A Padroeira Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela A Padroeira desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de A Padroeira e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela A Padroeira

◘ Período de exibição: 18/06/2001 – 23/02/2002
◘ Horário: 18h
◘ Nº de capítulos: 215
◘ Autoria: Walcyr Carrasco
◘ Colaboração: Mário Teixeira e Duca Rachid
◘ Direção: Walter Avancini, Roberto Talma, Mário Márcio Bandarra, Ivan Zettel, Vicente Barcellos, Luiz Henrique Rios e Leandro Neri
◘ Direção geral: Walter Avancini, Roberto Talma e Mário Márcio Bandarra
◘ Direção de núcleo: Roberto Talma

Fé, amor e aventura formam a base da trama de A Padroeira, novela de Walcyr Carrasco que conta a história do amor impossível de Valentim Coimbra (Luigi Baricelli) e Cecília de Sá (Deborah Secco) na vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, na então capitania de São Paulo e Minas do Ouro, no ano de 1717. A novela tem como pano de fundo a luta dos pescadores da região pelo reconhecimento do culto a Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem foi encontrada por eles no rio Paraíba do Sul. Entre as referências do autor para criar a novela está a obra As Minas de Prata, de José de Alencar.

A história começa com a chegada ao Brasil de Dom Pedro de Almeida Portugal, o Conde de Assumar (Antônio Marques), enviado para assumir a governadoria da capitania. O conde trazia instruções de D. João V, rei de Portugal, para motivar o descobrimento de novas minas de ouro e aumentar os impostos sobre o metal encontrado na colônia. A vila de Guaratinguetá, situada na passagem para Minas Gerais, funcionava como entreposto, o que gerou o estabelecimento de uma elite fidalga na região. Vivia-se no Brasil-Colônia sob a febre do ouro, o poder da Igreja com sua rígida moral cristã, a submissão da mulher – usada muitas vezes como moeda de troca para fortalecer a aliança entre famílias importantes – e a ameaça dos criminosos que usavam a região para se esconder.

No cortejo do Conde de Assumar viaja a jovem Cecília, filha do fidalgo D. Lourenço de Sá (Paulo Goulart), que retorna de um convento em Portugal para se casar com D. Fernão de Avelar (Maurício Mattar), a quem foi prometida por seu pai. O grupo é atacado por um bando de salteadores liderados pelo degredado Molina (Luís Melo), que se encanta com a beleza de Cecília e a rapta. A moça é salva por Valentim, filho de um suposto traidor da Coroa de Portugal e que, por isso, é rejeitado pela sociedade local. Os dois se apaixonam.

Valentim foi criado pelo tio, o poeta Manoel de Cintra (Otávio Augusto), após seu pai ser encarcerado em Lisboa por ter se negado a revelar à metrópole a localização das minas de ouro que encontrara. Para não cair na miséria, o rapaz treinou as artes da guerra e das armas, e sonha encontrar o mapa das minas descobertas pelo pai. Seu único amigo é o fidalgo Diogo Soares Cabral (Murilo Rosa), que também nutre um amor impossível, por Izabel de Avelar (Mariana Ximenes).

No assalto ao cortejo do conde, Molina rouba documentos que podem levar à localização dos mapas das minas deixados pelo pai de Valentim, que estariam escondidos para que, um dia, o próprio Valentim encontrasse as minas. De olho na fortuna, o bandido articula um plano com sua mulher, a espanhola de origem cigana Blanca de Sevilha (Patrícia França), que veio para o Brasil fugida da Inquisição. Ele se infiltra na vila de Guaratinguetá como um padre, e ninguém desconfia de sua verdadeira identidade. Branca, por sua vez, tem como missão conquistar Valentim.

Apaixonada por seu salvador, Cecília não aceita a imposição do pai, que quer vê-la casada com o rude e prepotente Fernão. O jovem Valentim se sente humilhado pela recusa, e promete que Cecília será sua. Cecília não encontra apoio no irmão, Braz (Fábio Villaverde), pois ele é amigo de Fernão; e sua madrasta, Gertrudes (Bianca Byington), não tem voz ativa na casa. A única que tenta ajudá-la é a irmã Marcelina (Renata Nascimento), menina que, apesar de cega, sabe de tudo o que acontece a sua volta. Após várias armações, porém, Cecília cede à pressão e torna-se esposa de Fernão. Tempos depois, no entanto, o casamento acabaria anulado.

Cecília e Valentim terminam juntos, em um final que quase repete a tragédia dos apaixonados Romeu e Julieta. A heroína da trama chega a ser dada como morta, após beber uma poção para não ter de se casar novamente com Fernão, mas Valentim descobre o ardil a tempo. Após ser ferida para salvar Valentim, Blanca encontra a paz ao dedicar sua vida a Deus, e Molina é morto. Fernão tenta atacar a igreja para onde foi levada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, mas as patas de seu cavalo ficam presas nos degraus da escadaria, reproduzindo um dos supostos milagres relatados pelas histórias que envolvem a santa.

Elenco / Personagens

Andrea Avancini – Delfina
Antonio Ismael
Antônio Marques – Conde de Assumar
Bianca Byington – Gertrudes de Sá
Carlos Gregório – Domingos Martins Corrêa
Cécil Thiré – Capitão Antunes
Cecília Dassi – Zoé
Cláudio Corrêa e Castro – Dom Agostinho de Miranda
Cláudio Gabriel – João Alves
Cyda Moreno – Rosário
Daniel de Oliveira – Padre Gregório
Danielle Ornelas
Deborah Secco – Cecília de Sá
Denise Milfont – Mariquinhas
Elizabeth Savala – Imaculada de Avelar
Emanuelle Soncini – Índia Tonha
Fábio Villa Verde – Braz
Felipe Camargo – Frei Tomé
Fernando Almeida – Gil
Flávio Ozório – Jacinto
Gilberto Maciel
Giulia Gam – Antonieta
Gustavo Haddad – Luiz Antunes
Ida Gomes – Zuleika
Iléa Ferraz – Pureza
Isaac Bardavid – Filipe Pedrosa
Isabel Fillardis – Clarice
Jackson Antunes – Atanásio Pedroso
Jandir Ferrari – Inocêncio (Capitão do mato)
José Wilker
Karina Barum – Tiburcina
Laura Cardoso – Silvana
Lidiane Lisboa – Brásia
Lu Grimaldi – Joaquina
Luigi Baricelli – Valentim
Luís Antônio Nascimento – Damião
Luís Melo – Molina
Marcello Costa
Maria Ribeiro – Rosa Maria
Mariah da Penha – Eusébia Alexandre Drumond – Tiago
Mariana Ximenes – Isabel
Maurício Mattar – Dom Fernão de Avelar
Murilo Rosa – Diogo
Natália Lage – Ana
Norton Nascimento – Zacarias
Otávio Augusto – Manoel Cintra (Poeta)
Othon Bastos – Padre José Vilela
Pablo Sobral – Cirilo
Patrícia França – Blanca de Sevilha
Paulo Goulart – Dom Lourenço de Sá
Rafael Rodrigo – Miguel
Raquel Nunes – Celeste
Renata Nascimento – Marcelina
Renata Peret – Bartira
Roberto Bomtempo – Soldado Aguilar
Rodrigo Faro – Faustino
Roney Vilela – João Fogaça
Samuel Melo – Cosme
Stênio Garcia – Dom Antônio Cabral
Stepan Nercessian – Barbeiro-cirurgião
Susana Vieira – Dodô (Dorotéia)
Tássia Camargo – Generosa
Taumaturgo Ferreira – Juiz Honorato Vilella
Yoná Magalhães – Úrsula

Trilha Sonora Nacional e Internacional

◘ Pra Sempre (Adágio)
Compositores: Verônica Sabino
Intérprete: Verônica Sabino

◘ Santuário do Coração – Tema de abertura da 1ª fase
Compositores
Intérprete: London Promenade Orchestra

◘ Sevilla – Tema de Blanca de Sevilha
Compositores: Gerardo Nunes
Intérprete: Gerardo Nunes

◘ A Padroeira – Tema de abertura
Compositores: Sérgio Saraceni/ Ronaldo Monteiro de Souza
Intérprete: Joanna

◘ Adágio da Sinfonia No.3
Compositores: Johannes Brahms
Intérprete: Sérgio Saraceni

◘ Shosholoza ‘99 – Tema de Zacarias
Compositores
Intérprete: Ladysmith Black Mambazo

◘ Resistência
Compositores: Orlando Morais
Intérprete: Orlando Morais

◘ Fado da Delfina – Tema de Delfina
Compositores: Henrique Cazes/ Sérgio Sarraceni
Intérprete: Henrique Cazes

◘ Imbube – Tema dos escravos
Compositores
Intérprete: Ladysmith Black Mambazo

◘ Eu Sei – Tema de Isabel
Compositores: Sara Tavares/ Ana Fonseca
Intérprete: Sara Tavares

◘ Feriado Bancário
Compositores
Intérprete: London Promenade Orchestra

◘ Sinos Através do Campo
Compositores
Intérprete: London Promenade Orchestra

◘ Michel
Compositores
Intérprete: Eversong’s Project

◘ Guardian Angel
Compositores
Intérprete: Due Angeli

◘ Sol de Primavera – Tema de Cecília e Valentim
Compositores: Beto Guedes/ Ronaldo Bastos
Intérprete: Kika

Resumo de Todos os Capítulos da Novela A Padroeira

23 a 28/07/2001
SEGUNDA-FEIRA – Lourenço fica furioso ao saber que Cecília foi ver Valentim e decide mandá-la de volta para o convento. Tiburcina compra um santo oco para esconder o mapa. Fernão exige que Lourenço pague a dívida de jogo de Braz. Molina entrega a Fernão a carta de padre José e sugere que ele faça com que Lourenço seja preso.

TERÇA-FEIRA – Fernão gosta do conselho de Molina. Antunes empresta dinheiro a Lourenço.Imaculada se perturba com a corte de Manoel. Fernão manda João Fogaça contratar salteadores para destruir o carregamento que Lourenço comprou. Cecília entrega suas jóias a Izabel e pede que a amiga avise a Valentim que quer fugir com ele.

QUARTA-FEIRA – Lourenço não sabe o que fazer. Fernão dá a notícia de que o carregamento foi destruído e Antunes vai exigir que Lourenço devolva o seu dinheiro. Izabel entrega o recado de Cecília a Molina, que mostra a Fernão. Lourenço decide pedir um empréstimo a Joaquina. Molina avisa a Cecília que Valentim concordou em fugir.

QUINTA-FEIRA – Cecília pede que Benta a ajude a fugir. Joaquina não empresta dinheiro a Lourenço. Fernão impede que Izabel entregue as jóias de Cecília a Diogo. Blanca embebeda Molina e fica sabendo sobre a armadilha de Fernão. Valentim e Cecília vão ao encontro, mas Fernão captura Valentim e manda que seus homens o levem dali.

SEXTA-FEIRA – Fernão tenta agarrar Cecília, que foge. Joaquina nega o empréstimo e Gertrudes a ofende. Lourenço esbofeteia Cecília. Blanca encontra Valentim ferido na floresta. Antunes prende Lourenço, para desespero da família e satisfação de Fernão. Blanca leva Valentim para sua casa. Antunes ameaça leiloar os bens de Lourenço.

SÁBADO – Antunes manda uma carta ao juiz que deverá julgar Lourenço. Cecília se desespera ao ver que Valentim não voltou para casa. Úrsula decide ajudar Blanca. Molina promete a Fernão que acabará com o culto à santa. Zacarias pede que Diogo não faça mal a Izabel. Gertrudes avisa a Cecília que a comida acabará em breve.

30/07 a 04/08/2001
SEGUNDA-FEIRA – Os pescadores se emocionam com a inauguração da capela. Antunes expulsa a família de Lourenço de casa. Valentim pergunta por Cecília e Blanca desconversa. Fernão não deixa que a família de Lourenço se abrigue no mercado. Manoel vai procurar os escravinhos na floresta e dá de cara com Dorotéia e Faustino.

TERÇA-FEIRA – Dorotéia reconhece Delfina e explica a Manoel que crioua menina. O juiz Honorato está na floresta com o carro de viagem quebrado. Úrsula e Dorotéia se reconhecem mas não dizem nada. Fernão se recusa a devolver as jóias de Cecília. Antunes recebe a comitiva de Dorotéia pensando que é a do juiz e joga Honorato na lama.

QUARTA-FEIRA – Antunes percebe o erro que cometeu e expulsa a companhia de Dorotéia de sua festa. Izabel não consegue pegar as jóias de Cecília, mas lhe entrega as suas. Diogo pede para passar uma noite com Izabel e ela foge. Molina ameaça levar a santa. Blanca diz a Valentim que Cecília o esqueceu. Izabel solta o escravo Zacarias.

QUINTA-FEIRA – Izabel pede que Zacarias se batize e revela que há uma santa negra na vila. Imaculada troca insultos com Dorotéia. Cecília pensa em Valentim; ele tem a impressão de que ela o está chamando. Gertrudes quer que Cecília se case com Fernão. Dorotéia avisa a Manoel que tem motivos para ficar. Zacarias é perseguido por Fernão.

SEXTA-FEIRA – Cecília visita o pai e pede conselhos. Honorato afirma que Antunes fez malem prender Lourenço. Cecília pede ajuda ao juiz. Zacarias entra na capela, perseguido pelo capataz. Dorotéia pergunta a Úrsula onde está o filho que ela roubou. Zacarias reza para a santa, que realiza um milagre soltando seus grilhões.

SÁBADO – João Alves, Zacarias e Inocêncio entram na vila dizendo terem visto um milagre. Imaculada é obrigada a libertar o escravo. Silvana lidera uma procissão. Dorotéia afirma que Úrsula é uma parteira que roubou seu filho. Blanca chama Manoel para ver Valentim. Dorotéia se emociona ao ver a santa. Fernão quer destruir a capela.

06 a 11/08/2001
SEGUNDA-FEIRA – Fernão tenta atirar na santa, mas padre José se põe na frente e é morto. Dorotéia salva a santa. Padre Gregório ajuda Valentim a chegar à casa de Cecília. Joaquina revela a Honorato que Izabel é filha de Antônio, mas Diogo não. Os pescadores procuram um novo abrigo para a santa.

TERÇA-FEIRA – Silvana sonha com o local onde deverá esconder a santa. Izabel não deixa Diogo entrar em seu quarto. Manoel decide fazer a defesa do pai de Cecília. Molina aconselha Fernão a apressar o leilão dos bens de Lourenço. Cecília pede que Honorato apresse o julgamento dopai e ele a beija.

QUARTA-FEIRA – Honorato afirma que o julgamento será no dia seguinte e Cecília chora, humilhada. Os pescadores escondem a santa. Honorato planeja leiloar os bens de Lourenço. Valentim pede que padre Gregório leve um recado a Cecília, mas Blanca diz que o fará. Começa o julgamento.

QUINTA-FEIRA – Faustino tenta ajudar Lourenço a fugir. Honorato acusa Lourenço de tentativa de fuga, o julga culpado e determina que os seus bens sejam leiloados. No leilão, Fernão compra a casa de Lourenço e Joaquina arremata as terras. Fernão queima a mercadoria que Cecília estava vendendo.

SEXTA-FEIRA – Valentim vê o incêndio no mercado e vai ajudar. Cecília denuncia Fernão para Honorato. Molina sugere que Fernão procure Úrsula para conseguir Cecília. A família de Cecília é expulsa da hospedaria por não ter pago o aluguel. Cecília implora que Fernão se case com ela.

SÁBADO – Fernão aceita o pedido de Cecília. Úrsula se arrepende de ter feito o feitiço. Fernão quer que Molina celebre o casamento e contrata Dorotéia para tocar em sua festa de noivado. Lourenço é solto. Padre Gregório avisa a Valentim que Cecília está noiva e ele decide ir à festa.

SEGUNDA-FEIRA – Valentim vai à festa com a ajuda de Dorotéia. Cecília reconhece Valentim, mesmo mascarado. Fernão humilha Lourenço. Valentim diz a Cecília que a despreza por ela ter se vendido a Fernão. Valentim tira a máscara e Fernão desembainha sua espada.

TERÇA-FEIRA – Valentim luta e consegue fugir. Diogo avisa a Izabel que, se ela não ceder, desistirá dela. Valentim acusa Blanca de ser traiçoeira. Cecília devolve a aliança a Fernão. Molina fica com ciúmes de Valentim. Manoel pede que Úrsula desfaça o feitiço.

QUARTA-FEIRA – Úrsula se desespera porque o feitiço que fez para Fernão ficar com Cecília só acabará se ele desistir da amada. Úrsula e Manoel descobrem que o mapa foi roubado. Dorotéia quer saber onde está a criança queÚrsula roubou. Zacarias vê novo milagre.

QUINTA-FEIRA – Zacarias decide virar padre. Valentim fica furioso ao saber que a data do casamento de Cecília já está marcada. Tiburcina confessa a Úrsula que o mapa estava escondido dentro do santo que sumiu. Cecília decide se entregar a Valentim.

SEXTA-FEIRA – Cecília diz a Valentim que se casará com Fernão. Úrsula confessa a Manoel que não é mãe de Valentim. Cecília e Fernão se casam. Úrsula morre. Blanca conta a Fernão que Cecília dormiu com Valentim e mostra o lençol da jovem manchado de sangue.

SÁBADO – Fernão jura fazer da vida de Cecília um inferno. Valentim quer que Manoel o ajude a encontrar o mapa e sua verdadeira mãe. Blanca pede que Valentim a perdoe. Dorotéia tenta seduzir Manoel. Diogo insiste que Izabel se entregue para ele.

SEGUNDA-FEIRA – Manoel desconfia que Dorotéia pegou o santo. Cecília fica com ciúmes porque Blanca diz que vai achar a minacom Valentim. Faustino se declara para Izabel. Cosme cai do barco e Damião reza para a santa.

TERÇA-FEIRA – Cosme se salva e Gregório acha que foi milagre. Imaculada não deixa Cecília comer. Dorotéia aconselha Izabel a fugir com Faustino. Antunes reclama do desinteresse de Luiz por meninas. Izabel entra na igreja.

QUARTA-FEIRA – Izabel desiste de se casar com Diogo. Faustino quer fugir com Izabel. Blanca mostra o diário do pai de Valentim a Manoel, que manda Aguilar ir atrás do rapaz. Delfina tranca Faustino no quarto e vai encontrar Izabel.

QUINTA-FEIRA – Delfina diz a Izabel que Faustino gosta de Dorotéia. Cecília discute com Imaculada e desmaia. Valentim chega ao local da mina. Faustino pega o santo. Diogo pede Izabel em casamento de novo.

SEXTA-FEIRA – Diogo confessa que ia seduzi-la a pedido da mãe e Izabel se recusa a casar com ele. Cecília desmaia ao discutir com Fernão. Diogo tenta estuprar Izabel, mas Faustino ouve os gritos.

SÁBADO – Faustino luta com Diogo e salva Izabel. Damião conversa com a santa. Izabel confessa a Cecília que ama Faustino. Valentim e Aguilar começam a procurar o ouro. Cecília acha que sua barriga cresceu.

SEGUNDA-FEIRA – Imaculada agarra Manoel e Faustino. Fernão quase beija Cecília, mas se afasta. Delfina joga água em Imaculada. Dorotéia manda Cecília dar a Fernão uma raiz que o fará desejá-la. Delfina vê que Gertrudes tem um santo. Izabel rouba a imagem de Joaquina e entrega a Faustino. Dorotéia pega a estátua de Antunes.

TERÇA-FEIRA – Todos ficam decepcionados ao ver que dentro do Santo Antônio de Joaquina há um desenho dela nua eno anjo de Antunes há apenas uma reza. Cecília põe a raiz dentro de um vinho e oferece a Fernão. Blanca se angustia ao saber que Molina quer fugir depois de roubar o dinheiro da festa. Fernão beija Cecília mas ela o afasta.

QUARTA-FEIRA – Cecília diz que tentou viver em paz com Fernão, mas não o suporta. Dorotéia ensina como ela poderá esconder sua gravidez. Delfina faz pão e usa a massa para esconder o santo. Gertrudes põe o pão no forno e a madeira pega fogo. Dorotéia descobre que Cecília tem um santo. Imaculada pede que Fernão suma com Faustino.

QUINTA-FEIRA – Fernão planeja botar Faustino na cadeia. Cecília dá o santo a Dorotéia. Honorato percebe que vários santos estão sendo roubados. Cecília confessa a Izabel que está grávida. Fernão quer roubar o dinheiro da festa e acusar Faustino. Fernão é gentil com Cecília e ela se comove. Dorotéia vê o santo da procissão e quer roubá-lo.

SEXTA-FEIRA – Dorotéia planeja o roubo do santo. Ela decide trocar o santo por outro. Gregório e Antunes recolhem o dinheiro e entregam a Molina. Fernão dá uma pancada na cabeça de Molina para simular um roubo. Manoel, disfarçado de mulher, troca os santos. Todos se surpreendem ao ver que o mapa está no santo da igreja.

SÁBADO – Todos comemoram, mas Blanca se decepciona. Cecília desconfia de Fernão. Blanca convence todos a se prepararem para a viagem e a deixarem o mapa com ela e Tiburcina. Manoel se despede de Imaculada. Blanca dá um sonífero a Tiburcina. Faustino se despede de Izabel. Antunes vai prender Molina e Blanca foge.

SEGUNDA-FEIRA – Blanca foge disfarçada de homem. Pureza diz a Molina que Blanca foi encontrar Valentim com o mapa. Damião leva a santa para a casa de Silvana. Fernão manda Molina acusar Faustino do roubo. Imaculada vê Izabel apertando o espartilho de Cecília e desconfia. Molina acusa Faustino de ter roubado e Antunes o prende.

TERÇA-FEIRA – Antunes revista a casa de Manoel e Dodô o insulta. Izabel se apavora ao saber que Faustino foi preso. Fernão estranha que Cecília passe a maior parte do tempo no quarto. Imaculada diz a Honorato que está disposta a pagar para mandar Faustino para a forca. Izabel decide ver Faustino, mas Fernão a tranca no quarto.

QUARTA-FEIRA – Izabel foge pela janela. Antunes diz a Faustino que ele será enforcado. Izabel diz a Diogo que se casará se salvar a vida de Faustino, mas ele se recusa. Cecília descobre que Fernão mandou prender Faustino e se perturba quando o marido a beija. Dodô, Manoel e amigos põem uma corda no telhado e tentam puxar Faustino.

QUINTA-FEIRA – Todos caem na cela de Faustino e Antunes decide mantê-los presos. Cecília se preocupa ao saber que Braz está preso e pede ajuda a Fernão, que manda que ela peça de joelhos. Izabel desconfia que Imaculada teve algo a ver com a prisão de Faustino. Lourenço manda Inocêncio atrás de Zoé e Marcelina. Começa o julgamento.

SEXTA-FEIRA – Honorato decide julgarFaustino separadamente. Damião quer levar Marcelina até a santa, mas Zoé não deixa. Fernão quase estrangula Cecília. Molina fica com medo de acusar Faustino, mas Fernão o ameaça. No julgamento, Molina afirma que viu Faustino roubar. Honorato condena o músico à forca.

SÁBADO – Dodô, Izabel e Manoel ficam indignados. Cecília briga com Fernão e teme que ele descubra a gravidez. Blanca procura Valentim. Dodô aconselha Izabel a falar com Diogo de novo. Padre Gregório diz a Molina que desconfia de seu envolvimento com Blanca. Dodô se desespera ao ver Faustino sendo levado para a forca.

SEGUNDA-FEIRA – Fernão e Valentim são separados por Aguilar e Inocêncio. Cecília diz a Izabel que quer viver bem com o marido. Molina diz a Fernão que seu pai teve outros filhos. Molina pede metade de tudo o que Fernão tem para não revelar o segredo. Fernão e Cecília brigam, ela rola escada abaixo e perde o filho. Valentim quer vê-la, mas Fernão o impede. Cecília, delirando, diz que ama Fernão e Imaculada ouve.

TERÇA-FEIRA – Fernão pergunta a Imaculada se Cecília chamou por ele e ela diz que não. Faustino se consola com Dodô. Izabel decide quebrar a promessa e se casar com Faustino, mas o vê deitado com Dodô e fica furiosa. Fernão concorda em dar metade do que tem a Molina. Blanca manda Inocêncio atacar Molina fingindo que é Fernão. Imaculada diz a Cecília que ela perdeu o filho por causa de Fernão.

QUARTA-FEIRA – Cecília chama Fernão de assassino, deixando-o furioso. Faustino garante que só sente amizade por Dodô. Molina é atacado pelas costas e atirado em um barranco. Blanca convence Valentim a comprar o testamento de Molina. Gertrudes afirma para Lourenço que Cecília gosta de Fernão. Honorato toca nas orelhas de Gertrudes. Molina avisa a Fernão que não vai mais devolver o testamento.

QUINTA-FEIRA – Valentim e Blanca abrem o testamento e decidem procurar Rosário, que teve dois filhos com o pai de Fernão. Eusébia revela a Cosme e Damião que Imaculada vendeu a mãe deles, cujo nome era Rosário. Cecília trata Fernão com ódio, mas sonha com ele. Cosme e Damião jogam lama em Diogo. Eusébia esconde as roupas de Diogo e ele vai para a igreja com as roupas da mucama.

SEXTA-FEIRA – Izabel se recusa a se casar com Diogo naqueles trajes e todos riem dele. Faustino vai à casa de Imaculada pedir Izabel em casamento. Fernão convence Imaculada a permitir que Izabel se case com Faustino. A família de Diogo fica indignada e Faustino agradece a Dodô. Joaquina revela que o pai de Fernão se deitava com as mucamas. Eusébia revela para Molina que Rosário era mucama.

SÁBADO – Valentim garante a Molina que vai descobrir quem comprou Rosário. Valentim e Cecília se encontram, mas ela mal falacom ele. Faustino acerta os detalhes do casamento com padre Gregório. Valentim manda que Inocêncio procure Rosário. Imaculada quer uma prova de amor de Manoel. Fernão vê Cecília nadando e entra no rio. Imaculada decide se livrar de Cosme e Damião.

SEGUNDA-FEIRA – Cecília e Fernãose beijam e ele afirma que ela vai aprender a desejá-lo. Imaculada decide vender Eusébia para impedir que Fernão a interrogue, mas Izabel foge com a escrava. Eusébia dá a Dodô as informações que Molina buscava. Imaculada acha Eusébia na casa de Manoel, mas a mucama foge e vai até a vila dos pescadores. Cecília pergunta a Fernão se ele pode mesmo ficar pobre.

TERÇA-FEIRA – Fernão diz a Cecília que ele não vai ficar pobre. Dodô desconfia de Molina e pede que Manoel escreva uma carta ao bispo. Molina sugere que Valentim peça ajuda à família de Cecília para se vingar de Fernão. Izabel pede que Faustino a ajude a levar Marcelina até a santa. Cecília hesita, mas concorda em ajudar seu pai a destruir o marido. Fernão vê Cecília se levantando da cama e pergunta onde ela está indo.

QUARTA-FEIRA – Cecília diz que vai à cozinha comer e encontra alguns papéis. Imaculada percebe que alguém mexeu em seu oratório. Cecília entrega os papéis a Valentim, mas o recibo não está entre eles. Honorato tenta beijar Gertrudes, mas Braz chega na hora. Inocêncio descobre que Rosário fugiu e se juntou a um bando de salteadores. Damião diz a Marcelina que no dia seguinte irá levá-la até a santa.

QUINTA-FEIRA – Marcelina fica feliz. Molina tenta convencer Blanca a fugir, mas ela se recusa. Fernão dá um prazo para que Molina vá embora da vila. Inocêncio descobre que Rosário foi para um quilombo. Silvana volta de viagem. Faustino, Damião, Izabel e Cosme levam Marcelina até a santa. Zoé se preocupa e revela a Lourenço que o filho do conde é Damião. Lourenço vai atrás da filha. Marcelina toca a imagem.

SEXTA-FEIRA – Marcelina começa a enxergar. Damião tenta se esconder de Marcelina, mas ela afirma que não se importa com sua cor. Todos ouvem falar do milagre e rezam em volta da imagem. Cecília revela a Valentim que Eusébia está na vila dos pescadores. Valentim desconfia que Cecília está começando a gostar de Fernão. Eusébia vai com Valentim até o quilombo e eles encontram Maria do Rosário.

SÁBADO – Rosário decide ir com Valentim, que a esconde navila. Damião reza para a santa ao lado da mãe, sem saber quem ela é. Valentim e Blanca dizem a Honorato que a fortuna de Fernão pertence a outra mulher. Lourenço pede que Manoel redija uma petição exigindo seus bens de volta. Braz é embebedado por Fernão e revela os planos do pai. Fernão esbofeteia Cecília e a chama de traidora.

SEGUNDA-FEIRA – Cecília confessa a Fernão que Valentim tem o testamento. Valentim suborna Honorato para que ele agilize o processo. Fernão fica pasmo ao ver que Rosário é negra. Honorato diz que Fernão deve entregar toda sua fortuna e deixar a casa de Lourenço. Izabel leva Rosário até Cosme e Damião e eles se emocionam. Fernão renega seus irmãos. Rosário avisa que Imaculada terá que trabalhar como mucama.

TERÇA-FEIRA – Izabel se oferece para trabalhar no lugar da mãe, mas Rosário não aceita. Fernão vai morar na casa de Imaculada. A família de Lourenço volta para sua antiga casa. Blanca se desespera porque Cecília se separou do marido. Cecília fica assustada ao saber que seu pai quer anular seu casamento. Joaquina, Diogo e Imaculada planejam acabar com o noivado de Faustino e Izabel.

QUARTA-FEIRA – Diogo quer se vingar de Faustino. Cecília diz a Izabel que seu sonho é se casar com Valentim e ela promete ajudá-la. Dorotéia beija Luiz e ele a acusa de tentar levá-lo para o mau caminho. Honorato pensa em Gertrudes. A santa manda Damião amar Fernão mesmo que ele nãoretribua. Joaquina fica horrorizada ao ver Eusébia, Rosário e Pureza na igreja. Izabel entra na igreja e Imaculada e Diogo se olham.

QUINTA-FEIRA – No meio da cerimônia, surge uma mulher com dois filhos afirmando que é casada com Faustino. Ele nega, mas Izabel o abandona no altar. Os negros jogam ovos no músico. Diogo dá dinheiro à mulher, diante de Zoé e Bartira. Izabel concorda em se casar com Diogo. Dorotéia manda Inocêncio achar a mulher que atrapalhou o casamento. Gertrudes leva Cecília e Valentim à igreja.

SEXTA-FEIRA – Valentim pede perdão a Cecília. Blanca fica desesperada quando Pureza lhe conta. Faustino vai tentar conversar com Izabel, mas ela o expulsa de sua casa. Delfina anima Dodô a não desistir de Luiz. Tiburcina garante a Fernão que seu amor pode vencer a maldição da bruxa. Valentim confessa que ainda ama Cecília e Manoel o aconselha a fugir com ela. Inácio ouve tudo.

SÁBADO – Valentim decide ir embora com Cecília. Blanca chora muito. Dodô tenta convencer Izabel de que Faustino caiu numa armadilha. Molina diz a Blanca que Valentim se sente culpado porque Cecília perdeu o filho dele. Tiburcina aconselha Fernão a rezar para a santa. Damião promete que vai se aproximar de Fernão. Valentim sugere que Cecília fuja com ele. Ela pede um tempo para pensar.

SEGUNDA-FEIRA – Cecília não decide se vai fugir com Valentim. Fernão diz que só pedirá a anulação do casamento se Cecília quiser. Cecília fica confusa ao saber que seu casamento pode ser desfeito. Imaculada serve chá de urtiga para Manoel. Damião desconfia que Manoel sabe onde Fernão está vivendo. Valentim se surpreende ao saber que Blanca está grávida. Cecília concorda em fugir com Valentim.

TERÇA-FEIRA – Valentim decide não abandonar seu filho. Blanca resolve fazer tudo para que Valentim a engravide de verdade. Izabel não acredita que Faustino não seja casado. Damião descobre que Fernão está vivendo na casa de Úrsula. Cecília confessa a Fernão que chegou a amá-lo, mas diz que não pode perdoá-lo por tê-la feito perder seu filho. Damião revela a Cecília que ela caiu sozinha da escada.

QUARTA-FEIRA – Cecília fica furiosa com Imaculada. Fernão decide anular o casamento. Valentim não quer dormir com Blanca. Izabel derrama tinta sobre o documento de anulação de casamento e pede que Fernão espere antes de tomar uma decisão. Fernão corta relações com Imaculada. Cosme e Damião tentam se aproximar de Fernão, mas ele os despreza. Cecília pede a Fernão que ele desista da anulação.

QUINTA-FEIRA – Fernão não perdoa Cecília. Blanca fica nervosa ao saber que Dodô vai ajudá-la em sua gravidez. A Santa aconselha Damião a dar amor a Fernão para receber de volta. Diogo marca a data de seu casamento. Izabel não acredita em Damião e briga com Faustino, acusando-o de enganar o menino. Molina estranha a gravidez de Blanca. Cecília pede que Fernão a perdoe e ele pergunta se ela o ama.

SEXTA-FEIRA – Cecília admite que está confusa e Fernão não a aceita de volta. Blanca se insinua para Valentim, mas ele não se deita com ela. Lourenço avisa Cecília de que quer vê-la vivendo longe da vila. Gregório aconselha Fernão a perdoar Cecília, mas ele insiste em assinar a anulação. Faustino pede ajuda a Imaculada. João Alves e Inocêncio procuram Generosa. Fernão manda Cecília assinar a anulação.

SÁBADO – Cecília rasga o papel. Fernão rejeita Cecília, que quer viver com ele embora não tenha certeza de amá-lo. Pureza confessa a Molina que Blanca não está grávida. Izabel diz a Cecília que ela está se enganando ao pensar que sente apenas gratidão por Fernão. Generosa exige dinheiro para contar a verdade. Faustino fica furioso ao ver Generosa. Fernão fica surpreso ao encontrar Cecília na casa de Úrsula.

SEGUNDA-FEIRA – Cecília se recusa a ir embora da casa de Úrsula. Faustino obriga Generosa a confessar tudo diante de Izabel. Diogo implora o perdão de Izabel. Dodô não consegue seduzir Luiz. Lourenço fica indignado ao saber que Cecília foi morar com Fernão. Izabel não consegue decidir com quem se casar. Blanca se insinua para Valentim. Fernão manda Cecília se deitar longe dele. Lourenço vai à casa de Valentim.

TERÇA-FEIRA – Lourenço revela a Valentim que Fernão está vivendo com Cecília na casa que lhe pertence. Dodô manda Izabel ir à noite na igreja. Valentim aconselha Cecília a largar Fernão porque vai expulsá-lo da casa. Manoel e Gregório convencem Valentim a deixar Fernão na casa de Úrsula. Dodô obriga Faustino a sair com suas roupas. Blanca diz a Fernão que Cecília tem se encontrado com Valentim.

QUARTA-FEIRA – Fernão expulsa Blanca. Valentim garante que ficará ao lado de Blanca por causa de seu filho. Izabel fica horrorizada ao ver Faustino vestido de mulher e decide se casar com Diogo. Faustino e Dodô fazem as pazes. Fernão desconfia ao ver Manoel visitando Cecília. Valentim comenta com Blanca que gostaria de saber quem é sua mãe. Dodô reza para a santa pedindo para encontrar seu filho.

QUINTA-FEIRA – Dodô promete à Santa que vai mudar de vida. Izabel diz a Faustino que vai se casar com Diogo para poder cuidar de Imaculada. Fernão avisa que só vai acabar com o culto a Santa se Honorato lhe devolver seus bens. Blanca chantageia Cecília para ir embora da vila. Valentim vê Blanca colocando panos sob a barriga. Dodô mostra a Manoel um anel com um brasão e ele o reconhece.

SEXTA-FEIRA – Manoel não se lembra de quem é o brasão, mas promete a Dodô que vai investigar. Fernão desconfia que Cecília está escondendo algo dele. Imaculada reconhece o brasão do anel de Dodô, mas não se lembra de onde. Blanca seduz Valentim. Manoel decide perguntar se Joaquina se lembra do brasão. Luiz leva flores para Dodô. Blanca revela a Fernão que a casa de Úrsula pertence a Valentim.

SÁBADO – Fernão repreende Cecília por não ter dito a verdade, mas decide não ir embora da vila como Blanca quer. Joaquina se lembra do brasão, mas não sabe de quem é. Rosário entrega seu dinheiro a um negociante e não pede recibo. Fernão e Cecília vão morar na casa de Lourenço. Manoel pergunta a Molina de quem é o brasão do anel de Dodô e fica impressionado com a resposta.

SEGUNDA-FEIRA – Fernão só ajudará o juiz a acabar com a santa se ele lhe devolver seus bens. Valentim não consegue expulsar Fernão da casa de Lourenço. Manoel pede que Valentim lhe empreste o diário de seu pai e compara o brasão que está nele com o de Dodô. Honorato se assusta ao ver os muitos romeiros que vão ver a santa. Fernão e Cecília se beijam. Manoel revela a Dodô que Valentim é filho dela.

TERÇA-FEIRA – Dodô fica emocionada e quer ir falar com Valentim, mas Manoel a impede. Cecília se horroriza ao saber que Fernão quer acabar com a santa e pede ao pai que a livre dele. Lourenço vai enfrentar Fernão e começa a passar mal. Faustino planeja impedir o casamento de Izabel. Valentim visita Lourenço e Fernão fica impressionado com sua atitude. Cecília manda Fernão embora.

QUARTA-FEIRA – Izabel avisa a João Alves que Fernão quer destruir a santa. Cecília diz ao pai que vai viver bem com Fernão. Blanca deixa claro para Valentim que desconfia das intenções de Manoel e de Dodô. Lourenço promete doar um terreno para a capela da santa. Honorato faz com que Rosário assine, sem saber, um documento em que autoriza Fernão a cuidar de seus bens. Dodô revela a Valentim que é sua mãe.

QUINTA-FEIRA – Blanca acusa Dodô de estar mentindo. Dodô não acha o anel com o brasão para provar o que diz e acusa Delfina de tê-lo roubado. Valentim diz que teria vergonha de Dodô, mesmo que ela conseguisse provar que é sua mãe. Cecília diz que tem vergonha de ser casada com Fernão. Gertrudes acusa Honorato de ser corrupto. Fernão oferece dinheiro a Tiburcina para que ela roube a santa.

SEXTA-FEIRA – Tiburcina aceita a proposta de Fernão. Braz leva Marcelina e Gregório ao terreno que Lourenço vai doar para a capela. Diogo pede um beijo, mas Izabel nega. Luiz jura a Dodô não ser o ladrão. Delfina desconfia de Faustino e Dodô decide tirar a prova. Cecília manda avisar João Alves de que Fernão está tramando alguma coisa. Tiburcina pede perdão para a santa e se prepara para pegá-la.

SÁBADO – João Alves chama Tiburcina para ver o local onde será construída a capela. Damião abraça Fernão, que se recusa a considerá-lo seu irmão. Cecília finge para Lourenço que vive bem com Fernão. Tiburcina fica encantada com os elogios de Fernão e promete que vai roubar a santa. Molina ameaça contar a Valentim que Blanca não está grávida. Damião acha o anel de Dodô dentro dos miúdos dos patos.

19 a 24/11/2001
SEGUNDA-FEIRA – Eusébia pede a Damião queesconda o anel. Blanca conta a Molina que está grávida de verdade. Dodô se decepciona ao saber que Luiz renovou seu voto de castidade. Cecília fica intrigada quando Fernão afirma que há uma moça interessada nele. Diogo tenta expulsar Dodô e Faustino da igreja. Izabel diz a Fernão que se casará de qualquer jeito. Damião aponta um bodoque para o teto da igreja.

TERÇA-FEIRA – Damião acerta numa casa de abelhas que cai em cima de Joaquina. Diogo leva Joaquina para casa, abandonando Izabel, que fica indignada. Diogo e Faustino se encontram na frente da casa de Izabel e brigam. Fernão fica furioso quando Cecília o compara a Valentim. Izabel não perdoa Diogo. Fernão convence Tiburcina a roubar a imagem. Faustino se encontra com Izabel.

QUARTA-FEIRA – Izabel não sabe se quer se casar com Faustino. Valentim e Blanca pedem a Antunes que expulse Dodô da vila. Tiburcina não consegue roubar a santa e Fernão fica irritado. Antunes avisa a Dodô que Valentim e Blanca pediram a expulsão dela da vila. Imaculada diz a Izabel que vai morrer se tiver que viver na pobreza. Valentim vai visitar Dodô. Cecília pergunta a Fernão se ele tem outra mulher.

QUINTA-FEIRA – Fernão manda Cecília deixá-lo em paz. Valentim dá dinheiro a Dodô para que ela deixe a cidade. Benta vê Fernão pedindo a Tiburcina que roube a santa e conta para Cecília. Dodô devolve o dinheiro a Blanca. Cecília revela a Izabel que Tiburcina planeja roubar a santa. Manoel descobre que Blanca não devolveu o dinheiro a Valentim e avisa Dodô. Izabel pede que Faustino salve a imagem da santa.

SEXTA-FEIRA – Faustino garante a Izabel que protegerá a santa. Tiburcina vai pegar a imagem quando Faustino chega. Valentim destrata Dodô. Izabel conta a Damião que Tiburcina quer roubar a santa. Honorato ameaça tomar os bens de Fernão se ele não destruir a santa. Luiz e Dodô se beijam. Cecília propõe a Fernão que ele desista de destruir a santa para que ela aceite ser sua mulher. Ele não aceita.

SÁBADO – Lourenço avisa a Cecília que se ela o envergonhar mais uma vez ele a porá na rua. Molina garante a Dodô que ela terá sua chance de se vingar de Blanca. Valentim se preocupa porque não consegue ouvir o coração do bebê na barriga de Blanca. Honorato garante a Joaquina que acabará com a santa. Tiburcina diz a Fernão que fará uma poção para Faustino dormir. Izabel recusa um beijo de Faustino.

26/11 a 01/12/2001
SEGUNDA – Fernão salva Antonieta,que está fugindo de uma praga na sua vila. Com ciúmes, Cecília briga com Antonieta. Lourenço passa mal ao discutir com Fernão e avisa Cecília que, se seu casamento continuar assim, ele a porá para fora. Damião pede a Fernão que trate ele e Cosme como seus irmãos. Rosário chora ao saber que nunca mais vai ser livre. Antonieta pergunta a Fernão se ele ainda ama Cecília.

TERÇA – Fernão pede a Gregório que apresse a anulação de seu casamento. Molina propõe a Dodô que ela desmascare Blanca na festa de casamento de Pureza. Fernão beija Cecília. Imaculada incentiva Antonieta a conquistar Fernão. Nossa Senhora garante a Damião que sua mãe está viva. Imaculada exige que Damião lhe entregue o anel. Cecília flagra Antonieta prestes a beijar Fernão.

QUARTA – Cecília destrata Antonieta. Imaculada pega o anel de Damião e lembra que Manoel já havia mostrado a jóia a ela. Gregório aconselha Fernão a mostrar seus sentimentos a Cecília. Fernão e Cecília brigam. Faustino tenta conseguir um emprego de soldado. Imaculada castigaCosme e Damião. Blanca planeja fingir que teve seu filho enquanto Valentim estiver viajando. Antonieta beija Fernão.

QUINTA – Benta vê o beijo entre Antonieta e Fernão e conta para Cecília. Imaculada planeja forjar um encontro de Valentim com Cecília para Fernão ficar com ciúmes. Cecília manda Antonieta se afastar de Fernão. Imaculada descobre que o anel é importante para Dodô. Faustino não consegue emprego. Antunes e Imaculada pensam um no outro. Fernão vai ver a santa e João pede que ele não tente destrui-la.

SEXTA – Fernão avisa que vai voltar para acabar com a santa. Fernão, bêbado, tenta agarrar Cecília, que quebra um vaso em sua cabeça. Imaculada confessa a Molina que está atraída por Antunes. Molina manda Dodô afrouxar o espartilho de Blanca, para que sua barriga falsa caia diante de todos na festa de Pureza. Cecília pede ajuda a Gregório. João Alves avisa a Izabel que Fernão tentará destruir a santa.

SÁBADO – Izabel manda João Alves cuidar da santa. Gregório diz a Cecília que seu casamento só dará certo quando ela amar o marido. Faustino vai ao quarto de Izabel para tentar convencê-la a desistir de seu casamento. Quando Diogo chega, Faustino se esconde e depois o espeta com uma agulha para evitar que ele beije Izabel. Imaculada e Antunes vão ver o que está havendo e rolam de novo escada abaixo.

03 a 08/12/2001
SEGUNDA – Manoel não gosta de ver Imaculada e Antunes caídos no chão. Faustino se esconde no telhado de Izabel, que tenta distrair Diogo para que ele não veja. Fernão acusa Cecília de sempre estar contra ele. Imaculada e Antonieta planejam provocar uma briga entre Fernão e Cecília. Antunes e Manoel disputam a atenção de Imaculada. Dodô se oferece para apertar o espartilho de Blanca.

TERÇA – Blanca desconfia das intenções de Dodô. Molina pede que Blanca faça uma dança espanhola, e sua barriga falsa cai na frente de todos. Blanca acusa Cecília de tentar roubar seu marido. Imaculada pede que Antunes vigie Cecília. Blanca pede perdão a Valentim, que a destrata. Molina jura se vingar porque Blanca não quer fugir com ele. Cecília vai ao encontro de Valentim e Antunes a segue.

QUARTA – Antunes perde Cecília de vista. Valentim pede que Cecília fuja com ele. Manoel discute com Antunes ao vê-lo saindo da casa de Imaculada. Lourenço manda Braz ir atrás da irmã. Cecília acha que deve ficar ao lado de Fernão, mas Valentim tenta beijá-la. Imaculada avisa a Fernão que Cecília está com Valentim. Manoel pede que Diogo ajude Valentim. Fernão vê Cecília nos braços de Valentim.

QUINTA – Fernão e Valentim brigam. Aguilar impede que Valentim e Fernão duelem. Cecília decide ir embora com seu marido. O cirurgião-barbeiro cuida do ferimento de Valentim. Cecília garante a Fernão que não pretendia deixá-lo, mas ele não acredita. Antonieta se declara para Fernão. Cecília decide ir embora, mas Marcelina pede que antes ela reze para a santa. Cecília confessa a Fernão que o ama.

SEXTA – Fernão e Cecília fazem amor. Antonieta quer que Benta a ajude a acabar com o casamento de Fernão. Honorato pergunta quando Fernão vai destruir a santa. Lourenço e Cecília se reconciliam. Cecília garante a Manoel que não quer mais saber de Valentim. Manoel fica triste ao ver que Imaculada é mais gentil com Antunes do que com ele. Fernão pergunta se Cecília não está mentindo sobre seus sentimentos.

SÁBADO – Cecília volta a se declarar para Fernão. Blanca avisa a Valentim que não desistirá dele. Cecília pede que Fernão desista de destruir a santa. Luiz ouve Blanca oferecendo dinheiro para Molina ir embora. Faustino não aceita dinheiro de Dodô para se tornar cirurgião-barbeiro. Luiz revela a Dodô o que ouviu e ela decide escrever uma carta ao bispo. Antonieta garante a Fernão que Cecília não o ama.

10 a 15/12/2001
SEGUNDA-FEIRA – Antonieta garante a Fernão que Cecília só o aceitou porque não queria ser expulsa de casa. Lourenço passa mal ao ver Gertrudes e Honorato se beijando e morre. Dodô entrega a Manoel os biscoitos que despertarão a paixão de Imaculada. Fernão avisa a Cecília que já tomou sua decisão.

TERÇA-FEIRA – Fernão resolve deixar Cecília e ela decide que vai reconquistá-lo. Eusébia serve os biscoitos para Imaculada. Manoel se espanta com o comportamento de Imaculada, que começa a rasgar as roupas dele. Imaculada sedesespera ao ver que o anel sumiu. Damião entrega o anel a Faustino.

QUARTA-FEIRA – Fernão se esquiva de Cecília. Faustino revela a Manoel que Damião estava com o anel de Dodô. Cecília vê Fernão e Antonieta se beijando e atira um castiçal na cama dela, provocando um incêndio. Imaculada sugere que Fernão dê um sumiço em Cosme e Damião. Eusébia ouve a conversa.

QUINTA-FEIRA – Fernão acha melhor não fazer nada com os moleques. Dodô dá os biscoitos para Luiz. Antonieta garante a Cecília que desistiu de Fernão. Valentim vê Luiz nu no quarto de Dodô. Faustino revela a Izabel que Imaculada planejava pedir a ajuda de Diogo para dar um fim em Cosme e Damião.

SEXTA-FEIRA – Izabel decide tirar a história a limpo. Luiz é obrigado a sair pelado na rua e acaba preso. Antonieta se encontra com Fernão e eles planejam se vingar de Cecília. Valentim oferece dinheiro para Blanca ir embora. Damião tem certeza de que sua mãe está viva. Blanca diz a Valentim que não o deixará em paz.

SÁBADO – Fernão e Cecília fazem amor. Depois,ele diz que a noite não significou nada. Antunes planeja aprontar outra armadilha para Cosme e Damião. Blanca revela a Gregório que Molina não é padre. Izabel diz a Faustino que sua mãe jamais faria mal a Cosme e Damião. Luiz pede Dodô em casamento.

17 a 22/12/2001
SEGUNDA-FEIRA – Faustino liberta Manoel. Izabel acha que Imaculada tramou algo contra Cosme e Damião. Cecília fica indignada ao saber que Fernão vai se encontrar com Antonieta. Dodô recusa a proposta de casamento de Luiz. Cecília manda que Tenório ponha uma cobra no quarto de Antonieta. Gregório fica chocado ao saber a verdade sobre Molina. Izabel termina seu noivado com Diogo. Antonieta beija Fernão.

TERÇA-FEIRA – Antonieta fica histérica ao ver a cobra. Diogo não consegue fazer Izabel mudar de idéia. Dodô fica sabendo que Gregório recebeu uma denúncia contra Molina. Brásia diz a Antonieta que Cecília mandou pôr a cobra em seu quarto e a aconselha a usar um feitiço contra a moça. Manoel expulsa Luiz de casa. Blanca admite para Valentim que esconde coisas dele. Brásia leva Antonieta a uma feiticeira.

QUARTA-FEIRA – A feiticeira manda Antonieta lhe trazer um objeto de Cecília. Luiz estranha o nervosismo de Molina. Antonieta tenta pegar um lenço de Cecília, mas não consegue. Dodô decide usar os biscoitos para acender o fogo de Manoel. Uma mulher entra em trabalho de parto nas escadas da igreja e Faustino é chamado para fazer o parto. Brásia garante a Antonieta que consegue pegar alguns fios de cabelo de Cecília.

QUINTA-FEIRA – Fernão se esquiva de Cecília, deixando-a triste. Faustino tranqüiliza a mulher, mas se sente apavorado. Honorato pede que Gertrudes marque um encontro com ele, mas ela se recusa. Cecília e Fernão se beijam. Um fazendeiro recompensa Faustino por ter feito o parto de seu filho. Fernão pede que Antonieta não o procure mais. Brásia pega fios de cabelo na escova de Cecília e os dá a Antonieta.

SEXTA-FEIRA – Imaculada diz a Antunes que Luiz pediu Dodô em casamento. Valentim afirma que tem vergonha da mãe. Dodô decide dar os biscoitos a Manoel para que ele vá atrás de Imaculada. Faustino pede Izabel em casamento e ela aceita. Zoé e Marcelina preparam um presépio. Braz desconfia que Gertrudes gosta de alguém. Imaculada finge passar mal. Antonieta leva os cabelos de Cecília para a feiticeira.

SÁBADO – Cecília acorda com uma sensação ruim. A feiticeira entrega uma samambaia a Antonieta e explica que quanto mais forte a planta ficar, mais fraca Cecília ficará. Todos vão à missa do galo. Diogo planeja reconquistar Izabel. Dodô pede que Cosme e Damião sirvam os biscoitos para Manoel. Antunes vê Dodô e Luiz se beijando. Imaculada chega em casa e encontra Manoel com uma expressão estranha.

24 a 29/12/2001
SEGUNDA-FEIRA – Manoel agarra Imaculada e dá palmadas em Dodô ao saber que ela lhe deu os biscoitos sem avisá-lo. Molina arranja uma desculpa para não fazer o casamento. Valentim fica chocado ao ver Dodô e Manoel e afirma que tem vergonha damãe. Fernão percebe que Cecília não está bem. Antonieta arranca uma folha da samambaia e Cecília sente uma fisgada.

TERÇA-FEIRA – Gertrudes sugere que Cecília se consulte com Faustino. Benta desconfia dos cuidados de Antonieta com a samambaia. Faustino fica intrigado, pois Cecília não aparenta estar doente. Izabel e Imaculada visitam Cecília. Eusébia se interessa por Braz. As mãos de Tiburcina voltam a se mexer. Ela e João se beijam. Izabel pede que Valentim vá visitar Cecília.

QUARTA-FEIRA – Valentim concorda em ir ver Cecília. Fernão se preocupa com o estado da mulher. Cecília percebe que seu cabelo está caindo. Benta pergunta a Brásia se Cecília está doente de feitiço e Valentim ouve. Cecília se emociona ao ver Valentim. Luiz beija Imaculada. Valentim declara seu amor a Cecília, mas ela diz que ama Fernão. Valentim se esconde no quarto de Braz.

QUINTA-FEIRA – Braz ameaça avisar Fernão, mas Valentim diz que ele irá prejudicar Cecília. Eusébia distrai Fernão e Valentim foge. Luiz pede perdão a Dodô. Valentimdiz a Izabel que a doença de Cecília pode ser feitiço. Silvana aconselha Valentim a levar Cecília para ver a santa. Blanca diz a Fernão que Valentim está ajudando Cecília. Fernão e Valentim discutem.

SEXTA-FEIRA – Cecília pede que eles parem de brigar e desmaia. Izabel convence Fernão a ir falar com Valentim. Fernão se recusa a levar Cecília até a santa. Brásia fica nervosa ao ouvir Fernão falar em feitiço, mas Antonieta a tranqüiliza. Gregório chega com frei Tomé, que faz parte da Inquisição, e Molina fica nervoso. Valentim e Damião tentam convencer Cecília a ir até a santa.

SÁBADO – Cecília decide ir e Valentim a leva. Faustino tenta distrair Fernão, mas ele entra e vê a cama de Cecília vazia. Molina convida Blanca para fugir com ele, mas ela recusa. Tomé decide investigar Molina. Imaculada vai à missa com Antunes. Diante da santa, Cecília melhora. Antonieta se sente mal e vê que a samambaia murchou. Blanca se apresenta a frei Tomé.

31/12 a 05/01/2002
SEGUNDA-FEIRA – Fernão vai embora sem Cecília. Antonieta desconfia que foi o poder da santa que acabou com seu feitiço. Manoel e Dodô se beijam. Luiz percebe o nervosismo de Molina e o aconselha a fugir. Manoel e Dodô se horrorizam, no dia seguinte, ao perceberem que dormiram juntos. Imaculada afirma que está feliz com o casamento da filha. Tomé interroga Blanca.

TERÇA-FEIRA – Blanca diz que conheceu Molina antes de chegar à vila. Tomé obriga Molina a responder às acusações. Fernão pede que Antonieta se case com ele. Manoel e Dodô se arrependem da noite. Imaculada come um biscoito e começa a tirar a roupa de Antunes, mas volta a si e o expulsa. Molina diz a Tomé que Blanca o denunciou porque ele sabe um segredo dela.

QUARTA-FEIRA – Molina revela que Blanca é cigana e feiticeira. Dodô fica nervosa ao saber que vai ser interrogada por Tomé. Molina propõe a Blanca que eles fujam juntos, mas ela se recusa. Tomé diz a Gregório que acha que Blanca é culpada. Tomé pergunta a Izabel se ela conhece algum caso de feitiçaria e ela fala da doença de Cecília. Blanca pergunta se Valentim a protegerá.

QUINTA-FEIRA – Valentim diz que só a ajudará se ela lhe disser a verdade. Fernão pergunta a Antonieta se elafez feitiço contra Cecília e ela nega. Tomé manda que Antunes vigie Molina. Imaculada vê Faustino no quarto de Izabel e o empurra da janela. Tomé manda que Antunes prenda Blanca. Valentim tenta impedir a prisão, ela se emociona, mas decide se deixar levar.

SEXTA-FEIRA – Tomé acusa Blanca de denunciar Molina sem provas e de praticar feitiçaria. Molina garante a Pureza que vai ajudar Blanca, mas planeja se vingar. Dodô oferece ajuda a Valentim, mas ele a destrata. Cosme e Damião vêem Antonieta jogando a samambaia no rio. Cecília decide mentir sobre sua doença para salvar Blanca. Tomé interroga Blanca.

SÁBADO – Blanca nega as acusações. Gertrudes arruma Zoé com roupas de menina. Valentim se preocupa com a situação de Blanca. A santa diz a Damião que sua mãe voltará. Tomé diz que Molina será interrogado. Manoel e Dodô se beijam. Cecília pergunta a Fernão por que ele não quer que ela salve Blanca. Tomé descobre que os papéis de Blanca foram feitos em Portugal.

07 a 12/01/2002
Não divulgado

14 a 19/01/2002
SEGUNDA-FEIRA – Izabel foge pela janela do quarto e vai para a casa de Imaculada. Honorato aconselha Diogo a recuperar sua noiva. Delfina e Faustino descobrem que Manoel e Dodô dormiram juntos. Faustino chega à casa de Imaculada para buscar Izabel. Tomé tenta convencer Blanca a denunciar Molina. Clarice se oferece para ajudar Izabel.

TERÇA-FEIRA – Clarice pede a Izabel que a leve como mucamae que só se deite com Diogo no escuro, para que ela tome seu lugar. Tomé decide que o destino de Blanca será a fogueira. Braz enfrenta Fernão, para orgulho de Cecília e Gertrudes. Dodô tem um plano para resgatar Blanca. Clarice se deita no lugar de Izabel na noite de núpcias.

QUARTA-FEIRA – Diogo transa com Clarice pensando ser Izabel. Cecília combina com Dodô que dará uma festa enquanto Valentim tira Blanca da cadeia. Dodô e Manoel flagram Delfina com Inocêncio. Valentim visita Blanca na cadeia. Imaculada pede ajuda a Diogo para sumir com Cosme e Damião. Izabel ouve o choro de Rosário.

QUINTA-FEIRA – Diogo explica a Izabel que a mulher é louca. Clarice aconselha Izabel a fugir com Faustino. Diogo fica cada vez mais apaixonado por Izabel, graças às noites que pensa passar com ela. Brásia conta para Antonieta que Tenório levou um recado de Cecília para Valentim. Clarice avisa a Faustino que Izabel quer fugir com ele.

SEXTA-FEIRA – Faustino fica radiante. Antonieta conta a Fernão o plano de Cecília. Blanca se desespera quando Valentim diz que não vai embora com ela. Fernão diz a Cecília que vai abandoná-la se descobrir que ela tem falado com Valentim. Gregório tenta dissuadir Tomé de queimar Blanca. Izabel e Faustino combinam uma fuga.

SÁBADO – Clarice promete a Damião que vai ajudá-lo a achar sua mãe. Imaculada diz a Fernão que Manoel e Dodô querem tirar Blanca da prisão. Aguilar diz a Valentim que o único que pode conceder clemência a Blanca é o papa. Fernão avisa que não vai participar do jantar. Valentim inicia seu plano para libertar Blanca.

21 a 26/01/2002
SEGUNDA-FEIRA – Joaquina insulta Gertrudes na festa. Aguilar e Valentim invadem o quartel de milícia. Valentim se depara com Fernão e uma escolta de tocaia no quartel e se entrega. Honorato sugere que Valentim, Aguilar e Inocêncio fiquem em prisão domiciliar. Cecília fica surpresa ao saber que foi Fernão quem capturou Valentim.

TERÇA-FEIRA – Fernão acusa Cecília e Gertrudes de ajudarValentim. Gertrudes esbofeteia Fernão. Valentim suborna Molina para salvar Blanca. Fernão promete se casar com Antonieta. Honorato planeja se vingar de Fernão. Diogo pede que Izabel faça amor com ele com as luzes acesas. Blanca é amarrada na fogueira, enquanto Molina sorri.

QUARTA-FEIRA – Cecília acusa Antonieta de ter feito o feitiço. Tomé mantém a sentença de Blanca, que acusa Molina de ser seu cúmplice. Cecília se lembra de que Molina é o salteador que a atacou. Molina foge, mas é capturado por Valentim. Tomé ordena que Blanca fique presa em casa com Valentim. Blanca pede um beijo a Valentim.

QUINTA-FEIRA – Valentim afirma que não perdoou Blanca. Fernão garante a Antonieta que não desistiu de se casar com ela. Dodô rasga um documento feito por Valentim entregando o dinheiro da mina para todos os que descobriram o mapa. Tomé avisa a Antunes que Luiz será investigado. Molina tira uma faca da bota e planeja usá-la em breve.

SEXTA-FEIRA – Tomé interroga Molina, que revela que Blanca roubou dele o dinheiro dafesta de Santo Antônio. Valentim devolve à igreja o dinheiro que Blanca roubou. Antunes implora que Dodô se case com Luiz. Ao ouvir Damião falar da mãe, Izabel decide investigar a mulher que está presa na fazenda de Diogo. Molina ameaça Fernão.

SÁBADO – Molina avisa que vai denunciar Fernão se ele não o ajudar. Tomé encontra a feiticeira, mas ela desaparece. Brásia e Antonieta pedem perdão. Dodô recusa a proposta de Antunes. Diogo beija Izabel e nota algo de estranho. Cecília se sente mal ao saber que Fernão prometeu se casar com Antonieta assim que sair a anulação.

28/01 a 02/02/2002
Segunda-feira – Tomé interroga Molina, que revela que Blanca roubou dele o dinheiro da festa de Santo Antônio. Valentim devolve à igreja o dinheiro que Blanca roubou. Tomé quer encontrar a bruxa. Antunes implora que Dodô se case com Luiz. Izabel decide investigar a mulher que está presa na fazenda de Diogo. Molina ameaça Fernão.

Terça-feira – Molina ameaça denunciar Fernão caso ele não o ajude a fugir. Tomé encontra a feiticeira, mas ela desaparece. Dodô recusa a proposta de Antunes. Diogo tenta agarrar Izabel. Diogo beija Izabel e nota algo estranho. Cecília fica péssima ao saber que Fernão prometeu se casar com Antonieta assim que sair a anulação.

Quarta-feira – Tomé não consegue fazer Molina confessar quem é seu cúmplice. Clarice encontra Rosário amarrada. Izabel pede que Silvana e João Alves escondam Rosário. Dodô aceita o pedido de Luiz. Izabel distrai a família de Diogo enquanto Clarice rouba as chaves da casa. Clarice as experimenta nos grilhões que prendem Rosário.

Quinta-feira – Clarice liberta Rosário. Gil vê Rosário fugindo. Rosário é perseguida. Fernão diz a Antonieta que prefere matar Valentim a deixá-lo ficar com Cecília. Gertrudes confessa a Cecília que Lourenço morreu após vê-la beijando Honorato. Gil vê Rosário escondida na aldeia. Cecília manda Fernão ir embora de sua casa.

Sexta-feira – Cecília diz que vai desistir de lutar por seu casamento. Gil não delata Rosário, que é acolhida na casa de Silvana. Tomé avisa a Molina que ele será julgado em público. Izabel revela a Valentim quem foram os raptores de Rosário e pede que ele a proteja. Tomé concede a anulação do casamento de Cecília com Fernão.

Sábado – Tomé ordena que Fernão saia da casa de Cecília. Fernão ofende Gertrudes, que o esbofeteia. Fernão se muda para a casa de Imaculada e destrata Cosme e Damião. Diogo se irrita com Clarice. Molina afirma a Gregório que não acredita em Deus. Manoel pede a mão de Imaculada a Fernão. Rosário se reencontra com seus filhos.

04 a 09/02/2002
Segunda-feira – Izabel avisa que Rosário e seus filhos terão que se encontrar em segredo durante algum tempo. Fernão expulsa Manoel da casa de Imaculada. Faustino e Izabel combinam de fugir assim que ajudarem Rosário. Braz pede que Cecília se case com Valentim. Ela fica indignada. Honorato avisa a Fernão que Rosário fugiu.

Terça-feira – Fernão acha que Rosário pediu a ajuda de Valentim. Imaculada decide observar Cosme e Damião para descobrir algo sobre o paradeiro de Rosário. Dodô e Manoel se beijam. Blanca tenta convencer Valentim a perdoá-la. Silvana aconselha Rosário a confiar na santa. Diogo descobre que é Clarice quem está em sua cama.

Quarta-feira – Izabel revela tudo a Diogo, que tenta tomá-la à força. Clarice quebra um vaso na cabeça de Diogo e Izabel foge. Izabel pede ajuda a Manoel para anular seu casamento. Faustino revela a todos que Izabel nunca dormiu com Diogo. Tomé vê Fernão conversando com um dos guardas da prisão. Faustino enfrenta Diogo.

Quinta-feira – Diogo e Faustino começam a brigar e Tomé ordena que parem. Cecília nega uma segunda chance a Valentim. Fernão diz a Molina que agirá durante seu julgamento. Izabel argumenta com Diogo dizendo que só voltará se ele reconquistá-la. Izabel dá suas jóias a Clarice. Diogo segue Clarice e a beija.

Sexta-feira – Diogo e Clarice fazem amor. Fernão diz a Antonieta que matará Cecília antes que ela volte para Valentim.Diogo dá as jóias de Joaquina a Clarice. Valentim convence Blanca a ir ao julgamento. Fernão ofende Cecília depois que ela troca olhares com Valentim. Molina confessa que tentou roubar a santa a mando de Fernão.

Sábado – Tomé pára o julgamento. Fernão revela que Honorato e Antunes também faziam parte do plano. Izabel ameaça denunciar Fernão caso ele maltrate os moleques Cosme e Damião. Molina diz a Blanca que matará Valentim se ela não fugir com ele. Antonieta planeja o casamento. Tomé condena Molina a ficar preso em praça pública.

11 a 16/02/2002
Segunda-feira – Molina desdenha da punição de Tomé. Fernão dá um tapa em Cecília. Diogo apresenta Clarice, grávida, como sua mulher. Fernão decide mandar Izabel para o convento. Imaculada e Fernão planejam dar cabo de Cosme e Damião. Uma jovem chega à vila dizendo ser noiva de Gregório. Cosme e Damião pedem ajuda a Manoel.

Terça-feira – Gregório explica a Tomé que fugiu da família para ser padre. Valentim vai buscar Rosário na vila dos pescadores. Cecília vende suas jóias para alimentar a família. Fernão tenta capturar Rosário, mas os romeiros o impedem. Rosário e os filhos escapam. Fernão vai procurá-los na casa de Valentim. Fernão atira em Manoel.

Quarta-feira – Blanca e Valentim ouvem o tiro. Manoel foi ferido no traseiro. Frei Tomé vai com Valentim e Antunes procurar Fernão. Blanca esconde Rosário e os filhos em sua casa. Antonieta jura a Antunes que Fernão esteve com ela o tempo todo. No dia do casamento de Fernão, Agostinho, marido de Antonieta, interrompe a cerimônia.

Quinta-feira – Agostinho explica a todos que sua doença não foi fatal. Agostinho diz a Tomé que foi enviado para resolver os assuntos da vila. Molina é preso dentro de uma gaiola. Valentim perde o cargo de provedor, mas denuncia a Agostinho aqueles que raptaram Rosário. Imaculada diz que não há provas contra eles.

Sexta-feira – Izabel acusa Imaculada e Fernão de terem mandado raptar Rosário. Imaculada expulsa Izabel de casa. Valentim pede que Cecília fuja com ele. Ela fica confusa. Fernão pede Cecília em casamento de novo. Mais tarde, Cecília ouve Fernão dizer a Imaculada que empurrou a mulher da escada para que ela perdesse o filho.

Sábado – Cecília garante a Fernão que nunca voltará para ele. Manoel recusa o pedido de casamento de Imaculada. Dodô não aceita a proposta de casamento do poeta. Antunes e Imaculada pedem que Gregório os case. Fernão solta Molina e manda que ele mate Valentim. Molina atira em Valentim, mas Blanca se põe na frente.

18 a 23/02/2002
última semana não divulgado

0 Comentário para: “A Padroeira Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *