A Sucessora Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela A Sucessora Resumo desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de A Sucessora Resumo e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela A Sucessora Resumo

◘ Período de exibição: 09/10/1978 – 03/03/1979
◘ Horário: 18h
◘ Nº de capítulos: 126
◘ Autoria: Manoel Carlos
◘ Direção: Herval Rossano, Gracindo Júnior e Sérgio Mattar

Adaptação de romance homônimo de Carolina Nabuco, a trama de A Sucessora é baseada num casamento marcado por uma estranha obsessão.

No Rio de Janeiro dos anos 20, a inocente Marina (Susana Vieira) se casa com o rico viúvo Roberto Steen (Rubens de Falco), proprietário de uma elegante mansão na Rua Paissandu, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Além das dificuldades para se adaptar ao luxo, ela convive com a adoração do marido por Alice, sua primeira mulher. A governanta Juliana (Nathalia Timberg), apaixonada pelo patrão, não deixa que a falecida seja esquecida e cria um clima sombrio na casa. Idealizada por todos com quem convivera, Alice chega a ser cultuada em um quadro na sala da mansão. Marina também sofre com as intrigas criadas por Juliana.

O primo de Marina, Miguel (Paulo Figueiredo), é completamente apaixonado por ela, se transformando em mais um estorvo em seu casamento. Ele se une à Adélia (Lisa Viera) na tentativa de separá-la de Roberto.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela A Sucessora Resumo

** resumo não divulgado

No Rio de Janeiro dos anos 20, a inocente Marina Steen (Susana Vieira) se casa com o rico viúvo Roberto Steen (Rubens de Falco), proprietário de uma elegante mansão na Rua Paissandu, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Além das dificuldades para se adaptar ao luxo, ela convive com a adoração do marido por Alice, sua primeira mulher. A governanta Juliana (Nathalia Timberg), apaixonada pelo patrão, não deixa que a falecida seja esquecida e cria um clima sombrio na casa. Idealizada por todos com quem convivera, Alice chega a ser cultuada em um quadro na sala da mansão. Marina também sofre com as intrigas criadas por Juliana.

O primo de Marina, Miguel (Paulo Figueiredo), é completamente apaixonado por ela, se transformando em mais um estorvo em seu casamento. Ele se une à Adélia (Lisa Vieira) na tentativa de separá-la de Roberto.

Na época da exibição da novela, muitos acreditaram, erradamente, que sua trama se baseava em Rebecca, livro da inglesa Daphne Du Maurier lançado quatro anos depois do romance A Sucessora (1934). As semelhanças entre as duas histórias foram destacadas em artigo publicado no The New York Book Review e, no Brasil, pelo crítico literário do Correio da Manhã, Álvaro Lins. A obra de Du Maurier se tornou um grande sucesso depois que inspirou o filme homônimo de Alfred Hitchock, em 1940. Em 1967, Glória Magadan se baseou na história de Rebecca para escrever a novela A Sombra de Rebeca, protagonizada por Yoná Magalhães e Carlos Alberto.

A Sucessora foi um grande sucesso de audiência da TV Globo. A novela foi uma das maiores produções de época para o horário das 18h.

A Sucessora foi vendida para cerca de 50 países, entre eles Angola, Holanda, Itália, Suíça, onde foi exibida mais de duas vezes, e União Soviética.
A novela foi reapresentada a partir de novembro de 1980, às 13h45, em Vale a Pena Ver de Novo.

Germana
Germana (Arlete Salles), irmã de Roberto, contraria os padrões de comportamento da época por sustentar o marido, Vasco (Kadu Moliterno), mais jovem que ela.

Elenco / Personagens

MARINA STEEN (Susana Vieira) – Jovem e inocente, foi criada numa fazenda, habituada a uma vida saudável e sem artifícios. De família abastada, foi educada de forma tradicional. É culta, inteligente e sensível. Casa-se com Roberto Steen (Rubens de Falco), viúvo de Alice, e passa a morar na mansão da família.

ROBERTO STEEN (Rubens de Falco) – Homem rico, viúvo, nutre uma adoração doentia por Alice, sua falecida esposa. Sempre viveu na cidade, ao lado de tudo o que é requintado e sofisticado. Casa-se com Marina (Susana Vieira).

GERMANA STEEN (Arlete Salles) – Irmã de Roberto Steen (Rubens de Falco), é uma mulher de personalidade forte que contraria os padrões de comportamento da sociedade carioca na época. Sustenta e domina o marido, Vasco (Kadu Moliterno), um homem muito mais jovem do que ela.

VASCO (Kadu Moliterno) – Marido de Germana (Arlete Salles). Bonito e inteligente, é um grande tenista com fama internacional. Gosta de carros esportivos, festas e badalação.

FILOMENA (Célia Biar) – Prima de Roberto Steen (Rubens de Falco). Viúva rica e generosa, é a única da família que não tem por Alice a admiração exagerada dos outros. Torna-se amiga de Marina (Susana Vieira), mas não é muito querida por Germana (Arlete Salles).

JULIANA (Nathalia Timberg) – Governanta da casa dos Steen, cuida de todos os detalhes para manter o perfeito funcionamento da mansão. É uma pessoa séria e guarda um ressentimento por Marina (Susana Vieira) por ela ter ocupado o lugar deixado por Alice, sua antiga patroa. Nutre um sentimento secreto por Roberto (Rubens de Falco) e, sempre que pode, cria intrigas entre ele e a mulher.

PADRE ELÁDIO (Pietro Mario) – Amigo e conselheiro da família Steen.

MIGUEL (Paulo Figueiredo) – Primo de Marina (Susana Vieira), por quem é apaixonado. Jornalista político, inteligente e expressivo. Não aceita o casamento de Marina e Roberto (Rubens de Falco).

ADÉLIA (Lisa Vieira) – Irmã de Miguel (Paulo Figueiredo). Grande amiga de Marina (Susana Vieira) e sua confidente. Mora no Rio de Janeiro, adora comprar roupas e sair com homens bonitos. Depois do casamento de Marina, aproxima-se de Germana (Arlete Salles) e passa a fazer parte de um grupo sofisticado.

EMÍLIA (Beatriz Veiga) – Mãe de Marina (Susana Vieira). É viúva e vive na fazenda, que dirige com segurança e amor. É intransigente com a moral e não perdoa leviandades.

ISABEL (Sônia de Paula) – Empregada de Marina (Susana Vieira) na fazenda. Engraçada, esperta e atrevida, faz observações inteligentes sobre as pessoas.

PADRE MANFREDO (Cahuê Filho) – Confessor da família de Marina (Susana Vieira) na fazenda. É tratado como um parente, pois conhece todos há muito tempo.

ARTHUR NEVES (Marcus Toledo) – Engenheiro que trabalha para Roberto Steen (Rubens de Falco).

EDMUNDO MACEDO (Ankito) – Um velho ator que conhece Marina (Susana Vieira) e Roberto Steen (Rubens de Falco) durante uma viagem e passa a frequentar as festas na mansão do casal.

APARECIDA (Celi Peterson) – Manicure particular de Germana (Arlete Salles), que vai atender também a Marina (Susana Vieira).

MADAME SANCHES (Heloísa Helena) – Viúva rica. Grande amiga de Roberto (Rubens de Falco) e Alice, procura aceitar Marina (Susana Vieira) como nova esposa e integrante do grupo. Está sempre carregada de joias e exageradamente maquiada.

LAURITA BUENO (Patrícia Bueno) – Mulher afetada, de uma beleza artificial. Detesta conversas sérias, só fala amenidades e comenta sobre a vida dos outros. Amiga de Roberto (Rubens de Falco), frequenta as recepções na mansão da Rua Paissandu.

MUNHOZ (Ary Coslov) – Diplomata, culto e inteligente, é um homem encantador e muito bem informado. Amigo de Roberto (Rubens de Falco).

PEDRO MONTE (Mário Cardoso) – Apesar de ser pobre, é aceito no grupo de amigos de Roberto (Rubens de Falco) por ser muito divertido e exímio dançarino de salão. Aproveita para comer, beber e se divertir nas festas.

LÚCIA DE GÓES (Rosana Penna) – A grande dama do grupo. Casada, culta e inteligente, torna-se a melhor amiga de Marina (Susana Vieira).

VANICE (Carmem Monegal) – Fútil e divertida, faz parte do grupo de amigos da Rua Paissandu.

BRANCA (Patrícia Parker) – Descontraída, faz parte do grupo de amigos da Rua Paissandu.

EDU (Reginaldo Daniel) – De bem com a vida, faz parte do grupo de amigos da Rua Paissandu.

ANTÔNIO (Paulo Pinheiro) – Mordomo da mansão da Rua Paissandu. Solene e simpático é um pouco dissimulado.

CARLOS (Apolo Correia) – Jardineiro da mansão de Roberto Steen (Rubens de Falco). Gosta de filosofar sobre a condição humana.

ONDINA (Munira Haddad) – Jovem arrumadeira, que sonha chegar ao nível de Juliana (Nathalia Timberg), a governanta da mansão da Rua Paissandu.

PEDRO (Luís Vasconcelos) – Motorista particular de Roberto Steen (Rubens de Falco).

JULIO (Alcebíades Bandeira) – Empregado da mansão de Roberto Steen (Rubens de Falco).

LOPES (Jorge Cherques) – Procurador da família de Marina (Susana Vieira). Trabalha como administrador da fazenda Santa Rosa, junto a Dona Emília (Beatriz Veiga).

TIÃO (Sidney Marques) – Esperto, vivo e simpático, mora na fazenda e é amigo de infância de Marina (Susana Vieira).

BENEDITO (Jota Barroso) – Lenhador da fazenda da família de Marina (Susana Vieira), que busca explicações para tudo o que acontece ao seu redor.

JOSÉ (D’Artagnan Mello) – Motorista de Dona Emília (Beatriz Veiga), mãe de Marina (Susana Vieira).

ANA (Joana Rocha) – Empregada da fazenda Santa Rosa, onde foi criada, junto com Marina (Susana Vieira).

LEONOR (Telma Lima) – Empregada da fazenda Santa Rosa, onde foi criada, junto com Marina (Susana Vieira).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Ontem ao Luar
Compositores: Catullo da Paixão Cearense
Intérprete: Fafá de Belém

Santa Maria
Compositores: Hermes Aquino
Intérprete: Hermes Aquino

Odeon
Compositores: Ernesto Nazareth/ Vinicius de Moraes
Intérprete: Nara Leão

Mal me Quer
Compositores: Newton Teixeira e Cristóvão de Alencar
Intérprete: Maria Creuza

Como Se Fosse
Compositores: Joanna/ Fafy Siqueira
Intérprete: Lucinha Araújo

Gadu Namorando
Compositores: Lalau/ Alcyr Pires Vermelho
Intérprete: Os Carioquinhas

Comentário para: “A Sucessora Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ana

    Gostaria de ter o resumo completo da novela “A SUCESSORA”
    Atenciosamente
    Ana