é contratada para estrelar uma campanha publicitária. Djalma garante que vai cuidar de Elis e Raíssa. Juca oferece dinheiro a Modesto para que ele pare de atrapalhar a candidatura de Vitório. Dinorá pega Rodrigo mexendo em suas coisas. Juca vai até a casa de Dinorá descobrir notícias sobre Luiza.

21 a 26/07/2003
SEGUNDA – Dinorá garante a Juca que não sabe onde está Luiza. Pedro e Honório fazem um mutirão para reconstruir o curtume. A cartomante diz a Van Van que um jovem trará a discórdia para sua casa. Van Van aprende uma simpatia para reconquistar Juca. Vitório convida Léo para ser sua vice. Juca comunica a Vitório que ele não será mais candidato. Dinorá diz a Rodrigo que vai lhe contar quem é seu pai.

TERÇA – Dinorá diz a Rodrigo que seu pai era lavrador e já morreu, mas ele não acredita. Vitório enfrenta Juca, que decide que o filho deve mesmo ser candidato. Djalminha diz a Elis e Raíssa que vai voltar a morar com elas. Rosemary se oferece para Vinícius. Vitório tenta convencer Léo a ser sua vice. A obra do curtume avança. Silésio pede que Rodrigo dê depoimento sobre o pega na delegacia.

QUARTA – Rodrigo foge de Silésio e rouba o carro de Vitório. Silésio consegue capturar Rodrigo e o leva para a delegacia. Rodrigo descobre que Vitório é filho do prefeito e exige falar com Juca. Siilésio avisa a Dinorá que Rodrigo ficará na cadeia. Vânia, a ex-mulher de Pedro, aparece em sua casa. Tintim aconselha Dinorá a contar a verdade a Antônia e Juca. Antônia ouve a conversa e questiona Dinorá.

QUINTA – Dinorá confessa que o filho de Juca com Luiza está na cadeia. Pedro pergunta a Vânia por que ela voltou. Vânia explica aos filhos que não pôde telefonar ou mandar cartas. Djalminha apresenta Karina para Elis e Raíssa. Juca fica confuso com a revelação de Antônia. Dinorá acusa Juca de ter transformado Rodrigo num criminoso. Juca diz que quer um teste de DNA. Antônia vai à casa de Van Van.

SEXTA – Antônia revela a Sofia que o filho de Luiza foi encontrado. Rodrigo destrata Dinorá. Rodrigo tira sangue para fazer o exame. Juca manda que Silésio solte Rodrigo e apresenta Sofia e Antônia para ele. Sofia exige que o neto fique em sua casa, mas Van Van, Sol e Vitório não querem o rapaz lá. Juca avisa à família que voltará para casa. Juca revela a Antônia que voltou a morar com sua família.

SÁBADO – Antônia não gosta de saber que Juca vai voltar a morar com Van Van, mas compreende. Alice e Luiz Felipe insistem para que Pedro deixe que Vânia fique hospedada com eles e o pai concorda. Fátima conta a Léo que está com Vinícius. Pedro beija Sol na frente de Vânia. Rodrigo bebe uísque demais e apaga no sofá de Juca. Neném e Joaquim namoram. O resultado do exame de DNA chega.

28/07 a 02/08/2003
Segunda: Juca anuncia que Rodrigo é mesmo seu filho e tenta se aproximar dele, mas Rodrigo afirma que só quer dinheiro. Joaquim fica furioso ao saber que Vitório convidou Léo para ser sua vice. Rodrigo avisa Dinorá e Vanuza que não quer ter mais nada a ver com elas. Sol pergunta a Vânia por que ela voltou para casa, mas esta se recusa a dar satisfações. Antônia confessa para Tintim que Léo é filha de Juca Tigre. Rutinha descobre que Vitório não é filho de Juca.

Terça: Joaquim e Neném namoram. Antônia afirma que se arrepende de ter prometido a Joaquim que não iria revelar a verdade a Juca. Dinorá fica contrariada ao saber que Rosemary quer assinar um contrato com a agência de modelos, mas acaba concordando. Karina e Djalminha se declaram um para o outro. Rutinha decide revelar o segredo de Van Van a Juca. Léo concorda em ser vice de Vitório. Rutinha pede para conversar com Juca.

Quarta: Juca rejeita Rutinha e ela jura vingança. Vitório pede a Léo que deixe ele conversar com seu pai antes que eles contem para Antônia que estão namorando. Pedro explica para Sol que Vânia o traiu com seu sócio, que roubou sua firma. Rutinha conta para Modesto sobre Vitório. Tobias e Rosemary assinam o contrato com a agência de modelos. Pâmela se interessa ao saber que Rodrigo é filho de Juca. Vânia afirma para Pedro que quer metade dos bens dele e a guarda das crianças. Vitório anuncia para Juca que Léo vai ser sua vice.

Quinta: Vitório consegue convencer Juca de que Léo será uma boa candidata. Léo garante a Antônia que ela e Vitório são apenas amigos. Pedro fica furioso com Vânia e a manda sair de sua casa. Vitório conta para Juca que está namorando Léo e pede que ele o ajude a fazer com que Antônia aceite. Rodrigo leva Pâmela para a casa de Juca. Van Van dá um escândalo ao ver Pâmela. Sofia pede que ela vá embora e manda Rodrigo não trazê-la mais ali. Vitório pede Léo em casamento e ela aceita. Antônia vê Léo e Vitório se beijando e dá um grito.

Sexta: Antônia expulsa Vitório de sua casa e revela para Léo que ela é filha de Juca. Léo se desespera e sai a cavalo sozinha. Joaquim faz Antônia prometer que não vai contar nada para Juca. Modesto planeja descobrir quem é o verdadeiro pai de Vitório. Vitório vai até a casa de Antônia e pergunta por Léo.

Sábado: Antônia explica a Vitório que Léo não está lá e pede que ele vá embora. Juca avisa Rodrigo que ele terá que respeitá-lo se quiser morar em sua casa. Juca pensa em conseguir um emprego para Rodrigo na rádio da cidade. Modesto e Rutinha permitem o namoro de Hugo. Pedro tenta encontrar um recibo que provará que ele já deu a Vânia o dinheiro a que ela tinha direito. Elis e Raíssa ficam felizes quando sabem que Djalminha está namorando Karina. Fátima e Vinícius combinam de transar. Léo avisa Antônia que vai pegar Carolina e sair de sua casa.

04 a 09/08/2003
Segunda: Léo abraça Joaquim e garante que ele nunca deixará de ser seu pai. Pedro consulta um advogado indicado por Sol. O advogado avisa que Pedro tem que tirar Vânia de sua casa. Rodrigo convida Vanuza para ir até a mansão de Juca. Tintim encontra Fátima na ginecologista e estranha. Léo se muda para a confecção com Carolina. Pedro chega em casa e não vê Vânia ou as crianças. Léo não quer se encontrar com Vitório. Joaquim e Antônia discutem a situação de Léo e são interrompidos por Juca.

Terça: Antônia explica a Juca que está com problemas de família que não pode dividir com ele. Léo marca um encontro com Vitório na igreja. Vanuza e Rodrigo fazem a maior bagunça na casa de Juca. Beto chama Tobias e Rosemary para viajar para São Paulo. Tintim tenta descobrir o que Fátima estava fazendo na ginecologista. Léo termina com Vitório. Fátima e Vinícius saem para acampar. Vitório implora que Juca descubra por que Léo terminou com ele.

Quarta: Juca garante a Vitório que vai ajudá-lo. Neném percebe que Vinícius e Fátima estão envolvidos. Rutinha tenta descobrir quem é o pai verdadeiro de Vitório, mas Van Van finge que nem sabe do que ela está falando. Rodrigo provoca Bruno, que combina uma corrida com ele, escondido de Heloísa. Vinícius e Fátima chegam ao local do acampamento e armam a barraca. Pedro encontra os seus filhos em casa e Vânia afirma que só os havia levado para passear. Ximena avisa à Polícia que vai haver um ‘pega’ à noite. Van Van fica chocada ao saber que Vitório estava namorando Léo.

Quinta: Léo concorda em dar a Antônia uma chance de se explicar. Van Van briga com Vitório por ele ter escondido seu namoro, mas se arrepende ao ver que ele está sofrendo muito. Léo ouve a explicação de Antônia, mas afirma que não poderá perdoá-la. Tobias avisa Joaquim que vai deixar a fazenda para trabalhar como modelo. Vanuza faz Rosemary ver que Fátima sempre gostou de Vinícius. Vitório pede que Léo explique por que quis terminar e ela garante que ainda ama Pedro. Heloísa vai até a casa de Bruno e descobre que ele saiu escondido. Pedro decide expulsar Vânia de casa. Bruno corre com Rodrigo e sofre um acidente. Heloísa vê e se desespera.

Sexta: A Polícia chega ao local do acidente. Rodrigo foge com Pâmela e Vanuza. Silésio avisa Juca que o filho de Antônia sofreu um acidente. Juca dá a notícia do acidente a Antônia e se oferece para levá-la ao hospital. Vânia garante a Luiz Felipe que ainda gosta de Pedro. Luiz Felipe pede que Sol vá embora, deixando-a chateada. Juca chama o médico que cuidou de Vitório para operar Bruno. Pedro pede a Vânia que saia de sua casa. Luiz Felipe decide ir junto com a mãe. Bruno afirma que não consegue sentir suas pernas. Léo vai ao hospital e dá de cara com Juca.

Sábado: Juca garante a Léo que está ali para ajudar Bruno. Léo fica bastante chocada ao saber que Bruno corre o risco de ficar paraplégico. Montanha desconfia que Rodrigo esteja envolvido no acidente sofrido por Bruno. Hugo quer que Elis jante em sua casa. Fátima e Vinícius transam. Dr. Celso avisa Antônia e Joaquim que é possível que Bruno não volte a andar. Silésio conta para Juca que Rodrigo também estava envolvido no pega.

11 a 16/08/2003
SEGUNDA – Silésio diz a Juca que Rodrigo pode estar envolvido no acidente de Nanda. Rodrigo garante a Juca que não se envolveu em nenhum dos pegas. Antônia pede a Joaquim que a deixe revelar a Juca que Léo é filha dele, mas ele recusa. Fátima e Vinícius tiram fotos do acampamento. Bruno se desespera ao saber que pode ficar paraplégico. Vitório tenta beijar Léo, que acaba revelando que eles são irmãos.

TERÇA – Vitório não acredita em Léo, que foge dele. Antônia e Joaquim recebem instruções para tratar de Bruno. Rodrigo finge para Juca que quer estudar. Vinícius e Fátima voltam do acampamento e Tintim desconfia deles. Vitório revela a Juca a história que Léo lhe contou, e Van Van ouve tudo. Sofia inaugura o curtume. Bruno chora ao ver Heloísa. Antônia confirma para Juca que Léo é sua filha.

QUARTA – Antônia explica a Juca por que nunca lhe contou a verdade. Juca termina seu namoro com ela. Dinorá, Rosemary e Tobias viajam para São Paulo. Heloísa garante a Bruno que ele vai voltar a andar. Rodrigo pede que Pâmela não diga a ninguém que foi ao pega com ele. Rutinha vê o mesmo homem em fotos antigas com Van Van. Juca afirma a Vitório que Léo é sua irmã, e ele desmaia.

QUINTA – Vitório recupera os sentidos. Modesto decide procurar o homem das fotos. Antônia e Heloísa cobrem Bruno de atenções. Van Van não sabe se conta a Vitório que ele não é filho de Juca. Vanuza exige de Rodrigo metade do dinheiro dos pegas para ficar de boca fechada. Joaquim fica furioso ao saber que Juca já sabe a verdade. Tintim encontra as fotos de Vinícius e Fátima juntos e exige explicações.

SEXTA – Fátima e Vinícius confessam que ficaram, mas não que estão apaixonados. Tintim não quer que aquilo se repita. Rodrigo se revolta ao saber que terá que dividir sua herança por quatro. Juca se recusa a ouvir Antônia. Sofia pede a Léo que a chame de avó. Tintim passa mal, deixando Fátima e Vinícius culpados. Pedro diz a Sol que está pronto para enfrentar Vânia. Vitório e Léo se encontram.

SÁBADO – Vitório diz a Léo que os dois têm que passar por isso juntos. Pedro fica surpreso ao saber que Léo e Vitório são irmãos. Vitório diz a Juca queainda quer ser candidato. Pedro decide entrar com ação de divórcio contra Vânia. Modesto diz a Rutinha que o homem das fotos já morreu. Bruno volta para casa, mas se nega a usar cadeira de rodas. Tintim vê Fátima e Vinícius na casa de Djalminha.

18 a 23/08/2003
SEGUNDA – Tintim diz a Vinícius e Fátima que está decepcionada com os dois. Juca concorda em dar mesada para Rodrigo. Vanuza manda Bruno não falar sobre os pegas para ninguém. Bruno diz a Silésio que não participou de pega nenhum. Vânia fica furiosa ao descobrir que Pedro entrou com uma ação de divórcio contra ela. Tintim implora que Vinícius se afaste de Fátima. Antônia vai ao escritório de Juca.

TERÇA – Antônia pede que Juca a perdoe, mas ele a manda embora. Léo decide voltar a morar com Antônia. Pedro explica a Luiz Felipe que não quer brigar com Vânia. Hugo e Elis fazem as pazes. Heloísa diz a Bruno que vai pensar se denuncia ou não Rodrigo. Antônia fica comovida ao ver que Léo resolveu voltar para casa. Rodrigo leva Pâmela ao motel e ela o convence a transar sem camisinha.

QUARTA – Antônia pergunta a Vitório se ele a perdoa, mas ele diz que a atitude dela foi covarde. Vitório convence Léo a não desistir da candidatura. Fátima explica a Tintim que já era apaixonada por Vinícius há anos. Rodrigo diz a Joaquim que no dia do acidente ele estava com Pâmela no motel. Rodrigo, Vanuza e Heloísa recebem intimaçõespara depor. Rodrigo pede a Juca que o livre de depor.

QUINTA – Juca manda um advogado junto com Rodrigo, mas não o livra de depor. Tintim resolve apoiar o namoro de Fátima e Vinícius. Vânia visita Heitor, ex-sócio de Pedro, na cadeia. Pedro decide contratar um detetive para investigar Heitor e Vânia. Bruno descobre que pode voltar a andar. Heloísa, Vanuza, Pâmela e Rodrigo afirmam a Silésio que não houve pega. Vitório pede para conversar com Léo.

SEXTA – Léo e Vitório planejam a campanha. Rodrigo diz a Juca que seu carro foi roubado. Pedro pede Sol em casamento. Bruno não se entusiasma com as chances de voltar a andar. Van Van se sente culpada ao ver Vitório sofrendo, mas feliz por estar se reaproximando de Juca. Vanuza ajuda Rodrigo a comprar uma arma. Van Van e Juca saem para jantar. E Antônia e Joaquim vão ao mesmo restaurante.

SÁBADO – Antônia e Joaquim sentam afastados de Juca e Van Van. Vanuza sente ciúmes de Pâmela com Rodrigo e elas quase saem no tapa. Elis termina o namoro com Hugo. Joaquim sugere que ele e Antônia suspendam o processo de separação. Juca e Antônia discutem. Tintim pede a Fátima e Vinícius que escondam seu namoro de Honório até depois de o bebê nascer. Van Van beija Juca.

25 a 30/08/2003
SEGUNDA – Juca avisa que não quer enganar Van Van. Joaquim confessa a Neném que não esqueceu Antônia. Heloísa incentiva Bruno a lutar para voltar a andar. Rutinha e Modesto planejam acabar com a candidatura de Vitório. Juca renuncia à prefeitura para que Vitório possa concorrer. Pedro leva os filhos para falar com o juiz. Fátima e Vinícius namoram. Pâmela conta a Rodrigo que está grávida dele.

TERÇA – Rodrigo avisa que não vai fazer nada por Pâmela. Alice e Luiz Felipe afirmam ao juiz que gostam de viver com Pedro. Léo e Vitório fazem campanha. Rodrigo ameaça Heloísa se Bruno o denunciar, mas ela conta ao delegado que Rodrigo participou do pega. Fátima garante a Honório que ainda é virgem. Fátima e Vinícius se revoltam com Honório. Antônia devolve o anel que Juca lhe deu.

QUARTA – Juca não aceita o anel de volta. Ele não perdoa Antônia. Van Van e Antônia discutem e Juca fica do lado da mulher. Vinícius e Fátima aproveitam a saída de Tintim e Honório para namorar. Silésio avisa a Juca que vai prender Rodrigo, que tenta fugir. Vitório e Rodrigo brigam. Silésio aparta a briga e leva Rodrigo preso. O juiz toma mais depoimentos para decidir com quem Alice e Luiz Felipe devem ficar.

QUINTA – Juca diz a Antônia que lamenta por Rodrigo ser o responsável pelo estado de Bruno. Ele se oferece para pagar o tratamento, mas Joaquim e Antônia recusam. Vânia diz ao juiz que jamais abandonou os filhos. Pâmela diz a Montanha que está grávida de Rodrigo. Honório vê Fátima e Vinícius na cama. Vinícius é expulso de casa. Tintim fica arrasada com Honório. Antônia pede para falar com Juca.

SEXTA – Antônia insiste para que Juca a perdoe. Vanuza mente para o juiz, dizendo que Vânia não abandonou os filhos. Vinícius e Fátima decidem sair de casa. Tintim passa mal e tem sua filha sozinha em casa. O juiz dá a guarda de Luiz Felipe e Alice a Pedro. Léo e Vitório se preparam para seu primeiro comício. Vânia jura se vingar de Pedro. Modesto interrompe o comício de Vitório com o seu próprio.

SÁBADO – Modesto e Vitório discutem através de megafones. Léo arranca com o caminhão, onde Modesto está, e Juca fica orgulhoso da filha. Vinícius e Fátima visitam Tintim e a irmãzinha Letícia. Pedro anuncia aos filhos que eles vão continuar a morar com ele. Juca dá um presente a Van Van. Fátima concorda em voltar para casa. Vânia seqüestra os filhos e liga para Pedro para exigir resgate.

01 a 06/09/2003: resumo dos últimos capítulos da novela Agora é que São Elas
Segunda: Vânia exige que Pedro lhe pague um resgate para devolver seus filhos. Honório descobre que Fátima resolveu voltar para casa e a chama para conversar. Luiz Felipe usa o celular de Pedro para ligar para Sol. Pedro pede a Sol que vá encontrar Vânia com o delegado enquanto ele tenta libertar seus filhos. Fátima afirma para Honório que não se arrepende do que fez. Pedro briga com Heitor e consegue dominá-lo. Silésio prende Vânia e Heitor. Pâmela descobre que não está grávida. Bruno sente sua perna mexer e fica radiante. Começa a cerimônia do casamento de Sol e Pedro. Van Van dá um beijo em Juca diante de Antônia.

Terça: Juca afirma para Antônia que não voltou com Van Van, mas ela garante que não se importa. Pedro e Juca deixam suas diferenças de lado. Pedro e Sol se casam. Rodrigo joga charme para Vanuza e pede que ela o ajude a sair da cadeia. Djalminha tenta fazer com que Fátima e Vinícius entendam que deve ter sido difícil para Honório encontrar os dois na cama. Elis fica radiante ao descobrir que Hugo conseguiu um emprego no mesmo lugar que ela. Montanha confessa a Pâmela que é apaixonado por ela. Fátima e Vinícius batizam Letícia. Vinícius pede a mão de Fátima em casamento a Honório, que fica surpreso e avisa que precisará pensar. Dinorá volta para Formigas e anuncia que está namorando. Modesto apresenta Gardênia para Rutinha.

Quarta: Modesto explica a Rutinha que Gardênia sabe tudo sobre o passado de Van Van. Honório perdoa Vinícius, mas decide que ele e Fátima terão que ficar noivos durante um tempo antes de casar. Vanuza anuncia para Dinorá que Rodrigo está na cadeia. Modesto pede que Gardênia desmascare Van Van durante o debate dele com Vitório. Léo avisa a Vitório que não vai chegar a tempo no debate, pois seu carro quebrou. O debate começa. Gardênia afirma que Van Van já estava grávida quando se casou com Juca. Vitório pergunta a Van Van se a acusação é verdade e ela acaba confessando. Vitório revela a Léo que eles não são irmãos.

Quinta: Léo mal pode acreditar no que Vitório lhe contou. Juca teme que Gardênia esteja falando a verdade. Modesto dá dinheiro para Gardênia e depois descobre que as câmeras filmaram tudo. Léo e Vitório transam. Juca exige que Van Van lhe conte a verdade e ameaça expulsá-la de casa. Juca vai embora furioso, deixando Van Van desesperada. Juca e Vitório se abraçam e prometem que nada vai mudar entre eles. Modesto garante a Rutinha que tem outro trunfo para ganhar a eleição. Van Van implora que Vitório a perdoe, em vão. Antônia tenta consolar Juca, mas ele a rechaça. Modesto explica a Rutinha que vai fraudar as eleições. Van Van persegue o carro de Modesto e Rutinha e lhes dá uma cortada, causando um acidente.

Sexta: Van Van bate em Rutinha. Rogério chega no local do acidente e descobre que Modesto estava carregando urnas com votos falsos no carro. Modesto e Rutinha são presos. Van Van decide sair da casa de Juca e afirma para Sofia que vai refazer sua vida. Vitório e Léo são eleitos. Antônia dá um beijo em Juca durante a festa da vitória, deixando-o perturbado. Joaquim termina com Neném, afirmando que ainda ama demais Antônia. Vitório perdoa Van Van. Antônia garante a Joaquim que ainda quer se separar, deixando-o decepcionado. Juca fica perplexo quando Van Van anuncia que não quer um centavo dele. Vitório pede Léo em casamento. Léo perdoa Antônia. Vanuza dá um canivete para Rodrigo e ele foge da cadeia. Léo e Vitório se casam. Rodrigo abandona Vanuza durante a fuga e vai até a casa de Juca roubar seu cofre. Sofia vê Rodrigo tentando abrir o cofre e ele a ameaça com uma arma.

Elenco / Personagens

Antônia (Vera Fischer: Casada com Joaquim, Antônia é mãe de Léo, Bruno e Maria Clara, e é descendente da família que fundou Formigas. Centralizadora, justa e afetuosa, como mulher Antônia é intensa, passional. Sua grande paixão foi Juca Tigre, mas uma grande decepção sepultou este sentimento. Depois dessa desilusão, Antônia casou-se com Joaquim porque o admirava, mas sempre soube que não viveria com ele um grande romance. Depois de ficar viúva, Antônia se verá diante de muitas questões. As amigas e a filha darão força para que ela encontre um novo amor, mas o preconceito de seu filho homem vai gerar enormes conflitos. Para completar, o reencontro com Juca, 25 anos depois, marcará o renascimento de uma forte paixão… Além de todos esses conflitos, Antônia também é a líder da “Ordem das Formigas Mestras”, sociedade secreta formada por mulheres que ritualmente trocam entre si infindáveis segredos, dentre eles o mais importante de todos: a verdadeira receita da única e especialíssima lingüiça de Formigas!

Benigno (Paulo José): Médico, viúvo, irmão mais velho de Modesto, é um homem cortês, espirituoso e conservador. Um perfeito cavalheiro à moda antiga, muito querido e respeitado por todos em Bocaiúvas. Sofia, sua amiga de longa data, além de cliente e também viúva há tempos, foi de grande importância para que saísse do luto e recobrasse a vontade de aproveitar a vida. Não só a amizade se estreitou, como Sofia passou a ser seu par constante no jantar dançante do Country Club, parceira no crapô de fim de tarde e sua paixão da terceira idade. Embora nunca tenham se declarado, não escapa aos olhos de ninguém o quanto um gosta da companhia do outro.

Bruno (Daniel Ávila): Único filho homem de Antônia e Joaquim, Bruno decidiu que não quer mais estudar. Na verdade, Bruno não quer nada, muito menos assumir qualquer responsabilidade. É um cara marrento, imaturo, infantil e vive se metendo em confusão: um projeto de bad boy que curte a noite de Bocaiúvas com uma turminha de desocupados de classe média e vai disputar popularidade com Vitório. As idéias e o comportamento de Bruno sempre foram motivo de conflito com Léo, que acha o irmão sonso e aproveitador da boa fé dos pais.

Carolina (Ana Luiza Camacho): Filha de Léo, é ainda muito pequena – tem três anos – para se dar conta da ausência do pai. Risonha e feliz, está sempre às voltas com as bonecas no seu mundinho de criança pequena. Adora Pedro e adotou-o, naturalmente, como pai.

Djalminha (Márcio Kieling): Casado com Nanda, com quem tem uma filha de meses, Joana. Apaixonado pela mulher e encantado com o fato de ser pai, trocou tranqüilamente as funções com a esposa., até porque nunca conseguiu se estabilizar em nada. Dono de casa exemplar, assumiu os afazeres domésticos e a educação de Raíssa e Elis, irmãs mais novas da esposa. Com naturalidade, tornou-se um pioneiro formiguense na inversão de papéis entre homens e mulheres. Tranqüilo e de bem com a vida, sem ser acomodado, precisou de muita coragem para assumir diante da cidade que é sustentado pela mulher.

Elis (Sthefany Brito): Irmã de Nanda e Raíssa, cunhada de Djalminha, Elis é linda, romântica e sonhadora. Seu namoro com Hugo é algo mágico e especial. Por viver uma situação financeira difícil – toda a família é sustentada pelo salário de Nanda na Rádio e pelos extras que ela fatura fazendo som em festas – Elis teme que a diferença social acabe atrapalhando o seu namoro, já que o rapaz vem de uma família rica. Determinada, Elis quer estudar, se formar e trabalhar para ser alguém na vida. Séria, batalhadora, tem opiniões fortes e sabe se impor. É doce e meiga mas, às vezes, também é um pouco voluntariosa.

Fátima (Thaís Fersoza): Filha de Honório, melhor amiga de Léo e madrinha de Carolina, Fátima é dona de uma das confecções de artigos de couro da cidade. Tem um talento natural para lidar com couro e criar novidades. No trabalho, é muito empreendedora, mas no trato social se mostra um pouco tímida, além de ser dócil e conciliadora. Romântica e pouco experiente nos assuntos do coração, é apaixonada pelo seu meio-irmão Vinícius, filho de Tintim e com quem foi criada desde pequena. Para disfarçar o que sente por ele, viverá às turras com o meio-irmão.

Honório (Nuno Leal Maia): Gerente do curtume de Juca Tigre, é um sujeito pacato, metódico, que detesta sair de sua rotina. Pai de Djalminha e Fátima, Honório vive da casa para o trabalho. Há quem se espante com o excesso de paciência que ele tem com os arroubos de Tintim, mas Honório aceita o fato de que, em casa, quem tem a última palavra é a mulher. Afinal esta é a função das mulheres: reinar no lar. Já da porta para fora quem manda é ele. A vida e os valores de Honório vão virar de cabeça para baixo quando se vir ameaçado de perder o emprego. Será o primeiro a responsabilizar Léo pela confusão que acaba provocando o fechamento do curtume. A revolta de Honório cria uma “saia justa” na família, já que Tintim é grande amiga de Antônia e Fátima de Léo. Do tipo quadradão, não aprova o fato de as mulheres estarem tomando a frente de tudo em Formigas, nem esconde o desgosto ao ver o filho Djalminha cuidando das tarefas domésticas enquanto a mulher sai para o trabalho.

Hugo (Max Fercondini): Filho de Modesto e Rutinha, sobrinho de Benigno, Hugo é louco por música e adoraria ter uma banda e gravar discos. Seus pais, no entanto, não aprovam estes sonhos porque acreditam que música não dá futuro. Na verdade, os pais de Hugo querem que ele faça medicina, assim como o tio. Brincalhão, principalmente com a irmã Heloísa e a namorada Elis, Hugo enfrenta os pais mas acaba sempre fazendo a vontade deles. Com o discreto apoio do tio, estuda violão e compõe escondido da família. Apaixonado por Elis, Hugo vai enfrentar a mãe para defender a namorada, de outra classe social.

Ildi Silva (Rosemary): Linda, trabalhadora, séria e recatada, Rosemary é cristã e segue à risca os preceitos de sua religião. Moça meiga, gentil e tímida, muito responsável, vive encobrindo a ausência da irmã Vanusa, que foge do trabalho por qualquer pretexto. Tem medo de se envolver sentimentalmente porque acha que os homens vão se aproveitar dela, assim como o pai fez com a mãe. Porém não imagina que seu jeito envergonhado e seu sorriso tímido a tornam sensual e instigam a imaginação de alguns homens, como Vinícius.

Joaquim (Paulo Gorgulho): Casado com Antônia, pai de Léo, Bruno e Maria Clara, Joaquim é um homem da terra, bom, simples, honesto e dedicado à família. Adora a mulher, mas sabe que o sentimento de Antônia por Juca é mal resolvido, embora tenha percebido que a esposa realmente passou a amá-lo. Joaquim sente orgulho de Léo, tem verdadeiro xodó por Maria Clara e guarda uma certa apreensão por achar que não soube criar direito o filho Bruno. É encantado pela neta Carolina e garantiu o respeito e a admiração de todos.

Juca Tigre (Miguel Falabella): A juventude de Juca guarda a história que marcou para sempre sua vida e seu nome! Certa vez, estava ele nas cercanias da fazenda de seu pai, o velho Abelheira, quando surgiu de repente um tigre foragido de um circo! Faminto, o bicho cresceu para cima de Juca, que não titubeou e disparou sua espingarda, matando o animal feroz! Depois desse episódio, Juca se autoproclamou “Coronel” Juca Tigre, e exibe até hoje, na parede de seu escritório, a cabeça empalhada do felino. Sua carreira política deslanchou, e hoje ele é o prefeito reeleito da cidade de Bocaiúvas. Juca quer que seu filho Vitório seja seu sucessor, mas é a filha Sol que tenta tomar conta dos negócios, para seu desgosto. Populista, carismático, elegante e sedutor, Juca também é um homem vingativo, que não sabe perdoar e nem ser contrariado. Até hoje, sofre em silêncio com a imensa mágoa, o ódio e o amor que ainda sente por Antônia. Nunca amou de verdade sua mulher Van Van, mas adora vê-la desfilando só para ele, de maiô, com a faixa de Miss Brasil…

Léo (Débora Falabella): Filha de Antônia e Joaquim. Linda, solar, radiante, Léo é cheia de energia, dona de uma vivacidade contagiante. Esquentada, não leva desaforo para casa. Embora seja muito jovem, é empreendedora, extremamente justa e de uma eloqüência invejável. Todos os dias, Léo cavalga sozinha ao amanhecer. Gosta da natureza, do verde e do sol. É feminina e vaidosa, mas sem exageros. No passado, Léo viveu um grande conflito ao se ver grávida e sozinha, pois o namoro de faculdade já havia terminado. Entretanto, enfrentou o nascimento de Carolina com atitudes firmes e corajosas. Léo ama Pedro, seu atual namorado, que também é o amigo, cúmplice e companheiro de todos os momentos. Dona da maior confecção de artigos de couro da cidade, Léo fundou e preside a cooperativa União das Mulheres, onde se mostra uma empresária dinâmica. Como filha, é solidária e amiga, e luta pela justiça com uma coragem fenomenal. Daí a guerra com Juca Tigre, que vai se materializar na campanha pela emancipação de Formigas.

Maria Clara (Camille Heiss): A caçula de Antônia e Joaquim é uma menina alegre, extrovertida, falante e muito curiosa. Embora seja tratada como a princesa da casa, é muito moleque. Craque no futebol, é meio-campista do time juvenil misto do Formigas Futebol Clube. O time é a fonte de suas maiores alegrias e de suas maiores brigas. Todas com Luiz Felipe, filho de Pedro, que joga no time rival. Os dois disputam, à base de muita canelada, o título de melhor craque de futebol.

Montanha (Raoni Carneiro): Irmão de Neném e dono do complexo Meio do Caminho. Apesar do apelido, é calmo, paciente e muito atencioso com os fregueses. Os irmãos se dão muito bem e o trabalho é dividido segundo as aptidões de cada um. Cozinheiro de mão cheia, apesar de a tabuleta no restaurante O Galinheiro anunciar que a galinha ao molho pardo é feita por Neném, é Montanha quem prepara as iguarias. Neném só as degola porque o irmão tem pena de matar as galinhas que alimenta. Montanha tem uma certa queda por Sol, mas não se atreve a maiores intimidades.

Nanda (Jerusa Franco): Locutora, repórter e DJ da Rádio Voz de Bocaiúvas, é uma mulher batalhadora e trabalhadora compulsiva. Com a morte dos pais, desde muito cedo arcou sozinha com a educação de Raíssa e Elis. Alegre, feliz e realizada, sua relação com Djalminha é extremamente amorosa, apesar de não ser convencional. Os dois são companheiros e realmente se completam, suprindo os pontos fracos do outro. Sempre antenada com o que acontece no mundo, faz o que gosta e curte música, festas e muitos agitos.

Nélia (Catarina Abdala): Copeira da casa de Juca Tigre, se dá bem com todos os membros da família, mas nutre por Van Van um verdadeiro sentimento de devoção. Sua patroa é seu ídolo: a considera a mulher mais fascinante da Terra e, por isso, tenta imitá-la. Por conta de sua total dedicação à primeira-dama bocaiuvense, esqueceu-se de sua própria vida e nunca constituiu uma família. Chega a se considerar quase uma Ramos Abelheira, fato que provoca risadas nas empregadas e pessoas com quem se relaciona nos mercados e nas ruas. No fundo, todos sentem afeto por Nélia, uma mulher generosa, de bom caráter e bom humor. Nélia gosta muito de dona Sofia, acha Vitório lindo demais e tem medo de Juca Tigre, fazendo de tudo para não desagradá-lo.

Neném (Danny Carlos): Irmã mais nova e sócia de Montanha, é um típico mulherão. Valente, de espírito livre e sem papas na língua, adoraria encontrar um namorado, mas acha todos os homens de Formigas uns frouxos. Já percorreu o Brasil inteiro ao volante de seu caminhão, mas hoje só enfrenta a estrada para serviços das confecções de Formigas. Neném cuida da oficina do Postinho do Meio do Caminho e é a melhor mecânica da região. Animada e alto astral, ajuda Pedro a treinar o time juvenil misto do Formigas Futebol Clube. Amiga de Léo, está ao lado de mulheres que, como ela, não fogem à luta. Vai se meter em muitas brigas, para desespero do irmão, que teme ver os negócios prejudicados pela ira de Juca Tigre.

Pâmela (Karina Bacchi): É o tipo de garota que todos os homens curtem para ficar, não para casar. Bonita e vulgar, Pâmela é de origem simples, e sempre teve que batalhar muito. Sua vida é pular de trabalho em trabalho e de homem em homem, sempre se dando mal. Não chega a ser má pessoa, nem mau caráter, mas é armadora. Seu sonho é ter uma boa vida, de preferência às custas de um homem rico. Sempre se mete em mil trapalhadas com as histórias que inventa. Na verdade, nem se chama Pâmela, e usa esse nome inspirada em uma patricinha brasileira que conheceu nos EUA. Vai enxergar em Vitório a sua tábua de salvação.

Pedro (Maurício Mattar): Inteligente, competente, dinâmico, simpático, carinhoso, romântico e divertido, Pedro é o genro que toda sogra gostaria de ter e o marido, amigo e companheiro que toda mulher deseja. Desquitado, Pedro viveu uma separação traumática e ganhou na Justiça a guarda dos dois filhos, Luís Felipe e Alice. Nascido em São Paulo, Pedro foi para Bocaiúvas para fugir do estresse da cidade grande e criar os filhos em contato com a natureza. Muito bem recomendado a Juca Tigre, acabou convidado para ser o gerente geral do frigorífico, em Bocaiúvas. Entretanto, Pedro se encantou com Formigas e preferiu morar na vila. Apaixonado por Léo e muito amoroso com os filhos, Pedro sabe exercer sua autoridade quando necessário. Sempre disposto a ajudar a namorada, acabará na mira de Juca Tigre, fato que o obrigará a conter despesas e a dispensar sua empregada. Diante disto, além de pai e mãe, Pedro também cuidará da casa e se tornará uma espécie de garoto-propaganda dos novos tempos formiguenses.

Rogério Frota (Hugo Gross): Assessor de Juca Tigre, a quem sempre chama de “chefe”, Rogério é um homem risonho e muito agradável. Mora num quartinho alugado em Bocaiúvas e gasta o que ganha em roupas finas, já que considera a boa aparência fundamental para subir na vida. Tudo o que quer é se tornar um político influente, apadrinhado pelo patrão, com quem tem uma ótima relação. Rogério é um alpinista político e social, que arrasta, com certa discrição, uma asa para cima de Sol. Sai sempre em defesa dela quando Juca pega pesado com a filha. Quando Juca perceber que tanta proteção esconde uma grande paixão, vai incentivá-lo.

Silésio Junqueira (Otávio Muller): Delegado de Bocaiúvas e pau-mandado de Juca Tigre. Acomodado, tranqüilo, orgulha-se do baixo nível de criminalidade da região. Não quer saber de problemas, mas também não aceita ser provocado, nem que coloquem sua autoridade à prova. Freqüentador assíduo do bar Meio do Caminho e fã incondicional do restaurante O Galinheiro, Silésio é um admirador incansável de Neném, a única mulher que considera suficientemente forte para fazê-lo abrir mão da sua vida de boêmio.

Silmara (Ana Kutner): Enfermeira do hospital de Bocaiúvas, trabalha com o Dr. Benigno. É uma excelente profissional porém um pouco falastrona, e sempre acaba se envolvendo na vida dos pacientes. Vai se aproximar de Pâmela e acabará se tornando sua amiga e confidente. De bom caráter, honesta, bem humorada, Silmara está doida para se casar. Era namorada de Nilo, braço direito de Pedro no frigorífico, mas acabou ficando sozinha quando ele conheceu outra garota. Silmara nunca o esqueceu. A partir do rompimento, passou a se sentir sozinha e, por isso, dedica-se tanto ao trabalho. Admira Van Van e Juca Tigre.

Sofia (Yoná Magalhães): Matriarca da família Ramos Abelheira, Sofia é uma mulher forte, decidida e arrojada, mas também é dócil e gentil quando necessário. Dona de um bom senso exemplar, conhece bem os defeitos do filho, mas prefere não se desgastar em brigas que não darão em nada. Quando discute com Juca, sente palpitações e chama o Dr. Benigno para atendê-la. Uma vez medicada, os sintomas passam imediatamente, embora as pílulas sejam de farinha… Sofia e Benigno alimentam um romance platônico, um eterno jogo de sedução. Entre gostosas conversas e gargalhadas, os dois se divertem freqüentando o jantar dançante do country club. Muito bonita e chique, Sofia, às vezes, pensa em refazer sua vida ao lado de Benigno. Entretanto, sente-se tão bem sozinha, independente, dona de seu nariz e de seus horários, que acha melhor deixar tudo como está, curtindo as coisas boas da vida. Com Van Van, Sofia mantém uma relação cordial e distante, mas nunca escondeu o fato de Antônia ser a nora de seus sonhos.

Sol (Francisca Queiroz): Filha de Juca e Van Van, é linda, enérgica e um tanto ríspida com as pessoas. Tem horror às “peruíces” da mãe e por isso é o extremo oposto de Van Van. Como uma gata arisca e selvagem, se veste como um homem para impor respeito, e só anda de moto. Embora vivam às turras, Sol tem verdadeira adoração pelo pai e um talento para os negócios que, certamente, puxou dele. Mas Juca Tigre não quer ver a filha se metendo nos seus assuntos, afinal o eleito para substituí-lo é Vitório. Sol não se conforma com esta situação e luta para ser reconhecida pelo pai. Muitas vezes sente-se deslocada na família e só consegue encontrar consolo na avó Sofia, que é seu porto seguro. Já com Léo há uma rivalidade desde o tempo da escola. As duas sempre disputaram tudo – da liderança das turmas à preferência dos meninos: Sol acredita que odeia Léo mas, na verdade, tem profunda admiração e gostaria de ser como ela. Talvez seja essa identificação que fez Sol se interessar por Pedro, namorado de Léo. Completamente apaixonada, não medirá esforços para conquistá-lo.

Tintim (Zezé Polessa): Mulher exuberante, bem humorada e muito falante, Tintim é casada com Honório e mãe de quatro filhos. Dona do Garota de Formigas, point da cidade, Tintim é uma mulher sincera e direta, mas não é fofoqueira. Obreira da Ordem das Formigas Mestras, também a melhor amiga de Antônia, com quem divide o segredo da receita da verdadeira lingüiça de Formigas. É ela quem decide se o dia é próprio ou não para a produção de lingüiça, pois reza a lenda que a massa desanda se for feita em dia de chuva… Tintim gostaria que o marido fosse um tipo mais enérgico, mas mesmo assim têm um casamento feliz e ajustado. Quando brigam, preferem resolver as questões no quarto. Sua teoria é que não se deve dormir brigada com o marido: geralmente costumam fazer as pazes na cama, entre muitos chamegos.

Tobias (João Antônio): Filho de Guadalupe, ajuda Joaquim e Antônia no trabalho pesado da fazenda.

Van Van (Marisa Orth): Consumista compulsiva e espalhafatosa por natureza, Van Van é dona de um estilo único, autêntico, uma referência em Bocaiúvas. Modelo de perfeição nas medidas, Vaneide, aos 17 anos, quinta filha de uma família humilde da periferia de Macaé, foi eleita Miss da cidade. Rebatizada Van Van por seu cabeleireiro, partiu para a conquista dos títulos de Miss Rio de Janeiro e Miss Brasil. Certamente seria eleita Miss Universo, mas Juca Tigre a fez desistir de seus planos com um pedido de casamento. Van Van trocou sua coroa pela aliança, acreditando que Juca lhe daria o universo! Mas o casamento se revelou uma frustração quando descobriu a história de Juca e Antônia. Embora não tenha se casado por amor, tem tudo o que sempre sonhou e ainda assim se sente insatisfeita. Seu programa na Rádio Voz de Bocaiúvas: “Aprenda com Van Van etiquetas & boas maneiras. Hoje e sempre”, é um sucesso, que não consegue repetir em casa com a filha Sol, com quem nunca teve muita afinidade. Cúmplice do filho Vitório, jamais obteve a aprovação de sua sogra Sofia.

Vinícius (Rodrigo Prado): Filho do primeiro casamento de Tintim, enteado de Honório. Bonito, bem-humorado e brincalhão, Vinícius é o grande

companheiro de Bruno mas, ao contrário deste, não é rebelde, nem revoltado. É um rapaz de espírito leve, que adora viver e levar tudo na esportiva. Ou quase. A única coisa capaz de tirá-lo do sério é a implicância de Fátima, de quem gosta como se fosse sua irmã de sangue. Romântico, Vinícius tem um forte encantamento pela timidez e delicadeza de Rosemary, mas, por enquanto, é mais adepto dos flertes – o que deixa Tintim de cabelo em pé.

Vitório (Paulo Vilhena): Filho de Juca e Van Van, é lindo, irônico, divertido e adora posar de herdeiro de um grande império. Gosta de viajar e gastar dinheiro para impressionar as mulheres. Tem bom gosto e aprecia tudo o que for top de linha: carros importados, relógios, computadores, lanchas, etc. Formado em Administração, o sonho de Juca é vê-lo brilhar na carreira política, e por isso foi enviado para a Universidade de Berkeley onde deveria fazer um curso de extensão em Ciências Políticas. Mas a Califórnia tem tantas atrações que Vitório mal teve tempo de freqüentar as aulas. O pai não desconfia de nada, mas a mãe tem certeza de que ele fez tudo, menos o curso. Na verdade, Vitório não quer nada com política. Dos negócios do pai, a única parte que gosta é dar ordens e ser temido por todos. Por isso, vai bater de frente com Pedro, gerente do Frigorífico Tigre. Vitório vai dar em cima de Léo, sem sucesso, e acabará se apaixonando por uma menina pobre. Não é um mau caráter, mas apenas um rapaz imaturo.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional
◘ Lágrimas Demais – Ritchie
◘ Já É – Lulu Santos
◘ Meu Plano – Daniela Mercury
◘ Pensando Em Você – Moska
◘ Justo Agora – Adriana Calcanhoto
◘ Eu Amo Você – Tim Maia
◘ Sugar – Marina Lima (part. esp. Alvin L.)
◘ Calígula Freejack – Toni Platão
◘ Casulo – Guilherme Arantes
◘ Balança – João Donato e Marcelo D2
◘ Espelhos D’Água – Preta Gil
◘ Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar (Here, There And Everywhere) – Rita Lee
◘ Canções de Rei – Max Vianna
◘ Agora é Que São Elas – Lenine
◘ Bossa Nova – Bossa Lounge
◘ Night Dance – Alpha Beat

Internacional
◘ Clocks – Coldplay
◘ For You – The Calling
◘ On The Orizon – Melaine C
◘ I Want You – Thalia feat. Fat Joe
◘ Stuck You – Stacie Orrico
◘ Just A Bit Of Chaos – S.M.S. feat. REHB
◘ Designated Drinker – Alan Jackson
◘ You Are Everything – Michael McDonald
◘ Secret Smile – Semisonic
◘ Don’t Dream It’s Over – Sixpense None the Rich
◘ Just The Way You Are – Diana Krall
◘ Here, There And Everywhere – Rita Lee
◘ Big Yellow Taxi – Couting Crows and Vanessa Carlton
◘ Heart Without a Home (I’ll Be Yours) – Nick Carter
◘ Quisiera Ser – Alejandro Sanz
◘ Overjoyed – Mary J. Blage

0 Comentário para: “Agora é que São Elas Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *