A Próxima Vítima Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela A Próxima Vítima desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de A Próxima Vítima e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela A Próxima Vítima

◘ Período de exibição (Rede Globo): 13/03/1995 – 04/11/1995
◘ Período de exibição (Canal Viva): 09/09/2013 – 18/06/2014
◘ Horário: 20h30
◘ Nº de capítulos: 203
◘ Autoria: Silvio de Abreu
◘ Colaboração: Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira
◘ Direção: Jorge Fernando, Rogério Gomes e Marcelo Travesso

Suspense, traições e romances davam o tom da novela, cuja espinha dorsal era centrada em três perguntas: “quem matou?”, “quem será a próxima vítima?” e “por quê?”. Um Opala preto, que segue as vítimas, é o único indício de que o assassino está por perto.

A trama policial tem como principais cenários a Mooca e o Bixiga, em São Paulo – universos recorrentes nos trabalhos de Silvio de Abreu –, e também apresenta a história da batalhadora Ana (Susana Vieira), dona de uma cantina italiana, amante há 20 anos do mau-caráter Marcelo (José Wilker), com quem tem três filhos: Carina (Deborah Secco), Sandrinho (André Gonçalves) e Giulio (Eduardo Felipe). Marcelo é casado, por interesse, com a rica Francesca Ferreto (Tereza Rachel), mas vive um tórrido romance com a inescrupulosa Isabela (Claudia Ohana), sobrinha de sua esposa e noiva de Diego (Marcos Frota), que desconhece seu verdadeiro caráter. O verdureiro Juca (Tony Ramos), meio-irmão de Marcelo e dono de uma barraca de frutas no Mercado Municipal de São Paulo, é apaixonado por Ana, mas ela só tem olhos para o pai de seus filhos. Juca, por sua vez, é pai de Tonico (Selton Mello) e Iara (Georgiana Góes).

A história fica ainda mais movimentada com a chegada ao Brasil de Romana (Rosamaria Murtinho), outra irmã das Ferreto. Ela chega acompanhada do suposto filho adotivo Bruno (Alexandre Borges), que é, na verdade, seu amante.

A mansão dos Ferreto é o cenário para as traições de Marcelo e Isabela. Ali também mora o casal Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) e Filomena (Aracy Balabanian). Irmã de Francesca, Filomena controla os negócios de sua tradicional família com mão de ferro, além de manipular a vida de muitos personagens, principalmente a do marido, um homem humilhado e submisso. A ambiciosa Carmela (Yoná Magalhães), irmã mais nova de Francesca e Filomena, também vive na mansão. Ressentida por ter sido abandonada pelo marido, ela projeta na filha Isabela sua esperança de conseguir um lugar de destaque no mundo. Ao longo da novela, Carmela se envolve com o jovem Adriano (Luigi Palhares). O autor usou a história para discutir as questões da relação de uma mulher madura com um rapaz mais novo.

Com o desenrolar da trama, Francesca descobre o romance de Marcelo e Ana e fica inconformada com o fato de ele ter três filhos com a amante. Logo depois, ela é assassinada misteriosamente. Ela viajaria para flagrar o marido com a amante, mas é encontrada envenenada na sala do aeroporto.

Uma série de assassinatos, aparentemente sem motivo e conexão entre si, passa a ocorrer na história. Intrigada com a sequência de mortes inexplicáveis, a jovem estudante de Direito Irene (Vivianne Pasmanter) tenta descobrir não só a identidade do matador, mas quem será a próxima vítima. Paralelamente ao trabalho do detetive Olavo (Paulo Betti), Irene inicia uma minuciosa investigação após ver o pai, Hélio (Francisco Cuoco), e a tia, Julia (Glória Menezes), assassinados. Hélio foi envenenado por um uísque na sala VIP do aeroporto. O carro de Julia foi fechado por um Opala preto. O assassino lheu deu um tiro, e ela morreu horas mais tarde no hospital. Uma lista de horóscopo chinês, recebida pelas vítimas antes do crime, é o que há de comum entre todas as mortes.

Entre os que morrem na trama estão, ainda, Leontina (Maria Helena Dias), cuja sela foi afrouxada de propósito, fazendo com que ela caísse do cavalo e batesse com a cabeça em uma pedra; Paulo Soares/Arnaldo Roncalho (Reginaldo Faria) foi atropelado pelo Opala preto no começo da novela; Josias (José Augusto Branco) foi empurrado na linha do trem; Yvete (Liana Duval) foi morta a pauladas em casa; o contador Cléber Noronha (Antônio Pitanga) foi empurrado no poço do elevador do prédio onde morava; Ulisses Carvalho (Otávio Augusto), irmão de Ana, morreu na explosão de uma pizzaria; e Eliseo morreu asfixiado por monóxido de carbono, após levar uma coronhada na garagem da mansão dos Ferreto.

Paralelo aos assassinatos em série, outros dois crimes ocorrem na trama, planejados ou executados por Isabela. O primeiro foi o de Andréia Barcelos (Vera Gimenez), secretária do Frigorífico Ferreto, assassinada com um tiro pela vilã. Depois, foi a vez de Romana Ferreto, afogada por Bruno na piscina da mansão dos Ferreto, enquanto estava dopada. Bruno estava executando um plano de Isabela.

Ao fim da trama, descobre-se que todas as vítimas do assassino em série tinham ligação entre si. As mortes foram queimas de arquivo, em decorrência do assassinato de Gigio di Angelis (Carlos Eduardo Dolabella), morto a tiros em 1968. O criminoso é desmascarado no último capítulo: Adalberto (Cecil Thiré), marido de Carmela Ferreto e pai de Isabela, que havia sumido depois de ter gasto todo o dinheiro da esposa.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela A Próxima Vítima

Resumo da Semana: 09 a 14/09/2013 (divulgação Canal Viva)

No primeiro capítulo de “A Próxima Vítima”, nesta segunda, às 16h15 e também à 1h45:
Depois de atender a um telefonema, Paulo Soares (Reginaldo Faria) sai do escritório e é atropelado. Francesca (Tereza Rachel) descobre tudo e atira no marido. Filomena (Aracy Balabanian) e Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) acodem . Ana (Susana Vieira) está preocupada com a demora de Marcelo. Juca (Tony Ramos) liga para a mansão dos Ferreto, procurando Marcelo. Filomena pede aos advogados que o cunhado receba o mínimo, caso se separe da irmã. Irene (Viviane Pasmanter) diz à mãe que Paulo Soares havia procurado Hélio (Francisco Cuoco). Helena (Natália do Vale) pergunta ao marido, mas ele diz que não conhecia Paulo. Diego (Marcos Frota) diz a Isabela (Cláudia Ohana) que vai estagiar no frigorífico. Marcelo afirma a Filomena que continuará casado.

No segundo capítulo de “A Próxima Vítima”, nesta terça, às 16h15 e também à 1h45:
Nina (Nicette Bruno) diz a Ana que Marcelo é egoísta. Juca diz que ela não deveria ter falado isso e lembra da vez que se declarou para Ana. Juca e Tonico (Selton Mello) brigam com os homens do Mercado por eles mexerem com Yara (Georgiana Góes). Francesca manda Ana se afastar de Marcelo. Carina conta às amigas que saiu com Tonico. Filomena manda Marcelo levar Ana para a Itália. Helena acha que o marido se expôs demais numa reportagem. Ana aceita viajar com o amante. Helena diz a seu analista que tem certeza de que o marido conhecia Paulo. Juca pede emprego para Yara a Marcelo. Francesca acha que estão falando de Ana.

No terceiro capítulo de “A Próxima Vítima”, nesta quarta, às 16h15 e também à 1h45:
Helena Ribeiro (Natália do Vale)
Helena Ribeiro (Natália do Vale)

Marcelo sai com Juca e manda Andréia (Vera Gimenez) levar Francesca para casa. Os dois vão a um bar e relembram os velhos tempos. Irene investiga a morte de Paulo, na delegacia. Ana resolve contar a verdade aos filhos, mas acaba não falando. Giulio convida Yara para ir ao cinema, mas Tonico o leva para um jogo de futebol. Helena visita Lucas (Pedro Vasconcelos) na clínica. Filomena descobre que, se Francesca morrer, ela e Carmela (Yoná Magalhães) serão herdeiras. Ana está sozinha num hotel em Sorrento, enquanto Marcelo quer dar sua passagem a Juca.

Nesta quinta, às 16h15 e também à 1h57:
Juca dá uma lição de moral em Marcelo. Diego diz a Isabela que Marcelo não gosta dele. Isabela transa com o tio na cozinha. Helena pede o divórcio a Hélio. Irene convida os amigos para uma festa em sua casa. Hélio é seguido pelo mesmo carro que matou Paulo Soares. vai ao banco e pede dinheiro emprestado a Sidney (Norton Nascimento). Vitinho (Flávio Migliaccio) paquera Quitéria (Vera Holtz) e Nina briga com ela. Marcelo encontra Ana na Itália. Eliseo insinua a Francesca que ela atropelou Paulo. Júlia (Glória Menezes) se aproxima de Marcelo e Ana.

Nesta sexta, às 16h15 e também à 1h45:

Francesca vê Eliseo inspecionando as pizzarias e pergunta se Ana está mesmo em São Paulo. Helena afirma ao analista que fará qualquer coisa para Hélio não passá-la para trás. Juca pede a Sidney um emprego para Tonico. Irene se interessa por Sandro. Helena flagra Hélio na cama com uma amiga da filha. Marcelo e Ana dão carona a Júlia. Patrícia (Camila Pitanga) tira fotos para um book. Francesca recebe uma carta contando sobre Marcelo e Ana na Itália.

Resumo da Semana: 16 a 21/09/2013 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 16 às 16h15 e também à 1h45:
Francesca e Hélio no aeroporto
Francesca e Hélio se encontram no aeroporto

Filomena (Aracy Balabanian) tenta explicar para Francesca (Teresa Rachel) as coisas que ela descobriu. Quitéria (Vera Holtz) pede ajuda a Juca (Tony Ramos). Francesca quer descobrir o paradeiro de e Isabela (Claudia Ohana) a escuta ameaçando mata-lo. Ana (Susana Vieira) está desconfiada da história contada por Júlia (Glória Menezes). Francesca recebe um telefonema anônimo. Hélio (Francisco Cuoco) informa sua família que terá que terá que ir para Itália urgentemente. Carina (Déborah Secco) foge do colégio. Francesca vai ao aeroporto na companhia de Carmela (Yoná Magalhães) e Isabela, para embarcar para a Itália. No aeroporto ela se encontra com Hélio. Antes de saírem do aeroporto, Carmela e Isabela são informadas do acidente com Francesca

Nesta terça, dia 17, às 16h15 e também à 1h45:

Irene (Viviane Pasmanter) recebe, pelo telefone, a informação que seu pai está morrendo. Preocupado com o sumiço de Carina, Giulio (Eduardo Felipe) quer bater em Tonico (Selton Mello). O médico avisa aos Ferreto que Francesca e Hélio morreram. Carina reaparece. Marcelo recebe um fax com a notícia da morte da mulher. Ana briga com a filha por ter sido expulsa do colégio. Isabela diz a Marcelo que Hélio era amante de sua mulher. Cláudio (Roberto Bataglin) pede para ficar uns tempos na casa de Diego (Marcos Frota). Carmela vê Isabela saindo do quarto de Marcelo e pergunta o que ela fazia lá.

Nesta quarta, dia 18, às 16h15 e também à 1h45:

Isabela diz que foi consolar o tio. Patrícia (Camila Pitanga) descobre que Cláudio fechou o estúdio e sumiu. Juca briga com Tonico por causa de Carina. Irene diz à mãe e a Carla (Mila Moreira) que tem certeza de que seu pai foi assassinado. Marcelo pede a Filomena para continuar morando na mansão. Nina (Nicette Bruno) faz cara feia ao ver Quitéria na igreja. Irene e Helena (Natália do Valle) ficam tensas, depois de pedirem a um funcionário da clínica para contar a Lucas (Pedro Vasconcelos) sobre a morte do pai. Ana começa a contar aos filhos que é amante de Marcelo e ele aparece.

Nesta quinta, dia 19, às 16h15 e também à 1h45:

Os filhos de Ana dizem que já sabiam de tudo. Ela fica arrasada. Quitéria tenta ver o abaixo-assinado, mas Nina não deixa. Filomena e Carmela remexem os papéis de Francesca, para saber se ela era amante de Hélio. Ana diz a Marcelo que ele tem que se mudar para a casa dela. Ele se nega. Marcelo procura Isabela no quarto, mas ela não abre a porta. Cláudio deixa as fotos de Patrícia com o porteiro do prédio dela. Um policial conta a Irene que seu pai morreu com uísque envenenado. Júlia aparece na casa de Helena.

Nesta sexta, dia 20, às 16h20 e também à 2h05:
Júlia Braga (Glória Menezes)
Júlia Braga (Glória Menezes)

Irene diz a Júlia que tem medo do caso do pai dela cair no esquecimento. Helena confessa a Júlia que só ficou com Hélio para tirá-lo da irmã. Marcelo diz aos filhos que quer romper com Ana. O inspetor faz perguntas a Isabela e estranha o nervosismo dela. Irene procura Sandro (André Gonçalves) em busca de detalhes da morte de Francesca. O investigador pergunta a Marcelo se Francesca atirou nele. Irene diz à mãe e à tia que deviam conversar com Marcelo. Júlia é contra. Isabela se insinua para Cláudio. Marcelo vai falar com Ana.

Resumo da Semana: 23 a 28/09/2013 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 23 às 16h15 e também à 1h45:
Giulio Rossi (Eduardo Felipe), Sandro Rossi (André Gonçalves) e
Giulio Rossi, Sandro Rossi e Ana

Sandro (André Gonçalves) conta a que Carina (Deborah Secco) foi expulsa do colégio. Carina fica com raiva do irmão. Ele diz que foi a única forma de o pai não romper com a mãe. Isabela (Cláudia Ohana) ameaça Cláudio (Roberto Bataglin), caso ele conte que fotografou Marcelo com Ana (Susana Vieira) para fazer chantagem. Isabela diz a Marcelo que, enquanto não terminar com Ana, não transará com ele. Yara (Georgiana Góes) sai com Giulio (Eduardo Felipe). Júlia (Glória Menezes) mostra a Irene (Viviane Pasmanter) os documentos assinados por Helena (Natália do Valle). Pivetes roubam a bolsa de Júlia. Isabela diz a Ana que vai ficar com Marcelo.

Nesta terça, dia 24 às 16h15 e também à 1h45:
Filomena Ferreto (Aracy Balabanian)
Filomena Ferreto (Aracy Balabanian)

Ana e Isabela brigam. Marcelo insiste que deve se separar de Ana. Josias (José Augusto Branco) conta tudo a Juca (Tony Ramos), que fica preocupado. Ana vai ao frigorífico e Diego (Marcos Frota) a recebe. Juca aparece e leva Ana embora. Irene procura Filomena (Aracy Balabanian). O investigador diz a Helena que todas as garrafinhas de uísque, da marca que Hélio (Francisco Cuoco) bebia, estavam envenenadas, no aeroporto. No testamento de Francesca (Tereza Rachel), a maior favorecida é Filomena. Carmela (Yoná Magalhães) fica irada.

Nesta quarta, dia 25 às 16h15 e também à 1h45:
Isabella Ferreto (Claudia Ohana)
Isabella Ferreto (Claudia Ohana)

Ana fica desesperada, diz que Isabela a procurou e pede a Marcelo que não a deixe. Juca conta a Ana que Marcelo ofereceu-lhe a passagem para a Itália. Patrícia (Camila Pitanga) vai ao encontro de Cláudio. O fotógrafo tenta seduzir a moça, mas ela foge. Marcelo diz a Filomena que foi estranho Francesca fazer o testamento uma semana antes de morrer. Júlia reconhece Arizinho como um dos pivetes que a assaltou. Ele foge dela e é atropelado. Carmela procura Helena. Marcelo procura Isabela na fazenda de Diego, que quase flagra os dois. Diego vai embora, sem descobrir Marcelo e Isabela no celeiro. Júlia ajuda um morador da favela a conseguir remédio para a filha doente. Helena desconfia do clima entre Irene e Carmela.

Nesta quinta, dia 26 às 16h15 e também à 1h45:
Juca Mestieri (Tony Ramos)
Juca (Tony Ramos)Filomena fica furiosa porque Marcelo a acusa de ter mandado matar Francesca. Helena tenta investigar mais o assassinato do pai, mas o delegado diz que ela deve esquecer esse assunto. Filomena e Eliseu (Gianfrancesco Guarnieri) vão na pizzaria propor que Ana venda sua parte no negócio. Ana diz que não vende nem morta. Marcelo surpreende Ana e Juca abraçados. Marcelo vai com Ana, depois de olhar sério para Juca. Depois que Fátima (Zezé Motta) ameaça ir embora. Cleber (Antônio Pitanga) concorda que a mulher trabalhe fora. Ana exige que Marcelo lhe explique porque Filomena quer comprar sua parte na pizzaria.

Nesta sexta, dia 27 às 16h15 e também à 2h05:
Helena Ribeiro (Natália do Vale)
Helena (Natália do Vale)

Helena sai com dois amigos e o carro pelo preto segue os três. Marcelo e Ana se separam e ela fica se remoendo de ódio. Zé Bolacha (Lima Duarte) chega num bordel de beira de estrada. Juca e Helena se conhecem na ópera. Juca encontra Ana chorando na praça.

Resumo da Semana: 30/09 a 05/10/2013 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 30 às 16h15 e também à 2h06:

Alfredo (Vítor Branco) flagra e Isabela (Cláudia Ohana) na cozinha. Juca (Tony Ramos) consola Ana (Susana Vieira). Carina (Deborah Secco) leva Teca para morar na sua casa. Marcelo manda a secretária buscar suas coisas na casa de Ana. Marcelo discute com Filomena (Aracy Balabanian) porque ela quer comprar a pizzaria com a situação de Marcelo. Juca sai com Helena (Natália do Valle). Ana diz para Quitéria (Vera Holts) que tem um segredo que Marcelo precisa saber. Isabela anuncia no jantar seu casamento com Diego (Marcos Frota). Marcelo fica chocado.
Quitéria (Vera Holtz)

Nesta terça, dia 1º às 16h15 e também à 1h45:
Marcelo se retira do jantar, mas sem demonstrar sua indignação. Quitéria se emociona ao lembrar que teve um filho que sumiu. Marcelo dá um tapa no rosto de Isabela depois que ela diz que ele é apenas o empregado da sua tia. Júlia (Glória Menezes) vai no morro e conversa com Arizinho (Patrick de Oliveira). Ana recusa a oferta de Eliseu (Gianfrancesco Guarnieri) e Filomena fica furiosa. Ana aparece na reunião. Helena vai ao Mercado Municipal e se surpreende ao ver o trabalho de Juca. Depois de entrar na reunião, Ana conta para Marcelo que um dos três filhos não é dele.

Nesta quarta, dia 2 às 16h15 e também à 1h45:
Marcelo se recusa a acreditar quando Ana afirma que ele não é pai de um dos seus filhos. O carro de Irene (Viviane Pasmanter) atola e ela aceita a ajuda de Zé Bolacha (Lima Duarte). Marcelo fica atormentado e expulsa Isabela de seu quarto sem revelar o motivo de sua aflição. Rosângela (Isabel Fillardis) não gosta de intimidade entre Sidney (Norton Nascimento) e Iara (Georgiana Góes). Ana não cede à pressão dos filhos para revelar qual deles tem outro pai. Marcelo exige saber a verdade.

Nesta quinta, dia 3 às 16h15 e também à 1h45:
Marcelo tenta jogar os filhos contra Ana. Zé Bolacha expulsa Vitinho (Flávio Migliaccio) de casa, depois incentiva o neto a lutar por Carina. Juca pede e o pai deixa Vitinho voltar. Patrícia (Camila Pitanga) diz a que está apaixonada por Cláudio (Roberto Bataglin). Carina se apresenta a Patrícia, no colégio. Quitéria diz a Ana que o pai de seu filho vive nas estradas. Carmela (Yoná Magalhães) se encontra com Adriano (Lugui Palhares) e Irene. Helena e Juca vão a um bar. Zé Bolacha reencontra Quitéria. Ana procura Filomena.

Nesta sexta, dia 4 às 16h15 e também à 1h45:
Ana diz a Filomena que não usará produtos de baixa qualidade e manterá sua parte no negócio. Nina (Nicette Bruno) fica com ciúmes da conversa entre Zé e Quitéria. Irene diz a Juca que quer ir ao mercado. Júlia dá aulas aos amigos de Arizinho. Marcelo manda Isabela não procurá-lo, enquanto for noiva. Rosângela briga com Sidney por causa de Yara. Quitéria conta a Ana que o pai de seu filho é Zé Bolacha. Marcelo procura Quitéria. Irene diz a Carmela que Paulo Soares (Reginaldo Faria), Francesca (Tereza Rachel) e Hélio (Francisco Cuoco) foram mortos pela mesma pessoa.

Resumo da Semana: 07 a 12/10/2013 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 7 às 16h15 e também à 1h45:

Irene (Viviane Pasmanter) arma com Adriano (Lugui Palhares) para ele se reencontrar com Carmela (Yoná Magalhães). Quitéria (Vera Holtz) diz a que não sabe de nada. Ana (Susana Vieira) está brigando com Marcelo quando Juca (Tony Ramos) chega. Carina (Déborah Secco) se recusa a transar com Tonico (Selton Mello). Adriano e Carmela combinam de sair. Josias (José Augusto Branco) diz a Quitéria que as coisas no aeroporto se complicaram. Marcelo diz a Ana que ela vai perder para Filomena (Aracy Balabanian). Juca diz a Helena (Natália do Valle) que quer ajudar Ana a resolver seus problemas. Júlia (Glória Menezes) enfrenta a polícia por causa dos meninos. Juca dá um soco em Marcelo.

Nesta terça, dia 8 às 16h15 e também à 1h45:

Marcelo e Juca discutem. Ana diz a Quitéria que não deveria ter contado nada a Juca. Júlia diz ao policial que ela e os meninos vão continuar na praça. Adriano e Carmela saem juntos. Zé Bolacha (Lima Duarte) diz a Juca que ele está sendo capacho de Ana e o chama de frouxo. Sidney (Norton Nascimento) faz as pazes com Rosângela (Isabel Fillardis). O presidente do Conselho de Segurança do bairro pede a Júlia que não se envolva mais com os meninos. O carro preto segue o automóvel de Helena. Josias recebe dinheiro de Helena. Marcelo diz aos filhos que devem fazer exame de DNA.
Juca Mestieri (Tony Ramos)
Juca Mestieri (Tony Ramos)

Nesta quarta, dia 9 às 16h15 e também à 1h45:

Os filhos de Marcelo se recusam a fazer o teste de DNA. Os advogados de Marcelo dizem que ele não pode obrigar os filhos a fazer o exame. Carina e Tonico brigam porque ele ofende o pai dela. Cláudio (Roberto Bataglin) beija Patrícia (Camila Pitanga). Ela mente para os pais dizendo que estava com a Carina. Isabela (Cláudia Ohana) pega Andréa (Vera Gimenez) procurando umas fotos em seu quarto. Helena e Juca vão à gafieira e se beijam. Ana fica chocada ao saber que Marcelo tem uma conta no exterior.

Nesta quinta, dia 10 às 16h15 e também à 1h45:

Diego (Marcos Frota) nega a Marcelo que o esteja espionando. Irene descobre que Paulo Soares (Reginaldo Faria) recebeu um telefonema antes de morrer. Marcelo fica nervoso quando não encontra a pasta no cofre. Ana finge que não sabe de nada. Juca conversa com Sidney e diz a Ana que deve haver mais de um milhão de dólares na conta. Irene encontra Zé Bolacha no clube hípico que Paulo Soares frequentava. Filomena pressiona Marcelo para se livrar de Ana.
Filomena Ferreto (Aracy Balabanian)
Filomena Ferreto (Aracy Balabanian)

Nesta sexta, dia 11 às 16h15 e também à 1h45:

Marcelo pede mais tempo a Filomena para convencer Ana vender sua parte nos restaurantes. Júlia fala ao traficante Duda Maluco (Washington Gonzales) sobre a criação de creche e escola na favela. Filomena proíbe Diego de levar Irene à sua casa. Sidney é contra a idéia de Cleber (Antônio Pitanga) e Fátima (Zezé Motta), que querem que Rosângela vá morar com eles. Diego não quer que Cláudia tire fotos no apartamento dele. Juca descobre que Nina (Nicette Bruno) era apaixonada por Zé Bolacha.

Resumo da Semana: 14 a 19/10/2013 (divulgação Canal Viva) Nesta segunda, dia 14 às 16h15 e também à 1h45:

brocha com Isabela (Cláudia Ohana). Juca (Tony Ramos) pega Tonico (Selton Mello) e Carina (Deborah Secco) namorando no terraço. O médico diz a Marcelo que o stress está prejudicando seu desempenho sexual. Juca apoia o casamento de Tonico e Carina, mas ela não quer casar. Lucas (Pedro Vasconcelos) diz a Júlia (Glória Menezes) que tem medo de Duda Maluco (Washington Gonzales). Helena (Natália do Valle) ameaça Júlia se ela colocar favelados na vida de Lucas. Filomena (Aracy Balabanian) expulsa Irene (Viviane Pasmanter) da sua casa. Diego (Marcos Frota) pega Cláudia tirando fotos de Patrícia (Camila Pitanga) no apartamento. Filomena entrega a Ana (Susana Vieira) uma ordem de despejo.
Filomena despeja Ana
Filomena despeja AnaNesta terça, dia 15 às 16h15 e também à 1h45:

Filomena diz que a casa está no nome dela, mas Ana não quer sair. Diego discute com Cláudio (Roberto Bataglin) e põe todos para fora. Marcelo nega ajuda a Ana. Carmela (Yoná Magalhães) ofende Filomena, mas depois de desculpa. Carina diz a Nina (Nicette Bruno) que é nova para casar e pede ajuda para acalmar Tonico. Juca arruma um advogado para Ana e se atrasa para o jantar com Helena, que cansa de esperar. Júlia socorre os meninos de rua espancados e acusa Duda pelo massacre. Helena diz que está apaixonada por Juca. Assista a um trecho do capítulo no vídeo abaixo:
Helena (Natália do Valle)
Helena (Natália do Valle)

Nesta quarta, dia 16 às 16h15 e também à 1h45:

Juca diz que é apaixonado por Ana e Helena fica arrasada. Julia pede a Duda Maluco proteção para os menores. Ana conta aos filhos que Marcelo casou com Francesca (Tereza Rachel) depois da morte do homem suspeito de assassinar a o marido dela. Helena diz a Carla (Mila Moreira) que vai lutar por Juca. Duda aceita a sugestão de Julia para criar uma creche na favela. Isabela vê Carmela beijando Adriano (Lugui Palhares) e conta para Filomena. Marcelo pede ajuda a Josias (José Augusto Branco). Helena vai falar com Ana.Josias
Josias (José Augusto Branco)

Nesta quinta, dia 17 às 16h15 e também à 1h45:

Helena quer que Ana se afaste de Juca. Marcelo pede a Josias para convencer Ana a vender a parte dela. Josias ouve Isabela ameaçando Andréia (Vera Gimenez) para espionar Ana. Filomena localiza Adalberto (Cecil Thiré). Cleber (Antônio Pitanga) recebe uma proposta de trabalho. Ana pede tempo ao advogado para decidir se entra com ação contra Filomena. Marcelo diz que achou solução para o caso de Ana.
Juca e Helena se beijam
Juca e Helena se beijam

Nesta sexta, dia 18 às 16h15 e também, excepcionalmente à 1h45:

Marcelo conversa com Ana e eles se beijam. Lucas chega em casa transtornado por estarem oferecendo drogas a ele. Juca chega na casa de Helena. Julia revela não gostar de Juca. Ana fica radiante após sua noite com Marcelo. Isabela bate na porta de Marcelo, mas ele não abre. Juca e Helena jantam juntos e ela se declara. Eles conversam sobre o relacionamento. Ana não quer acreditar que Marcelo a esteja enrolando. Juca e Helena se beijam.

Resumo da Semana: 21 a 26/10/2013 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 21 às 16h15 e também à 1h45:

Juca (Tony Ramos) explica para a filha que conheceu uma pessoa especial. Sidney (Norton Nascimento) vê Yara (Georgiana Góes) chorando e vai conversar com ela. Helena (Natália do Valle) conta para os filhos que Juca está fazendo muito bem para ela. Josias (José Augusto Branco) pede a Diva (Lídia Mattos), tia dele e cozinheira dos Ferreto, para tentar descobrir qual a chantagem que Isabela (Cláudia Ohana) faz contra Andréa (Vera Gimenez). Isabela briga com Diego (Marcos Frota) por causa de Irene (Viviane Pasmanter). Filomena (Aracy Balabanian) pressiona para se livrar de Ana (Susana Vieira). Juca diz a Tonico (Selton Mello) que desistiu de Ana. Marcelo vai procurar Ana fingindo estar arrependido.
Ana (Susana Vieira)
Ana (Susana Vieira)Nesta terça, dia 22 às 16h15 e também à 1h45:

Ana fica furiosa quando Marcelo lhe pede para assinar o contrato abrindo mão das duas pizzarias. Juca confessa a Tonico que não está apaixonado por Helena. Irene diz a Lucas (Pedro Vasconcellos) que Diego pode ajudar a elucidar os crimes. Ana pressiona Marcelo para ficar e acaba assinando o documento. Carina (Déborah Secco) diz a Tonico que seu pai voltou. Isabela faz uma cena de ciúmes de Irene e expulsa Diego. Júlia (Glória Menezes) vê Josias na favela. Irene procura Diego e pede ajuda na investigação. Isabela flagra os dois. Filomena procura Adalberto.
Adalberto, ex-marido de cacá
Adalberto, ex-marido de Cacá

Nesta quarta, dia 23 às 16h15 e também à 1h45:

Filomena pede a Adalberto para reconquistar Carmela (Yoná Magalhães). Isabela faz uma cena no restaurante e Irene sai ofendida. Carmela e Adriano (Lugi Palhares) vão ao motel. Filomena suborna Adalberto e ele decide voltar. Isabela e Diego fazem as pazes. Nina (Nicette Bruno) pede a Ana que se afaste de Juca. Filomena avisa Carmela da volta de Adalberto. Sandro (André Gonçalves) visita Marcelo e se queixa do que ele fez com Ana. Diego procura Irene. Ana vê Juca e Helena juntos, e depois ela o procura.
Diva flagra Marcelo e Isabela
Diva flagra Marcelo e Isabela

Nesta quinta, dia 24 às 16h15 e também à 1h45:

Ana diz a Juca que não quer empatar a sua vida. Marcelo e Sandro brigam feio. Rosângela faz mais uma cena de ciúmes de Sidney. Marcelo vai à casa de Ana procurar a pasta. Isabela sai para conversar sobre Marcelo com Sandro. Nina passa o abaixo-assinado na rua. Ana e Marcelo brigam e ela não dá a pasta. Ana expulsa Marcelo. Carmela e Adriano estão cada vez mais apaixonados. Isabela diz a Carmela que Adalberto vem para o casamento. Isabela e Marcelo se beijam e Diva vê. Cláudio e Diego fazem as pazes. Diva conta a Ana e Josias o que viu.
Lucas vai tirar satisfações com Juca
Lucas vai tirar satisfações com Juca

Nesta sexta, dia 25 às 16h15 e também à 1h45:

Ana diz que vai contar tudo para Filomena. Ela guarda a pasta de Marcelo na casa de Josias. Marcelo acena com uma promoção para Tonico se ele achar a pasta. Fátima se aborrece com o emprego de Cléber. Tonico diz a Marcelo que a pasta está com Josias. Lucas se preocupa com Helena por causa de Juca. Helena encontra Josias e oferece dinheiro a ele. Lucas vai à feira conhecer Juca e eles se desentendem. O opala preto segue Josias, que é jogado nos trilhos do trem e morre.

Resumo da Semana: 28/10 a 02/11/2013 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 28 às 16h15 e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Sandro (André Gonçalves) acha estranho Josias (José Augusto Branco) esconder que tem um filho. Sidney (Norton Nascimento) diz a Fátima (Zezé Motta) e Cléber (Antônio Pitanga) que não quer se casar com Rosângela (Isabel Fillardis). Lucas (Pedro Vaconcellos) diz a Júlia (Glória Menezes) que não quer a mãe dele com Juca (Tony Ramos). Carina (Deborah Secco) e Tonico (Selton Mello) vão ao mesmo cinema que e Sandro. Júlia diz a Helena (Natália do Valle) que Lucas foi para o mercado, ela não sabe o que fazer com a rebeldia do filho. Vitinho (Flávio Migliaccio) flagra Quitéria (Vera Holtz) na boate e descobre tudo. Isabela (Cláudia Ohana) chantageia Andréia (Vera Gimenez). Sidney não consegue romper com Rosângela. Isabela e discutem.
Juca e Helena se acertam
Juca e Helena se acertam

Nesta terça, dia 29 às 16h15 e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Isabela faz uma cena de ciúmes de Marcelo. Vitinho quer transar com Quitéria, mas ela recusa. Helena procura Juca e se desculpa pelo filho. Lucas diz a Irene (Viviane Pasmanter) que não quer mais saber de drogas. Helena e Juca se acertam. Ana (Susana Vieira) os vê se beijando no mercado e fica abalada. Josias está desaparecido e todos se preocupam com ele. Diva (Lídia Mattos) entrega a Ana o envelope com as fotos comprometedoras de Andréia. Ana e Quitéria vão à favela procurar o filho de Josias e encontram Júlia.
Duda Maluco
Duda Maluco

Nesta quarta, dia 30 às 16h15 e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Duda (Washington Gonzales) é agressivo com Ana e Quitéria. Fátima discute com Patrícia (Camila Pitanga) por causa de Cláudio (Roberto Bataglin). Isabela maltrata Cláudio. Carmela (Yoná Magalhães) não quer Adalberto (Cecil Thiré) de volta. Helena vê Ana em sua casa e não gosta. Juca vai à polícia falar do sumiço de Josias. Rosângela e Sidney estão estremecidos. Helena se preocupa com Josias. Sandro leva Sabrina à pizzaria. Juca chega à pizzaria para dar uma má notícia.
Cacá e Adriano são flagrados por Filomena
Cacá e Adriano são flagrados por Filomena

Nesta quinta, dia 31, excepcionalmente às 16h25 e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Juca diz que Josias morreu na linha do trem. Cláudio diz a Diego (Marcos Frota) que já investigou Marcelo a mando de Isabela. Marcelo e Carmela querem impedir a volta de Adalberto. Diego interroga Isabela. Helena admite que mandava dinheiro para Duda por Josias. A pasta some da casa de Josias. Carmela e Adriano (Lugui Palhares) se beijam e Filomena (Aracy Balabanian) vê. Ana acusa Marcelo da morte de Josias. Assista no vídeo abaixo:

Marcelo se ofende com Ana

Nesta sexta, dia 1º às 16h15 e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Marcelo se ofende com Ana. Carmela e Filomena discutem. Rosângela rompe com Sidney. Giulio e Tonico brigam. Ana exige de Filomena a escritura da pizzaria. Irene quer investigar a morte de Josias. Diego procura Marcelo. Andréia leva a escritura para Ana e recebe dela o envelope com suas fotos nua.

Resumo da Semana: 04 a 09/11/2013 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 4, às 16h15 e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Andréia (Vera Gimenez) conta a Ana (Susana Vieira) sua história. e Diego (Marcos Frota) discutem negócios. Todos aguardam a volta de Zé Bolacha (Lima Duartre). Juca (Tony Ramos) e Helena (Natália do Valle) vão ao museu. Rosângela (Isabel Filardis) faz jogo duro com Sidney (Norton Nascimento). Helena diz a Juca que gostaria de morar com ele. Adalberto (Cecil Thiré) se prepara para voltar. Júlia (Glória Menezes) pede a Helena para se separar de Juca. Sidney e Rosângela reatam. Ulisses (Otávio Augusto) chega na pizzaria com Zé Bolacha.
Diego e Filomena
Diego e FilomenaNesta terça, dia 5, às 16h15 e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Ana diz que seu irmão já morreu há muito tempo. Filomena (Aracy Balabanian) e Diego fazem aliança contra Marcelo. Fiscais visitam o frigorífico. Ulisses explica que sumiu porque passou anos na cadeia depois de cometer um crime. constata que o trabalho de Cléber (Antônio Pitanga) é desonesto.
Zé Bolacha se encontra com Irene
Zé Bolacha se encontra com Irene

Nesta quarta, dia 6, às 16h15 e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Zé Bolacha convida Irene (Viviane Pasmanter) para um café, ela recusa. Juca procura Lucas (Pedro Vasconcellos). Júlia discute com Duda (Washington Gonzales) e tenta bater nele. Lucas é hostil com Juca. Ana não acredita que Ulisses seja seu irmão. Helena diz à filha que ama Juca. Ana rememora momentos do passado com Juca. Isabela (Cláudia Ohana) convida Marcelo para ser padrinho do casamento. Ele bate nela.
Carina acha que Juca é seu pai
Carina acha que Juca é seu pai

Nesta quinta, dia 7, às 16h15 e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Júlia decide enfrentar Duda. Cláudio (Roberto Bataglin) vai jantar com Patrícia (Camila Pitanga) e sua família. Carina (Deborah Secco) acha que é filha de Juca. Irene recebe o convite do casamento e chora desconsolada. Irene diz à mãe que ama Diego. Ana diz a Carina que Juca não é seu pai. Zé Bolacha está apaixonado por Irene.
Cacá e Adriano
Cacá e Adriano

Nesta sexta, dia 8, às 16h15 e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Cléber e Fátima (Zezé Motta) estão felizes. Ana não quer Ulisses morando em sua casa. Adriano (Lugui Palhares) consegue levar Carmela (Yoná Magalhães) para o motel. Andréia procura Cláudio. Cláudio reluta em dizer a Diego o que sabe. Andréia procura Ana. Marcelo pede a Isabela que não se case. Irene e Jefferson vão ao hotel saber de Josias (José Augusto Branco). Irene vê Marcelo e Isabela juntos.

Resumo da Semana: 11 a 16/11/2013 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 11, às 16h15 e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Irene (Viviane Pasmanter) fica perplexa ao ver e Isabela (Cláudia Ohana). Zé Bolacha (Lima Duarte) felicita Juca (Tony Ramos) por Helena (Natália do Valle). Irene conta a Helena o que viu e ela aconselha a filha a contar tudo a Diego (Marcos Frota). Marcelo tenta convencer Isabela a fugir. Ela o deixa sozinho no hotel. Zé Bolacha vai ao frigorífico. Isabela chega quando Irene vai contar a verdade a Diego. Tonico (Selton Mello) é preso. Zé Bolacha pede que Marcelo volte para Ana (Susana Vieira).
Irene (Viviane Pasmanter)
Irene (Viviane Pasmanter)

Nesta terça, dia 12, às 16h15 e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Marcelo e Zé Bolacha conversam. Ana diz a Carina (Déborah Secco) que ela não é filha de Juca. Tonico é solto. Irene conta a verdade a Diego, mas ele não consegue acreditar. Júlia (Glória Menezes) vai à casa de Zé Bolacha.
Júlia (Glória Menezes)
Júlia (Glória Menezes)

Nesta quarta, dia 13, às 16h15 e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Júlia e Zé Bolacha relembram o passado. Diego é estúpido com Irene. Ana e Andréia (Vera Gimenez) armam um flagrante de Isabela e Marcelo. Tonico e Carina se reencontram apaixonados. Júlia diz a Zé Bolacha que é contra o namoro da irmã. Vitinho (Flávio Migliaccio) fala de Leontina (Maria Helena Dias) para Juca. Ana flagra Tonico e Carina juntos.
Adalberto (Cecil Thiré)
Adalberto (Cecil Thiré)

Nesta quinta, dia 14, às 16h15 e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Cláudio (Roberto Bataglin) diz a Diego o que sabe de Isabela. Ana reclama com Juca sobre a atitude de Tonico. Zé Bolacha chega e bota ordem na casa. Cláudio pede desculpas a Diego, mas diz que ele não pode casar com Isabela. Adalberto (Cecil Thiré) chega e Carmela (Yoná Magalhães) fica revoltada. Cláudio consegue convencer Diego. Isabela conversa com o pai antes de dormir. Ana aprova o namoro de Tonico e Carina. Diego procura Ana na pizzaria.
Diego descobre tudo
Diego descobre tudo

Nesta sexta, dia 15, às 16h15 e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Diego conversa com Ana sobre o caso de Marcelo e Isabela. Marcelo e Adalberto trocam ofensas. Juca fica sabendo que Júlia arrumou problemas com Duda Maluco (Washington Gonzales). Juca conta para Helena que Júlia e Zé Bolacha foram namorados. Helena consola Irene no dia do casamento de Diego. Diego passa para ver Isabela. Começam os eventos do casamento de Diego e Isabela. Ana chega na casa de Filomena (Aracy Balabanian) no dia do casamento. Andreia começa preparar o terreno para desmascarar o caso de Marcelo e Isabela. Diego entra no quarto e vê Isabela e Marcelo aos beijos.

Resumo da Semana: 18 a 23/11/2013 (divulgação Canal Viva)

Segunda-Feira – 18/11/13
Diego flagra os dois e estapeia Isabela na frente de todos. A família fica escandalizada. Diego conta o que aconteceu para Cláudio. Filomena questiona Marcelo sobre o acontecido e o expulsa de casa. Cláudio chega para jantar na casa de Patrícia. Isabela pede perdão a Filomena, mas ela se mantém impassível. Filomena está chocada e é dura com Isabela. Sidney é estúpido com Cláudio durante o jantar. O clima fica tenso. Diego pede desculpas a Irene e a chama para conversar. Filomena diz que nunca vai perdoar Isabela.

Terça-Feira – 19/11/13
A Próxima Vítima 18/10/13 a 22/11/13
Filomena manda devolver os presentes de casamento. Diego e Irene conversam. Isabela promete se vingar de todos. Filomena quer manter Marcelo no frigorífico apesar de tudo e oferece uma porcentagem a ele. Isabela procura Andréia. Filomena vai se desculpar com Diego. Juca procura Helena. Lucas agride Juca e o expulsa de sua casa. Isabela descobre que não pode mais chantagear Andréia. Filomena diz à Carmela que eles vão ter que pedir desculpas aos pais de Diego. Ana chama Juca para jantar e ele aceita.

Quarta-Feira – 20/11/13
Lucas diz para a mãe que ela só se preocupa com o Juca. Vitinho fica com ciúmes de Ulisses e Quitéria. Isabela procura Ana e elas discutem. Isabela reclama da vida de pobre. Lucas some de moto com Yara. Cláudio e Patrícia ficam juntos apesar da família dela. Juca fica sabendo que Yara saiu de moto e se desespera. Juca teme pela integridade física de Yara. Ela e Lucas saem da cidade de moto. Adalberto vai ver Isabela no hotel e fica decepcionado com seu caráter.

Quinta-Feira – 21/11/13
Lucas e Yara caem de moto. Ele está bêbado. Juca não aparece para jantar com Ana. Juca, Zé e Helena encontram Lucas e Yara. Helena deixa Juca mais nervoso. Filomena exige o retorno de Elizeu. Lucas está revoltado e bêbado. Juca sente que se apaixonou por Helena. Yara conversa com seu avô. Patrícia foge de casa. Juca beija Ana.

Sexta-Feira – 22/11/13
Juca e Ana acabam discutindo. Adalberto diz a Carmela que a filha deles não tem caráter. Isabela quer voltar para a mansão. Patrícia chega na casa de Cláudio para ficar. Helena desconfia de Juca e Ana. Filomena interroga Andréia e ela diz que Marcelo foi vítima. Cléber fica furioso com Patrícia. Ana manda Juca escolher entre ela e Helena.

Resumo da Semana: 25 a 30/11/2013 (divulgação Canal Viva)

Nesta segunda, dia 25, excepcionalmente às 16h25, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Ana (Susana Vieira) e Helena (Natália do Valle) encostam Juca (Tony Ramos) na parece. Ele sai pela tangente. Irene (Viviane Pasmanter) diz a Adriano (Lugui Palhares) que Adalberto (Cecil Thiré) voltou, ela vai ao escritório de Paulo Soares (Reginaldo Faria). Carmela (Yoná Magalhães) visita Isabela (Cláudia Ohana). Adalberto reassume os restaurantes. Carmela e Adriano marcam um encontro. Irene conversa com Diego (Marcos Frota) sobre suas ideias sobre os assassinatos. Patrícia (Camila Pitanga) sofre sem o namorado. Helena vai atrás de Juca no mercado.
Carla e Sidney brigam
Carla e Sidney brigam

Nesta terça, dia 26, excepcionalmente às 16h20, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Juca larga o trabalho para sair com Helena. Lucas (Pedro Vasconcellos) procura Yara (Georgiana Góes) e ela não é receptiva. Carmela e Adriano se encontram. Carla (Mila Moreira) bate no carro de Sidney (Norton Nascimento) e ele a destrata. Helena e Juca vão para o motel. Lucas pede desculpas a Yara. Júlia (Glória Menezes) desconfia de Helena por causa da morte de Hélio (Francisco Cuoco).
Adalberto (Cecil Thiré)
Adalberto (Cecil Thiré)

Nesta quarta, dia 27, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Cláudio (Roberto Bataglin) faz um estágio com um fotógrafo famoso. Juca e Helena estão apaixonados. Carla chega no banco e conversa com Sidney. Os dois trocam farpas, mas acabam rindo de tudo. Irene encontra Pedro Roncalho. Júlia acusa Helena da morte de Hélio. Helena nega que tenha mandado matar o marido. Tonico (Selton Mello) e Carina (Déborah Secco) conversam. Lucas diz para a mãe que foi pedir desculpas para Yara. Carmela chega do passeio com Adriano e Adalberto a repreende.
Ana parte para cima de Isabela
Ana parte para cima de Isabela

Nesta quinta, dia 28, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Irene conversa com Diego sobre suas teorias e acha mais algumas pistas. Sidney e Carla sentem um interesse mútuo. Isabela exige que compre uma casa. Ana deixa Ulisses (Otávio Augusto) morar com ela. Isabela vai ao frigorífico. Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) volta. Sandro (André Gonçalves) sai do frigorífico de braços dados com Isabela. Júlia descobre que Paulo Soares e Arnaldo Roncalho são um só. Júlia fica impactada. Ana vê Sandro com Isabela e bate nela. Júlia procura Marcelo no frigorífico.
Júlia recebe a lista do horóscopo chinês
Júlia recebe a lista do horóscopo chinês

Nesta sexta, dia 29, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Isabela é barrada no frigorífico. Yvete (Liana Duval) e Júlia se reconhecem. Adalberto procura Ana e ela o expulsa. Ao ver a lista dos bichos, Júlia deduz que é a próxima vítima. Lucas procura emprego. Júlia decide ir para Paris e é baleada. A ambulância leva Júlia para o hospital. Isabela liga para Giulio (Eduardo Felipe). Helena desmaia quando sabe da notícia.

Resumo da Semana: 02 a 07/12/2013 (divulgação Canal Viva)

Nesta segunda, dia 2, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Lucas (Pedro Vasconcellos) diz à imprensa que Duda (Washington Gonzales) atirou. Filomena (Aracy Balabanian) vigia Eliseu (Gianfrancesco Guarnieri). Ana (Susana Vieira) sofre por ter perdido Juca (Tony Ramos). Cléber (Antônio Pitanga) não quer o emprego no frigorífico e os filhos desconfiam. Irene (Viviane Pasmanter) desconfia que o atentado tem a ver com Paulo Soares (Reginaldo Faria). Júlia (Glória Menezes) sussurra algo sobre a lista dos sete para Helena (Natália do Valle) e morre. A família fica arrasada com a morte de Júlia. Duda Maluco é preso. Irene liga a morte de Júlia à agenda. Todos vão ao enterro de Julia.
Marcelo dá uma prensa em Tonico
Marcelo dá uma prensa em Tonico

Nesta terça, dia 3, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Lucas não vai ao enterro. proíbe o namoro de Carina (Déborah Secco). Isabela (Cláudia Ohana) leva Giulio (Eduardo Felipe) para dar uma volta e tenta descobrir mais sobre os irmãos. Adalberto (Cecil Thiré) diz que os restaurantes não vão mal. Marcelo dá uma dura em Tonico (Selton Mello). Cleber desconversa quando o filho pergunta o motivo dele não querer trabalhar no frigorífico. Marcelo demite Tonico e passa mal. Carina chega lá e ajuda o pai. Lucas foge de casa e procura Yara (Georgiana Góes). Os dois conversam e se entendem.
Cléber recusa o trabalho no frigorífico
Cléber recusa o trabalho no frigorífico

Nesta quarta, dia 4, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Irene tem certeza de que a morte de Júlia está relacionada às outras. Cleber diz para a esposa que não quer trabalhar no frigorífico e que não deveria ter aceitado o dinheiro. Marcelo, Ana, Nina (Nicette Bruno) e Tonico discutem. Isabela diz a Carmela (Yoná Magalhães) que quer engravidar. Marcelo e Juca brigam por causa de Tonico. Adalberto abre o jogo com Carmela. Irene está intrigada com a lista que encontrou. Marcelo diz a Isabela que não quer mais filhos. Cléber vai falar com Marcelo, mas Marcelo não o reconhece.
Isabela sai com Giulio
Isabela sai com Giulio

Nesta quinta, dia 5, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Juca agradece Tonico por tê-lo defendido. Eliseu conversa com sua namorada. Ana pergunta a Quitéria (Vera Holtz) de onde Júlia conhecia sua mãe. A creche da favela é batizada com o nome de Júlia. Lucas e Yara passeiam juntos. Irene e Diego (Marcos Frota) vão ao bairro japonês. Giulio fala com Isabela sobre o problema de Marcelo com os filhos. Juca contrata Tonico para fazer entregas. Adriano (Lugui Palhares) pede Cacá em casamento. Isabela tem um plano para descobrir quem não é filho de Marcelo.
Irene (Viviane Pasmanter)
Irene (Viviane Pasmanter)

Nesta sexta, dia 6, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Marcelo acaba topando o plano de Isabela. Irene procura a mãe de Quitéria e esta balbucia algo que ninguém entende. Os pais de Patrícia (Camila Pitanga) permitem que ela seja modelo. Carmela evita Adalberto. Yara e Lucas estão se apaixonando. Helena pede a Irene que pare de investigar. Zé Bolacha (Lima Duarte) chega e encontra Irene em sua casa. Ela pergunta sobre sua ligação com Júlia.

Resumo da Semana: 09 a 14/12/2013 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 9, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Zé Bolacha (Lima Duarte) diz a Irene (Viviane Pasmanter) que não sabe por que Júlia (Glória Menezes) o procurou. Ana (Susana Vieira) sugere que Quitéria (Vera Holtz) leve a mãe ao médico. Adalberto (Cecil Thiré) acusa Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) de ter inventado os relatórios. Carla (Mila Moreira) dá em cima de Sidney (Norton Nascimento). O banco é assaltado. Andréia (Vera Gimenez) conta a Ana o plano de e Isabela (Cláudia Ohana). Juca (Tony Ramos) e Helena (Natália do Valle) transam. A médica diz a Isabela que ela não pode ter filhos. Ana procura Marcelo para falar dos filhos.
Sidney passa mal durante assalto
Sidney passa mal durante assalto

Nesta terça, dia 10, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Ana e Marcelo discutem. Os ladrões trancam Sidney e Carla e ele passa mal. Isabela diz a Carmela (Yoná Magalhães) que é fértil. Andréia diz a Ana que Júlia conversou com Marcelo antes de morrer. Quitéria manda um bilhete para Zé Bolacha por Vitinho (Flávio Migliaccio). Juca diz a Zé que está apaixonado por Helena. Quitéria apresenta a mãe a Zé Bolacha. Ela se espanta.
Yvete não se sente bem com a presença de Zé
Yvete não se sente bem com a presença de Zé

Nesta quarta, dia 11, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Zé Bolacha não fica à vontade com Yvete (Liana Duval). Rosângela (Isabel Fillardis) tem ciúmes de Carla. Adalberto diz a Carmela que ainda gosta dela. Diego (Marcos Frota) se declara para Irene. Adalberto e Adriano (Lugui Palhares) se encontram e discutem. Isabela interroga Marcelo sobre Júlia. Eliseo trata Filomena (Aracy Balabanian) romanticamente. Em casa, Zé Bolacha abre um livro e olha a lista com os nomes de bichos e escritos orientais.
Zé encontra o horóscopo chinês
Zé encontra o horóscopo chinês

Nesta quinta, dia 12, excepcionalmente às 16h25, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Zé Bolacha está preocupado. Cacá diz a Adalberto que não desiste de Adriano. Teca (Andréa Avancini) conta a Carina (Déborah Secco) que gosta de Giulio (Eduardo Felipe). Adriano e Carmela se encontram. Lucas (Pedero Vasconcellos) vai procurar emprego. Ana diz a Irene que Júlia estava com a lista. Ela conversa com Zé Bolacha. Outro médico diz a Isabela que ela é estéril. Solange (Patrícia Travassos) dá de cara com Filomena, na mansão.
Solange (Patrícia Travassos)
Solange (Patrícia Travassos)

Nesta sexta, dia 13, às 16h15, e também, excepcionalmente, às 2h20 (Horário de Brasília):

Alfredo (Vítor Branco) diz a Filomena que Solange é uma secretária. Marcelo manda vir seu dinheiro do exterior. Andréia conta a Ulisses (Otávio Augusto) que Marcelo vai comprar uma casa para Isabela. Ana fica arrasada. Juca e Helena vão a uma exposição. Fátima (Zezé Motta) quer saber por que não namora. Lucas vai à exposição e agride Juca.

Resumo da Semana: 16 a 21/12/2013 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 16, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Juca (Tony Ramos) revida e diz que Lucas (Pedro Vasconcellos) é mimado. Sidney (Norton Nascimento) dá uma dura em Cláudio (Roberto Bataglin). Juca se arrepende e chora. Solange (Patrícia Travassos) e Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) namoram. Juca decide não abrir mão de Helena (Natália do Valle). Patrícia (Camila Pitanga) é aprovada para fazer uma campanha de perfumes. Ana (Susana Vieira) procura Juca e é rechaçada por Zé Bolacha (Lima Duarte). Filomena (Aracy Balabanian) dá uma bronca em Eliseo. Adalberto (Cecil Thiré) e Carmela (Yoná Magalhães) discutem. Carla (Mila Moreira) ameaça Helena para que ela largue Juca.
Filomena (Aracy Balabanian)
Filomena (Aracy Balabanian)

Nesta terça, dia 17, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Lucas diz a Yara (Georgiana Góes) que apanhou de Juca. Ele pede conselhos a Ana. Yvete (Liana Duval) tenta dizer algo, mas não consegue. Adalberto beija Filomena e ela o rejeita, mas fica balançada. Ele evoca o passado dos dois. Yara e Lucas se beijam. Quitéria (Vera Holtz) leva Yvete ao médico. Isabela (Cláudia Ohana) acha a mansão que queria. Filomena recebe de um anônimo a pasta com os documentos que incriminam .
Filomena descobre o golpe de Marcelo
Filomena descobre o golpe de Marcelo

Nesta quarta, dia 18, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Através dos papéis que encontra na pasta, Filomena descobre o golpe de Marcelo. Adalberto prepara um plano contra Adriano (Lugui Palhares). Apesar de Cláudio não ser o fotógrafo, Patrícia faz as fotos. Marcelo pede Isabela em casamento e ela fica feliz. Eles sonham com uma mansão. Solange quer sair com Eliseo, mas ele tem medo de ser visto. Filomena e os advogados chamam Marcelo para uma conversa.
Marcelo vai atrás de Ana
Marcelo vai atrás de Ana

Nesta quinta, dia 19, às 16h15, e também excepcionalmente à 1h50 (Horário de Brasília):

Filomena intima Marcelo a ir a uma delegacia. Lucas pede a Ana que fique com Juca para afastá-lo de sua mãe. Marcelo e Filomena fazem um acordo a portas fechadas. Eliseo contrata Alfredo para sair com Solange. Helena tenta falar de seu passado com Juca, mas não tem coragem. Lucas entra no time de vôlei. Filomena vai ao hotel e encontra Isabela. Marcelo tenta estrangular Ana.
Isabela desmaia
Isabela desmaiaNesta sexta, dia 20, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Ulisses (Otávio Augusto) intervém e Marcelo solta Ana. Juca diz a Vitinho (Flávio Migliaccio) que ainda gosta de Ana. Isabela se faz de vítima para Filomena. Alfredo e Solange namoram. Isabela finge um desmaio e Filomena fica nervosa e com pena da sobrinha. Zé Bolacha faz confidências a Ulisses. Isabela vai à mansão, faz um drama e diz que está grávida. Filomena chama Marcelo para fazer uma proposta.

Resumo da Semana: 23 a 28/12/2013 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 23, às 16h15, e também, excepcionalmente, à 1h50 (Horário de Brasília):

Filomena (Aracy Balabanian) propõe a que Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) o supervisione no frigorífico. Ana (Susana Vieira) e Juca (Tony Ramos) estão juntos no mercado quando Helena (Natália do Valle) chega e o leva para o motel. Giulio (Eduardo Filipe) fica sabendo da briga dos pais e não quer mais o time. Helena propõe a Juca uma relação clandestina. Patrícia (Camila Pitanga) está dividida entre a profissão e o namorado. Adalberto (Cecil Thiré) e Carmela (Yoná Magalhães) fazem aliança. Isabela (Cláudia Ohana) anuncia a Marcelo que está grávida.
Helena (Natália do Valle)
Helena (Natália do Valle)

Nesta terça, dia 24, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Marcelo fica exultante. Giulio desconfia de Ulisses (Otávio Augusto), mas Ana garante que ele é mesmo seu irmão. Adalberto acha que Isabela está mentindo. Juca abandona Helena no motel. Filomena começa a mostrar entusiasmo com o filho de Isabela. Ana acha que Isabela pode estar blefando. Ela pede a Andréia (Vera Gimenez) para investigar. Patrícia diz a Cláudio (Roberto Bataglin) que quer transar com ele. Juca vai à casa de Helena.
Patrícia se declara para Cláudio
Patrícia se declara para Cláudio

Nesta quarta, dia 25, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Helena dispensa Juca. Irene (Viviane Pasmanter) vai conversar com Zé Bolacha (Lima Duarte), que está cada vez mais apaixonado por ela. Patrícia e Cláudio transam. Irene comenta com Zé Bolacha que está atrás da lista. Quitéria (Vera Holtz) sente ciúmes de Irene. Diego (Marcos Frota) pede a Irene para dar mais atenção a ele. Filomena libera a entrada de Isabela no frigorífico. Cláudio pede Patrícia em casamento. Juca vai à pizzaria e encontra Ana.
Alfredo arma um golpe com Solange
Alfredo arma um golpe com Solange

Nesta quinta, dia 26, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Ana e Juca conversam amigavelmente. Adalberto duvida da gravidez de Isabela e ela se faz de ofendida. Marcelo chama os filhos para dizer que vai casar e que Isabela está grávida. Nina (Nicette Bruno) tem ciúmes de Irene. Solange (Patrícia Travassos) se faz de gueixa para Eliseo e trama com Alfredo (Vítor Branco). A família de Patrícia passa a apoiar sua carreira. Isabela vai à mansão.
Quitéria combina encontro com Ulisses
Quitéria combina encontro com Ulisses

Nesta sexta, dia 27, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Isabela diz a Filomena que quer dar o nome do avô a seu filho. Cláudio e Patrícia discutem. Ulisses e Quitéria combinam um encontro na boate. Ela conversa com Ana sobre o filho que teve com Zé Bolacha no passado e que não sabe se está vivo. Carla (Mila Moreira) convida Sidney (Norton Nascimento) para jantar. Ana descobre o endereço do médico de Isabela.

Resumo da Semana: 30/12 a 04/01/2014 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 30, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):
Irene (Viviane Pasmanter)
Irene arromba quarto da mãe e acha a lista

Filomena (Aracy Balabanian) insiste para e Isabela (Claudia Ohana) voltarem à mansão. Ele se recusa. Objetos de Júlia (Glória Menezes) chegam à casa de Helena (Natália do Vale), que tranca tudo. Quitéria (Vera Holtz) está apaixonada por Ulisses (Otávio Augusto). Vitinho (Flávio Migliaccio) tem ciúmes. Alfredo (Vítor Branco) e Solange (Patrícia Travassos) armam um plano misterioso. Sidney (Norton Nascimento) sai com Carla (Mila Moreira). Irene (Vivianne Pasmanter) arromba o quarto da mãe e acha a lista. Isabela chega na mansão e Marcelo vai buscá-la.

Nesta terça, dia 31, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):
Lucas vai tirar satisfações com Juca
Lucas revela estar apaixonado por Yara

Isabela se recusa a ir com Marcelo e ele sai furioso. Lucas (Pedro Vasconcelos) conta em casa que está apaixonado por Yara (Georgiana Góes), e Helena aprova. Sidney e Carla jantam num restaurante chique e rola um clima entre os dois. Filomena diz a Marcelo que vai cuidar do filho dele. Ana (Susana Vieira) duvida da gravidez de Isabela. Vitinho, na fossa, toma um porre. Andréia (Vera Gimenez) vai ao médico de Isabela. Irene decifra a lista.

Nesta quarta, dia 1º, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):
Ana coloca Juca na parede
Ana descobre falsa gravidez de Isabela

Irene acha que Filomena pode ser a próxima vítima. Ana rouba a ficha de Isabela no consultório do médico. Carla dá em cima de Sidney no banco e Rosângela (Isabel Fillardis) fica enciumada. Adalberto (Cecil Thiré) e Filomena tramam com Alfredo contra Adriano. A secretária do médico avisa Isabela do roubo da ficha. Ana descobre a falsa gravidez. Isabela vai à casa de Ana e aponta um revólver para ela.

Nesta quinta, dia 2, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):
Filomena (Aracy Balabanian)
Irene conclui que Filomena é a próxima vítima

Isabela ameaça Ana, que a expulsa. Vitinho e Quitéria discutem. Carmela (Yoná Magalhães) cai na armadilha e flagra Adriano (Lugui Palhares) com Solange num motel. Isabela diz a Marcelo que se ele voltar à mansão ela descobrirá qual dos filhos de Ana não é dele. Irene vai à pizzaria descobrir em que ano Josias nasceu. Adriano não consegue convencer Cacá. Irene conclui que Filomena é a próxima vítima.

Nesta sexta, dia 3, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):
Adriano tem notícias de Cacá
Adriano cai numa armação

Adriano tenta falar com Carmela, mas ela não o atende. Isabela diz a Marcelo que só transa com ele quando ele aceitar voltar para a casa de Filomena. Vitinho chora por causa de Quitéria. Carla consola Helena. Filomena consola Carmela. Yara e Lucas namoram. Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) desconfia que Solange esteja envolvida na armação contra Adriano e Carmela.

Resumo da Semana: 06 a 11/01/2014 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 6, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Filomena (Aracy Balabanian) expulsa Irene (Viviane Pasmanter) de sua casa. Juca (Tony Ramos) e Helena (Natália da Valle) discutem por causa de Yara (Georgiana Góes) e Lucas (Pedro Vascocellos). Adriano (Lugui Palhares) pede ajuda a Irene. Alfredo (Vítor Branco) dá dinheiro a Solange (Patrícia Travassos). Nina (Nicette Bruno) pede que Quitéria (Vera Holtz) namore Vitinho (Flávio Migliaccio) em troca da destruição do abaixo-assinado para tirá-la da Mooca. O time de vôlei faz exame de sangue. Lucas joga bem. Sandro (André Gonçalvez) e Giulio (Eduardo Felipe) discutem com .
Sidney e Carla se beijam
Sidney e Carla se beijam

Nesta terça, dia 7, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Sandro diz a Marcelo que os filhos não falarão mais com ele se o exame de DNA for realizado. Juca pega Yara e Lucas namorando e faz um escândalo. Isabela (Cláudia Ohana) insiste em voltar para a casa das Ferreto. Carmela (Yona Magalhães) e Adriano se encontram na casa de Irene. Sidney (Norton Nascimento) e Carla (Mila Moreira) vão a uma boate. Quitéria vai conversar com Nina. Ana (Susana Viera) pede Juca em casamento.
Carmela questiona Filomena
Carmela questiona Filomena

Nesta quarta, dia 8, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Juca e Ana se beijam. Helena pensa em Juca. Sidney diz a que está apaixonado por Carla. Vitinho ouve a conversa de Quitéria e Nina e briga com as duas. Filomena propõe sociedade a Marcelo e ele aceita. Carina (Déborah Secco) fica triste porque Tonico (Selton Mello) viajou. Carmela pergunta a Filomena se ela conhecia Hélio Ribeiro (Fracisco Cuoco). Ana e Juca anunciam seu casamento.
Marcelo e Isabela voltam para a mansão
Marcelo e Isabela voltam para a mansão

Nesta quinta, dia 9, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Marcelo volta para a casa das Ferreto. Andréia (Vera Gimenez) diz a Irene que Júlia (Glória Menezes) foi ao escritório de Marcelo no dia de sua morte. Alfredo e Solange namoram ao telefone. Carina acaba aceitando o casamento de Ana e Juca. Arizinho (Patrick de Oliveira) diz a Marco (Nizo Neto) que Giulio está paquerando Teca (Andréa Avancini). Rosângela (Isabel Fillardis) percebe que Sidney está distante. Irene pergunta a Marcelo de onde ele conhecia Júlia.
Irene é expulsa do frigorífico
Irene é expulsa do frigorífico

Nesta sexta, dia 10, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Marcelo expulsa Irene do escritório. Vitinho discute com Ulisses (Otávio Augusto). Helena chora por causa de Juca. Isabela não sabe como vai continuar fingindo que está grávida. Diego mostra a Irene as obras de seu frigorífico. Patrícia é convidada a participar de um desfile importante. Fátima (Zezé Motta) pede que Cléber (Antônio Pitanga) converse com Jefferson. Rosângela surpreende Yvete de pé na cozinha.

Resumo da Semana: 13 a 18/01/2014 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 13, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Yvete (Liana Duval) pede a Rosângela (Isabel Fillardis) que não conte a ninguém que a viu de pé. sai misteriosamente. Cléber (Antônio Pitanga) e Lucas (Pedro Vasconcellos) também. Rosângela e Ana (Susana Vieira) encontram Yvete morta. Diego (Marcos Frota) desconfia que Lucas seja o assassino. Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) e Adalberto (Cecil Thiré) se encontram num bar. Sidney (Norton Nascimento) diz a Fátima (Zezeh Motta) que pretende deixar Rosângela. Ana procura Quitéria (Vera Holtz) na boate. Após o enterro, Irene (Viviane Pasmanter) diz a Quitéria que Yvete foi assassinada.
Zé Bolacha pega o horóscopo de Yvete
Zé Bolacha pega o horóscopo de Yvete

Nesta terça, dia 14, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Quitéria se zanga com Irene. Rosângela diz a Fátima que Yvete não falou com ela. Marcelo descobre que Diego vai abrir um frigorífico. Zé Bolacha (Lima Duarte) e Juca (Tony Ramos) discutem. Rosângela deixa a casa de Quitéria. Zé Bolacha tenta fazer Ana desistir de Juca. Adalberto diz a Isabela (Cláudia Ohana) que não tem dinheiro. Zé Bolacha rouba uma cópia da lista do horóscopo chinês da casa de Quitéria.
Helena vê Ana e Juca juntos
Helena vê Ana e Juca juntos

Nesta quarta, dia 15, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Irene decide ir à polícia. Marcelo e Diego discutem. Sidney e Carla (Milla Moreira) conversam escondido no desfile. Patrícia (Camila Pitanga) é entrevistada. Giulio (Eduardo Felipe) paquera Teca (Andréa Avancini). Arizinho faz amizade com Zé Bolacha. Ana e Juca marcam o casamento para o dia de São Genaro. Marcelo e Isabela também. Adriano (Lugui Palhares) pensa em viajar. Ana e Juca se amam. Helena (Natália do Valle) vai à casa de Ana e vê Juca.
Isabela (Cláudia Ohana)
Isabela (Cláudia Ohana)

Nesta quinta, dia 16, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Juca fica chateado por causa de Helena. Lucas diz a Yara que às vezes não se lembra do que fez. Andréia (Vera Gimenez) diz a Marcelo que Ana também vai casar no dia de São Genaro. Isabela diz a Filomena (Aracy Balabanian) que Carmela (Yoná Magalhães) e Adalberto estão tramando algo contra ela. Ana conta a Quitéria que teve uma noite de amor com Juca no passado. Juca diz a Helena que não aceita o namoro de Lucas e Yara.
O carro preto segue Irene
O carro preto segue Irene

Nesta sexta, dia 17, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Ana diz a Quitéria que teve um filho com Juca. Sandro (André Gonçalvez) ouve a conversa. Irene vai falar com Rosângela. Helena e Lucas discutem. Fátima e Cléber conversam sobre os crimes e pensam em deixar São Paulo. Rosângela acorda assustada. Sidney e Carla se encontram. Tonico (Selton Mello) chega de viagem. O Opala preto segue Irene. Chega o resultado do teste de DNA.

Resumo da Semana: 20 a 25/01/2014 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 20, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

fica transtornado ao ler o exame de DNA e vai à casa de Ana (Susana Vieira). Adalberto (Cecil Thiré) pede uma chance a Carmela (Yoná Magalhães). Nina (Nicette Bruno) e Vitinho (Flávio Migliaccio) vão à casa de Quitéria (Vera Holtz). Adalberto joga charme para Filomena (Aracy Balabanian). Solange (Patrícia Travassos) diz a Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) que Filomena tem um caso com Adalberto. Carmela e Irene (Viviane Pasmanter) conversam. Zé Bolacha (Lima Duarte) vai à casa de Helena (Natália da Vale). O Opala preto segue Irene e a faz despencar de um despenhadeiro.
Marcelo recebe o resultado do exame de DNA
Marcelo recebe o resultado do exame de DNA

Nesta terça, dia 21, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Zé Bolacha encontra Irene inconsciente e a leva para o hospital. Diego (Marcos Frota) vai ao escritório de Marcelo e encontra Isabela (Cláudia Ohana). Marcelo propõe sociedade a Diego, que recusa. Eliseo sente ciúme de Filomena e Adalberto. Helena visita Irene, que está na UTI. Sidney (Norton Nascimento) acha que Yvete (Liana Duval) falou com Rosângela (Isabel Fillardis). Lucas (Pedro Vasconcellos) diz a Yara (Georgiana Góes) que não se lembra do que fez durante o dia. Filomena decide vender ações do frigorífico. Adalberto diz a Cacá que já sabe como recuperar o que lhe roubou. Marcelo vai à casa de Ana e lhe mostra o resultado do teste de DNA.
Ana confessa que Giulio é filho de Juca
Ana confessa que Giulio é filho de Juca

Nesta quarta, dia 22, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Marcelo discute com Ana, mas diz que vai esconder a verdade dos filhos. Ana confessa a Marcelo que Juca (Tony Ramos) é o pai de Giulio (Eduardo Felipe). O médico diz a Helena que Irene vai ficar boa. Isabela percebe que Adalberto e Cacá estão tramando alguma coisa e conta a Filomena. Solange diz a Eliseo que acha que Filomena e Adalberto têm um caso. Marcelo acaba contando a Isabela toda a conversa com Ana. Cléber (Antônio Pitanga) diz a Fátima (Zezé Motta) que não adianta fugir para o Rio. Helena decide ir à polícia.
Olavo (Paulo Betti)
Olavo (Paulo Betti)

Nesta quinta, dia 23, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Helena diz ao investigador Olavo (Paulo Betti) que sua filha sofreu um atentado. Isabela insiste para Marcelo contar a verdade aos filhos. Filomena pede a Eliseo que descubra se Adalberto e Cacá estão tramando algo. Cláudio (Roberto Bataglin) fotografa Carina (Déborah Secco) e Tonico (Selton Mello) fica furioso. Irene recobra a consciência. Marcelo diz a Sandro (André Gonçalves), Carina e Giulio que o teste do DNA provou que os três são seus filhos, mas Sandro não acredita. Ana diz a Quitéria que se arrependeu de mentir sobre a paternidade de Giulio. Adriano (Lugui Palhares) e Cacá se encontram acidentalmente na casa de Irene.
Adriano pede uma segunda chance a Cacá
Adriano pede uma segunda chance a Cacá

Nesta sexta, dia 24, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Irene diz a Helena que um carro preto provocou o acidente. Adalberto acusa Isabela de ter feito intriga para Filomena e ela nega. Ana diz aos filhos que mentiu para eles. Quitéria aluga um quarto para Marco (Nizo Neto) e Arizinho (Patrick de Oliveira). Adriano diz a Cacá que é inocente e pede que ela lhe dê uma chance. Solange diz a Alfredo (Vítor Branco) que se arrependeu de ter participado do plano contra Cacá e Adriano. Lucas tem atitudes estranhas. O médico diz que Irene vai ter alta. Olavo vai à casa de Helena.

Resumo da Semana: 27 a 01/02/2014 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 27, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):
Helena vê Ana e Juca juntos
Helena procura Juca

Helena (Natália do Vale) dispensa Olavo (Paulo Betti) e promete lhe telefonar no dia seguinte. Lucas (Pedro Vasconcellos) implica com Diego (Marcos Frota) no hospital. Ulisses (Otávio Augusto) não quer que Quitéria (Vera Holtz) alugue o quarto para Marco (Nizo Neto) e Arizinho (Patrick de Oliveira). Adalberto (Cecil Thiré) mente para Cacá (Yoná Magalhães) e insiste que foi um detetive contratado por ele quem descobriu que Adriano (Lugui Palhares) tinha outra mulher. Adriano diz aos amigos que vai viajar. Cláudio (Roberto Bataglin) diz a Patrícia (Camila Pitanga) que Carina (Deborah Secco) foi escolhida para fazer uma campanha publicitária. Isabela (Claudia Ohana) procura Giulio (Eduardo Felipe). Ana (Susana Vieira) diz a que foi para a cama com Juca por carência. Helena procura Juca (Tony Ramos).

Nesta terça, dia 28, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):
Zé Bolacha pega o horóscopo de Yvete
Zé Bolacha é interrogado por Olavo

Zé Bolacha (Lima Duarte) visita Irene (Vivianne Pasmanter) e acaba sendo interrogado por Olavo. Helena e Juca conversam amigavelmente. Tonico (Selton Mello) tenta impedir Carina de fazer a campanha. Ana diz a Ulisses que ama Juca de verdade. Cacá diz a Isabela que vai para a Europa com Adriano. Filomena (Aracy Balabanian) tenta convencer Cacá a não viajar. Fátima (Zezé Motta) pede a Cléber (Antônio Pitanga) que converse com . Irene conta a Olavo sobre a lista do horóscopo chinês. Fátima vai à casa de Ana e fala de suas desconfianças sobre Sandro (André Gonçalves) e Jefferson. Carmela vai para o aeroporto.

Nesta quarta, dia 29, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):
Olavo (Paulo Betti)
Olavo decide investigar morte de Hélio e Francesca

Cacá se despede de Adriano e volta para casa com Adalberto. Fátima diz a Ana que está preocupada com a relação entre Sandro e Jefferson. Carina discute com Tonico e diz que vai fazer a campanha publicitária. Lucas diz a Yara (Georgiana Góes) que tem medo de ter sido ele quem empurrou Irene do despenhadeiro. Isabela descobre a hora do casamento de Ana e Juca. Adalberto flerta com Filomena. Olavo lê o processo sobre a morte de Hélio e Francesca (Tereza Rachel) e decide investigar. Fátima faz perguntas a Jefferson e ele fica ofendido. Isabela vai à pizzaria.

Nesta quinta, dia 30, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):
Isabela
Isabela conta a Juca que ele é pai de Giulio

Isabela diz a Ana que só queria lhe desejar felicidades. Jefferson não responde à pergunta de Fátima. Carina diz a Marcelo que participará de uma campanha publicitária e ele acaba concordando. Olavo diz a Helena que alguém pagou para que o processo de Hélio e Francesca fosse arquivado e ela fica nervosa. Jefferson reclama com Sandro sobre as desconfianças de Fátima. Olavo descobre que o investigador que acompanhava o processo deixou a polícia. Isabela vai ao casamento de Ana e diz a Juca que Giulio é seu filho.

Nesta sexta, dia 31, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):
Juca Mestieri (Tony Ramos)
Juca abandona Ana no altar

Ana acaba confirmando tudo e Juca, decepcionado, deixa o altar. Ana tenta falar com Juca, mas ele não a perdoa. Carla (Mila Moreira) consola Helena. Olavo deduz que o investigador deve ter sido subornado para se afastar do caso sobre as mortes de Francesca e Hélio. Quitéria consola Ana. Os vizinhos falam mal de Ana. Marcelo e Isabela se casam. Ana fala com Giulio, que está arrasado e não aceita Juca como pai. Sidney (Norton Nascimento) e Carla saem juntos. Ana decide ir à casa de Isabela impedir o casamento, mas chega tarde demais. Olavo encontra Helena num bar.

Resumo da Semana: 03 a 08/02/2014 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 3, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Filomena (Aracy Balabanian) expulsa Ana (Susana Vieira) de sua casa. Adalberto (Cecil Thiré) desconfia que Isabela (Cláudia Ohana) tenha aprontado alguma com Ana. Olavo (Paulo Betti) e Helena (Natália do Valle), já bêbada, se divertem na boate. Nina (Nicette Bruno) tenta fazer Juca (Tony Ramos) perdoar Ana. Sidney (Norton Nascimento) chega em casa e dá de cara com Rosângela (Isabel Fillardis), que está muito desconfiada. Rosângela conta a que Yvete (Liana Duval) falou com ela. Sidney acha que Jefferson está apaixonado por Rosângela. Tonico (Selton Mello) vai à sessão de fotos de Carina (Deborah Secco) e morre de ciúme. Helena fica sabendo que Juca não se casou. Olavo vai à casa de Filomena, que fica nervosa.
Juca (Tony Ramos)
Giulio diz que não vai aceitar Juca como pai

Nesta terça, dia 4, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Olavo pergunta a Filomena se a família pediu à polícia que o processo sobre a morte de Hélio (Francisco Cuoco) e Francesca (Tereza Rachel) fosse arquivado. Ela nega. Alfredo (Victor Branco) fala com alguém ao telefone e Diva (Lídia Mattos) fica desconfiada. Giulio (Eduardo Felipe) diz a Juca que não pretende aceitá-lo como pai. Carina manda Tonico ir embora do estúdio. e Isabela aproveitam a lua-de-mel na Grécia. Cláudio (Roberto Battagiln) leva Carina em casa. Filomena e Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) falam sobre o juiz que subornaram. Adalberto ouve a conversa e conta a Cacá (Yoná Magalhães). Olavo requer a reabertura do processo. Juca vai à pizzaria.
Irene é expulsa do frigorífico
Irene discute com Olavo na delegacia

Nesta quarta, dia 5, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Juca pede a Ana que convença Giulio (Eduardo Felipe) a aceitá-lo. Isabela diz a Marcelo que contou a verdade a Giulio e ele lhe dá um tapa. Cacá desconfia que Filomena mandou matar Francesca. Filomena e Eliseo tentam encontrar o juiz. Irene (Vivianne Pasmanter) vai à delegacia e discute com Olavo. Helena diz a Diego (Marcos Frota) que pensou melhor e acha que Irene sofreu apenas um acidente. Tonico pede desculpas a Carina, mas eles brigam de novo. Olavo leva Irene em casa. Filomena e Helena se encontram.
Filomena descobre o golpe de Marcelo
Marcelo pede perdão a Ana pelo o que Isabela fez

Nesta quinta, dia 6, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Filomena e Helena falam sobre o juiz que subornaram para arquivar o processo da morte de Hélio e Francesca. Adalberto pede a Eliseo que desvie dinheiro do frigorífico ou ele não lhe dará mais cobertura com Solange (Patrycia Travassos). Ana conta a Adalberto que Isabela estragou seu casamento. Sandro (André Gonçalves) tem ciúme de Rosângela e Jefferson. Adalberto diz a Cacá que recuperará suas ações. Eliseo liga para o juiz. Marcelo pede perdão a Ana pelo que Isabela fez.
Adalberto (Cecil Thiré) era o assassino em
Eliseo dá dinheiro a Adalberto

Nesta sexta, dia 7, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Marcelo exige que Isabela peça perdão a Ana e Giulio, mas ela se recusa. Marcelo diz a Giulio que tudo continuará como antes. Olavo pergunta a Helena que ligação ela tem com as Ferreto. Eliseo dá dinheiro a Adalberto. Na mansão, Marcelo conta a todos o que Isabela fez e Filomena a defende. Adriano (Lugui Palhares) manda um cartão para a turma. Rosângela e Carla (Mila Moreira) discutem no banco. Olavo procura Lucas (Pedro Vasconcellos).

Resumo da Semana: 10 a 15/02/2014 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 10, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Olavo (Paulo Betti) tenta falar com Lucas (Pedro Vasconcellos), mas não consegue. se mete na briga de Sidney (Norton Nascimento) e Rosângela (Isabel Fillardis) e dá um murro no irmão. Juca (Tony Ramos) pensa em procurar Helena (Natália do Valle). tenta dar uma bronca em Isabela (Claudia Ohana), mas ela finge passar mal e faz chantagem emocional. Giulio (Eduardo Felipe) e Teca (Andréa Avancini) namoram escondido. Irene (Vivianne Pasmanter) fala com Andréia (Vera Gimenez) e ela concorda em conversar com Olavo. Juca e Helena saem e encontram Olavo.
Quitéria conta a verdade
Quitéria conta a verdade

Nesta terça, dia 11, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Juca dá um fora em Olavo no restaurante. Vitinho (Flávio Migliaccio) e Nina (Nicette Bruno) discutem com Yara (Georgina Góes) e Lucas. Rosângela deixa a casa de Fátima (Zezé Motta) e diz que vai pedir demissão do banco. Lucas zomba de Tonico e Carina o defende. Helena diz a Carla (Mila Moreira) que percebeu que Juca é um pouco grosseiro. Andréia conta a Ana (Susana Vieira) que Isabela a obrigou a ligar para Francesca (Tereza Rachel) dizendo que Marcelo estava com ela na Itália. Quitéria (Vera Holtz) diz a Ulisses (Otávio Augusto) e Ana que levou Josias (José Augusto Branco) ao aeroporto no dia do crime.
O processo é reaberto
O processo é reaberto

Nesta quarta, dia 12, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Andréia conta a Olavo que Isabela a chantageava. O juiz liga para Filomena (Aracy Balabaniam) e diz que autorizou a reabertura do processo. Lucas diz a Juca que gosta de verdade de Yara e que era contra seu namoro com Helena porque sabia que ele gostava de outra. Fátima acha que Jefferson gosta de Rosângela. Teca e Giulio transam. Olavo acha que Helena e as Ferreto tramaram a morte de Hélio (Francisco Cuoco) e Francesca. Juca e Helena conversam. O processo é reaberto.
Cacá arma com Adalberto
Cacá arma com Adalberto

Nesta quinta, dia 13, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Andréia pede demissão e conta a Marcelo que telefonou para Francesca a mando de Isabela. Andréia diz a Ana que Marcelo parecia já saber de tudo. Marcelo e Isabela conversam sobre o telefonema. Marcelo recebe uma intimação. Patrícia (Camila Pitanga) tem ciúme de Cláudio (Roberto Battaglin) e Carina. Tonico e Carina brigam. Andréia diz a Marcelo que contou à polícia sobre o telefonema. Adalberto e Carmela (Yoná Magalhães) saem juntos. Marcelo vai à delegacia.
Isabela ameaça Andréia
Isabela ameaça Andréia

Nesta sexta, dia 14, às 16h15, e também à 1h45 (Horário de Brasília):

Marcelo se sai bem no depoimento, mas não convence Olavo. Ana e Helena discutem. Juca deixa Yara namorar Lucas. Andréia pede uns dias de folga a Diego (Marcos Frota). Helena conta a Juca que tinha um casamento aberto. Filomena desconfia de Adalberto e Cacá. Isabela ameaça Andréia, que não se intimida. Cacá e Irene se encontram. Juca vai à casa de Ana.

Resumo da Semana: 17 a 22/02/2014 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 17, às 14h30, e também à 1h45:

Ana (Susana Vieira) e Juca (Tony Ramos) conversam francamente. pede a Sandro (André Gonçalves) que arrume emprego para Rosângela (Isabel Fillardis). Andréia (Vera Gimenez) tenta contar o que sabe sobre Isabela (Cláudia Ohana) para , mas ele não ouve. Isabela vê Irene (Vivianne Pasmanter) e Cacá (Yoná Magalhães) juntas e não gosta. Marcelo acha que Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) tem uma amante. Olavo (Paulo Betti), Sidney (Norton Nascimento) e Carla (Mila Moreira) jantam com Helena (Natália do Valle). Isabela vai ao encontro de uma conhecida num shopping.
Isabela ameaça Andréia
Isabela aponta uma arma para Andréia

Nesta terça, dia 18, às 14h30, e também à 1h45:

Isabela aponta uma arma para Andréia e a ameaça. Olavo e Sidney recordam os velhos tempos. Isabela recebe uma intimação e se apavora. Teca (Andréa Avancini) conta a Carina (Deborah Secco) que transou com Giulio (Eduardo Felipe) e que agora ele a despreza. Isabela segue Andréia e a mata. Olavo tenta convencer Irene a deixar as investigações. Helena liga para Juca. Isabela vai depor.
Olavo intima Andréia
Olavo intima Andréia

Nesta quarta, dia 19, às 14h30, e também à 1h45:

Na delegacia, Isabela nega que tenha mandado Andréia telefonar para Francesca (Tereza Rachel) e afirma que a secretária era apaixonada por Marcelo. Adalberto (Cecil Thiré) tenta, em vão, seduzir Cacá. Irene diz a Olavo que vai abandonar as investigações. Olavo manda intimação para Andréia. Juca dá um apartamento a Tonico (Selton Mello) e Carina. Olavo chega à casa de Helena e encontra Juca.
Lucas coloca Helena contra a parede
Lucas coloca Helena contra a parede

Nesta quinta, dia 20, às 14h30, e também à 1h45:

Juca e Olavo discutem por causa de Helena. Rosângela é contratada como secretária do frigorífico. Helena e Juca transam no quarto dela. Quitéria (Vera Holtz) diz a Ana que está gostando mesmo de Ulisses (Otávio Augusto). Patrícia (Camila Pitanga) sente ciúme de Cláudio (Roberto Battaglin). Isabela se faz de amiga de Rosângela e pede a Filomena (Aracy Balabanian) que a deixe morar na casa das Ferreto. Lucas (Pedro Vasconcellos) pergunta a Helena se ela mandou matar Hélio (Francisco Cuoco).
Ana escuta conversa entre Jeff e Sandrinho
Ana escuta conversa entre Jeff e Sandrinho

Nesta sexta, dia 21, às 14h30, e também à 1h45:

Helena tenta acalmar Lucas. Ana escuta uma conversa de Jefferson e Sandro e depois pergunta ao filho o que existe entre os dois. Eliseo vai à casa de Solange (Patrycia Travassos) e quase a surpreende com Alfredo (Victor Branco). Em casa, Eliseo dá uma desculpa esfarrapada a Filomena para justificar sua demora. Olavo descobre que Andréia desapareceu e vai à casa das Ferreto.

Resumo da Semana: 24/02 a 01/03/2014 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 17, às 14h30, e também à 1h45:

Ana (Susana Vieira) e Juca (Tony Ramos) conversam francamente. pede a Sandro (André Gonçalves) que arrume emprego para Rosângela (Isabel Fillardis). Andréia (Vera Gimenez) tenta contar o que sabe sobre Isabela (Cláudia Ohana) para , mas ele não ouve. Isabela vê Irene (Vivianne Pasmanter) e Cacá (Yoná Magalhães) juntas e não gosta. Marcelo acha que Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) tem uma amante. Olavo (Paulo Betti), Sidney (Norton Nascimento) e Carla (Mila Moreira) jantam com Helena (Natália do Valle). Isabela vai ao encontro de uma conhecida num shopping.
Isabela ameaça Andréia
Isabela aponta uma arma para Andréia

Nesta terça, dia 18, às 14h30, e também à 1h45:

Isabela aponta uma arma para Andréia e a ameaça. Olavo e Sidney recordam os velhos tempos. Isabela recebe uma intimação e se apavora. Teca (Andréa Avancini) conta a Carina (Deborah Secco) que transou com Giulio (Eduardo Felipe) e que agora ele a despreza. Isabela segue Andréia e a mata. Olavo tenta convencer Irene a deixar as investigações. Helena liga para Juca. Isabela vai depor.
Olavo intima Andréia
Olavo intima Andréia

Nesta quarta, dia 19, às 14h30, e também à 1h45:

Na delegacia, Isabela nega que tenha mandado Andréia telefonar para Francesca (Tereza Rachel) e afirma que a secretária era apaixonada por Marcelo. Adalberto (Cecil Thiré) tenta, em vão, seduzir Cacá. Irene diz a Olavo que vai abandonar as investigações. Olavo manda intimação para Andréia. Juca dá um apartamento a Tonico (Selton Mello) e Carina. Olavo chega à casa de Helena e encontra Juca.
Lucas coloca Helena contra a parede
Lucas coloca Helena contra a parede

Nesta quinta, dia 20, às 14h30, e também à 1h45:

Juca e Olavo discutem por causa de Helena. Rosângela é contratada como secretária do frigorífico. Helena e Juca transam no quarto dela. Quitéria (Vera Holtz) diz a Ana que está gostando mesmo de Ulisses (Otávio Augusto). Patrícia (Camila Pitanga) sente ciúme de Cláudio (Roberto Battaglin). Isabela se faz de amiga de Rosângela e pede a Filomena (Aracy Balabanian) que a deixe morar na casa das Ferreto. Lucas (Pedro Vasconcellos) pergunta a Helena se ela mandou matar Hélio (Francisco Cuoco).
Ana escuta conversa entre Jeff e Sandrinho
Ana escuta conversa entre Jeff e Sandrinho

Nesta sexta, dia 21, às 14h30, e também à 1h45:

Helena tenta acalmar Lucas. Ana escuta uma conversa de Jefferson e Sandro e depois pergunta ao filho o que existe entre os dois. Eliseo vai à casa de Solange (Patrycia Travassos) e quase a surpreende com Alfredo (Victor Branco). Em casa, Eliseo dá uma desculpa esfarrapada a Filomena para justificar sua demora. Olavo descobre que Andréia desapareceu e vai à casa das Ferreto.

Resumo da Semana: 03 a 08/03/2014 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 3, às 14h30, e também à 1h45:

consola Isabela (Cláudia Ohana). Irene (Vivianne Pasmanter) diz a Sandro (André Gonçalves) que Zé Bolacha (Lima Duarte) mexeu com ela. Adalberto (Cecil Thiré) desconfia do acontecido e Carmela (Yoná Magalhães) revela o segredo de Isabela. Irene procura Zé Bolacha. Filomena (Aracy Balabanian) quer saber quem foram os compradores das ações do frigorífico. Ana (Susana Vieira) vê Giulio (Eduardo Felipe) agarrando Teca (Andréa Avancini). Helena (Natália do Valle) vai à casa de Olavo (Paulo Betti).
Diego diz que Helena mandou matar Hélio
Diego diz que Helena mandou matar Hélio

Nesta terça, dia 4, às 14h30, e também à 1h45:

Helena se insinua para Olavo. Juca (Tony Ramos) sofre por causa do silêncio dela. Zé Bolacha pede desculpa a Irene. Diego (Marcos Frota) diz a Irene que Helena pode ter matado Hélio (Francisco Cuoco). Adalberto diz a Filomena que vai descobrir quem comprou as ações. Alfredo (Victor Branco) liga para Romana (Rosamaria Murtinho). Arizinho (Patrick Oliveira) dá um presente a Zé Bolacha. Filomena surpreende Isabela pedindo perdão a Cacá.
Juca vê Helena e Olavo juntos
Juca vê Helena e Olavo juntos

Nesta quarta, dia 5, às 14h30, e também à 1h45:

Isabela inventa uma desculpa e Filomena acredita. Quitéria (Vera Holtz) conta a Ulisses (Otávio Augusto) que teve um filho com Zé Bolacha e que a última notícia que teve é que o menino estaria no Paraná. Arizinho diz a Zé Bolacha que morava no Paraná. Isabela resolve se vingar dos pais. Filomena fica nervosa com a chegada de Romana. Juca vê Helena e Olavo se beijando.
Romana Ferreto (Rosamaria Murtinho)
Romana Ferreto (Rosamaria Murtinho)

Nesta quinta, dia 6, às 14h30, e também à 1h45:

Juca dá um soco em Olavo e vai embora. Diego diz a Irene que tem ciúme de Zé Bolacha. Juca toma um porre e Ana o leva para sua casa. Filomena pede a Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) que altere a contabilidade para enganar Romana. Ulisses diz a Quitéria que vai ajudá-la a procurar o filho. Lucas (Pedro Vasconcellos) conta a Irene sobre as crises de amnésia. Romana chega à casa das Ferreto.
Bruno troca olhares com Isabela
Bruno troca olhares com Isabela

Nesta sexta, dia 7, às 14h30, e também à 1h45:

Filomena fica chocada com a presença de Bruno (Alexandre Borges). Irene pede a Helena que convença Lucas a ir ao médico. Patrícia (Camila Pitanga) e Carina (Deborah Secco) discutem. Isabela e Bruno trocam olhares insinuantes. Romana dá dinheiro a Alfredo. Romana diz a Filomena que quer se instalar em seu quarto. Diego e Olavo conversam sobre o desaparecimento de Andréia (Vera Gimenez). Helena procura Juca.

Resumo da Semana: 10 a 15/03/2014 (divulgação Canal Viva)
Nesta segunda, dia 10, às 14h30, e também à 1h45:

Juca (Tony Ramos) expulsa Helena (Natália do Valle) de sua casa. Zé Bolacha (Lima Duarte) beija Irene (Vivianne Pasmanter). Romana (Rosamaria Murtinho) comenta com Carmela (Yoná Magalhães) sobre o romance que teve com . Isabela (Cláudia Ohana) sente ciúme de Marcelo e Romana. Irene procura Zé Bolacha. fica constrangido na presença de Ana (Susana Vieira). Romana pergunta a Filomena (Aracy Balabanian) por que ela foi a única herdeira de Francesca (Tereza Rachel). Bruno (Alexandre Borges) se insinua para Isabela.
Giulio passa a noite em frente a mansão
Giulio passa a noite em frente a mansão

Nesta terça, dia 11, às 14h30, e também à 1h45:

Romana diz a Filomena que quer ver a contabilidade do frigorífico. Irene diz a Helena que Lucas (Pedro Vasconcellos) pode estar envolvido na morte de Hélio (Francisco Cuoco). Giulio (Eduardo Felipe) e Juca discutem. Giulio passa a noite em frente à mansão das Ferreto. Bruno e Isabela conversam. Zé Bolacha viaja. Tonico (Selton Mello) e Patrícia (Camila Pitanga) decidem provocar ciúme em Carina (Deborah Secco) e Cláudio (Roberto Battaglin). Marcelo leva Giulio para casa.
Sidney pede Carla em casamento
Sidney pede Carla em casamento

Nesta quarta, dia 12, às 14h30, e também à 1h45:

Ana faz questão de dizer que ama Juca na frente de Marcelo. Romana analisa a contabilidade do frigorífico. Marcelo e Ulisses (Otávio Augusto) discutem. Sidney (Norton Nascimento) pede Carla (Mila Moreira) em casamento. Helena pede a Irene que deixe Lucas em paz. Romana diz a Filomena que ela e Marcelo devem ter algum segredo. Tonico e Patrícia se beijam na frente de Carina. Isabela e Bruno vão para a piscina.
Cléber recebe o horóscopo
Cléber recebe o horóscopo

Nesta quinta, dia 13, às 14h30, e também à 1h45:

Diego (Marcos Frota) pergunta a Irene se ela foi ver Zé Bolacha e eles discutem. Carina briga com Patrícia e Tonico. Carla diz a Sidney que não quer casar. Patrícia vai à casa de Cláudio e vê Carina. Cacá e Adalberto (Cecil Thiré) transam. Juca sugere que Diego industrialize a comida de Ana. Cléber (Antônio Pitanga) recebe a lista do horóscopo chinês.
Filomena diz a Marcelo que quer se livrar de Romana
Filomena diz a Marcelo que quer se livrar de Romana

Nesta sexta, dia 14, às 14h30, e também à 1h45:

Cléber fica assustado com a lista e pede que Fátima não comente nada com ninguém. Bruno se insinua para Isabela, que lhe dá um tapa na cara. Cléber consegue decifrar a lista e pede a Fátima que não conte a ninguém o que ele fez no passado. Sabrina faz um escândalo e vai embora da casa de Irene. Cacá pensa em reatar com Adalberto. Filomena diz a Marcelo que precisa se livrar de Romana. Isabela dá um tapa em Bruno. Cléber e Fátima compram um livro sobre horóscopo chinês e ele conclui que será a próxima vítima.

Resumo da Semana: 17 a 22/03/2014 (divulgação Canal Viva)
Segunda, dia 17, às 14h30, e também excepcionalmente às 2h:

Cléber (Antônio Pitanga) resolve ficar no Rio de Janeiro por um tempo. Por causa de Zé Bolacha (Lima Duarte), Irene (Vivianne Pasmanter) briga com Diego (Marcos Frota). Fátima (Zezé Motta) é vítima de um trote ao atender ao telefone do escritório. Isabela (Cláudia Ohana) é convidada para a inauguração do frigorífico de Diego e fica furiosa. Cléber é atirado no poço do elevador.
Zé Bolacha chega ao enterro de Cléber
Zé Bolacha chega ao enterro de Cléber

Terça, dia 18, às 14h30, e também à 1h45:

Ao voltar para casa, Fátima descobre que Cléber morreu. O motorista do Opala preto deixa o prédio de Cléber. Filomena (Aracy Balabanian) é informada por Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) que a Paraíso é uma holding de fazendeiros. Zé Bolacha retorna de viagem e comparece ao velório de Cléber. Irene desconfia que Cléber estava na lista do horóscopo chinês.
Olavo desconfia de Fátima
Olavo desconfia de Fátima

Quarta, dia 19, às 14h30, e também à 1h45:

Todos estranham que Zé Bolacha conheça Cléber. Adriano (Lugui Palhares) retorna da Europa. Romana (Rosamaria Murtinho) visita Solange (Patricya Travassos) para dizer por que foi paga para conquistar Eliseo. Ao ir à casa de Sidney (Norton Nascimento), Olavo (Paulo Betty) desconfia que Fátima esteja escondendo algo.
Isabela propõe um plano para Filomena
Isabela propõe um plano para Filomena

Quinta, dia 20, às 14h30, e também à 1h45:

Fátima nega a acusação, mas Olavo não acredita. Romana ordena que Solange convença Eliseo a assinar papéis em branco. Ulisses (Otávio Augusto) volta de viagem e diz à Quitéria (Vera Holtz) que seu filho tem uma queimadura nas costas. Numa brincadeira, Marco vê a queimadura de Arizinho (Patrick Oliveira). Isabela (Claudia Ohana) diz à Filomena que tem um plano para prejudicar Diego.
Diego flagra Isabela
Diego flagra Isabela

Sexta, dia 21, às 14h30, e também à 1h45:

Ao perceber que Patrícia (Camila Pitanga) a vê queimando a lista do horóscopo chinês, Fátima disfarça. Alfredo (Victor Branco) dá um telefonema misterioso. Carina (Deborah Secco) não acredita quando Tonico (Selton Mello) lhe conta a verdade. Diego flagra Isabela quando ela está prestes a sabotar a câmara de refrigeração do seu frigorífico, e chega em seguida.

Resumo da Semana: 24/03 a 29/03/2014 (divulgação Canal Viva)
Segunda, dia 24, às 14h30, e também à 1h45:

Diego (Marcos Frota) não vai à polícia, convencido por . Alfredo (Victor Branco) trama com Solange (Patrícia Travassos) enganar Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri). Isabela (Cláudia Ohana) garante a Marcelo que não foi Filomena (Aracy Balabanian) quem sabotou o frigorífico de Diego. Olavo (Paulo Betti) discute com Helena (Natália do Valle) ao ver um revólver na bolsa dela.
Adriano e Cacá se encontram no shopping
Adriano e Cacá se encontram no shopping

Terça, dia 25, às 14h30, e também excepcionalmente às 2h:

Isabela e Bruno (Alexandre Borges) vão fingir que se odeiam. descobre por Fátima (Zezé Motta) que Cléber (Antônio Pitanga) foi assassinado. Acompanhada de Romana (Rosamaria Murtinho), Cacá (Yoná Magalhães) encontra Adriano (Lugui Palhares) no shopping e o trata friamente. Marcelo surpreende Bruno e Isabela no escritório. Olavo relata à Fátima que a perícia provou a sabotagem no elevador.
Sandrinho encontra Jeff abraçado com Rosângela
Sandrinho encontra Jeff abraçado com Rosângela

Quarta, dia 26, às 14h30, e também excepcionalmente às 2h:

Olavo insiste em saber o que Fátima está escondendo e ela o expulsa de sua casa. Isabela e Bruno dão uma desculpa qualquer a Marcelo. Helena encontra Ana e Juca (Tony Ramos) na inauguração do frigorífico Costa Brava e fica constrangida. Solange consegue fazer Eliseo assinar os papéis em branco. Sandro (André Gonçalves) vê Rosângela (Isabel Fillardis) e abraçados e sente ciúmes.
Ana e Juca se perdem na estrada
Ana e Juca se perdem na estrada

Quinta, dia 27, às 14h30, e também à 1h45:

Jefferson tenta se explicar, mas Sandro não o ouve. Sidney (Norton Nascimento) pede a Fátima que lhe conte o que sabe. Romana e Marcelo falam do passado. Jefferson e Patrícia (Camila Pitanga) acham que Fátima está escondendo algo. Juca e Ana vão visitar um frigorífico fora da cidade e se perdem. Yara (Georgina Góes) começa a trabalhar com Diego. Olavo encontra Marcelo e Filomena no frigorífico.
Filomena percebe que está em perigo
Filomena percebe que está em perigo

Sexta, dia 28, às 14h30, e também, excepcionalmente às 2h05:

Filomena e Marcelo dizem a Olavo que não conheciam Cléber. Sandro e Jefferson discutem. O carro de Juca e Ana atola na estrada. Irene (Vivianne Pasmanter) e Sandro conversam sobre Zé Bolacha (Lima Duarte). Ana e Juca decidem procurar um hotel. Helena vai à casa de Olavo. Filomena diz a Eliseo que eles estão em perigo.

Resumo da Semana: 31/03 a 05/04/2014 (divulgação Canal Viva)
Segunda, dia 31, às 14h30, e também à 1h45:

Sabrina (Renata Schumann) pede a Olavo (Paulo Betti) para morar com ele. Romana (Rosamaria Murtinho) ouve uma conversa entre Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) e Filomena (Aracy Balabanian) e se interessa pelos crimes reportados. Sandro (André Gonçalves) e fazem as pazes. Juca (Tony Ramos) pede Ana (Susana Vieira) em casamento. pede informações à Rosângela (Isabel Fillardis) sobre Cléber (Antônio Pitanga). Filomena pergunta à Carmela (Yoná Magalhães) sobre a lista do horóscopo chinês. Fátima (Zezé Motta) vai à delegacia, e Helena se dirige à casa de Juca.
Diego diz que Helena mandou matar Hélio
Irene diz a Diego que Zé a beijou

Terça, dia 1º, às 14h30, e também à 1h45:

Helena (Natália do Valle) fica sabendo do casamento e dá parabéns a Juca. Fátima diz a Olavo que não está escondendo nada. Giulio (Eduardo Felipe) se revolta com o casamento de Ana e vai falar com Juca. Irene (Vivianne Pasmanter) conta a Diego (Marcos Frota) que Zé Bolacha (Lima Duarte) a beijou. Diego vai à casa de Zé Bolacha e ameaça matá-lo. Ulisses (Otávio Augusto) vai ao escritório de Marcelo. Filomena conversa com Irene. Helena vê e não gosta.
Filomena despeja Ana
Filomena conta como conheceu Helena

Quarta, dia 2, às 14h30, e também à 1h45:

Filomena diz a Irene que conheceu Helena na época da morte de Francesca (Tereza Rachel). Irene conta o que sabe sobre a lista do horóscopo chinês. Ulisses pede a Marcelo que não deixe Isabela (Cláudia Ohana) estragar o casamento de Juca e Ana. Marcelo vai falar com Ana. Irene e Diego brigam. Giulio e Sabrina conversam. Marcelo chega em casa e quase vê Bruno (Alexandre Borges) e Isabela juntos.
Juca vê Helena e Olavo juntos
Juca pede ajuda a Marcelo

Quinta, dia 3, excepcionalmente às 14h40, e também à 1h55:

Bruno consegue se esconder antes que Marcelo o veja. Olavo se machuca dançando “twist” e é levado ao hospital. Teca (Andréa Avancini) tenta se matar, mas Marco (Nizo Neto) a impede. Giulio se interessa por Sabrina. Juca pede a Marcelo que convença Giulio a aceitá-lo. Filomena analista a lista do horóscopo e diz a Eliseo que eles precisam tomar cuidado. Irene procura Zé Bolacha.
Filomena percebe que está em perigo
Começa a reunião dos acionistas no frigorífico

Sexta, dia 4, às 14h30 e à 1h45:

Irene pede desculpas a Zé Bolacha. Sabrina vai à delegacia e discute com Olavo. Diego escolhe Patrícia (Camila Pitanga) para ser modelo do frigorífico e Carina (Deborah Secco) não gosta. Começa a reunião dos acionistas do frigorífico Ferreto e Filomena é surpreendida com uma revelação.

Resumo da Semana: 07 a 12/04/2014 (divulgação Canal Viva)
Segunda, dia 7, excepcionalmente às 14h50, e também à 1h45:

Filomena (Aracy Balabanian) descobre que Carmela (Yoná Magalhães) é a nova sócia do frigorífico e quer saber como ela conseguiu dinheiro. Filomena humilha na frente de Giulio (Eduardo Felipe). Teca (Andréa Avancini) causa uma briga entre Giulio e Marco (Nizo Neto). Marcelo pede que Alfredo (Victor Branco) observe Isabela (Cláudia Ohana) e Bruno (Alexandres Borges).
Marcelo flagra Bruno
Marcelo flagra Bruno

Terça, dia 8, às 14h30, e também à 1h45:
Giulio se embriaga num bar. Irene (Vivianne Pasmanter) discute com Helena na casa de Zé Bolacha (Lima Duarte). Marco se declara para Teca. Ana (Susana Vieira) ouve Teca dizer que está grávida, mas ela não revela quem é o pai da criança. Bruno vai ao encontro de Isabela e é surpreendido por Marcelo.
Juca e Ana se casam
Juca e Ana se casam

Quarta, dia 9, às 14h30, e também à 1h45:
Bruno dá uma desculpa e vai para o quarto. Juca (Tony Ramos) tira Giulio da cadeia. Marco pede Teca em casamento. Sidney (Norton Nascimento) descobre que Cléber (Antônio Pitanga) mentia sobre o emprego no Rio. Vitinho (Flávio Migliaccio) vê Marizete (Catarina Aballa) e acha que ela é uma ricaça. Juca se casa com Ana.
Olavo beija Helena a força
Olavo beija Helena à força

Quinta, dia 10, às 14h30, e também à 1h45:
Sandro (André Gonçalves) convence Giulio a cumprimentar Ana e Juca. Isabela zomba do casamento e é repreendida por Marcelo. Olavo (Paulo Betti) beija Helena à força. Giulio sai com Sabrina (Renata Schumann). Teca aceita a proposta de Marco. Rosângela (Isabel Fillardis) vai à delegacia falar com Olavo.
Filomena diz para Fátima se calar
Filomena diz para Fátima se calar

Sexta, dia 11, às 14h30, e também à 1h45:
Olavo conversa com Rosângela e se convence de que Yvete (Liana Duval) foi assassinada. Filomena diz a Fátima (Zezé Motta) para se calar sobre o que sabe. Romana (Rosamaria Murtinho) pede que Bruno convide Adriano (Lugui Palhares) para sua festa. Zé Bolacha vai ao encontro de Diego (Marcos Frota).

Resumo da Semana: 14 a 19/04/2014 (divulgação Canal Viva)
Segunda, dia 14, às 14h30, e também à 1h45:

Zé Bolacha (Lima Duarte) diz a Diego (Marcos Frota) que vai deixar Irene (Vivianne Pasmanter) em paz e é expulso da sala. Lucas (Pedro Vasconcellos) conta a Yara (Georgiana Góes) que fugiu da clínica no dia em que o pai morreu. Irene vai à casa de Zé Bolacha. Começa a festa. Carmela (Yoná Magalhães) se aflige quando vê Adriano (Lugui Palhares), e Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) se assusta com a chegada de Solange (Patricya Travassos).
Adalberto fica surpreso ao descobrir que Solange e Eliseo são amantes.
Adalberto fica surpreso com Solange e Eliseo

Terça, dia 15, às 14h30, e também à 1h45:

Filomena (Aracy Balabanian) percebe o olhar de Eliseo para Solange. Olavo (Paulo Betti) desconfia que Helena (Natália do Valle) assassinou o marido. Irene convence Zé Bolacha a não viajar. Adalberto (Cecil Thiré) fica surpreso ao descobrir que Solange e Eliseo são amantes. Filomena convida Solange para trabalhar com ela. Adriano reconhece Solange.
Andréia (Vera Gimenez) é encontrada morta em seu carro.
Andréia é encontrada morta no carro

Quarta, dia 16, às 14h30, e também à 1h45:

Romana afasta Solange da sala, evitando a confusão. Miro (Edgard Amorim) vê Sabrina (Renata Schumann) e Giulio (Eduardo Felipe) na boate. Nina (Nicette Bruno) conclui que Quitéria (Vera Holtz) é mesmo uma prostituta. Eliseo pergunta a Adalberto de onde ele conhece Solange. Na boate, Olavo discute com Sabrina. Andréia (Vera Gimenez) é encontrada morta em seu carro.
Olavo avisa à família Ferreto que Isabela é a principal suspeita do assassinato.
Olavo diz que Isabela é a principal suspeita

Quinta, dia 17, às 14h30, e também à 1h45:

Isabela (Cláudia Ohana) se apavora ao ouvir a notícia pelo rádio. Na hípica, Zé Bolacha impede que Irene caia do cavalo. Isabela chora a morte de Andréia, e desconfia. Adalberto tenta convencer Carmela a não se separar dele. Zé Bolacha se depara com Diego na casa de Helena. Olavo avisa à família Ferreto que Isabela é a principal suspeita do assassinato.
Bruno vê Isabela segurando um revólver.
Bruno vê Isabela segurando um revólver

Sexta, dia 18, às 14h30, e também à 1h45:

Olavo entrega uma intimação a Isabela, que começa a chorar. Marcelo consulta a agenda e lembra que no dia do desaparecimento de Andréia (Vera Gimenez), deixou Isabela no shopping. Helena pede a Juca (Tony Ramos) que faça Zé Bolacha se afastar de Irene. Marcelo surpreende Bruno (Alexandre Borges) em seu quarto. Isabela não aparece para depor. Bruno vê Isabela segurando um revólver.

Resumo da Semana: 21 a 26/04/2014 (divulgação Canal Viva)
Segunda, dia 21, às 14h30, e também à 1h45:

Bruno (Alexandre Borges) deduz que Isabela (Cláudia Ohana) carrega a arma do crime. diz a Olavo (Paulo Betti) que, na noite do assassinato, Isabela foi ao cinema e à lanchonete. Filomena não quer acreditar que Isabela forjou a gravidez. Filomena (Aracy Balabanian) vai à casa de Helena (Natália do Valle) para impedir que Olavo continue o interrogatório, e o investigador a encontra lá.
Olavo flagra Isabela
Olavo flagra Isabela

Terça, dia 22, às 14h30, e também à 1h45:

Helena conta a Olavo que Filomena a pediu para convencê-lo a deixar Isabela em paz. Como a suspeita do assassinato recai sobre Isabela, Carmela (Yoná Magalhães) teme ser rejeitada pela família de Adriano (Lugui Palhares). Bruno ajuda Isabela a planejar uma fuga. Olavo chega a tempo de impedir e leva a moça para a delegacia.
Marcelo descobre que a arma sumiu
Marcelo descobre que a arma sumiu

Quarta, dia 23, às 14h30, e também à 1h45:

Na delegacia, Isabela fica nervosa ao ouvir de Olavo que existe uma arma do mesmo calibre da que matou Andreia (Vera Gimenez) registrada no nome de Marcelo. Filomena convida Solange (Patrícia Travassos) para trabalhar com ela. Isabela devolve a Bruno o dinheiro da fuga. Marcelo se dá conta de que sua arma sumiu. Miro (Edgard Amorim) encontra o taxista que levou Isabela na noite do crime.
Olavo põe Isabela na delegacia
Olavo leva Isabela para a delegacia

Quinta, dia 24, às 14h30, e também à 1h45:

O motorista, Jaime (John Herbert), diz que levou Isabela à casa de Andreia. Bruno esconde a arma. Irene (Vivianne Pasmanter) recusa a proposta de Diego (Marcos Frota): se afastar de Zé Bolacha (Lima Duarte) em troca de um emprego para Lucas (Pedro Vasconcellos). Isabela fica com medo de executar o plano de Bruno. Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) ouve Solange contar a Carmela que foi contratada por Adalberto (Cecil Thiré). Olavo reúne Jaime, Marcelo e Isabela na delegacia.
Eliseo dá um soco em Adalberto
Eliseo dá um soco em Adalberto

Sexta, dia 25, às 14h30, e também à 1h45:

Isabela diz que foi ao prédio, mas não encontrou Andreia. Solange fala a verdade para Eliseo, que se enfurece e passa mal. Helena revela à Carla (Mila Moreira) que subornou o juiz por medo de que Lucas fosse o assassino de Hélio (Francisco Cuoco). Adalberto leva um soco de Eliseo. Irene tenta evitar a separação de Lucas e Yara (Georgiana Góes). Olavo vai à mansão Ferreto para procurar a arma.

Resumo da Semana: 28/04 a 03/05/2014 (divulgação Canal Viva)
Segunda, dia 28, às 14h30, e também à 1h45:

Olavo (Paulo Betti) não encontra a arma. Carmela (Yoná Magalhães) e Adalberto (Cecil Thiré) discutem, assim como e Sandrinho (André Gonçalves). Jefferson não consegue contar à Rosângela (Isabel Fillardis) que é homossexual. Por causa de Irene (Vivianne Pasmanter), Zé Bolacha (Lima Duarte) e Diego (Marcos Frota) brigam. O taxista Roberval (Samir Muratti) pede dinheiro a para não contar que levou Isabela (Cláudia Ohana) da represa ao shopping na noite do crime.
Marcelo acusa Isabela de ter matado Andréia
Marcelo acusa Isabela de ter matado Andréia

Terça, dia 29, às 14h30, e também à 1h45:

Isabela chora quando vê sua foto no jornal. Jefferson diz a Sandro que ele e Rosângela estão namorando. Apesar de duvidar de Roberval, Marcelo dá dinheiro a ele. Filomena (Aracy Balabanian) não quer que Adalberto saia da mansão. Romana (Rosamaria Murtinho) acusa Bruno (Alexandre Borges) de ter escondido a arma. Seguindo os conselhos de Carla (Mila Moreira) para seduzir Olavo, Helena (Natália do Valle) vai à casa dele. Filomena escuta Marcelo culpar Isabela pelo assassinato de Andréia (Vera Gimenez).
Lucas tem medo de ter matado seu pai
Lucas tem medo de ter matado seu pai

Quarta, dia 30, às 14h30, e também à 1h45:

Filomena ainda crê na inocência de Isabela. Marcelo vai ao encontro de Ana (Susana Vieira). Sandro conta à mãe sobre a situação com Jefferson. Lucas (Pedro Vasconcellos) se declara para Yara (Georgiana Góes). No bar, Zé Bolacha se depara com Marcelo. Isabela leva uma bofetada de Carmela. Lucas foge de casa, e Helena conta a Olavo que ele sente culpa pelo assassinato do pai.
Isabela confessa ter matado Andréia
Isabela confessa ter matado Andréia

Quinta, dia 1º, às 14h30, e também à 1h45:

Isabela desmente o motorista de táxi na presença de Marcelo. Na clínica onde Lucas esteve internado, Olavo descobre que ele fugiu justamente no dia da morte do pai. Sandro termina com Jefferson. Helena vai ao IML para identificar um corpo parecido com o de Lucas. Isabela confessa à Filomena que matou Andréia.
Marcelo flagra Isabela e Bruno na cozinha
Marcelo flagra Isabela e Bruno na cozinha

Sexta, dia 2, às 14h30, e também à 1h45:

Jefferson ainda tem receio de contar à Rosângela sobre sua sexualidade. Juca descobre que Sandro gosta de Jefferson. Helena constata, aliviada, que o morto não é Lucas. Filomena fala para Isabela que vai ajudá-la. Marcelo flagra Isabela e Bruno na cozinha.

Resumo da Semana: 05 a 10/05/2014 (divulgação Canal Viva)
Segunda, dia 5, às 14h30, e à 1h45:

Adalberto (Cecil Thiré) consegue conter , que ataca Isabela (Cláudia Ohana) a facadas. Bruno (Alexandre Borges) vai para o quarto. Isabela conta a Filomena (Aracy Balabanian) sobre a agressão de Marcelo. Alfredo (Victor Branco) leva Marcelo à casa de Zé Bolacha (Lima Duarte). Isabela vai para o hospital.
Ana revela que Isabela nunca esteve grávida
Ana revela que Isabela nunca esteve grávida

Terça, dia 6, às 14h30, e à 1h45:

Marcelo é consolado pelos filhos. O médico confirma a Isabela que ela vai ficar com cicatrizes. Ana (Susana Vieira) conta a Marcelo que a gravidez de Isabela não passou de uma farsa. Ao entrar em contato com o ginecologista dela, ele confirma a informação. Carmela (Yoná Magalhães) denuncia Marcelo por agressão. Filomena não acredita na versão de Marcelo, e Romana (Rosamaria Murtinho) fica furiosa.
Romana descobre que Bruno a dopou
Romana descobre que Bruno a dopou

Quarta, dia 7, às 14h30, e à 1h45:

Marcelo leva uma bofetada de Filomena. Ele limpa suas gavetas no frigorífico. Juca demonstra ciúme de Ana e Marcelo. Juca (Tony Ramos) não aceita conversar com Sandro (André Gonçalves). Marcelo comunica a Filomena que não pretende vender suas ações do frigorífico. Olavo (Paulo Betti) vai até o hospital. Romana descobre que Bruno a dopou.
saiba mais – as vilanias de Isabela

Relembre quando Isabela traiu o marido no dia do seu casamento
Veja a cena em que a vilã atira e mata Andréia
Tentando se aproximar dos filhos de Marcelo, Isabela sai para conversar com Giulio
Marcelo vai ao hospital e Isabela fica apavorada
Marcelo vai ao hospital e Isabela fica apavorada

Quinta, dia 8, às 14h30, e à 1h45:

Romana ameaça invalidar a adoção de Bruno. Filomena conta a Carmela que foi Isabela quem matou Andréia. Os advogados de Isabela a aconselham a confessar, alegando legítima defesa. pede ajuda para Sandro. Isabela fica apavorada quando Marcelo aparece no hospital.
Olavo vai prender Isabela
Olavo vai ao hospital para prender Isabela

Sexta, dia 9, às 14h30, e à 1h45:

Marcelo tenta estrangular Isabela, mas Adalberto e Carmela chegam e evitam o crime. Solange (Patricya Travassos) aceita ser secretária de Filomena. Ao saber do crime por Carmela, Marcelo denuncia Isabela. Olavo vai ao hospital no intuito de prender Isabela, mas ela acusa Marcelo e lhe entrega a arma do crime.

Resumo da Semana: 12 a 17/05/2014 (divulgação Canal Viva)
Segunda, dia 12, às 14h30, e à 1h45:

Isabela entrega a arma do crime para Olavo (Paulo Betti). Perplexo, ele sai da clínica. Ana (Susana Vieira) se irrita ao saber que Juca (Tony Ramos) foi à casa de Helena (Natália do Valle) buscar Yara (Georgiana Góes). Isabela (Cláudia Ohana) convence Filomena (Aracy Balabanian) a deixar ser acusado pela morte de Andréia (Vera Gimenez). Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) garante a Filomena que Roberval (Samir Muratti) não aparecerá mais. Ulisses (Otávio Augusto) decide se casar com Quitéria (Vera Holtz). rompe com Rosângela (Isabel Fillardis). Marcelo e Isabela chegam à delegacia.Juca descobre a prova de Marcelo
Juca descobre provas contra Marcelo

Terça, dia 13, às 14h30, e à 1h45:

Isabela diz que mentiu para proteger Marcelo. Jefferson revela a Rosângela que é homossexual. O banco em que Sidney (Norton Nascimento) trabalha sofre intervenção. Carmela (Yoná Magalhães) deixa a mansão. Filomena pede para Adalberto (Cecil Thiré) assumir a direção do frigorífico. No porão da casa de Ana, Juca (Tony Ramos) e Ulisses acham uma pasta com provas que podem incriminar Marcelo pela morte de Giggio (Carlos Eduardo Dolabella).O depósito de gás explode com Ulisses dentro
O depósito de gás explode com Ulisses dentro

Quarta, dia 14, às 14h30, e à 1h45:

Juca disfarça quando Marcelo o vê com a pasta. Alfredo (Victor Branco) é interrogado por Olavo. Carmela pede um tempo a Adriano (Lugui Palhares). Quitéria ganha uma festa de despedida na boate. O motorista do Opala preto observa Ulisses e Quitéria. Irene (Vivianne Pasmanter) reconhece o Opala como o mesmo carro que a jogou no precipício. O depósito de gás da pizzaria explode com Ulisses dentro.Isabela fica horrizada com sua cicatriz
Isabela fica horrorizada com sua cicatriz

Quinta, dia 15, às 14h30, e à 1h45:

Todos correm quando acontece a explosão. Irene procura o Opala preto, mas ele desapareceu. Isabela vai ao médico para retirar os curativos e Irene investiga os pertences de Ulisses. Irene sai correndo atrás do Opala preto, mas ele desapareceu. Ulisses é enterrado. Romana compra as ações de Marcelo no frigorífico. Isabela fica horrorizada com sua cicatriz. Irene descobre uma cópia da lista do horóscopo chinês entre os pertences de Ulisses.Quitéria descobre que Arizinho é seu filho
Quitéria descobre que Arizinho é seu filho

Sexta, dia 16, às 14h30, e à 1h45:

Quitéria estranha o pavor que Arizinho (Patrick de Oliveira) tem de queimaduras. Olavo se convence de que a teoria de Irene está certa. Jefferson conta a Sidney que Rosângela ainda gosta dele. Eliseo rejeita uma aproximação com Solange (Patricya Travassos). Carina (Deborah Secco) esconde de Tonico (Selton Mello) que as fotos serão feitas no Rio. Quitéria descobre que Arizinho é seu filho.

Resumo da Semana: 19 a 24/05/2014 (divulgação Canal Viva)
Segunda, dia 26, às 14h30, e à 1h45:

Olavo (Paulo Betti) descobre que a causa da morte de Leontina (Maria Helena Dias) foi queda de cavalo, e não infarto. Romana (Rosamaria Murtinho) resolve convocar uma auditoria no frigorífico. Ao descobrir que está refugiado no porão, Juca (Tony Ramos) pede a Ana (Susana Vieira) que o mande embora. Como ela se nega, eles discutem. Olavo recebe uma nova denúncia e prende Marcelo. Ana acusa Juca de ter sido o delator.
Romana pede para Bruno ir embora
Romana pede para Bruno ir embora

Terça, dia 27, às 14h30, e à 1h45:

Juca garante a Ana que não denunciou Marcelo, mas ela não acredita. Romana diz a Filomena (Aracy Balabanian) que Marcelo surpreendeu Bruno (Alexandre Borges) e Isabela (Cláudia Ohana) juntos. Romana pede para Bruno ir embora. Sidney (Norton Nascimento) descobre que Cléber (Antônio Pitanga) trabalhava para os Ferreto. Isabela diz a Filomena que Bruno a agarrou à força. Helena (Natália do Valle) fica surpresa quando Olavo conta a causa da morte de Leontina. Carmela fala sobre a falsa gravidez de Isabela para Filomena. Isabela diz a Bruno que vai ajudá-lo a matar Romana.
Isabela e Bruno tramam o assassinato de Romana
Isabela e Bruno tramam o assassinato de Romana

Quarta, dia 28, às 14h30, e à 1h45:

Ana e Juca vão à cadeia ver Marcelo e fazem as pazes. Olavo pede a Irene (Vivianne Pasmanter) que busque informações sobre a morte de Leontina. Isabela e Bruno tramam o assassinato de Romana. Tonico (Selton Mello) tenta conversar com Carina (Deborah Secco), mas os dois brigam. Isabela tem uma ideia para dar prosseguimento ao plano de Bruno. Irene vai ao encontro de Zé Bolacha (Lima Duarte).
Juca consegue tirar Marcelo da prisão
Juca consegue tirar Marcelo da prisão

Quinta, dia 29, às 14h30, e à 1h45:

Irene quer que Zé Bolacha lhe conte sobre a morte de Leontina. Juca consegue tirar Marcelo da prisão. Filomena diz a Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) que vai lutar pela recuperação de Isabela. Zé Bolacha viaja. Romana pressiona Eliseo a assumir o desfalque que deu no frigorífico. Eliseo a ameaça de morte, e Rosângela (Isabel Fillardis) escuta. Bruno põe sonífero numa bebida e a oferece a Romana.
Alfredo encontra Romana morta
Alfredo encontra Romana morta

Sexta, dia 30, às 14h30, e à 1h45:

O exame de DNA confirma que Arizinho (Patrick Oliveira) é filho de Quitéria (Vera Holtz). Irene conta a Juca que Leontina morreu em um acidente. Romana fica dopada, desmaia, e Bruno a atira na piscina. Depois, simula estar discutindo com ela, e Rosângela ouve. Juca pede que Olavo lhe mostre a ocorrência policial da morte de Leontina. Alfredo (Victor Branco) encontra Romana morta. Olavo se dirige até a mansão.

Resumo da Semana: 26 a 31/05/2014 (divulgação Canal Viva)
Segunda-feira – 26/05/14

Olavo (Paulo Betti) descobre que a causa da morte de Leontina (Maria Helena Dias) foi queda de cavalo, e não infarto. Romana (Rosamaria Murtinho) resolve convocar uma auditoria no frigorífico. Ao descobrir que está refugiado no porão, Juca (Tony Ramos) pede a Ana (Susana Vieira) que o mande embora. Como ela se nega, eles discutem. Olavo recebe uma nova denúncia e prende Marcelo. Ana acusa Juca de ter sido o delator.

Terça-feira – 27/05/14
A Próxima Vítima – Resumo 26/05/14 a 30/05/14
Juca garante a Ana que não denunciou Marcelo, mas ela não acredita. Romana diz a Filomena (Aracy Balabanian) que Marcelo surpreendeu Bruno (Alexandre Borges) e Isabela (Cláudia Ohana) juntos. Romana pede para Bruno ir embora. Sidney (Norton Nascimento) descobre que Cléber (Antônio Pitanga) trabalhava para os Ferreto. Isabela diz a Filomena que Bruno a agarrou à força. Helena (Natália do Valle) fica surpresa quando Olavo conta a causa da morte de Leontina. Carmela fala sobre a falsa gravidez de Isabela para Filomena. Isabela diz a Bruno que vai ajudá-lo a matar Romana.

Quarta-feira – 28/05/14
Ana e Juca vão à cadeia ver Marcelo e fazem as pazes. Olavo pede a Irene (Vivianne Pasmanter) que busque informações sobre a morte de Leontina. Isabela e Bruno tramam o assassinato de Romana. Tonico (Selton Mello) tenta conversar com Carina (Deborah Secco), mas os dois brigam. Isabela tem uma ideia para dar prosseguimento ao plano de Bruno. Irene vai ao encontro de Zé Bolacha (Lima Duarte).

Quinta-feira – 29/05/14
Irene quer que Zé Bolacha lhe conte sobre a morte de Leontina. Juca consegue tirar Marcelo da prisão. Filomena diz a Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) que vai lutar pela recuperação de Isabela. Zé Bolacha viaja. Romana pressiona Eliseo a assumir o desfalque que deu no frigorífico. Eliseo a ameaça de morte, e Rosângela (Isabel Fillardis) escuta. Bruno põe sonífero numa bebida e a oferece a Romana.

Sexta-feira – 30/05/14
O exame de DNA confirma que Arizinho (Patrick Oliveira) é filho de Quitéria (Vera Holtz). Irene conta a Juca que Leontina morreu em um acidente. Romana fica dopada, desmaia, e Bruno a atira na piscina. Depois, simula estar discutindo com ela, e Rosângela ouve. Juca pede que Olavo lhe mostre a ocorrência policial da morte de Leontina. Alfredo (Victor Branco) encontra Romana morta. Olavo se dirige até a mansão.

Resumo da Semana: 02 a 07/06/2014 (divulgação Canal Viva)
Segunda, dia 2, às 14h30, e à 1h45:

Fingindo-se atônito, Bruno (Alexandre Borges) diz a Olavo (Paulo Betti) que a bebida provocava agressividade em Romana (Rosamaria Murtinho). Isabela (Cláudia Ohana) ameaça matar Rosângela (Isabel Fillardis) caso ela revele que foi obrigada a marcar um encontro entre Carmela (Yoná Magalhães) e Adalberto (Cecil Thiré) na noite do crime. Rosângela conta a Olavo que havia escutado Romana e Bruno discutindo. Filomena (Aracy Balabanian) aponta Bruno como assassino de Romana.
Eliseo se declara para Solange
Eliseo se declara para Solange

Terça, dia 3, às 14h30, e à 1h45:

Desvirtuando-se da hipótese de um suicídio, Olavo reforça sua suspeita de que Bruno matou Romana. Fátima (Zezé Motta) fala para Sidney (Norton Nascimento) sobre sua desconfiança de que é gay. Alfredo (Victor Branco) flagra Bruno deixando o quarto de Isabela. Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri) se declara para Solange (Patricya Travassos). Juca (Tony Ramos) questiona Zé Bolacha (Lima Duarte) por ele nunca ter contado a verdade sobre a morte de Leontina (Maria Helena Dias).
Jefferson revela sua sexualidade à família
Jefferson revela sua sexualidade à família

Quarta, dia 4, às 14h30, e à 1h45:

A família de Zé Bolacha suspeita de que ele oculta mais fatos em relação à morte de Leontina. Ele começa a recordar o acidente. Jefferson revela à família sobre sua sexualidade e é hostilizado pela mãe e pelo irmão. Solange conta a Eliseo que o fez assinar papéis em branco. Bruno joga fora os sapatos que estava usando na noite da morte de Romana e é seguido pelo Opala preto. Ana (Susana Vieira) visita Fátima.
Olavo faz perguntas a Eliseo
Olavo faz perguntas a Eliseo

Quinta, dia 5, às 14h30, e à 1h45:

Ana consola e acalma Fátima. Filomena joga na cara de Adalberto que ele só se casou com Carmela porque nem ela nem Francesca (Tereza Rachel) queriam ficar com ele. Sidney vai ao encontro de Olavo, e Helena (Natália do Valle) se dirige à casa de Juca. Olavo percebe que a versão de Eliseo encaixa com a descrição do último passageiro transportado por Roberval (Samir Muratti). O investigador vai falar com Eliseo.
Diego pede Irene em casamento
Diego pede Irene em casamento

Sexta, dia 6, às 14h30, e à 1h45:

Eliseo diz que não conhece Roberval. Olavo dá ordens para que uma foto de Roberval seja publicada no jornal. Carla (Mila Moreira) se decepciona ao identificar preconceito em Sidney. Diego (Marcos Frota) pede Irene (Vivianne Pasmanter) em casamento. Jefferson compartilha seu alívio com Irene e Sandrinho (André Gonçalves). Ana ouve Giulio (Eduardo Felipe) dizer a Teca (Andréa Avancini) que o filho é dele. Isabela convoca uma entrevista coletiva.

Resumo da Semana: 09 a 14/06/2014 (divulgação Canal Viva)
Segunda, dia 9, às 14h30, e à 1h45:

Isabela (Cláudia Ohana) acusa a polícia de querer incriminá-la por uma série de assassinatos que não consegue desvendar. não aceita o casamento de Carina (Deborah Secco) e Tonico (Selton Mello). Olavo (Paulo Betti) faz uma acareação entre Isabela e Roberval (Samir Muratti). O motorista cumprimenta Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri), que a acompanha.
Olavo prende Isabela
Olavo prende Isabela

Terça, dia 10, às 14h30, e à 1h45:

Bruno (Alexandre Borges) conversa com os advogados sobre o testamento de Romana (Rosamaria Murtinho). Solange (Patricya Travassos) pede demissão e Filomena (Aracy Balabanian) diz que já sabia de seu romance com Eliseo. Olavo prende Isabela. Irene (Vivianne Pasmanter) segue o Opala preto. O motorista do carro o joga em um precipício. Bruno visita Isabela. Irene acha recortes dos crimes no quarto de Zé Bolacha (Lima Duarte) e o acusa de ser o assassino.
Bruno e Isabela acusam Marcelo
Bruno e Isabela acusam Marcelo

Quarta, dia 11, às 14h30, e à 1h45:

Ao perceberem que uma detenta está prestando atenção ao que eles dizem, Bruno e Isabela começam a fazer acusações a Marcelo. Olavo ouve e decide investigar. Adalberto (Cecil Thiré) oferece dinheiro a Bruno em troca dos papéis assinados por Eliseo. Isabela é solta. Olavo descobre uma caixa com objetos pessoais de Júlia (Glória Menezes), Cléber (Antônio Pitanga) e Hélio (Francisco Cuoco) na casa de Marcelo.
Ana pergunta se Juca gosta de Helena
Ana pergunta se Juca gosta de Helena

Quinta, dia 12, às 14h30, e à 1h45:

Marcelo se defende dizendo que alguém está querendo incriminá-lo. Zé Bolacha e Filomena discutem. Helena (Natália do Vale) vai ao encontro de Juca (Tony Ramos) no mercado e eles discutem. Olavo e Miroldo (Edgard Amorim) tentam entender as informações que conseguiram sobre o caso. Ana (Susana Vieira) pergunta se Juca gosta de Helena e ele não responde. Olavo investiga de quem eram os pertences encontrados. Eliseo é surpreendido na garagem da mansão.
Eliseo é assassinado
Eliseo é assassinado

Sexta, dia 13, às 14h30, e à 1h45:

Eliseo é atacado e o criminoso tenta asfixiá-lo. Filomena surpreende Bruno e Isabela. Irene e Olavo conversam sobre os itens encontrados e ela se atrasa para seu jantar de noivado. Bruno e Diva (Lídia Mattos) arrombam a porta da garagem e encontram Eliseo morto. Marcelo finalmente aceita o casamento de Tonico e Carina. Olavo começa a investigar o assassinato de Eliseo. Lucas (Pedro Vasconcellos) recebe os resultados dos exames e seu médico o aconselha a fazer uma regressão mental. Isabela discute com Filomena e diz que ela nunca amou Eliseo. Irritada, Filomena a acusa de ter cometido vários crimes.

Resumo da Semana: 16 a 21/06/2014 (divulgação Canal Viva)
Segunda, dia 16, às 14h30, e à 1h45:

Filomena (Aracy Balabanian) passa mal e Olavo (Paulo Betti) a socorre. Depois, o investigador constata que Isabela (Claudia Ohana) desapareceu da mansão. Bruno (Alexandre Borges) descobre que não tem direito à herança de Romana (Rosamaria Murtinho). Olavo deixa a mansão à procura de Isabela. desconfia de Sandrinho (André Gonçalves) e . Isabela se encontra com Bruno para tramar uma fuga. Carmela (Yoná Magalhães) visita Filomena, e Adalberto (Cecil Thiré) revela alguns segredos. Isabela e Bruno chegam ao aeroporto para fugir do país.
Olavo prende Isabela e Bruno no aeroporto
Olavo prende Isabela e Bruno no aeroporto

Terça, dia 17, às 14h30, e à 1h45:

Olavo surpreende Isabela e Bruno no aeroporto, e os dois são levados pela polícia. Sandrinho opta por falar sobre sua sexualidade ao pai. Aproveitando que Sidney (Norton Nascimento) está desesperado, Fátima (Zezé Motta) resolve dizer a verdade à polícia. Graças a novas pistas, Olavo acredita ter resolvido o caso. Alfredo (Victor Branco) pede demissão, e Filomena planeja ir para Roma. Sandrinho aluga um apartamento junto com Jefferson. Chega o dia do casório de Tonico (Selton Mello) e Carina (Deborah Secco). Em troca da liberdade, Bruno testemunha contra Isabela, e ela escuta tudo. Helena (Natália do Valle) fornece informações importantes para Irene (Vivianne Pasmanter), que informa Olavo. Juca (Tony Ramos) e Ana (Susana Vieira) decidem se separar. Marcelo se declara para Ana. Olavo e Irene vão ao aeroporto.
Francesca volta da Suíça
Francesca volta da Suíça

Último capítulo! Quarta, dia 18, às 14h30, e à 1h45:

A polícia acompanha a chegada de Francesca (Tereza Rachel), que estava refugiada na Suíça. Marcelo e Ana decidem ser sócios nos restaurantes e retomam o casamento. Marcelo fica sabendo que Francesca está viva. Zé Bolacha (Lima Duarte) revela toda a verdade para a família. Fátima vai à delegacia acusar Francesca e detalha todos os fatos do passado. Isabela faz chantagem emocional com a mãe. Helena aparece quando Zé Bolacha está explicando os fatos à família. Olavo leva Francesca à mansão. Adalberto aponta Marcelo como o assassino, mas Miroldo (Edgard Amorim) e Irene chegam com informações que permitem ao investigador descobrir quem era o verdadeiro criminoso. Finalmente é celebrado o casamento de Irene e Diego (Marcos Frota). Mas, no final da festa, ocorre mais um assassinato.

Elenco / Personagens

ANA CARVALHO (Susana Vieira) – Inteligente, sem muita cultura, despachada, às vezes até rude, mas profundamente humana. Tem as características de uma italiana e se entrega a tudo com muita paixão. É mãe por excelência e, portanto, protetora. Fiel e dedicada, não suporta traição. Como tem sangue quente, é capaz das maiores loucuras quando ferida. É absolutamente apaixonada por Marcelo (José Wilker), a quem dedicou 20 anos de sua vida e com quem tem três filhos, Sandro (André Gonçalves), Giulio (Eduardo Felipe) e Carina (Deborah Secco), quase adultos. Com a traição do amante, descobre o amor de Juca (Tony Ramos) e tem que se decidir entre os dois.
MARCELO ROSSI (José Wilker– Sensual, charmoso, fascinante e meio cínico, é o grande amor de Ana (Susana Vieira), e forma com ela e Juca (Tony Ramos) o principal triângulo amoroso da novela. Descendente direto de italianos, tem paixão por tudo o que se refere à terra de seus antepassados. Ambicioso, inteligente e infiel, é muito mais voltado para o sucesso e os prazeres do que para a suposta paz de um relacionamento estável. Casado com Francesca Ferreto (Tereza Rachel), é amante por 20 anos de Ana, com quem tem três filhos que são a sua grande paixão: Sandro (André Gonçalves), Giulio (Eduardo Felipe) e Carina (Deborah Secco).
SANDRO ROSSI (André Gonçalves) – Filho mais velho de Ana (Susana Vieira) e Marcelo (José Wilker), irmão de Giulio (Eduardo Felipe) e Carina (Deborah Secco). Estuda Direito. É o melhor amigo da mãe, e o preferido do pai. Ao longo da trama, descobre-se que tem um relacionamento com Jefferson (Lui Mendes).
GIULIO ROSSI (Eduardo Felipe) – Segundo filho de Ana (Susana Vieira) e Marcelo (José Wilker), irmão de Sandro (André Gonçalves) e Carina (Deborah Secco). Esportista, simpático, puxou mais ao pai. É sensual e “descolado”. Joga vôlei e faz faculdade de Educação Física.
CARINA ROSSI (Deborah Secco– Filha mais nova de Ana (Susana Vieira) e Marcelo (José Wilker), irmã de Sandro (André Gonçalves) e Giulio (Eduardo Felipe). Seu temperamento é forte como o da mãe. Tem seu primeiro romance bastante intenso e, às vezes, involuntariamente cômico, com Tonico (Selton Mello), filho de Juca (Tony Ramos).
ULISSES CARVALHO (Otávio Augusto) – Irmão mais velho e único parente vivo de Ana (Susana Vieira). Mineiro, simpático, popular, trabalha como garçom.
QUITÉRIA QUARTA-FEIRA (Vera Holtz) – Melhor amiga e apoio de Ana (Susana Vieira). Apesar do nome exagerado, é humana e digna. Prostituta por opção, ainda exerce a profissão e não faz disso um drama. Leva tudo numa boa, com uma grande alegria de viver. Já foi alvo de muita discriminação e, como é aceita como igual por uma mulher honesta como Ana, além da amizade, passa a ter por ela quase que uma devoção. Ao longo da trama, forma um divertido triângulo amoroso com Vitinho (Flávio Migliaccio) e Ulisses (Otávio Augusto).
JOSIAS DA SILVA (José Augusto Branco) – O mais antigo garçom da Pizzaria Da Mamma, amigo e confidente de Ana (Susana Vieira). Aparentemente um homem bom e pacato, mas capaz de atitudes surpreendentes para defender os que ama.
FRANCESCA FERRETO ROSSI (Tereza Rachel) – Descendente de italianos, rica, elegante e determinada. Casada com Marcelo (José Wilker), que é mais novo do que ela. Não tem filhos. Irmã de Filomena (Aracy Balabanian), Romana (Rosamaria Murtinho) e Carmela (Yoná Magalhães).
FILOMENA FERRETO (Aracy Balabanian) – Chefe da família Ferreto, proprietária de um frigorífico na zona este de São Paulo. Não é a mais velha das irmãs mas, por ser forte, dominadora e fascinante, conquistou a posição de liderança na família, que comanda com mão de ferro. É capaz de todas as vilanias possíveis e imagináveis para se manter no poder. Cunhada de Marcelo (José Wilker), irmã de Francesca (Tereza Rachel), é casada com Eliseo (Gianfrancesco Guarnieri), mas se recusa a usar o sobrenome do marido. Com o seu poder, maneja a vida e a morte de muitos personagens da trama.
ROMANA FERRETO BIONDI (Rosamaria Murtinho) – Irmã mais velha de Filomena (Aracy Balabanian), Francesca (Tereza Rachel) e Carmela (Yoná Magalhães). Mora em Florença, na Itália. É finíssima, elegante e rica. Adora dinheiro e sabe desfrutar muito bem dos prazeres que ele proporciona, mas não consegue viver com pouco e, às vezes, é obrigada a golpes bem baixos para manter seu padrão de vida. Tem um temperamento forte como o de Filomena, a quem não suporta, sendo a única mulher da trama com personalidade e força para enfrentá-la.
ELISEO JARDIM (Gianfrancesco Guarnieri) – Marido de Filomena (Aracy Balabanian). Fraco, pequeno, usa óculos de aro redondo de metal. Humilhado e ofendido, sem ter coragem para revidar, é um personagem de grande intensidade interior. Vive em uma família de mulheres fortes e não consegue se impor, embora, por dentro, tenha uma grande vontade de mandar e ser respeitado. Não é um resignado, muito pelo contrário. Se bem observado, deve parecer até bastante perigoso. Mas ninguém se detém muito nele, a não ser a câmera.
CARMELA FERRETO VASCONCELOS/CACÁ (Yoná Magalhães) – Irmã mais nova de Filomena (Aracy Balabanian), Francesca (Tereza Rachel) e Romana (Rosamaria Murtinho). Gosta de ser chamada de Cacá. Agitada e falante, tem sempre opinião sobre tudo. É nervosa, ansiosa, e parece estar sempre atrasada para alguma coisa que geralmente esquece o que é. Faz questão de andar sempre bem vestida, elegante com um leve toque over que não chega a comprometê-la. Gostaria de ser uma socialite colunável, e ser convidada para festas, vernissages e inaugurações. É simpática na sua futilidade, mas tem um lado perverso, que não custa muito a mostrar. É ambiciosa e também ressentida por ter sido abandonada pelo marido, Adalberto (Cecil Thiré), e enganada pela irmã, que ficou com parte da herança que lhe pertencia por direito. Mãe de Isabela (Claudia Ohana), tem na filha a sua grande esperança de, através dela, conseguir um lugar de destaque no mundo, não importa a que custo. Ao longo da novela, tem um envolvimento romântico e sério com Adriano (Lugui Palhares), muito mais novo do que ela.
ADALBERTO VASCONCELOS (Cecil Thiré) – Marido de Cacá (Yoná Magalhães), pai de Isabela (Claudia Ohana). Da alta sociedade paulista, é um rico falido, mas cheio de classe. Sumiu da vida da mulher e da filha há muito tempo, depois de ter gasto todo o dinheiro que Carmela trouxe no casamento. Quando precisa de mais dinheiro, volta para elas. É um tipo elegante, bonitão e simpático. Parece ter o maior desprezo por aquela italianada.
ISABELA FERRETO VASCONCELOS (Claudia Ohana) – Filha de Carmela (Yoná Magalhães) e Adalberto (Cecil Thiré), sobrinha de Filomena (Aracy Balabanian), Romana (Rosamaria Murtinho) e Francesca (Tereza Rachel). Envolvente, fascinante e sem o menor caráter. É a grande vilã da novela. Sem escrúpulos e ambiciosa, usa de todos os artifícios para conseguir o que quer. Caprichosa, esperta e inteligente, enreda as pessoas em suas tramas visando apenas o seu próprio benefício. Namora Diego (Marcos Frota), num relacionamento de fachada. Vira amante de Marcelo (José Wilker) e, depois, de Bruno (Alexandre Borges).
BRUNO FERRETO BIONDI (Alexandre Borges) – Suposto filho adotivo de Romana (Rosamaria Murtinho) e sobrinho de Filomena (Aracy Balabanian), Francesca (Tereza Rachel) e Carmela (Yoná Magalhães). Vem da Itália junto com a “mãe” e se envolve com Isabela (Claudia Ohana). Bonito, elegante, charmoso e perigoso. Na verdade, é amante de Romana. Entra na novela depois da metade, e fica até o fim.
DIEGO BUENO (Marcos Frota) – Elegante e educado, de uma família de fazendeiros ricos. Namorado de fachada de Isabela (Claudia Ohana), não sabe que é usado por ela. Protegido de Filomena (Aracy Balabanian), trabalha no frigorífico, ao lado de Marcelo (José Wilker), a pedido do pai, que é amigo das Ferreto.
CLÁUDIO RAMOS (Roberto Battaglin) – Fotógrafo de talento, mas sem muita sorte. Tem a infelicidade de sempre meter os pés pelas mãos, na vida e na profissão. Grande amigo de Diego (Marcos Frota) desde a infância passada no interior paulista, em São José do Rio Preto. Descobre o talento de Patrícia (Camila Pitanga) para a profissão de modelo, e, através dela, firma-se no mundo da moda e da publicidade. No decorrer da trama, os dois têm um romance extremamente conflituoso, uma vez que não é aceito pela família da jovem.
ANDRÉIA (Vera Gimenez) – Secretária de Marcelo (José Wilker) e Filomena (Aracy Balabanian), na casa e no frigorífico. Sofre chantagem por parte de Isabela (Claudia Ohana), que a obriga a ser sua cúmplice em todas as armações e falcatruas que idealiza. Tem um segredo no seu passado que, se revelado, pode comprometer a sua vida presente. Não é mau-caráter, mas vê-se obrigada a praticar ações odiosas.
ZÉ BOLACHA MESTIERI (Lima Duarte) – Pai de Juca (Tony Ramos), avô de Yara (Georgiana Góes) e Tonico (Selton Mello), cunhado de Nina (Nicette Bruno) e de Vitinho (Flávio Migliaccio). É chofer de caminhão e, apesar de ser um dos mais velhos em idade, é o personagem mais “jovem” da trama. Simpático, envolvente, fascinante, é dono de uma alegria de viver absolutamente incomparável. Requintado sem ter berço, e culto sem ter estudo. Aprendeu tudo na estrada, nos bordéis, na vida. Embora seja a sabedoria popular em pessoa, não é um personagem apoiado em frases feitas ou ditados batidos. Conhece de cor muita poesia, e tem um verdadeiro fascínio pela palavra. Adora contar histórias maravilhosas e, com isso, consegue ser irresistível para quem o escuta e o observa. Cativante, tem um romance verdadeiro e comovente com Irene (Viviane Pasmanter), pelo menos 40 anos mais nova do que ele. Entrega-se a esse amor com a mesma paixão que se entrega à vida.
JUCA MESTIERI (Tony Ramos) – Pai de Yara (Georgiana Góes) e Tonico (Selton Mello), filho de Zé Bolacha (Lima Duarte). Simples, sincero, popular e comovente, é o principal personagem romântico da novela. Apaixonado e rejeitado por Ana (Susana Vieira), é o seu apoio e seu consolo, sem, no entanto, conseguir ser seu amor. Apesar da aparência rude, tem um coração de ouro e é pacato, mas pode perder as estribeiras com muita facilidade se topar pela frente com alguma injustiça. Forma com Helena (Natália do Vale) e Ana um outro triângulo de muita importância e desenvolvimento decisivo para a trama da novela. Pai interessado, tem nos dois filhos uma preocupação constante, e faz sempre o melhor para orientá-los embora, muitas vezes, meta os pés pelas mãos.
TONICO MESTIERI (Selton Mello) – Filho mais velho de Juca (Tony Ramos), neto de Zé Bolacha (Lima Duarte), irmão de Yara (Georgiana Góes). Popular e machista. Estuda Administração de Empresas à noite e trabalha no frigorífico de dia. Vigia a irmã o tempo todo, tem muitos ciúmes dela. Considera-se mais responsável por ela do que o pai, e isso cria um conflito entre ele, a irmã e Juca, que é até mais liberal que o filho. Adora o avô, e é um garoto de muito bom caráter, apesar do temperamento esquentado. Tem um romance quase cômico, mas muito humano, com Carina (Deborah Secco), filha de Ana (Susana Vieira) e Marcelo (José Wilker). Juntos, os dois vivem um primeiro e intenso amor.
YARA MESTIERI (Georgiana Góes) – Filha de Juca (Tony Ramos), neta de Zé Bolacha (Lima Duarte), irmã de Tonico (Selton Mello). Simpática, um pouco desenvolvida para a idade, tem temperamento forte. Típica garota gostosa de bairro classe média baixa. Não gosta de estudar e quer trabalhar fora. Apaixonada por Giulio (Eduardo Felipe), transforma-se na paixão de Lucas (Pedro Vasconcelos), um ex-drogado em recuperação. Também se envolve com Sidney (Norton Nascimento), rapaz mais velho do que ela.
NINA GIOVANI (Nicette Bruno) – Despachada, típica paulista de classe média baixa, é falante e simpática, apesar do eterno mau-humor. Parece sempre que levantou com o pé esquerdo, mas tem uma imensa humanidade e um enorme carinho por sua família, e pela qual é responsável. Tem uma mania: mete-se na vida de todos. É irmã de Vitinho (Flávio Migliaccio), cunhada de Zé Bolacha (Lima Duarte), tia de Juca (Tony Ramos) e tia-avó de Yara (Georgiana Góes) e Tonico (Selton Mello).
VITINHO GIOVANI (Flávio Migliaccio) – Irmão de Nina (Nicette Bruno), tio de Juca (Tony Ramos), cunhado de Zé Bolacha (Lima Duarte). Boa praça, simpático, agradável e bem popular, é um personagem humano, típico das crônicas paulistas, que tem a sua raiz nos italianos que se estabeleceram em São Paulo. Vive encostado na casa da irmã há mais de 15 anos, e trabalha com Juca no mercado. Gostaria de arrumar uma boa moça, casar e ter a sua própria família, mas tem que enfrentar a desaprovação constante da irmã sobre qualquer mulher que arruma. Envolve-se com Quitéria Quarta-Feira (Vera Holtz), uma prostituta da Mooca, formando um triângulo com Ulisses (Otávio Augusto), o irmão de Ana (Susana Vieira).
ARIZINHO (Patrick de Oliveira) – Trombadinha, favelado, curioso e “descolado”, vira o grande camarada de Zé Bolacha (Lima Duarte). Começa trabalhando na banca do mercado com Juca (Tony Ramos), e depois nas entregas na pizzaria de Ana (Susana Vieira). Mora na casa de Juca e se diverte com a implicância exagerada de Nina (Nicette Bruno). Garoto simpático, que se dá bem com todo mundo.
MARCO (Nizo Netto) – Carregador no mercado central e ponto de referência e contato entre Julia Braga (Glória Menezes), Arizinho (Patrick de Oliveira) e o pessoal da favela. Muito boa-praça, bom amigo, representa o favelado bom e honesto que não se envolve no tráfico de drogas da favela.
HÉLIO RIBEIRO (Francisco Cuoco) – Rico, vaidoso e muito solicitado. É um advogado famoso, capaz e talentoso. Casou-se com Helena (Natália do Vale) quando esta tinha apenas 15 anos, e tem com ela dois filhos, Irene (Vivianne Pasmanter) e Lucas (Pedro Vasconcelos). Mantém com ela um casamento no regime aberto, onde cada um pode ter as aventuras que quiser. Muito mulherengo, se acomoda muito bem nesse tipo de relação, mantendo socialmente um casamento de aparência normal. Não percebe que Helena não se sente mais feliz na relação. Não aceita a separação, nem as mudanças de vida que, fatalmente, vêm a seguir. Tem graves problemas com o filho e o seu envolvimento com drogas. Adora a filha, que intui que será uma advogada tão brilhante e capaz quanto ele.
HELENA RIBEIRO (Natália do Vale) – Mulher de Hélio (Francisco Cuoco), rica, elegante e meio neurótica. Ex-hippie, transformou-se numa típica mulher da alta burguesia que, durante muito tempo, não se dedicou a nada mais do que analisar os seus próprios problemas, sem ter chegado a nenhuma conclusão. Sente o vazio do luxo e a “nóia” da burguesia abastada e decadente. Além dos seus conflitos existenciais, tem problemas com o filho Lucas (Pedro Vasconcelos), que está em tratamento numa clínica para recuperação de drogados. Não consegue entender o temperamento, que ela classifica de quadrado, da filha Irene (Vivianne Pasmanter). Tem que conviver com esses dois opostos e com a irmã, Julia (Glória Menezes), que a critica, mas tem por ela enorme carinho. Conhece Juca (Tony Ramos), o seu oposto absoluto, e se apaixona perdidamente, formando um triângulo amoroso com ele e Ana (Susana Vieira). Helena vai evoluindo e se modificando em pequenas atitudes durante a trama, como se estivesse realmente começando a viver.
IRENE RIBEIRO (Vivianne Pasmanter) – Filha de Helena (Natália do Vale) e Hélio (Francisco Cuoco), irmã de Lucas (Pedro Vasconcelos), sobrinha de Julia (Glória Menezes). Estudante de Direito, vira a detetive da trama, forçando a polícia a desvendar o caso das vítimas que são atraídas para a morte através de um telefonema. É teimosa e determinada, e tem por esses casos uma curiosidade profissional e pessoal. Quando tem um objetivo claro e definido, é quase impossível que se livrem dela. Na maioria das vezes, vence pela exaustão. Apaixona-se de verdade por Zé Bolacha (Lima Duarte), 40 anos mais velho do que ela, e envolve-se com outro, Diego (Marcos Frota). Tem conflitos com a mãe, e implica com seu jeito um pouco moderno demais.
LUCAS RIBEIRO (Pedro Vasconcelos) – Filho de Helena (Natália do Vale) e Hélio (Francisco Cuoco), irmão de Irene (Vivanne Pasmanter) e sobrinho de Julia (Glória Menezes). Jovem frágil e problemático. Desde muito garoto, envolveu-se com drogas e marginais. Parecia ter fascinação por armas e pelo perigo. No início da novela, após uma experiência que quase o leva à morte, é internado em uma clínica de recuperação, de onde sai quase curado. Apaixona-se por Yara (Georgiana Góes), filha caçula de Juca (Tony Ramos), e é através desse relacionamento e do carinho simples e espontâneo da família dela que acaba sentindo cada vez menos falta das drogas. Mas ela se apaixona por Sidney (Norton Nascimento), e Lucas tem que descobrir se está realmente recuperado ou se vai apelar para a droga novamente a cada decepção que tiver de enfrentar na vida.
JULIA BRAGA (Glória Menezes) – Senhora da alta sociedade paulista, elegante, fina e calma. Cabeça de uma família que inclui a irmã mais nova, Helena (Natália do Vale), a sobrinha Irene (Vivianne Pasmanter) e o sobrinho Lucas (Pedro Vasconcelos). Boa e compreensiva, tem no seu envolvimento com menores carentes e suas famílias a principal razão da sua vida. Já colaborou em missões no continente africano e outros países do terceiro mundo, acompanhando o marido embaixador. Viúva, vem para o Brasil. Após um incidente com um pessoal da favela localizada perto da cobertura onde mora com Helena, envolve-se em uma militância que vai modificar a sua vida e a de todos os envolvidos com ela. Paralelamente a esse seu lado militante, também modifica a vida de toda a família depois que chega de Uganda, no início da novela. É de uma elegância absolutamente prática e discreta. Mora com a irmã e os sobrinhos por puro prazer.
OLAVO RODRIGUES (Paulo Betti) – Investigador de polícia. Não é corrupto e se interessa de verdade em resolver, junto com Irene (Vivianne Pasmanter), a complicada trama dos assassinatos em cadeia. Através dessa investigação, apaixona-se por ela, mas acaba formando um triângulo amoroso com Helena (Natália do Vale) e Juca (Tony Ramos).
CARLA (Mila Moreira) – Amiga de Helena (Natália do Vale), prática, fútil e charmosa. Tem sempre um novo namorado e alguma filosofia para justificar o seu comportamento tão, digamos, desinibido. Boa praça, mas é capaz de tudo para ter uma boa posição social na vida.
ADRIANO (Lugui Palhares) – Colega de Irene (Vivanne Pasmanter) e Jefferson (Lui Mendes) na faculdade de Direito. Joga no time de basquete. Diferente dos colegas, é intensamente interessado em arte e cultura. Muito refinado, inicia um romance sincero e verdadeiro com Carmela (Yoná Magalhães), muitos anos mais velha do que ele. Não se envolve com ela por nenhum outro interesse, apenas e unicamente por amor, e tem que enfrentar a oposição de todas as Ferreto e, principalmente, de Isabela (Claudia Ohana) e Adalberto (Cecil Thiré).
CLEBER NORONHA (Antonio Pitanga) – Pai de Sidney (Norton Nascimento), Jefferson (Lui Mendes) e Patrícia (Camila Pitanga), casado com Fátima (Zezé Motta). Contador, trabalha para várias firmas. Íntegro e honesto, recebe uma proposta que, apesar de desonesta, pode ser irrecusável.
FÁTIMA NORONHA (Zezé Motta) – Mãe de Sidney (Norton Nascimento), Jefferson (Lui Mendes) e Patrícia (Camila Pitanga), e esposa de Cleber (Antonio Pitanga). Foi secretária-executiva, mas passou a trabalhar em casa após o nascimento dos filhos. Com eles criados, prefere contratar uma empregada e voltar a trabalhar fora. É muito moralista, e isso lhe causa muitos conflitos. Não vê com bons olhos a filha se tornar modelo.
SIDNEY NORONHA (Norton Nascimento) – Gerente de uma agência de banco, honesto e elegante. Chegou à posição de destaque que ocupa com muita força de vontade. Estuda inglês à noite, preparando-se para um concurso no banco que levará um dos gerentes para o estágio de um ano em Miami. Namora Rosângela (Isabel Fillardis), caixa na mesma agência bancária, mas rompe a relação quando se apaixona por Yara (Georgiana Góes), filha de Juca (Tony Ramos). Sua família prefere que ele volte para a primeira namorada.
JEFFERSON NORONHA (Lui Mendes) – Filho de Cleber (Antonio Pitanga) e Fátima (Zezé Motta), irmão de Sidney (Norton Nascimento) e Patrícia (Camila Pitanga). Estudante de Direito, faz parte da turma de Sandro (André Gonçalves) e Irene (Vivianne Pasmanter) na faculdade. Joga vôlei com Giulio (Eduardo Felipe). Ao longo da trama, descobre-se que tem um relacionamento com Sandro.
PATRÍCIA NORONHA (Camila Pitanga) – Filha mais nova de Cleber (Antônio Pitanga) e Fátima (Zezé Motta), irmã de Sidney (Norton Nascimento) e Jefferson (Lui Mendes). Estuda no colégio de Carina (Deborah Secco), e as duas são amigas. Sonha ser modelo fotográfico e de passarela, mas a família não apoia sua carreira.
ROSÂNGELA DE SOUZA (Isabel Fillardis) – Jovem delicada, caixa do banco onde Sidney (Norton Nascimento) trabalha. Sua namorada, até que ele começa a sair com Yara (Georgiana Góes). Apaixona-se depois por Jefferson (Lui Mendes).
PAULO SOARES / ARNALDO RONCALHO (Reginaldo Faria) – Viúvo, trabalha em um escritório de valores no centro financeiro da cidade de São Paulo. Mora em um apartamento modesto e vive sozinho, sem amigos ou filhos. Nervoso e impulsivo, tem um grande segredo em seu passado. Através dele é que se inicia toda a trama da novela.
CUCA (Marcelo Barros) – Carregador do mercado.
GIBA (Dalmo Cordeiro) – Colega de Irene (Vivianne Pasmanter).
SABRINA (Renata Schumann) – Colega de Irene (Vivianne Pasmanter).
TECA (Andrea Avancini) – Amiga de Carina (Deborah Secco).
DONA YVETE (Liana Duval) – Mãe de Quitéria (Vera Holtz).
DADA (Huó Gonzales) – Traficante, filho de Josias (José Augusto Branco).
ALFREDO (Victor Branco) – Copeiro das Ferreto.
DIVA (Lidia Mattos) – Cozinheira das Ferreto.
DONA ZULMIRA (Hilda Rabello) – Aposentada.
MARIZETE (Catarina Abdala) – Empregada dos Noronha.

 

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
Quem é Você – Tema de Carmela
Compositores: Isolda/ Eduardo Dusek
Intérprete: Simone

Sereia – Tema de Carina
Compositores: Lulu Santos/ Nelson Motta
Intérprete: Lulu Santos

Pacato Cidadão – Tema de Tonico
Compositores: Samuel Rosa/ Chico Amaral
Intérprete: Skank

Trilhas (Traces) – Tema de Helena
Compositores: Guilherme Arantes
Intérprete: Guilherme Arantes

Happy Hour – Tema de Patrícia
Compositores: Eduardo Dusek
Intérprete: Eduardo Dusek

Aliás – Tema de Marcelo
Compositores: Djavan
Intérprete: Djavan

Vítima – Tema de abertura
Compositores: Rita Lee/ Roberto de Carvalho
Intérprete: Rita Lee & Roberto de Carvalho

Pareço um Menino – Tema de Zé Bolacha
Compositores: Piska/ Cesar Augusto
Intérprete: Fábio Jr.

Aleluia-me Baby – Tema de Isabela
Compositores: Luiz Guilherme/ Paulinho Moska
Intérprete: Bad Girls

Catedral (Cathedral Song) – Tema de Irene
Compositores: Tanita Tikaran/ Christian Oyens/ Zélia Duncan
Intérprete: Zélia Duncan

Alguém que Olhe por mim (Someone To Watch Over Me) – Tema de Sidney
Compositores: G. Gershwin/ I. Gershwin
Intérprete: Cauby Peixoto (Partic. especial Gal Costa)

Io Che Amo Solo Te – Tema de Ana
Compositores: Sergio Endrigo
Intérprete: Sergio Endrigo

Estação São Paulo – (tema de locação – São Paulo)
Compositores: Miguel Paiva/ Jorge Cardoso/ Chico Buarque
Intérprete: Adyiana Ribeiro (Partic. especial Demônios da Garoa)

E Lucevan Le Stelle – Tema de Juca
Compositores: Giacomo Puccini
Intérprete: Fernando Portari

Internacional:
Black Roses – Tema de Irene
Compositores: Inner Circle
Intérprete: Inner Circle

I Live My Life For You – Tema de Ana
Compositores: B. Leverty/ C. Snare
Intérprete: Firehouse

Be my Lover (Radio Edit)
Compositores: G. A. Saraf/ L. McCray/ M. Thornton/ A. Brenner
Intérprete: La Bouche

I Got a Name – Tema de Zé Bolacha
Compositores: C. Fox/ N. Gimbel-Fox
Intérprete: Jim Croce

More Than a Woman – Tema de Isabela
Compositores: B. Gibb/ R. Gibb/ M. Gibb
Intérprete: Flava To Da Bone

Bizarre Love Triangle – Tema de Carmela
Compositores: New Order
Intérprete: Frente!

No More “I Love You’s” – Tema de Helena
Compositores: D. Freeman/ J. Hughes
Intérprete: Annie Lennox

Let’s Stay Together – Tema de Patrícia
Compositores: Bobby Ross Avila
Intérprete: Bobby Ross Avila

Holding on to You – Tema de Bruno
Compositores: Terence Trent D’Arby
Intérprete: Terence Trent D’Arby

Around the World – Tema de Tonico e Carina
Compositores: Harvey/ Rowe/ Stannard/ Mortimer
Intérprete: East 17

That’s the Way
Compositores: Casey/ Finch
Intérprete: Double You

Independent Love Song – Tema de Sidney e Carla
Compositores: Parker/ Youle
Intérprete: Scarlet

Tough Girl
Compositores: Flexter/ F. Tripodi/ R. Saraiva
Intérprete: Martine

Fotonovela
Compositores:
Intérprete: Alexis San Nicolas

0 Comentário para: “A Próxima Vítima Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *